PLANETARISTAS DO BRASIL INTEIRO SE REÚNEM EM ALAGOAS

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "PLANETARISTAS DO BRASIL INTEIRO SE REÚNEM EM ALAGOAS"

Transcrição

1 Veículo: Site Cada Minuto Data: 18/08/2014 PLANETARISTAS DO BRASIL INTEIRO SE REÚNEM EM ALAGOAS Por Assessoria Visualizar o posicionamento das estrelas, do Sol, da Lua, dos planetas e de outros objetos astronômicos como se estivesse imerso no espaço. Isso é possível dentro dos planetários, tecnologia que tem caído na graça de professores e pesquisadores de astronomia e ciências afins. Professores dos níveis fundamental, médio e superior vão se reunir em Arapiraca (AL), entre os dias 25 e 28 de agosto, para conhecer as inovações dos planetários digitais e aprender como englobá-las às rotinas das escolas e comunidades. Arapiraca tem sido pioneira nesse segmento, pessoas de diferentes setores da educação, oriundas de diversos estados brasileiros estarão presentes, afirma André Parreira, organizador do curso e diretor da Hiperlab, fornecedora dos planetários Digitarium no Brasil. Temos noção da importância da promoção desse curso para a região. Nossa expectativa é de que o evento seja uma sementinha na disseminação do conhecimento da astronomia, ressalta Janice Gomes Cavalcante, diretora do Planetário Municipal de Arapiraca. Ela estima que desde sua inauguração, em outubro de 2012, 30 mil pessoas passaram por lá. Fazemos questão de convidar profissionais de outras cidades para conhecer as instalações e propomos sempre parcerias. Afinal, para multiplicar o conhecimento, é preciso dividi-lo, pondera. A diretora ainda garante que, pouco a pouco, Arapiraca quer ampliar a estrutura. Carolina Moreira, astrônoma no Museu Ciência e Vida, no Rio de Janeiro, trabalha com planetários fixos e infláveis há três anos e, em julho, começou a utilizar o modelo digital. Junto a outras ações de melhoria implantadas no museu, foi adquirido um novo aparelho, relata. Ela diz estar empolgada para o curso. Nunca participei de algo do tipo, mas estou com a expectativa de adquirir domínio e poder bolar sessões diferentes das convencionais, planeja a astrônoma. O número de inscritos no curso já está em torno de 50 pessoas que, segundo André, irão ampliar o conhecimento nessa área, e sairão de lá com muito mais opções de uso dos planetários. As motivações para a participação também são variadas. Tenho interesse em adquirir um planetário digital para substituir o inflável com o qual já trabalho há dois anos, conta o professor Guilherme Frederico Marranghello, coordenador do Projeto Astronomia para Todos em Bagé (RS). Ele acrescenta que os planetários têm vantagens sobre quaisquer outras formas de se observar os astros. Tanto o que ocorre ao longo de uma noite inteira, quanto o

2 que acontece em poucos minutos, pode ser acompanhado pelos planetários de maneira incomparável, garante. Já Rosane Alexandrino, professora do ensino fundamental em uma escola municipal em Cabo Santo Agostinho (PE), trabalha com planetários digitais e tem a intenção de aprender a manuseá-los ainda melhor para passar seus conhecimentos aos colegas. São oito planetários aqui, os estudantes gostam bastante, mas ainda ficamos muito restritos a trabalhos ligados às disciplinas de ciências e geografia. Durante o curso, espero assimilar maneiras de usá-los interdisciplinarmente com os professores de matemática e português, por exemplo, explica. O CURSO As aulas serão ministradas pelo renomado astrofísico espanhol, Raul Morales, membro da equipe internacional de desenvolvimento do software de simulação astronômica Nightshade, utilizado nos planetários modelo Digitarium. Ele abordará temas que vão desde a utilização básica do equipamento até à produção de aulas totalmente customizadas, que podem ser aplicadas a turmas dos ensinos Fundamental e Médio. As aulas serão integralmente realizadas no interior do Planetário Municipal de Arapiraca, primeira cidade do nordeste a utilizar, em sua Rede Pública de Educação, esse tipo de tecnologia. Após o curso, os professores estarão aptos a proporcionar aos alunos todo tipo de experiência no interior do Planetário, conta o diretor da Hiperlab, André Parreira.

3 Veículo: Site Municípios Alagoanos Data: 19/08/2014 PLANETARISTAS DO BRASIL INTEIRO SE REÚNEM EM ALAGOAS Primeira cidade a sediar um curso sobre planetários digitais no país é Arapiraca - AL Visualizar o posicionamento das estrelas, do Sol, da Lua, dos planetas e de outros objetos astronômicos como se estivesse imerso no espaço. Isso é possível dentro dos planetários, tecnologia que tem caído na graça de professores e pesquisadores de astronomia e ciências afins. Professores dos níveis fundamental, médio e superior vão se reunir em Arapiraca (AL), entre os dias 25 e 28 de agosto, para conhecer as inovações dos planetários digitais e aprender como englobá-las às rotinas das escolas e comunidades. Arapiraca tem sido pioneira nesse segmento, pessoas de diferentes setores da educação, oriundas de diversos estados brasileiros estarão presentes, afirma André Parreira, organizador do curso e diretor da Hiperlab, fornecedora dos planetários Digitarium no Brasil. Temos noção da importância da promoção desse curso para a região. Nossa expectativa é de que o evento seja uma sementinha na disseminação do conhecimento da astronomia, ressalta Janice Gomes Cavalcante, diretora do Planetário Municipal de Arapiraca. Ela estima que desde sua inauguração, em outubro de 2012, 30 mil pessoas passaram por lá. Fazemos questão de convidar profissionais de outras cidades para conhecer as instalações e propomos sempre parcerias. Afinal, para multiplicar o conhecimento, é preciso dividi-lo, pondera. A diretora ainda garante que, pouco a pouco, Arapiraca quer ampliar a estrutura. Carolina Moreira, astrônoma no Museu Ciência e Vida, no Rio de Janeiro, trabalha com planetários fixos e infláveis há três anos e, em julho, começou a utilizar o modelo digital. Junto a outras ações de melhoria implantadas no museu, foi adquirido um novo aparelho, relata.

4 Ela diz estar empolgada para o curso. Nunca participei de algo do tipo, mas estou com a expectativa de adquirir domínio e poder bolar sessões diferentes das convencionais, planeja a astrônoma. O número de inscritos no curso já está em torno de 50 pessoas que, segundo André, irão ampliar o conhecimento nessa área, e sairão de lá com muito mais opções de uso dos planetários. As motivações para a participação também são variadas. Tenho interesse em adquirir um planetário digital para substituir o inflável com o qual já trabalho há dois anos, conta o professor Guilherme Frederico Marranghello, coordenador do Projeto Astronomia para Todos em Bagé (RS). Ele acrescenta que os planetários têm vantagens sobre quaisquer outras formas de se observar os astros. Tanto o que ocorre ao longo de uma noite inteira, quanto o que acontece em poucos minutos, pode ser acompanhado pelos planetários de maneira incomparável, garante. Já Rosane Alexandrino, professora do ensino fundamental em uma escola municipal em Cabo Santo Agostinho (PE), trabalha com planetários digitais e tem a intenção de aprender a manuseá-los ainda melhor para passar seus conhecimentos aos colegas. São oito planetários aqui, os estudantes gostam bastante, mas ainda ficamos muito restritos a trabalhos ligados às disciplinas de ciências e geografia. Durante o curso, espero assimilar maneiras de usá-los interdisciplinarmente com os professores de matemática e português, por exemplo, explica. O CURSO As aulas serão ministradas pelo renomado astrofísico espanhol, Raul Morales, membro da equipe internacional de desenvolvimento do software de simulação astronômica Nightshade, utilizado nos planetários modelo Digitarium. Ele abordará temas que vão desde a utilização básica do equipamento até à produção de aulas totalmente customizadas, que podem ser aplicadas a turmas dos ensinos Fundamental e Médio. As aulas serão integralmente realizadas no interior do Planetário Municipal de Arapiraca, primeira cidade do nordeste a utilizar, em sua Rede Pública de Educação, esse tipo de tecnologia. Após o curso, os professores estarão aptos a proporcionar aos alunos todo tipo de experiência no interior do Planetário, conta o diretor da Hiperlab, André Parreira. Autor: Nany Mata

5 Veículo: Site Prefeitura de Arapiraca Data: 20/08/2014 ARAPIRACA SEDIA PRIMEIRO CURSO DE PLANETÁRIOS DO BRASIL O município arapiraquense receberá entre os dias 25 e 28 de agosto, no Planetário Municipal Casa da Ciência, no bairro Zélia Barbosa Rocha, o I Curso de Sobre Manuseio de Planetários Digitais. Pioneiro no Brasil, o curso tem visa a capacitação dos profissionais, incentivando a maior utilização da tecnologia em sala de aula, assim como despertar o interesse dos alunos para a popularização da ciência no país e o aumento dos níveis brasileiros em rankings internacionais de avaliação. As aulas serão ministradas pelo renomado astrofísico espanhol, Raul Meireles, da equipe internacional de desenvolvimento de software de simulação astronômica Nightshade, utilizados em planetários, direcionadas para professores, astrônomos, professores e interessados em conhecer a fundo os recursos do planetário. em Arapiraca para prestigiar o desempenho de uma cidade pioneira no segmento. Para a diretora do Planetário Municipal Casa da Ciência, Janice Gomes, é esperado que o encontro desperte ainda mais a curiosidade da população arapiraquense, salientando a importância do curso para a disseminação do conhecimento sobre a astronomia. Nossa cidade é a primeira do Nordeste a utilizar este tipo de equipamentos na Rede Municipal de Ensino, onde há a possibilidade ainda de confecção de brinquedos científicos com os alunos. É possível também visualizar mais de 100 mil estrelas, constelações e cometas, diz ela. O curso será promovido pela fornecedora exclusiva do Planetário no país, a Hiperlab. Os interessados em se insvrever deverão entrar em contato com a Hiperlab, através do site ou pelo telefone (31) Confira a programação completa AQUI.

6 Veículo: Site Sua Cidade Data: 20/08/2014 ARAPIRACA SEDIA PRIMEIRO CURSO DE PLANETÁRIOS DO BRASIL O município arapiraquense receberá entre os dias 25 e 28 de agosto, no Planetário Municipal Casa da Ciência, no bairro Zélia Barbosa Rocha, o I Curso de Sobre Manuseio de Planetários Digitais. Pioneiro no Brasil, o curso tem visa a capacitação dos profissionais, incentivando a maior utilização da tecnologia em sala de aula, assim como despertar o interesse dos alunos para a popularização da ciência no país e o aumento dos níveis brasileiros em rankings internacionais de avaliação. As aulas serão ministradas pelo renomado astrofísico espanhol, Raul Meireles, da equipe internacional de desenvolvimento de software de simulação astronômica Nightshade, utilizados em planetários, direcionadas para professores, astrônomos, professores e interessados em conhecer a fundo os recursos do planetário. em Arapiraca para prestigiar o desempenho de uma cidade pioneira no segmento. Para a diretora do Planetário Municipal Casa da Ciência, Janice Gomes, é esperado que o encontro desperte ainda mais a curiosidade da população arapiraquense, salientando a importância do curso para a disseminação do conhecimento sobre a astronomia. Nossa cidade é a primeira do Nordeste a utilizar este tipo de equipamentos na Rede Municipal de Ensino, onde há a possibilidade ainda de confecção de brinquedos científicos com os alunos. É possível também visualizar mais de 100 mil estrelas, constelações e cometas, diz ela. O curso será promovido pela fornecedora exclusiva do Planetário no país, a Hiperlab. Os interessados em se insvrever deverão entrar em contato com a Hiperlab, através do site ou pelo telefone (31)

7 Veículo: Site ESP Brasil Data: 20/08/2014 ARAPIRACA SEDIA PRIMEIRO CURSO DE PLANETÁRIOS DO BRASIL Por Assessoria O município arapiraquense receberá entre os dias 25 e 28 de agosto, no Planetário Municipal Casa da Ciência, no bairro Zélia Barbosa Rocha, o I Curso de Sobre Manuseio de Planetários Digitais. Pioneiro no Brasil, o curso tem visa a capacitação dos profissionais, incentivando a maior utilização da tecnologia em sala de aula, assim como despertar o interesse dos alunos para a popularização da ciência no país e o aumento dos níveis brasileiros em rankings internacionais de avaliação. As aulas serão ministradas pelo renomado astrofísico espanhol, Raul Meireles, da equipe internacional de desenvolvimento de software de simulação astronômica "Nightshade", utilizados em planetários, direcionadas para professores, astrônomos, professores e interessados em conhecer a fundo os recursos do planetário. em Arapiraca para prestigiar o desempenho de uma cidade pioneira no segmento. Para a diretora do Planetário Municipal Casa da Ciência, Janice Gomes, é esperado que o encontro desperte ainda mais a curiosidade da população arapiraquense, salientando a importância do curso para a disseminação do conhecimento sobre a astronomia. "Nossa cidade é a primeira do Nordeste a utilizar este tipo de equipamentos na Rede Municipal de Ensino, onde há a possibilidade ainda de confecção de brinquedos científicos com os alunos. É possível também visualizar mais de 100 mil estrelas, constelações e cometas", diz ela. O curso será promovido pela fornecedora exclusiva do Planetário no país, a Hiperlab. Os interessados em se insvrever deverão entrar em contato com a Hiperlab, através do sitehttp:// ou pelo telefone (31) Confira a programação completa AQUI.

8 Veículo: Site Tribuna Hoje Data: 20/08/2014 Seção/Coluna: Blog Roberto Baia Planetário O município arapiraquense receberá entre os dias 25 e 28 de agosto, no Planetário Municipal Casa da Ciência, no bairro Zélia Barbosa Rocha, o I Curso de Sobre Manuseio de Planetários Digitais. Pioneiro no Brasil, o curso tem visa à capacitação dos profissionais, incentivando a maior utilização da tecnologia em sala de aula, assim como despertar o interesse dos alunos para a popularização da ciência no país e o aumento dos níveis brasileiros em rankings internacionais de avaliação. Internacional As aulas serão ministradas pelo renomado astrofísico espanhol, Raul Meireles, da equipe internacional de desenvolvimento de software de simulação astronômica Nightshade, utilizados em planetários, direcionadas para professores, astrônomos, professores e interessados em conhecer a fundo os recursos do planetário. Encontro em Arapiraca para prestigiar o desempenho de uma cidade pioneira no segmento. Para a diretora do Planetário Municipal Casa da Ciência, Janice Gomes, é esperado que o encontro desperte ainda mais a curiosidade da população arapiraquense, salientando a importância do curso para a disseminação do conhecimento sobre a astronomia.

9 Veículo: Site Já é Notícia Data: 21/08/2014 ARAPIRACA SEDIA PRIMEIRO CURSO DE PLANETÁRIOS DO BRASIL O município arapiraquense receberá entre os dias 25 e 28 de agosto, no Planetário Municipal Casa da Ciência, no bairro Zélia Barbosa Rocha, o I Curso de Sobre Manuseio de Planetários Digitais. Pioneiro no Brasil, o curso tem visa a capacitação dos profissionais, incentivando a maior utilização da tecnologia em sala de aula, assim como despertar o interesse dos alunos para a popularização da ciência no país e o aumento dos níveis brasileiros em rankings internacionais de avaliação. As aulas serão ministradas pelo renomado astrofísico espanhol, Raul Meireles, da equipe internacional de desenvolvimento de software de simulação astronômica Nightshade, utilizados em planetários, direcionadas para professores, astrônomos, professores e interessados em conhecer a fundo os recursos do planetário. em Arapiraca para prestigiar o desempenho de uma cidade pioneira no segmento. Para a diretora do Planetário Municipal Casa da Ciência, Janice Gomes, é esperado que o encontro desperte ainda mais a curiosidade da população arapiraquense, salientando a importância do curso para a disseminação do conhecimento sobre a astronomia. Nossa cidade é a primeira do Nordeste a utilizar este tipo de equipamentos na Rede Municipal de Ensino, onde há a possibilidade ainda de confecção de brinquedos científicos com os alunos. É possível também visualizar mais de 100 mil estrelas, constelações e cometas, diz ela. O curso será promovido pela fornecedora exclusiva do Planetário no país, a Hiperlab. Os interessados em se insvrever deverão entrar em contato com a Hiperlab, através do site ou pelo telefone (31) Confira a programação completa AQUI. Fonte: Redação com Assessoria

10 Veículo: Site Jornal Extra de Alagoas Data: 26/08/2014 PLANETÁRIO O município arapiraquense receberá entre os dias 25 e 28 de agosto, no Planetário Municipal Casa da Ciência, no bairro Zélia Barbosa Rocha, o I Curso de Sobre Manuseio de Planetários Digitais. Pioneiro no Brasil, o curso tem visa à capacitação dos profissionais, incentivando a maior utilização da tecnologia em sala de aula, assim como despertar o interesse dos alunos para a popularização da ciência no país e o aumento dos níveis brasileiros em rankings internacionais de avaliação. Equipe internacional As aulas serão ministradas pelo renomado astrofísico espanhol, Raul Meireles, da equipe internacional de desenvolvimento de software de simulação astronômica Nightshade, utilizados em planetários, direcionadas para professores, astrônomos, professores e interessados em co-nhecer a fundo os recursos do planetário. Encontro em Arapiraca para prestigiar o desempenho de uma cidade pioneira no segmento.para a diretora do Planetário Municipal Casa da Ciência, Janice Gomes, é esperado que o encontro desperte ainda mais a curiosidade da população arapiraquense, salientando a importância do curso para a disseminação do conhecimento sobre a astronomia.

11 Veículo: Site 5ª CRE Data: 20/08/2014 ARAPIRACA SEDIA PRIMEIRO CURSO DE PLANETÁRIOS DO BRASIL publicado em às 21h8 O município arapiraquense receberá entre os dias 25 e 28 de agosto, no Planetário Municipal Casa da Ciência, no bairro Zélia Barbosa Rocha, o I Curso de Sobre Manuseio de Planetários Digitais. Pioneiro no Brasil, o curso tem visa a capacitação dos profissionais, incentivando a maior utilização da tecnologia em sala de aula, assim como despertar o interesse dos alunos para a popularização da ciência no país e o aumento dos níveis brasileiros em rankings internacionais de avaliação. As aulas serão ministradas pelo renomado astrofísico espanhol, Raul Meireles, da equipe internacional de desenvolvimento de software de simulação astronômica Nightshade, utilizados em planetários, direcionadas para professores, astrônomos, professores e interessados em conhecer a fundo os recursos do planetário. em Arapiraca para prestigiar o desempenho de uma cidade pioneira no segmento. Para a diretora do Planetário Municipal Casa da Ciência, Janice Gomes, é esperado que o encontro desperte ainda mais a curiosidade da população arapiraquense, salientando a importância do curso para a disseminação do conhecimento sobre a astronomia. Nossa cidade é a primeira do Nordeste a utilizar este tipo de equipamentos na Rede Municipal de Ensino, onde há a possibilidade ainda de confecção de brinquedos científicos com os alunos. É possível também visualizar mais de 100 mil estrelas, constelações e cometas, diz ela. O curso será promovido pela fornecedora exclusiva do Planetário no país, a Hiperlab. Os interessados em se inscrever deverão entrar em contato com a Hiperlab, através do site ou pelo telefone (31) Confira a programação completa AQUI. Leia mais:

12 Veículo: Portal Arapiraca Data: 26/08/2014 CURSO NACIONAL DE PLANETÁRIOS TEM INÍCIO NESTA SEGUNDA Curso Nacional de Planetários tem início nesta segunda Compondo um dos planetários mais modernos do Brasil, o município arapiraquense sedia entre os dias 25 e 28 de agosto, o I Curso Nacional de Manuseio de Planetários Digitais, idealizado pela agência Hiperlab Equipamentos Científicos. Ministrado pelo renomado astrofísico espanhol, Raul Meireles, da equipe internacional de desenvolvimento de software de simulação astronômica Nightshade, o curso visa a capacitação dos profissionais, incentivando a maior utilização da tecnologia em sala de aula, assim como despertar o interesse dos alunos para a popularização da ciência no país e o aumento dos níveis brasileiros em rankings internacionais de avaliação. O curso reuniu estudantes e profissionais que manuseiam planetários em todo o Brasil, a exemplo das cidades de Arapiraca-AL, Recife, Garanhuns, Cabo de Santo Agostinho, Ipojuca, Paulista e Lajedo, todos esses de Pernambuco, Ribeirão Pires-SP, Lavras e Belo Horizonte- MG, Porto Alegre e Pajé-RS, Rio de Janeiro, Natal-RN, Itajaí-SC, Jataí-GO e Dourados-MS. A secretária Municipal de Educação (SME), Ana Valéria Peixoto, ao lado da diretora do Planetário Municipal Casa da Ciência, Janice Gomes, recepcionaram os participantes do curso em nome da prefeita Célia Rocha (PTB). Estamos bastante honradas em poder sediar esse curso. A cidade de Arapiraca só tem a ganhar com um evento de tamanha grandiosidade. Que esse seja o primeiro de vários outros cursos. As portas estarão sempre abertas para recebê-los, disse a secretária.

13 No primeiro momento do curso, Raul Morales realizou uma demonstração, através de vídeo, das principais características de um planetário digitarium e do software, configurações gerais para o manuseio, simulações dos fenômenos terrestres e aulas de astronomia. Confira a programação completa do evento AQUI. O curso segue até a próxima quinta-feira (28), no Planetário Municipal Casa da Ciência, localizado no Lago da Perucaba, no bairro Zélia Barbosa Rocha. Veja a matéria original.

14 Veículo: Site Associação dos Municípios Alagoanos Data: 21/08/2014 Seção/Coluna: Notícias ARAPIRACA SEDIA O PRIMEIRO CURSO DE PLANETÁRIOS DO BRASIL O município arapiraquense receberá entre os dias 25 e 28 de agosto, no Planetário Municipal Casa da Ciência, no bairro Zélia Barbosa Rocha, o I Curso de Sobre Manuseio de Planetários Digitais. Pioneiro no Brasil, o curso tem visa a capacitação dos profissionais, incentivando a maior utilização da tecnologia em sala de aula, assim como despertar o interesse dos alunos para a popularização da ciência no país e o aumento dos níveis brasileiros em rankings internacionais de avaliação. As aulas serão ministradas pelo renomado astrofísico espanhol, Raul Meireles, da equipe internacional de desenvolvimento de software de simulação astronômica Nightshade, utilizados em planetários, direcionadas para professores, astrônomos, professores e interessados em conhecer a fundo os recursos do planetário. em Arapiraca para prestigiar o desempenho de uma cidade pioneira no segmento. Para a diretora do Planetário Municipal Casa da Ciência, Janice Gomes, é esperado que o encontro desperte ainda mais a curiosidade da população arapiraquense, salientando a importância do curso para a disseminação do conhecimento sobre a astronomia. Nossa cidade é a primeira do Nordeste a utilizar este tipo de equipamentos na Rede Municipal de Ensino, onde há a possibilidade ainda de confecção de brinquedos científicos com os alunos. É possível também visualizar mais de 100 mil estrelas, constelações e cometas, diz ela. O curso será promovido pela fornecedora exclusiva do Planetário no país, a Hiperlab. Os interessados em se insvrever deverão entrar em contato com a Hiperlab, através do site ou pelo telefone (31) Confira a programação completa AQUI.

Planetario Johannes Kepler

Planetario Johannes Kepler Instituto de Promoção ao Desenvolvimento Científico RELATÓRIO ANUAL DE RESULTADOS Planetario Johannes Kepler 2015 Sobre o IPRODESC O Instituto de Promoção ao Desenvolvimento Científico desenvolve serviços

Leia mais

CCE CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS

CCE CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS CCE CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS 25 Oficina de Arduino para Projetos de Ciência MAVIGNO E FERRACIOLI L Diferentemente dos dias de hoje, em que a tecnologia está massivamente presente em nossas vidas, no início

Leia mais

Em 1609, um pesquisador italiano chamado Galileu Galilei, realizou as primeiras observações do céu por meio de um telescópio.

Em 1609, um pesquisador italiano chamado Galileu Galilei, realizou as primeiras observações do céu por meio de um telescópio. SOCIEDADE MINEIRA DE CULTURA Mantenedora da PUC Minas e do COLÉGIO SANTA MARIA UNIDADE: DATA: 02 / 2 / 206 III ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE MATEMÁTICA 3.º ANO/EF ALUNO(A): N.º: TURMA: PROFESSOR(A): VALOR:

Leia mais

SESC VEÍCULO: TRIBUNA DO NORTE DATA: EDITORIA: NATAL

SESC VEÍCULO: TRIBUNA DO NORTE DATA: EDITORIA: NATAL SESC VEÍCULO: TRIBUNA DO NORTE DATA: 09.10.18 EDITORIA: NATAL VEÍCULO: SITE VERSÁTIL NEWS DATA: 09.10.18 Partage Norte Shopping inaugura unidade móvel Sesc Saúde Mulher Dando continuidade ao calendário

Leia mais

EDITORIA: Coluna do Meio-Dandara Costa DATA: ASSUNTO: Road Show HFN

EDITORIA: Coluna do Meio-Dandara Costa DATA: ASSUNTO: Road Show HFN VEÍCULO: Jornal A União-PB EDITORIA: Coluna do Meio-Dandara Costa DATA: 21.07.2018 ASSUNTO: Road Show HFN VEÍCULO: Jornal do Commercio EDITORIA: Coluna Social1 DATA: 24.07.2018 ASSUNTO: Road Show HFN

Leia mais

FECOMÉRCIO VEÍCULO: NOVO JORNAL DATA: EDITORIA: RODA VIVA ZUM ZUM ZUM

FECOMÉRCIO VEÍCULO: NOVO JORNAL DATA: EDITORIA: RODA VIVA ZUM ZUM ZUM FECOMÉRCIO VEÍCULO: NOVO JORNAL DATA: 24.02.16 EDITORIA: RODA VIVA ZUM ZUM ZUM VEÍCULO: TRIBUNA DO NORTE DATA: 24.02.16 EDITORIA: NATAL VEÍCULO: WLLA DANTAS DATA: 24.02.16 Canguaretama recebe à Unidade

Leia mais

PASSAPORTE DA ASTRONOMIA

PASSAPORTE DA ASTRONOMIA COORDENAÇÃO: Profa.EDUARDO NETO FERREIRA PASSAPORTE DA ASTRONOMIA PROJETO eduneto@fumec.br Professor Colaborador: Orlando Abreu Gomes (FACE; orlando.gomes@fumec.br) Professor Voluntário: Alair Dias Júnior

Leia mais

PROGRAMAÇÃO PLANETÁRIO DE VITÓRIA MÊS DE JULHO/2019

PROGRAMAÇÃO PLANETÁRIO DE VITÓRIA MÊS DE JULHO/2019 PROGRAMAÇÃO PLANETÁRIO DE VITÓRIA MÊS DE JULHO/2019 DATA HORÁRIO SESSÃO 30min Reconhecimento do céu infantil A sessão visa apresentar as constelações mais conhecidas para as crianças, incentivando a criatividade.

Leia mais

FECOMÉRCIO VEÍCULO: TRIBUNA DO NORTE DATA: EDITORIA: VIVER/ ELIANA LIMA

FECOMÉRCIO VEÍCULO: TRIBUNA DO NORTE DATA: EDITORIA: VIVER/ ELIANA LIMA FECOMÉRCIO VEÍCULO: TRIBUNA DO NORTE DATA: 24.05.16 EDITORIA: VIVER/ ELIANA LIMA VEÍCULO: TRIBUNA DO NORTE DATA: 24.05.16 EDITORIA: NATAL VEÍCULO: PORTAL NO AR DATA: 23.05.16 Em 23 de maio de 2016 às 15:33

Leia mais

RN deve superar média nacional de consumo para a Copa

RN deve superar média nacional de consumo para a Copa FECOMÉRCIO VEÍCULO: BLOG SNERI DATA: 12.06.18 RN deve superar média nacional de consumo para a Copa Faltando três dias para a bola rolar na Copa do Mundo da Rússia, a Confederação Nacional do Comércio

Leia mais

FECOMÉRCIO VEÍCULO: TRIBUNA DO NORTE DATA: EDITORIA: CAPA E GERAL

FECOMÉRCIO VEÍCULO: TRIBUNA DO NORTE DATA: EDITORIA: CAPA E GERAL FECOMÉRCIO VEÍCULO: TRIBUNA DO NORTE DATA: 22.06.16 EDITORIA: CAPA E GERAL VEÍCULO: JORNAL DE FATO.COM DATA: 22.06.16 EDITORIA: MOSSORÓ VEÍCULO: JORNAL DE FATO.COM DATA: 22.06.16 EDITORIA: OPINIÃO/CESAR

Leia mais

VEÍCULO: TRIBUNA DO NORTE DATA: EDITORIA: POLÍTICA

VEÍCULO: TRIBUNA DO NORTE DATA: EDITORIA: POLÍTICA VEÍCULO: TRIBUNA DO NORTE DATA: 18.09.15 EDITORIA: POLÍTICA VEÍCULO: TRIBUNA DO NORTE DATA: 18.09.15 EDITORIA: E-TURISMO VEÍCULO: O MOSSOROENSE DATA: 18.09.15 EDITORIA: COTIDIANO VEÍCULO: TRIBUNA DO NORTE

Leia mais

http://portaldoprofessor.mec.gov.br http://twitter.com/portalprofessor Implantação de ambientes tecnológicos nas escolas Distribuição de conteúdos educativos, soluções e sistemas de informação Formação

Leia mais

Matemática e Astronomia

Matemática e Astronomia Título: Matemática e Astronomia Descrição: Construção de um autómato METADATA Keywords: autómato, adição, estrelas, estrela cadente, Sol, movimento. Classificação Área Disciplinar Matemática e Ciências

Leia mais

FECOMÉRCIO VEÍCULO: NOVO JORNAL DATA: EDITORIA: RODA VIVA

FECOMÉRCIO VEÍCULO: NOVO JORNAL DATA: EDITORIA: RODA VIVA FECOMÉRCIO VEÍCULO: NOVO JORNAL DATA: 26.07.16 EDITORIA: RODA VIVA VEÍCULO:BLOG TURISMO POR CRISTINA LIRA DATA: 25.07.16 Região serrana de Pernambuco será destino de excursão promovida pelo Sesc 25 de

Leia mais

FECOMÉRCIO VEÍCULO: TRIBUNA DO NORTE DATA: EDITORIA: ECONOMIA

FECOMÉRCIO VEÍCULO: TRIBUNA DO NORTE DATA: EDITORIA: ECONOMIA FECOMÉRCIO VEÍCULO: TRIBUNA DO NORTE DATA: 08.07.15 EDITORIA: ECONOMIA VEÍCULO: PORTAL NO AR DATA: 08.07.15 Em 8 de julho de 2015 às 09:02 Economia Senac-RN realiza curso de Gestão de Vendas no Varejo

Leia mais

1. DO PROCESSO SELETIVO

1. DO PROCESSO SELETIVO EDITAL PTB Nº.08/2016 SELEÇÃO DE CANDIDATOS PARA MATRÍCULA NO CURSO DE FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA (FIC) FUNDAMENTOS PARA O ENSINO DE ASTRONOMIA (turmas 1 e 2) DO IFSP - CÂMPUS PIRITUBA O Câmpus Pirituba

Leia mais

FECOMÉRCIO VEÍCULO: TRIBUNA DO NORTE DATA: EDITORIA: FIM DE SEMANA

FECOMÉRCIO VEÍCULO: TRIBUNA DO NORTE DATA: EDITORIA: FIM DE SEMANA FECOMÉRCIO VEÍCULO: TRIBUNA DO NORTE DATA: 10.06.16 EDITORIA: FIM DE SEMANA VEÍCULO: NOVO JORNAL DATA: 10.06.16 EDITORIA: RODA VIVA VEÍCULO: NOVO JORNAL DATA: 10.06.16 EDITORIA: OPINIÃO/CONECTE-SE VEÍCULO:

Leia mais

SESC VEÍCULO: PORTAL NOMINUTO DATA:

SESC VEÍCULO: PORTAL NOMINUTO DATA: SESC VEÍCULO: PORTAL NOMINUTO DATA: 18.06.18 VEÍCULO: PORTAL NO AR DATA: 18.06.18 Sesc é parceiro do Pan-Americano de Basquete Master Competição internacional conta com 175 equipes do continente americano

Leia mais

Sesc abre inscrições para cursos gratuitos de julho

Sesc abre inscrições para cursos gratuitos de julho SESC VEÍCULO: PORTAL NO AR DATA: 19.06.18 Sesc abre inscrições para cursos gratuitos de julho Inscrições seguem até o dia 26 de junho nas Centrais de Relacionamento das unidades Sesc Por Redação Estão

Leia mais

Astronomia em Sala de Aula. Patrícia F. Spinelli (MAST)

Astronomia em Sala de Aula. Patrícia F. Spinelli (MAST) Astronomia em Sala de Aula Patrícia F. Spinelli (MAST) I. Por que estudar astronomia? Tecnologias e descobertas oriundas da pesquisa em Astronomia Detecção de objetos fracos Busca de planetas extrassolares

Leia mais

O CÉU NOTURNO: CONSTELAÇÕES E AFINS

O CÉU NOTURNO: CONSTELAÇÕES E AFINS Ensino de Astronomia no ABC O CÉU NOTURNO: CONSTELAÇÕES E AFINS Profª Fernanda Siniscalchi Constelações Grupos de estrelas aparentemente próximas Constelações Associação da posição dos astros com objetos

Leia mais

CURSO DE INTRODUÇÃO À ASTRONOMIA

CURSO DE INTRODUÇÃO À ASTRONOMIA CURSO DE INTRODUÇÃO À ASTRONOMIA INTRODUÇÃO TEÓRICA E OBSERVACIONAL 1 Introdução Este curso destina-se a todas as pessoas interessadas por observações astronômicas, sendo adequado a qualquer pessoa. Estudantes

Leia mais

ESTÍMULO PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS E FÍSICA: UMA PROPOSTA

ESTÍMULO PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS E FÍSICA: UMA PROPOSTA COMUNICAÇÕES CLUBE DE ASTRONOMIA COMO ESTÍMULO PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS E FÍSICA: UMA PROPOSTA Rute Helena Trevisan Departamento de Física Universidade Estadual de Londrina Cleiton Joni

Leia mais

Deserto de notícias: um panorama do jornalismo local e regional no Brasil. Brasília - 03/05/2018 Recorte: jornais impressos e online

Deserto de notícias: um panorama do jornalismo local e regional no Brasil. Brasília - 03/05/2018 Recorte: jornais impressos e online Deserto de notícias: um panorama do jornalismo local e regional no Brasil Brasília - 03/05/2018 Recorte: jornais impressos e online Realização Em parceria com Créditos Angela Pimenta Pedro Varoni Adriana

Leia mais

1 de 5 01/11/ :23

1 de 5 01/11/ :23 PREVIS ÚO DO TEMPO MACEIO, AL 26 C HOME MUNICÍPIOS DE ALAGOAS CANAIS ESPECIAL ARAPIRACA AL+ BLOGS EDIÇÃO DIGITAL 27 Outubro de 2016-13:21 Foto: Divulgação O Hospital Escola Dr. Helvio Auto (HEHA) recebeu

Leia mais

16 de Outubro Terça-feira

16 de Outubro Terça-feira 16 de Outubro Terça-feira HORÁRIO ATIVIDADE DETALHES transformando energias Esta atividade é composta por aparatos interativos que transformam a energia solar e eólica em diversas outras formas de energia.

Leia mais

FECOMÉRCIO VEÍCULO: TRIBUNA DO NORTE ONLINE DATA:

FECOMÉRCIO VEÍCULO: TRIBUNA DO NORTE ONLINE DATA: FECOMÉRCIO VEÍCULO: TRIBUNA DO NORTE ONLINE DATA: 15.03.18 CONTINUAÇÃO VEÍCULO: BLOG DO SERIDÓ DATA: 14.03.18 Reajuste da energia elétrica no RN será debatido A revisão tarifária da Cosern para os próximos

Leia mais

FECOMÉRCIO VEÍCULO: TRIBUNA DO NORTE DATA: EDITORIA: VIVER

FECOMÉRCIO VEÍCULO: TRIBUNA DO NORTE DATA: EDITORIA: VIVER FECOMÉRCIO VEÍCULO: TRIBUNA DO NORTE DATA:12.04.16 EDITORIA: VIVER VEÍCULO: TRIBUNA DO NORTE ONLINE DATA:11.04.16 VEÍCULO: TRIBUNA DO NORTE ONLINE DATA:11.04.16 VEÍCULO: JARBAS ROCHA DATA:11.04.16 Senac

Leia mais

DEMANDA DE CANDIDATOS POR VAGA

DEMANDA DE CANDIDATOS POR VAGA Analista Especialização: Administração de Serviços de Informática Brasília DF 3 176 58,67 Analista Especialização: Assuntos Jurídicos Belo Horizonte MG 3 211 70,33 Analista Especialização: Assuntos Jurídicos

Leia mais

Quartas e sextas, das 18:50 às 20:30h Quintas, das 18:50 às 22:20h

Quartas e sextas, das 18:50 às 20:30h Quintas, das 18:50 às 22:20h EDITAL PTB Nº. 09/2017 SELEÇÃO DE CANDIDATOS PARA MATRÍCULA EM CURSOS DE FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA (FIC) - CÂMPUS SÃO PAULO PIRITUBA FUNDAMENTOS PARA O ENSINO DE ASTRONOMIA O Câmpus São Paulo Pirituba

Leia mais

HARMONIA DO MUNDO. Documentário da série Avisos da Natureza: lições não aprendidas

HARMONIA DO MUNDO. Documentário da série Avisos da Natureza: lições não aprendidas HARMONIA DO MUNDO Documentário da série Avisos da Natureza: lições não aprendidas SINOPSE Um professor de física discute e apresenta uma proposta de atividade sobre o documentário A Harmonia dos Mundos,

Leia mais

Ensino Fundamental II

Ensino Fundamental II Ensino Fundamental II Equipe pedagógica: Coordenador: Leandro Rubino Auxiliar de coordenação: Patricia Iser Rotina Assiduidade e pontualidade às aulas; Cumprir o calendário; 6 tempos de 45. Vestir- se

Leia mais

Prefeitura Municipal de Cotegipe publica:

Prefeitura Municipal de Cotegipe publica: 1 Quarta-feira Ano Nº 829 Prefeitura Municipal de Cotegipe publica: Concursos de Experiências Pedagógicas (Professor) do Programa Despertar - Promove o concurso sobre experiências pedagógicas desenvolvidas

Leia mais

Clipping de notícias. Recife, 19 de setembro de 2018.

Clipping de notícias. Recife, 19 de setembro de 2018. Clipping de notícias Recife, 19 de setembro de 2018. Recife, 19 de setembro de 2018. Recife, 19 de setembro de 2018. IPA realiza 4ª feira de artesanatos e produtos da agricultura familiar Publicado 18

Leia mais

Relatório da IX Ação Nacional FEBRAC. 17 de setembro de 2016 Lagoa do Araçá Imbiribeira Recife/PE

Relatório da IX Ação Nacional FEBRAC. 17 de setembro de 2016 Lagoa do Araçá Imbiribeira Recife/PE Relatório da IX Ação Nacional FEBRAC 17 de setembro de 2016 Lagoa do Araçá Imbiribeira Recife/PE 1 SUMÁRIO Agradecimentos...03 Registros fotográficos do evento...04 Peças publicitárias...13 Reportagens

Leia mais

Medicina. São José dos Campos. Carga horária 46. aulas semanais de 50 min. Horário das aulas* Endereço. Simulados. 3 ciclos

Medicina. São José dos Campos. Carga horária 46. aulas semanais de 50 min. Horário das aulas* Endereço. Simulados. 3 ciclos Carga horária 46 aulas semanais de 50 min. Disciplinas Horário das aulas* Aulas Português 8 Biologia 7 Física 7 Química 7 Matemática 6 Geografia 4 História 4 Inglês 1 Filosofia/Sociologia 1 Atualidades

Leia mais

CURSO DE INTRODUÇÃO À ASTRONOMIA

CURSO DE INTRODUÇÃO À ASTRONOMIA CURSO DE INTRODUÇÃO À ASTRONOMIA INTRODUÇÃO TEÓRICA E OBSERVACIONAL 1 Introdução Este curso destina-se a todas as pessoas interessadas por observações astronômicas, sendo adequado a qualquer pessoa. Estudantes

Leia mais

FECOMÉRCIO VEÍCULO: JORNAL DE FATO.COM DATA: EDITORIA: CAPA E MOSSORÓ

FECOMÉRCIO VEÍCULO: JORNAL DE FATO.COM DATA: EDITORIA: CAPA E MOSSORÓ FECOMÉRCIO VEÍCULO: JORNAL DE FATO.COM DATA: 21.07.16 EDITORIA: CAPA E MOSSORÓ 20/jul./2016 VEÍCULO: SITE VERSÁTIL NEWS DATA: 20.07.16 SESC PROMOVE PALESTRA GRATUITA SOBRE BIOSSEGURANÇA E HEPATITES EM

Leia mais

Clippings - Junho. 10/06 Site Canal Executivo Fundação busca parceiros para financiar bolsa de estudos

Clippings - Junho. 10/06 Site Canal Executivo Fundação busca parceiros para financiar bolsa de estudos Clippings - Junho Data Veículo Título Abril Revista Decorar Programa Formare 10/06 Site Canal Executivo Fundação busca parceiros para financiar bolsa de estudos 11/06 Portal Fator Brasil Fundação Iochpe

Leia mais

PÚBLICO ALVO. Consulados e entidades de promoção comercial. Associações de classe. Universidades e centros de pesquisa

PÚBLICO ALVO. Consulados e entidades de promoção comercial. Associações de classe. Universidades e centros de pesquisa APRESENTAÇÃO O Fórum Onshore Potiguar é um evento regional com foco no setor de petróleo e gás das regiões Norte e Nordeste do Brasil, que tem como proposta central discutir a extração em terra e águas

Leia mais

#1

#1 www.igsbrasil.org.br #1 Educando Educadores 2018 Edição Sul De 04 a 06 de outubro Curitiba, PR #2 O Educando Educadores é um programa não-comercial que a IGS Brasil tem a satisfação de oferecer pelo segundo

Leia mais

Programa para Desenvolvimento Empresarial de Fabricantes PDE. Eng. Eduardo DÁvila

Programa para Desenvolvimento Empresarial de Fabricantes PDE. Eng. Eduardo DÁvila Programa para Desenvolvimento Empresarial de Fabricantes PDE Eng. Eduardo DÁvila Como surgiu o PDE? Rio de Janeiro Vedação Ambiente Indústria de Blocos Alvenaria Estrutural HIS Demanda Oferta Pavimentação

Leia mais

A UTILIZAÇÃO DO PLANETÁRIO ITINERANTE COMO UMA FORMA DE ESTIMULAR O INTERESSE DO ALUNO PELA CIÊNCIA

A UTILIZAÇÃO DO PLANETÁRIO ITINERANTE COMO UMA FORMA DE ESTIMULAR O INTERESSE DO ALUNO PELA CIÊNCIA A UTILIZAÇÃO DO PLANETÁRIO ITINERANTE COMO UMA FORMA DE ESTIMULAR O INTERESSE DO ALUNO PELA CIÊNCIA Mariana Teixeira de Castro 1 Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará; email:maarytdc2@gmail.com

Leia mais

Cenário político, econômico e social

Cenário político, econômico e social Cenário político, econômico e social Sempre nas lutas pela melhoria na qualidade de vida e nas condições de trabalho, em defesa dos profissionais, pela garantia dos direitos trabalhistas, por oportunidades

Leia mais

SET Seminários Regionais Media Kit. Deixe sua marca nos eventos da SET

SET Seminários Regionais Media Kit. Deixe sua marca nos eventos da SET SET Seminários Regionais Media Kit Deixe sua marca nos eventos da SET A SET e os Seminários Regionais São cinco eventos anuais; São organizados desde 1997; Apresentam inovações tecnológicas; Debatem tendências

Leia mais

PROJETO DAS FACULDADES MAGSUL 2016 (X) ENSINO ( ) PESQUISA (X) EXTENSÃO

PROJETO DAS FACULDADES MAGSUL 2016 (X) ENSINO ( ) PESQUISA (X) EXTENSÃO Ciências Biológicas: Autorizado pela Portaria nº 23 de 10/01/2007 Reconhecido pela Portaria nº 651 de 10/12/2013 MANTIDA PELA A.E.S.P. Av. Presidente Vargas, 725 Centro Tel.: (67)3437-3804 Ponta Porã MS

Leia mais

SEMANA INTEGRADA DE PSICOLOGIA 2015 PSICÓLOGOS: QUEM SOMOS, O QUE FAZEMOS E ONDE ESTAMOS 26 a 28 de Agosto de 2015

SEMANA INTEGRADA DE PSICOLOGIA 2015 PSICÓLOGOS: QUEM SOMOS, O QUE FAZEMOS E ONDE ESTAMOS 26 a 28 de Agosto de 2015 I. APRESENTAÇÃO Com o intuito de comemorar o dia do psicólogo celebrado no dia 27 de Agosto, data da regulamentação da profissão de psicólogo no Brasil no ano de 1962, as Instituições de Ensino Superior

Leia mais

SADIPEM: mudanças no Cadastro da Dívida Pública (CDP) para as transferências voluntárias. X Encontro de Gestores Públicos 02/04/2018 Recife PE

SADIPEM: mudanças no Cadastro da Dívida Pública (CDP) para as transferências voluntárias. X Encontro de Gestores Públicos 02/04/2018 Recife PE SADIPEM: mudanças no Cadastro da Dívida Pública (CDP) para as transferências voluntárias X Encontro de Gestores Públicos 02/04/2018 Recife PE O que nos motiva? Aniversariantes do mês 01/04/2014 20/04/2015

Leia mais

PRESERVANDO O PASSADO DO ENSINO DE ASTRONOMIA NA ENGENHARIA

PRESERVANDO O PASSADO DO ENSINO DE ASTRONOMIA NA ENGENHARIA PRESERVANDO O PASSADO DO ENSINO DE ASTRONOMIA NA ENGENHARIA Reinaldo Otávio Alves de Brito Pinheiro reinaldo@em.ufop.br Universidade Federal de Ouro Preto, Departamento de Técnicas Fundamentais da Escola

Leia mais

Inauguração da Usina Eólica Econergy Beberibe. Organização. Econergy International. Profissional Responsável. Isabel C. de A.

Inauguração da Usina Eólica Econergy Beberibe. Organização. Econergy International. Profissional Responsável. Isabel C. de A. Inauguração da Usina Eólica Econergy Beberibe Organização Econergy International Profissional Responsável Isabel C. de A. Rodrigues Assessoria Externa Rodrigues & Freire Comunicação Ano da Premiação 2009

Leia mais

Grau de satisfação com as rodoviárias (Médias - escala de 6 pontos)

Grau de satisfação com as rodoviárias (Médias - escala de 6 pontos) 16. AVALIAÇÃO DOS TERMINAIS RODOVIÁRIOS 6,00 Grau de satisfação com as rodoviárias (Médias - escala de 6 pontos) 4,49 4,5 4,9,9 4,22,65 4, 4,44,00 1,00 1 2 4 5 6 9 10 11 12 1 16 1 1 19 1-2 - - 4-5 - 6

Leia mais

FESTIVAL DIVERSÃO ARTE VERÃO COLORE OURO PRETO EM JANEIRO

FESTIVAL DIVERSÃO ARTE VERÃO COLORE OURO PRETO EM JANEIRO FESTIVAL DIVERSÃO ARTE VERÃO COLORE OURO PRETO EM JANEIRO Enviado por CONVERSO COMUNICAÇÃO 04-Jan-2016 PQN - O Portal da Comunicação CONVERSO COMUNICAÇÃO - 04/01/16 O ano começa animado em Ouro Preto!

Leia mais

1 de 5 31/10/ :19

1 de 5 31/10/ :19 PREVIS ÚO DO TEMPO MACEIO, AL 26 C HOME MUNICÍPIOS DE ALAGOAS CANAIS ESPECIAL ARAPIRACA AL+ BLOGS EDIÇÃO DIGITAL 27 Outubro de 2016-13:21 Foto: Divulgação O Hospital Escola Dr. Helvio Auto (HEHA) recebeu

Leia mais

M A N U A L D O A F I L I A D O

M A N U A L D O A F I L I A D O M A N U A L D O A F I L I A D O Í N D I C E M A N U A L D O A F I L I A D O Í N D I C E EcoBuilding Fórum O que é um Afiliado Infoproduto Como Afiliado gera Dinheiro Nosso Público Alvo Etapas de Venda

Leia mais

CONCEITO O PODER DE SER LIVRE.

CONCEITO O PODER DE SER LIVRE. AS BRASEIRAS CONCEITO Descoberta do poder. O poder de ser elas mesmas, de saber fazer com que seu espaço e seu lugar sejam respeitados, de se expressar e viver como for mais apropriado para cada uma, sem

Leia mais

Evento promovido pelo Google convida alunas do Colégio Politécnico

Evento promovido pelo Google convida alunas do Colégio Politécnico Evento promovido pelo Google convida alunas do Colégio Politécnico Alunas do 2º ano do Ensino Médio do Colégio Politécnico foram à sede do Google em Belo Horizonte e ao Departamento de Ciência da Computação

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO PLANO DE ENSINO Ano Semestre letivo 2018 Segundo 1. Identificação Código 1.1 Disciplina: ASTRONOMIA BÁSICA 0090160 1.2 Unidade:

Leia mais

Balanço do Programa Caminho da Escola

Balanço do Programa Caminho da Escola Balanço do Programa Caminho da Escola O Setor de Estudos Técnicos da Confederação Nacional de Municípios (CNM) apresenta os dados do Programa Caminho da Escola, o qual teve sua execução iniciada em 2008.

Leia mais

CONSTELAÇÕES. Autor: Viviane Lopes da Costa

CONSTELAÇÕES. Autor: Viviane Lopes da Costa CONSTELAÇÕES Autor: Viviane Lopes da Costa Contexto: Esta aula se insere no decorrer do curso de ciências para a 5 a série (3 o ciclo do Ensino Fundamental). Os alunos já deverão ter tido contato com os

Leia mais

Positivas Neutras e Negativas em Maio 2009

Positivas Neutras e Negativas em Maio 2009 AVALIAÇÃO DAS NOTÍCIAS PUBLICADAS NA MÍDIA CITANDO SEBRAE Positivas Neutras e Negativas em Maio 2009 Nº de Notícias Cm2 Páginas Valor Publicitário (R$) Leitores Potenciais Positivas 293 88.783,73 55,87

Leia mais

PROGRAMA MARISTÃO FAZ CIÊNCIA EDITAL 01/2017 SELEÇÃO DE PROJETOS

PROGRAMA MARISTÃO FAZ CIÊNCIA EDITAL 01/2017 SELEÇÃO DE PROJETOS PROGRAMA MARISTÃO FAZ CIÊNCIA EDITAL 01/2017 SELEÇÃO DE PROJETOS A Comissão Organizadora do PROGRAMA MARISTÃO FAZ CIÊNCIA, do Colégio Marista de Brasília Ensino Médio, torna público pelo presente edital,

Leia mais

FECOMÉRCIO VEÍCULO: TRIBUNA DO NORTE DATA: EDITORIA: ECONOMIA

FECOMÉRCIO VEÍCULO: TRIBUNA DO NORTE DATA: EDITORIA: ECONOMIA FECOMÉRCIO VEÍCULO: TRIBUNA DO NORTE DATA: 11.08.17 EDITORIA: ECONOMIA CONTINUAÇÃO: CONTINUAÇÃO: SESC VEÍCULO: O MOSSOROENSE ONLINE DATA: 10.08.17 A programação do curso inclui temas como aspectos emocionais

Leia mais

AGA 210 Introdução à Astronomia

AGA 210 Introdução à Astronomia AGA 210 Introdução à Astronomia 2 o Semestre de 2017 Apresentação do Curso Segundas e quintas das 16h as 18h, site: www.astro.iag.usp.br/~aga210 - As aulas seguirão os Roteiros-Aulas disponibilizados no

Leia mais

EDITORIA: Coluna JC Negócios DATA: ASSUNTO: Road Show HFN

EDITORIA: Coluna JC Negócios DATA: ASSUNTO: Road Show HFN Jornal do Commercio EDITORIA: Coluna JC Negócios DATA: 15.07.2018 Tribuna do Norte -RN EDITORIA: Coluna e-turismo DATA: 13.07.2018 Site Tribuna do Norte -RN EDITORIA: Notícias DATA: 14.07.2018 http://www.tribunadonorte.com.br/noticia/confiana-a-desaba/418441

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO Quantidade de graduandos e matriculados no periodo de 2006 a 205 por curso e polo. - UF/Polo Condicao Auditiva Total Ano de ingresso: 2006

Leia mais

ACOMPANHE A PROGRAMAÇÃODE FÉRIAS DO PLANETÁRIO! 18 à 22 de julho de 2016

ACOMPANHE A PROGRAMAÇÃODE FÉRIAS DO PLANETÁRIO! 18 à 22 de julho de 2016 ACOMPANHE A PROGRAMAÇÃODE FÉRIAS DO PLANETÁRIO! 18 à 22 de julho de 2016 Data Horário Sessão/vivência 18/07 (2ª feira) Sessão: Universo na mente das crianças Por meio de imagens reais e animadas podemos

Leia mais

Relatório da IX Ação Nacional FEBRAC 17 de setembro de 2016 Lagoa do Araçá Imbiribeira Recife/PE

Relatório da IX Ação Nacional FEBRAC 17 de setembro de 2016 Lagoa do Araçá Imbiribeira Recife/PE Relatório da IX Ação Nacional FEBRAC 17 de setembro de 2016 Lagoa do Araçá Imbiribeira Recife/PE Reportagens Veiculadas na Imprensa 1 VEÍCULO: Robson Sampaio DATA DE PUBLICAÇÃO: 13/09/2016 LINK: http://www.robsonsampaio.com.br/evento-nacional-realiza-acoes-de-limpeza-ambiental-e-cidadaniana-lagoa-do-araca/

Leia mais

FECOMÉRCIO VEÍCULO: TRIBUNA DO NORTE DATA: EDITORIA: CAPA E ECONOMIA

FECOMÉRCIO VEÍCULO: TRIBUNA DO NORTE DATA: EDITORIA: CAPA E ECONOMIA FECOMÉRCIO VEÍCULO: TRIBUNA DO NORTE DATA: 15.06.16 EDITORIA: CAPA E ECONOMIA VEÍCULO: TRIBUNA DO NORTE DATA: 15.06.16 EDITORIA: NOTAS E COMENTÁRIOS VEÍCULO: TRIBUNA DO NORTE DATA: 15.06.16 EDITORIA:

Leia mais

PROGRAMA DE BOLSA ACADÊMICA DE EXTENSÃO PBAEX / EDIÇÃO 2017 CAMPUS ANEXO III

PROGRAMA DE BOLSA ACADÊMICA DE EXTENSÃO PBAEX / EDIÇÃO 2017 CAMPUS ANEXO III LEIA-SE: PROGRAMA DE BOLSA ACADÊMICA DE EXTENSÃO PBAEX / EDIÇÃO 2017 CAMPUS ANEXO III FORMULÁRIO DA VERSÃO ELETRÔNICA DO PROJETO / DA ATIVIDADE DE EXTENSÃO PBAEX 2017 01. Título do Projeto O CÉU QUE NOS

Leia mais

PROJETO DE ASTRONOMIA PARA O ENSINO E VALORIZAÇÃO DA CIÊNCIA CARAGUATATUBA-SP

PROJETO DE ASTRONOMIA PARA O ENSINO E VALORIZAÇÃO DA CIÊNCIA CARAGUATATUBA-SP PROJETO DE ASTRONOMIA PARA O ENSINO E VALORIZAÇÃO DA CIÊNCIA CARAGUATATUBA-SP Sibele Schimidtt de Paula (1); Luiz Alfredo de Paula (2) 1 Secretaria de Educação do Estado de São Paulo sibelesp@hotmail.com

Leia mais

INFORMATIVO ENSINO MÉDIO. 2ª Edição ABRIL/MAIO 2015

INFORMATIVO ENSINO MÉDIO. 2ª Edição ABRIL/MAIO 2015 O Colégio Tupy com o objetivo de divulgar à comunidade estudantil, pais/responsáveis informações relevantes acerca das atividades do Ensino Médio da Instituição, apresenta nessa edição as atividades realizadas

Leia mais

Instituto BRF é parceiro técnico do Programa Inspira que começa este mês

Instituto BRF é parceiro técnico do Programa Inspira que começa este mês Instituto BRF é parceiro técnico do Programa Inspira que começa este mês Esta semana foi dada a largada do Programa Inspira, uma iniciativa do Instituto BRF que tem como objetivo fortalecer o papel estratégico

Leia mais

UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DA ASTRONOMIA: A MODELAGEM MATEMÁTICA COMO MÉTODO ALTERNATIVO NO ENSINO DESSA CIÊNCIA

UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DA ASTRONOMIA: A MODELAGEM MATEMÁTICA COMO MÉTODO ALTERNATIVO NO ENSINO DESSA CIÊNCIA UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DA ASTRONOMIA: A MODELAGEM MATEMÁTICA COMO MÉTODO ALTERNATIVO NO ENSINO DESSA CIÊNCIA Gabryell Malcher Freire, Adriano Alves de Araujo, Harrison luz dos Santos. 1 INTRODUÇÃO

Leia mais

PRÓ-REITORIA DE PESQUISA. Edital nº 01/17. Processo Seletivo Grupos de Iniciação Científica 1 - DAS INSCRIÇÕES

PRÓ-REITORIA DE PESQUISA. Edital nº 01/17. Processo Seletivo Grupos de Iniciação Científica 1 - DAS INSCRIÇÕES Edital nº 01/17 Processo Seletivo Grupos de Iniciação Científica A Pró-Reitora de Pesquisa da Escola Superior Dom Helder Câmara, no uso de suas atribuições, informa à Comunidade Acadêmica que estão abertas

Leia mais

Clubes, federações e dirigentes discutem inovação para o Marketing Esportivo em BH

Clubes, federações e dirigentes discutem inovação para o Marketing Esportivo em BH Clubes, federações e dirigentes discutem inovação para o Marketing Esportivo em BH Enviado por DA REDAÇÃO 27-Jul-2017 PQN - O Portal da Comunicação Belo Horizonte se prepara para sediar um dos mais abrangentes

Leia mais

Meio: Jornal a crítica

Meio: Jornal a crítica Meio: Jornal a crítica Editoria: Cidades Caderno: Resumo (Empregos) Data: 12/6/16 Meio: Portal acrítica.com Editoria: Educação Hora: - Data: 12/6/16 Senac oferece 15 vagas gratuitas para curso de porteiro

Leia mais

I Colóquio LATACI. sobre. Aprendizagem e Produção de Conhecimento

I Colóquio LATACI. sobre. Aprendizagem e Produção de Conhecimento I Colóquio LATACI sobre Aprendizagem e Produção de Conhecimento TEMA: Interdisciplinaridade e Inovação Dezembro 2.017 Sumário Sumário Objetivos 1 Apresentação / Organização 2 Programação 3 Facilitadores

Leia mais

Clipping de notícias. Recife, 13 de julho de 2017.

Clipping de notícias. Recife, 13 de julho de 2017. Clipping de notícias Recife, 13 de julho de 2017. Com novo instrumento de trabalho Anater deve começar a operar nos estados O presidente da Asbraer e da Emater-DF, Argileu Martins se reuniu nesta quarta-feira

Leia mais

FICHA 1 OS PLANETAS 90:00. Nível aconselhado. Resultados pretendidos de aprendizagem. Questão-Problema. Materiais. Pré-escolar 1.º Ano 3.

FICHA 1 OS PLANETAS 90:00. Nível aconselhado. Resultados pretendidos de aprendizagem. Questão-Problema. Materiais. Pré-escolar 1.º Ano 3. FICHA 1 OS PLANETAS UMA VIAGEM ATRAVÉS DO SISTEMA SOLAR 90:00 Nível aconselhado Pré-escolar 1.º Ano 3.º Ano Resultados pretendidos de aprendizagem * Reconhecer/aprender os nomes dos planetas e de outros

Leia mais

FECOMÉRCIO VEÍCULO: NOVO JORNAL DATA: EDITORIA: DANIELA FREIRE 17/DEZ./2015

FECOMÉRCIO VEÍCULO: NOVO JORNAL DATA: EDITORIA: DANIELA FREIRE 17/DEZ./2015 FECOMÉRCIO VEÍCULO: NOVO JORNAL DATA: 18.12.15 EDITORIA: DANIELA FREIRE 17/DEZ./2015 VEÍCULO: O MOSSOROENSE DATA: 18.12.15 EDITORIA: NOTAS DA REDAÇÃO VEÍCULO: BLOG DO ROBSON PIRES DATA: 18.12.15 ás 12:16

Leia mais

PROGRAMA CASA DE CIÊNCIA E CULTURA DE CAMPO GRANDE

PROGRAMA CASA DE CIÊNCIA E CULTURA DE CAMPO GRANDE PROGRAMA CASA DE CIÊNCIA E CULTURA DE CAMPO GRANDE Área Temática: Educação Coordenador da Ação: Isabela Porto Cavalcante 1 Autor: Rafael Pereira Silva 2, Robert Rogger de Lima 3, Jean Carlo de Albuquerque

Leia mais

PROGRAMAÇÃO DE FÉRIAS - PLANETÁRIO DE VITÓRIA DE 15 À 19 DE JULHO SESSÕESS DE PLANETÁRIO COM PROJEÇÃO FULLDOME...

PROGRAMAÇÃO DE FÉRIAS - PLANETÁRIO DE VITÓRIA DE 15 À 19 DE JULHO SESSÕESS DE PLANETÁRIO COM PROJEÇÃO FULLDOME... DATA HORÁRIO SESSÃO A sessão promove uma viagem ao Sistema Solar, com diálogo interativo do Sol, planetarista e público infantil. Possibilita conhecer o Sol e os planetas (Sistema Solar), com linguagem

Leia mais

Imagem Institucional outubro/2003

Imagem Institucional outubro/2003 Imagem Institucional outubro/2003 Recorte de notícias editado pela Assessoria de Imprensa "Top of Mind" da Folha de S. Paulo, pelo 10º ano consecutivo, é o destaque do mês Oretorno de imagem da Unimed

Leia mais

CLIPPING. Jornal: Jornal do Commercio Editoria: Economia Página: A-5 Data: 18/05/2012 Elaborada: ( x ) Espontânea ( ) Ass.

CLIPPING. Jornal: Jornal do Commercio Editoria: Economia Página: A-5 Data: 18/05/2012 Elaborada: ( x ) Espontânea ( ) Ass. Jornal: Jornal do Commercio Editoria: Economia Página: A-5 Data: 18/05/2012 Elaborada: ( x ) Espontânea ( ) Ass. Comunicação Jornal: Jornal do Commercio Editoria: Economia Página: A-6 Data: 18/05/2012

Leia mais

Perfil das selecionadas

Perfil das selecionadas 2018 Perfil das selecionadas Números do ciclo de aceleração 2018: 300 startups selecionadas para Etapa Desenvolvimento 100 aprovadas para a Etapa Mercado 62 entrantes pelo Fast Track 30 selecionadas para

Leia mais

Meio: Jornal do Commercio

Meio: Jornal do Commercio Meio: Jornal do Commercio Editoria: Economia Caderno: - Data: 27/7/16 Meio: Jornal do Commercio Editoria: Economia Caderno: - Data: 27/7/16 Meio: Diário do Amazonas Editoria: Economia Caderno: - Data:

Leia mais

TEMA TRANSVERSAL: ÉTICA

TEMA TRANSVERSAL: ÉTICA TEMA TRANSVERSAL: ÉTICA LEITURA PARA O ALUNO O QUE É ÉTICA O dicionário nos traz o significado de ética como estudo dos juízos de apreciação referentes à conduta humana, do ponto de vista do bem e do mal

Leia mais

FECOMÉRCIO VEÍCULO: TRIBUNA DO NORTE DATA: EDITORIA: NATAL

FECOMÉRCIO VEÍCULO: TRIBUNA DO NORTE DATA: EDITORIA: NATAL FECOMÉRCIO VEÍCULO: TRIBUNA DO NORTE DATA: 11.01.18 EDITORIA: NATAL CONTINUAÇÃO CONTINUAÇÃO SESC VEÍCULO: BLOG APARTAMENTO 702 DATA: 10.01.18 14 PRÉVIAS E BLOCOS PARA ENTRAR NO CLIMA DE CARNAVAL EM NATAL

Leia mais

FECOMÉRCIO VEÍCULO: TRIBUNA DO NORTE DATA: EDITORIA: ECONOMIA. Classificação: Positiva

FECOMÉRCIO VEÍCULO: TRIBUNA DO NORTE DATA: EDITORIA: ECONOMIA. Classificação: Positiva FECOMÉRCIO VEÍCULO: TRIBUNA DO NORTE DATA: 14.01.15 EDITORIA: ECONOMIA Classificação: Positiva VEÍCULO: JORNAL DE HOJE DATA: 13.01.15 EDITORIA: DANILO SÁ Classificação: Positiva VEÍCULO: NOVO JORNAL DATA:

Leia mais

Astronomia para Todos: um relato de 5 anos de atividades! Palavras-Chave: Astronomia; Observação; Planetário; Exposição; Palestras

Astronomia para Todos: um relato de 5 anos de atividades! Palavras-Chave: Astronomia; Observação; Planetário; Exposição; Palestras Astronomia para Todos: um relato de 5 anos de atividades! Guilherme Frederico Marranghello Palavras-Chave: Astronomia; Observação; Planetário; Exposição; Palestras Resumo: Criado para celebrar o Ano Internacional

Leia mais

PROCESSO SELETIVO PARA O CURSO DE EXTENSÃO DESCOBRINDO A TERRA- FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES EM EDUCAÇÃO EM GEOCIÊNCIAS

PROCESSO SELETIVO PARA O CURSO DE EXTENSÃO DESCOBRINDO A TERRA- FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES EM EDUCAÇÃO EM GEOCIÊNCIAS PROCESSO SELETIVO PARA O CURSO DE EXTENSÃO DESCOBRINDO A TERRA- FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES EM EDUCAÇÃO EM GEOCIÊNCIAS A Associação Amigos do Museu Nacional - SAMN, no uso de suas atribuições torna

Leia mais

Candidatos por Vaga Processo Seletivo Simplificado / 2008: IBGE - INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA - ANALISTA CENSITÁRIO

Candidatos por Vaga Processo Seletivo Simplificado / 2008: IBGE - INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA - ANALISTA CENSITÁRIO Candidatos por Vaga Processo Seletivo Simplificado / 2008: IBGE - INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA - ANALISTA CENSITÁRIO UF MUNICÍPIO CARGO AC RIO BRANCO Análise de Sistemas / Suporte à

Leia mais

TOP 50 OS MUNICÍPIOS COM MAIOR POTENCIAL DE CONSUMO

TOP 50 OS MUNICÍPIOS COM MAIOR POTENCIAL DE CONSUMO TOP 50 OS MUNICÍPIOS COM MAIOR POTENCIAL DE CONSUMO _ Conheça as regiões mais prósperas para encontrar novas oportunidades de vendas INTRODUÇÃO Identificar as regiões onde é possível abrir novas unidades

Leia mais

Ensino Fundamental II 6 ano 2016

Ensino Fundamental II 6 ano 2016 Ensino Fundamental II 6 ano 2016 Direção Pedagógica - Verinha Affonseca verinha@escolanova.com.br - Mariana Guaraná marianaguarana@escolanova.com.br - Cintia Areno cintia@escolanova.com.br Coordenação

Leia mais

EDITAL DO CONCURSO DE LANÇAMENTO DE FOGUETES DA UERR

EDITAL DO CONCURSO DE LANÇAMENTO DE FOGUETES DA UERR EDITAL DO CONCURSO DE LANÇAMENTO DE FOGUETES DA UERR Apresentação O Núcleo de Pesquisas em Engenharia Física e Astrofísica (NUPEFA) da Universidade Estadual de Roraima (UERR) convida os estudantes do Ensino

Leia mais

V ENCONTRO CIENTÍFICO DE HOSPITALIDADE HOTEC 28 de outubro de 2017

V ENCONTRO CIENTÍFICO DE HOSPITALIDADE HOTEC 28 de outubro de 2017 Apresentação A quinta edição do Encontro Científico de Hospitalidade da Faculdade HOTEC visa o apoio à pesquisa na área da Hospitalidade e à discussão, de forma democrática e construtiva, das produções

Leia mais

ALUNO DIGITAL Formação para Estudantes Monitores do PROUCA Ensino Fundamental 6º, 7º e 8º 30 horas Erechim, maio de 2014.

ALUNO DIGITAL Formação para Estudantes Monitores do PROUCA Ensino Fundamental 6º, 7º e 8º 30 horas Erechim, maio de 2014. ALUNO DIGITAL Formação para Estudantes Monitores do PROUCA Ensino Fundamental 6º, 7º e 8º 30 horas Erechim, maio de 2014. Prefeitura de Erechim Prefeito Paulo Alfredo Polis Vice-Prefeita Ana Lúcia de Oliveira

Leia mais

EDITORIA: Diario Econômico DATA: ASSUNTO: HFN - Hotel & Food Nordeste/2017

EDITORIA: Diario Econômico DATA: ASSUNTO: HFN - Hotel & Food Nordeste/2017 Diario de Pernambuco EDITORIA: Diario Econômico DATA: 04.10.17 Turismo em Foco EDITORIA: Cotidiano/Eventos DATA: 04.10.17 Feira HFN reacenderá os negócios do setor de hospedagem e alimentação fora do lar

Leia mais