EMENTAS DISCIPLINAS ELETIVAS 12/2

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "EMENTAS DISCIPLINAS ELETIVAS 12/2"

Transcrição

1 S DISCIPLINAS ELETIVAS 12/2 DIREITO PREVIDENCIÁRIO Pré-requisito: Direito do Trabalho I (7º período) Seguridade Social. Evolução mundial dos sistemas de proteção. Histórico da seguridade no Brasil e nos demais países ocidentais.técnicas de proteção social. Conceitos. Fontes. Autonomia do Direito da Seguridade Social. O sistema capitalista e o homem previdente. A seguridade social na Constituição de As reformas (Emendas Constitucionais 20/98. 41/2003, 47/2005). Custeio. Prescrição e decadência. Infrações e disposições penais. Procedimentos administrativos na Previdência Social e na Receita Federal do Brasil na execução fiscal. Previdência Complementar fechada e aberta. Regimes próprios. Críticas e dificuldades do sistema. Ênfase na qualidade de segurado e formação para o SAJE. Os benefícios da seguridade social e as reformas (Emendas Constitucionais 20/98, 41/2003, 47/2005). Beneficiários da seguridade. Benefícios em espécie e serviços. Carência e prescrição em relação à prescrição e decadência. Contagem recíproca de tempos de serviços. Perda do valor dos benefícios. CÁLCULOS TRABALHISTAS Pré-requisito: Direito do Trabalho II (8º período) Cálculos de horas extras. Cálculo de correção monetária e juros de mora. Cálculo de adicional noturno. Cálculo de diferenças salariais mensais diversas. Cálculo de indenização por estabilidade. Cálculos de contribuição previdenciária. Cálculo de Imposto de Renda. DIREITOS HUMANOS Pré-requisito: Direito Constitucional III (4º período) Conceito. Evolução Histórica. Gerações. Fundamentos. Fontes. Técnicas Internacionais De Proteção. Proteção Universal. Proteção Regional. Direitos Humanos No Brasil. DIREITO DA PROPRIEDADE INTELECTUAL Pré-requisito: Direitos Reais (5º período) Relevância econômica dos bens de natureza intelectual. Classificação dos direitos de propriedade intelectual. Propriedade industrial. Direitos autorais. Registro e proteção. Contratos de propriedade intelectual.

2 LEIS PENAIS ESPECIAIS Pré-requisito: Direito Penal IV (5º período) A descentralização legislativa e a proliferação de leis penais incriminadoras. Contravenções penais. Crimes contra a criança e o adolescente. Crime organizado. Crime de tortura. Crimes de trânsito. Estatuto do desarmamento. Crimes de violência doméstica contra a mulher. Crimes de tóxicos. Crimes de licitação. Crimes de prefeitos. DIREITO DAS FINANÇAS PÚBLICAS Estatuto constitucional do orçamento. Plano plurianual. Lei das Diretrizes Orçamentárias. Lei Orçamentária Anual. Orçamento fiscal. Orçamento de investimento. Orçamento da Seguridade Social. Processo legislativo orçamentário. Tribunal de contas e controle financeiro do Estado. Lei de Responsabilidade Fiscal. Lei das finanças públicas. Repartição de receitas. Controle financeiro, contábil, orçamentário, operacional e patrimonial. DIREITO SINDICAL E COLETIVO DO TRABALHO Pré-requisito: Direito do Trabalho I (7º período) Generalidades. Evolução Histórica do Direito Coletivo do Trabalho. Evolução Histórica do Movimento Operário. Princípios. Negociação Coletiva de Trabalho. Sindicatos. Convenção e Acordo Coletivo. Direito de Greve. Dissídio Coletivo. DIREITO ROMANO Pré-requisito: Direito e História (2º período) O Direito Romano: Origens, métodos, objetivos. A evolução histórica do Direito Romano: Direito e Política, ontem e hoje. A importância do estudo crítico das fontes: o problema das interpolações na obra de Justiniano e suas consequências na atualidade. As três grandes fases na evolução histórica de Roma Realeza, República e Império e suas repercussões nos atuais ordenamentos jurídicos. Sua estrutura interdisciplinar. DIREITO ADMINISTRATIVO NA SOCIEDADE DE RISCOS Pré-requisito: Drt. Administrativo II (5º período) Princípio de Legalidade. (In)disponibilidade dos Bens e Interesses Públicos. Administração Pública e a Realização dos Preceitos Constitucionais. O Direito Administrativo numa Sociedade de Riscos.

3 DIREITO TRIBUTÁRIO APLICADO Pré-requisito: Direito Tributário II (7º período) Norma Jurídica. Norma Jurídica Tributária. Regra-Matriz de Incidência Tributária. Hipótese de Incidência Tributária. Conseqüência: Obrigação Tributária. Norma de Isenção Tributária. Aplicações da Regra-Matriz de Incidência Tributária: Imposto sobre Produtos Industrializados, Imposto de Renda, Imposto de Importação, Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços, Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana, Imposto sobre Serviços. DIREITO CONCORRENCIAL Pré-requisito: Direito Empresarial III (8º período) Fundamentos constitucionais e legais do Direito Concorrencial. Concorrência Desleal. Condutas da concentração de atividades econômicas. Estrutura do Sistema Brasileiro de Defesa da Concorrência SBDC. Procedimentos processuais para análise dos atos de concentração. Sanções decorrentes das leis antitrustes. GARANTIAS CONSTITUCIONAIS Teoria e Prática: Mandado de Segurança; Mandado de Segurança Coletivo; Habeas Data; Habeas Corpus; Ação Popular; Mandado de Injunção; Ação Civil Pública. DIREITO DAS CIDADES Pré-requisito: Direito Administrativo II (5º período) Meio ambiente artificial cidades. Teoria Geral do Urbanismo e Direito Urbanístico Aspectos constitucionais do Urbanismo no Brasil direitos fundamentais e direitos sociais. Planejamento Urbanístico e suas espécies. Lei /200 Estatuto das Cidades. A função social da propriedade urbana. Gestão Democrática das cidades. Cidades sustentáveis. Instrumentos do Planejamento Urbanístico Brasileiro. Plano Diretor do Município. Estudo de Impacto de Vizinhança EIV. Responsabilidade do Gestor Público Municipal. PROCESSO ELETRÔNICO Pré-requisito: Processo Civil III A informatização judicial no Brasil. Processo eletrônico e teoria geral do processo eletrônico. Sociedade da informação e direito. O direito e as novas tecnologias. Direito material

4 eletrônico e direito processual. A inserção do processo eletrônico. O processo eletrônico não desumaniza a relação. As regulamentações do CNJ e do TST. TEORIA POLÍTICA Pré-requisito: Drt. Constitucional II (3º período) Teoria clássica das elites (Mosca, Pareto, Michels). Teorias neoelitistas (Mills). Teorias pluralistas (Schumpeter, Downs, Dahl). Teorias neomarxistas (Poulantzas, Offe, Przeworski, Elster). Teorias institucionalistas (Skocpol, Tilly). Teoria democrática. DIREITO DO TRABALHO CONTEMPORÂNEO Pré-requisito: Drt. do Trabalho I (7º período) A Sociedade Pós-Industrial e o Direito do Trabalho. Globalização e Implicações nas Relações de Trabalho. Dos Princípios do Direito do Trabalho no Mundo Contemporâneo. Flexibilização dos Direitos Trabalhistas. Surgimento das Novas Modalidades de Relação de Emprego (Teletrabalho, Trabalho Intelectual, Trabalho a Tempo Parcial e Terceirização). Releitura dos Requisitos da Relação de Emprego. PRÁTICA EM PROCESSO ADMINISTRATIVO Pré-requisito: Drt. Tributário II (7º período) Processo Administrativo no âmbito federal. Processo licitatório. Sindicância e processo administrativo disciplinar. Processo expropriatório. Processo administrativo fiscal (federal, estadual e municipal). LICITAÇÕES E CONTRATOS ADMINISTRATIVO Pré-requisito: Drt. Administrativo II (5º período) Licitações; Contratos Administrativos; PSICOLOGIA FORENSE Pré-requisito: Direito e Psicologia (2º período) Definição, origem e desenvolvimento da Psicologia Jurídica no Brasil. Relação entre Psicologia e Direito. Responsabilização e reparação. Temas específicos de Psicologia nos tribunais. Atuação do psicólogo nas diversas Varas.

5 ELEMENTOS CRÍTICOS DOS DIREITOS DE PERSONALIDADE Pré-requisito: Direito de Família (6º período) Evolução histórica e conceituação dos direitos de personalidade. Fundamentos dos direitos de personalidade. Teorias dos Direitos de Personalidade. Situações jurídicas subjetivas. Classificação dos direitos de personalidade. Direitos de personalidade em espécie. Integridade física. Honra. Dados sensíveis e imagem. DIREITO E RELAÇÕES INTERNACIONAIS As Relações Internacionais como área de estudo e suas origens. Os principais atores internacionais contemporâneos e suas implicações para o Direito Internacional. Relações pacíficas e relações conflituosas. Relações diplomáticas ou de reciprocidade. Relações de cooperação. Relações de integração ou blocos econômicos. Estado Nação conceito, classificação e hierarquia internacional do Estado. Organizações internacionais conceito, classificação e evolução. Empresas transnacionais conceito, classificação e evolução. Sistema internacional. Conflitos e resoluções de conflitos. HERMENÊUTICA JURÍDICA Pré-requisito: Ética (6º período) A construção do discurso Jurídico. As bases históricas da verdade jurídica: a interpretação da verdade entre os gregos e na Idade Média; a racionalidade no direito moderno e suas consequências para o Direito Positivo. Direito e Linguagem: um novo paradigma para a fundamentação da verdade Jurídica. A contribuição do pensamento contemporâneo para uma nova hermenêutica jurídica (sintaxe, semântica e pragmática). A Hermenêutica fundada na palavra. AÇÕES CONSTITUCIONAIS E CONTROLE DE CONSTITUCIONALIDADE A disciplina comporta o estudo de instrumentos processuais constitucionais (mandado de segurança, habeas corpus, mandado de injunção, habeas data, bem como a ação popular e a ação civil pública) e a fiscalização concreta e abstrata de constitucionalidade das leis e atos normativos do estado, através do estudo de base fundamental teórica e análise de casos concretos.

6 QUESTÕES POLÊMICAS DE BIODIREITO Biodireito e Biotética. Biotecnologia. Princípios e correntes. Experimentos em seres humanos. Consentimento esclarecido. Proteção de dados de saúde. Pesquisas com células-tronco. Eutanásia. Clonagem. Reprodução humana medicamente assistida. SOCIEDADE, MÍDIA E VIOLÊNCIA Pré-requisito: Sociologia e Antropologia do Direito (5º período) Cultura e sociedade: a mídia e a identidade cultural. O processo de representação e a representação através da mídia. A construção da esfera pública e os meios de comunicação. II. Industria cultural e teorias da mídia. III. Violência e representação da violência: a importância da mídia. Banalização do mal e mídia. Sociedade do espetáculo e desejo de violência. IV. Meios de comunicação: controle estatal e novas formas de mídia.

EMENTAS ELETIVAS 2014.2

EMENTAS ELETIVAS 2014.2 S ELETIVAS 2014.2 1 CÁLCULOS TRABALHISTAS PROFESSORA: MIRIAM CIPRIANI GOMES Cálculos de horas extras. Cálculo de correção monetária e juros de mora. Cálculo de adicional noturno. Cálculo de diferenças

Leia mais

EMENTAS ELETIVAS

EMENTAS ELETIVAS S ELETIVAS 2014.1 1 PROCESSO ELETRÔNICO Professor: Luiz Eduardo Gunther A informatização judicial no Brasil. Processo eletrônico e teoria geral do processo eletrônico. Sociedade da informação e direito.

Leia mais

Sumário. Parte 1 QUESTÕES ESAF. Apresentação... 25

Sumário. Parte 1 QUESTÕES ESAF. Apresentação... 25 Sumário Apresentação... 25 Parte 1 QUESTÕES ESAF Direito Administrativo... 29 1. Agências Reguladoras... 29 2. Atos Administrativos... 31 3. Bens Públicos... 37 4. Concurso Público... 38 5. Contratos Administrativos...

Leia mais

TABELA DE EQUIVALÊNCIAS ENTRE O CURSO VIGENTE (89001)E O NOVO (89002)

TABELA DE EQUIVALÊNCIAS ENTRE O CURSO VIGENTE (89001)E O NOVO (89002) TABELA DE EQUIVALÊNCIAS ENTRE O CURSO VIGENTE (89001)E O NOVO (89002) DISCIPLINA ATUAL (VIGENTE) NOVO DISCIPLINA NOVA CÓDIGO 5940220 - Psicologia Jurídica e Forense 5940220 Psicologia Forense 8901101 -

Leia mais

SUMÁRIO ANÁLISE DE CONTEÚDO Tabelas de Conteúdo das Respostas Controle da Administração Pública...57

SUMÁRIO ANÁLISE DE CONTEÚDO Tabelas de Conteúdo das Respostas Controle da Administração Pública...57 SUMÁRIO ANÁLISE DE CONTEÚDO...15 1. Tabelas de Conteúdo das Respostas...15 2. Gráfico-Resumo...19 1. DIREITO ADMINISTRATIVO...21 1. Agentes Públicos...21 2. Atos Administrativos...34 3. Bens Públicos...49

Leia mais

CONCURSO PÚBLICO 571 PROCURADOR MUNICIPAL EDITAL 37 ANEXO III

CONCURSO PÚBLICO 571 PROCURADOR MUNICIPAL EDITAL 37 ANEXO III CONCURSO PÚBLICO 571 PROCURADOR MUNICIPAL EDITAL 37 ANEXO III 1. Pontos para a Prova Oral. DIREITO CONSTITUCIONAL TEORIA 1. Noções de Teoria da Constituição e do Direito Constitucional. Objeto. Métodos.

Leia mais

SUMÁRIO DIREITO ADMINISTRATIVO DIREITO CONSTITUCIONAL

SUMÁRIO DIREITO ADMINISTRATIVO DIREITO CONSTITUCIONAL SUMÁRIO DIREITO ADMINISTRATIVO 1. Administração pública e terceiro setor... 17 2. Administração direta e indireta... 36 3. Regulação, concessões e parcerias... 60 4. Intervenção do estado na propriedade...

Leia mais

sumário 1 Histórico, 1 1 Introdução, 1 2 Histórico, 1 2 O Direito, 7 1 Etimologia, 7 2 Denominação, 7 3 Conceito, 7

sumário 1 Histórico, 1 1 Introdução, 1 2 Histórico, 1 2 O Direito, 7 1 Etimologia, 7 2 Denominação, 7 3 Conceito, 7 STJ00088638 sumário Nota do autor, xxi 1 Histórico, 1 1 Introdução, 1 2 Histórico, 1 Verificação de aprendizagem, 6 2 O Direito, 7 1 Etimologia, 7 2 Denominação, 7 3 Conceito, 7 Verificação de aprendizagem,

Leia mais

SUMÁRIO ANÁLISE DE CONTEÚDO...

SUMÁRIO ANÁLISE DE CONTEÚDO... ANÁLISE DE CONTEÚDO... 21 1. Tabelas de Conteúdo das Respostas... 21 2. Gráfico-Resumo... 24 1. DIREITO ADMINISTRATIVO... 27 1. Agentes Públicos... 27 1.1. Disposições Gerais... 27 1.2. Cargo em Comissão...

Leia mais

CURSO DE GRADUAÇÃO EM DIREITO DO CENTRO UNIVERSITÁRIO UNA TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO TCC LINHAS DE PESQUISA

CURSO DE GRADUAÇÃO EM DIREITO DO CENTRO UNIVERSITÁRIO UNA TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO TCC LINHAS DE PESQUISA CURSO DE GRADUAÇÃO EM DIREITO DO CENTRO UNIVERSITÁRIO UNA TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO TCC LINHAS DE PESQUISA Direito Constitucional e Teoria Geral do Estado *Aspectos de Direito Eleitoral *Controle

Leia mais

Matriz Curricular NOME CÓD.

Matriz Curricular NOME CÓD. CURSO: 1 ETAPA CRÉDITO C.H. 1 1029 METODOLOGIA DA PESQUISA EM DIREITO 1 1 CIÊNCIA POLÍTICA E TEORIA DO ESTADO 1 3 HISTÓRIA DO DIREITO 1 1033 DIREITO PENAL - PARTE GERAL I 1 1027 TEORIA DO DIREITO 1 1030

Leia mais

MINISTÉRIO PÚBLICO DE CONTAS ESTADO DO PARÁ

MINISTÉRIO PÚBLICO DE CONTAS ESTADO DO PARÁ MINISTÉRIO PÚBLICO DE CONTAS ESTADO DO PARÁ A N E X O I I D O E D I T A L N º 0 1 / 2 0 1 2 D O S C O N T E Ú D O S P R O G R A M Á T I C O S CARGO 401: SUBPROCURADOR DE CONTAS CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS:

Leia mais

XLI Concurso Público para Provimento dos Cargos de Juiz do Trabalho Substituto do Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região.

XLI Concurso Público para Provimento dos Cargos de Juiz do Trabalho Substituto do Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região. XLI Concurso Público para Provimento dos Cargos de Juiz do Trabalho Substituto do Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região Edital A Vice-Presidente Administrativa, no exercício da Presidência, Desembargadora

Leia mais

EIXO FUNDAMENTAL CURSO DE GRADUAÇÃO EM DIREITO DO CENTRO UNIVERSITÁRIO UNA TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO TCC LINHAS DE PESQUISA

EIXO FUNDAMENTAL CURSO DE GRADUAÇÃO EM DIREITO DO CENTRO UNIVERSITÁRIO UNA TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO TCC LINHAS DE PESQUISA CURSO DE GRADUAÇÃO EM DIREITO DO CENTRO UNIVERSITÁRIO UNA TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO TCC LINHAS DE PESQUISA Direito Constitucional e Teoria Geral do Estado * O Poder Constituinte * Processo Legislativo

Leia mais

Objetivos: Dar ao aluno noções gerais sobre o Estado e a ordem social e oferecer-lhe o pleno conhecimento da organização constitucional brasileira.

Objetivos: Dar ao aluno noções gerais sobre o Estado e a ordem social e oferecer-lhe o pleno conhecimento da organização constitucional brasileira. DISCIPLINA: CONSTITUCIONAL I CARGA HORÁRIA TOTAL: 60 CRÉDITOS: 04 CÓDIGO: DIR 02-07411 Dar ao aluno noções gerais sobre o Estado e a ordem social e oferecer-lhe o pleno conhecimento da organização constitucional

Leia mais

Matriz Curricular. 1º Período. Carga. Horária. Introdução ao Estudo do Direito I Crime e Sociedade História do Direito

Matriz Curricular. 1º Período. Carga. Horária. Introdução ao Estudo do Direito I Crime e Sociedade História do Direito Matriz Curricular 1º Período Introdução ao Estudo do Direito I 60 4 - Crime e Sociedade 60 4 - História do Direito 60 4 - Ciência Política e Teoria Geral do Estado 60 4 - Sociologia Jurídica 60 4 - Direito,

Leia mais

1. COTEÚDO PROGRAMÁTICO

1. COTEÚDO PROGRAMÁTICO 1. COTEÚDO PROGRAMÁTICO Direito Individual do Trabalho 16h/a (4 encontros) Princípios do Direito do Trabalho Empregado ( art3, CLT) Empregados Bancários (art. 224, CLT e súmula 102, TST) Empregado Rural

Leia mais

SUMÁRIO PARTE I DIREITO FINANCEIRO 1 INTRODUÇÃO 2 DIREITO FINANCEIRO 3 DESPESAS PÚBLICAS 4 RECEITAS PÚBLICAS

SUMÁRIO PARTE I DIREITO FINANCEIRO 1 INTRODUÇÃO 2 DIREITO FINANCEIRO 3 DESPESAS PÚBLICAS 4 RECEITAS PÚBLICAS SUMÁRIO PARTE I DIREITO FINANCEIRO 1 INTRODUÇÃO 1.1 Conceito de atividade financeira do Estado 1.2 Fins da atividade financeira 1.2.1 Serviços públicos 1.2.2 Poder de polícia 1.2.3 Intervenção no domínio

Leia mais

Prefeitura do Município de Tejupá CNPJ /

Prefeitura do Município de Tejupá CNPJ / CONCURSO PÚBLICO Nº 01/2016 EDITAL DE ERRATA Nº 07/2016 Valdomiro José Mota, Prefeito Municipal de Tejupá, Estado de São Paulo, torna público na forma prevista no artigo 37 da Constituição Federal, o Edital

Leia mais

EDITAL SISTEMATIZADO TRT 2ª Região Magistratura do Trabalho

EDITAL SISTEMATIZADO TRT 2ª Região Magistratura do Trabalho EDITAL SISTEMATIZADO TRT 2ª Região Magistratura do Trabalho - 2016. De acordo com a obra: Direito Previdenciário - 6ª edição Adriana Menezes Editora Juspodivm. ITENS DO EDITAL TRT 2ª REGIÃO Magistratura

Leia mais

EDITAL SISTEMATIZADO TRT 3ª Região Magistratura do Trabalho.

EDITAL SISTEMATIZADO TRT 3ª Região Magistratura do Trabalho. EDITAL SISTEMATIZADO TRT 3ª Região Magistratura do Trabalho. De acordo com a obra: Direito Previdenciário - 6ª edição Adriana Menezes Editora Juspodivm. ITENS DO EDITAL TRT 3ª REGIÃO - Magistratura TÓPICO

Leia mais

EDITAL SISTEMATIZADO TECNICO INSS 2015/2016. Direito Previdenciário - 6ª edição Adriana Menezes Editora Juspodivm

EDITAL SISTEMATIZADO TECNICO INSS 2015/2016. Direito Previdenciário - 6ª edição Adriana Menezes Editora Juspodivm EDITAL SISTEMATIZADO TECNICO INSS 2015/2016 De acordo com o edital do concurso e com a obra: Direito Previdenciário - 6ª edição Adriana Menezes Editora Juspodivm ITENS DO EDITAL TECNICO INSS TÓPICO DO

Leia mais

QUADRO DE RELEVÂNCIA DAS DISCIPLINAS PARA ATINGIR A APROVAÇÃO CONSIDERANDO O MINÍMO DE 40 QUESTÕES A PARTIR DAS MUDANÇAS EFETUADAS NO XXIII

QUADRO DE RELEVÂNCIA DAS DISCIPLINAS PARA ATINGIR A APROVAÇÃO CONSIDERANDO O MINÍMO DE 40 QUESTÕES A PARTIR DAS MUDANÇAS EFETUADAS NO XXIII QUADRO DE RELEVÂNCIA DAS DISCIPLINAS PARA ATINGIR A APROVAÇÃO CONSIDERANDO O MINÍMO DE 40 A PARTIR DAS MUDANÇAS EFETUADAS NO XXIII DISCIPLINA POR ORDEM DE RELEVÂNCIA DE RELEVÂNCIA EM RELAÇÃO AS 40 ÉTICA

Leia mais

EDITAL SISTEMATIZADO TRT 1ª Região Magistratura do Trabalho.

EDITAL SISTEMATIZADO TRT 1ª Região Magistratura do Trabalho. EDITAL SISTEMATIZADO TRT 1ª Região Magistratura do Trabalho. De acordo com a obra: Direito Previdenciário - 6ª edição Adriana Menezes Editora Juspodivm. ITENS DO EDITAL TRT 1ª REGIÃO - Magistratura TÓPICO

Leia mais

LÍNGUA PORTUGUESA NÍVEL SUPERIOR. 1. Quanto à compreensão de textos Reconhecimento da intenção comunicativa dominante no texto;

LÍNGUA PORTUGUESA NÍVEL SUPERIOR. 1. Quanto à compreensão de textos Reconhecimento da intenção comunicativa dominante no texto; UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE COMISSÃO PERMANENTE DO VESTIBULAR CONCURSO PARA CÂMARA MUNICIPAL DE MOSSORÓ PROGRAMA DE ESTUDOS Cargo: Advogado LÍNGUA PORTUGUESA NÍVEL SUPERIOR 1. Quanto à

Leia mais

TOTAL DA CARGA HORÁRIA 435

TOTAL DA CARGA HORÁRIA 435 Ciclo Unidade de Aprendizagem C/H Pré- Req Estrut Curr Base Notas 1 05292 - Direito Administrativo Aplicado I 15 CET 7,0 1 05293 - Direito Administrativo Aplicado II 30 CET 7,0 Subtotal 45 2 05294 - Direito

Leia mais

Sumário APRESENTAÇÃO RAIO-X DAS QUESTÕES... 13

Sumário APRESENTAÇÃO RAIO-X DAS QUESTÕES... 13 Sumário APRESENTAÇÃO... 11 RAIO-X DAS QUESTÕES... 13 Análise dos dados... 17 Assuntos que tiveram maior número de questões com base na doutrina... 19 Assuntos que tiveram maior número de questões com base

Leia mais

Faculdade de Direito Candido Mendes Disciplinas Eletivas 2014/2

Faculdade de Direito Candido Mendes Disciplinas Eletivas 2014/2 Acesso à Justiça Ações Constitucionais [204114] Aspectos Processuais dos Direitos das Obrigações e dos Contratos Civis [204130] Aspectos Processuais dos Direitos de Família e de Sucessões [204157] Condomínios

Leia mais

SISTEMA DE PRÉ REQUISITOS DA FACULDADE IMACULADA CONCEIÇÃO DO RECIFE FICR CURSO DE DIREITO GRADE DE

SISTEMA DE PRÉ REQUISITOS DA FACULDADE IMACULADA CONCEIÇÃO DO RECIFE FICR CURSO DE DIREITO GRADE DE SISTEMA DE PRÉ REQUISITOS DA FACULDADE IMACULADA CONCEIÇÃO DO RECIFE FICR SEM PRÉ REQUISITO: CURSO DE DIREITO GRADE DE 2007.1 Introdução à Ciência do Direito (1º período) Formação do Estado Moderno (1º

Leia mais

Direito Empresarial: teoria da empresa Direito Internacional Público

Direito Empresarial: teoria da empresa Direito Internacional Público DISCIPLINAS C.H. T P CRÉDITO 1º 2º 3º Ciência Política/Teoria Geral do Estado Direito Civil: introdução e pessoas Direito Penal: da aplicação da lei penal e teoria do crime 80 0 4 Língua Portuguesa História

Leia mais

2.1 Conceito e objetos do direito financeiro Autonomia do direito financeiro Relacionamento com os demais ramos do direito...

2.1 Conceito e objetos do direito financeiro Autonomia do direito financeiro Relacionamento com os demais ramos do direito... SUMÁRIO PARTE I DIREITO FINANCEIRO... 1 1 INTRODUÇÃO... 3 1.1 Conceito de atividade financeira do Estado... 3 1.2 Fins da atividade financeira... 4 1.2.1 Serviços públicos... 5 1.2.2 Poder de polícia...

Leia mais

Instituto de Educação Superior de Boituva

Instituto de Educação Superior de Boituva CURSOS DE DIREITO MATRIZ 2016 1º PERÍODO = 0 horas aulas Leitura e Interpretação de Textos COMPL Introdução ao Estudo do Direito Sociologia Geral e Jurídica Ciência Política Direito Penal I História do

Leia mais

Fundação Sul Mineira de Ensino. Faculdade de Direito do Sul de Minas. 1º Período

Fundação Sul Mineira de Ensino. Faculdade de Direito do Sul de Minas. 1º Período 3/2/2014 Página 1 de 10 2ª Prova Parcial/2018 Turno Diurno 1º Período 18/06/2018 (2ª feira) 8:30 D Economia I 20/06/2018 (4ª feira) 8:30 D Teoria Geral do Estado 21/06/2018 (5ª feira) 8:30 D Instituições

Leia mais

Sumário DIREITO ADMINISTRATIVO Agentes Públicos Contratos Administrativos Entes da Administração Pública...

Sumário DIREITO ADMINISTRATIVO Agentes Públicos Contratos Administrativos Entes da Administração Pública... Sumário DIREITO ADMINISTRATIVO... 15 1. Agentes Públicos... 15 2. Controle da Administração Pública... 24 3. Contratos Administrativos... 51 4. Entes da Administração Pública... 61 5. Improbidade Administrativa...

Leia mais

Departamento de Ciências Jurídicas

Departamento de Ciências Jurídicas Grade Curricular Plena Diurno Currículo 3020-5 BLOCO I 301-401 Introdução ao Direito 90h 6.0.0 301-471 Introdução à Filosofia 4.0.0 301-472 Introdução às Ciências Sociais 4.0.0 301-473 Introdução à Metodologia

Leia mais

MATRIZ CURRICULAR CENTRO UNIVERSITÁRIO FACEX CURSO DE DIREITO

MATRIZ CURRICULAR CENTRO UNIVERSITÁRIO FACEX CURSO DE DIREITO * 1º PERÍODO* Ciência Política e Teoria do Estado -------- 30 Introdução ao Direito -------- Sociologia Geral e Antropologia -------- Interpretação e Redação de Textos -------- Metodologia da Pesquisa

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL

DIREITO CONSTITUCIONAL Sumário DIREITO CONSTITUCIONAL Rodrigo Perin Nardi Do Direito Constitucional... 25 Constituição... 29 Poder Constituinte... 33 Controle de Constitucionalidade... 41 Fundamentos Constitucionais dos Direitos

Leia mais

CONTROLE DE CONTEÚDO DATAPREV ANALISTA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO ADVOCACIA

CONTROLE DE CONTEÚDO DATAPREV ANALISTA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO ADVOCACIA CONTROLE DE CONTEÚDO DATAPREV ANALISTA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO ADVOCACIA 1 Compreensão e interpretação de textos. LÍNGUA PORTUGUESA CONTEÚDO PROGRAMÁTICO AULA LEITURA LEITURA QUESTÕES REVISÃO 2 Tipologia

Leia mais

Estrutura Curricular do Curso de Direito

Estrutura Curricular do Curso de Direito Estrutura Curricular do Curso de Direito 1º Período Introdução ao Direito - História do Direito Português Aplicado ao Discurso Jurídico I Ciência Política e Teoria Geral do Estado - Antropologia Jurídica

Leia mais

MATRIZ CURRICULAR GRADUAÇÃO EM DIREITO ESCOLA DE DIREITO DE BRASÍLIA. 1º Semestre. do Estado e da Constituição 80. 2º Semestre

MATRIZ CURRICULAR GRADUAÇÃO EM DIREITO ESCOLA DE DIREITO DE BRASÍLIA. 1º Semestre. do Estado e da Constituição 80. 2º Semestre MATRIZ CURRICULAR GRADUAÇÃO EM DIREITO ESCOLA DE DIREITO DE BRASÍLIA 1º Semestre 1 Linguagem Jurídica I 40 2 Metodologia da Pesquisa 40 3 4 Ciência Política 40 Filosofia Geral 40 5 Formação Social do Brasil

Leia mais

Sumário CAPÍTULO I TEORIA DA CONSTITUIÇÃO E DAS NORMAS CONSTITUCIONAIS... 13

Sumário CAPÍTULO I TEORIA DA CONSTITUIÇÃO E DAS NORMAS CONSTITUCIONAIS... 13 Sumário 7 Sumário CAPÍTULO I TEORIA DA CONSTITUIÇÃO E DAS NORMAS CONSTITUCIONAIS... 13 QUESTÕES... 13 I.1. Constitucionalismo e história das Constituições... 13 I.2. Conceito e concepções de Constituição...

Leia mais

1º SEMESTRE 2º SEMESTRE

1º SEMESTRE 2º SEMESTRE 1º SEMESTRE Disciplina C.H. Pré-Requisitos História e Introdução à Ciência do Direito 60 Ciência Política e Teoria Geral do Estado 60 Economia 60 Linguagem e Argumentação Jurídica 60 Metodologia Científica

Leia mais

CONCURSO PÚBLICO N 001/2011- PMP

CONCURSO PÚBLICO N 001/2011- PMP CONCURSO PÚBLICO N 001/2011- PMP ERRATA N 001/2011 EDITAL N.º 001/2011 - ABERTURA DAS INSCRIÇÕES DO CONCURSO PÚBLICO, no ANEXO II: ONDE SE LÊ: CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS: ANALISTA DE CONTROLE INTERNO LEGISLAÇÃO

Leia mais

CURSO DE DIREITO EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS MATRIZ CURRICULAR BRUSQUE (SC)

CURSO DE DIREITO EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS MATRIZ CURRICULAR BRUSQUE (SC) 1 CURSO DE EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS MATRIZ CURRICULAR 2018.1 BRUSQUE (SC) 2018 2 SUMÁRIO 1ª FASE... 4 01 CIÊNCIA POLÍTICA E TEORIA GERAL DO ESTADO... 4 02 SOCIOLOGIA GERAL E JURÍDICA... 4 03 HISTÓRIA

Leia mais

SUMÁRIO SOBRE OS ORGANIZADORES... 5 APRESENTAÇÃO RAIO-X DAS QUESTÕES ANÁLISE DOS DADOS... 29

SUMÁRIO SOBRE OS ORGANIZADORES... 5 APRESENTAÇÃO RAIO-X DAS QUESTÕES ANÁLISE DOS DADOS... 29 Sumário 7 SUMÁRIO SOBRE OS ORGANIZADORES... 5 APRESENTAÇÃO... 19 RAIO-X DAS QUESTÕES... 21 ANÁLISE DOS DADOS... 29 ADVOCACIA-GERAL DA UNIÃO... 43 1. Das Funções Institucionais e da Composição... 43 2.

Leia mais

Fundação Sul Mineira de Ensino. Faculdade de Direito do Sul de Minas. 2º Período

Fundação Sul Mineira de Ensino. Faculdade de Direito do Sul de Minas. 2º Período 3/2/2014 Página 1 de 10 Prova Final/2017 Turno Diurno 2º Período 18/12/2017 (2ª feira) 08:00 D Instituições de Direito Privado II 18/12/2017 (2ª feira) 09:50 D História do Direito 19/12/2017 (3ª feira)

Leia mais

Fundação Sul Mineira de Ensino. Faculdade de Direito do Sul de Minas. 2º Período

Fundação Sul Mineira de Ensino. Faculdade de Direito do Sul de Minas. 2º Período 3/2/2014 Página 1 de 10 Prova Final/2018 Turno Diurno 2º Período 17/12/2018 (2ª feira) 08:00 D Estudos de Linguagem II 17/12/2018 (2ª feira) 09:50 D Instituições de Direito Privado II 18/12/2018 (3ª feira)

Leia mais

Fundação Sul Mineira de Ensino. Faculdade de Direito do Sul de Minas. 2º Período

Fundação Sul Mineira de Ensino. Faculdade de Direito do Sul de Minas. 2º Período 3/2/2014 Página 1 de 10 2ª Prova Parcial/2017 Turno Diurno 2º Período 22/11/2017 (4ª feira) 08:30 D Instituições de Direito Privado II 24/11/2017 (6ª feira) 08:30 D História do Direito 28/11/2017 (3ª feira)

Leia mais

Fundação Sul Mineira de Ensino. Faculdade de Direito do Sul de Minas. 2º Período

Fundação Sul Mineira de Ensino. Faculdade de Direito do Sul de Minas. 2º Período 3/2/2014 Página 1 de 10 2ª Prova Parcial/2018 Turno Diurno 2º Período 14/11/2018 (4ª feira) 08:30 D Instituições de Direito Privado II 19/11/2018 (2ª feira) 08:30 D Economia II 22/11/2018 (5ª feira) 08:30

Leia mais

S u m á r i o. Capítulo 1 Notas Introdutórias...1

S u m á r i o. Capítulo 1 Notas Introdutórias...1 S u m á r i o Capítulo 1 Notas Introdutórias...1 1. A Seguridade Social na Constituição de 1988... 1 1.1. Seguridade Social (arts. 194 a 204)... 1 1.1.1. Natureza do Direito à Seguridade Social... 1 1.1.2.

Leia mais

Fundação Comunitária de Ensino Superior de Itabira Grade Curricular Faculdade de Ciências Humanas de Itabira

Fundação Comunitária de Ensino Superior de Itabira Grade Curricular Faculdade de Ciências Humanas de Itabira Página: 1/5 2016 0 ADM005 Diversidade e Formação Cidadã OPT 2016 0 ADM044 Empreendedorismo OPT 2016 0 ADM070 Administração de Sistemas de Informação OPT 45 2016 0 ADM071 Gestão Ambiental OPT 45 2016 0

Leia mais

CONCURSOS TRABALHISTAS

CONCURSOS TRABALHISTAS em CONCURSOS TRABALHISTAS 2 a Edição 2012 COMO PASSAR EM CONCURSOS TRABALHISTAS 2 a edição COMO USAR O LIVRO 15 01. Direito Individual do Trabalho 19 1. Teoria Geral do Direito do Trabalho... 19 1.1. Formação

Leia mais

Índice 1. PORTUGUÊS. 1.1 Ortografia Morfologia - Classes de Palavras. 1.3 Verbos. 1.4 Sintaxe Pontuação

Índice 1. PORTUGUÊS. 1.1 Ortografia Morfologia - Classes de Palavras. 1.3 Verbos. 1.4 Sintaxe Pontuação 1. PORTUGUÊS 1.1 Ortografia 05 1.2 Morfologia - Classes de Palavras 1.3 Verbos 08 17 1.4 Sintaxe 27 1.5 Pontuação 33 1.6 Sujeito 37 1.7 Concordância 39 1.8 Regência 45 1.9 Crase 49 1. DIREITO CONSTITUCIONAL

Leia mais

MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM DIREITO

MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM DIREITO MATRIZ CURRICULAR DO (EM VIGOR PARA ALUNOS COM INGRESSO ATÉ 2015/2). 1º semestre Introdução ao Estudo do Direito 4 Globalização e Economia 4 História do Direito 4 Sociedade e Crime 4 Hermenêutica Jurídica

Leia mais

9. PROVA DE INEXISTÊNCIA DE DÉBITO (arts. 47 e 48 da Lei e 257 a 265 do Decreto 3.048)

9. PROVA DE INEXISTÊNCIA DE DÉBITO (arts. 47 e 48 da Lei e 257 a 265 do Decreto 3.048) SUMÁRIO INTRODUÇÃO 1. SEGURIDADE SOCIAL 1.1 Noção geral 1.1.1 Saúde 1.1.2 Assistência social 1.1.3 Previdência Social 1.2 Breve histórico 1.2.1 Evolução legislativa no Brasil 1.3 Conceituação 1.4 Objetivo,

Leia mais

Fundação Sul Mineira de Ensino. Faculdade de Direito do Sul de Minas. 1º Período

Fundação Sul Mineira de Ensino. Faculdade de Direito do Sul de Minas. 1º Período 3/2/2014 Página 1 de 10 1ª Prova Parcial/2018 Turno Diurno 1º Período 28/03/2018 (4ª feira) 08:30 D Instituições de Direito Privado I 03/04/2018 (3ª feira) 08:30 D Estudos de Linguagem I 05/04/2018 (5ª

Leia mais

Carga Horária. Total Semanal. Carga Horária Total. Carga Horária. Total Semanal. 9 Direito e Literatura II 40 2 Direito e Literatura I

Carga Horária. Total Semanal. Carga Horária Total. Carga Horária. Total Semanal. 9 Direito e Literatura II 40 2 Direito e Literatura I Bloco 1 1 Direito e Literatura I 40 2 Não 2 Fundamentos Filosóficos 40 2 Não 3 Introducao à Ciência Politica 80 4 Não 4 Introducao à Economia 40 2 Não 5 Introducao ao Estudo do Direito 80 4 Não 6 Metodologia

Leia mais

Sistema de Controle Acadêmico. Grade Curricular. Curso : DIREITO - TRÊS RIOS. CRÉDITOS Obrigatórios: 188 Optativos: 12.

Sistema de Controle Acadêmico. Grade Curricular. Curso : DIREITO - TRÊS RIOS. CRÉDITOS Obrigatórios: 188 Optativos: 12. Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro Pró-reitoria de Graduação - DAARG DRA - Divisão de Registros Acadêmicos Sistema de Controle Acadêmico Grade Curricular 30/01/2014-13:32:54 Curso : DIREITO -

Leia mais

Fundação Sul Mineira de Ensino. Faculdade de Direito do Sul de Minas. 1º Período

Fundação Sul Mineira de Ensino. Faculdade de Direito do Sul de Minas. 1º Período 3/2/2014 Página 1 de 10 1ª Prova Parcial/2019 Turno Diurno 1º Período 29/03/2019 (6ª feira) 08:30 D Sociedade e Criminalidade 02/04/2019 (3ª feira) 08:30 D Introdução ao Estudo do Direito I 04/04/2019

Leia mais

Fundação Sul Mineira de Ensino. Faculdade de Direito do Sul de Minas. 1º Período

Fundação Sul Mineira de Ensino. Faculdade de Direito do Sul de Minas. 1º Período 3/2/2014 Página 1 de 10 Prova Final/2019 Turno Diurno 1º Período 08/07/2019 (2ª feira) 08:00 D Instituições de Direito Privado I 08/07/2019 (2ª feira) 09:50 D Estudos de Linguagem I 09/07/2019 (3ª feira)

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL...

DIREITO CONSTITUCIONAL... Sumário 1. DIREITO CONSTITUCIONAL... 17 Direitos e garantias fundamentais... 17 Direitos políticos... 21 Controle de constitucionalidade... 21 Competências legislativas... 23 Poder legislativo... 28 Processo

Leia mais

Sumário. 2. DIREITO ADMINISTRATIVO Princípio da autotutela Vedação ao nepotismo Concurso público Servidores públicos

Sumário. 2. DIREITO ADMINISTRATIVO Princípio da autotutela Vedação ao nepotismo Concurso público Servidores públicos Sumário 1. DIREITO CONSTITUCIONAL Direitos e garantias fundamentais Direitos políticos Controle de constitucionalidade Competências legislativas Poder legislativo Processo legislativo Tribunal de Contas

Leia mais

SUMÁRIO ANÁLISE DE CONTEÚDO...

SUMÁRIO ANÁLISE DE CONTEÚDO... ANÁLISE DE CONTEÚDO... 17 1. Tabelas de Conteúdo das Respostas... 17 2. Gráfico-Resumo... 21 1. LEI ORGÂNICA DA DEFENSORIA PÚBLICA... 23 1. Das Disposições Gerais... 23 2. Da Organização, Da Estrutura...

Leia mais

SUMÁRIO. CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL Publicado no Diário Oficial da União nº 191-A de 5 de outubro de 1988

SUMÁRIO. CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL Publicado no Diário Oficial da União nº 191-A de 5 de outubro de 1988 SUMÁRIO CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL Publicado no Diário Oficial da União nº 191-A de 5 de outubro de 1988 Preâmbulo...1 TÍTULO I DOS PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS (Arts. 1º a 4º)...3 TÍTULO

Leia mais

Sumário. 2. DIREITO ADMINISTRATIVO...47 Princípio da autotutela Vedação ao nepotismo Servidores públicos Prescrição...

Sumário. 2. DIREITO ADMINISTRATIVO...47 Princípio da autotutela Vedação ao nepotismo Servidores públicos Prescrição... Sumário 1. DIREITO CONSTITUCIONAL...17 Direitos e garantias fundamentais... 17 Direitos políticos... 21 Controle de constitucionalidade... 22 Competências legislativas... 23 Poder legislativo... 28 Processo

Leia mais

2015 MATRIZ CURRICULAR 1º

2015 MATRIZ CURRICULAR 1º MATRIZ CURRICULAR 1º Período 01 Metodologia Científica I 40H Não há 2 02 História do Direito e do Pensamento Jurídico 40H Não há 2 03 Introdução ao Estudo do Direito 60H Não há 3 04 Linguagem e Comunicação

Leia mais

S u m á r i o. 1. A Seguridade Social na Constituição de Capítulo 1 Notas Introdutórias Seguridade Social (arts. 194 a 204)...

S u m á r i o. 1. A Seguridade Social na Constituição de Capítulo 1 Notas Introdutórias Seguridade Social (arts. 194 a 204)... S u m á r i o Capítulo 1 Notas Introdutórias... 1 1. A Seguridade Social na Constituição de 1988...1 1.1. Seguridade Social (arts. 194 a 204)...1 1.1.1. Natureza do Direito à Seguridade Social...1 1.1.2.

Leia mais

QUADRO DE AVALIAÇÕES 2012/02

QUADRO DE AVALIAÇÕES 2012/02 1ª PERÍODO A TURNO VESPERTINO Filosofia Geral de Jurídica 17/09 Metodologia da Pesquisa Científica 26/09 Língua Portuguesa 18/09 Ciência Política e Teoria Geral do Estado Introdução ao Estudo do Introdução

Leia mais

Súmario. Teoria da Constituição e das Normas Constitucionais Poder Constituinte e Direito Constitucional Intertemporal...

Súmario. Teoria da Constituição e das Normas Constitucionais Poder Constituinte e Direito Constitucional Intertemporal... Súmario Capítulo I Teoria da Constituição e das Normas Constitucionais... 13 1. Constitucionalismo e história das Constituições... 13 2. Conceito e concepções de Constituição... 16 3. Teoria da norma constitucional:

Leia mais

SUMÁRIO. PARTE I Finanças Públicas no Sistema Tributário... 1

SUMÁRIO. PARTE I Finanças Públicas no Sistema Tributário... 1 SUMÁRIO PARTE I Finanças Públicas no Sistema Tributário... 1 Capítulo 1 Finanças Públicas e Tributação... 3 1.1. Estado, atividade financeira, Direito Financeiro e Tributário... 3 1.2. Evolução das finanças

Leia mais

DIREITO DO TRABALHO E DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO

DIREITO DO TRABALHO E DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO EMENTA DIREITO DO TRABALHO E DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO DISCIPLINA: Teoria Geral do Direito do Trabalho CARGA-HORÁRIA: 10 horas EMENTA: Estudo sobre a introdução ao direito do trabalho, analisando

Leia mais

SUMÁRIO DIREITO DO TRABALHO DIREITO ADMINISTRATIVO

SUMÁRIO DIREITO DO TRABALHO DIREITO ADMINISTRATIVO SUMÁRIO DIREITO DO TRABALHO 1.Direito do trabalho: conceito, características, divisão, natureza, funções. Fundamentos e formação histórica do direito do trabalho. Tendências atuais do direito do trabalho.

Leia mais

DISCIPLINAS/ATIVIDADES OBRIGATÓRIAS

DISCIPLINAS/ATIVIDADES OBRIGATÓRIAS MEC - UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE CONSELHO DE ENSINO E PESQUISA RESOLUÇÃO N.º 103/2010 EMENTA: Estabelece o Currículo do Curso de Graduação em Direito - Macaé. O CONSELHO DE ENSINO E PESQUISA DA UNIVERSIDADE

Leia mais

1 DIREITO CONSTITUCIONAL...13

1 DIREITO CONSTITUCIONAL...13 Sumário 1 DIREITO CONSTITUCIONAL...13 DIREITOS E GARANTIAS FUNDAMENTAIS...13 DIREITOS POLÍTICOS...15 CONTROLE DE CONSTITUCIONALIDADE...15 COMPETÊNCIAS LEGISLATIVAS... 16 PODER LEGISLATIVO...18 PROCESSO

Leia mais

FACULDADE ASSIS GURGACZ SAGRES ACADÊMICO GRADE CURRICULAR. Emissão: 23/04/ :16 Página: 1 de 6. Colegiado: COLEGIADO DE DIREITO Curso:

FACULDADE ASSIS GURGACZ SAGRES ACADÊMICO GRADE CURRICULAR. Emissão: 23/04/ :16 Página: 1 de 6. Colegiado: COLEGIADO DE DIREITO Curso: 1 de 6 01 DIT101 - Introdução ao Direito - Ativa desde: DIT102 - Filosofia - Ativa desde: DIT103 - Metodologia Científica - Ativa desde: DIT104 - Ciência Politica - Ativa desde: DIT105 - Direito Civil

Leia mais

Delegado PC-RR Raio X

Delegado PC-RR Raio X Delegado PC-RR Raio X Direitos Humanos Principais Convenções e Pactos Internacionais de Direitos Humanos 30,77% Antecedentes da Proteção Universal dos DH. Carta das Nações Unidas 23,08% Introdução aos

Leia mais

De acordo com o edital do concurso e com a obra: Direito Previdenciário - 7ª edição Adriana Menezes Editora Juspodivm

De acordo com o edital do concurso e com a obra: Direito Previdenciário - 7ª edição Adriana Menezes Editora Juspodivm EDITAL ESQUEMATIZADO DELEGADO POLÍCIA FEDERAL De acordo com o edital do concurso e com a obra: Direito Previdenciário - 7ª edição Adriana Menezes Editora Juspodivm ITENS DO EDITAL POLÍCIA FEDERAL DELEGADO

Leia mais

Súmario CAPÍTULO I TEORIA DA CONSTITUIÇÃO E DAS NORMAS CONSTITUCIONAIS... 13

Súmario CAPÍTULO I TEORIA DA CONSTITUIÇÃO E DAS NORMAS CONSTITUCIONAIS... 13 Súmario 7 Súmario CAPÍTULO I TEORIA DA CONSTITUIÇÃO E DAS NORMAS CONSTITUCIONAIS... 13 QUESTÕES... 13 I.1. Constitucionalismo e história das Constituições... 13 I.2. Conceito e concepções de Constituição...

Leia mais

PROCON-MA Fiscal de Defesa do Consumidor. CONHECIMENTOS GERAIS (30 questões - Peso 1)

PROCON-MA Fiscal de Defesa do Consumidor. CONHECIMENTOS GERAIS (30 questões - Peso 1) Direito Administrativo (5 ) 1. Direito administrativo: Conceito, Objeto e Fontes. 2. Administração Pública: Conceito e Princípios. 3. Organização Administrativa Brasileira: Princípios; Espécies; Formas

Leia mais

SUMÁRIO. Ética no Serviço Público

SUMÁRIO. Ética no Serviço Público Ética no Serviço Público Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal: Decreto nº 1.171/1994 e Decreto nº 6.029/2007... 3 Regime Jurídico Único Lei 8.112/1990 e alterações,

Leia mais

EDITAL SISTEMATIZADO AUDITOR DO TRIBUNAL DE CONTAS ESTADO DO PARÁ - DIREITO/2016. Direito Previdenciário - 6ª edição Adriana Menezes Editora Juspodivm

EDITAL SISTEMATIZADO AUDITOR DO TRIBUNAL DE CONTAS ESTADO DO PARÁ - DIREITO/2016. Direito Previdenciário - 6ª edição Adriana Menezes Editora Juspodivm EDITAL SISTEMATIZADO AUDITOR DO TRIBUNAL DE CONTAS ESTADO DO PARÁ - DIREITO/2016 De acordo com o edital do concurso e com a obra: Direito Previdenciário - 6ª edição Adriana Menezes Editora Juspodivm ITENS

Leia mais

ATENÇÃO: OFERTA PROVISÓRIA! 2018/2

ATENÇÃO: OFERTA PROVISÓRIA! 2018/2 ATENÇÃO: OFERTA PROVISÓRIA! 2018/2 A oferta definitiva será divulgada até metade do mês de julho, juntamente com as salas e nomes de professores. OFERTA DE DISCIPLINAS / 2.º SEMESTRE DE 2018 DIURNO 2º

Leia mais

CONTROLE DE CONTEÚDO DELEGADO DE POLÍCIA CIVIL MATO GROSSO DO SUL

CONTROLE DE CONTEÚDO DELEGADO DE POLÍCIA CIVIL MATO GROSSO DO SUL CONTROLE DE CONTEÚDO DELEGADO DE POLÍCIA CIVIL MATO GROSSO DO SUL 1 Compreensão Textual. LÍNGUA PORTUGUESA CONTEÚDO PROGRAMÁTICO AULA LEITURA LEITURA QUESTÕES REVISÃO 2 Sílabas. Encontros Vocálicos e Consonantais.

Leia mais

SUMÁRIO. ÉTICA PROFISSIONAL Arthur Trigueiros

SUMÁRIO. ÉTICA PROFISSIONAL Arthur Trigueiros SUMÁRIO ÉTICA PROFISSIONAL Arthur Trigueiros 1. ÉTICA PROFISSIONAL E OS PRINCIPAIS DIPLOMAS NORMATIVOS QUE REGEM A MATÉRIA 2. ADVOCACIA E ATIVIDADES PRIVATIVAS DE ADVOCACIA 3. DA INSCRIÇÃO NA OAB 4. DO

Leia mais

Fundação Sul Mineira de Ensino. Faculdade de Direito do Sul de Minas. 2º Período

Fundação Sul Mineira de Ensino. Faculdade de Direito do Sul de Minas. 2º Período 3/2/2014 Página 1 de 10 1ª Prova Parcial/2017 Turno Diurno 2º Período 06/09/2017 (4ª feira) 08:30 D Instituições de Direito Privado II 11/09/2017 (2ª feira) 08:30 D Economia II 13/09/2017 (4ª feira) 08:30

Leia mais

Fundação Sul Mineira de Ensino. Faculdade de Direito do Sul de Minas. 2º Período

Fundação Sul Mineira de Ensino. Faculdade de Direito do Sul de Minas. 2º Período 3/2/2014 Página 1 de 10 1ª Prova Parcial/2018 Turno Diurno 2º Período 06/09/2018 (5ª feira) 08:30 D Direito Constitucional I 10/09/2018 (2ª feira) 08:30 D Introdução ao Estudo do Direito II 12/09/2018

Leia mais

SUMÁRIO. Língua Portuguesa

SUMÁRIO. Língua Portuguesa Língua Portuguesa Interpretação de texto. Argumentação. Pressupostos e subentendidos. Níveis de linguagem. Articulação do texto: coesão e coerência... 3 Termos da oração. Processos de coordenação e subordinação...

Leia mais

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO MÓDULO I BENEFÍCIOS INTRODUÇÃO AO DIREITO PREVIDENCIÁRIO Evolução histórica da Seguridade Social e da Previdência; Modelo Constitucional de Seguridade Social; Princípios da Seguridade Social; Competência

Leia mais

exercitado redação Estudado REVISÕES Ponta da língua DISCIPLINA ÉTICA NO SERVIÇO PÚBLICO:

exercitado redação Estudado REVISÕES Ponta da língua  DISCIPLINA ÉTICA NO SERVIÇO PÚBLICO: www.estrategiasdeaprovacao.com.br Bibliografia DISCIPLINA 1 2 3 4 5 ÉTICA NO SERVIÇO PÚBLICO: Estudado REVISÕES exercitado redação Ponta da língua bizu 1 Código de Ética Profissional do Servidor Público

Leia mais

SUMÁRIO. Língua Portuguesa

SUMÁRIO. Língua Portuguesa Língua Portuguesa Compreensão de texto contemporâneo... 3 Reconhecimento de modos de organização de diferentes gêneros de texto...9 Reconhecimento do uso significativo dos diferentes recursos gramaticais

Leia mais

De acordo com o edital do concurso e com a obra: Direito Previdenciário - 7ª edição Adriana Menezes Editora Juspodivm

De acordo com o edital do concurso e com a obra: Direito Previdenciário - 7ª edição Adriana Menezes Editora Juspodivm EDITAL ESQUEMATIZADO DELEGADO POLÍCIA FEDERAL De acordo com o edital do concurso e com a obra: Direito Previdenciário - 7ª edição Adriana Menezes Editora Juspodivm ITENS DO EDITAL POLÍCIA FEDERAL DELEGADO

Leia mais

Sumário. 1. Vocabulary Reading interpretation skills Porcentagem e Regra de Três Raciocínio Lógico...

Sumário. 1. Vocabulary Reading interpretation skills Porcentagem e Regra de Três Raciocínio Lógico... Sumário Português... 1 1. Concordância... 3 2. Regência... 14 3. Colocação pronominal... 23 4. Morfologia e morfossintaxe... 24 5. Pontuação... 53 6. Ortografia... 62 7. Sintaxe... 68 8. Interpretação

Leia mais

Sumário Parte I ComPreensão dos Fundamentos do estado, das Formas e das Funções do Governo, 9 1 estado, Governo e sociedade, 11

Sumário Parte I ComPreensão dos Fundamentos do estado, das Formas e das Funções do Governo, 9 1 estado, Governo e sociedade, 11 Sumário Abreviaturas, xv Prefácio à 7 a Edição, xix Prefácio à 6 a Edição, xxi Prefácio à 5 a Edição, xxiii Prefácio à 4 a Edição, xxv Prefácio à 3 a Edição, xxix Prefácio à 2 a Edição, xxxiii Prefácio

Leia mais

DE DIREITO PERÍODO MATUTINO HORÁRIO DO 1º SEMESTRE

DE DIREITO PERÍODO MATUTINO HORÁRIO DO 1º SEMESTRE DE DIREITO PERÍODO MATUTINO 2016-1 HORÁRIO DO 1º SEMESTRE 08:00 09:35 Introdução ao Estudo do Direito Direito, Pessoa e Sociedade Direito Civil LINDB e Parte Geral I Redação e Linguagem Jurídica Direito,

Leia mais

SUMÁRIO CAPÍTULO III. ADMINISTRADOR PÚBLICO Noções Gerais Poderes Administrativos Poder discricionário...

SUMÁRIO CAPÍTULO III. ADMINISTRADOR PÚBLICO Noções Gerais Poderes Administrativos Poder discricionário... SUMÁRIO CAPÍTULO I O DIREITO ADMINISTRATIVO E A ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA...1 1. Conceito... 1 2. Objeto do Direito Administrativo... 1 2.1. Princípios que ajudam a interpretar a atividade administrativa...

Leia mais

SUMÁRIO PASSADO E FUTURO DA SÚMULA DO STF Capítulo I DIREITO ADMINISTRATIVO... 41

SUMÁRIO PASSADO E FUTURO DA SÚMULA DO STF Capítulo I DIREITO ADMINISTRATIVO... 41 Sumário 13 SUMÁRIO PASSADO E FUTURO DA SÚMULA DO STF... 25 1. A Súmula como método... 25 2. Estabilidade relativa da jurisprudência... 28 3. Revisibilidade da Súmula... 30 4. Efeitos processuais da Súmula...

Leia mais

SUMÁRIO. 1 Evolução histórica, 5 1 Introdução, 5. 1 Notas introdutórias, 15 2 Legislação estrangeira, Alemanha, 15

SUMÁRIO. 1 Evolução histórica, 5 1 Introdução, 5. 1 Notas introdutórias, 15 2 Legislação estrangeira, Alemanha, 15 SUMÁRIO presentação, xvii Nota, xix Introdução, 1 1 Evolução histórica, 5 1 Introdução, 5 2 O sistema de estabilidade e o FGTS, 6 2 Direito internacional e legislação estrangeira, 15 1 Notas introdutórias,

Leia mais