AÇÕES DE EDUCAÇÃO NUTRICIONAL NO PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA. Palavras-chave: Educação Nutricional, escolares, alimentação.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "AÇÕES DE EDUCAÇÃO NUTRICIONAL NO PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA. Palavras-chave: Educação Nutricional, escolares, alimentação."

Transcrição

1 AÇÕES DE EDUCAÇÃO NUTRICIONAL NO PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA Área Temática: Educação Adriana Masiero Kuhl (Coordenadora da Ação de Extensão) Palavras-chave: Educação Nutricional, escolares, alimentação. Adriana Masiero Kuhl 1 Gabriela Datsch Bennemann 2 Raquel Rosalva Gatti 3 Daiana Novello 4 Resumo: Ações de educação nutricional em escolas, especialmente com alunos do ensino fundamental, são essenciais para a formação de hábitos alimentares saudáveis, principalmente se realizadas por profissionais capacitados e com a aplicação de metodologias adequadas. O objetivo desse projeto foi promover ações de educação nutricional para alunos do ensino fundamental de Guarapuava, Paraná. Para a execução dessa proposta foram desenvolvidas atividades voltadas para a alimentação saudável e o consumo alimentar por meio de metodologias específicas para cada série (educação infantil ao 5 ano) visando atender as necessidades de cada faixa etária. Como resultado foram atendidos aproximadamente 2659 alunos de 111 turmas, divididas em 8 escolas de ensino fundamental. Os conteúdos abordados foram o consumo de frutas, a Pirâmide dos Alimentos e as escolhas alimentares, utilizando metodologias expositivas, participativas, teatros e vídeos. Evidenciou-se que as ações atenderam ao objetivo proposto atendendo a toda a população estimada e as informações repassadas de forma satisfatória. Introdução Tendências apontam que a inserção da educação nutricional desde a infância ministrada por profissionais aptos e com formação específica é fundamental, pois o panorama atual de obesidade nesta fase é preocupante e a educação nutricional trabalhada na comunidade escolar, envolvendo educadores e alunos, é vital para as mudanças no perfil do estado nutricional das crianças e consequentemente aumento na qualidade de vida (FERNANDES, et al. 2009). 1 Mestre. Docente do Departamento de Nutrição da UNICENTRO, campus Cedeteg. adrimasiero@hotmail.com 2 Mestre. Docente do Departamento de Nutrição da UNICENTRO, campus Cedeteg. 3 Mestre. Docente do Departamento de Nutrição da UNICENTRO, campus Cedeteg. Doutoranda da Universidad de la Integracion de las Américas PY. 4 Doutora. Docente do Departamento de Nutrição da UNICENTRO, campus Cedeteg.

2 A obesidade infantil vem crescendo em todos os países, tanto nos países desenvolvidos como nos países em desenvolvimento, com drásticas repercussões para essa população (OGDEN, 2002; IBGE, 2006). Nessa etapa, ocorrem mudanças no hábito alimentar normalmente influenciadas pelo meio em que vive. A escola passa a ter papel fundamental para proporcionar educação nutricional adequada, conduzindo a criança a optar por escolhas corretas na sua alimentação, demonstrando que essas escolhas podem determinar a saúde e qualidade de vida. O balanço energético desordenado é comum nesta fase, podendo haver excesso no consumo de alimentos calóricos, com deficiência de nutrientes essenciais e para essa prática pode haver grande influência familiar (BENZECRY, MELLO e ESCRIVÃO, 2012; GONÇALVES et al, 2008). De acordo com sua importância, a educação nutricional é uma estratégia de ação no campo da educação em saúde, devendo ser adotada para a saúde pública no intuito de conter o avanço da ocorrência das doenças crônicas não transmissíveis (DCNT), visto que alimentação de má qualidade é fator preponderante para o aparecimento de inúmeras doenças (MARCONDES, 1997). Nas escolas municipais não há a presença de profissionais especialistas na orientação do padrão de alimentação, além do conteúdo em nutrição não ser trabalhado de forma satisfatória, então, cabe ao nutricionista integrar e mobilizar a comunidade escolar através do Programa de Alimentação Escolar (PAE) para as práticas vinculadas às ações e abordagens práticas de alimentação saudável, devendo estar apto para ser o articulador dessas ações educativas, convocando colaboradores para o desenvolvimento de projetos permanentes em alimentação e nutrição e auxiliando no planejamento de atividades com esse tema e conteúdo. Diante do exposto o objetivo desse projeto foi promover ações de educação nutricional para alunos do ensino fundamental de Guarapuava, Paraná. Metodologia Esse projeto foi uma parceria da Secretaria de Saúde e de Educação da cidade de Guarapuava com instituições em ensino superior executado no segundo semestre de 2013 e primeiro semestre de 2014, para atender aos objetivos do Projeto Saúde na Escola. O público alvo foram crianças de Escolas Públicas de Ensino Fundamental e Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI) contempladas pelas ações do Projeto Saúde na Escola abrangendo ao todo 29 escolas, 12 CMEI e crianças. Sendo que as ações dessa proposta aconteceram em 8 escolas, sendo 1 do distrito do Guará e 2 do distrito da Palmeirinha. As atividades de educação nutricional foram desenvolvidas pelos acadêmicos do 2 ano do curso de Nutrição do ano de 2013 juntamente com professoras do Departamento de Nutrição, as quais abordaram conteúdos e metodologias visando atender as necessidades das faixas etárias contempladas, abrangendo alunos de educação infantil até o 5 ano.

3 A adequação das atividades ao público alvo foi possível após a realização de visitas nas escolas atendidas para o preenchimento de um formulário onde a diretora ou a coordenadora deveria responder as seguintes questões: 1) Nesse ano seus alunos já receberam alguma aula sobre educação nutricional?; 2) Sobre o acesso aos alimentos, a maioria dos seus alunos tem boa ou ruim disponibilidade de alimentos?; 3) Qual tema, sobre alimentação, você julga ser mais importante para ser trabalhado na sua escola?; e 4) Se tiver alguma consideração a fazer sobre alguma turma específica que seja importante para as atividades de educação nutricional, por favor, descrever abaixo. Resultados e discussão Quanto ao público atendido totalizaram 2659 crianças em 11 escolas, conforme Tabela 1. Tabela 1 - Abrangência das ações de educação nutricional em escolas da rede pública de Guarapuava PR. TURMAS Nº DE TURMAS Nº DE ALUNOS Educação Infantil ano ano ano ano ano TOTAL Quanto às ações realizadas, os conteúdos e as metodologias utilizadas em cada série são descritas abaixo: Turmas de educação infantil e 1 ano: foi abordado o incentivo ao consumo de alimentos saudáveis focando o consumo de frutas. Para isso foram apresentadas às crianças figuras de frutas e também elas puderam contar quais elas já conheciam e já tinham experimentado. Para fixação foram utilizadas atividades de pintura, ligação e colagem; Turmas de 2 ano: também foi trabalhado o conteúdo de alimentação saudável focando o consumo de frutas, porém nesse grupo foi utilizado o método de teatro de fantoches e paródia sobre o tema. Para fixação foi utilizado exercício de caça-palavras; Turmas de 3 e 4 ano: para essas faixas etárias (8 e 9 anos) foi trabalhada a alimentação saudável através dos conceitos da Pirâmide dos Alimentos, demonstrando os alimentos que compõem cada grupo e a sua importância. Nessa ação foram empregadas metodologias interativas com a utilização da Pirâmide dos Alimentos desmontável e a demonstração de medidas caseiras através de utensílios utilizados para o proporcionamento dos alimentos, como

4 colheres, xícaras, copos e pratos. As atividades de fixação foram: caçapalavras dos grupos de alimentos, montagem de uma Pirâmide dos Alimentos no papel e folhetos informativos sobre os 10 passos para uma alimentação saudável; Turmas de 5 ano: nessas turmas as ações tiveram como foco o consumo e as escolhas alimentares comuns nesse grupo populacional através do documentário Muito além do peso, onde é retratada a realidade da maior parte da população brasileira e mundial no que diz respeito aos hábitos alimentares, ou seja, o elevado consumo de produtos industrializados fontes de gordura, sódio e açúcar e o baixo consumo de alimentos in natura. Para a apresentação do documentário, o mesmo foi editado e foram selecionadas algumas partes que se julgou mais adequadas à faixa etária, totalizando 30 minutos de exibição. Após a apresentação do documentário os alunos responderam a um questionário estruturado para identificar as impressões obtidas e verificar o consumo de alguns alimentos. A fixação se deu na forma de discussão, onde houve a troca de informações entre os alunos e os educadores. A importância dessas ações se destaca quando prevalência de excesso de peso entre escolares é revelada em estudo, como os realizados por GÓES et al. (2012) e BENNEMANN et al. (2013) a respeito do estado nutricional em préescolares e escolares do ensino fundamental respectivamente, na cidade de Guarapuava. Entre os pré-escolares os achados apontaram para 23,3% de excesso de peso e entre os escolares as prevalências de sobrepeso, obesidade e obesidade grave foram de 17,88%, 8,13% e 5,69% respectivamente. Considerações finais As ações propostas alcançaram aos objetivos estabelecidos, pois toda a população envolvida foi atendida e as orientações nutricionais julgadas pertinentes foram transmitidas de forma satisfatória, visto que o retorno dado pelos alunos de forma empírica mostrou que o conteúdo foi entendido e que existe uma grande necessidade dessas informações. Destaca-se que o processo de educação nutricional é uma ação contínua que deve ser trabalhada ao longo dos anos desde a infância até a idade adulta, porém, ressalta-se a importância dessa abordagem nos primeiros anos de vida, tanto nas escolas como nas famílias, pois a formação de hábitos alimentares saudáveis na infância, de forma efetiva, permitirá sua manutenção ao longo da vida. Referências BENNEMANN, G. et al. Prevalência de sobrepeso e obesidade em escolares do município de Guarapuava-PR. Revista Nutrire, v.38, n.suplemento, p , BENZECRY, S. G.; MELLO, E. D. de; ESCRIVÃO, M. A, M.S. Manual de orientação do departamento de Nutrologia: alimentação do lactente ao adolescente,

5 alimentação na escola, alimentação saudável e vínculo mãe-filho, alimentação saudável e prevenção de doenças, segurança alimentar. Sociedade Brasileira de Pediatria. Rio de Janeiro, a ed. BRASIL.Ministério da Saúde e Ministério da Educação e Cultura. Portaria n 1.010/2006. Diretrizes para a Promoção da Alimentação Saudável nas Escolas de educação infantil, fundamental e nível médio das redes públicas e privadas em âmbito nacional. Brasília, CONSELHO FEDERAL DE NUTRICIONISTAS (Brasil). Resolução no 358 de 18 de maio de Dispõe sobre as atribuições do nutricionista no âmbito do Programa de Alimentação Escolar (PAE) e dá outras providências. [documento da Internet]. Disponível em: novosite/pdf/res/2005/res358.pdf. Acesso em mar. de FERNANDES, P. S. et al. Avaliação do efeito da educação nutricional na prevalência de sobrepeso/obesidade e no consumo alimentar de escolares do ensino fundamental. Jornal de Pediatria. v.85 n.4, GÓES, V. et al. Estado nutricional em pré-escolares na cidade de Guarapuava-PR. Revista Alimentação e Nutrição Araraquara, v.23, n.1, p , GONÇALVES, F.D,et.al. Health promotion in primary school. Interface Comunidade Saúde Educação, 2008; 12: INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Pesquisa de orçamentos familiares 2002/2003. Antropometria e análise do estado nutricional de crianças e adolescentes no Brasil. Rio de Janeiro: Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística; MARCONDES, R. Educação nutricional em saúde pública: conceituação, objetivos e princípios São Paulo: Faculdade de Saúde Pública, USP, (Apostila da Disciplina Educação em Saúde Pública). OGDEN, C.L; FLEGAL, KM, CARROL,MD. Prevalence and trends in overweight among US children and adolescents, JAMA, p 288, 2002.

PROGRAMA INTERDISCIPLINAR DE ATENÇÃO E PROMOÇÃO À SAÚDE DE CRIANÇAS, JOVENS E ADULTOS DE GUARAPUAVA

PROGRAMA INTERDISCIPLINAR DE ATENÇÃO E PROMOÇÃO À SAÚDE DE CRIANÇAS, JOVENS E ADULTOS DE GUARAPUAVA PROGRAMA INTERDISCIPLINAR DE ATENÇÃO E PROMOÇÃO À SAÚDE DE CRIANÇAS, JOVENS E ADULTOS DE GUARAPUAVA Área Temática: Saúde Adriana Masiero Kuhl (coordenadora da Ação de Extensão) Palavras-chave: qualidade

Leia mais

ESCOLA MUNICIPAL LEITÃO DA CUNHA PROJETO BOM DE PESO

ESCOLA MUNICIPAL LEITÃO DA CUNHA PROJETO BOM DE PESO ESCOLA MUNICIPAL LEITÃO DA CUNHA PROJETO BOM DE PESO DISCIPLINA DE EDUCAÇÃO FÍSICA PROFESSORA JERUSA MÔNICA DE ABREU SOUZA INTRODUÇÃO A obesidade vem aumentando de forma alarmante, sendo por isso considerada

Leia mais

Brasil é um dos principais apoiadores da agenda de nutrição adotada pela ONU

Brasil é um dos principais apoiadores da agenda de nutrição adotada pela ONU Brasil é um dos principais apoiadores da agenda de nutrição adotada pela ONU Década da ação sobre a nutrição incentiva países a assegurar acesso universal a dietas mais saudáveis e sustentáveis Alerta

Leia mais

ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL RESUMO

ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL RESUMO ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL Ana Paula Scherer de Brum* Patrícia Wolf** Paula Masiero*** RESUMO Para termos um corpo e uma mente sadia, devemos ter uma alimentação saudável, com propriedades que ajudam no desenvolvimento

Leia mais

A MATEMÁTICA NA ALIMENTAÇÃO: UMA PROPOSTA DE APRENDIZAGEM CONCEITUAL E PROMOÇÃO DA SAÚDE NA ESCOLA 1

A MATEMÁTICA NA ALIMENTAÇÃO: UMA PROPOSTA DE APRENDIZAGEM CONCEITUAL E PROMOÇÃO DA SAÚDE NA ESCOLA 1 A MATEMÁTICA NA ALIMENTAÇÃO: UMA PROPOSTA DE APRENDIZAGEM CONCEITUAL E PROMOÇÃO DA SAÚDE NA ESCOLA 1 Vanessa Pinheiro 2, Raquel Cichowicz 3, Cristiane Tarine Müller Girotto 4. 1 Relato de experiência 2

Leia mais

Projeto de Extensão: Clínica Escola: atendimento ambulatorial de nutrição à comunidade

Projeto de Extensão: Clínica Escola: atendimento ambulatorial de nutrição à comunidade FACULDADE DE CIÊNCIAS DA SAÚDE ARCHIMEDES THEODORO Projeto de Extensão: Clínica Escola: atendimento ambulatorial de nutrição à comunidade Além Paraíba, 2011 INTRODUÇÃO A alimentação e nutrição são requisitos

Leia mais

ATENDIMENTO AMBULATORIAL NUTRICIONAL DE CRIANÇAS FREQUENTADORAS DO CENTRO DE NUTRIÇÃO RENASCER DE GUARAPUAVA-PR

ATENDIMENTO AMBULATORIAL NUTRICIONAL DE CRIANÇAS FREQUENTADORAS DO CENTRO DE NUTRIÇÃO RENASCER DE GUARAPUAVA-PR ATENDIMENTO AMBULATORIAL NUTRICIONAL DE CRIANÇAS FREQUENTADORAS DO CENTRO DE NUTRIÇÃO RENASCER DE GUARAPUAVA-PR Área Temática: Saúde. Autores: Nilciane Taques (UNICENTRO) 1, Pâmela Schactae Lacerda (UNICENTRO)

Leia mais

Metodologia Científica. Justificativa

Metodologia Científica. Justificativa Metodologia Científica Justificativa 26/09/2017 Justificativa O que já sabemos sobre a Justificativa? Justificativa É o convencimento de que a realização da pesquisa é fundamental. Deve exaltar a importância

Leia mais

PALAVRAS-CHAVE: Alimentação escolar. Alimentos industrializados. Educação nutricional.

PALAVRAS-CHAVE: Alimentação escolar. Alimentos industrializados. Educação nutricional. O CONSUMO DE ALIMENTOS INDUSTRIALIZADOS NA INFÂNCIA Jéssica Gabriele Fonseca 1 Maria Góes Drumond 2 RESUMO A infância é o momento onde os costumes e o, caráter estão sendo lapidados, entre essa formação

Leia mais

EDUCAÇÃO NUTRICIONAL PARA ADOLESCENTES: NUTRIÇÃO SEM MODISMO. PALAVRA CHAVE: Perfil nutricional; Alimentação; Adolescentes.

EDUCAÇÃO NUTRICIONAL PARA ADOLESCENTES: NUTRIÇÃO SEM MODISMO. PALAVRA CHAVE: Perfil nutricional; Alimentação; Adolescentes. EDUCAÇÃO NUTRICIONAL PARA ADOLESCENTES: NUTRIÇÃO SEM MODISMO Área Temática: Saúde Autores: Ana Flávia de OLIVEIRA 1, Rafaela ANDRADE 2, Reigieli LOPES 3, Diana Souza Santos VAZ 4 (Orientadora do projeto).

Leia mais

ETHANOL SUMMIT 2017 PAINEL. Açúcar: O Consumo Equilibrado Como Melhor Escolha. São Paulo junho/17

ETHANOL SUMMIT 2017 PAINEL. Açúcar: O Consumo Equilibrado Como Melhor Escolha. São Paulo junho/17 ETHANOL SUMMIT 2017 PAINEL Açúcar: O Consumo Equilibrado Como Melhor Escolha São Paulo junho/17 Estudo VIGITEL 2016* do Ministério da Saúde aponta: brasileiros trocam alimentos naturais por industrializados

Leia mais

Planejamento, Elaboração e Implementação de Cardápios

Planejamento, Elaboração e Implementação de Cardápios Planejamento, Elaboração e Implementação de Cardápios Professora Especialista Daiane Buratto - Nutricionista Coordenadora Regional de Alimentação Escolar STARBENE / BÁSICA REFEIÇÕES. Definições / Tipos

Leia mais

Obesidade Infantil. Nutrição & Atenção à Saúde. Grupo: Camila Barbosa, Clarisse Morioka, Laura Azevedo, Letícia Takarabe e Nathália Saffioti.

Obesidade Infantil. Nutrição & Atenção à Saúde. Grupo: Camila Barbosa, Clarisse Morioka, Laura Azevedo, Letícia Takarabe e Nathália Saffioti. Obesidade Infantil Nutrição & Atenção à Saúde Grupo: Camila Barbosa, Clarisse Morioka, Laura Azevedo, Letícia Takarabe e Nathália Saffioti. A Obesidade Infantil O Problema da Obesidade Infantil É uma doença

Leia mais

NUTRIÇÃO, OBESIDADE E A BOA ALIMENTAÇÃO NAS FASES INICIAIS DA VIDA RESUMO

NUTRIÇÃO, OBESIDADE E A BOA ALIMENTAÇÃO NAS FASES INICIAIS DA VIDA RESUMO NUTRIÇÃO, OBESIDADE E A BOA ALIMENTAÇÃO NAS FASES INICIAIS DA VIDA Ana Paula Scherer de Brum* Mauro Souza** Sabrina Roberta Wagner*** RESUMO A alimentação adequada é imprescindível em qualquer idade, no

Leia mais

AVALIAÇÃO DAS PREFERÊNCIAS ALIMENTARES DOS ESCOLARES DA E.M.E.F.I PADRE AUGUSTO DALCIN DE PINHEIRINHO DO VALE - RS

AVALIAÇÃO DAS PREFERÊNCIAS ALIMENTARES DOS ESCOLARES DA E.M.E.F.I PADRE AUGUSTO DALCIN DE PINHEIRINHO DO VALE - RS AVALIAÇÃO DAS PREFERÊNCIAS ALIMENTARES DOS ESCOLARES DA E.M.E.F.I PADRE AUGUSTO DALCIN DE PINHEIRINHO DO VALE - RS Arléia Maria GASSEN 1, Raquel PILETTI 2 Palavras-chave: alimentação, criança, saúde. INTRODUÇÃO

Leia mais

NAE Campus São Paulo

NAE Campus São Paulo NAE Campus São Paulo PROJETO: EDUCAÇÃO NUTRICIONAL NO RESTAURANTE UNIVERSITÁRIO DO CAMPUS SÃO PAULO: EIXO ALIMENTAÇÃO Novembro de 2017 1 NOME DOS PROPONENTES: - Profa. Dra. Luciana Yuki Tomita (Comissão

Leia mais

EDUCAÇÃO NUTRICIONAL PARA ESCOLARES COMO MÉTODO PARA MODIFICAÇÃO DA PREFERÊNCIA ALIMENTAR

EDUCAÇÃO NUTRICIONAL PARA ESCOLARES COMO MÉTODO PARA MODIFICAÇÃO DA PREFERÊNCIA ALIMENTAR EDUCAÇÃO NUTRICIONAL PARA ESCOLARES COMO MÉTODO PARA MODIFICAÇÃO DA PREFERÊNCIA ALIMENTAR Aline Jabur Castilho(Acadêmica/UNICENTRO), Adriana Honaiser (ICV/ UNICENTRO), Caroline Christ (Acadêmica/UNICENTRO),

Leia mais

MONTAGEM DO PRATO SAUDÁVEL POR CRIANÇAS DE UMA ESCOLA PRIVADA EM FORTALEZA-CE

MONTAGEM DO PRATO SAUDÁVEL POR CRIANÇAS DE UMA ESCOLA PRIVADA EM FORTALEZA-CE CONEXÃO FAMETRO 2018: INOVAÇÃO E CRIATIVIDADE XIV SEMANA ACADÊMICA ISSN: 2357-8645 MONTAGEM DO PRATO SAUDÁVEL POR CRIANÇAS DE UMA ESCOLA PRIVADA EM FORTALEZA-CE Ana Paula Bastos Sousa Sales¹; Cristiane

Leia mais

AÇÕES DE EDUCAÇÃO ALIMENTAR E NUTRICIONAL EM UMA ESCOLA PÚBLICA NO MUNICÍPIO DE JOÃO PESSOA PB: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

AÇÕES DE EDUCAÇÃO ALIMENTAR E NUTRICIONAL EM UMA ESCOLA PÚBLICA NO MUNICÍPIO DE JOÃO PESSOA PB: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA AÇÕES DE EDUCAÇÃO ALIMENTAR E NUTRICIONAL EM UMA ESCOLA PÚBLICA NO MUNICÍPIO DE JOÃO PESSOA PB: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA Louise Fernandes Caetano (1) ¹Universidade Federal da Paraíba, louisefcaetano@gmail.com

Leia mais

PEDIDO DE CREDENCIAMENTO DO SEGUNDO ANO NA ÁREA DE ATUAÇÃO NUTROLOGIA PEDIÁTRICA

PEDIDO DE CREDENCIAMENTO DO SEGUNDO ANO NA ÁREA DE ATUAÇÃO NUTROLOGIA PEDIÁTRICA PEDIDO DE CREDENCIAMENTO DO SEGUNDO ANO NA ÁREA DE ATUAÇÃO NUTROLOGIA PEDIÁTRICA 1. JUSTIFICATIVA PARA SOLICITAÇÃO DE CREDENCIAMENTO DO SEGUNDO ANO NA ÁREA DE ATUAÇÃO NUTROLOGIA PEDIÁTRICA As limitações

Leia mais

SAÚDE COLETIVA: ESTRATÉGIAS NUTRICIONAIS PARA DIMINUIR OS DESAFIOS ENCONTRADOS NA CONTEMPORANEIDADE 1

SAÚDE COLETIVA: ESTRATÉGIAS NUTRICIONAIS PARA DIMINUIR OS DESAFIOS ENCONTRADOS NA CONTEMPORANEIDADE 1 SAÚDE COLETIVA: ESTRATÉGIAS NUTRICIONAIS PARA DIMINUIR OS DESAFIOS ENCONTRADOS NA CONTEMPORANEIDADE 1 Janaína Cunha Barbosa Dallo Especialista em nutrição esportiva e funcional-inespo. Especializanda em

Leia mais

1.1 Identificação do Projeto: ENSINA SAÚDE: Mostra Itinerante de Anatomia Aplicada à

1.1 Identificação do Projeto: ENSINA SAÚDE: Mostra Itinerante de Anatomia Aplicada à 1.1 Identificação do Projeto: ENSINA SAÚDE: Mostra Itinerante de Anatomia Aplicada à Saúde Bucal e Nutricional. 1.2 Área temática Principal: Saúde e Educação 1.3 E-mail telefone do coordenador: celiacvcarvalho@yahoo.com.br/

Leia mais

A importância do ambiente na promoção da alimentação saudável

A importância do ambiente na promoção da alimentação saudável A importância do ambiente na promoção da alimentação saudável Coordenação-Geral de Alimentação e Nutrição (CGAN) Departamento de Atenção Básica/ Secretaria de Atenção à Saúde (DAB/SS) Ministério da Saúde

Leia mais

29º Seminário de Extensão Universitária da Região Sul. Título da Ação: REEDUCAÇÃO ALIMENTAR EM ESCOLAS URBANAS

29º Seminário de Extensão Universitária da Região Sul. Título da Ação: REEDUCAÇÃO ALIMENTAR EM ESCOLAS URBANAS 29º Seminário de Extensão Universitária da Região Sul Título da Ação: REEDUCAÇÃO ALIMENTAR EM ESCOLAS URBANAS Área Temática: Educação Cristiane Pellizzaro Batalha (Coordenadora da ação de extensão) Autores:

Leia mais

NUTRINDO O CONHECIMENTO SOBRE A ALIMENTAÇÃO NO 4º ANO 1

NUTRINDO O CONHECIMENTO SOBRE A ALIMENTAÇÃO NO 4º ANO 1 NUTRINDO O CONHECIMENTO SOBRE A ALIMENTAÇÃO NO 4º ANO 1 1 Projeto realizado com turmas do 4º ano em escolas municipais. 2 Egressa do curso de Pedagogia da Unijuí. 3 Egresso do curso de Pedagogia da Unijuí.

Leia mais

O comportamento alimentar e as rejeições e aversões alimentares de estudantes adolescentes de escolas públicas e privadas de Teresina-PI.

O comportamento alimentar e as rejeições e aversões alimentares de estudantes adolescentes de escolas públicas e privadas de Teresina-PI. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO COORDENADORIA GERAL DE PESQUISA Iniciação Científica Voluntária - ICV Campus Universitário Ministro Petrônio

Leia mais

http://www.rioescolasaudavel.com.br/ A obesidade infantil é considerada um grave problema de saúde em todo o mundo. A obesidade infantil cresceu cinco vezes nos últimos 10 anos no mundo. Três milhões de

Leia mais

TÍTULO: INGESTÃO DE PRODUTOS INDUSTRIALIZADOS RICOS EM SÓDIO E ADIÇÃO DE SAL ÀS PREPARAÇÕES PRONTAS

TÍTULO: INGESTÃO DE PRODUTOS INDUSTRIALIZADOS RICOS EM SÓDIO E ADIÇÃO DE SAL ÀS PREPARAÇÕES PRONTAS TÍTULO: INGESTÃO DE PRODUTOS INDUSTRIALIZADOS RICOS EM SÓDIO E ADIÇÃO DE SAL ÀS PREPARAÇÕES PRONTAS CATEGORIA: EM ANDAMENTO ÁREA: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E SAÚDE SUBÁREA: NUTRIÇÃO INSTITUIÇÃO: UNIVERSIDADE

Leia mais

Avaliação e Classificação do Estado Nutricional

Avaliação e Classificação do Estado Nutricional Avaliação e Classificação do Estado Nutricional Disciplina: Políticas Públicas em Alimentação e Nutrição. Curso de Nutrição e Metabolismo FMRP/USP Luciana Cisoto Ribeiro O que é estado nutricional? É o

Leia mais

PALAVRAS-CHAVE Desenvolvimento motor. Flexibilidade. Resistência abdominal.

PALAVRAS-CHAVE Desenvolvimento motor. Flexibilidade. Resistência abdominal. ISSN 2238-9113 ÁREA TEMÁTICA ( ) COMUNICAÇÃO ( ) CULTURA ( ) DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA ( ) EDUCAÇÃO ( ) MEIO AMBIENTE ( X ) SAÚDE ( ) TRABALHO ( ) TECNOLOGIA MEDIDAS ANTROPOMÉTRICAS E FATORES RELACIONADOS

Leia mais

Contexto escolar: a influência de professores, pares e pais sobre o comportamento de crianças

Contexto escolar: a influência de professores, pares e pais sobre o comportamento de crianças Contexto escolar: a influência de professores, pares e pais sobre o comportamento de crianças Ana Priscila Batista 1 Caroline Guisantes De Salvo Toni 2 Gisele Regina Stasiak 3 Os pais e a escola, que além

Leia mais

O CRESCIMENTO E O DESENVOLVIMENTO DE CRIANÇAS DE UMA ESCOLA MUNICIPAL¹

O CRESCIMENTO E O DESENVOLVIMENTO DE CRIANÇAS DE UMA ESCOLA MUNICIPAL¹ 608 Weliton Nepomuceno Rodrigues et al. O CRESCIMENTO E O DESENVOLVIMENTO DE CRIANÇAS DE UMA ESCOLA MUNICIPAL¹ Weliton Nepomuceno Rodrigues², Soliana de Lima Rosa², Cristina Ferreira Tomé², Alessandra

Leia mais

, Considerando Considerando Considerando Considerando Considerando Considerando

, Considerando Considerando Considerando Considerando Considerando Considerando RESOLUÇÃO CNS Nº O Plenário do Conselho Nacional de Saúde, em sua 192ª Reunião Ordinária, realizada nos dias 10 e 11 de dezembro de 2008, no uso de suas competências regimentais e atribuições conferidas

Leia mais

ROTULAGEM NUTRICIONAL. Nutricionista Geisa L. A. de Siqueira

ROTULAGEM NUTRICIONAL. Nutricionista Geisa L. A. de Siqueira ROTULAGEM NUTRICIONAL Nutricionista Geisa L. A. de Siqueira É toda inscrição, legenda e imagem ou, toda matéria descritiva ou gráfica que esteja escrita, impressa, estampada, gravada ou colada sobre a

Leia mais

AVALIAÇÃO DA ALIMENTAÇÃO COMPLEMENTAR E DO PERFIL NUTRICIONAL DE CRIANÇAS DA PRIMEIRA INFÂNCIA

AVALIAÇÃO DA ALIMENTAÇÃO COMPLEMENTAR E DO PERFIL NUTRICIONAL DE CRIANÇAS DA PRIMEIRA INFÂNCIA 1 AVALIAÇÃO DA ALIMENTAÇÃO COMPLEMENTAR E DO PERFIL NUTRICIONAL DE CRIANÇAS DA PRIMEIRA INFÂNCIA SILVA, L.D.C. da.; PIRES, P.C.; PAGNAN, F. M. Resumo: O leite materno é um alimento indispensável nos 6

Leia mais

Formulário de Aprovação de Curso e Autorização da Oferta

Formulário de Aprovação de Curso e Autorização da Oferta MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SANTA CATARINA Formulário de Aprovação de Curso e Autorização da Oferta PROJETO

Leia mais

DISCIPLINA PEDIATRIA ESTÁGIO (MED 02008) SEMINÁRIOS SOBRE TEMAS PRIORITÁRIOS EM ATENÇÃO PRIMÁRIA EM PEDIATRIA PROGRAMAÇÃO 2018/2

DISCIPLINA PEDIATRIA ESTÁGIO (MED 02008) SEMINÁRIOS SOBRE TEMAS PRIORITÁRIOS EM ATENÇÃO PRIMÁRIA EM PEDIATRIA PROGRAMAÇÃO 2018/2 DISCIPLINA PEDIATRIA ESTÁGIO (MED 02008) SEMINÁRIOS SOBRE TEMAS PRIORITÁRIOS EM ATENÇÃO PRIMÁRIA EM PEDIATRIA PROGRAMAÇÃO 2018/2 Público Alvo: alunos do 8º semestre do Curso de Medicina da UFRGS Período:

Leia mais

DISCUTINDO ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL COM ALUNOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA

DISCUTINDO ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL COM ALUNOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA DISCUTINDO ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL COM ALUNOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA Ana Paula Scherer de Brum* Julia Fabian** Sabrina Antunes Abrão** Érica Mundin Karnal** Kauane Walter** RESUMO A mudança do perfil nutricional

Leia mais

Marco de Referência de Educação Alimentar e Nutricional para as Políticas Públicas

Marco de Referência de Educação Alimentar e Nutricional para as Políticas Públicas Congresso Internacional de Alimentação Escolar: Construindo caminhos para a educação alimentar e nutricional 04 de outubro de 2017 Marco de Referência de Educação Alimentar e Nutricional para as Políticas

Leia mais

EDUCAÇÃO NUTRICIONAL NA INFÂNCIA PROJETO APRENDENDO A SER CRIANÇA : UM RELATO DE EXPERIÊNCIA 1

EDUCAÇÃO NUTRICIONAL NA INFÂNCIA PROJETO APRENDENDO A SER CRIANÇA : UM RELATO DE EXPERIÊNCIA 1 EDUCAÇÃO NUTRICIONAL NA INFÂNCIA PROJETO APRENDENDO A SER CRIANÇA : UM RELATO DE EXPERIÊNCIA 1 Ana Paula Griep Assmann 2, Andrea Juliana Bernd Lima E Silva 3, Fernanda Rosa 4, Jaquieli Sanagiotto 5, Luana

Leia mais

PROMOÇÃO DA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL PARA PREVENÇÃO DA OBESIDADE ENTRE ESCOLARES DO MUNICÍPIO DE REDENÇÃO-CE.

PROMOÇÃO DA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL PARA PREVENÇÃO DA OBESIDADE ENTRE ESCOLARES DO MUNICÍPIO DE REDENÇÃO-CE. PROMOÇÃO DA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL PARA PREVENÇÃO DA OBESIDADE ENTRE ESCOLARES DO MUNICÍPIO DE REDENÇÃO-CE. Gutemberg dos Santos Chaves 1, Vivian Saraiva Veras 2, Ana Carolinna Correia Sales 3, Dara Cesário

Leia mais

CATEGORIA/ ÁREA DE PESQUISA: Nível Superior (BIC) / Ciências biológicas e da saúde (b) OBJETIVOS

CATEGORIA/ ÁREA DE PESQUISA: Nível Superior (BIC) / Ciências biológicas e da saúde (b) OBJETIVOS Aleitamento Materno Exclusivo e Introdução Precoce da Alimentação Complementar em Crianças menores de seis meses de vida, na cidade de Senhora dos Remédios (Minas Gerais) INTRODUÇÃO Segundo o Ministério

Leia mais

A TEMÁTICA DA ALIMENTAÇÃO ESCOLAR NA FORMAÇÃO DO NUTRICIONISTA

A TEMÁTICA DA ALIMENTAÇÃO ESCOLAR NA FORMAÇÃO DO NUTRICIONISTA A TEMÁTICA DA ALIMENTAÇÃO ESCOLAR NA FORMAÇÃO DO NUTRICIONISTA RESUMO Aline Guimarães de Almeida. Orientador (a): Carolina Conceição Prado Introdução: O Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE)

Leia mais

OFICINA SOBRE OS 10 PASSOS PARA UMA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL REALIZADA PARA UM GRUPO DE IDOSOS, UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

OFICINA SOBRE OS 10 PASSOS PARA UMA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL REALIZADA PARA UM GRUPO DE IDOSOS, UM RELATO DE EXPERIÊNCIA OFICINA SOBRE OS 10 PASSOS PARA UMA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL REALIZADA PARA UM GRUPO DE IDOSOS, UM RELATO DE EXPERIÊNCIA Evelyn Pessanha dos Santos 1, Isabella dos Santos Araujo de Oliveira 2, Thaís Moreira

Leia mais

Trabalho desenvolvido na disciplina Estágio em Alimentação Institucional I. 2. Acadêmica do Curso de Nutrição - UNIJUÍ,

Trabalho desenvolvido na disciplina Estágio em Alimentação Institucional I. 2. Acadêmica do Curso de Nutrição - UNIJUÍ, ATIVIDADE DE EDUCAÇÃO EM NUTRIÇÃO SOBRE A NOVA CLASSIFICAÇÃO DOS ALIMENTOS EM SERVIÇO DE NUTRIÇÃO E DIETÉTICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA 1 NUTRITION EDUCATION ACTIVITY ON THE NEW CLASSIFICATION OF FOODS

Leia mais

Atualização da Política Nacional de Alimentação e Nutrição (PNAN)

Atualização da Política Nacional de Alimentação e Nutrição (PNAN) Atualização da Política Nacional de Alimentação e Nutrição (PNAN) Cenário Epidemiológico da Nutrição no Brasil A transição nutricional no Brasil Inquéritos nacionais: décadas 70, 80, 90 e nos anos mais

Leia mais

VIGITEL BRASIL Hábitos dos brasileiros impactam no crescimento da obesidade e aumenta prevalência de diabetes e hipertensão

VIGITEL BRASIL Hábitos dos brasileiros impactam no crescimento da obesidade e aumenta prevalência de diabetes e hipertensão VIGITEL BRASIL 2016 Hábitos dos brasileiros impactam no crescimento da obesidade e aumenta prevalência de diabetes e hipertensão VIGITEL BRASIL 2016 Em uma década: DOENÇAS CRÔNICAS AVANÇAM Aumento de 61,8%

Leia mais

TRABALHANDO A BOA ALIMENTAÇÃO NAS FASES INICIAIS DA VIDA RESUMO

TRABALHANDO A BOA ALIMENTAÇÃO NAS FASES INICIAIS DA VIDA RESUMO TRABALHANDO A BOA ALIMENTAÇÃO NAS FASES INICIAIS DA VIDA Ana Paula Scherer de Brum* Valéria Grifante** RESUMO Este projeto buscou acompanhar o estado nutricional das crianças e contribuir para o planejamento

Leia mais

UNIOESTE - UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO EDITAL N 0 018/2016-PROEX

UNIOESTE - UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO EDITAL N 0 018/2016-PROEX UNIOESTE - UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO EDITAL N 0 018/2016-PROEX SELEÇÃO DE DOCENTES OPERAÇÃO TOCANTINS/ PROJETO RONDON A Pró-Reitoria de Extensão da Universidade

Leia mais

ALIMENTOS PROCESSADOS E ULTRAPROCESSADOS: EDUCAÇÃO ALIMENTAR E NUTRICIONAL COM POPULAÇÃO IDOSA

ALIMENTOS PROCESSADOS E ULTRAPROCESSADOS: EDUCAÇÃO ALIMENTAR E NUTRICIONAL COM POPULAÇÃO IDOSA ALIMENTOS PROCESSADOS E ULTRAPROCESSADOS: EDUCAÇÃO ALIMENTAR E NUTRICIONAL COM POPULAÇÃO IDOSA Fernanda Cruz Trombeta¹, Lais Estefane Sabará Estevam², Letícia Macagnan Janguas³, Tabatta Renata Pereira

Leia mais

CONSUMO ALIMENTAR DE ESTUDANTES DE EDUCAÇÃO BÁSICA 1

CONSUMO ALIMENTAR DE ESTUDANTES DE EDUCAÇÃO BÁSICA 1 CONSUMO ALIMENTAR DE ESTUDANTES DE EDUCAÇÃO BÁSICA 1 Aline Bernard 2, Eva Teresinha De Oliveira Boff 3. 1 Pesquisa resultante do Trabalho de Conclusão do Curso em Nutrição da Unijuí 2 Nutricionista, Aluna

Leia mais

EXCESSO DE PESO E FATORES ASSOCIADOS EM IDOSOS ASSISTIDOS PELO NASF DO MUNICÍPIO DE PATOS-PB

EXCESSO DE PESO E FATORES ASSOCIADOS EM IDOSOS ASSISTIDOS PELO NASF DO MUNICÍPIO DE PATOS-PB EXCESSO DE PESO E FATORES ASSOCIADOS EM IDOSOS ASSISTIDOS PELO NASF DO MUNICÍPIO DE PATOS-PB Maria Rozimar Dias dos Santos Nóbrega José Maurício de Figueiredo Júnior Faculdades Integradas de Patos FIP

Leia mais

Introdução. Nutricionista FACISA/UNIVIÇOSA. 2

Introdução. Nutricionista FACISA/UNIVIÇOSA.   2 IMPACTO DA INTERVENÇÃO NUTRICIONAL EM INDIVÍDUOS COM EXCESSO DE PESO ATENDIDOS NA CLÍNICA ESCOLA DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR Simone Angélica Meneses Torres Rocha 1, Eliene da Silva Martins Viana

Leia mais

INSERÇÃO DO PROFISSIONAL DE NUTRIÇÃO NA SAÚDE PUBLICA

INSERÇÃO DO PROFISSIONAL DE NUTRIÇÃO NA SAÚDE PUBLICA INSERÇÃO DO PROFISSIONAL DE NUTRIÇÃO NA SAÚDE PUBLICA RESUMO Sidnéia Mardegan¹ Fabiana Skiavine Moya da Silva² ¹Acadêmica do Curso de Nutrição UNIAMERICA ²Nutricionista docente da Faculdade União das Américas

Leia mais

XIV Encontro Nacional de Rede de Alimentação e Nutrição do SUS. Janaína V. dos S. Motta

XIV Encontro Nacional de Rede de Alimentação e Nutrição do SUS. Janaína V. dos S. Motta XIV Encontro Nacional de Rede de Alimentação e Nutrição do SUS Janaína V. dos S. Motta EPIDEMIOLOGIA NUTRICIONAL Relatório Mundial de Saúde 1) Água contaminada e falta de saneamento; 2) Uso de combustíveis

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE RIBEIRÃO PRETO Secretaria da Saúde

PREFEITURA MUNICIPAL DE RIBEIRÃO PRETO Secretaria da Saúde PREFEITURA MUNICIPAL DE RIBEIRÃO PRETO Secretaria da Saúde PAPEL DA SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE NO PROGRAMA BOLSA FAMILIA A Secretaria Municipal de Saúde deverá conforme Art. 14 do Decreto n.º 5.209,

Leia mais

INQUÉRITOS NACIONAIS DE SAÚDE E NUTRIÇÃO. Profa Milena Bueno

INQUÉRITOS NACIONAIS DE SAÚDE E NUTRIÇÃO. Profa Milena Bueno INQUÉRITOS NACIONAIS DE SAÚDE E NUTRIÇÃO Vale a pena gastar tanto recurso financeiro para a realização de pesquisas para diagnóstico populacional? Evidências para mudanças políticas Desafios Definição

Leia mais

ESTADO NUTRICIONAL E FREQUÊNCIA ALIMENTAR DE PACIENTES COM DIABETES MELLITUS

ESTADO NUTRICIONAL E FREQUÊNCIA ALIMENTAR DE PACIENTES COM DIABETES MELLITUS ESTADO NUTRICIONAL E FREQUÊNCIA ALIMENTAR DE PACIENTES COM DIABETES MELLITUS SOUZA, J. P.; MARIN, T. Resumo O diabetes vem sendo considerado um grave problema de saúde pública. O objetivo do estudo foi

Leia mais

Flavia Ramos NUTRICIONISTA CRN:

Flavia Ramos NUTRICIONISTA CRN: Flavia Ramos NUTRICIONISTA CRN: 99100-2440 Educação Nutricional Infantil. Proposta inicial sujeita a alterações Definir: objetivo específico, frequência, tempo disponível total e diário, faixa etária a

Leia mais

CURSO DE NUTRIÇÃO 2016/1

CURSO DE NUTRIÇÃO 2016/1 CURSO DE NUTRIÇÃO 2016/1 CURSO DE EXTENSÃO ROTINA DE ATENDIMENTO AMBULATORIAL E PERSONALIZADO DIA: 02 E 09/07/2016 O mini curso teve como objetivo apresentar a rotina do profissional de nutrição em atendimento

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO FAMETRO UNIFAMETRO PROCESSO SELETIVO PARA VOLUNTÁRIOS DO PROJETO DE EXTENSÃO NUNI EDITAL NUNI Nº 01/2019

CENTRO UNIVERSITÁRIO FAMETRO UNIFAMETRO PROCESSO SELETIVO PARA VOLUNTÁRIOS DO PROJETO DE EXTENSÃO NUNI EDITAL NUNI Nº 01/2019 CENTRO UNIVERSITÁRIO FAMETRO UNIFAMETRO PROCESSO SELETIVO PARA VOLUNTÁRIOS DO PROJETO DE EXTENSÃO NUNI EDITAL NUNI Nº 01/2019 A coordenação do Curso de Nutrição do Centro Universitário Fametro - UNIFAME-

Leia mais

Importância da Atividade Física na Redução de Gastos Publicos com o Tratamento da Diabetes Mellitus em Escolares do Ensino Fundamental

Importância da Atividade Física na Redução de Gastos Publicos com o Tratamento da Diabetes Mellitus em Escolares do Ensino Fundamental ail Pró-Reitoria de Graduação Curso de Educação Física Trabalho de Conclusão de Curso II Importância da Atividade Física na Redução de Gastos Publicos com o Tratamento da Diabetes Mellitus em Escolares

Leia mais

PROGRAMAS E PROJETOS DE EXTENSÃO GERÊNCIA DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO CAMPUS UNIVERSITÁRIO GRANDE FLORIANÓPOLIS PROJETO DE EXTENSÃO COORDENAÇÃO

PROGRAMAS E PROJETOS DE EXTENSÃO GERÊNCIA DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO CAMPUS UNIVERSITÁRIO GRANDE FLORIANÓPOLIS PROJETO DE EXTENSÃO COORDENAÇÃO PROGRAMAS E PROJETOS DE EXTENSÃO GERÊNCIA DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO CAMPUS UNIVERSITÁRIO GRANDE FLORIANÓPOLIS PROJETO DE EXTENSÃO Saúde na Escola Unisul COORDENAÇÃO Coordenador: Ana Paula Ferreira

Leia mais

Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar PeNSE

Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar PeNSE Diretoria de Pesquisas Coordenação de População e Indicadores Sociais Gerência de Estudos e Pesquisas Sociais Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar PeNSE Data 26/08/2016 Introdução Adolescência Transição

Leia mais

ANÁLISE SENSORIAL DE STROGONOFF VEGETARIANO ENTRE OS COMENSAIS DE UM RESTAURANTE UNIVERSITARIO DO MUNICÍPIO DE GUARAPUAVA-PR

ANÁLISE SENSORIAL DE STROGONOFF VEGETARIANO ENTRE OS COMENSAIS DE UM RESTAURANTE UNIVERSITARIO DO MUNICÍPIO DE GUARAPUAVA-PR ANÁLISE SENSORIAL DE STROGONOFF VEGETARIANO ENTRE OS COMENSAIS DE UM RESTAURANTE UNIVERSITARIO DO MUNICÍPIO DE GUARAPUAVA-PR Área Temática: Nutrição Renata Leia Demario Vieira (Coordenador da Ação de Extensão)

Leia mais

ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL NA ESCOLA: UM TEMA DE PROMOÇÃO DA SAÚDE.

ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL NA ESCOLA: UM TEMA DE PROMOÇÃO DA SAÚDE. ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL NA ESCOLA: UM TEMA DE PROMOÇÃO DA SAÚDE. Lídia Maria Oliveira de Souza 1 Centro Universitário La Salle UNILASALLE 1 Mestranda em Saúde e Desenvolvimento Humano - UNILASALLE. Email:

Leia mais

Esta resolução entra em vigor a partir da presente data. Ratificam-se atos realizados anteriormente, Revogam-se as disposições em contrário.

Esta resolução entra em vigor a partir da presente data. Ratificam-se atos realizados anteriormente, Revogam-se as disposições em contrário. Resolução 48/2014 Dispõe sobre o Projeto de Evento Aula Inaugural do curso de Nutrição para o Primeiro Semestre de 2015 com o tema Aleitamento Materno: conceitos e indicadores de Guarapuava- Pr. O Diretor

Leia mais

ESTILO DE VIDA EM ADOLESCENTES DO ENSINO MÉDIO

ESTILO DE VIDA EM ADOLESCENTES DO ENSINO MÉDIO V EPCC Encontro Internacional de Produção Científica Cesumar 23 a 26 de outubro de 2007 ESTILO DE VIDA EM ADOLESCENTES DO ENSINO MÉDIO Rafaela Pilegi Dada 1 ; Sérgio Roberto Adriano Prati 2 RESUMO: O estilo

Leia mais

EDUCAÇÃO NUTRICIONAL MELHORA OS CONHECIMENTOS EM NUTRIÇÃO DE ESCOLARES

EDUCAÇÃO NUTRICIONAL MELHORA OS CONHECIMENTOS EM NUTRIÇÃO DE ESCOLARES EDUCAÇÃO NUTRICIONAL MELHORA OS CONHECIMENTOS EM NUTRIÇÃO DE ESCOLARES Área Temática: Saúde. Autor(es): Liana Marczal (PIBEX/Fundação Araucária) 1, Carlyle Pietrobom (PIAE/UNICENTRO) 2, Thayna Viencz (PIAE/UNICENTRO)

Leia mais

EDITAL UFRN / PROEX / TRILHAS POTIGUARES N o 10 / 2011 CONVOCAÇÃO PARA MUNICÍPIOS, COORDENADORES E DISCENTES

EDITAL UFRN / PROEX / TRILHAS POTIGUARES N o 10 / 2011 CONVOCAÇÃO PARA MUNICÍPIOS, COORDENADORES E DISCENTES MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO Telefones: (084) 3215-3230/3231- Fax: (084) 3215-3262 E-mail: proex@reitoria.ufrn.br EDITAL UFRN / PROEX / TRILHAS

Leia mais

Aluna do Curso de Graduação em Nutrição da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, Unijuí,

Aluna do Curso de Graduação em Nutrição da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, Unijuí, ALERTA SOBRE A QUANTIDADE DE AÇÚCAR,GORDURA E SÓDIO EM ALIMENTOS INDUSTRIALIZADOS PARA CRIANÇAS DO ENSINO FUNDAMENTAL1 1 ALERT ON THE QUANTITY OF SUGAR, FAT AND SODIUM IN INDUSTRIALIZED FOODS FOR CHILDREN

Leia mais

PALAVRAS-CHAVE: exercício; promoção da saúde; hábitos de saúde.

PALAVRAS-CHAVE: exercício; promoção da saúde; hábitos de saúde. IMPORTÂNCIA DE INTERVENÇÕES EDUCATIVAS PARA MELHORAR OS CONHECIMENTOS SOBRE ATIVIDADE FÍSICA ENTRE ESCOLARES DA REDE PÚBLICA DE ENSINO DE GUARAPUAVA, PR Área Temática: Nutrição em saúde pública. Autores:

Leia mais

CAPACITAÇÃO DE AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE DA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE SIMÕES LOPES NA CIDADE DE PELOTAS/RS

CAPACITAÇÃO DE AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE DA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE SIMÕES LOPES NA CIDADE DE PELOTAS/RS CAPACITAÇÃO DE AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE DA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE SIMÕES LOPES NA CIDADE DE PELOTAS/RS MIRANDA, Daiane de Freitas¹; ZORZI, Fernanda¹; CASTILHOS, Cristina Bossle de 2 ; PINHEIRO, Anelise

Leia mais

PROTOCOLO PARA APLICAÇÃO DO QUESTIONÁRIO DE AVALIAÇÃO DA VIGILÂNCIA ALIMENTAR E NUTRICIONAL NA ATENÇÃO BÁSICA Gestor da Unidade Básica de Saúde

PROTOCOLO PARA APLICAÇÃO DO QUESTIONÁRIO DE AVALIAÇÃO DA VIGILÂNCIA ALIMENTAR E NUTRICIONAL NA ATENÇÃO BÁSICA Gestor da Unidade Básica de Saúde PROTOCOLO PARA APLICAÇÃO DO QUESTIONÁRIO DE AVALIAÇÃO DA VIGILÂNCIA ALIMENTAR E NUTRICIONAL NA ATENÇÃO BÁSICA Gestor da Unidade Básica de Saúde As informações devem ser coletadas EXCLUSIVAMENTE com o gestor

Leia mais

PROGRAMAS E PROJETOS DE EXTENSÃO GERÊNCIA DE ENSINO, PÓS-GRADUAÇÃO, PESQUISA, EXTENSÃO E INOVAÇÃO CAMPUS UNIVERSITÁRIO GRANDE FLORIANÓPOLIS

PROGRAMAS E PROJETOS DE EXTENSÃO GERÊNCIA DE ENSINO, PÓS-GRADUAÇÃO, PESQUISA, EXTENSÃO E INOVAÇÃO CAMPUS UNIVERSITÁRIO GRANDE FLORIANÓPOLIS PROGRAMAS E PROJETOS DE EXTENSÃO GERÊNCIA DE ENSINO, PÓS-GRADUAÇÃO, PESQUISA, EXTENSÃO E INOVAÇÃO CAMPUS UNIVERSITÁRIO GRANDE FLORIANÓPOLIS PROJETO DE EXTENSÃO Saúde na Escola Unisul: gamificação e novas

Leia mais

Programa de Alimentação do Trabalhador

Programa de Alimentação do Trabalhador Programa de Alimentação do Trabalhador PAT Criado em 1976 Lei nº 6.321 Priorizam o atendimento aos trabalhadores de baixa renda, isto é, aqueles que ganham até 5 salários mínimos mensais (publico vulnerável

Leia mais

Políticas Públicas para o Enfrentamento da Obesidade no Brasil

Políticas Públicas para o Enfrentamento da Obesidade no Brasil Políticas Públicas para o Enfrentamento da Obesidade no Brasil Patricia Constante Jaime Coordenação-Geral de Alimentação e Nutrição CGAN/ DAB / SAS Ministério da Saúde Audiência Pública da Comissão de

Leia mais

PROTOCOLO PARA APLICAÇÃO DO QUESTIONÁRIO DE AVALIAÇÃO DA VIGILÂNCIA ALIMENTAR E NUTRICIONAL NA ATENÇÃO BÁSICA DE SAÚDE Equipe da Unidade de Saúde

PROTOCOLO PARA APLICAÇÃO DO QUESTIONÁRIO DE AVALIAÇÃO DA VIGILÂNCIA ALIMENTAR E NUTRICIONAL NA ATENÇÃO BÁSICA DE SAÚDE Equipe da Unidade de Saúde PROTOCOLO PARA APLICAÇÃO DO QUESTIONÁRIO DE AVALIAÇÃO DA VIGILÂNCIA ALIMENTAR E NUTRICIONAL NA ATENÇÃO BÁSICA DE SAÚDE Equipe da Unidade de Saúde As informações devem ser coletadas com TODOS os membros

Leia mais

PROMOÇÃO DA SAÚDE NUTRICIONAL DE ESCOLARES DO ENSINO FUNDAMENTAL DO MUNICIPIO DE FOZ DO IGUAÇU-PR.

PROMOÇÃO DA SAÚDE NUTRICIONAL DE ESCOLARES DO ENSINO FUNDAMENTAL DO MUNICIPIO DE FOZ DO IGUAÇU-PR. 25 a 28 de Outubro de 2011 ISBN 978-85-8084-055-1 PROMOÇÃO DA SAÚDE NUTRICIONAL DE ESCOLARES DO ENSINO FUNDAMENTAL DO MUNICIPIO DE FOZ DO IGUAÇU-PR. Marieta Fernandes Santos 1 ; Oscar Kenji Nihei 2, Helder

Leia mais

PIRÂMIDE ALIMENTAR DO IDOSO E PRINCIPAIS MICRONUTRIENTES NO ENVELHECIMENTO

PIRÂMIDE ALIMENTAR DO IDOSO E PRINCIPAIS MICRONUTRIENTES NO ENVELHECIMENTO PIRÂMIDE ALIMENTAR DO IDOSO E PRINCIPAIS MICRONUTRIENTES NO ENVELHECIMENTO Área Temática: Ciências da Saúde Autor(es): Karen Larissa Zene (PIBEX Fundação Araucária) 1, Dayane Kanarski (UNICENTRO) 2, Daniele

Leia mais

PSE. Programa de saúde nas escolas. PSE - Programa de Saúde nas Escolas. 34 Relatório de Gestão 2009, 2010, 2011, 2012 e 2013

PSE. Programa de saúde nas escolas. PSE - Programa de Saúde nas Escolas. 34 Relatório de Gestão 2009, 2010, 2011, 2012 e 2013 PSE - Programa de Saúde nas Escolas PSE Programa de saúde nas escolas 34 Relatório de Gestão 2009, 2010, 2011, 2012 e 2013 B lanço Soci l PSE - Programa de Saúde nas Escolas Relatório de Gestão 2009, 2010,

Leia mais

PERFIL NUTRICIONAL E CONSUMO DE AÇÚCAR SIMPLES COMO FATOR DE RISCO NO DESENVOLVIMENTO DE OBESIDADE INFANTIL

PERFIL NUTRICIONAL E CONSUMO DE AÇÚCAR SIMPLES COMO FATOR DE RISCO NO DESENVOLVIMENTO DE OBESIDADE INFANTIL 1 PERFIL NUTRICIONAL E CONSUMO DE AÇÚCAR SIMPLES COMO FATOR DE RISCO NO DESENVOLVIMENTO DE OBESIDADE INFANTIL SILVA, T. P.; CECERE, P. F. F. P. Resumo: O objetivo é de ampliar o conhecimento sobre de açúcar

Leia mais

PROMOÇÃO DE SAÚDE NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA RESUMO

PROMOÇÃO DE SAÚDE NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA RESUMO PROMOÇÃO DE SAÚDE NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA Acadêmicas: Amanda Luiza Rauber Godinho Lucilla Joceli Waschburger Professoras Orientadoras: Sandra Fachineto e Elis Regina Frigeri RESUMO O estágio Curricular

Leia mais

AVALIAÇÃO DO DESPERDÍCIO, QUALIDADE DO CARDÁPIO E PESQUISA DE SATISFAÇÃO DE CLIENTES EM UMA UNIDADE DE ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO

AVALIAÇÃO DO DESPERDÍCIO, QUALIDADE DO CARDÁPIO E PESQUISA DE SATISFAÇÃO DE CLIENTES EM UMA UNIDADE DE ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO AVALIAÇÃO DO DESPERDÍCIO, QUALIDADE DO CARDÁPIO E PESQUISA DE SATISFAÇÃO DE CLIENTES EM UMA UNIDADE DE ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO NA CIDADE DE SETE LAGOAS MG Anna Luiza Fernandes de SOUZA 1 Juliana Costa LIBOREDO

Leia mais

AVALIAÇÃO DOS HÁBITOS ALIMENTARES E CUIDADO DA SAÚDE DE ESCOLARES DE UMA REDE PÚBLICA DE ENSINO EM RECIFE- PERNAMBUCO

AVALIAÇÃO DOS HÁBITOS ALIMENTARES E CUIDADO DA SAÚDE DE ESCOLARES DE UMA REDE PÚBLICA DE ENSINO EM RECIFE- PERNAMBUCO AVALIAÇÃO DOS HÁBITOS ALIMENTARES E CUIDADO DA SAÚDE DE ESCOLARES DE UMA REDE PÚBLICA DE ENSINO EM RECIFE- PERNAMBUCO Dayane de Melo Barros (1); Isla Ariadny Amaral de Souza Gonzaga (1); Liderlanio de

Leia mais

OBESIDADE NA INFÂNCIA. Dra M aria Fernanda Bádue Pereira

OBESIDADE NA INFÂNCIA. Dra M aria Fernanda Bádue Pereira OBESIDADE NA INFÂNCIA Dra M aria Fernanda Bádue Pereira Obesidade infantil Um dos maiores problemas de saúde pública da atualidade. >>>>> Ingestão calórica e

Leia mais

Saúde Coletiva/ Saúde Pública Gestão e Assistência. Lilian M. Tanikawa Nutricionista /NASF-AB Secretaria Municipal de Saúde

Saúde Coletiva/ Saúde Pública Gestão e Assistência. Lilian M. Tanikawa Nutricionista /NASF-AB Secretaria Municipal de Saúde Saúde Coletiva/ Saúde Pública Gestão e Assistência Lilian M. Tanikawa Nutricionista /NASF-AB Secretaria Municipal de Saúde Pinhais Menor em extensão - 60,92 km² É o município mais próximo da capital (8,9Km)

Leia mais

SUMÁRIO. Sobre o curso Pág. 3. Etapas do Processo Seletivo Pág. 5. Cronograma de Aulas. Coordenação Programa e metodologia; Investimento.

SUMÁRIO. Sobre o curso Pág. 3. Etapas do Processo Seletivo Pág. 5. Cronograma de Aulas. Coordenação Programa e metodologia; Investimento. SUMÁRIO Sobre o curso Pág. 3 Coordenação Programa e metodologia; Investimento Etapas do Processo Seletivo Pág. 5 Matrícula Cronograma de Aulas Pág. PÓS-GRADUAÇÃO EM NUTRIÇÃO NAS DOENÇAS CRÔNICAS NÃO TRANSMISSÍVEIS

Leia mais

Alimentação Escolar Saudável

Alimentação Escolar Saudável Alimentação Escolar Saudável A obesidade infantil é considerada um grave problema de saúde em todo o mundo. A obesidade infantil cresceu cinco vezes nos últimos 10 anos no mundo. Três milhões de pessoas

Leia mais

SUMÁRIO. Sobre o curso Pág. 3. Etapas do Processo Seletivo Pág. 5. Cronograma de Aulas. Coordenação Programa e metodologia; Investimento.

SUMÁRIO. Sobre o curso Pág. 3. Etapas do Processo Seletivo Pág. 5. Cronograma de Aulas. Coordenação Programa e metodologia; Investimento. SUMÁRIO Sobre o curso Pág. 3 Coordenação Programa e metodologia; Investimento Etapas do Processo Seletivo Pág. 5 Matrícula Cronograma de Aulas Pág. PÓS-GRADUAÇÃO EM NUTRIÇÃO NAS DOENÇAS CRÔNICAS NÃO TRANSMISSÍVEIS

Leia mais

V Jornada das Licenciaturas da USP/IX Semana da Licenciatura em Ciências Exatas - SeLic: A

V Jornada das Licenciaturas da USP/IX Semana da Licenciatura em Ciências Exatas - SeLic: A O ENSINO DE TEMAS RELACIONADOS COM ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO ATRAVÉS DE ATIVIDADES LÚDICAS Camila Filadelfo (bolsista de IC), Verónica Marcela Guridi (orientadora) Escola de Artes, Ciências e Humanidades

Leia mais

Agrupamento de Escolas de Paço de Arcos. Projeto. Clube de Nutrição

Agrupamento de Escolas de Paço de Arcos. Projeto. Clube de Nutrição Agrupamento de Escolas de Paço de Arcos Projeto Clube de Nutrição julho de 2013 1. Enquadramento A Obesidade é provavelmente o maior problema, relacionado com a saúde, que a sociedade moderna apresenta.

Leia mais

PUERICULTURA E PEDIATRIA. FAMED 2011 Dra. Denise Marques Mota

PUERICULTURA E PEDIATRIA. FAMED 2011 Dra. Denise Marques Mota PUERICULTURA E PEDIATRIA FAMED 2011 Dra. Denise Marques Mota Puericultura e pediatria Século XXI Novo enfoque na pediatria Transição epidemiológica Diminuição doenças infectocontagiosas Vacinas Melhora

Leia mais

ESTADO NUTRICIONAL DE ESCOLARES DA REDE PÚBLICA DE GUARAPUAVA, PR. PALAVRAS-CHAVE: crianças; diagnóstico nutricional; obesidade; desnutrição.

ESTADO NUTRICIONAL DE ESCOLARES DA REDE PÚBLICA DE GUARAPUAVA, PR. PALAVRAS-CHAVE: crianças; diagnóstico nutricional; obesidade; desnutrição. ESTADO NUTRICIONAL DE ESCOLARES DA REDE PÚBLICA DE GUARAPUAVA, PR Área Temática: Nutrição em Saúde Pública. Carlyle Pietrobom (PIAE/UNICENTRO) 1 ; Liana Marczal (PIAE/UNICENTRO) 2 ; Thayna Viencz (PIAE/UNICENTRO)

Leia mais

PORTARIA Nº 1.274, DE 7 DE JULHO DE 2016

PORTARIA Nº 1.274, DE 7 DE JULHO DE 2016 PORTARIA Nº 1.274, DE 7 DE JULHO DE 2016 Dispõe sobre as ações de Promoção da Alimentação Adequada e Saudável nos Ambientes de Trabalho, a serem adotadas como referência nas ações de promoção da saúde

Leia mais

QUESTIONÁRIO DE AVALIAÇÃO DA VIGILÂNCIA ALIMENTAR E NUTRICIONAL NA ATENÇÃO BÁSICA PERFIL DA GESTÃO DA UNIDADE DE SAÚDE

QUESTIONÁRIO DE AVALIAÇÃO DA VIGILÂNCIA ALIMENTAR E NUTRICIONAL NA ATENÇÃO BÁSICA PERFIL DA GESTÃO DA UNIDADE DE SAÚDE QUESTIONÁRIO DE AVALIAÇÃO DA VIGILÂNCIA ALIMENTAR E NUTRICIONAL NA ATENÇÃO BÁSICA PERFIL DA GESTÃO DA UNIDADE DE SAÚDE IDENTIFICAÇÃO DO QUESTIONÁRIO (ID) [ ] ( ) Questionário [ ] ( ) Entrevistador (bolsista)

Leia mais

PERFIL NUTRICIONAL DE ESCOLARES DA REDE MUNICIPAL DE CAMBIRA- PR

PERFIL NUTRICIONAL DE ESCOLARES DA REDE MUNICIPAL DE CAMBIRA- PR PERFIL NUTRICIONAL DE ESCOLARES DA REDE MUNICIPAL DE CAMBIRA- PR BON, A. D; CECERE, P. F. F. P. RESUMO: Objetivou-se realizar avaliação antropométrica de estudantes de uma escola municipal de Cambira PR.

Leia mais

Sugestões de leituras

Sugestões de leituras Sugestões de leituras Luiz Antonio dos Anjos SciELO Books / SciELO Livros / SciELO Libros ANJOS, LA. Sugestões de leituras. In: Obesidade e saúde pública [online]. Rio de Janeiro: Editora FIOCRUZ, 2006.

Leia mais