UNIVERSIDADE DO EXTREMO SUL CATARINENSE - UNESC CURSO DE ENGENHARIA AMBIENTAL ANGÉLICA RONCHI PEREIRA

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "UNIVERSIDADE DO EXTREMO SUL CATARINENSE - UNESC CURSO DE ENGENHARIA AMBIENTAL ANGÉLICA RONCHI PEREIRA"

Transcrição

1 UNIVERSIDADE DO EXTREMO SUL CATARINENSE - UNESC CURSO DE ENGENHARIA AMBIENTAL ANGÉLICA RONCHI PEREIRA CRIAÇÃO DE UM SISTEMA DE INFORMAÇÕES GEOGRÁFICAS PARA O GERENCIAMENTO DAS NASCENTES DO MUNICÍPIO DE CRICIÚMA/SC CRICIÚMA, 30 DE NOVEMBRO DE 2009.

2 ANGÉLICA RONCHI PEREIRA CRIAÇÃO DE UM SISTEMA DE INFORMAÇÕES GEOGRÁFICAS PARA O GERENCIAMENTO DAS NASCENTES DO MUNICÍPIO DE CRICIÚMA/SC Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado para obtenção do grau de Engenheiro Ambiental no curso de Engenharia Ambiental da Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC. Orientador: Prof. MSc. Fabiano Luiz Neris CRICIÚMA, 30 DE NOVEMBRO DE 2009.

3 2 ANGÉLICA RONCHI PEREIRA CRIAÇÃO DE UM SISTEMA DE INFORMAÇÕES GEOGRÁFICAS PARA O GERENCIAMENTO DAS NASCENTES DO MUNICÍPIO DE CRICIÚMA/SC Trabalho de Conclusão de Curso aprovado pela Banca Examinadora para obtenção do Grau de Engenheiro Ambiental, no Curso de Engenharia Ambiental da Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC, com Linha de Pesquisa em Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental Criciúma, 30 de Novembro de BANCA EXAMINADORA Prof. Fabiano Luiz Neris - Mestre - (UNESC) - Orientador Prof. Paracelso de Oliveira Caldas - Mestre - (UNESC) Prof. Sergio Luciano Galatto - Mestre - (UNESC)

4 3 Agradeço a Deus por me conceder forças para não desistir nunca dos meus ideais e por colocar pessoas especiais para trilhar comigo a estrada da vida.

5 4 AGRADECIMENTOS Primeiramente quero agradecer minha família, meu pai Edi por sempre ter uma palavra de apoio, minha mãe Lucister pelo carinho e paciência durante toda a minha vida acadêmica, ao meu irmão Fabiano por sempre estar presente, à minha vózinha Athair por ser minha professora de português desde que eu me entendo por gente e ao meu vozinho Mário por sempre ter um sorriso quando eu estava triste, e mesmo não estando mais conosco não posso deixar de agradecer por fazer parte da minha história de vida. A família do curso da Engenharia Ambiental, professores, funcionários e colegas por fazerem parte do meu dia-a-dia durante os anos da graduação e por dividir momentos felizes e tristes também. Aos colegas de trabalho do IPAT e amigos que conquistei João, Gustavo, Rafael, Alice e Profª Nadja, pelo estimulo, pelo help, pelo conhecimento repassado e pela afeição recíproca. Em especial a Júlia, José Victor e Renan pela ótima companhia de todas as tardes, por dividirem comigo sempre uma palavra de alegria e boas risadas, amigos que sempre quero ter por perto. Obrigada a todos por terem enriquecido minha vida profissional com tanta sabedoria e palavras certas nos momentos certos. E ao mestre Fabiano Luiz Neris por apostar em mim e dar coordenadas certas ao meu trabalho de conclusão de curso.

6 5 Nunca o homem inventará nada mais simples nem mais belo do que uma manifestação da natureza. Dada à causa, a natureza produz o efeito no modo mais breve em que pode ser produzido. Leonardo da Vinci

7 6 RESUMO O crescimento urbano exige do poder público a utilização de novas tecnologias, que permitem conhecer, gerenciar e controlar as mudanças que ocorrem na ocupação de seu território, buscando minimizar os impactos ambientais advindos deste processo. Os Sistemas de Informações Geográficas consistem em ferramentas computacionais que auxiliam na tomada de decisões de gestores, a partir da disponibilização de um conjunto de informações que são armazenadas e integradas em banco de dados espaciais. Este trabalho apresenta um Sistema de Informações Geográficas de algumas nascentes do município de Criciúma, criado a partir de um cadastro realizado em convenio entre a Prefeitura Municipal de Criciúma e a Universidade do Extremo Sul Catarinense. O sistema apresenta a localização das nascentes no mapa hidrográfico do município, integradas aos seus atributos disponibilizados em aplicativo web e em monografias. Palavras-chave: SIG; Geoprocessamento; Nascentes; Banco de Dados.

8 7 LISTA DE ILUSTRAÇÕES Figura 1: Localização geográfica do município de Criciúma Figura 2: Paradigma dos quatro universos de implementação de um SIG Figura 3: Banco de dados do SIG Figura 4: Elementos para criação do SIG Figura 5: Organograma da metodologia para criação do SIG Figura 6: Criação de uma tabela no banco de dados Figura 7: Formulário criado para digitação dos dados cadastrais Figura 8: Análise espacial das nascentes com coleta de água Figura 9: Projeto de SIG no SPRING Figura 10: SPRING WEB Figura 11: Layout para página na web Figura 12: Formulário criado para entrada de dados Figura 13: Mapa das nascentes cadastradas Figura 14: Informações em um banco de dados tabular Figura 15: SIG publicado na web utilizando o SPRING WEB Figura 16: Site do cadastro municipal de nascentes

9 8 LISTA DE TABELAS Tabela 01: Estruturação gráfica da base cartográfica...34

10 9 LISTA DE ABREVIATURAS E SIGLAS ABNT - Associação Brasileira de Normas Técnicas ACTU - Associação Criciumense de Transporte Urbano AMREC - Associação dos Municípios da Região Carbonífera ATMAR - Associação de Trabalhadores de Materiais Recicláveis BRASIL TELECOM Empresa de Telecomunicação CAD - Computer-Aided Design (Desenho Assistido por Computador) CASAN - Companhia Catarinense de Águas e Saneamento CONAMA Conselho Nacional do Meio ambiente CELESC - Centrais Elétricas de Santa Catarina S.A DPI - Divisão de Processamento de Imagens EMBRAPA - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária FATMA - Fundação de Amparo à Tecnologia e ao Meio Ambiente IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística INPE - Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais IQA - Índice de Qualidade da Água PMC - Prefeitura Municipal de Criciúma PROGESG - Programa de Informações Básicas para a Gestão Territorial de Santa Catarina SANTEC - Saneamento & Tecnologia Ambiental Ltda SIG - Sistema de Informações Geográficas GIS - Geographic Information System (Sistema de Informações Geográficas) SAD - South American Datum (Datum Sul-Americano) SHP - Shape file SPRING - Sistema de Processamento de Informações Georefereciadas UTM - Universal Transverse Mercartor (Sistema Universal Transverso de Mercartor)

11 10 SUMÁRIO 1. INTRODUÇÃO OBJETIVOS Objetivo geral Objetivos específicos DESCRIÇÃO DA ÁREA DE ESTUDO FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA Recursos hídricos, nascentes e preservação hídrica Representações cartográficas, informações geográficas e disponibilização de dados espaciais METODOLOGIA Planejamento Criação da base cartográfica Criação de um banco de dados Conversão de dados para SIG Criação do projeto SIG Disponibilização de dados na WEB APRESENTAÇÃO E ANÁLISE DOS DADOS CONCLUSÃO REFERÊNCIAS APÊNDICE A MODELO DE MONOGRAFIA APÊNDICE B CONVERSÃO DE DADOS APÊNDICE C CONFIGURAÇÃO DOS CAMPOS, NOTAÇÕES GRÁFICAS E CARACTERES ESPECIAIS APÊNDICE D BANCO DE DADOS EXPORTADO PARA SIG APÊNDICE E CONFIGURAÇÃO DOS SISTEMAS DE COORDENADAS APÊNDICE F CONFIGURAÇÃO DOS SISTEMAS DE COORDENADAS DOS SHAPES APÊNDICE G RELATÓRIO DAS NASCENTES GERADO A PARTIR DO BANCO DE DADOS APÊNDICE H MONOGRAFIAS ANEXO 01 FORMULÁRIO DE CAMPO PARA COLETA DE DADOS AMBIENTAIS

12 ANEXO 02 TABELA E GRÁFICO DO IQA DAS NASCENTES AMOSTRADAS

13 12 1. INTRODUÇÃO O crescimento urbano exige do poder público a utilização de novas tecnologias, que permitem conhecer, gerenciar e controlar as mudanças que ocorrem na ocupação desse território, buscando minimizar os impactos ambientais advindos deste processo. Os Sistemas de Informações Geográficas consistem em ferramentas computacionais que auxiliam na tomada de decisões de gestores, a partir da disponibilização de um conjunto de informações que são armazenadas e integradas em banco de dados espaciais. Um SIG compreende em técnicas e ferramentas que permitem analisar a dinâmica espacial do mundo real, através de dados coletados em campo ou a partir da interpretação de imagens aéreas coletadas por instituições públicas e/ou privadas, e que são processadas em ambiente computacional. Os resultados são apresentados em tela de microcomputadores, na web ou impressos em mapas e relatórios. Este trabalho consiste na criação de um Sistema de Informações Geográficas de algumas nascentes do município de Criciúma criado a partir de um cadastro realizado em convênio entre a Prefeitura Municipal de Criciúma e a Universidade do Extremo Sul Catarinense. O sistema apresenta a localização das nascentes no mapa hidrográfico do município, integradas aos seus atributos disponibilizados em aplicativo web e em monografias. As medidas de coleta e preservação das amostras foram realizadas de acordo com as normas técnicas da ABNT: NBR s 9897/87 e 9898/87. Com o uso do software ArcGIS, que integra aplicativos SIGs e fornece uma plataforma com base em análise espacial, gestão de dados e mapeamento, foi alimentado um banco dados com a localização geográfica e os atributos das nascentes, contendo informações provenientes das análises laboratoriais, coordenadas, tipo de nascente e condição ambiental. A questão ambiental vem preocupando e atraindo olhares para a atual disposição do espaço das atividades humanas, provocando assim uma insatisfação com os resultados provocados ao meio ambiente. Atentando uma meditação sobre como os bens naturais têm sido desperdiçados, levantando muitas questões, nesse argumento, a exposição de mapas vinculados a banco de dados, torna-se mais

14 13 dinâmico, à medida que conecta a informação real ao mapa, harmonizando uma percepção visual da classificação espacial do objeto de estudo e sendo muito favorável na interpretação dos padrões que já existem, levando em conta as considerações práticas e dimensíveis.

15 14 2. OBJETIVOS 2.1 Objetivo geral Criar um banco de dados geográficos para armazenar e disponibilizar as informações de localização e da qualidade da água de algumas nascentes do município de Criciúma. 2.2 Objetivos específicos o Criar uma ferramenta para o gerenciamento das informações sobre as nascentes do município de Criciúma; o Disponibilizar dados sobre a qualidade da água de algumas nascentes no município de Criciúma; o Servir de fonte para pesquisas acadêmicas e de instrumento para técnicos e gestores públicos na busca de ações para melhoraria do ambiente de vida; o Difundir o uso das geotecnologias.

16 15 3. DESCRIÇÃO DA ÁREA DE ESTUDO O município de Criciúma foi fundado em 06 de Janeiro de 1880, sendo colonizada pelas etnias, Italiana, Alemã, Polonesa, Portuguesa e Africana. A fundação de Criciúma começou com a imigração européia do século XIX, com a chegada de aproximadamente 140 pessoas das regiões de Veneza e Treviso, da Itália. Esses imigrantes exploraram a região, enfrentando todos os obstáculos, prepararam o solo e construíram suas casas, estradas e escolas e a primeira atividade econômica desenvolvida foi à agricultura. Em meados do ano de 1890 chegam os descendentes de portugueses, às primeiras famílias de poloneses e alemães. (IBGE, 2009) Criciúma está localizada no extremo Sul de Santa Catarina pertencendo à Associação dos Municípios da Região Carbonífera (AMREC), segundo dados do IBGE (2009) o município possui uma área de 236 km² e aproximadamente habitantes, com posição de 46 metros acima do nível do mar. Suas coordenadas geográficas são 28º40 28 de latitude Sul e 49º22 92 de longitude Oeste. Criciúma limita-se ao Norte com Cocal do Sul, Siderópolis e Morro da Fumaça, ao Sul com Araranguá, ao Leste com Içara e ao Oeste com Nova Veneza e Forquilhinha (Figura 1). Possui um clima temperado. As atividades econômicas se destacam com a indústria de plástico, metais, e cerâmica, que tem extensão internacional na produção de azulejos e pisos. O vestuário conta com o terceiro pólo do Jeans no Brasil, além do comércio e prestação de serviços. Conhecida também como a capital do carvão, a extração do carvão mineral também faz parte das importantes atividades econômicas do município, o transporte deste mineral conta com a Ferrovia Tereza Cristina que os leva até o Porto de Imbituba, além da TRACTEBEL em Tubarão para geração de energia elétrica. O Carvão foi descoberto em 1893, por Giácomo Sonego, depois de queimar uma coivara 1 em sua propriedade. 1 Coivara: s.f. Pilha de gravetos ou galhos que não foram totalmente queimados, e que se juntam para serem incinerados (DICIONÁRIO ONLINE DE PORTUGUÊS, 2009).

17 16 CRICIÚMA Figura 1: Localização Geográfica do Município de Criciúma, SC. Fonte: IPAT/UNESC, Para promover o seu desenvolvimento, a cidade conta com equipamentos e serviços na área social (saúde, educação, lazer, segurança...), nas atividades econômicas (comércio, empresas...) e institucionais (desenvolvimento das atividades político-administrativo). O abastecimento de água e saneamento básico, bem como rede de esgoto, é fornecido pela Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (CASAN). O Transporte Urbano é abastecido pela empresa de ônibus Associação Criciumense de Transporte Urbano (ACTU), com três principais terminais nos Bairros, Próspera, Centro e Pinheirinho. (PREFEITURA MUNCIPAL DE CRICIUMA, 2009). A Central Elétrica de Santa Catarina S.A (CELESC) é responsável pela geração de energia no município. Telecomunicação e redes de Internet são oferecidas pela empresa BRASIL TELECOM para a maioria dos moradores do município. A coleta de resíduos nos bairros é realizada pela empresa Pioneira Saneamento, do Grupo Pioneiro, que é terceirizada pela Prefeitura municipal de Criciúma, para a coleta de resíduos. Os resíduos são coletados e encaminhados para o aterro sanitário e industrial Santec Saneamento & Tecnologia Ambiental Ltda. (SANTEC), localizado no município de Içara (SC).

18 17 Há também coleta seletiva de resíduos recicláveis, garantida pela ATMAR (Associação de Trabalhadores de Materiais Recicláveis), passando em alguns bairros do município. Os resíduos coletados são encaminhados a uma usina de triagem localizada no bairro Sangão em Criciúma-SC, onde são separados e posteriormente vendidos. Criciúma hoje possui oitenta e oito bairros distribuídos em cinco grandes regiões: Centro, Próspera, Pinheirinho, Quarta Linha e Rio Maina.

19 18 4. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA 4.1 Recursos hídricos, nascentes e preservação hídrica De acordo com a FATMA Fundação de Amparo à Tecnologia e ao Meio Ambiente, o Sul do Estado, onde a mineração de carvão é responsável pela poluição das águas, coloca-se em décimo quarto lugar entre as regiões mais poluídas do Brasil. As Bacias de Tubarão, Araranguá e Urussanga tem suas águas comprometidas em qualidade, ameaçando seriamente o abastecimento de água em diversas cidades e extensas áreas de arroz (RIO GRANDE DO SUL Secretaria da Agricultura apud Manual de Conservação do solo e da água, 1985, pág. 84). Todo ser vivo necessita de água potável para sobreviver, sem ela não existiria vida segundo alguns cientistas. Para a água ser considerada consumível pelos humanos deve estar dentro dos padrões aceitáveis em legislações e normas, porém, uma grande parte da água dos continentes está sendo contaminada e deixando de ser consumida. Tratar a água é um método muito caro e complicado, tem como dever suprimir da água os agentes contaminantes que causam riscos à saúde. Na natureza a água sempre está modificando seu estado físico, seja pela ação do sol ou pelas mudanças climáticas. Infelizmente agora, até pela ação do homem. É fato hoje que muito em breve os recursos hídricos mundiais entrarão em colapso. A população mundial cresce em níveis elevados e as fontes de água potável do planeta vêm diminuindo ano após ano. Não porque a natureza não consiga prover água suficiente para todos nós; mas porque a humanidade tem o péssimo hábito de poluir e destruir sistematicamente as nascentes e as reservas de água, nossa maior riqueza. Um relatório da O.N.U. revelou que a possibilidade de haver uma guerra, num futuro bem próximo, para disputar a posse das reservas de água doce existentes deve acontecer (Apartamentos Sustentáveis, 06 novembro de 2008). A rede hidrográfica de Criciúma é formada principalmente pelo rio Sangão, afluente do rio Mãe Luzia, que se desenvolvem no sentido norte-sul, servindo de divisa entre os municípios de Criciúma e Forquilhinha. Ao sul, em área de planície quaternária, encontra-se o rio dos Porcos, que drena para o sul, desaguando no rio Araranguá; a nordeste aparecem os rios Ronco d'água e Linha Anta, pertencentes à bacia do rio Urussanga; a noroeste, na divisa com o município de Nova Veneza, encontra-se o rio Mãe Luzia e seu afluente da margem esquerda, rio Medeiros (PROGESC, 1995).

20 19 Segundo RESOLUÇÃO CONAMA Nº 303 Nascente ou olho d água: local onde aflora naturalmente, mesmo que de forma intermitente, a água subterrânea. [...] São consideradas Áreas de Preservação Ambiental as faixas territoriais ao redor de nascente ou olho d`água, ainda que intermitente, com raio mínimo de cinqüenta metros de tal forma que proteja, em cada caso, a bacia hidrográfica contribuinte (20 de Março de P. 02 e 03). Segundo Calheiros et al (2004) a preservação e a recuperação das nascentes dos nossos cursos d água não são apenas atitudes que satisfazem à legislação ou propiciam a continuidade do aproveitamento das águas para as mais variadas atividades humanas, mas são, acima de tudo, ações concretas em favor da vida, desta e das futuras gerações em nosso planeta. [...] Pela sua própria natureza, esses dados necessitam de georreferenciamento e do uso de técnicas que permitam nas diferentes fases do trabalho o cruzamento e a análise de informações territorialmente especializadas (mapas digitais temáticos). Nesse sentido, a aplicação de SGI s tornou-se uma ferramenta poderosa que, atrelada ao uso de outros softwares de mapeamento, permite não somente maior rigor e precisão nas análises, mas também a atualização periódica desses dados, num intervalo de tempo cada vez menor, gerando uma dinâmica contínua de monitoramento da área a ser protegida (ROSA et al, 1996). Qualidade das Águas Superficiais do PROGESC (1995) concluíram que o município de Criciúma possui uma situação ambiental pouco favorável, apresentando um quadro de degradação que compromete seus recursos hídricos, tanto superficiais como subterrâneos. Revista Ciência Hoje (2009), a declaração abaixo, escrita na mesma data em que foi criado o Dia Mundial da Água, em 22 de março de 1992, lembra a todos como esse recurso natural é importante para a existência da vida na Terra: 1 - A água faz parte do patrimônio do planeta. Cada continente, cada povo, cada nação, cada região, cada cidade, cada cidadão é plenamente responsável aos olhos de todos. 2 - A água é a seiva de nosso planeta. Ela é condição essencial de vida de todo vegetal, animal ou ser humano. Sem ela não poderíamos conceber como são a atmosfera, o clima, a vegetação, a cultura ou a agricultura. 3 - Os recursos naturais de transformação da água em água potável são lentos, frágeis e muito limitados. Assim sendo, a água deve ser manipulada com

21 20 racionalidade, precaução e parcimônia. 4 - O equilíbrio e o futuro de nosso planeta dependem da preservação da água e de seus ciclos. Estes devem permanecer intactos e funcionando normalmente para garantir a continuidade da vida sobre a Terra. Este equilíbrio depende em particular, da preservação dos mares e oceanos, por onde os ciclos começam. 5 - A água não é somente herança de nossos predecessores; ela é, sobretudo, um empréstimo aos nossos sucessores. Sua proteção constitui uma necessidade vital, assim como a obrigação moral do homem para com as gerações presentes e futuras. 6 - A água não é uma doação gratuita da natureza; ela tem um valor econômico: precisa-se saber que ela é, algumas vezes, rara e dispendiosa e que pode muito bem escassear em qualquer região do mundo. 7 - A água não deve ser desperdiçada, nem poluída, nem envenenada. De maneira geral, sua utilização deve ser feita com consciência e discernimento para que não se chegue a uma situação de esgotamento ou de deterioração da qualidade das reservas atualmente disponíveis. 8 - A utilização da água implica em respeito à lei. Sua proteção constitui uma obrigação jurídica para todo homem ou grupo social que a utiliza. Esta questão não deve ser ignorada nem pelo homem nem pelo Estado. 9 - A gestão da água impõe um equilíbrio entre os imperativos de sua proteção e as necessidades de ordem econômica, sanitária e social O planejamento da gestão da água deve levar em conta a solidariedade e o consenso em razão de sua distribuição desigual sobre a Terra. O Brasil possui 12% da água doce do planeta, por isso assumiu um compromisso maior com o Dia Mundial da Água e se tornou lei em 2003 com a Lei nº que entrou em vigor e instituiu 22 de março o Dia Mundial da Água (BRASIL, 2008). Devido ao desenvolvimento das atividades humanas e os avanços tecnológicos tem modificados os parâmetros das águas, seja por águas residuais, efluentes domésticos ou por precipitações pluviométricas (CAMPOS; STUDART. 2003).

22 21 Segundo Barlow e Clarke (2003), O Brasil possui umas das maiores redes hidrográficas do mundo, além de extensas reservas de águas subterrâneas. [...] Seus rios são responsáveis por 70% dos recursos hídricos do país. Segundo Branco e Rocha (1982) citado por Campos e Studart (pág. 163, 2003), os principais grupos compostos causadores de poluição das águas são: Compostos biodegradáveis; Compostos recalcitrantes; Metais pesados; Compostos radioativos. A crise de água do planeta está causando um impacto devastador na qualidade de vida de bilhões de cidadãos do mundo inteiro que convivem entre duas realidades da água: a escassez e a poluição (Barlow; Clarke, pág. 61, 2003). As preocupações da sociedade com problemas ligados ao uso e ao manejo das águas levaram a debates e inovações nas últimas décadas. Expressões como gerenciamento de recursos hídricos, gestão de águas e uso racional das águas passaram a fazer parte do dia-a-dia das pessoas e dos meios de comunicações (CAMPOS; STUDART, pág. 19, 2003). A luta pode assumir muitas formas diferentes incluindo a proteção de sistemas de água individuais ou bacias hidrográficas inteiras (as áreas drenadas por um grupo particular de lagos, baias, rios e cursos d água) (Barlow; Clarke, pág. 235, 2003). 4.2 Representações cartográficas, informações geográficas e disponibilização de dados espaciais Segundo o IBGE (2009) o planejamento cartográfico é o conjunto de operações voltadas à definição de procedimentos, materiais e equipamentos, simbologia e cores a serem empregados na fase de elaboração, seja convencional ou digital, de cartas e mapas gerais, temáticos ou especiais. [...] pressupõe, além da definição dos procedimentos, materiais, equipamentos e convenções cartográficas, o inventário de documentos informativos e

23 22 cartográficos que possam vir a facilitar a elaboração dos originais cartográficos definitivos. [...]. No caso de carta básica, recorre-se à coleta de dados em campo [...] No caso do mapa compilado a documentação coletada terá vital importância na atualização da base cartográfica compilada. A forte ligação que implica a relações entre várias disciplinas ou áreas de conhecimento entre Cartografia e Geoprocessamento é sem dúvida o espaço geográfico. A Cartografia apresenta um molde que representa os dados para os sistemas que acontecem no espaço geográfico. Já o geoprocessamento ocorre na área do conhecimento que usa técnicas computacionais e matemáticas, que são gerenciadas pelo SIG para realizar os processos que acontecem no espaço geográfico. Um mapa não é apenas uma obra de arte; é um instrumento de descoberta e de comunicação a serviço do saber ou de uma ação (JOLY, 2003, pg. 103). No caso da cartografia, há dois aspectos distintos com relação aos dados: um diz respeito à aquisição dos dados para gerar os mapas e outro ao uso de mapas como fonte de dados. Apresenta-se a Cartografia como linguagem de representação de fatos e fenômenos geográficos. A Cartografia Temática possui especificidades que interferem no processo de tradução visual de uma informação geográfica. Atenta-se para a necessidade do cartógrafo conhecer a linguagem gráfica e os limites da representação bidimensional, escolhendo variáveis visuais compatíveis com o significado intrínseco da informação a ser traduzida. Analisa-se documentos e sugere-se a realização de correções gráficas de legendas segundo a Semiologia Gráfica (SANN, 2005, P. 9). Segundo Bertin (1973; 1977) citado por Martinelli (2003, p. 24), a cartografia, como também seu ramo temático, integra a representação gráfica, uma linguagem dentre outras, construída pelos homens para reter, compreender e comunicar observações indispensáveis à sobrevivência [...] É uma linguagem bidimensional atemporal e destinada à vista. TAYLOR (1991) citado por OLIVEIRA (1996) descreve que a cartografia corresponde à organização, apresentação, comunicação e utilização de geoinformações, nas formas gráficas, digital ou tátil, podendo incluir todas as

24 23 etapas desde a apresentação dos dados até o uso final na criação de mapas e produtos relacionados à informação espacial (NERIS, pág. 5, 2007). Os mapas temáticos podem ser construídos levando-se em conta vários métodos; cada um mais apropriado às características e à forma de manifestação (em pontos, em linhas, em áreas) dos fenômenos considerados em cada tema, seja na abordagem qualitativa, ordenada ou quantitativa (MARTINELLI, 2003, p. 33). Como afirma Loch (2006, p.105), Na cartografia temática, os temas a serem mapeados são muitos e variados (grifo meu). [...] a cartografia temática torna-se um verdadeiro Sistema de Informações Geográficas, visando à coleta, armazenamento, recuperação, análise e apresentação de informações sobre lugares, ao longo do tempo, além de proporcionar simulações de eventos e situações complexas da realidade, tendo em vista a tomada de decisões deliberadas (MARTINELLI, 2003, p. 16). Para o autor MARTINELLI (2003, p. 33), a construção dos mapas temáticos tem inicio com a delimitação da parte da realidade a ser problematizada pelo pesquisador interessado na realização da representação, com vistas a estabelecer diretrizes que orientem a busca de respostas às questões a ela colocadas. Para abordar o problema fundamental da Ciência da Geoinformação (o entendimento das representações computacionais do espaço), foi utilizado um arcabouço conceitual (Figura 2) para entender o processo traduzir o mundo real para o ambiente computacional: o paradigma dos quatro universos (Gomes e Velho, 1995), que distingue: o universo do mundo real, que inclui as entidades da realidade a serem modeladas no sistema; o universo matemático (conceitual), que inclui uma definição matemática (formal) das entidades a ser representadas; o universo de representação, onde as diversas entidades formais são mapeadas para representações geométricas e alfanuméricas no computador; o universo de implementação, onde as estruturas de dados e algoritmos são escolhidos, baseados em considerações como desempenho, capacidade do equipamento e tamanho da massa de dados. É neste nível que acontece a codificação.

25 24 Figura 2: Paradigma dos quatro universos de implementação de um SIG. Fonte: CASANOVA; et al, De acordo com Martinelli (2003, p. 28) Os dados registros das situações percebidas concretamente de forma sistemática podem ser de natureza qualitativa ou quantitativa, ambas, ordenadas ou não. [...] Podem ser expressos tanto em forma apenas numérica, como alfa-numérica. São organizados em séries e apresentados em tabelas arranjos ordenados em linhas e colunas. Quando trabalhamos no ambiente de SIG constituem um banco de dados georeferenciados. O avanço tecnológico tornou-se apto aos programas de computadores para Cartografia que expandiu com a apropriação de idéias e aplicação dos conceitos do meio de comunicação, reuniu maneiras de tornar visíveis mapas cartográficos em meios digitais para análise, apresentação e demonstração de dados espacialmente referenciados, facilitando a preparação destes gráficos computacionais. De acordo com DAVIS (2000) citado por NERIS (2007), o termo Geoprocessamento denota a disciplina do conhecimento que utiliza técnicas matemáticas e computacionais para o tratamento da informação geográfica e que vem influenciando de maneira crescente as áreas de Cartografia, Análise de Recursos Naturais, Transportes, Comunicações, Energia e Planejamento Urbano e Regional. Trabalhar com geoinformação significa, antes de mais nada, utilizar computadores como instrumentos de representação de dados espacialmente referenciados. Deste modo, o problema fundamental da Ciência da Geoinformação é o estudo e a implementação de diferentes formas de representação computacional do espaço geográfico (Druck, Câmara; Monteiro, p. 1, 2004). A comunicação entre os seres humanos permite que eles compartilhem informações, idéias, emoções e habilidades. Para tanto, utilizam palavras, imagens,

26 25 figuras, gestos, gráficos, dentre outros, para alcançar tal propósito. Barbosa e Rabaça (2001) citado por SIMÕES (2007). Casanova, et al (2005, cap. 10, p. 1) comenta sobre banco de dados na Internet afirmando que: A Internet rapidamente se tornou o meio preferencial para disseminação de dados. Sua (quase) universalidade, associada a custos de acesso cada vez mais baixos, motivou o desenvolvimento de toda uma nova classe de sistemas de informação, com uma arquitetura diferenciada em relação a seus predecessores. Segundo o site CARTOGRAFIA (2009), os dados cartográficos consistem em informação de mapas armazenadas numa forma digital. São as características geográficas descritas num mapa. Estas características são classificadas como pontos, linhas e polígonos (os polígonos também são chamados de áreas ou regiões). Cada entidade de um mapa pode ser definida como um ponto, linha ou polígono. Os primeiros modelos de dados para as aplicações geográficas eram direcionados para as estruturas internas dos SIGs (Introdução à Ciência da Geoinformação aput Borges; Davis, cap. 4, p. 4). Na década de 60 surgiam os primeiros Sistemas de Informações Geográficas (SIG), faziam parte de um programa do governo para criar inventários de recursos naturais. No entanto, este recurso ainda era muito difícil de ser utilizado, pois não existia ainda nenhum tipo de gráfico com ótima resolução, os computadores eram muito caros e profissionais especializados nesta área era ainda muito pequena. No passado os dados eram capturados para um GIS através da digitação de mapas existentes, de forma manual digitando dados textuais, e inserindo informações com um scanner. Existem limitações com estes métodos. Mapas originais com freqüência são antiquados, possuem erros de transcrição, e podem não ter uma escala adequada. Um GIS é tão bom quanto as informações que contém. A entrada de dados de má qualidade causa interpretações errôneas ou sem sentido da informação derivada de um GIS (CARTOGRAFIA, 2009). Segundo Burrough & McDonnell citado por Rocha (2002, p. 47), Geographical Information Systems GIS é um conjunto poderoso de ferramentas para coletar, armazenar, recuperar, transformar e visualizar dados (Figura 3) sobre o mundo real para um objetivo especifico. Esta definição enfatiza as ferramentas de

27 26 GIS: hardwares, softwares, banco de dados e Sistema de Gerência de Banco de Dados. Figura 3: Banco de dados do SIG. Fonte: NOOA Satellite and Information Service, The first GIS was the Canada Geographic Information System, designed in the mid-1960s as a computerized map measuring system. [ ] Early GIS developers recognized that the same basic needs were present in many different application areas, from resource management to the census (LONGLEY, 2005, p ). 2 Para Silva (1999, pág. 42), a definição de Sistema de Informações Georeferenciadas ou Sistema de Informações Geográficas (SIG) é um enorme desafio devido às seguintes razões: Os SIG s são uma tecnologia relativamente recente e, nos últimos 30 anos, houve um crescimento muito rápido tanto teórico quanto tecnológico e organizacional da teoria da comunicação. A orientação comercial da utilização do SIG gerou figuras de linguagem que engrandecem ou diminuem em demasia a verdade dos fatos. 2 O primeiro Sistema de Informação Geográfica (SIG) foi criado no Canadá, em meados dos anos 1960 como um sistema de medição de mapa computadorizado. [...] Cedo os desenvolvedores do SIG reconheceram que as mesmas necessidades básicas estavam presentes em muitas aplicações em diferentes áreas, desde a gestão dos recursos ao censo. (Longley, 2005, p ).¹

28 27 O crescimento vertiginoso de sistemas computacionais que suportam os SIG s gerou figuras de retóricas e neologismos. O aumento do número dos consultores em SIG provocou o aparecimento de informações conflitantes sobre o que realmente significa SIG. A diversidade do uso dos SIG s possibilitou que grupos heterogêneos formulassem diversos conceitos sobre SIG. A definição de SIG também tem sido dificultada pelo debate acadêmico, envolvendo qual seria o enfoque principal dos SIG s. Segundo Rosa e Brito (1996), as técnicas de extração de informações numa base de dados armazenadas num SIG podem ser subdivididas em técnicas de manipulação e técnicas de análise de dados. Na grande maioria dos SIG s, há sempre a necessidade de realizar a conversão entre os formatos vetoriais e raster para atender a objetivos específicos. Por exemplo, dados pontuais podem, via interpolação, ser transformados em superfícies contínuas, ou, por outro lado, dados escanerizados são transformados em dados vetoriais (SILVA, pág. 140, 1999). Os dados armazenados nos SIG s constituem uma ferramenta útil na geração de modelos para previsão de dados distribuídos espacialmente (precipitação, erosão, escoamento superficial, etc.) (Rosa; Brito, pág. 79, 1996). A gerencia do banco de dados é uma das funções essenciais de um SIG que compreende em pôr lista os arquivos, tratar da entrada/saída de dados, copiar e renomear arquivos, importar/exportar arquivos, coligar resolução, orientar, reamostrar arquivos mudando o tamanho do pixel e mudar o padrão de cores (SILVA, 1999). As aplicações dos Sistemas de Informação Geográfica, devido a sua abrangência, podem ser encontradas em diversos setores da atividade humana (ROCHA, 2002, p. 73). Os SIG s - Sistema de Informação Geográfica são muito usados nas áreas da engenharia e geografia na confecção de mapas temáticos linkados a tabelas com dados próprios e interligados entre si. MIRANDA (2005, p ) mostra como montar uma base de dados no ambiente SIG:

29 28 1) Qual a finalidade da base de dados; 2) Especificar os objetivos claramente antes de selecionar os mapas; 3) Evitar usar dados de fontes duvidosas quando existirem dados de fontes convencionais; 4) Usar o dado mais preciso para construir a base de dados; 5) O nível de precisão dos dados espaciais inseridos na base de dados interfere nos resultados esperados; 6) Tanto quanto possível, usar o mesmo mapa planialtimétrico para inserir com diferentes planos de informação na base de dados; 7) Os planos de informação da base de dados devem ser os mais específicos possíveis. Casanova, et al (2005, cap. 10, p. 7) comenta sobre a utilização de formulários para o SIG afirmando que: Muito adotada na segunda metade da década de 1990, esta alternativa consiste em oferecer ao usuário um formulário para preenchimento. Neste formulário são solicitadas informações quanto à região geográfica de interesse (muitas vezes solicitando uma referência explícita a um número de mapa em uma coleção ou articulação), à composição do mapa (camadas que deveriam aparecer) e mesmo alguns elementos de composição visual (cores, espessura de linhas, cores ou hachuras de preenchimento). Os programas criados para os SIG permitem análises cotidianas em ambas as bases gráfica e alfanumérica, ao mesmo tempo. O usuário pode procurar informações e associá-las às entidades gráficas e vice-versa (ROCHA, 2002). A necessidade de utilizar informações da web tornou-se uma realidade, e mapas e produtos cartográficos são meios ideais para a organização, apresentação, comunicação e utilização do volume crescente de informação espacial que já se torna disponível nesse meio digital. De acordo com Martinelli (2003, p. 23) O desenvolvimento de tecnologias computacionais trouxe para a cartografia, junto aos interesses da visualização, a exploração de novas operações de multimídia com grande aplicação educacional, interligando os lares às livrarias, escolas, empresas, instituições, através de redes de informações cartográficas.

30 29 A evolução do conceito SIG está relacionada com as diferentes áreas de pesquisa que contribuíram para o seu desenvolvimento como informática, que destaca a ferramenta banco de dados ou linguagem de programação; geografia, que se refere a mapas, e outros que ainda destacam aplicações como suporte à decisão (Miranda, 2005). Conforme CÂMARA e QUEIROZ citado por NERIS (2007) numa visão abrangente, pode-se indicar que um SIG tem os seguintes componentes: Interface com usuário; Entrada e integração de dados; Funções de consulta e análise espacial; Visualização e plotagem; Armazenamento e recuperação de dados (organizados sob a forma de um banco de dados geográficos). Figura 4: Elementos para criação do SIG. Fonte: ROCHA, que: Casanova, Marco, et al (2005, cap. 10, p. 15) comenta sobre SIG afirmando

31 30 Os SIG estão evoluindo para além de sua comunidade de usuários tradicionais e se tornando parte integrante da infra-estrutura de sistemas de informação de muitas organizações. Uma conseqüência positiva desse fato é o aumento significativo no número e no volume das fontes de dados espaciais disponíveis para acesso através de redes de computadores. A ênfase da análise espacial é mensurar propriedades e relacionamentos, levando em conta a localização espacial do fenômeno em estudo de forma explícita (CÂMARA, et al, 2001, cap. 1, p. 2). O mapa é, a partir de agora, um objeto de uso corrente, tanto na pesquisa cientifica quanto no planejamento territorial ou na vida cotidiana. Todos já viram um mapa na escola, televisão, no jornal, na publicidade. Com os mapas rodoviários, as plantas de cidades, os prospectos turísticos, todos estão familiarizadas com estes modos de expressão (JOLY, 2003, p. 131). O sistema UTM foi adotado no Brasil no ano de 1955 pelo Serviço Geográfico do Exército. A representação da Terra plana é obtida por esse sistema, em forma de elipse ou cilíndrica, sua amplitude é de 6º e os fusos estão acordados com a Carta Internacional do Mundo ao Milionésimo, ou seja, são numerados no sentido antihorário partindo do antimeridiano de Greenwich. (LOCH, 2006) A tentativa de unificar os trabalhos cartográficos partiu da Associação Geodésica e Geofísica Internacional (AGGI), em 1935, quando surgiu a escolha de um sistema universal. [...] A essência do sistema UTM é uma modificação da projeção transversal transversa de Mercator proposto por Gauss, o qual mais tarde foi reestruturado por Krüger ao estabelecer o sistema de fusos. (LOCH, 2006, p ). O sistema UTM, foi criado em 1569 pelo belga Gerard Kremer, a partir de modificações efetuadas na Projeção Conforme Gauss. A Maior parte dos mapas digitais usa o sistema de projeção UTM (Universal Transversa de Mercator) (Rosa; Brito, pág. 27, 1996). Podemos considerar que a elaboração do mapa temático da Geografia se insere num contexto que envolve a busca de conhecimento e o esclarecimento acerca de certa questão da realidade que se tem interesse em resolver (MARTINELLI, 2003, p. 27). Segundo Martinelli (2003, p. 27) dados são fatos; em si não trazem grande significado; só depois que eles forem de alguma forma agrupados ou processados é que poderemos ver o significado ser revelado.

32 31 Para o autor JOLY (2003, p. 14), a grande vantagem do mapa é permitir representar num plano os objetos observados sobre a superfície terrestre, ao mesmo tempo na sua posição absoluta e nas suas relações em distancias e em direções. Segundo JOLY (2003, p. 41) a geodésia é a ciência que tem por objeto a determinação da forma e das dimensões da Terra.

33 32 5. METODOLOGIA A criação do sistema de informações geográficas para o gerenciamento de algumas nascentes do município de Criciúma foi composta em seis etapas: a primeira compreende ao planejamento onde foram determinados os procedimentos de levantamento e processamento de dados, a definição da área de estudo, a elaboração dos formulários de entrada de dados e, a escolha dos hardwares e softwares a serem utilizados. Na segunda etapa foi elaborada a base cartográfica, a partir do processamento de dados gráficos existentes. A terceira etapa corresponde à criação do banco de dados e a digitação dos boletins cadastrais das nascentes, previamente preenchidos, a partir de levantamento de campo. A quarta etapa refere-se à correção de inconsistências da base cartográfica e do banco de dados provenientes dos processos de edição gráfica das feições e da digitação dos dados descritivos. A quinta etapa utilizou-se programas computacionais para criação e configuração do SIG. A sexta etapa corresponde na disponibilização dos dados no projeto, em monografias e em ambiente web. A Figura 5 apresenta o organograma detalhado das etapas de criação do SIG.

34 33 Figura 5: Organograma da metodologia para criação do SIG. 5.1 Planejamento No planejamento do trabalho definiu-se a área de estudo que compreende no limite do município de Criciúma, subdividido nas microbacias do Rio Maina, Cedro, Quarta linha e Sangão. Criou-se ainda um modelo de monografia (Apêndice A) com informações relevantes sobre algumas das nascentes, como por exemplo, localização, registros fotográficos e IQA (Índice de Qualidade da Água). Para constituir a base de dados gráfica e descritiva foram coletados os mapas hidrográficos do município e os formulários do cadastro (Anexo 01) do Projeto Nascentes. Definiram-se ainda os seguintes softwares utilizados no desenvolvimento do trabalho: a) ARCGIS - sistema de informações geográficas; b) AUTODESK MAP - software para edição de desenhos; c) MICROSOFT ACCESS - sistema de gerenciamento de banco de dados; d) SPRING - sistema de informações geográficas;

35 34 web; e) SPRING WEB 3.0 aplicativo para visualização de dados geográficos na f) MICROSOFT PUBLISHER criação de layout de página web. 5.2 Criação da base cartográfica A base cartográfica refere-se ao mapa geral do município de Criciúma contendo a hidrografia, os municípios limitantes, os limites das microbacias e limite municipal. Como este mapeamento já existe, a base cartográfica foi especificamente adaptada para este trabalho, excluindo as informações que não foram necessárias. O mapa foi referenciado no sistema de projeção UTM, recomendado por minimizar distorções em mapas de grande escala. O DATUM corresponde ao SAD 69 que é o sistema geodésico regional para a América do Sul. Para compor a base cartográfica foram utilizados para este trabalho os seguintes elementos: rios perenes, limite municipal e limites das microbacias. A tabela 01 mostra a estruturação gráfica do arquivo da base cartográfica adaptada para o projeto. Tabela 01: Estruturação gráfica da base cartográfica. Tema Limite municipal Parâmetros cartográficos Polígono PROPRIEDADES Cor Tipo de linha Espessura Sem Contínua preenchimento fechada Grossa Limite Sub-Bacias Polígono Sem preenchimento Contínua fechada Media Rios Perenes Linha Azul Contínua Fina Nascentes Pontos Vermelho Contínua fechada Fina A localização exata das nascentes foi obtida em campo com o uso de um GPS (Global Positioning System) e digitalizados no software de edição gráfica com suas respectivas coordenadas e códigos.

36 Criação de um banco de dados Os atributos das nascentes foram coletados em campo através do preenchimento de um boletim cadastral. Antes de criar um novo projeto de banco de dados, analisaram-se cuidadosamente os campos do formulário para a configuração da tabela de armazenamento dos dados. Na tabela do banco de dados, cada linha é chamada de registro, e cada coluna é denominada de campo. O registro é a forma expressiva e lógica de combinar todas as informações sobre as nascentes. Cada campo é um elemento único da informação. Na tabela nascente, por exemplo, cada registro ou linha armazena informações sobre uma nascente. Cada campo ou coluna conserva algum gênero de informação sobre essa nascente, como código, localização ou microbacia. A Figura 6 apresenta a estrutura da tabela nascente, criada para a digitação dos boletins cadastrais. Figura 6: Criação de uma tabela no Banco de Dados.

37 36 A partir da tabela foi criado um formulário de entrada de dados como mostra a Figura 7. Esta ferramenta permite atualizar os dados na tabela, e preencher o banco de dados para a confecção de consultas, relatórios e disponibilização dos dados para serem utilizados em outros aplicativos. Todos os boletins cadastrais foram digitados para este formulário. Figura 7: Formulário criado para digitação dos dados cadastrais. 5.4 Conversão de dados para SIG A base cartográfica e o banco de dados descritivos foram convertidos para um formato de transição (Apêndice B), que permite a entrada de dados no software SIG. Para este procedimento foram utilizados os softwares de CAD e SIG. As conversões de dados permitem a padronização dos elementos gráficos, quanto à forma de representação, escala e propriedades visuais. Os atributos descritivos foram ainda consistidos quanto à notação gráfica (Apêndice C).

38 37 Todos os dados da base passaram por esse processo de edição gráfica, para remover todas as imperfeições do desenho como linhas duplicadas, linhas cruzadas, pontos perdidos, atendendo assim a padronização do projeto. Para preparar os arquivos de transição, utilizou-se a ferramenta topologia, que descreve todas as relações geométricas entre as feições, como por exemplo, a área abrangente, coordenadas do centro geométrico, etc. Os arquivos gráficos tiveram seus layers (temas) modificados de linha para polilinhas e todos seus polígonos fechados, para que o software SIG identifique esses elementos como feições independentes. Os arquivos foram convertidos para o formato de transição SHP (shapefile). Os atributos da feição nascente foram importados no sistema de conversão de dados (Apêndice D) (Autocad), em formato db (Dbase IV) e, vinculados ao arquivo transição SHP (shapefile). 5.5 Criação do projeto SIG Criou-se um projeto de SIG no software ARCGIS e configurou-se o sistema de coordenada UTM/SAD69 (Apêndice E). A configuração do sistema de coordenadas mostra a posição dos pontos na superfície da Terra. Em seguida os arquivos shapes (Apêndice F) também foram configurados para o mesmo sistema de projeção cartográfica do projeto (anexo 2). Os arquivos shape foram importados para o software SIG, constituindo a base de dados do projeto. Os dados geográficos foram separados por níveis e diferenciados por simbologias, como cor, estilo e espessura de linhas. As propriedades visuais permitem apresentar o projeto com uma melhor aparência (anexo 6). A configuração visual contribui ainda para se fazer uma melhor interpretação dos seus elementos visuais. A etapa seguinte compreendeu na criação de vínculos entre os dados gráficos e seus respectivos atributos, para permitir a realização de análises espaciais. Esta análise permite que o SIG crie outros mapas baseados nas informações contidas na tabela ou realize consultas na base de dados, por exemplo,

39 38 demonstrando os atributos de uma feição com um simples clique sobre a sua geometria na tela e vice versa. Uma vez determinadas as relações espaciais entre os diversos elementos gráficos (linhas, pontos e polígonos), pode-se realizar uma análise espacial, como por exemplo, deseja-se saber quais nascentes tiveram coleta de água, então, clicase nas propriedades das nascentes linkadas aos dados tabulares e escolhe-se o atributo COLETA DE AGUA, na tabela de dados da feição. O sistema apresenta o resultado, demonstrando as feições com simbologia diferentes para os diferentes valores de registros encontrados no banco de dados, como mostra a Figura 8. Figura 8: Análise espacial das nascentes com coleta de água. 5.6 Disponibilização de dados na WEB A disponibilização ao usuário do banco de dados geográfico em ambiente web facilita o acesso aos dados em um mapa totalmente navegável, possibilitando visualizar a localização das feições e a consulta de seus atributos.

40 39 Os shapes foram importados no programa SPRING e em seguida exportado para o aplicativo SPRING WEB. Optou-se pela utilização do SPRING (Figura 9), por tratar-se de um software de sistema de informações geográficas gratuito, criado pelo INPE e pelo DPI com a participação de importantes instituições, como por exemplo, EMBRAPA - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, tendo como funções de processamento de imagens, modelagem numérica de terreno, análise espacial, e consulta aos bancos de dados espaciais e aplicações em Gestão Ambiental, Planejamento Urbano e Regional. Estabelece um espaço integrado de Sensoriamento Remoto e Geoprocessamento com fácil acesso as informações. O aplicativo SPRING WEB que é escrito em Java 3 nos deixa visualizar dados geográficos contido em um servidor remoto. Os dados são transferidos a partir da Internet e a visualização é a partir de um navegador, sem precisar a instalação de qualquer outro programa específico, bastando somente acessar o site onde está hospedado e executá-lo. Assim o código do SPRING WEB é enviado para o seu computador, com todas as informações agregadas, tendo a opção ainda de deixar ligado somente o item de interesse como mostra a Figura 10. O desempenho do SPRING WEB para uma boa visualização está inteiramente conectado a uma excelente conexão da Internet. 3 Originalmente desenvolvido como uma aplicação de uma linguagem de programação que iria elaborar e concluir suas funções directiva, independentemente da plataforma e versão lingüística por James Gosling, um desenvolvedor de software empregadas pela Sun Microsystems em junho de 1991.(TECH-FAQ, 2009).

Site da disciplina: Site do Laboratório de Geotecnologias Aplicadas: https://moodleinstitucional.ufrgs.br. http://www.ufrgs.

Site da disciplina: Site do Laboratório de Geotecnologias Aplicadas: https://moodleinstitucional.ufrgs.br. http://www.ufrgs. Universidade Federal do Rio Grande do Sul Instituto de Geociências Departamento de Geografia Sistemas de Informações Geográficas I GEO 01007 Professora: Eliana Lima da Fonseca Site da disciplina: https://moodleinstitucional.ufrgs.br

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA - UFBA

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA - UFBA UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA - UFBA Instituto de Ciências Ambientais e Desenvolvimento Sustentável Prof. Pablo Santos 4 a Aula SISTEMA DE INFORMAÇÃO GEOGRÁFICA - SIG Introdução Definições Necessárias

Leia mais

I Seminário SIGCidades: Cadastro Territorial Multifinalitário. Fundamentos de Cartografia aplicados aos SIGs

I Seminário SIGCidades: Cadastro Territorial Multifinalitário. Fundamentos de Cartografia aplicados aos SIGs I Seminário SIGCidades: Cadastro Territorial Multifinalitário Fundamentos de Cartografia aplicados aos SIGs 1. FORMA DA TERRA Geóide Elipsóide Esfera Modelos de representação da Terra O modelo que mais

Leia mais

CONTROLE DE QUALIDADE e VALIDAÇÃO DE PRODUTO CARTOGRÁFICO

CONTROLE DE QUALIDADE e VALIDAÇÃO DE PRODUTO CARTOGRÁFICO CONTROLE DE QUALIDADE e VALIDAÇÃO DE PRODUTO CARTOGRÁFICO Editar dados em vários formatos e armazenar estas informações em diferentes sistemas é provavelmente uma das atividades mais comuns para os profissionais

Leia mais

SISTEMAS DE INFORMAÇÃO GEOGRÁFICA (I)

SISTEMAS DE INFORMAÇÃO GEOGRÁFICA (I) UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO ESCOLA SUPERIOR DE AGRICULTURA LUIZ DE QUEIROZ DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA DE BIOSSISTEMAS DISCIPLINA: LEB450 TOPOGRAFIA E GEOPROCESSAMENTO II PROF. DR. CARLOS ALBERTO VETTORAZZI

Leia mais

SIG - Sistemas de Informação Geográfica

SIG - Sistemas de Informação Geográfica SIG - Sistemas de Informação Geográfica Gestão da Informação Para gestão das informações relativas ao desenvolvimento e implantação dos Planos Municipais de Conservação e Recuperação da Mata Atlântica

Leia mais

Relações mais harmoniosas de convívio com a natureza; O mundo como um modelo real que necessita de abstrações para sua descrição; Reconhecimento de

Relações mais harmoniosas de convívio com a natureza; O mundo como um modelo real que necessita de abstrações para sua descrição; Reconhecimento de Relações mais harmoniosas de convívio com a natureza; O mundo como um modelo real que necessita de abstrações para sua descrição; Reconhecimento de padrões espaciais; Controle e ordenação do espaço. Técnicas

Leia mais

Introdução ao SIG. Objetivos Específicos 18/11/2010. Competência: Apresentar: Utilidade de um SIG

Introdução ao SIG. Objetivos Específicos 18/11/2010. Competência: Apresentar: Utilidade de um SIG MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE - MMA INSTITUTO CHICO MENDES DE CONSERVAÇÃO DA BIODIVERSIDADE - ICMBio DIRETORIA DE PLANEJAMENTO, ADMINISTRAÇÃO E LOGÍSTICA - DIPLAN COORDENAÇÃO GERAL DE GESTÃO DE PESSOAS -

Leia mais

Sistemas de Informação Geográfica Prof. Tiago Eugenio de Melo, MSc.

Sistemas de Informação Geográfica Prof. Tiago Eugenio de Melo, MSc. Sistemas de Informação Geográfica Prof. Tiago Eugenio de Melo, MSc. SUMÁRIO Apresentação da ementa Introdução Conceitos Básicos de Geoinformação Arquitetura de SIGs Referências Bibliográficas APRESENTAÇÃO

Leia mais

INTRODUÇÃO AO GEOPROCESSAMENTO. Profª Iana Alexandra Alves Rufino [iana_alex@uol.com.br]

INTRODUÇÃO AO GEOPROCESSAMENTO. Profª Iana Alexandra Alves Rufino [iana_alex@uol.com.br] INTRODUÇÃO AO GEOPROCESSAMENTO Profª Iana Alexandra Alves Rufino [iana_alex@uol.com.br] Introdução ao Geoprocessamento Conceitos básicos Componentes de um SIG Exemplos de aplicações Conceitos Geoprocessamento

Leia mais

Jonathan J. Campos, Jefferson de Faria, William de O. Sant Ana

Jonathan J. Campos, Jefferson de Faria, William de O. Sant Ana APLICAÇÕES GEOGRÁFICAS NA WEB PARA INTEGRACÃO DE DADOS DO MONITORAMENTO AMBIENTAL DE ÁREAS DEGRADADAS PELA MINERAÇÃO DE CARVÃO NA BACIA CARBONÍFERA DO SUL DO ESTADO DE SANTA CATARINA Jonathan J. Campos,

Leia mais

ADM041 / EPR806 Sistemas de Informação

ADM041 / EPR806 Sistemas de Informação ADM041 / EPR806 Sistemas de Informação UNIFEI Universidade Federal de Itajubá Prof. Dr. Alexandre Ferreira de Pinho 1 Sistemas de Apoio à Decisão (SAD) Tipos de SAD Orientados por modelos: Criação de diferentes

Leia mais

4ª aba do cadastro: Mapa Orientações para upload de shapefiles

4ª aba do cadastro: Mapa Orientações para upload de shapefiles Conteúdo: 1. Como fazer upload de arquivos espaciais no SiCAR-SP? Formato dos arquivos Características do shapefile Sistema de Coordenadas requerido Como preparar o shapefile para o upload 2. O que fazer

Leia mais

LUGARES E PAISAGENS DO PLANETA TERRA

LUGARES E PAISAGENS DO PLANETA TERRA LUGARES E PAISAGENS DO PLANETA TERRA AS ÁGUAS DE SUPERFÍCIE Os rios são cursos naturais de água doce. Eles podem se originar a partir do derretimento de neve e de geleiras, de um lago ou das águas das

Leia mais

Distribuição da água no planeta

Distribuição da água no planeta Água A água é fundamental para a preservação da vida em todos os ecossistemas e é indispensável para o desenvolvimento e manutenção das atividades econômicas em suas múltiplas possibilidades. Distribuição

Leia mais

Carta para a Preservação do Patrimônio Arquivístico Digital Preservar para garantir o acesso

Carta para a Preservação do Patrimônio Arquivístico Digital Preservar para garantir o acesso Carta para a Preservação do Patrimônio Arquivístico Digital Preservar para garantir o acesso Considerando que a informação arquivística, produzida, recebida, utilizada e conservada em sistemas informatizados,

Leia mais

Sistemas de Informação I

Sistemas de Informação I + Sistemas de Informação I Dimensões de análise dos SI Ricardo de Sousa Britto rbritto@ufpi.edu.br + Introdução n Os sistemas de informação são combinações das formas de trabalho, informações, pessoas

Leia mais

Capítulo 1 - Introdução:

Capítulo 1 - Introdução: Capítulo 1 - Introdução: Todo desenho comunica uma ideia e a expressão gráfica é uma linguagem que passa o pensamento para o papel ou computador, facilitando a comunicação de quem envia ou recebe uma informação.

Leia mais

Engenharia Civil Topografia e Geodésia. Curso Técnico em Edificações Topografia GEODÉSIA

Engenharia Civil Topografia e Geodésia. Curso Técnico em Edificações Topografia GEODÉSIA e Geodésia GEODÉSIA e Geodésia GEODÉSIA O termo Geodésia, em grego Geo = terra, désia = 'divisões' ou 'eu divido', foi usado, pela primeira vez, por Aristóteles (384-322 a.c.), e pode significar tanto

Leia mais

GERAÇÃO DE MAPAS DIGITAIS E MODELOS TRIDIMENSIONAIS DE SUPERFÍCIES. Manoel Silva Neto Engenheiro Cartógrafo

GERAÇÃO DE MAPAS DIGITAIS E MODELOS TRIDIMENSIONAIS DE SUPERFÍCIES. Manoel Silva Neto Engenheiro Cartógrafo GERAÇÃO DE MAPAS DIGITAIS E MODELOS TRIDIMENSIONAIS DE SUPERFÍCIES Manoel Silva Neto Engenheiro Cartógrafo Com um novo conceito enraizado na inovação, a Droneng busca integrar a multidisciplinaridade no

Leia mais

Módulo 4: Gerenciamento de Dados

Módulo 4: Gerenciamento de Dados Módulo 4: Gerenciamento de Dados 1 1. CONCEITOS Os dados são um recurso organizacional decisivo que precisa ser administrado como outros importantes ativos das empresas. A maioria das organizações não

Leia mais

GEOPROCESSAMENTO COMO INSTRUMENTO DE ANÁLISE NOS IMPACTOS AMBIENTAIS: MINERADORA CAMPO GRANDE TERENOS/MS.

GEOPROCESSAMENTO COMO INSTRUMENTO DE ANÁLISE NOS IMPACTOS AMBIENTAIS: MINERADORA CAMPO GRANDE TERENOS/MS. GEOPROCESSAMENTO COMO INSTRUMENTO DE ANÁLISE NOS IMPACTOS AMBIENTAIS: MINERADORA CAMPO GRANDE TERENOS/MS. CÁSSIO SILVEIRA BARUFFI(1) Acadêmico de Engenharia Sanitária e Ambiental, Universidade Católica

Leia mais

Desenvolvimento de um software de gerenciamento de projetos para utilização na Web

Desenvolvimento de um software de gerenciamento de projetos para utilização na Web Resumo. Desenvolvimento de um software de gerenciamento de projetos para utilização na Web Autor: Danilo Humberto Dias Santos Orientador: Walteno Martins Parreira Júnior Bacharelado em Engenharia da Computação

Leia mais

Tecnologia e Sistemas de Informações Tipos de SI

Tecnologia e Sistemas de Informações Tipos de SI Universidade Federal do Vale do São Francisco Tecnologia e Sistemas de Informações Tipos de SI Prof. Ricardo Argenton Ramos Aula 5.2 Qual a Diferença? Dado? Informação? Conhecimento? Dado Platão (428-348

Leia mais

SISTEMAS DISTRIBUÍDOS

SISTEMAS DISTRIBUÍDOS SISTEMAS DISTRIBUÍDOS Cluster, Grid e computação em nuvem Slide 8 Nielsen C. Damasceno Introdução Inicialmente, os ambientes distribuídos eram formados através de um cluster. Com o avanço das tecnologias

Leia mais

CONTEÚDOS DE GEOGRAFIA PARA O ENSINO FUNDAMENTAL COM BASE NOS PARÂMETROS CURRICULARES DO ESTADO DE PERNAMBUCO

CONTEÚDOS DE GEOGRAFIA PARA O ENSINO FUNDAMENTAL COM BASE NOS PARÂMETROS CURRICULARES DO ESTADO DE PERNAMBUCO DE GEOGRAFIA PARA O ENSINO FUNDAMENTAL COM BASE NOS PARÂMETROS CURRICULARES DO ESTADO DE PERNAMBUCO GOVERNADOR DE PERNAMBUCO João Lyra Neto SECRETÁRIO DE EDUCAÇÃO E ESPORTES Ricardo Dantas SECRETÁRIA EXECUTIVA

Leia mais

Introdução à Computação

Introdução à Computação Aspectos Importantes - Desenvolvimento de Software Motivação A economia de todos países dependem do uso de software. Cada vez mais, o controle dos processos tem sido feito por software. Atualmente, os

Leia mais

Água. Como tema gerador para. Apresentação cedida por Valéria G. Iared

Água. Como tema gerador para. Apresentação cedida por Valéria G. Iared Água Como tema gerador para trabalhos de EA Apresentação cedida por Valéria G. Iared O elemento água e o imaginário construído em torno da água nas diversas civilizações, Água como traço de união entre

Leia mais

Sistema de Informação Geográfica Aplicado na Agricultura

Sistema de Informação Geográfica Aplicado na Agricultura Universidade Federal do Ceará Centro de Ciências Agrárias Departamento Engenharia Agrícola Pós-Graduação em Engenharia Agrícola Disciplina: Seminário I Sistema de Informação Geográfica Aplicado na Agricultura

Leia mais

CADASTRO DE METADADOS POR SISTEMA DE GERENCIAMENTO DE BANCO DE DADOS GEOGRÁFICO (SGBD) EM SIG PARA UNIDADES DE CONSERVAÇÃO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

CADASTRO DE METADADOS POR SISTEMA DE GERENCIAMENTO DE BANCO DE DADOS GEOGRÁFICO (SGBD) EM SIG PARA UNIDADES DE CONSERVAÇÃO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO CADASTRO DE METADADOS POR SISTEMA DE GERENCIAMENTO DE BANCO DE DADOS GEOGRÁFICO (SGBD) EM SIG PARA UNIDADES DE CONSERVAÇÃO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO Raphael de Oliveira Fernandes Vivian Castilho da Costa

Leia mais

Anais do II Seminário de Atualização Florestal e XI Semana de Estudos Florestais. Deise Regina Lazzarotto

Anais do II Seminário de Atualização Florestal e XI Semana de Estudos Florestais. Deise Regina Lazzarotto SISTEMA DE INFORMAÇÕES GEOGRÁFICAS APLICADO AOS DADOS DO GRUPO DE PESQUISA BIODIVERSIDADE E SUSTENTABILIDADE DE ECOSSISTEMAS FLORESTAIS DE IRATI PR. Deise Regina Lazzarotto Departamento de Engenharia Florestal

Leia mais

MAPA - Orientações. Conteúdo desse documento:

MAPA - Orientações. Conteúdo desse documento: Conteúdo desse documento: 1. Como fazer upload de arquivos espaciais no CAR 1.a. Formato do arquivo 1.b. Características do shapefile 1.c. Sistema de coordenadas requerido 1.d. Como preparar o shapefile

Leia mais

COMO FAZER A TRANSIÇÃO

COMO FAZER A TRANSIÇÃO ISO 9001:2015 COMO FAZER A TRANSIÇÃO Um guia para empresas certificadas Antes de começar A ISO 9001 mudou! A versão brasileira da norma foi publicada no dia 30/09/2015 e a partir desse dia, as empresas

Leia mais

UNIVERSIDADE DO EXTREMO SUL CATARINENSE. Correção geométrica de imagens

UNIVERSIDADE DO EXTREMO SUL CATARINENSE. Correção geométrica de imagens Correção geométrica de imagens O georreferenciamento descreve a relação entre os parâmetros de localização dos objetos no espaço da imagem e no sistema de referência, transformando as coordenadas de cada

Leia mais

Extensão do Sistema de Metadados para Recursos Naturais

Extensão do Sistema de Metadados para Recursos Naturais Extensão do Sistema de Metadados para Recursos Naturais Andreia Fernandes da Silva (IBGE/DI/COBAD) Celso José Monteiro Filho (IBGE/DGC/CREN) Hesley da Silva Py (IBGE/DI/COBAD) Resumo Tendo em vista a grande

Leia mais

NOÇÕES DE GEOPROCESSAMENTO. Módulo 3

NOÇÕES DE GEOPROCESSAMENTO. Módulo 3 NOÇÕES DE GEOPROCESSAMENTO Módulo 3 Sistema Metropolitano de Informações Georreferenciadas MetroGeo Curso Noções de Geoprocessamento Módulo 3 Oscar Ricardo M. Schmeiske Programação Curso Noções de Geoprocessamento

Leia mais

Projeto de Intervenção do PROVAB ORIENTAÇÕES PARA ELABORAÇÃO NO MODELO PADRÃO

Projeto de Intervenção do PROVAB ORIENTAÇÕES PARA ELABORAÇÃO NO MODELO PADRÃO Projeto de Intervenção do PROVAB ORIENTAÇÕES PARA ELABORAÇÃO NO MODELO PADRÃO Brasília Setembro de 2014 APRESENTAÇÃO Na perspectiva de formação e avaliação do profissional participante do Programa de Valorização

Leia mais

Introdução A Engenharia Da Computação

Introdução A Engenharia Da Computação Introdução A Engenharia Da Computação AULA I Slide 1 O Que é Engenharia? [De engenho + -aria.] Substantivo feminino 1.Arte de aplicar conhecimentos científicos e empíricos e certas habilitações específicas

Leia mais

MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE INSTITUTO CHICO MENDES DE CONSERVAÇÃO DA BIODIVERSIDADE. Reserva Extrativista Chico Mendes

MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE INSTITUTO CHICO MENDES DE CONSERVAÇÃO DA BIODIVERSIDADE. Reserva Extrativista Chico Mendes MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE INSTITUTO CHICO MENDES DE CONSERVAÇÃO DA BIODIVERSIDADE Reserva Extrativista Chico Mendes Termo de Referência 2013.0729.00042-4 1 - Identificação Contratação de Serviço Pessoa

Leia mais

ANEXO 2 - INDICADORES EDUCACIONAIS 1

ANEXO 2 - INDICADORES EDUCACIONAIS 1 ES R O D A C I D N I 2 O X E N A EDUCACIONAIS 1 ANEXO 2 1 APRESENTAÇÃO A utilização de indicadores, nas últimas décadas, na área da educação, tem sido importante instrumento de gestão, pois possibilita

Leia mais

SISTEMAS DE INFORMAÇÃO GEOGRÁFICA

SISTEMAS DE INFORMAÇÃO GEOGRÁFICA SISTEMAS DE INFORMAÇÃO GEOGRÁFICA Jugurta Lisboa Filho Departamento de Informática Universidade Federal de Viçosa (MG) jugurta@dpi.ufv.br Universidade Federal de Viçosa Departamento de Informática Tópicos

Leia mais

A PÁGINA DISCIPLINAR DE MATEMÁTICA DO PORTAL DIA A DIA EDUCAÇÃO

A PÁGINA DISCIPLINAR DE MATEMÁTICA DO PORTAL DIA A DIA EDUCAÇÃO A PÁGINA DISCIPLINAR DE MATEMÁTICA DO PORTAL DIA A DIA EDUCAÇÃO Resumo: Dolores Follador Secretaria de Estado da Educação do Paraná e Faculdades Integradas do Brasil - Unibrasil doloresfollador@gmail.com

Leia mais

ESCOLA SENAI CELSO CHARURI CFP 5.12 PROGRAMA DE CONTROLE DE CONSUMO DE ENERGIA ELÉTRICA

ESCOLA SENAI CELSO CHARURI CFP 5.12 PROGRAMA DE CONTROLE DE CONSUMO DE ENERGIA ELÉTRICA ESCOLA SENAI CELSO CHARURI CFP 5.12 PROGRAMA DE CONTROLE DE CONSUMO DE ENERGIA ELÉTRICA Programa Nº 03/2012 SENAI-SP. Projeto desenvolvido pelo CFP 5.12 Escola SENAI Celso Charuri. 2ª edição, revisão e

Leia mais

Município de Colíder MT

Município de Colíder MT Diagnóstico da Cobertura e Uso do Solo e das Áreas de Preservação Permanente Município de Colíder MT Paula Bernasconi Ricardo Abad Laurent Micol Julho de 2008 Introdução O município de Colíder está localizado

Leia mais

Uso de AutoCAD Map 3D para desenvolvimento de análise Multi-Critério Kátia Góes Mestrando UERJ

Uso de AutoCAD Map 3D para desenvolvimento de análise Multi-Critério Kátia Góes Mestrando UERJ Uso de AutoCAD Map 3D para desenvolvimento de análise Multi-Critério Kátia Góes Mestrando UERJ A proposta metodológica se insere na temática de Turismo Sustentável em áreas rurais e teve como área de estudo

Leia mais

ORIENTAÇÃO PARA A PRODUÇÃO DE MATERIAL CARTOGRÁFICO PARA AVALIAÇÃO DE IMPACTO AMBIENTAL - AIA

ORIENTAÇÃO PARA A PRODUÇÃO DE MATERIAL CARTOGRÁFICO PARA AVALIAÇÃO DE IMPACTO AMBIENTAL - AIA ORIENTAÇÃO PARA A PRODUÇÃO DE MATERIAL CARTOGRÁFICO PARA AVALIAÇÃO DE IMPACTO AMBIENTAL - AIA É indispensável que um estudo de impacto ambiental contenha, ao menos, os seguintes documentos cartográficos:

Leia mais

OBSERVATÓRIO DE GESTÃO DA INFORMAÇÃO. Palavras-chave: Gestão da Informação. Gestão do conhecimento. OGI. Google alertas. Biblioteconomia.

OBSERVATÓRIO DE GESTÃO DA INFORMAÇÃO. Palavras-chave: Gestão da Informação. Gestão do conhecimento. OGI. Google alertas. Biblioteconomia. XIV Encontro Regional dos Estudantes de Biblioteconomia, Documentação, Ciência da Informação e Gestão da Informação - Região Sul - Florianópolis - 28 de abril a 01 de maio de 2012 RESUMO OBSERVATÓRIO DE

Leia mais

04/08/2012 MODELAGEM DE DADOS. PROF. RAFAEL DIAS RIBEIRO, M.Sc. @ribeirord MODELAGEM DE DADOS. Aula 1. Prof. Rafael Dias Ribeiro. M.Sc.

04/08/2012 MODELAGEM DE DADOS. PROF. RAFAEL DIAS RIBEIRO, M.Sc. @ribeirord MODELAGEM DE DADOS. Aula 1. Prof. Rafael Dias Ribeiro. M.Sc. MODELAGEM DE DADOS PROF. RAFAEL DIAS RIBEIRO, M.Sc. @ribeirord MODELAGEM DE DADOS Aula 1 Prof. Rafael Dias Ribeiro. M.Sc. @ribeirord 1 Objetivos: Apresenta a diferença entre dado e informação e a importância

Leia mais

CURSOS OFERECIDOS. seus objetivos e metas. E também seus elementos fundamentais de Administração, como: PLANEJAMENTO, ORGANIZAÇÃO E CONTROLE.

CURSOS OFERECIDOS. seus objetivos e metas. E também seus elementos fundamentais de Administração, como: PLANEJAMENTO, ORGANIZAÇÃO E CONTROLE. CURSOS OFERECIDOS Access 2007 Aproximadamente 20 horas O aluno aprenderá criar Banco de Dados de forma inteligente, trabalhar com estoques, número de funcionários, clientes etc. Conhecerá ferramentas aprimoradas

Leia mais

Manual do Painel Administrativo

Manual do Painel Administrativo Manual do Painel Administrativo versão 1.0 Autores César A Miggiolaro Marcos J Lazarin Índice Índice... 2 Figuras... 3 Inicio... 5 Funcionalidades... 7 Analytics... 9 Cidades... 9 Conteúdo... 10 Referência...

Leia mais

Orientação a Objetos

Orientação a Objetos 1. Domínio e Aplicação Orientação a Objetos Um domínio é composto pelas entidades, informações e processos relacionados a um determinado contexto. Uma aplicação pode ser desenvolvida para automatizar ou

Leia mais

Gerenciamento de Dutos Utilizando SIG Caso GLPDUTO URUCU-COARI

Gerenciamento de Dutos Utilizando SIG Caso GLPDUTO URUCU-COARI Gerenciamento de Dutos Utilizando SIG Caso GLPDUTO URUCU-COARI O caráter multifinalitário de um SIG tem por concepção a geração de uma ferramenta de apoio à tomada de decisão, relacionada aos aspectos

Leia mais

Etapas para Desenvolvimento de Base DevInfo 6.0

Etapas para Desenvolvimento de Base DevInfo 6.0 Etapas para Desenvolvimento de Base DevInfo 6.0 OBJETIVOS Orientar a criação de bases de dados para utilização no sistema DevInfo, semelhantes à encontrada no Portal ODM. (Disco I) Antes de iniciar o desenvolvimento

Leia mais

Metodologia e Gerenciamento do Projeto na Fábrica de Software v.2

Metodologia e Gerenciamento do Projeto na Fábrica de Software v.2 .:: Universidade Estadual de Maringá Bacharelado em Informática Eng. de Software III :. Sistema de Gerenciamento de Eventos - Equipe 09 EPSI Event Programming System Interface Metodologia e Gerenciamento

Leia mais

Corporativo. Transformar dados em informações claras e objetivas que. Star Soft. www.starsoft.com.br

Corporativo. Transformar dados em informações claras e objetivas que. Star Soft. www.starsoft.com.br Corporativo Transformar dados em informações claras e objetivas que possibilitem às empresas tomarem decisões em direção ao sucesso. Com essa filosofia a Star Soft Indústria de Software e Soluções vem

Leia mais

Introdução ao Geoprocessamento

Introdução ao Geoprocessamento Sistema de Informação Geográfica SIG Introdução ao Geoprocessamento Professor: Daniel Luis Nithack e Silva O processo de urbanização marcha em um ritmo mais acelerado do que as possibilidades de planejar

Leia mais

Panorama do Sistema de Automação Topográfica - POSIÇÃO

Panorama do Sistema de Automação Topográfica - POSIÇÃO Panorama do Sistema de Automação Topográfica - POSIÇÃO MundoGEO#Connect LatinAmerica 2013 18 a 20 de Junho São Paulo Brasil Apresentado por: Danilo Sidnei dos Santos Gerente e Desenvolvedor do Posição

Leia mais

O Termo SIG é aplicado para sistemas que realizam o tratamento computacional de dados geográficos

O Termo SIG é aplicado para sistemas que realizam o tratamento computacional de dados geográficos Prof. Herondino O Termo SIG é aplicado para sistemas que realizam o tratamento computacional de dados geográficos Inserir e integrar, numa única base de dados informações espaciais provenientes de: meio

Leia mais

IMPLANTAÇÃO DE UM SISTEMA DE AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO NA UFG

IMPLANTAÇÃO DE UM SISTEMA DE AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO NA UFG IMPLANTAÇÃO DE UM SISTEMA DE AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO NA UFG Rosângela da Silva Nunes 1 Centros de Recursos Computacionais - CERCOMP Universidade Federal de Goiás UFG Campus II, UFG, 74000-000, Goiânia

Leia mais

Participação Critérios de participação - Elegibilidade Procedimento para participar da chamada: Número de propostas/aplicações

Participação Critérios de participação - Elegibilidade Procedimento para participar da chamada: Número de propostas/aplicações Campanha Mundial "Construindo Cidades Resilientes: Minha cidade está se preparando! Plataforma Temática sobre Risco Urbano nas Américas Chamada sobre boas práticas e inovação no uso de Sistemas de Informação

Leia mais

Status. Barra de Título. Barra de Menu. Barra de. Ferramentas Padrão. Caixa de nomes. Barra de. Ferramentas de Formatação. Indicadores de Coluna

Status. Barra de Título. Barra de Menu. Barra de. Ferramentas Padrão. Caixa de nomes. Barra de. Ferramentas de Formatação. Indicadores de Coluna O que é uma planilha eletrônica? É um aplicativo que oferece recursos para manipular dados organizados em tabelas. A partir deles pode-se gerar gráficos facilitando a análise e interpretação dos dados

Leia mais

Desenvolvendo uma Arquitetura de Componentes Orientada a Serviço SCA

Desenvolvendo uma Arquitetura de Componentes Orientada a Serviço SCA Desenvolvendo uma Arquitetura de Componentes Orientada a Serviço SCA RESUMO Ricardo Della Libera Marzochi A introdução ao Service Component Architecture (SCA) diz respeito ao estudo dos principais fundamentos

Leia mais

EQUIPE: ANA IZABEL DAYSE FRANÇA JENNIFER MARTINS MARIA VÂNIA RENATA FREIRE SAMARA ARAÚJO

EQUIPE: ANA IZABEL DAYSE FRANÇA JENNIFER MARTINS MARIA VÂNIA RENATA FREIRE SAMARA ARAÚJO UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAIBA DEPARTAMENTO DE CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS CURSO DE GRADUAÇÃO EM BIBLIOTECONOMIA DISCIPLINA: TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO II PROFESSORA: PATRÍCIA

Leia mais

ORIENTAÇÕES SOBRE O CONTEÚDO DO PROJETO

ORIENTAÇÕES SOBRE O CONTEÚDO DO PROJETO ORIENTAÇÕES SOBRE O CONTEÚDO DO PROJETO ESCOLHA DO TEMA - Seja cauteloso na escolha do tema a ser investigado. Opte por um tema inserido no conteúdo programático da disciplina pela qual teve a maior aptidão

Leia mais

AUTOR: DAVID DE MIRANDA RODRIGUES CONTATO: davidmr@ifce.edu.br CURSO FIC DE PROGRAMADOR WEB VERSÃO: 1.0

AUTOR: DAVID DE MIRANDA RODRIGUES CONTATO: davidmr@ifce.edu.br CURSO FIC DE PROGRAMADOR WEB VERSÃO: 1.0 AUTOR: DAVID DE MIRANDA RODRIGUES CONTATO: davidmr@ifce.edu.br CURSO FIC DE PROGRAMADOR WEB VERSÃO: 1.0 SUMÁRIO 1 Conceitos Básicos... 3 1.1 O que é Software?... 3 1.2 Situações Críticas no desenvolvimento

Leia mais

Está apto a utilizar o sistema, o usuário que tenha conhecimentos básicos de informática e navegação na internet.

Está apto a utilizar o sistema, o usuário que tenha conhecimentos básicos de informática e navegação na internet. 1. Descrição Geral Este manual descreve as operações disponíveis no módulo VTWEB Client, cuja finalidade é gerenciar cadastros de funcionários, realização de pedidos e controle financeiro dos pedidos.

Leia mais

PLAEJAMENTO DA DISCIPLINA GEOGRAFIA

PLAEJAMENTO DA DISCIPLINA GEOGRAFIA COLÉGIO VICENTINO IMACULADO CORAÇÃO DE MARIA Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio Rua Rui Barbosa, 1324, Toledo PR Fone: 3277-8150 PLAEJAMENTO DA DISCIPLINA GEOGRAFIA SÉRIE: 6º Anos PROFESSOR:

Leia mais

15- Representação Cartográfica - Estudos Temáticos a partir de imagens de Sensoriamento Remoto

15- Representação Cartográfica - Estudos Temáticos a partir de imagens de Sensoriamento Remoto 15- Representação Cartográfica - Estudos Temáticos a partir de imagens de Sensoriamento Remoto O Sensoriamento Remoto é uma técnica que utiliza sensores, na captação e registro da energia refletida e emitida

Leia mais

Gerenciamento de Projetos Modulo II Ciclo de Vida e Organização do Projeto

Gerenciamento de Projetos Modulo II Ciclo de Vida e Organização do Projeto Gerenciamento de Projetos Modulo II Ciclo de Vida e Organização do Projeto Prof. Walter Cunha falecomigo@waltercunha.com http://waltercunha.com PMBoK Organização do Projeto Os projetos e o gerenciamento

Leia mais

Grupo: Irmandade Bruna Hinojosa de Sousa Marina Schiave Rodrigues Raquel Bressanini Thaís Foffano Rocha

Grupo: Irmandade Bruna Hinojosa de Sousa Marina Schiave Rodrigues Raquel Bressanini Thaís Foffano Rocha Projeto de Engenharia Ambiental Sensoriamento remoto e Sistema de Informação Geográfica Grupo: Irmandade Bruna Hinojosa de Sousa Marina Schiave Rodrigues Raquel Bressanini Thaís Foffano Rocha Sensoriamento

Leia mais

QUALIFICAÇÃO E PARTICIPAÇÃO DE PROFESSORES DAS UNIDADES DE ENSINO NA ELABORAÇÃO DE PROGRAMAS FORMAIS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL

QUALIFICAÇÃO E PARTICIPAÇÃO DE PROFESSORES DAS UNIDADES DE ENSINO NA ELABORAÇÃO DE PROGRAMAS FORMAIS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL QUALIFICAÇÃO E PARTICIPAÇÃO DE PROFESSORES DAS UNIDADES DE ENSINO NA ELABORAÇÃO DE PROGRAMAS FORMAIS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL MOHAMED HABIB* & GIOVANNA FAGUNDES** * Professor Titular, IB, UNICAMP ** Aluna

Leia mais

Dúvidas e Esclarecimentos sobre a Proposta de Criação da RDS do Mato Verdinho/MT

Dúvidas e Esclarecimentos sobre a Proposta de Criação da RDS do Mato Verdinho/MT Dúvidas e Esclarecimentos sobre a Proposta de Criação da RDS do Mato Verdinho/MT Setembro/2013 PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE A CRIAÇÃO DE UNIDADE DE CONSERVAÇÃO 1. O que são unidades de conservação (UC)?

Leia mais

Novell. Novell Teaming 1.0. novdocx (pt-br) 6 April 2007 EXPLORAR O PORTLET BEM-VINDO DESCUBRA SEU CAMINHO USANDO O NOVELL TEAMING NAVIGATOR

Novell. Novell Teaming 1.0. novdocx (pt-br) 6 April 2007 EXPLORAR O PORTLET BEM-VINDO DESCUBRA SEU CAMINHO USANDO O NOVELL TEAMING NAVIGATOR Novell Teaming - Guia de início rápido Novell Teaming 1.0 Julho de 2007 INTRODUÇÃO RÁPIDA www.novell.com Novell Teaming O termo Novell Teaming neste documento se aplica a todas as versões do Novell Teaming,

Leia mais

APLICATIVO WEB PARA O SETOR DE EXTENSÃO IFC VIDEIRA

APLICATIVO WEB PARA O SETOR DE EXTENSÃO IFC VIDEIRA APLICATIVO WEB PARA O SETOR DE EXTENSÃO IFC VIDEIRA Autores: Claudiléia Gaio BANDT; Tiago HEINECK; Patrick KOCHAN; Leila Lisiane ROSSI; Angela Maria Crotti da ROSA Identificação autores: Aluna do Curso

Leia mais

Proposta Comercial. Proposta Comercial de prestação de serviços de Desenvolvimento de web site para o Vereador Marcelo Ramos.

Proposta Comercial. Proposta Comercial de prestação de serviços de Desenvolvimento de web site para o Vereador Marcelo Ramos. Proposta Comercial de prestação de serviços de Desenvolvimento de web site para o Vereador Marcelo Ramos. 1 1. APRESENTAÇÃO DA PROPOSTA Brasília, 14 de maio de 2010. A LTDA. vem, por meio deste documento,

Leia mais

PLANOS DE CONTINGÊNCIAS

PLANOS DE CONTINGÊNCIAS PLANOS DE CONTINGÊNCIAS ARAÚJO GOMES Capitão SC PMSC ARAÚJO GOMES defesacivilgomes@yahoo.com.br PLANO DE CONTINGÊNCIA O planejamento para emergências é complexo por suas características intrínsecas. Como

Leia mais

Ajuda ao SciEn-Produção 1. 1. O Artigo Científico da Pesquisa Experimental

Ajuda ao SciEn-Produção 1. 1. O Artigo Científico da Pesquisa Experimental Ajuda ao SciEn-Produção 1 Este texto de ajuda contém três partes: a parte 1 indica em linhas gerais o que deve ser esclarecido em cada uma das seções da estrutura de um artigo cientifico relatando uma

Leia mais

A Preservação do Capital Intelectual como Diferencial das Organizações de Sucesso

A Preservação do Capital Intelectual como Diferencial das Organizações de Sucesso 5 A Preservação do Capital Intelectual como Diferencial das Organizações de Sucesso 41 Conhecimento é poder... Essa célebre frase é uma grande verdade em nossa era do conhecimento. Dilmar Gonçalves da

Leia mais

GESTÃO DAS INFORMAÇÕES DAS ORGANIZAÇÕES MÓDULO 11

GESTÃO DAS INFORMAÇÕES DAS ORGANIZAÇÕES MÓDULO 11 GESTÃO DAS INFORMAÇÕES DAS ORGANIZAÇÕES MÓDULO 11 Índice 1. Importância do ERP para as organizações...3 2. ERP como fonte de vantagem competitiva...4 3. Desenvolvimento e implantação de sistema de informação...5

Leia mais

PROIMRAD X.01: NOVO CÓDIGO PARA GERENCIAMENTO DE REJEITOS RADIOATIVOS

PROIMRAD X.01: NOVO CÓDIGO PARA GERENCIAMENTO DE REJEITOS RADIOATIVOS PROIMRAD X.01: NOVO CÓDIGO PARA GERENCIAMENTO DE REJEITOS RADIOATIVOS Alexandre França Velo 1*, Joel Mesa Hormaza 1, Gilberto Ribeiro Furlan 2, Walter Siqueira Paes 2 1* Departamento de Física e Biofísica

Leia mais

DATA WAREHOUSE NO APOIO À TOMADA DE DECISÕES

DATA WAREHOUSE NO APOIO À TOMADA DE DECISÕES DATA WAREHOUSE NO APOIO À TOMADA DE DECISÕES Janaína Schwarzrock jana_100ideia@hotmail.com Prof. Leonardo W. Sommariva RESUMO: Este artigo trata da importância da informação na hora da tomada de decisão,

Leia mais

Sistemas Distribuídos

Sistemas Distribuídos Sistemas Distribuídos Modelo Cliente-Servidor: Introdução aos tipos de servidores e clientes Prof. MSc. Hugo Souza Iniciando o módulo 03 da primeira unidade, iremos abordar sobre o Modelo Cliente-Servidor

Leia mais

softwares que cumprem a função de mediar o ensino a distância veiculado através da internet ou espaço virtual. PEREIRA (2007)

softwares que cumprem a função de mediar o ensino a distância veiculado através da internet ou espaço virtual. PEREIRA (2007) 1 Introdução Em todo mundo, a Educação a Distância (EAD) passa por um processo evolutivo principalmente após a criação da internet. Os recursos tecnológicos oferecidos pela web permitem a EAD ferramentas

Leia mais

Automação de Locais Distantes

Automação de Locais Distantes Automação de Locais Distantes Adaptação do texto Improving Automation at Remote Sites da GE Fanuc/ Water por Peter Sowmy e Márcia Campos, Gerentes de Contas da. Nova tecnologia reduz custos no tratamento

Leia mais

Política de Sustentabilidade das empresas Eletrobras

Política de Sustentabilidade das empresas Eletrobras Política de Sustentabilidade das empresas Eletrobras 1. DECLARAÇÃO Nós, das empresas Eletrobras, comprometemo-nos a contribuir efetivamente para o desenvolvimento sustentável, das áreas onde atuamos e

Leia mais

SERVICE DESK MANAGER SDM. Manual do Sistema - DPOI

SERVICE DESK MANAGER SDM. Manual do Sistema - DPOI SERVICE DESK MANAGER SDM Manual do Sistema - DPOI Conteúdo SERVICE DESK MANAGER SDM... 1 Manual do Sistema - DPOI... 1 INTRODUÇÃO... 4 ACESSO AO SISTEMA... 5 OPÇÕES DO SISTEMA... 6 SISTEMA... 7 Pesquisar

Leia mais

MANUAL DO USUÁRIO SORE Sistema Online de Reservas de Equipamento. Toledo PR. Versão 2.0 - Atualização 26/01/2009 Depto de TI - FASUL Página 1

MANUAL DO USUÁRIO SORE Sistema Online de Reservas de Equipamento. Toledo PR. Versão 2.0 - Atualização 26/01/2009 Depto de TI - FASUL Página 1 MANUAL DO USUÁRIO SORE Sistema Online de Reservas de Equipamento Toledo PR Página 1 INDICE 1. O QUE É O SORE...3 2. COMO ACESSAR O SORE... 4 2.1. Obtendo um Usuário e Senha... 4 2.2. Acessando o SORE pelo

Leia mais

Feature-Driven Development

Feature-Driven Development FDD Feature-Driven Development Descrição dos Processos Requisitos Concepção e Planejamento Mais forma que conteúdo Desenvolver um Modelo Abrangente Construir a Lista de Features Planejar por

Leia mais

APLICACAÇÃO DE METRICAS E INDICADORES NO MODELO DE REFERENCIA CMMI-Dev NIVEL 2

APLICACAÇÃO DE METRICAS E INDICADORES NO MODELO DE REFERENCIA CMMI-Dev NIVEL 2 APLICACAÇÃO DE METRICAS E INDICADORES NO MODELO DE REFERENCIA CMMI-Dev NIVEL 2 Renan J. Borges 1, Késsia R. C. Marchi 1 1 Universidade Paranaense (UNIPAR) Paranavaí, PR Brasil renanjborges@gmail.com, kessia@unipar.br

Leia mais

A REINSERÇÃO DE NOVA ESPERANÇA NA REDE URBANA DE MARINGÁ: UMA PROPOSTA DE ESTUDO

A REINSERÇÃO DE NOVA ESPERANÇA NA REDE URBANA DE MARINGÁ: UMA PROPOSTA DE ESTUDO A REINSERÇÃO DE NOVA ESPERANÇA NA REDE URBANA DE MARINGÁ: UMA PROPOSTA DE ESTUDO 5 Amanda dos Santos Galeti Acadêmica de Geografia - UNESPAR/Paranavaí amanda_galeti@hotmail.com Kamily Alanis Montina Acadêmica

Leia mais

FATEC Cruzeiro José da Silva. Ferramenta CRM como estratégia de negócios

FATEC Cruzeiro José da Silva. Ferramenta CRM como estratégia de negócios FATEC Cruzeiro José da Silva Ferramenta CRM como estratégia de negócios Cruzeiro SP 2008 FATEC Cruzeiro José da Silva Ferramenta CRM como estratégia de negócios Projeto de trabalho de formatura como requisito

Leia mais

Portal de Memória Técnica

Portal de Memória Técnica Portal de Memória Técnica 1. INTRODUÇÃO A atividade de consultoria é valorizada devido à vasta experiência em diversos cenários e culturas. Muitas vezes o serviço ou produto é o mesmo, no entanto a prática

Leia mais

DESENVOLVENDO APLICAÇÃO UTILIZANDO JAVA SERVER FACES

DESENVOLVENDO APLICAÇÃO UTILIZANDO JAVA SERVER FACES DESENVOLVENDO APLICAÇÃO UTILIZANDO JAVA SERVER FACES Alexandre Egleilton Araújo, Jaime Willian Dias Universidade Paranaense (Unipar) Paranavaí PR Brasil araujo.ale01@gmail.com, jaime@unipar.br Resumo.

Leia mais

Na medida em que se cria um produto, o sistema de software, que será usado e mantido, nos aproximamos da engenharia.

Na medida em que se cria um produto, o sistema de software, que será usado e mantido, nos aproximamos da engenharia. 1 Introdução aos Sistemas de Informação 2002 Aula 4 - Desenvolvimento de software e seus paradigmas Paradigmas de Desenvolvimento de Software Pode-se considerar 3 tipos de paradigmas que norteiam a atividade

Leia mais

APLICATIVO MOBILE CATÁLOGO DE PÁSSAROS - PLATAFORMA ANDROID/MYSQL/WEBSERVICE

APLICATIVO MOBILE CATÁLOGO DE PÁSSAROS - PLATAFORMA ANDROID/MYSQL/WEBSERVICE APLICATIVO MOBILE CATÁLOGO DE PÁSSAROS - PLATAFORMA ANDROID/MYSQL/WEBSERVICE MARCOS LEÃO 1, DAVID PRATA 2 1 Aluno do Curso de Ciência da Computação; Campus de Palmas; e-mail: leão@uft.edu.br PIBIC/UFT

Leia mais

www.concursovirtual.com.br

www.concursovirtual.com.br Geografia Professor Marcelo saraiva Principais Temas: Noções básicas de cartografia Natureza e meio ambiente no Brasil As atividades econômicas e a organização do espaço Formação Territorial e Divisão

Leia mais

O uso do gvsig em projetos de geoprocessamento no setor corporativo e na GAUSS Geotecnologia

O uso do gvsig em projetos de geoprocessamento no setor corporativo e na GAUSS Geotecnologia O uso do gvsig em projetos de geoprocessamento no setor corporativo e na GAUSS Geotecnologia Carlos Aluísio Mesquita de Almeida GAUSS Geotecnologia e Engenharia LTDA Tópicos Introdução Aprendizado do gvsig

Leia mais

Semântica para Sharepoint. Busca semântica utilizando ontologias

Semântica para Sharepoint. Busca semântica utilizando ontologias Semântica para Sharepoint Busca semântica utilizando ontologias Índice 1 Introdução... 2 2 Arquitetura... 3 3 Componentes do Produto... 4 3.1 OntoBroker... 4 3.2 OntoStudio... 4 3.3 SemanticCore para SharePoint...

Leia mais