CAPÍTULO I DIREITO ADMINISTRATIVO

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "CAPÍTULO I DIREITO ADMINISTRATIVO"

Transcrição

1 Sumário 21 CAPÍTULO I DIREITO ADMINISTRATIVO 1. ATOS ADMINISTRATIVOS Súmula nº 473. A administração pode anular seus próprios atos, quando eivados de vícios que os tornam ilegais, porque deles não se originam direitos; ou revogá-los, por motivo de conveniência ou oportunidade, respeitados os direitos adquiridos, e ressalvada, em todos os casos, a apreciação judicial. 01. (Cespe/TCU/Auditor/2010) O princípio da autotutela possibilita à administração pública anular os próprios atos, quando possuírem vícios que os tornem ilegais, ou revogá-los por conveniência ou oportunidade, desde que sejam respeitados os direitos adquiridos e seja garantida a apreciação judicial. C E 02. (FCC/PGE/RJ/Técnico/2009) A respeito da invalidação e da convalidação do ato administrativo, é correto afirmar que: a) o ato viciado que também configure crime é passível de saneamento, a critério da Administração. b) os efeitos de todos os atos administrativos tornam-se automaticamente perenes e imutáveis depois de transcorrido um ano de sua edição. c) é possível haver interesse público na manutenção dos efeitos de atos administrativos viciados, em nome de princípios jurídicos tais como a proporcionalidade e a boa-fé. d) o regime jurídico correspondente é idêntico, tanto para os atos administrativos nulos, como para aqueles ditos anuláveis. e) a matéria não pode ser objeto de apreciação pelo Poder Judiciário, por ser considerada exclusivamente de conveniência e oportunidade da Administração. 03. (FCC/MRE/Oficial/2009) Súmula 473: A administração pode anular seus próprios atos, quando eivados de vícios que os tornam ilegais, porque deles não se originam direitos; ou revogá-los, por motivo de conveniência ou oportunidade, respeitados os direitos adquiridos, e ressalvada, em todos os casos, a apreciação judicial. É certo que a Administração Pública, dentre outras situações: a) está sujeita à fiscalização administrativa de seus atos, sendo-lhe vedada a revogação de seus atos discricionários.

2 22 PARTE I SÚMULAS DO SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL b) tem o dever de velar pela execução da lei, facultada a anulação dos atos ilegais que praticar. c) sujeita-se ao controle jurisdicional de sua atuação, mas não ao controle legislativo de seus atos. d) não pode descumprir a lei a pretexto de sua inconstitucionalidade, mas pode atuar, em qualquer situação, contra legem ou praeter legem. e) deve anular os atos ilegais que praticar e pode revogar seus atos discricionários inconvenientes ou inoportunos. 04. (FGV/OAB/2011-1) Em âmbito federal, o direito de a Administração Pública anular atos administrativos eivados de vício de ilegalidade, dos quais decorram efeitos favoráveis para destinatários de boa-fé a) não se submete a prazo prescricional. b) não se submete a prazo decadencial. c) prescreve em 10 (dez) anos, contados da data em que praticado o ato. d) decai em 5 (cinco) anos, contados da data em que praticado o ato. Lei 9.784/99. Art. 54. O direito da Administração de anular os atos administrativos de que decorram efeitos favoráveis para os destinatários decai em cinco anos, contados da data em que foram praticados, salvo comprovada má-fé. 05. (FGV/TJ/PA/Juiz/2009) Com base na Lei 9.784/99, analise as afirmativas a seguir. I. O direito da Administração de anular os atos administrativos de que decorram efeitos favoráveis para os destinatários decai em cinco anos, contados da data em que foram praticados, salvo comprovada má-fé. II. O prazo de decadência, na hipótese de efeitos patrimoniais contínuos, será contado a partir da percepção do primeiro pagamento. III. A convalidação é da competência privativa da própria Administração, logo, é incabível que o órgão jurisdicional pratique a convalidação de atos administrativos, a menos que se trate de seus próprios atos administrativos. IV. Na revogação, a Administração Pública atua com discricionariedade, exercendo o poder de autotutela quanto a motivos de mérito, avaliando a conveniência e a oportunidade de suprimir o ato administrativo. Assinale: a) se somente as afirmativas I e IV estiverem corretas. b) se somente as afirmativas III e IV estiverem corretas. c) se somente as afirmativas I, II e III estiverem corretas. d) se somente as afirmativas II, III e IV estiverem corretas. e) se todas as afirmativas estiverem corretas.

3 DIREITO ADMINISTRATIVO 23 I. Lei 9.784/99. Art. 54. O direito da Administração de anular os atos administrativos de que decorram efeitos favoráveis para os destinatários decai em cinco anos, contados da data em que foram praticados, salvo comprovada má-fé. II. Lei 9.784/99. Art º No caso de efeitos patrimoniais contínuos, o prazo de decadência contar- -se-á da percepção do primeiro pagamento. III. Lei 9.784/99. Art. 55. Em decisão na qual se evidencie não acarretarem lesão ao interesse público nem prejuízo a terceiros, os atos que apresentarem defeitos sanáveis poderão ser convalidados pela própria Administração. IV. STF Súmula (Vunesp/MPE/SP/Analista/2010) Analise a Súmula 473 do STF a seguir e assinale a alternativa que contém os vocábulos que completam correta e respectivamente as suas lacunas: A Administração pode ( ) seus próprios atos, quando eivados de ( ) que os tornam ( ), porque deles não se originam ( ); ou revogá-los, por motivo de conveniência ou oportunidade, respeitados os ( ), e ressalvada, em todos os casos, a apreciação judicial. a) anular vícios ilegais direitos direitos adquiridos. b) revogar defeitos inválidos efeitos atos jurídicos. c) revogar máculas defeituosos competências servidores públicos. d) anular defeitos imprestáveis decisões atos administrativos. e) invalidar defeitos viciados direitos direitos alheios. 07. (Vunesp/Cesp/Advogado/2010) A respeito do ato administrativo, pode-se afirmar que: a) a invalidação é o desfazimento do ato administrativo por razões de ilegalidade. b) o ato administrativo não admite a convalidação. c) o ato administrativo pode ser revogado pela Administração, mas não pode ser anulado por esta. d) os atos administrativos dotados de imperatividade têm presunção absoluta de legalidade. e) a licença é ato administrativo discricionário. 08. (Vunesp/PGM/Mogi/Advogado/2009) Um ato administrativo a) pode ser anulado pelo Poder Judiciário ou pela própria Administração. b) discricionário pode ser revogado pelo Poder Judiciário. c) vinculado somente pode ser invalidado por razões de conveniência e oportunidade. d) discricionário, quando revogado, deve ser invalidado, em regra, com efeitos ex tunc. e) vinculado, quando anulado, deve ser invalidado, em regra, com efeitos ex nunc.

4 24 PARTE I SÚMULAS DO SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL 09. (Vunesp/SAAE/SãoCarlos/Procurador/2009) No que diz respeito à extinção do ato administrativo por ilegalidade, é correto afirmar que: a) cabe ao Poder Judiciário invalidar o ato, e não à Administração. b) sua invalidação terá, em regra, efeitos ex nunc. c) não está sujeita à prescrição, tendo em vista o interesse público a ser protegido. d) pode ocorrer por provocação de qualquer interessado. e) pode a Administração invalidar o ato, mas deverá respeitar os direitos adquiridos decorrentes do mesmo. 10. (Vunesp/Cesp/Advogado/2010) A respeito do ato administrativo, pode-se afirmar que: a) a invalidação é o desfazimento do ato administrativo por razões de ilegalidade. b) o ato administrativo não admite a convalidação. c) o ato administrativo pode ser revogado pela Administração, mas não pode ser anulado por esta. d) os atos administrativos dotados de imperatividade têm presunção absoluta de legalidade. e) a licença é ato administrativo discricionário. 11. (Vunesp/TJ/RJ/Juiz/2013) A Administração Pública a) pode anular seus próprios atos, quando eivados de vícios que os tornam ilegais, porque deles não se originam direitos, ressalvada a apreciação judicial. b) pode anular seus próprios atos, por motivo de conveniência ou oportunidade, respeitados os direitos adquiridos. c) não pode declarar, em hipótese alguma, a nulidade dos seus próprios atos. d) não pode anular seus atos; somente é autorizada a revogação por motivo de conveniência ou oportunidade, respeitados os direitos adquiridos, ressalvada a apreciação judicial. 12. (Vunesp/TJ/SP/Juiz/2013) A anulação ex officio da licitação, fundada na ilegalidade do procedimento licitatório, gera efeitos ex tunc : a) ainda assim sujeita a Administração a pagar indenização às partes. b) são idênticos os efeitos produzidos na anulação da licitação e na anulação do contrato. c) como a Administração tem o dever de velar pela legalidade de seus atos, o decreto de anulação da licitação, fundada na ilegalidade do procedimento, prescinde, na esfera administrativa, do exercício do direito de defesa. d) o terceiro de boa-fé atingido pela invalidação da licitação será indenizado pelos prejuízos decorrentes da anulação.

5 DIREITO ADMINISTRATIVO (Vunesp/TJ/SP/Juiz/2013) O princípio da autotutela administrativa, consagrado no Enunciado n. 473 das Súmulas do STF ( 473: A Administração pode anular seus próprios atos quando eivados de vícios que os tornem ilegais, porque deles não se originam direitos; ou revogá-los, por motivo de conveniência ou oportunidade, respeitados os direitos adquiridos, e ressalvada, em todos os casos, a apreciação judicial. ), fundamento invocado pela Administração para desfazer ato administrativo que afete interesse do administrado, desfavorecendo sua posição jurídica, a) confunde-se com a chamada tutela administrativa. b) prescinde da instauração de prévio procedimento administrativo, pois tem como objetivo a restauração da ordem jurídica, em respeito ao princípio da legalidade que rege a Administração Pública. c) exige prévia instauração de processo administrativo, para assegurar o devido processo legal. d) pode ser invocado apenas em relação aos atos administrativos ilegais. 14. (Cespe/MC/Direito/2013) A anulação de ato administrativo só pode ser promovida por ação judicial. A revogação, por sua vez, pode ocorrer por meio de processo administrativo. C E GAB C C E D E A A A E A A D C E Súmula nº 346. A Administração Pública pode declarar a nulidade dos seus próprios atos. 01. (Cesgranrio/Petrobras/Advogado/2008) "A Administração Pública pode declarar a nulidade de seus próprios atos." (Súmula 346 do Supremo Tribunal Federal) Que princípio da Administração Pública reflete a súmula acima transcrita? a) supremacia do interesse público b) autoexecutoriedade c) impessoalidade d) razoabilidade e) autotutela 02. (Cespe/TCU/Auditor/2010) O princípio da autotutela possibilita à administração pública anular os próprios atos, quando possuírem vícios que os tornem ilegais, ou revogá-los por conveniência ou oportunidade, desde que sejam respeitados os direitos adquiridos e seja garantida a apreciação judicial. C E

6 26 PARTE I SÚMULAS DO SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL 03. (Cespe/PGM/Natal/Procurador/2008) Considerando a doutrina e a jurisprudência majoritárias acerca da invalidação dos atos administrativos, assinale a opção correta. a) Com base em seu poder de autotutela, a administração pública pode invalidar atos administrativos insanáveis, sendo imprescindível a observância do devido processo legal em todos os casos. b) Com base em seu poder de autotutela, a administração pública pode invalidar atos administrativos insanáveis. Nesse caso, quando houver repercussão na esfera dos direitos individuais, deverá ser observado o devido processo legal. c) O poder de autotutela da administração pública, que lhe permite invalidar atos administrativos, só pode ser exercido quando o desfazimento do ato não repercuta no âmbito dos direitos individuais dos administrados. Nesse caso, a administração pública deve recorrer ao Poder Judiciário, pleiteando o desfazimento do ato em juízo. d) O poder de autotutela da administração pública, que lhe permite invalidar atos administrativos, não atinge os beneficiários do ato que estejam de boa-fé. 04. (FGV/Besc/Advogado/2004) Quanto à possibilidade de revogação ou anulação de atos, é correto afirmar que a Autoridade Pública pode: a) revogar seus próprios atos, mas não pode anulá-los, uma vez que a anulação é de competência exclusiva do Poder Judiciário. b) revogar e anular seus próprios atos, desde que devidamente autorizada pelo Poder Judiciário. c) a qualquer tempo, anular ou revogar seus próprios atos. d) anular seus próprios atos, desde que devidamente autorizada pelo Poder Legislativo. e) revogar seus próprios atos, desde que devidamente autorizada pelo chefe do Poder Executivo. 05. (TJ/DFT/Juiz/2012) Sobre os atos administrativos, é correto afirmar: a) De acordo com a lei federal de processo administrativo, os atos administrativos eivados de defeitos sanáveis podem ser convalidados pela própria Administração, desde que não acarretem lesão ao interesse público nem prejuízo a terceiros. b) O poder discricionário fundamenta o instituto da anulação. c) Nos processos perante o Tribunal de Contas da União, em que se discuta a legalidade do ato de concessão inicial de aposentadoria, reforma ou pensão, quando da decisão puder resultar anulação ou revogação de ato administrativo que beneficie o interessado, são assegurados o contraditório e a ampla defesa. d) No regime da Lei nº /06, a reclamação cabível em face do ato administrativo que contraria enunciado de súmula vinculante prescinde do esgotamento das vias administrativas. (a) STF Súmula 473. A administração pode anular seus próprios atos, quando eivados de vícios que os tornam ilegais, porque deles não se originam direitos; ou revogá-los, por motivo de conveniência ou oportunidade, respeitados os direitos adquiridos, e ressalvada, em todos os casos, a apreciação judicial. (b) STF Súmula 346.

7 DIREITO ADMINISTRATIVO 27 (c) STF Súmula Vinculante 3. Nos processos perante o Tribunal de Contas da União asseguram-se o contraditório e a ampla defesa quando da decisão puder resultar anulação ou revogação de ato administrativo que beneficie o interessado, excetuada a apreciação da legalidade do ato de concessão inicial de aposentadoria, reforma e pensão. (d) Lei /2006. Art. 7º Da decisão judicial ou do ato administrativo que contrariar enunciado de súmula vinculante, negar-lhe vigência ou aplicá-lo indevidamente caberá reclamação ao Supremo Tribunal Federal, sem prejuízo dos recursos ou outros meios admissíveis de impugnação. 1º Contra omissão ou ato da administração pública, o uso da reclamação só será admitido após esgotamento das vias administrativas. 06. (Vunesp/PGM/Mogi/Advogado/2009) Um ato administrativo a) pode ser anulado pelo Poder Judiciário ou pela própria Administração. b) discricionário pode ser revogado pelo Poder Judiciário. c) vinculado somente pode ser invalidado por razões de conveniência e oportunidade. d) discricionário, quando revogado, deve ser invalidado, em regra, com efeitos ex tunc. e) vinculado, quando anulado, deve ser invalidado, em regra, com efeitos ex nunc. 07. (Vunesp/TJ/SP/Advogado/2013) A anulação do ato administrativo a) opera efeitos ex nunc. b) somente poderá ser declarada pelo Poder Judiciário. c) impede que o ato seja novamente editado. d) poderá ser ordenada pela Administração Pública. e) pressupõe o descumprimento de obrigação fixada no ato. 08. (Cespe/CPRM/Advogado/2013) A administração pública não pode revogar os atos administrativos inconvenientes ou inoportunos, unilateralmente, só podendo fazê-lo com o aval do Poder Judiciário. C E GAB E C B C A A D E 2. BENS PÚBLICOS Súmula nº 650. Os incisos I e XI do art. 20 da Constituição Federal não alcançam terras de aldeamentos extintos, ainda que ocupadas por indígenas em passado remoto. 01. (Cespe/MP/AM/Promotor/2007) Os habitantes das Américas foram chamados de índios pelos europeus que aqui chegaram. Uma denominação genérica, provocada pela primeira impressão que eles tiveram de haverem chegado às Índias. Mesmo depois de descobrir que não estavam na Ásia, e sim em um continente até então desconhecido, os europeus continuaram a chamá-

8 28 PARTE I SÚMULAS DO SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL -los assim, ignorando propositalmente as diferenças linguístico-culturais. Era mais fácil tornar os nativos todos iguais, tratá-los de forma homogênea, já que o objetivo era um só: o domínio político, econômico e religioso. É necessário reconhecer e valorizar a identidade étnica específica de cada uma das sociedades indígenas em particular, compreender suas línguas e suas formas tradicionais de organização social, de ocupação da terra e de uso dos recursos naturais. Isso significa respeito pelos direitos coletivos especiais de cada uma delas e a busca do convívio pacífico, por meio de um intercâmbio cultural, com as diferentes etnias. Internet: < gov.br> (com adaptações). Tendo o texto acima como referência inicial e por base os ditames da ordem social constitucional, assinale a opção incorreta. a) A CF reconhece a organização social, os costumes, as línguas, crenças e tradições das comunidades indígenas, de modo que assume a existência de minorias nacionais, instituindo normas de proteção de sua singularidade étnica. b) Os índios, suas comunidades e organizações são partes legítimas para ingressar em juízo em defesa de seus direitos e interesses, intervindo o MP em todos os atos do processo. c) As normas constitucionais sobre a relação dos indígenas com suas terras e o reconhecimento de seus direitos originários sobre elas consolidam e consagram o indigenato, o qual, por sua vez, não se confunde com a ocupação ou mera posse. O indigenato, portanto, não se rege simplesmente por normas de direito civil. d) A mineração em terras indígenas só pode ser efetivada com autorização do Congresso Nacional, após ouvidas as comunidades afetadas, ficando-lhes assegurada participação nos resultados da lavra. e) As terras de aldeamentos extintos, mas ocupados por indígenas em passado remoto, pertencem à União, razão pela qual deve esta figurar como parte em ação de usucapião de imóvel compreendido no perímetro do antigo aldeamento indígena. (a) CF. Art São reconhecidos aos índios sua organização social, costumes, línguas, crenças e tradições, e os direitos originários sobre as terras que tradicionalmente ocupam, competindo à União demarcá-las, proteger e fazer respeitar todos os seus bens. (b) CF. Art Os índios, suas comunidades e organizações são partes legítimas para ingressar em juízo em defesa de seus direitos e interesses, intervindo o Ministério Público em todos os atos do processo (d) CF. Art º O aproveitamento dos recursos hídricos, incluídos os potenciais energéticos, a pesquisa e a lavra das riquezas minerais em terras indígenas só podem ser efetivados com autorização do Congresso Nacional, ouvidas as comunidades afetadas, ficando-lhes assegurada participação nos resultados da lavra, na forma da lei. (e) STF Súmula 650. GAB 01 E Súmula nº 480. Pertencem ao domínio e administração da União, nos termos dos artigos 4º, IV, e 186, da Constituição Federal de 1967, as terras ocupadas por silvícolas.

9 DIREITO ADMINISTRATIVO (Cespe/DPF/Agente/2009) A Constituição Federal de 1988 (CF) não reconhece aos índios a propriedade sobre as terras por eles tradicionalmente ocupadas. C E CF. Art. 20. São bens da União: XI as terras tradicionalmente ocupadas pelos índios. Art São reconhecidos aos índios sua organização social, costumes, línguas, crenças e tradições, e os direitos originários sobre as terras que tradicionalmente ocupam, competindo à União demarcá-las, proteger e fazer respeitar todos os seus bens. 1º São terras tradicionalmente ocupadas pelos índios as por eles habitadas em caráter permanente, as utilizadas para suas atividades produtivas, as imprescindíveis à preservação dos recursos ambientais necessários a seu bem-estar e as necessárias a sua reprodução física e cultural, segundo seus usos, costumes e tradições. 2º As terras tradicionalmente ocupadas pelos índios destinam-se a sua posse permanente, cabendo-lhes o usufruto exclusivo das riquezas do solo, dos rios e dos lagos nelas existentes. 02. (Cespe/PGE/PB/Procurador/2008) As terras tradicionalmente ocupadas pelos índios em caráter permanente, utilizadas para suas atividades produtivas e imprescindíveis à preservação dos recursos ambientais necessários a seu bem-estar e às necessidades de sua reprodução física e cultural são consideradas bens: a) públicos de uso especial, pertencentes à União. b) públicos de uso especial, pertencentes ao estado em que se localizem. c) públicos de uso especial, pertencentes ao município em que se localizem. d) públicos dominicais, pertencentes à União. e) particulares, pertencentes à comunidade indígena respectiva. 03. (TJ/DFT/Juiz/2012) Marque a opção errada, levando em conta o disposto na Constituição Federal. a) São terras tradicionalmente ocupadas pelos índios as por eles habitadas em caráter permanente, as utilizadas para suas atividades produtivas, as imprescindíveis à preservação dos recursos ambientais necessários a seu bem-estar e as necessárias a sua reprodução física e cultural, segundo seus usos, costumes e tradições. b) As terras tradicionalmente ocupadas pelos índios destinam-se a sua posse permanente, cabendo-lhes o usufruto exclusivo das riquezas do solo, dos rios e dos lagos nelas existentes. c) O aproveitamento dos recursos hídricos, excluídos os potenciais energéticos, a pesquisa e a lavra das riquezas minerais em terras indígenas só podem ser efetivados com autorização do Congresso Nacional, ouvidas as comunidades afetadas, ficando-lhes assegurada participação nos resultados da lavra, na forma da lei. d) É vedada a remoção dos grupos indígenas de suas terras, salvo, ad referendum do Congresso Nacional, em caso de catástrofe ou epidemia que ponha em risco sua população, ou no interesse da soberania do País, após deliberação do Congresso Nacional, garantido, em qualquer hipótese, o retorno imediato logo que cesse o risco. (b) STF Súmula 480. Pertencem ao domínio e administração da União, nos termos dos artigos 4º, IV, e 186, da Constituição Federal de 1967, as terras ocupadas por silvícolas. CF. Art. 20. São bens da União: XI as terras tradicionalmente ocupadas pelos índios. Art São reconhecidos aos índios sua organização

10 30 PARTE I SÚMULAS DO SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL social, costumes, línguas, crenças e tradições, e os direitos originários sobre as terras que tradicionalmente ocupam, competindo à União demarcá-las, proteger e fazer respeitar todos os seus bens. 1º São terras tradicionalmente ocupadas pelos índios as por eles habitadas em caráter permanente, as utilizadas para suas atividades produtivas, as imprescindíveis à preservação dos recursos ambientais necessários a seu bem-estar e as necessárias a sua reprodução física e cultural, segundo seus usos, costumes e tradições. 2º As terras tradicionalmente ocupadas pelos índios destinam-se a sua posse permanente, cabendo-lhes o usufruto exclusivo das riquezas do solo, dos rios e dos lagos nelas existentes. GAB C A C Súmula nº 479. As margens dos rios navegáveis são domínio público, insuscetíveis de expropriação e, por isso mesmo, excluídas de indenização. 01. (Esaf/PFN/Procurador/2007-2) Com relação aos bens públicos analise os itens a seguir: I. as margens dos rios navegáveis são de domínio público, insuscetíveis de expropriação e, por isso mesmo, excluídas de indenização. II. servidão de trânsito não titulada, mas tornada permanente, sobretudo pela natureza das obras realizadas, considera-se não aparente, não conferindo direito à proteção possessória. III. uma das características das servidões públicas é a perpetuidade, entretanto, a coisa dominante também se extingue caso seja desafetada, não podendo extinguir-se pela afetação. IV. em regra não cabe direito à indenização quando a servidão decorre diretamente da lei. V. o tombamento pode atingir bens de qualquer natureza: móveis ou imóveis, materiais ou imateriais, públicos ou privados. Assinale a opção correta. a) Apenas os itens II e III estão incorretos. b) Apenas os itens I e II estão corretos. c) Apenas o item III está incorreto. d) Apenas o item I está correto. e) Todos os itens estão incorretos. (I) STF Súmula 479. (II) STJ É passível de proteção possessória a servidão de trânsito tornada contínua e aparente por meio de obras visíveis e permanentes realizadas no prédio serviente para o exercício do direito de passagem. REsp (III) Com fulcro no magistério de Di Pietro, podem ser indicadas como causas extintivas da servidão:... b) a desafetação ou afetação da coisa dominante a fim diverso para o qual não seja necessária a servidão. (Raquel Carvalho, Curso de direito administrativo, JusPodivm) (IV) À obviedade, é preciso que haja prova do dano decorrente da servidão. (Raquel Carvalho, Curso de direito administrativo, JusPodivm) (V) O tombamento consiste em uma restrição estatal da propriedade privada, que se destina especificamente à proteção do patrimônio histórico e artístico nacional, assim considerado o conjunto de bens móveis e imóveis existentes no país e cuja conservação seja de interesse público. (Dirley Cunha Jr., Curso de direito administrativo, JusPodivm)

DIREITO ADMINISTRATIVO. Câmara dos Deputados Prof. Luiz Lima

DIREITO ADMINISTRATIVO. Câmara dos Deputados Prof. Luiz Lima DIREITO ADMINISTRATIVO Câmara dos Deputados Prof. Luiz Lima EXTINÇÃO DO ATO ADMINISTRATIVO 1. Cumprimento dos efeitos ou advento do termo: é a extinção natural dos atos administrativos. Ou o ato prevê

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL

DIREITO CONSTITUCIONAL DIREITO CONSTITUCIONAL Ordem Social Índios Profª. Fabiana Coutinho Índios - Art. 231. São reconhecidos aos índios sua organização social, costumes, línguas, crenças e tradições, e os direitos originários

Leia mais

Direito Administrativo

Direito Administrativo Direito Administrativo Invalidade do Ato Administrativo Professora Tatiana Marcello www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Administrativo ATOS ADMINISTRATIVOS INVALIDAÇÃO (anulação, revogação e convalidação

Leia mais

PARTE I SÚMULAS DO SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL

PARTE I SÚMULAS DO SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL 2016 PARTE I SÚMULAS DO SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL PARTE I SÚMULAS DO SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL CAPÍTULO I DIREITO ADMINISTRATIVO STF 19 CAPÍTULO I DIREITO ADMINISTRATIVO 1. ATOS ADMINISTRATIVOS Súmula nº

Leia mais

EXTINÇÃO DOS ATOS ADM A forma natural de extinção dos Atos Administrativa é pelo cumprimento de seus efeitos. ATOS ADMINISTRATIVOS: EXTINÇÃO

EXTINÇÃO DOS ATOS ADM A forma natural de extinção dos Atos Administrativa é pelo cumprimento de seus efeitos. ATOS ADMINISTRATIVOS: EXTINÇÃO ATOS ADMINISTRATIVOS: EXTINÇÃO lac.consultoria@gmail.com EXTINÇÃO DOS ATOS ADM A forma natural de extinção dos Atos Administrativa é pelo cumprimento de seus efeitos. 1 2 EXTINÇÃO DOS ATOS ADM Pelo desaparecimento

Leia mais

DIREITO ADMINISTRATIVO. Prof. Luiz Antonio Lima

DIREITO ADMINISTRATIVO. Prof. Luiz Antonio Lima DIREITO ADMINISTRATIVO Prof. Luiz Antonio Lima Atos discricionários e atos vinculados: - Conceito de ato vinculado: Ato vinculado é aquele que possui expressamente em lei todos os elementos já preenchidos

Leia mais

Direito Administrativo

Direito Administrativo Direito Administrativo Atos Administrativos Professor Cristiano de Souza www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Administrativo ATOS ADMINISTRATIVOS: CONCEITO, REQUISITOS, ATRIBUTOS, CLASSIFICAÇÃO, ESPÉCIES,

Leia mais

Atos Adminsitrativos Mariano Borges

Atos Adminsitrativos Mariano Borges Atos Adminsitrativos Mariano Borges 1. No tocante aos atos administrativos, assinale a alternativa correta. a) O ato administrativo válido, revogado pela administração pública, produz efeitos ex tunc.

Leia mais

ATOS ADMINISTRATIVOS

ATOS ADMINISTRATIVOS Os Fatos Jurídicos Administrativos são acontecimentos que produzem efeitos na área jurídica do direito administrativo. Os ATOS ADMINISTRATIVOS são manifestações de vontade que geram consequências jurídicas,

Leia mais

DIREITO ADMINISTRATIVO

DIREITO ADMINISTRATIVO DIREITO ADMINISTRATIVO Processo Administrativo - Lei 9.784/99 Prof. Denis França CAPÍTULO VIII - DA FORMA, TEMPO E LUGAR DOS ATOS DO PROCESSO Art. 22. Os atos do processo administrativo não dependem de

Leia mais

ANULAÇÃO DO PROCESSO LICITATÓRIO modalidade pregão. Objeto: aquisição de escavadeira hidráulica nova.

ANULAÇÃO DO PROCESSO LICITATÓRIO modalidade pregão. Objeto: aquisição de escavadeira hidráulica nova. PARECER JURÍDICO presencial 25/2014. ANULAÇÃO DO PROCESSO LICITATÓRIO modalidade pregão Objeto: aquisição de escavadeira hidráulica nova. Em detida analise, é possível notar das provas acostadas aos autos,

Leia mais

Questões Comentadas de Administrativo - AOCP Professor Luis Eduardo

Questões Comentadas de Administrativo - AOCP Professor Luis Eduardo Questões Comentadas de Administrativo - AOCP Professor Luis Eduardo www.masterjuris.com.br Ano: 2012 Banca: AOCP Órgão: TCE-PA Prova: Assessor Técnico de Procuradoria Acerca do Controle da Administração

Leia mais

DIREITO ADMINISTRATIVO

DIREITO ADMINISTRATIVO DIREITO ADMINISTRATIVO www.alexandreprado.com.br ATOS ADMINISTRATIVOS EDITAL TRT RIO DE JANEIRO Ato Administrativo: a)requisitos b)atributos c)classificação d)espécies e)revogação, invalidação e convalidação

Leia mais

1. Requisitos dos atos administrativos - continuação: Requisitos: Competência Finalidade Forma Motivo Objeto Atos vinculados: Lei Lei Lei Lei Lei Atos

1. Requisitos dos atos administrativos - continuação: Requisitos: Competência Finalidade Forma Motivo Objeto Atos vinculados: Lei Lei Lei Lei Lei Atos 1 DIREITO ADMINISTRATIVO PONTO 1: Requisitos dos atos administrativos - continuação PONTO 2: Formas de extinção ou invalidação dos atos administrativos PONTO 3: Administração Pública 1. Requisitos dos

Leia mais

DIREITO ADMINISTRATIVO Controle da Administração Pública. Prof. Luís Gustavo. Fanpage: Luís Gustavo Bezerra de Menezes

DIREITO ADMINISTRATIVO Controle da Administração Pública. Prof. Luís Gustavo. Fanpage: Luís Gustavo Bezerra de Menezes DIREITO ADMINISTRATIVO Controle da Administração Pública Prof. Luís Gustavo Fanpage: Luís Gustavo Bezerra de Menezes Periscope: @ProfLuisGustavo Pode-se conceituar controle como o poder-dever de vigilância,

Leia mais

É o ramo da biologia que estuda as relações entre os seres vivos e o meio ambiente em que vivem, bem como suas recíprocas influências.

É o ramo da biologia que estuda as relações entre os seres vivos e o meio ambiente em que vivem, bem como suas recíprocas influências. Da Ordem Social: do Meio Ambiente e dos Índios. Cretella Júnior e Cretella Neto Direito Ambiental Prof. Dr. João Miguel da Luz Rivero jmlrivero@gmail.com Do meio ambiente A CF de 1988 consagra o direito

Leia mais

FABIO LUCIO. 9 Sistemas de controle jurisdicional da administração pública: contencioso administrativo e sistema da jurisdição una.

FABIO LUCIO. 9 Sistemas de controle jurisdicional da administração pública: contencioso administrativo e sistema da jurisdição una. 9 Sistemas de controle jurisdicional da administração pública: contencioso administrativo e sistema da jurisdição una. 10 Controle jurisdicional da administração pública no Direito brasileiro. 11 Controle

Leia mais

Direito Administrativo

Direito Administrativo Direito Administrativo Anulação e Invalidação de Atos Administrativos Professor Cristiano de Souza www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Administrativo ANULAÇÃO E INVALIDAÇÃO DE ATO ADMINISTRATIVO Os

Leia mais

DIREITO ADMINISTRATIVO Controle da Administração Pública. Prof. Luís Gustavo. Fanpage: Luís Gustavo Bezerra de Menezes

DIREITO ADMINISTRATIVO Controle da Administração Pública. Prof. Luís Gustavo. Fanpage: Luís Gustavo Bezerra de Menezes DIREITO ADMINISTRATIVO Controle da Administração Pública Prof. Luís Gustavo Fanpage: Luís Gustavo Bezerra de Menezes Periscope: @ProfLuisGustavo Pode-se conceituar controle como o poder-dever de vigilância,

Leia mais

Direito Administrativo

Direito Administrativo Direito Administrativo Anulação e Revogação de Licitação Professora Tatiana Marcello www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Administrativo ANULAÇÃO E REVOGAÇÃO DE LICITAÇÃO Licitações Prof.ª Tatiana Marcello

Leia mais

Direito Administrativo

Direito Administrativo Direito Administrativo facebook.com/professoratatianamarcello facebook.com/tatianamarcello @tatianamarcello EDITAL Atos Administrativos: Conceito. Requisitos de legalidade. Atributos. Espécies. Competência.

Leia mais

DIREITO ADMINISTRATIVO

DIREITO ADMINISTRATIVO DIREITO ADMINISTRATIVO AULA 2/4 Ato Administrativo, Responsabilidade Civil do Estado E Bens Públicos 2 ATO ADMINISTRATIVO 3 Requisitos( Art. 2º da Lei 4.717/65): Elementos constitutivos do Ato Administrativo.

Leia mais

Processo Administrativo Lei 9.784/1999

Processo Administrativo Lei 9.784/1999 Direito Administrativo Processo Administrativo Lei 9.784/1999 Fundamento Constitucional Princípio do devido processo legal (art. 5º, LIV, CRFB/1988), nas suas vertentes formal e material, bem como nos

Leia mais

AULA 14. Todavia, importante trazer três argumentos que podem ser utilizados para defender essa tese:

AULA 14. Todavia, importante trazer três argumentos que podem ser utilizados para defender essa tese: Turma e Ano: Flex A (2014) Matéria / Aula: Direito Administrativo / Aula 14 Professora: Luiz Oliveira Castro Jungstedt Monitora: Mariana Simas de Oliveira AULA 14 CONTEÚDO DA AULA: Argumentos para Invasão

Leia mais

Tropa de Elite - Polícia Civil Direito Administrativo Ato Administrativo Clovis Feitosa

Tropa de Elite - Polícia Civil Direito Administrativo Ato Administrativo Clovis Feitosa Tropa de Elite - Polícia Civil Direito Administrativo Ato Administrativo Clovis Feitosa 2012 Copyright. Curso Agora eu Passo - Todos os direitos reservados ao autor. (CESPE - 2013 - TRE-MS - Técnico Judiciário

Leia mais

DIREITO ADMINISTRATIVO

DIREITO ADMINISTRATIVO DIREITO ADMINISTRATIVO Bens Públicos Prof. Denis França Classificação dos bens públicos em espécie de Celso Antônio Bandeira de Mello, excluindo-se os bens móveis: Bens do domínio hídrico: o Águas correntes.

Leia mais

Direito Administrativo

Direito Administrativo Direito Administrativo facebook.com/professoratatianamarcello facebook.com/tatianamarcello @tatianamarcello Edital Direito Constitucional - Da Administração Pública: das disposições gerais; dos servidores

Leia mais

DIREITO ADMINISTRATIVO I. A Função do Estado. Origem do Direito Administrativo. O Regime Jurídicoadministrativo. Princípios Constitucionais do Direito Administrativo... 02 II. Administração Pública...

Leia mais

Coordenador William Akerman VUNESP. Carreiras Jurídicas iniciais_carreiras_vunesp.indd 3 13/12/ :22:07

Coordenador William Akerman VUNESP. Carreiras Jurídicas iniciais_carreiras_vunesp.indd 3 13/12/ :22:07 Coordenador William Akerman VUNESP Carreiras Jurídicas 2019 00 - iniciais_carreiras_vunesp.indd 3 13/12/2018 17:22:07 1 DIREITO ADMINISTRATIVO 1. AGENTES PÚBLICOS 1.1. Disposições Gerais 1. (Vunesp/PC/CE/Escrivão/2015)

Leia mais

Letícia Queiroz de Andrade

Letícia Queiroz de Andrade Seminário de Direito Administrativo Regulatório O Instituto do Reformatio In Pejus no Processo Administrativo Sancionador Letícia Queiroz de Andrade leticia@queirozmaluf.com.br Conferência de Conceitos

Leia mais

Direito Administrativo

Direito Administrativo Direito Administrativo Revisão - Regime Jurídico Administrativo - Questões (10) José Carlos Machado Júnior josecarlosmachadojunior@gmail.com 1. Estado 2. Nação 3. Federação 4. Constituição 5. Regime Jurídico

Leia mais

ALEXSSANDER AUGUSTO DIREITO ADMINISTRATIVO

ALEXSSANDER AUGUSTO DIREITO ADMINISTRATIVO ALEXSSANDER AUGUSTO DIREITO ADMINISTRATIVO 1. (2017 - CESPE - TRE-PE - Técnico Judiciário - Área Administrativa) As autarquias a) são criadas, extintas e organizadas por atos administrativos. b) têm sua

Leia mais

DIREITO ADMINISTRATIVO

DIREITO ADMINISTRATIVO ATO ADMINISTRATIVO Conceito: Segundo Hely Lopes Meirelles, o ato administrativo pode ser definido como toda manifestação unilateral da Administração Pública que, agindo nesta qualidade, tenha por fim imediato

Leia mais

DIREITO ADMINISTRATIVO

DIREITO ADMINISTRATIVO DIREITO ADMINISTRATIVO 01. Assinale a alternativa incorreta acerca dos princípios constitucionais da Administracao Publica a) A Administração e imprescindível justificar seus atos. b) Ao administrador

Leia mais

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 20/360

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 20/360 1 DEMAIS SIMULADOS NO LINK ABAIXO CLIQUE AQUI REDE SOCIAL SIMULADO 20/360 ADMINISTRATIVO INSTRUÇÕES TEMPO: 30 MINUTOS MODALIDADE: CERTO OU ERRADO 30 QUESTÕES CURTA NOSSA PÁGINA MATERIAL LIVRE Este material

Leia mais

AULA 14 DIREITO AGRÁRIO. QUESTÕES DE REVISÃO 1 a N2

AULA 14 DIREITO AGRÁRIO. QUESTÕES DE REVISÃO 1 a N2 QUESTÕES DE REVISÃO 1 a N2 1. (TJ-RS/2015) Ressalvado o imóvel situado em área considerada indispensável à segurança nacional, a aquisição de imóvel rural por pessoa física estrangeira independe de autorização

Leia mais

COMO EVITAR A ANULAÇÃO DOS PROCESSOS ADMINISTRATIVOS DISCIPLINARES

COMO EVITAR A ANULAÇÃO DOS PROCESSOS ADMINISTRATIVOS DISCIPLINARES GestãoPública Centro de Apoio à Administração Pública OnLine COMO EVITAR A ANULAÇÃO DOS PROCESSOS ADMINISTRATIVOS DISCIPLINARES SÚMARIO Principais hipóteses de nulidades relativas e absolutas... 03 Nulidades

Leia mais

O RECURSO INTEMPESTIVO NO PROCESSO ADMINISTRATIVO FISCAL

O RECURSO INTEMPESTIVO NO PROCESSO ADMINISTRATIVO FISCAL 1 2 O RECURSO INTEMPESTIVO NO PROCESSO ADMINISTRATIVO FISCAL Indaga-se: havendo o trânsito em julgado administrativo ou sendo interposto recurso fora do prazo, recebe-se, conhece-se e analisa-se o referido

Leia mais

O PRAZO PARA A REVISÃO DO ATO ADMINISTRATIVO QUANDO FAVORÁVEL AO CONTRIBUINTE

O PRAZO PARA A REVISÃO DO ATO ADMINISTRATIVO QUANDO FAVORÁVEL AO CONTRIBUINTE 1 2 3 O PRAZO PARA A REVISÃO DO ATO ADMINISTRATIVO QUANDO FAVORÁVEL AO CONTRIBUINTE Indaga-se: em sendo detectado um vício que torne ilegal o ato administrativo de lançamento tributário, há algum prazo

Leia mais

COMENTÁRIOS DA PROVA TTE RS / 2014 DIREITO ADMINISTRATIVO BANCA: FUNDATEC

COMENTÁRIOS DA PROVA TTE RS / 2014 DIREITO ADMINISTRATIVO BANCA: FUNDATEC COMENTÁRIOS DA PROVA TTE RS / 2014 DIREITO ADMINISTRATIVO BANCA: FUNDATEC QUESTÃO 17 Considerando o cenário doutrinário do Direito Administrativo, analise as seguintes assertivas sobre a noção de Administração

Leia mais

PRINCÍPIOS DIREITO ADMINISTRATIVO ANA CLÁUDIA

PRINCÍPIOS DIREITO ADMINISTRATIVO ANA CLÁUDIA PRINCÍPIOS DIREITO ADMINISTRATIVO ANA CLÁUDIA CAMPOS @profanaclaudiacampos PRINCÍPIOS DIREITO ADMINISTRATIVO ANA CLÁUDIA CAMPOS @profanaclaudiacampos - Conjunto de normas e princípios REGIME JURÍDICO ADMINISTRATIVO

Leia mais

PROF. LUÍS GUSTAVO FORMAS DE EXTINÇÃO DO ATO ADMINISTRATIVO

PROF. LUÍS GUSTAVO FORMAS DE EXTINÇÃO DO ATO ADMINISTRATIVO FORMAS DE EXTINÇÃO DO ATO ADMINISTRATIVO Na aula de hoje, falarem os das outras form as de extinção de atos adm inistrativos e disponibilizaremos algumas questões sobre o assunto. Ficou faltando comentar

Leia mais

CURSO DE DIREITO ADMINISTRATIVO Raphael Spyere do Nascimento

CURSO DE DIREITO ADMINISTRATIVO Raphael Spyere do Nascimento Lei 9.784/1999 - Processo Administrativo Federal 1. (CESPE/DPU/Defensor/2010) Com a publicação da Lei nº 9.784/1999, que regula o processo administrativo no âmbito da administração pública federal, houve

Leia mais

Direito. Administrativo. Atos administrativos

Direito. Administrativo. Atos administrativos Direito Administrativo Atos administrativos Conceito O quê? Exteriorização da vontade da administração (ou de seus delegatários), que produz efeitos jurídicos, sob regime jurídico de direito público Estado

Leia mais

BuscaLegis.ccj.ufsc.br

BuscaLegis.ccj.ufsc.br BuscaLegis.ccj.ufsc.br Autotutela Licitatória (artigo n 49 da Lei 8.666/93) Guilherme Piazzetta Araújo * A Administração Pública, assim como as empresas privadas, necessitam de serviços, bens e materiais

Leia mais

Processo administrativo Lei 9.784/99. Disposições gerais (art. 1º) Início do processo (art. 5º) Disposições gerais (art. 1º, 1º)

Processo administrativo Lei 9.784/99. Disposições gerais (art. 1º) Início do processo (art. 5º) Disposições gerais (art. 1º, 1º) Processo administrativo Lei 9.784/99 Direito Administrativo Prof. Armando Mercadante Nov/2009 Disposições gerais (art. 1º) Art. 1º Esta Lei estabelece normas básicas sobre o processo administrativo no

Leia mais

Direito Administrativo Professor Rodrigo Motta ATOS ADMINISTRATIVOS

Direito Administrativo Professor Rodrigo Motta ATOS ADMINISTRATIVOS ATOS ADMINISTRATIVOS VINCULAÇÃO E DISCRICIONARIEDADE ATOS VINCULADOS Não há faculdade de opção para o administrador. A lei determina todos os elementos necessários à sua prática, sem que haja margem de

Leia mais

Direito Administrativo

Direito Administrativo Direito Administrativo facebook.com/professoratatianamarcello facebook.com/tatianamarcello @tatianamarcello Atos Administrativos EDITAL ATOS ADMINISTRATIVOS CONCEITO Segundo Hely Lopes Meirelles, ato administrativo

Leia mais

Direito Administrativo Professor Rodrigo Motta

Direito Administrativo Professor Rodrigo Motta PRINCÍPIOS DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA Princípios => são proposições básicas de uma ciência. Regime Jurídico-Administrativo => conjunto de regras que disciplinam o desempenho de atividades pela administração.

Leia mais

DIREITO ADMINISTRATIVO

DIREITO ADMINISTRATIVO DIREITO ADMINISTRATIVO Atos Administrativos Prof.ª Tatiana Marcello ESPÉCIES DE ATOS I Atos Normativos: são os atos de comando gerais do executivo, que visam explicitar as normas legais. Ex.: decreto;

Leia mais

ALEXSSANDER AUGUSTO DIREITO ADMINISTRATIVO

ALEXSSANDER AUGUSTO DIREITO ADMINISTRATIVO ALEXSSANDER AUGUSTO DIREITO ADMINISTRATIVO 1. (2017 - CESPE - Prefeitura de Fortaleza - CE - Procurador Municipal) O exercício do poder de polícia reflete o sentido objetivo da administração pública, o

Leia mais

GUSTAVO SALES DIREITO ADMINISTRATIVO

GUSTAVO SALES DIREITO ADMINISTRATIVO GUSTAVO SALES DIREITO ADMINISTRATIVO 01 - Aplicada em: 2018 Banca: CESPE Órgão: ABIN Prova: Oficial Técnico de Inteligência - Conhecimentos Gerais Julgue o item que se segue, a respeito de aspectos diversos

Leia mais

CONTROLE DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

CONTROLE DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA CONTROLE DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA www.trilhante.com.br ÍNDICE 1. CONCEITOS INICIAIS...5 Classificação conforme o órgão... 5 Classificação conforme o momento de exercício...6 Classificação conforme a origem...6

Leia mais

Aula nº. 16 MARCO TEMPORAL NA DEMARCAÇÃO DE TERRAS INDÍGENAS.

Aula nº. 16 MARCO TEMPORAL NA DEMARCAÇÃO DE TERRAS INDÍGENAS. Curso/Disciplina: Direito Agrário Aula: Direito Agrário Marco Temporal na Demarcação de Terras Indígenas. - 16 Professor(a): Luiz Jungstedt. Monitor(a): Bruna Paixão Aula nº. 16 MARCO TEMPORAL NA DEMARCAÇÃO

Leia mais

ww.concursovirtual.com.b

ww.concursovirtual.com.b ATO Imputável ao homem ATOS ADMINISTRATIVOS DIREITO ADMINISTRATIVO ALEXANDRE PRADO INTRODUÇÃO FATO Decorre de acontecimentos naturais, que independem do homem ou que dele dependem apenas indiretamente.

Leia mais

PRF NIVELAMENTO 03 NIVELAMENTO 01 / 2017 EXERCÍCIOS DE NIVELAMENTO. O que se faz hoje ecoa pela eternidade.. Autor Desconhecido

PRF NIVELAMENTO 03 NIVELAMENTO 01 / 2017 EXERCÍCIOS DE NIVELAMENTO. O que se faz hoje ecoa pela eternidade.. Autor Desconhecido NIVELAMENTO 01 / 2017 NIVELAMENTO 03 PRF O que se faz hoje ecoa pela eternidade.. Autor Desconhecido Se pude ver mais longe é porque me apoiei em ombros de gigantes! Isaac Newton EXERCÍCIOS DE NIVELAMENTO

Leia mais

DIREITO ADMINISTRATIVO

DIREITO ADMINISTRATIVO 1. CONCEITUE? NOÇÕES INICIAIS Na linha da doutrina de José dos Santos Carvalho Filho, pode-se definir Direito Administrativo como o conjunto de normas regras e princípios que regulam as relações entre

Leia mais

Direito Administrativo

Direito Administrativo Direito Administrativo facebook.com/professoratatianamarcello facebook.com/tatianamarcello @tatianamarcello ATOS ADMINISTRATIVOS CONCEITO Segundo Hely Lopes Meirelles, ato administrativo é toda manifestação

Leia mais

Conteúdo Edital PMGO

Conteúdo Edital PMGO Direito Administrativo Professor Samuel Silva Conteúdo Edital PMGO 1. Direito Administrativo: conceito, fontes, princípios. 2. Administração Pública: natureza, elementos, poderes e organização, fins e

Leia mais

PROVA DAS DISCIPLINAS CORRELATAS DIREITO ADMINISTRATIVO

PROVA DAS DISCIPLINAS CORRELATAS DIREITO ADMINISTRATIVO P á g i n a 1 PROVA DAS DISCIPLINAS CORRELATAS DIREITO ADMINISTRATIVO QUESTÃO 1 - Quanto aos princípios constitucionais da Administração Pública, assinale a alternativa correta. A. O princípio da supremacia

Leia mais

MARIANO BORGES DIREITO ADMINISTRATIVO

MARIANO BORGES DIREITO ADMINISTRATIVO MARIANO BORGES DIREITO ADMINISTRATIVO 1. Assinale a alternativa que corresponde exatamente ao disposto na Constituição Federal sobre a observância dos princípios da impessoalidade e da publicidade. a)tais

Leia mais

Controle Administrativo. Professora: Paloma Braga

Controle Administrativo. Professora: Paloma Braga Controle Administrativo Professora: Paloma Braga Controle da Administração Pública Conceito Conjunto de mecanismos jurídicos e administrativos por meio dos quais se exerce o poder de fiscalização e de

Leia mais

Número:

Número: Justiça Federal da 1ª Região PJe - Processo Judicial Eletrônico Consulta Processual 20/04/2016 Número: 1005000-56.2015.4.01.3400 Classe: MANDADO DE SEGURANÇA Órgão julgador: 2ª Vara Federal da SJDF Última

Leia mais

A Ilma. Sra. Maria da Glória Guimarães dos Santos M. D. Diretora-Presidente do SERPRO. Descumprimento do Estatuto da Entidade

A Ilma. Sra. Maria da Glória Guimarães dos Santos M. D. Diretora-Presidente do SERPRO. Descumprimento do Estatuto da Entidade A Ilma. Sra. Maria da Glória Guimarães dos Santos M. D. Diretora-Presidente do SERPRO URGENTE Assunto: DENÚNCIA Descumprimento do Estatuto da Entidade THADEU ERNESTO SENNA PORTELLA Presidente do Conselheiro

Leia mais

CLASSIFICAÇÃO DOS ATOS ADMINISTRATIVOS

CLASSIFICAÇÃO DOS ATOS ADMINISTRATIVOS CLASSIFICAÇÃO DOS ATOS ADMINISTRATIVOS QUANTO À NATUREZA DA ATIVIDADE ADMINISTRATIVA Nesta classificação, os atos administrativos podem ser de administração ativa, consultiva, controladora, verificadora

Leia mais

Direito Administrativo

Direito Administrativo Direito Administrativo INSS/2016 Prof. Almir Morgado ESTADO PODER EXECUTIVO ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA GOVERNO ESTADO É a nação politicamente organizada. É composto de povo, território e governo soberano. Poderes

Leia mais

Sumário Capítulo 1 Introdução Capítulo 2 Administração Direta e Indireta Capítulo 3 Princípios constitucionais da Administração Pública Capítulo 4

Sumário Capítulo 1 Introdução Capítulo 2 Administração Direta e Indireta Capítulo 3 Princípios constitucionais da Administração Pública Capítulo 4 Sumário Capítulo 1 Introdução 1.1. Conteúdo e conceito do Direito Administrativo... 1 Capítulo 2 Administração Direta e Indireta... 3 2.1. Atividade administrativa... 3 2.2. Noção de Administração Pública...

Leia mais

GUSTAVO SALES DIREITO ADMINISTRATIVO

GUSTAVO SALES DIREITO ADMINISTRATIVO GUSTAVO SALES DIREITO ADMINISTRATIVO 01 - Aplicada em: 2018 Banca: CESPE Órgão: ABIN Prova: Oficial Técnico de Inteligência - Conhecimentos Gerais Julgue o item que se segue, a respeito de aspectos diversos

Leia mais

Da Ordem Social: da Comunicação Social; do Meio Ambiente; dos Índios.

Da Ordem Social: da Comunicação Social; do Meio Ambiente; dos Índios. Da Ordem Social: da Comunicação Social; do Meio Ambiente; dos Índios. Cretella Júnior e Cretella Neto Direito Constitucional III Prof. Dr. João Miguel da Luz Rivero jmlrivero@gmail.com (19) 8139-5005 Da

Leia mais

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 30/360

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 30/360 1 DEMAIS SIMULADOS NO LINK ABAIXO CLIQUE AQUI REDE SOCIAL SIMULADO 30/360 ADMINISTRATIVO INSTRUÇÕES TEMPO: 30 MINUTOS MODALIDADE: CERTO OU ERRADO 30 QUESTÕES CURTA NOSSA PÁGINA MATERIAL LIVRE Este material

Leia mais

OBSERVAÇÕES RELEVANTES

OBSERVAÇÕES RELEVANTES OBSERVAÇÕES RELEVANTES 1) MOTIVAÇÃO ( MOTIVO) É a justificativa da prática do ato (expor o motivo) É a exposição da situação de fato ou de direito que autoriza ou determina a prática do ato Como regra,

Leia mais

DIREITO ADMINISTRATIVO Prof. Danilo Vieira Vilela

DIREITO ADMINISTRATIVO Prof. Danilo Vieira Vilela Direito Administrativo UNISO 1 DIREITO ADMINISTRATIVO Prof. Danilo Vieira Vilela Bens Públicos Bens públicos. Conceito. Classificação. Características. Uso dos bens públicos por particular. Bens públicos

Leia mais

Sexta-feira, 27 de Fevereiro de 2015 N 860 PARECER JURÍDICO

Sexta-feira, 27 de Fevereiro de 2015 N 860 PARECER JURÍDICO 4 PARECER JURÍDICO Dispõe sobre a revogação de procedimento licitatório por interesse público. Trata-se de Parecer Jurídico solicitado pela Comissão de Processo Licitatório nº 015/2014, na modalidade Tomada

Leia mais

S u m á r i o. Capítulo 1 Noções Preliminares...1

S u m á r i o. Capítulo 1 Noções Preliminares...1 S u m á r i o Capítulo 1 Noções Preliminares...1 1. Direito...1 2. Direito Administrativo...2 2.1. Conceito...2 2.2. Relação com outros ramos do Direito...6 2.3. Fontes do Direito Administrativo...8 2.4.

Leia mais

DIREITO ADMINISTRATIVO

DIREITO ADMINISTRATIVO DIREITO ADMINISTRATIVO Aula Inaugural -Princípios do Direito Administrativo Profº.. Francisco De Poli de Oliveira OBJETIVOS 1. Conhecer os princípios pios explícitos e implícitos do Direito Administrativo;

Leia mais

S u m á r i o. Capítulo 1 Noções Preliminares...1

S u m á r i o. Capítulo 1 Noções Preliminares...1 S u m á r i o Capítulo 1 Noções Preliminares...1 1. Direito...1 2. Direito Administrativo...2 2.1. Conceito...2 2.2. Relação com outros ramos do Direito...6 2.3. Fontes do Direito Administrativo...8 2.4.

Leia mais

Capítulo 1 Noções Preliminares Direito Direito Administrativo...2

Capítulo 1 Noções Preliminares Direito Direito Administrativo...2 S u m á r i o Capítulo 1 Noções Preliminares... 1 1. Direito...1 2. Direito Administrativo...2 2.1. Conceito... 2 2.2. Relação com outros ramos do direito... 6 2.3. Fontes do Direito Administrativo...

Leia mais

Direito Administrativo

Direito Administrativo Direito Administrativo Controle da Administração Pública Professora Tatiana Marcello www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Administrativo CONTROLE DA ADMINISTRAÇÃO 1. Conceitos É o poder de fiscalização

Leia mais

DIREITO ADMINISTRATIVO Controle da Administração Pública. Prof. Luís Gustavo. Fanpage: Luís Gustavo Bezerra de Menezes

DIREITO ADMINISTRATIVO Controle da Administração Pública. Prof. Luís Gustavo. Fanpage: Luís Gustavo Bezerra de Menezes DIREITO ADMINISTRATIVO Controle da Administração Pública Prof. Luís Gustavo Fanpage: Luís Gustavo Bezerra de Menezes Periscope: @ProfLuisGustavo Pode-se conceituar controle como o poder-dever de vigilância,

Leia mais

Princípios constitucionais do Direito Administrativo Material para acompanhamento de aulas, Professor Luiz Marcello de Almeida Pereira

Princípios constitucionais do Direito Administrativo Material para acompanhamento de aulas, Professor Luiz Marcello de Almeida Pereira Princípios constitucionais do Direito Administrativo Material para acompanhamento de aulas, Professor Luiz Marcello de Almeida Pereira Formato ABNT, para citação desta apostila em trabalhos acadêmicos:

Leia mais

Rede CYTED XIII-E 2 a Reunião de Coordenação. Brasil. Mineração e Áreas Indígenas. Pontifícia Universidade Católica Del Perú

Rede CYTED XIII-E 2 a Reunião de Coordenação. Brasil. Mineração e Áreas Indígenas. Pontifícia Universidade Católica Del Perú Rede CYTED XIII-E 2 a Reunião de Coordenação Brasil Mineração e Áreas Indígenas Eduardo Vale Hildebrando Herrmann Pontifícia Universidade Católica Del Perú Lima, Perú Del 10 al 13 de dezembro de 2003 Considerações

Leia mais

Direito Previdenciário

Direito Previdenciário Direito Previdenciário Processo administrativo previdenciário Parte 1 Prof. Bruno Valente Previsão legal: Art. 103 a 104 da Lei 8.213/91 Art. 345 a 349 do Decreto nº 3.048/99 Estes institutos se aplicam

Leia mais

PLANEJAMENTO DE ESTUDOS Você merece se preparar com os melhores! Simulado 002 Direito Administrativo PROFESSOR: LEANDRO PEREIRA Questões Comentadas UNIPAMPA 2013 - CESPE - ASSISTENTE EM ADMINISTRAÇÃO 1.

Leia mais

Direito & Cotidiano Diário dos estudantes, profissionais e curiosos do Direito.

Direito & Cotidiano Diário dos estudantes, profissionais e curiosos do Direito. Direito & Cotidiano Diário dos estudantes, profissionais e curiosos do Direito. http://direitoecotidiano.wordpress.com/ Princípios do Direito Administrativo [cont. Rafael Adachi Princípio da Eficiência

Leia mais

20/11/2014. Direito Constitucional Professor Rodrigo Menezes AULÃO DA PREMONIÇÃO TJ-RJ

20/11/2014. Direito Constitucional Professor Rodrigo Menezes AULÃO DA PREMONIÇÃO TJ-RJ Direito Constitucional Professor Rodrigo Menezes AULÃO DA PREMONIÇÃO TJ-RJ 1 01. A Constituição Federal de 1988 consagra diversos princípios, os quais exercem papel extremamente importante no ordenamento

Leia mais

42) Quanto aos elementos ou requisitos de validade dos atos administrativos não podemos afirmar:

42) Quanto aos elementos ou requisitos de validade dos atos administrativos não podemos afirmar: Finalmente, hoje, terminaremos os comentários ao simulado da 2ª Feira do Concurso. 41) Analise as situações abaixo e assinale a alternativa correta: I Ronaldo é Auditor Fiscal da Receita Federal aposentado

Leia mais

Aula 16. Turma e Ano: MASTER A Matéria / Aula: ADMINISTRATIVO Professor: LUIZ OLIVEIRA JUNGSTEDT Monitora: Tatiana Carvalho

Aula 16. Turma e Ano: MASTER A Matéria / Aula: ADMINISTRATIVO Professor: LUIZ OLIVEIRA JUNGSTEDT Monitora: Tatiana Carvalho Turma e Ano: MASTER A- 2015 Matéria / Aula: ADMINISTRATIVO Professor: LUIZ OLIVEIRA JUNGSTEDT Monitora: Tatiana Carvalho Aula 16 Temas da aula: Controle do ato administrativo discricionário. Argumentos

Leia mais

Direito Administrativo

Direito Administrativo Direito Administrativo 01. A Administração Pública deve anular os seus próprios atos, quando eivados de vícios de legalidade, e pode revogá-los por motivo de conveniência ou oportunidade, respeitados os

Leia mais

Direito Administrativo

Direito Administrativo Direito Administrativo Princípios constitucionais da Administração Pública Professora Tatiana Marcello www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Administrativo PRINCÍPIOS CONSTITUCIONAIS DA ADMINISTRAÇÃO

Leia mais

Organização da Aula. Direito Administrativo Aula n. 3. Contextualização. Atividades Administrativas. Instrumentalização. Atividades Administrativas

Organização da Aula. Direito Administrativo Aula n. 3. Contextualização. Atividades Administrativas. Instrumentalização. Atividades Administrativas Organização da Aula Direito Administrativo Aula n. 3 Atividades Administrativas Professor: Silvano Alves Alcantara Inserir o vídeo: Contextualização http://www.youtube.com/watch?v= L9YBAy2Hhbc De 0:00

Leia mais

Número:

Número: Justiça Federal da 1ª Região PJe - Processo Judicial Eletrônico Consulta Processual 08/06/2016 Número: 1005067-21.2015.4.01.3400 Classe: MANDADO DE SEGURANÇA Órgão julgador: 2ª Vara Federal da SJDF Última

Leia mais

DIREITO ADMINISTRATIVO 2013

DIREITO ADMINISTRATIVO 2013 DIREITO ADMINISTRATIVO 2013 31. Dentre as características passíveis de serem atribuídas aos contratos de concessão de serviço público regidos pela Lei no 8.987/95, pode-se afirmar corretamente que há (a)

Leia mais

ATOS ADMINISTRATIVOS

ATOS ADMINISTRATIVOS Direito Administrativo - Roteiro de Estudos Aulas 01 e 02 Prof. Luciana L. Lara ATOS ADMINISTRATIVOS 1. Conceito: Atos administrativos são espécies do gênero ato jurídico (manifestação unilateral de vontade

Leia mais

Prefeitura Municipal de Fátima publica:

Prefeitura Municipal de Fátima publica: Prefeitura Municipal de Fátima 1 Segunda-feira Ano VIII Nº 795 Prefeitura Municipal de Fátima publica: Processo Administrativo Nº 001/2014 Tomada De Preço N.º 050/2014 - Objeto: Licitação para a contratação

Leia mais

DIREITO ADMINISTRATIVO

DIREITO ADMINISTRATIVO DIREITO ADMINISTRATIVO PROF. MES. BRUNO VARGENS NUNES 1PROFESSOR BRUNO VARGENS CONCEITO Existem vários conceitos para definir o Direito Administrativo. O critério que predomina hoje é o que diz que ele

Leia mais

DIREITO ADMINISTRATIVO TRE 2017

DIREITO ADMINISTRATIVO TRE 2017 GABARITO APOSTILA 01 CONTROLE DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA & ATOS ADMINISTRATIVOS 1) (CESPE - 2015 TRE MT Analista Judiciário Área Administrativa) No que tange ao controle da administração pública, assinale

Leia mais

QUESTÃO 92 Acerca da competência administrativa, da delegação e da ausência de competência, assinale a opção correta.

QUESTÃO 92 Acerca da competência administrativa, da delegação e da ausência de competência, assinale a opção correta. QUESTÕES DA PROVA DO CONCURSO PARA PROVIMENTO DO CARGO DE JUIZ SUBSTITUTO DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DO PIAUÍ BANCA EXAMINADORA: CESPE DATA DE APLICAÇÃO: 05.02.2012 QUESTÃO 92 Acerca da competência

Leia mais

BuscaLegis.ccj.ufsc.br

BuscaLegis.ccj.ufsc.br BuscaLegis.ccj.ufsc.br Caso de usufruto que não se extingue por morte no direito brasileiro Sandro Alexander Ferreira* INTRODUÇÃO É assente, na doutrina e jurisprudência brasileira, que o usufruto é direito

Leia mais

SUMÁRIO 4. ATOS ADMINISTRATIVOS

SUMÁRIO 4. ATOS ADMINISTRATIVOS SUMÁRIO 1. INTRODUÇÃO 1.1 Direito administrativo histórico 1.2 Contextualização histórica 1.3 Conceito 1.4 Órgãos e funções 1.4.1 Distribuição das funções entre os poderes do Estado, nos termos da CF/1988

Leia mais