O TRABALHO FEMININO COMO ESTRATÉGIA DE ACUMULAÇÃO DO CAPITAL NO MUNICÍPIO DE MARECHAL CÂNDIDO RONDON - PR

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "O TRABALHO FEMININO COMO ESTRATÉGIA DE ACUMULAÇÃO DO CAPITAL NO MUNICÍPIO DE MARECHAL CÂNDIDO RONDON - PR"

Transcrição

1 O TRABALHO FEMININO COMO ESTRATÉGIA DE ACUMULAÇÃO DO CAPITAL NO MUNICÍPIO DE MARECHAL CÂNDIDO RONDON - PR Juliane Regina Becker 1 Eixo temático: TERRITÓRIOS E TERRITORIALIDADES FRONTEIRIÇAS RESUMO: O presente artigo busca demonstrar quais são os fatores que proporcionam a inserção da mulher no mercado de trabalho na cidade de Marechal Cândido Rondon, Região Oeste do Estado do Paraná, considerando que desde a reestruturação produtiva e o avanço das tecnologias, as mulheres no Brasil vêm ocupando postos de trabalho que até a década de 1960 eram classificados como trabalho masculino. Nesse sentido o estudo desenvolvido na Unidade Industrial de Aves da Copagril (Cooperativa Agroindustrial), visa demonstrar que a inserção da mulher no mercado de trabalho esta associada á algumas estratégias capitalistas, como a localização das indústrias, o excedente de mão de obra. Com base nessas correlações são discutidas questões pertinentes às estratégias de acumulação do capital frente à precarização do trabalho e utilização da mão de obra feminina. PALAVRAS CHAVES: mercado de trabalho, estratégias de acumulação e trabalho feminino. 1 INTRODUÇÃO Atualmente observa-se que as mulheres estão tendo mais oportunidades de emprego, principalmente frente à linha de produção. O aumento dessas oportunidades tem ocorrido devido a fato de que algumas indústrias possuem preferência sobre esta mão de obra, baseando-se em estudos que comprovam que o trabalho feminino é mais rentável e desta maneira pode proporcionar maior acumulo de capital. Neste sentido, verifica-se que a inserção da mulher no mercado de trabalho brasileiro ocorreu de forma bastante heterogenia, considerando o fato de que a industrialização ocorreu 1 Universidade Estadual do Oeste do Paraná, juliane.becker@hotmail.com

2 com mais rapidez em algumas regiões e outra ainda são pouco industrializadas. Assim ao observar as vagas de trabalho ofertadas para mulheres na cidade de Marechal Cândido Rondon no estado do Paraná verifica-se que a partir de 2005 houve um aumento considerável na procura por mão de obra feminina. Cabe destacar que existem vários fatores que proporcionam a inserção da mulher no mercado de trabalho a nível local e mesmo regional. Dentre os principais fatores, destacam-se a localização das indústrias, o excedente de mão de obra e especialmente a necessidade das mulheres de contribuir na renda familiar. Diante disso, o estudo desenvolvido na Unidade Industrial de Aves da Copagril (Cooperativa Agroindustrial), visa discutir a inserção da mulher no mercado de trabalho do município de Marechal Cândido Rondon, debatendo questões pertinentes as estratégias de acumulação do capital frente à precarização do trabalho e utilização da mão de obra feminina. 2 OBJETIVOS O presente artigo tem como objetivo compreender as modificações ocorridas por meio das novas formas de organização e territorialização do trabalho, a partir da inserção feminina no mesmo e que estão relacionados com o padrão de acumulação capitalista. Identificar os motivos que contribuíram para a instalação da Unidade Industrial de Aves no município de Marechal Cândido Rondon e analisar os fatores que contribuíram para a inserção da mulher no mercado de trabalho. 3 METODOLOGIA Levantamento bibliográfico sobre as discussões de gênero, trabalho e a acumulação capitalista. Pesquisa de campo com as mulheres trabalhadoras, através de entrevistas e questionários. Entrevista com representantes da empresa. Entrevista com representantes sindicais. Consulta aos dados sobre oferta de emprego no município.

3 4 APRESENTAÇÃO E DISCUSSÃO DOS RESULTADOS 4.1 A questão do gênero e a precarização do trabalho. É perceptível que a partir da década de 1960, com a reestruturação do capitalismo, o mercado de trabalho tem incorporado e vem atribuindo novas atividades para a mão-de-obra feminina, a qual era pouco mencionada para ocupar cargos na linha de produção, os quais eram considerados até o momento cargos para os homens. Deste modo, podem-se observar os fatores que contribuíram para a mulher se inserir no mercado de trabalho, ou mesmo exercer outras funções que até este momento eram consideradas funções masculinas. [...] o significativo aumento das atividades das mulheres, uma das mais importantes transformações ocorridas no país desde os anos 1970, teria resultado não apenas das necessidades econômica e das oportunidades oferecidas pelo mercado, em conjuntura específica, mas também, em grande parte, das transformações demográficas, culturais e sociais quê vem ocorrendo no país e que têm afetado as mulheres e as famílias brasileiras. (BRUSCHINI e LOMBARDI, 2002, p. 328) É perceptível que a inserção feminina, no mercado de trabalho é resultante de transformações ocorridas também nas esferas demográfica, cultural e social, que proporcionaram a realocação da mão de obra feminina para outros setores industriais, como é o caso da linha de produção, considerando que muitas mulheres buscam o mercado formal de trabalho com a intenção de melhorar a condição financeira de suas famílias. Estas considerações também estão colocadas para as mulheres rondonenses que também se inserem no mercado de trabalho com a intenção de melhorar a condição financeira de suas famílias, cabe destacar que as mudanças mais aparentes no mundo do trabalho começam a ocorrer na década de 1960 e 1970, quando ocorre a reestruturação produtiva e o avanço das tecnologias. As alterações acima expostas contribuíram para a geração de novos postos de trabalho e para a acumulação de capital, sendo que o mercado de trabalho passou a exigir pessoas com maior qualificação. As transformações no mundo do trabalho atingem de forma diferenciada as mulheres e os homens, considerando a raça, a idade e a classe, e se recolocam em novos patamares a divisão sexual do trabalho. As linguagens neutras das discussões sobre o trabalho demonstram que os conceitos são fundados em normas masculinas. (ROY, 1999, p.06)

4 Desta maneira, por meio da citação acima se percebe que ocorre uma separação entre o trabalho masculino e feminino, bem como a diferença que existe entre as classes sociais e as raças, considerando que geralmente os melhores empregos são oferecidos para homens brancos, das classes mais elevadas e com bastante estudo, o que contribui para a ocorrência de uma nova divisão sexual do trabalho, aspectos que podem demonstrar a precarização do trabalho, por meio da diferença salarial entre os empregos que são oferecidos para homens e mulheres e a diferença entre a qualidade dos empregos oferecidos para pessoas de classe social diferente. Neste momento pode-se fazer um levantamento histórico sobre a participação da mulher no mercado de trabalho o qual também implica na territorialização do trabalho feminino, pois até o momento em que ocorreu esta reorganização das formas de exploração do trabalho, a mulher só estava inserida no mercado de trabalho com relação aos empregos que exigiam menor capacidade física. A dominação de classe pressupõe a dominação do gênero, este segue sendo estigmatizado ao longo do tempo e tanto homens como mulheres são explorados. Porém no caso da mulher, há uma diferencialidade, pois além da especialidade de prover a sociedade de força-de-trabalho, existe a divisão sexual do trabalho, que impõe a ela somente, a administração da casa. Há também a perpetuação na sociedade, de que ela é o sexo frágil, por isso não possui capacidade de exercer funções até então exclusivas aos homens, como as de chefe e os cargos políticos. (CARVALHAL, T, 2004, p. 46) Considerando a citação acima, verifica-se que a mulher ao longo da vida sofreu muito com a discriminação, que é imposta pela sociedade, onde muitas pessoas afirmam que a mulher não é capaz de desenvolver algumas atividades, que seriam de certa forma ditas atividades masculinas, visto que esta é considerada o sexo frágil. A utilização da mão de obra feminina nas ultimas década vem aumento devido à lucratividade que os capitalistas conseguem ter sobre o trabalho feminino, sendo que as mulheres são consideradas mais cuidadosas e em muitos casos ocorre uma expressiva diferença salarial entre os salários masculinos e os femininos e por isso as mulheres proporcionam maior produtividade, isto porque os donos dos meios de produção se apropriam da mão de obra dos trabalhadores, ou seja, são estes capitalistas que definem como o trabalho deve ser realizado e que não pode haver desperdícios, conforme Marx, 1984: O capitalista cuida de que o trabalho se realize em ordem e os meios de produção sejam empregados conforme seus fins (...), porém, o produto é propriedade do capitalista, e não do produtor direto, do trabalhador.

5 Este fato pode ser relacionado com a maneira como é desenvolvido o trabalho na Unidade Industrial de Aves da Copagril, uma vez que em seu interior é desenvolvido um trabalho bastante organizado, no qual os trabalhadores são divididos em setores e cada um desempenha a suas funções, assim percebe-se que esta organização ocorre para cortar gastos e gerar mais excedentes para os capitalistas, que são os detentores dos excedentes gerados por esta indústria e esta organização serve para controlar os trabalhadores, para estes produzirem cada dia mais. 4.2 A inserção da mulher no mercado de trabalho brasileiro. Observando as estratégias de acumulação de capital que estão associadas à reestruturação produtiva e os avanços da tecnologia, verifica-se que a inserção da mulher no mercado de trabalho foi uma estratégia de adquirir maior lucratividade sobre o trabalho alheio, uma vez que na década de 1960 e 1970 muitos homens perderam seus empregos devido à inserção de algumas máquinas em substituição da mão de obra humana, fato, o qual contribuiu para que muitas famílias enfrentassem várias dificuldades econômicas. Nesta perspectiva verifica-se que o crescimento do trabalho feminino no Brasil esta relacionado à precarização do sistema publico de atendimento, ou seja, a falta de assistência as necessidades básicas, as quais são primordiais para a sobrevivência das famílias, bem como se encontra atrelado ao intenso processo de modernização a partir da década de 1970, os quais contribuíram para a ocorrência de transformações na cultura da população e contribuíram para a inserção da mulher no mercado de trabalho. Neste sentido, cabe destacar que a inserção da mulher no mercado de trabalho proporcionou mudanças significativas para as mulheres e para suas famílias, mas conforme Hirata, 2003: A feminização do mercado de trabalho é real, mas inacabada, incompleta, tanto que se fez sob o signo da desigualdade e da precariedade. Assim, percebe-se que o trabalho feminino se encontra à margem da precarização, visto que são poucos os casos onde os salários pagos para as mulheres são semelhantes aos salários pago para os homens. Este fato pode ser observado no caso das indústrias de alimentos e bebidas de Marechal Cândido Rondon, por meio da tabela abaixo onde se observa que os homens recebem em média um salário de R$ 753,22 e as mulheres recebem R$ 728,50. TABELA 1. Diferença salarial em reais entre homens e mulheres em 2010.

6 Gênero Remuneração média anual Masculino R$ 753,22 Feminino R$ 728,50 Fonte: Dados da RAIS/ Ministério do Trabalho, Org: Becker, Além da diferença salarial pode-se analisar que a precarização do trabalho feminino também esta associada ao fato de que muitas mulheres se expõem a trabalhar sem ter qualquer garantia, como acontece na maioria das vezes com as empregadas domésticas que não possuem carteira assinada e assim não possuem nenhum direito assegurado quanto à previdência social, conforme Antunes, R. 2002, p. 105: Vivencia-se um aumento significativo do trabalho feminino, que atinge mais de 40% da força de trabalho em diversos países avançados e tem sido absorvido pelo capital, preferencialmente no universo do trabalho part time, precarizado e desregulamentado. Vale ressaltar que mesmo atrelado a precarização do trabalho, o ingresso da mulher no mercado de trabalho trouxe modificações significativas para estas e para as suas famílias, o que possibilitou melhorias nas condições de vida. As mudanças mais significativas no padrão de emprego feminino ocorreram no setor de serviços. O desenvolvimento de novas tecnologias e a expansão de órgãos do governo, empresas comerciais, serviços financeiros e comunicações proporcionou um numero crescente de cargos de escritório de bom nível para mulheres com instrução da classe média e da classe baixa ascendente. (BESSE, 1999, p ) No contexto de reorganização capitalista que visa buscar pessoas qualificadas para exercer algumas funções, as mulheres se encaixam nas exigências que os empregadores querem e por estes motivos elas começaram a exercer funções que antes eram típicas dos homens, como por exemplo, recebem cargos de confiança dentro de uma empresa. Cabe destacar que a reestruturação capitalista também proporcionou a inserção da mulher de classe média e baixa no mercado de trabalho, fato que contribuiu para significativas melhorias na renda familiar no Brasil. Outro ponto que leva as mulheres a ingressarem no mercado de trabalho é a necessidade financeira. As últimas décadas do milênio foram marcadas, por um lado, pela crescente globalização da economia acompanhada de um extraordinário desenvolvimento tecnológico e por outro, por uma crise generalizada da

7 sociedade industrial, o que se reflete nos aspectos social, político, ideológico, cultural, ambiental e moral. (BLAY,2002, p. 175) Neste sentido as mulheres encontram a necessidade de procurar um emprego pelo fato de a renda familiar ser insuficiente para sobreviver e também para a família ter condições melhores de vida, como por exemplo, a casa própria, entre outros, visto que, conforme as palavras de HELLER (apud ANTUNES, 2002), (...) ao mesmo tempo em que o capitalismo produz necessidades múltiplas e ricas, provoca o empobrecimento dos homens e converte o ser que trabalha em um ser isento de necessidades (p. 118). Conforme observamos acima o capitalismo gera novas necessidades, ou seja, novos produtos para serem consumidos, estimulados pela propaganda intensa, criando novas necessidades, porém estas novas necessidades são supridas de forma desigual, ampliando a exclusão de muitos trabalhadores. É neste momento que se percebe a importância de que não só o chefe da casa trabalha e sim também a mulher ou em alguns casos a família toda, para desta maneira garantir as condições mínimas de sobrevivência desta família e também assegurar algumas necessidades que são criadas pelo capitalismo. Desta maneira, os fatores que contribuíram para a mulher ingressar no mercado de trabalho brasileiro podem ser observados no município de Marechal Cândido Rondon, por meio dos dados do Ministério do Trabalho e da pesquisa de campo, onde se verificou que nos últimos anos a quantidade de empregos ofertados para as mulheres teve um acréscimo considerável, isto devido à instalação de algumas empresas como a Unidade Industrial de Aves da Copagril no município. TABELA 2. Empregos formais no município de Marechal Cândido Rondon. Ano Feminino Masculino Total Fonte: Dados da RAIS/Ministério do Trabalho, Org: Becker, A tabela acima demonstra que a partir do ano de 2005 com a implantação da Unidade Industrial de Aves ocorreu um aumento considerável com relação ao número de empregos formais que são oferecidos no município, visto que em 2004 observa-se que o número de empregos formais era de 9097 e em 2005 este número passou para

8 Percebe-se que com a instalação do frigorífico ocorreu uma realocação de empregos, visto que por meio da pesquisa de campo é possível verificar que existem mais empregos disponíveis para as mulheres, sendo que até então a grande maioria destas mulheres não trabalhava fora de casa, ou possuía alguma atividade considerada como um subemprego onde não tinham nenhuma garantia com relação aos seus direitos trabalhistas, fato que pode ser identificado na pesquisa de campo em que onze das vinte e cinco entrevistadas eram domésticas ou donas de casa sem carteira assinada. 4.3 Estratégias de acumulação do capital sob o município de Marechal Cândido Rondon. Por meio dos dados do Ministério do Trabalho foi possível identificar que a implantação da Unidade Industrial de Aves no município de Marechal Cândido Rondon se encontra atrelado á algumas estratégias de acumulação capitalistas, como o excedente de mão de obra, matéria prima no município e a localização. Desse modo pode-se citar as palavras de Marx e Engels sobre a necessidade de se buscar novos mercados: Impedida pela necessidade de mercados sempre novos, a burguesia invade todo o globo. Necessita estabelecer-se em toda parte, explorar em toda a parte, criar vínculos em toda a parte. (MARX E ENGELS, 1848, p. 04). Assim, verifica-se a presença dos conceitos de territorialização desterritorialização reterritorialização do capital, visto que estes estão associados ao fato que a burguesia visa buscar novos lugares ou novas atividades econômicas para manter o padrão de acumulação do capital. Cabe destacar que o fato acima pode ser encontrado com relação às estratégias capitalistas empregadas pela Copagril com a intenção de manter seu padrão de acumulação do capital. O mundo esta passando por uma face de mudanças muito rápidas. Estas mudanças são apenas parte da rápida evolução social, tecnologia e sobre tudo mental que a humanidade vem experimentando. Estas mudanças têm trazido ameaça a sobrevivência das empresas em todo o mundo pelos mais variados motivos. É por esse motivo que a preocupação atual da alta administração das empresas de todo o mundo tem sido desenvolver formas de garantir a sobrevivência no mercado. (www. copagril.com.br) A rápida evolução das tecnologias associadas à globalização traz preocupação para as grandes empresas, pelo fato de que estas sempre devem estar atentas às inovações que surgem no mercado bem como, o que esta em alta no momento, ou seja, quais são os produtos que

9 estão sendo mais procurados. Isto gera certa preocupação para as empresas, como é o caso observado na citação acima, a Copagril busca inovar para continuar no mercado, bem como a construção do frigorífico como uma estratégia de aumentar a lucratividade. Vale ressaltar que a Copagril é considerada uma cooperativa, porém o que observamos a partir das informações obtidas na empresa é que está mais próxima da organização e dos objetivos de uma empresa capitalista, do que necessariamente dos princípios cooperativistas: O empreendimento visa à expansão das atividades operacionais da Cooperativa, através da implantação de uma indústria frigorífica. Assim sendo, pode-se considerar que a implantação da Unidade Industrial de Aves da Copagril é uma estratégia que tem como principal objetivo aumentar a lucratividade, num objetivo claramente capitalista, sobrepondo-se aos interesses e caráter cooperativista. Observando as estratégias utilizadas pelas empresas para acumulação de capital, verifica-se que a Unidade Industrial de Aves esta colocada no município de Marechal Cândido Rondon por este oferecer mão de obra para o frigorífico e também pela proximidade com vários municípios e o estado do Mato Grosso do Sul dos quais muitas pessoas se deslocam para trabalharem no frigorífico. Cabe destacar que as estratégias de acumulação do capital que são utilizadas pela Copagril sob a Unidade industrial de também ocorrem frente à linha de produção, uma vez que, esta emprega mais mulheres do que homens, isto pelo fato de que os salários são baixos, no mercado de trabalho podem-se encontrar mais mulheres do que homens para atender as necessidades do frigorífico e as mulheres por serem mais cuidadosas produzem mais, o que proporciona maior lucratividade do que a utilização da mão de obra masculina. Outro fato pertinente a ser analisado no decorrer desta pesquisa é que, dos 1606 funcionários diretos, aproximadamente 1000 são do sexo feminino, o que é interessante, visto que antes da implantação desta unidade industrial de aves por meio da Copagril, era oferecido, no município, menos possibilidades de inserção da mulher no mercado de trabalho, onde, a maioria das oportunidades de empregos eram para homens e as mulheres realizavam as tarefas de suas casas e trabalhavam de domésticas para outras mulheres, ou exerciam funções no mercado informal de trabalho, o qual paga menos para os empregados e a jornada de trabalho se torna ainda mais exaustiva, uma vez que as pessoas que trabalho no mercado informal não possuem nenhum direito assegurado por meio da carteira de trabalho. Os apontamentos acima podem ser verificados por meio da tabela abaixo que demonstra os empregos formais para homens e mulheres antes e depois da implantação do frigorífico no município.

10 TABELA 3. Empregos formais no município de Marechal Cândido Rondon. Ano Feminino Masculino Total Fonte: Dados da RAIS/Ministério do Trabalho, Org: Becker, Desta maneira, a partir do ano de 2005 com a implantação da Unidade Industrial de Aves ocorreu um aumento considerável com relação ao número de empregos formais que são oferecidos no município, visto que em 2004 observa-se que o número de empregos formais era de 9097 e em 2005 este número passou para Neste momento pode-se afirmar que a implantação do frigorífico contribuiu para o aumento destes empregos, bem como outros setores que possibilitaram novos empregos. 5 CONCLUSÃO A correlação das informações possibilitou verificar que a Copagril ao instalar a Unidade Industrial de Aves no município de Marechal Cândido Rondon, proporcionou a inserção de várias mulheres no mercado de trabalho formal, o que possibilitou melhorias na condição social das mulheres e de seus familiares, mas também se utiliza de várias estratégias de acumulação capitalista, como a diferença salarial entre homens e mulheres, a produtividade que é mais rentável considerando que as mulheres são mais cuidadosas e o excedente de mão de obra feminina que o município possui, bem como os municípios próximos e algumas cidades do estado do Mato Grosso do Sul, contribuem para a precarização do trabalho. Observando as estratégias capitalistas utilizadas pela Copagril verifica-se que as empresas antes de instalarem uma indústria pesquisam o potencial de cada região, identificando se haverá mercado consumidor para o produto, mão de obra e matéria prima. Fato que pode ser comprovado por meio da pesquisa, levando em consideração que o extremo oeste do Paraná é uma região essencialmente agrícola e que seria interessante para o bom desempenho do capitalismo apresentar novas atividades econômicas, que no caso analisado é a avicultura, a qual proporcionou a geração de empregos nas propriedades agrícolas e no frigorífico, porem cabe destacar que dentro da lógica capitalistas não se demonstra a precarização do trabalho, porque é um fator negativo para a acumulação de

11 capital, visto que, muitos dos trabalhadores do frigorífico após alguns meses possuem sérios problemas de saúde e os salários são baixos em relação à jornada de trabalho e muitos dos avicultores se encontram endividado por vários anos. REFERÊNCIAS ANTUNES, R. Os sentidos do trabalho: Ensaio sobre a afirmação e a negação do trabalho. 6 Ed. São Paulo: Boitempo, BLAY, E. A. (Org). Igualdade de oportunidades para as mulheres: Um caminho em construção. São Paulo: Humanista/ FFLCH/ USP, BRUSCHINI, M. C. A; LOMBARDI, M. R. Trabalhadoras brasileiras nos anos 90: elas são em maior número e mais instruídas. In, Revista Mulher e Trabalho, Porto Alegre, n 2, março, BESSE, S. K. Modernizando a desigualdade: Reestruturação da Ideologia de Gênero no Brasil, Tradução de Lólio Lourenço de Oliveira. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, CARVALHAL, T. B. Gênero e classe nos sindicatos. Presidente Prudente: Edições Centelha, HIRATA, H. Reestruturação produtiva, trabalho e relação de gênero. In. Revista Latinoamericana de Estudos do Trabalho; ano 4, nº7, HIRATA, H. MARUANI, M. (Org). As novas fronteiras da desigualdade: Homens e mulheres no mercado de trabalho. Tradução de Clevi Rapkievicz. São Paulo: Senac, MARX, K; ENGELS, F. O Manifesto do Partido Comunista. [Publicado pela primeira vez em Londres em 1848] MARX, K. O Capital. São Paulo; SP: Abril, ROY, L. O modo de ser mulher trabalhadora na reestruturação produtiva. Campinas- SP: Alínea, Sites consultados. consulta em 28 de maio de consulta em 21 de setembro de consulta em 26 de maio de consulta em 25 de abril de 2009.

12

A EXPANSÃO DO TRABALHO FABRIL EM MARECHAL CÂNDIDO RONDON COMO FATOR FUNDAMENTAL PARA A INSERÇÃO FEMININA NO MERCADO DE TRABALHO.

A EXPANSÃO DO TRABALHO FABRIL EM MARECHAL CÂNDIDO RONDON COMO FATOR FUNDAMENTAL PARA A INSERÇÃO FEMININA NO MERCADO DE TRABALHO. A EXPANSÃO DO TRABALHO FABRIL EM MARECHAL CÂNDIDO RONDON COMO FATOR FUNDAMENTAL PARA A INSERÇÃO FEMININA NO MERCADO DE TRABALHO. Introdução. BECKER, Juliane Regiane; CARVALHAL, Marcelo Dornelis. UNIOESTE-

Leia mais

A INSERÇÃO FEMININA NO MERCADO DE TRABALHO 1

A INSERÇÃO FEMININA NO MERCADO DE TRABALHO 1 A INSERÇÃO FEMININA NO MERCADO DE TRABALHO 1 Juliana Litícia Goetz 2, Roseli Fistarol Kruger 3. 1 Atividade Prática Supervisionada APS, desenvolvida para o curso de Administração da Faculdade América Latina

Leia mais

Fiscal Sociologia do Trabalho Material de Apoio 2 Haroldo Guimarães Copyright. Curso Agora Eu Passo - Todos os direitos reservados ao autor.

Fiscal Sociologia do Trabalho Material de Apoio 2 Haroldo Guimarães Copyright. Curso Agora Eu Passo - Todos os direitos reservados ao autor. Fiscal Sociologia do Trabalho Material de Apoio 2 Haroldo Guimarães 2013 Copyright. Curso Agora Eu Passo - Todos os direitos reservados ao autor. Professor Haroldo Guimarães haroldoguimaraes2003@yahoo.com.br

Leia mais

Eixo Temático: Temas Transversais

Eixo Temático: Temas Transversais ISSN 2359-1277 A COMPREENSÃO DA DIVISÃO SEXUAL NO TRABALHO: UMA POSIÇÃO DESIGUAL Geovana Boni de Novaes, giiboninovaes@hotmail.com; Keila Pinna Valensuela (Orientadora), keilapinna@hotmail.com; Universidade

Leia mais

MERCADO DE TRABALHO: DEFINIÇÕES, TRANSFORMAÇÕES E DESIGUALDADES

MERCADO DE TRABALHO: DEFINIÇÕES, TRANSFORMAÇÕES E DESIGUALDADES MERCADO DE TRABALHO: DEFINIÇÕES, TRANSFORMAÇÕES E DESIGUALDADES Prof. Francisco E. B. Vargas Instituto de Filosofia, Sociologia e Política Cursos de Ciências Sociais Pelotas, setembro de 2014 O Mercado

Leia mais

GT 3. Classes sociais e transformações no mundo do trabalho - Painel. Ana Lúcia Kraiewski Ana Patrícia Nalesso **

GT 3. Classes sociais e transformações no mundo do trabalho - Painel. Ana Lúcia Kraiewski Ana Patrícia Nalesso ** Anais do IV Simpósio Lutas Sociais na América Latina ISSN: 2177-9503 Imperialismo, nacionalismo e militarismo no Século XXI 14 a 17 de setembro de 2010, Londrina, UEL GT 3. Classes sociais e transformações

Leia mais

O MERCADO DE TRABALHO EM 2011

O MERCADO DE TRABALHO EM 2011 OS NEGROS NO MERCADO DE TRABALHO DO DISTRITO FEDERAL Novembro de 2012 O MERCADO DE TRABALHO EM 2011 Em comemoração ao Dia Nacional da Consciência Negra Os dados da Pesquisa de Emprego e Desemprego podem

Leia mais

Eixo Temático: Política Social e Trabalho

Eixo Temático: Política Social e Trabalho ISSN 2359-1277 SERVIÇO SOCIAL E AS IMPLICAÇÕES DAS MUDANÇAS NO MUNDO DO TRABALHO Juliana Carolina Jorge, juliana_carolina_jorge@outlook.com; Professora (Orientadora) Priscila Semzezem, priscilasemzezem@hotmail.com;

Leia mais

Boletim Especial ABRIL MARÇO Emprego Doméstico no Distrito Federal, em 2016

Boletim Especial ABRIL MARÇO Emprego Doméstico no Distrito Federal, em 2016 EMPREGO DOMÉSTICO NO DISTRITO FEDERAL Boletim Especial ABRIL - 2017 MARÇO - 2012 Emprego Doméstico no Distrito Federal, em 2016 Um novo formato vem se delineando na inserção das empregadas domésticas no

Leia mais

ASPECTOS SOBRE AS EXPRESSÕES DA DIVISÃO SEXUAL DO TRABALHO EM ALTO PARANÁ/ PR E MIRADOR/ PR

ASPECTOS SOBRE AS EXPRESSÕES DA DIVISÃO SEXUAL DO TRABALHO EM ALTO PARANÁ/ PR E MIRADOR/ PR ASPECTOS SOBRE AS EXPRESSÕES DA DIVISÃO SEXUAL DO TRABALHO EM ALTO PARANÁ/ PR E MIRADOR/ PR Maísa Machado Antônioe Sylvia Caroline Zerbato acadêmicas do curso de Serviço Social da UNESPAR/ Paranavaí, Priscila

Leia mais

REGIÃO METROPOLITANA DE FORTALEZA Especial 8 de Março Dia Internacional da Mulher

REGIÃO METROPOLITANA DE FORTALEZA Especial 8 de Março Dia Internacional da Mulher REGIÃO METROPOLITANA DE FORTALEZA Especial 8 de Março Dia Internacional da Mulher Edição Especial INSERÇÃO DAS MULHERES DE ENSINO SUPERIOR NO MERCADO DE TRABALHO Introdução De maneira geral, as mulheres

Leia mais

A INSERÇÃO DOS NEGROS NOS MERCADOS DE TRABALHO METROPOLITANOS

A INSERÇÃO DOS NEGROS NOS MERCADOS DE TRABALHO METROPOLITANOS OS NEGROS NOS MERCADOS DE TRABALHO METROPOLITANOS NOVEMBRO DE 2012 A INSERÇÃO DOS NEGROS NOS MERCADOS DE TRABALHO METROPOLITANOS A sociedade brasileira comemora, no próximo dia 20 de novembro, o Dia da

Leia mais

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ GEOGRAFIA PROSEL/ PRISE 1ª ETAPA EIXO TEMÁTICO I MUNDO 1. ESPAÇO MUNDIAL

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ GEOGRAFIA PROSEL/ PRISE 1ª ETAPA EIXO TEMÁTICO I MUNDO 1. ESPAÇO MUNDIAL UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ GEOGRAFIA PROSEL/ PRISE 1ª ETAPA EIXO TEMÁTICO I MUNDO 1. ESPAÇO MUNDIAL COMPETÊNCIAS HABILIDADES CONTEÚDOS 1. A reestruturação do espaço mundial:modos de 1. Entender a reestruturação

Leia mais

Universidade Federal do Pará Processo Seletivo Especial Conteúdo de Geografia 1. ESPAÇO MUNDIAL

Universidade Federal do Pará Processo Seletivo Especial Conteúdo de Geografia 1. ESPAÇO MUNDIAL Universidade Federal do Pará Processo Seletivo Especial 4-2011 Conteúdo de Geografia 1. ESPAÇO MUNDIAL EIXO TEMÁTICO I MUNDO COMPETÊNCIAS HABILIDADES CONTEÚDOS 1. Entender a reestruturação do espaço mundial

Leia mais

Boletim Especial ABRIL MARÇO Emprego Doméstico no Distrito Federal, em 2015

Boletim Especial ABRIL MARÇO Emprego Doméstico no Distrito Federal, em 2015 EMPREGO DOMÉSTICO NO DISTRITO FEDERAL Boletim Especial ABRIL - 2016 MARÇO - 2012 Emprego Doméstico no, em 2015 A Constituição de 1988 foi alterada em 2013 e, a partir de então, os empregados domésticos

Leia mais

Efeitos econômicos e sociais da crise no Brasil

Efeitos econômicos e sociais da crise no Brasil Formación Sindical sobre Empleo, Salarios y Piso básico de Protección Social 4 a 9 de Noviembre de 2010 México - Cancún Efeitos econômicos e sociais da crise no Brasil Efeitos econômicos e sociais da crise

Leia mais

ANAIS DO II SEMINÁRIO SOBRE GÊNERO: Os 10 anos da lei Maria da Penha e os desafios das políticas públicas transversais

ANAIS DO II SEMINÁRIO SOBRE GÊNERO: Os 10 anos da lei Maria da Penha e os desafios das políticas públicas transversais AS MULHERES NO MERCADO DE TRABALHO NO BRASIL Caroline Silva dos Santos - karoliny_silva_santos@hotmail.com Daiane Souza da Silva -day-sborges@hotmail.com Débora Brasilino - deboratr_brasilino@hotmail.com

Leia mais

A INSERÇÃO DOS NEGROS NO MERCADO DE TRABALHO EM 2012

A INSERÇÃO DOS NEGROS NO MERCADO DE TRABALHO EM 2012 OS NEGROS NO MERCADO DE TRABALHO DA REGIÃO METROPOLITANA DE BELO HORIZONTE NOVEMBRO DE 2013 A INSERÇÃO DOS NEGROS NO MERCADO DE TRABALHO EM 2012 Em comemoração ao dia 20 de novembro, Dia da Consciência

Leia mais

Melhoria no mercado de trabalho não garantiu igualdade de condições às mulheres

Melhoria no mercado de trabalho não garantiu igualdade de condições às mulheres A INSERÇÃO DA MULHER NO MERCADO DE TRABALHO DA REGIÃO METROPOLITANA DE BELO HORIZONTE MARÇO 2013 Melhoria no mercado de trabalho não garantiu igualdade de condições às mulheres De maneira geral, as mulheres

Leia mais

A reforma da previdência e a vida das mulheres

A reforma da previdência e a vida das mulheres A reforma da previdência e a vida das mulheres O governo Temer e seus ministros têm anunciado em alto e bom som que irão mudar as regras da seguridade social, o que pode acabar com a possibilidade de muitos

Leia mais

A Agenda do Trabalho Decente no Brasil e a I CNETD

A Agenda do Trabalho Decente no Brasil e a I CNETD A Agenda do Trabalho Decente no Brasil e a I CNETD Ana Lúcia Monteiro Organização Internacional do Trabalho 28 de outubro de 2011 ESQUEMA DA APRESENTAÇÃO 1. O Conceito de Trabalho Decente 2. O compromisso

Leia mais

Aula 8 A crítica marxista e o paradigma da evolução contraditória. Profa. Dra. Eliana Tadeu Terci

Aula 8 A crítica marxista e o paradigma da evolução contraditória. Profa. Dra. Eliana Tadeu Terci Aula 8 A crítica marxista e o paradigma da Profa. Dra. Eliana Tadeu Terci Abstração-dedução e aproximações sucessivas não difere Marx dos clássicos e neoclássicos, porém Diferenciar essência de aparência

Leia mais

MATERIALISMO HISTÓRICO (Marx e Engels)

MATERIALISMO HISTÓRICO (Marx e Engels) MATERIALISMO HISTÓRICO (Marx e Engels) ...as mudanças sociais que se passam no decorrer da história de uma sociedade não são determinadas por ideias ou valores. Na verdade, essas mudanças são influenciadas

Leia mais

O TRABALHO DAS MULHERES NA REGIÃO METROPOLITANA DE SÃO PAULO EM 2013: MUDANÇAS E PERMANÊNCIAS

O TRABALHO DAS MULHERES NA REGIÃO METROPOLITANA DE SÃO PAULO EM 2013: MUDANÇAS E PERMANÊNCIAS A INSERÇÃO DA MULHER NO MERCADO DE TRABALHO DA REGIÃO METROPOLITANA DE SÃO PAULO MARÇO - 2012 MARÇO - 2012 MARÇO 2013 O TRABALHO DAS MULHERES NA REGIÃO METROPOLITANA DE SÃO PAULO EM 2013: MUDANÇAS E PERMANÊNCIAS

Leia mais

AUMENTO DO SALÁRIO MÍNIMO

AUMENTO DO SALÁRIO MÍNIMO AUMENTO DO SALÁRIO MÍNIMO Andressa Malagutti Assis A partir de fevereiro, o salário mínimo teve um aumento de 15,87%,passando de R$ 415,00 para R$ 465,00. Segundo o Ministério do Trabalho, com o aumento

Leia mais

A inserção do negro no mercado de trabalho no Distrito Federal

A inserção do negro no mercado de trabalho no Distrito Federal PESQUISA DE EMPREGO E DESEMPREGO NO DISTRITO FEDERAL A inserção do negro no mercado de trabalho no Novembro de 2011 A discussão sobre trabalho decente, capitaneada pela Organização Internacional do Trabalho

Leia mais

Territorialidades associativas e cooperativas dos pequenos produtores rurais de corumbataí do sul pr

Territorialidades associativas e cooperativas dos pequenos produtores rurais de corumbataí do sul pr Desenvolvimento Regional e Territorial Territorialidades associativas e cooperativas dos pequenos produtores rurais de corumbataí do sul pr Aurea Andrade Viana de Andrade 1 Resumo: A pesquisa trata da

Leia mais

no mercado de trabalho

no mercado de trabalho A Desigualdade de Gênero no mercado de trabalho Eugenia Troncoso Leone 1 Agradeço ao GT Gênero da Abep a oportunidade de participar desta mesa redonda e agradeço, principalmente, a Moema Guedes que me

Leia mais

A MULHER NO MERCADO DE TRABALHO

A MULHER NO MERCADO DE TRABALHO A MULHER NO MERCADO DE TRABALHO I. A EVOLUÇÃO DA MULHER NO MERCADO DE TRABALHO A conquista da mulher por um espaço no mercado de trabalho Início do século XIX: Mantedora do lar e educadora dos filhos -

Leia mais

A MULHER NA CIÊNCIA: DESAFIOS E PERSPECTIVAS

A MULHER NA CIÊNCIA: DESAFIOS E PERSPECTIVAS 1 A MULHER NA CIÊNCIA: DESAFIOS E PERSPECTIVAS Educação, Linguagem e Memória Daniela Maçaneiro Alves 1 (daniela.alves@unesc.net) Introdução A mulher tem na história um papel importantíssimo mesmo que,

Leia mais

Pesquisa Mensal de Emprego - PME

Pesquisa Mensal de Emprego - PME Pesquisa Mensal de Emprego - PME Dia Internacional da Mulher 08 de março de 2010 MULHER NO MERCADO DE TRABALHO: PERGUNTAS E RESPOSTAS A Pesquisa Mensal de Emprego PME, implantada em 1980, produz indicadores

Leia mais

Ricardo Antunes Giovanni Alves(1999, 2004) Lúcia Bruno (1996) Frigotto (2001) Sujeitos da EJA/Goiânia-GO (2008)

Ricardo Antunes Giovanni Alves(1999, 2004) Lúcia Bruno (1996) Frigotto (2001) Sujeitos da EJA/Goiânia-GO (2008) Ricardo Antunes Giovanni Alves(1999, 2004) Lúcia Bruno (1996) Frigotto (2001) Sujeitos da EJA/Goiânia-GO (2008) A dimensão ontológica do envolvimento do trabalho O significado da essência do envolvimento

Leia mais

CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE MERCADO E SISTEMA PRODUTIVO

CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE MERCADO E SISTEMA PRODUTIVO CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE MERCADO E SISTEMA PRODUTIVO CTS, MERCADO E SISTEMA PRODUTIVO Podemos dividir a economia em três setores: Setor primário Setor secundário Setor terciário CTS, MERCADO E SISTEMA

Leia mais

Características do Emprego Formal RAIS 2014 Principais Resultados

Características do Emprego Formal RAIS 2014 Principais Resultados Características do Emprego Formal RAIS 2014 Principais Resultados 1 RAIS: 1. A RAIS - Relação Anual de Informações Sociais é um Registro Administrativo criado pelo Decreto nº 76.900/75, com declaração

Leia mais

Amanda Duarte. Luana Freitas. Raiane Moreira. Victória Galter

Amanda Duarte. Luana Freitas. Raiane Moreira. Victória Galter Amanda Duarte Luana Freitas Raiane Moreira Victória Galter O TRABALHO ATÍPICO E A PRECARIEDADE COMO ELEMENTO ESTRATÉGICO DETERMINANTE DO CAPITAL NO PARADIGMA PÓS-FORDISTA Nesse último decênio, vem sendo

Leia mais

77% dos empresários da construção civil apontam a. 100% dos empresários sentem-se prejudicados. 64% das empresas que dispõem de mecanismos para

77% dos empresários da construção civil apontam a. 100% dos empresários sentem-se prejudicados. 64% das empresas que dispõem de mecanismos para 77% dos empresários da construção civil apontam a falta de mão de obra qualificada como problema Esse é maior com relação às ocupações de pedreiros (100%), encarregados de obra (88,9%) e engenheiros (74,1%)

Leia mais

PROPOSTA DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO N.º 287, DE 2016 (Do Poder Executivo)

PROPOSTA DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO N.º 287, DE 2016 (Do Poder Executivo) PROPOSTA DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO N.º 287, DE 2016 (Do Poder Executivo) Proposta de Emenda à Constituição n.º 287, de 2016 (Reforma da Previdência), que Altera os arts. 37, 40, 42, 149, 167, 195, 201 e

Leia mais

Teoria de Karl Marx ( )

Teoria de Karl Marx ( ) Teoria de Karl Marx (1818-1883) Professora: Cristiane Vilela Disciplina: Sociologia Bibliografia: Manual de Sociologia. Delson Ferreira Introdução à Sociologia. Sebastião Vila Sociologia - Introdução à

Leia mais

DIVISÃO INTERNACIONAL DO TRABALHO E FASES DO CAPITALISMO

DIVISÃO INTERNACIONAL DO TRABALHO E FASES DO CAPITALISMO Professor Chicão DIVISÃO INTERNACIONAL DO TRABALHO E FASES DO CAPITALISMO Temas da aula O Capitalismo Fases do desenvolvimento do Capitalismo: Comercial, Industrial, Financeiro, Informacional Globalização

Leia mais

Desenvolvimento Capitalista e Questão Social. Profa. Roseli Albuquerque

Desenvolvimento Capitalista e Questão Social. Profa. Roseli Albuquerque Desenvolvimento Capitalista e Questão Social Profa. Roseli Albuquerque Nesta aulas estudaremos grandes temas para a área do Serviço Social, são eles: - Questão Social; - Neoliberalismo; - Estrutura e Superestrutura.

Leia mais

Entre o Trabalho e o Lar: Globalização, Consciência e Litigiosidade Feminina na Justiça do Trabalho em Piracicaba

Entre o Trabalho e o Lar: Globalização, Consciência e Litigiosidade Feminina na Justiça do Trabalho em Piracicaba Entre o Trabalho e o Lar: Globalização, Consciência e Litigiosidade Feminina na Justiça do Trabalho em Piracicaba Autores gl ucia Beatriz Ciappina Orientador Dorothee Susanne Rudiger Apoio Financeiro Fapic

Leia mais

TRABALHO E SISTEMAS DE ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO

TRABALHO E SISTEMAS DE ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO 1 TRABALHO E SISTEMAS DE ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO O ser humano trabalha quando cria a vida ou melhora as condições de vida. O trabalho transforma a natureza O trabalho também serve a estratificação está

Leia mais

Jeferson Oliveira Gomes 1 Lidiane Sousa Trindade 2 Aline Farias Fialho 3

Jeferson Oliveira Gomes 1 Lidiane Sousa Trindade 2 Aline Farias Fialho 3 A PRECARIZAÇÃO DO TRABALHO E A PERMANÊNCIA NA ESCOLA: O CASO DOS ESTUDANTES DA MODALIDADE DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS EJA DO CENTRO EDUCACIONAL DE BARRA DO CHOÇA- BA Jeferson Oliveira Gomes 1 Lidiane

Leia mais

ESTRUTURA E DINÂMICA DO SETOR PROVEDOR DE SERVIÇOS DE SAÚDE NO BRASIL: UMA ANÁLISE DOS EMPREGOS E SALÁRIOS NA DÉCADA DE 1990

ESTRUTURA E DINÂMICA DO SETOR PROVEDOR DE SERVIÇOS DE SAÚDE NO BRASIL: UMA ANÁLISE DOS EMPREGOS E SALÁRIOS NA DÉCADA DE 1990 Isabel Caldas Borges Mestranda do Programa de Pós Graduação em Economia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Marconi Gomes da Silva Professor Doutor do Departamento de Economia da Universidade

Leia mais

SERVIÇO SOCIAL ORGANIZACIONAL. Eixo Temático I: Questão Social e Serviço Social.

SERVIÇO SOCIAL ORGANIZACIONAL. Eixo Temático I: Questão Social e Serviço Social. SERVIÇO SOCIAL ORGANIZACIONAL ISSN 2359-1277 Grazielle Maria de Arcanjo Almeida, graziellyalmeida@outlook.com; Profª Ms.Keila Pinna Valensuela (Orientadora), keilapinna@hotmail.com; Universidade Estadual

Leia mais

Tempo médio de desemprego no país já dura um ano e dois meses, revela pesquisa do SPC Brasil e CNDL

Tempo médio de desemprego no país já dura um ano e dois meses, revela pesquisa do SPC Brasil e CNDL Tempo médio de desemprego no país já dura um ano e dois meses, revela pesquisa do SPC Brasil e CNDL Estudo traça o perfil dos desempregados brasileiros: maioria tem filhos, ensino médio completo e, em

Leia mais

DESIGUALDADES DE GÊNERO E FORMAÇÃO DO ASSISTENTE SOCIAL. Resumo: O debate sobre gênero no Brasil se incorporou às áreas de conhecimento a partir do

DESIGUALDADES DE GÊNERO E FORMAÇÃO DO ASSISTENTE SOCIAL. Resumo: O debate sobre gênero no Brasil se incorporou às áreas de conhecimento a partir do DESIGUALDADES DE GÊNERO E FORMAÇÃO DO ASSISTENTE SOCIAL Rosana Mirales 1 Resumo: O debate sobre gênero no Brasil se incorporou às áreas de conhecimento a partir do final da década de 1980 e mais firmemente

Leia mais

A Trajetória ria da Agenda de Trabalho Decente no Brasil

A Trajetória ria da Agenda de Trabalho Decente no Brasil A Trajetória ria da Agenda de Trabalho Decente no Brasil Andrea Rivero de Araújo Oficial de Projeto Programas de Trabalho Decente em Países do Mercosul Organização Internacional do Trabalho Boa Vista,

Leia mais

TERRITORIAL. Desigualdade homem-mulher aumenta com Temer

TERRITORIAL. Desigualdade homem-mulher aumenta com Temer BOLETIM DE ANÁLISE DA CONJUNTURA - JUNHO 2017 TERRITORIAL Pela primeira vez na série histórica da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísitica

Leia mais

A TERRITORIALIZAÇÃO DO CAPITAL NO CAMPO: O CASO DA EXPANSÃO DA MONOCULTURA CANAVIEIRA EM DRACENA (SP) 1

A TERRITORIALIZAÇÃO DO CAPITAL NO CAMPO: O CASO DA EXPANSÃO DA MONOCULTURA CANAVIEIRA EM DRACENA (SP) 1 A TERRITORIALIZAÇÃO DO CAPITAL NO CAMPO: O CASO DA EXPANSÃO DA MONOCULTURA CANAVIEIRA EM DRACENA (SP) 1 Leandro Reginaldo Maximino Lelis Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Geografia da UFMS, campus

Leia mais

TEXTO DE CONJUNTURA Nº 1

TEXTO DE CONJUNTURA Nº 1 TEXTO DE CONJUNTURA Nº 1 Observatório de Políticas Públicas para a Agricultura - OPPA PROJETO DE COOPERAÇÃO TÉCNICA UTF/BRA/083/BRA NOVA ORGANIZAÇÃO PRODUTIVA E SOCIAL DA AGRICULTURA FAMILIAR BRASILEIRA

Leia mais

ANAMNESE OCUPACIONAL. defesadotrabalhador.blogspo...trabalhadores.jpg412 x k - jpg

ANAMNESE OCUPACIONAL. defesadotrabalhador.blogspo...trabalhadores.jpg412 x k - jpg Maria Izabel de Freitas Filhote izabelfilhote@iesc.ufrj.br 2017 defesadotrabalhador.blogspo...trabalhadores.jpg412 x 244-27k - jpg INSTRUMENTOS DE INVESTIGAÇÃO DA RELAÇÃO ENTRE SAÚDE E TRABALHO DETECÇÃO

Leia mais

PLURIATIVIDADE AGRÍCOLA E AGRICULTURA FAMILIAR II. META Mostrar o processo de inserção da agricultura familiar na economia brasileira.

PLURIATIVIDADE AGRÍCOLA E AGRICULTURA FAMILIAR II. META Mostrar o processo de inserção da agricultura familiar na economia brasileira. PLURIATIVIDADE AGRÍCOLA E AGRICULTURA FAMILIAR II META Mostrar o processo de inserção da agricultura familiar na economia brasileira. OBJETIVOS Ao final desta aula, o aluno deverá: entender o conceito

Leia mais

Análise do mercado de raiz e fécula de mandioca no primeiro semestre de 2002

Análise do mercado de raiz e fécula de mandioca no primeiro semestre de 2002 Análise do mercado de raiz e fécula de mandioca no primeiro semestre de 2002 Com o objetivo de minimizar a assimetria de informação quanto aos preços na cadeia agroindustrial da mandioca, o Cepea/Esalq/USP

Leia mais

PERFIL DOS OCUPADOS SEGUNDO REGIÕES DE PLANEJAMENTO DO ESTADO DE MINAS GERAIS: UMA ANÁLISE A PARTIR DO CENSO DEMOGRÁFICO DE

PERFIL DOS OCUPADOS SEGUNDO REGIÕES DE PLANEJAMENTO DO ESTADO DE MINAS GERAIS: UMA ANÁLISE A PARTIR DO CENSO DEMOGRÁFICO DE FUNDAÇÃO JOÃO PINHEIRO G o v e r n o d e M i n a s G e r a i s I N F O R M A T I V O Mercado de Trabalho - Belo Horizonte Ano 1, nº 1, Junho 6 PERFIL DOS OCUPADOS SEGUNDO REGIÕES DE PLANEJAMENTO DO ESTADO

Leia mais

GEOGRAFIA - 1 o ANO MÓDULO 52 A CRISE DOS ANOS 80 COMO BASE PARA O NEOLIBERALISMO

GEOGRAFIA - 1 o ANO MÓDULO 52 A CRISE DOS ANOS 80 COMO BASE PARA O NEOLIBERALISMO GEOGRAFIA - 1 o ANO MÓDULO 52 A CRISE DOS ANOS 80 COMO BASE PARA O NEOLIBERALISMO Como pode cair no enem? (UNESP) O processo de desconcentração industrial no estado de São Paulo, iniciado na década de

Leia mais

EFEITOS DA CRISE ECONÔMICA NA SITUAÇÃO DO TRABALHADOR DA CONSTRUÇÃO EM SÃO PAULO

EFEITOS DA CRISE ECONÔMICA NA SITUAÇÃO DO TRABALHADOR DA CONSTRUÇÃO EM SÃO PAULO TRABALHO E CONSTRUÇÃO NA REGIÃO METROPOLITANA DE SÃO PAILO AGOSTO DE 2017 EFEITOS DA CRISE ECONÔMICA NA SITUAÇÃO DO TRABALHADOR DA CONSTRUÇÃO EM SÃO PAULO A atual crise econômica abalou fortemente as conquistas

Leia mais

2. Inflação e Desemprego

2. Inflação e Desemprego 2. Inflação e Desemprego 1. Introdução Desemprego e inflação são talvez os dois maiores desafios enfrentados pelos governos atualmente. Vários fatores contribuem para o surgimento destes problemas, mas

Leia mais

AS EXPRESSÕES DA QUESTÃO SOCIAL NA CONTEMPORANEIDADE. Eixo Temático: Questão Social e Serviço Social

AS EXPRESSÕES DA QUESTÃO SOCIAL NA CONTEMPORANEIDADE. Eixo Temático: Questão Social e Serviço Social AS EXPRESSÕES DA QUESTÃO SOCIAL NA CONTEMPORANEIDADE Camila Marques dos Santos - CamilaMarques2114@Outlook.com Daniela Aparecida de Melo Francisco - dmelofrancisco@hotmail.com Jaqueline Campois Santos

Leia mais

Estudo prevê potencial para reforma trabalhista criar 2,3 milhões de vagas

Estudo prevê potencial para reforma trabalhista criar 2,3 milhões de vagas O Globo, 20 de junho de 2017 Estudo prevê potencial para reforma trabalhista criar 2,3 milhões de vagas Estimativa leva em consideração flexibilização de regras e redução de custos para o empregador (FOTO:

Leia mais

Distrito Federal, Brasil, 2016.

Distrito Federal, Brasil, 2016. Material preparado pelo prof. Nilton Aguilar, da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal, Brasil, 2016. Cópia integral ou parcial autorizada desde que citada a fonte. KARL MARX Alemanha, 1818

Leia mais

SISTEMAS POLÍTICO- ECONÔMICOS E GLOBALIZAÇÃO

SISTEMAS POLÍTICO- ECONÔMICOS E GLOBALIZAÇÃO SISTEMAS POLÍTICO- ECONÔMICOS E GLOBALIZAÇÃO SISTEMA POLÍTICO ECONÔMICO É a maneira como uma sociedade organiza sua economia, envolvendo as relações de trabalho e a maneira como ocorrem a produção, a distribuição

Leia mais

OBSERVATÓRIO DO TRABALHO DO RIO GRANDE DO NORTE. Relatório 2: O Mercado de Trabalho Formal no Rio Grande do Norte

OBSERVATÓRIO DO TRABALHO DO RIO GRANDE DO NORTE. Relatório 2: O Mercado de Trabalho Formal no Rio Grande do Norte OBSERVATÓRIO DO TRABALHO DO RIO GRANDE DO NORTE Relatório 2: O Mercado de Trabalho Formal no Rio Grande do Norte 1998-2007 Termo de Contrato Nº. 23/2008 Dezembro de 2008 SUMÁRIO APRESENTAÇÃO 3 I. ANÁLISE

Leia mais

É a base do desenvolvimento econômico mundial. Ocorre quando há transformação em algum bem, acabado ou semiacabado;

É a base do desenvolvimento econômico mundial. Ocorre quando há transformação em algum bem, acabado ou semiacabado; INTRODUÇÃO À GEOGRAFIA DAS INDÚSTRIAS 1 Atividade Industrial É a base do desenvolvimento econômico mundial desde o século XVIII; Ocorre quando há transformação em algum bem, acabado ou semiacabado; Séc.

Leia mais

Desemprego. Desemprego involuntário e voluntário

Desemprego. Desemprego involuntário e voluntário Desemprego Introdução Nesta aula, discutiremos o desemprego como tema principal e analisaremos as diferenças entre os conceitos de desemprego voluntário e involuntário, a partir da Teoria Geral do Emprego,

Leia mais

A inserção da população negra no mercado de trabalho da Região Metropolitana de Belo Horizonte

A inserção da população negra no mercado de trabalho da Região Metropolitana de Belo Horizonte PESQUISA DE EMPREGO E DESEMPREGO NA REGIÃO METROPOLITANA DE BELO HORIZONTE A inserção da população negra no mercado de trabalho da Novembro de 2011 A discussão sobre trabalho decente, capitaneada pela

Leia mais

Reflexões: O maior desperdício é fazer eficientemente aquilo que não é necessário (que não agrega valor)

Reflexões: O maior desperdício é fazer eficientemente aquilo que não é necessário (que não agrega valor) . 1 Reflexões: O maior desperdício é fazer eficientemente aquilo que não é necessário (que não agrega valor) Não gerencie seus negócios no terceiro milênio com um sistema de contabilidade de custos dos

Leia mais

Ficha de catalogação de monografia de graduação

Ficha de catalogação de monografia de graduação Ficha de catalogação de monografia de graduação Autor BORGES, Elisane Gossling, 1984 Título PROFESSORES DISFARÇADOS : ESTUDO SOBRE O TRABALHO DOS INSTRUTORES DE CURSOS LIVRES EM CURITIBA Publicação 2014

Leia mais

Marx e as Relações de Trabalho

Marx e as Relações de Trabalho Marx e as Relações de Trabalho Marx e as Relações de Trabalho 1. Segundo Braverman: O mais antigo princípio inovador do modo capitalista de produção foi a divisão manufatureira do trabalho [...] A divisão

Leia mais

A INSERÇÃO DA MULHER NO MERCADO DE TRABALHO DA REGIÃO METROPOLITANA DE FORTALEZA

A INSERÇÃO DA MULHER NO MERCADO DE TRABALHO DA REGIÃO METROPOLITANA DE FORTALEZA A INSERÇÃO DA MULHER NO MERCADO DE TRABALHO DA REGIÃO METROPOLITANA DE FORTALEZA MARÇO - 2012 DINAMISMO DO MERCADO DE TRABALHO ELEVA A FORMALIZAÇÃO DAS RELAÇÕES DE TRABALHO DE HOMENS E MULHERES, MAS A

Leia mais

A natureza contraditória do Estado capitalista na era na financeirização

A natureza contraditória do Estado capitalista na era na financeirização A natureza contraditória do Estado capitalista na era na financeirização Giovanni Alves* É nosso intuito tecermos brevíssimas reflexões sobre o candente tema "Globalização e Estado", procurando salientar

Leia mais

Associação Catarinense das Fundações Educacionais ACAFE PARECER DOS RECURSOS

Associação Catarinense das Fundações Educacionais ACAFE PARECER DOS RECURSOS 12) Segundo Marx,as relações de produção ou a natureza da produção e a organização do trabalho, determinam a organização de uma sociedade em um específico momento histórico. Em relação ao pensamento de

Leia mais

FORMAÇÃO CONTINUADA: COMPREENDENDO O PROCESSO DE QUALIFICAÇÃO DE PROFESSORES A PARTIR DE UM CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO

FORMAÇÃO CONTINUADA: COMPREENDENDO O PROCESSO DE QUALIFICAÇÃO DE PROFESSORES A PARTIR DE UM CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO FORMAÇÃO CONTINUADA: COMPREENDENDO O PROCESSO DE QUALIFICAÇÃO DE PROFESSORES A PARTIR DE UM CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO Carlos de Souza Novais 1 ; Leandra de Lourdes Rezende Amaral 2 Universidade Federal de

Leia mais

Reflexões: O maior desperdício é fazer eficientemente aquilo que não é necessário (que não agrega valor)

Reflexões: O maior desperdício é fazer eficientemente aquilo que não é necessário (que não agrega valor) . 1 Reflexões: O maior desperdício é fazer eficientemente aquilo que não é necessário (que não agrega valor) Não gerencie seus negócios no terceiro milênio com um sistema de contabilidade de custos dos

Leia mais

NÍVEL DE INSTRUÇÃO E TRABALHO INFORMAL: O PERFIL DAS PESSOAS OCUPADAS EM JOÃO PESSOA PB

NÍVEL DE INSTRUÇÃO E TRABALHO INFORMAL: O PERFIL DAS PESSOAS OCUPADAS EM JOÃO PESSOA PB NÍVEL DE INSTRUÇÃO E TRABALHO INFORMAL: O PERFIL DAS PESSOAS OCUPADAS EM JOÃO PESSOA PB Resumo Walissioneide da Silva Caldas 1 Universidade Federal da Paraíba walissioneidecaldas@hotmail.com Rejane Gomes

Leia mais

Confira o perfil de cada um dos setores segundo a divisão adotada pela CNM/CUT/CUT:

Confira o perfil de cada um dos setores segundo a divisão adotada pela CNM/CUT/CUT: Mapeamento do Emprego e Desempenho da Indústria Metalúrgica do Brasil 1 O presente trabalho, elaborado pelos Técnicos da Subseção do DIEESE (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos),

Leia mais

Desenvolvimento, Trabalho Decente e Igualdade Racial

Desenvolvimento, Trabalho Decente e Igualdade Racial Desenvolvimento, Trabalho Decente e Igualdade Racial Lais Abramo Diretora do Escritório da OIT no Brasil Brasília, julho de 2012 Esquema da Apresentação 1. Trabalho decente e estratégia de desenvolvimento

Leia mais

Percepção da população sobre a avaliação dos estudantes e dos cursos de medicina

Percepção da população sobre a avaliação dos estudantes e dos cursos de medicina Percepção da população sobre a avaliação dos estudantes e dos cursos de medicina População brasileira, 16 anos ou mais Setembro de 2016 2 Objetivo Conhecer a opinião da População sobre a realização de

Leia mais

6 Conclusões e Recomendações

6 Conclusões e Recomendações 93 6 Conclusões e Recomendações Este capítulo pretende relacionar as informações do referencial teórico com os resultados da pesquisa realizada com as duas pequenas empresas familiares no ramo do comércio.

Leia mais

Estabelecimentos e Empregos nas Micro e Pequenas Empresas 1

Estabelecimentos e Empregos nas Micro e Pequenas Empresas 1 Estabelecimentos e Empregos nas Micro e Pequenas Empresas 1 Neste texto é analisada exclusivamente a base de dados da Relação Anual de Informações Sociais (RAIS), com destaque para algumas características

Leia mais

As Mulheres nos Mercados de Trabalho Metropolitanos

As Mulheres nos Mercados de Trabalho Metropolitanos As Mulheres nos Mercados de Trabalho Metropolitanos Taxa de participação feminina tem comportamento diverso nas regiões E ntre 2014 e 2015, a proporção de mulheres com dez anos ou mais inseridas no mercado

Leia mais

racismo, a fato é que a pesquisa que ora publicamos revela que o quadro apenas se agravou.

racismo, a fato é que a pesquisa que ora publicamos revela que o quadro apenas se agravou. Página 1 de 15 Apresentação Com o objetivo de examinar o quadro atual da discriminação racial nas relações de trabalho, o INSPIR - Instituto Sindical lnteramericano pela Igualdade Racial, encomendou ao

Leia mais

MULHERES NO AGRONEGÓCIO

MULHERES NO AGRONEGÓCIO MERCADO DE TRABALHO DO AGRONEGÓCIO BRASILEIRO MULHERES NO AGRONEGÓCIO EDIÇÃO ESPECIAL VOLUME 2 EXPEDIENTE Coordenação geral Geraldo Sant Ana de Camargo Barros e Alexandre Nunes de Almeida Coordenação do

Leia mais

COMO A EDUCAÇÃO PODE CONTRIBUIR PARA DIMINUIR A DESIGUALDADE DE GÊNERO NO TRABALHO?

COMO A EDUCAÇÃO PODE CONTRIBUIR PARA DIMINUIR A DESIGUALDADE DE GÊNERO NO TRABALHO? COMO A EDUCAÇÃO PODE CONTRIBUIR PARA DIMINUIR A DESIGUALDADE DE GÊNERO NO TRABALHO? Renato Lima dos Anjos 1 Universidade Federal da Paraíba - renatolanjos@hotmail.com Andrew Lucas Marcolino dos Santos

Leia mais

Análise Social 3. Desigualdades Sociais ESCS Sistemas de desigualdades

Análise Social 3. Desigualdades Sociais ESCS Sistemas de desigualdades Análise Social 3 Desigualdades Sociais ESCS 2016-17 Sistemas de desigualdades Historicamente, os tipos de desigualdade, definidos formalmente ou não, apresentaram-se de modos diferentes Tipos de sistemas

Leia mais

Programa de Retomada de Conteúdo

Programa de Retomada de Conteúdo Colégio Amorim Santa Teresa Fone: 2909-1422 Diretoria de Ensino Região Centro Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio. Rua Lagoa Panema, 466 Vila Guilherme Programa de Retomada de Conteúdo

Leia mais

A AUTONOMIA DA MULHER BENEFICIÁRIA DO PROGRAMA BOLSA FAMILIA. Eixo Temático - Política Social e Trabalho

A AUTONOMIA DA MULHER BENEFICIÁRIA DO PROGRAMA BOLSA FAMILIA. Eixo Temático - Política Social e Trabalho ISSN 2359-1277 A AUTONOMIA DA MULHER BENEFICIÁRIA DO PROGRAMA BOLSA FAMILIA Anna Flávia Gouvêa Falavinha, anaflaviagf@hotmail.com; Fernanda Balestri Neves, nanda_balestri@hotmail.com; Keila Pinna Valensuela

Leia mais

TERCEIRIZADO: UMA REPRESENTAÇÃO DA FORMALIDADE PRECÁRIA?

TERCEIRIZADO: UMA REPRESENTAÇÃO DA FORMALIDADE PRECÁRIA? TRABALHO TERCEIRIZADO: UMA REPRESENTAÇÃO DA FORMALIDADE PRECÁRIA? Da caracterização geral à especificidade do setor de limpeza em Santa Maria/RS no contexto dos anos 2000 Rachel Loureiro Andreta 1 Rosana

Leia mais

Professor Thiago Espindula - Geografia. <<<>>> Conceituando <<<>>> *como grandes representantes da economia nas cidades, temos as empresas;

Professor Thiago Espindula - Geografia. <<<>>> Conceituando <<<>>> *como grandes representantes da economia nas cidades, temos as empresas; A indústria como construtora do espaço urbano Conceituando - Planejamento privado ordena planejamento público; *economia determina a configuração do espaço urbano; *como grandes representantes

Leia mais

A PRECARIZAÇÃO DO TRABALHO FEMININO NA MODERNIZAÇÃO DO SUDESTE GOIANO: O CASO DE TRABALHADORAS CATALANAS.

A PRECARIZAÇÃO DO TRABALHO FEMININO NA MODERNIZAÇÃO DO SUDESTE GOIANO: O CASO DE TRABALHADORAS CATALANAS. A PRECARIZAÇÃO DO TRABALHO FEMININO NA MODERNIZAÇÃO DO SUDESTE GOIANO: O CASO DE TRABALHADORAS CATALANAS. COSTA, Carmem Lúcia (UFG/Campus Catalão) A precarização do trabalho feminino na modernização do

Leia mais

UM ANO PÓS REFORMA TRABALHISTA

UM ANO PÓS REFORMA TRABALHISTA UM ANO PÓS REFORMA TRABALHISTA CATEGORIA DIFERENCIADA PROFISSIONAIS LIBERAIS A categoria dos profissionais liberais se diferenciam das demais categorias, tendo em vista sua autonomia técnica em exercer

Leia mais

Nossa pauta de conversa hoje é

Nossa pauta de conversa hoje é Nossa pauta de conversa hoje é DEBATER A POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL AO ABRIGO DA POLÍTICA DE SEGURIDADE SOCIAL, ENTENDENDO QUE É NECESSÁRIO ENTENDER QUE POLÍTICA SOCIAL É CIDADANIA. ISAURA ISOLDI CIDADANIA

Leia mais

ASSISTENTE SOCIAL E SUAS CONDIÇÕES DE TRABALHO NO CAMPO DA ASSISTÊNCIA SOCIAL

ASSISTENTE SOCIAL E SUAS CONDIÇÕES DE TRABALHO NO CAMPO DA ASSISTÊNCIA SOCIAL ASSISTENTE SOCIAL E SUAS CONDIÇÕES DE TRABALHO NO CAMPO DA ASSISTÊNCIA SOCIAL Autoras: Izamara Nunes Sousa. Mestranda do programa de pós-graduação em Desenvolvimento Socioespacial e Regional (UEMA). e-mail:

Leia mais

O desemprego e sua taxa natural

O desemprego e sua taxa natural O desemprego e sua taxa natural Roberto Guena de Oliveira 20 de setembro de 2016 USP Sumário Identificando o desemprego Desemprego friccional Desemprego estrutural Leis de salário mínimo Sindicatos e negociações

Leia mais

Resolução de Questões do ENEM (Manhã)

Resolução de Questões do ENEM (Manhã) Resolução de Questões do ENEM (Manhã) Resolução de Questões do ENEM (Manhã) 1. A crescente conscientização sobre os efeitos do modelo intensivo de produção, adotado de forma geral na agricultura, tem gerado

Leia mais

REFORMA TRABALHISTA (É TAMBÉM UMA REFORMA SINDICAL)

REFORMA TRABALHISTA (É TAMBÉM UMA REFORMA SINDICAL) (É TAMBÉM UMA REFORMA SINDICAL) A QUE VEM A REFORMA? Várias razões estão sendo dadas: MANTER E CRIAR EMPREGOS COM REDUÇÃO NO CUSTO DO TRABALHO; REGULAR FORMAS MAIS FLEXÍVEIS DE CONTRATAR PARA ATENDER AS

Leia mais

Colégio Santa Dorotéia Área de Ciências Humanas Disciplina: Geografia Ano: 7º - Ensino Fundamental Professora: Cristiane Mattar

Colégio Santa Dorotéia Área de Ciências Humanas Disciplina: Geografia Ano: 7º - Ensino Fundamental Professora: Cristiane Mattar Área de Ciências Humanas Disciplina: Ano: 7º - Ensino Fundamental Professora: Cristiane Mattar Os assuntos trabalhados nestes Estudos Autônomos estão relacionados aos seguintes conteúdos tratados em sala

Leia mais

A MEMÓRIA DO TRABALHO DAS MULHERES NO ESPAÇO PRIVADO: UMA ABORDAGEM TEÓRICA. Thainá Soares Ribeiro 1 Rita Radl Philipp 2 INTRODUÇÃO

A MEMÓRIA DO TRABALHO DAS MULHERES NO ESPAÇO PRIVADO: UMA ABORDAGEM TEÓRICA. Thainá Soares Ribeiro 1 Rita Radl Philipp 2 INTRODUÇÃO A MEMÓRIA DO TRABALHO DAS MULHERES NO ESPAÇO PRIVADO: UMA ABORDAGEM TEÓRICA Thainá Soares Ribeiro 1 Rita Radl Philipp 2 INTRODUÇÃO O espaço de memória ocupado pelas mulheres ao longo da história registra

Leia mais

A DESIGUALDADE ENTRE NEGROS E NÃO-NEGROS NO MERCADO DE TRABALHO, NO PERÍODO

A DESIGUALDADE ENTRE NEGROS E NÃO-NEGROS NO MERCADO DE TRABALHO, NO PERÍODO OS NEGROS NO MERCADO DE TRABALHO DA REGIÃO METROPOLITANA DO RECIFE Novembro de 2009 A DESIGUALDADE ENTRE NEGROS E NÃO-NEGROS NO MERCADO DE TRABALHO, NO PERÍODO As informações captadas pela Pesquisa de

Leia mais