TCC em Re-vista SOUZA, Talita Telles de. 19. Palavras-chave: escova dental; contaminação; microrganismos. PIMENTA, Bruna Medeiros.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "TCC em Re-vista SOUZA, Talita Telles de. 19. Palavras-chave: escova dental; contaminação; microrganismos. PIMENTA, Bruna Medeiros."

Transcrição

1 Odontologia

2

3 TCC em Re-vista SOUZA, Talita Telles de. 19 Avaliação da ação de uma nova escova dental com propriedades antimicrobianas f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia) Franca-SP. Orientadora: Prof.ª Dr.ª Luciana Assirati Casemiro. objetivo deste trabalho foi avaliar a atividade antimicrobiana das escovas Oral- O -B Pró-Saúde Antibacteriana frente a alguns microrganismos contidos na cavidade bucal, como: Streptococcus mutans ATCC 25175, Streptococcus mitis ATCC 49456, Pseudomonas aeruginosa ATCC 15442, Candida albicans ATCC e Enterococcus faecalis ATCC Foram utilizadas, ao total, 21 escovas e o meio de cultura Brain Heart Infusion Ágar para realização de quatro diferentes técnicas de avaliação desta atividade antimicrobiana. Observou-se, ao final do tempo experimental, que não se formaram halos de inibição de desenvolvimento microbiano, o que comprovou a ineficácia da escova no controle de sua contaminação. Conclui-se que a escova dental avaliada, apesar de seu apelo comercial no que se refere à sua própria descontaminação, não possui ação frente aos microrganismos selecionados para esse estudo, que são comumente encontrados na microbiota bucal. Palavras-chave: escova dental; contaminação; microrganismos. PIMENTA, Bruna Medeiros. 20 Estudo do tratamento farmacológico do herpes labial f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia) Franca-SP. Orientador: Prof. M. e Ranieri Geraldo Barbosa. herpes simples labial é uma patologia causada pelo DNA, vírus conhecido como herpesviridae que ocorrem em crianças, jovens e adultos de ambos os sexos. A infecção O é transmitida principalmente pela saliva contaminada ou por contato direto com as lesões periorais ativas. O objetivo deste trabalho foi estudar as principais características clínicas, prevenção e o tratamento desta patologia através de uma revisão na literatura. A lesão causa- 19 SOUZA, Talita Telles de. Avaliação da ação de uma nova escova dental com propriedades antimicrobianas. Indicado como o melhor trabalho no curso de Odontologia, no ano letivo de Recebeu o prêmio Dr. Clovis Eduardo Pinto Ludovice, instituído pela Resolução CONSUV nº 02/2000, o que possibilitou a continuidade dos estudos no curso de pós-graduação desta Universidade. 20 PIMENTA, Bruna Medeiros. Estudo do tratamento farmacológico do herpes labial. Indicado como o melhor trabalho no curso de Odontologia, no ano letivo de Recebeu o prêmio Dr. Clovis Eduardo Pinto Ludovice, instituído pela Resolução CONSUV nº 02/2000, o que possibilitou a continuidade dos estudos no curso de pós- -graduação desta Universidade.

4 104 TCC em Re-vista 2011 da pelo vírus é caracterizada por dor, prurido, ardência, calor localizado, pontadas e eritemas que ocorrem entre 6 e 24 horas antes do desenvolvimento da lesão ulcerativa. Ocorre formação de vesículas agrupadas cheias de um líquido claro contendo o vírus. Após rompimento as vesículas secam formando crostas. O vírus volta ao estado de latência até uma próxima reativação. O tratamento mais frequente é feito com o aciclovir. Outros fármacos podem ser utilizados, tais como, o foscarnet, a ribavirina, a vidarabina e o iododesoxiuridina. Os resultados com o aciclovir são bastante favoráveis. Os demais medicamentos são indicados em situações clínicas específicas do paciente ou em casos de resistência do vírus que levam a uma ineficiência do tratamento com aciclovir. O tratamento medicamentoso deve ter início até 48 horas após o aparecimento dos primeiros sintomas o que vai diminuir ou evitar o aparecimento das lesões e a transmissão. A cura, por se tratar de uma doença viral, ainda não é possível. A prevenção do contágio e o controle medicamentoso ainda são as melhores formas de lidar com esta doença. Palavras-chave: herpes; labial; tratamento. SILVA, Gabriel Granzoti da. Células-tronco: seu uso na odontologia f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia) Franca-SP. Orientadora: Prof.ª Dr.ª Luciana Ibara Yugoshi. As células-tronco, também conhecidas como células-mãe ou stem cells, são definidas como células com baixo grau de diferenciação, que possuem a capacidade de se autorreproduzirem, bem como gerar células diferenciadas de tipos especializados de tecidos. O objetivo do presente trabalho foi descrever as perspectivas da engenharia tecidual envolvendo a participação de células-tronco e sua aplicabilidade no estágio atual da Odontologia. Através da literatura revisada, concluiu-se que existe a possibilidade da utilização, em curto prazo, das células-tronco na regeneração dentária, especificamente em Endodontia, Periodontia e Cirurgia Craniofacial. Futuramente, espera-se conseguir a regeneração do órgão dentário completo para a utilização na reposição de dentes perdidos. Palavras-chave: células-tronco; Odontologia; Bioengenharia.

5 TCC em Re-vista FERREIRA, Juliana Pinheiro Alves. A quantidade de dentifrício utilizado e a relação com flúor na primeira infância f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia) Franca-SP. Orientadora: Prof.ª M.ª Patrícia Laguna Roselino. flúor é visto como um produto muito eficaz na prevenção e controle da doença cárie O quando bem utilizado. Porém algumas pesquisas mostram que grande parte dos profissionais não é informada corretamente sobre o uso dos fluoretos no cotidiano de trabalho. O uso incorreto do flúor causa a fluorose dentária nas crianças na fase pré-escolar, com isso realizam-se estudos metodologicamente rigorosos na diminuição da sua prevalência. Com foco maior no dentifrício e na quantidade ideal de flúor contido nele, de acordo com a indicação do Ministério da Saúde, que é de 0,3g, equivalente ao tamanho de um grão de arroz, este trabalho tem o objetivo de analisar a ingestão de dentifrícios por crianças na primeira infância e suas consequências na saúde bucal. Sendo assim, observou-se que a conscientização por parte dos profissionais de odontologia em relação à importância da prática sistemática do ensino, atingindo a população em geral sobre o uso do dentifrício, seus benefícios e a importância da higiene oral, seria uma das medidas importantes, senão a única capaz de impedir o aumento de fluorose dentária e da doença cárie. Palavras-chave: dentifrício; flúor; quantidade de dentifrício. LIMA, Ilva Fernanda de. Impacto da condição oral na qualidade de vida f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia) Franca-SP. Orientadora: Prof.ª Dr.ª Takami Hirono Hotta. saúde bucal é um fator de relevância no contexto qualidade de vida do indivíduo. De acordo com as condições orais podem estar comprometidos vários aspectos de vida do indiví- A duo como o morfológico, o estético, o funcional e o social. No paciente idoso, provavelmente, pelo aspecto cultural que condiciona ao pensamento de considerar a perda dental como fator natural, a condição oral parece não ser percebida com o grau de importância que deveria receber. Uma boa parcela desta população apresenta-se com reabilitação oral por prótese total e/ ou por prótese removível. Porém, nem sempre as mesmas estão em condições físicas e estruturais adequadas e dessa forma, podem afetar o funcionamento do sistema estomatognático. Este estudo tem por objetivo analisar os trabalhos encontrados na literatura referentes ao papel sobre o impacto que a condição oral dos pacientes causa na qualidade de vida dos mesmos. Palavras-chave: saúde oral; qualidade de vida; reabilitação oral.

Avaliação da abrasividade de dentifrícios clareadores sobre esmalte humano pela téc-

Avaliação da abrasividade de dentifrícios clareadores sobre esmalte humano pela téc- TCC em Re-vista 2012 77 OLIVEIRA, Jhennifer Cristiane de 1. Hiperplasia fibrosa inflamatória: estudo de caso clínico da excisão de uma lesão causada por prótese dentária removível. 2012. 14 f. Trabalho

Leia mais

Objetivo: foi avaliada a atividade antibacteriana de cimentos endodônticos (Sealapex,

Objetivo: foi avaliada a atividade antibacteriana de cimentos endodônticos (Sealapex, TCC em Re vista 2009 127 SILVA, Saulo Patrocínio. 23 Atividade antibacteriana de cimentos endodônticos adicionados com zeólito de prata e zinco frente a bactérias da cavidade bucal. 2008. 28 f. Trabalho

Leia mais

TCC em Re vista FERREIRA, Marília Alves 17. Palavras-chave: dente molar; coroa dentária; dentição permanente; dentição decídua.

TCC em Re vista FERREIRA, Marília Alves 17. Palavras-chave: dente molar; coroa dentária; dentição permanente; dentição decídua. TCC em Re vista 2009 109 FERREIRA, Marília Alves 17. Presença e morfologia do tubérculo molar de acordo com a dentição, hemiarco e sexo. 2009. 8 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia)

Leia mais

Atualmente, os conceitos de prevenção e de preservação das estruturas dentais sadias

Atualmente, os conceitos de prevenção e de preservação das estruturas dentais sadias Odontologia TCC em Re-vista 2010 107 FIOD JÚNIOR, João Alexandre 15. Avaliação da temperatura e da capacidade de corte da ponta diamantada CVDENTUS, aplicada com diferentes potências de ultrassom, após

Leia mais

CURSO DE ODOONTOLOGIA Autorizado pela Portaria no 131, de 13/01/11, publicada no DOU no 11, de17/01/11, seção 1, pág.14

CURSO DE ODOONTOLOGIA Autorizado pela Portaria no 131, de 13/01/11, publicada no DOU no 11, de17/01/11, seção 1, pág.14 CURSO DE ODOONTOLOGIA Autorizado pela Portaria no 131, de 13/01/11, publicada no DOU no 11, de17/01/11, seção 1, pág.14 Componente Curricular: Microbiologia Oral Código: ODO-018 Pré-requisito: Microbiologia

Leia mais

1 o SEMESTRE. 008 Comunicação e expressão Atividade Complementar Total do semestre: o SEMESTRE. total teórica prática

1 o SEMESTRE. 008 Comunicação e expressão Atividade Complementar Total do semestre: o SEMESTRE. total teórica prática Matriz Curricular UNIFACEMA. A seguir é apresentada a matriz curricular do curso de Odontologia do 1 o SEMESTRE Código Disciplina 001 Introdução ao Curso de Odontologia da FACEMA 20 20 002 Anatomia Humana

Leia mais

FACULDADES INTEGRADAS DE PATOS VI JORNADA ACADÊMICA DE ODONTOLOGIA (JOAO) PAINEIS ÁREA 1: DENTÍSTICA, PRÓTESE DENTÁRIA E DISFUNÇÃO TEMPORO-MANDIBULAR

FACULDADES INTEGRADAS DE PATOS VI JORNADA ACADÊMICA DE ODONTOLOGIA (JOAO) PAINEIS ÁREA 1: DENTÍSTICA, PRÓTESE DENTÁRIA E DISFUNÇÃO TEMPORO-MANDIBULAR FACULDADES INTEGRADAS DE PATOS VI JORNADA ACADÊMICA DE ODONTOLOGIA (JOAO) PAINEIS ÁREA 1: DENTÍSTICA, PRÓTESE DENTÁRIA E DISFUNÇÃO TEMPORO-MANDIBULAR P1-001 FECHAMENTO DE DIASTEMA E RECONTORNO DA CURVATURA

Leia mais

Saúde Bucal e Demência Prevenção e Tratamento

Saúde Bucal e Demência Prevenção e Tratamento Saúde Bucal e Demência Prevenção e Tratamento Curso de capacitação O envelhecimento e as Demências Prof. Marcos Fernando B. Santiago Medicina Enfermagem Cuidadores e outros profissionais Fisioterapia Assistência

Leia mais

TCC em Re-vista CANGUÇU, Juliana Figueiredo; PERES, Mariana Machado; ROBIM, Sabrina Martins. 12

TCC em Re-vista CANGUÇU, Juliana Figueiredo; PERES, Mariana Machado; ROBIM, Sabrina Martins. 12 Enfermagem TCC em Re-vista 2011 65 CANGUÇU, Juliana Figueiredo; PERES, Mariana Machado; ROBIM, Sabrina Martins. 12 Diarreia infantil e atuação da enfermagem. 2011. 17 f. Trabalho de Conclusão de Curso

Leia mais

PROMOÇÃO DE SAÚDE BUCAL EM ESCOLARES DE 6 A 10 ANOS DE UMA CIDADE SEM FLUORETAÇÃO NA ÁGUA DE ABASTECIMENTO PÚBLICO

PROMOÇÃO DE SAÚDE BUCAL EM ESCOLARES DE 6 A 10 ANOS DE UMA CIDADE SEM FLUORETAÇÃO NA ÁGUA DE ABASTECIMENTO PÚBLICO 25 a 28 de Outubro de 2011 ISBN 978-85-8084-055-1 PROMOÇÃO DE SAÚDE BUCAL EM ESCOLARES DE 6 A 10 ANOS DE UMA CIDADE SEM FLUORETAÇÃO NA ÁGUA DE ABASTECIMENTO PÚBLICO Paula Marino Costa 1, Danúbia Calgaro

Leia mais

SAÚDE BUCAL. Cuidados Problemas Tratamento Dicas

SAÚDE BUCAL. Cuidados Problemas Tratamento Dicas SAÚDE BUCAL Cuidados Problemas Tratamento Dicas A saúde começa pela boca A saúde literalmente começa pela boca. Seja pelo alimento que comemos ou pela forma que cuidamos da higiene bucal. A falta de atenção

Leia mais

TEMAS LIVRES SELECIONADOS PARA APRESENTAÇÃO

TEMAS LIVRES SELECIONADOS PARA APRESENTAÇÃO TEMAS LIVRES SELECIONADOS PARA APRESENTAÇÃO TEMPO: 15 minutos para apresentação + 10 minutos para perguntas e respostas. - O apresentador deverá apresentar-se no auditório 10 minutos antes do horário programado.

Leia mais

ENFERMAGEM DOENÇAS INFECCIOSAS E PARASITÁRIAS. OUTRAS DOENÇAS INFECCIOSAS E PARASITÁRIAS Aula 6. Profª. Tatiane da Silva Campos

ENFERMAGEM DOENÇAS INFECCIOSAS E PARASITÁRIAS. OUTRAS DOENÇAS INFECCIOSAS E PARASITÁRIAS Aula 6. Profª. Tatiane da Silva Campos ENFERMAGEM DOENÇAS INFECCIOSAS E PARASITÁRIAS Aula 6 Profª. Tatiane da Silva Campos Herpes Simples Lesões de membranas mucosas e pele, ao redor da cavidade oral (herpes orolabial vírus tipo 1) e da genitália

Leia mais

82 TCC em Re-vista 2012

82 TCC em Re-vista 2012 82 TCC em Re-vista 2012 MARTINS, Juleide Lopes de Miranda 1. Reflexões sobre a medicalização do transtorno de déficit de atenção e hiperatividade. 2012. 20 f. Trabalho de Conclusão de Curso (graduação

Leia mais

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS Disciplinas em Oferta do 1º semestre de 2019

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS Disciplinas em Oferta do 1º semestre de 2019 1º Período CH Cred. Turmas ANATOMIA DESCRITIVA TOPOGRÁFICA (49276) 77 4 6941.1.1-8 6941.1.2-8 BIOLOGIA CELULAR E DOS TECIDOS (49278) 94 6 6963.1.1-9 6963.1.2-9 BIOQUÍMICA E BIOLOGIA MOLECULAR (49277) 94

Leia mais

Inclusão do Cirurgião Dentista na Equipe Multiprofissional no Tratamento de Pacientes de Álcool e Drogas

Inclusão do Cirurgião Dentista na Equipe Multiprofissional no Tratamento de Pacientes de Álcool e Drogas Inclusão do Cirurgião Dentista na Equipe Multiprofissional no Tratamento de Pacientes de Álcool e Drogas Dr. Luiz Carlos de Souza Drª Elisabete Rodrigues Soares Câncer Bucal Alta Incidência na População

Leia mais

IMPLANTES DENTÁRIOS P R O D U Z I D O P O R : O D O N T O M E L O

IMPLANTES DENTÁRIOS P R O D U Z I D O P O R : O D O N T O M E L O IMPLANTES DENTÁRIOS P R O D U Z I D O P O R : O D O N T O M E L O IMPLANTES O que são implantes dentários? Por Edina Melo Imagem. google sem direitos autorais. Os implantes são pequenos pinos de metal

Leia mais

MS055 Introdução à Saúde Coletiva Biossegurança em Odontologia

MS055 Introdução à Saúde Coletiva Biossegurança em Odontologia Primeiro Período Código Disciplina Co Requisito BQ055 BA029 ME027 ME028 Bioquímica Estrutural e Funcional Anatomia Odontológica I Biossegurança em Odontologia Metodologia de Ensino e Pesquisa Odontológica

Leia mais

Sala 02 TEMA LIVRE Odontologia Social e Preventiva e Saúde Coletiva

Sala 02 TEMA LIVRE Odontologia Social e Preventiva e Saúde Coletiva Sala 01 Estomatologia, patologia e radiologia 08:00 15492 CONTAGEM DE AGNORS EM CÉLULAS EPITELIAIS DA MUCOSA ORAL DE USUÁRIOS DE CANNABIS SATIVA 08:30 15558 INCIDÊNCIA DAS PRINCIPAIS MANIFESTAÇÕES BUCAIS

Leia mais

Palavras-chave: Candidíase Bucal; Diagnóstico Bucal; Prótese Dentária.

Palavras-chave: Candidíase Bucal; Diagnóstico Bucal; Prótese Dentária. Avaliação clínica da candidíase bucal dos pacientes portadores de próteses PAINEL https://publicacoesacademicas.fcrs.edu.br Hygor José Andrade Martins José Laurentino Ferreira Filho hyvinamariaandrademartins@yahoo.com.br

Leia mais

Disciplinas 13 de December de 2012 Última Atualização 04 de January de 2013

Disciplinas 13 de December de 2012 Última Atualização 04 de January de 2013 13 de December de 01 Última Atualização 04 de January de 013 e créditos 17/1/01 SISTEMA DE CRÉDITOS ADOTADOS PELO PPGO-UNIOESTE: Um (1) crédito = quinze (15) h/aulas; Número total de créditos: 44 (660

Leia mais

1º Período ESTRUTURA CURRICULAR. Carga horária total C-H. Total. C-H. Prática. C-H Teórica. Prérequisitos

1º Período ESTRUTURA CURRICULAR. Carga horária total C-H. Total. C-H. Prática. C-H Teórica. Prérequisitos ESTRUTURA CURRICULAR Habilitação: Bacharelado em Odontologia Carga horária total do curso: 4.383 Horas Turno de Aplicação: Integral Regime: Semestral Vigência: 1º semestre de 2011 Tempo de integralização:

Leia mais

CURSOS ICMDS ODONTOPEDIATRIA

CURSOS ICMDS ODONTOPEDIATRIA CURSOS ICMDS ODONTOPEDIATRIA OBJECTIVOS Este curso destina-se a oferecer conhecimentos científicos actualizados no que se refere aos principais assuntos do dia-a-dia da Odontopediatria. Todos os professores

Leia mais

Arquitetura e Urbanismo

Arquitetura e Urbanismo Arquitetura e Urbanismo TCC em Re-vista 2011 9 LIMA, Talita Mara de. 1 A cidade dos mortos no mundo dos vivos: discussão e proposta de um cemitério vertical para a cidade de Franca. 2011. 112 f. Trabalho

Leia mais

FACULDADE ADVENTISTA DA BAHIA Instituição Adventista Nordeste Brasileira de Educação e Assistência Social CURSO DE ODONTOLOGIA

FACULDADE ADVENTISTA DA BAHIA Instituição Adventista Nordeste Brasileira de Educação e Assistência Social CURSO DE ODONTOLOGIA 3º período 2º período 1º período MATRIZ CURRICULAR - FADBA Período Núcleos Componente curricular Créditos Básica Anatomia geral 4 36 36 72 Bioquímica Citologia, Histologia e Embriologia Humanas 5 72 18

Leia mais

Mismatch Negativity (MMN) é um potencial evocado auditivo endógeno, que reflete o processamento

Mismatch Negativity (MMN) é um potencial evocado auditivo endógeno, que reflete o processamento TCC em Re vista 2009 109 BURANELLI, Gabriela; BARBOSA, Marcella Brito. 21 Verificação das respostas do Mismatch Negativity (MMN) em sujeitos idosos. 2008. 83 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação

Leia mais

Tecnologia de Bioprocesso e Biotecnologia. Uso do hipoclorito de sódio como agente antimicrobiano nas escovas de dente

Tecnologia de Bioprocesso e Biotecnologia. Uso do hipoclorito de sódio como agente antimicrobiano nas escovas de dente Tecnologia de Bioprocesso e Biotecnologia Uso do hipoclorito de sódio como agente antimicrobiano nas escovas de dente Fernanda Piccinin Soares Orientador Carlos Barbosa INTRODUÇÃO Foi descoberta, após

Leia mais

TCC em Re-vista ANDRADE, Carolina Cintra de. 15. Palavras-chave: estresse oxidativo; infarto do miocárdio; exercício. PETRI, Maysa Tenório.

TCC em Re-vista ANDRADE, Carolina Cintra de. 15. Palavras-chave: estresse oxidativo; infarto do miocárdio; exercício. PETRI, Maysa Tenório. Fisioterapia TCC em Re-vista 2011 77 ANDRADE, Carolina Cintra de. 15 Influência da reabilitação cardiovascular em indivíduos cardiopatas através da análise do estresse oxidativo. 2011. 15 f. Trabalho

Leia mais

GRADE CURRICULAR DE ODONTOLOGIA INTEGRAL

GRADE CURRICULAR DE ODONTOLOGIA INTEGRAL SIGLA MULTIVIX GRADE CURRICULAR DE ODONTOLOGIA INTEGRAL 2016-1 CÓDIGO DISCIPLINAS Primeiro Período CARGA HORÁRIA SEMESTRAL ODO0002 EDUCAÇÃO EM SAÚDE 40 ODO0003 PSICOLOGIA APLICADA A SAÚDE 40 ODO0020 COMUNICAÇÃO

Leia mais

A P E R F E I Ç O A M E N T O E M PERIODONTIA

A P E R F E I Ç O A M E N T O E M PERIODONTIA A P E R F E I Ç O A M E N T O E M PERIODONTIA COORDENAÇÃO Professor Ricardo Gandra Mestrado em Clínica Odontológica/Área temática em Periodontia PUC-MG Especialista em Prótese Dentária, ABO-MG secção:

Leia mais

VÍRUS PROF.º MÁRIO CASTRO PROMARIOCASTRO.WORDPRESS.COM

VÍRUS PROF.º MÁRIO CASTRO PROMARIOCASTRO.WORDPRESS.COM VÍRUS PROF.º MÁRIO CASTRO PROMARIOCASTRO.WORDPRESS.COM Os vírus são seres muito simples e pequenos (medem menos de 0,2 µm), formados basicamente por uma cápsula proteica envolvendo o material genético,

Leia mais

ODONTOLOGIA-522 Nível:Graduação Início: Fim: Legislação: RECONHECIMENTO: PORTARIA MINISTERIAL Nº 348 DE 03/03/94 D.O.U. 07/03/94 Currículo

ODONTOLOGIA-522 Nível:Graduação Início: Fim: Legislação: RECONHECIMENTO: PORTARIA MINISTERIAL Nº 348 DE 03/03/94 D.O.U. 07/03/94 Currículo 1 de 5 Nível:Graduação Início: 19861 01 - - - Biologia Molecular - Ativa desde: - E.I. II - Anatomia, Histologia e Embriologia - Teórica 90 BIO428 - Bioquímica - Ativa desde: 20/09/2011 CHF823 - E.I. I

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA Currículo dos Cursos - UFU (por curso e situação da versão)

UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA Currículo dos Cursos - UFU (por curso e situação da versão) PARÂMETROS DO CURRÍCULO Versão: 2016-1 Situação da versão: CORRENTE Data de início: 01/01/2016 Data final: Número de períodos: 4 Carga horária total: 1350 Termo médio: 4 Número mínimo de períodos: 2 Total

Leia mais

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS Disciplinas em Oferta do 1º semestre de 2019

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS Disciplinas em Oferta do 1º semestre de 2019 1º Período CH Cred. Turmas ANATOMIA DESCRITIVA TOPOGRÁFICA (49276) 77 4 744.1.1-744.1.2- BIOLOGIA CELULAR E DOS TECIDOS (49278) 94 6 71.1.1-5 71.1.2-5 BIOQUÍMICA E BIOLOGIA MOLECULAR (49277) 94 6 793.1.1-9

Leia mais

Odontologia Curso: Prazo de integralização: Regime: Qtde. mínima de créditos: Ativo Turnos: Grade curricular Código Disciplina Tipo

Odontologia Curso: Prazo de integralização: Regime: Qtde. mínima de créditos: Ativo Turnos: Grade curricular Código Disciplina Tipo Odontologia - 2012 Curso: Odontologia Prazo de integralização: 5 a 7 Qtde. mínima de créditos: 0 Turnos: Graduação Integral Regime: Seriado Ativo Grade curricular Código Disciplina Tipo CH Créditos 1º

Leia mais

CURSO DE ODONTOLOGIA

CURSO DE ODONTOLOGIA CURSO DE ODONTOLOGIA Todas as disciplinas do curso de Odontologia têm como critério para aprovação, em conformidade com o capítulo V do regimento escolar: MA = P1 + P2 >= 7,0 2 Os alunos que não obtiverem

Leia mais

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS Departamento de Odontologia

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS Departamento de Odontologia PERÍODO DISCIPLINA C.H. TEÓR. PRÁT. Nº. CÓ-REQUISITOS Anatomia Descritiva e Topográfica 64 32 32 02 Bioquímica e Biologia Molecular 80 62 18 02 Biologia Celular e dos tecidos 80 62 18 02 1º Embriologia

Leia mais

ORTODONTIA P R O D U Z I D O P O R : O D O N T O M E L O

ORTODONTIA P R O D U Z I D O P O R : O D O N T O M E L O ORTODONTIA P R O D U Z I D O P O R : O D O N T O M E L O Ortodontia Autologáveis: Tecnologia e menos tempo de tratamento... O Q U E É O R T O D O N T I A? O r t o d o n t i a é u m r a m o d a o d o n

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA PRÓ-REITORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO COLEGIADO DO CURSO

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA PRÓ-REITORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO COLEGIADO DO CURSO UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA PRÓ-REITORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO COLEGIADO DO CURSO CÓDIGO SAU439 COMPONENTE CURRICULAR E.I. XXIII - ODONTOLOGIA PEDIÁTRICA II CH 180 ATIVIDADE PEDAGÓGICA Teórica

Leia mais

Informação é a melhor proteção. AIDS

Informação é a melhor proteção. AIDS Informação é a melhor proteção. AIDS AIDS A AIDS (Síndrome da Imunodeficiência Adquirida) atinge indiscriminadamente homens e mulheres e tem assumido proporções assustadoras desde a notificação dos primeiros

Leia mais

EXAME CLÍNICO, DIAGNÓSTICO E PLANO DE TRATAMENTO

EXAME CLÍNICO, DIAGNÓSTICO E PLANO DE TRATAMENTO UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FACULDADE DE ODONTOLOGIA DISCIPLINA DE ODONTOPEDIATRIA EXAME CLÍNICO, DIAGNÓSTICO E PLANO DE TRATAMENTO Ana Estela Haddad Maria Salete Nahás Pires Correa EXAME CLÍNICO, DIAGNÓSTICO

Leia mais

2ª FEIRA 3ª FEIRA 4ª FEIRA 5ª FEIRA 6ª FEIRA

2ª FEIRA 3ª FEIRA 4ª FEIRA 5ª FEIRA 6ª FEIRA 1º Período 435 horas ANATOMIA HUMANA (Turma 01,02 e 03) 08-09h ANATOMIA HUMANA (Turma 01,02 e 03) 09-12h BIOQUÍMICA A 8-12h BIOQUÍMICA A Laboratório 11-12h GENÉTICA e EVOLUÇÃO 09h-12h HISTO E EMBRIO 13-18h

Leia mais

PLANO DE ENSINO - 1º/2016. Professoras: Dra. Adriana A. Depieri e Dra. Patrícia Ruiz Spyere

PLANO DE ENSINO - 1º/2016. Professoras: Dra. Adriana A. Depieri e Dra. Patrícia Ruiz Spyere ! PLANO DE ENSINO - º/206. IDENTIFICAÇÃO: 2. Curso: Odontologia Disciplina: Endodontia II Carga Horária: 60h/a Teórica: 40 h/a Prática: 20 h/a Professoras: Dra. Adriana A. Depieri e Dra. Patrícia Ruiz

Leia mais

PLANO DE DISCIPLINA. Carga Horária Total / Teórica / Prática: 80h / 40h / 40h Dia da semana / horário: 3ª feira : 8h 10h (Teórica) 10h 12h (Prática)

PLANO DE DISCIPLINA. Carga Horária Total / Teórica / Prática: 80h / 40h / 40h Dia da semana / horário: 3ª feira : 8h 10h (Teórica) 10h 12h (Prática) PLANO DE DISCIPLINA 1. Identificação: Departamento: Ciências Básicas Disciplina: Microbiologia II Cód.: FCB00011 Período Ministrado / Semestre / Ano : 3ºP/ 2ºS/2010 Corpo Docente: Prof. Dr. Renato Varges

Leia mais

Políticas de promoção de saúde Urubatan Medeiros Doutor (USP) Professor Titular UERJ/UFRJ

Políticas de promoção de saúde Urubatan Medeiros Doutor (USP) Professor Titular UERJ/UFRJ Políticas de promoção de saúde Urubatan Medeiros Doutor (USP) Professor Titular UERJ/UFRJ Resumo de Aula Promoção de Saúde Promoção de Saúde é um conjunto de atitudes comportamentais de cunho individual,

Leia mais

FALEIROS, Kelly Cristina Maia; FERRACIOLI, Micaele Rodrigues 1.

FALEIROS, Kelly Cristina Maia; FERRACIOLI, Micaele Rodrigues 1. TCC em Re-vista 2012 31 FALEIROS, Kelly Cristina Maia; FERRACIOLI, Micaele Rodrigues 1. Métodos contraceptivos conhecidos por adolescentes de uma escola pública do interior paulista. 2012. 22 f. Trabalho

Leia mais

ENFERMAGEM BIOSSEGURANÇA. Parte 4. Profª. Tatiane da Silva Campos

ENFERMAGEM BIOSSEGURANÇA. Parte 4. Profª. Tatiane da Silva Campos ENFERMAGEM BIOSSEGURANÇA Parte 4 Profª. Tatiane da Silva Campos Higiêne das mãos A lavagem das mãos com técnica adequada, objetiva remover mecanicamente a sujidade e a maioria da flora transitória da pele.

Leia mais

2ª FEIRA 3ª FEIRA 4ª FEIRA 5ª FEIRA 6ª FEIRA

2ª FEIRA 3ª FEIRA 4ª FEIRA 5ª FEIRA 6ª FEIRA 1º Período 435 horas ANATOMIA HUMANA (Turma 01,02 e 03) 08-09h ANATOMIA HUMANA (Turma 01,02 e 03) 09-12h BIOQUÍMICA A 8-12h BIOQUÍMICA A Laboratório 11-12h HISTO E EMBRIO 13-18h SAÚDE, SOCIEDADE e CULTURA

Leia mais

DOENÇAS SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS

DOENÇAS SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS DOENÇAS SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS Saber se proteger ou identificar quando o corpo apresenta sinais de anormalidade pode evitar a transmissão ou complicação das doenças. O procedimento mais indicado para

Leia mais

EFEITOS DA ESCOVAÇÃO SUPERVISIONADA EM ESTUDANTES DA REDE PÚBLICA DE ENSINO DA CIDADE DE QUIXADÁ

EFEITOS DA ESCOVAÇÃO SUPERVISIONADA EM ESTUDANTES DA REDE PÚBLICA DE ENSINO DA CIDADE DE QUIXADÁ EFEITOS DA ESCOVAÇÃO SUPERVISIONADA EM ESTUDANTES DA REDE PÚBLICA DE ENSINO DA CIDADE DE QUIXADÁ Lara Leite Gonçalves 1 ; Aíla Evangelma Cavalcante Baia¹; Raymara Cavalcante Cardoso de Almeida¹; Wellington

Leia mais

CURRICULUM VITAE DADOS PESSOAIS. : MARTA SCHELL SOARES Data de nascimento : 09 de abril de 1959

CURRICULUM VITAE DADOS PESSOAIS. : MARTA SCHELL SOARES Data de nascimento : 09 de abril de 1959 CURRICULUM VITAE DADOS PESSOAIS Nome : MARTA SCHELL SOARES Data de nascimento : 09 de abril de 1959 Naturalidade : Porto Alegre, RS. Endereço Comercial : Consultório particular: Rua Hilário Ribeiro, 294,

Leia mais

Família Herpesviridae

Família Herpesviridae Herpesvírus Humanos Família Herpesviridae Vírus ubíquos Altamente espécie-específicos Causam Latência: Capacidade de manter conteúdo genético dentro da célula hospedeira, sem replicar ou causar doença.

Leia mais

1º ano - PRÉ-REQUISITOS DISCIPLINAS

1º ano - PRÉ-REQUISITOS DISCIPLINAS PRÉ-REQUISITOS ESTRUTURA CURRICULAR (Resolução Unesp-38, de 11-05-2016) 1º ano - PRÉ-REQUISITOS DISCIPLINAS Anatomia - Radiologia I - Dentística I - Ergonomia em Odontologia - Fisiologia II - Anestesiologia

Leia mais

1º ano - PRÉ-REQUISITOS DISCIPLINAS

1º ano - PRÉ-REQUISITOS DISCIPLINAS 3. PRÉ-REQUISITOS PARA MATRÍCULA PRÉ-REQUISITOS ESTRUTURA CURRICULAR (Resolução Unesp-38, de 11-05-2016) 1º ano - PRÉ-REQUISITOS DISCIPLINAS Anatomia - Radiologia I - Dentística I - Ergonomia em Odontologia

Leia mais

Odontologia Bacharelado

Odontologia Bacharelado Página 0001 de 0004 12:00:19 Não 1º Período 6401-04S-20 - Anatomia Humana Aplicada à 80 - - 066,67 6403-02S-20 - Biologia Bucal I 40 - - 033,33 6402-01S-20 - Bioquímica do Meio Bucal 20 - - 016,67 8545-04S-20

Leia mais

Afinal, o. que é isso

Afinal, o. que é isso HEPATITES VIRAIS? Afinal, o Hepatites são um grupo de doenças caracterizadas por uma inflamação das células do fígado. Elas podem ser causadas por agressões de agentes tóxicos, como o álcool, (e) medicamentos

Leia mais

INFLUÊNCIA DO BOCHECHO PRÉ-PROCESSUAL COM ANTISSÉPTICO BUCAL À BASE DE TRICLOSAN SOBRE O GRAU DE CONTAMINAÇÃO DO AR DE CONSULTÓRIOS ODONTOLÓGICOS.

INFLUÊNCIA DO BOCHECHO PRÉ-PROCESSUAL COM ANTISSÉPTICO BUCAL À BASE DE TRICLOSAN SOBRE O GRAU DE CONTAMINAÇÃO DO AR DE CONSULTÓRIOS ODONTOLÓGICOS. INFLUÊNCIA DO BOCHECHO PRÉ-PROCESSUAL COM ANTISSÉPTICO BUCAL À BASE DE TRICLOSAN SOBRE O GRAU DE CONTAMINAÇÃO DO AR DE CONSULTÓRIOS ODONTOLÓGICOS. Karoline Maria Santos de Oliveira¹, Fábio Barbosa de Souza²

Leia mais

ESTADO DE SANTA CATARINA MUNICÍPIO DE PORTO BELO

ESTADO DE SANTA CATARINA MUNICÍPIO DE PORTO BELO CONHECIMENTOS GERAIS (10 QUESTÕES): SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE CONCURSO PÚBLICO ESF EDITAL Nº 001/2019 ANEXO I PROGRAMA DE PROVA SISTEMA UNICO DE SAÚDE Legislação do SUS Participação da Comunidade e

Leia mais

C E R T I F I C A D O

C E R T I F I C A D O Certificamos que GABRIELA SOUZA DOS SANTOS participou da 28ª UERJ SEM MUROS, realizada no período de 24 a 28 de Setembro de 2018, apresentando o projeto AÇÕES MULTIDISCIPLINARES EM SAÚDE: A INSERÇÃO DA

Leia mais

Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais ICBS ODONTOLOGIA/NOITE HORÁRIO DE AULA 1º SEMESTRE DE º PERÍODO Currículo Novo (513)

Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais ICBS ODONTOLOGIA/NOITE HORÁRIO DE AULA 1º SEMESTRE DE º PERÍODO Currículo Novo (513) 1º PERÍODO Currículo Novo (513) 13:30 15:20 1) Introdução à 1) Introdução à Bioquímica e Biologia Molecular Bioquímica e Biologia Molecular 1) Bioquímica 1) Bioquímica Introdução à Introdução à Biologia

Leia mais

Curso de Especialização em Endodontia

Curso de Especialização em Endodontia Curso de Especialização em Endodontia Associação Brasileira de Odontologia Secção Ceará Coordenador: Prof. Nilton Vivacqua EndodontiaAvancada.com OBJETIVOS DO CURSO Este curso tem como objetivos colocar

Leia mais

DELIBERAÇÃO CONSEP Nº 268/2014

DELIBERAÇÃO CONSEP Nº 268/2014 DELIBERAÇÃO CONSEP Nº 268/2014 Altera a Deliberação CONSEP Nº 105/2014, que dispõe sobre o Currículo do Curso de Odontologia, regime seriado semestral. O CONSELHO DE ENSINO E PESQUISA, na conformidade

Leia mais

Editorial. Maria Isabel de C. de Souza Ricardo G. Fischer German Villoria

Editorial. Maria Isabel de C. de Souza Ricardo G. Fischer German Villoria Editorial A Odontologia é uma área da saúde que durante muito tempo esteve voltada basicamente para os procedimentos técnicos das suas diversas especialidades, deixando de lado sua visão biológica e sua

Leia mais

ARACAJU/SE CIRURGIA BUCO MAXILAR CIRURGIA ORAL CLÍNICA GERAL

ARACAJU/SE CIRURGIA BUCO MAXILAR CIRURGIA ORAL CLÍNICA GERAL ARACAJU/SE CIRURGIA BUCO MAXILAR ROBERTA BARBOSA DE MELO MENDONÇA - VIA SAÚDE- Tabela CAASE - 20 a 40% de desconto na tabela ABO CIRURGIA ORAL COPE - CENTRO DE ODONTOLOGIA PREVENTIVA E ESTÉTICA LTDA- 15%

Leia mais

Aspectos microbiológicos da cárie dental. Conceitos Etiologia Profa Me. Gilcele Berber

Aspectos microbiológicos da cárie dental. Conceitos Etiologia Profa Me. Gilcele Berber Aspectos microbiológicos da cárie dental Conceitos Etiologia Profa Me. Gilcele Berber Perda localizada dos tecidos calcificados dos dentes, decorrentes da fermentação de carboidratos da dieta por microrganismos

Leia mais

Arquitetura e Urbanismo

Arquitetura e Urbanismo Arquitetura e Urbanismo TCC em Re vista 2009 9 MARTINS, Ricardo Enge Silva 1. Centro de treinamento de basquetebol. 2009. 98 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) Universidade

Leia mais

Qualificar Centro de Estudos Técnicos de Formação em Saúde Curso Técnico em Saúde Bucal Disciplina de Microbiologia Reino Fungi

Qualificar Centro de Estudos Técnicos de Formação em Saúde Curso Técnico em Saúde Bucal Disciplina de Microbiologia Reino Fungi Qualificar Centro de Estudos Técnicos de Formação em Saúde Curso Técnico em Saúde Bucal Disciplina de Microbiologia Reino Fungi Professor: Bruno Aleixo Venturi O que são os fungos? Os fungos são micro-organismos

Leia mais

Universidade Federal do Espírito Santo

Universidade Federal do Espírito Santo Nível: Grau Conferido: Turno: Tipo: Modalidade: Funcionamento: 2008 Ensino Superior Cirurgião-dentista Integral Curso Bacharelado Em atividade Data de Início: 07/11/2007 Data de Término: Número de Trancamentos:

Leia mais

UNIVERSIDADE DE RIO VERDE FACULDADE DE ODONTOLOGIA PROGRAMA DE DISCIPLINA. Curso: Odontologia Período de oferta da disciplina: 2 o P.

UNIVERSIDADE DE RIO VERDE FACULDADE DE ODONTOLOGIA PROGRAMA DE DISCIPLINA. Curso: Odontologia Período de oferta da disciplina: 2 o P. UNIVERSIDADE DE RIO VERDE FACULDADE DE ODONTOLOGIA PROGRAMA DE DISCIPLINA Disciplina: HISTOLOGIA BUCO DENTAL Código da Disciplina: ODO110 Curso: Odontologia Período de oferta da disciplina: 2 o P. Faculdade

Leia mais

TCC em Re-vista HENRIQUE, Camila Yamasita. 13. Palavras-chave: Zanthoxylum naranjillo; alcaloides; acetilcolinesterase. Universidade de Franca

TCC em Re-vista HENRIQUE, Camila Yamasita. 13. Palavras-chave: Zanthoxylum naranjillo; alcaloides; acetilcolinesterase. Universidade de Franca Farmácia TCC em Re-vista 2011 71 HENRIQUE, Camila Yamasita. 13 Estudo químico da fração alcaloídica de Zanthoxylum naranjillo griseb (RUTACEAE) e da atividade inibitória da enzima acetilcolinesterase.

Leia mais

INSTITUTO ESPERANÇA DE ENSINO SUPERIOR IESPES Recredenciado pela Portaria MEC nº 291 de 23/03/2015, publicada no DOU de 24/03/2015

INSTITUTO ESPERANÇA DE ENSINO SUPERIOR IESPES Recredenciado pela Portaria MEC nº 291 de 23/03/2015, publicada no DOU de 24/03/2015 INSTITUTO ESPERANÇA DE ENSINO SUPERIOR IESPES Recredenciado pela Portaria MEC nº 291 de 23/03/2015, publicada no DOU de 24/03/2015 ATOS REGULATÓRIOS BACHARELADO EM ODONTOLOGIA - 2018 Curso Autorizado pela

Leia mais

(MFG1065) ANATOMIA GERAL A 60H (2-2)

(MFG1065) ANATOMIA GERAL A 60H (2-2) 1º (DEE1085) GENÉTICA P/ODONTOLOGIA A (2-0) (MFG1021) HISTOLOGIA EMBRIOLOGIA GERAIS (3-2) (MFG1065) ANATOMIA GERAL A (2-2) (MFG1066) ANATOMIA ESCULTURA DENTAL A (1-3) (BBM1057) BIOQUÍMICA ODONTOLÓGICA

Leia mais

Universidade Federal do Espírito Santo

Universidade Federal do Espírito Santo Nível: Grau Conferido: Turno: Tipo: Modalidade: Funcionamento: 2013 Ensino Superior Cirurgião-dentista Integral Curso Bacharelado Em atividade Data de Início: 16/05/2013 Data de Término: Número de Trancamentos:

Leia mais

MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ODONTOLOGIA

MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ODONTOLOGIA MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ODONTOLOGIA 1º. PERÍODO Atenção Integrada em Odontologia I - 40 40 Bioquímica Geral 40 40 80 Desenvolvimento Psicopedagógico I Imaginologia I - 40 40 Núcleo de

Leia mais

Banca: Prof. Dr. Wilson Galhego Garcia - Orientador - (FOA/Unesp)

Banca: Prof. Dr. Wilson Galhego Garcia - Orientador - (FOA/Unesp) Nome: ANDRÉ LUIZ MARÇAL TERRERI Nível: Mestrado - defesa em 05/08/1999 Orientador: Wilson Galhego Garcia Banca: Prof. Dr. Wilson Galhego Garcia - Orientador - (FOA/Unesp) Profa. Dra. Nemre Adas Saliba

Leia mais

CÁRIE CONCEITO CONCEITO CONCEITO CONCEITO 06/04/15. X remineralização

CÁRIE CONCEITO CONCEITO CONCEITO CONCEITO 06/04/15. X remineralização 06/0/15 unesp Doença infecto contagiosa microbiológica que afeta os tecidos calcificados dos dentes: - Desmineralização inorgânica - Desintegração das estruturas orgânicas Cárie não ocorre na ausência

Leia mais

BACHARELADO EM ODONTOLOGIA

BACHARELADO EM ODONTOLOGIA BACHARELADO EM ODONTOLOGIA Autorização do curso Portaria MEC nº 167 de 13/03/2018 D.O.U. de 13/03/2018. Matriz Curricular Carga Horária de Integralização: Mínimo - 05 anos ou 10 semestres Máximo - 08 anos

Leia mais

Odontopediatras e Médicos Pediatras: os benefícios dessa Integração

Odontopediatras e Médicos Pediatras: os benefícios dessa Integração Odontopediatras e Médicos Pediatras: os benefícios dessa Integração Author : Dra. Juliana Kuboyama Categories : Odontopediatria Date : 29 de novembro de 2017 Compartilhe conhecimento! 116 Shares Descubra

Leia mais

R E S O L U Ç Ã O. Art. 2º Esta Resolução entra em vigor nesta data, revogando a Resolução CONSEACC/BP 35/2016 e demais disposições contrárias.

R E S O L U Ç Ã O. Art. 2º Esta Resolução entra em vigor nesta data, revogando a Resolução CONSEACC/BP 35/2016 e demais disposições contrárias. RESOLUÇÃO CONSEACC/BP 5/2018 ALTERA O ROL DE DISCIPLINAS INSUSCETÍVEIS DE EXAME DE PROFICIÊNCIA DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DO CAMPUS BRAGANÇA PAULISTA DA UNIVERSIDADE SÃO FRANCISCO USF. A Presidente do Conselho

Leia mais

Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais ICBS ODONTOLOGIA/NOITE HORÁRIO DE AULA 1º SEMESTRE DE 2017

Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais ICBS ODONTOLOGIA/NOITE HORÁRIO DE AULA 1º SEMESTRE DE 2017 1º PERÍODO Currículo Novo (513) 13:30 07:40 15:20 1) Introdução à 1) Introdução à Bioquímica e Biologia Molecular Bioquímica e Biologia Molecular Embriologia Geral e da Face Embriologia Geral e da Face

Leia mais

REDE DE CLÍNICAS ODONTOLÓGICAS

REDE DE CLÍNICAS ODONTOLÓGICAS REDE DE CLÍNICAS ODONTOLÓGICAS ODONTOCLÍNICA UNIDADES Caxias- Av. Rio Branco, 209 Caxias- Pinheiro Machado, 2569 S 21-22 Garibaldi- Rua Borges de Medeiros, 129 Farroupilha - Rua Marechal Floriano Peixoto,

Leia mais

EBOOK ODONTOPEDIATRIA

EBOOK ODONTOPEDIATRIA EBOOK ODONTOPEDIATRIA A odontopediatria é área da odontologia que estuda e trata da saúde bucal de bebês, crianças e adolescentes. O odontopediatra tem a importante função de acompanhar o desenvolvimento

Leia mais

Curso: Administração. Componente Curricular

Curso: Administração. Componente Curricular INDICAÇÃO DE VAGAS PARA 208.2 Curso: Administração Gestão e Orçamento estratégico 4 Estatística I 2 Estatística II 2 Administração de Produção e Logística 2 Matemática 2 Curso: Educação Física Anatomia

Leia mais

A MAIOR CARTEIRA DE PLANOS ODONTOLÓGICOS DO NORTE E NORDESTE ATUAÇÃO NACIONAL COM REDE 100% CREDENCIADA MAIS DE 1 MILHÃO DE CLIENTES

A MAIOR CARTEIRA DE PLANOS ODONTOLÓGICOS DO NORTE E NORDESTE ATUAÇÃO NACIONAL COM REDE 100% CREDENCIADA MAIS DE 1 MILHÃO DE CLIENTES A MAIOR CARTEIRA DE PLANOS ODONTOLÓGICOS DO NORTE E NORDESTE ATUAÇÃO NACIONAL COM REDE 100% CREDENCIADA MAIS DE 1 MILHÃO DE CLIENTES ENTRE OS MAIORES DA ODONTOLOGIA JUNHO SETEMBRO 2015 2015 TOTAL 21.558.065

Leia mais

Sandra Ulinski Aguilera

Sandra Ulinski Aguilera Fluorose dentária em crianças de 12 anos de idade das escolas públicas de Rolândia, Paraná, 2006. ROLÂNDIA O município apresenta 12 equipes de Saúde Bucal. Esta pesquisa foi realizada em todas as escolas

Leia mais

OBJETIVOS. Promoção à Saúde Bucal de Adolescentes carentes, inscritos no Programa do Adolescente-Florianópolis.

OBJETIVOS. Promoção à Saúde Bucal de Adolescentes carentes, inscritos no Programa do Adolescente-Florianópolis. TÍTULO:PROJETO ATENÇÃO À SAÚDE BUCAL DO ADOLESCENTE AUTORES: Profa. Grácia Maria Salles Maciel Koerich - graciakoerich@uol.com.br Ac. Márcia Regina da Silveira Ac. Liliam Mendes Coelho T.A. Vânia Regina

Leia mais

Microbiota Normal do Corpo Humano

Microbiota Normal do Corpo Humano Microbiota Normal do Corpo Humano Microbiota Microbiota Microflora Flora indígena São termos usados para denominar os microrganismos que habitam o corpo humano e interagem de forma benéfica. Flora normal

Leia mais

RESTAURAÇÃO DE MOLAR DECÍDUO COM RESINA COMPOSTA DE ÚNICO INCREMENTO RELATO DE UM CASO CLÍNICO

RESTAURAÇÃO DE MOLAR DECÍDUO COM RESINA COMPOSTA DE ÚNICO INCREMENTO RELATO DE UM CASO CLÍNICO 1 RESTAURAÇÃO DE MOLAR DECÍDUO COM RESINA COMPOSTA DE ÚNICO INCREMENTO RELATO DE UM CASO CLÍNICO Luana Azevedo Atayde Graduada em Odontologia pela Universidade Federal de Uberlândia (2014). Especialista

Leia mais

Cobertura Odontológica

Cobertura Odontológica Uso consciente do plano de saúde AMS Papo de hoje: Cobertura Odontológica A Assistência Médica Supletiva (AMS) contempla plano médico, hospitalar, odontológico e de farmácia, de autogestão criado pela

Leia mais

TÍTULO AUTORES: INSTITUIÇÃO ÁREA TEMÁTICA OBJETIVOS Objetivo Geral: Objetivos Específicos:

TÍTULO AUTORES: INSTITUIÇÃO ÁREA TEMÁTICA OBJETIVOS Objetivo Geral: Objetivos Específicos: TÍTULO:PROJETO ASSISTÊNCIA À SAÚDE BUCAL NA TERCEIRA IDADE AUTORES: Profª Grácia Maria Salles Maciel Koerich - graciakoerich@uol.com.br Ac. Adriano Marcos Rodrigues Ac. Luiz Fernando Michels T.A. Sergio

Leia mais

Unidade: A Cárie Dentária. Unidade I:

Unidade: A Cárie Dentária. Unidade I: Unidade I: 0 Unidade: A Cárie Dentária A cárie dentária é uma doença que atinge os tecidos duros da cavidade oral, esmalte, dentina e cemento. O flúor é um composto que tem sido utilizado na prevenção

Leia mais

ODONTOLOGIA PREVENTIVA. Saúde Bucal. Odontogeriatria. Para você que já completou 60 anos.

ODONTOLOGIA PREVENTIVA. Saúde Bucal. Odontogeriatria. Para você que já completou 60 anos. ODONTOLOGIA PREVENTIVA Saúde Bucal Odontogeriatria. Para você que já completou 60 anos. Se você já completou 60 anos, como está a saúde de sua boca? A boca é a porta de entrada do seu organismo. A integridade

Leia mais

Implantes Dentários (Implantes Osseointegrados) são dispositivos semelhantes a pinos ou parafusos de titânio que substituem a raiz de um elemento dent

Implantes Dentários (Implantes Osseointegrados) são dispositivos semelhantes a pinos ou parafusos de titânio que substituem a raiz de um elemento dent Tudo que você precisar saber sobre Implantes Dentários Implantes Dentários (Implantes Osseointegrados) são dispositivos semelhantes a pinos ou parafusos de titânio que substituem a raiz de um elemento

Leia mais

ODS0706 DEONTOLOGIA OBRIGATÓRIA NOTURNO PROF. DR. ROGÉRIO NOGUEIRA DE OLIVEIRA ODONTOLOGIA SOCIAL

ODS0706 DEONTOLOGIA OBRIGATÓRIA NOTURNO PROF. DR. ROGÉRIO NOGUEIRA DE OLIVEIRA ODONTOLOGIA SOCIAL ODS0706 DEONTOLOGIA NOTURNO PROF. DR. ROGÉRIO NOGUEIRA DE OLIVEIRA ODONTOLOGIA SOCIAL ODS0701 BIOÉTICA DIURNO E NOTURNO PROF. DR. DALTON LUIZ DE PAULA RAMOS ODONTOLOGIA SOCIAL ODS0700 CLÍNICA AMPLIADA

Leia mais

Saúde Ocupacional Urubatan Medeiros BDS; MSc; PhD;PDc Coordenador da Disciplina de Odontologia Preventiva

Saúde Ocupacional Urubatan Medeiros BDS; MSc; PhD;PDc Coordenador da Disciplina de Odontologia Preventiva Saúde Ocupacional Urubatan Medeiros BDS; MSc; PhD;PDc Coordenador da Disciplina de Odontologia Preventiva Resumo de Aula SAÚDE OCUPACIONAL é um ramo da área de saúde que trata da saúde do trabalhador no

Leia mais

Doenças gengivais induzidas por placa

Doenças gengivais induzidas por placa Doenças gengivais induzidas por placa Classificação (AAP 1999) Doenças Gengivais Induzidas por placa Não induzidas por placa MODIFICADA Associada só a placa Fatores sistêmicos Medicação Má nutrição Classificação

Leia mais

Banca: Prof. Dr. Wilson Galhego Garcia- Orientador - (FOA/Unesp) Profa. Dra. Nemre Adas Saliba - Orientadora - FOA/Unesp)

Banca: Prof. Dr. Wilson Galhego Garcia- Orientador - (FOA/Unesp) Profa. Dra. Nemre Adas Saliba - Orientadora - FOA/Unesp) Nome: LUIZA NAKAMA Nível: Doutorado defesa em 12/08/1999 Orientador: Wilson Galhego Garcia Banca: Prof. Dr. Wilson Galhego Garcia- Orientador - (FOA/Unesp) Profa. Dra. Nemre Adas Saliba - Orientadora -

Leia mais

GUIA DE ASSISTÊNCIA ODONTOLÓGICA

GUIA DE ASSISTÊNCIA ODONTOLÓGICA GUIA DE ASSISTÊNCIA ODONTOLÓGICA 2 3 CARO BENEFICIÁRIO GUIA RÁPIDO PARA SABER A ESPECIALIDADE QUE VOCÊ PRECISA Consulta de diagnóstico - CLÍNICA GERAL Tratamento de gengiva - PERIODONTIA Tratamento de

Leia mais

PLANO DE CURSO. 1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO: Curso: Bacharelado em Enfermagem

PLANO DE CURSO. 1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO: Curso: Bacharelado em Enfermagem PLANO DE CURSO 1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO: Curso: Bacharelado em Enfermagem Disciplina: Microbiologia Código: SAU10 Professor: Talita Merieli Silva de Melo E-mail: talita.merieli@gmail.com CH Teórica: 60h

Leia mais

300 QUESTÕES DE CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PARA O CARGO DE CIRURGIÃO-DENTISTA

300 QUESTÕES DE CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PARA O CARGO DE CIRURGIÃO-DENTISTA Caro Leitor, A equipe técnica do Concurseiro da Saúde empenha-se em desenvolver apostilas e materiais atualizados de acordo com as leis recentemente publicadas a fim de estar sempre em consonância com

Leia mais