1. A Fundação Eugénio de Almeida definirá, anualmente, o montante global de recursos financeiros destinados à concessão de bolsas de estudo.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "1. A Fundação Eugénio de Almeida definirá, anualmente, o montante global de recursos financeiros destinados à concessão de bolsas de estudo."

Transcrição

1 REGULAMENTO PARA ATRIBUIÇÃO DE BOLSAS de ESTUDO PARA LICENCIATURA (1º CICLO) Aprovado pelo Conselho de Administração da Fundação Eugénio de Almeida em 26 de Setembro de 2008 ARTIGO 1º ÂMBITO E OBJECTO 1. Em cumprimento dos seus fins de promoção social, cultural e educativa da região de Évora, a Fundação Eugénio de Almeida atribui bolsas de estudo a pessoas residentes na região de Évora, com baixo rendimento económico e bom aproveitamento escolar, que frequentem cursos com grau de licenciatura (1º ciclo), em estabelecimentos de ensino superior público, particular ou cooperativo em qualquer ponto do país. 2. Em casos excepcionais, a definir pelo Conselho de Administração da Fundação Eugénio de Almeida, poderão ser atribuídas bolsas a alunos que não se encontrem abrangidos pela disposição do nº As bolsas de estudo são concedidas para o período de um ano lectivo, entre os meses de Outubro e Julho, inclusive, salvo quando o funcionamento dos cursos se iniciar em data diversa ou quando se tratar de estágio integrado em licenciatura, casos em que a concessão de bolsa se reporta ao período lectivo efectivo. ARTIGO 2º PRINCÍPIOS GERAIS 1. A Fundação Eugénio de Almeida definirá, anualmente, o montante global de recursos financeiros destinados à concessão de bolsas de estudo. 2. O montante das bolsas de estudo a conceder varia em função do rendimento per capita do agregado familiar dos candidatos, de acordo com escalões de capitação. 3. Têm preferência na atribuição de bolsa de estudo, os funcionários, os descendentes de funcionários ou colaboradores da Fundação Eugénio de Almeida, desde que se encontrem abrangidos nos escalões de capitação. 4. O montante a afectar nos termos do número anterior não poderá ultrapassar 25% do montante global definido nos termos do nº 1.

2 ARTIGO 3º CONDIÇÕES DE ACESSO 1. Podem candidatar-se a atribuição de bolsa de estudo os alunos que cumulativamente: a) Tenham nacionalidade portuguesa; b) Residam na região de Évora (os limites da região de Évora correspondem aos da respectiva Arquidiocese); c) Façam prova de não possuir os meios económicos necessários para a prossecução dos seus estudos em virtude do rendimento per capita do seu agregado familiar ser inferior/igual ao salário mínimo nacional em vigor no início do ano lectivo; d) Estejam matriculados e inscritos em estabelecimentos de ensino superior público, particular ou cooperativo, grau de licenciatura (1º ciclo) e: i. Tenham obtido aproveitamento escolar no ano lectivo imediatamente anterior, com média aritmética igual ou superior a 13,00 valores, salvo no caso de interrupção dos estudos por motivo de força maior, devidamente justificado. Considera-se aproveitamento escolar o que for definido pelo respectivo estabelecimento de ensino superior. ii. No caso de se tratar da primeira matrícula releva para efeitos de candidatura a nota de ingresso no ensino superior que deverá ser igual ou superior a 13,00 valores. 2. Não podem candidatar-se os alunos que sejam titulares de qualquer grau académico. ARTIGO 4º CANDIDATURAS 1. A candidatura far-se-á pela entrega, no prazo anualmente estabelecido, de um boletim próprio, devidamente preenchido acompanhado dos seguintes documentos: 1.1. Identificação do candidato e do agregado familiar Fotocópia do bilhete de identidade e cartão de contribuinte do candidato e de todos os elementos do agregado familiar; Atestado da Junta de Freguesia da área de residência, comprovativo da composição do agregado familiar Situação Escolar Comprovativo de inscrição do candidato; Certificado de aproveitamento escolar do ano lectivo anterior, com a descriminação das disciplinas concluídas e respectivas notas; Comprovativo da nota de ingresso no ensino superior, no caso de se tratar da primeira matrícula; Plano de estudos do curso que está a frequentar; Comprovativo de inscrição de elementos do agregado familiar que frequentem o ensino superior Rendimentos do agregado familiar Fotocópia da declaração de IRS, respectivos anexos, referente aos rendimentos do ano anterior, de todos os elementos do agregado familiar e respectiva nota de liquidação; Fotocópia da declaração de IRC, respectivos anexos, referente aos rendimentos do ano anterior, das sociedades de que os membros do agregado sejam titulares;

3 Fotocópia da Certidão de Registo Comercial das sociedades de que os membros do agregado sejam titulares; Fotocópia dos três últimos recibos de vencimento de todos os elementos activos do agregado familiar; Fotocópia do documento comprovativo da atribuição e do valor mensal de subsídio de desemprego, subsídio de doença, rendimento social de inserção e/ou pensões (aposentação ou reforma, velhice, invalidez, sobrevivência, alimentos...); Declaração de honra com a estimativa do rendimento mensal dos membros do agregado familiar com as seguintes actividades: trabalhador independente; empresário agrícola, industrial ou comercial; empregada doméstica; prestador de serviços ou actividades diversas; Extracto de remunerações registadas na Segurança Social ou respectivos comprovativos de não inscrição ou ausência de registo, de todos os membros do agregado familiar; Declaração comprovativa da inscrição no Centro de Emprego e Formação Profissional dos elementos do agregado familiar que se encontrem desempregados; Declaração sob compromisso de honra da existência de outras fontes de rendimento de qualquer elemento do agregado familiar (rendas, ajudas provenientes de terceiros...) Encargos do agregado familiar Fotocópia do recibo de renda de casa acompanhada do contrato de arrendamento (no caso de habitação arrendada), ou documento comprovativo de empréstimo para aquisição ou construção de habitação própria permanente, com a indicação da respectiva prestação mensal, emitido pela instituição bancária. Documento comprovativo de doença permanente e incapacitante, emitido pelo médico assistente, e documento comprovativo das despesas obrigatórias com essa doença de qualquer elemento do agregado familiar; 2. Não serão aceites candidaturas enviadas por via postal; 3. Para prova e total esclarecimento da situação sócio-económica do agregado familiar do candidato, os serviços da Fundação Eugénio de Almeida podem solicitar-lhe a apresentação de documentos não incluídos nos números anteriores, fixando prazo para o efeito, assim como proceder a outras diligências julgadas convenientes e necessárias. 4. Quando, por motivo não imputável ao candidato, se verifique a omissão de qualquer documento necessário à instrução do processo, a candidatura será aceite condicionalmente, sendo concedido pelos serviços da Fundação Eugénio de Almeida um prazo improrrogável para a sua junção até 15 de Novembro. 5. Decorrido o prazo previsto no número anterior sem a entrega dos documentos em falta, o processo de candidatura será encerrado, com exclusão do candidato. ARTIGO 5º AGREGADO FAMILIAR 1. Considera-se agregado familiar do candidato, o conjunto de pessoas que vivam habitualmente em comunhão de habitação e rendimentos conforme as modalidades seguintes: a) Agregado familiar de origem conjunto que integre, além do candidato, os respectivos encarregados de educação e seus parentes, afins e adoptados;

4 b) Agregado familiar constituído conjunto que integre, além do candidato, o cônjuge, seus parentes, afins e adoptados; c) Agregado familiar unipessoal estudantes com residência habitual fora do seu agregado familiar de origem que, comprovadamente, disponham de rendimentos, advindos de bens próprios ou de trabalho, bastantes para a sua manutenção (incluindo as despesas com habitação) ainda que insuficientes para custear os seus estudos, e que expressamente o requeiram. 2. No agregado familiar de origem, os irmãos do candidato que vivam em comunhão de habitação são sempre considerados membros do agregado familiar, mesmo que: a) Sejam trabalhadores e aufiram de rendimentos; b) Se encontrem em situação comprovada de desemprego; 3. Exceptuam-se das situações previstas no número anterior os casos em que os irmãos com mais de 16 anos se apresentem numa situação profissional ou escolar indefinida. ARTIGO 6º CAPITAÇÃO DO AGREGADO FAMILIAR 1. Para o calculo da capitação considera-se a média mensal de todos os rendimentos postos à disposição do agregado familiar incluindo, remunerações, pensões, subsídios, bolsas de estudo ou rendimentos provenientes de outras fontes, deduzida de: a) Encargos resultantes do arrendamento ou aquisição de habitação própria permanente do agregado familiar, até ao limite de 30% dos rendimentos declarados; b) Um montante não superior a 10% do rendimento do agregado familiar quando se verifique que do mesmo fazem parte dois ou mais estudantes do ensino superior; c) Encargos obrigatórios com a doença permanente e incapacitante de qualquer elemento do agregado familiar, na parte não suportada pelos regimes de segurança social, desde que superiores a 20% do rendimento do agregado familiar. 2. Na atribuição da bolsa de estudo preferem os candidatos cuja capitação média mensal do agregado familiar for mais baixa. 3. No caso de se verificar igualdade de capitação, terá preferência o candidato que tiver obtido melhor classificação académica no ano lectivo anterior e, em caso de subsistência de igualdade, será seleccionado o candidato mais velho. ARTIGO 7º BONIFICAÇÃO Todos os candidatos que tenham obtido aproveitamento em todas as disciplinas do ano anterior com média igual ou superior a 16 valores beneficiarão de uma bolsa de valor igual ao da bolsa mínima atribuída por esta instituição desde que o rendimento per capita do agregado familiar não seja superior em mais de 10% ao salário mínimo nacional.

5 ARTIGO 8º REDUÇÕES 1. No caso de serem concedidas bolsas de estudo a mais do que um elemento do mesmo agregado familiar, os respectivos montantes sofrerão uma redução correspondente à atribuição de bolsa de valor igual ao do escalão imediatamente inferior. 2. Se os bolseiros abrangidos pelo número anterior tiverem beneficiado de bolsa de montante correspondente ao escalão mínimo de capitação, o seu valor será reduzido em 25%. ARTIGO 9º ALUNOS DESLOCADOS 1. Aluno deslocado é aquele que necessita, para poder frequentar as actividades curriculares do curso em que se encontra inscrito, de residir na localidade em que se situa o estabelecimento de ensino, em consequência: a) Da distância entre a localidade de residência do seu agregado familiar e a localidade onde se situa o estabelecimento de ensino em que se encontre matriculado; e/ou b) Da inexistência, permanente ou sazonal, de transportes públicos entre as duas localidades ou da incompatibilidade de horários. 2. Aos alunos que se encontrem deslocados do local da residência permanente do seu agregado familiar serão atribuídas bolsas de montante diferente. ARTIGO 10º ACUMULAÇÃO DE BOLSAS DE ESTUDO 1. É obrigatória a declaração do concurso à atribuição de outras bolsas de estudo bem como da sua efectiva concessão. 2. É permitida a acumulação da bolsa atribuída pela Fundação Eugénio de Almeida com semelhante benefício por outra entidade pública ou privada desde que o montante acumulado não seja superior ao salário mínimo nacional. 3. Nesta situação proceder-se-á à redução da bolsa atribuída pela Fundação Eugénio de Almeida de forma a assegurar que o valor máximo dos benefícios não seja excedido. 4. O valor do salário mínimo nacional é reportado ao início de cada ano lectivo. ARTIGO 11º PERDA DE DIREITO À BOLSA DE ESTUDO 1. Perdem o direito à bolsa de estudo concedida os bolseiros que: a) Desistam da frequência do curso de ensino superior; b) Comprovadamente tenham prestado falsas declarações no âmbito do processo de candidatura; c) Não comuniquem à Fundação Eugénio de Almeida a situação prevista no nº 1 do artigo 10º;

6 d) Não participem, no prazo de trinta dias a partir da data em que ocorra, qualquer alteração de situação no agregado familiar susceptível de influir no quantitativo da bolsa de estudo. 2. No caso de ocorrência de alguma das situações previstas nas alíneas a), b), c) e d) do presente artigo o bolseiro fica obrigado à reposição imediata da totalidade das quantias indevidamente recebidas e inibido de se candidatar a esta bolsa no ano seguinte. ARTIGO 12º ACOMPANHAMENTO/FISCALIZAÇÃO A Fundação Eugénio de Almeida pode, em qualquer momento, proceder às diligências que considere adequadas em ordem à fiscalização do cumprimento do presente regulamento. ARTIGO 13º DISPOSIÇÕES FINAIS 1. A Fundação Eugénio de Almeida divulgará, no início de cada ano lectivo, através dos principais orgãos de comunicação social da região de Évora, o prazo para apresentação de candidaturas a bolsas de estudo. 2. A Fundação Eugénio de Almeida facultará a todos os interessados o presente regulamento. 3. Tudo o que não estiver expressamente previsto neste regulamento será resolvido, caso a caso, pelo Conselho de Administração da Fundação Eugénio de Almeida. FUNDAÇÃO EUGÉNIO DE ALMEIDA PÁTEO DE SÃO MIGUEL APARTADO ÉVORA TELEFONE: FAX: geral@fea.pt ALVARÁ DE 15 DE AGOSTO DE 1963 ESTATUTOS PUBLICADOS NO DIÁRIO DO GOVERNO Nº238 III SÉRIE DE 10 DE OUTUBRO DE 1963

REGULAMENTO PARA ATRIBUIÇÃO DE BOLSAS DE ESTUDO. Art.º 1º. Art.º 2º. Art.º 3º 1/5

REGULAMENTO PARA ATRIBUIÇÃO DE BOLSAS DE ESTUDO. Art.º 1º. Art.º 2º. Art.º 3º 1/5 REGULAMENTO PARA ATRIBUIÇÃO DE BOLSAS DE ESTUDO Art.º 1º (Disposições Gerais) 1- A Câmara Municipal de Paredes atribuirá em cada ano lectivo as seguintes bolsas de estudo: - 12 bolsas a alunos do 10º ano

Leia mais

Regulamento de Atribuição de Bolsas de Estudo

Regulamento de Atribuição de Bolsas de Estudo Regulamento de Atribuição de Bolsas de Estudo A educação dos jovens é uma condição fundamental para o desenvolvimento das sociedades de modo a que possam enfrentarr os desafios, as exigências e as transformações

Leia mais

FREGUESIA DE NEVOGILDE

FREGUESIA DE NEVOGILDE 1 IDENTIFICAÇÃO DO CANDIDATO BOLSA DE ESTUDO PARA ALUNOS DO ENSINO SUPERIOR Nome: NIF: Data de nascimento / / Estado Civil: NISS: Cartão Cidadão n.º Válido até: / / Nacionalidade: Natural de: Filiação:

Leia mais

JUNTA DE FREGUESIA DA MATRIZ. Regulamento de Atribuição de Bolsa de Estudos

JUNTA DE FREGUESIA DA MATRIZ. Regulamento de Atribuição de Bolsa de Estudos Regulamento de Atribuição de Bolsa de Estudos Preâmbulo A educação é um dos principais pilares do desenvolvimento social, económico e cultural da sociedade, tanto na vertente individual como coletiva.

Leia mais

Regulamento de Bolsas de Estudo da Junta de Freguesia do Caniço

Regulamento de Bolsas de Estudo da Junta de Freguesia do Caniço Regulamento de Bolsas de Estudo da Junta de Freguesia do Caniço Preâmbulo Consciente das dificuldades económicas que afetam alguns agregados familiares da nossa Freguesia, as quais constituem verdadeiros

Leia mais

REGULAMENTO AÇÃO SOCIAL DO ISVOUGA

REGULAMENTO AÇÃO SOCIAL DO ISVOUGA Página 1 de 5 Artigo 1.º (objeto) Num contexto económico e social com elevados níveis de competitividade e em que o processo de escolarização se revela fundamental para a aquisição/reforço de competências

Leia mais

Regulamento de Atribuição de Bolsas de Estudo

Regulamento de Atribuição de Bolsas de Estudo Regulamento de Atribuição de Bolsas de Estudo Artigo 1º Objecto O presente regulamento estabelece as normas para atribuição de bolsas de estudo a estudantes do ensino secundário e superior, residentes

Leia mais

Regulamento de Atribuição de Bolsas de Estudo para o Ensino Superior

Regulamento de Atribuição de Bolsas de Estudo para o Ensino Superior 1 11 Regulamento de Atribuição de Bolsas de Estudo para o Ensino Superior Preâmbulo O Município de Peniche é da opinião que a formação superior é um bem a que todos os cidadãos devem ter a possibilidade

Leia mais

REGULAMENTO PARA A ATRIBUIÇÃO DE BOLSAS DE ESTUDO PARA O ENSINO SUPERIOR. Artigo 1º OBJECTO

REGULAMENTO PARA A ATRIBUIÇÃO DE BOLSAS DE ESTUDO PARA O ENSINO SUPERIOR. Artigo 1º OBJECTO REGULAMENTO PARA A ATRIBUIÇÃO DE BOLSAS DE ESTUDO PARA O ENSINO SUPERIOR Artigo 1º OBJECTO 1. O presente regulamento estabelece as normas de atribuição, por parte do Município de Montemor-o-Novo, de bolsas

Leia mais

ATRIBUIÇÃO DE BOLSAS DE ESTUDO

ATRIBUIÇÃO DE BOLSAS DE ESTUDO ATRIBUIÇÃO DE BOLSAS DE ESTUDO REGULAMENTO No contexto do mundo actual a educação e a formação escolar são tarefas que competem a toda a sociedade. O presente Regulamento é elaborado ao abrigo do disposto

Leia mais

Boletim de Candidatura Bolsas de Estudo Ensino Superior

Boletim de Candidatura Bolsas de Estudo Ensino Superior Boletim de Candidatura Bolsas de Estudo Ensino Superior No. Responda a todos os itens de forma mais completa possível. 1. Estabelecimento de Ensino Estabelecimento de ensino Localidade Telefone Fax E-mail

Leia mais

MUNICÍPIO DE SEIA REGULAMENTO MUNICIPAL PARA ATRIBUIÇÃO DE BOLSAS DE ESTUDO A ALUNOS DO ENSINO SUPERIOR

MUNICÍPIO DE SEIA REGULAMENTO MUNICIPAL PARA ATRIBUIÇÃO DE BOLSAS DE ESTUDO A ALUNOS DO ENSINO SUPERIOR MUNICÍPIO DE SEIA REGULAMENTO MUNICIPAL PARA ATRIBUIÇÃO DE BOLSAS DE ESTUDO A ALUNOS DO ENSINO SUPERIOR 1 MUNICÍPIO DE SEIA Câmara Municipal de Seia Departamento de Cultura, Educação, Desporto, Turismo

Leia mais

Normas de Atribuição de Bolsas de Estudo a alunos do Ensino Superior

Normas de Atribuição de Bolsas de Estudo a alunos do Ensino Superior MUNICÍPIO DO SEIXAL CÂMARA MUNICIPAL Divisão Educação DE Normas de Atribuição de Bolsas de Estudo a alunos do Ensino Superior Data: 2010/04/15 Preâmbulo O acesso de todos os cidadãos à educação é um direito

Leia mais

MUNICIPIO DE VILA DO BISPO REGULAMENTO DE ATRIBIÇÃO DE BOLSAS DE ESTUDO E BOLSAS DE INVESTIGAÇÃO

MUNICIPIO DE VILA DO BISPO REGULAMENTO DE ATRIBIÇÃO DE BOLSAS DE ESTUDO E BOLSAS DE INVESTIGAÇÃO MUNICIPIO DE VILA DO BISPO REGULAMENTO DE ATRIBIÇÃO DE BOLSAS DE ESTUDO E BOLSAS DE INVESTIGAÇÃO Preâmbulo É atribuição das Autarquias locais deliberar em matéria de acção social, designadamente no que

Leia mais

Regulamento de Atribuição de Bolsas de Estudo do Município de Barcelos

Regulamento de Atribuição de Bolsas de Estudo do Município de Barcelos Regulamento de Atribuição de Bolsas de Estudo do Município de Barcelos Regulamento de Atribuição de Bolsas de Estudo do Município de Barcelos Os municípios são autarquias locais que têm por objectivo primordial

Leia mais

CÂMARA MUNICIPAL DE SALVATERRA DE MAGOS. Regulamento para atribuição de bolsas de estudo a alunos do ensino superior. Preâmbulo

CÂMARA MUNICIPAL DE SALVATERRA DE MAGOS. Regulamento para atribuição de bolsas de estudo a alunos do ensino superior. Preâmbulo CÂMARA MUNICIPAL DE SALVATERRA DE MAGOS Regulamento para atribuição de bolsas de estudo a alunos do ensino superior Preâmbulo O desenvolvimento de medidas de carácter social com o intuito de melhorar as

Leia mais

ATRIBUIÇÃO DE BOLSAS DE ESTUDO

ATRIBUIÇÃO DE BOLSAS DE ESTUDO ATRIBUIÇÃO DE BOLSAS DE ESTUDO REGULAMENTO No contexto do mundo actual a educação e a formação escolar são tarefas que competem a toda a sociedade. O presente Regulamento é elaborado ao abrigo do disposto

Leia mais

Regulamento da Freguesia para Atribuição De Bolsas de Estudo

Regulamento da Freguesia para Atribuição De Bolsas de Estudo Regulamento da Freguesia para Atribuição De Bolsas de Estudo Artigo 1.º Lei Habilitante 1.º - O presente Regulamento é elaborado ao abrigo do artigo 241.º da Constituição da República Portuguesa; alínea

Leia mais

Regras Técnicas

Regras Técnicas Regras Técnicas 2007-2008 2008 Considerando o regime de atribuição de bolsas de estudo a estudantes do Ensino Superior Público, determino os critérios e procedimentos técnicos a adoptar pelos Serviços

Leia mais

REGULAMENTO MUNICIPAL DE ATRIBUIÇÃO DE BOLSAS DE ESTUDO AOS ALUNOS DO ENSINO SUPERIOR. Preâmbulo

REGULAMENTO MUNICIPAL DE ATRIBUIÇÃO DE BOLSAS DE ESTUDO AOS ALUNOS DO ENSINO SUPERIOR. Preâmbulo REGULAMENTO MUNICIPAL DE ATRIBUIÇÃO DE BOLSAS DE ESTUDO AOS ALUNOS DO ENSINO SUPERIOR Preâmbulo A educação e a formação são fatores determinantes na construção de uma sociedade mais justa, mais rica e

Leia mais

REGULAMENTO PARA ATRIBUIÇÃO DE BOLSAS DE ESTUDO PARA ALUNOS DO ENSINO SUPERIOR RESIDENTES NO CONCELHO DE S. JOÃO DA MADEIRA

REGULAMENTO PARA ATRIBUIÇÃO DE BOLSAS DE ESTUDO PARA ALUNOS DO ENSINO SUPERIOR RESIDENTES NO CONCELHO DE S. JOÃO DA MADEIRA REGULAMENTO PARA ATRIBUIÇÃO DE BOLSAS DE ESTUDO PARA ALUNOS DO ENSINO SUPERIOR RESIDENTES NO CONCELHO DE S. JOÃO DA MADEIRA Pretende-se, com este regulamento, incentivar e proporcionar condições de igualdade

Leia mais

MUNICÍPIO DE LAGOA Algarve

MUNICÍPIO DE LAGOA Algarve NORMAS PARA ATRIBUIÇÃO DE BOLSAS DE ESTUDO Aprovado pela Câmara Municipal de Lagoa na sua reunião de 04/10/88; Alterações aprovadas pela Assembleia Municipal na sua sessão de 04/02/91. ARTIGO 1º 1 - A

Leia mais

I Identificação do(a) candidato(a)

I Identificação do(a) candidato(a) (Data de entrada) I Identificação do(a) candidato(a) Nome: Morada: Localidade: Código Postal - Data de Nascimento: / / Freguesia: Naturalidade: B.I/Cartão do Cidadão n.º Validade / / N.º Segurança Social

Leia mais

Regulamento Municipal de Atribuição de Bolsas de Estudo para Cursos do Ensino Superior

Regulamento Municipal de Atribuição de Bolsas de Estudo para Cursos do Ensino Superior Regulamento Municipal de Atribuição de Bolsas de Estudo para Cursos do Ensino Superior CAPITULO 1 Artigo 1 Âmbito 1. O presente Regulamento tem como lei habilitante a Lei n 169/99, de 18 de Setembro, na

Leia mais

REQUERIMENTO DE CANDIDATURA BOLSAS DE ESTUDO - ENSINO SUPERIOR ANO LETIVO

REQUERIMENTO DE CANDIDATURA BOLSAS DE ESTUDO - ENSINO SUPERIOR ANO LETIVO DESC- Divisão Educativa e Sociocultural Largo do Município 6430 197 Mêda Telefone: 279880040 E-mail: acaosocial@cm-meda.pt REQUERIMENTO DE CANDIDATURA BOLSAS DE ESTUDO - ENSINO SUPERIOR ANO LETIVO 2017-2018

Leia mais

CÂMARA MUNICIPAL DE PENAFIEL REGULAMENTO MUNICIPAL DE ATRIBUIÇÃO DE BOLSAS DE ESTUDO. Nota Justificativa

CÂMARA MUNICIPAL DE PENAFIEL REGULAMENTO MUNICIPAL DE ATRIBUIÇÃO DE BOLSAS DE ESTUDO. Nota Justificativa REGULAMENTO MUNICIPAL DE ATRIBUIÇÃO DE BOLSAS DE ESTUDO Nota Justificativa A Câmara Municipal de Penafiel está ciente do papel fundamental que a educação desempenha no desenvolvimento de uma comunidade,

Leia mais

REGULAMENTO PARA A ATRIBUIÇÃO DE BOLSAS DE ESTUDO E.A.S.S.

REGULAMENTO PARA A ATRIBUIÇÃO DE BOLSAS DE ESTUDO E.A.S.S. REGULAMENTO PARA A ATRIBUIÇÃO DE BOLSAS DE ESTUDO E.A.S.S. Artigo 1.º Objeto e âmbito 1. O presente regulamento define o processo de atribuição de bolsas de estudo pela Família Soares dos Santos para a

Leia mais

REGULAMENTO DE ATRIBUIÇÃO DE BOLSAS DE ESTUDO DO CEFAD. Preâmbulo:

REGULAMENTO DE ATRIBUIÇÃO DE BOLSAS DE ESTUDO DO CEFAD. Preâmbulo: Preâmbulo: O desenvolvimento das sociedades democráticas exige cada vez mais políticas educativas que promovam uma efectiva igualdade de oportunidades, traduzida na aposta da qualificação para a promoção

Leia mais

Regulamento de Concessão de Bolsas de Estudo Para o Ensino Superior. Aprovado após deliberação em reunião de Câmara de dia 16 de Dezembro de 2009

Regulamento de Concessão de Bolsas de Estudo Para o Ensino Superior. Aprovado após deliberação em reunião de Câmara de dia 16 de Dezembro de 2009 Regulamento de Concessão de Bolsas de Estudo Para o Ensino Superior Aprovado após deliberação em reunião de Câmara de dia 16 de Dezembro de 2009 Beja, 2009 Artigo 1º Objecto O presente regulamento estabelece

Leia mais

CÂMARA MUNICIPAL DE PENAMACOR PENAMACOR Contribuinte nº PROCESSO DE CANDIDATURA. Tarifa Social da Água

CÂMARA MUNICIPAL DE PENAMACOR PENAMACOR Contribuinte nº PROCESSO DE CANDIDATURA. Tarifa Social da Água CÂMARA MUNICIPAL DE PENAMACOR 6090-543 PENAMACOR Contribuinte nº 506 192 164 PROCESSO DE CANDIDATURA Tarifa Social da Água Processo nº Data de Entrada: / / Requerente: Deliberação da Câmara Municipal:

Leia mais

Município do Cartaxo Gabinete Jurídico

Município do Cartaxo Gabinete Jurídico Regulamento Municipal de Atribuição de Bolsas de Estudo Preâmbulo O Município do Cartaxo tem como objectivo primacial a prossecução dos interesses próprios e comuns dos seus munícipes. Neste sentido, é

Leia mais

Regulamento Municipal para a Concessão de Bolsas de Estudo a Estudantes do Ensino Superior MUNICIPIO DE FORNOS DE ALGODRES

Regulamento Municipal para a Concessão de Bolsas de Estudo a Estudantes do Ensino Superior MUNICIPIO DE FORNOS DE ALGODRES 2015 Regulamento Municipal para a Concessão de Bolsas de Estudo a Estudantes do Ensino Superior MUNICIPIO DE FORNOS DE ALGODRES Índice Nota Justificativa... 2 Capítulo I Disposições Gerais... 2 Artigo

Leia mais

MUNICÍPIO DE CONDEIXA-A-NOVA páginas 1 9

MUNICÍPIO DE CONDEIXA-A-NOVA páginas 1 9 MUNICÍPIO DE CONDEIXA-A-NOVA páginas 1 9 (BOLSAS DE ESTUDO FERNANDO NAMORA) Nota Justificativa A participação dos cidadãos na construção de uma sociedade mais ativa passa igualmente pelo processo de governação

Leia mais

CAPÍTULO I Disposições Gerais

CAPÍTULO I Disposições Gerais REGULAMENTO PARA ATRIBUIÇÃO DE BOLSAS DE ESTUDO A ESTUDANTES DO ENSINO SUPERIOR Preâmbulo O direito a uma justa e efetiva igualdade de oportunidades no acesso e sucesso escolares, consagrado constitucionalmente,

Leia mais

MUNICIPIO DE LAGOA Algarve

MUNICIPIO DE LAGOA Algarve Processo de Candidatura a Bolsas de Estudo para alunos do concelho de Lagoa que frequentam cursos do ensino superior Página 1/7 * DOCUMENTAÇÃO A APRESENTAR * 1. Requerimento ao Presidente da Câmara Municipal

Leia mais

Regulamento Municipal para Atribuição de Bolsas de Estudo

Regulamento Municipal para Atribuição de Bolsas de Estudo Regulamento Municipal para Atribuição de Bolsas de Estudo Artigo 1.º Lei Habilitante 1. O presente Regulamento é elaborado ao abrigo do artigo 241.º da Constituição da República Portuguesa; alínea c) e

Leia mais

REGULAMENTO MUNICIPAL PARA A CONCESSÃO DE BOLSAS DE ESTUDO A ESTUDANTES DO ENSINO SUPERIOR

REGULAMENTO MUNICIPAL PARA A CONCESSÃO DE BOLSAS DE ESTUDO A ESTUDANTES DO ENSINO SUPERIOR REGULAMENTO MUNICIPAL PARA A CONCESSÃO DE BOLSAS DE ESTUDO A ESTUDANTES DO ENSINO SUPERIOR Índice Nota Justificativa... 3 Capítulo I Disposições Gerais... 4 Artigo 1º... 4 Objeto... 4 Artigo 2º... 4 Âmbito...

Leia mais

REGULAMENTO MUNICIPAL DE APOIO AOS ESTUDANTES DO ENSINO SECUNDÁRIO E ENSINO SUPERIOR

REGULAMENTO MUNICIPAL DE APOIO AOS ESTUDANTES DO ENSINO SECUNDÁRIO E ENSINO SUPERIOR REGULAMENTO MUNICIPAL DE APOIO AOS ESTUDANTES DO ENSINO SECUNDÁRIO E ENSINO SUPERIOR O Município de Avis, confiante na energia catalisadora da geração jovem do seu Concelho os jovens são o futuro da força

Leia mais

Regulamento Municipal de Bolsas de Estudo

Regulamento Municipal de Bolsas de Estudo Regulamento Municipal de Bolsas de Estudo Preâmbulo A educação e formação dos jovens famalicenses são factores essenciais para o desenvolvimento económico e social do concelho e da região onde nos inserimos.

Leia mais

REGULAMENTO PARA ATRIBUIÇÃO DE BOLSAS DE ESTUDO PARA O ENSINO SUPERIOR A ALUNOS RESIDENTES NO CONCELHO DE S. JOÃO DA MADEIRA

REGULAMENTO PARA ATRIBUIÇÃO DE BOLSAS DE ESTUDO PARA O ENSINO SUPERIOR A ALUNOS RESIDENTES NO CONCELHO DE S. JOÃO DA MADEIRA REGULAMENTO PARA ATRIBUIÇÃO DE BOLSAS DE ESTUDO PARA O ENSINO SUPERIOR A ALUNOS RESIDENTES NO CONCELHO DE S. JOÃO DA MADEIRA Pretende-se, com este regulamento, incentivar e proporcionar condições de frequência

Leia mais

NORMAS DE ATRIBUIÇÃO DAS BOLSAS DE ESTUDO

NORMAS DE ATRIBUIÇÃO DAS BOLSAS DE ESTUDO SECTOR DE INTERVENÇÃO SOCIAL E SAÚDE Serviço Social NORMAS DE ATRIBUIÇÃO DAS BOLSAS DE ESTUDO Preâmbulo O Município de Benavente, através do Serviço de Acção Social, atribui anualmente bolsas de estudo

Leia mais

REGULAMENTO PARA A CONCESSÃO DE BOLSAS DE ESTUDO PARA O ENSINO SUPERIOR PÚBLICO PREÂMBULO

REGULAMENTO PARA A CONCESSÃO DE BOLSAS DE ESTUDO PARA O ENSINO SUPERIOR PÚBLICO PREÂMBULO REGULAMENTO PARA A CONCESSÃO DE BOLSAS DE ESTUDO PARA O ENSINO SUPERIOR PÚBLICO PREÂMBULO O Regulamento de atribuição de Bolsas de Estudo para o Ensino Superior Público, é um instrumento de caráter social

Leia mais

Rua de Manuel Múrias, 12-5º Esqº Lisboa REGULAMENTO DE ATRIBUIÇÃO DE BOLSAS DE ESTUDO

Rua de Manuel Múrias, 12-5º Esqº Lisboa REGULAMENTO DE ATRIBUIÇÃO DE BOLSAS DE ESTUDO FRATERNIDADE ROSACRUZ DE PORTUGAL Rua de Manuel Múrias, 12-5º Esqº rosacruz@mail.telepac.pt 1500-419 Lisboa REGULAMENTO DE ATRIBUIÇÃO DE BOLSAS DE ESTUDO E DE PRÉMIOS POR MÉRITO ESCOLAR Artigo 1º Âmbito

Leia mais

Exmº. Senhor Presidente da Câmara Municipal de Lagos

Exmº. Senhor Presidente da Câmara Municipal de Lagos REGISTO DE ENTRADA Requerimento n.º de / / Processo n.º / Pago por Guia n.º,. Ao Serviço O Funcionário, Exmº. Senhor Presidente da Câmara Municipal de Lagos 1. REQUERENTE Nome:......, NIF:... B.I. / Cartão

Leia mais

Regulamento Municipal de Bolsas de Estudo. Pelouro da Juventude

Regulamento Municipal de Bolsas de Estudo. Pelouro da Juventude Regulamento Municipal de Bolsas de Estudo Pelouro da Juventude Aprovado pela Reunião de Câmara do dia 28 de Julho de 2010 e na Reunião da Assembleia Municipal do dia 1 de Outubro de 2010 1 Regulamento

Leia mais

Universidade Lusófona do Porto Bolsas de Estudo. Regulamento

Universidade Lusófona do Porto Bolsas de Estudo. Regulamento Universidade Lusófona do Porto Bolsas de Estudo Regulamento 1. Requisitos a cumprir para candidatura - Não ser detentor/a de grau académico universitário; - Não beneficiar de outra bolsa de estudo ou vantagem

Leia mais

REGULAMENTO MUNICIPAL PARA ATRIBUIÇÃO DE APOIOS AOS ALUNOS QUE FREQUENTAM ESTABELECIMENTOS DE ENSINO SUPERIOR. Preâmbulo

REGULAMENTO MUNICIPAL PARA ATRIBUIÇÃO DE APOIOS AOS ALUNOS QUE FREQUENTAM ESTABELECIMENTOS DE ENSINO SUPERIOR. Preâmbulo REGULAMENTO MUNICIPAL PARA ATRIBUIÇÃO DE APOIOS AOS ALUNOS QUE FREQUENTAM ESTABELECIMENTOS DE ENSINO SUPERIOR Preâmbulo A educação e a formação são fatores determinantes na construção de uma sociedade

Leia mais

Junta de Freguesia de Avanca

Junta de Freguesia de Avanca Junta de Freguesia de Avanca Cadernos de Encargos Regulamento de Atribuição de Bolsa de Estudo ao Ensino Superior [Novembro de 2011] Preâmbulo A constituição da República Portuguesa no capítulo III, Direito

Leia mais

MATRÍCULAS PRÉ-ESCOLAR E 1º CICLO DO ENSINO BÁSICO ANO LECTIVO 2012/2013

MATRÍCULAS PRÉ-ESCOLAR E 1º CICLO DO ENSINO BÁSICO ANO LECTIVO 2012/2013 1. AVISO DE ABERTURA Avisa-se toda a comunidade escolar que nos termos do Despacho n.º 6258/2011 o prazo de matrículas para a Educação Pré-Escolar e para o 1º Ciclo do Ensino Básico, decorre entre o dia

Leia mais

Bolsas de Estudo - Ensino Superior

Bolsas de Estudo - Ensino Superior Bolsas de Estudo - Ensino Superior Candidatura Exmo. Sr. Presidente da Câmara Municipal de Barcelos Número de processo DADOS DO CANDIDATO Nome completo Morada Código-Postal - Localidade Data de nascimento

Leia mais

REGULAMENTO PARA ATRIBUIÇÃO DE BOLSAS DE ESTUDO

REGULAMENTO PARA ATRIBUIÇÃO DE BOLSAS DE ESTUDO REGULAMENTO PARA ATRIBUIÇÃO DE BOLSAS DE ESTUDO Artigo 1.º O número de bolsas de estudos a conceder será anualmente fixado pela Câmara Municipal de Bombarral face à verba orçamentada para o efeito. Artigo

Leia mais

Regulamento Municipal para Atribuição de Bolsas de Estudo a Estudantes do Ensino Superior Público. Preâmbulo

Regulamento Municipal para Atribuição de Bolsas de Estudo a Estudantes do Ensino Superior Público. Preâmbulo Regulamento Municipal para Atribuição de Bolsas de Estudo a Estudantes do Ensino Superior Público Preâmbulo Constitui preocupação da Câmara Municipal de Arraiolos o desenvolvimento de medidas de âmbito

Leia mais

REGULAMENTO MUNICIPAL PARA A CONCESSÃO DE BOLSAS DE ESTUDO A ESTUDANTES DO ENSINO SUPERIOR

REGULAMENTO MUNICIPAL PARA A CONCESSÃO DE BOLSAS DE ESTUDO A ESTUDANTES DO ENSINO SUPERIOR REGULAMENTO MUNICIPAL PARA A CONCESSÃO DE BOLSAS DE ESTUDO A ESTUDANTES DO ENSINO SUPERIOR ARTIGO 1º OBJECTO 1 - O presente regulamento estabelece as normas de atribuição de bolsas de estudo, por parte

Leia mais

_ Curso Ano Letivo / IDENTIFICAÇÃO. Nome Nº de Documento de Identificação Validade / /

_ Curso Ano Letivo / IDENTIFICAÇÃO. Nome Nº de Documento de Identificação Validade / / BOLSA DE ESTUDO E.A.S.S. 2017/2018 Curso Ano Letivo / IDENTIFICAÇÃO Nome Nº de Documento de Identificação Validade // Nº de Aluno Data de Nascimento // Nacionalidade: Estado Civil Nome do Pai Nome da Mãe

Leia mais

4. PEDE DEFERIMENTO. Lagos,...de... de... O Requerente

4. PEDE DEFERIMENTO. Lagos,...de... de... O Requerente REGISTO DE ENTRADA Requerimento n.º de / / Processo n.º / Pago por Guia n.º,. Ao Serviço O Funcionário, Exmº. Senhor Presidente da Câmara Municipal de Lagos 1. REQUERENTE Nome:......, NIF:... B.I. / Cartão

Leia mais

MUNICÍPIO DE AMARES. Regulamento de Concessão de Bolsas de Estudo para os Cursos do Ensino Médio e Superior

MUNICÍPIO DE AMARES. Regulamento de Concessão de Bolsas de Estudo para os Cursos do Ensino Médio e Superior MUNICÍPIO DE AMARES Regulamento de Concessão de Bolsas de Estudo para os Cursos do Ensino Médio e Superior A educação é, no contexto do mundo actual, uma tarefa que cabe a toda a sociedade. Neste sentido,

Leia mais

Regulamento para Atribuição de Bolsas de Estudo

Regulamento para Atribuição de Bolsas de Estudo Artigo 1º Objecto O presente regulamento estabelece as normas de atribuição de bolsas de estudo por parte da Câmara Municipal de Vila do Porto a estudantes residentes no concelho, matriculados e inscritos

Leia mais

Regulamento Municipal de Atribuição de Bolsas de Estudo e Mérito Preâmbulo

Regulamento Municipal de Atribuição de Bolsas de Estudo e Mérito Preâmbulo Regulamento Municipal de Atribuição de Bolsas de Estudo e Mérito Preâmbulo Os Municípios são os órgãos locais que têm como objectivo primordial a prossecução dos interesses próprios e comuns dos respectivos

Leia mais

REGULAMENTO PARA A ATRIBUIÇÃO DE BOLSAS DE ESTUDO E.A.S.S.

REGULAMENTO PARA A ATRIBUIÇÃO DE BOLSAS DE ESTUDO E.A.S.S. REGULAMENTO PARA A ATRIBUIÇÃO DE BOLSAS DE ESTUDO E.A.S.S. Artigo 1.º Objeto e âmbito 1. O presente regulamento define o processo de atribuição de bolsas de estudo pela Família Soares dos Santos para a

Leia mais

BOLSA DE ESTUDO E.A.S.S /2019

BOLSA DE ESTUDO E.A.S.S /2019 BOLSA DE ESTUDO E.A.S.S. - 2018/2019 _ Curso Ano Letivo / IDENTIFICAÇÃO Nome Nº de Documento de Identificação Validade / / Nº de Aluno Data de Nascimento / / Nacionalidade: Estado Civil Nome do Pai Nome

Leia mais

REGULAMENTO BOLSAS DE ESTUDO ANA SOLIDÁRIA ÁRIA

REGULAMENTO BOLSAS DE ESTUDO ANA SOLIDÁRIA ÁRIA REGULAMENTO BOLSAS DE ESTUDO ANA SOLIDÁRIA ÁRIA 1 Preâmbulo Faz parte da missão da ANA - Aeroportos de Portugal, S.A. (ANA) gerir de forma eficiente as infraestruturas aeroportuárias a seu cargo os aeroportos

Leia mais

REGULAMENTO MUNICIPAL DE ATRIBUIÇÃO DE BOLSAS DE ESTUDO AO ENSINO SUPERIOR. Nota Justificativa

REGULAMENTO MUNICIPAL DE ATRIBUIÇÃO DE BOLSAS DE ESTUDO AO ENSINO SUPERIOR. Nota Justificativa Nota Justificativa Considerando que o direito a uma justa e efectiva igualdade de oportunidades no acesso e sucesso escolar, consagrado constitucionalmente, constitui um objectivo fundamental da política

Leia mais

Regulamento de Atribuição de Bolsas de Estudo da Universidade Portucalense

Regulamento de Atribuição de Bolsas de Estudo da Universidade Portucalense Regulamento de Atribuição de Bolsas de Estudo da Universidade Portucalense (Aprovado no Conselho Científico de 12 de Dezembro de 2007 Rectificado no Conselho Científico de 30/01/2008) Índice SECÇÃO 1 CATEGORIAS

Leia mais

REGULAMENTO MUNICIPAL DE ATRIBUIÇÃO DE BOLSAS DE ESTUDO DA CÂMARA MUNICIPAL DE ALJUSTREL NOTA JUSTIFICATIVA

REGULAMENTO MUNICIPAL DE ATRIBUIÇÃO DE BOLSAS DE ESTUDO DA CÂMARA MUNICIPAL DE ALJUSTREL NOTA JUSTIFICATIVA REGULAMENTO MUNICIPAL DE ATRIBUIÇÃO DE BOLSAS DE ESTUDO DA DE ALJUSTREL NOTA JUSTIFICATIVA O Município de Aljustrel tem como objectivo primacial a prossecução dos interesses próprios e comuns dos seus

Leia mais

REGULAMENTO DO SUBSÍDIO AO ARRENDAMENTO DA CÂMARA MUNICIPAL DE SANTO TIRSO

REGULAMENTO DO SUBSÍDIO AO ARRENDAMENTO DA CÂMARA MUNICIPAL DE SANTO TIRSO REGULAMENTO DO SUBSÍDIO AO ARRENDAMENTO DA CÂMARA MUNICIPAL DE SANTO TIRSO Artigo 1.º (Âmbito) 1 O presente regulamento regula a concessão de subsídio ao arrendamento pelo município de Santo Tirso. 2 Podem

Leia mais

Município de São Pedro do Sul. Regulamento de Acção Social Escolar 1º Ciclo do Ensino Básico e Transportes Escolares

Município de São Pedro do Sul. Regulamento de Acção Social Escolar 1º Ciclo do Ensino Básico e Transportes Escolares Município de São Pedro do Sul Regulamento de 1º Ciclo do Ensino Básico e Transportes Escolares O presente regulamento tem como objectivo regulamentar e uniformizar procedimentos para a atribuição de auxílios

Leia mais

UNIÃO DAS FREGUESIAS DE PARREIRA E CHOUTO

UNIÃO DAS FREGUESIAS DE PARREIRA E CHOUTO REGULAMENTO DE ATRIBUIÇÃO DE BOLSAS DE ESTUDO PARA O ENSINO SUPERIOR Artigo 1.º Âmbito 1 O Presente Regulamento estabelece as normas de atribuição de bolsas de estudo por parte da Junta de Freguesia da

Leia mais

PROJECTO DE BEM-ESTAR SOCIAL DE MÃOS DADAS REGULAMENTO PARA ATRIBUIÇÃO DE APOIOS DIVERSOS A FAMILIAS CARÊNCIADAS CÂMARA MUNICIPAL DE CUBA

PROJECTO DE BEM-ESTAR SOCIAL DE MÃOS DADAS REGULAMENTO PARA ATRIBUIÇÃO DE APOIOS DIVERSOS A FAMILIAS CARÊNCIADAS CÂMARA MUNICIPAL DE CUBA PROJECTO DE BEM-ESTAR SOCIAL DE MÃOS DADAS REGULAMENTO PARA ATRIBUIÇÃO DE APOIOS DIVERSOS A FAMILIAS CARÊNCIADAS CÂMARA MUNICIPAL DE CUBA NORMAS PARA A ATRIBUIÇÃO DE APOIOS DIVERSOS A FAMÍLIAS CARÊNCIADAS

Leia mais

PROPOSTA de Projeto REGULAMENTO MUNICIPAL PARA A CONCESSÃO DE BOLSAS DE ESTUDO A ESTUDANTES DO ENSINO SUPERIOR

PROPOSTA de Projeto REGULAMENTO MUNICIPAL PARA A CONCESSÃO DE BOLSAS DE ESTUDO A ESTUDANTES DO ENSINO SUPERIOR PROPOSTA de Projeto REGULAMENTO MUNICIPAL PARA A CONCESSÃO DE BOLSAS DE ESTUDO A ESTUDANTES DO ENSINO SUPERIOR A Educação é, no contexto do mundo atual, uma tarefa que cabe a toda sociedade. De entre as

Leia mais

REGRAS TÉCNICAS PARA APLICAÇÃO DO REGULAMENTO DE ATRIBUIÇÃO DE BOLSAS DE ESTUDO

REGRAS TÉCNICAS PARA APLICAÇÃO DO REGULAMENTO DE ATRIBUIÇÃO DE BOLSAS DE ESTUDO REGRAS TÉCNICAS PARA APLICAÇÃO DO REGULAMENTO DE ATRIBUIÇÃO DE BOLSAS DE ESTUDO SERVIÇOS DE ACÇÃO SOCIAL DOS INSTITUTOS POLITÉCNICOS REGRAS TÉCNICAS Preâmbulo Nos termos do Regulamento de Atribuição de

Leia mais

REGULAMENTO PARA ATRIBUIÇÃO DE BOLSAS DE ESTUDO

REGULAMENTO PARA ATRIBUIÇÃO DE BOLSAS DE ESTUDO MUNICÍPIO DE ALJEZUR CÂMARA MUNICIPAL REGULAMENTO PARA ATRIBUIÇÃO DE BOLSAS DE ESTUDO Âmbito e objectivos Artigo 1.º 1 - A Câmara Municipal de Aljezur atribui bolsas de estudo aos alunos residentes no

Leia mais

MUNICÍPIO DE POMBAL Unidade de Desenvolvimento Social. Formulário de Candidatura

MUNICÍPIO DE POMBAL Unidade de Desenvolvimento Social. Formulário de Candidatura CONCURSO PÚBLICO ATRIBUIÇÃO DE DUAS BOLSAS DE ESTUDO A ALUNOS DO ENSINO SUPERIOR E RENOVAÇÃO DAS BOLSAS DE ESTUDO ATRIBUIDAS A ALUNOS DO ENSINO SUPERIOR ANO LETIVO 08/09 Formulário de Candidatura NOTA

Leia mais

REGULAMENTO MUNICIPAL PARA ATRIBUIÇÃO DE INCENTIVOS A ESTUDANTES DO ENSINO SUPERIOR

REGULAMENTO MUNICIPAL PARA ATRIBUIÇÃO DE INCENTIVOS A ESTUDANTES DO ENSINO SUPERIOR REGULAMENTO MUNICIPAL PARA ATRIBUIÇÃO DE INCENTIVOS A ESTUDANTES DO ENSINO SUPERIOR ÍNDICE Preâmbulo Artigo 1º - Âmbito e Objecto Artigo 2º - Definição de Incentivo Artigo 3º - Valor do Incentivo e Duração

Leia mais

MUNICÍPIO DE LAGOA AÇORES

MUNICÍPIO DE LAGOA AÇORES REGULAMENTO MUNICIPAL DE ATRIBUIÇÃO DE BOLSAS DE ESTUDO Preâmbulo Aos municípios estão delegadas competências em diversas áreas e que, de um modo geral, sistematizam aqueles que são os seus deveres e compromissos

Leia mais

Regulamento Municipal para Atribuição de Bolsas de Estudo

Regulamento Municipal para Atribuição de Bolsas de Estudo Regulamento Municipal para Atribuição de Bolsas de Estudo O direito a uma justa e efectiva igualdade de oportunidades no acesso ao ensino, consagrado constitucionalmente, constitui um objectivo fundamental

Leia mais

BOLSAS DE ESTUDO REGULAMENTO E PROCESSO DE CANDIDATURA REGULAMENTO. Artigo 1º (Âmbito)

BOLSAS DE ESTUDO REGULAMENTO E PROCESSO DE CANDIDATURA REGULAMENTO. Artigo 1º (Âmbito) BOLSAS DE ESTUDO REGULAMENTO E PROCESSO DE CANDIDATURA REGULAMENTO Artigo 1º (Âmbito) 1. O presente Regulamento é aplicável a estudantes açorianos que frequentem cursos de licenciatura e mestrados (1º

Leia mais

Formulário de Candidatura ao Fundo Social de Emergência (FSE) do ano letivo /

Formulário de Candidatura ao Fundo Social de Emergência (FSE) do ano letivo / Campus de Gualtar 4710-057 Braga P I - identificação e residência Nome: Formulário de Candidatura ao Fundo Social de Emergência (FSE) do ano letivo / Nº de aluno: Data de nascimento / / Estado civil: Sexo:

Leia mais

a Câmara Municipal de Povoação propõe o seguinte projecto de Regulamento de Atribuição de Bolsas de Estudo: CAPÍTULO I Disposições gerais Artigo 1.º Â

a Câmara Municipal de Povoação propõe o seguinte projecto de Regulamento de Atribuição de Bolsas de Estudo: CAPÍTULO I Disposições gerais Artigo 1.º Â Preâmbulo Os municípios são autarquias locais que têm como objectivo primacial a prossecução dos interesses próprios e comuns dos respectivos munícipes. Neste sentido, é atribuição dessas mesmas autarquias

Leia mais

Nome. Nome do Pai. Nome da Mãe. Morada N.º Freguesia Código Postal - Telefone . Nome. Nome. Nome

Nome. Nome do Pai. Nome da Mãe. Morada N.º Freguesia Código Postal - Telefone  . Nome. Nome. Nome REQUERIMENTO DE CANDIDATURA JARDIM DE INFÂNCIA CÁLCULO DA COMPARTICIPAÇÃO FAMILIAR PELA UTILIZAÇÃO DE COMPONENTES DE APOIO À FAMÍLIA ESTABELECIMENTO DE EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR Ano letivo / IDENTIFICAÇÃO DO

Leia mais

Nome/Designação... Bilhete de identidade ou Cartão de Cidadão nº... emitido em.../.../...

Nome/Designação... Bilhete de identidade ou Cartão de Cidadão nº... emitido em.../.../... Exmo. Senhor Presidente da Câmara Municipal de S. João da Madeira Genérico nº. /. Entrada n.º... Data:.. /... /... O Funcionário:... Assunto: BOLETIM DE CANDIDATURA A BOLSA DE ESTUDO 1. IDENTIFICAÇÃO Nome/Designação...

Leia mais

1 - IDENTIFICAÇÃO DO CANDIDATO(A) (E RESPETIVO REPRESENTANTE 1 ) 2 RESIDÊNCIA. Código Postal: Freguesia: 3 - SITUAÇÃO ESCOLAR DO CANDIDATO

1 - IDENTIFICAÇÃO DO CANDIDATO(A) (E RESPETIVO REPRESENTANTE 1 ) 2 RESIDÊNCIA. Código Postal: Freguesia: 3 - SITUAÇÃO ESCOLAR DO CANDIDATO REQUERIMENTO E DECLARAÇÃO DE HONRA (Artigo 10º, n.º 4, do Regulamento e artigo 6º, n.º 3, do Programa de Concurso) CANDIDATURA A BOLSA DE ESTUDO ANO LECTIVO DE 2016/2017 Exmo. Sr. Presidente da Câmara

Leia mais

REGULAMENTO DOS APOIOS ECÓNOMICOS DO MUNICÍPIO DE MIRANDELA

REGULAMENTO DOS APOIOS ECÓNOMICOS DO MUNICÍPIO DE MIRANDELA REGULAMENTO DOS APOIOS ECÓNOMICOS DO MUNICÍPIO DE MIRANDELA Preâmbulo No âmbito da Lei n.º 75/2013, de 12 de setembro, foram transferidas para as autarquias locais atribuições e competências em vários

Leia mais

Regulamento Municipal de Atribuição de Bolsas de Estudo. Nota Justificativa

Regulamento Municipal de Atribuição de Bolsas de Estudo. Nota Justificativa Câmara Municipal Serviço de Educação Regulamento Municipal de Atribuição de Bolsas de Estudo Nota Justificativa O Regulamento Municipal para atribuição de Bolsas de Estudo a estudantes residentes no concelho

Leia mais

REGULAMENTO MUNICIPAL DO TARIFÁRIO SOCIAL DE ÁGUA, SANEAMENTO E RESÍDUOS SÓLIDOS DA MAIA PREÂMBULO

REGULAMENTO MUNICIPAL DO TARIFÁRIO SOCIAL DE ÁGUA, SANEAMENTO E RESÍDUOS SÓLIDOS DA MAIA PREÂMBULO PREÂMBULO 1. A progressiva degradação da situação económica das famílias portuguesas, em virtude da situação em que se encontra todo o território nacional, exige aos serviços públicos, a tomada de decisões

Leia mais

REQUERIMENTO. Fundo de Emergência Social

REQUERIMENTO. Fundo de Emergência Social Proc. N-º /2017 Data: / /2017 Deliberação do Presidente e da Vogal da Ação Social: Data: / /2017 Assinaturas: REQUERIMENTO Fundo de Emergência Social Exmo. Sr. Presidente 1. Identificação do requerente:

Leia mais

Documento de Apoio (Efeitos meramente informativos)

Documento de Apoio (Efeitos meramente informativos) (Efeitos meramente informativos) Por forma a facilitar a análise e compreensão das normas relativas às candidaturas para atribuição de bolsas de estudo, constantes do Regulamento Municipal para Atribuição

Leia mais

BOLSAS DE ESTUDO E ALOJAMENTO. IPGuarda 09/10 PRAZOS E PROCEDIMENTOS

BOLSAS DE ESTUDO E ALOJAMENTO. IPGuarda 09/10 PRAZOS E PROCEDIMENTOS BOLSAS DE ESTUDO E ALOJAMENTO CANDIDATURA A BENEFÍCIOS SOCIAIS S E PROCEDIMENTOS S E PROCEDIMENTOS CONCORRER LEGISLAÇÃO APLICVEL FORMALIZAÇÃO CANDIDATURA Antes de formalizar a candidatura deve ler com

Leia mais

MUNICÍPIO DE VALPAÇOS REGULAMENTO MUNICIPAL DE ATRIBUIÇÃO DE BOLSAS DE ESTUDO. Preâmbulo

MUNICÍPIO DE VALPAÇOS REGULAMENTO MUNICIPAL DE ATRIBUIÇÃO DE BOLSAS DE ESTUDO. Preâmbulo MUNICÍPIO DE VALPAÇOS REGULAMENTO MUNICIPAL DE ATRIBUIÇÃO DE BOLSAS DE ESTUDO Preâmbulo Nos termos do artigo 235º nº2 da Constituição da República Portuguesa, as Autarquias são pessoas colectivas territoriais

Leia mais

CÂMARA MUNICIPAL DE GRÂNDOLA REGULAMENTO PARA CONCESSÃO DE BOLSAS DE ESTUDO PARA O ENSINO SUPERIOR

CÂMARA MUNICIPAL DE GRÂNDOLA REGULAMENTO PARA CONCESSÃO DE BOLSAS DE ESTUDO PARA O ENSINO SUPERIOR CÂMARA MUNICIPAL DE GRÂNDOLA REGULAMENTO PARA CONCESSÃO DE BOLSAS DE ESTUDO PARA O ENSINO SUPERIOR Cap. I Disposições Gerais Artigo 1º Objeto O presente regulamento disciplina a atribuição de bolsas de

Leia mais

NORMAS PARA DEFINIÇÃO DE ESCALÕES DE COMPARTICIPAÇÃO FAMILIAR NO ENSINO PRÉ- ESCOLAR

NORMAS PARA DEFINIÇÃO DE ESCALÕES DE COMPARTICIPAÇÃO FAMILIAR NO ENSINO PRÉ- ESCOLAR NORMAS PARA DEFINIÇÃO DE ESCALÕES DE COMPARTICIPAÇÃO FAMILIAR NO ENSINO PRÉ- ESCOLAR EDIÇÃO DE 2006 ATUALIZAÇÃO DE 2015 EQUIPA RESPONSÁVEL: BRANCA PEREIRA E FÁTIMA AZEVEDO Nota Justificativa Considerando

Leia mais

REGULAMENTO DE ATRIBUIÇÃO DE BOLSAS DE ESTUDO

REGULAMENTO DE ATRIBUIÇÃO DE BOLSAS DE ESTUDO REGULAMENTO DE ATRIBUIÇÃO DE BOLSAS DE ESTUDO 1 REGULAMENTO DE ATRIBUIÇÃO DE BOLSAS DE ESTUDO CAPÍTULO I Condições Gerais Cláusula Primeira 1. A CLC Companhia Logística de Combustíveis, S.A. (doravante

Leia mais

MUNICÍPIO DE ALMADA CÂMARA MUNICIPAL. Preâmbulo. Artigo Primeiro Objeto

MUNICÍPIO DE ALMADA CÂMARA MUNICIPAL. Preâmbulo. Artigo Primeiro Objeto REGULAMENTO DE ATRIBUIÇÃO DE BOLSAS DE ESTUDO A ESTUDANTES DO ENSINO SUPERIOR Preâmbulo O direito universal à educação e a necessidade de níveis cada vez mais elevados de escolarização da população como

Leia mais

REGULAMENTO MUNICIPAL PARA CONCESSÃO DE BOLSAS DE ESTUDO A ESTUDANTES DO ENSINO SUPERIOR

REGULAMENTO MUNICIPAL PARA CONCESSÃO DE BOLSAS DE ESTUDO A ESTUDANTES DO ENSINO SUPERIOR REGULAMENTO MUNICIPAL PARA CONCESSÃO DE BOLSAS DE ESTUDO A ESTUDANTES DO ENSINO SUPERIOR A Educação é, no contexto do mundo atual, uma tarefa que cabe a toda sociedade. De entre as atribuições cometidas

Leia mais

REGULAMENTO MUNICIPAL CARTÃO MUNICIPAL DO IDOSO DE CAMINHA

REGULAMENTO MUNICIPAL CARTÃO MUNICIPAL DO IDOSO DE CAMINHA ÍNDICE Preâmbulo Artigo 1.º - Âmbito Artigo 2.º - Objetivo Artigo 3.º - Condições de Atribuição Artigo 4.º - Organização Processual Artigo 5.º - Benefícios do Cartão Municipal do Idoso Artigo 6.º - Benefícios

Leia mais

Município de Monforte REGULAMENTO ATRIBUIÇÃO DE BOLSAS DE ESTUDO

Município de Monforte REGULAMENTO ATRIBUIÇÃO DE BOLSAS DE ESTUDO Município de Monforte REGULAMENTO ATRIBUIÇÃO DE BOLSAS DE ESTUDO Preâmbulo O presente projeto de regulamento foi elaborado com base no disposto no artigo 241.º da Constituição da República Portuguesa,

Leia mais

REGULAMENTO DE ATRIBUIÇÃO DE BOLSA SOCIAL DESPORTIVA

REGULAMENTO DE ATRIBUIÇÃO DE BOLSA SOCIAL DESPORTIVA REGULAMENTO DE ATRIBUIÇÃO DE BOLSA SOCIAL DESPORTIVA Preâmbulo A Búzios Associação de Nadadores Salvadores de Coruche (Búzios) tem como objetivo promover a prática desportiva de todos os Munícipes com

Leia mais

REGULAMENTO MUNICIPAL DE APOIO À FORMAÇÃO DE JOVENS

REGULAMENTO MUNICIPAL DE APOIO À FORMAÇÃO DE JOVENS REGULAMENTO MUNICIPAL DE APOIO À FORMAÇÃO DE JOVENS Disposições preambulares justificativas Considerando o quadro legal de atribuições das autarquias locais, primacialmente o identificado com a Lei n.º

Leia mais

Bolsas de Estudo Leões de Portugal 2018/2019 Lista de documentos a entregar

Bolsas de Estudo Leões de Portugal 2018/2019 Lista de documentos a entregar Bolsas de Estudo Leões de Portugal 2018/2019 Lista de documentos a entregar 1. O Formulário de Candidatura é constituído por quatro páginas. 2. Deve incluir uma fotografia, que pode ser digitalizada. 3.

Leia mais

REGULAMENTO DE APOIO SOCIAL POR DISTRIBUIÇÃO DE ALIMENTOS

REGULAMENTO DE APOIO SOCIAL POR DISTRIBUIÇÃO DE ALIMENTOS REGULAMENTO DE APOIO SOCIAL POR DISTRIBUIÇÃO DE ALIMENTOS REGULAMENTO DE APOIO SOCIAL POR DISTRIBUIÇÃO DE ALIMENTOS Considerando o quadro legal de atribuições e competências das Autarquias Locais, Lei

Leia mais