EMPRESAS SOCIALMENTE RESPONSÁVEL E COLABORADORES MOTIVADOS. Aélio Ramos do Nascimento Filho * Thomas Barboza de Santana **

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "EMPRESAS SOCIALMENTE RESPONSÁVEL E COLABORADORES MOTIVADOS. Aélio Ramos do Nascimento Filho * Thomas Barboza de Santana **"

Transcrição

1 1 EMPRESAS SOCIALMENTE RESPONSÁVEL E COLABORADORES MOTIVADOS Aélio Ramos do Nascimento Filho * Thomas Barboza de Santana ** Maria Balbina de Carvalho de Meneses *** Graduando em Administração de Empresas pela Universidade Tiradentes; aelioramosdonascimento@hotmail.com ** Graduando em Administração de Empresas pela Universidade Tiradentes; Thomas-dc@hotmail.com *** Professora da Universidade Tiradentes, mestre em administração.

2 2 EMPRESAS SOCIALMENTE RESPONSÁVEL E COLABORADORES MOTIVADOS Autor: Aélio Ramos do Nascimento Filho Administração Orientador: M.sc. Maria Balbina de Carvalho Menezes RESUMO A importância da gestão da ética socialmente responsável nas empresas, as três ondas da gestão socialmente responsáveis, identidades coorporativas rentabilidade e desempenho dos investimentos socialmente responsáveis são os assuntos abordados neste artigo de revisão de literatura, produto das Práticas Investigativas, que tem o intuito de apresentar a realidade operacional das empresas. Quando uma empresa responsável é considerada responsável não é somente aquela que se preocupa em revitalização de uma praça no bairro da sua localização ou que no natal promove uma festa para seus funcionários e familiares. Nesse estudo buscou-se demonstrar que é possível as empresas adotarem responsabilidade social interna, para além de atividades de lazer, de forma a deixar todos satisfeitos com a organização. Entender que através da responsabilidade social é possível adotar um programa de benefícios e transformar a organização em sustentável ao meio ambiente e sendo uma empresa ética com o planeta e com seus colaboradores diretos e indiretos. PALAVRAS-CHAVE: Benefícios, ética empresarial, responsabilidade social. ABSTRACT The importance of the management of the socially responsible ethics in the companies, the three responsible waves of the term of office, coorporativas identities yield and performance of the socially responsible investments is the boarded subjects in this article of literature revision, Practical product of the Investigativas, that has intention to present the operational reality of the companies. When a responsible company is considered responsible is not only that one that if worries in revitalização of a square in the quarter of its localization or that in the Christmas it promotes a party for its familiar employees and. In this study one searched to demonstrate that it is possible the companies to adopt internal social responsibility, stops beyond activities of leisure, of form to leave all satisfied ones with the organization. To understand that through the social responsibility it is possible to adopt a program of benefits and to transform the organization into sustainable to the environment and being an ethical company with the planet and its collaborating indirect right-handers and. KEYWORDS: Benefits, enterprise ethics, social responsibility.

3 3 INTRODUÇÃO Denomina-se empresa socialmente responsável toda a empresa que viabiliza a sua atividade pesando a atender a sociedade que o cerca, os seus clientes, mas principalmente o seu capital humano. Essa perspectiva de gestão é cada vez mais aplicada em empresas e mais debatida em livros de vários autores com temas polêmicos, e existindo visões controversas e críticas para esse tema. As empresas têm a cada momento aderindo ao conceito de gestão socialmente responsável, não existe nenhuma obrigação, mas a fatores externos trata por exigir de forma indireta e essa exigência deve ser cumprida de forma ética, o que se torna importante para a vida útil das organizações e com isso fazendo com que a visão que a sociedade tenha da empresa seja de aceitação. Na atualidade têm surgido algumas mudanças sobre o tema, dando novas direções, trazendo novos conceitos e deixando o tema mais atual. A proposta deste trabalho é mostrar que as empresas não devem ficar usando uma única forma de responsabilidade, mas procurar ser responsável de acordo com as características da organização, adotando algumas linhas de conceito e práticas para dentro da sua própria empresa, fazendo com que os funcionários se tornem pessoas satisfeitas com a organização que fazem parte e a comunidade sendo beneficiadas com ações que norteiam toda a política da empresas que as rodeiam. Mostrar que a empresa socialmente responsável tem novos desafios, utilizando a ética em seu exercício da responsabilidade corporativa, tratando sobre a identidade das empresas e a rentabilidade que o investimento nas ações responsáveis pode trazer. GESTÃO ÉTICA E SOCIALMENTE RESPONSÁVEL Uma empresa responsável não é somente aquela que se preocupa em uma revitalização de uma praça no bairro da sua empresa, aquela que no natal de cada ano promove uma festa para seus funcionários e familiares e moradores do bairro onde a empresa está inserida. A responsabilidade está ligada a vários aspectos dentro da própria empresa, como os benefícios sociais, auxilio creche, planos de saúde e tantas outras coisas que formam uma empresa socialmente responsável pelos seus funcionários,

4 4 tornando-os pessoas satisfeitas em seus espaços de trabalho e orgulhosos de pertencer aquela organização. Essa é uma forma de corporativismo alcançável pelo reforço positivo. A responsabilidade social corporativa é uma conduta que vai da ética nos negócios às ações desenvolvidas na comunidade, passando pelo tratamento dos funcionários e relações com acionistas, fornecedores e clientes. (ROSEMBLUM, 2000, p. 1) É evidentemente que a preocupação de todas as empresas esta ligada a geração de lucro, pois por meio desse excedente financeiro que a organização continuará existindo (INSTITUTO ETHOS, 2006), e se não for por lucro, nem uma empresa poderia existir e nem desenvolver ações sociais, pois não teria condições financeiras para o feito. A organização adotando essa responsabilidade ela finda por capturar novos clientes, maior participação no mercado e passa a ganhar títulos como, por exemplo, o de empresa cidadã, que se volta para princípios éticos e morais. Nos dias atuais para as empresas se destacarem no mercado são necessárias várias estratégias, e a responsabilidade social se constitui uma dessa, pois cada uma tem sua forma de gerir e definir a responsabilidade social, dependendo muito da sua missão e visão. Varias organizações trabalham no modelo tradicional, de uma forma que não incentivam seus colaborados a trabalharem melhor e conseqüentemente a empresa a se destacar no mercado. A empresa socialmente responsável é aquela que possui a capacidade de ouvir os interesses das diferentes partes (acionistas, funcionários, prestadores de serviços, fornecedores, consumidores, comunidade, governo e meio ambiente) e conseguir incorporá-los no planejamento de suas atividades, buscando atender às demandas de todos e não apenas dos acionistas ou proprietários (ETHOS, 2006). As empresas via de regra precisam ter um olhar mais abrangente na diversidade dos setores e com todas as pessoas que os fazem. Apesar de não haver lei que obrigue as empresas serem socialmente responsáveis, o que se percebe é que o próprio mercado finda por fazer tal exigência. É o caso da ética, considerada como um fator importante para a sobrevivência das organizações e muitas não o adotaram, comprometendo assim o caminho para a cidadania empresarial.

5 5 As organizações estão percebendo a necessidade de aplicar à ética, para que o público tenha uma imagem mais positiva do seu slogan, que permitirá, ou não, um crescimento da relação entre funcionários e clientes. O gestor nesse processo contribui para que as pessoas acreditem na existência de uma probabilidade de sucesso coletivo. Quando a empresa tira vantagem de clientes, abusando do uso dos anúncios publicitários, por exemplo, de início ela pode ter um lucro em curto prazo, mas a confiança será perdida, forçando o cliente a consumir produtos da concorrência. Além disso, recuperar a imagem da empresa não vai ser fácil como da primeira vez. (MAGALHÃES, JOAQUIM p. 28.) A ética na empresa tem como objetivo garantir que os funcionários saibam lidar com determinadas situações e que a convivência no ambiente de trabalho seja agradável de uma forma ética. Organizações que tomam atitudes, que tomam decisões éticas, têm se destacado no mercado por uma razão: conseguem novos clientes. Na busca por nova clientela, as empresas, para ser classificadas como éticas, precisa de: Sentir-se livre em relação a subornos e chantagens de governo e fornecedores e de outros, para tomar decisões; Assumir responsabilidade pelas tomadas de decisões; E, ainda, as decisões, concientemente, não deverão ser abusivas em relação ao outro, se considerarmos que niguém é ético em relação a si mesmo mas sempre em relação ao outro. (Ponchirolli, Osmar. s.d) O lucro em uma empresa é o essencial para que ela permaneça em atividade, por isso quando for tomar decisões para sua obtenção, significa que ser antiético, enganando seus clientes com propagandas enganosas, não é uma boa conduta para a empresa que pretende se desenvolver e crescer perante à concorrência, para isso não acontecer as empresas devem adotar seu próprio código de ética, que é um instrumento criado para orientar a empresa em suas atividades, e é necessário que a empresa desenvolva o conteúdo do seu código com clareza e objetividade, facilitando a compreensão dos seus funcionários, pois o sucesso da empresa depende das pessoas que a compõe, são elas que transformam os objetivos, metas, projetos e até mesmo a ética em realidade. Por isso é importante o comprometimento do indivíduo com o código de ética.

6 6 AS TRÊS ONDAS DA GESTÃO SOCIALMENTE RESPONSÁVEIS. É notório que na atualidade observar empresas e empresários apregoando suas ações de projetos sociais ou suas doações, no entanto mais do que ganhar lucros com a responsabilidade social é preciso adotar tendências e modelos de gestão socialmente responsável, para Melo Neto (2004) as empresas socialmente responsáveis tem um novo desafio: o exercício da responsabilidade corporativa (ações sociais+gestão ética +ações de preservação ambiental), já Schommer (2007) cita que existem três ondas dessa gestão socialmente responsável, a filantropia, o investimento social privado e a responsabilidade social empresarial, nesse tópico vamos caracterizar cada uma dessas ondas. FILANTROPIA O conceito de filantropia pode ser definido pelo amor à humanidade e essas ações filantrópicas usadas pelas empresas foram às precursoras da responsabilidade social, Melo Neto (2001) afirma que a responsabilidade social é um estágio mais avançado no exercício da cidadania corporativa, e tudo começou com empresários bem sucedidos que definiram retribuir parte dos ganhos à sociedade, essas atitudes podem contribuir como relata Ferrel (2001), para a qualidade de vida e bem estar, proporcionando um padrão de vida e projeta à qualidade geral de vida que seus membros desfrutam, essa dimensão filantrópica inclui ainda a expectativa de que as empresas contribuam para as comunidades locais. Essas atitudes que as empresas praticam não teriam valia se a comunidade já fosse suprida pelo Estado, mas como explica Melo Neto (2001) citando um discurso da Primeira Dama Ruth Cardoso, Presidente do Conselho da Comunidade Solidária na abertura da Assembléia Geral para abertura da 50ª Conferência do Departamento de informação Pública- DIP, que uma das razões que o Terceiro Setor 1 vem crescendo é 11 Setor que têm o foco no Bem-Estar público e interesse comum visando resolver questões centrais como pobreza, desigualdade e exclusão social, composto por empresas privadas, Estado, ONG s e sociedade civil atuando na comunidade realizando ações de caráter público e privado, associativas e voluntaristas. Fonte: MELO NETO,Francisco Paulo de e Cesar Froes. Responsabilidade social e cidadania empresarial: a administração do terceiro setor. Rio de Janeiro: Editora Qualitymark. 2001

7 7 porque o Estado sozinho não teria capacidade de acarear os reptos do desenvolvimento equitativo e sustentável e em seguida a palestrante confirma a importância do Terceiro Setor como um setor de atividades relevante e potencialmente dinâmico e não lucrativo, não-governamental, com um papel vital a desempenhar na luta contra a pobreza, desigualdade e exclusão social. Pode-se observar que o viés dessa relação entre o Estado e as empresas vai sempre ocorrer por uma forma talvez de amenizar a característica do sistema capitalista, que tem deixado sempre marcas profundas na sociedade em relação aos grandes níveis de desigualdade social, sendo que cada atitude que é tomada pode ser considerado só um paliativo, já que o Estado não consegue corresponder às expectativas da população e as empresas em sua maioria, só conseguem abranger as comunidades locais, mais outras áreas que sofrem indiretamente continuam marginalizadas por esses auxílios. Já a visão crítica de cada atividade de responsabilidade social ou filantropia, considera que cada atitude como conflitante com o objetivo de geração de riqueza da empresa, e o que alega Machado Filho (2004) citando Friedman (1970) a responsabilidade social pode gerar um conflito de interesses entre o acionista e o gestor, as empresas não podem fugir do seu objetivo principal que é lograr lucros, então ver a empresa como tendo um papel vital na luta contra os problemas sociais ser uma visão muito romântica do capitalismo, o mundo empresarial vê, na responsabilidade social, uma nova estratégia para aumentar seu lucro e potencializar seu desenvolvimento (Ashley, 2001:3) citado por Nogueira (2002), mas pode-se caracterizar as ações individuais das empresas. A filantropia pode ser considerada uma ação individual das empresas que tentam alguma maneira transformar a sociedade local um lugar melhor tentando eliminar a desigualdade com base no assistencialismo, como alega Ferrel (2001) que a maioria das organizações tem o interesse puramente de tornar as suas comunidades lugares melhores para se viver e trabalhar, embora essa atitude se expandam por varias e diversas áreas, e algumas necessitem de uma ajuda especial. Mas em alguns casos isolados as empresas podem usar esses atos associando à estratégia e seus objetivos gerais, continuando com Ferrel (2001) ele define essa atitude como Filantropia Estratégica, ou seja, o uso sinergético e mutuamente benéfico de competências básicas e recursos organizacionais, utilizados para atender às necessidades básicas e recursos

8 8 organizacionais, utilizados para atender ás necessidades dos principais stakeholders 2 em benefícios das instituições e da sociedade. Essas atitudes e que podem ser mais adotadas pelas empresas, usar a filantropia estratégica como auxilio de divulgação do negócio usando sempre a ética empresarial para ser o norte de toda decisão a ser usada, concluindo que cada ação filantrópica esta de alguma forma ligada a imagem da empresa e quem vai ser beneficiado com isso são as comunidades locais. 4.2-Investimento Social Privado Esse tipo de ação externa pode se disser que é uma evolução das diferentes filantropias que existem, pois tem o interesse com algum vinculo lucrativo, provida de algum interesse empresarial, para Milani Filho (2007, P. 92), define ISP (Investimento Social Privado) pela transferência voluntária de recursos de empresas privadas para projetos sociais, ambientais e culturais de interesse público., podemos ver através do quadro abaixo as diferenças entre as filantropias e o ISP. Quadro 1: Diferenças entre os tipos de ações sociais TIPOS DE AÇÕES Filantropia Nova Filantropia ISP Tradicional MODALIDADE Doação Doação Investimento ATIVOS Entidades Filantrópicas Causas sociais de entidades filantrópicas Problemas sociais e segmentos populacionais em situação de risco social FORMA DE ATUAÇÃO Individual Individual Parcerias Estratégicas GERENCIAMENTO Inexistente Ênfase no monitoramento RETORNO Nenhuma preocupação com o retorno Ênfase no retorno social Ênfase no planejamento, monitoramento e avaliação Ênfase nos múltiplos benefícios sociais NATUREZA Ações esporádicas Ações Contínuas Ações permanentes baseadas num compromisso social ESTRATÉGIA Indireta Indireta Direta 2 Termo utilizado para os clientes, comunidade, fornecedores, governo, proprietários e empregados das empresas. Fonte: Vários Autores. Responsabilidade Social das Empresas: a contribuição das universidades, v.iv. São Paulo: Peirópolis: Instituto Ethos, 2005.

9 9 Fonte: Extraído de Empresas socialmente sustentáveis: o novo desafio da gestão moderna/francisco Paulo de Melo Neto e Jorgina Melo Brennand Rio de Janeiro: Qualitymark, Pg. 51 O ISP Investe nos problemas sociais contando com parcerias definidas estrategicamente, planejando suas iniciativas e quando aplicadas ocorre o monitoramento e avaliando as mudanças que aconteceram,esperando benefícios sociais tendo participação direta e estável com obrigação social, já para Melo Neto (2004) o ISP é feito por pessoas físicas ou jurídicas em projetos sociais com o objeto de um artifício de gerenciamento contínuo e difere fundamentalmente dos modelos de filantropia, a começar pela sua característica de investimento em oposição à doação e o seu alvo das ações é muito bem definido em termos de amplitude e características do problema social. Retornado a Milani Filho (2007) citando Brown et al. (2006) trás uma abordagem mais abarcante quando declara que o ISP engloba, também, a transferência direta para entidades de assistência social na forma de doações, sem o comprometimento explícito de monitoramento de resultados. O conjunto dessas práticas vincula-se ao termo Filantropia Corporativa. RESPONSABILIDADE SOCIAL EMPRESARIAL O papel social da empresa é muito mais abrangente do que simples contribuições para a comunidade, a ideologia proposta está mais para um modelo de gestão de ações com responsabilidade em todos os seus processos, o Instituto Ethos (2005) citando Grajew (1999) define a Responsabilidade Social das empresas como uma relação ética em todas as suas ações, políticas, relações e práticas com o público interno ou externo, não estando separada dos seus negócios, estabelecendo posições estratégicas na qualidade do relacionamento com os stakeholders, de acordo com o Instituto Ethos (2005, p. 24) o conceito de responsabilidade social empresarial foi lançado no Conselho Empresarial Mundial para o Desenvolvimento Sustentável, em 1998, na Holanda, e nos dias atuais essa onda vem se alicerçando em alguns componentes, e Ferrel (2001) trata de alguns como: Dimensão Legal: que seguir as leis e os regulamentos ditados pelo governo para cumprir parâmetros mínimos de ações responsáveis formada pelos padrões dos clientes, concorrentes e legisladores, sendo dividido em duas categorias o direito civil que são os

10 10 direitos e deveres dos indivíduos e organizações, e direito criminal que pode impor penas e multas como penalidades. Dimensão Ética: está relacionada a atitudes ou ações que são esperados pelo público interno ou externo que não estão imputados em lei, essa ética na empresa faz menção com normas e condutas certas ou erradas aos interesses dos vários grupos de stakeholders, sendo coagida a honrar com suas obrigações. Dimensão Econômica: designa-se a o modo como os recursos para as atividades de bens ou serviços são distribuídos no sistema social, pensando na economia (maneira como as ações para com os stakeholders afeta a economia) e na concorrência (rivalidade entre empresas por clientes e lucros, pois se ocorre uma concorrência desleal pode afetar questões de natureza legal e responsabilidade social). O exercício da cidadania empresarial vai atrelado a essas dimensões e pressupõe uma atuação da empresa no foco do público interno, é o público interno da empresa, tendo os objetivos de motivá-los para um ótimo desempenho e estando em um ambiente ótimo para o trabalho e público externo que tem o olhar na comunidade mais próxima da empresa ou o local onde ela está situada. As empresas estão visualizando cada vez mais as questões ambientais, enfrentam novos desafios para serem consideradas socialmente responsáveis. Acostumadas à só pensar na maximização dos lucros, com atual realidade, as empresas estão modificando sua política de funcionamento fazendo com que a responsabilidade social e CONCLUSÃO O trabalho aborda questões como as três ondas da gestão socialmente responsável que traz como essas três ondas a Filantropia que se pode definir como amor à humanidade, Investimento Social Privado e Responsabilidade Social das Empresas, que com essa responsabilidade tanto ganha à empresa como o meio ambiente, fazendo com que a empresa passe a trabalhar com produtos não-poluentes e outras variáveis que contribuam para a empresa passar uma boa aparência para o seu publico. Outro ponto abordado foi a Identidade Coorporativa que é na verdade o rosto do que a empresa é no

11 11 mercado, de como ela esta atuando e servindo a seus clientes, essa identidade possa servi para mostra ao publico como essa empresa esta atuando no mercado, como ela adota suas políticas, se ela é ou não responsável social, e mostra vários pontos de dentro da organização. Outro ponto que tratamos foi a Rentabilidade e Desempenho dos Investimentos responsáveis área que trata diretamente com o investimento das empresas, as empresas investem em programas para incentivar um grupo de pessoas a trabalhar ou para capacitação profissional, com o intuito que no final do curso ou do serviço a empresa tenha algum resultado financeiro. REFERÊNCIAS

12 12 Arménio Rego et al. Gestão Ética e Socialmente Responsável: teoria e prática, 1ª Edição, 2006 Arruda- Rio de Janeiro: Reichmann & Affonso Editores, 2001 Disponível em: Acessado dia: 14/05/2010 CHAMUSCA, André Iranzo et al. Responsabilidade Social das Empresas: a contribuição das universidades. Vol. 5. São Paulo: Peitrópolis: Instituto Ethos, Disponível em : Acessado dia 10/05/2010 FERREL, O.C.; Ética Empresarial: Dilemas, tomadas de decisões e casos/o.c. Ferrel, John Fraedrich, Linda Ferrel;Tradução (da 4ª Ed. Original) Cecília Arruda- Rio de Janeiro: Reichmann & Affonso Editores, LODI, João Bosco. A Ética na Empresa Familiar. São Paulo: Pioneira, MACHADO FILHO.Cláudio Antonio Pinheiro e Decio Zylbersztajn. A empresa socialmente responsável: o debate e as implicações %C3%8DTICA+SOBRE+EMPRESAS+SOCIALMENTE+RESPONS%C3%81VEL %2Bpdf&aq=f&aqi=&aql=&oq=&gs_rfai= MELO NETO,Francisco Paulo de e Cesar Froes. Gestão da Responsabilidade social corporativa: o caso brasileiro. Rio de Janeiro: Editora Qualitymark MELO NETO,Francisco Paulo de e Cesar Froes. Responsabilidade social e cidadania empresarial: a administração do terceiro setor. Rio de Janeiro: Editora Qualitymark MELO NETO,Francisco Paulo de e Jorgiana Melo Brennand. Empresas socialmente sustentáveis: o novo desafio da gestão moderna.rio de Janeiro: Editora Qualitymark

13 13 MELO NETO, Francisco Paulo de; FROES, César. Responsabilidade social e cidadania empresarial: a administração do terceiro setor. 2. ed. Rio de Janeiro: Qualitymark, MOREIRA, Joaquim Magalhães. A ética empresarial no Brasil. São Paulo: Pioneira, p. 28. MARGARET ANN GRIESSE. Global Responsibility Project, Concordia University, Montréal/Canadá. Disponível em: pagina=detalhe_artigo&codigo=236&tit_pagina=monografias&nomeart=&nomecat=n acessado dia: 06/05/2010. NOGUEIRA, Carlos Eduardo A. Lucro ou Filantropia: Uma leitura crítica sobre as ambiguidades da responsabilidade social empresarial Vários Autores. Responsabilidade Social das Empresas: a contribuição das universidades, v.iv. São Paulo: Peirópolis: Instituto Ethos, OLIVEIRA, José Antônio Puppim de (2005), "Uma Avaliação dos Balanços Sociais das 500 Maiores", Revista de Administração de Empresas - RAE Eletrônica, v. 4, n. 1, Art. 2, jan./jul. Ponchirolli, Osmar. Disponível em: Acessado em: 16/05/ Patrícia Almeida Ashley. São Paulo. Editora Saraiva Disponível em: acessado dia: 06/05/2010. Vários Autores. Ética e responsabilidade social nos negócios. Coordenação Patrícia Almeida Ashley. São Paulo. Editora Saraiva TORRES, Ciro. Capítulo 2. Responsabilidade social das empresas. In: Fórum Responsabilidade e balanço social: Coletânea de textos. SESI, 2003.

Rafael Vargas Presidente da SBEP.RO Gestor de Projetos Sociais do Instituto Ágora Secretário do Terceiro Setor da UGT.RO

Rafael Vargas Presidente da SBEP.RO Gestor de Projetos Sociais do Instituto Ágora Secretário do Terceiro Setor da UGT.RO Abril/2014 Porto Velho/Rondônia Rafael Vargas Presidente da SBEP.RO Gestor de Projetos Sociais do Instituto Ágora Secretário do Terceiro Setor da UGT.RO Terceiro Setor É uma terminologia sociológica que

Leia mais

RESPONSABILIDADE SOCIAL NO CENÁRIO EMPRESARIAL ¹ JACKSON SANTOS ²

RESPONSABILIDADE SOCIAL NO CENÁRIO EMPRESARIAL ¹ JACKSON SANTOS ² RESPONSABILIDADE SOCIAL NO CENÁRIO EMPRESARIAL ¹ JACKSON SANTOS ² A Responsabilidade Social tem sido considerada, entre muitos autores, como tema de relevância crescente na formulação de estratégias empresarias

Leia mais

18/06/2009. Quando cuidar do meio-ambiente é um bom negócio. Blog: www.tudibao.com.br E-mail: silvia@tudibao.com.br.

18/06/2009. Quando cuidar do meio-ambiente é um bom negócio. Blog: www.tudibao.com.br E-mail: silvia@tudibao.com.br. Marketing Ambiental Quando cuidar do meio-ambiente é um bom negócio. O que temos visto e ouvido falar das empresas ou associado a elas? Blog: www.tudibao.com.br E-mail: silvia@tudibao.com.br 2 3 Sílvia

Leia mais

Política de Sustentabilidade das empresas Eletrobras

Política de Sustentabilidade das empresas Eletrobras Política de Sustentabilidade das empresas Eletrobras 1. DECLARAÇÃO Nós, das empresas Eletrobras, comprometemo-nos a contribuir efetivamente para o desenvolvimento sustentável, das áreas onde atuamos e

Leia mais

ESTUDO DE CUSTOS E FORMAÇÃO DE PREÇO PARA EMPREENDIMENTOS DA ECONOMIA SOLIDÁRIA. Palavras-Chave: Custos, Formação de Preço, Economia Solidária

ESTUDO DE CUSTOS E FORMAÇÃO DE PREÇO PARA EMPREENDIMENTOS DA ECONOMIA SOLIDÁRIA. Palavras-Chave: Custos, Formação de Preço, Economia Solidária ESTUDO DE CUSTOS E FORMAÇÃO DE PREÇO PARA EMPREENDIMENTOS DA ECONOMIA SOLIDÁRIA Autores: Fábio Bruno da Silva Marcos Paulo de Sá Mello Palavras-Chave: Custos, Formação de Preço, Economia Solidária INTRODUÇÃO

Leia mais

22/02/2009. Supply Chain Management. É a integração dos processos do negócio desde o usuário final até os fornecedores originais que

22/02/2009. Supply Chain Management. É a integração dos processos do negócio desde o usuário final até os fornecedores originais que Supply Chain Management SUMÁRIO Gestão da Cadeia de Suprimentos (SCM) SCM X Logística Dinâmica Sugestões Definição Cadeia de Suprimentos É a integração dos processos do negócio desde o usuário final até

Leia mais

Responsabilidade Social Empresarial

Responsabilidade Social Empresarial Responsabilidade Social Empresarial Henry Ford: produto e preço - Gestão de Produto e Processo. Jerome McCarty e Philip Kotler: produto, preço, praça (ponto de venda) e promoção. - Gestão de Marketing.

Leia mais

Café com Responsabilidade. Sustentabilidade: a competência empresarial do futuro. Vitor Seravalli

Café com Responsabilidade. Sustentabilidade: a competência empresarial do futuro. Vitor Seravalli Café com Responsabilidade Sustentabilidade: a competência empresarial do futuro Vitor Seravalli Manaus, 11 de Abril de 2012 Desafios que o Mundo Enfrenta Hoje Crescimento Populacional Desafios que o Mundo

Leia mais

Organizando Voluntariado na Escola. Aula 1 Ser Voluntário

Organizando Voluntariado na Escola. Aula 1 Ser Voluntário Organizando Voluntariado na Escola Aula 1 Ser Voluntário Objetivos 1 Entender o que é ser voluntário. 2 Conhecer os benefícios de ajudar. 3 Perceber as oportunidades proporcionadas pelo voluntariado. 4

Leia mais

Política de Sustentabilidade das Empresas Eletrobras

Política de Sustentabilidade das Empresas Eletrobras Política de Sustentabilidade das Empresas Eletrobras Setembro de 2010 Política de Sustentabilidade das Empresas Eletrobras DECLARAÇÃO Nós, das empresas Eletrobras, comprometemo-nos a contribuir efetivamente

Leia mais

RELATÓRIO DAS ATIVIDADES 2004

RELATÓRIO DAS ATIVIDADES 2004 RELATÓRIO DAS ATIVIDADES 2004 1. Palestras informativas O que é ser voluntário Objetivo: O voluntariado hoje, mais do que nunca, pressupõe responsabilidade e comprometimento e para que se alcancem os resultados

Leia mais

Guia sobre Voluntariado Instituto Lina Galvani

Guia sobre Voluntariado Instituto Lina Galvani Guia sobre Voluntariado Instituto Lina Galvani Sumário Conceito de voluntário... 3 O que é e o que não é voluntariado... 3 Lei do voluntariado... 4 Voluntariado no Brasil... 4 Benefício do Voluntariado...

Leia mais

Introdução da Responsabilidade Social na Empresa

Introdução da Responsabilidade Social na Empresa Introdução da Responsabilidade Social na Empresa Vitor Seravalli Diretoria Responsabilidade Social do CIESP Sorocaba 26 de Maio de 2009 Responsabilidade Social Empresarial (RSE) é uma forma de conduzir

Leia mais

RESPONSABILIDADE SOCIAL

RESPONSABILIDADE SOCIAL RESPONSABILIDADE SOCIAL Universidade de Brasília Faculdade de Ciência da Informação Profa. Lillian Alvares TODO COMPORTAMENTO TEM SUAS RAZÕES. A ÉTICA É SIMPLESMENTE A RAZÃO MAIOR DAVID HUME DEFINIÇÕES

Leia mais

INDICADORES ETHOS PARA NEGÓCIOS SUSTENTÁVEIS E RESPONSÁVEIS. Conteúdo

INDICADORES ETHOS PARA NEGÓCIOS SUSTENTÁVEIS E RESPONSÁVEIS. Conteúdo Conteúdo O Instituto Ethos Organização sem fins lucrativos fundada em 1998 por um grupo de empresários, que tem a missão de mobilizar, sensibilizar e ajudar as empresas a gerir seus negócios de forma socialmente

Leia mais

Gestão de Relacionamento com o Cliente CRM

Gestão de Relacionamento com o Cliente CRM Gestão de Relacionamento com o Cliente CRM Fábio Pires 1, Wyllian Fressatti 1 Universidade Paranaense (Unipar) Paranavaí PR Brasil pires_fabin@hotmail.com wyllian@unipar.br RESUMO. O projeto destaca-se

Leia mais

RESPONSABILIDADE SOCIAL. Roberta Dalvo

RESPONSABILIDADE SOCIAL. Roberta Dalvo RESPONSABILIDADE SOCIAL Roberta Dalvo Objetivo: Histórico e definições Panorama Social Oportunidades para as empresas (Vantagem Competitiva) Pesquisa realizada pelo Instituto Ethos/Valor Casos de sucesso

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DA GESTÃO DE CUSTOS NA ELABORAÇÃO DO PREÇO DE VENDA

A IMPORTÂNCIA DA GESTÃO DE CUSTOS NA ELABORAÇÃO DO PREÇO DE VENDA 553 A IMPORTÂNCIA DA GESTÃO DE CUSTOS NA ELABORAÇÃO DO PREÇO DE VENDA Irene Caires da Silva 1, Tamires Fernanda Costa de Jesus, Tiago Pinheiro 1 Docente da Universidade do Oeste Paulista UNOESTE. 2 Discente

Leia mais

MANUAL PARA APRESENTAÇÃO DE PROJETOS SOCIAIS. Junho, 2006 Anglo American Brasil

MANUAL PARA APRESENTAÇÃO DE PROJETOS SOCIAIS. Junho, 2006 Anglo American Brasil MANUAL PARA APRESENTAÇÃO DE PROJETOS SOCIAIS Junho, 2006 Anglo American Brasil 1. Responsabilidade Social na Anglo American Brasil e objetivos deste Manual Já em 1917, o Sr. Ernest Oppenheimer, fundador

Leia mais

Balanced Scorecard. As quatro perspectivas de desempenho compreendem diversos indicadores, tais como:

Balanced Scorecard. As quatro perspectivas de desempenho compreendem diversos indicadores, tais como: Balanced Scorecard Inicialmente desenvolvido pelo Dr. Robert Kaplan e David Norton - Harvard, o Balanced Scorecard é uma filosofia prática e inovadora de gestão da performance das empresas e organizações.

Leia mais

RSA NAS EMPRESAS: CONSTRUÇÃO DO CAMPO. Responsabilidade Social e Ambiental Aula 05

RSA NAS EMPRESAS: CONSTRUÇÃO DO CAMPO. Responsabilidade Social e Ambiental Aula 05 RSA NAS EMPRESAS: CONSTRUÇÃO DO CAMPO Responsabilidade Social e Ambiental Aula 05 2 / 21 TENSÕES CONTEMPORÂNEAS Como gerir o conflito proveniente das tensões contemporâneas entre o público e o privado?

Leia mais

Marcello Chamusca Márcia Carvalhal. Públicos Híbridos em Relações Públicas Marcello Chamusca Márcia Carvalhal

Marcello Chamusca Márcia Carvalhal. Públicos Híbridos em Relações Públicas Marcello Chamusca Márcia Carvalhal Marcello Chamusca Márcia Carvalhal Públicos híbridos Tipologia das organizações com base no seu nível de envolvimento com as mídias pós-massivas A hipótese das três palavras-chave Contextualização - Inserção

Leia mais

POLÍTICAS DE GESTÃO PROCESSO DE SUSTENTABILIDADE

POLÍTICAS DE GESTÃO PROCESSO DE SUSTENTABILIDADE POLÍTICAS DE GESTÃO PROCESSO DE SUSTENTABILIDADE 1) OBJETIVOS - Apresentar de forma transparente as diretrizes de sustentabilidade que permeiam a estratégia e a gestão; - Fomentar e apoiar internamente

Leia mais

Conjunto de pessoas que formam a força de trabalho das empresas.

Conjunto de pessoas que formam a força de trabalho das empresas. 1. OBJETIVOS Estabelecer diretrizes que norteiem as ações das Empresas Eletrobras quanto à promoção do desenvolvimento sustentável, buscando equilibrar oportunidades de negócio com responsabilidade social,

Leia mais

1. Introdução. 1.1 Apresentação

1. Introdução. 1.1 Apresentação 1. Introdução 1.1 Apresentação Empresas que têm o objetivo de melhorar sua posição competitiva diante do mercado e, por consequência tornar-se cada vez mais rentável, necessitam ter uma preocupação contínua

Leia mais

Atividade I Como podemos fortalecer o Núcleo na Região para garantir a continuidade dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio - ODMs?

Atividade I Como podemos fortalecer o Núcleo na Região para garantir a continuidade dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio - ODMs? QUATRO BARRAS 09/07/2007 Horário: das 13h às 17h30 Local: Atividade I Como podemos fortalecer o Núcleo na Região para garantir a continuidade dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio - ODMs? Grupo 01:

Leia mais

Promover um ambiente de trabalho inclusivo que ofereça igualdade de oportunidades;

Promover um ambiente de trabalho inclusivo que ofereça igualdade de oportunidades; POLÍTICA DE SUSTENTABILIDADE OBJETIVO Esta Política tem como objetivos: - Apresentar as diretrizes de sustentabilidade que permeiam a estratégia e a gestão; - Fomentar e apoiar internamente as inovações

Leia mais

Planejamento Estratégico

Planejamento Estratégico Planejamento Estratégico Análise externa Roberto César 1 A análise externa tem por finalidade estudar a relação existente entre a empresa e seu ambiente em termos de oportunidades e ameaças, bem como a

Leia mais

GESTÃO ESTRATÉGICA DA CADEIA LOGÍSTICA

GESTÃO ESTRATÉGICA DA CADEIA LOGÍSTICA http://www.administradores.com.br/artigos/ GESTÃO ESTRATÉGICA DA CADEIA LOGÍSTICA DIEGO FELIPE BORGES DE AMORIM Servidor Público (FGTAS), Bacharel em Administração (FAE), Especialista em Gestão de Negócios

Leia mais

FATORES PARA A INCLUSÃO NO MERCADO DE TRABALHO: EDUCAÇÃO, CIDADANIA E DESENVOLVIMENTO DAS QUALIDADES PESSOAIS

FATORES PARA A INCLUSÃO NO MERCADO DE TRABALHO: EDUCAÇÃO, CIDADANIA E DESENVOLVIMENTO DAS QUALIDADES PESSOAIS 1 FATORES PARA A INCLUSÃO NO MERCADO DE TRABALHO: EDUCAÇÃO, CIDADANIA E DESENVOLVIMENTO DAS QUALIDADES PESSOAIS MAURICIO SEBASTIÃO DE BARROS 1 RESUMO Este artigo tem como objetivo apresentar as atuais

Leia mais

VOLUNTARIADO E CIDADANIA

VOLUNTARIADO E CIDADANIA VOLUNTARIADO E CIDADANIA Voluntariado e cidadania Por Maria José Ritta Presidente da Comissão Nacional do Ano Internacional do Voluntário (2001) Existe em Portugal um número crescente de mulheres e de

Leia mais

ESTRATÉGIAS DE NÍVEL EMPRESARIAL. Administração Estratégica Conceitos. Autores Peter Wright Mark J. Kroll John Parnell

ESTRATÉGIAS DE NÍVEL EMPRESARIAL. Administração Estratégica Conceitos. Autores Peter Wright Mark J. Kroll John Parnell Administração Estratégica Conceitos Autores Peter Wright Mark J. Kroll John Parnell Alternativas Estratégicas É a estratégia que a alta administração formula para toda a empresa. Reestruturação Empresarial

Leia mais

RELATÓRIO DAS ATIVIDADES 2003

RELATÓRIO DAS ATIVIDADES 2003 RELATÓRIO DAS ATIVIDADES 2003 1. Palestras informativas O que é ser voluntário Objetivo: O voluntariado hoje, mais do que nunca, pressupõe responsabilidade e comprometimento e para que se alcancem os resultados

Leia mais

P&D Marketing/Vendas Produção Financeiro/Controladoria RH e área Corporativa Outros

P&D Marketing/Vendas Produção Financeiro/Controladoria RH e área Corporativa Outros Favor indicar sua função na empresa: 37% 23% N=30 7% 13% 7% 13% P&D Marketing/Vendas Produção Financeiro/Controladoria RH e área Corporativa Outros Outros: Agrônomo Agrícola Gestão da Qualidade e Meio

Leia mais

GESTÃO, SINERGIA E ATUAÇÃO EM REDE. Prof. Peter Bent Hansen PPGAd / PUCRS

GESTÃO, SINERGIA E ATUAÇÃO EM REDE. Prof. Peter Bent Hansen PPGAd / PUCRS GESTÃO, SINERGIA E ATUAÇÃO EM REDE Prof. Peter Bent Hansen PPGAd / PUCRS Agenda da Conferência O que são redes? O que são redes interorganizacionais? Breve histórico das redes interorganizacionais Tipos

Leia mais

3º EDITAL SULAMÉRICA SEGUROS E PREVIDÊNCIA PARA CAPTAÇÃO DE PROJETOS SOCIAIS PELA LEI DE INCENTIVO FISCAL 8.069/1990 NA CIDADE DE SÃO PAULO

3º EDITAL SULAMÉRICA SEGUROS E PREVIDÊNCIA PARA CAPTAÇÃO DE PROJETOS SOCIAIS PELA LEI DE INCENTIVO FISCAL 8.069/1990 NA CIDADE DE SÃO PAULO 3º EDITAL SULAMÉRICA SEGUROS E PREVIDÊNCIA PARA CAPTAÇÃO DE PROJETOS SOCIAIS PELA LEI DE INCENTIVO FISCAL 8.069/1990 NA CIDADE DE SÃO PAULO I. APRESENTAÇÃO A SulAmérica Seguros, Previdência e Investimentos

Leia mais

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO PARA A EMPRESA BETA

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO PARA A EMPRESA BETA PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO PARA A EMPRESA BETA RESUMO: Apresentar a responsabilidade social relacionada ao planejamento estratégico de uma organização do ramo varejista de móveis e eletros da cidade de Guarapuava,

Leia mais

Objetivo. Utilidade Lugar. Utilidade Momento. Satisfação do Cliente. Utilidade Posse

Objetivo. Utilidade Lugar. Utilidade Momento. Satisfação do Cliente. Utilidade Posse Supply chain- cadeia de suprimentos ou de abastecimentos Professor: Nei Muchuelo Objetivo Utilidade Lugar Utilidade Momento Satisfação do Cliente Utilidade Posse Satisfação do Cliente Satisfação do Cliente

Leia mais

INDICADORES ETHOS PARA NEGÓCIOS SUSTENTÁVEIS E RESPONSÁVEIS

INDICADORES ETHOS PARA NEGÓCIOS SUSTENTÁVEIS E RESPONSÁVEIS INDICADORES ETHOS PARA NEGÓCIOS SUSTENTÁVEIS E RESPONSÁVEIS INDICADORES ETHOS PARA NEGÓCIOS SUSTENTÁVEIS E RESPONSÁVEIS Os Indicadores Ethos são uma ferramenta de gestão, de uso gratuito, que visa apoiar

Leia mais

SOCIEDADE VIRTUAL: UMA NOVA REALIDADE PARA A RESPONSABILIDADE CIVIL

SOCIEDADE VIRTUAL: UMA NOVA REALIDADE PARA A RESPONSABILIDADE CIVIL SOCIEDADE VIRTUAL: UMA NOVA REALIDADE PARA A RESPONSABILIDADE CIVIL FABRICIO DOS SANTOS RESUMO A sociedade virtual, com suas relações próprias vem se tornando uma nova realidade para a responsabilidade

Leia mais

A Sustentabilidade na perspectiva de gestores da qualidade

A Sustentabilidade na perspectiva de gestores da qualidade A Sustentabilidade na perspectiva de gestores da qualidade Realização Patrocínio Objetivo da pesquisa Captar a perspectiva dos gestores e professores de gestão da qualidade sobre: 1. Os conceitos de sustentabilidade

Leia mais

CEAP CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAPÁ CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DISCIPLINA COMÉRCIO ELETRÔNICO PROF. CÉLIO CONRADO

CEAP CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAPÁ CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DISCIPLINA COMÉRCIO ELETRÔNICO PROF. CÉLIO CONRADO Contexto e objetivos CEAP CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAPÁ CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DISCIPLINA COMÉRCIO ELETRÔNICO PROF. CÉLIO CONRADO O desenvolvimento do plano de negócios, como sistematização das idéias

Leia mais

DIREITOS HUMANOS, JUVENTUDE E SEGURANÇA HUMANA

DIREITOS HUMANOS, JUVENTUDE E SEGURANÇA HUMANA DIREITOS HUMANOS, JUVENTUDE E SEGURANÇA HUMANA FARIAS, Maria Lígia Malta ¹ SOUSA, Valéria Nicolau de ² TANNUSS, Rebecka Wanderley ³ Núcleo De Cidadania e Direitos Humanos/ PROEXT RESUMO O Projeto de Extensão

Leia mais

RSC e Valor Compartilhado Uma nova forma de ver a relação com a comunidade.

RSC e Valor Compartilhado Uma nova forma de ver a relação com a comunidade. RSC e Valor Compartilhado Uma nova forma de ver a relação com a comunidade. SUSTENTABILIDADE Comportamento alinhado com os valores básicos da sustentabilidade. Ecológico Sustentável Social Sustentabilidade

Leia mais

FACULDADE DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO E CONTABILIDADE DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FEA USP ARTIGO

FACULDADE DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO E CONTABILIDADE DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FEA USP ARTIGO FACULDADE DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO E CONTABILIDADE DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FEA USP ARTIGO COMO AS MUDANÇAS NAS ORGANIZAÇÕES ESTÃO IMPACTANDO A ÁREA DE RECURSOS HUMANOS Paola Moreno Giglioti Administração

Leia mais

ÉTICA EMPRESARIAL e RESPONSABILIDADE SOCIAL CORPORATIVA: CONCEITUAÇÃO, ANÁLISES E APLICAÇÕES.

ÉTICA EMPRESARIAL e RESPONSABILIDADE SOCIAL CORPORATIVA: CONCEITUAÇÃO, ANÁLISES E APLICAÇÕES. ÉTICA EMPRESARIAL e RESPONSABILIDADE SOCIAL CORPORATIVA: CONCEITUAÇÃO, ANÁLISES E APLICAÇÕES. 1ª etapa: Aprofundamento teórico: é a fase da revisão de literatura. Nela os pesquisadores (alunos e docentes)

Leia mais

A importância do comprometimento com a Responsabilidade Social e o com a preservação do Meio Ambiente 1

A importância do comprometimento com a Responsabilidade Social e o com a preservação do Meio Ambiente 1 A importância do comprometimento com a Responsabilidade Social e o com a preservação do Meio Ambiente 1 Fernanda Dias Franco 2 Resumo: O presente artigo busca discutir a importância do comprometimento

Leia mais

Importância da normalização para as Micro e Pequenas Empresas 1. Normas só são importantes para as grandes empresas...

Importância da normalização para as Micro e Pequenas Empresas 1. Normas só são importantes para as grandes empresas... APRESENTAÇÃO O incremento da competitividade é um fator decisivo para a maior inserção das Micro e Pequenas Empresas (MPE), em mercados externos cada vez mais globalizados. Internamente, as MPE estão inseridas

Leia mais

Sustentabilidade nas instituições financeiras Os novos horizontes da responsabilidade socioambiental

Sustentabilidade nas instituições financeiras Os novos horizontes da responsabilidade socioambiental Sustentabilidade nas instituições financeiras Os novos horizontes da responsabilidade socioambiental O momento certo para incorporar as mudanças A resolução 4.327 do Banco Central dispõe que as instituições

Leia mais

Wesley Vaz, MSc., CISA

Wesley Vaz, MSc., CISA Wesley Vaz, MSc., CISA Objetivos Ao final da palestra, os participantes deverão ser capazes de: Identificar e compreender os princípios do Cobit 5; Identificar e conhecer as características dos elementos

Leia mais

Empresa como Sistema e seus Subsistemas. Professora Cintia Caetano

Empresa como Sistema e seus Subsistemas. Professora Cintia Caetano Empresa como Sistema e seus Subsistemas Professora Cintia Caetano A empresa como um Sistema Aberto As organizações empresariais interagem com o ambiente e a sociedade de maneira completa. Uma empresa é

Leia mais

EDUCAÇÃO SUPERIOR, INOVAÇÃO E PARQUES TECNOLÓGICOS

EDUCAÇÃO SUPERIOR, INOVAÇÃO E PARQUES TECNOLÓGICOS EDUCAÇÃO SUPERIOR, INOVAÇÃO E PARQUES TECNOLÓGICOS Jorge Luis Nicolas Audy * A Universidade vem sendo desafiada pela Sociedade em termos de uma maior aproximação e alinhamento com as demandas geradas pelo

Leia mais

Terceiro Setor, ONGs e Institutos

Terceiro Setor, ONGs e Institutos Terceiro Setor, ONGs e Institutos Tomáz de Aquino Resende Promotor de Justiça. Coordenador do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Tutela de Fundações de Minas Gerais. Usualmente é chamado de

Leia mais

Gestão do Conhecimento A Chave para o Sucesso Empresarial. José Renato Sátiro Santiago Jr.

Gestão do Conhecimento A Chave para o Sucesso Empresarial. José Renato Sátiro Santiago Jr. A Chave para o Sucesso Empresarial José Renato Sátiro Santiago Jr. Capítulo 1 O Novo Cenário Corporativo O cenário organizacional, sem dúvida alguma, sofreu muitas alterações nos últimos anos. Estas mudanças

Leia mais

A Sustentabilidade e as Empresas. Conceito Básico de. Sustentabilidade Exemplificação. Gestão Ambiental e Responsabilidade Social.

A Sustentabilidade e as Empresas. Conceito Básico de. Sustentabilidade Exemplificação. Gestão Ambiental e Responsabilidade Social. Gestão Ambiental e Responsabilidade Social Aula 2 A Sustentabilidade e as Empresas Prof. Esp. Felipe Luiz Conceito Básico de Contextualização Sustentabilidade Exemplificação Responsabilidade Social Cidadania

Leia mais

Pequenas e Médias Empresas no Canadá. Pequenos Negócios Conceito e Principais instituições de Apoio aos Pequenos Negócios

Pequenas e Médias Empresas no Canadá. Pequenos Negócios Conceito e Principais instituições de Apoio aos Pequenos Negócios Pequenas e Médias Empresas no Canadá Pequenos Negócios Conceito e Principais instituições de Apoio aos Pequenos Negócios De acordo com a nomenclatura usada pelo Ministério da Indústria do Canadá, o porte

Leia mais

MARKETING DE RELACIONAMENTO UMA FERRAMENTA PARA AS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR: ESTUDO SOBRE PORTAL INSTITUCIONAL

MARKETING DE RELACIONAMENTO UMA FERRAMENTA PARA AS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR: ESTUDO SOBRE PORTAL INSTITUCIONAL MARKETING DE RELACIONAMENTO UMA FERRAMENTA PARA AS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR: ESTUDO SOBRE PORTAL INSTITUCIONAL Prof. Dr. José Alberto Carvalho dos Santos Claro Mestrado em Gestão de Negócios Universidade

Leia mais

Alguns conceitos e definições

Alguns conceitos e definições Alguns conceitos e definições Introdução A preocupação das organizações com temas associados à ética, cidadania, inclusão social, desenvolvimento econômico e sustentável vem aumentando a cada dia. Empresas

Leia mais

O Valor estratégico da sustentabilidade: resultados do Relatório Global da McKinsey

O Valor estratégico da sustentabilidade: resultados do Relatório Global da McKinsey O Valor estratégico da sustentabilidade: resultados do Relatório Global da McKinsey Executivos em todos os níveis consideram que a sustentabilidade tem um papel comercial importante. Porém, quando se trata

Leia mais

3º Fórum da Responsabilidade Social das Organizações e Sustentabilidade WORKSHOP RESPONSABILIDADE SOCIAL

3º Fórum da Responsabilidade Social das Organizações e Sustentabilidade WORKSHOP RESPONSABILIDADE SOCIAL 3º Fórum da Responsabilidade Social das Organizações e Sustentabilidade WORKSHOP RESPONSABILIDADE SOCIAL João de Sá Nogueira Administrador / Director Executivo Fundação Infantil Ronald McDonald joao.sanogueira@pt.mcd.com

Leia mais

INTRODUÇÃO À ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA 1.1

INTRODUÇÃO À ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA 1.1 1.0 INTRODUÇÃO À ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA 1.1 1.2 ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA Qual o objetivo das empresas para a administração financeira? Maximizar valor de mercado da empresa; Aumentar a riqueza dos acionistas.

Leia mais

Universidade de Brasília Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação e Documentação Departamento de Ciência da

Universidade de Brasília Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação e Documentação Departamento de Ciência da Universidade de Brasília Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação e Documentação Departamento de Ciência da Informação e Documentação Disciplina: Planejamento e Gestão

Leia mais

AA1000: Estrutura de gestão da responsabilidade corporativa. Informações gerais

AA1000: Estrutura de gestão da responsabilidade corporativa. Informações gerais AA1000: Estrutura de gestão da responsabilidade corporativa Informações gerais Produzido por BSD Brasil. Pode ser reproduzido desde que citada a fonte. Introdução Lançada em novembro de 1999, em versão

Leia mais

Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas. Grupo de Pesquisa em Interação, Tecnologias Digitais e Sociedade - GITS

Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas. Grupo de Pesquisa em Interação, Tecnologias Digitais e Sociedade - GITS Universidade Federal da Bahia Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas Grupo de Pesquisa em Interação, Tecnologias Digitais e Sociedade - GITS Reunião de 18 de junho de 2010 Resumo

Leia mais

Gerenciamento de Processos de Negócio. Macaé. 08 de setembro de 2015. Marcos Santos. www.foccus.adm.br

Gerenciamento de Processos de Negócio. Macaé. 08 de setembro de 2015. Marcos Santos. www.foccus.adm.br Gerenciamento de Processos de Negócio 08 de setembro de 2015 Marcos Santos www.foccus.adm.br Macaé @santos_marcos adm.santos.marcos@gmail.com marcos..santos 22/99922-8672 A ABPMP (Association of Business

Leia mais

Pesquisa sobre: Panorama da Gestão de Estoques

Pesquisa sobre: Panorama da Gestão de Estoques Pesquisa sobre: Panorama da Gestão de Estoques Uma boa gestão de estoques comprova sua importância independente do segmento em questão. Seja ele comércio, indústria ou serviços, o profissional que gerencia

Leia mais

ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS

ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS APRESENTAÇÃO ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS Breve histórico da instituição seguido de diagnóstico e indicadores sobre a temática abrangida pelo projeto, especialmente dados que permitam análise da

Leia mais

Indicadores de Rendimento do Voluntariado Corporativo

Indicadores de Rendimento do Voluntariado Corporativo Indicadores de Rendimento do Voluntariado Corporativo Avaliação desenvolvida por Mónica Galiano e Kenn Allen, publicado originalmente no livro The Big Tent: Corporate Volunteering in the Global Age. Texto

Leia mais

cada fator e seus componentes.

cada fator e seus componentes. 5 CONCLUSÃO Conforme mencionado nas seções anteriores, o objetivo deste trabalho foi o de identificar quais são os fatores críticos de sucesso na gestão de um hospital privado e propor um modelo de gestão

Leia mais

Inteligência Competitiva

Inteligência Competitiva Inteligência Competitiva Prof. Patricia Silva psilva@univercidade.br Aula 6 Objetivos da aula 6 n Análise SWOT n Bibliografia: Estratégia de Marketing O C. Ferrell Cap. 4 Strenghts (forças), Weaknesses

Leia mais

Análise dos dados da Pesquisa de Clima Relatório

Análise dos dados da Pesquisa de Clima Relatório Recursos Humanos Coordenação de Gestão de Pessoas Pesquisa de Clima Análise dos dados da Pesquisa de Clima Relatório Introdução No dia 04 de Agosto de 2011, durante a reunião de Planejamento, todos os

Leia mais

MÓDULO 14 Sistema de Gestão da Qualidade (ISO 9000)

MÓDULO 14 Sistema de Gestão da Qualidade (ISO 9000) MÓDULO 14 Sistema de Gestão da Qualidade (ISO 9000) Ao longo do tempo as organizações sempre buscaram, ainda que empiricamente, caminhos para sua sobrevivência, manutenção e crescimento no mercado competitivo.

Leia mais

Projeto de Sistemas I

Projeto de Sistemas I Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo Projeto de Sistemas I Professora: Kelly de Paula Cunha E-mail:kellypcsoares@ifsp.edu.br Requisitos: base para todo projeto, definindo o

Leia mais

SISTEMA PARA GESTÃO DE ENTIDADES SEM FINS LUCRATIVOS

SISTEMA PARA GESTÃO DE ENTIDADES SEM FINS LUCRATIVOS SISTEMA PARA GESTÃO DE ENTIDADES SEM FINS LUCRATIVOS Sachia F. Ghignatti 1 Tereza E. Steffen 1 Fabiano Turchetto 2 Abstract. This article approaches the study of carried through case to identify the necessities

Leia mais

Rotinas de DP- Professor: Robson Soares

Rotinas de DP- Professor: Robson Soares Rotinas de DP- Professor: Robson Soares Capítulo 2 Conceitos de Gestão de Pessoas - Conceitos de Gestão de Pessoas e seus objetivos Neste capítulo serão apresentados os conceitos básicos sobre a Gestão

Leia mais

Ética e responsabilidade social. Cesar Eduardo Stevens Kroetz cesark@unijui.edu.br

Ética e responsabilidade social. Cesar Eduardo Stevens Kroetz cesark@unijui.edu.br Ética e responsabilidade social Cesar Eduardo Stevens Kroetz cesark@unijui.edu.br Contexto... - Economia e sociedade global - Maior interdependência - Importância da liderança ética nas empresas - Aumento

Leia mais

Conteúdo. 1. Origens e Surgimento. Origens e Surgimento

Conteúdo. 1. Origens e Surgimento. Origens e Surgimento 1 2 Planejamento Estratégico: conceitos e evolução; administração e pensamento estratégico Profª Ms Simone Carvalho simonecarvalho@usp.br Profa. Ms. Simone Carvalho Conteúdo 3 1. Origens e Surgimento 4

Leia mais

Construção de redes sociais e humanas: um novo desafio. Sonia Aparecida Cabestré Regina Celia Baptista Belluzzo

Construção de redes sociais e humanas: um novo desafio. Sonia Aparecida Cabestré Regina Celia Baptista Belluzzo Construção de redes sociais e humanas: um novo desafio. Sonia Aparecida Cabestré Regina Celia Baptista Belluzzo Um pouco de história... Características Sociedade Agrícola Agricultura, Caça TERRA Sociedade

Leia mais

ISO 9001. As três primeiras seções fornecem informações gerais sobre a norma, enquanto as cinco últimas centram-se na sua implementação.

ISO 9001. As três primeiras seções fornecem informações gerais sobre a norma, enquanto as cinco últimas centram-se na sua implementação. ISO 9001 A ISO 9001 é um Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) standard que exige que uma dada organização satisfaça as suas próprias exigências e as dos seus clientes e reguladores. Baseia-se numa metodologia

Leia mais

PROPRIEDADE REGISTRADA. O que fazer para alcançar ar o Desenvolvimento Empresarial Sustentável?

PROPRIEDADE REGISTRADA. O que fazer para alcançar ar o Desenvolvimento Empresarial Sustentável? . O que fazer para alcançar ar o Desenvolvimento Empresarial Sustentável? . Conceitos: Responsabilidade Social Ecoeficiência Conceitos Responsabilidade Social - é a relação ética e transparente da organização

Leia mais

POLÍTICA DE SUSTENTABILIDADE EMPRESARIAL DAS EMPRESAS ELETROBRAS

POLÍTICA DE SUSTENTABILIDADE EMPRESARIAL DAS EMPRESAS ELETROBRAS POLÍTICA DE SUSTENTABILIDADE EMPRESARIAL DAS EMPRESAS ELETROBRAS SUSTENTABILIDADE E M P R E S A R I A L Política de Sustentabilidade Empresarial das Empresas Eletrobras DECLARAÇÃO Nós, das empresas Eletrobras,

Leia mais

Modalidade Franqueado

Modalidade Franqueado PRÊMIO o cumprimento ABF DESTAQUE de todos os critérios FRANCHISING deste Categoria regulamento, selecionando Sustentabilidade os melhores trabalhos. Modalidade Franqueado REGULAMENTO Objetivos O Prêmio

Leia mais

Engajamento com Partes Interessadas

Engajamento com Partes Interessadas Instituto Votorantim Engajamento com Partes Interessadas Eixo temático Comunidade e Sociedade Principal objetivo da prática Apoiar o desenvolvimento de uma estratégia de relacionamento com as partes interessadas,

Leia mais

Princípios de Finanças

Princípios de Finanças Princípios de Finanças Apostila 02 A função da Administração Financeira Professora: Djessica Karoline Matte 1 SUMÁRIO A função da Administração Financeira... 3 1. A Administração Financeira... 3 2. A função

Leia mais

Questionário para Instituidoras

Questionário para Instituidoras Parte 1 - Identificação da Instituidora Base: Quando não houver orientação em contrário, a data-base é 31 de Dezembro, 2007. Dados Gerais Nome da instituidora: CNPJ: Endereço da sede: Cidade: Estado: Site:

Leia mais

Governança de TI. ITIL v.2&3. parte 1

Governança de TI. ITIL v.2&3. parte 1 Governança de TI ITIL v.2&3 parte 1 Prof. Luís Fernando Garcia LUIS@GARCIA.PRO.BR ITIL 1 1 ITIL Gerenciamento de Serviços 2 2 Gerenciamento de Serviços Gerenciamento de Serviços 3 3 Gerenciamento de Serviços

Leia mais

TERMO DE REFERÊNCIA (TR) GAUD 4.6.8 01 VAGA

TERMO DE REFERÊNCIA (TR) GAUD 4.6.8 01 VAGA INSTITUTO INTERAMERICANO DE COOPERAÇÃO PARA A AGRICULTURA TERMO DE REFERÊNCIA (TR) GAUD 4.6.8 01 VAGA 1 IDENTIFICAÇÃO DA CONSULTORIA Contratação de consultoria pessoa física para serviços de preparação

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DA MOTIVAÇÃO NAS EMPRESAS

A IMPORTÂNCIA DA MOTIVAÇÃO NAS EMPRESAS A IMPORTÂNCIA DA MOTIVAÇÃO NAS EMPRESAS ALCIDES DE SOUZA JUNIOR, JÉSSICA AMARAL DOS SANTOS, LUIS EDUARDO SILVA OLIVEIRA, PRISCILA SPERIGONE DA SILVA, TAÍS SANTOS DOS ANJOS ACADÊMICOS DO PRIMEIRO ANO DE

Leia mais

1.3. Planejamento: concepções

1.3. Planejamento: concepções 1.3. Planejamento: concepções Marcelo Soares Pereira da Silva - UFU O planejamento não deve ser tomado apenas como mais um procedimento administrativo de natureza burocrática, decorrente de alguma exigência

Leia mais

ANÁLISE DA ATUAÇÃO DO LÍDER NO SETOR DE SERVIÇO SOCIAL DA UNIDADE DE PRONTO ATENDIMENTO CONCHECITA CIARLINI MOSSORÓ/RN

ANÁLISE DA ATUAÇÃO DO LÍDER NO SETOR DE SERVIÇO SOCIAL DA UNIDADE DE PRONTO ATENDIMENTO CONCHECITA CIARLINI MOSSORÓ/RN 25 a 28 de Outubro de 2011 ISBN 978-85-8084-055-1 ANÁLISE DA ATUAÇÃO DO LÍDER NO SETOR DE SERVIÇO SOCIAL DA UNIDADE DE PRONTO ATENDIMENTO CONCHECITA CIARLINI MOSSORÓ/RN Paula Gurgel Dantas 1, Andréa Kaliany

Leia mais

FACULDADE BARÃO DE RIO BRANCO UNINORTE CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO DISCIPLINA - TECNOLOGIA DA CONSTRUÇÃO 1 (AULA

FACULDADE BARÃO DE RIO BRANCO UNINORTE CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO DISCIPLINA - TECNOLOGIA DA CONSTRUÇÃO 1 (AULA FACULDADE BARÃO DE RIO BRANCO UNINORTE CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO DISCIPLINA - TECNOLOGIA DA CONSTRUÇÃO 1 (AULA 04) O que é uma Norma Aquilo que se estabelece como base ou medida para a realização

Leia mais

ISO 9000:2000 Sistemas de Gestão da Qualidade Fundamentos e Vocabulário. As Normas da família ISO 9000. As Normas da família ISO 9000

ISO 9000:2000 Sistemas de Gestão da Qualidade Fundamentos e Vocabulário. As Normas da família ISO 9000. As Normas da família ISO 9000 ISO 9000:2000 Sistemas de Gestão da Qualidade Fundamentos e Vocabulário Gestão da Qualidade 2005 1 As Normas da família ISO 9000 ISO 9000 descreve os fundamentos de sistemas de gestão da qualidade e especifica

Leia mais

Elaboração de Projetos FECOP 2014. Everton Cabral Maciel everton.maciel@seplag.ce.gov.br

Elaboração de Projetos FECOP 2014. Everton Cabral Maciel everton.maciel@seplag.ce.gov.br Elaboração de Projetos FECOP 2014 Everton Cabral Maciel everton.maciel@seplag.ce.gov.br O que vamos fazer? Pensar em Projetos Organizar o pensamento Conectar com a realidade e a legislação Estruturar projeto

Leia mais

IMPORTANTES ÁREAS PARA SUCESSO DE UMA EMPRESA

IMPORTANTES ÁREAS PARA SUCESSO DE UMA EMPRESA IMPORTANTES ÁREAS PARA SUCESSO DE UMA EMPRESA SILVA, Paulo Henrique Rodrigues da Discente da Faculdade de Ciências Jurídicas e Gerencias E-mail: ph.rs@hotmail.com SILVA, Thiago Ferreira da Docente da Faculdade

Leia mais

Resumo. O caminho da sustentabilidade

Resumo. O caminho da sustentabilidade Resumo O caminho da sustentabilidade Termos recorrentes em debates e pesquisas, na mídia e no mundo dos negócios da atualidade, como sustentabilidade, desenvolvimento sustentável, responsabilidade empresarial

Leia mais

Código de Fornecimento Responsável

Código de Fornecimento Responsável Código de Fornecimento Responsável Breve descrição A ArcelorMittal requer de seus fornecedores o cumprimento de padrões mínimos relacionados a saúde e segurança, direitos humanos, ética e meio ambiente.

Leia mais

O que são Direitos Humanos?

O que são Direitos Humanos? O que são Direitos Humanos? Por Carlos ley Noção e Significados A expressão direitos humanos é uma forma abreviada de mencionar os direitos fundamentais da pessoa humana. Sem esses direitos a pessoa não

Leia mais