QUÍMICA E CONSCIENTIZAÇÃO ALIMENTAR Autores: Giamwemberg de Almeida Barreto¹; Carlos Pedro Gonçalves do

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "QUÍMICA E CONSCIENTIZAÇÃO ALIMENTAR Autores: Giamwemberg de Almeida Barreto¹; Carlos Pedro Gonçalves do"

Transcrição

1 QUÍMICA E CONSCIENTIZAÇÃO ALIMENTAR Autores: Giamwemberg de Almeida Barreto¹; Carlos Pedro Gonçalves do Nascimento 2 ; Douglas Almeida Pereira 3 ; Thaizy de Gois Martins 4. [1] Graduando do curso de Licenciatura Plena em Química e bolsista do PIBID - UFC [2] Graduando do curso de Licenciatura Plena em Química e bolsista do PIBID - UFC [3] Graduando do curso de Licenciatura Plena em Química e bolsista do PIBID - UFC [4] Graduanda do curso de Licenciatura Plena em Química e bolsista do PIBID - UFC. RESUMO Este trabalho foi elaborado por bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) da área de Química da Universidade Federal do Ceará (UFC) com o intuito de ensinar, informar e orientar os estudantes sobre os benefícios de uma boa alimentação contextualizada às disciplinas de Química, Biologia, Filosofia e Português. Muitos estudantes não sabem que determinadas substâncias presentes em nossa alimentação cotidiana são bastante prejudiciais ao nosso organismo. Em particular três substâncias merecem destaque, são elas: sódio, açúcar e gorduras. Quando consumidas em excesso podem ocasionar doenças como acidente vascular cerebral, infarto, diabete, obesidade, dentre outras. Esta atividade foi realizada com cerca de 300 estudantes de oito turmas dos 1º anos, da Escola de Ensino Médio Liceu do Conjunto Ceará, localizada na cidade de Fortaleza - CE. O trabalho foi dividido em quatro etapas: i) levantamento de informações sobre os hábitos alimentares dos estudantes e o tipo de estabelecimentos que eles mais frequentavam quando se alimentavam fora de casa, ii) realização de apresentações que trataram de temas como a composição dos alimentos, substâncias maléficas a saúde, vitamina C, leitura de rótulos e alimentação saudável, iii) realização de alguns experimentos e iv) apresentação interdisciplinar dos pibidianos das áreas de Química, Biologia, Filosofia e Português do tema Alimentação, apresentando dinâmicas, vídeos e experimentos. No final da apresentação os participantes tiveram a oportunidade de comentar sobre a realização desta atividade, com críticas e sugestões. A maior parte dos estudantes relatou que este trabalho foi bastante dinâmico e interessante, apresentando uma enorme satisfação com a temática abordada. Química, interdisciplinaridade, hábitos alimentares.

2 1 INTRODUÇÃO Segundo relatório da Organização Mundial da Saúde (OMS), a pressão alta, obesidade e diabetes são as três principais doenças responsáveis por problemas cardiovasculares, a principal causa de morte em todo o mundo 1. Algumas substâncias como sódio, gorduras e açúcar, quando consumidas em excesso, podem agravar estes problemas. É de extrema necessidade os estudantes estarem bastante esclarecidos sobre a influência da alimentação em nossas vidas, para isso é necessário entender a importância de algumas macromoléculas em nosso cotidiano, como as proteínas, carboidratos e lipídios. As proteínas estão presentes em todas as células vivas. Cerca de 50% da massa do nosso corpo é proteína, elas servem como principal componente estrutural dos tecidos animais, são parte fundamental da pele, unhas, cartilagens e dos músculos. Outras proteínas catalisam reações, transportam oxigênio, funcionam como hormônio para regular processo específicos do corpo 2. As proteínas são formadas de subunidades chamadas aminoácidos que apresentam um grupo funcional carboxila e um grupo funcional amino ligados ao mesmo átomo de carbono. Os carboidratos são a fonte de energia mais facilmente aproveitável pelo organismo, fornecem 4,02 kcal/g (independentemente da fonte). A presença de carboidratos é necessária para o metabolismo normal das gorduras, na sua ausência quantidades maiores de gorduras são usadas para produção de energia. As fontes de carboidratos na alimentação são as massas, os pães e os alimentos ricos em amido (arroz, milho, batata) e em açúcar (frutas e doces). O consumo de determinados carboidratos, como arroz branco, pão branco, purê de batata, beterraba, sorvete cremoso, etc., por elevar de maneira rápida o índice de açúcar no sangue, estimula a produção de insulina pelo pâncreas. O excesso de insulina abaixa rapidamente o nível de glicose na circulação sanguínea, provocando sensação de fome e fraqueza. A fome pode levar ao consumo de mais carboidratos, que eleva o açúcar no sangue e estimula a produção de mais insulina, estabelecendo um ciclo vicioso que culmina na compulsão alimentar, na obesidade e em suas consequências, como os problemas cardiovasculares 3.

3 2 Os óleos e gorduras podem ser encontrados em células de origem animal, vegetal e microbiana. São os maiores componentes do tecido adiposo e juntamente com proteínas e carboidratos, constituem os principais componentes estruturais de todas as células vivas. As gorduras exercem funções nutricionais importantes, suprindo calorias (9 kcal/g) e ácidos graxos essenciais, além de transporte de vitaminas lipossolúveis para o interior das células. Também são responsáveis pelo isolamento térmico e permeabilidade das paredes celulares 4. Quimicamente, as gorduras e os óleos são triglicerídeos, também conhecidos como lipídios simples, que são formados pela reação de ácidos graxos (longa cadeia hidrocarbonada apolar e um grupo funcional carboxila COOH) com glicerol (uma molécula pequena com três grupos hidroxila OH). Os lipídios sólidos em temperatura ambiente são chamados de gorduras, já os líquidos são chamados de óleos 5. É preciso incluir frutas, verduras e legumes para se obter uma alimentação equilibrada, pois estes juntamente com ovos, laticínios, carnes, cereais e massas, suprem totalmente as necessidades de vitaminas do organismo. As vitaminas são substâncias orgânicas biologicamente ativas e fundamentais para o desenvolvimento e a saúde do organismo. Elas podem ser solúveis em gorduras (lipossolúveis) ou solúveis em água (hidrossolúveis). É consenso entre médicos e nutricionistas que o organismo humano absorve melhor as vitaminas fornecidas por meio de alimentação do que por meio de suplementos 3. Uma grande problemática, associada ao hábito alimentar, está na leitura de rótulos de alimentos. Segundo o Ministério da Saúde, 70% das pessoas consultam os rótulos dos alimentos no momento da compra, no entanto, mais da metade não compreende adequadamente o significado da informação 6. É de extrema importância que a população compreenda pelo menos o necessário na leitura de rótulos, pois pessoas com hipertensão ou diabetes, por exemplo, podem consumir produtos que são um verdadeiro veneno para si mesmo de maneira inocente. Neste contexto, associar os hábitos alimentares com os assuntos abordados em sala de aula pode promover a elevação do rendimento acadêmico já que o assunto está contextualizado no dia a dia do estudante. Além disso, promove a formação de indivíduos mais conscientes, críticos e protagonistas, pois estes desenvolvem o

4 3 discernimento do que é saudável ou não e assim agem como multiplicadores da consciência alimentar. METODOLOGIA Este trabalho foi realizado com 300 alunos dos 1º anos da Escola de Ensino Médio Liceu do Conjunto Ceará, localizada no município de Fortaleza. O trabalho foi dividido em quatro etapas: I- Levantamento dos hábitos alimentares dos estudantes II- Apresentação em sala de aula, III- Realização de experimentos e IV- Atividade interdisciplinar. No final, os estudantes tiveram a oportunidade de comentar, fazer sugestões ou críticas a respeito do trabalho. LEVANTAMENTO DOS HÁBITOS ALIMENTARES DOS ESTUDANTES O levantamento foi feito com uma amostragem de 25% do corpo discente, de maneira aleatória, devido à grande quantidade de alunos dos 1º anos na escola (total de oito salas com média de 40 alunos cada). Consistiu de uma pesquisa qualitativa sobre os hábitos alimentares dos estudantes considerando os seguintes aspectos: a) Local de preferência (churrascaria, pizzaria, pastelaria, etc); b) tipo de bebida mais consumida (refrigerante, sucos, água, etc); c) tipo de fruta consumida (preferência às frutas regionais); d) frequência de consumo de carnes; e) consumo de sal e açúcar; f) leitura dos rótulos das embalagens de alimentos e g) frequência da alimentação diária (anexo). Os resultados foram colocados em gráficos para uma melhor compreensão. Pela análise das informações recebidas (80 alunos abordados), foi projetada uma visão da qualidade nutritiva empregada na alimentação dos estudantes, seus hábitos alimentares e os riscos de saúde advindos de um desequilíbrio nutricional. Desta forma, algumas partes do trabalho tiveram um maior foco no momento das apresentações em sala de aula. APRESENTAÇÕES EM SALA DE AULA As apresentações foram realizadas durante um período de vinte dias nos horários das aulas de Química. Tais apresentações foram feitas com a utilização de slides contemplando os seguintes assuntos: introdução sobre rotina alimentar, sódio, proteínas, gorduras, carboidratos, ph, quantidade de açúcar nos alimentos, diet versus light, vitamina C, leituras de rótulos e teor calórico dos alimentos. No decorrer das

5 4 apresentações foi aberto espaço para perguntas e comentários por parte dos alunos. Além do enfoque na rotina alimentar dos estudantes, as apresentações buscaram explicar os fatores e as estruturas químicas que definem o grupo nutritivo dos alimentos. A metodologia considerou como ponto de partida a composição dos nutrientes no organismo humano e em seguida discussões foram conduzidas no intuito de conhecer as quantidades diárias recomendadas, a forma de eliminação, os problemas e doenças ocasionados pelo consumo excessivo, a estrutura química dos nutrientes, a diferenciação da terminologia empregada nos rótulos e o potencial energético dos alimentos. Isso foi feito para o sal em relação ao sódio, foram apresentadas as quantidades diárias recomendadas, as doenças ocasionadas pelo desequilíbrio da ingestão deste mineral, o processo de eliminação do sódio e a quantidade presente em alguns alimentos. Sobre as proteínas, evidenciaram-se as estruturas químicas dos aminoácidos, as funções desempenhadas no organismo e suas fontes. Abordando as gorduras, demonstrou-se a diferença química entre gordura saturada, monoinsaturada, poli-insaturada e as gorduras trans, as quantidades máximas que podem ser ingeridas por dia de gordura saturada e insaturada e a função das lipoproteínas LDL e HDL. Em carboidratos foram mostradas as estruturas químicas de alguns carboidratos, a sua importância energética no organismo e sua consequência devido ao uso exagerado. No assunto de ph foi explicado sua definição, como se mede o ph de substâncias através de aparelhos e indicadores. Foi apresentado também a diferença dos tipos de açúcares (refinado e mascavo) e suas quantidades nos alimentos, principalmente em refrigerantes. Na abordagem do assunto vitamina C foi explicado sobre a doença do escorbuto, os benefícios da vitamina C, demonstração de sua ação antioxidante e as quantidades encontradas nos alimentos. Na leitura de rótulos informou-se como obter informações nutricionais. Nos slides sobre calorias foram abordadas as quantidades de calorias adquiridas pelos carboidratos, proteínas e gorduras, e o quanto gastamos nas atividades físicas diárias. EXPERIMENTOS Foram utilizadas duas demonstrações de experimentos, a primeira referente ao assunto ph, e a outra sobre a vitamina C. A descrição do roteiro utilizado em cada experimento segue abaixo:

6 5 Experimento sobre ph Material utilizado: refrigerante de laranja, água mineral, água destilada, pasta de dente diluída em água, papéis indicadores, phmetro, fenolftaleína e quatro beckers de 50 ml. Destaca-se que buscou-se, na medida do possível, a utilização de materiais de fácil acesso. Procedimento: despejou-se 25 ml de cada líquido em seus respectivos beckers. Em seguida mediu-se o ph de cada líquido com auxílio do papel indicador. Continuando o experimento, o ph de cada solução foi medido com um phmetro e os valores obtidos foram comparados com os resultados obtidos com o papel indicador. Por último adicionou-se quatro gotas de fenolftaleína nas soluções de creme dental e de água mineral, e observou-se a diferença entre elas. Experimento Vitamina C Utilizou-se um limão, uma maçã e uma faca para realização do experimento. Cortou-se a maçã pela metade, em uma banda foi despejado o sumo de um limão e na outra nenhuma substância foi acrescentada. Após 10 minutos foi verificado o que aconteceu com cada banda da maçã. RESULTADOS E DISCUSSÃO LEVANTAMENTO DOS HÁBITOS ALIMENTARES Alguns resultados obtidos pelo levantamento foram bastante impactantes. As figuras 1 e 2 apresentam a preferência dos alunos quanto aos estabelecimentos que eles mais frequentavam quando estavam fora de casa e que bebidas eles consumiam com maior frequência. Os resultados confirmam o que se observa no dia a dia, ou seja, os jovens consomem bastante pizzas, carnes e refrigerantes, que contém uma quantidade excessiva de sódio, gorduras e açúcar, respectivamente. Estas substâncias quando consumidas em excesso são bastante prejudiciais ao nosso organismo, podendo acarretar doenças como hipertensão, obesidade e diabetes. Assim foi dado um grande foco nestas substâncias nas apresentações em sala de aula. Quanto ao consumo de carnes, especificamente, a maior parte dos estudantes tem o hábito de retirar peles ou gorduras de carnes (figura 3). Este resultado é bastante satisfatório, pois mostra que muitos alunos também têm hábitos alimentares saudáveis, o que pode contribuir de forma positiva para sua saúde.

7 6 Quanto ao consumo de sal e açúcar a maior parte dos estudantes ingere de forma moderada. O consumo de sal e açúcar ocorre de maneira indireta pela ingestão de refrigerantes e pizzas, provavelmente muitos deles não sabem que estão consumindo estas substâncias. Em quantidades excessivas são bastante prejudiciais, portanto, é muito importante que os estudantes sejam alertados sobre o consumo excessivo desses alimentos. O acesso à informação referente à composição, validade e restrições de um alimento também foi avaliado no levantamento. As respostas dos estudantes estão compiladas na figura 4. Observa-se que a maioria dos estudantes não tem o hábito de ler rótulos. Supostamente estes alunos não apresentam informações suficientes em relação a importância da leitura de rótulos. Através dos resultados obtidos na questão 9 do questionário, percebemos que uma grande parcela de alunos não consomem seis refeições durante o dia (figura 5), podendo ser a falta de tempo ou até mesmo a situação financeira como possíveis fatores para este problema. EXPERIMENTOS O primeiro experimento realizado foi as medições de ph do refrigerante, água mineral, água destilada e creme dental diluído em água. Iniciou-se analisando o ph através de papéis indicadores, para o refrigerante mostrou o ph igual a 4, água mineral 5, água destilada 7, e a pasta de dente diluída apresentou ph 9. Em seguida utilizou-se um phmetro e novamente medido os líquidos. Para o refrigerante o valor do ph foi 3,49, na água mineral o ph foi 5,72, a água destilada teve um ph de 6,46 e o creme dental diluído o ph de 8,03. Por fim os alunos puderam observar a influência do indicador fenolftaleína em uma substância ácida e básica, a qual foi gotejada em água mineral, neste caso não houve mudança de cor e depois gotejada na solução creme dental diluído, onde a coloração mudou de branco para rosa. Os alunos tiraram a conclusão de que o refrigerante, como a água mineral são substâncias ácidas; a água destilada um pouco ácida, chegando próxima da neutralidade e o creme dental é uma substância básica; perceberam também que um phmetro seria a melhor ferramenta para medir o ph dessas substâncias, devido os resultados serem mais precisos. O segundo experimento foi sobre a atuação da vitamina C como antioxidante. Os resultados mostraram que a vitamina C, contida no suco de limão, evitou o escurecimento da parte interna da maça que está associado com a ação oxidante do

8 7 ambiente nos componentes da maça. Os alunos mostraram-se muito surpresos e entenderam que o oxigênio do ar foi o responsável pela oxidação da maçã a qual foi mantida reservada, já na maça onde foi despejada o sumo de limão, a vitamina C agiu como antioxidante, protegendo-a da oxidação, ou seja, esta banda de maçã permaneceu inalterada. No final das apresentações os alunos avaliaram esta atividade, expondo comentários, críticas ou sugestões, podendo ser visualizadas em anexo (figuras 6 a 8). CONCLUSÃO A proposta de uma atividade extra-curricular que busque uma associação entre os conteúdos ministrados em sala e a rotina dos estudantes mostrou que é um modelo bastante interessante de ser trabalhado em sala de aula. Os estudantes apresentam um grande interesse quando se discute temas de seu cotidiano, pois eles consideram que esta é uma oportunidade de adquirir conhecimentos que realmente tenham uma grande influência não somente naquele momento, mas ao longo de suas vidas. REFERÊNCIAS acesso em outubro de BROWN, T.L.; LEMAY, H.E.; BURSTEN, B.E. Química: A Ciência Central. 9ª ed. Prentice-Hall, REIS, M. Química: Meio Ambiente, Cidadania e Tecnologia. 1ª ed. FTD, RIBEIRO, E.P.; SERAVALLI, E.A.G. Química de Alimentos. 2ª ed. Edgard Blucker, PURVES, W.K.; SADAVA, D.; ORIANS, G.H.; HELLER, H.C. Vida: A Ciência da Biologia. 8ª ed. Editora Artmed, UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA: Ministério da Saúde, Agência Nacional de Vigilância Sanitária, p. Disponível em: pdf, acesso em outubro de 2014.

9 8 Figura 1: Gráfico representativo informando quais estabelecimentos são mais frequentados pelos estudantes quando se alimentam fora de casa. Figura 2: Bebidas mais consumidas pelos estudantes. g Figura 3: Estudantes que costumam tirar gorduras dos alimentos.. Figura 4: Quantidades de alunos que costumam ler rótulos..

10 9 Figura 5: Tabela representando as refeições dos estudantes no cotidiano. Número de refeições diárias Quantidade de alunos Figura 6: Comentário de estudante. Figura 7: Comentário de estudante. Figura 8: Comentário de estudante.

11 10 LEVANTAMENTO SOBRE OS HÁBITOS ALIMENTARES DOS ALUNOS INFORMAÇÃO DO ALUNO (A) Sexo: ( ) Feminino ( ) Masculino Idade: Série: Turma: Turno: ( ) Manhã ( ) Tarde 1) Qual estabelecimento você mais costuma frequentar? ( ) Churrascaria. ( ) Pastelaria. ( ) Pizzaria. ( ) Sorveteria. ( ) Outros:

12 11 2) Marque qual das bebidas você consome com maior frequência na escala de 1 (menor frequência) a 5 (maior frequência). ( ) Água. ( ) Café. ( ) Chá. ( ) Refrigerante. ( ) Suco. 3) Qual fruta ou suco você mais gosta? ( ) Acerola. ( ) Goiaba. ( ) Manga. ( ) Abacaxi. ( ) Laranja. ( ) Não consome fruta. ( ) Banana. ( ) Limão. ( ) Outros. ( ) Cajá. ( ) Maçã. ( ) Caju. ( ) Mamão. 4) Qual é, em média, a quantidade de carnes (gado, porco, ave, peixe e outros) ou ovos você come por dia? ( ) 1 pedaço/fatia ou 1 ovo. ( ) 2 pedaço/fatia ou 2 ovos. ( ) 3 pedaço/fatia ou 3 ovos. ( ) Não consome nenhum tipo de carne. 5) Você tira a gordura ou pele aparente das carnes e/ou frango?

13 12 ( ) Sim. ( ) Não. ( ) Não consome carne. 6) Como você costuma consumir alimentos quando já servidos? ( ) Muito salgado. ( ) Moderado. ( ) Pouco sal. ( ) Sem sal. 7) Como você costuma consumir as bebidas quando já servidas? ( ) Muito doce. ( ) Moderado. ( ) Pouco doce. ( ) Sem açúcar. 8) Você costuma ler a informação nutricional que está presente no rótulo de alimentos industrializados antes de comprá-los? ( ) Nunca. ( ) Quase nunca. ( ) Algumas vezes para alguns produtos. ( ) Sempre ou quase sempre para alguns produtos. 9) Pense na sua rotina semanal: quais as refeições você costuma fazer habitualmente?

14 13 a) Café da manhã: ( ) Sim ( ) Não b) Lanche da manhã: ( ) Sim ( ) Não c) Almoço: ( ) Sim ( ) Não d) Lanche da tarde: ( ) Sim ( ) Não e) Jantar: ( ) Sim ( ) Não f) Lanche antes de dormir: ( ) Sim ( ) Não 10) Você costuma consumir bebidas alcoólicas (uísque, cachaça, vinho, cerveja, conhaque e outros) com qual frequência? a) Diariamente. b) De 3 vezes por semana. c) Eventualmente ou raramente (menos de 4 vezes ao mês). d) Não consome bebidas alcoólicas. Fonte: nutrição.saude.gov.br/teste.alimentacao Adaptado por: PIBID QUÍMICA UFC

Escola: Escola Municipal Rural Sucessão dos Moraes

Escola: Escola Municipal Rural Sucessão dos Moraes Projeto Novos Talentos Escola: Escola Municipal Rural Sucessão dos Moraes Oficina: Comer bem, para viver melhor! Cristiane da Cunha Alves Tatiane Garcez Bianca Maria de Lima Danielle Costa INTRODUÇÃO/JUSTIFICATIVA

Leia mais

Campanha da Rede Asbran alerta este mês sobre consumo de açúcar

Campanha da Rede Asbran alerta este mês sobre consumo de açúcar Campanha da Rede Asbran alerta este mês sobre consumo de açúcar A Rede Asbran e Filiadas lança nesta sexta-feira, dia 31, mais uma ação da campanha nacional pela redução no consumo do sal e do açúcar,

Leia mais

JUSTIFICATIVA OBJETIV OS:

JUSTIFICATIVA OBJETIV OS: JUSTIFICATIVA Para termos um corpo e uma mente saudável, devemos ter uma alimentação rica em frutas, verduras, legumes, carnes, cereais, vitaminas e proteínas. Sendo a escola um espaço para a promoção

Leia mais

ORIENTAÇÕES BÁSICAS PARA SE ADQUIRIR HÁBITOS SAUDÁVEIS

ORIENTAÇÕES BÁSICAS PARA SE ADQUIRIR HÁBITOS SAUDÁVEIS ORIENTAÇÕES BÁSICAS PARA SE ADQUIRIR HÁBITOS SAUDÁVEIS Sumário Introdução... 3 1 - A importância da Água... 4 2 - Organizando a sua alimentação diária... 6 3 A eliminação... 7 4 Sugestões de óleos... 8

Leia mais

Convivendo bem com a doença renal. Guia de Nutrição e Diabetes Você é capaz, alimente-se bem!

Convivendo bem com a doença renal. Guia de Nutrição e Diabetes Você é capaz, alimente-se bem! Convivendo bem com a doença renal Guia de Nutrição e Diabetes Você é capaz, alimente-se bem! Nutrição e dieta para diabéticos: Introdução Mesmo sendo um paciente diabético em diálise, a sua dieta ainda

Leia mais

15/08/2013. Acelerado crescimento e desenvolvimento: IMPORTÂNCIA DA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL NESSA FASE. Atinge 25% da sua altura final

15/08/2013. Acelerado crescimento e desenvolvimento: IMPORTÂNCIA DA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL NESSA FASE. Atinge 25% da sua altura final Laís Cruz Nutricionista CRN 3 18128 2013 Período de transição entre infância e vida adulta (dos 10 aos 19 anos de idade) Muitas transformações físicas, psicológicas e sociais Acelerado crescimento e desenvolvimento:

Leia mais

Manual de Rotulagem de Alimentos

Manual de Rotulagem de Alimentos Manual de Rotulagem de Alimentos Agosto 2013 Programa Mesa Brasil Sesc O Mesa Brasil Sesc é um programa de segurança alimentar e nutricional sustentável, que redistribui alimentos excedentes próprios para

Leia mais

treinofutebol.net treinofutebol.net

treinofutebol.net treinofutebol.net Alimentação do Desportista A alimentação pode influenciar positiva ou negativamente o rendimento dum atleta, devendo consequentemente ser orientada no sentido de não só melhorar a sua capacidade desportiva,

Leia mais

ANÁLISE DOS INQUÉRITOS SOBRE OS HÁBITOS ALIMENTARES

ANÁLISE DOS INQUÉRITOS SOBRE OS HÁBITOS ALIMENTARES ANÁLISE DOS INQUÉRITOS SOBRE OS HÁBITOS ALIMENTARES Os inquéritos foram realizados junto de alunos do 6º ano da Escola EB 2,3 de Matosinhos, durante o mês de Novembro de 24. Responderam ao inquérito 63

Leia mais

PROGRAMA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL

PROGRAMA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL PROGRAMA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL Último Encontro: Vila Velha 1 Escolha dos temas a serem trabalhados. Tema de hoje: Oficina sobre alimentação saudável 1) Alimentos Alimentos construtores: fornecem proteínas

Leia mais

PESQUISA DE ORÇAMENTO FAMILIAR - POF. Prof. Dra. Aline Mota de Barros Marcellini

PESQUISA DE ORÇAMENTO FAMILIAR - POF. Prof. Dra. Aline Mota de Barros Marcellini PESQUISA DE ORÇAMENTO FAMILIAR - POF Prof. Dra. Aline Mota de Barros Marcellini As maiores médias de consumo diário per capita ocorreram para Feijão (182,9 g/ dia), arroz (160,3 g/ dia), carne bovina

Leia mais

Quem come bem vive melhor. Hábitos alimentares

Quem come bem vive melhor. Hábitos alimentares Quem come bem vive melhor. Hábitos alimentares HÁBITOS ALIMENTARES Hoje, em virtude da vida agitada, trabalho, estudo, família e outras inúmeras responsabilidades, todos ficam vulneráveis às doenças causadas

Leia mais

5 Alimentos que Queimam Gordura www.mmn-global.com/aumenteseumetabolismo IMPRIMIR PARA UMA MAIS FÁCIL CONSULTA

5 Alimentos que Queimam Gordura www.mmn-global.com/aumenteseumetabolismo IMPRIMIR PARA UMA MAIS FÁCIL CONSULTA IMPRIMIR PARA UMA MAIS FÁCIL CONSULTA ÍNDICE Alimentos que Queimam Gordura TORANJA CHA VERDE E CHA VERMELHO AVEIA BROCOLOS SALMÃO TORANJA A dieta da Toranja já vem sendo discutida por algum tempo, mas

Leia mais

Trabalho elaborado por: 5/29/2007 USF Valongo. Enf. Anabela Queirós

Trabalho elaborado por: 5/29/2007 USF Valongo. Enf. Anabela Queirós Trabalho elaborado por: Enf. Anabela Queirós O que é a diabetes? Uma doença que dura toda vida Provocada pela ausência ou perda de eficácia da insulina; Provoca a subida de açúcar no sangue A diabetes

Leia mais

Apresentação. O que significam os itens da Tabela de Informação Nutricional dos rótulos

Apresentação. O que significam os itens da Tabela de Informação Nutricional dos rótulos O que significam os itens da Tabela de Informação Nutricional dos rótulos Valor Energético É a energia produzida pelo nosso corpo proveniente dos carboidratos, proteínas e gorduras totais. Na rotulagem

Leia mais

Entendendo a lipodistrofia

Entendendo a lipodistrofia dicas POSITHIVAS Entendendo a lipodistrofia O que é a lipodistrofia? Lipodistrofia é quando o corpo passa a absorver e a distribuir as gorduras de maneira diferente. Diminui a gordura nas pernas, braços,

Leia mais

A Importância dos Alimentos. Prof.: Andrey Oliveira Colégio Sete de Setembro Disciplina: Educação Física

A Importância dos Alimentos. Prof.: Andrey Oliveira Colégio Sete de Setembro Disciplina: Educação Física A Importância dos Alimentos Prof.: Andrey Oliveira Colégio Sete de Setembro Disciplina: Educação Física saciar a fome Para que serve o alimento? combustível para viver, proporcionando o bem-estar e a

Leia mais

Coração Saudável! melhor dele?

Coração Saudável! melhor dele? As doenças cardiovasculares (DCV s) - incluem as doenças coronarianas e o acidente vascular cerebral (AVC) também conhecido como derrame afetam pessoas de todas as idades, até mesmo mulheres e crianças.

Leia mais

Preferências alimentares individuais; Disponibilidade dos alimentos no mercado; Influência das propagandas no mercado, na televisão.

Preferências alimentares individuais; Disponibilidade dos alimentos no mercado; Influência das propagandas no mercado, na televisão. Nutrição na Infância e Adolescência A alimentação e a nutrição constituem requisitos básicos para a promoção e a proteção da saúde, possibilitando a afirmação plena do potencial de crescimento e desenvolvimento

Leia mais

O desafio hoje para o Pediatra e também para sociedade é cuidar das crianças que vão viver 100 anos ou mais e que precisam viver com qualidade de

O desafio hoje para o Pediatra e também para sociedade é cuidar das crianças que vão viver 100 anos ou mais e que precisam viver com qualidade de O desafio hoje para o Pediatra e também para sociedade é cuidar das crianças que vão viver 100 anos ou mais e que precisam viver com qualidade de vida. A infância e adolescência são idades ideais para

Leia mais

Coach Marcelo Ruas Relatório Grátis do Programa 10 Semanas para Barriga Tanquinho

Coach Marcelo Ruas Relatório Grátis do Programa 10 Semanas para Barriga Tanquinho Coach Marcelo Ruas Relatório Grátis do Programa 10 Semanas para Barriga Tanquinho Alimento I Toranja A dieta da Toranja já vem sendo discutida por algum tempo, mas não se sabia ao certo porque a Toranja

Leia mais

Oficina CN/EM 2012. Alimentos e nutrientes (web aula) H34 Reconhecer os principais tipos de nutrientes e seu papel no metabolismo humano.

Oficina CN/EM 2012. Alimentos e nutrientes (web aula) H34 Reconhecer os principais tipos de nutrientes e seu papel no metabolismo humano. Oficina CN/EM 2012 Alimentos e nutrientes (web aula) Caro Monitor, Ao final da oficina, o aluno terá desenvolvido as habilidade: H34 Reconhecer os principais tipos de nutrientes e seu papel no metabolismo

Leia mais

NUTRIÇÃO DE GATOS. DUTRA, Lara S. 1 ; CENTENARO, Vanessa B. 2 ; ARALDI, Daniele Furian 3. Palavras-chave: Nutrição. Gatos. Alimentação.

NUTRIÇÃO DE GATOS. DUTRA, Lara S. 1 ; CENTENARO, Vanessa B. 2 ; ARALDI, Daniele Furian 3. Palavras-chave: Nutrição. Gatos. Alimentação. NUTRIÇÃO DE GATOS DUTRA, Lara S. 1 ; CENTENARO, Vanessa B. 2 ; ARALDI, Daniele Furian 3 Palavras-chave: Nutrição. Gatos. Alimentação. Introdução Nutrição veterinária é a ciência que tem por objetivo descobrir

Leia mais

COMO TER UMA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL?

COMO TER UMA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL? COMO TER UMA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL? O Ministério da Saúde está lançando a versão de bolso do Guia Alimentar para a População Brasileira, em formato de Dez Passos para uma Alimentação Saudável, com o objetivo

Leia mais

VI CURSO DE ATUALIZAÇÃO EM DIABETES DIETOTERAPIA ACADÊMICA LIGA DE DIABETES ÂNGELA MENDONÇA

VI CURSO DE ATUALIZAÇÃO EM DIABETES DIETOTERAPIA ACADÊMICA LIGA DE DIABETES ÂNGELA MENDONÇA VI CURSO DE ATUALIZAÇÃO EM DIABETES DIETOTERAPIA ACADÊMICA ÂNGELA MENDONÇA LIGA DE DIABETES A intervenção nutricional pode melhorar o controle glicêmico. Redução de 1.0 a 2.0% nos níveis de hemoglobina

Leia mais

III Mostra Nacional de Produção em Saúde da Família IV Seminário Internacional de Atenção Primária/ Saúde da Família. Brasília, 08 de Agosto de 2008

III Mostra Nacional de Produção em Saúde da Família IV Seminário Internacional de Atenção Primária/ Saúde da Família. Brasília, 08 de Agosto de 2008 Oficina de Promoção da Alimentação Saudável para Agentes Comunitários de Saúde III Mostra Nacional de Produção em Saúde da Família IV Seminário Internacional de Atenção Primária/ Saúde da Família Brasília,

Leia mais

SUMÁRIO MÓDULO 6 ALIMENTOS E NUTRIENTES ATIVIDADE 1 (PÁGINA 221)

SUMÁRIO MÓDULO 6 ALIMENTOS E NUTRIENTES ATIVIDADE 1 (PÁGINA 221) 1 SUMÁRIO Módulo 6 Alimentos e nutrientes... 1 Atividade 1 (página 221)... 1 Atividade 2 (página 228)... 1 Atividade 3 (página 229)... 2 Em Casa (pagina 231)... 3 Módulo 7 O processo de digestão I... 4

Leia mais

GUIA ALIMENTAR COMO TER UMA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL

GUIA ALIMENTAR COMO TER UMA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL GUIA ALIMENTAR COMO TER UMA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL A promoção da alimentação saudável é uma diretriz da Política Nacional de Alimentação e Nutrição e uma das prioridades para a segurança alimentar e nutricional

Leia mais

Como nosso corpo está organizado

Como nosso corpo está organizado Como nosso corpo está organizado Iodo Faz parte dos hormônios da tireoide, que controlam a produção de energia e o crescimentodocorpo.aleiobrigaaadiçãodeiodoaosaldecozinha. UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO

Leia mais

A roda dos alimentos. A antiga roda dos alimentos

A roda dos alimentos. A antiga roda dos alimentos Ano: 2010/2011 Disciplina: Educação Física Professora: Rita Marques Trabalho realizado por: Andreia Cipriano Catarina Silva Jéssica Pereira Mónica Algares Patrícia Martinho A roda dos alimentos Para se

Leia mais

Sal Sal Sal Substitua por: Açúcar Açúcar Açúcar Substitua por: Substitua por Subs titua por: Substitua por:

Sal Sal Sal Substitua por: Açúcar Açúcar Açúcar Substitua por: Substitua por Subs titua por: Substitua por: Dia mundial da saúde No dia 7 de Abril de cada ano é comemorado o Dia Mundial da Saúde. Este dia foi criado em 1948 pela OMS (Organização Mundial de Saúde), fundamentado no direito de cada cidadão à saúde.

Leia mais

Dicas para uma alimentação saudável

Dicas para uma alimentação saudável Dicas para uma alimentação saudável NECESSIDADE FISIOLÓGICA ATO DE COMER SOCIABILIZAÇÃO Comida Japonesa PRAZER CULTURAL Alimentação aliada à saúde Hábitos alimentares pouco saudáveis desde a infância,

Leia mais

Profa. Joyce Silva Moraes

Profa. Joyce Silva Moraes Alimentação e Saúde Profa. Joyce Silva Moraes saciar a fome Para que serve o alimento? combustível para viver, proporcionando o bem-estarestar e a disposição para realizar todas as atividades. demonstrar

Leia mais

Função orgânica nossa de cada dia. Profa. Kátia Aquino

Função orgânica nossa de cada dia. Profa. Kátia Aquino Função orgânica nossa de cada dia Profa. Kátia Aquino Vamos analisar! Funções Carboidratros (ou Glicídios) Energética: eles são os maiores fornecedores de energia para os seres vivos, principalmente a

Leia mais

DOCUMENTO DE REFERÊNCIA PARA GUIAS DE BOAS PRÁTICAS NUTRICIONAIS

DOCUMENTO DE REFERÊNCIA PARA GUIAS DE BOAS PRÁTICAS NUTRICIONAIS DOCUMENTO DE REFERÊNCIA PARA GUIAS DE BOAS PRÁTICAS NUTRICIONAIS 1. Introdução As Boas Práticas Nutricionais constituem-se um importante instrumento para a modificação progressiva da composição nutricional

Leia mais

O QUE É COLESTEROL? TIPOS

O QUE É COLESTEROL? TIPOS O QUE É COLESTEROL? O colesterol pode ser considerado um tipo de lipídio (gordura) produzido em nosso organismo. Ele está presente em alimentos de origem animal (carne, leite integral, ovos etc.). Em nosso

Leia mais

Vida saudável. Dicas e possibilidades nos dias de hoje.

Vida saudável. Dicas e possibilidades nos dias de hoje. CENTRO UNIVERSITÁRIO ASSUNÇÃO- Vida saudável. Dicas e possibilidades nos dias de hoje. Profa. Dra. Valéria Batista O que é vida saudável? O que é vida saudável? Saúde é o estado de complexo bem-estar físico,

Leia mais

Nutrientes. E suas funções no organismo humano

Nutrientes. E suas funções no organismo humano Nutrientes E suas funções no organismo humano O corpo humano necessita de uma série de substâncias básicas indispensáveis para a formação de tecidos, para obtenção de energia, para a realização de atividades

Leia mais

Confira a lista dos 25 melhores alimentos para emagrecer:

Confira a lista dos 25 melhores alimentos para emagrecer: Emagrecer nem sempre é uma das tarefas mais simples. A fórmula parece simples (dieta + exercício + descanso) porém diferentes pessoas precisam de diferentes soluções. Uma coisa é certa: qualquer ajuda

Leia mais

Biomassa de Banana Verde Integral- BBVI

Biomassa de Banana Verde Integral- BBVI Biomassa de Banana Verde Integral- BBVI INFORMAÇÕES NUTRICIONAIS Porção de 100g (1/2 copo) Quantidade por porção g %VD(*) Valor Energético (kcal) 64 3,20 Carboidratos 14,20 4,73 Proteínas 1,30 1,73 Gorduras

Leia mais

PROJETO: HÁBITOS ALIMENTARES EM NOSSA ESCOLA

PROJETO: HÁBITOS ALIMENTARES EM NOSSA ESCOLA PREFEITURA MUNICIPAL DE SOBRAL ESCOLA CORONEL ARAÚJO CHAVES PROJETO: HÁBITOS ALIMENTARES EM NOSSA ESCOLA Prof. Francisco Junielison Correia Lopes (Educação Física) Colaboração: Prof. Gleidson Mendes Melo

Leia mais

3ªsérie B I O L O G I A

3ªsérie B I O L O G I A 3.1 QUESTÃO 1 Três consumidores, A, B e C, compraram, cada um deles, uma bebida em embalagem longa vida, adequada às suas respectivas dietas. As tabelas abaixo trazem informações nutricionais sobre cada

Leia mais

O QUE É COLESTEROL? Sinônimos: colesterol hdl, colesterol ldl

O QUE É COLESTEROL? Sinônimos: colesterol hdl, colesterol ldl O QUE É COLESTEROL? Sinônimos: colesterol hdl, colesterol ldl O colesterol pode ser considerado um tipo de lipídio (gordura) produzido em nosso organismo. Ele está presente em alimentos de origem animal

Leia mais

1. Refere os nutrientes necessários numa alimentação saudável e equilibrada.

1. Refere os nutrientes necessários numa alimentação saudável e equilibrada. DISCIPLINA: Ciências Naturais ANO: 9º ano de escolaridade UNIDADE DIDÁCTICA: Saúde individual e comunitária. O organismo humano em equilíbrio: alimentação. 1. Refere os nutrientes necessários numa alimentação

Leia mais

COMPORTAMENTO ALIMENTAR DE ATLETAS NO PRÉ TREINO DE UMA CIDADE DO INTERIOR DO ESTADO DE SÃO PAULO

COMPORTAMENTO ALIMENTAR DE ATLETAS NO PRÉ TREINO DE UMA CIDADE DO INTERIOR DO ESTADO DE SÃO PAULO COMPORTAMENTO ALIMENTAR DE ATLETAS NO PRÉ TREINO DE UMA CIDADE DO INTERIOR DO ESTADO DE SÃO PAULO RESUMO Mari Uyeda Larissa Fabiane da Silva Toledo Este trabalho apresenta como objetivo demonstrar o comportamento

Leia mais

A RODA DOS ALIMENTOS E OS NOVOS VALORES NUTRICIONAIS Mafra, 14 de Março de 2008. Ana Leonor DataPerdigão Nutricionista

A RODA DOS ALIMENTOS E OS NOVOS VALORES NUTRICIONAIS Mafra, 14 de Março de 2008. Ana Leonor DataPerdigão Nutricionista A RODA DOS ALIMENTOS E OS NOVOS VALORES NUTRICIONAIS Mafra, 14 de Março de 2008 Ana Leonor DataPerdigão Nutricionista A ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL É Completa Fornece energia e todos os nutrientes essenciais

Leia mais

VALOR NUTRITIVO DA CARNE

VALOR NUTRITIVO DA CARNE VALOR NUTRITIVO DA CARNE Os alimentos são consumidos não só por saciarem a fome e proporcionarem momentos agradáveis à mesa de refeição mas, sobretudo, por fornecerem os nutrientes necessários à manutenção

Leia mais

Para que serve o alimento?

Para que serve o alimento? Alimentação e Saúde saciar a fome Para que serve o alimento? combustível para viver, proporcionando o bem-estar e a disposição para realizar todas as atividades. demonstrar afeto, carinho e aceitação Uma

Leia mais

FACULDADE DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS E DA SAÚDE

FACULDADE DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS E DA SAÚDE União Metropolitana de Educação e Cultura Faculdade: Curso: NUTRIÇÃO FACULDADE DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS E DA SAÚDE Disciplina: INTRODUÇÃO A NUTRIÇÃO Carga horária: Teórica 40 Prática 40 Semestre: 1 Turno:

Leia mais

II OFICINA NACIONAL DE FORMAÇÃO DE TUTORES EM EDUCAÇÃO EM SAÚDE PARA O AUTOCUIDADO EM DIABETES

II OFICINA NACIONAL DE FORMAÇÃO DE TUTORES EM EDUCAÇÃO EM SAÚDE PARA O AUTOCUIDADO EM DIABETES II OFICINA NACIONAL DE FORMAÇÃO DE TUTORES EM EDUCAÇÃO EM SAÚDE PARA O AUTOCUIDADO EM DIABETES Orientações básicas de nutrição para o autocuidado em DM Maria Palmira C. Romero Nutricionista Marisa Sacramento

Leia mais

Hipert r en e são ã A rteri r a i l

Hipert r en e são ã A rteri r a i l Hipertensão Arterial O que é a Pressão Arterial? Coração Bombeia sangue Orgãos do corpo O sangue é levado pelas artérias Fornece oxigénio e nutrientes Quando o sangue é bombeado gera uma pressão nas paredes

Leia mais

( ) Falta de vitamina D. Dificuldades em absorver o cálcio, provocando problemas para a calcificação dos ossos.

( ) Falta de vitamina D. Dificuldades em absorver o cálcio, provocando problemas para a calcificação dos ossos. NOME: ANO: 8º ENSINO: FUNDAMENTAL I TURMA: DATA: / / PROF(ª).:Sandra Medeiros ATIVIDADE DIAGNÓSTICA DE CIÊNCIAS 1. Questão Estabeleça relação entre as colunas. (a) Beribéri ( ) Falta de vitamina D. Dificuldades

Leia mais

Conheça o lado bom e o lado ruim desse assunto. Colesterol

Conheça o lado bom e o lado ruim desse assunto. Colesterol Conheça o lado bom e o lado ruim desse assunto. Colesterol COLESTEROL O nome colesterol vem do grego e significa cálculo biliar. Ele foi batizado pelo químico francês Michel Eugene Chevreul, em 1815.

Leia mais

0800 30 30 03 www.unimedbh.com.br

0800 30 30 03 www.unimedbh.com.br ANS - Nº 34.388-9 0800 30 30 03 www.unimedbh.com.br Março 2007 Programa de Atenção ao Diabetes O que é diabetes? AUnimed-BH preocupa-se com a saúde e o bem-estar dos seus clientes, por isso investe em

Leia mais

Os lipídeos se encontram distribuídos em todos os tecidos, principalmente nas membranas celulares.

Os lipídeos se encontram distribuídos em todos os tecidos, principalmente nas membranas celulares. LIPÍDEOS Os lipídeos se encontram distribuídos em todos os tecidos, principalmente nas membranas celulares. Por convenção (Congresso Internacional de Bioquímica em 1922) ésteres de ácidos graxos, ou seja,

Leia mais

7 alimentos que sabotam a dieta sem você perceber. Até mesmo as comidas consideradas "magras" pedem consumo moderado

7 alimentos que sabotam a dieta sem você perceber. Até mesmo as comidas consideradas magras pedem consumo moderado 7 alimentos que sabotam a dieta sem você perceber Até mesmo as comidas consideradas "magras" pedem consumo moderado Por Roberta Vilela - publicado em 26/11/2010 Mudança dos hábitos alimentares A mudança

Leia mais

Alimentação na Gestação

Alimentação na Gestação ESPAÇO VIDA Nut. Fabiane Galhardo Unimed Pelotas 2012 Alimentação na Gestação 1 GESTAÇÃO PERÍODO MÁGICO DE INTENSA TRANSIÇÃO, ONDE A NATUREZA MODIFICA O CORPO E A MENTE PARA TRANSFORMAR MULHER EM MÃE A

Leia mais

1. O que é gordura trans?

1. O que é gordura trans? GORDURA TRANS 1. O que é gordura trans? É um tipo de gordura produzida industrialmente a partir de um processo químico, a hidrogenação. Usada desde o início do século passado, ela passou a ser consumida

Leia mais

Quais são os sintomas? O sucesso no controle do diabetes depende de quais fatores? O que é monitorização da glicemia? O que é diabetes?

Quais são os sintomas? O sucesso no controle do diabetes depende de quais fatores? O que é monitorização da glicemia? O que é diabetes? Quais são os sintomas? Muita sede, muita fome, muita urina, desânimo e perda de peso. Esses sintomas podem ser observados antes do diagnóstico ou quando o controle glicêmico está inadequado. O aluno com

Leia mais

QUÍMICA CELULAR NUTRIÇÃO TIPOS DE NUTRIENTES NUTRIENTES ENERGÉTICOS 4/3/2011 FUNDAMENTOS QUÍMICOS DA VIDA

QUÍMICA CELULAR NUTRIÇÃO TIPOS DE NUTRIENTES NUTRIENTES ENERGÉTICOS 4/3/2011 FUNDAMENTOS QUÍMICOS DA VIDA NUTRIÇÃO QUÍMICA CELULAR PROFESSOR CLERSON CLERSONC@HOTMAIL.COM CIESC MADRE CLÉLIA CONCEITO CONJUNTO DE PROCESSOS INGESTÃO, DIGESTÃO E ABSORÇÃO SUBSTÂNCIAS ÚTEIS AO ORGANISMO ESPÉCIE HUMANA: DIGESTÃO ONÍVORA

Leia mais

1. Introdução. 2. O que é a Roda dos Alimentos?

1. Introdução. 2. O que é a Roda dos Alimentos? 1. Introdução Educar para uma alimentação saudável é essencial na tentativa de ajudar os jovens a tornar as escolhas saudáveis escolhas mais fáceis. Educar para comer bem e de uma forma saudável, constitui

Leia mais

Valores diários recomendados de nutrientes, vitaminas e minerais.

Valores diários recomendados de nutrientes, vitaminas e minerais. Conteúdo Valores diários recomendados de nutrientes, vitaminas e minerais.... 2 Como ler os rótulos dos alimentos... 5 Dose de produto... 7 Calorias... 7 Quantidade de nutrientes... 8 Explicação da quantificação

Leia mais

Congregação das Filhas do Amor Divino

Congregação das Filhas do Amor Divino Congregação das Filhas do Amor Divino EXERCÍCIO FÍSICO E ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL Em se tratando dos conhecimentos necessários para a prática de exercícios e/ou atividades físicas, a alimentação deve ser considerada

Leia mais

Pesquisa. Consumo de Frutas e Hortaliças

Pesquisa. Consumo de Frutas e Hortaliças Pesquisa Consumo de Frutas e Hortaliças Pesquisa Quantitativa Consumo de Frutas e Hortaliças Elaborado por CONNECTION RESEARCH Maio 2011 2 Objetivos da pesquisa. Estudar os hábitos alimentares da população

Leia mais

APROVEITAMENTO INTEGRAL DE ALIMENTOS

APROVEITAMENTO INTEGRAL DE ALIMENTOS APROVEITAMENTO INTEGRAL DE ALIMENTOS A fome e o desperdício de alimentos são dois dos maiores problemas que o Brasil enfrenta, constituindo-se em um dos paradoxos de nosso país. Produzimos 140 milhões

Leia mais

Ficha Informativa da Área dos Conhecimentos

Ficha Informativa da Área dos Conhecimentos Ficha Informativa da Área dos Conhecimentos 1 Organização das Aulas Uma aula de Educação Física é composta por três partes sequenciais, cada uma com objetivos específicos. 1.1 Parte Inicial A parte inicial

Leia mais

Alimentos de Soja - Uma Fonte de Proteína de Alta Qualidade

Alimentos de Soja - Uma Fonte de Proteína de Alta Qualidade Alimentos de Soja - Uma Fonte de Proteína de Alta Qualidade Documento de posição do Comité Consultivo Científico da ENSA Introdução As proteínas são um importante nutriente necessário para o crescimento

Leia mais

Proteger nosso. Futuro

Proteger nosso. Futuro Proteger nosso Futuro A Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) é uma entidade sem fins lucrativos criada em 1943, tendo como objetivo unir a classe médica especializada em cardiologia para o planejamento

Leia mais

VIVER BEM OS RINS DO SEU FABRÍCIO AGENOR DOENÇAS RENAIS

VIVER BEM OS RINS DO SEU FABRÍCIO AGENOR DOENÇAS RENAIS VIVER BEM OS RINS DO SEU FABRÍCIO AGENOR DOENÇAS RENAIS Leia o código e assista a história de seu Fabrício Agenor. Este é o seu Fabrício Agenor. Ele sempre gostou de comidas pesadas e com muito tempero

Leia mais

Eliane Petean Arena Nutricionista - CRN 3257. Rua Conselheiro Antônio Prado 9-29 Higienópolis Bauru - SP Telefone : (14) 3243-7840

Eliane Petean Arena Nutricionista - CRN 3257. Rua Conselheiro Antônio Prado 9-29 Higienópolis Bauru - SP Telefone : (14) 3243-7840 Músculos Ok Eliane Petean Arena Nutricionista - CRN 3257 Rua Conselheiro Antônio Prado 9-29 Higienópolis Bauru - SP Telefone : (14) 3243-7840 Conhecendo seu corpo e seus músculos Proteínas e o ganho de

Leia mais

Guia. Nutricional. para gestantes

Guia. Nutricional. para gestantes Referências bibliográficas consultadas: 1. Committee on Nutritional Status During Pregnancy and Lactation, Institute of Medicine. Nutrition During Pregnancy: Part I: Weight Gain, Part II: Nutrient Supplements.

Leia mais

GUIA DE BOLSO. Está na hora de incluir a fruta e os hortícolas na alimentação! SAIBA PORQUÊ

GUIA DE BOLSO. Está na hora de incluir a fruta e os hortícolas na alimentação! SAIBA PORQUÊ GUIA DE BOLSO Está na hora de incluir a fruta e os hortícolas na alimentação! SAIBA PORQUÊ Sumário Introdução Benefícios do consumo de hortofrutícolas A importância dos hortofrutícolas segundo a Roda dos

Leia mais

Triglicerídeos altos podem causar doenças no coração. Escrito por Fábio Barbosa Ter, 28 de Agosto de 2012 11:19

Triglicerídeos altos podem causar doenças no coração. Escrito por Fábio Barbosa Ter, 28 de Agosto de 2012 11:19 Os triglicerídeos são a principal gordura originária da alimentação, mas podem ser sintetizados pelo organismo. Altos níveis de triglicerídeos (acima de 200) associam-se à maior ocorrencia de doença coronariana,

Leia mais

REGISTRO: Isento de Registro no M.S. conforme Resolução RDC n 27/10. CÓDIGO DE BARRAS N : 7898171287947(Frutas vermelhas) 7898171287954(Abacaxi)

REGISTRO: Isento de Registro no M.S. conforme Resolução RDC n 27/10. CÓDIGO DE BARRAS N : 7898171287947(Frutas vermelhas) 7898171287954(Abacaxi) Ficha técnica CHÁ VERDE COM CÓLAGENO, VITAMINA C E POLIDEXTROSE Pó para Preparo de Bebida a Base de Chá Verde, com Colágeno hidrolisado, vitamina C e polidextrose Sabor Abacaxi e frutas vermelhas REGISTRO:

Leia mais

A patroa quer emagrecer

A patroa quer emagrecer A patroa quer emagrecer A UU L AL A Andando pela rua, você passa em frente a uma farmácia e resolve entrar para conferir seu peso na balança. E aí vem aquela surpresa: uns quilinhos a mais, ou, em outros

Leia mais

UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAIBA - UFPB VIRTUAL LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS A DISTÂNCIA

UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAIBA - UFPB VIRTUAL LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS A DISTÂNCIA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAIBA - UFPB VIRTUAL LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS A DISTÂNCIA DISCIPLINA BIOQUÍMICA ESTRUTURAL Ministrante: Prof. Dr. Carlos Alberto de Almeida

Leia mais

TEXTO DE APOIO I PERCURSO COMER, DIVIDIR E BRINCAR

TEXTO DE APOIO I PERCURSO COMER, DIVIDIR E BRINCAR TEXTO DE APOIO I PERCURSO COMER, DIVIDIR E BRINCAR Alimentação Boa Pra Você Todo ser vivo precisa se alimentar para obter energia e nutrientes para se desenvolver. No caso do ser humano, os alimentos trazem

Leia mais

Tipos de Diabetes e 10 Super Alimentos Para Controlar a Diabetes

Tipos de Diabetes e 10 Super Alimentos Para Controlar a Diabetes Esse Ebook Tem O Objetivo de Ajudar Diabéticos, a Levar Uma Vida Normal Lembrando Que A Diabetes E Uma doença Silenciosa, e Muito Perigosa se Você Ignora-la. Um Outro Ponto Importante e Que A forma de

Leia mais

Light ou diet? O consumo de produtos diet e light cresceu em grande escala no mercado mundial. É visível

Light ou diet? O consumo de produtos diet e light cresceu em grande escala no mercado mundial. É visível Light ou diet? O consumo de produtos diet e light cresceu em grande escala no mercado mundial. É visível nas prateleiras dos supermercados o quanto de espaço eles ganharam. É comum encontrarmos, hoje,

Leia mais

UMA VIDA MAIS SAUDÁVEL PEDE AUTOCONHECIMENTO. PAINEL GENÔMICO DE NUTRIÇÃO E RESPOSTA AO EXERCÍCIO

UMA VIDA MAIS SAUDÁVEL PEDE AUTOCONHECIMENTO. PAINEL GENÔMICO DE NUTRIÇÃO E RESPOSTA AO EXERCÍCIO UMA VIDA MAIS SAUDÁVEL PEDE AUTOCONHECIMENTO. PAINEL GENÔMICO DE NUTRIÇÃO E RESPOSTA AO EXERCÍCIO A maioria da população quer conquistar uma vida mais saudável, ter mais energia, melhorar o desempenho

Leia mais

NUTRIÇÃO INFANTIL E AS CONSEQUENCIAS NOS CICLOS DA VIDA. Profª Ms. Ana Carolina L. Ottoni Gothardo

NUTRIÇÃO INFANTIL E AS CONSEQUENCIAS NOS CICLOS DA VIDA. Profª Ms. Ana Carolina L. Ottoni Gothardo NUTRIÇÃO INFANTIL E AS CONSEQUENCIAS NOS CICLOS DA VIDA Profª Ms. Ana Carolina L. Ottoni Gothardo Infância -Promoção e consolidação dos hábitos alimentares - Incremento das necessidades nutricionais para

Leia mais

Ingredientes: Óleo de açaí e vitamina E. Cápsula: gelatina (gelificante) e glicerina (umectante).

Ingredientes: Óleo de açaí e vitamina E. Cápsula: gelatina (gelificante) e glicerina (umectante). Registro no M.S.: 6.5204.0095.001-3 Concentração: 500 mg Apresentação: Embalagem com 1000 cápsulas; Embalagem com 5000 cápsulas; Embalagem pet com 500 cápsulas envelopadas; Refil com 2000 cápsulas envelopadas.

Leia mais

ALIMENTAÇÃO E PESO SAUDÁVEL

ALIMENTAÇÃO E PESO SAUDÁVEL Formação sobre Promoção de Estilos de Vida Saudáveis em Contexto Escolar, Familiar e Envolvente Julho de 2009 ALIMENTAÇÃO E PESO SAUDÁVEL TERESA SOFIA SANCHO Gabinete de Nutrição Departamento de Saúde

Leia mais

especial iate LIAMARA MENDES

especial iate LIAMARA MENDES 54 Maio / Junho de 2013 especial use os alimentos a seu favor iate por LIAMARA MENDES Uma dieta equilibrada aliada a exercícios físicos pode ser considerada a fórmula ideal para a conquista do corpo perfeito.

Leia mais

VOCÊ SABE O QUE ESTÁ COMENDO?

VOCÊ SABE O QUE ESTÁ COMENDO? VOCÊ SABE O QUE ESTÁ COMENDO? EDUCAÇÃO PARA O CONSUMO SAUDÁVEL MANUAL DE ORIENTAÇÃO AOS CONSUMIDORES Fonte: ANVISA - Aência Nacional de Viilância Sanitária APRESENTAÇÃO Neste manual, vamos conhecer alumas

Leia mais

NUTRIÇÃO. Prof. Marta E. Malavassi

NUTRIÇÃO. Prof. Marta E. Malavassi Prof. Marta E. Malavassi Conceito: processo orgânico que envolve ingestão, digestão, absorção, transporte e eliminação das substâncias alimentares para a manutenção de funções, a formação e regeneração

Leia mais

O consumidor deve estar atento às informações do rótulo?

O consumidor deve estar atento às informações do rótulo? Os consumidores têm o direito de conhecer as características e a composição nutricional dos alimentos que adquirem. A legislação nacional estabelece algumas normas para registro dessas informações na rotulagem

Leia mais

A PIRÂMIDE QUE SEGUE ABAIXO É A BRASILEIRA, ADAPTADA POR SÔNIA TUCUNDUVA PHILIPPI AOS NOSSOS HÁBITOS ALIMENTARES.

A PIRÂMIDE QUE SEGUE ABAIXO É A BRASILEIRA, ADAPTADA POR SÔNIA TUCUNDUVA PHILIPPI AOS NOSSOS HÁBITOS ALIMENTARES. PARA SABERMOS COMO A ALIMENTAÇÃO DEVE SER EQUILIBRADA, PRECISAMOS CONHECER A PIRÂMIDE ALIMENTAR, QUE É A REPRESENTAÇÃO GRÁFICA DOS ALIMENTOS E SUAS QUANTIDADES QUE DEVEM ESTAR PRESENTES EM NOSSA DIETA

Leia mais

47 Por que preciso de insulina?

47 Por que preciso de insulina? A U A UL LA Por que preciso de insulina? A Medicina e a Biologia conseguiram decifrar muitos dos processos químicos dos seres vivos. As descobertas que se referem ao corpo humano chamam mais a atenção

Leia mais

Nestas últimas aulas irei abordar acerca das vitaminas. Acompanhe!

Nestas últimas aulas irei abordar acerca das vitaminas. Acompanhe! Aula: 31 Temática: Vitaminas parte I Nestas últimas aulas irei abordar acerca das vitaminas. Acompanhe! Introdução O termo vitamina refere-se a um fator dietético essencial requerido por um organismo em

Leia mais

Os lipídios são substâncias com estrutura variada sendo muito abundantes em animais e vegetais;

Os lipídios são substâncias com estrutura variada sendo muito abundantes em animais e vegetais; Lipídios Os lipídios são substâncias com estrutura variada sendo muito abundantes em animais e vegetais; Eles compartilham a característica de apresentarem baixa solubilidade em água sendo solúveis em

Leia mais

Obesidade Infantil. O que é a obesidade

Obesidade Infantil. O que é a obesidade Obesidade Infantil O que é a obesidade A obesidade é definida pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como uma doença em que o excesso de gordura corporal acumulada pode atingir graus capazes de afectar

Leia mais

O manipulador de alimentos tem que conferir todas as informações do rótulo?

O manipulador de alimentos tem que conferir todas as informações do rótulo? Os consumidores têm o direito de conhecer as características e a composição nutricional dos alimentos que adquirem. A legislação nacional estabelece algumas normas para registro dessas informações na rotulagem

Leia mais

Relatório sobre a Pesquisa de Satisfação dos usuários do Restaurante Universitário Campus Pontal da Universidade Federal de Uberlândia 2015

Relatório sobre a Pesquisa de Satisfação dos usuários do Restaurante Universitário Campus Pontal da Universidade Federal de Uberlândia 2015 Relatório sobre a Pesquisa de Satisfação dos usuários do Restaurante Universitário Campus Pontal da Universidade Federal de Uberlândia 2015 O objetivo desta pesquisa foi avaliar o grau de satisfação dos

Leia mais

Sybelle de Araujo Cavalcante Nutricionista

Sybelle de Araujo Cavalcante Nutricionista Secretaria de Estado da Saúde - SESAU Superintendência de Assistência em Saúde SUAS Diretoria de Atenção Básica - DAB Gerência do Núcleo do Programa Saúde e Nutrição Sybelle de Araujo Cavalcante Nutricionista

Leia mais

Que tipos de Diabetes existem?

Que tipos de Diabetes existem? Que tipos de Diabetes existem? -Diabetes Tipo 1 -também conhecida como Diabetes Insulinodependente -Diabetes Tipo 2 - Diabetes Gestacional -Outros tipos de Diabetes Organismo Saudável As células utilizam

Leia mais

COLESTEROL E TRIGLICÉRIDES

COLESTEROL E TRIGLICÉRIDES COLESTEROL E TRIGLICÉRIDES Muitas pessoas já ouviram falar deles. Algumas podem até imagine que colesterol e triglicérides sejam sinônimos de doença. Para desfazer a imagem de vilões que essas duas substâncias

Leia mais

EXERCÍCIO E DIABETES

EXERCÍCIO E DIABETES EXERCÍCIO E DIABETES Todos os dias ouvimos falar dos benefícios que os exercícios físicos proporcionam, de um modo geral, à nossa saúde. Pois bem, aproveitando a oportunidade, hoje falaremos sobre a Diabetes,

Leia mais

O QUE SÃO OS TRIGLICERÍDEOS?

O QUE SÃO OS TRIGLICERÍDEOS? O QUE SÃO OS TRIGLICERÍDEOS? Franklim A. Moura Fernandes http://www.melhorsaude.org Introdução Os triglicerídeos, também chamados de triglicéridos, são as principais gorduras do nosso organismo e compõem

Leia mais