5º CONGRESSO NORTE-NORDESTE DE QUÍMICA 3º Encontro Norte-Nordeste de Ensino de Química 08 a 12 de abril de 2013, em Natal (Campus da UFRN)

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "5º CONGRESSO NORTE-NORDESTE DE QUÍMICA 3º Encontro Norte-Nordeste de Ensino de Química 08 a 12 de abril de 2013, em Natal (Campus da UFRN)"

Transcrição

1 5º CONGRESSO NORTE-NORDESTE DE QUÍMICA 3º Encontro Norte-Nordeste de Ensino de Química 08 a 12 de abril de 2013, em Natal (Campus da UFRN) USO DE EXTRATO DE FLORES E FOLHAS COMO INDICADORES NATURAIS SOUTO 1, I. D.; RAMOS 1, J. C. M. B.; SILVA 2, T. S.; SOUZA 3, J. J. N. 1 Alunos de Licenciatura em Química no IFPB Campus João Pessoa 2 Aluna da pós-graduação do Produtos Naturais e Sintéticos Bioativos na UFPB 3 Aluno da pós-graduação em Química na UFPB RESUMO Trabalhos experimentais com materiais de baixo custo estão a cada dia mostrando-se como poderosas ferramentas didáticas, contribuindo significativamente para o processo de ensino-aprendizagem de Química, aproximando professores e alunos e facilitando na assimilação de conceitos abstratos. Este trabalho traz uma proposta dentro desta túnica, com experimentos utilizando indicadores naturais de extrato de flores (vinca) e folhas de pata de vaca e pinhão-roxo para titulações ácido-base, mostrando seu potencial comparado à fenolftaleína, que é um indicador comercial, e destacando-se os extratos das folhas, uma vez que a literatura reporta vários trabalhos apenas com extratos de flores. Palavras chave: Indicadores naturais, pinhão-roxo, pata de vaca, vinca. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA Inúmeras espécies de plantas, flores e frutas possuem substâncias em sua seiva que mudam de cor conforme o ph do meio em que estão inseridas, sugerindo que tais espécies podem atuar como indicadores ácido-base (CUCHINSKI et al., 2010). Indicadores ácido-base naturais são substâncias orgânicas, fracamente ácidas ou fracamente básicas, encontradas em flores de plantas ou na casca das frutas, que mudam de cor em função do ph da solução. O uso de indicadores começou no século XVII com

2 Robert Boyle (1663; 1744) ao preparar um licor de violeta e observar que o extrato desta flor tornava-se vermelho em solução ácida e verde em solução básica. (BACCAN et al., 1979 apud PALÁCIO et al., 2012). Entretanto, essa prática só foi reconhecida cientificamente no século XIX, por Arrhenius (PRADO & CÔRTES, 2007). Em 1767, Lewis usou pela primeira vez o extrato de plantas em titulações de neutralização e nos dias atuais inúmeras plantas são citadas na literatura por apresentarem pigmentos que, quando submetidos a diferentes graus de acidez ou basicidade, alteram sua coloração, podendo ser utilizadas como indicadores ácido-base e consequentemente em titulações (PRADO & CÔRTES, 2007). A possibilidade de utilização de indicadores naturais na aprendizagem de química faz com que estes se revelem como um providencial recurso didático, uma vez que a interdisciplinaridade está contida neste caso desde os procedimentos de extração até a explicação da mudança de cor, envolvendo conceitos e procedimentos da química analítica, orgânica, de produtos naturais e físico-química, oferecendo através destes aspectos grande quantidade de detalhes e informações a alunos em diferentes estágios de aprendizado. Além disto, o baixo custo dos experimentos propicia sua utilização em qualquer escola (COUTO et al., 1997). Baseando-se na possibilidade de utilização de plantas como indicadores ácidobase, nesse trabalho foram estudadas as flores de duas espécies de Vinca (Catharanthus sp.) e as folhas da pata de vaca (Bauhinia forficata) e do pinhão-roxo (Jatropha gossypiifolia L.). A vinca (Catharanthus sp.) é uma planta bastante rústica e pouco exigente, com delicadas flores (Figura 1) e que vêm sendo bastante estudada. Muitas vezes nasce espontaneamente nos jardins, sem que seja preciso semeá-la. A vinca possui algumas variedades, com flores nas cores que variam do branco ao vermelho (PALACIO, 2012). Figura 1. Foto de espécies de Vinca (Catharanthus sp.).

3 A Jatropha gossypiifolia L. ou pinhão-roxo (Figura 2) é planta cosmopolita muito conhecida na América Latina, Caribe, Índia e na África Ocidental onde é usada como planta medicinal para várias doenças, como ornamental e como cercas-vivas, graças à fácil propagação de suas sementes. De um modo geral, é possível afirmar que os exemplares dessa planta possuem ácidos orgânicos, alcaloides, terpenoides, esteroides, flavonoides, lignanas e taninos (SERVIN et al., 2006). Figura 2. Foto do Pinhão-roxo (Jatropha gossypiifolia L.). A pata de vaca (Bauhinia forficata) (Figura 3) é uma árvore pequena que cresce 5-9 m de altura. Suas folhas têm 7-10 cm de comprimento e são em forma da pata de uma vaca. Ela produz grandes flores brancas e uma semente marrom, podendo ser encontrada nas florestas tropicais e partes do Peru e do Brasil, bem como em zonas tropicais da Ásia, Paraguai oriental e nordeste da Argentina. Espécies desse gênero apresentam flavonoides, alcaloides e glicosídeos (TAYLOR, 2005). Figura 3. Foto da pata de vaca (Bauhinia forficata).

4 Assim, neste trabalho buscou-se avaliar o uso destes extratos como indicadores naturais em titulações ácido-base e comparar com a fenolftaleína, buscando contribuir com o fortalecimento da experimentação no ensino de química de forma interdisciplinar. METODOLOGIA O extrato das flores foi obtido utilizando 5 flores das espécies de vinca imersas em cerca de 150 ml de álcool comercial durante 20 minutos, enquanto que o extrato das folhas (3 folhas do pinhão-roxo e 2 folhas da pata-de-vaca) foi obtido em água destilada a quente por 20 minutos. Para observação do fenômeno de mudança de cor em função da acidez ou basicidade do meio e análise da reversibilidade do equilíbrio os extratos brutos foram adicionados inicialmente às soluções de HCl 0,12 M e em seguida à soluções de NaOH 0,12 M. Em seguida, adicionou-se a solução de NaOH à solução ácida que continha o extrato e a solução de HCl à solução que continha o extrato, observando-se se a cor indicada pelo meio era reestabelecida. Para titulação do NaOH 0,12 M, foi adicionado aproximadamente 1 ml do extrato à 10 ml da base, titulando com HCl 0,12 M até o ponto de viragem. O mesmo procedimento foi realizado na titulação do HCl com NaOH. Esses resultados foram comparados com os dados obtidos para titulação utilizando a fenolftaleína como indicador padrão. RESULTADOS E DISCUSSÃO Após a adição dos extratos brutos às soluções ácidas, observou-se que as soluções com vinca rosa (VR) e com pinhão-roxo (PI) adquiriram coloração rosa, enquanto que as soluções com o extrato da vinca branca (VB) e da pata de vaca não apresentaram alteração perceptível na coloração. Posteriormente, adicionaram-se os extratos às soluções básicas e foi observado que todas as soluções adquiriram coloração amarela (Figuras 4 e 5).

5 B + PV PV A + PV PI B + PV A + PI Figura 4. Coloração do extrato puro da pata de vaca e do pinhão-roxo, em meio ácido e em meio básico. (B = base; PV = extrato da pata de vaca; A = ácido; PI = extrato do pinhão-roxo). VR A + VB B + VB B + VR A + VR Figura 5. Coloração do extrato puro das espécies de Vinca, em meio ácido e em meio básico. (VR = extrato da Vinca Rosa; VB = extrato da Vinca Branca; A = ácido; B = base). Em seguida, adicionando-se a solução de NaOH à solução ácida observou-se uma alteração de cor rosa para amarela nas soluções com vinca rosa e pinhão-roxo, de incolor para amarelo nos casos das soluções com os extratos da vinca branca e da pata de vaca. Este comportamento pode ser aproveitado para discussões sobre a reversibilidade e deslocamento do equilíbrio químico, bem como sobre propriedades de ácido-base de substâncias orgânicas, utilizadas como indicadores.

6 Os resultados obtidos nas titulações ácido-base estão mostrados na tabela 1 e as mudanças de coloração nas titulações estão mostradas na tabela 2. Entre as espécies estudadas, os extratos da vinca branca e da pata de vaca não apresentaram potencialidade para a titulação do ácido com a base (titulante), uma vez que estes extratos tem a mesma cor no meio ácido e neutro, entretanto todos os extratos testados podem ser utilizados para titulação da base com o ácido. Tabela 1. Volume das titulações com indicadores naturais e comercial. Indicador Titulação do Titulação do HCl NaOH com HCl com NaOH VB 10 ml - VR 9,7 ml 10 ml PV 9,7 ml - PI 9,8 10,4 ml Fenolftaleína 9,6 ml 9,8 ml Tabela 2. Mudança de coloração nas titulações ácido base. Indicador Coloração do Titulação do NaOH Titulação do HCl extrato com HCl com NaOH Antes Ponto de Ponto de Antes Viragem Viragem VB Incolor Amarelo Incolor - - VR Incolor Rosa Incolor Amarelo Incolor PV Levemente amarelo Amarelo Incolor - - PI Levemente verde Amarelo Incolor Rosa Incolor Fenolftaleína - Rosa Incolor Incolor Rosa Todas as titulações utilizando os indicadores naturais consumiram o mesmo volume de titulante, quando comparado com a fenolftaleína, mostrando que estes extratos podem ser utilizados como alternativa na ausência do indicador comercial. CONCLUSÕES Com os resultados obtidos, pode-se concluir que os extratos das espécies estudadas são boas ferramentas didáticas para a demonstração da reversibilidade do equilíbrio químico e do comportamento de substâncias naturais como indicadores em titulações ácido-base.

7 REFERÊNCIAS COUTO, A. B.; RAMOS, L. A.; CAVALHEIRO, E. T. G. Aplicação de pigmentos de flores no ensino de química. Química Nova, v.21, n.2, CUCHINSKI, A. S.; CAETANO, J.; DRAGUNSKI, D. C. Extração do corante da beterraba (Beta vulgaris) para utilização como indicador ácido-base. Eclética Química, v. 35, n. 4, PALÁCIO, S. M.; OLGUIN, C. F. A.; CUNHA, M. B. Determinação de ácidos e bases por meio de extratos de flores. Educación Química, v. 23, n. 1, p , PRADO, A. C.; CÔRTES, C. E. S. Experimentos de titulação ácido-base utilizando indicadores naturais e materiais de baixo custo. 30ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química, SERVIN, S. C. N.; TORRES, O. J. M.; MATIAS, J. E. F.; AGULHAM, M. A.; CARVALHO, F. A.; LEMOS, R.;SOARES, E. W. S.; SOLTOSKI, P. R.; FREITAS, A. C. T. Ação do extrato de Jatropha gossypiifolia L. (Pião Roxo) na cicatrização de anastomose colônica: estudo experimental em ratos. Acta Cirúrgica Brasileira v. 21, (Suplemento 3), TAYLOR, L. The Healing Power of Rainforest Herbs, Disponível em: Acesso em 14 de março de 2013.

TITULAÇÃO ÁCIDO-BASE

TITULAÇÃO ÁCIDO-BASE Universidade Federal de Juiz de Fora Instituto de Ciências Exatas Departamento de Química Disciplina QUIO94 - Introdução à Análise Química 2o semestre 2016 TITULAÇÃO ÁCIDO-BASE Profa. Maria Auxiliadora

Leia mais

Uso de extratos vegetais como indicadores naturais de ph: uma ferramenta didática pedagógica

Uso de extratos vegetais como indicadores naturais de ph: uma ferramenta didática pedagógica Uso de extratos vegetais como indicadores naturais de : uma ferramenta didática pedagógica Sebastiana Estefana Torres Brilhante¹,Francisca Ítala Paiva Valdevino², Francisco Barros de Oliveira Neto³, Leonardo

Leia mais

MÉTODOS CLÁSSICOS DE ANÁLISE QUÍMICA QUANTITATIVA A análise química pode ser definida como o uso de um ou mais processos que fornecem informações

MÉTODOS CLÁSSICOS DE ANÁLISE QUÍMICA QUANTITATIVA A análise química pode ser definida como o uso de um ou mais processos que fornecem informações MÉTODOS CLÁSSICOS DE ANÁLISE QUÍMICA QUANTITATIVA A análise química pode ser definida como o uso de um ou mais processos que fornecem informações sobre a composição de uma amostra. Método: é a aplicação

Leia mais

Indicador ácido-base de repolho roxo

Indicador ácido-base de repolho roxo Autora: Karoline dos Santos Tarnowski Indicador ácido-base de repolho roxo Origem: Trabalho apresentado à disciplina de Química Aplicada da Udesc em 2017/1 Resumo O repolho roxo contém pigmentos, antocianinas,

Leia mais

ANÁLISE DO ph DO SOLO ATRAVÉS DE UMA ESCALA DE ph CONSTRUÍDA COM UM INDICADOR DE REPOLHO ROXO

ANÁLISE DO ph DO SOLO ATRAVÉS DE UMA ESCALA DE ph CONSTRUÍDA COM UM INDICADOR DE REPOLHO ROXO 1 ANÁLISE DO ph DO SOLO ATRAVÉS DE UMA ESCALA DE ph CONSTRUÍDA COM UM INDICADOR DE REPOLHO ROXO Danielly Marinho Rocha Lucena 1 ; Bernardo Lelis Rezende Lopes 2 ; Janainne Nunes Alves 3 Resumo: Os conceitos

Leia mais

Volumetria de Neutralização

Volumetria de Neutralização Volumetria de Neutralização H 3 O + + OH - H + +OH - ou 2H 2 O H 2 O Profa. Lilian Lúcia Rocha e Silva INDICADOR ÁCIDO-BASE São ácidos ou bases orgânicas fracas que sofrem dissociação ou associação dependendo

Leia mais

LCE0182 Química Analítica Quantitativa. Volumetria. Wanessa Melchert Mattos

LCE0182 Química Analítica Quantitativa. Volumetria. Wanessa Melchert Mattos LCE0182 Química Analítica Quantitativa Volumetria Wanessa Melchert Mattos Volumetria Titulante: Solução estável e de concentração conhecida de um reagente que é adicionado sobre a solução da amostra que

Leia mais

TITULAÇÃO ÁCIDO-BASE

TITULAÇÃO ÁCIDO-BASE Introdução a Analise Química II sem/2015 Profa Ma Auxiliadora Universidade Federal de Juiz de Fora Instituto de Ciências Exatas Departamento de Química Disciplina QUIO94 - Introdução à Análise Química

Leia mais

TITULAÇÃO ÁCIDO-BASE

TITULAÇÃO ÁCIDO-BASE Introdução a Analise Química - II sem/2012 Profa Ma Auxiliadora - 1 Universidade Federal de Juiz de Fora Instituto de Ciências Exatas Departamento de Química Disciplina QUIO94 - Introdução à Análise Química

Leia mais

TITULAÇÃO BASE FRACA COM ÁCIDO FORTE

TITULAÇÃO BASE FRACA COM ÁCIDO FORTE TITULAÇÃO BASE FRACA COM ÁCIDO FORTE TITULAÇÃO BASE FRACA COM ÁCIDO FORTE 1 ETAPA Antes de iniciar a titulação A solução contém apenas base fraca e água - solução aquosa de uma base fraca. O ph da solução

Leia mais

Introdução à Análise Química QUI 094 VOLUMETRIA DE NEUTRALIZAÇÃO

Introdução à Análise Química QUI 094 VOLUMETRIA DE NEUTRALIZAÇÃO Introdução a Analise Química - II sem/2012 Profa Ma Auxiliadora - 1 Introdução à Análise Química QUI 094 1 semestre 2012 Profa. Maria Auxiliadora Costa Matos VOLUMETRIA DE NEUTRALIZAÇÃO 1 TITULAÇÃO BASE

Leia mais

Química Analítica IV TITULOMETRIA DE NEUTRALIZAÇÃO

Química Analítica IV TITULOMETRIA DE NEUTRALIZAÇÃO Introdução a Analise Química - II sem/2012 Profa Ma Auxiliadora - 1 Química Analítica IV 1 semestre 2012 Profa. Maria Auxiliadora Costa Matos TITULOMETRIA DE NEUTRALIZAÇÃO 1 TITULAÇÃO BASE FRACA COM ÁCIDO

Leia mais

Preparar e fazer cálculos prévios para o preparo de soluções diluídas a partir de soluções estoque.

Preparar e fazer cálculos prévios para o preparo de soluções diluídas a partir de soluções estoque. AULA 6 Indicadores ácido-base e ph OBJETIVOS Verificar o ph de soluções ácidas e básicas, concentradas e diluídas; Entender os efeitos da diluição na concentração dos componentes; Preparar e fazer cálculos

Leia mais

Aprender a utilizar um medidor de ph e indicadores para medir o ph de uma solução.

Aprender a utilizar um medidor de ph e indicadores para medir o ph de uma solução. EXPERIMENTO 3 Ácidos e Bases OBJETIVOS Determinar a constante de dissociação do ácido acético através de medidas de ph de uma solução contendo uma concentração conhecida de ácido acético e de acetato de

Leia mais

QUÍMICA. Soluções: características, tipos de concentração, diluição, mistura, titulação e soluções coloidais. Parte 9. Prof a.

QUÍMICA. Soluções: características, tipos de concentração, diluição, mistura, titulação e soluções coloidais. Parte 9. Prof a. QUÍMICA Soluções: características, tipos de concentração, Parte 9 Prof a. Giselle Blois INDICADORES ÁCIDO BASE São substâncias, naturais ou sintéticas, que, por suas propriedades físico-químicas, apresentam

Leia mais

ANÁLISE DO CONCEITO DE INDICADORES ÁCIDO-BASE NA VISÃO DOS ALUNOS DE UMA ESCOLA PÚBLICA ESTADUAL NO MUNICÍPIO DE AÇAILÂNDIA-MA

ANÁLISE DO CONCEITO DE INDICADORES ÁCIDO-BASE NA VISÃO DOS ALUNOS DE UMA ESCOLA PÚBLICA ESTADUAL NO MUNICÍPIO DE AÇAILÂNDIA-MA ANÁLISE DO CONCEITO DE INDICADORES ÁCIDO-BASE NA VISÃO DOS ALUNOS DE UMA ESCOLA PÚBLICA ESTADUAL NO MUNICÍPIO DE AÇAILÂNDIA-MA Josileni Silva de Assis de Sousa 1 ; Jhonatam de Oliveira Carvalho 1 1 IFMA

Leia mais

A UTILIZAÇÃO DE UM EXPERIMENTO NO ENSINO APRENDIZAGEM DE CONCEITOS DE ÁCIDO- BASE

A UTILIZAÇÃO DE UM EXPERIMENTO NO ENSINO APRENDIZAGEM DE CONCEITOS DE ÁCIDO- BASE A UTILIZAÇÃO DE UM EXPERIMENTO NO ENSINO APRENDIZAGEM DE CONCEITOS DE ÁCIDO- BASE C. C. Paz ¹; G. M. Paz 2 ; J. K. L. Moura 3 & N. R. Silva 4 ¹Campus Teresina Central Instituto Federal do Piauí, IFPI.

Leia mais

Volumetria Ácido-base

Volumetria Ácido-base Volumetria Ácido-base H O + + OH - H + +OH - ou 2H 2 O H 2 O Profa. Lilian Lúcia Rocha e Silva INDICADOR ÁCIDO-BASE São ácidos ou bases orgânicas fracas que sofrem dissociação ou associação dependendo

Leia mais

Indicadores naturais ácido-base a partir de extração alcoólica dos pigmentos das flores Hibiscus rosa-sinensis e Iroxa chinensi

Indicadores naturais ácido-base a partir de extração alcoólica dos pigmentos das flores Hibiscus rosa-sinensis e Iroxa chinensi Indicadores naturais ácido-base a partir de extração alcoólica dos pigmentos das flores Hibiscus rosa-sinensis e Iroxa chinensi, utilizando materiais alternativos Luis Guilherme Vidal dos Santos 1, Lucas

Leia mais

Escolher adequadamente as vidrarias volumétricas a serem utilizadas na titulação;

Escolher adequadamente as vidrarias volumétricas a serem utilizadas na titulação; AULA 7 Titulação ácido-base OBJETIVOS Familiarizar com a técnica de titulação e sua funcionalidade; Escolher adequadamente as vidrarias volumétricas a serem utilizadas na titulação; Determinar quantitativamente

Leia mais

INTRODUÇÃO À TITULOMETRIA PADRONIZAÇÃO DE SOLUÇÕES. META Determinar a concentração de ácido clorídrico por titulometria de neutralização.

INTRODUÇÃO À TITULOMETRIA PADRONIZAÇÃO DE SOLUÇÕES. META Determinar a concentração de ácido clorídrico por titulometria de neutralização. Aula INTRODUÇÃO À TITULOMETRIA PADRONIZAÇÃO DE SOLUÇÕES META Determinar a concentração de ácido clorídrico por titulometria de neutralização. OBJETIVOS Ao final desta aula o aluno deverá: detectar o ponto

Leia mais

Calcule o ph de uma solução de HCl 1x10-7 mol L-1

Calcule o ph de uma solução de HCl 1x10-7 mol L-1 Calcule o ph de uma solução de HCl 1x10-7 mol L-1 TITULAÇÃO EM QUÍMICA ANALÍTICA Titulação Procedimento analítico, no qual a quantidade desconhecida de um composto é determinada através da reação deste

Leia mais

Introdução aos métodos volumétricos de análise química

Introdução aos métodos volumétricos de análise química LCE0108 Química Inorgânica e Analítica Introdução aos métodos volumétricos de análise química Wanessa Melchert Mattos Titulometria: inclui um grupo de métodos analíticos baseados na determinação da quantidade

Leia mais

TITULAÇÃO EM QUÍMICA ANALÍTICA

TITULAÇÃO EM QUÍMICA ANALÍTICA TITULAÇÃO EM QUÍMICA ANALÍTICA Titulação Procedimento analítico, no qual a quantidade desconhecida de um composto é determinada através da reação deste com um reagente padrão ou padronizado. Titulante

Leia mais

Titulação ácido - base. Neutralização

Titulação ácido - base. Neutralização Titulação ácido - base Neutralização 1 Questões para reflexão: 1. O que é uma reação de neutralização? 2. Traduza-a através de uma equação química. 3. Que relação existe entre essa equação e a equação

Leia mais

Física e Química A. Nomes: N.º s : T.ª: Como neutralizar resíduos de ácidos/bases do laboratório de Química da escola?

Física e Química A. Nomes: N.º s : T.ª: Como neutralizar resíduos de ácidos/bases do laboratório de Química da escola? Física e Química A 11ºAno - Química AL.2.3. Neutralização: uma reacção de ácido-base Ano lectivo: 2010/2011 Nomes: N.º s : T.ª: PARTE I - Introdução Questão problema Como identificar se os resíduos são

Leia mais

química química na abordagem do cotidiano

química química na abordagem do cotidiano Capítulo Solução-tampão informe-se sobre a Curva de titulação A ilustração a seguir mostra uma aparelhagem usada para uma titulação ácido-base, com um metro que permite medir o da solução que está no erlenmeyer.

Leia mais

TITULAÇÃO EM QUÍMICA ANALÍTICA

TITULAÇÃO EM QUÍMICA ANALÍTICA TITULAÇÃO EM QUÍMICA ANALÍTICA Titulação Procedimento analítico, no qual a quantidade desconhecida de um composto é determinada através da reação deste com um reagente padrão ou padronizado. Titulante

Leia mais

ROTEIRO PRÁTICO DE QUÍMICA GERAL

ROTEIRO PRÁTICO DE QUÍMICA GERAL ROTEIRO PRÁTICO DE QUÍMICA GERAL 1- Objetivo 1. Estimar o ph de água destilada e de soluções aquosas usando indicadores ácidobase. 2. Diferenciar o comportamento de uma solução tampão. 2 Introdução Eletrólitos

Leia mais

Palavras-chave: Ensino em Química, Aulas Práticas, Experimentação.

Palavras-chave: Ensino em Química, Aulas Práticas, Experimentação. PROPOSTA E AVALIAÇÃO DE AULAS PRÁTICAS NO ENSINO E APRENDIZAGEM DE QUÍMICA Edilane Maria de Lima Eduardo 1, João Lucas Vitorio Ribeiro Carvalho 2, Isamayra Germano de Sousa 3, Eveline de Abreu Menezes

Leia mais

VOLUMETRIA DE NEUTRALIZAÇÃO.

VOLUMETRIA DE NEUTRALIZAÇÃO. 13 Técnica 1. VOLUMETRIA DE NEUTRALIZAÇÃO. PADRONIZAÇÃO DA SOLUÇÃO APROXIMADAMENTE 0,1 M DE HCl COM SOLUÇÃO PADRÃO 0,05 M DE Na 2 CO 3. Colocar no erlenmeyer exatamente 10 ml de solução padrão 0,05 M de

Leia mais

CONTEXTUALIZAÇÃO EM AULAS DE QUÍMICA: UTILIZANDO FLORES DA REGIÃO COMO INDICADORES NATURAIS

CONTEXTUALIZAÇÃO EM AULAS DE QUÍMICA: UTILIZANDO FLORES DA REGIÃO COMO INDICADORES NATURAIS CONTEXTUALIZAÇÃO EM AULAS DE QUÍMICA: UTILIZANDO FLORES DA REGIÃO COMO INDICADORES NATURAIS Brenda Karylla Pereira da Rosa (IC) 1 ; Nauely de Oliveira Menezes (IC) 2 ; Alexandre Geraldo Viana Faria (PQ)

Leia mais

HABILIDADES A SEREM DESENVOLVIDAS

HABILIDADES A SEREM DESENVOLVIDAS Intervenção Aula prática Química- Projeto Kimicando Indicador de Ácidos e Bases Autora: Maria Teresa Iturres CONTEXTUALIZAÇÃO: Os ácidos e as bases são duas funções químicas que são consideradas opostas,

Leia mais

Titulação ácido-base. 11º ano. [Imagem: blenderartists.org]

Titulação ácido-base. 11º ano. [Imagem: blenderartists.org] [Imagem: blenderartists.org] Volumetria Uma volumetria envolve a reação entre duas soluções cujas espécies constituintes reagem entre si até reação completa ou próxima de completa (ponto de equivalência).

Leia mais

NEUTRALIZAÇÃO: UMA REACÇÃO DE ÁCIDO BASE

NEUTRALIZAÇÃO: UMA REACÇÃO DE ÁCIDO BASE NEUTRALIZAÇÃO: UMA REACÇÃO DE ÁCIDO BASE O que se pretende Determinar a concentração desconhecida de uma solução aquosa de um ácido forte por titulação com uma base forte através de dois métodos. Num dos

Leia mais

TITULAÇÃO EM QUÍMICA ANALÍTICA

TITULAÇÃO EM QUÍMICA ANALÍTICA TITULAÇÃO EM QUÍMICA ANALÍTICA Titulação Procedimento analítico, no qual a quantidade desconhecida de um composto é determinada através da reação deste com um reagente padrão ou padronizado. Titulante

Leia mais

TÍTULO: ANÁLISE TITRIMÉTRICA (Volumétrica)

TÍTULO: ANÁLISE TITRIMÉTRICA (Volumétrica) Componente Curricular: Química dos Alimentos Prof. Barbosa e Prof. Daniel 4º Módulo de Química Procedimento de Prática Experimental Competências: Identificar as propriedades dos alimentos. Identificar

Leia mais

PROPOSTA DISCIPLINAR QUÍMICA

PROPOSTA DISCIPLINAR QUÍMICA 1.Título: Função Química PROPOSTA DISCIPLINAR QUÍMICA 2. Conteúdos: Conteúdo estruturante: Matéria e sua natureza, biogeoquímica e química sintética Conteúdo Básico: Funções Inorgânicas Conteúdo específico:

Leia mais

Volumetria. Procedimentos gerais

Volumetria. Procedimentos gerais Volumetria Procedimentos gerais Métodos volumétricos de análise Consistem na medida do volume de uma solução de concentração conhecida (titulante), necessário para reagir completamente com o a espécie

Leia mais

USO DE INDICADOR NATURAL DE ph COMO ALTERNATIVA PARA O ENSINO DE QUÍMICA NA COMUNIDADE INDÍGENA DO TROVÃO, NA REGIÃO NO ALTO RIO NEGRO

USO DE INDICADOR NATURAL DE ph COMO ALTERNATIVA PARA O ENSINO DE QUÍMICA NA COMUNIDADE INDÍGENA DO TROVÃO, NA REGIÃO NO ALTO RIO NEGRO USO DE INDICADOR NATURAL DE ph COMO ALTERNATIVA PARA O ENSINO DE QUÍMICA NA COMUNIDADE INDÍGENA DO TROVÃO, NA REGIÃO NO ALTO RIO NEGRO Jucimara Dias Vasques 1, Cleoni Virginio da Silveira 2, Pâmela Rossi

Leia mais

Eclética Química ISSN: Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Brasil

Eclética Química ISSN: Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Brasil Eclética Química ISSN: 0100-4670 atadorno@iq.unesp.br Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho Brasil Cuchinski, Ariela Suzan; Caetano, Josiane; Dragunski, Douglas C. Extração do corante

Leia mais

FACULDADE DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS E VETERINÁRIAS FCAV/ UNESP

FACULDADE DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS E VETERINÁRIAS FCAV/ UNESP 1 FACULDADE DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS E VETERINÁRIAS FCAV/ UNESP Curso: Engenharia Agronômica Disciplina: Química Analítica Turma: TP3 Docente Responsável: Prof a. Dr a. Luciana Maria Saran Roteiro 6: Análise

Leia mais

QUI219 QUÍMICA ANALÍTICA (Farmácia) Prof. Mauricio X. Coutrim

QUI219 QUÍMICA ANALÍTICA (Farmácia) Prof. Mauricio X. Coutrim QUI219 QUÍMICA ANALÍTICA (Farmácia) Prof. Mauricio X. Coutrim (mcoutrim@iceb.ufop.br) SOLUÇÃO TAMPÃO Tampão Ácido Qual o ph de uma solução de ácido fórmico 1,00.10-1 mol.l -1 e formiato de sódio 1,00 mol.l

Leia mais

PRÁTICA 01 - INTRODUÇÃO AO TRABALHO NO LABORATÓRIO DE QUÍMICA ANALÍTICA E PREPARO E PADRONIZAÇÃO DE SOLUÇÕES

PRÁTICA 01 - INTRODUÇÃO AO TRABALHO NO LABORATÓRIO DE QUÍMICA ANALÍTICA E PREPARO E PADRONIZAÇÃO DE SOLUÇÕES PRÁTICA 01 - INTRODUÇÃO AO TRABALHO NO LABORATÓRIO DE QUÍMICA ANALÍTICA E PREPARO E PADRONIZAÇÃO DE SOLUÇÕES METAS Apresentar o objetivo da parte prática da disciplina; apresentar as instruções de trabalho

Leia mais

ÁCIDOS E BASES: UM ESTUDO DE INDICADORES EXTRAÍDOS DE ALIMENTOS RICOS EM ANTOCIANINAS

ÁCIDOS E BASES: UM ESTUDO DE INDICADORES EXTRAÍDOS DE ALIMENTOS RICOS EM ANTOCIANINAS ÁCIDOS E BASES: UM ESTUDO DE INDICADORES EXTRAÍDOS DE ALIMENTOS RICOS EM ANTOCIANINAS AZEVEDO, N. A. S. (1); GALVÃO, C. L. (2); SANTOS, J. R. (3); SILVA, M. M. F. (4) (Instituto Federal de Educação, Ciência

Leia mais

PRÁTICA 02 - DETERMINAÇÃO DA ACIDEZ EM VINAGRE E ÁCIDO FOSFÓRICO EM REAGENTE COMERCIAL

PRÁTICA 02 - DETERMINAÇÃO DA ACIDEZ EM VINAGRE E ÁCIDO FOSFÓRICO EM REAGENTE COMERCIAL PRÁTICA 02 - DETERMINAÇÃO DA ACIDEZ EM VINAGRE E ÁCIDO FOSFÓRICO EM REAGENTE COMERCIAL METAS Determinar a porcentagem de acidez total volátil em vinagre; determinar a concentração de ácido fosfórico em

Leia mais

Atividade complementar de Química. ph, indicadores e reação de neutralização

Atividade complementar de Química. ph, indicadores e reação de neutralização Atividade complementar de Química ph, indicadores e reação de neutralização Educação de Jovens e Adultos ph e indicadores As substâncias químicas podem ser agrupadas de acordo com as suas propriedades

Leia mais

2º trimestre Química Data: 08/2018 Ensino Médio 1º ano classe: Prof. Valéria

2º trimestre Química Data: 08/2018 Ensino Médio 1º ano classe: Prof. Valéria 2º trimestre Química Data: 08/2018 Ensino Médio 1º ano classe: Prof. Valéria A Patrícia, que é uma excelente aluna, esteve a determinar o ph de oito soluções, durante o decorrer de uma aula experimental.

Leia mais

UTILIZAÇÃO DO EXTRATO DE AÇAÍ (Euterpe oleracea Mart.) COMO INDICADOR ÁCIDO-BASE NO ENSINO DE QUÍMICA.

UTILIZAÇÃO DO EXTRATO DE AÇAÍ (Euterpe oleracea Mart.) COMO INDICADOR ÁCIDO-BASE NO ENSINO DE QUÍMICA. UTILIZAÇÃO DO EXTRATO DE AÇAÍ (Euterpe oleracea Mart.) COMO INDICADOR ÁCIDO-BASE NO ENSINO DE QUÍMICA. Ana Carolina FERREIRA DE BRITO (1); Ana Cláudia BATISTA ALMEIDA (2); Ildemara Aline RABELO BEZERRA

Leia mais

Prof a. Dr a. Luciana M. Saran

Prof a. Dr a. Luciana M. Saran HCl 0,1N FCAV/UNESP CURSO: Agronomia DISCIPLINA: Química Analítica Fundamentos da Análise Titrimétrica (Volumétrica) NaOH 0,1N Prof a. Dr a. Luciana M. Saran Fenolftaleína 1 ANÁLISE TITRIMÉTRICA O QUE

Leia mais

QUÍMICA ANALÍTICA QUANTITATIVA: TITULOMETRIA

QUÍMICA ANALÍTICA QUANTITATIVA: TITULOMETRIA QUÍMICA ANALÍTICA QUANTITATIVA: TITULOMETRIA TITULAÇÃO DE NEUTRALIZAÇÃO Maira Gazzi Manfro e Giseli Menegat maira.manfro@caxias.ifrs.edu.br giseli.menegat@caxias.ifrs.edu.br QUÍMICA ANALÍTICA QUÍMICA ANALÍTICA

Leia mais

Uso da acerola como indicador ácido base alternativo

Uso da acerola como indicador ácido base alternativo 5º Encontro Regional de Química & Blucher Chemistry Proceedings 4º Encontro Nacional de Química Novembro de 2015, Volume 3, Número 1 Uso da acerola como indicador ácido base alternativo Daulton Ruan Rufino

Leia mais

Prática 11 Ácidos, bases e curvas de titulação potenciométrica

Prática 11 Ácidos, bases e curvas de titulação potenciométrica UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS TECNOLÓGICAS CCT DEPARTAMENTO DE QUÍMICA DQMC Disciplina: Química Geral Experimental QEX0002 Prática 11 Ácidos, bases e curvas de titulação potenciométrica

Leia mais

Identificação de Polifenóis: Sequência Pedagógica para o Ensino Médio

Identificação de Polifenóis: Sequência Pedagógica para o Ensino Médio Identificação de Polifenóis: Sequência Pedagógica para o Ensino Médio Heloísa P. Dias; a,c Didley S. Paiva; b Wanderson Romão; a,c Denise C. Endringer a,b, * a Instituto Federal do Espírito Santo, Coordenação

Leia mais

PRÁTICA 07: PADRONIZAÇÃO DE SOLUÇÕES

PRÁTICA 07: PADRONIZAÇÃO DE SOLUÇÕES PRÁTICA 07: PADRONIZAÇÃO DE SOLUÇÕES 1- INTRODUÇÃO Análise volumétrica refere-se a todo procedimento no qual o volume de um reagente necessário para reagir com um constituinte em análise é medido. - Em

Leia mais

TEORIA DE ÁCIDOS E BASES

TEORIA DE ÁCIDOS E BASES TEORIA DE ÁCIDOS E BASES Proposição de S. Arrhenius (1887) Substâncias produtoras de íons hidrogênio em água fossem chamadas de ácidos Substâncias produtoras de íons hidroxila em água fossem chamadas de

Leia mais

Curva de titulação efeito da concentração

Curva de titulação efeito da concentração Exercício 1) Considere a titulação de 100 ml de solução HCl 0,0100 mol L -1 com solução padrão de NaOH 0,0500 mol L -1. Calcule o ph da solução do titulado após a adição das seguintes quantidades de titulante:

Leia mais

VERIFICANDO A LEI DE LAVOISIER

VERIFICANDO A LEI DE LAVOISIER VERIFICANDO A LEI DE LAVOISIER Objetivo: Verificar experimentalmente a Lei de Lavoisier, ou seja, que a soma das massas dos reagentes é igual a soma das massas do produto em uma reação química (nessa experiência,

Leia mais

Volumetria de Neutralização

Volumetria de Neutralização Volumetria de Neutralização Titulação Ácido-base Determinação da concentração de uma solução a partir da quantidade e concentração de uma solução conhecida Alíquota de volume conhecido (20 ml) e concentração

Leia mais

Experimento 03: Cinética Química

Experimento 03: Cinética Química Experimento 03: Cinética Química 1 OBJETIVO - Verificar alguns fatores que influenciam na velocidade das reações químicas: temperatura, superfície de contato e efeito do catalisador. 2 INTRODUÇÃO A cinética

Leia mais

Indicadores e Titulações

Indicadores e Titulações SÉRIE ITA/IME ENSINO PRÉ-UNIVERSITÁRIO PROFESSOR(A) ALUNO(A) TURMA ANTONINO TURNO SEDE DATA Nº / / TC QUÍMICA Indicadores e Titulações Indicadores São espécies químicas que admitem colorações distintas

Leia mais

Há vários tipos de indicadores, e cada um age numa faixa determinada de ph com colorações específicas.

Há vários tipos de indicadores, e cada um age numa faixa determinada de ph com colorações específicas. Os ácidos e bases nos lembram produtos perigosos, corrosivos e fumegantes. Contudo, se não houvesse a ação deles em nosso corpo, nosso organismo não funcionaria bem e não conseguiríamos nos manter vivos.

Leia mais

10 QUÍMICA 3º DIA 2º Processo Seletivo/ NO e N 2 O são óxidos de nitrogênio com importantes atividades biológicas.

10 QUÍMICA 3º DIA 2º Processo Seletivo/ NO e N 2 O são óxidos de nitrogênio com importantes atividades biológicas. 10 QUÍMICA 3º DIA 2º Processo Seletivo/2004 10. NO e N 2 O são óxidos de nitrogênio com importantes atividades biológicas. a) Sabendo-se que NO (g) e H 2 O (g) podem ser obtidos a partir da oxidação de

Leia mais

PRÁTICA 05 - DETERMINAÇÃO DE CLORO ATIVO EM ÁGUA SANITÁRIA E DETERMINAÇÃO IODOMÉTRICA DE ÁCIDO ASCÓRBICO

PRÁTICA 05 - DETERMINAÇÃO DE CLORO ATIVO EM ÁGUA SANITÁRIA E DETERMINAÇÃO IODOMÉTRICA DE ÁCIDO ASCÓRBICO PRÁTICA 05 - DETERMINAÇÃO DE CLORO ATIVO EM ÁGUA SANITÁRIA E DETERMINAÇÃO IODOMÉTRICA DE ÁCIDO ASCÓRBICO Aula 15 METAS Familiarizar com as técnicas de preparo e padronização de solução de tiossulfato de

Leia mais

Introdução aos métodos volumétricos de análise química

Introdução aos métodos volumétricos de análise química LCE-190 Química Analítica Aplicada Introdução aos métodos volumétricos de análise química Wanessa Melchert Mattos Titulometria: inclui um grupo de métodos analíticos baseados na determinação da quantidade

Leia mais

Gabaritos Resolvidos Energia Química Semiextensivo V4 Frente C

Gabaritos Resolvidos Energia Química Semiextensivo V4 Frente C 01) E Quanto maior a constante ácida, maior a força do ácido (acidez). Assim, HF < HCl < HBr < HI Ordem crescente de acidez (mais fraco para o mais forte) a) Errada é o HI (ácido mais forte); b) Errada

Leia mais

ph do Solo: Determinação com Indicadores Ácido-Base no Ensino Médio Bolsista: Maria Da Guia da Silva

ph do Solo: Determinação com Indicadores Ácido-Base no Ensino Médio Bolsista: Maria Da Guia da Silva ph do Solo: Determinação com Indicadores Ácido-Base no Ensino Médio Bolsista: Maria Da Guia da Silva Márjore Antunes (mantunes@ucs.br) é acadêmica do curso de Licenciatura Plena em Química da Universidade

Leia mais

CARACTERÍSTICAS E IDENTIFICAÇÃO DAS REAÇÕES ÁCIDO-BASE

CARACTERÍSTICAS E IDENTIFICAÇÃO DAS REAÇÕES ÁCIDO-BASE CARACTERÍSTICAS E IDENTIFICAÇÃO DAS REAÇÕES ÁCIDO-BASE Discentes: Anelize Lange Fernanda Vilalba Luiz Gustavo Natanaeli Machado Nayara Mendes Outubro, 2016 1 Índice Introdução Água Como Solvente Dissociação

Leia mais

Exercícios Equilíbrio Iônico

Exercícios Equilíbrio Iônico Exercícios Equilíbrio Iônico 1. O ph tem uma importância significativa nos processos de laboratório, da indústria e dos organismos vivos. Ele pode ser avaliado de forma simples, usando-se substâncias chamadas

Leia mais

Indicadores de ph naturais

Indicadores de ph naturais Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia Indicadores de ph naturais Práticas de ensino 2014.1 Sheila Silva; Elton Rocha; Mayara Oliveira; Izabela Oliveira [Escolha a data] Introdução

Leia mais

Assim, um estudante preparou três soluções aquosas concentradas de diferentes substâncias, de acordo com a ilustração abaixo.

Assim, um estudante preparou três soluções aquosas concentradas de diferentes substâncias, de acordo com a ilustração abaixo. LISTA DE INDICADORES 1. (Mackenzie 2018) Indicadores são substâncias que mudam de cor na presença de íons H + e OH livres em uma solução. Justamente por esta propriedade, são usados para indicar o ph,

Leia mais

CURVAS DE TITULAÇÃO PARA SISTEMAS ÁCIDO/BASE COMPLEXOS (complicados)

CURVAS DE TITULAÇÃO PARA SISTEMAS ÁCIDO/BASE COMPLEXOS (complicados) CURVAS DE TITULAÇÃO PARA SISTEMAS ÁCIDO/BASE COMPLEXOS (complicados)! MISTURA DE 2 ÁCIDOS (ou bases) DE DIFERENTES FORÇAS (pk a )! ÁCIDOS (ou bases) POLIFUNCIONAIS! SUBSTÂNCIAS ANFIPRÓTICAS (podem atuar

Leia mais

Preparar e fazer cálculos prévios para o preparo de soluções diluídas a partir de soluções estoque;

Preparar e fazer cálculos prévios para o preparo de soluções diluídas a partir de soluções estoque; AULA 6 Diluição de soluções e ph OBJETIVOS Preparar e fazer cálculos prévios para o preparo de soluções diluídas a partir de soluções estoque; Verificar o ph de soluções ácidas e básicas, concentradas

Leia mais

LISTA DE EXERCÍCIOS # 05 QUÍMICA ANALÍTICA PROF. Wendell

LISTA DE EXERCÍCIOS # 05 QUÍMICA ANALÍTICA PROF. Wendell LISTA DE EXERCÍCIOS # 05 QUÍMICA ANALÍTICA PROF. Wendell 1. Considere uma solução aquosa de NH 3, preparada na concentração de 0,100 mol L -1. Calcule o ph desta solução. Use K b = 1,8 10-5. 2. Uma alíquota

Leia mais

TEORIA DAS TITULAÇÕES DE NEUTRALIZAÇÃO

TEORIA DAS TITULAÇÕES DE NEUTRALIZAÇÃO QFL0230 2014 TEORIA DAS TITULAÇÕES DE NEUTRALIZAÇÃO! APLICAÇÃO: controle de qualidade; resposta rápida! ANÁLISE via úmida versus instrumental! AVALIAR: custo/benefício, seletividade, quantidade de amostra

Leia mais

DOSEAMENTO DO ÁCIDO ACETILSALICÍLICO

DOSEAMENTO DO ÁCIDO ACETILSALICÍLICO Escola Secundária do Padre António Martins Oliveira de Lagoa Técnicas Laboratoriais de Química DOSEAMENTO DO ÁIDO AETILSALIÍLIO Pedro Pinto Nº 1 11ºA 27/05/200 Índice Objectivo do Trabalho... 2 Fundamentos

Leia mais

Preparação e padronização de soluções

Preparação e padronização de soluções INSTITUTO POLITÉCNICO DE TOMAR ESCOLA SUPERIOR DE TECNOLOGIA Departamento de Engenharia Química e do Ambiente QUÍMICA I (1º Ano 1º Semestre) Trabalho Prático nº 2 Preparação e padronização de soluções

Leia mais

Questões dos exercícios avaliativos para QUI232 t. 43, 44 e 45 em , Prof. Mauricio

Questões dos exercícios avaliativos para QUI232 t. 43, 44 e 45 em , Prof. Mauricio Questões dos exercícios avaliativos para QUI232 t. 43, 44 e 45 em 2017-1, Prof. Mauricio Questões dos exercícios avaliativos para QUI232 t. 43 a 45 em 2017-1, Prof. Mauricio GABARITO Prof. Mauricio 1º)

Leia mais

IDENTIFICAÇÃO. Plantas Medicinais. Ciências Vegetais EMENTA

IDENTIFICAÇÃO. Plantas Medicinais. Ciências Vegetais EMENTA COORDENADORIA DO PROGRAMA DE PÓS- GRADUAÇÃO EM FITOTECNIA Km 47 da BR 110 Bairro Presidente Costa e Silva CEP: 59625-900 C. postal 137 Telefone (084)3315.1796 Telefax (084)3315.1778 e.mail: ppfsec@ufersa.edu.br

Leia mais

Química Geral Experimental II. Experimento Nº5 e 6. Equilíbrio Iônico. Profª Maria da Rosa Capri Orientado:João Vitor S. Fogaça

Química Geral Experimental II. Experimento Nº5 e 6. Equilíbrio Iônico. Profª Maria da Rosa Capri Orientado:João Vitor S. Fogaça Química Geral Experimental II Experimento Nº5 e 6 Equilíbrio Iônico Profª Maria da Rosa Capri Orientado:João Vitor S. Fogaça Este material pode ser utilizado exclusivamente para fins didáticos Os direitos

Leia mais

Palavras-chave: Doença Sexualmente Transmissível; Sala de Espera, UAPS; Educação em Saúde.

Palavras-chave: Doença Sexualmente Transmissível; Sala de Espera, UAPS; Educação em Saúde. Sala de Espera: conversando sobre Doenças Sexualmente Transmissíveis em uma Unidade de Atenção Primária à Saúde RESUMO O presente estudo trata-se da descrição de um relato de experiência de educação em

Leia mais

QUÍMICA. Soluções: características, tipos de concentração, diluição, mistura, titulação e soluções coloidais. Parte 8. Prof a.

QUÍMICA. Soluções: características, tipos de concentração, diluição, mistura, titulação e soluções coloidais. Parte 8. Prof a. QUÍMICA Parte 8 Prof a. Giselle Blois TITULAÇÃO Quando se precisa determinar a concentração, em mol/l, de alguma solução de concentração desconhecida, pode-se usar uma técnica de análise volumétrica denominada

Leia mais

- Funções inorgânicas - Bases

- Funções inorgânicas - Bases - Funções inorgânicas - Bases Função inorgânica É um grupo de substâncias que possuem propriedades semelhantes Ácidos Óxidos Funções Bases Sais Ca(OH) 2 Ca(OH) 2 NH 4 OH Al(OH) 3 e Mg(OH) 2 NaOH Bases

Leia mais

Relatório 7 Determinação do produto de solubilidade do AgBrO3

Relatório 7 Determinação do produto de solubilidade do AgBrO3 UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO QUÍMICA GERAL Prof. Maria Regina Alcântara Relatório 7 Determinação do produto de solubilidade do AgBrO3 Mayara Moretti Vieira Palmieri 7159862 Rodrigo Tonon 7993766 Outubro,

Leia mais

ESCOLA SECUNDÁRIA FERREIRA DIAS, AGUALVA - SINTRA

ESCOLA SECUNDÁRIA FERREIRA DIAS, AGUALVA - SINTRA ESCOLA SECUNDÁRIA FERREIRA DIAS, AGUALVA - SINTRA CURSOS PROFISSIONAIS Disciplina: FÍSICA E QUÍMICA Módulo (*) : Q4 Equilíbrio Ácido-base + E.Q4 Titulações Ácido-base (*) e extensão do módulo, se aplicável.

Leia mais

Estudo da Estabilidade de Antocianinas em Diferentes Alcoóis Alifáticos para Uso como Indicador de ph

Estudo da Estabilidade de Antocianinas em Diferentes Alcoóis Alifáticos para Uso como Indicador de ph Estudo da Estabilidade de Antocianinas em Diferentes Alcoóis Alifáticos para Uso como Indicador de ph Study of Stability of Anthocyanins in Different Aliphatic Alcohols for Use as an Indicator of ph Julia

Leia mais

Caracterização físico-química do fruto de ameixa selvagem (Ximenia americana L.)

Caracterização físico-química do fruto de ameixa selvagem (Ximenia americana L.) Caracterização físico-química do fruto de ameixa selvagem (Ximenia americana L.) Érica Braga de Sousa¹, Paulo Alves Wanderley², Roberta de Oliveira Sousa Wanderley¹, José Allan Medeiros de Andrade¹, Élida

Leia mais

Cinthia Rodrigues Zanata Santos 1, Sandro Minguzzi 2.

Cinthia Rodrigues Zanata Santos 1, Sandro Minguzzi 2. ESTUDO QUÍMICO DAS SEMENTES E FRUTOS DA Jatropha gossypifolia L. Cinthia Rodrigues Zanata Santos 1, Sandro Minguzzi 2. 1 Estudante do Curso de Química da UEMS, Unidade Universitária de Naviraí; E-mail:

Leia mais

UTILIZAÇÃO DO EXTRATO DE REPOLHO ROXO COMO INDICADOR NATURAL NO ESTUDO DE SUBSTÂNCIAS ÁCIDAS E BÁSICAS PRESENTES NO NOSSO COTIDIANO

UTILIZAÇÃO DO EXTRATO DE REPOLHO ROXO COMO INDICADOR NATURAL NO ESTUDO DE SUBSTÂNCIAS ÁCIDAS E BÁSICAS PRESENTES NO NOSSO COTIDIANO UTILIZAÇÃO DO EXTRATO DE REPOLHO ROXO COMO INDICADOR NATURAL NO ESTUDO DE SUBSTÂNCIAS ÁCIDAS E BÁSICAS PRESENTES NO NOSSO COTIDIANO Ana Karoline Silva de Aquino (1); Carlos Vital dos Santos Júnior (1);

Leia mais

ESTUDO QUÍMICO E QUANTIFICAÇÃO DOS FLAVONÓIDES DAS RAÍZES E FOLHAS DE Jatropha gossypifolia.

ESTUDO QUÍMICO E QUANTIFICAÇÃO DOS FLAVONÓIDES DAS RAÍZES E FOLHAS DE Jatropha gossypifolia. ESTUDO QUÍMICO E QUANTIFICAÇÃO DOS FLAVONÓIDES DAS RAÍZES E FOLHAS DE Jatropha gossypifolia. Thaísa Karen Alves Fagundes 1 ; Sandro Minguzzi 2. 1 Estudante do Curso de Química da UEMS, Unidade Universitária

Leia mais

ANALISE DE RENDIMENTO DO CATALISADOR HETEROGÊNEO ÓXIDO DE ALUMÍNIO (Al2O3) NA PRODUÇÃO DE BIODIESEL DE SOJA (glycine max)

ANALISE DE RENDIMENTO DO CATALISADOR HETEROGÊNEO ÓXIDO DE ALUMÍNIO (Al2O3) NA PRODUÇÃO DE BIODIESEL DE SOJA (glycine max) ANALISE DE RENDIMENTO DO CATALISADOR HETEROGÊNEO ÓXIDO DE ALUMÍNIO (Al2O3) NA PRODUÇÃO DE BIODIESEL DE SOJA (glycine max) Rayanne Samara de Sousa Reinaldo(1); Maria Rosimar de Sousa(2); Leonardo Alcântara

Leia mais

Jainara Pacheco de Braga 1 Otoniel Carvalho de Braga 2 Thiago Vieira da Costa 3 Uberson Boaretto 4 INTRODUÇÃO

Jainara Pacheco de Braga 1 Otoniel Carvalho de Braga 2 Thiago Vieira da Costa 3 Uberson Boaretto 4 INTRODUÇÃO IMPORTÂNCIA DE UMA ABORDAGEM INTERDISCIPLINAR NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM PARA FORMAÇÃO DE TÉCNICOS EM AGROPECUÁRIA: EXPERIÊNCIAS VIVIDAS EM OFICINAS SOBRE O TEMA QUÍMICA DO SOLO INTRODUÇÃO Jainara

Leia mais

Substâncias Químicas Com Características Ácidas e Básicas

Substâncias Químicas Com Características Ácidas e Básicas Substâncias Químicas Com Características Ácidas e Básicas Introdução Existem várias teorias sobre acidez e basicidade. Contudo, não se trata realmente de teorias, mais simplesmente de diferentes definições

Leia mais

CONCENTRAÇÃO DE SOLUÇÕES. A. Preparo de 500 ml de uma solução 0,1 M de cloreto de sódio em água... M

CONCENTRAÇÃO DE SOLUÇÕES. A. Preparo de 500 ml de uma solução 0,1 M de cloreto de sódio em água... M I CONCENTRAÇÃO DE SOLUÇÕES A. Preparo de 500 ml de uma solução 0,1 M de cloreto de sódio em água Massa de cloreto de sódio pesada:...... Molaridade correta da solução: M = =... M 0,5 58,5 Com a molaridade

Leia mais

Preparação de Soluções diluídas de ácidos e bases fortes, padronização e titulações ácido-base.

Preparação de Soluções diluídas de ácidos e bases fortes, padronização e titulações ácido-base. UNIDADE 2 (4ª. e 5ª. semanas) Preparação de Soluções diluídas de ácidos e bases fortes, padronização e titulações ácido-base. I.Introdução Teórica I.1. Ácidos e Bases: Para entender o que são ácidos e

Leia mais

Química Fascículo 06 Elisabeth Pontes Araújo Elizabeth Loureiro Zink José Ricardo Lemes de Almeida

Química Fascículo 06 Elisabeth Pontes Araújo Elizabeth Loureiro Zink José Ricardo Lemes de Almeida Química Fascículo 06 Elisabeth Pontes Araújo Elizabeth Loureiro Zink José Ricardo Lemes de Almeida Índice Soluções...1 Exercícios... 5 Gabarito...7 Soluções Unidades de Concentração Concentração é determinada

Leia mais

Ácidos e Bases. O ph de soluções de sais

Ácidos e Bases. O ph de soluções de sais Ácidos e Bases O ph de soluções de sais ph de soluções de sais Se medirmos o ph de uma solução de sal, em geral não encontramos o valor "neutro" do ph = 7 Se neutralizamos ácido acético 0,3 mol/dm 3 com

Leia mais

TITULAÇÕES POTENCIOMÉTRICAS DE CÁTIONS METÁLICOS EM MEIO NÃO AQUOSO. Palavras chave: Potenciometria, interação soluto-solvente, eletrodo de vidro.

TITULAÇÕES POTENCIOMÉTRICAS DE CÁTIONS METÁLICOS EM MEIO NÃO AQUOSO. Palavras chave: Potenciometria, interação soluto-solvente, eletrodo de vidro. TITULAÇÕES POTENCIOMÉTRICAS DE CÁTIONS METÁLICOS EM MEIO NÃO AQUOSO Anderson Martin dos Santos 1 ; Edemar Benedetti Filho 2 1 Estudante do Curso de Química Industrial da UEMS, Unidade Universitária de

Leia mais

AULA 8. Ácidos e bases: ph e indicadores. Laboratório de Química QUI OBJETIVOS

AULA 8. Ácidos e bases: ph e indicadores. Laboratório de Química QUI OBJETIVOS Ácidos e bases: ph e indicadores OBJETIVOS AULA 8 Calcular valores de ph a partir de soluções ácidas e básicas de concentrações conhecidas; Verificar o ph de soluções ácidas e básicas e comparar com valores

Leia mais