RPD Revista Produção e Desenvolvimento

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "RPD Revista Produção e Desenvolvimento"

Transcrição

1 , v.1, n.3, p , set./dez., 015 O USO DA INTEGRAL DEFINIDA NO CÁLCULO DA ÁREA ALAGADA DA BARRAGEM DO RIO BONITO C.M.Paraol 1 e A. Pescador * 1 Insttuto Federal Catarnense, Sombro, SC Brasl Unversdade Federal de Santa Catarna, Floranópols SC , Brasl * andresa.pescador@gmal.com Artgo submetdo em 7/08/015 e aceto em 8/1/015 RESUMO Este artgo apresenta uma aplcação de ntegral defnda cujo objetvo é calcular a área alagada da barragem do ro Bonto. Os regstros hstórcos mostram a mportânca desta barragem para a regão, a mesma é responsável por conter as cheas no Banhado do Sombro, e pela rrgação das lavouras de arroz. O formato da barragem está longe de ser uma regão regular, cujo cálculo da área sera faclmente encontrado. Para tanto, fez-se o estudo detalhado sobre aproxmação para ntegras defndas e ajustes de curvas. Estes temas foram usados na aproxmação da área alagada da barragem do Ro Bonto. Para facltar os cálculos, fez-se o uso dos softwares geogebra e graph. PALAVRAS-CHAVE: Integral defnda; Ajuste de curvas; geogebra e graph. THE USE OF INTEGRAL DEFINED TO CALCULATE THE AREA FLOODED OF RIO BONITO S DAM ABSTRACT Ths paper presents an applcaton of defnte ntegral whose objectve s to calculate the flooded area of Ro Bonto s dam. Hstorcal records show the mportance of ths dam to the regon, t s responsble for contan the floods n "Banhado do Sombro ", and the rrgaton of rce felds. The dam format s far from a regular regon whose area calculaton would be easly found. We study defnte ntegrals and curve fttng. These themes were used to aproxmate the flooded area of Ro Bonto s dam. To facltate the calculatons, we use of GeoGebra and graph softwares. KEYWORDS: ntegral defned; curve fttng; geogebra and graph. Paraol e Pescador (015) ISSN:

2 , v.1, n.3, p , set./dez., INTRODUÇÃO Aplcações dos conteúdos de cálculo dferencal e ntegral são elementos de motvação para os cursos de matemátca, físca, engenharas e áreas afns. Segundo Kaber e Renz (008), no Brasl o ensno do cálculo dferencal e ntegral, hstorcamente, caracterza-se pela prevalênca de processos algébrcos, segudos de exercícos repettvos e com pouca, ou quase nenhuma nterdscplnardade. No entanto, dversos estudos têm sdo fetos, a fm de testar e qualfcar metodologas para o ensno do cálculo. De acordo com Stewart (011), uma das aplcações da ntegral defnda é o cálculo de área, onde a área é dvdda em retângulos e a área exata é o lmte das somas desses retângulos. Com o ntuto de apresentar uma aplcação de ntegras, o objetvo deste artgo consste em calcular a área alagada pela barragem do ro Bonto, que apresenta um formato rregular, utlzando os concetos de ntegral defnda e ajuste de curvas. A barragem está localzada na comundade de Tenente, no muncípo de Jacnto Machado SC. A construção das barragens do ro Leão e do ro Bonto, fazem parte do Projeto de Agrícola do Banhado de Sombro. A represa do ro Bonto, objeto de estudo deste artgo fo concluída no ano de 1994, e neste mesmo ano fo fundada a COOIJAM (Cooperatva de Irrgação de Jacnto Machado). A cooperatva é responsável pela admnstração e fscalzação das águas da barragem, e entre os seus prncpas objetvos estão: conter as cheas e rrgar as lavouras de arroz. Para facltar o desenvolvmento dos cálculos, foram utlzados os softwares geogebra 4.4 e graph 4.3. Segundo Kaber e Renz (008), a utlzação de tecnologas no ensno da matemátca fazse necessára para que a educação cumpra seu papel de preparar o ndvíduo para a vda socal e para o mundo do trabalho. Utlzar softwares matemátcos, motva os alunos, possbltando-lhes, desenvolver a capacdade de nterpretar, analsar e estabelecer conjecturas, favorecendo a construção sólda dos conhecmentos. O artgo é organzado da segunte forma. Na seção 1 apresenta-se a ntrodução com os objetvos e a problemátca a ser resolvda. Na seção os materas e métodos. O desenvolvmento do trabalho apresenta-se na seção 3. E fnalmente, na seção 4, apresentam-se as consderações fnas deste artgo.. MATERIAIS E MÉTODOS.1 Hstórco da Barragem do Ro Bonto Na década de 70 a SUDESUL (Superntendênca do da Regão Sul) ncou o desenvolvmento de um grande projeto, cujo nteresse fo motvado pela presença do carvão coquefcável na regão carbonífera. Lgada ao Mnstéro do Interor, a SUDESUL buscava a cração de um pólo econômco desenvolvendo aquele que chamou de Projeto Ltoral Sul de Santa Catarna (PLSSC). O Projeto Ltoral Sul de Santa Catarna, fez nascer o projeto de desenvolvmento agrícola do banhado de sombro, que tnha por objetvo prncpal o desenvolvmento hortgranjero daquela regão. O projeto fo estruturado ncalmente com a construção de três grandes obras: a Escola Agrotécnca Federal de Sombro (EAFS) e as barragens do Ro Bonto (fgura 1) e do Ro Leão. Paraol e Pescador (015) ISSN:

3 , v.1, n.3, p , set./dez., 015 Fgura 1 - Projeto da Barragem ro Bonto Fonte: Magna Engenhara A posção escolhda para a construção do barramento fo determnada pelo estudo de vabldade técnco-econômca do projeto de desenvolvmento agrícola do banhado de sombro. Assm duas barragens dstntas foram construídas na localdade de Tenente no muncípo de Jacnto Machado, sul de Santa Catarna. Os ros Leão e Bonto fazem parte da baca do ro Mamptuba, o qual é o lmte entre os estados de Santa Catarna e Ro Grande do Sul. O ro Mamptuba é o escoadouro natural das enchentes de seu vale, cujas chuvas nas encostas dos Aparados da Serra, descem pelos seus afluentes causando nundações e lmtando o uso de solos fértes no alto, médo e baxo vale. O problema ocorre anualmente, então para soluconar tal problema a solução encontrada fo a construção de barramento em pontos estratégcos do vale. A barragem do ro Bonto (fgura ), o qual é objeto de estudo deste artgo localza-se no últmo estrangulamento deste ro, antes do mesmo ngressar na planíce costera, logo a montante na localdade de Tenente. Segundo nformações do presdente da COOIJAM, a barragem tem aproxmadamente 85 hectares de área alagada e fo concluída quatro anos antes da barragem do ro Leão. Os objetvos prncpas das barragens são: Acumular um volume sufcente de água, a fm de garantr uma vazão regularzada que permte rrgar as lavouras a jusante (lado para onde se drge a corrente de água), pertencentes ao projeto de desenvolvmento agrícola do banhado de Sombro; e lamnar os hdrogramas de cheas afluentes ao reservatóro, de forma que a vazão efluente possa ser conduzda pelos canas de macro drenagem ora em construção sem causar nundações. Paraol e Pescador (015) ISSN:

4 , v.1, n.3, p , set./dez., 015 Fgura - Imagens da Barragem do ro Bonto Porém com todas as lmtações físcas, burocrátcas e humanas, o projeto se desenvolva lentamente. No ano de 1990, cerca de 0 anos após o níco do projeto, a nova gestão presdencal anuncou a extnção da SUDESUL, causando o abandono total das obras. Após três anos de abandono, por ntervenção da Unsul (Unversdade do Sul de Santa Catarna) e da própra EAFS (Escola Agrotécnca Federal de Sombro), o projeto fo retomado por parte dos governos estadual e federal. Em 1994 a barragem do ro Bonto estava concluída e alagada, neste mesmo ano no mês de outubro fo fundada a COOIJAM. Atualmente a cooperatva conta com 158 sócos, e dentre as suas múltplas fnaldades é responsável pela rrgação de 910 hectares de arroz.. Revsão Hstórca do Cálculo Dferencal e Integral A hstóra do cálculo dferencal e ntegral fo motvada a partr da necessdade de resolver dos problemas báscos: (): O problema básco do cálculo dferencal, que é o problema das tangentes; ou seja, calcular o coefcente angular da reta tangente ao gráfco de uma função num ponto dado P. (): O problema básco do cálculo ntegral, que é o problema das áreas; ou seja, calcular a área sob o gráfco, entre os pontos x=a e x=b. Há regstros que os egípcos, bablôncos e gregos já utlzavam os concetos de cálculo para resolver problemas envolvendo áreas e volumes. O desenvolvmento do cálculo dferencal e ntegral teve a contrbução de város matemátcos no decorrer da hstóra. Porém, fo no século XVII, a partr dos trabalhos dos gregos Eudoxo ( a.c.) e Arqumedes(87-1 a.c.) que os concetos de ntegral começaram a se desenvolver. Segundo Brandão et al (007), a dea básca do conceto de ntegral já estava embutda no método da exaustão atrbuído a Eudoxo. O método da exaustão consste em "exaurr" a fgura dada por meo de outras fguras de áreas ou de volumes conhecdos. Arqumedes fo quem aperfeçoou o método de exaustão, o mesmo utlzou o método de exaustão para encontrar a área do círculo, e obteve as prmeras aproxmações do número π. Anda, concluu que a área da regão lmtada por uma parábola cortada por uma corda qualquer, é gual a 4/3 da área do trângulo que tem a mesma altura e que tem a corda como base. Arqumedes é consderado um dos maores matemátcos da antgudade, e seu trabalho fo uma das maores contrbuções grega para o cálculo dferencal e ntegral. Paraol e Pescador (015) ISSN:

5 , v.1, n.3, p , set./dez., 015 De acordo com Boyer (1994), Galleu Galle ( ) e Johann Kepler ( ) estudaram os métodos de Arqumedes. Kepler utlzou os concetos de ntegração, a fm de calcular as áreas envolvdas nas suas les do movmento planetáro. Kepler consderou a crcunferênca como um polígono regular de nfntos lados, onde cada um desses lados era à base de um trângulo e o vértce era o centro da crcunferênca. O círculo fcava dvddo em uma nfndade de trângulos, todos com altura gual ao rao da crcunferênca. Como a área desses trângulos é dada pelo semproduto da base pela altura, tem-se que a área do círculo é o semproduto do comprmento da crcunferênca pelo rao. Kepler também obteve o volume da esfera e desenvolveu conhecmentos relaconados ao volume de dferentes sóldos de revolução. Cavaler ( ) fo outro matemátco que contrbuu para o desenvolvmento do cálculo dferencal e ntegral, o mesmo apresentou o método dos ndvsíves. O método consderava que a área era formada por segmentos ndvsíves, e que o volume pode ser consderado como composto de áreas que são volumes ndvsíves ou quase atômcos. Outras contrbuções sgnfcatvas para o desenvolvmento do cálculo dferencal e ntegral veram no século XVII, que fo marcado por grandes avanços na área da cênca. Os matemátcos René Descartes ( ) e Perre Fermat ( ) apresentaram as coordenadas cartesanas. De acordo com Pres et al (008), as coordenadas cartesanas possbltaram transformar e representar problemas geométrcos em problemas algébrcos e estudar funções analtcamente. Segundo Boyer (1994), em relação ao matemátco Fermat, uma de suas prncpas contrbuções fo o desenvolvmento do método de encontrar máxmos e mínmos. Fermat desenvolveu um método para encontrar máxmos e mínmos de curvas polnomas do tpo y f ( x) desde que estes exstam. O mesmo comparou o valor de f( x )(magem de x pela função f( x )) com o valor de f( x ), sendo ( x ) uma vznhança de x, para todo >0 tão pequeno quanto se quera. Em geral, estas magens são dstntas e numa curva suave, sua varação é quase mperceptível. Os pontos máxmos e mínmos eram determnados gualando f( x ) e f( x ), assm Fermat percebeu que os valores eram quase todos guas. Então quanto menor o valor de, mas próxmo chega-se da gualdade, assm Fermat dvdu tudo por, e depos gualou a zero. Este processo é equvalente ao de dferencação usado nos das atuas, ou seja, Fermat estava calculando exatamente o lmte dado pela equação (1): f ( x) f ( x ) lm 0 0 (1) Em outras palavras, Fermat não conheca o conceto de lmte, porém seu método para encontrar máxmos e mínmos é pratcamente o mesmo utlzado hoje em da. A dferença é que no lugar do, na maora das vezes, usa-se o símbolo h ou x. O processo utlzado por Fermat em mudar a varável e consderar os valores vznhos é a essênca da análse nfntesmal, ou seja, é exatamente o cálculo da dervada. De acordo com Pres et al (008), outra contrbução para o desenvolvmento do cálculo dferencal e ntegral fo do matemátco Isaac Barrow ( ), que aplcou com êxto a geometra e o cálculo dferencal e ntegral à óptca, defnu a dervada, porém, não hava uma fundamentação em seus trabalhos. Mas tarde esta fundamentação fo desenvolvda por Isaac Newton. Paraol e Pescador (015) ISSN:

6 , v.1, n.3, p , set./dez., 015 O Cálculo Dferencal e Integral teve a contrbução de város matemátcos no decorrer da hstóra. Porém deve-se a Isaac Newton ( ) e Wlhelm Lebnz ( ) a cração do teorema fundamental do cálculo. Segundo Stewart (011), ambos descobrram a relação nversa exstente entre a dervada e a ntegral, sstematzaram e aperfeçoaram os conhecmentos produzdos na construção do cálculo dferencal e ntegral até então, e de forma ndependente e smultânea apresentaram o teorema fundamental do cálculo no fnal do século XVII. De acordo com Boyer (1994), a prmera publcação das descobertas de Newton aconteceu no ano de 1687 no lvro Phlosopha e naturals prncpa mathematca. Isaac Newton não fo o prmero a dferencar ou ntegrar, porém sua descoberta consstu na sstematzação de um algortmo geral para funções. No ano de 1684, Lebnz faz sua prmera publcação sobre o cálculo dferencal e ntegral, cujo título é Nova methodus pro maxms et mnms, tem que tangentbus, quae nec fractas nec rratonales quanttates moratur, et sngulare pro lls calcul genus (Um novo método para máxmos e mínmos, e também para tangentes, que não é obstruído por quantdades rraconas). A notação e o nome calculus dfferentals e calculus ntegrals (cálculo dferencal e ntegral) fo formalzada por Lebnz que fxou em e dy os dferencas de x e y. O trabalho de Newton e Lebnz contnuou sendo desenvolvdo por outros matemátcos entre estes, os rmãos Bernoull. A defnção da ntegral utlzada atualmente deve-se ao matemátco francês Augustn-Los Cauchy ( ). Cauchy defnu que uma função f é o lmte de uma soma nfnta. Após está defnção ele demonstrou algumas propredades, e concluu que todas as funções contínuas em um ntervalo absão, ntegráves. O símbolo da ntegral,, é provenente do (S) de soma estcada, notação atrbuída ao matemátco Wlhelm Lebnz. A defnção da ntegral de Cauchy fo reformulada pelo matemátco alemão Bernhard Remann ( ). Remann defnu a Integral de uma função lmtada num ntervalo usando somas superores e nferores. Devdo a está contrbução e em sua homenagem, a ntegral de Remann é utlzada na dscplna de cálculo das unversdades. A teora desenvolvda e as aplcações do Cálculo dferencal e ntegral estão entre as maores realzações de todos os tempos. Kouropatov e Dreyfus (009) ressaltam a mportânca da dervada, que junto com a ntegral Forman um núcleo de domíno matemátco que é um dspostvo útl para todos os campos como: a físca, a engenhara, a economa e a estatístca. O conceto de ntegral representa uma dea flosófca para a compreensão do mundo, onde a totaldade das partes pequenas de um todo remete a conclusões sobre o todo geral..3 Fundamentação Matemátca De acordo com Santos et al (01) é mprescndível a ntegração da Tecnologa e o Ensno de Matemátca, porém o educador matemátco deve estar preparado para compatblzar os métodos de ensno e teoras de trabalho com as tecnologas. O autor acrescenta que a utlzação de recursos tecnológcos possbltará uma vsualzação satsfatóra dos concetos matemátcos. Para tanto, ao realzar este trabalho fez-se um estudo detalhado dos conteúdos de ntegral defnda e ajuste de curvas, sendo que os cálculos para aproxmação da área em questão foram desenvolvdos com o auxlo dos softwares geogebra e graph. O uso desta tecnologa facltou consderavelmente o trabalho devdo à quantdade de aproxmações e dvsões que foram fetas para o cálculo da área ctada. Paraol e Pescador (015) ISSN:

7 , v.1, n.3, p , set./dez., A Integral de Remann Segundo Stewart (011), a ntegral de Remann é uma homenagem ao matemátco Bernhard Remann ( ): A ntegral defnda de uma função ntegrável pode ser aproxmada com qualquer grau de precsão desejado por uma soma de Remann. Anda segundo o autor, a ntegral defnda por Remann, consste em dvdr um ntervalo abem, n subntervalos de comprmentos guas b a x, ou seja, dvdr o ntervalo em n n retângulos (fgura 3). Para tal procedmento a função deve ser contínua e defnda em a x b. Segue sua defnção formal na equação (). b a n * ( ) lm ( ) n 1 f x f x x () * * * onde x0 ( a), x1, x,..., xn( b) são extremdades desses subntervalos, e x1, x,..., x n são pontos amostras nestes subntervalos, de forma que x esteja no -ésmo subntervalo. * Fgura 3 - Integral de Bernhard Remann Fonte: Stewart, 011, p Nas aulas de geometra, aprende-se que área é um número que representa o tamanho de uma regão lmtada, e para regões smples, como retângulos, trângulos, círculos, a área pode ser determnada por meo de fórmulas geométrcas. Mas, no caso da área de regões que não formam um padrão, ou seja, como no caso da (fgura 3) se utlza a ntegral defnda para calcular a área de cada subntervalo, ou seja, a área da regão sob a curva f( x) no ntervalo ab, é aproxmadamente a soma das áreas dos retângulos..3. Ajuste de curvas por Quadrados Mínmos Segundo Bassanez (011), o ajuste de curvas ou regressão é um artfíco que expressa uma tendênca entre a varável dependente versus a ndependente. O termo regressão surgu no século XIX, quando Sr Francs Galton estudou a relação entre a altura de pas e flhos. O mesmo observou que hava um decréscmo na méda, com relação aos valores encontrados entre as duas gerações. Paraol e Pescador (015) ISSN:

8 , v.1, n.3, p , set./dez., 015 O método dos Quadrados Mínmos é uma das técncas de aproxmação mas usadas em problemas prátcos. Isto se deve tanto à sua smplcdade quanto ao fato de que, em geral, buscamse aproxmações para dados que são meddas obtdas expermentalmente com certo grau de ncerteza. Nesta seção, apresenta-se o Método dos Quadrados Mínmos através do crtéro de mnmzar os resíduos, para cada ponto. Sendo que, mostra-se o caso partcular do ajuste da função quadrátca, que é aplcada na aproxmação das funções a serem ntegradas para o cálculo da área. Em outras palavras, buscam-se pelos valores a, b e c que tornam a função y f ( x ) a bx cx uma boa aproxmação para os dados obtdos. Assm, para encontrar a melhor aproxmação para a curva, o crtéro adotado é mnmzar a soma dos quadrados dos resíduos pontuas, sto é, mnmzar a equação segunte: n n d ( x ) ( ) y a bx cx 1 1 (3) Onde y, 1,, n são os dados que são aproxmados. Este crtéro procura tornar os resíduos pontuas tão pequenos quanto possível. Para fazer a mnmzação da equação (3), segundo os concetos do cálculo dferencal e ntegral, devem-se calcular as dervadas parcas da função objetvo em relação a cada uma das ncógntas, e devem-se gualar cada uma das dervadas parcas a zero: D a n ( y a bx cx ).( 1) 0 1 D b n ( y a bx cx ).( x ) 0 1 D c n ( y a bx cx ).( x ) 0 1 Assm, reescrevendo as gualdades acma, tem-se, respectvamente: n n n n y a bx cx n n n n a b x c x y (4) n n n n 3 x y ax bx cx n n n n (5) a x b x c x x y n n n n 3 4 x y ax bx cx n n n n (6) a x b x c x x y Paraol e Pescador (015) ISSN:

9 , v.1, n.3, p , set./dez., 015 Sendo que o sstema dado pelas equações (4), (5) e (6) pode ser reescrto de forma matrcal, pela equação (7), que nos mostra as equações normas para o cálculo do ajuste de curvas quadrátco por mínmos quadrados. n n n n x x y a n n n n 3 x x x. b x y c n n n n 3 4 x x x x y (7) Em resumo, pelo processo de mnmzação do cálculo dferencal e ntegral, devem-se calcular as dervadas parcas da função objetvo em função de a, b e c e gualá-las a zero, formando um sstema lnear de ordem 3x3 descrto na equação (7), orundo das equações (4), (5) e (6). 3. RESULTADOS E DISCUSSÃO Para calcular a área alagada da barragem do ro Bonto, fez-se a busca no Google maps da regão que é objeto de estudo deste artgo. A foto que lustra a magem da área que se deseja calcular segue na (fgura 4). Na parte nferor do lado dreto observa-se a contenção para a barragem. E na parte superor do lado esquerdo tem-se o ro Bonto. Ao seu redor tem-se uma área de proteção ambental, que segundo dados do presdente da COOIJAM somam um total de 156,3 hectares, entre área alagada e mata. Anda na parte nferor no lado dreto, observa-se a escala, a cada,1 centímetros equvale a 00 metros. Fgura 4 - Mapa da Barragem do Ro Bonto. Fonte: Google maps, 014. Paraol e Pescador (015) ISSN:

10 , v.1, n.3, p , set./dez., 015 No software geogebra, fez-se a planfcação da área a ser calculada (fgura 5). Anda, fezse a coleta dos pontos no plano cartesano para posteror análse e ajuste utlzando o software graph. Sendo que o objetvo fo encontrar as melhores funções que representam os pontos planfcados para o cálculo da área em questão. Fgura 5 - Planfcação da Barragem do Ro Bonto no software geogebra A metodologa e a apresentação utlzada no desenvolvmento deste problema, está de acordo com Pres et al (008). Segundo Pva (010), as curvas de contorno, geralmente envolvem coefcentes não exatos, onde a realzação dos cálculos manualmente torna-se muto trabalhosa. Porém a utlzação do software graph faclta os cálculos. Neste trabalho, com os pontos apresentados no software geogebra, determnou-se no software graph a lnha de tendênca que melhor representava o contorno de cada regão e consequentemente a função. Então se fez a dvsão da área da represa do Ro Bonto em váras sub regões que são apresentadas nas fguras (6),(9),(10) e (11). Com os recursos do software graph, fo possível dvdr a área representada na fgura (6) em 7 subáreas, e para cada regão encontrar a melhor lnha de tendênca, orgnando a função que representa a área a ser calculada. Paraol e Pescador (015) ISSN:

11 Regões, v.1, n.3, p , set./dez., 015 Fgura 6 - Áreas calculadas no software graph A partr das ferramentas de cálculo do software graph, fo possível calcular através da ntegral defnda o valor de cada regão. A tabela (1) apresenta as funções e os ntervalos de cada regão bem como a área calculada. Tabela 1- Funções, ntegral e a área calculada da fgura 6. Funções Integral Resultado da ntegral 1 y 0,8x 4,8837 y 1, 07x 5, y,596 x 13, y1,1515 x 3, y 0, 697x 4, y 3x 13,15 7 y,53 6 ( 0,814 x 4,8837) 0,301 5,14 5,14 ( 1, 07x 5,9789) 0,393 4,77 4,77 (,596 x 13, 4467) 0,3841 4,5 4,5 (1,1515 x 3, 4018) 0,547 4,17 4,17 ( 0, 697x 4,3064) 0,4999 3,84 3,84 ( 3x 13,15) 0,64 3,54 3,54 (,53) 1,619,9 Paraol e Pescador (015) ISSN:

12 , v.1, n.3, p , set./dez., y 0,15x 6, y 1, 69x 9, y 6,53 11 y 1,0893 x 8,79 1 y,4194 x 9, y 0,1507 x 8 14 y0,881x 8 15 y1,4615 x 8, y 0,1176 x 6, y,3774 x 1, y1,338 x 8, y 1,0508 x 7,834 0 y 0,1346 x² 1,0661 1,111 1 y 0,097 x,9995 y 0,365 x² 0,1007 x,3477,9 ( 0,15x 6, 485) 3,944,6,6 ( 1, 69x 9, 0685) 1,6549 (6,53),61 1,6 1,6 ( 1, 0893x 8, 79) 3,876 1,04 1,04 (, 4194x 9, 6561),396 0,73 0,73 ( 0,1507x 8) 5, (0, 881x 8) 4,6699 0,59 0,59 (1, 4615x 8, 693) 6,501 1,5 1,5 (0,1176x 6,335) 5,5675,35,35 (,3774x 1,1868) 3,1641,88,88 (1, 338x 8,893) 3,7461 3,65 4,41 ( 1, 0508x 7,834) 1, ,81 (0,1346 x² 1, 06611,111) 7,9534 4,41 1,19 ( 0, 097x,9995) 1,6647 1,81 1 ( 0,365 x² 0,1007x,3477) 5,4475 1,19 Paraol e Pescador (015) ISSN:

13 , v.1, n.3, p , set./dez., y 0,1949 x² 0,9497 x, y0,1x 3,454 5 y0,08 x 3,171 6 y,3751 x² 3,751x 56,046 7 y0,046 x,7931,84 (0,1949 x² 0,9497 x, 0453) 5,6948 1,84 (0,1x 3, 454) 3, ,65 (0, 08x 3,171),1655 3,94 5,35 (,3751 x² 3, 751x 56, 046),638 4,65 6 (0, 046x, 7931) 1,9858 5,35 Fonte: Autores, (014) A soma das áreas calculadas na fgura (6) retorna o valor de 80,434 cm². Na fgura (7) observa-se a área calculada, que é a área sombreada em azul, sendo que a área nesta fgura hachurada na cor roxo anda não fo calculada, pos os autores vsualsam uma melhor opção para o seu cálculo, estes cálculos adconas seguem na sequênca, em três novas regões. Fgura 7 - Área calculada Com o auxlo do software geogebra, utlzando as ferramentas: rotação em torno de um ponto por um ângulo e translação por um vetor construu-se os novos polígonos das áreas anda não calculadas. Segundo Mederos (01), o software geogebra permte ao usuáro fazer sucessvas rotações de uma fgura por um ângulo em torno de um ponto central, obtendo fguras congruentes a fgura ncal. Fzeram-se essas rotações como mostra a fgura (8). Paraol e Pescador (015) ISSN:

14 Regões, v.1, n.3, p , set./dez., 015 Fgura 8 - Rotações Desta forma, novos pontos são apresentados, pos as áreas formam três fguras dstntas, representadas nas fguras: (9), (10) e (11). Por fm, no graph foram determnados as funções e o cálculo de suas respectvas áreas. Fgura 9 - Áreas calculadas no software graph Tabela - Funções, ntegral e a área calculada da fgura 9. Funções Integral Resultado da ntegral 8 y0,3981x,0385 7,8 (0,3095x 3,1133) 0,988 5,1 Paraol e Pescador (015) ISSN:

15 Regões, v.1, n.3, p , set./dez., y0,3095x 3, y 0,0891x 1,4161 7,7 (0,3095 3,1133) 0,3339 7,8 8,71 ( 0, 0891x 1, 4161) 0,6919 7,7 Fonte: A autora, 014 Fgura 10 - Áreas calculadas no software graph Tabela 3- Funções, ntegral e a área calculada da fgura 10. Funções Integral Resultado ntegral da 31 y 0,645 x² 1,1543 x 1, y 0,4815 x 1, y1,75 x 3, y 0,773x 3,1855 1,94 (0, 645 x² 1,1543 x 1,3977),1093 0,3 ( 0, 4815x 1,9437) 0,75 1,94,51 (1, 75x 3, 035) 0,31,3 4,38 ( 0, 773x 3,1855) 1,716,51 Fonte: Autores, 014 Fgura 11: Áreas calculadas no software graph Paraol e Pescador (015) ISSN:

16 Regões, v.1, n.3, p , set./dez., 015 Funções Tabela 4- Funções, ntegral e a área calculada da fgura 11. Integral Resultado da ntegral x 35 y 1,439 x 4,3171,59 1, 439 4,3171 ) 0, y0,9836 x 3, y 5,889 x 9,97 38 y0,1837 x 1, y 1,9533 x² 4x 1,3117 1,98 (0,9836x 3, 6375) 0,8479,59 1,89 ( 5,889 x 9,97) 0,183 1,98 1,4 (0,1837 x 1,5071) 0,5905 1,89 0,41 ( 1,9533 x² 4x 1,3117) 0,5436 1,4 As tabelas ()-(4) apresentam as funções e os ntervalos de cada regão dada pelas fguras (9)-(11) bem como a respectva área calculada. A soma das áreas, representadas nas fguras (6), (9), (10) e (11) retornou o valor de cm². Assm, o cálculo da área alagada da barragem do ro Bonto segue: 00 metros...,10 centímetros 40000m²... 4,41cm² Com base nos dados encontrados e na conversão das undades tem-se que: m...4,41cm 88,5875*40000 Área...88,5875cm Área , 739 m² 4,41 A regão calculada em hectares tem aproxmadamente 80,35 hectares de terra alagada pelas águas do ro Bonto. 4. CONCLUSÃO Neste trabalho fo apresentado o cálculo da área alagada da barragem do ro Bonto, que tem aproxmadamente 80,35 hectares usando uma aproxmação com o auxílo dos conteúdos do cálculo dferencal e ntegral, fundamentalmente, ntegras defndas e ajuste de curvas além das ferramentas computaconas geogebra e graph. Dentre as constatações realzadas tem-se que o presente artgo mostrou uma das mutas aplcações do cálculo dferencal e ntegral. Calcular a área de uma regão que não é nada regular Paraol e Pescador (015) ISSN:

17 , v.1, n.3, p , set./dez., 015 torna-se um pouco trabalhoso vsto que, mutas vezes, nas dscplnas de cálculo o estudante recebe a função a ser ntegrada, sto é, o processo trabalhado em sala de aula é o contráro deste. Em sala de aula o estudante recebe, em geral, a função, faz o gráfco e calcula sua área. Neste trabalho a área é conhecda grafcamente, mas as funções que delmtam a área não são conhecdas. Para tanto, fez-se o uso de ajuste de curvas, encontrando assm, uma aproxmação para as funções das curvas a serem ntegradas. O resultado encontrado é uma boa aproxmação da área da regão. A COOIJAM (Cooperatva de Irrgação de Jacnto Machado) não sabe o valor exato da área, eles têm uma noção por alto que se equvale ao resultado deste artgo. Fnalmente, o cálculo das funções que representam cada regão seleconada da área total a ser calculada, através de ajuste de curvas e do cálculo das ntegras defndas, para cada caso, juntamente com os recursos tecnológcos, tornou o trabalho atraente. Acredta-se que este desenvolvmento é de fácl manpulação, vsto que seu resultado fo satsfatóro, e pode ser aprovetado em sala de aula para apresentar aplcações aos alunos como motvação nas dscplnas de cálculo dferencal e ntegral e/ou cálculo numérco. 5. REFERENCIAS BASSANEZI, Rodney Carlos. Ensno-aprendzagem com modelagem matemátca. São Paulo: Contexto, 011. BOYER, Carl B. Hstóra da Matemátca. São Paulo: Edgar Blücher, BRANDÃO, Mlena Almeda Lete. DA SILVA, Alessandra Rbero. TOGNON, Carlos Henrque. JAFELICE, Rosana Suel da Mota. O Uso da Modelagem Matemátca no Cálculo do Volume de uma maçã. FAMAT em Revsta, p , n.09, out-007. KAIBER, Carmen Tereza. RENZ Sandra Pacheco. Cálculo dferencal e ntegral: uma abordagem utlzando o software maple. PARADIGMA, v.xxix, p , n.1, jun-008. KOUROPATOV, A; DREYFUS, T. (009). Integrals as accumulaton: a ddactcal perspectve for school mathematcs. In: TZEKAKI, M.; KALDRIMIDOU, M.; SAKONIDIS, H. (Eds.). 33 rd Conference of the Internatonal Group for the Psychology of Mathematcs Educaton, Proceedngs, v.3, pp, MAGNA ENGENHARIA ltda. Trabalho realzado com colaboração fnancera FINEP/BRDE, mar 198. Mapa da barragem do Ro Bonto. Dsponível em: < q=jacnto+ machado+sc &espv=&bw=104&bh=653&dpr=1&um=1&e=utf8&sa=x&e=kp-uu-qba8tgsatm64lqcg&ved=0cagq _AUoAQ > Acesso em: 10 jan. 014 MEDEIROS, Margarete Faras. Geometra dnâmca no ensno de transformações no plano-uma experênca com professores da educação básca. Dssertação de Mestrado- Programa de pós-graduação em Ensno de Matemátca/ Mestrado Profssonalzante em Ensno de Matemátca. Unversdade Federal do Ro Grande do Sul, Porto Alegre, 01. PIRES, Andrelz. NASCIMENTO, Lala Amorm. FABRO, Paloma Nand. O estudo das ntegras: algumas aplcações no contexto. Monografa (Lcencatura em matemátca) UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CATARINA, Unsul, SC, 008. PIVA, Clauda. DORNELES, Lecr Dalabrda. SPILIMBERGO A. Patríca. Cálculo do Volume de um Sóldo de Revolução: Uma Atvdade Usando os Softwares Graph e WxMaxma. XXXIII Congresso Naconal de matemátca aplcada e computaconal, SBMAC, 010. SANTOS, Edson Crs Ostomo dos. MOTA, Janne Fretas.BRITO, Alexandre Botelho. FERREIRA, Ronaldo Das. A utlzação do GeoGebra no processo de ensno e aprendzagem da ntegral: uma artculação entre a pesqusa e a docênca. 1ª. Conferênca Latno Amercana de GeoGebra. Anas... ISSN , pp , 01 STEWART, James. Cálculo Vol. 6ª ed. São Paulo: Ed.Cengage Learnng, 011. Paraol e Pescador (015) ISSN:

O USO DA INTEGRAL DEFINIDA NO CÁLCULO DA ÁREA ALAGADA DA BARRAGEM DO RIO BONITO

O USO DA INTEGRAL DEFINIDA NO CÁLCULO DA ÁREA ALAGADA DA BARRAGEM DO RIO BONITO O USO DA INTEGRAL DEFINIDA NO CÁLCULO DA ÁREA ALAGADA DA BARRAGEM DO RIO BONITO Crstna Martns Paraol crstna@hotmal.com Insttuto Federal Catarnense Rua Prefeto Francsco Lummertz Júnor, 88 88960000 Sombro

Leia mais

CORRELAÇÃO E REGRESSÃO

CORRELAÇÃO E REGRESSÃO CORRELAÇÃO E REGRESSÃO Constata-se, freqüentemente, a estênca de uma relação entre duas (ou mas) varáves. Se tal relação é de natureza quanttatva, a correlação é o nstrumento adequado para descobrr e medr

Leia mais

Cálculo Numérico BCC760 Interpolação Polinomial

Cálculo Numérico BCC760 Interpolação Polinomial Cálculo Numérco BCC76 Interpolação Polnomal Departamento de Computação Págna da dscplna http://www.decom.ufop.br/bcc76/ 1 Interpolação Polnomal Conteúdo 1. Introdução 2. Objetvo 3. Estênca e uncdade 4.

Leia mais

3 Método Numérico. 3.1 Discretização da Equação Diferencial

3 Método Numérico. 3.1 Discretização da Equação Diferencial 3 Método Numérco O presente capítulo apresenta a dscretação da equação dferencal para o campo de pressão e a ntegração numérca da expressão obtda anterormente para a Vscosdade Newtonana Equvalente possbltando

Leia mais

UMA ABORDAGEM ALTERNATIVA PARA O ENSINO DO MÉTODO DOS MÍNIMOS QUADRADOS NO NÍVEL MÉDIO E INÍCIO DO CURSO SUPERIOR

UMA ABORDAGEM ALTERNATIVA PARA O ENSINO DO MÉTODO DOS MÍNIMOS QUADRADOS NO NÍVEL MÉDIO E INÍCIO DO CURSO SUPERIOR UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA INSTITUTO DE CIÊNCIAS EATAS DEPARTAMENTO DE ESTATÍSTICA UMA ABORDAGEM ALTERNATIVA PARA O ENSINO DO MÉTODO DOS MÍNIMOS QUADRADOS NO NÍVEL MÉDIO E INÍCIO DO CURSO SUPERIOR

Leia mais

Procedimento Recursivo do Método dos Elementos de Contorno Aplicado em Problemas de Poisson

Procedimento Recursivo do Método dos Elementos de Contorno Aplicado em Problemas de Poisson Trabalho apresentado no III CMAC - SE, Vtóra-ES, 015. Proceedng Seres of the Brazlan Socety of Computatonal and Appled Mathematcs Procedmento Recursvo do Método dos Elementos de Contorno Aplcado em Problemas

Leia mais

Capítulo 2. APROXIMAÇÕES NUMÉRICAS 1D EM MALHAS UNIFORMES

Capítulo 2. APROXIMAÇÕES NUMÉRICAS 1D EM MALHAS UNIFORMES Capítulo. Aproxmações numércas 1D em malhas unformes 9 Capítulo. AROXIMAÇÕS NUMÉRICAS 1D M MALHAS UNIFORMS O prncípo fundamental do método das dferenças fntas (MDF é aproxmar através de expressões algébrcas

Leia mais

4 Critérios para Avaliação dos Cenários

4 Critérios para Avaliação dos Cenários Crtéros para Avalação dos Cenáros É desejável que um modelo de geração de séres sntétcas preserve as prncpas característcas da sére hstórca. Isto quer dzer que a utldade de um modelo pode ser verfcada

Leia mais

3 Metodologia de Avaliação da Relação entre o Custo Operacional e o Preço do Óleo

3 Metodologia de Avaliação da Relação entre o Custo Operacional e o Preço do Óleo 3 Metodologa de Avalação da Relação entre o Custo Operaconal e o Preço do Óleo Este capítulo tem como objetvo apresentar a metodologa que será empregada nesta pesqusa para avalar a dependênca entre duas

Leia mais

Estatística II Antonio Roque Aula 18. Regressão Linear

Estatística II Antonio Roque Aula 18. Regressão Linear Estatístca II Antono Roque Aula 18 Regressão Lnear Quando se consderam duas varáves aleatóras ao mesmo tempo, X e Y, as técncas estatístcas aplcadas são as de regressão e correlação. As duas técncas estão

Leia mais

Estudo quantitativo do processo de tomada de decisão de um projeto de melhoria da qualidade de ensino de graduação.

Estudo quantitativo do processo de tomada de decisão de um projeto de melhoria da qualidade de ensino de graduação. Estudo quanttatvo do processo de tomada de decsão de um projeto de melhora da qualdade de ensno de graduação. Rogéro de Melo Costa Pnto 1, Rafael Aparecdo Pres Espíndula 2, Arlndo José de Souza Júnor 1,

Leia mais

UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO. Física Experimental. Prof o José Wilson Vieira

UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO. Física Experimental. Prof o José Wilson Vieira UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO ESCOLA POLITÉCNICA DE PERNAMBUCO Físca Expermental Prof o José Wlson Vera wlson.vera@upe.br AULA 01: PROCESSOS DE ANÁLISE GRÁFICA E NUMÉRICA MODELO LINEAR Recfe, agosto de 2015

Leia mais

Prof. Lorí Viali, Dr.

Prof. Lorí Viali, Dr. Prof. Lorí Val, Dr. val@mat.ufrgs.br http://www.mat.ufrgs.br/~val/ É o grau de assocação entre duas ou mas varáves. Pode ser: correlaconal ou expermental. Prof. Lorí Val, Dr. UFRG Insttuto de Matemátca

Leia mais

7 - Distribuição de Freqüências

7 - Distribuição de Freqüências 7 - Dstrbução de Freqüêncas 7.1 Introdução Em mutas áreas há uma grande quantdade de nformações numércas que precsam ser dvulgadas de forma resumda. O método mas comum de resumr estes dados numércos consste

Leia mais

Algarismos Significativos Propagação de Erros ou Desvios

Algarismos Significativos Propagação de Erros ou Desvios Algarsmos Sgnfcatvos Propagação de Erros ou Desvos L1 = 1,35 cm; L = 1,3 cm; L3 = 1,30 cm L4 = 1,4 cm; L5 = 1,7 cm. Qual destas meddas está correta? Qual apresenta algarsmos com sgnfcado? O nstrumento

Leia mais

NOÇÕES SOBRE CORRELAÇÃO E REGRESSÃO LINEAR SIMPLES

NOÇÕES SOBRE CORRELAÇÃO E REGRESSÃO LINEAR SIMPLES NOÇÕES SOBRE CORRELAÇÃO E REGRESSÃO LINEAR SIMPLES 1 O nosso objetvo é estudar a relação entre duas varáves quanttatvas. Eemplos:. Idade e altura das cranças.. v. Tempo de prátca de esportes e rtmo cardíaco

Leia mais

Figura 8.1: Distribuição uniforme de pontos em uma malha uni-dimensional. A notação empregada neste capítulo para avaliação da derivada de uma

Figura 8.1: Distribuição uniforme de pontos em uma malha uni-dimensional. A notação empregada neste capítulo para avaliação da derivada de uma Capítulo 8 Dferencação Numérca Quase todos os métodos numércos utlzados atualmente para obtenção de soluções de equações erencas ordnáras e parcas utlzam algum tpo de aproxmação para as dervadas contínuas

Leia mais

É o grau de associação entre duas ou mais variáveis. Pode ser: correlacional ou experimental.

É o grau de associação entre duas ou mais variáveis. Pode ser: correlacional ou experimental. Prof. Lorí Val, Dr. val@mat.ufrgs.br http://www.mat.ufrgs.br/~val/ É o grau de assocação entre duas ou mas varáves. Pode ser: correlaconal ou expermental. Numa relação expermental os valores de uma das

Leia mais

Ao se calcular a média, moda e mediana, temos: Quanto mais os dados variam, menos representativa é a média.

Ao se calcular a média, moda e mediana, temos: Quanto mais os dados variam, menos representativa é a média. Estatístca Dscplna de Estatístca 0/ Curso de Admnstração em Gestão Públca Profª. Me. Valéra Espíndola Lessa e-mal: lessavalera@gmal.com Meddas de Dspersão Indcam se os dados estão, ou não, prómos uns dos

Leia mais

Ao se calcular a média, moda e mediana, temos: Quanto mais os dados variam, menos representativa é a média.

Ao se calcular a média, moda e mediana, temos: Quanto mais os dados variam, menos representativa é a média. Estatístca Dscplna de Estatístca 0/ Curso Superor de tecnólogo em Gestão Ambental Profª. Me. Valéra Espíndola Lessa e-mal: lessavalera@gmal.com Meddas de Dspersão Indcam se os dados estão, ou não, prómos

Leia mais

1. CORRELAÇÃO E REGRESSÃO LINEAR

1. CORRELAÇÃO E REGRESSÃO LINEAR 1 CORRELAÇÃO E REGREÃO LINEAR Quando deseja-se estudar se exste relação entre duas varáves quanttatvas, pode-se utlzar a ferramenta estatístca da Correlação Lnear mples de Pearson Quando essa correlação

Leia mais

Curvas Horizontais e Verticais

Curvas Horizontais e Verticais Insttução: Faculdade de Tecnologa e Cêncas Professor: Dego Queroz de Sousa Dscplna: Topografa Curvas Horzontas e ertcas 1. Introdução Exstem dversas ocasões na engenhara em que os projetos são desenvolvs

Leia mais

COEFICIENTE DE GINI: uma medida de distribuição de renda

COEFICIENTE DE GINI: uma medida de distribuição de renda UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA ESCOLA SUPERIOR DE ADMINISTRAÇÃO E GERÊNCIA DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS COEFICIENTE DE GINI: uma medda de dstrbução de renda Autor: Prof. Lsandro Fn Nsh

Leia mais

4 Discretização e Linearização

4 Discretização e Linearização 4 Dscretzação e Lnearzação Uma vez defndas as equações dferencas do problema, o passo segunte consste no processo de dscretzação e lnearzação das mesmas para que seja montado um sstema de equações algébrcas

Leia mais

2 Análise de Campos Modais em Guias de Onda Arbitrários

2 Análise de Campos Modais em Guias de Onda Arbitrários Análse de Campos Modas em Guas de Onda Arbtráros Neste capítulo serão analsados os campos modas em guas de onda de seção arbtrára. A seção transversal do gua é apromada por um polígono conveo descrto por

Leia mais

Representação e Descrição de Regiões

Representação e Descrição de Regiões Depos de uma magem ter sdo segmentada em regões é necessáro representar e descrever cada regão para posteror processamento A escolha da representação de uma regão envolve a escolha dos elementos que são

Leia mais

3 A técnica de computação intensiva Bootstrap

3 A técnica de computação intensiva Bootstrap A técnca de computação ntensva ootstrap O termo ootstrap tem orgem na expressão de língua nglesa lft oneself by pullng hs/her bootstrap, ou seja, alguém levantar-se puxando seu própro cadarço de bota.

Leia mais

5 Formulação para Problemas de Potencial

5 Formulação para Problemas de Potencial 48 Formulação para Problemas de Potencal O prncpal objetvo do presente capítulo é valdar a função de tensão do tpo Westergaard obtda para uma trnca com abertura polnomal (como mostrado na Fgura 9a) quando

Leia mais

CAPÍTULO 2 DESCRIÇÃO DE DADOS ESTATÍSTICA DESCRITIVA

CAPÍTULO 2 DESCRIÇÃO DE DADOS ESTATÍSTICA DESCRITIVA CAPÍTULO DESCRIÇÃO DE DADOS ESTATÍSTICA DESCRITIVA. A MÉDIA ARITMÉTICA OU PROMÉDIO Defnção: é gual a soma dos valores do grupo de dados dvdda pelo número de valores. X x Soma dos valores de x número de

Leia mais

Ministério da Educação. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Cálculo do Conceito Preliminar de Cursos de Graduação

Ministério da Educação. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Cálculo do Conceito Preliminar de Cursos de Graduação Mnstéro da Educação Insttuto Naconal de Estudos e Pesqusas Educaconas Aníso Texera Cálculo do Conceto Prelmnar de Cursos de Graduação Nota Técnca Nesta nota técnca são descrtos os procedmentos utlzados

Leia mais

7 Tratamento dos Dados

7 Tratamento dos Dados 7 Tratamento dos Dados 7.. Coefcentes de Troca de Calor O úmero de usselt local é dado por h( r )d u ( r ) (7-) k onde h(r), o coefcente local de troca de calor é h( r ) q''- perdas T q''- perdas (T( r

Leia mais

PROBLEMA DE DIFUSÃO DE CALOR RESOLVIDO POR MEIO DE EQUAÇÕES DIFERENCIAIS PARCIAIS PARABÓLICAS

PROBLEMA DE DIFUSÃO DE CALOR RESOLVIDO POR MEIO DE EQUAÇÕES DIFERENCIAIS PARCIAIS PARABÓLICAS PROBLEMA DE DIFUSÃO DE CALOR RESOLVIDO POR MEIO DE EQUAÇÕES DIFERENCIAIS PARCIAIS PARABÓLICAS Renato S. Gomde 1, Luz F. B. Loja 1, Edna L. Flôres 1 1 Unversdade Federal de Uberlânda, Departamento de Engenhara

Leia mais

Variação ao acaso. É toda variação devida a fatores não controláveis, denominadas erro.

Variação ao acaso. É toda variação devida a fatores não controláveis, denominadas erro. Aplcação Por exemplo, se prepararmos uma área expermental com todo cudado possível e fzermos, manualmente, o planto de 100 sementes seleconadas de um mlho híbrdo, cudando para que as sementes fquem na

Leia mais

ÍNDICE DE CONSISTÊNCIA TEMPORAL: UM NOVO MÉTODO PARA AVALIAÇÃO DA ESTABILIDADE TEMPORAL DE ARMAZENAMENTO DE ÁGUA NO SOLO

ÍNDICE DE CONSISTÊNCIA TEMPORAL: UM NOVO MÉTODO PARA AVALIAÇÃO DA ESTABILIDADE TEMPORAL DE ARMAZENAMENTO DE ÁGUA NO SOLO Anas Eletrônco ÍNDICE DE CONSISTÊNCIA TEMPORAL: UM NOVO MÉTODO PARA AVALIAÇÃO DA ESTABILIDADE TEMPORAL DE ARMAZENAMENTO DE ÁGUA NO SOLO Anderson Takash Hara, Heraldo Takao Hashgut, Antôno Carlos Andrade

Leia mais

3.6. Análise descritiva com dados agrupados Dados agrupados com variáveis discretas

3.6. Análise descritiva com dados agrupados Dados agrupados com variáveis discretas 3.6. Análse descrtva com dados agrupados Em algumas stuações, os dados podem ser apresentados dretamente nas tabelas de frequêncas. Netas stuações devemos utlzar estratégas específcas para obter as meddas

Leia mais

DESENVOLVIMENTO DE UM PRÉ-PROCESSADOR PARA ANÁLISE ISOGEOMÉTRICA

DESENVOLVIMENTO DE UM PRÉ-PROCESSADOR PARA ANÁLISE ISOGEOMÉTRICA DESENVOLVIMENTO DE UM PRÉ-PROCESSADOR PARA ANÁLISE ISOGEOMÉTRICA Pedro Luz Rocha Evandro Parente Junor pedroluzrr04@gmal.com evandroparentejr@gmal.com Laboratóro de Mecânca Computaconal e Vsualzação, Unversdade

Leia mais

Escola Secundária com 3º ciclo D. Dinis 10º Ano de Matemática A Estatística

Escola Secundária com 3º ciclo D. Dinis 10º Ano de Matemática A Estatística Escola Secundára com º cclo D. Dns 10º Ano de Matemátca A Estatístca Trabalho de casa nº 15 GRUPO I 1. Num referencal o.n. Oxyz, a undade é o cm e a esfera defnda por ( ) ( ) está nscrta num cubo. O volume

Leia mais

IMPLEMENTAÇÃO DO MÉTODO DE FATORAÇÃO DE INTEIROS CRIVO QUADRÁTICO

IMPLEMENTAÇÃO DO MÉTODO DE FATORAÇÃO DE INTEIROS CRIVO QUADRÁTICO IMPLEMENTAÇÃO DO MÉTODO DE FATORAÇÃO DE INTEIROS CRIVO QUADRÁTICO Alne de Paula Sanches 1 ; Adrana Betâna de Paula Molgora 1 Estudante do Curso de Cênca da Computação da UEMS, Undade Unverstára de Dourados;

Leia mais

Regressão Linear Simples by Estevam Martins

Regressão Linear Simples by Estevam Martins Regressão Lnear Smples by Estevam Martns stvm@uol.com.br "O únco lugar onde o sucesso vem antes do trabalho, é no dconáro" Albert Ensten Introdução Mutos estudos estatístcos têm como objetvo estabelecer

Leia mais

FICHA de AVALIAÇÃO de MATEMÁTICA A 10.º Ano Versão 1

FICHA de AVALIAÇÃO de MATEMÁTICA A 10.º Ano Versão 1 FICHA de AVALIAÇÃO de MATEMÁTICA A 10.º Ano Versão 1 Nome Nº Turma: Data: / / Professor 10.º Ano Classfcação Apresente o seu racocíno de forma clara, ndcando todos os cálculos que tver de efetuar e todas

Leia mais

Os modelos de regressão paramétricos vistos anteriormente exigem que se suponha uma distribuição estatística para o tempo de sobrevivência.

Os modelos de regressão paramétricos vistos anteriormente exigem que se suponha uma distribuição estatística para o tempo de sobrevivência. MODELO DE REGRESSÃO DE COX Os modelos de regressão paramétrcos vstos anterormente exgem que se suponha uma dstrbução estatístca para o tempo de sobrevvênca. Contudo esta suposção, caso não sea adequada,

Leia mais

Análise Dinâmica de uma Viga de Euler-Bernoulli Submetida a Impacto no Centro após Queda Livre Através do Método de Diferenças Finitas

Análise Dinâmica de uma Viga de Euler-Bernoulli Submetida a Impacto no Centro após Queda Livre Através do Método de Diferenças Finitas Proceedng Seres of the Brazlan Socety of Appled and Computatonal Mathematcs, Vol. 4, N., 06. Trabalho apresentado no DINCON, Natal - RN, 05. Proceedng Seres of the Brazlan Socety of Computatonal and Appled

Leia mais

2 ENERGIA FIRME DE SISTEMAS HIDRELÉTRICOS

2 ENERGIA FIRME DE SISTEMAS HIDRELÉTRICOS ENERGIA FIRME DE SISTEMAS HIDRELÉTRICOS 22 2 ENERGIA FIRME DE SISTEMAS HIDRELÉTRICOS Como vsto no capítulo 1, a energa frme de uma usna hdrelétrca corresponde à máxma demanda que pode ser suprda contnuamente

Leia mais

FICHA de AVALIAÇÃO de MATEMÁTICA A 10.º Ano Versão 2

FICHA de AVALIAÇÃO de MATEMÁTICA A 10.º Ano Versão 2 FICHA de AVALIAÇÃO de MATEMÁTICA A 10.º Ano Versão 2 Nome Nº Turma: Data: / / Professor 10.º Ano Classfcação Apresente o seu racocíno de forma clara, ndcando todos os cálculos que tver de efetuar e todas

Leia mais

Análise Exploratória de Dados

Análise Exploratória de Dados Análse Exploratóra de Dados Objetvos Análse de duas varáves quanttatvas: traçar dagramas de dspersão, para avalar possíves relações entre as duas varáves; calcular o coefcente de correlação entre as duas

Leia mais

UNIDADE IV DELINEAMENTO INTEIRAMENTE CASUALIZADO (DIC)

UNIDADE IV DELINEAMENTO INTEIRAMENTE CASUALIZADO (DIC) UNDADE V DELNEAMENTO NTERAMENTE CASUALZADO (DC) CUABÁ, MT 015/ PROF.: RÔMULO MÔRA romulomora.webnode.com 1. NTRODUÇÃO Este delneamento apresenta como característca prncpal a necessdade de homogenedade

Leia mais

ANÁLISE DE ESTRUTURAS I INTRODUÇÃO AO MÉTODO DE CROSS

ANÁLISE DE ESTRUTURAS I INTRODUÇÃO AO MÉTODO DE CROSS DECvl ANÁLISE DE ESTRUTURAS I INTRODUÇÃO AO ÉTODO DE CROSS Orlando J. B. A. Perera 20 de ao de 206 2 . Introdução O método teratvo ntroduzdo por Hardy Cross (Analyss of Contnuous Frames by Dstrbutng Fxed-End

Leia mais

Prof. Lorí Viali, Dr.

Prof. Lorí Viali, Dr. Prof. Lorí Val, Dr. val@mat.ufrgs.br http://www.mat.ufrgs.br/~val/ 1 É o grau de assocação entre duas ou mas varáves. Pode ser: correlaconal ou expermental. Numa relação expermental os valores de uma das

Leia mais

FICHA de AVALIAÇÃO de MATEMÁTICA A 10.º Ano Versão 4

FICHA de AVALIAÇÃO de MATEMÁTICA A 10.º Ano Versão 4 FICHA de AVALIAÇÃO de MATEMÁTICA A 10.º Ano Versão 4 Nome Nº Turma: Data: / / Professor 10.º Ano Classfcação Apresente o seu racocíno de forma clara, ndcando todos os cálculos que tver de efetuar e todas

Leia mais

RAD1507 Estatística Aplicada à Administração I Prof. Dr. Evandro Marcos Saidel Ribeiro

RAD1507 Estatística Aplicada à Administração I Prof. Dr. Evandro Marcos Saidel Ribeiro UNIVERIDADE DE ÃO PAULO FACULDADE DE ECONOMIA, ADMINITRAÇÃO E CONTABILIDADE DE RIBEIRÃO PRETO DEPARTAMENTO DE ADMINITRAÇÃO RAD1507 Estatístca Aplcada à Admnstração I Prof. Dr. Evandro Marcos adel Rbero

Leia mais

REGRESSÃO NÃO LINEAR 27/06/2017

REGRESSÃO NÃO LINEAR 27/06/2017 7/06/07 REGRESSÃO NÃO LINEAR CUIABÁ, MT 07/ Os modelos de regressão não lnear dferencam-se dos modelos lneares, tanto smples como múltplos, pelo fato de suas varáves ndependentes não estarem separados

Leia mais

2 Experimentos com Mistura

2 Experimentos com Mistura Modelagem em Expermentos com Mstura e Mstura-Processo Expermentos com Mstura Formulações de Expermentos com Mstura (EM) são freuentemente encontradas nas ndústras uímcas, farmacêutcas, de almentos e em

Leia mais

Análise Exploratória de Dados

Análise Exploratória de Dados Análse Exploratóra de Dados Objetvos Análse de duas varáves quanttatvas: obter uma reta que se ajuste aos dados segundo o crtéro de mínmos quadrados; apresentar outros crtéros para a determnação de uma

Leia mais

2ª PARTE Estudo do choque elástico e inelástico.

2ª PARTE Estudo do choque elástico e inelástico. 2ª PARTE Estudo do choque elástco e nelástco. Introdução Consderemos dos corpos de massas m 1 e m 2, anmados de velocdades v 1 e v 2, respectvamente, movmentando-se em rota de colsão. Na colsão, os corpos

Leia mais

Página 293. w1 w2 a b i 3 bi a b i 3 bi. 2w é o simétrico do dobro de w. Observemos o exemplo seguinte, em que o afixo de 2w não

Página 293. w1 w2 a b i 3 bi a b i 3 bi. 2w é o simétrico do dobro de w. Observemos o exemplo seguinte, em que o afixo de 2w não Preparar o Exame 0 0 Matemátca A Págna 9. Se 5 5 é o argumento de z, é argumento de z e 5 5. Este ângulo é gual ao ângulo de ampltude 5 é argumento de z.. Resposta: D w w a b b a b b. a b a a b b b bem

Leia mais

5 Relação entre Análise Limite e Programação Linear 5.1. Modelo Matemático para Análise Limite

5 Relação entre Análise Limite e Programação Linear 5.1. Modelo Matemático para Análise Limite 5 Relação entre Análse Lmte e Programação Lnear 5.. Modelo Matemátco para Análse Lmte Como fo explcado anterormente, a análse lmte oferece a facldade para o cálculo da carga de ruptura pelo fato de utlzar

Leia mais

Experiência V (aulas 08 e 09) Curvas características

Experiência V (aulas 08 e 09) Curvas características Experênca (aulas 08 e 09) Curvas característcas 1. Objetvos 2. Introdução 3. Procedmento expermental 4. Análse de dados 5. Referêncas 1. Objetvos Como no expermento anteror, remos estudar a adequação de

Leia mais

METODOLOGIA PARA O CÁLCULO DE VAZÃO DE UMA SEÇÃO TRANSVERSAL A UM CANAL FLUVIAL. Iran Carlos Stalliviere Corrêa RESUMO

METODOLOGIA PARA O CÁLCULO DE VAZÃO DE UMA SEÇÃO TRANSVERSAL A UM CANAL FLUVIAL. Iran Carlos Stalliviere Corrêa RESUMO Semnáro Anual de Pesqusas Geodéscas na UFRGS, 2. 2007. UFRGS METODOLOGIA PARA O CÁLCULO DE VAZÃO DE UMA SEÇÃO TRANSVERSAL A UM CANAL FLUVIAL Iran Carlos Stallvere Corrêa Insttuto de Geocêncas UFRGS Departamento

Leia mais

4.1 Modelagem dos Resultados Considerando Sazonalização

4.1 Modelagem dos Resultados Considerando Sazonalização 30 4 METODOLOGIA 4.1 Modelagem dos Resultados Consderando Sazonalzação A sazonalzação da quantdade de energa assegurada versus a quantdade contratada unforme, em contratos de fornecmento de energa elétrca,

Leia mais

Integração com splines integração com splines cúbicos

Integração com splines integração com splines cúbicos Integração com splnes ntegração com splnes cúbcos Um modo de obter regras de ntegração semelhante às compostas é utlzando splnes. A utlzação de splnes de grau zero conduz às regras do rectângulo compostas,

Leia mais

Contabilometria. Aula 8 Regressão Linear Simples

Contabilometria. Aula 8 Regressão Linear Simples Contalometra Aula 8 Regressão Lnear Smples Orgem hstórca do termo Regressão Le da Regressão Unversal de Galton 1885 Galton verfcou que, apesar da tendênca de que pas altos tvessem flhos altos e pas axos

Leia mais

1. ANÁLISE EXPLORATÓRIA E ESTATÍSTICA DESCRITIVA

1. ANÁLISE EXPLORATÓRIA E ESTATÍSTICA DESCRITIVA 1. ANÁLISE EXPLORATÓRIA E ESTATÍSTICA DESCRITIVA 014 Estatístca Descrtva e Análse Exploratóra Etapas ncas. Utlzadas para descrever e resumr os dados. A dsponbldade de uma grande quantdade de dados e de

Leia mais

Associação entre duas variáveis quantitativas

Associação entre duas variáveis quantitativas Exemplo O departamento de RH de uma empresa deseja avalar a efcáca dos testes aplcados para a seleção de funconáros. Para tanto, fo sorteada uma amostra aleatóra de 50 funconáros que fazem parte da empresa

Leia mais

CAPÍTULO VI Introdução ao Método de Elementos Finitos (MEF)

CAPÍTULO VI Introdução ao Método de Elementos Finitos (MEF) PMR 40 - Mecânca Computaconal CAPÍTULO VI Introdução ao Método de Elementos Fntos (MEF). Formulação Teórca - MEF em uma dmensão Consderemos a equação abao que representa a dstrbução de temperatura na barra

Leia mais

U N I V E R S I D A D E D O S A Ç O R E S D E P A R T A M E N T O D E M A T E M Á T I C A ARMANDO B MENDES ÁUREA SOUSA HELENA MELO SOUSA

U N I V E R S I D A D E D O S A Ç O R E S D E P A R T A M E N T O D E M A T E M Á T I C A ARMANDO B MENDES ÁUREA SOUSA HELENA MELO SOUSA U N I V E R S I D A D E D O S A Ç O R E S D E P A R T A M E N T O D E M A T E M Á T I C A CLASSIFICAÇÃO DE MONOGRAFIAS UMA PROPOSTA PARA MAIOR OBJECTIVIDADE ARMANDO B MENDES ÁUREA SOUSA HELENA MELO SOUSA

Leia mais

2 Principio do Trabalho Virtual (PTV)

2 Principio do Trabalho Virtual (PTV) Prncpo do Trabalho rtual (PT)..Contnuo com mcroestrutura Na teora que leva em consderação a mcroestrutura do materal, cada partícula anda é representada por um ponto P, conforme Fgura. Porém suas propredades

Leia mais

Prof. Lorí Viali, Dr.

Prof. Lorí Viali, Dr. Prof. Lorí Val, Dr. vall@mat.ufrgs.br http://www.mat.ufrgs.br/~val/ Em mutas stuações duas ou mas varáves estão relaconadas e surge então a necessdade de determnar a natureza deste relaconamento. A análse

Leia mais

FICHA de AVALIAÇÃO de MATEMÁTICA A 10.º Ano Versão 3

FICHA de AVALIAÇÃO de MATEMÁTICA A 10.º Ano Versão 3 FICHA de AVALIAÇÃO de MATEMÁTICA A 10.º Ano Versão 3 Nome Nº Turma: Data: / / Professor 10.º Ano Classfcação Apresente o seu racocíno de forma clara, ndcando todos os cálculos que tver de efetuar e todas

Leia mais

ESTUDO DE MODELOS PARA AJUSTE E PREVISÃO DE UMA SÉRIE TEMPORAL

ESTUDO DE MODELOS PARA AJUSTE E PREVISÃO DE UMA SÉRIE TEMPORAL Revsta Matz Onlne ESTUDO DE MODELOS PARA AJUSTE E PREVISÃO DE UMA SÉRIE TEMPORAL Valera Ap. Martns Ferrera Vvane Carla Fortulan Valéra Aparecda Martns. Mestre em Cêncas pela Unversdade de São Paulo- USP.

Leia mais

REGRESSÃO LINEAR ANÁLISE DE REGRESSÃO LINEAR MÚLTIPLA REGRESSÃO CURVILÍNEA FUNÇÃO QUADRÁTICA

REGRESSÃO LINEAR ANÁLISE DE REGRESSÃO LINEAR MÚLTIPLA REGRESSÃO CURVILÍNEA FUNÇÃO QUADRÁTICA ANÁLISE DE REGRESSÃO LINEAR MÚLTIPLA REGRESSÃO LINEAR Verfcado, pelo valor de r, que ocorre uma sgnfcante correlação lnear entre duas varáves há necessdade de quantfcar tal relação, o que é feto pela análse

Leia mais

INTRODUÇÃO À CALIBRAÇÃO MULTIVARIADA

INTRODUÇÃO À CALIBRAÇÃO MULTIVARIADA INTRODUÇÃO À CALIBRAÇÃO MULTIVARIADA APLICAÇÃO NO CONTROLE DE QUALIDADE DE FÁRMACOS Prof. Dr. Marcelo Martns de Sena MÓDULO 04 Undade Unverstára de Cêncas Eatas e Tecnológcas UnUCET Anápols 1 MÓDULO 04

Leia mais

Testes não-paramétricos

Testes não-paramétricos Testes não-paramétrcos Prof. Lorí Val, Dr. http://www.mat.ufrgs.br/val/ val@mat.ufrgs.br Um teste não paramétrco testa outras stuações que não parâmetros populaconas. Estas stuações podem ser relaconamentos,

Leia mais

O QUEBRA-CABEÇA DE LANGFORD

O QUEBRA-CABEÇA DE LANGFORD O QUEBRA-CABEÇA DE LANGFORD Mateus Mendes Magela Unversdade Federal do Espírto Santo mateusmendes.m@uol.com.br Resumo: O Quebra-Cabeça de Langford é um passatempo muto atraente e sufcentemente engenhoso

Leia mais

Modelo de Alocação de Vagas Docentes

Modelo de Alocação de Vagas Docentes Reunão Comssão de Estudos de Alocação de Vagas Docentes da UFV Portara 0400/2016 de 04/05/2016 20 de mao de 2016 Comssão de Estudos das Planlhas de Alocação de Vagas e Recursos Ato nº 009/2006/PPO 19/05/2006

Leia mais

Modelos para Localização de Instalações

Modelos para Localização de Instalações Modelos para Localzação de Instalações Prof. Dr. Ncolau D. Fares Gualda Escola Poltécnca da Unversdade de São Paulo Departamento de Engenhara de Transportes CLASSIFICAÇÃO DE WEBER (WEBER, Alfred. Uber

Leia mais

Modelagem do crescimento de clones de Eucalyptus via modelos não lineares

Modelagem do crescimento de clones de Eucalyptus via modelos não lineares Modelagem do crescmento de clones de Eucalyptus va modelos não lneares Joselme Fernandes Gouvea 2 Davd Venanco da Cruz 3 Máco Augusto de Albuquerque 3 José Antôno Alexo da Slva Introdução Os fenômenos

Leia mais

ANÁLISE DAS TENSÕES TÉRMICAS EM MATERIAIS CERÂMICOS. Palavras-chave: Tensões térmicas, Propriedades variáveis, Condução de calor, GITT

ANÁLISE DAS TENSÕES TÉRMICAS EM MATERIAIS CERÂMICOS. Palavras-chave: Tensões térmicas, Propriedades variáveis, Condução de calor, GITT ANÁLISE DAS TENSÕES TÉRMICAS EM MATERIAIS CERÂMICOS Dnz, L.S. Santos, C.A.C. Lma, J.A. Unversdade Federal da Paraíba Laboratóro de Energa Solar LES/DTM/CT/UFPB 5859-9 - João Pessoa - PB, Brasl e-mal: cabral@les.ufpb.br

Leia mais

DELINEAMENTOS EXPERIMENTAIS

DELINEAMENTOS EXPERIMENTAIS SUMÁRIO 1 Delneamentos Expermentas 2 1.1 Delneamento Interamente Casualzado..................... 2 1.2 Delneamento Blocos Casualzados (DBC).................... 3 1.3 Delneamento Quadrado Latno (DQL)......................

Leia mais

DIFERENCIANDO SÉRIES TEMPORAIS CAÓTICAS DE ALEATÓRIAS ATRAVÉS DAS TREND STRIPS

DIFERENCIANDO SÉRIES TEMPORAIS CAÓTICAS DE ALEATÓRIAS ATRAVÉS DAS TREND STRIPS 177 DIFERENCIANDO SÉRIES TEMPORAIS CAÓTICAS DE ALEATÓRIAS ATRAVÉS DAS TREND STRIPS Antôno Carlos da Slva Flho Un-FACEF Introdução Trend Strps (TS) são uma nova técnca de análse da dnâmca de um sstema,

Leia mais

MODELAGEM COMPUTACIONAL DA DIFUSÃO DE NÊUTRONS EM GEOMETRIA UNIDIMENSIONAL CARTESIANA

MODELAGEM COMPUTACIONAL DA DIFUSÃO DE NÊUTRONS EM GEOMETRIA UNIDIMENSIONAL CARTESIANA 27 Internatonal Nuclear tlantc Conference - INC 27 antos, P, razl, eptember 3 to October 5, 27 OCIÇÃO RILEIR DE ENERGI NUCLER - EN IN: 978-85-99141-2-1 MODELGEM COMPUTCIONL D DIFUÃO DE NÊUTRON EM GEOMETRI

Leia mais

MODELAGEM DE CURVAS DE MAGNETIZAÇÃO PARA SOLUÇÃO ITERATIVA DE CIRCUITOS MAGNÉTICOS NÃO LINEARES

MODELAGEM DE CURVAS DE MAGNETIZAÇÃO PARA SOLUÇÃO ITERATIVA DE CIRCUITOS MAGNÉTICOS NÃO LINEARES MODELAGEM DE CURVAS DE MAGNETIZAÇÃO PARA SOLUÇÃO ITERATIVA DE CIRCUITOS MAGNÉTICOS NÃO LINEARES MEZA, Rafael Argüello, estudante de graduação, CEFET-PR, 2005 Centro Federal de Educação Tecnológca do Paraná

Leia mais

CURSO A DISTÂNCIA DE GEOESTATÍSTICA

CURSO A DISTÂNCIA DE GEOESTATÍSTICA CURSO A DISTÂNCIA DE GEOESTATÍSTICA Aula 6: Estaconardade e Semvarânca: Estaconardade de a. ordem, Hpótese ntríseca, Hpótese de krgagem unversal, Crtéros para escolha, Verfcação, Representatvdade espacal,

Leia mais

MOQ-14 PROJETO e ANÁLISE de EXPERIMENTOS. Professor: Rodrigo A. Scarpel

MOQ-14 PROJETO e ANÁLISE de EXPERIMENTOS. Professor: Rodrigo A. Scarpel MOQ-14 PROJETO e ANÁLISE de EPERIMENTOS Professor: Rodrgo A. Scarpel rodrgo@ta.br www.mec.ta.br/~rodrgo Prncípos de cração de modelos empírcos: Modelos (matemátcos, lógcos, ) são comumente utlzados na

Leia mais

Santos Júnior, EP 1 ; Soares, HCC 1 ; Freitas, GP 2 ; Pannain, JLM 3 ; Coelho Junior, LM 4 * 1

Santos Júnior, EP 1 ; Soares, HCC 1 ; Freitas, GP 2 ; Pannain, JLM 3 ; Coelho Junior, LM 4 * 1 DISPARIDADE DO VALOR BRUTO DOS PRODUTOS MADEIREIROS NATIVOS PARA AS MESORREGIÕES DA PARAÍBA DISPARITY OF THE GROSS VALUE OF THE NATIVE WOOD PRODUCTS FOR THE MESORREGIONS OF PARAÍBA Santos Júnor, EP 1 ;

Leia mais

APLICAÇÃO DO MÉTODO DAS DIFERENÇAS FINITAS PARA SOLUÇÃO DAS EQUAÇÕES DE LAPLACE E POISSON PARA LINHAS DE MICROFITAS ACOPLADAS

APLICAÇÃO DO MÉTODO DAS DIFERENÇAS FINITAS PARA SOLUÇÃO DAS EQUAÇÕES DE LAPLACE E POISSON PARA LINHAS DE MICROFITAS ACOPLADAS APLICAÇÃO DO MÉTODO DAS DIFERENÇAS FINITAS PARA SOLUÇÃO DAS EQUAÇÕES DE LAPLACE E POISSON PARA LINHAS DE MICROFITAS ACOPLADAS Raann Pablo de Alencar AZEEDO; Ícaro Bezerra de Queroz ARAÚJO; Elel Pogg dos

Leia mais

2 Incerteza de medição

2 Incerteza de medição 2 Incerteza de medção Toda medção envolve ensaos, ajustes, condconamentos e a observação de ndcações em um nstrumento. Este conhecmento é utlzado para obter o valor de uma grandeza (mensurando) a partr

Leia mais

D- MÉTODO DAS APROXIMAÇÕES SUCESSIVAS

D- MÉTODO DAS APROXIMAÇÕES SUCESSIVAS D- MÉTODO DAS APROXIMAÇÕES SUCESSIVAS O método das apromações sucessvas é um método teratvo que se basea na aplcação de uma fórmula de recorrênca que, sendo satsfetas determnadas condções de convergênca,

Leia mais

6 Modelo Proposto Introdução

6 Modelo Proposto Introdução 6 Modelo Proposto 6.1. Introdução Neste capítulo serão apresentados detalhes do modelo proposto nesta dssertação de mestrado, onde será utlzado um modelo híbrdo para se obter prevsão de carga curto prazo

Leia mais

Processamento de Imagem. Prof. MSc. André Yoshimi Kusumoto

Processamento de Imagem. Prof. MSc. André Yoshimi Kusumoto Processamento de Imagem Prof. MSc. André Yoshm Kusumoto andrekusumoto.unp@gmal.com Operações pontuas globas em magens Uma operação pontual global em uma magem dgtal r é a função f(r) aplcada a todo pxel

Leia mais

Matemática. Veículo A. Veículo B. Os gráficos das funções interceptam-se quando 50t = 80t

Matemática. Veículo A. Veículo B. Os gráficos das funções interceptam-se quando 50t = 80t Matemátca 0 Dos veículos, A e B, partem de um ponto de uma estrada, em sentdos opostos e com velocdades constantes de 50km/h e 70km/h, respectvamente Após uma hora, o veículo B retorna e, medatamente,

Leia mais

Laboratório de Mecânica Aplicada I Estática: Roldanas e Equilíbrio de Momentos

Laboratório de Mecânica Aplicada I Estática: Roldanas e Equilíbrio de Momentos Laboratóro de Mecânca Aplcada I Estátca: Roldanas e Equlíbro de Momentos 1 Introdução O conhecmento das condções de equlíbro de um corpo é mprescndível em númeras stuações. Por exemplo, o estudo do equlíbro

Leia mais

REGRESSÃO LINEAR ANÁLISE DE REGRESSÃO LINEAR MÚLTIPLA REGRESSÃO CURVILÍNEA FUNÇÃO QUADRÁTICA VERIFICAÇÃO DO AJUSTE A UMA RETA PELO COEFICIENTE 3 X 3

REGRESSÃO LINEAR ANÁLISE DE REGRESSÃO LINEAR MÚLTIPLA REGRESSÃO CURVILÍNEA FUNÇÃO QUADRÁTICA VERIFICAÇÃO DO AJUSTE A UMA RETA PELO COEFICIENTE 3 X 3 ANÁLISE DE REGRESSÃO LINEAR MÚLTIPLA REGRESSÃO LINEAR Verfcado, pelo valor de r, que ocorre uma sgnfcante correlação lnear entre duas varáves há necessdade de quantfcar tal relação, o que é feto pela análse

Leia mais

Radiação Térmica Processos, Propriedades e Troca de Radiação entre Superfícies (Parte 2)

Radiação Térmica Processos, Propriedades e Troca de Radiação entre Superfícies (Parte 2) Radação Térmca Processos, Propredades e Troca de Radação entre Superfíces (Parte ) Obetvo: calcular a troca por radação entre duas ou mas superfíces. Essa troca depende das geometras e orentações das superfíces,

Leia mais

Um modelo nada mais é do que uma abstração matemática de um processo real (Seborg et al.,1989) ou

Um modelo nada mais é do que uma abstração matemática de um processo real (Seborg et al.,1989) ou Dscplna - MR070 INTRODUÇÃO À MODELAGEM DE SISTEMAS LINEARES POR EQUAÇÕES DIFERENCIAIS Os modelos de um determnado sstema podem ser físcos ou matemátcos. Neste curso focaremos a modelagem pela dentfcação

Leia mais

5 Validação dos Elementos

5 Validação dos Elementos 5 Valdação dos Elementos Para valdar os elementos fntos baseados nas Wavelets de Daubeches e nas Interpolets de Deslaurers-Dubuc, foram formulados dversos exemplos de análse lnear estátca, bem como o cálculo

Leia mais

Prioridades com Teste de Escalonabilidade

Prioridades com Teste de Escalonabilidade rordades + Teste de Escalonabldade Sstemas de Tempo Real: rordades com Teste de Escalonabldade Rômulo Slva de Olvera Departamento de Automação e Sstemas DAS UFSC Cada tarefa recebe uma prordade Escalonamento

Leia mais

Interpolação Segmentada

Interpolação Segmentada Interpolação Segmentada Uma splne é uma função segmentada e consste na junção de váras funções defndas num ntervalo, de tal forma que as partes que estão lgadas umas às outras de uma manera contínua e

Leia mais

2 Metodologia de Medição de Riscos para Projetos

2 Metodologia de Medição de Riscos para Projetos 2 Metodologa de Medção de Rscos para Projetos Neste capítulo remos aplcar os concetos apresentados na seção 1.1 ao ambente de projetos. Um projeto, por defnção, é um empreendmento com metas de prazo, margem

Leia mais