COLÉGIO SHALOM Ensino Médio 1 Ano Prof.º: Wesley Disciplina Física Aluno (a):. No.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "COLÉGIO SHALOM Ensino Médio 1 Ano Prof.º: Wesley Disciplina Física Aluno (a):. No."

Transcrição

1 COLÉGIO SHALOM Ensino Médio 1 Ano Prof.º: Wesley Disciplina Física Aluno (a):. No. Trabalho de Recuperação Data: /12/2016 Valor: Orientações: -Responder manuscrito; -Cópias de colegas, entrega com atraso, letra ilegível, deixar de responder alguma questão e o não cumprimento de orientações passadas pelo professor, acarretará no desconto de nota. -O trabalho deve conter capa com o tema: trabalho de recuperação e o nome do aluno. 1 - (FATEC) Uma pequena esfera de massa 0,10kg abandonada do repouso, em queda livre, atinge o solo horizontal com uma velocidade de módulo igual a 4,0m/s. Imediatamente após a colisão a esfera tem uma velocidade vertical de módulo 3,0 m/s. O módulo da variação da quantidade de movimento da esfera, na colisão com o solo, em kg. m/s, é de: 2 - (AFA) um avião está voando em linha reta com velocidade constante de módulo 7, km/h quando colide com uma ave de massa 3,0kg que estava parada no ar. A ave atingiu o vidro dianteiro (inquebrável) da cabine e ficou grudada no vidro. Se a colisão durou um intervalo de tempo de 1, s, a força que o vidro trocou com o pássaro, suposta constante, teve intensidade de: 3 - (ITA) Uma metralhadora dispara 200 balas por minuto. Cada bala tem massa de 28g e uma velocidade escalar é 60 m/s. Neste caso a metralhadora ficará sujeita a uma força média, resultante dos tiros, de intensidade: 4 - (FUVEST) Um corpo A com massa M e um corpo B com massa 3M estão em repouso sobre um plano horizontal sem atrito. Entre eles existe uma mola, de massa desprezível, que está comprimida por meio de barbante tensionado que mantém ligados os dois corpos. Num dado instante, o barbante é cortado e a mola distende-se, empurrando as duas massas, que dela se separam e passam a se mover livremente. Designando-se por T a energia cinética, pode-se afirmar que: a) 9T A = T B b) 3T A = T B c) T A = T B d) T A = 3T B e) T A = 9T B 5 - (ESAL) Um objeto de massa 5,0kg movimentando-se a uma velocidade de módulo 10m/s, choca-se frontalmente com um segundo objeto de massa 20kg, parado. O primeiro objeto, após o choque, recua uma velocidade de módulo igual a 2,0m/s. Desprezando-se o atrito, a velocidade do segundo, após o choque tem módulo igual a:

2 6 - Em um colisão com o chão, após uma queda livre vertical, uma esfera dissipa 36% de sua energia mecânica. Supondo que a esfera partiu do repouso de uma altura H = 1,0m e desprezando a resistência do ar, calcule: a) a altura máxima h atingida após a colisão. b) o coeficiente de restituição na colisão. 7 - (USF) Sobre uma superfície lisa e horizontal ocorre uma colisão unidimensional e elástica entre um corpo X de massa M e velocidade escalar de 6,0m/s com outro corpo Y de massa 2M que estava parado. As velocidades escalares de X e Y, após a colisão, são, respectivamente, iguais a: 8 - (FUVEST) Um vagão A, de massa 10t, move-se com velocidade escalar igual a 0,40m/s sobre trilhos horizontal sem atrito até colidir com um outro vagão B, de massa 20t, inicialmente em repouso. Após a colisão, o vagão A fica parado. A energia cinética final do vagão B vale: 9 - (FUND. CARLOS CHAGAS) Uma esfera de massa 2,0kg é abandonada, a partir do repouso, de uma altura de 25m. Após o choque com o solo a esfera atinge a altura de 16m. O coeficiente de restituição no choque entre a esfera e o solo vale: 10 - Um objeto de massa 5 kg é deixado cair de uma determinada altura. Ele chega ao solo com energia cinética igual 2000 J. Determine a altura que o objeto foi abandonado. Despreze o atrito com o ar e considere g = 10 m/s². a) 30 m b) 60 m c) 80 m d) 40 m e) nenhuma das alternativas 11 -(ENEM) Observe a situação descrita na tirinha a seguir. Assim que o menino lança a flecha, há transformação de um tipo de energia em outra. A transformação, nesse caso, é de energia a) potencial elástica em energia gravitacional. b) gravitacional em energia potencial. c) potencial elástica em energia cinética. d) cinética em energia potencial elástica.

3 e) gravitacional em energia cinética (ENEM) O setor de transporte, que concentra uma grande parcela da demanda de energia no país, continuamente busca alternativas de combustíveis. Investigando alternativas ao óleo diesel, alguns especialistas apontam para o uso do óleo de girassol, menos poluente e de fonte renovável, ainda em fase experimental. Foi constatado que um trator pode rodar, NAS MESMAS CONDIÇÕES, mais tempo com um litro de óleo de girassol, que com um litro de óleo diesel. Essa constatação significaria, portanto, que usando óleo de girassol, a) o consumo por km seria maior do que com óleo diesel. b) as velocidades atingidas seriam maiores do que com óleo diesel. c) o combustível do tanque acabaria em menos tempo do que com óleo diesel. d) a potência desenvolvida, pelo motor, em uma hora, seria menor do que com óleo diesel. e) a energia liberada por um litro desse combustível seria maior do que por um de óleo diesel. 13-(UFMG-MG) Um bloco movimenta-se sobre uma superfície horizontal, da esquerda para a direita, sob ação das forças mostradas na figura. Pode-se afirmar que: a) apenas as forças e realizam trabalho. B) apenas a força realiza trabalho. c) apenas a força realiza trabalho d) apenas as forças e realizam trabalho e) todas as forças realizam trabalho 14 -(PUC-BA) A força de módulo 30N atua sobre um objeto formando um ângulo constante de 60 o com a direção do deslocamento do objeto. Dados: cos 60 o =1/2. Se d=10m, o trabalho realizado pela força, em joules, é igual a: a) 300 b) 155 c) 150 d) 125 e) (PUC-MG) Não realiza trabalho: a) a força de resistência do ar b) a força peso de um corpo em queda livre c) a força centrípeta em um movimento circular uniforme d) a força de atrito durante a frenagem de um veículo e) a tensão no cabo que mantém um elevador em movimento uniforme.

4 16 - (Uffrj-RJ) O salto com vara é, sem dúvida, uma das disciplinas mais exigentes do atletismo. Em um único salto, o atleta executa cerca de 23 movimentos em menos de 2 segundos. Na última Olimpíada de Atenas a atleta russa, Svetlana Feofanova, bateu o recorde feminino, saltando 4,88 m. A figura a seguir representa um atleta durante um salto com vara, em três instantes distintos. Assinale a opção que melhor identifica os tipos de energia envolvidos em cada uma das situações I, II, e III, respectivamente. a) cinética cinética e gravitacional cinética e gravitacional b) cinética e elástica cinética, gravitacional e elástica cinética e gravitacional c) cinética cinética, gravitacional e elástica cinética e gravitacional d) cinética e elástica cinética e elástica gravitacional e) cinética e elástica cinética e gravitacional gravitacional 17 -(PUC-RJ) Uma pedra, deixada cair de um edifício, leva 4s para atingir o solo. Desprezando a resistência do ar e considerando g = 10 m/s 2, escolha a opção que indica a altura do edifício em metros. a)20 b) 40 c) 80 d) 120 e) (PUC-RS) Um bloco de 4,0 kg de massa, e velocidade de 10m/s, movendo-se sobre um plano horizontal, choca-se contra uma mola, como mostra a figura Sendo a constante elástica da mola igual a 10000N/m, o valor da deformação máxima que a mola poderia atingir, em cm, é: a) 1 b) 2 c) 4 d) 20 e) 40

5 19 -(UFMG-MG) Rita está esquiando numa montanha dos Andes. A energia cinética dela em função do tempo, durante parte do trajeto, está representada neste gráfico: Os pontos Q e R, indicados nesse gráfico, correspondem a dois instantes diferentes do movimento de Rita. Despreze todas as formas de atrito. Com base nessas informações, é CORRETO afirmar que Rita atinge a) velocidade máxima em Q e altura mínima em R. b) velocidade máxima em R e altura máxima em Q. c) velocidade máxima em Q e altura máxima em R. d) velocidade máxima em R e altura mínima em Q Qual a pressão causada por uma força de intensidade 12 N aplicada sobre uma superfície retangular de dimensões 15cm x 5cm? 21 - A ferramenta usada em oficinas mecânicas para levantar carros chama-se macaco hidráulico. Em uma situação é preciso levantar um carro de massa 1000 kg. A superfície usada para levantar o carro tem área 4 m², e a área na aplicação da força é igual a 0,0025 m². Dado o desenho abaixo, qual a força aplicada para levantar o carro? 22 - Um cubo de volume 10cm³ pesa 50g. Colocada em uma caixa d'água ela afundará ou flutuará? 23 - Uma esfera de gelo de volume 5cm³ é colocada em um aquário com água. Qual a força exercida pela água sob a esfera? Dado: densidade do gelo=0,92g/cm³ e densidade da água=1g/cm³ (PUC PR) Um trabalho publicado em revista científica informou que todo o ouro extraído pelo homem, até os dias de hoje, seria suficiente para encher um cubo de aresta igual a 20 m. Sabendo que a massa específica do ouro é, aproximadamente, de 20 g/cm 3, podemos concluir que a massa total de ouro extraído pelo homem, até agora, é de, aproximadamente:

6 25 - (AMAN) Um tanque contendo 5,0 x 10 3 litros de água, tem 2,0 metros de comprimento e 1,0 metro de largura. Sendo g = 10 m/s 2, a pressão hidrostática exercida pela água, no fundo do tanque, vale: 26 - (MACKENZIE) Um bloco maciço de ferro de densidade 8,0 g/cm 3 com 80kg encontra-se no fundo de uma piscina com água de densidade 1,0 g/cm 3 e profundidade 3,0m. Amarrando-se a esse bloco um fio ideal e puxando esse fio de fora da água, leva-se o bloco à superfície com velocidade constante. Adote g = 10 m/s 2. A força aplicada a esse fio tem intensidade de: 27 - (Ufrrj-RJ) A figura a seguir mostra um atleta de ginástica olímpica no aparelho de argolas. O ginasta encontra-se parado na posição mostrada. Assinale qual dentre as alternativas a seguir a que melhor representa as forças que atuam sobre ele, desprezando-se as forças do ar (FUVEST-SP) Um bloco de peso P é suspenso por dois fios de massa desprezível, presos a paredes em A e B, como mostra a figura adiante. Pode-se afirmar que o módulo da força que tenciona o fio preso em B, vale: 29 - (ACAFE-SC) No sistema representado na figura abaixo, as massas dos blocos são, respectivamente, m A =5,0kg, m B =10kg e m P =15kg. Suponha que o bloco P esteja em equilíbrio e que não haja atrito entre ele e a superfície. Pode-se afirmar então, que o valor da força normal, em newtons, que atua sobre o bloco P é: (Dados: sen θ = 0,87 e g = 10 m/s 2 )

7 a) 250 N b) 237 N c) 150 N d) 50 N e ) 63 N 30 - O momento da força F de intensidade 10 N, em relação ao ponto A, vale: a) 40 N.m b) 5 N.m c) 50 N.m d) 20 N.m e) nenhuma das alternativas 31 Em relação à figura, o momento da força F 0 vale: (Obs: O ponto O é o ponto de giro) a) 20 N.m b) 40 N.m c) 8 N.m d) 0 e) nenhuma da alternativas 32 - Na figura uma barra homogênea apoiada num ponto A e presa pelo ponto B ao teto por um fio ideal, está em equilíbrio na posição horizontal. A barra tem peso P = 90 N. A intensidade da força de tração no fio, vale: a) 50 N b) 100 N c) 70 N d) 45 N e) nenhuma das alternativas

8 33 - Uma gangorra tem braços desiguais. No extremo A está sentado João de peso 500 N. Qual é o peso de Maria sentada no extremo B, para que a gangorra fique em equilíbrio na posição horizontal? Considere a gangorra articulada no ponto O e de peso desprezível. a) 250 N b) 200 N c) 400 N d) 100 N e) 80 N 34 - As intensidades das forças são: F = 100 N, F t = 50 N e da F u = 75 N. Determine o momento da força F em relação a figura abaixo. a) zero b) 400 N.cm c) 400 N.m d) 300 N.m e) 10 N.m 35 - (PUC-MG) Uma placa de publicidade, para ser colocada em local visível, foi afixada com uma barra homogênea e rígida e um fino cabo de aço à parede de um edifício, conforme ilustração. Considerando-se a gravidade como 10 m/s 2, o peso da placa como 200 N, o comprimento da barra como 8 m, sua massa como 10 kg, a distância AC como 6 m e as demais massas desprezíveis, pode-se afirmar que a força de tração sobre o cabo de aço tem intensidade: a) 417 N

9 b) 870 N c) 300 N d) 1200 N 36 - O momento da força F de intensidade 500 N vale: a) 1000 N.m b) 100 N.m c) 2000 N.m d) 200 N.m e) nenhuma das alternativas Tudo tem o seu tempo determinado e há tempo para todo propósito debaixo do céu (Ec. 3:1) Bom trabalho! Prof. Wesley Mota

COLÉGIO SHALOM Ensino Médio 1 Ano Prof.º: Wesley Disciplina Física Aluno (a):. No.

COLÉGIO SHALOM Ensino Médio 1 Ano Prof.º: Wesley Disciplina Física Aluno (a):. No. COLÉGIO SHALOM Ensino Médio 1 Ano Prof.º: Wesley Disciplina Física Aluno (a):. No. Trabalho de Recuperação Data: /12/2017 Valor: 1 - (FATEC) Uma pequena esfera de massa 0,10kg abandonada do repouso, em

Leia mais

b) - cinética e elástica - cinética, gravitacional e elástica - cinética e gravitacional

b) - cinética e elástica - cinética, gravitacional e elástica - cinética e gravitacional 1) Na figura abaixo, embora puxe a carroça com uma força horizontal de 1,0 x 10 2 N, o burro não consegue tirá-la do lugar devido ao entrave de uma pedra. Qual o trabalho da força do burro sobre a carroça?

Leia mais

LISTA PARA RECUPERAÇÃO DE FÍSICA 1 PROFESSOR GUSTAVO SABINO

LISTA PARA RECUPERAÇÃO DE FÍSICA 1 PROFESSOR GUSTAVO SABINO LISTA PARA RECUPERAÇÃO DE FÍSICA 1 PROFESSOR GUSTAVO SABINO 1. Sobre uma partícula P agem quatro forças, representadas na figura abaixo. O módulo da força resultante sobre a partícula é de: a) 5 N b) 24

Leia mais

COLÉGIO SHALOM Ensino Médio 1 Ano Prof.º: Wesley Disciplina Física Aluno (a):. No.

COLÉGIO SHALOM Ensino Médio 1 Ano Prof.º: Wesley Disciplina Física Aluno (a):. No. COLÉGIO SHALOM Ensino Médio 1 Ano Prof.º: Wesley Disciplina Física Aluno (a):. No. Trabalho de Recuperação Data: 05/08/2015 Valor: Orientações: -Responder manuscrito; -Cópias de colegas, entrega com atraso,

Leia mais

1) (UFF modificado) Um homem de massa 70 kg sobe uma escada, do ponto A ao ponto B, e depois desce do ponto B ao ponto C, conforme indica a figura.

1) (UFF modificado) Um homem de massa 70 kg sobe uma escada, do ponto A ao ponto B, e depois desce do ponto B ao ponto C, conforme indica a figura. ESTUDO DIRIGIDO PROVA MENSAL 1ºEM 1) (UFF modificado) Um homem de massa 70 kg sobe uma escada, do ponto A ao ponto B, e depois desce do ponto B ao ponto C, conforme indica a figura. Qual foi o trabalho

Leia mais

Professores: Murilo. Física. 3ª Série. 300 kg, que num determinado ponto está a 3 m de altura e tem energia cinética de 6000 J?

Professores: Murilo. Física. 3ª Série. 300 kg, que num determinado ponto está a 3 m de altura e tem energia cinética de 6000 J? Física Professores: Murilo 3ª Série EXERCÍCIOS DE Trabalho, Potência e Energia 1. Um corpo de massa 150 kg, está posicionado 17 m acima do solo. Sabendo que a aceleração da gravidade vale 10 m/s², qual

Leia mais

Prof. Márcio Marinho LEIS DE NEWTON

Prof. Márcio Marinho LEIS DE NEWTON 1º ano FÍSICA Prof. Márcio Marinho 1 2 3 4 1º ano FÍSICA Prof. Márcio Marinho APLICAÇÕES DAS 5 6 MAIS QUESTÕES 01-(UFB) Determine a intensidade, direção e sentido do vetor aceleração de cada corpo a seguir,

Leia mais

LISTA DE EXERCÍCIOS: POTÊNCIA, TRABALHO E ENERGIA TURMAS: 1C01 a 1C10 (PROF. KELLER)

LISTA DE EXERCÍCIOS: POTÊNCIA, TRABALHO E ENERGIA TURMAS: 1C01 a 1C10 (PROF. KELLER) LISTA DE EXERCÍCIOS: POTÊNCIA, TRABALHO E ENERGIA TURMAS: 1C01 a 1C10 (PROF. KELLER) 1) Uma máquina consome 4000 J de energia em 100 segundos. Sabendo-se que o rendimento dessa máquina é de 80%, calcule

Leia mais

04- Uma escada homogênea de 40kg apóia-se sobre uma parede, no ponto P, e sobre o chão, no ponto C. Adote g = 10m/s².

04- Uma escada homogênea de 40kg apóia-se sobre uma parede, no ponto P, e sobre o chão, no ponto C. Adote g = 10m/s². PROFESSOR: Raphael Carvalho BANCO DE QUESTÕES - FÍSICA 2ª SÉRIE - ENSINO MÉDIO ============================================================================================== 01- Dois atletas em lados opostos

Leia mais

CENTRO DE MASSA. 2.Cinco pontos materiais de massas iguais a m estão situados nas posições indicadas na figura. Determine as coordenadas do

CENTRO DE MASSA. 2.Cinco pontos materiais de massas iguais a m estão situados nas posições indicadas na figura. Determine as coordenadas do CENTRO DE MASSA 1.Três pontos materiais, A, B e D, de massas iguais a m estão situados nas posições indicadas na figura ao lado. Determine as coordenadas do centro de massa do sistema de pontos materiais.

Leia mais

GOVERNO DO ESTADO DE PERNAMBUCO GRÉ MATA NORTE UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO CAMPUS MATA NORTE ESCOLA DE APLICAÇÃO PROFESSOR CHAVES LEIS DE NEWTON I

GOVERNO DO ESTADO DE PERNAMBUCO GRÉ MATA NORTE UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO CAMPUS MATA NORTE ESCOLA DE APLICAÇÃO PROFESSOR CHAVES LEIS DE NEWTON I GOVERNO DO ESTADO DE PERNAMBUCO GRÉ MATA NORTE UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO CAMPUS MATA NORTE ESCOLA DE APLICAÇÃO PROFESSOR CHAVES LEIS DE NEWTON I ALUNO(A): Nº NAZARÉ DA MATA, DE DE 2016 1º ANO 1 2 3 4

Leia mais

Calcule: a) as velocidades da esfera e do pêndulo imediatamente após a colisão; b) a compressão máxima da mola.

Calcule: a) as velocidades da esfera e do pêndulo imediatamente após a colisão; b) a compressão máxima da mola. 1) Um pequeno bloco, de massa m = 0,5 kg, inicialmente em repouso no ponto A, é largado de uma altura h = 0,8 m. O bloco desliza, sem atrito, ao longo de uma superfície e colide com um outro bloco, de

Leia mais

Lista de Exercícios de Física

Lista de Exercícios de Física Lista de Exercícios de Física 1º) Suponha que, na figura ao lado, corpo mostrado tenha, em uma energia potencial EP = 20 J e uma energia cinética EC = 10 J. a) qual a energia mecânica total do corpo em?

Leia mais

LISTA DE RECUPERAÇÃO FÍSICA 1-2ºEM

LISTA DE RECUPERAÇÃO FÍSICA 1-2ºEM LISTA DE RECUPERAÇÃO FÍSICA 1-2ºEM 1) Uma pessoa caminha sobre um plano horizontal. O trabalho realizado pelo peso desta pessoa é a) sempre positivo b) sempre negativo c) sempre igual a zero d) positivo,

Leia mais

Aluno(a): Nº. Professor: Fabrízio Gentil Série: 1 o ano Disciplina: Física Atrito e Trabalho de uma força

Aluno(a): Nº. Professor: Fabrízio Gentil Série: 1 o ano Disciplina: Física Atrito e Trabalho de uma força Lista de Exercícios Pré Universitário Uni-Anhanguera Aluno(a): Nº. Professor: Fabrízio Gentil Série: 1 o ano Disciplina: Física Atrito e Trabalho de uma força 1- (PUC-RIO) Uma caixa cuja velocidade inicial

Leia mais

FÍSICA - 3 o ANO MÓDULO 06 PLANO INCLINADO

FÍSICA - 3 o ANO MÓDULO 06 PLANO INCLINADO FÍSICA - 3 o ANO MÓDULO 06 PLANO INCLINADO P T P N θ P Como pode cair no enem? Uma máquina utiliza um carrinho para retirar carvão do interior de uma mina, puxando-o, sobre um plano inclinado, por meio

Leia mais

Sala de Estudos FÍSICA - Lucas 2 trimestre Ensino Médio 3º ano classe: Prof.LUCAS Nome: nº Sala de Estudos Força Elástica Trabalho Mecânico

Sala de Estudos FÍSICA - Lucas 2 trimestre Ensino Médio 3º ano classe: Prof.LUCAS Nome: nº Sala de Estudos Força Elástica Trabalho Mecânico Sala de Estudos FÍSICA - Lucas trimestre Ensino Médio 3º ano classe: Prof.LUCAS Nome: nº Sala de Estudos Força Elástica Trabalho Mecânico 1. (G1 - ifpe 01) O sistema da figura é formado por um bloco de

Leia mais

COLÉGIO MONJOLO ENSINO MÉDIO

COLÉGIO MONJOLO ENSINO MÉDIO COLÉGIO MONJOLO ENSINO MÉDIO Aluno (a): Professor: Jadson Rodrigo Corrêa Data: 11/09/2018 TRABALHO DE UMA FORÇA E ENERGIAS 1ª série 1. Determine o trabalho de uma força constante de 300N a aplicada a um

Leia mais

DINÂMICA IMPULSIVA & COLISÕES - EXERCÍCIOS

DINÂMICA IMPULSIVA & COLISÕES - EXERCÍCIOS DINÂMIC IMPULSIV & COLISÕES - EXERCÍCIOS 1) Um corpo de massa 200 g está em queda livre. Dê as características do impulso do peso do corpo durante 5s de movimento. 2) Um corpo de massa 1 kg realiza um

Leia mais

5ª LISTA DE EXERCÍCIOS

5ª LISTA DE EXERCÍCIOS 5ª LISTA DE EXERCÍCIOS DISCIPLINA: Física Geral e Experimental I CURSO: Engenharia de Produção Noturno. 2º termo Prof. Dr. Elton Aparecido Prado dos Reis 01 - Um grupo de pessoas, por intermédio de uma

Leia mais

COLÉGIO VISCONDE DE PORTO SEGURO Unidade I Ensino Fundamental e Ensino Médio

COLÉGIO VISCONDE DE PORTO SEGURO Unidade I Ensino Fundamental e Ensino Médio COLÉGIO VISCONDE DE PORTO SEGURO Unidade I - 2008 Ensino Fundamental e Ensino Médio Aluno (a): nº Classe: 2-2 Lista de exercícios para estudos de recuperação de Física Trimestre: 2º Data: / /2008 1. (Ufpr)

Leia mais

3 - Calcule a distância percorrida por um móvel em 35 s, sabendo que a medida da sua velocidade é 7 m/s. O movimento do corpo é retilíneo uniforme.

3 - Calcule a distância percorrida por um móvel em 35 s, sabendo que a medida da sua velocidade é 7 m/s. O movimento do corpo é retilíneo uniforme. COLÉGIO SHALOM Ensino Médio 1 Ano Prof.º: Wesley Disciplina Física Aluno (a):. No. Trabalho de Recuperação Data: Valor: Tema: - Movimento uniforme - Movimento uniformemente variado - Os princípios da dinâmica

Leia mais

Sala de Estudos FÍSICA - Lucas 2 trimestre Ensino Médio 3º ano classe: Prof.LUCAS Nome: nº Sala de Estudos Força Elástica e Trabalho Mecânico

Sala de Estudos FÍSICA - Lucas 2 trimestre Ensino Médio 3º ano classe: Prof.LUCAS Nome: nº Sala de Estudos Força Elástica e Trabalho Mecânico Sala de Estudos FÍSICA - Lucas 2 trimestre Ensino Médio 3º ano classe: Prof.LUCAS Nome: nº Sala de Estudos Força Elástica e Trabalho Mecânico 1. (Uern 2013) A tabela apresenta a força elástica e a deformação

Leia mais

Lista 10: Energia. Questões. encontrar razões plausíveis para justificar suas respostas sem o uso de equações.

Lista 10: Energia. Questões. encontrar razões plausíveis para justificar suas respostas sem o uso de equações. Lista 10: Energia Importante: 1. Ler os enunciados com atenção. 2. Responder a questão de forma organizada, mostrando o seu raciocínio de forma coerente. 3. Siga a estratégia para resolução de problemas

Leia mais

6ª Série de Problemas Mecânica e Relatividade MEFT

6ª Série de Problemas Mecânica e Relatividade MEFT 6ª Série de Problemas Mecânica e Relatividade MEFT 1. Num dia de chuva intensa, mediram-se várias grandezas para caracterizar a pluviosidade. Os resultados foram os seguintes: altitude das nuvens relativamente

Leia mais

LISTA DE EXERCÍCIOS FÍSICA - 1º EM CAPÍTULO 16 TEOREMA DE PASCAL E TEOREMA DE ARQUIMEDES PROF. BETO E PH

LISTA DE EXERCÍCIOS FÍSICA - 1º EM CAPÍTULO 16 TEOREMA DE PASCAL E TEOREMA DE ARQUIMEDES PROF. BETO E PH LISTA DE EXERCÍCIOS FÍSICA - 1º EM CAPÍTULO 16 TEOREMA DE PASCAL E TEOREMA DE ARQUIMEDES PROF. BETO E PH 1) (ENEM 2013) Para oferecer acessibilidade aos portadores de dificuldade de locomoção, é utilizado,

Leia mais

LEIS DE NEWTON DINÂMICA 3ª LEI TIPOS DE FORÇAS

LEIS DE NEWTON DINÂMICA 3ª LEI TIPOS DE FORÇAS DINÂMICA É a parte da Mecânica que estuda as causas e os movimentos. LEIS DE NEWTON 1ª Lei de Newton 2ª Lei de Newton 3ª Lei de Newton 1ª LEI LEI DA INÉRCIA Quando a resultante das forças que agem sobre

Leia mais

Parte I ( Questões de Trabalho Mecânico e Energia )

Parte I ( Questões de Trabalho Mecânico e Energia ) Parte I ( Questões de Trabalho Mecânico e Energia ) 1) Uma força horizontal de 20 N arrasta por 5,0 m um peso de 30 N, sobre uma superfície horizontal. Os trabalhos realizados pela força de 20 N e pela

Leia mais

EXERCÍCIOS PARA PROVA ESPECÍFICA E TESTÃO 1 ANO 4 BIMESTRE

EXERCÍCIOS PARA PROVA ESPECÍFICA E TESTÃO 1 ANO 4 BIMESTRE 1. (Unesp 89) Um cubo de aço e outro de cobre, ambos de massas iguais a 20 g estão sobre um disco de aço horizontal, que pode girar em torno de seu centro. Os coeficientes de atrito estático para aço-aço

Leia mais

INSTITUTO GEREMÁRIO DANTAS COMPONENTE CURRICULAR: FÍSICA CIOS DE RECUPERAÇÃO FINAL

INSTITUTO GEREMÁRIO DANTAS COMPONENTE CURRICULAR: FÍSICA CIOS DE RECUPERAÇÃO FINAL INSTITUTO GEREMÁRIO DANTAS Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio Fone: (21) 21087900 Rio de Janeiro RJ www.igd.com.br Aluno(a): 1º Ano: C11 Nº Professora: Saionara Chagas Data: / /2016 COMPONENTE

Leia mais

0.1 Forças Horizontais

0.1 Forças Horizontais Dinâmica 0.1 Forças Horizontais 1. (UCS-RS) Uma força de intensidade 20N atua sobre os blocos A e B, de massas ma=3kg e mb=1kg, como mostra a figura 1. A superfície sobre a qual desliza o conjunto é horizontal

Leia mais

EXERCICIOS SISTEMAS CONSERVATIVOS

EXERCICIOS SISTEMAS CONSERVATIVOS 1. (Uece) Um estudo realizado pela Embrapa Agrobiologia demonstrou que a produção do etanol de cana-de-açúcar tem um balanço energético em torno de 9 : 1, o que significa que, para cada unidade de energia

Leia mais

GOIÂNIA, / / Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações:

GOIÂNIA, / / Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações: GOIÂNIA, / / 2016 PROFESSOR: douglas DISCIPLINA: SÉRIE:1 ALUNO(a): No Anhanguera você é + Enem Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações: - É fundamental a apresentação

Leia mais

Cada questão objetiva vale 0,7 ponto

Cada questão objetiva vale 0,7 ponto Instituto de Física Segunda Prova de Física I 2017/1 Nas questões em que for necessário, considere que: todos os fios e molas são ideais; os fios permanecem esticados durante todo o tempo; a resistência

Leia mais

LISTA DE EXERCÍCIOS FÍSICA - 1º EM CAPÍTULO 07 LEIS DE NEWTON E APLICAÇÕES PROF. BETO E PH

LISTA DE EXERCÍCIOS FÍSICA - 1º EM CAPÍTULO 07 LEIS DE NEWTON E APLICAÇÕES PROF. BETO E PH LISTA DE EXERCÍCIOS FÍSICA - 1º EM CAPÍTULO 07 LEIS DE NEWTON E APLICAÇÕES PROF. BETO E PH 1) Um paraquedista salta de um avião e cai até sua velocidade de queda se tornar constante. Podemos afirmar que

Leia mais

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA CAMPUS: CURSO: ALUNO:

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA CAMPUS: CURSO: ALUNO: INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA CAMPUS: CURSO: ALUNO: DISCIPLINA: FÍSICA PROFESSOR: EDSON JOSÉ Considere: g = 10 m/s 2 Lista de exercícios 5 1. As figuras abaixo mostram as forças que

Leia mais

PSVS/UFES 2014 MATEMÁTICA 1ª QUESTÃO. O valor do limite 2ª QUESTÃO. O domínio da função real definida por 3ª QUESTÃO

PSVS/UFES 2014 MATEMÁTICA 1ª QUESTÃO. O valor do limite 2ª QUESTÃO. O domínio da função real definida por 3ª QUESTÃO MATEMÁTICA 1ª QUESTÃO O valor do limite 3 x 8 lim é x 2 x 2 2ª QUESTÃO O domínio da função real definida por é 3ª QUESTÃO A imagem da função real definida por, para todo, é GRUPO 1 PROVA DE MATEMÁTICA

Leia mais

FÍSICA - 1 o ANO MÓDULO 26 ENERGIA

FÍSICA - 1 o ANO MÓDULO 26 ENERGIA FÍSICA - 1 o ANO MÓDULO 26 ENERGIA m g h E pg = t P = m g h 16 F (N) 8 0 2 4 S (m) Como pode cair no enem? (ENEM) Com o objetivo de se testar a eficiência de fornos de micro-ondas, planejou-se o aquecimento

Leia mais

Interbits SuperPro Web

Interbits SuperPro Web 1. (Fgv 013) A montadora de determinado veículo produzido no Brasil apregoa que a potência do motor que equipa o carro é de 100 HP (1HP 750W). Em uma pista horizontal e retilínea de provas, esse veículo,

Leia mais

Capítulo 1. d) 0,6 e) 0,8

Capítulo 1. d) 0,6 e) 0,8 Capítulo 1 Dinâmica 1. (Fatec-SP) Um motorista conduzia seu automóvel de massa 2 000 kg que trafegava em linha reta, com velocidade constante de 72 km/h, quando avistou uma carreta atravessada na pista.

Leia mais

Lista Recuperação Paralela I Unidade

Lista Recuperação Paralela I Unidade Aluno(a) Turma N o Série 2 a Ensino Médio Data / / 06 Matéria Física Professores Abud/Bahiense Lista Recuperação Paralela I Unidade 01. (FEI-SP) Em uma mola foram penduradas diferentes massas e verificou-se

Leia mais

1º ano FÍSICA Prof. Márcio Marinho

1º ano FÍSICA Prof. Márcio Marinho 1º) Se a soma das três Forças que atuam em um corpo é zero, então, com base na 1º lei de Newton podemos afirmar que: a) O corpo está obrigatoriamente em repouso; b) O corpo está obrigatoriamente em movimento

Leia mais

Colégio FAAT Ensino Fundamental e Médio

Colégio FAAT Ensino Fundamental e Médio Colégio FAAT Ensino Fundamental e Médio Recuperação do 4 Bimestre Física Conteúdo: A seguir apresenta-se o conteúdo contemplado no programa de recuperação: Trabalho e Potência; Energia Mecânica (conservação

Leia mais

Colégio FAAT Ensino Fundamental e Médio

Colégio FAAT Ensino Fundamental e Médio Colégio FAAT Ensino Fundamental e Médio Lista de Exercícios 2_3 BIMESTRE Nome: Nº Turma: 1 EM Profa Kelly Data: Conteúdo: Trabalho de uma força; Energia mecânica - trabalho. 1 - Um corpo de massa m desliza

Leia mais

Energia. A figura a seguir representa um atleta durante um salto com vara, em três instantes distintos

Energia. A figura a seguir representa um atleta durante um salto com vara, em três instantes distintos Energia 1- O bloco de peso P = 10N parte do repouso e sobe uma rampa mediante a aplicação da força F, cujo gráfico em função de x está indicado. O trabalho da força de atrito de 0 até A, em módulo, é 20J.

Leia mais

Aluno (a): nº: Turma:

Aluno (a): nº: Turma: Aluno (a): nº: Turma: Nota Ano: 1º EM Data: / /2018 Trabalho Recuperação Final Professor (a): Lélio Matéria: Física Valor: 20,0 pts 1 O gráfico seguinte representa a projeção da força resultante que atua

Leia mais

Considerando o sistema isolado de forças externas, calcula-se que o módulo da velocidade da parte m 3 é 10 m/s, com a seguinte orientação: a) d) y

Considerando o sistema isolado de forças externas, calcula-se que o módulo da velocidade da parte m 3 é 10 m/s, com a seguinte orientação: a) d) y 2 a EM Dione Dom Lista de Exercícios sobre Impulso, Quantidade de Movimento e Colisões - 2a Série - Física 1 1) Uma explosão divide um pedaço de rocha em repouso em três partes de massas m 1 = m 2 = 20

Leia mais

Colisões e Impulso. Evandro Bastos dos Santos. 23 de Maio de 2017

Colisões e Impulso. Evandro Bastos dos Santos. 23 de Maio de 2017 Colisões e Impulso Evandro Bastos dos Santos 23 de Maio de 2017 1 Introdução Sempre que ocorrem colisões, explosões, verificam-se que entre as partículas do sistema as forças trocadas são internas e de

Leia mais

a) a velocidade do carrinho no ponto C; b) a aceleração do carrinho no ponto C; c) a força feita pelos trilhos sobre o carrinho no ponto C.

a) a velocidade do carrinho no ponto C; b) a aceleração do carrinho no ponto C; c) a força feita pelos trilhos sobre o carrinho no ponto C. 1. (Fuvest-gv) Na figura a seguir, tem-se uma mola de massa desprezível e constante elástica 200 N/m, comprimida de 20 cm entre uma parede e um carrinho de 2,0 kg. Quando o carrinho é solto, toda a energia

Leia mais

Lista de exercícios 4 Mecânica Geral III

Lista de exercícios 4 Mecânica Geral III Lista de exercícios 4 Mecânica Geral III F15.3 O motor exerce uma força de = 20 N sobre o cabo, onde t é dado em segundos.determine a velocidade da caixa onde t = 4 s. Os coeficientes de atrito estático

Leia mais

2ª Lista de Exercícios Fundamentos de Mecânica Clássica Profº. Rodrigo Dias

2ª Lista de Exercícios Fundamentos de Mecânica Clássica Profº. Rodrigo Dias 2ª Lista de Exercícios Fundamentos de Mecânica Clássica Profº. Rodrigo Dias Obs: Esta lista de exercícios é apenas um direcionamento, é necessário estudar a teoria referente ao assunto e fazer os exercícios

Leia mais

Lista de exercícios. a)12 b)10 c) 8,0 d) 6,0 e)4,0

Lista de exercícios. a)12 b)10 c) 8,0 d) 6,0 e)4,0 Lista de exercícios Energia mecânica 1. O salto com vara é, sem dúvida, uma das disciplinas mais exigentes do atletismo. Em um único salto, o atleta executa cerca de 23 movimentos em menos de 2 segundos.

Leia mais

Olimpíada Brasileira de Física das Escolas Públicas Prof. Robson Preparação para a 2ª Fase 1ª lista de Exercícios GABARITO

Olimpíada Brasileira de Física das Escolas Públicas Prof. Robson Preparação para a 2ª Fase 1ª lista de Exercícios GABARITO Olimpíada Brasileira de Física das Escolas Públicas Prof. Robson Preparação para a 2ª Fase 1ª lista de Exercícios GABARITO 1 - Um trem e um automóvel caminham paralelamente e no mesmo sentido, um trecho

Leia mais

1ª série EM - Lista de Questões para a RECUPERAÇÃO FINAL FÍSICA

1ª série EM - Lista de Questões para a RECUPERAÇÃO FINAL FÍSICA 1ª série EM - Lista de Questões para a RECUPERAÇÃO FINAL 2015 - FÍSICA 01. Sobre uma trajetória conhecida foram escolhidos três pontos, A, B e C e seus espaços (S) são, respectivamente, S A = + 10m, S

Leia mais

FÍSICA - 3 o ANO MÓDULO 05 ROLDANAS E ELEVADORES

FÍSICA - 3 o ANO MÓDULO 05 ROLDANAS E ELEVADORES FÍSICA - 3 o ANO MÓDULO 05 ROLDANAS E ELEVADORES T T Como pode cair no enem? (CEFET) Nos sistemas seguintes, em equilíbrio, as roldanas, os fios e as hastes têm massas desprezíveis. Os dinamômetros

Leia mais

FÍSICA - 3 o ANO MÓDULO 22 TRABALHO E POTÊNCIA

FÍSICA - 3 o ANO MÓDULO 22 TRABALHO E POTÊNCIA FÍSICA - 3 o ANO MÓDULO 22 TRABALHO E POTÊNCIA k x Como pode cair no enem (ENEM) Um motor só poderá realizar trabalho se receber uma quantidade de energia de outro sistema. No caso, a energia

Leia mais

NOME: N O : TURMA: 1. PROFESSOR: Glênon Dutra

NOME: N O : TURMA: 1. PROFESSOR: Glênon Dutra Apostila de Revisão n 5 DISCIPLINA: Física NOME: N O : TURMA: 1 PROFESSOR: Glênon Dutra DATA: Mecânica - 5. Trabalho e Energia 5.1. Trabalho realizado por forças constantes. 5.2. Energia cinética. 5.3.

Leia mais

Aula 07. ASSUNTOS: Gravitação; Movimento em um campo gravitacional uniforme; Movimento periódico; MHS; Sistema massa mola

Aula 07. ASSUNTOS: Gravitação; Movimento em um campo gravitacional uniforme; Movimento periódico; MHS; Sistema massa mola ASSUNTOS: Gravitação; Movimento em um campo gravitacional uniforme; Movimento periódico; MHS; Sistema massa mola 1. (UFC - 007) Uma partícula de massa m move-se sobre o eixo x, de modo que as equações

Leia mais

Física Energia Mecânica Difícil [10 Questões]

Física Energia Mecânica Difícil [10 Questões] Física Energia Mecânica Difícil [10 Questões] 01 - (UERJ) Uma esfera de aço, de pequenas dimensões, está suspensa por um fio ideal a um suporte horizontal. Com o fio esticado, a esfera é abandonada (sem

Leia mais

LISTA DE EXERCÍCIOS - Energia Mecânica

LISTA DE EXERCÍCIOS - Energia Mecânica MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SANTA CATARINA CÂMPUS ITAJAÍ - CURSO: TÉCNICO INTEGRADO EM MECÂNICA PROFESSORES:

Leia mais

Física I VS 18/07/2015

Física I VS 18/07/2015 Física I VS 18/07/2015 NOME MATRÍCULA TURMA PROF. Lembrete: 20 questões de múltipla escolha. Cada questão vale 0,5 ponto Utilize: g = 9,80 m/s 2, exceto se houver alguma indicação em contrário. Nota 1.

Leia mais

"Bem-vindos ao melhor ano de suas vidas #2018"

Bem-vindos ao melhor ano de suas vidas #2018 COLÉGIO SHALOM Ensino Fundamental 9ª ano ( ) 65 Profº: Wesley da Silva Mota Disciplina: Física Aluno (a):. No. Exercícios de recuperação Data: 17 /12/ 2018 "Bem-vindos ao melhor ano de suas vidas #2018"

Leia mais

Lista4: Trabalho e Energia

Lista4: Trabalho e Energia Lista 4: Trabalho e Energia NOME: Matrícula: Turma: Prof. : Importante: i. Nas cinco páginas seguintes contém problemas para se resolver e entregar. ii. Ler os enunciados com atenção. iii.responder a questão

Leia mais

Lista de exercícios 4

Lista de exercícios 4 4. O sistema da figura a seguir é composto por uma barra homogênea AB, onde está articulada em A e pesa 00 N. O objeto P pesa 50 N para que esse sistema permaneça estático. Analise os seguintes itens:

Leia mais

DATA DE ENTREGA: 17/12/2016 VALOR: 20,0 NOTA:

DATA DE ENTREGA: 17/12/2016 VALOR: 20,0 NOTA: DISCIPLINA: FÍSICA PROFESSORES: ERICH/ YVIE DATA DE ENTREGA: 17/12/2016 VALOR: 20,0 NOTA: TRABALHO DE RECUPERAÇÃO FINAL SÉRIE: 1ªSÉRIE EM TURMAS: ALUNO (A): Nº: 01. RELAÇÃO DO CONTEÚDO Estudo dos movimentos

Leia mais

a) 2500 J b) 1250 J c) 5000 J d) 1000 J e) zero

a) 2500 J b) 1250 J c) 5000 J d) 1000 J e) zero ENERGIA MECÂNICA 7ª SÉRIE Frente A FÍSICA PROF. Gabriel Neiva Questão 1 Determine qual é o valor da energia cinética associada a um móvel de massa 1500kg e velocidade de 20m/s. Questão 2 Qual é o valor

Leia mais

FÍSICA LISTA 4 QUANTIDADE DE MOVIMENTO, GRAVITAÇÃO UNIVERSAL E EQUILÍBRIO

FÍSICA LISTA 4 QUANTIDADE DE MOVIMENTO, GRAVITAÇÃO UNIVERSAL E EQUILÍBRIO FÍSICA Prof. Bruno Roberto LISTA 4 QUANTIDADE DE MOVIMENTO, GRAVITAÇÃO UNIVERSAL E EQUILÍBRIO QUANTIDADE DE MOVIMENTO 1. (Pucrj 2013) Uma massinha de 0,3 kg é lançada horizontalmente com velocidade de

Leia mais

Instituto Montessori - Ponte Nova

Instituto Montessori - Ponte Nova Instituto Montessori - Ponte Nova Estudos Orientados para a Avaliação II 1) Na figura, cada quadrado tem lado de 1 unidade. Sobre os vetores mostrados ali, determine: a) Quais têm a mesma direção? b) Quais

Leia mais

ESPAÇO PARA RESPOSTA COM DESENVOLVIMENTO a)[0,7] A força da colisão é impulsiva e, portanto, o momento linear se conserva.

ESPAÇO PARA RESPOSTA COM DESENVOLVIMENTO a)[0,7] A força da colisão é impulsiva e, portanto, o momento linear se conserva. Parte 2 - P2 de Física I - 2018-2 NOME: DRE Teste 1 Assinatura: Questão 1 - [2,2 pontos] Um bloco de madeira de massa m 1 está inicialmente em repouso sobre uma superfície horizontal de atrito desprezível.

Leia mais

Trabalho, Energia Mecânica. Impulso e Quantidade de Movimento

Trabalho, Energia Mecânica. Impulso e Quantidade de Movimento Trabalho, Energia Mecânica. Impulso e Quantidade de Movimento PROFESSOR WALESCKO 15 de setembro de 2005 1. Um bloco de 5,0 kg de massa é arrastado, a partir do repouso, sobre um plano horizontal por uma

Leia mais

Sala de Estudos FÍSICA Lucas 3 trimestre Ensino Médio 3º ano classe: Prof.LUCAS Nome: nº Sala de Estudos Dinâmica Impulsiva

Sala de Estudos FÍSICA Lucas 3 trimestre Ensino Médio 3º ano classe: Prof.LUCAS Nome: nº Sala de Estudos Dinâmica Impulsiva Sala de Estudos FÍSICA Lucas 3 trimestre Ensino Médio 3º ano classe: Prof.LUCAS Nome: nº Sala de Estudos Dinâmica Impulsiva 1. (Uerj 2012) Observe a tabela abaixo, que apresenta as massas de alguns corpos

Leia mais

Fís. Leonardo Gomes (Arthur Ferreira Vieira)

Fís. Leonardo Gomes (Arthur Ferreira Vieira) Semana 12 Leonardo Gomes (Arthur Ferreira Vieira) Este conteúdo pertence ao Descomplica. Está vedada a cópia ou a reprodução não autorizada previamente e por escrito. Todos os direitos reservados. CRONOGRAMA

Leia mais

EXERCÍCIOS DE REVISÃO PARA PROVA EAD

EXERCÍCIOS DE REVISÃO PARA PROVA EAD REVISÃO PARA PROVA EAD Tópicos: Introdução à Física Cinemática Movimento Retilíneo Uniforme Movimento Retilíneo Uniformemente Variado Lançamento Vertical Lançamento Oblíquo EXERCÍCIOS DE REVISÃO PARA PROVA

Leia mais

Física Aplicada à Perícia de Acidentes Rodoviários

Física Aplicada à Perícia de Acidentes Rodoviários ísica Aplicada à Perícia de Acidentes Rodoviários ísica Aplicada à Perícia de Acidentes Rodoviários uponha que, simultaneamente, um carro parta de ão Paulo para o Rio de Janeiro com velocidade constante

Leia mais

Resultante Centrípeta

Resultante Centrípeta Questão 01) Uma criança está em um carrossel em um parque de diversões. Este brinquedo descreve um movimento circular com intervalo de tempo regular. A força resultante que atua sobre a criança a) é nula.

Leia mais

FÍSICA - 1 o ANO MÓDULO 08 FORÇAS PARTICULARES, POLIAS, ELEVADORES E PLANO INCLINADO REVISÃO

FÍSICA - 1 o ANO MÓDULO 08 FORÇAS PARTICULARES, POLIAS, ELEVADORES E PLANO INCLINADO REVISÃO FÍSICA - 1 o ANO MÓDULO 08 FORÇAS PARTICULARES, POLIAS, ELEVADORES E PLANO INCLINADO REVISÃO Como pode cair no enem? Um vagão, como o mostrado na figura abaixo, é utilizado para transportar minério de

Leia mais

Física I - AV 1 (parte 2) 2º período de Eng. Civil Prof. Dr. Luciano Soares Pedroso Data: / /2014 valor: 10 pontos Aluno (a) Turma

Física I - AV 1 (parte 2) 2º período de Eng. Civil Prof. Dr. Luciano Soares Pedroso Data: / /2014 valor: 10 pontos Aluno (a) Turma Física I - AV (parte 2) 2º período de Eng. Civil Prof. Dr. Luciano Soares Pedroso Data: / /204 valor: 0 pontos Aluno (a)turma _. No sistema a seguir, A tem massa mû = 0 kg. B tem massa m½ = 5 kg. = 45.

Leia mais

ENERGIA MECÂNICA. Considerações Gerais

ENERGIA MECÂNICA. Considerações Gerais SECRETARIA DE SEGURANÇA PÚBLICA/SECRETARIA DE EDUCAÇÃO POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DE GOIÁS COMANDO DE ENSINO POLICIAL MILITAR COLÉGIO DA POLÍCIA MILITAR SARGENTO NADER ALVES DOS SANTOS SÉRIE/ANO: 1º TURMA(S):

Leia mais

DISCIPLINA: FÍSICA 1 - PDF PROFESSOR(A): ANDERSON Curso: E.M. TURMA: 2101 / 2102 DATA:

DISCIPLINA: FÍSICA 1 - PDF PROFESSOR(A): ANDERSON Curso: E.M. TURMA: 2101 / 2102 DATA: EXERCÍCIOS ON LINE 1º Bimestre DISCIPLINA: FÍSICA 1 - PDF PROFESSOR(A): ANDERSON Curso: E.M. TURMA: 2101 / 2102 DATA: NOME: Nº.: 1) Uma barra de peso desprezível está em equilíbrio na posição horizontal,

Leia mais

Exercícios de Física. Prof. Panosso. Energia Mecânica

Exercícios de Física. Prof. Panosso. Energia Mecânica 1) Sabendo que um corredor cibernético de 80 kg, partindo do repouso, realiza a prova de 200 m em 20 s mantendo uma aceleração constante de a = 1,0 m/s 2, pode-se afirmar que a energia cinética atingida

Leia mais

Tarefa 23 Professor William TRABALHO E ENERGIA

Tarefa 23 Professor William TRABALHO E ENERGIA 9º ano Física Tarefa 23 Professor William TRABALHO E ENERGIA 01. Um objeto de massa igual a 10 kg movimenta-se com velocidade de 2 m/s. Por causa da ação de uma força constante, esse objeto tem a sua velocidade

Leia mais

Parte 2 - P2 de Física I NOME: DRE Teste 0. Assinatura:

Parte 2 - P2 de Física I NOME: DRE Teste 0. Assinatura: Parte 2 - P2 de Física I - 2018-1 NOME: DRE Teste 0 Assinatura: Questão 1 - [3,0 pontos] Um sistema formado por dois blocos de mesma massa m, presos por uma mola de constante elástica k e massa desprezível,

Leia mais

Hidrostática e Calorimetria PROF. BENFICA

Hidrostática e Calorimetria PROF. BENFICA Hidrostática e Calorimetria PROF. BENFICA benfica@anhanguera.com www.marcosbenfica.com LISTA 1 Conceitos Iniciais/Hidrostática 1) Calcular o peso específico, o volume específico e a massa específica de

Leia mais

Física 1. 2 a prova 02/07/2016. Atenção: Leia as recomendações antes de fazer a prova.

Física 1. 2 a prova 02/07/2016. Atenção: Leia as recomendações antes de fazer a prova. Física 1 2 a prova 02/07/2016 Atenção: Leia as recomendações antes de fazer a prova. 1- Assine seu nome de forma LEGÍVEL na folha do cartão de respostas. 2- Leia os enunciados com atenção. 3- Analise sua

Leia mais

LISTA DE EXERCICIOS PARA 4UL TURMAS DE 1º ANO (2014) PROF. KELLER

LISTA DE EXERCICIOS PARA 4UL TURMAS DE 1º ANO (2014) PROF. KELLER LISTA DE EXERCICIOS PARA 4UL TURMAS DE 1º ANO (2014) PROF. KELLER Câmara Escura e espelhos planos: exercícios 01 a 05 Espelhos Esféricos: exercícios 06 a 08 Lentes Esféricas: exercícios 09 a 11 Cinemática

Leia mais

Colégio FAAT Ensino Fundamental e Médio

Colégio FAAT Ensino Fundamental e Médio Colégio FAAT Ensino Fundamental e Médio Lista de Exercícios 2_2 BIMESTRE Nome: Nº Turma: 1 EM Profa Kelly Data: Conteúdo: Força elástica; Plano inclinado. 1 Uma criança desliza em um tobogã muito longo,

Leia mais

NOME: N CADERNO DE REC. PARALELA DE FÍSICA I 1º ANO EM TURMA 212 PROFº FABIANO 3º BIMESTRE

NOME: N CADERNO DE REC. PARALELA DE FÍSICA I 1º ANO EM TURMA 212 PROFº FABIANO 3º BIMESTRE 1925 *** COLÉGIO MALLET SOARES *** 2016 91 ANOS DE TRADIÇÃO, RENOVAÇÃO E QUALIDADE DEPARTAMENTO DE ENSINO DATA: / / NOTA: NOME: N CADERNO DE REC. PARALELA DE FÍSICA I 1º ANO EM TURMA 212 PROFº FABIANO

Leia mais

Física 1. 2 a prova 02/07/2016. Atenção: Leia as recomendações antes de fazer a prova.

Física 1. 2 a prova 02/07/2016. Atenção: Leia as recomendações antes de fazer a prova. Física 1 2 a prova 02/07/2016 Atenção: Leia as recomendações antes de fazer a prova. 1- Assine seu nome de forma LEGÍVEL na folha do cartão de respostas. 2- Leia os enunciados com atenção. 3- Analise sua

Leia mais

Assunto: Tralho de uma força. Energia Mecânica. Conservação da Energia Mecânica.

Assunto: Tralho de uma força. Energia Mecânica. Conservação da Energia Mecânica. Física Ulisses Assunto: Tralho de uma força. Energia Mecânica. Conservação da Energia Mecânica. TEXTO: 1 - Comum à questão: 1 Andar de bondinho no complexo do Pão de Açúcar no Rio de Janeiro é um dos passeios

Leia mais

Fís. Leonardo Gomes (Caio Rodrigues)

Fís. Leonardo Gomes (Caio Rodrigues) Semana 13 Leonardo Gomes (Caio Rodrigues) Este conteúdo pertence ao Descomplica. Está vedada a cópia ou a reprodução não autorizada previamente e por escrito. Todos os direitos reservados. CRONOGRAMA 03/05

Leia mais

Impulso. Quantidade de Movimento. Teorema do Impulso

Impulso. Quantidade de Movimento. Teorema do Impulso SECRETARIA DE SEGURANÇA PÚBLICA/SECRETARIA DE EDUCAÇÃO POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DE GOIÁS COMANDO DE ENSINO POLICIAL MILITAR COLÉGIO DA POLÍCIA MILITAR SARGENTO NADER ALVES DOS SANTOS SÉRIE/ANO: 1º TURMA(S):

Leia mais

Lista de Exercícios - 1ª Série

Lista de Exercícios - 1ª Série ENSINO MÉDIO Data: 08/06/2016 Estudante: Exercícios Série: 1ª Turma: Turno: Matutino 2º Trimestre Componente: Física Professor: Wellington Lista de Exercícios - 1ª Série 1) Um bloco se apoia sobre um plano

Leia mais

Importante: i. Nas cinco páginas seguintes contém problemas para se resolver e entregar. ii. Ler os enunciados com atenção.

Importante: i. Nas cinco páginas seguintes contém problemas para se resolver e entregar. ii. Ler os enunciados com atenção. Lista 10: Energia NOME: Turma: Prof. : Matrícula: Importante: i. Nas cinco páginas seguintes contém problemas para se resolver e entregar. ii. Ler os enunciados com atenção. iii. Responder a questão de

Leia mais

COLÉGIO SHALOM Ensino Médio 1º Série Profº: Wesley da Silva Mota Disciplina: Física. Estudante:. N o.

COLÉGIO SHALOM Ensino Médio 1º Série Profº: Wesley da Silva Mota Disciplina: Física. Estudante:. N o. 65 COLÉGIO SHALOM Ensino Médio 1º Série Profº: Wesley da Silva Mota Disciplina: Física Estudante:. N o. Trabalho de recuperação semestral Data: 01 /08/2018 Valor: Nota: 1 - (UFMG) Júlia está andando de

Leia mais

Física - 1. Dados numéricos

Física - 1. Dados numéricos Física - 1 Dados numéricos celeração da gravidade: 1 m/s Densidade da água: 1, g/cm 3 Velocidade da luz no vácuo: 3, x 1 8 m/s 1 atm = 1, x 1 5 N/m = 1 4 π o = 9, x 1 9 N.m C 1. O gráfico da velocidade

Leia mais

Força Elástica da Mola

Força Elástica da Mola Força Elástica da Mola 1. (G1 - ifpe 2012) O sistema da figura é formado por um bloco de 80 kg e duas molas de massas desprezíveis associadas em paralelo, de mesma constante elástica. A força horizontal

Leia mais

Questão 1. Questão 2. Questão 3

Questão 1. Questão 2. Questão 3 Questões de Física para 1º ano e 2º ano Questão 1 Em um acidente, um carro de 1200 kg e velocidade de 162 Km/h chocou-se com um muro e gastou 0,3 s para parar. Marque a alternativa que indica a comparação

Leia mais

Lista de exercícios Impulso e Quantidade de movimento

Lista de exercícios Impulso e Quantidade de movimento Lista de exercícios Impulso e Quantidade de movimento 1. Uma nave espacial de 10 3 kg se movimenta, livre de quaisquer forças, com velocidade constante de 1 m/s, em relação a um referencial inercial. Necessitando

Leia mais

Dados: g 10m s. sen 30 0,50 cos 30 0,87

Dados: g 10m s. sen 30 0,50 cos 30 0,87 1. (Pucrj 015) Um bloco de gelo se encontra em repouso no alto de uma rampa sem atrito, sendo sustentado por uma força horizontal F de módulo 11,6 N, como mostrado na figura. Dados: g 10m s sen 30 0,50

Leia mais