INFLUÊNCIA DO PROCESSO DE USINAGEM NA INTEGRIDADE SUPERFICIAL E PROPRIEDADES DA LIGA DE AÇO INOX AUSTENÍTICO F138 E AISI 316L.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "INFLUÊNCIA DO PROCESSO DE USINAGEM NA INTEGRIDADE SUPERFICIAL E PROPRIEDADES DA LIGA DE AÇO INOX AUSTENÍTICO F138 E AISI 316L."

Transcrição

1 INFLUÊNCIA DO PROCESSO DE USINAGEM NA INTEGRIDADE SUPERFICIAL E PROPRIEDADES DA LIGA DE AÇO INOX AUSTENÍTICO F138 E AISI 316L. F. M. Marques (1); A. S. Rocha (2); R. C. Costa (1); F. W. Bernardino (1); P. R. Hoffmann (3); M. M. Bonfante (1) (1) Faculdade SATC; (2) UFRGS; (3) IFSC; Rua Pascoal Meller, 73, Bairro Universitário, Criciúma - SC. CEP: fernando.marques@satc.edu.br Resumo: A utilização dos aços inoxidáveis austeníticos (AISI 316L e F138) como implantes e ferramentas cirúrgicas é conhecida há décadas, inclusive os processos de fabricação que envolvem a produção desses elementos. O conhecimento dos parâmetros de usinagem e suas significâncias no resultado final de um produto diz muito sobre o futuro desse produto, inclusive sobre a influência na integridade superficial como rugosidade, tensão residual, resistência à corrosão, mudanças de fases microestruturais e variações de dureza à medida que ocorre a aproximação da superfície do material. A variação de dureza do material pode influenciar na resistência ao desgaste superficial (abrasão, adesão, difusão), isso dependendo da mudança de microestrutura ocasionada pelo processo de deformação plástica. O objetivo deste trabalho foi de caracterizar os aços inoxidáveis austeníticos AISI 316L e F138, mediante microscopia ótica, composição química e ensaios de microdureza superficial. Testes estes realizados e comprovados que os aços F138 apresentam valores de dureza inferiores aos 316L, porem com uma homogeneidade do seu material, justificando seu uso em aplicações biomédicas implantáveis. Palavra chave: Aços inoxidáveis, parâmetros de usinagem, implantes, integridade superficial.

2 INTRODUÇÃO Avanços na área metalúrgica estão sendo desenvolvidos constantemente para melhorias das propriedades específicas de cada material em cada aplicação nas mais diversas áreas. A utilização de aços inoxidáveis austeníticos é difundida mundialmente na área biomédica para o desenvolvimento de próteses e instrumentos cirúrgicos. Na área aeroespacial podem ser mencionados e aplicados em mecanismos que estão sujeitos a solicitações mecânicas em baixas temperaturas e sem alteração de suas propriedades, como em trens de pouso, turbinas e na área naval onde podem ser mencionadas as qualidades referentes à resistência à corrosão desses materiais em meios salinos [1]. Os aços inoxidáveis austeníticos, doravante AISI 316L (F138), são considerados materiais com baixa condutibilidade térmica quando comparados a outros metais, dessa forma são suscetíveis à mudança de morfologia pela ação térmica durante o processo de usinagem e também pela ação cisalhante originada do contato entre a ferramenta e a peça [2]. O processo de transformação de austenita para martensita ainda ocorre pela deformação plástica durante o processo de usinagem, já que a martensita possui características inversas às da austenita conforme mencionadas anteriormente [3]. Serão realizados ensaios para caracterização dos aços inoxidáveis 316L e F138 através de espectrômetro de refração, microscopia óptica e por meio de ensaios de dureza Brinell (HB) e Vickers (HV), este último com aplicação de cargas diferentes. Para medição do efeito da usinagem na superfície do material AISI 316L e F138 será realizada medição de rugosidade em superfície usinada sob várias condições de velocidade de corte e avanço, analisando esta influência de rugosidade superficial como objeto de estudo. MÉTODOS E RESULTADOS Corpos de Prova (CP) A composição química dos aços inoxidáveis ASTM F138 e AISI 316L estão representadas nas tabelas 1 e 2, respectivamente. Os ensaios foram realizados no laboratório de análises da Faculdade SATC. Tabela 1- Composição química (% em massa), do aço inoxidável ASTM F138. Material C% Si% Mn% Cr% Mo% Ni% P% S% N% CP 0,027 0,30 1,79 17,90 2,79 14,59 0,023 0,001 0,087 Norma 0,030 0,75 2, ,5-3, ,025 0,010 0,10

3 Tabela 2- Composição química (% em massa), do aço AISI 316L. Material C% Si% Mn% Cr% Mo% Ni% P% S% N% CP 0,029 0,55 1,64 16,38 2,18 8,322 0,035 0, Norma 0,030 0,75 2, , ,045 0, Parâmetros Utilizados Os parâmetros adotados para os ensaios de usinabilidade foram baseados em experimentos anteriores realizados com AISI 304 e adotados como pré-testes. Os valores de avanço e velocidade de corte foram sugeridos por fabricantes de ferramentas de corte. A tabela 3 mostra os valores adotados de velocidade de corte, avanço e profundidade de corte aplicada (v c, f n e a p, respectivamente). Houve a utilização de fluido lubrirrefrigerante solúvel em água com ph 7.0 e emulsividade de 4 %, aplicado por jorro contínuo e diretamente sobre a peça a partir da vazão de 40 l/min.. No entanto, esta aplicação foi apenas nos processos de desbaste do material, não sendo empregada no último passe da ferramenta sobre a superfície do corpo de prova. Tabela 3- Condições de corte e número dos testes. Teste N 1 v c [m/min] f n [mm/rot] a p [mm] Uso de refrigeração Teste ,1 0,5 Não Teste ,1 3,0 Não Teste ,3 0,5 Não Teste ,3 3,0 Não Para cada teste, foram realizadas duas réplicas com intuito de conseguir valores confiáveis para médias estatísticas e assim resultados consistentes. Caracterização do Material do Corpo de Prova Os valores médios de dureza para os aços 316L e F138 foram de 179 HBW 2,5/187,5/30 e 173 HBW 2,5/187,5/30, respectivamente especificados segundo norm [4] [5] [8]. As medições foram realizadas nos corpos de prova após serem usinados com seus respectivos diâmetros finais de 20 mm, por meio dos quais se obteve os valores médios de dureza anteriormente relatados. Ensaio de Compressão Os resultados do ensaio de compressão estão montados no gráfico da figura 1, onde pode ser percebido que o aço inoxidável F138 possui valor de limite de proporcionalidade superior ao obtido no ensaio do aço inoxidável 316L, porém são

4 valores pouco representativos para os aços de modo geral, isso em termos de comparação [6]. Figura 1 Ensaio de compressão nos aços 316L e F138. Quanto ao restante do gráfico, percebe-se similaridade entre as curvas onde pode ser caracterizada pela semelhança dos valores de composição química dentro de seus limites para cada material e pelo comportamento semelhante ao dos aços inoxidáveis austeníticos. Análise Microestrutural Com intuito de atestar que o material utilizado como corpos de prova era realmente os aços inoxidáveis AISI 316L e F138, onde a composição química já foi indicada anteriormente de forma efetiva e dentro dos limites aceitáveis para devida caracterização, foi realizada análise de microestrutura conforme figuras 2 e 3, dessa forma verificando o tamanho de grão onde ambos materiais confirmaram estar dentro dos padrões estabelecidos para utilização em aplicações biomédicas com base em medição do tamanho de grão em materiais metálicos conforme norma ABNT [7].

5 Figura 1- Microestrutura do aço AISI 316L (200X) Figura 2- Microestrutura do aço ASTM F138 (200X) De acordo com o procedimento de contagem de interceptos, foi constatado que os tamanhos de grão TG 7 para o aço AISI 316L e TG 7,5 para o F138 atendem assim à especificação para ser utilizado em fins biomédicos. Com a análise de microestrutura, percebe-se pela figura 4 em relação à figura 5 que à medida que foram aumentados os valores de profundidade de corte [a p ] da ferramenta para o aço 316L não ocorreram diferenças significativas na superfície. Entretanto, quando os valores de avanço da ferramenta aumentaram [f n ], os resultados foram expressivos visualmente com auxílio do microscópio, conforme indicam as figuras 6 e 7.

6 Superfície Núcleo Figura 4- Microestrutura do aço inoxidável AISI 316L no teste de usinagem 1. Núcleo Superfície Figura 5- Microestrutura do aço inoxidável AISI 316L no teste de usinagem 2.

7 Superfície Núcleo Figura 6- Microestrutura do aço inoxidável AISI 316L no teste de usinagem 3. Núcleo Superfície Figura 7- Microestrutura do aço inoxidável AISI 316L no teste de usinagem 4. Os resultados encontrados de deformação de grãos para o aço F138 são similares em relação aos grãos deformados dos aços 316L, podendo ser percebida uma diferença significativa entre as condições 1 e 4, onde podem ser descritos como os valores mínimos e máximos de parâmetros de usinagem, respectivamente.

8 Superfície Núcleo Figura 8- Microestrutura do aço ASTM F138 no teste de usinagem 1. Núcleo Superfície Figura 9- Microestrutura do aço ASTM F138 no teste de usinagem 2.

9 Núcleo Superfície Figura 10- Microestrutura do aço ASTM F138 no teste de usinagem 3. Núcleo Superfície Figura 11- Microestrutura do aço ASTM F138 no teste de usinagem 4. Medição de Rugosidade Superficial. Os valores obtidos nas medições de rugosidade superficial estão indicados na figura 12, na qual foi utilizado o parâmetro R a, respectivamente. Pode ser percebido que os corpos de prova, em que foram aplicados a profundidade de corte de 3,0 mm e avanço de 0,1 mm/rot, obtiveram os menores valores de rugosidade, no entanto quando alterado apenas o valor de f n para 0,3 mm/rot foram alcançados valores superiores de rugosidade perante aos outros ensaios realizados. Quando feita a mudança de a p para 0,5 mm e f n para 0,1 mm/rot e comparado com a condição de a p 0,5 mm e f n 0,3 mm/rot, pode ser percebido que a variação de avanço (f n ) exerce significância quanto à rugosidade.

10 Figura 12- Valores de rugosidade superficial pelo parâmetro R a [μm]. A figura 12 ainda indica que a profundidade de corte não exerce forte influência na rugosidade da peça quando foi submetida a altos valores de avanço de ferramenta, podendo ser justificada a diminuição da rugosidade quando aplicados altos valores de profundidade de corte pela diminuição de folgas na máquina, dessa forma aumentando a rigidez do mecanismo de geração do movimento da ferramenta em relação ao corpo de prova. Quando comparados os materiais, percebeu-se que, com exceção do parâmetro R a, todas as medições indicaram o aço F138 com valores de rugosidade superiores ao aço 316L, tornando o material de usinabilidade menos favorável quando o fator rugosidade é dado como referência. Os menores valores de dureza Brinell podem ser atrelados à justificativa anterior, uma vez que conseguem ser fatores determinantes para a usinabilidade dos materiais colocados em questão. A maior quantidade de sulfetos no aço 316L pode ser considerado elemento facilitador da melhora na usinabilidade do material, pois em pesquisas já relatadas evidenciou-se esse fenômeno, enquanto que os teores de sulfetos no aço F138 são baixos em relação aos índices encontrados no 316L. Perfil de Microdureza [HV] das Amostras com Carga de 0,01 N. A partir das figuras 13 a 16, representam-se os perfis de microdureza com carga de 0,01 N e de acordo com as condições de corte que estão tabeladas no item 2 (tabela 3).

11 Figura 3- Perfil de microdureza com parâmetros de corte de a p e f n. Conforme a figura 13, pode ser observado que para os aços F138 e 316L os valores de dureza acima de 400 HV mostraram-se presentes até a profundidade de 0,12 mm, após esse ponto ocorreu atenuação da queda de dureza onde para o F138 em comparação ao 316L todos os valores de dureza foram maiores em todos os pontos de medição. Figura 4- Perfil de microdureza com parâmetros de corte de a p e f n.

12 De acordo com a figura 14, quando ocorre a mudança do valor da profundidade de corte para 3,0 mm (condição 2) e mantendo o avanço da ferramenta em 0,1 mm/rot, também é percebida a mudança de valores de dureza para os corpos de prova e suas réplicas. Os valores de dureza aumentaram de forma significativa nas proximidades à superfície entre 500 e 600 HV. Outro ponto a ser destacado diz respeito aos valores de dureza do aço 316L que obtiveram apreciação superior em relação ao aço F138, mas que, quando se aproximaram de 0,12 mm da superfície, ficaram próximos a 400 HV, havendo variação maior para o aço 316L. Ao ser efetuada a mudança de parâmetros de corte com o aumento do avanço da ferramenta de 0,1 mm/rot para 0,3 mm/rot e profundidade de corte em 0,5 mm, correspondendo à condição 3 (figura 15), os valores de dureza próximos à superfície (0,02 mm) assumiram valores de dureza acima de 550 a 600 HV, sendo que esses resultados cruzam a faixa de 400 HV em valores de profundidade em relação à camada superficial do corpo de prova a partir de 0,16 mm. Figura 5- Perfil de microdureza com parâmetros de corte de a p e f n. A figura 15 também representa a variação de dureza para o aço 316L, que é considerada significativa quando comparada aos valores mensurados até o momento, enquanto que para o aço F138, a oscilação de valores crescentes e decrescentes de dureza são mais atenuadas. Na última condição dos ensaios, condição 4, figura 16, são mantidos os valores de dureza para o aço 316L em valores superiores aos do F138. Outro fator a ser enaltecido é a profundidade a qual os valores de dureza se aproximam da faixa compreendida abaixo de 400 HV, próximos a 0,2 mm.

13 Para o aço F138, os valores de dureza na superfície mantêm-se próximos de 550 HV, não ultrapassando este valor e não diminuindo de 500 HV. Entretanto para o aço 316L foram obtidos valores compreendidos entre 430 e 585 HV, podendo, preliminarmente, considerar uma faixa ampla de valores de dureza quando comparados ao F138. Figura 6- Perfil de microdureza com parâmetros de corte de a p e f n. Exceto na primeira condição de usinagem, para todas as outras o aço 316L assume valores de dureza superiores aos do aço F138 até a faixa próxima a 400 HV, justificando as comparações nesse ponto. Também é percebido que o aço 316L admite valores dispersos quando comparados à linha de tendência do aço F138. CONCLUSÃO Com base nos resultados obtidos com a metodologia proposta e seus resultados pode-se concluir os seguintes tópicos a seguir: Os aços inoxidáveis possuem grau de inclusões relativamente inferior, quando comparado com os aços AISI 316L, porem necessitaria de uma análise de composição química pontual, para atestar que tipo de inclusões são formadas pelas imagens apresentadas. Os dois materiais tidos como objeto de estudo possuem composição química e valores de dureza similares, porem dentro das normas vigentes para cada tipo de material em questão. O processo de usinagem influencia na mudança de morfologia dos materiais, entretanto o parâmetro que mais exerce influência nesse tipo de mudança é o avanço da ferramenta ( f n ), sendo o maior seu valor também maior será sua deformação da superfície usinada.

14 As rugosidades para parâmetros de avanço inferiores apresentam menores valores, entretanto com a profundidade de corte maior, mostrou valores de rugosidade inferior, possivelmente devido a eliminação de folgas da máquina, desta forma aumentando a rigidez do processo de usinagem. Os aços F138 apresentam valores de microdureza mais homogêneos e estáveis, em relação aos valores do aço 316L. e que os maiores parâmetros de usinagem proporcionam maiores profundidades de variação de dureza superficial. AGRADECIMENTOS Os autores agradecem à empresa BAUMER pela disponibilidade de materiais, a FACULDADE SATC pela realização dos ensaios. REFERÊNCIAS [1] Costa, Rytney Santos. Estudo da corrosão do aço inox AISI 304 em álcool etílico hidratado combustível. Faculdade de Engenharia Mecânica da Universidade Estadual de Campinas Tese de Doutorado. [2] Abia, Ana Isabel Fernández. Metodología para el análisis del comportamiento y caracterización de los aceros inoxidables austeníticos en el torneado de alto rendimiento. UNIVERSIDAD DE LEÓN. LÉON : s.n., tese de doutorado. [3] Moraes, Fernando Cruz de. Influencia da Microestrutura dos Aços Inoxidáveis (Austeniticos, Ferriticos e Martensíticos) na Proteção Contra a Corrosão por Filmes de Polianilina. Universidade de São Paulo Dissertação de Mestrado. [4] E92-82, ASTM International. Standard Test Method for Vickers Hardness of Metallic Materials [5] ABNT. Materiais metálicos - Ensaio de dureza Brinell NM-ISO [6] International, ASTM. Standard Test Methods of Compression Testing of Metallic Materials at Room Temperature. West Conshohocken : ASTM International, [7] 1323, ABNT NB. Determinação do tamanho de grão em materiais metálicos [8] E10-01, ASTM International. Standard Test Method for Brinell Hardness of Metallic Materials INFLUENCE OF MACHINING PROCESS IN INTEGRITY AND SURFACE PROPERTIES OF ALLOY STAINLESS STEEL AUSTENITIC F138 and AISI 316L. Abstract: The use of austenitic stainless steel (AISI 316L and F138) as implants and surgical tools has been known for decades, including manufacturing processes involving the production of these elements. Knowledge of machining and their significances of parameters at the end result of a product says a lot about the future of this product, including the influence on surface integrity as roughness, residual stress, corrosion resistance, changes in microstructural phases and variations in hardness as that is the approach of the surface of the material. The variation in

15 hardness of the material can influence the resistance to surface wear (abrasion, adhesion, diffusion), it changes depending on the microstructure caused by the plastic deformation process. The objective of this study was to characterize the austenitic stainless steel AISI 316L and F138, by optical microscopy, chemical composition and microhardness tests. These tests performed and proven that the F138 steels have hardness values lower than 316L, but with homogeneity of their material, justifying its use in implantable biomedical applications. Keyword: Stainless steel, machining parameters, implants, surface integrity.

ESTUDO DA CORRELAÇÃO ENTRE A ENERGIA DE IMPACTO ABSORVIDA E A ESPESSURA DOS CORPOS DE PROVA DE CHARPY-V*

ESTUDO DA CORRELAÇÃO ENTRE A ENERGIA DE IMPACTO ABSORVIDA E A ESPESSURA DOS CORPOS DE PROVA DE CHARPY-V* ESTUDO DA CORRELAÇÃO ENTRE A ENERGIA DE IMPACTO ABSORVIDA E A ESPESSURA DOS CORPOS DE PROVA DE CHARPY-V* Diego Moisés Maciel Vieira 1 Lucas Giacomelli Ranzi 2 Bill Paiva dos Santos 3 Vagner Machado Costa

Leia mais

João Carmo Vendramim 1 Jan Vatavuk 2 Thomas H Heiliger 3 R Jorge Krzesimovski 4 Anderson Vilele 5

João Carmo Vendramim 1 Jan Vatavuk 2 Thomas H Heiliger 3 R Jorge Krzesimovski 4 Anderson Vilele 5 O tratamento térmico de têmpera e revenimento a vácuo de um bloco de aço AISI H13, dimensões 300x300x300 mm, monitorado com quatro termopares de contato João Carmo Vendramim 1 Jan Vatavuk 2 Thomas H Heiliger

Leia mais

PRECIPITAÇÃO DA AUSTENITA SECUNDÁRIA DURANTE A SOLDAGEM DO AÇO INOXIDÁVEL DUPLEX S. A. Pires, M. Flavio, C. R. Xavier, C. J.

PRECIPITAÇÃO DA AUSTENITA SECUNDÁRIA DURANTE A SOLDAGEM DO AÇO INOXIDÁVEL DUPLEX S. A. Pires, M. Flavio, C. R. Xavier, C. J. PRECIPITAÇÃO DA AUSTENITA SECUNDÁRIA DURANTE A SOLDAGEM DO AÇO INOXIDÁVEL DUPLEX 2205 S. A. Pires, M. Flavio, C. R. Xavier, C. J. Marcelo Av. dos Trabalhadores, n 420, Vila Santa Cecília, Volta Redonda,

Leia mais

ESTUDO DA USINABILIDADE DE AÇO AISI 1045 APÓS DIFERENTES TRATAMENTOS TÉRMICOS

ESTUDO DA USINABILIDADE DE AÇO AISI 1045 APÓS DIFERENTES TRATAMENTOS TÉRMICOS ESTUDO DA USINABILIDADE DE AÇO AISI 1045 APÓS DIFERENTES TRATAMENTOS TÉRMICOS Diego Carreras Bezerra Profª Drª. Izabel Fernanda Machado PMR Departamento de Engenharia Mecatrônica e Sistemas Mecânicos 1.

Leia mais

ESTUDO DO DESGASTE ABRASIVO DE AÇO CARBONITRETADO EM DIFERENTES RELAÇÕES AMÔNIA/PROPANO

ESTUDO DO DESGASTE ABRASIVO DE AÇO CARBONITRETADO EM DIFERENTES RELAÇÕES AMÔNIA/PROPANO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA E CIÊNCIAS DOS MATERIAIS PIPE ENGENHARIA E CIÊNCIAS DOS MATERIAIS - SETOR DE TECNOLOGIA SÉRGIO ZAGONEL ESTUDO DO DESGASTE ABRASIVO

Leia mais

PROCESSO SELETIVO MESTRADO 2018 Projeto de Pesquisa

PROCESSO SELETIVO MESTRADO 2018 Projeto de Pesquisa PROCESSO SELETIVO MESTRADO 2018 Projeto de Pesquisa Título do Projeto: Estudo do Processo de Envelhecimento Dinâmico do Aço AISI 439 Área de Concentração/Linha de Pesquisa: Metalurgia Física / Estrutura,

Leia mais

ANÁLISE DA USINABILIDADE DOS AÇOS INOXIDÁVEIS AISI 304 E AISI 420 DURANTE O PROCESSO DE TORNEAMENTO EXTERNO CILINDRICO

ANÁLISE DA USINABILIDADE DOS AÇOS INOXIDÁVEIS AISI 304 E AISI 420 DURANTE O PROCESSO DE TORNEAMENTO EXTERNO CILINDRICO ANÁLISE DA USINABILIDADE DOS AÇOS INOXIDÁVEIS AISI 304 E AISI 420 DURANTE O PROCESSO DE TORNEAMENTO EXTERNO CILINDRICO ¹F. M. MARQUES; ¹F. M. UGIONI; ¹L. C. CAVALER; ²A. S. ROCHA; ¹E. I. CURI Rua Pascoal

Leia mais

5.3. ANÁLISE QUÍMICA 5.4. ENSAIO DE DUREZA

5.3. ANÁLISE QUÍMICA 5.4. ENSAIO DE DUREZA 35 5.3. ANÁLISE QUÍMICA A composição química dos parafusos foi determinada por Espectrometria de Emissão Óptica. A Tabela 04 apresenta a composição percentual dos elementos mais relevantes. A Norma SAE

Leia mais

Autor(es) GUILHERME GORGULHO. Orientador(es) ANDRÉ DE LIMA. Apoio Financeiro FAPIC/UNIMEP. 1. Introdução

Autor(es) GUILHERME GORGULHO. Orientador(es) ANDRÉ DE LIMA. Apoio Financeiro FAPIC/UNIMEP. 1. Introdução 19 Congresso de Iniciação Científica AVALIAÇÃO DO COMPORTAMENTO DA INTEGRIDADE SUPERFICIAL EM PEÇAS SUBMETIDAS A PROCESSOS DE USINAGEM EM CONDIÇÕES OTIMIZADAS Autor(es) GUILHERME GORGULHO Orientador(es)

Leia mais

CAPÍTULO V CARACTERIZAÇÃO MICROESTRUTURAL E DE MICRODUREZA

CAPÍTULO V CARACTERIZAÇÃO MICROESTRUTURAL E DE MICRODUREZA CAPÍTULO V CARACTERIZAÇÃO MICROESTRUTURAL E DE MICRODUREZA Neste capítulo é apresentada uma caracterização microestrutural e de microdureza dos corpos de prova soldados com os parâmetros descritos nas

Leia mais

longitudinal para refrigeração, limpeza e remoção de fragmentos de solos provenientes da perfuração, Figura 10.

longitudinal para refrigeração, limpeza e remoção de fragmentos de solos provenientes da perfuração, Figura 10. 13 longitudinal para refrigeração, limpeza e remoção de fragmentos de solos provenientes da perfuração, Figura 10. FIGURA 10 Amostras a serem analisadas. Fonte: Autor. 5.2. PREPARAÇÃO DOS CORPOS DE PROVA

Leia mais

CARACTERIZAÇÃO E SUGESTÃO DE MELHORIA EM BARRA DE MOINHO DE COMINUIÇÃO DE MINÉRIO

CARACTERIZAÇÃO E SUGESTÃO DE MELHORIA EM BARRA DE MOINHO DE COMINUIÇÃO DE MINÉRIO CARACTERIZAÇÃO E SUGESTÃO DE MELHORIA EM BARRA DE MOINHO DE COMINUIÇÃO DE MINÉRIO Fontes, L.S. (1); Reis, R. (2); Silva, A.S. (3); Celestino, C. (4); Griza, S. (5). (1) Graduando em Engenharia de Materiais,

Leia mais

MARTENSITA DE NITROGÊNIO OBTIDA PELO PROCESSO DE SHTPN EM AÇOS INOXIDÁVEIS FERRITICOS

MARTENSITA DE NITROGÊNIO OBTIDA PELO PROCESSO DE SHTPN EM AÇOS INOXIDÁVEIS FERRITICOS MARTENSITA DE NITROGÊNIO OBTIDA PELO PROCESSO DE SHTPN EM AÇOS INOXIDÁVEIS FERRITICOS Roberto Luís de Assumpção (R. L. de Assumpção), Paulo Cesar Borges (P. C. Borges), Marcio Mafra (M. Mafra) Av. Sete

Leia mais

ESFEROIDIZAÇÃO DO AÇO SAE 1080*

ESFEROIDIZAÇÃO DO AÇO SAE 1080* ESFEROIDIZAÇÃO DO AÇO SAE 1080* Renan Gurgel Pinho 1 Nívea Rodrigues Leite 2 Marcelo José Gomes da Silva 3 Resumo O objetivo deste trabalho é investigar a esferoidização do aço SAE 1080 e os respectivos

Leia mais

ESTUDO DE TRATAMENTO TÉRMICO DE PINO J*

ESTUDO DE TRATAMENTO TÉRMICO DE PINO J* ESTUDO DE TRATAMENTO TÉRMICO DE PINO J* Lucas Silva Fontes 1 Silvando Vieira dos Santos 2 Abraão Santos Silva 3 Sandro Griza 4 Resumo Este estudo trata da metodologia de projeto de tratamento térmico para

Leia mais

3 Material e Procedimento Experimental

3 Material e Procedimento Experimental 3 Material e Procedimento Experimental 3.1. Material Para este estudo foi utilizado um tubo API 5L X80 fabricado pelo processo UOE. A chapa para a confecção do tubo foi fabricada através do processo de

Leia mais

ANÁLISE DO COMPORTAMENTO METAL-MECÂNICO APÓS CONFORMAÇÃO A QUENTE

ANÁLISE DO COMPORTAMENTO METAL-MECÂNICO APÓS CONFORMAÇÃO A QUENTE ANÁLISE DO COMPORTAMENTO METAL-MECÂNICO APÓS CONFORMAÇÃO A QUENTE Autores : Lucas FERREIRA, Mario WOLFART Jr., Gianpaulo Alves MEDEIROS. Diego Rodolfo Simões de LIMA. Informações adicionais: (Bolsista

Leia mais

AVALIAÇÃO DO COMPORTAMENTO DA INTEGRIDADE SUPERFICIAL EM PEÇAS SUBMETIDAS A PROCESSOS DE USINAGEM EM CONDIÇÕES OTIMIZADAS

AVALIAÇÃO DO COMPORTAMENTO DA INTEGRIDADE SUPERFICIAL EM PEÇAS SUBMETIDAS A PROCESSOS DE USINAGEM EM CONDIÇÕES OTIMIZADAS 7º CONGRESSO BRASILEIRO DE ENGENHARIA DE FABRICAÇÃO 7 th BRAZILIAN CONGRESS ON MANUFACTURING ENGINEERING 20 a 24 de maio de 2013 Penedo, Itatiaia RJ - Brasil May 20 th to 24 th, 2013 Penedo, Itatiaia RJ

Leia mais

AVALIAÇÃO DA RESISTÊNCIA AO REVENIDO E DA TENACIDADE DO AÇO FERRAMENTA H13

AVALIAÇÃO DA RESISTÊNCIA AO REVENIDO E DA TENACIDADE DO AÇO FERRAMENTA H13 AVALIAÇÃO DA RESISTÊNCIA AO REVENIDO E DA TENACIDADE DO AÇO FERRAMENTA H13 Laura Rodrigues de Novaes 1 ; Susana M. Giampietri Lebrão 2 1 Aluna de Iniciação Científica da Escola de Engenharia Mauá (EEM/CEUN-IMT);

Leia mais

A composição química das amostras de metal solda, soldadas a 10 m de profundidade, está listada na Tabela 2.

A composição química das amostras de metal solda, soldadas a 10 m de profundidade, está listada na Tabela 2. 52 4 Resultados 4.1. Análise Química A composição química das amostras de metal solda, soldadas a 10 m de profundidade, está listada na Tabela 2. Tabela 2: Composição química do metal de solda (porcentagem

Leia mais

5 Discussão dos Resultados

5 Discussão dos Resultados 79 5 Discussão dos Resultados É possível comparar visualmente o ponto de solda nas macrografias mostradas da Figura 21 a Figura 26. Na comparação entre as diferentes velocidades de rotação da ferramenta,

Leia mais

23º CBECiMat - Congresso Brasileiro de Engenharia e Ciência dos Materiais 04 a 08 de Novembro de 2018, Foz do Iguaçu, PR, Brasil

23º CBECiMat - Congresso Brasileiro de Engenharia e Ciência dos Materiais 04 a 08 de Novembro de 2018, Foz do Iguaçu, PR, Brasil ADEQUAÇÃO DAS PROPRIEDADES MECÂNICAS DE UM TUBO ASTM A106 GRAU B EM UM TUBO ASTM A333 GRAU 6 POR TRATAMENTO TÉRMICO G. D. Rodrigues 1 ; R. R. Maia 2 ; P. H. Ogata 3 1 TEAMLAB; 2 Universidade de Mogi das

Leia mais

Influência do tempo e temperatura de nitretação a plasma na microestrutura do aço ferramenta ABNT H13

Influência do tempo e temperatura de nitretação a plasma na microestrutura do aço ferramenta ABNT H13 Influência do tempo e temperatura de nitretação a plasma na microestrutura do aço ferramenta ABNT H13 Leandro J. de Paula Mario Vitor Leite Amilton Sinatora 1 SUMÁRIO 1. INTRODUÇÃO 2. OBJETIVO 3. MATERIAIS

Leia mais

AÇOS INOXIDÁVEIS (Fe-Cr-(Ni))

AÇOS INOXIDÁVEIS (Fe-Cr-(Ni)) AÇOS INOXIDÁVEIS (Fe-Cr-(Ni)) Ligas à base de Fe, com um mínimo de 11%Cr em solução para prevenir a corrosão Podem apresentar estrutura ferrítica, austenítica, martensítica, ou mista, consoante às % de

Leia mais

3 MATERIAIS E MÉTODOS

3 MATERIAIS E MÉTODOS 40 3 MATERIAIS E MÉTODOS 3.1 MATERIAL O material utilizado para realização dos ensaios necessários para suportar este trabalho foi o aço baixa liga 2.1/4Cr 1Mo temperado e revenido, conforme especificação

Leia mais

ESTUDO DO DESGASTE EM FERRAMENTA DE METAL DURO NO TORNEAMENTO DOS AÇOS ABNT 1045, 4140 E 4340.

ESTUDO DO DESGASTE EM FERRAMENTA DE METAL DURO NO TORNEAMENTO DOS AÇOS ABNT 1045, 4140 E 4340. ESTUDO DO DESGASTE EM FERRAMENTA DE METAL DURO NO TORNEAMENTO DOS AÇOS ABNT 1045, 4140 E 4340. André Rezende de Figueiredo Oliveira 1 (PQ), Jacques Douglas A. Caetano 1 (EG), Josias Pacheco Rodrigues 1

Leia mais

ANÁLISE DO COMPORTAMENTO METAL-MECÂNICO APÓS CONFORMAÇÃO A QUENTE

ANÁLISE DO COMPORTAMENTO METAL-MECÂNICO APÓS CONFORMAÇÃO A QUENTE ANÁLISE DO COMPORTAMENTO METAL-MECÂNICO APÓS CONFORMAÇÃO A QUENTE Autores : Lucas FERREIRA, Mario WOLFART Jr., Gianpaulo Alves MEDEIROS Informações adicionais: (Bolsista extensão do Edital 072 PROEX; Coorientador

Leia mais

Avaliação das propriedades mecânicas em ligas ferríticas com 5% de Mo e diferentes teores de Cr

Avaliação das propriedades mecânicas em ligas ferríticas com 5% de Mo e diferentes teores de Cr Avaliação das propriedades mecânicas em ligas ferríticas com 5% de Mo e diferentes teores de Cr Francisco Halyson Ferreira GOMES 1, Fernando Henrique da Costa SABÓIA 2, Rodrigo Freitas GUIMARÃES 3, Venceslau

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE - FURG Escola de Engenharia. Programa de Pós Graduação em Engenharia Mecânica PPMec

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE - FURG Escola de Engenharia. Programa de Pós Graduação em Engenharia Mecânica PPMec MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE - FURG Escola de Engenharia Programa de Pós Graduação em Engenharia Mecânica PPMec Ewerton Rodrigues Silveira EFEITO DO GRAU DE DEFORMAÇÃO NA FORMAÇÃO

Leia mais

AULA 6 USINABILIDADE DOS MATERIAIS

AULA 6 USINABILIDADE DOS MATERIAIS AULA 6 USINABILIDADE DOS MATERIAIS 39 6. VARIÁVEIS INDEPENDENTES DE ENTRADA: USINABILIDADE DOS MATERIAIS 6.1. Introdução A usinabilidade é definida como uma grandeza tecnológica que expressa, por meio

Leia mais

FORNO T4 (c/ Atm. Controlada) AUTOMATIZADO

FORNO T4 (c/ Atm. Controlada) AUTOMATIZADO FORNO T4 (c/ Atm. Controlada) AUTOMATIZADO A TECNOHARD possui fornos com atmosfera controlada ideais para processos de aquecimento industrial, que exigem qualidade e consistência no aquecimento. O nosso

Leia mais

AVALIAÇÃO DA REFRIGERAÇÃO CRIOGÊNICA NA USINAGEM CNC DO AÇO INOXIDÁVEL MARTENSÍTICO AISI 440C

AVALIAÇÃO DA REFRIGERAÇÃO CRIOGÊNICA NA USINAGEM CNC DO AÇO INOXIDÁVEL MARTENSÍTICO AISI 440C AVALIAÇÃO DA REFRIGERAÇÃO CRIOGÊNICA NA USINAGEM CNC DO AÇO INOXIDÁVEL MARTENSÍTICO AISI 440C F. P. Dacas 1, R. C. Costa 1, E. A. Desidério 1, F. Canal 1, E. A. Flesch 1, F. M. Marques 2 1 IFC Campus Luzerna;

Leia mais

ESTUDO DA MICROESTRUTURA E MICRODUREZA DO MATERIAL E CAVACO DO AÇO VP100 NA USINAGEM POR APLAINAMENTO, UTILIZANDO UM DISPOSITIVO QUICK-STOP

ESTUDO DA MICROESTRUTURA E MICRODUREZA DO MATERIAL E CAVACO DO AÇO VP100 NA USINAGEM POR APLAINAMENTO, UTILIZANDO UM DISPOSITIVO QUICK-STOP ESTUDO DA MICROESTRUTURA E MICRODUREZA DO MATERIAL E CAVACO DO AÇO VP100 NA USINAGEM POR APLAINAMENTO, UTILIZANDO UM DISPOSITIVO QUICK-STOP Matsumoto, H. (1); Burgel, M. M. P.(1); Rodrigues, A. R.(2);

Leia mais

ESTUDO DA INFLUÊNCIA DA DEFORMAÇÃO A FRIO NA RESISTÊNCIA A CORROSÃO E NAS PROPRIEDADES MECÂNICAS DO AÇO INOXIDÁVEL DUPLEX 2205

ESTUDO DA INFLUÊNCIA DA DEFORMAÇÃO A FRIO NA RESISTÊNCIA A CORROSÃO E NAS PROPRIEDADES MECÂNICAS DO AÇO INOXIDÁVEL DUPLEX 2205 ESTUDO DA INFLUÊNCIA DA DEFORMAÇÃO A FRIO NA RESISTÊNCIA A CORROSÃO E NAS PROPRIEDADES MECÂNICAS DO AÇO INOXIDÁVEL DUPLEX 2205 Emillie Siqueira Mattos Ferreira (FERREIRA, E.S.M) 1 Gianni Ferreira Alves

Leia mais

Introdução Conteúdo que vai ser abordado:

Introdução Conteúdo que vai ser abordado: Introdução Conteúdo que vai ser abordado: Considerações sobre seleção de materiais; Propriedades dos materiais (metais, polímeros e cerâmicas); Seleção de materiais segundo: Resistência mecânica Resistência

Leia mais

Aula 9- Usinabilidade dos Materiais

Aula 9- Usinabilidade dos Materiais -A usinabilidade pode ser definida como uma grandeza tecnológica que expressa, por meio de um valor numérico comparativo ( índice de usinabilidade), um conjunto de propriedades de usinagem de um material

Leia mais

Palavras chave: Aço-carbono, Tratamento Térmico, Propriedade Mecânica.

Palavras chave: Aço-carbono, Tratamento Térmico, Propriedade Mecânica. Caracterização Mecânica e Microestrutural de um Aço AISI 1060 submetido a diferentes Meios de Resfriamentos Angela de Jesus Vasconcelos 1, Daniele Cristina de Brito Lima Soares 1, Adriano Matos Mendes

Leia mais

ANÁLISE DA USINABILIDADE DOS AÇOS INOXIDÁVEIS ABNT 304 E ABNT 420 DURANTE O PROCESSO DE TORNEAMENTO

ANÁLISE DA USINABILIDADE DOS AÇOS INOXIDÁVEIS ABNT 304 E ABNT 420 DURANTE O PROCESSO DE TORNEAMENTO ANÁLISE DA USINABILIDADE DOS AÇOS INOXIDÁVEIS ABNT 304 E ABNT 420 DURANTE O PROCESSO DE TORNEAMENTO C.E.Costa 1 ; J.R. Arruda 2 ; M.P. Dias 3 ; A.P. Lara 4 ; M. Polli 5 UTFPR 1,4,5 ; UNISOCIESC 2,3 Carlos

Leia mais

SEPDS/SEPDM TOOLS NEWS

SEPDS/SEPDM TOOLS NEWS TOOLS NEWS Brocas de HSS com haste padrão fresamento Série SE - Brocas de alta precisão Atualiz. 216.1 SEPDS/SEPDM B212Z Inclusão SEPDS Nova broca de aço rápido com exclusivo tratamento superficial D-STH.

Leia mais

Estudo de três distintas rotas de têmpera a vácuo e revenimento para o aço AISI H13

Estudo de três distintas rotas de têmpera a vácuo e revenimento para o aço AISI H13 Estudo de três distintas rotas de têmpera a vácuo e revenimento para o aço AISI H13 João Carmo Vendramim 1 R Jorge Krzesimovski 2 Thomas H Heiliger 3 Jan Vatavuk 4 Resumo Esta contribuição descreve três

Leia mais

INTRODUÇÃO: Devido a importância dos aços como matéria prima para a produção de elementos de máquinas, um. necessário neste momento.

INTRODUÇÃO: Devido a importância dos aços como matéria prima para a produção de elementos de máquinas, um. necessário neste momento. Universidade Federal do Paraná Curso de Engenharia Industrial Madeireira ELEMENTOS ORGÂNICOS DE MÁQUINAS I AT-096 Dr. Alan Sulato de Andrade alansulato@ufpr.br INTRODUÇÃO: Devido a importância dos aços

Leia mais

CLASSIFICAÇÃO DOS AÇOS

CLASSIFICAÇÃO DOS AÇOS Universidade Federal do Paraná Curso de Engenharia Industrial Madeireira ELEMENTOS ORGÂNICOS DE MÁQUINAS I AT-096 Dr. Alan Sulato de Andrade alansulato@ufpr.br DOS AÇOS 1 DOS AÇOS INTRODUÇÃO: Devido a

Leia mais

ESTUDO COMPARATIVO DE AÇOS INOXIDÁVEIS EM APLICAÇÕES MARÍTIMAS

ESTUDO COMPARATIVO DE AÇOS INOXIDÁVEIS EM APLICAÇÕES MARÍTIMAS ESTUDO COMPARATIVO DE AÇOS INOXIDÁVEIS EM APLICAÇÕES MARÍTIMAS ¹R. BORGES, ²F. M. MARQUES, ³R. C. COSTA, 4 M. T. BAU, 5 J. F. B. LIRIO, 6 P. R. HOFFMANN, 7 M. D. MARCZAL, 8 K. V. S. DAMIN 1,2,4,5,6,7,8

Leia mais

3 Materiais e Métodos

3 Materiais e Métodos 42 3 Materiais e Métodos O material utilizado no presente estudo foi um aço TRIP 800 de 1.0 mm de espessura, laminado a frio e eletro-galvanizado nos dois lados (7,5 µm em cada lado). Foram realizadas

Leia mais

CARACTERIZAÇÃO MICROESTRUTURAL DO AÇO INOXIDÁVEL DUPLEX UNS S32101: INVESTIGAÇÃO DE REAGENTES 1

CARACTERIZAÇÃO MICROESTRUTURAL DO AÇO INOXIDÁVEL DUPLEX UNS S32101: INVESTIGAÇÃO DE REAGENTES 1 CARACTERIZAÇÃO MICROESTRUTURAL DO AÇO INOXIDÁVEL DUPLEX UNS S32101: INVESTIGAÇÃO DE REAGENTES 1 Jéssica Camila Kruger 2, Patricia Carolina Pedrali 3. 1 TRABALHO DE CONCLUSÃO DO CURSO DE GRADUAÇÃO DE ENGENHARIA

Leia mais

Efeito dos elementos de liga nos aços

Efeito dos elementos de liga nos aços Efeito dos elementos de liga nos aços PMT-2402 Metalografia de Tratamentos Térmicos André Paulo Tschiptschin Amilton Sinatora Hélio Goldenstein Efeito dos elementos de liga nas transformações de fase no

Leia mais

O EFEITO DA VELOCIDADE DE DEFORMAÇÃO NO ENSAIO DE TRAÇÃO EM UM AÇO SAE

O EFEITO DA VELOCIDADE DE DEFORMAÇÃO NO ENSAIO DE TRAÇÃO EM UM AÇO SAE O EFEITO DA VELOCIDADE DE DEFORMAÇÃO NO ENSAIO DE TRAÇÃO EM UM AÇO SAE 434 1 Guilherme Vieira Braga Lemos 2 Diego Moises Maciel Vieira 3 Bill Paiva dos Santos 4 Jefferson Haag 4 Vagner Machado Costa 4

Leia mais

AVALIAÇÃO ESTATÍSTICA DA COMPOSIÇÃO QUÍMICA DOS AÇOS DE VARÕES PARA BETÃO ARMADO

AVALIAÇÃO ESTATÍSTICA DA COMPOSIÇÃO QUÍMICA DOS AÇOS DE VARÕES PARA BETÃO ARMADO AVALIAÇÃO ESTATÍSTICA DA COMPOSIÇÃO QUÍMICA DOS AÇOS DE VARÕES PARA BETÃO ARMADO António Manuel Baptista Doutorado, LNEC, ambaptista@lnec.pt Maria João Correia Doutorada, LNEC, mjmcorreia@lnec.pt Elsa

Leia mais

- Fornos primitivos, com foles manuais, ainda hoje usados na África Central - Fornos primitivos, com foles manuais, utilizados na europa medieval.

- Fornos primitivos, com foles manuais, ainda hoje usados na África Central - Fornos primitivos, com foles manuais, utilizados na europa medieval. Aço -Histórico - Fornos primitivos, com foles manuais, ainda hoje usados na África Central - Fornos primitivos, com foles manuais, utilizados na europa medieval. - Conversor Bessemer Fonte Infomet Processamento

Leia mais

Torneamento de aço endurecido com superfícies interrompidas usando ferramentas de CBN

Torneamento de aço endurecido com superfícies interrompidas usando ferramentas de CBN Torneamento de aço endurecido com superfícies interrompidas usando ferramentas de CBN 1 INTRODUÇÃO As principais vantagens em se tornear peças de material endurecido ao invés de retificá-las são a alta

Leia mais

SEM534 Processos de Fabricação Mecânica. Aula: Materiais e Vida da Ferramenta

SEM534 Processos de Fabricação Mecânica. Aula: Materiais e Vida da Ferramenta SEM534 Processos de Fabricação Mecânica Aula: Materiais e Vida da Ferramenta Materiais para Ferramenta Propriedades desejadas: Dureza a Quente Resistência ao desgaste Tenacidade Estabilidade química Evolução

Leia mais

ENRIQUECIMENTO SUPERFICIAL COM CROMO E NITRETAÇÃO DO AÇO IF EM DESCARGA ELÉTRICA EM REGIME ANORMAL

ENRIQUECIMENTO SUPERFICIAL COM CROMO E NITRETAÇÃO DO AÇO IF EM DESCARGA ELÉTRICA EM REGIME ANORMAL ENRIQUECIMENTO SUPERFICIAL COM CROMO E NITRETAÇÃO DO AÇO IF EM DESCARGA ELÉTRICA EM REGIME ANORMAL S. R. Meira¹, E. A. Bernardelli², P. C. Borges¹ sabrina.r.meira@gmail.com ¹Universidade Tecnológica Federal

Leia mais

ESTUDO DO DESGASTE DE INSERTOS REVESTIDOS DURANTE A USINABILIDADE DO AÇO INOXIDÁVEL AISI 304

ESTUDO DO DESGASTE DE INSERTOS REVESTIDOS DURANTE A USINABILIDADE DO AÇO INOXIDÁVEL AISI 304 ESTUDO DO DESGASTE DE INSERTOS REVESTIDOS DURANTE A USINABILIDADE DO AÇO INOXIDÁVEL AISI 304 ¹F. M. UGIONI, ²F. M. MARQUES, ³A. S. ROCHA, 4 K. V. S. DAMIN, 5 K. B. SALVALAIO, 6 S. VENDRAME, 7 R. L. BERGAMO,

Leia mais

INFLUÊNCIA DE ASPECTOS MICROESTRUTURAIS NA RESISTÊNCIA À FRATURA DE AÇO ESTRUTURAL COM APLICAÇÕES OFFSHORE

INFLUÊNCIA DE ASPECTOS MICROESTRUTURAIS NA RESISTÊNCIA À FRATURA DE AÇO ESTRUTURAL COM APLICAÇÕES OFFSHORE INFLUÊNCIA DE ASPECTOS MICROESTRUTURAIS NA RESISTÊNCIA À FRATURA DE AÇO ESTRUTURAL COM APLICAÇÕES OFFSHORE Aluno: Tiago Sampaio Leonardos Orientador: Marcos Venicius Soares Pereira I Introdução A exploração

Leia mais

5 Resultados (Parte 02)

5 Resultados (Parte 02) 5 Resultados (Parte 02) A parte 02 enfatiza os aspectos referentes à temperabilidade dos aços observados no API X80 deste estudo, pois a temperabilidade é uma característica importante para os aços destinados

Leia mais

EQUACIONAMENTO E AUTOMATIZAÇÃO DA NORMA SAE J 1397 PARA AÇOS CARBONO

EQUACIONAMENTO E AUTOMATIZAÇÃO DA NORMA SAE J 1397 PARA AÇOS CARBONO EQUACIONAMENTO E AUTOMATIZAÇÃO DA NORMA SAE J 1397 PARA AÇOS CARBONO AUTORES Alunos de Graduação em Eng a Mecânica UNISANTA Ger Serviços de Oficinas RAFAEL CINTRA MATHIAS TÚLIO BRAZ COMITRE Dir Engenharia

Leia mais

INFLUÊNCIA DE ASPECTOS MICROESTRUTURAIS NA RESISTÊNCIA À FRATURA DE AÇO ESTRUTURAL COM APLICAÇÕES OFFSHORE

INFLUÊNCIA DE ASPECTOS MICROESTRUTURAIS NA RESISTÊNCIA À FRATURA DE AÇO ESTRUTURAL COM APLICAÇÕES OFFSHORE INFLUÊNCIA DE ASPECTOS MICROESTRUTURAIS NA RESISTÊNCIA À FRATURA DE AÇO ESTRUTURAL COM APLICAÇÕES OFFSHORE Bernardo Soares Engelke 1 Marcos Venicius Soares Pereira 2 1 Aluno de Graduação do curso de Engenharia

Leia mais

AVALIAÇÃO DAS PROPRIEDADES MECÂNICAS DA JUNTA SOLDADA COM AÇO INOXIDÁVEL MARTENSÍTICO DE BAIXA TEMPERATURA DE TRANSFORMAÇÃO

AVALIAÇÃO DAS PROPRIEDADES MECÂNICAS DA JUNTA SOLDADA COM AÇO INOXIDÁVEL MARTENSÍTICO DE BAIXA TEMPERATURA DE TRANSFORMAÇÃO AVALIAÇÃO DAS PROPRIEDADES MECÂNICAS DA JUNTA SOLDADA COM AÇO INOXIDÁVEL MARTENSÍTICO DE BAIXA TEMPERATURA DE TRANSFORMAÇÃO F. J. S. Oliveira 1, L. R. R Ribeiro 1, H. F. G. de Abreu 2, R. T. de Oliveira

Leia mais

Título do Projeto: Estudo do Comportamento Tribológico dos Aços Inoxidáveis Ferríticos e Austeníticos: Aplicação em Mineração.

Título do Projeto: Estudo do Comportamento Tribológico dos Aços Inoxidáveis Ferríticos e Austeníticos: Aplicação em Mineração. Título do Projeto: Estudo do Comportamento Tribológico dos Aços Inoxidáveis Ferríticos e Austeníticos: Aplicação em Mineração. Linha de Pesquisa: Engenharia de Superfície Possíveis orientadores: Geralda

Leia mais

4 Apresentação e discussão dos resultados

4 Apresentação e discussão dos resultados 57 4 Apresentação e discussão dos resultados 4.1 Resultados da primeira etapa São apresentados a seguir os resultados obtidos na primeira fase do trabalho, onde foram variadas as temperaturas de austenitização

Leia mais

ANÁLISE DE SIMILARES: ESTUDO DE PARAFUSOS M10 CLASSE 8.8*

ANÁLISE DE SIMILARES: ESTUDO DE PARAFUSOS M10 CLASSE 8.8* ANÁLISE DE SIMILARES: ESTUDO DE PARAFUSOS M10 CLASSE 8.8* Vagner Machado Costa 1 Marcelo Moussalle Macedo 2 Vanessa Fischer da Silveira Fischer 3 Anderson Kramer Pelufa 4 Afonso Reguly 5 Resumo O presente

Leia mais

Metalurgia da Soldagem Particularidades Inerentes aos Aços Carbono

Metalurgia da Soldagem Particularidades Inerentes aos Aços Carbono Metalurgia da Soldagem Particularidades Inerentes aos Aços Carbono A partir do estudo deste texto você conhecerá as particularidades inerentes a diferentes tipos de aços: aços de médio carbono (para temperaturas

Leia mais

Revestimento de Aço Carbono com Aço Inoxidável Austenítico

Revestimento de Aço Carbono com Aço Inoxidável Austenítico Ronaldo Paranhos Esta é uma aplicação muito comum na indústria. Os motivos para esta grande utilização incluem, do lado dos aços carbono e C-Mn de grau estrutural, o seu menor custo em relação aos aços

Leia mais

LEVANTAMENTO DA CURVA DE TEMPERABILIDADE E CARACTERIZAÇÃO METALOGRÁFICA DO AÇO SAE-1140-D

LEVANTAMENTO DA CURVA DE TEMPERABILIDADE E CARACTERIZAÇÃO METALOGRÁFICA DO AÇO SAE-1140-D LEVANTAMENTO DA CURVA DE TEMPERABILIDADE E CARACTERIZAÇÃO METALOGRÁFICA DO AÇO SAE-1140-D J. C. M. Oliveira (1), T. U. S. Carvalho (1), P. A. Souza (1), W. S. Silva (1), M. P. A. Mafra (1) (1) Faculdade

Leia mais

TEMPERABILIDADE. Profa.Dra. Lauralice Canale

TEMPERABILIDADE. Profa.Dra. Lauralice Canale TEMPERABILIDADE Profa.Dra. Lauralice Canale Para velocidades maiores do que a crítica, a dureza da têmpera depende principalmente do teor de C dissolvido na austenita. Para velocidades menores do a crítica,

Leia mais

SEM 0534 Processos de Fabricação Mecânica USINAGEM DE MATERIAIS AERONÁUTICOS MATERIAIS METÁLICOS ALUMÍNIO, NÍQUEL, TITÂNIO (E SUAS LIGAS)

SEM 0534 Processos de Fabricação Mecânica USINAGEM DE MATERIAIS AERONÁUTICOS MATERIAIS METÁLICOS ALUMÍNIO, NÍQUEL, TITÂNIO (E SUAS LIGAS) SEM 0534 Processos de Fabricação Mecânica USINAGEM DE MATERIAIS AERONÁUTICOS MATERIAIS METÁLICOS ALUMÍNIO, NÍQUEL, TITÂNIO (E SUAS LIGAS) LIGAS DE ALUMÍNIO Bruto (Fundido) Pré-processado (barras, laminados,

Leia mais

ESTUDO COMPARATIVO ENTRE AÇO RÁPIDO E AÇO PARA TRABALHO A QUENTE NO PROCESSO DE CONFORMAÇÃO A FRIO

ESTUDO COMPARATIVO ENTRE AÇO RÁPIDO E AÇO PARA TRABALHO A QUENTE NO PROCESSO DE CONFORMAÇÃO A FRIO ESTUDO COMPARATIVO ENTRE AÇO RÁPIDO E AÇO PARA TRABALHO A QUENTE NO PROCESSO DE CONFORMAÇÃO A FRIO L.S. Gomes 1, J. Vatavuk 2, A. Augusto 3, C.H.F Silva 4, C.R Lustosa 5 Rua da Consolação, 930, CEP 01302-907

Leia mais

ANÁLISE MECÂNICA E MICROESTRUTURAL DE UM AÇO BAIXO CARBONO (ABNT 1015), SUBMETIDO À RECRISTALIZAÇÃO TÉRMICA PÓS-DOBRAMENTO.

ANÁLISE MECÂNICA E MICROESTRUTURAL DE UM AÇO BAIXO CARBONO (ABNT 1015), SUBMETIDO À RECRISTALIZAÇÃO TÉRMICA PÓS-DOBRAMENTO. ANÁLISE MECÂNICA E MICROESTRUTURAL DE UM AÇO BAIXO CARBONO (ABNT 1015), SUBMETIDO À RECRISTALIZAÇÃO TÉRMICA PÓS-DOBRAMENTO. Renan Rodrigues Araújo Instituto Federal do Pará - IFPA E-mail: eng.prod.renan@hotmail.com

Leia mais

PARTE 7: EFEITOS DE ENTALHE E DE TENSÕES RESIDUAIS. Fadiga dos Materiais Metálicos - Prof. Carlos Baptista EEL

PARTE 7: EFEITOS DE ENTALHE E DE TENSÕES RESIDUAIS. Fadiga dos Materiais Metálicos - Prof. Carlos Baptista EEL PARTE 7: EFEITOS DE ENTALHE E DE TENSÕES RESIDUAIS ENTALHES Concentradores de Tensão - Entalhe é um contorno geométrico a interromper o fluxo de forças pela peça. - Furos, ranhuras, chanfros, etc, resultam

Leia mais

ANÁLISE EXPERIMENTAL E TEÓRICA DO PROCESSO DE CONFORMAÇÃO MECÂNICA DE TREFILAÇÃO 1. Evandro Bertoldi 2.

ANÁLISE EXPERIMENTAL E TEÓRICA DO PROCESSO DE CONFORMAÇÃO MECÂNICA DE TREFILAÇÃO 1. Evandro Bertoldi 2. ANÁLISE EXPERIMENTAL E TEÓRICA DO PROCESSO DE CONFORMAÇÃO MECÂNICA DE TREFILAÇÃO 1 Evandro Bertoldi 2. 1 Projeto de Pesquisa Realizado no Curso de Engenharia Mecânica da UNIJUÍ 2 Coordenador da Engenharia

Leia mais

NITRETAÇÃO ASSISTIDA POR PLASMA DO AÇO INOXIDÁVEL AUSTENÍTICO AISI 316L SOB INFLUÊNCIA DO ARGÔNIO

NITRETAÇÃO ASSISTIDA POR PLASMA DO AÇO INOXIDÁVEL AUSTENÍTICO AISI 316L SOB INFLUÊNCIA DO ARGÔNIO NITRETAÇÃO ASSISTIDA POR PLASMA DO AÇO INOXIDÁVEL AUSTENÍTICO AISI 316L SOB INFLUÊNCIA DO ARGÔNIO Amanda de Angelis Vitoi 1* e Adonias Ribeiro Franco Júnior 2 1 Aluna do Programa de Pós Graduação em Engenharia

Leia mais

Brasil 2017 SOLUÇÕES INTEGRADAS EM ENSAIOS NÃO DESTRUTIVOS

Brasil 2017 SOLUÇÕES INTEGRADAS EM ENSAIOS NÃO DESTRUTIVOS Brasil 2017 SOLUÇÕES INTEGRADAS EM ENSAIOS NÃO DESTRUTIVOS FORNO DE REAQUECIMENTO DE PLACAS FORNO DE REAQUECIMENTO DE PLACAS 2 FORNO DE REAQUECIMENTO DE PLACAS As tecnologias de inspeção da IB-NDT aplicadas

Leia mais

Aço Inoxidável Ferrítico com 11% de Cromo para Construção Soldada. Columbus Stainless. Nome X2CrNil2. Elementos C Mn Si Cr Ni N P S

Aço Inoxidável Ferrítico com 11% de Cromo para Construção Soldada. Columbus Stainless. Nome X2CrNil2. Elementos C Mn Si Cr Ni N P S Aço Inoxidável Ferrítico com 11% de Cromo para Construção Soldada ArcelorMittal Inox Brasil S.A. Ugine S.A. Columbus Stainless P410D F12N 3CR12 * equivalência aproximada Designação Européia NF EN 10088-2

Leia mais

CARACTERIZAÇÃO MORFOLÓGICA DO AÇO INOXIDÁVEL 17-4 PH NITRETADO UTILIZADO NA INDÚSTRIA DE PETRÓLEO E GÁS

CARACTERIZAÇÃO MORFOLÓGICA DO AÇO INOXIDÁVEL 17-4 PH NITRETADO UTILIZADO NA INDÚSTRIA DE PETRÓLEO E GÁS CARACTERIZAÇÃO MORFOLÓGICA DO AÇO INOXIDÁVEL 17-4 PH NITRETADO UTILIZADO NA INDÚSTRIA DE PETRÓLEO E GÁS Ane Caroline Celestino Silva 1, Lucas da Silva Vicente 1, Christian Egídio da Silva 2, Cristina de

Leia mais

Tratamentos Térmicos de Solubilização e Envelhecimento a 475 o C em Aços Inoxidáveis CF8M

Tratamentos Térmicos de Solubilização e Envelhecimento a 475 o C em Aços Inoxidáveis CF8M Tratamentos Térmicos de Solubilização e Envelhecimento a 475 o C em Aços Inoxidáveis CF8M Alessandra K Dezanet 1 ; Marcio Derrosi 1 ; Marcio.F.Hupalo 2 derossimarcio@gmail.com; alessandra.dezanet@bol.com.br;

Leia mais

Estudo do Efeito do Teor de Alumínio na Cementação e Têmpera em Banho de Sal de um Aço DIN 16MnCr5

Estudo do Efeito do Teor de Alumínio na Cementação e Têmpera em Banho de Sal de um Aço DIN 16MnCr5 Estudo do Efeito do Teor de Alumínio na Cementação e Têmpera em Banho de Sal de um Aço DIN 16MnCr5 Ivan Augusto Martins Wander Gomes da Silva Schaeffler Brasil Ltda. Bruno G. Scuracchio Luis Fernando M.

Leia mais

3 Material e Procedimento Experimental

3 Material e Procedimento Experimental 44 3 Material e Procedimento Experimental 3.1 Material O material adotado neste trabalho foi um aço estrutural de alta resistência mecânica e baixa liga, classificado pela IACS (International Association

Leia mais

Como as inclusões no material da peça podem afetar o desgaste da ferramenta?

Como as inclusões no material da peça podem afetar o desgaste da ferramenta? 26 Pesquisa & Desenvolvimento Como as inclusões no material da peça podem afetar o desgaste da ferramenta? O desgaste da ferramenta aumentou. A microestrutura do material foi analisada e aparentemente

Leia mais

SOLDAGEM TIG. Prof. Dr. Hugo Z. Sandim. Marcus Vinicius da Silva Salgado Natália Maia Sesma William Santos Magalhães

SOLDAGEM TIG. Prof. Dr. Hugo Z. Sandim. Marcus Vinicius da Silva Salgado Natália Maia Sesma William Santos Magalhães SOLDAGEM TIG Prof. Dr. Hugo Z. Sandim Marcus Vinicius da Silva Salgado Natália Maia Sesma William Santos Magalhães Soldagem TIG Processo de soldagem TIG Fonte: www.infosolda.com.br e Welding Metallurgy

Leia mais

ANÁLISE DA SENSITIZAÇÃO DE JUNTAS SOLDADAS DE AÇO INOXIDÁVEL FERRÍTICO E AÇO CARBONO COM SOLDA DE ARAME TUBULAR MONOESTABILIZADO E BIESTABILIZADO

ANÁLISE DA SENSITIZAÇÃO DE JUNTAS SOLDADAS DE AÇO INOXIDÁVEL FERRÍTICO E AÇO CARBONO COM SOLDA DE ARAME TUBULAR MONOESTABILIZADO E BIESTABILIZADO ANÁLISE DA SENSITIZAÇÃO DE JUNTAS SOLDADAS DE AÇO INOXIDÁVEL FERRÍTICO E AÇO CARBONO COM SOLDA DE ARAME TUBULAR MONOESTABILIZADO E BIESTABILIZADO Matheus Antunes de Souza 1 ; Susana Marraccini Giampietri

Leia mais

EFEITOS DA ADIÇÃO DE NIQUEL EM LIGAS FERRO CROMO PARTE I: PROPRIEDADES MECÂNICAS

EFEITOS DA ADIÇÃO DE NIQUEL EM LIGAS FERRO CROMO PARTE I: PROPRIEDADES MECÂNICAS EFEITOS DA ADIÇÃO DE NIQUEL EM LIGAS FERRO CROMO PARTE I: PROPRIEDADES MECÂNICAS Franco de Castro Bubani 1, Célia Cristina Moretti Decarli 1, Daniel Cirillo Marques 1, Celso Antonio Barbosa 2, Anselmo

Leia mais

CARACTERIZAÇÃO E COMPORTAMENTO MECÂNICO DE AÇO INOXIDÁVEL FERRÍTICO*

CARACTERIZAÇÃO E COMPORTAMENTO MECÂNICO DE AÇO INOXIDÁVEL FERRÍTICO* CARACTERIZAÇÃO E COMPORTAMENTO MECÂNICO DE AÇO INOXIDÁVEL FERRÍTICO* Guilherme Filipe de França Vieira 1 Gigliola Salerno 2 Resumo Os aços inoxidáveis ferríticos apresentam menor custo que os austeníticos,

Leia mais

IDENTIFICAÇÃO DA CAMADA AFETADA PELO CALOR (CAC): COMPARAÇÃO ENTRE OS MÉTODOS DA ANÁLISE DE IMAGEM E DA ANÁLISE DE MICRODUREZA

IDENTIFICAÇÃO DA CAMADA AFETADA PELO CALOR (CAC): COMPARAÇÃO ENTRE OS MÉTODOS DA ANÁLISE DE IMAGEM E DA ANÁLISE DE MICRODUREZA IDENTIFICAÇÃO DA CAMADA AFETADA PELO CALOR (CAC): COMPARAÇÃO ENTRE OS MÉTODOS DA ANÁLISE DE IMAGEM E DA ANÁLISE DE MICRODUREZA André de Lima Universidade Metodista de Piracicaba Rod. Santa Bárbara - Iracemápolis,

Leia mais

AVALIAÇÃO DO POTENCIAL DE PITE DO AÇO INOXIDÁVEL AUSTENO-FERRÍTICO SEW 410 NR E AUSTENÍTICO AISI 304L

AVALIAÇÃO DO POTENCIAL DE PITE DO AÇO INOXIDÁVEL AUSTENO-FERRÍTICO SEW 410 NR E AUSTENÍTICO AISI 304L VI CONGRESSO NACIONAL DE ENGENHARIA MECÂNICA VI NATIONAL CONGRESS OF MECHANICAL ENGINEERING 18 a 21 de agosto de 2010 Campina Grande Paraíba - Brasil August 18 21, 2010 Campina Grande Paraíba Brazil AVALIAÇÃO

Leia mais

A Tabela 2 apresenta a composição química do depósito do eletrodo puro fornecida pelo fabricante CONARCO. ELETRODO P S C Si Ni Cr Mo Mn

A Tabela 2 apresenta a composição química do depósito do eletrodo puro fornecida pelo fabricante CONARCO. ELETRODO P S C Si Ni Cr Mo Mn 3 Materiais e Procedimentos Experimentais 3.1 Materiais Utilizados Com o objetivo de se avaliar o efeito do Mn no comportamento do metal de solda depositado, foram produzidos experimentalmente pela CONARCO

Leia mais

NOÇÕES DE SOLDAGEM. aula 2 soldabilidade. Curso Debret / 2007 Annelise Zeemann. procedimento de soldagem LIGAS NÃO FERROSAS AÇOS.

NOÇÕES DE SOLDAGEM. aula 2 soldabilidade. Curso Debret / 2007 Annelise Zeemann. procedimento de soldagem LIGAS NÃO FERROSAS AÇOS. NOÇÕES DE SOLDAGEM aula 2 soldabilidade Curso Debret / 2007 Annelise Zeemann LIGAS NÃO FERROSAS Niquel Aluminio Titânio Cobre aço ao carbono aço C-Mn aço Cr-Mo aço inox AÇOS composição química processamento

Leia mais

AVALIAÇÃO DO TORNEAMENTO DO AÇO INOXIDÁVEL SUPER DUPLEX UNS S32760 QUANDO ALTERADOS ÂNGULO DE POSIÇÃO DA FERRAMENTA E PARÂMETROS DE CORTE

AVALIAÇÃO DO TORNEAMENTO DO AÇO INOXIDÁVEL SUPER DUPLEX UNS S32760 QUANDO ALTERADOS ÂNGULO DE POSIÇÃO DA FERRAMENTA E PARÂMETROS DE CORTE AVALIAÇÃO DO TORNEAMENTO DO AÇO INOXIDÁVEL SUPER DUPLEX UNS S32760 QUANDO ALTERADOS ÂNGULO DE POSIÇÃO DA FERRAMENTA E PARÂMETROS DE CORTE Durval Uchôas Braga (D. U. Braga) Universidade Federal de São João

Leia mais

Ciência e Engenharia de Materiais I Introdução aos Materiais

Ciência e Engenharia de Materiais I Introdução aos Materiais Ciência e Engenharia de Materiais I Introdução aos Materiais 3 aula Aços ligados e ferros fundidos Mestrado Integrado em Engenharia Mecânica Licenciatura em Engenharia e Gestão Industrial Para que servem

Leia mais

CARACTERIZAÇÃO DE CAMADAS OXIDADAS CICLICAMENTE EM ALTAS TEMPERATURAS EM LIGAS Fe-5Si-5Cr E LIGAS Fe-Mn-Si-Cr-Ni.

CARACTERIZAÇÃO DE CAMADAS OXIDADAS CICLICAMENTE EM ALTAS TEMPERATURAS EM LIGAS Fe-5Si-5Cr E LIGAS Fe-Mn-Si-Cr-Ni. CARACTERIZAÇÃO DE CAMADAS OXIDADAS CICLICAMENTE EM ALTAS TEMPERATURAS EM LIGAS Fe-5Si-5Cr E LIGAS Fe-Mn-Si-Cr-Ni. A. J. Araújo, Souza V.F., Maestro C.A.R., A. M. S. Malafaia. Departamento de Engenharia

Leia mais

Tensões residuais térmicas obtidas após a martêmpera e a têmpera a vácuo do aço ferramenta AISI H13

Tensões residuais térmicas obtidas após a martêmpera e a têmpera a vácuo do aço ferramenta AISI H13 Universidade de São Paulo Escola de Engenharia de São Carlos Tensões residuais térmicas obtidas após a martêmpera e a têmpera a vácuo do aço ferramenta AISI H13 Renata Neves Penha (EESC/USP) João C. Vendramim

Leia mais

Efeito da temperatura de tratamento térmico sobre a dureza de um ferro fundido branco multicomponente com alto teor de molibdênio

Efeito da temperatura de tratamento térmico sobre a dureza de um ferro fundido branco multicomponente com alto teor de molibdênio Efeito da temperatura de tratamento térmico sobre a dureza de um ferro fundido branco multicomponente com alto teor de molibdênio T. R. Paula 1, C. R. Serantoni 2, A. V. Correa 1 1 Laboratório de Fundição,

Leia mais

EFEITO DOS ELEMENTOS DE LIGA NOS AÇOS RSCP/ LABATS/DEMEC/UFPR

EFEITO DOS ELEMENTOS DE LIGA NOS AÇOS RSCP/ LABATS/DEMEC/UFPR EFEITO DOS ELEMENTOS DE LIGA NOS AÇOS RSCP/ LABATS/DEMEC/UFPR Seleção do processo de fundição Metal a ser fundido [C. Q.]; Qualidade requerida da superfície do fundido; Tolerância dimensional requerida

Leia mais

INFLUÊNCIA DO PROCESSO DE ELETROEROSÃO A FIO NAS PROPRIEDADES DO AÇO AISI D6.

INFLUÊNCIA DO PROCESSO DE ELETROEROSÃO A FIO NAS PROPRIEDADES DO AÇO AISI D6. INFLUÊNCIA DO PROCESSO DE ELETROEROSÃO A FIO NAS PROPRIEDADES DO AÇO AISI D6. Piter Alves Sousa 1 RESUMO Atualmente, a elevada competitividade dentro do setor metal-mecânico exige, além da qualidade do

Leia mais

Usinagem. Efeito da usinagem na estrutura e propriedades mecânicas do aço superaustenítico ASTM A351 CN3MN. Abstract. Resumo. Márcio Tadeu Gravalos

Usinagem. Efeito da usinagem na estrutura e propriedades mecânicas do aço superaustenítico ASTM A351 CN3MN. Abstract. Resumo. Márcio Tadeu Gravalos Márcio Tadeu Gravalos et al. Usinagem Efeito da usinagem na estrutura e propriedades mecânicas do aço superaustenítico ASTM A351 CN3MN Márcio Tadeu Gravalos Sulzer Brasil S.A., Jundiaí, SP. E-mail: marcio.gravalos@sulzer.com

Leia mais

Campus Caxias do Sul. Caxias do Sul, RS, Brasil. *Orientador

Campus Caxias do Sul. Caxias do Sul, RS, Brasil. *Orientador 1 Os efeitos da taxa de resfriamento e tratamento criogênico sobre a tenacidade à fratura do aço ferramenta ABNT D2 Effects of cooling rate and cryogenic treatment on fracture toughness of tool steel ABNT

Leia mais

EFEITOS DO TRATAMENTO CRIOGÊNICO DE 24 E 36 HORAS EM AÇOS D2 E D6

EFEITOS DO TRATAMENTO CRIOGÊNICO DE 24 E 36 HORAS EM AÇOS D2 E D6 EFEITOS DO TRATAMENTO CRIOGÊNICO DE 24 E 36 HORAS EM AÇOS D2 E D6 1. INTRODUÇÃO O interesse sobre custo-benefício no setor metalmecânico é algo que vem crescendo nas últimas décadas, isso porque, qualquer

Leia mais

ENSAIO DE DUREZA. F. Jorge Lino (Prof. Associado da FEUP/DEMEGI) Investigador do INEGI

ENSAIO DE DUREZA. F. Jorge Lino (Prof. Associado da FEUP/DEMEGI) Investigador do INEGI ENSAIO DE DUREZA F. Jorge Lino (Prof. Associado da FEUP/DEMEGI) Investigador do INEGI 1 INTRODUÇÃO A dureza define-se como sendo a resistência que um material oferece a sofrer uma deformação plástica na

Leia mais

EFEITO DA TEMPERATURA DE REVENIMENTO NO AÇO ASTM A 522 UTILIZADO NA INDÚSTRIA DE PETRÓLEO E GÁS *

EFEITO DA TEMPERATURA DE REVENIMENTO NO AÇO ASTM A 522 UTILIZADO NA INDÚSTRIA DE PETRÓLEO E GÁS * EFEITO DA TEMPERATURA DE REVENIMENTO NO AÇO ASTM A 522 UTILIZADO NA INDÚSTRIA DE PETRÓLEO E GÁS * Bruna Helena Malovini Loiola 1 Pedro Gabriel Bonella de Oliveira 2 Rosana Vilarim da Silva 3 André Itman

Leia mais

Profa. Dra. Lauralice Canale

Profa. Dra. Lauralice Canale Profa. Dra. Lauralice Canale A1: Temperatura de equilíbrio de início de austenitização A3: Temperatura de equilíbrio de fim de austenitização Estrutura da perlita Perlita (0.8% C em média) Cementita

Leia mais