Sociologia. Professor: Matheus Bortoleto Rodrigues Escola Cenecista Dr. José Ferreira

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Sociologia. Professor: Matheus Bortoleto Rodrigues Escola Cenecista Dr. José Ferreira"

Transcrição

1 Sociologia Professor: Matheus Bortoleto Rodrigues Escola Cenecista Dr. José Ferreira

2 Cultura Objetivo: Problematizar o desenvolvimento das diferentes sociedades humanas em seu processo de produção cultural, bem como entender diversas abordagens trabalhadas por diferentes autores do conceito de cultura.

3 Contextualizando a temática Pode-se dizer que, tão logo o ser humano realiza os atos históricos iniciais, por assim dizer, vistos no primeiro trimestre, esses seres começam a produzir cultura, ou seja, o próprio ato de produção e reprodução da vida material, introduz os seres humanos em seu processo de formação cultural.

4 A cultura é especialmente estudada pela Antropologia, área do conhecimento científico que tem por objetivo expor sistematicamente os conhecimentos que se tem a respeito do ser humano. Em outras palavras, a Antropologia é uma ciência que se dedica ao estudo aprofundado do ser humano. É um termo de origem grega, formado por anthropos (homem, ser humano) e logos (conhecimento).

5 Conceito contemporâneo de Cultura.

6 Edward Tylor

7 Nasceu em Londres, no dia 2 de outubro de 1832, e faleceu em Wellington, no dia 2 e janeiro de É considerado por muitos como o pai do conceito moderno de cultura. É um representante da Antropologia evolucionista, ou do chamado Evolucionismo Social. Principal obra: Cultura primitiva (1971).

8 Antropologia Evolucionista O Evolucionismo foi inicialmente proposto no livro Ancient Society de Lewis Henry Morgan, em Morgan tinha a ideia de que todas as sociedades deveriam passar por três níveis evolucionários: da selvageria à barbárie, e de lá à civilização. Essa teoria era popular entre os colegas de Morgan, que tinham como certo que a sociedade Vitoriana foi o auge da civilização. Principais representantes: Morgan, Tylor e Frazer. Disponível em: < Acesso em 10 maio 2015.

9 A cultura, pela definição clássica de Edward B. Tylor, que é considerado o pai do conceito moderno de cultura, é o todo complexo que inclui o conhecimento, as crenças, a arte, a moral, a lei, os costumes e todos os outros hábitos e capacidades adquiridos pelo homem como membro da sociedade. Disponível em: < Acesso em 10 maio 2015.

10 Franz Boas

11 Nasceu em Minden, em 9 de julho de 1858 e faleceu em Nova Iorque, em 21 de dezembro de É considerado por muitos como o pai da Antropologia Norte-Americana. Tem como uma das obras mais significativa o artigo As limitações do método comparativo na Antropologia. em que o autor tece duras críticas ao Evolucionismo.

12 Boas, por sua vez, foi um dos pioneiros a criticar essa visão, afirmando que toda cultura tem uma história própria, que se desenvolve de forma particular e não pode ser julgada a partir da história de outras culturas. Assim, Boas usou, já no início do século XX, a História para explicar a diversidade cultural, a grande diferença de culturas na humanidade, fazendo, pela primeira, vez uma aproximação entre História e Antropologia até hoje bastante utilizada, chegando a influenciar obras como Casa-grande e Senzala, de Gilberto Freyre, discípulo de Franz Boas. Disponível em: < >. Acesso em: 21/maio/2015.

13 Franz Boas, no começo do século XX, iniciou uma crítica sistemática às teorias até então vigentes que defendiam a existência de uma hierarquia entre culturas. Tais teorias, chamadas evolucionistas pela influência da obra de Charles Darwin, defendiam que todas as culturas passavam pelas mesmas etapas, ou estágios, durante sua existência, evoluindo, progredindo das mais primitivas para as mais avançadas ao longo do tempo, sendo que o estágio mais avançado da humanidade era o atingido pelo Ocidente, visão que dava ao etnocentrismo status de ciência. Disponível em: < >. Acesso em: 21/maio/2015.

14 "Em substituição ao Evolucionismo, [Boas] propôs o princípio do particularismo histórico. Como sustentava que cada cultura continha a sua própria história, em alguns casos poderia ser reconstruída pelos antropólogos. Ele via valor intrínseco na pluralidade das práticas culturais no mundo e era profundamente cético com relação a qualquer tentativa, política ou acadêmica, de interferir nessa diversidade" (História da Antropologia, Eriksen e Nielsen).

15 Bronislaw Malinowski

16 Nasceu na Cracróvia, em 7 de abril de 1884 e faleceu em New Haven, em 16 de maio de Antropólogo de grande importância pela criação do método de pesquisa etnográfico. Considerado pertencente à corrente da Antropologia Funcionalista. Possui como obra mais importante Os Agronautas do Pacífico Ocidental etnografia realizada nas ilhas Trobiand, atual Nova Guiné.

17 Antropologia Funcionalista O Funcionalismo é a corrente da Antropologia que enfatiza a pesquisa de campo (observação participativa) como forma de produzir um conhecimento sistemátizdo, buscando apreender uma cultura em sua totalidade e compreendendo as funções que as instituições sociais exercem na manutenção da dinâmica social. Segundo essa corrente, cada indivíduo tem certo número de necessidades, e cada cultura tem a função de satisfazer essas necessidades individuais. Isso se realiza com a criação de instituições (econômicas, políticas, jurídicas, educacionais etc.) que fornecem respostas coletivas organizadas e constituem, cada uma a seu modo, soluções originais que permitem atender a essas necessidades. Vários autores. Sociologia em Movimento. São Paulo: Moderna, 2013, p.61.

18 Clifford Geertz

19 Nasceu em São Francisco em 23 de agosto de 1926 e faleceu na Filadélfia em 30 de outubro de Um dos maiores difusores da Antropologia Interpretativa. Possui como uma de suas principais obras o livro A interpretação das Culturas (1973). Autor que tem seus trabalhos fortemente influenciados pela teoria weberiana, interpretativa.

20 O conceito de cultura que eu defendo (...) é essencialmente semiótico. Acreditando, como Max Weber, que o homem é um animal amarrado à teia de significados que ele mesmo teceu, assumo a cultura como sendo essas teias e a sua análise; portanto, não como uma ciência experimental em busca de leis, mas como uma ciência interpretativa à procura do significado (Geertz, 1978: 15). GEERTZ, Clifford. Uma descrição densa: por uma teoria interpretativa da cultura. In: A Interpretação das Culturas. Rio de Janeiro: LTC, 1989, p

21 Claude Lévi-Strauss

22 Nasceu em Bruxelas, em 28 de novembro de 1908, e faleceu em Paris, no dia 30 de outubro de Considerados por muitos como um dos principais intelectuais do século XX e o maior representante da Antropologia Estruturalista. Defensor da etnologia (estudo dos fatos e documentos levantados pela etnografia) como principal método de pesquisa. Foi um dos representantes da missão francesa, que fundou a USP. Possui, como uma de suas principais contribuições, o livro As estruturas elementares de parentesco.

23 Antropologia Estruturalista Inicialmente desenvolvido na linguística, o Estruturalismo corresponde a uma atitude vulgarizada nas Ciências Sociais a partir dos anos 60. Consiste em explicar o real não apenas a partir dos seus elementos, mas sobretudo a partir da sua estrutura, na qual se vê uma realidade independente. Nas Ciências Sociais, essa estrutura será o sistema de relações que está na base da unidade dos grupos humanos. Como sistema, qualquer alteração que se produza num dos seus elementos implicará alterações em todos os outros. Cada transformação na estrutura corresponderia a um modelo, o que pressupõe a possibilidade de prever o modo de reação do modelo quando se altera um dos seus elementos. Disponível em: < Acesso em: 22/maio/2015.

24 Lévi-Strauss e a cultura Cultura: como um conjunto de sistemas simbólicos que atuam no modo integrado e constitui a totalidade social. Considera que haveria elementos universais na cultura (estruturas) entendidos como partes irredutíveis e atemporais que perpassariam o modo de pensar dos seres humanos. [...] Dessa maneira, o estudo de cultura deve buscar explicar os modelos inconscientes que determinam os parâmetros pelos quais os indivíduos e grupos explicam a si mesmos e ao seu mundo. Vários autores. Sociologia em Movimento. São Paulo: Moderna, 2013, p.62.

Sociologia. Professor: Matheus Bortoleto Rodrigues Escola Cenecista Dr. José Ferreira

Sociologia. Professor: Matheus Bortoleto Rodrigues   Escola Cenecista Dr. José Ferreira Sociologia Professor: Matheus Bortoleto Rodrigues E-mail: matheus.bortoleto@cnec.edu.br Escola Cenecista Dr. José Ferreira Cultura Objetivo: Problematizar o desenvolvimento das diferentes sociedades humanas

Leia mais

Disciplina: Sociologia Prof. Edson Elias Turma: 1 ano Ensino Médio. O QUE É ANTROPOLOGIA?

Disciplina: Sociologia Prof. Edson Elias Turma: 1 ano Ensino Médio. O QUE É ANTROPOLOGIA? Disciplina: Sociologia Prof. Edson Elias Turma: 1 ano Ensino Médio. O QUE É ANTROPOLOGIA? Por: Vagner Gonçalves da Silva http://www.fflch.usp.br/da/vagner/antropo.html A Antropologia é o estudo do homem

Leia mais

A Interpretação das culturas -Clifford Geertz Professora Doutora Mirela Berger UFES Universidade Federal do Espírito Santo

A Interpretação das culturas -Clifford Geertz Professora Doutora Mirela Berger UFES Universidade Federal do Espírito Santo Mirela Berger A Interpretação das culturas Clifford Geertz 1 A Interpretação das culturas -Clifford Geertz - 1926-2006 Professora Doutora Mirela Berger UFES Universidade Federal do Espírito Santo 1) A

Leia mais

PROGRAMA GERAL DO COMPONENTE CURRICULAR- PGCC 1

PROGRAMA GERAL DO COMPONENTE CURRICULAR- PGCC 1 Governo do Estado do Rio Grande do Norte Secretaria de Estado da Educação e da Cultura - SEEC UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE - UERN Pró-Reitoria de Ensino de Graduação PROEG Home Page: http://www.uern.br

Leia mais

FICHA DE DISCIPLINA. Antropologia DISCIPLINA: UNIDADE ACADÊMICA: INCIS CH TOTAL TEÓRIC A: CH TOTA L: CH TOTAL PRÁTIC A:

FICHA DE DISCIPLINA. Antropologia DISCIPLINA: UNIDADE ACADÊMICA: INCIS CH TOTAL TEÓRIC A: CH TOTA L: CH TOTAL PRÁTIC A: UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS CURSO DE GRADUAÇÃO EM HISTÓRIA FIA DE DISCIPLINA DISCIPLINA: Antropologia CÓDIGO: PERÍODO/SÉRIE: 1º OBRIGATÓRIA: (X ) OPTATIVA: ( ) PROFESSORA:

Leia mais

Antropologia. Prof. Elson Junior. Santo Antônio de Pádua, março de 2017

Antropologia. Prof. Elson Junior. Santo Antônio de Pádua, março de 2017 Antropologia Prof. Elson Junior Santo Antônio de Pádua, março de 2017 O Que é a Antropologia? Ciência da cultura humana. É uma disciplina que investiga as origens, o desenvolvimento e as semelhanças das

Leia mais

PLANO DE DISCIPLINA. Período: Carga Horária: 60 h

PLANO DE DISCIPLINA. Período: Carga Horária: 60 h PLANO DE DISCIPLINA Curso: SERVIÇO SOCIAL Disciplina: Introdução a Antropologia Coordenação: Naiara C. Magalhães Professor (a): Robert Wagner Período: 2014.1 Carga Horária: 60 h 1. UNIDADE TEMÁTICA: Ementa:

Leia mais

FACULDADE SETE DE SETEMBRO FASETE

FACULDADE SETE DE SETEMBRO FASETE PLANO DE CURSO 1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO Curso: Bacharelado em Psicologia Disciplina: Fundamentos Sócio-Antroplógicos da Psicologia Professor: Salomão David Vergne e-mail: vergne07@gmail.com Cardoso Código:

Leia mais

EVOLUCIONISMO CULTURAL: Tylor, Morgan e Frazer.

EVOLUCIONISMO CULTURAL: Tylor, Morgan e Frazer. EVOLUCIONISMO CULTURAL: Tylor, Morgan e Frazer. Prof. Elson Junior Santo Antônio de Pádua, março de 2017 Edward Tylor (1832-1917) Edward Tylor (1832-1917) Tylor lançando-se no debate da época no qual as

Leia mais

PROGRAMA GERAL DO COMPONENTE CURRICULAR- PGCC 1

PROGRAMA GERAL DO COMPONENTE CURRICULAR- PGCC 1 Governo do Estado do Rio Grande do Norte Secretaria de Estado da Educação e da Cultura - SEEC UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE - UERN Pró-Reitoria de Ensino de Graduação PROEG Home Page: http://www.uern.br

Leia mais

Teoria Antropológica I

Teoria Antropológica I Universidade Federal de Juiz de Fora Instituto de Ciências Humanas Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais Disciplina: Teoria Antropológica I Professor: Raphael Bispo Horário: quartas-feiras (14h

Leia mais

Sociologia. Surgimento e principais tópicos. Prof. Alan Carlos Ghedini

Sociologia. Surgimento e principais tópicos. Prof. Alan Carlos Ghedini Sociologia Surgimento e principais tópicos Prof. Alan Carlos Ghedini Podemos entender a sociologia, de modo geral, como a área de estudo que se dedica a entender o comportamento humano em sociedade. São

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ SETOR DE CIÊNCIAS HUMANAS SCH DEPARTAMENTO DE ANTROPOLOGIA

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ SETOR DE CIÊNCIAS HUMANAS SCH DEPARTAMENTO DE ANTROPOLOGIA EMENTA DE DISCIPLINA Código HS 104 Carga Horária Disciplina Antropologia cultural norte-americana: Práti perspectivas clássicas e contemporâneas Teóricas cas Estágio Total Ementa A formação da Antropologia

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ SETOR DE CIÊNCIAS HUMANAS SCH DEPARTAMENTO DE ANTROPOLOGIA

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ SETOR DE CIÊNCIAS HUMANAS SCH DEPARTAMENTO DE ANTROPOLOGIA EMENTA DE DISCIPLINA Código HS 104 Carga Horária Disciplina Antropologia cultural norte-americana: Práti perspectivas clássicas e contemporâneas Teóricas cas Estágio Total Ementa A formação da Antropologia

Leia mais

ANTROPOLOGIA. Professora Magda Vilas-Boas 01/10/2011

ANTROPOLOGIA. Professora Magda Vilas-Boas  01/10/2011 ANTROPOLOGIA CULTURAL Professora Magda Vilas-Boas www.magdavilasboas.com.br magdavilasboas@gmail.com 01/10/2011 ANTROPOLOGIA Antropos=homem e logia=estudo Surgimento: século XVIII Disciplina científica

Leia mais

ANTROPOLOGIA (CIÊNCIA DA ALTERIDADE)

ANTROPOLOGIA (CIÊNCIA DA ALTERIDADE) AVISO: O conteúdo e o contexto das aulas referem-se aos pensamentos emitidos pelos próprios autores que foram interpretados por estudiosos dos temas expostos. RUBENS Todo RAMIRO exemplo JR (TODOS citado

Leia mais

ANT 7201 Teoria Antropológica I

ANT 7201 Teoria Antropológica I UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE FILOSOFIA E CIENCIAS HUMANAS DEPARTAMENTO DE ANTROPOLOGIA CURSO DE GRADUAÇÃO ANTROPOLOGIA ANT 7201 Teoria Antropológica I Semestre: 2014-2 Prof. Pedro Castelo

Leia mais

momento presente, buscando explicar a lógica do sistema como uma totalidade orgânica e identificar as estruturas e funções sociais de modo preciso.

momento presente, buscando explicar a lógica do sistema como uma totalidade orgânica e identificar as estruturas e funções sociais de modo preciso. 1 CULTURA E IDENTIDADE A cultura encontra-se essencialmente vinculada ao processo de formação das sociedades humanas, numa relação simbiótica, interdependente e dinâmica que acompanha o desenvolvimento

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FACULDADE DE FILOSOFIA, LETRAS E CIÊNCIAS HUMANAS DEPARTAMENTO DE ANTROPOLOGIA

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FACULDADE DE FILOSOFIA, LETRAS E CIÊNCIAS HUMANAS DEPARTAMENTO DE ANTROPOLOGIA 1. Disciplina: Introdução às Ciências Sociais (Antropologia) - 1º semestre/ 2016 Sextas-feiras à noite (das 19h30 às 23h) Prof ª Ana Lúcia Pastore Schritzmeyer alps@usp.br (sala 20) 2. Código: FLA0101

Leia mais

8 O EVOLUCIONISMO NA ANTROPOLOGIA

8 O EVOLUCIONISMO NA ANTROPOLOGIA Aula O EVOLUCIONISMO NA ANTROPOLOGIA META Apresentar o pensamento evolucionista no âmbito da antropologia. OBJETIVOS Ao final desta aula o aluno deverá: interpretar de forma crítica o pensamento evolucionista.

Leia mais

Ementa: Teorias antropológicas III; tópicos especiais em teorias contemporâneas. PROGRAMA DE DISCIPLINA

Ementa: Teorias antropológicas III; tópicos especiais em teorias contemporâneas. PROGRAMA DE DISCIPLINA HS046 Antropologia IV: Teorias Antropológicas III 2º semestre de 2007 Profª Edilene Coffaci de Lima Ementa: Teorias antropológicas III; tópicos especiais em teorias contemporâneas. I - Conteúdo PROGRAMA

Leia mais

Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo FESPSP PROGRAMA DE DISCIPLINA

Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo FESPSP PROGRAMA DE DISCIPLINA Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo FESPSP PROGRAMA DE DISCIPLINA I. IDENTIFICAÇÃO DISCIPLINA Antropologia I CARGA HORÁRIA 72 horas CURSO Sociologia e Política SEMESTRE 1º semestre PROFESSOR

Leia mais

INSTITUTO ÁGORA PROFICIÊNCIA FILOSÓFICA. Resenha do módulo II Antropologia Cultural

INSTITUTO ÁGORA PROFICIÊNCIA FILOSÓFICA. Resenha do módulo II Antropologia Cultural INSTITUTO ÁGORA PROFICIÊNCIA FILOSÓFICA Resenha do módulo II Antropologia Cultural Alexandre Queibre Baltazar Volta Redonda 2015 O termo cultura significa segundo o Novo Dicionário da língua portuguesa:

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS PRÓREITORIA DE GRADUAÇÃO PLANO DE ENSINO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS PRÓREITORIA DE GRADUAÇÃO PLANO DE ENSINO I. IDENTIFICAÇÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO PLANO DE ENSINO UNIDADE ACADÊMICA: Faculdade de Ciências Sociais CURSO: DISCIPLINA: Antropologia 1 CARGA HORÁRIA SEMANAL: CARGA HORÁRIA TOTAL: 64 ANO/SEMESTRE: 2017/1

Leia mais

A Teoria Funcional em Antropologia. Prof. Dra. Mirela Berger

A Teoria Funcional em Antropologia. Prof. Dra. Mirela Berger A Teoria Funcional em Antropologia Prof. Dra. Mirela Berger Teoria Funcionalista Foi desenvolvida por dois autores Bronislaw Malinowski (1884-1942). Radcliffe Brown (1881-1955). Teoria Estrutural Funcionalista

Leia mais

Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo FESPSP PROGRAMA DE DISCIPLINA

Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo FESPSP PROGRAMA DE DISCIPLINA Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo FESPSP PROGRAMA DE DISCIPLINA I. IDENTIFICAÇÃO DISCIPLINA Antropologia I CARGA HORÁRIA 72 horas CURSO Sociologia e Política SEMESTRE 1º semestre PROFESSOR

Leia mais

Teorias da Cultura: O Evolucionismo na Cultura

Teorias da Cultura: O Evolucionismo na Cultura Teorias da Cultura: O Evolucionismo na Cultura O Evolucionismo na Antropologia Edward Tylor - Primitive Culture (1871) Tylor procurou demonstrar que cultura pode ser objeto de um estudo sistemático, pois

Leia mais

PODER EXECUTIVO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS PLANO DE ENSINO 1. IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA

PODER EXECUTIVO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS PLANO DE ENSINO 1. IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA PODER EXECUTIVO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS PLANO DE ENSINO 1. IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA CURSO: Mestrado em Antropologia Social PERÍODO LETIVO: 1 Semestre - 2019 TURMA 1 DISCIPLINA

Leia mais

Ementa: Teorias antropológicas III; tópicos especiais em teorias contemporâneas PROGRAMA DE DISCIPLINA

Ementa: Teorias antropológicas III; tópicos especiais em teorias contemporâneas PROGRAMA DE DISCIPLINA HS046 Antropologia IV: Teorias Antropológicas III 2º semestre de 2009 Profª Edilene Coffaci de Lima Ementa: Teorias antropológicas III; tópicos especiais em teorias contemporâneas I - Conteúdo PROGRAMA

Leia mais

Antropologia. Igor Assaf Mendes

Antropologia. Igor Assaf Mendes Antropologia Igor Assaf Mendes Conteúdo da Aula A definição antropológica de cultura Primeiros estudos: antropologia de gabinete Desenvolvimento do conceito de cultura Franz Boas: evolucionismo Kroeber:

Leia mais

O desenvolvimento do conhecimento sobre o outro e o ofício do antropólogo

O desenvolvimento do conhecimento sobre o outro e o ofício do antropólogo O desenvolvimento do conhecimento sobre o outro e o ofício do antropólogo 2 As tradições disciplinares do pensamento antropológico Início de conversa Expõe-se, a seguir, uma breve síntese da evolução do

Leia mais

Soc.Semana 18. Lara Rocha (Leidiane Oliveira)

Soc.Semana 18. Lara Rocha (Leidiane Oliveira) Lara Rocha (Leidiane Oliveira) Semana 18 Este conteúdo pertence ao Descomplica. Está vedada a cópia ou a reprodução não autorizada previamente e por escrito. Todos os direitos reservados. Antropologia

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ SETOR DE CIÊNCIAS HUMANAS SCH PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ANTROPOLOGIA

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ SETOR DE CIÊNCIAS HUMANAS SCH PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ANTROPOLOGIA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ SETOR DE CIÊNCIAS HUMANAS SCH PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ANTROPOLOGIA HA800 - História do Pensamento Antropológico Professora Edilene Coffaci de Lima 1 semestre de 2017

Leia mais

Sociologia. Professor: Matheus Bortoleto Rodrigues

Sociologia. Professor: Matheus Bortoleto Rodrigues Sociologia Professor: Matheus Bortoleto Rodrigues E-mail: matheus.bortoleto@cnecuberaba.edu.br Colégio Cenecista Dr. José Ferreira Em tempos de humanidade desumanizada, de desordem sangrenta, nada deve

Leia mais

Introdução à Antropologia (135011) Turma E Professor: Edson Alencar Collares de Bessa 1º Semestre de 2016

Introdução à Antropologia (135011) Turma E Professor: Edson Alencar Collares de Bessa 1º Semestre de 2016 Universidade de Brasília Instituto de Ciências Sociais Departamento de Antropologia Introdução à Antropologia (135011) Turma E Professor: Edson Alencar Collares de Bessa edsbessa@gmail.com 1º Semestre

Leia mais

A CONTRIBUIÇÃO DA ANTROPOLOGIA PARA A PESQUISA DE TENDÊNCIAS DE MODA. Stephania Luiza da Cunha1. 6 Resumo

A CONTRIBUIÇÃO DA ANTROPOLOGIA PARA A PESQUISA DE TENDÊNCIAS DE MODA. Stephania Luiza da Cunha1. 6 Resumo A CONTRIBUIÇÃO DA ANTROPOLOGIA PARA A PESQUISA DE TENDÊNCIAS DE MODA Stephania Luiza da Cunha1 6 Resumo Este artigo procurará mostrar como a pesquisa etnográfica e a pesquisa de tendências de moda se relacionam,

Leia mais

4) PROGRAMA:. Metodologias em Antropologia;. O método etnográfico;. Discussão sobre a fundamentação teórica dos projetos de pesquisa dos alunos.

4) PROGRAMA:. Metodologias em Antropologia;. O método etnográfico;. Discussão sobre a fundamentação teórica dos projetos de pesquisa dos alunos. Serviço Público Federal Ministério da Educação Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social Curso de Mestrado PLANO DE ENSINO 1) IDENTIFICAÇÃO: DISCIPLINA:

Leia mais

Disciplina: HS Antropologia IV: Teorias Antropológicas III 2º semestre de 2007 Profª Ciméa B. Bevilaqua

Disciplina: HS Antropologia IV: Teorias Antropológicas III 2º semestre de 2007 Profª Ciméa B. Bevilaqua Disciplina: HS 046 - Antropologia IV: Teorias Antropológicas III 2º semestre de 2007 Profª Ciméa B. Bevilaqua Ementa: Teorias antropológicas III; tópicos especiais em teorias contemporâneas. PROGRAMA I.

Leia mais

A abrangência da antropologia Mércio Gomes

A abrangência da antropologia Mércio Gomes A abrangência da antropologia Mércio Gomes Antropologia - termo Anthropos = homem Logos = estudo, razão, lógica Estudo do homem Sociologia, Economia Ciência humana, Lógica do homem Filosofia, Lógica Características

Leia mais

Antônio Ruas: Professor Universitário UERGS, Administração

Antônio Ruas: Professor Universitário UERGS, Administração Antropologia: 4ª. Cultura e etnocentrismo: Dinâmica de grupo: o ponto de vista. Trabalho com o livro O que é etnocentrismo de E. Rocha. Dinâmica do ponto de vista. Questões dirigidas em grupo. 4b. Dinâmica

Leia mais

Noções de etnologia indígena. Teresa Cristina Silveira Antropóloga, Indigenista

Noções de etnologia indígena. Teresa Cristina Silveira Antropóloga, Indigenista Noções de etnologia indígena Teresa Cristina Silveira Antropóloga, Indigenista Antropologia Antropologia Empírica Antropologia Física Antropologia Cultural Antropologia Filosófica Arqueologia Etnologia

Leia mais

Metodologia do Trabalho Científico

Metodologia do Trabalho Científico Metodologia do Trabalho Científico Teoria e Prática Científica Antônio Joaquim Severino Grupo de pesquisa: Educação e saúde /enfermagem: políticas, práticas, formação profissional e formação de professores

Leia mais

EMENTA. Objetivo. Dinâmica do curso:

EMENTA. Objetivo. Dinâmica do curso: Universidade de Brasília Instituto de Ciências Sociais Departamento de Antropologia Teoria Antropológica 1 (135194) Turma C Professor: Carlos Alexandre B. Plínio dos Santos - carlosalexandre@unb.br 1º

Leia mais

Teoria Antropológica I Turma D Qua: 10h - 11:50 Sex: 10h - 11:50

Teoria Antropológica I Turma D Qua: 10h - 11:50 Sex: 10h - 11:50 Profª Graciela Froehlich gracielafr@gmail.com Teoria Antropológica I Turma D Qua: 10h - 11:50 Sex: 10h - 11:50 Ementa Exame das principais manifestações teóricas que contribuíram para a formação de conhecimento

Leia mais

1. IDENTIFICAÇÃO 2. EMENTA 3. OBJETIVOS CARGA HORÁRIA SEMESTRAL: 45 PERÍODO: I

1. IDENTIFICAÇÃO 2. EMENTA 3. OBJETIVOS CARGA HORÁRIA SEMESTRAL: 45 PERÍODO: I 1. IDENTIFICAÇÃO PERÍODO: I CARGA HORÁRIA SEMESTRAL: 45 NOME DA DISCIPLINA: ANTROPOLOGIA CARGA HORÁRIA SEMANAL: 04 NOME DO CURSO: DIREITO/ECONOMIA/PEDAGOGIA 2. EMENTA A evolução do conhecimento antropológico.

Leia mais

META Apresentar o pensamento funcionalista no âmbito da antropologia.

META Apresentar o pensamento funcionalista no âmbito da antropologia. Aula 9 O FUNCIONALISMO NA ANTROPOLOGIA META Apresentar o pensamento funcionalista no âmbito da antropologia. OBJETIVOS Ao final desta aula o aluno deverá: saber defi nir o pensamento funcionalista; identifi

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS E FILOSOFIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ANTROPOLOGIA

UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS E FILOSOFIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ANTROPOLOGIA UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS E FILOSOFIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ANTROPOLOGIA DISCIPLINA: REPRESENTAÇÕES E CATEGORIAS SOCIAIS CÓDIGO: EGH 00198 2º SEMESTRE DE 2017

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS FACULDADE DE CIÊNCIAS SOCIAIS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ANTROPOLOGIA SOCIAL

UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS FACULDADE DE CIÊNCIAS SOCIAIS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ANTROPOLOGIA SOCIAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS FACULDADE DE CIÊNCIAS SOCIAIS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ANTROPOLOGIA SOCIAL TEORIAS ANTROPOLÓGICAS I Ementa: O objetivo da disciplina é a discussão de obras definidas como

Leia mais

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO DELIBERAÇÃO Nº 34/2016 Cria as disciplinas obrigatórias Temas Sociológicos em Psicologia e Temas Antropológicos em Psicologia em substituição às Disciplinas Sociologia Geral VII e Antropologia Cultural

Leia mais

Escola Principais autores Abordagens teóricas Metodologia

Escola Principais autores Abordagens teóricas Metodologia Revisão Antropologia II Escola Principais autores Abordagens teóricas Metodologia Evolucionismo Tylor, Fraser, Morgan Unidade humana, compreensão das diferenças através de uma linha evolutiva da humanidade,

Leia mais

UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS DEPARTAMENTO DE ANTROPOLOGIA

UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS DEPARTAMENTO DE ANTROPOLOGIA UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS DEPARTAMENTO DE Introdução à Antropologia 135011 Turma I Quartas e Sextas de 10h00 as 11h50 (04 créditos) Professora Soraya Fleischer Ementa: A especificidade

Leia mais

Falando de alteridade: Olhando o outro, percebendo-se a si mesmo. Profa. Dra. Mirela Berger UFES - Universidade Federal do Espírito Santo

Falando de alteridade: Olhando o outro, percebendo-se a si mesmo. Profa. Dra. Mirela Berger UFES - Universidade Federal do Espírito Santo Mirela Berger Falando de Alteridade: Olhando outro, percebendo-se a sei mesmo. 1 Falando de alteridade: Olhando o outro, percebendo-se a si mesmo. Profa. Dra. Mirela Berger UFES - Universidade Federal

Leia mais

Um novo paradigma? e Da representação

Um novo paradigma? e Da representação Um novo paradigma? e Da representação à construção Peter Burke Introdução ao Estudo da História 1/2015 Universidade de Brasília Carlos Henrique R de Siqueira Contexto: Crítica ao positivismo do século

Leia mais

Disciplina: FLA Introdução às Ciências Sociais (Antropologia) Introduction to Social Sciences (Anthropology) 1o semestre de 2019

Disciplina: FLA Introdução às Ciências Sociais (Antropologia) Introduction to Social Sciences (Anthropology) 1o semestre de 2019 1 Disciplina: FLA0101 - Introdução às Ciências Sociais (Antropologia) Docentes responsáveis: Introduction to Social Sciences (Anthropology) 1o semestre de 2019 Profa. Dra. Marta Rosa Amoroso e Prof. Dr.

Leia mais

1. IDENTIFICAÇÃO PERÍODO: I CRÉDITO: 04 NOME DA DISCIPLINA: ANTROPOLOGIA NOME DO CURSO: DIREITO, ECONOMIA E PEDAGOGIA 2. EMENTA 3.

1. IDENTIFICAÇÃO PERÍODO: I CRÉDITO: 04 NOME DA DISCIPLINA: ANTROPOLOGIA NOME DO CURSO: DIREITO, ECONOMIA E PEDAGOGIA 2. EMENTA 3. 1. IDENTIFICAÇÃO PERÍODO: I CRÉDITO: 04 NOME DA DISCIPLINA: ANTROPOLOGIA NOME DO CURSO: DIREITO, ECONOMIA E PEDAGOGIA 2. EMENTA CARGA HORÁRIA SEMANAL: 04 CARGA HORÁRIA SEMESTRAL: 60 A construção do conhecimento

Leia mais

COLEGIADO DE ANTROPOLOGIA

COLEGIADO DE ANTROPOLOGIA 1 Aprender Antropologia LAPLANTINE, F. Brasiliense 2009 4 2 Identidade BAUMAN, Zigmunt. Jorge Zahar 2005 4 3 Globalização: as consequências humanas BAUMAN, Zigmunt. Jorge Zahar 1999 4 4 O Atlântico Negro

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS Instituto de Filosofia, Ciências Humanas e Sociais Programa de Pós-graduação em Antropologia Social

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS Instituto de Filosofia, Ciências Humanas e Sociais Programa de Pós-graduação em Antropologia Social UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS Instituto de Filosofia, Ciências Humanas e Sociais Programa de Pós-graduação em Antropologia Social PLANO DE CURSO Disciplina: Teoria Antropológica I C H: 60 horas Curso:

Leia mais

DISCIPLINA: HS082 Antropologia II: Teorias antropológicas I CURSO DE CIÊNCIAS SOCIAIS. Profª Maria Inês Smiljanic. 2º Semestre de 2006

DISCIPLINA: HS082 Antropologia II: Teorias antropológicas I CURSO DE CIÊNCIAS SOCIAIS. Profª Maria Inês Smiljanic. 2º Semestre de 2006 DISCIPLINA: HS082 Antropologia II: Teorias antropológicas I CURSO DE CIÊNCIAS SOCIAIS Profª Maria Inês Smiljanic 2º Semestre de 2006 EMENTA Teorias clássicas em Antropologia: A escola Americana e a escola

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS E FILOSOFIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ANTROPOLOGIA

UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS E FILOSOFIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ANTROPOLOGIA UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS E FILOSOFIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ANTROPOLOGIA DISCIPLINA: TEORIA ANTROPOLÓGICA CLÁSSICA 1º SEMESTRE DE 2018 PROFa. Delma Pessanha Neves

Leia mais

REVISÃO CIÊNCIAS SOCIAIS 9 ANOS - 1 TRIMESTRE

REVISÃO CIÊNCIAS SOCIAIS 9 ANOS - 1 TRIMESTRE REVISÃO CIÊNCIAS SOCIAIS 9 ANOS - 1 TRIMESTRE O SURGIMENTO DA SOCIOLOGIA SÉC. XIX O rápido avanço industrial pelo qual passou a Europa nesse período, foi responsável por mudanças profundas nos hábitos

Leia mais

Banco de questões para progressão SOCIOLOGIA 1º ANO

Banco de questões para progressão SOCIOLOGIA 1º ANO Banco de questões para progressão SOCIOLOGIA 1º ANO ----------------- QUESTÃO 01 ------------------- Entende-se por controle social o conjunto de mecanismos de intervenção que cada sociedade ou grupo social

Leia mais

Disciplina: HS045 Antropologia III: Teorias Antropológicas II Profa. Ciméa Barbato Bevilaqua - 1º semestre de 2011

Disciplina: HS045 Antropologia III: Teorias Antropológicas II Profa. Ciméa Barbato Bevilaqua - 1º semestre de 2011 Disciplina: HS045 Antropologia III: Teorias Antropológicas II Profa. Ciméa Barbato Bevilaqua - 1º semestre de 2011 Turma A: 4ª feira 07:30-09:30 e 6ª feira 09:30-11:30 Turma B: 2ª feira 09:30-11:30 e 4ª

Leia mais

Aula 2 - Definição de conceitos e construção de instrumental teórico

Aula 2 - Definição de conceitos e construção de instrumental teórico Aula 2 - Definição de conceitos e construção de instrumental teórico Antropossociologia e Trabalho de campo Faculdade Piaget - Suzano - 1º semestre de 2019 Profº Ms Antonio Gracias Vieira Filho Objetivos

Leia mais

INSTITUTO ÁGORA DE EDUCAÇÃO. PROEFICIÊNCIA EM FILOSOFIA Thiago Cesar Lopes da Silva RESENHA ANTROPOLOGIA CULTURAL. Prof. Janaina Gonçalves Ribeiro.

INSTITUTO ÁGORA DE EDUCAÇÃO. PROEFICIÊNCIA EM FILOSOFIA Thiago Cesar Lopes da Silva RESENHA ANTROPOLOGIA CULTURAL. Prof. Janaina Gonçalves Ribeiro. INSTITUTO ÁGORA DE EDUCAÇÃO. PROEFICIÊNCIA EM FILOSOFIA Thiago Cesar Lopes da Silva RESENHA ANTROPOLOGIA CULTURAL Prof. Janaina Gonçalves Ribeiro. COLOMBO 2015 A problemática central do estudo da Antropologia

Leia mais

COLEGIADO DO CURSO DE DIREITO Autorizado pela portaria do MEC nº 3.355,de 05/12/02-DOU de 06/12/02 Componente Curricular: Antropologia Jurídica

COLEGIADO DO CURSO DE DIREITO Autorizado pela portaria do MEC nº 3.355,de 05/12/02-DOU de 06/12/02 Componente Curricular: Antropologia Jurídica COLEGIADO DO CURSO DE DIREITO Autorizado pela portaria do MEC nº 3.355,de 05/12/02-DOU de 06/12/02 Componente Curricular: Antropologia Jurídica Código: DIR 211 Pré-requisito: Período Letivo: 2013.1 Professor:

Leia mais

1. IDENTIFICAÇÃO CARGA HORÁRIA SEMESTRAL: 45 PERÍODO: 1º

1. IDENTIFICAÇÃO CARGA HORÁRIA SEMESTRAL: 45 PERÍODO: 1º 1. IDENTIFICAÇÃO PERÍODO: 1º CARGA HORÁRIA SEMESTRAL: 45 NOME DA DISCIPLINA: ANTROPOLOGIA CARGA HORÁRIA SEMANAL: 04 NOME DO CURSO: DIREITO/ECONOMIA/DIREITO 2. EMENTA A evolução do conhecimento antropológico.

Leia mais

Cultura e política: debates contemporâneos sobre Ementa conceito de cultura, etnocentrismo, identidade e Requ DOCENTE(S) VALIDADE

Cultura e política: debates contemporâneos sobre Ementa conceito de cultura, etnocentrismo, identidade e Requ DOCENTE(S) VALIDADE UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ SETOR DE CIÊNCIAS HUMANAS SCH DEPARTAMENTO DE ANTROPOLOGIA EMENTA DE DISCIPLINA Codigo HS 099 Carga Horária Disciplina ANTROPOLOGIA E DINÂMICAS DA CULTURA Teóricas Práticas

Leia mais

2 ª aula: O Evolucionismo CASTRO, Celso. (2005). Introdução. In: Evolucionismo Cultural. Textos de Morgan, Tylor e Frazer. RJ: Jorge Zahar Ed.

2 ª aula: O Evolucionismo CASTRO, Celso. (2005). Introdução. In: Evolucionismo Cultural. Textos de Morgan, Tylor e Frazer. RJ: Jorge Zahar Ed. Título da disciplina: Teoria Social III - IFC028249 (DO) - IFC027239 (ME) Professora: Marcos Alexandre Albuquerque N o de Créditos: 4 (quatro), 60 horas, 15 sessões. Período: 1º Semestre de 2016 Horário:

Leia mais

Principais paradigmas e escolas de pensamento antropológico

Principais paradigmas e escolas de pensamento antropológico Principais paradigmas e escolas de pensamento antropológico (Material didático elaborado por Vagner Gonçalves da Silva; disponível em http://www.fflch.usp.br/da/vagner/antropo.html) Alguns Alguns Formação

Leia mais

Teoria Sociológica II Antropologia (702/802) 2019/1

Teoria Sociológica II Antropologia (702/802) 2019/1 Teoria Sociológica II Antropologia (702/802) 2019/1 Professor: Wagner Chaves Horário: quinta-feira (14 as 17 hs) Local: Sala vermelha do PPGSA/IFCS EMENTA: O curso tem por objetivo oferecer uma introdução

Leia mais

CARGA HORÁRIA SEMESTRAL: 45 NOME DO CURSO: DIREITO/ECONOMIA/DIREITO

CARGA HORÁRIA SEMESTRAL: 45 NOME DO CURSO: DIREITO/ECONOMIA/DIREITO 1. IDENTIFICAÇÃO PERÍODO: I CARGA HORÁRIA SEMANAL: 04 NOME DA DISCIPLINA: ANTROPOLOGIA CARGA HORÁRIA SEMESTRAL: 45 NOME DO CURSO: DIREITO/ECONOMIA/DIREITO 2. EMENTA O homem como ser biológico, social e

Leia mais

Definição: ( PÉRES, 2006)

Definição: ( PÉRES, 2006) Antropologia Visual Definição: Antropologia Visual é uma área da Antropologia Sócio-cultural, que utiliza suportes imagéticos para descrever uma cultura ou um aspecto particular de uma cultura. ( PÉRES,

Leia mais

... Cultura. Em busca de conceitos

... Cultura. Em busca de conceitos Cultura Em busca de conceitos Cultura Clifford Geertz Ernst Cassirer. EUA, 1926 2006 Texto: 1973 Polônia, 1874 EUA, 1945 Texto: 1944 A ciência na busca da definição do Homem Ciência na busca de leis gerais

Leia mais

FRANZ BOAS E A INSTITUCIONALIZAÇÃO DA ANTROPOLOGIA NOS ESTADOS UNIDOS

FRANZ BOAS E A INSTITUCIONALIZAÇÃO DA ANTROPOLOGIA NOS ESTADOS UNIDOS FRANZ BOAS E A INSTITUCIONALIZAÇÃO DA ANTROPOLOGIA NOS ESTADOS UNIDOS DIOGO DA SILVA ROIZ 1 UEMS RESENHA BOAS, Franz. A formação da antropologia americana, 1883-1911. Rio de Janeiro: Contraponto, 2004.

Leia mais

RELAÇÃO COM OUTRAS ÁREAS DO CONHECIMENTO

RELAÇÃO COM OUTRAS ÁREAS DO CONHECIMENTO Aula 6 ANTROPOLOGIA: LIMITES METODOLÓGICOS E A RELAÇÃO COM OUTRAS ÁREAS DO CONHECIMENTO META Apresentar os limites metodológicos e a relação entre Antropologia e outras áreas do conhecimento no âmbito

Leia mais

Formulário de encaminhamento de propostas de estágio supervisionado PAD. Ter seu campo de estudo relacionado com o tema da proposta.

Formulário de encaminhamento de propostas de estágio supervisionado PAD. Ter seu campo de estudo relacionado com o tema da proposta. Formulário de encaminhamento de propostas de estágio supervisionado PAD Campo PAD Comentários: Data do recebimento: / / Data da análise: / / Nova: ( ) Renovação: ( ) Profª Drª Iraní F. Gerab Presidente

Leia mais

UMA DISCUSSÃO ACERCA DO MÉTODO ETNOGRÁFICO: REFLEXÕES E PRÁTICA

UMA DISCUSSÃO ACERCA DO MÉTODO ETNOGRÁFICO: REFLEXÕES E PRÁTICA UMA DISCUSSÃO ACERCA DO MÉTODO ETNOGRÁFICO: REFLEXÕES E PRÁTICA Beatriz Lima de Oliveira¹; José Anselmo da Silva Neto¹; Milena Socorro Rocha Gaspar Vega² 1.Universidade Federal da Paraíba, blima3509@gmail.com

Leia mais

Gênero e Cultura. 12º. EDUCAids. Cristina Câmara. São Paulo, 11 de junho de

Gênero e Cultura. 12º. EDUCAids. Cristina Câmara. São Paulo, 11 de junho de Gênero e Cultura Cristina Câmara 12º. EDUCAids São Paulo, 11 de junho de 2008 Gênero... o termo gênero parece ter feito sua aparição inicial entre as feministas americanas, que queriam enfatizar o caráter

Leia mais

CARGA HORÁRIA SEMANAL: 04 CARGA HORÁRIA SEMESTRAL: 60 NOME DA DISCIPLINA: ANTROPOLOGIA NOME DO CURSO: PEDAGOGIA/DIREITO/ECONOMIA/FILOSOFIA

CARGA HORÁRIA SEMANAL: 04 CARGA HORÁRIA SEMESTRAL: 60 NOME DA DISCIPLINA: ANTROPOLOGIA NOME DO CURSO: PEDAGOGIA/DIREITO/ECONOMIA/FILOSOFIA 1. IDENTIFICAÇÃO PERÍODO: I CRÉDITO: 04 CARGA HORÁRIA SEMANAL: 04 CARGA HORÁRIA SEMESTRAL: 60 NOME DA DISCIPLINA: ANTROPOLOGIA NOME DO CURSO: PEDAGOGIA/DIREITO/ECONOMIA/FILOSOFIA 2. EMENTA A construção

Leia mais

Resenha. DOI /P v13n38p1182. Cassiana Matos Moura

Resenha. DOI /P v13n38p1182. Cassiana Matos Moura Resenha DOI 10.5752/P.2175-5841.2015v13n38p1182 BITUM, Ricardo; SOUSA, Rodrigo Franklin de. (Org.). Estudos sobre Durkheim e a religião: 100 anos de As formas elementares da vida religiosa. Santo André,

Leia mais

Programa do curso Antropologia da Religião

Programa do curso Antropologia da Religião Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH) ANT7053 Antropologia da Religião Profa. Dra. Letícia Cesarino Segundas feiras, 14:20 2016.2 Programa do curso

Leia mais

da disciplina: (somente para baixar os textos digitalizados) Senha: turma12017

da disciplina: (somente para baixar os textos digitalizados) Senha: turma12017 UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS DEPARTAMENTO DE ANTROPOLOGIA (DAN) Disciplina: Introdução à antropologia- 135011 Semestre: 1/2017 Créditos: 04 Prof. José Pimenta E-mail do professor:

Leia mais

Aula Inaugural Professora Doutora Mirela Berger. Santo

Aula Inaugural Professora Doutora Mirela Berger. Santo Aula Inaugural 2007 Professora Doutora Mirela Berger UFES - Universidade Do Espírito Santo Um novo mundo O Homem sempre refletiu sobre sua existência e sua relação com o a sociedade No entanto com a descoberta

Leia mais

A constituição da Antropologia como ciência. Diversidade cultural, relativismo e etnocentrismo. Evolucionismo. Críticas ao Evolucionismo.

A constituição da Antropologia como ciência. Diversidade cultural, relativismo e etnocentrismo. Evolucionismo. Críticas ao Evolucionismo. Disciplina: Introdução à Antropologia (Antropologia I) Período: 2006/1 Profa. Sandra Jacqueline Stoll EMENTA A constituição da Antropologia como ciência. Diversidade cultural, relativismo e etnocentrismo.

Leia mais

Para cada aula será indicado, pelo menos, um texto-base para discussão, cuja leitura prévia será obrigatória para todos os alunos.

Para cada aula será indicado, pelo menos, um texto-base para discussão, cuja leitura prévia será obrigatória para todos os alunos. Universidade de Brasília Instituto de Ciências Sociais Departamento de Antropologia Introdução à Antropologia (135011) Turma A Professora Mônica Nogueira Primeiro semestre de 2005 Terças e quintas-feiras,

Leia mais

Antônio Ruas: Professor Universitário UERGS, Administração

Antônio Ruas: Professor Universitário UERGS, Administração Antropologia: 1. Divisões e interfaces da antropologia no campo interdisciplinar. Objetivos e objeto de estudo da antropologia e a relação com a temática da administração rural. Antônio Ruas: Professor

Leia mais

O que é Sociologia?

O que é Sociologia? O que é Sociologia? A Sociologia é um ramo da ciência que estuda o comportamento humano em função do meio e os processos que interligam o indivíduo em associações, grupos e instituições. O que faz Sociologia?

Leia mais

Metodologia Científica: METODOLOGIA EM PESQUISA 19/10/2015

Metodologia Científica: METODOLOGIA EM PESQUISA 19/10/2015 Metodologia Científica: METODOLOGIA EM PESQUISA Juliana Berg Pesquisa em Administração É um conjunto de abordagens, técnicas e processos utilizados pela ciência para formular e resolver problemas de aquisição

Leia mais

Universidade de Brasília Instituto de Ciências Sociais Departamento de Antropologia

Universidade de Brasília Instituto de Ciências Sociais Departamento de Antropologia Disciplina: Introdução à Antropologia turma B Código: 135011 Horário: Segundas e Quartas das 14h às 16h Local: Sala ICC BT 168 Docente: Aline Alcarde Balestra (aline.alcarde.balestra@gmail.com) 1º Semestre

Leia mais

Universidade de Brasília. Departamento de Antropologia

Universidade de Brasília. Departamento de Antropologia Universidade de Brasília Departamento de Antropologia Introdução à Antropologia (135011) Turma E Horários: segundas e quartas, 19:00 20:50. Local: PAT AT 125 Professora: Renata Albuquerque de Moraes re.a.moraes@gmail.com

Leia mais

Programa Analítico de Disciplina CIS233 Antropologia da Saúde

Programa Analítico de Disciplina CIS233 Antropologia da Saúde 0 Programa Analítico de Disciplina Departamento de Ciências Sociais - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes Número de créditos: 4 Teóricas Práticas Total Duração em semanas: 15 Carga horária semanal

Leia mais

Relatório de Disciplinas - UFF DEPARTAMENTO DE ANTROPOLOGIA

Relatório de Disciplinas - UFF DEPARTAMENTO DE ANTROPOLOGIA GAP112 ANTROPOLOGIA I 6 C.H.Teórica: 6 C.H.Prática: PROBLEMAS BÁSICOS DE ORGANIZAÇÃO SOCIAL, POLÍTICA E ECONÔMICA DE SEGMENTO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DENTRO DA PERSPECTIVA ANTROPOLÓGICA. CONHECIMENTO E

Leia mais

! " # $ - 1 % "#,% 6$ 0/ 4, 5/ 3 3 $ 3 / 2 1 / ! + /! ", (1#/ '* 2%/ $, 2# 2. ( -&# % #,'$/ / #26

!  # $ - 1 % #,% 6$ 0/ 4, 5/ 3 3 $ 3 / 2 1 / ! + /! , (1#/ '* 2%/ $, 2# 2. ( -&# % #,'$/ / #26 ! " # $ % & '$ ( )! '$ %'* % %'* %+,% - %#.% '$/ / 0-1 % ( #0! 2# 3 %, /# % 4, 5 2/ 0#, "#,% 6$ 0/ 4, 5/ 3 3 $ ## #// #2,/$,%#$# 3 / 2 1 / - 3 3 2! + / '$/+! ", (1#/ '* 2%/ $, 2# 2. ( -&# % #,'$/ / #26

Leia mais

2. Comte, precursor da sociologia ou sociólogo? 3. A contribuição e limitações do POSITIVISMO. 4. Estrutura de análise das correntes teóricas

2. Comte, precursor da sociologia ou sociólogo? 3. A contribuição e limitações do POSITIVISMO. 4. Estrutura de análise das correntes teóricas 1. Breve história da ciência 2. Comte, precursor da sociologia ou sociólogo? 3. A contribuição e limitações do POSITIVISMO 4. Estrutura de análise das correntes teóricas 5. Primeira atividade do trabalho

Leia mais

REPV - Revista Eletrônica Polidisciplinar Voos - ISSN Núcleo de Estudos da Sociedade Contemporânea - NESC

REPV - Revista Eletrônica Polidisciplinar Voos - ISSN Núcleo de Estudos da Sociedade Contemporânea - NESC REPV - Núcleo de Estudos da Sociedade Contemporânea - NESC GEERTZ E SAHLINS: A ANTROPOLOGIA E A HISTORIOGRAFIA CULTURAL Raphael Nunes Nicoletti Sebrian 1 Este estudo tem como propósito analisar, de maneira

Leia mais

Antropologia IV - Questões de Antropologia Contemporânea (2 semestre 2016) Código: FLA0206

Antropologia IV - Questões de Antropologia Contemporânea (2 semestre 2016) Código: FLA0206 Antropologia IV - Questões de Antropologia Contemporânea (2 semestre 2016) Código: FLA0206 Disciplina requisito ou indicação de conjunto: FLA0205 Curso: Ciências Sociais Créditos - Total: 4 Professores

Leia mais

Sociologia. Professor: Matheus Bortoleto Rodrigues Escola Cenecista Dr. José Ferreira

Sociologia. Professor: Matheus Bortoleto Rodrigues   Escola Cenecista Dr. José Ferreira Sociologia Professor: Matheus Bortoleto Rodrigues E-mail: matheus.bortoleto@cnec.edu.br Escola Cenecista Dr. José Ferreira Objetivo: Problematizar diferentes tipos e classificações utilizadas a respeito

Leia mais

UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS DEPARTAMENTO DE ANTROPOLOGIA

UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS DEPARTAMENTO DE ANTROPOLOGIA UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS DEPARTAMENTO DE ANTROPOLOGIA Disciplina: Introdução à Antropologia (Cód: 135011) Turma: G (História-Noturno) Período: 1º período de 2018 Prof.º: Breno

Leia mais

Disciplina FLS Teorias Antropológicas Clássicas 1º semestre de sala ) PROGRAMA GERAL

Disciplina FLS Teorias Antropológicas Clássicas 1º semestre de sala ) PROGRAMA GERAL USP UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FFLCH FACULDADE DE FILOSOFIA, LETRAS E CIÊNCIAS HUMANAS FFLCH PPGAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ANTROPOLOGIA SOCIAL Disciplina FLS 5827-1 Teorias Antropológicas Clássicas

Leia mais