A TERAPIA OCUPACIONAL EM UM SERVIÇO DE INCLUSÃO ESCOLAR DE ENSINO SUPERIOR RELATO DE EXPERIÊNCIA

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "A TERAPIA OCUPACIONAL EM UM SERVIÇO DE INCLUSÃO ESCOLAR DE ENSINO SUPERIOR RELATO DE EXPERIÊNCIA"

Transcrição

1 A TERAPIA OCUPACIONAL EM UM SERVIÇO DE INCLUSÃO ESCOLAR DE ENSINO SUPERIOR RELATO DE EXPERIÊNCIA Débora da Silva Firino Felismino (1); Cristyeleadjerfferssa Katariny Vasconcelos Mauricio (2); Juliana Peixoto Carvalho (3); Lívia Caroline Alves Souza (4); Andreza Aparecida Polia (5) ¹. Pesquisadora colaboradora da UFPB e Terapeuta Ocupacional, João Pessoa, Paraíba, Brasil. deborafirino@hotmail.com ² Discente do curso de Terapia Ocupacional da UFPB, João Pessoa, Paraíba, Brasil. cristyele.k@gmail.com ³. Pesquisadora colaboradora da UFPB e Terapeuta Ocupacional, João Pessoa, Paraíba, Brasil. julipcarvalho@gmail.com 4. Pesquisadora colaboradora da UFPB e Terapeuta Ocupacional, João Pessoa, Paraíba, Brasil. liviacaroline.to@gmail.com 5 Docente do curso de Terapia Ocupacional da UFPB, João Pessoa, Paraíba, Brasil. andrezapolia@gmail.com Resumo do artigo: No Brasil há diversas leis que asseguram as pessoas com deficiência o acesso à educação, tanto no que se refere ao ensino básico como superior. Para facilitar e assegurar o acesso e permanência de estudantes com deficiência ao ensino superior, foram criados, em algumas instituições de nível superior em todo o Brasil, programas que recomendam ações neste sentido. Na Universidade Federal da Paraíba, foi criado o Comitê de Inclusão e Acessibilidade (CIA), o qual tem o intuito de garantir o acesso e permanência dos alunos, professores e servidores técnico-administrativos com deficiência da referida instituição. Para que isto ocorra de maneira mais efetiva, o CIA conta com o apoio dos estudantes estagiários curriculares e extracurriculares de diversos cursos, dentre eles os concluintes do Curso de Terapia Ocupacional. Esta parceria é baseada no conceito que, a Terapia Ocupacional é uma profissão que faz uso das ocupações em indivíduos ou grupos objetivando melhorar ou possibilitar a participação dos mesmos em diversos ambientes, pois considera que as ocupações são fundamentais para o seu desenvolvimento. Este estudo trata-se de um relato de experiência das discentes da disciplina Estágio Curricular Supervisionado I, do Curso de Graduação em Terapia Ocupacional da Universidade Federal da Paraíba, o qual tem como objetivo relatar as ações desenvolvidas no CIA juntamente com os indivíduos assistidos pelo setor, no período de janeiro a junho de Palavras chaves: Terapia Ocupacional; Instituição de nível superior; Educação Inclusiva. INTRODUÇÃO Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 6,2% da população brasileira possuía pelo menos uma das quatro deficiências pesquisadas por eles: intelectual, física, auditiva e visual. (IBGE, 2013).

2 Sabe-se que algumas dificuldades são inerentes à deficiência, por exemplo: dependendo do tipo e grau do comprometimento pessoas com deficiência física pode ter dificuldade de locomoção, pessoas com deficiência auditiva pode apresentar dificuldade na comunicação e pessoas com deficiência intelectual dificuldades na aprendizagem. Estas características podem dificultar e até impedir o envolvimento em ocupações, tais como: Atividades de Vida Diária (AVD), ou seja, tomar banho, comer, vestir; Atividades Instrumentais de Vida Diária (AIVD), fazer uma compra, pagar uma conta; trabalhar e estudar. Segundo a Associação Americana de Terapia Ocupacional (AOTA, 2015), a terapia ocupacional é uma profissão que faz uso terapêutico de ocupações em indivíduos ou grupos objetivando melhorar ou possibilitar a participação em papéis, hábitos e rotinas em diversos ambientes como casa, escola, local de trabalho, comunidade e outros lugares, pois, esta profissão considera que as ocupações são fundamentais para identidade e senso de competência dos indivíduos e tem significado especial e valor para estes. Segundo o Conselho Nacional De Educação (2012), os profissionais de terapia ocupacional precisam aprender na graduação, desempenhar atividades de assistência, ensino, pesquisa, planejamento e gestão de serviços e de políticas, de assessoria e consultoria de projetos, empresas e organizações, como também, desenvolver atividades com pessoas em situação de risco e ou alteração nos aspectos: físico, sensorial, percepto-cognitivo, mental, psíquico e social. A terapia ocupacional tem vários campos de atuação, atuando em todos os níveis de atenção à saúde e programas socioassistenciais, na saúde do trabalhador e na educação, além da gestão nestes serviços. (COFFITO, 2014). educação. Neste trabalho teremos como foco a atuação da terapia ocupacional no campo da Segundo a RESOLUÇÃO N 445 de 26 de abril de 2014 do COFFITO, os profissionais de terapia ocupacional que trabalham na educação têm o objetivo de (...) facilitar o processo de ensino/aprendizado, a superação das desigualdades educacionais e a inclusão escolar, a formação para o trabalho, a promoção da participação e da cidadania de crianças, jovens, adultos e idosos.. O processo de inclusão escolar ainda é um desafio no Brasil, e o acesso e permanência de pessoas com deficiência nas instituições de nível superior (INS) têm sido bastante discutidos nos últimos anos. (CASTRO; ALMEIDA, 2014).

3 Muitas leis asseguram o direito de inclusão, acesso e permanência destas pessoas ao ensino superior, entre elas destaca-se a lei nº , de 6 de julho de 2015 (Estatuto da Pessoa com Deficiência) e a PL 485/2015 que alterou a lei nº , de 29 de agosto de 2012, tornando as instituições federais de ensino superior e de ensino técnico de nível médio, obrigados a conceder em cada concurso seletivo para ingresso em cada curso, por turno, no mínimo 5% (cinco por cento) de suas vagas para candidatos com deficiência. Segundo o Art. 27 do Estatuto da Pessoa com Deficiência: A educação constitui direito da pessoa com deficiência, assegurados, sistema educacional inclusivo em todos os níveis e aprendizado ao longo de toda a vida, de forma a alcançar o máximo desenvolvimento possível de seus talentos e habilidades físicas, sensoriais, intelectuais e sociais, segundo suas características, interesses e necessidades de aprendizagem. (BRASIL, 2015) Para facilitar a inclusão destes indivíduos na educação superior o MEC também criou o Programa de Acessibilidade na Educação Superior (Incluir) em 2005, que propõe ações que garantem o acesso pleno de pessoas com deficiência às instituições federais de ensino superior (Ifes), que levou a criação de vários serviços de apoio a pessoas com deficiência nestas instituições. Entretanto, estudos comprovam que existem alguns dificultadores da permanência destes alunos em instituições de nível superior, tais como: barreiras arquitetônicas, comunicacionais, pedagógicas e atitudinais. (CASTRO; ALMEIDA, 2014). Sendo as barreiras arquitetônicas aquelas existentes nos edifícios públicos e privados; barreiras comunicacionais são qualquer obstáculo, atitude ou comportamento que dificulta ou impossibilita a expressão ou o recebimento de informações, as barreiras atitudinais são atitudes ou comportamentos que impedem ou prejudicam a participação social da pessoa com deficiência em igualdade com as demais pessoas. (LEI Nº , DE 6 DE JULHO DE 2015), as barreiras pedagógicas são decorrentes da ação docente, nas práticas pedagógicas em sala de aula, na adequação do material didático e no acesso ao conteúdo ministrado pelos professores. (CASTRO; ALMEIDA, 2014). Portanto, não se pode negar que estas dificuldades existem, até porque foram anos de completa exclusão destes indivíduos e as instituições ainda se organizam para recebê-los, mas o que os institutos federais de educação superior estão realizando para ajudar estes sujeitos a superá-las? E quais são os profissionais envolvidos neste processo? Pouco se tem divulgado sobre isso.

4 Aqui serão relatadas as ações desenvolvidas pelo Comitê de Inclusão e Acessibilidade (CIA) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), junto aos alunos e funcionários com deficiência da instituição, como também as ações desenvolvidas por estagiários concluintes do curso de terapia ocupacional no período de junho a dezembro de METODOLOGIA Este estudo consiste em um relato de experiência das docentes da disciplina Estágio Curricular Supervisionado I, do Curso de Graduação em Terapia Ocupacional da Universidade Federal da Paraíba, situado nordeste do Brasil, Campus I. As ações foram realizadas no Comitê de inclusão e Acessibilidade da universidade supracitada, no período de janeiro a junho de 2016, nosso intuito é de socializar as experiências adquiridas e a atuação da terapia ocupacional na organização de um serviço de inclusão escolar. Os dados exibidos a seguir foram compilados de arquivos do comitê e de diários de campo das estagiárias. Utilizou-se análise descritiva e os dados obtidos foram tabulados utilizando o programa Excel Utilizamos os dados do sistema do CIA para fazer um levantamento dos alunos com deficiência cadastrados neste comitê, após a vinculação do mesmo ao gabinete da reitoria da UFPB. Como exposto anteriormente o CIA foi vinculado ao gabinete da reitora em RESULTADOS E DISCUSSÃO O Comitê de Inclusão e Acessibilidade (CIA) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) é uma assessoria especial vinculada diretamente ao Gabinete da Reitoria. Foi criado oficialmente no dia 26 de novembro de 2013 através da Resolução nº 34/2013 do Conselho Universitário (CONSUNI), é composto por representantes das Pós Reitorias, Centros de Ensino, Comunidade Universitária com deficiência e entidades representativas dos servidores da UFPB. A professora Andreza Polia, docente do Departamento de Terapia Ocupacional, exerce atualmente o cargo de coordenadora do Comitê de Inclusão e Acessibilidade da UFPB. O CIA tem a finalidade de efetivar a Política de Inclusão da UFPB, conforme prevê a Lei n de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (1996); a Política Nacional de Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva

5 (2008); o Decreto n (2011) sobre Educação Especial e Atendimento Educacional Especializado AEE; o Decreto (2011) que institui o Plano Viver sem limites; além do Decreto n de Dessa forma, possui como principal objetivo assistir a todos os alunos, docentes e servidores da UFPB que possuam algum tipo de deficiência ou limitação, reconhecendo as potencialidades e atendendo as demandas de cada indivíduo de forma individual, agrupando recursos humanos e materiais necessários para promover acessibilidade integralmente. O Comitê de Inclusão e Acessibilidade conta com a colaboração das Subsedes localizadas nos outros campi da UFPB, as quais trabalham em conjunto com a subsede de João Pessoa. Para desenvolvimento de suas atividades, programas e projetos, conta com os Grupos de Trabalho (GT) por ele criados e a ele submetidos e que atuam diretamente vinculados às áreas específicas de efetivação de suas políticas de inclusão e acessibilidade, sendo assim definidos: GT de Acessibilidade Pedagógica; GT de Acessibilidade Atitudinal; GT de Acessibilidade Comunicacional; GT de Acessibilidade Arquitetônica. O comitê estabelece parcerias com vários laboratórios e setores da universidade: LACESSE (Laboratório de Acessibilidade da UFPB); LAVITA (Laboratório de Tecnologia Assistiva); Clínica Escola de Terapia Ocupacional; NEDESP (Núcleo de Educação Especial); Setor braile da biblioteca central da UFPB. O comitê de inclusão possui Projeto Empoderar para Crescer que tem por objetivo desenvolver a autonomia e as habilidades laborais das pessoas com deficiência intelectual, através da inserção em diversos setores da UFPB, acompanhadas por estagiários. Além disso, promove o Programa Aluno Apoiador, no qual são selecionados alunos, através de editais, que atendendo as normas previamente definidas ligadas a conhecimentos básicos sobre as deficiências e selecionados pelos alunos que receberão o apoio, assumem o compromisso de serem apoiadores, dessa forma, passam a assistir os estudantes, conforme as peculiaridades e necessidades educacionais de cada deficiência ou alteração, atendendo desde demandas físico-motoras, auditivas, visuais, transtornos funcionais específicos ((TDAH - Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade) até outras demandas pedagógicas. Diante da necessidade de executar todas as atividades ligadas ao comitê, são divulgados editais para estagiários extracurriculares, sendo estes distribuídos entre os GTs, sede e subsedes, caso necessário em laboratórios parceiros e outros setores da UFPB.

6 No período de 2013 a 2015, cerca de 644 alunos com deficiência ingressaram por cotas na UFPB, estes dados foram enviados para o comitê de inclusão e acessibilidade pela Superintendência de Tecnologia da Informação (STI) um dos órgãos auxiliares de direção superior da Reitoria da UFPB, que anualmente envia uma planilha com nome, curso e tipo de deficiência dos alunos que ingressão por cotas. Gráfico 1: Número de alunos cadastrados no CIA No gráfico acima, podemos observar um elevado número de estudantes que entraram por cotas na UFPB no ano de 2013 (298 pessoas cadastradas), em comparação com os demais anos. Houve uma considerável redução do quantitativo de sujeitos em 2014 e uma pequena redução em Gráfico 2: Modalidade presencial x cursos a distância Como observado na tabela acima, dos 644 alunos com deficiência matriculados nos anos de 2013 a 2015, em sua maioria foram alunos da modalidade presencial 479 (74%), distribuídos pelos Campus I, II, III e IV. E 165 (26%) alunos da modalidade de cursos a distância.

7 Gráfico 3: Cursos com maior número de pessoas com deficiência Observa-se na tabela acima que os cursos que mais receberam alunos com deficiência no período de , foram em primeiro lugar com mais de 120 pessoas letras libras, seguido por pedagogia, direito, administração e ciências contábeis. Este quantitativo de alunos com deficiência matriculados na UFPB não corresponde ao quantitativo de alunos cadastrados no CIA, pois, muitos destes alunos não procuram o CIA para realizar o cadastro que não é obrigatório. O cadastramento dos alunos com deficiência no CIA, ocorrem após matricula dos mesmo na UFPB. A Pró Reitoria da Graduação (PRG), órgão responsável pela matricula dos alunos, encaminha os alunos com deficiência para o CIA, onde os alunos passam por uma avaliação. Estas avaliações são realizadas por estagiários concluintes de Terapia Ocupacional, e nela são observadas as necessidades especiais dos estudantes com deficiência e realizado os devidos encaminhamentos. Com os dados da avaliação é realizado um memorando que cita as necessidades pedagógicas dos alunos, neste memorando também contêm orientações aos professores, estes documentos são direcionados as coordenações dos cursos destes alunos. Os encaminhamentos realizados são para as clinicas escolas da UFPB, sendo estas as clinicas escolas de terapia ocupacional, fisioterapia, psicologia e psicopedagogia, também são feitos encaminhamentos para o Hospital Universitário Lauro Wanderley da UFPB. Ainda nesta avaliação é visto a necessidade de um aluno apoiador para auxílio do aluno com deficiência dentro do campus, como também, os alunos são vinculados ao Restaurante Universitário onde poderão se alimentar gratuitamente. Além da atividade de avaliação e encaminhamento dos estudantes com deficiência os estagiários de Terapia Ocupacional foram distribuídos em diversas funções, dentre elas, atividades administrativas, o que inclui organização da sede,

8 empréstimo de materiais, como: computadores, cadeiras de rodas e gravadores, e atendimento ao público, como também realizou-se capacitações e palestras para imergir a comunidade acadêmica aos conhecimentos sobre as diversas deficiências, buscando diminuir o estigma sofridos por esta população. Realizou-se ainda a divulgação das ações realizadas pelo comitê dentro e fora da universidade, principalmente em escolas, levando informações que incentivem a continuidade do ensino médio para o superior de pessoas com deficiência. No programa de aluno apoiador, os estagiários da terapia ocupacional trabalharam principalmente como facilitadores das relações entre alunos assistidos-professores-alunos apoiadores, buscando atender as demandas de cada caso da melhor forma, realizam ainda visitas em sala de aula para conhecer de perto as necessidades dos alunos com deficiência e professores, para a partir destas estabelecer estratégias para promover a resolubilidade das demandas. Dentre as muitas atividades realizadas é importante citar também a presença em reuniões para discutir os interesses da comunidade com deficiência e lutar por estes, estabelecendo parcerias com a equipe técnica, membros do conselho e coordenação, sempre supervisionados, para que possam exercer suas funções de maneira satisfatória. É importante ressaltar que os Terapeutas Ocupacionais são profissionais que possuem diversas áreas de atuação como, saúde, trabalho, educação e assistência social, e trabalham com pessoas com diversos tipos de comprometimento, físico, psicológico e social, os mesmos tem como foco as ocupações (AOTA, 2015), logo, tornam-se profissionais preparados para esta função de avaliação e intervenção nas necessidades ocupacionais e pedagógicas dos alunos com deficiência. CONCLUSÃO Os dados citados nesse artigo mostram o quanto a Universidade Federal da Paraíba vem se preparando para receber alunos com deficiência. Visto o ingresso desses alunos o CIA já tem uma proposta diferenciada para inclusão no ensino superior, desenvolvendo programas que reduzem a dificuldade de se adaptar tanto dentro da sala de aula como no deslocamento pelo campus entre os centros, sendo assim reduz a possibilidade do aluno perder alguma atividade dentro de sala de aula por falta de equipamentos e auxilio para desenvolvimento da mesma.

9 Outro grande diferencial que a instituição de ensino encontrou para cuidar melhor dos seus alunos foram as parcerias com as clínicas escolas, pensando no contexto geral e trazendo desenvolvimento e autonomia para um futuro profissional com deficiência a ser inserido no mercado de trabalho após anos de estudo. Sendo assim, entendemos a necessidade do estágio curricular do curso de Terapia Ocupacional da UFPB, que é um dos profissionais que tem como uma de suas abordagens a educação e tem como objetivo desenvolver no individuo com deficiência autonomia, aprendizagem e participação no ambiente educacional e assim levando a um melhor desenvolvimento desse aluno. Observa-se bons resultados em devolutiva a este trabalho, através de avaliações e aprovações em matérias que muitas vezes os alunos se prendiam por alguma necessidade não exposta aos colegas e professores, mostrando a importância dessa profissão na gestão e serviço dentro de ambientes de ensino superior. REFERÊNCIAS AMERICAN OCCUPATIONAL THERAPY ASSOCIATION. Occupational therapy practice framework: Domain and process (3rd ed.). American Journal of Occupational Therapy, v. 68, pg. 1 48, 2014 BRASIL. CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO. CÂMARA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR. Resolução CNE/CES 6, de 19 de fevereiro de Institui Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Terapia Ocupacional. Diário Oficial da União, Brasília, 4 de março de Seção 1, p. 1. BRASIL. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO/ SEESP. Programa Incluir, edital n 3, de 26 de abril de Brasília, DF: MEC/SEESP, BRASIL. PRESIDÊNCIA DA REPUBLICA. LEI Nº , DE 29 DE AGOSTO DE Dispõe sobre o ingresso nas universidades federais e nas instituições federais de ensino técnico de nível médio e dá outras providências. Brasília, 29 de agosto de 2012; 191 o da Independência e 124 o da República. BRASIL. PRESIDÊNCIA DA REPUBLICA. LEI Nº , DE 6 DE JULHO DE Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). Brasília, 6 de julho de 2015; 194 o da Independência e 127 o da República. CASTRO, S.F.; ALMEIDA, M.A. Ingresso e permanência de alunos com deficiência em universidades públicas brasileiras. Rev. Brasileira de Educação Especial, Marília, v.20, n.2, p , abr.-jun., CONSELHO FEDERAL DE FISIOTERAPIA E TERAPIA OCUPACIONAL. Resolução N 445 de 26 de abril de Altera a Resolução-COFFITO n 418/2011, que fixa e estabelece os Parâmetros Assistenciais Terapêuticos Ocupacionais nas diversas modalidades prestadas pelo Terapeuta Ocupacional.

10 DOU nº 203, Seção 1, em 21/10/2014, páginas 128,129,130, 131 e 132. INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA IBGE. Pesquisa nacional de saúde: 2013 : ciclos de vida : Brasil e grandes regiões / IBGE, Coordenação de Trabalho e Rendimento. - Rio de Janeiro, p.

11

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA COMITÊ DE INCLUSÃO E ACESSIBILIDADE

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA COMITÊ DE INCLUSÃO E ACESSIBILIDADE MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA COMITÊ DE INCLUSÃO E ACESSIBILIDADE Edital nº 012/2016 SELEÇÃO DE ESTAGIÁRIOS DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO PRESENCIAIS DA UFPB PARA COMPOR O GRUPO DE TRABALHO

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA COMITÊ DE INCLUSÃO E ACESSIBILIDADE

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA COMITÊ DE INCLUSÃO E ACESSIBILIDADE SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA COMITÊ DE INCLUSÃO E ACESSIBILIDADE EDITAL Nº 004/2018 SELEÇÃO DE ESTAGIÁRIOS DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA UFPB PARA COMPOR OS GRUPOS DE TRABALHO DE

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA COMITÊ DE INCLUSÃO E ACESSIBILIDADE

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA COMITÊ DE INCLUSÃO E ACESSIBILIDADE MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA COMITÊ DE INCLUSÃO E ACESSIBILIDADE Edital nº 007/2016 SELEÇÃO DE ESTAGIÁRIOS DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO PRESENCIAIS DA UFPB PARA COMPOR SUBSEDE DO COMITÊ

Leia mais

PROPOSTA DE PROJETO DE ENSINO

PROPOSTA DE PROJETO DE ENSINO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS PRÓ-REITORIA DE ENSINO COORDENADORIA DE PROGRAMAS E PROJETOS PROPOSTA DE PROJETO DE ENSINO 1. IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO Título do Projeto: Tipo de

Leia mais

Marcilene França da Silva (1); Eva Lídia Maniçoba de Lima (2)

Marcilene França da Silva (1); Eva Lídia Maniçoba de Lima (2) INCLUSÃO DE ESTUDANTE COM DEFICIÊNCIA VISUAL NO ENSINO SUPERIOR TECNOLÓGICO DO IFRN: DESAFIOS E ADAPTAÇÕES METODOLÓGICAS NO CURSO DE PROCESSOS QUÍMICOS Marcilene França da Silva (1); Eva Lídia Maniçoba

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 030/2016 DE 17 DE JUNHO DE 2016

RESOLUÇÃO Nº 030/2016 DE 17 DE JUNHO DE 2016 SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA GOIANO CONSELHO SUPERIOR RESOLUÇÃO Nº 030/2016 DE 17

Leia mais

Acessibilidade como Prática na Educação Superior

Acessibilidade como Prática na Educação Superior Acessibilidade como Prática na Educação Superior Profª Fabiane Vanessa Breitenbach 26/06/2014 Acessibilidade enquanto Norma Acessibilidade é a condição para utilização, com segurança e autonomia, total

Leia mais

Universidade Estadual do Centro-Oeste Reconhecida pelo Decreto Estadual nº 3.444, de 8 de agosto de 1997

Universidade Estadual do Centro-Oeste Reconhecida pelo Decreto Estadual nº 3.444, de 8 de agosto de 1997 RESOLUÇÃO Nº 45-CEPE/UNICENTRO, DE 8 DE JULHO DE 2011. Aprova o Regulamento do Programa de Inclusão e Acessibilidade, PIA. O REITOR DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO-OESTE, UNICENTRO: Faço saber que o

Leia mais

POLÍTICA DE ACESSIBILIDADE E INCLUSÃO DO UNIBAVE

POLÍTICA DE ACESSIBILIDADE E INCLUSÃO DO UNIBAVE CENTRO UNIVERSITÁRIO BARRIGA VERDE PRÓ-REITORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO - PROGRAD PRÓ-REITORIA DE ADMINISTRAÇÃO - PROADM PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO, PESQUISA E EXTENSÃO - PROPPEX POLÍTICA DE ACESSIBILIDADE

Leia mais

Caderno 2 de Prova PR08. Educação Especial. Professor de. Prefeitura Municipal de Florianópolis Secretaria Municipal de Educação. Edital n o 003/2009

Caderno 2 de Prova PR08. Educação Especial. Professor de. Prefeitura Municipal de Florianópolis Secretaria Municipal de Educação. Edital n o 003/2009 Prefeitura Municipal de Florianópolis Secretaria Municipal de Educação Edital n o 003/2009 Caderno 2 de Prova PR08 Professor de Educação Especial Dia: 22 de novembro de 2009 Horário: das 8 às 11 h (12

Leia mais

DECRETO 7611/2011 Dispõe sobre a educação especial, o atendimento educacional especializado e dá outras providências

DECRETO 7611/2011 Dispõe sobre a educação especial, o atendimento educacional especializado e dá outras providências DECRETO 7611/2011 Dispõe sobre a educação especial, o atendimento educacional especializado e dá outras providências Art. 1 o O dever do Estado com a educação das pessoas público-alvo da educação especial

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO UNA DE BOM DESPACHO. Gabinete da Reitoria RESOLUÇÃO CONSEPE Nº 30, DE 11 DE JULHO DE 2018

CENTRO UNIVERSITÁRIO UNA DE BOM DESPACHO. Gabinete da Reitoria RESOLUÇÃO CONSEPE Nº 30, DE 11 DE JULHO DE 2018 CENTRO UNIVERSITÁRIO UNA DE BOM DESPACHO Gabinete da Reitoria RESOLUÇÃO CONSEPE Nº 30, DE 11 DE JULHO DE 2018 O Presidente em exercício do Conselho Universitário de Ensino, Pesquisa e Extensão - CONSEPE,

Leia mais

O ESTUDANTE UNIVERSITÁRIO COM DEFICIÊNCIA: CAMINHOS A SEREM PERCORRIDOS. Ana Laura Herrero Pereira¹; Juliana Mantovani²

O ESTUDANTE UNIVERSITÁRIO COM DEFICIÊNCIA: CAMINHOS A SEREM PERCORRIDOS. Ana Laura Herrero Pereira¹; Juliana Mantovani² O ESTUDANTE UNIVERSITÁRIO COM DEFICIÊNCIA: CAMINHOS A SEREM PERCORRIDOS Ana Laura Herrero Pereira¹; Juliana Mantovani² ¹Centro de Ciências da Saúde Departamento de Terapia Ocupacional anasherreros@hotmail.com;

Leia mais

EXPERIÊNCIA DO NÚCLEO DE ATENDIMENTOS A PESSOAS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS DA UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ CAMPUS

EXPERIÊNCIA DO NÚCLEO DE ATENDIMENTOS A PESSOAS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS DA UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ CAMPUS EXPERIÊNCIA DO NÚCLEO DE ATENDIMENTOS A PESSOAS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS DA UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ CAMPUS PATO BRANCO Dalvane Althaus 1 Eixo Temático Políticas Educacionais

Leia mais

Ler uma, duas ou três vezes: as desventuras de um jovem com dislexia no Ensino Superior. Por Ana Luiza Navas

Ler uma, duas ou três vezes: as desventuras de um jovem com dislexia no Ensino Superior. Por Ana Luiza Navas Ler uma, duas ou três vezes: as desventuras de um jovem com dislexia no Ensino Superior Por Ana Luiza Navas Leitura silabada, com pausas, hesitações antes de palavras menos conhecidas e falta de entonação

Leia mais

AÇÔES REALIZADAS PELA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO NO ATENDIMENTO AOS ALUNOS COM DEFICIÊNCIA

AÇÔES REALIZADAS PELA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO NO ATENDIMENTO AOS ALUNOS COM DEFICIÊNCIA PREFEITURA MUNICIPAL DE CABO FRIO Região dos Lagos Estado do Rio de Janeiro Secretaria Municipal de Educação - SEME Departamento Técnico Pedagógico DETEP Divisão de Supervisão Escolar Serviço de Orientação

Leia mais

COLEGIADO DE CURSOS FACULDADE UNA DE UBERLÂNDIA RESOLUÇÃO Nº 18 DE 13 DE JULHO DE 2017

COLEGIADO DE CURSOS FACULDADE UNA DE UBERLÂNDIA RESOLUÇÃO Nº 18 DE 13 DE JULHO DE 2017 COLEGIADO DE CURSOS RESOLUÇÃO Nº 18 DE 13 DE JULHO DE 2017 Institui a Política da Acessibilidade e Atendimento para Estudantes com Deficiências no âmbito da Faculdade UNA de Uberlândia e dá outras providências.

Leia mais

Serviço Público Federal Ministério da Educação Universidade Federal Fluminense

Serviço Público Federal Ministério da Educação Universidade Federal Fluminense PROPOSTA DE RESOLUÇÃO Dispõe sobre a Política Institucional de Acessibilidade e Inclusão da Universidade Federal Fluminense e o Plano de Acessibilidade e Inclusão UFF Acessível. O CONSELHO UNIVERSITÁRIO

Leia mais

REGULAMENTO NÚCLEO DE ATENDIMENTO EDUCACIONAL AO DISCENTE FACULDADE CNEC ILHA DO GOVERNADOR

REGULAMENTO NÚCLEO DE ATENDIMENTO EDUCACIONAL AO DISCENTE FACULDADE CNEC ILHA DO GOVERNADOR REGULAMENTO NÚCLEO DE ATENDIMENTO EDUCACIONAL AO DISCENTE FACULDADE CNEC ILHA DO GOVERNADOR Núcleo de Atendimento Educacional ao Discente NAED Regulamento CAPÍTULO I DA NATUREZA E OBJETIVOS DO NAED Art.

Leia mais

A INCLUSÃO NO ENSINO SUPERIOR: IMPLANTAÇÃO DE POLÍTICAS DE ACESSIBILIDADE NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO.

A INCLUSÃO NO ENSINO SUPERIOR: IMPLANTAÇÃO DE POLÍTICAS DE ACESSIBILIDADE NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO. A INCLUSÃO NO ENSINO SUPERIOR: IMPLANTAÇÃO DE POLÍTICAS DE ACESSIBILIDADE NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO. contato@acessibilidade.ufrj.br Quem somos nós? Fórum Permanente UFRJ Acessível e Inclusiva,

Leia mais

Caderno 2 de Prova AE02. Educação Especial. Auxiliar de Ensino de. Prefeitura Municipal de Florianópolis Secretaria Municipal de Educação

Caderno 2 de Prova AE02. Educação Especial. Auxiliar de Ensino de. Prefeitura Municipal de Florianópolis Secretaria Municipal de Educação Prefeitura Municipal de Florianópolis Secretaria Municipal de Educação Edital n o 003/2009 Caderno 2 de Prova AE02 Auxiliar de Ensino de Educação Especial Dia: 22 de novembro de 2009 Horário: das 8 às

Leia mais

Para fins de aplicação desta Lei, consideram-se: DO DIREITO À EDUCAÇÃO

Para fins de aplicação desta Lei, consideram-se: DO DIREITO À EDUCAÇÃO Lei Nº 13.146 de 06/07/2015 Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). Art. 3 o Para fins de aplicação desta Lei, consideram-se:... XIII - profissional

Leia mais

REGIMENTO DO CEDUC Centro de Educação da Universidade Federal de Itajubá

REGIMENTO DO CEDUC Centro de Educação da Universidade Federal de Itajubá REGIMENTO DO CEDUC Centro de Educação da Universidade Federal de Itajubá Dispõe sobre a constituição e funcionamento do Centro de Educação da Universidade Federal de Itajubá. CAPÍTULO I DO CENTRO DE EDUCAÇÃO

Leia mais

COLEGIADO DE CURSOS FACULDADE UNA DE BETIM RESOLUÇÃO 01/2016. Institui a Política de Acessibilidade e Atendimento para Estudantes com Deficiências.

COLEGIADO DE CURSOS FACULDADE UNA DE BETIM RESOLUÇÃO 01/2016. Institui a Política de Acessibilidade e Atendimento para Estudantes com Deficiências. COLEGIADO DE CURSOS RESOLUÇÃO 01/2016 Institui a Política de Acessibilidade e Atendimento para Estudantes com Deficiências. O Colegiado de Cursos da Faculdade Una de Betim, no uso de suas atribuições regimentais

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 500, DE 26 DE DEZEMBRO DE 2018

RESOLUÇÃO Nº 500, DE 26 DE DEZEMBRO DE 2018 RESOLUÇÃO Nº 500, DE 26 DE DEZEMBRO DE 2018 Reconhece e disciplina a especialidade de Terapia Ocupacional no Contexto Escolar, define as áreas de atuação e as competências do terapeuta ocupacional especialista

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CONSELHO UNIVERSITÁRIO

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CONSELHO UNIVERSITÁRIO SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CONSELHO UNIVERSITÁRIO RESOLUÇÃO Nº 09/2016 Aprova o Regimento Interno do Comitê de Inclusão e Acessibilidade (CIA) da Universidade Federal da Paraíba,

Leia mais

Comitê De Inclusão e Acessibilidade: Histórico e Perspectivas 2017

Comitê De Inclusão e Acessibilidade: Histórico e Perspectivas 2017 Comitê De Inclusão e Acessibilidade: Histórico e Perspectivas 2017 O Comitê De Inclusão e Acessibilidade (CIA) é vinculado ao Gabinete da Reitoria. Foi criado oficialmente no dia 26 de novembro de 2013,

Leia mais

http://portal.mec.gov.br Tecnologia Mecdaisy: um conjunto de programas que permite transformar qualquer formato de texto disponível no computador em texto digital falado. A ferramenta está disponível

Leia mais

Universidade Estadual Paulista

Universidade Estadual Paulista Universidade Estadual Paulista REITORIA Resolução Unesp-14, de 2-3-2016, publicada no DOE de 03/03/2016, pág. 57 e 58 e republicada no DOE de 09/03/2016, pág. 60 Dispõe sobre a criação, objetivos e diretrizes

Leia mais

MISTURAS AZEOTRÓPICAS E EUTÉTICAS E SUA ABORDAGEM NO ENSINO PARA DEFICIENTES VISUAIS

MISTURAS AZEOTRÓPICAS E EUTÉTICAS E SUA ABORDAGEM NO ENSINO PARA DEFICIENTES VISUAIS MISTURAS AZEOTRÓPICAS E EUTÉTICAS E SUA ABORDAGEM NO ENSINO PARA DEFICIENTES VISUAIS Alberto Oliveira Falcão Júnior 1 ; Gustavo Pontes Borba 1 ; Gabriel Andy da Silva Lucena 2 ; Sofia Vieira Campos 3 ;

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 023, DE 23 DE ABRIL DE Art. 2º Esta Resolução entra em vigor nesta data. JÚLIO XANDRO HECK Presidente do Conselho Superior IFRS

RESOLUÇÃO Nº 023, DE 23 DE ABRIL DE Art. 2º Esta Resolução entra em vigor nesta data. JÚLIO XANDRO HECK Presidente do Conselho Superior IFRS Conselho Superior RESOLUÇÃO Nº 023, DE 23 DE ABRIL DE 2019 O PRESIDENTE DO CONSELHO SUPERIOR DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO SUL (IFRS), no uso de suas atribuições

Leia mais

I - Oferecer ensino em diferentes áreas do conhecimento, aprimorando a formação básica proporcionada pelo ensino médio;

I - Oferecer ensino em diferentes áreas do conhecimento, aprimorando a formação básica proporcionada pelo ensino médio; RESOLUÇÃO UNESP Nº 14, DE 02 DE MARÇO DE 2016. Dispõe sobre a criação, objetivos e diretrizes do Sub-Programa Cursinhos pré-universitários da UNESP do Programa de Extensão Universitária "Divulgação, Orientação

Leia mais

RELATÓRIO CIRCUNSTANCIADO AÇÕES EDUCACIONAIS INCLUSIVAS

RELATÓRIO CIRCUNSTANCIADO AÇÕES EDUCACIONAIS INCLUSIVAS FACULDADE DE INFORMÁTICA DE PRESIDENTE PRUDENTE CURSO DE GRADUAÇÃO: TECNÓLOGO EM JOGOS DIGITAIS RELATÓRIO CIRCUNSTANCIADO AÇÕES EDUCACIONAIS INCLUSIVAS EMERSON SILAS DORIA Coordenador do CST Jogos Digitais

Leia mais

Da inclusão: Incluir por incluir?

Da inclusão: Incluir por incluir? Da inclusão: Incluir por incluir? Com o Advento da Lei 13.146/2015 que institui a Inclusão da Pessoa com Deficiência na rede de Ensino Pública e Particular, tornou-se quase que obrigatório a inclusão de

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA COMITÊ DE INCLUSÃO E ACESSIBILIDADE RESULTADO DO EDITAL Nº 5/CIA/2016 TABELA DE PONTUAÇÃO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA COMITÊ DE INCLUSÃO E ACESSIBILIDADE RESULTADO DO EDITAL Nº 5/CIA/2016 TABELA DE PONTUAÇÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA COMITÊ DE INCLUSÃO E ACESSIBILIDADE RESULTADO DO EDITAL Nº 5/CIA/2016 TABELA DE PONTUAÇÃO Segue abaixo o resultado referente ao Edital nº5/2016 do

Leia mais

SUMÁRIO I. CONTEXTO...1 II. ATENDIMENTO ÀS PESSOAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA NO IMMES...2

SUMÁRIO I. CONTEXTO...1 II. ATENDIMENTO ÀS PESSOAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA NO IMMES...2 Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista, conforme disposto na Lei N 12.764, de 27 de dezembro de 2012 2017 SUMÁRIO pg I. CONTEXTO...1 II. ATENDIMENTO ÀS PESSOAS COM TRANSTORNO

Leia mais

REGULAMENTAÇÃO INTERNA NÚCLEO DE APOIO ÀS PESSOAS COM NECESSIDADES ESPECÍFICAS NAPNE \CAMPUS BARREIRAS

REGULAMENTAÇÃO INTERNA NÚCLEO DE APOIO ÀS PESSOAS COM NECESSIDADES ESPECÍFICAS NAPNE \CAMPUS BARREIRAS REGULAMENTAÇÃO INTERNA NÚCLEO DE APOIO ÀS PESSOAS COM NECESSIDADES ESPECÍFICAS NAPNE \CAMPUS BARREIRAS Considerando o Termo de Acordo de Metas e Compromissos firmado entre a Rede Federal de Educação Profissional

Leia mais

Ministério da Educação. Ivana de Siqueira Secretária de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão

Ministério da Educação. Ivana de Siqueira Secretária de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão Ministério da Educação Ivana de Siqueira Secretária de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão Julho de 2016 1 Constituição Federal de 1988 - Direito de Todos à Educação sem preconceitos

Leia mais

Ministério da Educação Universidade Federal de São Paulo CAMPUS SÃO PAULO Núcleo de Apoio ao Estudante - NAE

Ministério da Educação Universidade Federal de São Paulo CAMPUS SÃO PAULO Núcleo de Apoio ao Estudante - NAE PROCESSO SELETIVO - PROGRAMA DE BOLSA DE INICIAÇÃO À GESTÃO NA PRAE (BIG PRAE) 2018 O presente documento torna pública a finalidade e as etapas do processo seletivo de estudantes de graduação da para a

Leia mais

Universidade do Sul de Santa Catarina Unisul. Programa de Promoção de Acessibilidade

Universidade do Sul de Santa Catarina Unisul. Programa de Promoção de Acessibilidade Universidade do Sul de Santa Catarina Unisul Programa de Promoção de Acessibilidade O que é o Programa de Promoção de Acessibilidade da Unisul O Programa de Promoção de Acessibilidade (PPA) busca promover

Leia mais

RECURSOS HUMANOS: INCLUSÃO E ACESSIBILIDADE NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS/REGIONAL JATAÍ

RECURSOS HUMANOS: INCLUSÃO E ACESSIBILIDADE NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS/REGIONAL JATAÍ RECURSOS HUMANOS: INCLUSÃO E ACESSIBILIDADE NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS/REGIONAL JATAÍ Universidade Federal de Goiás/Regional Jataí Jataí-Goiás Leonor Paniago Rocha Simone Rezende do Carmo A Regional

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE PERNAMBUCO CONSELHO SUPERIOR

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE PERNAMBUCO CONSELHO SUPERIOR RESOLUÇÃO Nº 10/2016 Aprova as alterações no Regulamento dos Núcleos de Apoio às Pessoas com Deficiência do IFPE. A Presidente do Conselho Superior do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia

Leia mais

A partir da década de 1990, no Brasil e no mundo, o paradigma tende a ser deslocado da integração para a inclusão. A Educação Inclusiva surgiu, e vem

A partir da década de 1990, no Brasil e no mundo, o paradigma tende a ser deslocado da integração para a inclusão. A Educação Inclusiva surgiu, e vem A partir da década de 1990, no Brasil e no mundo, o paradigma tende a ser deslocado da integração para a inclusão. A Educação Inclusiva surgiu, e vem crescendo no mundo inteiro, com base no pressuposto

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO OESTE Reconhecida pelo decreto nº 3.444/97, de 8 de agosto de 1997.

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO OESTE Reconhecida pelo decreto nº 3.444/97, de 8 de agosto de 1997. RESOLUÇÃO Nº 120/2006 CEPE/UNICENTRO Aprova o Regulamento do Programa de Apoio Pedagógico ao Aluno com Necessidades Educacionais Especiais, PAPE. O REITOR DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO-OESTE, UNICENTRO:

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMIÁRIDO - UFERSA COORDENAÇÃO GERAL DE AÇÃO AFIRMATIVA, DIVERSIDADE E INLCUSÃO SOCIAL - CAADIS

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMIÁRIDO - UFERSA COORDENAÇÃO GERAL DE AÇÃO AFIRMATIVA, DIVERSIDADE E INLCUSÃO SOCIAL - CAADIS UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMIÁRIDO - UFERSA COORDENAÇÃO GERAL DE AÇÃO AFIRMATIVA, DIVERSIDADE E INLCUSÃO SOCIAL - CAADIS EDITAL DE SELEÇÃO N.º 02/2018 A Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA),

Leia mais

SÍNTESE DOS RESULTADOS PARCIAIS DA AVALIAÇÃO DE 2018

SÍNTESE DOS RESULTADOS PARCIAIS DA AVALIAÇÃO DE 2018 SÍNTESE DOS RESULTADOS PARCIAIS DA AVALIAÇÃO DE 2018 A pesquisa aplicada aos discentes, aos docentes e aos técnicos administrativos produziu os resultados a seguir. Estes foram objeto de análise pela CPA,

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA BAHIA CONSELHO SUPERIOR - CONSUP RESOLUÇÃO Nº 09, DE 28 DE MARÇO DE 2016

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA BAHIA CONSELHO SUPERIOR - CONSUP RESOLUÇÃO Nº 09, DE 28 DE MARÇO DE 2016 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA BAHIA CONSELHO SUPERIOR - CONSUP RESOLUÇÃO Nº 09, DE 28 DE MARÇO DE 2016 O PRESIDENTE DO CONSELHO SUPERIOR DO INSTITUTO FEDERAL

Leia mais

Profa. Dra. VANESSA H. SANTANA DALLA DÉA

Profa. Dra. VANESSA H. SANTANA DALLA DÉA Profa. Dra. VANESSA H. SANTANA DALLA DÉA UFG - Números 2015 GRADUAÇÃO Deficiência No. Especificidade No. Auditiva 57 Surdos 27 Física 52 Cadeirante 4 Intelectual 19 Sínd. de Down 2 Visual 36 Cego 2 Asperger

Leia mais

INSTITUTO FEDERAL MINAS GERAIS MINUTA DO REGULAMENTO DO NÚCLEO DE ATENDIMENTO ÀS PESSOAS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECÍFICAS

INSTITUTO FEDERAL MINAS GERAIS MINUTA DO REGULAMENTO DO NÚCLEO DE ATENDIMENTO ÀS PESSOAS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECÍFICAS MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MINAS GERAIS INSTITUTO FEDERAL MINAS GERAIS MINUTA DO REGULAMENTO DO NÚCLEO

Leia mais

REGULAMENTO DO NÚCLEO DE APOIO À ACESSIBILIDADE NA FACULDADE EVANGELICA DE RUBIATABA

REGULAMENTO DO NÚCLEO DE APOIO À ACESSIBILIDADE NA FACULDADE EVANGELICA DE RUBIATABA REGULAMENTO DO NÚCLEO DE APOIO À ACESSIBILIDADE NA FACULDADE EVANGELICA DE RUBIATABA CONSELHO DO NÚCLEO DE APOIO A ÀCESSIBILIDADE Walter Júnior Jovêncio de Faria Coordenador do Núcleo de Acessibilidade

Leia mais

Proposta de Mecanismo de Controle, a partir do Programa de Apoio Acadêmico PAA/SESu/MEC.

Proposta de Mecanismo de Controle, a partir do Programa de Apoio Acadêmico PAA/SESu/MEC. Seminário Andifes Eficiência e Qualidade na ocupação de Vagas Discentes nas Universidades Federais Proposta de Mecanismo de Controle, a partir do Programa de Acadêmico. COGRAD GT Evasão e Retenção Prof.

Leia mais

PROGRAMA BOLSA DE INCENTIVO À EDUCAÇÃO NA REDE SESA: UMA EXPERIÊNCIA ALÉM DA PROFISSÃO UM ESTÁGIO PARA A VIDA

PROGRAMA BOLSA DE INCENTIVO À EDUCAÇÃO NA REDE SESA: UMA EXPERIÊNCIA ALÉM DA PROFISSÃO UM ESTÁGIO PARA A VIDA PROGRAMA BOLSA DE INCENTIVO À EDUCAÇÃO NA REDE SESA: UMA EXPERIÊNCIA ALÉM DA PROFISSÃO UM ESTÁGIO PARA A VIDA Eixo Temático: Integração ensino-serviço-comunidade Secretaria da Saúde do Estado do Ceará

Leia mais

A EXPERIÊNCIA DO NÚCLEO DE ACESSIBILIDADE DA UFAL: contribuições para a inclusão de pessoas com deficiência no ensino superior

A EXPERIÊNCIA DO NÚCLEO DE ACESSIBILIDADE DA UFAL: contribuições para a inclusão de pessoas com deficiência no ensino superior A EXPERIÊNCIA DO NÚCLEO DE ACESSIBILIDADE DA UFAL: contribuições para a inclusão de pessoas com deficiência no ensino superior Rosiane Oliveira de Amorim; Stephanie Pimentel Gomes; Neiza de Lourdes Frederico

Leia mais

ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO NO PROCESSO DE INCLUSÃO EM ESCOLAS DA REDE MUNICIPAL DA CIDADE DE PATOS- PARAÍBA

ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO NO PROCESSO DE INCLUSÃO EM ESCOLAS DA REDE MUNICIPAL DA CIDADE DE PATOS- PARAÍBA ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO NO PROCESSO DE INCLUSÃO EM ESCOLAS DA REDE MUNICIPAL DA CIDADE DE PATOS- PARAÍBA Autora: Ana Graziela de Araújo; Co-autor: Jorge Miguel Lima Oliveira Universidade

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALFENAS - UNIFAL-MG CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO (CEPE) RESOLUÇÃO Nº 33, DE 15 DE AGOSTO DE 2017

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALFENAS - UNIFAL-MG CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO (CEPE) RESOLUÇÃO Nº 33, DE 15 DE AGOSTO DE 2017 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Universidade Federal de Alfenas - UNIFAL-MG Rua Gabriel Monteiro da Silva, 700 37130-000 Alfenas - MG UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALFENAS - UNIFAL-MG CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO

Leia mais

Centro - Dia de Referência para Pessoa com Deficiência e suas Famílias

Centro - Dia de Referência para Pessoa com Deficiência e suas Famílias Centro - Dia de Referência para Pessoa com Deficiência e suas Famílias PLANO VIVER SEM LIMITE O Plano está organizado em quatro eixos: Acesso à Educação; Atenção à Saúde; Inclusão Social e Acessibilidade;

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE CONSELHO UNIVERSITÁRIO COLEGIADO PLENO

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE CONSELHO UNIVERSITÁRIO COLEGIADO PLENO SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE CONSELHO UNIVERSITÁRIO COLEGIADO PLENO RESOLUÇÃO Nº 11/2016 Cria o Núcleo de Acessibilidade e Inclusão, como Órgão Suplementar vinculado à

Leia mais

Material elaborado pela professora Tásia Wisch - PNAIC

Material elaborado pela professora Tásia Wisch - PNAIC QUESTIONAMENTOS INICIAIS O que vocês entendem por Inclusão? Você acredita que as escolas de seu município são inclusivas? Se não, o que pode ser feito para mudar esta situação? Quais os serviços oferecidos

Leia mais

PROJETO: ACOLHIMENTO E INTEGRAÇÃO DE ESTUDANTES PORTADORES DE DEFICIÊNCIA NO AMBIENTE UNIVERSITÁRIO

PROJETO: ACOLHIMENTO E INTEGRAÇÃO DE ESTUDANTES PORTADORES DE DEFICIÊNCIA NO AMBIENTE UNIVERSITÁRIO NAE Campus São Paulo PROJETO: ACOLHIMENTO E INTEGRAÇÃO DE ESTUDANTES PORTADORES DE DEFICIÊNCIA NO AMBIENTE UNIVERSITÁRIO Novembro de 2017 1 NOME DOS PROPONENTES: - Profa. Dra. Sue Yazaki Sun (Coordenadora

Leia mais

NOME DO CURSO:O uso do sistema de FM no ambiente escolar Nível: Aperfeiçoamento Modalidade: Presencial

NOME DO CURSO:O uso do sistema de FM no ambiente escolar Nível: Aperfeiçoamento Modalidade: Presencial NOME DO CURSO:O uso do sistema de FM no ambiente escolar Nível: Aperfeiçoamento Modalidade: Presencial Parte 1 Código / Área Temática Código / Nome do Curso Etapa de ensino a que se destina Educação Especial

Leia mais

UNIVERSIDADE POTIGUAR UnP ESCOLA DO DIREITO CURSO DE DIREITO Campus Mossoró PROJETO DE PESQUISA DIREITO NA ESCOLA. Edital n.

UNIVERSIDADE POTIGUAR UnP ESCOLA DO DIREITO CURSO DE DIREITO Campus Mossoró PROJETO DE PESQUISA DIREITO NA ESCOLA. Edital n. UNIVERSIDADE POTIGUAR UnP ESCOLA DO DIREITO CURSO DE DIREITO Campus Mossoró PROJETO DE PESQUISA DIREITO NA ESCOLA Edital n. 07/2017 A Universidade Potiguar UnP, através da Pró-Reitoria Acadêmica ProAcad,

Leia mais

Núcleo de Apoio as Pessoas com Necessidades Educacionais Especiais NAPNE.

Núcleo de Apoio as Pessoas com Necessidades Educacionais Especiais NAPNE. Núcleo de Apoio as Pessoas com Necessidades Educacionais Especiais NAPNE lista.napne@ifrn.edu.br Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Especiais O NAPNE - Núcleo de Atendimento

Leia mais

EDITAL EXPANSÃO DA REDE DO MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE HISTÓRIA PROFHISTÓRIA CHAMADA A PROPOSTAS DE ADESÃO

EDITAL EXPANSÃO DA REDE DO MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE HISTÓRIA PROFHISTÓRIA CHAMADA A PROPOSTAS DE ADESÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE HISTÓRIA EDITAL EXPANSÃO DA REDE DO MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO

Leia mais

ACESSIBILIDADE ACESSIBILIDADE NA EDUCAÇÃO SUPERIOR

ACESSIBILIDADE ACESSIBILIDADE NA EDUCAÇÃO SUPERIOR ACESSIBILIDADE ACESSIBILIDADE NA EDUCAÇÃO SUPERIOR Profª.DrªSoraia Napoleão Freitas Company Logo Inclusão na Educação Superior: desafios Lidar com as diferenças de toda ordem - sejam elas acadêmicas, sociais,

Leia mais

EDITAL Nº 02/2017 ADESÃO À REDE DO MESTRADO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA OFERTADO EM REDE NACIONAL

EDITAL Nº 02/2017 ADESÃO À REDE DO MESTRADO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA OFERTADO EM REDE NACIONAL EDITAL Nº 02/2017 ADESÃO À REDE DO MESTRADO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA OFERTADO EM REDE NACIONAL DISPOSIÇÕES GERAIS: O Comitê Gestor Nacional, no uso de suas atribuições, considerando

Leia mais

A Direção do Centro de Ciências Jurídicas e Sociais e Setor de Informática

A Direção do Centro de Ciências Jurídicas e Sociais e Setor de Informática SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE PRÓ-REITORIA DE ASSUNTOS COMUNITÁRIOS CENTRO DE CIÊNCIAS JURIDICAS E SOCIAIS - CCJS SETOR DE SERVIÇO SOCIAL Mem. 019/2014 Sousa, 15 de Julho

Leia mais

EDUCAÇÃO INCLUSIVA. Julho de 2018

EDUCAÇÃO INCLUSIVA. Julho de 2018 EDUCAÇÃO INCLUSIVA Julho de 2018 Alguns aspectos legais Constituição Federal de 1988: Art. 208. O dever do Estado com a educação será efetivado mediante a garantia de: III- atendimento educacional especializado

Leia mais

EDITAL Nº 2/2017/UFSJ/PROEX, de 21 de fevereiro de 2017 SELEÇÃO PARA 13 (TREZE) BOLSAS DE MONITORIA DO PROGRAMA INCLUIR

EDITAL Nº 2/2017/UFSJ/PROEX, de 21 de fevereiro de 2017 SELEÇÃO PARA 13 (TREZE) BOLSAS DE MONITORIA DO PROGRAMA INCLUIR Pró Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários - PROEX Divisão de Projetos e Apoio à Comunidade Universitária - DIPAC Setor de Inclusão e Assuntos Comunitários SINAC EDITAL Nº 2/27/UFSJ/PROEX, de 21

Leia mais

SEMINÁRIO LOCAL DE ACESSIBILIDADE E INCLUSÃO PARA A UNIFESP UNIFESP PARA Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis - PRAE Junho/2015

SEMINÁRIO LOCAL DE ACESSIBILIDADE E INCLUSÃO PARA A UNIFESP UNIFESP PARA Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis - PRAE Junho/2015 SEMINÁRIO LOCAL DE ACESSIBILIDADE E INCLUSÃO PARA A UNIFESP UNIFESP PARA TOD@S Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis - PRAE Junho/2015 AÇÕES PRAE ACESSIBILIDADE E INCLUSÃO - A Prae acolhe questões de acessibilidade

Leia mais

FACULDADE UNA DE UBERLÂNDIA COLEGIADO DE CURSOS RESOLUÇÃO Nº 34 DE 15 DE DEZEMBRO DE 2017

FACULDADE UNA DE UBERLÂNDIA COLEGIADO DE CURSOS RESOLUÇÃO Nº 34 DE 15 DE DEZEMBRO DE 2017 COLEGIADO DE CURSOS RESOLUÇÃO Nº 34 DE 15 DE DEZEMBRO DE 2017 A Presidente do Colegiado de Cursos da Faculdade UNA de Uberlândia, Prof.ª. Elaine Rodrigues Benfica, no exercício de suas funções estatutárias

Leia mais

PLANO DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL Capítulo 8 Políticas de Atendimento aos Discentes

PLANO DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL Capítulo 8 Políticas de Atendimento aos Discentes PLANO DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL 2015 2019 Capítulo 8 Políticas de Atendimento aos Discentes Florianópolis Dezembro 2014 CAPÍTULO 8...8.1 POLÍTICAS DE ATENDIMENTO AOS DISCENTES...8.1 8.1 INGRESSO...8.1

Leia mais

EDITAL N. º 008/2018 PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA INGRESSO NO CURSO DE EXTENSÃO:

EDITAL N. º 008/2018 PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA INGRESSO NO CURSO DE EXTENSÃO: MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ IFCE CAMPUS CANINDÉ EDITAL N. º 008/2018 PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA INGRESSO NO CURSO DE EXTENSÃO: O Aluno Virtual:

Leia mais

ANEXO I PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO FIC

ANEXO I PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO FIC ANEXO I PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO FIC 1. IDENTIFICAÇÃO DOS RESPONSÁVEIS 1.1 Campus: 1.2 Diretor Geral: 1.3 E-mail: 1.4 Telefone: 1.5 Diretor de Ensino: 1.6 E-mail: 1.7 Telefone: 1.8 Coordenador de Extensão:

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 03 DE 25 DE FEVEREIRO DE

RESOLUÇÃO Nº 03 DE 25 DE FEVEREIRO DE UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO- CONSEPE Secretaria dos Órgãos Colegiados Superiores (Socs) Bloco IV, Segundo Andar, Câmpus de Palmas (63) 3232-8067 (63) 3232-8238

Leia mais

Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Anais. IV Seminário Internacional Sociedade Inclusiva

Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Anais. IV Seminário Internacional Sociedade Inclusiva Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais Anais IV Seminário Internacional Sociedade Inclusiva Propostas e ações inclusivas: impasses e avanços Belo Horizonte 17 a 20 de outubro de 2006 Sessões

Leia mais

FACULDADES INTEGRADAS DESEMBARGADOR SÁVIO BRANDÃO - FAUSB MANUAL DE MONITORIA DO CURSO DE DIREITO

FACULDADES INTEGRADAS DESEMBARGADOR SÁVIO BRANDÃO - FAUSB MANUAL DE MONITORIA DO CURSO DE DIREITO FACULDADES INTEGRADAS DESEMBARGADOR SÁVIO BRANDÃO - FAUSB MANUAL DE MONITORIA DO CURSO DE DIREITO VÁRZEA GRANDE - 2015 MANUAL DE MONITORIA DO CURSO DE DIREITO - FAUSB, Elaborada pela Coordenadora em exercício

Leia mais

DIFERENCIAÇÃO PEDAGÓGICA ALIADO AO USO DA TECNOLOGIA ASSISTIVA NA PERSPECTIVA DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA E NO ATENDIMENTO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA VISUAL.

DIFERENCIAÇÃO PEDAGÓGICA ALIADO AO USO DA TECNOLOGIA ASSISTIVA NA PERSPECTIVA DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA E NO ATENDIMENTO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA VISUAL. DIFERENCIAÇÃO PEDAGÓGICA ALIADO AO USO DA TECNOLOGIA ASSISTIVA NA PERSPECTIVA DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA E NO ATENDIMENTO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA VISUAL. Autor(1): Flávio Jonnathan Gaia Nogueira; (Co)autor(2):

Leia mais

FUNDAÇÃO PRESIDENTE ANTÔNIO CARLOS FUPAC FACULDADE PRESIDENTE ANTÔNIO CARLOS DE ITANHANDU. Regulamento do Núcleo de Atendimento Psicopedagógico - NAP

FUNDAÇÃO PRESIDENTE ANTÔNIO CARLOS FUPAC FACULDADE PRESIDENTE ANTÔNIO CARLOS DE ITANHANDU. Regulamento do Núcleo de Atendimento Psicopedagógico - NAP FUNDAÇÃO PRESIDENTE ANTÔNIO CARLOS FUPAC FACULDADE PRESIDENTE ANTÔNIO CARLOS DE ITANHANDU Regulamento do Núcleo de Atendimento Psicopedagógico - NAP Art. 1º O presente regulamento tem por finalidade normatizar

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO DE MONITORES ACADÊMICOS DO CURSO DE PSICOLOGIA DA FAEF 2019/1

EDITAL DE SELEÇÃO DE MONITORES ACADÊMICOS DO CURSO DE PSICOLOGIA DA FAEF 2019/1 EDITAL DE SELEÇÃO DE MONITORES ACADÊMICOS DO CURSO DE PSICOLOGIA DA FAEF 2019/1 CONSIDERANDO, que a monitoria visa despertar no aluno que apresenta rendimento acadêmico comprovadamente satisfatório, o

Leia mais

PROGRAMA DE PROMOÇÃO À PROTEÇÃO DOS DIREITOS DA PESSOA COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA

PROGRAMA DE PROMOÇÃO À PROTEÇÃO DOS DIREITOS DA PESSOA COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA PROGRAMA DE PROMOÇÃO À PROTEÇÃO DOS DIREITOS DA PESSOA COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA - 2016 - FACULDADE DE TECNOLOGIA ALCIDES MAYA CORPO DIRIGENTE DA MANTENEDORA SOCIEDADE EDUCACIONAL ID Isio Eizerik

Leia mais

RESOLUÇÃO N o 015, de 25 de novembro de Regulamenta o Programa de Dimensionamento. Federal de São João del-rei e dá outras providências.

RESOLUÇÃO N o 015, de 25 de novembro de Regulamenta o Programa de Dimensionamento. Federal de São João del-rei e dá outras providências. RESOLUÇÃO N o 015, de 25 de novembro de 2014. Regulamenta o Programa de Dimensionamento do Quadro de Servidores Técnicoadministrativos em Educação da Universidade Federal de São João del-rei e dá outras

Leia mais

NAPNE: UMA FERRAMENTA EM CONSTRUÇÃO PARA POLÍTICAS INCLUSIVAS DE ACESSO A EDUCAÇÃO.

NAPNE: UMA FERRAMENTA EM CONSTRUÇÃO PARA POLÍTICAS INCLUSIVAS DE ACESSO A EDUCAÇÃO. NAPNE: UMA FERRAMENTA EM CONSTRUÇÃO PARA POLÍTICAS INCLUSIVAS DE ACESSO A EDUCAÇÃO. 38 ANA CLAUDIA COUTINHO 1 RESUMO Este artigo tem como objetivo reunir dados sobre o Núcleo de Atendimento às Pessoas

Leia mais

Os direitos da pessoa com TEA e a prática da inclusão na Rede Municipal de Educação de Feira de Santana. Jayana Ribeiro Secretária de Educação

Os direitos da pessoa com TEA e a prática da inclusão na Rede Municipal de Educação de Feira de Santana. Jayana Ribeiro Secretária de Educação Os direitos da pessoa com TEA e a prática da inclusão na Rede Municipal de Educação de Feira de Santana Jayana Ribeiro Secretária de Educação O importante seria que nós não limitássemos a vida humana a

Leia mais

Instituto de Ciências da Vida Departamento de Nutrição Coordenação do Curso de Graduação em Nutrição

Instituto de Ciências da Vida Departamento de Nutrição Coordenação do Curso de Graduação em Nutrição RELATÓRIO DE RESULTADOS DA AUTOAVALIAÇÃO DO CURSO DE NUTRIÇÃO 2017/1 Este relatório objetiva publicizar os resultados da autoavaliação do Curso de Nutrição, realizada pelos discentes do curso em 2017/1

Leia mais

DECRETO N , DE 20 DE DEZEMBRO DE 1999

DECRETO N , DE 20 DE DEZEMBRO DE 1999 DECRETO N. 3.298, DE 20 DE DEZEMBRO DE 1999 Regulamenta a Lei n.º 7.853, de 24 de outubro de 1989, dispõe sobre a Política Nacional para a Integração da Pessoa Portadora de Deficiência, consolida as normas

Leia mais

Ministério da Educação Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica Instituto Federal Catarinense Conselho Superior

Ministério da Educação Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica Instituto Federal Catarinense Conselho Superior RESOLUÇÃO Nº 083 CONSUPER/2014 Dispõe sobre o Regulamento do NAPNE Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas do IFC. O Presidente do do IFC, Professor Francisco José Montório Sobral,

Leia mais

Seleção de Estudantes para Monitoria do Programa de Ingresso para Refugiados e Imigrantes em Situação de Vulnerabilidade da UFSM

Seleção de Estudantes para Monitoria do Programa de Ingresso para Refugiados e Imigrantes em Situação de Vulnerabilidade da UFSM MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO COORDENADORIA DE AÇÕES EDUCACIONAIS NÚCLEO DE AÇÕES AFIRMATIVAS SOCIAIS, ÉTNICO-RACIAIS E INDÍGENAS EDITAL N.º 024/2018

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA COMITÊ DE INCLUSÃO E ACESSIBILIDADE

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA COMITÊ DE INCLUSÃO E ACESSIBILIDADE MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA COMITÊ DE INCLUSÃO E ACESSIBILIDADE Edital nº 001/2016 SELEÇÃO DE REPRESENTANTES DA COMUNIDADE UNIVERSITÁRIA PARA COMPOR O COMITÊ DE INCLUSÃO E ACESSIBILIDADE

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO Fundação instituída nos termos da Lei de 21/10/1966. Pauta de ações pelo Curso de Licenciatura em Música

UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO Fundação instituída nos termos da Lei de 21/10/1966. Pauta de ações pelo Curso de Licenciatura em Música UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO Fundação instituída nos termos da Lei 5.152 de 21/10/1966 DEPARTAMENTO DE ARTES (DEART) CURSO DE MÚSICA LICENCIATURA Pauta de ações pelo Curso de Licenciatura em Música

Leia mais

Encontro Nacional de Coordenadores de Educação Profissional, Trabalho, Emprego e Renda.

Encontro Nacional de Coordenadores de Educação Profissional, Trabalho, Emprego e Renda. Encontro Nacional de Coordenadores de Educação Profissional, Trabalho, Emprego e Renda. Coordenação Nacional de Educação Profissional, Trabalho, Emprego e Renda Federação Nacional das Apaes Os benefícios

Leia mais

REGULAMENTO DA SALA DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS DA FACULDADE ALDETE MARIA ALVES - FAMA 1 TÍTULO I DA NATUREZA E DAS FINALIDADES

REGULAMENTO DA SALA DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS DA FACULDADE ALDETE MARIA ALVES - FAMA 1 TÍTULO I DA NATUREZA E DAS FINALIDADES REGULAMENTO DA SALA DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS DA FACULDADE ALDETE MARIA ALVES - FAMA 1 TÍTULO I DA NATUREZA E DAS FINALIDADES CAPÍTULO I DA FINALIDADE Art. 1º - Este regulamento tem como finalidade caracterizar

Leia mais

343 de 665 VIII SEMINÁRIO DE PESQUISA EM ESTUDOS LINGUÍSTICOS ISSN

343 de 665 VIII SEMINÁRIO DE PESQUISA EM ESTUDOS LINGUÍSTICOS ISSN 343 de 665 ACESSIBILIZAÇÃO DOS CONTEÚDOS DE LÍNGUA PORTUGUESA PARA INCLUSÃO DE ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS: TRANSMISSÃO DE CONTEÚDOS DE LÍNGUA MATERNA ATRAVÉS DE JOGOS Sônia Souza Carvalho

Leia mais

PROPOSTA DE CALENDÁRIO ESCOLAR 2015 CURSOS DE GRADUAÇÃO

PROPOSTA DE CALENDÁRIO ESCOLAR 2015 CURSOS DE GRADUAÇÃO PROPOSTA DE CALENDÁRIO ESCOLAR 2015 CURSOS DE GRADUAÇÃO 1. EMENTAS, PROGRAMAS E HORÁRIOS PARA 2015. > Aprovação dos programas das disciplinas pela CPE / /201 >Divulgação de horários e normas curriculares

Leia mais

Ministério da Educação Universidade Federal de São Paulo Serviço Público Federal

Ministério da Educação Universidade Federal de São Paulo Serviço Público Federal EDITAL Nº IV PROGRAMA DE MONITORIA 2018/2019 A PRÓ-REITORA DE GRADUAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO - UNIFESP, no uso de suas atribuições, resolve divulgar o edital do Programa Monitoria 2018/2019

Leia mais

LEI BRASILEIRA DE INCLUSÃO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA

LEI BRASILEIRA DE INCLUSÃO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA 35 Coleção LEIS ESPECIAIS para concursos Dicas para realização de provas com questões de concursos e jurisprudência do STF e STJ inseridas artigo por artigo Coordenação: LEONARDO GARCIA MAURÍCIO MAIA LEI

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PARÁ CONSELHO SUPERIOR

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PARÁ CONSELHO SUPERIOR RESOLUÇÃO N XXX/2017 - CONSUP, DE XX DE XXXXXXXXX DE 2017 Define a política que regulamenta as atividades dos Núcleos de Tecnologias Assistivas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Fundação Universidade Federal do ABC Pró-Reitoria de Graduação Av. dos Estados, 5001 Bairro Santa Terezinha Santo André - SP CEP 09210-580 Fone: (11) 4996.7983 gabinete.prograd@ufabc.edu.br

Leia mais

SUBPROJETOS VAGAS. Biologia 3. Educação Física 3. Filosofia 3. Física 3. Geografia 3. Língua Inglesa 3. Língua Portuguesa 3

SUBPROJETOS VAGAS. Biologia 3. Educação Física 3. Filosofia 3. Física 3. Geografia 3. Língua Inglesa 3. Língua Portuguesa 3 UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL-REI - UFSJ PRÓ-REITORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO - PROEN EDITAL 005/2018/UFSJ/PROEN SELEÇÃO DE PRECEPTORES PARA O PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA DA UFSJ O Pró-reitor

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA PRÓ-REITORIA DE AÇÕES AFIRMATIVAS E ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA PRÓ-REITORIA DE AÇÕES AFIRMATIVAS E ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL EDITAL 21/2018 PROCESSO PARA SELEÇÃO DE BOLSISTAS DO NÚCLEO DE APOIO À INCLUSÃO DO ALUNO COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS - NAPE Por meio do Núcleo de Apoio à Inclusão do Aluno com Necessidades

Leia mais

TECNOLOGIA ASSISTIVA - UM TEMA EM ASCENÇÃO Aplicação de Recursos de Tecnologia Assistiva na Educação

TECNOLOGIA ASSISTIVA - UM TEMA EM ASCENÇÃO Aplicação de Recursos de Tecnologia Assistiva na Educação TECNOLOGIA ASSISTIVA - UM TEMA EM ASCENÇÃO Aplicação de Recursos de 1. Introdução Adriano de Oliveira A Tecnologia Assistiva (TA) é um tema que tem despertado atenção nos últimos anos, a inclusão das pessoas

Leia mais