Direito Civil VI - Sucessões. Prof. Marcos Alves da Silva

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Direito Civil VI - Sucessões. Prof. Marcos Alves da Silva"

Transcrição

1 Direito Civil VI - Sucessões Prof. Marcos Alves da Silva

2 TESTAMENTO Noções Introdutórias. - A sucessão testamentária é secundária em nosso sistema. (uma raridade) - Questões de ordem sociológica: a) testar é lembrar da morte (apego à vida) b) excesso de formalismo e o risco de nulidades c) Comodismo em razão de existir a sucessão legítima d) Medo de ferir suscetibilidades

3 TESTAMENTO (cont.) - Conceito: - Código Civil de 1916, art 1.626: Considera-se testamento o ato revogável pelo qual alguém, de conformidade com a lei dispõe, no todo ou em parte, do seu patrimônio, para depois da sua morte. Criticas: negócio jurídico, unilateral, de última vontade, revogável, solene, personalíssimo, podendo conter disposições não patrimoniais, também, e de caráter gratuito.

4 TESTAMENTO (cont.) Noções Introdutórias (cont.) - Elementos caracterizadores do testamento: a) O Testamento é um negócio jurídico b) O Testamento é um negócio unilateral c) O Testamento é disposição de última vontade d) O Testamento é revogável (Exceções: reconhecimento de filho)

5 TESTAMENTO (cont.) Noções Introdutórias (cont.) - Elementos caracterizadores do testamento: e) O Testamento é negócio formal (solene) f) O Testamento é um ato personalíssimo (art. 1858) Obs.: Vedação de testamento conjuntivo: Aquele no qual participam mais de uma pessoa. g) O Testamento pode conter disposições não patrimoniais i) O Testamento é gratuito (máximo: encargo) O testamento não pode criar obrigação para o herdeiro ou legatário.

6 TIPOS DE TESTAMENTO Testamentos Ordinários: Público Cerrado Particular Testamento Particular Especialíssimo Codicilo Testamentos Especiais: Marítimo Aeronáutico Militar

7 TIPOS DE TESTAMENTO Testamento Público Segurança: registrado em cartório não vai se perder ou ser escondido É público: a vontade do testador fica exposta Características: - Escrito por tabelião ou substituto no livro de notas (pode ser apresentada minuta) - Deve ser lido na presença das testemunhas a um só tempo - Assinado pelo testador, tabelião e testemunhas - O analfabeto e o cego somente podem testar pela forma pública.

8 TIPOS DE TESTAMENTO Testamento Público (cont.) Outros requisitos do testamento público: O oficial deve registrar a observância das formalidades no texto do testamento A menção da data é fundamental (questão da revogação) não é requisito legal Somente pode ser lavrado em português (quem não entenda português não pode deixar testamento público, em nosso País) No caso de testador cego, o testamento deve ser lido 2 (duas) vezes. Uma pelo oficial e outra por uma das testemunhas designadas pelo testador.

9 TIPOS DE TESTAMENTO Testamento Público (cont.) Mudanças trazidas pelo Código Civil de 2002: a) Reduziu-se o número de testemunhas de 5 (cinco) para 2 (duas) b) Foi suprimido o art do CC/1916: Art O oficial público, especificando cada uma dessas formalidades, portará por fé, no testamento, haverem sido todas observadas. Parágrafo único. Se faltar, ou não se mencionar alguma delas, será nulo o testamento, respondendo o oficial público civil e criminalmente.

10 TIPOS DE TESTAMENTO Testamento Público (cont.) O cumprimento do testamento: Procedimento de jurisdição voluntária Morto o testador o testamento deve ser apresentado em juízo, para que o juiz ordene o seu cumprimento (art do CPC) Lavra-se um auto de registro e aprovação do testamento em juízo. Sem o cumpra-se do magistrado, o testamento não pode ser registrado e processado no inventário.

11 TIPOS DE TESTAMENTO Testamento CERRADO Finalidade: esta modalidade atende aqueles que querem manter segredo. Características: Desvantagem: pode ser perdido, destruído ou suprimido É um testamento notarial (participa o oficial público) O testamento é escrito pelo testador (pode ser escrito pelo notário) O tabelião simplesmente lavra o auto de aprovação ao final do testamento Testemunhas devem assinar o auto juntamente com o tabelião.

12 TIPOS DE TESTAMENTO Testamento CERRADO Requisitos e condições de validade 1) Somente que saiba ler pode utilizá-lo. 2) Pode ser escrito mecanicamente, devendo ser numeradas e assinadas todas as folhas. O surdo mudo deve escrevê-lo todo de próprio punho e assiná-lo. 3) Novo Código Reduziu à duas as testemunhas do ato de aprovação.

13 TIPOS DE TESTAMENTO Testamento CERRADO (Cont.) Requisitos e condições de validade 4) Pode ser redigido em língua estrangeira 5) O envelope deve ser fechado e selado. Ritual especial no CC/1916 (Inciso XI do art ) 6) O testamento somente pode ser aberto pelo juiz, depois da morte do testador (art do CC/2002 Procedimento art do CPC). 7) Se o testador abrir ou mandar abrir o testamento, este estará revogado o testamento (art do CC)

14 TIPOS DE TESTAMENTO Testamento PARTICULAR Características: Vantagens: Gratuito, simples, instrumento particular Pode ser escrito a mão ou mecanicamente (se mecanicamente não pode conter rasuras ou espaços em branco) Pode ser escrito em língua estrangeira (testemunhas devem entender o idioma) Três testemunhas (CC/2002) antes eram 5 [cinco]) devem assiná-lo. Não é admitida assinatura a rogo do testador.

15 TIPOS DE TESTAMENTO Testamento PARTICULAR Abertura do testamento particular: Morto o testador publica-se o testamento citando os herdeiros. Necessidade das testemunhas sobrevirem ao testador (pelo menos uma delas) para confirmar o testamento em juízo (art ), sob pena dele não ser cumprido.

16 TIPOS DE TESTAMENTO Testamento PARTICULAR ESPECIALÍSSIMO Introduzido no ordenamento pelo CC/2002. Art Em circunstâncias excepcionais declaradas na cédula, o testamento particular de próprio punho e assinado pelo testador, sem testemunhas, poderá ser confirmado, a critério do juiz. Ex.: Testamento NUNCUPATIVO (Não existia no sistema de 1916 a não ser no testamento militar, em caso de guerra) * O testamento particular especialíssimo ou extraordinário caduca se o testador sobreviver. (Necessário os meios ordinários)

17 TIPOS DE TESTAMENTO Testamentos Especiais Marítimo Aeronáutico Militar O CC/2002 acrescentou o testamento aeronáutico Características dos testamentos marítimo e aeronáutico: São típicos testamentos nuncupativos Caducam em 90 dias subseqüentes ao desembarque, se o passageiro não morrer na viagem. São lavrados perante o comandante ou pessoa que este designar e duas testemunhas

18 TIPOS DE TESTAMENTO Testamentos Especiais (cont.) Características do testamento marítimo e aeronáutico(cont.): Poderá ser cerrado ou público, observando-se as regras peculiares de cada um. O testamento especial não terá validade se feito abordo com navio atracado Se há impedimento para o passageiro desembarcar, o testamento valerá ainda que o navio esteja ancorado. Dever ser registrado no diário de bordo

19 TIPOS DE TESTAMENTO Testamentos Especiais (cont.) TESTAMENTO MILITAR Destinado a militares e outras pessoas a serviço das Forças Armadas fora e dentro do País. Forma cerrada, aberta ou oral (nuncupativo) Caduca em 90 dias seguidos, em que o testador esteja em lugar que possa testar pela forma ordinária. Possibilidade do testamento militar in extremis: soldado ferido confia sua última vontade a testemunhas. As testemunhas reduzem a termo o que lhes for dito oralmente pelo que estiver morrendo. (Caduca o testamento se o testador não morrer na guerra)

20 TIPOS DE TESTAMENTO CODICILOS Codicilo é o diminutivo de codex (origem tábua) Conceito: instrumento simplificado de registro de disposição de última vontade sobre bens de pequena monta. Características: Deve ser escrito, dispensa testemunhas. Pode servir para disposições não patrimoniais, conselhos. Um codicilo pode revogar outro anterior Se houver testamento posterior que não lhe faça referência ratificando-o ou não o modifique, será este considerado revogado. O codicilo deverá ser registrado e aberto na forma determinada pelo CPC.

21 DISPOSIÇÕES TESTAMENTÁRIAS O texto do testamento deve ser o mais claro e inequívoco possível. No caso se dubiedade o Código Civil estabelece regras de interpretação: Regra geral do art. 112 do CC: Nas declarações de vontade se atenderá mais à intenção nelas consubstanciada do que ao sentido literal da linguagem. Regra aplicada ao testamento. Art : Quando a cláusula testamentária for suscetível de interpretações diferentes, prevalecerá a que melhor assegure a observância da vontade do testador.

22 DISPOSIÇÕES TESTAMENTÁRIAS (cont.) Regras específicas quanto às DISPOSIÇÕES TESTAMENTÁRIAS: 1. As disposições testamentárias podem ser: a) Pura e simples b) Condicionais - condição suspensiva - condição resolutiva c) Modais (com encargo) d) A termo

23 DISPOSIÇÕES TESTAMENTÁRIAS (cont.) Regras específicas quanto às DISPOSIÇÕES TESTAMENTÁRIAS (cont.): 2) A disposição pura e simples institui o herdeiro ou legatário como tal na abertura da sucessão 3) Se houver condição suspensiva, o direito do instituído só começa com o implemento da condição. (Trata-se de direito eventual) 4) No caso de condição suspensiva, se o herdeiro falecer antes do implemento da condição, frustra-se a disposição e ele nunca será herdeiro. EX: Antônio deixa um imóvel para Carlos, desde que ele conclua curso superior.

24 DISPOSIÇÕES TESTAMENTÁRIAS (cont.) Regras específicas quanto às DISPOSIÇÕES TESTAMENTÁRIAS (cont.): 5) Se a condição for resolutiva, estaremos diante do FIDEICOMISSO. 6) É vedada a condição captatória. (Condição captatória é aquela exige do herdeiro instituído que também disponha por testamento em favor do testador ou de terceiro. 7) O testador pode fazer legado de um imóvel, impondo modo ou encargo ao legatário. Ex: Manter no imóvel uma escola 8) Ninguém é obrigado aceitar a coisa com encargo 9) O encargo deve ser sempre lícito e possível sob pena de ser tido como não escrito.

25 DISPOSIÇÕES TESTAMENTÁRIAS (cont.) Regras específicas quanto às DISPOSIÇÕES TESTAMENTÁRIAS (cont.): 10) O testador poderá dispor que se o encargo não for cumprido pelo legatário o bem volte a ser partilhado. Não havendo tal disposição o legado é válido, mas, o legatário estará sujeito a responder por perdas e danos. 11) São legitimados para mover a ação: os demais herdeiros interessados e o Ministério Público quando o encargo for de interesse público. 12) O encargo não pode atingir bens que integram a legítima. 13) A causa é parte integrante da disposição testamentária. Assim o falso motivo vicia o ato. EX: Legado instituído em razão da falsa informação de que o legatário havia salvo a vida do testador.

26 DISPOSIÇÕES TESTAMENTÁRIAS (cont.) Regras específicas quanto às DISPOSIÇÕES TESTAMENTÁRIAS (cont.): 14) Na disposições testamentárias não se admite termo a partir do qual deva começar ou cessar o direito do herdeiro (em razão do direito de saisine), salvo no caso de fideicomisso. 15) É possível fixar termo para os legados. Ex: legado de pensão, por certo tempo, a uma determinada pessoa. 16) É necessário que o testador identifique bem a pessoa do beneficiário. 17) Não pode o testador favorecer pessoa incerta imputando a um terceiro a responsabilidade de identificá-la.

27 DISPOSIÇÕES TESTAMENTÁRIAS (cont.) Regras específicas quanto às DISPOSIÇÕES TESTAMENTÁRIAS (cont.): 18) As disposições testamentárias são anuláveis em razão de vícios da mesma forma que os negócios em geral. 19) O prazo decadencial para a propositura da ação anulatória é de 4 anos, contados da data que interessado tomou conhecimento do vício da disposição testamentária.

28 DISPOSIÇÕES TESTAMENTÁRIAS (cont.) CLÁUSULAS DE RESTRIÇÃO - Ninguém pode gravar seus próprios bens (exceto na instituição de bem de família). As cláusulas de restrição tem lugar na doação e no testamento. São elas: a) inalienabilidade b) incomunicabilidade c) impenhorabilidade INALIENABILIDADE Por esta cláusula o testador proíbe o herdeiro ou legatário de vender o bem.

29 DISPOSIÇÕES TESTAMENTÁRIAS (cont.) CLÁUSULAS DE RESTRIÇÃO INALIENABILIDADE (cont.) - O Código Civil de 1916 permitia que o testador impusesse cláusula de inalienabilidade até para bens da legítima, que tocassem a herdeiros necessários (art. 1723). Abrangência: a inalienabilidade, compreende a impenhorabilidade e a incomunicabilidade. O CC/2002 só admitiu o estabelecimento de cláusula restritivas se houver fundamento (justa causa) não são admitidas mais pura e simplesmente.

30 DISPOSIÇÕES TESTAMENTÁRIAS (cont.) CLÁUSULAS DE RESTRIÇÃO INALIENABILIDADE (cont.) Os bens inalienáveis se tornam indisponíveis, seja a título gratuito ou oneroso. Quanto à legítima a inalienabilidade pode ser total ou parcial. ESPÉCIES DE INALIENABILIDADE: * Absoluta: quando há cláusula pura e simples * Relativa: (Ex: (i) disposição de que o bem só pode ser alienado gratuitamente; ou que o bem não pode ser alienado a determinada pessoa)

31 DISPOSIÇÕES TESTAMENTÁRIAS (cont.) CLÁUSULAS DE RESTRIÇÃO INALIENABILIDADE (cont.) ESPÉCIES DE INALIENABILIDADE (Cont.): * Vitalícia: é a mais longa, porque o testador não pode onerar os bens por mais de uma geração. * Temporária: quando é fixado um certo termo, como (Ex: a maioridade do herdeiro ou legatário) * Sob condição resolutiva: É uma espécie de inalienabilidade temporária. Verificada a condição cessa o efeito da cláusula restritiva

32 DISPOSIÇÕES TESTAMENTÁRIAS (cont.) CLÁUSULAS DE RESTRIÇÃO INALIENABILIDADE (cont.) Efeitos da inalienabilidade (Cont.): * Os bens não podem ser doados, permutados, ou vendidos. * Os bens não podem ser gravados com hipoteca ou penhor (Direitos reais de garantia) * Os bens podem ser gravados com direitos reais de gozo ou fruição: usufruto, uso, habitação, servidão de passagem, etc. * A cláusula não atinge os credores do de cujus, mas somente os bens que remanescerem para a partilha. * É possível a sub-rogação de bens com autorização judicial.

33 DISPOSIÇÕES TESTAMENTÁRIAS (cont.) CLÁUSULAS DE RESTRIÇÃO INCOMUNICABILIDADE Visa evitar os efeitos do regime matrimonial de bens do herdeiro ou legatário. Prevenção contra o caçador de dotes A imposição desta cláusula não impede a alienação Já a inalienabilidade implica necessariamente a incomunicabilidade (era matéria da Sumula 49 do STF, agora, incorporada ao art do CC/2002.

34 DISPOSIÇÕES TESTAMENTÁRIAS (cont.) CLÁUSULAS DE RESTRIÇÃO IMPENHORABILIDADE Só é admitida em doações ou testamentos. A impenhorabilidade pode decorrer de lei (Ex: Lei 8.009/90) A impenhorabilidade somente se estende aos frutos se houver manifestação expressa do disponente. A impenhorabilidade somente pode ser oposta aos credores do herdeiro ou legatário e não aos credores do autor da sucessão.

35 DISPOSIÇÕES TESTAMENTÁRIAS (cont.) CLÁUSULAS DE RESTRIÇÃO REGRAS GERAIS O CC/2002 não admite mais cláusula de conversão de bens da legítima. O testador poderia dispor por exemplo que os bens que componham a legítima fossem todos vendidos e se convertessem em dinheiro a ser partilhado entre os herdeiros. (Varias controvérsias doutrinárias sobre o momento da conversão hoje, matéria superada) Desapareceu a cláusula de administração de bens à mulher herdeira (CC/1916) Princípio constitucional da iguladade Mais importante: o CC/2002 desencoraja as cláusulas restritivas ao bens da legítima.

36 LEGADOS NOÇÃO Legado: é a deixa testamentária de um ou de determinados bens do acervo transmitido em razão da morte do testador. * Só há legado por via de testamento * A sucessão do legatário é a título singular, a do herdeiro a título universal. * A herança se transmite com a abertura da sucessão, o legado tem que ser pedido no inventário.

37 LEGADOS NOÇÃO (cont.) * O legado pode ser puro e simples, ou sob condição, termo ou modo, ou ainda, por certa causa. * Não existe o direito de representação de legatário, se o testador não nomeou substituto. É possível legado de Coisa alheia, desde que este bem integre o patrimônio do testador no momento da abertura da sucessão. Não existirá legado se o bem não mais integrar o acervo à época da morte do testador (Art do CC) O testador pode determinar que alguma coisa que não lhe pertença seja adquirida com as forças da deixa e entregue ao legatário.

38 LEGADOS TIPOS DE LAGEDOS 1) Legado de usufruto e outros direitos reais O testador pode instituir usufruto a favor de legatário deixando a nua-propriedade a um herdeiro ou a outro legatário. (uso, habitação) - Se não houver prazo extingue-se o direito com a morte do legatário. 2) Legado de imóvel O legado de um imóvel inclui as acessões e benfeitorias ainda que feitas posteriormente, inclusive mobílias e outros utensílios, se não houver ressalvas. - O aumento da área não presume-se incluída no legado (art do CC/2002)

39 LEGADOS TIPOS DE LAGEDOS (Cont.) 3) Legado de alimentos No capítulo das sucessões é que temos uma definição de alimentos no Código Civil (art ) - Se o legatário deles não necessitar, muito embora a designação de alimentos, serão considerados rendas em favor do legatário, neste caso estas rendas poderão ser penhoradas.

40 LEGADOS TIPOS DE LAGEDOS (Cont.) 4) Legado de crédito O patrimônio do sucedido inclui o passivo e o ativo. Dentro do ativo temos os créditos a receber * Os créditos a receber se não houver disposição testamentária transmitem-se aos herdeiros legítimos. O testador pode atribuir sua posição de credor por meio de legado (art do CC/2002)

41 LEGADOS TIPOS DE LAGEDOS (Cont.) 4) Legado de crédito (cont.) O testador pode estabelecer legado de quitação de divida Ex: Sendo o testador credor do legatário, pelo legado lhe dá quitação (forma de remissão) Os herdeiros nada lhe poderão cobrar

42 LEGADOS CADUCIDADE DOS LEGADOS Os Legados caducam em razão: 1) Da modificação da coisa legada 2) Da alienação da coisa legada 3) Do perecimento ou evicção da coisa legada 4) Da indignidade do legatário 5) Da pré-morte do legatário (art do CC/2002 e seus incisos)

43 DIREITO DE ACRESCER NOÇÃO: Direito de acrescer é uma forma de vocação sucessória indireta. Uma espécie de chamamento à herança de alguém que, a princípio, não era chamado a uma determinada cota da herança e que vai herdar em razão de fato que aconteceu a outro herdeiro ou co-legatário. I. Direito de acrescer entre co-herdeiros Condições (Art do CC/2002) Instituição conjunta Ausência de substituto Exemplo: Testador determina que Pedro e Joaquim recebam conjuntamente 20% da herança. Se Pedro não quiser (renúncia) ou não puder (indignidade ou morte) aceitar sua cota essa será acrescida à de Joaquim.

44 DIREITO DE ACRESCER I. Direito de acrescer entre co-herdeiros (Cont) Não haverá direito de acrescer: a) Se o testador deixar 10% da herança para Pedro e 10% para Joaquim. Se qualquer deles não puder ou não quiser receber seu quinhão este voltará a compor o monte para sucessão legítima. b) Se o testador nomear substituto do herdeiro. (Cf. Art e do CC/2002) Peculiaridade do art )

45 DIREITO DE ACRESCER II. Direito de acrescer entre legatários (Condições: art do CC/2002) a) Quando nomeados conjuntamente b) Não puder o legado ser dividido sem risco de desvalorização Ex: Lego a Clóvis, a Renato, e a Antônio, meus amigos, a casa que possuo na rua X, nº Y. Se um deles renunciar sua parte acrescerá à dos demais. - O caso do direito de acrescer no usufruto (art. 1946)

46 REDUÇÃO DAS DISPOSIÇÕES TESTAMENTÁRIAS Quando de dá a redução: Limite a possibilidade da deixa testamentária: herdeiros necessários (art do CC/2002) Exemplo: Testador (Patrimônio total de R$ ,00) dispôs de R$ ,00), houve excesso de R$ ,00. Haverá necessidade de redução. Regras: (Art e 1968) a) Primeiro há redução das cotas dos herdeiros instituídos. Somente se não for suficiente é que a redução atingirá os legatários. b) O testador poderá prever preferência para eventual redução.

47 REDUÇÃO DAS DISPOSIÇÕES TESTAMENTÁRIAS c) Situação em que a redução implicar mais ou menos de ¼ do valor do legado, determinará quem deve compensar. - Se a redução for maior que ¼ o legatário recebe a diferença em dinheiro dos herdeiros e o imóvel permanecerá com eles. - Se a redução for menor que ¼ o legatário ficará com o imóvel e devolverá aos herdeiros a parte inoficiosa em dinheiro. - (art do CC/2002)

6 Inventários e arrolamentos. Processo. Petição de herança, 83

6 Inventários e arrolamentos. Processo. Petição de herança, 83 1 Noções introdutórias, 1 1.1 Sucessão. Compreensão do vocábulo. O direito das sucessões, 1 1.2 Direito das sucessões no direito romano, 2 1.3 Ideia central do direito das sucessões, 4 1.4 Noção de herança,

Leia mais

Aula 008 Da Sucessão Testamentária

Aula 008 Da Sucessão Testamentária Aula 008 Da Sucessão Testamentária 3.5 Disposições Testamentárias 3.5.1 Regras gerais 3.5.2 Espécies de disposições 3.5.2.1 Simples 3.5.2.2 Condicional 3.5.2.3 A Termo ou a prazo 3.5.2.4 Modal 3.5.2.5

Leia mais

Direito Civil VI - Sucessões. Prof. Marcos Alves da Silva

Direito Civil VI - Sucessões. Prof. Marcos Alves da Silva Direito Civil VI - Sucessões Prof. Marcos Alves da Silva Direito das Sucessões Sucessão: alteração de titulares em uma dada relação jurídica Sucessão (sentido estrito): causa mortis A sucessão engloba

Leia mais

SUCESSÃO TESTAMENTÁRIA

SUCESSÃO TESTAMENTÁRIA SUCESSÃO TESTAMENTÁRIA Art. 1857 e ss CC 1. Conceito e generalidades Testamento é o ato pelo qual uma pessoa dispõe da totalidade ou de parte de seus bens depois da morte (art. 1857) ou faz outras declarações

Leia mais

Caderno Eletrônico de Exercícos Direito das Sucessões

Caderno Eletrônico de Exercícos Direito das Sucessões 1) Que é herança jacente: a) Herança que não existe herdeiros, salvo o estado b) Herança que tem que ser dividida entre os pais e cônjuge c) Herança que tem que ser dividida entre irmãos d) Herança deixada

Leia mais

SUCESSÃO HEREDITÁRIA. fases práticas do inventário e partilha

SUCESSÃO HEREDITÁRIA. fases práticas do inventário e partilha EDUARDO MACHADO ROCHA Juiz de Direito da Vara de Família e Sucessões da Comarca de Dourados (MS). Pós-graduado - Especialização em Direito Processual Civil. Professor de Direito Civil na Unigran - Universidade

Leia mais

Processos de Regularização de Imóveis

Processos de Regularização de Imóveis Processos de Regularização de Imóveis Prof. Weliton Martins Rodrigues ensinar@me.com www.vivadireito.net 5 5.1. Copyright 2013. Todos os direitos reservados. 1 2 A aquisição da propriedade é forma pela

Leia mais

PONTO 1: Sucessões. SUCESSÃO TESTAMENTÁRIA art. 1845 do CC. A dispensa tem que ser no ato da liberalidade ou no testamento.

PONTO 1: Sucessões. SUCESSÃO TESTAMENTÁRIA art. 1845 do CC. A dispensa tem que ser no ato da liberalidade ou no testamento. 1 DIREITO CIVIL DIREITO CIVIL PONTO 1: Sucessões SUCESSÃO LEGÍTIMA SUCESSÃO TESTAMENTÁRIA art. 1845 do CC. A dispensa tem que ser no ato da liberalidade ou no testamento. Colação não significa devolução

Leia mais

Art. 538. Considera-se doação o contrato em que uma pessoa, por liberalidade, transfere do seu patrimônio bens ou vantagens para o de outra.

Art. 538. Considera-se doação o contrato em que uma pessoa, por liberalidade, transfere do seu patrimônio bens ou vantagens para o de outra. Lição 14. Doação Art. 538. Considera-se doação o contrato em que uma pessoa, por liberalidade, transfere do seu patrimônio bens ou vantagens para o de outra. Na doação deve haver, como em qualquer outro

Leia mais

PONTO 1: Sucessões. I descendentes concorrendo com o cônjuge;

PONTO 1: Sucessões. I descendentes concorrendo com o cônjuge; 1 DIREITO CIVIL PONTO 1: Sucessões CONCORRÊNCIA NO NCC herdeiros. Art. 1829 do CC É a primeira vez que o código enfrenta a concorrência entre I descendentes concorrendo com o cônjuge; Indignidade: art.

Leia mais

Novembro/2010. Prof a. Esp. Helisia Góes

Novembro/2010. Prof a. Esp. Helisia Góes DIREITO CIVIL VI - SUCESSÕES SUCESSÃO TESTAMENTÁRIA Testemunhas Testamentárias Novembro/2010 Prof a. Esp. Helisia Góes Definição: é a pessoa que tem capacidade para assegurar a veracidade do testamento.

Leia mais

Professora Alessandra Vieira

Professora Alessandra Vieira Sucessão Legítima Conceito: A sucessão legítima ou ab intestato, é a que se opera por força de lei e ocorre quando o de cujus tem herdeiros necessários que, de pleno direito, fazem jus a recolher a cota

Leia mais

OAB 139º - 1ª Fase Regular Modulo II Disciplina: Direito Civil Professor João Aguirre Data: 24/07/2009

OAB 139º - 1ª Fase Regular Modulo II Disciplina: Direito Civil Professor João Aguirre Data: 24/07/2009 TEMAS ABORDADOS EM AULA 9ª Aula: Sucessão SUCESSÃO 1. Tipos 1.1. Sucessão Legítima: surgiu pela lei (legislador deu a lei) 1.2. Sucessão Testamentária: Surgiu o testamento Em regra vale a legítima quando

Leia mais

DIVERSAS FORMAS DE TESTAMENTOS

DIVERSAS FORMAS DE TESTAMENTOS * Tânia Mara F.Botrel Reis ** Vânia Maria Bemfica Guimarães Pinto Coelho DIVERSAS FORMAS DE TESTAMENTOS RESUMO: O testamento é negócio jurídico através do qual o testador manifesta sua última vontade pessoal,

Leia mais

- Doação a incapaz, terá de o ser sem encargos (puras) e produz efeitos independentemente da aceitação (presumida). (951. nº. 1 e 2 CC).

- Doação a incapaz, terá de o ser sem encargos (puras) e produz efeitos independentemente da aceitação (presumida). (951. nº. 1 e 2 CC). Noção Contrato pelo qual uma Pessoa Jurídica, por espírito de liberalidade e à custa do seu património, dispõe gratuitamente de uma coisa ou de um direito, ou assume uma obrigação, em benefício do outro

Leia mais

DEFENSORIA PÚBLICA E PROCURADORIAS NOTURNO Direito Civil Professor Murilo Sechieri Data: 02/10/2012 Aula 07 RESUMO. SUMÁRIO (continuação)

DEFENSORIA PÚBLICA E PROCURADORIAS NOTURNO Direito Civil Professor Murilo Sechieri Data: 02/10/2012 Aula 07 RESUMO. SUMÁRIO (continuação) Direito Civil Professor Murilo Sechieri Data: 02/10/2012 Aula 07 RESUMO SUMÁRIO (continuação) I. DIREITO DE FAMÍLIA 5. FILIAÇÃO 5.2. Tipos de reconhecimento 5.3. Ação investigatória de paternidade 5.3.1.

Leia mais

REGIME DE BENS NO NOVO CÓDIGO CIVIL BRASILEIRO

REGIME DE BENS NO NOVO CÓDIGO CIVIL BRASILEIRO 1 REGIME DE BENS NO NOVO CÓDIGO CIVIL BRASILEIRO Cleiton Graciano dos Santos 1 RESUMO: Este artigo trata sobre o Regime de Bens no novo Código Civil brasileiro, apresentando os principais aspectos do assunto,

Leia mais

CONCEITO DE INVENTÁRIO

CONCEITO DE INVENTÁRIO DIREITO CIVIL Inventário e Partilha CONCEITO DE INVENTÁRIO Inventárioéoprocedimentojudicialatravésdoqual será realizado o levantamento dos bens, valores, dívidas e sucessores do autor da herança. OBJETIVO

Leia mais

Profª Helisia Góes Disciplina: DIREITO CIVIL VI SUCESSÕES Turmas: 8ºDIV, 8DIN-1 e 8DIN-2 Data: 08/08/2012 AULA 04

Profª Helisia Góes Disciplina: DIREITO CIVIL VI SUCESSÕES Turmas: 8ºDIV, 8DIN-1 e 8DIN-2 Data: 08/08/2012 AULA 04 01 Profª Helisia Góes Disciplina: DIREITO CIVIL VI SUCESSÕES Turmas: 8ºDIV, 8DIN-1 e 8DIN-2 Data: 08/08/2012 AULA 04 II - SUCESSÃO EM GERAL (Cont...) 7. Aceitação e Renúncia da Herança (arts. 1.804 a 1.813,

Leia mais

AULA 07. Herança Jacente = herança sem herdeiros notoriamente conhecidos (arts. 1819 e ss. do CC).

AULA 07. Herança Jacente = herança sem herdeiros notoriamente conhecidos (arts. 1819 e ss. do CC). 01 Profª Helisia Góes Disciplina: DIREITO CIVIL VI SUCESSÕES Turmas: 8ºDIV, 8ºDIN-1 e 8º DIN-2 Data: 21/08/12 AULA 07 II - SUCESSÃO EM GERAL (Cont...) 11. Herança Jacente e Vacante (arts. 1.819 a 1.823,

Leia mais

Direito Civil VI - Sucessões. Prof. Marcos Alves da Silva

Direito Civil VI - Sucessões. Prof. Marcos Alves da Silva Direito Civil VI - Sucessões Prof. Marcos Alves da Silva INVENTÁRIO Dois sentidos para o mesmo vocábulo: Liquidação do acervo hereditário (registro, descrição, catalogação dos bens). Procedimento especial

Leia mais

DIREITO CIVIL EXERCÍCIOS SUCESSÕES DISCURSIVAS:

DIREITO CIVIL EXERCÍCIOS SUCESSÕES DISCURSIVAS: DIREITO CIVIL EXERCÍCIOS SUCESSÕES DISCURSIVAS: 1. Capacidade para suceder é a aptidão da pessoa para receber os bens deixados pelo de cujus no tempo da abertura da sucessão. Considerando tal afirmação

Leia mais

TEORIA E PRÁTICA DO INVENTÁRIO JUDICIAL E EXTRAJ U DICIAL

TEORIA E PRÁTICA DO INVENTÁRIO JUDICIAL E EXTRAJ U DICIAL JOÃO ROBERTO PARIZATTO TEORIA E PRÁTICA DO INVENTÁRIO JUDICIAL E EXTRAJ U DICIAL 5. a Edição EDITORA PARIZATTO Proibida a reprodução total ou parcial, por qualquer meio eletrônico, mecânico ou xerográfico,

Leia mais

FACULDADE DE DIREITO DE VITÓRIA - FDV DIREITO DAS SUCESSÕES PROF. AUGUSTO PASSAMANI BUFULIN

FACULDADE DE DIREITO DE VITÓRIA - FDV DIREITO DAS SUCESSÕES PROF. AUGUSTO PASSAMANI BUFULIN 1. Acerca do testamento, analise as afirmativas a seguir: I. O testamento nuncupativo faz-se ordinariamente, na forma oral, caso o testador corra risco de vida. II. O testador que não possuir herdeiros

Leia mais

A extinção da personalidade ocorre com a morte, que pode ser natural, acidental ou presumida.

A extinção da personalidade ocorre com a morte, que pode ser natural, acidental ou presumida. Turma e Ano: Turma Regular Master A Matéria / Aula: Direito Civil Aula 04 Professor: Rafael da Mota Mendonça Monitora: Fernanda Manso de Carvalho Silva Personalidade (continuação) 3. Extinção da personalidade:

Leia mais

Noções de Direito Civil Personalidade, Capacidade, Pessoa Natural e Pessoa Jurídica Profª: Tatiane Bittencourt

Noções de Direito Civil Personalidade, Capacidade, Pessoa Natural e Pessoa Jurídica Profª: Tatiane Bittencourt PESSOA NATURAL 1. Conceito: é o ser humano, considerado como sujeito de direitos e deveres. Tais direitos e deveres podem ser adquiridos após o início da PERSONALIDADE, ou seja, após o nascimento com vida

Leia mais

Inventário e Partilha

Inventário e Partilha 108 Inventário e Partilha Flávia de Azevedo Faria Rezende Chagas 1 O palestrante, Dr. Sérgio Ricardo de Arruda Fernandes, iniciou sua explanação abordando a abertura da via extrajudicial, prevista na Resolução

Leia mais

PERGUNTAS E RESPOSTAS NOVAS REGRAS PARA ESCOLHA DE BENEFICIÁRIOS

PERGUNTAS E RESPOSTAS NOVAS REGRAS PARA ESCOLHA DE BENEFICIÁRIOS PERGUNTAS E RESPOSTAS NOVAS REGRAS PARA ESCOLHA DE BENEFICIÁRIOS 1 - O que é Beneficiário Indicado? Qualquer pessoa física indicada pelo Participante conforme definido no regulamento do Plano. 2 - O que

Leia mais

~ ~ McTODO SÃO PAULO

~ ~ McTODO SÃO PAULO Flávio Tartuce :C I.. 'r1'i Direito das Sucessões B. a edição revista, atualizada e ampliada *** ~ ~ McTODO SÃO PAULO ~~::;'S 1: STJ00100365 A EDITORA Mt::TODO se responsabiliza pelos vlcios do produto

Leia mais

NEGÓCIO JURÍDICO Conceito MANIFESTAÇÃO DE VONTADE + FINALIDADE NEGOCIAL (aquisição, conservação, modificação e extinção de direitos)

NEGÓCIO JURÍDICO Conceito MANIFESTAÇÃO DE VONTADE + FINALIDADE NEGOCIAL (aquisição, conservação, modificação e extinção de direitos) NEGÓCIO JURÍDICO Conceito MANIFESTAÇÃO DE VONTADE + FINALIDADE NEGOCIAL (aquisição, conservação, modificação e extinção de direitos) INTERPRETAÇÃO Boa-fé e usos do lugar CC113 Os negócios jurídicos devem

Leia mais

1. REGISTRO RESTRIÇÕES PARA ATUAR COMO EMPRESÁRIO INDIVIDUAL. Falido:... Estrangeiro:... Médico:... Advogado:... Membros do legislativo:...

1. REGISTRO RESTRIÇÕES PARA ATUAR COMO EMPRESÁRIO INDIVIDUAL. Falido:... Estrangeiro:... Médico:... Advogado:... Membros do legislativo:... 1 DIREITO EMPRESARIAL PONTO 1: Registro PONTO 2: Incapacidade Superveniente PONTO 3: Sociedade Empresária 1. REGISTRO Para fazer o registro, a pessoa deve estar livre de qualquer impedimento ou proibição.

Leia mais

ESPÉCIES DE RENÚNCIA AO DIREITO HEREDITÁRIO E EFEITOS TRIBUTÁRIOS. Artur Francisco Mori Rodrigues Motta

ESPÉCIES DE RENÚNCIA AO DIREITO HEREDITÁRIO E EFEITOS TRIBUTÁRIOS. Artur Francisco Mori Rodrigues Motta ESPÉCIES DE RENÚNCIA AO DIREITO HEREDITÁRIO E EFEITOS TRIBUTÁRIOS Artur Francisco Mori Rodrigues Motta ESPÉCIES DE RENÚNCIA AO DIREITO HEREDITÁRIO E EFEITOS TRIBUTÁRIOS Artur Francisco Mori Rodrigues Motta

Leia mais

1959 Direito de Família e Sucessões Parte 1 Do Direito de Família 1. Família. Conceito. Família e sociedade. Suas diferentes formas. Constituição de 1946 a espeito. Direito de Família. 2. Esponsais. Breve

Leia mais

1 Geli de Moraes Santos M. Araújo

1 Geli de Moraes Santos M. Araújo 1 Contrato de Fiança. 1 Geli de Moraes Santos M. Araújo Sumário: Resumo. 1. Introdução. 2. Natureza jurídica da fiança. 3. Espécies de fiança. 4. Requisitos subjetivos e objetivos. 5. Efeitos da fiança.

Leia mais

ESTADO DO PIAUÍ SECRETARIA DA FAZENDA

ESTADO DO PIAUÍ SECRETARIA DA FAZENDA ESTADO DO PIAUÍ SECRETARIA DA FAZENDA ITCMD Imposto sobre Transmissão Causa Mortis e Doação de quaisquer Bens ou Direitos MANUAL DO USUÁRIO 2012 O ITCMD tem como fato gerador a transmissão de bens e direitos

Leia mais

AULA 06 DA ADOÇÃO (ART. 1618 A 1629 CC)

AULA 06 DA ADOÇÃO (ART. 1618 A 1629 CC) AULA 06 DA ADOÇÃO (ART. 1618 A 1629 CC) DO CONCEITO A ADOÇÃO É UM ATO JURÍDICO EM SENTIDO ESTRITO, CUJA EFICACIA É DEPENDENTE DA AUTORIZAÇÃO JUDICIAL. NESSE CASO, CRIA UM VÍNCULO FICTÍCIO DE PATERNIDADE-

Leia mais

Direito das Sucessões Parte I. Profª. MSc. Maria Bernadete Miranda

Direito das Sucessões Parte I. Profª. MSc. Maria Bernadete Miranda Direito das Sucessões Parte I Sucessão - Etimologia Sucessão Successio, de succedere. Relação de ordem, de continuidade. Uma sequência de fato e de coisas. O que vem em certa ordem ou em certo tempo. Sucessão

Leia mais

Direito Civil III Contratos

Direito Civil III Contratos Direito Civil III Contratos Doação Art. 538 à 564 Prof. Andrei Brettas Grunwald 2011.1 1 Conceito Artigo 538 Considera-se doação o contrato em que uma pessoa, por liberalidade, transfere do seu patrimônio

Leia mais

TODAS AS INFORMAÇÕES SÃO EXTREMAMENTE IMPORTANTES!!! CASAMENTO CIVIL (Brasileiros)

TODAS AS INFORMAÇÕES SÃO EXTREMAMENTE IMPORTANTES!!! CASAMENTO CIVIL (Brasileiros) TODAS AS INFORMAÇÕES SÃO EXTREMAMENTE IMPORTANTES!!! CASAMENTO CIVIL (Brasileiros) PREENCHER O FORMULÁRIO - MEMORIAL - DE CASAMENTO (MODELOS NAS FL 4, 5 E 6), ASSINAR E RECONHECER FIRMA DAS ASSINATURAS

Leia mais

DIREITO CIVIL REGIME DE BENS

DIREITO CIVIL REGIME DE BENS DIREITO CIVIL REGIME DE BENS 1 1. Princípios a) P. da autonomia da vontade (1.639); b) P. da garantia da ordem pública (1.640); c) P. da definitividade do regime (1.639); d) P. da vedação ao enriquecimento.

Leia mais

DIREITO FAMÍLIA SUCESSÃO PRINCÍPIOS ORIENTADORES

DIREITO FAMÍLIA SUCESSÃO PRINCÍPIOS ORIENTADORES DIREITO FAMÍLIA SUCESSÃO DE DIREITO FAMÍLIA PONTO 1: SUCESSÃO PONTO 2: PRINCÍPIOS ORIENTADORES; SUCESSÃO LEGÍTIMA E TESTAMENTÁRIA, EXCLUSÃO DOS HERDEIROS; PONTO 3: ESPÉCIES DE HERDEIROS, CESSÃO DE DIREITOS;

Leia mais

Férias Individuais e Coletivas; Período Aquisitivo e Concessivo; Remuneração; Abono; Efeitos na Rescisão Contratual

Férias Individuais e Coletivas; Período Aquisitivo e Concessivo; Remuneração; Abono; Efeitos na Rescisão Contratual Lição 6. Férias Férias Individuais e Coletivas; Período Aquisitivo e Concessivo; Remuneração; Abono; Efeitos na Rescisão Contratual 6.1. FÉRIAS INDIVIDUAIS: arts. 129 a 138 da CLT. As férias correspondem

Leia mais

Boletim Informativo junho/2015 ITCMD

Boletim Informativo junho/2015 ITCMD Boletim Informativo junho/2015 ITCMD 23 de junho de 2015 Intenciona o governo propor projeto de Emenda Constitucional para aumentar a alíquota do Imposto sobre Herança e Doação ( ITCMD ) para 16% (dezesseis

Leia mais

EXERCÍCIOS SUCESSÃO TESTAMENTÁRIA

EXERCÍCIOS SUCESSÃO TESTAMENTÁRIA Universidade do Sul de Santa Catarina Unidade Ilha Centro Curso: Direito Disciplina: Direito das Sucessões Professor: MSc. Patrícia Fontanella Acadêmico (a): EXERCÍCIOS SUCESSÃO TESTAMENTÁRIA 01. (MP/SC

Leia mais

DIREITO DAS SUCESSÕES

DIREITO DAS SUCESSÕES DIREITO DAS SUCESSÕES 2.º Ano Turma A (Dia) Exame de Coincidência Professor Doutor Luís Menezes Leitão 26 de junho de 2015 Duração da prova: 90 minutos GRELHA DE CORREÇÃO A morte de A desencadeia a abertura

Leia mais

Lição 5. Formação dos Contratos

Lição 5. Formação dos Contratos Lição 5. Formação dos Contratos Seção II Da Formação dos Contratos Art. 427. A proposta de contrato obriga o proponente, se o contrário não resultar dos termos dela, da natureza do negócio, ou das circunstâncias

Leia mais

DIREITO CIVIL: DIREITO DAS SUCESSÕES

DIREITO CIVIL: DIREITO DAS SUCESSÕES FACULDADE PITÁGORAS COLEGIADO DO CURSO DE DIREITO AMARILDO ANTÔNIO BRIDI DIREITO CIVIL: DIREITO DAS SUCESSÕES TEIXEIRA DE FREITAS 2011 AMARILDO ANTÔNIO BRIDI DIREITO CIVIL: DIREITO DAS SUCESSÕES Projeto

Leia mais

EXERCÍCIO 1. EXERCÍCIO 1 Continuação

EXERCÍCIO 1. EXERCÍCIO 1 Continuação Direito Civil Contratos Aula 1 Exercícios Professora Consuelo Huebra EXERCÍCIO 1 Assinale a opção correta com relação aos contratos. a) O contrato preliminar gera uma obrigação de fazer, no entanto não

Leia mais

Resumo Aula-tema 05: Direito de Família e das Sucessões.

Resumo Aula-tema 05: Direito de Família e das Sucessões. Resumo Aula-tema 05: Direito de Família e das Sucessões. Para o autor do nosso livro-texto, o Direito de família consiste num complexo de normas que regulam a celebração do casamento e o reconhecimento

Leia mais

SUMÁRIO PREFÁCIO... 1. INTRODUÇÃO... 3 1.1 CONSIDERAÇÕES GERAIS... 3 1.2 AS ATUAÇÕES DO MAGISTRADO (ESTADO-JUIZ) E DO

SUMÁRIO PREFÁCIO... 1. INTRODUÇÃO... 3 1.1 CONSIDERAÇÕES GERAIS... 3 1.2 AS ATUAÇÕES DO MAGISTRADO (ESTADO-JUIZ) E DO SUMÁRIO PREFÁCIO... 1. INTRODUÇÃO... 3 1.1 CONSIDERAÇÕES GERAIS... 3 1.2 AS ATUAÇÕES DO MAGISTRADO (ESTADO-JUIZ) E DO TABELIÃO (PRESTADOR DE SERVIÇO PÚBLICO EM CARÁTER PRIVADO)... 5 1.3 NOVA LEI HOMENAGEIA

Leia mais

1. DA SUCESSÃO TESTAMENTÁRIA

1. DA SUCESSÃO TESTAMENTÁRIA 1. DA SUCESSÃO TESTAMENTÁRIA Art. 1.857. Toda pessoa capaz pode dispor, por testamento, da totalidade dos seus bens, ou de parte deles, para depois de sua morte. 1º A legítima dos herdeiros necessários

Leia mais

Em regra, todos os créditos podem ser cedidos (art. 286 CC) a) Créditos de natureza personalíssima;

Em regra, todos os créditos podem ser cedidos (art. 286 CC) a) Créditos de natureza personalíssima; Turma e Ano: Flex B (2013) Matéria / Aula: Direito Civil / Aula 11 Professor: Rafael da Mota Mendonça Conteúdo: V- Transmissão das Obrigações: 1. Cessão de Crédito. V - Transmissão das Obrigações: 1. CESSÃO

Leia mais

DIREITO DAS SUCESSÕES REGIME DE BENS

DIREITO DAS SUCESSÕES REGIME DE BENS DIREITO DAS SUCESSÕES REGIME DE BENS Prof.Dicler Direito das Sucessões é o conjunto de normas que disciplinam a transferência do patrimônio (ativo e passivo créditos e débitos) de alguém, depois de sua

Leia mais

PONTO 1: União estável PONTO 2: Alimentos. 1. União estável:

PONTO 1: União estável PONTO 2: Alimentos. 1. União estável: 1 PONTO 1: União estável PONTO 2: Alimentos 1. União estável: - Leis 8971/94 e 9278/96. - Lei 10.406/2002 e art. 1723 e seguintes. - Art. 226, 3 1, CF. União entre homem e mulher pública (notoriedade),

Leia mais

Faculdade de Direito da Alta Paulista

Faculdade de Direito da Alta Paulista PLANO DE ENSINO DISCIPLINA SÉRIE PERÍODO LETIVO CARGA HORÁRIA DIREITO CIVIL V (Direitos de família e das sucessões) QUINTA 2015 136 I EMENTA Direito de Família. Casamento. Efeitos jurídicos do casamento.

Leia mais

Direito das sucessões e aspectos Constitucionais. Sucessão: legítima e testamentária. Herança. Formas de Testamento. Inventário e Partilha.

Direito das sucessões e aspectos Constitucionais. Sucessão: legítima e testamentária. Herança. Formas de Testamento. Inventário e Partilha. Detalhes da Disciplina Código JUR3107 Nome da Disciplina DIREITO CIVIL VII Carga Horária 60 Créditos 4 Ementa Objetivos Gerais Direito das sucessões e aspectos Constitucionais. Sucessão: legítima e testamentária.

Leia mais

DIREITO DAS SUCESSÕES

DIREITO DAS SUCESSÕES Direito Civil Aula 3 Delegado Civil Sandro Gaspar Amaral DIREITO DAS SUCESSÕES PRINCÍPIO DE SAISINE (art. 1784, CC): transmissão da propriedade e da posse no exato momento da morte. NORMA VIGENTE (art.

Leia mais

Direito das Sucessões Parte II. Profª. MSc. Maria Bernadete Miranda

Direito das Sucessões Parte II. Profª. MSc. Maria Bernadete Miranda Direito das Sucessões Parte II Abertura da Sucessão Momento da morte do de cujus, devidamente comprovada. Com a abertura da sucessão os herdeiros, legítimos ou testamentários, adquirem, de imediato, a

Leia mais

Nele também são averbados atos como o reconhecimento de paternidade, a separação, o divórcio, entre outros, além de serem expedidas certidões.

Nele também são averbados atos como o reconhecimento de paternidade, a separação, o divórcio, entre outros, além de serem expedidas certidões. No Cartório de Registro Civil das Pessoas Naturais são regis- trados os atos mais importantes da vida de uma pessoa, como o nascimento, o casamento e o óbito, além da emancipação, da interdição, da ausência

Leia mais

DIREITO DAS SUCESSÕES 2.º Ano Turma A (Dia) Época de Recurso Professor Doutor Luís Menezes Leitão

DIREITO DAS SUCESSÕES 2.º Ano Turma A (Dia) Época de Recurso Professor Doutor Luís Menezes Leitão DIREITO DAS SUCESSÕES 2.º Ano Turma A (Dia) Época de Recurso Professor Doutor Luís Menezes Leitão EXAME 09 de junho de 2014 Duração da prova: 90 minutos GRELHA DE CORREÇÃO A morte de A desencadeia a aberta

Leia mais

Direito das Sucessões

Direito das Sucessões Direito das Sucessões Eduardo Domingues 12/02 A matéria é dividida em quatro partes. Primeiro temos a sucessão em geral traz uma série regras que permeiam todo o conteúdo que será tratado nesta disciplina.

Leia mais

Art. 27 - rol de legitimados. Partilha Provisória dos bens do ausente. Com procurador - 3 anos contados do desaparecimento

Art. 27 - rol de legitimados. Partilha Provisória dos bens do ausente. Com procurador - 3 anos contados do desaparecimento Turma e Ano: Flex A (2014) Matéria / Aula: Direito Civil (Parte Geral) / Aula 05 Professor: Rafael da Motta Mendonça Conteúdo: II) Ausência: Sucessão Definitiva. III)Capacidade: Espécies de Capacidade

Leia mais

Sumário. 00_abertura_Direito das Sucessoes_Dimas.pmd11

Sumário. 00_abertura_Direito das Sucessoes_Dimas.pmd11 Sumário Apresentação... 17 Prefácio... 21 1- INTRODUÇÃO... 25 1.1- Histórico... 25 1.2- Acepção jurídica de sucessão... 26 2- TRANSMISSÃO DA HERANÇA/VOCAÇÃO HEREDITÁRIA... 31 3- HERANÇA JACENTE... 35 4-

Leia mais

Professora: Vera Linda Lemos Disciplina: Direito das Sucessões 7º Período

Professora: Vera Linda Lemos Disciplina: Direito das Sucessões 7º Período Professora: Vera Linda Lemos Disciplina: Direito das Sucessões 7º Período Toda a sucessão legítima observará uma ordem de vocação hereditária que, no Código Civil, está prevista no artigo 1.829. Art. 1.829.

Leia mais

O DIREITO DAS Sucessões na Contemporaneidade. http://patriciafontanella.adv.br

O DIREITO DAS Sucessões na Contemporaneidade. http://patriciafontanella.adv.br O DIREITO DAS Sucessões na Contemporaneidade http://patriciafontanella.adv.br Viés Constitucional Assento constitucional (art. 5º XXX, CF/88). Mudança dos poderes individuais da propriedade, trazendo a

Leia mais

DO CARTÓRIO DE REGISTRO DE IMÓVEIS. Curso de Técnico em Transações Imobiliárias Curso Total

DO CARTÓRIO DE REGISTRO DE IMÓVEIS. Curso de Técnico em Transações Imobiliárias Curso Total DO CARTÓRIO DE REGISTRO DE IMÓVEIS Curso de Técnico em Transações Imobiliárias Curso Total DO CARTÓRIO DE REGISTRO DE IMÓVEIS DO CARTÓRIO DE REGISTRO DE IMÓVEIS. FINALIDADE. DOS TÍTULOS REGISTRÁVEIS: ESCRITURA

Leia mais

Universidade Federal do Rio Grande do Sul Porto Alegre Brasil University of New South Wales Sydney Austrália Universidade do Povo Macau - China

Universidade Federal do Rio Grande do Sul Porto Alegre Brasil University of New South Wales Sydney Austrália Universidade do Povo Macau - China 15. CONVENÇÃO SOBRE A ESCOLHA DO FORO (celebrada em 25 de novembro de 1965) Os Estados signatários da presente Convenção, Desejando estabelecer previsões comuns sobre a validade e efeitos de acordos sobre

Leia mais

14/06/2013. Andréa Baêta Santos

14/06/2013. Andréa Baêta Santos Tema: DIREITO REGISTRAL IMOBILIÁRIO Questões de Registro de Imóveis 14/06/2013 1. Na certidão em relatório Oficial deve sempre se ater ao quesito requerente? formulado o pelo Não, pois sempre que houver

Leia mais

Perguntas Frequentes sobre o Certificado Sucessório Europeu

Perguntas Frequentes sobre o Certificado Sucessório Europeu Perguntas Frequentes sobre o Certificado Sucessório Europeu 1- O que é o Certificado Sucessório Europeu (CSE)? 2- Que instrumento jurídico criou o CSE? 3- Quem pode pedir o CSE? 4- Um credor pode pedir

Leia mais

Prescrição e decadência

Prescrição e decadência DIREITO CIVIL Professor Dicler A prescrição representa a perda da ação e da exceção (defesa) em razão do decurso de tempo. Tem como fundamento a paz social e a segurança jurídica que ficariam comprometidos

Leia mais

BuscaLegis.ccj.ufsc.Br

BuscaLegis.ccj.ufsc.Br BuscaLegis.ccj.ufsc.Br Testamento Marco Aurelio Santa Helena* Testamento:Conceito, Classificação e Noções Gerais TESTAMENTO 1. Introdução A palavra suceder tem o sentido de que os fenômenos jurídicos vêm

Leia mais

Salário e Remuneração. Profª. MSc. Maria Bernadete Miranda

Salário e Remuneração. Profª. MSc. Maria Bernadete Miranda Salário e Remuneração Salário Salário é o pagamento que empregador realiza ao empregado tendo em vista o contrato de trabalho. É a contraprestação direta pela prestação do serviço. Não são considerados

Leia mais

Prova de Direito Civil Comentada Banca FUNDATEC

Prova de Direito Civil Comentada Banca FUNDATEC Prova de Direito Civil Comentada Banca FUNDATEC 2014) QUESTÃO 54 Analise as seguintes assertivas sobre as causas de exclusão de ilicitude no Direito Civil: I. A legítima defesa de terceiro não atua como

Leia mais

PACTO ANTENUPCIAL REGIMES DE BENS

PACTO ANTENUPCIAL REGIMES DE BENS PACTO ANTENUPCIAL O Código Civil dita, em seu art. 1.639, que é lícito aos nubentes, antes de celebrado o casamento, estipular, quanto aos seus bens, o que lhes aprouver. Por oportuno, anote-se que segundo

Leia mais

DESCONSIDERAÇÃO DA PERSONALIDADE JURÍDICA E BAIXA DE SOCIEDADE

DESCONSIDERAÇÃO DA PERSONALIDADE JURÍDICA E BAIXA DE SOCIEDADE DESCONSIDERAÇÃO DA PERSONALIDADE JURÍDICA E BAIXA DE SOCIEDADE É sabido - e isso está a dispensar considerações complementares - que a pessoa jurídica tem vida distinta da dos seus sócios e administradores.

Leia mais

PRÁTICA CIVIL E PROCESSUAL LEGALE

PRÁTICA CIVIL E PROCESSUAL LEGALE BEM IMOVEL Art. 79. São bens imóveis o solo e tudo quanto se lhe incorporar natural ou artificialmente. Art. 80. Consideram-se imóveis para os efeitos legais: I -os direitos reais sobre imóveis e as ações

Leia mais

Direito Civil VI - Sucessões. Prof. Marcos Alves da Silva

Direito Civil VI - Sucessões. Prof. Marcos Alves da Silva Direito Civil VI - Sucessões Prof. Marcos Alves da Silva SUCESSÃO DO CÔNJUGE Herdeiro necessário e concorrente ( concorrente, conforme o regime de bens) Os regimes de matrimoniais de bens e suas implicações

Leia mais

Simulado Super Receita 2013 Direito Tributário Simulado Rafael Saldanha

Simulado Super Receita 2013 Direito Tributário Simulado Rafael Saldanha Simulado Super Receita 2013 Direito Tributário Simulado Rafael Saldanha 2013 Copyright. Curso Agora eu Passo - Todos os direitos reservados ao autor. 01 - (ESAF/2012) Analise as proposições a seguir e

Leia mais

Art. 1.784. Aberta a sucessão, a herança transmite-se, desde logo, aos herdeiros legítimos e testamentários.

Art. 1.784. Aberta a sucessão, a herança transmite-se, desde logo, aos herdeiros legítimos e testamentários. Código Civil Parte Especial - Arts. 1784 a 1896 LIVRO V Do Direito das Sucessões TÍTULO I Da Sucessão em Geral CAPÍTULO I Disposições Gerais Art. 1.784. Aberta a sucessão, a herança transmite-se, desde

Leia mais

Direito das Sucessões. Inventário e Partilha

Direito das Sucessões. Inventário e Partilha Direito das Sucessões Inventário e Partilha OBJETIVO Conhecer as disposições legais a respeito do inventário e da partilha. ROTEIRO Introdução O inventário formas simplificadas Colação Sonegados Partilha

Leia mais

Julio Cesar Brandão. I - Introdução

Julio Cesar Brandão. I - Introdução DOAÇÃO: BREVES CONSIDERAÇÕES SOBRE A DOAÇÃO E AS CLÁUSULAS RESTRITIVAS DE INCOMUNICABILIDADE, INALIENABILIDADE E IMPENHORABILIDADE À LUZ DO NOVO CÓDIGO CIVIL Julio Cesar Brandão SUMÁRIO: I - Introdução.

Leia mais

Modular Direito de Família Disposições Gerais Sobre o Casamento Incapacidade e Impedimento Causas Suspensivas Fernando Viana

Modular Direito de Família Disposições Gerais Sobre o Casamento Incapacidade e Impedimento Causas Suspensivas Fernando Viana Modular Direito de Família Disposições Gerais Sobre o Casamento Incapacidade e Impedimento Causas Suspensivas Fernando Viana 2012 Copyright. Curso Agora Eu Passo - Todos os direitos reservados ao autor.

Leia mais

Dimas Messias de Carvalho Promotor de Justiça aposentado/mg Mestre em Direito Constitucional pela FDSM Professor na UNIFENAS e UNILAVRAS Advogado

Dimas Messias de Carvalho Promotor de Justiça aposentado/mg Mestre em Direito Constitucional pela FDSM Professor na UNIFENAS e UNILAVRAS Advogado Dimas Messias de Carvalho Promotor de Justiça aposentado/mg Mestre em Direito Constitucional pela FDSM Professor na UNIFENAS e UNILAVRAS Advogado Membro do IBDFAM Autor de Obras Jurídicas Email: dimasmp@navinet.com.br

Leia mais

prazo para você denunciar o contrato é de 90 dias a partir do registro da averbação da extinção do usufruto.

prazo para você denunciar o contrato é de 90 dias a partir do registro da averbação da extinção do usufruto. 18.)Fiz um contrato de locação de um imóvel residencial e quando me mudei para a casa constatei que há sérios problemas de esgoto que precisarão de reparos, o que resultará na quebra do piso do banheiro

Leia mais

SOCIEDADE LIMITADA. Sociedade Limitada. I - responsável integralmente e ilimitadamente pelas dívidas assumidas em seu próprio nome

SOCIEDADE LIMITADA. Sociedade Limitada. I - responsável integralmente e ilimitadamente pelas dívidas assumidas em seu próprio nome Sociedade Limitada I - responsável integralmente e ilimitadamente pelas dívidas assumidas em seu próprio nome II a limitação refere-se aos sócios 2. Responsabilidade dos Sócios I - Decreto 3.708/19 (sociedade

Leia mais

O que é e qual sua finalidade?

O que é e qual sua finalidade? HOLDING Copyright Ody & Keller Advocacia e Assessoria Empresarial, 2014. Todos os direitos reservados. Versão: 01 (outubro de 2014) Este material tem caráter informativo, e não deve ser utilizado isoladamente

Leia mais

Conteúdo: Fatos Jurídicos: Negócio Jurídico - Classificação; Interpretação; Preservação. - FATOS JURÍDICOS -

Conteúdo: Fatos Jurídicos: Negócio Jurídico - Classificação; Interpretação; Preservação. - FATOS JURÍDICOS - Turma e Ano: Flex A (2014) Matéria / Aula: Civil (Parte Geral) / Aula 11 Professor: Rafael da Motta Mendonça Conteúdo: Fatos Jurídicos: Negócio Jurídico - Classificação; Interpretação; Preservação. - FATOS

Leia mais

ESTATUTO DA CRIANÇA E ADOLECENTE PROF. GUILHERME MADEIRA DATA 30.07.2009 AULA 01 e 02

ESTATUTO DA CRIANÇA E ADOLECENTE PROF. GUILHERME MADEIRA DATA 30.07.2009 AULA 01 e 02 TEMAS TRATADOS EM SALA ECA ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE PARTE CIVIL 1) Objeto art. 2º do ECA: a) Criança = 12 anos incompletos. b) Adolescente = 12 e 18 anos. Atenção: Pode o ECA ser aplicado à

Leia mais

CURSO DE RETA FINAL - MAGISTRATURA DE SÃO PAULO Prof. André Barros

CURSO DE RETA FINAL - MAGISTRATURA DE SÃO PAULO Prof. André Barros MATERIAL DE APOIO PROFESSOR CURSO DE RETA FINAL - MAGISTRATURA DE SÃO PAULO Prof. André Barros 3a AULA: DIREITO DAS SUCESSÕES: Do direito das Sucessões (artigos 1.784 a 1.828 do Código Civil). Sucessão

Leia mais

Código de Processo Civil, encontramos regras nesse sentido nos artigos 1003 e seguintes, 1022 e seguintes, artigo 1026.

Código de Processo Civil, encontramos regras nesse sentido nos artigos 1003 e seguintes, 1022 e seguintes, artigo 1026. Escritura pública de inventário e partilha Documentos Necessários A relação de documentos necessários para uma escritura pública de inventário e partilha, especialmente quando contemplam bens imóveis,

Leia mais

A propositura da ação vincula apenas o autor e o juiz, pois somente com a citação é que o réu passa a integrar a relação jurídica processual.

A propositura da ação vincula apenas o autor e o juiz, pois somente com a citação é que o réu passa a integrar a relação jurídica processual. PROCESSO FORMAÇÃO, SUSPENSÃO E EXTINÇÃO DO FORMAÇÃO DO PROCESSO- ocorre com a propositura da ação. Se houver uma só vara, considera-se proposta a ação quando o juiz despacha a petição inicial; se houver

Leia mais

N e w s l e t t e r AAPS

N e w s l e t t e r AAPS Caros Associados, A AAPS interessada nos temas que possam ser de utilidade aos associados, tem participado em eventos sobre o assunto em questão. No contexto das atividades desenvolvidas pelo GEPS (Grupo

Leia mais

PRINCIPAIS CLASSIFICAÇÕES DOS ALIMENTOS

PRINCIPAIS CLASSIFICAÇÕES DOS ALIMENTOS PRINCIPAIS CLASSIFICAÇÕES DOS ALIMENTOS 1. Quanto à fonte: a) Alimentos legais: fixados pela lei, fundamentados no direito de família, decorrentes do casamento, ou união estável ou da relação de parentesco

Leia mais

27. Convenção da Haia sobre a Lei Aplicável aos Contratos de Mediação e à Representação

27. Convenção da Haia sobre a Lei Aplicável aos Contratos de Mediação e à Representação 27. Convenção da Haia sobre a Lei Aplicável aos Contratos de Mediação e à Representação Os Estados signatários da presente Convenção: Desejosos de estabelecer disposições comuns sobre a lei aplicável aos

Leia mais

Aula 04 Direitos Reais

Aula 04 Direitos Reais Propriedade: A propriedade consiste no direito real que confere ao seu titular a maior amplitude de poderes sobre a coisa. De acordo com os termos do artigo 1.228. do Código Civil, o proprietário tem a

Leia mais

ÁREA DE FORMAÇÃO: CONTRAIR CRÉDITO CRÉDITO PESSOAL

ÁREA DE FORMAÇÃO: CONTRAIR CRÉDITO CRÉDITO PESSOAL ÁREA DE FORMAÇÃO: CONTRAIR CRÉDITO CRÉDITO PESSOAL Índice Finalidades do crédito pessoal Ficha de Informação Normalizada (FIN) Montante e prazo Modalidades de reembolso Garantias Custos do crédito Taxa

Leia mais

RESUMO. A responsabilidade da sociedade é sempre ilimitada, mas a responsabilidade de cada sócio é restrita ao valor de suas quotas.

RESUMO. A responsabilidade da sociedade é sempre ilimitada, mas a responsabilidade de cada sócio é restrita ao valor de suas quotas. RESUMO 1)Sociedade Limitada Continuação 1.1) Responsabilidade do sócio dentro da sociedade limitada. A responsabilidade da sociedade é sempre ilimitada, mas a responsabilidade de cada sócio é restrita

Leia mais

Lei 11.795/08 A NOVA LEI DE CONSÓRCIOS. Juliana Pereira Soares

Lei 11.795/08 A NOVA LEI DE CONSÓRCIOS. Juliana Pereira Soares Lei 11.795/08 A NOVA LEI DE CONSÓRCIOS Art. 2º da Lei 11.795/08: Consórcio é a reunião de pessoas naturais e jurídicas em grupo, com prazo de duração e número de cotas previamente determinados, promovida

Leia mais

TABELA DE CORRESPONDÊNCIA CÓDIGO CIVIL/1916 E CÓDIGO CIVIL/2002

TABELA DE CORRESPONDÊNCIA CÓDIGO CIVIL/1916 E CÓDIGO CIVIL/2002 TABELA DE CORRESPONDÊNCIA CÓDIGO CIVIL/1916 E CÓDIGO CIVIL/2002 PARTE GERAL DISPOSIÇÃO PRELIMINAR Art. 1º............. sem correspondência LIVRO I DAS PESSOAS TÍTULO I DA DIVISÃO DAS PESSOAS DAS PESSOAS

Leia mais