(Ciência de Computadores) 2005/ Diga quais dos conjuntos seguintes satisfazem o Princípio de Boa Ordenação

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "(Ciência de Computadores) 2005/ Diga quais dos conjuntos seguintes satisfazem o Princípio de Boa Ordenação"

Transcrição

1 Álgebra (Ciência de Computadores) 2005/2006 Números inteiros 1. Diga quais dos conjuntos seguintes satisfazem o Princípio de Boa Ordenação (a) {inteiros positivos impares}; (b) {inteiros negativos pares}; (c) {inteiros maiores que 7}. 2. Prove por indução que, para qualquer número natural n, se tem n ( ) n 2 n =. k 3. Prove por indução que: k=0 (a) ( n N) : n 3 = (b) ( n N) : n 3 + 2n é divisível por 3. (c) ( n N)( k N) : 10 n ( 1) n = 11k. (d) ( n N \ {1, 2, 3}) : n! > 2 n n < 2 n. ( ) (n+1)n Determine o máximo divisor comum mdc(a, b) de cada um dos pares de inteiros seguintes e exprima-o como combinação linear de a e b, isto é, na forma xa + yb com x e y inteiros. (a) (14, 35); (b) (11, 15); (c) (2873, 6643); (d) (4148, 7684); (e) (1001, 7655).

2 Álgebra (Ciência de Computadores) Sejam a, b e n inteiros. Mostre que existem inteiros x e y tais que n = xa + yb se e só se mdc(a, b) n. 6. Sejam a, b, c, d e m inteiros. Mostre que: (a) se mdc(a, m) = mdc(b, m) = 1, então mdc(ab, m) = 1; (b) se mdc(a, c) = d, a b e c b, então ac bd. 7. Seja b um inteiro positivo não primo. Mostre que existe um primo positivo p que divide b e é tal que p b. 8. Faça uma lista dos primos positivos menores que Descreva um processo sistemático para encontrar o máximo divisor comum e o mínimo múltiplo comum de dois inteiros, conhecidas as suas decomposições em factores primos. 10. Mostre que, se (n 1)! + 1 é divisível pelo inteiro n > 1, então n é primo. 11. Prove que há uma infinidade de primos. [Uma sugestão: Se p 1,..., p n são primos, então p 1 p n + 1 não é divisível por nenhum dos p i (1 i n).] 12. Prove que há uma infinidade de primos da forma 4n + 3. [Sugestão: Observe que o produto de dois inteiros da forma 4n + 1 é um inteiro da forma 4n + 1.] 13. Mostre que se um produto mn de dois inteiros positivos primos entre si é um quadrado, então tanto m como n são quadrados. 14. Comente a afirmação: Dado que , então ou Resolva as congruências seguintes: (a) 3x 2 (mod 5); (b) 7x 4 (mod 10); (c) 243x 101 (mod 725); (d) 2401x (mod 371).

3 Álgebra (Ciência de Computadores) Mostre que se a b (mod m) e c d (mod m), então a + c b + d (mod m) e ac bd (mod m). 17. Determine um critério de divisibilidade por x no sistema decimal para x = 3, x = 9 e x = Se m é um inteiro, mostre que m 2 é congruente com 0, 1 ou 4 módulo Diga, justificando, se a congruência x 2 35 (mod 100) tem alguma solução. 20. Para que inteiros positivos m se tem x 2 0 (mod m) = x 0 (mod m)? 21. (a) Determine o resto da divisão de por 21. (b) Determine o resto da divisão de por Qual é o menor inteiro maior que 7 cujo quadrado termina em 49? 23. Dê exemplo de um divisor primo do inteiro (a) Suponha que 9, 7, 2, 4, 7, 0, 6, 6, 2 são os primeiros 9 dígitos do ISBN que identifica um livro. Qual é o décimo dígito, a 10 do ISBN desse livro? (b) Suponha que pretende adquirir o livro referido na alínea anterior mas que faz a encomenda do livro a 10 (enganando-se num algarismo). Será que a editora lhe envia o livro errado? (c) E se encomendar o livro a 10 (trocando dois dígitos)? [Nota: Recorde que se a 1 a 2 a 3 a 4 a 5 a 6 a 7 a 8 a 9 a 10 é o ISBN de um livro, então 10a 1 + 9a 2 + 8a 3 + 7a 4 + 6a 5 + 5a 6 + 4a 7 + 3a 8 + 2a 9 + 1a 10 0 (mod 11).] 25. Sabe-se que a mensagem 2102; 674; 432 foi obtida por codificação usando o código RSA com a chave pública m = 4589 e c = Sabe-se ainda que para a correspondência entre letras do alfabeto e números foi usado o código ASCII (em particular, as letras minúsculas correspondem, por ordem, aos números 97,..., 122). Por exemplo, a letra o corresponde ao número 111. Uma vez que m é pequeno, não deve ser difícil descodificar a mensagem. Consegue fazê-lo?

4 Álgebra (Ciência de Computadores) Grupos 26. À semelhança do que foi feito na aula teórica com as simetrias do quadrado, descreva o grupo D 3 das simetrias de um triângulo equilátero. 27. Resolva o mesmo problema para D 5, o conjunto das simetrias de um pentágono regular. 28. Mostre que o conjunto M das matrizes quadradas 2 2 com entradas em R é um grupo com a adição usual. 29. Seja S = R\{ 1}. Em S define-se a operação binária como se segue: a b = a + b + ab. (a) Mostre que S, é um grupo. (b) Resolva em S a equação 2 x 3 = Considere o conjunto R \ {0} com a operação binária associativa definida por a b = a b. (a) Mostre que existe elemento neutro à esquerda para e inverso direito para cada elemento de R \ {0}. (b) Diga se (R \ {0}, ) é um grupo? (c) Que conclusão retira deste exercício? 31. Diga, justificando, quais das afirmações seguintes são verdadeiras e (a) O conjunto Z dos inteiros com a subtracção é um grupo. (b) O conjunto dos inteiros pares com a adição é um grupo. (c) O conjunto dos inteiros ímpares com a adição é um grupo. (d) Existe um grupo com 23 elementos. (e) O conjunto vazio pode ser considerado um grupo. (f) A associatividade é válida em qualquer grupo. (g) Todo o subgrupo de um grupo abeliano é abeliano. 32. Dê dois exemplos de grupos com 24 elementos.

5 Álgebra (Ciência de Computadores) Construa a tabela de Cayley para U(8). 34. Mostre que, se num grupo G se tem (ab) 2 = a 2 b 2, a, b G, então G é abeliano. 35. Para cada um dos grupos listados a seguir, indique a respectiva ordem, bem como a ordem de cada um dos seus elementos. Procure encontrar alguma relação entre a ordem do grupo e a de cada um dos seus elementos. Z 12, U(8), U(12), U(20), D 4, Z. 36. Mostre que, em qualquer grupo, um elemento e o seu inverso têm a mesma ordem. 37. Indique três subgrupo do grupo Z dos inteiros com a adição. 38. Diga se o centro de um grupo é necessariamente comutativo. E o centralizador de um elemento de um grupo? 39. O mais pequeno subgrupo de um grupo G contendo um subconjunto X diz-se o subgrupo gerado por X e denota-se por X. Determine o subgrupo do grupo aditivo Z gerado por (a) 6 e 14; (b) 7 e 9; (c) 12, 18 e Mostre que um grupo infinito tem necessariamente uma infinidade de subgrupos. 41. Diga, justificando, quais das afirmações seguintes são verdadeiras e (a) O grupo Z 223 com a adição módulo 223 é um subgrupo do grupo Z com a adição. (b) Todo o grupo é um subgrupo de si mesmo. (c) Qualquer elemento de um grupo cíclico é gerador desse grupo. (d) Existem grupos não abelianos.

6 Álgebra (Ciência de Computadores) (e) Todo o subconjunto de um grupo é um subgrupo com a operação induzida. (f) Se A e B são subgrupos de um grupo G, então A B é um subgrupo de G. (g) Se A e B são subgrupos de um grupo G, então A B é um subgrupo de G. (h) Todo o elemento de um grupo gera um subgrupo cíclico desse grupo. 42. Seja a um elemento de ordem 15 de um grupo qualquer G. Determine a ordem dos seguintes elementos de G: a 2, a 3, a 4, a 5, a Quantos subgrupos tem Z 20? Indique um gerador para cada um desses subgrupos. 44. Considere ( as permutações em S σ = ), e τ = ( (a) Calcule: στ, στ 2, τσ 2 e στσ 1. (b) Determine: ord σ e seguidamente calcule σ Diga, justificando, quais das afirmações seguintes são verdadeiras e (a) Uma função injectiva é uma permutação. (b) Toda a função de um conjunto finito em si próprio é injectiva. (c) O grupo simétrico S 10 tem 10 elementos. (d) O grupo simétrico S 3 é cíclico. (e) Se G é um grupo tal que todo o seu subgrupo próprio é abeliano, então G é abeliano. 46. Sejam G um grupo, a um elemento fixo de G e λ a : G G uma aplicação definida por λ a (g) = ag. Mostre que λ a é uma permutação do conjunto G. ).

7 Álgebra (Ciência de Computadores) Exprima a permutação (4 5 6)(3 4 5)(2 3 4)(1 2 3) como produto de ciclos disjuntos. 48. Determine a ordem de cada uma das seguintes permutações. (a) ( ); (b) (4 5)(2 3 7); (c) (1 4)( ). 49. Mostre que se σ é um ciclo cujo comprimento é um inteiro ímpar, então σ 2 é um ciclo. 50. Exprima cada uma das permutações do conjunto {1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8} a seguir indicadas como produto de ciclos disjuntos e, em seguida, como produto de transposições. ( ) (a) ; ( ) (b) ; (c) ( ). 51. Construa a tabela da multiplicação do grupo alterno A Diga, justificando, quais das afirmações seguintes são verdadeiras e (a) Qualquer permutação é um ciclo. (b) Todo o ciclo é uma permutação. (c) A definição de permutação par poderia ser dada logo a seguir à definição de transposição. (d) As permutações ímpares de S 8 formam um subgrupo de S 8. (e) A 5 tem 120 elementos. (f) S n não é cíclico para nenhum n 1. (g) A 3 é abeliano. 53. Mostre que num subgrupo H de S n (n 2) ou todas as permutações são pares ou metade são pares.

8 Álgebra (Ciência de Computadores) Sejam G e G grupos e seja ϕ : G G um isomorfismo. Mostre que: (a) a imagem por ϕ de um subgrupo de G é um subgrupo de G ; (b) a imagem por ϕ de um elemento de ordem n de G é um elemento de ordem n de G ; (c) se G é abeliano, então G é abeliano. 55. Mostre que um grupo G é abeliano se e só se a aplicação ϕ : G G, definida por ϕ(x) = x 1, for um automorfismo. 56. Construa a tabela da multiplicação do subgrupo cíclico de S 5 gerado por ( ) ρ = Diga se o grupo que obteve é isomorfo a S Represente por A o conjunto de todos os elementos não nulos de A. Indique uma partição da seguinte colecção de grupos em subcolecções de grupos isomorfos. Z, + ; Z 6 ; Z 2 ; S 6 ; 17Z, + ; Q, + ; 3Z, + ; R, + ; S 2 ; R, ; R +, ; Q, ; C, ; o subgrupo π de R, ; o subgrupo de S 8 gerado por (1 3 4)(2 6). 58. Diga, justificando, quais das afirmações seguintes são verdadeiras e (a) Quaisquer dois grupos de ordem 3 são isomorfos. (b) A menos de isomorfismo, há apenas um grupo cíclico de uma ordem finita dada. (c) Dois grupos finitos com o mesmo número de elementos são isomorfos. (d) Um grupo aditivo não pode ser isomorfo a um grupo multiplicativo. (e) R, + é isomorfo a um grupo de permutações. 59. Determine o número de classes laterais esquerdas dos subgrupo 18 de Z 36.

9 Álgebra (Ciência de Computadores) Mostre que se H é um subgrupo de um grupo abeliano G, então toda a classe lateral esquerda de H é também uma classe lateral direita. 61. Diga, justificando, quais das afirmações seguintes são verdadeiras e (a) Todo o subgrupo de um grupo tem classes laterais esquerdas. (b) O número de classes laterais esquerdas de um subgrupo de um grupo finito divide a ordem do grupo. (c) Todo o grupo finito cuja ordem é um número primo é abeliano. (d) Um subgrupo de um grupo é uma classe lateral esquerda de si mesmo. (e) Todo o grupo abeliano finito de ordem divisível por 5 contém um subgrupo cíclico de ordem 5. (f) A n tem índice 2 em S n, para n > 1. (g) Um grupo quociente de um grupo abeliano é um grupo abeliano. (h) Qualquer grupo quociente de um grupo não abeliano é não abeliano. 62. Diga qual é a ordem dos grupos quociente seguintes: (a) Z 6 / 3 ; (b) (Z 4 Z 12 )/( 2 2 ). 63. Qual é a ordem da classe lateral do grupo quociente Z 12 / 4? 64. Seja G um grupo finito. Mostre que se G tem exactamente um subgrupo H de uma ordem dada, então H G. 65. Faça uma lista dos elementos de Z 2 Z 4. Determine a ordem de cada um deles e diga se o grupo dado é cíclico. 66. Mostre que o produto directo externo de grupos abelianos é abeliano. 67. A menos da ordem dos factores, escreva de todos os modos possíveis produtos directos de dois ou mais factores da forma Z n de tal modo que o produto resultante seja isomorfo a Z 60.

10 Álgebra (Ciência de Computadores) Diga, justificando, quais das afirmações seguintes são verdadeiras e (a) Só se pode formar o produto directo externo de grupos finitos. (b) Se G 1 e G 2 são grupos, G 1 G 2 é um grupo isomorfo a G 2 G 1. (c) Um grupo finito de ordem prima não pode ser o produto directo interno de dois subgrupos próprios não triviais. (d) Z 2 Z 4 é isomorfo a Z 8. (e) Z 2 Z 4 é isomorfo a S 8. (f) Z 4 Z 9 é isomorfo a Z 6 Z 6. (g) A ordem de Z m Z n é mn. (h) Z 4 Z 4 é isomorfo a Z 2 Z 8. (i) Todo o grupo abeliano finito de ordem divisível por 4 contém um subgrupo cíclico de ordem 4. (j) Todo o grupo abeliano finito de ordem divisível por 6 contém um subgrupo cíclico de ordem Considere os grupos aditivos Z e R, o grupo multiplicativo R = R \ {0}, e os grupos Z 2, Z 6 e Z 9. Diga quais das aplicações seguintes são homomorfismos e em caso afirmativo determine a imagem e o núcleo. (a) (b) (c) (d) (e) ϕ : Z R n n. ϕ : R Z x [x] (característica de x). ϕ : R R x x. ϕ : Z 6 Z 2 x x. ϕ : Z 9 Z 2 x x. 70. Seja G um grupo. Sendo ϕ : Z Z G um homomorfismo tal que ϕ(1, 0) = h e ϕ(0, 1) = k, determine ϕ(m, n).

11 Álgebra (Ciência de Computadores) Diga, justificando, quais das afirmações seguintes são verdadeiras e (a) Um homomorfismo é um isomorfismo do domínio sobre a imagem se e só se o seu núcleo se reduz ao elemento neutro. (b) A imagem de um grupo de 6 elementos por um homomorfismo pode ter 4 elementos. (c) A imagem de um grupo de 6 elementos por um homomorfismo pode ter 12 elementos. (d) Existe um homomorfismo de um grupo de 6 elementos num grupo de 12 elementos. (e) Existe um homomorfismo de um grupo de 6 elementos num grupo de 10 elementos. (f) Não existe um homomorfismo de um grupo infinito num grupo finito. 72. Determine os seguintes subgrupos de Z 12 : (a) 2, 3 ; (b) 4, 6 ; (c) 8, 6, Determine as classes de isomorfismo dos grupos abelianos de ordem 540. Exprima os grupos obtidos nas duas formas canónica do teorema fundamental. 74. Determine, a menos de isomorfismo, todos os grupos abelianos de ordem 720 e de ordem Exprima-os nas duas formas canónicas do teorema fundamental. 75. Quantos grupos abelianos (a menos de isomorfismo) existem de ordem: (a) 24? (b) 25? (c) 24 25?

12 Álgebra (Ciência de Computadores) Diga, justificando, quais das afirmações seguintes são verdadeiras e (a) Todo o grupo abeliano de ordem prima é cíclico. (b) Todo o grupo abeliano cuja ordem é potência de um número primo é cíclico. (c) Todo o grupo abeliano finito de ordem divisível por 5 contém um subgrupo cíclico de ordem 5. (d) Todo o grupo abeliano finito de ordem divisível por 4 contém um subgrupo cíclico de ordem 4 (e) Todo o grupo abeliano finito de ordem divisível por 6 contém um subgrupo cíclico de ordem 6. (f) Z 8 é gerado por {4, 6}. (g) Z 8 é gerado por {4, 5, 6}. 77. Mostre que o conjunto dos números reais {a + b 2 a, b Z} munido da soma e produto usuais de números reais constitui um anel. 78. Seja A, +, um anel com elemento um e seja U o conjunto dos elementos invertíveis de A. Mostre que U, é um grupo. 79. Construa a tabela da multiplicação do grupo multiplicativo dos elementos invertíveis de Z Diga, justificando, quais das afirmações seguintes são verdadeiras e (a) Se p é um número primo, então o anel Z p tem divisores de zero. (b) Se n > 1 é um inteiro positivo não primo, então o anel Z n tem divisores de zero. (c) É possível um subconjunto de um corpo ser um anel e não ser um subcorpo com as operações induzidas. (d) Os grupos 2Z e 3Z são isomorfos. (e) Os anéis 2Z e 3Z são isomorfos.

13 Álgebra (Ciência de Computadores) (f) Um subanel de um anel com elemento identidade 1 pode ter elemento identidade Mostre que o conjunto dos números reais {a + b 2 a, b Q} munido da soma e produto usuais de números reais constitui um corpo. 82. Um elemento a de um anel A diz-se idempotente se a 2 = a. Determine todos os idempotentes do anel das matrizes 2 2 de entradas inteiras. 83. Encontre todos os ideais I de Z 12. Para cada caso, determine Z 12 /I (i.e., para cada I determine um anel (conhecido) ao qual o anel quociente Z 12 /I é isomorfo). 84. Seja A um anel e I um ideal de A. Mostre que A/I é comutativo se e só se (rs sr) I para quaisquer r, s A. 85. Diga, justificando, quais das afirmações seguintes são verdadeiras e (a) Q é um ideal de R. (b) Z é um ideal de Q. (c) 2Z é um ideal de Z. (d) Todo ideal de um anel é um subanel desse anel. (e) Um subanel de um anel A é um ideal de A. (f) Um anel quociente de um anel comutativo é um anel comutativo. (g) Um ideal I de um anel A com elemento um 1 é o próprio A se e só se 1 I. (h) Se um anel A tem divisores de zero, qualquer anel quociente de A tem divisores de zero. 86. Mostre que são isomorfos os anéis Z[ 2] = {a + b {( ) } 2 a, b Z} e a 2b A = a, b Z, com as operações usuais. b a 87. (a) Considere a aplicação ϕ : Z 5 Z 30 dada por ϕ(x) = 6x, x Z 5. Mostre que ϕ é um homomorfismo de anéis. (b) Dê exemplo de um homomorfismo de anéis ϕ : A B onde A tem elemento um, 1 A, tal que ϕ(1 A ) 0, mas ϕ(1 A ) não é o elemento um de B.

14 Álgebra (Ciência de Computadores) Mostre que a imagem de um idempotente por um homomorfismo de anéis é um idempotente. 89. Determine todos os homomorfismos de anéis Z Z. 90. Determine a forma reduzida e o inverso da forma reduzida de cada uma das seguintes palavras: (a) a 2 b 1 b 3 a 3 c 1 c 4 b 2 ; (b) a 2 a 3 b 3 a 4 c 4 c 2 a Quantos homomorfismos existem de um grupo livre em dois geradores em (a) Z 4? (b) Z 6? (c) S 3? 92. Diga, justificando, quais das afirmações seguintes são verdadeiras e (a) Todo o grupo tem uma apresentação. (b) Todo o grupo com uma apresentação finita tem ordem finita. (c) Todo o grupo cíclico tem uma apresentação com um único gerador. 93. Seja G = a, b a 2 = b 4 = 1, ab = b 3 a. (a) Exprima a 3 b 2 abab 3 na forma a i b j. (b) Exprima b 3 abab 3 a na forma b j a i. 94. Mostre que a, b, c a 2 = c 3 = b 5 = 1, ab 1 = c 3, a 1 ba = c é uma apresentação do grupo trivial (com um único elemento). 95. Mostre que a, b a 3 = b 2 = 1, ba = a 2 b é uma apresentação de S Mostre que, a menos de isomorfismo, existe um único grupo não abeliano de ordem 6, logo isomorfo a S 3.

LISTA CLASSES LATERAIS, TEOREMA DE LAGRANGE 17. Seja G um grupo e sejam H e K subgrupos de G cujas ordens sejam relativamente primas.

LISTA CLASSES LATERAIS, TEOREMA DE LAGRANGE 17. Seja G um grupo e sejam H e K subgrupos de G cujas ordens sejam relativamente primas. MAT5728 - Álgebra 2o. semestre/2008 LISTA 1 1. GRUPOS 1. Seja G um grupo. Mostre que se ab 2 = a 2 b 2, para quaisquer a, b G, então G é abeliano. 2. a Se G é um grupo no qual ab i = a i b i, para três

Leia mais

MAT5728 Álgebra Lista 1

MAT5728 Álgebra Lista 1 MAT5728 Álgebra Lista 1 2009 1. (a) Se G é um grupo no qual (ab) i = a i b i, para três inteiros consecutivos i e para quaisquer a, b G, demonstre que G é abeliano. (b) Vale o mesmo resultado se (ab) i

Leia mais

1. Num grupo G, sejam a e b dois elementos diferentes da identidade e tais que a 3 = b 2 = e e ba = a 2 b.

1. Num grupo G, sejam a e b dois elementos diferentes da identidade e tais que a 3 = b 2 = e e ba = a 2 b. Problema 1 1. Num grupo G, sejam a e b dois elementos diferentes da identidade e tais que a 3 b 2 e e ba a 2 b. (a) Indique, justificando, se: i. a é sempre igual a b; ii. a nunca é igual a b; iii. a pode

Leia mais

(g) (G, +, ) sendo G = {a + ib a, b Z}, o conjunto dos inteiros de Gauss, + e a adição e a multiplicação usuais de números complexos.

(g) (G, +, ) sendo G = {a + ib a, b Z}, o conjunto dos inteiros de Gauss, + e a adição e a multiplicação usuais de números complexos. Álgebra II Departamento de Matemática da Universidade de Coimbra Ano lectivo 2004/05 1 ō semestre Anéis e corpos 1. Averigúe se os seguintes conjuntos têm estrutura de anel para as operações indicadas.

Leia mais

Propriedades dos inteiros Aritmética modular Aplicações (detecção de erros e sistema RSA)

Propriedades dos inteiros Aritmética modular Aplicações (detecção de erros e sistema RSA) Propriedades dos inteiros Aritmética modular Aplicações (detecção de erros e sistema RSA) Sabe-se que a mensagem 77; 43; 0 foi obtida por codificação usando o código RSA com a chave pública m = 4037 e

Leia mais

MAT0313 Álgebra III Lista 5

MAT0313 Álgebra III Lista 5 MAT0313 Álgebra III Lista 5 2008 1. (a) Se G é um grupo no qual (ab) i = a i b i, para três inteiros consecutivos i e para quaisquer a, b G, demonstre que G é abeliano. (b) Vale o mesmo resultado se (ab)

Leia mais

Lista permanente de exercícios - parte de Grupos. As resoluções se encontram nas notas de aula A1, A2, A3.

Lista permanente de exercícios - parte de Grupos. As resoluções se encontram nas notas de aula A1, A2, A3. Lista permanente de exercícios - parte de Grupos. As resoluções se encontram nas notas de aula A1, A2, A3. 1. Seja x um elemento de ordem 24. Calcule a ordem de x 22, x 201, x 402, x 611 e x 1000. 2. Faça

Leia mais

Dado um inteiro positivo n, definimos U(n) como sendo o conjunto dos inteiros positivos menores que n e primos com n. Não é difícil ver que a

Dado um inteiro positivo n, definimos U(n) como sendo o conjunto dos inteiros positivos menores que n e primos com n. Não é difícil ver que a Exemplo (U(n)) Dado um inteiro positivo n, definimos U(n) como sendo o conjunto dos inteiros positivos menores que n e primos com n. Não é difícil ver que a multiplicação módulo n é uma operação binária

Leia mais

2007/2008 Resolução do 1 o exame

2007/2008 Resolução do 1 o exame Introdução à Álgebra 2007/2008 Resolução do 1 o exame 1. Diga, em cada caso, se a afirmação é verdadeira ou falsa, justificando a sua resposta com uma demonstração, ou um contra-exemplo. Nesta questão,

Leia mais

Notas sobre os anéis Z m

Notas sobre os anéis Z m Capítulo 1 Notas sobre os anéis Z m Estas notas complementam o texto principal, no que diz respeito ao estudo que aí se faz dos grupos e anéis Z m. Referem algumas propriedades mais específicas dos subanéis

Leia mais

1. Prove que (a+b) c = a c+b c para todo a, b, c em ZZ /mzz. (Explique cada passo).

1. Prove que (a+b) c = a c+b c para todo a, b, c em ZZ /mzz. (Explique cada passo). 1 a Lista de Exercícios de Álgebra II - MAT 231 1. Prove que (a+b) c = a c+b c para todo a, b, c em ZZ /mzz. (Explique cada passo). 2. Seja A um anel associativo. Dado a A, como você definiria a m, m IN?

Leia mais

Resolução do 1 o exame

Resolução do 1 o exame Introdução à Álgebra, 2015-16 Resolução do 1 o exame 1. Diga, em cada caso, se a afirmação é verdadeira ou falsa, justificando a sua resposta com uma demonstração, ou um contra-exemplo. Nesta questão,

Leia mais

Resolução do 1 o exame

Resolução do 1 o exame 2013-14 Introdução à Álgebra Resolução do 1 o exame 1. Diga, em cada caso, se a afirmação é verdadeira ou falsa, justificando a sua resposta com uma demonstração, ou um contra-exemplo. Nesta questão, G

Leia mais

ANÉIS. Professora: Elisandra Bär de Figueiredo

ANÉIS. Professora: Elisandra Bär de Figueiredo Professora: Elisandra Bär de Figueiredo ANÉIS DEFINIÇÃO 1 Um sistema matemático (A,, ) constituído de um conjunto não vazio A e duas leis de composição interna sobre A, uma adição: (x, y) x y e uma multiplicação

Leia mais

obs: i) Salvo menção em contrário, anel = anel comutativo com unidade. ii) O conjunto dos naturais inclui o zero.

obs: i) Salvo menção em contrário, anel = anel comutativo com unidade. ii) O conjunto dos naturais inclui o zero. Lista 1 - Teoria de Anéis - 2013 Professor: Marcelo M.S. Alves Data: 03/09/2013 obs: i) Salvo menção em contrário, anel = anel comutativo com unidade. ii) O conjunto dos naturais inclui o zero. 1. Os conjuntos

Leia mais

MA14 - Aritmética Lista 1. Unidades 1 e 2

MA14 - Aritmética Lista 1. Unidades 1 e 2 MA14 - Aritmética Lista 1 Unidades 1 e 2 Abramo Hefez PROFMAT - SBM 05 a 11 de agosto 2013 Unidade 1 1. Mostre, por indução matemática, que, para todo n N {0}, a) 8 3 2n + 7 b) 9 10 n + 3.4 n+2 + 5 2.

Leia mais

BOA PROVA! Respostas da Parte II

BOA PROVA! Respostas da Parte II Nome: Identidade (Passaporte: Assinatura: Instruções (i O tempo destinado a esta prova é de 5 horas. (ii 5 porcento da pontuação total é da parte I (Perguntas dissertativas. BOA PROVA! Respostas da Parte

Leia mais

Corpos Finitos Parte I

Corpos Finitos Parte I Corpos Finitos Parte I IC-UNICAMP/2006-1s 1 Roteiro Introdução Aritmética em corpos primos Aritmética em corpos binários Aritmética em corpos de extensão IC-UNICAMP/2006-1s 2 Introdução aos corpos finitos

Leia mais

Usando indução pode então mostrar-se o seguinte:

Usando indução pode então mostrar-se o seguinte: Proposição Sejam G e H grupos cíclicos finitos. Então G H é cíclico se e só se ord(g) e ord(h) forem primos entre si. Exercício Faça a demonstração da proposição anterior. Usando indução pode então mostrar-se

Leia mais

Geradores e relações

Geradores e relações Geradores e relações Recordamos a tabela de Cayley de D 4 (simetrias do quadrado): ρ 0 ρ 90 ρ 180 ρ 270 h v d 1 d 2 ρ 0 ρ 0 ρ 90 ρ 180 ρ 270 h v d 1 d 2 ρ 90 ρ 90 ρ 180 ρ 270 ρ 0 d 2 d 1 h v ρ 180 ρ 180

Leia mais

Reticulados e Álgebras de Boole

Reticulados e Álgebras de Boole Capítulo 3 Reticulados e Álgebras de Boole 3.1 Reticulados Recorde-se que uma relação de ordem parcial num conjunto X é uma relação reflexiva, anti-simétrica e transitiva em X. Um conjunto parcialmente

Leia mais

Definição 1. Um ideal de um anel A é um subgrupo aditivo I de A tal que ax I para todo a A, x I. Se I é um ideal de A escrevemos I A.

Definição 1. Um ideal de um anel A é um subgrupo aditivo I de A tal que ax I para todo a A, x I. Se I é um ideal de A escrevemos I A. 1. Ideais, quocientes, teorema de isomorfismo Seja A um anel comutativo unitário. Em particular A é um grupo abeliano com +; seja I um subgrupo aditivo de A. Como visto no primeiro modulo, sabemos fazer

Leia mais

XIX Semana Olímpica de Matemática. Nível U. Alguns Teoremas Básicos de Grupos e Suas Aplicações. Samuel Feitosa

XIX Semana Olímpica de Matemática. Nível U. Alguns Teoremas Básicos de Grupos e Suas Aplicações. Samuel Feitosa XIX Semana Olímpica de Matemática Nível U Alguns Teoremas Básicos de Grupos e Suas Aplicações Samuel Feitosa O projeto da XIX Semana Olímpica de Matemática foi patrocinado por: Semana Olímpica 2016 Alguns

Leia mais

1 Grupos (23/04) Sim(R 2 ) T T

1 Grupos (23/04) Sim(R 2 ) T T 1 Grupos (23/04) Definição 1.1. Um grupo é um conjunto G não-vazio com uma operação binária : G G G que satisfaz as seguintes condições: 1. (associatividade) g (h k) = (g h) k para todos g, h, k G; 2.

Leia mais

Programa Combinatória Aritmética Racional MATEMÁTICA DISCRETA. Patrícia Ribeiro. Departamento de Matemática, ESTSetúbal 2018/ / 52

Programa Combinatória Aritmética Racional MATEMÁTICA DISCRETA. Patrícia Ribeiro. Departamento de Matemática, ESTSetúbal 2018/ / 52 1 / 52 MATEMÁTICA DISCRETA Patrícia Ribeiro Departamento de Matemática, ESTSetúbal 2018/2019 2 / 52 Programa 1 Combinatória 2 Aritmética Racional 3 Grafos 3 / 52 Capítulo 1 Combinatória 4 / 52 Princípio

Leia mais

1 Noções preliminares

1 Noções preliminares Álgebras, subálgebras e endomorfirsmos Ana Cristina - MAT/UFMG Durante este texto, vamos considerar F um corpo de característica zero. Iniciaremos com algumas definições da teoria de anéis que serão importantes

Leia mais

Tópicos de Matemática Elementar

Tópicos de Matemática Elementar Tópicos de Matemática Elementar 2 a série de exercícios 2004/05. A seguinte prova por indução parece correcta, mas para n = 6 o lado esquerdo é igual a 2 + 6 + 2 + 20 + 30 = 5 6, enquanto o direito é igual

Leia mais

Aritmética Racional MATEMÁTICA DISCRETA. Patrícia Ribeiro. Departamento de Matemática, ESTSetúbal 2018/ / 42

Aritmética Racional MATEMÁTICA DISCRETA. Patrícia Ribeiro. Departamento de Matemática, ESTSetúbal 2018/ / 42 1 / 42 MATEMÁTICA DISCRETA Patrícia Ribeiro Departamento de Matemática, ESTSetúbal 2018/2019 2 / 42 1 Combinatória 2 3 Grafos 3 / 42 Capítulo 2 4 / 42 Axiomática dos Inteiros Sejam a e b inteiros. Designaremos

Leia mais

Matemática Discreta. Introdução à Teoria de Números - Exercícios 1 o ano /2011

Matemática Discreta. Introdução à Teoria de Números - Exercícios 1 o ano /2011 Lic. em Ciências da Computação Matemática Discreta Introdução à Teoria de Números - Exercícios 1 o ano - 2010/2011 1. Determine o quociente e o resto na divisão de: (a) 310156 por 197; (b) 32 por 45; (c)

Leia mais

ÁLGEBRA I. 1 o período de 2005 (Noturno)

ÁLGEBRA I. 1 o período de 2005 (Noturno) UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA Brasília, março de 2005 DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA -IE ÁLGEBRA I 1 o período de 2005 Noturno Exercícios de treinamento Observação : Os problemas que se seguem, marcados por *,

Leia mais

Introdução à Teoria de Grupos Grupos cíclicos Grupos de permutações Isomorfismos

Introdução à Teoria de Grupos Grupos cíclicos Grupos de permutações Isomorfismos Observação Como para k > 1 se tem (a 1, a 2,..., a k ) = (a 1, a k )(a 1, a k 1 ) (a 1, a 2 ), um ciclo de comprimento par é uma permutação ímpar e um ciclo de comprimento ímpar é uma permutação par. Proposição

Leia mais

Grupos: Resumo. Definição 1.1 Um grupo é um conjunto G juntamente com uma operação binária. G G G (a, b) a b. (a b) c = a (b c) a e = e a = a

Grupos: Resumo. Definição 1.1 Um grupo é um conjunto G juntamente com uma operação binária. G G G (a, b) a b. (a b) c = a (b c) a e = e a = a 1 Grupos: Resumo 1 Definições básicas Definição 1.1 Um grupo é um conjunto G juntamente com uma operação binária que satisfaz os seguintes três axiomas: 1. (Associatividade) Para quaisquer a, b, c G, G

Leia mais

Teorema (Teorema fundamental do homomorfismo)

Teorema (Teorema fundamental do homomorfismo) Teorema (Teorema fundamental do homomorfismo) Seja ϕ : G H um homomorfismo de grupos. Então G/ ker ϕ ϕ(g). Demonstração. Vamos mostrar que a correspondência ψ : G/ ker ϕ ϕ(g) dada por ψ(g ker ϕ) = ϕ(g)

Leia mais

OS TEOREMAS DE JORDAN-HÖLDER E KRULL-SCHMIDT (SEGUNDA VERSÃO)

OS TEOREMAS DE JORDAN-HÖLDER E KRULL-SCHMIDT (SEGUNDA VERSÃO) ! #" $ %$!&'%($$ OS TEOREMAS DE JORDAN-HÖLDER E KRULL-SCHMIDT (SEGUNDA VERSÃO) Neste texto apresentaremos dois teoremas de estrutura para módulos que são artinianos e noetherianos simultaneamente. Seja

Leia mais

Espaços Vectoriais. Espaços Vectoriais

Espaços Vectoriais. Espaços Vectoriais Espaços Vectoriais Espaço vectorial sobre um corpo V - conjunto não vazio de objectos, chamados vectores F - conjunto de escalares, com estrutura de corpo Em V definimos duas operações: - adição de elementos

Leia mais

Lista 2 - Álgebra I para Computação - IME -USP -2011

Lista 2 - Álgebra I para Computação - IME -USP -2011 Lista 2 - Álgebra I para Computação - IME -USP -2011 (A) Relações de Equivalência e Quocientes 1. Seja N = {0, 1, 2,...} o conjunto dos números naturais e considere em X = N N a seguinte relação: (a, b)

Leia mais

Anéis quocientes k[x]/i

Anéis quocientes k[x]/i META: Determinar as possíveis estruturas definidas sobre o conjunto das classes residuais do quociente entre o anel de polinômios e seus ideais. OBJETIVOS: Ao final da aula o aluno deverá ser capaz de:

Leia mais

Vamos começar relembrando algumas estruturas algébricas Grupos. Um grupo é um conjunto G munido de uma função

Vamos começar relembrando algumas estruturas algébricas Grupos. Um grupo é um conjunto G munido de uma função UMA INTRODUÇÃO A ÁLGEBRAS TIAGO MACEDO Resumo. Neste seminário vamos introduzir uma nova estrutura algébrica, álgebras. Começaremos recapitulando estruturas definidas em seminários anteriores. Em seguida,

Leia mais

Introdução aos números inteiros

Introdução aos números inteiros Introdução aos números inteiros Laura Goulart UESB 19 de Dezembro de 2017 Laura Goulart (UESB) Introdução aos números inteiros 19 de Dezembro de 2017 1 / 18 Adição Laura Goulart (UESB) Introdução aos números

Leia mais

Curso Satélite de. Matemática. Sessão n.º 1. Universidade Portucalense

Curso Satélite de. Matemática. Sessão n.º 1. Universidade Portucalense Curso Satélite de Matemática Sessão n.º 1 Universidade Portucalense Conceitos Algébricos Propriedades das operações de números reais Considerem-se três números reais quaisquer, a, b e c. 1. A adição de

Leia mais

Conhecer um pouco mais de perto as propriedades do grupo das permutações de nível.

Conhecer um pouco mais de perto as propriedades do grupo das permutações de nível. Aula 07 MAIS SOBRE O GRUPO SIMÉTRICO META Conhecer um pouco mais de perto as propriedades do grupo das permutações de nível. OBJETIVOS Reconhecer elementos de Reconhecer os subgrupos e de Aplicar propriedades

Leia mais

ESTRUTURAS ALGÉBRICAS FICHA DE EXERCÍCIOS

ESTRUTURAS ALGÉBRICAS FICHA DE EXERCÍCIOS FACULDADE DE CIÊNCIAS NATURAIS E MATEMÁTICA DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA Campus de Lhanguene, Av de Moçambique, km 1, Tel: +58 1401078, Fa: +58 140108, Maputo ESTRUTURAS ALGÉBRICAS -01 FICHA DE EXERCÍCIOS

Leia mais

Aulas práticas de Álgebra Linear

Aulas práticas de Álgebra Linear Ficha Matrizes e sistemas de equações lineares Aulas práticas de Álgebra Linear Mestrado Integrado em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores o semestre 6/7 Jorge Almeida e Lina Oliveira Departamento

Leia mais

Lista 1 MAT5734/MAT SEMESTRE DE Seja R um anel com 1 0. Exercício 5. Mostre que ( 1) 2 = 1 em R.

Lista 1 MAT5734/MAT SEMESTRE DE Seja R um anel com 1 0. Exercício 5. Mostre que ( 1) 2 = 1 em R. Lista 1 MAT5734/MAT0501 2 SEMESTRE DE 2017 Seja R um anel com 1 0. Exercício 1. Mostre que ( 1) 2 = 1 em R. Exercício 2. Seja u unidade em R. Mostre que u é unidade também. Exercício 3. Mostre que a interseção

Leia mais

GRUPOS Maria L ucia Torres Villela Instituto de Matem atica Universidade Federal Fluminense Revisto em dezembro de 2008

GRUPOS Maria L ucia Torres Villela Instituto de Matem atica Universidade Federal Fluminense Revisto em dezembro de 2008 GRUPOS Maria Lúcia Torres Villela Instituto de Matemática Universidade Federal Fluminense Revisto em dezembro de 2008 Sumário Introdução... 3 Parte 1 - Conceitos fundamentais... 5 Seção 1 - O conceito

Leia mais

Breve referência à Teoria de Anéis. Álgebra (Curso de CC) Ano lectivo 2005/2006 191 / 204

Breve referência à Teoria de Anéis. Álgebra (Curso de CC) Ano lectivo 2005/2006 191 / 204 Breve referência à Teoria de Anéis Álgebra (Curso de CC) Ano lectivo 2005/2006 191 / 204 Anéis Há muitos conjuntos, como é o caso dos inteiros, dos inteiros módulo n ou dos números reais, que consideramos

Leia mais

GRUPOS ALGUNS GRUPOS IMPORTANTES. Professora: Elisandra Bär de Figueiredo

GRUPOS ALGUNS GRUPOS IMPORTANTES. Professora: Elisandra Bär de Figueiredo Professora: Elisandra Bär de Figueiredo GRUPOS DEFINIÇÃO 1 Sejam G um conjunto não vazio e (x, y) x y uma lei de composição interna em G. Dizemos que G é um grupo em relação a essa lei se (a) a operação

Leia mais

Notas de aulas. álgebra abstrata

Notas de aulas. álgebra abstrata 1 Notas de aulas de álgebra abstrata UEMA LICENCIATURA EM MATEMATICA Elaborada por : Raimundo Merval Morais Gonçalves Licenciado em Matemática/UFMA Professor Assistente/UEMA Especialista em Ensino de Ciências/UEMA

Leia mais

FACULDADE DE ENGENHARIA DA UNIVERSIDADE DO PORTO LEEC EXERCÍCIOS DE ÁLGEBRA

FACULDADE DE ENGENHARIA DA UNIVERSIDADE DO PORTO LEEC EXERCÍCIOS DE ÁLGEBRA FACULDADE DE ENGENHARIA DA UNIVERSIDADE DO PORTO LEEC EXERCÍCIOS DE ÁLGEBRA Exercícios vários. Considere o conjunto C =, e a operação binária definida por a b = min(a, b). O conjunto C é, relativamente

Leia mais

Álgebra Linear e Geometria Analítica

Álgebra Linear e Geometria Analítica Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Tecnologia Departamento: Matemática Álgebra Linear e Geometria Analítica Curso: Engenharia Electrotécnica Ano: 1 o Semestre: 1 o Ano Lectivo: 007/008 Ficha

Leia mais

MA14 - Aritmética Unidade 22 Resumo. Aritmética das Classes Residuais

MA14 - Aritmética Unidade 22 Resumo. Aritmética das Classes Residuais MA14 - Aritmética Unidade 22 Resumo Aritmética das Classes Residuais Abramo Hefez PROFMAT - SBM Aviso Este material é apenas um resumo de parte do conteúdo da disciplina e o seu estudo não garante o domínio

Leia mais

ESPAÇOS LINEARES (ou vetoriais)

ESPAÇOS LINEARES (ou vetoriais) Álgebra Linear- 1 o Semestre 2018/19 Cursos: LEIC A Lista 3 (Espaços Lineares) ESPAÇOS LINEARES (ou vetoriais) Notações: Seja A uma matriz e S um conjunto de vetores Núcleo de A: N(A) Espaço das colunas

Leia mais

f(xnyn) = f(xyn) = f(xy) = f(x)f(y) = f(xn)f(yn).

f(xnyn) = f(xyn) = f(xy) = f(x)f(y) = f(xn)f(yn). Teoremas de isomorfismo. Teorema (Teorema de Isomorfismo). Seja f : A B um homomorfismo de grupos. Então A/ ker(f) = Im(f). Demonstração. Seja N := ker(f) e seja f : A/N Im(f), f(xn) := f(x). Mostramos

Leia mais

Aula 20 - Álgebra II. Como os corpos de decomposição de um polinómio, como vimos, são isomorfos

Aula 20 - Álgebra II. Como os corpos de decomposição de um polinómio, como vimos, são isomorfos Do trabalho de Vandermonde (1735-96), Lagrange (1736-1813), Gauss (1777-1855), Ruffini (1765-1822), Abel (1802-29) e, principalmente, de Galois (1811-32), sobre a existência de fórmulas resolventes de

Leia mais

Tópicos de Álgebra Linear Verão 2019 Lista 1: Espaços Vetoriais

Tópicos de Álgebra Linear Verão 2019 Lista 1: Espaços Vetoriais Universidade Federal do Paraná Centro Politécnico ET-DMAT Prof. Maria Eugênia Martin Tópicos de Álgebra Linear Verão 2019 Lista 1: Espaços Vetoriais Exercício 1. Determine se os seguintes conjuntos são

Leia mais

Álgebra Linear AL. Luiza Amalia Pinto Cantão. Depto. de Engenharia Ambiental Universidade Estadual Paulista UNESP

Álgebra Linear AL. Luiza Amalia Pinto Cantão. Depto. de Engenharia Ambiental Universidade Estadual Paulista UNESP Álgebra Linear AL Luiza Amalia Pinto Cantão Depto de Engenharia Ambiental Universidade Estadual Paulista UNESP luiza@sorocabaunespbr Espaços Vetoriais 1 Definição; 2 Subespaços; 3 Combinação Linear, dependência

Leia mais

Apresentar o conceito de grupo, as primeiras definições e diversos exemplos. Aplicar as propriedades dos grupos na resolução de problemas.

Apresentar o conceito de grupo, as primeiras definições e diversos exemplos. Aplicar as propriedades dos grupos na resolução de problemas. Aula 04 O CONCEITO DE GRUPO META Apresentar o conceito de grupo, as primeiras definições e diversos exemplos. OBJETIVOS Definir e exemplificar grupos e subgrupos. Aplicar as propriedades dos grupos na

Leia mais

DISCIPLINA: MATEMÁTICA DISCRETA I PROFESSOR: GISLAN SILVEIRA SANTOS CURSO: SISTEMAS DE INFORMAÇÃO SEMESTRE: TURNO: NOTURNO

DISCIPLINA: MATEMÁTICA DISCRETA I PROFESSOR: GISLAN SILVEIRA SANTOS CURSO: SISTEMAS DE INFORMAÇÃO SEMESTRE: TURNO: NOTURNO DISCIPLINA: MATEMÁTICA DISCRETA I PROFESSOR: GISLAN SILVEIRA SANTOS CURSO: SISTEMAS DE INFORMAÇÃO SEMESTRE: 2018-2 TURNO: NOTURNO ALUNO a): 1ª Lista de Exercícios - Introdução à Lógica Matemática, Teoria

Leia mais

Aulas práticas de Álgebra Linear

Aulas práticas de Álgebra Linear Ficha 3 Aulas práticas de Álgebra Linear Licenciatura em Engenharia Naval e Oceânica Mestrado Integrado em Engenharia Mecânica 1 o semestre 2018/19 Jorge Almeida e Lina Oliveira Departamento de Matemática,

Leia mais

ficha 1 matrizes e sistemas de equações lineares

ficha 1 matrizes e sistemas de equações lineares Exercícios de Álgebra Linear ficha matrizes e sistemas de equações lineares Exercícios coligidos por Jorge Almeida e Lina Oliveira Departamento de Matemática, Instituto Superior Técnico 2 o semestre 2/2

Leia mais

uma breve introdução a estruturas algébricas de módulos sobre anéis - generalizando o conceito de espaço vetorial

uma breve introdução a estruturas algébricas de módulos sobre anéis - generalizando o conceito de espaço vetorial V Bienal da SBM Sociedade Brasileira de Matemática UFPB - Universidade Federal da Paraíba 18 a 22 de outubro de 2010 uma breve introdução a estruturas algébricas de módulos sobre anéis - generalizando

Leia mais

Lema. G(K/F ) [K : F ]. Vamos demonstrar usando o Teorema do Elemento Primitivo, a ser provado mais adiante. Assim, K = F (α).

Lema. G(K/F ) [K : F ]. Vamos demonstrar usando o Teorema do Elemento Primitivo, a ser provado mais adiante. Assim, K = F (α). Teoria de Galois Vamos nos restringir a car. zero. Seja K/F uma extensão finita de corpos. O grupo de Galois G(K/F ) é formado pelos isomorfismos ϕ : K K tais que x F, ϕ(x) = x. Lema. G(K/F ) [K : F ].

Leia mais

Álgebra Linear e Geometria Anaĺıtica. Espaços Vetoriais Reais

Álgebra Linear e Geometria Anaĺıtica. Espaços Vetoriais Reais universidade de aveiro departamento de matemática Álgebra Linear e Geometria Anaĺıtica Agrupamento IV (ECT, EET, EI) Capítulo 4 Espaços Vetoriais Reais Definição de espaço vetorial real [4 01] O conjunto

Leia mais

Lema. G(K/F ) [K : F ]. Vamos demonstrar usando o Teorema do Elemento Primitivo, a ser provado mais adiante. Assim, K = F (α).

Lema. G(K/F ) [K : F ]. Vamos demonstrar usando o Teorema do Elemento Primitivo, a ser provado mais adiante. Assim, K = F (α). Teoria de Galois Vamos nos restringir a car. zero. Seja K/F uma extensão finita de corpos. O grupo de Galois G(K/F ) é formado pelos isomorfismos ϕ : K K tais que x F, ϕ(x) = x. Lema. G(K/F ) [K : F ].

Leia mais

correspondência entre extensões intermédias de K M e subgrupos de Gal(M, K) chama-se correspondência de Galois.

correspondência entre extensões intermédias de K M e subgrupos de Gal(M, K) chama-se correspondência de Galois. Aula 21 - Álgebra II Estamos finalmente em condições de explicar como é que a teoria de Galois permite substituir problemas sobre polinómios por um problema em princípio mais simples de teoria dos grupos.

Leia mais

INE5403 FUNDAMENTOS DE MATEMÁTICA DISCRETA

INE5403 FUNDAMENTOS DE MATEMÁTICA DISCRETA INE5403 FUNDAMENTOS DE MATEMÁTICA DISCRETA PARA A COMPUTAÇÃO PROF. DANIEL S. FREITAS UFSC - CTC - INE Prof. Daniel S. Freitas - UFSC/CTC/INE/2007 p.1/42 7 - ESTRUTURAS ALGÉBRICAS 7.1) Operações Binárias

Leia mais

Álgebra linear A Primeira lista de exercícios

Álgebra linear A Primeira lista de exercícios Álgebra linear A Primeira lista de exercícios Prof. Edivaldo L. dos Santos (1) Verifique, em cada um dos itens abaixo, se o conjunto V com as operações indicadas é um espaço vetorial sobre R. {[ ] a b

Leia mais

MATEMÁTICA MÓDULO 8 DIVISIBILIDADE E CONGRUÊNCIA. Professor Matheus Secco

MATEMÁTICA MÓDULO 8 DIVISIBILIDADE E CONGRUÊNCIA. Professor Matheus Secco MATEMÁTICA Professor Matheus Secco MÓDULO 8 DIVISIBILIDADE E CONGRUÊNCIA 1. DIVISIBILIDADE Definição: Sejam a, b inteiros com a 0. Diz-se que a divide b (denota-se por a b) se existe c inteiro tal que

Leia mais

Relações Binárias, Aplicações e Operações

Relações Binárias, Aplicações e Operações Relações Binárias, Aplicações e Operações MAT 131-2018 II Pouya Mehdipour 6 de dezembro de 2018 Pouya Mehdipour 6 de dezembro de 2018 1 / 24 Referências ALENCAR FILHO, E. Teoria Elementar dos Conjuntos,

Leia mais

Matemática para Ciência de Computadores

Matemática para Ciência de Computadores Matemática para Ciência de Computadores 1 o Ano - LCC & ERSI Luís Antunes lfa@ncc.up.pt DCC-FCUP Complexidade 2002/03 1 Inteiros e divisão Definição: Se a e b são inteiros com a 0, dizemos que a divide

Leia mais

Mais uma aplicação do teorema de isomorfismo. Sejam G um grupo, H um subgrupo de G e N um subgrupo normal de

Mais uma aplicação do teorema de isomorfismo. Sejam G um grupo, H um subgrupo de G e N um subgrupo normal de Obs: tem exercícios na página 6. Mais uma aplicação do teorema de isomorfismo. Sejam G um grupo, H um subgrupo de G e N um subgrupo normal de G. Seja HN = {hn : h H, n N}. Então HN G, H N H e H/H N = HN/N.

Leia mais

Topologia de Zariski. Jairo Menezes e Souza. 25 de maio de Notas incompletas e não revisadas RASCUNHO

Topologia de Zariski. Jairo Menezes e Souza. 25 de maio de Notas incompletas e não revisadas RASCUNHO Topologia de Zariski Jairo Menezes e Souza 25 de maio de 2013 Notas incompletas e não revisadas 1 Resumo Queremos abordar a Topologia de Zariski para o espectro primo de um anel. Antes vamos definir os

Leia mais

Cálculo Diferencial e Integral I

Cálculo Diferencial e Integral I Cálculo Diferencial e Integral I Texto de apoio às aulas. Amélia Bastos, António Bravo Dezembro 2010 Capítulo 1 Números reais As propriedades do conjunto dos números reais têm por base um conjunto restrito

Leia mais

Introdução à Algebra para Criptografia de Curvas Elipticas

Introdução à Algebra para Criptografia de Curvas Elipticas Introdução à Algebra para Criptografia de Curvas Elipticas Pedro Antonio Dourado de Rezende Departamento de Ciência da Computação Universidade de Brasilia Abril 2003 ECC Introdução: Grupos 1 Simbologia:

Leia mais

Resolução dos Exercícios 31/05-09/06.

Resolução dos Exercícios 31/05-09/06. Resolução dos Exercícios 31/05-09/06. 1. Seja A um domínio de integridade. Mostre que todo subgrupo finito de U(A) é cíclico. Seja K o corpo de frações de A. Então A é um subanel de K (identificado com

Leia mais

Universidade Federal de Santa Maria Departamento de Matemática Curso de Verão Lista 1. Números Naturais

Universidade Federal de Santa Maria Departamento de Matemática Curso de Verão Lista 1. Números Naturais Universidade Federal de Santa Maria Departamento de Matemática Curso de Verão 01 Lista 1 Números Naturais 1. Demonstre por indução as seguintes fórmulas: (a) (b) n (j 1) = n (soma dos n primeiros ímpares).

Leia mais

Se mdc(a,m) = 1, como a é invertível módulo m, a equação. ax b (mod m)

Se mdc(a,m) = 1, como a é invertível módulo m, a equação. ax b (mod m) Polos Olímpicos de Treinamento Curso de Teoria dos Números - Nível 3 Carlos Gustavo Moreira Aula 8 Equações lineares módulo n e o teorema chinês dos restos 1 Equações Lineares Módulo m Se mdc(a,m) = 1,

Leia mais

, com k 1, p 1, p 2,..., p k números primos e α i, β i 0 inteiros, as factorizações de dois números inteiros a, b maiores do que 1.

, com k 1, p 1, p 2,..., p k números primos e α i, β i 0 inteiros, as factorizações de dois números inteiros a, b maiores do que 1. Como seria de esperar, o Teorema Fundamental da Aritmética tem imensas consequências importantes. Por exemplo, dadas factorizações em potências primas de dois inteiros, é imediato reconhecer se um deles

Leia mais

XIX Semana Olímpica de Matemática. Nível 3. Polinômios Ciclotômicos e Congruência Módulo p. Samuel Feitosa

XIX Semana Olímpica de Matemática. Nível 3. Polinômios Ciclotômicos e Congruência Módulo p. Samuel Feitosa XIX Semana Olímpica de Matemática Nível 3 Polinômios Ciclotômicos e Congruência Módulo p Samuel Feitosa O projeto da XIX Semana Olímpica de Matemática foi patrocinado por: Semana Olímpica 2016 Polinômios

Leia mais

Álgebra Linear e Geometria Anaĺıtica. Matrizes e Sistemas de Equações Lineares

Álgebra Linear e Geometria Anaĺıtica. Matrizes e Sistemas de Equações Lineares universidade de aveiro departamento de matemática Álgebra Linear e Geometria Anaĺıtica Agrupamento IV (ECT, EET, EI) Capítulo 1 Matrizes e Sistemas de Equações Lineares Geometria anaĺıtica em R 3 [1 01]

Leia mais

Congruências e bases. a b (mod n) 4. (Compatibilidade com a soma e diferença) Podemos somar e subtrair membro a membro :

Congruências e bases. a b (mod n) 4. (Compatibilidade com a soma e diferença) Podemos somar e subtrair membro a membro : Polos Olímpicos de Treinamento Curso de Teoria dos Números - Nível 3 Carlos Gustavo Moreira Aula 6 Congruências e bases 1 Congruências Sejam a,b,n Z. Dizemos que a é congruente a b módulo n, e escrevemos

Leia mais

Roteiro da segunda aula presencial - ME

Roteiro da segunda aula presencial - ME PIF Enumerabilidade Teoria dos Números Congruência Matemática Elementar Departamento de Matemática Universidade Federal da Paraíba 29 de outubro de 2014 PIF Enumerabilidade Teoria dos Números Congruência

Leia mais

Conceitos Básicos sobre Representações e Caracteres de Grupos Finitos. Ana Cristina Vieira. Departamento de Matemática - ICEx - UFMG

Conceitos Básicos sobre Representações e Caracteres de Grupos Finitos. Ana Cristina Vieira. Departamento de Matemática - ICEx - UFMG 1 Conceitos Básicos sobre Representações e Caracteres de Grupos Finitos Ana Cristina Vieira Departamento de Matemática - ICEx - UFMG - 2011 1. Representações de Grupos Finitos 1.1. Fatos iniciais Consideremos

Leia mais

MATEMÁTICA I. Profa. Dra. Amanda L. P. M. Perticarrari

MATEMÁTICA I. Profa. Dra. Amanda L. P. M. Perticarrari MATEMÁTICA I Profa. Dra. Amanda L. P. M. Perticarrari amanda.perticarrari@unesp.br www.fcav.unesp.br/amanda MATEMÁTICA I AULA 1: PRÉ-CÁLCULO Profa. Dra. Amanda L. P. M. Perticarrari CONJUNTOS NUMÉRICOS

Leia mais

. (1) Se S é o espaço vetorial gerado pelos vetores 1 e,0,1

. (1) Se S é o espaço vetorial gerado pelos vetores 1 e,0,1 QUESTÕES ANPEC ÁLGEBRA LINEAR QUESTÃO 0 Assinale V (verdadeiro) ou F (falso): (0) Os vetores (,, ) (,,) e (, 0,) formam uma base de,, o espaço vetorial gerado por,, e,, passa pela origem na direção de,,

Leia mais

1. Considere a seguinte matriz dos vértices dum triângulo D = 0 2 3

1. Considere a seguinte matriz dos vértices dum triângulo D = 0 2 3 INSTITUTO SUPERIOR TÉCNICO - DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA 7 a LISTA DE PROBLEMAS E EXERCÍCIOS DE ÁLGEBRA LINEAR LEIC-Taguspark, LERCI, LEGI, LEE 1 o semestre 2006/07 - aulas práticas de 2006-12-04 e 2006-12-06

Leia mais

Introdução à Teoria dos Números - Notas 4 Tópicos Adicionais II

Introdução à Teoria dos Números - Notas 4 Tópicos Adicionais II 1 Introdução à Teoria dos Números - Notas 4 Tópicos Adicionais II 1 O Anel dos Inteiros Módulo n Consideremos um número natural n 2 fixado Para cada número inteiro a definimos a = {x Z; x a mod n} Como

Leia mais

MAT Resumo Teórico e Lista de

MAT Resumo Teórico e Lista de MAT 0132 - Resumo Teórico e Lista de Exercícios April 10, 2005 1 Vetores Geométricos Livres 1.1 Construção dos Vetores 1.2 Adição de Vetores 1.3 Multiplicação de um Vetor por um Número Real 2 Espaços Vetoriais

Leia mais

Universidade Federal de Goiás Câmpus Catalão Aluno: Bruno Castilho Rosa Orientador: Igor Lima Seminário Semanal de Álgebra

Universidade Federal de Goiás Câmpus Catalão Aluno: Bruno Castilho Rosa Orientador: Igor Lima Seminário Semanal de Álgebra Universidade Federal de Goiás Câmpus Catalão Aluno: Bruno Castilho Rosa Orientador: Igor Lima Seminário Semanal de Álgebra Notas de aula 1. Título: Subgrupos finitos de. 2. Breve descrição da aula A aula

Leia mais

Slides de apoio: Fundamentos

Slides de apoio: Fundamentos Pré-Cálculo ECT2101 Slides de apoio: Fundamentos Prof. Ronaldo Carlotto Batista 23 de fevereiro de 2017 Conjuntos Um conjunto é coleção de objetos, chamados de elememtos do conjunto. Nomeraremos conjuntos

Leia mais

1. Não temos um espaço vetorial, pois a seguinte propriedade (a + b) v = a v + b v não vale. De fato:

1. Não temos um espaço vetorial, pois a seguinte propriedade (a + b) v = a v + b v não vale. De fato: Sumário No que se segue, C, R, Q, Z, N denotam respectivamente, o conjunto dos números complexos, reais, racionais, inteiros e naturais. Denotaremos por I (ou id) End(V ) a função identidade do espaço

Leia mais

MA14 - Aritmética Unidade 1 Resumo. Divisibilidade

MA14 - Aritmética Unidade 1 Resumo. Divisibilidade MA14 - Aritmética Unidade 1 Resumo Divisibilidade Abramo Hefez PROFMAT - SBM Julho 2013 Aviso Este material é apenas um resumo de parte do conteúdo da disciplina e o seu estudo não garante o domínio do

Leia mais

Álgebra Linear. Curso: Engenharia Electrotécnica e de Computadores 1 ō ano/1 ō S 2006/07

Álgebra Linear. Curso: Engenharia Electrotécnica e de Computadores 1 ō ano/1 ō S 2006/07 Álgebra Linear Curso: Engenharia Electrotécnica e de Computadores 1 ō ano/1 ō S 006/07 5 a Lista: Ortogonalidade Nos exercícios em que n~ao é especificado o produto interno, considere o produto interno

Leia mais

Álgebra Linear e Geometria Analítica Bacharelados e Engenharias Parte I - Matrizes

Álgebra Linear e Geometria Analítica Bacharelados e Engenharias Parte I - Matrizes Álgebra Linear e Geometria Analítica Bacharelados e Engenharias Parte I - Matrizes Prof.a Tânia Preto Departamento Acadêmico de Matemática UTFPR - 2014 Importante Material desenvolvido a partir dos livros

Leia mais

Inteiros. Inteiros. Congruência. Discrete Mathematics with Graph Theory Edgar Goodaire e Michael Parmenter, 3rd ed 2006.

Inteiros. Inteiros. Congruência. Discrete Mathematics with Graph Theory Edgar Goodaire e Michael Parmenter, 3rd ed 2006. Inteiros Inteiros. Congruência. Referência: Capítulo: 4 Discrete Mathematics with Graph Theory Edgar Goodaire e Michael Parmenter, 3rd ed 2006 1 Números reais A relação binária em R é uma ordem parcial

Leia mais

exercícios de álgebra linear 2016

exercícios de álgebra linear 2016 exercícios de álgebra linear 206 maria irene falcão :: maria joana soares Conteúdo Matrizes 2 Sistemas de equações lineares 7 3 Determinantes 3 4 Espaços vetoriais 9 5 Transformações lineares 27 6 Valores

Leia mais

Notas para o Curso de Algebra Linear Il Dayse Haime Pastore 20 de fevereiro de 2009

Notas para o Curso de Algebra Linear Il Dayse Haime Pastore 20 de fevereiro de 2009 Notas para o Curso de Álgebra Linear Il Dayse Haime Pastore 20 de fevereiro de 2009 2 Sumário 1 Matrizes e Sistemas Lineares 5 11 Matrizes 6 12 Sistemas Lineares 11 121 Eliminação Gaussiana 12 122 Resolução

Leia mais

Soluções de exercícios seleccionados (capítulos 3 e 4)

Soluções de exercícios seleccionados (capítulos 3 e 4) Soluções de exercícios seleccionados (capítulos 3 e 4) 3.6. (d) Determine o inverso de θ 2 6θ + 8 na extensão simples Q(θ), onde θ 0 é tal que θ 4 6θ 3 + 9θ 2 + 3θ = 0. O polinómio x 4 6x 3 + 9x 2 + 3x

Leia mais

Polos Olímpicos de Treinamento. Aula 7. Curso de Teoria dos Números - Nível 2. Aula de Revisão e Aprofundamento. Prof.

Polos Olímpicos de Treinamento. Aula 7. Curso de Teoria dos Números - Nível 2. Aula de Revisão e Aprofundamento. Prof. Polos Olímpicos de Treinamento Curso de Teoria dos Números - Nível 2 Prof. Samuel Feitosa Aula 7 Aula de Revisão e Aprofundamento Observação 1. É recomendável que o professor instigue seus alunos a pensarem

Leia mais