Sumário SYSBIBLI INSTALAÇÃO

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Sumário SYSBIBLI INSTALAÇÃO"

Transcrição

1 Sumário 1. Sysbibli Informação Informações técnicas Requisitos de Hardware Requisitos de Software Instalação Configuração Criação das Tabelas (Scripts) SYSBALCÃO Informação Informações técnicas Requisitos de Hardware Requisitos de Software Instalação SYSESP Informação Verificações do SYSESP Instalação Invert... 7 Anexo A Sysbibli.ini... 8 A.1 Atualização automática das máquinas de trabalho...9 Anexo B BDE...9 B.1 Instalação do BDE... 9 B.2 BDE - Configuração do INIT B.2.1 BDE - configuração Net Dir...10 B.3 Para MSSQL...11 B.4 Para Oracle Anexo C Digitalização de Imagens ( Scanner )...12 C.1 Digitalização de imagem: C.2 Requisitos C.3 Capacidade do Micro...12 C.4 Local de armazenamento das imagens C.5 Indicação de padrões para scannear...12 Anexo D Links para Arquivos...13 Centro Rio de Janeiro RJ 1 / 13 Home-Page:

2 D.1 Tipos de arquivos D.2 Requisitos D.3 Capacidade do Micro...13 D.4 Local de armazenamento dos arquivos D.5 Consulta...13 Julho / 2007 Centro Rio de Janeiro RJ 2 / 13 Home-Page:

3 1. SYSBIBLI 1.1 Informação Sysbibli é um software produzido pela Contempory que automatiza o controle e a recuperação de informações de uma biblioteca ou centro de informações, permitindo eliminar todos os controles/processos manuais. 1.2 Informações técnicas Roda em Windows XP/2000/2003; Linguagem Delphi ( trabalha com BDE ver Anexo B ); Número ilimitado de usuários simultâneos (só depende da rede); Número ilimitado de usuários simultâneos para a consulta (só depende da rede); Banco de Dados Cliente Servidor, requer (Oracle, MsSql); Consultas via INTERNET/INTRANET (requer servidor Web Windows/Linux ); Recomendamos SQL Oracle (versão gratuita). 1.3 Requisitos de Hardware Pentium IV 2.4 com 256Mb; Rede com 100mbs; Impressora Laser ou jato de tinta; Impressora de bobina 40 colunas. (empréstimo e consulta); Pistola leitora de código de barras, de preferência leitora Laser; Etiqueta padrão Pimaco 6180 carreira de 3 e bobina de 2 vias. 1.4 Requisitos de Software Windows XP/2000/2003; Cliente de SQL (instalado e conectando com servidor). 1.5 Instalação O processo de instalação deve ser executado em cada máquina que for utilizar o Sysbibli. Não recomendamos uma instalação única no servidor. Periodicamente, liberamos novas versões que devem ser colocadas em cada máquina que utilizar o Sysbibli. Este processo de atualização pode ser realizado numa única máquina. Veja no anexo A como realizar atualização automática em todas as máquinas da instituição. OBS.: Para a instalação de uma máquina Nova, a instalação do BDE deve preceder a instalação do Sysbibli. Veja Anexo B. Insira o CD de instalação na unidade de CD e espere carregar. Caso não carregue, clique no menu INICIAR/Executar e digite<drive>:\sys_install.exe e de Enter. Ex:\sys_install.exe Clique na opção Sysbibli e aguarde o témino do processo. Centro Rio de Janeiro RJ 3 / 13 Home-Page:

4 1.6 Configuração Para o funcionamento do Sysbibli, é necessário que o seu cliente do banco SQL (MsSql ou Oracle) esteja instalado e conectando com o servidor. Também é necessário que você possua uma senha de conexão no banco SQL (verifique com o administrador da sua rede). Após verificar que o seu cliente esteja instalado e conectando, realize a configuração do BDE (veja no Anexo B). 2. Criação das Tabelas (Scripts) Basta executar o script para a criação da estrutura de banco de dados do Sysbibli. Este script é fornecido pela Contempory e não é parte integrante do CD de instalação. 3. SYSBALCÃO 3.1 Informação Módulo de empréstimo desenvolvido pela Contempory para uso exclusivo do balcão de empréstimo. Neste módulo são efetuadas as rotinas de empréstimo: Emprestar, devolver, renovar, reservar (com sistema de espera), emitir recibos impressos e por , etc.. OBS.: Para melhores informações veja o manual de operação do SYSBALCÃO. 3.2 Informações técnicas Roda em Windows XP/2000/2003; Linguagem Delphi ( trabalha com BDE ver Anexo B ); Número ilimitado de usuários simultâneos (só depende da rede); Centro Rio de Janeiro RJ 4 / 13 Home-Page:

5 Banco de Dados Cliente Servidor requer (Oracle, MsSql). 3.3 Requisitos de Hardware Pentium IV com 256mb; Rede com 100mbs; Impressora de bobina 40 colunas. (consulta). 3.4 Requisitos de Software Windows XP/2000/2003; Cliente de SQL (instalado e conectando com servidor). 3.5 Instalação O processo de instalação deve ser executado em cada máquina do balcão de empréstimo. Não recomendamos uma instalação única no servidor. OBS.: Para a instalação de uma máquina Nova, a instalação do BDE deve preceder a instalação do SYSBALCÃO. Veja Anexo B. Insira o CD de instalação no respectivo drive e espere carregar. Caso não carregue logo após a inserção do Cd, clique no menu INICIAR/Executar e digite <drive>:\sys_install.exe e de Enter. Ex: d:\ sys_install.exe. Clique na opção SYSBALCAO e aguarde o témino do processo. Centro Rio de Janeiro RJ 5 / 13 Home-Page:

6 4. SYSESP 4.1 Informação Programa para a verificação das esperas do módulo de empréstimo (SYSBALCÃO). Neste aplicativo as esperas que já expiraram o prazo são eliminadas colocando outro usuário na espera da obra caso esta possua uma reserva de outra forma a obra volta a ficar liberada para empréstimo. É necessário o agendamento do sys_esp para que estas rotinas sejam executadas diariamente. Para agendar este programa: a) o mesmo deve ser colocado no servidor no diretório C:\arquivos de programas\contempory\sysesp. (programa e DLL) sysesp.exe e dll oracle = dbexpoda.dll SQL = dbexpsda.dll fbd = dbexpint.dll b) Instalar e configurar o cliente do Banco SQL em uso. Testar conexão. c) Criar / configurar o.ini no mesmo diretório (sysesp.ini) com: Criar o arquivo SYSESP.INI da seguinte forma: (no mesmo diretório) [geral] servidor_tipo=1 (1=oracle, 2=firebird, 6=MsSql ) servidor_database=pial:sysbibli (servidor:database ou servidor:porta:database [Este para Oracle]) servidor_usuario=sysbibli (nome do usuario, dbowner do database) servidor_senha=1234 (senha do usuario) servidor_ =info@contempory.com (outro alem da biblioteca) d) Testar a conexão: sysesp testar Caso não retorne nada, veja o arquivo de LOG no mesmo diretório. 4.2 Verificações do SYSESP Envia um dizendo que iniciou para o da biblioteca. Retira da espera caso tenha ultrapassado o limite. Se tiver outra RESERVA, coloca na espera e para usuário e coloca na lista de TROCA-BOLETO. Se não tiver, retira da ESPERA e coloca na lista de VOLTA-ESTANTE. Verificação EXTRA: para cada reserva, verifica se existe exemplar/fasc disponível. Se existir, retira da RESERVA, passa para ESPERA e para usuário. (ex: cadastro de um novo exemplar, exemplar reativado) Faz uma verificação EXTRA sobre situações incoerentes de: Obras na Espera que estão emprestados, Coloca esta relação no da biblioteca ALERTAS: Prazo de devolução é amanhã Obra da reserva está disponível para retirada na biblioteca Envia um dizendo que finalizou para o da biblioteca. Centro Rio de Janeiro RJ 6 / 13 Home-Page:

7 4.3 Instalação O processo de instalação do SYSESP é bem simples. O primeiro passo é copiar o arquivo sysesp.exe para o diretório do Sysbibli no servidor (ex C:\Arquivos de Programas\contempory\sysbibli). Em seguida agenda-lo no servidor para que o mesmo seja executado uma vez ao dia. Orientamos que o horário de execução deste processo seja pela manhã antes do horário de funcionamento da Instituição/Biblioteca. 5. Invert Nosso sistema conta com um eficiente mecanismo de busca por palavras. INVERT. Este mecanismo permite que qualquer palavra (ou pedaço) seja pesquisado e recuperado nos principais campos do sistema. Para manter este mecanismo atualizado, com todos os dados cadastrados, é fundamental que em determinados procedimentos o INVERT seja reorganizado, principalmente em mudanças globais como é o caso de: Troca global de autor Troca global de assunto Troca global de editor Troca global de idioma Para estas situações, existe o SYSB_INV, nossa aplicação que reorganiza e atualiza o INVERT. Esta é a melhor forma de trabalho, uma vez que permite que cada pessoa realize todas as trocas necessárias e só então reorganize o INVERT. Para reorganizar o INVERT, deve ser executado o SYSB_INV, localizado na mesma pasta do Sysbibli. Crie ou altere o arquivo sysbibli.ini na pasta do Sysbibli.exe com as seguintes informações: [invert] servidor_tipo=(tipo do banco de dados - Interbase = 2, MsSql = 6, Oracle = 1) servidor_database= (Interbase/MsSql =servidor:database) (Oracle = servidor:porta:instância) servidor_usuario=(nome do usuário de conexão) servidor_senha=(senha do usuário de conexão) Exemplo MsSql: [invert] servidor_tipo=6 servidor_database=server1:sysbibli servidor_usuario=sysbibli servidor_senha=*** Centro Rio de Janeiro RJ 7 / 13 Home-Page:

8 Exemplo Firebird: [invert] servidor_tipo=2 servidor_database=server2:sysbibli.fdb servidor_usuario=sysbibli servidor_senha=*** Exemplo Oracle: [invert] servidor_tipo=1 servidor_database=server3:1521:orcl servidor_usuario=sysbibli servidor_senha=*** OBS.: Após estas configuração utilize o agendador de tarefas do Windows para agendar a execução do Sysb_inv diariamente. Recomendamos que este processo seja feito no Servidor e em um horário em que o sistema não esteja sendo utilizado. (Em caso de servidor Linux, favor entrar em contato com a Contempory ). Outro aplicativo que também deve ser agendado é o SYSB_INV_TMP. O SYSB_INV_TMP atualiza o mecanismo de consulta com os útimos dados inseridos ou alterados na base de dados. Este aplicativo deve ser colocado no servidor no mesmo diretório do sysb_inv (O arquivo sysbibli.ini será utilizado para ambos os executáveis). O agendamento do SYSB_INV_TMP deve ser configurado para executar a cada 30 minutos durante o horário de funcionamento da biblioteca. Anexo A Sysbibli.ini O Sysbibli possue um mecanismo para poderem se conectar ao banco SQL sem pedir o user/senha ao usuário, utilizando um arquivo de configuração SYSBIBLI.INI. Para configurar o Sysbibli para que ao acessá-lo não seja solicitada a senha de acesso ao banco SQL, basta criar um arquivo de configuração SYSBIBLI.INI no mesmo diretório do executável. Este arquivo deverá ter o seguinte conteúdo: [geral] username=nome_de_login password=senha_de_login OBS.: Verifique que o usuário e a senha informada estejam corretos, e que o arquivo não tenha a extensão.txt no final. Centro Rio de Janeiro RJ 8 / 13 Home-Page:

9 A.1 Atualização automática das máquinas de trabalho Periodicamente, a Contempory libera novas versões do Sysbibli, que devem ser colocadas no lugar da versão anterior. Para permitir que automaticamente todas as máquinas que utilizem o Sysbibli sejam atualizadas automaticamente, coloque no Sysbibli.ini as seguintes linhas: [geral] username=nome_de_login password=senha_de_login [ftp_local] ftp=\\servidor\compartilhamento\ OBS.: crie um diretório compartilhado num servidor de arquivos e coloque a versão mais recente do Sysbibli. No Sysbibli.ini de cada máquina indique no grupo ftp_local o seu servidor/compartilhamento OBS.: se você estiver utilizando MsSql com Trusted Connection, basta indicar as linhas de username e password em branco. Anexo B BDE O BDE Borland Database Engine é o meio de comunicação entre o Sysbibli e o banco SQL. Esta ligação através do BDE é nativa, desta forma, se torna mais eficiente do que a ligação através de ODBC. Antes da instalação do Sysbibli e do Sysbalcão, o BDE deve ser instalado. Utilize o CD de instalação do Sysbibli para este processo. Para que o BDE possa funcionar corretamente, é necessário que ele seja configurado de acordo com o seu banco SQL. Carregue o BDE (normalmente no painel de controle ou procure por bdeadmin.exe). Aparecerão na tela principal do BDE 3 configurações, para Interbase, MsSql e Oracle. Você deve clicar com o botão da direita do mouse em cima da configuração compatível com o seu banco SQL e selecionar a opção Salvar Como indicando o nome Sysbibli. B.1 Instalação do BDE Centro Rio de Janeiro RJ 9 / 13 Home-Page:

10 B.2 BDE - Configuração do INIT Default Outros Low Memory Usage Limit / 256 / 512 MAXBUFSIZE MAXFILEHANDLES MEMSIZE / 36 / 48 MINBUFSIZE 128 SHAREDMEMSIZE ATENÇÃO: Os valores acima são meramente ilustrativos. B.2.1 BDE - configuração Net Dir Indicar no net dir C:\lixo. Criar esse diretório e dar todos os direitos para todos os usuários. Centro Rio de Janeiro RJ 10 / 13 Home-Page:

11 B.3 Para MSSQL Coloque em USER NAME o seu nome para login no DATABASE (seu login deve ser DBO do database). Coloque em SERVER NAME o nome do servidor SQL. Em DATABASE NAME, deve ser indicado o nome do database criado no servidor (geralmente sysbibli). OBS.: Para trabalhar com Trusted Connection, deixe o USER NAME em branco. Também deve ser verificado a tela de CONFIGURATION, DRIVERS, NATIVE, MSSQL, a opção de USER NAME, deve também estar em branco. B.4 Para Oracle Coloque em USER NAME o seu nome para login no DATABASE (verifique com o administrador da rede o seu login). Coloque em SERVER NAME o nome alias do Oracle (geralmente sysbibli).para configurar a versão do Oracle, entre em CONFIGURATION, DRIVERS, NATIVE, ORACLE, Oracle 9 = DLL32=SQLORA8.DLL Vendor Init=OCI.DLL Centro Rio de Janeiro RJ 11 / 13 Home-Page:

12 Anexo C Digitalização de Imagens ( Scanner ) C.1 Digitalização de imagem: Possuir um scanner instalado, e saber como utilizá-lo. Deixamos bem claro que o Sysbibli não é um software de scanneamento e sim utiliza uma interface com o aplicativo ( software ) propriamente dito do seu scanner! C.2 Requisitos Scanner compatível com TWAIN (Genius vivid III); Imagens com memória superior a de 250Kb, aconselhamos utilizar o software do scanner diretamente, ou seja, não utilizar o Sysbibli como interface de scanneamento. C.3 Capacidade do Micro Mínimo Pentium III 500 com 64Mb para Win98 ou 128Mb para acima do Win98; Máquina com Ambiente Operacional Windows 98 e Windows ME. C.4 Local de armazenamento das imagens Drive de rede, no servidor web, para consulta da Intranet/Internet C.5 Indicação de padrões para scannear. O scanneamento tem como padrão o uso de 256 cores e a resolução de 72 Dpi ( dot per inchi ). Após scannear, sugerimos que nomeiem os arquivos de acordo com o local para aonde as imagens serão armazenadas, exemplo, se for usada no Sistema de Periódico ( SISPER ), usa-se o código do fascículo, f200a. Se for no Sistema de Cadastramento ( SISREC ), usa-se código do título. Ex.: 200. Centro Rio de Janeiro RJ 12 / 13 Home-Page:

13 Anexo D Links para Arquivos D.1 Tipos de arquivos O Sysbibli possibilita o link de qualquer tipo de documento a uma obra. (DOC, RTF, TXT, AVI, PDF, ETC.) ; D.2 Requisitos Para links de arquivos do tipo DOC requer Word 2000 instalado na máquina. D.3 Capacidade do Micro Mínimo Pentium IV com 256Mb; D.4 Local de armazenamento dos arquivos Drive de rede, para consulta da Intranet; D.5 Consulta Permite consultar por qualquer palavra dentro dos documentos do tipo DOC, RTF ou TXT. Centro Rio de Janeiro RJ 13 / 13 Home-Page:

www.neteye.com.br NetEye Guia de Instalação

www.neteye.com.br NetEye Guia de Instalação www.neteye.com.br NetEye Guia de Instalação Índice 1. Introdução... 3 2. Funcionamento básico dos componentes do NetEye...... 3 3. Requisitos mínimos para a instalação dos componentes do NetEye... 4 4.

Leia mais

Procedimentos para Instalação do SISLOC

Procedimentos para Instalação do SISLOC Procedimentos para Instalação do SISLOC Sumário 1. Informações Gerais...3 2. Instalação do SISLOC...3 Passo a passo...3 3. Instalação da Base de Dados SISLOC... 11 Passo a passo... 11 4. Instalação de

Leia mais

Procedimentos para Reinstalação do Sisloc

Procedimentos para Reinstalação do Sisloc Procedimentos para Reinstalação do Sisloc Sumário: 1. Informações Gerais... 3 2. Criação de backups importantes... 3 3. Reinstalação do Sisloc... 4 Passo a passo... 4 4. Instalação da base de dados Sisloc...

Leia mais

Manual de Instalação ProJuris8

Manual de Instalação ProJuris8 Manual de Instalação ProJuris8 Sumário 1 - Requisitos para a Instalação... 3 2 - Instalação do Firebird.... 4 3 - Instalação do Aplicativo ProJuris 8.... 8 4 - Conexão com o banco de dados.... 12 5 - Ativação

Leia mais

Procedimentos para Instalação do Sisloc

Procedimentos para Instalação do Sisloc Procedimentos para Instalação do Sisloc Sumário: 1. Informações Gerais... 3 2. Instalação do Sisloc... 3 Passo a passo... 3 3. Instalação da base de dados Sisloc... 16 Passo a passo... 16 4. Instalação

Leia mais

ArpPrintServer. Sistema de Gerenciamento de Impressão By Netsource www.netsource.com.br Rev: 02

ArpPrintServer. Sistema de Gerenciamento de Impressão By Netsource www.netsource.com.br Rev: 02 ArpPrintServer Sistema de Gerenciamento de Impressão By Netsource www.netsource.com.br Rev: 02 1 Sumário INTRODUÇÃO... 3 CARACTERÍSTICAS PRINCIPAIS DO SISTEMA... 3 REQUISITOS DE SISTEMA... 4 INSTALAÇÃO

Leia mais

Como instalar uma impressora?

Como instalar uma impressora? Como instalar uma impressora? Antes de utilizar uma impressora para imprimir seus documentos, arquivos, fotos, etc. é necessário instalá-la e configurá-la no computador. Na instalação o computador se prepara

Leia mais

TUTORIAL INSTALAÇÃO DA ROTINA 2075 NO LINUX

TUTORIAL INSTALAÇÃO DA ROTINA 2075 NO LINUX Apresentação O departamento de varejo da PC Sistemas inovou seu produto de frente de caixa, permitindo seu funcionamento no sistema operacional do Linux com a distribuição Ubuntu. O cliente poderá usar

Leia mais

1. Introdução. 2. Funcionamento básico dos componentes do Neteye

1. Introdução. 2. Funcionamento básico dos componentes do Neteye 1. Introdução Esse guia foi criado com o propósito de ajudar na instalação do Neteye. Para ajuda na utilização do Software, solicitamos que consulte os manuais da Console [http://www.neteye.com.br/help/doku.php?id=ajuda]

Leia mais

Manual de Instalação Corporate

Manual de Instalação Corporate Manual de Instalação Corporate Sumário 1. Sobre este documento...3 2. Suporte técnico...3 3. Requisitos de hardware...3 3.1. Estação...3 3.2. Servidor...4 4. Instalação...4 4.1. Instalação do Imobiliária21

Leia mais

S I S T E M A I R I S. Alarmes e Gestão de Serviços. Versão

S I S T E M A I R I S. Alarmes e Gestão de Serviços. Versão S I S T E M A I R I S Alarmes e Gestão de Serviços Versão 5 MANUAL DO USUARIO S I S T E M A I R I S M O N I T O R A M E N T O E L E T R Ô N I C O D E A L A R M E S INSTALANDO O SISTEMA IRIS W. Security

Leia mais

1 REQUISITOS BÁSICOS PARA INSTALAR O SMS PC REMOTO

1 REQUISITOS BÁSICOS PARA INSTALAR O SMS PC REMOTO 1 ÍNDICE 1 REQUISITOS BÁSICOS PARA INSTALAR O SMS PC REMOTO... 3 1.1 REQUISITOS BASICOS DE SOFTWARE... 3 1.2 REQUISITOS BASICOS DE HARDWARE... 3 2 EXECUTANDO O INSTALADOR... 3 2.1 PASSO 01... 3 2.2 PASSO

Leia mais

Manual de Atualização Versão 3.6.4.

Manual de Atualização Versão 3.6.4. Manual de Atualização Versão 3.6.4. Sumário 1. AVISO... 1 2. INTRODUÇÃO... 2 3. PREPARAÇÃO PARA ATUALIZAÇÃO... 3 4. ATUALIZANDO GVCOLLEGE E BASE DE DADOS... 7 5. HABILITANDO NOVAS VERSÕES DO SISTEMA....

Leia mais

MANUAL CFTV DIGITAL - LINHA LIGHT 16 CANAIS 120 FPS / VID 120-LI CONFIGURAÇÃO DO COMPUTADOR 16 Canais - 120 FPS Processador Dual Core 2.0GHZ ou superior; Placa Mãe Intel ou Gigabyte com chipset Intel;

Leia mais

Instalação Cliente Notes 6.5

Instalação Cliente Notes 6.5 Instalação Cliente Notes 6.5 1/1 Instalação Cliente Notes 6.5 LCC.008.2005 Versão 1.0 Versão Autor ou Responsável Data 1.0 Fabiana J. Santos 18/11/2005 RESUMO Este documento apresenta um roteiro de instalação

Leia mais

Manual de Instalação ( Client / Server ) Versão 1.0

Manual de Instalação ( Client / Server ) Versão 1.0 1 pág. PROCEDIMENTO DE INSTALAÇÃO DO SGCOM ATENÇÃO: É OBRIGATÓRIO UMA CONEXÃO COM A INTERNET PARA EXECUTAR A INSTALAÇÃO DO SGCOM. Após o Download do instalador do SGCOM versão Server e Client no site www.sgcom.inf.br

Leia mais

Manual de Instalação

Manual de Instalação Manual de Instalação Sumário 1. Sobre este documento...3 2. Suporte técnico...3 3. Requisitos de hardware...3 3.1. Estação...3 3.2. Servidor...4 4. Instalação...4 4.1. Instalação do Group Folha no servidor...6

Leia mais

Manual - Gemelo Backup Online WEB

Manual - Gemelo Backup Online WEB Manual - Gemelo Backup Online WEB É um disco virtual que permite acessar seus dados de qualquer lugar através da Internet. Acesso A Gemelo Storage Solutions e enviará um e-mail confirmando que você é usuário

Leia mais

Manual Captura S_Line

Manual Captura S_Line Sumário 1. Introdução... 2 2. Configuração Inicial... 2 2.1. Requisitos... 2 2.2. Downloads... 2 2.3. Instalação/Abrir... 3 3. Sistema... 4 3.1. Abrir Usuário... 4 3.2. Nova Senha... 4 3.3. Propriedades

Leia mais

AP_ Conta Aplicativo para digitação e envio de contas médicas no padrão TISS

AP_ Conta Aplicativo para digitação e envio de contas médicas no padrão TISS AP_ Conta Aplicativo para digitação e envio de contas médicas no padrão TISS Manual de Instalação Tempro Software StavTISS Sumário 1. INTRODUÇÃO... 2 2. REQUISITOS DO SISTEMA... 3 3. INSTALAÇÃO... 4 4.

Leia mais

GUIA INTEGRA SERVICES E STATUS MONITOR

GUIA INTEGRA SERVICES E STATUS MONITOR GUIA INTEGRA SERVICES E STATUS MONITOR 1 - Integra Services Atenção: o Integra Services está disponível a partir da versão 2.0 do software Urano Integra. O Integra Services é um aplicativo que faz parte

Leia mais

Sistema de Instalação e Criação da Estrutura do Banco de Dados MANUAL DO INSTALADOR. Julho/2007. Ministério da saúde

Sistema de Instalação e Criação da Estrutura do Banco de Dados MANUAL DO INSTALADOR. Julho/2007. Ministério da saúde Sistema de Instalação e Criação da Estrutura do Banco de Dados MANUAL DO INSTALADOR Julho/2007 Ministério da saúde SUMÁRIO Módulo 1. Instalação... 4 Introdução... 4 Configurações de equipamentos para instalação

Leia mais

O programa Mysql acompanha o pacote de instalação padrão e será instalado juntamente com a execução do instalador.

O programa Mysql acompanha o pacote de instalação padrão e será instalado juntamente com a execução do instalador. INTRODUÇÃO O Programa pode ser instalado em qualquer equipamento que utilize o sistema operacional Windows 95 ou superior, e seu banco de dados foi desenvolvido em MySQL, sendo necessário sua pré-instalação

Leia mais

Sumário. 1. Instalação GVcollege... 4. 1.1. GVsetup... 4. 1.1.1. Instalação com Banco de dados... 6. 1.2. Configurações... 10

Sumário. 1. Instalação GVcollege... 4. 1.1. GVsetup... 4. 1.1.1. Instalação com Banco de dados... 6. 1.2. Configurações... 10 Sumário 1. Instalação GVcollege... 4 1.1. GVsetup... 4 1.1.1. Instalação com Banco de dados... 6 1.2. Configurações... 10 1.2.1. APS Licence Service... 11 1.2.2. APS Licence File... 11 1.2.3. DBXconfig...

Leia mais

MANUAL DE INSTALAÇÃO E CONFIGURAÇÃO. Motor Periférico Versão 8.0

MANUAL DE INSTALAÇÃO E CONFIGURAÇÃO. Motor Periférico Versão 8.0 MANUAL DE INSTALAÇÃO E CONFIGURAÇÃO Motor Periférico Versão 8.0 1. Apresentação... 3 2. Instalação do Java... 3 2.1 Download e Instalação... 3 2.2 Verificar Instalação... 3 3. Download do Motor Periférico...

Leia mais

Despachante Express - Software para o despachante documentalista veicular DESPACHANTE EXPRESS MANUAL DO USUÁRIO VERSÃO 1.1

Despachante Express - Software para o despachante documentalista veicular DESPACHANTE EXPRESS MANUAL DO USUÁRIO VERSÃO 1.1 DESPACHANTE EXPRESS MANUAL DO USUÁRIO VERSÃO 1.1 1 Sumário 1 - Instalação Normal do Despachante Express... 3 2 - Instalação do Despachante Express em Rede... 5 3 - Registrando o Despachante Express...

Leia mais

Instalação do VOL Backup para Desktops

Instalação do VOL Backup para Desktops Este é o guia de instalação e configuração da ferramenta VOL Backup para desktops. Deve ser seguido caso você queira instalar ou reinstalar o VOL Backup em sistemas Windows 2000, XP, Vista ou 7, 32 ou

Leia mais

HelpAndManual_unregistered_evaluation_copy Manual de Instalação do VisualControl

HelpAndManual_unregistered_evaluation_copy Manual de Instalação do VisualControl HelpAndManual_unregistered_evaluation_copy Manual de Instalação do VisualControl I Manual de Instalação do VisualControl Tabela de Conteúdo Parte I Bem Vindo 1 Parte II Instalação 1 1 Instalação Firebird...

Leia mais

INSTALANDO SOFTWARE Ifox irestaurantes

INSTALANDO SOFTWARE Ifox irestaurantes INSTALANDO SOFTWARE Ifox irestaurantes Antes de instalar qualquer programa do ifox irest, verificar: 1) Verifique se o Microsoft.Net Framework 4.5 está instalado, para isto, abrir o Painel de Controle

Leia mais

Revisão: Introdução. - Integração com o AutoManager; 1 Atualização de versão do banco de dados PostgreSQL

Revisão: Introdução. - Integração com o AutoManager; 1 Atualização de versão do banco de dados PostgreSQL Urano Indústria de Balanças e Equipamentos Eletrônicos Ltda. Rua Irmão Pedro 709 Vila Rosa Canoas RS Fone: (51) 3462.8700 Fax: (51) 3477.4441 Características do Software Urano Integra 2.2 Data: 12/05/2014

Leia mais

O servidor de banco de dados ORACLE corporativo da empresa deve possuir a seguinte especificação mínima:

O servidor de banco de dados ORACLE corporativo da empresa deve possuir a seguinte especificação mínima: ICOL Instruções para Instalação - ORACLE 1. Introdução Esse documento contém as instruções para instalação da aplicação ICOL na estrutura de máquinas da empresa cliente. No caso, estão descritos os procedimentos

Leia mais

Atualização Volare 17 Release 010

Atualização Volare 17 Release 010 Atualização Volare 17 Release 010 Principais novidades do Volare 17: Release 010 CORREÇÕES: Ao trazer um item da base SINAPI ou SICRO2 DNIT para o orçamentos. Ele não estava deixando adicionar componentes

Leia mais

Instalação do TOTVS ESB. Guia de Instalação do TOTVS ESB

Instalação do TOTVS ESB. Guia de Instalação do TOTVS ESB Guia de Instalação do TOTVS ESB Copyright 2011 TOTVS S.A. Todos os direitos reservados. Nenhuma parte deste documento pode ser copiada, reproduzida, traduzida ou transmitida por qualquer meio eletrônico

Leia mais

MANUAL DE INSTALAÇÃO DO ODONTO TECHNOLOGY

MANUAL DE INSTALAÇÃO DO ODONTO TECHNOLOGY MANUAL DE INSTALAÇÃO DO ODONTO TECHNOLOGY 1 Índice I - Prefácio...3 II - Instalação do tipo servidor...4 III Obter o nome do computador servidor...17 IV Instalação do tipo cliente...19 V Como inserir a

Leia mais

CONFIGURAÇÃO MINIMA EXIGIDA:

CONFIGURAÇÃO MINIMA EXIGIDA: Este tutorial parte do princípio que seu usuário já possua conhecimentos básicos sobre hardware, sistema operacional Windows XP ou superior, firewall, protocolo de rede TCP/IP e instalação de software.

Leia mais

Livro Caixa. www.controlenanet.com.br. Copyright 2015 - ControleNaNet

Livro Caixa. www.controlenanet.com.br. Copyright 2015 - ControleNaNet www.controlenanet.com.br Copyright 2015 - ControleNaNet Conteúdo Tela Principal... 3 Como imprimir?... 4 As Listagens nas Telas... 7 Clientes... 8 Consulta... 9 Inclusão... 11 Alteração... 13 Exclusão...

Leia mais

Manual de Instalação do Hábil Enterprise NFC-e Gratuito. Hábil Enterprise NFC-e Gratuito 2013-2015 by Koinonia Software Ltda.

Manual de Instalação do Hábil Enterprise NFC-e Gratuito. Hábil Enterprise NFC-e Gratuito 2013-2015 by Koinonia Software Ltda. Manual de Instalação do Hábil Enterprise NFC-e Gratuito Hábil Enterprise NFC-e Gratuito 2013-2015 by Ltda. (0xx46) 3225-6234 I Manual de Instalação Índice Cap. I 1 1 1 As orientações abaixo devem ser utilizadas

Leia mais

MANUAL DE INSTALAÇÃO DO SES CLIENT

MANUAL DE INSTALAÇÃO DO SES CLIENT MANUAL DE INSTALAÇÃO DO SES CLIENT Instalando o SES Client O primeiro passo para utilizarmos o SES Client é instalarmos o Client de Banco de Dados do Oracle. Caso o Client de Banco do Oracle já esteja

Leia mais

Renovação Online de Certificados Digitais A3 (Com Boleto Bancário)

Renovação Online de Certificados Digitais A3 (Com Boleto Bancário) Renovação Online de Certificados Digitais A3 (Com Boleto Bancário) Guia de Orientação Todos os direitos reservados. Imprensa Oficial do Estado S.A. 2013 Página 1 de 47 Índice PRÉ-REQUISITOS PARA INSTALAÇÃO...

Leia mais

SISTEMA DE PRODUTOS E SERVIÇOS CERTIFICADOS MÓDULO DO CERTIFICADOR

SISTEMA DE PRODUTOS E SERVIÇOS CERTIFICADOS MÓDULO DO CERTIFICADOR SISTEMA DE PRODUTOS E SERVIÇOS CERTIFICADOS Versão 2.4.6 Índice APRESENTAÇÃO... 3 INSTALAÇÃO DO SISTEMA... 4 INSTALANDO O SISTEMA... 4 CONECTANDO COM A BASE DE DADOS DO... 8 CONFIGURAÇÃO DA BASE DE DADOS

Leia mais

Manual de operação. BS Ponto Versão 5.1

Manual de operação. BS Ponto Versão 5.1 Manual de operação BS Ponto Versão 5.1 conteúdo 1. Instalação do sistema Instalando o BS Ponto Configurando o BS Ponto 2. Cadastrando usuários Cadastro do usuário Master Alterando a senha Master Cadastro

Leia mais

1) Verifique se o Microsoft.Net Framework 3.5 está instalado, para isto, abrir o Painel de Controle e verificar:

1) Verifique se o Microsoft.Net Framework 3.5 está instalado, para isto, abrir o Painel de Controle e verificar: Antes de instalar qualquer programa do ifox PDV, verificar: 1) Verifique se o Microsoft.Net Framework 3.5 está instalado, para isto, abrir o Painel de Controle e verificar: Caso não encontre o Microsoft.Net

Leia mais

Manual Comunica S_Line

Manual Comunica S_Line 1 Introdução O permite a comunicação de Arquivos padrão texto entre diferentes pontos, com segurança (dados criptografados e com autenticação) e rastreabilidade, isto é, um CLIENTE pode receber e enviar

Leia mais

Manual de Instalação

Manual de Instalação Manual de Instalação Sumário 1. Sobre este documento... 3 2. Suporte técnico... 3 3. Requisitos de hardware... 4 3.1. Estação... 4 3.2. Servidor... 4 4. Instalação... 5 4.1. Instalação no servidor... 5

Leia mais

Sumário. Este Guia Rápido do Usuário ajuda você a começar a usar o IRIScan TM Mouse 2.

Sumário. Este Guia Rápido do Usuário ajuda você a começar a usar o IRIScan TM Mouse 2. Este Guia Rápido do Usuário ajuda você a começar a usar o IRIScan TM Mouse 2. As descrições fornecidas nesta documentação são baseadas nos sistemas operacionais Windows 7 e Mac OS X Mountain Lion. Leia

Leia mais

SSE 3.0 Guia Rápido Parametrizando o SISTEMA DE SECRETARIA Nesta Edição Configurando a Conexão com o Banco de Dados

SSE 3.0 Guia Rápido Parametrizando o SISTEMA DE SECRETARIA Nesta Edição Configurando a Conexão com o Banco de Dados SSE 3.0 Guia Rápido Parametrizando o SISTEMA DE SECRETARIA Nesta Edição 1 Configurando a Conexão com o Banco de Dados 2 Primeiro Acesso ao Sistema Manutenção de Usuários 3 Parametrizando o Sistema Configura

Leia mais

Sumus Tarifador for Windows. Instalação ou atualização do sistema

Sumus Tarifador for Windows. Instalação ou atualização do sistema Sumus Tarifador for Windows Instalação ou atualização do sistema Código: STW031 Título: Instalação ou atualização do sistema Elaborador: Igor Peterfi Latorre Data: Revisão: 01 Aprovador: Erika Mack Página:

Leia mais

Instalação: permite baixar o pacote de instalação do agente de coleta do sistema.

Instalação: permite baixar o pacote de instalação do agente de coleta do sistema. O que é o projeto O PROINFODATA - programa de coleta de dados do projeto ProInfo/MEC de inclusão digital nas escolas públicas brasileiras tem como objetivo acompanhar o estado de funcionamento dos laboratórios

Leia mais

Manual Administrador - Mídia System

Manual Administrador - Mídia System Manual Administrador - Mídia System Logo após cadastrarmos sua Empresa em nosso sistema, será enviado um e-mail confirmando as informações de acesso do Administrador do sistema. Obs: Caso não tenha recebido

Leia mais

Portaria Express 3.0

Portaria Express 3.0 Portaria Express 3.0 A portaria do seu condomínio mais segura e eficiente. Com a preocupação cada vez mais necessária de segurança nos condomínio e empresas, investe-se muito em segurança. Câmeras, cercas,

Leia mais

Manual de Instalação e Configuração do Sistema Cali LAB View

Manual de Instalação e Configuração do Sistema Cali LAB View Manual de Instalação e Configuração do Sistema Cali LAB View www.cali.com.br - Manual de Instalação e Configuração do Sistema Cali LAB View - Página 1 de 29 Índice INSTALAÇÃO E CONFIGURAÇÃO (FIREBIRD E

Leia mais

Obs: É necessário utilizar um computador com sistema operacional Windows 7.

Obs: É necessário utilizar um computador com sistema operacional Windows 7. Instalando os Pré-Requisitos Os arquivos dos 'Pré-Requisitos' estão localizados na pasta Pré-Requisitos do CD HyTracks que você recebeu. Os arquivos também podem ser encontrados no servidor. (www.hytracks.com.br/pre-requisitos.zip).

Leia mais

JobScheduler Empresa: Assunto: Responsável: Dados de Contato: Suporte: Comercial: Financeiro:

JobScheduler Empresa: Assunto: Responsável: Dados de Contato: Suporte: Comercial: Financeiro: JobScheduler Módulo Server Empresa: Softbox Setor: Tecnologia Assunto: Manual de configuração Responsável: Departamento Técnico Dados de Contato: Suporte: Fone de contato: (34)3232-5888. E-mail: suporte@softbox.com.br

Leia mais

Escritório Virtual Administrativo

Escritório Virtual Administrativo 1 Treinamento Módulos Escritório Virtual Administrativo Sistema Office Instruções para configuração e utilização do módulo Escritório Virtual e módulo Administrativo do sistema Office 2 3 1. Escritório

Leia mais

CRIANDO BANCOS DE DADOS NO SQL SERVER 2008 R2 COM O SQL SERVER MANAGEMENT STUDIO

CRIANDO BANCOS DE DADOS NO SQL SERVER 2008 R2 COM O SQL SERVER MANAGEMENT STUDIO CRIANDO BANCOS DE DADOS NO SQL SERVER 2008 R2 COM O SQL SERVER MANAGEMENT STUDIO Antes de criarmos um novo Banco de Dados quero fazer um pequeno parênteses sobre segurança. Você deve ter notado que sempre

Leia mais

MANUAL BACKUP XDENTAL 2012

MANUAL BACKUP XDENTAL 2012 MANUAL BACKUP XDENTAL 2012 Sumário CONFIGURANDO BACKUP... 2 ESCOLHENDO O TAMANHO DO ARQUIVO DE BACKUP... 4 CONFIGURANDO HORÁRIO DE INÍCIO DO BACKUP... 5 CONFIGURANDO BACKUP AO INICIAR O SISTEMA XDENTAL...

Leia mais

Instalação e utilização do Document Distributor

Instalação e utilização do Document Distributor Para ver ou fazer o download desta ou de outras publicações do Lexmark Document Solutions, clique aqui. Instalação e utilização do Document Distributor O Lexmark Document Distributor é composto por pacotes

Leia mais

ROTEIRO DE INSTALAÇÃO

ROTEIRO DE INSTALAÇÃO ROTEIRO DE INSTALAÇÃO O objetivo deste roteiro é descrever os passos para a instalação do sistema UNICO, afim, de auxiliar os técnicos e evitar possíveis dúvidas e erros de instalação. Instalador O instalador

Leia mais

Manual de Operação do Sistema de Tickets Support Suite

Manual de Operação do Sistema de Tickets Support Suite Manual de Operação do Sistema de Tickets Support Suite Sumário Acessando a página do HelpDesk helpdesk.virtuem.com.br... 3 Criando um Ticket... 6 Visualizando Tickets Existentes... 9 Respondendo um Ticket...

Leia mais

Instalando o Sysloc versão 2.9.2 manualmente

Instalando o Sysloc versão 2.9.2 manualmente Instalando o Sysloc versão 2.9.2 manualmente Você só deverá instalar o Sysloc manualmente se a instalação automática não funcionar. Normalmente você vai utilizar o instalador do Sysloc e tudo funcionará,

Leia mais

- Computador Servidor: É o computador que armazenará o banco de dados do programa. Não necessariamente precisa rodar o Hábil Enterprise.

- Computador Servidor: É o computador que armazenará o banco de dados do programa. Não necessariamente precisa rodar o Hábil Enterprise. Hábil Enterprise Copyright 2009 2010 Koinonia Software Ltda. Fone: 0**46 3225-6234 Suporte: http://www.habilenterprise.com.br/suporte As orientações abaixo devem ser utilizadas para fazer a instalação

Leia mais

1) Verifique se o Microsoft.Net Framework 3.5 está instalado, para isto, abrir o Painel de Controle e verificar:

1) Verifique se o Microsoft.Net Framework 3.5 está instalado, para isto, abrir o Painel de Controle e verificar: Antes de instalar qualquer programa do ifox PDV, verificar: 1) Verifique se o Microsoft.Net Framework 3.5 está instalado, para isto, abrir o Painel de Controle e verificar: Caso não encontre o Microsoft.Net

Leia mais

Manual Técnico Instalação do Sistema Volpe Enterprise Resource Planning

Manual Técnico Instalação do Sistema Volpe Enterprise Resource Planning Manual Técnico Instalação do Sistema Volpe Enterprise Resource Planning www.pwi.com.br 1 Volpe Enterprise Resource Planning Este manual não pode, em parte ou no seu todo, ser copiado, fotocopiado, reproduzido,

Leia mais

Manual Operacional. Sistema Giro. Sistem a G iro

Manual Operacional. Sistema Giro. Sistem a G iro Manual Operacional Sistema Giro Sistem a G iro Sistema Giro 2011 - Esys Colibri Todos os direitos reservados. Nenhum conteúdo deste material - textos e ilustrações podem ser reproduzidos por qualquer forma

Leia mais

STK (Start Kit DARUMA) Primeiro contato com a Impressora Fiscal, a ECF chegou e agora?

STK (Start Kit DARUMA) Primeiro contato com a Impressora Fiscal, a ECF chegou e agora? O que será abordado neste SKT: STK (Start Kit DARUMA) Primeiro contato com a Impressora Fiscal, a ECF chegou e agora? Verificando o papel. Verificando se o ECF está inicializado, caso não esteja como proceder.

Leia mais

VESOFTWARE - DESENVOLIMENTO DE SISTEMAS E WEBSITES Fone: (11) 4036-6980 VIVO(11)9607-5649 TIM(11)7013-8480 1-13

VESOFTWARE - DESENVOLIMENTO DE SISTEMAS E WEBSITES Fone: (11) 4036-6980 VIVO(11)9607-5649 TIM(11)7013-8480 1-13 1-13 INTRODUÇÃO O Programa pode ser instalado em qualquer equipamento que utilize o sistema operacional Windows 95 ou superior, e seu banco de dados foi desenvolvido em MySQL, sendo necessário sua pré-instalação

Leia mais

SUMÁRIO 3 DAJE. 3 cartórios online E cartórios off-line

SUMÁRIO 3 DAJE. 3 cartórios online E cartórios off-line SUMÁRIO 3 introdução 3 DEFINIÇÕES 3 DAJE 3 cartórios online E cartórios off-line 4 instalação 4 Requisitos básicos de equipamentos para a instalação 4 Verificações a serem feitas antes de instalar o sistema

Leia mais

Instalando e usando o Document Distributor 1

Instalando e usando o Document Distributor 1 Instalando e usando o 1 O é composto por pacotes de software do servidor e do cliente. O pacote do servidor deve ser instalado em um computador Windows NT, Windows 2000 ou Windows XP. O pacote cliente

Leia mais

Microsoft Lync Manual de Instalação e Uso

Microsoft Lync Manual de Instalação e Uso Microsoft Lync Manual de Instalação e Uso Sumário Introdução_... 3 Detalhamento_... 5 Importação_... 8 Funcionalidades na Intranet_... 13 Geração de nova senha... 14 Lembrete de expiração da senha... 15

Leia mais

Sumário 1. SOBRE O NFGoiana DESKTOP... 3 1.1. Apresentação... 3 1.2. Informações do sistema... 3 1.3. Acessando o NFGoiana Desktop... 3 1.4.

Sumário 1. SOBRE O NFGoiana DESKTOP... 3 1.1. Apresentação... 3 1.2. Informações do sistema... 3 1.3. Acessando o NFGoiana Desktop... 3 1.4. 1 Sumário 1. SOBRE O NFGoiana DESKTOP... 3 1.1. Apresentação... 3 1.2. Informações do sistema... 3 1.3. Acessando o NFGoiana Desktop... 3 1.4. Interface do sistema... 4 1.4.1. Janela Principal... 4 1.5.

Leia mais

MANUAL DE INSTALAÇÃO DO SOFTWARE NETCONTROL

MANUAL DE INSTALAÇÃO DO SOFTWARE NETCONTROL MANUAL DE INSTALAÇÃO DO SOFTWARE NETCONTROL (PACOTE 48) VERSÃO DO MANUAL 2.1. de 11/02/2014 Sumário 1. Apresentação... 3 2. Configurações Mínimas Recomendada do Servidor... 3 3. Compatibilidade com Sistemas

Leia mais

LICENCIAMENTO V14 USANDO REPRISE LICENSE MANAGER

LICENCIAMENTO V14 USANDO REPRISE LICENSE MANAGER LICENCIAMENTO V14 USANDO REPRISE LICENSE MANAGER V14 de BricsCAD vem com um novo sistema de licenciamento, com base na tecnologia de licenciamento de Reprise Software. Este novo sistema oferece um ambiente

Leia mais

V 1.0 LINAEDUCA - GUIA DE USO

V 1.0 LINAEDUCA - GUIA DE USO V 1.0 LINAEDUCA - GUIA DE USO ARGO Internet ARGO.com.br 2013 Sumário 1. Instalação... 2 1.1 Windows... 2 2 Guia de Uso... 5 2.1 Inicialização... 5 2.1.1 Modo Casa... 5 2.1.2 Modo escola... 6 2.2 Cadastro

Leia mais

INSTALAÇÃO DO SISTEMA CONTROLGÁS

INSTALAÇÃO DO SISTEMA CONTROLGÁS INSTALAÇÃO DO SISTEMA CONTROLGÁS 1) Clique duas vezes no arquivo ControlGasSetup.exe. Será exibida a tela de boas vindas do instalador: 2) Clique em avançar e aparecerá a tela a seguir: Manual de Instalação

Leia mais

Manual de Instalação e Configuração do SQL Express

Manual de Instalação e Configuração do SQL Express Manual de Instalação e Configuração do SQL Express Data alteração: 19/07/11 Pré Requisitos: Acesse o seguinte endereço e faça o download gratuito do SQL SRVER EXPRESS, conforme a sua plataforma x32 ou

Leia mais

Configurando um Grupo Doméstico e Compartilhando arquivos no Windows 7

Configurando um Grupo Doméstico e Compartilhando arquivos no Windows 7 Configurando um Grupo Doméstico e Compartilhando arquivos no Windows 7 Para criar um grupo doméstico e compartilhar arquivos é necessário que tenhamos pelo menos dois computadores ligados entre si (em

Leia mais

3.1) Baixe os arquivos necessários para preparação neste link: http://www.emumaniacos.com.br/gateway/gw_release_1.1a.zip

3.1) Baixe os arquivos necessários para preparação neste link: http://www.emumaniacos.com.br/gateway/gw_release_1.1a.zip Gateway Manual do Usuario 1.1 (25/08/2013) (atualizado com link para download para nova firmware spoof e multi região) Por Cirino Souza Goulart www.playtronics.com.br facebook.com/lojaplaytronics 1) Conteúdo

Leia mais

Instalação do ByYou ESB. Guia de Instalação e Atualização do ByYou ESB

Instalação do ByYou ESB. Guia de Instalação e Atualização do ByYou ESB Instalação do ByYou ESB Guia de Instalação e Atualização do ByYou ESB Instalação do ByYou ESB Copyright 2010 TOTVS S.A. Todos os direitos reservados. Nenhuma parte deste documento pode ser copiada, reproduzida,

Leia mais

MANUAL DO USUÁRIO. Ferramenta de Fidelização Eletrônica ÁGUA DOCE SABORES DO BRASIL. Interface de OPERAÇÃO (no caixa)

MANUAL DO USUÁRIO. Ferramenta de Fidelização Eletrônica ÁGUA DOCE SABORES DO BRASIL. Interface de OPERAÇÃO (no caixa) MANUAL DO USUÁRIO Ferramenta de Fidelização Eletrônica ÁGUA DOCE SABORES DO BRASIL Interface de OPERAÇÃO (no caixa) http://abf.e-deploy.com.br/operacao/ Versão 1.0 Conteúdo Sobre o programa fidelidade

Leia mais

Gerência de Operações

Gerência de Operações Gerência de Operações Versão Manual Solicitação de Atendimento Chat e Conexão Remota Índice 1. Solicitação de Atendimento Login... 3 2. Início do Chat.... 4 3. Conexão Remota... 7 4. Download....

Leia mais

SUMÁRIO Acesso ao sistema... 2 Atendente... 3

SUMÁRIO Acesso ao sistema... 2 Atendente... 3 SUMÁRIO Acesso ao sistema... 2 1. Login no sistema... 2 Atendente... 3 1. Abrindo uma nova Solicitação... 3 1. Consultando Solicitações... 5 2. Fazendo uma Consulta Avançada... 6 3. Alterando dados da

Leia mais

www.nddigital.com.br Manual de Instalação DPS Printer 2.1 NDDigital S/A - Software

www.nddigital.com.br Manual de Instalação DPS Printer 2.1 NDDigital S/A - Software www.nddigital.com.br Manual de Instalação DPS Printer 2.1 NDDigital S/A - Software 2 Introdução O DPS Printer é o driver Universal de impressão. Este módulo é o gerador de PDF s, EMF e direcionador de

Leia mais

Instalando software MÉDICO Online no servidor

Instalando software MÉDICO Online no servidor Instalando software MÉDICO Online no servidor A máquina denominada Servidora é a que armazenará o banco de dados do software (arquivo responsável pelas informações inseridas), compartilhando com as demais

Leia mais

SIM Sistema de Informação Monitorada Ltda. Vise Pedidos

SIM Sistema de Informação Monitorada Ltda. Vise Pedidos Vise Pedidos O Vise Pedidos é um aplicativo com fins de funcionamento paralelo ao VISERP. Nele você consegue fazer as rotinas básicas de qualquer representante que esta enloco na empresa direto em seu

Leia mais

Visão Geral sobre o tutorial de Utilização de

Visão Geral sobre o tutorial de Utilização de Tutorial de Utilização de Impressoras Não Fiscais no NFC-e Visão Geral sobre o tutorial de Utilização de Impressoras Não Fiscais no NFC-e O intuito deste tutorial é descrever com detalhes técnicos como

Leia mais

Instalação TotvsServiceSped

Instalação TotvsServiceSped Instalação TotvsServiceSped ÍNDICE INSTALAÇÃO PRODUTO TOTVSSERVICESSPED - NFE... 1 INSTALAÇÃO DO TOPCONNECT... 2 1. Configuração da conexão com o Banco de Dados... 7 1.1. SQL Server... 7 1.2. Informix...

Leia mais

Catálogo em Rede. Sumário

Catálogo em Rede. Sumário Sumário Introdução...2 Configurando o Servidor...2 Tipo de firebird utilizado...2 Efetuando a troca do firebird...4 Verificar se existe Firebird Server instalado...4 Instalando o gerenciador Firebird Server...6

Leia mais

LIBERAÇÃO DA PASTA ARQUIVOS DE PROGRAMA

LIBERAÇÃO DA PASTA ARQUIVOS DE PROGRAMA LIBERAÇÃO DA PASTA ARQUIVOS DE PROGRAMA Antes de fazer a instalação em rede é correto executar no servidor: a) Instalação do Firebird. b) Instalação do Sistema Gerencial GG4 c) Habilitação do sistema.

Leia mais

Mercado Eletrônico Instalação e Atualização MEConnect2

Mercado Eletrônico Instalação e Atualização MEConnect2 Manual de Usuário da Plataforma de compras do Grupo José de Mello - Mercado Eletrônico Instalação e Atualização MEConnect2 1 Índice 1. Introdução... 3 2. Visão Geral... 3 3. Instalação e Atualização...

Leia mais

Manual de Instalação

Manual de Instalação Manual de Instalação LPT4 - Sistemas de Informação Ltda. Diagnose Pró 7 O Diagnose Pró 7.0 é um software desenvolvido com a assessoria e aval de uma equipe médica especializada, para médicos e clínicas

Leia mais

Manual de Instalação Flex

Manual de Instalação Flex Manual de Instalação Flex Sumário 1. Sobre este documento... 3 2. Suporte técnico... 3 3. Requisitos de hardware... 4 4. Instalação... 5 4.1. Instalação no servidor... 5 4.1.1. Instalação do sistema...

Leia mais

Auxiliar de instalação (Português Brasileiro) Primeiros passos

Auxiliar de instalação (Português Brasileiro) Primeiros passos Primeiros passos Auxiliar de instalação (Português Brasileiro) Agradecemos que você tenha optado por nosso produto e esperamos que esteja sempre satisfeito(a) com seu novo software da G DATA. Caso algo

Leia mais

Vendas. Manual do Usuário. Copyright 2014 - ControleNaNet

Vendas. Manual do Usuário. Copyright 2014 - ControleNaNet Manual do Usuário Copyright 2014 - ControleNaNet Conteúdo A Ficha de Vendas...3 Os Recibos...6 Como imprimir?...7 As Listagens...9 Clientes... 10 Consulta... 11 Inclusão... 13 Alteração... 14 Exclusão...

Leia mais

Manual de Instalação

Manual de Instalação Manual de Instalação Produto: DPS Print Agent Versão:3.0.0 Versão do Doc.:1.0 Autor: Wagner Petri Data: 11/03/2010 Aplica-se à: Clientes e Revendas Alterado por: Release Note: Detalhamento de Alteração

Leia mais

Manual de Utilização do TOTVS Restore

Manual de Utilização do TOTVS Restore Manual de Utilização do TOTVS Restore Atualização de Ambientes RM O TOTVS Restore é uma ferramenta desenvolvida pela equipe de Engenharia de Software do CD-BH com o intuito de permitir a criação e atualização

Leia mais

BEM VINDO (A) À ACTVS SOFTWARE E APOIO A GESTÃO

BEM VINDO (A) À ACTVS SOFTWARE E APOIO A GESTÃO 1 BEM VINDO (A) À ACTVS SOFTWARE E APOIO A GESTÃO Este guia foi desenvolvido com a finalidade de explicar de forma simples e dinâmica os procedimentos básicos de utilização de nossa rede e seus recursos.

Leia mais

Atualizaça o do Maker

Atualizaça o do Maker Atualizaça o do Maker Prezados Clientes, Nós da Playlist Software Solutions empresa líder de mercado no desenvolvimento de software para automação de rádios - primamos pela qualidade de nossos produtos,

Leia mais

Manual de Instalação, Configuração e Utilização do MG-Soft Web

Manual de Instalação, Configuração e Utilização do MG-Soft Web Manual de Instalação, Configuração e Utilização do MG-Soft Web V 1.7 www.pinaculo.com.br (51) 3541-0700 Sumário 1. INSTALAÇÃO E CONFIGURAÇÃO MG-SOFT WEB... 3 1.1. INSTALAÇÃO... 3 1.1.1. IIS Express para

Leia mais

Manual de Usuário INDICE

Manual de Usuário INDICE Manual de Usuário INDICE Características do Sistema... 02 Características Operacionais... 03 Realizando o Login... 04 Menu Tarifador... 05 Menu Relatórios... 06 Menu Ferramentas... 27 Menu Monitor... 30

Leia mais