Revista Eletrônica da Faculdade Metodista Granbery - ISSN Curso de Sistemas de Informação 2013

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Revista Eletrônica da Faculdade Metodista Granbery http://re.granbery.edu.br - ISSN 1981 0377 Curso de Sistemas de Informação 2013"

Transcrição

1 1 Revista Eletrônica da Faculdade Metodista Granbery - ISSN Curso de Sistemas de Informação 2013 GAME ENGINE UNITY 3D *1 Fillipe Martins Van Keulen *1 Marcos Vinicius Grossi de Mattos *1 Vítor Daniel Rosa Cabral *2 Sérgio Muinhos Barroso Lima Resumo. O mercado de jogos eletrônicos vem apresentando um crescimento significativo nos últimos anos. O desenvolvimento da tecnologia e da própria engenharia de software tem permitido a criação de ferramentas que agilizam e aumentam a qualidade do processo de desenvolvimento de jogos, dentre elas, as game engines. Como resultado, surgem jogos com qualidade cada vez maior, oferecendo uma experiência cada vez mais realista, tornando-se mais atrativos para pessoas de diversas faixas etárias. Neste trabalho, é apresentada a estrutura básica da game engine Unity 3D. PALAVRAS-CHAVE: Unity 3D, jogos eletrônicos, desenvolvimento de jogos, ferramentas para jogos, máquinas de jogos. Abstract. The game market are showing a significative growing on the last years. The technology and engineering advances are supporting the development of tools that increase the speed and the quality of game development, among them, starring, the game engines. As result, are appearing several games with high quality, offering stunning and realistic experiences, being more attractive to the people of several ages. This work presents the game engine Unity 3D. KEY-WORDS: Unity 3D, eletronic games, game development, game tools, game engines. *1 Bacharel em Sistemas de Informação, Faculdade Metodista Granbery, fernandofilgueiras@hotmail.com. *2 Mestre em Ciência da Computação, UNICAMP, smblima@granbery.edu.com.

2 2 1 INTRODUÇÃO Desde o início do processo de desenvolvimento de software, o avanço da tecnologia vem possibilitando aos seres humanos reproduzir nas máquinas situações do mundo real. Essa evolução contribuiu para a melhoria dos sistemas, que passaram a ser mais interativos e a simular, cada vez melhor, situações reais com as quais os usuários poderiam se deparar. Logo, as máquinas passaram a reproduzir fenômenos como força da gravidade, aceleração centrífuga, efeitos de iluminação, luz, sombras, sons e começaram a surgir softwares com grupos de funcionalidades específicas para domínios específicos, como, por exemplo, as bibliotecas de funções matemáticas ou físicas. Surgiam assim as game engines. A palavra engine significa motor, em português, e, de acordo com o dicionário Priberam da Língua Portuguesa (PRIBERAM, 2012), tem por definição Que dá movimento; Aquilo que induz ou instiga. Na área do desenvolvimento de sistemas, engines podem ser comparadas a grandes bibliotecas que agrupam funcionalidades de um mesmo contexto. À medida que o conhecimento envolvido neste contexto evolui, pode ser necessário alterar essas bibliotecas, para acrescentar funcionalidades, e, por isso, as engines também estão sujeitas a princípios de engenharia de software, como os padrões de projetos (EBERLY, 2005). A utilização de engines agiliza o processo desenvolvimento de aplicações para contextos específicos, pois concentra todas, ou a maior parte das funcionalidades que são inerentes a esse contexto. Muitas aplicações (inclusive outras engines) são desenvolvidas através da combinação de funcionalidades de várias engines distintas. Esse trabalho aborda estrutura básica da game engine UNITY 3D, que vem despontando como uma das mais importantes game engines do mercado. 2 A UNITY 3D Há, no mercado, diversas game engines, cada uma com seus pontos fortes e fracos, e cada uma delas oferece vários tipos de licenças, que podem ser compradas e utilizadas pelos desenvolvedores. Geralmente, o preço de cada licença varia de acordo com as funcionalidades disponíveis em cada tipo de licença. A game engine Unity 3D, que, atualmente, se encontra na sua versão 4, vem ganhando bastante visibilidade no mercado nos últimos anos.

3 Quintella (2012) descreve a Unity3D como um motor gráfico que se destaca pelo sucesso que vem alcançando e ainda alguns dos motivos responsáveis por este sucesso: [...] Sua interface intuitiva, seu baixo custo comparativo, e sua grande de gama de funcionalidades, podendo listar dentre elas: simulação física, capacidade de importação de uma grande quantidade de formatos de arquivos 3D, exportação para web, linguagem de scripts fácil e poderosa, animações e suporte a diversos tipos de esqueletos, etc. Além disso o motor possui um editor fácil e poderoso e uma ativa comunidade de desenvolvedores independentes que engloba desde empresas a entusiastas. (QUINTELLA, 2012) Inicialmente, disponibilizava apenas duas versões: Unity Pro e Unity. A primeira pode ser descrita como a versão completa, pois oferece todas as funcionalidades desenvolvidas pela equipe Unity Technologies. A segunda é a versão gratuita, disponibilizada apenas em 2009, com o intuito de divulgar a ferramenta e ampliar o público-alvo. Oferece funcionalidades mais limitadas e pode ser usada para fins educacionais. Devido à ascensão das tecnologias mobile e à crescente participação no mercado conquistada pela ferramenta, atualmente a Unity 3D é oferecida ao mercado em cinco versões: Unity Pro, Unity ios, Unity ios Pro, Unity Android Pro e Flash Unity Pro. Substituindo a versão gratuita mencionada, a Unity Technologies oferece as versões Unity Pro e Unity ios Pro, com todas funcionalidades disponíveis para utilização gratuita durante trinta dias (UNITY TECHNOLOGIES, 2012). A Unity não fornece um sistema de criação de objetos 3D; quase todos os objetos são criados fora da Unity (WATKINS, 2011) através de softwares como Blender, Maya, Cheetah e outros. As funcionalidades disponíveis nesta ferramenta, sua interface de fácil aprendizado e a experiência prévia, nesta ferramenta, dos alunos (durante o grupo de estudos sobre o desenvolvimento de jogos e aplicativos móveis da Faculdade Metodista Granbery) influenciaram positivamente a escolha da mesma para o desenvolvimento deste trabalho. Assim como outras engines e IDE s 1, a Unity3D possui um layout customizável (GOLDSTONE, 2009), pois os painéis de sua interface podem ser reorganizados, permitindo ao desenvolvedor encontrar a melhor foram de trabalhar, como pode ser observado na ilustração 1. Possui também uma interface de fácil manipulação, onde se pode criar e manipular objetos, scripts, importar arquivos de outros softwares, como objetos 3d, imagens, texturas, animações, entre outros. A seguir, as principais funcionalidades da Unity3D são exploradas. 3 1 Sigla para Interface de desenvolvimento

4 4 Ilustração 1 - Interface da Unity 3D. FONTE: (MANUAL, 2012) Na ilustração 1, a região marcada com o texto Project representa o painel Project Browser da interface. A região marcada com o texto Scene representa o painel Scene View. A região marcada com o texto Toolbar representa a barra de ferramentas. O texto Inspector representa o painel Object Inspector da ferramenta. E o texto Hierarchy representa o painel Hierarchy da ferramenta. A seguir serão explicadas as funções de cada um desses painéis. Através da aba Scene View, é possível manipular os objetos da cena e navegar por ela com as Transform Tools. No canto superior direito da ilustração 2, há um botão parecido com uma cruz, com os eixos X, Y e Z marcados de vermelho, azul e verde, respectivamente. Este objeto é o Scene Gizmo. Ele mostra a orientação atual da cena e permite ao usuário alterar o ângulo de visão da Scene View (UNITY, 2012). Ilustração 2 - Scene View. FONTE: (UNITY, 2012)

5 5 A aba Hierarchy (ilustração 3) exibe todos os objetos que se encontram na cena atual (WATKINS, 2011) de forma hierárquica, como o nome sugere. À medida que objetos são adicionados ou removidos da cena, eles, respectivamente, aparecem ou desaparecem dessa aba. Ilustração 3 - Aba Hierarchy da Unity. FONTE: (UNITY, 2012) Os objetos relacionados hierarquicamente na cena são representados nesta aba pelas setas localizadas à esquerda de cada nome de objeto. Clicando em uma destas setas, a ferramenta exibe os objetos subordinados ao objeto principal, por exemplo, o objeto roofing_a, que tem como subordinado o objeto metal, conforme exibido na ilustração 3. A aba Inspector (ilustração 4) exibe as informações, atributos físicos, componentes e scripts adicionados, de um objeto selecionado. Essa aba permite ainda alterar os atributos físicos e até algumas variáveis dos scripts e componentes adicionados a esse objeto (UNITY, 2012). Ilustração 4 - Aba Inspector da Unity. FONTE: (UNITY, 2012)

6 6 Na aba Project Browser, encontram-se todas as pastas e arquivos do diretório onde o jogo está sendo desenvolvido. O Project Browser é basicamente a pasta de Assets 2, que se encontra no diretório do jogo (WATKINS, 2011). A barra de ferramentas da Unity (ilustração 5) é formada por cinco grupos de botões: Transform Tools, Transform Gizmo Toggles, Play/Pause/Step Buttons Layers Drop-Down e Layout Drop-down (UNITY TECHNOLOGIES, 2012). Ilustração 5 - Barra de ferramentas da Unity 3D. As Transform Tools servem para alterar a forma de um objeto e sua posição. Seu primeiro botão é a ferramenta mão. Esta ferramenta permite navegar pelo cenário. Pode ser usada junto com a tecla Alt, permitindo a rotação do cenário, ou com a tecla Shift, permitindo dar zoom na scene view. Seu segundo botão corresponde à ferramenta de movimentação. Esta função habilita a movimentação de um objeto já alocado no cenário. A movimentação é realizada através dos eixos em ordem de reposicionar o objeto na cena. O terceiro botão corresponde à ferramenta de rotação, e funciona da mesma forma como a ferramenta de movimentação, mas, ao invés de movimentá-lo, irá girá-lo em seus eixos. O último botão, a ferramenta de escala, serve para aumentar o tamanho ou a escala de um objeto no cenário (GOLDSTONE, 2009). A barra Transform Gizmo Toggle possui botões que afetam a Scene View de forma que altere as setas dos três eixos cartesianos. Os botões Play/Pause/Step servem para controlar a pré-visualização do jogo na Game View. A combobox Layer Drop-down controla quais objetos serão visíveis na Scene View, atribuindo nomes a eles. Já a combobox Layout Dropdown permite alterar / reorganizar a apresentação visual da interface (MANUAL, 2012), dividindo as telas de acordo com as opções oferecidas, enquanto a aba de visualização de cena (Scene View) é o local onde todo o projeto é construído na Unity (GOLDSTONE, 2009). A Unity3D é organizada em torno dos game objects. Segundo Creighton (2010), game objects são todos os elementos que ajudam a melhorar a aparência do seu jogo (câmeras, 2 Assets são os recursos disponíveis (bibliotecas, imagens) no projeto, e podem ser acessados na aba Project

7 7 luzes, modelos, prefabs 3, etc.). Podem ser tanto coisas tangíveis, tais como objetos que o jogador poderá manipular, ou com os quais ele poderá interagir, como objetos da cena, personagens, dentre outros, quanto intangíveis, itens que só os desenvolvedores podem manipular, como câmeras, luzes, partículas. É possível adicionar componentes como scripts, atributos físicos, efeitos especiais aos game objects, para que eles deixem de ser apenas simples objetos na cena. São o tipo mais importante de objetos na Unity, ou seja, o desenvolvimento de jogos com Unity depende do entendimento do conceito de game objects. A ilustração 6 mostra um cubo como exemplo básico de game object, no caso, um cubo, em uma cena. Ilustração 6 - Exemplo básico de game object na Unity. Um game object pode receber mais de um componente, por exemplo, um corpo físico, um collider, que realiza o contato do objeto com outros, gerando ações dependentes dos scripts utilizados; também pode-se usar um componente de áudio, adicionando um efeito sonoro ao objeto. Quando os componentes são adicionados a um game object, podem ser alterados na aba Inspector quando seu respectivo objeto estiver selecionado, uma vez que passam a ser propriedades deste objeto. Já um prefab é um game object reutilizável (WATKINS, 2011), que fica localizado na aba Project. Quando um prefab é colocado na cena, é criada uma instância do mesmo, preservando-se o prefab sempre em Project. Essas instâncias adquirem a relação de herança com o prefab. Em situações em que objetos precisam ser utilizados várias vezes no jogo ou na cena, o uso de prefab é essencial. Além disso, devido á relação de herança existente entre as 3 Prefab É um conceito utilizado pela Unity que permite instanciar um game object diversas vezes criando uma relação de herança entre as instâncias e o prefab. Prefabs serão explicados com mais detalhes adiante.

8 8 instâncias e o prefab, ao modificar um ou mais atributos do prefab todos os objetos herdeiros são alterados ao mesmo tempo (UNITY, 2012). A iluminação é crucial para qualquer cena de um jogo. Ela ajuda a perceber os detalhes de toda a cena, cores de objetos, texturas. Na Unity3D, as luzes podem ser tanto game objects quanto componentes (MANUAL, 2012). Projetistas mais experientes conseguem utilizar mais de uma luz em um mesmo local da cena, garantindo um melhor visual da mesma. Mudar as propriedades de uma luz, como a cor, o alcance, pode alterar completamente o modo como a cena é visualizada. A ilustração 7 mostra a utilização de dois tipos diferentes de luz na mesma cena. A Unity oferece quatro tipos de luzes: área, directional, spot e point lights. Area Lights são usadas na construção de lightmaps 4 e, quando utilizadas, são vistas como um retângulo. Sua iluminação se estende por toda a área deste triângulo. Luzes do tipo directional light são colocadas muito distantes da cena e afetam todo o cenário. Não importa o posicionamento onde se encontra a luz direcional, ela sempre tomará todo o cenário, mesmo que esteja embaixo da cena. A Spot Light é um tipo de iluminação que funciona através de um cone, isto é, tudo o que estiver dentro deste cone, será iluminado. Já um Point Light (ponto de luz, em português) ilumina todas as direções com um brilho semelhante, porém este brilho possui um alcance máximo (MANUAL, 2012). Ilustração 7 - Exemplo de utilização de mais de uma luz na mesma cena. 4 Lightmaps são mapas bidimensionais que guardam um tipo de informação, a luz, que quando usados sob um local do jogo, irá iluminar e/ou escurecer alguns pontos.

9 9 Em jogos eletrônicos, as câmeras são essenciais para descrever o mundo para o jogador. Podem ser colocadas em qualquer parte do jogo, animadas, aplicadas a personagens ou apenas como objetos da cena (GOLDSTONE, 2009), como mostra a ilustração 8. Um jogo necessita apenas de uma câmera, embora o uso de mais câmeras possa criar uma visão para plataformas multi-jogador (WATKINS, 2011), dividindo a imagem em duas ou mais visualizações, representando a visão de cada jogador. Podem ser usadas, também, para criar eventos durante o jogo. As câmeras, assim como as luzes, também podem ser tanto game object quanto um componente. Ilustração 8 - Exemplo de utilização de câmera na Unity. A base geomorfológica de um jogo é o terreno onde ele se desenvolve. Terrenos são game object que só podem conter texturas e objetos como grama e árvores (WATKINS, 2011). Eles são a base de todo cenário, onde ficarão os objetos, onde o personagem irá se locomover. A ilustração 9 mostra um exemplo de terreno na Unity. Ilustração 9 - Exemplo de terreno na Unity.

10 10 Um terreno precisa de um contexto aéreo. As Skyboxes servem para criar um céu para a cena (WATKINS, 2011), provocando uma impressão mais realística. Na Unity todos os skyboxes são inanimados. A ilustração 10 mostra a qualidade da cena provocada pela aplicação de um Skybox. Ilustração 10 - Exemplo de aplicação de um skybox em uma cena. FONTE: (VIMALTUTS). Na construção de qualquer jogo que envolve um ambiente ao ar livre, um editor de terreno é um requisito obrigatório (GOLDSTONE, 2009). No editor de terrenos da Unity, pode-se criar ou alterar terrenos e todos os seus componentes, árvores, rochas, plantas e texturas. Quando um terreno é criado, é adicionado uma toolbar dentro da aba Inspector, exibida na ilustração 11, logo abaixo. Ilustração 11 - Terrain Engine. Essa ferramenta serve para se trabalhar a superfície (GOLDSTONE, 2009), nivelando, aumentando ou reduzindo a altura do terreno (ilustração 11). Para aumentar a altura da superfície marcada pelo pincel da ferramenta, basta clicar no local desejado. Para reduzir a altura, deve segurar o botão SHIFT e clicar no local desejado.

11 11 Ilustração 11 - definição da topologia do terreno. Além disso, é possível a definição e uma cobertura vegetal, fornecendo meios para adicionar, editar ou remover árvores (GOLDSTONE, 2009). Para adicionar novas árvores, como mostrado na ilustração 12, deve-se clicar em Edit Trees, e, logo após, na opção Add Trees. Feito isto, basta selecionar o modelo desejado e aplicar no terreno através do pincel. A Unity vem com dois modelos básicos de árvores. Também é permitido colocar diversos tipos de árvores no terreno. Na aba Inspector pode se definir a quantidade de árvores que serão adicionadas por clique, a proximidade de uma árvore para outra e a variação de tamanho e largura das árvores que serão adicionadas. Ilustração 12 - Árvores inseridas em um terreno. FONTE: (PARKER, 2011). Bastante similar à ferramenta Place Trees, esta opção permite adicionar e editar detalhes como pedras, plantas e outros tipos de folhagens (GOLDSTONE, 2009).

12 12 Cenários aquáticos também são possíveis. A Unity possui vários tipos de água no pacote Standard Assets (MANUAL, 2012). Os modelos de água presentes são diferentes, dependendo da versão utilizada. A única forma de adicionar água ao cenário é localizando-a na aba Project, Standard Assets, na pasta Water (Basics). Após selecionar o tipo desejado de água, basta arrastá-lo para a Scene View no local desejado, como mostra a ilustração 13. Para configurar a escala da água, basta editar os atributos na aba Inspector. Na Unity, não é possível alterar a forma da água, como para a construção de um rio. Existem vários plugins para a Unity que realizam esta tarefa, como o Smart Water, que facilita a criação de água no cenário, definindo efeitos a níveis profissionais em poucos minutos. Ilustração 13 - Água na Unity Pro. Partículas, também usadas em outros meios de entretenimento, como filmes e animações, são responsáveis por gerar qualquer tipo de efeito especial, como fumaça, tempestades, chuvas e até explosões. Caracterizam-se como pequenos planos ou outro tipo de forma (dependendo da configuração de seus atributos), que são emitidos por objetos (WATKINS, 2011) ou pelo cenário. O emissor de partículas é o responsável por instanciar as partículas na cena (GOLDSTONE, 2009). Também é o responsável por definir de que forma estas partículas serão emitidas, sua energia, rotação, direção e velocidade de emissão nos três eixos, além do seu alcance de emissão. O animador de partículas é responsável por configurar como as partículas reagirão de acordo com o tempo em que são instanciadas (GOLDSTONE, 2009) e as cores das partículas que serão exibidas.

13 13 A opção Particle Renderer configura a aparência das partículas (GOLDSTONE, 2009). Nessas configurações pode-se alterar a forma da partícula, que inicialmente é um pequeno cubo, para esferas, ou uma forma alongada, como a usada para executar a chuva no estudo de caso deste trabalho. Quando um sistema de partículas é usado próximo a um objeto sólido, as partículas, por padrão, irão atravessar este objeto. Para evitar que isto ocorra é necessário utilizar o World Particle Collider. O World Particle Collider é usado para colidir as partículas contra tudo que possua um corpo físico (MANUAL, 2012). A ilustração 14 mostra um exemplo de utilização do World Particle Collider: Ilustração 14 - Exemplo de utilização do World Particle Collider. O áudio é um elemento indispensável nos jogos de hoje, pois ajuda a melhorar a qualidade de animações e dos efeitos especiais, sem contar os diálogos dos personagens. Segundo Rouse (2005), os áudios fornecem complementos para as cenas. Para lidar com sons, a Unity precisa de três estruturas: audio clip, audio source e audio listener. Todo som importado para a Unity fica disponível para os scripts como um Audio Clip. Suporta os formatos.wav,.mp3,.aif e.ogg, e será utilizado pelo Audio Source para executar o som (MANUAL, 2012). O Audio Source é utilizado para reproduzir um som específico no cenário (MANUAL, 2012). Para adicionar um Audio Source, que é um componente, deve-se selecionar este componente no menu Component, no sub-menu Audio. Suas opções de configuração são baseadas no Audio Clip, ajustando seu volume, distância da origem do som que será ouvido, se será tocado em loop, se será escutado apenas quando o jogador passar sobre a zona do áudio entre outras.

14 14 O Audio Listener funciona exatamente como um microfone; sem ele não tem como ouvir um Audio Source. O melhor local para que este componente seja colocado é como objeto filho da câmera do jogador, pois para onde o jogador estiver olhando, qualquer som presente no cenário será captado. (MANUAL, 2012). Também de extrema importância em um jogo é a forma como o usuário controla e interpreta os game objects. GUI s são as formas como o usuário interage com o computador ou programa. Usuários de computador e web estão muito familiarizados com GUI, e, de fato, a maioria dos usuários estaria perdida sem ela (WATKINS, 2011). Em jogos, as GUI são as informações que o jogador visualiza durante o jogo, como quantidade de vida, pontuação, menus. Para se adicionar uma GUI, pode-se criá-la através do menu game object -> Create Other e selecionar o tipo de GUI necessária. Outra opção para criar uma GUI, é utilizá-la como Component de um game object, selecionando a GUI que será usada no menu Component, no sub-menu Rendering. As GUIs podem ser usadas como imagens constantes que o jogador terá, como barra de vida e outras informações necessárias ao longo do jogo, como mostra a ilustração 15. Ilustração 15 - Exemplos de GUIs. A única forma de adicionar botões GUI é através de códigos. Um bom exemplo de uso de botões é na construção e no uso de menus antes e durante o jogo. Podem ser usados para iniciar um novo jogo, carregar um jogo já iniciado, para sair do jogo, modificar suas opções, entre muitas outras funções. O código para gerar um GUI button é bem simples e pode ser resumido a uma simples linha: if (GUI.Button(Rect(10,70,50,30),"Início")).

15 15 A Unity fornece, também, suporte nas linguagens JavaScript, C# e Boo (Python). Para este trabalho, a linguagem C# foi escolhida por ter a possibilidade de criar melhores funcionalidades para o desenvolvimento e jogabilidade. Os scripts definem as ações do personagem, sua interação com o ambiente, com os objetos e com todo o jogo, definindo toda a jogabilidade, transformando o jogo em um único. No menu da ferramenta, em Assets, é possível criar scripts das três linguagens fornecidas. Estes scripts, quando finalizados, são aplicados em objetos, de acordo com sua utilidade. Por exemplo, se for um script de interação do personagem, quando este colidir com certo objeto, deverão ser adicionados N pontos para o jogador; o script deverá ser aplicado no objeto do personagem. Para criar um novo script, basta clicar com o botão direito na aba Project, selecionar a opção Create, e escolher a linguagem desejada. Ao criar um novo script, este virá com algumas funções já construídas, que são a Start e a Update. Todo o código contido na função Start só será executado quando o jogo for iniciado ou o objeto for instanciado. Por sua vez, a função Update é executada a cada quadro do jogo, isto é, a função é executada constantemente até que as condições do código não sejam mais necessárias, ou que objeto ao qual o script esteja acoplado não exista mais. Um Rigidbody é responsável por simular atributos reais aos game objects, como massa, gravidade, que podem ser vistos na ilustração 16. A utilização de Rigidbody requer muito processamento, e seu excesso de aplicação pode causar lentidão em um jogo. O uso de Rigidbody nem sempre é atribuído a todos os game objects de um jogo, como por exemplo, num jogo onde o personagem segue por um caminho vendo a área ao seu redor, mas sem poder acessá-la. Neste caso, não há razão de atribuir um Rigidbody aos objetos que o jogador não poderá alcançar. Rigidbodies são componentes; logo para aplicar este componente a um game object, deve ser localizado primeiramente no menu Components, e, na opção de sub-menu Physics, selecionar o Rigidbody.

16 16 Ilustração 16 - Os atributos de Rigidbody. A detecção de colisão é a maneira como analisamos nosso mundo 3D para a colisão de objetos, como estes irão reagir quando um outro objeto colide contra eles. A Unity fornece diferentes tipo de detecção, sendo um para cada tipo de objeto 3D que ela fornece, como cubo, cápsula, cilindro, etc. e também fornece o Mesh Collider, que será adaptado para qualquer forma que tenha o objeto. Para adicionar o detector de colisão, este deve ser selecionado no menu Component, através do sub-menu Physics. Como a Unity não tem suporte para modelagem de objetos 3D, é necessário utilizar outros softwares, próprios para realizar este tipo de modelagem. Um destes softwares, bastante recomendado e cada vez crescendo mais no mercado, é o Blender. Existem muitos livros sobre o Blender no mercado. A Unity possui um suporte muito bom para receber arquivos feitos no Blender, que quando finalizados, devem ser salvos com a extensão *.blend, dentro da pasta Assets, localizada na pasta onde se encontra o projeto do jogo. Uma vez que este arquivo for modificado pelo Blender, contando que o arquivo *.blend esteja corretamente na pasta Assets, ele será imediatamente modificado na Scene View, da Unity (MANUAL, 2012). Além de importar objetos de outros softwares, como o Blender, a Unity também oferece a opção de importar objetos usados em outros projetos feitos também na ferramenta. Para adicionar objetos de outros projetos, basta alocá-los na pasta Asset do projeto atual (MANUAL, 2012). Outra forma de adicionar assets de outros projetos é clicar com o botão

17 direito do mouse na aba Project, selecionar a opção Import New Asset, e, na janela que será aberta, selecionar o projeto e o objeto que deverá ser importado CONSIDERAÇÕES FINAIS Através da realização deste trabalho, foi possível perceber que as game engines são ferramentas muito úteis, pois agilizam e "simplificam" o processo de desenvolvimento de jogos. Devido à sua complexidade, seu custo de produção é muito elevado, o que faz com que algumas empresas optem por adquirir apenas uma dentre as licenças de utilização das game engines disponíveis no mercado. O uso de game engines, no entanto, não substitui o conhecimento específico nas áreas abordadas por essas ferramentas, pois a ausência deste conhecimento limita a equipe de desenvolvimento e a qualidade do produto final às funcionalidades disponíveis na ferramenta escolhida. Há no mercado diversos tipos de licenças e preços, que variam de acordo com as funcionalidades disponíveis em cada licença. Dentre as game engines mais acessíveis, está a Unity 3D, que foi escolhida como objeto principal de observação deste trabalho. A Unity 3D, por possuir uma interface prática, com funcionalidades simples e eficazes, além de apresentar baixo custo em relação a outras engines com funções semelhantes, é uma boa game engine para qualquer nível de experiência de desenvolvedores, resultando em ganho de tempo de produção e custo/benefício, além de ter uma excelente compatibilidade com a ferramenta de modelagem Blender, que complementa a Unity em questões como a geração de modelos 3D, por exemplo. Como extensões futuras, sugere-se a exploração mais detalhada de cada funcionalidade da engine Unity3D, o estudo de outras engines, a implementação de um jogo completo, bem como um maior aprofundamento das potencialidades da ferramenta de modelagem gráfica Blender, e no estudo de sotfwares similares. Enfim, o presente trabalho abre rico espaço para experimentação e estudos no excitante campo do desenvolvimento de jogos eletrônicos. REFERÊNCIAS EBERLY, David H. 3D Game Engine Architecture: Engineering Real-Time Applications with Wild Magic. Elsevier, 2005.

18 18 GOLDSTONE, Will. Unity Game Development Essentials. Packt Publishin, MANUAL, Unity. Learning the interface. Unity Technologies, Disponível em: < >. Acesso em: 28 de novembro de PARKER, Matt Stuattrd. Getting Started with Unity. Active Tuts, Disponível em: < >. Acesso em: 28 de novembro de PRIBERAM. Dicionário Priberam da Língua Portuguesa. Disponível em: < >. Acesso em: 24 de novembro de QUINTELLA, Felipe Ferreira. DWeb3D Um Toolkit para Facilitar a Criação de Manipulação de Cenas 3D usando X3D. Dissertação de Mestrado PUC Rio. Disponível em: Acesso em maio de UNITY, Technologies. Unity 3D. Unity Technologies, Disponível em: < >. Acesso em: 28 de novembro de WATKINS, Adam. Creating Games with Unity and Maya: How to Develop Fun and Marketable 3D Games

Desenvolvimento de jogos com Unity

Desenvolvimento de jogos com Unity Desenvolvimento de jogos com Unity 1. Conhecendo a interface do Unity A interface do Unity é composta pela cena, assets do projeto, hierarquia dos objetos e o inspetor. Nas ferramentas da parte de cena

Leia mais

Universidade Federal de Santa Maria UFSM Centro de Tecnologia CT. Power Point. Básico

Universidade Federal de Santa Maria UFSM Centro de Tecnologia CT. Power Point. Básico Universidade Federal de Santa Maria UFSM Centro de Tecnologia CT Power Point Básico Santa Maria, julho de 2006 O Power Point é um aplicativo do Microsoft Office direcionado à criação de apresentações.

Leia mais

Google Drive. Passos. Configurando o Google Drive

Google Drive. Passos. Configurando o Google Drive Google Drive um sistema de armazenagem de arquivos ligado à sua conta Google e acessível via Internet, desta forma você pode acessar seus arquivos a partir de qualquer dispositivo que tenha acesso à Internet.

Leia mais

Microsoft Office PowerPoint 2007

Microsoft Office PowerPoint 2007 INTRODUÇÃO AO MICROSOFT POWERPOINT 2007 O Microsoft Office PowerPoint 2007 é um programa destinado à criação de apresentação através de Slides. A apresentação é um conjunto de Sides que são exibidos em

Leia mais

ALBUM DE FOTOGRAFIAS NO POWER POINT

ALBUM DE FOTOGRAFIAS NO POWER POINT ALBUM DE FOTOGRAFIAS NO POWER POINT O PowerPoint é uma poderosa ferramenta que faz parte do pacote Office da Microsoft. O principal uso desse programa é a criação de apresentação de slides, para mostrar

Leia mais

O que há de novo. Audaces Idea

O que há de novo. Audaces Idea O que há de novo Audaces Idea Com o propósito de produzir tecnologia de ponta, o principal requisito da Política de Qualidade da Audaces é buscar a melhoria contínua de seus produtos e serviços. Inovadora

Leia mais

COLÉGIO ESTADUAL PAULO LEMINSKI APOSTILA SOBRE O BROFFICE IMPRESS

COLÉGIO ESTADUAL PAULO LEMINSKI APOSTILA SOBRE O BROFFICE IMPRESS COLÉGIO ESTADUAL PAULO LEMINSKI APOSTILA SOBRE O BROFFICE IMPRESS CURITIBA 2014 2 Conteúdo Definição:... 2 Detalhando a tela:... 4 BARRA DE FERRAMENTAS DESENHO... 4 PREENCHIMENTOS... 5 RÉGUAS E GUIAS...

Leia mais

Barra de ferramentas padrão. Barra de formatação. Barra de desenho Painel de Tarefas

Barra de ferramentas padrão. Barra de formatação. Barra de desenho Painel de Tarefas Microsoft Power Point 2003 No Microsoft PowerPoint 2003, você cria sua apresentação usando apenas um arquivo, ele contém tudo o que você precisa uma estrutura para sua apresentação, os slides, o material

Leia mais

Tutorial WEB CONTENT MANAGEMENT [WCM] Obtenha benefícios a partir das aplicações customizadas da ADMT.

Tutorial WEB CONTENT MANAGEMENT [WCM] Obtenha benefícios a partir das aplicações customizadas da ADMT. Tutorial WEB CONTENT MANAGEMENT [WCM] Obtenha benefícios a partir das aplicações customizadas da ADMT. PÁGINA: 2 de 21 Nenhuma parte deste documento pode ser utilizado ou reproduzido, em qualquer meio

Leia mais

ANDRÉ APARECIDO DA SILVA APOSTILA BÁSICA SOBRE O POWERPOINT 2007

ANDRÉ APARECIDO DA SILVA APOSTILA BÁSICA SOBRE O POWERPOINT 2007 ANDRÉ APARECIDO DA SILVA APOSTILA BÁSICA SOBRE O POWERPOINT 2007 CURITIBA 2015 2 SUMÁRIO INTRODUÇÃO AO MICROSOFT POWERPOINT 2007... 3 JANELA PRINCIPAL... 3 1 - BOTÃO OFFICE... 4 2 - FERRAMENTAS DE ACESSO

Leia mais

PASSO A PASSO MOVIE MAKER

PASSO A PASSO MOVIE MAKER PASSO A PASSO MOVIE MAKER Nesta etapa, você deverá apresentar o programa e ajudá-los a montarem o filme. Veja como é fácil. Siga as instruções do passo-a-passo: DICA O que é o Movie Maker? Com o Microsoft

Leia mais

C D. C) Coleções: é usada para organizar o conteúdo de áudio, vídeo e imagens em pastas, buscando facilitar a montagem do storyboard.

C D. C) Coleções: é usada para organizar o conteúdo de áudio, vídeo e imagens em pastas, buscando facilitar a montagem do storyboard. 1 Windows Movie Maker XP O Windows Movie Maker é um software de edição de vídeos que permite criar e editar filmes caseiros, inserindo efeitos, músicas, legendas e transições. O vídeo pode ser criado a

Leia mais

Fluxo de trabalho do Capture Pro Software: Indexação de código de barras e separação de documentos

Fluxo de trabalho do Capture Pro Software: Indexação de código de barras e separação de documentos Este procedimento corresponde ao fluxo de trabalho de Indexação de código de barras e de separação de documentos no programa de treinamento do Capture Pro Software. As etapas do procedimento encontram-se

Leia mais

Tema UFPel 2.0 WP Institucional Guia de Opções de Personalização

Tema UFPel 2.0 WP Institucional Guia de Opções de Personalização Tema UFPel 2.0 WP Institucional Guia de Opções de Personalização Sumário 1. Configurações Iniciais...2 1.1. Configurando o Menu Personalizado...2 1.2. Configurando os Widgets...3 2. Localize o nome de

Leia mais

Serviço Técnico de Informática. Curso Básico de PowerPoint

Serviço Técnico de Informática. Curso Básico de PowerPoint Serviço Técnico de Informática Curso Básico de PowerPoint Instrutor: Tiago Souza e Silva de Moura Maio/2005 O Microsoft PowerPoint No Microsoft PowerPoint, você cria sua apresentação usando apenas um arquivo

Leia mais

COMO COLABORAR NO WIKI DO MOODLE 1. Orientações para produção escolar colaborativa no wiki do Moodle:

COMO COLABORAR NO WIKI DO MOODLE 1. Orientações para produção escolar colaborativa no wiki do Moodle: COMO COLABORAR NO WIKI DO MOODLE 1 Ilse Abegg e Fábio da Purificação de Bastos e-mail: iabegg@mail.ufsm.br O wiki no Moodle é uma ferramenta de atividade que visa produção escolar colaborativa. Isso significa

Leia mais

Informática Aplicada

Informática Aplicada Informática Aplicada SO Windows Aula 3 Prof. Walteno Martins Parreira Jr www.waltenomartins.com.br waltenomartins@yahoo.com 2014 APRESENTAÇÃO Todo computador precisa de um sistema operacional. O Windows

Leia mais

Manual do Visualizador NF e KEY BEST

Manual do Visualizador NF e KEY BEST Manual do Visualizador NF e KEY BEST Versão 1.0 Maio/2011 INDICE SOBRE O VISUALIZADOR...................................................... 02 RISCOS POSSÍVEIS PARA O EMITENTE DA NOTA FISCAL ELETRÔNICA.................

Leia mais

Análise de Dados do Financeiro

Análise de Dados do Financeiro Análise de Dados do Financeiro Introdução Para reunir em um só local as informações de contas a pagar e receber cadastradas e/ou geradas no sistema TTransp existe a interface de análise de dados do financeiro.

Leia mais

Menus Personalizados

Menus Personalizados Menus Personalizados Conceitos básicos do Painel Logando no Painel de Controle Para acessar o painel de controle do Wordpress do seu servidor siga o exemplo abaixo: http://www.seusite.com.br/wp-admin Entrando

Leia mais

Status. Barra de Título. Barra de Menu. Barra de. Ferramentas Padrão. Caixa de nomes. Barra de. Ferramentas de Formatação. Indicadores de Coluna

Status. Barra de Título. Barra de Menu. Barra de. Ferramentas Padrão. Caixa de nomes. Barra de. Ferramentas de Formatação. Indicadores de Coluna O que é uma planilha eletrônica? É um aplicativo que oferece recursos para manipular dados organizados em tabelas. A partir deles pode-se gerar gráficos facilitando a análise e interpretação dos dados

Leia mais

Fluxo de trabalho do Capture Pro Software: Indexação de OCR e separação de documentos de código de correção

Fluxo de trabalho do Capture Pro Software: Indexação de OCR e separação de documentos de código de correção Este procedimento corresponde ao fluxo de trabalho de Indexação de OCR com separação de código de correção no programa de treinamento do Capture Pro Software. As etapas do procedimento encontram-se na

Leia mais

Manual Simulador de Loja

Manual Simulador de Loja Manual Simulador de Loja Índice Início Menu Loja Modelo Loja Modelo Menu Criar Minha Loja Criar Minha Loja Abrir Projeto Salvo Teste Seu Conhecimento 0 04 05 08 09 8 9 0 Início 5 4 Figura 00. Tela inicial.

Leia mais

Table of Contents. PowerPoint XP

Table of Contents. PowerPoint XP Table of Contents Finalizando a apresentação...1 Usando anotações...1 Desfazer e repetir...1 Localizar e substituir...2 Substituir...2 Efeitos de transição...3 Esquema de animação...6 Controlando os tempos

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS. Instruções para Uso do Software VISIO

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS. Instruções para Uso do Software VISIO UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS Instruções para Uso do Software VISIO Fevereiro/2006 Instruções para uso do Visio... 03 Instruções para Uso do Software VISIO 2 Instruções para uso do Visio O Visio 2003...

Leia mais

DIRETRIZES DE USO DA MATRIZ DE SISTEMATIZAÇÃO DE INFORMAÇÕES

DIRETRIZES DE USO DA MATRIZ DE SISTEMATIZAÇÃO DE INFORMAÇÕES Secretaria Nacional de Políticas de Turismo Departamento de Estruturação, Articulação e Ordenamento Turístico Coordenação Geral de Regionalização PROGRAMA DE REGIONALIZAÇÃO DO TURISMO Roteiros do Brasil

Leia mais

Aula 03 PowerPoint 2007

Aula 03 PowerPoint 2007 Aula 03 PowerPoint 2007 Professor: Bruno Gomes Disciplina: Informática Básica Curso: Gestão de Turismo Sumário da aula: 1. Abrindo o PowerPoint; 2. Conhecendo a Tela do PowerPoint; 3. Criando uma Nova

Leia mais

Manual Administrador - Mídia System

Manual Administrador - Mídia System Manual Administrador - Mídia System Logo após cadastrarmos sua Empresa em nosso sistema, será enviado um e-mail confirmando as informações de acesso do Administrador do sistema. Obs: Caso não tenha recebido

Leia mais

Manual do Publicador. Wordpress FATEA Sistema de Gerenciamento de Conteúdo Web

Manual do Publicador. Wordpress FATEA Sistema de Gerenciamento de Conteúdo Web Manual do Publicador Wordpress FATEA Sistema de Gerenciamento de Conteúdo Web Sumário Painel de Administração... 3 1 - Inserção de post... 5 2 Publicação de post com notícia na área headline (galeria de

Leia mais

1Conhecendo o Flash O B J E T I V O S

1Conhecendo o Flash O B J E T I V O S 1 O B J E T I V O S Apresentar o programa, sua interface e suas principais características Abrir, visualizar e salvar arquivos Usar a ajuda do programa ADOBE FLASH CS5 9 Atividade 1 Adobe Flash CS5 O Adobe

Leia mais

O Windows 7 é um sistema operacional desenvolvido pela Microsoft.

O Windows 7 é um sistema operacional desenvolvido pela Microsoft. Introdução ao Microsoft Windows 7 O Windows 7 é um sistema operacional desenvolvido pela Microsoft. Visualmente o Windows 7 possui uma interface muito intuitiva, facilitando a experiência individual do

Leia mais

Apostila para o 7º ano Profª Yandra

Apostila para o 7º ano Profª Yandra Apostila para o 7º ano Profª Yandra INTRODUÇÃO Scratch é uma linguagem de programação desenvolvida por uma conceituada universidade norte-americana (MIT). Através de um sistema inovador que introduz noções

Leia mais

Voltado para novos usuários, este capítulo fornece uma instrução para edição de Leiaute do SILAS e suas funções.

Voltado para novos usuários, este capítulo fornece uma instrução para edição de Leiaute do SILAS e suas funções. 13. Editor de leiautes Voltado para novos usuários, este capítulo fornece uma instrução para edição de Leiaute do SILAS e suas funções. Neste capítulo uma breve explicação será apresentada sobre a organização

Leia mais

Tutorial de Blender, Animação básica do tipo keyframe

Tutorial de Blender, Animação básica do tipo keyframe Tutorial de Blender, Animação básica do tipo keyframe Enfim, o momento por muitos esperado! ;-) Agora que você já está mais familiarizado com o blender, com o básico sobre edição mesh e sobre renderização,

Leia mais

MANUAL GDS TOUCH. Versão: 1.0 Direitos reservados.

MANUAL GDS TOUCH. Versão: 1.0 Direitos reservados. MANUAL GDS TOUCH Versão: 1.0 Direitos reservados. GDS TOUCH PAINEL TOUCH-SCREEN CONTROLE RESIDENCIAL INTERATIVO O GDS Touch é um painel wireless touch-screen de controle residencial, com design totalmente

Leia mais

HCT Compatibilidade Manual do Usuário

HCT Compatibilidade Manual do Usuário HCT Compatibilidade Manual do Usuário Índice Introdução...3 HCT Compatibilidade...3 Librix...3 Execução do Programa...4 Seleção de Testes...4 Testes Manuais...6 Teste de Teclado...6 Teste de Vídeo...7

Leia mais

02 - Usando o SiteMaster - Informações importantes

02 - Usando o SiteMaster - Informações importantes 01 - Apresentação do SiteMaster - News Edition O SiteMaster foi desenvolvido para ser um sistema simples de gerenciamento de notícias, instalado em seu próprio computador e com configuração simplificada,

Leia mais

Guia Prático de Acesso

Guia Prático de Acesso Guia Prático de Acesso 1. Como acessar o novo e-volution? O acesso ao novo e-volution é feito através do endereço novo.evolution.com.br. Identifique abaixo as possíveis formas de acesso: 1.1 Se você já

Leia mais

OneDrive: saiba como usar a nuvem da Microsoft

OneDrive: saiba como usar a nuvem da Microsoft OneDrive: saiba como usar a nuvem da Microsoft O OneDrive é um serviço de armazenamento na nuvem da Microsoft que oferece a opção de guardar até 7 GB de arquivos grátis na rede. Ou seja, o usuário pode

Leia mais

Novell. Novell Teaming 1.0. novdocx (pt-br) 6 April 2007 EXPLORAR O PORTLET BEM-VINDO DESCUBRA SEU CAMINHO USANDO O NOVELL TEAMING NAVIGATOR

Novell. Novell Teaming 1.0. novdocx (pt-br) 6 April 2007 EXPLORAR O PORTLET BEM-VINDO DESCUBRA SEU CAMINHO USANDO O NOVELL TEAMING NAVIGATOR Novell Teaming - Guia de início rápido Novell Teaming 1.0 Julho de 2007 INTRODUÇÃO RÁPIDA www.novell.com Novell Teaming O termo Novell Teaming neste documento se aplica a todas as versões do Novell Teaming,

Leia mais

Prática 6 ActionScript

Prática 6 ActionScript Prática 6 ActionScript 1. Objetivos Se familiarizar com o ActionScript. Usar comandos e funções básicas. 2. Recursos Necessários Computador com o programa Macromedia Flash MX ou superior. 3. Conceitos

Leia mais

2013 GVDASA Sistemas Cheques 1

2013 GVDASA Sistemas Cheques 1 2013 GVDASA Sistemas Cheques 1 2013 GVDASA Sistemas Cheques 2 AVISO O conteúdo deste documento é de propriedade intelectual exclusiva da GVDASA Sistemas e está sujeito a alterações sem aviso prévio. Nenhuma

Leia mais

ÍNDICE... 2 POWER POINT... 4. Abas... 7 Salvando Arquivos... 8 Abrindo um arquivo... 11 LAYOUT E DESIGN... 13

ÍNDICE... 2 POWER POINT... 4. Abas... 7 Salvando Arquivos... 8 Abrindo um arquivo... 11 LAYOUT E DESIGN... 13 Power Point ÍNDICE ÍNDICE... 2 POWER POINT... 4 Abas... 7 Salvando Arquivos... 8 Abrindo um arquivo... 11 LAYOUT E DESIGN... 13 Guia Design... 14 Cores... 15 Fonte... 16 Efeitos... 17 Estilos de Planos

Leia mais

ÍNDICE... 2 INTRODUÇÃO... 4

ÍNDICE... 2 INTRODUÇÃO... 4 Mic crosoft Excel 201 0 ÍNDICE ÍNDICE... 2 INTRODUÇÃO... 4 Interface... 4 Guias de Planilha... 5 Movimentação na planilha... 6 Entrada de textos e números... 7 Congelando painéis... 8 Comentários nas Células...

Leia mais

Microsoft PowerPoint 2003

Microsoft PowerPoint 2003 Página 1 de 36 Índice Conteúdo Nº de página Introdução 3 Área de Trabalho 5 Criando uma nova apresentação 7 Guardar Apresentação 8 Inserir Diapositivos 10 Fechar Apresentação 12 Abrindo Documentos 13 Configurar

Leia mais

CorelDRAW 11 1. UM PROGRAMA DE DESIGN

CorelDRAW 11 1. UM PROGRAMA DE DESIGN CorelDRAW 11 1. UM PROGRAMA DE DESIGN Com o Corel você vai trabalhar com um dos aplicativos mais usados no campo do design e da auto-edição, já que permite operar com dois tipos de gráficos (vetoriais

Leia mais

Vamos criar uma nova Página chamada Serviços. Clique em Adicionar Nova.

Vamos criar uma nova Página chamada Serviços. Clique em Adicionar Nova. 3.5 Páginas: Ao clicar em Páginas, são exibidas todas as páginas criadas para o Blog. No nosso exemplo já existirá uma página com o Título Página de Exemplo, criada quando o WorPress foi instalado. Ao

Leia mais

GUIA UNITY 3D E SKETCHUP

GUIA UNITY 3D E SKETCHUP GUIA UNITY 3D E SKETCHUP Existe uma demanda pela utilização de modelos tridimensionais estereoscópicos para simular relações presenciais. Os projetos relacionados à esses modelos são conhecidos como CAVES.

Leia mais

Guia de Início Rápido

Guia de Início Rápido Guia de Início Rápido O Microsoft Word 2013 parece diferente das versões anteriores, por isso criamos este guia para ajudar você a minimizar a curva de aprendizado. Barra de Ferramentas de Acesso Rápido

Leia mais

CRIANDO TEMPLATES E LEGENDAS

CRIANDO TEMPLATES E LEGENDAS CRIANDO TEMPLATES E LEGENDAS Este tutorial tem como objetivo instruir passo à passo como criar templates de peças, utilizar os novos recursos de cadastro de propriedade de peças e criação de legenda. 1-

Leia mais

1 UNIT Universidade do Trabalhador Dr. Abel dos Santos Nunes

1 UNIT Universidade do Trabalhador Dr. Abel dos Santos Nunes 1 UNIT Universidade do Trabalhador Dr. Abel dos Santos Nunes Janelas são estruturas do software que guardam todo o conteúdo exibido de um programa, cada vez que um aplicativo é solicitado à janela do sistema

Leia mais

Book Flash CS6.indb 8 10/01/2013 16:37:42

Book Flash CS6.indb 8 10/01/2013 16:37:42 1 OBJETIVOS Apresentar o programa, sua interface e suas principais características Abrir, visualizar e salvar arquivos Usar a ajuda do programa Book Flash CS6.indb 7 10/01/2013 16:37:42 Book Flash CS6.indb

Leia mais

GUIA DO PROFESSOR ATIVIDADES MATEMÁTICAS COM O SCRATCH

GUIA DO PROFESSOR ATIVIDADES MATEMÁTICAS COM O SCRATCH ATIVIDADES MATEMÁTICAS COM O SCRATCH Conteúdos: Geometria, espaço e forma, grandezas e medidas. Tempo: 2 aulas de 50 minutos. Objetivos: Desenvolver a análise de espaço e forma dentro de ambientes simulados,

Leia mais

ez Flow Guia do Usuário versão 1.0 experts em Gestão de Conteúdo

ez Flow Guia do Usuário versão 1.0 experts em Gestão de Conteúdo ez Flow Guia do Usuário versão 1.0 Conteúdo 1. Introdução... 3 2 1.1 Público alvo... 3 1.2 Convenções... 3 1.3 Mais recursos... 3 1.4. Entrando em contato com a ez... 4 1.5. Direitos autorais e marcas

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO UNIVASF SECRETARIA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO STI DEPARTAMENTO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÕES

UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO UNIVASF SECRETARIA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO STI DEPARTAMENTO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÕES UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO UNIVASF SECRETARIA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO STI DEPARTAMENTO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÕES MANUAL DO USUÁRIO SISTEMA DE SUPORTE DA PREFEITURA UNIVERSITÁRIA

Leia mais

Pesquisa e organização de informação

Pesquisa e organização de informação Pesquisa e organização de informação Capítulo 3 A capacidade e a variedade de dispositivos de armazenamento que qualquer computador atual possui, tornam a pesquisa de informação um desafio cada vez maior

Leia mais

VISUAL LIGHTBOX FERRAMENTA WEB DESIGN FABIANO KEIJI TAGUCHI

VISUAL LIGHTBOX FERRAMENTA WEB DESIGN FABIANO KEIJI TAGUCHI VISUAL LIGHTBOX FERRAMENTA WEB DESIGN FABIANO KEIJI TAGUCHI ESTE MATERIAL TEM UM OBJETIVO DE COMPLEMENTAR OS ASSUNTOS ABORDADOS DENTRO DE SALA DE AULA, TORNANDO-SE UM GUIA PARA UTILIZAÇÃO DA FERRAMENTA

Leia mais

Roteiro 3: Apresentações eletrônicas (parte 1)

Roteiro 3: Apresentações eletrônicas (parte 1) Roteiro 3: Apresentações eletrônicas (parte 1) Objetivos Criar apresentações eletrônicas com uso do software libreoffice; Exportar arquivos em formato pdf; Compreender conceitos sobre imagens digitais;

Leia mais

Bem-vindo! O que há de novo no PaperPort 10?

Bem-vindo! O que há de novo no PaperPort 10? Bem-vindo! O ScanSoft PaperPort é um pacote de softwares para gerenciamento de documentos que ajuda o usuário a organizar, acessar, compartilhar e gerenciar documentos em papel e digitais no computador

Leia mais

Como Gerar documento em PDF com várias Imagens

Como Gerar documento em PDF com várias Imagens Como Gerar documento em PDF com várias Imagens Para Gerar documento em PDF com várias Imagens, temos que seguir dois passos: 1. Inserir Imagens no Word 2. Gerar PDF a partir de documento do Word 1- Inserir

Leia mais

Tutorial Plone 4. Manutenção de Sites. Universidade Federal de São Carlos Departamento de Sistemas Web Todos os direitos reservados

Tutorial Plone 4. Manutenção de Sites. Universidade Federal de São Carlos Departamento de Sistemas Web Todos os direitos reservados Tutorial Plone 4 Manutenção de Sites Universidade Federal de São Carlos Departamento de Sistemas Web Todos os direitos reservados Sumário Introdução 1 Como fazer a autenticação do usuário 1.1 Através do

Leia mais

Sistema de Recursos Humanos

Sistema de Recursos Humanos Sistema de Recursos Humanos Projeto 1 O objetivo desse sistema é gerenciar a admissão e a demissão de funcionários. Esse funcionário pode ou não ter dependentes. Esse funcionário está alocado em um departamento

Leia mais

CONTRA CONTROLE DE ACESSOS E MODULARIZADOR DE SISTEMAS

CONTRA CONTROLE DE ACESSOS E MODULARIZADOR DE SISTEMAS MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO SUBSECRETARIA DE PLANEJAMENTO, ORÇAMENTO E ADMINISTRAÇÃO COORDENAÇÃO-GERAL DE MODERNIZAÇÃO E INFORMÁTICA CONTRA CONTROLE DE ACESSOS E MODULARIZADOR DE SISTEMAS MANUAL

Leia mais

Guia. PDA e SmartPhones. Windows Mobile, Pocket PC e CE.

Guia. PDA e SmartPhones. Windows Mobile, Pocket PC e CE. Guia PDA e SmartPhones Windows Mobile, Pocket PC e CE. Referência completa para o integrador do sistema Module. Aborda os recursos necessários para a itulização, instalação do software e importação das

Leia mais

APOSTILA WORD BÁSICO

APOSTILA WORD BÁSICO APOSTILA WORD BÁSICO Apresentação O WORD é um editor de textos, que pertence ao Pacote Office da Microsoft. Suas principais características são: criação de textos, cartas, memorandos, documentos, mala

Leia mais

Lidar com números e estatísticas não é fácil. Reunir esses números numa apresentação pode ser ainda mais complicado.

Lidar com números e estatísticas não é fácil. Reunir esses números numa apresentação pode ser ainda mais complicado. , ()! $ Lidar com números e estatísticas não é fácil. Reunir esses números numa apresentação pode ser ainda mais complicado. Uma estratégia muito utilizada para organizar visualmente informações numéricas

Leia mais

DICAS PARA SE APERFEIÇOAR NO WINDOWS 7

DICAS PARA SE APERFEIÇOAR NO WINDOWS 7 DICAS PARA SE APERFEIÇOAR NO WINDOWS 7 1. MOVIMENTAÇÃO ENTRE PASTAS Todo o funcionamento do Windows Explorer gira em torno da sua capacidade de transitar entre as pastas salvas no disco de armazenamento.

Leia mais

O Microsoft Office é composto por diversos softwares, dentre eles o Word, o Excel, o Access e o Power Point.

O Microsoft Office é composto por diversos softwares, dentre eles o Word, o Excel, o Access e o Power Point. Editor de Texto Microsoft Word 1. Microsoft Office O Microsoft Office é composto por diversos softwares, dentre eles o Word, o Excel, o Access e o Power Point. O Word é um editor de texto com recursos

Leia mais

PORTAL DE COMPRAS SÃO JOSÉ DO RIO PRETO

PORTAL DE COMPRAS SÃO JOSÉ DO RIO PRETO Compra Direta - Guia do Fornecedor PORTAL DE COMPRAS SÃO JOSÉ DO RIO PRETO Página As informações contidas neste documento, incluindo quaisquer URLs e outras possíveis referências a web sites, estão sujeitas

Leia mais

APOSTILA DE EXEMPLO. (Esta é só uma reprodução parcial do conteúdo)

APOSTILA DE EXEMPLO. (Esta é só uma reprodução parcial do conteúdo) APOSTILA DE EXEMPLO (Esta é só uma reprodução parcial do conteúdo) 1 Índice Aula 1 - Área de trabalho e personalizando o sistema... 3 A área de trabalho... 3 Partes da área de trabalho.... 4 O Menu Iniciar:...

Leia mais

WordPress Institucional UFPel Guia Rápido

WordPress Institucional UFPel Guia Rápido GABINETE DO REITOR COORDENAÇÃO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO NÚCLEO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO SEÇÃO DE TECNOLOGIAS PARA WEBSITES WordPress Institucional UFPel Guia Rápido Versão 2.0.1 Março de 2015 Introdução

Leia mais

INDICE 1. INTRODUÇÃO... 3 2. CONFIGURAÇÃO MÍNIMA... 4 3. INSTALAÇÃO... 4 4. INTERLIGAÇÃO DO SISTEMA... 5 5. ALGUNS RECURSOS... 6 6. SERVIDOR BAM...

INDICE 1. INTRODUÇÃO... 3 2. CONFIGURAÇÃO MÍNIMA... 4 3. INSTALAÇÃO... 4 4. INTERLIGAÇÃO DO SISTEMA... 5 5. ALGUNS RECURSOS... 6 6. SERVIDOR BAM... 1 de 30 INDICE 1. INTRODUÇÃO... 3 2. CONFIGURAÇÃO MÍNIMA... 4 3. INSTALAÇÃO... 4 3.1. ONDE SE DEVE INSTALAR O SERVIDOR BAM?... 4 3.2. ONDE SE DEVE INSTALAR O PROGRAMADOR REMOTO BAM?... 4 3.3. COMO FAZER

Leia mais

Informática Básica. Microsoft Word XP, 2003 e 2007

Informática Básica. Microsoft Word XP, 2003 e 2007 Informática Básica Microsoft Word XP, 2003 e 2007 Introdução O editor de textos Microsoft Word oferece um conjunto de recursos bastante completo, cobrindo todas as etapas de preparação, formatação e impressão

Leia mais

Disciplina: Programas de Edição de Textos Professora: Érica Barcelos

Disciplina: Programas de Edição de Textos Professora: Érica Barcelos Disciplina: Programas de Edição de Textos Professora: Érica Barcelos CAPÍTULO 4 4. RECURSOS PARA ILUSTRAÇÕES Uma característica que difere os processadores de textos dos editores é a possibilidade de gerar

Leia mais

Iniciação à Informática

Iniciação à Informática Meu computador e Windows Explorer Justificativa Toda informação ou dado trabalhado no computador, quando armazenado em uma unidade de disco, transforma-se em um arquivo. Saber manipular os arquivos através

Leia mais

Desenvolvimento de cenários 3D com estereoscopia utilizando a engine de jogos UDK Unreal Development Kit. Hipólito Douglas França Moreira

Desenvolvimento de cenários 3D com estereoscopia utilizando a engine de jogos UDK Unreal Development Kit. Hipólito Douglas França Moreira Desenvolvimento de cenários 3D com estereoscopia utilizando a engine de jogos UDK Unreal Development Kit Hipólito Douglas França Moreira Unreal Development Kit Desenvolvida para a construção de jogos,

Leia mais

Sumário. Computação Gráfica Illustrator

Sumário. Computação Gráfica Illustrator 1 Sumário Área de trabalho... 2 Barra de tarefas... 5 Menu ajuda... 6 Menu janela... 7 Menu exibir... 8 Menu efeito... 9 Menu selecionar... 10 Menu tipo... 10 Menu objeto... 12 Menu editar... 13 Menu arquivo...

Leia mais

Unidade 1: O Painel de Controle do Excel *

Unidade 1: O Painel de Controle do Excel * Unidade 1: O Painel de Controle do Excel * material do 2010* 1.0 Introdução O Excel nos ajuda a compreender melhor os dados graças à sua organização em células (organizadas em linhas e colunas) e ao uso

Leia mais

Procedimentos para Reinstalação do Sisloc

Procedimentos para Reinstalação do Sisloc Procedimentos para Reinstalação do Sisloc Sumário: 1. Informações Gerais... 3 2. Criação de backups importantes... 3 3. Reinstalação do Sisloc... 4 Passo a passo... 4 4. Instalação da base de dados Sisloc...

Leia mais

Applets no Geogebra. Acesse os endereços dados a seguir e conheça exemplos de Applets. http://206.110.20.132/~dhabecker/geogebrahtml/index.

Applets no Geogebra. Acesse os endereços dados a seguir e conheça exemplos de Applets. http://206.110.20.132/~dhabecker/geogebrahtml/index. Applets no Geogebra Sonia Regina Soares Ferreira UFBA Applet é um software aplicativo que é executado no contexto de outro programa. Os applets geralmente tem algum tipo de interface de usuário, ou fazem

Leia mais

Manual do Módulo SAC

Manual do Módulo SAC 1 Manual do Módulo SAC Índice ÍNDICE 1 OBJETIVO 4 INICIO 4 SAC 7 ASSOCIADO 9 COBRANÇA 10 CUSTO MÉDICO 10 ATENDIMENTOS 11 GUIAS 12 CREDENCIADO 13 LIVRETO 14 BUSCA POR RECURSO 15 CORPO CLÍNICO 16 MENU ARQUIVO

Leia mais

W o r d p r e s s 1- TELA DE LOGIN

W o r d p r e s s 1- TELA DE LOGIN S U M Á R I O 1Tela de Login...2 2 Painel......3 3 Post...4 4 Ferramentas de Post...10 5 Páginas...14 6 Ferramentas de páginas...21 7 Mídias...25 8 Links......30 1 1- TELA DE LOGIN Para ter acesso ao wordpress

Leia mais

O Windows 7 é um sistema operacional desenvolvido pela Microsoft.

O Windows 7 é um sistema operacional desenvolvido pela Microsoft. Introdução ao Microsoft Windows 7 O Windows 7 é um sistema operacional desenvolvido pela Microsoft. Visualmente o Windows 7 possui uma interface muito intuitiva, facilitando a experiência individual do

Leia mais

Anexo III Funcionamento detalhado do Sistema Montador de Autoria

Anexo III Funcionamento detalhado do Sistema Montador de Autoria 1 Sumário Anexo III Funcionamento detalhado do Sistema Montador de Autoria Anexo III Funcionamento detalhado do Sistema Montador de Autoria... 1 1 Sumário... 1 2 Lista de Figuras... 5 3 A Janela principal...

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ PRÓ REITORIA DE ADMINISTRAÇÃO E PLANEJAMENTO DEPARTAMENTO DE INFORMÁTICA TREINAMENTO EM INFORMÁTICA MÓDULO V

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ PRÓ REITORIA DE ADMINISTRAÇÃO E PLANEJAMENTO DEPARTAMENTO DE INFORMÁTICA TREINAMENTO EM INFORMÁTICA MÓDULO V UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ PRÓ REITORIA DE ADMINISTRAÇÃO E PLANEJAMENTO DEPARTAMENTO DE INFORMÁTICA TREINAMENTO EM INFORMÁTICA MÓDULO V MACAPÁ-AP 2011 UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ PRÓ REITORIA DE ADMINISTRAÇÃO

Leia mais

Construtor de sites SoftPixel GUIA RÁPIDO - 1 -

Construtor de sites SoftPixel GUIA RÁPIDO - 1 - GUIA RÁPIDO - 1 - Sumário Introdução...3 Por que utilizar o Construtor de Sites?...3 Vantagens do Construtor de Sites...3 Conceitos básicos...3 Configuração básica do site...5 Definindo o layout/template

Leia mais

Sistema de Gestão de Recursos de Aprendizagem

Sistema de Gestão de Recursos de Aprendizagem Sistema de Gestão de Recursos de Aprendizagem Ambiente Virtual de Aprendizagem (Moodle) - - Atualizado em 29/07/20 ÍNDICE DE FIGURAS Figura Página de acesso ao SIGRA... 7 Figura 2 Portal de Cursos... 8

Leia mais

CADERNO DE QUESTÕES WINDOWS 8

CADERNO DE QUESTÕES WINDOWS 8 CADERNO DE QUESTÕES WINDOWS 8 1) No sistema operacional Microsoft Windows 8, uma forma rápida de acessar o botão liga/desliga é através do atalho: a) Windows + A. b) ALT + C. c) Windows + I. d) CTRL +

Leia mais

MANUAL DE UTILIZAÇÃO SISTEMA DE CADASTRO INTRANET

MANUAL DE UTILIZAÇÃO SISTEMA DE CADASTRO INTRANET MANUAL DE UTILIZAÇÃO SISTEMA DE CADASTRO INTRANET I Sumário 1. Objetivo do Documento... 1 2. Início... 1 3. Cadastro de Pessoa Física... 3 3.1. Preenchimentos Obrigatórios.... 4 3.2. Acesso aos Campos

Leia mais

Planejando o aplicativo

Planejando o aplicativo Um aplicativo do Visual FoxPro geralmente inclui um ou mais bancos de dados, um programa principal que configura o ambiente de sistema do aplicativo, além de uma interface com os usuários composta por

Leia mais

www.educandusweb.com.br

www.educandusweb.com.br Sistema Terra-Lua-Sol Índice 1. Introdução... 3 2. Simulador... 3 2.1 Painel Principal... 3 O que ocorreu com dimensões e distâncias dos corpos estudados?... 5 2.2 Visualização - Wireframe/Texturizada...

Leia mais

Professor Paulo Lorini Najar

Professor Paulo Lorini Najar Microsoft PowerPoint O Microsoft PowerPoint é uma ferramenta ou gerador de apresentações, palestras, workshops, campanhas publicitárias, utilizados por vários profissionais, entre eles executivos, publicitários,

Leia mais

SECRETARIA DE ESTADO DA FAZENDA. Documento de Arrecadação Estadual DAE. Manual do Usuário. Versão 1.0.0 SECRETARIA DE ESTADO DA FAZENDA

SECRETARIA DE ESTADO DA FAZENDA. Documento de Arrecadação Estadual DAE. Manual do Usuário. Versão 1.0.0 SECRETARIA DE ESTADO DA FAZENDA 1 SECRETARIA DE ESTADO DA FAZENDA Documento de Arrecadação Estadual DAE Manual do Usuário Versão 1.0.0 SECRETARIA DE ESTADO DA FAZENDA 66.053-000 Av. Visconde de Souza Franco, 110 Reduto Belém PA Tel.:(091)

Leia mais

Universidade Estadual de Campinas UNICAMP. Instituto de Física Gleb Wataghin - IFGW RELATÓRIO FINAL

Universidade Estadual de Campinas UNICAMP. Instituto de Física Gleb Wataghin - IFGW RELATÓRIO FINAL Universidade Estadual de Campinas UNICAMP Instituto de Física Gleb Wataghin - IFGW RELATÓRIO FINAL INSERÇÃO DE LEGENDAS EM VÍDEOS DA DISCIPLINA INSTRUMENTAÇÃO PARA O ENSINO Gustavo Benedetti Rossi José

Leia mais

ZS Rest. Manual Profissional. BackOffice Mapa de Mesas. v2011

ZS Rest. Manual Profissional. BackOffice Mapa de Mesas. v2011 Manual Profissional BackOffice Mapa de Mesas v2011 1 1. Índice 2. Introdução... 2 3. Iniciar ZSRest Backoffice... 3 4. Confirmar desenho de mesas... 4 b) Activar mapa de mesas... 4 c) Zonas... 4 5. Desenhar

Leia mais

USANDO O ROUNDCUBE WEBMAIL

USANDO O ROUNDCUBE WEBMAIL USANDO O ROUNDCUBE WEBMAIL ATENÇÃO! Para utilizar este tutorial não se esqueça: Onde estiver escrito seusite.com.br substitua pelo ENDEREÇO do seu site (domínio). Ex.: Se o endereço do seu site é casadecarnessilva.net

Leia mais

SUMÁRIO TUTORIAL DO HQ. 2 DICAS PEDAGÓGICAS:. 2 DOWNLOAD DA INSTALAÇÃO. 2 PASSO 1 FORMULÁRIO PARA DOWNLOAD. 2 PASSO 2 ESCOLHENDO A VERSÃO.

SUMÁRIO TUTORIAL DO HQ. 2 DICAS PEDAGÓGICAS:. 2 DOWNLOAD DA INSTALAÇÃO. 2 PASSO 1 FORMULÁRIO PARA DOWNLOAD. 2 PASSO 2 ESCOLHENDO A VERSÃO. SUMÁRIO TUTORIAL DO HQ... 2 DICAS PEDAGÓGICAS:... 2 DOWNLOAD DA INSTALAÇÃO... 2 PASSO 1 FORMULÁRIO PARA DOWNLOAD... 2 PASSO 2 ESCOLHENDO A VERSÃO... 3 PASSO 3 INSTRUÇÕES DE INSTALAÇÃO... 4 CRIANDO NOVAS

Leia mais

COMO USAR DOIS MONITORES NO WINDOWS 8

COMO USAR DOIS MONITORES NO WINDOWS 8 COMO USAR DOIS MONITORES NO WINDOWS 8 Trabalhar com dois monitores no Windows tem diversas utilidades. Dentre elas podemos destacar a possibilidade de visualizar mais itens ao mesmo tempo, exibir o conteúdo

Leia mais

atube Catcher versão 3.8 Manual de instalação do software atube Catcher

atube Catcher versão 3.8 Manual de instalação do software atube Catcher atube Catcher versão 3.8 Manual de instalação do software atube Catcher Desenvolvido por: Clarice Mello, Denis Marques Campos Dezembro de 2014 Sumario 1. Objetivo deste manual...3 2. Requisitos para instalação...3

Leia mais

Barra de Títulos. Barra de Menu. Barra de Ferramentas. Barra de Formatação. Painel de Tarefas. Seleção de Modo. Área de Trabalho.

Barra de Títulos. Barra de Menu. Barra de Ferramentas. Barra de Formatação. Painel de Tarefas. Seleção de Modo. Área de Trabalho. Conceitos básicos e modos de utilização das ferramentas, aplicativos e procedimentos do Sistema Operacional Windows XP; Classificação de softwares; Principais operações no Windows Explorer: criação e organização

Leia mais