PORTUGUÊS - 2 o ANO MÓDULO 38 SIMBOLISMO PARTE 2

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "PORTUGUÊS - 2 o ANO MÓDULO 38 SIMBOLISMO PARTE 2"

Transcrição

1 PORTUGUÊS - 2 o ANO MÓDULO 38 SIMBOLISMO PARTE 2

2

3

4 Fixação (Alphonsus de Guimaraens) Soneto Hão de chorar por ela os cinamomos, Murchando as flores ao tombar do dia. Dos laranjais hão de cair os pomos, Lembrando-se daquela que os colhia. Glossário: Cinamomo: planta de onde se obtém a canela. 1) Há um traço forte do Simbolismo presente no poema: a sublimação. Como identificá-la no texto e qual a relação entre tal traço e o desejo do eu poético? As estrelas dirão: Ai! nada somos, Pois ela se morreu, silente e fria... E pondo os olhos nela como pomos, Hão de chorar a irmã que lhes sorria. A lua, que lhe foi mãe carinhosa, Que a viu nascer e amar, há de envolvêla Entre lírios e pétalas de rosa. Os meus sonhos de amor serão defuntos... E os arcanjos dirão no azul ao vê-la, Pensando em mim: Por que não vieram juntos?

5 Fixação 2) Identifique no texto um verso que exemplifique a sinestesia.

6 ixação ) Tanto no campo semântico do ar quanto no da terra, a natureza parece compartilhar da sensação e pequenez do eu poético diante da abordagem da morte. Qual verso exemplifica essa participação o plano semântico da terra?

7 Fixação Ah! plangentes violões dormentes, mornos, Soluços ao luar, choros ao vento... Tristes perfis, os mais vagos contornos, Bocas murmurejantes de lamento... Sutis palpitações à luz da lua. Anseio dos momentos mais saudosos, Quando lá choram na deserta rua As cordas vivas dos violões chorosos. Vagam nos velhos vórtices velozes Dos ventos, vivas, vãs, vulcanizadas. Glossário: 1) Plangente: choroso. 2) velado: escondido. 3) vórtice: turbilhão. 4) Que traços simbolistas se destacam no poema acima? Quando os sons dos violões vão soluçando, Quando os sons dos violões nas cordas gemem, E vão dilacerando e deliciando, Rasgando as almas que nas sombras tremem.... Vozes veladas, veludosas vozes, Volúpias dos violões, vozes veladas,

8 ixação ) Identifique os versos tipicamente simbolistas de Cruz e Sousa. ) Adeus! ó choça do monte!... Adeus! palmeiras da fonte!... Adeus! amores... adeus!... ) Rei é Oxalá que nasceu sem se criar. Rainha é Iemanjá que pariu Oxalá sem se manchar. ) Minhas ideias abstratas De tanto as tocar, tornaram-se concretas. São rosas familiares Que o tempo traz ao alcance da mão. ) Eu não devia te dizer mas essa lua mas esse conhaque botam a gente comovido como o diabo. ) Nessa Amplidão das Amplidões austeras chora o Sonho profundo das Esferas que nas azuis Melancolias morre...

9 Fixação 6) A questão a seguir refere-se ao texto adiante. Assinale a opção incorreta. Litania dos Pobres Os miseráveis, os rotos São as flores dos esgotos São espectros implacáveis Os rotos, os miseráveis. São prantos negros de furnas Caladas, mudas, soturnas. Inúteis, cansados braços Mãos inquietas, estendidas. (Cruz e Sousa) a) O tema poderia ser tomado pelo Realismo. b) Para pertencer ao Naturalismo, há comiseração demais no poema. c) Para ser de Castro Alves, falta arrebatamento, revolta. d) A religiosidade ( procurando os céus - v. 11) condiz mais com o Modernismo que com o Simbolismo. e) O título Litania (ladainha) revela o lado místico. São os grandes visionários Dos abismos tumultuários. As sombras das sombras mortas, Cegos, a tatear nas portas. Procurando os céus, aflitos E varando os céus de gritos.

10 ixação ) (UNIRIO) Outono. As árvores pensando... Tristezas mórbidas no mar... O vento passa, brando, brando... E sinto medo, susto, quando Escuto o vento assim passar... Cantiga Outonal (Cecília Meireles) ) Apesar de modernista, a autora apresenta tendências de outro movimento literário, evidentes o texto. Que movimento é esse? ) Retire no texto uma passagem que justifique a sua resposta anterior e, a seguir, cite a característica ue ela apresenta.

11 Fixação 8) Ó tu que vens de longe, ó tu que vens cansada, entra, e sob este teto encontrarás carinho: Eu nunca fui amado, e vivo tão sozinho. Vives sozinha sempre e nunca foste amada. A neve anda a branquear lividamente a estrada, e a minha alcova tem a tepidez de um ninho. Entra, ao menos até que as curvas do caminho se banhem no esplendor nascente da alvorada. Já não serei tão só, nem irás tão sozinha: Há de ficar comigo uma saudade tua... Hás de levar contigo uma saudade minha... (Alceu Wamosy) Não é difícil classificar este poema como simbolista, já que: a) busca a fantasia; b) exagera a realidade; c) é impessoal e impassível; d) apresenta-se direta e objetivamente; e) predominam nele a lógica e a razão. E amanhã quando a luz do sol dourar radiosa essa estrada sem fim, deserta, horrenda e nua, podes partir de novo, ó nômade formosa!

12 Proposto 5) réquiem: música fúnebre. 1) (PUC) Leia o fragmento do poema Antífona, de Cruz e Sousa, e responda. Ó Formas, brancas, Formas claras De luares, de neves, de neblinas!... Ó Formas vagas, fluidas, cristalinas... Incensos dos turíbulos das aras... Formas do Amor, constelarmente puras, De Virgens e de Santas vaporosas... Brilhos errantes, mádidas frescuras E dolências de lírios e de rosas... Indefiníveis músicas supremas, Harmonias da Cor e do Perfume. Horas do Ocaso, trêmulas, extremas, Réquiem do Sol que a Dor da Luz resume... Glossário: 1) Turíbulo: vaso onde queima o incenso. 2) ara: altar. 3) mádido: úmido. 4) dolência: sofrimento. Esse trecho do poema, que abre o livro Broquéis, é considerado uma espécie de profissão de fé simbolista. Reflita sobre as afirmações a seguir. I) O fragmento revela a preocupação do eu lírico pelas formas caracterizadas pela cor branca, pelas cintilações, pela vaguidade, pelo diáfano e pelo transparente. II) O fragmento apresenta uma construção apoiada na justaposição de frases nominais, com o intuito de descrever os objetos com clareza. III) O fragmento mostra alguns procedimentos estilísticos do Simbolismo, como, por exemplo, a musicalidade das palavras, o uso de reticências, o emprego de letras maiúsculas e a identificação do referente. Conforme se verifica, está correto o que se afirma: a) apenas em I e II d) apenas em I b) apenas em I e III e) em I, II e III c) apenas em II e III

13 Proposto 2) (PUC) No poema de Cruz e Sousa, ocorre o predomínio das seguintes características: a) invocações, simultaneidade de traços, dinamicidade, ausência temporal e descritor observador; b) explicações, sequência de traços, estaticidade, sequência temporal e narrador personagem; c) explicações, sequência de traços, dinamicidade, ausência de conflito narrativo e ausência de narrador; d) invocações, concomitância de traços, estaticidade, ausência de conflito narrativo e ausência de narrador; e) invocações, concomitância de traços, estaticidade, sequência temporal e descritor observador.

14 Proposto 3) (UNIRIO) Conta-se que, diariamente, na hora de adormecer, saint-pol-roux mandava colocar sobre a porta de sua mansão de camaret um aviso onde se lia: O Poeta Trabalha. (Fragmento Manifesto do Surrealismo) Que outro estilo literário valorizou também a concepção encontrada no texto?

15 Proposto Divina Eu não busco o inevitável das espirais da tua vã matéria. Não quero cogitar da paz funérea que envolve todo o ser inconsolável. 4) (UFRJ) De acordo com a concepção simbolista, o corpo apresenta um obstáculo ao verdadeiro desenvolvimento do homem. a) Transcreva do texto o verso que melhor condensa tal marca de estilo. b) Explique a relação entre esse verso e a quarta estrofe em termos semânticos. Bem sei que no teu círculo maleável de vida transitória e mágoa séria há manchas dessa orgânica miséria do mundo contingente, imponderável. Mas o que eu amo no teu ser obscuro é o evangélico mistério puro do sacrifício que te torna heroína. São certos raios de tu alma ansioso é certa luz misericordiosa é certa auréola que te faz divina! (Cruz e Sousa. Poesias completas. Governo do Estado de Santa Catarina. Fundação Catarinense de Cultura, p. 89, 1981).

16 Proposto Arte Busca palavras límpidas e castas novas e raras, de clarões radiosos, dentre as ondas mais pródigas, mais vastas dos sentimentos mais maravilhosos. Busca também, palavras velhas busca, Limpa-as, dá-lhes o brilho necessário e então verás que cada qual corusca com dobrado fulgor extraordinário Assim terás o culto pela forma, culto que prende os belos gregos da Arte e levarás no teu ginete, a norma dessa transformação, por toda parte Enche de estranhas vibrações sonoras a tua Estrofe, majestosamente Põe nela todo o incêndio das auroras para torná-la emocional e ardente. Glossário: 1) pródigo: que gasta muito. 2) coruscar: brilhar. 3) ginete: cavalo. 5) (UNIFICADO) Assinale a afirmativa falsa: a) O texto atribuiu ao poeta a função de revitalizar as palavras da língua. b) A identificação do culto pela forma com os ideais estéticos da Antiguidade Clássica (estrofe 3) demonstra a ressonância do Parnasianismo no Simbolismo. c) A poética da emoção e do entusiasmo representa uma ruptura do Simbolismo em relação ao Romantismo. d) A ênfase nos valores musicais do verso (estrofe 4) e as reiteradas sinestesias (estrofes 1 e 2) são os procedimentos expressionais mais especificamente simbolistas do texto. e) O texto propõe a síntese da poética do sentimento com a poética do trabalho formal.

17 Proposto O Soneto Nas formas voluptuosas o Soneto tem fascinante, cálida fragrância e as leves, langues curvas de elegância de extravagante e mórbido esqueleto. A graça nobre e grave do quarteto recebe a original intolerância toda a sutil, secreta extravagância que transborda terceto por terceto. 2) polichinelo: marionete. 3) vetusto: velho. 4) augusto: sagrado. 6) (UFRJ) a) Dentre os recursos utilizados pela estética simbolista, destaca-se o uso da aliteração. Transcreva da 1 a estrofe do soneto de Cruz e Sousa o verso que apresenta, com maior frequência, esse recurso. b) Cite a característica do Simbolismo com que esse recurso se relaciona diretamente. c) Qual a função da linguagem que, ao lado da função poética, sobressai no soneto? É como singular polichinelo ondula, ondeia, curioso e belo O Soneto, nas formas caprichosas. As rimas dão-lhe a púrpura vetusta e na mais rara procissão augusta surge o sonho das almas dolorosas... (Cruz e Sousa) Glossário: 1) Cálido: quente.

18 roposto O horror dos vivos Ao menos junto dos mortos pode a gente Crer e esperar n alguma suavidade: Crer no doce consolo da saudade E esperar do descanso eternamente. Junto aos mortos, por certo, a fé ardente Não perde a sua viva claridade; Cantam as aves do céu na intimidade Do coração o mais indiferente. Os mortos dão-nos paz imensa à vida, Não a lembrança vaga, indefinida Dos seus feitos gentis, nobres, altivos. Nas lutas vãs do tenebroso mundo Os mortos são ainda o bem profundo Que nos faz esquecer o horror dos vivos. (Cruz e Souza) ) Segundo o eu lírico, quem é mais digno: os mortos ou os vivos?

19 Proposto 8) Que vantagens o eu lírico enxerga nesse grupo social?

20 Proposto Dilacerações Ó carnes que eu amei sangrentamente, ó volúpias letais e dolorosas, essências de heliotropos e de rosas de essência morna, tropical, dolente... Glossário: 1) Volúpia: prazer. 2) Heliotropos: girassóis. 3) Tépido: morno. 4) Acerbo: azedo. 9) A carne, segundo o poema, gera que sensações? Carnes, virgens e tépidas do Oriente do Sonho e das Estrelas fabulosas, carnes acerbas e maravilhosas, tentadoras do sol intensamente... Passai, dilaceradas pelos zelos, através dos profundos pesadelos que me apunhalam de mortais horrores... Passai, passai, desfeitas em tormentos, em lágrimas, em prantos, em lamentos em ais, em luto, em convulsões, em dores... (Cruz e Souza)

21 Proposto 10) Identifique um verso que apresente uma antítese, a qual represente o caráter contraditório dos sentimentos descritos no poema.

22 Proposto 11) Destaque palavras que contribuam para a atmosfera mística do poema.

FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA

FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA ROTEIRO DE ATIVIDADES 2ª SÉRIE 3 BIMESTRE AUTORIA RENATA RIBEIRO DA SILVA Rio de Janeiro 2012 TEXTO GERADOR 1 Este Texto Gerador é de autoria de Cruz e Souza. Negro

Leia mais

FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA

FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA ROTEIRO DE ATIVIDADES 2ª SÉRIE 3 BIMESTRE AUTORIA LUCIANA BAPTISTA DO ROSARIO Rio de Janeiro 2012 TEXTO GERADOR I POESIA NO SIMBOLISMO O Simbolismo é uma tendência

Leia mais

GOIÂNIA, / / PROFESSOR: Daniel

GOIÂNIA, / / PROFESSOR: Daniel GOIÂNIA, / / 2017. PROFESSOR: Daniel DISCIPLINA: Literatura SÉRIE: 3 ano ALUNO(a): No Anhanguera você é + Enem Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações: - É fundamental

Leia mais

Simbolismo - autores e características

Simbolismo - autores e características GOIÂNIA, / / 2016 PROFESSOR: Daniel DISCIPLINA: Literatura SÉRIE: 3 ano ALUNO(a): No Anhanguera você é + Enem Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações: - É fundamental

Leia mais

FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA

FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA ROTEIRO DE ATIVIDADES 2ª SÉRIE 3º BIMESTRE AUTORIA MARGARETE TEREZA MOURA ESSER Rio de Janeiro 2012 TEXTO GERADOR I ALPHONSUS DE GUIMARAENS Hão de chorar por ela

Leia mais

FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA

FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA ROTEIRO DE ATIVIDADES 2ª SÉRIE 3 BIMESTRE AUTORIA ANA GABRIELA ALVES DA SILVA Rio de Janeiro 2012 TEXTO GERADOR I. POESIA NO SIMBOLISMO / CANÇÃO O Assinalado. Tu

Leia mais

FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA

FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA ROTEIRO DE ATIVIDADES 2ª SÉRIE 3 BIMESTRE AUTORIA ALINE NUNES DE MORAES Rio de Janeiro 2012 TEXTO GERADOR I Ansiedade Esta ansiedade que nos enche o peito Enche

Leia mais

simbolismo Realismo Naturalismo Parnasianismo Simbolismo Coexistência Dissidência

simbolismo Realismo Naturalismo Parnasianismo Simbolismo Coexistência Dissidência Simbolismo Coexistência simbolismo Realismo Naturalismo Parnasianismo Simbolismo Dissidência O Simbolismo é, antes de tudo, antipositivista, antinaturalista e anticientificista. Isto significa que, contrariando

Leia mais

2) Explique o que foi o chamado "Pré-Modernismo). (1 ponto)

2) Explique o que foi o chamado Pré-Modernismo). (1 ponto) 2º EM Literatura Fransergio Av. Mensal 14/05/14 INSTRUÇÕES PARA A REALIZAÇÃO DA PROVA LEIA COM MUITA ATENÇÃO 1. Verifique, no cabeçalho desta prova, se seu nome, número e turma estão corretos. 2. Esta

Leia mais

FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA

FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA ROTEIRO DE ATIVIDADES 2º ANO 3º BIMESTRE AUTORIA GLAUCE TELLES ESTEVES Rio de Janeiro 2012 TEXTO GERADOR I VIOLÕES QUE CHORAM (FRAGMENTO) CRUZ E SOUSA (jan. I897)

Leia mais

Parnasianismo e Simbolismo. Características e principais autores

Parnasianismo e Simbolismo. Características e principais autores Parnasianismo e Simbolismo Características e principais autores Parnasianismo: Origem do movimento parnasiano: O movimento parnasiano surgiu na França, com a publicação de uma série de antologias denominadas

Leia mais

FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA

FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA ROTEIRO DE ATIVIDADES 2ª SÉRIE 3 BIMESTRE AUTORIA RENATO DE MACEDO SÁ Rio de Janeiro 2012 TEXTO GERADOR 1 POESIA SIMBOLISTA O primeiro texto gerador desta atividade,

Leia mais

FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA

FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA ROTEIRO DE ATIVIDADES 2º ANO 3º BIMESTRE AUTORIA SANDRA ELISA PIMENTA FIGUEIRA DOS SANTOS Rio de Janeiro 2012 TEXTO GERADOR I Este texto gerador é de autoria de

Leia mais

FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA

FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA ROTEIRO DE ATIVIDADES 2º ANO 3º BIMESTRE AUTORIA KARLA MEDEIROS COSTA MOURA Rio de Janeiro 2012 POESIA NO SIMBOLISMO TEXTO GERADOR I ANTÍFONA CRUZ E SOUZA fragmento

Leia mais

FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA

FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA ROTEIRO DE ATIVIDADES 2º ANO 3º BIMESTRE AUTORIA JOZYANNE PASSOMIDES RODRIGUES Rio de Janeiro 2012 POESIA NO SIMBOLISMO / CANÇÃO TEXTO GERADOR I Este texto gerador

Leia mais

FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA

FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA ROTEIRO DE ATIVIDADES 2º ANO 3º BIMESTRE AUTORIA BARBARA ANDREA F BITTENCOURT Rio de Janeiro 2012 TEXTO GERADOR I POESIA NO PARNASIANISMO E NO SIMBOLISMO / CANÇÃO

Leia mais

O PARNASIANISMO. Por Carlos Daniel Santos Vieira

O PARNASIANISMO. Por Carlos Daniel Santos Vieira O PARNASIANISMO Por Carlos Daniel Santos Vieira CONTEXTO HISTÓRICO-CULTURAL Segunda metade do século XIX Progresso, ciência, revolução industrial Desapego à emoção CARACTERÍSTICAS Disciplina do bom gosto

Leia mais

FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA

FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA ROTEIRO DE ATIVIDADES 2ª SÉRIE 3 BIMESTRE AUTORIA NEWDA MEDEA DE ALMEIDA CRUZ Rio de Janeiro 2012 TEXTO GERADOR 1 O poeta negro catarinense Cruz e Sousa escreve

Leia mais

POÉTICAS DO SÉCULO XIX

POÉTICAS DO SÉCULO XIX POÉTICAS DO SÉCULO XIX (3) Origens Precursor Edgar Allan Poe (1809-1849) Origens Charles Baudelaire (1821-1867) B RINDE Nada, esta espuma, virgem verso A não designar mais que a copa; Ao longe se afoga

Leia mais

FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA

FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA ROTEIRO DE ATIVIDADES 2º ANO 3º BIMESTRE AUTORIA TATIANA FERNANDES BARBOSA Rio de Janeiro 2012 TEXTO GERADOR I ANTÍFONA CRUZ e SOUSA Ó Formas alvas, brancas, Formas

Leia mais

FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA

FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA ROTEIRO DE ATIVIDADES 2º ANO 3º BIMESTRE AUTORIA SANDRA MARIA DA SILVA MEGE Rio de Janeiro 2012 TEXTO GERADOR I Este texto gerador é de autoria de Cruz e Souza.

Leia mais

QUESTÕES. 2. Quais os principais autores e obras do movimento naturalista?

QUESTÕES. 2. Quais os principais autores e obras do movimento naturalista? 2º EM Literatura Klaus Av. Dissertativa 21/09/16 INSTRUÇÕES PARA A REALIZAÇÃO DA PROVA LEIA COM MUITA ATENÇÃO 1. Verifique, no cabeçalho desta prova, se seu nome, número e turma estão corretos. 2. Esta

Leia mais

FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA

FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA ROTEIRO DE ATIVIDADES 2º ANO 3º BIMESTRE AUTORIA SUSANA DINIZ DIAS Rio de Janeiro 2012 TEXTO GERADOR I CRISTAIS Mais claro e fino do que as finas pratas O som da

Leia mais

POETA 1 / Cruz e Sousa

POETA 1 / Cruz e Sousa POETA 1 / Cruz e Sousa 1 TEXTO 1 / O Assinalado Tu és o louco da imortal loucura, O louco da loucura mais suprema, A Terra é sempre a tua negra algema, Prende-te nela a extrema Desventura. Mas essa algema

Leia mais

Características do Simbolismo

Características do Simbolismo SIMBOLISMO O simbolismo foi um movimento que se desenvolveu nas artes plásticas, teatro e literatura. Surgiu na França, no final do século XIX, em oposição ao Naturalismo e ao Realismo. Características

Leia mais

L. Exercícios: Gramática (1º Bimestre)

L. Exercícios: Gramática (1º Bimestre) 1. I. Observe o texto de Cecília Meireles: Bolhas Olha a bolha d água no galho! Olha o orvalho! Olha a bolha de vinho na rolha! Olha a bolha! Olha a bolha na mão que trabalha! Olha a bolha de sabão na

Leia mais

Data: / / 4 º Bimestre Ensino...Série: Disciplina: Profº: Recuperação

Data: / / 4 º Bimestre Ensino...Série: Disciplina: Profº: Recuperação Colégio J. R. Passalacqua Colégio Santo Antonio de Lisboa Colégio São Vicente de Paulo Penha Colégio Francisco Telles Colégio São Vicente de Paulo Jundiaí Aluno: Nº: Data: / / 4 º Bimestre Ensino.....Série:

Leia mais

Simbolismo - autores e características

Simbolismo - autores e características Lista de exercícios Aluno (a): Turma: 3 ANO Professor: Daniel Disciplina: Literatura Antes de iniciar a lista de exercícios, leia atentamente as seguintes orientações: É fundamental a apresentação de uma

Leia mais

FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA

FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA ROTEIRO DE ATIVIDADES 2ª SÉRIE 3 BIMESTRE AUTORIA ALINE AYRES DE ALMEIDA Rio de Janeiro 2012 TEXTO GERADOR 1 Leia o poema A Catedral de Alphonsus de Guimaraens;

Leia mais

FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA

FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA ROTEIRO DE ATIVIDADES 2ª SÉRIE 3 BIMESTRE AUTORIA MÔNICA RIBEIRO DA SILVA FOGAÇA Rio de Janeiro 2012 O Simbolismo reflete um momento histórico extremamente complexo,

Leia mais

FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA

FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA ROTEIRO DE ATIVIDADES 2º ANO 3º BIMESTRE AUTORIA SOURANE ALMEIDA DUARTE Rio de Janeiro 2012 TEXTO GERADOR I ISMÁLIA ALPHONSUS DE GUIMARAENS Quando Ismália enlouqueceu,

Leia mais

FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA

FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA ROTEIRO DE ATIVIDADES 2ª SÉRIE 3 BIMESTRE AUTORIA LETICIA FERNANDES FRANCO Rio de Janeiro 2012 TEXTO GERADOR 1 Antífona Ó Formas alvas, brancas, Formas claras De

Leia mais

Ela colhia margaridas quando eu passei. As margaridas eram os corações de seus namorados. (Carlos Drummond de Andrade)

Ela colhia margaridas quando eu passei. As margaridas eram os corações de seus namorados. (Carlos Drummond de Andrade) As figuras de linguagem ou de estilo são empregadas para valorizar o texto, tornando a linguagem mais expressiva. É um recurso linguístico para expressar experiências comuns de formas diferentes, conferindo

Leia mais

Bárbara da Silva. Literatura. Parnasianismo

Bárbara da Silva. Literatura. Parnasianismo Bárbara da Silva Literatura Parnasianismo O Parnasianismo foi um movimento essencialmente poético, surgido na segunda metade do século XIX, reagindo contra o sentimentalismo e o subjetivismo dos românticos.

Leia mais

FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA

FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA ROTEIRO DE ATIVIDADES 2ª SÉRIE 3 BIMESTRE AUTORIA DAYANE DE OLIVEIRA ALVES Rio de Janeiro 2012 TEXTO GERADOR 1 O texto Cristais do autorcruz e Sousa trata-se de

Leia mais

FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA

FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA ROTEIRO DE ATIVIDADES 2º ANO 3º BIMESTRE AUTORIA SANDRA DAS GRACAS CABRAL BRANDAO IZAR Rio de Janeiro 2012 TEXTO GERADOR I ISMÁLIA ALPHONSUS DE GUIMARAENS Quando

Leia mais

FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA

FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA ROTEIRO DE ATIVIDADES 2ª SÉRIE 3 BIMESTRE AUTORIA ELANE DE AZEVEDO CAMPOS Rio de Janeiro 202 TEXTO GERADOR O poema em versos decassílabos dispostos em quadras (ou

Leia mais

FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA

FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA ROTEIRO DE ATIVIDADES 2ª SÉRIE 3º BIMESTRE AUTORIA MARIA APARECIDA DE OLIVEIRA PEREIRA Rio de Janeiro 2012 TEXTO GERADOR I O poema em versos decassílabos dispostos

Leia mais

Romantismo Poesia 1ª e 2ª Geração

Romantismo Poesia 1ª e 2ª Geração Romantismo Poesia 1ª e 2ª Geração Minha terra Minha terra tem palmeiras Onde canta o sabiá Todos cantam sua terra, Também vou cantar a minha, Nas débeis cordas da lira Hei de fazê-la rainha; Hei de dar-lhe

Leia mais

Eis que chega meu grande amigo, Augusto dos Anjos, ele com seu jeitão calado e sempre triste, me fala que não irá existir palavra alguma para

Eis que chega meu grande amigo, Augusto dos Anjos, ele com seu jeitão calado e sempre triste, me fala que não irá existir palavra alguma para Oceano em Chamas Querida, Tentei em vão, fazer um poema a você, não consegui. Me faltavam palavras para descrever-te, então pedi aos poetas do universo para me ajudarem. O primeiro com quem conversei,

Leia mais

Literatura LISTA DE RECUPERAÇÃO

Literatura LISTA DE RECUPERAÇÃO LISTA DE RECUPERAÇÃO Professor: Carlos Literatura SÉRIE: 3º ANO DATA: 17 / 10/ 2016 01. (PUCCAMP-SP) "Como ostentasse certa arrogância, não se distinguia bem se era uma criança, com fumos de homem, se

Leia mais

Funções da Linguagem e Gêneros Textuais

Funções da Linguagem e Gêneros Textuais Funções da Linguagem e Gêneros Textuais Funções da Linguagem e Gêneros Textuais 1. (UERJ) Uma obra literária pode combinar diferentes gêneros, embora, de modo geral, um deles se mostre dominante. O poema

Leia mais

FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA

FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA ROTEIRO DE ATIVIDADES 2º ANO 3º BIMESTRE AUTORIA TATIANA SILVA DE LIMA Rio de Janeiro 2012 TEXTO GERADOR I Este texto é de autoria de Cruz e Souza. Poeta negro

Leia mais

Romantismo no Brasil 2ª e 3ª Geração

Romantismo no Brasil 2ª e 3ª Geração Texto para as questões 1 e 2. Minha terra Todos cantam sua terra, Também vou cantar a minha, Nas débeis cordas da lira Hei de fazê-la rainha; Minha terra tem palmeiras Onde canta o sabiá (Gonçalves Dias)

Leia mais

Amor & Sociologia Cultural - Fernando Pessoa

Amor & Sociologia Cultural - Fernando Pessoa Page 1 of 5 Universidade Federal do Amapá Pró-Reitoria de Ensino de Graduação Curso de Licenciatura Plena em Pedagogia Disciplina: Sociologia Cultural Educador: João Nascimento Borges Filho Amor & Sociologia

Leia mais

POEMAS AVULSOS. Gonzaga Filho Página 1

POEMAS AVULSOS. Gonzaga Filho Página 1 Gonzaga Filho Página 1 Gonzaga Filho Página 2 Gonzaga Filho POEMAS AVULSOS Primeira Edição Guamaré RN 2016 Gonzaga Filho Página 3 Dados Internacionais de Catalogação na Publicação (CIP) (Câmara Brasileira

Leia mais

FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA

FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA ROTEIRO DE ATIVIDADES 2º ANO 3º BIMESTRE AUTORIA SILVIA FRANCISCA DA R C SILVA Rio de Janeiro 2012 TEXTO GERADOR I Este 1º Texto Gerador é de autoria de Antônio

Leia mais

SEMPRE ORANDO. Cálida e fervorosa oração penetra os céus e chega a Deus.

SEMPRE ORANDO. Cálida e fervorosa oração penetra os céus e chega a Deus. SEMPRE ORANDO Cálida e fervorosa oração penetra os céus e chega a Deus. AOS ORANTES Que a oração seja sempre em nossas vidas a companheira de todas as horas as asas que nos elevam a melhor ferramenta de

Leia mais

SEMPRE ORANDO. A oração abre caminho para o encontro com o Mestre Interior. Depois nos unifica com Ele.

SEMPRE ORANDO. A oração abre caminho para o encontro com o Mestre Interior. Depois nos unifica com Ele. A oração abre caminho para o encontro com o Mestre Interior. SEMPRE ORANDO Depois nos unifica com Ele. Em seguida, ensina-nos que a vida é comunhão, é trabalho silencioso de almas unidas numa só luz para

Leia mais

FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA

FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA ROTEIRO DE ATIVIDADES 2ª SÉRIE 1º BIMESTRE AUTORIA ANA GABRIELA ALVES DA SILVA Rio de Janeiro 2013 TEXTO GERADOR I COMO EU TE AMO. Gonçalves Dias. Como se ama o

Leia mais

FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA

FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA ROTEIRO DE ATIVIDADES 2º ANO 3º BIMESTRE AUTORIA MARIA FERNANDA PEREIRA RIAL Rio de Janeiro 2012 TEXTO GERADOR I ANTÍFONA CRUZ e SOUZA Ó Formas alvas, brancas,

Leia mais

FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA

FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA ROTEIRO DE ATIVIDADES 2º ANO 3º BIMESTRE AUTORIA VANILDA DIAS DA SILVA Rio de Janeiro 2012 TEXTO GERADOR I Esse texto é de Alphonsus de Guimaraens, que é considerado

Leia mais

FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA

FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA ROTEIRO DE ATIVIDADES 2ª SÉRIE 3 BIMESTRE AUTORIA MIRIAN MARIA DA SILVA DUARTE Rio de Janeiro 2012 TEXTO GERADOR 1: POESIA SIMBOLISTA O texto abaixo é o poema que

Leia mais

FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA

FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA ROTEIRO DE ATIVIDADES 2º ANO 3º BIMESTRE AUTORIA SANDRA DE BRITO BEZERRA ZIMBRAO Rio de Janeiro 2012 TEXTO GERADOR I MÚSICA DA MORTE CRUZ e SOUSA A música da Morte,

Leia mais

FLORBELA ESPANCA ( )...esta estranha e doida borboleta Que eu sinto sempre a voltejar em mim!...

FLORBELA ESPANCA ( )...esta estranha e doida borboleta Que eu sinto sempre a voltejar em mim!... FLORBELA ESPANCA (1894 1930)...esta estranha e doida borboleta Que eu sinto sempre a voltejar em mim!... BIOGRAFIA: Flor Bela Lobo Florbela d'alma da Conceição Espanca Nasce em Vila Viçosa, Alentejo em

Leia mais

(PUC-Rio/2005 Adaptada) Texto para as questões 2 e 3:

(PUC-Rio/2005 Adaptada) Texto para as questões 2 e 3: 2º EM Literatura Carolina Aval. Mensal 18/05/12 Textos para a questão 1: Texto I OS SAPOS O sapo tanoeiro, Parnasiano aguado, Diz: Meu cancioneiro É bem martelado (...) Brada em um assomo O sapo tanoeiro:

Leia mais

FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA

FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA ROTEIRO DE ATIVIDADES 2ª SÉRIE 3 BIMESTRE AUTORIA ANA LUZIA PINHEIRO BARBOSA PORTO Rio de Janeiro 2012 TEXTO GERADOR 1: POESIA SIMBOLISTA Nos últimos dez anos do

Leia mais

Avenida da Saudade. Miguel Teixeira de Andrade ( )

Avenida da Saudade. Miguel Teixeira de Andrade ( ) Avenida da Saudade Estas pedras d avenida Que sob meus pés tenho Carregam as vidas De antepassados foragidos. Avenida que ecoa sonhos De meninos nas festas Do Maio sofredor, Onde toda a dor permanece Guardada

Leia mais

Matéria: Literatura Assunto: simbolismo Prof. Ibirá costa

Matéria: Literatura Assunto: simbolismo Prof. Ibirá costa Matéria: Literatura Assunto: simbolismo Prof. Ibirá costa Literatura Simbolismo (Séc. XIX) Origens A estética simbolista surgiu no final do século XIX, por volta de 1880, na França. Recusando-se aos princípios

Leia mais

MODERNISMO 2ª GERAÇÃO. Por Carlos Daniel S. Vieira

MODERNISMO 2ª GERAÇÃO. Por Carlos Daniel S. Vieira MODERNISMO 2ª GERAÇÃO Por Carlos Daniel S. Vieira CONTEXTO HISTÓRICO-SOCIAL CONTEXTO HISTÓRICO-SOCIAL Duas guerras mundiais Crack da bolsa (1929) Instabilidade social e política O homem busca esperanças......

Leia mais

Análise de textos poéticos. Texto 1. Infância

Análise de textos poéticos. Texto 1. Infância GOIÂNIA, / / 2017. PROFESSOR: Daniel DISCIPLINA: Português SÉRIE: 9 ano ALUNO(a): No Anhanguera você é + Enem P1-3 BIMESTRE Análise de textos poéticos Texto 1 Infância Meu pai montava a cavalo, ia para

Leia mais

AULA 30.1 Conteúdo: O Parnasianismo e o Simbolismo no Amazonas. INTERATIVIDADE FINAL LÍNGUA PORTUGUESA DINÂMICA LOCAL INTERATIVA

AULA 30.1 Conteúdo: O Parnasianismo e o Simbolismo no Amazonas. INTERATIVIDADE FINAL LÍNGUA PORTUGUESA DINÂMICA LOCAL INTERATIVA 30.1 Conteúdo: O Parnasianismo e o Simbolismo no Amazonas. 2 29.2 Habilidade: Reconhecer e valorizar a literatura simbolista produzida no Amazonas. 3 REVISÃO Simbolismo no Brasil: contexto histórico. Simbolismo

Leia mais

Deixo meus olhos Falar

Deixo meus olhos Falar Tânia Abrão Deixo meus olhos Falar 1º Edição Maio de 2013 WWW.perse.com.br 1 Tânia Abrão Biografia Tânia Abrão Mendes da Silva Email: Tania_morenagata@hotmail.com Filha de Benedito Abrão e Ivanir Abrão

Leia mais

FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA

FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA ROTEIRO DE ATIVIDADES 2ª SÉRIE 3 BIMESTRE AUTORIA MARCELO DOS SANTOS GAMA Rio de Janeiro 2012 TEXTO GERADOR 1 Este Texto Gerador é um soneto de autoria do poeta

Leia mais

PROPOSTA PARA EVIDENCIAR COMPETÊNCIAS DE LEITURA

PROPOSTA PARA EVIDENCIAR COMPETÊNCIAS DE LEITURA PROPOSTA PARA EVIDENCIAR COMPETÊNCIAS DE LEITURA NOTA: LEIA ATENTAMENTE ESTE DOCUMENTO QUE CONTÉM UMA PARTE TEÓRICA E UMA PARTE PRÁTICA: UM EXEMPLO DAQUILO QUE DEVEM FAZER INTRODUÇÃO: PARTE UM: TEORIA

Leia mais

Fabiany Monteiro do Nascimento. Amor Perfeito

Fabiany Monteiro do Nascimento. Amor Perfeito Fabiany Monteiro do Nascimento Amor Perfeito Dedico este livro a... Grandes pessoas que fizeram de minha vida uma fábula de sonhos reais. Primeiro agradeço a Deus, que mesmo nós momentos ruins, nunca me

Leia mais

FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA

FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA ROTEIRO DE ATIVIDADES 2ª SÉRIE 3 BIMESTRE AUTORIA REGINA CONCEICAO DE ARAUJO GRIGOLI Rio de Janeiro 2012 TEXTO GERADOR 1 João da Cruz e Sousa nasceu em Desterro,

Leia mais

FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA

FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA ROTEIRO DE ATIVIDADES 2º ANO 3º BIMESTRE AUTORIA GISELDA MARIA DUTRA BANDOLI Rio de Janeiro 2012 TEXTO GERADOR I MÚSICA DA MORTE CRUZ E SOUZA A Música da Morte,

Leia mais

FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA

FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA ROTEIRO DE ATIVIDADES 2ª SÉRIE 3 BIMESTRE AUTORIA ROSANGELA GIMENEZ DE MATTOS COELHO Rio de Janeiro 2012 TEXTO GERADOR 1: POESIA SIMBOLISTA Cruz e Sousa é considerado

Leia mais

FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA

FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA ROTEIRO DE ATIVIDADES 2ª SÉRIE 3 BIMESTRE AUTORIA ELIZABETE COSTA MALHEIROS Rio de Janeiro 2012 TEXTO GERADOR 1: POESIA SIMBOLISTA Misticismo, Amor e Morte eis

Leia mais

Aos Poetas. Que vem trazer esperança a um povo tristonho, Fazendo os acreditar que ainda existem os sonhos.

Aos Poetas. Que vem trazer esperança a um povo tristonho, Fazendo os acreditar que ainda existem os sonhos. Aos Poetas Venho prestar homenagem a uma grande nação, Que são os nossos poetas que escrevem com dedicação, Os poemas mais lindos e que por todos são bemvindos, Que vem trazer esperança a um povo tristonho,

Leia mais

Minha inspiração. A Poesia harmoniza o seu dia

Minha inspiração. A Poesia harmoniza o seu dia Minha inspiração A Poesia harmoniza o seu dia Meu jeito de amar Meu jeito de amar é alegre e autêntico É sincero puro e verdadeiro Meu jeito de amar é romântico Me doo me dedico por inteiro Meu jeito de

Leia mais

FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA

FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA ROTEIRO DE ATIVIDADES 2º ANO 3º BIMESTRE AUTORIA CLAUDIA FARIAS DUARTE Rio de Janeiro 2012 TEXTO GERADOR I O poema escolhido para o desenvolvimento deste trabalho

Leia mais

Maria Helena Morais Matos Coisas do Coração

Maria Helena Morais Matos Coisas do Coração Maria Helena Morais Matos Coisas do Coração Primeira Edição Curitiba 2012 PerSe Dados Internacionais de Catalogação na Publicação (CIP) (Câmara Brasileira do Livro, SP, Brasil) ÍN Matos, Maria Helena Morais

Leia mais

FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA

FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA ROTEIRO DE ATIVIDADES 2ª SÉRIE 3 BIMESTRE AUTORIA EDINALDA CARLA FERREIRA PINTO LIMA Rio de Janeiro 2012 TEXTO GERADOR 1 O soneto Ao Cair da Tarde, é de Emiliano

Leia mais

FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA

FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA ROTEIRO DE ATIVIDADES 2º ANO 3º BIMESTRE AUTORIA ARISA BERNADETE S DE S PORTUGAL Rio de Janeiro 2012 TEXTO GERADOR I POESIA SIMBOLISTA O Simbolismo é um movimento

Leia mais

QUESTÕES. Leia o seguinte trecho da obra O Cortiço, de Aluísio Azevedo, e responda ao que se pede.

QUESTÕES. Leia o seguinte trecho da obra O Cortiço, de Aluísio Azevedo, e responda ao que se pede. 3º EM Literatura Klaus Av. Dissertativa 21/09/16 INSTRUÇÕES PARA A REALIZAÇÃO DA PROVA LEIA COM MUITA ATENÇÃO 1. Verifique, no cabeçalho desta prova, se seu nome, número e turma estão corretos. 2. Esta

Leia mais

FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA

FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA ROTEIRO DE ATIVIDADES 2º ANO 3º BIMESTRE AUTORIA MARIA CRISTINA DA SILVA RIBEIRO MANHAES Rio de Janeiro 2012 TEXTO GERADOR I O primeiro texto gerador deste ciclo,

Leia mais

FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA

FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA ROTEIRO DE ATIVIDADES 2ª SÉRIE 3 BIMESTRE AUTORIA ROSA MARIA FERREIRA CORREA Rio de Janeiro 2012 TEXTO GERADOR I O primeiro texto gerador desse ciclo, Antífona,é

Leia mais

FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA

FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA ROTEIRO DE ATIVIDADES 2ª SÉRIE 3 BIMESTRE AUTORIA NILZA DA SILVA Rio de Janeiro 2012 TEXTO GERADOR 1 Este Texto Gerador é de autoria de Cruz e Souza. Negro e filho

Leia mais

Atenção: Coloque as respostas no Gabarito da última página. Somente ele será corrigido.

Atenção: Coloque as respostas no Gabarito da última página. Somente ele será corrigido. 3º EM Literatura Dina Aval. Mensal A 15/10/10 Atenção: Coloque as respostas no Gabarito da última página. Somente ele será corrigido. 1. (Pucsp) Sombras do vale, noites da montanha Mas quando preludia

Leia mais

FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA

FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA ROTEIRO DE ATIVIDADES VERSÃO DO ALUNO 2º ciclo do 3º bimestre da 2ª série Eixo bimestral: POESIA NO SIMBOLISMO / CANÇÃO Gerência de Produção Luiz Barboza Coordenação

Leia mais

( ) A literatura brasileira da fase colonial é autônoma em relação à Metrópole.

( ) A literatura brasileira da fase colonial é autônoma em relação à Metrópole. 3º EM Literatura Carolina Aval. Subs. / Opt. 23/04/12 1. Sobre o Quinhentismo brasileiro, assinale V para verdadeiro e F para falso. Em seguida, explicite o erro das afirmações julgadas falsas. (Os itens

Leia mais

CARGO: PROFESSOR DE ARTES

CARGO: PROFESSOR DE ARTES MUNICÍPIO DE RIQUEZA ESTADO DE SANTA CATARINA EDITAL DE PROCESSO SELETIVO N.º 004/2018 23 DE DEZEMBRO DE 2018 CARGO: PROFESSOR DE ARTES INSTRUÇÕES Este Caderno de Questões contém 20 questões, constituídas

Leia mais

DEIXA-ME SENTIR TUA ALMA ATRAVÉS DO TEU CALOROSO ABRAÇO

DEIXA-ME SENTIR TUA ALMA ATRAVÉS DO TEU CALOROSO ABRAÇO EU AMO VOCÊ: DEIXA-ME SENTIR TUA ALMA ATRAVÉS DO TEU CALOROSO ABRAÇO Cleber Chaves da Costa 1 O amor é paciente, o amor é benigno, não é invejoso; o amor não é orgulhoso, não se envaidece; não é descortês,

Leia mais

Sou eu quem vivo esta é minha vida Prazer este

Sou eu quem vivo esta é minha vida Prazer este Vivo num sonho que não é realidade Faz parte do meu viver Crescer sonhando esquecendo os planos Sou eu quem vivo esta é minha vida Prazer este EU Hoje deixei pra lá me esqueci de tudo Vivo minha vida sobre

Leia mais

FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA

FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA ROTEIRO DE ATIVIDADES 1ª SÉRIE 3º BIMESTRE AUTORIA ELIZAMAR DE SOUZA SILVA Rio de Janeiro 2012 TEXTO GERADOR I O Texto Gerador integra a obra de Marília de Dirceu,

Leia mais

Bárbara da Silva. Literatura. Simbolismo

Bárbara da Silva. Literatura. Simbolismo Bárbara da Silva Literatura Simbolismo O Simbolismo surge num momento em que a Europa passava por uma decadência econômica, as últimas décadas do século XIX, em que todas as esperanças no positivismo e

Leia mais

FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA

FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA ROTEIRO DE ATIVIDADES 2ª SÉRIE 3 BIMESTRE AUTORIA JANAINA MARTINS DA SILVA Rio de Janeiro 2012 TEXTO GERADOR 1: POESIA SIMBOLISTA Ismália (Alphonsus de Guimaraens)

Leia mais

FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA

FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA ROTEIRO DE ATIVIDADES 2º ANO 3º BIMESTRE AUTORIA SIMONE DA SILVA GOMES Rio de Janeiro 2012 TEXTO GERADOR I O poema que segue é o mais popular de Alphonsus de Guimarães.

Leia mais

FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA

FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA ROTEIRO DE ATIVIDADES 1ª SÉRIE 3º BIMESTRE AUTORIA CHARLES MACEDO DE FREITAS Rio de Janeiro 2012 TEXTO GERADOR I SONETO LXXII Cláudio Manuel da Costa Já rompe,

Leia mais

Língua Portuguesa. Respostas das Atividades 3

Língua Portuguesa. Respostas das Atividades 3 Língua Portuguesa Respostas das Atividades 3 LL.17 2. Em a, temos o objetivo do autor realista: retratar a realidade sem modificá-la, ao contrário dos românticos. Em b, tem-se uma das principais características

Leia mais

FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA

FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA ROTEIRO DE ATIVIDADES 2ª SÉRIE 3º BIMESTRE AUTORIA JULIANA CARVALHO DE SOUZA DA COSTA Rio de Janeiro 2012 POESIA NO SIMBOLISMO / CANÇÃO TEXTO GERADOR I Este Texto

Leia mais

COLÉGIO MONJOLO LISTA DE EXERCÍCIOS 2017 LITERATURA- MARCELA FONSECA

COLÉGIO MONJOLO LISTA DE EXERCÍCIOS 2017 LITERATURA- MARCELA FONSECA COLÉGIO MONJOLO LISTA DE EXERCÍCIOS 2017 LITERATURA- MARCELA FONSECA Data da entrega: 01/09/2017. Aluno(a): 1ª Série: As eras literárias brasileiras A literatura brasileira tem sua história dividida em

Leia mais

QUÃO GRANDE É O MEU DEUS (Chris T./Jesse R.)

QUÃO GRANDE É O MEU DEUS (Chris T./Jesse R.) QUÃO GRANDE É O MEU DEUS (Chris T./Jesse R.) Com esplendor de um rei Em majestade e luz Faz a terra se alegrar, faz a terra se alegrar Ele é a própria luz E as trevas vão fugir Tremer com sua voz, tremer

Leia mais

Exercícios do ver literário. As respostas das questões desses slides estão no seu caderno. Use-as para estudar.

Exercícios do ver literário. As respostas das questões desses slides estão no seu caderno. Use-as para estudar. + Exercícios do ver literário As respostas das questões desses slides estão no seu caderno. Use-as para estudar. + a) A imagem 2 é plagio da primeira b) A imagem 1 é caricatura de Pedro c) A imagem 2 é

Leia mais

FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA

FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA ROTEIRO DE ATIVIDADES 2ª SÉRIE 3 BIMESTRE AUTORIA CRISTIANE SAMPAIO BARRETO NEY Rio de Janeiro 2012 TEXTO GERADOR I : POESIA A Música da Morte Cruz e Souza A Música

Leia mais

Pergaminho dos Sonhos

Pergaminho dos Sonhos Pergaminho dos Sonhos Michel R.S. Era uma vez um poeta... Um jovem poeta que aprendera a amar e deixar de amar. E de uma forma tão simples, assim como o bem e o mal, O amor tornou-se o objetivo de suas

Leia mais

LISTA DE RECUPERAÇÃO DE LINGUAGENS 7º ANO CARLA

LISTA DE RECUPERAÇÃO DE LINGUAGENS 7º ANO CARLA LISTA DE RECUPERAÇÃO DE LINGUAGENS 7º ANO CARLA TEXTO 1. De onde vem a narradora e protagonista do texto? (0,4) 2. Para a autora o que apagava as lembranças de sua infância? (0,4) 3. Retire do texto dois

Leia mais