SUPERINTENDÊNCIA REGIONAL DE MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL PARECER ÚNICO (SUPRAM ZM) Nº:147248/2008. Potencial Poluidor:

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "SUPERINTENDÊNCIA REGIONAL DE MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL PARECER ÚNICO (SUPRAM ZM) Nº:147248/2008. Potencial Poluidor:"

Transcrição

1 Indexado ao(s) Processo(s) Nº: 02609/2002/001/2002 Tipo de processo: Licenciamento Ambiental ( X ) Auto de Infração ( ) 1.IDENTIFICAÇÃO Empreendimento (Razão Social) /Empreendedor (nome completo): Auto Posto GV Ltda Empreendimento (Nome Fantasia) : Posto GV Município: Leopoldina - MG CNPJ/CPF: / Descrição da Atividade: Postos Revendedores, Postos de Abastecimento, Instalação Sistemas Retalhistas e Postos Flutuantes de Combustíveis Código da DN e Parâmetro : F Porte do Empreendimento: Potencial Poluidor: Pequeno ( ) Médio ( X ) Grande ( ) Pequeno ( ) Médio ( X ) Grande ( ) Classe do Empreendimento segundo DN 74/04 I ([ ]) II ([ ]) III (X) IV ([ ]) V ([ ]) VI ([ ]) Fase Atual do Empreendimento: LP ( ) LI ( ) LO ( ) LOC ( X ) Revalidação ( ) Ampliação ( ) Localizado em UC (Unidades de Conservação)? ( X ) Não ( ) Sim Bacia Hidrográfica: Paraíba do Sul Sub Bacia: Paraibuna 2.HISTÓRICO Inspeção/Vistoria/fiscalização ( ) Não ( X ) Sim Relatório de Inspeção/Vistoria/Fiscalização Nº: 310/2007 Data: 14/08/2007 Notificações Emitidas Nº: Advertências Emitidas Nº: Multas Nº:

2 2.1 Descrição do Histórico O Auto Posto GV está em funcionamento a mais de 20 anos, possui 10 funcionários, funciona em três turnos, localizado à Rodovia BR KM 784, em Leopoldina, zona Rural, em uma área total de 5000 m² e uma área construída de 500 m². Após ser convocado ao licenciamento ambiental, o empreendimento Auto Posto GV Ltda CNPJ / , protocolou o FCEI Formulário do Caracterização do Empreendimento Integrado, em abril de 2003 contemplando a atividade de : Postos Revendedores, Postos de Abastecimento, Instalação Sistemas Retalhistas e Postos Flutuantes de Combustíveis, dando início ao processo de licenciamento N 02609/2002/001/2002. Em 05/04/2003 o empreendedor recebeu o FOBI Formulário de Orientação Básica Integrado listando todos os estudos e documentação necessárias ao licenciamento requerido. Em 11 de março de 2004 o empreendedor deu entrada na FEAM com estes estudos e documentação requeridos no FOBI. O empreendedor apresentou o Certificado de Posto Revendedor da ANP de N , expedido em 30/10/2002. Em maio de 2002, foi realizada a investigação do passivo ambiental, contemplando os testes de VOC s em torno das bombas e tanques e o parecer conclusivo relatou a presença de risco associada ao cenário do empreendimento e recomendando assim investigação complementar. Em setembro de 2004, foi realizada investigação complementar concluindo a existência de contaminação pelo PAH no solo. A origem dessa contaminação pode ter tido origem no tanque de óleo Díesel ou no filtro de Díesel. Recomendou- se então a substituição da fonte poluidora e a implementação de medidas de monitoramento contínuo. Em 13/04/2004 foi concedida a outorga para o empreendimento cuja a portaria de Nº 753/2004 válida por cinco anos. O empreendimento possui Vistoria Final do Corpo de Bombeiros datada de 08 de março de Será pedido em condicionante deste parecer que se apresente a vistoria atualizada. De acordo com a norma técnica NBR /2001, que define a seleção dos equipamentos e sistemas a serem utilizados para o sistema de armazenamento de combustíveis, e análise em seu entorno num raio de 100 m, o empreendimento foi classificado ambientalmente como sendo Classe 3, devido a existência de uma nascente próximo ao empreendimento. Em 10/08/2007 foi encaminhado ao empreendedor um ofício de reorientação do processo de licenciamento do empreendimento em se manter o mesmo ou reorientar para AAF

3 Autorização Ambiental de Funcionamento. Tendo se manifestado o empreendedor em manter o processo já existente. Foi realizada vistoria para fins de licenciamento ao empreendimento em 14/08/2007, conforme Auto de Fiscalização N 310/2007 e Protocolo N /2007. Em tempo da vistoria foi constatado que o posto teve sua capacidade de armazenamento alterada de 75 m³ para 60 m³ de combustível após reforma que ocorreu em o empreendimento era classificado como classe 3 pela DN 74/2004 até então, tendo o empreendedor optado por manter o processo de licenciamento já existente como já citado anteriormente. A Bandeira do posto era a BR e atualmente é Bandeira Branca, com uma tancagem atual composta por 3 ( três) tanques ecológicos, com boca de visita e 2 anos de uso, sendo 1 tanque de 15 m³ de Gasolina, um tanque de 15m³ de Álcool e um tanque de 30m³ de Diesel pertencentes ao empreendedor. Consta no Processo de Licenciamento apresentado, um contrato com a empresa Pró Ambiental para destinação dos resíduos sólidos industriais gerados pelo empreendimento, datado de 06 de setembro de A empresa que faz a coleta de óleo usado é a PETROLUB INDUSTRIAL de LUBRIFICANTES Ltda, conforme consta do Processo de Licenciamento os Certificado de coleta de óleo usado emitido pela mesma. Em 28 de setembro de 2007, foi encaminhado ao empreendedor um ofício de pedido de informação complementar, para a conclusão da análise do processo de licenciamento. Em 25 de Outubro de 2007, foi protocolado na SUPRAM ZM, as informações pedidas no ofício enviado ao empreendedor para complementar o processo de licenciamento e dar os subsídios que estavam faltando para elaboração do Parecer Único. Em razão do exposto, este Parecer Único é favorável a concessão da LOC Licença de Operação Corretiva para o empreendimento AUTO POSTO GV Ltda que se dedica a atividade de Postos Revendedores com registro no Órgão Ambiental, através do processo COPAM N 02609/2002/001/2002.

4 3. CONTROLE PROCESSUAL O processo encontra-se formalizado e devidamente instruído com a documentação exigível e conforme declaração da Prefeitura, o tipo de atividade desenvolvida e o local de instalação do empreendimento supracitado, estão em conformidade com a legislação aplicável ao uso e ocupação do solo no município. A licença de operação corretiva (LOC) visa regularizar aqueles empreendimentos que já se encontram em fase de execução de atividades operacionais e não possuem o devido licenciamento ambiental para tal fim. De acordo com a documentação apresentada, o empreendimento utiliza recursos hídricos, estando tal uso devidamente regularizado, portaria n.º753/2004 e processo n.º 1148/2003, poço para consumo industrial. O empreendimento está localizado em zona rural tendo ao caso a termo de compromisso para regularização de reserva legal. A intervenção em área de preservação permanente caracteriza-se como ocupação antrópica consolidada, nos termos da Deliberação Normativa COPAM nº 76/04, art. 1º, VII, e será objeto de regularização, através das medidas compensatórias listadas como condicionantes do processo de licenciamento. É oportuno salientar ao empreendedor que o descumprimento de todas ou quaisquer condicionantes previstas ao final deste parecer único, e qualquer alteração, modificação e ampliação sem a devida e prévia comunicação a SUPRAM-ZM, torna o empreendimento em questão passível de autuação. A validade da Licença de Operação Corretiva ora pleiteada é de 06 (seis) anos. Por derradeiro, ressalte-se que a Licença Ambiental em apreço não dispensa nem substitui a obtenção, pelo Requerente, de certidões, alvarás ou licenças, de qualquer natureza, exigidos pela legislação federal, estadual ou municipal, devendo sobredita observação constar no Certificado de Licenciamento. 4. INTRODUÇÃO O empreendimento Auto Posto GV Ltda, cujo CNPJ / , atua no setor de Postos Revendedores, Postos de Abastecimento, Instalação Sistemas Retalhistas e Postos Flutuantes de Combustíveis, está localizado na zona rural da cidade de Leopoldina, à Rodovia Br 116 no Km 784, nas Coordenadas Geográficas Lat/Long 21º 38 15,6 S e 42º 41 52,6 W. Após a análise do projeto básico, nesta fase de LOC Licença de Operação Corretiva, em que se avaliou o RCA com todos os impactos da atividade e o PCA contemplando todas as medidas mitigadoras cabíveis, corroborada com as informações coletadas através de vistoria realizada em 14 de agosto de 2007 conforme relatório de vistoria N 310/2007 ao posto (Protocolo N /2007).

5 Considerando a classe do empreendimento como sendo classe 3 segundo NBR /2001, que define os sistemas e equipamentos e sistemas a serem utilizados, para o armazenamento subterrâneo de combustível. Verificou- se que todos os projetos de proteção e controle necessários para mitigar os impactos foram contemplados, de acordo com a Resolução CONAMA 273/2000, com as normas técnica da ABNT e com as diretrizes definidas pela FEAM, através da DN COPAM 050/2001, modificada pela DN COPAM 108/2007 e no PCA, com o objetivo de corrigir o vazamento e eliminar a contaminação ambiental. O empreendimento possui capacidade nominal atual de armazenamento de combustível de 60 m³ de combustível, isto após a reforma realizada em 2005, distribuídos em 3 tanques plenos e jaquetados, com boca de visita, 2 anos de idade, divididos em um tanques de 15 m³ de Gasolina, um tanque de 15m³ de Álcool e um tanque de 30 m³ de Diesel como já citado, pertencentes ao empreendedor. 5. DISCUSSÃO Caracterização do Empreendimento No contexto Geológico, o município de Leopoldina está inserido no complexo Juiz de Fora, constituídos por Gnaises granulíticos, Biotita Gnaise e granitóide, inclusive Granitóide intrusivo e porções do complexo Paraíba do Sul. O município de Leopoldina, de acordo com o Mapa Geológico de Minas Gerais, está inserido no Complexo Rochoso do Quirino, com formação de Horbleda - Biotita- Ortognaise, com variações de Granodioritos a Granitos, contendo enclaves de rochas básicas e ultra básicas ( COMIG, 1999). A área de estudo é constituído pela bacia do Rio Pirapetinga e localmente caracterizada pelo eixo de drenagem do Córrego dos Laçais, com uma altitude mínima de 470 m e máxima 998 m, a temperatura média anual é de 19,3 C e possui Índice Pluviométrico anual de 1.646,6 mm. O empreendimento está localizado em uma Zona Rural, no logradouro onde se localiza o posto, existe uma nascente em um raio de 100 metros como já citado anteriormente. Em conformidade com a norma técnica NBR /2001, ao analisar a localização do empreendimento em relação ao seu entorno, classificou- o como sendo classe 3. O empreendimento ocupa uma área total de m² e área construída de 500 m², as instalações compreendem a área administrativa e de serviços, troca de óleo, lanchonete e Bar, pista de abastecimento, descarga de combustíveis e Borracharia. A área de abastecimento ainda não foi concretada por possuir em seu subsolos enterrados, os tanques da PETROBRÁS. Será pedido a concretagem da pista de

6 abastecimento logo após a retirada dos mesmos, dentro do prazo da DN 108/2007. A área dos tanques possuem pavimentação em concreto, a área de abastecimento possui cobertura, canaletas ligadas a caixa SAO (Caixa Separadora de Água e Óleo), as áreas de manobras de veículos e estacionamento possuem pavimentação em asfalto, os respiros se encontram instalados de forma adequada, os tanques possuem descargas selada e boca de visita com sump, as áreas de lavagem de veículos e troca de óleo deverão ser realocadas e ligadas a caixa SAO, o óleo queimado e o óleo da caixa SAO é destinado a PETROLUB IND. DE LUBRIFICANTES ltda e o SASC (Sistema de Armazenamento Subterrâneo de Combustível) é composto por três tanques plenos, de parede dupla jaquetados como citado anteriormente. A água consumida nas diversas atividades do posto, provém de um poço e já possui Outorga emitido pelo IGAM em 13/04/2004, cuja a portaria de Nº 753/2004 válida por cinco anos. Os resíduos sólidos contaminados por óleo são recolhidos pela Pró Ambiental, e os resíduos sólidos domésticos são recolhidos pela serviço de limpeza pública. Foi implementado o Plano de Treinamento de Brigada de Incêndio e o Plano de Atendimento a Emergência para Postos de Combustíveis, estabelecido pela FEAM através dos termos de referência PC -05 e PC 06, bem como o Treinamento Básico em Segurança e Meio Ambiente (PC-04), estando o mesmo incompleto. O Sr. Rogério Azevedo de Castro, Eng. De Minas e especialista em meio Ambiente, cujo CREA , foi o responsável Técnico por estes. Será pedido ao empreendedor que complemente o mesmo. Foram coletadas amostras de solo em até 1,5 metros de profundidade, atingindo o lençol freático a 1,2 metros, e feita as análises necessárias. Tipo de solo Silte - Arenoso Umidade 5,9% Teor de Umidade 57,3% ph 6,6 Resistividade 546 K?xcm a 25 ºC Sulfetos não RESERVA LEGAL O empreendimento situa-se em área Rural, tendo apresentado o Termo de Compromisso Averbação de Reserva Legal emitido pelo órgão competente, onde se compromete em averbar a Reserva Legal em 180 dias, e conforme será pedido em condicionante deste parecer.

7 5.1.3 UTILIZAÇÃO DE RECURSOS HÍDRICOS O empreendimento utiliza água de poço subterrâneo, Processo nº 1148/2003, com explotação permitida de 1,90 m 3 /h, datado de 13/04/ EXPLORAÇÃO FLORESTAL PERMANÊNCIA EM ÁREA DE PRESERVAÇÃO PERMANENTE A área total do empreendimento corresponde a 5000 m², está inserido em uma propriedade rural de 179 ha, sendo que parte das instalações do posto então em Área de Preservação Permanente, ou seja menos de 50 metros da nascente. A área de intervenção já é consolidada, sendo que não haverá perspectiva de ampliação das instalações na área de preservação permanente. Desta forma não ocorrerá supressão de vegetação e conseqüentemente não haverá geração de produtos e/ou subprodutos de origem florestal. O empreendimento opera a mais de 20 anos no local.. Será pedido em condicionante deste parecer, que se regularize a Permanência em APP Área de Preservação Permanente tomando- se as devidas medidas compensatórias estabelecidas no processo de APEF (Empreendimento localizado em APP). 5.2 Impactos Identificados Após a análise do projeto ambiental apresentado à SUPRAM ZM, foi verificado que os potenciais impactos ambientais relacionados ao tipo de atividade exercida pelo empreendimento são principalmente a contaminação do solo, dos corpos d água superficiais e subterrâneas e das emissões atmosféricas, podendo causar danos a fauna e flora e representando também risco à saúde da comunidade e perigo de acidentes ocasionados por incêndios ou explosões. Os efluentes líquidos são gerados pelas atividades exercidas no empreendimento como derramamento de produtos na pista de abastecimento, troca de óleo dos veículos, na fração oleosa recolhido na caixa SAO, que são de mesma natureza e ainda a água condensada nas paredes das tubulações e tanques de armazenagem e a cada seis meses é retirada por sucção manual e despejada na caixa SAO. Estes resíduos têm em sua constituição hidrocarbonetos derivados de petróleo, detergentes, além da presença de sólidos em suspensão. Em caso de lançamento deste efluente sem tratamento nos corpos d água, estes serão contaminados por Benzeno, Tolueno, Xileno e Etil - Benzeno que são altamente cancerígenos e/ou tóxicos, além do que reduzem a concentração de Oxigênio dissolvido podendo resultar na mortandade da Biota Aquática ou Terrestre, formação de depósito de lodo, espuma e gordura na superfície do corpo receptor.

8 Com relação aos resíduos sólidos gerados, são de natureza Industrial como filtros de óleo, estopas, EPI s, areia e lodo da caixa SAO contaminados por óleo, o de natureza Doméstica gerado no escritório, vestiário, sanitário e loja de conveniência como papeis e papelões e embalagens plásticas. Pela natureza das atividades do empreendimento, os ruídos gerados na área do mesmo, são provenientes do trânsito de veículos, dos caminhões que transportam combustível e transitam na área do posto. Estes ruídos tendem a se apresentar dentro dos níveis de pressão sonora admissíveis pela Lei Estadual Quanto aos impactos associados aos efluentes atmosféricos, são gerados vapores e gases advindos dos respiros dos tanques de combustível. Em maio de 2002, foi realizada a investigação do passivo ambiental, contemplando os testes de VOC s em torno das bombas e tanques e o parecer conclusivo relatou a presença de risco associada ao cenário do empreendimento e recomendando assim investigação complementar. Em setembro de 2004, foi realizada investigação complementar concluindo a existência de contaminação pelo PAH no solo. Em vistoria ao empreendimento, foi verificado que o tanque de óleo queimado e lavador de veículos estavam próximo a uma nascente. Foi pedido ao empreendedor que fossem desativados, o que ocorreu posteriormente como comprovado pelo empreendedor Medidas Mitigadoras Monitoramento, derramamento e transbordamento de combustíveis Em maio de 2002, foi realizada a investigação do passivo ambiental, contemplando os testes de VOC s em torno das bombas e tanques e o parecer conclusivo relatou a presença de risco associada ao cenário do empreendimento e recomendando assim investigação complementar. Em setembro de 2004, foi realizada investigação complementar concluindo a existência de contaminação pelo PAH no solo. A origem dessa contaminação pode ter tido origem no tanque de óleo Díesel ou no filtro de Díesel. Recomendou- se então a substituição da fonte poluidora (taque de Díesel) e a implementação de medidas de monitoramento contínuo. Em 2005, conforme notas e ARTs comprobatórias que compõem o processo de licenciamento, o empreendedor instalou os novos tanques em uma outra área. Em maio de 2006 Foi realizado o teste de estanqueidade no sistema tanque/linha e o teste verificou que os mesmos estão estanques. Os tanques antigos não foram retirados pela PETROBRÁS, que é a dona dos mesmos, tendo sido esvaziados enquanto aguardam a retirada pela empresa a quem pertencem. Em vistoria ao empreendimento, foi verificado que o tanque de óleo queimado e lavador de veículos estavam próximo a uma nascente, como já citado anteriormente. Foi suspensa as atividades dos mesmos imediatamente, a (remediação) retirada do óleo queimado do local e pedida a realocação do lavador e tanque de armazenamento de óleo

9 queimado. A retirada do óleo queimado foi feita, e este foi armazenado em bombonas para posterior armazenamento em tanque apropriado e destino adequado Equipamentos e Sistemas de Controle Instalados Tanque Combustível Tipo de Tanque Capacidade 01 Gasolina PEAD 15 m³ 02 Álcool PEAD 15 m³ 03 Díesel PEAD 30 m³ Bomba Material Linha Combustível 01 PEAD Gasolina 02 PEAD Gasolina 03 PEAD Álcool 04 PEAD Díesel Filtro Material de Linha Combustível 01 PEAD Diesel Outros Sistemas de Monitoramento - Válvula de contenção de vapor Sistemas de Proteção Contra Derramamento - Câmara de contenção na Boca de Visita do Tanque (Sump) - Contenção de Vazamento Sob a Unidade Abastecedora (Sump) - Contenção de Vazamento Sob o Filtro (Sump) - Canaleta de contenção da pista de abastecimento - Caixa Separadora de Água e Óleo na área de abastecimento Proteção Contra Transbordamento - Descarga Selada - Câmara de contenção de descarga - Válvula de Proteção Contra Transbordamento - Válvula de retenção junto as Bombas Sistema de Drenagem - Canaleta de Contenção na projeção da cobertura - Caixa Separadora de Água e Óleo SAO

10 5.3.7 Classificação da área do entorno do estabelecimento, que utiliza sistema de armazenagem subterrânea de combustível SASC e enquadramento deste sistema conforme NBR /2001 Classificação da Área do Entorno do Posto de Serviço Classe 0 1 Quando não possuir nenhum dos fatores de agravamento das classe seguintes Classe 1 1 Rede de drenagem de águas pluviais 2 Rede Subterrânea de Serviços ( água, esgoto, telefone,energia elétrica, etc...) 3 Fossas em áreas urbanas 4 Edifício multifamiliar com até 4 andares Casse 2 1 Asilo 2 Creche 3 Edifício multifamiliar com mais de 4 andares 4 Favela em Cota igual ou superior a do posto 5 - Edifício de escritórios comerciais com quatro ou mais pavimentos 6 Poço de água, artesiano ou não, para consumo doméstico 7 Casa de Espetáculo ou Templo 8 Escola 9 Hospital Classe 3 1 Favela em Cota inferior a do Posto 2 Metrô em Cota inferior a do Posto 3 Garagem Residencial ou Comercial construída em Cota inferior a do Posto 4 Túnel construído em Cota inferior a do posto 5 Edificação construído em Cota inferior a do Posto 6 Atividades industriais e operações de risco* 7- Água do solo utilizada para abastecimento Público a cidade ( Independente do raio de 100 m ) 8 Corpos naturais superficiais de água, bem como seus formadores, destinados a : A Abastecimento doméstico B Proteção das comunidades aquáticas C Recreação de contato primário ( natação, equi aquático e mergulho) D Irrigação E Criação natural / intensiva destinada à alimentação humana * Entende- se como atividades de operações de risco o armazenamento e manuseio de explosivos, bem como locais de carga e descarga de inflamáveis líquidos ( base e terminal) Classificação do posto dentro dos critérios da NBR /2001 : Classe Efluentes Líquidos Os efluentes líquidos Industriais gerados na pista de abastecimento e da troca de óleo são direcionados através de canaletas e por tubos enterrados para a caixa SAO. Depois de separados, a água é direcionada a rede municipal devendo estar dentro dos parâmetros da Resolução CONAMA 20/86 e a DN COPAM 10/86 conforme pedido no Anexo II, o óleo queimado e o óleo da SAO é armazenado em bombonas para posterior recolhimento da PETROLUB INDUSTRIAL de LUBRIFICANTES Ltda.

11 Quanto aos Efluentes Líquidos Domésticos, consta do processo de licenciamento, projeto de Fossa Séptica a ser instalado conforme condicionante da Licença de Operação Corretiva que será citada posteriormente, estes devem estar dentro dos parâmetros da Resolução CONAMA 20/86 e a DN COPAM 10/ Resíduos Sólidos Com relação aos resíduos sólidos terão as seguintes destinações: Tipo de Resíduo Origem Destinação Papeis e Papelões Escritório e loja de conveniência DN COPAM 07/81 Limpeza Urbana Filtros e embalagens de Óleo, Estopas e EPI S, Pista de abastecimento, borracharia e troca de Pró Ambiental NBR /87 Areia e lodo do fundo da Caixa SAO óleo Pista de abastecimento e troca de óleo (Ver condicionantes do Anexo I e II) Pró Ambiental NBR /87l Emissões de Gases na Atmosfera Pode- se prever que emissão de gases na atmosfera será devidamente controlada pelas Válvulas de Contenção de Vapores instaladas nos respiros dos tanques e pelo sistema descarga selada instalado nos bocais de abastecimento dos tanques. Os dispositivos já estão implantados no empreendimento, como foi listado anteriormente. O sistema de descarga selada impede que gases gerados no momento da descarga de combustível do caminhão para o tanque de armazenamento, escapem para a atmosfera. As válvulas de contenção de vapores, impedem a evaporação e emanação dos gases no interior dos tanques, quando estes estão em repouso, devendo ser revisadas anualmente, com o objetivo de manter suas características de desempenho asseguradas pelo fabricante. Este controle é objeto do programa de Automonitoramento descrito no Anexo II.

12 6. CONCLUSÃO Procedendo- se a análise Interdisciplinar do processo de licença de Operação Corretiva do Auto Posto GV Ltda, conclui- se que os impactos ambientais gerados pela atividade do empreendimento, estão sendo minimizados de forma adequada e ainda complementado com o cumprimento das condicionantes que serão citadas a seguir. Cabe esclarecer que a SUPRAM ZM não possui responsabilidade técnica sobre os projetos de sistemas de controle ambiental implantados, sendo a execução, operação e comprovação de eficiência desses de inteira responsabilidade da própria empresa e/ou seu projetista. O Parecer da Equipe Interdisciplinar de análise deste processo, do ponto de vista técnico e jurídico, sugere a concessão da Licença de Operação Corretiva para o Auto Posto GV Ltda, através de processo COPAM n 02609/2002/001/2002, condicionada ao cumprimento das condicionantes listadas a seguir. Ressalta-se que a Licença Ambiental em apreço não dispensa nem substitui a obtenção pelo requerente de outras licenças legalmente exigíveis. 7. PARECER CONCLUSIVO Favorável: ( ) Não ( X ) Sim 8.VALIDADE da LICENÇA 06 (seis) anos

13 Condicionantes da Licença de Operação Corretiva Anexo Único Indexado ao(s) Processo(s) Nº: 02609/2002/001/2002 To de processo: Validade da Licença: 6 anos Válida até: Licenciamento Ambiental ( X ) Auto de Infração ( ) Empreendimento (Razão Social) /Empreendedor (nome completo): CNPJ / CPF: Auto Posto GV Ltda / Empreendimento (Nome Fantasia) Posto GV Município: Leopoldina / MG Atividade predominante: Postos Revendedores, Postos de Abastecimento, Instalação de Sistemas, Retalhistas e Postos Flutuantes de Combustíveis. Código da DN e Parâmetro: F Porte do Empreendimento: Potencial Poluidor: Pequeno ( ) Médio ( X ) Grande ( ) Classe do Empreendimento: Pequeno ( ) Médio ( X ) Grande ( ) DN 74/04: 1 ( ) 2 ( ) 3 ( X ) 4 ( ) 5 ( ) 6 ( ) Fase Atual do Empreendimento: LP ( ) LI (_) LO ( ) LOC ( X ) Revalidação ( ) Ampliação ( ) Outros ( )

14 Anexo I Itens Descrição da Condicionante Prazo para Cumprimento 1. Executar o Programa de Automonitoramento dos efluentes líquidos e resíduos Semestral sólidos, conforme definido no Anexo II 2. Apresentar laudo de manutenção das válvulas de retenção de gases Anual instaladas nos respiros dos tanques. 3 Comprovar a destinação dos resíduos líquidos (óleo usado e fração oleosa do Semestral São e o óleo da troca de óleo) e sólidos (embalagens, filtros de óleo/ar, estopas, borra e areia do SAO), considerados pela NBR /87 como Resíduos Classe-1 (perigosos), para empresas licenciadas, como previsto no Anexo II. 4 Comprovar a destinação dos resíduos sólidos Classes 2 e 3, segundo a NBR Semestral , conforme item 3 do Anexo II. 5 Realizar demais adequações conforme DN COPAM 050/2001 alterada pela 90 dias 108/2007 e NBR /2001 para um posto Classe 3 e encaminhar a SUPRAM ZM as notas fiscais e relatório fotográfico comprobatório com as devidas ARTs 6 Realizar retirada dos tanques antigos e comprovar destino final dos mesmos 180 dias bem como da borra 7 Instalar monitoramento intersticial Posto Classe 3 pela NBR / dias 8 Apresentar Certificado de Vistoria Final do Corpo de Bombeiros atualizada 60 dias 9 Complementar o Plano de Treinamento de Brigada de Incêndio e o Plano de Atendimento a Emergência para Postos de Combustíveis, estabelecido pela FEAM através dos termos de referência PC -05 e PC 06 e o Treinamento Básico em Segurança e Meio Ambiente (PC-04), dos frentista e demais funcionários do empreendimento atualizado 10 Implantar Fossa Séptica com sumidouro para tratar Efluente Sanitário conforme projeto apresentado no PCA 11 Apresentar Teste de Estanqueidade conforme DN 108/2007- Anexo 4, pag Apresentar relatório fotográfico com a devida ART da realocação do tanque de óleo queimado e lavador de veículos e ligação destes através de canaletas à caixa SAO 13 Realizar regularização da Permanência em APP Área de Preservação Permanente nesta SUPRAM - ZM 14 Realizar a Averbação da Reserva Legal, conforme Termo de Compromisso de Averbação de Reserva Legal apresentado no processo de licenciamento ambiental 15 Apresentar Certificado expedido pelo Instituto Nacional de Metrologia INMETRO, relativo ao armazenamento subterrâneo de combustível, Válvula Antitransbordamento, tubulação não metálica, bem como das empresas instaladoras do sistema de armazenamento subterrâneo de combustível, quando da troca dos equipamentos mencionados, na vigência da licença. 60 dias 60 dias A cada cinco anos 60 dias 120 dias Dentro do prazo estabelecido pelo Termo de Compromisso de Averbação de Reserva Legal 60 dias e durante a vigência da licença 16 Realizar concretagem da pista de abastecimento 30 dias após a retirada dos tanques antigos

15 1. Vazamento de Combustível Anexo II Auto Posto GV Ltda Processo COPAM 02609/2002/001/2002 Programa de Automonitoramento A cada 02 anos, o empreendimento deverá realizar teste de estanqueidade dos tanques e tubulações, de acordo com a norma técnica NBR nº Após completar 10 anos de utilização destes equipamentos, os testes de estanqueidade deverão ser realizados anualmente. Os certificados técnicos relatando a situação dos equipamentos deverão ser enviados a FEAM acompanhados das ARTs dos responsáveis pelos ensaios. 2. Efluentes Líquidos Ponto Despejo Local de Amostragem Parâmetros Freqüência das Análises 1 Efluente Bruto Efluente Final Tratado 2 Efluente Bruto Efluente Final Tratado Entrada e saída do Tanque Séptico Entrada e saída da ETE ph, sólidos sedimentáveis, sólidos suspensos, DBO 5, DQO ph, sólidos sedimentáveis, sólidos suspensos, DBO 5, DQO, óleos e graxas. semestral Relatório: Enviar semestralmente a SUPRAM ZM os resultados das análises efetuadas. O relatório deverá conter a identificação, registro profissional e a assinatura do responsável técnico pelas análises. Métodos de Análises: Normas aprovadas pelo INMETRO ou, na ausência delas, no Standard Methods for Examination of water and Wastewater APHA AWWA, última edição. Resíduos Sólidos: Enviar semestralmente a SUPRAM - Zona da Mata planilhas mensais de controle da geração e disposição dos resíduos sólidos gerados, contendo, no mínimo, os dados do modelo abaixo, bem como a identificação, registro profissional e a assinatura do responsável técnico pelas informações, além de informar a produção industrial e número de empregados no período.

16 Denominaçã o Resíduo Origem Classe Taxa de geração no período Transportador (razão social e endereço completo) Forma de disposição final (*) Empresa responsável pela disposição final (razão social e endereço completo) (*) 1- Reutilização 6- Co-processamento 2- Reciclagem 7- Aplicação no solo 3- Aterro Sanitário 8- Estocagem temporária (informar quantidade Estocada) 4- Aterro Industrial 9- Outras (especificar) 5- Incineração Em caso de alteração na forma de disposição final de resíduos, a empresa deverá comunicar previamente a SUPRAM - Zona da Mata, para verificação da necessidade de licenciamento específico. As notas fiscais de venda do produto final e/ou movimentação de resíduos deverão ser mantidas disponíveis pelo empreendedor, para fins de fiscalização. Apresentar documentação comprobatória do recebimento dos resíduos, explicitando a quantidade recebida e a forma de destino final, nos casos de envio a incineradores, aterros industriais e sanitários, que deverão possuir Licença de Operação dos órgãos de controle ambiental competentes. IMPORTANTE: OS PARÂMETROS E FREQÜÊNCIAS ESPECIFICADOS PARA O PROGRAMA DE AUTOMONITORIZAÇÃO PODERÃO SOFRER ALTERAÇÕES A CRITÉRIO DA ÁREA TÉCNICA DO ÓRGÃO FISCALIZADOR, FACE AO DESEMPENHO APRESENTADO PELOS SISTEMAS DE TRATAMENTO.

17 09. Data Gestora Danuse Machado Pires Gouvêa (MASP ).Equipe Técnica/Jurídica Interdisciplinar Júlia Abrantes Felicíssimo (MASP ) Leandro Barros (OAB /MG ) Danilo Vieira Júnior (MASP ) Diretor Técnico Dorgival da Silva (MASP )

feam FUNDAÇÃO ESTADUAL DO MEIO AMBIENTE

feam FUNDAÇÃO ESTADUAL DO MEIO AMBIENTE FUNDAÇÃO ESTADUAL DO MEIO AMBIENTE Parecer Técnico NUCOM Nº. 817 / 2005 Processo COPAM Nº 01985/2001/001/2001 Empreendedor: MAURO RIBEIRO PARECER TÉCNICO Empreendimento: AUTO POSTO GUARANI LTDA Classe

Leia mais

ANEXO I. Condicionantes para Licença de Operação (LO) da Ambientec Incineração de Resíduos Ltda.

ANEXO I. Condicionantes para Licença de Operação (LO) da Ambientec Incineração de Resíduos Ltda. Pág. 1 de 5 ANEXO I Condicionantes para Licença de Operação (LO) da Ambientec Incineração de Resíduos Ltda. Empreendedor: Ambientec Incineração de Resíduos Ltda Empreendimento: Ambientec Incineração de

Leia mais

PARECER ÚNICO SUPRAM-ZM Nº /2009

PARECER ÚNICO SUPRAM-ZM Nº /2009 Folha: 1 SUPRAM-ZM Nº 499408/2009 Indexado ao(s) Processo(s) Nº: 11218/2009/001/2009 Tipo de processo: Licenciamento Ambiental ( X ) Auto de Infração ( ) Revalidação de Licença ( ) 1. Identificação Empreendimento

Leia mais

1. IDENTIFICAÇÃO DO RESPONSÁVEL PELO EMPREENDIMENTO:

1. IDENTIFICAÇÃO DO RESPONSÁVEL PELO EMPREENDIMENTO: ANEXO 2 RELATÓRIO DO POSTO 1. IDENTIFICAÇÃO DO RESPONSÁVEL PELO EMPREENDIMENTO: NOME: Doc. Identidade: Órgão Expedidor: UF: CPF: End.: N o : Bairro: CEP: Município: UF: Telefone p/ Contato: Fax: E-mail:

Leia mais

PARECER ÚNICO PROTOCOLO Nº /2010 Indexado ao(s) Processo(s) Licenciamento Ambiental Nº /2001/002/2010 LP e LI DEFERIMENTO

PARECER ÚNICO PROTOCOLO Nº /2010 Indexado ao(s) Processo(s) Licenciamento Ambiental Nº /2001/002/2010 LP e LI DEFERIMENTO PARECER ÚNICO PROTOCO Nº 202337/2010 Indexado ao(s) Processo(s) Licenciamento Ambiental Nº 001956/2001/002/2010 LP e LI DEFERIMENTO Concomitante Outorga: Portaria nº 01361/2006 Deferida Empreendimento:

Leia mais

FORMULÁRIO DE CARACTERIZAÇÃO DO EMPREENDIMENTO

FORMULÁRIO DE CARACTERIZAÇÃO DO EMPREENDIMENTO FORMULÁRIO DE CARACTERIZAÇÃO DO EMPREENDIMENTO É expressamente proibido qualquer tipo de intervenção em Área de Preservação Permanente. Deverá ser observada rigorosamente a formatação deste formulário,

Leia mais

PORTARIA FEPAM n.º 22/2019 Publicada no Diário Oficial em 08/04/2019

PORTARIA FEPAM n.º 22/2019 Publicada no Diário Oficial em 08/04/2019 PORTARIA FEPAM n.º 22/2019 Publicada no Diário Oficial em 08/04/2019 Estabelece critérios, procedimentos, trâmites administrativos e premissas para o licenciamento ambiental de empreendimentos do ramo

Leia mais

Medidas mitigadoras: SIM (x) NÃO ( ) Medidas compensatórias: SIM ( ) NÃO(x) Condicionantes: SIM (X) NÂO ( ) Automonitoramento: SIM (x) NÃO ( )

Medidas mitigadoras: SIM (x) NÃO ( ) Medidas compensatórias: SIM ( ) NÃO(x) Condicionantes: SIM (X) NÂO ( ) Automonitoramento: SIM (x) NÃO ( ) PARECER ÚNICO PROTOCOLO Nº 456104/2009 Indexado ao(s) Processo(s) Licenciamento Ambiental Nº 03711/2001/001/2001 LOC DEFERIMENTO Outorga Nº 00266/2006 DEFERIDA APEF Nº / - Reserva legal Nº / - Empreendimento:

Leia mais

Unidade de Conservação: APA DA FERNÃO DIAS Anuência apresentada na LI

Unidade de Conservação: APA DA FERNÃO DIAS Anuência apresentada na LI PARECER ÚNICO PROTOCOLO Nº. 753848/2008 Indexado ao(s) Processo(s) Licenciamento Ambiental Nº 00351/1999/005/2008 LO -AMPLIAÇÃO DEFERIMENTO Outorga n 1324/2004 POÇO TUBULAR DEFERIDA APEF Nº: Não houve

Leia mais

Registro de classe CRBio 49669/04-D Responsável Técnico pelos Estudos Técnicos Apresentados Sandra Borges Pereira

Registro de classe CRBio 49669/04-D Responsável Técnico pelos Estudos Técnicos Apresentados Sandra Borges Pereira PARECER ÚNICO PROTOCOLO Nº 011609/2012 Indexado ao(s) Processo(s) Licenciamento Ambiental Nº 00236/2011/001/2011 Licença de Deferimento Instalação Corretiva Empreendimento: Gerdau Comercial de Aços Ltda.

Leia mais

Unidade de Conservação: encontra-se inserido fora de entorno ou zona de amortecimento de unidade de conservação.

Unidade de Conservação: encontra-se inserido fora de entorno ou zona de amortecimento de unidade de conservação. PARECER ÚNICO PROTOCOLO Nº 040486/2013 Indexado ao(s) Processo(s) Licenciamento Ambiental Nº: 00201/2002/003/2011 LOC DEFERIMENTO Outorga: Portaria nº. 0126/2011 Captação subterrânea regularizada Autorização

Leia mais

PARECER TÉCNICO (NARCZM) Nº /2006

PARECER TÉCNICO (NARCZM) Nº /2006 Núcleo de Apoio Regional COPAM Zona da Mata Pág: 1 Indexado ao(s) Processo(s) Nº: 01331/2003/001/2003 PARECER TÉCNICO (NARCZM) Nº 444002/2006 Tipo de processo: Licenciamento Ambiental ( ) Auto de Infração

Leia mais

FORMULÁRIO DE CARACTERIZAÇÃO DO EMPREENDIMENTO

FORMULÁRIO DE CARACTERIZAÇÃO DO EMPREENDIMENTO FORMULÁRIO DE CARACTERIZAÇÃO DO EMPREENDIMENTO É expressamente proibido qualquer tipo de intervenção em Área de Preservação Permanente. Deverá ser observada rigorosamente a formatação deste formulário,

Leia mais

PARECER ÚNICO: SUPRAM TM/AP PROTOCOLO Nº /2010 Indexado ao(s) Processo(s) Licenciamento Ambiental Nº 00283/1995/006/2006

PARECER ÚNICO: SUPRAM TM/AP PROTOCOLO Nº /2010 Indexado ao(s) Processo(s) Licenciamento Ambiental Nº 00283/1995/006/2006 PARECER ÚNICO: SUPRAM TM/AP PROTOCOLO Nº 780729/2010 Indexado ao(s) Processo(s) Licenciamento Ambiental Nº 00283/1995/006/2006 Deferimento Empreendedor: Frigorífico Luciana Ltda CPF: 21.589.536/0001-64

Leia mais

Atividades objeto do licenciamento: Código DN 74/04 Descrição Classe F Posto revendedor de combustível 03

Atividades objeto do licenciamento: Código DN 74/04 Descrição Classe F Posto revendedor de combustível 03 Minas PARECER ÚNICO PROTOCOLO nº. 265204/2009 Indexado ao(s) Processo(s) Licenciamento Ambiental nº. 03670/2007/001/2008 LOC Deferimento Outorga nº. 13356/2008 Deferida APEF nº. - Reserva Legal nº. - Empreendimento:

Leia mais

Rua José Campomizzi, 187 Ubá MG CEP Tel: (32) ou (32)

Rua José Campomizzi, 187 Ubá MG CEP Tel: (32) ou (32) Folha: 1/9 PARECER ÚNICO SUPRAMZM Nº: 320144/2008 Indexado ao(s) Processo(s): Licenciamento Ambiental N o : 00151/1998/003/2007 Outorga N o : APEF N o : Reserva Legal N o : Coordenadas Geográficas: 21

Leia mais

PARECER ÚNICO SUPRAM-ZM Nº /2009

PARECER ÚNICO SUPRAM-ZM Nº /2009 Folha: 1/13 SUPRAM-ZM Nº 511879/2009 Indexado ao(s) Processo(s) Nº: 00827/2002/004/2009 Tipo de processo: Licenciamento Ambiental ( X ) Auto de Infração ( ) Revalidação de Licença ( ) 1. Identificação

Leia mais

Deliberação Normativa COPAM nº 50, de 28 de novembro de (Publicação - Diário do Executivo - "Minas Gerais" - 15/12/2001)

Deliberação Normativa COPAM nº 50, de 28 de novembro de (Publicação - Diário do Executivo - Minas Gerais - 15/12/2001) Deliberação Normativa COPAM nº 50, de 28 de novembro de 2001. Estabelece os procedimentos para o licenciamento ambiental de postos revendedores, postos de abastecimento, instalações de sistemas retalhistas

Leia mais

Maurício Ferreira Pinto CREA

Maurício Ferreira Pinto CREA Pág. 1 de 5 ANEXO DE ALTERAÇÃO, EXCLUSÃO E OU INCLUSÃO DE CONDICIONANTES DO PARECER ÚNICO Nº 0208085/2015 (SIAM) INDEXADO AO PROCESSO: PA COPAM: SITUAÇÃO: Licenciamento Ambiental 03331/2001/004/2013 Sugestão

Leia mais

SUPERINTENDÊNCIA REGIONAL DE MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL DA ZONA DA MATA

SUPERINTENDÊNCIA REGIONAL DE MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL DA ZONA DA MATA Folha: 1/8 SUPRAMZM Nº: 042631/2008 Indexado ao(s) Processo(s): Licenciamento Ambiental N o : 00747/2003/001/2003 Outorga N o : 00626/2004 APEF N o : Reserva Legal N o : 1. Identificação Empreendimento

Leia mais

Atividades objeto do licenciamento: Código DN 74/04 Descrição Classe F Posto Revendedor de Combustíveis 3

Atividades objeto do licenciamento: Código DN 74/04 Descrição Classe F Posto Revendedor de Combustíveis 3 PARECER ÚNICO SUPRAM TMAP PROTOCOLO Nº 0363627/2011 Indexado ao(s) Processo(s) Licenciamento Ambiental Nº 01135/2001/001/2001 LOC DEFERIMENTO Outorga Nº Processo Renovação 08467/2009 Poço tubular Renovação

Leia mais

PARECER ÚNICO SUPRAM-ASF PROTOCOLO Nº /2009 Indexado ao(s) Processo(s) Licenciamento Ambiental Nº 00068/1993/009/2005 Alteração de

PARECER ÚNICO SUPRAM-ASF PROTOCOLO Nº /2009 Indexado ao(s) Processo(s) Licenciamento Ambiental Nº 00068/1993/009/2005 Alteração de PARECER ÚNICO SUPRAM-ASF PROTOCOLO Nº 048918/2009 Indexado ao(s) Processo(s) Licenciamento Ambiental Nº 00068/1993/009/2005 Alteração de DEFERIMENTO Condicionante Portarias de Outorga Nº 1944/07 e 1945/07

Leia mais

FORMULÁRIO DE CARACTERIZAÇÃO DO EMPREENDIMENTO

FORMULÁRIO DE CARACTERIZAÇÃO DO EMPREENDIMENTO FORMULÁRIO DE CARACTERIZAÇÃO DO EMPREENDIMENTO É expressamente proibido qualquer tipo de intervenção em Área de Preservação Permanente. Deverá ser observada rigorosamente a formatação deste formulário,

Leia mais

PARECER ÚNICO SUPRAM TM-AP PROTOCOLO Nº /2009 Indexado ao(s) Processo(s) Licenciamento Ambiental Nº 00364/2007/001/2007 LOC

PARECER ÚNICO SUPRAM TM-AP PROTOCOLO Nº /2009 Indexado ao(s) Processo(s) Licenciamento Ambiental Nº 00364/2007/001/2007 LOC PARECER ÚNICO SUPRAM TM-AP PROTOCOLO Nº 183821/2009 Indexado ao(s) Processo(s) Licenciamento Ambiental Nº 00364/2007/001/2007 LOC DEFERIMENTO Empreendimento: Préve Indústria Química Ltda CNPJ: 41.788.993/0001-95

Leia mais

Registro de classe CRBio 49669/04-D Responsável Técnico pelos Estudos Técnicos Apresentados Sandra Borges Pereira

Registro de classe CRBio 49669/04-D Responsável Técnico pelos Estudos Técnicos Apresentados Sandra Borges Pereira PARECER ÚNICO PROTOCOLO Nº 129965/2012 Indexado ao(s) Processo(s) Licenciamento Ambiental Nº 00236/2011/002/2012 Licença de Deferimento Operação Empreendimento: Gerdau Comercial de Aços S/A CNPJ: 07.369.685/0070-19

Leia mais

Unidade de Conservação: Não está inserido em UC ou no seu entorno. Atividades objeto do licenciamento: Código DN 74/04 Descrição Classe

Unidade de Conservação: Não está inserido em UC ou no seu entorno. Atividades objeto do licenciamento: Código DN 74/04 Descrição Classe PARECER ÚNICO SUPRAM-SM PROTOCOLO Nº 0072303/2011 Indexado ao(s) Processo(s) Licenciamento Ambiental Nº 0097/1986/059/2010 LP+LI Ampliação DEFERIMENTO Portaria de Outorga Nº 00261/2011 AUTORIZAÇÃO SUP.

Leia mais

SUPERINTENDÊNCIA REGIONAL DE MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL PARECER ÚNICO

SUPERINTENDÊNCIA REGIONAL DE MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL PARECER ÚNICO Folha: 1/18 Nº 341512 / 2007 (Órgão Seccional) SUPRAM-LM Indexado ao(s) Processo(s) Nº: 03551/2001/001/2007 Tipo de processo: Licenciamento Ambiental ( X ) Auto de Infração ( ) 1. Identificação Empreendimento

Leia mais

PARECER ÚNICO PROTOCOLO Nº /2012

PARECER ÚNICO PROTOCOLO Nº /2012 PARECER ÚNICO PROTOCOLO Nº 0439197/2012 Indexado ao(s) Processo(s) Licenciamento Ambiental Nº. 16663/2011/002/2012 LO Deferimento Empreendimento: GERDAU AÇOS LONGOS S.A CNPJ: 07.358.761/0170-53 Município:

Leia mais

GABINETE DO SECRETÁRIO

GABINETE DO SECRETÁRIO PORTARIA Nº 0119, DE 16 DE OUTUBRO DE 2015. Disciplina o Licenciamento de Regularização Ambiental dos Postos de Revenda de Combustível de competência da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos

Leia mais

Medidas mitigadoras: SIM (x) NÃO Medidas compensatórias: SIM ( ) NÃO(x) Condicionantes: SIM (X) NÂO ( ) Automonitoramento: SIM (x) NÃO ( )

Medidas mitigadoras: SIM (x) NÃO Medidas compensatórias: SIM ( ) NÃO(x) Condicionantes: SIM (X) NÂO ( ) Automonitoramento: SIM (x) NÃO ( ) PARECER ÚNICO PROTOCOLO Nº 728398/2008 Indexado ao(s) Processo(s) Licenciamento Ambiental Nº 02847/2001/001/2007 LOC DEFERIMENTO Outorga Nº - 00654/2007 DEFERIDA APEF Nº / - Reserva legal Nº / - Empreendimento:

Leia mais

PARECER TÉCNICO Nº (NARCZM) /2006

PARECER TÉCNICO Nº (NARCZM) /2006 Núcleo de Apoio Regional COPAM Zona da Mata Pág: 1 Indexado ao(s) Processo(s) Nº: 3885/2005/001/2005 Tipo de processo: PARECER TÉCNICO Nº (NARCZM) 408697/2006 Licenciamento Ambiental ( X ) Auto de Infração

Leia mais

concomitante com Licenciamento Ambiental Nº 03022/2001/005/2013 Licença de DEFERIMENTO Instalação para Ampliação Município: Uberlândia - MG

concomitante com Licenciamento Ambiental Nº 03022/2001/005/2013 Licença de DEFERIMENTO Instalação para Ampliação Município: Uberlândia - MG PARECER ÚNICO PROTOCOLO Nº 1340381/2013 Indexado ao(s) Processo(s) Licença Prévia concomitante com Licenciamento Ambiental Nº 03022/2001/005/2013 Licença de DEFERIMENTO Instalação para Ampliação Empreendimento:

Leia mais

Unidade de Conservação: no entorno da Reserva Biológica Municipal

Unidade de Conservação: no entorno da Reserva Biológica Municipal PARECER ÚNICO SUPRAM-SM PROTOCOLO Nº 095945/2009 Indexado ao(s) Processo(s) Licenciamento Ambiental Nº 00131/1992/003/2009 LOC - Ampliação DEFERIMENTO Processo IGAM Não se aplica APEF Nº - Não se aplica

Leia mais

Prefeitura Municipal de Nova Viçosa publica:

Prefeitura Municipal de Nova Viçosa publica: Prefeitura Municipal de Nova Viçosa 1 Quarta-feira Ano Nº 2503 Prefeitura Municipal de Nova Viçosa publica: Processo RLAU 004/2018 Licença Ambiental - Empreendimento: Auto Posto Catavento Ltda - Matriz.

Leia mais

SUPERINTENDÊNCIA REGIONAL DE MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL PARECER ÚNICO

SUPERINTENDÊNCIA REGIONAL DE MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL PARECER ÚNICO Folha: 1/10 : Nº 283949/2007 (SUPRAM-LM) Indexado ao(s) Processo(s) Nº: 01510/ 2001/ 001/ 2001 Tipo de processo: Licenciamento Ambiental ( X ) Auto de Infração ( ) 01. Identificação: Empreendimento/ Empreendedora:

Leia mais

SUPERINTENDÊNCIA REGIONAL DE MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL DA ZONA DA MATA

SUPERINTENDÊNCIA REGIONAL DE MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL DA ZONA DA MATA Folha: 1/6 PARECER TÉCNICO SUPRAMZM Nº: 155114/2010 Indexado ao(s) Processo(s): Licenciamento Ambiental N o : 00074/1980/060/2004 Coordenadas Geográficas: 21 o 42 14,7 S 43 o 28 30 W SAD 69 1. Identificação

Leia mais

Município: Itatiaiuçu/MG Sub-bacia: Rio Paraopeba. Atividades objeto do licenciamento: Código DN 74/04 Descrição Classe

Município: Itatiaiuçu/MG Sub-bacia: Rio Paraopeba. Atividades objeto do licenciamento: Código DN 74/04 Descrição Classe PARECER ÚNICO Nº. 450/2012 Indexado ao(s) Processo(s) Licenciamento Ambiental Nº. 01714/2004/004/2012 Empreendimento: Auto Posto Rodochaves Ltda CNPJ: 06.171.272/0001-30 Bacia Hidrográfica: Rio São Francisco

Leia mais

Atividades objeto do licenciamento: Código DN 74/04 Descrição Classe

Atividades objeto do licenciamento: Código DN 74/04 Descrição Classe PARECER ÚNICO SUPRAM TM/AP PROTOCOLO Nº 058093/2009 Indexado ao(s) Processo(s) Licenciamento Ambiental Nº 02531/2004/003/2008 LI AMPLIAÇÃO DEFERIMENTO Outorga Nº 568/2008 Poço tubular Deferida Outorga

Leia mais

Base de recebimento, armazenamento e distribuição de combustíveis

Base de recebimento, armazenamento e distribuição de combustíveis PARECER ÚNICO PROTOCOLO Nº 642404/2008 Indexado ao(s) Processo(s) Licenciamento Ambiental Nº 00133/1988/004/2007 REVLO DEFERIMENTO Outorga Nº APEF Nº Reserva legal Nº Empreendimento: G-8 OPERADORA LOGÍSTICA

Leia mais

Prefeitura Municipal de Luís Eduardo Magalhães publica:

Prefeitura Municipal de Luís Eduardo Magalhães publica: Prefeitura Municipal de 1 Ano III Nº 917 Prefeitura Municipal de publica: Portaria nº 028/2018, de 17 de dezembro de 2018 - Conceder Licença Ambiental Unificada - LU, válida pelo prazo de 03 (Três) anos,

Leia mais

PARECER ÚNICO: SUPRAM-ASF PROTOCOLO Nº 499567/2008 Indexado ao(s) Processo(s) Licenciamento Ambiental Nº 01657/2001/001/2001 LOC

PARECER ÚNICO: SUPRAM-ASF PROTOCOLO Nº 499567/2008 Indexado ao(s) Processo(s) Licenciamento Ambiental Nº 01657/2001/001/2001 LOC PARECER ÚNICO: SUPRAM-ASF PROTOCOLO Nº 499567/2008 Indexado ao(s) Processo(s) Licenciamento Ambiental Nº 01657/2001/001/2001 LOC Deferimento Outorga - Portaria Nº - APEF Nº - Reserva legal Nº - Empreendimento:

Leia mais

FORMULÁRIO DE CARACTERIZAÇÃO DO EMPREENDIMENTO

FORMULÁRIO DE CARACTERIZAÇÃO DO EMPREENDIMENTO FORMULÁRIO DE CARACTERIZAÇÃO DO EMPREENDIMENTO É expressamente proibido qualquer tipo de intervenção em Área de Preservação Permanente. Deverá ser observada rigorosamente a formatação deste formulário,

Leia mais

Mudanças no Perfil dos PRCV (1)

Mudanças no Perfil dos PRCV (1) PARTE 2 Diagnóstico Preliminar das Condições de Saúde e Segurança dos Trabalhadores de Postos de Revenda de Combustíveis a Varejo (PRCV) do Estado da Bahia Alexandre Jacobina CESAT/DIVAST/SUVISA/SESAB

Leia mais

VESTA IND. E COM. DE ARTIGOS DE PVC LTDA. VESTA IND. E COM. DE ARTIGOS DE PVC LTDA.

VESTA IND. E COM. DE ARTIGOS DE PVC LTDA. VESTA IND. E COM. DE ARTIGOS DE PVC LTDA. Pág. 1 de 9 PARECER ÚNICO Nº 85524/2013(SIAM) INDEXADO AO PROCESSO: PA COPAM: SITUAÇÃO: Licenciamento Ambiental 28833/2011/002/2012 Sugestão pelo Deferimento FASE DO LICENCIAMENTO: Licença de Operação

Leia mais

SUPERINTENDÊNCIA REGIONAL DE MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL PARECER ÚNICO

SUPERINTENDÊNCIA REGIONAL DE MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL PARECER ÚNICO Nº 001812/2007 SUPRAM-ASF Indexado ao(s) Processo(s) Nº: 00133/2004/002/2005 Tipo de processo: Licença de Operação Corretiva Licenciamento Ambiental ( X ) Auto de Infração ( ) 1. IDENTIFICAÇÃO Empreendimento:

Leia mais

SUPERINTENDÊNCIA REGIONAL DE MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL PARECER ÚNICO

SUPERINTENDÊNCIA REGIONAL DE MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL PARECER ÚNICO ALTERAÇÃO DE CONDICIONANTES - Indexado ao(s) Processo(s) Licenciamento Ambiental Nº 01267/2002/002/2007 LOc Outorga Nº: - APEF Nº: Reserva legal Nº: - PROTOCOLO Nº 221605/2009 DEFERIMENTO Empreendimento:

Leia mais

Prefeitura Municipal de Luís Eduardo Magalhães publica:

Prefeitura Municipal de Luís Eduardo Magalhães publica: Prefeitura Municipal de 1 Ano IV Nº 1234 Prefeitura Municipal de publica: Portaria Nº 023/2019, - Resolve conceder licença ambiental unificada - LU. Gestor - Oziel Oliveira / Secretário - Governo / Editor

Leia mais

RESOLUÇÃO COMANSA Nº 06, DE

RESOLUÇÃO COMANSA Nº 06, DE RESOLUÇÃO COMANSA Nº 06, DE 04-09-2016 DOE 05-09-2016 Adota a NOP-05 e NOP-06 do INEA-RJ como instrumentos técnicos de gestão ambiental nos procedimentos de Licenciamento Ambiental SLAM da SEDAM para instalações

Leia mais

Certificação ambiental de produtos

Certificação ambiental de produtos Certificação ambiental de produtos Certificação de produtos - Selos Nova tendência do mercado; Atesta: Qualidade; Eficiência; Sustentabilidade. Caixa separadora Ideal para: Lava rápidos; Postos de combustíveis;

Leia mais

EQUIPE INTERDISCIPLINAR MATRÍCULA ASSINATURA Marcos Donizete Cesario dos Santos Analista Ambiental (Gestor)

EQUIPE INTERDISCIPLINAR MATRÍCULA ASSINATURA Marcos Donizete Cesario dos Santos Analista Ambiental (Gestor) Pág. 1 de 7 PARECER ÚNICO Nº 0023978/2014 INDEXADO AO PROCESSO: PA COPAM: SITUAÇÃO: Licenciamento Ambiental 00 Sugestão pelo Deferimento FASE DO LICENCIAMENTO: Licença de Operação LO de Ampliação VALIDADE

Leia mais

Empreendimento: MAGNETI MARELLI COFAP CIA FABR DE PEÇAS / EX-COFAP SIS.SUSPENSÃO LTDA CNPJ: : /85. Município: Lavras

Empreendimento: MAGNETI MARELLI COFAP CIA FABR DE PEÇAS / EX-COFAP SIS.SUSPENSÃO LTDA CNPJ: : /85. Município: Lavras PARECER ÚNICO SUPRAM SM PROTOCOLO Nº 941799/2009 Indexado ao(s) Processo(s) Licenciamento Ambiental Nº 116/1987/020/2008 LO DEFERIMENTO Outorga Nº não se aplica APEF Nº - não se aplica Reserva legal Nº

Leia mais

PARECER ÚNICO SUPRAM - ZM N /2009

PARECER ÚNICO SUPRAM - ZM N /2009 Indexado ao(s) Processo(s) Nº 00032/1980/005/2008 Tipo de processo: Alteração de prazo de condicionante 1.IDENTIFICAÇÃO Empreendedor (nome completo): CBCC Companhia Brasileira de Carbureto de Cálcio Empreendimento

Leia mais

Prefeitura Municipal de Luís Eduardo Magalhães publica:

Prefeitura Municipal de Luís Eduardo Magalhães publica: Prefeitura Municipal de Luís Eduardo Magalhães 1 Quinta-feira Ano II Nº 271 Prefeitura Municipal de Luís Eduardo Magalhães publica: Portaria Nº 006/2017, de 25 de julho de 2017 - Conceder Licença Ambiental

Leia mais

Prefeitura Municipal de Vila Velha Estado do Espírito Santo Secretaria de Meio Ambiente RAP - RELATÓRIO AMBIENTAL PRELIMINAR

Prefeitura Municipal de Vila Velha Estado do Espírito Santo Secretaria de Meio Ambiente RAP - RELATÓRIO AMBIENTAL PRELIMINAR RAP - RELATÓRIO AMBIENTAL PRELIMINAR (OBS.: ESTE FORMATO NÃO PODERÁ SER ALTERADO, DEVENDO SER PREENCHIDO À MÃO, COM LETRA LEGÍVEL) 1.1. Representante legal 1. INFORMAÇÕES GERAIS Nome:... Telefone para

Leia mais

Prefeitura Municipal de Seabra publica:

Prefeitura Municipal de Seabra publica: Prefeitura Municipal de Seabra 1 Sexta-feira Ano X Nº 1712 Prefeitura Municipal de Seabra publica: Portaria SEMMA 006/2018 Dispensa de Licença Ambiental - Empresa: José Neto Rodrigues dos Santos. Portaria

Leia mais

Referência: Licença de Operação (Transporte de Resíduos) Atividade objeto do licenciamento: Código DN 74/04 Descrição

Referência: Licença de Operação (Transporte de Resíduos) Atividade objeto do licenciamento: Código DN 74/04 Descrição PARECER ÚNICO nº 176 /2008 PROTOCOLO Nº 556469/2008 Indexado ao(s) Processo(s) Licenciamento Ambiental Nº LO DEFERIMENTO Outorga Nº: (Não Aplicável) xxx xxx APEF Nº: (Não Aplicável) xxx xxx Reserva legal

Leia mais

Deliberação Normativa COPAM n.º 58, de 28 de Novembro de (Publicação - Diário do Executivo - "Minas Gerais" - 04/12/2002)

Deliberação Normativa COPAM n.º 58, de 28 de Novembro de (Publicação - Diário do Executivo - Minas Gerais - 04/12/2002) Deliberação Normativa COPAM n.º 58, de 28 de Novembro de 2002 Estabelece normas para o licenciamento ambiental de loteamentos do solo urbano para fins exclusiva ou predominantemente residenciais, e dá

Leia mais

Indexado ao(s) Processo(s) Licenciamento Ambiental Nº 13331/2009/001/2011 LOC DEFERIMENTO

Indexado ao(s) Processo(s) Licenciamento Ambiental Nº 13331/2009/001/2011 LOC DEFERIMENTO PARECER ÚNICO SUPRAM TMAP PROTOCOLO Nº 0435908/2011 Indexado ao(s) Processo(s) Licenciamento Ambiental Nº 13331/2009/001/2011 LOC DEFERIMENTO Empreendimento: Algar Aviation Táxi Aéreo S/A CNPJ: 17.186.172/0001-02

Leia mais

SECRETARIA MUNICIPAL DA AGRICULTURA, DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E MEIO AMBIENTE

SECRETARIA MUNICIPAL DA AGRICULTURA, DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E MEIO AMBIENTE Página 1 de 5 SECRETARIA MUNICIPAL DA AGRICULTURA, DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E MEIO AMBIENTE A Secretaria Municipal da Agricultura, Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente, através do Departamento de

Leia mais

2.3. Projeto de Saneamento do Canteiro de Obras. Revisão 00 NOV/2013. PCH Senhora do Porto Plano de Controle Ambiental - PCA PROGRAMAS AMBIENTAIS

2.3. Projeto de Saneamento do Canteiro de Obras. Revisão 00 NOV/2013. PCH Senhora do Porto Plano de Controle Ambiental - PCA PROGRAMAS AMBIENTAIS PROGRAMAS AMBIENTAIS 2.3 Projeto de Saneamento do Canteiro de Obras CAPA 2.3 - Projeto de Saneamento do Canteiro de Obras ÍNDICE GERAL 1. Introdução... 1 1.1. Ações já Realizadas... 1 1.1.1. Efluentes

Leia mais

Atividades objeto do licenciamento: Código DN 74/04 Descrição Classe

Atividades objeto do licenciamento: Código DN 74/04 Descrição Classe PARECER ÚNICO: SUPRAM TM/AP PROTOCOLO 777841/2010 Indexado ao(s) Processo(s) Licenciamento Ambiental Nº 00412/1997/003/2010 LOC DEFERIMENTO Processo de outorga poço tubular nº. 4555/2010 Renovação Automática

Leia mais

SUPERINTENDÊNCIA REGIONAL DE MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL ANEXO DE ALTERAÇÃO DE CONDICIONANTE

SUPERINTENDÊNCIA REGIONAL DE MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL ANEXO DE ALTERAÇÃO DE CONDICIONANTE Folha: 1/8 : Nº. 819717/2008 - SUPRAM Leste Mineiro Indexado ao Processo Nº.: 00449/1998/008/2007 Tipo de processo: Licenciamento Ambiental ( X ) Auto de Infração ( ) 1. Identificação Empreendimento: Socoimex

Leia mais

Medidas mitigadoras: X SIM NÃO Medidas compensatórias: SIM X NÃO Condicionantes: X SIM NÃO Automonitoramento: X SIM NÃO

Medidas mitigadoras: X SIM NÃO Medidas compensatórias: SIM X NÃO Condicionantes: X SIM NÃO Automonitoramento: X SIM NÃO PARECER ÚNICO SUPRAM CM nº133/2008 PROTOCOLO Nº 397966/2008 Indexado ao(s) Processo(s) Licenciamento Ambiental Nº 00162/1999/006/2008 Revalidação de LO Empreendimento: FIC Distribuidora de Derivados de

Leia mais

Serralheria, fabricação de esquadrias, tanques reservatórios e outros recipientes metálicos e de artigos de caldeiraria

Serralheria, fabricação de esquadrias, tanques reservatórios e outros recipientes metálicos e de artigos de caldeiraria Pág. 1 de 10 PARECER ÚNICO Nº 406511/2014 (SIAM) INDEXADO AO PROCESSO: PA COPAM: SITUAÇÃO: Licenciamento Ambiental 01188/2002/003/2013 Sugestão pelo Deferimento FASE DO LICENCIAMENTO: Licença de Operação

Leia mais

Atividades objeto do licenciamento: Código DN 74/04 Descrição Classe

Atividades objeto do licenciamento: Código DN 74/04 Descrição Classe PARECER ÚNICO SUPRAM SM PROTOCOLO Nº 531634/2012 Indexado ao(s) Processo(s) Licenciamento Ambiental Nº 28833/2011/001/2012 LP + LI DEFERIMENTO Outorga: não (concessionária local) - - Intervenção Ambiental:

Leia mais

Rua José Campomizzi, 187 Ubá MG CEP Tel: (32) ou (32)

Rua José Campomizzi, 187 Ubá MG CEP Tel: (32) ou (32) Folha: 1/7 SUPRAMZM Nº: 056326/2008 Indexado ao(s) Processo(s): Licenciamento Ambiental N o : 00422/1996/004/2007 Outorga N o : 01622/2006 APEF N o : Reserva Legal N o : 1. IDENTIFICAÇÃO Empreendimento

Leia mais

Prefeitura Municipal de Luís Eduardo Magalhães publica:

Prefeitura Municipal de Luís Eduardo Magalhães publica: Prefeitura Municipal de Luís Eduardo Magalhães 1 Sexta-feira Ano III Nº 664 Prefeitura Municipal de Luís Eduardo Magalhães publica: Portaria Nº007/2018, de 18 de maio de 2018-Conceder Licença Ambiental

Leia mais

Atividades objeto do licenciamento: Código DN 74/04 Descrição Classe. Preparação do leite e fabricação de produtos de Laticínios - 78.

Atividades objeto do licenciamento: Código DN 74/04 Descrição Classe. Preparação do leite e fabricação de produtos de Laticínios - 78. PARECER ÚNICO PROTOCOLO Nº 044315/2010 Indexado ao(s) Processo(s) Licenciamento Ambiental Nº 02020/2005/002/2009 Revalidação Indeferimento Reserva legal Empreendimento: Laticínio Suíço Holandês Ltda CNPJ:

Leia mais

SUPERINTENDÊNCIA REGIONAL DE REGULARIZAÇÃO AMBIENTAL

SUPERINTENDÊNCIA REGIONAL DE REGULARIZAÇÃO AMBIENTAL Folha: 1 SUPRAMZM N.º: 0744627/2012 Indexado ao(s) Processo(s): Licenciamento Ambiental N o : 03437/2005/001/2007 Outorga N o : 07748/2007 e 04801/2010 APEF N o : 07377/2010 Reserva Legal N o : 10842/2013

Leia mais

Rodovia Ubá Juiz de Fora, Km 02 Horto Florestal Ubá MG CEP 36500-000 Tel.: (32) 3539-2700 e-mail: supramzm@meioambiente.mg.gov.br

Rodovia Ubá Juiz de Fora, Km 02 Horto Florestal Ubá MG CEP 36500-000 Tel.: (32) 3539-2700 e-mail: supramzm@meioambiente.mg.gov.br Folha: 1/11 SUPRAMZM Nº: 259313/2009 Indexado ao(s) Processo(s): Licenciamento Ambiental N o : 00435/2004/002/2009 Outorga N o : 09744/2008 APEF N o : Reserva Legal N o : 1. Identificação Empreendimento

Leia mais

Prefeitura Municipal de Luís Eduardo Magalhães publica:

Prefeitura Municipal de Luís Eduardo Magalhães publica: Prefeitura Municipal de 1 Ano III Nº 876 Prefeitura Municipal de publica: Portaria nº 025/2018, de 0- Conceder Licença Ambiental Unificada - LU, válida pelo prazo de 06 (Seis) anos, a pessoa Jurídica Posto

Leia mais

Empreendimento: AUAD CORREA EQUIPAMENTOS ELETRONICOS LTDA

Empreendimento: AUAD CORREA EQUIPAMENTOS ELETRONICOS LTDA PARECER ÚNICO SUPRAM-SM PROTOCOLO Nº 352280/2009 Indexado ao(s) Processo(s) Licenciamento Ambiental Nº 23293/2008/001/2009 LP + LI DEFERIMENTO Processo IGAM Não se aplica APEF Nº - Não se aplica Reserva

Leia mais

O conteúdo da capacitação a que se refere o item 5.1 deve contemplar os seguintes temas:

O conteúdo da capacitação a que se refere o item 5.1 deve contemplar os seguintes temas: Circular nº 41/2016 Vitória, 12 de dezembro de 2016 Aos postos filiados ao Sindipostos Ref.: PORTARIA MINISTÉRIO DO TRABALHO Nº1.109, DE 21 DE SETEMBRO DE 2016. Prezado associado, O MINISTRO DE ESTADO

Leia mais

RENOVAÇÃO LICENÇA AMBIENTAL UNIFICADA

RENOVAÇÃO LICENÇA AMBIENTAL UNIFICADA SEMMA - PROCESSO N RLU 001/17 RLAS 001/15 LAS 03/12PM RENOVAÇÃO LICENÇA AMBIENTAL UNIFICADA Renovação de Licença Ambiental Unificada Publicação no Mural Validade Processo nº RLU 001/17PM 21/12/2017 21/12/2020

Leia mais

PARECER ÚNICO Nº /2014 (SIAM) INDEXADO AO PROCESSO: PA COPAM: SITUAÇÃO: Revalidação da Licença de Operação VALIDADE DA LICENÇA:

PARECER ÚNICO Nº /2014 (SIAM) INDEXADO AO PROCESSO: PA COPAM: SITUAÇÃO: Revalidação da Licença de Operação VALIDADE DA LICENÇA: Pág. 1 de 13 PARECER ÚNICO Nº 1138744/2014 (SIAM) INDEXADO AO PROCESSO: PA COPAM: SITUAÇÃO: Licenciamento Ambiental 0 Sugestão pelo Indeferimento FASE DO LICENCIAMENTO: Revalidação da Licença de Operação

Leia mais

Projeto de assentamento para fins de reforma agrária

Projeto de assentamento para fins de reforma agrária PARECER ÚNICO PROTOCOLO Nº /2009 Indexado ao(s) Processo(s) Licenciamento Ambiental Nº 90004/2007/001/2007 LP Deferimento Pedido de Perfuração de Poço Reserva legal Empreendimento:INCRA MG PA Perobas Sanharão

Leia mais

Atividades objeto do licenciamento: Código DN 74/04 Descrição Classe C USINA DE PRODUÇÃO DE CONCRETO ASFÁLTICO 3

Atividades objeto do licenciamento: Código DN 74/04 Descrição Classe C USINA DE PRODUÇÃO DE CONCRETO ASFÁLTICO 3 PARECER ÚNICO SUPRAM TM/AP PROTOCOLO Nº 520293/2009 Indexado ao(s) Processo(s) Licenciamento Ambiental Nº 00270/1998/002/2008 REVALIDAÇÃO LO DEFERIMENTO Empreendimento: Dreste Construtora Ltda CNPJ: 23.138.373/0002-00

Leia mais

CURSO DE CAPACITAÇÃO DOS MUNÍCIPIOS PARA GESTÃO AMBIENTAL

CURSO DE CAPACITAÇÃO DOS MUNÍCIPIOS PARA GESTÃO AMBIENTAL CURSO DE CAPACITAÇÃO DOS MUNÍCIPIOS PARA GESTÃO AMBIENTAL LICENCIAMENTO E FISCALIZAÇÃO DE POSTOS REVENDEDORES INEA DILAM GELRAM SELART NLPS LEGISLAÇÃO APLICADA Resolução CONAMA Nº 273/2000. Determina a

Leia mais

ANEXO III PLANO DE CONTROLE AMBIENTAL SIMPLIFICADO (PCAS) PARA SISTEMAS RETALHISTAS, POSTOS E PONTOS DE ARMAZENAMENTO DE COMBUSTÍVEIS LAS

ANEXO III PLANO DE CONTROLE AMBIENTAL SIMPLIFICADO (PCAS) PARA SISTEMAS RETALHISTAS, POSTOS E PONTOS DE ARMAZENAMENTO DE COMBUSTÍVEIS LAS ANEXO III PLANO DE CONTROLE AMBIENTAL SIMPLIFICADO (PCAS) PARA SISTEMAS RETALHISTAS, POSTOS E PONTOS DE ARMAZENAMENTO DE COMBUSTÍVEIS LAS CLASSE I e LAS CLASSE II Observação: Para os empreendimentos Classes

Leia mais

Roteiro Orientativo para Licença Prévia

Roteiro Orientativo para Licença Prévia Roteiro Orientativo para Licença Prévia Número Roteiro: CODEMA.LP.1-3 Nome Roteiro: Licença Prévia para Confinamento Bovino Objetivo: Requerer a Licença Prévia para implantação de Confinamento Bovino 1.

Leia mais

Atividades objeto do licenciamento: Código DN 108/07 Descrição F Coprocessamento de Resíduos 6

Atividades objeto do licenciamento: Código DN 108/07 Descrição F Coprocessamento de Resíduos 6 PARECER ÚNICO PROTOCOLO Nº 773076/2010 Indexado ao(s) Processo(s) Licenciamento Ambiental Nº 00015/1979/127/2010 LO Deferimento APEF Nº: não irá fazer supressão vegetal Reserva legal Nº AV.2-M.8.306, matrícula

Leia mais

SECRETARIA MUNICIPAL DA AGRICULTURA, DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E MEIO AMBIENTE

SECRETARIA MUNICIPAL DA AGRICULTURA, DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E MEIO AMBIENTE Página 1 de 5 SECRETARIA MUNICIPAL DA AGRICULTURA, DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E MEIO AMBIENTE A Secretaria Municipal da Agricultura, Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente, através do Departamento de

Leia mais

2.3. Projeto de Saneamento do Canteiro de Obras. Revisão 00 NOV/2013. PCH Jacaré Plano de Controle Ambiental - PCA PROGRAMAS AMBIENTAIS

2.3. Projeto de Saneamento do Canteiro de Obras. Revisão 00 NOV/2013. PCH Jacaré Plano de Controle Ambiental - PCA PROGRAMAS AMBIENTAIS PROGRAMAS AMBIENTAIS 2.3 Projeto de Saneamento do Canteiro de Obras NOV/2013 CAPA ÍNDICE GERAL 1. Introdução... 1 1.1. Ações já Realizadas... 2 1.1.1. Efluentes Líquidos Domésticos... 2 1.1.1.1. Fossa

Leia mais

SUPERINTENDÊNCIA REGIONAL DE MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL DA ZONA DA MATA

SUPERINTENDÊNCIA REGIONAL DE MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL DA ZONA DA MATA Folha: 1/8 SUPRAMZM Nº: Indexado ao(s) Processo(s): Licenciamento Ambiental N o : 00167/2000/004/2006 Outorga N o APEF N o : Reserva Legal N o : Coordenadas Geográficas 21 o 31 46,4 S 42 o 39 21,6 W SAD

Leia mais

SUPERINTENDÊNCIA REGIONAL DE MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL PARECER ÚNICO (SUPRAM ZM) Nº: /2008

SUPERINTENDÊNCIA REGIONAL DE MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL PARECER ÚNICO (SUPRAM ZM) Nº: /2008 Indexado ao(s) Processo(s) Nº: 04334/2007/001/2008 Tipo de processo: Licenciamento Ambiental ( X ) Auto de Infração ( ) 1. IDENTIFICAÇÃO Empreendimento (Razão Social) /Empreendedor (nome completo): Teixeira

Leia mais

Diretrizes para o Licenciamento Ambiental das Atividades Ligadas ao Óleo Lubrificante

Diretrizes para o Licenciamento Ambiental das Atividades Ligadas ao Óleo Lubrificante ENCONTRO TÉCNICO - LOGÍSTICA REVERSA Óleos lubrificantes Responsabilidade Pós-consumo Lei Federal 12.305/2010 PNRS Resolução Conama 362/2005 Diretrizes para o Licenciamento Ambiental das Atividades Ligadas

Leia mais

Exigências Básicas em Meio Ambiente. Sustentabilidade Socioeconômica Ambiental

Exigências Básicas em Meio Ambiente. Sustentabilidade Socioeconômica Ambiental Exigências Básicas em Meio Bernardo R. Souto Advogado Engenheiro Ambiental Ambiente Ligia Macedo de Paula Advogada Mestre em Sustentabilidade Socioeconômica Ambiental O QUE UM POSTO PRECISA TER... LICENÇA

Leia mais

PARECER ÚNICO SUPRAM-ZM Nº /2009 Indexado ao(s) Processo(s) Nº: 03873/2001/001/2001

PARECER ÚNICO SUPRAM-ZM Nº /2009 Indexado ao(s) Processo(s) Nº: 03873/2001/001/2001 PARECER ÚNICO SUPRAM-ZM Nº 600142/2009 Indexado ao(s) Processo(s) Nº: 03873/2001/001/2001 Tipo de processo: Licenciamento Ambiental ( X ) Auto de Infração ( ) Revalidação de Licença ( ) 1. Identificação

Leia mais

PARECER ÚNICO Nº /2013 (SIAM) INDEXADO AO PROCESSO: PA COPAM: SITUAÇÃO:

PARECER ÚNICO Nº /2013 (SIAM) INDEXADO AO PROCESSO: PA COPAM: SITUAÇÃO: Pág. 1 de 9 PARECER ÚNICO Nº (SIAM) INDEXADO AO PROCESSO: PA COPAM: SITUAÇÃO: Licenciamento Ambiental FASE DO LICENCIAMENTO: Licença de Operação 28420/2011/002/2013 Sugestão pelo Deferimento VALIDADE DA

Leia mais

Unidade de Conservação: Não esta situada dentro ou no entorno de UC.

Unidade de Conservação: Não esta situada dentro ou no entorno de UC. PARECER ÚNICO SUPRAM SM PROTOCOLO Nº 095443/2009 Indexado ao(s) Processo(s) Licenciamento Ambiental Nº 15702/2008/003/2009 LO DEFERIMENTO Portaria de Outorga Nº 776243/2008 Uso insignificante APEF Nº -

Leia mais

Rua José Campomizzi, 187 Ubá MG CEP Tel: (32) ou (32)

Rua José Campomizzi, 187 Ubá MG CEP Tel: (32) ou (32) Folha: 1/12 SUPRAMZM Nº: 500911/2007 Indexado ao(s) Processo(s): Licenciamento Ambiental N o : 01031/2003/001/2007 Outorga N o : APEF N o : Reserva Legal N o : 1. Identificação Empreendimento (Razão Social)

Leia mais

Secretaria Municipal de meio Ambiente

Secretaria Municipal de meio Ambiente SISTEMA DE INFORMAÇÃO E DIAGNÓSTICO É expressamente proibido qualquer tipo de intervenção em Área de Preservação Permanente. Deverá ser observada rigorosamente a formatação deste formulário, não sendo

Leia mais

ROTEIRO DE INSPEÇÃO SANITÁRIA DE AMBIENTES E PROCESSOS DE TRABALHO EM POSTOS DE REVENDA DE COMBUSTÍVEIS A VAREJO PRCV Versão 06 de setembro de 2012

ROTEIRO DE INSPEÇÃO SANITÁRIA DE AMBIENTES E PROCESSOS DE TRABALHO EM POSTOS DE REVENDA DE COMBUSTÍVEIS A VAREJO PRCV Versão 06 de setembro de 2012 ROTEIRO DE INSPEÇÃO SANITÁRIA DE AMBIENTES E PROCESSOS DE TRABALHO EM POSTOS DE REVENDA DE COMBUSTÍVEIS A VAREJO PRCV Versão 06 de setembro de 2012 1. DADOS GERAIS DA EMPRESA Razão Social: Nome Fantasia:

Leia mais

PARECER ÚNICO SUPRAMZM Nº: /2008

PARECER ÚNICO SUPRAMZM Nº: /2008 1/15 SUPRAMZM Nº: 514413/2008 Indexado ao(s) Processo(s): Licenciamento Ambiental Nº: 16613/2007/2001/2008 Outorga No: Reserva Legal No: 1. IDENTIFICAÇÃO Empreendimento (Razão Social) /Empreendedor (nome

Leia mais

TERMO DE REFERÊNCIA TR n 002

TERMO DE REFERÊNCIA TR n 002 TERMO DE REFERÊNCIA TR n 002 Termo de Referência para Elaboração de Estudo de Conformidade Ambiental (ECA) com relação de proporcionalidade ao RAP De acordo com o disposto na Resolução CONSEMA nº. 01/06,

Leia mais

Referência: Licença de Operação (Transporte de Resíduos)

Referência: Licença de Operação (Transporte de Resíduos) PARECER ÚNICO CM Nº 141/2008 PROTOCOLO Nº 422192/2008 Indexado ao(s) Processo(s) Licenciamento Ambiental Nº 02994/2005/004/2007 LO DEFERIMENTO Outorga Nº: (Não Aplicável) XXX XXX APEF Nº: (Não Aplicável)

Leia mais

B -09-05-9 Central de Armazenamento de Gás Natural Liquefeito 3

B -09-05-9 Central de Armazenamento de Gás Natural Liquefeito 3 PARECER ÚNICO SUPRAM-SM PROTOCOLO Nº 905522/2009 Indexado ao(s) Processo(s) Licenciamento Ambiental Nº 00153/1987/019/2008 LO de Ampliação DEFERIMENTO Outorga Nº - não se aplica APEF Nº - não se aplica

Leia mais

Prefeitura Municipal de Jacobina publica:

Prefeitura Municipal de Jacobina publica: Prefeitura Municipal de Jacobina 1 Quinta-feira Ano VIII Nº 509 Prefeitura Municipal de Jacobina publica: Licença Ambiental Unificada Processo Nº. 011/2013. Licença Ambiental Unificada Processo Nº. 012/2013.

Leia mais

1. Documentos Administrativos (original ou fotocópia autenticada)

1. Documentos Administrativos (original ou fotocópia autenticada) Roteiro Orientativo para Licença Prévia Número Roteiro: CODEMA.LP.1-7 Nome Roteiro: Licença Prévia para Projetos Agropecuários Objetivo: Requerer a Licença Prévia para implantação de Projetos Agropecuários

Leia mais

Atividades objeto do licenciamento: Código DN 74/04 Descrição Classe D Fabricação de Sucos 5

Atividades objeto do licenciamento: Código DN 74/04 Descrição Classe D Fabricação de Sucos 5 PARECER ÚNICO SUPRAM TM-AP PROTOCOLO Nº 096092/2010 Indexado ao(s) Processo(s) Licenciamento Ambiental Nº 00005/1983/008/2009 REVALIDAÇÃO LO DEFERIMENTO Outorga: Processo Renovação Nº 07704/2008 Poço Tubular

Leia mais