Projeto de Recuperação Anual - 1ª Série (EM)

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Projeto de Recuperação Anual - 1ª Série (EM)"

Transcrição

1 Projeto de Recuperação Anual - 1ª Série (EM) Biologia 1 MATÉRIA A SER ESTUDADA Nome do Fascículo Capítulos Pág. Ex. Ex. Aplicação Ex. Fixação Ex. Aprofundamento PROTEÍNAS E METABOLISMO DE CONTROLE 1,, 3 4, 5, 6 3 1,, ,, 3 1, 3, 4 7 1,, 3 1, 5 8 1,, 3, 4 1,, 3 4, , 1,, 3 - METABOLISMO ENERGÉTICO , - 4, ,, 3 1, ,, 3 1 4, 5, 6, , 1, 1,, ,, 3 1,, 3, , ,, ,, , 1,, 3 - LISTA DE EXERCÍCIOS PARA ENTREGAR Bio 1 Proteínas e Metabolismo de Controle 1. (Ufg 013) Observe a sequência de bases nitrogenadas de um fragmento de DNA apresentado a seguir. TACAAGGTTCTTTGACTATAATTAGCATTC A sequência resultante da transcrição deste fragmento é composta de a) 30% de timina. b) 40% de timina. c) 60% de timina. d) 30% de uracila. e) 40% de uracila.. (Fgv 013) A substituição de apenas um nucleotídeo no DNA pode representar uma grave consequência ao seu portador, em função de uma modificação de um componente molecular na proteína sintetizada a partir do trecho alterado. É o caso da anemia falciforme, na qual a síntese da hemoglobina humana normal, Hb A, é parcial ou totalmente substituída pela hemoglobina falciforme mutante, Hb S, em decorrência da presença de um nucleotídeo com adenina no lugar de outro com timina.

2 Tal mutação é responsável pela a) leitura incompleta do RNAm transcrito, codificador da hemoglobina. b) alteração na sequência de aminoácidos da hemoglobina sintetizada. c) modificação na sequência de nucleotídeos da hemoglobina das hemácias. d) tradução de uma hemoglobina mutante com um aminoácido a mais. e) transcrição de uma hemoglobina mutante com um aminoácido a menos. 3. (Ucs 01) O DNA desempenha suas funções por meio do RNA mensageiro (RNAm). A maioria das moléculas de RNA, por sua vez, orienta a produção de proteínas. Considere as seguintes afirmações em relação aos processos de expressão gênica. I. Nos procariotos, a transcrição gênica dá origem a um pré-rnam, que posteriormente passa pelo processo de splicing para gerar o RNAm. II. Nos eucariotos e procariotos, uma molécula de RNAm passa pela tradução, para dar origem a um peptídeo. III. Nos eucariotos, o ribossomo pode acoplar-se ao retículo endoplasmático, durante o processo de tradução. Das afirmações acima, a) apenas I está correta. b) apenas II está correta. c) apenas III está correta. d) apenas I e III estão corretas. e) apenas II e III estão corretas. 4. (Ufrgs 010) Leia o quadrinho a seguir. Considere o enunciado a seguir, referente ao significado da resposta de Mafalda, e as três propostas para completá-lo. A expressão direção 5 3 refere-se 1 à ligação entre fosfato e açúcar no processo de replicação do DNA. à atividade da enzima RNA polimerase no processo de transcrição do RNA. 3 à união entre os aminoácidos no processo de tradução das proteínas. Quais propostas estão corretas? a) Apenas 1. b) Apenas. c) Apenas 3. d) Apenas 1 e. e) 1, e (Fatec 010) O esquema a seguir mostra o processo de síntese de proteínas em uma célula.

3 Os processos A e B e as estruturas numeradas de 1 a 5 são, respectivamente, a) Transcrição Tradução marn Aminoácido tarn Ribossomo Proteína b) Tradução Transcrição tarn Polipeptídeo rarn marn Proteína c) Transcrição Tradução rarn Aminoácido tarn Ribossomo Glicerol d) Tradução Transcrição rarn Proteína tarn Proteína marn e) Transcrição Transcrição tarn Glicerol marn Aminoácido rarn Metabolismo Energético 6. (Uerj 01) Em uma experiência, mediram-se, em presença do ar atmosférico, o consumo e a produção de oxigênio de uma planta em função da luminosidade a que estava submetida. A curva do gráfico abaixo indica os resultados da medição: Identifique os dois pontos da curva que representam condições para o crescimento dessa planta a partir do acúmulo de reservas energéticas. Justifique sua resposta. 7. (Uftm 01) Três folhas recém-cortadas de uma mesma árvore foram colocadas em três tubos de ensaio (I, II e III) hermeticamente fechados, contendo a substância indicadora vermelho de cresol, que adquire a cor rosa em ph neutro, amarela em ph ácido e arroxeada em ph básico. Dois dos tubos de ensaio foram expostos a diferentes intensidades luminosas e um deles foi mantido no escuro. Os resultados estão indicados a seguir.

4 Observando os resultados, responda: a) Qual tubo de ensaio foi deixado no escuro? Justifique sua resposta. b) Qual tubo de ensaio foi deixado no ambiente cuja luminosidade fez as células atingirem o ponto de compensação fótico? Justifique sua resposta. 8. (Ufg 010) O gráfico a seguir representa as taxas de fotossíntese (A) e de respiração (B), medidas pela quantidade de CO consumida ou produzida, de uma planta submetida a diferentes intensidades luminosas. a) Com base na análise do gráfico, o que ocorrerá a essa planta caso a intensidade luminosa permaneça entre os pontos 0 e 1? b) Explique a variação desses processos, considerando um ciclo natural de 4 horas, com dia e noite, e mantendo-se os demais fatores ambientais constantes (CO, temperatura, umidade e nutrientes). 9. (Ufpe 013) A micrografia acima é de uma organela celular encontrada em grande quantidade em células que possuem alto gasto energético. Acerca dessa organela, analise as afirmações a seguir e corrija os itens falsos. ( ) Trata-se de uma organela essencial ao processo de fotossíntese. ( ) É uma organela que está associada ao processo de respiração celular. ( ) É nessa estrutura que ocorre a síntese de ATP. ( ) A função dessa organela é a síntese de glicose, fonte principal de energia. ( ) É nessa organela que ocorre o ciclo de Krebs..

5 10. (Uem 01) Sobre o processo de respiração celular, assinale o que for correto. 01) Além da respiração celular, existem na natureza outros processos que permitem obter energia a partir de carboidratos. Um deles é a fermentação, processo mais eficiente do que a respiração celular, por produzir maior quantidade de ATP. 0) Uma das fases da respiração celular a partir da glicose é a glicólise, que ocorre no hialoplasma. Nessa fase, uma molécula de glicose transforma-se em duas moléculas de ácido pirúvico com produção de dois ATP. 04) Havendo oxigênio em quantidade suficiente, as células musculares realizam o processo de respiração celular aeróbico; porém, em situações de atividade intensa, na falta de oxigênio, elas podem realizar quimiossíntese. 08) Na cadeia respiratória, ocorre transferência de hidrogênio de um componente para o outro, fazendo com que esses componentes percam energia gradativamente e possam, ao final da cadeia, combinar-se com o oxigênio, formando água e liberando grande quantidade de energia. 16) Existe relação entre respiração pulmonar e respiração celular, no sentido de que o gás carbônico capturado pela respiração pulmonar é levado até as células, as quais irão participar da respiração celular. 11. (Unicamp 005) O processo de fermentação foi inicialmente observado no fungo 'Saccharomyces'. Posteriormente, verificou-se que os mamíferos também podem fazer fermentação. a) Em que circunstância esse processo ocorre nos mamíferos? b) Dê dois exemplos da importância do processo de fermentação para a obtenção de alimentos. 1. (Unesp 005) Os esquemas representam três rotas metabólicas possíveis, pelas quais a glicose é utilizada como fonte de energia. a) Quais rotas ocorrem em ambiente totalmente anaeróbico? b) Cite dois grupos de organismos nos quais se verificam as rotas 1 e. Cite dois produtos da indústria alimentícia fabricados a partir dos processos representados nessas rotas. Biologia MATÉRIA A SER ESTUDADA Nome do Páginas Página dos Exercícios de Exercícios de Exercícios de Capítulo Fascículo da teoria exercícios Aplicação Fixação Aprofundamento Reprodução 1 e , e Embriologia - 3 Reprodução 1 e ,, 3 e Embriologia 1, 4 Reprodução 13 à ,, 3 e Embriologia 1, 3, 4 - Reprodução 15 a ,, 3 e Embriologia 1,, 3, 4 6, 7 Reprodução 0 e ,, 3, 4 e Embriologia 1,, 3, 4 - Reprodução 1 e 35 1,, 3 e Embriologia 1,, 3 4, 5 Genética 1 16 à ,, 3 1,, 3 - Genética , 3 1,, 3 - Genética 1 6 e , 3 Genética 1 9 e 30 51, 3 4, 5 Genética 1 8 e , 4 Genética , 3 1,, 3 6 Genética 1 34 e , 1,, 3 4, 5 Genética Genética 1 37 à ,, 3 1,, 3 4, 5 Genética 1 40 à ,, 3 1, 3, 4 Genética , 3 5, 6 LISTA DE EXERCÍCIOS PARA ENTREGAR Bio Embriologia

6 1. (Ufg 014) Analise a figura a seguir que representa a gástrula, uma estrutura embrionária. Considerando a figura: a) denomine os folhetos embrionários primordiais X, Y e Z, respectivamente, e identifique o folheto que irá originar a notocorda; b) nomeie a estrutura W. Com base no desenvolvimento embrionário dessa estrutura, explique a classificação dos moluscos e dos equinodermos.. (Uern 013) Durante a fase do desenvolvimento embrionário, a célula-ovo passa por varias divisões mitóticas, originando muitas células, que permanecem unidas. Nas primeiras divisões ocorre um aumento significativo do numero de células, porem, o tamanho total da célula-ovo praticamente não altera. Sobre o processo de desenvolvimento embrionário, analise. I. O processo em que o volume da célula-ovo não aumenta, caracteriza a segmentação. II. A organogênese e a fase seguinte a clivagem no desenvolvimento embrionário, onde ocorre a formação dos folhetos embrionários que darão origem a diversos tecidos do organismo. III. A meroblástica e um tipo de segmentação, e ocorre em todo o ovo, exceto na região que possui vitelo, chamada cicatrícula. IV. Na segmentação discoidal, as divisões ocorrem na região da cicatrícula, formando um disco de células, característica que denominou esse tipo de segmentação. Estão corretas apenas as afirmativas a) I e II. b) I e IV. c) III e IV. d) I, II e IV. 3. (Uepb 011) Observe o esquema abaixo que representa um tipo de segmentação de ovos de animais. Assinale a alternativa que contém as informações corretas quanto ao tipo de ovo, tipo de segmetação e exemplo de ser vivo onde ocorre. a) Ovo isolécito, segmentação holoblástica igual, ocorre em mamíferos. b) Ovo telolécito, segmentação meroblástica discoidal, ocorre em anfíbios. c) Ovo centrolécito, segmentação meroblástica superficial, ocorre em insetos. d) Ovo centrolécito, segmentação meroblástica discoidal, ocorre em répteis e aves. e) Ovo heterolécito, segmentação holoblástica desigual, ocorre em anfíbios. 4. (Uepg 010) Após a fecundação, ou seja, a fusão entre os gametas masculino e feminino, ocorre o início de uma nova vida. Esse novo ser vivo passará por uma série de etapas até que possa ser considerado um feto. Essas etapas são conhecidas como etapas embrionárias. Sobre elas, assinale o que for correto.

7 01) Em geral, um único espermatozoide penetra no óvulo, ficando fora o flagelo. Logo após sua entrada, a membrana do óvulo sofre uma grande modificação físico-química tornando-se espessa e impedindo a penetração de outros espermatozoides. Essa condição é conhecida como monospermia. 0) A segmentação é uma série de divisões meióticas do zigoto, que leva à formação de um grupo maciço de células, a mórula. A mórula cresce bastante, originando a blástula, com uma cavidade interna, o blastômero. É a partir da blástula que se diferenciam os folhetos embrionários que se diferenciarão nos tecidos e órgãos do novo ser. 04) A cabeça do espermatozoide, que contém o núcleo, é arrastada pelo citoplasma em direção ao núcleo do óvulo, com o qual se une, constituindo então o núcleo haploide do zigoto. 08) Na primeira divisão mitótica resultarão as duas primeiras células, os blastômeros, marcando a segmentação, que é o começo do desenvolvimento embrionário. 5. (Acafe 014) Durante o desenvolvimento embrionário de répteis, aves e mamíferos, formam-se estruturas associadas ao corpo do embrião denominadas anexos embrionários. A respeito desses anexos, associe a coluna da direita com a esquerda. I. Âmnio ( A ) Bolsa ligada ao sistema digestório do embrião, que fornece componentes nutritivos para os vasos sanguíneos desse. II. Saco vitelínico ( B ) Possibilita trocas de gases respiratórios entre o sangue embrionário e o ar atmosférico. III. Alantoide ( C ) Bolsa cheia de líquido que envolve e protege o embrião da dessecação e de choques mecânicos. IV. Córion ( D ) Bolsa que armazena as excreções produzidas pelo embrião durante seu desenvolvimento. Assinale a alternativa correta. a) I-D - II-A - III-B - IV-C b) I-A - II-C - III-D - IV-B c) I-C - II-A - III-D - IV-B d) I-B - II-A - III-C - IV-D 6. (Uern 013) A figura a seguir mostra o desenvolvimento embrionário de um ser humano e apresenta, numerados, os anexos embrionários que o feto necessita para o seu desenvolvimento. Analise as afirmativas. I. A vesícula vitelina, representada pelo número 1, não é necessária nos mamíferos, ela se atrofia gradativamente e desaparece. No parto, aparece junto com alantoide reduzida a vestígios no cordão umbilical. II. Os números 5 e 6 representam a cavidade amniótica e o córion. A cavidade amniótica protege o feto contra choques mecânicos e o córion envolve a cavidade amniótica. III. O número 3 indica a placenta, que é o principal contato do feto com a mãe, facilitando a entrada do oxigênio e dos nutrientes e eliminando as excretas do embrião na circulação materna. IV. O alantoide, representado pelo número, é bem reduzido, se une ao córion e à mucosa uterina para formar a placenta. V. O âmnio, representado pelo número 4, protege todo o feto e os anexos embrionários. Estão corretas apenas as afirmativas a) I, II e V. b) III e IV.

8 c) II e V. d) I, III e IV. 7. (Uespi 01) A figura abaixo mostra um dos estágios do desenvolvimento embrionário observado em vários grupos animais. Sobre este tema é correto afirmar que: a) nesse estágio, é definido o plano corporal do organismo. b) o blastóporo (1) dará origem ao ânus nos vertebrados. c) a figura mostra a blástula, estágio em que a blastocela () está repleta de líquido. d) o arquêntero () originará a boca nos moluscos e artrópodes. e) as células que originarão o sistema nervoso migram da periferia (3) para o interior do embrião. 8. (Uftm 01) Um casal decidiu gerar um filho submetendo-se à fertilização in vitro. A mulher, após tratamento hormonal, conseguiu engravidar e teve uma criança saudável. Após o parto, ela desejou montar um álbum com todas as fases de vida de seu filho e quis iniciá-lo com algumas fases embrionárias pelas quais ele teria passado. Como não tinha essas imagens, reuniu algumas que fazem parte do desenvolvimento embrionário de um animal, que é considerado evolutivamente próximo dos seres humanos, e formou uma sequência, porém incorreta. a) Sabendo que a estrutura I representa um maciço celular e a estrutura IV possui uma cavidade interna, indique, baseando-se nos quatro desenhos, a sequência correta do desenvolvimento embrionário. Em qual órgão da mulher um embrião normalmente deve se implantar? b) Explique o que se entende por fertilização in vitro. Que hormônio essa mulher teve que receber para estimular a liberação do gameta para que a fertilização fosse bem sucedida? BIO GENÉTICA 1 9. (Uerj 014) Considere o cruzamento de um bode sem chifres com três cabras. Em cada cruzamento, foi gerado apenas um filhote. Observe os dados na tabela: Cabra Presença de chifres na cabra no filhote 1 sim não sim sim 3 não sim Admita que a ausência de chifres em caprinos seja uma característica monogênica dominante. Utilizando as letras A e a para representar os genes envolvidos, determine os genótipos do bode e das três cabras. 10. (Uece 014) Observe o heredograma a seguir.

9 A partir do heredograma acima, pode-se concluir acertadamente que se trata de um tipo de herança a) recessiva. b) dominante. c) intermediária. d) interativa. 11. (Uepg 014) A genealogia abaixo apresenta uma família afetada por uma herança autossômica recessiva. Sobre o assunto, assinale o que for correto. 01) Não existe possibilidade da mulher III 1 ser heterozigota. 0) Se o homem I 1 fosse casado com a mulher I 4, todos seus descendentes seriam afetados. 04) Se a mulher III casar com homem normal para essa característica, todas as possibilidades para os descendentes serão para indivíduos afetados. 08) Os indivíduos II 1, II, II 3 e II 4 são heterozigotos. 16) Nas heranças autossômicas recessivas, o gene mutado deve estar localizado no cromossomo X. 1. (Fuvest 014) A fenilcetonúria é uma doença que tem herança autossômica recessiva. Considere a prole de um casal de heterozigóticos quanto à mutação que causa a doença. a) Qual é a probabilidade de o genótipo da primeira criança ser igual ao de seus genitores? b) Qual é a probabilidade de as duas primeiras crianças apresentarem fenilcetonúria? c) Se as duas primeiras crianças forem meninos que têm a doença, qual é a probabilidade de uma terceira criança ser uma menina saudável? d) Se a primeira criança for clinicamente normal, qual é a probabilidade de ela não possuir a mutação que causa a fenilcetonúria? 13. (Enem 014) Em um hospital havia cinco lotes de bolsas de sangue, rotulados com os códigos l, II, III, IV e V. Cada lote continha apenas um tipo sanguíneo não identificado. Uma funcionária do hospital resolveu fazer a identificação utilizando dois tipos de soro, anti-a e anti-b. Os resultados obtidos estão descritos no quadro. Código Volume de dos lotes sangue (L) Soro anti-a Soro anti-b I Não aglutinou Aglutinou II 5 Aglutinou Não aglutinou III 30 Aglutinou Aglutinou IV 15 Não aglutinou Não aglutinou V 33 Não aglutinou Aglutinou Quantos litros de sangue eram do grupo sanguíneo do tipo A?

10 a) 15 b) 5 c) 30 d) 33 e) (Ufpe 013) Uma grande contribuição de Mendel foi demonstrar que as características hereditárias são determinadas por fatores distintos, que são separados e recombinados em cada geração. Atualmente, esses fatores são chamados de alelos. A figura acima representa uma possível combinação de alelos ao longo das gerações de onças. A partir dessa representação, podemos concluir que: ( ) alelos recessivos só expressam sua característica quando em homozigose. ( ) filhos de cruzamento entre heterozigotos e homozigotos dominantes não podem expressar característica recessiva. ( ) o cruzamento entre parentes aumenta a possibilidade de expressão dos caracteres recessivos. ( ) o melanismo em onças é associado a um alelo dominante. ( ) o indivíduo designado pela letra X é homozigoto. 15. (Pucrj 013) O albinismo é uma condição recessiva caracterizada pela total ausência de pigmentação (melanina) na pele, nos olhos e no cabelo. Na figura, um casal (A e B) planeja ter um filho (C). Sabendo que B (mãe) é albina e A (pai) tem irmãos albinos, a probabilidade de A ser portador do alelo para o albinismo e de C ser albino é, respectivamente: a) 1/4 e 1/8 b) /3 e 1/3 c) 1/4 e 1/ d) 1/3 e 1/6 e) 1/ e 1/ 16. (Ufg 01) Um estudo genético revelou a presença de uma mutação no estado heterozigoto em vários membros de uma mesma família, como mostrado a seguir.

11 Pela análise do heredograma, quantos indivíduos são obrigatoriamente heterozigotos e qual é a probabilidade de nascer um filho portador da mutação genética indicada no cruzamento entre II-1 (homozigoto dominante) e II-? a) 5 indivíduos e 1 b) 5 indivíduos e 1 4 c) 4 indivíduos e 34 d) 4 indivíduos e 1 e) 4 indivíduos e (Unicamp 005) Gatos Manx são heterozigotos para uma mutação que resulta na ausência de cauda (ou cauda muito curta), presença de pernas traseiras grandes e um andar diferente dos outros. O cruzamento de dois gatos Manx produziu dois gatinhos Manx para cada gatinho normal de cauda longa (:1), em vez de três para um (3:1), como seria esperado pela genética mendeliana. a) Qual a explicação para esse resultado? b) Dê os genótipos dos parentais e dos descendentes. (Utilize as letras B e b para as suas respostas). 18. (Ufsm 01) Estudos genéticos recentes mostram que famílias tendem a "agrupar" incapacidades ou talentos relacionados à arte, como surdez para tons ou ouvido absoluto (reconhecem distintos tons musicais). No entanto, alguns indivíduos são surdos devido à herança autossômica recessiva. Observando esse heredograma, que representa um caso de surdez recessiva, é correto afirmar: a) Os pais são homozigotos recessivos. b) Os indivíduos afetados II-1 e II-3 são heterozigotos. c) Os pais são homozigotos dominantes. d) O indivíduo II- pode ser um homem heterozigoto. e) Os indivíduos I- e II- são homens obrigatoriamente heterozigotos. 19. (G1 - ifsp 01) As pessoas que possuem miopia têm dificuldades visuais e devem utilizar óculos ou lentes de contato corretivos para executar tarefas no dia a dia, como alguma atividade em casa ou no trabalho. Uma pessoa míope não poderia dirigir ou ler a tela do monitor caso esteja sem óculos. Sabe-se que a miopia é uma doença determinada por alelo autossômico recessivo. Diante desse assunto, um garoto, com visão normal, tinha um irmão caçula míope e este era o único da família com problema de visão. Sua mãe estava grávida e ele concluiu que seu futuro irmão seria obrigatoriamente normal. Sabendo-se dessas informações, um geneticista poderia afirmar que a probabilidade de esse garoto, com visão normal, ser portador do gene para miopia e de a criança que sua mãe está gerando desenvolver a miopia é, respectivamente, de a) 1 e 1 b) 1 e 1 4 c) 1 e 1 3 d) 1 e e) e (Ufsj 01) Dois casais desconfiaram que seus bebês foram trocados na maternidade e entraram em contato com um especialista em genética para saber como poderiam ter certeza da troca. Fez-se então uma tipagem sanguínea quanto ao sistema ABO, que chegou ao seguinte resultado:

12 Identificação Bebê 1 Bebê Sra. A Sr. A Sra. B Sr. B Tipo sanguíneo O A B AB B B Com base nesses resultados, é CORRETO afirmar que a) o bebê número 1 é necessariamente filho do casal Sr. A e Sra. B. b) não é possível, com o teste proposto, ser conclusivo sobre o parentesco dos bebês em questão. c) o bebê número é necessariamente filho do casal Sr. B e Sra. B. d) o bebê número 1 não pode ser filho do Sr. A com a Sra. A.

Projeto de Recuperação Anual - 1ª Série (EM)

Projeto de Recuperação Anual - 1ª Série (EM) Projeto de Recuperação Anual - ª Série (EM) Biologia MATÉRIA A SER ESTUDADA Nome do Fascículo Capítulos Pág. Ex. Ex. Aplicação Ex. Fixação Ex. Aprofundamento PROTEÍNAS E METABOLISMO DE CONTROLE 2 22, 2

Leia mais

ANEXOS EMBRIONÁRIOS EMBRIOLOGIA

ANEXOS EMBRIONÁRIOS EMBRIOLOGIA ANEXOS EMBRIONÁRIOS EMBRIOLOGIA Embriologia A embriologia é a parte da Biologia que estuda o desenvolvimento dos embriões animais. Há grandes variações, visto que os animais invertebrados e vertebrados

Leia mais

Escola Guimarães Rosa

Escola Guimarães Rosa Escola Guimarães Rosa Aluno(a): Nº: Série/Turma: 1ª ano A/B/C Professor: Carlos Moacir Colodete Data: / /2018 EXERCÍCIOS REVISÃO 1. (Ufrgs 2012) Durante as fases da respiração celular aeróbia, a produção

Leia mais

Embriologia. Prof. Mateus Grangeiro

Embriologia. Prof. Mateus Grangeiro Embriologia Prof. Mateus Grangeiro OBJETIVOS DA AULA Comparar a espermatogênese com a ovulogênese. Descrever os principais eventos da fecundação. Introduzir os processos básicos do desenvolvimento embrionário,

Leia mais

Embriogênese. Natália A. Paludetto

Embriogênese. Natália A. Paludetto Embriogênese Natália A. Paludetto nataliaapaludetto@gmail.com Embriogênese Após fusão dos núcleos durante a fecundação, formase uma célula ovo ou zigoto. Zigoto primeira célula de um novo ser vivo (2n).

Leia mais

Embriologia. Móds. 31 e 32 Biologia B Prof. Rafa

Embriologia. Móds. 31 e 32 Biologia B Prof. Rafa Embriologia Móds. 31 e 32 Biologia B Prof. Rafa Embriologia: estuda o desenvolvimento do embrião, da formação do zigoto Embriologia: estuda o desenvolvimento do embrião, da formação do zigoto Embriologia:

Leia mais

Embriologia estuda o desenvolvimento embrionário, desde a formação do zigoto até o nascimento do indivíduo.

Embriologia estuda o desenvolvimento embrionário, desde a formação do zigoto até o nascimento do indivíduo. Embriologia Embriologia estuda o desenvolvimento embrionário, desde a formação do zigoto até o nascimento do indivíduo. Para que ocorra a formação do zigoto, o espermatozóide precisa penetrar no óvulo

Leia mais

Embriologia. Prof. César Lima

Embriologia. Prof. César Lima Embriologia A embriologia é a parte da Biologia que estuda o desenvolvimento dos embriões animais. Há grandes variações, visto que os animais invertebrados e vertebrados apresentam muitos diferentes aspectos

Leia mais

01) (UFRRJ/2003) Os óvulos apresentam diferentes quantidades e distribuição do vitelo ou deutoplasma (substância de reserva).

01) (UFRRJ/2003) Os óvulos apresentam diferentes quantidades e distribuição do vitelo ou deutoplasma (substância de reserva). 01) (UFRRJ/2003) Os óvulos apresentam diferentes quantidades e distribuição do vitelo ou deutoplasma (substância de reserva). Considerando-se o vitelo das aves, podemos afirmar que, ao longo do desenvolvimento

Leia mais

EXERCÍCIOS COMPLEMENTARES I DISCIPLINA: BIOLOGIA PROFESSOR(A: DATA: / / ALUNO(A): SÉRIE: 3º ANO ENTREGA: / /

EXERCÍCIOS COMPLEMENTARES I DISCIPLINA: BIOLOGIA PROFESSOR(A: DATA: / / ALUNO(A): SÉRIE: 3º ANO ENTREGA: / / COLÉGIO DE APLICAÇÃO DOM HÉLDER CÂMARA EXERCÍCIOS COMPLEMENTARES I DISCIPLINA: BIOLOGIA PROFESSOR(A: DATA: / / ALUNO(A): SÉRIE: 3º ANO ENTREGA: / / 1. (UFSCar) As duas sequências referem-se a moléculas

Leia mais

BIOVESTIBA.NET BIOLOGIA VIRTUAL Profº Fernando Teixeira UFRGS EMBRIOLOGIA

BIOVESTIBA.NET BIOLOGIA VIRTUAL Profº Fernando Teixeira UFRGS EMBRIOLOGIA UFRGS EMBRIOLOGIA 1. (Ufrgs 2012) Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas do enunciado abaixo, na ordem em que aparecem. Em mamíferos, o... e as células trofoblásticas interagem com

Leia mais

Aulas Multimídias Santa Cecília. Profº. Alan Alencar Biologia 1-2º ano EM

Aulas Multimídias Santa Cecília. Profº. Alan Alencar Biologia 1-2º ano EM Aulas Multimídias Santa Cecília Profº. Alan Alencar Biologia 1-2º ano EM Noções de embriologia Introdução De forma simplificada podemos dizer que é o estudo do desenvolvimento do embrião. Baseia-se na

Leia mais

BIOLOGIA - 1 o ANO MÓDULO 46 ANEXOS EMBRIONÁRIOS

BIOLOGIA - 1 o ANO MÓDULO 46 ANEXOS EMBRIONÁRIOS BIOLOGIA - 1 o ANO MÓDULO 46 ANEXOS EMBRIONÁRIOS Como pode cair no enem? (PUC) O desenvolvimento embrionário nos vertebrados leva à formação, em determinado estágio, de certas estruturas que não

Leia mais

Reprodução e Embriologia. Leonardo Rodrigues EEEFM GRAÇA ARANHA

Reprodução e Embriologia. Leonardo Rodrigues EEEFM GRAÇA ARANHA Reprodução e Embriologia. Leonardo Rodrigues EEEFM GRAÇA ARANHA Ciclo Menstrual Menstruação - fluxo de sangue e restos de mucosa uterina periodicamente eliminados pela vagina. Ciclo Menstrual Menstruação

Leia mais

REPRODUÇÃO. Prof. Edgard Manfrim - Biologia

REPRODUÇÃO. Prof. Edgard Manfrim - Biologia REPRODUÇÃO Prof. Edgard Manfrim - Biologia REPRODUÇÃO ASSEXUADA BROTAMENTO OU GEMIPARIDADE ESPONGIÁRIO E CELENTERADO ESTROBILIZAÇÃO MEDUSAS REGENERAÇÃO PLANÁRIAS Prof. Edgard Manfrim - Biologia Prof. Edgard

Leia mais

Embriologia. Prof. Bruno Ramello

Embriologia. Prof. Bruno Ramello Embriologia REPRODUÇÃO SEXUADA Ovulíparos: fêmeas e machos lançam um número grande de gametas na água, ocorrendo a fecundação nesse ambiente (fecundação externa) peixes e anfíbios Ovíparos: são animais

Leia mais

Questão 01. a) A doença hereditária possui herança dominante ou recessiva? b) Informe os genótipos do heredograma. Questão 02

Questão 01. a) A doença hereditária possui herança dominante ou recessiva? b) Informe os genótipos do heredograma. Questão 02 LISTA 2 1ª Lei de Mendel 9 Ano Biologia Prof. Feresin Questão 01 Aconselhamento genético é um processo que serve para o portador de qualquer doença hereditária e seus familiares conhecerem as consequências

Leia mais

INSTRUÇÕES PARA A REALIZAÇÃO DA PROVA LEIA COM MUITA ATENÇÃO

INSTRUÇÕES PARA A REALIZAÇÃO DA PROVA LEIA COM MUITA ATENÇÃO 2º EM Biologia B Marli Av. Trimestral 06/03/15 INSTRUÇÕES PARA A REALIZAÇÃO DA PROVA LEIA COM MUITA ATENÇÃO 1. Verifique, no cabeçalho desta prova, se seu nome, número e turma estão corretos. 2. Esta prova

Leia mais

2. O desenvolvimento embrionário dos vertebrados é dividido nas seguintes etapas: segmentação, gastrulação e organogênese.

2. O desenvolvimento embrionário dos vertebrados é dividido nas seguintes etapas: segmentação, gastrulação e organogênese. 1. O estudo da embriologia fornece subsídios para a compreensão dos processos biológicos envolvidos na formação e no desenvolvimento embrionário e fetal humano. Sobre esse assunto, é CORRETO afirmar: a)

Leia mais

Em Biologia, o desenvolvimento envolve diversos aspectos:

Em Biologia, o desenvolvimento envolve diversos aspectos: Embriologia A embriologia é a parte da Biologia que estuda o desenvolvimento dos embriões animais. Há grandes variações, visto que os animais invertebrados e vertebrados apresentam muitos diferentes aspectos

Leia mais

01) [1,00 ponto] Analise a figura a seguir que representa a gástrula, uma estrutura embrionária.

01) [1,00 ponto] Analise a figura a seguir que representa a gástrula, uma estrutura embrionária. MOGI GUAÇU Pré-vestibular Ensino Médio Ensino Fundamental Educação Infantil Nome: 1ª Avaliação de Biologia - GABARITO Prof.: Chico 1º Ano E.M. Valor: 2º Trimestre 2015 10,0 Nº: Instruções para a prova:

Leia mais

Marco B I O L O G I A EMBRIOLOGIA HUMANA CLIVAGEM

Marco B I O L O G I A EMBRIOLOGIA HUMANA CLIVAGEM VEST Marco @vestmapamental B I O L O G I A EMBRIOLOGIA HUMANA CLIVAGEM Na espécie humana, aproximadamente 30 horas após a fecundação, o zigoto inicia a primeira divisão, dando origem a dois blastômeros.

Leia mais

Tipos de ovos: Oligolécito - Pouco vitelo distribuição homogênea. Alécito Não possuem vitelo Mamíferos

Tipos de ovos: Oligolécito - Pouco vitelo distribuição homogênea. Alécito Não possuem vitelo Mamíferos EMBRIOLOGIA Tipos de ovos: Oligolécito - Pouco vitelo distribuição homogênea Anfioxo Alécito Não possuem vitelo Mamíferos Heterolécito - Mais vitelo distribuição heterogênea Anelídeos e Anfíbios Telolécito

Leia mais

Respiração celular, Fermentação e fotossíntese. 1) Numa comunidade terrestre ocorrem os fenômenos I e II, esquematizados abaixo.

Respiração celular, Fermentação e fotossíntese. 1) Numa comunidade terrestre ocorrem os fenômenos I e II, esquematizados abaixo. Respiração celular, Fermentação e fotossíntese 1) Numa comunidade terrestre ocorrem os fenômenos I e II, esquematizados abaixo. Analisando-se o esquema, deve-se afirmar que a) somente as plantas participam

Leia mais

EMBRIOLOGIA. LISTA VII 20 QUESTÕES PROFESSOR: CHARLES REIS CURSO EXPOENTE

EMBRIOLOGIA. LISTA VII 20 QUESTÕES PROFESSOR: CHARLES REIS CURSO EXPOENTE EMBRIOLOGIA. LISTA VII 20 QUESTÕES PROFESSOR: CHARLES REIS CURSO EXPOENTE 01. (UFPB) Considere a figura abaixo que representa um corte longitudinal de embrião de ave, e o texto a seguir: Anexos embrionários

Leia mais

ENSINO MÉDIO TRABALHO DE RECUPERAÇÃO

ENSINO MÉDIO TRABALHO DE RECUPERAÇÃO ENSINO MÉDIO Valor da prova/atividade: 2,0 Nota: Data: / /2017 Professora: Barbara Disciplina: Biologia Nome: n o : Série: 3ª TRABALHO DE RECUPERAÇÃO 3º Bimestre APRESENTAR JUSTIFICATIVA DE CADA EXERCÍCIO.

Leia mais

COLÉGIO XIX DE MARÇO excelência em educação 1ª PROVA SUBSTITUTIVA DE BIOLOGIA

COLÉGIO XIX DE MARÇO excelência em educação 1ª PROVA SUBSTITUTIVA DE BIOLOGIA COLÉGIO XIX DE MARÇO excelência em educação 2012 1ª PROVA SUBSTITUTIVA DE BIOLOGIA Aluno(a): Nº Ano: 1º Turma: Data: Nota: Professor(a): Regina Volpato e Gabriela Valor da Prova: 65 pontos Orientações

Leia mais

DESENVOLVIMENTO EMBRIONÁRIO

DESENVOLVIMENTO EMBRIONÁRIO Ensino Médio Biologia 1 Professor João C4 H15, 16 DESENVOLVIMENTO EMBRIONÁRIO INTRODUÇÃO A embriologia é a ciência que estuda o desenvolvimento do organismo desde a formação do zigoto até a definição dos

Leia mais

Etapas de desenvolvimento embrionário. Prof. Weber

Etapas de desenvolvimento embrionário. Prof. Weber Etapas de desenvolvimento embrionário. Prof. Weber Etapas de desenvolvimento embrionário. A embriologia compreende o estudo do desenvolvimento do embrião a partir da célula-ovo, ou zigoto, até a formação

Leia mais

EMBRIOLOGIA EXERCÍCIOS

EMBRIOLOGIA EXERCÍCIOS EMBRIOLOGIA Gametogênese Na gametogênese são formados os gametas a partir de células especializadas chamadas células germinativas, que passam por várias mitoses e se multiplicam. Depois elas crescem e

Leia mais

Nome: Exercícios de Genética (Conceitos e 1a. Lei de Mendel) Atividade Avaliativa 0 a 2,5

Nome: Exercícios de Genética (Conceitos e 1a. Lei de Mendel) Atividade Avaliativa 0 a 2,5 Nome: Exercícios de Genética (Conceitos e 1a. Lei de Mendel) Atividade Avaliativa 0 a 2,5 Turma 3o. Ano A/B disciplina Biologia Professora Carina Justino 1. Um casal buscou um serviço de aconselhamento

Leia mais

Síntese de Proteínas, Divisão Celular e Embriologia

Síntese de Proteínas, Divisão Celular e Embriologia Síntese de Proteínas, Divisão Celular e Embriologia Síntese de Proteínas, Divisão Celular e Embriologia 1. A imagem abaixo representa o processo de tradução. Biologia a) Quais são as estruturas representadas

Leia mais

EMBRIOLOGIA. Prof. André Maia. Conceito. 1. Ovos Isolécitos

EMBRIOLOGIA. Prof. André Maia. Conceito. 1. Ovos Isolécitos EMBRIOLOGIA Prof. André Maia Conceito É a parte da Biologia que estuda os processos através dos quais se forma o embrião, a partir da célula ovo ou zigoto (embriogênese). Períodos de desenvolvimento Clivagem

Leia mais

EXERCÍCIOS GENÉTICA MENDELIANA

EXERCÍCIOS GENÉTICA MENDELIANA Lista de exercícios GENÉTICA MENDELIANA 1) "Cada caráter é condicionado por um par de fatores que se separam na formação dos gametas". Mendel ao enunciar essa lei já admitia, embora sem conhecer, a existência

Leia mais

. a d iza r to u a ia p ó C II

. a d iza r to u a ia p ó C II II Sugestões de avaliação Ciências 8 o ano Unidade 3 5 Unidade 3 Nome: Data: 1. As bactérias não têm núcleo nem DNA. Você concorda com essa afirmação? Justifique. 2. Uma mulher de 40 anos de idade está

Leia mais

GOIÂNIA, / / PROFESSOR: Mário Neto. DISCIPLINA: Ciências da Natureza SÉRIE: 3º. ALUNO(a):

GOIÂNIA, / / PROFESSOR: Mário Neto. DISCIPLINA: Ciências da Natureza SÉRIE: 3º. ALUNO(a): GOIÂNIA, / / 2016 PROFESSOR: Mário Neto DISCIPLINA: Ciências da Natureza SÉRIE: 3º ALUNO(a): NOTA: No Anhanguera você é + Enem 1) Em urtigas o caráter denteado das folhas domina o caráter liso. Numa experiência

Leia mais

10) (UFPA) Usando seus conhecimentos de probabilidade, Mendel chegou às seguintes conclusões, com exceção de uma delas. Indique-a:

10) (UFPA) Usando seus conhecimentos de probabilidade, Mendel chegou às seguintes conclusões, com exceção de uma delas. Indique-a: 1) Em urtigas o caráter denteado das folhas domina o caráter liso. Numa experiência de polinização cruzada, foi obtido o seguinte resultado: 89 denteadas e 29 lisas. A provável fórmula genética dos cruzantes

Leia mais

FUVEST a Fase - Biologia - 05/01/2000

FUVEST a Fase - Biologia - 05/01/2000 Q.01 a) Apesar de o predatismo ser descrito como uma interação positiva para o predador e negativa para a presa, pode-se afirmar que os predadores têm um efeito positivo sobre a população de presas. Explique

Leia mais

1º trimestre Sala de Estudos - Biologia

1º trimestre Sala de Estudos - Biologia 1º trimestre Sala de Estudos - Biologia Ensino Médio 2º ano classe: Prof. Gustavo Baviera Nome: nº Codominância 1. Em uma espécie de planta, o caráter cor da flor tem codominância e herança mendeliana.

Leia mais

1º trimestre Sala de Estudos - Biologia Ensino Médio 2º ano classe: Prof. Gustavo Baviera Nome: nº

1º trimestre Sala de Estudos - Biologia Ensino Médio 2º ano classe: Prof. Gustavo Baviera Nome: nº 1º trimestre Sala de Estudos - Biologia Ensino Médio 2º ano classe: Prof. Gustavo Baviera Nome: nº Codominância 1. Em uma espécie de planta, o caráter cor da flor tem codominância e herança mendeliana.

Leia mais

Revisão geral 8º ANO.

Revisão geral 8º ANO. Revisão geral 8º ANO. Cromossomos e Determinação do sexo biológico 46 Cromossomos (Total) 44 Cromossomos Autossomos 2 Cromossomos Sexuais Cariótipo e Cariograma XX (Feminino) XY (Masculino) Genes Alelos

Leia mais

LISTA REC 1º BIM BIOLOGIA

LISTA REC 1º BIM BIOLOGIA LISTA REC 1º BIM Professora: JANDER SÉRIE: 2º ANO DATA: / / BIOLOGIA - Conceitos Básicos - Primeira lei de Mendel - Heredogramas - Probabilidades Conteúdo de Recuperação de Genética (Segundo Ano) - Pagina

Leia mais

PROFESSORA: TÉRCIO CÂMARA DISCIPLINA: BIOLOGIA CONTEÚDO: REVISANDO

PROFESSORA: TÉRCIO CÂMARA DISCIPLINA: BIOLOGIA CONTEÚDO: REVISANDO PROFESSORA: TÉRCIO CÂMARA DISCIPLINA: BIOLOGIA CONTEÚDO: REVISANDO Probabilidade é a relação entre um ou mais eventos esperados e o número de eventos possíveis. P(n) = eventos esperados eventos possíveis

Leia mais

TIPOS DE OVOS. Tipos de ovos e de clivagem. Prof. Dr. Wellerson Rodrigo Scarano

TIPOS DE OVOS. Tipos de ovos e de clivagem. Prof. Dr. Wellerson Rodrigo Scarano Tipos de ovos e de clivagem Prof. Dr. Wellerson Rodrigo Scarano Departamento de Morfologia Instituto de Biociências - UNESP Botucatu - SP 1 TIPOS DE OVOS 2 1 TIPOS DE OVOS Os ovos (zigotos) podem ser classificados

Leia mais

d) A partir de qual molécula é formado o ATP? Este processo é endergônico ou exergônico?

d) A partir de qual molécula é formado o ATP? Este processo é endergônico ou exergônico? TD de Revisão de Biologia 3ª etapa 2015 Profa: Ana Gardênia 1. Nas células, a glicose é quebrada e a maior parte da energia obtida é armazenada principalmente no ATP (adenosina trifosfato) por curto tempo.

Leia mais

LISTA DE RECUPERAÇÃO FINAL - BIOLOGIA 1ª SÉRIE - PROF. WELLINGTON

LISTA DE RECUPERAÇÃO FINAL - BIOLOGIA 1ª SÉRIE - PROF. WELLINGTON 1. No desenvolvimento dos mamíferos, três anexos embrionários (âmnio, alantoide e saco vitelínico) dão origem ao cordão umbilical, constituído por uma veia e duas artérias. No feto, a troca gasosa é feita

Leia mais

NOÇÕES BÁSICAS DE EMBRIOLOGIA 8º ANO BIOLOGIA LUCIANA ARAUJO 4º Bimestre

NOÇÕES BÁSICAS DE EMBRIOLOGIA 8º ANO BIOLOGIA LUCIANA ARAUJO 4º Bimestre NOÇÕES BÁSICAS DE EMBRIOLOGIA 8º ANO BIOLOGIA LUCIANA ARAUJO 4º Bimestre VÍDEOS Os vídeos aqui indicados são curtos e bem didático, vale a pena assistir. Siga a ordem apresentada. Links: Vídeo 1 Fecundação

Leia mais

Exercícios de Embriogênese e Anexos

Exercícios de Embriogênese e Anexos Exercícios de Embriogênese e Anexos Material de apoio do Extensivo 1. (VUNESP) Uma senhora deu à luz dois gêmeos de sexos diferentes. O marido, muito curioso, deseja saber informações sobre o desenvolvimento

Leia mais

genética molecular genética clássica DNA RNA polipeptídio GENÉTICA Exercícios 1. Julgue os itens que se seguem.

genética molecular genética clássica DNA RNA polipeptídio GENÉTICA Exercícios 1. Julgue os itens que se seguem. GENÉTICA clássica molecular DNA RNA polipeptídio Exercícios 1. Julgue os itens que se seguem. 01. As cadeias de RNA mensageiros são formadas por enzimas que complementam a sequência de bases de um segmento

Leia mais

Gametogênese e Embriogênese

Gametogênese e Embriogênese Gametogênese e Embriogênese Material de Apoio para Monitoria 1. Analisando o processo de gametogênese em mamíferos, é correto afirmar que: 01. O gameta feminino é uma célula grande e imóvel cujo citoplasma

Leia mais

Edital de Recuperação de Biologia 4º bimestre INSTRUÇÕES PARA A PARTICIPAÇÃO NA RECUPERAÇÃO. Conteúdos da Recuperação

Edital de Recuperação de Biologia 4º bimestre INSTRUÇÕES PARA A PARTICIPAÇÃO NA RECUPERAÇÃO. Conteúdos da Recuperação Edital de Recuperação de Biologia 4º bimestre Nome: nº 2EM Professores: Danilo, Glauco, Soraia, Tales e Thierry INSTRUÇÕES PARA A PARTICIPAÇÃO NA RECUPERAÇÃO 1. Acompanhe o calendário de aulas de recuperação

Leia mais

Exercícios: Módulo 2 Aula 3 Heredogramas

Exercícios: Módulo 2 Aula 3 Heredogramas Exercícios: Módulo 2 Aula 3 Heredogramas 01. (Mackenzie SP) No heredograma abaixo, os indivíduos marcados apresentam uma determinada condição genética. Os indivíduos 3, 4, 5 e 6 são obrigatoriamente heterozigotos.

Leia mais

Revisão para Prova 2017

Revisão para Prova 2017 Revisão para Prova 2017 Confira questões resolvidas sobre a 1ª Lei de Mendel: 1) (UFMG) - Representação esquemática do núcleo de uma célula em meiose. A segregação dos alelos, descoberta por Mendel, ocorre

Leia mais

1º EM. Biologia B Marli / Pedro Aval. Trimestral 28/06/11

1º EM. Biologia B Marli / Pedro Aval. Trimestral 28/06/11 1º EM Biologia B Marli / Pedro Aval. Trimestral 28/06/11 Cada questão vale 1,0, não serão aceitas rasuras nas questões de múltipla escolha. Para as questões dissertativas, estas devem ser respondidas a

Leia mais

Função: controlar os processos vitais constitui o código genético. Moléculas de informação genética DNA Dois tipos: DNA e RNA.

Função: controlar os processos vitais constitui o código genético. Moléculas de informação genética DNA Dois tipos: DNA e RNA. Função: controlar os processos vitais constitui o código genético. Moléculas de informação genética DNA Dois tipos: DNA e RNA. PENTOS E Base nitrogenada Pirimídicas URACILA A,C,G- DNA T- exclusiva RNA

Leia mais

1. Produção de DNA recombinante (plasmídio de uma bactéria/gene do vaga-lume). 3. Multiplicação da célula de tabaco com o gene do vaga-lume.

1. Produção de DNA recombinante (plasmídio de uma bactéria/gene do vaga-lume). 3. Multiplicação da célula de tabaco com o gene do vaga-lume. 01. Analise a figura a seguir, que representa um determinado experimento: 1. Produção de DNA recombinante (plasmídio de uma bactéria/gene do vaga-lume). 2. Introdução do DNA em célula de tabaco. 3. Multiplicação

Leia mais

Trabalho de Recuperação 1º SEMESTRE

Trabalho de Recuperação 1º SEMESTRE Curso: ENSINO FUNDAMENTAL 2 Trabalho de Recuperação 1º SEMESTRE Foco, Força e Fé Turma: 9º Ano Data: / /2019 Valor: 12,0 Nota: Disciplina: BIOLOGIA Professor(a) NIZE G.CHAGAS PAVINATO Nome do Aluno(a):

Leia mais

Tarefa 19 Professora Sarah OBSERVAÇÃO: TODAS AS QUESTÕES DEVEM SER JUSTIFICADAS POR ESCRITO NO CADERNO.

Tarefa 19 Professora Sarah OBSERVAÇÃO: TODAS AS QUESTÕES DEVEM SER JUSTIFICADAS POR ESCRITO NO CADERNO. Tarefa 19 Professora Sarah OBSERVAÇÃO: TODAS AS QUESTÕES DEVEM SER JUSTIFICADAS POR ESCRITO NO CADERNO. 01. Maria (III.12), cujos avô materno e avó paterna eram albinos, estava preocupada com a possibilidade

Leia mais

COLÉGIO MONS. JOVINIANO BARRETO

COLÉGIO MONS. JOVINIANO BARRETO GABARITO DISCIPLINA: QUÍ. II/ BIO. II COLÉGIO MONS. JOVINIANO BARRETO 52 ANOS DE HISTÓRIA ENSINO E DISCIPLINA QUEM NÃO É O MAIOR TEM QUE SER O MELHOR Rua Frei Vidal, 1621 São João do Tauape/Fone/Fax: 3272-1295

Leia mais

EMBRIOLOGIA. LISTA V 20 QUESTÕES PROFESSOR: CHARLES REIS CURSO EXPOENTE

EMBRIOLOGIA. LISTA V 20 QUESTÕES PROFESSOR: CHARLES REIS CURSO EXPOENTE EMBRIOLOGIA. LISTA V 20 QUESTÕES PROFESSOR: CHARLES REIS CURSO EXPOENTE 01. (UESPI)A figura abaixo ilustra um momento do desenvolvimento embrionário humano. Analisea. 1. Em 1, é mostrada a estrutura que

Leia mais

ALUNO: N : 1º ANO TURMA Entrega até 01/11/2017 PROFESSOR(A): GABRIELLE

ALUNO: N : 1º ANO TURMA Entrega até 01/11/2017 PROFESSOR(A): GABRIELLE ENSINO MÉDIO NOTA ALUNO: N : 1º ANO TURMA Entrega até 01/11/2017 PROFESSOR(A): GABRIELLE Lista de exercícios de Biologia 4 BIMESTRE Orientações da prova: I. Utilize apenas caneta AZUL ou PRETA II. Organize

Leia mais

LISTA DE EXERCÍCIOS GENÉTICA

LISTA DE EXERCÍCIOS GENÉTICA LISTA DE EXERCÍCIOS GENÉTICA 1) Uma mulher casa-se com um homem que apresentou eritroblastose fetal ao nascer. O parto do primeiro filho transcorre normalmente, mas o segundo filho apresenta eritroblastose.

Leia mais

INSTRUÇÕES PARA A REALIZAÇÃO DA PROVA LEIA COM MUITA ATENÇÃO

INSTRUÇÕES PARA A REALIZAÇÃO DA PROVA LEIA COM MUITA ATENÇÃO 3º EM Biologia A Josa Av. Dissertativa 25/05/16 INSTRUÇÕES PARA A REALIZAÇÃO DA PROVA LEIA COM MUITA ATENÇÃO 1. Verifique, no cabeçalho desta prova, se seu nome, número e turma estão corretos. 2. Esta

Leia mais

Genética Molecular. Tema 1: Genética Molecular. Prof. Leandro Parussolo

Genética Molecular. Tema 1: Genética Molecular. Prof. Leandro Parussolo Instituto Federal de Santa Catarina Câmpus Florianópolis Unidade Curricular: Biologia I Tema 1: Genética Molecular Genética Molecular Prof. Leandro Parussolo leandro.parussolo@ifsc.edu.br Genética Estuda

Leia mais

Bio. Semana 17. Rubens Oda Alexandre Bandeira (Hélio Fresta) (Rebeca Khouri)

Bio. Semana 17. Rubens Oda Alexandre Bandeira (Hélio Fresta) (Rebeca Khouri) Semana 17 Rubens Oda Alexandre Bandeira (Hélio Fresta) (Rebeca Khouri) Este conteúdo pertence ao Descomplica. Está vedada a cópia ou a reprodução não autorizada previamente e por escrito. Todos os direitos

Leia mais

2. O ângulo de incidência é i = 45 0 e o índice de refração do ar é 1. Determine:

2. O ângulo de incidência é i = 45 0 e o índice de refração do ar é 1. Determine: Aluno(a):_ Código: Série: 1ª Turma: Data: / / 03. Sob um ângulo de incidência de 60 0, faz-se incidir sobre a superfície de um material transparente um raio de luz monocromática. Observa-se que o raio

Leia mais

BIOLOGIA QUESTÕES DE GENÉTICA

BIOLOGIA QUESTÕES DE GENÉTICA QUESTÕES DE GENÉTICA 01. (Fac. Objetivo-SP) Em camundongos o genótipo aa é cinza; Aa é amarelo e AA morre no início do desenvolvimento embrionário. Que descendência se espera do cruzamento entre um macho

Leia mais

A análise do gráfico permite concluir que

A análise do gráfico permite concluir que 37 e BIOLOGIA A análise do gráfico permite concluir que a) na época do nascimento a criança não está protegida, pois produz poucos anticorpos. b) antes do nascimento o feto nunca produz anticorpos. c)

Leia mais

BIOLOGIA LISTA 02 2ª SÉRIE 18 / 03 / Professor(a): Olívia. d)

BIOLOGIA LISTA 02 2ª SÉRIE 18 / 03 / Professor(a): Olívia. d) BIOLOGIA LISTA 02 Professor(a): Olívia 2ª SÉRIE 18 / 03 / 2019 1. A doença renal policística autossômica recessiva, conhecida em inglês pela sigla ARPKD, é uma rara enfermidade hereditária. Para desenvolver

Leia mais

a) Baseando-se nos resultados acima, qual é a sequência mais provável desses 4 genes no cromossomo, a partir do gene A? b) Justifique sua resposta.

a) Baseando-se nos resultados acima, qual é a sequência mais provável desses 4 genes no cromossomo, a partir do gene A? b) Justifique sua resposta. CAP. 08: HERANÇA QUANTITATIVA OU POLIGENICA CAP. 09: MAPAS DE LIGAÇÃO GÊNICA - LINKAGE CAP. 10: O MATERIAL GENÉTICO E A GENÉTICA DO FUNCIONAMENTO DOS GENES 1. Considere dois genes e seus respectivos alelos:

Leia mais

Lista de Exercícios (BIO-LEO)

Lista de Exercícios (BIO-LEO) Lista de Exercícios (BIO-LEO) 1. As principais substâncias que compõem o sêmen humano são enzimas, ácido cítrico, íons (cálcio, zinco, e magnésio), frutose, ácido ascórbico e prostaglandinas, essas últimas

Leia mais

Biologia. Rubens Oda (Julio Junior) Embriologia

Biologia. Rubens Oda (Julio Junior) Embriologia Embriologia Embriologia 1. Recentemente pesquisadores brasileiros conseguiram produzir a primeira linhagem de células-tronco a partir de embrião humano. As células-tronco foram obtidas de um embrião em

Leia mais

Bio. Semana 12. Nelson Paes (Rebeca Khouri) (Hélio Fresta)

Bio. Semana 12. Nelson Paes (Rebeca Khouri) (Hélio Fresta) Semana 12 Nelson Paes (Rebeca Khouri) (Hélio Fresta) Este conteúdo pertence ao Descomplica. Está vedada a cópia ou a reprodução não autorizada previamente e por escrito. Todos os direitos reservados. CRONOGRAMA

Leia mais

BIOLOGIA - 3 o ANO MÓDULO 42 EMBRIOLOGIA: ANEXOS EMBRIONÁRIOS

BIOLOGIA - 3 o ANO MÓDULO 42 EMBRIOLOGIA: ANEXOS EMBRIONÁRIOS BIOLOGIA - 3 o ANO MÓDULO 42 EMBRIOLOGIA: ANEXOS EMBRIONÁRIOS Mesoderme alantoidiano Vilosidades coriônicas Vesícula vitelínica - não contém vitelo e sim solução fisiológica Celoma extraembrionário Cório

Leia mais

Resolução de Provas Específicas de Biologia Aula 1

Resolução de Provas Específicas de Biologia Aula 1 Resolução de Provas Específicas de Biologia Aula 1 Resolução de Provas Específicas de Biologia Aula 1 Biologia 1. (UERJ) O monóxido de carbono é um gás que, ao se ligar à enzima citocromo C oxidase, inibe

Leia mais

LISTA REC 1º BIM BIOLOGIA

LISTA REC 1º BIM BIOLOGIA LISTA REC 1º BIM Professora: JANDER SÉRIE: 3º ANO DATA: / / BIOLOGIA Genética: - Segunda Lei de Mendel - Análise de heredogramas - Interações Gênicas Roteiro de Recuperação Terceiro Ano Pagina 1 de 5 Lista

Leia mais

Instruções para a prova:

Instruções para a prova: MOGI GUAÇU Pré-vestibular Ensino Médio Ensino Fundamental Educação Infantil Nome: 1ª Avaliação de Biologia - GABARITO Prof.: Chico 2º Ano E.M. Valor: 2º Trimestre 2015 10,0 Nº: Instruções para a prova:

Leia mais

BIOLOGIA - 3 o ANO MÓDULO 45 GENÉTICA: 1ª LEI DE MENDEL

BIOLOGIA - 3 o ANO MÓDULO 45 GENÉTICA: 1ª LEI DE MENDEL BIOLOGIA - 3 o ANO MÓDULO 45 GENÉTICA: 1ª LEI DE MENDEL célula com homólogos duplicados A A A A A a a A A a a separação de cromossomos homólogos a a primeira divisão meiótica A A a a separação de cromátides-irmãs

Leia mais

Ciclo Menstrual. O ciclo menstrual regular dura em média 28 dias, contados a partir do primeiro da menstruação propriamente dita.

Ciclo Menstrual. O ciclo menstrual regular dura em média 28 dias, contados a partir do primeiro da menstruação propriamente dita. Ciclo Menstrual O ciclo menstrual regular dura em média 28 dias, contados a partir do primeiro da menstruação propriamente dita. Os hormônios relacionados nesse processo são: Progesterona e Estrógeno.

Leia mais

Genealogias, Heredogramas ou Árvores Genealógicas pg.25

Genealogias, Heredogramas ou Árvores Genealógicas pg.25 Genealogias, Heredogramas ou Árvores Genealógicas pg.25 Genealogias ou Heredogramas São esquemas que apresentam, com uma série de símbolos, os indivíduos de uma família. Os símbolos indicam: o grau de

Leia mais

CRESCIMENTO E DESENVOLVIMENTO

CRESCIMENTO E DESENVOLVIMENTO CRESCIMENTO E DESENVOLVIMENTO Desenvolvimento animal Indirecto - Metamorfoses Directo Forma definitiva - ovo - fase embrionária - fase juvenil - fase adulta ou de maturidade Transformações no desenvolvimento

Leia mais

Tarefa 13 à 16 Professor Danin

Tarefa 13 à 16 Professor Danin 9º ano Biologia Tarefa 13 à 16 Professor Danin 01. Renato (III.1), cuja avó materna e avô paterno eram albinos, preocupado com a possibilidade de transmitir o alelo para o albinismo a seus filhos, deseja

Leia mais

a) do DNAmt, transmitido ao longo da linhagem materna, pois, em cada célula humana, há várias cópias dessa molécula.

a) do DNAmt, transmitido ao longo da linhagem materna, pois, em cada célula humana, há várias cópias dessa molécula. 01 - (ENEM) Uma vítima de acidente de carro foi encontrada carbonizada devido a uma explosão. Indícios, como certos adereços de metal usados pela vítima, sugerem que a mesma seja filha de um determinado

Leia mais

Reprodução. Profa. Daniela Bueno Suda1

Reprodução. Profa. Daniela Bueno Suda1 Reprodução Profa. Daniela Bueno Suda1 Reprodução Processo pelo qual seres vivos originam novos indivíduos semelhantes a si mesmos. Tipos: Sexuada Assexuada Reprodução Assexuada 1. Divisão binária ou cissiparidade

Leia mais

Polialelia, Sangue e Sexo

Polialelia, Sangue e Sexo Polialelia, Sangue e Sexo 1. (Mack-2007) Uma mulher casa-se com um homem que apresentou eritroblastose fetal ao nascer. O parto do primeiro filho transcorre normalmente, mas o segundo filho apresenta eritroblastose.

Leia mais

31. Com relação aos principais componentes orgânicos celulares, assinale a afirmativa INCORRETA.

31. Com relação aos principais componentes orgânicos celulares, assinale a afirmativa INCORRETA. PASES 1 a ETAPA TRIÊNIO 2004-2006 1 o DIA GABARITO 1 19 BIOLOGIA QUESTÕES DE 31 A 40 31. Com relação aos principais componentes orgânicos celulares, assinale a afirmativa INCORRETA. a) Proteínas, quando

Leia mais

Plano de Recuperação Final EF2

Plano de Recuperação Final EF2 Série/Ano: 8º ANO Objetivo: Proporcionar ao aluno a oportunidade de rever os conteúdos trabalhados durante o ano nos quais apresentou dificuldade e que servirão como pré-requisitos para os conteúdos que

Leia mais

Tipos de Ovos ou. óvulos ou. ovócitos ou. gametas femininos. Onde Ficam?

Tipos de Ovos ou. óvulos ou. ovócitos ou. gametas femininos. Onde Ficam? Tipos de Ovos ou óvulos ou ovócitos ou gametas femininos Onde Ficam? Nos ovários ou gônadas (glândulas) das fêmeas. artropodes Total blastômeros Holoblástica ocorre em todo o ovo; Meroblástica ocorre em

Leia mais

02)(UFPEL-2007) O desenvolvimento embrionário dos vertebrados é dividido nas seguintes etapas: segmentação, gastrulação e organogênese.

02)(UFPEL-2007) O desenvolvimento embrionário dos vertebrados é dividido nas seguintes etapas: segmentação, gastrulação e organogênese. COLÉGIO CEC CENTRO EDUCACIONAL CIANORTE ED. INFANTIL, ENS. FUNDAMENTAL E MÉDIO - SISTEMA ANGLO DE ENSINO REVISÃO DE EMBRIOLOGIA PROFESSOR NANNI (TERCEIRÃO 2012) 01)(UFPR-modificado) Os diferentes modos

Leia mais

Colégio XIX de Março Educação do jeito que deve ser

Colégio XIX de Março Educação do jeito que deve ser Colégio XIX de Março Educação do jeito que deve ser 2017 2ª PROVA PARCIAL DE BIOLOGIA Aluno(a): Nº Ano: 1º Turma: Data: 24/06/2017 Nota: Professor(a): Regina Volpato Valor da Prova: 40 pontos Orientações

Leia mais

BIOLOGIA QUESTÃO 01 QUESTÃO 02

BIOLOGIA QUESTÃO 01 QUESTÃO 02 Processo Seletivo/UNIFAL - julho 2008-2ª Prova Comum TIPO 1 BIOLOGIA QUESTÃO 01 Os braços humanos, as nadadeiras das baleias e as asas dos morcegos têm estruturas ósseas muito parecidas, sugerindo uma

Leia mais

Sala de Estudos Biologia Professor Gustavo Baviera Genética

Sala de Estudos Biologia Professor Gustavo Baviera Genética 1ª Lei de Mendel Sala de Estudos Biologia Professor Gustavo Baviera Genética 1. No porquinho-da-índia existe um par de genes autossômicos que determina a cor da pelagem: o alelo dominante B determina a

Leia mais

Exercícios de Genética

Exercícios de Genética Exercícios de Genética 1ª Lei de Mendel Questão 1: Em urtigas o caráter denteado das folhas domina o caráter liso. Numa experiência de polinização cruzada, foi obtido o seguinte resultado: 89 denteadas

Leia mais

a) autossômica dominante. b) autossômica recessiva. c) ligada ao X dominante. d) ligada ao X recessiva. e) autossômica codominante.

a) autossômica dominante. b) autossômica recessiva. c) ligada ao X dominante. d) ligada ao X recessiva. e) autossômica codominante. O trabalho de Mendel não encontrou, em sua época, um único cientista que o compreendesse a ponto de nele descobrir uma das maiores obras de toda a ciência. Parece certo que o ambiente científico não estava

Leia mais

1º Lei de Mendel. Prof. Fernando Stuchi

1º Lei de Mendel. Prof. Fernando Stuchi 1º Lei de Mendel Prof. Fernando Stuchi Gregor Johann Mendel, conhecido como pai da genética, foi o responsável por iniciar os estudos dos genes através de cruzamentos de plantas, em especial as ervilhas;

Leia mais

GOIÂNIA, / / 2015 PROFESSOR: DISCIPLINA: SÉRIE: 1º. ALUNO(a):

GOIÂNIA, / / 2015 PROFESSOR: DISCIPLINA: SÉRIE: 1º. ALUNO(a): GOIÂNIA, / / 2015 PROFESSOR: DISCIPLINA: SÉRIE: 1º ALUNO(a): Lista No Anhanguera você é + Enem Justificar as questões de múltipla escolha. TEXTO: 1 - Comum à questão: 1 As células podem oxidar aminoácidos

Leia mais

Disciplina: Biologia

Disciplina: Biologia E.E. José Mamede de Aquino 3º ano do Ensino Médio 1º Bimestre - 2018 Disciplina: Biologia Prof. Me. Antonio Fernandes dos Santos Genética: Conceitos (DNA, Cromossomos, Cariótipo, Gene, Genoma, Alelos)

Leia mais

BIOLOGIA FOLHETOS EMBRIONÁRIOS. a) Hydra. b) Planária. c) Actínea. d) Esponja. e) Obélia.

BIOLOGIA FOLHETOS EMBRIONÁRIOS. a) Hydra. b) Planária. c) Actínea. d) Esponja. e) Obélia. BIOLOGIA Prof. Fred FOLHETOS EMBRIONÁRIOS 1. Observe a figura ao lado, que representa um corte transversal de um cordado. A estrutura apontada pela seta está presente a) na galinha. b) na minhoca c) no

Leia mais

Bio. Semana 12. Nelson Paes (Rebeca Khouri) (Hélio Fresta)

Bio. Semana 12. Nelson Paes (Rebeca Khouri) (Hélio Fresta) Semana 12 Nelson Paes (Rebeca Khouri) (Hélio Fresta) Este conteúdo pertence ao Descomplica. Está vedada a cópia ou a reprodução não autorizada previamente e por escrito. Todos os direitos reservados. CRONOGRAMA

Leia mais