ELETIVA COM MÉTODO APLICAÇÃO PRÁTICA EM ELEIÇÕES PARA NEGÓCIOS. Celisa Beranger

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "ELETIVA COM MÉTODO APLICAÇÃO PRÁTICA EM ELEIÇÕES PARA NEGÓCIOS. Celisa Beranger"

Transcrição

1 ELETIVA COM MÉTODO APLICAÇÃO PRÁTICA EM ELEIÇÕES PARA NEGÓCIOS

2 DOROTHEUS DE SIDON - SÉCULO I - Pentateuco Verifica, no que diz respeito a cada questão que iniciares, qual é, entre os astros, o regente desta ação. Por vezes, a pessoa começa um assunto quando os benéficos aspectam a Lua e o Ascendente, mas o regente desta ação está sob os raios do Sol, ou afligido, ou não aspecta o Ascendente e está num mau lugar; então esta ação será má e não terá nada de bom nela. Se for uma boda ou um casamento, ou alguma coisa agradável que pertença aos atos de Vênus, então olha a este respeito para o poder de Vênus. Sempre que Júpiter aspecta um astro, orienta-o para o bem. Em todos os momentos e em todas as situações, Júpiter é bom porque aumenta a qualidade e a bondade, ou diminui a maldade e os infortúnios, e os destrói.

3 DOROTHEUS DE SIDON - Fases da Lua - Pentateuco As suas fases são quando ela emerge de sob os raios do Sol até chegar à quadratura esquerda do Sol, e aquele cuja intenção é comprar ou vender sinceramente e fielmente, se beneficia disto, visto que aquele que comprar neste momento, compra o bem por um preço que é justo, não é barato nem caro. Quando a Lua se dirige da quadratura à esquerda do Sol até atingir a oposição ao Sol, então a venda se beneficia disto, assim como o início de um litígio. Quando se afasta da oposição ao Sol, até atingir a quadratura à direita do Sol, então a compra é beneficiada por isto, assim como aquilo que se procura corretamente. Quando a Lua se dirige da quadratura à direita do Sol até chegar à posição do Sol, então as pessoas, cuja intenção é correta e justa, se beneficiam disto.

4 ELEIÇÕES PARA NEGÓCIOS 1º - A escolha do momento para constituição do negócio (contrato social) ou para abertura ao público ou ainda para abertura de filiais. 2º - Escolha de local da cidade para o estabelecimento do negócio ou para uma filial. Ponto de partida é o Mapa Natal.

5 JOHN DEE (007) E A COROAÇÃO DE ELIZABETH 1ª

6 COROAÇÃO SOBRE ELIZABETH I

7 ETAPAS DA ELEIÇÃO Escolha do dia para trabalhar com a eleição. Definição dos regentes da eleição. Localização do período favorável para uma ou mais pessoas envolvidas na eleição. Eleição propriamente dita. É preciso considerar a importância de uma boa sinastria do mapa eleito com o Mapa Natal da pessoa que solicita a eleição.

8 ESCOLHA DO DIA PARA TRABALHAR NA ELEIÇÃO Conveniente para que a capacidade de julgamento esteja em sua melhor condição e o trabalho possa desenvolver-se rapidamente. São favoráveis os dias que apresentarem uma das seguintes condições: Mercúrio por trânsito em aspecto harmônico com Sol, Júpiter ou Saturno do Mapa Natal. Sol ou Vênus por trânsito em aspecto harmônico com Mercúrio natal ou com planetas localizados nas casas 3 ou 9. Mercúrio por trânsito em aspecto harmônico com planetas localizados nas casas 3 ou 9.

9 DEFINIÇÃO DOS REGENTES DA ELEIÇÃO Cada eleição tem planetas e casas específicos com relação ao assunto que envolve a escolha. Em alguns casos a definição é simples, em outras complexa. Para negócios é conveniente o conhecimento dos significados dos astros em termos empresariais. Apresentamos um resumo destes significados.

10 SIGNIFICADOS GERAIS PARA EMPRESAS Sol - A empresa ou o negócio propriamente dito, sua força e potencial para ser bem sucedido. Seu principal dirigente, aquele que tem em mãos os rumos do negócio. Lua - O tipo de público e sua opinião e resposta aos produtos ofertados pelo negócio. Os empregados no sentido da família da empresa. Flutuações e mudanças. Mercúrio - As habilidades comerciais. Meios de informação, comunicação e transporte. Intermediários e representantes. Empregados de escritório. Vênus - A capacidade de agradar ao público. Habilidade para lidar com recursos e disponibilidade em dinheiro. Marte - A habilidade para agir. Arrojo, competitividade e produtividade. Máquinas e equipamentos.

11 SIGNIFICADOS GERAIS PARA EMPRESAS II Júpiter - Potencial para crescer e obter sucesso. Habilidade para fazer dinheiro e gerar lucros. Saturno - Capacidade administrativa e gerencial. Estrutura interna. Habilidade para se tornar sólida, segura e estável. Urano - Capacidade de ser original, inovar e explorar novas ideias. Utilização de tecnologia. Condições repentinas. Netuno - Imagem e potencial para sedução. Ideais, ilusões e enganos. Plutão - Poder. Potencial para transformar-se e regenerarse. Potencial para pesquisas. Nodos - Alianças e associações.

12 LOCALIZAÇÃO DO PERÍODO FAVORÁVEL À ELEIÇÃO Buscamos nas progressões, direções e trânsitos, aspectos harmônicos especialmente aos luminares, Ascendente, Meio do Céu e também aos regentes específicos do negócio, de modo que ele possa ser favorecido. Sabemos que os bons aspectos de Júpiter indicam benefícios e oportunidades para desenvolvimento. Devem ser evitados os aspectos desarmônicos produzidos por direções ou trânsitos aos regentes específicos da eleição e aos regentes que sempre devem participar: Sol, Lua e Mercúrio. Também devem ser evitadas as direções ou trânsitos desarmônicos de Saturno, Urano, Netuno ou Plutão ao Ascendente e Meio do Céu.

13 LOCALIZAÇÃO DO PERÍODO FAVORÁVEL À ELEIÇÃO Caso não seja possível evitar um aspecto indesejável, é conveniente manter um espaço de tempo de pelo menos 15 dias antes e depois da data do aspecto exato. Também as lunações e especialmente os eclipses, devem ser observados para evitar aspectos desarmônicos aos regentes da eleição. Focar atenção nos períodos de maior força de atuação. No período selecionado para a eleição, os planetas regentes do negócio não devem estar retrógrados. Por este motivo, os períodos de retrogradação de Mercúrio, regente de negócios em geral, devem ser imediatamente descartados. Eliminamos também os períodos de retrogradação de Marte, que nesta condição retrai a atividade, competitividade e produtividade.

14 ELEIÇÃO PROPRIAMENTE DITA Após muitos anos constatamos que a eleição ocorre principalmente em função da eliminação de condições não aceitáveis e não da escolha de condições favoráveis. Desenvolvemos um método para primeiro excluir o que não é aceitável. A escolha ocorre dentro do que restou, que normalmente é pouco. Empresa - constituição ocorre no horário da assinatura do contrato social, quando o negócio é constituído por dois ou mais sócios a última assinatura é a que marca a hora. A data da abertura do negócio ao publico também é importante. Os dois mapas funcionam e, por este motivo, as duas datas devem ser bem escolhidas.

15 NEGÓCIOS E MAPA COMPOSTO Quando duas ou mais pessoas se associam, se produz um novo contexto e este pode ser diferente do funcionamento individual de cada um. O Mapa Composto apresenta as condições de atuação de duas ou mais pessoas em conjunto. O Mapa Composto também apresenta a vantagem de possibilitar o acompanhamento do desenvolvimento da associação através do tempo, por meio da utilização das mesmas técnicas consideradas para o desenvolvimento do Mapa Natal individual. Utilizamos o Composto apresentado por John Townley e desenvolvido por Robert Hand porque nele encontramos os melhores resultados.

16 ETAPAS DA ELEIÇÃO Fase da Lua Movimentação dos regentes da eleição no período delimitado Verificação dos trânsitos rápidos em relação ao Mapa Natal Estudo das Casas Avaliação final do mapa eleito

17 FASE DA LUA - 1ª REDUÇÃO DE PERÍODO Ciclo de lunação se divide em dois semiciclos, crescente e decrescente, e cada um é subdividido em quatro fases. Semiciclo crescente é importante para negócios que precisam de extroversão e crescimento. Fase nova não deve ser utilizada mas, a partir dos 45º de afastamento da Lua com relação ao Sol, fase crescente, a Lua é favorável (como indicou Dorotheus). 1º quarto e quase cheia, englobadas no popular quarto crescente, são ainda mais favoráveis.

18 CICLO DE LUNAÇÃO FASES DA LUA CRESCENTE 1º QUARTO QUASE CHEIA

19 MOVIMENTAÇÃO DOS REGENTES DA ELEIÇÃO NO PERÍODO DELIMITADO Consultar efemérides com quadro de aspectos diários. Primeiro sem considerar a Lua, muito rápida, pode fazer diversos aspectos em um só dia. Eliminar os dias de aspectos desarmônicos dos regentes da eleição com Marte, Saturno, Urano, Netuno ou Plutão, especialmente com orbe inferior a 2º (em função do fechamento das direções nos dois ou três primeiros anos). Eliminar também os dias nos quais os regentes do negócio estiverem nos graus 29 ou 0, graus de transição.

20 MOVIMENTAÇÃO DA LUA NO PERÍODO DELIMITADO Eliminar a Lua fora de curso - a falta de direção pode dificultar o estabelecimento do negócio aos olhos do público. Acrescentar margem de três horas, antes de a Lua sair de curso e após ela entrar em curso, de modo a excluir a transição de signo. A eliminação da Lua fora de curso pode descartar dias inteiros. Mesmo não estando fora de curso, a Lua também não deve estar nos graus 29 ou 0. Relação diária da Lua por signo e aspectos. Eliminar aspectos desarmônicos - especialmente com os regentes da eleição, orbe até 2º. Evitar também as tensões com Marte, Saturno, Urano, Netuno ou Plutão, a conjunção ao Nodo Sul ou a quadratura aos Nodos.

21 TRÂNSITOS RÁPIDOS EM RELAÇÃO AO MAPA NATAL Sol, Mercúrio, Vênus e Marte. A Lua não participa desta primeira etapa. Eliminar os dias de tensões aos regentes da eleição no Mapa Natal, incluindo Mercúrio, Sol e Lua preferencialmente, também Ascendente e Meio do Céu. Após a eliminação, buscar os dias dos trânsitos harmônicos do Sol, Mercúrio, Vênus ou Marte aos pontos natais acima citados. Observação: Tabelas preparadas no Dynamic do programa Solar Fire ou em outro programa facilitam esta análise. Nesta altura chegamos à seleção de dois ou três dias.

22 TRÂNSITOS DA LUA EM RELAÇÃO AO MAPA NATAL Nos dias selecionados, analisar os aspectos da Lua para excluir os aspectos desarmônicos aos regentes da eleição e também a Marte, Saturno, Urano, Netuno, Plutão e Meio do Céu, especialmente em orbe partil. Pode ocorrer a eliminação de um ou dois dias. Também aqui tabelas preparadas no Solar Fire ou em outro programa facilitam a análise. Observação: No caso de negócios que lidam com um grande público, são necessárias outras duas considerações: a verificação com relação aos graus de estacionamentos de planetas e eclipses imediatamente anteriores. Os regentes específicos do negócio e também Sol, Lua e Mercúrio, não devem formar aspectos desarmônicos com estes pontos, dentro de um orbe de 2º graus.

23 ELABORAÇÃO DE MAPAS Para os dias selecionados, já considerando as possibilidades com relação às casas. Começar com a utilização do horário do meio dia. No caso de eleições nas quais é necessário respeitar um determinado período do dia, manhã, tarde ou noite, deve ser utilizada a hora do início do período, porém para negócios sugerimos um mapa diurno. Observação: Há duas alternativas para minorar as dificuldades de um planeta regente: ligá-lo por um aspecto harmônico ao Ascendente ou à Parte da Fortuna que, como ensinou Vettius Valens, corresponde a um segundo Ascendente. Devem ser evitados aspectos desarmônicos à Parte da Fortuna em orbe de até 3º.

24 ESTUDO DE CASAS Mapa diurno Casa do Sol Ascendente e Meio do Céu Casa regente do negócio Casas 2 e 8 Resumo dos assuntos das casas para mapas de empresas

25 ASSUNTOS GERAIS DAS CASAS Casa 1 - a composição e apresentação, a maneira como a empresa se coloca no mercado. Casa 2 - atividade e disponibilidade em dinheiro, receita e despesa. Casa 3 - área comercial e de intercâmbio. Comunicação interna. Transportes. Representantes. Casa 4 - base de operações, sede, estoque. Patrimônio imobilizado. Casa 5 - a qualidade do produto e seu controle. Filiais. Aplicações financeiras. Casa 6 - Os empregados e seu desempenho. Condições de trabalho. Máquinas e equipamentos.

26 ASSUNTOS GERAIS DAS CASAS II Casa 7 - Alianças e parcerias comerciais. Relações diretas com a clientela. Concorrentes. Casa 8 - Tesouraria. Responsabilidades financeiras, impostos, taxas e empréstimos. Casa 9 - Estatutos e regulamentos. Questões jurídicas e legais. Relações com o estrangeiro ou com instituições educacionais ou científicas. Casa 10 - Reputação e imagem pública. Dirigente. Casa 11 - Planejamento futuro. Organizações afins. Casa 12 - Experimentações. Problemas internos. Negociações atrás dos panos. Sabotagem.

27 ESTUDO DE CASAS Mapa diurno - Preferência pelo Sol acima do horizonte, visando favorecer seu brilho. Observação: A experiência mostrou que até mesmo no caso de casas noturnas, é preferível inaugurá-las durante o dia, convidando amigos e familiares, e mantê-las abertas até o começo do funcionamento para o público. A casa do Sol - Preferencialmente, deve ser colocado nas casas 9, 10 ou 11. A casa 8 também pode ser utilizada.

28 EIXOS PRINCIPAIS Planetas em conjunção (orbe até 6º) ao Ascendente, Descendente, Meio do Céu ou Fundo do Céu, ou em aspecto a estes pontos, possuem grande força de expressão. Júpiter é sempre favorável, desde que não esteja retrógrado ou com aspectos desarmônicos. No Descendente, fortalece também a concorrência. Vênus em boas condições. O Sol no Meio do Céu, desde que esteja em boas condições. A Lua não deve estar em conjunção aos eixos porque promove flutuações. Marte, Saturno e Urano não devem ser colocados, e Plutão, mesmo em boas condições, só no Meio do Céu.

29 ASCENDENTE E MEIO DO CÉU Evitar aspectos desarmônicos e graus 29 ou 0. Regentes em movimento direto e formando aspectos harmônicos, preferencialmente com os regentes da eleição, no mapa da eleição ou no Mapa Natal. Ritmos - signos cardinais são bons para novos empreendimentos - promovem estímulo e energia para encarar desafios e avanço rápido. Porém, por serem mais estáveis, os signos fixos podem ser mais aconselháveis. Ascendente ou Meio do Céu são favorecidos quando colocados em conjunção a uma boa estrela fixa ou em um bom ponto médio. Deve ser observada a sinastria do Ascendente e do Meio do Céu com o Mapa Natal para evitar aspectos desarmônicos, especialmente os partis, com os regentes da eleição.

30 Casa regente do negócio - planetas aí localizados e regentes devem estar em boas condições e não devem estar retrógrados. Casas 2 e 8 - planetas aí localizados e regentes devem estar em boas condições. Presença de Vênus ou Júpiter é favorável. Observação: Dificilmente conseguimos eleger um mapa que atenda a todas as condições desejadas. Por este motivo, é preciso considerar que pode ser necessário optar com relação às dificuldades que podem ou não ser aceitas.

31 AVALIAÇÃO FINAL DO MAPA ELEITO Planetas Ascendendo são os que melhor descrevem o mapa, porém as conjunções aos demais três pontos são relevantes. Atenção a qualquer aspecto partil - 100% de força independente da proximidade dos eixos. Verificar pontos médios e estrelas fixas para evitar a colocação do Ascendente, Meio do Céu, Sol, Lua, ou os regentes específicos da eleição, sobre estrelas ou em pontos médios muito difíceis. Verificar sinastria do mapa eleito com o Mapa Natal. Negócio de uma única pessoa, observar o Mapa Composto do negócio com o proprietário para constatar facilidades e dificuldades em lidar com ele.

32 EXEMPLO

33 DIREÇÕES

34 TRÂNSITO MULHER 1

35 TRÂNSITO MULHER 2

36 TRÂNSITO COMPOSTO

37 ECLIPSE DO SOL - 22/07/2009 COMPOSTO

38 ELEIÇÃO - EFEMÉRIDES

39 ELEIÇÃO - CONDIÇÕES GERIAS DO CÉU

40 ELEIÇÃO Fases da Lua: 04 de outubro - Lua Cheia. 18 de outubro - Lua Nova em 24º59 de Libra. 03 meses após eclipse. Dia 21 Fase crescente. Dia 25 1º quarto. Dia 02 de novembro Lua Cheia Período delimitado: de 21 a 26 de outubro para evitar a mudança de signo de Mercúrio (dia 28) e a quadratura do Sol com Marte.

41 MOVIMENTAÇÃO DOS REGENTES NO PERÍODO Dias 22 e 23 - mudança de signo do Sol - Eliminados Não há tensões a Vênus ou a Mercúrio. Aspectos harmônicos. Dia 24 - Sol sextil Plutão Mercúrio trígono Netuno Lua Dia 21 - Sagitário sextil Vênus Dia 22 - Sagitário em quadratura com Urano (15:33 horas) Dia 23 - Capricórnio em conjunção a Plutão (6:52 horas) Dia 24 - Capricórnio Dia 25 - Capricórnio em quadratura com Mercúrio (6:38 horas), fora de curso a partir das 13:16. Eliminado Dia 26 - Aquário

42 TRÂNSITOS RÁPIDOS NOS MAPAS NATAIS (sem Lua) Restaram os dias 21, 24 e 26. Dia 21 - primeira: Vênus sextil Mercúrio. segunda: Vênus sextil Júpiter. composto: Mercúrio sextil Vênus. Dia 24 - primeira: Mercúrio quadratura Júpiter. segunda: Vênus oposição Saturno. composto: Sol quadratura Júpiter. Dia 26 - primeira: Mercúrio sextil Sol e trígono Meio do Céu. segunda: Vênus em conjunção ao Meio do Céu. composto: Mercúrio quadratura Mercúrio. Marte trígono Ascendente.

43

44 TRÂNSITOS DA LUA COM OS MAPAS NATAIS Dia 21 - primeira: trígono com Mercúrio. segunda: trígono com Júpiter. composto: quadratura com Lua e Marte a partir das 14 horas. Dia 24 - segunda: oposição ao Sol e Mercúrio. Dia 26 - primeira: oposição a Mercúrio. segunda: oposição a Júpiter. composto: oposição ao Sol. Eliminamos o dia 26. Apesar da limitação de horário as condições do dia 21 são as melhores, mas ainda podemos observar o dia 24, cujas dificuldades são relativas apenas à segunda.

45

46 CASAS 12 HORAS DIA 24 DIA 21

47 VÊNUS MEIO DO CÉU DIA 24 DIA 21

48 08:45 13:45 12:25 DIA 21 8:45 a 12:25

49 10:15 11:10 11:30 11:10 a 11:30

50 = SOL/ VÊNUS MC VEGA MC SEXTIL SOL COMPOSTO

51 APRESENTAÇÃO DO MAPA ELEITO Deve ser interpretado para o cliente, ou clientes, apontando as habilidades e as condições que precisam ser cuidadas e trabalhadas. Porém, é conveniente lembrar ao cliente que por melhor que seja o mapa eleito ele não garante o sucesso, porque este dependerá da atuação pessoal com relação ao negócio, porém o mapa contribui para que o sucesso possa ser alcançado.

52 ELEIÇÃO DE LOCAL PARA ESTABELECIMENTO DE NEGÓCIO OU PARA ABERTURA DE FILIAL Mapa do Espaço Local - sistema do Horizonte Mapa da cidade Mapa do Espaço Local em transparência - marcar centro e traçar linhas ligando os graus dos planetas e seus opostos passando pelo centro marcado. Mapa em transparência sobre o mapa da cidade colocando o centro da transparência no ponto de cruzamento da latitude e longitude da cidade. Estender as linhas sobre o mapa da cidade. O Norte do mapa do Espaço Local deve estar na mesma direção do Norte indicado no mapa da cidade.

53 ELEIÇÃO DE LOCAL PARA ESTABELECIMENTO DE NEGÓCIO OU PARA ABERTURA DE FILIAL As linhas dos planetas atuam numa extensão de 80 km e dentro de uma faixa de 1,6 km para cada lado (cerca de 2º). Cada planeta afetará as circunstâncias e eventos na direção a ele correspondente de acordo com seus significados, mas considerando também suas condições no Mapa Natal Eclíptico. Um segundo ponto do mapa da cidade também deve ser utilizado: aquele que corresponde ao local da residência. Colocado sobre este novo ponto, o centro do mapa em transparência mostra as linhas sobre as quais a pessoa se desloca.

54 SIGNIFICADO GERAL DAS LINHAS Sol - ressalta a individualidade e o contato com a autoridade pessoal. Maior força com relação às demais porque aumenta o exercício da vontade. Lua - passiva e receptiva. Colocada em contato com ritmos internos e externos e memórias são lembradas. Mercúrio - aumenta movimento e potencial mental. Busca outros para troca de informações e negociações. Vênus - ligada ao que dá prazer, à arte e à beleza. Socialização acentuada e busca de harmonia. Marte - assertividade, combatividade e pressa. Tensão em envolvimentos diretos.

55 SIGNIFICADO GERAL DAS LINHAS Júpiter - promove expansão e participação maior no mundo. Saturno - condições sérias e preocupantes demandam esforço e atuação pragmática. Urano - inesperado está presente. Excitação e transtornos. Netuno - a imaginação e fantasia ativadas. Falsas expectativas e experiências confusas. Plutão - força e compulsão. Envolvimento com situações de massa ou, ao contrário, sentimento de separação dos outros. Situações misteriosas. Nodos - contatos com pessoas e outros locais. Pode estar direcionada para aeroportos ou rodoviárias.

56 ELEIÇÃO DE LOCAL Linhas de Mercúrio, Sol e Júpiter são as melhores. Linha correspondente ao regente específico do negócio. Sociedade composta por duas pessoas, as linhas de ambas devem ser utilizadas. Também é possível utilizar as linhas do mapa do Espaço Local Composto. Local escolhido deve ser satisfatório para as duas pessoas. Na faixa terrestre entre as latitudes 28º Norte e 30º Sul pode ocorrer um problema: os planetas podem apresentar-se agrupados próximos aos pontos Leste-Oeste, impossibilitando o direcionamento de suas linhas. Quando isto ocorre, devemos descartar o mapa do Espaço Local utilizar o mapa do Primeiro Vertical.

57

58

59

60

Proposta para Formataça o de Franquia

Proposta para Formataça o de Franquia Proposta para Formataça o de Franquia 1- O sistema de franchising para o seu negócio Quando falamos de franchising, não estamos falando de algum modismo e, sim, de um sistema de negócios que veio para

Leia mais

SIMULAÇÃO DE GESTÃO EMPRESARIAL

SIMULAÇÃO DE GESTÃO EMPRESARIAL SIMULAÇÃO DE GESTÃO EMPRESARIAL I INTRODUÇÃO O JOGO DE GESTÃO EMPRESARIAL é uma competição que simula a concorrência entre empresas dentro de um mercado. O jogo se baseia num modelo que abrange ao mesmo

Leia mais

Como organizar um processo de planejamento estratégico

Como organizar um processo de planejamento estratégico Como organizar um processo de planejamento estratégico Introdução Planejamento estratégico é o processo que fixa as grandes orientações que permitem às empresas modificar, melhorar ou fortalecer a sua

Leia mais

ED 2180/14. 15 maio 2014 Original: espanhol. Pesquisa sobre os custos de transação dos produtores de café

ED 2180/14. 15 maio 2014 Original: espanhol. Pesquisa sobre os custos de transação dos produtores de café ED 2180/14 15 maio 2014 Original: espanhol P Pesquisa sobre os custos de transação dos produtores de café 1. O Diretor Executivo apresenta seus cumprimentos e, em nome da Colômbia, encaminha aos Membros

Leia mais

Em que constelações se encontram os planetas?

Em que constelações se encontram os planetas? Complemento de informação aos leitores (Por conveniência editorial, este documento segue as regras do novo Acordo Ortográfico) Em que constelações se encontram os planetas? Guilherme de Almeida Dados para

Leia mais

Abril Educação Astronomia Aluno(a): Número: Ano: Professor(a): Data: Nota:

Abril Educação Astronomia Aluno(a): Número: Ano: Professor(a): Data: Nota: Abril Educação Astronomia Aluno(a): Número: Ano: Professor(a): Data: Nota: Questão 1 Complete as lacunas: Os astros não estão fixos, mas realizam vários movimentos no espaço. Sua trajetória é chamada.

Leia mais

DICAS DE COMO PARTICIPAR DE FEIRAS

DICAS DE COMO PARTICIPAR DE FEIRAS DICAS DE COMO PARTICIPAR DE FEIRAS VITÓRIA 2004 Dicas de como participar de feiras Introdução As feiras são eventos ricos em oportunidades de negócios. São ambientes privilegiados para o incremento das

Leia mais

15 O sistema solar e seus planetas

15 O sistema solar e seus planetas A U A UL LA Atenção O sistema solar e seus planetas Leia com atenção as notícias abaixo, que apareceram em jornais de diferentes épocas. ANO DE 1781 CIENTISTAS DESCOBREM NOVO PLANETA De há quase 2.000

Leia mais

www.google.com.br/search?q=gabarito

www.google.com.br/search?q=gabarito COLEGIO MÓDULO ALUNO (A) série 6 ano PROFESSOR GABARITO DA REVISÃO DE GEOGRAFIA www.google.com.br/search?q=gabarito QUESTÃO 01. a) Espaço Geográfico RESPOSTA: representa aquele espaço construído ou produzido

Leia mais

PLANO DE NEGÓCIOS. O QUE É?

PLANO DE NEGÓCIOS. O QUE É? NE- CACT O Núcleo de Empreendedorismo da UNISC existe para estimular atitudes empreendedoras e promover ações de incentivo ao empreendedorismo e ao surgimento de empreendimentos de sucesso, principalmente,

Leia mais

Os desafios do Bradesco nas redes sociais

Os desafios do Bradesco nas redes sociais Os desafios do Bradesco nas redes sociais Atual gerente de redes sociais do Bradesco, Marcelo Salgado, de 31 anos, começou sua carreira no banco como operador de telemarketing em 2000. Ele foi um dos responsáveis

Leia mais

Unidade I FINANÇAS EM PROJETOS DE TI. Prof. Fernando Rodrigues

Unidade I FINANÇAS EM PROJETOS DE TI. Prof. Fernando Rodrigues Unidade I FINANÇAS EM PROJETOS DE TI Prof. Fernando Rodrigues Nas empresas atuais, a Tecnologia de Informação (TI) existe como uma ferramenta utilizada pelas organizações para atingirem seus objetivos.

Leia mais

Gestão do Conhecimento A Chave para o Sucesso Empresarial. José Renato Sátiro Santiago Jr.

Gestão do Conhecimento A Chave para o Sucesso Empresarial. José Renato Sátiro Santiago Jr. A Chave para o Sucesso Empresarial José Renato Sátiro Santiago Jr. Capítulo 1 O Novo Cenário Corporativo O cenário organizacional, sem dúvida alguma, sofreu muitas alterações nos últimos anos. Estas mudanças

Leia mais

Questionário de entrevista com o Franqueador

Questionário de entrevista com o Franqueador Questionário de entrevista com o Franqueador O objetivo deste questionário é ajudar o empreendedor a elucidar questões sobre o Franqueador, seus planos de crescimento e as diretrizes para uma parceria

Leia mais

Sistema para Visualização dos Resultados de Pesquisas de Clima Organizacional. PERSPECTIVA Consultores Associados Ltda.

Sistema para Visualização dos Resultados de Pesquisas de Clima Organizacional. PERSPECTIVA Consultores Associados Ltda. PERSPECTIVA Consultores Associados Ltda. Sistema para Visualização dos Resultados de Pesquisas de Clima Organizacional Manual do Usuário Este documento é de autoria da PERSPECTIVA Consultores Associados

Leia mais

ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS

ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS APRESENTAÇÃO ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS Breve histórico da instituição seguido de diagnóstico e indicadores sobre a temática abrangida pelo projeto, especialmente dados que permitam análise da

Leia mais

Edital 1/2014. Chamada contínua para incubação de empresas e projetos de base tecnológica

Edital 1/2014. Chamada contínua para incubação de empresas e projetos de base tecnológica Edital 1/2014 Chamada contínua para incubação de empresas e projetos de base tecnológica A (PoloSul.org) torna pública a presente chamada e convida os interessados para apresentar propostas de incubação

Leia mais

Aplicações da FPA em Insourcing e Fábrica de Software

Aplicações da FPA em Insourcing e Fábrica de Software Aplicações da FPA em Insourcing e Fábrica de Software Copyright 2002 por FATTO CONSULTORIA E SISTEMA LTDA. Esta publicação não poderá ser reproduzida ou transmitida por qualquer modo ou meio, no todo ou

Leia mais

Módulo 2. Estrutura da norma ISO 9001:2008 Sistemas de Gestão da Qualidade Requisitos 0, 1, 2, 3 e 4/4, Exercícios

Módulo 2. Estrutura da norma ISO 9001:2008 Sistemas de Gestão da Qualidade Requisitos 0, 1, 2, 3 e 4/4, Exercícios Módulo 2 Estrutura da norma ISO 9001:2008 Sistemas de Gestão da Qualidade Requisitos 0, 1, 2, 3 e 4/4, Exercícios Norma NBR ISO 9001:2008 - Índice 0 - Introdução 1 - Escopo 2 - Referência Normativa 3 -

Leia mais

OFICINA DA PESQUISA DISCIPLINA: COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

OFICINA DA PESQUISA DISCIPLINA: COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL OFICINA DA PESQUISA DISCIPLINA: COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL Prof. Ms. Carlos José Giudice dos Santos carlos@oficinadapesquisa.com.br www.oficinadapesquisa.com.br Objetivo Geral da Disciplina: Apresentar

Leia mais

Importância da normalização para as Micro e Pequenas Empresas 1. Normas só são importantes para as grandes empresas...

Importância da normalização para as Micro e Pequenas Empresas 1. Normas só são importantes para as grandes empresas... APRESENTAÇÃO O incremento da competitividade é um fator decisivo para a maior inserção das Micro e Pequenas Empresas (MPE), em mercados externos cada vez mais globalizados. Internamente, as MPE estão inseridas

Leia mais

Regulamento de Criação e Funcionamento dos Grupos de Trabalho da Sopcom

Regulamento de Criação e Funcionamento dos Grupos de Trabalho da Sopcom Anexo Regulamento de Criação e Funcionamento dos Grupos de Trabalho da Sopcom Preâmbulo Os Estatutos da Sopcom são omissos relativamente à criação e funcionamento de Grupos de Trabalho, doravante designados

Leia mais

UM CONCEITO FUNDAMENTAL: PATRIMÔNIO LÍQUIDO FINANCEIRO. Prof. Alvaro Guimarães de Oliveira Rio, 07/09/2014.

UM CONCEITO FUNDAMENTAL: PATRIMÔNIO LÍQUIDO FINANCEIRO. Prof. Alvaro Guimarães de Oliveira Rio, 07/09/2014. UM CONCEITO FUNDAMENTAL: PATRIMÔNIO LÍQUIDO FINANCEIRO Prof. Alvaro Guimarães de Oliveira Rio, 07/09/2014. Tanto as pessoas físicas quanto as jurídicas têm patrimônio, que nada mais é do que o conjunto

Leia mais

Participação Critérios de participação - Elegibilidade Procedimento para participar da chamada: Número de propostas/aplicações

Participação Critérios de participação - Elegibilidade Procedimento para participar da chamada: Número de propostas/aplicações Campanha Mundial "Construindo Cidades Resilientes: Minha cidade está se preparando! Plataforma Temática sobre Risco Urbano nas Américas Chamada sobre boas práticas e inovação no uso de Sistemas de Informação

Leia mais

Gestão de Relacionamento com o Cliente CRM

Gestão de Relacionamento com o Cliente CRM Gestão de Relacionamento com o Cliente CRM Fábio Pires 1, Wyllian Fressatti 1 Universidade Paranaense (Unipar) Paranavaí PR Brasil pires_fabin@hotmail.com wyllian@unipar.br RESUMO. O projeto destaca-se

Leia mais

PLANO DE NEGÓCIOS. Causas de Fracasso:

PLANO DE NEGÓCIOS. Causas de Fracasso: PLANO DE NEGÓCIOS Causas de Fracasso: Falta de experiência profissional Falta de competência gerencial Desconhecimento do mercado Falta de qualidade dos produtos/serviços Localização errada Dificuldades

Leia mais

A importância da comunicação em projetos de

A importância da comunicação em projetos de A importância da comunicação em projetos de Tecnologia da Informação (TI) Autor: Ivan Luizio R. G. Magalhães Um perigo previsto está metade evitado. Thomas Fuller Introdução Há muitos anos atrás, um bom

Leia mais

MATRIZ SWOT VANTAGENS DE SUA UTILIZAÇÃO NO COMÉRCIO VAREJISTA

MATRIZ SWOT VANTAGENS DE SUA UTILIZAÇÃO NO COMÉRCIO VAREJISTA MATRIZ SWOT VANTAGENS DE SUA UTILIZAÇÃO NO COMÉRCIO VAREJISTA Daniela Vaz Munhê 1 Jenifer Oliveira Custódio Camara 1 Luana Stefani 1 Murilo Henrique de Paula 1 Claudinei Novelli 2 Cátia Roberta Guillardi

Leia mais

EDITAL CHAMADA DE CASOS PARA PARTICIPAÇÃO DE PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS INICIATIVAS INOVADORAS PARA SUSTENTABILIDADE EM DISTRIBUIÇÃO E LOGÍSTICA

EDITAL CHAMADA DE CASOS PARA PARTICIPAÇÃO DE PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS INICIATIVAS INOVADORAS PARA SUSTENTABILIDADE EM DISTRIBUIÇÃO E LOGÍSTICA EDITAL CHAMADA DE CASOS PARA PARTICIPAÇÃO DE PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS INICIATIVAS INOVADORAS PARA SUSTENTABILIDADE EM DISTRIBUIÇÃO E LOGÍSTICA O Centro de Estudos em Sustentabilidade da Fundação Getulio

Leia mais

Senise, Moraes & Maggi Sociedade de Advogados surgiu da união de advogados com diversos anos de experiência e sólida formação jurídica que perceberam

Senise, Moraes & Maggi Sociedade de Advogados surgiu da união de advogados com diversos anos de experiência e sólida formação jurídica que perceberam Senise, Moraes & Maggi Sociedade de Advogados surgiu da união de advogados com diversos anos de experiência e sólida formação jurídica que perceberam as necessidades dos clientes na realidade hipercomplexa

Leia mais

Introdução À Astronomia e Astrofísica 2010

Introdução À Astronomia e Astrofísica 2010 CAPÍTULO 7 ÓRBITA DOS PLANETAS. LEIS DE KEPLER E DE NEWTON. Movimento dos Planetas. O Modelo Geocêntrico. O Modelo Heliocêntrico. Leis de Kepler. Isaac Newton e Suas Leis. Recapitulando as aulas anteriores:

Leia mais

AULA 04 - TABELA DE TEMPORALIDADE

AULA 04 - TABELA DE TEMPORALIDADE AULA 04 - TABELA DE TEMPORALIDADE 4.1 - Tabela de Temporalidade Como é cediço todos os arquivos possuem um ciclo vital, composto pelas fases corrente, intermediária e permanente. Mas como saber quando

Leia mais

Treinamento Online para o Segundo Vice-Governador de Distrito

Treinamento Online para o Segundo Vice-Governador de Distrito Treinamento Online para o Segundo Vice-Governador de Distrito Apostila Bem-Vindo ao Treinamento Online para o Segundo Vice-Governador de Distrito! Parabéns pela sua eleição ao cargo de segundo vice-governador

Leia mais

UNIDADE 5 A estrutura de um Plano de Negócios

UNIDADE 5 A estrutura de um Plano de Negócios UNIDADE 5 A estrutura de um Plano de Negócios É evidente a importância de um bom plano de negócios para o empreendedor, mas ainda existem algumas questões a serem respondidas, por exemplo: Como desenvolver

Leia mais

Pesquisa sobre o Perfil dos Empreendedores e das Empresas Sul Mineiras

Pesquisa sobre o Perfil dos Empreendedores e das Empresas Sul Mineiras Pesquisa sobre o Perfil dos Empreendedores e das Empresas Sul Mineiras 2012 2 Sumário Apresentação... 3 A Pesquisa Perfil dos Empreendedores Sul Mineiros Sexo. 4 Estado Civil.. 5 Faixa Etária.. 6 Perfil

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIVATES

CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIVATES CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIVATES REGULAMENTO DE ESTÁGIO CURRICULAR NÃO OBRIGATÓRIO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO FINANCEIRA REGULAMENTO DE ESTÁGIO CURRICULAR NÃO OBRIGATÓRIO Das Disposições Gerais

Leia mais

EXOPLANETAS EIXO PRINCIPAL

EXOPLANETAS EIXO PRINCIPAL EXOPLANETAS Antes mesmo de eles serem detectados, poucos astrônomos duvidavam da existência de outros sistemas planetários além do Solar. Mas como detectar planetas fora do Sistema Solar? Às suas grandes

Leia mais

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS 1ª série Empreendedorismo Administração A atividade prática supervisionada (ATPS) é um método de ensino-aprendizagem desenvolvido por meio de um conjunto de atividades

Leia mais

Roteiro para planejamento de cenários na gestão financeira

Roteiro para planejamento de cenários na gestão financeira Roteiro para planejamento de cenários na gestão financeira Planejamento Performance Dashboard Plano de ação Relatórios Indicadores A sua empresa sabe como se preparar para as incertezas do futuro? Conheça

Leia mais

S E M A N A D O COACHING

S E M A N A D O COACHING Para que você perceba todas as possibilidades que o mercado oferece, precisa conhecer as 3 leis fundamentais para o sucesso no mercado de coaching: 1 É muito mais fácil vender para empresas do que pra

Leia mais

MODELO PLANO DE NEGÓCIO

MODELO PLANO DE NEGÓCIO MODELO PLANO DE NEGÓCIO Resumo dos Tópicos 1 EMPREENDEDOR... 3 1.1. O EMPREENDIMENTO... 3 1.2. OS EMPREENDEDORES... 3 2 GESTÃO... 4 2.1. DESCRIÇÃO DO NEGÓCIO... 4 2.3. PLANO DE OPERAÇÕES... 4 2.4. NECESSIDADE

Leia mais

SEBRAEtec Diferenciação

SEBRAEtec Diferenciação SEBRAEtec Diferenciação REGULAMENTO Investir em inovação tecnológica é fundamental para a competitividade das micro e pequenas empresas gaúchas. 2 2014 Mais recursos para as MPEs representam mais desenvolvimento

Leia mais

Pequenas e Médias Empresas no Chile. Pequenos Negócios Conceito e Principais instituições de Apoio aos Pequenos Negócios

Pequenas e Médias Empresas no Chile. Pequenos Negócios Conceito e Principais instituições de Apoio aos Pequenos Negócios Pequenas e Médias Empresas no Chile Pequenos Negócios Conceito e Principais instituições de Apoio aos Pequenos Negócios A Lei nº 20.416 estabelece regras especiais para as Empresas de Menor Tamanho (EMT).

Leia mais

Tendências em Gestão de Pessoas

Tendências em Gestão de Pessoas Tendências em Gestão de Pessoas Iniciamos um novo ano, 2011. Dois meses já se passaram, e voltamos aos artigos sobre RH estratégico, Tendências de Recursos Humanos, Novos Rumos para a área de Recursos

Leia mais

Manual do Integrador. Programa de Formação

Manual do Integrador. Programa de Formação Manual do Integrador Programa de Formação Introdução As oportunidades de iniciação de frentes de negócios na indústria fotovoltaica brasileira são diversas e estão abertas a todos aqueles que desejam começar

Leia mais

O que é Administração

O que é Administração O que é Administração Bem vindo ao curso de administração de empresas. Pretendemos mostrar a você no período que passaremos juntos, alguns conceitos aplicados à administração. Nossa matéria será puramente

Leia mais

GESTÃO FINANCEIRA E A BUSCA PELO DESEMPENHO SUPERIOR ATRAVÉS DAS PESSOAS

GESTÃO FINANCEIRA E A BUSCA PELO DESEMPENHO SUPERIOR ATRAVÉS DAS PESSOAS http://www.administradores.com.br/artigos/ GESTÃO FINANCEIRA E A BUSCA PELO DESEMPENHO SUPERIOR ATRAVÉS DAS PESSOAS DIEGO FELIPE BORGES DE AMORIM Servidor Público (FGTAS), Bacharel em Administração (FAE),

Leia mais

TÍTULO DO MÓDULO: PLANO DE AÇÃO

TÍTULO DO MÓDULO: PLANO DE AÇÃO TÍTULO DO MÓDULO: PLANO DE AÇÃO MENU PRINCIPAL: 1. O QUE É O PLANO DE AÇÃO? 2. QUAL É A BASE PARA A REALIZAÇÃO DO PLANO DE AÇÃO? 3. COMO O PLANO DE AÇÃO É DEFINIDO? 4. AÇÕES RELACIONADAS COM OS DESAFIOS

Leia mais

Ligação Nova Baixa Tensão com Agendamento. Roland Artur Salaar Junior

Ligação Nova Baixa Tensão com Agendamento. Roland Artur Salaar Junior XIX Seminário Nacional de Distribuição de Energia Elétrica SENDI 2010 22 a 26 de novembro São Paulo - SP - Brasil Ligação Nova Baixa Tensão com Agendamento Roland Artur Salaar Junior Companhia Paulista

Leia mais

LOGÍSTICA Professor: Dr. Edwin B. Mitacc Meza

LOGÍSTICA Professor: Dr. Edwin B. Mitacc Meza LOGÍSTICA Professor: Dr. Edwin B. Mitacc Meza edwin@engenharia-puro.com.br www.engenharia-puro.com.br/edwin Introdução A A logística sempre existiu e está presente no dia a dia de todos nós, nas mais diversas

Leia mais

A Importância do CRM nas Grandes Organizações Brasileiras

A Importância do CRM nas Grandes Organizações Brasileiras A Importância do CRM nas Grandes Organizações Brasileiras Por Marcelo Bandeira Leite Santos 13/07/2009 Resumo: Este artigo tem como tema o Customer Relationship Management (CRM) e sua importância como

Leia mais

Página 1 de 19 Data 04/03/2014 Hora 09:11:49 Modelo Cerne 1.1 Sensibilização e Prospecção Envolve a manutenção de um processo sistematizado e contínuo para a sensibilização da comunidade quanto ao empreendedorismo

Leia mais

Gestão da Qualidade Políticas. Elementos chaves da Qualidade 19/04/2009

Gestão da Qualidade Políticas. Elementos chaves da Qualidade 19/04/2009 Gestão da Qualidade Políticas Manutenção (corretiva, preventiva, preditiva). Elementos chaves da Qualidade Total satisfação do cliente Priorizar a qualidade Melhoria contínua Participação e comprometimento

Leia mais

GUIA DE CURSO. Tecnologia em Sistemas de Informação. Tecnologia em Desenvolvimento Web. Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas

GUIA DE CURSO. Tecnologia em Sistemas de Informação. Tecnologia em Desenvolvimento Web. Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas PIM PROGRAMA DE INTEGRAÇÃO COM O MERCADO GUIA DE CURSO Tecnologia em Sistemas de Informação Tecnologia em Desenvolvimento Web Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas Tecnologia em Sistemas

Leia mais

1- Durante o dia conseguimos ver apenas o brilho do Sol e não conseguimos ver o brilho de outras estrelas. Explique por que isso acontece.

1- Durante o dia conseguimos ver apenas o brilho do Sol e não conseguimos ver o brilho de outras estrelas. Explique por que isso acontece. Atividade de Estudo - Ciências 5º ano Nome: 1- Durante o dia conseguimos ver apenas o brilho do Sol e não conseguimos ver o brilho de outras estrelas. Explique por que isso acontece. 2- Cite uma semelhança

Leia mais

Como o Scup pode ajudar consultores políticos durante o período eleitoral

Como o Scup pode ajudar consultores políticos durante o período eleitoral Como o Scup pode ajudar consultores políticos durante o período eleitoral Primeiros passos no mundo da política Em 1992, o paulista Gilberto Musto iniciou a sua consultoria política na cidade de Fernandópolis.

Leia mais

estão de Pessoas e Inovação

estão de Pessoas e Inovação estão de Pessoas e Inovação Luiz Ildebrando Pierry Secretário Executivo Programa Gaúcho da Qualidade e Produtividade Prosperidade e Qualidade de vida são nossos principais objetivos Qualidade de Vida (dicas)

Leia mais

TRABALHOS TÉCNICOS Coordenação de Documentação e Informação INOVAÇÃO E GERENCIAMENTO DE PROCESSOS: UMA ANÁLISE BASEADA NA GESTÃO DO CONHECIMENTO

TRABALHOS TÉCNICOS Coordenação de Documentação e Informação INOVAÇÃO E GERENCIAMENTO DE PROCESSOS: UMA ANÁLISE BASEADA NA GESTÃO DO CONHECIMENTO TRABALHOS TÉCNICOS Coordenação de Documentação e Informação INOVAÇÃO E GERENCIAMENTO DE PROCESSOS: UMA ANÁLISE BASEADA NA GESTÃO DO CONHECIMENTO INTRODUÇÃO Os processos empresariais são fluxos de valor

Leia mais

SISTEMAS DE GESTÃO São Paulo, Janeiro de 2005

SISTEMAS DE GESTÃO São Paulo, Janeiro de 2005 SISTEMAS DE GESTÃO São Paulo, Janeiro de 2005 ÍNDICE Introdução...3 A Necessidade do Gerenciamento e Controle das Informações...3 Benefícios de um Sistema de Gestão da Albi Informática...4 A Ferramenta...5

Leia mais

SGQ 22/10/2010. Sistema de Gestão da Qualidade. Gestão da Qualidade Qualquer atividade coordenada para dirigir e controlar uma organização para:

SGQ 22/10/2010. Sistema de Gestão da Qualidade. Gestão da Qualidade Qualquer atividade coordenada para dirigir e controlar uma organização para: PARTE 2 Sistema de Gestão da Qualidade SGQ Gestão da Qualidade Qualquer atividade coordenada para dirigir e controlar uma organização para: Possibilitar a melhoria de produtos/serviços Garantir a satisfação

Leia mais

CEAP CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAPÁ CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DISCIPLINA COMÉRCIO ELETRÔNICO PROF. CÉLIO CONRADO

CEAP CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAPÁ CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DISCIPLINA COMÉRCIO ELETRÔNICO PROF. CÉLIO CONRADO Contexto e objetivos CEAP CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAPÁ CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DISCIPLINA COMÉRCIO ELETRÔNICO PROF. CÉLIO CONRADO O desenvolvimento do plano de negócios, como sistematização das idéias

Leia mais

Análise do Ambiente estudo aprofundado

Análise do Ambiente estudo aprofundado Etapa 1 Etapa 2 Etapa 3 Etapa 4 Etapa 5 Disciplina Gestão Estratégica e Serviços 7º Período Administração 2013/2 Análise do Ambiente estudo aprofundado Agenda: ANÁLISE DO AMBIENTE Fundamentos Ambientes

Leia mais

Pesquisa: Monitoramento de Mercado sobre o uso de recursos de Tecnologia da Informação em Escritórios de Contabilidade

Pesquisa: Monitoramento de Mercado sobre o uso de recursos de Tecnologia da Informação em Escritórios de Contabilidade Pesquisa: Monitoramento de Mercado sobre o uso de recursos de Tecnologia da Informação em Escritórios de Contabilidade Belo Horizonte, Junho de 2009 Sumário Introdução 03 A pesquisa 04 Caracterização do

Leia mais

"Gestão Contábil para micro e. pequenas empresas: tomada

Gestão Contábil para micro e. pequenas empresas: tomada "Gestão Contábil para micro e pequenas empresas: tomada de decisão Julio Cesar. Pergunta: - O que é importante na tomada de decisão. O que devemos saber para decidir algo?? Algumas INFORMAÇÕES acerca do

Leia mais

Aspectos Sociais de Informática. Simulação Industrial - SIND

Aspectos Sociais de Informática. Simulação Industrial - SIND Aspectos Sociais de Informática Simulação Industrial - SIND Jogos de Empresas Utilizada com sucesso para o treinamento e desenvolvimento gerencial Capacita estudantes e profissionais de competência intelectual

Leia mais

O papel do CRM no sucesso comercial

O papel do CRM no sucesso comercial O papel do CRM no sucesso comercial Escrito por Gustavo Paulillo Você sabia que o relacionamento com clientes pode ajudar sua empresa a ter mais sucesso nas vendas? Ter uma equipe de vendas eficaz é o

Leia mais

PESQUISA-AÇÃO DICIONÁRIO

PESQUISA-AÇÃO DICIONÁRIO PESQUISA-AÇÃO Forma de pesquisa interativa que visa compreender as causas de uma situação e produzir mudanças. O foco está em resolver algum problema encontrado por indivíduos ou por grupos, sejam eles

Leia mais

NBC TSP 10 - Contabilidade e Evidenciação em Economia Altamente Inflacionária

NBC TSP 10 - Contabilidade e Evidenciação em Economia Altamente Inflacionária NBC TSP 10 - Contabilidade e Evidenciação em Economia Altamente Inflacionária Alcance 1. Uma entidade que prepara e apresenta Demonstrações Contábeis sob o regime de competência deve aplicar esta Norma

Leia mais

COMO INVESTIR PARA GANHAR DINHEIRO

COMO INVESTIR PARA GANHAR DINHEIRO COMO INVESTIR PARA GANHAR DINHEIRO Por que ler este livro? Você já escutou histórias de pessoas que ganharam muito dinheiro investindo, seja em imóveis ou na Bolsa de Valores? Após ter escutado todas essas

Leia mais

Regulamento Genérico dos Núcleos da Associação Académica do Instituto Politécnico de Setúbal

Regulamento Genérico dos Núcleos da Associação Académica do Instituto Politécnico de Setúbal Regulamento Genérico dos Núcleos da Associação Académica do Instituto Politécnico de Setúbal Capítulo I Núcleos Artigo 1.º Definição 1 Os Núcleos da (AAIPS) são grupos de estudantes com um interesse comum

Leia mais

COMPRE DO PEQUENO NEGÓCIO

COMPRE DO PEQUENO NEGÓCIO COMPRE DO PEQUENO NEGÓCIO ALAVANQUE SUA EMPRESA EM TEMPOS DE INCERTEZA 2015 tem se mostrado um ano de grandes desafios. Sua empresa está passando por este período com resultados inferiores aos planejados?

Leia mais

Empresário. Você curte moda? Gosta de cozinhar? Não existe sorte nos negócios. Há apenas esforço, determinação, e mais esforço.

Empresário. Você curte moda? Gosta de cozinhar? Não existe sorte nos negócios. Há apenas esforço, determinação, e mais esforço. Empresário Não existe sorte nos negócios. Há apenas esforço, determinação, e mais esforço. Sophie Kinsella, Jornalista Econômica e autora Você curte moda? Gosta de cozinhar? Ou talvez apenas goste de animais?

Leia mais

Plano de Negócios. Passo a passo sobre como iniciar um Plano de Negócios para sua empresa. Modelo de Planejamento prévio

Plano de Negócios. Passo a passo sobre como iniciar um Plano de Negócios para sua empresa. Modelo de Planejamento prévio Plano de Negócios Passo a passo sobre como iniciar um Plano de Negócios para sua empresa Modelo de Planejamento prévio Fraiburgo, 2015 Plano de Negócios Um plano de negócios é uma descrição do negócio

Leia mais

Outros Tópicos Importantes na Elaboração do Fluxo de Caixa

Outros Tópicos Importantes na Elaboração do Fluxo de Caixa Outros Tópicos Importantes na Elaboração do! O Tratamento da Remuneração do Trabalho dos Dirigentes! Outras Contas Econômicas que não geram efeito sobre o caixa! A Projeção dos investimentos em ativo imobilizado

Leia mais

ATIVIDADES DE LINHA E DE ASSESSORIA

ATIVIDADES DE LINHA E DE ASSESSORIA 1 ATIVIDADES DE LINHA E DE ASSESSORIA SUMÁRIO Introdução... 01 1. Diferenciação das Atividades de Linha e Assessoria... 02 2. Autoridade de Linha... 03 3. Autoridade de Assessoria... 04 4. A Atuação da

Leia mais

Programa de Excelência em Atendimento aos Clientes

Programa de Excelência em Atendimento aos Clientes Programa de Excelência em Atendimento aos Clientes PROPOSTA TÉCNICA COMERCIAL Versão 2.0 Setembro de 2014 Agosto de 2008 Índice ÍNDICE...2 1. CONTEXTO...3 2. VISÃO, ESCOPO E ATIVIDADES DESTE PROJETO...5

Leia mais

SESI. Empreendedorismo Social. Você acredita que sua idéia pode gerar grandes transformações?

SESI. Empreendedorismo Social. Você acredita que sua idéia pode gerar grandes transformações? SESI Empreendedorismo Social Você acredita que sua idéia pode gerar grandes transformações? REGULAMENTO SESI Empreendedorismo Social A inovação social é o ponto de partida para um novo modelo que atende

Leia mais

CONFIRA UMA BREVE DESCRIÇÃO DAS VANTAGENS COMPETITIVAS OBTIDAS A PARTIR DE CADA META COMPETITIVA VANTAGEM DA QUALIDADE

CONFIRA UMA BREVE DESCRIÇÃO DAS VANTAGENS COMPETITIVAS OBTIDAS A PARTIR DE CADA META COMPETITIVA VANTAGEM DA QUALIDADE CHÃO DE FÁBRICA A PRODUÇÃO COMPETITIVA CONFIRA UMA BREVE DESCRIÇÃO DAS VANTAGENS COMPETITIVAS OBTIDAS A PARTIR DE CADA META COMPETITIVA VANTAGEM DA QUALIDADE Foco principal das empresas que competem com

Leia mais

Plano de Marketing. Produto (Posicionamento) Preço. Artigos de PN Como fazer Plano de Marketing. josedornelas.com.br

Plano de Marketing. Produto (Posicionamento) Preço. Artigos de PN Como fazer Plano de Marketing. josedornelas.com.br Artigos de PN Como fazer Plano de Marketing Plano de Marketing Para traçar o plano de marketing do plano de negócios, deve-se atentar à estratégia que será seguida pela empresa. A estratégia pode ser definida

Leia mais

OEE à Vista. Apresentando Informações da Produção em Tempo Real. Primeira Edição 2013 Caique Cardoso. Todos os direitos reservados.

OEE à Vista. Apresentando Informações da Produção em Tempo Real. Primeira Edição 2013 Caique Cardoso. Todos os direitos reservados. Apresentando Informações da Produção em Tempo Real Primeira Edição 2013 Caique Cardoso. Todos os direitos reservados. 2/20 Tópicos 1Introdução...3 2O que é Gestão à Vista?...3 3Como é a Gestão à Vista

Leia mais

HOSPITAL SANTA CRUZ MANTENEDORA: APESC PROPOSTA DE REGULAMENTO DA OUVIDORIA CAPÍTULO I DA OUVIDORIA

HOSPITAL SANTA CRUZ MANTENEDORA: APESC PROPOSTA DE REGULAMENTO DA OUVIDORIA CAPÍTULO I DA OUVIDORIA HOSPITAL SANTA CRUZ MANTENEDORA: APESC PROPOSTA DE REGULAMENTO DA OUVIDORIA CAPÍTULO I DA OUVIDORIA Art. 1º A Ouvidoria do Hospital Santa Cruz é um elo de ligação entre seus públicos interno e externo

Leia mais

Termo de Referência nº 2014.0918.00043-7. 1. Antecedentes

Termo de Referência nº 2014.0918.00043-7. 1. Antecedentes Termo de Referência nº 2014.0918.00043-7 Ref: Contratação de consultoria pessoa física para desenvolver o Plano de Uso Público para a visitação do Jardim Botânico do Rio de Janeiro concentrando na análise

Leia mais

Processos Técnicos - Aulas 4 e 5

Processos Técnicos - Aulas 4 e 5 Processos Técnicos - Aulas 4 e 5 Trabalho / PEM Tema: Frameworks Públicos Grupo: equipe do TCC Entrega: versão digital, 1ª semana de Abril (de 31/03 a 04/04), no e-mail do professor (rodrigues.yuri@yahoo.com.br)

Leia mais

Proposta de Metodologia na Elaboração de Projectos

Proposta de Metodologia na Elaboração de Projectos Proposta de Metodologia na Elaboração de Projectos A Lei n.º115/99, de 3 de Agosto, estabeleceu o regime jurídico das associações representativas dos imigrantes e seus descendentes, prevendo o reconhecimento

Leia mais

Maria Cláudia Moreira de Alcântara Enfermeira Estomaterapeuta Mestre em Cuidados Clínicos em Saúde Membro WCET/SOBEST

Maria Cláudia Moreira de Alcântara Enfermeira Estomaterapeuta Mestre em Cuidados Clínicos em Saúde Membro WCET/SOBEST EMPREENDEDORISMO Maria Cláudia Moreira de Alcântara Enfermeira Estomaterapeuta Mestre em Cuidados Clínicos em Saúde Membro WCET/SOBEST Empreendedorismo É o processo de criar algo novo com valor dedicando

Leia mais

Controle do Arquivo Técnico

Controle do Arquivo Técnico Controle do Arquivo Técnico Os documentos existentes de forma física (papel) no escritório devem ser guardados em pastas (normalmente pastas suspensas) localizadas no Arquivo Técnico. Este Arquivo pode

Leia mais

CRITÉRIOS PARA A ELABORAÇÃO DAS TURMAS E DOS HORÁRIOS

CRITÉRIOS PARA A ELABORAÇÃO DAS TURMAS E DOS HORÁRIOS AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DA MOITA CRITÉRIOS PARA A ELABORAÇÃO DAS TURMAS E DOS HORÁRIOS ANO LETIVO DE 2012/2013 CRITÉRIOS PARA A ELABORAÇÃO DAS TURMAS E DOS HORÁRIOS SUMÁRIO A PRINCÍPIOS GERAIS B - CRITÉRIOS

Leia mais

Modelo para elaboração do Plano de Negócios

Modelo para elaboração do Plano de Negócios Modelo para elaboração do Plano de Negócios 1- SUMÁRIO EXECUTIVO -Apesar de este tópico aparecer em primeiro lugar no Plano de Negócio, deverá ser escrito por último, pois constitui um resumo geral do

Leia mais

Sistemas de Gestão Ambiental O QUE MUDOU COM A NOVA ISO 14001:2004

Sistemas de Gestão Ambiental O QUE MUDOU COM A NOVA ISO 14001:2004 QSP Informe Reservado Nº 41 Dezembro/2004 Sistemas de Gestão O QUE MUDOU COM A NOVA ISO 14001:2004 Material especialmente preparado para os Associados ao QSP. QSP Informe Reservado Nº 41 Dezembro/2004

Leia mais

O modelo inovador do CorretorVIP tem como base duas plataformas tecnológicas complementares, explicadas a seguir:

O modelo inovador do CorretorVIP tem como base duas plataformas tecnológicas complementares, explicadas a seguir: Apresentação 2014 Idealizado em 2007 por experientes profissionais dos setores imobiliário e de tecnologia da informação, o CorretorVIP oferece uma grande variedade de serviços gratuitos a você corretor

Leia mais

A SOLUÇÃO CONTRA OS IMPREVISTOS

A SOLUÇÃO CONTRA OS IMPREVISTOS peugeot.pt A SOLUÇÃO CONTRA OS IMPREVISTOS AVARIA & ACIDENTE 8 ANOS DE ASSISTÊNCIA EM VIAGEM GRATUITA 800 206 366 24h/DIA 7DIAS/semana ServiÇO Peugeot, Olhamos pelo seu Peugeot como ninguém ANEXO1 CONDIÇÕES

Leia mais

Objetivos das Famílias e os Fundos de Investimento

Objetivos das Famílias e os Fundos de Investimento Objetivos das Famílias e os Fundos de Investimento Objetivos das Famílias e os Fundos de Investimento Prof. William Eid Junior Professor Titular Coordenador do GV CEF Centro de Estudos em Finanças Escola

Leia mais

AGENDA SEBRAE OFICINAS CURSOS PALESTRAS JUNHO A DEZEMBRO - 2015 GOIÂNIA. Especialistas em pequenos negócios. / 0800 570 0800 / sebraego.com.

AGENDA SEBRAE OFICINAS CURSOS PALESTRAS JUNHO A DEZEMBRO - 2015 GOIÂNIA. Especialistas em pequenos negócios. / 0800 570 0800 / sebraego.com. AGENDA SEBRAE OFICINAS CURSOS PALESTRAS JUNHO A DEZEMBRO - 2015 GOIÂNIA Especialistas em pequenos negócios. / 0800 570 0800 / sebraego.com.br COM O SEBRAE, O SEU NEGÓCIO VAI! O Sebrae Goiás preparou diversas

Leia mais

Resumo Aula-tema 04: Dinâmica Funcional

Resumo Aula-tema 04: Dinâmica Funcional Resumo Aula-tema 04: Dinâmica Funcional O tamanho que a micro ou pequena empresa assumirá, dentro, é claro, dos limites legais de faturamento estipulados pela legislação para um ME ou EPP, dependerá do

Leia mais

Rafael Vargas Presidente da SBEP.RO Gestor de Projetos Sociais do Instituto Ágora Secretário do Terceiro Setor da UGT.RO

Rafael Vargas Presidente da SBEP.RO Gestor de Projetos Sociais do Instituto Ágora Secretário do Terceiro Setor da UGT.RO Abril/2014 Porto Velho/Rondônia Rafael Vargas Presidente da SBEP.RO Gestor de Projetos Sociais do Instituto Ágora Secretário do Terceiro Setor da UGT.RO Terceiro Setor É uma terminologia sociológica que

Leia mais

PARA O COMITÊ DE CONFERÊNCIA DE SERVIÇOS GERAIS (CSG) 1 A Conferência de Serviços Gerais, do ponto de vista estatutário.

PARA O COMITÊ DE CONFERÊNCIA DE SERVIÇOS GERAIS (CSG) 1 A Conferência de Serviços Gerais, do ponto de vista estatutário. 29GE PARA O COMITÊ DE CONFERÊNCIA DE SERVIÇOS GERAIS (CSG) 1 A Conferência de Serviços Gerais, do ponto de vista estatutário. A Conferência de Serviços Gerais é o corpo permanente autorizado a expressar

Leia mais

PROBLEMA, MUDANÇA E VISÃO

PROBLEMA, MUDANÇA E VISÃO PROBLEMA, MUDANÇA E VISÃO Esse é o ponta-pé inicial da sua campanha. Se você não tem um problema, não tem porque fazer uma campanha. Se você tem um problema mas não quer muda-lo, também não tem porque

Leia mais

Chamada para proposta de cursos de Mestrado Profissional

Chamada para proposta de cursos de Mestrado Profissional Chamada para proposta de cursos de Mestrado Profissional A Capes abrirá, nos próximos dias, uma chamada para proposição de cursos de Mestrado Profissional, em várias áreas do conhecimento. Os requisitos

Leia mais