Estudo das classes de palavras Preposições

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Estudo das classes de palavras Preposições"

Transcrição

1 Estudo das classes de palavras Preposições Vamos ao táxi buscar as bolinhas que ficaram no banco traseiro. Se formos de ônibus, não chegaremos a tempo da entrevista. Vamos de táxi!

2 Vamos para o táxi antes que chova! Vamos no táxi, pois está chovendo. Observe que, em todas essas ilustrações, repetem-se as palavras vamos e táxi. Note também que, em todas as ocorrências, elas são interligadas por palavras que estabelecem diferentes relações de sentido: Vamos ao táxi [...] Neste caso, a palavra ao indica um destino temporário para o qual se encaminharão os personagens. Irão a um determinado, mas não permanecerão lá. Vamos para o táxi [...] Assim como no caso anterior, a palavra para indica destino para o qual se deslocam os personagens. Não há, entretanto, a ideia de algo transitório: os personagens não irão ao táxi e voltarão logo em seguida, deduz-se que permanecerão lá por algum tempo.

3 Vamos de táxi! Vamos no táxi [...] Na frase ao lado, diferentemente das anteriores, não se passa a ideia de que alguém se deslocou de um para outro em direção a um táxi. O que se informa a partir do uso da palavra de é que um táxi será utilizado como meio para deslocamento. No último exemplo, a palavra no (em +o) tem sentido de. Alguém, dentro de um veículo, no caso um táxi, vai se deslocar de um espaço para outro. Essa palavra marca ideia de, mesmo quando não há deslocamento, como demonstra o exemplo a seguir. Operários devem permanecer com o capacete na cabeça. Vale ressaltar que o correto é ir a algum e não em algum. CORRETO: Iremos ao cinema. INCORRETO: Iremos no cinema. Nos períodos dados, para e de são preposições; ao, uma combinação da preposição a com o artigo o; e no, uma contração da preposição em com o artigo o Preposições são palavras que ligam outras palavras, estabelecendo uma relação de sentido entre elas: destino,, meio etc. Elas são muito importantes por serem mecanismos de coesão, isto é, costuram uma ideia a outra, tornando-as textos. Observe como ideias, aparentemente desconexas, ganham sentido a partir da inserção de preposições. Há uma loja doces uma esquina próxima minha casa. Sempre vou minhas amigas lá. Saímos escola, vamos nossas casas, almoçamos e deslizamos nossos patins, algumas moedas nossos bolsos, busca sobremesa perfeita. Nunca saímos dessa doceria que nossa gula seja saciada. Há uma loja de doces em uma esquina próxima à minha casa. Sempre vou com minhas amigas até lá. Saímos da escola, vamos para nossas casas, almoçamos e deslizamos em nossos patins, com algumas moedas em nossos bolsos, em busca da sobremesa perfeita. Nunca saímos dessa doceria sem que nossa gula seja saciada.

4 Há dois tipos de preposições 1. essenciais: palavras que exercem exclusivamente o papel das preposições: a, ante, perante, após, até, com, contra, de, desde, em, entre, para, por, sem, sob, sobre, trás, atrás de, dentro de, para com. 2. acidentais: palavras de outras classes gramaticais que podem exercer o papel das preposições: como, durante, exceto, fora, mediante, salvo, segundo, senão, visto. Exemplos: No domingo, almoçaremos fora. advérbio Almoçaremos em casa, fora sábado. preposição acidental Assim como ocorre em outras classes de palavras, há locuções também para as preposições, e, considerando-se que locução é um conjunto de duas ou mais palavras que funcionam como uma unidade, locuções prepositivas são duas ou mais palavras funcionando como uma única preposição. Principais locuções prepositivas: ao lado de, além de, depois de, através de, dentro de, abaixo de, a par de. (a locução prepositiva sempre termina por preposição). Flexão das preposições As preposições são palavras invariáveis, isto é, não têm variações de gênero (masculino / feminino), número (singular/plural), pessoa (1ª/ 2ª /3ª) e grau (aumentativo/diminutivo). No entanto, podem unir-se a outras palavras, formando combinações ou contrações e, assim, estabelecerem concordância em gênero ou em número. Vale evidenciar que a flexão de gênero e número de combinações e contrações é característica da palavra que se une à preposição e não a esta. Combinações e contrações As preposições a, de, em e per, quando se unem a outras palavras. Há combinação, quando a preposição não sofre alterações: a (preposição) + a (artigo) = ao. A preposição a combina-se com artigos e com o advérbio onde. preposição + artigo a + o = ao a + os = os Combinações preposição + advérbio onde a + onde = aonde

5 Há contração, quando a preposição sofre alteração, ou seja, perde letra(s). Exemplo: de (preposição) + a (artigo) = do. Nota-se que, nessa junção de palavras, houve a supressão da letra e da preposição de. As preposições a, de, em, per contraem-se com artigos e, algumas delas, com certos pronomes e advérbios, como se demonstra nos quadros exemplificativos a seguir. contrações preposição + artigos de + o(s) = do(s) de + a(s) = da(s) de + um = dum de + uns = duns de + uma = duma de + umas = dumas em + o(s) = no(s) em + a(s) = na(s) em + um = num em + uma = numa em + uns = nuns em + umas = numas por + o = pelo(s) por + a = pela(s) a + à(s) = à(s) contrações de + ele(s) = dele(s) de + ela(s) = dela(s) de + este(s) = deste(s) de + esta(s) = desta(s) de + esse(s) = desse(s) de + essa(s) = dessa(s) de + aquele(s) = daquele(s) de + aquela(s) = daquela(s) de + isto = disto de + isso = disso de + aquilo = daquilo de + aqui = daqui de + aí = daí de + ali = dali de + outro = doutro(s) de + outra = doutra(s) preposição + pronomes em + ele(s) = nele(s) em + este(s) = neste(s) em + esta(s) = nesta(s) em + esse(s) = nesse(s) em + aquele(s) = naquele(s) em + aquela(s) = naquela(s) em + isto = nisto em + isso = nisso em + aquilo = naquilo a + aquele(s) = àquele(s) a + aquela(s) = àquela(s) a + aquilo = àquilo Observação: Quando a preposição a une-se ao artigo a ou aos pronomes a, aquela, aquilo, ocorre um tipo especial de contração, denominado crase. Na escrita, a crase é indicada com o acento grave. a + a = à. a + aquele = àquele. Ex.: Fomos à praça. Ex.: O jardineiro encaminhou-nos àquele canteiro.

6 Algumas das relações semânticas que podem ser marcadas por preposições ASSUNTO O técnico falou sobre a equipe. Os jornalistas questionaram do jogo. AUSÊNCIA Jogarão em um estádio sem acesso para ambulâncias. AUTORIA A crônica esportiva foi escrita por Arnaldo Jabour. CAUSA Correram de medo. DESTINO CAUSA COMPANHIA CONCESSÃO CONTEÚDO CONFORMIDADE DELIMITAÇÃO DIREÇÃO DISTÂNCIA ESPECIALIDADE ESTADO FINALIDADE INSTRUMENTO LIMITE LUGAR MATÉRIA MEIO MODO OPOSIÇÃO ORIGEM POSSE PREÇO TEMPO Caminharei para a praia. Com a chuva, aumentou o número de desabrigados. Adoeceram de tristeza. Por ser eficiente, foi contratado. Almoçarei com ela hoje. Apesar de tudo, o jogo foi ótimo. Ganhei um vidro de perfume. Como é perfeccionista! Saiu à tia. Ela é repleta de talentos. Vou ao nordeste. Dirigiu-se para o automóvel. São muitos metros do início ao final da pista. Formou-se em odontologia. A cidade ficou em situação de miséria. Compraram a tinta para pintar o quarto. Preencheu o formulário a caneta. Faça o contorno com pincéis finos. Só poderá andar até a margem do rio. A copa ocorrerá no Brasil. Passaremos pelo Jardim Botânico, antes doo anoitecer. Prefiro os potes de vidro para guardar biscoitos. Ir para o trabalho de bicicleta é uma opção sustentável. Tome o chá em pequenos goles. Examinou o paciente com cuidado. Agiu contra a ética. Nós somos de Minas Gerais, mas eles, de São Paulo. O carro de meu pai está na revisão. Comprei um bom livro no sebo a R$10,00. Novo, ele sairia por R$50,00. Iniciarei a leitura em poucos minutos. Em pouco tempo já terei terminado. Ficarei na biblioteca por duas horas. Visto de outro ângulo, percebe-se que uma mesma preposição, em diferentes contextos enunciativos, poderá estabelecer diferentes efeitos de sentido. distância modo tempo A escola fica a 100 metros de minha casa. As crianças sentavam-se ao meio fio para as brincadeiras. Os pais acompanhavam tudo a distância. Voltavam para suas casas ao entardecer. a

7 com causa Com tantos automóveis o trânsito fica confuso. companhia É necessário que alguns motoristas deixem o próprio carro em casa e passem a ir para o trabalho com colegas. instrumento Com ferramentas apropriadas os bancos da Van foram deslocados. modo O ajuste foi executado com perfeição. oposição No trajeto para o trabalho comentarão o jogo do Brasil com a França. de assunto É melhor não falar de futebol todos os dias. causa Os vencedores poderão gritar de felicidade. especificação Sempre assistem aos jogos de futebol. Preferem ir ao estádio de cidades menores. posse Quando vou ao estádio levo a bandeira de meus amigos. em Os torcedores do time vencido sempre vão para o trabalho no banco traseiro da Van. modo Eles permanecem em silêncio absoluto. tempo O novo campeonato terá início em duas semanas. para destino Meus amigos irão para o estádio ao início da manhã. finalidade Chegam cedo para o jogo. tempo Para o final de semana, teremos melhores jogos. por causa Por ser muito tarde, não haverá plateia para o espetáculo. No caminho para o teatro, passaremos por avenidas bem iluminadas. tempo O espetáculo permanecerá em cartaz por 3 semanas. substituição Atenção não compre ingressos populares por especiais. sobre assunto Conversaram sobre futebol durante o trajeto. Colocaram os palpites para o jogo sobre o painel do carro.

Professor Marlos Pires Gonçalves

Professor Marlos Pires Gonçalves PREPOSIÇÃO DE, PARA, COM, essas pequenas palavras têm grande importância para nossa língua. Elas são usadas como elementos de ligação entre duas outras palavras e as chamamos de preposição. Preposição»

Leia mais

Bárbara da Silva. Português. Aula 38 Preposições II

Bárbara da Silva. Português. Aula 38 Preposições II Bárbara da Silva Português Aula 38 Preposições II Locução Prepositiva É o conjunto de duas ou mais palavras que têm o valor de uma preposição. A última palavra dessas locuções é sempre uma preposição.

Leia mais

O que é uma preposição?

O que é uma preposição? O que é uma preposição? Preposições são palavras que estabelecem conexões com vários sentidos entre dois termos de uma oração. São indispensáveis para a construção e compreensão dos textos, conferindo-lhes

Leia mais

MORFOLOGIA CLASSE GRAMATICAL. SUBSTANTIVO: é o que dá nome a todos os seres: vivos, inanimados, racionais, irracionais a fim de identificação.

MORFOLOGIA CLASSE GRAMATICAL. SUBSTANTIVO: é o que dá nome a todos os seres: vivos, inanimados, racionais, irracionais a fim de identificação. MORFOLOGIA CLASSE GRAMATICAL SUBSTANTIVO: é o que dá nome a todos os seres: vivos, inanimados, racionais, irracionais a fim de identificação. PREPOSIÇÃO É a classe de palavras que liga palavras entre si;

Leia mais

Artigo, Preposição, Conjunção

Artigo, Preposição, Conjunção Língua Portuguesa Artigo, Preposição, Conjunção Artigo Certa vez, ao passar por uma rua, encontrei uma menina chorando. A rua estava muito movimentada e a menina, sozinha, pediu-me auxílio. Definidos:

Leia mais

LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS

LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS GRAMÁTICA - Prof. CARLA CAMPOS De sonhos e conquistas Aluno (a): MORFOLOGIA CLASSE GRAMATICAL SUBSTANTIVO: é o que dá nome a todos os seres: vivos, inanimados, racionais,

Leia mais

AULA 9 CLASSES DE PALAVRAS V MINISTÉRIO DA FAZENDA

AULA 9 CLASSES DE PALAVRAS V MINISTÉRIO DA FAZENDA AULA 9 CLASSES DE PALAVRAS V MINISTÉRIO DA FAZENDA Professor Marlus Geronasso PREPOSIÇÃO Preposição é uma palavra invariável que serve para ligar termos ou orações. Quando esta ligação acontece, normalmente

Leia mais

Crase. Professora Raysa

Crase. Professora Raysa Crase Professora Raysa Conceito Processo de contração entre a preposição a e o artigo definido feminino a. Exemplo: Vou à festa. Casos Obrigatórios 1. Em locuções adverbiais femininas: O culto ecumênico

Leia mais

Bárbara da Silva. Português. Aula 37 Preposições I

Bárbara da Silva. Português. Aula 37 Preposições I Bárbara da Silva Português Aula 37 Preposições I Preposição - Preposição é a palavra que estabelece uma relação entre dois ou mais termos da oração. - Essa relação é do tipo subordinativa, ou seja, entre

Leia mais

Linguagem Língua portuguesa. Preposição e sua construção de sentido

Linguagem Língua portuguesa. Preposição e sua construção de sentido Linguagem Língua portuguesa Preposição e sua construção de sentido Conceito Preposições: ligam palavras e orações, isoladamente NÃO possuem função sintática, possuem na frase um valor semântico. A função

Leia mais

CRASE PROFESSOR JAILTON

CRASE PROFESSOR JAILTON CRASE PROFESSOR JAILTON WWW.PROFESSORJAILTON.COM.BR CRASE Fusão --- Mistura Preposição a + artigo a (visita à praia) Preposição a + pronome aquele (superior àquele) Preposição a + demonstrativo a (voz

Leia mais

Português. Regular A1. Capacitación en Idiomas - Consultoría - Traducciones -

Português. Regular A1. Capacitación en Idiomas - Consultoría - Traducciones  - Português Regular A1 Pronomes Pessoais + Pronomes de Tratamento Eu Você / O senhor / A senhora Ele / Ela Nós / A gente Vocês / Os senhores / As senhoras Eles / Elas Pronomes Interrogativos Que Quem Qual,

Leia mais

Próclise facultativa Há casos em que se pode usar indiferentemente próclise ou ênclise, próclise ou mesóclise. É o que se entende por próclise

Próclise facultativa Há casos em que se pode usar indiferentemente próclise ou ênclise, próclise ou mesóclise. É o que se entende por próclise Próclise facultativa Há casos em que se pode usar indiferentemente próclise ou ênclise, próclise ou mesóclise. É o que se entende por próclise facultativa ou optativa.._ Com os substantivos. Ex.: O garoto

Leia mais

Preposição e Conjunção. Língua Portuguesa 2ª Série Profª Marianna Aguiar

Preposição e Conjunção. Língua Portuguesa 2ª Série Profª Marianna Aguiar Preposição e Conjunção Língua Portuguesa 2ª Série Profª Marianna Aguiar Preposição Conectam os termos dos sintagmas Locuções prepositivas são duas ou mais palavras que funcionam como preposição. Em uma

Leia mais

quarta-feira, 29 de agosto de

quarta-feira, 29 de agosto de quarta-feira, 29 de agosto de 2012 1 CRASE Conceito: crase é a fusão de a (preposição) + a (artigo). Ex.: Ele vai a + o teatro = Ele vai ao teatro. Ele vai a + a igreja = Ele vai à igreja. Regra prática:

Leia mais

Colégio Diocesano Seridoense Disciplina: Língua Portuguesa / 1 Ano Professora: Lusia Raquel OS PORQUÊS. Caicó RN 2018

Colégio Diocesano Seridoense Disciplina: Língua Portuguesa / 1 Ano Professora: Lusia Raquel OS PORQUÊS. Caicó RN 2018 Colégio Diocesano Seridoense Disciplina: Língua Portuguesa / 1 Ano Professora: Lusia Raquel OS PORQUÊS Caicó RN 2018 POR QUE O POR QUE TEM DOIS EMPREGOS DIFERENCIADOS: QUANDO FOR A JUNÇÃO DA PREPOSIÇÃO

Leia mais

O QUE É A CRASE? (preposição exigida pelo verbo ir + artigo acompanha o substantivo cidade)

O QUE É A CRASE? (preposição exigida pelo verbo ir + artigo acompanha o substantivo cidade) CRASE O QUE É A CRASE? Crase é a união, a fusão de duas vogais iguais. A crase é representada pelo acento grave (`). Observe com atenção as construções abaixo: Ex.: Hoje você irá A + A cidade. (preposição

Leia mais

PORTUGUÊS CONCORDÂNCIA NOMINAL (ESTUDO DIRIGIDO)

PORTUGUÊS CONCORDÂNCIA NOMINAL (ESTUDO DIRIGIDO) Instituto de Educação Infantil e Juvenil 9º ANO Inverno, 2017. Londrina, de. Nome: PORTUGUÊS CONCORDÂNCIA NOMINAL (ESTUDO DIRIGIDO) Leia a frase abaixo e reescreva-a utilizando as normas gramaticais. O

Leia mais

Conceito: é a fusão de duas vogais da mesma natureza. No português assinalamos a crase com o acento grave (`). Observe:

Conceito: é a fusão de duas vogais da mesma natureza. No português assinalamos a crase com o acento grave (`). Observe: CRASE Conceito: é a fusão de duas vogais da mesma natureza. No português assinalamos a crase com o acento grave (`). Observe: Obedecemos ao regulamento ( a + o ) Não há crase, pois o encontro ocorreu entre

Leia mais

PROFESSORA: VERBENE LIMA

PROFESSORA: VERBENE LIMA PROFESSORA: VERBENE LIMA É a fusão (junção) da preposição a exigida pela regência do verbo ou do nome mais o artigo definido a, os pronomes demonstrativos aquele(s), aquela(s), aquilo e o pronome demonstrativo

Leia mais

ADVÉRBIOS. Profa. Luana Lemos

ADVÉRBIOS. Profa. Luana Lemos ADVÉRBIOS Profa. Luana Lemos DEFINIÇÃO Do ponto de vista sintático: vem associado a verbo, adjetivo ou ao próprio advérbio; Do ponto de vista mórfico: é invariável; Do ponto de vista semântico denota circunstância

Leia mais

Emprego de palavras e expressões

Emprego de palavras e expressões Emprego de palavras e expressões Livro 01 Prof. Eugênio Torres Módulo 02 POR QUE POR QUÊ PORQUE PORQUÊ o Por que- Emprega-se quando equivale a por qual motivo ou a pelo qual. Usado também no início ou

Leia mais

Preposição e conjunção

Preposição e conjunção PORTUGUÊS aula Preposição e conjunção Preposição É a palavra invariável que une dois termos ou orações, estabelecendo uma relação de sentido e de dependência. Não desempenha função sintática, é um conectivo:

Leia mais

PORTUGUÊS SEM FRESCURA PARA A PM-PE AULA 00 CRASE

PORTUGUÊS SEM FRESCURA PARA A PM-PE AULA 00 CRASE PORTUGUÊS SEM FRESCURA PARA A PM-PE AULA 00 CRASE Apresentação: Se você não dispõe de muito tempo para estudar, deseja um material barato e de excelente qualidade, este curso é ideal para você. O nosso

Leia mais

PORTUGUÊ S SEM FRESCURA AULA 00 PARA A PM-MS

PORTUGUÊ S SEM FRESCURA AULA 00 PARA A PM-MS PORTUGUÊ S SEM FRESCURA PARA A PM-MS AULA 00 CRASE Apresentação: Se você não dispõe de muito tempo para estudar, deseja um material barato e de excelente qualidade, este curso é ideal para você. O nosso

Leia mais

Preposiçãoé a palavra que une dois ou mais termos da oração, assim estabelecendo entre eles uma relação de subordinação em que o segundo termo

Preposiçãoé a palavra que une dois ou mais termos da oração, assim estabelecendo entre eles uma relação de subordinação em que o segundo termo Preposiçãoé a palavra que une dois ou mais termos da oração, assim estabelecendo entre eles uma relação de subordinação em que o segundo termo depende do primeiro. Assim, se esses elementos não estiverem

Leia mais

Crase é a fusão de duas vogais iguais: A + A. Para marcar sua ocorrência, usamos o acento grave (` ). Casos em que o acento aparece: a + as = às

Crase é a fusão de duas vogais iguais: A + A. Para marcar sua ocorrência, usamos o acento grave (` ). Casos em que o acento aparece: a + as = às Crase Crase é a fusão de duas vogais iguais: A + A. Para marcar sua ocorrência, usamos o acento grave (` ). Casos em que o acento aparece: a + as = às (preposição + artigo) a + aquela(s) = àquela(s) (preposição

Leia mais

Crase ENTENDENDO O CONCEITO DA CRASE (DE VERDADE) Observe a seguinte frase: "vou ao museu".

Crase ENTENDENDO O CONCEITO DA CRASE (DE VERDADE) Observe a seguinte frase: vou ao museu. Crase Hoje, Monster Guerreiros, nós vamos falar sobre a tal da crase, um assunto bem interessante e legal. Você não acha? (por favor, diga "sim" para eu não ficar sem graça). A crase não tem nada de misterioso

Leia mais

Horário dos Jogos e Avaliação do Brasileirão

Horário dos Jogos e Avaliação do Brasileirão Horário dos Jogos e Avaliação do Brasileirão Especificações Técnicas - Pesquisa Quantitativa - Datas de campo De 17 a 22 de junho de 2015 Seleção da amostra Aleatória Margem de erro 3 pontos percentuais

Leia mais

REGÊNCIA VERBAL PROF. OSMAR EDUARDO SENS

REGÊNCIA VERBAL PROF. OSMAR EDUARDO SENS REGÊNCIA VERBAL PROF. OSMAR EDUARDO SENS REGÊNCIA VERBAL Para se entender a regência verbal ou nominal é necessário conhecer as preposições. Por isso complete: 1. a) Preposição é uma palavra invariável

Leia mais

INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS MECANISMOS DE COESÃO TEXTUAL (PARTE II)

INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS MECANISMOS DE COESÃO TEXTUAL (PARTE II) INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS MECANISMOS DE COESÃO TEXTUAL (PARTE II) COESÃO E COERÊNCIA TEXTUAIS ELEMENTOS ORGANIZADORES DO DISCURSO: Para garantir a coerência de um texto são necessárias algumas expressões

Leia mais

Grupo Relacional Preposição e Conjunção e a Interjeição

Grupo Relacional Preposição e Conjunção e a Interjeição Grupo Relacional Preposição e Conjunção e a Interjeição 1. Grupo relacional: preposição e conjunção PREPOSIÇÃ O CONJUNÇÃO Características comuns: Ligam palavras ou orações, por isso, são elementos coesivos,

Leia mais

Os alunos fizeram uma visita ao zoológico, onde puderam observar várias espécies de animais.

Os alunos fizeram uma visita ao zoológico, onde puderam observar várias espécies de animais. Uso do onde e aonde O advérbio é uma classe de palavras cuja função gramatical é acompanhar e modificar um verbo, exprimindo a circunstância da ação verbal, por isso o nome ad-vérbio, ou seja, a palavra

Leia mais

Advérbios. Os advérbios modificam o sentido de um verbo, de um adjectivo, de outro advérbio ou de uma oração inteira.

Advérbios. Os advérbios modificam o sentido de um verbo, de um adjectivo, de outro advérbio ou de uma oração inteira. Advérbios Os advérbios modificam o sentido de um verbo, de um adjectivo, de outro advérbio ou de uma oração inteira. Advérbios de tempo: quando? agora, ainda, amanhã, antes, antigamente, cedo, dantes,

Leia mais

LÍNGUA PORTUGUESA 7 ANO ENSINO FUNDAMENTAL PROF.ª SHEILA RODRIGUES PROF.ª SHIRLEY VASCONCELOS

LÍNGUA PORTUGUESA 7 ANO ENSINO FUNDAMENTAL PROF.ª SHEILA RODRIGUES PROF.ª SHIRLEY VASCONCELOS LÍNGUA PORTUGUESA 7 ANO ENSINO FUNDAMENTAL PROF.ª SHEILA RODRIGUES PROF.ª SHIRLEY VASCONCELOS CONTEÚDOS E HABILIDADES Unidade IV Ciência- O homem na construção do conhecimento 2 CONTEÚDOS E HABILIDADES

Leia mais

ADVÉRBIOS. Prof. Me. William Alves

ADVÉRBIOS. Prof. Me. William Alves ADVÉRBIOS Prof. Me. William Alves Definições Classe de palavra que exprime uma circunstância. Morfologicamente: é invariável; Semanticamente: expressa uma circunstância (lugar, tempo, modo, dúvida, certeza,

Leia mais

Concurseiro. Espaço do. Português Prof. Joaquim Bispo. Sinta-se a vontade para estudar conosco. O seu espaço de preparação para concursos públicos

Concurseiro. Espaço do. Português Prof. Joaquim Bispo. Sinta-se a vontade para estudar conosco. O seu espaço de preparação para concursos públicos Espaço do Concurseiro Sinta-se a vontade para estudar conosco Português Prof. Joaquim Bispo O seu espaço de preparação para concursos públicos EMPREGO DO SINAL INDICATIVO DE CRASE Aula 5 1 Ocorre Crase

Leia mais

USO DA CRASE. Bruna Camargo

USO DA CRASE. Bruna Camargo USO DA CRASE Bruna Camargo Conceito Fusão entre duas vogais idênticas. A + A = À Justificativa Sua correta utilização é, sobretudo, sinal de competência linguística em regência nominal e verbal, em se

Leia mais

Professor Marlos Pires Gonçalves

Professor Marlos Pires Gonçalves ADVÉRBIO Ele bebeu muito. Adv. Intensidade Na frase acima o advérbio muito está intensificando o sentido do verbo BEBER. A banda chegou hoje. tempo. Nessa outra frase o advérbio hoje acrescenta ao verbo

Leia mais

Crase. A + A = À A + Aquele = Àquele

Crase. A + A = À A + Aquele = Àquele Crase A + A = À A + Aquele = Àquele Explicação etimológica Do grego κρᾶσις (ação de misturar, mistura de elementos que se combinam num todo, temperamento, fusão de sons), adaptado ao latim tardio crásis

Leia mais

Este, esta, esse ou essa: como usar?

Este, esta, esse ou essa: como usar? Este, esta, esse ou essa: como usar? Respondido por Reinaldo Passadori, do Instituto Passadori Educação Corporativa No mundo da informação é indiscutível que a língua escrita faz toda a diferença no momento

Leia mais

Combinação Junção de preposição com outra classe gramatical sem alteração fonética. AO, AONDE.

Combinação Junção de preposição com outra classe gramatical sem alteração fonética. AO, AONDE. Combinação Junção de preposição com outra classe gramatical sem alteração fonética. AO, AONDE. Contração Junção de preposição com outra classe gramatical com alteração fonética. ÀS, DA, DOS, NO, DAQUELE.

Leia mais

Por. Raphael Hormes Monitor: Bruna Saad

Por. Raphael Hormes Monitor: Bruna Saad Por. Professor: Eduardo Valladares e Raphael Hormes Monitor: Bruna Saad Crase - regras básicas 19/21 jun RESUMO sinalizada com o acento grave I. Regra Geral: Haverá crase quando for possível cumprir os

Leia mais

Prof. Valber Freitas. Língua Portuguesa. Crase

Prof. Valber Freitas. Língua Portuguesa. Crase Prof. Valber Freitas Língua Portuguesa Crase Crase É a fusão da preposição A mais o artigo A; preposição A mais os pronomes demonstrativos A ou AS; ou ainda a preposição A mais as iniciais dos pronomes

Leia mais

Crase Preposição a + artigo feminino a

Crase Preposição a + artigo feminino a CRASE Crase Preposição a + artigo feminino a Vamos à piscina Quem vai, sempre vai a algum lugar. Piscina é um substantivo feminino antecedido do artigo do mesmo gênero. Portanto, neste caso constitui-se

Leia mais

Aula 04 - Vamos de ônibus ou a pé?

Aula 04 - Vamos de ônibus ou a pé? Aula 04 - Vamos de ônibus ou a pé? Objetivos Reconhecer os nomes dos meios de transporte, ouvindo sua pronúncia e relacionando a imagem a sua grafia; dar e pedir informações sobre transportes e seus itinerários,

Leia mais

PERÍODO COMPOSTO PRO R FES E SORA: A :F ER E NA N N A D N A D A SA S N A T N O T S 1

PERÍODO COMPOSTO PRO R FES E SORA: A :F ER E NA N N A D N A D A SA S N A T N O T S 1 PERÍODO COMPOSTO PROFESSORA: FERNANDA SANTOS 1 CONJUNÇÃO É a palavra ou locução invariável que liga orações ou termos semelhantes da mesma oração. Exemplos: ANÁLISE DO QUE Todos os alunos disseram que

Leia mais

REGRA GERAL E CASOS ESPECIAIS

REGRA GERAL E CASOS ESPECIAIS REGRA GERAL E CASOS ESPECIAIS Concordância Nominal Estuda a flexão e a variação em gênero e número entre o substantivo e seus determinantes. Regra geral pronome numeral substantivo adjetivo artigo O meu

Leia mais

rase Profª.: Kalyne Varela Revorêdo

rase Profª.: Kalyne Varela Revorêdo rase Profª.: Kalyne Varela Revorêdo Crase É a fusão (junção) da preposição a exigida pela regência do verbo ou do nome mais o artigo definido a, os pronomes demonstrativos aquele(s), aquela(s), aquilo

Leia mais

Universidade Federal de Minas Gerais UFMG Faculdade de Letras FALE. Oficina de Leitura e Produção de Textos

Universidade Federal de Minas Gerais UFMG Faculdade de Letras FALE. Oficina de Leitura e Produção de Textos Universidade Federal de Minas Gerais UFMG Faculdade de Letras FALE Oficina de Leitura e Produção de Textos Orientadora: Ana Cristina Fricke Matte Orientanda : Karlla Andrea Leal Cruz Crase A crase é a

Leia mais

Artigo. Definido e Indefinido

Artigo. Definido e Indefinido Artigo Definido e Indefinido Artigo É a palavra que, vindo antes de um substantivo, indica se ele está sendo empregado de maneira definida ou indefinida. O artigo também indica o gênero e o número dos

Leia mais

CRASE. Prof. Samuel KühnK

CRASE. Prof. Samuel KühnK Prof. Samuel KühnK Definição e condições para a ocorrência: CRASE é uma palavra de origem grega que significa fusão, mistura. Em língua portuguesa, é esse o nome da fusão de dois sons idênticos, duas vogais

Leia mais

ADVÉRBIOS. Prof.: Dr. Cristiano Xinelági Pereira

ADVÉRBIOS. Prof.: Dr. Cristiano Xinelági Pereira ADVÉRBIOS Prof.: Dr. Cristiano Xinelági Pereira Definições Classe de palavra que exprime uma circunstância. Morfologicamente: é invariável; Semanticamente: expressa uma circunstância (lugar, tempo, modo,

Leia mais

Bárbara da Silva. Português. Aula 14 O uso da crase I

Bárbara da Silva. Português. Aula 14 O uso da crase I Bárbara da Silva Português Aula 14 O uso da crase I A palavra crase é de origem grega e significa "fusão", "mistura". Na língua portuguesa, é o nome que se dá à "junção" de duas vogais idênticas. É de

Leia mais

ADVÉRBIOS. Prof.: Dr. Cristiano Xinelági Pereira

ADVÉRBIOS. Prof.: Dr. Cristiano Xinelági Pereira ADVÉRBIOS Prof.: Dr. Cristiano Xinelági Pereira Definições Classe de palavra que exprime uma circunstância. Morfologicamente: é invariável; Semanticamente: expressa uma circunstância (lugar, tempo, modo,

Leia mais

CRASE é a fusão (junção) da preposição a exigida pela regência do verbo ou do nome mais o artigo definido a, os pronomes demonstrativos

CRASE é a fusão (junção) da preposição a exigida pela regência do verbo ou do nome mais o artigo definido a, os pronomes demonstrativos CRASE é a fusão (junção) da preposição a exigida pela regência do verbo ou do nome mais o artigo definido a, os pronomes demonstrativos aquele(s), aquela(s), aquilo e o pronome demonstrativo a. A crase

Leia mais

29/05/2018. UNISALESIANO Língua portuguesa. Pronomes demonstrativos. Em relação ao espaço. Profª. Drª. Adriana Monteiro Piromali Guarizo

29/05/2018. UNISALESIANO Língua portuguesa. Pronomes demonstrativos. Em relação ao espaço. Profª. Drª. Adriana Monteiro Piromali Guarizo UNISALESIANO Língua portuguesa Profª. Drª. Adriana Monteiro Piromali Guarizo Pronomes demonstrativos São aqueles que situam pessoas ou coisas em relação àstrês pessoas do discurso. Essa localização pode

Leia mais

Existem casos difíceis de resolver. sujeito MAS: Havia casos difíceis de resolver. objeto Teve casos difíceis de resolver objeto

Existem casos difíceis de resolver. sujeito MAS: Havia casos difíceis de resolver. objeto Teve casos difíceis de resolver objeto 88 6ª ª UNIDADE: CONCORDÂNCIA / CRASE / REGÊNCIA 6. CONCORDÂNCIA: Problemas mais encontrados 6.1. Quando o do verbo é factual (não humano), há tendência a não efetuar a concordância do com o verbo porque

Leia mais

Por. Raphael Hormes Monitor: Bruna Saad

Por. Raphael Hormes Monitor: Bruna Saad Por. Professor: Fernanda Vicente Raphael Hormes Monitor: Bruna Saad Crase - casos particulares 19/21 jun RESUMO Existem casos que merecem bastante atenção em relação ao uso da crase. Vamos conferi-los?

Leia mais

M O R F O L O G I A P R O N O M E S R E L A T I V O S

M O R F O L O G I A P R O N O M E S R E L A T I V O S P R O N O M E S R E L A T I V O S PRONOMES RELATIVOS: São pronomes que retomam um substantivo (ou outro pronome) anterior a eles, substituindo-o no início da oração seguinte. CARACTERÍSTICAS: Os pronomes

Leia mais

Gramática Eletrônica. Vamos iniciar o nosso estudo, examinando as dúvidas mais freqüentes. indica tempo que já passou

Gramática Eletrônica. Vamos iniciar o nosso estudo, examinando as dúvidas mais freqüentes. indica tempo que já passou Lição 2 Dúvidas mais comuns Vamos iniciar o nosso estudo, examinando as dúvidas mais freqüentes. QUANDO USAR 1. A ou HÁ? 1. A Ela ou parou HÁ? de estudar há algum tempo. indica tempo que já passou Daqui

Leia mais

5 - Assinale a opção que apresenta a regência verbal incorreta, de acordo com a norma culta da língua: a) Os sertanejos aspiram a uma vida mais

5 - Assinale a opção que apresenta a regência verbal incorreta, de acordo com a norma culta da língua: a) Os sertanejos aspiram a uma vida mais 5 - Assinale a opção que apresenta a regência verbal incorreta, de acordo com a norma culta da língua: a) Os sertanejos aspiram a uma vida mais confortável. b) Obedeceu rigorosamente ao horário de trabalho

Leia mais

Crase. Condições para ocorrência de crase

Crase. Condições para ocorrência de crase Profº FCO Holanda Crase É a fusão (junção) da preposição a exigida pela regência do verbo ou do nome mais o artigo definido a, os pronomes demonstrativos aquele(s), aquela(s), aquilo e o pronome demonstrativo

Leia mais

Como é necessário artigo feminino, só há crase antes de palavra feminina. Regra prática: trocar a palavra feminina por masculina e ver se aparece ao.

Como é necessário artigo feminino, só há crase antes de palavra feminina. Regra prática: trocar a palavra feminina por masculina e ver se aparece ao. CRASE Prof. Daniel Do grego krasis : mistura. É a fusão entre preposição a e artigo a : Fui a a praia = Fui à praia Fui a o mar = Fui ao mar Como é necessário artigo feminino, só há crase antes de palavra

Leia mais

AULAS 25 E 26 CONCORDÂNCIA

AULAS 25 E 26 CONCORDÂNCIA AULAS 25 E 26 CONCORDÂNCIA Chama-se concordância ao princípio linguístico segundo o qual o vocábulo determinante se adapta a certas categorias gramaticais do vocábulo determinado. TENDEU??? SIMPLES, NÉ?

Leia mais

CRASE. NUNCA SE USA CRASE USA-SE CRASE

CRASE.  NUNCA SE USA CRASE USA-SE CRASE CRASE GRAMÁTICA CRASE A crase é um acento grave: A (preposição) + A (artigo) = À. Lembre-se de que a crase está relacionada às questões de regência verbal e nominal, portanto é muito importante relembrar

Leia mais

Crase. Prof. Dr. Alexandre D. S. Feldman

Crase. Prof. Dr. Alexandre D. S. Feldman Crase Prof. Dr. Alexandre D. S. Feldman Vamos estudar a crase sem crise de niervos! Oh, não! Crase!! Nãaooo! Aaaahhh!!! O Grito O grito (1893), obra do norueguês Edvar Munch, é uma das mais importantes

Leia mais

Estudo de Crase Professor Bruno Luiz

Estudo de Crase Professor Bruno Luiz A crase possui uma importância enorme no entendimento do texto. Toda a interpretação de uma informação pode ser alterado com o uso (ou não) da crase. Veja: Exemplo 1: O menino cheira a gasolina. Exemplo

Leia mais

3. Daqui alguns anos, os homens ainda se lembrarão do bate papo e das. conversas informais que, muito tempo, vem sendo importantes formas de

3. Daqui alguns anos, os homens ainda se lembrarão do bate papo e das. conversas informais que, muito tempo, vem sendo importantes formas de Exercícios Complete com há ou a: 1. dias que não vou pescar. 2. Ele mergulhou três metros de profundidade. 3. Daqui alguns anos, os homens ainda se lembrarão do bate papo e das conversas informais que,

Leia mais

24. Principais relações estabelecidas pelas preposições (Aula 2: Preposição) VALOR DAS VÁRIAS RELAÇÕES ESTABELECIDAS PELAS PREPOSIÇÕES A 1.CAUSA OU MOTIVO: acordar aos gritos das crianças 2.CONFORMIDADE:

Leia mais

CASOS EM QUE OCORRE A CRASE

CASOS EM QUE OCORRE A CRASE CASOS EM QUE OCORRE A CRASE A crase ocorre, obrigatoriamente, em três casos: 1º) O termo regente deve exigir complemento regido da preposição a, e o termo regido deve admitir o artigo feminino a(s): Pedi

Leia mais

AULA 11. Sintaxe da oração e do período MINISTÉRIO DA FAZENDA

AULA 11. Sintaxe da oração e do período MINISTÉRIO DA FAZENDA AULA 11 Sintaxe da oração e do período MINISTÉRIO DA FAZENDA Professor Marlus Geronasso Frase, período e oração Frase é todo enunciado suficiente por si mesmo para estabelecer comunicação. Expressa juízo,

Leia mais

Dicas de Português. Atrás, trás e traz Erros comuns de ortografia. Bianca Amorim

Dicas de Português. Atrás, trás e traz Erros comuns de ortografia. Bianca Amorim Dicas de Português Atrás, trás e traz Erros comuns de ortografia Bianca Amorim Atrás, trás e traz Atrás: Advérbio de lugar; Não necessita de preposição antecedente, pois já possui uma -- atrás; Indica

Leia mais

VERBO DE LIGAÇÃO E PREDICATIVO DO SUJEITO

VERBO DE LIGAÇÃO E PREDICATIVO DO SUJEITO VERBO DE LIGAÇÃO E PREDICATIVO DO SUJEITO Verbo de Ligação É aquele que, expressando estado, liga características ao sujeito, estabelecendo entre eles (sujeito e características) certos tipos de relações.

Leia mais

BALANÇO DA OCUPAÇÃO DO TEMPO DURANTE A SEMANA DE PREENCHIMENTO DA GRELHA - 1º ANO

BALANÇO DA OCUPAÇÃO DO TEMPO DURANTE A SEMANA DE PREENCHIMENTO DA GRELHA - 1º ANO BALANÇO DA OCUPAÇÃO DO TEMPO DURANTE A SEMANA DE PREENCHIMENTO DA GRELHA - 1º ANO PROFESSORA Bom dia meninos, estão bons? TODOS Sim. PROFESSORA Então a primeira pergunta que eu vou fazer é se vocês gostam

Leia mais

Gramática Morfologia CLASSES DE PALAVRAS. Vídeo aula 1 de Gramática Professora Carolina

Gramática Morfologia CLASSES DE PALAVRAS. Vídeo aula 1 de Gramática Professora Carolina Gramática Morfologia CLASSES DE PALAVRAS Vídeo aula 1 de Gramática Professora Carolina CLASSES DE PALAVRAS Toda vez que nós abrimos a boca para expressar pensamentos, opiniões, ideias, estamos usando os

Leia mais

1.1 Uso da crase. A crase indica a fusão da preposição a com o artigo a: Nós vamos à (a + a) Baixada. O Melhor do Atlético na Internet

1.1 Uso da crase. A crase indica a fusão da preposição a com o artigo a: Nós vamos à (a + a) Baixada. O Melhor do Atlético na Internet 1. Acentuação Todos os textos, até mesmo aqueles escritos em sites e fóruns da internet, precisam ser acentuados corretamente para que o leitor possa compreender facilmente o que o autor quer expressar.

Leia mais

PORTUGUÊS. aula. Crase II

PORTUGUÊS. aula. Crase II PORTUGUÊS aula Crase II Casos facultativos a) Antes de pronome possessivo feminino (singular): Ela pagou o curso a minha secretária. Ela pagou o curso à minha secretária. Casos facultativos b) Nomes de

Leia mais

1- Assinale a opção que completa corretamente a sequência de lacunas no texto abaixo.

1- Assinale a opção que completa corretamente a sequência de lacunas no texto abaixo. Comentadas pela professora: Verônica Ferreira Língua Portuguesa 1- Assinale a opção que completa corretamente a sequência de lacunas no texto abaixo. a) a - a - à A b) à - há - à - A c) à - a - à - Há

Leia mais

CLASSIFICAÇÃO DAS CONJUNÇÕES SUBORDINATIVAS

CLASSIFICAÇÃO DAS CONJUNÇÕES SUBORDINATIVAS CLASSIFICAÇÃO DAS CONJUNÇÕES SUBORDINATIVAS CAUSAIS Principais conjunções causais: porque, visto que, já que, uma vez que, como (= porque). Exemplos: - Não pude comprar o CD porque estava em falta. - Ele

Leia mais

Informações de Impressão

Informações de Impressão Questão: 224896 Um documento que registra resumidamente e com clareza as ocorrências, deliberações, resoluções e decisões de reuniões ou assembleias é tecnicamente conhecido por: 1) Ata. 2) Bilhete. 3)

Leia mais

RESUMÃO NA RODA PROFESSORA CAMILLA

RESUMÃO NA RODA PROFESSORA CAMILLA RESUMÃO NA RODA PROFESSORA CAMILLA Conto literário Características: Narrativa curta e de ficção. Apresenta três partes: introdução, desenvolvimento (conflito) e conclusão (clímax). Apresenta os cinco elementos

Leia mais

Qual sua expectativa antes de embarcar para a Africa do Sul?

Qual sua expectativa antes de embarcar para a Africa do Sul? Em meio ao cenário étnico cultural instalado no Brasil por conta do horário político eleitoral, o ConversApócrifa conversou com o jornalista Lucas Passos Vieira da Costa. Lucas esteve na Copa do Mundo

Leia mais

CRASE 3 EXERCÍCIOS DE TREINAMENTO

CRASE 3 EXERCÍCIOS DE TREINAMENTO SUMÁRIO CRASE 3 EXERCÍCIOS DE TREINAMENTO 9 2 CRASE CRASE é um fenômeno fonético e sintático; fonético, porque simboliza a soma de dois sons iguais (A + A), sintático, porque sua ocorrência depende da

Leia mais

ELIANE FONTANA GRAMÁTICA

ELIANE FONTANA GRAMÁTICA ELIANE FONTANA GRAMÁTICA 1. O par de vocábulos, do texto, acentuados pela mesma razão é: a) atraíssem / espírito b) água / substância c) porém / caráter d) lá / até e) perceptível / mistério 2. Em todas

Leia mais

Colégio Mauricio Salles de Mello

Colégio Mauricio Salles de Mello Colégio Mauricio Salles de Mello Brasília, de de 20 Professor(a): Aluno(a): Ano: Turma: PLANO SEMANAL 5º ANO Semana de 08/11 a 28/11/2016 Todas as riquezas das coisas e do mundo não valem um bom amigo.

Leia mais

CLASSES GRAMATICAIS. Reconhecimento Emprego Detalhes

CLASSES GRAMATICAIS. Reconhecimento Emprego Detalhes CLASSES GRAMATICAIS Reconhecimento Emprego Detalhes Classes Gramaticais (emprego, reconhecimento e detalhes mais relevantes em provas). VARIÁVEIS ARTIGOS PRONOMES NUMERAIS ADJETIVOS SUBSTANTIVOS VERBOS

Leia mais

EDUCACIONAL NOVO MUNDO MATEMÁTICA

EDUCACIONAL NOVO MUNDO  MATEMÁTICA CENTRO EDUCACIONAL NOVO MUNDO www.cenm.com.br 3 o DESAFIO CENM - 2013 MATEMÁTICA 1. Leia a propaganda de alguns produtos e responda. Direção: ANO: 3 EF Caneca de porcelana R$ 24,00 cada Cofre em formato

Leia mais

19/01/2019. Objetivos: Regência verbal e nominal (revisão) Usos da crase Concordância verbal e nominal

19/01/2019. Objetivos: Regência verbal e nominal (revisão) Usos da crase Concordância verbal e nominal Objetivos: Regência verbal e nominal (revisão) Usos da crase Concordância verbal e nominal a) Bem sabes que eu quero muito meus pais. b) Eles perceberam que ela jamais perdoará a seus algozes. c) Eles

Leia mais

COERÊNCIA. Harmonia entre situações, acontecimentos ou ideias dentro de um texto. É fator determinante para seu total entendimento.

COERÊNCIA. Harmonia entre situações, acontecimentos ou ideias dentro de um texto. É fator determinante para seu total entendimento. COERÊNCIA Harmonia entre situações, acontecimentos ou ideias dentro de um texto. É fator determinante para seu total entendimento. Subi a porta e fechei a escada. Tirei minhas orações e recitei meus sapatos.

Leia mais

Como é necessário artigo feminino, só há crase antes de palavra feminina. Regra prática: trocar a palavra feminina por masculina e ver se aparece ao.

Como é necessário artigo feminino, só há crase antes de palavra feminina. Regra prática: trocar a palavra feminina por masculina e ver se aparece ao. CRASE Prof. Daniel Do grego krasis : mistura. É a fusão entre preposição a e artigo a : Fui a a praia = Fui à praia Fui a o mar = Fui ao mar Como é necessário artigo feminino, só há crase antes de palavra

Leia mais

CONECTORES DISCURSIVOS. Como fazer

CONECTORES DISCURSIVOS. Como fazer CONECTORES DISCURSIVOS Como fazer Biblioteca 2017 Os conectores ou articuladores de discurso Os conectores ou articuladores de discurso que seguidamente apresentamos (em quadro) são um auxiliar excelente

Leia mais

1. Complete com os Marcadores Lógicos que estão no quadro, os espaços nas frases abaixo:

1. Complete com os Marcadores Lógicos que estão no quadro, os espaços nas frases abaixo: 1. Complete com os Marcadores Lógicos que estão no quadro, os espaços nas frases abaixo: Ou mas também porque nem pois caso e mas que por isso - quando conforme ainda que a) Hoje estou com um humor péssimo,

Leia mais

TERMOS BÁSICOS DA ORAÇÃO: SUJEITO E PREDICADO

TERMOS BÁSICOS DA ORAÇÃO: SUJEITO E PREDICADO Frase, oração, período TERMOS BÁSICOS DA ORAÇÃO: SUJEITO E PREDICADO Frase é uma palavra ou um conjunto organizado de palavras que estabelecem comunicação entre duas ou mais pessoas. A frase é marcada,

Leia mais

Professora Kalyne Varela

Professora Kalyne Varela Professora Kalyne Varela 1. Fui eu que fiz o casamento. 4. Fui eu que fez o casamento. 8. Foste tu que fizeste o casamento. 16. Foste tu quem fez o casamento. 32. Fostes vós que fez o casamento. 64. Fostes

Leia mais

TORNEIOS ESPORTIVOS ABRIL REGULAMENTO DISPOSIÇÕES GERAIS

TORNEIOS ESPORTIVOS ABRIL REGULAMENTO DISPOSIÇÕES GERAIS DISPOSIÇÕES GERAIS REALIZAÇÃO 08 de abril de 2017 no Centro de Práticas Esportivas da Universidade de São Paulo, para adolescentes nascidos entre 2004 e 2001. CERIMÔNIA DE ABERTURA No local de cada modalidade,

Leia mais

INOVAÇÃO INTERATIVIDADE CONECTIVIDADE EXPERIÊNCIA

INOVAÇÃO INTERATIVIDADE CONECTIVIDADE EXPERIÊNCIA INOVAÇÃO INTERATIVIDADE CONECTIVIDADE EXPERIÊNCIA Plataforma de mídia exterior com melhor formato comercial engajando os consumidores com as marcas nas ruas BELO HORIZONTE Através da parceria com a Frontti,

Leia mais

Red. Bernardo Soares

Red. Bernardo Soares Professor: Eduardo Valladares Bernardo Soares Uso da crase: regra geral, casos especiais e exercícios 10 ago RESUMO Você já conhece todas as competências de análise da sua redação do ENEM, não é mesmo?

Leia mais

Estatísticas Carnaval

Estatísticas Carnaval Estatísticas Carnaval Nos últimos anos, as ocorrências de acidentes envolvendo veículos automotores, no período de Carnaval, cujas indenizações foram solicitadas à Seguradora Líder DPVAT, tiveram um crescimento

Leia mais