CAD/AGC & DP Armação Genérica de Concreto Armado Manual de Comandos e Funções Sumário

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "CAD/AGC & DP Armação Genérica de Concreto Armado Manual de Comandos e Funções Sumário"

Transcrição

1 CAD/AGC & DP Armação Genérica de Concreto Armado Manual de Comandos e Funções Sumário 1. Introdução Operação geral Chamando o sistema Navegando na árvore de edifícios, painel esquerdo Esquema de planta, painel central Um desenho de armação, painel direito Edição, visualização e impressão de listagens Edição de critérios Menu Editar Editar desenho paramétrico Criar novo arquivo DP Editar DP existente Arquivo DP qualquer Editar critérios de armação Tela Soldada Grupo de desenhos do projeto Grupo de desenhos de um subprojeto Editar arquivo qualquer Menu Processar Desenho paramétrico Lista de ferros desenhada Compilar biblioteca de ferros Menu Visualizar Editor de armação Processamento DP Telas Soldadas Apêndice A. Criação de ferros padronizados A.1. Biblioteca padrão A.2. Arquivo FERVET.DIR A.3. Convenções de desenho A.4. Regras para a definição de rótulos de dobra A.5. Tamanho da moldura A.6. Passos para a criação de ferros padronizados A.6.1. Gerar um novo desenho A.6.2. Alterar o arquivo TIPOSF.DAT... 28

2 II CAD/AGC & DP Comandos e Funções A.6.3. Compilação da biblioteca Apêndice B. Lista de ferros desenhada B.1. Lógica de desenho dos ferros B.2. Como gerar a lista de ferros desenhada B.3. Plotagem da lista B.4. Máscaras de desenho B.4.1. Máscara da lista B.4.2. Como alterar a máscara B.4.3. Máscara do resumo B.4.4. Supressão do título Índice remissivo... 35

3 Introdução 1 1. Introdução O CAD/AGC & DP é um sistema para armação interativa de peças de concreto quaisquer, tais como escadas, caixas d'água, muros de arrimo, elementos pré-moldados, galerias, pontes, blocos especiais de fundação, sapatas, vigas, lajes, pilares e outros. O sistema CAD/AGC & DP agrupa programas para desenho e armação genérica de concreto armado. Os módulos principais são: A linguagem de desenho paramétrico DP; O editor de armação AGC; O gerador da lista de ferros desenhada. O CAD/AGC consiste numa extensão do editor gráfico EAG com menus para colocação e identificação de armaduras e símbolos especiais, criando um ambiente de trabalho para o projetista de concreto que permite a execução de desenhos de armação com produtividade. Os desenhos de armação podem ser produzidos de forma totalmente interativa no CAD/AGC ou semi-automática, através de sistemas CAD/TQS tais como CAD/Vigas, CAD/Pilar, liguagem DP, etc e ajustados dentro do ambiente CAD/AGC & DP. O sistema é integrado ao sistema CAD/TQS. Com isto, todos os desenhos gerados dentro do CAD/AGC & DP podem ser plotados em impressora e plotter em qualquer escala, ter a tabela de ferros extraída, gerar listas de ferros para corte e interfaces com o sistema TQS G-Bar de planejamento de corte e dobra de aço. As atividades típicas desenvolvidas por um projetista com o sistema dependem dos módulos em uso. Esquematicamente no DP:

4 2 CAD/AGC & DP Comandos e Funções DIGITACAO DE DADOS DE DESENHO PROGRAMA DP (DADOS DE DESENHO) PROCESSAMENTO DESENHO ARQUIVO.DWG SUBPROGRAMAS DPS BIBLIOTECA LISTAGEM DO PROCESSAMENTO No DP o projetista: Desenvolverá novos programas DP; Digitará os dados de desenho; Processará os dados digitados, obtendo desenhos; Fará acabamento dos desenhos via edição gráfica. O AGC é iterativo, e pode ser usado também para completar desenhos de formas de concreto gerados no DP. O esquema de utilização do AGC:

5 Introdução 3 EDITOR GRAFICO DE ARMACAO DESENHO DE ARMACAO PLOTAGEM EM IMPRESSORA TABELA DE FERROS EDITOR DE PLANTAS PLOTAGEM EM PLOTTER PROCESSADOR DA LISTA DE FERROS LISTA DE FERROS DESENHADA No AGC, o projetista cria ou altera desenhos de armação, monta plantas para plotagem, plota em impressoras ou plotter, gera tabelas de ferro e as listas de ferro desenhadas. O CAD/AGC & DP será tratado no manual simplesmente como CAD/AGC

6 4 CAD/AGC & DP Comandos e Funções 2. Operação geral Um único gerenciador agrega diversos sistemas CAD/TQS, com alguns comandos comuns e outros específicos a cada sistema. Mostraremos os comandos específicos do CAD/AGC. Os principais comandos comuns são mostrados no manual "CAD/TQS Manual de Comandos e Funções Gerais" Chamando o sistema O gerenciador CAD/TQS pode ser chamado através de um ícone na área de trabalho ou do menu iniciar. O gerenciador apresenta uma tela como esta:

7 Operação geral 5 Veja nesta tela: O menu principal, com as opções "Arquivo", "Editar", "Processar", "Visualizar", "Plotagem" e "Ajuda". Todas as funções do gerenciador podem ser achadas neste menu. A barra de ferramentas, com acesso às funções comuns muito usadas. Contém comandos para editar um edifício, mudar o sistema (CAD/Formas, Grelha-TQS, CAD/Vigas, etc) e comandos para manipular as janelas nos painéis centrais. Ícone Pasta: Este comando permite a mudança da pasta atual para qualquer outra pasta, seja para editar um desenho genérico de armadura ou processar um sistema do CAD/TQS. Três painéis contendo: a representação dos edifícios em forma de árvore hierárquica, o esquema da planta atual com a locação dos pilares, e um desenho de armação de pilar. Controles no painel direito para edição gráfica de desenhos. Uma área de status com informações do projetista, além do edifício, a pasta atual. Uma área de mensagens. Os programas executados emitem mensagens nesta área. Do lado da área de mensagens dois botões permitem editar ou limpar o seu conteúdo. Uma linha de status inferior, com uma ajuda rápida de cada comando e três pequenos painéis que indicam o estado do gerenciador, o sistema e o desenho atual no painel direito. As opções "Arquivo", "Plotagem" e "Ajuda" são as mesmas para todos os sistemas CAD/TQS. As opções "Editar", "Processar" e "Visualizar" são específicas do sistema atual. O gerenciador trabalha sempre no modo de operação de um dos sistemas CAD/TQS (o sistema atual). O sistema atual é mostrado na linha de status, na parte inferior da tela - no exemplo, o sistema atual é o CAD/Pilar. Você pode mudar o sistema atual de duas maneiras: a primeira, pelo menu "Arquivo". A segunda maneira, mas rápida, é pela barra de ferramentas. O sistema atual fica com o botão correspondente apertado:

8 6 CAD/AGC & DP Comandos e Funções CAF/Formas Grelha-TQS Pórtico-TQS CAD/Pilar CAD/Lajes CAD/Vigas CAD/Fundações Sises Escadas TQS CAD/AGC & DP CAD/Alvest TQS Preo O conteúdo dos menus "Editar", "Processar" e "Visualizar" se altera dinamicamente conforme o sistema atual, enquanto os demais menus, comuns a todos os sistemas permanecem constantes. Para acompanhar os exemplos do manual, torne o CAD/AGC & DP o sistema atual do gerenciador CAD/TQS. No CAD/AGC, os comandos dos menus específicos são:

9 Operação geral Navegando na árvore de edifícios, painel esquerdo O comando "Arquivos", "Edifício", "Atual" permite a você navegar por todas as pastas do edifício atual, assim como mudar para qualquer edifício dentro da árvore atual de edifícios definida no gerenciador. Esta mesma operação pode ser feita diretamente no painel esquerdo do gerenciador, que é um controle de árvore do Windows. Neste painel estão representados todos os edifícios da árvore atual, e por edifício, as diversas pastas, incluindo a espacial, pilares, fundações e pavimentos. As pastas de pavimento por sua vez, podem ter ramificações para vigas. A operação deste controle é intuitiva, bastando clicar diretamente para expandir ou contrair os ramos da árvore. Para entrar em qualquer pavimento ou pasta do edifício, selecione com o mouse o pavimento desejado. O gerenciador não apenas mudará a pasta atual para a selecionada, como também tentará escolher um novo sistema, dependendo da pasta. Por exemplo, o gerenciador sempre entra no CAD/Vigas quando vai para uma pasta de vigas, ou no CAD/Pilar dentro da pasta de pilares. Ao selecionar um novo sistema, se a pasta atual não for deste sistema, o gerenciador tenta mudar para a próxima pasta que considerar mais adequada. Por exemplo, se você está processando vigas, ao escolher o sistema CAD/Pilar, a pasta de pilar do edifício será automaticamente selecionada. Você pode verificar isto diretamente em uma das linhas de status do gerenciador Esquema de planta, painel central O painel central do gerenciador é reservado para desenho de esquema de plantas de formas. Este desenho somente é realizado para plantas de formas processadas.

10 8 CAD/AGC & DP Comandos e Funções O desenho mostrado é visualizado, mas não pode ser diretamente editado. Utilize os botões de manipulação de janelas da barra de ferramentas para mudar a janela da imagem visualizada, ou os mesmos aceleradores de teclado padrão de edição gráfica para mudança de janela, as teclas <F8> e <F11> 1. O painel central ganha funções extras quando estamos trabalhando com o CAD/Vigas ou CAD/Pilar. Quando estamos no CAD/Pilar, clicando-se próximo a um pilar no painel central faz com que o seu desenho apareça no painel direito; no CAD/Vigas o mesmo acontece quando clicamos sobre uma viga Um desenho de armação, painel direito O painel direito do gerenciador é reservado para visualização de desenhos quaisquer da pasta atual. Cada vez que você muda uma pasta de projeto, o gerenciador examina todos os desenhos da pasta, escolhe um (de acordo com o sistema atual) e mostra. Além disto, todos os desenhos da pasta são colocados dentro de uma lista de desenhos, com o nome de cada desenho e um comentário a respeito do seu uso: Basta escolher um desenho da lista para mostrá-lo no painel direito. Assim como no painel central, você pode usar os controles de janela para observar melhor o desenho. Use o botão "Editar" neste painel para editar o desenho de armação observado graficamente. O editor gráfico carrega automaticamente os menus correspondentes ao tipo de desenho 2.5. Edição, visualização e impressão de listagens Todas as listagens geradas pelos sistemas CAD/TQS, são visualizadas através do editor EDITW. Qualquer listagem visualizada pode ser impressa a partir do editor: 1 Veja no manual "EAG Editor de Aplicações Gráficas".

11 Operação geral 9 Este é um típico programa de edição do Windows, que lê e grava arquivos texto. Além dos controles de edição de textos do Windows, este editor tem comandos específicos para formatar a listagem para 132 colunas em formulários de 8½" e para procurar mensagens de aviso e erro. Se você deseja editar, visualizar ou imprimir uma listagem qualquer chame-a através do menu "Visualizar" ou através do comando "Arquivos", "Utilidades", "Edição / Visualização de listagens" Edição de critérios Critérios podem ser localizados na pasta geral de critérios, na pasta de edifício, ou na pasta específica do pavimento do edifício. O controle do arquivo de critérios a ser editado é feito através de uma janela de diálogo que aparece antes da edição de qualquer arquivo.

12 10 CAD/AGC & DP Comandos e Funções Você pode usar o botão "Inicializar" para copiar o arquivo de critérios mais próximo sobre o arquivo que deseja inicializar. O botão "Copiar v.dos" permite copiar o arquivo de critérios existente na versão 7.0 (DOS), sobrepondo o arquivo da pasta geral de critérios.

13 Menu Editar Menu Editar O menu Editar controla as edições dos arquivos de desenho paramétrico, critérios de armação, arquivo qualquer, etc Editar desenho paramétrico Esta opção edita os arquivo de extensão.dp, podendo ser utilizado como entrada de dados dos arquivos.dps ou como programa independente através do editor de textos Criar novo arquivo DP A codificação de dados para um programa de desenho paramétrico deve ser feita em um arquivo no formato DP. O programa de digitação de dados de desenho monta automaticamente telas de digitação para entrada de dados de desenho paramétrico e grava arquivos.dp com estes dados prontos para processamento. Após a seleção da opção, o quadro mostrado a seguir, solicita os seguintes itens:

14 12 CAD/AGC & DP Comandos e Funções Desenho/Arquivo DP: nome do arquivo DP a ser criado. O desenho gerado terá o mesmo nome. Programa DPS: nome do arquivo de extensão DPS. Se o arquivo DPS for catalogado, ou seja, em uma subpasta da pasta \DP\DPS sob a pasta geral de critérios (\TQSW\USUÁRIO), você poderá escolher diretamente no quadro à direita: Programas DPS catalogados. Projeto p/ agrupamento: Número do projeto que será usado para agrupar desenhos. Vamos tratar deste assunto no capítulo: Desenhos do projeto. Agora você já pode definir os dados solicitados pelo DPS. Esta tela é montada automaticamente e se houver muitos parâmetros, é só acionar a barra de rolamento lateral:

15 Menu Editar Editar DP existente Se você quiser, pode editar um arquivo DP já criado anteriormente. Para isto, bata escolher o arquivo no quadro a seguir: Igual à criação de arquivo DP, o quadro para definição das variáveis será automaticamente gerado, mas desta vez, com os valores digitados anteriormente:

16 Arquivo DP qualquer CAD/AGC & DP Comandos e Funções Nesta opção podemos editar o arquivo DP com um editor de textos (EDITW), mesmo quando o arquivo DP é um arquivo de dados de um DPS Editar critérios de armação Esta opção edita os critérios de desenho de armação desarm.dat. Os parâmetros deste arquivo são tratados no manual: Armação genérica de concreto armado manual de critérios de projeto.

17 Menu Editar Tela Soldada Esta opção estará ativa quando houver o módulo de telas soldadas. Maiores detalhes podem ser vistos no respectivo manual Grupo de desenhos do projeto Você pode associar desenhos a um projeto. A definição de um projeto facilita a geração de múltiplos desenhos, seleção destes desenhos para plotagem, etc. No quadro a seguir, selecionamos os desenhos na coluna da esquerda e adicionamos os mesmos no projeto. O CAD/AGC cria um arquivo PRJ-nnnn.PRJ para cada projeto criado, onde nnnn é o número do projeto. Para modificação dos desenhos contidos em um projeto, basta chamar o projeto pelo mesmo comando. Os nomes dos desenhos são apresentados na tela e você poderá: Eliminar desenhos; Colocar novos desenhos.

18 16 CAD/AGC & DP Comandos e Funções 3.5. Grupo de desenhos de um subprojeto Subprojetos são subconjuntos de um projeto. O Subprojeto recebe um nome qualquer com extensão SUB e está associado ao número do projeto original. Digite o nome do arquivo que deseja e clique no botão Abrir. Você pode montar subprojetos com alguns desenhos de um projeto, bastando para isto, selecionar os desenhos no quadro ao lado:

19 Menu Editar Editar arquivo qualquer A seqüência de comandos Editar Arquivo qualquer, faz com que o gerenciador apresente uma janela onde são apresentados todos os arquivos existentes na pasta atual, selecione um deles e o editor EDITW será acionado com a edição do arquivo escolhido.

20 18 4. Menu Processar CAD/AGC & DP Comandos e Funções Neste menu temos os processamentos de arquivos de desenho paramétrico, da lista de ferros desenhada, a compilação da biblioteca de ferros padrão e processamento dos dados de telas soldadas Desenho paramétrico O arquivo DP normalmente contém a codificação de parâmetros passados para subprogramas de desenho (DPS). O processamento de um arquivo DP resulta em um ou mais desenhos, conforme o caso. O processamento pode ser feito para um desenho, todos os desenhos de um projeto ou subprojeto. É só fazer a seleção no quadro abaixo: Os nomes dos arquivos, projetos e subprojetos são os disponíveis na pasta atual Lista de ferros desenhada A geração da lista de ferros desenhada é feita somente após a montagem das plantas de armação. Este comando gera automaticamente uma lista para cada planta. Devemos selecionar as plantas das quais devemos extrair as listas de ferros desenhadas:

21 Menu Processar 19 Veja como controlar a geração da lista de ferros desenhada no Apêndice B Compilar biblioteca de ferros Para incluir novos tipos de ferro, após a criação dos novos tipos e alteração do arquivo tiposf.dir, temos que compilar a biblioteca de ferros para que tenhamos um acesso rápido através de um arquivo binário. Veja como criar / alterar uma biblioteca de tipos de ferros no Apêndice A.

22 20 CAD/AGC & DP Comandos e Funções 5. Menu Visualizar Neste menu temos os editores gráficos e a visualização dos processamentos Editor de armação Com este comando entramos no editor gráfico de armaduras. Não se esqueça de que o editor é inicializado sem nenhum desenho. Os comandos e funções do editor estão descritos no Manual do Editor Gráfico de Armação Genérica de Concreto Armado Processamento DP Você pode visualizar o processamento dos arquivos DP através da opção: Visualizar Processamento DP. O arquivo será visualizado através do EDITW. Exemplo de um arquivo de listagem de processamento de um arquivo DP:

23 Menu Visualizar Telas Soldadas Esta opção estará ativa quando houver o módulo de telas soldadas. Maiores detalhes podem ser vistos no respectivo manual.

24 22 CAD/AGC & DP Comandos e Funções Apêndice A. Criação de ferros padronizados Os ferros padronizados estão organizados em uma biblioteca de desenhos. Uma biblioteca de ferros padronizados é definida por um conjunto de arquivos de desenho com uma determinada convenção e alguns arquivos de controle. A biblioteca distribuída junto com o CAD/AGC pode ser alterada e expandida, e novas bibliotecas independentes podem ser construídas. Dada uma biblioteca montada, existem arquivos adicionais de trabalho para acesso a informações da biblioteca, que devem ser gerados através da operação de compilação da biblioteca de ferros. A.1. Biblioteca padrão A biblioteca distribuída com o CAD/AGC está localizada na sub-pasta DP\TIPOSF, sob a pasta geral de critérios. Por convenção, cada ferro desta biblioteca está contido em um retângulo de 4 por 1.5 cm na escala de plotagem. Esta biblioteca tem tipos com numeração entre 1 e 121, não totalmente preenchida. O arquivo de desenho do tipo "n" é o "Tn.DWG". O arquivo TIPOSF.DIR localizado na sub-pasta DP\TIPOSF, sob a pasta geral de critérios contém a lista de arquivos (ferros) pertencentes à biblioteca. Nas atualizações do CAD/AGC, a biblioteca é sempre regravada. Para evitar que haja conflito com as novas revisões, sugerimos que novos tipos de ferro sejam acrescentados com numeração superior a 300. Uma alternativa é desenvolver uma biblioteca independente (mas pelo menos com os tipos gerados pelo CAD/AGC). A.2. Arquivo FERVET.DIR Na sub-pasta \DP, sob a pasta geral de critérios, o arquivo FERVET.DIR contém informações de controle da biblioteca de ferros atual usada pelo CAD/AGC. Este arquivo é editável, e contém: Linha 1 Linha 2 Linha 3 Linha 4 Linha 5 Pasta da biblioteca de ferros Nome do arquivo que contém a lista de desenhos da biblioteca Pasta onde estão os desenhos de representação de ganchos Largura do retângulo envolvente de cada ferro Altura do retângulo envolvente

25 Criação de ferros padronizados 23 Linha 6 Altura do texto padrão de dobra O arquivo FERVET.DIR distribuído com o sistema contém: TIPOSF TIPOSF.DIR TIPOSF A.3. Convenções de desenho Os desenhos de ferros podem ter nomes arbitrários - os nomes usados na biblioteca TIPOSF visam apenas melhorar a organização da biblioteca. Cada desenho é composto por: Uma moldura (uma linha múltipla fechada retangular) no nível 4, onde todo o desenho do ferro deverá estar contido, e a base do desenho (comando blocos Base de inserção ) definida no centro da moldura; Um texto do tipo "Tn", onde "n" é o número do tipo do ferro, no nível 5; Rótulos de dobras no nível 3, representados por letras A, B, C,... que serão substituídos efetivamente pelo comprimento da dobra no momento da inserção no desenho; Qualquer outro elemento gráfico em outro nível de desenho é automaticamente desprezado. Elementos gráficos quaisquer que representam o ferro nos níveis:

26 24 CAD/AGC & DP Comandos e Funções 0 Linha fina 1 Linha de ferro 2 Linha grossa 3 Rótulo de dobras 4 Moldura 5 Texto do tipo Tn 200 pontilhados 201 tracejados Existe uma regra para que possa aplicar raio de dobras e ganchos em um ferro: a linha de ferro deverá ser representada por uma linha múltipla, desenhada na mesma ordem das dobras (A,B,...), devendo esta ser a única linha múltipla do desenho. A regra afeta exclusivamente o cálculo de descontos devido a raio de dobra e a colocação de ganchos. A.4. Regras para a definição de rótulos de dobra Os rótulos das dobras devem ser desenhados numa posição que não causem interferência com a moldura quando o texto for substituído pelo valor da dobra. Os rótulos podem ser desenhados com qualquer ângulo, mas o desenho final depende do programa que está usando o ferro: No CAD/AGC, o rótulo é substituído pelo valor da dobra e é centrado, precisando eventualmente de pequenos ajustes interativos; Na lista de ferros desenhada os rótulos em ângulo são centrados, e os horizontais são projetados no trecho de ferro mais próximo, sendo realinhados conforme o tamanho de texto usado; No TQS G-Bar valem as mesmas regras da lista de ferros desenhada. A.5. Tamanho da moldura O tamanho definido originalmente de 4 por 1.5 cm é arbitrário, sendo escolhido para que o mesmo ferro possa ser inserido em um desenho de armação ou em uma etiqueta do TQS G-Bar. O próprio TQS G-Bar escala o desenho se precisar encaixar o desenho em um espaço de dimensões diferentes. A.6. Passos para a criação de ferros padronizados Para a criação de um novo ferro padronizado, devemos seguir os seguintes passos:

27 Criação de ferros padronizados 25 Criar um desenho Tn na pasta definida no arquivo FERVET.DIR 1 a. linha. Alterar o arquivo TIPOSF.DAT ou o arquivo definido na 2 a. linha do arquivo FERVET.DIR. Compilar a biblioteca de ferros. Após estes três passos, o novo tipo de ferro padronizado estará disponível para inserção. A.6.1. Gerar um novo desenho Para começarmos a desenhar um novo ferro padronizado, primeiramente devemos selecionar a pasta definida na primeira linha do arquivo FERVET.DIR. Para isto, clique com o mouse no ícone PASTA e selecione a pasta. A pasta padrão é a \TQSW\SUPORTE\DP\TIPOSF: Agora vamos entrar no editor gráfico, selecionando o sistema CAD/AGC e abrindo o editor:

28 26 CAD/AGC & DP Comandos e Funções Com o editor gráfico aberto. Crie um desenho novo usando os comandos Arquivo / Novo : Definimos agora, o sistema e sub-sistema do desenho selecionado o comando Propriedades no menu Arquivo :

29 Criação de ferros padronizados 27 Antes de fechar a janela altere o Fator de escala para 1. Neste ponto, já podemos iniciar o desenho de um tipo de ferro. Neste exemplo vamos desenhar o tipo T300. Primeiramente vamos desenhar a moldura envolvente do ferro. Esta moldura deve estar no nível 4 e ser um retângulo de 4 X 1.5. Para facilitar, vamos desenhar o retângulo nas coordenadas (0,0) e (4,1.5). Depois disto vamos colocar o texto do tipo de ferro com altura de 0.22 cm e nível 5. O desenho deverá ficar com o seguinte aspecto: Texto no nivel 5 com Altura de 0.2 cm T300 (4,1.5) Retangulo no nivel 4 (0,0) desenhamos a linha do ferro como uma multilinha no nível 1 e suas dobras como texto de altura 0,20 cm e nível 3. Podemos também definir linhas pontilhadas (nível 200) e linhas tracejadas (nível 201). T300 A 45 B Linha pontilhada nivel 200 Texto generico nivel 0 Multilinha nivel 1 Rotulo de dobras no nivel 3 E, para finalizar, definimos a base de inserção do bloco no meio do desenho. T300 A B 45 "Blocos" "Base de insercao" "Definir" (2,0.75)

30 28 CAD/AGC & DP Comandos e Funções Finalize salvando o desenho T300. A.6.2. Alterar o arquivo TIPOSF.DAT Utilizando um editor de textos Editar Arquivo qualquer, vamos alterar o arquivo TIPOSF.DIR na sub-pasta DP\TIPOSF sob a pasta geral de critérios, digitando a seguinte linha: T300.DWG, ou seja, o nome do desenho que iremos inserir. Salve o arquivo e feche o editor de textos. A.6.3. Compilação da biblioteca Tanto o TQS G-Bar quanto a lista de ferros desenhada usam as informações da biblioteca em arquivos binários de acesso rápido, ditos compilados. Sempre que a biblioteca for alterada, ou novos elementos forem inseridos, é necessário: Atualizar o arquivo que contém a lista de desenhos da biblioteca (feito no capítulo anterior); Compilar a biblioteca, acessando o comando Processar Compilar biblioteca de ferros do menu do gerenciador: No final da compilação, é gerado um arquivo de desenho com o mesmo nome do arquivo de controle da biblioteca (TIPOSF.DWG na sub-pasta DP\TIPOSF sob a pasta geral de critérios). Este arquivo contém o desenho de todos os ferros agrupados.

31 Lista de ferros desenhada 29 Apêndice B. Lista de ferros desenhada Consiste numa tabela de ferros em desenho, com o diagrama de cada ferro para corte e dobra, como o exemplo: TABELA DE FERROS POS DIAGRAMA ø Q COMPRIMENTOS UNIT TOTAL RAIO OBSERVACAO EXEMPLO CAD/AGC VAR 8 10 VAR RESUMO P/ACO CA-50/60 ø COMPRIMENTO (m) PESO (kg) TOTAL 187 O CAD/AGC & DP pode gerar a lista de ferros desenhada para qualquer desenho de armação, com ou sem ferros padronizados. A vantagem da lista é que em desenhos muito complexos, você pode omitir o detalhe das dobras dos ferros, limpando o desenho e deixando o diagrama de montagem para a lista de ferros desenhada.

32 30 CAD/AGC & DP Comandos e Funções B.1. Lógica de desenho dos ferros A lista de ferros desenhada recebe o nome TDnnnnpp.DWG, onde "nnnn" é o nome do arquivo de layout e "pp" o número da planta correspondente. O desenho do ferro depende se ele é padronizado ou não: Os ferros padronizados são desenhados a partir da cópia do desenho do ferro da biblioteca de ferros padronizados; Os ferros genéricos são escalados e deformados até que caibam no espaço reservado para desenho na lista de ferros. Nos ferros padronizados inclui-se os 15 tipos gerados automaticamente pelo CAD/AGC & DP, tal como ferros retos, estribos, grampos, etc. O desenho dos ferros genéricos nem sempre é perfeito, devendo ser editado graficamente para acertos; algumas vezes o CAD/AGC & DP deixa o desenho de um ferro em branco, mostrando que não foi possível representar o ferro no espaço reservado. B.2. Como gerar a lista de ferros desenhada A lista desenhada pode ser gerada para cada tabela de ferros emitida. Em primeiro lugar, a geração de plano de corte de barras deve estar ativada. Este parâmetro é controlado pelo critério de geração de plantas, através do menu: Plotagem Critérios geração de plantas. Na pasta Tabela de ferros, selecione a opção Controles de tabela de ferros :

33 Lista de ferros desenhada 31 Com a opção de geração de plano de corte, após a geração da tabela de ferros são gravados arquivos nnnnpp.pla, que são os arquivos transportáveis para o TQS G- Bar. Estes mesmos arquivos são a entrada do programa para geração da lista de ferros desenhada: Para cada planta gerada via editor de plantas, pode ser gerada uma lista de ferros desenhada correspondente, com o nome TDnnnnpp.DWG. Este arquivo pode então ser impresso ou plotado (novamente, com o uso do Editor de Plantas). B.3. Plotagem da lista A lista de ferros desenhada deve ser incluída na edição de plantas como desenho qualquer. O CAD/AGC & DP grava o arquivo da lista de ferro desenhada com as seguintes propriedades de desenho: Padrão: CAD/AGC Subsistema: Lista de ferro desenhada Tabela de plotagem padrão: TDTABPLT.DAT B.4. Máscaras de desenho Você pode controlar o formato e conteúdo da lista de ferros desenhada. Para isto basta alterar as máscaras de desenho usadas para a geração da lista. Duas máscaras são usadas: uma para a lista principal e outra para o resumo. B.4.1. Máscara da lista A máscara da lista de ferros chama-se MASTAB.DWG: POS DIAGRAMA ø Q TITULO TABELA DE FERROS NV 1 COMPRIMENTOS UNIT TOTAL 199 FERRO RAIO RD=999 OBSERVACAO NV 2 NV 3 NV 4 NV 5 NV 6 NV 7 NV 8 NV 9 NV 10

34 32 CAD/AGC & DP Comandos e Funções Lógica da máscara: Todos os elementos gráficos no nível 0 são transferidos para o desenho final; Os campos de controle estão nos níveis 1 a 10 (veja nos desenhos os lugares indicados por "NV n"), indicando a posição das colunas e os textos de preenchimento; Todos os outros elementos gráficos, incluindo linhas tracejadas e pontilhadas são ignoradas no desenho final. Os campos de controle definem cada uma das colunas da tabela. Cada campo é formado por uma linha vertical e um texto imediatamente à direita, ambos podendo ser suprimidos. O nível da linha e do texto define o número do campo. A máscara da tabela tem os campos: Campo Significado 1 Título de um elemento da planta 2 Número da posição 3 Espaço para desenho do ferro 4 Bitola (mm) 5 Quantidade 6 Comprimento unitário (cm) 7 Comprimento total (cm) 8 Raio de dobra e de gancho 9 Observação 10 Limite a direita da tabela Se a linha e o texto correspondente a um campo forem suprimidos, o campo também será suprimido da tabela. Se somente o texto for suprimido, o campo será desenhado mas não preenchido. O campo 10 delimita a tabela a direita, precisando existir sempre. Os textos em cada campo são arbitrários, o programa extrai da máscara sua posição relativa no campo e o seu tamanho para a geração da lista. O melhor procedimento é definir um texto que ocupe o máximo de espaço possível e posicionar da melhor forma dentro do campo. No campo 8, além do raio de dobra, o raio de gancho é colocado logo abaixo se for definido para um ferro.

35 Lista de ferros desenhada 33 B.4.2. Como alterar a máscara Edite o arquivo MASTAB.DWG na subpasta DP\MASCARAS sob a pasta geral de critérios. A máscara é composta por uma parte constante no nível zero (cabeçalho da tabela) que pode ser modificada à vontade. Novos campos não podem ser criados, mas as colunas da tabela são modificadas simplesmente reposicionando-se a linha a esquerda do campo. As alturas de texto da máscara definem as alturas de texto no desenho final. Querendo suprimir um campo, elimine a linha à esquerda do campo e o texto correspondente. Pode-se aumentar ou diminuir a altura das linhas da tabela, alterando-se a altura de todas as linhas de definição de campos. B.4.3. Máscara do resumo O resumo é controlado pela máscara MASRES.DWG, na subpasta DP\MASCARAS sob a pasta geral de critérios: RESUMO P/ACO CA-50/60 NV 1 ø COMPRIMENTO (m) PESO (kg) TOTAL NV NV 3 NV 4 NV 7 NV 5 NV 6 O funcionamento da máscara do resumo é idêntico à máscara da lista de ferros, cada campo é controlado por uma linha e um texto em um nível convencionado. Para posicionamento do resumo, o programa de desenho da lista de ferros calcula a base de inserção logo abaixo e a esquerda da lista principal. Este ponto coincide com a base de inserção do desenho MASRES, devendo ser definido pelo projetista no menu blocos do editor gráfico. O ponto base pode ser usado para alinhar ou centrar o resumo em relação à lista principal. Os campos existentes no resumo são:

36 34 CAD/AGC & DP Comandos e Funções Campo Significado 1 Bitola 2 Comprimento total 3 Peso total 4 Limite a direita das linhas do resumo 5 Campo da palavra "TOTAL" 6 Peso total 7 Limite a direita da linha de total. B.4.4. Supressão do título Todo desenho de armação pode ter um título no nível 222. Este título automaticamente é transportado para a lista de ferros desenhada. Se um desenho não tiver título, o espaço reservado ao título será suprimido da lista, e os ferros não poderão ser transportados para o TQS G-Bar.

37 Índice remissivo Índice remissivo biblioteca DPS, 12 ferros padronizados, 22 chamando o sistema CAD/TQS, 4 criação de ferros padronizados, 22 desenho convenções de ferro padronizado, 23 criação de ferros padronizados, 24 DPS biblioteca, 12 edição de critérios, 9 editar arquivo qualquer, 17 critérios de armação, 14 desenho paramétrico, 11 DP existente, 13 DP qualquer, 14 novo arquivo DP, 11 grupo de desenhos de um subprojeto, 16 grupo de desenhos do projeto, 15 tela soldada, 15 ferro padronizado arquivo de controle, 22 convenções de desenho, 23 tamanho da moldura, 24 ferros padronizados criação, 22, 24 novo desenho, 25 FEVERT.DIR, 22 gerenciador painel central, 7 painel direito, 8 painel esquerdo, 7 Introdução, 1 Lista de ferros desenhada, 29 menu editar, 11 processar, 18 visualizar, 20 Operação geral, 4 processar compilar biblioteca de ferros, 19 desenho paramétrico, 18 lista de ferros desenhada, 18 visualizar editor de armação, 20 processamento DP, 20 telas soldadas, 21

38 TQS Informática Ltda R. dos Pinheiros, 706 c/2 São Paulo SP Tel (011) Fax (011)

Iniciação à Informática

Iniciação à Informática Meu computador e Windows Explorer Justificativa Toda informação ou dado trabalhado no computador, quando armazenado em uma unidade de disco, transforma-se em um arquivo. Saber manipular os arquivos através

Leia mais

Guia de Início Rápido

Guia de Início Rápido Guia de Início Rápido O Microsoft Word 2013 parece diferente das versões anteriores, por isso criamos este guia para ajudar você a minimizar a curva de aprendizado. Barra de Ferramentas de Acesso Rápido

Leia mais

Manual do Sistema "Vida Controle de Contatos" Editorial Brazil Informatica

Manual do Sistema Vida Controle de Contatos Editorial Brazil Informatica Manual do Sistema "Vida Controle de Contatos" Editorial Brazil Informatica I Vida Controle de Contatos Conteúdo Part I Introdução 2 1 Vida Controle... de Contatos Pessoais 2 Part II Configuração 2 1 Configuração...

Leia mais

APOSTILA WORD BÁSICO

APOSTILA WORD BÁSICO APOSTILA WORD BÁSICO Apresentação O WORD é um editor de textos, que pertence ao Pacote Office da Microsoft. Suas principais características são: criação de textos, cartas, memorandos, documentos, mala

Leia mais

CICLO DE APERFEIÇOAMENTO PROFISSIONAL DOS SERVIDORES MUNICIPAIS DE MARICÁ- RJ EDITOR DE TEXTO - WORD

CICLO DE APERFEIÇOAMENTO PROFISSIONAL DOS SERVIDORES MUNICIPAIS DE MARICÁ- RJ EDITOR DE TEXTO - WORD Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Turismo Pós-Graduação em Gestão de Negócios CICLO DE APERFEIÇOAMENTO PROFISSIONAL DOS SERVIDORES MUNICIPAIS DE MARICÁ- RJ EDITOR DE TEXTO - WORD EMENTA

Leia mais

Microsoft Office PowerPoint 2007

Microsoft Office PowerPoint 2007 INTRODUÇÃO AO MICROSOFT POWERPOINT 2007 O Microsoft Office PowerPoint 2007 é um programa destinado à criação de apresentação através de Slides. A apresentação é um conjunto de Sides que são exibidos em

Leia mais

CICLO DE APERFEIÇOAMENTO PROFISSIONAL DOS SERVIDORES MUNICIPAIS DE MARICÁ- RJ EDITOR DE TEXTO - WORD

CICLO DE APERFEIÇOAMENTO PROFISSIONAL DOS SERVIDORES MUNICIPAIS DE MARICÁ- RJ EDITOR DE TEXTO - WORD Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Turismo Pós-Graduação em Gestão de Negócios CICLO DE APERFEIÇOAMENTO PROFISSIONAL DOS SERVIDORES MUNICIPAIS DE MARICÁ- RJ EDITOR DE TEXTO - WORD EMENTA

Leia mais

Word 1 - Introdução 1.1 - Principais recursos do word 1.2 - A janela de documento 1.3 - Tela principal

Word 1 - Introdução 1.1 - Principais recursos do word 1.2 - A janela de documento 1.3 - Tela principal Word 1 - Introdução O Word para Windows ou NT, é um processador de textos cuja finalidade é a de nos ajudar a trabalhar de maneira mais eficiente tanto na elaboração de documentos simples, quanto naqueles

Leia mais

1 UNIT Universidade do Trabalhador Dr. Abel dos Santos Nunes

1 UNIT Universidade do Trabalhador Dr. Abel dos Santos Nunes 1 UNIT Universidade do Trabalhador Dr. Abel dos Santos Nunes Janelas são estruturas do software que guardam todo o conteúdo exibido de um programa, cada vez que um aplicativo é solicitado à janela do sistema

Leia mais

Apostilas OBJETIVA Escrevente Técnico Judiciário TJ Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo - Concurso Público 2015. Caderno 1.

Apostilas OBJETIVA Escrevente Técnico Judiciário TJ Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo - Concurso Público 2015. Caderno 1. Caderno 1 Índice MS-Windows 7: conceito de pastas, diretórios, arquivos e atalhos, área de trabalho, área de transferência, manipulação de arquivos e pastas, uso dos menus, programas e aplicativos, interação

Leia mais

Serviço Técnico de Informática. Curso Básico de PowerPoint

Serviço Técnico de Informática. Curso Básico de PowerPoint Serviço Técnico de Informática Curso Básico de PowerPoint Instrutor: Tiago Souza e Silva de Moura Maio/2005 O Microsoft PowerPoint No Microsoft PowerPoint, você cria sua apresentação usando apenas um arquivo

Leia mais

Tutorial do módulo Carteira Nacional de Militante

Tutorial do módulo Carteira Nacional de Militante Tutorial do módulo Carteira Nacional de Militante 1. Como iniciar o programa O módulo da Carteira de Militante deve ser acessado através dos seguintes endereços: http://www.pcdob.org.br/redevermelha. É

Leia mais

ANDRÉ APARECIDO DA SILVA APOSTILA BÁSICA SOBRE O POWERPOINT 2007

ANDRÉ APARECIDO DA SILVA APOSTILA BÁSICA SOBRE O POWERPOINT 2007 ANDRÉ APARECIDO DA SILVA APOSTILA BÁSICA SOBRE O POWERPOINT 2007 CURITIBA 2015 2 SUMÁRIO INTRODUÇÃO AO MICROSOFT POWERPOINT 2007... 3 JANELA PRINCIPAL... 3 1 - BOTÃO OFFICE... 4 2 - FERRAMENTAS DE ACESSO

Leia mais

SUMÁRIO Acesso ao sistema... 2 Atendente... 3

SUMÁRIO Acesso ao sistema... 2 Atendente... 3 SUMÁRIO Acesso ao sistema... 2 1. Login no sistema... 2 Atendente... 3 1. Abrindo uma nova Solicitação... 3 1. Consultando Solicitações... 5 2. Fazendo uma Consulta Avançada... 6 3. Alterando dados da

Leia mais

MANUAL DE UTILIZAÇÃO SISTEMA DE CADASTRO INTRANET

MANUAL DE UTILIZAÇÃO SISTEMA DE CADASTRO INTRANET MANUAL DE UTILIZAÇÃO SISTEMA DE CADASTRO INTRANET I Sumário 1. Objetivo do Documento... 1 2. Início... 1 3. Cadastro de Pessoa Física... 3 3.1. Preenchimentos Obrigatórios.... 4 3.2. Acesso aos Campos

Leia mais

Manual de Utilização

Manual de Utilização Manual de Utilização Índice 1 Introdução...2 2 Acesso ao Sistema...3 3 Funcionamento Básico do Sistema...3 4 Tela Principal...4 4.1 Menu Atendimento...4 4.2 Menu Cadastros...5 4.2.1 Cadastro de Médicos...5

Leia mais

Banco de Dados BrOffice Base

Banco de Dados BrOffice Base Banco de Dados BrOffice Base Autor: Alessandro da Silva Almeida Disponível em: www.apostilando.com 27/02/2011 CURSO TÉCNICO EM SERVIÇO PÚBLICO Apostila de Informática Aplicada - Unidade VI Índice Apresentação...

Leia mais

Como incluir artigos:

Como incluir artigos: Como incluir artigos: O WordPress é uma ferramenta muito flexível, com muitas variações e ajustes que podem torná-lo algo muito simples e também muito sofisticado conforme os recursos que são configurados

Leia mais

Barra de ferramentas padrão. Barra de formatação. Barra de desenho Painel de Tarefas

Barra de ferramentas padrão. Barra de formatação. Barra de desenho Painel de Tarefas Microsoft Power Point 2003 No Microsoft PowerPoint 2003, você cria sua apresentação usando apenas um arquivo, ele contém tudo o que você precisa uma estrutura para sua apresentação, os slides, o material

Leia mais

Status. Barra de Título. Barra de Menu. Barra de. Ferramentas Padrão. Caixa de nomes. Barra de. Ferramentas de Formatação. Indicadores de Coluna

Status. Barra de Título. Barra de Menu. Barra de. Ferramentas Padrão. Caixa de nomes. Barra de. Ferramentas de Formatação. Indicadores de Coluna O que é uma planilha eletrônica? É um aplicativo que oferece recursos para manipular dados organizados em tabelas. A partir deles pode-se gerar gráficos facilitando a análise e interpretação dos dados

Leia mais

Microsoft Office Excel 2007

Microsoft Office Excel 2007 1 Microsoft Office Excel 2007 O Excel é um programa dedicado a criação de planilhas de cálculos, além de fornecer gráficos, função de banco de dados e outros. 1. Layout do Excel 2007 O Microsoft Excel

Leia mais

02 - Usando o SiteMaster - Informações importantes

02 - Usando o SiteMaster - Informações importantes 01 - Apresentação do SiteMaster - News Edition O SiteMaster foi desenvolvido para ser um sistema simples de gerenciamento de notícias, instalado em seu próprio computador e com configuração simplificada,

Leia mais

Informática Básica. Microsoft Word XP, 2003 e 2007

Informática Básica. Microsoft Word XP, 2003 e 2007 Informática Básica Microsoft Word XP, 2003 e 2007 Introdução O editor de textos Microsoft Word oferece um conjunto de recursos bastante completo, cobrindo todas as etapas de preparação, formatação e impressão

Leia mais

Manual do Usuário. Minha Biblioteca

Manual do Usuário. Minha Biblioteca Manual do Usuário Minha Biblioteca Sumário Acesso a Minha Biblioteca... 3 Tela Principal... 3 Para que serve o ícone Minha Biblioteca?... 3 O que você encontra no campo Pesquisar?... 4 Quando utilizar

Leia mais

Vendas. Manual do Usuário. Copyright 2014 - ControleNaNet

Vendas. Manual do Usuário. Copyright 2014 - ControleNaNet Manual do Usuário Copyright 2014 - ControleNaNet Conteúdo A Ficha de Vendas...3 Os Recibos...6 Como imprimir?...7 As Listagens...9 Clientes... 10 Consulta... 11 Inclusão... 13 Alteração... 14 Exclusão...

Leia mais

Fluxo de trabalho do Capture Pro Software: Indexação de OCR e separação de documentos de código de correção

Fluxo de trabalho do Capture Pro Software: Indexação de OCR e separação de documentos de código de correção Este procedimento corresponde ao fluxo de trabalho de Indexação de OCR com separação de código de correção no programa de treinamento do Capture Pro Software. As etapas do procedimento encontram-se na

Leia mais

DIRETRIZES DE USO DA MATRIZ DE SISTEMATIZAÇÃO DE INFORMAÇÕES

DIRETRIZES DE USO DA MATRIZ DE SISTEMATIZAÇÃO DE INFORMAÇÕES Secretaria Nacional de Políticas de Turismo Departamento de Estruturação, Articulação e Ordenamento Turístico Coordenação Geral de Regionalização PROGRAMA DE REGIONALIZAÇÃO DO TURISMO Roteiros do Brasil

Leia mais

Escrito por Engª Lidiane Faccio de Faveri Qui, 12 de Março de 2015 19:19 - Última revisão Sex, 13 de Março de 2015

Escrito por Engª Lidiane Faccio de Faveri Qui, 12 de Março de 2015 19:19 - Última revisão Sex, 13 de Março de 2015 1. Introdução O conceito de ferro inteligente foi introduzido na V18 dos sistemas TQS, mas ao visualizar a aparência de um desenho de armação de viga gerado nesta versão, a impressão inicial é de que nada

Leia mais

O Windows 7 é um sistema operacional desenvolvido pela Microsoft.

O Windows 7 é um sistema operacional desenvolvido pela Microsoft. Introdução ao Microsoft Windows 7 O Windows 7 é um sistema operacional desenvolvido pela Microsoft. Visualmente o Windows 7 possui uma interface muito intuitiva, facilitando a experiência individual do

Leia mais

MANUAL DE NAVEGAÇÃO DO MILLENNIUM BUSINESS

MANUAL DE NAVEGAÇÃO DO MILLENNIUM BUSINESS MANUAL DE NAVEGAÇÃO DO MILLENNIUM BUSINESS 1 Conteúdo Apresentação... 3 1 Página Principal do Sistema... 4 2 Telas de busca... 8 3 Teclas de Navegação... 11 4 Tela de Menu de Relatório... 12 5 Telas de

Leia mais

Clique no menu Iniciar > Todos os Programas> Microsoft Office > Publisher 2010.

Clique no menu Iniciar > Todos os Programas> Microsoft Office > Publisher 2010. 1 Publisher 2010 O Publisher 2010 é uma versão atualizada para o desenvolvimento e manipulação de publicações. Juntamente com ele você irá criar desde cartões de convite, de mensagens, cartazes e calendários.

Leia mais

Microsoft Word INTRODUÇÃO

Microsoft Word INTRODUÇÃO INTRODUÇÃO O Word é uma ferramenta utilizada para o processamento e editoração eletrônica de textos. O processamento de textos consiste na possibilidade de executar e criar efeitos sobre um texto qualquer,

Leia mais

WORD. Professor: Leandro Crescencio E-mail: leandromc@inf.ufsm.br. http://www.inf.ufsm.br/~leandromc. Colégio Politécnico 1

WORD. Professor: Leandro Crescencio E-mail: leandromc@inf.ufsm.br. http://www.inf.ufsm.br/~leandromc. Colégio Politécnico 1 WORD Professor: Leandro Crescencio E-mail: leandromc@inf.ufsm.br http://www.inf.ufsm.br/~leandromc Colégio Politécnico 1 WORD Mala direta Cartas Modelo Mesclar Etiquetas de endereçamento Formulários Barra

Leia mais

COLÉGIO ESTADUAL PAULO LEMINSKI APOSTILA SOBRE O BROFFICE IMPRESS

COLÉGIO ESTADUAL PAULO LEMINSKI APOSTILA SOBRE O BROFFICE IMPRESS COLÉGIO ESTADUAL PAULO LEMINSKI APOSTILA SOBRE O BROFFICE IMPRESS CURITIBA 2014 2 Conteúdo Definição:... 2 Detalhando a tela:... 4 BARRA DE FERRAMENTAS DESENHO... 4 PREENCHIMENTOS... 5 RÉGUAS E GUIAS...

Leia mais

SERVICE DESK MANAGER SDM. Manual do Sistema - DPOI

SERVICE DESK MANAGER SDM. Manual do Sistema - DPOI SERVICE DESK MANAGER SDM Manual do Sistema - DPOI Conteúdo SERVICE DESK MANAGER SDM... 1 Manual do Sistema - DPOI... 1 INTRODUÇÃO... 4 ACESSO AO SISTEMA... 5 OPÇÕES DO SISTEMA... 6 SISTEMA... 7 Pesquisar

Leia mais

Notas Técnicas DataCAD

Notas Técnicas DataCAD MULTI-LAYOUT (DC Pleno V.11) PLOTAGEM EM MÚLTIPLAS ESCALAS, NA MESMA PRANCHA (Válido para as Versões Plenas do DataCAD a partir da V. 11) Atualizado em: 04/12/2004 Com a habilidade Multi-Layout, situada

Leia mais

Treinamento Módulo Contas a Pagar

Treinamento Módulo Contas a Pagar Contas a Pagar Todas as telas de cadastro também são telas de consultas futuras, portanto sempre que alterar alguma informação clique em Gravar ou pressione F2. Teclas de atalho: Tecla F2 Gravar Tecla

Leia mais

Planilha Eletrônica Excel

Planilha Eletrônica Excel COLÉGIO LA SALLE CANOAS Técnico em Informática Planilha Eletrônica Excel Excel Prof. Valter N. Silva Colégio La Salle Canoas Página 2 1. NOÇÕES BÁSICAS O Microsoft Excel 7.0 é um programa de planilha eletrônica,

Leia mais

Está apto a utilizar o sistema, o usuário que tenha conhecimentos básicos de informática e navegação na internet.

Está apto a utilizar o sistema, o usuário que tenha conhecimentos básicos de informática e navegação na internet. Conteúdo 1. Descrição geral 2 2. Resumo das funcionalidades 3 3. Efetuar cadastro no sistema 4 4. Acessar o sistema 6 5. Funcionalidades do menu 7 5.1 Dados cadastrais 7 5.2 Grupos de usuários 7 5.3 Funcionários

Leia mais

Aula 04 Word. Prof. Bruno Gomes bruno.gomes@ifrn.edu.br http://www.profbrunogomes.com.br/

Aula 04 Word. Prof. Bruno Gomes bruno.gomes@ifrn.edu.br http://www.profbrunogomes.com.br/ Aula 04 Word Prof. Bruno Gomes bruno.gomes@ifrn.edu.br http://www.profbrunogomes.com.br/ Agenda da Aula Editor de Texto - Word Microsoft Office Conjunto de aplicativos para escritório que contém programas

Leia mais

Manual da AGENDA GRACES 2011

Manual da AGENDA GRACES 2011 1 Agenda Graces Manual da AGENDA GRACES 2011 O Sistema Agenda Graces integrada ao Sistema Graces e Agenda Graces Grátis foi desenvolvido pela empresa Quorum Informática. Este Manual tem por objetivo atender

Leia mais

Versão 2.2.0 PIMACO AUTOADESIVOS LTDA. Assistente Pimaco + 2.2.0. Ajuda ao Usuário

Versão 2.2.0 PIMACO AUTOADESIVOS LTDA. Assistente Pimaco + 2.2.0. Ajuda ao Usuário Versão 2.2.0 PIMACO AUTOADESIVOS LTDA. Assistente Pimaco + 2.2.0 Ajuda ao Usuário A S S I S T E N T E P I M A C O + 2.2.0 Ajuda ao usuário Índice 1. BÁSICO 1 1. INICIANDO O APLICATIVO 2 2. O AMBIENTE DE

Leia mais

Gerente de Tecnologia: Ricardo Alexandre F. de Oliveira Marta Cristiane Pires M. Medeiros Mônica Bossa dos Santos Schmid WORD 2007

Gerente de Tecnologia: Ricardo Alexandre F. de Oliveira Marta Cristiane Pires M. Medeiros Mônica Bossa dos Santos Schmid WORD 2007 WORD 2007 PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE LONDRINA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO GERÊNCIA DE TECNOLOGIA Gerente de Tecnologia: Ricardo Alexandre F. de Oliveira Marta Cristiane Pires M. Medeiros Mônica Bossa

Leia mais

Lidar com números e estatísticas não é fácil. Reunir esses números numa apresentação pode ser ainda mais complicado.

Lidar com números e estatísticas não é fácil. Reunir esses números numa apresentação pode ser ainda mais complicado. , ()! $ Lidar com números e estatísticas não é fácil. Reunir esses números numa apresentação pode ser ainda mais complicado. Uma estratégia muito utilizada para organizar visualmente informações numéricas

Leia mais

Menu Utilitários. Atualização do Banco de Dados Atualização e organização dos arquivos existentes

Menu Utilitários. Atualização do Banco de Dados Atualização e organização dos arquivos existentes Atualização do Banco de Dados Atualização e organização dos arquivos existentes Rotina responsável pelo rastreamento de possíveis arquivos não indexados, danificados ou inexistentes. Este processo poderá

Leia mais

Adapti - Technology Solutions www.adapti.net Leonor cardoso nº 331 Fone : (041) 8844-7805 81240-380 Curitiba - PR MANUAL DO USUÁRIO

Adapti - Technology Solutions www.adapti.net Leonor cardoso nº 331 Fone : (041) 8844-7805 81240-380 Curitiba - PR MANUAL DO USUÁRIO MANUAL DO USUÁRIO 1 Índice Administração de Documentos...2 Lista de documentos criados...3 Criando um novo documento...3 Barra de ferramentas do editor...4 Editando um documento...7 Administrando suas

Leia mais

Universidade Federal de Santa Maria UFSM Centro de Tecnologia CT. Power Point. Básico

Universidade Federal de Santa Maria UFSM Centro de Tecnologia CT. Power Point. Básico Universidade Federal de Santa Maria UFSM Centro de Tecnologia CT Power Point Básico Santa Maria, julho de 2006 O Power Point é um aplicativo do Microsoft Office direcionado à criação de apresentações.

Leia mais

Table of Contents. PowerPoint XP

Table of Contents. PowerPoint XP Table of Contents Finalizando a apresentação...1 Usando anotações...1 Desfazer e repetir...1 Localizar e substituir...2 Substituir...2 Efeitos de transição...3 Esquema de animação...6 Controlando os tempos

Leia mais

Aula 03 PowerPoint 2007

Aula 03 PowerPoint 2007 Aula 03 PowerPoint 2007 Professor: Bruno Gomes Disciplina: Informática Básica Curso: Gestão de Turismo Sumário da aula: 1. Abrindo o PowerPoint; 2. Conhecendo a Tela do PowerPoint; 3. Criando uma Nova

Leia mais

Tutorial Administrativo (Backoffice)

Tutorial Administrativo (Backoffice) Manual - Software ENTRANDO NO SISTEMA BACKOFFICE Para entrar no sitema Backoffice, digite no seu navegador de internet o seguinte endereço: http://pesquisa.webbyapp.com/ Entre com o login e senha. Caso

Leia mais

Gerenciamento de Arquivos e Pastas. Professor: Jeferson Machado Cordini jmcordini@hotmail.com

Gerenciamento de Arquivos e Pastas. Professor: Jeferson Machado Cordini jmcordini@hotmail.com Gerenciamento de Arquivos e Pastas Professor: Jeferson Machado Cordini jmcordini@hotmail.com Arquivo Todo e qualquer software ou informação gravada em nosso computador será guardada em uma unidade de disco,

Leia mais

INTRODUÇÃO AO WINDOWS

INTRODUÇÃO AO WINDOWS INTRODUÇÃO AO WINDOWS Paulo José De Fazzio Júnior 1 Noções de Windows INICIANDO O WINDOWS...3 ÍCONES...4 BARRA DE TAREFAS...5 BOTÃO...5 ÁREA DE NOTIFICAÇÃO...5 BOTÃO INICIAR...6 INICIANDO PROGRAMAS...7

Leia mais

Os ícones que são usados nos desenhos de moldes estão dispostos na paleta na seguinte ordem:

Os ícones que são usados nos desenhos de moldes estão dispostos na paleta na seguinte ordem: Paleta de moldes Os ícones que são usados nos desenhos de moldes estão dispostos na paleta na seguinte ordem: A seguir, apresentam-se os comandos mais usados, indicando seu ícone correspondente, informação

Leia mais

Sistema Protocolo, Tramitação e Arquivamento de Processos Manual do Usuário

Sistema Protocolo, Tramitação e Arquivamento de Processos Manual do Usuário SERVIÇO PÚBLICO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ ARQUIVO CENTRAL Sistema Protocolo, Tramitação e Arquivamento de Processos Manual do Usuário Belém Pará Fevereiro 2000 Sumário Introdução... 3 Acesso ao Sistema...

Leia mais

Smart Laudos 1.9. A Forma Inteligente de Criar seus Laudos Médicos. Manual do Usuário

Smart Laudos 1.9. A Forma Inteligente de Criar seus Laudos Médicos. Manual do Usuário Smart Laudos 1.9 A Forma Inteligente de Criar seus Laudos Médicos Manual do Usuário Conteúdo 1. O que é o Smart Laudos?... 3 2. Características... 3 3. Instalação... 3 4. Menu do Sistema... 4 5. Configurando

Leia mais

Treinamento de. Linx Pos

Treinamento de. Linx Pos Treinamento de caixa Linx Pos Será instalados no terminal da loja, o ícone, conforme imagem abaixo: Linx POS ÍNDICE Abertura de caixa e leitura X Lançamentos Cancelamento de itens Consulta preços no ato

Leia mais

Manual do Publicador. Wordpress FATEA Sistema de Gerenciamento de Conteúdo Web

Manual do Publicador. Wordpress FATEA Sistema de Gerenciamento de Conteúdo Web Manual do Publicador Wordpress FATEA Sistema de Gerenciamento de Conteúdo Web Sumário Painel de Administração... 3 1 - Inserção de post... 5 2 Publicação de post com notícia na área headline (galeria de

Leia mais

Manual SAGe Versão 1.2 (a partir da versão 12.08.01)

Manual SAGe Versão 1.2 (a partir da versão 12.08.01) Manual SAGe Versão 1.2 (a partir da versão 12.08.01) Submissão de Relatórios Científicos Sumário Introdução... 2 Elaboração do Relatório Científico... 3 Submissão do Relatório Científico... 14 Operação

Leia mais

O Windows também é um programa de computador, mas ele faz parte de um grupo de programas especiais: os Sistemas Operacionais.

O Windows também é um programa de computador, mas ele faz parte de um grupo de programas especiais: os Sistemas Operacionais. MICROSOFT WINDOWS O Windows também é um programa de computador, mas ele faz parte de um grupo de programas especiais: os Sistemas Operacionais. Apresentaremos a seguir o Windows 7 (uma das versões do Windows)

Leia mais

Livro Caixa. www.controlenanet.com.br. Copyright 2015 - ControleNaNet

Livro Caixa. www.controlenanet.com.br. Copyright 2015 - ControleNaNet www.controlenanet.com.br Copyright 2015 - ControleNaNet Conteúdo Tela Principal... 3 Como imprimir?... 4 As Listagens nas Telas... 7 Clientes... 8 Consulta... 9 Inclusão... 11 Alteração... 13 Exclusão...

Leia mais

Página 1 MANUAL DE UTILIZAÇÃO DA FERRAMENTA OFFICE ONLINE WORD ONLINE EXCEL ONLINE POWER POINT ONLINE

Página 1 MANUAL DE UTILIZAÇÃO DA FERRAMENTA OFFICE ONLINE WORD ONLINE EXCEL ONLINE POWER POINT ONLINE Página 1 MANUAL DE UTILIZAÇÃO DA FERRAMENTA OFFICE ONLINE WORD ONLINE EXCEL ONLINE POWER POINT ONLINE Página 2 Sumário Como começar usar?... 03 Iniciando o uso do OneDrive.... 04 Carregar ou Enviar os

Leia mais

Despachante Express - Software para o despachante documentalista veicular DESPACHANTE EXPRESS MANUAL DO USUÁRIO VERSÃO 1.1

Despachante Express - Software para o despachante documentalista veicular DESPACHANTE EXPRESS MANUAL DO USUÁRIO VERSÃO 1.1 DESPACHANTE EXPRESS MANUAL DO USUÁRIO VERSÃO 1.1 1 Sumário 1 - Instalação Normal do Despachante Express... 3 2 - Instalação do Despachante Express em Rede... 5 3 - Registrando o Despachante Express...

Leia mais

Manual do Visualizador NF e KEY BEST

Manual do Visualizador NF e KEY BEST Manual do Visualizador NF e KEY BEST Versão 1.0 Maio/2011 INDICE SOBRE O VISUALIZADOR...................................................... 02 RISCOS POSSÍVEIS PARA O EMITENTE DA NOTA FISCAL ELETRÔNICA.................

Leia mais

Manual do Painel Administrativo

Manual do Painel Administrativo Manual do Painel Administrativo versão 1.0 Autores César A Miggiolaro Marcos J Lazarin Índice Índice... 2 Figuras... 3 Inicio... 5 Funcionalidades... 7 Analytics... 9 Cidades... 9 Conteúdo... 10 Referência...

Leia mais

Manual. Atualização nº 1160 Novembro/2015 23/11/2015

Manual. Atualização nº 1160 Novembro/2015 23/11/2015 1 Manual Atualização nº 1160 Novembro/2015 23/11/2015 NOVOS RECURSOS 2 01.01 Contrato de Colocação e Termo de Responsabilidade. 3 Se preferir, modifique os dados, alterando o tamanho da fonte e o texto.

Leia mais

Fluxo de trabalho do Capture Pro Software: Indexação de código de barras e separação de documentos

Fluxo de trabalho do Capture Pro Software: Indexação de código de barras e separação de documentos Este procedimento corresponde ao fluxo de trabalho de Indexação de código de barras e de separação de documentos no programa de treinamento do Capture Pro Software. As etapas do procedimento encontram-se

Leia mais

CERTIDÕES UNIFICADAS

CERTIDÕES UNIFICADAS CERTIDÕES UNIFICADAS Manual de operação Perfil Cartório CERTUNI Versão 1.0.0 MINISTÉRIO DA JUSTIÇA Departamento de Inovação Tecnológica Divisão de Tecnologia da Informação Sumário LISTA DE FIGURAS... 2

Leia mais

Primeiros Passos para o Simulador de Ações do FinanceDesktop. Parte A INICIANDO E CONFIGURANDO (5 passos)

Primeiros Passos para o Simulador de Ações do FinanceDesktop. Parte A INICIANDO E CONFIGURANDO (5 passos) Primeiros Passos para o Simulador de Ações do FinanceDesktop. Seja bem-vindo(a) ao Simulador de Ações FinanceDesktop. Seu propósito é oferecer um ambiente completo e fácil de usar que permita o registro

Leia mais

Treinamento IDCad 2015

Treinamento IDCad 2015 Treinamento IDCad 2015 Carregar IDCad Instalando e configurando o IDCad 2015 (Ver guia de Instalação). Abrindo o IDCad 2015. Criando parede inicial. Desenhar paredes comandos (PARE, PARD, PARC). Executar

Leia mais

Manual de Utilização. Site Manager. Tecnologia ao serviço do Mundo Rural

Manual de Utilização. Site Manager. Tecnologia ao serviço do Mundo Rural Manual de Utilização Site Manager Tecnologia ao serviço do Mundo Rural Índice 1. Acesso ao Site Manager...3 2. Construção/Alteração do Menu Principal...4 3. Inserção/ Alteração de Conteúdos...7 4. Upload

Leia mais

Dicas para usar melhor o Word 2007

Dicas para usar melhor o Word 2007 Dicas para usar melhor o Word 2007 Quem está acostumado (ou não) a trabalhar com o Word, não costuma ter todo o tempo do mundo disponível para descobrir as funcionalidades de versões recentemente lançadas.

Leia mais

Manual do Sistema "Coelho - Sistema de Analise Loterica" Editorial Brazil Informatica

Manual do Sistema Coelho - Sistema de Analise Loterica Editorial Brazil Informatica Manual do Sistema "Coelho - Sistema de Analise Loterica" Editorial Brazil Informatica I Coelho - Sistema de Analise Loterica Conteudo Part I Introdução 2 1 Coelho- Sistema... de Analise Loterica 2 Part

Leia mais

Lição 1 - Criação de campos calculados em consultas

Lição 1 - Criação de campos calculados em consultas 1 de 5 21-08-2011 22:15 Lição 1 - Criação de campos calculados em consultas Adição de Colunas com Valores Calculados: Vamos, inicialmente, relembrar, rapidamente alguns conceitos básicos sobre Consultas

Leia mais

Controle do Arquivo Técnico

Controle do Arquivo Técnico Controle do Arquivo Técnico Os documentos existentes de forma física (papel) no escritório devem ser guardados em pastas (normalmente pastas suspensas) localizadas no Arquivo Técnico. Este Arquivo pode

Leia mais

ROTINAS PADRÕES DO SISTEMAS

ROTINAS PADRÕES DO SISTEMAS ROTINAS PADRÕES DO SISTEMAS Usando o Sistema pela primeira vez Ao executar o seu Sistema pela primeira vez a tela abaixo será apresentada para que você possa configurar os diretórios onde serão achados

Leia mais

Análise de Dados do Financeiro

Análise de Dados do Financeiro Análise de Dados do Financeiro Introdução Para reunir em um só local as informações de contas a pagar e receber cadastradas e/ou geradas no sistema TTransp existe a interface de análise de dados do financeiro.

Leia mais

Microsoft Access XP Módulo Um

Microsoft Access XP Módulo Um Microsoft Access XP Módulo Um Neste primeiro módulo de aula do curso completo de Access XP vamos nos dedicar ao estudo de alguns termos relacionados com banco de dados e as principais novidades do novo

Leia mais

PASSO A PASSO MOVIE MAKER

PASSO A PASSO MOVIE MAKER PASSO A PASSO MOVIE MAKER Nesta etapa, você deverá apresentar o programa e ajudá-los a montarem o filme. Veja como é fácil. Siga as instruções do passo-a-passo: DICA O que é o Movie Maker? Com o Microsoft

Leia mais

PRINCÍPIOS DE INFORMÁTICA PRÁTICA 08 1. OBJETIVO 2. BASE TEÓRICA. 2.1 Criando Mapas no Excel. 2.2 Utilizando o Mapa

PRINCÍPIOS DE INFORMÁTICA PRÁTICA 08 1. OBJETIVO 2. BASE TEÓRICA. 2.1 Criando Mapas no Excel. 2.2 Utilizando o Mapa PRINCÍPIOS DE INFORMÁTICA PRÁTICA 08 1. OBJETIVO Aprender a utilizar mapas, colocar filtros em tabelas e a criar tabelas e gráficos dinâmicos no MS-Excel. Esse roteiro foi escrito inicialmente para o Excel

Leia mais

Manual do Sistema "Vida - Controle Financeiro" Editorial Brazil Informatica

Manual do Sistema Vida - Controle Financeiro Editorial Brazil Informatica Manual do Sistema "Vida - Controle Financeiro" Editorial Brazil Informatica I Vida - Controle Financeiro Conteúdo Part I Introdução 2 1 Vida Controle... Financeiro 2 Part II Novidades Versão 2.9 (Contas)

Leia mais

Coordenação Geral de Tecnologia da Informação - CGTI. SIGED - Sistema de Gestão Eletrônica de Documentos MANUAL DO USUÁRIO Módulo de Arquivos

Coordenação Geral de Tecnologia da Informação - CGTI. SIGED - Sistema de Gestão Eletrônica de Documentos MANUAL DO USUÁRIO Módulo de Arquivos SIGED - Sistema de Gestão Eletrônica de Documentos MANUAL DO USUÁRIO Módulo de Arquivos O objetivo deste Manual é permitir a reunião de informações dispostas de forma sistematizada, criteriosa e segmentada

Leia mais

4 - Layout de Mapas no QGIS 2.0

4 - Layout de Mapas no QGIS 2.0 UPE Campus III Petrolina 4 - Layout de Mapas no QGIS 2.0 GT-Paisagem Prof. Dr. Lucas Costa de Souza Cavalcanti 1 INTRODUÇÃO Este tutorial ensina como elaborar o layout de mapas no QGIS 2.0. O layout é

Leia mais

Guia Rápido para Acesso, Preenchimento e Envio Formulário de Cadastro da Empresa e Formulário de Projeto

Guia Rápido para Acesso, Preenchimento e Envio Formulário de Cadastro da Empresa e Formulário de Projeto EDITAL DE SELEÇÃO PÚBLICA MCTI/AEB/FINEP/FNDCT Subvenção Econômica à Inovação Transferência de Tecnologia do SGDC 01/2015 Transferência de Tecnologia Espacial no Âmbito do Decreto nº 7.769 de 28/06/2012

Leia mais

Barra de Títulos. Barra de Menu. Barra de Ferramentas. Barra de Formatação. Painel de Tarefas. Seleção de Modo. Área de Trabalho.

Barra de Títulos. Barra de Menu. Barra de Ferramentas. Barra de Formatação. Painel de Tarefas. Seleção de Modo. Área de Trabalho. Conceitos básicos e modos de utilização das ferramentas, aplicativos e procedimentos do Sistema Operacional Windows XP; Classificação de softwares; Principais operações no Windows Explorer: criação e organização

Leia mais

MANUAL DO ANIMAIL 1.0.0.1142 Terti Software

MANUAL DO ANIMAIL 1.0.0.1142 Terti Software O Animail é um software para criar campanhas de envio de email (email Marketing). Você pode criar diversas campanhas para públicos diferenciados. Tela Principal do sistema Para melhor apresentar o sistema,

Leia mais

www.gerenciadoreficaz.com.br

www.gerenciadoreficaz.com.br Fone: (62) 4141-8464 E-mail: regraconsultoria@hotmail.com www.gerenciadoreficaz.com.br Guia Prático do Usuário Manual de Instalação Gerenciador Eficaz 7 2 Manual do Usuário Gerenciador Eficaz 7 Instalando

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ PRÓ REITORIA DE ADMINISTRAÇÃO E PLANEJAMENTO DEPARTAMENTO DE INFORMÁTICA TREINAMENTO EM INFORMÁTICA MÓDULO V

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ PRÓ REITORIA DE ADMINISTRAÇÃO E PLANEJAMENTO DEPARTAMENTO DE INFORMÁTICA TREINAMENTO EM INFORMÁTICA MÓDULO V UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ PRÓ REITORIA DE ADMINISTRAÇÃO E PLANEJAMENTO DEPARTAMENTO DE INFORMÁTICA TREINAMENTO EM INFORMÁTICA MÓDULO V MACAPÁ-AP 2011 UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ PRÓ REITORIA DE ADMINISTRAÇÃO

Leia mais

Mozart de Melo Alves Júnior

Mozart de Melo Alves Júnior 2000 Mozart de Melo Alves Júnior INTRODUÇÃO O Excel 7.0 é um aplicativo de planilha desenvolvido para ser usado dentro do ambiente Windows. As planilhas criadas a partir desta ferramenta poderão ser impressas,

Leia mais

ÍNDICE... 2 POWER POINT... 4. Abas... 7 Salvando Arquivos... 8 Abrindo um arquivo... 11 LAYOUT E DESIGN... 13

ÍNDICE... 2 POWER POINT... 4. Abas... 7 Salvando Arquivos... 8 Abrindo um arquivo... 11 LAYOUT E DESIGN... 13 Power Point ÍNDICE ÍNDICE... 2 POWER POINT... 4 Abas... 7 Salvando Arquivos... 8 Abrindo um arquivo... 11 LAYOUT E DESIGN... 13 Guia Design... 14 Cores... 15 Fonte... 16 Efeitos... 17 Estilos de Planos

Leia mais

LIÇÃO 1 - GRAVANDO MACROS

LIÇÃO 1 - GRAVANDO MACROS 1_15 - ADS - PRO MICRO (ILM 001) - Estudo dirigido Macros Gravadas Word 1/36 LIÇÃO 1 - GRAVANDO MACROS Macro Imprimir Neste exemplo será criada a macro Imprimir que, ao ser executada, deverá preparar a

Leia mais

MANUAL DO SISTEMA. Versão 6.04

MANUAL DO SISTEMA. Versão 6.04 MANUAL DO SISTEMA Versão 6.04 Inventário Manual...2 Relatório de contagem...2 Contagem...3 Digitação...3 Inventário Programado...6 Gerando o lote...7 Inserindo produtos manualmente no lote...8 Consultando

Leia mais

COMO COLABORAR NO WIKI DO MOODLE 1. Orientações para produção escolar colaborativa no wiki do Moodle:

COMO COLABORAR NO WIKI DO MOODLE 1. Orientações para produção escolar colaborativa no wiki do Moodle: COMO COLABORAR NO WIKI DO MOODLE 1 Ilse Abegg e Fábio da Purificação de Bastos e-mail: iabegg@mail.ufsm.br O wiki no Moodle é uma ferramenta de atividade que visa produção escolar colaborativa. Isso significa

Leia mais

SISTEMA DE ADMINISTRAÇÃO DE LOCAÇÃO IMOBILIÁRIA LISTA DE ATUALIZAÇÕES NOVAS

SISTEMA DE ADMINISTRAÇÃO DE LOCAÇÃO IMOBILIÁRIA LISTA DE ATUALIZAÇÕES NOVAS SISTEMA DE ADMINISTRAÇÃO DE LOCAÇÃO IMOBILIÁRIA VERSÃO 7.0 LISTA DE ATUALIZAÇÕES NOVAS Todas as telas do sistema foram remodeladas para utilização da resolução de vídeo 1024 x 768, apresentando agora um

Leia mais

Microsoft PowerPoint

Microsoft PowerPoint Microsoft PowerPoint Microsoft PowerPoint é utilizado para desenvolver apresentações. Os trabalhos desenvolvidos com este aplicativo normalmente são apresentados com o auxílio de um datashow. Apresentações

Leia mais

Este tutorial está publicado originalmente em http://www.baboo.com.br/absolutenm/anmviewer.asp?a=30405&z=300

Este tutorial está publicado originalmente em http://www.baboo.com.br/absolutenm/anmviewer.asp?a=30405&z=300 WinRAR: Conheça este excelente compactador de arquivos Introdução: É fato que a Internet está mais rápida com a popularização da banda larga, mas os compactadores de arquivos ainda apresentam muita utilidade

Leia mais

ÍNDICE... 2 INTRODUÇÃO... 4

ÍNDICE... 2 INTRODUÇÃO... 4 Mic crosoft Excel 201 0 ÍNDICE ÍNDICE... 2 INTRODUÇÃO... 4 Interface... 4 Guias de Planilha... 5 Movimentação na planilha... 6 Entrada de textos e números... 7 Congelando painéis... 8 Comentários nas Células...

Leia mais

Está apto a utilizar o sistema, o usuário que tenha conhecimentos básicos de informática e navegação na internet.

Está apto a utilizar o sistema, o usuário que tenha conhecimentos básicos de informática e navegação na internet. 1. Descrição Geral Este manual descreve as operações disponíveis no módulo VTWEB Client, cuja finalidade é gerenciar cadastros de funcionários, realização de pedidos e controle financeiro dos pedidos.

Leia mais

Projeto Estrutural de Edifícios de Concreto Armado, Protendido, Pré-Moldados e Alvenaria Estrutural. Sistemas de Gerenciamento. Versão 15.

Projeto Estrutural de Edifícios de Concreto Armado, Protendido, Pré-Moldados e Alvenaria Estrutural. Sistemas de Gerenciamento. Versão 15. CAD/TQS Projeto Estrutural de Edifícios de Concreto Armado, Protendido, Pré-Moldados e Alvenaria Estrutural Sistemas de Gerenciamento Versão 15.X As informações contidas neste documento, incluindo links,

Leia mais

SUMÁRIO TUTORIAL DO HQ. 2 DICAS PEDAGÓGICAS:. 2 DOWNLOAD DA INSTALAÇÃO. 2 PASSO 1 FORMULÁRIO PARA DOWNLOAD. 2 PASSO 2 ESCOLHENDO A VERSÃO.

SUMÁRIO TUTORIAL DO HQ. 2 DICAS PEDAGÓGICAS:. 2 DOWNLOAD DA INSTALAÇÃO. 2 PASSO 1 FORMULÁRIO PARA DOWNLOAD. 2 PASSO 2 ESCOLHENDO A VERSÃO. SUMÁRIO TUTORIAL DO HQ... 2 DICAS PEDAGÓGICAS:... 2 DOWNLOAD DA INSTALAÇÃO... 2 PASSO 1 FORMULÁRIO PARA DOWNLOAD... 2 PASSO 2 ESCOLHENDO A VERSÃO... 3 PASSO 3 INSTRUÇÕES DE INSTALAÇÃO... 4 CRIANDO NOVAS

Leia mais

Neste texto, faremos o lançamento de armadura de flexão positiva inclinada, armadura de costela e estribo variável, em uma viga.

Neste texto, faremos o lançamento de armadura de flexão positiva inclinada, armadura de costela e estribo variável, em uma viga. Tratamento de ferros inteligente Vigas Neste texto, faremos o lançamento de armadura de flexão positiva inclinada, armadura de costela e estribo variável, em uma viga. Para qualquer detalhamento, a edição

Leia mais