Dinâmica do Trabalho Padronizado Professora Silene Seibel, Dra.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Dinâmica do Trabalho Padronizado Professora Silene Seibel, Dra."

Transcrição

1 Dinâmica do Trabalho Padronizado Professora Silene Seibel, Dra.

2 Unidades de Trabalho Elemento de trabalho: é a menor ação de trabalho executada por uma pessoa que pode ser transferida para outra pessoa. Operação: é um conjunto de elementos de trabalho executados por uma pessoa. Processo: é o conjunto de operações, executadas por uma ou diversas pessoas que executam todas as etapas para compor um produto ou serviço completo.

3 Unidades de Trabalho Processo Operações Elementos de Trabalho

4 Padrão x Norma Norma: uma sequência de passos que determinam em detalhe como uma ação deve ser feita, geralmente elaborada por especialistas ou pessoas de hierarquia superior e imposta aos demais, que devem obrigatoriamente segui-la.

5 Padrão x Norma Padrão: estabelecer um padrão é encontrar a melhor prática para executar uma ação, documentar esta prática e a partir daí usar a criatividade para melhorar e alcançar um estado superior. O padrão permite reconhecer facilmente se um processo realizado está conforme o planejado, permitindo a correção rápida na direção do resultado esperado.

6 Padrão x Norma. Norma: Geralmente construída por terceiros; Dificilmente pode ser mudada; UGliza linguagem técnica; Frequentemente é baseada somente em conhecimento teórico. Padrão: Frequentemente inclui várias áreas da empresa (inclusive a produção); Pode ser mudado quando encontra- se um método melhor; UGliza linguagem compreensível por quem vai uglizá- lo; Baseado em conhecimento prágco e observação.

7 Procedimento Operacional Padrão Uma ferramenta da padronização é a confecção de um procedimento operacional padrão (POP) para cada operação ou processo a ser executado.

8 Procedimento Operacional Padrão Procedimento é um comportamento ou forma de agir em uma situação específica. Procedimento Operacional comportamento ou forma de executar uma operação ou alguma ação relativa à ela. Procedimento Operacional Padrão documentos (geralmente impressos) disponíveis no posto de trabalho que descrevem detalhadamente as etapas do melhor método de executar uma operação ou processo.

9 Procedimento Operacional Padrão Padrões de fácil entendimento são a base da gestão visual que é a base para que todos enxerguem os desperdícios para promover a melhoria contínua. GV POP Pedido do Cliente

10 Gestão Visual Além de comunicar o resultado esperado, fornecendo um gabarito para o trabalhador conferir se executou a tarefa corretamente, a gestão visual auxilia o trabalhador a decidir o que e quando produzir e informa quais são os itens prioritários da produção naquele momento.

11 Trabalho Padronizado de Montagem A padronização das operações procura obter melhoria da produtividade através da identificação e eliminação de desperdícios e padronização dos elementos de trabalho que agregam valor (SHINGO, 1996). Padrão

12 Padronização do Trabalho em Linhas de Produção Trabalho despadronizado Analisar os métodos de trabalho Eliminar desperdícios Conhecimento do trabalhador sobre a tarefa Encontrar o melhor método Legenda: Melhoria Conhecimento Estabilidade Registrar o método em um POP Treinar as pessoas que vão capacitar os trabalhadores Treinar os trabalhadores no método Resultados e desempenho posigvos e consistentes Conhecimento do trabalhador sobre a tarefa Melhoria ConSnua Acompanhamento dos resultados

13 Padronização de Procedimentos Para um bom POP é fundamental: Clareza, objetividade e utilização de uma linguagem compreensível por todos os níveis da empresa; Presença de fotos e imagens que facilitem a visualização do procedimento e de como o produto deve ficar após cada etapa; Padronizar somente os processos críticos; Incluir trabalhadores que conhecem a fundo o processo nas etapas de elaboração da POP.

14 Trabalho Padronizado de Montagem Informações necessárias para confecção de um POP: Determinar uma sequência padrão de operações; Definir os tempos de ciclo dos elementos de trabalho; Definir um tempo takt para a montagem*; Definir estoques padrão do bordo de linha (BOL). *Obs.: Nem sempre é possível definir um tempo takt, nestes casos utiliza-se o tempo de ciclo da operação gargalo para balancear as demais operações.

15 Trabalho Padronizado de Montagem

16 Procedimento Operacional Padrão Alguns tipos de padrões de linhas de produção: LPP lição ponto a ponto: é como uma POP, mas com abordagem pontual. Foca em um detalhe e procura transmitir conhecimento através de pequenas informações escritas. Ex.:limpeza das engrenagens de uma máquina. POP procedimento operacional padrão: documento geralmente impresso e disponível no posto de trabalho que descreve, se possível com fotos, uma operação ou processo de trabalho. Ex.:montagem de um adaptador de torneiras. FIT folha de instrução de trabalho: documento geralmente desenvolvido pela Engenharia de Processos e de Qualidade com a participação dos operadores que contém as instruções necessárias montagem/produção de um produto ou componente, além dos requisitos de qualidade que deve atender. Pode conter informações técnicas.

17 Sequência de Operações É um conjunto de elementos de trabalho ou operações numa ordem determinada, evitando uma ordem aleatória. O balanceamento das operações reduz as diferenças entre os tempos de ciclo de cada operador evitando tempo ocioso e perda de produtividade.

18 Tempo de Ciclo Frequência com que uma peça ou produto é completado por uma operação. Inclui o tempo de agregação de valor e o tempo de pegar e descartar a peça (ou carregar e descarregar a máquina).

19 Tempo takt É a frequência com que o cliente demanda um produto ou uma peça. Indica que a cada determinado tempo deve sair uma peça pronta. É o tempo de ciclo do cliente.

20 Estoque Padrão do Bordo de Linha É a quantidade mínima de peças que devem ser mantidas no bordo de linha para manter o fluxo de produção constante e nivelado. Essa quantidade é variável de acordo com o layout, tipo de operação e rotina de cada fábrica. Este estoque pode ser medido em caixas, peças, horas ou outra unidade que melhor se adapte à rotina de produção da fábrica.

21 Exemplo de POP de Montagem Inserir hiperlink para arquivo Exemplo Trabalho Padrao Solda Parafuso

22 Então, com o trabalho padronizado não precisamos mais da criatividade e conhecimento do trabalhador sobre eu próprio trabalho, certo? Muito pelo contrário!

23 Importância da Inclusão do Trabalhador na Elaboração do POP O reconhecimento do trabalhador que domina a própria tarefa e seu envolvimento na documentação do saber fazer em forma visual, criando assim um padrão descrito pelo próprio trabalhador na forma de imagens acessíveis a todos, é fator crítico para um POP eficaz. Caso contrário, o padrão se transforma numa norma com linguagem técnica e incompreensível a quem vai, de fato, utilizá-lo. Através do padrão se busca a melhoria, inicia-se a discussão para alcançar um consenso e obter o feedback dos que fazem o trabalho.

24 Um procedimento de trabalho adequado não pode ser escrito numa escrivaninha. Ele deve ser testado e revisado muitas vezes na planta de Produção. (Taiichi Ohno)

25 Dinâmica

26 1ª Rodada: Montagem sem Padrão 1) Grupos de 5 pessoas; i. 3 operadores; ii. 1 inspetor de qualidade; iii. 1 cronometrista. 2) Tarefa: com base no vídeo que será passado, cada participante terá 15 minutos para montar quantos triciclos completos for capaz, utilizando o método que julgar mais adequado; 3) O cronometrista deverá avisar o operador cada 2 minutos passados e ao fim dos 15 minutos disponíveis, quando a montagem devera ser interrompida; 4) Ao final dos 15 minutos o inspetor de qualidade deverá analisar os produtos prontos e classificar como 1ª qualidade ou refugo; 5) Os resultados devem ser anotados na folha entregue.

27 Vídeo Inserir hiperlink para vídeo após salvo no computador da professora.

28 2ª Rodada: Montagem com POP 1) Grupos de 5 pessoas; i. 3 operadores; ii. 1 inspetor de qualidade; iii. 1 cronometrista. 2) Tarefa: com base no POP que será confeccionado pelo grupo, cada participante terá 15 minutos para montar quantos triciclos completos for capaz utilizando o método padrão descrito no POP; 3) O cronometrista deverá avisar o operador cada 2 minutos passados e ao fim dos 15 minutos disponíveis, quando a montagem devera ser interrompida; 4) Ao final dos 15 minutos o inspetor de qualidade deverá analisar os produtos prontos e qualificar os produtos como 1ª qualidade ou refugo; 5) Os resultados devem ser anotados na folha dada.

29 Perguntas: 1) Que diferenças foram observadas do primeiro para o segundo método de trabalho? 2) A produtividade dos operadores aumentou, diminuiu ou se manteve estável com a utilização do método padrão? Como você justifica essa diferença ou a falta dela. 3) Os tempos dos três operadores ficaram mais uniformes? Quais os benefícios de uma linha mais balanceada? 4) Quais sugestões você faria para melhorar o método?

30

Prof. Silene Seibel, Dra.

Prof. Silene Seibel, Dra. Prof. Silene Seibel, Dra. silene@silene.com.br Início da produção em massa; Procurou identificar a melhor forma de fazer o trabalho baseado em princípios científicos. Inicio da engenharia industrial; Inovações

Leia mais

Gráfico de Balanceamento de Operadores

Gráfico de Balanceamento de Operadores Gráfico de Balanceamento de Operadores } Tempo Padrão Também chamado de Conteúdo de Trabalho ou Carga de Trabalho, é a soma somente dos tempos que agregam valor ao cliente na produção de um componente

Leia mais

Sistema de Produção Lean Cap 4 Ferramentas Lean

Sistema de Produção Lean Cap 4 Ferramentas Lean UDESC/DEPS Sistema de Produção Lean Cap 4 Ferramentas Lean Prof. Silene Seibel, Dra. silene@silene.com.br UDESC/DEPS Cap 4 Fluxo Con9nuo Prof. Silene Seibel, Dra. silene@silene.com.br 2 Conteúdo do Capitulo

Leia mais

Balanceamento e Padronização de Processos

Balanceamento e Padronização de Processos Balanceamento e Padronização de Processos 1 SUMÁRIO PADRONIZAÇÃO Por que Padronizar? Metodologia para Padronização Exemplos de Padronização BALANCEAMENTO DE CARGA DE TRABALHO Passo a Passo para Balanceamento

Leia mais

Gerenciamento da Qualidade

Gerenciamento da Qualidade Gerenciamento da Qualidade Aula 09 Prof. Ewerton Monti Objetivo principal das empresas: Satisfação das necessidades das pessoas. Incluindo consumidores, empregados, acionistas, sociedade, fornecedores

Leia mais

Capítulo 5 Gerenciamento do Escopo do projeto. Introdução. Antes de iniciarmos vamos pensar um pouco.

Capítulo 5 Gerenciamento do Escopo do projeto. Introdução. Antes de iniciarmos vamos pensar um pouco. Capítulo 5 Gerenciamento do Escopo do projeto 1 Introdução Antes de iniciarmos vamos pensar um pouco. 2 Introdução 3 Introdução 4 Introdução 5 Introdução O projeto se inicia com a definição de quais objetivos

Leia mais

SISTEMA LEAN DE PRODUÇÃO. Prof. Fabiano da Veiga

SISTEMA LEAN DE PRODUÇÃO. Prof. Fabiano da Veiga SISTEMA LEAN DE PRODUÇÃO Prof. Fabiano da Veiga NASCIMENTO DA PRODUÇÃO LEAN Produção artesanal NASCIMENTO DA PRODUÇÃO LEAN Produção em massa (Taylorismo) NASCIMENTO DA PRODUÇÃO LEAN Sistema Ford SISTEMA

Leia mais

DEFINIÇÃO DE CAPACIDADE DE PRODUÇÃO PELO CONCEITO DE TEMPO-TAKT

DEFINIÇÃO DE CAPACIDADE DE PRODUÇÃO PELO CONCEITO DE TEMPO-TAKT DEFINIÇÃO DE CAPACIDADE DE PRODUÇÃO PELO CONCEITO DE TEMPO-TAKT Jessica Syrio Callefi Universidade Estadual de Maringá jeh_callefi@hotmail.com Daiane Maria De Genaro Chiroli Universidade Estadual de Maringá

Leia mais

Fundamentos da Administração da Produção. DMAIC Etapas: Analisar- Melhorar-Controlar. Prof. Dr. Marco Antonio Pereira.

Fundamentos da Administração da Produção. DMAIC Etapas: Analisar- Melhorar-Controlar. Prof. Dr. Marco Antonio Pereira. Fundamentos da Administração da Produção DMAIC Etapas: Analisar- Melhorar-Controlar Prof. Dr. Marco Antonio Pereira marcopereira@usp.br 3.1 Ferramentas de Análise Métodos para determinação da causa raiz

Leia mais

Documentação de Auditoria (Papéis de Trabalho)

Documentação de Auditoria (Papéis de Trabalho) Documentação de Auditoria (Papéis de Trabalho) Documentação de Auditoria (Papéis de Trabalho) Processo organizado de registro de procedimentos, evidências e conclusões da auditoria. Devem ser registradas

Leia mais

Gestão de Segurança da Informação. Interpretação da norma NBR ISO/IEC 27001:2006. Curso e- Learning Sistema de

Gestão de Segurança da Informação. Interpretação da norma NBR ISO/IEC 27001:2006. Curso e- Learning Sistema de Curso e- Learning Sistema de Gestão de Segurança da Informação Interpretação da norma NBR ISO/IEC 27001:2006 Todos os direitos de cópia reservados. Não é permitida a distribuição física ou eletrônica deste

Leia mais

Módulo 7 Estrutura da norma ISO 9001:2008 Sistemas de Gestão da Qualidade - Requisitos Requisitos 8.1, 8.2 e 8.3

Módulo 7 Estrutura da norma ISO 9001:2008 Sistemas de Gestão da Qualidade - Requisitos Requisitos 8.1, 8.2 e 8.3 Módulo 7 Estrutura da norma ISO 9001:2008 Sistemas de Gestão da Qualidade - Requisitos Requisitos 8.1, 8.2 e 8.3 Estrutura da norma Sistema de Gestão da Qualidade 4 C L I E N R E Q U I S 5 Responsabilidade

Leia mais

Plano de melhoria contínua do processo. Ferramentas da Qualidade

Plano de melhoria contínua do processo. Ferramentas da Qualidade Plano de melhoria contínua do processo Ferramentas da Qualidade Quala suautilidade? A Gestão da Qualidade, aplicando técnicas e métodos, também deve servir para concretizar uma melhoria e consolidação

Leia mais

Ferramentas para o Controle e a Melhoria da Qualidade. Agradecimento ao Prof. M.Sc. Robson Miranda da Gama Pela apresentação original

Ferramentas para o Controle e a Melhoria da Qualidade. Agradecimento ao Prof. M.Sc. Robson Miranda da Gama Pela apresentação original Ferramentas para o Controle e a Melhoria da Qualidade Agradecimento ao Prof. M.Sc. Robson Miranda da Gama Pela apresentação original 1 Ferramentas da Qualidade Técnicas empregadas para investigar as causas

Leia mais

SISTEMAS DE PRODUÇÃO I AULA 16 E 17 UFPR. Prof.ª Nicolle Sotsek Ramos

SISTEMAS DE PRODUÇÃO I AULA 16 E 17 UFPR. Prof.ª Nicolle Sotsek Ramos SISTEMAS DE PRODUÇÃO I AULA 16 E 17 UFPR Prof.ª Nicolle Sotsek Ramos BREVE RESUMO Layout Determinação dos espaços Ferramentas: SLS (planejamento sistemático do layout) -Diagrama de relacionamentos LAYOUT

Leia mais

Formação Técnica em Administração. Modulo de Padronização e Qualidade

Formação Técnica em Administração. Modulo de Padronização e Qualidade Formação Técnica em Administração Modulo de Padronização e Qualidade Competências a serem trabalhadas ENTENDER OS REQUISITOS DA NORMA ISO 9001:2008 E OS SEUS PROCEDIMENTOS OBRIGATÓRIOS SISTEMA DE GESTÃO

Leia mais

Adequação da Instrução de Trabalho em uma empresa de transformação de polímeros

Adequação da Instrução de Trabalho em uma empresa de transformação de polímeros Faculdade IETEC Pós-graduação Engenharia de Processos Industriais - Turma 26 12 de outubro de 2016 Adequação da Instrução de Trabalho em uma empresa de transformação de polímeros Priscila Silva Melo Virgínia

Leia mais

INTRODUÇÃO A QUALIDADE

INTRODUÇÃO A QUALIDADE INTRODUÇÃO A QUALIDADE Profª Teresa Cristina Castilho Gorayeb - 2011 A P Definir as metas e os meios para atingi-los Treinar e educar o pessoal, e colocar o plano em ação AGIR VERIFICAR PLANEJAR

Leia mais

MANUFATURA ENXUTA NA CONFECÇÃO DE MOLDES E FERRAMENTAS

MANUFATURA ENXUTA NA CONFECÇÃO DE MOLDES E FERRAMENTAS MANUFATURA ENXUTA NA CONFECÇÃO DE MOLDES E FERRAMENTAS AGENDA Apresentação da Empresa 2BLean Tempo de desenvolvimento de um Molde de Injeção O que é Lean Aplicações Desperdícios SMED para reduzir o tempo

Leia mais

Qualidade: reflexões e críticas

Qualidade: reflexões e críticas Janeiro de 2010 Qualidade: reflexões e críticas 20 Notas Técnicas Por José Silvino Filho Silvino.qualidade@gmail.com Ano I REQUISITOS DE DOCUMENTAÇÃO DO SGQ IX: PROCEDIMENTO DOCUMENTADO - PDQ Professor

Leia mais

Wconsulting Garantia de excelência nos projetos desenvolvidos!

Wconsulting Garantia de excelência nos projetos desenvolvidos! A utilização do método de análise e solução de problemas O MASP é uma excelente ferramenta utilizada para análise e solução de problemas. Permite identificar de forma assertiva as causas de um determinado

Leia mais

Organização da Produção

Organização da Produção Organização da Produção ESTUDO DE TEMPOS E MÉTODOS Jorge Muniz 2011 Velocidade do Operador A velocidade V (também denominada de RÍTMO) do operador é determinada subjetivamente por parte do cronometrista,

Leia mais

Gerenciamento do Escopo

Gerenciamento do Escopo Gerenciamento do Escopo Projeto - Ciclo de Vida Fases 3 EXECUÇÃO / CONTROLE 4 FECHAMENTO NÍVEL DE ATIVIDADE 1 CONCEPÇÃO / INICIAÇÃO 2 PLANEJAMENTO TEMPO Objetivos Apresentar os processos, ferramentas e

Leia mais

Matriz de Especificação de Prova da Habilitação Técnica de Nível Médio

Matriz de Especificação de Prova da Habilitação Técnica de Nível Médio : Técnico em Calçados Descrição do Perfil Profissional: O Profissional deverá estar em condições de realizar as etapas do processo de fabricação de calçados, conhecer os materiais utilizados no processo

Leia mais

TÉCNICAS DE RACIONALIZAÇÃO DE PROCESSOS

TÉCNICAS DE RACIONALIZAÇÃO DE PROCESSOS TÉCNICAS DE RACIONALIZAÇÃO DE PROCESSOS MÓDULO 4 Os Diferentes Tipos e Padrões de Fluxogramas Há muitos tipos diferentes de fluxograma, cada um com sua aplicação específica. A seguir apresentaremos os

Leia mais

AULA 02 Qualidade em TI

AULA 02 Qualidade em TI Bacharelado em Sistema de Informação Qualidade em TI Prof. Aderson Castro, Me. AULA 02 Qualidade em TI Prof. Adm. Aderson Castro, Me. Contatos: adersoneto@yahoo.com.br 1 Qualidade de Processo A Série ISO

Leia mais

Quebra de Máquinas. 3ª Edição Março/2016

Quebra de Máquinas. 3ª Edição Março/2016 Quebra de Máquinas A Revolução Industrial significou um grande avanço no processo de produção de bens. O trabalho exclusivamente manual foi substituído pelo uso de máquinas, resultando na produção de maior

Leia mais

Metodologia Científica. Construindo Saberes

Metodologia Científica. Construindo Saberes Metodologia Científica Construindo Saberes Trabalho com Projetos A pesquisa promove saberes Estímulo ao desenvolvimento da ciência Construção e busca por novos conhecimentos Buscar novos horizontes Desenvolvimento

Leia mais

DA PRÉ-IMPRESSÃO AO ACABAMENTO DIGITAL

DA PRÉ-IMPRESSÃO AO ACABAMENTO DIGITAL DA PRÉ-IMPRESSÃO AO ACABAMENTO DIGITAL O FIM DOS GARGALOS NA COMUNICAÇÃO VISUAL LEONARDO CRUZ Agenda Evolução do mercado Onde estão os gargalos? 6 áreas para diminuir gargalos em comunicação visual 2 COMO

Leia mais

A total automação implica que o sistema é capaz de detectar qualquer anormalidade, decidir sobre a forma de correção e aplicá-la

A total automação implica que o sistema é capaz de detectar qualquer anormalidade, decidir sobre a forma de correção e aplicá-la Autonomação (Jidoka) Definição: Jidoka significa, simplificadamente, que a máquina é dotada de inteligência humana. A autonomação faculta ao operador ou à máquina a autonomia de parar o processamento sempre

Leia mais

Gerenciamento Do Escopo Do Projeto

Gerenciamento Do Escopo Do Projeto Gerenciamento Do Escopo Do Projeto Disciplina: Gerência De Projetos Bruno Tenório Da Silveira Lopes Fernando David Leite Thiago Abelha Isaac Salvador Profa. Dra. Elisa Yumi Nakagawa elisa@icmc.usp.br Sumário

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ - UFPR BACHARELADO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ - UFPR BACHARELADO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO CI 221 DISCIPLINA: Engenharia de Software AULA NÚMERO: 3 DATA: / / PROFESSOR: Andrey APRESENTAÇÃO O objetivo desta aula é apresentar e discutir conceitos básicos como processo, projeto, produto, por que

Leia mais

7 DESPERDÍCIOS DA TOYOTA

7 DESPERDÍCIOS DA TOYOTA 7 DESPERDÍCIOS DA TOYOTA 7 DESPERDÍCIOS 1 WWW.VALUESTREAM.PT VSTREAM.WORDPRESS.COM EXCESSO DE PRODUÇÃO Produzir quantidades que o cliente não pediu e/ou antes de serem precisas Grandes quantidades são

Leia mais

Seus principais clientes são linhas aéreas internacionais. Apenas 8% do volume de motores recebidos para manutenção é oriundo da América Latina.

Seus principais clientes são linhas aéreas internacionais. Apenas 8% do volume de motores recebidos para manutenção é oriundo da América Latina. 1. Introdução 1.1. Motivação A empresa objeto desse estudo atua na manutenção, reparo e inspeção (Maintanance, Repair and Overhaul - MRO) de motores de aeronaves (turbinas) comerciais. Seus principais

Leia mais

Lean Manufacturing Menos desperdício, mais produtividade.

Lean Manufacturing Menos desperdício, mais produtividade. Lean Manufacturing Menos desperdício, mais produtividade. TEMA: TRABALHO PADRONIZADO 1 Você que é líder ou atua nas áreas de processo, qualidade e melhoria provavelmente já viu os casos abaixo na sua empresa:

Leia mais

Sistema de Produção Lean Gestão da Produção

Sistema de Produção Lean Gestão da Produção UDESC/DEPS Sistema de Produção Lean Gestão da Produção Prof. Silene Seibel, Dra. silene@silene.com.br Obje6vos da Disciplina Cap 1: Compreender como a redução do lead+me impacta na lucra6vidade da empresa.

Leia mais

A importância estratégica do gerenciamento e mapeamento de processos. Plataforma da Informação

A importância estratégica do gerenciamento e mapeamento de processos. Plataforma da Informação A importância estratégica do gerenciamento e mapeamento de processos. Plataforma da Informação Prazer, Vitor Mol 2012.2 Analista de Qualidade 2013 Diretor de Qualidade 2014 Presidente 2015 Presidente do

Leia mais

METODOLOGIA MTM (METHODS- TIME MEASUREMENT) COMO UMA ESTRATÉGIA COMPETITIVA PARA UM BALANCEAMENTO DE LINHA DE PRODUÇÃO MAIS ENXUTO

METODOLOGIA MTM (METHODS- TIME MEASUREMENT) COMO UMA ESTRATÉGIA COMPETITIVA PARA UM BALANCEAMENTO DE LINHA DE PRODUÇÃO MAIS ENXUTO METODOLOGIA MTM (METHODS- TIME MEASUREMENT) COMO UMA ESTRATÉGIA COMPETITIVA PARA UM BALANCEAMENTO DE LINHA DE PRODUÇÃO MAIS ENXUTO Francisco Umeriton Nery Oliveira (UNIMEP) fruoliveir@unimep.br Iris Bento

Leia mais

Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná HEMEPAR Farm. Elvira Rosa Folda DVGQB Jul/2012

Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná HEMEPAR Farm. Elvira Rosa Folda DVGQB Jul/2012 Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná HEMEPAR Farm. Elvira Rosa Folda DVGQB Jul/2012 ABNT NBR ISO 9000:2000 Sistemas de Gestão da Qualidade Fundamentos e Vocabulário A documentação permite a comunicação

Leia mais

Gestão de Processos. Processamento. Atividades Agregar Valor

Gestão de Processos. Processamento. Atividades Agregar Valor Gestão de Processos Processo é qualquer atividade ou conjunto de atividades que toma um input, adiciona valor a ele e fornece um output a um cliente específico. Entrada Insumos Inputs Processamento Atividades

Leia mais

Arquitetura e Organização de Computadores

Arquitetura e Organização de Computadores Arquitetura e Organização de Computadores Unidade Central de Processamento (CPU) Givanaldo Rocha de Souza http://docente.ifrn.edu.br/givanaldorocha givanaldo.rocha@ifrn.edu.br Baseado nos slides do capítulo

Leia mais

ELEMENTOS ORGÂNICOS DE MÁQUINAS II AT-102

ELEMENTOS ORGÂNICOS DE MÁQUINAS II AT-102 Universidade Federal do Paraná Curso de Engenharia Industrial Madeireira ELEMENTOS ORGÂNICOS DE MÁQUINAS II AT-102 Dr. Alan Sulato de Andrade alansulato@gmail.com O projeto de componentes ou de uma máquina

Leia mais

Matriz de Especificação de Prova da Habilitação Técnica de Nível Médio

Matriz de Especificação de Prova da Habilitação Técnica de Nível Médio : Técnico em Calçados Descrição do Perfil Profissional: O Profissional deverá estar em condições de realizar as etapas do processo de fabricação de calçados, conhecer os materiais utilizados no processo

Leia mais

Guia do CFTV Sistemas de CFTV, IP, Seguranà a Eletrà nica, Conectividade, Informaà ões, Fórum e Tecnologia.

Guia do CFTV Sistemas de CFTV, IP, Seguranà a Eletrà nica, Conectividade, Informaà ões, Fórum e Tecnologia. VideoCAD - Software para Projeto de sistemas de CFTV Categoria : CFTV Publicado por Eng Marcelo Peres em 05-Aug-2009 01:30 Um projeto bem elaborado garantirá que as próximas etapas sejam feitas com uma

Leia mais

Engenharia de Software Processo de Desenvolvimento. Ciclo de Vida - Modelo Cascata

Engenharia de Software Processo de Desenvolvimento. Ciclo de Vida - Modelo Cascata Processo de Desenvolvimento Também chamado de ciclo de vida do software Reflete os passos necessários para se construir um produto de software Existem vários modelos de ciclo de vida Cascata (1956) Iterativo

Leia mais

TÓPICO 9 PLANEJAMENTO MESTRE DA PRODUÇÃO (PMP) E CÁLCULO DAS NECESSIDADES DE MATERIAIS (MRP) Aulas 16 e 17

TÓPICO 9 PLANEJAMENTO MESTRE DA PRODUÇÃO (PMP) E CÁLCULO DAS NECESSIDADES DE MATERIAIS (MRP) Aulas 16 e 17 TÓPICO 9 PLANEJAMENTO MESTRE DA PRODUÇÃO (PMP) E CÁLCULO DAS NECESSIDADES DE MATERIAIS (MRP) Aulas 16 e 17 Planejamento Mestre da Produção (PMP) e Cálculo das Necessidades de Materiais (MRP) Longo/médio

Leia mais

ICET CURSO: Ciência da Computação e Sistemas de Informação (Engenharia de Software) Campus: Data: / / Nome:

ICET CURSO: Ciência da Computação e Sistemas de Informação (Engenharia de Software) Campus: Data: / / Nome: ICET CURSO: Ciência da Computação e Sistemas de Informação (Engenharia de Software) Estudos Disciplinares Campus: Data: / / Nome: RA: Turma: Questão 1: Assinale a função correta de engenharia de requisitos:

Leia mais

SISTEMA TOYOTA DE PRODUÇÃO

SISTEMA TOYOTA DE PRODUÇÃO SISTEMA TOYOTA DE PRODUÇÃO HISTÓRIA Toyoda Sakichi 1867/1930 fundador da Toyota Motor Company Toyoda Kiichiró 1894/1952 primeiro presidente da Toyota e pai do carro de passageiros japonês TaiichiOhno criadordosistemajustintime.

Leia mais

Gerencial Industrial ISO 9000

Gerencial Industrial ISO 9000 Gerencial Industrial ISO 9000 Objetivo: TER UMA VISÃO GERAL DO UM SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE: PADRÃO ISO 9000 Qualidade de Processo Qualidade do produto não se atinge de forma espontânea. A qualidade

Leia mais

Gestão de Processos Introdução Aula 1. Professor: Osmar A. Machado

Gestão de Processos Introdução Aula 1. Professor: Osmar A. Machado Gestão de Processos Introdução Aula 1 Professor: Osmar A. Machado Algumas definições de processos Todo trabalho importante realizado nas empresas faz parte de algum processo. Não existe um produto ou serviço

Leia mais

GRÁFICOS DE FLUXO OU PROCESSO FLUXOGRAMA

GRÁFICOS DE FLUXO OU PROCESSO FLUXOGRAMA GRÁFICOS DE FLUXO OU PROCESSO FLUXOGRAMA Márcia Eliana Martins Visconde do Rio Branco/MG Setembro/2011 FLUXOGRAMA o Ferramenta de representação gráfica do trabalho realizado na organização Sequência normal

Leia mais

GERENCIAMENTO DO TEMPO DO PROJETO

GERENCIAMENTO DO TEMPO DO PROJETO DO PROJETO Gestão de Projetos de Infraestrutura Luciano Rodrigues de Souza GESTÃO DO TEMPO Começar um trabalho sem planejá-lo primeiro, ou seja, partir para o AGIR antes do PENSAR em como agir. Fazer atividades

Leia mais

Serviços de Implantações Técnica (Básica) Produtos Autodesk. Tópicos

Serviços de Implantações Técnica (Básica) Produtos Autodesk. Tópicos Serviços de Implantações Técnica (Básica) Produtos Autodesk A Consultoria de Técnica refere-se aos procedimentos de instalação e configuração do(s) software(s) e de todo o ambiente de trabalho. Ou seja,

Leia mais

DICAS PARA CRIAÇÃO DE LABORATÓRIO DE AVALIAÇÃO MOODLE

DICAS PARA CRIAÇÃO DE LABORATÓRIO DE AVALIAÇÃO MOODLE DICAS PARA CRIAÇÃO DE LABORATÓRIO DE AVALIAÇÃO MOODLE Realização: Secretaria Geral de Educação a Distância da Universidade Federal de São Carlos 2018 O Laboratório de avaliação (também chamado Workshop)

Leia mais

6 MODELO JAPONÊS DE ADMINISTRAÇÃO

6 MODELO JAPONÊS DE ADMINISTRAÇÃO 6 MODELO JAPONÊS DE ADMINISTRAÇÃO Qualidade e eficiência são palavras que faziam parte do cotidiano no Japão. Como era um país privado de recursos naturais, a exportação de produtos manufaturados sempre

Leia mais

Chapter 10 Layout. Arranjo físico

Chapter 10 Layout. Arranjo físico Chapter 10 Layout Arranjo físico Layout de Instalações O planejamento de layouts envolve decisões em relação a disposição física dos centros de atividade econômica necessárias aos vários processos de uma

Leia mais

CAPÍTULO 7 CONCLUSÕES E RECOMENDAÇÕES

CAPÍTULO 7 CONCLUSÕES E RECOMENDAÇÕES 103 CAPÍTULO 7 CONCLUSÕES E RECOMENDAÇÕES "A verdadeira dificuldade não está em aceitar idéias novas, mas em escapar das antigas. John Maynard Keynes A pesquisa orientada à visualização cartográfica visa

Leia mais

Módulo 2. 3) Exemplo: fábrica de parafusos 3.1) Exemplo: os custos da qualidade na fábrica de parafusos

Módulo 2. 3) Exemplo: fábrica de parafusos 3.1) Exemplo: os custos da qualidade na fábrica de parafusos Módulo 2 3) Exemplo: fábrica de parafusos 3.1) Exemplo: os custos da qualidade na fábrica de parafusos 1 3) Fabricação de parafusos Parafusos sextavados com porcas e arruelas As dimensões básicas do parafuso

Leia mais

III Simpósio de Pesquisa e de Práticas Pedagógicas dos Docentes do UGB ANAIS AULA PRÁTICA PARA DEFINIÇÃO DO TEMPO PADRÃO

III Simpósio de Pesquisa e de Práticas Pedagógicas dos Docentes do UGB ANAIS AULA PRÁTICA PARA DEFINIÇÃO DO TEMPO PADRÃO AULA PRÁTICA PARA DEFINIÇÃO DO TEMPO PADRÃO Flávio Pires Docente do Curso de Engenharia do UGB/FERP Luis Claudio Marcelo Cosme DADOS DE IDENTIFICAÇÃO Essa aula prática foi desenvolvida na disciplina Tópicos

Leia mais

Prof. M.e Livaldo dos Santos. Unidade II PLANEJAMENTO OPERACIONAL: RECURSOS HUMANOS E FINANÇAS

Prof. M.e Livaldo dos Santos. Unidade II PLANEJAMENTO OPERACIONAL: RECURSOS HUMANOS E FINANÇAS Prof. M.e Livaldo dos Santos Unidade II PLANEJAMENTO OPERACIONAL: RECURSOS HUMANOS E FINANÇAS Objetivos Compreender o significado de planejamento operacional. Entender o papel do planejamento operacional

Leia mais

O aumento da produtividade com o uso do Value Stream Mapping

O aumento da produtividade com o uso do Value Stream Mapping O aumento da produtividade com o uso do Value Stream Mapping Por Rodrigo Valillo Pensar Lean pode significar um aumento da capacidade produtiva, fazendo com que a necessidade de se investir em novos equipamentos

Leia mais

Introdução às ferramentas Lean

Introdução às ferramentas Lean Introdução às ferramentas Lean 1 Ferramentas Lean Manutenção Produtiva Total Mapa de Fluxo de Valor Redução de Setup Diagrama de Espaguete 5 S Fluxo Contínuo Produção Puxada Trabalho Padronizado 2 1 Ferramentas

Leia mais

Lean na gestão de frotas

Lean na gestão de frotas Lean na gestão de frotas VI CONGRESSO AIAFA BRASIL São Paulo, novembro de 2018 lean.org.br O Lean Institute Brasil é uma instituição de educação e pesquisa sem fins lucrativos, dedicada à disseminação

Leia mais

ESTUDO DO TRABALHO PADRÃO EM LINHAS DE MONTAGEM DE REFRIGERADORES

ESTUDO DO TRABALHO PADRÃO EM LINHAS DE MONTAGEM DE REFRIGERADORES XXIX ENCONTRO NACIONAL DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO. ESTUDO DO TRABALHO PADRÃO EM LINHAS DE MONTAGEM DE REFRIGERADORES Tacila Berkenbrock (SOCIESC) tacilab@gmail.com Gece Wallace Santos Renó (UFSC) gece.reno@uol.com.br

Leia mais

APOSTILA Implantação do Programa 5S

APOSTILA Implantação do Programa 5S APOSTILA Implantação do Programa 5S Apostila criada para o desenvolvimento do projeto 5S, da Universidade Federal do Pampa, tendo como objetivo auxiliar na aplicação da ferramenta nos laboratórios e demais

Leia mais

GUIA PRÁTICO: APRENDA COMO REALIZAR A GESTÃO DE EQUIPES DE VENDAS

GUIA PRÁTICO: APRENDA COMO REALIZAR A GESTÃO DE EQUIPES DE VENDAS GUIA PRÁTICO: APRENDA COMO REALIZAR A GESTÃO DE EQUIPES DE VENDAS INTRODUÇÃO...3 PLANEJE AS ATIVIDADES DA EQUIPE...5 SEPARE A EQUIPE POR CATEGORIAS...9 PADRONIZE O PROCESSO DE VENDAS...11 REALIZE TREINAMENTOS...15

Leia mais

Padronização da manobra de trens: foco produtividade na operação com práticas de VPS

Padronização da manobra de trens: foco produtividade na operação com práticas de VPS Padronização da manobra de trens: foco produtividade na operação com práticas de VPS Autores: Ulisses L. Bernardo Afonso Ligório Adão Niel Nacor Paixão Introdução teórica: Produção enxuta é uma estratégia

Leia mais

Unidade II TÉCNICAS DE RACIONALIZAÇÃO. Prof. Me. Livaldo dos Santos

Unidade II TÉCNICAS DE RACIONALIZAÇÃO. Prof. Me. Livaldo dos Santos Unidade II TÉCNICAS DE RACIONALIZAÇÃO DE PROCESSOS Prof. Me. Livaldo dos Santos Objetivos Ferramentas para análise dos processos Etapas do Processo de Racionalização Outras técnicas de apoio à melhoria

Leia mais

Inovar está na moda. Soluções Sebraetec para a Indústria de Moda

Inovar está na moda. Soluções Sebraetec para a Indústria de Moda Inovar está na moda Soluções Sebraetec para a Indústria de Moda INOVAÇÃO E TECNOLOGIA PARA AUMENTAR O CRESCIMENTO DA SUA EMPRESA O mercado de Moda exige, cada vez mais, grande velocidade em acompanhar

Leia mais

AULA 12 SISTEMAS SUPERVISÓRIOS

AULA 12 SISTEMAS SUPERVISÓRIOS AULA 12 SISTEMAS SUPERVISÓRIOS Prof. Fabricia Neres São sistemas digitais de monitoração e operação da planta que gerencia as variáveis do processo. Estas informações são atualizadas continuamente e armazenadas

Leia mais

Gestão em Ergonomia: E agora?

Gestão em Ergonomia: E agora? Gestão em Ergonomia: E agora? Manoela Lahoz Doutora em Engenharia de Produção (DEP-UFSCar) Muitos profissionais que atuam com Ergonomia em empresas e instituições muitas vezes não sabem por onde começar

Leia mais

Modelo para a elaboração do relatório: Estudo de métodos

Modelo para a elaboração do relatório: Estudo de métodos Modelo para a elaboração do relatório: Estudo de métodos Disciplina: Engenharia de métodos Prof. Manuel Jarufe Modelo para a elaboração do relatório: Estudo de métodos Capas Sumário 1. Introdução / definição

Leia mais

A ENGENHARIA DE MÉTODOS APLICADA A UMA EMPRESA DE PRODUÇÃO DE TORRADORES DE CAFÉ PARA ANÁLISE DA CAPACIDADE PRODUTIVA.

A ENGENHARIA DE MÉTODOS APLICADA A UMA EMPRESA DE PRODUÇÃO DE TORRADORES DE CAFÉ PARA ANÁLISE DA CAPACIDADE PRODUTIVA. A ENGENHARIA DE MÉTODOS APLICADA A UMA EMPRESA DE PRODUÇÃO DE TORRADORES DE CAFÉ PARA ANÁLISE DA CAPACIDADE PRODUTIVA. Marcone de Paula Mendes 1, Glaucio Luciano Araujo 2. 1 Graduando em Engenharia de

Leia mais

Meg Silva Gestora de Processos Contato: / Blog: Uberlândia - MG

Meg Silva Gestora de Processos Contato: / Blog:  Uberlândia - MG FLUXOGRAMA CONCEITO Fluxograma é um tipo de diagrama, e pode ser entendido como uma representação esquemática de um processo, muitas vezes feito através de gráficos que ilustram de forma descomplicada

Leia mais

Disciplina: Tópicos Integradores Produção Enxuta

Disciplina: Tópicos Integradores Produção Enxuta Disciplina: Tópicos Integradores Produção Enxuta Rodrigues, Roger Antônio. R696t Tópicos integradores : produção enxuta / Roger Antônio Rodrigues. Varginha, 2015. 12 slides : il. colors. Sistema requerido:

Leia mais

CAP - Curso de Aperfeiçoamento Profissional. Cronometragem e Cronoanálise - Nível Básico

CAP - Curso de Aperfeiçoamento Profissional. Cronometragem e Cronoanálise - Nível Básico Cronometragem e Cronoanálise - Nível Básico Toda empresa deve conhecer sua REAL capacidade de produção para que seja eficiente e produtiva, isso em qualquer tipo de segmento. Não conhecer os limites da

Leia mais

Clovis Alvarenga-Netto

Clovis Alvarenga-Netto Escola Politécnica da USP Departamento de Engenharia de Produção Materiais e processos de produção IV Maio/2009 Prof. Clovis Alvarenga Netto Aula 10 Planejamento, programação e controle da produção e estoques

Leia mais

Professor Emiliano S. Monteiro

Professor Emiliano S. Monteiro Professor Emiliano S. Monteiro To-Do Doing Done Conhecer os processos de desenvolvimento habilita o aluno a realizar uma melhor escolha de processo para uso em projetos futuros. A vantagem de conhecer

Leia mais

Gerenciamento da Integração de Projetos. Parte 03. Gerenciamento de Projetos Espaciais CSE-301. Docente: Petrônio Noronha de Souza

Gerenciamento da Integração de Projetos. Parte 03. Gerenciamento de Projetos Espaciais CSE-301. Docente: Petrônio Noronha de Souza Gerenciamento da Integração de Projetos Parte 03 Gerenciamento de Projetos Espaciais CSE-301 Docente: Petrônio Noronha de Souza Curso: Engenharia e Tecnologia Espaciais Concentração: Engenharia e Gerenciamento

Leia mais

Gerenciamento de Projetos

Gerenciamento de Projetos MBA em EXCELÊNCIA EM GESTÃO DE PROJETOS E PROCESSOS ORGANIZACIONAIS Gerenciamento de s Planejamento e Gestão de s Prof. Msc. Maria C Lage Prof. Gerenciamento de Integração Agenda Gerenciamento da Integração

Leia mais

Disciplina de Segurança do Trabalho e Ergonomia. Aula Ordens de Serviço, Instruções de Trabalho e Procedimentos

Disciplina de Segurança do Trabalho e Ergonomia. Aula Ordens de Serviço, Instruções de Trabalho e Procedimentos Disciplina de Segurança do Trabalho e Ergonomia Aula 201 - Ordens de Serviço, Instruções de Trabalho e Procedimentos Estrutura Hierárquica de documentação de um Sistema de Qualidade, Segurança, Meio Ambiente

Leia mais

Consideremos uma linha que monta dois produtos X e Y. A necessidade mensal do produto X sendo de 500 unidades e do Y de 1000 unidades.

Consideremos uma linha que monta dois produtos X e Y. A necessidade mensal do produto X sendo de 500 unidades e do Y de 1000 unidades. O tempo takt na Toyota do Brasil Autor: Gilberto I. Kosaka Com intuito de contribuir a respeito da importância do tempo takt vou, neste curto artigo, relatar como este item é tratado na Toyota e também

Leia mais

PDS. Aula 1.4 Modelos de Processo. Prof. Dr. Bruno Moreno

PDS. Aula 1.4 Modelos de Processo. Prof. Dr. Bruno Moreno PDS Aula 1.4 Modelos de Processo Prof. Dr. Bruno Moreno bruno.moreno@ifrn.edu.br 2 Introdução Há alguns anos, o desenvolvimento de softwares era muito obsoleto; Existiam diversos problemas relacionados

Leia mais

Programação de Computadores I Introdução PROFESSORA CINTIA CAETANO

Programação de Computadores I Introdução PROFESSORA CINTIA CAETANO Programação de Computadores I Introdução PROFESSORA CINTIA CAETANO Introdução Resolução de problemas Encontrar uma maneira de descrever este problema de uma forma clara e precisa. Encontremos uma seqüência

Leia mais

FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ

FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ Centro de Tecnologia - CTC Departamento de Informática - DIN Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação PCC ESTÁGIO DE DOCÊNCIA II Disciplina: Engenharia

Leia mais

Padrão para Especificação de Requisitos de Produto de Multimídia

Padrão para Especificação de Requisitos de Produto de Multimídia Padrão para Especificação de Requisitos de Produto de Multimídia 1 Introdução 1.1 Escopo do documento Sugere-se aqui uma estrutura para a Especificação de Requisitos de Produto de Multimídia (ERPM). Esta

Leia mais

Qualidade. Especificar Valor. O que é Desperdício? 01/04/2012. Profº Spim. Análise de Valor

Qualidade. Especificar Valor. O que é Desperdício? 01/04/2012. Profº Spim. Análise de Valor Qualidade Profº Spim Análise de Valor 1 Especificar Valor O valor deve ser especificado para cada produto, deve atender as necessidades dos clientes a um preço baixo. Elimine os desperdícios! 2 O que é

Leia mais

Um exemplo de controle de qualidade utilizando um colorímetro.

Um exemplo de controle de qualidade utilizando um colorímetro. Um exemplo de controle de qualidade utilizando um colorímetro. Observando o quanto um colorímetro pode ser útil no controle da cor. A empresa A fabrica componentes plásticos exteriores para a empresa B.

Leia mais

Estratégias de Testes Parte I

Estratégias de Testes Parte I Engenharia de Software III 5º. Semestre ADS Capítulo 9 Estratégias de Testes Parte I Profa. Dra. Ana Paula Gonçalves Serra Prof. Ms. Edson Saraiva de Almeida Agenda Exercício Profa. Dra. Ana Paula G. Serra

Leia mais

Gestão da Qualidade. Profa. Ms. Ana Cabanas 02/09/ Aula 2 - QUALIDADE TOTAL QUALIDADE TOTAL QUALIDADE TOTAL

Gestão da Qualidade. Profa. Ms. Ana Cabanas 02/09/ Aula 2 - QUALIDADE TOTAL QUALIDADE TOTAL QUALIDADE TOTAL Gestão da Qualidade Profa. Ms. Ana Cabanas - Aula 2 - QUALIDADE TOTAL Qualidade Assegura 1980 Aspectos segurança e responsabilidade civil Produto/serviço QUALIDADE TOTAL QUALIDADE TOTAL ISO 9000 Década

Leia mais

Aula 2. Histórico da Gestão de Processos de Negócio. Prof. Carina Frota Alves

Aula 2. Histórico da Gestão de Processos de Negócio. Prof. Carina Frota Alves Aula 2 Histórico da Gestão de Processos de Negócio Prof. Carina Frota Alves 1 O que mudou no mundo durante a Revolução Industrial? 2 História dos Meios de Produção Antes da revolução industrial, a economia

Leia mais

AULÃO EXTRA01 (PROFA. MÔNICA ROBERTA) DE ADM. PRODUÇÃO & PCP (1 a 30)

AULÃO EXTRA01 (PROFA. MÔNICA ROBERTA) DE ADM. PRODUÇÃO & PCP (1 a 30) AULÃO EXTRA01 (PROFA. MÔNICA ROBERTA) DE ADM. PRODUÇÃO & PCP (1 a 30) (CESG/PETROBRAS/2005/ADP/APO/PCP) 01/51- Uma empresa de instalação de carpetes tem 5 instaladores, que colocam, juntos, 400 m2 de carpete

Leia mais

Qualidade Conceitos Fundamentais

Qualidade Conceitos Fundamentais Qualidade Conceitos Fundamentais Qualidade significa satisfação dos usuários: produtos ou serviços que satisfazem as necessidades e expectativas dos usuários J. R. Tony Arnold Qualidade e política de

Leia mais

ESTRUTURA E ADMINISTRAÇÃO DE PROCESSOS

ESTRUTURA E ADMINISTRAÇÃO DE PROCESSOS ESTRUTURA E ADMINISTRAÇÃO DE PROCESSOS MÓDULO XIII - Símbolos padronizados para Fluxograma Padrão ANSI Símbolo Significado Operação: Retângulo. Use esse símbolo sempre que ocorrer uma mudança no item.

Leia mais

Arranjo Físico (Layout) Arranjo Físico 1

Arranjo Físico (Layout) Arranjo Físico 1 Arranjo Físico (Layout) Arranjo Físico 1 Projeto do Arranjo Físico (Layout) Projetar um arranjo físico é decidir onde colocar todas as instalações, máquinas, equipamentos e pessoal de produção. O arranjo

Leia mais

Técnicas de Programação

Técnicas de Programação Técnicas de Programação Algoritmos Anderson Gomes Eleutério Lógica A lógica de programação é necessária para pessoas que desejam trabalhar com desenvolvimento de sistemas e programas, ela permite definir

Leia mais

Elaboração: Everaldo Mota Engenheiro Mecânico/Pós-Graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho e Gestão Ambiental.

Elaboração: Everaldo Mota Engenheiro Mecânico/Pós-Graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho e Gestão Ambiental. Elaboração: Everaldo Mota Engenheiro Mecânico/Pós-Graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho e Gestão Ambiental. Email: everaldomota@yahoo.com.br OBJETIVO * Demonstrar Estudo de Caso de Auditorias

Leia mais

IMPLEMENTAÇÃO DO QUADRO KANBAN NA LINHA DE PRODUÇÃO

IMPLEMENTAÇÃO DO QUADRO KANBAN NA LINHA DE PRODUÇÃO IMPLEMENTAÇÃO DO QUADRO KANBAN NA LINHA DE PRODUÇÃO Bianca A. M. Tchaick¹, Larissa C. Galhardo², Vicente M. Cornago Junior 3, Emerson José da Silva Toffoli 4, José Benedito Leandro 5, Ricardo Rall 6 1

Leia mais