Patrimônio histórico-cultural em revisão: Revitalização do centro antigo de Manaus

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Patrimônio histórico-cultural em revisão: Revitalização do centro antigo de Manaus"

Transcrição

1 1 Patrimônio histórico-cultural em revisão: Revitalização do centro antigo de Manaus Elizabeth Filippini Universidade do Estado do Amazonas O presente trabalho, ao enfocar o centro histórico de Manaus, sob a ótica de um patrimônio histórico-cultural de relevante significado para a memória e vida dos manauaras, põe em evidência a importância de estudar-se, mais a fundo, a problemática do patrimônio, relacionado à presente revitalização do centro histórico da cidade. Consideramos que os remanescentes materiais da cultura, além de servir ao conhecimento do passado, relevam as experiências vividas e dão aos indivíduos a lembrança e o sentimento de pertencer a um mesmo espaço e partilhar uma mesma cultura. Por isso mesmo, como lembra Marly Rodrigues, preservar o patrimônio cultural sejam os objetos da cultura material ou as imagens, sejam os traçados urbanos ou as edificações, ou sejam ainda as áreas naturais ou as paisagens é dar à sociedade maiores condições de perceber-se a si mesma 1. Em relação ao Brasil, como aponta Kennetti Maxwell, à medida que o país começou a aprofundar-se na democracia e, assim, trazer novas vozes às arenas política e social, os brasileiros puderam entender que, para ir em direção ao futuro, é preciso compreender o passado. Para Maxwell, esse novo interesse e preocupação com a história, entre outros aspectos, revela-se na tendência recente de restauração da arquitetura colonial, da qual, lembra ele, o Brasil possui alguns dos exemplares mais extraordinários das Américas. Na Bahia e em São Luiz do Maranhão esplendidas igrejas e casarões urbanos têm sido restauradas de maneira admirável 2. Aliás, como afirma ainda Marly Rodrigues, órgãos responsáveis pelo patrimônio, como o antigo SPHAN, inicialmente, deu mais atenção à proteção de monumentos de valor excepcional, com especial destaque para as obras do Barroco, movimento artístico do século 1 RODRIGUES, Marly. Preservar e consumir: o patrimônio histórico e o turismo. In: FUNARI, P. P.; PINSKY, Jaime (orgs.). Turismo e patrimônio cultural. 3 a. ed. São Paulo: Contexto, 2003, p MAXWEL, Kenneth. Chocolate, piratas e outros malandros. Ensaios tropicais. São Paulo: Paz e Terra, 1999, p. 423.

2 2 XVIII visto, então, como a essência da brasilidade e, também, à produção material dos colonizadores, a exemplo dos antigos fortes, engenhos e igrejas 3. Assim, as construções antigas, encaradas como patrimônio histórico, constituíram-se num conjunto de bens que, além de representar a história do país, teve o sentido de também representar o passado da arquitetura brasileira. Contudo, essas construções constituem artefatos da história brasileira mais tradicional. De qualquer forma, no que se refere aos edifícios de período mais recentes, lembrando os numerosos exemplares existentes em Manaus ou ainda no centro da cidade de São Paulo e em outras capitais brasileiras, construídos sob a influência do ecletismo, a partir do final do século XIX, a princípio, foram relegados, sendo considerados alheios à tradição brasileira. Hoje, esse quadro, evidentemente, mudou de figura e os exemplares arquitetônicos dessa época estão sendo valorizados e revistos com novos olhares. Para tanto, vale lembrar ainda que, a partir da segunda metade do século XX, a memória brasileira se viu atropelada pelo progresso cego, nas palavras de Pellegrini, em vista da especulação imobiliária e da expansão ou inchaço das áreas urbanas, além da presença dos órgãos de comunicação social, facilitando o advento de modismos da época. É frente a questões desta natureza que existe, hoje, uma necessidade premente de preservação esclarecida e da apreensão documental de traços culturais, para se poder realizar uma leitura satisfatória e correta do país 4. Trabalhos como o de Maria Evany do Nascimento são de suma importância para a realização desta pesquisa. Em Patrimônio e memória da Cidade: monumentos do Centro Histórico de Manaus, a pesquisadora preocupa-se, em especial, com os monumentos, como objeto de sua pesquisa. No século XIX, Manaus passa por um grande processo de modernização e embelezamento das praças e a lembrança desta época é vivida nos logradouros e prédios construídos neste período: por isso mesmo, são fontes constantes para a revisão da história da cidade. Tratam-se de pontos de referência da memória coletiva e é o que Michael Pollak situa como dispositivos da memória e o que Pierre Nora (1991) vislumbra como lugares de memória 5. Maria Evany, em sua análise, revela entre estas memórias, a importância dos monumentos, construídos como reflexo da modernização e mesmo da necessidade de construir uma memória coletiva, de guardar datas, como também de materializar momentos históricos 3 RODRIGUES, Marly, op. cit., p PELLEGRINI FILHO, Américo. Ecologia, cultura e turismo. 2 a. ed., Campinas, SP: Papirus, NASCIMENTO, Maria Ivany do. Patrimônio e memória da cidade: monumento do centro histórico de Manaus. Manaus: UFAM, ICHL, (Dissertação de mestrado), p. 48.

3 3 importantes para a cidade. Lembrando Pierre Nora, as memórias não são espontâneas e é preciso manterem-se os lugares de memória. Cada momento analisado pela autora, cada espaço da cidade guarda diferentes memórias e histórias, pois que não há um passado uníssono, assim como não existem lugares sem conflito. Por isso mesmo, surgem as memórias em disputa. A cidade de Manaus, neste sentido, traz a imersão, em alguns pontos, de elementos, pondo à tona a memória subterrânea. Os artefatos indígenas que hoje, estão sendo descobertos, expõem uma cidade subterrânea, com uma história e memória bem diferente da cidade construída. A cidade de Manaus, erguida no período da borracha, buscava incluir-se no mundo moderno e, cobrindo-se com um véu de modernidade, enterrou e escondeu os resquícios da cultura indígena e de outros grupos sociais excluídos. Hoje, a revisão da História surge com alguns trabalhos acadêmicos, ao colocarem-se em disputa essa memória da cidade moderna, com a memória subterrânea, vivenciada por esses grupos sociais esquecidos. Este trabalho, enfim, não buscou apenas uma revisão histórica do patrimônio cultural, a exemplo das praças públicas e do seu entorno, mas vislumbrou a necessidade de estudar-se ainda a problemática da educação patrimonial. Preocupa-nos e, ao mesmo tempo, surpreendemnos o fato de encontrarmos alunos de graduação, do Curso de Turismo ou mesmo da Escola Normal Superior, da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), que nem sequer conhecem o Teatro Amazonas. Se na Universidade percebemos uma situação dessa natureza, o que se poderá dizer, a esse respeito, das escolas do ensino fundamental e médio da cidade? E se um Teatro de tal magnitude mal está sendo visto, quem dirá os resquícios da cultura indígena e de outros grupos sociais esquecidos, submersos e encobertos pela cidade de pedra? Dentre as várias praças do centro antigo da cidade de Manaus, vale uma consideração à parte a D. Pedro II, com base no projeto Patrimônio histórico-cultural em revisão: revitalização do centro antigo de Manaus e, particularmente, nos estudos de Jhonatham Nogueira Martiniano. Tem esta praça peso significativo no cenário histórico e cultural da cidade e é o testemunho físico dos períodos pelos quais a cidade viveu: pré-colonial, colonial, provincial, republicano e contemporâneo, a partir da instalação da Zona Franca de Manaus 6. Vale dizer que o período colonial retrata a importância que o Forte de São José do Rio Negro teve para a origem da cidade de Manaus e, em decorrência, para a posterior criação da própria praça em questão, aliás assentada sobre um antigo cemitério indígena, ainda da época 6 MARTINIANO, Jhonatham Nogueira. Praça D. Pedro II: memórias de um patrimônio, Manaus: UEA (Universidade do Estado do Amazonas) / PAIC (Programa de Apoio à Iniciação Científica) 2006, sob a orientação da Profa. Dra. Elizabeth Filippini, com o Projeto acima referido.

4 4 pré-colonial. Como lembra Maria Evany do Nascimento,... a construção do forte marca também a chegada da civilização, de uma cultura que, supondo-se superior, buscará se impor a uma barbárie regional 7. Aliás, foi à sombra deste forte que a aldeia se tornou Arraial do Rio Negro, Lugar da Barra, Vila, Cidade da Barra do Rio Negro e, por fim, Manaus. Não há dados precisos a respeito da criação do Largo do Pelourinho, do qual se originou a Praça D. Pedro II, mas há registros, segundo a mesma autora, de sua existência antes dos anos de Mesmo assim, o largo ainda apareceu na primeira planta da cidade de Manaus, datada de 1852, e localizava-se entre a cadeia Velha, o Palácio e o antigo quartel, nas proximidades do forte. Tal denominação deve-se à instalação do Pelourinho no local. Como instrumento de justiça, consistia numa armação de madeira levantada em um lugar público. Junto dela, expunham-se e castigavam os criminosos de penas leves, com açoites e outros castigos comuns à época 9. É possível que o Largo do Pelourinho tenha testemunhado a atuação dos cabanos que, na tarde de 6 de março de 1836, controlaram a vila da Barra até o dia 31 de agosto do mesmo ano 10. Uma conclusão desta natureza liga-se ao fato de que o largo, assim como suas imediações, ainda representarem o centro político administrativo da região, como reflexo dos tempos coloniais. O pelourinho, como símbolo de justiça, só desapareceria de Manaus em 1855, segundo a ata da Câmara Municipal, de 6 de fevereiro desse mesmo ano, quando o presidente da província solicita a sua demolição, por não ser mais útil e valorizado pelos habitantes e pelas autoridades locais 11. Pelo fato de ser um espaço público bem antigo da cidade de Manaus, a Praça D. Pedro II recebeu várias denominações, cada uma delas relacionadas às necessidades ou acontecimentos relevantes de uma determinada época. A partir da obra de Mário Ypiranga Monteiro, pode-se ter um levantamento dos primeiros nomes que a Praça D. Pedro II conheceu, desde a criação do forte, até os anos que antecederam a Proclamação da República NASCIMENTO, Maria Evany do. op. cit. p NASCIMENTO, Maria Evany. Op.cit., p.71. Ver ainda MONTEIRO, Mário Ipiranga. Fundação de Manaus. 3ª ed. Ampl. Rio de Janeiro: Conquista, 1971, p O pelourinho, como símbolo de justiça, desapareceu de Manaus em 1855, de acordo com a ata da sessão da Câmara Municipal, de 6 de fevereiro do mesmo ano. 10 MARTINIANO, J. N., op.cit., p Idem, op.cit., p MONTEIRO, Mário Ypiranga. Roteiro histórico de Manaus. Manaus: Universidade do Amazonas,1998.

5 5 A designação Largo da Casa Forte perdeu popularidade em razão da perda de prestígio atribuído ao Forte, quando já estava em ruínas. Na época em que ainda existia a Casa Forte, o Largo abrangia uma área muito grande, dele fazendo parte as atuais Praça D. Pedro II e Nove de Novembro. Largo de Pedro II é o nome encontrado na ata da sessão da Câmara de Manaus, de 5 de outubro de Já, o nome Largo da Aclamação é uma homenagem à cidade que passou a chamar-se Manaus 13. De acordo com Mário Ypiranga Monteiro, as atas da Câmara Municipal dessa época atestam que os moradores no Lugar da Barra se reuniram na Praça D. Pedro II, também chamada de Largo da Trincheira e Largo da Fortaleza, para os festejos referentes à adesão do Amazonas à Independência do Brasil. Do Largo da Aclamação ou ainda Largo da Câmara, restaria só a Praça Nove de Novembro, que chegara a integrar o antigo Largo Pelourinho 14. Largo do Quartel é uma referência encontrada no ano de 1855, quando o quartel general e o hospital localizavam-se ao lado norte do largo 15. Certamente, a cidade existente por volta de 1870, já não era mais a mesma Manaus de meados século XIX, uma vez que a inevitável urbanização elevaria os seus padrões culturais 16. Neste contexto, a Praça D. Pedro II testemunharia as primeiras transformações ocorridas na cidade. Não é sem razão que o viajante Robert Avé-Lallemant, ao visitá-la, provavelmente no ano de 1859, observaria a existência de sólidos edifícios europeus ao lado de primitivos casebres de barros 17. Enquanto a borracha, já no início do último quartel no século XIX, tornava-se o maior gênero de exportação Manaus vivia a transformação de suas malocas em edificações singelas, como resultado da influência lusitana na busca de direcionar a cidade rumo ao progresso, fato este que se tornaria evidente, sem dúvida, nos vindouros anos republicanos 18. Foi no início do período republicano, aliás, que a produção da borracha tornou possível uma série de transformações e reformas no caráter urbanístico de Manaus, interferindo 13 A Praça Nove de Novembro é um nome referente ao dia em que o Lugar da Barra teve conhecimento da proclamação da Independência, notícia esta recebida com esperança pelos moradores da Barra que, de imediato, declaram a adesão da localidade ao Império. MARTINIANO, op.cit., p Manaus assim passou-se a chamar em razão da lei nº 147, de 24 de outubro de Ata da sessão da Câmara Municipal, de 6 de fevereiro de Vale lembrar que, em 1850, Manaus já expandira as suas delimitações além das adjacências da Praça D. Pedro II, algo imprescindível para uma cidade que crescia lentamente. Ainda por volta de 1860, as ruas não eram totalmente niveladas e não tinham pavimentação. Vale dizer que, mesmo a cidade vivendo ainda um processo incipiente de crescimento, a borracha já figurava na exportação regional, desde1827. MARTINIANO, J. N. op.cit., p AVÉ- LALLEMANT, Robert. No Rio Amazonas. Belo Horizonte/ São Paulo: Itatiaia/ EDUSP, 1980, p MARTINIANO, J, N., op.cit., p.14.

6 6 incisivamente nos costumes da cidade, ao varrer as influências indígenas e caboclas da população local 19. Assim, novos valores foram agregados e novos costumes, incorporados aos seus habitantes. Também novos prédios e logradouros surgiram no cenário da cidade, além da praça, com a função especial de socializar os seus moradores e adequá-los aos padrões e normas de civilidade. Estruturar os espaços públicos teve, dessa forma, um significado especial para esta época: principalmente, o de atender às exigências de uma nova elite, acostumada aos padrões europeus. A notícia da Proclamação da República só chegaria a Manaus seis dias depois, em 21 de novembro de A Praça Dom Pedro II presenciou este fato, quando a população, ao lado do Clube Republicano da cidade, lá se reuniu, em frente ao Quartel General, propondo um novo governo provisório, a ser escolhido, à noite, no Éden Teatro 20. Outra memória que a Praça D. Pedro II guarda relaciona-se à Revolta de Canudos, na Bahia, quando o Amazonas, com a sua participação na 4ª e última expedição, entre junho a outubro de 1897, contribuiu para integrar os dez mil soldados, enviados à campanha. Quanto a este fato, recorda Agnello Bittencourt: Da atual Praça D. Pedro II, antigo Largo do Quartel, já remodelada pelo Pensador, assisti em 1897, a partida das tropas amazonenses para Canudos Ao que tudo indica, já se tornava tradição, os eventos importantes da cidade ocorrerem na Praça D. Pedro II. Como mostra Agnello Bittencourt, a localidade, já se encontrava remodelada em fins do século XIX. De fato, a Praça D. Pedro II tinha passado por várias intervenções públicas, no sentido de oferecer conforto aos seus freqüentadores, ao melhorar os seus aspectos paisagísticos, numa época de grande influência européia nos costumes e na concepção urbanística da cidade de Manaus. 19 FREIRE, José Ribamar Bessa. Barés, Manáos e Tarumãs IN: Amazônia em Cadernos, História em novos cenários, n.23, v.2, Manaus: Universidade do Amazonas/ Museu Amazônico, 1993/1994, p O Clube Republicano com o apoio popular, após uma reunião cívica no Éden Teatro, dirigiu-se ao Palácio dos Governadores, depondo o último presidente da Província, Manuel Francisco Machado, o Barão de Solimões. O Governo Provisório ficou constituído por Domingos Teófilo de Carvalho Leal, pelo Capitão da Fragata Manuel Lopes da Cruz e pelo Coronel do Exército Antonio Florêncio Pereira Lago. Ver GARCIA, Etelvina. O poder jurídico na História do Amazonas. Manaus: Secretaria do Estado do Governo / Tribunal de Justiça do Estado do Amazonas, BITTENCOURT, Agnello. Fundação de Manaus: pródomos e seqüências. 2ª ed. rev. Manaus: Universidade do Amazonas, 1999, p. 39.

7 7 Foi em janeiro de 1894 que o Governador Eduardo Ribeiro, o Pensador, inauguraria o jardim da Praça D. Pedro II, à época, Praça da República, passando a oferecer ao público grande número de plantas e flores raras, além de uma suntuosa fonte de bronze, disposta na parte central, além de outros ornamentos 22. Na verdade, o jardim dessa praça, conhecido também como Jardim do Palácio e Jardim Passeio Público, de acordo com Mário Ypiranga Monteiro, fora projetado em 1887, dois anos antes da Proclamação da República. Também o coreto da Praça D. Pedro II, conhecido como chalet de ferro, fora instalado em maio desse mesmo ano, com suas obras concluídas, só em fevereiro do ano seguinte, segundo lembra Otoni de Mesquita 23. Vale lembrar que o coreto de ferro, erguido sobre uma base octogonal, é de origem inglesa e foi produzido pela firma Francis Morton & Cª Limited Engineers, de Liverpool. Segundo mostra Mário Ypiranga Monteiro, a fonte ornamental da Praça D, Pedro II, também de origem inglesa, foi encomendada a John Birch & Cia (Bohen & Birch), de Londres, sendo instalada em junho de Nesse mesmo ano, a praça passaria a ter 48 bancos de madeira, em armação de ferro, fornecidos por S. M. Santos 24. Até o início do século XX, a Praça D. Pedro II era a praça que mais se destacava na cidade de Manaus, como mostra Otoni de Mesquita. O Álbum do Amazonas, editado em 1902, atesta a preocupação do Governo em oferecer, nesta época, opções de lazer à população, através de recitais das bandas do Regimento Militar do Estado no jardim da Praça 25. Manaus, de fato, rendeu-se à influência da Belle Époque. No âmbito da cidade, o plano de reforma urbana executado no governo do Eduardo Ribeiro e de seus sucessores nivelou ruas, projetou novas avenidas e boulevards, alinhou e calçou as principais vias, construiu praças e jardins, instalando neles coretos, estátuas, fontes e chafarizes importados da Europa. Aterrou igarapés, como o do Espírito Santo e do Aterro, e os transformou em principais avenidas. Em relação aos igarapés maiores, foram edificadas pontes de pedras e ferro, para que a cidade crescesse além deles. Foi assim que Manaus deu costas para o rio e se expandiu em direção ao norte e à leste, segundo afirma José Ribamar Freire Mensagem do Governador Eduardo Gonçalves Ribeiro, em 10 de julho de 1894, p Ver: MONTEIRO, Mário Ypiranga. Roteiro Histórico de Manaus. Manaus: Universidade do Amazonas, 1998, p. 522 e MESQUITA, Otoni Moreira de. Manaus: história e arquitetura Manaus: Universidade do Amazonas, 1997, p MONTEIRO, op. cit., p MESQUITA, op. cit., p Os recitais das bandas do Regimento Militar do Estado eram realizados todos os domingos, quintas-feiras e feriados, das seis às nove horas da noite. 26 FREIRE, José Ribamar Bessa, op. cit., p.174.

8 8 Assim, no intuito de torna-se uma cidade apropriada ao estilo de vida europeu, Edinea Mascarenhas Dias mostra que, entre os anos de 1890 a 1920, Manaus deveria apresentar-se moderna e atraente para a imigração, o capital e o consumo 27. Por isso mesmo, a intenção dos governantes desta época foi modernizar e embelezar a cidade e encobrir tudo o que pudesse evocar os povos indígenas. Contudo, o ano de 1913 demarca o declínio da economia do látex e 1920, a falência da borracha na região amazônica. A crise econômica dessa época suprimiu os grandes investimentos em Manaus. O centro antigo da cidade, a partir deste momento, viveria tempos difíceis, ao perder sua importância no cenário da cidade, principalmente anos mais tarde, com a instalação da Zona Franca de Manaus 28. Foi dentro desse quadro que a Praça D. Pedro II e adjacências acabaram por tornar-se uma área de prostituição, no mesmo lugar onde guarda, em seu subterrâneo, a memória dos povos indígenas. Cabe lembrar que, no entorno da Praça D. Pedro II, encontram-se o Paço da liberdade, o mais antigo palácio governamental de Manaus; o Hotel Cassina, transformado no chamado Cabaré Chinelo, após a crise da borracha, nas décadas de 20 e 30 do século XX; o Palácio Rio Branco edificado no terreno onde existiu a antiga cadeia pública da cidade; ainda o edifício do I. A. P. T. C. (Instituto de Aposentadoria e Pensões de Empregados e Transportes e Cargas), construído no terreno, onde antes havia o Éden Teatro. Para promover a regeneração de toda a área onde se iniciou o processo de ocupação urbana da cidade, em 1994, a Prefeitura de Manaus, em parceria com o Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB), realizou um concurso público, com o intuito de revitalizar o entorno do Paço da liberdade, na Praça D. Pedro II 29. Foi só no ano de 2001 que a Prefeitura de Manaus, deu início às obras da primeira etapa do projeto, que consistiria na revitalização da Rua Bernardo Ramos, além da restauração da Praça D. Pedro II e do Paço da liberdade. Contudo, em razão do compromisso do governo municipal com a revitalização e preservação do patrimônio histórico cultural, em dezembro de 2002, Manaus passaria a receber 27 DIAS, Edinea Mascarenhas. A ilusão do fausto: Manaus Manaus: Valer, 1999, p. 19. Quanto ao embelezamento, modernização e urbanização de Manaus, ver MESQUITA, Otoni de, op. cit., p e PÁSCOA, Márcio. A vida musical em Manaus na época da borracha. Manaus: Funarte, p Convém lembrar que há uma grande lacuna em termos de estudo e pesquisa sobre a cidade de Manaus, no período de 1920 a 1969 (anos da instalação da Zona Franca de Manaus). Por isso mesmo, a literatura é escassa, especialmente em relação ao universo cultural da cidade. 29 Almir de Oliveira, Ana Lúcia Abrahim, Mércia Parente e Roberto Moita formavam a equipe de arquitetos que ganhou o referido concurso.

9 9 o financiamento do Programa Monumenta 30. No que tange ao centro antigo de Manaus, esse programa busca transformar o Paço da Liberdade em Museu Histórico de Manaus MUHMA, além de submeter a Praça D. Pedro II a uma intervenção, para a restauração do coreto, do chafariz, dos pisos, da iluminação e da vegetação. Ainda em meados de 2003 e início de 2004, a Prefeitura de Manaus realizou outra intervenção na Praça D. Pedro II, resultando na identificação de 256 vestígios arqueológicos e no salvamento de 4 urnas funerárias da fase paredão 31. Foi assim que as instituições públicas passaram a perceber a relevância que a história de Manaus tem para a reafirmação da identidade regional. As memórias não podem continuar esquecidas dentro das bibliotecas, inseridas em registros antigos e nem sendo deterioradas sob o asfalto, apagadas pelo fluxo constante dos veículos, como lembra Jhonathan Nogueira Martiniano 32. A Praça D. Pedro II, enfim, como um dos lugares mais antigos da cidade, retrata as observações de Pierre Nora. O espaço da Praça assim como os prédios que a cercam, para continuar existindo, passaram por metamorfoses e adaptações. Já, o próprio Hotel Cassina está de pé, como a imortalizar a morte, não só de seu próprio glamour, mas de uma época de riquezas e extravagâncias, como lembra Maria Evany do Nascimento. Com o seu espaço cercado por edifícios imponentes e importantes, conserva ainda o seu traçado original pouco modificado. Foi uma praça construída de acordo com os padrões urbanísticos antigos que viam a cidade como uma obra de arte 33. A Praça D. Pedro II é referência de memória de lugares, e carrega o peso da história de Manaus. Hoje, vive momentos difíceis. A cidade cresceu, outros espaços surgiram, associados aos novos valores da vida contemporânea e a Praça perdeu a sua importante função: de espaço de convívio. Á espera de cuidados especiais, a revitalização, de fato, ainda não bateu às suas 30 O Monumenta é definido como um Programa de recuperação sustentável do patrimônio histórico urbano brasileiro, sob a tutela do Governo Federal, resultando do contrato de empréstimo entre o Banco Interamericano de Desenvolvimento BID e o Governo Federal. Só em janeiro de 2004, foi assinado o Convênio de Financiamento do Programa Monumenta, pelo Ministro da Cultura, Gilberto Gil, e o então Prefeito de Manaus, Alfredo Nascimento para o início da execução das obras, que passaram a ser coordenadas pela Manaustur (Fundação Municipal de Turismo), através da Unidade Executora do Projeto UEP Manaus. 31 MARTINIANO, J. N. op. cit., p. 41. Os trabalhos de intervenção na Praça D. Pedro II foram coordenados pelos arqueólogos Eduardo Góes Neves, Carlos Augusto da Silva e Patrícia Bayond Donatti. As urnas funerárias encontradas são da fase paredão. Esta fase caracteriza-se por utensílios de tamanhos e tipos variados, com adornos geométricos e zoomórficos nos ombros, grandes urnas piriformes modeladas no formato da cabeça humana ou de animais, pinturas em vermelho ou preto, em finas linhas. Ver os textos expostos no Instituto Geográfico e Histórico do Amazonas. 32 Idem, ibidem. 33 NASCIMENTO, Maria Evany do. op. cit., p

10 10 portas. Enquanto isso, emana de seu subterrâneo, mais uma vez, a memória subterrânea dos povos indígenas. Manaus redescobre os seus valores culturais e sua própria identidade.

11 11 Referências Bibliográficas AVÉ- LALLEMANT, Robert. No Rio Amazonas. Belo Horizonte/ São Paulo: Itatiaia/ EDUSP, DIAS, Edinea Mascarenhas. A ilusão do fausto: Manaus Manaus: Valer, FREIRE, José Ribamar Bessa. Barés, Manáos e Tarumãs IN: Amazônia em Cadernos, História em novos cenários, n.23, v.2, Manaus: Universidade do Amazonas/ Museu Amazônico, 1993/1994. MARTINIANO, Jhonatham Nogueira. Praça D. Pedro II: memórias de um patrimônio, Manaus: UEA (Universidade do Estado do Amazonas) / PAIC (Programa de Apoio à Iniciação Científica) MAXWEL, Kenneth. Chocolate, piratas e outros malandros. Ensaios tropicais. São Paulo: Paz e Terra, MESQUITA, Otoni Moreira de. Manaus: história e arquitetura Manaus: Universidade do Amazonas, MONTEIRO, Mário Ipiranga. Fundação de Manaus. 3ª ed. Ampl. Rio de Janeiro: Conquista, MONTEIRO, Mário Ypiranga. Roteiro histórico de Manaus. Manaus: Universidade do Amazonas,1998. NASCIMENTO, Maria Ivany do. Patrimônio e memória da cidade: monumento do centro histórico de Manaus. Manaus: UFAM, ICHL, (Dissertação de mestrado). PELLEGRINI FILHO, Américo. Ecologia, cultura e turismo. 2 a. ed., Campinas, SP: Papirus, RODRIGUES, Marly. Preservar e consumir: o patrimônio histórico e o turismo. In: FUNARI, P. P.; PINSKY, Jaime (orgs.). Turismo e patrimônio cultural. 3 a. ed. São Paulo: Contexto, 2003,

EDUCAÇÃO E PROGRESSO: A EVOLUÇÃO DO ESPAÇO FÍSICO DA ESCOLA ESTADUAL ELOY PEREIRA NAS COMEMORAÇÕES DO SEU JUBILEU

EDUCAÇÃO E PROGRESSO: A EVOLUÇÃO DO ESPAÇO FÍSICO DA ESCOLA ESTADUAL ELOY PEREIRA NAS COMEMORAÇÕES DO SEU JUBILEU 1 EDUCAÇÃO E PROGRESSO: A EVOLUÇÃO DO ESPAÇO FÍSICO DA ESCOLA ESTADUAL ELOY PEREIRA NAS COMEMORAÇÕES DO SEU JUBILEU Resumo Rodrigo Rafael Pinheiro da Fonseca Universidade Estadual de Montes Claros digasmg@gmail.com

Leia mais

Senhor Ministro da Defesa Nacional, Professor Azeredo Lopes, Senhora Vice-Presidente da Assembleia da República, Dra.

Senhor Ministro da Defesa Nacional, Professor Azeredo Lopes, Senhora Vice-Presidente da Assembleia da República, Dra. Senhor Representante de Sua Excelência o Presidente da República, General Rocha Viera, Senhor Ministro da Defesa Nacional, Professor Azeredo Lopes, Senhora Vice-Presidente da Assembleia da República, Dra.

Leia mais

MEMÓRIAS DO LARGO DE SÃO SEBASTIÃO

MEMÓRIAS DO LARGO DE SÃO SEBASTIÃO Revista Eletrônica Aboré Publicação da Escola Superior de Artes e Turismo - Edição 03/2007 ISSN 1980-6930 MEMÓRIAS DO LARGO DE SÃO SEBASTIÃO Jhonathan Nogueira Martiniano. 1 Elizabeth Filippini. 2 RESUMO

Leia mais

Resgate da Memória ANO 2, Nº 4. ABR.2015

Resgate da Memória ANO 2, Nº 4. ABR.2015 116 A história de uma cidade pode ser contada de diversas maneiras: por meio de livros, vídeos, sons e a partir de histórias passadas de gerações em gerações. Nesta seção, a Revista buscou uma maneira

Leia mais

A Preservação do Patrimônio Cultural na Esfera Municipal

A Preservação do Patrimônio Cultural na Esfera Municipal A Preservação do Patrimônio Cultural na Esfera Municipal 1. Introdução O patrimônio cultural de cada comunidade pode ser considerado a sua cédula de identidade. Por isso, cada vez mais os municípios necessitam

Leia mais

Mercado Municipal do Estado de Sa o Paulo

Mercado Municipal do Estado de Sa o Paulo Mercado Municipal do Estado de Sa o Paulo O Mercado Municipal de São Paulo é uma construção histórica localizada na região central da capital. Obra projetada pelo arquiteto Franscisco de Paula Ramos de

Leia mais

Colégio Senhora de Fátima

Colégio Senhora de Fátima Colégio Senhora de Fátima A formação do território brasileiro 7 ano Professora: Jenifer Geografia A formação do território brasileiro As imagens a seguir tem como principal objetivo levar a refletir sobre

Leia mais

3.3 O Largo do Carmo e seu entorno

3.3 O Largo do Carmo e seu entorno 3.3 O Largo do Carmo e seu entorno O Largo do Carmo, como ainda é conhecido o espaço público na frente das igrejas da Ordem Primeira e Terceira do Carmo, e ao lado do Teatro Vasques. Seu entorno conserva

Leia mais

P O R T O M A R A V I L H A

P O R T O M A R A V I L H A P O R T O M A R A V I L H A P O R T O M A R A V I L H A Porto do Rio Zona Portuária Hoje Da fundação aos dias de hoje Oficialmente, o Porto do Rio de Janeiro foi inaugurado em 1910, o que impulsionou o

Leia mais

1 INTRODUÇÃO. 1.1 Motivação e Justificativa

1 INTRODUÇÃO. 1.1 Motivação e Justificativa 1 INTRODUÇÃO 1.1 Motivação e Justificativa A locomoção é um dos direitos básicos do cidadão. Cabe, portanto, ao poder público normalmente uma prefeitura e/ou um estado prover transporte de qualidade para

Leia mais

Análise de obra arquitetônica: O prédio do Museu Brasileiro da Escultura (MUBE), de Paulo Mendes da Rocha.

Análise de obra arquitetônica: O prédio do Museu Brasileiro da Escultura (MUBE), de Paulo Mendes da Rocha. Análise de obra arquitetônica: O prédio do Museu Brasileiro da Escultura (MUBE), de Paulo Mendes da Rocha. Por Talles Lucena, educador do MuBE. O prédio do Museu Brasileiro da Escultura é um projeto do

Leia mais

Salão Nobre da Associação. Salão das Sessões

Salão Nobre da Associação. Salão das Sessões Ano: 1922 Título: Associação Commercial Tipologia: Edifício com 3 pavimentos Logradouro Original: Rua Onze de Junho / Praça Azevedo Júnior / Rua XV de Novembro Logradouro Atual: Rua Riachuelo Bairro: Centro

Leia mais

FRANQUIA O BOTICÁRIO SÃO FRANCISCO DO SUL (SC) RELAÇÃO COM A COMUNIDADE

FRANQUIA O BOTICÁRIO SÃO FRANCISCO DO SUL (SC) RELAÇÃO COM A COMUNIDADE FRANQUIA O BOTICÁRIO SÃO FRANCISCO DO SUL (SC) RELAÇÃO COM A COMUNIDADE RESUMO A reconstituição e o resgate da memória do centro de histórico da cidade foi o audacioso trabalho que a franquia O Boticário

Leia mais

LUGARES E PAISAGENS DO PLANETA TERRA

LUGARES E PAISAGENS DO PLANETA TERRA LUGARES E PAISAGENS DO PLANETA TERRA AS ÁGUAS DE SUPERFÍCIE Os rios são cursos naturais de água doce. Eles podem se originar a partir do derretimento de neve e de geleiras, de um lago ou das águas das

Leia mais

História da Habitação em Florianópolis

História da Habitação em Florianópolis História da Habitação em Florianópolis CARACTERIZAÇÃO DAS FAVELAS EM FLORIANÓPOLIS No início do século XX temos as favelas mais antigas, sendo que as primeiras se instalaram em torno da região central,

Leia mais

Unidade III Produção, trabalho e as instituições I. Aula 5.2 Conteúdo:

Unidade III Produção, trabalho e as instituições I. Aula 5.2 Conteúdo: Unidade III Produção, trabalho e as instituições I. Aula 5.2 Conteúdo: A família patriarcal no Brasil e seus desdobramentos. 2 Habilidade: Reconhecer que a ideologia patriarcal influenciou a configuração

Leia mais

- ÁREAS DE REABILITAÇÃO URBANA -

- ÁREAS DE REABILITAÇÃO URBANA - - ÁREAS DE REABILITAÇÃO URBANA - ARU do Centro Histórico de Beja ARU do Centro Histórico de Beja II ARU do Bairro Social de Beja ARU da Rua da Lavoura - Beja ESCLARECIMENTOS E INSTRUÇÕES PARA OS INTERESSADOS

Leia mais

Cerimónia de Assinatura Protocolo AICEP/CRUP

Cerimónia de Assinatura Protocolo AICEP/CRUP Cerimónia de Assinatura Protocolo AICEP/CRUP Lisboa, 10 janeiro 2014 António Rendas Reitor da Universidade Nova de Lisboa Presidente do Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas Queria começar

Leia mais

PAC CIDADES HISTÓRICAS. Natal /RN

PAC CIDADES HISTÓRICAS. Natal /RN PAC CIDADES HISTÓRICAS Natal /RN INTRODUÇÃO O Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), iniciado em 2007, é uma inciativa do governo federal coordenada pelo Ministério do Planejamento que promoveu a

Leia mais

Relatório da Visita da Comissão ao. Museu Nacional UFRJ. 5 de agosto de 2011

Relatório da Visita da Comissão ao. Museu Nacional UFRJ. 5 de agosto de 2011 Relatório da Visita da Comissão ao Museu Nacional UFRJ 5 de agosto de 2011 Bruno de Cerqueira Luiz da Motta Recepção Fomos recebidos de maneira extremamente cordial pela diretora do Museu Nacional, Profª.

Leia mais

INSTITUTO DE ARQUITETOS DO BRASIL

INSTITUTO DE ARQUITETOS DO BRASIL RETROFIT DO EDIFÍCIO SUL AMÉRICA Autor(es): Fernando Pinheiro Monte Filho e Alessandra Nascimento de Lima O retrofit do edifício Galeria Sul América encontra-se em uma sequência temporal de modificação

Leia mais

CENÁRIOS DA PAISAGEM URBANA TRANSFORMAÇÕES DA PAISAGEM DA CIDADE DE SÃO PAULO

CENÁRIOS DA PAISAGEM URBANA TRANSFORMAÇÕES DA PAISAGEM DA CIDADE DE SÃO PAULO ARQUIVO PÚBLICO DO ESTADO DE SÃO PAULO NÚCLEO DE AÇÃO EDUCATIVA O(S) USO(S) DE DOCUMENTOS DE ARQUIVO EM SALA DE AULA BRUNA EVELIN LOPES SANTOS CENÁRIOS DA PAISAGEM URBANA TRANSFORMAÇÕES DA PAISAGEM DA

Leia mais

Processo de Tombamento do Teatro São Vicente de Assis e a sociedade. local 1

Processo de Tombamento do Teatro São Vicente de Assis e a sociedade. local 1 Processo de Tombamento do Teatro São Vicente de Assis e a sociedade local 1 Rodrigo Modesto Nascimento Mestre Unesp de Assis O tombamento do Teatro São Vicente 2 de Assis foi solicitado pela Prefeitura

Leia mais

Curitiba/PR - Palacete do Batel será restaurado

Curitiba/PR - Palacete do Batel será restaurado Curitiba/PR - Palacete do Batel será restaurado O Palacete do Batel está em obras. Um projeto, encomendado pelos proprietários do imóvel, com o aval do Conselho Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico

Leia mais

O Cemitério Municipal São Jose: espacialidade, religiosidade e seus vários enfoques culturais

O Cemitério Municipal São Jose: espacialidade, religiosidade e seus vários enfoques culturais O Cemitério Municipal São Jose: espacialidade, religiosidade e seus vários enfoques culturais Fernando Michelis - fermichelis_@hotmail.com Resumo O Cemitério Municipal São Jose localizado na cidade de

Leia mais

ATIVIDADE DE ESTUDOS SOCIAIS 3ª S SÉRIES A-B-C-D

ATIVIDADE DE ESTUDOS SOCIAIS 3ª S SÉRIES A-B-C-D Nome: n.º 3ª série Barueri, / / 2009 Disciplina: ESTUDOS SOCIAIS 1ª POSTAGEM ATIVIDADE DE ESTUDOS SOCIAIS 3ª S SÉRIES A-B-C-D Querido aluno, segue a orientação para esta atividade. - Ler com atenção, responder

Leia mais

Prova bimestral. história. 1 o Bimestre 5 o ano. 1. Leia o texto a seguir e responda

Prova bimestral. história. 1 o Bimestre 5 o ano. 1. Leia o texto a seguir e responda Material elaborado pelo Ético Sistema de Ensino Ensino fundamental Publicado em 2012 Prova bimestral 1 o Bimestre 5 o ano história Data: / / Nível: Escola: Nome: 1. Leia o texto a seguir e responda Na

Leia mais

Aula 3 de 4 Versão Aluno

Aula 3 de 4 Versão Aluno Aula 3 de 4 Versão Aluno As Comunidades Indígenas Agora vamos conhecer um pouco das características naturais que atraíram essas diferentes ocupações humanas ao longo dos séculos para a Região da Bacia

Leia mais

COMO SE TORNAR UM VOLUNTÁRIO?

COMO SE TORNAR UM VOLUNTÁRIO? COMO SE TORNAR UM VOLUNTÁRIO? Apresentação Ir para a escola, passar um tempo com a família e amigos, acompanhar as últimas novidades do mundo virtual, fazer um curso de inglês e praticar um esporte são

Leia mais

2.2.3 Casos de Imóveis preservados

2.2.3 Casos de Imóveis preservados 2.2.3 Casos de Imóveis preservados Em Sorocaba o tombamento municipal é a base da política de preservação adotada em nível local. Em entrevista para o Jornal Cruzeiro do Sul a presidente do CMDPH, Maria

Leia mais

Significado do termo Paisagismo ou Arquitetura Paisagística

Significado do termo Paisagismo ou Arquitetura Paisagística Significado do termo Paisagismo ou Arquitetura Paisagística Definição de Paisagem Natural / Cultural 1. Consideramos Paisagem todo o espaço que se abrange num lance de vista, e que é delimitado pela linha

Leia mais

SOB O DOMÍNIO DE NAPOLEÃO

SOB O DOMÍNIO DE NAPOLEÃO SOB O DOMÍNIO DE NAPOLEÃO Nível de Ensino/Faixa Etária: 8º e 9º anos do Ensino Fundamental, e todas as séries do Ensino Médio Áreas Conexas: História, Geografia, Sociologia, Ciências Consultor: Rafael

Leia mais

Reabilitação do Edifício da Casa da Cultura

Reabilitação do Edifício da Casa da Cultura Reabilitação do Edifício da Casa da Cultura ANEXO III PROGRAMA PRELIMINAR Programa_Preliminar_JC_DOM 1 Reabilitação do Edifício da Casa da Cultura PROGRAMA PRELIMINAR Índice! " #! $ % &' ( Programa_Preliminar_JC_DOM

Leia mais

PATRIMÔNIO E DESENVOLVIMENTO

PATRIMÔNIO E DESENVOLVIMENTO PATRIMÔNIO E DESENVOLVIMENTO EVOLUÇÃO URBANÍSTICA DE SALVADOR POPULAÇÃO: 1960 635.917 hab. 2000 2.442.102 hab. 66,8 mil (2,8%) no Centro Antigo 1 B BENS CULTURAIS TOMBADOS NAS ESFERAS FEDERAL E ESTADUAL

Leia mais

LEI DOS INSTRUMENTOS

LEI DOS INSTRUMENTOS LEI DOS INSTRUMENTOS LEI Nº 2.333 DE 06 DE OUTUBRO DE 2006 Dispõe sobre os Instrumentos de Política Urbana no Município de Itápolis. MAJOR AVIADOR MOACYR ZITELLI, Prefeito do Município de Itápolis, Estado

Leia mais

Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação

Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Coordenação de Biblioteca 29 Discurso na cerimónia de premiação

Leia mais

DISCURSO SOBRE LEVANTAMENTO DA PASTORAL DO MIGRANTE FEITO NO ESTADO DO AMAZONAS REVELANDO QUE OS MIGRANTES PROCURAM O ESTADO DO AMAZONAS EM BUSCA DE

DISCURSO SOBRE LEVANTAMENTO DA PASTORAL DO MIGRANTE FEITO NO ESTADO DO AMAZONAS REVELANDO QUE OS MIGRANTES PROCURAM O ESTADO DO AMAZONAS EM BUSCA DE DISCURSO SOBRE LEVANTAMENTO DA PASTORAL DO MIGRANTE FEITO NO ESTADO DO AMAZONAS REVELANDO QUE OS MIGRANTES PROCURAM O ESTADO DO AMAZONAS EM BUSCA DE MELHORES CONDIÇÕES DE VIDA DEPUTADO MARCELO SERAFIM

Leia mais

O Sindicato de trabalhadores rurais de Ubatã e sua contribuição para a defesa dos interesses da classe trabalhadora rural

O Sindicato de trabalhadores rurais de Ubatã e sua contribuição para a defesa dos interesses da classe trabalhadora rural O Sindicato de trabalhadores rurais de Ubatã e sua contribuição para a defesa dos interesses da classe trabalhadora rural Marcos Santos Figueiredo* Introdução A presença dos sindicatos de trabalhadores

Leia mais

Daniela Campioto Cyrilo Lima*, Emanuela Matos Granja*, Fabio Giordano **

Daniela Campioto Cyrilo Lima*, Emanuela Matos Granja*, Fabio Giordano ** AVALIAÇÃO SOBRE AS PRÁTICAS EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL DESENVOLVIDA ATRAVÉS DO ECOTURISMO NO CAMINHO DO MAR PARQUE ESTADUAL DA SERRA DO MAR NÚCLEO ITUTINGA PILÕES Daniela Campioto Cyrilo Lima*, Emanuela Matos

Leia mais

Vice-Presidência de Engenharia e Meio Ambiente Instrução de trabalho de Meio Ambiente

Vice-Presidência de Engenharia e Meio Ambiente Instrução de trabalho de Meio Ambiente Histórico de Alterações Nº de Revisão Data de Revisão Alteração Efetuada 1-Foi alterado o texto do item 2, onde foram suprimidas as referências anteriores e referenciada a PGR-4.3.2 e ao IPHAN. 2-No item

Leia mais

Organizando Voluntariado na Escola. Aula 1 Ser Voluntário

Organizando Voluntariado na Escola. Aula 1 Ser Voluntário Organizando Voluntariado na Escola Aula 1 Ser Voluntário Objetivos 1 Entender o que é ser voluntário. 2 Conhecer os benefícios de ajudar. 3 Perceber as oportunidades proporcionadas pelo voluntariado. 4

Leia mais

Lista de exercícios 01

Lista de exercícios 01 PARTE I Lista de exercícios 01 1. Defina os seguintes termos: entidade, atributo, valor do atributo, atributo composto, atributo multivalorado, atributo derivado, atributo-chave, domínio. 2. Explique as

Leia mais

Centro Histórico de Santarém: Como integrar a herança cultural nos desafios do futuro?

Centro Histórico de Santarém: Como integrar a herança cultural nos desafios do futuro? Centro Histórico de Santarém: Como integrar a herança cultural nos desafios do futuro? Vive-se um tempo de descrédito, generalizado, relativamente às soluções urbanísticas encontradas para o crescimento

Leia mais

Igreja!de! Nossa!Senhora!do!Carmo! Da!Antiga!Sé!

Igreja!de! Nossa!Senhora!do!Carmo! Da!Antiga!Sé! AtransferênciadaCorteeainstalaçãodaFamíliaRealno Rio de Janeiro, em 1808, marcam uma nova etapa na história do País. A capital do ViceMReino passa a ser a sededogovernoedaadministraçãodoimpériolusoe experimentará

Leia mais

São Paulo/SP - Planejamento urbano deve levar em conta o morador da rua

São Paulo/SP - Planejamento urbano deve levar em conta o morador da rua São Paulo/SP - Planejamento urbano deve levar em conta o morador da rua Pesquisa traz reflexões para melhorar a situação da população de rua e indica falhas nas políticas públicas. Moradores de rua na

Leia mais

AGORA É ASSIM: VOCÊ DECIDE, A PREFEITURA FAZ.

AGORA É ASSIM: VOCÊ DECIDE, A PREFEITURA FAZ. AGORA É ASSIM: VOCÊ DECIDE, A PREFEITURA FAZ. Você já ouviu falar Nesse tal de orçamento? O que entra de recursos Na administração Terá que ser todo gasto Em prol da população ISS, IPTU Fundo de Participação

Leia mais

Revisão Participativa dos Instrumentos de Planejamento e Gestão da Cidade de São Paulo Volume 1

Revisão Participativa dos Instrumentos de Planejamento e Gestão da Cidade de São Paulo Volume 1 Revisão Participativa dos Instrumentos de Planejamento e Gestão da Cidade de São Paulo Volume 1 Entenda quais são os Instrumentos de Planejamento e Gestão Urbana que serão revistos Revisão Participativa

Leia mais

MEMÓRIA URBANA DE PALMAS-TO: LEVANTAMENTO DE INFORMAÇÕES E MATERIAL SOBRE O PLANO DE PALMAS E SEUS ANTECEDENTES

MEMÓRIA URBANA DE PALMAS-TO: LEVANTAMENTO DE INFORMAÇÕES E MATERIAL SOBRE O PLANO DE PALMAS E SEUS ANTECEDENTES MEMÓRIA URBANA DE PALMAS-TO: LEVANTAMENTO DE INFORMAÇÕES E MATERIAL SOBRE O PLANO DE PALMAS E SEUS ANTECEDENTES Nome dos autores: Gislaine Biddio Rangel¹; Ana Beatriz Araujo Velasques². 1 Aluna do Curso

Leia mais

INTEIRATIVIDADE FINAL CONTEÚDO E HABILIDADES DINÂMICA LOCAL INTERATIVA. Aula 8.2 Conteúdo: As repercussões da Revolução Industrial no Amazonas

INTEIRATIVIDADE FINAL CONTEÚDO E HABILIDADES DINÂMICA LOCAL INTERATIVA. Aula 8.2 Conteúdo: As repercussões da Revolução Industrial no Amazonas Aula 8.2 Conteúdo: As repercussões da Revolução Industrial no Amazonas Habilidades: Conhecer os principais reflexos da cultura industrial no cotidiano amazonense do início do século XX Manaus na Belle

Leia mais

Prova bimestral 4 o ANO 2 o BIMESTRE

Prova bimestral 4 o ANO 2 o BIMESTRE Prova bimestral 4 o ANO 2 o BIMESTRE HISTÓRIA Escola: Nome: Data: / / Turma: Pedro Álvares Cabral foi o comandante da primeira expedição portuguesa que chegou ao território que mais tarde receberia o nome

Leia mais

Tecnologia para garantir qualidade e eficiência

Tecnologia para garantir qualidade e eficiência Tecnologia para garantir qualidade e eficiência 20 Fenacon em Serviços Julho/Agosto 2010 É cada vez maior o número de empresas que adotam a virtualização de documentos. Além de economia em tempo e papel,

Leia mais

CONTEXTO HISTORICO E GEOPOLITICO ATUAL. Ciências Humanas e suas tecnologias R O C H A

CONTEXTO HISTORICO E GEOPOLITICO ATUAL. Ciências Humanas e suas tecnologias R O C H A CONTEXTO HISTORICO E GEOPOLITICO ATUAL Ciências Humanas e suas tecnologias R O C H A O capitalismo teve origem na Europa, nos séculos XV e XVI, e se expandiu para outros lugares do mundo ( Ásia, África,

Leia mais

Educação Financeira: mil razões para estudar

Educação Financeira: mil razões para estudar Educação Financeira: mil razões para estudar Educação Financeira: mil razões para estudar Prof. William Eid Junior Professor Titular Coordenador do GV CEF Centro de Estudos em Finanças Escola de Administração

Leia mais

A IMPRENSA E A QUESTÃO INDÍGENA NO BRASIL

A IMPRENSA E A QUESTÃO INDÍGENA NO BRASIL FACULDADE SETE DE SETEMBRO INICIAÇÃO CIENTÍFICA CURSO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL COM HABILITAÇÃO EM PUBLICIDADE E PROPAGANDA ALUNA: NATÁLIA DE ARAGÃO PINTO ORIENTADOR: PROF. DR. TIAGO SEIXAS THEMUDO A IMPRENSA

Leia mais

Percurso real ou virtual que apresenta elementos de interesse a uma parcela significativa da sociedade e que encerram características comuns.

Percurso real ou virtual que apresenta elementos de interesse a uma parcela significativa da sociedade e que encerram características comuns. ITINERÁRIO MESTRADO EM MEMÓRIA SOCIAL E BENS CULTURAIS Mestranda Nilza Cristina Taborda de Jesus Colombo Orientadora: Underléa Miotto Bruscato Prof.Dra. Cleusa Graebin e Prof. Dr. Lucas Graeff Unilasalle

Leia mais

Módulo 1 Questões Básicas da Economia. 1.1. Conceito de Economia

Módulo 1 Questões Básicas da Economia. 1.1. Conceito de Economia Módulo 1 Questões Básicas da Economia 1.1. Conceito de Economia Todos nós temos uma série de necessidades. Precisamos comer, precisamos nos vestir, precisamos estudar, precisamos nos locomover, etc. Estas

Leia mais

PROVA DE HISTÓRIA 2 o TRIMESTRE 2012

PROVA DE HISTÓRIA 2 o TRIMESTRE 2012 PROVA DE HISTÓRIA 2 o TRIMESTRE 2012 PROFa. FLÁVIA N ME N o 6 o ANO Nos anos 80 quando esta professora tinha a sua idade! passava na televisão um seriado chamado Viajantes do Tempo. A ideia do seriado

Leia mais

Projeto de Trabalho de Graduação 2

Projeto de Trabalho de Graduação 2 Projeto de Trabalho de Graduação 2 Prof. Marcos Francisco Pereira da Silva 1 Agenda Plágio Proteção dos Direitos Autorais A Lei Brasileira 2 Plágio Plágio é a apropriação indevida de ideais ou textos de

Leia mais

Ituran: compromisso com a qualidade de vida

Ituran: compromisso com a qualidade de vida Ituran: compromisso com a qualidade de vida INTRODUÇÃO: O mercado de rastreadores veiculares começou a crescer verdadeiramente no início dessa década. Curiosamente, é nesse mesmo momento que aumenta definitivamente

Leia mais

Dúvidas e Esclarecimentos sobre a Proposta de Criação da RDS do Mato Verdinho/MT

Dúvidas e Esclarecimentos sobre a Proposta de Criação da RDS do Mato Verdinho/MT Dúvidas e Esclarecimentos sobre a Proposta de Criação da RDS do Mato Verdinho/MT Setembro/2013 PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE A CRIAÇÃO DE UNIDADE DE CONSERVAÇÃO 1. O que são unidades de conservação (UC)?

Leia mais

Sugestões de avaliação. Geografia 9 o ano Unidade 8

Sugestões de avaliação. Geografia 9 o ano Unidade 8 Sugestões de avaliação Geografia 9 o ano Unidade 8 Nome: Unidade 8 Data: 1. Sobre a Oceania, marque V (verdadeiro) ou F (falso) nas sentenças a seguir. ( ) a colonização da Oceania promoveu o domínio da

Leia mais

A VISÃO DO JUIZ. Ana Lúcia Vieira do Carmo Juíza Titular da 19ª Vara Cível

A VISÃO DO JUIZ. Ana Lúcia Vieira do Carmo Juíza Titular da 19ª Vara Cível A VISÃO DO JUIZ Ana Lúcia Vieira do Carmo Juíza Titular da 19ª Vara Cível Inicialmente esclareço que não se trata de um trabalho como estamos acostumados aqui no GEDICON, até porque a proposta desta reunião

Leia mais

Passaram 100 anos AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE SANTO ANTÓNIO. Língua Portuguesa

Passaram 100 anos AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE SANTO ANTÓNIO. Língua Portuguesa AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE SANTO ANTÓNIO Língua Portuguesa Passaram 100 anos 5 10 15 20 25 Cem anos passaram sobre o dia em que nasceu o Futebol Clube Barreirense. O passar do tempo permite-nos hoje olhar

Leia mais

IX Colóquio Os Direitos Humanos na Ordem do Dia: Jovens e Desenvolvimento - Desafio Global. Grupo Parlamentar Português sobre População e

IX Colóquio Os Direitos Humanos na Ordem do Dia: Jovens e Desenvolvimento - Desafio Global. Grupo Parlamentar Português sobre População e IX Colóquio Os Direitos Humanos na Ordem do Dia: Jovens e Desenvolvimento - Desafio Global Grupo Parlamentar Português sobre População e Cumprimentos: Desenvolvimento Assembleia da República 18 de Novembro

Leia mais

ESTUDO DE CUSTOS E FORMAÇÃO DE PREÇO PARA EMPREENDIMENTOS DA ECONOMIA SOLIDÁRIA. Palavras-Chave: Custos, Formação de Preço, Economia Solidária

ESTUDO DE CUSTOS E FORMAÇÃO DE PREÇO PARA EMPREENDIMENTOS DA ECONOMIA SOLIDÁRIA. Palavras-Chave: Custos, Formação de Preço, Economia Solidária ESTUDO DE CUSTOS E FORMAÇÃO DE PREÇO PARA EMPREENDIMENTOS DA ECONOMIA SOLIDÁRIA Autores: Fábio Bruno da Silva Marcos Paulo de Sá Mello Palavras-Chave: Custos, Formação de Preço, Economia Solidária INTRODUÇÃO

Leia mais

Monumentos de Manaus (AM) ganham versão mini com laser, acrílico e MDF

Monumentos de Manaus (AM) ganham versão mini com laser, acrílico e MDF Monumentos de Manaus (AM) ganham versão mini com laser, acrílico e MDF Arquiteta e designer criam mini esculturas de prédios históricos da capital. Arena da Amazônia e Ponte Rio Negro estão entre miniaturas

Leia mais

Manual de Mídia. Escrevendo notícias. Volume 1. Equipe Regional de Imagem e Comunicação - RS. www.escoteirosrs.org.br

Manual de Mídia. Escrevendo notícias. Volume 1. Equipe Regional de Imagem e Comunicação - RS. www.escoteirosrs.org.br Manual de Mídia Volume 1 Escrevendo notícias Equipe Regional de Imagem e Comunicação - RS www.escoteirosrs.org.br MANUAL DE MÍDIA Volume 1 ESCREVENDO NOTÍCIAS 1ª Edição 2013 ELABORAÇÃO DE TEXTOS Rodrigo

Leia mais

CARTILHA D. JOTINHA A ORIENTAÇÃO DO PROFESSOR DE ARTES VISUAIS SOBRE A CONSERVAÇÃO DO PATRIMÔNIO ARTÍSTICO E CULTURAL

CARTILHA D. JOTINHA A ORIENTAÇÃO DO PROFESSOR DE ARTES VISUAIS SOBRE A CONSERVAÇÃO DO PATRIMÔNIO ARTÍSTICO E CULTURAL CARTILHA D. JOTINHA A ORIENTAÇÃO DO PROFESSOR DE ARTES VISUAIS SOBRE A CONSERVAÇÃO DO PATRIMÔNIO ARTÍSTICO E CULTURAL Universidade Federal de Goiá/Faculdade de Artes Visuais Rodrigo Cesário RANGEL Rodrigoc_rangel@hotmail.com

Leia mais

RIBEIRINHA DAS ORIGENS À ACTUALIDADE

RIBEIRINHA DAS ORIGENS À ACTUALIDADE RIBEIRINHA DAS ORIGENS À ACTUALIDADE Por Carlos Faria Dia da Freguesia e de apresentação do símbolos heráldicos 21 de Setembro de 2009 1. DAS ORIGENS DA RIBEIRINHA NATURAIS A Freguesia da Ribeirinha situa-se

Leia mais

AÇÃO DE SENSIBILIZAÇÃO AMBIENTAL REALIZADA NA PONTE DO RIO SÃO JORGE/PARQUE NACIONAL DOS CAMPOS GERAIS

AÇÃO DE SENSIBILIZAÇÃO AMBIENTAL REALIZADA NA PONTE DO RIO SÃO JORGE/PARQUE NACIONAL DOS CAMPOS GERAIS AÇÃO DE SENSIBILIZAÇÃO AMBIENTAL REALIZADA NA PONTE DO RIO SÃO JORGE/PARQUE NACIONAL DOS CAMPOS GERAIS Andressa Stefany Teles Jasmine Cardoso Moreira Victor Emanuel Carbonar Santos RESUMO: Impactos negativos

Leia mais

POVOS INDÍGENAS NO BRASIL. Professor Sebastião Abiceu 7º ano Colégio Marista São José Montes Claros - MG

POVOS INDÍGENAS NO BRASIL. Professor Sebastião Abiceu 7º ano Colégio Marista São José Montes Claros - MG POVOS INDÍGENAS NO BRASIL Professor Sebastião Abiceu 7º ano Colégio Marista São José Montes Claros - MG Conhecendo os povos indígenas Para conhecer melhor os povos indígenas, é importante estudar sua língua.

Leia mais

Educação Patrimonial Centro de Memória

Educação Patrimonial Centro de Memória Educação Patrimonial Centro de Memória O que é história? Para que serve? Ambas perguntas são aparentemente simples, mas carregam uma grande complexidade. É sobre isso que falarei agora. A primeira questão

Leia mais

CONSELHO MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO URBANO DE SANTOS. Novembro 2015

CONSELHO MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO URBANO DE SANTOS. Novembro 2015 CONSELHO MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO URBANO DE SANTOS Novembro 2015 - opinar sobre planos e programas de desenvolvimento do município; - opinar sobre planos e programas de revitalização e renovação urbana;

Leia mais

ESTUDO DO MEIO ÀS CIDADES HISTÓRICAS DE MINAS GERAIS

ESTUDO DO MEIO ÀS CIDADES HISTÓRICAS DE MINAS GERAIS ESTUDO DO MEIO ÀS CIDADES HISTÓRICAS DE MINAS GERAIS O Estudo do Meio nas cidades históricas de Minas Gerais oferece condições privilegiadas de aprofundamento do estudo do Período Colonial Brasileiro,

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CULTURA UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS FACULDADE DE ARQUITETURA E URBANISMO COLEGIADO DO CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CULTURA UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS FACULDADE DE ARQUITETURA E URBANISMO COLEGIADO DO CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CULTURA UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS FACULDADE DE ARQUITETURA E URBANISMO COLEGIADO DO CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO DIRETRIZES TRABALHO FINAL DE GRADUAÇÃO O Colegiado do

Leia mais

DISCURSO DE SUA EXCELÊNCIA, O PRESIDENTE DA REPÚBLICA

DISCURSO DE SUA EXCELÊNCIA, O PRESIDENTE DA REPÚBLICA DISCURSO DE SUA EXCELÊNCIA, O PRESIDENTE DA REPÚBLICA 1. Congratulo-me vivamente com a realização deste Congresso do Ano Internacional dos Voluntários. Trata-se de um acontecimento da maior importância

Leia mais

VII Semana de Ciência e Tecnologia IFMG Câmpus Bambuí VII Jornada Científica e I Mostra de Extensão 21 a 23 de outubro de 2014

VII Semana de Ciência e Tecnologia IFMG Câmpus Bambuí VII Jornada Científica e I Mostra de Extensão 21 a 23 de outubro de 2014 Plantando a Semente, Cultivando Vidas Alex Lopes Carvalho 1 ; Vagner Aparecido Vítor² Ricardo Monteiro Corrêa ³; ¹ Estudantes de Agronomia. Instituto Federal Minas Gerais (IFMG) campus Bambuí. Bambuí MG.

Leia mais

ENTREVISTA Questões para Adauto José Gonçalves de Araújo, FIOCRUZ, em 12/11/2009

ENTREVISTA Questões para Adauto José Gonçalves de Araújo, FIOCRUZ, em 12/11/2009 FGV CPDOC 29/10/2010 Disciplina: Pesquisas Qualitativas - Prof. Mariana Cavalcanti Aluna: Adriana Maria Ferreira Martins Matrícula 091401001 ENTREVISTA Questões para Adauto José Gonçalves de Araújo, FIOCRUZ,

Leia mais

1. Leia a reportagem e observe o mapa a seguir. Troca de figurinhas da Copa é mania entre crianças e adultos no Recife

1. Leia a reportagem e observe o mapa a seguir. Troca de figurinhas da Copa é mania entre crianças e adultos no Recife 3ºano 1.3 HISTÓRIA & GEOGRAFIA 2º período 11 de junho de 2014 Cuide da organização da sua avaliação, escreva de forma legível, fique atento à ortografia e elabore respostas claras. Tudo isso será considerado

Leia mais

1 de 9 ESPELHO DE EMENDAS DE ACRÉSCIMO DE META

1 de 9 ESPELHO DE EMENDAS DE ACRÉSCIMO DE META S AO PLN0002 / 2006 - LDO Página: 2355 de 2392 1 de 9 ESPELHO DE S DE AUTOR DA 27 Valorizar a diversidade das expressões culturais nacionais e regionais 1141 Cultura, Educação e Cidadania 5104 Instalação

Leia mais

Aula5 LEGISLAÇÃO PATRIMONIAL. Verônica Maria Meneses Nunes Luís Eduardo Pina Lima

Aula5 LEGISLAÇÃO PATRIMONIAL. Verônica Maria Meneses Nunes Luís Eduardo Pina Lima Aula5 LEGISLAÇÃO PATRIMONIAL META Indicar as leis preservacionistas que recomendam a proteção do patrimônio. OBJETIVOS Ao final desta aula, o aluno deverá: detectar as principais referências internacionais

Leia mais

O Porto do Rio de Janeiro: reflexões sobre sua modernização e seu impacto social frente suas comunidades circunvizinhas

O Porto do Rio de Janeiro: reflexões sobre sua modernização e seu impacto social frente suas comunidades circunvizinhas O Porto do Rio de Janeiro: reflexões sobre sua modernização e seu impacto social frente suas comunidades circunvizinhas NATHÁLIA TOPINI LUCAS * Resumo Esse trabalho tem por objetivo indicar um novo olhar

Leia mais

DEMOCRÁTICA NO ENSINO PÚBLICO

DEMOCRÁTICA NO ENSINO PÚBLICO O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO COMO INSTRUMENTO DE GESTÃO ROSINALDO PANTOJA DE FREITAS rpfpantoja@hotmail.com DEMOCRÁTICA NO ENSINO PÚBLICO RESUMO: Este artigo aborda o Projeto político pedagógico e também

Leia mais

7. Condicionantes. : Reserva Ecológica Nacional; : Reserva Agrícola Nacional; : Domínio Público Hídrico; : Património Classificado;

7. Condicionantes. : Reserva Ecológica Nacional; : Reserva Agrícola Nacional; : Domínio Público Hídrico; : Património Classificado; 7. Condicionantes De acordo com a legislação em vigor existe um conjunto de figuras legais que de algum modo, condicionam o território ou constituem servidões administrativas e outras restrições de utilidade

Leia mais

PORTAS E JANELAS: A LIGAÇÃO DA CASA COM O MUNDO

PORTAS E JANELAS: A LIGAÇÃO DA CASA COM O MUNDO PORTAS E JANELAS: A LIGAÇÃO DA CASA COM O MUNDO É dito no ditado popular que os olhos de uma pessoa são as janelas de sua alma, trazendo este pensamento para uma residência, podemos entender que as janelas

Leia mais

APRESENTAÇÃO: A EDUCAÇÃO EM SAÚDE: PRÁTICAS SAUDÁVEIS

APRESENTAÇÃO: A EDUCAÇÃO EM SAÚDE: PRÁTICAS SAUDÁVEIS APRESENTAÇÃO: A EDUCAÇÃO EM SAÚDE: PRÁTICAS SAUDÁVEIS Professora FACE : Stella Maris Dias Nassif Costa Pinto Membro da CIPA Colaboradores: Lorena Tainan R. Moreno Aluna de Administração FACE Luiz Eduardo

Leia mais

Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação

Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Coordenação de Biblioteca 53 Discurso na solenidade de lançamento

Leia mais

DISCIPLINA A PROBLEMÁTICA AMBIENTAL E A GESTÃO DE RECURSOS HÍDRICOS

DISCIPLINA A PROBLEMÁTICA AMBIENTAL E A GESTÃO DE RECURSOS HÍDRICOS CAPÍTULO 1. Atividade 1 Ligando as ideias Pág.: 5 O documento "Declaração sobre o ambiente humano" está disponível na Biblioteca Virtual da Acesse esse documento e, após realizar uma leitura atenta, identifique

Leia mais

ISSN 2238-9113 ÁREA TEMÁTICA: (marque uma das opções)

ISSN 2238-9113 ÁREA TEMÁTICA: (marque uma das opções) 13. CONEX Apresentação Oral Resumo Expandido 1 ISSN 2238-9113 ÁREA TEMÁTICA: (marque uma das opções) ( ) COMUNICAÇÃO (X ) CULTURA ( ) DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA ( ) EDUCAÇÃO ( ) MEIO AMBIENTE ( ) SAÚDE

Leia mais

Globalização e solidariedade Jean Louis Laville

Globalização e solidariedade Jean Louis Laville CAPÍTULO I Globalização e solidariedade Jean Louis Laville Cadernos Flem V - Economia Solidária 14 Devemos lembrar, para entender a economia solidária, que no final do século XIX, houve uma polêmica sobre

Leia mais

Mensagem de Ano Novo. do Presidente da República

Mensagem de Ano Novo. do Presidente da República Mensagem de Ano Novo do Presidente da República Palácio de Belém, 1 de janeiro de 2015 Boa noite. Desejo a todos um Feliz Ano de 2015. Os meus votos dirigem-se a todos os Portugueses, quer aos que residem

Leia mais

Patrocínio Institucional Parceria Apoio

Patrocínio Institucional Parceria Apoio Patrocínio Institucional Parceria Apoio InfoReggae - Edição 82 Desemprego 22 de maio de 2015 O Grupo AfroReggae é uma organização que luta pela transformação social e, através da cultura e da arte, desperta

Leia mais

Pesquisa revela o sonho de consumo dos paulistas

Pesquisa revela o sonho de consumo dos paulistas Pesquisa revela o sonho de consumo dos paulistas As empresas Sampling Pesquisa de Mercado e Limite Pesquisa de Marketing saíram às ruas em Junho e Julho de 2005 para saber qual o sonho de consumo dos Paulistas.

Leia mais

ROTEIRO DE ESTUDO I ETAPA LETIVA HISTÓRIA 3.º ANO/EF 2015

ROTEIRO DE ESTUDO I ETAPA LETIVA HISTÓRIA 3.º ANO/EF 2015 SOCIEDADE MINEIRA DE CULTURA MANTENEDORA DA PUC Minas E DO COLÉGIO SANTA MARIA ROTEIRO DE ESTUDO I ETAPA LETIVA HISTÓRIA 3.º ANO/EF 2015 Caro(a) aluno(a), É tempo de conferir os conteúdos estudados na

Leia mais

Viva Rio lança trabalho socioambiental que contempla Nova Friburgo

Viva Rio lança trabalho socioambiental que contempla Nova Friburgo Início Notícias Viva Rio lança trabalho socioambiental que contempla Nova Friburgo Iniciativa é parte do projeto Rios da Serra. Sede provisória da organização é montada no Prado TERÇA FEIRA, 19 DE MAIO

Leia mais

Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação

Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Coordenação de Biblioteca Pronunciamento após sanção do projeto

Leia mais

Mesa Redonda Novas agendas de atuação e os perfis profissionais em bibliotecas universitárias

Mesa Redonda Novas agendas de atuação e os perfis profissionais em bibliotecas universitárias Mesa Redonda Novas agendas de atuação e os perfis profissionais em bibliotecas universitárias Profa. Dra. Lillian Maria Araújo de Rezende Alvares Coordenadora-Geral de Pesquisa e Manutenção de Produtos

Leia mais

PLANO DIRETOR MUNICIPAL

PLANO DIRETOR MUNICIPAL PLANO DIRETOR MUNICIPAL Todos os municípios têm por atribuição constitucional a responsabilidade de exercer o controle sobre o uso e ocupação do solo, e criar condições para o desenvolvimento sustentável

Leia mais

RELATÓRIO DA VISITA REALIZADA AO MUSEU NACIONAL DO AZULEJO. 7 de março de 2012

RELATÓRIO DA VISITA REALIZADA AO MUSEU NACIONAL DO AZULEJO. 7 de março de 2012 RELATÓRIO DA VISITA REALIZADA AO MUSEU NACIONAL DO AZULEJO 7 de março de 2012 No dia 7 de março de 2012, pelas 11 horas, uma delegação da Comissão para a Ética, a Cidadania e a Comunicação, composta pelos

Leia mais

Unidade II Poder, Estudo e Instituições Aula 10

Unidade II Poder, Estudo e Instituições Aula 10 CONTEÚDO E HABILIDADES FORTALECENDO SABERES DESAFIO DO DIA Unidade II Poder, Estudo e Instituições Aula 10 2 CONTEÚDO E HABILIDADES FORTALECENDO SABERES DESAFIO DO DIA Conteúdo O Consulado: Economia, Educação

Leia mais