esocial Sua Organização Contábil Está Preparada?

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "esocial Sua Organização Contábil Está Preparada?"

Transcrição

1 Sua Organização Contábil Está Preparada? Apresentação: César Thompsen Contador, Empresário Contábil, Diretor de Comunicação e Mídia do SINCOTECPEL, Orientador de Cursos de Educação Profissional do SENAC e do SINCOTECPEL, Membro da Comissão de Estudos de Organizações Contábeis do CRCRS.

2 Legislação Básica: DECRETO-LEI Nº 5.452, DE 1º DE MAIO DE 1943 CONSOLIDAÇÃO DAS LEIS DO TRABALHO DECRETO Nº , DE 8 DE NOVEMBRO DE 1990 REGULAMENTO DO FUNDO DE GARANTIA DO TEMPO DE SERVIÇO (FGTS) LEI Nº DE 27 DE NOVEMBRO DE 1998 REGIME GERAL DE PREVIDÊNCIA SOCIAL DECRETO Nº 3.048, DE 6 DE MAIO DE 1999 REGULAMENTO DA PREVIDÊNCIA SOCIAL DECRETO Nº 6.022, DE 22 DE JANEIRO DE 2007 REGULAMENTA O SPED DECRETO Nº 8.373, DE 11 DE DEZEMBRO DE 2014 INTITUI O esocial RESOLUÇÃO DO COMITÊ GESTOR DO esocial Nº 1/2015, DE 20 DE FEVEREIRO DE 2015 REGULAMENTA O esocial

3 COMITÊ DIRETIVO DO esocial O Comitê Diretivo do esocial é composto pelos Secretários-Executivos dos seguintes órgãos: Ministério da Fazenda; Ministério da Previdência Social; Ministério do Trabalho e Emprego; e Secretaria da Micro e Pequena Empresa da Presidência da República.

4 COMITÊ GESTOR DO esocial O Comitê Gestor do esocial é formado por representantes dos seguintes órgãos: Ministério do Trabalho e Emprego; Ministério da Previdência Social; Secretaria da Receita Federal do Brasil; Instituto Nacional do Seguro Social - INSS; e Conselho Curador do FGTS, representado pela Caixa Econômica Federal, na qualidade de agente operador do FGTS.

5 OBJETO DO esocial O esocial é o instrumento de unificação da prestação das informações referentes à escrituração das obrigações fiscais, previdenciárias e trabalhistas e tem por finalidade padronizar sua transmissão, validação, armazenamento e distribuição, constituindo ambiente nacional composto por:

6 Escrituração digital, contendo informações fiscais, previdenciárias e trabalhistas; Aplicação para preenchimento, geração, transmissão, recepção, validação e distribuição da escrituração; e Repositório nacional, contendo o armazenamento da escrituração.

7 A prestação das informações ao esocial substituirá, na forma disciplinada pelos órgãos ou entidades partícipes, a obrigação de entrega das mesmas informações em outros formulários e declarações a que estão sujeitos:

8 O empregador, inclusive o doméstico, a empresa e os que forem a eles equiparados em lei; O segurado especial, inclusive em relação a trabalhadores que lhe prestem serviço; As pessoas jurídicas de direito público da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios; e As demais pessoas jurídicas e físicas que pagarem ou creditarem por si rendimentos sobre os quais tenha incidido retenção do Imposto sobre a Renda Retido na Fonte - IRRF, ainda que em um único mês do anocalendário.

9 O esocial estabelece a forma com que passam a ser prestadas as informações trabalhistas, previdenciárias, tributárias e fiscais relativas à contratação e utilização de mão de obra onerosa, com ou sem vínculo empregatício, e de produção rural.

10 SÃO OBJETIVOS DO esocial: Viabilizar a garantia de direitos previdenciários e trabalhistas aos trabalhadores; Simplificar o cumprimento de obrigações; e Aprimorar a qualidade de informações das relações de trabalho, previdenciárias e fiscais. O esocial substituirá o procedimento de envio das diversas declarações, formulários, termos e documentos relativos a relação de trabalho.

11 As informações referentes a períodos anteriores à implantação do esocial devem ser enviadas pelos sistemas utilizados à época. Os arquivos complementares anexos ao MOS - Manual de Orientações do esocial Versão 2.0 (MOS - vs 2.0), bem como o próprio manual, estão disponíveis no sítio

12 A substituição das informações que são prestadas aos órgãos integrantes do Comitê Gestor do esocial em outras declarações e formulários pelas informações do esocial, se dará com base na regulamentação de cada órgão, conforme competência legal para exigência dessas obrigações.

13 O prazo máximo para substituição das declarações e formulários que exigem as mesmas informações do esocial será definido em resolução do Comitê Diretivo do esocial. Cada órgão dará publicidade da substituição de suas obrigações por meio de ato normativo específico da autoridade competente, a ser expedido de acordo com a oportunidade e conveniência administrativa, respeitando o prazo definido pelo Comitê Diretivo.

14 As informações prestadas na forma estabelecida no MOS - vs 2.0 substituirão as informações constantes da Guia de Informações à Previdência e Recolhimento do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço GFIP, de acordo com a regulamentação específica da Secretaria da Receita Federal do Brasil e do Conselho Curador do FGTS, representado pela Caixa Econômica Federal na qualidade de agente operador do FGTS.

15 Os órgãos partícipes disciplinarão os procedimentos e os efeitos para que as informações prestadas no esocial componham a base de cálculo para a apuração dos débitos delas decorrentes e a base de dados para fins de cálculo e concessão de benefícios previdenciários e trabalhistas, em atos administrativos específicos das autoridades competentes.

16 AMBIENTES DO esocial Produção Ambiente destinado para processamento e apuração das informações do empregador que produz todos os efeitos jurídicos. Pré-produção - dados reais Ambiente de testes utilizando dados reais que serão validados, inclusive com os sistemas externos, sem efeitos jurídicos. Pré-produção - dados fictícios Ambiente de teste que não serão validados com os sistemas externos.

17 EVENTOS DO esocial As informações são prestadas ao esocial por meio dos seguintes grupos de eventos: Eventos Iniciais Eventos de Tabelas Eventos Não Periódicos Eventos Periódicos.

18 Cada evento possui um leiaute específico. Estes leiautes podem ser encontrados nos Anexos do MOS - vs 2.0. Deve-se utilizar os leiautes vigentes à época da ocorrência dos eventos a serem enviados ao sistema esocial. Os leiautes fazem referências a regras de negócio. Estas podem ser encontradas no documento Tabela de Regras, disponibilizado no anexo do MOS - vs 2.0. Esta tabela apresenta as regras de preenchimento dos eventos devendo ser consultada quando da ocorrência de inconsistências ou rejeições no processamento de eventos pelo esocial.

19 EVENTOS INICIAIS É o primeiro grupo de eventos a ser transmitido ao Ambiente Nacional do esocial. São eventos que identificam o empregador/contribuinte, contendo dados básicos de sua classificação fiscal e de sua estrutura administrativa. Também pode ser incluído neste grupo o cadastramento inicial dos vínculos dos empregados ativos, mesmo que afastados, no momento da implantação do esocial. O cadastramento inicial dos vínculos somente deve ser enviado após o grupo de eventos de Tabelas.

20 EVENTOS DE TABELAS Estes eventos complementam os iniciais, são responsáveis por uma série de informações que validam os eventos não periódicos e periódicos, e buscam otimização na geração dos arquivos e no armazenamento das informações no Ambiente Nacional do esocial, por serem utilizadas em mais de um evento do sistema ou por se repetirem em diversas partes do leiaute.

21 EVENTOS INICIAIS E TABELAS DO EMPREGADOR Para envio dos Eventos Iniciais e Tabelas do Empregador deve-se observar o que segue:

22 As informações relativas à identificação do empregador, de seus estabelecimentos e obras de construção civil deverão ser enviadas previamente à transmissão de outras informações;

23 As informações relativas às tabelas do empregador, que representam um conjunto de regras específicas necessárias para validação dos eventos do esocial, como as rubricas da folha de pagamento, informações de processos administrativos e judiciais, lotações, relação de cargos, carreiras, patentes e funções, jornada de trabalho, horário contratual, ambientes de trabalho e outras necessárias para verificação da integridade dos eventos periódicos e não periódicos deverão ser enviadas previamente à transmissão de qualquer evento que requeira essas informações.

24 EVENTOS NÃO PERIÓDICOS São aqueles que não tem uma data pré-fixada para ocorrer, pois dependem de acontecimentos na relação entre a empresa e o trabalhador que influenciam no reconhecimento de direitos e no cumprimento de deveres trabalhistas, previdenciários e fiscais como, por exemplo, a admissão de um empregado, a alteração de salário, a exposição do trabalhador a agentes nocivos e o desligamento, dentre outros.

25 PRAZO DE ENVIO Como regra geral, a definição dos prazos de envio dos eventos não periódicos respeita regras que asseguram os direitos dos trabalhadores, caso da admissão e do acidente de trabalho, ou possibilitam recolhimentos de encargos que tenham prazos diferenciados, caso do desligamento. Como estes fatos/eventos passam a ter prazo específico para sua transmissão ao esocial, vinculados a sua efetiva ocorrência, o MOS - vs 2.0 apresenta em cada descrição dos eventos não periódicos seu respectivo prazo de envio.

26 Os eventos não periódicos sem prazo diferenciado devem ser enviados, quando ocorrerem, antes dos eventos mensais da folha de pagamento, com o objetivo de se evitar inconsistências entre a folha de pagamento e os eventos de tabelas e os não periódicos. O melhor momento para se transmitir os eventos não periódicos e os de tabela é imediatamente após a sua ocorrência. Este procedimento além de impedir possíveis inconsistências, evita tanto o represamento desnecessário de eventos a serem transmitidos quanto o congestionamento de redes pela transmissão de última hora.

27 REGISTRO DE EVENTOS TRABALHISTAS RET As informações dos eventos não periódicos alimentam a base de dados no Ambiente Nacional do esocial, denominada Registro de Eventos Trabalhistas RET. Todos os arquivos de eventos não periódicos, ao serem transmitidos ao esocial, são submetidos às regras de validação e somente são aceitos se estiverem consistentes com o RET.

28 Exemplo 1: o evento de desligamento de empregado somente é aceito se, para aquele empregado, tiver sido enviado anteriormente, o evento de admissão. Exemplo 2: um evento de reintegração somente é aceito se o empregado já estiver desligado. O RET também é utilizado para validação da folha de pagamento, composta pelos eventos de remuneração e pagamento dos trabalhadores, que fazem parte dos eventos periódicos.

29 Além dos empregados, outras categorias de trabalhadores também constituem objeto de informações que alimentarão o RET, são os Trabalhadores Sem Vínculo TSV, que incluem obrigatoriamente os trabalhadores avulsos, os dirigentes sindicais, os estagiários, e algumas categorias de contribuintes individuais, como diretores não empregados e cooperados. Porém todos os contribuintes individuais, mesmos os não abrangidos pelas atividades específicas obrigatórias supracitadas, podem ser incluídos como TSV, de forma opcional.

30 EVENTOS PERIÓDICOS São aqueles cuja ocorrência tem periodicidade previamente definida, compostos por informações de folha de pagamento, de apuração de outros fatos geradores de contribuições previdenciárias como, por exemplo, os incidentes sobre pagamentos efetuados às pessoas físicas quando da aquisição da sua produção rural, e do imposto sobre a renda retido na fonte sobre pagamentos a pessoa física, feito pelo contribuinte.

31 PRAZO DE ENVIO Os eventos periódicos devem ser transmitidos até o dia 07 do mês seguinte, antecipando-se o vencimento para o dia útil imediatamente anterior, em caso de não haver expediente bancário.

32 FOLHA DE PAGAMENTO Constitui obrigação da empresa preparar folha de pagamento da remuneração paga, devida ou creditada a todos os segurados a seu serviço, devendo manter, em cada estabelecimento, uma via da respectiva folha e recibos de pagamentos, conforme art. 225 do Decreto 3.048/1999, que trata do Regulamento da Previdência Social.

33 A folha de pagamento deve ser elaborada mensalmente, de forma coletiva por estabelecimento da empresa, por obra de construção civil e por tomador de serviços, com a correspondente totalização. A folha de pagamento deve ser informada em dois momentos:

34 a) as informações da folha de pagamento contendo as remunerações devidas aos empregados, trabalhadores avulsos e contribuintes individuais, bem como os correspondentes totais, base de cálculo e valores devidos de contribuições previdenciárias, contribuições sociais de que trata a Lei Complementar nº 110, de 2001, contribuições sindicais, FGTS e imposto sobre a renda devem ser enviadas até o dia 7 (sete) do mês subsequente ao que se refiram;

35 b) as informações da folha de pagamento contendo os pagamentos realizados a todos os trabalhadores, deduções e os valores devidos do imposto de renda retido na fonte devem ser transmitidas até o dia 7 (sete) do mês subsequente ao do pagamento;

36 RETIFICAÇÕES, ALTERAÇÕES E EXCLUSÕES O procedimento ALTERAÇÃO das informações transmitidas ao esocial ocorre somente nos eventos de Tabelas (S-1005 a S-1080) e no evento S Informações do Empregador/Contribuinte, atreladas à respectiva vigência ou período de validade. Também é prevista a alteração por meio de eventos não periódicos específicos. Todos os demais casos de alteração nas informações transmitidas serão tratados pelo esocial como procedimentos de RETIFICAÇÃO, ou mesmo de EXCLUSÃO.

37 IDENTIFICADORES EMPREGADOR/CONTRIBUINTE A partir da data de entrada em vigor do esocial os empregadores/contribuintes pessoa jurídica são identificados apenas pelo Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica CNPJ, e os empregadores/contribuintes pessoa física, apenas pelo Cadastro de Pessoas Físicas CPF. O identificador chave para as empresas em geral será o CNPJ-Raiz/Base de oito posições, exceto se natureza jurídica de administração pública federal, situação em que o campo deve ser preenchido com o CNPJ completo com 14 posições.

38 As pessoas físicas que utilizam a matrícula Cadastro Específico do INSS CEI passam a usar o Cadastro de Atividades Econômicas da Pessoa Física CAEPF, que se constitui em um número sequencial vinculado ao CPF. Neste caso, a pessoa física deve providenciar o registro no CAEPF, de acordo com normatização específica da RFB.

39 Para as obras de construção civil, que possuem responsáveis pessoas físicas ou jurídicas, a matrícula CEI passa a ser substituída pelo Cadastro Nacional de Obras CNO que, obrigatoriamente, é vinculado a um CNPJ ou a um CPF. As matrículas CEI existentes na data de implantação do CNO, relativas às obras de construção civil, passam a compor o cadastro inicial do CNO. Até a implantação do Cadastro Nacional de Obras, deverá ser usado o CEI da obra no lugar do CNO no esocial.

40 TRABALHADOR Os trabalhadores, por sua vez, têm como identificadores obrigatórios, o CPF e o NIS - Número de Identificação Social. O NIS pode ser o Número de Inscrição na Previdência Social - NIT, no Programa de Integração Social - PIS, no Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público - PASEP, ou no Sistema Único de Saúde - SUS. O trio de informações CPF x NIS x Data de nascimento deve estar consistente no Cadastro Nacional de Informações Sociais CNIS, e será validado no ato da transmissão.

41 TRABALHADORES SEM VÍNCULO TSV Incluem obrigatoriamente os trabalhadores avulsos, os dirigentes sindicais, os estagiários, e algumas categorias de contribuintes individuais, como diretores não empregados e cooperados. Porém todos os contribuintes individuais, mesmos os não abrangidos pelas atividades específicas obrigatórias supracitadas, podem ser incluídos como TSV, de forma opcional.

42 ACESSO AO esocial TRANSMISSÃO VIA CERTIFICAÇÃO DIGITAL - ICP- BRASIL Os eventos que compõem o esocial, em regra geral, devem ser transmitidos mediante autenticação e assinatura digital utilizando-se certificado digital válido no âmbito da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileiras (ICP-Brasil).

43 DISPENSADOS DO USO DA CERTIFICAÇÃO DIGITAL ICP-BRASIL Terão as rotinas de autenticação disciplinadas no Manual de Orientação do esocial, não se aplicando a obrigação do uso da certificação ICP-Brasil, o Micro Empreendedor Individual - MEI com empregado, o segurado especial e os obrigados relacionados a seguir que possuam até 7 (sete) empregados:

44 a) Empregadores domésticos; b) Micro e pequenas empresas optantes pelo Simples Nacional; c) Contribuinte individual equiparado à empresa; e d) Pequeno produtor rural.

45 TRANSMISSÃO DOS EVENTOS POR PROCURADORES A transmissão e a assinatura digital dos eventos poderão ser feitas por procuradores com poderes outorgados de acordo com modelos adotados pelos órgãos e entidades integrantes do Comitê Gestor do esocial.

46 FALTA DE TRANSMISSÃO DAS INFORMAÇÕES Aquele que deixar de prestar as informações no prazo fixado ou que a apresentar com incorreções ou omissões ficará sujeito às penalidades previstas na legislação.

47 GUARDA DE DOCUMENTOS Embora previsto o repositório nacional, contendo o armazenamento da escrituração digital, o período de guarda de documentos continuará a mesma prevista na legislação atual.

48 FISCALIZAÇÃO E PENALIDADES FISCALIZAÇÃO Tendo em vista a não ocorrência de modificações nas legislações pertinentes ao processo fiscalizador, depreende-se, por conseguinte, que não haverá mudança no processo. Todavia, devemos ficar atentos às modificações legais que poderão ocorrer após a implantação. O que poderá ocorrer é que, como os órgãos fiscalizadores terão acesso a todas as informações via esocial, a ocorrência de fiscalizações físicas deverá diminuir.

49 PENALIDADES INFRAÇÃO VALOR EM REAIS MÍNIMO MÁXIMO FALTA DE ANOTAÇÃO DA CTPS R$ 402,53 R$ 402,53 FALTA DE REGISTRO DE EMPREGADO R$ 402,53 R$ 402,53 FÉRIAS R$ 170,26 R$ 170,26 DURAÇÃO E CONDIÇÕES ESPECIAIS DO TRABALHO R$ 40,25 R$ 4.025,33 NACIONALIZAÇÃO DO TRABALHO R$ 80,51 R$ 8.050,66 TRABALHO DA MULHER R$ 80,51 R$ 805,07 TRABALHO DO MENOR R$ 402,53 R$ 402,53 TRABALHO RURAL R$ 4,03 R$ 402,53 ANOTAÇÃO INDEVIDA NA CTPS R$ 402,53 R$ 402,53 CONTRATO INDIVIDUAL DE TRABALHO R$ 402,53 R$ 402,53 ATRASO PAGAMENTO DE SALÁRIO R$ 170,26 R$ 170,26 NÃO PAGAMENTO DE VERBAS RESCISÓRIAS NO PRAZO PREVISTO R$ 170,26 R$ 170,26 CONTRIBUIÇÃO SINDICAL R$ 8,05 R$ 8.050,66 FISCALIZAÇÃO R$ 201,27 R$ 2.012,66 13º SALÁRIO R$ 170,26 R$ 170,26 VALE-TRANSPORTE R$ 170,26 R$ 170,26 FGTS: FALTA DE DEPÓSITO R$ 10,64 R$ 106,41

50 MULTAS POR DESCUMPRIMENTO DE NORMAS DE MEDICINA E SEGURANÇA DO TRABALHO PROGRAMA VALOR MÍNIMO VALOR MÁXIMO PCMSO - PROGRAMA DE CONTROLE MÉDICO DE SAÚDE OCUPACIONAL R$ 402,53 R$ 4.025,32 PPRA - PROGRAMA DE PREVENÇÃO DE RISCOS AMBIENTAIS R$ 670,88 R$ 6.708,87 LTCAT - LAUDO TÉCNICO DAS CONDIÇÕES DO AMBIENTE DE TRABALHO PCMAT - PROGRAMA DE CONTROLE MÉDICO DO AMBIENTE DE TRABALHO NA INDÚSTRIA DA CONSTRUÇÃO CIVIL PPP PERFIL PROFISSIOGRÁFICO PREVIDENCIÁRIO R$ ,14 R$ ,00 R$ 670,88 R$ 6.708,87 R$ 991,03 R$ ,12 POR EMPREGADO

51 esocial SUA ORGANIZAÇÃO CONTÁBIL ESTÁ PREPARADA? Será que as Organizações Contábeis, que atendem a maioria dos pequenos negócios no Brasil, estão preparadas para vencer este desafio? Tempo há, porém algumas ações precisam ser iniciadas, para o êxito no atendimento da nova obrigação.

52 Uma pesquisa realizada pela Receita Federal do Brasil (RFB) mostrou que poucas empresas estão se adaptando ou destacando uma equipe especializada para atender o esocial.

53 O estudo da RFB apurou que 70% das empresas não tem projetos ou profissionais específicos para adaptar os processos internos necessários para atender o esocial. Além disso, ela mostra que 41% dos empregadores preveem dificuldades para lidar com o projeto e com as mudanças culturais nos processos realizados pela empresa, diminuindo o interesse nessa preparação.

54 Os números indicam o despreparo dos gestores que devem lidar com a nova metodologia para o envio das obrigações, dificultando o processo de adaptação. Os processos internos deverão ser redesenhados e reestruturados para atender o esocial, que não cria nenhuma legislação apenas digitaliza as informações que devem ser enviadas para as entidades participantes.

55 Algumas providências imediatas devem ser tomadas para que as Organizações Contábeis tenham êxito na implantação do esocial junto aos seus clientes.

56 COMUNICAR ÀS EMPRESAS: Os pequenos empregadores geralmente estão mais focados em seus negócios e não acompanham a legislação em detalhes. A Organização Contábil pode promover uma palestra ou visitar cada um dos clientes para informar sobre a chegada do esocial. Depois tal comunicação deverá ser formal por escrito, para definir prazos e regras para o cumprimento das novas obrigações. No portal do esocial há uma apresentaçãopadrão disponibilizada pelo Comitê Gestor que poderá ser utilizada.

57 MUDAR PARADIGMAS E PROCEDIMENTOS: Talvez a parte mais difícil. Deixe claro aos empregadores que a legislação trabalhista, fiscal e previdenciária deverá ser cumprida à risca. Haverá cruzamento de informações, as admissões deverão ser enviadas antes do início no trabalho, o pagamento das férias deve ser feito dois dias antes (já que será informado no esocial) e as Rescisões Contratuais serão informadas no mesmo prazo do pagamento. Crie uma lista com os prazos que os documentos precisam chegar na Organização Contábil para o cumprimento das obrigações.

58 ATUALIZAR EXAMES MÉDICOS E LAUDOS E PROGRAMAS DE MEDICINA E SEGURANÇA DO TRABALHO: Faça um levantamento das datas dos exames médicos periódicos e também levante as datas da atualização dos laudos e dos programas de medicina e segurança do trabalho em todas as empresas. Tais informações serão solicitadas no esocial e o PPP Perfil Profissiográfico Previdenciário passará a ser eletrônico com a entrada do esocial em vigor, o que exigirá que todas as atividades sejam descritas mesmo para as atividades não expostas a agentes nocivos.

59 REVER CONTRATOS DE ESTAGIÁRIOS: O cumprimento da Lei do Estagio Lei /08 será cobrado através do esocial. O exame médico é exigido pela legislação, bem como a designação de um supervisor com formação ou experiência profissional na área do estágio. Tal supervisor será identificado no esocial com nome e CPF. Caso não atenda a legislação, o estágio poderá ser considerado como vínculo empregatício. Reveja os contratos de estágio nas empresas clientes e corrija o que não estiver de acordo com a lei /08

60 ANALISAR A TRIBUTAÇÃO: Todos os proventos e descontos serão informados no esocial, havendo o envio da Tabela de Rubricas já no Cadastro Inicial e uma cópia da folha de pagamento mensalmente, onde Governo e Trabalhadores terão acesso a todos os dados. A Tabela de rubricas informará aos entes participantes a tributação de todos os proventos. Reveja se as tributações dos proventos pagos pelas empresas estão de acordo com a legislação vigente.

61 FAZER A QUALIFICAÇÃO CADASTRAL: Será necessário fazer a Qualificação Cadastral de todos os trabalhadores, que é o batimento do Nome X Data de Nascimento X CPF X NIS (PIS/PASEP/NIT). Aguarde a divulgação do aplicativo e assim que estiver disponível, faça a qualificação dos trabalhadores, inclusive dos estagiários e empregados afastados. Posteriormente, sempre que houver uma admissão a qualificação deverá ser realizada antes do envio, para evitar bloqueios dos cadastros.

62 IDENTIFICAR AS ATIVIDADES DA EMPRESA: Reveja todas as atividades das empresas. Realmente o que consta nos Registros Empresariais são as atividades desenvolvidas pela empresa? Visite a empresa, telefone para o cliente, veja o que o Departamento Fiscal está identificando como operação da empresa. Tal procedimento é necessário para conferir os contratos sociais, alvarás e cadastro no CNPJ, além de informar corretamente a Classificação Tributária da empresa no esocial.

63 REVISAR OS PROCESSOS De que forma as informações geradas na empresa cliente chegam à sua Organização Contábil? Seus clientes devem ser orientados à redefinir processos internos de admissão, férias, rescisão, afastamento, etc., com o envolvimento de outras áreas como jurídico, SESMT, Fiscal, e líderes em geral.

64 ANALISAR O LEIAUTE DO esocial VERSÃO 2.0 O Leiaute do esocial é extenso e cada informação será validado quando de sua transmissão. Analise e cruze as informações do leiaute do esocial, com o leiaute de sua folha de pagamentos. Veja se os eventos de sua folha não conflitam com os do esocial. Arquivo não validado não será transmitido/recepcionado pelo esocial.

65 CONFERIR AS INFORMAÇÕES QUE CONSTAM DOS ARQUIVOS NO SEU SISTEMA DE FOLHA Agora que você já analisou o leiaute do esocial e de sua folha de pagamento, fez a qualificação cadastral, analisou a tributação de cada verba constante de sua folha é chegada a hora de conferir se as informações arquivadas estão corretas e são confiáveis.

66 PROMOVER TREINAMENTO E CAPACITAÇÃO: Capacite os empregados do Setor de Pessoal. Se na empresa cliente houver algum colaborador que possa fazer o contato com a Organização Contábil, recomendamos também a capacitação do colaborador. No portal do esocial há um arquivo de Perguntas Frequentes com várias perguntas respondidas pelo Comitê Gestor do esocial e recomendo o download. Mas não é só para conhecer o esocial A capacitação contínua nas áreas trabalhista e previdenciária serão necessárias, já que o esocial abrangerá todas as informações de tais áreas.

67 INTEGRAÇÃO ENTRE OS DEPARTAMENTOS DA EMPRESA. Faça um planejamento estratégico para vincular os profissionais e departamentos da empresa à geração das informações do esocial

68 CRIAR EQUIPE esocial E PLANO DE AÇÃO: Designe um líder do esocial e uma equipe multidisciplinar para estudar a implantação do esocial. O líder deve ter um conhecimento aprofundado sobre a legislação trabalhista, previdenciária e sobre o esocial. O plano de ação pode ser o conhecido como 5W2H, gerando um documento para cada um dos arquivos/eventos do esocial.

69 5W2H O que (What) deve ser feito? Por que (Why) deve ser implementado? Quem (Who) é o responsável pela ação? Onde (Where) deve ser executado? Quando (When) deve ser implementado? Como (How) deve ser conduzido? Quanto (How much) vai custar a implementação?

70 COMUNICAR SOBRE MULTAS E PENALIDADES: Envie uma lista das penalidades já existentes na legislação trabalhista e previdenciária em caso de descumprimento das obrigações por parte do empregador. Lembre também que segundo o Regulamento do FGTS (Decreto /90), o empregador que deixar de pagar o FGTS não poderá pagar pró-labore e em caso de mora de mais de três meses também poderá perder os incentivos fiscais, como a continuação na tributação do Simples Nacional.

71 Os prazos de entrega dos eventos e o cronograma da obrigatoriedade serão objetos de Resolução do Comitê Diretivo a ser publicada brevemente no Diário Oficial da União. A previsão, baseada em anúncios anteriores é que apenas seis meses após a divulgação do manual, acontecerá a liberação do ambiente de testes. Após mais seis meses de testes, entrará em vigor a obrigatoriedade para o primeiro grupo de empregadores: grandes e médias empresas (com faturamento anual superior à R$ 3,6 milhões no ano de 2014).

72 Todos os sistemas que gerarem dados para o esocial precisão ser adaptados, porém as dicas expostas não necessitam de novos programas e tão somente de ação imediata da Organização Contábil. Há bastante trabalho a fazer enquanto não chega a obrigação final. E aí, vai ficar esperando? Mãos à obra!

73 MUITO OBRIGADO

esocial 08/04/2015 Sua Empresa Está Preparada? Sincotecpel- 08/04/2015 Legislação Básica:

esocial 08/04/2015 Sua Empresa Está Preparada? Sincotecpel- 08/04/2015 Legislação Básica: esocial Sua Empresa Está Preparada? Sincotecpel- 08/04/2015 Apresentação: César Thompsen Contador, Empresário Contábil, Diretor de Comunicação e Mídia do SINCOTECPEL, Orientador de Cursos de Educação Profissional

Leia mais

10 DICAS PARA IMPLANTAR O ESOCIAL NAS EMPRESAS CONTÁBEIS

10 DICAS PARA IMPLANTAR O ESOCIAL NAS EMPRESAS CONTÁBEIS 10 DICAS PARA IMPLANTAR O ESOCIAL NAS EMPRESAS CONTÁBEIS Zenaide Carvalho, autora do livro esocial Guia Prático para Implantação nos Escritórios Contábeis Acompanhe aqui os temas deste ebook elaborado

Leia mais

e-social DESAFIOS E OPORTUNIDADES

e-social DESAFIOS E OPORTUNIDADES e-social DESAFIOS E OPORTUNIDADES O Projeto SPED: O esocial é apenas uma das partes do projeto de governo integrante do sistema conhecido como SPED (instituído pelo Decreto nº 6.022/2007). O Portal do

Leia mais

Prezados (as) ESocial: Aprovado o Manual versão 2.0

Prezados (as) ESocial: Aprovado o Manual versão 2.0 INFORME JURÍDICO 26/02/2015 443 Prezados (as) ESocial: Aprovado o Manual versão 2.0 Divulgamos a Resolução CGES nº 1/2015, publicada em 24.02.2015, no DOE, que regulamenta o Sistema de Escrituração Digital

Leia mais

Joaquim Jackson Gomes de Oliveira

Joaquim Jackson Gomes de Oliveira Joaquim Jackson Gomes de Oliveira E-Social 120 horas Com certificado online Este material é parte integrante do curso online "E - Social" do INTRA (www.intra-ead.com.br) conforme a lei nº 9.610/98. É proibida

Leia mais

GABINETE DO MINISTRO COMITÊ GESTOR DO ESOCIAL RESOLUÇÃO Nº 1, DE 20 DE FEVEREIRO DE 2015

GABINETE DO MINISTRO COMITÊ GESTOR DO ESOCIAL RESOLUÇÃO Nº 1, DE 20 DE FEVEREIRO DE 2015 GABINETE DO MINISTRO COMITÊ GESTOR DO ESOCIAL RESOLUÇÃO Nº 1, DE 20 DE FEVEREIRO DE 2015 Dispõe sobre o Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas (esocial).

Leia mais

Dispõe sobre o Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas (esocial).

Dispõe sobre o Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas (esocial). Ministério do Trabalho e Emprego GABINETE DO MINISTRO COMITÊ GESTOR DO ESOCIAL RESOLUÇÃO Nº 1, DE 20 DE FEVEREIRO DE 2015 Dispõe sobre o Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias

Leia mais

Sinóptico esocial. Conceito

Sinóptico esocial. Conceito Sinóptico esocial Conceito O esocial é parte de um sistema de escrituração digital que exigirá que todos os empregadores enviem ao fisco, de forma unificada, ou seja, em um único documento digital, todas

Leia mais

e-social Agosto 2014 Elaborado por: Valéria de Souza Telles O conteúdo desta apostila é de inteira responsabilidade do autor (a).

e-social Agosto 2014 Elaborado por: Valéria de Souza Telles O conteúdo desta apostila é de inteira responsabilidade do autor (a). Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo Tel. (11) 3824-5400 - ramal 1529 (núcleo de relacionamento) Email: desenvolvimento@crcsp.org.br web: www.crcsp.org.br Rua Rosa e Silva, 60 Higienópolis

Leia mais

PROGRAMAÇÃO : 1. CONSIDERAÇÕES 2. OBJETIVOS E-S OCIAL VERSÃO 2.3

PROGRAMAÇÃO : 1. CONSIDERAÇÕES 2. OBJETIVOS E-S OCIAL VERSÃO 2.3 E-S OCIAL VERSÃO 2.3 PROGRAMAÇÃO : 1. CONSIDERAÇÕES A versão 2.3 do esocial para armazenamento das informações está disponível e sua implantação com prazo oficial determinado pela Resolução do Comitê Diretivo

Leia mais

Proibida a reprodução total ou parcial, por qualquer meio ou processo, bem como menção sem citação à fonte. A violação de direito autoral é crime

Proibida a reprodução total ou parcial, por qualquer meio ou processo, bem como menção sem citação à fonte. A violação de direito autoral é crime 1 esocial - Finalidade A Escrituração Fiscal Digital Social (esocial) tem por finalidade: a) prestar informações trabalhistas, previdenciárias, tributárias e fiscais relativas à contratação e utilização

Leia mais

OeSocialeasMicroempresaseEmpresasde PequenoPorteeoMEI.

OeSocialeasMicroempresaseEmpresasde PequenoPorteeoMEI. OeSocialeasMicroempresaseEmpresasde PequenoPorteeoMEI. Introdução e Apresentação O esocial ou Sistema de Escrituração Fiscal Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas, parte integrante

Leia mais

Prepare-se para a mudança! Eliane Valcam

Prepare-se para a mudança! Eliane Valcam Prepare-se para a mudança! Eliane Valcam Objetivo do esocial O esocial é uma ferramenta desenvolvida pelo governo federal com o objetivo principal de coletar informações trabalhistas, previdenciárias,

Leia mais

As informações dos Eventos Trabalhistas alimentarão uma base de dados denominada RET Registro de Eventos Trabalhistas.

As informações dos Eventos Trabalhistas alimentarão uma base de dados denominada RET Registro de Eventos Trabalhistas. Objeto do esocial O esocial tem por objeto, informações trabalhistas, previdenciárias, tributárias e fiscais relativas à contratação e utilização de mão de obra onerosa, com ou sem vínculo empregatício

Leia mais

esocial Decreto 8373/14

esocial Decreto 8373/14 esocial O esocial é o instrumento de unificação da prestação das informações referentes à escrituração das obrigações fiscais, previdenciárias e trabalhistas e tem por finalidade padronizar sua transmissão,

Leia mais

Prepare-se para a mudança! Eliane Valcam

Prepare-se para a mudança! Eliane Valcam Prepare-se para a mudança! Eliane Valcam Objetivo do esocial O esocial é uma ferramenta desenvolvida pelo governo federal com o objetivo principal de coletar informações trabalhistas, previdenciárias,

Leia mais

A mais um CURSO realizado pela

A mais um CURSO realizado pela A mais um CURSO realizado pela Aqui tem qualificação de Verdade! CONTROLE INTERNO esocial Visualização do Sistema e Análise de Implantação Ricardo Miranda Adrianne Lobo PERÍODO 09h00 X 12h00 Inserir Período

Leia mais

A mais um CURSO realizado pela

A mais um CURSO realizado pela A mais um CURSO realizado pela Aqui tem qualificação de Verdade! esocial - Foco na CONTROLE INTERNO Folha de Pagamento: Normas Atualizadas (Parte 1) Ricardo Miranda Adrianne Lobo PERÍODO 09h00 X 12h00

Leia mais

Atualizações sobre o: esocial

Atualizações sobre o: esocial Atualizações sobre o: esocial Por Cristiani Fonseca Objetivo O esocial desde a sua implementação passou por algumas atualizações o objetivo do Governo Federal é simplificar a prestação das informações

Leia mais

Sistema de Escrituração Fiscal Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas

Sistema de Escrituração Fiscal Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas Sistema de Escrituração Fiscal Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas O que é o esocial? É o instrumento de unificação da prestação de informações referentes à escrituração das

Leia mais

Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas

Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas O que é o esocial? Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas Decreto 8373/2014 É um projeto do governo federal que visa unificar, em uma só ferramenta, o envio

Leia mais

Descobrindo o esocial

Descobrindo o esocial Descobrindo o esocial O que é? Histórico Objetivos Índice Clique nos temas para Navegar pela apresentação. O que diz a Legislação Cronograma de Implantação Dúvidas frequentes Treinamentos e consultoria

Leia mais

Sua empresa está preparada?

Sua empresa está preparada? Sua empresa está preparada? Tenho todas as informações solicitadas? Quando entra em vigor? Que áreas serão impactadas? Quem são os donos das informações? As informações serão cruzadas? É só folha de pagamento?

Leia mais

4 INFORMAÇÕES NECESSÁRIAS PARA ENTENDER O ESOCIAL

4 INFORMAÇÕES NECESSÁRIAS PARA ENTENDER O ESOCIAL Por Angelo Costa 4 INFORMAÇÕES NECESSÁRIAS PARA ENTENDER O ESOCIAL 2 Objetivo do esocial 1 Estabelecer a forma com que passam a ser prestadas as informações trabalhistas, previdenciárias, tributárias e

Leia mais

Descobrindo o esocial

Descobrindo o esocial Descobrindo o esocial O que é? Histórico Índice Clique nos temas para navegar pela apresentação. Objetivos O que diz a Legislação Dúvidas frequentes Treinamentos e consultoria O que é? O esocial é um projeto

Leia mais

Visão Geral do esocial

Visão Geral do esocial Roteiro 1) Visão geral do esocial; 2) Vantagem do novo modelo; 3) Funcionamento e os eventos do esocial; 5) Situação atual do projeto; 6) Cronograma de implantação. Visão Geral do esocial O que é o esocial

Leia mais

Processo de Retificação/alteração/exclusão de informações; Processo de Transferência de trabalhadores; Processo de Cancelamento do desligamento;

Processo de Retificação/alteração/exclusão de informações; Processo de Transferência de trabalhadores; Processo de Cancelamento do desligamento; Reflexos no FGTS Reflexos no FGTS Otimização na forma de geração e disponibilização das guias de recolhimento mensal e rescisório, e definição de um único modelo de guia - GRFGTS; Adequação da prestação

Leia mais

06/08/2018. ESTRATÉGIA DE IMPLANTAÇÃO esocial

06/08/2018. ESTRATÉGIA DE IMPLANTAÇÃO esocial ESTRATÉGIA DE IMPLANTAÇÃO esocial 1 Obrigado! victorlopes.ipf@gmail.com (85) 98847-6487 Victor Lopes contador.victorlopes VICTOR LOPES 2 06/08/2018 Fonte: Site Polícia Federal 1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. 9.

Leia mais

IMPLANTAÇÃO DO esocial NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA MUNICIPAL. Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas

IMPLANTAÇÃO DO esocial NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA MUNICIPAL. Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas IMPLANTAÇÃO DO esocial NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA MUNICIPAL Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas ATORES DO esocial CONTROLADOR INTERNO GESTOR (Secretários) ÁREA DE

Leia mais

esocial e EFD-Reinf Integrações com RFB e Caixa Rio de Janeiro, 24 de novembro de 2016

esocial e EFD-Reinf Integrações com RFB e Caixa Rio de Janeiro, 24 de novembro de 2016 esocial e EFD-Reinf Integrações com RFB e Caixa Rio de Janeiro, 24 de novembro de 2016 O que é o esocial O esocial é o instrumento de unificação da prestação das informações referentes à escrituração das

Leia mais

Descobrindo o esocial

Descobrindo o esocial Descobrindo o esocial O que é? Histórico Objetivos Índice Clique nos temas para navegar pela apresentação. O que diz a Legislação Cronograma de Implantação Dúvidas frequentes Treinamentos e consultoria

Leia mais

NONO NONONO NO NONO NONO NONONO NONO

NONO NONONO NO NONO NONO NONONO NONO NONO NONONO NONONO NONONO NONO Sistema Público de Escrituração Digital - SPED NONO NONONO NO Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas NONO NONO NONONO NONO

Leia mais

GRFGTS Recolhimento mensal

GRFGTS Recolhimento mensal JALES 19/05/2016 Reflexos no FGTS Reflexos no FGTS Otimização na forma de geração e disponibilização das guias de recolhimento mensal e rescisório, e definição de um único modelo de guia - GRFGTS; Adequação

Leia mais

E-SOCIAL. JORGE FONSECA FILHO Contador

E-SOCIAL. JORGE FONSECA FILHO Contador E-SOCIAL JORGE FONSECA FILHO Contador jorge@savere.com.br www.savere.com.br INFORMAÇÕES SOBRE O E-SOCIAL 1. - Desde 2010 o Governo Federal vem estudando a possibilidade das empresas enviarem, através do

Leia mais

Centro de Integração Empresa-Escola - CIEE 1. O que é o esocial? 2. Qual o objetivo do esocial? Para os trabalhadores: Para o Governo:

Centro de Integração Empresa-Escola - CIEE 1. O que é o esocial? 2. Qual o objetivo do esocial? Para os trabalhadores: Para o Governo: PERGUNTAS FREQUENTES O Centro de Integração Empresa-Escola - CIEE, visando auxiliar seus parceiros devido à complexidade desta nova declaração acessória chamada esocial, elaborou este tira dúvidas a partir

Leia mais

Segurança. Obrigatoriedade do uso de Certificado Digital ICP-Brasil: A1 ou A3 (PF e PJ) Procuração Eletrônica: Subestabelecimento e Procuração Manual

Segurança. Obrigatoriedade do uso de Certificado Digital ICP-Brasil: A1 ou A3 (PF e PJ) Procuração Eletrônica: Subestabelecimento e Procuração Manual Segurança e Acesso Segurança Obrigatoriedade do uso de Certificado Digital ICP-Brasil: A1 ou A3 (PF e PJ) Procuração Eletrônica: Subestabelecimento e Procuração Manual Obrigatoriedade de procuração para

Leia mais

VISÃO INTEGRADA esocial EFD Reinf DCTF Web

VISÃO INTEGRADA esocial EFD Reinf DCTF Web VISÃO INTEGRADA esocial EFD Reinf DCTF Web Kélcio César Goedert Analista Tributário da Receita Federal do Brasil Ministério da Fazenda O que é o esocial? É o instrumento de unificação da prestação de informações

Leia mais

esocial O Que é? Sua Empresa está Preparada?

esocial O Que é? Sua Empresa está Preparada? esocial O Que é? Sua Empresa está Preparada? Sua empresa sabe o que é o esocial? O que você sabe sobre o esocial? O que você pensa que aconteceria se entrasse em vigor amanhã? Sua empresa está preparada

Leia mais

esocial e EFD-Reinf: Novos Desafios para o Profissional Contábil do Terceiro Setor 23 de abril de 2018 Gabriele Schmidt

esocial e EFD-Reinf: Novos Desafios para o Profissional Contábil do Terceiro Setor 23 de abril de 2018 Gabriele Schmidt esocial e EFD-Reinf: Novos Desafios para o Profissional Contábil do Terceiro Setor 23 de abril de 2018 Gabriele Schmidt Gabriele Schmidt Contadora atuante no Terceiro Setor nas áreas de consultoria financeira,

Leia mais

CALENDÁRIO DE DECLARAÇÕES E OBRIGAÇÕES ACESSÓRIAS

CALENDÁRIO DE DECLARAÇÕES E OBRIGAÇÕES ACESSÓRIAS CALENDÁRIO DE DECLARAÇÕES E OBRIGAÇÕES ACESSÓRIAS Declarações DCTF Declaração de Débitos e Créditos DIRF Declaração do Imposto sobre a Renda Retida na Fonte Obrigação de Apresentação Quem está dispensado

Leia mais

E- social. Eduardo Maia Armando Cesar Sugawara Consultor Líder (Especialidades Tributárias) Engenheiro Agrônomo Eng. De Segurança do Trabalho

E- social. Eduardo Maia Armando Cesar Sugawara Consultor Líder (Especialidades Tributárias) Engenheiro Agrônomo Eng. De Segurança do Trabalho E- social Eduardo Maia Armando Cesar Sugawara Consultor Líder (Especialidades Tributárias) Engenheiro Agrônomo Eng. De Segurança do Trabalho esocial Leiaute - Janeiro Próximas entregas Planejamento de

Leia mais

esocial - Regularização de Procedimentos Internos para Implantação Lincoln Ferrarezi

esocial - Regularização de Procedimentos Internos para Implantação Lincoln Ferrarezi esocial - Regularização de Procedimentos Internos para Implantação Lincoln Ferrarezi Conceito O esocial é um projeto do governo federal que visa coletar informações trabalhistas, previdenciárias, tributárias

Leia mais

Cartilha. esocial. Elaborada com base nas informações constantes do Manual de Orientação do esocial, versão 2.1

Cartilha. esocial. Elaborada com base nas informações constantes do Manual de Orientação do esocial, versão 2.1 Elaborada com base nas informações constantes do Manual de Orientação do, versão 2.1 Índice Introdução... 3 Legislação... 4 Perguntas e Respostas... 5 2 Introdução Com a criação do Sistema Público de Escrituração

Leia mais

CONSELHO REGIONAL DE CONTABILIDADE DO RIO GRANDE DO SUL

CONSELHO REGIONAL DE CONTABILIDADE DO RIO GRANDE DO SUL Le f is c L e g i s l a c a o F i s c a l CONSELHO REGIONAL DE CONTABILIDADE DO RIO GRANDE DO SUL MINÁRIO DE ASSUNTOS CONTÁBEIS DE PORTO ALEGRE SEMINÁRIO ASSUNTOS CONTÁBEIS DE PORTO ALEGRE SEMINÁRIO DE

Leia mais

AS MUDANÇAS OCASIONADAS PELO esocial NA ÁREA DE SAÚDE E SEGURANÇA DO TRABALHO (SST)

AS MUDANÇAS OCASIONADAS PELO esocial NA ÁREA DE SAÚDE E SEGURANÇA DO TRABALHO (SST) AS MUDANÇAS OCASIONADAS PELO esocial NA ÁREA DE SAÚDE E SEGURANÇA DO TRABALHO (SST) Rogério Andrade Henriques Advogado, especialista em Direito do Trabalho e Previdenciário, instrutor de cursos empresariais

Leia mais

18/07/2017. Pesquisa. Fonte: Daniel Belmiro. Pesquisa. Fonte: Daniel Belmiro

18/07/2017. Pesquisa. Fonte: Daniel Belmiro. Pesquisa. Fonte: Daniel Belmiro Pesquisa Fonte: Daniel Belmiro Pesquisa Fonte: Daniel Belmiro 1 Pesquisa Fonte: Daniel Belmiro Pesquisa Fonte: Daniel Belmiro Pesquisa Fonte: Daniel Belmiro 2 Relação Empresário - Contador Decreto nº 8.373,

Leia mais

uma nova era nas relações entre Empregadores, Empregados e Governo. ACIL Leme, 18/12/2013

uma nova era nas relações entre Empregadores, Empregados e Governo. ACIL Leme, 18/12/2013 ACIL Leme, 18/12/2013 Jeziel Tadeu Fior Auditor Fiscal da Receita Federal do Brasil Sustentador Regional do Estado de São Paulo 8ª Região Fiscal e-social Sistema de Escrituração Digital das Obrigações

Leia mais

Noticias E-Social. A Circular CAIXA nº 818/2018 estabelece que, durante o período de adaptação à

Noticias E-Social. A Circular CAIXA nº 818/2018 estabelece que, durante o período de adaptação à Noticias E-Social A Circular CAIXA nº 818/2018 estabelece que, durante o período de adaptação à obrigatoriedade do esocial, os empregadores poderão efetuar o recolhimento mensal do FGTS até a competência

Leia mais

facebook/mapaetecnicofiscal Prepare-se!!! MAPA ETECNICO FISCAL - - facebook/mapaetecnicofiscal 1

facebook/mapaetecnicofiscal Prepare-se!!! MAPA ETECNICO FISCAL -  - facebook/mapaetecnicofiscal 1 www.etecnico.com.br facebook/mapaetecnicofiscal Prepare-se!!! facebook/mapaetecnicofiscal 1 O que é o esocial? É o instrumento de unificação da prestação de informações referentes à escrituração das obrigações

Leia mais

esocial... Chegou a hora! 1 WorkShop esocial com nossos clientes! 2018

esocial... Chegou a hora! 1 WorkShop esocial com nossos clientes! 2018 esocial... Chegou a hora! 1 WorkShop esocial com nossos clientes! 2018 Responsabilidade do Empregador e do Contador As informações prestadas ao esocial são de RESPONSABILIDADE DO EMPREGADOR, e toda atenção

Leia mais

esocial: GESTÃO DE PONTOS CRÍTICOS E COMO SE PREPARAR PARA O AMBIENTE DE TESTES

esocial: GESTÃO DE PONTOS CRÍTICOS E COMO SE PREPARAR PARA O AMBIENTE DE TESTES esocial: GESTÃO DE PONTOS CRÍTICOS E COMO SE PREPARAR PARA O AMBIENTE DE TESTES Pontos críticos do esocial Base cadastral da empresa e dos colaboradores Admissão e desligamento de trabalhadores Gestão

Leia mais

INFORMATIVO 17/2017 DEZEMBRO

INFORMATIVO 17/2017 DEZEMBRO INFORMATIVO 17/2017 DEZEMBRO ESOCIAL: ESTABELECIDAS NOVAS OBRIGAÇÕES, PUBLICADAS NOTAS ORIENTATIVAS E NOVA VERSÃO DO LEIAUTE Instrução Normativa nº 1.767, de 14 de dezembro de 2017 DOU de 15.12.2017 Resolução

Leia mais

TASSO & ASSOCIADOS Advocacia e Consultoria Jurídica.

TASSO & ASSOCIADOS Advocacia e Consultoria Jurídica. Requisitos para adequar sua empresa ao e-social O e-social é o Sistema de Escrituração Digital das obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas instituído pelo Decreto 8.373 de 11 de dezembro de

Leia mais

esocial esocial Diminuir o custo de produção, o controle e disponibilização das informações trabalhistas, previdenciárias e fiscais;

esocial esocial Diminuir o custo de produção, o controle e disponibilização das informações trabalhistas, previdenciárias e fiscais; Ref.: nº 05/2017 esocial 1. Conceito O esocial é um projeto do Governo Federal que vai coletar as informações descritas em seu objeto, armazenando-as em Ambiente Nacional, possibilitando aos órgãos participantes,

Leia mais

Tabelas de Eventos e Prazos esocial - 01/07/2018 a 31/08/2018 Conceito e Informação

Tabelas de Eventos e Prazos esocial - 01/07/2018 a 31/08/2018 Conceito e Informação Tabelas Tabelas de Eventos e Prazos esocial - 01/07/2018 a 31/08/2018 Conceito e Informação Código: Descrição do Evento: Quando deve ser enviado: Fonte: MOS - Manual de Orientação do esocial V2.4 S-1000

Leia mais

PUBLICADO DECRETO 8373 DE 11 DE DEZEMBRO DE 2014 QUE INSTITUI ESOCIAL

PUBLICADO DECRETO 8373 DE 11 DE DEZEMBRO DE 2014 QUE INSTITUI ESOCIAL Rio de Janeiro, 22 de dezembro de 2014. CIRCULAR 82/2014 JURÍDICO PUBLICADO DECRETO 8373 DE 11 DE DEZEMBRO DE 2014 QUE INSTITUI ESOCIAL Foi publico em 12 de dezembro de 2014, o Decreto 8373 de 11 de dezembro

Leia mais

esocial Sistema de Escrituração das Obrigações Fiscais, Previdênciárias e Trabalhistas

esocial Sistema de Escrituração das Obrigações Fiscais, Previdênciárias e Trabalhistas esocial Sistema de Escrituração das Obrigações Fiscais, Previdênciárias e Trabalhistas O que é o esocial? O que é o esocial? O Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e

Leia mais

Encontro com Contadores E-Social Sistema de Escrituração Fiscal Digital das Obrigações Fiscais Previdenciárias e Trabalhistas

Encontro com Contadores E-Social Sistema de Escrituração Fiscal Digital das Obrigações Fiscais Previdenciárias e Trabalhistas Encontro com Contadores E-Social Sistema de Escrituração Fiscal Digital das Obrigações Fiscais Previdenciárias e Trabalhistas Objetivos O E-Social é um projeto do governo federal que vai coletar informações

Leia mais

esocial esocial Diminuir o custo de produção, o controle e disponibilização das informações trabalhistas, previdenciárias e fiscais;

esocial esocial Diminuir o custo de produção, o controle e disponibilização das informações trabalhistas, previdenciárias e fiscais; Ref.: nº 19/2018 esocial 1. Conceito O esocial é um projeto do Governo Federal que vai coletar as informações descritas em seu objeto, armazenando-as em Ambiente Nacional, possibilitando aos órgãos participantes,

Leia mais

PRORH - esocial

PRORH - esocial 1 A atual exigência e competitividade do mercado, condiciona as empresas a buscarem soluções estratégicas que agreguem valor ao seu negócio, valorizando e aprimorando a gestão do capital humano. A Projeto

Leia mais

UMA NOVA FORMA DE REGISTRO DOS EVENTOS TRABALHISTAS MTb / CEF / RJ 12/06/2018

UMA NOVA FORMA DE REGISTRO DOS EVENTOS TRABALHISTAS MTb / CEF / RJ 12/06/2018 UMA NOVA FORMA DE REGISTRO DOS EVENTOS TRABALHISTAS MTb / CEF / RJ 12/06/2018 João José do Desterro Auditor Fiscal do Trabalho MTb/SRT/RJ O que é o esocial O esocialé o instrumento de unificação da prestação

Leia mais

esocial ASSESSORIA TRIBUTÁRIA Ref.: nº 34/2013

esocial ASSESSORIA TRIBUTÁRIA Ref.: nº 34/2013 Ref.: nº 34/2013 1. Conceito O esocial é um projeto do Governo Federal que vai coletar as informações descritas em seu objeto, armazenando-as em Ambiente Nacional, possibilitando aos órgãos participantes,

Leia mais

Introdução. esocial Perguntas e Respostas

Introdução. esocial Perguntas e Respostas Cartilha esocial Introdução Com a criação do Sistema Público de Escrituração Digital (Sped), o Governo propiciou maior controle e agilidade na fiscalização das informações contábeis e fiscais das empresas

Leia mais

UMA NOVA FORMA DE REGISTRO DOS EVENTOS TRABALHISTAS MTb/SRTb/RJ/ADRIO 20/09/2018

UMA NOVA FORMA DE REGISTRO DOS EVENTOS TRABALHISTAS MTb/SRTb/RJ/ADRIO 20/09/2018 UMA NOVA FORMA DE REGISTRO DOS EVENTOS TRABALHISTAS MTb/SRTb/RJ/ADRIO 20/09/2018 João José do Desterro Auditor Fiscal do Trabalho MTb/SRT/RJ O que é o esocial O esocial é o instrumento de unificação da

Leia mais

esocial 360 Atualizações do esocial e preparação para o ambiente de testes Luiz Antonio Medeiros de Araujo Auditor fiscal do Trabalho

esocial 360 Atualizações do esocial e preparação para o ambiente de testes Luiz Antonio Medeiros de Araujo Auditor fiscal do Trabalho esocial 360 Atualizações do esocial e preparação para o ambiente de testes Luiz Antonio Medeiros de Araujo Auditor fiscal do Trabalho São Paulo, 29 de março de 2017 Ministério do Trabalho Aspectos conceituais

Leia mais

SEMANA DO CONHECER, AGIR E CRESCER

SEMANA DO CONHECER, AGIR E CRESCER SEMANA DO CONHECER, AGIR E CRESCER Aulas Gratuitas + Material para Download www.semanaesocial.com.br Prof. Zenaide Carvalho O que você vai aprender na Semana do esocial? CONHECER O que é o esocial AGIR

Leia mais

esocial Mudanças e Soluções

esocial Mudanças e Soluções esocial Mudanças e Soluções Status do projeto e perspectivas para as relações de trabalho na era do esocial José Maia Auditor-fiscal do Trabalho jose.maia@mte.gov.br O que preciso saber sobre o esocial?

Leia mais

Curso: Data e Local: Objetivo: Público Alvo: Programa: esocial, EFD REINF e DCTFWeb Desafios de Implantação

Curso: Data e Local: Objetivo: Público Alvo: Programa: esocial, EFD REINF e DCTFWeb Desafios de Implantação Curso: esocial, EFD REINF e DCTFWeb Desafios de Implantação de acordo com o NOVO Leiaute Publicado em 16/07/18 Prática no computador Data e Local: 11, 12 e 13 de setembro de 2019 Vitória, ES Auditório

Leia mais

Índice. Guia rápido do esocial

Índice. Guia rápido do esocial Índice Introdução Capítulo 1 O que é o esocial? Capítulo 2 Quem participa? Capítulo 3 Funcionamento Capítulo 4 Impactos do esocial Capítulo 5 - Soluções 03 04 07 10 14 16 2 Introdução Olá, tudo bem? A

Leia mais

Confira o cronograma de implantação do

Confira o cronograma de implantação do O que é o esocial? É uma nova forma de enviar ao Governo (Ministério do Trabalho, Receita Federal, Previdência Social e Caixa Econômica Federal (gestora do FGTS), as informações trabalhistas, fiscais e

Leia mais

esocial e EFD Reinf Andamento

esocial e EFD Reinf Andamento esocial e EFD Reinf Andamento O que é o esocial O esocial é o instrumento de unificação da prestação das informações referentes à escrituração das obrigações fiscais, previdenciárias e trabalhistas e tem

Leia mais

O que vai mudar na nossa relação trabalhista e previdenciária?

O que vai mudar na nossa relação trabalhista e previdenciária? O que vai mudar na nossa relação trabalhista e previdenciária? Cartilha esocial 2 O que é o esocial? Nova forma de enviar ao Governo (Ministério do Trabalho, Receita Federal, Previdência Social e Caixa

Leia mais

Sistema Público de Escrituração Digital. Folha de Pagamento Digital. Reunião Cofis, 17 de dezembro de 2009

Sistema Público de Escrituração Digital. Folha de Pagamento Digital. Reunião Cofis, 17 de dezembro de 2009 Folha de Pagamento Digital Reunião Cofis, 17 de dezembro de 2009 Objetivos Tratar todas as Informações Sociais de Trabalhadores, com ou sem vínculo empregatício, e demais fatos geradores de contribuições

Leia mais

Saiba tudo sobre o esocial

Saiba tudo sobre o esocial Saiba tudo sobre o esocial Introdução Com a criação do Sistema Público de Escrituração Digital (Sped), o Governo propiciou maior controle e agilidade na fiscalização das informações contábeis e fiscais

Leia mais

O que é o esocial? As empresas são obrigadas a preencher diversas declarações e documentos que possuem as mesmas informações...

O que é o esocial? As empresas são obrigadas a preencher diversas declarações e documentos que possuem as mesmas informações... O que é o esocial? As empresas são obrigadas a preencher diversas declarações e documentos que possuem as mesmas informações... Consequências Dificuldades para garantir os direitos dos trabalhadores 2,5

Leia mais

O que vai mudar na nossa relação trabalhista e previdenciária?

O que vai mudar na nossa relação trabalhista e previdenciária? O que vai mudar na nossa relação trabalhista e previdenciária? Cartilha esocial 2 O que é o esocial? Nova forma de enviar ao Governo (Ministério do Trabalho, Receita Federal, Previdência Social e Caixa

Leia mais

E-BOOK DO esocial PARA SEU CONDOMÍNIO

E-BOOK DO esocial PARA SEU CONDOMÍNIO esocial E-BOOK DO esocial PARA SEU CONDOMÍNIO Aqui você conhecerá mais sobre as funções do esocial como ferramenta efetiva para o cumprimento das obrigações legais do condomínio. Saberá quais são as obrigações

Leia mais

Fórum Cooperativista dos Profissionais de R.H do Sul do Tocantins

Fórum Cooperativista dos Profissionais de R.H do Sul do Tocantins Fórum Cooperativista dos Profissionais de R.H do Sul do Tocantins REFORMA TRABALHISTA TERCEIRIZAÇÃO E-SOCIAL Contato: (63) 9 8438-0438 9 8453-9301 marciosousa@fococontadores.com.br Márcio Sousa Contador

Leia mais

O que vai mudar na nossa relação trabalhista e previdenciária?

O que vai mudar na nossa relação trabalhista e previdenciária? O que vai mudar na nossa relação trabalhista e previdenciária? 12/12/2017 O que é o esocial? Nova forma de enviar ao Governo (Ministério do Trabalho, Receita Federal, Previdência Social e Caixa Econômica

Leia mais

RESOLUÇÃO DO COMITÊ DIRETIVO DO ESOCIAL Nº 2, DE 30 DE AGOSTO DE 2016

RESOLUÇÃO DO COMITÊ DIRETIVO DO ESOCIAL Nº 2, DE 30 DE AGOSTO DE 2016 RESOLUÇÃO DO COMITÊ DIRETIVO DO ESOCIAL Nº 2, DE 30 DE AGOSTO DE 2016 O COMITÊ DIRETIVO DO esocial, no uso das atribuições previstas no art. 4º do Decreto º 8.373, de 11 de dezembro de 2014, e considerando

Leia mais

esocial Uma nova forma de registro de eventos trabalhistas

esocial Uma nova forma de registro de eventos trabalhistas esocial Uma nova forma de registro de eventos trabalhistas Ministério do Trabalho Conceito É um instrumento de unificação da prestação das informações referentes à escrituração das obrigações fiscais,

Leia mais

Nilson Nascimento Lima Auditor Fiscal da Receita Federal do Brasil Delegacia da Receita Federal em Aracaju (Se)

Nilson Nascimento Lima Auditor Fiscal da Receita Federal do Brasil Delegacia da Receita Federal em Aracaju (Se) Seminário esocial na Administração Pública: Aspectos Gerais do esocial Aracaju (Se), 31/08/2018 Nilson Nascimento Lima Auditor Fiscal da Receita Federal do Brasil Delegacia da Receita Federal em Aracaju

Leia mais

decolando com o esocial Jéssica Fávaro

decolando com o esocial Jéssica Fávaro & ETAPA 1 02 O QUE É? 03 O QUE É ESOCIAL? O esocial é um programa do governo federal instituído pelo Decreto 8.373/14. A ideia inicial é unir todas as obrigações trabalhistas (chamadas de Obrigações Acessórias)

Leia mais

Palestra. EFD-Reinf, e- Social e DCTFWeb: Pontos essenciais. Fevereiro/2019. FALE CONOSCO acessando o portal do CRCSP

Palestra. EFD-Reinf, e- Social e DCTFWeb: Pontos essenciais. Fevereiro/2019. FALE CONOSCO acessando o portal do CRCSP Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo Tel. (11) 3824-5400 opções 2 ou 3 (núcleo de relacionamento) Email: desenvolvimento@crcsp.org.br web: www.crcsp.org.br Rua Rosa e Silva, 60 Higienópolis

Leia mais

Entenda o esocial:

Entenda o esocial: e-social Entenda o esocial: Sistema de integração entre contribuinte e fisco, habilitando, via webservice, a integração do sistema de geração de folha adquirido por empresa, escritório contábil ou pelo

Leia mais

OS IMPACTOS DO esocial NA SEGURANÇA E MEDICINA DO TRABALHO

OS IMPACTOS DO esocial NA SEGURANÇA E MEDICINA DO TRABALHO OS IMPACTOS DO esocial NA SEGURANÇA E MEDICINA DO TRABALHO O esocial O esocial é uma sistemática que visa à unificação do envio de informações pelo empregador, em relação aos seus empregados, em cumprimento

Leia mais

Sistema de Escrituração Digital

Sistema de Escrituração Digital Seminário CANPAT Região Sul Curitiba (PR) Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas Gustavo Nicolai, MD, MsC Curitiba, 30.08.2018 esocial O que é? Registro

Leia mais

O que vai mudar na nossa relação trabalhista e previdenciária? Cartilha esocial

O que vai mudar na nossa relação trabalhista e previdenciária? Cartilha esocial O que vai mudar na nossa relação trabalhista e previdenciária? Cartilha esocial Índice O que é o esocial?.... 3 Quais os objetivos do esocial?.... 4 Admissões.... 5 Desligamentos.... 6 Folha de Pagamento....

Leia mais

esocial Visão geral do sistema e gestão dos riscos ocupacionais

esocial Visão geral do sistema e gestão dos riscos ocupacionais CPA 44 Anos Simpósio esocial Visão geral do sistema e gestão dos riscos ocupacionais Apresentadores: Fábio Gomes e Rogério Henriques O que é o esocial? É o instrumento de unificação da prestação de informações

Leia mais

CARTILHA DE NOVOS PROCEDIMENTOS

CARTILHA DE NOVOS PROCEDIMENTOS * VERSÃO 2018 * O QUE VAI MUDAR NA NOSSA RELAÇÃO TRABALHISTA E PREVIDENCIÁRIA? CARTILHA DE NOVOS PROCEDIMENTOS CARTILHA ESOCIAL AUGE CONTABILIDADE (47) 3019-4490 / 3019-4804 O QUE É O ESOCIAL? Nova forma

Leia mais

esocial uma realidade

esocial uma realidade esocial uma realidade Auditório da FIEP Curitiba, de 16 outubro de 2018 Instrutor : Auditor Fiscal Marcos Antonio Salustiano da Silva Faseamento e Cronograma* (*) Conforme Resolução CDES nº 05 (DOU 05/10/2018)

Leia mais

esocial Contextualização e Abordagem Março de 2018

esocial Contextualização e Abordagem Março de 2018 Contextualização e Abordagem Março de 2018 3 Confidencial - Todos os direitos reservados O que é? Mais complexo e oneroso no âmbito do Sistema Público de Escrituração Digital (SPED) - obrigações fiscais,

Leia mais

O que é o esocial e por onde começar? Zenaide Carvalho

O que é o esocial e por onde começar? Zenaide Carvalho O que é o esocial e por onde começar? Menções 2018 2017 - Contadora, Administradora, Pós-graduada em Auditoria e Controladoria 1º Lugar no VI Exame de Suficiência (2002 CRCRJ) lançamento coautora Livros

Leia mais

esocial 10 passos para a Implantação

esocial 10 passos para a Implantação esocial 10 passos para a Implantação Zenaide Carvalho Contadora e Administradora Pós-Graduada em Auditoria e Controladoria Autora do livro esocial Guia Prático para Implantação www.zenaide.com.br Pós-Graduada

Leia mais

Qual é o objetivo do Governo com a implantação do esocial?

Qual é o objetivo do Governo com a implantação do esocial? O que é o esocial? O esocial é parte do sistema de escrituração digital que exigirá que todos os empregadores enviem ao Fisco, de forma unificada, ou seja, em um único documento digital, todas as informações

Leia mais

Cartilha de novos procedimentos

Cartilha de novos procedimentos O que vai mudar na nossa relação trabalhista e previdenciária? Cartilha de novos procedimentos Escritório Contábil Verona (11) 4056-8081 vilma@contabilverona.com.br 2 O que é o esocial? Nova forma de enviar

Leia mais

O esocial para o Setor Público. Agosto/2016. Auditor Fiscal da Receita Federal do Brasil Eduardo Tanaka

O esocial para o Setor Público. Agosto/2016. Auditor Fiscal da Receita Federal do Brasil Eduardo Tanaka O esocial para o Setor Público Agosto/2016 Auditor Fiscal da Receita Federal do Brasil Eduardo Tanaka Entendendo o esocial O que é o esocial? É o instrumento de unificação da prestação de informações referentes

Leia mais

O que vai mudar na nossa relação trabalhista e previdenciária?

O que vai mudar na nossa relação trabalhista e previdenciária? O que vai mudar na nossa relação trabalhista e previdenciária? Cartilha esocial 2 Para que serve essa cartilha? Cartilha para que os gestores obtenham informações sobre novos procedimentos a serem seguidos

Leia mais

validação dos arquivos pelo RET no momento da transmissão

validação dos arquivos pelo RET no momento da transmissão CURSO E-SOCIAL VERSÃO 2.4 Objetivos: Orientar sobre o sistema e-social, instituído pelo Dec. nº 8.373/2014, implementado pelo governo como ferramenta de controle do cumprimento das obrigações trabalhistas,

Leia mais

esocial na FIEPE Uma nova forma de registro de eventos trabalhistas José Maia Auditor-fiscal do Trabalho

esocial na FIEPE Uma nova forma de registro de eventos trabalhistas José Maia Auditor-fiscal do Trabalho esocial na FIEPE Uma nova forma de registro de eventos trabalhistas José Maia Auditor-fiscal do Trabalho jose.maia@mte.gov.br O que preciso saber sobre o esocial? O esocial irá acontecer mesmo? Quando

Leia mais