Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico"

Transcrição

1 Plano de Trabalho Docente 2016 Ensino Técnico Plano de Curso nº 234 aprovado pela portaria Cetec nº 177 de 26 / 09 / 2013 Etec: Carapicuíba Código: 144 Município: Carapicuíba Eixo Tecnológico: GESTÃO E NEGÓCIOS Habilitação Profissional: TÉCNICA DE NÍVE MÉDIO EM CONTABILIDADE Qualificação: AUXILIAR DE CONTABILIDADE Componente Curricular: Contabilidade Comercial Módulo: II C. H. Semanal: 2,5 Professor: Marlene R.G.M. Santos I Atribuições e atividades profissionais relativas à qualificação ou à habilitação profissional, que justificam o desenvolvimento das competências previstas nesse componente curricular. 1. Classificar os lançamentos contábeis observando os princípios e convenções contábeis. 2. Calcular e contabilizar operações de compra e venda de mercadorias e seus respectivos ajustes na apuração do resultado do exercício. 3. Organizar as fichas de controle de estoque permitindo a conferência entre os resultados apresentados na ficha de estoque e o resultado contábil. 4. Classificar juros e descontos promovendo o seu registro na contabilidade. 5. Aplicar e contabilizar cálculos de depreciação, amortização e exaustão. 6. Desenvolver todo o processo de apuração do resultado do exercício, de modo a demonstrar o lucro líquido gerado pela empresa no período. 7. Apurar, mediante encerramento das contas comerciais, os resultados de vendas e despesas de comercialização e imposto sobre vendas e resultado financeiro da organização.

2 II Competências, Habilidades e Bases Tecnológicas do Componente Curricular Componente Curricular: Contabilidade Comercial Módulo: II Nº Competências Nº Habilidades Nº Bases Tecnológicas 1. Elaborar as partidas dobradas dos fatos 1. Calcular e contabilizar operações de compra e 1. que envolvem as compras e as vendas de venda de mercadorias e seus respectivos ajustes mercadorias, detectando os juros e na apuração do resultado do exercício. descontos, quando ocorrerem Analisar o processo de apuração do resultado do exercício Analisar as fichas de estoque, e o seu inventário de acordo com a metodologia de avaliação de estoque Organizar as fichas de controle de estoque permitindo a conferência entre os resultados apresentados na ficha de estoque e o resultado contábil. Classificar juros e descontos promovendo o seu registro na contabilidade. 2.. Operações com mercadorias: fatos que alteram o valor das Compras e Vendas: O ICMS; O frete; O devolução; O PIS/PASEP e COFINS. Juros, descontos, seguros: conceitos, aplicabilidade, e impacto na formação do resultado econômico. 4. Promover registro de ativo imobilizado, calculando, registrando e contabilizando valores de depreciações e amortizações Aplicar e contabilizar cálculos de depreciação, amortização e exaustão. Desenvolver todo o processo de apuração do resultado do exercício, de modo a demonstrar o lucro líquido gerado pela empresa no período., 3. Apuração completa do resultado do exercício: cálculo e apuração do CMV; cálculo e apuração do RCM; ajustes das receitas e das despesas; cálculo da CSLL e do IRPJ. 4.. Estoques: Critérios de avaliações de estoque: Ο PEPS; Ο UEPS; Ο custo médio.

3 5. Depreciação, amortização, exaustão: conceito; metodologia de cálculo: O cálculo linear e acelerado; O método pela soma dos dígitos.

4 III Procedimento Didático e Cronograma de Desenvolvimento Componente Curricular: Contabilidade Comercial Módulo: II Habilidade Bases Tecnológicas Procedimentos Didáticos Cronograma / Dia e Mês 1. Calcular e contabilizar operações de compra e venda de mercadorias e seus respectivos ajustes na apuração do resultado do exercício. 2. Organizar as fichas de controle de estoque permitindo a conferencia entre os resultados apresentados na ficha de estoque e o resultado contábil. 1. Operações com mercadorias: - Fatos que alteram o valor das Compras e Vendas: ICMS; frete; devolução. - PIS/PASEP E COFINS 2. Juros, descontos, seguros: - conceitos, aplicabilidade E impacto na formação do resultado econômico. Aulas expositivas com auxilio de lousa e apostila. Exercícios práticos, visando à aplicação teórica aprendida. 01 a 28/02 INOVA Etapa 4 Classificação Estadual DESAFIO /03 INOVA - Etapa 5: O melhor dos melhores DESAFIO 2015 Aulas expositivas com auxilio de lousa e apostila. Exercícios práticos, visando à aplicação teórica aprendida. 04/02 a 24/03 28/03 a 08/04 3. Classificar juros e descontos, promovendo o seu registro na contabilidade. 3. Apuração completa do resultado do exercício: - cálculo E apuração do CMV; cálculo e apuração do RCM; ajuste das receitas e das despesas; cálculo da CSLL e do IRPJ. Aulas expositivas com auxilio de lousa e apostila. Exercícios práticos, visando à aplicação teórica aprendida. 25/04 Dia do Contabilista. 11/04 a 29/04

5 4. Aplicar e contabilizar cálculos de depreciação, amortização e exaustão. 5. Desenvolver todo o processo de apuração do resultado do exercício, de modo a demonstrar o lucro liquido gerado pela empresa no período. 4. Estoques: - Critérios de avaliações de estoque: PEPS; UEPS; Custo médio. 5. Depreciação, amortização e exaustão: - Conceito; - Metodologia de cálculo: cálculo linear e acelerado; método pela soma dos dígitos. Aulas expositivas com auxilio de lousa e apostila. Exercícios práticos, visando à aplicação teórica aprendida. 09 a 13/05 Semana Paulo Freire. 09 e 10/05 Simpósio dos Ensinos Médio, Técnico e Tecnológico Aulas expositivas com auxilio de lousa e apostila. Exercícios práticos, visando à aplicação teórica aprendida. Pesquisas diversas. 01 a 03/06 Semana do Meio Ambiente. 18/06- Festa Junina. 02/05 a 31/05 01/06 a 01/07 IV - Plano de Avaliação de Competências Competência 1. Elaborar as partidas dobradas dos fatos que envolvem as compras e as vendas de mercadorias, detectando os juros e descontos, quando ocorrerem. 2. Analisar o processo de apuração do resultado do exercício. Instrumento(s) e Procedimentos de Avaliação 1 Critérios de Desempenho Evidências de Desempenho - Observação direta do desempenho e interesse do aluno em sala de aula. - Prova escrita. - Trabalhos individuais e em grupo. - Exercícios práticos em sala de aula. - Postura do aluno. Aplica-se as avaliações descritas acima para todas as competências. (1 - Domínio dos conceitos. - Criatividade e compreensão nos exercícios propostos. - Precisão e assertividade com segurança. - Participação em grupo. - Relacionamento interpessoal. Aplica-se os critérios de desempenho - Apresentação de trabalhos através de exposição. - Desempenho prático através do conhecimento. - Montagem de relatórios que evidencie a tomada de decisão. - Efetuar com segurança as rotinas contábeis.

6 3. Analisar as fichas de estoque, e o seu inventario de acordo com a metodologia de avaliação de estoque. a 4). descritos acima para todas as competências. (1 a 4). - Desempenho prático que evidencie os conhecimentos das legislações. - Capacidade de gerar relatórios de informações técnicas. 4. Promover registro de ativo imobilizado, calculando, registrando e contabilizando valores de depreciações e amortizações. Aplica-se as evidências de desempenho descritas acima para todas as competências. (1 a 4).

7 V Plano de atividades docentes* Atividades Previstas Projetos e Ações voltados à redução da Evasão Escolar Atendimento a alunos por meio de ações e/ou projetos voltados à superação de defasagens de aprendizado ou em processo de Progressão Parcial Preparo e correção de avaliações Preparo de material didático Participação em reuniões com Coordenador de Curso e/ou previstas em Calendário Escolar Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X *Assinalar com X as atividades que serão desenvolvidas no mês.

8 VI Material de Apoio Didático para Aluno (inclusive bibliografia) RIBEIRO, Osni Moura Contabilidade Geral Fácil Editora Saraiva MARION, José Carlos Contabilidade Comercial Editora Atlas Revista Técnica: IOB Informações Objetivas RIBEIRO, Osni Moura Estrutura das Demonstrações Financeiras Editora Saraiva Lei nº 6.404/76 Lei das Sociedades por Ações e as alterações introduzidas pela Lei nº de 28/12/2007 e MP nº 449/2008 VII Propostas de Integração e/ou Interdisciplinares e/ou Atividades Extra Projeto interdisciplinar abordando os temas Abertura e funcionamento de uma empresa comercial. VIII Estratégias de Recuperação Contínua (para alunos com baixo rendimento/dificuldades de aprendizagem) O aluno que não atingir as competências previstas, será realizado a sua recuperação de forma contínua através de atendimento individualizado em sala de aula, de modo que não prejudique os demais alunos, com desenvolvimento de exercícios e/ou trabalhos em classe e extraclasse, grupos de estudo, envolvendo pesquisas com orientação e acompanhamento do professor e posteriormente ocorrerá a sua avaliação que poderá ser através de avaliação escrita e/ou oral, apresentação de relatórios e/ou trabalhos, observação direta do desempenho do aluno, ou auto avaliação. IX Identificação: Nome do professor: Marlene R.G.M. Santos Assinatura: Data: 29/02/2016 X Parecer do Coordenador de Curso: Este plano de trabalho docente está de acordo com as bases tecnológicas constantes no plano de curso de Habilitação Profissional Técnica de Nível Médio de TÉCNICO EM CONTABILIDADE. Nome do coordenador (a): Maria Amélia dos Santos G. Eduardo Assinatura: Data e ciência do Coordenador Pedagógico Data: XI Replanejamento

9 Plano de Trabalho Docente 2016 Plano de Curso nº 234 aprovado pela portaria Cetec nº 133 de 20/08/2013 Etec de Carapicuíba Código: 144 Município: Carapicuíba Eixo Tecnológico: Gestão e Negócios Habilitação Profissional: AUXILIAR EM CONTABILIDADE Qualificação: TÉCNICO EM CONTABILIDADE Componente Curricular: SISTEMA DE INFORMAÇÕES CONTÁBEIS Módulo: li C. H. Semanal: 2,5 Professor: Paulo José I Atribuições e atividades profissionais relativas à qualificação ou à habilitação profissional, que justificam o desenvolvimento das competências previstas nesse componente curricular. Identificar a organização e os processos próprios de uma empresa comercial, industrial ou prestação de serviços. Aplicar princípios e conceitos, tais como patrimônio, faturamento, lucro bruto e lucro líquido. Comunicar-se com os profissionais das equipes, utilizado vocabulário técnico específico. Utilizar os instrumentos de planejamento, bem como executar, controlar e avaliar os procedimentos dos ciclos:

10 o tributário; o financeiro; o contábil; o do patrimônio; o da produção; o dos sistemas de informações Identificar características, possibilidades e limites na área de atuação profissional. Utilizar a tecnologia disponível na pesquisa de produtos e no desenvolvimento das atividades da área. Contabilidade Gerencial e sua utilidade nas tomadas de decisão.

11 II Competências, Habilidades e Bases Tecnológicas do Componente Curricular Componente Curricular: SISTEMA DE INFORMAÇÕES CONTÁBEIS Módulo: II Nº Competências Nº Habilidades Nº Bases Tecnológicas Verificar o correto funcionamento dos equipamentos e softwares do sistema de informação interpretando orientações dos manuais e selecionar programas de aplicação a partir da avaliação das necessidades do usuário. Analisar os serviços e funções de Sistemas Operacionais utilizando suas ferramentas e recursos em atividades de configuração, manipulação de arquivos, segurança e outras. Analisar a utilização de vários softwares disponibilizados pelos órgãos governamentais para cumprimento das obrigações principais e acessórias. Pesquisar nas legislações as formas de preenchimento, prazo de entrega e consequências do não cumprimento das mesmas Utilizar adequadamente os recursos de hardware dos computadores e efetuar as configurações, nos softwares aplicativos, organizando atividades de entrada e saída de dados de sistemas de informação. Identificar e utilizar adequadamente os principais softwares aplicativos na resolução de problemas analisando seu funcionamento. Cumprir tempestivamente as obrigações principais e acessórias, utilizando os softwares disponibilizados pelos diversos órgãos governamentais. Aplicar a legislação vigente quanto ao correto preenchimento dos referidos softwares Software da área Contábil: cadastros de empresas; cadastro de Plano de Contas; lançamentos dos atos e fatos administrativos; diário; razão; balancete de verificação; apuração do resultado do exercício; balanço patrimonial e demonstração do resultado do exercício; gerações de guias de recolhimento. 2. Software da área de Departamento Pessoal: cadastro da empresa; cadastros dos funcionários (dependentes IR, salário família); cálculo da folha de pagamento; CAGED; SEFIP com geração de GPS e SEFIP; guias de recolhimento de IRRF; RAIS. 3. Software da área Fiscal: cadastro da empresa segundo a sua opção tributária;

12 escrituração do livro registro de entradas; escrituração do livro de saídas; livro de apuração do ICMS; geração de guias de recolhimento.

13 III Procedimento Didático e Cronograma de Desenvolvimento Componente Curricular: SISTEMA DE INFORMAÇÕES CONTÁBEIS Módulo: II Habilidade Bases Tecnológicas Procedimentos Didáticos Cronograma / Dia e Mês 1. Software da área Contábil: cadastros de empresas; cadastro de Plano de Contas; lançamentos dos atos e fatos administrativos; diário; razão; balancete de verificação; apuração do resultado do exercício; balanço patrimonial e demonstração do resultado do exercício; gerações de guias de recolhimento. Apresentação das Bases Tecnológicas, Competências e Habilidades. 01 SEMANA

14 2. Software da área de Departamento Pessoal: cadastro da empresa; cadastros dos funcionários (dependentes IR, salário família); cálculo da folha de pagamento; CAGED; SEFIP com geração de GPS e SEFIP; guias de recolhimento de IRRF; RAIS. 3. Software da área Fiscal: cadastro da empresa segundo a sua opção tributária; escrituração do livro registro de entradas; escrituração do livro de saídas; livro de apuração do ICMS; geração de guias de recolhimento. Apresentar os conceitos dos lançamentos contábeis até o resultado no Demonstrativo de maneira manual e também a utilização de software área contábil, RH e Fiscal (sistema e- contab ou Folhamatic) em laboratório, exercícios individuais e em grupo. Avaliação da matéria Apresentar os conceitos dos lançamentos contábeis atribuídos para os processos tributários, utilização de software área contábil, RH e Fiscal (sistema e-contab ou Folhamatic) em laboratório, exercícios individuais e em grupo. Avaliação da matéria Apresentar os conceitos dos lançamentos contábeis aplicados para as obrigações principais e acessórias, utilização de software área contábil, RH e Fiscal (sistema e-contab ou Folhamatic) em laboratório, exercícios individuais e em grupo. 5 SEMANAS 05 SEMANAS 05 SEMANAS Avaliação da matéria

15 IV Procedimentos de Avaliação Componente Curricular: SISTEMA DE INFORMAÇÕES CONTÁBEIS Módulo: II Competência (por extenso) 1. Verificar o correto funcionamento dos equipamentos e softwares do sistema de informação interpretando orientações dos manuais e selecionar programas de aplicação a partir da avaliação das necessidades do usuário. 2. Analisar os serviços e funções de Sistemas Operacionais utilizando suas ferramentas e recursos em atividades de configuração, manipulação de arquivos, segurança e outras. 3. Analisar a utilização de vários softwares disponibilizados pelos órgãos governamentais para cumprimento das obrigações principais e acessórias. Instrumento(s) e Procedimentos de Avaliação 1 Critérios de Desempenho Evidências de Desempenho Exercícios em sala de aula/laboratório Aplicação de conceitos; - individuais. Organização Estética; - grupos. Objetividade das BT s aplicadas. Pesquisas em grupo, com relatórios e demonstrativos. Avaliação escrita individual. Estudos de caso Observações diretas Clareza, Raciocínio, Sequência, Precisão e Organização das atividades propostas Relevância dos dados apurados de acordo as atividades. Área Contábil: Desenvolver os procedimentos contábeis em sistema de acordo com as BT s aplicadas. Área Fiscal: Elaborar o cadastro da empresa segundo a sua opção tributária; escrituração do livro registro de entradas; escrituração do livro de saídas; livro de apuração do ICMS; geração de guias de recolhimento Aplicabilidade de algumas das obrigações acessórias: CAGED; SEFIP com geração de GPS e SEFIP; guias de recolhimento de IRRF; RAIS; DIRF. 4. Pesquisar nas legislações as formas de preenchimento, prazo de

16 entrega e consequências do não cumprimento das mesmas. V Plano de atividades docentes* Atividades Previstas Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Projetos e Ações voltados à redução da Evasão Escolar Atendimento a alunos por meio de ações e/ou projetos voltados à superação de defasagens de aprendizado ou em processo de Progressão Parcial Preparo e correção de avaliações Preparo de material didático Participação em reuniões com Coordenador de Curso e/ou previstas em Calendário Escolar X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X

17 VI Material de Apoio Didático para Aluno (inclusive bibliografia) - Apostila elaborada pelo professor; OLIVEIRA, Aristeu de Cálculos Trabalhistas São Paulo: Ed. ATLAS 21ª edição FABRETTI, Láudio Camargo Contabilidade Tributária São Paulo: Ed. ATLAS. TOIGO, Renato F. Fundamentos da Contabilidade e Escrituração Ed. EDUCS. PÊGOR, Paulo Henrique Manual de Contabilidade Tributária Ed. FREITAS BASTOS. - Documentos Contábeis. - Equipe de Professores da FEA/USP Contabilidade Introdutória Ed. ATLAS. - Livros, Revistas, Jornais e editoriais referente a contabilidade. VII Propostas de Integração e/ou Interdisciplinares e/ou Atividades Extras Desenvolver técnicas de pesquisa e levantamento de dados; Selecionar e organizar informações; Preparar apresentação com recursos visuais e expositivos; Desenvolver habilidades de expressão verbal e postura corporal em apresentações. VIII Estratégias de Recuperação Contínua (para alunos com baixo rendimento/dificuldades de aprendizagem) Recuperação: * Contínua: pedagogia diferenciada em sala de aula: - Incentivar e valorizar hábitos de trabalho e organização; - Aumentar a frequência de interações verbais; - Valorizar os trabalhos de casa e os realizados em aula; - Estimular, elogiando a realização das tarefas; - Motivar o aluno para a leitura; - Proporcionar situações de ensino individualizado; - Diferenciar as atividades no tempo e no espaço da aula; - Elaborar materiais específicos. IX Identificação: Nome do professor: Paulo José Soares Assinatura: Data:

18 X Parecer da Coordenadora de Curso: Este plano de trabalho docente está de acordo com as bases tecnológicas constantes no plano de curso de Habilitação Profissional Técnica de Nível Médio de TÉCNICO EM CONTABILIDADE. Nome da coordenadora: Profª Maria Amélia dos Santos Assinatura: Data: 29/02/2016 Data e ciência do Coordenadora Pedagógico. XI Replanejamento

19 Plano de Trabalho Docente 2016 Ensino Técnico Etec Plano de Curso nº 234 aprovado pela portaria Cetec nº 177 de 26 / 09 / 2013 Etec: Carapicuiba Código: 144 Município: Carapicuiba Eixo Tecnológico: Gestão e Negócios Habilitação Profissional: Técnico em Contabilidade Qualificação: Auxiliar de Contabilidade Componente Curricular: Processos Estatísticos de Pesquisa Módulo: II C. H. Semanal: 2,5 Professor: Paulo Roberto Gomes I Atribuições e atividades profissionais relativas à qualificação ou à habilitação profissional, que justificam o desenvolvimento das competências previstas nesse componente curricular. 1. Cálculo e análise dos índices de liquidez, endividamento, imobilizado e rotatividade de estoque, contas a pagar e receber, análise vertical e horizontal. 2. Levantar informações relacionadas a custos. 3. Dominar grandezas numéricas. 4. Manter-se atualizado. 5. Implantar plano de cargos e salários (baseados em pesquisas de mercado). 6. Utilizar a tecnologia disponível na pesquisa de produtos e no desenvolvimento das atividades da área. 7. Transformar os dados econômicos em recursos estatísticos na organização.

20 II Competências, Habilidades e Bases Tecnológicas do Componente Curricular (Todas as Competências, Habilidades e Bases Tecnológicas previstas no Plano de Curso para este Componente Curricular deverão ser lançadas nos campos abaixo) Componente Curricular: Processos Estatísticos de Pesquisa Módulo: II Nº Competências Nº Habilidades Nº Bases Tecnológicas Identificar características e metodologias de pesquisas econômicas, de mercado e tecnológicas. Interpretar fundamentos e objetivos do processo de pesquisa. Interpretar estudos, relatórios e pesquisas econômicas e de mercado. Identificar fontes para pesquisa de tecnologia administrativa, tais como: revistas especializadas exposições e congressos publicações de empresas que desenvolvam tecnologias administrativas Levantar informações quantitativas e financeiras sobre o desempenho do mercado, produtos, custos e demais dados; visando apoiar o processo de estudos mercadológicos e econômicos. Organizar informações e comparar dados dos estudos com dados reais, preparando base para análise pelas funções especializadas da empresa. Comparar resultados de tempo, qualidade, facilidade operacional, e custos entre novas tecnologias e as já utilizadas. Elaborar relatórios sobre os resultados das pesquisas de desempenho do mercado Conceitos Fundamentais: objetivo, população e amostra; processos estatísticos de abordagem; dados estatísticos; estatística descritiva; dados brutos; rol. Séries Estatísticas: apresentação de dados estatísticos distribuição de freqüência variável construção de variáveis representação gráfica das séries estatísticas Medidas de Tendência Central: somatória; medias; cálculo de media; mediana cálculo; moda cálculo. Medidas separatriz: conceito cálculo. Medida de Dispersão: dispersão absoluta amplitude total cálculo desvio médio simples cálculo variância e desvio padrão interpretação

21 III Procedimento Didático e Cronograma de Desenvolvimento Componente Curricular: Processos Estatísticos de Pesquisa Módulo: II Habilidade Bases Tecnológicas Procedimentos Didáticos Cronograma / Dia e Mês Levantar informações quantitativas e financeiras sobre o desempenho do mercado, produtos, custos e demais dados; visando apoiar o processo de estudos mercadológicos e econômicos. Organizar informações e comparar dados dos estudos com dados reais, preparando base para análise pelas funções especializadas da empresa. Comparar resultados de tempo, qualidade, facilidade operacional, e custos entre novas tecnologias e as já utilizadas Elaborar relatórios sobre os resultados das pesquisas de desempenho do mercado Conceitos Fundamentais: objetivo, população e amostra; processos estatísticos de abordagem; dados estatísticos; estatística descritiva; dados brutos; rol. Séries Estatísticas: apresentação de dados estatísticos distribuição de freqüência variável construção de variáveis representação gráfica das séries estatísticas Medidas de Tendência Central: somatória; medias; cálculo de media; mediana cálculo; moda cálculo. * Medidas separatriz: conceito cálculo. * Medida de Dispersão: -dispersão absoluta -amplitude total cálculo -desvio médio simples cálculo -variância e desvio padrão interpretação. Aulas expositivas e práticas na interpretação e resolução de exercícios e problemas Aulas expositivas e práticas na interpretação e resolução de exercícios e problemas Aulas expositivas e práticas na interpretação e resolução de exercícios e problemas Aulas expositivas e práticas na interpretação e resolução de exercícios e problemas Semanas 1, 2, 3, e 4 Semanas 5, 6, 7, e 8 Semanas 9, 10, 11 e 12 Semanas 13, 14, 15, 16 e 17 Fechamento das Avaliações, Recuperação e Menções Semanas 18 a 20

22 IV - Plano de Avaliação de Competências Competência Instrumento(s) e Procedimentos de Avaliação 1 Critérios de Desempenho Evidências de Desempenho Identificar características e metodologias de pesquisas econômicas, de mercado e tecnológicas. Exercícios em sala de aula Capacidade de avaliação e resolução de problemas Identificar as características da metodologia de processos estatísticos Interpretar fundamentos e objetivos do processo de pesquisa. Interpretar estudos, relatórios e pesquisas econômicas e de mercado. Identificar fontes para pesquisa de tecnologia administrativa, tais como: revistas especializadas exposições e congressos publicações de empresas que desenvolvam tecnologias administrativas Exercícios em sala de aula; Observação direta; Participação do aluno; Trabalho em grupo. Exercícios em sala de aula; Observação direta; Participação do aluno; Trabalho em grupo. Exercícios em sala de aula; Observação direta; Participação do aluno; Trabalho em grupo. Capacidade para utilizar os conceitos fundamentais dos processos estatísticos Resolução de exercícios; Relacionamento de idéias; Sistematização de dados; Precisão Resolução de exercícios; Relacionamento de idéias; Sistematização de dados; Precisão Compreensão dos conceitos e utilização dos processos de pesquisa. Apresentação do trabalho com a solução do caso proposto, através de análise dos dados fornecidos. Apresentação do trabalho com a solução do caso proposto, através de análise dos dados fornecidos.

23 V Plano de atividades docentes* Atividades Previstas Projetos e Ações voltados à redução da Evasão Escolar Atendimento a alunos por meio de ações e/ou projetos voltados à superação de defasagens de aprendizado ou em processo de Progressão Parcial Preparo e correção de avaliações Preparo de material didático Participação em reuniões com Coordenador de Curso e/ou previstas em Calendário Escolar Fevereiro X X X X Março X X X X Abril X X X X Maio X X X X Junho X X X X Julho X X X X *Assinalar com X as atividades que serão desenvolvidas no mês.

24 VI Material de Apoio Didático para Aluno (inclusive bibliografia) Bibliografia: CRESPO, Antônio Arnot Estatística Fácil Editora Saraiva MARTINS, Gilberto de Andrade Princípios de Estatística Editora Atlas Sites: VII Propostas de Integração e/ou Interdisciplinares e/ou Atividades Extra Inserir projetos e atividades que serão desenvolvidos no decorrer do ano letivo. VIII Estratégias de Recuperação Contínua e Paralela (para alunos com baixo rendimento/dificuldades de aprendizagem) Recuperação contínua e paralela através de acompanhamento de desempenho e compreensão, utilizando atividades específicas de reforço tais como, exercícios direcionados, trabalhos extras, sites com exercícios resolvidos e propostos, trabalho em grupo, etc. IX Identificação: Nome do professor: Paulo Roberto Gomes Assinatura: Data: 26/02/2016 X Parecer do Coordenador de Curso: Este plano de trabalho docente está de acordo com as bases tecnológicas constantes no plano de curso de Habilitação Profissional Técnica de Nível Médio de TÉCNICO EM CONTABILIDADE. Nome do coordenador(a): Profª. Maria Amélia dos Santos Gabriel Eduardo Assinatura: Data: 26/02/2016 Data e ciência do Coordenador Pedagógico XI Replanejamento

25 Plano de Trabalho Docente 2016 Ensino Técnico Plano de Curso nº 234 aprovado pela portaria Cetec nº 177 de 26 / 09 / 2013 Etec CARAPICUÍBA Código: 144 Município: Carapicuíba Eixo Tecnológico: GESTÃO E NEGÓCIOS Habilitação Profissional: TÉCNICO EM CONTABILIDADE Qualificação: TÉCNICO EM CONTABILIDADE Componente Curricular: Contabilidade de Custos Módulo: II C. H. Semanal: 5,0 Professor: CARLOS RODRIGO VÍGOLO I Atribuições e atividades profissionais relativas à qualificação ou à habilitação profissional, que justificam o desenvolvimento das competências previstas nesse componente curricular. 1. Identificar o sistema de custos e seus componentes diretos. 2. Organização e execução de serviços de contabilidade em geral. 3. Apurar mediante encerramento das contas comerciais, os resultados das vendas, despesas de comercialização e imposto sobre vendas e o resultado da organização.

26 4. Analisar e elaborar relatórios e informes de despesas, receitas, ativo, passivo e outras.

27 II Competências, Habilidades e Bases Tecnológicas do Componente Curricular Componente Curricular: Contabilidade de Custos Módulo: II Nº Competências Nº Habilidades Nº Bases Tecnológicas 1. Contextualizar a Contabilidade de Custos dentro de um processo histórico. 2. Identificar a Contabilidade de Custos como um instrumento de tomada de decisão. 3. Interpretar a Contabilidade de Custos e seus princípios. 4. Identificar as terminologias utilizadas na Contabilidade de Custos para aplicar nos vários componentes de custos. 5. Caracterizar os fatos contábeis ocorridos na empresa de acordo com os elementos de custos. 6. Interpretar dados referentes ao custo industrial. 7. Identificar as várias metodologias de custeamento da produção. 8. Identificar os processos de formação do preço de venda. 1. Aplicar os conhecimentos históricos para contemporizar os problemas contábeis do presente. 2. Aplicar a Contabilidade de Custos como diferencial de produção, gerenciamento e organização. 3. Aplicar os conceitos e princípios da Contabilidade de Custos. 4. Organizar os fatos que envolvem custos de acordo com a sua terminologia. 5. Descrever os fatos contábeis de acordo com os elementos de custos. 6. Classificar os fatos contábeis que envolvem os custos de acordo com a sua aplicabilidade e volume de produção. 7. Elaborar planilhas de custos. 8. Calcular e estruturar a formação do preço de venda. 1. Origem da Contabilidade de Custos: uma abordagem histórica. 2. Contabilidade de Custos: conceitos e aplicação. 3. Princípios contábeis aplicados aos custos: princípio da competência dos exercícios; princípio do registro pelo valor histórico; principio do conservadorismo. 4. Terminologia contábil aplicada aos custos: custos, despesas, investimento desembolso, perda, gasto. 5. Elementos de custos: materiais: ο conceitos e aplicabilidade. mão-de-obra: ο conceitos e aplicabilidade. gastos gerais de fabricação: ο conceitos e aplicabilidade 6. Classificação dos custos: quanto à aplicabilidade: ο custo direto, custo indireto, custo pleno ou

28 integral. em relação ao volume de produção: ο custos fixos e variáveis. 7. Sistemas de custeamento: custeio variável direto: ο conceitos e aplicabilidade; ο o custeio variável direto como instrumento gerencial; ο ponto de equilíbrio contábil, financeiro e econômico. custeio por absorção; o esquema básico de Contabilidade de Custos; custeio departamento; custeio padrão; sistema de custeio: ο ABC. 8. Formação do preço de venda.

29 III Procedimento Didático e Cronograma de Desenvolvimento Componente Curricular: Módulo: Habilidade Bases Tecnológicas Procedimentos Didáticos Cronograma / Dia e Mês 1. Aplicar os conhecimentos históricos para contemporizar os problemas contábeis do presente. 1. Origem da Contabilidade de Custos: uma abordagem histórica. 2. Contabilidade de Custos: conceitos e aplicação. Aula expositiva e dialogada, exercícios de fixação individual e em grupo 3 Aulas 2. Aplicar a Contabilidade de Custos como diferencial de produção, gerenciamento e organização. 3. Princípios contábeis aplicados aos custos: princípio da competência dos exercícios; princípio do registro pelo valor histórico; principio do conservadorismo. Aula expositiva e dialogada, exercícios de fixação individual e em grupo 4 Aulas 2. Aplicar a Contabilidade de Custos como diferencial de produção, gerenciamento e organização. 3. Aplicar os conceitos e princípios da Contabilidade de Custos. 4. Terminologia contábil aplicada aos custos: custos, despesas, investimento desembolso, perda, gasto. Aula expositiva e dialogada, exercícios de fixação individual e em grupo 8 Aulas

30 3. Aplicar os conceitos e princípios da Contabilidade de Custos. 4. Organizar os fatos que envolvem custos de acordo com a sua terminologia. 6. Classificação dos custos: quanto à aplicabilidade: ο custo direto, custo indireto, custo pleno ou integral. em relação ao volume de produção: ο custos fixos e variáveis. Aula expositiva e dialogada, exercícios de fixação individual e em grupo 7 Aulas 5. Descrever os fatos contábeis de acordo com os elementos de custos. 6. Classificar os fatos contábeis que envolvem os custos de acordo com a sua aplicabilidade e volume de produção. 5. Elementos de custos: materiais: ο conceitos e aplicabilidade. mão-de-obra: ο conceitos e aplicabilidade. gastos gerais de fabricação: ο conceitos e aplicabilidade Aula expositiva e dialogada, exercícios de fixação individual e em grupo 6 Aulas

31 6. Classificar os fatos contábeis que envolvem os custos de acordo com a sua aplicabilidade e volume de produção. 7. Elaborar planilhas de custos. 7. Sistemas de custeamento: custeio variável direto: ο conceitos e aplicabilidade; ο o custeio variável direto como instrumento gerencial; ο ponto de equilíbrio contábil, financeiro e econômico. custeio por absorção; o esquema básico de Contabilidade de Custos; custeio departamento; custeio padrão; sistema de custeio: ο ABC. Aula expositiva e dialogada, exercícios de fixação individual e em grupo 9 Aulas 7. Elaborar planilhas de custos. 8. Calcular e estruturar a formação do preço de venda. 8. Formação do preço de venda. Aula expositiva e dialogada, exercícios de fixação individual e em grupo 4 Aulas IV - Plano de Avaliação de Competências

32 Competência Instrumento(s) e Procedimentos de Avaliação 1 Critérios de Desempenho Evidências de Desempenho 1. Contextualizar a Contabilidade de Custos dentro de um processo histórico. 2. Identificar a Contabilidade de Custos como um instrumento de tomada de decisão. - Avaliação escrita individual e em grupo. - Exercícios práticos. - Estudo de caso. - Precisão no tratamento das informações. - Estética dos documentos. - Clareza e coesão das informações. - Avaliação das atividades propostas. - A forma de tratamento das informações de custos. - Exposição das idéias e conceitos. 3. Interpretar a Contabilidade de Custos e seus princípios. 4. Identificar as terminologias utilizadas na Contabilidade de Custos para aplicar nos vários componentes de custos. - Objetividade dos exercícios. - Identificação e precisão no tratamento dos métodos contábeis. - Demonstração do conhecimento adquirido através das avaliações propostas. 5. Caracterizar os fatos contábeis ocorridos na empresa de acordo com os elementos de custos. 6. Interpretar dados referentes ao custo industrial. 7. Identificar as várias

33 metodologias de custeamento da produção. 8. Identificar os processos de formação do preço de venda. V Plano de atividades docentes* Atividades Previstas Projetos e Ações voltados à redução da Evasão Escolar Atendimento a alunos por meio de ações e/ou projetos voltados à superação de defasagens de aprendizado ou em processo de Progressão Parcial Preparo e correção de avaliações Preparo de material didático Participação em reuniões com Coordenador de Curso e/ou previstas em Calendário Escolar Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X *Assinalar com X as atividades que serão desenvolvidas no mês.

34 VI Material de Apoio Didático para Aluno (inclusive bibliografia) - Livro contabilidade de Custos MARTINS Eliseu Editora Atlas. - Livro Gestão de Custos e Formação de Preços- Adriano Leal Bruni e Rubens Fama - Série Finanças na Prática - Legislação Contábil. - Código de Ética - Princípios Contábeis. - Documentos Contábeis. - Pesquisa Internet. - Livros, Revistas Jornais e editoriais referente a contabilidade de custos. VII Propostas de Integração e/ou Interdisciplinares e/ou Atividades Extra - Desenvolvimento do projeto interdisciplinar, trabalho voltado para pesquisa, análise, desenvolvimento e apresentação das diversas áreas da contabilidade e sua aplicabilidade no atual cenário econômico. VIII Estratégias de Recuperação Contínua (para alunos com baixo rendimento/dificuldades de aprendizagem) - Recuperação contínua e paralela ao longo do semestre, sempre que for diagnosticado rendimento insatisfatório dos alunos, retomando o conteúdo, utilizando-se de procedimentos didáticos diversificados, visando melhorar a aprendizagem. - Estudo dirigido sobre as competências não desenvolvidas e planos de estudos com sugestões de leitura. - Análise dos erros e dificuldades com o aluno, e posteriores atividades extra sala de aula, simulando situações problema. IX Identificação: Nome do professor: Assinatura: Data: X Parecer do Coordenador de Curso: Este plano de trabalho docente está de acordo com as bases tecnológicas constantes no plano de curso de Habilitação Profissional Técnica de Nível Médio de TÉCNICO EM CONTABILIDADE. Nome do coordenador (a):

35 Assinatura: Data: Data e ciência do Coordenador Pedagógico XI Replanejamento

36 Plano de Trabalho Docente 2016 Ensino Técnico Plano de Curso nº 234 aprovado pela portaria Cetec nº 177 de 27/09/2013 ETEC Carapicuíba Código: 144 Município: Carapicuíba Eixo Tecnológico: Gestão e Negócio Habilitação Profissional: Técnico em Contabilidade Qualificação: Auxiliar de Contabilidade Componente Curricular: Planejamento Tributário Empresarial Módulo: II C. H. Semanal: 2,5 Professor: Mateus Silva Santos Gonçalves I Atribuições e atividades profissionais relativas à qualificação ou à habilitação profissional, que justificam o desenvolvimento das competências previstas nesse componente curricular. Conhecer a Contabilidade Tributária e seu campo de aplicação. Identificar o significado dos tributos e sua abrangência bem como os registros de movimentos tributários ICMS, ISS, IPI, IRPF, IRPJ, IPTU, IPVA e outros. Organizar as rotinas para levantamento de balancetes. Preparar as demonstrações contábeis, gerando balanço patrimonial e demonstrações de resultados. Levantar com base em registros contábeis e gerenciais os atos e fatos administrativos, bem como suas conciliações. Examinar documentos fiscais e legislação. Escriturar livros auxiliares e fiscais. Apurar impostos

37 II Competências, Habilidades e Bases Tecnológicas do Componente Curricular Componente Curricular: Planejamento Tributário Empresarial Módulo: II Nº Competências Nº Habilidades Nº Bases Tecnológicas Caracterizar os vários tipos de Classificar os vários tipos de Tributos: tributos, sua abrangência, fato tributos de acordo com as normas 1.1 normas regulamentadoras: gerador e as normas regulamentadoras Constituição Federal; regulamentadoras que os Código Tributário Nacional; Regulamentos (ICMS, disciplina. IPI, IRPJ); Código Tributário Municipal 1.2 impostos, taxas e contribuições de melhoria: suas diferenças e aplicabilidade. 2 Interpretar os princípios norteadores tributários. 2 Aplicar os princípios relacionados aos tributos, sua aplicabilidade e forma de registro na contabilidade. 2 Principais tributos: ICMS, IPI, ISS, CSLL e IRPJ, importação e exportação 3 Promover a escrituração dos documentos geradores de tributos em livros próprios de acordo com a legislação 4. Analisar e interpretar as formas de opção de regime de tributação que a legislação permite. 3 4 Identificar as formas de escrituração dos documentos fiscais em livros próprios exigidos pela legislação. Elaborar planejamento tributário demonstrando qual é o regime tributário mais conveniente para empresa. 3 4 Princípios aplicados aos tributos: 3.1 princípios constitucionais; 3.2 princípios tributários; 3.3 princípios contábeis Livros fiscais, entrada, saída, inventário e apuração de impostos.

38 5 6 Regimes de tributação: 5.1 Super Simples: condições para opção do Super Simples; impedimentos; escrituração dos fatos administrativos; metodologia de cálculo do imposto Super Simples: 5.2 DAS Guia de Recolhimento do Super Simples 5.3 DASN Declaração Anual do Simples Nacional Planejamento Tributário Empresarial

39 III Procedimento Didático e Cronograma de Desenvolvimento Componente Curricular: Planejamento Tributário Empresarial Habilidade Bases Tecnológicas Procedimentos Didáticos Módulo: II Cronograma / Dia e Mês 1. Classificar os vários tipos de tributos de acordo com as normas regulamentadoras. Tributos: 1.1 normas regulamentadoras: Constituição Federal; Código Tributário Nacional; Regulamentos (ICMS, IPI, IRPJ); Código Tributário Municipal 1.2 impostos, taxas e contribuições de melhoria: suas diferenças e aplicabilidade. Aula Expositiva e dialogada Questionário sobre a matéria. 16/02 e 23/02 2. Aplicar os princípios relacionados aos tributos, sua aplicabilidade e forma de registro na contabilidade. 2 - Princípios aplicados aos tributos: 2.1 princípios constitucionais; 2.2 princípios tributários; 2.3 princípios contábeis 3 - Principais tributos: ICMS, IPI, ISS, CSLL e IRPJ, importação e exportação Aula Expositiva e Dialogada. Exercícios de Fixação Questionário sobre a matéria 01/03, 08/03, 15/03, 22/03, 29/03, 05/04 e 12/04 3. Identificar as formas de Livros fiscais, entrada, saída, inventário e apuração de escrituração dos impostos documentos fiscais em livros próprios exigidos pela legislação. Aula Expositiva e Dialogada Exercício Individual Exercício de Fixaçã 26/04, 03/05 e 10/05

40 4 - Regimes de tributação: 4. Elaborar planejamento tributário demonstrando qual é o regime tributário mais conveniente para empresa. 5.1 Super Simples: condições para opção do Super Simples; impedimentos; escrituração dos fatos administrativos; metodologia de cálculo do imposto Super Simples: 5.2 DAS Guia de Recolhimento do Super Simples 5.3 DASN Declaração Anual do Simples Nacional 5.4 MEI Micro Empreendedor Individual Aula Expositiva e Dialogada Exercício Individual Exercício de Fixação Questionário 17/05, 31/05, 07/06, 14/06, 21/06, 28/06 e 05/07 6. Planejamento Tributário: evasão e elisão fiscal

41 IV - Plano de Avaliação de Competências Componente Curricular: Planejamento Tributário Empresarial Módulo: II Competência Caracterizar os vários tipos de tributos, sua abrangência, fato gerador e as normas regulamentadoras que os disciplina. Instrumento(s) e Procedimentos de Avaliação 1 Critérios de Desempenho Evidências de Desempenho Conhecimento sobre os tipos de tributos. Atividades escritas. Atividades práticas individuais e em grupo. Atividades escritas. Atividades práticas individuais e em grupo. Interpretar os princípios norteadores tributários. Conhecimento sobre os princípios tributários Atividades escritas. Atividades em grupo. Estudo de caso. Atividades práticas individuais e em grupo. Atividades escritas. Atividades em grupo. Estudo de caso. Atividades práticas individuais e em grupo. Promover a escrituração dos documentos geradores de tributos em livros próprios de acordo com a legislação. Conhecimento sobre a escrituração dos diferentes tipos de tributos Atividades escritas. Atividades em grupo. Atividades práticas individuais e em grupo. Atividades escritas. Atividades em grupo. Atividades práticas individuais e em grupo. Analisar e interpretar as formas de opção de regime de tributação que a legislação permite. Conhecimentos sobre os regimes de tributação. Atividades escritas. Atividades em grupo. Estudo de caso. Atividades práticas individuais e em grupo. Atividades escritas. Atividades em grupo. Estudo de caso. Atividades práticas individuais e em grupo.

42 V Plano de atividades docentes* Componente Curricular: Planejamento Tributário Empresarial Módulo: II Atividades Previstas Projetos e Ações voltados à redução da Evasão Escolar Atendimento a alunos por meio de ações e/ou projetos voltados à superação de defasagens de aprendizado ou em processo de Progressão Parcial Preparo e correção de avaliações Preparo de material didático Participação em reuniões com Coordenador de Curso e/ou previstas em Calendário Escolar Fevereiro x x x x Março x x x x Abril x x x x Maio x x x x Junho x x x x x Julho x x x x

43 VI Material de Apoio Didático para Aluno (inclusive bibliografia) Apostila do professor Apostila elaborada pelos Professores. Livros: Ribeiro, Osni Moura - Introdução à Contabilidade Tributária- São Paulo. Editora Saraiva. Fabretti, Láudio Camargo Contabilidade Tributária São Paulo: Ed. ATLAS. Sergio de Iudícibus/ Eliseu Martins - Manual da Contabilidade Societária FIPECAFI 2010 Imposto de Renda Edição Especial Conjunta Exemplar Fornecido pelo CRC. Osni Moura/Mauro Aparecido Introdução à Contabilidade Tributária Ed. Saraiva Cândido H. Campos Pratica do Planejamento Tributário/Como se fazer Planejamento Trbutário Edit. Quartier Latin Sites: Receita Federal do Brasil Lei Complementar 123 de 2006, Receita Federal do Brasil - Simples Nacional Perguntas e Respostas - Materiais Complementares Notas de Aula. Pesquisa pela Internet. Bibliografia da área. Sites Relacionados ao assunto para Pesquisa Aulas Expositivas de Pesquisa realizada. VII Propostas de Integração e/ou Interdisciplinares e/ou Atividades Extra SIPAT Feira de Negócio Declaração do Imposto de Renda Semana Paulo Freire Semana do Meio Ambiente Amostra Cientifica (TCC)

44 VIII Estratégias de Recuperação Contínua (para alunos com baixo rendimento/dificuldades de aprendizagem) Diante das competências/habilidades não atingidas pelo(a) aluno(a), serão propostas atividades (leitura e interpretação de texto, imagens e documentos; atividade em equipe) de recuperação contínua e paralela, adaptadas às dificuldades apresentadas. A recuperação continua deverá ser inserida no trabalho pedagógico realizado no dia a dia da sala de aula e decorre da avaliação diagnóstica do desempenho do aluno, constituindo intervenções imediatas, dirigidas às dificuldades específicas, assim que estas forem constatadas. A recuperação paralela é destinada aos alunos que apresentem dificuldades de aprendizagem não superadas no cotidiano escolar, necessitando, portanto, de uma orientação para o estudo paralelo às aulas regulares. Os alunos serão avaliados através de múltiplos instrumentos (pesquisa, avaliação escrita, estudo de caso, atividades individuais, trabalho em grupo e participação) de diagnósticos do seu rendimento escolar. Em caso de rendimento insatisfatório, os alunos serão devidamente informados para a realização de atividades extracurriculares com o acompanhamento individualizado. IX Identificação: Nome do professor: Mateus Silva Santos Gonçalves Assinatura: Data: X Parecer do Coordenador de Curso: Este plano de trabalho docente está de acordo com as bases tecnológicas constantes no plano de curso de Habilitação Profissional Técnica de Nível Médio de TÉCNICO EM CONTABILIDADE. Nome do coordenador (a): Assinatura: Data: / / Data e ciência do Coordenador Pedagógico XI Replanejamento

45 Plano de Trabalho Docente 2016 Ensino Técnico Plano de Curso nº 234 aprovado pela portaria Cetec nº 177 de 26 / 09 / 2013 Etec de Carapicuíba Código: 144 Município: Carapicuiba Eixo Tecnológico: Gestão e Negócios Habilitação Profissional: Técnica de Nível Médio de TÉCNICO EM CONTABILIDADE Qualificação: AUXILIAR DE CONTABILIDADE Componente Curricular: Projeto de Trabalho de Conclusão de Curso Módulo: II C. H. Semanal: 2,5 hs Professor: Maria Francisca Alves I Atribuições e atividades profissionais relativas à qualificação ou à habilitação profissional, que justificam o desenvolvimento das competências previstas nesse componente curricular. Planejar e avaliar possibilidades de sucesso de um empreendimento, tendo como base a análise de oportunidades de mercado. Possuir capacidade de organização e de escrever, fazendo uso de uma metodologia científica e de normas técnicas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas). Desenvolver e preparar expedientes administrativos necessários nas diversas unidades, (sob orientação). Inteirar-se dos trabalhos desenvolvidos em cada setor, visando orientar e

46 facilitar a obtenção de dados, documentos ou outras solicitações dos superiores. Localizar, organizar, classificar e manter atualizado a documentação da Organização. Participar de programa de treinamento, quando convocado. Executar tarefas pertinentes à área de atuação, utilizando-se de equipamentos e programas de informática. Executar outras tarefas compatíveis com as exigências para o exercício da função. Demonstrar atenção. Comunicar-se. Trabalhar em equipe. ATIVIDADES - Administrar sistemas, processos, organização e métodos. - Participar na definição da visão e missão da instituição - Análise da viabilidade da empresa - Planejamento de processos, produção, pesquisa de mercado, setor administrativo e financeiro. - Desenvolvimento de gestão de operações - Participar da elaboração de normas, diretrizes e procedimentos. - Analisar a organização no contexto externo e interno - Identificar oportunidades e problemas - Levantar dados para o estudo dos sistemas administrativos - Descrever métodos e rotinas de simplificação e racionalização de serviços - Preparar relatórios - Realizar rotinas administrativas de acordo com as leis do direito público e privado.

47 II Competências, Habilidades e Bases Tecnológicas do Componente Curricular Componente Curricular: Desenvolvimento do Trabalho de Conclusão de Curso Módulo: III Nº Competências Nº Habilidades Nº Bases Tecnológicas 1. Avaliar demandas e situaçõesproblema 1. Identificar demandas e situações-problema 1. no âmbito da área no âmbito da área profissional. profissional. 2. Propor soluções parametrizadas por 2. Selecionar informações e dados de pesquisa viabilidade técnica e econômica aos relevantes para o desenvolvimento de problemas identificados. estudos e projetos. 3. Correlacionar a formação técnica às 3. Consultar Legislação, Normas e demandas do setor produtivo. Regulamentos relativos ao projeto Identificar fontes de pesquisa sobre o objeto em estudo. Elaborar instrumentos de pesquisa 4. Classificar fontes de pesquisa segundo critérios relativos ao acesso, desembolso financeiro, prazo e relevância para o projeto. para desenvolvimento de projetos. 5. Aplicar instrumentos de pesquisa de campo Constituir amostras para pesquisas 4. técnicas e científicas, de forma 6. Registrar as etapas do trabalho 7. criteriosa e explicitada. Analisar dados e informações obtidas 7. Organizar os dados obtidos na forma de planilhas, gráficos e esquemas. de pesquisas empíricas e 8. Realizar o fichamento de obras técnicas e bibliográficas. científicas Estudo do cenário da área profissional: > características do setor (macro e micro regiões); > avanços tecnológicos; > ciclo de Vida do setor; > demandas e tendências futuras da área profissional; > identificação de lacunas (demandas não atendidas plenamente) e de situações-problema do setor. Identificação e definição de temas para o TCC: > análise das propostas de temas segundo os critérios: pertinência, relevância e viabilidade Definição do cronograma de trabalho Técnicas de pesquisa: > Documentação Indireta (pesquisa documental e pesquisa bibliográfica); > técnicas de fichamento de obras técnicas e científicas; > Documentação Direta (pesquisa de campo, de laboratório, observação, entrevista e questionário);

48 7. 8. > técnicas de estruturação de instrumentos de pesquisa de campo (questionários, entrevistas, formulários etc.) Problematização Construção de hipóteses Objetivos: geral e específicos (Para quê? e Para quem?) Justificativa (Por quê?)

49 III Procedimento Didático e Cronograma de Desenvolvimento Componente Curricular: PTCC Módulo: II Habilidade Bases Tecnológicas Procedimentos Didáticos Cronograma / Dia e Mês 1. Identificar demandas e situações-problema no âmbito da área profissional. 1. Estudo do cenário da área profissional: > características do setor (macro e micro regiões); > avanços tecnológicos; > ciclo de Vida do setor; > demandas e tendências futuras da área profissional; > identificação de lacunas (demandas não atendidas plenamente) e de situações-problema do setor. Apresentação do curso. Aula expositiva: Definição da área profissional. 5,0 aulas 2. Selecionar informações e dados de pesquisa relevantes para o desenvolvimento de estudos e projetos. Competência 1, 2 e 3 2. Identificação e definição de temas para o TCC: > análise das propostas de temas segundo os critérios: pertinência, relevância e viabilidade Competência 4 Aula expositiva: com texto de apoio à pesquisa 2,5 aulas

50 3. Consultar Legislação, Normas e Regulamentos relativos ao projeto. 4. Classificar fontes de pesquisa segundo critérios relativos ao acesso, desembolso financeiro, prazo e relevância para o projeto. 5. Aplicar instrumentos de pesquisa de campo. 6. Registrar as etapas do trabalho. 7. Organizar os dados obtidos na forma de planilhas, gráficos e 3. Definição do cronograma de trabalho 4. Técnicas de pesquisa: > Documentação Indireta (pesquisa documental e pesquisa bibliográfica); > técnicas de fichamento de obras técnicas e científicas; > Documentação Direta (pesquisa de campo, de laboratório, observação, entrevista e questionário); > técnicas de estruturação de instrumentos de pesquisa de campo (questionários, entrevistas, formulários etc.)competência 5, 6 e 7 Aula expositiva Reunião por grupo 5. Problematização Aula expositiva 6. Construção de hipóteses Aula expositiva 7. Objetivos: geral e específicos (Para quê? e Para quem?) Aula expositiva Textos complementares Discussão sobre as várias formas de pesquisa Aula expositiva esquemas. 8. Realizar o fichamento de obras técnicas e científicas. 8. Justificativa (Por quê?) Aula expositiva 5,0 aulas 7,5 aulas 5 aulas 5 aulas 5 aulas 7,5 aulas

51 Apresentação dos pré-projetos pelos discentes Encerramento das Atividades Exposição prática Exposição a comunidade 2,5 aulas 2,5 aulas IV - Plano de Avaliação de Competências Competência Instrumento(s) e Procedimentos de Avaliação 1 1 Critérios de Desempenho Evidências de Desempenho 1. Avaliar demandas e situaçõesproblema no âmbito da área profissional. 2. Propor soluções parametrizadas por viabilidade técnica e econômica aos problemas identificados. 3. Correlacionar a formação técnica às demandas do setor produtivo. 4. Identificar fontes de pesquisa sobre o objeto em estudo. Leituras de textos e discussões sobre estes. Apresentação do pré-projeto. Apresentar domínios da norma culta. Os discentes deverão apresentar uma boa interpretação e poder de síntese nos textos apresentados. A avaliação será contínua, sendo a leitura dos textos obrigatória para o desenvolvimento do pré-projeto. Critérios: Aplicação de conceitos de pesquisa; Objetividade; Clareza; Raciocínio; Precisão e Organização. As evidências do desempenho serão avaliadas ao longo curso, bem como em todas as atividades desenvolvidas em aula ou extraclasse. Todo profissional de Administração, na atribuição de suas funções deve saber como desenvolver um projeto: seja para abertura de novas unidades, 1

52 5. Elaborar instrumentos de pesquisa para desenvolvimento de projetos. 6. Constituir amostras para pesquisas técnicas e científicas, de forma criteriosa e explicitada. 7. Analisar dados e informações obtidas de pesquisas empíricas e bibliográficas. melhoria na localização ou mesmo na apresentação de relatórios com as etapas do seu projeto. Exemplo: Habilitação Profissional Técnica de Nível Médio de TÉCNICO EM AGENTE COMUNITÁRIO DE SAÚDE Componente Curricular: Visita Domiciliária Competência (por extenso) Instrumentos de Avaliação Critérios de Desempenho Evidências de Desempenho

53 V Plano de atividades docentes* Atividades Previstas Projetos e Ações voltados à redução da Evasão Escolar Atendimento a alunos por meio de ações e/ou projetos voltados à superação de defasagens de aprendizado ou em processo de Progressão Parcial Preparo e correção de avaliações Preparo de material didático Participação em reuniões com Coordenador de Curso e/ou previstas em Calendário Escolar Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho x x x x x x x x x x x x x x x x x x *Assinalar com X as atividades que serão desenvolvidas no mês.

54 VI Material de Apoio Didático para Aluno (inclusive bibliografia) SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do Trabalho Científico. Ed. 21. São Paulo: Cortez Editora, GONSALVES, Elisa Pereira. Conversas sobre iniciação à pesquisa científica. Ed. 4. Campinas: Alínea, VII Propostas de Integração e/ou Interdisciplinares e/ou Atividades Extra Inserir projetos e atividades que serão desenvolvidos no decorrer do ano letivo. VIII Estratégias de Recuperação Contínua (para alunos com baixo rendimento/dificuldades de aprendizagem) Os alunos que demonstrarem dificuldades de assimilação do conteúdo e tiverem o rendimento insatisfatório serão acompanhados individualmente ao longo do ciclo. Também poderão realizar atividades diferenciadas. Tais atividades visam criar oportunidades de recuperação dos conteúdos não assimilados durante o período de aprendizagem IX Identificação: Nome do professor: Maria Francisca Alves Assinatura: Data: X Parecer do Coordenador de Curso: Este plano de trabalho docente está de acordo com as bases tecnológicas constantes no plano de curso de Habilitação Profissional Técnica de Nível Médio de TÉCNICO EM CONTABILIDADE. Nome do coordenador (a): Assinatura: Data: Data e ciência do Coordenador Pedagógico XI Replanejamento

55 Plano de Trabalho Docente 2016 Ensino Técnico Plano de Curso nº aprovado pela portaria Cetec nº de / / Etec: Carapicuíba Código: Município: Carapicuíba Eixo Tecnológico: GESTÃO E NEGÓCIOS Habilitação Profissional: TÉCNICA DE NÍVE MÉDIO EM CONTABILIDADE Qualificação: AUXILIAR DE CONTABILIDADE Componente Curricular: Contabilidade Intermediária Módulo: II C. H. Semanal: 5,0 Professor: Marlene R.G.M. Santos I Atribuições e atividades profissionais relativas à qualificação ou à habilitação profissional, que justificam o desenvolvimento das competências previstas nesse componente curricular. Desenvolver plano de contas. Efetuar lançamentos contábeis. Fazer balancetes de verificação. Conciliar contas. Analisar contas patrimoniais. Formar peças contábeis das empresas. Emitir diário, razão e livros fiscais. Depreciar bens.. Contabilizar valores referentes à folha de pagamento..

56 II Competências, Habilidades e Bases Tecnológicas do Componente Curricular Componente Curricular: Contabilidade Intermediária Módulo: II Nº Competências Nº Habilidades Nº Bases Tecnológicas 1 Identificar, dentro dos vários fatos 1 Classificar os lançamentos contábeis, observando 1 Princípios e convenções contábeis: administrativos, a observância dos os princípios e convenções contábeis. conceitos e aplicabilidade princípios e convenções contábeis, objetivando a transparência e objetividade 2 Detectar as contas do Ativo Não Circulante. 2 dos resultados contábeis. 2 3 Identificar e situar as contas do Ativo Não Circulante. Estruturar o balanço patrimonial e a demonstração do resultado do exercício de acordo com a legislação vigente. 3 Classificar e organizar as contas que integram as demonstrações contábeis e estruturando-as de acordo com a legislação vigente. 3 4 Ativo não circulante: Investimento; Ativo Imobilizado; Intangível Balanço Patrimonial: estruturação de acordo com a legislação; aspectos a serem analisados. Demonstração do Resultado do Exercício: estruturação de acordo com a legislação; demonstração do resultado do Exercício.

57 III Procedimento Didático e Cronograma de Desenvolvimento Componente Curricular: Contabilidade Intermediária Módulo: II Habilidade Bases Tecnológicas Procedimentos Didáticos Cronograma / Dia e Mês 1. Classificar os lançamentos contábeis, observando os princípios e convenções contábeis. 1. Princípios e convenções contábeis: conceitos e aplicabilidade. Aulas expositivas com auxilio de lousa e apostila. Exercícios práticos, visando à aplicação teórica aprendida e apresentação de seminário feita pelos alunos. 01 a 28/02 INOVA Etapa 4 Classificação Estadual DESAFIO /02 a 18/03 2. Detectar as contas do Ativo Não Circulante. 2. Ativo não circulante: Investimento; Ativo Imobilizado; Intangível Aulas expositivas com auxilio de lousa e apostila. Exercícios práticos, visando à aplicação teórica aprendida. 24/03 INOVA - Etapa 5: O melhor dos melhores DESAFIO /04 Dia do Contabilista. 21/03 a 29/04 3. Classificar e organizar as contas que integram as demonstrações contábeis e estruturando-as de acordo com a legislação vigente. 3. Balanço Patrimonial: estruturação de acordo com a legislação; aspectos a serem analisados Demonstração do Resultado do Exercício: estruturação de acordo com a legislação; demonstração do resultado do Exercício. Aulas expositivas com auxilio de lousa e apostila. Exercícios práticos, visando à aplicação teórica aprendida. 09 a 13/05 Semana Paulo Freire. 09 e 10/05 Simpósio dos Ensinos Médio, Técnico e Tecnológico Aulas expositivas com auxilio de lousa e apostila. Exercícios práticos, visando à aplicação teórica aprendida. 02/05 a 17/06 20/06 a 01/07

58 IV - Plano de Avaliação de Competências Competência 1. Identificar, dentro dos vários fatos administrativos, a observância dos princípios e convenções contábeis, objetivando a transparência e objetividade dos resultados contábeis. 2. Identificar e situar as contas do Ativo Não Circulante. 3. Estruturar o balanço patrimonial e a demonstração do resultado do exercício de acordo com a legislação vigente. Instrumento(s) e Procedimentos de Avaliação 1 Critérios de Desempenho Evidências de Desempenho Observação direta do desempenho e interesse do aluno em sala de aula. - Prova escrita. - Trabalhos individuais e em grupo. - Exercícios práticos em sala de aula. - Postura do aluno. Aplicam-se as avaliações descritas acima para todas as competências. ( 1 a 3 ). Domínio dos conceitos. - Criatividade e compreensão nos exercícios propostos. - Precisão e assertividade com segurança. - Participação em grupo. - Relacionamento interpessoal. Aplica-se os critérios de desempenho descritos acima para todas as competências. ( 1 a 3 ). Desempenho prático através do conhecimento. - Montagem de relatórios que evidencie a tomada de decisão. - Efetuar com segurança as rotinas contábeis. - Desempenho prático que evidencie os conhecimentos das legislações. Aplicam-se as evidências de desempenho descritas acima para todas as competências. ( 1 a 4 ).

59 V Plano de atividades docentes* Atividades Previstas Projetos e Ações voltados à redução da Evasão Escolar Atendimento a alunos por meio de ações e/ou projetos voltados à superação de defasagens de aprendizado ou em processo de Progressão Parcial Preparo e correção de avaliações Preparo de material didático Participação em reuniões com Coordenador de Curso e/ou previstas em Calendário Escolar Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X *Assinalar com X as atividades que serão desenvolvidas no mês.

60 VI Material de Apoio Didático para Aluno (inclusive bibliografia) - Apostilas; data show e recortes (balanços, parecer de auditorias, entre outros) retirados de jornais e revistas. - Referências bibliográficas: MARTINS, Eliseu. Contabilidade de Custos. São Paulo: Atlas, RIBEIRO, Osni Moura. Contabilidade Básica Fácil. 12ª ed. Saraiva, ANTUNES, Francisco Antonio; MENDONÇA, Janete Fátima; SILVA, João Luiz da. Contabilidade Geral. Senac-SP. COELHO, Cláudio; KRITZ, Sônia; LEÃO, Vera. Noções de Contabilidade. Rio de Janeiro: ed. Senac Nacional, MARION, José Carlos. Contabilidade Empresarial - 8ª edição - Atlas, VII Propostas de Integração e/ou Interdisciplinares e/ou Atividades Extra Projeto interdisciplinar abordando os temas Abertura e funcionamento de uma empresa comercial. VIII Estratégias de Recuperação Contínua (para alunos com baixo rendimento/dificuldades de aprendizagem) O aluno que não atingir as competências previstas, será realizado a sua recuperação de forma contínua através de atendimento individualizado em sala de aula, de modo que não prejudique os demais alunos, com desenvolvimento de exercícios e/ou trabalhos em classe e extraclasse, grupos de estudo, envolvendo pesquisas com orientação e acompanhamento do professor e posteriormente ocorrerá a sua avaliação que poderá ser através de avaliação escrita e/ou oral, apresentação de relatórios e/ou trabalhos, observação direta do desempenho do aluno, ou auto avaliação. IX Identificação: Nome do professor: Marlene R.G.M. Santos Assinatura: Data: 29/02/2016 X Parecer do Coordenador de Curso: Este plano de trabalho docente está de acordo com as bases tecnológicas constantes no plano de curso de Habilitação Profissional Técnica de Nível Médio de TÉCNICO EM CONTABILIDADE. Nome do coordenador (a): Maria Amélia dos Santos G. Eduardo Assinatura: Data: Data e ciência do Coordenador Pedagógico

61 XI Replanejamento

62 Plano de Trabalho Docente 2016 Ensino Técnico Plano de Curso nº 234 aprovado pela portaria Cetec nº 177 de 26 / 09 / 2013 Etec ETEC CARAPICUIBA Código: 144 Município: Carapicuíba Eixo Tecnológico: Gestão e Negócios Habilitação Profissional: Técnica de Nível Médio em Contabilidade Qualificação: AUXILIAR de Contabilidade Componente Curricular: Inglês Instrumental Módulo: II C. H. Semanal: 2,5 Professor: Davi Silva Peixoto I Atribuições e atividades profissionais relativas à qualificação ou à habilitação profissional, que justificam o desenvolvimento das competências previstas nesse componente curricular. Comunicar-se nos diversos contextos profissionais em língua portuguesa e inglesa, utilizando terminologia própria; Comunicar-se em língua Portuguesa e em língua estrangeira, nas atividades profissionais. Utilizar língua estrangeira, em nível básico, na comunicação profissional. Utilizar expressões simples em apresentações, ligações telefônicas e em informações relativas à área; Elaborar textos simples em língua inglesa.

63 II Competências, Habilidades e Bases Tecnológicas do Componente Curricular Componente Curricular: Inglês Instrumental Módulo: II N º Competências Identificar a aplicação da língua inglesa em processos de comunicação. Compreender o conteúdo de documentos escritos em língua inglesa. Identificar a utilização da língua inglesa na aplicação de negociação comercial com países estrangeiros. Reconhecer a língua inglesa com diferencial em negociação com empresas estrangeiras e nos processos administrativos de exportação e importação. N º Habilidades Nº Bases Tecnológicas Utilizar a língua inglesa nas atividades administrativas e empresariais. Aplicar as estratégias de leitura na compreensão de textos da área. Comunicar-se, oralmente e por escrito, em língua inglesa. Selecionar e utilizar termos da língua inglesa para análise de relevância. Realizar negociações em língua inglesa por meio de documentos escritos ou comunicação oral. Aplicar a língua inglesa em processos de elaboração e interpretação de documentos. Técnicas de leitura instrumental: leitura rápida (skimming); leitura com objetivo (scanning); leitura seletiva (prediction) Facilitadores de leitura: cognates, repeated words, typographical evidences and use of dictionary texts for comprehension Terminologia básica da área técnica (Business Vocabulary) Simple Present Tense (active and passive) Simple Past Tense (active and passive) Aplicar e diferenciar a aplicação de adjetivos e advérbios na língua inglesa. Simple Future Tense Simple Conditional Would

64 Produção textual (writing: , requerimento, cartas, currículo profissional, aviso, relatório) Word Formation: Suffixes and Prefixes texts for comprehension

65 III Procedimento Didático e Cronograma de Desenvolvimento Componente Curricular: Módulo: Habilidade Bases Tecnológicas Procedimentos Didáticos Cronograma / Dia e Mês 1.1. Utilizar a língua inglesa nas atividades administrativas e empresariais Comunicar-se, oralmente e por escrito, em língua inglesa Utilizar a língua inglesa nas atividades administrativas e empresariais. 4. Simple Present Tense (active and passive) 3. Terminologia básica da área técnica (Business Vocabulary) Apresentação: personal characteristics; Dinâmica em grupo. Levantamento de conhecimento prévio: reconhecimento de vocabulário, escrito e no arquivo de áudio. Numbers Aula expositiva participativa. Simple present: Do and does; Verb to be in the present; Passive voice; Professions Aula expositiva, exercícios e avaliação. Semana de gestão: palestras da área de gestão; Vocabulário técnico: Análise de textos reportagens. 04 /02 a 26 /02 01 / 03 a 18 / Aplicar e diferenciar a aplicação de adjetivos e advérbios na língua inglesa nos processos/ textos administrativos. 3. Terminologia básica da área técnica (Business Vocabulary) 9. Word Formation: Suffixes and Prefixes texts for comprehension Business Vocabulary Glossário de termos técnicos da área de multimídia. Aula expositiva e exercícios em grupos. Suffixes and prefixes. Aula expositiva e exercícios em duplas e avaliação. 22 /03 a 31 /03

66 2. Selecionar e utilizar termos da língua inglesa para análise de relevância Comunicar-se, oralmente e por escrito, em língua inglesa Aplicar as estratégias de leitura na compreensão de textos da área Comunicar-se, oralmente e por escrito, em língua inglesa Aplicar e diferenciar a aplicação de adjetivos e advérbios na língua inglesa nos processos/ textos administrativos Comunicar-se, oralmente e por escrito, em língua inglesa. 2. Facilitadores de leitura: cognates, repeated words, typographical evidences and use of dictionary texts for comprehension 5. Simple Past Tense (active and passive) 1. Técnicas de leitura instrumental: leitura rápida (skimming); leitura com objetivo (scanning); leitura seletiva (prediction). 8. Produção textual (writing: , requerimento, cartas, currículo profissional, aviso, relatório) 6. Simple Future Tense 7. Simple Conditional Would Facilitadores de leitura Cognates; Repeated words; Typographical evidences and use of dictionary texts for comprehension. Aula expositiva, exercício de tradução simples e avaliação Simple past: Did; Verb to Be in the past; Passive voice. Aula expositiva, exercícios, dialogo em dupla e avaliação. Técnica de leitura Skimming; Scanning; Prediction. Aula expositiva e textos para exercício de leitura. Produção textual ; Requerimento; Cartas e avisos. Aula expositiva, exercícios no laboratório de informática e avaliação. Simple future Will. Going to Shall Aula expositiva, exercícios e textos para compreensão. 01/ 04 a 15/04 19/04 a 29 /04 03 /05 a 13/05 17/05 a 31/05

67 Simple conditional Would; Making a call. Aula expositiva, áudio, prática de pronuncia em duplas e avaliação Utilizar a língua inglesa nas atividades administrativas e empresariais Aplicar a língua inglesa em processos de elaboração e interpretação de documentos. 3. Terminologia básica da área técnica (Business Vocabulary) 8. Produção textual (writing: , requerimento, cartas, currículo profissional, aviso, relatório) Produção textual Currículo profissional. Aula expositiva, prática no laboratório de informática e avaliação. Business Vocabulary: Job interview Aula expositiva, áudio, vídeo e prática de pronuncia em duplas na sala de gestão. 01/06 a 10/ Utilizar a língua inglesa nas atividades administrativas e empresariais Comunicar-se, oralmente e por escrito, em língua inglesa. 3. Terminologia básica da área técnica (Business Vocabulary) 6. Simple Future Tense Trabalho de conclusão de curso Apresentações do TCC Revisão Atividade de despedida: Planos para o futuro (will) Dinâmica em grupo. 14/06 a 30/06

68 IV - Plano de Avaliação de Competências Competência Instrumento(s) e Procedimentos de Avaliação 2 1 Critérios de Desempenho Evidências de Desempenho 1. Identificar a aplicação da língua inglesa em processos de comunicação administrativa e empresarial. 2. Compreender o conteúdo de documentos escritos em língua inglesa. Produção de texto; Listening musicas, arquivos em áudio e vídeos; Tradução simples; Speaking dialogue dialogo em duplas; Questões com alternativas; Uso do vocabulário e elementos gramaticais estudados; Clareza; Preencher as lacunas com as palavras pronunciadas em músicas ou arquivos de áudio; Reproduzir expressões de vídeos e áudios. Escolha de vocabulário e expressões para a tradução simples; Pronuncia das expressões estudadas; Escolha das alternativas corretas. Utilização de vocabulário e de elementos gramaticais adequados ao contexto oferecido; Reconhecer as palavras pronunciadas na música com base nos sons abordados: -ed; Reconhecer expressões e vocabulários estudados no áudio e vídeo. Compor uma versão de tradução do texto original, que tenha sentido considerando os aspectos do idioma de destino; Proximidade da pronuncia e entonação do áudio analisado; Seleção da alternativa correta com base nas expressões e conceitos estudados. V Plano de atividades docentes* 2

69 Atividades Previstas Projetos e Ações voltados à redução da Evasão Escolar Atendimento a alunos por meio de ações e/ou projetos voltados à superação de defasagens de aprendizado ou em processo de Progressão Parcial Preparo e correção de avaliações Preparo de material didático Participação em reuniões com Coordenador de Curso e/ou previstas em Calendário Escolar Fevereiro x x x x Março x x Abril x x x Maio x x x Junho Julho *Assinalar com X as atividades que serão desenvolvidas no mês.

70 Administração Central VI Material de Apoio Didático para Aluno (inclusive bibliografia) DE BIAGGI, Enaura T.Kriek. Glossário de negócios. São Paulo: Disal Editora, GAIRNS, Ruth. Idioms and frasal verbs. Oxford: Oxford University Press, IGREJA, José roberto A..Fale tudo em inglês!. Barueri: Disal Editora, JONES, Ceri. Framework student s book 1. London: Richmond Publishing, MASCULL, Bill. Business vocabulary in Use advanced. Cambridge: Cambridge university press, MUNHOZ, Rosângela. Inglês instrumental: estratégias de leitura. São Paulo: Texto Novo, MURPHY, Raymond. English Grammar in Use. Cambridge: Cambridge university press, th printing. OXFORD UNIVERSITY PRESS. Really learn 100 phrasal verbs for business. Oxford: Oxford University Press, SELLEN, Derek. Grammar world. São Paulo: SBS, SWAN, Michael. The good grammar book. Oxford: Oxford University press, VII Propostas de Integração e/ou Interdisciplinares e/ou Atividades Extra Acompanhamento e desenvolvimento das atividades. Correções e sugestões dos textos/propostas. VIII Estratégias de Recuperação Contínua (para alunos com baixo rendimento/dificuldades de aprendizagem) Para a recuperação dos alunos com baixo rendimento, aplicaremos textos e exercícios de fixação, sendo pertinente dedicação mais voltada a estes alunos, com explicações direcionadas, e questionamentos logo após a explanação da matéria, com acompanhamento dos métodos de estudos utilizados pelos alunos e, se necessário, após análise de cada caso, a modificação dos métodos de estudos, aplicando métodos mais dinâmicos, com ênfase para o melhor rendimento na memorização e aprendizado da matéria. IX Identificação: Nome do professor: Davi Silva Peixoto Assinatura: Data:26/02/16 X Parecer do Coordenador de Curso: Este plano de trabalho docente está de acordo com as bases tecnológicas constantes no plano de curso de Habilitação Profissional Técnica de Nível Médio de TÉCNICO EM CONTABILIDADE. Nome do coordenador (a):

71 Administração Central Assinatura: Data: Data e ciência do Coordenador Pedagógico XI Replanejamento

Habilitação Profissional Técnica de Nível Médio de TÉCNICO EM CONTABILIDADE

Habilitação Profissional Técnica de Nível Médio de TÉCNICO EM CONTABILIDADE Habilitação Profissional Técnica de Nível Médio de TÉCNICO EM II.1 PROCESSOS ESTATÍSTICOS DE PESQUISA Função: Planejamento Organizacional 1. Identificar características e metodologias de pesquisas econômicas,

Leia mais

PLANO DE TRABALHO DOCENTE 1º Semestre/2015. Ensino Técnico

PLANO DE TRABALHO DOCENTE 1º Semestre/2015. Ensino Técnico PLANO DE TRABALHO DOCENTE 1º Semestre/2015 Ensino Técnico Código: 0262 ETEC ANHANGUERA Município: Santana de Parnaíba Componente Curricular: Planejamento Tributário Empresarial Eixo Tecnológico: Gestão

Leia mais

Trabalho Docente Ensino Técnico

Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2017 Ensino Técnico Plano de Curso nº 234aprovado pela portaria Cetec nº 733 de 10/09/2015 Etec João Jorge Geraissate Código: 069 Município: Penápolis Eixo Tecnológico: GESTÃO

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2017 Ensino Técnico Plano de Curso nº 234 aprovado pela portaria Cetec nº 177 de 26/09/2013 Etec Professora Maria Cristina Medeiros Código: 141 Município: Ribeirão Pires Eixo

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2017 Ensino Técnico Plano de Curso nº 234 aprovado pela portaria Cetec nº 177 de 26/09/2013 Etec Professora Maria Cristina Medeiros Código: 141 Município: Ribeirão Pires Eixo

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2017 Ensino Técnico Plano de Curso nº 234 aprovado pela portaria Cetec nº 177 de 26/09/2013 Etec Professora Maria Cristina Medeiros Código: 141 Município: Ribeirão Pires Eixo

Leia mais

Plano de Trabalho Docente FORMAÇÃO PROFISSIONAL Ensino Técnico Integrado ao Médio

Plano de Trabalho Docente FORMAÇÃO PROFISSIONAL Ensino Técnico Integrado ao Médio Unidade de Ensino Médio e Técnico - CETEC Plano de Trabalho Docente - 2019 FORMAÇÃO PROFISSIONAL Ensino Técnico Integrado ao Médio Plano de Curso no. 213 aprovado pela Portaria Cetec 735, de 10-9-2015,

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2014 Ensino Técnico Etec Etec: ETE Dr. José Luiz Viana Coutinho Código: 073 Município: JALES Eixo Tecnológico: GESTÃO E NEGÓCIOS Habilitação Profissional: TÉCNICO EM CONTABILIDADE

Leia mais

PLANO DE TRABALHO DOCENTE 1º Semestre/2015. Ensino Técnico

PLANO DE TRABALHO DOCENTE 1º Semestre/2015. Ensino Técnico PLANO DE TRABALHO DOCENTE 1º Semestre/2015 Ensino Técnico Código: ETEC ANHANQUERA Município: Santana de Parnaíba Componente Curricular: Contabilidade Intermediária Eixo tecnológico: Gestão e negócios Módulo:

Leia mais

Plano de Trabalho Docente

Plano de Trabalho Docente Unidade de Ensino Médio e Técnico - CETEC Plano de Trabalho Docente - 2018 Ensino Técnico Plano de Curso no. 206 aprovado pela ETEC: Escola Técnica Estadual Rodrigues de Abreu Código: 135 Município: Bauru

Leia mais

PLANO DE TRABALHO DOCENTE 1º Semestre/2015. Ensino Técnico

PLANO DE TRABALHO DOCENTE 1º Semestre/2015. Ensino Técnico PLANO DE TRABALHO DOCENTE 1º Semestre/2015 Ensino Técnico Código: 0262 ETEC ANHANGUERA Município: Santana de Parnaíba Componente Curricular: CONTABILIDADE DE CUSTOS Eixo tecnológico: GESTÃO E NEGOCIOS

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2016 Ensino Técnico Plano de Curso nº 234 aprovado pela portaria Cetec nº 177 de 26/09/2013 Etec Prof. Massuyuki Kawano Código: 136 Município: Tupã Eixo Tecnológico: Gestão e

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2016 Ensino Técnico Plano de Curso nº 246 aprovado pela portaria Cetec nº 181 de 26/09/2013 Etec Paulino Botelho Código: 091 Município: São Carlos Eixo Tecnológico: Gestão e Negócios

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Unidade de Ensino Médio e Técnico Cetec Plano de Trabalho Docente 2015 Ensino Técnico ETEC PROFESSOR MASSUYUKI KAWANO - Extensão Índia Vanuíre Código: 9136 Município: Tupã Eixo Tecnológico: Gestão e Negócios

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2014 Ensino Técnico Etec Etec: DR JOSÉ LUIZ VIANA COUTINHO Código: 073 Município: JALES Eixo Tecnológico: GESTÃO E NEGÓCIOS Habilitação Profissional: Habilitação Profissional

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2016 Ensino Técnico Plano de Curso nº 246 aprovado pela portaria Cetec nº 181 de 26/09/2013 Etec Paulino Botelho Código: 091 Município: São Carlos Eixo Tecnológico: Gestão e Negócios

Leia mais

II Competências, Habilidades e Bases Tecnológicas do Componente Curricular Componente Curricular: Planejamento do TCC em Mecatrônica Módulo: III Nº Co

II Competências, Habilidades e Bases Tecnológicas do Componente Curricular Componente Curricular: Planejamento do TCC em Mecatrônica Módulo: III Nº Co Plano de Trabalho Docente 2016 Ensino Técnico Plano de Curso nº 95 aprovado pela portaria Cetec nº 38 de 30/10/2009 Etec Paulino Botelho Código: 091 Município: São Carlos - SP Eixo Tecnológico: Controle

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2014 Ensino Técnico Etec: DR JOSÉ LUIZ VIANA COUTINHO Código: 073 Município: JALES Eixo Tecnológico: GESTÃO E NEGÓCIOS Habilitação Profissional: Habilitação Profissional Técnica

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2016 Ensino Técnico Plano de Curso nº 246 aprovado pela portaria Cetec nº 181 de 26/09/2013 Etec Paulino Botelho Código: 091 Município: São Carlos Eixo Tecnológico: Gestão e Negócios

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2017 Ensino Técnico Plano de Curso nº 206 aprovado pela portaria Cetec nº 133 de 04/10/2012 Etec Professora Maria Cristina Medeiros Código: 141 Município: Ribeirão Pires Eixo

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2017 Ensino Técnico Plano de Curso nº 234 aprovado pela portaria Cetec nº 177 de 26/09/2013 Etec Professora Maria Cristina Medeiros Código: 141 Município: Ribeirão Pires Eixo

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2017 Ensino Técnico Etec Plano de Curso nº 234 aprovado pela portaria Cetec nº 177 de 10/09/2015 Etec: Carapicuiba Código: 144 Município: Carapicuiba Eixo Tecnológico: Gestão

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2017 Ensino Técnico Plano de Curso nº 234, aprovado pela portaria Cetec nº 177 de 28.09.2013 Etec Professora Maria Cristina Medeiros Código: 141 Município: Ribeirão Pires Eixo

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2017 Ensino Técnico Plano de Curso nº 234 aprovado pela portaria Cetec nº 177 de 26/09/2013 Etec: Profª Maria Cristina Medeiros Código: 141 Município: Ribeirão Pires Eixo Tecnológico:

Leia mais

ETEC TAKASHI MORITA HABILITAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO DE TÉCNICO EM CONTABILIDADE

ETEC TAKASHI MORITA HABILITAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO DE TÉCNICO EM CONTABILIDADE ETEC TAKASHI MORITA HABILITAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO DE TÉCNICO EM CONTABILIDADE PLANO TRABALHO DOCENTE 2º SEMESTRE 2016 SUMÁRIO 2º MÓDULO CONTABILIDADE COMERCIAL - CCE CONTABILIDADE DE

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2016 Ensino Técnico Plano de Curso nº 168 aprovado pela portaria Cetec nº 125 de 03/10/2012 Etec PAULINO BOTELHO Código: 091 Município: São Carlos Eixo Tecnológico: AMBIENTE E

Leia mais

ETEC TAKASHI MORITA HABILITAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO DE TÉCNICO EM CONTABILIDADE

ETEC TAKASHI MORITA HABILITAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO DE TÉCNICO EM CONTABILIDADE ETEC TAKASHI MORITA HABILITAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO DE TÉCNICO EM CONTABILIDADE PLANO TRABALHO DOCENTE 2º SEMESTRE 2017 SUMÁRIO 2º MÓDULO CONTABILIDADE COMERCIAL - CCE CONTABILIDADE DE

Leia mais

PLANO DE TRABALHO DOCENTE 1º Semestre/2015. Ensino Técnico

PLANO DE TRABALHO DOCENTE 1º Semestre/2015. Ensino Técnico PLANO DE TRABALHO DOCENTE 1º Semestre/2015 Ensino Técnico Código: ETEC ANHANQUERA Município: Santana de Parnaíba Componente Curricular: Contabilidade Tributária e Fiscal Eixo tecnológico: Gestão e Negócios

Leia mais

Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico - Cetec. Ensino Técnico. Qualificação: Auxiliar Administrativo

Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico - Cetec. Ensino Técnico. Qualificação: Auxiliar Administrativo Administração Central Plano de Trabalho Docente 2013 Ensino Técnico Etec : ETEC PAULINO BOTELHO Código: 091 Município: São Carlos Eixo Tecnológico: GESTÃO E NEGÓCIOS Habilitação Profissional: Técnico em

Leia mais

Ensino Técnico. PLANO DE TRABALHO DOCENTE 1º Semestre/2015

Ensino Técnico. PLANO DE TRABALHO DOCENTE 1º Semestre/2015 Ensino Técnico PLANO DE TRABALHO DOCENTE 1º Sestre/2015 Código: 0262 ETECANHANQUERA Município:Santana de Parnaíba Componente Curricular: Contabilidade Introdutória Eixo Tecnológico: Gestão e Negócios Módulo:

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2016 Ensino Técnico Plano de Curso nº 168 aprovado pela portaria Cetec nº 125 de 03/10/2012 Etec PAULINO BOTELHO Código: 091 Município: São Carlos Eixo Tecnológico: AMBIENTE E

Leia mais

Plano de Trabalho Docente

Plano de Trabalho Docente Plano de Trabalho Docente - 2019 Ensino Técnico PLANO DE CURSO Nº 239, APROVADO PELA PORTARIA CETEC - 727, DE 10/09/2015, REPUBLICADA NO DIÁRIO OFICIAL DE 25/09/2015 - PODER EXECUTIVO - SEÇÃO I - PÁGINA

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2014 Ensino Técnico Etec Etec: ETEC JOSÉ LUIZ VIANA COUTINHO Código: 073 Município: Município: Jales-SP Eixo Tecnológico: Eixo Tecnológico: Gestão e negócios Habilitação Profissional:

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2017 Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente 2017 Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2017 Ensino Técnico Plano de Curso nº 239 aprovado pela portaria Cetec nº 172 de 13/09/2013. Etec Sylvio de Mattos Carvalho Código:103 Município: Matão-SP Eixo Tecnológico: Controle

Leia mais

Ensino Técnico. PLANO DE TRABALHO DOCENTE 1º Semestre/2015

Ensino Técnico. PLANO DE TRABALHO DOCENTE 1º Semestre/2015 Ensino Técnico PLANO DE TRABALHO DOCENTE 1º Semestre/2015 Código: 0262 ETECANHANQUERA Município:Santana de Parnaíba Componente Curricular: Contabilidade do Agronegócio Eixo Tecnológico: Gestão e Negócios

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2016 Ensino Técnico Plano de Curso nº 246 aprovado pela portaria Cetec nº 181 de 26/09/2013 Etec PAULINO BOTELHO Código: 091 Município: São Carlos Eixo Tecnológico: Gestão de

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2016 Ensino Técnico Plano de Curso nº aprovado pela portaria Cetec nº de Etec Paulino Botelho E.E. ARLINDO BITTENCOURT Código: 092-2 Município: São Carlos Eixo Tecnológico: Gestão

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2014 Ensino Técnico ETEC de São José do Rio Pardo Código: 150 Município: São José do Rio Pardo Eixo Tecnológico: Gestão e Negócios Habilitação Profissional: Técnica de Nível Médio

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2017 Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente 2017 Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2017 Ensino Técnico Plano de Curso nº 238 aprovado pela portaria Cetec nº 172 de 13 /09/2013 Etec Sylvio de Mattos Carvalho Código: 103 Município: Matão Eixo Tecnológico: Controle

Leia mais

PLANO DE TRABALHO DOCENTE 1º Semestre/2015. Ensino Técnico

PLANO DE TRABALHO DOCENTE 1º Semestre/2015. Ensino Técnico PLANO DE TRABALHO DOCENTE 1º Semestre/2015 Ensino Técnico Código: ETEC ANHANQUERA Município: Santana de Parnaíba Componente Curricular: Planejamento do trabalho de conclusão de curso Módulo: 2 Eixo Tecnológico:

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2014 Ensino Técnico Etec: Professor Mário Antônio Verza Código: 164 Município: Palmital Eixo Tecnológico: Gestão e Negócios Habilitação Profissional: Técnico em Contabilidade

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2017 Ensino Técnico Plano de Curso N 288 aprovado pela portaria Cetec nº 177 de 26.09.2013 ETEC PROFESSORA MARIA CRISTINA MEDEIROS Código: 141 Município: Ribeirão Pires Eixo Tecnológico:

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2013 Ensino Técnico ETEC PROFESSOR MASSUYUKI KAWANO EXTENSÃO E. E. INDIA VANUÍRE Código: 9136 Município: Tupã Eixo Tecnológico: Gestão e Negócios Habilitação Profissional: Técnica

Leia mais

Plano de Trabalho Docente FORMAÇÃO PROFISSIONAL Ensino Técnico Integrado ao Médio

Plano de Trabalho Docente FORMAÇÃO PROFISSIONAL Ensino Técnico Integrado ao Médio Unidade de Ensino Médio e Técnico - CETEC Plano de Trabalho Docente - 2019 FORMAÇÃO PROFISSIONAL Ensino Técnico Integrado ao Médio Plano de Curso no. 213 aprovado pela Portaria Cetec 735, de 10-9-2015,

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2017 Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente 2017 Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2017 Ensino Técnico Plano de Curso nº 224 aprovado pela portaria Cetec nº 168 de 07/05/2013 Etec Sylvio de Mattos Carvalho Código: 103 Município: Matão Eixo Tecnológico: Gestão

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2017 Ensino Técnico Etec Plano de Curso N 288 aprovado pela portaria Cetec nº 733 de 26.09.2015 Etec: PROFESSORA MARIA CRISTINA MEDEIROS Código: 141 Município: RIBEIRÃO PIRES

Leia mais

Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico - Cetec. Ensino Técnico

Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico - Cetec. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2013 Ensino Técnico Etec Prof. Massuyuki Kawano Código: 136 Município: Tupã Eixo Tecnológico: Gestão e Negócios Habilitação Profissional: Técnica de Nível Médio de Técnico em

Leia mais

Admnistração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico - CETEC. Plano de Trabalho Docente 2012

Admnistração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico - CETEC. Plano de Trabalho Docente 2012 Admnistração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico - CETEC Plano de Trabalho Docente 2012 Ensino Técnico ETE MONSENHOR ANTONIO MAGLIANO Código: 088 Município: GARÇA Área Profissional: GESTÃO E NEGÓCIOS

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2017 Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente 2017 Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2017 Ensino Técnico Plano de Curso nº 95 aprovado pela portaria Cetec nº 38 de 30/10/2009 Etec Sylvio de Mattos Carvalho Código: 103 Município: Matão Eixo Tecnológico: Controle

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2016 Ensino Técnico Plano de Curso nº 246 aprovado pela portaria Cetec nº 181 de 26/09/2013 Etec Paulino Botelho Código: 091 Município: São Carlos Eixo Tecnológico: Informação

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2016 Ensino Técnico Plano de Curso nº38 aprovado pela portaria Cetec nº 6 de 06/01/2009 Etec: PAULINO BOTELHO Código: 091 Município: SÃO CARLOS Eixo Tecnológico: : GESTÃO E NEGÓCIOS

Leia mais

Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico - CETEC. Plano de Trabalho Docente 2014

Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico - CETEC. Plano de Trabalho Docente 2014 Centro Paula Souza 2014 Plano de Trabalho Docente 2014 Ensino Técnico ETEC PROFESSOR MASSUYUKI KAWANO Código: 136 Município: TUPÃ - SP Eixo Tecnológico: GESTÃO E NEGÓCIOS Habilitação Profissional: TÉCNICA

Leia mais

Plano de Trabalho Docente

Plano de Trabalho Docente Unidade de Ensino Médio e Técnico - Cetec Plano de Trabalho Docente - 2018 Ensino Técnico PLANO DE CURSO Nº 294, APROVADO PELA PORTARIA CETEC - 774, DE 24-9-2015, PUBLICADA NO DIÁRIO OFICIAL DE 25-9-2015

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2016 Ensino Técnico Plano de Curso nº 213 aprovado pela portaria Cetec nº 134 de 04 / 10 /2012 Etec Profª Ermelinda Giannini Teixeira Código: 187 Município: Santana de Parnaíba

Leia mais

Ensino Técnico Integrado ao Médio

Ensino Técnico Integrado ao Médio Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO PROFISSIONAL Plano de Trabalho Docente 2017 Plano de Curso nº 213 aprovado pela portaria Cetec nº Nº 134, de 04 / 10 / 2012 Etec Profª Maria Cristina Medeiros

Leia mais

Plano de Trabalho Docente

Plano de Trabalho Docente Unidade de Ensino Médio e Técnico - CETEC Plano de Trabalho Docente - 2019 Ensino Técnico Plano de Curso no. 190 aprovado pela Portaria Cetec 733, de 10-9-2015, publicada no Diário Oficial de 11-09-2015

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente - 2017 Ensino Técnico Etec Sylvio de Mattos Carvalho Plano de Curso nº 224 aprovado pela portaria Cetec nº 168 de 07/05/2013 Código: Município: Matão Eixo Tecnológico: Gestão

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico - Cetec Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico - Cetec Plano de Trabalho Docente 2014 Ensino Técnico ETEC PROFESSOR MASSUYUKI KAWANO

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2015 Ensino Técnico Etec Etec: Carapicuíba Código: 144 Município: Carapicuíba Eixo Tecnológico: Gestão e negócios Habilitação Profissional: Técnico em contabilidade Qualificação:

Leia mais

Ensino Técnico. PLANO DE TRABALHO DOCENTE 1º Semestre/2015

Ensino Técnico. PLANO DE TRABALHO DOCENTE 1º Semestre/2015 Ensino Técnico PLANO DE TRABALHO DOCENTE 1º Semestre/2015 Código: 0262 ETECANHANQUERA Município:Santana de Parnaíba Componente Curricular: Contabilidade Pública Eixo Tecnológico: Gestão e Negócios Módulo:

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2016 Ensino Técnico Plano de Curso nº 224 aprovado pela portaria Cetec nº de 09/04/2013 Etec Paulino Botelho Código: 091 Município: São Carlos Eixo Tecnológico: Gestão e Negócios

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2016 Ensino Técnico Plano de Curso nº 246 aprovado pela portaria Cetec nº 181 de 26/09/2013 Etec PAULINO BOTELHO Código: 091 Município: São Carlos Eixo Tecnológico: Gestão de

Leia mais

Plano de Trabalho Docente FORMAÇÃO PROFISSIONAL Ensino Técnico Integrado ao Médio

Plano de Trabalho Docente FORMAÇÃO PROFISSIONAL Ensino Técnico Integrado ao Médio Unidade de Ensino Médio e Técnico - CETEC Plano de Trabalho Docente - 2019 FORMAÇÃO PROFISSIONAL Ensino Técnico Integrado ao Médio Plano de Curso no. 213 aprovado pela Portaria Cetec 735, de 10-9-2015,

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2014

Plano de Trabalho Docente 2014 Plano de Trabalho Docente 2014 ETEC Dr. José Luiz Viana Coutinho Ensino Técnico Código: 073 Município: JALES Área Profissional: Recursos Naturais Habilitação Profissional: AGENTE DE PRODUÇÃO AGROPECUÁRIA

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2017 Ensino Técnico Plano de Curso nº 288 aprovado pela portaria Cetec nº 733 de 10/ 09 /2015 Etec Profª Maria Cristina Medeiros Código: 141 Município: Ribeirão Pires Eixo Tecnológico:

Leia mais

Etec Monsenhor Antonio Magliano. Plano de Trabalho Docente Professor: Morgana Maravalhas de Carvalho Barros

Etec Monsenhor Antonio Magliano. Plano de Trabalho Docente Professor: Morgana Maravalhas de Carvalho Barros Plano de Trabalho Docente 2012 Ensino Técnico Etec Monsenhor Antonio Magliano Código: 088 Município: Garça Eixo Tecnológico: Ambiente, Saúde e Segurança Habilitação Profissional: Técnica de Nível Médio

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2016 Ensino Técnico Plano de Curso nº 246 aprovado pela portaria Cetec nº 181 de 26/09/2013 Etec Paulino Botelho Código:091 Município: São Carlos/SP Eixo Tecnológico: Gestão e

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2017 Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente 2017 Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2017 Ensino Técnico Plano de Curso nº 168 aprovado pela portaria Cetec nº 125 de 03 /10/2012 Etec Sylvio de Mattos Carvalho Código: 103 Município: Matão Eixo Tecnológico: Ambiente

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2017 Ensino Técnico Plano de Curso nº 234 aprovado pela portaria Cetec nº 733 de 10/09/2015 Etec: Professor Massuyuki Kawano Código: 136 Município: Tupã Eixo Tecnológico: Gestão

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2016 Ensino Técnico Plano de Curso nº 238 aprovado pela portaria Cetec nº 172 de 13/09/2013 Etec: Paulino Botelho Código: 091 Município: São Carlos Eixo Tecnológico: Controle

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2016 Ensino Técnico Plano de Curso nº 246 aprovado pela portaria Cetec nº 181 de 26/09/2013 Etec PAULINO BOTELHO Código: 091 Município: São Carlos Eixo Tecnológico: Gestão de

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2017 Ensino Técnico Plano de Curso nº aprovado pela portaria Cetec nº de / / Etec Profª Maria Cristina Medeiros Código: 141 Município: Ribeirão Pires Eixo Tecnológico: Gestão

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2014 Ensino Técnico Etec Etec: Dr. José Luiz Viana Coutinho Código: 073 Município: JALES Eixo Tecnológico: GESTÃO E NEGÓCIOS Habilitação Profissional: TÉCNICO EM CONTABILIDADE

Leia mais

Ensino Técnico Integrado ao Médio

Ensino Técnico Integrado ao Médio Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO PROFISSIONAL Plano de Trabalho Docente 2017 Plano de Curso nº 213 aprovado pela portaria Cetec nº de 12 / 09 /2012 Etec Professora Maria Cristina Medeiros Código:

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2017 Ensino Técnico Etec Plano de Curso N 288 aprovado pela portaria Cetec nº 733 de 10.09.2015 Etec Professora Maria Cristina Medeiros Código: 141 Município: Ribeirão Pires Eixo

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2016 Ensino Técnico Plano de Curso nº 238 aprovado pela portaria Cetec nº 172 de 13/09/2013 Etec Paulino Botelho Código: 091 Município: São Carlos Eixo Tecnológico: Controle e

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2016 Ensino Técnico Plano de Curso nº 246 aprovado pela portaria Cetec nº 181 de 26/09/2013 Etec PAULINO BOTELHO Código: 091 Município: São Carlos Eixo Tecnológico: Gestão de

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2017 Ensino Técnico Plano de Curso nº 234 aprovado pela portaria Cetec nº 177 de 28/09/2013 Etec: Professora Maria Cristina Medeiros Código: 141 Município: Ribeirão Pires Eixo

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2012 Ensino Técnico ETEC Santa Isabel Código: 219 Município: Santa Isabel Eixo Tecnológico: Gestão e Negócios Habilitação Profissional: Técnico em Logística Qualificação: Auxiliar

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2016 Ensino Técnico Plano de Curso nº 246 aprovado pela portaria Cetec nº 181 de 26/09/2013 Etec Paulino Botelho Código: 091 Município: São Carlos Eixo Tecnológico: Informação

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2016 Ensino Técnico Plano de Curso Aprovado pela portaria Cetec nº 127 de 03/Outubro/2012 Etec TIQUATIRA Código: 208 Município:São Paulo Eixo Tecnológico: Controle e Processos

Leia mais

PLANO DE TRABALHO DOCENTE 2º Semestre/2015. Ensino Técnico

PLANO DE TRABALHO DOCENTE 2º Semestre/2015. Ensino Técnico PLANO DE TRABALHO DOCENTE 2º Semestre/2015 Ensino Técnico Código: 0262 ETEC ANHANGUERA Município: Santana de Parnaíba Componente Curricular: Estrutura e Análise das Demonstrações Financeiras Módulo: III

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico 1º Semestre

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico 1º Semestre Plano de Trabalho Docente 2015 Etec Ensino Técnico 1º Semestre ETEC. DR. JULIO CARDOSO Extensão Prof. Antonio Fachada Código: 078.01 Município: FRANCA - SP Eixo Tecnológico: GESTÃO E NEGÓCIOS Habilitação

Leia mais

Ensino Técnico Integrado ao Médio

Ensino Técnico Integrado ao Médio Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO PROFISSIONAL Plano de Trabalho Docente 2017 Plano de Curso nº 213 aprovado pela portaria Cetec nº Nº 134, de 04 / 10 / 2012 Etec Profª Maria Cristina Medeiros

Leia mais

Ensino Técnico Integrado ao Médio

Ensino Técnico Integrado ao Médio Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO PROFISSIONAL Plano de Trabalho Docente 2016 Plano de Curso nº 116 aprovado pela portaria Cetec nº de 07 /10 / 2010 Etec : TIQUATIRA Código: 208 Município: Eixo

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Unidade de Ensino Médio e Técnico - Cetec Plano de Trabalho Docente 2015 Ensino Técnico EtecMONSENHOR ANTONIO MAGLIANO Código: 088 Município: GARÇA Eixo Tecnológico: GESTÃO E NEGÓCIOS Habilitação Profissional:

Leia mais

Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO PROFISSIONAL. Plano de Trabalho Docente 2013

Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO PROFISSIONAL. Plano de Trabalho Docente 2013 Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO PROFISSIONAL Plano de Trabalho Docente 2013 Etec Paulino Botelho Código: 091.06 Município: São Carlos EE: Professor Arlindo Bittencourt Eixo Tecnológico: Gestão

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2016 Ensino Técnico Plano de Curso nº 246 aprovado pela portaria Cetec nº 181 de 26/09/2013 Etec Paulino Botelho Código: 091 Município: São Carlos Eixo Tecnológico: Gestão e Negócios

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2016 Ensino Técnico Plano de Curso nº 224 aprovado pela portaria Cetec nº 733 de 10/09/2015 Etec Paulino Botelho Código: 091 Município: São Carlos Eixo Tecnológico: Gestão e Negócios

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2017 Ensino Técnico Plano de Curso nº 294. Aprovado pela portaria Cetec nº 774 de 24/09/2015 ETEC: DE TIQUATIRA Código: 208 Município: São Paulo Eixo Tecnológico: CONTROLE E PROCESSOS

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2014 Ensino Técnico Etec Etec: DR JOSÉ LUIZ VIANA COUTINHO Código: 073 Município: Jales/SP Eixo Tecnológico: GESTÃO E NEGÓCIOS Habilitação Profissional: Habilitação Profissional

Leia mais

Ensino Técnico Integrado ao Médio

Ensino Técnico Integrado ao Médio Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO PROFISSIONAL Plano de Trabalho Docente 2016 Plano de Curso nº 213, aprovado pela Portaria Cetec 134, de 4-10-2012, publicada no Diário Oficial de 5-10-2012 Poder

Leia mais

Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico CETEC Grupo de Supervisão Educacional GSE / Gestão Pedagógica GEPED

Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico CETEC Grupo de Supervisão Educacional GSE / Gestão Pedagógica GEPED Plano de Trabalho Docente 2012 Ensino Técnico ETEC Santa Isabel Código: 219 Município: Santa Isabel Área Profissional: Gestão Habilitação Profissional: Técnico em Logística Qualificação: Técnico em Logística

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2016 Ensino Técnico Plano de Curso nº 246 aprovado pela portaria Cetec nº 181 de 26/09/2013 Etec PAULINO BOTELHO Código: 091 Município: São Carlos Eixo Tecnológico: Gestão de

Leia mais

II Competências, Habilidades e Bases Tecnológicas do Componente Curricular Componente Curricular: Desenvolvimento do TCC em Mecatrônica Módulo: IV Nº

II Competências, Habilidades e Bases Tecnológicas do Componente Curricular Componente Curricular: Desenvolvimento do TCC em Mecatrônica Módulo: IV Nº Plano de Trabalho Docente 2016 Ensino Técnico Plano de Curso nº 95 aprovado pela portaria Cetec nº 38 de 30/10/2009 Etec: Paulino Botelho Código: 091 Município: São Carlos SP Eixo Tecnológico: Controle

Leia mais

Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico - CETEC. Plano de Trabalho Docente 2014

Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico - CETEC. Plano de Trabalho Docente 2014 Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico - CETEC Plano de Trabalho Docente 2014 Ensino Técnico Etec: São Jose do Rio Pardo Código: 150 Município: São Jose do Rio Pardo Área de conhecimento:

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico. Habilitação Profissional: Técnica de Nível Médio de Técnico em Contabilidade

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico. Habilitação Profissional: Técnica de Nível Médio de Técnico em Contabilidade Plano de Trabalho Docente 2011 Ensino Técnico ETEC PROFESSOR MASSUYUKI KAWANO Código: 136 Município: TUPÃ/SP Eixo Tecnológico: GESTÃO E NEGÓCIOS Habilitação Profissional: Técnica de Nível Médio de Técnico

Leia mais