COLETORES SOLARES ALTERNATIVOS: TECNOLOGIA DE BAIXO CUSTO QUE CONTRIBUI PARA A REDUÇÃO DO CONSUMO DE ENERGIA ELÉTRICA

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "COLETORES SOLARES ALTERNATIVOS: TECNOLOGIA DE BAIXO CUSTO QUE CONTRIBUI PARA A REDUÇÃO DO CONSUMO DE ENERGIA ELÉTRICA"

Transcrição

1 COLETORES SOLARES ALTERNATIVOS: TECNOLOGIA DE BAIXO CUSTO QUE CONTRIBUI PARA A REDUÇÃO DO CONSUMO DE ENERGIA ELÉTRICA FABIANA KARLA DE O. M. VARELLA* FKV@FEM.UNICAMP.BR JANE TASSINARI FANTINELLI** JANE@FEM.UNICAMP.BR JOSÉ TOMAZ V. PEREIRA*** TOMAZ@UNICAMP.BR PLANEJAMENTO DE SISTEMAS ENERGÉTICOS, FACULDADE DE ENGENHARIA MECÂNICA, UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS. * MESTRANDA **DOUTORANDA *** PROF. DR. TITULAR 1. RESUMO Apontar os coletores solares de baixo custo como sendo uma alternativa de obter-se água quente, significa uma tentativa de minimização da dependência do sistema de aquecimento de água tradicional (chuveiro elétrico). Através de soluções tecnológicas de baixo custo, o estudo aborda a possível substituição do chuveiro elétrico pelo sistema solar de aquecimento de água alternativo, que além de proporcionar conforto ao consumidor, ajuda o país a reduzir o consumo de energia elétrica principalmente no horário de ponta, fato que se constitui em uma das maiores preocupações das concessionárias do setor elétrico. Como a maior porcentagem da população brasileira é constituída por consumidores de baixa renda e o custo inicial para a aquisição de coletores solares convencionais tornase inviável para muitas famílias, este estudo trata de um coletor solar realizado por autoconstrução. O trabalho enfoca a estimativa do consumo e dos custos de energia elétrica entre o chuveiro elétrico e o sistema de aquecimento solar alternativo para o período de um ano, verificando-se um resultado atrativo e satisfatório, com menor demanda de eletricidade com o uso do sistema alternativo. 2. ABSTRACT The solar collectors of low cost represent an alternative way to get hot water. As a result, the dependence from the traditional water heating system (electric shower) is minimized. Through technological solutions of low cost, this work approaches the possible substitution of the electric shower for the solar alternative water heating system. The alternative technological solutions of low cost provide comfort to consumers and help the country to reduce electric energy consumption in the tip schedule. Such fact constitutes one of the biggest concerns of the electric sector concessionaires. Based on the fact that the biggest percentage of the Brazilian population is constituted by low-income consumers and the initial cost for the acquisition of conventional solar collectors becomes impracticable for many families, the purpose of this work is to study the solar collector constructed by home building. The work focuses in consumption and costs estimations of electric energy comparing the electric shower vis-à-vis the alternative solar heating system in a period of one year. As a result, there was

2 verified that the use of alternative solar heating system promotes lesser demand of electricity at the lowest cost. 3. INTRODUÇÃO Um item de conforto primordial para os brasileiros (particularmente nas regiões sul e sudeste) é a disponibilidade de água aquecida para banho. Normalmente os banhos são tomados no horário de maior utilização do sistema elétrico, entre 18:00h e 21:00h (horário de pico). O setor residencial destaca-se como o segundo maior consumidor de energia elétrica do país, respondendo por 24% 1 do consumo total de energia elétrica. No horário de pico o consumo do setor residencial passa para 34% 2. Setor Industrial 45% Consumo de energia elétrica no Brasil 2001 Setor Residencial 24% Setor Comercial 14% Outros 4% Setor Público e Rural 13% Fonte: BEN, Dentro deste setor, tem-se uma participação média de 33% do consumo total atribuído ao aquecimento de água (ver gráfico abaixo). O chuveiro elétrico está presente em 97% das residências Brasileiras e é um dos principais responsáveis pelo pico do consumo existente no setor residencial. Participação dos eletrodomésticos no consumo residencial de eletricidade Iluminação 26% Chuveiro 33% Som 1% TV 4% Ferro elétrico 5% Máquina de lavar 4% Geladeira 27% Fonte: Procel, BEN, CPFL, 2000.

3 Nos últimos anos verificou-se um aumento contínuo da potência dos chuveiros elétricos, passando de 3kW, em média, para 4,4 a 6,5kW. Os programas de conservação de energia para o segmento residencial estabelecem que é necessária uma redução nas potências dos chuveiros elétricos, pois desta forma se reduziria um pouco o efeito dos mesmos no horário de pico (Procel,1999). No entanto, os consumidores requerem equipamentos de maiores potências, para o uso de maior quantidade de água aquecida. No Brasil têm sido poucos os estímulos ao uso dos coletores solares para aquecimento de água residencial. Porém, as crescentes exigências quanto à preservação ambiental e a necessidade de reduzir a dependência energética, faz com que as energias alternativas venham despertando grande interesse. O potencial brasileiro de conservação de energia no aquecimento de água é bastante significativo, apontando os aquecedores solares como uma saída extremamente viável e competitiva. 4. CHUVEIRO ELÉTRICO E TECNOLOGIAS DE BAIXO CUSTO O chuveiro elétrico foi considerado o grande democratizador do banho de água quente no Brasil, possibilitando aos cidadãos brasileiros, mesmo aos mais carentes, melhoria nas condições diárias de qualidade de vida (Woelz, 1999). Como o chuveiro elétrico tem um custo de aquisição muito baixo e é de fácil instalação para o consumidor, os mesmos acabam adquirindo este sistema de aquecimento de água. Em contrapartida sua elevada potência e seu horário de utilização penaliza acentuadamente o sistema elétrico. O consumo de eletricidade vem evoluindo no setor residencial, o que evidencia a demanda crescente por este tipo de energia. No Balanço Energético Nacional (2002) estes resultados ficam evidentes (ver gráfico 1). O setor residencial tem enfrentado nos últimos tempos um crescimento médio de 6% ao ano no consumo de energia, com uma queda em 2001 devido ao racionamento imposto ao país. O gráfico abaixo mostra nitidamente a demanda por eletricidade no setor residencial ao longo dos anos. A estimativa é que novamente a curva de demanda volte a crescer.

4 Gráfico 1 Consumo de Energia Elétrica* no Setor Residencial Fonte: BEN, * Unidade: 10 3 tep O aquecimento solar de água destaca-se como uma das alternativas para redução da demanda no horário de ponta, devido ao seu potencial na substituição da energia elétrica como fonte de aquecimento de água. A demanda máxima do chuveiro elétrico ocorre justamente no horário de pico do sistema, e as alternativas possíveis para redução de sua influência na ponta seria entre outras, a mudança do sistema de aquecimento de água do chuveiro e a mudança de hábitos do consumidor, transferindo os banhos para outros horários fora do pico (Procel, 1989). O Brasil possui hoje uma área instalada de 2 milhões m² de coletores solares e um mercado que vem se expandindo. Cerca de 200 mil m² de coletores solares são instalados por ano (Procel, 1999). Existe para venda no mercado vários tipos de coletores solares planos. Estes coletores são constituídos de uma superfície negra absorvedora de calor, de uma malha ou serpentina de tubos de cobre em contato com esta superfície e de uma caixa com isolamento térmico (o isolante freqüentemente utilizado é lã de vidro) inferior e lateral. Possui ainda uma cobertura transparente superior, geralmente de vidro (Borges, 2000). As placas planas, usualmente fabricadas no Brasil, constituem-se de uma superfície absorvedora feita de chapas de alumínio ou cobre, com uma malha de tubos de cobre. A necessidade de soluções adequadas à realidade da pobreza faz com que se busque uma tecnologia solar para aquecimento de água, que possa atender a população com recursos financeiros limitados. Apesar de pouco difundidas e ainda restritas a experiências isoladas, as tecnologias de baixo custo para aquecimento de água residencial aliam baixos investimentos e eficiência térmica. O aproveitamento de materiais recicláveis, embalagens de bebidas (plásticas e de alumínio) para a melhoria do desempenho do coletor foi considerada pelos pesquisadores Pereira e Fantinelli (2002) como uma alternativa viável.

5 5. COLETOR SOLAR DE CONCRETO COM MATERIAIS ALTERNATIVOS A análise de referências das investigações dos autores Nayak et al. (1989); Bopshetty et al. (1992); Sokolow et al. (1992), Jubrans et al. (1994), Chaurasia (1999) e Borges (2000) mostra que os coletores solares de concreto possuem bom desempenho térmico para a utilização de água, com temperaturas médias de 38ºC. Nestes coletores a placa coletora constitui-se por uma rede de tubos de PVC soldáveis inserida no concreto. No sistema de aquecimento solar de água com materiais alternativos, a placa de absorção da radiação solar é constituída por concreto, tubos de PVC, aletas de alumínio (embalagens de bebida em alumínio) e isopor. O reservatório da água aquecida é feito em caixa de fibro-cimento. Esquema do sistema de aquecimento de água com coletor solar de concreto com materiais alternativos Reservatório térmico com isolamento alternativo Reservatório de água fria Tubo PVC ¾ Água fria Água fria Tubo PVC 15,45 graus Placa coletora de concreto Chuveiro Pia da cozinha Fonte: Fantinelli, DESCRIÇÃO DO SISTEMA ALTERNATIVO DE CONCRETO A placa absorvedora de radiação solar é formada por uma rede de tubos de PVC soldáveis por onde circula a água a ser aquecida. Esta placa é construída sobre uma laje de concreto 3 que têm função estrutural para a mesma. Os tubos são dotados com aletas de alumínio que são fabricadas a partir de sucatas de recipientes de alumínio de refrigerantes e cervejas. Após concretagem da placa, sua superfície é pintada com tinta preta fosca. 3 A placa é concretada na laje já existente, com uma espessura de 4 cm.

6 Detalhe das aletas na rede de tubos de PVC e início da concretagem do coletor, construído em uma residência, na cidade de Campinas/SP, em Fonte: Fantinelli, O reservatório térmico é uma caixa com capacidade para 500 litros. O isolamento é feito com isopor e folhas de jornal, com um espaçamento de 5 cm da face do reservatório. A circulação da água ocorre de forma natural, em regime de termosifão. 7. DESEMPENHO DO SISTEMA DE AQUECIMENTO DE ÁGUA DE CONCRETO O coletor do estudo teve seu desempenho mensurado através da medição das temperaturas de água do reservatório, da água utilizada para banho e a satisfação do usuário (Fantinelli, 2002). Pesquisas desenvolvidas por Borges (2000), mostram que o desempenho da placa coletora de concreto é muito próximo ao da placa convencional, principalmente quando o objetivo é obter-se temperaturas moderadas (38ºC), atendendo as necessidades básicas de água quente para banho. A tabela abaixo ilustra alguns resultados obtidos nas medições realizadas, em fevereiro de 2002, em dois horários de consumo do chuveiro, 18 e 20 horas. Temperatura da Água (ºC) Data Fevereiro 2002 Tempo Chuveiro* (18 horas) Chuveiro* (20 horas) água do chuveiro ambiente água do chuveiro ambiente 04/ fev ensolarado / fev ensolarado / fev ensolarado/ nublado * Água aquecida pelo sistema de aquecimento de água alternativo. Fonte: Fantinelli, Os gráficos 2 e 3 mostram a variação da temperatura da água no reservatório térmico durante as 24 horas dos dias 05 de fevereiro e 05 de março de As medidas foram realizadas em três pontos do reservatório: topo, meio e fundo.

7 Temperatura da água dentro do reservatório térmico 5/fevereiro/ h 12h 14h 16h 18h 20h Fundo Meio Topo 7h (dia seguinte) Temperatura da água dentro do reservatório térmico 05/março/ h 12h 14h 16h 18h 20h Topo Meio Fundo 7h (dia seguinte) Fonte: Fantinelli, Os gráficos evidenciam que o isolamento alternativo aplicado ao reservatório manteve temperaturas desejadas, pois o pico da temperatura foi em torno das 16 horas e depois deste horário a temperatura baixou, mas mesmo assim conservou temperaturas altas para banho, inclusive às 7:00 horas da manhã do dia seguinte. 8. CUSTOS DO SISTEMA DESENVOLVIDO A composição de custos do sistema de aquecimento solar de água com coletor de concreto foi elaborada para uma placa de 12,5 m 2 (aproveitando área total de uma varanda existente na moradia, já construída, de 5,10m x 2,45m). O forro do coletor é a laje de concreto pré-moldada, com inclinação de 15,30ºC, posicionada na direção do norte geográfico. A tabela a seguir apresenta o resumo de custos com o sistema de aquecimento proposto.

8 Sistema R$ R$ Coletor solar de concreto (12,50 m 2 ) 307,97 Ligação do coletor no reservatório térmico e saída da água quente 89,00 Caixa d'água (térmica) 500 litros 129,00 Sub Total 525,97 Ligações hidráulicas do reservatório térmico no chuveiro 80,00 Sub Total 605,97 Mão de obra Instalação hidráulica 150,00 Produção de aletas 125,00 Concretagem 100,00 Sub Total 375,00 Total 980,97 Fonte: Fantinelli, 2002 As ligações hidráulicas do sistema de aquecimento na moradia não costumam ser incluídas nos preços das tecnologias pesquisadas, porém aqui foram incluídas porque as tubulações de CPVC utilizadas possuem um valor que deve ser considerado, pois ocasionam alterações no valor final do preço do sistema. O custo da mão de obra também foi incluído, para se ter um parâmetro de comparação com as demais alternativas tecnológicas (Fantinelli, 2002). O objetivo do desenvolvimento de um coletor realizado por autoconstrução foi o de propiciar que as comunidades de baixa renda fossem treinadas para construírem o seu próprio coletor alternativo de concreto solar. Desta forma, na tabela acima, o valor com as despesas de mão de obra podem ser desconsideradas, assim o custo do sistema cai para R$ 525,97 (para uma placa de concreto de área 12,50 m 2 ). O custo por metro quadrado do coletor solar de concreto alternativo estudado foi de R$ 43,00 4. O custo do modelo proposto sem incluir a mão de obra ficou quatro vezes menor que o preço do coletor convencional mais barato 8, com a capacidade também de 500 litros. Retirando a mão de obra o custo fica mais de duas vezes menor (Fantinelli, 2002). 9. ESTIMATIVA DO CONSUMO DE ENERGIA E COMPARAÇÃO ENTRE OS SISTEMAS O consumo estimado de energia elétrica do coletor alternativo de concreto foi realizado, através da elaboração de tabelas e gráficos do histórico do consumo mensal dos anos de 2001 e Ano de sem usar o aquecimento solar de água alternativo - Ano de usando o aquecimento solar alternativo. Os dados abaixo foram retirados das contas do consumo de energia elétrica da residência do usuário onde o sistema de aquecimento de água com coletor solar de concreto foi construído. 4 Este valor é para uma rede de tubos com espaçamento entre tubos de PVC soldáveis de 40 mm e aletas de alumínio cobrindo 70% desta rede de PVC (Fantinelli, 2002). 8 Preço de R$ 2190,00 (Fantinelli, 2002) encontrado na cidade de Campinas/SP em dezembro de 2001.

9 Tabela 1: Histórico do consumo de energia elétrica no ano de 2001/ sem aquecimento solar. Mês/ Ano Número de dias Consumo (kwh) Preço da tarifa Custo mensal (R$) 01/ , ,77 02/ , ,47 03/ , ,16 04/ , ,54 05/ , ,23 06/ , ,32 07/ , ,87 08/ , ,77 09/ , ,11 10/ , ,64 11/ , ,31 12/ , ,33 Total ,52 Tabela 2: Histórico do consumo de energia elétrica no ano de 2002/ com aquecimento solar. Mês/ Ano Número de dias Consumo (kwh) Preço da tarifa Custo mensal (R$) 01/ , ,95 02/ , ,94 03/ , ,11 04/ , ,93 05/ , ,62 06/ , ,62 07/ , ,87 08/ , ,11 09/ , ,36 10/ , ,80 11/ , ,32 12/ , ,90 Total ,53 A partir do mês de maio de 2001, os moradores da residência onde foi aplicado o sistema de aquecimento de água alternativo, iniciaram o racionamento de energia. Houve uma substituição de 90% das lâmpadas incandescentes por lâmpadas compactas, reduzindo o consumo de energia elétrica, como mostra a tabela 1. Mesmo com a mudança de comportamento dos usuários, fazendo racionamento de energia principalmente da iluminação, o consumo de energia elétrica teve uma redução significativa do ano de 2001 para o ano de Esta redução foi motivada devido à substituição do chuveiro elétrico pelo sistema de aquecimento solar de água alternativo.

10 Consumo de energia elétrica da residência do estudo kwh jan fev março abril maio jun jul ago set out nov dez O gráfico mostra a redução do consumo de energia elétrica do ano de 2001 para o ano de 2002, onde o usuário da residência teve uma economia de 171kWh. A média de consumo de energia elétrica da residência para os anos de 2001 e 2002 foi de 119kWh e 105kWh respectivamente. 10. CONCLUSÃO Embora o aproveitamento da energia solar seja uma preocupação bastante antiga em todo o mundo, só nas últimas décadas foram aprimoradas técnicas que possibilitaram a construção de coletores, e outros componentes, que tornaram viável sua utilização com um alto rendimento e a custos compatíveis com outras fontes clássicas de energia. No Brasil, apesar das imensas áreas propícias para captação da radiação solar, ainda hoje não há uma política explícita para o uso da energia solar e, por isso, o desenvolvimento de equipamentos adequados ficou bastante prejudicado pela falta de um padrão construtivo, o que ocasionou também a incompatibilidade na adaptação dos coletores às construções civis que quase sempre não são projetadas para recebê-los corretamente. Assim, ocorreu uma crescente preferência de outras formas de aproveitamento de energia em detrimento da energia solar, fato que só agora passa a ser modificado em função de razões econômicas e ecológicas. O trabalho proposto é mais uma das soluções que podem ser implementadas para produzir o aquecimento de água. A construção de coletor solar de concreto com materiais alternativos (recicláveis), mostrou viabilidade tanto no aspecto construtivo como em eficiência térmica e baixos custos de investimento. As temperaturas alcançadas pelo sistema de aquecimento de água proposto, e o consumo de energia elétrica reduzido após sua implantação, mostram a contribuição que esta alternativa traz para a minimização da dependência ao uso do chuveiro elétrico, constituindo-se também, em uma tecnologia a ser implementada e difundida para os setores populares.

11 11. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS BOPSHETTY, S. V.; NAYAK, J. K.; SUKHATME, S. P. Performance analysis of a solar concrete collector. Solar Energy, v. 332, n.11, p , BORGES, T.P.F. Síntese Otimizada de Sistemas de Aquecimento Solar de Água. Campinas: UNICAMP, Faculdade de Engenharia Mecânica, jan p. Tese (Doutorado) CHAURASIA, P.B.L. Solar waters heaters based on concrete collector. Solar Energy, n. 25, p , FANTINELLI, J. T. Tecnologia Solar de Interesse Social e Baixo Custo Para Aquecimento de Água na Moradia. Campinas: UNICAMP, Faculdade de Engenharia Mecânica, fev p. Tese (Mestrado). JUBRAN, B. A; AL-SAAD, M.A.; ABU-FARINS, N.A. Computacional evalution of solar heating systems using concrete solar collectors. Energy Conservation and Manegement, V.35, n. 12, p , MME. Ministério de Minas e Energia. Balanço Energético Nacional. Disponível na Internet: < Acesso em: março NAYAK, J.K.; SUKHATME, S. P.; LIMAYE, R.G.; BOPSCHETTY, S.U. Performance studies on solar concrete collectors. Solar Energy, v. 42, n. 1, p , PEREIRA, J.T.V; FANTINELLI, J.T. Tecnologia Solar de Baixo Custo para Aquecimento de Água na Habitação de Interesse Social. In: IV CONGRESSO BRASILEIRO DE ENERGIA, Maio 2002, Rio de Janeiro. Anais das Soluções para a Energia do Brasil. v.4, p PROCEL. O Setor Residencial. Disponível na Internet: < Acesso em: mar SOKOLOV, M.; RESHET, M. Performance studies on solar concrete collectors. Solar Energy, v.48, n.6, p , 1992.

Projeto de Instalação de Aquecimento Solar em Comunidades de Baixo Poder Aquisitivo 04/12/2006

Projeto de Instalação de Aquecimento Solar em Comunidades de Baixo Poder Aquisitivo 04/12/2006 Projeto de Instalação de Aquecimento Solar em Comunidades de Baixo Poder Aquisitivo 04/12/2006 Apresentação O projeto teve como objetivo, a redução do consumo de energia elétrica dos clientes de baixa

Leia mais

POSSIBILIDADES DE APROVEITAMENTO

POSSIBILIDADES DE APROVEITAMENTO POSSIBILIDADES DE APROVEITAMENTO Energia Solar Energia térmica A baixa temperatura (até 100 o C) A média temperatura (até 1000 o C) Aquecimento de ambientes aquecimento de água Condicionamento de ar refrigeração

Leia mais

Qualidade em Instalações de Aquecimento Solar. Boas práticas.

Qualidade em Instalações de Aquecimento Solar. Boas práticas. Qualidade em Instalações de Aquecimento Solar Boas práticas O sistema de aquecimento solar e seus componentes O que é sistema de aquecimento solar (SAS) A ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas)

Leia mais

Sistemas de aquecimento de água Dimensionamento

Sistemas de aquecimento de água Dimensionamento Universidade do Vale do Rio dos Sinos UNISINOS Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica Sistemas de aquecimento de água Dimensionamento 2 º. semestre, 2017 Coletores planos Faixas de temperatura

Leia mais

Exercício Etapa 3 PEA 2200 / PEA Coletor solar : Aquecimento de água

Exercício Etapa 3 PEA 2200 / PEA Coletor solar : Aquecimento de água 1- Objetivos Exercício Etapa 3 PEA 2200 / PEA 3100 Coletor solar : Aquecimento de água Esta terceira etapa do exercício tem os seguintes objetivos: Substituir a tecnologia utilizada no aquecimento de água

Leia mais

Aquecedores de água a gás

Aquecedores de água a gás Aquecedores de água a gás Seminário Técnico ABNT Ribeirão Preto Fevereiro/18 ABAGAS Algumas perguntas... Você tem um aquecedor de água a gás na sua casa? Você já tomou banho com um aquecedor de água a

Leia mais

CONSTRUÇÃO E ANÁLISE DE DESEMPENHO DE UM COLETOR SOLAR DE BAIXO CUSTO PARA AQUECIMENTO DE ÁGUA

CONSTRUÇÃO E ANÁLISE DE DESEMPENHO DE UM COLETOR SOLAR DE BAIXO CUSTO PARA AQUECIMENTO DE ÁGUA CONSTRUÇÃO E ANÁLISE DE DESEMPENHO DE UM COLETOR SOLAR DE BAIXO CUSTO PARA AQUECIMENTO DE ÁGUA Felipe Marques Santos 1, Prof. Dr. Rogério Gomes de Oliveira 2, Matheus Vercka Novak 3 1 Universidade Federal

Leia mais

Sistemas de Aquecimento Solar COLETORES SOLARES

Sistemas de Aquecimento Solar COLETORES SOLARES Sistemas de Aquecimento Solar Sumário Tipos de coletores Sistemas de aquecimento solar com coletor solar de placa plana Qualidade e Normas Projeto e Dimensionamento Coletor reservatório Placa plana sem

Leia mais

COLETORES SOLARES DE BAIXO CUSTO PARA RESIDÊNCIAS, CONJUNTOS HABITACIONAIS, ESCOLAS PÚBLICAS E CRECHES

COLETORES SOLARES DE BAIXO CUSTO PARA RESIDÊNCIAS, CONJUNTOS HABITACIONAIS, ESCOLAS PÚBLICAS E CRECHES COLETORES SOLARES DE BAIXO CUSTO PARA RESIDÊNCIAS, CONJUNTOS HABITACIONAIS, ESCOLAS PÚBLICAS E CRECHES Profa. Elizabeth Marques Duarte Pereira Departamento de Engenharia Mecânica da PUC - MG Rua Dom José

Leia mais

ANÁLISE DO DESPERDÍCIO DE ÁGUA NÃO AQUECIDA QUE FICA ENTRE O BOILER E O PONTO DE CONSUMO EM AQUECEDORES SOLARES

ANÁLISE DO DESPERDÍCIO DE ÁGUA NÃO AQUECIDA QUE FICA ENTRE O BOILER E O PONTO DE CONSUMO EM AQUECEDORES SOLARES 109 ANÁLISE DO DESPERDÍCIO DE ÁGUA NÃO AQUECIDA QUE FICA ENTRE O BOILER E O PONTO DE CONSUMO EM AQUECEDORES SOLARES ANALYSIS OF WASTE WATER WASTE BETWEEN THE BOILER AND THE POINT OF CONSUMPTION IN SOLAR

Leia mais

DESEMPENHO DE COLETORES SOLARESS

DESEMPENHO DE COLETORES SOLARESS DESEMPENHO DE COLETORES SOLARESS Profa. Elizabeth Marques Duarte Pereira Grupo Anima de Educação São Paulo, 5 de novembro de 29 Sumário da Apresentação 1.Coletores solares e as características dos produtos

Leia mais

TH 030- Sistemas Prediais Hidráulico Sanitários

TH 030- Sistemas Prediais Hidráulico Sanitários Universidade Federal do Paraná Engenharia Civil TH 030- Sistemas Prediais Hidráulico Sanitários Aula 13 Sistema Predial de Água Quente: Energia Solar e Aquecimento a Gás Profª Heloise G. Knapik 1 Aquecimento

Leia mais

Bento Gonçalves RS, Brasil, 23 a 25 de Abril de 2014

Bento Gonçalves RS, Brasil, 23 a 25 de Abril de 2014 Uso de Polímeros como revestimentos térmicos para reservatórios de água em sistemas de aquecimento solar de baixo custo ¹SEUS, Susane Beatriz 1 ; SÁ, Jocelito Saccol De 2 1 Instituto Federal de Educação,

Leia mais

Aplicação: Aquecimento de água

Aplicação: Aquecimento de água PEA 3100 Energia, Meio Ambiente e Sustentabilidade Fontes de Energia : Energia Solar Aplicação: Aquecimento de água slide 1 / 38 Energia Solar POSSIBILIDADES DE APROVEITAMENTO Energia térmica A baixa temperatura

Leia mais

TÍTULO: ANALISE DE INVESTIMENTO DE UM AQUECEDOR SOLAR RECICLAVEL UTILIZANDO O METODO PAYBACK

TÍTULO: ANALISE DE INVESTIMENTO DE UM AQUECEDOR SOLAR RECICLAVEL UTILIZANDO O METODO PAYBACK 16 TÍTULO: ANALISE DE INVESTIMENTO DE UM AQUECEDOR SOLAR RECICLAVEL UTILIZANDO O METODO PAYBACK CATEGORIA: CONCLUÍDO ÁREA: CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS SUBÁREA: CIÊNCIAS CONTÁBEIS INSTITUIÇÃO: FACULDADE

Leia mais

A Energia solar. Fontes alternativas de energia - aproveitamento da energia solar 1

A Energia solar. Fontes alternativas de energia - aproveitamento da energia solar 1 A Energia solar Fontes alternativas de energia - aproveitamento da energia solar 1 Forma de aproveitamento Quase todas as fontes de energia hidráulica, biomassa, eólica, combustíveis fósseis e energia

Leia mais

Análise financeira da substituição do chuveiro elétrico pelo aquecedor sob a ótica do usuário final

Análise financeira da substituição do chuveiro elétrico pelo aquecedor sob a ótica do usuário final Análise financeira da substituição do chuveiro elétrico pelo aquecedor sob a ótica do usuário final Silva, C.C. a, Marques, F.M.R. b a. Universidade de São Paulo, São Paulo, cezaradts@gmail.com b. BSP-Business

Leia mais

TÉCNICO EM EDIFICAÇÕES INSTALAÇÕES HIDROSSANITÁRIAS AULA 03. Elaboração: Roberta Fontenelly Engenheira Civil 2017

TÉCNICO EM EDIFICAÇÕES INSTALAÇÕES HIDROSSANITÁRIAS AULA 03. Elaboração: Roberta Fontenelly Engenheira Civil 2017 TÉCNICO EM EDIFICAÇÕES INSTALAÇÕES HIDROSSANITÁRIAS AULA 03 Elaboração: Roberta Fontenelly Engenheira Civil 2017 Sumário 1 INSTALAÇÕES DE ÁGUA QUENTE DEFINIÇÕES... 3 1.1 Sistemas de Aquecimento... 3 1.2

Leia mais

Exercício Etapa 3 PEA Coletor solar: Aquecimento de Água

Exercício Etapa 3 PEA Coletor solar: Aquecimento de Água Exercício Etapa 3 PEA 3100 Coletor solar: Aquecimento de Água 1 Objetivo Realizar o cálculo do dimensionamento de um coletor solar para atendimento da energia térmica necessária para aquecimento de água

Leia mais

Apresentação. Realizamos manutenções preventivas e corretivas de equipamentos e painéis.

Apresentação. Realizamos manutenções preventivas e corretivas de equipamentos e painéis. Apresentação A Sanpat Solar é uma empresa especializada em instalações e equipamentos de aquecimento de água através da energia solar, a gás e elétrico. Realizamos manutenções preventivas e corretivas

Leia mais

Sistemas de Aquecimento Solar COLETORES SOLARES

Sistemas de Aquecimento Solar COLETORES SOLARES Sistemas de Aquecimento Solar Qualidade e normas Aquecimento solar no Brasil Início mercado: 70 s Mercado crescido nos anos 80 Alguns fabricantes, projetistas e instaladores sem capacitação Descrédito

Leia mais

KIT 6 banhos/dia. Procedimento de Instalação e Garantia:

KIT 6 banhos/dia. Procedimento de Instalação e Garantia: KIT 6 banhos/dia Esse Kit foi desenvolvido um aquecimento de água, através da energia solar, suficiente para aquecer a água e gerar até 6 banhos confortáveis e diários de 5 a 6 minutos cada ou 3 banhos

Leia mais

ESTUDOS EM EFICIÊNCIA ENERGÉTICA NAS RESIDÊNCIAS 1 STUDIES IN ENERGY EFFICIENCY IN RESIDENCIES

ESTUDOS EM EFICIÊNCIA ENERGÉTICA NAS RESIDÊNCIAS 1 STUDIES IN ENERGY EFFICIENCY IN RESIDENCIES ESTUDOS EM EFICIÊNCIA ENERGÉTICA NAS RESIDÊNCIAS 1 STUDIES IN ENERGY EFFICIENCY IN RESIDENCIES Bruno Gustavo Jarczeski 2, Leonardo Camera Alves 3, Letícia Raquel Backes 4, Paulo Ricardo Petzold De Souza

Leia mais

A Importância da Energia Solar Para o Desenvolvimento Sustentável e Social

A Importância da Energia Solar Para o Desenvolvimento Sustentável e Social A Importância da Energia Solar Para o Desenvolvimento Sustentável e Social TSURUDA, L. K. a,b, MENDES, T. A. a,b, VITOR, L. R. b, SILVEIRA, M. B. b a. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia

Leia mais

Quem busca economia prefere Heliotek

Quem busca economia prefere Heliotek Linha de aquecimento para banho Quem busca economia prefere Heliotek A marca de aquecimento solar do grupo Bosch Aquecedor solar 1 Coletor solar Os coletores captam o calor do sol e aquecem a água a ser

Leia mais

Dados de Betim. Setores econômicos. Consumo de Energia. Evolução da População

Dados de Betim. Setores econômicos. Consumo de Energia. Evolução da População OS GANHOS ECONÔMICOS E SOCIAS DO USO DE ENERGIA SOLAR EM CONJUNTOS HABITACIONAIS NO MUNICÍPIO DE BETIM Geraldo Antunes Secretário de Meio Ambiente de Betim Dados de Betim Setores econômicos Localização:

Leia mais

ESCOLA SECUNDÁRIA 2/3 LIMA DE FREITAS 10.º ANO FÍSICA E QUÍMICA A 2010/2011 NOME: Nº: TURMA:

ESCOLA SECUNDÁRIA 2/3 LIMA DE FREITAS 10.º ANO FÍSICA E QUÍMICA A 2010/2011 NOME: Nº: TURMA: ESCOLA SECUNDÁRIA 2/3 LIMA DE FREITAS 0.º ANO FÍSICA E QUÍMICA A 200/20 NOME: Nº: TURMA: AVALIAÇÃO: Prof.. A energia eléctrica pode ser produzida em centrais termoeléctricas. Nessa produção há perdas de

Leia mais

As aplicações mais difundidas da tecnologia solar referem-se a conversão da radiação solar em energia térmica, e em energia elétrica.

As aplicações mais difundidas da tecnologia solar referem-se a conversão da radiação solar em energia térmica, e em energia elétrica. A energia solar é uma fonte inesgotável e gratuita de energia sendo, assim, pode representar uma solução para parte dos problemas de escassez de energia que abala o mundo. Nos países subdesenvolvidos,

Leia mais

Aplicação. Onde pode ser aplicado? Edifícios Residenciais

Aplicação. Onde pode ser aplicado? Edifícios Residenciais Obras de Grande Porte 1 Aplicação Onde pode ser aplicado? Edifícios Residenciais 2 Onde pode ser aplicado? Hotéis Aplicação 3 Onde pode ser aplicado? Motéis Aplicação 4 Onde pode ser aplicado? Hospitais

Leia mais

PRO-SOL. LÍDER EM TECNOLOGIA PARA AQUECIMENTO SOLAR DE ÁGUA. MAIS ECOEFICIÊNCIA EM COLETORES SOLARES.

PRO-SOL. LÍDER EM TECNOLOGIA PARA AQUECIMENTO SOLAR DE ÁGUA. MAIS ECOEFICIÊNCIA EM COLETORES SOLARES. PRO-SOL. LÍDER EM TECNOLOGIA PARA AQUECIMENTO SOLAR DE ÁGUA. MAIS ECOEFICIÊNCIA EM COLETORES SOLARES. Com tecnologia de superfície seletiva, os coletores PRO-SOL Qualidade, alto desempenho e durabilidade

Leia mais

Estudo da redução do consumo de energia elétrica na implementação de sistemas de aquecimento solar residencial

Estudo da redução do consumo de energia elétrica na implementação de sistemas de aquecimento solar residencial Estudo da redução do consumo de energia elétrica na implementação de sistemas de aquecimento solar residencial Ismael de Marchi Neto (Universidade Tecnológica Federal do Paraná) ismaelneto@utfpr.edu.br

Leia mais

ANÁLISE COMPARATIVA DA EFICIÊNCIA SOB EXPOSIÇÃO DIRETA E INDIRETA DE UM AQUECEDOR SOLAR DE ÀGUA

ANÁLISE COMPARATIVA DA EFICIÊNCIA SOB EXPOSIÇÃO DIRETA E INDIRETA DE UM AQUECEDOR SOLAR DE ÀGUA ANÁLISE COMPARATIVA DA EFICIÊNCIA SOB EXPOSIÇÃO DIRETA E INDIRETA DE UM AQUECEDOR SOLAR DE ÀGUA Rivaldo Ferreira de Abreu, rivaldoabreu@ifba.edu.br 1 José Ubiragi de Lima Mendes, ubiragi@ct.ufrn.br 1 Luiz

Leia mais

Everton e Bruno Steger

Everton e Bruno Steger Everton e Bruno Steger PROBLEMA 01: Poder calorífico em kj por grama (Etanol) 46g 1400 kj 1g X X = 30,4 kj O poder calorífico do etanol é 30,4 kj/grama. (Octano) 114g 5400 kj 1g Y Y = 47,4 kj O poder calorífico

Leia mais

3.4. Condutividade térmica

3.4. Condutividade térmica 3.4. Condutividade térmica Condução térmica Mecanismo de transferência de calor que exige o contacto entre os sistemas. Aquecimento de um objeto metálico A extremidade que não está em contacto direto com

Leia mais

DESENVOLVIMENTO DE INDICADORES DE QUALIDADE PARA INSTALAÇÕES DE AQUECIMENTO SOLAR DE GRANDE PORTE E AQUECIMENTO DISTRITAL

DESENVOLVIMENTO DE INDICADORES DE QUALIDADE PARA INSTALAÇÕES DE AQUECIMENTO SOLAR DE GRANDE PORTE E AQUECIMENTO DISTRITAL Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica DESENVOLVIMENTO DE INDICADORES DE QUALIDADE PARA INSTALAÇÕES DE AQUECIMENTO SOLAR DE GRANDE PORTE E AQUECIMENTO

Leia mais

JANE TASSINARI FANTINELLI* FABIANA KARLA DE O. M. VARELLA** JOSÉ TOMAZ V. PEREIRA***

JANE TASSINARI FANTINELLI* FABIANA KARLA DE O. M. VARELLA** JOSÉ TOMAZ V. PEREIRA*** AS POLÍTICAS DE FOMENTO E OS CENÁRIOS DE SUBSTITUIÇÃO DO CHUVEIRO ELÉTRICO PELA ENERGIA TERMOSSOLAR PARA AQUECIMENTO DE ÁGUA NA SUBCLASSE RESIDENCIAL DE BAIXA RENDA DO SETOR URBANO BRASILEIRO JANE TASSINARI

Leia mais

Trabalho da disciplina PEA 2200

Trabalho da disciplina PEA 2200 Trabalho da disciplina PEA 2200 EQUIPE DE PROFESSORES: ALBERTO BIANCHI TURMAS: 2 E 4 ELIANE FADIGAS TURMAS: 1 E 3 1º semestre de 2014 Título do trabalho Diagnóstico energético, eficiência energética, substituições

Leia mais

síntese dos resultados obtidos

síntese dos resultados obtidos síntese dos resultados obtidos a. consumos de energia A análise detalhada dos consumos energéticos incluiu uma visita técnica realizada no dia 10 de julho de 2013, a análise das faturas de eletricidade

Leia mais

Eficiência Energética

Eficiência Energética Eficiência Energética Superintendência de Pesquisa e Desenvolvimento e Eficiência Energética SPE/ANEEL Lucas Dantas Xavier Ribeiro Especialista em Regulação SUMÁRIO 1. O que significa Eficiência Energética?

Leia mais

1 - hot acoplado.pdf 1 14/09/11 04:05 C M Y CM MY CY CMY K Acoplados Sistemas

1 - hot acoplado.pdf 1 14/09/11 04:05 C M Y CM MY CY CMY K Acoplados Sistemas Sistemas Acoplados Sistema de Aquecimento HOT ACOPLADO O HOT ACOPLADO é um equipamento destinado a produção de água quente para uso sanitário até 50.C garantindo conforto e aquecimento durante o ano todo

Leia mais

PHD 313 HIDRÁULICA E EQUIPAMENTOS HIDRÁULICOS

PHD 313 HIDRÁULICA E EQUIPAMENTOS HIDRÁULICOS UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO ESCOLA POLITÉCNICA PHD 313 HIDRÁULICA E EQUIPAMENTOS HIDRÁULICOS Aula 12: Instalações de Água Quente Prof. Miguel Gukovas Prof. Rodolfo S Martins Prof. Ronan Cleber Contrera PHD

Leia mais

Introdução. Objetivo central Meta para 2030: 10% de redução de energia elétrica 5% progresso autônoma 5% progresso induzido

Introdução. Objetivo central Meta para 2030: 10% de redução de energia elétrica 5% progresso autônoma 5% progresso induzido Introdução Objetivo central Meta para 2030: 10% de redução de energia elétrica 5% progresso autônoma 5% progresso induzido Projeção Consumo base 2030 (GWh) 1.027.896 Consumo final 2030 (GWh) 921.273 Economia

Leia mais

SISTEMA DE AQUECIMENTO SOLAR DIDÁTICO EMPREGANDO UMA BANDEJA METÁLICA LABORATÓRIO CASEIRO

SISTEMA DE AQUECIMENTO SOLAR DIDÁTICO EMPREGANDO UMA BANDEJA METÁLICA LABORATÓRIO CASEIRO LABORATÓRIO CASEIRO SISTEMA DE AQUECIMENTO SOLAR DIDÁTICO EMPREGANDO UMA BANDEJA METÁLICA Jorge Roberto Pimentel Depto de Física UNESP Rio Claro SP Introdução Coletores solares planos, constituem dispositivos

Leia mais

DIVULGAÇÃO DE TECNOLOGIA DE BAIXO CUSTO PARA O AQUECIMENTO SOLAR DE ÁGUA, EM CERRO LARGO/RS: UMA AÇÃO DA EXTENSÃO EM PROL DA MORADIA SUSTENTÁVEL

DIVULGAÇÃO DE TECNOLOGIA DE BAIXO CUSTO PARA O AQUECIMENTO SOLAR DE ÁGUA, EM CERRO LARGO/RS: UMA AÇÃO DA EXTENSÃO EM PROL DA MORADIA SUSTENTÁVEL DIVULGAÇÃO DE TECNOLOGIA DE BAIXO CUSTO PARA O AQUECIMENTO SOLAR DE ÁGUA, EM CERRO LARGO/RS: UMA AÇÃO DA EXTENSÃO EM PROL DA MORADIA SUSTENTÁVEL SOUZA, Luiz Antonio Farani de 1 ; FUCKS, Patricia Marasca

Leia mais

PROGRAMA DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA - PEE

PROGRAMA DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA - PEE PAUTA REGULAMENTAÇÃO PROJETOS CHAMADA PÚBLICA REGULAMENTAÇÃO Lei N 9.991 24/07/2000 Lei No 12.212-20/01/2010 1% ROL 0,5% 0,5% Eficiência Energética P&D (60% em clientes com Tarifa social) Tarifa Social

Leia mais

MANUAL TÉCNICO AQUECEDOR SOLAR SOLETROL. Utilização Instalação Dados técnicos

MANUAL TÉCNICO AQUECEDOR SOLAR SOLETROL. Utilização Instalação Dados técnicos MANUAL TÉCNICO AQUECEDOR SOLAR SOLETROL Utilização Instalação Dados técnicos Importante Não instale e não use o seu Aquecedor Solar Soletrol antes de ler este manual. Edição 10/2002 APRESENTAÇÃO PARABÉNS!

Leia mais

Catálogo de produtos

Catálogo de produtos Catálogo de produtos Karimbó - Guaratinguetá Karimbó - Guaratinguetá Edifício residencial em Belo Horizonte Karimbó - Guaratinguetá Edifício com medição individual Um novo conceito em energia solar Os

Leia mais

Instalações prediais de água quente

Instalações prediais de água quente Instalações prediais de água quente Introdução O uso de água quente é comum em muitas atividades humanas e o tipo de instalação predial é específica para cada atividade, como indústrias, hospitais, hotéis,

Leia mais

O Aquecedor Solar de Baixo Custo (ASBC): transferência de tecnologia sustentável

O Aquecedor Solar de Baixo Custo (ASBC): transferência de tecnologia sustentável 10867 - O Aquecedor Solar de Baixo Custo (ASBC): transferência de tecnologia sustentável The Low Cost Solar Heater (ASBC): transfer of sustainable technology MOREIRA, Elwira Daphinn Silva¹; PEREIRA, José

Leia mais

Décio Lima * Antônio Luiz de Almeida * César de Oliveira Lopes Depto de Física UFRRJ Itaguaí RJ

Décio Lima * Antônio Luiz de Almeida * César de Oliveira Lopes Depto de Física UFRRJ Itaguaí RJ LABORATÓRIO CASEIRO PROTÓTIPO DE UM COLETOR SOLAR DIDÁTICO Décio Lima * Antônio Luiz de Almeida * César de Oliveira Lopes Depto de Física UFRRJ Itaguaí RJ Introdução Durante o andamento da disciplina de

Leia mais

PROJETO DE UM AQUECEDOR SOLAR DE PLACAS DE COBRE E DE ALUMÍNIO RESUMO

PROJETO DE UM AQUECEDOR SOLAR DE PLACAS DE COBRE E DE ALUMÍNIO RESUMO PROJETO DE UM AQUECEDOR SOLAR DE PLACAS DE COBRE E DE ALUMÍNIO Lucas Vieira Martins 1 Caio Cezar Neves Pimenta 2 RESUMO O Coletor solar é o meio mais econômico e sustentável para o aquecimento de água.

Leia mais

ANEXO 1 PLANILHAS DE ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS (PET) PLANILHA DE ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA (PET) PARA COLETOR SOLAR PLANO

ANEXO 1 PLANILHAS DE ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS (PET) PLANILHA DE ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA (PET) PARA COLETOR SOLAR PLANO ANEXO 1 PLANILHAS DE ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS (PET) ANEXO DA PORTARIA INMETRO Nº 352/2012 PLANILHA DE ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA (PET) PARA COLETOR SOLAR PLANO I. Identificação do Fabricante (1) Razão Social:

Leia mais

TH 030- Sistemas Prediais Hidráulico Sanitários

TH 030- Sistemas Prediais Hidráulico Sanitários Universidade Federal do Paraná Engenharia Civil TH 030- Sistemas Prediais Hidráulico Sanitários Aula 13 Sistema Predial de Água Quente: Energia Solar e Aquecimento a Gás Profª Heloise G. Knapik 1 Energia

Leia mais

CIDADES SOLARES CAMPINAS

CIDADES SOLARES CAMPINAS CIDADES SOLARES Edicão CAMPINAS Carlos Faria Café Coordenador da iniciativa cidades solares brasil Diretor Executivo do Depto Nacional de Aquecimento solar da ABRAVA APLICAÇÕES DA ENERGIA SOLAR Aplicações

Leia mais

PEA3496- Energia e Meio Ambiente

PEA3496- Energia e Meio Ambiente PEA3496- Energia e Meio Ambiente Título Alex Sion Turkie Farina Número USP: 9350709 Lorenzo Omodeo Vanone Número USP: 9960745 Thomas Fassi Número USP: 9481171 Junho de 2017 Especificação física da residência:

Leia mais

GLOBAL SCIENCE AND TECHNOLOGY (ISSN )

GLOBAL SCIENCE AND TECHNOLOGY (ISSN ) GLOBAL SCIENCE AND TECHNOLOGY (ISSN 1984-3801) ANÁLISE ENERGÉTICA DE UM PROTÓTIPO DE AQUECEDOR SOLAR DE BAIXO CUSTO Renato Adriane Alves Ruas 1 Edney Alves Magalhães 2 Adílio Flauzino de Lacerda Filho

Leia mais

FABRICO DE TERMOACUMULADORES E BOMBAS DE CALOR

FABRICO DE TERMOACUMULADORES E BOMBAS DE CALOR fabrico de termoacumuladores e bombas de calor www.termobrasa.com TERMOSSIFÃO FABRICO DE TERMOACUMULADORES E BOMBAS DE CALOR 45 Anos HISTÓRIA A Termobrasa foi criada em 1970 com o objetivo de fabricar

Leia mais

SISTEMA DE BAIXO CUSTO PARA AQUECIMENTO DE ÁGUA, UTILIZANDO MANGUEIRAS DE POLIETILENO PARA APLICAÇÃO EM COZINHA E BANHO DE UMA UNIDADE DE DETENÇÃO

SISTEMA DE BAIXO CUSTO PARA AQUECIMENTO DE ÁGUA, UTILIZANDO MANGUEIRAS DE POLIETILENO PARA APLICAÇÃO EM COZINHA E BANHO DE UMA UNIDADE DE DETENÇÃO SISTEMA DE BAIXO CUSTO PARA AQUECIMENTO DE ÁGUA, UTILIZANDO MANGUEIRAS DE POLIETILENO PARA APLICAÇÃO EM COZINHA E BANHO DE UMA UNIDADE DE DETENÇÃO José Aparecido Silva de Queiroz 1 Adriano de Souza Marques

Leia mais

Prof. Me. Victor de Barros Deantoni 1S/2017

Prof. Me. Victor de Barros Deantoni 1S/2017 Prof. Me. Victor de Barros Deantoni 1S/2017 Instalações Prediais de Água Quente Como todo projeto, em engenharia civil, deve seguir a Norma Técnica do assunto NBR 7198 Projeto e execução de instalações

Leia mais

ENERSOLAR Proposta de Trabalho e Experiência. Eng. Leonardo Chamone Cardoso

ENERSOLAR Proposta de Trabalho e Experiência. Eng. Leonardo Chamone Cardoso ENERSOLAR 2015 Proposta de Trabalho e Experiência Eng. Leonardo Chamone Cardoso Diferenciação Diferenciação Procuramos clientes que, além de se preocuparem com melhor custo benefício, procuram por produtos

Leia mais

USO EFICIENTE DA ENERGIA

USO EFICIENTE DA ENERGIA Matriz Energética Cenário Atual Uso da Energia Elétrica com Eficiência Dicas de Uso Eficiente e Seguro da Energia MATRIZ ENERGÉTICA Matriz Energética Brasileira Eólica 3,8% 5,5% Biomassa Termoelétrica

Leia mais

E l e t r i c i d a d e n o B r a s i l

E l e t r i c i d a d e n o B r a s i l Centrais Elétricas Brasileiras S.A. Ministério de Minas e Energia E l e t r i c i d a d e n o B r a s i l Aproximadamente 2,5 milhões de domicílios sem energia elétrica; Cerca de 11 milhões de brasileiros

Leia mais

m = n M ρ = m V V = n V m Agrupamento de Escolas de Alcácer do Sal Escola Secundária de Alcácer do Sal

m = n M ρ = m V V = n V m Agrupamento de Escolas de Alcácer do Sal Escola Secundária de Alcácer do Sal Agrupamento de Escolas de Alcácer do Sal Escola Secundária de Alcácer do Sal Ano Letivo 2017/2018 Física e Química A 10º ano Teste de Avaliação 6A 11/06/2018 Duração: 90 minutos Tabela de Constantes 23

Leia mais

Casos de sucessos de instalações de aquecimento solar de água. Edifícios residenciais

Casos de sucessos de instalações de aquecimento solar de água. Edifícios residenciais Casos de sucessos de instalações de aquecimento solar de água. Edifícios residenciais Introdução O uso dos aquecedores solares em edifícios residenciais para aquecimento de água é uma tendência que deve

Leia mais

Unimonte, Engenharia Física Aplicada, Prof. Marco Simões Transferência de calor, exercícios selecionados do Sears & Zemansky, cap.

Unimonte, Engenharia Física Aplicada, Prof. Marco Simões Transferência de calor, exercícios selecionados do Sears & Zemansky, cap. Unimonte, Engenharia Física Aplicada, Prof. Marco Simões Transferência de calor, exercícios selecionados do Sears & Zemansky, cap. 17 17.65) Suponha que a barra da figura seja feita de cobre, tenha 45,0

Leia mais

DESEMPENHO TÉRMICO EDIFICAÇÕES: FACHADAS ENVIDRAÇADAS, PROJETO E SIMULAÇÃO COMPUTACIONAL

DESEMPENHO TÉRMICO EDIFICAÇÕES: FACHADAS ENVIDRAÇADAS, PROJETO E SIMULAÇÃO COMPUTACIONAL DESEMPENHO TÉRMICO EDIFICAÇÕES: FACHADAS ENVIDRAÇADAS, PROJETO E SIMULAÇÃO COMPUTACIONAL ARQ5658 Eficiência Energética e Sustentabilidade em Edificações Prof. Fernando Simon Westphal Departamento de Arquitetura

Leia mais

Eficiência térmica de habitação de baixo custo estruturada em aço

Eficiência térmica de habitação de baixo custo estruturada em aço Eficiência térmica de habitação de baixo custo estruturada em aço 1. Introdução 1.1 Projeto de habitações de baixo custo I- M.Sc., Engenheiro Civil. II- Professor do DECAT/EM/UFOP. III- Professor do DECIV/EM/UFOP

Leia mais

Filipa Alves Aveiro, 28 de novembro 2015

Filipa Alves Aveiro, 28 de novembro 2015 Filipa Alves Aveiro, 28 de novembro 2015 Sempre existiram no nosso planeta. Nos últimos anos estamos a registar uma mudança mais rápida do clima. Temos capacidade de reagir/responder a esta mudança? Aquecimento

Leia mais

EFICIÊNCIA ENERGÉTICA DE EDIFÍCIOS. VALORIZAR O COMPORTAMENTO PASSIVO NO CAMINHO PARA OS EDIFÍCIOS NZEB ARMANDO PINTO (NAICI/DED/LNEC)

EFICIÊNCIA ENERGÉTICA DE EDIFÍCIOS. VALORIZAR O COMPORTAMENTO PASSIVO NO CAMINHO PARA OS EDIFÍCIOS NZEB ARMANDO PINTO (NAICI/DED/LNEC) EFICIÊNCIA ENERGÉTICA DE EDIFÍCIOS. VALORIZAR O COMPORTAMENTO PASSIVO NO CAMINHO PARA OS EDIFÍCIOS NZEB ARMANDO PINTO (NAICI/DED/LNEC) JIL, 2012-06-18, LNEC Edifício NZEB (EPBD recast, 2010) Nearly zero

Leia mais

MANUAL DE INSTALAÇÃO

MANUAL DE INSTALAÇÃO MANUAL DE INSTALAÇÃO MANUAL DE INSTALAÇÃO DE COLETOR A TSSOLAR é uma empresa com grande conhecimento e experiência no mercado de aquecimento solar e engenharia de plásticos, sempre buscando inovar através

Leia mais

Sala de Estudos FÍSICA Lucas 3 trimestre Ensino Médio 2º ano classe: Prof.LUCAS Nome: nº Sala de Estudos Potência e Energia Elétrica

Sala de Estudos FÍSICA Lucas 3 trimestre Ensino Médio 2º ano classe: Prof.LUCAS Nome: nº Sala de Estudos Potência e Energia Elétrica Sala de Estudos FÍSICA Lucas 3 trimestre Ensino Médio 2º ano classe: Prof.LUCAS Nome: nº Sala de Estudos Potência e Energia Elétrica 1. (Enem 2010) A energia elétrica consumida nas residências é medida,

Leia mais

IMPACTO DA ENERGIA SOLAR SOBRE O PICO DE DEMANDA DE ENERGIA DE CHUVEIROS ELÉTRICOS DE FAMÍLIAS DE BAIXA RENDA NO BRASIL

IMPACTO DA ENERGIA SOLAR SOBRE O PICO DE DEMANDA DE ENERGIA DE CHUVEIROS ELÉTRICOS DE FAMÍLIAS DE BAIXA RENDA NO BRASIL XII Congreso Ibérico y 29 VII Congreso Íbero Americano de Energía Solar Vigo, España, 14-18 Septiembre 2004 2004 M. Vázquez y J. F. Seara (Editores) IMPACTO DA ENERGIA SOLAR SOBRE O PICO DE DEMANDA DE

Leia mais

14 ANOS TECNOTERMI R. (15) MANUAL DE INSTALAÇÃO

14 ANOS TECNOTERMI R. (15) MANUAL DE INSTALAÇÃO R AQUECEDOR SOLAR 14 ANOS R AQUECEDOR SOLAR (15) 3218-1819 www.tecnotermi.com.br MANUAL DE INSTALAÇÃO ÍNDICE 1-Características 1-Características...02 2-Especificações Técnicas...03 2.1-Coletor Solar...03

Leia mais

2º Seminário de Produção e Consumo Sustentável Boas Práticas Ambientais da Indústria FIEMG/2009

2º Seminário de Produção e Consumo Sustentável Boas Práticas Ambientais da Indústria FIEMG/2009 2º Seminário de Produção e Consumo Sustentável Boas Práticas Ambientais da Indústria FIEMG/2009 Energia é Vida Use com Consciência Leonardo Resende Rivetti Rocha Atuação da Cemig no PEE /ANEEL Lei N 9.991

Leia mais

CIDADES SOLARES MACEIÓ

CIDADES SOLARES MACEIÓ CIDADES SOLARES MACEIÓ Carlos Faria Café Coordenador da iniciativa cidades solares brasil Diretor Executivo do Depto Nacional de Aquecimento solar da ABRAVA aplicações Aplicações da energia Solar Instalações

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO - UNESP ILHA SOLTEIRA ENGENHARIA ELÉTRICA. Celso Berton Sanches

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO - UNESP ILHA SOLTEIRA ENGENHARIA ELÉTRICA. Celso Berton Sanches UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO - UNESP ILHA SOLTEIRA ENGENHARIA ELÉTRICA Celso Berton Sanches LABORATÓRIO DE FONTES RENOVÁVEIS DE ENERGIA "USINA ECOELÉTRICA" Ilha Solteira, 2015

Leia mais

Mais sol na sua vida

Mais sol na sua vida Mais sol na sua vida 2 Aquecedor Solar Coletor Solar Linha Quality Selo PROCEL de eficiência energética 3 Maior eficiência e durabilidade Solda por ultrassom: máxima condução de calor e maior eficiência

Leia mais

Índice Índice Introdução Instalação Predial de água Quente Como escolher o melhor sistema predial de água quente?...

Índice Índice Introdução Instalação Predial de água Quente Como escolher o melhor sistema predial de água quente?... Índice Índice... 1 Introdução... 2 Instalação Predial de água Quente... 3 Como escolher o melhor sistema predial de água quente?... 3 Temperaturas mais usuais de água quente... 4 Consumo médio, por dia,

Leia mais

Energia Solar Fotovoltaica em Empreendimentos de Habitação Popular na Paraíba

Energia Solar Fotovoltaica em Empreendimentos de Habitação Popular na Paraíba Energia Solar Fotovoltaica em Empreendimentos de Habitação Popular na Paraíba A Companhia Estadual de Habitação Popular constitui-se como um dos maiores articuladores na política de atenção a moradia de

Leia mais

Eficiência de Coletores Solares

Eficiência de Coletores Solares Universidade do Sol: artigo técnico, número 1, Edição 1, Novembro de 2013 Eficiência de Coletores Solares Comparações entre Tubos Evacuados e Coletores Planos Eng. Lúcio César de Souza Mesquita, Ph.D.

Leia mais

WORKSHOP Título do trabalho CHAMADA PÚBLICA PROPEE - 001/2016. WORKSHOP Centro de Pesquisas de Energia Elétrica - CEPEL

WORKSHOP Título do trabalho CHAMADA PÚBLICA PROPEE - 001/2016. WORKSHOP Centro de Pesquisas de Energia Elétrica - CEPEL CEPEL WORKSHOP Título do trabalho CHAMADA PÚBLICA PROPEE - 001/2016 Autor/apresentador José Carlos de Souza Guedes Área Cepel - DTE Materiais e equipamentos Vida útil e perdas O anexo I da chamada Pública

Leia mais

Weglobenergy. Sistemas Energéticos em Piscinas

Weglobenergy. Sistemas Energéticos em Piscinas Weglobenergy Sistemas Energéticos em Piscinas Weglobenergy Empresa de Engenharia Integradora de Serviços: Projectos Fiscalização Auditorias Certificações Energéticas e QAI Implementação de medidas de melhoria

Leia mais

Projeto de arquitetura e especialidades, bem como projeto térmico e acústico aprovados conforme legislação em vigor.

Projeto de arquitetura e especialidades, bem como projeto térmico e acústico aprovados conforme legislação em vigor. Moradias V4 com construção de alta qualidade compostas por 3 Quartos, 1 Suite com Closet, 2 Casas de Banho, Sala e Cozinha. Open space com excelentes áreas interiores e de lazer, com garagem para 3 carros.

Leia mais

Novas tecnologias e economia de baixo carbono. Profº José Goldemberg Universidade de São Paulo (USP)

Novas tecnologias e economia de baixo carbono. Profº José Goldemberg Universidade de São Paulo (USP) Novas tecnologias e economia de baixo carbono Profº José Goldemberg Universidade de São Paulo (USP) São Paulo, 18 de março de 2015 Tabela I Emissões de gases de efeito estufa (incluindo desmatamento) MtCO₂e

Leia mais

RESIDÊNCIA NOVO CAMPECHE

RESIDÊNCIA NOVO CAMPECHE RESIDÊNCIA NOVO CAMPECHE MEMÓRIAL DESCRITIVO RESIDÊNCIA NOVO CAMPECHE Residência unifamiliar, com 150 m2 de área construída, 2 pisos, arquitetura contemporânea de alto padrão, implantada em terreno com

Leia mais

Encontro de negócios da construção pesada. Apresentação: Organização:

Encontro de negócios da construção pesada. Apresentação: Organização: Encontro de negócios da construção pesada Apresentação: Organização: Objetivo Apresentar novas tecnologias que possam auxiliar as empresas da construção pesada na busca de redução nas despesas operacionais

Leia mais

ENERGIA SOLAR NO BRASIL

ENERGIA SOLAR NO BRASIL ENERGIA SOLAR NO BRASIL Prof. Paulo Cesar C. Pinheiro Universidade Federal de Minas Gerais UFMG Resistencia (Argentina), 27 de Abril de 2017 XXI Seminario Internacional de Energía y Biocombustibles CAE/AUGM

Leia mais

Trabalho da disciplina PEA º semestre de 2017

Trabalho da disciplina PEA º semestre de 2017 Trabalho da disciplina PEA 3100-2º semestre de 2017 Diagnóstico energético, eficiência energética, substituições interenergéticas e correlação entre energia, desenvolvimento e meio ambiente 1 Justificativa

Leia mais

AQUECEDORES SOLARES COMPACTOS. Chuveiro Solar Topsol e Chuveiro Solar Topsol Max

AQUECEDORES SOLARES COMPACTOS. Chuveiro Solar Topsol e Chuveiro Solar Topsol Max Soletrol apresenta suas novidades em aquecimento solar de água Aquecedores solares compactos e ultracompactos de fácil instalação, além de reservatórios termoplásticos para todo tipo de água e aquecedores

Leia mais

Eficiência Energética No Hospital de Santa Maria. Carlos Duarte

Eficiência Energética No Hospital de Santa Maria. Carlos Duarte Eficiência Energética No Hospital de Santa Maria Carlos Duarte 8 Maio 2017 O Hospital de Santa Maria Inicialmente com o nome de Hospital Escolar de Lisboa, o Hospital de Santa Maria foi projetado em 1938

Leia mais

INSTALAÇÃO DE SISTEMA SOLAR TÉRMICO E FOTOVOLTAICO

INSTALAÇÃO DE SISTEMA SOLAR TÉRMICO E FOTOVOLTAICO INSTALAÇÃO DE SISTEMA SOLAR TÉRMICO E FOTOVOLTAICO Exemplos RESIDÊNCIAS 200 à 5.000 litros APLICAÇÃO Exemplos CASAS POPULARES 200 litros 2m² APLICAÇÃO Exemplos ED. Residencial Alexandre Costa EDIFÍCIOS

Leia mais

Prof. Dr. Lucas Barboza Sarno da Silva

Prof. Dr. Lucas Barboza Sarno da Silva Prof. Dr. Lucas Barboza Sarno da Silva SUMÁRIO Uma pequena revisão sobre a luz Energia solar Aproveitamento da energia solar Coletor solar Sistemas fotovoltaico (efeito fotovoltaico e conversão de energia)

Leia mais