INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PARÁ CONSELHO DIRETOR RESOLUÇÃO N 005/ CONDIR DE 29 DE NOVEMBRO DE 2016.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PARÁ CONSELHO DIRETOR RESOLUÇÃO N 005/ CONDIR DE 29 DE NOVEMBRO DE 2016."

Transcrição

1 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO DIRETOR RESOLUÇÃO N 005/ CONDIR DE 29 DE NOVEMBRO DE O PRESIDENTE DO CONSELHO DIRETOR DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO. CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PARÁ, Câmpus, nomeado através da Portaria n 603-GAB-DOU DE 30/04/2015 e de acordo com a Lei no de 29/12/2008, no uso de suas atribuições legais e considerando o deliberado na reunião do COND1R/IFPA/CAMPUS BELÉM, do dia , Resolve: Art./"- Aprovar o Regulamento do Complexo Esportivo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará -, conforme deliberação tomada na 19 Reunião Ordinária do Conselho Diretor, realizada em 28 de novembro de Art.2 - Esta Resolução entra em vigor na data de sua assinatura.

2 REGULAMENTO DO COMPLEXO ESPORTIVO DO IFPA - CAMPUS BELÉM CAPÍTULO I DISPOSIÇÃO PRELIMINAR Art. 1 - Este regulamento disciplina o funcionamento das instalações do Complexo Esportivo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará - IFPA,. 9 I0_ O Complexo tem por finalidade atender demandas relativas às atividades educativas de Educação Física, articuladas com o Desporto a Cultura e o Lazer À Seção de Educação Física - SEFIC, subordinada ao Departamento de Ensino - Ciências c Formação de Professores - DEPRO, vinculada a Diretoria de Ensino - DEN do, zelará para que o Complexo atenda suas finalidades, promovendo os encaminhamentos das demandas necessárias para manutenção dos espaços, equipamentos e material de consumo. CAPÍTULO 11 DOS AMBIENTES E ORGANIZAÇÃO Art. 2 - O Complexo compreende os seguintes ambientes: I. Ambiente 1 - Sala de Chefia da Seção de Educação Física - SEFI C; 11.Ambiente 2 - Sala da Chelia da Seção de Educação Física - SEFIC; 1II. Ambiente 3 - Ginásio de Esporte e Quadras Cobertas; IV. Ambiente 4 - Sala de aula: Judô, Musculação, Ginástica geral, Dança e Sala de audiovisual; V. Ambiente 5 - Pista de Atletismo, Campo de futebol, Piscina; VI. Ambiente 6 - Quadra de vôlei de praia; VII. Ambiente 7 - Sala de Pesquisa. Art.3 - Os Ambientes do Complexo serão utilizados por usuário para fins educacionais, esportivos, de pesquisa, culturais, recreativos e sociais. 9 I A SEFI C não se responsabilizará por bens pessoais dos usuários deixados nos Ambientes É expressamente proibida a entrada de usuários com animais ou portando bicicleta ou outros equipamentos que não sejam previstos nas atividades curriculares esportivas nos Ambientes do Complexo. ArtAO- São considerados usuários dos Ambientes III, IV, V e VI, por ordem de prioridade, os estudantes regularmente matriculados e cursando a Disciplina Educação Física, os estudantes atletas, estudantes dos cursos técnicos, de graduação, de pós-graduação, todos regularmente matriculados c cursando, os servidores e, eventualmente, a comunidade externa que participe de programas de cxtensão. Art.5 - O Setor VII será de uso prioritário dos professores pesquisadores do corpo docente de Educação Física. Art.6 - São práticas, expressamente, vedadas nos Ambientes do Complexo, sem prejuízo de outras estipuladas pela legislação vigente:, 1- A comercialização de alimentos e bebidas; ll- A Guarda e/ou consumo de bebidas alcoólicas, fumo e produtos ilícitos; 1II- O uso de fogos de artificio;

3 IFPA CAPÍTULO III DA UTILIZAÇÃO E AGENDAMENTO DOS AMBIENTES Art.7 - Terá prioridade para utilização dos Ambientes, pela ordem, as aulas da Disciplina Educação Fisica, a pesquisa, os programas de extensão, atividades culturais, recreativas e SOCIaiS. SI 0_ As atividades de aulas da Diseiplina Edueação Física e de pesquisa serão agendadas pela própria SEFIC; 92 - Os Programas de Extensão serão agendados junto à SEFIC através da DIRETORIA DE EXTENSÃO - DEX, do ; 93 - As atividades culturais, recreativas e sociais serão agendadas com, no mínimo, 30 (trinta) dias de antecedência, junto à SEFIC através da Seção de Programas Culturais, Artísticos, Desportivo c de Lazer - SDC; 94 - As atividades externas serão agendadas com, no mínimo, 7 (sete) dias de antecedência junto à SEFIC através da DIREÇÃO GERAL DO CAMPUS - DG. Art.8 - O Agendamento da Sala de Musculação, da Sala de Ginástica e da Piscina será atendido somente com a participação na atividade de Professores de Educação Física vinculados à SEFIC. Art.9 - O responsável, de posse do comprovante de agendamento intransferível, assinará o termo de responsabilidade. Art. 10- Para qualquer atividade agendada haverá necessidade de um servidor, o qual receberá o comprovante de agendamento do responsável pela atividade. Art. 11- Por necessidade eventual, poderão ser cancelados os agendamentos, sendo os usuários comunicados com, no mínimo, de 3 (três) dias de antecedência. Art.12- É vedado o agendamento da Sala da Chefia da SEFI C e a Sala dos Professores de Educação Física. CAPÍTULO IV DO FUNCIONAMENTO Art.l3- O horário de funcionamento do Complexo será de segunda-feira a sexta-feira: I. O turno da manhã e tarde, até 18:20h (dezoito e vinte), será prioritário para as aulas da Disciplina Educação Física; 11.Para as demais atividades poderá estender-se até as 20h (vinte horas); III. Para as programações especiais, com devida justificativa, que precisem exceder as 20h (vinte horas) ou serem realizadas em dia de sábado, domingo ou feriado, somente serão atendidas com autorização expressa da DIREÇÃO GERAL DO CAMPUS - DG. Parágrafo Único. Os menores de 18 (dezoito) anos de idade só poderão permanecer nas dependências do Complexo até às 19h (dezenove horas). Para participar dos programas de extensão que exceda às 19h somente poderão participar com o consentimento dos pais ou,"p0",""ii",i,, d,00"" "i,iilid" wm,"" "m " pre'''ç' d,omre'p'"',,l,!

4 INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIENCIA E TECNOLOGIA DO PARÁ CAPÍTULO V NORMAS DE UTILIZAÇÃO DOS AMBIENTES DO COMPLEXO ESPORTIVO Seção I Ginásio de Esportes e Quadras Cohertas Art.14- O Ginásio de Esportes e as quadras cobertas são destinados às práticas Esportivas: basquete, voleibol, futsal e handebol, atividades curriculares, adaptadas, treinamentos, competições, eventos culturais, religiosos e políticos Na prática esportiva é obrigatório o uso de calçados adequados ao espaço; 92. Para eventos científicos e culturais, os promotores do evento deverão observar as normas contidas em documentos específicos. Seção 11 Salas de Aulas e pesquisa: Judô, Museulação, Ginástica Geral e Dança e Pesquisa. Art.15 - A Sala de Judô é destinada às atividades de ensino, pesquisa e extensão. 91 Cursos específicos da modalidade, treinamento específico da modalidade e competições deverão ser oficializados através de programas pela Seção de Programas Culturais, Artísticos, Desportivo e de Lazer - SDC e autorizadas pela SEFIC. 92 Para a utilização da sala de judô, os usuários deverão estar em traje esportivo adequado para a prática da modalidade e/ou atividades físicas. Art.16- A sala de Ginástica Geral é destinada às atividades de ensino, pesquisa e extensão 91 Para a utilização da sala de Ginástica Geral, os usuários deverão estar em traje esportivo adequado para a prática da atividade física, respeitando a proibição de uso de qualquer calçado, alimentos ou outro fim. 92 Cursos específicos das modalidades, treinamentos e competições deverão ser oficializados através de programas pela Seção de Programas Culturais, Artísticos, Desportivo e de Lazer - SDC e autorizadas pela SEFIC. Art A Sala de Dança é destinada às atividades de ensino, pesquisa e extensão, sempre sob a responsabilidade e acompanhamento de um profissional habilitado, respeitando a proibição de uso de qualquer calçado, alimentos ou outro fim. Art.18 - A Sala de Musculação é destinada às atividades de ensino, pesquisa e extensão. 91 Cursos específicos da modalidade, deverão ser oficializados por meio de programas junto à Seção de Programas Culturais, Artísticos, Desportívo e de Lazer - SDC e autorizadas pela SEFIC Para a utilização da sala de musculação é obrigatório apresentar laudo médico; 93 - Os usuários da sala de musculação deverão trajar camisa, tênis, short ou calça específica para a prática, durante a permanência na sala, sendo obrigatório o uso de toalha individual; 94 - A duração da aula será de 50 minutos; terá no máximo 20 alunos e, no mínimo, um professor de Educação Física por aula; 95 - Não é permitida a presença de pessoas no espaço que não estejam matriculados para a atividade; r 96 - É de responsabilidade do professor de Educação Física orientar quanto ao uso corr~t~/«maquinas pelos usuários e prescrição do programa de treinamento.

5 Seção III Área de Atletismo e apoio, Campo de futebol Art.19- A Área de Atletismo compreende a pista de atletismo e é destinada às atividades de ensino, pesquisa e extensão. Si Programas da modalidade, deverão ser oficializados junto Seção de Programas Culturais, Artísticos, Desportivo e de Lazer - SDC e autorizados pela SEFIC. S2 - Para a utilização da área de atletismo, os usuários deverão estar em trajes esportivos, quando alunos desta IFE, devidamente uniformizados com a vestimenta oficial da Educação Física; além de calçados apropriados para a prática da modalidade. Art O Campo de Futebol é destinado às atividades de ensino, pesquisa e extensão. SIo Programas da modalidade, deverão ser oficializados junto à Seção de Programas Culturais, Artísticos, Desportivo e de Lazer - SDC e autorizados pela SEFIC. S2 - É vedada a utilização do campo de futebol em caso de chuva. S3 - O Campo de Futebol ficará reservado às segundas-feiras para tratamento e manutenção do gramado, sendo vedada a reserva neste dia para quaisquer atividades; Quadra Seção IV de Vôlei de Praia Art A Quadra de Vôlei de Praia é destinada às atividades de ensino, pesquisa e extensão. SI Programas da modalidade, deverão ser oficializados junto à Seção de Programas Culturais, Artístieos, Desportivo e de Lazer - SDC e autorizados pela SEFIC. S2 - O usuário somente poderá ocupar a Quadra de Vôlei de Praia com vestimentas adequadas (bermuda, sukini, top, camiseta ou camisa) e em perfeito asseio; Seção V Conjunto Aquátieo: Piseina Ar\ O conjunto Aquático é destinado às atividades de ensino, pesquisa e extensão. Si Programas da modalidade deverão ser oficializados junto à Seção de Programas Culturais, Artísticos, Desportivo e de Lazer - SDC e autorizados pela SEFIC. S2 - Permanecerá fechado em janeiro e julho e em caso de chuva; S3 - Quando necessário, em dias de competiçôes e apresentações, poderão ser suspensas todas as outras atividades da piscina, parcial ou completamente, de acordo com autorização formalizada pela SEFIC; S4 Para utilização do Complexo Aquático é obrigatório apresentação de atestado médico; S5 - Será obrigatório o uso de maiô e/ou sunga (trajes de banho), em condições seguras de movimentação para as atividades de aprendizagem e treinamento. SGo-O tratamento da água da piscina se dará de acordo com programa preestabelecido. Art Não será permitido no recinto do Conjunto Aquático: I - Uso de óleos bronzeadores ou qualquer produto similar, exceto protetor solar; II - Ingestão de alimentos; III - Entradas de pessoas com quaisquer alterações cutâneas ou de origem orgânica que P"#Oha em risco a saúde e higiene pública; IV - Abandono no recinto dc qualquer tipo de resíduo;

6 v - USOde qualquer tipo de calçados, exceto sandálias com solado de borracha; VI - Utilização do recinto para outros fins que não sejam os previstos nas normas de utilização do espaço no Complexo Esportivo. Parágrafo único: Antes de ingressar na piscina, os usuários deverão banhar-se adequadamente e passar pelo lava pés. Art Não serão permitidas aos freqüentadores, atitudes que possam colocar em risco a segurança dos usuários, tais como: empurrões, "caldos", corridas junto à borda da piscina, formação de pirâmides e outras que forem consideradas perigosas aos usuários. CAPÍTULO VI DO MATERIAL ESPORTIVO Art A retirada de material esportivo na SEFIC será feita exclusivamente pejo docente, mediante o preenchimento de um fonnulário de responsabilidade pelo mesmo. CAPITULO DAS DISPOSIÇÕES VII GERAIS Art Serão pessoalmente responsabilizados pelos atos que praticarem os usuários que, por uso inadequado, causarem dano ao meio ambiente e\ou instalações c equipamentos do Complexo Esportivo. Parágrafo único: Observadas as circunstancias e respeitado o direito do contraditório e da ampla defesa, o responsável deverá estar sujeito obrigatoriamente a penalidades estabelecidas por instancias superiores. Ar!. 27 No caso do descumprimento deste regulamento e\ou danos nas instalações\equipamentos do Complexo Esportivo, cabe à autoridade competente a apuração e penalidades das responsabilidades aos usuários. Art Não será permitido: I - utilizar qualquer espaço do Complexo Esportivo, equipamento ou material, sem autorização formalizada pela SEFIC; II - transpor a área de proteção, portaria ou entrada de qualquer setor do Complexo Esportivo sem a devida autorização pela SEFIC; III - portar ou fazer uso de substâncias ilícitas nas instalações do Complexo Esportivo; III - jogar fora das lixeiras: papéis, goma de mascar, vasilhames, descartáveis, sacolas, embalagens entre outros; V - fazer algazarras, importunando, colocando em risco a segurança, saúde e tranqüilidade dos demais usuários; VI - utilizar os espaços c equipamentos fora da normatização especifica de cada área; VII - fazer gestos ou proferir palavras ofensivas ao bom costume, incitar ou cometer qualquer ato de violência ou desrespeito às autoridades do Complexo Esportivo, servidores e demais usuários; VIII - usar trajes inadequados ou não condizentes com a prática esportiva nos setores do Complexo Esportivo; IX - entrar nas instalações do Complexo esportivo com patins, skate, ou instrumentos ~::lilais, buzinas ou aparelhos sonoros; ~

7 SERViÇO PÚBLICO FEOERAL campus x - entrar no Complexo Esportivo com animais de qualquer espécie, ainda que de pequeno porte ou presos em correntes ou cordas. XI - alunos permanecerem sem profcssor em todo e qualquer área do Complexo Esportivo nas situações a seguir: horário de aulas curriculares, horário de treinamento e horas livres; XII - estagiários e bolsistas permanecerem nas quadras (cobertas e descoberta), campo de futebol, sala de musculação, sala de ginástica, sala de áudio visual e piscina sem a presença do professor orientador, com exceção da sala dos professores XIII - estagiários ministrarem aulas curriculares, treinamentos e outras atividades extensionistas sem a presença do professor orientador; Art Os casos omissos serão submetidos às instâncias superiores, de acordo com a regulamentação intern,

CAPÍTULO Il DA ORGANIZAÇÃO. Setor 2 Salas de aulas: Judô, Laboratório de biomecânica, sala de dança, e tênis de mesa;

CAPÍTULO Il DA ORGANIZAÇÃO. Setor 2 Salas de aulas: Judô, Laboratório de biomecânica, sala de dança, e tênis de mesa; INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR SANT ANA FACULDADE SANT ANA Credenciada pela Portaria MEC nº 594 de 28 de fevereiro de 2005 INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO SANT ANA Credenciado pela Portaria MEC nº 2812

Leia mais

UNIVERSIDADE JOSÉ DO ROSÁRIO VELLANO

UNIVERSIDADE JOSÉ DO ROSÁRIO VELLANO UNIVERSIDADE JOSÉ DO ROSÁRIO VELLANO CENTRO ESPORTIVO UNIVERSITÁRIO - CEU REGULAMENTO DE ULTILIZAÇÃO DO CEU CAPÍTULO I DA APRESENTAÇÃO Apresentamos o presente manual que regulamenta a utilização das dependências

Leia mais

REGULAMENTO DO COMPLEXO DESPORTIVO DA UNIVERSIDADE DO VALE DO SAPUCAÍ CDU

REGULAMENTO DO COMPLEXO DESPORTIVO DA UNIVERSIDADE DO VALE DO SAPUCAÍ CDU REGULAMENTO DO COMPLEXO DESPORTIVO DA UNIVERSIDADE DO VALE DO SAPUCAÍ CDU CAPÍTULO I DAS FINALIDADES Art. 1º - O Complexo Desportivo da UNIVÁS CDU - tem por finalidade organizar, administrar, orientar,

Leia mais

REGULAMENTO DE UTILIZAÇÃO DO GINÁSIO POLIESPORTIVO CAMPUS JÚLIO DE CASTILHOS

REGULAMENTO DE UTILIZAÇÃO DO GINÁSIO POLIESPORTIVO CAMPUS JÚLIO DE CASTILHOS MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL FARROUPILHA CÂMPUS JÚLIO DE CASTILHOS REGULAMENTO DE UTILIZAÇÃO DO GINÁSIO POLIESPORTIVO CAMPUS JÚLIO DE CASTILHOS FINALIDADE Art. 1º. Este documento tem por objetivo

Leia mais

PORTARIA NORMATIVA N 01, DE 13 DE FEVEREIRO DE 2019 CAPÍTULO I DOS OBJETIVOS CAPÍTULO II DA ÁREA DA QUADRA

PORTARIA NORMATIVA N 01, DE 13 DE FEVEREIRO DE 2019 CAPÍTULO I DOS OBJETIVOS CAPÍTULO II DA ÁREA DA QUADRA MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SERTÃO PERNAMBUCANO CAMPUS FLORESTA PORTARIA NORMATIVA N 01, DE 13 DE FEVEREIRO

Leia mais

REGULAMENTO DE USO DO COMPLEXO ESPORTIVO PROF. PROTÁSIO FERNANDES NERY CPAN/UFMS

REGULAMENTO DE USO DO COMPLEXO ESPORTIVO PROF. PROTÁSIO FERNANDES NERY CPAN/UFMS REGULAMENTO DE USO DO COMPLEXO ESPORTIVO PROF. PROTÁSIO FERNANDES NERY CPAN/UFMS Da Definição Art. 1º. Compreende-se por Complexo Esportivo Prof. Protásio Fernandes Nery, doravante denominado simplesmente

Leia mais

REGULAMENTO PARA UTILIZAÇÃO DO CENTRO DE EDUCAÇÃO FÍSICA, ESPORTES E RECREAÇÃO DE RIBEIRÃO PRETO CAPÍTULO I - DAS FINALIDADES

REGULAMENTO PARA UTILIZAÇÃO DO CENTRO DE EDUCAÇÃO FÍSICA, ESPORTES E RECREAÇÃO DE RIBEIRÃO PRETO CAPÍTULO I - DAS FINALIDADES REGULAMENTO PARA UTILIZAÇÃO DO CENTRO DE EDUCAÇÃO FÍSICA, ESPORTES E RECREAÇÃO DE RIBEIRÃO PRETO CAPÍTULO I - DAS FINALIDADES Artigo 1º - O Centro de Educação Física, Esportes e Recreação CEFER, vinculado

Leia mais

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PARÁ CONSELHO DIRETOR RESOLUÇÃO N 006/ CONDIR DE 29 DE DEZEMBRO DE 2016.

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PARÁ CONSELHO DIRETOR RESOLUÇÃO N 006/ CONDIR DE 29 DE DEZEMBRO DE 2016. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PARÁ CONSELHO DIRETOR RESOLUÇÃO N 006/2016 - CONDIR DE 29 DE DEZEMBRO DE 2016. O PRESIDENTE DO CONSELHO DIRETOR DO INSTITUTO

Leia mais

PORTARIA: Art. 2º - Esta portaria entrará em vigor na data de sua publicação, ficando revogadas as disposições em contrário.

PORTARIA: Art. 2º - Esta portaria entrará em vigor na data de sua publicação, ficando revogadas as disposições em contrário. PORTARIA n o 003/2019 - de 26 de fevereiro de 2019. Baixa as normas de utilização da piscina localizada na seção Técnica de Práticas Esportivas da Prefeitura do Campus USP Luiz de Queiroz PUSP-LQ. O Prefeito

Leia mais

REGULAMENTO DE UTILIZAÇÃO DA PRAÇA DE ESPORTES DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA FACULDADE DE CIÊNCIAS UNESP/BAURU

REGULAMENTO DE UTILIZAÇÃO DA PRAÇA DE ESPORTES DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA FACULDADE DE CIÊNCIAS UNESP/BAURU REGULAMENTO DE UTILIZAÇÃO DA PRAÇA DE ESPORTES DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA FACULDADE DE CIÊNCIAS UNESP/BAURU CAPÍTULO I Sobre a Praça de Esportes (PE) ARTIGO 1º - ARTIGO 2º - ARTIGO 3º - A PE está

Leia mais

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PARÁ CAMPUS SANTARÉM NÚCLEO DE ESPORTES E LAZER

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PARÁ CAMPUS SANTARÉM NÚCLEO DE ESPORTES E LAZER INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PARÁ CAMPUS SANTARÉM NÚCLEO DE ESPORTES E LAZER REGULAMENTO DE UTILIZAÇÃO DO GINÁSIO POLIESPORTIVO DO CAMPUS SANTARÉM SANTARÉM PA 2019 SEÇÃO I FINALIDADE

Leia mais

PROJETO SESC DE PORTAS ABERTAS 2018 REGULAMENTO

PROJETO SESC DE PORTAS ABERTAS 2018 REGULAMENTO PROJETO SESC DE PORTAS ABERTAS 2018 REGULAMENTO CONSIDERANDO a necessidade de ensaio de grupos de Teatro, Dança, Circo e a falta de espaços para tais atividades artísticas na cidade de Manaus, o projeto

Leia mais

REGULAMENTO DO USO DO GINÁSIO POLIESPORTIVO DO IFSP CÂMPUS BARRETOS SEÇÃO I FINALIDADE

REGULAMENTO DO USO DO GINÁSIO POLIESPORTIVO DO IFSP CÂMPUS BARRETOS SEÇÃO I FINALIDADE REGULAMENTO DO USO DO GINÁSIO POLIESPORTIVO DO IFSP CÂMPUS BARRETOS SEÇÃO I FINALIDADE Art. 1º. Este documento tem por objetivo regulamentar as condutas dos alunos, servidores e demais usuários, no que

Leia mais

REGULAMENTO DE UTILIZAÇÃO DO GINÁSIO POLIESPORTIVO CÂMPUS SANTO AUGUSTO SEÇÃO I FINALIDADE

REGULAMENTO DE UTILIZAÇÃO DO GINÁSIO POLIESPORTIVO CÂMPUS SANTO AUGUSTO SEÇÃO I FINALIDADE REGULAMENTO DE UTILIZAÇÃO DO GINÁSIO POLIESPORTIVO CÂMPUS SANTO AUGUSTO SEÇÃO I FINALIDADE Art. 1º. Este documento tem por objetivo regulamentar as condutas dos alunos e servidores, no que se refere a

Leia mais

PORTARIA Nº 42, DE 23 DE JUNHO DE 2015

PORTARIA Nº 42, DE 23 DE JUNHO DE 2015 PORTARIA Nº 42, DE 23 DE JUNHO DE 2015 A DIRETORA-GERAL DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MATO GROSSO Campus Cuiabá - Bela Vista, no uso de suas atribuições legais, conferidas pela

Leia mais

ASSOCIAÇÃO DOS ENGENHEIROS DA SUDECAP REGULAMENTO PARA USO DA SEDE CAMPESTRE

ASSOCIAÇÃO DOS ENGENHEIROS DA SUDECAP REGULAMENTO PARA USO DA SEDE CAMPESTRE ASSOCIAÇÃO DOS ENGENHEIROS DA SUDECAP REGULAMENTO PARA USO DA SEDE CAMPESTRE DAS DISPOSIÇÕES GERAIS Artigo 1º A Sede Campestre é para uso dos associados, de seus dependentes e convidados, bem como para

Leia mais

PORTARIA Nº 35, DE 22 DE JANEIRO DE 2019.

PORTARIA Nº 35, DE 22 DE JANEIRO DE 2019. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo CAMPUS DE ALEGRE PORTARIA Nº 35, DE 22 DE JANEIRO DE 2019. A DIRETORA-GERAL DO INSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL - CAMPUS VACARIA

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL - CAMPUS VACARIA REGULAMENTO DE UTILIZAÇÃO DO LABORATÓRIO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA Capítulo 1 DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art. 1º. Estas normas regulamentam o funcionamento do Laboratório de Ciências da Natureza do Instituto

Leia mais

PORTARIA N. 109 DE 13 DE MAIO DE 2015.

PORTARIA N. 109 DE 13 DE MAIO DE 2015. SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO AMAPÁ CÂMPUS LARANJAL DO JARI PORTARIA N. 109 DE 13 DE MAIO DE 2015. O DIRETOR GERAL DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA

Leia mais

REGULAMENTO DO ESPAÇO ESPORTIVO RSGQ-10.01

REGULAMENTO DO ESPAÇO ESPORTIVO RSGQ-10.01 REGULAMENTO DO ESPAÇO ESPORTIVO RSGQ-10.01 Sumário 1. INTRODUÇÃO... 3 2. INFRAESTRUTURA... 3 3. UTILIZAÇÃO... 3 4. HORÁRIOS E AGENDAMENTO... 4 5. RESPONSABILIDADE E COMPORTAMENTO... 5 5.1 DEVERES E RESPONSABILIDADES...

Leia mais

TERMO DE COMPROMISSO E RESPONSABILIDADE PISCINAS

TERMO DE COMPROMISSO E RESPONSABILIDADE PISCINAS TERMO DE COMPROMISSO E RESPONSABILIDADE PISCINAS Art. 1 O USO DA PISCINA É PERMITIDO EXCLUSIVAMENTE AOS ASSOCIADOS e SEUS DEPENDETES DIRETOS. I. Será permitido a inscrição de dependente extraordinário

Leia mais

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAPÁ-UEAP PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 001/2016- PROEXT

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAPÁ-UEAP PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 001/2016- PROEXT GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAPÁ-UEAP PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 001/2016- PROEXT Dispõe sobre as normas para o acesso à quadra poliesportiva da Universidade

Leia mais

Regulamento do Ginásio de Esportes

Regulamento do Ginásio de Esportes Regulamento do Ginásio de Esportes Aprovado pelo Conselho de Campus, conforme Resolução nº 043, de 08 de dezembro 2016. Art. 1º Este documento tem como objetivo regulamentar o uso do ginásio de esportes

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE EDUCAÇÃO FÍSICA E DESPORTOS NORMAS FUNCIONAMENTO DA PISTA DE ATLETISMO

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE EDUCAÇÃO FÍSICA E DESPORTOS NORMAS FUNCIONAMENTO DA PISTA DE ATLETISMO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE EDUCAÇÃO FÍSICA E DESPORTOS NORMAS FUNCIONAMENTO DA PISTA DE ATLETISMO Art. 1º - A pista de atletismo localizada no Centro de Educação Física e Desportos

Leia mais

Ministério da Educação Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica Instituto Federal Catarinense Campus São Francisco do Sul

Ministério da Educação Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica Instituto Federal Catarinense Campus São Francisco do Sul REGULAMENTO INTERNO Nº 1/2018 - DG/CSFS/IFC O DIRETOR GERAL PRO TEMPORE DO INSTITUTO FEDERAL CATARINENSE CAMPUS SÃO FRANCISCO DO SUL, no uso da competência que lhe foi subdelegada pela Portaria nº 1.385,

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 01/ CEFID

RESOLUÇÃO Nº 01/ CEFID RESOLUÇÃO Nº 01/2014 - CEFID Dispõe sobre as normas de funcionamento da Academia-Escola Dolermi Inês Gomes Bastiani. O Presidente do Conselho de Centro - CONCEFID do Centro do Ciencias da Saúde e Esporte

Leia mais

REGULAMENTO DA ACADEMIA CAPÍTULO II DOS OBJETIVOS

REGULAMENTO DA ACADEMIA CAPÍTULO II DOS OBJETIVOS REGULAMENTO DA ACADEMIA CAPÍTULO I DA FINALIDADE Art. 1º. A Academia do IFG - Câmpus Anápolis constitui-se em um espaço educativo, vinculado à área de Educação Física, que por sua vez está subordinada

Leia mais

REGULAMENTO DE UTILIZAÇÃO DO GINÁSIO POLIESPORTIVO DO CAMPUS RIACHO FUNDO

REGULAMENTO DE UTILIZAÇÃO DO GINÁSIO POLIESPORTIVO DO CAMPUS RIACHO FUNDO REGULAMENTO DE UTILIZAÇÃO DO GINÁSIO POLIESPORTIVO DO CAMPUS RIACHO FUNDO O DIRETOR-GERAL DO CAMPUS RIACHO FUNDO DO INSTITUTO FEDERAL DE BRASÍLIA, nomeado pela Portaria Nº 597, de 14 de Abril de 2014,

Leia mais

ANEXO I USO DAS PISCINAS É OBRIGATORIO: TOMAR UMA DUCHA ANTES DE ENTRAR NA PISCINA. USO DE BIQUÍNI, MAIÔ, SUNGAS OU BERMUDAS TIPO SURFISTA. É PROIBIDO: USO DE ÓLEOS BRONZEADORES. USO DE ROUPA DE BANHO,

Leia mais

REGULAMENTO SOBRE O USO DA QUADRA POLIESPORTIVA DO CÂMPUS GUARAPUAVA

REGULAMENTO SOBRE O USO DA QUADRA POLIESPORTIVA DO CÂMPUS GUARAPUAVA REGULAMENTO SOBRE O USO DA QUADRA POLIESPORTIVA DO CÂMPUS GUARAPUAVA CAPÍTULO I Do Objeto Art. 1º - A Quadra Poliesportiva, localizada no da, é um espaço destinado, prioritariamente à realização de atividades

Leia mais

Comissão de Esporte e Lazer

Comissão de Esporte e Lazer REGULAMENTO GERAL DO ESPORTE E LAZER DA ASSOCIAÇÃO DOS AMIGOS DO RESIDENCIAL PORTAL DO SOL II DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art. 1º - A Associação dos Amigos do Residencial Portal do Sol II integra harmoniosamente

Leia mais

NORMA DE UTILIZAÇÃO DA QUADRA POLIESPORTIVA

NORMA DE UTILIZAÇÃO DA QUADRA POLIESPORTIVA NORMA DE UTILIZAÇÃO DA QUADRA POLIESPORTIVA A norma de utilização da quadra poliesportiva localizada no Campus I da UFVJM respeita a Resolução CONSU no. 20 de 05 de Novembro de 2010. 1 - A prioridade para

Leia mais

RESOLUÇÃO N SRQ.1I2017, DE 04 DE MAIO DE 2017

RESOLUÇÃO N SRQ.1I2017, DE 04 DE MAIO DE 2017 RESOLUÇÃO N SRQ.1I2017, DE 04 DE MAIO DE 2017 Aprova o Regulamento do Uso do Ginásio Poliesportivo do Câmpus de São Roque do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo O PRESIDENTE

Leia mais

Universidade Estadual do Centro-Oeste Reconhecida pelo Decreto Estadual nº 3.444, de 8 de agosto de 1997

Universidade Estadual do Centro-Oeste Reconhecida pelo Decreto Estadual nº 3.444, de 8 de agosto de 1997 RESOLUÇÃO Nº 54-CEPE/UNICENTRO, DE 22 DE JUNHO DE 2009. Aprova o Regulamento interno para o funcionamento e utilização da Academia- Escola de Musculação do Campus de Irati, da UNICENTRO. O VICE-REITOR,

Leia mais

NORMAS E CRITÉRIOS PARA UTILIZAÇÃO DAS INSTALAÇÕES DO CENTRO DE DESPORTOS DA UFSC

NORMAS E CRITÉRIOS PARA UTILIZAÇÃO DAS INSTALAÇÕES DO CENTRO DE DESPORTOS DA UFSC SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE DESPORTOS NORMAS E CRITÉRIOS PARA UTILIZAÇÃO DAS INSTALAÇÕES DO CENTRO DE DESPORTOS DA UFSC CAPÍTULO I DA DENOMINAÇÃO E UTILIZAÇÃO

Leia mais

R E S O L U Ç Ã O. Esta Resolução entra em vigor nesta data, revogando disposições contrárias. Bragança Paulista, 23 de fevereiro de 2017.

R E S O L U Ç Ã O. Esta Resolução entra em vigor nesta data, revogando disposições contrárias. Bragança Paulista, 23 de fevereiro de 2017. RESOLUÇÃO CONSEACC/BP 9/2017 APROVA O REGULAMENTO DO CENTRO TÉCNOLÓGICO FREI CONSTÂNCIO NOGARA, DO CAMPUS BRAGANÇA PAULISTA DA UNIVERSIDADE SÃO FRANCISCO USF. A Presidente do Conselho Acadêmico de Campus

Leia mais

NORMAS E CRITÉRIOS PARA UTILIZAÇÃO DAS INSTALAÇÕES DO CENTRO DE DESPORTOS DA UFSC

NORMAS E CRITÉRIOS PARA UTILIZAÇÃO DAS INSTALAÇÕES DO CENTRO DE DESPORTOS DA UFSC SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE DESPORTOS NORMAS E CRITÉRIOS PARA UTILIZAÇÃO DAS INSTALAÇÕES DO CENTRO DE DESPORTOS DA UFSC O Professor Luciano Lázzaris Fernandes,

Leia mais

REGIMENTO INTERNO DO CENTRO DE PRÁTICAS ESPORTIVAS DA UNIR (CEPEU)

REGIMENTO INTERNO DO CENTRO DE PRÁTICAS ESPORTIVAS DA UNIR (CEPEU) 1 FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA - UNIR DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA DEF REGIMENTO INTERNO DO CENTRO DE PRÁTICAS ESPORTIVAS DA UNIR (CEPEU) Dispõe sobre a organização, o funcionamento e as

Leia mais

NORMAS DE FUNCIONAMENTO DA ACADEMIA DE MUSCULAÇÃO DA UFU CAMPUS PONTAL. Manhã Tarde Noite

NORMAS DE FUNCIONAMENTO DA ACADEMIA DE MUSCULAÇÃO DA UFU CAMPUS PONTAL. Manhã Tarde Noite MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA PRO-REITORIA DE EXTENSÃO, CULTURA E ASSUNTOS ESTUDANTIS PROEX PONTAL- SETOR DE EXTENSÃO,CULTURA E ASSUNTOS ESTUDANTIS COORDENAÇÃO DA ACADEMIA DE

Leia mais

REGULAMENTO DOS LABORATÓRIOS DE PRÁTICAS ESPORTIVAS TÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES TÍTULO II DA NATUREZA E FINALIDADE

REGULAMENTO DOS LABORATÓRIOS DE PRÁTICAS ESPORTIVAS TÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES TÍTULO II DA NATUREZA E FINALIDADE REGULAMENTO DOS LABORATÓRIOS DE PRÁTICAS ESPORTIVAS Aprovado pelo CAS Resolução nº 159/2017 REGULAMENTO DOS LABORATÓRIOS DE PRÁTICAS ESPORTIVAS TÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art. 1º Este Regulamento

Leia mais

REGULAMENTO DA ACADEMIA CAPÍTULO I DA FINALIDADE

REGULAMENTO DA ACADEMIA CAPÍTULO I DA FINALIDADE REGULAMENTO DA ACADEMIA CAPÍTULO I DA FINALIDADE Art. 1º. A Academia do IFG - Câmpus Anápolis constitui-se em um espaço educativo, vinculado à área de Educação Física, que por sua vez está subordinada

Leia mais

REGULAMENTO DE UTILIZAÇÃO DO GINÁSIO POLIESPORTIVO DR. MILTON TEIXEIRA ETEC ADOLPHO BEREZIN MONGAGUÁ INSTRUÇÃO NORMATIVA 01/2017 SEÇÃO I FINALIDADE

REGULAMENTO DE UTILIZAÇÃO DO GINÁSIO POLIESPORTIVO DR. MILTON TEIXEIRA ETEC ADOLPHO BEREZIN MONGAGUÁ INSTRUÇÃO NORMATIVA 01/2017 SEÇÃO I FINALIDADE 1 REGULAMENTO DE UTILIZAÇÃO DO GINÁSIO POLIESPORTIVO DR. MILTON TEIXEIRA ETEC ADOLPHO BEREZIN MONGAGUÁ INSTRUÇÃO NORMATIVA 01/2017 Dispõe sobre a regulamentação para utilização do Ginásio Poliesportivo

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CAMPUS DE ALEGRE PORTARIA Nº. 347, DE 17 DE AGOSTO DE 2016.

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CAMPUS DE ALEGRE PORTARIA Nº. 347, DE 17 DE AGOSTO DE 2016. CAMPUS DE ALEGRE PORTARIA Nº. 347, DE 17 DE AGOSTO DE 2016. A DIRETORA-GERAL DO CAMPUS DE ALEGRE, usando de suas atribuições legais e tendo em vista as decisões do Conselho de Gestão em sua Reunião Ordinária,

Leia mais

Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio Resolução Nº 183/2016-CEE/PA CÓDIGO ÉTICO DISCIPLINAR

Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio Resolução Nº 183/2016-CEE/PA CÓDIGO ÉTICO DISCIPLINAR Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio Resolução Nº 183/2016-CEE/PA CÓDIGO ÉTICO DISCIPLINAR NORMAS DISCIPLINARES: DIREITOS e DEVERES DISCENTES ANO LETIVO 2019 É DIREITO DO ALUNO: I- Receber,

Leia mais

Regimento Interno do Complexo Esportivo do Grupo Educacional Futurão 1

Regimento Interno do Complexo Esportivo do Grupo Educacional Futurão 1 Regimento Interno do Complexo Esportivo do Grupo Educacional Futurão 1 RESOLUÇÃO n 012, DE 06 DE JULHO DE 2012. A Diretoria Geral, no uso de suas atribuições e considerando as deliberações do Conselho

Leia mais

FACULDADE FRUTAL - FAF REGULAMENTO DO LABORATÓRIO DIDÁTICO DE AVALIAÇÃO NUTRICIONAL CURSO SUPERIOR DE GRADUAÇÃO EM NUTRIÇÃO BACHARELADO

FACULDADE FRUTAL - FAF REGULAMENTO DO LABORATÓRIO DIDÁTICO DE AVALIAÇÃO NUTRICIONAL CURSO SUPERIOR DE GRADUAÇÃO EM NUTRIÇÃO BACHARELADO / MG FACULDADE FRUTAL - FAF REGULAMENTO DO LABORATÓRIO DIDÁTICO DE AVALIAÇÃO NUTRICIONAL CURSO SUPERIOR DE GRADUAÇÃO EM NUTRIÇÃO BACHARELADO /MG 2015 / MG SOCIEDADE FRUTALENSE DE ENSINO SUPERIOR LTDA CNPJ:

Leia mais

Regulamento do Espaço Saúde

Regulamento do Espaço Saúde Regulamento do Espaço Saúde Art. 1º - O presente regulamento disciplina o funcionamento e a utilização das instalações e serviços do Espaço Saúde do Iate Clube de Brasília. Art. 2º - O Espaço Saúde é constituído

Leia mais

A DIRETORA DA FACULDADE DE EDUCAÇÃO FÍSICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS, no uso de suas atribuições legais e estatutárias, RESOLVE:

A DIRETORA DA FACULDADE DE EDUCAÇÃO FÍSICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS, no uso de suas atribuições legais e estatutárias, RESOLVE: PORTARIA Nº 025/2013/FEF SERVICO PÚBLICO FEDERAL DE 10 DE OUTUBRO DE 2013 Regulamenta o uso dos espaços e equipamentos da Faculdade de Educação Física da Universidade Federal de Goiás. A DIRETORA DA DA,

Leia mais

Capítulo I Das Disposições Preliminares

Capítulo I Das Disposições Preliminares REGULAMENTO DE USO DO RESTAURANTE DO IFMT CAMPUS SÃO VICENTE (Aprovado pela Portaria nº XX de XX-XX-2017) Dispõe sobre as Normas de Utilização do Restaurante do Instituto Federal de Educação, Ciência e

Leia mais

NORMAS DE USO. Do Usuário. Os usuários Centro de Educação Física e Esportes são classificados em:

NORMAS DE USO. Do Usuário. Os usuários Centro de Educação Física e Esportes são classificados em: NORMAS DE USO As Normas de Uso do Centro de Educação Física e Esportes (CEFE) devem ser respeitadas, pois as infrações estarão sujeitas às penalidades internas e às penas previstas na legislação brasileira.

Leia mais

LOCAL DIAS DA SEMANA HORÁRIO. Quadra de Esportes 2ª a 6ª feira Das 14 às 19hs. Piscina 2ª a 6ª feira Das 17 às 19hs

LOCAL DIAS DA SEMANA HORÁRIO. Quadra de Esportes 2ª a 6ª feira Das 14 às 19hs. Piscina 2ª a 6ª feira Das 17 às 19hs Guarujá, 04 de setembro de 2017. Prezados alunos e funcionários Comunicamos que, a partir do dia 11/09/2017 o Centro Esportivo Educacional da UNAERP CEPEUNAERP funcionará, fora do horário de aula (08:00

Leia mais

REGIMENTO INTERNO CLUBE DO MOINHO

REGIMENTO INTERNO CLUBE DO MOINHO REGIMENTO INTERNO CLUBE DO MOINHO ARTIGO 1 - DA CATEGORIA DE SÓCIOS De acordo com o artigo 11 e seu único do Estatuto do CM, de 20 de junho de 1999, o quadro social será constituído das seguintes categorias:

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CAMPUS DE ALEGRE PORTARIA Nº 150, DE 18 DE MARÇO DE 2019.

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CAMPUS DE ALEGRE PORTARIA Nº 150, DE 18 DE MARÇO DE 2019. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CAMPUS DE ALEGRE Rodovia Cachoeiro - Alegre, Km 47 - Rive - 29500-000 Alegre ES 28 3564-1818 PORTARIA Nº 150, DE 18 DE MARÇO DE 2019. A DIRETORA-GERAL

Leia mais

CAPÍTULO I DA FINALIDADE

CAPÍTULO I DA FINALIDADE REGULAMENTO GERAL CAPÍTULO I DA FINALIDADE Art. 1º Este Regulamento é o conjunto das disposições que regem as disputas dos IV Jogos Internos do Campus VIII Marabá, da Universidade do Estado do Pará para

Leia mais

JOGOS INTERCLASSES DO IF-SERTÃO CAMPUS FLORESTA 2017 REGULAMENTO GERAL

JOGOS INTERCLASSES DO IF-SERTÃO CAMPUS FLORESTA 2017 REGULAMENTO GERAL JOGOS INTERCLASSES DO IF-SERTÃO CAMPUS FLORESTA 2017 REGULAMENTO GERAL SETEMBRO 2017 REGULAMENTO GERAL CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art. 1º - Conhecendo a importância das práticas desportivas

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE PERNAMBUCO RESOLUÇÃO Nº 06/2015

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE PERNAMBUCO RESOLUÇÃO Nº 06/2015 SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL RESOLUÇÃO Nº 06/2015 Ementa: estabelece sistemática para realização de Visitas Técnicas como atividade integrante dos componentes curriculares dos cursos oferecidos pelo IFPE O

Leia mais

ANEXO A PORTARIA Nº 341, DE 02 DE OUTUBRO DE Regulamento de Utilização dos Laboratórios do Ifes campus Cachoeiro

ANEXO A PORTARIA Nº 341, DE 02 DE OUTUBRO DE Regulamento de Utilização dos Laboratórios do Ifes campus Cachoeiro MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo CAMPUS CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM ANEXO A PORTARIA Nº 341, DE 02 DE OUTUBRO DE 2015 Regulamento de Utilização dos

Leia mais

FACULDADE DE MEDICINA DE MARÍLIA DIRETORIA DE GRADUAÇÃO BIBLIOTECA

FACULDADE DE MEDICINA DE MARÍLIA DIRETORIA DE GRADUAÇÃO BIBLIOTECA FACULDADE DE MEDICINA DE MARÍLIA DIRETORIA DE GRADUAÇÃO BIBLIOTECA REGULAMENTO Aprovado pelos Colegiados dos Cursos de Medicina e Enfermagem em 17/08/06 e pela Congregação em 23/11/06 Marilia 2006 DA NATUREZA

Leia mais

PORTARIA N 183, DE 21 DE AGOSTO DE 2017

PORTARIA N 183, DE 21 DE AGOSTO DE 2017 0 DIRETOR-GERAL DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MATO GROSSO - CAMPUS JUÍNA, no uso de suas atribuições legais, conferidas pela Portaria IFMT N 864, de 19/04/2017, considerando

Leia mais

NORMAS E PROCEDIMENTOS PARA REALIZAÇÃO DE VISITAS TÉCNICAS CAPÍTULO I DA ORIGEM, DEFINIÇÃO E FINALIDADES

NORMAS E PROCEDIMENTOS PARA REALIZAÇÃO DE VISITAS TÉCNICAS CAPÍTULO I DA ORIGEM, DEFINIÇÃO E FINALIDADES NORMAS E PROCEDIMENTOS PARA REALIZAÇÃO DE VISITAS TÉCNICAS CAPÍTULO I DA ORIGEM, DEFINIÇÃO E FINALIDADES Art. 1 O presente regulamento interno disciplina a organização, regulamentação e critérios para

Leia mais

PORTARIA Nº 266, DE 13 DE JULHO DE 2017

PORTARIA Nº 266, DE 13 DE JULHO DE 2017 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CAMPUS SÃO MATEUS Rodovia BR-101 Norte, Km 58 Litorâneo 29932-540 São Mateus ES 27 3767-7001 PORTARIA Nº 266, DE 13 DE JULHO DE 2017 Regulamenta

Leia mais

REGULAMENTO DE USO DA SEDE SOCIAL DA ASSOCIAÇÃO DOS SERVIDORES DA POLÍCIA FEDERAL DE CURITIBA ASPF

REGULAMENTO DE USO DA SEDE SOCIAL DA ASSOCIAÇÃO DOS SERVIDORES DA POLÍCIA FEDERAL DE CURITIBA ASPF REGULAMENTO DE USO DA SEDE SOCIAL DA ASSOCIAÇÃO DOS SERVIDORES DA POLÍCIA FEDERAL DE CURITIBA ASPF DEFINIÇÃO Art. 1º O presente Regulamento tem por finalidade disciplinar a utilização das dependências

Leia mais

Prefeitura Municipal de Andaraí publica:

Prefeitura Municipal de Andaraí publica: Prefeitura Municipal de Andaraí 1 Quinta-feira Ano IX Nº 902 Prefeitura Municipal de Andaraí publica: Portaria nº 35, de 24 de fevereiro de 2015 - Dispõe sobre as normas básicas e critérios para administração

Leia mais

REGULAMENTO DA BIBLIOTECA DO INSTITUTO DE MEDICINA TROPICAL DE SÃO PAULO

REGULAMENTO DA BIBLIOTECA DO INSTITUTO DE MEDICINA TROPICAL DE SÃO PAULO REGULAMENTO DA DO INSTITUTO DE MEDICINA TROPICAL DE SÃO PAULO Capítulo I Objetivos Artigo 1º - A Biblioteca do IMT tem por missão promover o acesso à informação e oferecer suporte ao ensino e pesquisa

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 012/2015

RESOLUÇÃO Nº 012/2015 RESOLUÇÃO Nº 012/2015 Aprova o Regulamento do Laboratório de Metrologia/Segurança do Trabalho para os Cursos de Bacharelado em Engenharia Civil, Engenharia Mecânica do CESURG MARAU 1, e dá outras providências.

Leia mais

Resolução CONGREGII 03/09 de 25/06/ de 2009.

Resolução CONGREGII 03/09 de 25/06/ de 2009. Serviço Público Federal MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS UNIDADE CAMPUS II Resolução CONGREGII 03/09 de 25/06/ de 2009. Regulamenta Festas, Confraternizações,

Leia mais

REGIMENTO DO LABORATÓRIO DE GRAVAÇÃO E EDIÇÃO DE SOM (LABSOM)

REGIMENTO DO LABORATÓRIO DE GRAVAÇÃO E EDIÇÃO DE SOM (LABSOM) REGIMENTO DO LABORATÓRIO DE GRAVAÇÃO E EDIÇÃO DE SOM (LABSOM) O LABSOM tem como objetivo ser espaço de criação e pesquisa sonora para formação acadêmica dos alunos do curso de Cinema 1. Das Disposições

Leia mais

Aprovado na reunião ordinária da Assembleia Departamental de 20 de maio de 2013 e pela Portaria nº 263 de 14 de Abril de 2014.

Aprovado na reunião ordinária da Assembleia Departamental de 20 de maio de 2013 e pela Portaria nº 263 de 14 de Abril de 2014. 1 Aprovado na reunião ordinária da Assembleia Departamental de 20 de maio de 2013 e pela Portaria nº 263 de 14 de Abril de 2014. NORMAS DE FUNCIONAMENTO DOS LABORATÓRIOS DO DCEFS O Presidente da Assembleia

Leia mais

Manual Geral de Utilização e Administração dos Laboratórios de Informática da FATEC SENAI CAMPO GRANDE/MS

Manual Geral de Utilização e Administração dos Laboratórios de Informática da FATEC SENAI CAMPO GRANDE/MS Manual Geral de Utilização e Administração dos Laboratórios de Informática da FATEC SENAI CAMPO GRANDE/MS Histórico de Versões Versão Data aprovação Observação 1.0 15/08/2017 Primeira versão aprovada na

Leia mais

PRINCÍPIOS DA PERMISSÃO DE USO DO SETOR DE ESPORTES

PRINCÍPIOS DA PERMISSÃO DE USO DO SETOR DE ESPORTES PRINCÍPIOS DA PERMISSÃO DE USO DO SETOR DE ESPORTES 1. Os espaços PISTA DE ALTLETISMO, CAMPO DE FUTEBOL, CAMPO SOCIETY, QUADRA COBERTA, GINÁSIO, SALA DE DANÇA, SALA DE MUSCULAÇÃO, SALA DE GINÁSTICA, e

Leia mais

PORTARIA Nº 26 /2015. O REITOR DA UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ UVA, no uso de suas atribuições legais e estatutárias,

PORTARIA Nº 26 /2015. O REITOR DA UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ UVA, no uso de suas atribuições legais e estatutárias, PORTARIA Nº 26 /2015 Institui o Regulamento Interno do Sistema de Bibliotecas da Universidade Estadual Vale do Acaraú-UVA O REITOR DA UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ UVA, no uso de suas atribuições

Leia mais

REGULAMENTO DE USO DO GINÁSIO POLIESPORTIVO DO CÂMPUS FEIRA DE SANTANA SEÇÃO I DA FINALIDADE

REGULAMENTO DE USO DO GINÁSIO POLIESPORTIVO DO CÂMPUS FEIRA DE SANTANA SEÇÃO I DA FINALIDADE Ministério da Educação Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica REGULAMENTO DE USO DO GINÁSIO POLIESPORTIVO DO CÂMPUS FEIRA DE SANTANA SEÇÃO I DA FINALIDADE Art. 1º. Este documento tem por objetivo

Leia mais

Universidade Federal de Viçosa Campus de Rio Paranaíba - MG. Normas do Laboratório de Nutrição Experimental Curso de Nutrição (UFV/CRP)

Universidade Federal de Viçosa Campus de Rio Paranaíba - MG. Normas do Laboratório de Nutrição Experimental Curso de Nutrição (UFV/CRP) Universidade Federal de Viçosa Campus de Rio Paranaíba - MG Normas do Laboratório de Nutrição Experimental Curso de Nutrição (UFV/CRP) Rio Paranaíba Novembro 2012 1 CAPÍTULO I DA NATUREZA Art. 1º. O Laboratório

Leia mais

Regulamento do Centro de Diagnóstico e Pesquisa em Patologia Veterinária (CDPPV)

Regulamento do Centro de Diagnóstico e Pesquisa em Patologia Veterinária (CDPPV) INSTITUTO FEDERAL CATARINENSE CÂMPUS CONCÓRDIA CURSO DE MEDICINA VETERINÁRIA CENTRO DE DIAGNÓSTICO E PESQUISA EM PATOLOGIA VETERINÁRIA Regulamento do Centro de Diagnóstico e Pesquisa em Patologia Veterinária

Leia mais

PORTARIA 011/2016 CAPÍTULO I DO OBJETIVO

PORTARIA 011/2016 CAPÍTULO I DO OBJETIVO PORTARIA 011/2016 Fixa as normas de funcionamento da Biblioteca da Associação dos Magistrados Catarinenses/Escola Superior da Magistratura do Estado de Santa Catarina. O Juiz Cláudio Eduardo Regis de Figueiredo

Leia mais

ASSOCIAÇÃO PAULISTA DE MAGISTRADOS APAMAGIS REGIMENTO INTERNO DA SEDE SOCIAL REGULAMENTO DOS DEPARTAMENTOS TÍTULO I CAPÍTULO I DA SEDE SOCIAL

ASSOCIAÇÃO PAULISTA DE MAGISTRADOS APAMAGIS REGIMENTO INTERNO DA SEDE SOCIAL REGULAMENTO DOS DEPARTAMENTOS TÍTULO I CAPÍTULO I DA SEDE SOCIAL ASSOCIAÇÃO PAULISTA DE MAGISTRADOS APAMAGIS REGIMENTO INTERNO DA SEDE SOCIAL E REGULAMENTO DOS DEPARTAMENTOS TÍTULO I CAPÍTULO I DA SEDE SOCIAL Art. 1º. Nos termos do que dispõe o artigo 43 do Estatuto

Leia mais

PORTARIA FAIBI Nº 009/2008 de 28/02/2008 RESOLVE:

PORTARIA FAIBI Nº 009/2008 de 28/02/2008 RESOLVE: PORTARIA FAIBI Nº 009/2008 de 28/02/2008 A Diretora pro tempore da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ibitinga FAIBI, usando das atribuições que lhe são conferidas pela legislação em vigor, RESOLVE:

Leia mais

REGULAMENTO. Art. 1 O presente documento regulamenta em linhas gerais os VII Jogos Internos Colégio Sólido.

REGULAMENTO. Art. 1 O presente documento regulamenta em linhas gerais os VII Jogos Internos Colégio Sólido. REGULAMENTO I- DA APRESENTAÇÃO Art. 1 O presente documento regulamenta em linhas gerais os VII Jogos Internos Colégio Sólido. II- DA IDENTIFICAÇÃO Art. 2 Aos professores de Educação Física do Colégio compete

Leia mais

REGULAMENTO DO LABORATÓRIO DE RESISTÊNCIA DE MATERIAIS E MATERIAIS

REGULAMENTO DO LABORATÓRIO DE RESISTÊNCIA DE MATERIAIS E MATERIAIS RESOLUÇÃO Nº 013/2015 Aprova o Regulamento do Laboratório de Resistência de Materiais e Materiais para os Cursos de Bacharelado em Engenharia Civil, Engenharia Mecânica, Arquitetura e Urbanismo do CESURG

Leia mais

REGULAMENTO DOS PAVILHÕES GIMNODESPORTIVOS DO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE SÁTÃO NOTA JUSTIFICATIVA

REGULAMENTO DOS PAVILHÕES GIMNODESPORTIVOS DO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE SÁTÃO NOTA JUSTIFICATIVA REGULAMENTO DOS PAVILHÕES GIMNODESPORTIVOS DO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE SÁTÃO NOTA JUSTIFICATIVA É pertinente criar um instrumento que regulamente o acesso, funcionamento e cedência de utilização dos Pavilhões

Leia mais

REGULAMENTO FUNDAMENTAL 2017

REGULAMENTO FUNDAMENTAL 2017 REGULAMENTO FUNDAMENTAL 2017 I- DA APRESENTAÇÃO Art. 1 O presente documento regulamenta em linhas gerais os VIII Jogos Internos do Colégio Sólido Fundamental. II- DA IDENTIFICAÇÃO Art. 2 Aos professores

Leia mais

REGULAMENTO ENSINO MÉDIO 2017

REGULAMENTO ENSINO MÉDIO 2017 REGULAMENTO ENSINO MÉDIO 2017 I- DA APRESENTAÇÃO Art. 1 O presente documento regulamenta em linhas gerais os VIII Jogos Internos Colégio Sólido. II- DA IDENTIFICAÇÃO Art. 2 Aos professores de Educação

Leia mais

Regulamento dos Laboratórios de Informática

Regulamento dos Laboratórios de Informática Regulamento dos Laboratórios de Informática "Este regulamento visa otimizar o aproveitamento dos recursos computacionais dos Laboratórios de Informática, satisfazendo ao máximo as necessidades de seus

Leia mais

REGULAMENTO PARA USO DAS DEPENDÊNCIAS DA SEDE SOCIAL

REGULAMENTO PARA USO DAS DEPENDÊNCIAS DA SEDE SOCIAL REGULAMENTO PARA USO DAS DEPENDÊNCIAS DA SEDE SOCIAL (Vigência a partir de 01.11.17) 1 - DEPENDÊNCIAS ESPORTIVAS 1.1 - O Ginásio, o Ginásio Poliesportivo e o Campo de Futebol Sete estão à disposição dos

Leia mais

CAPÍTULO II DO FUNCIONAMENTO Art. 2. De segunda a sexta-feira das 8:00h. às 12:00h. e das 13:00h. às 22:00h e aos Sábados: das 8:00h. às 12:00h.

CAPÍTULO II DO FUNCIONAMENTO Art. 2. De segunda a sexta-feira das 8:00h. às 12:00h. e das 13:00h. às 22:00h e aos Sábados: das 8:00h. às 12:00h. REGULAMENTO DA BIBLIOTECA DA FACULDADE MAUÁ/FBC CAPÍTULO I DA FINALIDADE Art. 1. A Biblioteca da Faculdade Brasil Central tem por finalidade garantir e promover o acesso à informação científica pela comunidade

Leia mais

PORTARIA n o 026, de 18 de novembro de 2009.

PORTARIA n o 026, de 18 de novembro de 2009. PORTARIA n o 026, de 18 de novembro de 2009. Baixa o Regimento do Centro de Vivência do Campus Luiz de Queiroz O Coordenador do Campus Luiz de Queiroz, no uso de suas atribuições legais e nos termos do

Leia mais

REGULAMENTO DA BIBLIOTECA DON DOMÊNICO

REGULAMENTO DA BIBLIOTECA DON DOMÊNICO REGULAMENTO DA BIBLIOTECA DON DOMÊNICO Capítulo I DA NATUREZA E FINALIDADE Art. 1 A Biblioteca destina-se aos alunos e professores do Colégio e da Faculdade Don Domênico. Atende também à comunidade externa

Leia mais

POLÍTICA DE USO DOS LABORATÓRIOS DE INFORMÁTICA DO IFRS- CAMPUS ALVORADA

POLÍTICA DE USO DOS LABORATÓRIOS DE INFORMÁTICA DO IFRS- CAMPUS ALVORADA POLÍTICA DE USO DOS LABORATÓRIOS DE INFORMÁTICA DO IFRS- CAMPUS ALVORADA Dispõe sobre a regulamentação do uso dos laboratórios de informática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio

Leia mais

REGULAMENTO 8º CAMPEONATO ASEPI

REGULAMENTO 8º CAMPEONATO ASEPI REGULAMENTO 8º CAMPEONATO ASEPI FUTSAL / VOLEI / BASQUETE/ FUT 7 / TRUCO 2017 REGULAMENTO GERAL CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES ART.1º - Este é o conjunto das disposições que regem as regras do

Leia mais

REGIMENTO INTERNO. 2. Do orçamento do clube 2.1. Da elaboração do orçamento 2.2. Do monitoramento do orçamento

REGIMENTO INTERNO. 2. Do orçamento do clube 2.1. Da elaboração do orçamento 2.2. Do monitoramento do orçamento REGIMENTO INTERNO 1. Da administração do clube 1.1. Da Assembleia Geral 1.2. Do Conselho Deliberativo 1.3. Da Diretoria Executiva 1.4. Do administrador do clube 1.5. Da Secretaria do clube [CD 25/11/14]

Leia mais

Regulamento do Laboratório MATEMATECA TÍTULO I DOS OBJETIVOS E USUÁRIOS. CAPÍTULO I Dos Objetivos

Regulamento do Laboratório MATEMATECA TÍTULO I DOS OBJETIVOS E USUÁRIOS. CAPÍTULO I Dos Objetivos MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS REGIONAL CATALÃO UNIDADE ACADÊMICA ESPECIAL DE MATEMÁTICA E TECNOLOGIA Regulamento do Laboratório MATEMATECA TÍTULO I DOS OBJETIVOS E USUÁRIOS CAPÍTULO

Leia mais

NORMAS INTERNAS DO LABORATÓRIO DE AVALIAÇÃO NUTRICIONAL

NORMAS INTERNAS DO LABORATÓRIO DE AVALIAÇÃO NUTRICIONAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA INSTITUTO MULTIDISCIPLINAR EM SAÚDE (IMS) CAMPUS ANISIO TEIXEIRA COORDENAÇÃO GERAL DE LABORATÓRIOS NORMAS INTERNAS DO LABORATÓRIO DE AVALIAÇÃO NUTRICIONAL

Leia mais

FACULDADE FRUTAL - FAF

FACULDADE FRUTAL - FAF FACULDADE FRUTAL - FAF REGULAMENTO DO LABORATÓRIO DIDÁTICO DE BIOQUÍMICA, BROMATOLOGIA, QUÍMICA, MICROBIOLOGIA E TECNOLOGIA DE ALIMENTOS APLICADOS À NUTRIÇÃO CURSO SUPERIOR DE GRADUAÇÃO EM NUTRIÇÃO BACHARELADO

Leia mais

ORIENTAÇÕES E NORMAS PARA USO E SOLICITAÇÃO DO COMPLEXO ESPORTIVO

ORIENTAÇÕES E NORMAS PARA USO E SOLICITAÇÃO DO COMPLEXO ESPORTIVO Universidade Federal do Vale do São Francisco - UNIVASF Colegiado de Educação Física - CEFIS ORIENTAÇÕES E NORMAS PARA USO E SOLICITAÇÃO DO COMPLEXO ESPORTIVO UNIVASF, Campus Sede, Av. José de Sá Maniçoba,

Leia mais

Regulamento do Laboratório de Simulação de Mecanismos - LSM TÍTULO I DOS OBJETIVOS E USUÁRIOS. CAPÍTULO I Dos Objetivos

Regulamento do Laboratório de Simulação de Mecanismos - LSM TÍTULO I DOS OBJETIVOS E USUÁRIOS. CAPÍTULO I Dos Objetivos MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS REGIONAL CATALÃO UNIDADE ACADÊMICA ESPECIAL DE MATEMÁTICA E TECNOLOGIA Regulamento do Laboratório de Simulação de Mecanismos - LSM TÍTULO I DOS OBJETIVOS

Leia mais

COMISSÃO DE ELABORAÇÃO. MARCUS VINÍCIUS BURASLAN Diretor de Ensino. MESAQUE SILVA CORREIA Professor de Educação Física JOSE KELLY NUNES TAVARES

COMISSÃO DE ELABORAÇÃO. MARCUS VINÍCIUS BURASLAN Diretor de Ensino. MESAQUE SILVA CORREIA Professor de Educação Física JOSE KELLY NUNES TAVARES COMISSÃO DE ELABORAÇÃO MARCUS VINÍCIUS BURASLAN Diretor de Ensino MESAQUE SILVA CORREIA Professor de Educação Física JOSE KELLY NUNES TAVARES Pedagoga REGULAMENTO DE UTILIZAÇÃO DA QUADRA DE AULA CAMPUS

Leia mais

PORTARIA Nº SZN.0070/2018, DE 13 DE JULHO DE 2018.

PORTARIA Nº SZN.0070/2018, DE 13 DE JULHO DE 2018. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SÃO PAULO PORTARIA Nº SZN.0070/2018, DE 13 DE JULHO DE 2018. Institui o Regulamento de Funcionamento do Restaurante e Cantina

Leia mais

REGULAMENTO DO LABORATÓRIO MULTIDISCIPLINAR CAPÍTULO I DA CARACTERÍSTICA E NATUREZA

REGULAMENTO DO LABORATÓRIO MULTIDISCIPLINAR CAPÍTULO I DA CARACTERÍSTICA E NATUREZA A Diretora Geral no uso de suas atribuições legais TORNA PÚBLICO o Regulamento do Laboratório Multidisciplinar da Faculdade Integral Cantareira, aprovado pelo Órgão Competente, como se segue: REGULAMENTO

Leia mais