A OQRJ será realizada anualmente em três modalidades, de acordo com a escolaridade do aluno:

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "A OQRJ será realizada anualmente em três modalidades, de acordo com a escolaridade do aluno:"

Transcrição

1 Regulamento OS PARTICIPANTES A Olimpíada de Química do Rio de Janeiro (OQRJ) é uma competição dedicada aos alunos do Estado do Rio de Janeiro, de escolas e instituições de ensino, regularmente matriculados. OS OBJETIVOS A OQRJ tem como objetivos principais: 1. despertar e estimular o interesse pela Quimica; 2. proporcionar desafios aos estudantes; 3. aproximar a universidade do ensino médio; 4. identificar os estudantes talentosos em Química, preparando os para as olimpíadas nacional (OBQ Olimpíada Brasileira de Química) e internacionais, estimulando os a seguir carreiras científico tecnológicas; 5. aperfeiçoar a capacitação dos professores; 6. influenciar na melhoria do ensino. AS MODALIDADES A OQRJ será realizada anualmente em três modalidades, de acordo com a escolaridade do aluno: Modalidade EM1 para alunos matriculados na 1ª série do Ensino Médio, quando da realização da prova da OQRJ. Modalidade EM2 para alunos matriculados na 2 ª série do Ensino Médio, quando da realização da prova da OQRJ. Modalidade EM3 para alunos matriculados na 3 ª série do Ensino Médio, quando da realização da prova da OQRJ. Não podem participar alunos que já tenham concluído o Ensino Médio antes da realização da prova, ficando o aluno e o colégio sujeitos a penalidades caso seja descumprida esta regra. AS FASES Para as Modalidades EM1, EM2 e EM3 a OQRJ será realizada em duas fases. Só participarão da 2ª fase os alunos que tiverem obtido nota maior ou igual à nota de corte estabelecida pela banca na prova objetiva da 1ª fase. Para fins da OBQ, vale ressaltar que: Os vinte primeiros colocados na classificação final da OQRJ 2011 nas modalidades EM1 e EM2 serão inscritos na Olimpíada Brasileira de Química 2012, respectivamente, nas modalidades A e B. Caso algum aluno destes 40 desista previamente de participar, o aluno premiado seguinte na modalidade de desistência será convidado a participar.

2 As datas serão fixadas anualmente pela Comissão da OQRJ (Anexo 4). ESTRUTURA DAS PROVAS Para todas as modalidades, ter se á uma prova realizada nas escolas com duração de 2 horas. Para a 1ª fase serão 20 questões objetivas (1,00 ponto cada) e para a 2ª fase serão 5 quesões discursivas (16,00 pontos cada) com duração de 3 horas. ELABORAÇÃO DAS PROVAS E RESPONSABILIDADES DAS BANCAS Para cada modalidade será nomeada pela Coordenação Estadual uma banca especializada de 3 a 5 membros. Esta nomeação será feita até 30 dias antes da realização das provas. Cada uma das bancas será responsável por: 1. elaborar as questões, problemas e suas respectivas soluções; 2. submeter o trabalho a consultores convidados para verificação da adequação; 3. elaborar os critérios de correção para as provas; 4. corrigir as questões discursivas; 5. elaborar um relatório contendo os aspectos positivos e negativos percebidos durante a correção, dados e estatísticas que permitam a cada coordenador local atuar na melhoria do ensino das escolas de sua região; 6. decidirem juntamente com a coordenação regional os critérios finais de premiação. A COORDENAÇÃO Coordenação Estadual Responsabilidades: Nomear a banca especializada; A coordenação estadual tem poder decisório sobre qualquer situação conflitante que venha a ocorrer na OQRJ. Coordenação na Instituição Será nomeado um professor de cada instituição de ensino, denominado representante da OQRJ na instituição, que estará em permanente contato com a coordenação estadual, e que deverá estar ciente do presente regulamento e quaisquer alterações que nele possam vir a ocorrer. Responsabilidade da Coordenação na Instituição: A manutenção do sigilo das provas que lhes serão enviadas com antecedência, podendo haver punições à instituição, determinadas pela coordenação estadual, em caso de se notar qualquer tentativa de divulgação das questões da prova antes da data e horário previstos para sua aplicação. O representante da OQRJ na instituição é responsável pela correção das questões objetivas de acordo com o gabarito oficial da OQRJ e envio das notas com os nomes completos dos alunos correspondentes a cada nota referentes a esta 1ª fase da olimpíada em data pré estabelecida em calendário.

3 A REALIZAÇÃO DA OQRJ A OQRJ será realizada em todos os colégios cadastrados (veja anexo 1). A responsabilidade do recebimento da prova, impressão, aplicação, correção das questões objetivas e transmissão dos dados ao coordenador estadual será do representante da OQRJ na instituição. Alunos podem pedir ao coordenador regional para fazer a prova sob a sua responsabilidade direta se por qualquer razão não for possível fazer a prova na instituição. Este pedido deve ser realizado com antecedência mínima de 20 dias da realização da 1ª fase. Cabe ao coordenador estadual analisar se tal pedido é viável e procedente. A PARTICIPAÇÃO NA OBQ A prova nacional da OBQ poderá ser realizada nas instituições que tiverem maior número de estudantes promovidos. Caberá ao coordenador regional estabelecer os locais onde esta fase será realizada, distribuir todos os alunos classificados nesses locais, solicitar a ajuda de todos os professores representantes da OQRJ para a aplicação das provas, e transmissão dos resultados para a Secretaria Nacional da Olimpíada (veja anexos 2 e 3). CRITÉRIOS DE INSCRIÇÃO Cada colégio poderá inscrever todos os estudantes interessados. Não existe nenhuma limitação no número de alunos por instituição e todo aluno que desejar, deve participar. A existência da OQRJ deve ser amplamente divulgada na instituição cadastrada. A inscrição ocorrerá em cada colégio. Posteriormente, o representante da OQRJ em cada colégio informará ao coordenador estadual os resultados da 1ª fase e o nome dos alunos participantes dentro do prazo estipulado no anexo 4. A PONTUAÇÃO E O CRITÉRIO PARA CORREÇÃO 1. As 20 questões objetivas da 1ª fase terão o valor de 1,00 ponto cada uma e sua correção será de responsabilidade do representante da OQRJ na instituição, com base no gabarito repassado pela coordenação estadual; 2. As questões discursivas, na 2ª fase, serão corrigidas pela banca responsável da OQRJ; 3. As questões discursivas só serão corrigidas se o aluno tiver obtido, na 1ª fase, nota maior ou igual à nota de corte estabelecida pela coordenação estadual. 4. A classificação final da OQRJ 2011 será dada em ordem decrescente de Nota Final. A Nota Final será obtida pela soma simples das notas da 1 ª e 2ª fases, podendo assim variar de 0,00 (ZERO) a 100,00 (CEM) pontos. A PREMIAÇÃO Serão oferecidas Medalhas de Ouro, Medalhas de Prata e Medalhas de Bronze. As quantidades de medalhas oferecidas atenderão aproximadamente a proporção 1: 2: 3. Serão oferecidas Menções Honrosas a critério da banca.

4 AS CERIMÔNIAS DE PREMIAÇÃO Serão realizadas cerimônias de premiação da OQRJ nas regiões que tiverem maior número de alunos premiados. No entanto, a Comissão de Olimpíadas não será obrigada a arcar com o translado, hospedagem e demais despesas destes alunos. Anexos 1) O CADASTRAMENTO Qualquer instituição de ensino do estado do Rio de Janeiro poderá se cadastrar na Secretaria da Olimpíada para participar da OQRJ. A ficha de inscrição pode ser obtida através de contato por e mail: oqrj2006@gmail.com. 2) A CONTRAPARTIDA DOS COLÉGIOS A Comissão de Olimpíadas solicita às instituições a colaboração para tornar exeqüível a realização da OQRJ em âmbito estadual nos seguintes aspectos: 1. nomear um professor representante da OQRJ na instituição; 2. incluir no calendário as datas da OQRJ para que não haja colisões com as atividades normais; 3. reproduzir as provas da OQRJ para os alunos participantes; 4. promover a divulgação das atividades da OQRJ e organizar a infra estrutura para a realização das provas; 5. envolver os professores e alunos nas atividades da OQRJ. 3) SEQÜÊNCIA DE PROCEDIMENTOS DOS REPRESENTANTES E COORDENADORES 1. no início do ano letivo todos divulgam a realização da OQRJ; 2. as escolas se increvem por e mail (oqrj2006@gmail.com) 3. os representantes em cada colégio recebem a prova; 4. os representantes nos colégios providenciam a impressão e a aplicação da prova, a correção de acordo com o gabarito, divulgado após a realização da prova, e, em seguida, transmitem o resultado ao coordenador estadual constando de nome e pontuação de cada aluno na 1ª fase; 5. com a nota de corte divulgada os representantes de cada colégio devem avisar aos alunos a mesma bem como quem deve estar presente na data de realização da 2ª fase no lugar estabelecido pela comissão da OQRJ. 4) CALENDÁRIO Inscrição das escolas = 06/06 12/08/11 (por e mail) 1ª fase = 19/08 (15h às 17h na própria escola do aluno será numa sexta feira) 2ª fase = a divulgar

5 5) CONTEÚDO PROGRAMÁTICO MODALIDADE EM1 1a FASE: 2a FASE: 6. Reações químicas: leis ponderais. Estequiometria. Cálculos com porcentagem de pureza e rendimento. 7. Funções inorgânicas: classificação das reações: síntese, análise, deslocamento, dupla troca, óxido redução. Nomenclatura de ácidos, bases, sais, óxidos e hidretos. Propriedades químicas das principais funções inorgânicas. 8. Química ambiental: chuva ácida, camada de ozônio, poluição do ar, poluição da água. 9. Laboratório: noções de segurança. Vidraria e seu emprego. Técnicas básicas de separação de substâncias. Titulação. 10. Gases: Lei de Boyle, Charles, Gay Lussac. Equação de gases ideais. Transformações: isotérmicas, isobáricas. Misturas gasosas: pressão parcial, lei de Dalton. Volume molar. Lei de Graham.

6 MODALIDADE EM2 1a FASE: 6. Reações químicas: leis ponderais. Estequiometria. Cálculos com porcentagem de pureza e rendimento. 7. Funções inorgânicas: classificação das reações: síntese, análise, deslocamento, dupla troca, óxido redução. Nomenclatura de ácidos, bases, sais, óxidos e hidretos. Propriedades químicas das principais funções inorgânicas. 8. Soluções: soluções verdadeiras e soluções coloidais. Solubilidade em função da temperatura. Unidades de concentração. Cálculos de diluição. Titulometria. 9. Propriedades coligativas: tonometria, ebuliometria, criometria, osmometria Soluções iônicas e moleculares. 10. Termoquímica: reações endotérmicas e exotérmicas. Entalpia: lei de entalpia de reação (formação, combustão, neutralização). Entropia. Energia livre. 11. Gases: Lei de Boyle, Charles, Gay Lussac. Equação de gases ideais. Transformações: isotérmicas, isobáricas. Misturas gasosas: pressão parcial, lei de Dalton. Volume molar. Lei de Graham. 12. Cinética Química. Velocidade de reação: fatores que influem na velocidade das reações. Lei da ação das massas. Ordem de reação e molecularidade. Lei de velocidade. Energia de ativação. Catálise. 13. Equilíbrio químico homogêneo. Constante de equilíbrio. Deslocamento de equilíbrio: princípio de Le Chatelier. Equilíbrio iônico: produto de solubilidade, hidrólise, ph e poh. 14. Química ambiental: chuva ácida, camada de ozônio, poluição do ar, poluição da água. 15. Laboratório: noções de segurança. Vidraria e seu emprego. Técnicas básicas de separação de substâncias. Titulação. 16. Átomo de carbono. Cadeias carbônicas. Classificação de cadeias carbônicas. 17. Funções orgânicas: nomenclaturas (oficial e usual). Reações de hidrocarbonetos. Compostos aromáticos, álcoois, aldeídos, cetonas, ácidos carboxílicos, ésteres, aminas, amidas, haletos.

7 2a FASE: 6. Reações químicas: leis ponderais. Estequiometria. Cálculos com porcentagem de pureza e rendimento. 7. Funções inorgânicas: classificação das reações: síntese, análise, deslocamento, dupla troca, óxido redução. Nomenclatura de ácidos, bases, sais, óxidos e hidretos. Propriedades químicas das principais funções inorgânicas. 8. Soluções: soluções verdadeiras e soluções coloidais. Solubilidade em função da temperatura. Unidades de concentração. Cálculos de diluição. Titulometria. 9. Propriedades coligativas: tonometria, ebuliometria, criometria, osmometria Soluções iônicas e moleculares. 10. Termoquímica: reações endotérmicas e exotérmicas. Entalpia: lei de entalpia de reação (formação, combustão, neutralização). Entropia. Energia livre. 11. Gases: Lei de Boyle, Charles, Gay Lussac. Equação de gases ideais. Transformações: isotérmicas, isobáricas. Misturas gasosas: pressão parcial, lei de Dalton. Volume molar. Lei de Graham. 12. Cinética Química. Velocidade de reação: fatores que influem na velocidade das reações. Lei da ação das massas. Ordem de reação e molecularidade. Lei de velocidade. Energia de ativação. Catálise. 13. Equilíbrio químico homogêneo. Constante de equilíbrio. Deslocamento de equilíbrio: princípio de Le Chatelier. Equilíbrio iônico: produto de solubilidade, hidrólise, ph e poh. 14. Eletroquímica. Pilhas. Potenciais de óxido redução. Equação de Nernst. Eletrólise: sais fundidos e soluções aquosas. Cálculos. 15. Radioatividade: características das radiações alfa, beta, gama, raios X. Séries radioativas, meia vida. Efeitos biológicos das radiações. 16. Química ambiental: chuva ácida, camada de ozônio, poluição do ar, poluição da água. 17. Laboratório: noções de segurança. Vidraria e seu emprego. Técnicas básicas de separação de substâncias. Titulação. Eletrólise. 18. Átomo de carbono. Cadeias carbônicas. Classificação de cadeias carbônicas. Isomeria: plana, geométrica e óptica. 19. Funções orgânicas: nomenclaturas (oficial e usual). Compostos aromáticos, álcoois, aldeídos, cetonas, ácidos carboxílicos, ésteres, aminas, amidas, haletos.

8 MODALIDADE EM3 1a FASE: 6. Reações químicas: leis ponderais. Estequiometria. Cálculos com porcentagem de pureza e rendimento. 7. Funções inorgânicas: classificação das reações: síntese, análise, deslocamento, dupla troca, óxido redução. Nomenclatura de ácidos, bases, sais, óxidos e hidretos. Propriedades químicas das principais funções inorgânicas. 8. Soluções: soluções verdadeiras e soluções coloidais. Solubilidade em função da temperatura. Unidades de concentração. Cálculos de diluição. Titulometria. 9. Propriedades coligativas: tonometria, ebuliometria, criometria, osmometria Soluções iônicas e moleculares. 10. Termoquímica: reações endotérmicas e exotérmicas. Entalpia: lei de entalpia de reação (formação, combustão, neutralização). Entropia. Energia livre. 11. Gases: Lei de Boyle, Charles, Gay Lussac. Equação de gases ideais. Transformações: isotérmicas, isobáricas. Misturas gasosas: pressão parcial, lei de Dalton. Volume molar. Lei de Graham. 12. Cinética Química. Velocidade de reação: fatores que influem na velocidade das reações. Lei da ação das massas. Ordem de reação e molecularidade. Lei de velocidade. Energia de ativação. Catálise. 13. Equilíbrio químico homogêneo. Constante de equilíbrio. Deslocamento de equilíbrio: princípio de Le Chatelier. Equilíbrio iônico: produto de solubilidade, hidrólise, ph e poh. 14. Eletroquímica. Pilhas. Potenciais de óxido redução. Equação de Nernst. Eletrólise: sais fundidos e soluções aquosas. Cálculos. 15. Radioatividade: características das radiações alfa, beta, gama, raios X. Séries radioativas, meia vida. Efeitos biológicos das radiações. 16. Átomo de carbono. Cadeias carbônicas. Isomeria: plana, geométrica e óptica. 17. Funções orgânicas: nomenclaturas (oficial e usual). Compostos aromáticos, álcoois, aldeídos, cetonas, ácidos carboxílicos, ésteres, aminas, amidas, haletos. 18. Química ambiental: chuva ácida, camada de ozônio, poluição do ar, poluição da água. 19. Laboratório: noções de segurança. Vidraria e seu emprego. Técnicas básicas de separação de substâncias. Titulação. Eletrólise.

9 2a FASE: 6. Reações químicas: leis ponderais. Estequiometria. Cálculos com porcentagem de pureza e rendimento. 7. Funções inorgânicas: classificação das reações: síntese, análise, deslocamento, dupla troca, óxido redução. Nomenclatura de ácidos, bases, sais, óxidos e hidretos. Propriedades químicas das principais funções inorgânicas. 8. Soluções: soluções verdadeiras e soluções coloidais. Solubilidade em função da temperatura. Unidades de concentração. Cálculos de diluição. Titulometria. 9. Propriedades coligativas: tonometria, ebuliometria, criometria, osmometria Soluções iônicas e moleculares. 10. Termoquímica: reações endotérmicas e exotérmicas. Entalpia: lei de entalpia de reação (formação, combustão, neutralização). Entropia. Energia livre. 11. Gases: Lei de Boyle, Charles, Gay Lussac. Equação de gases ideais. Transformações: isotérmicas, isobáricas. Misturas gasosas: pressão parcial, lei de Dalton. Volume molar. Lei de Graham. 12. Cinética Química. Velocidade de reação: fatores que influem na velocidade das reações. Lei da ação das massas. Ordem de reação e molecularidade. Lei de velocidade. Energia de ativação. Catálise. 13. Equilíbrio químico homogêneo. Constante de equilíbrio. Deslocamento de equilíbrio: princípio de Le Chatelier. Equilíbrio iônico: produto de solubilidade, hidrólise, ph e poh. 14. Eletroquímica. Pilhas. Potenciais de óxido redução. Equação de Nernst. Eletrólise: sais fundidos e soluções aquosas. Cálculos. 15. Radioatividade: características das radiações alfa, beta, gama, raios X. Séries radioativas, meia vida. Efeitos biológicos das radiações. 16. Átomo de carbono. Cadeias carbônicas. Isomeria: plana, geométrica e óptica. 17. Funções orgânicas: nomenclaturas (oficial e usual). Reações de hidrocarbonetos. Compostos aromáticos, álcoois, aldeídos, cetonas, ácidos carboxílicos, ésteres, aminas, amidas, haletos. 18. Reações orgânicas: adição, eliminação, substituição, oxidação. 19. Química ambiental: chuva ácida, camada de ozônio, poluição do ar, poluição da água.

10 20. Laboratório: noções de segurança. Vidraria e seu emprego. Técnicas básicas de separação de substâncias. Titulação. Eletrólise.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS INSTITUTO DE CIÊNCIAS EXATAS DEPARTAMENTO DE QUÍMICA EDITAL DQ/OMQ nº 01/2012 XV OLIMPÍADA MINEIRA DE QUÍMICA

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS INSTITUTO DE CIÊNCIAS EXATAS DEPARTAMENTO DE QUÍMICA EDITAL DQ/OMQ nº 01/2012 XV OLIMPÍADA MINEIRA DE QUÍMICA UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS INSTITUTO DE CIÊNCIAS EXATAS DEPARTAMENTO DE QUÍMICA EDITAL DQ/OMQ nº 01/2012 XV OLIMPÍADA MINEIRA DE QUÍMICA O Departamento de Química do Instituto de Ciências Exatas

Leia mais

REGULAMENTO 1 DOS OBJETIVOS

REGULAMENTO 1 DOS OBJETIVOS 1 REGULAMENTO A Olimpíada Pernambucana de Química 2016 (OPEQ 2016) é um evento realizado pela Universidade Federal Rural de Pernambuco e pela Universidade Federal de Pernambuco, e integra as atividades

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS INSTITUTO DE CIÊNCIAS EXATAS DEPARTAMENTO DE QUÍMICA EDITAL DQ/OMQ Nº 01/ ª OLIMPÍADA MINEIRA DE QUÍMICA

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS INSTITUTO DE CIÊNCIAS EXATAS DEPARTAMENTO DE QUÍMICA EDITAL DQ/OMQ Nº 01/ ª OLIMPÍADA MINEIRA DE QUÍMICA UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS INSTITUTO DE CIÊNCIAS EXATAS DEPARTAMENTO DE QUÍMICA EDITAL DQ/OMQ Nº 01/2018 21ª OLIMPÍADA MINEIRA DE QUÍMICA O Departamento de Química do Instituto de Ciências Exatas

Leia mais

EDITAL N o. 01/2019. I Maratona de Química do Rio Grande do Norte

EDITAL N o. 01/2019. I Maratona de Química do Rio Grande do Norte Associação Brasileira de Química Seção Regional do Rio Grande do Norte Av. Senador Salgado Filho S/N, Lagoa Nova, Natal/RN CEP 59078-970 Campus Universitário - UFRN Instituto de Química e-mail: abq.regional.rn@gmail.com

Leia mais

PROGRAMA NACIONAL OLIMPÍADAS DE QUÍMICA OLIMPÍADA ALAGOANA DE QUÍMICA REGULAMENTO PARA 2017 CONSIDERAÇÕES GERAIS

PROGRAMA NACIONAL OLIMPÍADAS DE QUÍMICA OLIMPÍADA ALAGOANA DE QUÍMICA REGULAMENTO PARA 2017 CONSIDERAÇÕES GERAIS PROGRAMA NACIONAL OLIMPÍADAS DE QUÍMICA OLIMPÍADA ALAGOANA DE QUÍMICA REGULAMENTO PARA 2017 O regulamento aqui apresentado tem como objetivo instruir o funcionamento da Olímpiada Alagoana de Química (OALQ)

Leia mais

EDITAL N o 01/2016. XIX Maratona Cearense de Química

EDITAL N o 01/2016. XIX Maratona Cearense de Química ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE QUÍMICA REGIONAL DO CEARÁ Rua Floriano Peixoto, 2020 Bairro: José Bonifácio 60025-131 Fortaleza Ceará Brasil Fone/FAX: (85) 3226-4958 ramal 34 E-mail: abqce@ufc.br EDITAL N o 01/2016

Leia mais

Centro Educacional Juscelino Kubitschek

Centro Educacional Juscelino Kubitschek Centro Educacional Juscelino Kubitschek ALUNO: N.º: DATA: / / ENSINO: ( x ) Fundamental ( ) Médio SÉRIE: _9º TURMA: TURNO: DISCIPLINA: QUÍMICA PROFESSOR(A): EQUIPE DE QUÍMICA Queridos alunos; Senhores

Leia mais

Cronograma de Aulas 1º SEMESTRE. Data Frente Aula Professor 05/03 e 12/03

Cronograma de Aulas 1º SEMESTRE. Data Frente Aula Professor 05/03 e 12/03 Faculdade de Odontologia de Araçatuba Cursinho Daca Cronograma de Aulas 1º SEMESTRE Área de Conhecimento: Ciências da Natureza e Suas Tecnologias Curso: Extensivo Disciplina: Química Data Frente Aula Professor

Leia mais

DISCIPLINA DE QUÍMICA OBJETIVOS: 1ª Série

DISCIPLINA DE QUÍMICA OBJETIVOS: 1ª Série DISCIPLINA DE QUÍMICA OBJETIVOS: 1ª Série Traduzir linguagens químicas em linguagens discursivas e linguagem discursiva em outras linguagens usadas em Química tais como gráficos, tabelas e relações matemáticas,

Leia mais

DISCIPLINA DE QUÍMICA

DISCIPLINA DE QUÍMICA DISCIPLINA DE QUÍMICA OBJETIVOS: 1ª série Traduzir linguagens químicas em linguagens discursivas e linguagem discursiva em outras linguagens usadas em Química tais como gráficos, tabelas e relações matemáticas,

Leia mais

EDITAL N o 01/2019. XXII Maratona Cearense de Química

EDITAL N o 01/2019. XXII Maratona Cearense de Química ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE QUÍMICA REGIONAL DO CEARÁ Rua Floriano Peixoto, 2020 Bairro: José Bonifácio 60025-131 Fortaleza Ceará Brasil Fone/FAX: (85) 3226-4958 E-mail: abqce@ufc.br EDITAL N o 01/2019 XXII

Leia mais

EDITAL N o 01/2010. XIII Maratona Cearense de Química

EDITAL N o 01/2010. XIII Maratona Cearense de Química ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE QUÍMICA REGIONAL DO CEARÁ Rua Floriano Peixoto, 2020 Bairro: José Bonifácio 60025-131 Fortaleza Ceará Brasil Fone/FAX: (85) 3226-4958 ramal 27 E-mail: abqce@ufc.br EDITAL N o 01/2010

Leia mais

EDITAL N o 01/2011. XIV Maratona Cearense de Química ANO INTERNACIONAL DA QUÍMICA

EDITAL N o 01/2011. XIV Maratona Cearense de Química ANO INTERNACIONAL DA QUÍMICA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE QUÍMICA REGIONAL DO CEARÁ Rua Floriano Peixoto, 2020 Bairro: José Bonifácio 60025-131 Fortaleza Ceará Brasil Fone/FAX: (85) 3226-4958 ramal 27 E-mail: abqce@ufc.br EDITAL N o 01/2011

Leia mais

I OLIMPÍADA DE QUÍMICA DA UFERSA

I OLIMPÍADA DE QUÍMICA DA UFERSA I OLIMPÍADA DE QUÍMICA DA UFERSA 1. Da responsabilidade O Grupo de pesquisa GPAQ (Grupo de Processos e Análises Químicas) em conjunto a demais integrantes da Química do Campus da UFERSA em Pau dos Ferros,

Leia mais

Curso Preparatório para o Ingresso no Ensino Superior (Pré-Vestibular)

Curso Preparatório para o Ingresso no Ensino Superior (Pré-Vestibular) Curso Preparatório para o Ingresso no Ensino Superior (Pré-Vestibular) Os conteúdos conceituais de Química estão distribuídos em 5 frentes. Química Extensivo A)Meio ambiente; estrutura atômica; Classificação

Leia mais

PROGRAMA NACIONAL OLIMPÍADAS DE QUÍMICA OLIMPÍADA ALAGOANA DE QUÍMICA REGULAMENTO GERAL CONSIDERAÇÕES GERAIS

PROGRAMA NACIONAL OLIMPÍADAS DE QUÍMICA OLIMPÍADA ALAGOANA DE QUÍMICA REGULAMENTO GERAL CONSIDERAÇÕES GERAIS PROGRAMA NACIONAL OLIMPÍADAS DE QUÍMICA OLIMPÍADA ALAGOANA DE QUÍMICA REGULAMENTO GERAL O regulamento apresentado trata do funcionamento geral da Olímpiada Alagoana de Química a ser realizada anualmente

Leia mais

Química FASCÍCULO 1 Módulo 1 Introdução à química Módulo 6 A estrutura da matéria: o átomo de Bohr Módulo 2 Propriedades da matéria FASCÍCULO 2

Química FASCÍCULO 1 Módulo 1 Introdução à química Módulo 6 A estrutura da matéria: o átomo de Bohr Módulo 2 Propriedades da matéria FASCÍCULO 2 Química FASCÍCULO 1 Módulo 1 Introdução à química Um mundo químico A química e o corpo humano A química e o futuro O que é química A alquimia A química como ciência Método científico Módulo 2 Propriedades

Leia mais

QUÍMICA MATÉRIA ISOLADA / TURMA +ENEM

QUÍMICA MATÉRIA ISOLADA / TURMA +ENEM QUÍMICA MATÉRIA ISOLADA / TURMA +ENEM MÓDULO 1 Atomística Tabela Periódica Cálculos Químicos: Grandezas Químicas Cálculos Químicos: Fórmulas Químicas Ligações Químicas Química Orgânica I Estudo da Matéria

Leia mais

OLIMPÍADA BRASILEIRA DE MATEMÁTICA 2017 REGULAMENTO

OLIMPÍADA BRASILEIRA DE MATEMÁTICA 2017 REGULAMENTO OLIMPÍADA BRASILEIRA DE MATEMÁTICA 2017 1. Disposições Gerais REGULAMENTO 1.1. A Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM) é uma realização conjunta do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) e da

Leia mais

OLIMPÍADA BRASILEIRA DE MATEMÁTICA 2019 REGULAMENTO

OLIMPÍADA BRASILEIRA DE MATEMÁTICA 2019 REGULAMENTO 1. Disposições Gerais OLIMPÍADA BRASILEIRA DE MATEMÁTICA 2019 REGULAMENTO 1.1 A Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM) é uma realização conjunta do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) e da

Leia mais

Universidade Federal Fluminense Instituto de Ciências Exatas - ICEx IV OLIMPÍADA SUL FLUMINENSE DE CIÊNCIAS - REGULAMENTO

Universidade Federal Fluminense Instituto de Ciências Exatas - ICEx IV OLIMPÍADA SUL FLUMINENSE DE CIÊNCIAS - REGULAMENTO IV OLIMPÍADA SUL FLUMINENSE DE CIÊNCIAS - REGULAMENTO O Instituto de Ciências Exatas da Universidade Federal Fluminense divulga o edital para a IV Olimpíada Sul Fluminense de Ciências. 1. Dos objetivos

Leia mais

3. Misturas, Substâncias Simples e Compostas e Processos de Separação de Misturas.

3. Misturas, Substâncias Simples e Compostas e Processos de Separação de Misturas. Conteúdo 1. Elementos, modelos atômicos e representações: modelos atômicos de Dalton, Tomson, Rutherford-Bohr. Elemento químico. Número atômico e número de massa. Prótons, elétrons e nêutrons. Distribuição

Leia mais

FUNDAÇÃO OSORIO ENSINO MÉDIO ATUALIZADO EM QUÍMICA 3ª SÉRIE CARGA HORÁRIA: 120 h PLANEJAMENTO ANUAL

FUNDAÇÃO OSORIO ENSINO MÉDIO ATUALIZADO EM QUÍMICA 3ª SÉRIE CARGA HORÁRIA: 120 h PLANEJAMENTO ANUAL FUNDAÇÃO OSORIO ENSINO MÉDIO ATUALIZADO EM 019 QUÍMICA 3ª SÉRIE CARGA HORÁRIA: 10 h PLANEJAMENTO ANUAL 1. OBJETIVOS PARTICULARES DA DISCIPLINA Trabalhar a concepção de que Ciência é o processo de produção

Leia mais

Durante. Utilize os conteúdos multimídia para ilustrar a matéria de outras formas.

Durante. Utilize os conteúdos multimídia para ilustrar a matéria de outras formas. Olá, Professor! Assim como você, a Geekie também tem a missão de ajudar os alunos a atingir todo seu potencial e a realizar seus sonhos. Para isso, oferecemos recomendações personalizadas de estudo, para

Leia mais

IV DESAFIO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA

IV DESAFIO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA IV DESAFIO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA DO COLÉGIO RIO BRANCO Orientações gerais 1) Das inscrições: Os estudantes deverão inscrever-se pelas suas unidades, no site do Colégio; Os estudantes deverão inscrever-se

Leia mais

Maratona ENEM Química Prof. Geovani Barros

Maratona ENEM Química Prof. Geovani Barros Maratona ENEM 2016 Química Prof. Geovani Barros Histórico *Fonte: Revista Superinteressante Química Orgânica Classificação dos átomos de carbono Classificação dos átomos de carbono As moléculas de nanoputians

Leia mais

LICENCIATURA EM QUÍMICA QUÍMICA

LICENCIATURA EM QUÍMICA QUÍMICA Programa de Disciplina Nome: Química Geral II IQ Código: IQG 120 Categoria: Carga Horária Semanal: CARACTERÍSTICAS Número de Semanas Previstas para a Disciplina: 15 Número de Créditos da Disciplina: 4

Leia mais

Curso anual de Química Prof. Alexandre Oliveira

Curso anual de Química Prof. Alexandre Oliveira Curso Anual de Química - Prof. Alexandre Oliveira Programação de Estudos Orientações Gerais: a) Assista em primeiro lugar aos vídeos da teoria referente à semana de estudo na qual você se encontra. Caso

Leia mais

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA PLANO DE ENSINO DADOS DA DISCIPLINA Nome da Disciplina: QUÍMICA II Curso: Controle Ambiental Carga Horária: 80hs Total de Aulas Semanais:

Leia mais

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ QUIMICA PRISE/PROSEL- 1ª ETAPA

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ QUIMICA PRISE/PROSEL- 1ª ETAPA UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ QUIMICA PRISE/PROSEL- 1ª ETAPA EIXO-TEMÁTICO: MATÉRIA, TRASFORMAÇÕES QUÍMICAS E AMBIENTE COMPETÊNCIAS HABILIDADES CONTEÚDO Descrever as transformações químicas em linguagem

Leia mais

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ PROCESSO SELETIVO - QUÍMICA PROSEL/ PRISE 1ª ETAPA

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ PROCESSO SELETIVO - QUÍMICA PROSEL/ PRISE 1ª ETAPA UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ PROCESSO SELETIVO - QUÍMICA PROSEL/ PRISE 1ª ETAPA EIXO TEMÁTICO: MATÉRIA. VIDA E AMBIENTE CONTEÚDO COMPETÊNCIAS HABILIDADES - Aplicar conhecimentos sobre a evolução dos

Leia mais

PLANO DE ENSINO. Série/Período: 2ª Semestre: 1º Ano Letivo: 2017 Professor: Paulo Fernando Rodrigues Matrangolo

PLANO DE ENSINO. Série/Período: 2ª Semestre: 1º Ano Letivo: 2017 Professor: Paulo Fernando Rodrigues Matrangolo PLANO DE ENSINO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO NORTE DE MINAS GERAIS - CAMPUS ARINOS Curso: TÉCNICO EM MEIO

Leia mais

DADOS DO COMPONENTE CURRICULAR Nome: Química Curso: Técnico em Meio Ambiente Integrado ao Ensino Médio Série: 1 Ano Carga Horária: 67 h (80 aulas)

DADOS DO COMPONENTE CURRICULAR Nome: Química Curso: Técnico em Meio Ambiente Integrado ao Ensino Médio Série: 1 Ano Carga Horária: 67 h (80 aulas) DADOS DO COMPONENTE CURRICULAR Nome: Química Curso: Técnico em Meio Ambiente Integrado ao Ensino Médio Série: 1 Ano Carga Horária: 67 h (80 aulas) Docente Responsável: Rubens Rodrigues Teles EMENTA Matéria

Leia mais

Química. divulgação. Comparativos curriculares. Material de. A coleção Ser Protagonista Química e o currículo do Estado de São Paulo.

Química. divulgação. Comparativos curriculares. Material de. A coleção Ser Protagonista Química e o currículo do Estado de São Paulo. Comparativos curriculares SM Química Ensino médio Material de divulgação de Edições SM A coleção Ser Protagonista Química e o currículo do Estado de São Paulo Apresentação Professor, Devido à inexistência

Leia mais

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO ENSINO TÉCNICO SUBSEQUENTE INVERNO/2010

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO ENSINO TÉCNICO SUBSEQUENTE INVERNO/2010 CONTEÚDO PROGRAMÁTICO ENSINO TÉCNICO SUBSEQUENTE INVERNO/2010 LÍNGUA PORTUGUESA 1. Leitura e interpretação de texto 2. Argumentação 3. Recursos expressivos utilizados no texto 4. Significação de palavras

Leia mais

OBFEP - REGULAMENTO Dos Objetivos 1.1 A Olimpíada Brasileira de Física das Escolas Públicas (OBFEP) 2. Do Credenciamento de Escolas

OBFEP - REGULAMENTO Dos Objetivos 1.1 A Olimpíada Brasileira de Física das Escolas Públicas (OBFEP) 2. Do Credenciamento de Escolas OBFEP - REGULAMENTO 2016 1. Dos Objetivos 1.1 A Olimpíada Brasileira de Física das Escolas Públicas (OBFEP) é uma promoção do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) através do CNPq, do Ministério

Leia mais

Química. divulgação. Comparativos curriculares. Material de. A coleção Ser Protagonista Química e o currículo do Estado do Rio Grande do Sul

Química. divulgação. Comparativos curriculares. Material de. A coleção Ser Protagonista Química e o currículo do Estado do Rio Grande do Sul Comparativos curriculares SM Química Ensino médio Material de divulgação de Edições SM A coleção Ser Protagonista Química e o currículo do Estado do Rio Grande do Sul Apresentação Professor, Devido à

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL - UFFS CAMPUS CHAPECÓ OLIMPÍADA DE MATEMÁTICA DO OESTE CATARINENSE

UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL - UFFS CAMPUS CHAPECÓ OLIMPÍADA DE MATEMÁTICA DO OESTE CATARINENSE UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL - UFFS CAMPUS CHAPECÓ OLIMPÍADA DE MATEMÁTICA DO OESTE CATARINENSE Chapecó (SC), 09 de junho de 2017 Ofício Circular 001 / Olimpíada Regional de Matemática - UFFS

Leia mais

COLÉGIO SANTA TERESINHA R. Madre Beatriz 135 centro Tel. (33)

COLÉGIO SANTA TERESINHA R. Madre Beatriz 135 centro Tel. (33) EU CONFIO Turma: 1º Ano Ensino Médio DISCIPLINA: Química 1) Ligação química. Combinação entre os átomos. Teoria do octeto. Estabilidade dos átomos. Reconhecer a importância das substâncias químicas. Conhecer

Leia mais

PLANO DE ENSINO. 4- Funções Inorgânicas Ácidos (aplicações, características, classificação e nomenclatura).

PLANO DE ENSINO. 4- Funções Inorgânicas Ácidos (aplicações, características, classificação e nomenclatura). PLANO DE ENSINO 1. IDENTIFICAÇÃO Curso: Licenciatura em Ciências Biológicas Componente Curricular: Química Geral e Orgânica Professor: Felipe Augusto Gorla Turma: 01 Período Letivo 2016.1 Ano 2016 Semestre:

Leia mais

Ministério da Educação Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica Instituto Federal do Norte de Minas Gerais 1º VESTIBULAR DE 2016 DO IFNMG

Ministério da Educação Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica Instituto Federal do Norte de Minas Gerais 1º VESTIBULAR DE 2016 DO IFNMG Ministério da Educação Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica Instituto Federal do Norte de Minas Gerais 1º VESTIBULAR DE 2016 DO IFNMG EDITAL Nº 289 DE 19 DE NOVEMBRO DE 2015 RETIFIÇÃO EDITAL

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL - UFFS CAMPUS CHAPECÓ OLIMPÍADA DE MATEMÁTICA DO OESTE CATARINENSE

UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL - UFFS CAMPUS CHAPECÓ OLIMPÍADA DE MATEMÁTICA DO OESTE CATARINENSE UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL - UFFS CAMPUS CHAPECÓ OLIMPÍADA DE MATEMÁTICA DO OESTE CATARINENSE Chapecó (SC), 24 de maio de 2018 Ofício circular 001 / Olimpíada Regional de Matemática - UFFS /

Leia mais

Regulamento da Olimpíada Brasileira de Física

Regulamento da Olimpíada Brasileira de Física Regulamento da Olimpíada Brasileira de Física 1. Dos objetivos A Olimpíada Brasileira de Física (OBF) é um programa da Sociedade Brasileira de Física (SBF), com os seguintes objetivos: - Despertar e estimular

Leia mais

COLÉGIO SANTA TERESINHA R. Madre Beatriz 135 centro Tel. (33)

COLÉGIO SANTA TERESINHA R. Madre Beatriz 135 centro Tel. (33) EU CONFIO COLÉGIO SANTA TERESINHA R. Madre Beatriz 135 centro Tel. (33) 3341-1244 www.colegiosantateresinha.com.br PLANEJAMENTO DE AÇÕES Do 1ºano = 3 ª ETAPA 2018 Professora : Raquel Munhões Período da

Leia mais

OLIMPÍADA CATARINENSE DE QUÍMICA - OCQ

OLIMPÍADA CATARINENSE DE QUÍMICA - OCQ REGULAMENTO DA OLIMPÍADA 1. INTRODUÇÃO A Olimpíada Catarinense de Química - OCQ é um evento que integra o Programa Nacional de Olimpíadas de Química, realizada pela Universidade do Sul de Santa Catarina

Leia mais

CAPÍTULO 1 Quantidades e Unidades 1. CAPÍTULO 2 Massa Atômica e Molecular; Massa Molar 16. CAPÍTULO 3 O Cálculo de Fórmulas e de Composições 26

CAPÍTULO 1 Quantidades e Unidades 1. CAPÍTULO 2 Massa Atômica e Molecular; Massa Molar 16. CAPÍTULO 3 O Cálculo de Fórmulas e de Composições 26 Sumário CAPÍTULO 1 Quantidades e Unidades 1 Introdução 1 Os sistemas de medida 1 O Sistema Internacional de Unidades (SI) 1 A temperatura 2 Outras escalas de temperatura 3 O uso e o mau uso das unidades

Leia mais

Plano de Ensino IDENTIFICAÇÃO EMENTA

Plano de Ensino IDENTIFICAÇÃO EMENTA Plano de Ensino IDENTIFICAÇÃO EIXO TECNOLÓGICO: Informação e Comunicação CURSO: Técnico em Manutenção e Suporte em informática FORMA/GRAU:( x )integrado ( )subsequente ( ) concomitante ( ) bacharelado

Leia mais

Plano de Ensino IDENTIFICAÇÃO EMENTA

Plano de Ensino IDENTIFICAÇÃO EMENTA Plano de Ensino IDENTIFICAÇÃO EIXO TECNOLÓGICO: Controle e Processos Industriais CURSO: Técnico em Química Integrado ao Ensino Médio FORMA/GRAU:( x )integrado ( )subsequente ( ) concomitante ( ) bacharelado

Leia mais

II Olimpíada Brasileira do Saber

II Olimpíada Brasileira do Saber São Paulo, 02 de Janeiro de 2017. 0002-Edital de Abertura II Olimpíada Brasileira do Saber A Olimpíada Brasileira do Saber - OBS foi criada em 2014 como uma competição nacional de alto nível para estimular

Leia mais

10º Torneio Virtual de Química

10º Torneio Virtual de Química 10º Torneio Virtual de Química 2018 1. Da organização e objetivos EDITAL O Torneio Virtual de Química ( TVQ ) é um projeto de extensão universitária desenvolvido integralmente por alunos de graduação da

Leia mais

ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA FRANCISCO MAZZOLA NOVA TRENTO SC PLANO DE ENSINO DE QUÍMICA

ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA FRANCISCO MAZZOLA NOVA TRENTO SC PLANO DE ENSINO DE QUÍMICA ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA FRANCISCO MAZZOLA NOVA TRENTO SC PLANO DE ENSINO DE QUÍMICA ª e 3ª TÉCNICO EM HOSPEDAGEM ª SÉRIE,, 3, 4, 5. ª SÉRIE,, 3, 4. 3ª SÉRIE,, 3, 4. PROFESSOR ÉDIO MAZERA ANO 06 PROF.

Leia mais

PLANO DE AULAS 1 IDENTIFICAÇÃO

PLANO DE AULAS 1 IDENTIFICAÇÃO PLANO DE AULAS Câmpus São José dos Campos Curso: Licenciatura em Química Componente Curricular/Disciplina: Química Geral II 1 IDENTIFICAÇÃO Carga Horária Total: 114 aulas - Aulas semanais: 6 mestre Letivo/

Leia mais

Programa Analítico de Disciplina QUI102 Química Fundamental

Programa Analítico de Disciplina QUI102 Química Fundamental Catálogo de Graduação 016 da UFV 0 Programa Analítico de Disciplina QUI10 Química Fundamental Departamento de Química - Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas Número de créditos: 7 Teóricas Práticas

Leia mais

O diagrama abaixo relaciona a solubilidade de dois sais A e B com a temperatura.

O diagrama abaixo relaciona a solubilidade de dois sais A e B com a temperatura. 13 PRVA D E Q U Í M I C A Q U E S T Ã 21 diagrama abaixo relaciona a solubilidade de dois sais A e B com a temperatura. Com relação ao diagrama, é INCRRET afirmar que: a) a 100ºC, a solubilidade de B é

Leia mais

Regulamento da Olimpíada Brasileira de Física

Regulamento da Olimpíada Brasileira de Física Regulamento da Olimpíada Brasileira de Física 1. Dos objetivos A Olimpíada Brasileira de Física (OBF) é um programa da Sociedade Brasileira de Física (SBF), com os seguintes objetivos: - Despertar e estimular

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ Campus Caucaia

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ Campus Caucaia MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ Campus Caucaia I OLIMPÍADA DE QUÍMICA DO IFCE/ Campus Caucaia 2018 REGULAMENTO

Leia mais

METAIS E LIGAS METÁLICAS

METAIS E LIGAS METÁLICAS DEPARTAMENTO DE C. Físico-Químicas DISCIPLINA: Química COMPETÊNCIAS/CONTEÚDOS 12º ano... Domínios / Objetivos Conceitos/ Conteúdos Calendarização (blocos) METAIS E LIGAS METÁLICAS METAIS E LIGAS METÁLICAS

Leia mais

Regulamento da OPM 2017

Regulamento da OPM 2017 Regulamento da OPM 2017 1. Disposições Gerais 1.1 A Olimpíada Pessoense de Matemática (OPM) é uma realização do Departamento de Matemática da Universidade Federal da Paraíba; 1.2 A coordenação da OPM fica

Leia mais

Regulamento da Olimpíada Paranaense de Matemática

Regulamento da Olimpíada Paranaense de Matemática Regulamento da Olimpíada Paranaense de Matemática - 2018 1. Os Participantes A Olimpíada Paranaense de Matemática (OPRM) é uma competição direcionada aos alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e

Leia mais

PLANO DE ENSINO. Turma(s): 3 Ano/Semestre: 2012/1

PLANO DE ENSINO. Turma(s): 3 Ano/Semestre: 2012/1 UNIVERSIDADE DO AMAZONAS INSTITUTO DE CIÊNCIAS EXATAS DEPARTAMENTO DE QUÍMICA Setor Sul do Campus Universitário - Bloco H, Av. Gal. Rodrigo Octávio Jordão Ramos, 3000 Coroado 69077-000 Manaus, AM. Fone/Fax:

Leia mais

IV Olimpíada Brasileira do Saber

IV Olimpíada Brasileira do Saber REGULAMENTO DA IV OLIMPÍADA BRASILEIRA DO SABER - 2019 São Paulo, 02 de janeiro de 2019. 0004 - Edital de Abertura IV Olimpíada Brasileira do Saber A Olimpíada Brasileira do Saber - OBS foi criada em 2014

Leia mais

Sumário. 1 Introdução: matéria e medidas 1. 2 Átomos, moléculas e íons Estequiometria: cálculos com fórmulas e equações químicas 67

Sumário. 1 Introdução: matéria e medidas 1. 2 Átomos, moléculas e íons Estequiometria: cálculos com fórmulas e equações químicas 67 Prefácio 1 Introdução: matéria e medidas 1 1.1 O estudo da química 1 1.2 Classificações da matéria 3 1.3 Propriedades da matéria 8 1.4 Unidades de medida 12 1.5 Incerteza na medida 18 1.6 Análise dimensional

Leia mais

PRO-REITORIA DE ENSINO, PESQUISA E PÓS GRADUAÇÃO DIREÇÃO DE ENSINO COORDENAÇÃO DE ENSINO TÉCNICO PLANO DE ENSINO

PRO-REITORIA DE ENSINO, PESQUISA E PÓS GRADUAÇÃO DIREÇÃO DE ENSINO COORDENAÇÃO DE ENSINO TÉCNICO PLANO DE ENSINO PLANO DE ENSINO 1 IDENTIFICAÇÃO Curso: Licenciatura em Ciências Biológicas Componente Curricular: Química Geral Professor (nome e titulação): Kathia Regina Kunzler Bechlin/Licenciada em Química/Especialista

Leia mais

PROVA DE INGRESSO ANO LETIVO 2018/2019 PROVA DE QUÍMICA OBJETIVOS

PROVA DE INGRESSO ANO LETIVO 2018/2019 PROVA DE QUÍMICA OBJETIVOS UNIVERSIDADE DE CABO VERDE PROVA DE INGRESSO ANO LETIVO 2018/2019 PROVA DE QUÍMICA OBJETIVOS OBJETIVOS Reconhecer o átomo de hidrogénio como átomo mais simples. Conhecer o espetro de emissão de hidrogénio.

Leia mais

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO ENSINO TÉCNICO SUBSEQUENTE VERÃO/2010

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO ENSINO TÉCNICO SUBSEQUENTE VERÃO/2010 CONTEÚDO PROGRAMÁTICO ENSINO TÉCNICO SUBSEQUENTE VERÃO/2010 LÍNGUA PORTUGUESA 1. Leitura e interpretação de texto 2. Argumentação 3. Recursos expressivos utilizados no texto 4. Significação de palavras

Leia mais

Regulamento da Olimpíada Paranaense de Matemática

Regulamento da Olimpíada Paranaense de Matemática Regulamento da Olimpíada Paranaense de Matemática - 2017 1. Os Participantes A Olimpíada Paranaense de Matemática (OPRM) é uma competição direcionada aos alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e

Leia mais

REVALIDAÇÃO DE ESTUDOS PLANO DE ESTUDOS. 1 Conteúdos Estruturantes e Específicos conforme Proposta Curricular:

REVALIDAÇÃO DE ESTUDOS PLANO DE ESTUDOS. 1 Conteúdos Estruturantes e Específicos conforme Proposta Curricular: INSTITUTO DE EDUCAÇÃO ESTADUAL DE MARINGÁ Ensino Fundamental, Médio, Normal e Profissional Resolução 3455/81 Rua Martim Afonso, n. 50 Fone: (044) 3226-4346 www.ieem.com.br REVALIDAÇÃO DE ESTUDOS PLANO

Leia mais

Química Ensino médio Ser Protagonista Química Estado de Santa Catarina

Química Ensino médio Ser Protagonista Química Estado de Santa Catarina Comparativos curriculares SM Química Ensino médio Material de divulgação de Edições SM A coleção Ser Protagonista Química e o currículo do Estado de Santa Catarina Apresentação Professor, Devido à inexistência

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS FÍSICAS E MATEMÁTICAS DEPARTAMENTO DE QUÍMICA

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS FÍSICAS E MATEMÁTICAS DEPARTAMENTO DE QUÍMICA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS FÍSICAS E MATEMÁTICAS DEPARTAMENTO DE QUÍMICA Campus Universitário -Trindade - 88040-900 - Florianópolis - SC - Brasil Fone: (048) 3721-6852 Disciplina:

Leia mais

P L A N I F I C A Ç Ã O A N U A L

P L A N I F I C A Ç Ã O A N U A L P L A N I F I C A Ç Ã O A N U A L DEPARTAMENTO: MATEMÁTICA E CIÊNCIAS EXPERIMENTAIS ÁREA DISCIPLINAR: 510 - CIÊNCIAS FÍSICO-QUÍMICAS DISCIPLINA: Química NÍVEL DE ENSINO: Secundário CURSO: Ciências e Tecnologias

Leia mais

Universidade Federal do Espírito Santo Projeto Pedagógico de Curso Engenharia Civil ano 2007 DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA CIVIL CENTRO TECNOLÓGICO

Universidade Federal do Espírito Santo Projeto Pedagógico de Curso Engenharia Civil ano 2007 DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA CIVIL CENTRO TECNOLÓGICO UFES DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA CIVIL CENTRO TECNOLÓGICO DISCIPLINA Código Denominação Carga Horária Semestral Cr. Nat. CIV QUÍMICA APLICADA À ENGENHARIA CIVIL T: 45 h, L: 30 h, E: 0 h 5 OBR OBJETIVO DA

Leia mais

P L A N I F I C A Ç Ã O A N U A L

P L A N I F I C A Ç Ã O A N U A L P L A N I F I C A Ç Ã O A N U A L DEPARTAMENTO: MATEMÁTICA E CIÊNCIAS EXPERIMENTAIS ÁREA DISCIPLINAR: 510 - CIÊNCIAS FÍSICO-QUÍMICAS DISCIPLINA: Química NÍVEL DE ENSINO: Secundário CURSO: Ciências e Tecnologias

Leia mais

Programa Analítico de Disciplina QAM101 Química Geral

Programa Analítico de Disciplina QAM101 Química Geral 0 Programa Analítico de Disciplina Campus Rio Paranaíba - Campus Rio Paranaíba Número de créditos: Teóricas Práticas Total Duração em semanas: 15 Carga horária semanal 0 Períodos - oferecimento: I Carga

Leia mais

Ensino Técnico Integrado ao Médio

Ensino Técnico Integrado ao Médio Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO PROFISSIONAL Plano de Trabalho Docente 2016 Plano de Curso nº 116 aprovado pela portaria Cetec nº 68 de 14 / 10 /2010 Etec Tiquatira Código: 208 Município: São

Leia mais

QUÍMICA. UFBA 99 2ª etapa Quím. 12

QUÍMICA. UFBA 99 2ª etapa Quím. 12 QUÍMICA UFBA 99 2ª etapa Quím. 12 QUESTÕES DE 11 A 20 QUESTÕES DE 11 A 18 INSTRUÇÃO: Assinale as proposições verdadeiras, some os números a elas associados e marque o resultado na Folha de Respostas. Questão

Leia mais

Obs.: foram analisadas 90 questões dos últimos cinco anos

Obs.: foram analisadas 90 questões dos últimos cinco anos Conteúdo Nº de questões % Química ambiental 16 17,78 INORGÂNICA (Química Solucionada) Estequiometria 06 6,67% Cálculos químicos 01 1,11% Reações inorgânicas 05 5,55% Química elementar 07 7,78% Funções

Leia mais

Metais e ligas metálicas Estrutura e propriedades dos metais

Metais e ligas metálicas Estrutura e propriedades dos metais AGRUPAMENTO de ESCOLAS de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2016/2017 PLANIFICAÇÃO ANUAL Documento(s) Orientador(es): Programa de Química / Metas Curriculares ENSINO SECUNDÁRIO 12º ANO-QUÍMICA DOMÍNIO/SUBDOMÍNIO

Leia mais

Q2. Eletrosfera 02. Q3. Tabela periódica 01. Q4. Propriedades periódicas 02. Q5. Ligação covalente 01. Q6. Ligação coordenada 02

Q2. Eletrosfera 02. Q3. Tabela periódica 01. Q4. Propriedades periódicas 02. Q5. Ligação covalente 01. Q6. Ligação coordenada 02 DISCIPLINA: 1º BIMESTRE CONTEÚDOS Química Nº DE ANO/ CARGA Nº DE H/A H/A SÉRIE HOR./SEM MENSAL ANUAL 3ª 04 16 144 PREVISÃO DE AULAS p/ cada conteúdo Q1. Modelos atômicos 02 p/avaliaçõ es Q2. Eletrosfera

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL GOIANO - CAMPUS TRINDADE

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL GOIANO - CAMPUS TRINDADE 1. Identificação Instituição Docente Curso Unidade Curricular Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano - Campus Trindade Sandra Zago Falone Técnico Integrado em Edificações Química Ano

Leia mais

REGULAMENTO OLIMPÍADA JURÍDICA ESCOLAR

REGULAMENTO OLIMPÍADA JURÍDICA ESCOLAR 1 REGULAMENTO OLIMPÍADA JURÍDICA ESCOLAR 2017 1 - PARTICIPANTES A Olimpíada Jurídica do Escolar é uma competição direcionada a alunos que estejam regularmente matriculados no 9º ano do Ensino Fundamental

Leia mais

P L A N O D E E N S I N O A N O D E ÁREA / DISCIPLINA:

P L A N O D E E N S I N O A N O D E ÁREA / DISCIPLINA: P L A N O D E E N S I N O A N O D E 2 0 1 3 ÁREA / DISCIPLINA: Ciências da Natureza / Química Professora: Jânia Mara ANO: Nº DE HORAS/AULA SEMANAL: TOTAL DE HORAS/AULA/ANO: 1º 2 80 COMPETÊNCIA GERAL: Reconhecer,

Leia mais

Universidade Federal do Pará Processo Seletivo Seriado Conteúdo de Química

Universidade Federal do Pará Processo Seletivo Seriado Conteúdo de Química Conteúdo de Química A LDB/96 propõe diretrizes curriculares nacionais que visam nortear as várias áreas de conhecimento abordadas no ensino médio (na realidade a última etapa da educação básica). Enfatiza

Leia mais

Plano de Ensino IDENTIFICAÇÃO EMENTA

Plano de Ensino IDENTIFICAÇÃO EMENTA EIXO TECNOLÓGICO: Produção Alimentícia Plano de Ensino IDENTIFICAÇÃO CURSO: Técnico em Alimentos FORMA/GRAU:( )integrado ( x )subsequente ( ) concomitante ( ) bacharelado ( ) licenciatura ( ) tecnólogo

Leia mais

III OLIMPÍADA MUNICIPAL DE MATEMÁTICA DE POUSO ALEGRE (III OMMPA) REGULAMENTO

III OLIMPÍADA MUNICIPAL DE MATEMÁTICA DE POUSO ALEGRE (III OMMPA) REGULAMENTO III OLIMPÍADA MUNICIPAL DE MATEMÁTICA DE POUSO ALEGRE (III OMMPA) REGULAMENTO DA IMPORTÂNCIA Considerando que o papel da escola é contribuir para uma formação do aluno para que possa exercer plena cidadania

Leia mais

Sumário PREFÁCIO...13

Sumário PREFÁCIO...13 Sumário PREFÁCIO...13 CAPÍTULO 1 Operações com Grandezas e Unidades de Medida...17 Objetivos...17 1.1 Notação científica...18 1.2 Exponenciais e logaritmos...19 1.3 Grandezas físicas e unidades de medida:

Leia mais

Sumário. Capítulo 3 Diluição e mistura de soluções Dispersões: coloides, suspensões e soluções... 16

Sumário. Capítulo 3 Diluição e mistura de soluções Dispersões: coloides, suspensões e soluções... 16 Sumário Unidade I Soluções 14 Capítulo 1 Dispersões: coloides, suspensões e soluções... 16 1. As dispersões... 17 Dispersões coloidais... 18 Suspensões... 19 Soluções... 19 Atividades... 20 2. As soluções...

Leia mais

PROCESSO SELETIVO DE DOCENTES, NOS TERMOS DO COMUNICADO CEETEPS N 1/2009, E SUAS ALTERAÇÕES.

PROCESSO SELETIVO DE DOCENTES, NOS TERMOS DO COMUNICADO CEETEPS N 1/2009, E SUAS ALTERAÇÕES. ETEC CORONEL FERNANDO FEBELIANO DA COSTA - PIRACICABA PROCESSO SELETIVO DE DOCENTES, NOS TERMOS DO COMUNICADO CEETEPS N 1/2009, E SUAS ALTERAÇÕES. AVISO N 056/01/2017 de 27/03/2017. Processo n 2711/2017

Leia mais

O aluno deverá elaborar resumos teóricos dos textos do livro e de outras fontes sobre os tópicos do conteúdo.

O aluno deverá elaborar resumos teóricos dos textos do livro e de outras fontes sobre os tópicos do conteúdo. Disciplina QUÍMICA Curso ENSINO MÉDIO Professor GUILHERME Série 1ª SÉRIE ROTEIRO DE ESTUDOS DE RECUPERAÇÃO E REVISÃO 1º SEMESTRE / 2012 Aluno (a): Número: 1 - Conteúdo: Ácidos e bases propriedades, conceito

Leia mais

Instituto de Química da Universidade de Brasília Grupo PET Química

Instituto de Química da Universidade de Brasília Grupo PET Química Instituto de Química da Universidade de Brasília Grupo PET Química Edital nº 1 - XVI Olimpíada de Química do Distrito Federal e Entorno (OQDF) 24 de abril de 2017 O grupo PET-Química da Universidade de

Leia mais