VIABILIDADE DA IMPLANTAÇÃO DE CISTERNAS PARA CAPTAÇÃO DE ÁGUA PLUVIAL NO MEIO RURAL NA REGIÃO SUDOESTE DO PARANÁ

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "VIABILIDADE DA IMPLANTAÇÃO DE CISTERNAS PARA CAPTAÇÃO DE ÁGUA PLUVIAL NO MEIO RURAL NA REGIÃO SUDOESTE DO PARANÁ"

Transcrição

1 VIABILIDADE DA IMPLANTAÇÃO DE CISTERNAS PARA CAPTAÇÃO DE ÁGUA PLUVIAL NO MEIO RURAL NA REGIÃO SUDOESTE DO PARANÁ Katia Teresinha Paloschi Associação de Estudos Orientação e Assistência Rural Assesoar katia@assesoar.org.br Talita Caroline Dambros Associação de Estudos Orientação e Assistência Rural Assesoar talita@assesoar.org.br Dr. Miguel Ângelo Perondi Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR perondi@utfpr.edu.br RESUMO Este artigo tem como objetivos traçar um estudo sobre técnicas de armazenamento das águas da chuva em cisternas, como forma alternativa de uso e preservação dos recursos hídricos e fundamentar o papel da ASSESOAR na geração, sistematização e difusão de referências sobre Construções Alternativas no território Sudoeste do Paraná. Este estudo se deu através de pesquisa qualitativa chamada de estudo de caso, com a realização de acompanhamento na implantação de duas cisternas, desde o projeto até a construção e posterior avaliação, através de entrevista com os envolvidos, nos municípios de Dois Vizinhos e Salgado Filho. O resultado do estudo foi satisfatório, pois as cisternas construídas cumpriram seus objetivos, tanto do ponto de vista ambiental quanto do educativo.

2 INTRODUÇÃO É inquestionável a importância da água para o desenvolvimento e manutenção de toda a forma de vida no planeta. Mais do que isso, a água também é importante para o desenvolvimento social e econômico das sociedades humanas. Seu uso é indispensável nas mais diversas atividades, tais como: agricultura, transporte, eletricidade, recreação, abastecimento público, hidroeletricidade, turismo, disposição de resíduos, etc. Apesar de sua importância incontestável desde a origem do universo, a preocupação em manter a quantidade e qualidade da água para as gerações futuras é um assunto recente, que começou a surgir apenas quando os problemas de escassez da água tornaram-se evidentes em alguns locais do planeta. Essa demora em identificar a necessidade de preservação, deveu-se principalmente a falsa ideia de que em um planeta, cuja superfície é composta em 70% de água, a disponibilidade desse recurso seria infinita. Atualmente sabe-se, no entanto, que de toda a água existente no planeta, a maior parte é salgada, compondo os oceanos e mares e, do que resta como água doce, a grande maioria compõe as águas subterrâneas e as calotas polares ou geleiras, restando apenas uma pequena parcela facilmente disponível para consumo, nos rios e lagos. Essa distribuição da água no planeta está representada na Figura 1 a seguir.

3 Figura 1: Os volumes de água na Terra Fonte: Rebouças et al., 1999 Com o crescimento demográfico e o consequente aumento das atividades agrícolas e industriais, torna-se cada vez mais eminente a necessidade de continuar atendendo a demanda pelo uso da água e manter a qualidade da mesma para o consumo. Medidas baseadas no uso racional, na reutilização e na economia de água são cada vez mais incentivadas e a população, aos poucos tende a caminhar para uma mudança geral no estilo de vida. A construção de cisternas para armazenamento de água é uma técnica de fácil implantação e operação e de baixo custo. Atualmente, ela é amplamente utilizada nas regiões semiáridas para captação de água da chuva nos períodos chuvosos, para ser utilizada em períodos de estiagem característicos da região. No Nordeste do Brasil a dificuldade de acesso à água se evidencia nas estiagens quando as famílias recorrem aos açudes e barreiros para apanhar água diariamente. Quando a estiagem se prolonga e os barreiros e açudes secam, a estiagem se transforma numa seca. A situação de calamidade pública é declarada e as autoridades organizam a distribuição de água por carro-pipa para os flagelados da seca. Então, formam-se filas de mulheres com seus baldes na beira da estrada, esperando pela distribuição de água. Essa política assistencialista e

4 secular alimenta o clientelismo, preservando, o poder dos coronéis. E no Agreste, apesar de ser uma região com melhores chuvas que o Sertão no período de seca a água também se torna escassa devido a maior pressão demográfica e o menor tamanho dos estabelecimentos rurais. Entretanto, com a população cansada de uma situação que se prolongava de seca em seca, à qual o governo respondia com medidas de caráter emergencial de combate à seca, os agricultores organizados passaram a contestá-las com um novo paradigma de conviver com o semi-árido numa rede social conhecida como: Articulação no Semiárido Brasileiro ASA, que fomenta o Programa Um milhão de Cisternas - P1MC na região. A construção das cisternas implica diagnósticos participativos nas comunidades, visando selecionar as famílias que serão beneficiadas prioritariamente, a organização de treinamentos de pedreiros de cisternas, a organização dos grupos para cavar o buraco onde cada cisterna será instalada, a compra do material, e na organização dos fundos rotativos solidários para financiar o material necessário e eventualmente a mão de obra dos pedreiros. Um dos principais focos do programa é construir cisternas de placas, uma edificação de formato cilíndrico, geralmente semi-enterradas e construída com placas de cimento pré-moldadas, curvadas, que servem tanto para fazer o tanque que armazena água, quanto a cobertura da cisterna. A intenção é captar a água da chuva que cai no telhado das casas no período do inverno, por meio de uma calha que a recolhe e armazena para ser usada pela família nos meses de verão (PERONDI et. al., 2010). A técnica protagonizada pelas organizações sociais no Nordeste, no entanto, também pode ser utilizada para captar água da chuva, ou mesmo, armazenar a própria água das fontes nos períodos em que o nível do lençol freático esteja alto e aflora superficialmente, para ser utilizada nos períodos mais secos, quando a vazão das fontes diminuem chegando a secar. Dessa forma, a utilização de cisternas tem um grande potencial de gerar resultados dentro de um sistema de gestão de recursos hídricos, mesmo em regiões que não sofrem de estiagens prolongadas, com a

5 finalidade de solucionar problemas de escassez esporádica, que ocorrem principalmente no meio rural e de aproveitar recursos hídricos facilmente disponíveis, até então desperdiçados. Nesse contexto, a Associação de Estudos Orientação e Assistência Rural ASSESOAR 1, tem desempenhado um papel importante, com abrangência territorial, no sentido de buscar melhorias para a qualidade de vida no meio rural, através da articulação com fóruns de entidades da agricultura familiar, na busca de recursos e parcerias para implantação de técnicas que levem ao desenvolvimento sustentável das Unidades de Produção e Vida Familiar (UPVFs) e das comunidades rurais. Entre estas técnicas estão as construções alternativas, das quais uma das mais importantes é a cisterna para armazenamento de água da chuva. A ASSESOAR tem suas atividades organizadas em trienais. No trienal estavam previstas a construção de três cisternas de litros cada uma, no território sudoeste do Paraná, das quais duas já foram construídas em escolas municipais, em parceria com as entidades e prefeituras e são objetos de estudo deste trabalho, além de serem peças chave na geração de referências acerca do assunto na região. OBJETIVOS Este trabalho tem como objetivos principais avaliar a implantação de cisternas como uma alternativa a ser considerada na gestão dos recursos hídricos rurais procurando fundamentar o papel da ASSESOAR na geração, sistematização e difusão de referências sobre o assunto no território Sudoeste do Paraná e avaliar a viabilidade sócio-ambiental dos sistemas de captação de água da chuva no meio rural dos municípios da região. Especificamente, este estudo procura realizar uma revisão bibliográfica sobre a construção de cisternas e avaliar sua implementação 1 Trata-se de uma associação de agricultores sem fins lucrativos e que procura apoiar projetos protagonizados pelos agricultores familiares do Sudoeste do Paraná. Maiores informações podem ser obtidas no site:

6 em dois casos nos municípios de Dois Vizinhos e Salgado Filho. Para a avaliação, procurou-se registrar o funcionamento, as condições estruturais, o suprimento e a demanda de água, as melhorias identificadas a partir da instalação das cisternas, o nível de satisfação dos envolvidos e a identificação de possíveis problemas relacionados aos reservatórios. METODOLOGIA O estudo foi desenvolvido com base em duas cisternas em ferrocimento, utilizadas para captar a água da chuva construídas em duas escolas no município de Dois Vizinhos (Escola Municipal Nossa Senhora da Salette e Colégio Estadual São Francisco do Bandeira) e no município de Salgado Filho, na Escola Municipal Tiradentes. O estudo baseia-se num estudo de caso, típico da pesquisa qualitativa e, para tanto, resulta do acompanhamento da implantação das cisternas desde o projeto de implementação, passando pela construção e, uma avaliação posterior via visitas realizadas nas escolas para verificar, via entrevistas, as realizações alcançadas (TRIVIÑOS, 2008).(TRIVIÑOS, 2008). PROJETO DE IMPLEMENTAÇÃO DAS CISTERNAS Como realçado anteriormente, a ASSESOAR havia previsto em seu plano trienal , a construção de três cisternas no território Sudoeste do Paraná. A escolha dos locais para implantação das duas primeiras, que são objetos desse estudo, deu-se a partir do trabalho já desenvolvido pela entidade junto aos projetos.

7 No município de Dois Vizinhos, a ASSESOAR vem desenvolvendo desde 2002, o Projeto Vida na Roça (PVR) que se encontra organizado a partir da Associação das Famílias Agricultoras do Vida na Roça (AFAVIR) e atende quatro (04) comunidades rurais do município, sendo uma delas a São Francisco do Bandeira, onde funciona (no mesmo espaço físico) a Escola Municipal Nossa Senhora da Salette e o Colégio Estadual São Francisco do Bandeira. A iniciativa para construção de uma cisterna nesse local partiu das ações do PVR, que identificou a necessidade de solucionar o problema da baixa disponibilidade de água no local nos períodos de estiagem. No município de Salgado Filho, a ideia de construção da cisterna surgiu a partir do fórum das entidades da agricultura familiar, a partir do qual foi identificado o problema da baixa disponibilidade hídrica em alguns períodos do ano na Escola Municipal Tiradentes, bem como, na própria comunidade rural que se situa. Além de resolver o problema imediato da falta de água nesses locais, os projetos visaram ainda, contribuir para materializar o tema da água como um papel formador da educação ambiental nestas escolas, bem como, induzir o mesmo debate para dentro das comunidades que acessam estas escolas. Além disso, houve a intenção de transformar estas primeiras construções em referências locais e regionais, difundindo a ideia para que outras pessoas se interessem e queiram colocá-la em prática em suas Unidades de Produção e Vida Familiar UPVFs, residências ou empresas. As cisternas construídas possuem a capacidade de armazenar um volume de litros de água. As informações técnicas, referentes ao projeto estrutural, foram fornecidas pelo CETAP - Agricultura Ecológica, entidade com sede no Rio Grande do Sul, que também prestou assessoria técnica de três dias para a implantação de cada uma. As construções foram feitas em forma de mutirões, dos quais participaram estudantes do ensino médio do colégio, educandos do Curso Pós-Médio em Agroecologia da ASSESOAR, membros da equipe da ASSESOAR, além de outras pessoas das comunidades próximas e entidades interessadas.

8 A ASSESOAR disponibilizou auxílio financeiro para custear a assessoria do CETAP e parte dos gastos eventuais com transporte, alimentação e hospedagem de pessoas, além de disponibilizar três membros da sua equipe. A técnica utilizada para construção da cisterna foi a do ferrocimento. É uma técnica interessante para armazenar água da chuva, pois apresenta baixo custo e boa durabilidade, além de relativa facilidade em seu processo de construção, manutenção e operação, o que possibilita que qualquer pessoa possa aprender e reaplicar em sua comunidade. Observase que esta técnica é diferente da Cisterna de Placas realizadas pela Articulação do Semi-Árido como dito anteriormente. A cisterna consiste num reservatório, de formato cilíndrico, construído sobre a superfície do solo ou semi-enterrado, que apresenta uma camada interna de armação formada por uma malha de arame galvanizado com espaçamento entre dez e quinze centímetros e uma tela de galinheiro. Cobrindo a armação, são colocadas quatro camadas sucessivas de argamassa e cimento com pouco mais de um centímetro cada. Para calcular o tamanho da cisterna a partir da quantidade de água necessária usa-se a fórmula do volume de um cilindro, descrita abaixo: Volume = R 2 x π x H Onde: R = raio da base do cilindro em metros (m) π = letra grega pi cujo valor aproximado é 3,14 H = altura do cilindro em metros (m) Considerando que a altura máxima recomendada para o reservatório é de 2 metros, segue abaixo o cálculo realizado para calcular o raio para uma cisterna de litros litros = R 2 x 3,14 x 2m Transformando litros em m 3, tem-se: 30m 3 = R 2 x 3,14 x 2m 30m 3 /6,28m = R 2

9 4,77m 2 = R 2 R = 4,77 m 2 R= 2,18m Aproximando para valores mais inteiros, as cisternas foram construídas com raios de aproximadamente 2,25 metros, resultando em um diâmetro de 4,5 metros. Para calcular a quantidade de materiais necessários para a construção das cisternas foram feitos os seguintes cálculos: Malha de ferro: A quantidade de malha necessária para o entorno da cisterna medese a partir da seguinte fórmula: Área entorno = 2 x π x R x H Substituindo o valor do raio e da altura, tem-se: Área entorno = 2 x 3,14 x 2,25m x 2m Área entorno = 28,26m 2 Para calcular a área da base da cisterna, utiliza-se a fórmula da área do círculo, a seguir: Área do círculo = π x R 2 A área da base da cisterna é, portanto: Área da base = 3,14 x (2,25m) 2 Área da base = 15,9m 2 Para calcular a quantidade de malha necessária para a base da cisterna, acrescenta-se 30 centímetros de raio para que haja sobra de malha no entorno da base para amarrar com a malha das paredes. Sendo assim, tem-se: Malha da base = π x (R + 0,30m) 2 Malha da base = 3,14 x (2,25m + 0,30m) 2 Malha da base = 20,4m 2

10 Para a tampa, a malha tem que ter um raio 20 centímetros maior do que o da cisterna, para que seja possível molda-la em forma arredondada. Sendo assim, a área da tampa é a seguinte: Área da tampa = 3,14 x (2,25 + 0,20) 2 Área da tampa = 18,85m 2 Areia e Cimento: Para calcular a quantidade de areia e cimento necessárias para a construção, considera-se a proporção dois para um, duas latas de areia para uma lata de cimento. Cada saco de cimento é suficiente para fazer aproximadamente 2,5 metros quadrados de cisterna. Sendo assim, dividindo-se a quantidade de metros quadrados total da cisterna por 2,5, tem-se a quantidade de sacos necessários. Para as cisternas do estudo, calculou-se: Sacos de cimento = Área total/2,5m 2 Considerando: Área total = Área da base + área da tampa + área lateral Área total = 15,9m ,85m ,26m 2 Área total = 63m 2 Sendo assim: Sacos de cimento = 63m 2 /2,5m 2 Sacos de cimento = 25,2 Foram necessários pouco mais de 25 sacos de cimento para construir a cisterna. Considerando que para cada saco de cimento são necessárias em torno de cinco latas (18/20 litros) de areia, calcula-se a quantidade de areia necessária: Latas de areia = 5 x sacos de cimento Latas de areia = 5 x 25,2 Latas de areira = 126 A quantidade de areia utilizada para cada cisterna foi de

11 aproximadamente 126 latas. Além disso, ainda foram necessários outros materiais, tais como: tela de ferro e tela de plástico na mesma quantidade que a malha de ferro, arame queimado, varas de bambu, tubos e conexões, bomba submersa, entre outros constantes no orçamento apresentado na Tabela 1. Tabela 1 Orçamento para construção de uma cisterna com capacidade para litros com assessoria do CETAP. Materiais para construção de uma cisterna de ferro cimento: Ite Valor Valor Descrição Unidade Quantidade m Unitário Total 1 Cimento sacos 26 19,47 506,22 2 Brita Média m ,00 39,00 3 Areia média (peneirada) Malha de ferro 4,2'' 4 (soldada15x15cm) Tela de metal ½ polegada 5 1,0m (Altura) Tela de plástico ½ polegada 6 1,0m (Altura) latas ou m ou 3 71,00 213,00 m ,34 462,42 m ,50 275,00 m ,90 95,00 7 Arame recozido 0,18 kg 8 7,41 59,28 8 Varas de bambu 2,5 m de comprimento un 40 0,00 0,00 9 Tampa para cisterna de zinco un 1 60,00 60,00 Sub-total de materiais de construção: 1.709,92 Material para tubulações, conexões e bomba submersa da cisterna: 10 Bomba submersa 127v un 1 136,00 136,00 11 Cola para PVC 175 gramas un 1 5,83 5,83 12 Registro PVC 40 mm un 1 18,15 18,15 13 Tubo PVC 40mm soldável (6m) un 1 31,45 31,45 14 Joelho PVC 90/40 mm un 1 2,06 2,06 15 Tubo PVC 200 mm (6m) un 1 165,17 165,17 16 Tubo PVC 150 mm m 1 14,12 14,12 17 Joelho PVC 200 mm un 2 66,68 133,36

12 18 Tampa para tubo 200mm un 1 61,67 61,67 19 T 200X150mm un 1 10,20 10,20 20 Redução 200x150mm un 1 24,02 24,02 Sub-total da bomba, tubulações e conexões: 602,03 Gastos com Assessoria, Alimentação, hospedagem e gastos eventuais: 21 Assessoria Cetap dias 3 250,00 750,00 22 Alimentação, locomoção, hospedagem dias 3 100,00 300,00 23 Gastos eventuais 200,00 Sub-total com Assessoria Cetap, Alimentação, locomoção, hospedagem e gastos eventuais: 1.250,00 VALOR TOTAL PARA CONTRUÇÃO DE CISTERNA DE L FERRO CIMENTO 3.561,95 CONSTRUÇÃO Preparação do terreno Cada cisterna levou três dias para ficar pronta. Em ambas, o primeiro passo foi definir o local a construir, sendo que a e Dois Vizinhos foi construída superficialmente ao lado das salas de aula, aproveitando o telhado da escola, enquanto que a de Salgado Filho foi feita semienterrada, ao lado do ginásio da escola, aproveitando a grande área de telhado do mesmo. Os terrenos escolhidos foram preparados deixando-os o mais plano possível e sem pedras. Feito isto, foi desenhado no próprio solo um círculo do tamanho do fundo da cisterna. Para isto, bastou marcar um ponto no chão fixando um pedaço de ferro ou madeira mais ou menos no centro da base aplainada e, com uma corda ou barbante de 2,25 metros de comprimento (tamanho do raio da cisterna), delimitou-se a circunferência que demarcou o fundo da cisterna. A Figura 1 apresenta a preparação do terreno.

13 Figura 1: Preparação do terreno para construção da cisterna no Colégio Base da Cisterna São Francisco do Bandeira em Dois Vizinhos. Antes de começar a fazer a base, foi instalado o cano para esgotar a água de dentro da cisterna. Para isso, abriu-se uma valeta a partir do ponto central da base até o lado escolhido para ser a saída da água. Nessa valeta foi encaixado o cano de PVC de 40mm e o joelho de PVC com entrada para dentro da cisterna. Com o cano já enterrado, colocou-se uma camada de brita sobre a base, cobrindo com massa na proporção 2 para 1, ou seja, duas latas de areia para cada lata de cimento. Feito isso, foi colocada uma malha de ferro soldado de espaçamento 15 x 15 e bitola 4,2mm sobre o cimento, cortando todas as sobras que passaram para além do círculo marcado no chão. Todas as pontas de ferro cortadas foram viradas para cima bem em cima do risco da circunferência. As Figuras 2 e 3 ilustram essa etapa.

14 Figura 2 e 3: Construção da base da cisterna do Colégio São Francisco do Bandeira em Dois Vizinhos. Construção das Paredes Para montar a parede, primeiramente colocaram-se as duas malhas de ferro de 1 metro de altura e 14 metros de comprimento no chão amarrando uma na outra com arame recozido. Feito isto, colocou-se a tela de metal amarrando-a na malha, em vários pontos. Com o auxílio de várias pessoas levantou-se a malha de ferro, fechando-a em forma de círculo e colocando-a sobre a base, para dentro das pontas de ferro. Em seguida, amarraram-se de forma reforçada, de cima a baixo, as duas extremidades da malha, fechando-a e deixando um transpasse de uma sobre a outra de pelo menos 20 cm. Depois se amarrou a parede com o fundo em vários pontos. Nesta fase a cisterna começou a tomar seu formato como ilustra a Figura 4.

15 Figura 4: Estrutura metálica da parede da cisterna da Escola Tiradentes em Salgado Filho. Com a armação das paredes preparadas iniciou-se a fase de revestimento com massa. Foram colocadas duas demãos pelo lado de fora e uma pelo lado de dentro, intercalando uma e outra e esperando um tempo entre cada demão para secar um pouco. As Figuras 5 e 6 ilustram a fase de revestimento das paredes. Figuras 5 e 6: Revestimento com massa das paredes da cisterna da Escola Tiradentes em Salgado Filho. Construção da Tampa Para fazer a armação da tampa foi recortado um círculo na malha de ferro com raio 20 centímetros maior que o raio da cisterna, deixando uma

16 abertura de aproximadamente 50 x 50 centímetros no meio, que serve para inspeção da cisterna depois de pronta. Feito isso, amarrou-se a tela de plástico a essa malha, recortando a abertura no mesmo local. Depois de as paredes estarem bem secas, a armação da tampa foi erguida com a força de várias pessoas e colocada sobre a cisterna e, enquanto alguns, do lado de dentro da cisterna, escoravam a tampa com bambus para que ela ficasse mais alta no meio, formando uma abóbada, outros do lado de fora foram amarrando as extremidades da tampa com as extremidades das paredes. A Figura 8 apresenta a colocação da armação da tampa. Figura 8: Colocação da estrutura metálica da tampa da cisterna no Colégio São Francisco do Bandeira. Com a armação da tampa colocada, o próximo passo foi revesti-la com duas camadas (uma interna e uma externa) de massa. Depois de secas as paredes e tampa, bastou fazer o acabamento com um último reboco de massa fina por dentro e por fora e finalizar com o polimento, feito com uma esponja umedecida, como mostra a Figura 9.

17 Figura 9: Polimento da cisterna da Escola Tiradentes, em Salgado Filho. O polimento é muito importante, pois ajuda evitar que fiquem falhas no reboco, evitando assim vazamentos. Depois de terminados o reboco e o polimento, esperou-se mais uns dias para tirar as varas de bambu que estavam escorando a tampa. Depois de pronta, a cisterna foi molhada todos os dias, durante uma semana, processo conhecido como cura, para evitar rachaduras. Para fechar a entrada deixada no topo da cisterna para inspeção e possível colocação de bomba hidráulica, foi feita sob encomenda uma tampa de zinco. A Figura 10 ilustra a cisterna pronta. Figura 10: Cisterna finalizada na Escola Tiradentes em Salgado Filho.

18 Tubulação de Captação e Descarte da Água A captação da água da chuva das cisternas se deu através de telhados. Para calcular a quantidade de água possível de ser coletada em cada caso, considerou-se que para cada milímetro de chuva, é coletado um litro de água em cada metro quadrado de telhado. Sendo assim, tomando como exemplo a cisterna da Escola Tiradentes, para cada milímetro de chuva, serão coletados na cisterna 360 litros de água, visto que o telhado utilizado para coleta tem uma área de 360m 2. Em nem um dos casos foi instalado sistema de tratamento e purificação da água, visto que ela não é utilizada para beber, foram criados, porém, sistemas simples para descarte da primeira água, que lava o telhado, carregando impurezas mais grosseiras. Para isso foi instalado, na saída de cada calha, um T de 200 mm com redução para 150 mm, apontada para baixo. Na ponta de 200 mm colocou-se um cano de PVC que leva a água para dentro da cisterna. Abaixo, na redução de 150 mm instalou-se um cano de, aproximadamente, 2 metros de comprimento com uma bola flutuante maior do que a redução de 150 mm, de modo que não consiga passar pela mesma. Na extremidade do cano foi encaixado um tampão. Quando chove, a primeira água da chuva desce pela redução do T até encher o cano de 150 mm e a bola trancar a redução. Depois disso, a água começa ir para dentro da cisterna. Após cada chuva o tampão é aberto para retirar a água suja que ficou no cano. As cisternas possuem ainda, um ladrão para descarte da água que extravasa o nível máximo e bombas submersas para retirar a água para ser utilizada. AVALIAÇÃO Para avaliar o funcionamento, a eficiência e a viabilidade sócio-

19 ambiental das cisternas estudadas, foram realizadas entrevistas nos dois municípios, com as secretárias de educação de ambos e com os diretores das duas escolas onde as cisternas foram construídas. Todos avaliaram a experiência como positiva, tanto do ponto de vista educativo quanto da utilidade da cisterna em suprir a demanda de água das escolas durante todo o ano. As duas cisternas estão em pleno funcionamento e não apresentaram problemas estruturais, ao não ser por alguns pequenos trincos na de Dois Vizinhos, que foram reparados por um técnico, logo após a construção. As cisternas têm enchido facilmente com a chuva e ainda não chegaram a secar. Os diretores relataram que antes da implantação da cisterna houve épocas de estiagem em que faltou água, sendo que em alguns períodos críticos chegou a não ter água nem para beber, em ambas as escolas. A diretora do São Francisco do Bandeira lembrou de períodos em que os banheiros cheiravam mal e não havia como limpar. Já o diretor do Tiradentes relatou que, há três ou quatro anos atrás, houve épocas em que foi preciso mandar caminhões pipa trazer água da cidade para a escola. Os dois locais ainda não enfrentaram períodos de estiagem prolongados após a implantação das cisternas, sendo impossível se afirmar que a cisterna será suficiente para suprir a demanda por água das escolas nos períodos mais críticos. Entretanto, pelo fato de as cisternas nunca terem secado desde que instaladas, até mesmo depois de lavar a escola inteira, de água jogada como relatou uma funcionária do São Francisco do Bandeira, pode-se prever que mesmo que a estiagem seja prolongada, se houver um uso racional, a água da cisterna será o suficiente. Na Escola Tiradentes, a água da cisterna é utilizada para limpeza da escola e dos ônibus escolares e para as descargas e torneiras dos banheiros. Já no Colégio São Francisco do Bandeira, a água, por enquanto, é utilizada apenas para limpeza e irrigação do jardim, mas existe a intenção de direcioná-la também para os banheiros e para uma horta que

20 está em construção nos fundos do Colégio. A cisterna auxiliou ainda, nas atividades educativas das Escolas e Colégio. Os alunos acompanharam na prática o processo de construção e, na teoria, os temas água e preservação foram trabalhados de forma multidisciplinar. Além disso, a Escola Tiradentes recebeu intercâmbio de outras escolas do município para conhecer a experiência. A implantação das cisternas beneficiou um grande número de pessoas. No Colégio São Francisco do Bandeira e Escola Nossa Senhora da Salette passam, diariamente, cerca de 300 a 400 pessoas, que são beneficiadas direta ou indiretamente pela água armazenada. Na Escola Tiradentes, alunos, professores e funcionários somam 115 pessoas, além disso, mais 30 famílias são beneficiadas indiretamente pela cisterna, pois o mesmo poço artesiano abastece a escola e a comunidade. Com a implantação da cisterna a escola passou a utilizar água do poço apenas nos bebedouros e na cozinha, sobrando mais água no poço para as famílias. Um dos objetivos do projeto, de gerar referências, em partes foi alcançado. Em Dois Vizinhos, a partir da experiência no Colégio São Francisco do Bandeira, já foram construídas mais três cisternas em escolas rurais, com incentivo da prefeitura, em parceria com empresas privadas do município. Em Salgado Filho, existe um projeto da secretaria de educação, que visa, entre outras coisas, construir cisternas em todas as escolas do município, inclusive nas do meio urbano. Um funcionário da escola também aderiu a ideia e implantou uma cisterna em sua UPVF, embora tenha utilizado caixa de fibra para armazenar a água. As duas cisternas já foram divulgadas na imprensa local, porém de forma limitada. A intenção agora é de realizar, com a participação dos alunos, a organização do espaço no entorno das cisternas e torná-las mais atrativas, com pinturas de conscientização ambiental, a fim de divulgá-las em meios de comunicação de maior abrangência, aumentando sua capacidade de causar impacto e gerar referências em maiores proporções.

21 CONSIDERAÇÕES FINAIS A captação e utilização de água da chuva se mostrou uma alternativa interessante para usos não potáveis em áreas rurais aonde muitas vezes em decorrência de estiagens, chega a faltar água em alguns períodos do ano. A técnica de construção em ferro cimento é uma prática de baixo custo e fácil implantação e operação tornando-a mais acessível do que alternativas, tais como os poços artesianos. As vantagens das cisternas em relação aos poços artesianos são de cunho ambiental, econômico e social. Os poços artesianos, muito utilizados no meio rural, exigem tecnologias mais avançadas e mão de obra especializada além de necessitarem de licença ambiental para sua implantação, enquanto que as cisternas garantem mais autonomia ao agricultor ou usuário, podendo ser implantada por ele mesmo, com menor custo, sem necessidade de autorização perante o órgão ambiental e sem agressão direta ao meio ambiente. Esta inovação corrobora com as ações de preservação das minas naturais estabelecidas pelo projeto Água e Qualidade de Vida analisada em Perondi (2010) e que conseguiu preservar mais de duas mil fontes na região Sudoeste do Paraná e colaborou para consolidar a alternativa de convivência sustentável com os recursos do meio ambiente, frente à impossível solução dos poços artesianos para todos. A alternativa das cisternas, embora mais utilizada para suprir a escassez de água no meio rural, podem também ser uma alternativa para o meio urbano, no intuito de economizar água potável e evitar o desperdício de água tratada para fins que não exigem tamanha qualidade, tais como nos serviços de limpeza, jardins e nas descargas dos banheiros. Com base no exposto, acredita-se no potencial da utilização de cisternas não apenas para solucionar problemas isolados de escassez de água, mas também para ser introduzida em sistemas de gestão integrada de recursos hídricos, tanto no meio urbano como rural, transformando a iniciativa em política pública, com o objetivo de evitar a escassez, preservar os recursos hídricos, reduzir os custos com tratamento e

22 distribuição de água potável, além de colaborar para a prevenção de enchentes, principalmente no meio urbano. REFERÊNCIAS BRAGA, B. et al. Introdução à engenharia ambiental. 2. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, p. CETAP, Centro de Tecnologias Alternativas Populares. Aprendendo a Construir: cisternas em ferro-cimento. Passo Fundo: Meia Dois Comunicação, p. DAMBROS, T. C. Análise do desempenho de uma cisterna de aproveitamento de água de chuva no município de Francisco Beltrão (PR) f. Monografia (Graduação) Curso de Engenharia Ambiental, Universidade Estadual do Centro-Oeste, Irati, Paraná, PERONDI, M.A.; DUQUE, G.; PIRAUX, M.; KIYOTA, N.; DINIZ, P.C.O.; NUNES, S.P. Gestão social de águas: análise comparativa entre a experiência do Pólo Sindical da Borborema (PB) e Associação do Centro de Educação Sindical (PR). In: Seminário Inovação, Poder e Desenvolvimento em Áreas Rurais do Brasil, 2010, Campina Grande. Resumos executivos... Porto Alegre: UFRGS/PGDR, Disponível em: Acesso em: 14 maio h01min:30 TRIVIÑOS, A.N.S. Introdução à Pesquisa em Ciências Sociais: a pesquisa qualitativa em educação. 1 ed. São Paulo: Atlas, 2008.

INSTRUÇÕES PARA INSTALAÇÃO DE FOSSA SÉPTICA E SUMIDOURO EM SUA CASA

INSTRUÇÕES PARA INSTALAÇÃO DE FOSSA SÉPTICA E SUMIDOURO EM SUA CASA INSTRUÇÕES PARA INSTALAÇÃO DE FOSSA SÉPTICA E SUMIDOURO EM SUA CASA A participação da Comunidade é fundamental Na preservação do Meio Ambiente COMPANHIA DE SANEAMENTO AMBIENTAL DO DISTRITO FEDERAL ASSESSORIA

Leia mais

Eixo Temático ET-08-011 - Recursos Hídricos NOVAS TECNOLOGIAS PARA MELHOR APROVEITAMENTO DA CAPTAÇÃO DA ÁGUA DE CHUVA

Eixo Temático ET-08-011 - Recursos Hídricos NOVAS TECNOLOGIAS PARA MELHOR APROVEITAMENTO DA CAPTAÇÃO DA ÁGUA DE CHUVA 413 Eixo Temático ET-08-011 - Recursos Hídricos NOVAS TECNOLOGIAS PARA MELHOR APROVEITAMENTO DA CAPTAÇÃO DA ÁGUA DE CHUVA Maria Isabel Cacimiro Xavier Estudante de Graduação em Gestão Ambiental, IFPB,

Leia mais

Projeto Tecnologias Sociais para a Gestão da Água

Projeto Tecnologias Sociais para a Gestão da Água Projeto Tecnologias Sociais para a Gestão da Água Projeto Tecnologias Sociais para a Gestão da Água www.tsga.ufsc.br O QUE É E COMO FUNCIONA? Trata-se de um sistema desenvolvido para captar e armazenar

Leia mais

P.42 Programa de Educação Ambiental - PEA. Cisterna Junho/2013

P.42 Programa de Educação Ambiental - PEA. Cisterna Junho/2013 P.42 Programa de Educação Ambiental - PEA Cisterna Junho/2013 Sendo a água doce um recurso natural escasso, as diversas questões a ela relacionadas são hoje motivo de preocupação em todo o mundo. Dentre

Leia mais

Como Construir 1- Escavação do buraco 2- Fabricação das Placas

Como Construir 1- Escavação do buraco 2- Fabricação das Placas Como Construir Para construir uma cisterna, o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) investe R$ 1,6 mil. Além de materiais de construção, o recurso também é utilizado para a mobilização

Leia mais

CISTERNA DE FERRO CIMENTO

CISTERNA DE FERRO CIMENTO APOSTILA CISTERNA CISTERNA DE FERRO CIMENTO 1) CAVAR A ÁREA DO PISO COM 1,00 A MAIS DOQUE O DIÂMETRO DA CISTERNA CISTERNA 16000 LITROS RAIO = 1,50 M DIÂMETRO = 3,00 M DIÂMETRO BASE = 4,00 M PROFUNDIDADE

Leia mais

USO RACIONAL DA ÁGUA 2008

USO RACIONAL DA ÁGUA 2008 USO RACIONAL DA ÁGUA Tipos de Água: Água potável - é a que se pode beber. É fundamental para a vida humana, e é obtida através de tratamentos que eliminam qualquer impureza. Água poluída - É a água suja

Leia mais

Sumário. Zeca. O amigo da água. 04. A importância da água. 05. Por que preservar 06. Como a água chega à sua casa 07. Dicas para preservar a água 09

Sumário. Zeca. O amigo da água. 04. A importância da água. 05. Por que preservar 06. Como a água chega à sua casa 07. Dicas para preservar a água 09 Sumário Zeca. O amigo da água. 04 A importância da água. 05 Por que preservar 06 Como a água chega à sua casa 07 Dicas para preservar a água 09 Diga não ao desperdício 10 Água de beber em casa 11 Olá!

Leia mais

Serão distribuídos: Para os professores: Cinco módulos temáticos e um caderno de atividades. Para os alunos: um caderno de atividades.

Serão distribuídos: Para os professores: Cinco módulos temáticos e um caderno de atividades. Para os alunos: um caderno de atividades. professor Serão distribuídos: Para os professores: Cinco módulos temáticos e um caderno de atividades. Para os alunos: um caderno de atividades. Também serão produzidos, dentro de sala de aula, cartazes

Leia mais

CAPTAÇÃO DA ÁGUA DE CHUVA INTEGRADA AO TRABALHO DA PASTORAL DA CRIANÇA

CAPTAÇÃO DA ÁGUA DE CHUVA INTEGRADA AO TRABALHO DA PASTORAL DA CRIANÇA CAPTAÇÃO DA ÁGUA DE CHUVA INTEGRADA AO TRABALHO DA PASTORAL DA CRIANÇA Maria de Fátima Lima, Coordenadora da Pastoral da Criança na Diocese de Patos, Gilberto Nunes de Sousa, Central das Associações do

Leia mais

"Água e os Desafios do. Setor Produtivo" EMPRESAS QUE DÃO ATENÇÃO AO VERDE DIFICILMENTE ENTRAM NO VERMELHO.

Água e os Desafios do. Setor Produtivo EMPRESAS QUE DÃO ATENÇÃO AO VERDE DIFICILMENTE ENTRAM NO VERMELHO. "Água e os Desafios do Setor Produtivo" EMPRESAS QUE DÃO ATENÇÃO AO VERDE DIFICILMENTE ENTRAM NO VERMELHO. DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL E O PAPEL DE CADA UM É o desenvolvimento que atende às necessidades

Leia mais

CONCENTRADOR SOLAR CILÍNDRICO PARABÓLICO PARA REAPROVEITAMENTO DA ÁGUA NAS ATIVIDADES DOMÉSTICAS

CONCENTRADOR SOLAR CILÍNDRICO PARABÓLICO PARA REAPROVEITAMENTO DA ÁGUA NAS ATIVIDADES DOMÉSTICAS CONCENTRADOR SOLAR CILÍNDRICO PARABÓLICO PARA REAPROVEITAMENTO DA ÁGUA NAS ATIVIDADES DOMÉSTICAS Caren Rayane Ribeiro da Silva (1); David Domingos Soares da Silva (2) (1) FPB FACULDADE INTENACIONAL DA

Leia mais

PROJETO DE LEI Nº, DE 2012 (Do Sr. Laércio Oliveira)

PROJETO DE LEI Nº, DE 2012 (Do Sr. Laércio Oliveira) PROJETO DE LEI Nº, DE 2012 (Do Sr. Laércio Oliveira) Institui o Programa Nacional de Conservação, Uso Racional e Reaproveitamento das Águas. O Congresso Nacional decreta: Art. 1º A presente lei tem por

Leia mais

REALIZAÇÃO. Rua Eloi Lemos de França, 110 - sala 02 Gruta de Lourdes - Maceió - AL - CEP: 57052-880 Fone/Fax: (82)338-3644 / (82)338-9607 APOIO

REALIZAÇÃO. Rua Eloi Lemos de França, 110 - sala 02 Gruta de Lourdes - Maceió - AL - CEP: 57052-880 Fone/Fax: (82)338-3644 / (82)338-9607 APOIO REALIZAÇÃO Rua Eloi Lemos de França, 110 - sala 02 Gruta de Lourdes - Maceió - AL - CEP: 57052-880 Fone/Fax: (82)338-3644 / (82)338-9607 APOIO Seu dessalinizador está pronto! Agora é cuidar bem dele e

Leia mais

guia de instalação cisterna vertical

guia de instalação cisterna vertical guia de instalação cisterna vertical FORTLEV CARACTERÍSTICAS FUNÇÃO Armazenar água pluvial ou água potável à temperatura ambiente. APLICAÇÃO Residências, instalações comerciais, fazendas, escolas ou qualquer

Leia mais

SISTEMA DE APROVEITAMENTO DE ÁGUA DE CHUVA - 3P TECHNIK

SISTEMA DE APROVEITAMENTO DE ÁGUA DE CHUVA - 3P TECHNIK SISTEMA DE APROVEITAMENTO DE ÁGUA DE CHUVA - 3P TECHNIK INSTALAÇÃO: Figura 1 Para instalação e montagem das conexões, siga os seguintes passos: 1) Os tubos que descem das calhas são conectados nas entradas

Leia mais

Autores: DIEGO WINNER DE OLIVEIRA NUNES ELAINE FRANCIANY MARQUES DOS SANTOS GIOVANNA CARLA CASSARO KATIUCY SANTOS FREITAS LUANNA VIEIRA DIAS

Autores: DIEGO WINNER DE OLIVEIRA NUNES ELAINE FRANCIANY MARQUES DOS SANTOS GIOVANNA CARLA CASSARO KATIUCY SANTOS FREITAS LUANNA VIEIRA DIAS Autores: DIEGO WINNER DE OLIVEIRA NUNES ELAINE FRANCIANY MARQUES DOS SANTOS GIOVANNA CARLA CASSARO KATIUCY SANTOS FREITAS LUANNA VIEIRA DIAS Este trabalho busca desenvolver ideias sustentáveis para pequenas

Leia mais

Construção de Edifícios I Instalações Sanitárias 21-26

Construção de Edifícios I Instalações Sanitárias 21-26 Construção de Edifícios I Instalações Sanitárias 21-26 6. FOSSAS SEPTICAS As fossas sépticas são unidades de tratamento primário de esgotos domésticos que detêm os despejos por um período que permita a

Leia mais

REQUERIMENTO (Do Sr. Vittorio Medioli)

REQUERIMENTO (Do Sr. Vittorio Medioli) 1 REQUERIMENTO (Do Sr. Vittorio Medioli) Requer o envio de Indicação ao Poder Executivo sugerindo à Agência Nacional de Águas que determine às empresas concessionárias deste serviço a divulgação em suas

Leia mais

ÍNDICE. davantisolar.com.br O QUE É ARQUITETURA VERDE FUNDAMENTOS POR QUE FAZER MÃOS A OBRA VANTAGENS PARA O PROJETO VANTAGENS PARA O IMÓVEL

ÍNDICE. davantisolar.com.br O QUE É ARQUITETURA VERDE FUNDAMENTOS POR QUE FAZER MÃOS A OBRA VANTAGENS PARA O PROJETO VANTAGENS PARA O IMÓVEL ÍNDICE O QUE É ARQUITETURA VERDE FUNDAMENTOS POR QUE FAZER MÃOS A OBRA VANTAGENS PARA O PROJETO VANTAGENS PARA O IMÓVEL VANTAGENS PARA O MEIO AMBIENTE ENERGIA SOLAR NA ARQUITETURA VERDE ENERGIA SOLAR VANTAGENS

Leia mais

Usando Formas de Metal: Tecnologia para a Construção de Cisternas Redondas para Captação d água da Chuva

Usando Formas de Metal: Tecnologia para a Construção de Cisternas Redondas para Captação d água da Chuva Usando Formas de Metal: Tecnologia para a Construção de Cisternas Redondas para Captação d água da Chuva Elizabeth Szilassy Agência dos Correios 55.140-000 Tacaimbó PE Brasil E-mail: tacaimbo@netstage.com.br

Leia mais

Numa fossa séptica não ocorre a decomposição aeróbia e somente ocorre a decomposição anaeróbia devido a ausência quase total de oxigênio.

Numa fossa séptica não ocorre a decomposição aeróbia e somente ocorre a decomposição anaeróbia devido a ausência quase total de oxigênio. As fossas sépticas são unidades de tratamento primário de esgoto doméstico nas quais são feitas a separação e a transformação físico-química da matéria sólida contida no esgoto. É uma maneira simples e

Leia mais

2009 2010 Metalúrgica Inca Ltda Avenida Geraldo Marra, 865 Distrito Industrial II CEP 13.739-030 Fone/Fax : (19) 3666 5000 - Site www.inca.ind.

2009 2010 Metalúrgica Inca Ltda Avenida Geraldo Marra, 865 Distrito Industrial II CEP 13.739-030 Fone/Fax : (19) 3666 5000 - Site www.inca.ind. RESUMO DO CASE A utilização da água pelo homem depende da captação, tratamento, distribuição e também quando necessário da depuração da água utilizada. No quadro abaixo, podemos analisar um panorama da

Leia mais

TÍTULO: REUSO DA ÁGUA: UM MANEIRA VIÁVEL

TÍTULO: REUSO DA ÁGUA: UM MANEIRA VIÁVEL TÍTULO: REUSO DA ÁGUA: UM MANEIRA VIÁVEL ANANIAS DE PAULA LIMA NETO (UNIFOR) ananiasneto1@hotmail.com Ulisses Moreira de Lima (FA7) ulisses-ml@hotmail.com A água sendo um elemento natural limitado e essencial

Leia mais

Gestão da Demanda de Água Através de Convênios e Parcerias com o Governo do Estado de São Paulo e Prefeitura da Cidade de São Paulo SABESP

Gestão da Demanda de Água Através de Convênios e Parcerias com o Governo do Estado de São Paulo e Prefeitura da Cidade de São Paulo SABESP Gestão da Demanda de Água Através de Convênios e Parcerias com o Governo do Estado de São Paulo e Prefeitura da Cidade de São Paulo SABESP R. R. Chahin a a. Companhia de Saneamento Básico do Estado de

Leia mais

PROGRAMA PRODUTOR SOLAR

PROGRAMA PRODUTOR SOLAR PROGRAMA PRODUTOR SOLAR COOPERATIVA DE ENERGIAS RENOVÁVEIS A TESLA ENERGIA é uma cooperativa uma empresa social de energias renováveis, que alia à sua natureza social o apoio a projetos de solidariedade,

Leia mais

UNIVERSIDADE DO CONTESTADO CAMPUS MAFRA

UNIVERSIDADE DO CONTESTADO CAMPUS MAFRA UNIVERSIDADE DO CONTESTADO PROJETO GERAÇÃO DE RENDA COM USO DE MATERIAIS ALTERNATIVOS Mafra, outubro de 2008. SUMÁRIO 1 APRESENTAÇÃO... 3 2 JUSTIFICATIVA... 3 3 CARACTERIZAÇÃO DO PÚBLICO ENVOLVIDO... 4

Leia mais

OS CUIDADOS COM A ÁGUA NA ESCOLA FUNDAMENTAL PROFESSOR ADAILTON COELHO COSTA

OS CUIDADOS COM A ÁGUA NA ESCOLA FUNDAMENTAL PROFESSOR ADAILTON COELHO COSTA OS CUIDADOS COM A ÁGUA NA ESCOLA FUNDAMENTAL PROFESSOR ADAILTON COELHO COSTA Dantas 1, Mayara; Gomes 1, Márcia; Silva 1, Juliene; Silva 1, Jaciele; 1 Discente do Curso de Bacharelado em Ecologia; 2 Professora

Leia mais

DISCIPLINA: SISTEMAS DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA E SANEAMENTO PROFESSOR: CÁSSIO FERNANDO SIMIONI

DISCIPLINA: SISTEMAS DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA E SANEAMENTO PROFESSOR: CÁSSIO FERNANDO SIMIONI ESTADO DE MATO GROSSO SECRETARIA DE ESTADO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE SINOP FACULDADE DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGICAS DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA

Leia mais

A Engenharia Civil e as Construções Sustentáveis

A Engenharia Civil e as Construções Sustentáveis Engenharia A Engenharia Civil e as Construções Sustentáveis A construção sustentável é um novo conceito que está surgindo dentro da engenharia civil. A construção sustentável além de tornar a obra ecológica,

Leia mais

MANUAL DE INSTALAÇÃO

MANUAL DE INSTALAÇÃO MANUAL DE INSTALAÇÃO Os equipamentos do Kit Chuva atendem as exigências da norma NBR 15527: Água de chuva - Aproveitamento de coberturas em áreas urbanas para fins não potáveis Requisitos. KIT CHUVA Filtro

Leia mais

.:: Construção de Cisterna em Ferro-Cimento para captação da água da chuva - CETAP ::.

.:: Construção de Cisterna em Ferro-Cimento para captação da água da chuva - CETAP ::. 2 O CETAP O CETAP é uma organização da sociedade civil criada em 1986, que conta com a participação de associações de agricultores familiares, sindicatos de trabalhadores rurais, cooperativas e movimentos

Leia mais

CISTERNA DE PLACAS PRÉ-MOLDADAS

CISTERNA DE PLACAS PRÉ-MOLDADAS CISTERNA DE PLACAS PRÉ-MOLDADAS José Afonso Bezerra Matias, Técnico de Campo do Programa de Aplicação de Tecnologia Apropriada às Comunidades PATAC., José Dias Campos, Centro de Educação Popular e Formação

Leia mais

Curso Aproveitamento de água de chuva em cisternas para o semi-árido 5 a 8 de maio de 2009. Construção de cisternas

Curso Aproveitamento de água de chuva em cisternas para o semi-árido 5 a 8 de maio de 2009. Construção de cisternas Curso Aproveitamento de água de chuva em cisternas para o semi-árido 5 a 8 de maio de 2009 Tema 3: Construção de cisternas Rodolfo Luiz Bezerra Nóbrega Universidade Federal de Campina Grande Financiadores:

Leia mais

ANÁLISE DE CONSUMO E DESPERDÍCIO DE ÁGUA EM ATIVIDADES DIÁRIAS POR ALUNOS DA UNICAMP.

ANÁLISE DE CONSUMO E DESPERDÍCIO DE ÁGUA EM ATIVIDADES DIÁRIAS POR ALUNOS DA UNICAMP. ANÁLISE DE CONSUMO E DESPERDÍCIO DE ÁGUA EM ATIVIDADES DIÁRIAS POR ALUNOS DA UNICAMP. ENRICO SABLICH AOYAMA¹, IGOR A. S. DE SOUZA¹, WAGNER BRASILEIRO FERRERO¹ ¹ Curso de Graduação em Eng. de Controle e

Leia mais

ROTEIRO DE ESTUDO I ETAPA LETIVA CIÊNCIAS 4.º ANO/EF 2015

ROTEIRO DE ESTUDO I ETAPA LETIVA CIÊNCIAS 4.º ANO/EF 2015 SOCIEDADE MINEIRA DE CULTURA MANTENEDORA DA PUC Minas E DO COLÉGIO SANTA MARIA ROTEIRO DE ESTUDO I ETAPA LETIVA CIÊNCIAS 4.º ANO/EF 2015 Caro (a) aluno(a), É tempo de conferir os conteúdos estudados na

Leia mais

- Pisos e revestimentos Industriais (pinturas especiais, autonivelantes, uretânicas, vernizes...);

- Pisos e revestimentos Industriais (pinturas especiais, autonivelantes, uretânicas, vernizes...); A TECNIKA iniciou suas atividades em meados de 2003, impulsionada pela demanda do mercado, sempre preocupada em buscar e oferecer soluções técnicas inovadoras, tendo como focos principais as áreas de impermeabilização

Leia mais

Parede de Garrafa Pet

Parede de Garrafa Pet CONCEITO As paredes feitas com garrafas pet são uma possibilidade de gerar casas pré fabricadas através da reciclagem e é uma solução barata e sustentável. As garrafas pet são utilizadas no lugar dos tijolos

Leia mais

CURSO DE CAPACITAÇÃO EM VIGILÂNCIA DA QUALIDADE DA ÁGUA PARA CONSUMO HUMANO

CURSO DE CAPACITAÇÃO EM VIGILÂNCIA DA QUALIDADE DA ÁGUA PARA CONSUMO HUMANO CURSO DE CAPACITAÇÃO EM VIGILÂNCIA DA QUALIDADE DA ÁGUA PARA CONSUMO HUMANO GABARITO DA UNIDADE 3 (PDF) Página 8 Como diferenciar essas três formas de abastecimento de água para consumo humano? Vamos exercitar?

Leia mais

CATÁLOGO 2014. Aquah Cisternas Verticais PLUVIAIS E POTÁVEIS

CATÁLOGO 2014. Aquah Cisternas Verticais PLUVIAIS E POTÁVEIS CATÁLOGO 2014 Aquah Cisternas Verticais PLUVIAIS E POTÁVEIS CISTERNAS VERTICAIS Nossa linha de Cisternas Verticais foi desenvolvida para se adaptar às mais diversas estruturas e, atráves de vasos comunicantes,

Leia mais

Abril Educação Água Aluno(a): Número: Ano: Professor(a): Data: Nota:

Abril Educação Água Aluno(a): Número: Ano: Professor(a): Data: Nota: Abril Educação Água Aluno(a): Número: Ano: Professor(a): Data: Nota: Questão 1 A água e o ar são indispensáveis para a sobrevivência dos seres vivos, mas o homem vem poluindo esses meios de forma muitas

Leia mais

VAZAMENTOS E INFILTRAÇÕES

VAZAMENTOS E INFILTRAÇÕES VAZAMENTOS E INFILTRAÇÕES Um dos maiores inimigos das estruturas, tanto de concreto, aço ou madeira é a umidade, ela age no local por anos silenciosamente e quando damos conta lá está um enorme prejuízo

Leia mais

IT-1101 - AGRICULTURA IRRIGADA. (parte 1)

IT-1101 - AGRICULTURA IRRIGADA. (parte 1) 6 Sistemas de irrigação (parte 1) 6.1 Considerações iniciais Aplicação artificial de água ao solo, em quantidades adequadas, visando proporcionar a umidade necessária ao desenvolvimento das plantas nele

Leia mais

TERMO DE REFERÊNCIA. Local de atuação: Brasília/DF com disponibilidade para viagens em todo o território nacional.

TERMO DE REFERÊNCIA. Local de atuação: Brasília/DF com disponibilidade para viagens em todo o território nacional. TERMO DE REFERÊNCIA Denominação: Consultor(a) especializado(a) para atuação na área de suporte técnico e avaliação das políticas de fortalecimento da agricultura familiar, com enfoque nos princípios da

Leia mais

B4-271 Construção participativa de sistemas individuais de esgotamento sanitário em comunidades rurais.

B4-271 Construção participativa de sistemas individuais de esgotamento sanitário em comunidades rurais. B4-271 Construção participativa de sistemas individuais de esgotamento sanitário em comunidades rurais. Machado, Diogo Faria¹; Andrade, Amanda de Oliveira²; Maia, Hérksson Mota³; Rezende, Ana Augusta Passos

Leia mais

Você sabia. As garrafas de PET são 100% recicláveis. Associação Brasileira da Indústria do PET

Você sabia. As garrafas de PET são 100% recicláveis. Associação Brasileira da Indústria do PET Você sabia? As garrafas de PET são 100% recicláveis Associação Brasileira da Indústria do PET O Brasil é um dos maiores recicladores de PET do mundo A reciclagem é uma atividade industrial que gera muitos

Leia mais

Programa Cisternas MDS Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome Secretaria Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional

Programa Cisternas MDS Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome Secretaria Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional Programa Cisternas MDS Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome Secretaria Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional Coordenação Geral de Acesso à Água Carolina Bernardes Água e Segurança

Leia mais

Medida do consumo de água

Medida do consumo de água Ensino Fundamental 2 Nome N o 5 a série Ciências Prof a Cristiane Data / / Medida do consumo de água As residências abastecidas por água proveniente de estações de tratamento possuem um aparelho que mede

Leia mais

Casa Saudável. Kit. 1 horta familiar permacultural para produção orgânica. 1 banheiro seco (compostável)

Casa Saudável. Kit. 1 horta familiar permacultural para produção orgânica. 1 banheiro seco (compostável) Casa Saudável Kit 1 banheiro seco (compostável) 1 caixa reservatório (cisterna) de 16 mil litros para captar água da chuva 1 horta familiar permacultural para produção orgânica Pequenas reformas e requalificação

Leia mais

Água e saúde pública. 1 Resumo. 2 Introdução. Érico Motter Braun

Água e saúde pública. 1 Resumo. 2 Introdução. Érico Motter Braun Água e saúde pública Érico Motter Braun 1 Resumo No documento, trataremos sobre técnicas de melhor aproveitamento da água no nordeste brasileiro. Tais como; ecorresidência, que aproveita toda a água consumida

Leia mais

"PANORAMA DA COLETA SELETIVA DE LIXO NO BRASIL"

PANORAMA DA COLETA SELETIVA DE LIXO NO BRASIL Reciclagem e Valorizaçã ção o de Resíduos Sólidos S - Meio Ambiente UNIVERSIDADE DE SÃO S O PAULO "PANORAMA DA COLETA SELETIVA DE LIXO NO BRASIL" Associação sem fins lucrativos, o CEMPRE se dedica à promoção

Leia mais

AVALIAÇÃO DA CAPACIDADE DE VAZÃO DAS INSTALAÇÕES HIDRÁULICAS DAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE GUARULHOS

AVALIAÇÃO DA CAPACIDADE DE VAZÃO DAS INSTALAÇÕES HIDRÁULICAS DAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE GUARULHOS AVALIAÇÃO DA CAPACIDADE DE VAZÃO DAS INSTALAÇÕES HIDRÁULICAS DAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE GUARULHOS Thiago Garcia da Silva Santim (1) Engenheiro Civil e Mestre em Recursos Hídricos e Tecnologias Ambientais

Leia mais

SISTEMA INTEGRADO FAMILIAR DE CAPTAÇÃO, MANEJO E GERENCIAMENTO DE ÁGUA DA CHUVA

SISTEMA INTEGRADO FAMILIAR DE CAPTAÇÃO, MANEJO E GERENCIAMENTO DE ÁGUA DA CHUVA SISTEMA INTEGRADO FAMILIAR DE CAPTAÇÃO, MANEJO E GERENCIAMENTO DE ÁGUA DA CHUVA Fernando Deodato de Sousa; José Dias Campos e José Rêgo Neto cepfs@uol.com.br Centro de Educação Popular e Formação Sindical

Leia mais

Projeto de Avicultura Colonial PAC/ 2009 Embrapa Clima Temperado Aviário para 300 Aves de Postura, com captação de água pluvial.

Projeto de Avicultura Colonial PAC/ 2009 Embrapa Clima Temperado Aviário para 300 Aves de Postura, com captação de água pluvial. Projeto de Avicultura Colonial PAC/ 2009 Embrapa Clima Temperado Aviário para 300 Aves de Postura, com captação de água pluvial. Responsável: : João Pedro Zabaleta Pesquisador II, Agricultura Familiar

Leia mais

J2CAPTAÇÃO DE ÁGUA DE CHUVA EM CISTERNAS RURAIS

J2CAPTAÇÃO DE ÁGUA DE CHUVA EM CISTERNAS RURAIS J2CAPTAÇÃO DE ÁGUA DE CHUVA EM CISTERNAS RURAIS Nilton de Brito Cavalcanti 1 ; Luiza Teixeira de Lima Brito 2 RESUMO - No semi-árido do Nordeste brasileiro, a cisterna tem sido uma das principais formas

Leia mais

CEMIG DISTRIBUIÇÃO. Autores. Alex Antonio Costa Carlos Miguel Trevisan Noal Eustáquio do Nascimento Amorim Jorge Pereira de Souza Renato Claro Martins

CEMIG DISTRIBUIÇÃO. Autores. Alex Antonio Costa Carlos Miguel Trevisan Noal Eustáquio do Nascimento Amorim Jorge Pereira de Souza Renato Claro Martins A INTEGRAÇÃO DO SESMT COM A ENGENHARIA CIVIL NA ADEQUAÇÃO DAS INSTALAÇÕES VISANDO REALIZAÇÃO DE ATIVIDADES DE CONSERVAÇÃO E LIMPEZA EXECUTADAS EM DIFERENÇA DE NÍVEL Autores Alex Antonio Costa Carlos Miguel

Leia mais

ATITUDES QUE DEVES DE TOMAR: Economizar Reciclar e Reutilizar

ATITUDES QUE DEVES DE TOMAR: Economizar Reciclar e Reutilizar A Crise da Água ATITUDES QUE DEVES DE TOMAR: Economizar Reciclar e Reutilizar ÁGUA A água é um recurso natural que depende da maneira como o Homem a utiliza para ser renovável ou não. Quando se pensa que

Leia mais

Manual de Instruções Depósito Horizontal D.H.

Manual de Instruções Depósito Horizontal D.H. Manual de Instruções Depósito Horizontal D.H. Atenção: é recomendável que este manual seja lido por todos que participarão direta ou indiretamente da utilização deste produto. CONHEÇA O NOSSO PRODUTO ASSUNTOS

Leia mais

DESDE. Catálogo de Produtos

DESDE. Catálogo de Produtos DESDE Catálogo de Produtos 2004 FILTROS PARA APROVEITAMENTO DA ÁGUA DA CHUVA Ciclo 250 Realiza a separação automática de até 99% dos resíduos sólidos; Filtra até 90% da água captada; Fácil manutenção,

Leia mais

Uma solução sustentável e segura, para tratamento de dejetos humanos e de suínos, no meio rural!!

Uma solução sustentável e segura, para tratamento de dejetos humanos e de suínos, no meio rural!! Uma solução sustentável e segura, para tratamento de dejetos humanos e de suínos, no meio rural!! Universidade Federal de Lavras Núcleo de Estudos em Agroecologia e Permacultura-NEAP/DEG Eco Fossa, é uma

Leia mais

Oi FUTURO ABRE INSCRIÇÕES PARA EDITAL DO PROGRAMA Oi NOVOS BRASIS 2012

Oi FUTURO ABRE INSCRIÇÕES PARA EDITAL DO PROGRAMA Oi NOVOS BRASIS 2012 Oi FUTURO ABRE INSCRIÇÕES PARA EDITAL DO PROGRAMA Oi NOVOS BRASIS 2012 Programa vai selecionar projetos socioambientais para receberem apoio técnico e financeiro Instituto de responsabilidade social da

Leia mais

SOLUÇÕES FORTLEV PARA CUIDAR DA ÁGUA TANQUES

SOLUÇÕES FORTLEV PARA CUIDAR DA ÁGUA TANQUES SOLUÇÕES FORTLEV PARA CUIDAR DA ÁGUA TANQUES MUITO MAIS TECNOLOGIA E VERSATILIDADE PARA CUIDAR DA ÁGUA A FORTLEV é a maior empresa produtora de soluções para armazenamento de água do Brasil. Campeã em

Leia mais

DELTA DO JACUÍ ILHAS DA PINTADA, GRANDE DOS MARINHEIROS, FLORES E PAVÃO: Estudo Preliminar de Viabilidade para Abastecimento de Água

DELTA DO JACUÍ ILHAS DA PINTADA, GRANDE DOS MARINHEIROS, FLORES E PAVÃO: Estudo Preliminar de Viabilidade para Abastecimento de Água DELTA DO JACUÍ ILHAS DA PINTADA, GRANDE DOS MARINHEIROS, FLORES E PAVÃO: Estudo Preliminar de Viabilidade para Abastecimento de Água Área temática: Saúde Pública/Vigilância Sanitária e Ambiental Trabalho

Leia mais

Curso: Panorama dos Recursos Hídricos no Mundo e no Brasil

Curso: Panorama dos Recursos Hídricos no Mundo e no Brasil Curso: Panorama dos Recursos Hídricos no Mundo e no Brasil Aula: A água em números Alexandre Resende Tofeti Brasília - DF 23 de Agosto de 2013 CFI Dados sobre a Água no Mundo e na América do Sul Reservas

Leia mais

A Importância da reciclagem

A Importância da reciclagem Texto 1 A Importância da reciclagem Vanessa Minuzzi Bidinoto Reciclar é economizar energia, poupar recursos naturais e trazer de volta ao ciclo produtivo o que jogamos fora. Para compreendermos a reciclagem

Leia mais

CRIAÇÃO DA DISCIPLINA SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL NO CURSO DE ENGENHARIA CIVIL

CRIAÇÃO DA DISCIPLINA SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL NO CURSO DE ENGENHARIA CIVIL CRIAÇÃO DA DISCIPLINA SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL NO CURSO DE ENGENHARIA CIVIL Elias S. Assayag eassayag@internext.com.br Universidade do Amazonas, Departamento de Hidráulica e Saneamento da Faculdade

Leia mais

WWW.GALPAODASTELHAS.COM.BR

WWW.GALPAODASTELHAS.COM.BR Atuando no mercado de telhas, calhas, rufos e acessórios em aço galvanizado, a GALPÃO DAS TELHAS vem desenvolvendo produtos e serviços com a mais alta qualidade e tecnologia, visando proporcionar maior

Leia mais

Sistema Laminar Alto. Ecotelhado

Sistema Laminar Alto. Ecotelhado Sistema Laminar Alto Sistema Laminar Alto Objetivo O Sistema Laminar Alto tem como objetivo proporcionar a laje plana, uma cobertura vegetada para conforto térmico do ambiente interno e maior convívio

Leia mais

CLIPPING De 05 de maio de 2015

CLIPPING De 05 de maio de 2015 CLIPPING De 05 de maio de 2015 VEÍCULO EDITORIA DATA 2 3 VEÍCULO DATA 04/05/2015 Cultivares do IPA contam com proteção de direitos de propriedade intelectual A Tomate Ferraz IPA 8 será a primeira cultivar,

Leia mais

12 de maio de 2015 - Belo Horizonte (MG) PROJETO PREMIADO. Realização. 11 3895-8590 eventos@revistaminerios.com.br www.revistaminerios.com.

12 de maio de 2015 - Belo Horizonte (MG) PROJETO PREMIADO. Realização. 11 3895-8590 eventos@revistaminerios.com.br www.revistaminerios.com. 12 de maio de 2015 - Belo Horizonte (MG) PROJETO PREMIADO Realização 11 3895-8590 eventos@revistaminerios.com.br www.revistaminerios.com.br Sama S.A Minerações Associadas Redução de 5% de água potável

Leia mais

ESTUDO DA VIABILIDADE DO APROVEITAMENTO DE ÁGUA PLUVIAL NO ESTADO DE RONDÔNIA

ESTUDO DA VIABILIDADE DO APROVEITAMENTO DE ÁGUA PLUVIAL NO ESTADO DE RONDÔNIA ISSN 1984-9354 ESTUDO DA VIABILIDADE DO APROVEITAMENTO DE ÁGUA PLUVIAL NO ESTADO DE RONDÔNIA Sérgio Luiz Souza Nazário (UNESC) Natália Sanchez Molina (UNESC) Rafael Germano Pires (UNESC) Débora Pereira

Leia mais

PALESTRA Tecnologias e processos inovadores no abastecimento de água em comunidades isoladas SEMINÁRIO

PALESTRA Tecnologias e processos inovadores no abastecimento de água em comunidades isoladas SEMINÁRIO PALESTRA Tecnologias e processos inovadores no abastecimento de água em comunidades isoladas Daniel Kuchida SEMINÁRIO Segurança da Água para Consumo Humano. Como moldar o futuro da água para as partes

Leia mais

Petróleo e Meio Ambiente

Petróleo e Meio Ambiente Instituto Superior de Tecnologia de Paracambi Petróleo e Meio Ambiente Curso:Tecnólogo em Gestão Ambiental Professora: Raquel Simas Pereira Maio de 2012 Completação Objetivo da Completação Deixar o poço

Leia mais

FATEC Cruzeiro José da Silva. Ferramenta CRM como estratégia de negócios

FATEC Cruzeiro José da Silva. Ferramenta CRM como estratégia de negócios FATEC Cruzeiro José da Silva Ferramenta CRM como estratégia de negócios Cruzeiro SP 2008 FATEC Cruzeiro José da Silva Ferramenta CRM como estratégia de negócios Projeto de trabalho de formatura como requisito

Leia mais

SISTEMA DE TRANSPORTE AÉREO DE ÁGUA E ESGOTO

SISTEMA DE TRANSPORTE AÉREO DE ÁGUA E ESGOTO SISTEMA DE TRANSPORTE AÉREO DE ÁGUA E ESGOTO Eng. Giuseppe Pellegrini Eng. Diego Scofano Histórico O sistema de transporte de água e esgoto por via aérea foi um conceito elaborado a partir da necessidade

Leia mais

CRISE HÍDRICA PLANO DE CONTINGÊNCIA EM SERVIÇOS DE SAÚDE

CRISE HÍDRICA PLANO DE CONTINGÊNCIA EM SERVIÇOS DE SAÚDE CRISE HÍDRICA PLANO DE CONTINGÊNCIA EM SERVIÇOS DE SAÚDE 14/03/2014 Jonas Age Saide Schwartzman Eng. Ambiental Instituições Afiliadas SPDM SPDM Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina OSS

Leia mais

Conteúdo: A água. O ciclo da água. Estados físicos da água. Tecnologia de tratamento. Combate ao desperdício. CIÊNCIAS DA NATUREZA

Conteúdo: A água. O ciclo da água. Estados físicos da água. Tecnologia de tratamento. Combate ao desperdício. CIÊNCIAS DA NATUREZA 2 Conteúdo: A água. O ciclo da água. Estados físicos da água. Tecnologia de tratamento. Combate ao desperdício. 3 Habilidades: Refletir sobre a importância da água para o Planeta Terra, para a vida e o

Leia mais

Entendendo como funciona o NAT

Entendendo como funciona o NAT Entendendo como funciona o NAT Vamos inicialmente entender exatamente qual a função do NAT e em que situações ele é indicado. O NAT surgiu como uma alternativa real para o problema de falta de endereços

Leia mais

Caixa de Inspeção e Interligação

Caixa de Inspeção e Interligação Caixa de Inspeção e Interligação Localização no website Tigre: Obra predial Esgoto CAIXA DE INSPEÇÃO e/ou Obra predial Águas Pluviais CAIXA DE INTERLIGAÇÃO Função/Aplicação: Caixa de Inspeção: destinada

Leia mais

O Projeto de Energia da Maré na Foz do Rio Amazonas

O Projeto de Energia da Maré na Foz do Rio Amazonas O Projeto de Energia da Maré na Foz do Rio Amazonas - uma visão geral Visto de cima, a polia principal (no primeiro plano) e a turbina helicoidal na água. Nota: Esta tecnologia, que utiliza uma turbina

Leia mais

DCC - RESPONDENDO AS DÚVIDAS 14. MUROS

DCC - RESPONDENDO AS DÚVIDAS 14. MUROS DCC - RESPONDENDO AS DÚVIDAS 14. MUROS Av. Torres de Oliveira, 76 - Jaguaré CEP 05347-902 - São Paulo / SP MUROS Os muros são construções feitas de alvenaria de blocos de concreto ou tijolos, que tem a

Leia mais

Protocolo de instalação de piezômetros em locais com nível freático pouco profundo (áreas sazonalmente encharcadas)

Protocolo de instalação de piezômetros em locais com nível freático pouco profundo (áreas sazonalmente encharcadas) A localização do nível do lençol freático e o conhecimento da sua variação devido às precipitações e outros agentes naturais é de extrema importância para entender a distribuição e abundancia de espécies.

Leia mais

Sistemas de aquecimento de água residencial e o ASBC: Aquecedor Solar de Baixo Custo Por Felipe Marques Santos Aluno do curso de Engenharia de Energia Projeto Coordenado por Prof. Dr. Rogério Gomes de

Leia mais

Shopping Iguatemi Campinas Reciclagem

Shopping Iguatemi Campinas Reciclagem Shopping Iguatemi Campinas Reciclagem 1) COMO FUNCIONA? O PROBLEMA OU SITUAÇÃO ANTERIOR Anteriormente, todos os resíduos recicláveis ou não (com exceção do papelão), ou seja, papel, plásticos, vidros,

Leia mais

Caixa d Água. Materiais necessários. Anotações. 0800 771 0001 odebrechtambiental.com odebrecht.amb

Caixa d Água. Materiais necessários. Anotações. 0800 771 0001 odebrechtambiental.com odebrecht.amb Materiais necessários Separe todo o material que será utilizado para a limpeza do seu reservatório. Anotações Papai, precisamos separar o material de limpeza. Claro, filha! Caixa d Água SAIBA COMO LIMPAR

Leia mais

RECEITAS DE BOLOS ARQUITETÔNICOS SUSTENTÁVEIS Arquiteto Francisco Lima Arquiteto Edoardo Aranha

RECEITAS DE BOLOS ARQUITETÔNICOS SUSTENTÁVEIS Arquiteto Francisco Lima Arquiteto Edoardo Aranha RECEITAS DE BOLOS ARQUITETÔNICOS SUSTENTÁVEIS Arquiteto Francisco Lima Arquiteto Edoardo Aranha Lembrando que receitas sempre evoluem com nosso toque pessoal baseado em experimentações e pesquisas, então:

Leia mais

CUBOS FILTRO PRESSURIZADO 5.000 10.000 15.000

CUBOS FILTRO PRESSURIZADO 5.000 10.000 15.000 MANUAL DO USUÁRIO CUBOS FILTRO PRESSURIZADO 5.000 10.000 15.000 M.U. REVISÃO 001 www.cubos.com.br 2 1) INTRODUÇÃO... 3 2) PEÇAS... 3 3) INSTRUÇÕES DE USO... 3 3.1) MONTAGEM... 3 3.1.1) POSICIONAMENTO DO

Leia mais

Modelos de Mostradores de Hidrômetros

Modelos de Mostradores de Hidrômetros O hidrômetro é um aparelho utilizado para medir o consumo de água. Assim toda vez que você abrir a torneira, o chuveiro ou der descarga, o hidrômetro entra em ação. É ele que indica a quantidade de água

Leia mais

PROJETO DE LEI Nº, DE 2014

PROJETO DE LEI Nº, DE 2014 PROJETO DE LEI Nº, DE 2014 (Do Sr. Geraldo Resende) Estabelece a Política Nacional de Captação, Armazenamento e Aproveitamento de Águas Pluviais e define normas gerais para sua promoção. O Congresso Nacional

Leia mais

CÂMARA MUNICIPAL DE MANAUS ESTADO DO AMAZONAS Gabinete do Vereador ELIAS EMANUEL

CÂMARA MUNICIPAL DE MANAUS ESTADO DO AMAZONAS Gabinete do Vereador ELIAS EMANUEL PROJETO LEI Nº. 044/2015. Institui a criação da Política Municipal de Captação, Armazenamento e Aproveitamento da Água da Chuva no Município de Manaus, e dá outras providências. Art. 1º Fica instituída

Leia mais

COMO EVITAR O DESPERDÍCIO

COMO EVITAR O DESPERDÍCIO Economia de Água Um universo de possibilidades ao seu alcance COMO EVITAR O DESPERDÍCIO Nossas casas, edifícios e indústrias desperdiçam água, antes mesmo do seu consumo. Aplicar os princípios do uso racional

Leia mais

Viabilidade técnica e econômica da captação de

Viabilidade técnica e econômica da captação de GESTÃO INTEGRADA DA ÁGUA DE CHUVA NO SETOR URBANO Viabilidade técnica e econômica da captação de água de chuva no meio urbano Luciano Zanella aproveitamento de água de chuva simples facilmente aplicável

Leia mais

IDENTIFICAÇÃO DOS TIPOS DE CAPTAÇÃO DE ÁGUA DE CHUVA NO ASSENTAMENTO JACU NO MUNICÍPIO DE POMBAL-PB

IDENTIFICAÇÃO DOS TIPOS DE CAPTAÇÃO DE ÁGUA DE CHUVA NO ASSENTAMENTO JACU NO MUNICÍPIO DE POMBAL-PB IDENTIFICAÇÃO DOS TIPOS DE CAPTAÇÃO DE ÁGUA DE CHUVA NO ASSENTAMENTO JACU NO MUNICÍPIO DE POMBAL-PB Paulo Ricardo Dantas (1); Ana Paula Fonseca e Silva (1); Andreza Maiara Silva Bezerra (2); Elisângela

Leia mais

PROJETO DE IMPLANTAÇÃO DE BIBLIOTECAS ESCOLARES NA CIDADE DE GOIÂNIA

PROJETO DE IMPLANTAÇÃO DE BIBLIOTECAS ESCOLARES NA CIDADE DE GOIÂNIA PROJETO DE IMPLANTAÇÃO DE BIBLIOTECAS ESCOLARES NA CIDADE DE GOIÂNIA APRESENTAÇÃO Toda proposta educacional cujo eixo do trabalho pedagógico seja a qualidade da formação a ser oferecida aos estudantes

Leia mais

BOLETIM TÉCNICO nº 07

BOLETIM TÉCNICO nº 07 BOLETIM TÉCNICO nº 07 CONSTRUÇÃ O DE CISTERNAS Esta obra é licenciada sob termos de direito autoral livre, licença "Creative Commons" Attribution-Noncommercial-Share Alike 2.5 Brazil. Isto significa que:

Leia mais

Já foi o tempo em que podíamos considerar de lixo os resíduos sólidos urbanos

Já foi o tempo em que podíamos considerar de lixo os resíduos sólidos urbanos RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS Já foi o tempo em que podíamos considerar de lixo os resíduos sólidos urbanos pois, com as palavras do Aurélio, lixo são coisas inservíveis, o que indica a sua inexistência, uma

Leia mais

6As áreas de abastecimento representam uma possível fonte de poluição ao meio

6As áreas de abastecimento representam uma possível fonte de poluição ao meio ÁREA DE ABASTECIMENTO E ARMAZENAMENTO DE COMBUSTÍVEL 6As áreas de abastecimento representam uma possível fonte de poluição ao meio ambiente e seu manuseio e armazenagem também apresentam considerável grau

Leia mais

GB ECO Solutions. especialista em soluções ambientais para um PLANETA SUSTENTÁVEL. Reuso e Aproveitamento de Água da Chuva

GB ECO Solutions. especialista em soluções ambientais para um PLANETA SUSTENTÁVEL. Reuso e Aproveitamento de Água da Chuva GB ECO Solutions especialista em soluções ambientais para um PLANETA SUSTENTÁVEL GB ECO Solutions www.gb-ecosolutions.com.br info@gb-ecosolutions.com.br + 55 11 4702-4619 Cotia/SP Sistemas de Remediação

Leia mais

EM BUSCA DE ÁGUA NO SERTÃO DO NORDESTE

EM BUSCA DE ÁGUA NO SERTÃO DO NORDESTE EM BUSCA DE ÁGUA NO SERTÃO DO NORDESTE Nilton de Brito Cavalcanti, Luiza Teixeira de Lima Brito, Geraldo Milanez de Resende. Pesquisadores da Embrapa Semi-Árido. C. Postal 23, 56302-970 Petrolina-PE. E-mail:

Leia mais

REAPROVEITAMENTO DA ÁGUA POTÁVEL: REUSO DE ÁGUA PARA MINIMIZAR O DESPERDICIO EM VASOS SANITÁRIOS

REAPROVEITAMENTO DA ÁGUA POTÁVEL: REUSO DE ÁGUA PARA MINIMIZAR O DESPERDICIO EM VASOS SANITÁRIOS REAPROVEITAMENTO DA ÁGUA POTÁVEL: REUSO DE ÁGUA PARA MINIMIZAR O DESPERDICIO EM VASOS SANITÁRIOS (Fernanda Silva de Souza 1 ; Adriana da Silva Santos 2 ; Francisco Marto de Souza 3 ; Ellen Caroline Santos

Leia mais