UNIVERSIDADE CANDIDO MENDES PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU INSTITUTO A VEZ DO MESTRE

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "UNIVERSIDADE CANDIDO MENDES PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU INSTITUTO A VEZ DO MESTRE"

Transcrição

1 UNIVERSIDADE CANDIDO MENDES PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU INSTITUTO A VEZ DO MESTRE A CONSTRUÇÃO DO CURRÍCULO PARA A DISCIPLINA DE SOCIOLOGIA Por: Jésselyn Soares Brandão da Silva Orientador (a) Prof. Mary Sue Pereira Rio de Janeiro 2011

2 UNIVERSIDADE CANDIDO MENDES PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU INSTITUTO A VEZ DO MESTRE A CONSTRUÇÃO DO CURRÍCULO PARA A DISCIPLINA DE SOCIOLOGIA Apresentação de monografia à Universidade Candido Mendes como requisito parcial para obtenção do grau de especialista em Administração e Supervisão Escolar. Por: Jésselyn Soares Brandão da Silva.

3 AGRADECIMENTOS A todos os professores que contribuíram para a minha formação pessoal e profissional, da Educação Infantil à Pós- Graduação.

4 DEDICATÓRIA Dedica-se aos professores de Sociologia do Ensino Médio.

5 RESUMO O presente trabalho tem como objetivo demonstrar a importância que as teorias e os conceitos desenvolvidos por Émile Durkheim, Max Weber e Karl Marx para a realização de análises sociológicas. Sendo imprescindível estarem presentes na construção do currículo para a disciplina de Sociologia no Ensino Médio.

6 METODOLOGIA O presente trabalho monográfico será realizado através de análises e investigações bibliográficas, o que possibilitará a compreensão de tema apresentado. Através das bibliografias pesquisadas nos será fornecido um instrumental teórico capaz de aprofundar o tema apresentado, a partir das diversas visões, filosofias e conteúdos que estão contidas nas bibliografias.

7 7 SUMÁRIO: INTRODUÇÃO: CAPÍTULO I - O SURGIMENTO DA SOCIOLOGIA CAPÍTULO II O QUE ENSINAR EM SOCIOLOGIA? CAPÍTULO III - COMO ENSINAR SOCIOLOGIA? CONCLUSÃO: BIBLIOGRAFIAS: INDICE:

8 8 INTRODUÇÃO A sociologia é uma ciência que se caracteriza por analisar os fenômenos sociais de forma crítica e reflexiva, se opondo radicalmente ao senso comum, ou a qualquer tipo de naturalização que possam atribuir a ordem social. É antes de tudo uma ciência da sociedade e para sociedade, que a através das análises sociológicas busca investigar e compreender a multiplicidade das relações e das Instituições sociais se no nível micro-sociologico ou macro-sociológico, na busca de manutenção do status quo ou de transformação social. Neste trabalho veremos como a sociologia como ciência e como disciplina curricular no ensino médio tem seu surgimento como ciência, seu desenvolvimento de conceitos e teorias e sua função conforme o explicitado neste parágrafo. O presente trabalho tem como objetivo investigar através de pesquisas bibliográficas qual é a importância da disciplina de sociologia no ensino médio, e assim, identificar quais são os conteúdos necessários para o seu respectivo ensino. Este trabalho se inicia com a análise do surgimento da sociologia no primeiro capítulo, contextualizando o seu marco histórico A Revolução Industrial momento no qual as reflexões mais sistemáticas sobre a sociedade começaram ser elaboradas. Em seguida, chegaremos ao estudo da sociologia no Brasil, na qual faremos uma breve análise do advento da burguesia, da geração de 30, até a institucionalização do ensino da sociologia no Brasil. No segundo capítulo, veremos o que devemos ensinar em sociologia no ensino médio, tomando como base a lei n /2008 que inclui o ensino da sociologia nos três anos do ensino médio. Sendo assim, analisaremos os conteúdos que são necessários ao estudo da sociologia no ensino médio. Iniciaremos o estudo com as principais correntes de análise sociológica: Émile Durkheim, Max Weber e Karl Marx. Clássicos, pois desenvolveram as três

9 9 principais teorias que acabaram se tornando as bases de interpretação da sociedade capitalista: A sociologia funcionalista, a sociologia compreensiva e o marxismo. Observando o estudo dos clássicos da sociologia, não esgota a profundidade da investigação sociológica dos conteúdos que podem ser trabalhados no ensino médio. Porém, serve de base para o estudo da sociologia no ensino médio. Visto que, através dos pressupostos teóricos de Émile Durkheim, Max Weber e Karl Marx são abordados conceitos de: Fato Social, Ação Social e Classes Sociais. Tais conceitos permitem que os educandos construam uma atitude reflexiva e crítica acerca de suas realidades sociais; Que é um dos principais objetivos do ensino da sociologia no ensino médio em consonância com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (Lei 9394/96). Que em seu artigo 35, nos diz que a educação deve oferecer ao educando a formação à cidadania de sua cidadania, o seu aperfeiçoamento enquanto pessoa humana e o desenvolvimento de sua autonomia intelectual e do pensamento crítico. Já em seu artigo 36 a LDB, especifica que os conhecimentos de Sociologia são necessários para o exercício da cidadania. Portanto, é necessário ressaltar que o estudo dos clássicos da sociologia nos fornece o instrumental teórico para análise da sociedade contemporânea, fomentando nos educandos a construção do pensamento crítico e ao exercício da cidadania, e ainda, estando em consonância com a lei 9394/96, conforme demonstra as citações acima. Já no terceiro capítulo teremos como temática: como devemos ensinar sociologia no ensino médio, para tanto faremos uma breve análise da escola e a sociologia contemporânea e da disciplina de sociologia no ensino médio. Abordando quais são os modus operandi para o ensino dos clássicos da sociologia.

10 10 Ou seja, faremos uma breve análise da relação da sociologia com a escola de hoje, e ainda, mostraremos no campo da análise curricular a sociologia no ensino médio e seus pressupostos metodológicos. Por fim, na conclusão veremos que a sociologia no ensino médio é fundamental para preparar o educando para o pleno exercício da cidadania, e que nesse contexto o estudo dos teóricos: Émile Durkheim, Max Weber e Karl Marx constituem-se como base de seu currículo.

11 11 CAPÍTULO 1- O SURGIMENTO DA SOCIOLOGIA As primeiras reflexões mais sistemáticas sobre o estudo da sociedade só começaram a serem formuladas no momento em que ela se diversificou como nunca anteriormente... (OLIVEIRA, pág. 17, 2009). Este momento no qual a sociedade se diversificou, é segundo Pérsio Santos de Oliveira, a revolução industrial, iniciada na Inglaterra por volta de Ainda segundo o autor, a revolução industrial deu origem a novos grupos sociais a burguesia e o proletariado e a estruturação da formação política e econômica da sociedade capitalista. Pérsio Santos também cita a revolução francesa ( 1.789) como um fato histórico que concorreu com igual importância para a formação da sociedade capitalista. Portanto, nesse sentido a revolução industrial e a revolução francesa deram passagem para implementação da economia capitalista, e conseqüentemente, modificou o modus vivendi do povo, inserindo novas formas de viver, tais como: o trabalho industrial e o crescimento das cidades. Por fim, tais transformações sociais se tornaram objeto de estudo por diversos pensadores dando origem a uma nova ciência: A Sociologia, citada pela primeira vez por Augusto Comte ( ) em seu curso de filosofia positiva. 1.1 O Estudo da Sociologia no Brasil

12 12 Na América Latina, e em particular no Brasil, o processo de formação, organização e sistematização do pensamento sociológico obedeceram também às condições de desenvolvimento do capitalismo e a dinâmica própria de inserção do país na ordem capitalista mundial... (COSTA, pág. 300, 2005). Observa-se que segundo Cristina Costa, a formação dos estudos sociológicos no Brasil, obedeceu também ao desenvolvimento da economia capitalista. Assim como ocorreu na Inglaterra e na França com os adventos da Revolução Industrial e da Revolução Francesa, respectivamente. O estudo da Sociologia no Brasil, desde que se iniciou preocupou-se principalmente com os processos de formação histórica do nosso país, bem como a posição do país em face de sua inserção no capitalismo e na ordem econômica mundial. A partir da segunda metade do século XX, temas como a urbanização, a industrialização, as migrações e o desenvolvimento do país, tornaram-se objetos de estudos sociológicos e revelaram uma preocupação importante com as transformações sociais, econômicas, culturais e políticas que a sociedade brasileira passava. Dentre os principais estudiosos da sociedade brasileira destacam-se: Gilberto Freire ( ) Sérgio Buarque de Holanda ( ) Caio Prado Júnior ( ) Florestan Fernandes ( ) Darcy Ribeiro ( )

13 O Advento da Burguesia A burguesia emergente necessitava de um saber mais pragmático, menos universalista e independente da estrutura social colonial. (COSTA, pág. 303, 2005). A nova classe social emergente, conforme cita Cristina Costa A Burguesia sentiu a necessidade de formular um saber que desse alicerce a nova ordem social que o Brasil se inseria a economia capitalista. Sendo assim, os intelectuais das primeiras décadas do século XX, procuraram estudar a realidade brasileira e formar um saber puramente nacional. Dessa época, diversos acontecimentos de transformação cultural, social e de foco nacionalista surgiram, tais como: a fundação do Partido Comunista do Brasil, o Tenentismo e a Coluna Prestes. Que questionavam a realidade social brasileira e defendia a modernização do sistema político, propondo o fim da política do cafécom-leite. Também podemos citar com igual importância o movimento modernista, ocorrido em São Paulo em fevereiro de 1922, que propiciou a inovação na linguagem e na temática da arte nacional. Rompendo com o passado e a influência européia. Além dos aspectos econômicos, o nacionalismo expressava o desejo de se conhecer realmente a nação e de conclamar as diversas classes sociais a exercer seu papel transformador da realidade. (COSTA, pág. 304, 2005).

14 14 Portanto, conforme a autora explícita o nacionalismo procurou repudiar qualquer traço com a cultura européia, provocando a ruptura com o colonialismo. Ensejando desta forma, inserir o país em uma nova ordem econômica a capitalista. Em suma, podemos concluir que assim como o desenvolvimento do Capitalismo Industrial na Inglaterra provocou o surgimento da Sociologia assim também ocorreu no Brasil. Conforme cita a autora abaixo:... No Brasil desde a segunda Revolução Industrial sustentados pela própria crença absoluta do poder do progresso caminho natural das sociedades. É no momento que a crítica de desenvolve, sistematizando-se de maneira cientifica a nascente sociologia. (COSTA, 2005, pág. 304). 1.3 A Geração de 30 A década de trinta compõe o marco histórico transformador na história do Brasil, nos aspectos político e na produção intelectual. Buscava-se descobrir o real Brasil, opondo-se ao colonialismo. A geração de trinta valorizou o cientificismo, como meio de conhecer a nação, procurou também unir os desiguais em torno do desenvolvimento do Brasil. Nessa época, surgem também notáveis intelectuais da Sociologia Brasileira como Sérgio Buarque de Holanda, que em seu livro Raízes do Brasil faz uma crítica a formação das elites brasileiras, o autor utilizou o instrumental tipológico de Max Weber para análise histórica e cultural do país. Aparece também no cenário da produção da intelectualidade brasileira Caio Prado Júnior, cuja suas obras apresentam uma historiografia de caráter social do Brasil influenciado pela teoria marxista.

15 15 Igualmente importante, foram os estudos de Gilberto Freyre, que em sua obra Casa Grande e Senzala, publicada em 1933, apresenta uma obra detalhada da formação da sociedade brasileira, investigando nas suas raízes agrárias e escravocratas. Também foi nesse período que a sociologia como disciplina aparece no currículo do ensino médio, através da proposta apresentada pelo então ministro Milton Campos na reforma do ensino. Por fim, podemos constatar que a sociologia como conhecimento sistemático e com campo de atuação específico só aparece no Brasil a partir da década de trinta, através da estruturação de estudos voltados para os problemas sociais, culturais, políticos e econômicos do país. 1.4 A Institucionalização do Ensino da Sociologia: O desenvolvimento da sociologia ocorre juntamente com a industrialização e a centralização do poder pelo Estado Novo. (COSTA, pág 307, 2005). No período compreendido entre 1931 a 1942, e especificamente após 1937, a disciplina de sociologia está presente e é obrigatória no currículo do ensino médio. Porém, esta é a fase de um governo autoritário com vocação ditatorial. Nesse mesmo período é fundada a Escola Livre de Sociologia e Política e da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras. Também, são convidados no exterior a vir lecionar no Brasil grandes mestres das Ciências Sociais, tais como:

16 16 - Radcliffe-Brown (Para a Escola Livre de Sociologia e Política) Paulo). - Lévi-Strauss, Georges e Roger Bastide (Para a Universidade de São... O ensino da sociologia só chegou na década de 1930, quando foram fundados os primeiros cursos de ciências sociais em São Paulo. Foi apenas na década de 1980 que ocorreu a profissionalização da sociologia no Brasil e a profissão de sociólogo tornou-se regulamentada. (JUREMA, pág. 25, 2008). Portanto, a sociologia como ciência no Brasil percorreu um longo processo de formação e de estruturação até chegarmos a sua institucionalização como ciência. O período de sua formação trás como advento histórico o processo de industrialização do país; a sua estruturação acontece com o movimento intelectual da geração de trinta, e com relevância importante a semana de arte moderna (1922). Já a sua institucionalização como ciência coincide com o período do Estado Novo (1937). A sociologia brasileira desde os seus primeiros estudos sempre esteve voltada para o conhecimento da nossa realidade, mesmo que por muitas vezes os estudiosos brasileiros tenham sido influenciados pelas reflexões sociológicas americana (da escola de Chicago), francesa ( da escola de Sorbone) ou alemã ( da escola de Frankfurt). O quê sempre se tentou investigar foi a realidade do Brasil, com estudos voltados para a formação do estado nacional brasileiro e para a consolidação da nossa identidade nacional.

17 17 Por fim, para interpretação e compreensão da sociedade brasileira, nosso intelectuais foram influenciados e/ou inspirados por alguns dos grandes mestres das ciências sociais, conforme vimos neste capítulo. Por serem leituras obrigatórias, pelas grandes contribuições que ainda permanecem para os estudos de investigação e análise sociológica. Os autores aos quais me refiro são: Émile Durkheim, Max Weber e Karl Marx. Que são objetos de estudo do nosso próximo capítulo.

18 18 CAPÍTULO II O QUE ENSINAR EM SOCIOLOGIA? O significado da palavra sociologia vem da fusão dos termos: societas (do latim), que significa sociedade, e logos (do grego), que significa estudo da ciência. Sendo assim, podemos dizer que a sociologia tem como objetivo estudar a sociedade. Porém de qual forma a sociedade pode ser estudada? A sociologia é a ciência cujo seu objeto de estudo está na forma de funcionamento da sociedade humana e nas leis que a regem. Para realizar uma análise a respeito da introdução do estudo da sociologia, faz-se necessário realizá-la à luz dos clássicos consagrados das Ciências Sociais, são eles: Émile Durkheim, Max Weber e Karl Marx. Foram eles que desenvolveram as principais correntes de análise sociológica. Além de Augusto Comte ( ), considerado o pai da sociologia, foi ele quem primeiro citou o termo sociologia em seu curso de Filosofia Positiva. Émile Durkheim, Max Weber e Karl Marx são igualmente considerados fundadores da sociologia. Émile Durkheim foi o primeiro a delimitar um objeto de estudo para a sociologia os fatos sociais. Foi através de Durkheim que a sociologia passou a ser considerada uma ciência. Já Max Weber definiu a sociologia como uma ciência voltada para a compreensão da ação social. Por outro lado, Karl Marx procurou analisar a sociedade a partir das classes sociais. Em suma, como vimos, a sociologia é a ciência que tem por objeto de estudo a sociedade, e para construção de seu currículo para o ensino médio é indispensável o estudo dos clássicos sociológicos. Que instrumentalizará os educandos para a investigação e compreensão a cerca de suas realidades sociais, contribuindo assim para a formação de cidadãos críticos e reflexivos.

19 Émile Durkheim e os Fatos Sociais O sociólogo Émile Durkheim tem nacionalidade francesa, viveu entre os anos de 1858 a 1917 e lecionou na Universidade de Sorbone em Paris. Foi com Durkheim que a sociologia adquiriu status de ciência. Para Durkheim o objeto de estudo da sociologia são os fatos sociais. Segundo o autor são fatos sociais os modos de pensar, sentir e agir de um determinado grupo social. Ainda segundo o autor, os fatos sociais devem ser tratados pelo sociólogo como coisa, por serem externas e objetivas. Durkheim desta forma, pretendia conferir a sociologia uma ciência independente das demais ciências com métodos próprios. Devendo pois o sociólogo analisar, compreender e explicar os fatos sociais racionalmente. Ao estabelecer um objeto de estudo para a sociologia os fatos sociais e ao afirmar que os fatos sociais devem ser tratados como coisas, e para que o pesquisador mantenha distância com o objeto pesquisado, estabelecendo desta forma a neutralidade científica. O objetivo de Durkheim é impedir que a sociologia se apóie em conceitos e teorias de outros campos do saber.... Os fatos sociais, dizia Durkheim, são as maneiras coletivas de agir ou pensar que podem ser reconhecidas pelo simples fato de exercerem uma influência coercitiva sobre as consciências particulares. (OLIVEIRA,2009, pág. 27)

20 20 Podemos observar que segundo o autor os fatos sociais são exteriores, introjetados pelo indivíduo e exercem sobre ele um poder coercitivo, ou seja, são capazes de obrigar as pessoas a se comportarem de determinada maneira. Émile Durkheim atribuiu aos fatos sociais três características, são elas: - Generalidade: O fato social se encontra generalizado na sociedade ou em um grupo social específico. Sendo comum aos membros de uma coletividade. - Exterioridade: O fato social existe independentemente da vontade individual das pessoas, é a consciência coletiva da sociedade ou de um determinado grupo social, permanecendo de geração a geração. - Coercitividade: O fato social exerce uma força coercitiva sobre os indivíduos, que se sentem obrigados a seguir o comportamento estabelecido pela sociedade ou por um determinado grupo social. Portanto, os fatos sociais assumem essas três características, que são próprias de todo e qualquer fato social. Segundo o autor, a partir da investigação dos fatos sociais, o sociólogo pode apreender a realidade dos fatos com neutralidade cientifica, mantendo um distanciamento afetivo em relação ao objeto pesquisado. Em suma, para Émile Durkheim um dos fundadores da sociologia, esta ciência deve estudar os fatos sociais. Devendo pois, os fatos sociais serem analisados com objetividade e neutralidade pelo sociólogo. Conforme, a citação a seguir.... Durkheim o primeiro a considerar a sociologia como ciência, demonstrando que todo fato social tem características próprias. Para ele, A sociologia é o estudo dos fatos sociais. (VASCONCELOS, 2009 pág. 69)

21 Max Weber e a Ação Social Max Weber é de nacionalidade alemã e viveu entre os anos de 1864 a É considerado um dos percussores da sociologia, criou o conceito de ação social, conceito este que nunca mais deixou de integrar a disciplina de sociologia. Para Max Weber, a sociologia é uma ciência interpretativa, destacava também que a ação humana tem uma dimensão subjetiva que deveria ser compreendida e interpretada pela sociologia. Weber definia a sociologia como uma ciência voltada para a compreensão interpretativa da ação social e, por essa via, para sua explicação causal no seu transcurso e nos seus efeitos. (OLIVEIRA, 2009 pág. 28). Sendo assim, segundo o autor para Max Weber o objeto de estudo da sociologia é a ação social, que se caracteriza por ser uma conduta humana dotada de sentido e voltada para a ação de outras pessoas. A tarefa do cientista segundo Weber é investigar e compreender as possíveis causas da ação social, descobrindo seus possíveis sentidos na realidade social presente. Ainda assim, segundo o autor a análise realizada pelo cientista sempre resultará em uma explicação parcial da realidade estudada. Visto que todo cientista tem seu trabalho guiado por sua cultura e motivação. Max Weber desenvolveu quatro conceitos de ação social, são elas: - Ação Tradicional: É a ação social determinada por costumes ou hábitos enraizados. Tais hábitos e costumes são transmitidos de geração a geração.

22 22 - Ação Afetiva: É a ação social determinada pelo estado sentimental do indivíduo. Acontece de forma afetiva, voltada para a satisfação pessoal do individuo. - Racional com relação a valores: É a ação social determinada por uma crença, em valores éticos, estéticos ou religiosos considerados importantes. Independente do êxito desse valor na realidade. - Racional com relação a fins: É a ação social determinada por uma expectativa racional para alcançar a um fim determinado. É realizada com base em cálculos racionais para o alcance do objetivo. Segundo Weber, essas características apresentadas não representam uma ação específica, mas toda ação do ser humano que atua em sociedade e que possui valores e crenças que estão ligados a traços de tradição ou não, pois cada indivíduo atua num mundo cheio de particularidades. (VASCONCELOS, 2009, pág. 76). Conforme, observamos para Max Weber os indivíduos produzem sentido à ação social, por meio de seus valores e de suas crenças. Cabendo ao cientista investigar as tendências gerais que levam aos indivíduos a agirem de determinada maneira, e assim, identificar as conseqüências que as ações sociais produzem na realidade. Em suma, Max Weber desenvolveu o conceito de ação social que hoje é o conceito básico da sociologia. Para ele a sociologia deve estudar o sentido da ação humana individual, através da compreensão e da interpretação, e que até hoje ainda é muito usado pelos sociólogos.

23 Karl Marx e as Classes Sociais Karl Marx nasceu na Alemanha e viveu entre os anos de 1818 a 1883, ele foi filósofo, cientista social e economista, e principalmente, ele foi um revolucionário. Seus ensinamentos e suas teorias são essenciais para a compreensão da sociedade. Ele foi o fundador do materialismo histórico, teoria que mais tarde seria conhecida como Marxismo. Marx foi o primeiro a empregar o termo classe social, utilizado por ele para denunciar as desigualdades sociais. De acordo com Marx existem na sociedade capitalista duas classes sociais, conforme demonstra a citação a seguir: As classes sociais formadas no capitalismo burgueses e proletários estabelecem intransponíveis desigualdades entre os homens e relações que são, antes de tudo, de antagonismo e exploração. (COSTA, 2005, pág 114). Segundo o autor, as relações de antagonismo e exploração ocorrem porque os donos do meio de produção procuram maximizar seus lucros, explorando ao máximo a classe proletária. Esta classe, por sua vez, procura melhores condições de trabalho lutando pela diminuição da carga horária de trabalho e por melhores salários. Para concepção marxista, a sociedade capitalista está dividida em classes que lutam incessantemente entre si. Na divisão de classes encontram-se: burgueses x proletários, proprietários x não proprietários, ou ainda, exploradores x explorados.

24 24 O que determinaria a existência de classes sociais no capitalismo seria os meios de produção que são de propriedade privada. Ou seja, os detentores dos meios de produção na busca cada vez maior de lucros, exploravam os operários ocasionando em relações desiguais. Sendo assim, os operários vendem sua força de trabalho em troca de salário, e os burgueses que são donos dos meios de produção apropriam-se do trabalho de seus operários. Mantendo sua posição como dono dos meios de produção, preservando seus direitos, explorando ao máximo a classe trabalhadora com baixos salários e aumento das horas trabalhadas.... A oposição e o antagonismos derivam de interesses inconciliáveis entre as classes o capitalista - desejando preservar seu direito a propriedade dos meios de produção e dos produtos e a máxima exploração do trabalho operário pagando baixos salários ou ampliando a jornada de trabalho. (COSTA, 2005, pág. 105). Por fim, segundo Karl Marx os interesses de classes são inconciliáveis. Para ele a história da humanidade é a história da luta de classes. Cabendo a classe operária realizar a verdadeira revolução social, por meio da derrubada da classe burguesa e a destituição da propriedade privada. Assim foi idealizado por Karl Marx que os meios de produção fossem entregues a coletividade, fundando uma sociedade sem classes a comunista. Conforme, demonstra a citação abaixo:

25 25 O socialismo cientifico é uma teoria política e social que previa a vitória dos trabalhadores sobre a burguesia. Para Marx, a sociedade e as estruturas que surgiram dessa revolução seriam chamadas de comunismo, e o processo de transição do capitalismo para o comunismo seria chamado de socialismo. Nesse sentido o comunismo pode ser entendido como sistema econômico, político e social que tem por finalidade a criação de uma sociedade sem classes dominantes, ou seja, tudo seria comum a todos, não havendo propriedade privada. (VASCONCELOS, 2009, pág 61).

26 26 CAPÍTULO III COMO ENSINAR SOCIOLOGIA? A educação é um típico que fazer humano, ou seja, um tipo de atividade que se caracteriza fundamentalmente por uma preocupação, por uma finalidade a ser atingida. A educação dentro de uma sociedade não se manifesta como um fim em si mesma, mas sim como um instrumento de manutenção ou transformação social. Assim sendo, ela necessita de pressupostos, de conceito que fundamentem e orientem seus caminhos. (LUCKESI, 1994, págs. 30 e 31). O papel do professor constitui-se basicamente, em auxiliar o aluno a aprender através do desenvolvimento de conhecimentos, habilidades, hábitos, atitudes e valores. O que analisaremos neste capítulo é o modus operandi do ensino da sociologia no ensino médio. No campo da disciplina de sociologia não há no Estado do Rio de Janeiro, uma definição de conteúdos para o seu ensino no ensino médio. Porém, conforme vimos no capítulo anterior as principais teorias sociológicas foram desenvolvidas por: Émile Durkheim, Max Weber e Karl Marx. Sendo assim, faremos uma breve análise da sociologia como componente curricular no ensino médio. Para tanto, será abordado o tema A escola e a sociologia contemporânea, onde vamos expor o papel da escola como instância mediadora, seus respectivos sujeitos do processo educativo educador e educando.

27 27 Abordaremos, também a sociologia no ensino médio através das principais teorias do pensamento sociológico: A teoria funcionalista, a compreensiva e a marxista. Onde veremos que para cada um dos clássicos da sociologia estudados (Émile Durkheim, Max Weber e Karl Marx), a sociedade deveria ser investigada e compreendida de uma forma. Por fim, concluiremos este capitulo com a exposição de alguns pressupostos metodológicos para o ensino da sociologia no ensino médio, apontando para alguns conceitos tais como: O conhecimento e seu processo e o conteúdo a ser assimilado A escola e a Sociologia Contemporânea Para compreender a educação de hoje, do ponto de vista da sociologia demanda, portanto, que conheçamos a fase contemporânea do capitalismo. Pois é, justamente no contexto de formação da sociedade industrial que surge uma nova instituição responsável pela educação A escola. Sendo assim, na passagem da sociedade feudal onde o processo de educação ocorria principalmente na família, e também, assistida pela igreja; na sociedade industrial a principal instituição responsável pela educação será a escola. Cujo, os principais objetivos serão o de preparar os educandos para a vida em sociedade e ao mesmo tempo desenvolver suas aptidões pessoais e profissionais. Com a nova ordem econômica capitalista nasceu uma estrutura de ensino de ensino com o objetivo de educar um numero cada vez maior de indivíduos, através da transmissão de valores dessa nova sociedade. E, assim a escola como conhecemos hoje é produto de desenvolvimento do capitalismo iniciado nos meados do século XVIII e XIX.

28 28 Portanto, a escola como conhecemos hoje representa a estrutura social, econômica e política de nossa sociedade. Sendo uma instituição social de integração, conflito e contradição; onde as técnicas e conhecimentos são transmitidos através de métodos para influenciar o comportamento humano. Conforme, explicita o autor Alberto Tosi Rodrigues, em sua citação abaixo: As idéias e valores, o mundo da cultura, enfim, o conteúdo que ao fim e ao cabo é ensinado nas relações educacionais, são frutos da luta cotidiana por interesses econômicos e por poder político. O próprio método, a pedagogia com a qual se ensinam esses conteúdos contem, à luz da análise sociológica, um viés ideológico. Os grupos e classes dominantes procuram sempre fazer com que as idéias e valores aceitos por todos sejam os seus próprios valores e idéias. As práticas pedagógicas, isto é, os princípios e métodos que informam as técnicas educacionais estão sujeitas ao conflito ideológico vigente numa dada sociedade. (RODRIGUES, 2004, págs.109 e 110) A Sociologia no Ensino Médio

29 29 Como sabemos, a sociologia é uma ciência que nasceu junto com o capitalismo. Seu interesse seminal foi o de compreender a sociedade industrial moderna. Compreender as afinidades eletivas que nela se estabeleceram entre as configurações da economia burguesa que revolucionava enormemente a produção e o consumo e as leis e as razões do Estado, as religiões e a administração pública e privada. De lá pra cá o Capitalismo e o Estado que a ele articulo-se, expandiram-se e modificaram-se, embora diferenciadamente, em todas as partes do planeta. A evolução da análise sociológica de certo modo se espelha a tais mudanças.(rodrigues, 2004, pág.101). A sociologia como ciência tem como marco histórico de sua sistematização cientifica o surgimento do capitalismo, conforme, demonstra a citação do autor acima. Sabemos, também que os autores clássicos da sociologia Émile Durkheim, Max Weber e Karl Marx são os fundadores da sociologia, e definiram suas principais correntes de análise sociológica, que são muito importantes para o estudo da sociologia no ensino médio. A teoria funcionalista pretende conhecer a sociedade a partir das funções que cada grupo e instituição social desempenha para a manutenção da ordem social vigente. Durkheim ao interpretar as Instituições sociais através de sua função acreditava que apesar dos problemas sociais que a sociedade capitalista qpresentava está seria perfeita. Para ele, as instituições sociais existem para realizar uma atividade útil integradora que promove a coesão social.

30 30 Para a teoria compreensiva desenvolvida por Max Weber, entende que nos fenômenos sociais há uma dimensão subjetiva. Segundo, a teoria compreensiva, está deveria interpretar o sentido da ação social e seus efeitos na realidade estudada. Essa interpretação deveria, também levar em consideração o sentido produzido pelas consciências e as intenções dos sujeitos envolvidos na ação social. Já para teoria marxista a sociedade deveria ser entendida através da luta de classes. Para ele, o motor que impulsiona e transforma a sociedade - é a luta de classes que vivem em constantes conflitos, e que são interdependentes e antagônicas entre si. Ou seja, para Karl Marx fundador da teoria marxista, para que existam os donos dos meios de produção (os empresários), é necessário que haja os operários, que vendem sua força de trabalho aos empresários. A teoria marxista tem uma visão critica da sociedade capitalista, para Marx o capitalismo é um sistema econômico, cujo objetivo é a obtenção de lucro e na exploração da classe operária. Por fim, as teorias sociológicas apresentadas acima, são de suma importância estarem presentes no currículo de sociologia no ensino médio. Elas com certeza oferecem um instrumental teórico capaz de oferecer ao educando diferentes formas de estudo da sociedade contemporânea. Estudando como cada uma das teorias: a funcionalista, a compreensiva e a marxista, analisa a sociedade, é possível reconhecer a multiplicidade de visões sociológicas que podemos aplicar ao investigarmos determinado fenômeno sociológico, o que possibilitará ao educando a formação de uma postura critica e reflexiva da sociedade e do grupo social ao qual está inserido.

31 Pressupostos Metodológicos A perspectiva metodológica que será apresentada é definida como uma ação educativa que viabilizará ao educando a construção e assimilação de conhecimentos sociológicos necessários para a análise da realidade social contemporânea. Tomando-se como conteúdos que deverão ser trabalhados no ensino médio, o estudo dos clássicos da sociologia Émile Durkheim, Max Weber e Karl Marx apontando para as principais conceitos desenvolvidos pelos respectivos autores os de fato social, ação social e classes sociais, e ainda, também as principais teorias desenvolvidas por eles a funcionalista, a compreensiva e a marxista, respectivamente. Trabalhar com os referidos conceitos apresentados permitirá aos educandos do ensino médio uma abstração necessária para o desenvolvimento de sua análise critica da sociedade, oferecendo um instrumental teórico no tratamento das questões sociais. Com igual importância, é necessário que esteja presente no currículo de sociologia no ensino médio. As teorias de análise sociológica, que se configuram por serem modelos explicativos da sociedade, capazes de explicar a existência e as formas de organização da sociedade. E assim sendo, tornam-se objetivos específicos do ensino da sociologia no ensino médio: - Identificar, analisar e comparar os diferentes discursos sobre a realidade social. - Identificar, analisar e comparar os diferentes conceitos da sociologia. - Compreender, analisar e comparar as diferentes teorias sobre a realidade social, amparados nos principais paradigmas sociológicos.

32 32 - Produzir novos discursos sobre as diferentes realidades sociais, a partir das investigações e comparações realizadas. Para que estes objetivos se efetivem é necessário que haja um direcionamento no processo de ensino-aprendizagem de tal modo que os conteúdos sejam assimilados ativamente e que sejam capazes de formar no educando novas visões da sociedade, não mais amparadas no senso comum. O senso comum diz que o que está escrito é verdadeiro, e nos acostumamos a isso de tal forma que perdemos a capacidade de duvidar do que está escrito. O escrito passou a ser sagrado, um fetiche, que não pode ser tocado pela dúvida. (LUCKESI, 1994, pág.104). Sendo assim, a perspectiva metodológica do ensino da sociologia no ensino médio se contrapõe radicalmente ao senso comum, conforme o exposto acima. Na perspectiva de um currículo que dê conta da construção de conhecimentos válidos, ou seja, utilizáveis na realidade social dos educandos. Existem professores que se recusam a transmitir valores da sociedade capitalista como os únicos verdadeiros. São professores que se empenham cada vez mais em desenvolver o senso critico dos alunos, procuram denunciar em suas aulas as relações de poder e dominação presentes em nossa sociedade. Existem professores que descobrem também que são classes trabalhadoras e por isso são sensíveis aos problemas que essa classe enfrenta, (MEKSENAS, 2007, pág.82).

33 33 Enfim, conforme vimos na citação acima os professores através de prática pedagógica, podem atuar como agentes de transformação social, com direcionamento educativo que leve o educando a reflexão e a critica. É primordial que os conteúdos ensinados pelo professor possibilite ao educando uma emancipação enquanto cidadão e a sua abertura para um novo horizonte de expectativas, sendo que a disciplina de sociologia no ensino médio, é um campo de conhecimento que pelo próprio sentido da palavra quer dizer estudo da sociedade, é sem dúvida uma disciplina que ao estudar a sociedade pode fomentar nos educandos o desejo de transformá-la.

34 34 CONCLUSÃO A sociologia emerge como ciência no bojo das Revoluções Industriais na busca de tentar entender as transformações sociais que as sociedades que se inseriam na economia capitalista vivenciavam, que foi nosso objeto de estudo do I Capítulo. No qual ficou claro que a construção do pensamento sociológico se deu a partir da constituição da economia capitalista. E no Brasil, não foi diferente, podemos observar que a chegada da sociologia no Brasil, também obedeceu a inserção do país na ordem capitalista mundial. No II Capítulo, ao questionarmos O que ensinar em Sociologia? Partimos da premissa de que é fundamental que na construção do currículo de sociologia no ensino médio, o estudo dos clássicos da sociologia seja integrado. Já que os conceitos de fato social ação social e classes sociais. Constituem-se em conteúdos básicos para o ensino da sociologia no ensino médio e foram desenvolvidos por: Émile Durkheim, Max Weber e Karl Marx, considerados igualmente fundadores da sociologia e os que mais contribuíram para a socialização da ciência, a partir das suas diferentes análises da sociologia. Já no III Capítulo analisamos Como ensinar Sociologia? Abordamos temas como: A escola e a sociologia contemporânea e a Sociologia no ensino médio, e constatamos que a escola como conhecemos hoje é produto da ordem social capitalista. Observamos também, que os teóricos Émile Durkheim, Max Weber e Karl Marx, desenvolveram as três principais correntes de analise sociológica: A funcionalista, a compreensiva e a marxista, que são capazes de investigar, interpretar e compreender a sociedade a partir de diferente perspectivas metodológicas.

35 35 Analisamos, ainda no III Capítulo os pressupostos metodológicos voltados para o ensino da sociologia no ensino médio destacam a importância dos sujeitos da práxis educativa educador e educando - e que a prática pedagógica pode estar voltada para a transformação da realidade social dos educandos. O presente trabalho monográfico apresentou os conceitos básicos para o ensino da sociologia no ensino médio, tendo como referencial o Estado do Rio de Janeiro, e assim demonstramos os principais conceitos da sociologia e as principais correntes de análise sociológica. Que devem estar presentes na construção do currículo da disciplina de sociologia, pois se constituem em para o conhecimento do estudo da sociedade, pois os autores (Émile Durkheim, Max Weber e Karl Marx) nos forneceram um instrumental teórico rico e indispensável para a análise da sociedade contemporânea. Sendo, importante salientar, que a construção do currículo para a sociologia no ensino médio não se esgota com o estudo dos clássicos da sociologia, porém reafirmo a importância destes autores estarem presentes no ensino da sociologia, pois sem dúvida, oferecerá ao educando a construção do pensamento critico e a formação de sua cidadania. Contribuindo desta forma, para uma educação voltada para a transformação social. Com certeza o estudo dos clássicos da sociologia poderá contribuir efetivamente para a formação cidadã do aluno. Para Émile Durkheim, a sociologia tem como objeto de estudo os fatos sociais, e estes devem ser tratados como coisas externas ao sujeito pesquisado. Durkheim recebeu muitas criticas, sendo considerado seu método de estudo como superficial e focalista por não permitir e relação entre o sujeito e o objeto pesquisado não se chegaria a uma analise do real, e sim a uma visão superficial e estática.

36 36 Durkheim considerado fundador da Sociologia defendeu o Capitalismo como o melhor modelo de economia e sociedade, onde seria promovido melhor nível de coesão social gerados pela solidariedade orgânica, que a solidariedade gerada pela divisão social do trabalho. Assim podemos ver que os conceitos desenvolvidos pelo respectivo autor no bojo da revolução industrial tinham uma proposta voltada para a manutenção do status quo e da ordem instituída pelo capitalismo industrial. Porém é inegável a contribuição de Émile Durkheim para a institucionalização da sociologia como ciência, e seus conceitos e perspectiva metodológica contribuem para a analise da sociedade. Não em sua totalidade pois a sociologia como ciência não defende um conhecimento totalizante ao contrário defendemos que através das diferentes teorias sociológicas podemos enriquecer a analise da sociedade, já que está será vista sobre vários paradigmas sociais. Para Max Weber a sociologia, conforme vimos deverá estudar ação social e seus efeitos na realidade social estudada, diferentemente de Durkheim que tem em sua proposta para a sociologia uma visão objetiva para a pesquisa e análise sociológica, para Weber a pesquisa tem um viés subjetivo e resultará sempre de uma visão parcial com validade provisória. Weber estudou a sociedade também sob a luz da Revolução Industrial, e viu nesta nova sociedade um impulso progressivo da racionalização do trabalho e do crescimento do protestantismo, ele não se declarou contra o capitalismo. Em suas análises sempre se voltou para conjuntura social, econômica e politica que estava se formando com o capitalismo. Já para Karl Marx, o capitalismo é um sistema injusto e cruel no qual os homens são explorados pelos homens numa luta constante e sem trégua que só seria superada pela revolução social ou comunista, onde os meios de produção seriam de uso da coletividade e não mais propriedade privada do capitalista. E só assim segundo ele estaria superado a luta de classes e a própria estrutura de classes sociais gerados pelo capitalismo.

37 37 A obra de Marx podemos dizer que é uma ciência com um objetivo de igualdade entre os homens,e talvez seja a ciência que mais provou um impulso pratico para que essa igualdade se realizasse, que seria através do comunismo. Um sistema segundo o autor perfeito, onde tudo o que ele e os outros socialistas idealizaram: Uma sociedade de homens livres, onde todos seriam iguais. Até hoje a obra de Karl Marx é muito viva e influencia vários autores sejam eles, para críticas ou sejam eles para defesa de sua teoria. O pensamento Marxista influenciou as teorias chamadas de críticas pelo seu viés de luta ao sistema dominante, contribuiu também para a formação dos movimentos sociais. Com certeza, a obra de Karl Marx levantou uma problemática constante nas sociedades capitalista que é divisão social de classes. Que como sabemos gera exclusão e antagonismo entre os indivíduos, já que uma parcela dos membros da sociedade tem acesso aos bens materiais e culturais historicamente constituídos, enquanto outra parcela da população, que é cada vez maior não tem acesso aos bens materiais e culturais, ou ainda seu acesso é muito restrito. Assim sendo, podemos observar as diferentes análises que Émile Durkheim, Max Weber e Karl Marx tem em relação a sociedade, o que contribuiu para a formação da sociologia cientifica, pois desenvolveram as principais correntes de análise sociológica, e acima de tudo representam respectivas sociológicas ricas para o estudo da sociologia. Portanto, quando nos permutarmos o que estudar em sociologia? A resposta seria além de outros conceitos que podemos estudar é imprescindível que estudemos os clássicos da Sociologia eles servem de base para o estudo da sociologia no ensino médio. Através dos estudos destes clássicos podemos abordar, o surgimento da sociologia, como a sociologia se desenvolveu como ciência, os autores que contribuíram para a formação da sociologia, os principais conceitos e teorias desenvolvidos pelos clássicos da sociologias e sua aplicabilidade na realidade da sociedade contemporânea.

38 38 Ao nos perguntarmos como estudar sociologia? O que temos que ter em mente é o entendimento da contribuição que a sociologia pode trazer para a formação do educando, abordando temas da relação entre profesor-aluno que sempre deverá ser voltada para a construção do conhecimento historicamente elaborado, o conhecimento a que nos interessa sempre deverá ser aquele que contribua para a reflexão e a análise crítica da sociedade. Enfim, o presente trabalho monográfico tem como objetivo ser um apoio metodológico para os professores de sociologia no ensino médio, resgatando a importância que as análises sociológicas desenvolvidas por Émile Durkheim, Karl Marx e Max Weber nos oferecem para o estudo da sociologia como ciência capaz de investigar e interpretar a sociedade sob os diversos paradigmas teóricos. Estando a favor ou contra a ordem social constituída a sociologia é uma ciência que tem caráter de interferência na sociedade, já que está é estudada já com um objetivo de intervenção social, seja este um viés transformador, revolucionário ou conservador da sociedade.

39 39 BIBLIOGRAFIAS CONSULTADAS: BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional BRASILIA. Ministério da Educação, Secretaria da Educação Básica. Ciências Humanas e suas Tecnologias COSTA, Cristina. Sociologia: Introdução à ciência da sociedade. 3ª ed. São Paulo Moderna, FORACCHI, Marialice Mencarini; MARTINS, José de Souza. Sociologia e Sociedade: Leituras de Introdução à Sociologia. 3ª ed. Rio de Janeiro, Livros Técnicos e Científicos S. A, JUREMA, Ana Cristina Loureiro; POGREBINSCHI, Tamy. Telecurso, Sociologia: Ensino Médio. 1ª ed. Rio de Janeiro, Fundação Roberto Marinho, LÜCK, Heloísa. Ação Integrada: Administração, Supervisão e Orientação Educacional. 24 ª ed. Petrópolis: Vozes, LUCKESI, Cipriano Carlos. Filosofia da Educação. São Paulo: Cortez, MEKSENAS, Paulo. Sociologia da Educação: Introdução ao estudo da escola no processo de transformação social. 13ª ed. São Paulo, Edições Loyola, OLIVEIRA, Pérsio Santos. Introdução à Sociologia. 1ª ed. São Paulo, Ática, RODRIGUES, Alberto Tosi. Sociologia da Educação. 5ª ed. Rio de Janeiro, DP&A, VASCONCELOS, Ana. Coleção Bases do Saber: Sociologia. 1ª ed. São Paulo. Rideel,2009.

40 40 ÍNDICE FOLHA DE ROSTO AGRADECIMENTO DEDICATÓRIA RESUMO METODOLOGIA SUMÁRIO INTRODUÇÃO 8 CAPÍTULO I - O SURGIMENTO DA SOCIOLOGIA O estudo da Sociologia no Brasil O Advento da Burguesia A Geração de A Institucionalização do Ensino da Sociologia 15 CAPÍTULO II - O QUE ENSINAR EM SOCIOLOGIA? Émile Durkheim e os Fatos Sociais Max Weber e a Ação Social Karl Marx e as Classes Sociais 23 CAPÍTULO III COMO ENSINAR SOCIOLOGIA? A Escola e a Sociologia Contemporânea A Sociologia no Ensino Médio Pressupostos Metodológicos 31 CONCLUSÃO 34 BIBLIOGRAFIA CONSULTADA 39 ÍNDICE 40

Idealismo - corrente sociológica de Max Weber, se distingui do Positivismo em razão de alguns aspectos:

Idealismo - corrente sociológica de Max Weber, se distingui do Positivismo em razão de alguns aspectos: A CONTRIBUIÇÃO DE MAX WEBER (1864 1920) Max Weber foi o grande sistematizador da sociologia na Alemanha por volta do século XIX, um pouco mais tarde do que a França, que foi impulsionada pelo positivismo.

Leia mais

A Sociologia de Weber

A Sociologia de Weber Material de apoio para Monitoria 1. (UFU 2011) A questão do método nas ciências humanas (também denominadas ciências históricas, ciências sociais, ciências do espírito, ciências da cultura) foi objeto

Leia mais

Colégio Ser! Sorocaba Sociologia Ensino Médio Profª. Marilia Coltri

Colégio Ser! Sorocaba Sociologia Ensino Médio Profª. Marilia Coltri Marx, Durkheim e Weber Colégio Ser! Sorocaba Sociologia Ensino Médio Profª. Marilia Coltri Problemas sociais no século XIX Problemas sociais injustiças do capitalismo; O capitalismo nasceu da decadência

Leia mais

Lista de exercícios Sociologia- 1 ano- 1 trimestre

Lista de exercícios Sociologia- 1 ano- 1 trimestre Lista de exercícios Sociologia- 1 ano- 1 trimestre 01-O homo sapiens moderno espécie que pertencemos se constitui por meio do grupo, ou seja, sociedade. Qual das características abaixo é essencial para

Leia mais

Weber e o estudo da sociedade

Weber e o estudo da sociedade Max Weber o homem Maximilian Karl Emil Weber; Nasceu em Erfurt, 1864; Iniciou seus estudos na cidade de Heidelberg Alemanha; Intelectual alemão, jurista, economista e sociólogo; Casado com Marianne Weber,

Leia mais

(1864-1920) Max Weber: a ética protestante e o espírito do capitalismo

(1864-1920) Max Weber: a ética protestante e o espírito do capitalismo (1864-1920) Max Weber: a ética protestante e o espírito do capitalismo Contexto histórico: Alemanha: organização tardia do pensamento burguês e do Estado nacional. e Humanas na Alemanha: interesse pela

Leia mais

A ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES

A ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES A ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO NA FORMAÇÃO DE Universidade Estadual De Maringá gasparin01@brturbo.com.br INTRODUÇÃO Ao pensarmos em nosso trabalho profissional, muitas vezes,

Leia mais

ZENUN, Katsue Hamada e; MARKUNAS, Mônica. Tudo que é sólido se desmancha no ar. In:. Cadernos de Sociologia 1: trabalho. Brasília: Cisbrasil-CIB,

ZENUN, Katsue Hamada e; MARKUNAS, Mônica. Tudo que é sólido se desmancha no ar. In:. Cadernos de Sociologia 1: trabalho. Brasília: Cisbrasil-CIB, ZENUN, Katsue Hamada e; MARKUNAS, Mônica. Tudo que é sólido se desmancha no ar. In:. Cadernos de Sociologia 1: trabalho. Brasília: Cisbrasil-CIB, 2009. p. 24-29. CAPITALISMO Sistema econômico e social

Leia mais

SOCIOLOGIA GERAL E DA EDUCAÇÃO

SOCIOLOGIA GERAL E DA EDUCAÇÃO SOCIOLOGIA GERAL E DA EDUCAÇÃO Universidade de Franca Graduação em Pedagogia-EAD Profa.Ms.Lucimary Bernabé Pedrosa de Andrade 1 Objetivos da disciplina Fornecer elementos teórico-conceituais da Sociologia,

Leia mais

Projeto Pedagógico Institucional PPI FESPSP FUNDAÇÃO ESCOLA DE SOCIOLOGIA E POLÍTICA DE SÃO PAULO PROJETO PEDAGÓGICO INSTITUCIONAL PPI

Projeto Pedagógico Institucional PPI FESPSP FUNDAÇÃO ESCOLA DE SOCIOLOGIA E POLÍTICA DE SÃO PAULO PROJETO PEDAGÓGICO INSTITUCIONAL PPI FUNDAÇÃO ESCOLA DE SOCIOLOGIA E POLÍTICA DE SÃO PAULO PROJETO PEDAGÓGICO INSTITUCIONAL PPI Grupo Acadêmico Pedagógico - Agosto 2010 O Projeto Pedagógico Institucional (PPI) expressa os fundamentos filosóficos,

Leia mais

Katia Luciana Sales Ribeiro Keila de Souza Almeida José Nailton Silveira de Pinho. Resenha: Marx (Um Toque de Clássicos)

Katia Luciana Sales Ribeiro Keila de Souza Almeida José Nailton Silveira de Pinho. Resenha: Marx (Um Toque de Clássicos) Katia Luciana Sales Ribeiro José Nailton Silveira de Pinho Resenha: Marx (Um Toque de Clássicos) Universidade Estadual de Montes Claros / UNIMONTES abril / 2003 Katia Luciana Sales Ribeiro José Nailton

Leia mais

A PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR DE PEDAGOGIA DA FESURV - UNIVERSIDADE DE RIO VERDE

A PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR DE PEDAGOGIA DA FESURV - UNIVERSIDADE DE RIO VERDE A PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR DE PEDAGOGIA DA FESURV - UNIVERSIDADE DE RIO VERDE Bruna Cardoso Cruz 1 RESUMO: O presente trabalho procura conhecer o desempenho profissional dos professores da faculdade

Leia mais

Marx, Durkheim e Weber, referências fundamentais

Marx, Durkheim e Weber, referências fundamentais INTRODUÇÃO À sociologia Marx, Durkheim e Weber, referências fundamentais introdução à S Maura Pardini Bicudo Véras O CIO LO GIA Marx, Durkheim e Weber, referências fundamentais Direção editorial Claudiano

Leia mais

Sociologia Organizacional. Aula 1. Contextualização. Organização da Disciplina. Aula 1. Contexto histórico do aparecimento da sociologia

Sociologia Organizacional. Aula 1. Contextualização. Organização da Disciplina. Aula 1. Contexto histórico do aparecimento da sociologia Sociologia Organizacional Aula 1 Organização da Disciplina Aula 1 Contexto histórico do aparecimento da sociologia Aula 2 Profa. Me. Anna Klamas A institucionalização da sociologia: August Comte e Emile

Leia mais

Um forte elemento utilizado para evitar as tendências desagregadoras das sociedades modernas é:

Um forte elemento utilizado para evitar as tendências desagregadoras das sociedades modernas é: Atividade extra Fascículo 3 Sociologia Unidade 5 Questão 1 Um forte elemento utilizado para evitar as tendências desagregadoras das sociedades modernas é: a. Isolamento virtual b. Isolamento físico c.

Leia mais

ASPECTOS HISTÓRICOS: QUANTO A FORMAÇÃOO, FUNÇÃO E DIFULCULDADES DO ADMINISTRADOR.

ASPECTOS HISTÓRICOS: QUANTO A FORMAÇÃOO, FUNÇÃO E DIFULCULDADES DO ADMINISTRADOR. 1 ASPECTOS HISTÓRICOS: QUANTO A FORMAÇÃOO, FUNÇÃO E DIFULCULDADES DO ADMINISTRADOR. Rute Regina Ferreira Machado de Morais Universidade Estadual de Ponta Grossa-UEPG Este texto visa refletir sobre o papel

Leia mais

Unidade II FUNDAMENTOS HISTÓRICOS, TEÓRICOS E METODOLÓGICOS DO SERVIÇO SOCIAL. Prof. José Junior

Unidade II FUNDAMENTOS HISTÓRICOS, TEÓRICOS E METODOLÓGICOS DO SERVIÇO SOCIAL. Prof. José Junior Unidade II FUNDAMENTOS HISTÓRICOS, TEÓRICOS E METODOLÓGICOS DO SERVIÇO SOCIAL Prof. José Junior O surgimento do Serviço Social O serviço social surgiu da divisão social e técnica do trabalho, afirmando-se

Leia mais

HISTÓRICO DA SOCIOLOGIA

HISTÓRICO DA SOCIOLOGIA HISTÓRICO DA SOCIOLOGIA Curso: Ensino Médio Integrado Prof. MSc. Manoel dos Passos da Silva Costa 1 POSITIVISMO Primeira corrente de pensamento sociológico; Sistematiza cientificamente alguns princípios

Leia mais

CURSO e COLÉGIO ESPECÍFICO Ltda

CURSO e COLÉGIO ESPECÍFICO Ltda CURSO e COLÉGIO ESPECÍFICO Ltda www.especifico.com.br DISCIPLINA : Sociologia PROF: Waldenir do Prado DATA:06/02/2012 O que é Sociologia? Estudo objetivo das relações que surgem e se reproduzem, especificamente,

Leia mais

CURSO PREPARATÓRIO PARA PROFESSORES. Profa. M. Ana Paula Melim Profa. Milene Bartolomei Silva

CURSO PREPARATÓRIO PARA PROFESSORES. Profa. M. Ana Paula Melim Profa. Milene Bartolomei Silva CURSO PREPARATÓRIO PARA PROFESSORES Profa. M. Ana Paula Melim Profa. Milene Bartolomei Silva 1 Conteúdo: Concepções Pedagógicas Conceitos de Educação; Pedagogia; Abordagens Pedagógicas: psicomotora, construtivista,

Leia mais

Aula 8: Modelos clássicos da análise e compreensão da sociedade e das instituições sociais e políticas: A Sociologia de Max Weber (I).

Aula 8: Modelos clássicos da análise e compreensão da sociedade e das instituições sociais e políticas: A Sociologia de Max Weber (I). Aula 8: Modelos clássicos da análise e compreensão da sociedade e das instituições sociais e políticas: A Sociologia de Max Weber (I). CCJ0001 - Fundamentos das Ciências Sociais Profa. Ivana Schnitman

Leia mais

1 A sociedade dos indivíduos

1 A sociedade dos indivíduos Unidade 1 A sociedade dos indivíduos Nós, seres humanos, nascemos e vivemos em sociedade porque necessitamos uns dos outros. Thinkstock/Getty Images Akg-images/Latin Stock Akg-images/Latin Stock Album/akg

Leia mais

1.3. Planejamento: concepções

1.3. Planejamento: concepções 1.3. Planejamento: concepções Marcelo Soares Pereira da Silva - UFU O planejamento não deve ser tomado apenas como mais um procedimento administrativo de natureza burocrática, decorrente de alguma exigência

Leia mais

EDUCAÇÃO E CIDADANIA: OFICINAS DE DIREITOS HUMANOS COM CRIANÇAS E ADOLESCENTES NA ESCOLA

EDUCAÇÃO E CIDADANIA: OFICINAS DE DIREITOS HUMANOS COM CRIANÇAS E ADOLESCENTES NA ESCOLA EDUCAÇÃO E CIDADANIA: OFICINAS DE DIREITOS HUMANOS COM CRIANÇAS E ADOLESCENTES NA ESCOLA Autores: FIGUEIREDO 1, Maria do Amparo Caetano de LIMA 2, Luana Rodrigues de LIMA 3, Thalita Silva Centro de Educação/

Leia mais

ESCOLA, LEITURA E A INTERPRETAÇÃO TEXTUAL- PIBID: LETRAS - PORTUGUÊS

ESCOLA, LEITURA E A INTERPRETAÇÃO TEXTUAL- PIBID: LETRAS - PORTUGUÊS ESCOLA, LEITURA E A INTERPRETAÇÃO TEXTUAL- PIBID: LETRAS - PORTUGUÊS RESUMO Juliana Candido QUEROZ (Bolsista) 1 ; Natália SILVA (Bolsista) 2, Leila BRUNO (Supervisora) 3 ; Sinval Martins S. FILHO (Coordenador)

Leia mais

Exercícios de Revisão - 1

Exercícios de Revisão - 1 Exercícios de Revisão - 1 1. Sobre a relação entre a revolução industrial e o surgimento da sociologia como ciência, assinale o que for incorreto. a) A consolidação do modelo econômico baseado na indústria

Leia mais

Rousseau e educação: fundamentos educacionais infantil.

Rousseau e educação: fundamentos educacionais infantil. Rousseau e educação: fundamentos educacionais infantil. 1 Autora :Rosângela Azevedo- PIBID, UEPB. E-mail: rosangelauepb@gmail.com ²Orientador: Dr. Valmir pereira. UEPB E-mail: provalmir@mail.com Desde

Leia mais

DEMOCRÁTICA NO ENSINO PÚBLICO

DEMOCRÁTICA NO ENSINO PÚBLICO O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO COMO INSTRUMENTO DE GESTÃO ROSINALDO PANTOJA DE FREITAS rpfpantoja@hotmail.com DEMOCRÁTICA NO ENSINO PÚBLICO RESUMO: Este artigo aborda o Projeto político pedagógico e também

Leia mais

Principais Sociólogos

Principais Sociólogos Principais Sociólogos 1. (Uncisal 2012) O modo de vestir determina a identidade de grupos sociais, simboliza o poder e comunica o status dos indivíduos. Seu caráter institucional assume grande importância

Leia mais

Projeto Político-Pedagógico Estudo técnico de seus pressupostos, paradigma e propostas

Projeto Político-Pedagógico Estudo técnico de seus pressupostos, paradigma e propostas Projeto Político-Pedagógico Estudo técnico de seus pressupostos, paradigma e propostas Introdução A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional afirma que cabe aos estabelecimentos de ensino definir

Leia mais

Estado da Arte: Diálogos entre a Educação Física e a Psicologia

Estado da Arte: Diálogos entre a Educação Física e a Psicologia Estado da Arte: Diálogos entre a Educação Física e a Psicologia Eixo temático 1: Fundamentos e práticas educacionais Telma Sara Q. Matos 1 Vilma L. Nista-Piccolo 2 Agências Financiadoras: Capes / Fapemig

Leia mais

SOCIEDADE E TEORIA DA AÇÃO SOCIAL

SOCIEDADE E TEORIA DA AÇÃO SOCIAL SOCIEDADE E TEORIA DA AÇÃO SOCIAL INTRODUÇÃO O conceito de ação social está presente em diversas fontes, porém, no que se refere aos materiais desta disciplina o mesmo será esclarecido com base nas idéias

Leia mais

Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas. Grupo de Pesquisa em Interação, Tecnologias Digitais e Sociedade - GITS

Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas. Grupo de Pesquisa em Interação, Tecnologias Digitais e Sociedade - GITS Universidade Federal da Bahia Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas Grupo de Pesquisa em Interação, Tecnologias Digitais e Sociedade - GITS Reunião de 18 de junho de 2010 Resumo

Leia mais

SAÚDE E EDUCAÇÃO INFANTIL Uma análise sobre as práticas pedagógicas nas escolas.

SAÚDE E EDUCAÇÃO INFANTIL Uma análise sobre as práticas pedagógicas nas escolas. SAÚDE E EDUCAÇÃO INFANTIL Uma análise sobre as práticas pedagógicas nas escolas. SANTOS, Silvana Salviano silvanasalviano@hotmail.com UNEMAT Campus de Juara JESUS, Lori Hack de lorihj@hotmail.com UNEMAT

Leia mais

Exercícios Classe Social x Estratificação Social

Exercícios Classe Social x Estratificação Social Exercícios Classe Social x Estratificação Social 1. Para Karl Marx o conceito de Classes Sociais se desenvolve com a formação da sociedade capitalista. Dessa forma, é correto afirmar que : a) As classes

Leia mais

Max Weber. Sociologia Compreensiva

Max Weber. Sociologia Compreensiva Max Weber Sociologia Compreensiva Índice Max Weber: Vida e obra Uma teia de sentidos 1. O conceito de ação social 1.1 Ação tradicional 1.2 Ação afetiva 1.3 Ação racional com relação a valores 1.4 Ação

Leia mais

VIII JORNADA DE ESTÁGIO DE SERVIÇO SOCIAL

VIII JORNADA DE ESTÁGIO DE SERVIÇO SOCIAL VIII JORNADA DE ESTÁGIO DE SERVIÇO SOCIAL CONSIDERAÇÕES SOBRE O TRABALHO REALIZADO PELO SERVIÇO SOCIAL NO CENTRO PONTAGROSSENSE DE REABILITAÇÃO AUDITIVA E DA FALA (CEPRAF) TRENTINI, Fabiana Vosgerau 1

Leia mais

CASTILHO, Grazielle (Acadêmica); Curso de graduação da Faculdade de Educação Física da Universidade Federal de Goiás (FEF/UFG).

CASTILHO, Grazielle (Acadêmica); Curso de graduação da Faculdade de Educação Física da Universidade Federal de Goiás (FEF/UFG). ANÁLISE DAS CONCEPÇÕES DE EDUCAÇÃO INFANTIL E EDUCAÇÃO FÍSICA PRESENTES EM UMA INSTITUIÇÃO FILÁNTROPICA E MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL DA CIDADE DE GOIÂNIA/GO CASTILHO, Grazielle (Acadêmica); Curso de

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DAS DISCIPLINAS DE MATEMÁTICA E FÍSICA NO ENEM: PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DO CURSO PRÉ- UNIVERSITÁRIO DA UFPB LITORAL NORTE

A IMPORTÂNCIA DAS DISCIPLINAS DE MATEMÁTICA E FÍSICA NO ENEM: PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DO CURSO PRÉ- UNIVERSITÁRIO DA UFPB LITORAL NORTE A IMPORTÂNCIA DAS DISCIPLINAS DE MATEMÁTICA E FÍSICA NO ENEM: PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DO CURSO PRÉ- UNIVERSITÁRIO DA UFPB LITORAL NORTE ALMEIDA 1, Leonardo Rodrigues de SOUSA 2, Raniere Lima Menezes de PEREIRA

Leia mais

ITINERÁRIOS DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: O ESTÁGIO SUPERVISIONADO E A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA

ITINERÁRIOS DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: O ESTÁGIO SUPERVISIONADO E A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA ITINERÁRIOS DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: O ESTÁGIO SUPERVISIONADO E A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA Chrystian Fernando Araújo BORGES - IME/UFG cborges@mat.grad.ufg.br; Wellington Lima CEDRO - IME/UFG

Leia mais

SAÚDE COMO UM DIREITO DE CIDADANIA

SAÚDE COMO UM DIREITO DE CIDADANIA SAÚDE COMO UM DIREITO DE CIDADANIA José Ivo dos Santos Pedrosa 1 Objetivo: Conhecer os direitos em saúde e noções de cidadania levando o gestor a contribuir nos processos de formulação de políticas públicas.

Leia mais

Unidade 3: A Teoria da Ação Social de Max Weber. Professor Igor Assaf Mendes Sociologia Geral - Psicologia

Unidade 3: A Teoria da Ação Social de Max Weber. Professor Igor Assaf Mendes Sociologia Geral - Psicologia Unidade 3: A Teoria da Ação Social de Max Weber Professor Igor Assaf Mendes Sociologia Geral - Psicologia A Teoria de Ação Social de Max Weber 1 Ação Social 2 Forma de dominação Legítimas 3 Desencantamento

Leia mais

Émile Durkheim 1858-1917

Émile Durkheim 1858-1917 Émile Durkheim 1858-1917 Epistemologia Antes de criar propriamente o seu método sociológico, Durkheim tinha que defrontar-se com duas questões: 1. Como ele concebia a relação entre indivíduo e sociedade

Leia mais

1 A sociedade dos indivíduos

1 A sociedade dos indivíduos 1 A dos indivíduos Unidade Nós, seres humanos, nascemos e vivemos em porque necessitamos uns dos outros. Entre os estudiosos que se preocuparam em analisar a relação dos indivíduos com a, destacam-se Karl

Leia mais

SIGNIFICADOS ATRIBUÍDOS ÀS AÇÕES DE FORMAÇÃO CONTINUADA DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DO RECIFE/PE

SIGNIFICADOS ATRIBUÍDOS ÀS AÇÕES DE FORMAÇÃO CONTINUADA DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DO RECIFE/PE SIGNIFICADOS ATRIBUÍDOS ÀS AÇÕES DE FORMAÇÃO CONTINUADA DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DO RECIFE/PE Adriele Albertina da Silva Universidade Federal de Pernambuco, adrielealbertina18@gmail.com Nathali Gomes

Leia mais

Curso de Graduação. Dados do Curso. Administração. Contato. Modalidade a Distância. Ver QSL e Ementas. Universidade Federal do Rio Grande / FURG

Curso de Graduação. Dados do Curso. Administração. Contato. Modalidade a Distância. Ver QSL e Ementas. Universidade Federal do Rio Grande / FURG Curso de Graduação Administração Modalidade a Distância Dados do Curso Contato Ver QSL e Ementas Universidade Federal do Rio Grande / FURG 1) DADOS DO CURSO: COORDENAÇÃO: Profª MSc. Suzana Malta ENDEREÇO:

Leia mais

TÍTULO: DESIGUALDADE SOCIAL E O FENÔMENO DA GLOBALIZAÇÃO CATEGORIA: EM ANDAMENTO ÁREA: CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS

TÍTULO: DESIGUALDADE SOCIAL E O FENÔMENO DA GLOBALIZAÇÃO CATEGORIA: EM ANDAMENTO ÁREA: CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS Anais do Conic-Semesp. Volume 1, 2013 - Faculdade Anhanguera de Campinas - Unidade 3. ISSN 2357-8904 TÍTULO: DESIGUALDADE SOCIAL E O FENÔMENO DA GLOBALIZAÇÃO CATEGORIA: EM ANDAMENTO ÁREA: CIÊNCIAS HUMANAS

Leia mais

A FORMAÇÃO DE SUJEITOS CRÍTICOS NO ENSINO SUPERIOR: UM POSSÍVEL CAMINHO PARA A TRANSFORMAÇÃO SOCIAL. Marijara de Lima Monaliza Alves Lopes

A FORMAÇÃO DE SUJEITOS CRÍTICOS NO ENSINO SUPERIOR: UM POSSÍVEL CAMINHO PARA A TRANSFORMAÇÃO SOCIAL. Marijara de Lima Monaliza Alves Lopes A FORMAÇÃO DE SUJEITOS CRÍTICOS NO ENSINO SUPERIOR: UM POSSÍVEL CAMINHO PARA A TRANSFORMAÇÃO SOCIAL Marijara de Lima Monaliza Alves Lopes FACULDADE ALFREDO NASSER INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO III PESQUISAR

Leia mais

EDUCAÇÃO E PROGRESSO: A EVOLUÇÃO DO ESPAÇO FÍSICO DA ESCOLA ESTADUAL ELOY PEREIRA NAS COMEMORAÇÕES DO SEU JUBILEU

EDUCAÇÃO E PROGRESSO: A EVOLUÇÃO DO ESPAÇO FÍSICO DA ESCOLA ESTADUAL ELOY PEREIRA NAS COMEMORAÇÕES DO SEU JUBILEU 1 EDUCAÇÃO E PROGRESSO: A EVOLUÇÃO DO ESPAÇO FÍSICO DA ESCOLA ESTADUAL ELOY PEREIRA NAS COMEMORAÇÕES DO SEU JUBILEU Resumo Rodrigo Rafael Pinheiro da Fonseca Universidade Estadual de Montes Claros digasmg@gmail.com

Leia mais

Necessidade e construção de uma Base Nacional Comum

Necessidade e construção de uma Base Nacional Comum Necessidade e construção de uma Base Nacional Comum 1. O direito constitucional à educação é concretizado, primeiramente, com uma trajetória regular do estudante, isto é, acesso das crianças e jovens a

Leia mais

SOCIEDADE, EDUCAÇÃO E VIDA MORAL. Monise F. Gomes; Pâmela de Almeida; Patrícia de Abreu.

SOCIEDADE, EDUCAÇÃO E VIDA MORAL. Monise F. Gomes; Pâmela de Almeida; Patrícia de Abreu. SOCIEDADE, EDUCAÇÃO E VIDA MORAL Monise F. Gomes; Pâmela de Almeida; Patrícia de Abreu. O homem faz a sociedade ou a sociedade faz o homem? A culpa é da sociedade que o transformou Quem sabe faz a hora,

Leia mais

CURSOS PRECISAM PREPARAR PARA A DOCÊNCIA

CURSOS PRECISAM PREPARAR PARA A DOCÊNCIA Fundação Carlos Chagas Difusão de Idéias novembro/2011 página 1 CURSOS PRECISAM PREPARAR PARA A DOCÊNCIA Elba Siqueira de Sá Barretto: Os cursos de Pedagogia costumam ser muito genéricos e falta-lhes um

Leia mais

ESTRATÉGIAS DE ENSINO NA EDUCAÇÃO INFANTIL E FORMAÇÃO DE PROFESSORES. Profa. Me. Michele Costa

ESTRATÉGIAS DE ENSINO NA EDUCAÇÃO INFANTIL E FORMAÇÃO DE PROFESSORES. Profa. Me. Michele Costa ESTRATÉGIAS DE ENSINO NA EDUCAÇÃO INFANTIL E FORMAÇÃO DE PROFESSORES Profa. Me. Michele Costa CONVERSAREMOS SOBRE Formação de Professores Continuação do diálogo sobre o professor de educação infantil.

Leia mais

OS PROCESSOS DE TRABALHO DO SERVIÇO SOCIAL EM UM DESENHO CONTEMPORÂNEO

OS PROCESSOS DE TRABALHO DO SERVIÇO SOCIAL EM UM DESENHO CONTEMPORÂNEO OS PROCESSOS DE TRABALHO DO SERVIÇO SOCIAL EM UM DESENHO CONTEMPORÂNEO Karen Ramos Camargo 1 Resumo O presente artigo visa suscitar a discussão acerca dos processos de trabalho do Serviço Social, relacionados

Leia mais

Formação de Professores: um diálogo com Rousseau e Foucault

Formação de Professores: um diálogo com Rousseau e Foucault Formação de Professores: um diálogo com Rousseau e Foucault Eixo temático 2: Formação de Professores e Cultura Digital Vicentina Oliveira Santos Lima 1 A grande importância do pensamento de Rousseau na

Leia mais

FUNDAÇÃO CARMELITANA MÁRIO PALMÉRIO FACIHUS FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS Educação de qualidade ao seu alcance SUBPROJETO: PEDAGOGIA

FUNDAÇÃO CARMELITANA MÁRIO PALMÉRIO FACIHUS FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS Educação de qualidade ao seu alcance SUBPROJETO: PEDAGOGIA SUBPROJETO: PEDAGOGIA Alfabetizar letrando com as tecnologias INTRODUÇÃO A escola necessita formar seu aluno a aprender a ler o mundo, ter autonomia para buscar seu conhecimento, incentivá-lo a ser autor

Leia mais

Rafael Vargas Presidente da SBEP.RO Gestor de Projetos Sociais do Instituto Ágora Secretário do Terceiro Setor da UGT.RO

Rafael Vargas Presidente da SBEP.RO Gestor de Projetos Sociais do Instituto Ágora Secretário do Terceiro Setor da UGT.RO Abril/2014 Porto Velho/Rondônia Rafael Vargas Presidente da SBEP.RO Gestor de Projetos Sociais do Instituto Ágora Secretário do Terceiro Setor da UGT.RO Terceiro Setor É uma terminologia sociológica que

Leia mais

O trabalho voluntário é uma atitude, e esta, numa visão transdisciplinar é:

O trabalho voluntário é uma atitude, e esta, numa visão transdisciplinar é: O trabalho voluntário é uma atitude, e esta, numa visão transdisciplinar é: a capacidade individual ou social para manter uma orientação constante, imutável, qualquer que seja a complexidade de uma situação

Leia mais

Rompendo os muros escolares: ética, cidadania e comunidade 1

Rompendo os muros escolares: ética, cidadania e comunidade 1 PROGRAMA ÉTICA E CIDADANIA construindo valores na escola e na sociedade Rompendo os muros escolares: ética, cidadania e comunidade 1 Ulisses F. Araújo 2 A construção de um ambiente ético que ultrapasse

Leia mais

A Sociologia Compreensiva de Max Weber (1864-1920)

A Sociologia Compreensiva de Max Weber (1864-1920) A Sociologia Compreensiva de Max Weber (1864-1920) Curso de Ciências Sociais IFISP/UFPel Disciplina: Fundamentos de Sociologia Professor: Francisco E. B. Vargas Pelotas, abril de 2015. I. Contexto histórico

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DOS FUNCIONÁRIOS NO PROCESSO EDUCATIVO NAS ESCOLAS

A IMPORTÂNCIA DOS FUNCIONÁRIOS NO PROCESSO EDUCATIVO NAS ESCOLAS A IMPORTÂNCIA DOS FUNCIONÁRIOS NO PROCESSO EDUCATIVO NAS ESCOLAS Carine Ferreira Machado Virago 1 Carla Cristiane Costa 2 Resumo: A nova conjuntura educacional, voltada especialmente a uma educação integral

Leia mais

Sociologia Organizacional

Sociologia Organizacional Sociologia Organizacional Aula 2 Organização da Aula Aula 2 - a institucionalização da sociologia: o estudo de August Comte e Emile Durkheim Prof. Me. Anna Klamas A perspectiva sociológica da análise social

Leia mais

EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA E POLÍTICAS PÚBLICAS SOCIAIS

EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA E POLÍTICAS PÚBLICAS SOCIAIS EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA E POLÍTICAS PÚBLICAS SOCIAIS Flávio Pereira DINIZ (FCS UFG / diniz.fp@gmail.com) 1 Dijaci David de OLIVEIRA (FCS UFG / dijaci@gmail.com) 2 Palavras-chave: extensão universitária;

Leia mais

Educação para a Cidadania linhas orientadoras

Educação para a Cidadania linhas orientadoras Educação para a Cidadania linhas orientadoras A prática da cidadania constitui um processo participado, individual e coletivo, que apela à reflexão e à ação sobre os problemas sentidos por cada um e pela

Leia mais

AS REGRAS DO MÉTODO SOCIOLÓGICO ÉMILE DURKHEIM

AS REGRAS DO MÉTODO SOCIOLÓGICO ÉMILE DURKHEIM AS REGRAS DO MÉTODO SOCIOLÓGICO DE ÉMILE DURKHEIM Prof. Railton Souza OBJETO Na obra As Regras do Método Sociológico, publicada em 1895 Émile Durkheim estabelece um objeto de investigação para a sociologia

Leia mais

INSTITUTOS SUPERIORES DE ENSINO DO CENSA PROGRAMA INSTITUCIONAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA PROVIC PROGRAMA VOLUNTÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA

INSTITUTOS SUPERIORES DE ENSINO DO CENSA PROGRAMA INSTITUCIONAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA PROVIC PROGRAMA VOLUNTÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA INSTITUTOS SUPERIORES DE ENSINO DO CENSA PROGRAMA INSTITUCIONAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA PROVIC PROGRAMA VOLUNTÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA IMPACTO DA CONSTRUÇÃO CIVIL NO PRODUTO INTERNO BRUTO BRASILEIRO

Leia mais

Curso de Especialização em GESTÃO E LOGÍSTICA HOSPITALAR

Curso de Especialização em GESTÃO E LOGÍSTICA HOSPITALAR Curso de Especialização em GESTÃO E LOGÍSTICA HOSPITALAR ÁREA DO CONHECIMENTO: Administração e Saúde. NOME DO CURSO: Curso de Pós-Graduação Lato Sensu, especialização em Gestão e Logística Hospitalar.

Leia mais

ABCEducatio entrevista Sílvio Bock

ABCEducatio entrevista Sílvio Bock ABCEducatio entrevista Sílvio Bock Escolher uma profissão é fazer um projeto de futuro A entrada do segundo semestre sempre é marcada por uma grande preocupação para todos os alunos que estão terminando

Leia mais

Pesquisa com Professores de Escolas e com Alunos da Graduação em Matemática

Pesquisa com Professores de Escolas e com Alunos da Graduação em Matemática Pesquisa com Professores de Escolas e com Alunos da Graduação em Matemática Rene Baltazar Introdução Serão abordados, neste trabalho, significados e características de Professor Pesquisador e as conseqüências,

Leia mais

DIFICULDADES DE LEITURA E ESCRITA: REFLEXÕES A PARTIR DA EXPERIÊNCIA DO PIBID

DIFICULDADES DE LEITURA E ESCRITA: REFLEXÕES A PARTIR DA EXPERIÊNCIA DO PIBID DIFICULDADES DE LEITURA E ESCRITA: REFLEXÕES A PARTIR DA EXPERIÊNCIA DO PIBID BARROS, Raquel Pirangi. SANTOS, Ana Maria Felipe. SOUZA, Edilene Marinho de. MATA, Luana da Mata.. VALE, Elisabete Carlos do.

Leia mais

COLÉGIO VICENTINO IMACULADO CORAÇÃO DE MARIA Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio Rua Rui Barbosa, 1324, Toledo PR Fone: 3277-8150

COLÉGIO VICENTINO IMACULADO CORAÇÃO DE MARIA Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio Rua Rui Barbosa, 1324, Toledo PR Fone: 3277-8150 COLÉGIO VICENTINO IMACULADO CORAÇÃO DE MARIA Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio Rua Rui Barbosa, 1324, Toledo PR Fone: 3277-8150 PLANEJAMENTO ANUAL DE SOCIOLOGIA 3ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO PROFESSOR

Leia mais

Núcleo de educação a distância - NEAD/UNIFRAN UNIVERSIDADE DE FRANCA

Núcleo de educação a distância - NEAD/UNIFRAN UNIVERSIDADE DE FRANCA Educação conceito permeado por valores e finalidades Educação e Sociedade:algumas visões no século XX Universidade de Franca Pedagogia EAD Sociologia Geral e da Educação Profa. Lucimary Bernabé Pedrosa

Leia mais

A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA ESCOLA PERMEIA MUDANÇAS DE ATITUDES NA SOCIEDADE

A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA ESCOLA PERMEIA MUDANÇAS DE ATITUDES NA SOCIEDADE A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA ESCOLA PERMEIA MUDANÇAS DE ATITUDES NA SOCIEDADE INTRODUÇÃO José Izael Fernandes da Paz UEPB joseizaelpb@hotmail.com Esse trabalho tem um propósito particular pertinente de abrir

Leia mais

FORMAÇÃO CONTINUADA EM PROEJA. Concepção de currículo integrado

FORMAÇÃO CONTINUADA EM PROEJA. Concepção de currículo integrado FORMAÇÃO CONTINUADA EM PROEJA Concepção de currículo integrado A FORMAÇÃO INTEGRADA A formação Integrada Dois eventos recentes: marcaram as lutas O decreto 2.208/97 Aparta ensino médio de educação profissional

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Orientações para a elaboração do projeto escolar

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Orientações para a elaboração do projeto escolar MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO MÉDIA E TECNOLÓGICA Coordenação-Geral de Ensino Médio Orientações para a elaboração do projeto escolar Questões norteadoras: Quais as etapas necessárias à

Leia mais

TRABALHANDO A CULTURA ALAGOANA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA EXPERIÊNCIA DO PIBID DE PEDAGOGIA

TRABALHANDO A CULTURA ALAGOANA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA EXPERIÊNCIA DO PIBID DE PEDAGOGIA TRABALHANDO A CULTURA ALAGOANA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA EXPERIÊNCIA DO PIBID DE PEDAGOGIA Pedro Henrique Santos da Silva - Bianca dos Santos Cristovão - Luciana Maria da Silva* - RESUMO O Programa Institucional

Leia mais

A crítica à razão especulativa

A crítica à razão especulativa O PENSAMENTO DE MARX A crítica à razão especulativa Crítica a todas as formas de idealismo Filósofo, economista, homem de ação, foi o criador do socialismo científico e o inspirador da ideologia comunista,

Leia mais

V Seminário de Metodologia de Ensino de Educação Física da FEUSP- 2014. Relato de Experiência INSERINDO A EDUCAÇÃO INFANTIL NO CONTEXTO COPA DO MUNDO.

V Seminário de Metodologia de Ensino de Educação Física da FEUSP- 2014. Relato de Experiência INSERINDO A EDUCAÇÃO INFANTIL NO CONTEXTO COPA DO MUNDO. V Seminário de Metodologia de Ensino de Educação Física da FEUSP- 2014 Relato de Experiência INSERINDO A EDUCAÇÃO INFANTIL NO CONTEXTO COPA DO MUNDO. RESUMO Adriana Vieira de Lima Colégio Marista Arquidiocesano

Leia mais

O professor faz diferença?

O professor faz diferença? Artigo publicado no Correio do Estado em 24/07/09 Campo Grande - MS A pedagogia faz diferença. Esta é a tese que será defendida no Seminário Internacional promovido pela Secretaria Estadual de Educação

Leia mais

Ciências Sociais. Objetivo. Sociologia funcionalista. Sociologia da educação: A escola e as relações sociais. Profa.

Ciências Sociais. Objetivo. Sociologia funcionalista. Sociologia da educação: A escola e as relações sociais. Profa. Ciências Sociais Profa.Cristiane Gandolfi Sociologia da educação: A escola e as relações sociais Objetivo Conhecer os mecanismos de sustentação da escola por meio do olhar sociológico. Problematizar a

Leia mais

A Sociologia Compreensiva. De Max Weber

A Sociologia Compreensiva. De Max Weber A Sociologia Compreensiva De Max Weber Problematização O comportamento social é espontâneo, individual e descolado do passado? Max Weber Maximillian Carl Emil Weber Nasceu em 1864 na cidade de Erfurt (Alemanha),

Leia mais

FORMAÇÃO PEDAGÓGICA DE DOCENTES NO ENSINO SUPERIOR

FORMAÇÃO PEDAGÓGICA DE DOCENTES NO ENSINO SUPERIOR FORMAÇÃO PEDAGÓGICA DE DOCENTES NO ENSINO SUPERIOR As transformações sociais no final do século passado e início desse século, ocorridas de forma vertiginosa no que diz respeito aos avanços tecnológicos

Leia mais

difusão de idéias EDUCAÇÃO INFANTIL SEGMENTO QUE DEVE SER VALORIZADO

difusão de idéias EDUCAÇÃO INFANTIL SEGMENTO QUE DEVE SER VALORIZADO Fundação Carlos Chagas Difusão de Idéias outubro/2007 página 1 EDUCAÇÃO INFANTIL SEGMENTO QUE DEVE SER VALORIZADO Moysés Kuhlmann :A educação da criança pequena também deve ser pensada na perspectiva de

Leia mais

Centro de Estudos Avançados em Pós Graduação e Pesquisa

Centro de Estudos Avançados em Pós Graduação e Pesquisa GESTÃO EDUCACIONAL INTEGRADA: Oferecendo 04 Habilitações: supervisão de ensino, orientação educacional, inspeção de ensino e administração escolar. JUSTIFICATIVA O Curso de Especialização em Gestão Educacional

Leia mais

Faculdade de Direito Ipatinga Núcleo de Investigação Científica e Extensão NICE Coordenadoria de Extensão. Identificação da Ação Proposta

Faculdade de Direito Ipatinga Núcleo de Investigação Científica e Extensão NICE Coordenadoria de Extensão. Identificação da Ação Proposta Faculdade de Direito Ipatinga Núcleo de Investigação Científica e Extensão NICE Coordenadoria de Extensão Identificação da Ação Proposta Área do Conhecimento: Ciências Sociais Aplicadas Área Temática:

Leia mais

ENSINO FUNDAMENTAL. De acordo a LDB 9394/96 o Ensino Fundamental, juntamente com a Educação Infantil e o Ensino Médio, compõe a Educação básica.

ENSINO FUNDAMENTAL. De acordo a LDB 9394/96 o Ensino Fundamental, juntamente com a Educação Infantil e o Ensino Médio, compõe a Educação básica. ENSINO FUNDAMENTAL De acordo a LDB 9394/96 o Ensino Fundamental, juntamente com a Educação Infantil e o Ensino Médio, compõe a Educação básica. Art. 32 "o Ensino Fundamental, com duração mínima de oito

Leia mais

LISTA DE EXERCÍCIOS RECUPERAÇÃO. 1. Quais foram as principais características da escolástica? Cite alguns de seus pensadores.

LISTA DE EXERCÍCIOS RECUPERAÇÃO. 1. Quais foram as principais características da escolástica? Cite alguns de seus pensadores. LISTA DE EXERCÍCIOS RECUPERAÇÃO 1. Quais foram as principais características da escolástica? Cite alguns de seus pensadores. 2. Como acontecia a aprendizagem nas escolas no período medieval? Quem era apto

Leia mais

CURSO: LICENCIATURA DA MATEMÁTICA DISCIPLINA: PRÁTICA DE ENSINO 4

CURSO: LICENCIATURA DA MATEMÁTICA DISCIPLINA: PRÁTICA DE ENSINO 4 CAMPUS CARAGUATUBA CURSO: LICENCIATURA DA MATEMÁTICA DISCIPLINA: PRÁTICA DE ENSINO 4 PROFESSOR: ANDRESSA MATTOS SALGADO-SAMPAIO ORIENTAÇÕES PEDAGÓGICAS PARA A PRÁTICA DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO CURSO

Leia mais

O ORIENTADOR FRENTE À INCLUSÃO DA PESSOA COM DEFICIENCIA NA ESCOLA REGULAR DE ENSINO

O ORIENTADOR FRENTE À INCLUSÃO DA PESSOA COM DEFICIENCIA NA ESCOLA REGULAR DE ENSINO O ORIENTADOR FRENTE À INCLUSÃO DA PESSOA COM DEFICIENCIA NA ESCOLA REGULAR DE ENSINO Flávia Fernanda Vasconcelos Alves Faculdades Integradas de Patos FIP flaviavasconcelos.edu@hotmail.com INTRODUÇÃO Observa-se

Leia mais

Por uma pedagogia da juventude

Por uma pedagogia da juventude Por uma pedagogia da juventude Juarez Dayrell * Uma reflexão sobre a questão do projeto de vida no âmbito da juventude e o papel da escola nesse processo, exige primeiramente o esclarecimento do que se

Leia mais

e-mail: simoneperes2@yahoo.com.br 1 CONCEPÇÕES DE CURRÍCULO e-mail: simoneperes2@yahoo.com.br 2 CONVERSANDO SOBRE CURRÍCULO Diferentes concepções Conteúdos e competências Sobre aprendizagens Projetos alternativos

Leia mais

A INCLUSÃO ESCOLAR DE UM ALUNO SURDO: UM ESTUDO DE CASO NA REGIÃO DO CARIRI ORIENTAL DA PARAÍBA

A INCLUSÃO ESCOLAR DE UM ALUNO SURDO: UM ESTUDO DE CASO NA REGIÃO DO CARIRI ORIENTAL DA PARAÍBA A INCLUSÃO ESCOLAR DE UM ALUNO SURDO: UM ESTUDO DE CASO NA REGIÃO DO CARIRI ORIENTAL DA PARAÍBA 1.0 INTRODUÇÃO JUSCIARA LOURENÇO DA SILVA (UEPB) VIVIANA DE SOUZA RAMOS (UEPB) PROFESSOR ORIENTADOR: EDUARDO

Leia mais

OS CONHECIMENTOS DE ACADÊMICOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA E SUA IMPLICAÇÃO PARA A PRÁTICA DOCENTE

OS CONHECIMENTOS DE ACADÊMICOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA E SUA IMPLICAÇÃO PARA A PRÁTICA DOCENTE OS CONHECIMENTOS DE ACADÊMICOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA E SUA IMPLICAÇÃO PARA A PRÁTICA DOCENTE Maria Cristina Kogut - PUCPR RESUMO Há uma preocupação por parte da sociedade com a atuação da escola e do professor,

Leia mais

Objetivos da aula: Emile Durkheim. Ciências Sociais. Emile Durlheim e o estatuto da cientificidade da sociologia. Profa. Cristiane Gandolfi

Objetivos da aula: Emile Durkheim. Ciências Sociais. Emile Durlheim e o estatuto da cientificidade da sociologia. Profa. Cristiane Gandolfi Ciências Sociais Profa. Cristiane Gandolfi Emile Durlheim e o estatuto da cientificidade da sociologia Objetivos da aula: Compreender o pensamento de Emile Durkheim e sua interface com o reconhecimento

Leia mais

Desafios da EJA: flexibilidade, diversidade e profissionalização PNLD 2014

Desafios da EJA: flexibilidade, diversidade e profissionalização PNLD 2014 Desafios da EJA: flexibilidade, diversidade e profissionalização Levantamento das questões de interesse Perfil dos alunos, suas necessidades e expectativas; Condições de trabalho e expectativas dos professores;

Leia mais

Organizando Voluntariado na Escola. Aula 1 Ser Voluntário

Organizando Voluntariado na Escola. Aula 1 Ser Voluntário Organizando Voluntariado na Escola Aula 1 Ser Voluntário Objetivos 1 Entender o que é ser voluntário. 2 Conhecer os benefícios de ajudar. 3 Perceber as oportunidades proporcionadas pelo voluntariado. 4

Leia mais

Sociologia. Professor: Matheus Bortoleto Rodrigues E-mail: bortoletomatheus@yahoo.com.br Escola: Dr. José Ferreira

Sociologia. Professor: Matheus Bortoleto Rodrigues E-mail: bortoletomatheus@yahoo.com.br Escola: Dr. José Ferreira Sociologia Professor: Matheus Bortoleto Rodrigues E-mail: bortoletomatheus@yahoo.com.br Escola: Dr. José Ferreira [...] tudo o que é real tem uma natureza definida que se impõe, com a qual é preciso contar,

Leia mais

O que são Direitos Humanos?

O que são Direitos Humanos? O que são Direitos Humanos? Por Carlos ley Noção e Significados A expressão direitos humanos é uma forma abreviada de mencionar os direitos fundamentais da pessoa humana. Sem esses direitos a pessoa não

Leia mais

Elaboração de Projetos

Elaboração de Projetos Elaboração de Projetos 2 1. ProjetoS John Dewey (1859-1952) FERRARI, Márcio. John Dewey: o pensador que pôs a prática em foco. Nova Escola, São Paulo, jul. 2008. Edição especial grandes pensadores. Disponível

Leia mais