UNIVERSIDADE CATÓLICA PORTUGUESA INSTITUTO DE ESTUDOS POLÍTICOS Curso de Licenciatura em Ciência Política

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "UNIVERSIDADE CATÓLICA PORTUGUESA INSTITUTO DE ESTUDOS POLÍTICOS Curso de Licenciatura em Ciência Política"

Transcrição

1 Programa I Introdução O que é a União Europeia. O factor democrático. Ideais, valores e princípios; a dimensão direitos fundamentais. Objectivos da União Europeia. A União Europeia no contexto global (economia, política, demografia). O sistema político internacional e a geo-estratégia da União. O alargamento. As teorias da integração europeia: funcionalismo, intergovernamentalismo, governação "multi-level"; as novas teorias. Modelos e paradigmas. A questão identitária: identidade europeia e identidades nacionais. Nacionalidade, sentimento de pertença e socialização cívica. Etiologia da construção europeia: do mercado comum ao mercado único. Os patamares da integração (da zona de livre troca à união política). Nº horas: 6h (4 aulas) II História As fundações históricas da União Europeia e a natureza da integração europeia. Da constituição das primeiras Comunidades à União Económica e Monetária. O futuro. Nº horas: 3h (2 aulas) III Direito comunitário e arquitectura constitucional A estrutura constitucional europeia: os Tratados. A referência ao Direito Constitucional Europeu. O método comunitário.

2 A relação com os Estados e os tipos de competências. O primado nos princípios, na lei e na jurisprudência. Transferência de competências, o princípio da atribuição e o paradoxo de Weiler. Aplicabilidade directa. Génese e princípios fundamentais do Direito comunitário: abordagem aos conceitos de flexibilidade, proporcionalidade e subsidiariedade. O princípio da igualdade ou da não discriminação. As fontes do direito comunitário (1): O direito originário, os Tratados. Princípios e procedimentos de revisão, as revisões em concreto e a respectiva natureza. As fontes do direito comunitário (2): O direito derivado e a caracterização dos actos jurídicos. Outras fontes. A jurisprudência como fonte de direito: referência a alguns acordãos relevantes. Nº horas: 9h (6 aulas) IV As Instituições e o processo de decisão O direito institucional europeu e as instituições europeias. Apresentação e caracterização das prinicipais instituições, natureza, constituição, competências, métodos de decisão. Relação interinstitucional. O processo de decisão. Caracterização e procedimentos. A co-decisão. O Tribunal de Justiça: tipos de recursos jurisdicionais. O recurso prejudicial. A interpenetração das jurisdições ao serviço do direito no espaço europeu. Os outros órgãos da UE: identificação e competências. Nº horas: 7h30 (5 aulas) V Políticas comunitárias

3 Referência comum: natureza da decisão, tipo de competências e processo Integração negativa e positiva. Integração negativa: as quatro liberdades. O processo de integração positiva e as políticas internas. Referência especial à PAC, concorrência, política social, ambiente, educação. A cidadania europeia no Ano Europeu dos Cidadãos. Coesão económica, social e territorial. Solidariedade e políticas económicas: a planificação económica (Europa 20/20). A civilização da UE: Schengen e o Espaço de Liberdade, Segurança e Justiça Acção externa da União e as políticas da acção externa: PESC; política comercial comum e cooperação para o desenvolvimento. As novas políticas europeias (descrição). Nº horas: 10h30 (7 aulas) VI A governação económica da União Europeia: enquadramento, problemática, perspectivas Uniões monetárias: perspectiva histórica. Teorias de união monetária; zonas monetárias óptimas. A União Europeia: mercado interno, razão de ser da União Monetária. Das tentativas de controlo de taxas de câmbio à união monetária europeia. A primeira união monetária europeia e a criação do Sistema Monetário Europeu: crise e colapso. Tratado de Maastricht e criação da União Económica e Monetária: critérios e condições. A relação entre a união económica e a união monetária. As etapas da crise da zona euro. Propostas da reforma e condições de governação económica da União Europeia. O futuro.

4 Nº horas: 7h30 (5 aulas) VI Teste escrito: 1 aula (1,5h) Simulação e tarefas de grupo: 2 aulas (3h) Nº horas: 4h30 (3 aulas) Total de horas: 48 - Total de aulas: 32 Bibliografia Álvares, Pedro (2009), O Tratado de Lisboa e o Futuro da Europa, Lisboa: Centro de História Contemporânea e Relações Internacionais. Amaral, João Ferreira (2013), Moeda única I: os custos de uma utopia, Lisboa: Fundação Francisco Manuel dos Santos. Borges, António (2013), Moeda única II: a Europa do futuro, Lisboa: Fundação Francisco Manuel dos Santos. Campos, João Mota de, e Campos, João Luís Mota de (2007), Manual de Direito Comunitário, Coimbra: Coimbra Editora. Coelho, Carlos e Vários (Dezembro, 2005), Dicionário de Termos Europeus, Lisboa: Aletheia Editores. Coelho, Carlos e Vários (Fevereiro, 2011), Novo Dicionário de Termos Europeus, Lisboa: Aletheia Editores. Cohn-Bendit, Daniel, e Duhamel, Olivier (1998), Pequeno dicionário do euro, Oeiras: Celta Editora. Covas, António (2007), A governança europeia, Lisboa: Colibri.

5 Delors, Jacques (2013), Rethinking the EMU and making greater Europe positive again, colecção Tribune Notre Europe, Paris: Jacques Delors, Notre Europe Institute. Duverger, Maurice (1994) A Europa dos Cidadãos, tradução de Maria do Rosário Quintela, Lisboa: Edições ASA. Figueira, António (2004), Modelos de legitimação da UE, Cascais: Principia. Fontaine, Pascal (1998) A de 1945 aos Nossos Dias, tradução de José Gabriel Brasil, Lisboa: Gradiva. Goucha Soares, António (1996), Repartição de competências e Preempção no Direito Comunitário, Lisboa: Cosmos. Habermas, Jurgën (2012), Um ensaio sobre a constituição da Europa, Lisboa: edições 70. Henriques, Miguel Gorjão (2008), Direito Comunitário, 4ª edição, Coimbra: Almedina. Lucas Pires, Francisco (1997), Introdução ao Direito Constitucional Europeu, Coimbra: Almedina. Lucas Pires, Francisco (1998), Amesterdão: Do Mercado à Sociedade Europeia?, Lisboa: Principia. Lucas Pires, Francisco (2008), A revolução europeia, antologia de textos, Lisboa: Gabinete do Parlamento Europeu em Portugal. Mesquita, Maria José Rangel (2013), Introdução ao contencioso da União Europeia, Coimbra: Almedina. Moravcsik, Andrew (1998), The Choice for Europe: Social Purpose & State Power From Messina To Maastricht, Londres: University College London Press.

6 Pinheiro, Paula Moura, ed. (2006), Portugal no Futuro da Europa, Lisboa: Gabinete em Portugal do PE. Pitta e Cunha, Paulo, dir. (2009), A ratificação do Tratado de Lisboa, Revista de Estudos Europeus, AREP Instituto Europeu da Faculdade de Direito de Lisboa, ano III nº 5, Lisboa: Almedina. Poiares Maduro, Miguel, A Constituição plural: constitucionalismo e constituição europeia (2006), Princípia, Cascais, Quadros, Fausto de (1995), O Princípio da Subsidiariedade no Direito Comunitário após o Tratado da União Europeia, in vvaa., Em Torno da Revisão do Tratado da União Europeia, Coimbra: Almedina. Quadros, Fausto de (2013), Direito da União Europeia, 3ª edição, Coimbra: Almedina. Quermonne, J.-L. (1994) Le système politique de l Union européenne, 2ª edição, Paris: Montchrestien. Ramalho, Maria do Rosário (2009), Direito Social da União Europeia, Coimbra: Almedina. Sande, Paulo (2000), O sistema político da União Europeia, Lisboa: Principia. Sande, Paulo (2013), Manual da União Europeia, Lisboa. Silva, António Martins (2013), Sistema político da União Europeia: arquitectura, fundamento e teorização, Coimbra: Almedina. Schmitter, Philippe (1992), A Comunidade Europeia: uma nova forma de dominação política, in Análise Social, nº , pp Silva, Aníbal Cavaco (1997), Portugal e a Moeda Única, Lisboa: Editorial Verbo. Sousa, Marcelo Rebelo de (1995), A Cidadania Europeia Nível de Concretização dos Direitos, Possibilidade de Alargamento e Suas Implicações,

7 in vvaa., Em Torno da Revisão do Tratado da UE, Coimbra: Almedina. Tomaso-Padoa Schioppa group (2012), Completing the euro: a road map towards fiscal union in Europe, Paris: Notre Europe. Ucha, Isabel e Sande, Paulo (1999), Como Viver com o Euro, 4ª edição, Lisboa: Principia. Weiler, Joseph (1999), The Constitution of Europe, Cambridge: Cambridge University Press. Weiler, Joseph (Junho 1991), The transformation of Europe, 100 The Yale Law Journal. Revistas e publicações institucionais Perspectivas para o futuro da integração europeia (2013), Fundação Konrad Adenauer. Europa Novas Fronteiras, Revista do Centro de Informação Jacques Delors. Em particular os seguintes números: Política Externa e de Segurança Comum (3), A Cidadania Europeia (4), O Alargamento (6), Portugal 25 anos de Integração Europeia (26/27). 25 anos de União Europeia (2010), Gabinete do Parlamento Europeu em Portugal. Fichas Técnicas sobre o Parlamento Europeu e as actividades da UE (2009), Parlamento Europeu. Acesso em: 60 Anos de Europa: grandes textos da construção europeia (2008), Gabinete do Parlamento Europeu em Portugal. O orçamento da UE: para que serve o seu dinheiro (2002), Comissão Europeia.

8 Opções para um futuro mais verde: a UE e o ambiente (2002), Comissão Europeia. Viver num espaço de liberdade, segurança e justiça (2001), Comissão Europeia. A União Europeia torna-se maior (2001), folheto, Comissão Europeia. Fontaine, Pascal (2000) Uma Ideia Nova para a Europa, Comissão Europeia. Tratados e Códigos Tratados Consolidados - Carta dos Direitos Fundamentais (2010), versão oficial consolidada - Edição do Serviço das Publicações da União Europeia, Bruxelas. (fundamental) Sítios e acessos Internet Existe um conjunto considerável de sítios Internet que permitem acesso a documentos e textos sobre a União Europeia. Por vezes, contêm explicações, textos didácticos e resumos sobre temas da construção europeia. Chama-se a atenção para que, por vezes, esses textos como os incluídos em brochuras e publicações das instituições europeias - têm cariz propagandístico, podendo igualmente carecem de rigor académico e científico. Não obstante, recomenda-se a respectiva consulta, nomeadamente dos seguintes: www. eurohspot.eu

9 METODOLOGIA DE AVALIAÇÃO CONTÍNUA A nota final será determinada em função dos seguintes parâmetros: Avaliação contínua Aferição permanente da aquisição de conhecimentos e capacidade de problematização, de forma adequada, através da participação nas aulas. Peso na avaliação: 30%. Trabalho em grupo (simulações) Serão criados grupos de trabalho, para a participação numa simulação de debate sobre temas no âmbito comunitário. A participação e inserção individual e nos trabalhos de grupo será apreciada tendo em vista a atribuição a cada aluno de uma classificação. Peso na avaliação: 20%. Teste escrito (1). Com a duração de 1,5 horas, a realizar no final do curso. Possibilidade de correcção individual para quem o pretenda, em aula específica ou individual (conforme os casos e o número de alunos) com incidência máxima de dois valores sobre o resultado específico, para cima ou para baixo. Peso na avaliação: 50%.

UNIVERSIDADE CATÓLICA PORTUGUESA INSTITUTO DE ESTUDOS POLÍTICOS Curso de Licenciatura em Ciência Política

UNIVERSIDADE CATÓLICA PORTUGUESA INSTITUTO DE ESTUDOS POLÍTICOS Curso de Licenciatura em Ciência Política Programa I Introdução O que é a União Europeia. O factor democrático. Ideais, valores e princípios; a dimensão direitos fundamentais. Objectivos da União Europeia. A União Europeia no contexto global (economia,

Leia mais

UNIVERSIDADE CATÓLICA PORTUGUESA INSTITUTO DE ESTUDOS POLÍTICOS Curso de Licenciatura em Ciência Política

UNIVERSIDADE CATÓLICA PORTUGUESA INSTITUTO DE ESTUDOS POLÍTICOS Curso de Licenciatura em Ciência Política Programa I Introdução Razão de ser: a União Europeia (EU) e o sistema político internacional. A problemática da soberania dos Estados. O que é a União Europeia. O factor democrático. Ideais, Valores, Princípios

Leia mais

UNIVERSIDADE CATÓLICA PORTUGUESA INSTITUTO DE ESTUDOS POLÍTICOS Curso de Licenciatura em Ciência Política

UNIVERSIDADE CATÓLICA PORTUGUESA INSTITUTO DE ESTUDOS POLÍTICOS Curso de Licenciatura em Ciência Política Programa I Introdução Razão de ser: a União Europeia (UE), o sistema político internacional e a geoestratégia da UE. O alargamento. O que é a UE. O factor democrático. Ideais, Valores, Princípios e Objectivos

Leia mais

UNIVERSIDADE CATÓLICA PORTUGUESA INSTITUTO DE ESTUDOS POLÍTICOS Curso de Licenciatura em Ciência Política. Programa

UNIVERSIDADE CATÓLICA PORTUGUESA INSTITUTO DE ESTUDOS POLÍTICOS Curso de Licenciatura em Ciência Política. Programa Programa PRIMEIRA PARTE A UNIÃO EUROPEIA NUM MUNDO GLOBALIZADO 1,5H Introdução à União Europeia Natureza e visão: uma organização internacional no contexto do sistema político internacional. As teorias

Leia mais

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA. Programa da Unidade Curricular DIREITO DA UNIÃO EUROPEIA Ano Lectivo 2016/2017

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA. Programa da Unidade Curricular DIREITO DA UNIÃO EUROPEIA Ano Lectivo 2016/2017 Programa da Unidade Curricular DIREITO DA UNIÃO EUROPEIA Ano Lectivo 2016/2017 1. Unidade Orgânica Direito (1º Ciclo) 2. Curso Direito 3. Ciclo de Estudos 1º 4. Unidade Curricular DIREITO DA UNIÃO EUROPEIA

Leia mais

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA. Programa da Unidade Curricular DIREITO DA UNIÃO EUROPEIA Ano Lectivo 2017/2018

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA. Programa da Unidade Curricular DIREITO DA UNIÃO EUROPEIA Ano Lectivo 2017/2018 Programa da Unidade Curricular DIREITO DA UNIÃO EUROPEIA Ano Lectivo 2017/2018 1. Unidade Orgânica Direito (1º Ciclo) 2. Curso Direito 3. Ciclo de Estudos 1º 4. Unidade Curricular DIREITO DA UNIÃO EUROPEIA

Leia mais

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA. Programa da Unidade Curricular DIREITO DA UNIÃO EUROPEIA Ano Lectivo 2018/2019

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA. Programa da Unidade Curricular DIREITO DA UNIÃO EUROPEIA Ano Lectivo 2018/2019 Programa da Unidade Curricular DIREITO DA UNIÃO EUROPEIA Ano Lectivo 2018/2019 1. Unidade Orgânica Faculdade de Direito (1º Ciclo) 2. Curso Direito 3. Ciclo de Estudos 1º 4. Unidade Curricular DIREITO

Leia mais

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA. Programa da Unidade Curricular DIREITO DA UNIÃO EUROPEIA Ano Lectivo 2011/2012

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA. Programa da Unidade Curricular DIREITO DA UNIÃO EUROPEIA Ano Lectivo 2011/2012 Programa da Unidade Curricular DIREITO DA UNIÃO EUROPEIA Ano Lectivo 2011/2012 1. Unidade Orgânica Direito (1º Ciclo) 2. Curso Direito 3. Ciclo de Estudos 1º 4. Unidade Curricular DIREITO DA UNIÃO EUROPEIA

Leia mais

PROGRAMA DE DIREITO DA INTEGRAÇÃO ECONÓMICA

PROGRAMA DE DIREITO DA INTEGRAÇÃO ECONÓMICA Licenciatura de Direito em Língua Portuguesa PROGRAMA DE DIREITO DA INTEGRAÇÃO ECONÓMICA 4º ANO ANO LECTIVO 2011/2012 1 ELEMENTOS DE ESTUDO Bibliografia Básica: João Mota de Campos e João Luíz Mota de

Leia mais

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA. Programa da Unidade Curricular DIREITO DA UNIÃO EUROPEIA Ano Lectivo 2013/2014

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA. Programa da Unidade Curricular DIREITO DA UNIÃO EUROPEIA Ano Lectivo 2013/2014 Programa da Unidade Curricular DIREITO DA UNIÃO EUROPEIA Ano Lectivo 2013/2014 1. Unidade Orgânica Ciências Humanas e Sociais (1º Ciclo) 2. Curso Relações Internacionais 3. Ciclo de Estudos 1º 4. Unidade

Leia mais

Licenciatura

Licenciatura Licenciatura 2014-2015 DISCIPLINA DIREITO DA UNIÃO EUROPEIA (TURMA A) PROFESSORA REGENTE ANA MARIA GUERRA MARTINS Sumário A refundação da União Europeia, operada pelo Tratado de Lisboa, obrigou a reequacionar

Leia mais

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA. Programa da Unidade Curricular DIREITO DA UNIÃO EUROPEIA Ano Lectivo 2017/2018

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA. Programa da Unidade Curricular DIREITO DA UNIÃO EUROPEIA Ano Lectivo 2017/2018 Programa da Unidade Curricular DIREITO DA UNIÃO EUROPEIA Ano Lectivo 2017/2018 1. Unidade Orgânica Ciências Humanas e Sociais (1º Ciclo) 2. Curso Relações Internacionais 3. Ciclo de Estudos 1º 4. Unidade

Leia mais

Licenciatura

Licenciatura 1 Licenciatura 2016-2017 DISCIPLINA DIREITO DA UNIÃO EUROPEIA (TURMA DA NOITE) PROFESSORA REGENTE ANA MARIA GUERRA MARTINS Sumário A refundação da União Europeia, operada pelo Tratado de Lisboa, as crises

Leia mais

DIREITO DA UNIÃO EUROPEIA 2015/2016 TURMA: PROFESSOR DOUTOR EDUARDO PAZ FERREIRA PROGRAMA. I. Introdução

DIREITO DA UNIÃO EUROPEIA 2015/2016 TURMA: PROFESSOR DOUTOR EDUARDO PAZ FERREIRA PROGRAMA. I. Introdução DIREITO DA UNIÃO EUROPEIA 2015/2016 TURMA: PROFESSOR DOUTOR EDUARDO PAZ FERREIRA PROGRAMA I. Introdução 1. Apresentação da cadeira 1.1. Porquê estudar Direito da União Europeia 1.2. Programa da cadeira

Leia mais

nota prévia 21 nota à 2ª edição 23 abreviaturas utilizadas 25 bibliografia geral 31

nota prévia 21 nota à 2ª edição 23 abreviaturas utilizadas 25 bibliografia geral 31 nota prévia 21 nota à 2ª edição 23 abreviaturas utilizadas 25 bibliografia geral 31 INTRODUÇÃO 37 1. Premissa de que se parte: o constitucionalismo multinível 37 1.1. O constitucionalismo nacional 41 1.2.

Leia mais

São conhecimentos e competências a adquirir no âmbito desta unidade curricular:

São conhecimentos e competências a adquirir no âmbito desta unidade curricular: DIREITO E CONTENCIOSO DA UNIÃO EUROPEIA [11113] GERAL Ano Letivo: 201718 Grupo Disciplinar: Ciências Jurídico-Fundamentais ECTS: 5,5 Regime: D, EL Semestre: S2 OBJETIVOS O objectivo geral desta unidade

Leia mais

União Económica e Monetária

União Económica e Monetária União Económica e Monetária Ano letivo 2016/2017 - Turma Dia 4.º Ano Regente: Doutora Nazaré da Costa Cabral Colaborador: Mestre Paulo Marques I Revisitando o Sistema Monetário Internacional (SMI): noções

Leia mais

Acesso à carreira diplomática

Acesso à carreira diplomática Acesso à carreira diplomática Programa Relações Internacionais, História e História Diplomática 29 de Maio (1) A diplomacia e a Europa Fausto de Quadros (2) Sinopse histórica da diplomacia portuguesa (I)

Leia mais

CURSO DE PREPARAÇÃO PARA O CONCURSO DE INGRESSO NA CARREIRA DIPLOMÁTICA. Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa

CURSO DE PREPARAÇÃO PARA O CONCURSO DE INGRESSO NA CARREIRA DIPLOMÁTICA. Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa CURSO DE PREPARAÇÃO PARA O CONCURSO DE INGRESSO NA CARREIRA DIPLOMÁTICA Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa 2017 Organizado de acordo com os temas do regulamento do concurso Coordenação: ICJP

Leia mais

ÍNDICE GERAL. apresentação da 8ª edição 7 apresentação da 7ª edição 9 apresentação da 6ª edição 11 apresentação da 1ª edição 13

ÍNDICE GERAL. apresentação da 8ª edição 7 apresentação da 7ª edição 9 apresentação da 6ª edição 11 apresentação da 1ª edição 13 ÍNDICE GERAL apresentação da 8ª edição 7 apresentação da 7ª edição 9 apresentação da 6ª edição 11 apresentação da 1ª edição 13 PARTE I 15 1. Introdução 17 2. A pré-história da integração europeia (as ideias

Leia mais

PROGRAMA DIREITO DA ECONOMIA 3.º Ano

PROGRAMA DIREITO DA ECONOMIA 3.º Ano Ficha de unidade curricular Curso de Direito Unidade curricular Direito da Economia Docente responsável e respetiva carga letiva na unidade curricular (preencher o nome completo) Nuno Cunha Rodrigues Outros

Leia mais

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA. Programa da Unidade Curricular ECONOMIA PORTUGUESA E EUROPEIA Ano Lectivo 2018/2019

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA. Programa da Unidade Curricular ECONOMIA PORTUGUESA E EUROPEIA Ano Lectivo 2018/2019 Programa da Unidade Curricular ECONOMIA PORTUGUESA E EUROPEIA Ano Lectivo 2018/2019 1. Unidade Orgânica Faculdade de Ciências da Economia e da Empresa (1º Ciclo) 2. Curso Economia 3. Ciclo de Estudos 1º

Leia mais

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA. Programa da Unidade Curricular OPÇÃO II - DIREITO INTERNACIONAL ECONÓMICO Ano Lectivo 2011/2012

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA. Programa da Unidade Curricular OPÇÃO II - DIREITO INTERNACIONAL ECONÓMICO Ano Lectivo 2011/2012 Programa da Unidade Curricular OPÇÃO II - DIREITO INTERNACIONAL ECONÓMICO Ano Lectivo 2011/2012 1. Unidade Orgânica Direito (1º Ciclo) 2. Curso Direito 3. Ciclo de Estudos 1º 4. Unidade Curricular OPÇÃO

Leia mais

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA. Programa da Unidade Curricular OPÇÃO II - DIREITO INTERNACIONAL ECONÓMICO Ano Lectivo 2017/2018

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA. Programa da Unidade Curricular OPÇÃO II - DIREITO INTERNACIONAL ECONÓMICO Ano Lectivo 2017/2018 Programa da Unidade Curricular OPÇÃO II - DIREITO INTERNACIONAL ECONÓMICO Ano Lectivo 2017/2018 1. Unidade Orgânica Direito (1º Ciclo) 2. Curso Direito 3. Ciclo de Estudos 1º 4. Unidade Curricular OPÇÃO

Leia mais

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA. Programa da Unidade Curricular OPÇÃO III - DIREITO INTERNACIONAL ECONÓMICO Ano Lectivo 2018/2019

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA. Programa da Unidade Curricular OPÇÃO III - DIREITO INTERNACIONAL ECONÓMICO Ano Lectivo 2018/2019 Programa da Unidade Curricular OPÇÃO III - DIREITO INTERNACIONAL ECONÓMICO Ano Lectivo 2018/2019 1. Unidade Orgânica Faculdade de Direito (1º Ciclo) 2. Curso Relações Internacionais 3. Ciclo de Estudos

Leia mais

TRATADO DE AMESTERDÃO

TRATADO DE AMESTERDÃO O Tratado de Amesterdão tem 4 grandes objectivos: fazer do EMPREGO e dos DIREITOS DOS CIDADÃOS o ponto fulcral da União Europeia suprimir os últimos entraves à LIVRE CIRCULAÇÃO e reforçar a SEGURANÇA permitir

Leia mais

ÍNDICE. Do Tratado de Roma ao Tratado de Lisboa, passando por Maastricht, Amesterdão e Nice 35

ÍNDICE. Do Tratado de Roma ao Tratado de Lisboa, passando por Maastricht, Amesterdão e Nice 35 ÍNDICE PREFÁCIO 11 I Razões deste Livro 15 II A formação da Europa atual Os valores, a geopolítica e a convergência de interesses 23 Da Europa dos mercadores à União Política, passando pela Comunidade

Leia mais

União Económica e Monetária

União Económica e Monetária União Económica e Monetária Ano letivo 2017/2018 - Turma Dia 4.º Ano Regente: Professora Nazaré da Costa Cabral Assistente: Mestre Paulo Marques I Revisitando o Sistema Monetário Internacional (SMI): noções

Leia mais

Cidadania Europeia. Trabalho realizado por: Joana Ferreira 11ºH Área de Integração

Cidadania Europeia. Trabalho realizado por: Joana Ferreira 11ºH Área de Integração Cidadania Europeia Trabalho realizado por: Joana Ferreira 11ºH Área de Integração UNIÃO EUROPEIA Momentos Importantes da construção Europeia 1950 - A 9 de Maio deu-se a declaração de Robert Schuman; 1951

Leia mais

Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa. Ano lectivo de ºano, Turma A DIREITO DA UNIÃO EUROPEIA I. Exame escrito. 4 de Junho de 2009

Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa. Ano lectivo de ºano, Turma A DIREITO DA UNIÃO EUROPEIA I. Exame escrito. 4 de Junho de 2009 Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa Ano lectivo de 2008-2009 2ºano, Turma A DIREITO DA UNIÃO EUROPEIA I Exame escrito 4 de Junho de 2009 Regente: Prof. Doutor Fausto de Quadros Responda às duas

Leia mais

ESTUDOS DE HOMENAGEM AO PROF. DOUTOR JORGE MIRANDA

ESTUDOS DE HOMENAGEM AO PROF. DOUTOR JORGE MIRANDA ESTUDOS DE HOMENAGEM AO PROF. DOUTOR JORGE MIRANDA VOLUME V DIREITO INTERNACIONAL E DIREITO DA UNIÃO EUROPEIA DIREITO INTERNACIONAL PRIVADO E DIREITO MARÍTIMO DIREITO FINANCEIRO E DIREITO FISCAL EDIÇÃO

Leia mais

Direito da Integração Económica Programa do Curso

Direito da Integração Económica Programa do Curso Direito da Integração Económica Programa do Curso Introdução 1. As ideias de Europa na origem do movimento de integração europeia 2. Da Segunda Guerra Mundial à Declaração Schuman 3. As Três Comunidades

Leia mais

FACULDADE DE DIREITO DA UNIVERSIDADE DE LISBOA DIREITO DA UNIÃO EUROPEIA

FACULDADE DE DIREITO DA UNIVERSIDADE DE LISBOA DIREITO DA UNIÃO EUROPEIA FACULDADE DE DIREITO DA UNIVERSIDADE DE LISBOA DIREITO DA UNIÃO EUROPEIA Regente: Prof. Doutora Maria Luísa Duarte Colaboradores: Prof. Doutor Lourenço Vilhena de Freitas; Prof. Doutora Ana Gouveia Martins;

Leia mais

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA. Programa da Unidade Curricular INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO DIREITO Ano Lectivo 2016/2017

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA. Programa da Unidade Curricular INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO DIREITO Ano Lectivo 2016/2017 Programa da Unidade Curricular INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO DIREITO Ano Lectivo 2016/2017 1. Unidade Orgânica Ciências da Economia e da Empresa (1º Ciclo) 2. Curso Gestão de Empresa 3. Ciclo de Estudos 1º 4.

Leia mais

DOUTORAMENTO EM DIREITO E SEGURANÇA. DS104 DIREITO EUROPEU (5 ECTS; 15 horas) FICHA DE UNIDADE CURRICULAR

DOUTORAMENTO EM DIREITO E SEGURANÇA. DS104 DIREITO EUROPEU (5 ECTS; 15 horas) FICHA DE UNIDADE CURRICULAR DOUTORAMENTO EM DIREITO E SEGURANÇA DS104 DIREITO EUROPEU (5 ECTS; 15 horas) FICHA DE UNIDADE CURRICULAR 1 INFORMAÇÕES GERAIS Coordenador: Professor Doutor Jorge Bacelar Gouveia Regente: Professora Doutora

Leia mais

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA. Programa da Unidade Curricular POLÍTICA DE SEGURANÇA E DEFESA Ano Lectivo 2016/2017

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA. Programa da Unidade Curricular POLÍTICA DE SEGURANÇA E DEFESA Ano Lectivo 2016/2017 Programa da Unidade Curricular POLÍTICA DE SEGURANÇA E DEFESA Ano Lectivo 2016/2017 1. Unidade Orgânica Ciências Humanas e Sociais (1º Ciclo) 2. Curso Relações Internacionais 3. Ciclo de Estudos 1º 4.

Leia mais

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA. Programa da Unidade Curricular DIREITOS FUNDAMENTAIS Ano Lectivo 2014/2015

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA. Programa da Unidade Curricular DIREITOS FUNDAMENTAIS Ano Lectivo 2014/2015 Programa da Unidade Curricular DIREITOS FUNDAMENTAIS Ano Lectivo 2014/2015 1. Unidade Orgânica Direito (1º Ciclo) 2. Curso Direito 3. Ciclo de Estudos 1º 4. Unidade Curricular DIREITOS FUNDAMENTAIS (02314)

Leia mais

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA. Programa da Unidade Curricular POLÍTICA SOCIAL E SEGURANÇA SOCIAL NA CONTEMPORANEIDADE Ano Lectivo 2017/2018

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA. Programa da Unidade Curricular POLÍTICA SOCIAL E SEGURANÇA SOCIAL NA CONTEMPORANEIDADE Ano Lectivo 2017/2018 Programa da Unidade Curricular POLÍTICA SOCIAL E SEGURANÇA SOCIAL NA CONTEMPORANEIDADE Ano Lectivo 2017/2018 1. Unidade Orgânica Serviço Social (1º Ciclo) 2. Curso Serviço Social 3. Ciclo de Estudos 1º

Leia mais

FACULDADE DE DIREITO DA UNIVERSIDADE DE LISBOA. DIREITO INTERNACIONAL PÚBLICO Curso de Licenciatura 2018/2019 (1.º Semestre)

FACULDADE DE DIREITO DA UNIVERSIDADE DE LISBOA. DIREITO INTERNACIONAL PÚBLICO Curso de Licenciatura 2018/2019 (1.º Semestre) FACULDADE DE DIREITO DA UNIVERSIDADE DE LISBOA DIREITO INTERNACIONAL PÚBLICO Curso de Licenciatura 2018/2019 (1.º Semestre) Regente: Prof. Doutora Maria Luísa Duarte Colaboradores: Mestre Pedro Lomba;

Leia mais

Cidadania e a Dimensão Europeia na Educação

Cidadania e a Dimensão Europeia na Educação Cidadania e a Dimensão Europeia na Educação Janeiro de 2010 Apresentação Centro de Informação Europeia Jacques Delors Centro de Informação Europeia Jacques Delors (CIEJD) O que é? É um organismo da Administração

Leia mais

FACULDADE DE DIREITO DA UNIVERSIDADE DE LISBOA DIREITO DA UNIÃO EUROPEIA

FACULDADE DE DIREITO DA UNIVERSIDADE DE LISBOA DIREITO DA UNIÃO EUROPEIA FACULDADE DE DIREITO DA UNIVERSIDADE DE LISBOA DIREITO DA UNIÃO EUROPEIA Regente: Prof. Doutora Maria Luísa Duarte Colaboradores: Mestre Pedro Lomba / Mestre Sara Matos 2º Ano Turma B Ano lectivo: 2017/2018

Leia mais

Preparação da União Europeia para os importantes alargamentos de 1 de Maio de 2004 e 1 de Janeiro de 2007 a Leste e a Sul

Preparação da União Europeia para os importantes alargamentos de 1 de Maio de 2004 e 1 de Janeiro de 2007 a Leste e a Sul 2001 Preparação da União Europeia para os importantes alargamentos de 1 de Maio de 2004 e 1 de Janeiro de 2007 a Leste e a Sul O Tratado foi assinado em 26 de Fevereiro de 2001 e entrou em vigor em 1 de

Leia mais

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA. Programa da Unidade Curricular INTRODUÇÃO AO DIREITO Ano Lectivo 2016/2017

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA. Programa da Unidade Curricular INTRODUÇÃO AO DIREITO Ano Lectivo 2016/2017 Programa da Unidade Curricular INTRODUÇÃO AO DIREITO Ano Lectivo 2016/2017 1. Unidade Orgânica Ciências da Economia e da Empresa (1º Ciclo) 2. Curso Gestão de Recursos Humanos 3. Ciclo de Estudos 1º 4.

Leia mais

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA. Programa da Unidade Curricular ECONOMIA PORTUGUESA E EUROPEIA Ano Lectivo 2015/2016

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA. Programa da Unidade Curricular ECONOMIA PORTUGUESA E EUROPEIA Ano Lectivo 2015/2016 Programa da Unidade Curricular ECONOMIA PORTUGUESA E EUROPEIA Ano Lectivo 2015/2016 1. Unidade Orgânica Ciências da Economia e da Empresa (1º Ciclo) 2. Curso Gestão de Empresa 3. Ciclo de Estudos 1º 4.

Leia mais

Alexandre Miguel Mestre Alexandre Miguel Cavaco Picanço Mestre

Alexandre Miguel Mestre Alexandre Miguel Cavaco Picanço Mestre M O D E L O E U R O P E U D E C U R R I C U L U M V I T A E INFORMAÇÃO PESSOAL Nome profissional Nome completo Correio electrónico Alexandre Miguel Mestre Alexandre Miguel Cavaco Picanço Mestre Telefone

Leia mais

FACULDADE DE DIREITO DA UNIVERSIDADE DE LISBOA DIREITO DA UNIÃO EUROPEIA

FACULDADE DE DIREITO DA UNIVERSIDADE DE LISBOA DIREITO DA UNIÃO EUROPEIA FACULDADE DE DIREITO DA UNIVERSIDADE DE LISBOA DIREITO DA UNIÃO EUROPEIA Regente: Prof. Doutora Maria Luísa Duarte Colaboradores: Mestre Cecília; Anacoreta Correia; Dra. Joana Loureiro; Dr. Francisco Abreu

Leia mais

MESTRADO EM DIREITO E ECONOMIA DO MAR

MESTRADO EM DIREITO E ECONOMIA DO MAR MESTRADO EM DIREITO E ECONOMIA DO MAR Economia do Mar e os Recursos Naturais Marinhos FICHA DA UNIDADE CURRICULAR 1 INFORMAÇÕES GERAIS Coordenador: Professor Doutor Armando Marques Guedes Regente: Professor

Leia mais

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA. Programa da Unidade Curricular DIREITOS FUNDAMENTAIS Ano Lectivo 2011/2012

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA. Programa da Unidade Curricular DIREITOS FUNDAMENTAIS Ano Lectivo 2011/2012 Programa da Unidade Curricular DIREITOS FUNDAMENTAIS Ano Lectivo 2011/2012 1. Unidade Orgânica Direito (1º Ciclo) 2. Curso Solicitadoria 3. Ciclo de Estudos 1º 4. Unidade Curricular DIREITOS FUNDAMENTAIS

Leia mais

E 4 BALCÃO G CABINE 9 K ENTRADA 2

E 4 BALCÃO G CABINE 9 K ENTRADA 2 6 5 C D 7 B E 4 F 8 A BALCÃO G CABINE H 9 K I 3 J ENTRADA 2 1 1 x 2 *O CIEJD ENQUANTO ORGANISMO INTERMEDIÁRIO NO QUADRO DA 2 *O CIEJD ENQUANTO ORGANISMO INTERMEDIÁRIO NO QUADRO DA www.eurobuzzy.com 3 4

Leia mais

Política de Coesão da União Europeia: Processos de negociação e programação

Política de Coesão da União Europeia: Processos de negociação e programação Política de Coesão da União Europeia: Processos de negociação e programação Duarte Rodrigues Vice presidente da Agência para o Desenvolvimento e Coesão ISCTE, 21 de abril de 2017 Tópicos: 1. A evolução

Leia mais

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA. Programa da Unidade Curricular CONTENCIOSO DO PODER PÚBLICO Ano Lectivo 2017/2018

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA. Programa da Unidade Curricular CONTENCIOSO DO PODER PÚBLICO Ano Lectivo 2017/2018 Programa da Unidade Curricular CONTENCIOSO DO PODER PÚBLICO Ano Lectivo 2017/2018 1. Unidade Orgânica Direito (1º Ciclo) 2. Curso Direito 3. Ciclo de Estudos 1º 4. Unidade Curricular CONTENCIOSO DO PODER

Leia mais

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA. Programa da Unidade Curricular INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO DIREITO Ano Lectivo 2014/2015

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA. Programa da Unidade Curricular INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO DIREITO Ano Lectivo 2014/2015 Programa da Unidade Curricular INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO DIREITO Ano Lectivo 2014/2015 1. Unidade Orgânica Ciências da Economia e da Empresa (1º Ciclo) 2. Curso Gestão de Empresa 3. Ciclo de Estudos 1º 4.

Leia mais

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA. Programa da Unidade Curricular COOPERAÇÃO EUROPEIA EM MATÉRIA JUDICIÁRIA E POLICIAL Ano Lectivo 2016/2017

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA. Programa da Unidade Curricular COOPERAÇÃO EUROPEIA EM MATÉRIA JUDICIÁRIA E POLICIAL Ano Lectivo 2016/2017 Programa da Unidade Curricular COOPERAÇÃO EUROPEIA EM MATÉRIA JUDICIÁRIA E POLICIAL Ano Lectivo 2016/2017 1. Unidade Orgânica Ciências Humanas e Sociais (2º Ciclo) 2. Curso Mestrado em Segurança e Justiça

Leia mais

Introdução às Relações Internacionais. D. Freire e Almeida

Introdução às Relações Internacionais. D. Freire e Almeida Introdução às Relações Internacionais 2012 4 D. Freire e Almeida 1951, (Bélgica, Alemanha, França, Itália, Luxemburgo e Países Baixos-Holanda COMUNIDADE EUROPÉIA DO CARVÃO E DO AÇO. (PÓS-GUERRA...) Neste

Leia mais

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA. Programa da Unidade Curricular DIREITOS FUNDAMENTAIS Ano Lectivo 2010/2011

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA. Programa da Unidade Curricular DIREITOS FUNDAMENTAIS Ano Lectivo 2010/2011 Programa da Unidade Curricular DIREITOS FUNDAMENTAIS Ano Lectivo 2010/2011 1. Unidade Orgânica Direito (1º Ciclo) 2. Curso Direito 3. Ciclo de Estudos 1º 4. Unidade Curricular DIREITOS FUNDAMENTAIS (02314)

Leia mais

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA. Programa da Unidade Curricular ECONOMIA MUNDIAL E COMÉRCIO EXTERNO Ano Lectivo 2013/2014

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA. Programa da Unidade Curricular ECONOMIA MUNDIAL E COMÉRCIO EXTERNO Ano Lectivo 2013/2014 Programa da Unidade Curricular ECONOMIA MUNDIAL E COMÉRCIO EXTERNO Ano Lectivo 2013/2014 1. Unidade Orgânica Ciências Humanas e Sociais (1º Ciclo) 2. Curso Relações Internacionais 3. Ciclo de Estudos 1º

Leia mais

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA. Programa da Unidade Curricular ECONOMIA MUNDIAL E COMÉRCIO EXTERNO Ano Lectivo 2013/2014

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA. Programa da Unidade Curricular ECONOMIA MUNDIAL E COMÉRCIO EXTERNO Ano Lectivo 2013/2014 Programa da Unidade Curricular ECONOMIA MUNDIAL E COMÉRCIO EXTERNO Ano Lectivo 2013/2014 1. Unidade Orgânica Ciências Humanas e Sociais (1º Ciclo) 2. Curso Políticas de Segurança 3. Ciclo de Estudos 1º

Leia mais

A Europa à sua porta Como a UE influencia o dia-a-dia

A Europa à sua porta Como a UE influencia o dia-a-dia A Europa à sua porta Como a UE influencia o dia-a-dia SUMÁRIO Como funciona a União Europeia? Os principais órgãos da UE Comissão Europeia Parlamento Europeu Conselho de Ministros da União Europeia Conselho

Leia mais

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA. Programa da Unidade Curricular DIREITO CONSTITUCIONAL Ano Lectivo 2015/2016

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA. Programa da Unidade Curricular DIREITO CONSTITUCIONAL Ano Lectivo 2015/2016 Programa da Unidade Curricular DIREITO CONSTITUCIONAL Ano Lectivo 2015/2016 1. Unidade Orgânica Direito (1º Ciclo) 2. Curso Direito 3. Ciclo de Estudos 1º 4. Unidade Curricular DIREITO CONSTITUCIONAL (02308)

Leia mais

Curso de preparação para o ingresso na carreira diplomática

Curso de preparação para o ingresso na carreira diplomática Curso de preparação para o ingresso na carreira diplomática Programa Docentes Embaixador Fernando Neves Doutor José Luís da Cruz Vilaça Doutor Rui Tavares Prof. Doutor Pedro Barbas Homem Prof. Doutor Eduardo

Leia mais

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA. Programa da Unidade Curricular DIREITOS FUNDAMENTAIS Ano Lectivo 2016/2017

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA. Programa da Unidade Curricular DIREITOS FUNDAMENTAIS Ano Lectivo 2016/2017 Programa da Unidade Curricular DIREITOS FUNDAMENTAIS Ano Lectivo 2016/2017 1. Unidade Orgânica Direito (1º Ciclo) 2. Curso Direito 3. Ciclo de Estudos 1º 4. Unidade Curricular DIREITOS FUNDAMENTAIS (02314)

Leia mais

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA. Programa da Unidade Curricular DIREITO E SERVIÇO SOCIAL Ano Lectivo 2019/2020

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA. Programa da Unidade Curricular DIREITO E SERVIÇO SOCIAL Ano Lectivo 2019/2020 Programa da Unidade Curricular DIREITO E SERVIÇO SOCIAL Ano Lectivo 2019/2020 1. Unidade Orgânica Instituto Superior de Serviço Social (1º Ciclo) 2. Curso Serviço Social 3. Ciclo de Estudos 1º 4. Unidade

Leia mais

Comemorações em Portugal dos 50 anos da assinatura dos Tratados de Roma 25 de Março de 2007

Comemorações em Portugal dos 50 anos da assinatura dos Tratados de Roma 25 de Março de 2007 S. R. Comemorações em Portugal dos 50 anos da assinatura dos Tratados de Roma 25 de Março de 2007 Lisboa, 12 de Março de 2007 No âmbito das comemorações dos 50 anos da assinatura dos Tratados de Roma,

Leia mais

VERSÕES CONSOLIDADAS

VERSÕES CONSOLIDADAS 7.6.2016 Jornal Oficial da União Europeia C 202/1 VERSÕES CONSOLIDADAS DO TRATADO DA UNIÃO EUROPEIA E DO TRATADO SOBRE O FUNCIONAMENTO DA UNIÃO EUROPEIA (2016/C 202/01) 7.6.2016 Jornal Oficial da União

Leia mais

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA. Programa da Unidade Curricular DIREITOS FUNDAMENTAIS Ano Lectivo 2018/2019

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA. Programa da Unidade Curricular DIREITOS FUNDAMENTAIS Ano Lectivo 2018/2019 Programa da Unidade Curricular DIREITOS FUNDAMENTAIS Ano Lectivo 2018/2019 1. Unidade Orgânica Faculdade de Direito (1º Ciclo) 2. Curso Direito 3. Ciclo de Estudos 1º 4. Unidade Curricular DIREITOS FUNDAMENTAIS

Leia mais

INSTITUTO SUPERIOR DE CONTABILIDADE E ADMINISTRAÇÃO DE LISBOA

INSTITUTO SUPERIOR DE CONTABILIDADE E ADMINISTRAÇÃO DE LISBOA Página 1 de 9 INSTITUTO POLITÉCNICO DE LISBOA INSTITUTO SUPERIOR DE CONTABILIDADE E ADMINISTRAÇÃO DE LISBOA Licenciatura em CONTABILIDADE ANO LECTIVO 2016/2017 Unidade curricular: Introdução ao Direito

Leia mais

BASES JURÍDICAS PARA O PROCESSO LEGISLATIVO ORDINÁRIO. económico geral. das instituições

BASES JURÍDICAS PARA O PROCESSO LEGISLATIVO ORDINÁRIO. económico geral. das instituições ANEXO III BASES JURÍDICAS PARA O PROCESSO LEGISLATIVO ORDINÁRIO 1 Artigo 14.º Base jurídica Descrição Elementos processuais 1 Artigo 15.º, n. 3 Artigo 16.º, n. 2 Artigo 18.º Artigo 19.º, n. 2 Artigo 21.º,

Leia mais

FACULDADE DE DIREITO DA UNIVERSIDADE DE LISBOA DIREITO DA UNIÃO EUROPEIA

FACULDADE DE DIREITO DA UNIVERSIDADE DE LISBOA DIREITO DA UNIÃO EUROPEIA FACULDADE DE DIREITO DA UNIVERSIDADE DE LISBOA DIREITO DA UNIÃO EUROPEIA Regente: Prof. Doutora Maria Luísa Duarte Colaboradores: Prof. Doutor Pedro Lomba / Mestre Cecília Anacoreta Correia; Mestre Sara

Leia mais

Cidadania e a Dimensão Europeia na Educação Janeiro de 2010

Cidadania e a Dimensão Europeia na Educação Janeiro de 2010 Cidadania e a Dimensão Europeia na Educação Janeiro de 2010 Cidadania europeia: deveres Módulo VI 2 horas 1. Direito e Dever 2. Dever de Participação 3. Dever de Identidade 4. Dever de Defesa 5. Dever

Leia mais

Direito da Economia. Programa

Direito da Economia. Programa Docente: Profa. Maria Eduarda Gonçalves e-mail: mebg2009@gmail.com mebg@iscte.pt Faculdade de Direito da Universidade Nova de Lisboa Licenciatura em Direito 2010/2011 Direito da Economia Programa 15 de

Leia mais

A UNIÃO EUROPEIA E O DIÁLOGO INTERCULTURAL MNE DGAE

A UNIÃO EUROPEIA E O DIÁLOGO INTERCULTURAL MNE DGAE A UNIÃO EUROPEIA E O DIÁLOGO INTERCULTURAL O CAMINHO PARA A UNIÃO EUROPEIA O QUE SE COMEMORA NO ANO EUROPEU 2008 QUIZ O CAMINHO PARA A UNIÃO EUROPEIA No século XX, depois das Guerras Mundiais (a 2ª foi

Leia mais

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA. Programa da Unidade Curricular INTRODUÇÃO À ECONOMIA Ano Lectivo 2010/2011

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA. Programa da Unidade Curricular INTRODUÇÃO À ECONOMIA Ano Lectivo 2010/2011 Programa da Unidade Curricular INTRODUÇÃO À ECONOMIA Ano Lectivo 2010/2011 1. Unidade Orgânica Direito (1º Ciclo) 2. Curso Direito 3. Ciclo de Estudos 1º 4. Unidade Curricular INTRODUÇÃO À ECONOMIA (02304)

Leia mais

O que é a União Europeia (UE)?

O que é a União Europeia (UE)? O que é a União Europeia (UE)? 28 Estados-Membros Mais de 500 milhões de habitantes Atuais candidatos à adesão à UE: Albânia, antiga República Iugoslava da Macedônia, Montenegro, Sérvia e Turquia Tratados

Leia mais

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA. Programa da Unidade Curricular INTRODUÇÃO À ECONOMIA Ano Lectivo 2012/2013

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA. Programa da Unidade Curricular INTRODUÇÃO À ECONOMIA Ano Lectivo 2012/2013 Programa da Unidade Curricular INTRODUÇÃO À ECONOMIA Ano Lectivo 2012/2013 1. Unidade Orgânica Ciências Humanas e Sociais (1º Ciclo) 2. Curso Relações Internacionais 3. Ciclo de Estudos 1º 4. Unidade Curricular

Leia mais

Maio Dia da Europa Data de desenvolvimento: maio de 2009 Data de atualização: maio de 2017

Maio Dia da Europa Data de desenvolvimento: maio de 2009 Data de atualização: maio de 2017 Maio Dia da Europa Data de desenvolvimento: maio de 2009 Data de atualização: maio de 2017 Os Pais da Europa Konrad Adenauer (1876-1967) A visão política de Konrad Adenauer era a de uma Alemanha livre

Leia mais

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA. Programa da Unidade Curricular CONTENCIOSO DO PODER PÚBLICO Ano Lectivo 2013/2014

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA. Programa da Unidade Curricular CONTENCIOSO DO PODER PÚBLICO Ano Lectivo 2013/2014 Programa da Unidade Curricular CONTENCIOSO DO PODER PÚBLICO Ano Lectivo 2013/2014 1. Unidade Orgânica Direito (1º Ciclo) 2. Curso Direito 3. Ciclo de Estudos 1º 4. Unidade Curricular CONTENCIOSO DO PODER

Leia mais

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA. Programa da Unidade Curricular POLÍTICA ECONÓMICA Ano Lectivo 2018/2019

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA. Programa da Unidade Curricular POLÍTICA ECONÓMICA Ano Lectivo 2018/2019 Programa da Unidade Curricular POLÍTICA ECONÓMICA Ano Lectivo 2018/2019 1. Unidade Orgânica Faculdade de Ciências da Economia e da Empresa (1º Ciclo) 2. Curso Economia 3. Ciclo de Estudos 1º 4. Unidade

Leia mais

Ficha de unidade curricular. Ano académico 2018/2019

Ficha de unidade curricular. Ano académico 2018/2019 Ficha de unidade curricular Ano académico 2018/2019 Curso de Mestrado em Direito e Ciência Jurídica Especialidade de Ciências Jurídico-Internacionais Unidade curricular Direito Internacional Público I/II

Leia mais

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA. Programa da Unidade Curricular POLÍTICA SOCIAL E SEGURANÇA SOCIAL NA CONTEMPORANEIDADE Ano Lectivo 2016/2017

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA. Programa da Unidade Curricular POLÍTICA SOCIAL E SEGURANÇA SOCIAL NA CONTEMPORANEIDADE Ano Lectivo 2016/2017 Programa da Unidade Curricular POLÍTICA SOCIAL E SEGURANÇA SOCIAL NA CONTEMPORANEIDADE Ano Lectivo 2016/2017 1. Unidade Orgânica Serviço Social (1º Ciclo) 2. Curso Serviço Social 3. Ciclo de Estudos 1º

Leia mais

CURSO DE PREPARAÇÃO PARA O CONCURSO DE INGRESSO NA CARREIRA DIPLOMÁTICA. Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa

CURSO DE PREPARAÇÃO PARA O CONCURSO DE INGRESSO NA CARREIRA DIPLOMÁTICA. Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa CURSO DE PREPARAÇÃO PARA O CONCURSO DE INGRESSO NA CARREIRA DIPLOMÁTICA Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa 2017 Organizado de acordo com os temas do regulamento do concurso Coordenação Científica:

Leia mais

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA. Programa da Unidade Curricular HISTÓRIA DO DIREITO PORTUGUÊS Ano Lectivo 2013/2014

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA. Programa da Unidade Curricular HISTÓRIA DO DIREITO PORTUGUÊS Ano Lectivo 2013/2014 Programa da Unidade Curricular HISTÓRIA DO DIREITO PORTUGUÊS Ano Lectivo 2013/2014 1. Unidade Orgânica Direito (1º Ciclo) 2. Curso Direito 3. Ciclo de Estudos 1º 4. Unidade Curricular HISTÓRIA DO DIREITO

Leia mais

Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa (FDL) Ano lectivo PROGRAMA DIREITO DA ECONOMIA. 3.º Ano. Agosto 2014 REGENTE/COORDENADOR

Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa (FDL) Ano lectivo PROGRAMA DIREITO DA ECONOMIA. 3.º Ano. Agosto 2014 REGENTE/COORDENADOR Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa (FDL) Ano lectivo 2014-2015 PROGRAMA DIREITO DA ECONOMIA 3.º Ano Agosto 2014 REGENTE/COORDENADOR Professor Doutor Luís Silva Morais Membros da equipa Professor

Leia mais

Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa (FDL) Ano lectivo PROGRAMA DIREITO DA ECONOMIA 3.º Ano Turno diurno

Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa (FDL) Ano lectivo PROGRAMA DIREITO DA ECONOMIA 3.º Ano Turno diurno Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa (FDL) Ano lectivo 2015-2016 PROGRAMA DIREITO DA ECONOMIA 3.º Ano Turno diurno Setembro 2015 REGENTE/COORDENADOR Professor Doutor Luís Silva Morais Membros

Leia mais

Constituição Européia e Soberania Nacional

Constituição Européia e Soberania Nacional José Antonio Farah Lopes de Lima Funcionário do Estado de São Paulo. Bacharel em Ciências Militares pela Academia Militar das Agulhas Negras, bacharel em Engenharia Química pelo Instituto Militar de Engenharia,

Leia mais

A História da União Europeia entre o Alargamento e o Aprofundamento. Gabinete de Informação do Parlamento Europeu 29 de setembro de 2017

A História da União Europeia entre o Alargamento e o Aprofundamento. Gabinete de Informação do Parlamento Europeu 29 de setembro de 2017 A História da União Europeia entre o Alargamento e o Aprofundamento Gabinete de Informação do Parlamento Europeu 29 de setembro de 2017 https://www.europarltv.europa.eu/pt/programme/others/teaming-up-withthe-eu

Leia mais

Licenciatura PROGRAMA INTRODUÇÃO

Licenciatura PROGRAMA INTRODUÇÃO Licenciatura 2016-2017 DISCIPLINA JUSTIÇA CONSTITUCIONAL (4.º ANO - DIA) PROFESSORA REGENTE ANA MARIA GUERRA MARTINS PROGRAMA INTRODUÇÃO 1. Justiça constitucional e Constituição 2. Justiça constitucional

Leia mais

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA. Programa da Unidade Curricular DIREITO INTERNACIONAL PÚBLICO Ano Lectivo 2010/2011

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA. Programa da Unidade Curricular DIREITO INTERNACIONAL PÚBLICO Ano Lectivo 2010/2011 Programa da Unidade Curricular DIREITO INTERNACIONAL PÚBLICO Ano Lectivo 2010/2011 1. Unidade Orgânica Direito (1º Ciclo) 2. Curso Direito 3. Ciclo de Estudos 1º 4. Unidade Curricular DIREITO INTERNACIONAL

Leia mais

MESTRADO EM DIREITO. UNIÃO ECONÓMICA E MONETÁRIA e MERCADO INTERNO I 2014/ 2015 Paula Vaz Freire. Programa

MESTRADO EM DIREITO. UNIÃO ECONÓMICA E MONETÁRIA e MERCADO INTERNO I 2014/ 2015 Paula Vaz Freire. Programa MESTRADO EM DIREITO UNIÃO ECONÓMICA E MONETÁRIA e MERCADO INTERNO I 2014/ 2015 Paula Vaz Freire Programa PARTE I INTRODUÇÃO I - CONSTRUÇÃO DO MERCADO INTERNO 1. Etapas e métodos de integração económica

Leia mais

CURSO FORMAÇÃO DE GUARDAS

CURSO FORMAÇÃO DE GUARDAS CURSO FORMAÇÃO DE GUARDAS 1 1 CURSO DE FORMAÇÃO DE GUARDAS NOÇÕES GERAIS DE DIREITO Sessão n.º 6 NGD SESSÃO N.º 6 OBJETIVOS GERAIS Caraterizar o Direito Comunitário 3 3 NGD SESSÃO N.º 6 OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Leia mais

MESTRADO EM DIREITO E SEGURANÇA. MS 103 Direito Internacional da Segurança FICHA DE UNIDADE CURRICULAR

MESTRADO EM DIREITO E SEGURANÇA. MS 103 Direito Internacional da Segurança FICHA DE UNIDADE CURRICULAR MESTRADO EM DIREITO E SEGURANÇA MS 103 Direito Internacional da Segurança FICHA DE UNIDADE CURRICULAR 1 INFORMAÇÕES GERAIS Coordenador: Professor Doutor Jorge Bacelar Gouveia Regente: Professora Doutora

Leia mais

O processo de construção da União Europeia

O processo de construção da União Europeia O processo de construção da União Europeia OS DESAFIOS DA UNIÃO EUROPEIA NA ACTUALIDADE Os principais Tratados da UE Paris Roma Acto Único Europeu 18 de Abril de 1951 25 de Março de 1957 17 de Fevereiro

Leia mais

Maio. Dia da Europa. Maio de 2009

Maio. Dia da Europa. Maio de 2009 Maio Dia da Europa Maio de 2009 Os Pais da Europa Konrad Adenauer (1876-1967) A visão política de Konrad Adenauer era a de uma Alemanha livre e unificada, dentro de uma Europa livre e integrada. Primeiro

Leia mais

Imigração, migrantes e asilo no Espaço de Liberdade, Segurança e Justiça

Imigração, migrantes e asilo no Espaço de Liberdade, Segurança e Justiça Imigração, migrantes e asilo no Espaço de Liberdade, Segurança e Justiça Coordenadores: Prof. Doutor Fausto de Quadros e Mestre Alice Feiteira Duração: 26 de Janeiro de 2012 a 15 de Março de 2012, às quintas

Leia mais

Perspectivas Financeiras

Perspectivas Financeiras PROPOSTAS DA COMISSÃO EUROPEIA PARA 2007-13 Perspectivas Financeiras 3º Relatório da Coesão Abril 2004 Perspectivas Financeiras 2007-13 COMUNICAÇÃO DA COMISSÃO AO CONSELHO E AO PARLAMENTO EUROPEU COM(2004)

Leia mais

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA. Programa da Unidade Curricular DIREITO FISCAL Ano Lectivo 2012/2013

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA. Programa da Unidade Curricular DIREITO FISCAL Ano Lectivo 2012/2013 Programa da Unidade Curricular DIREITO FISCAL Ano Lectivo 2012/2013 1. Unidade Orgânica Direito (1º Ciclo) 2. Curso Solicitadoria 3. Ciclo de Estudos 1º 4. Unidade Curricular DIREITO FISCAL (28129) 5.

Leia mais

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA. Programa da Unidade Curricular ECONOMIA PORTUGUESA E EUROPEIA Ano Lectivo 2010/2011

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA. Programa da Unidade Curricular ECONOMIA PORTUGUESA E EUROPEIA Ano Lectivo 2010/2011 Programa da Unidade Curricular ECONOMIA PORTUGUESA E EUROPEIA Ano Lectivo 2010/2011 1. Unidade Orgânica Ciências da Economia e da Empresa (1º Ciclo) 2. Curso Turismo 3. Ciclo de Estudos 1º 4. Unidade Curricular

Leia mais