PLANILHA DE SALVAGUARDAS INTEGRADAS ESTÁGIO DE AVALIAÇÃO

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "PLANILHA DE SALVAGUARDAS INTEGRADAS ESTÁGIO DE AVALIAÇÃO"

Transcrição

1 Public Disclosure Authorized Public Disclosure Authorized Public Disclosure Authorized Public Disclosure Authorized I. Informações básicas Data de preparação/atualização: 01/04/2010 PLANILHA DE SALVAGUARDAS INTEGRADAS ESTÁGIO DE AVALIAÇÃO Relatório Nº: AC Dados básicos do projeto País Brasil ID do projeto: P Nome do projeto: Modernização do setor público do Rio de Janeiro Chefe da Equipe do Projeto: Jeffrey James Rinne Data de avaliação prevista: 2 de abril de Data prevista pela diretoria: 20 de julho de Unidade de gestão: LCSPS Instrumento de empréstimo: Empréstimo para Assistência Técnica Setor: Setor de administração pública geral (100%) Tema: Gerenciando os resultados do desenvolvimento (100%) Valor do BIRD (USD milhões):18.67 Valor da AID (USD milhões): 0.00 Valor da GEF (USD milhões): 0.00 Valor do PCF (USD milhões): 0.00 Outros montantes de financiamento por fonte: Mutuário Categoria Ambiental: C - Não necessário Processamento simplificado ples [] Repetição [] Este projeto é processado de acordo com a OP 8.50 (Recuperação de Emergência) ou OP 8.00 (Resposta rápida a crises e emergências) [ ] Não [ ] 2. Objetivos do projeto O projeto complementará o DPL do estado do Rio de Janeiro para produzir melhorias específicas na gestão fiscal e qualidade de serviço nos setores de educação e saúde. Essas melhorias incluem: (i) melhor gestão das finanças públicas (ex.; fundo de pensão do estado); (ii) redução das despesas operacionais; (iii) aumento nas taxas de conclusão da educação secundária; (iv) melhores resultados do SAERJ e pontos de teste do IDEB; (v) melhores medidas de qualidade de serviço no setor de saúde; e (vi) gastos em cuidados da saúde mais eficientes. 3. Descrição do projeto O TAL tem três principais componentes: (i) Sistemas governamentais essenciais e ferramentas de gestão para melhor desempenho e eficiência; (ii) Fortalecimento da capacidade de gestão da educação, prática educativa de professores e incentivos à eficácia escolar; e (iii) Sistemas de informação e gestão da saúde. Há também um pequeno componente para apoiar a administração geral do projeto.

2 Componente 1: Sistemas essenciais do governo (USD$ 7,65 milhões) para melhor desempenho e eficiência (USD$ 7,65 milhões). O Empréstimo para Assistência Técnica (TAL) Pró-Gestão financiará uma consultoria para apoiar a identificação de indicadores adequados de desempenho e a formulação de uma nova versão, por parte do GORJ, de um instrumento de gestão do Acordo de Resultados. Isso apoiará a expansão do INTRAGOV.RJ por meio do seguinte: (i) aquisição de hardware da tecnologia da informação; (ii) preparação do espaço físico para servidores do banco de dados; (iii) treinamento do pessoal; e (iv) instalação do sistema. O TAL financiará a coleta de dados do banco de dados do Sistema de Gestão do Patrimônio Imobiliário do Estado. E para fortalecer a gestão da Previdência Social o TAL financiará as especificações técnicas finais dos novos módulos do banco de dados, bem como o desenvolvimento e a instalação dos módulos prioritários. Componente 2: Fortalecimento da Capacidade de Gestão da Educação, Prática Didática de Professores e Incentivos para a Eficácia Escolar (US$ 4,83 milhões). O TAL proporcionará apoio para: (i) avaliar os impactos e custo-eficácia de dois programas estratégicos, a saber, o Projeto Autonomia e Conexão Educação; (ii) avaliar as despesas e o desempenho escolares e estabelecer alvos de desempenho da educação no intuito de melhorar a qualidade do ensino transformando os resultados de testes em planos específicos de melhoria escolar com alvos que possam ser monitorados; e (iii) preparar cursos internos eficazes para professores na Casa do Educador. Componente 3: Gestão da Saúde e Sistemas de Informação (US$ 5,37 milhões). Este componente financiará: (i) a aplicação inicial de um sistema de credenciamento para as novas Instalações de Cuidados de Emergência (UPAs); (ii) o desenvolvimento de um sistema contábil das UPAs; (iii) um novo sistema de informação para a gestão da cadeia de suprimentos médicos; e (iv) um estudo sobre a melhoria dos efeitos do incentivo de financiamento da Parceria para o Combate da Gripe Pandêmica Aviária e Humana (PAHI). 4. Local do projeto e características físicas evidentes relevantes à análise de salvaguardas Estado do Rio de Janeiro. Nenhuma característica física evidente relevante à análise de salvaguardas 5. Salvaguardas e especialistas socioambientais Sr. Francis V. Fragano (LCSEN)

3 6. Políticas de salvaguarda acionadas Não Avaliação ambiental (OP/BP 4.01) Habitats naturais (OP/BP 4.04) Florestas (OP/BP 4.36) Controle de pragas (OP 4.09) Recursos Culturais Físicos (OP/BP 4.11) Povos indígenas (OP/BP 4.10) Reassentamento involuntário (OP/BP 4.12) Segurança de Barragens (OP/BP 4.37) Projetos em canais navegáveis internacionais (OP/BP 7.50) Projetos em Áreas Controversas (OP/BP 7.60) II. Principais questões políticas de salvaguardas e sua gestão A. Resumo dos principais problemas de salvaguarda 1. Descreva quaisquer problemas de salvaguarda e os impactos associados ao projeto proposto. Identifique e descreva quaisquer impactos significantes e/ou irreversíveis em grande escala: Nenhum impacto ambiental negativo direto é esperado de atividades do projeto. Contudo, devido ao sistema de credenciamento de qualidade para Instalações de Cuidados de Emergência de saúde, a política de salvaguarda ambiental (OP 4.01) é acionada para garantir que seja dada a devida consideração aos potenciais impactos ambientais negativos futuros, assim como aos impactos positivos que podem resultar da adoção de práticas ambientais sustentáveis (especialmente no que se refere à gestão de resíduos médicos e de outros resíduos). 2. Descreva quaisquer impactos potenciais indiretos de longo prazo devidos às atividades futuras previstas na área do projeto. Quando o processo de credenciamento revela deficiências na forma como os resíduos médicos e outros resíduos são manuseados e descartados pelas Instalações de Cuidados de Emergência (UPAs), as ações futuras financiadas por hospitais e pelo governo para solucionar essas deficiências devem ter um impacto de longo prazo positivo para a gestão ambiental do estado. 3. Descreva quaisquer alternativas do projeto (se relevante) consideradas para ajudar a evitar ou minimizar impactos adversos. 4. Descreva as medidas tomadas pelo mutuário para solucionar questões políticas de salvaguardas. Forneça uma avaliação da capacidade do mutuário para planejar e implementar as medidas descritas. O mutuário preparou um documento intitulado "Proteção e Garantias" que descreve os componentes do projeto e as questões políticas de salvaguardas concernentes à gestão de resíduos do hospital. O documento resume a metodologia internacional de credenciamento de instalações hospitalares (da Comissão Conjunta) que será aplicada no

4 Projeto, e os elementos dessa metodologia relacionados à gestão apropriada de resíduos médicos. A estrutura legal federal e estadual da gestão e descarte de resíduos também são citadas. A equipe do projeto apresentará os Termos de Referência para o credenciamento da UPA para o Banco Mundial para a Revisão Prévia realizada por um especialista em salvaguardas ambientais do Banco Mundial para confirmar se a questão dos resíduos hospitalares está clara e devidamente solucionada nos critérios da avaliação para credenciamento de acordo com as normas internacionais. Nenhuma ação corretiva em resposta à avaliação do credenciamento será financiada pelo projeto. 5. Identifique os principais grupos interessados e descreva os mecanismos de consulta e divulgação sobre políticas de salvaguarda, com ênfase nas pessoas potencialmente afetadas. 1. Gerentes de hospital. A participação no processo de credenciamento é voluntária. Os gerentes receberão informações completas sobre o conteúdo do credenciamento antes de decidir se participa ou não. 2. Cidadãos das comunidades de Instalações de Cuidados de Emergência (UPAs) e de locais próximos de descarte de resíduos. Todos os resultados do processo de credenciamento (incluindo descarte de resíduos) serão publicados online e nos hospitais credenciados. Isso fornecerá aos cidadãos novas informações sobre a *atual* qualidade do sistema de descarte de resíduos da UPA. Nenhum plano de remediação ou ação é financiado por este projeto. B. Data de requisitos de divulgação Avaliação Ambiental/Auditoria/Plano de Gestão/Outro: O documento foi divulgado antes da avaliação? Data de recebimento pelo Banco 24/03/2010 Data de divulgação no país 01/04/2010 Data da apresentação ao InfoShop 31/03/2010 Nos projetos da categoria A, a data de distribuição do Resumo Executivo de Avaliação Ambiental (EA) para os Direitos Executivos Plano de ação/estrutura de reassentamento/processo de políticas: O documento foi divulgado antes da avaliação? Data de recebimento pelo Banco Data de divulgação no país Data da apresentação ao InfoShop Estrutura de Planejamento para os Povos Indígenas O documento foi divulgado antes da avaliação? Data de recebimento pelo Banco Data de divulgação no país Data da apresentação ao InfoShop Plano de controlo de pragas:

5 O documento foi divulgado antes da avaliação? Data de recebimento pelo Banco Data de divulgação no país Data da apresentação ao InfoShop * Se o projeto aciona o Controle de Pratas e/ou Recursos Culturais Físicos, as questões respectivas devem ser selecionadas e divulgadas como parte da Avaliação/Auditoria Ambiental ou do EMP. Se a divulgação no país de quaisquer dos documentos acima não estiver prevista, explique o motivo. O documento "Proteção e Garantias" foi divulgado no website da Secretaria de Planejamento e Gestão ( na pasta PRÓ-GESTÃO em "PROJETOS". O mesmo documento também será incluído em um Decreto com o Manual Operacional do Projeto, a ser publicado no Diário Oficial do Estado do Rio de Janeiro. C. Indicadores de monitoramento de conformidade no nível corporativo (a serem preenchidos quando a ISDS é finalizado pela reunião de decisão do projeto) OP/BP/GP Avaliação Ambiental O projeto requer um relatório de EA independente (incluindo o EMP)? Em caso positivo, a Unidade Ambiental Regional ou o Gerente do Setor (SM) revisaram e aprovaram o relatório de EA? O custo e as responsabilidades do EMP são incorporados no crédito/empréstimo? A Política do Banco Mundial sobre Divulgação de Informações Foram enviados documentos de políticas de salvaguarda relevantes para o Infoshop do Banco Mundial? Foram divulgados documentos relevantes no país, em local público, em formato e idioma compreensíveis e acessíveis aos grupos afetados pelo projeto e ONGs locais? Todas as políticas de salvaguarda Foram preparados calendários, orçamentos e claras responsabilidades institucionais satisfatórios para a implementação de medidas relacionadas às políticas de salvaguarda? Foram incluídos os custos relacionados às medidas de políticas de salvaguarda no custo do projeto? O sistema de Monitoramento e Avaliação do projeto inclui o monitoramento de impactos de salvaguarda e medidas relacionadas às políticas de salvaguarda? Foram estabelecidos acordos de implementação satisfatória com o mutuário e tais acordos constam dos documentos legais do projeto? Não Não

6 D. Aprovações Assinado e enviado por: Nome Data Chefe da Equipe do Projeto: Sr. Jeffrey James Rinne 01/04/2010 Especialista Ambiental: Sr. Francis V. Fragano Especialista em Desenvolvimento Social Outros Especialistas Ambientais e/ou em Desenvolvimento Social: Aprovado por: Coordenador de Salvaguardas Sr. Glenn S. Morgan Regional: Comentários: Gerente Setorial: Sr. Nicholas Paul Manning 01/04/2010 Comentários:

Nome do projeto. Documento Informativo sobre o Projeto (DIP) FASE CONCEITUAL Relatório Nº: AB5541 Modernização do Sector Público do Rio de Janeiro

Nome do projeto. Documento Informativo sobre o Projeto (DIP) FASE CONCEITUAL Relatório Nº: AB5541 Modernização do Sector Público do Rio de Janeiro Public Disclosure Authorized Public Disclosure Authorized Public Disclosure Authorized Public Disclosure Authorized Nome do projeto Documento Informativo sobre o Projeto (DIP) FASE CONCEITUAL Relatório

Leia mais

APRESENTAÇÃO DE DADOS DE SALVAGUARDA INTEGRADOS FASE DE AVALIAÇÃO

APRESENTAÇÃO DE DADOS DE SALVAGUARDA INTEGRADOS FASE DE AVALIAÇÃO Public Disclosure Authorized Public Disclosure Authorized Public Disclosure Authorized Public Disclosure Authorized APRESENTAÇÃO DE DADOS DE SALVAGUARDA INTEGRADOS FASE DE AVALIAÇÃO Relatório n.º AC6503

Leia mais

FOLHAS DE DADOS INTEGRADAS SOBRE SALVAGUARDAS ETAPA DE CONCEITO

FOLHAS DE DADOS INTEGRADAS SOBRE SALVAGUARDAS ETAPA DE CONCEITO Public Disclosure Authorized Public Disclosure Authorized Public Disclosure Authorized Public Disclosure Authorized FOLHAS DE DADOS INTEGRADAS SOBRE SALVAGUARDAS ETAPA DE CONCEITO I. Informações básicas

Leia mais

INTEGRATED SAFEGUARDS DATASHEET APPRAISAL STAGE

INTEGRATED SAFEGUARDS DATASHEET APPRAISAL STAGE Public Disclosure Authorized Public Disclosure Authorized Public Disclosure Authorized Public Disclosure Authorized INTEGRATED SAFEGUARDS DATASHEET APPRAISAL STAGE I. Informações Básicas Data de elaboração/atualização:

Leia mais

FOLHA DE DADOS INTEGRADOS SOBRE SALVAGUARDAS (ISDS) ESTÁGIO DE CONCEITO Relatório N o.: AC6289

FOLHA DE DADOS INTEGRADOS SOBRE SALVAGUARDAS (ISDS) ESTÁGIO DE CONCEITO Relatório N o.: AC6289 Public Disclosure Authorized Public Disclosure Authorized Public Disclosure Authorized Public Disclosure Authorized FOLHA DE DADOS INTEGRADOS SOBRE SALVAGUARDAS (ISDS) ESTÁGIO DE CONCEITO Relatório N o.:

Leia mais

FOLHA DE DADOS INTEGRADOS SOBRE SALVAGUARDAS ESTÁGIO DE AVALIAÇÃO

FOLHA DE DADOS INTEGRADOS SOBRE SALVAGUARDAS ESTÁGIO DE AVALIAÇÃO Public Disclosure Authorized Public Disclosure Authorized Public Disclosure Authorized Public Disclosure Authorized FOLHA DE DADOS INTEGRADOS SOBRE SALVAGUARDAS ESTÁGIO DE AVALIAÇÃO I. Informação Básica

Leia mais

MATRIZ INTEGRADA DAS SALVAGUARDAS ETAPA DE REESTRUTURAÇÃO

MATRIZ INTEGRADA DAS SALVAGUARDAS ETAPA DE REESTRUTURAÇÃO Public Disclosure Authorized Public Disclosure Authorized Public Disclosure Authorized Public Disclosure Authorized MATRIZ INTEGRADA DAS SALVAGUARDAS ETAPA DE REESTRUTURAÇÃO Obs.: Esta Matriz somente será

Leia mais

Políticas Operacionais

Políticas Operacionais Pág. 1 de 5 Recursos Culturais Físicos Nota: A OP e a BP 4.11 baseiam-se na Revised Draft Operational Policy/Bank Procedure 4.11 (Política Operacional Preliminar Revista/Procedimento Bancário 4.11): O

Leia mais

FOLHA DE DADOS INTEGRADA SOBRE SALVAGUARDAS ETAPA CONCEPTUAL

FOLHA DE DADOS INTEGRADA SOBRE SALVAGUARDAS ETAPA CONCEPTUAL Public Disclosure Authorized Public Disclosure Authorized Public Disclosure Authorized Public Disclosure Authorized Data da preparação ou atualização: FOLHA DE DADOS INTEGRADA SOBRE SALVAGUARDAS I. INFORMAÇÃO

Leia mais

FOLHA DE DADOS DAS SALVAGUARDAS INTEGRADAS (ISDS) ETAPA DE AVALIAÇÃO

FOLHA DE DADOS DAS SALVAGUARDAS INTEGRADAS (ISDS) ETAPA DE AVALIAÇÃO Public Disclosure Authorized Public Disclosure Authorized Public Disclosure Authorized Public Disclosure Authorized FOLHA DE DADOS DAS SALVAGUARDAS INTEGRADAS (ISDS) ETAPA DE AVALIAÇÃO Data de elaboração/atualização

Leia mais

Povos Indígenas. (d) um registro do processo de consulta é mantido como parte dos arquivos do projeto.

Povos Indígenas. (d) um registro do processo de consulta é mantido como parte dos arquivos do projeto. Pág. 1 de 6 O presente documento é uma tradução da versão em inglês da, de julho de 2005 Indegenous People o qual contém o texto autorizado da presente diretiva, conforme aprovada pelo Banco Mundial. No

Leia mais

PLANILHA DE SALVAGUARDAS INTEGRADAS FASE CONCEITUAL Nº do relatório: ISDSC606

PLANILHA DE SALVAGUARDAS INTEGRADAS FASE CONCEITUAL Nº do relatório: ISDSC606 Public Disclosure Authorized Public Disclosure Authorized Public Disclosure Authorized Public Disclosure Authorized PLANILHA DE SALVAGUARDAS INTEGRADAS FASE CONCEITUAL Nº do relatório: ISDSC606 Data de

Leia mais

PLANILHA DE SALVAGUARDAS INTEGRADAS ESTÁGIO DE AVALIAÇÃO

PLANILHA DE SALVAGUARDAS INTEGRADAS ESTÁGIO DE AVALIAÇÃO Public Disclosure Authorized Public Disclosure Authorized Public Disclosure Authorized Public Disclosure Authorized PLANILHA DE SALVAGUARDAS INTEGRADAS ESTÁGIO DE AVALIAÇÃO I. INFORMAÇÕES BÁSICAS 10/20/2011

Leia mais

NOME DO PROJETO: PROJETO DE DESENVOLVIMENTO REGIONAL INTEGRADO E SUSTENTÁVEL PDRIS. ( ):

NOME DO PROJETO: PROJETO DE DESENVOLVIMENTO REGIONAL INTEGRADO E SUSTENTÁVEL PDRIS. ( ): NOME DO PROJETO: PROJETO DE DESENVOLVIMENTO REGIONAL INTEGRADO E SUSTENTÁVEL PDRIS Nº ACORDO EMPRÉSTIMO: 8185-0/BR NÃO OBJEÇÃO - (TERMO DE REFERÊNCIA) Nº DO TDR: 01/2015 DATA: ( 01/03/2014) COMPONENTE:

Leia mais

Gestão Ambiental e Sustentabilidade. Princípios do Equador e Padrões de Desempenho do IFC

Gestão Ambiental e Sustentabilidade. Princípios do Equador e Padrões de Desempenho do IFC Seminário de Gestão de Riscos Ambientais Gestão Ambiental e Sustentabilidade Princípios do Equador e Padrões de Desempenho do IFC CRQ-IV, 29 de setembro de 2017 MINERAL ENGENHARIA E MEIO AMBIENTE LTDA

Leia mais

FOLHA DE DADOS DE SALVAGUARDAS INTEGRADAS

FOLHA DE DADOS DE SALVAGUARDAS INTEGRADAS Public Disclosure Authorized Public Disclosure Authorized Public Disclosure Authorized FOLHA DE DADOS DE SALVAGUARDAS INTEGRADAS Data em que ISDS foi Preparada/Actualizada 15 de Setembro de 2014 I. INFORMAÇÕES

Leia mais

2. Objetivos do projeto:

2. Objetivos do projeto: Public Disclosure Authorized Public Disclosure Authorized Public Disclosure Authorized Public Disclosure Authorized Folha de Dados das Políticas Integradas de Salvaguarda (ISDS) FASE DE AVALIAÇÃO Data

Leia mais

FOLHA DE DADOS DAS SALVAGUARDAS INTEGRADAS (ISDS) ETAPA DE AVALIAÇÃO

FOLHA DE DADOS DAS SALVAGUARDAS INTEGRADAS (ISDS) ETAPA DE AVALIAÇÃO Public Disclosure Authorized Public Disclosure Authorized Public Disclosure Authorized Public Disclosure Authorized FOLHA DE DADOS DAS SALVAGUARDAS INTEGRADAS (ISDS) ETAPA DE AVALIAÇÃO I. Informações Básicas

Leia mais

Documento do Banco Mundial SOMENTE PARA USO OFICIAL DOCUMENTO DE AVALIAÇÃO DO PROJETO DE UM EMPRÉSTIMO PROPOSTO NO MONTANTE DE US$ 18,673 MILHÕES

Documento do Banco Mundial SOMENTE PARA USO OFICIAL DOCUMENTO DE AVALIAÇÃO DO PROJETO DE UM EMPRÉSTIMO PROPOSTO NO MONTANTE DE US$ 18,673 MILHÕES Public Disclosure Authorized Public Disclosure Authorized Public Disclosure Authorized Public Disclosure Authorized Documento do Banco Mundial SOMENTE PARA USO OFICIAL DOCUMENTO DE AVALIAÇÃO DO PROJETO

Leia mais

FOLHA DE DADOS DAS SALVAGUARDAS INTEGRADAS (ISDS) ETAPA DE AVALIAÇÃO

FOLHA DE DADOS DAS SALVAGUARDAS INTEGRADAS (ISDS) ETAPA DE AVALIAÇÃO Public Disclosure Authorized Public Disclosure Authorized Public Disclosure Authorized Public Disclosure Authorized Data da Elaboração/ Atualização da ISDS: I INFORMAÇÕES BÁSICAS 1 Dados Básicos do Projeto

Leia mais

FOLHA DE DADOS DAS SALVAGUARDAS INTEGRADAS (ISDS) ESTÁGIO CONCEITUAL

FOLHA DE DADOS DAS SALVAGUARDAS INTEGRADAS (ISDS) ESTÁGIO CONCEITUAL Public Disclosure Authorized Public Disclosure Authorized Public Disclosure Authorized Public Disclosure Authorized FOLHA DE DADOS DAS SALVAGUARDAS INTEGRADAS (ISDS) ESTÁGIO CONCEITUAL Data de Elaboração/Atualização

Leia mais

AMÉRICA LATINA E CARIBE Setor Saúde (100%) ID do Projeto. P Mutuário(s)

AMÉRICA LATINA E CARIBE Setor Saúde (100%) ID do Projeto. P Mutuário(s) Public Disclosure Authorized Public Disclosure Authorized Public Disclosure Authorized Public Disclosure Authorized DOCUMENTO DE INFORMAÇÕES DE PROJETO (PID) ESTÁGIO DE AVALIAÇÃO Relatório n o.: AB5827

Leia mais

SISTEMA DE GESTÃO SOCIAL E AMBIENTAL (SGSA)

SISTEMA DE GESTÃO SOCIAL E AMBIENTAL (SGSA) SISTEMA DE GESTÃO SOCIAL E AMBIENTAL (SGSA) Manual (Resumo) www.bpc.ao Call Center - 226 444 000 14 de Setembro de 2015 SISTEMA DE GESTÃO SOCIAL E AMBIENTAL (SGSA) Fundamentos do SGSA O Banco de Poupança

Leia mais

Fundo Amazônia BNDES. Eduardo Bandeira de Mello Área de Meio Ambiente. KATOOMBA Cuiabá, 02/04/2009

Fundo Amazônia BNDES. Eduardo Bandeira de Mello Área de Meio Ambiente. KATOOMBA Cuiabá, 02/04/2009 BNDES Eduardo Bandeira de Mello Área de Meio Ambiente KATOOMBA Cuiabá, 02/04/2009 Quem somos Fundado em 20 de junho de 1952 Empresa pública de propriedade integral da União Instrumento chave para implementação

Leia mais

Políticas Corporativas

Políticas Corporativas 1 IDENTIFICAÇÃO Título: Restrições para Uso: POLÍTICA DE CONTROLES INTERNOS Acesso Controle Livre Reservado Confidencial Controlada Não Controlada Em Revisão 2 - RESPONSÁVEIS Etapa Área Responsável Cargo

Leia mais

Oficinas de capacitação do LEG para Oficina dos PMDs de língua portuguesa e francesa

Oficinas de capacitação do LEG para Oficina dos PMDs de língua portuguesa e francesa Oficinas de capacitação do LEG para 2012-2013 - Oficina dos PMDs de língua portuguesa e francesa Módulo 1: Trabalhos preliminares 1.1. Resumo da oficina de capacitação e introdução os materiais didáticos

Leia mais

DOCUMENTO DE INFORMAÇÕES DE PROJETO (PID) ESTÁGIO DE CONCEITO Relatório N o : AB6570

DOCUMENTO DE INFORMAÇÕES DE PROJETO (PID) ESTÁGIO DE CONCEITO Relatório N o : AB6570 Public Disclosure Authorized Public Disclosure Authorized Public Disclosure Authorized Public Disclosure Authorized DOCUMENTO DE INFORMAÇÕES DE PROJETO (PID) ESTÁGIO DE CONCEITO Relatório N o : AB6570

Leia mais

Empréstimo para investimento específico empréstimo

Empréstimo para investimento específico empréstimo Public Disclosure Authorized Public Disclosure Authorized Public Disclosure Authorized Public Disclosure Authorized DOCUMENTO DE INFORMAÇÕES DO PROJETO (PID) FASE CONCEITUAL Nº do relatório: PIDC285 Título

Leia mais

(6) É necessário estabelecer regras relativas ao formato e à apresentação dos relatórios anuais de execução.

(6) É necessário estabelecer regras relativas ao formato e à apresentação dos relatórios anuais de execução. L 365/124 REGULAMENTO DE EXECUÇÃO (UE) N. o 1362/2014 DA COMISSÃO de 18 de dezembro de 2014 que estabelece as regras relativas a um procedimento simplificado para a aprovação de certas alterações dos programas

Leia mais

Modelo de Carta de Intenção CEPF. Índice

Modelo de Carta de Intenção CEPF. Índice Modelo de Carta de Intenção CEPF Índice MODELO DE CARTA DE INTENÇÃO CEPF... 1 SEÇÃO 1: CONTATO... 2 SEÇÃO 2: INFORMAÇÕES BÁSICAS SOBRE O PROJETO... 4 SEÇÃO 3: LOCAL DO PROJETO... 5 SECÇÃO 4: RESUMO DO

Leia mais

Gestão Produtiva de Serviços de Saúde: Resiliência e Sustentabilidade

Gestão Produtiva de Serviços de Saúde: Resiliência e Sustentabilidade Gestão Produtiva de Serviços de Saúde: Resiliência e Sustentabilidade Contexto Garantir uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades" 3.8 atingir a cobertura universal de saúde,

Leia mais

SECRETARIA DO MEIO AMBIENTE E RECURSOS HÍDRICOS DO PIAUÍ SEMAR/PI

SECRETARIA DO MEIO AMBIENTE E RECURSOS HÍDRICOS DO PIAUÍ SEMAR/PI PIAUÍ: PILARES DE CRESCIMENTO E INCLUSÃO SOCIAL SECRETARIA DO MEIO AMBIENTE E RECURSOS HÍDRICOS DO PIAUÍ SEMAR/PI TERMO DE REFERÊNCIA Nº.../2016 TERMO DE REFERÊNCIA PARA CONTRATAÇÃO DE CONSULTOR INDIVIDUAL

Leia mais

UNOPS e a Excelência em Gestão de Projetos nas Nações Unidas. 15 Encontro de Gerenciamento de Projetos PMI-DF

UNOPS e a Excelência em Gestão de Projetos nas Nações Unidas. 15 Encontro de Gerenciamento de Projetos PMI-DF UNOPS e a Excelência em Gestão de Projetos nas Nações Unidas 15 Encontro de Gerenciamento de Projetos PMI-DF 16 /10/ 2015 UNOPS - áreas principais e serviços Em 2010, a Assembléia Geral e a ONU reafirmaram

Leia mais

Definição. Sistema de Gestão Ambiental (SGA):

Definição. Sistema de Gestão Ambiental (SGA): Definição Sistema de Gestão Ambiental (SGA): A parte de um sistema da gestão de uma organização utilizada para desenvolver e implementar sua política ambiental e gerenciar seus aspectos ambientais. Item

Leia mais

TERMOS DE REFERÊNCIA PARA CONTRATAÇÃO DE PESSOA FÍSICA

TERMOS DE REFERÊNCIA PARA CONTRATAÇÃO DE PESSOA FÍSICA TERMOS DE REFERÊNCIA PARA CONTRATAÇÃO DE PESSOA FÍSICA 1. RN SUSTENTÁVEL Nº 032/2013 2. TÍTULO Contratação de consultoria individual especializada em Gestão Ambiental 3. AÇÃO(ÕES) EM QUE OS TERMOS DE REFERÊNCIA

Leia mais

Módulo Contexto da organização 5. Liderança 6. Planejamento do sistema de gestão da qualidade 7. Suporte

Módulo Contexto da organização 5. Liderança 6. Planejamento do sistema de gestão da qualidade 7. Suporte Módulo 3 4. Contexto da organização 5. Liderança 6. Planejamento do sistema de gestão da qualidade 7. Suporte Sistemas de gestão da qualidade Requisitos 4 Contexto da organização 4.1 Entendendo a organização

Leia mais

LEI DELEGADA N.º 84, DE 18 DE MAIO DE O GOVERNADOR DO ESTADO DO AMAZONAS

LEI DELEGADA N.º 84, DE 18 DE MAIO DE O GOVERNADOR DO ESTADO DO AMAZONAS LEI DELEGADA N.º 84, DE 18 DE MAIO DE 2.007 O GOVERNADOR DO ESTADO DO AMAZONAS FAÇO SABER a todos os habitantes que, no exercício da delegação que me foi conferida pela Resolução Legislativa n.º 408, de

Leia mais

PROCEDIMENTOS OPERACIONAIS PARA PROTEÇÃO DE

PROCEDIMENTOS OPERACIONAIS PARA PROTEÇÃO DE PROCEDIMENTOS OPERACIONAIS PARA PROTEÇÃO DE HABITATS NATURAIS PO-04/2013 Unidade responsável: Coordenação de Programas OBJETIVO: Fornecer a metodologia e as ferramentas necessárias para implementar a Política

Leia mais

Manual de Operações Banco Mundial Políticas Operacionais. Povos Indígenas 1. OP 4.10 Julho 2005

Manual de Operações Banco Mundial Políticas Operacionais. Povos Indígenas 1. OP 4.10 Julho 2005 Manual de Operações Banco Mundial Políticas Operacionais OP 4.10 Julho 2005 Povos Indígenas 1 1. Essa política foi elaborada como contribuição à missão do Banco Mundial de redução da pobreza e desenvolvimento

Leia mais

Gestão da Tecnologia da Informação

Gestão da Tecnologia da Informação TLCne-051027-P0 Gestão da Tecnologia da Informação Disciplina: Governança de TI São Paulo, Agosto de 2012 0 Sumário TLCne-051027-P1 Conteúdo desta Aula Continuação do Domínio de Processos PO (PO4, PO5

Leia mais

TERMO DE REFERÊNCIA 2019

TERMO DE REFERÊNCIA 2019 TERMO DE REFERÊNCIA 2019 Projeto: GCF Valorizando as florestas de Mato Grosso Atividade: 3.1 Levantamento socioprodutivo e Ambiental em terras indígenas Código gerencial: 61987 1 CONTEXTO Mato Grosso é

Leia mais

CURSO DE MELHORAMENTO PARTICIPATIVO DE ASSENTAMENTOS INFORMAIS MÓDULO 2

CURSO DE MELHORAMENTO PARTICIPATIVO DE ASSENTAMENTOS INFORMAIS MÓDULO 2 CURSO DE MELHORAMENTO PARTICIPATIVO DE ASSENTAMENTOS INFORMAIS MÓDULO 2 Estratégias de Melhoria de Assentamentos Informais a Nível das Cidades Picture @ PSUP Conteúdos desenvolvidos através do: 1 INTRODUÇÃO

Leia mais

PAINEL 4 PARCERIACONACI XBANCO MUNDIAL- APERFEIÇOAR A AUDITORIA GOVERNAMENTAL DO BRASIL A PARTIR DE MODELOS INTERNACIONAIS

PAINEL 4 PARCERIACONACI XBANCO MUNDIAL- APERFEIÇOAR A AUDITORIA GOVERNAMENTAL DO BRASIL A PARTIR DE MODELOS INTERNACIONAIS PAINEL 4 PARCERIACONACI XBANCO MUNDIAL- APERFEIÇOAR A AUDITORIA GOVERNAMENTAL DO BRASIL A PARTIR DE MODELOS INTERNACIONAIS PALESTRANTE: JUAN SERRANO SR. FINANCIAL MANAGEMENT SPECIALIST GOVERNANCE GLOBAL

Leia mais

DESENVOLVIMENTOS NO QUADRO INSTITUCIONAL DO SECTOR DA ÁGUA EM MOÇAMBIQUE

DESENVOLVIMENTOS NO QUADRO INSTITUCIONAL DO SECTOR DA ÁGUA EM MOÇAMBIQUE DESENVOLVIMENTOS NO QUADRO INSTITUCIONAL DO SECTOR DA ÁGUA EM MOÇAMBIQUE Pontes e Parcerias nos Países de Língua Portuguesa Figueira da Foz, 24 de Outubro de 2017 Agenda 1 O Sector em Moçambique 2 Nível

Leia mais

COMPROMISSOS ASSUMIDOS COM A SUSTENTABILIDADE. Atualizado em 21/01/2015

COMPROMISSOS ASSUMIDOS COM A SUSTENTABILIDADE. Atualizado em 21/01/2015 COMPROMISSOS ASSUMIDOS COM A SUSTENTABILIDADE Atualizado em 21/01/2015 Alinhados à agenda de desenvolvimento do País e aos compromissos empresariais que assumimos, estabelecemos metas anuais e acompanhamos

Leia mais

Requisitos onde as normas ISO 9001:2015 e ISO 14001:2015 requerem informação documentada:

Requisitos onde as normas ISO 9001:2015 e ISO 14001:2015 requerem informação documentada: Com a finalidade de entendermos melhor quais requisitos das normas ISO revisadas requerem a criação de algum tipo de informação documentada, seja ela, procedimento, registro, check lists, especificações,

Leia mais

Folha de Dados das Políticas Integradas de Salvaguarda (ISDS) Fase de Conceito

Folha de Dados das Políticas Integradas de Salvaguarda (ISDS) Fase de Conceito Public Disclosure Authorized Folha de Dados das Políticas Integradas de Salvaguarda (ISDS) Fase de Conceito Nº do Relatório: ISDSC5260 Data de preparação/atualização da ISDS: 26-nov-2013 Public Disclosure

Leia mais

Brasília, 04/04/2013

Brasília, 04/04/2013 AUDITORIA OPERACIONAL PROMOEX GRUPO TEMÁTICO DE AUDITORIA OPERACIONAL COORDENAÇÃO: INSTITUTO RUI BARBOSA Vivaldo Evangelista Ribeiro Auditor do Tribunal de Contas do Estado da Bahia Coordenador do Grupo

Leia mais

Estratégia para fortalecimento e Uso do Sistemas

Estratégia para fortalecimento e Uso do Sistemas Estratégia para fortalecimento e Uso do Sistemas Nacionais de Aquisições Edwin Tachlian Manaus, 2016 Resultados dos Processos de Reforma na ALC 2002-2012 15% 70% 13.7% 300% 40% 60% 50% 30% US$800 bn US$560

Leia mais

TRIBUNAL ADMINISTRATIVO

TRIBUNAL ADMINISTRATIVO REPUBLICA DE MOÇAMBIQUE Public Disclosure Authorized TRIBUNAL ADMINISTRATIVO CONTADORIA DE CONTAS E AUDITORIAS Public Disclosure Authorized RELATÓRIO DE AUDITORIA FINANCEIRA Realizada ao Projecto Agricultural

Leia mais

Objetivos operacionais

Objetivos operacionais QUADRO DE AVALIAÇÃO E RESPONSABILIZAÇÃO - 2016 Ultima Actualização: 2016-06-09 Organismo: Camões, Instituto da Cooperação e da Língua Missão: Propor e executar a política de cooperação portuguesa e coordenar

Leia mais

BANCO INTERNACIONAL DE RECONSTRUÇÃO E DESENVOLVIMENTO ASSOCIAÇÃO INTERNACIONAL DE DESENVOLVIMENTO. Resolução No. BIRD Resolução No.

BANCO INTERNACIONAL DE RECONSTRUÇÃO E DESENVOLVIMENTO ASSOCIAÇÃO INTERNACIONAL DE DESENVOLVIMENTO. Resolução No. BIRD Resolução No. 22 de setembro de 1993 BANCO INTERNACIONAL DE RECONSTRUÇÃO E DESENVOLVIMENTO ASSOCIAÇÃO INTERNACIONAL DE DESENVOLVIMENTO Resolução No. BIRD 93-10 Resolução No. IDA 93-6 Grupo de Inspeção do Banco Mundial

Leia mais

Última actualização: (2010/02/08)

Última actualização: (2010/02/08) Ministério: Ministério da Saúde QUADRO DE AVALIAÇÃO E RESPONSABILIZAÇÃO - 2010 Última actualização: (2010/02/08) ADMINISTRAÇÃO CENTRAL DO SISTEMA DE SAÚDE Missão: Administrar os recursos humanos, financeiros,

Leia mais

COMPROMISSOS ASSUMIDOS COM A SUSTENTABILIDADE. Atualizado em 30/06/2014

COMPROMISSOS ASSUMIDOS COM A SUSTENTABILIDADE. Atualizado em 30/06/2014 COMPROMISSOS ASSUMIDOS COM A SUSTENTABILIDADE Atualizado em 30/06/2014 Alinhados à agenda de desenvolvimento do País e aos compromissos empresariais que assumimos, estabelecemos metas anuais e acompanhamos

Leia mais

PROAMA Programa de Aceleração da Maturidade de Gestão da Saúde

PROAMA Programa de Aceleração da Maturidade de Gestão da Saúde PROAMA Programa de Aceleração da Maturidade de Gestão da Saúde O que Maturidade de Gestão? A maturidade de gestão é a capacidade da instituição (hospital) alcançar resultados com os recursos disponíveis.

Leia mais

U N I V E R S I D A D E D E S Ã O P A U L O

U N I V E R S I D A D E D E S Ã O P A U L O UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO E UNIVERSITY OF TORONTO Edital conjunto para propostas de pesquisa 2012 1. Apresentação A UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (USP) e a UNIVERSITY OF TORONTO (UofT) convidam os interessados

Leia mais

Acordo de Empréstimo Número nº 8201-BR

Acordo de Empréstimo Número nº 8201-BR SOLICITAÇÃO DE MANIFESTAÇÃO DE INTERESSE DA SELEÇÃO BASEADA NA QUALIDADE E NO CUSTO - SBQC Nº 07/2016 SELEÇÃO DE EMPRESA DE CONSULTORIA EM PROJETO FINANCIADO PELO BIRD PARA ELABORAÇÃO DE PLANO DE DIMENSIONAMENTO

Leia mais

CONTEXTO E JUSTIFICAÇÃO

CONTEXTO E JUSTIFICAÇÃO CONTEXTO E JUSTIFICAÇÃO No quadro da modernização do Sistema Nacional de Estatística (SNS), São Tomé e Príncipe adotou em 2009 uma Estratégia Nacional de Desenvolvimento da Estatística (ENDE) cobrindo

Leia mais

MANUAL DE PESSOAL MÓDULO 39: PROGRAMA DE GESTÃO DA SAÚDE PREVENTIVA E QUALIDADE DE VIDA VIVA MELHOR

MANUAL DE PESSOAL MÓDULO 39: PROGRAMA DE GESTÃO DA SAÚDE PREVENTIVA E QUALIDADE DE VIDA VIVA MELHOR 1 MÓDULO 39: PROGRAMA DE GESTÃO DA SAÚDE PREVENTIVA E QUALIDADE DE VIDA VIVA MELHOR CAPÍTULO 1: GESTÃO INTEGRADA DO PROGRAMA VIVA MELHOR - GIPS ANEXOS: 1 Fluxo do Subprocesso de Gestão Integrada do Programa

Leia mais

Gestão de Segurança da Informação. Interpretação da norma NBR ISO/IEC 27001:2006. Curso e- Learning Sistema de

Gestão de Segurança da Informação. Interpretação da norma NBR ISO/IEC 27001:2006. Curso e- Learning Sistema de Curso e- Learning Sistema de Gestão de Segurança da Informação Interpretação da norma NBR ISO/IEC 27001:2006 Todos os direitos de cópia reservados. Não é permitida a distribuição física ou eletrônica deste

Leia mais

Objetivos operacionais

Objetivos operacionais QUADRO DE AVALIAÇÃO E RESPONSABILIZAÇÃO - 2017 Ultima Actualização: 2017-05-16 Organismo: Camões, Instituto da Cooperação e da Língua Missão: Propor e executar a política de cooperação portuguesa e coordenar

Leia mais

Scientia potentia est

Scientia potentia est Inteligência do Café: Aumento da competitividade e análise da concorrência VI Simpósio de Pesquisa dos Cafés do Brasil 2 a 5 de junho de 2009, Vitória, ES, Brasil José D. Sette Chefe de Operações Organização

Leia mais

POLÍTICA DE SALVAGUARDAS AMBIENTAIS E SOCIAIS

POLÍTICA DE SALVAGUARDAS AMBIENTAIS E SOCIAIS POLÍTICA DE SALVAGUARDAS AMBIENTAIS E SOCIAIS Unidade Responsável: Gestão de Programas OBJETIVO: Estabelecer salvaguardas ambientais e sociais para prevenir ou minimizar qualquer impacto ambiental ou social

Leia mais

UNIDADE GESTORA: Instituto Estadual de Florestas do Amapá - IEF. COORDENADOR CARF: Marcos Renato de Almeida Dantas. Macapá/AP.

UNIDADE GESTORA: Instituto Estadual de Florestas do Amapá - IEF. COORDENADOR CARF: Marcos Renato de Almeida Dantas. Macapá/AP. PROJETO SUPORTE TÉCNICO PARA INCORPORAÇÃO DE SERVIÇOS AMBIENTAIS NOS PROGRAMAS DE DESENVOLVIMENTO RURAL DO ESTADO DO AMAPÁ RELATÓRIO DE ATIVIDADES - 1 TRIMESTRE JANEIRO, FEVEREIRO E MARÇO UNIDADE GESTORA:

Leia mais

FICHA INFORMATIVA DE SALVAGUARDAS INTEGRADAS FASE DE AVALIAÇÃO

FICHA INFORMATIVA DE SALVAGUARDAS INTEGRADAS FASE DE AVALIAÇÃO Public Disclosure Authorized Public Disclosure Authorized Public Disclosure Authorized Public Disclosure Authorized FICHA INFORMATIVA DE SALVAGUARDAS INTEGRADAS FASE DE AVALIAÇÃO Data de elaboração/atualização:

Leia mais

Interpretação da norma NBR ISO/IEC 27001:2006

Interpretação da norma NBR ISO/IEC 27001:2006 Curso e Learning Sistema de Gestão de Segurança da Informação Interpretação da norma NBR ISO/IEC 27001:2006 Todos os direitos de cópia reservados. Não é permitida a distribuição física ou eletrônica deste

Leia mais

Brasil: Projeto de Redução de Emissões N2O Região. América Latina e Caribe País. 16 de fevereiro de 2011 avaliação Data estimada de aprovação

Brasil: Projeto de Redução de Emissões N2O Região. América Latina e Caribe País. 16 de fevereiro de 2011 avaliação Data estimada de aprovação Documento Informativo sobre o Projeto (DIP) FASE DE CONCEITOS Relatório Nº:59292 (O número do relatório é gerado automaticamente pelo IDU e não deve ser alterado) Nome do projeto Brasil: Projeto de Redução

Leia mais

Modelo de Gestão, Política Ambiental, Missão, Visão e Valores

Modelo de Gestão, Política Ambiental, Missão, Visão e Valores Escola Politécnica da USP Curso de Engenharia Ambiental Modelo de Gestão, Política Ambiental, Missão, Visão e Valores Princípios da Gestão Ambiental 1 Prioridade corporativa 9 - Pesquisa 2 Gestão Integrada

Leia mais

Favor indicar o departamento no qual opera: 19% Relações externas, Comunicação Estratégia e inovação Gestão de Risco Meio Ambiente, saúde e segurança

Favor indicar o departamento no qual opera: 19% Relações externas, Comunicação Estratégia e inovação Gestão de Risco Meio Ambiente, saúde e segurança Favor indicar o departamento no qual opera: 19% 6% Relações externas, Comunicação Estratégia e inovação Gestão de Risco Meio Ambiente, saúde e segurança N=16 75% Outros Outros: Recursos Humanos Área Administrativa

Leia mais

Documentação de Software. Simone Vasconcelos

Documentação de Software. Simone Vasconcelos Documentação de Software Simone Vasconcelos 1 Contexto Qualquer software deve ter uma quantidade razoável de documentação.! Documentos de trabalho.! Manuais de usuário produzidos profissionalmente. Em

Leia mais

Solicitação do Programa de Subsídio para o Desenvolvimento de Liderança de

Solicitação do Programa de Subsídio para o Desenvolvimento de Liderança de O que é o Programa de Subsídio para o Desenvolvimento de Liderança? Esse programa de subsídio oferece financiamento para o apoio do treinamento dos primeiros e segundos vice-governadores de distrito confirmados

Leia mais

Sumário. 1. Política de Sustentabilidade da Rede D Or São Luiz Objetivos Abrangência Diretrizes...2

Sumário. 1. Política de Sustentabilidade da Rede D Or São Luiz Objetivos Abrangência Diretrizes...2 Rede D Or São Luiz Sumário 1. Política de Sustentabilidade da Rede D Or São Luiz...2 1.1. Objetivos...2 1.2. Abrangência...2 1.3. Diretrizes...2 Diretriz Econômica...2 Diretriz Social...3 Diretriz Ambiental...4

Leia mais

Gestão de Projetos Sociais PMD Pro1 Sessão 10.

Gestão de Projetos Sociais PMD Pro1 Sessão 10. Gestão de Projetos Sociais PMD Pro1 Sessão 10 Revisando Vídeo Aliança Empreendedora A relevância do PMD para o projeto Uma Mensagem para a Liberdade https://vimeo.com/128498236 INTRODUÇÃO Seção 1 : Projetos

Leia mais

FOLHAS DE DADOS INTEGRADAS SOBRE SALVAGUARDAS FASE DE CONCEITOS

FOLHAS DE DADOS INTEGRADAS SOBRE SALVAGUARDAS FASE DE CONCEITOS FOLHAS DE DADOS INTEGRADAS SOBRE SALVAGUARDAS FASE DE CONCEITOS Relatório Nº: 59298 Data de preparação/atualização da ISDS: 26/01/2011 I. INFORMAÇÕES BÁSICAS A. Dados básicos do projeto País Brasil ID

Leia mais

Estas políticas foram preparadas para serem utilizadas pelos funcionários do Banco Mundial e não necessariamente esgotam o assunto.

Estas políticas foram preparadas para serem utilizadas pelos funcionários do Banco Mundial e não necessariamente esgotam o assunto. Pág. 1 de 11 O presente documento é uma tradução da versão em inglês da, de julho de 2005 Indigenous People o qual contém o texto autorizado da presente diretiva, conforme aprovada pelo Banco Mundial.

Leia mais

III Encontro de Gestão Pública na COPPE - III EgePub. 28 de novembro de 2014

III Encontro de Gestão Pública na COPPE - III EgePub. 28 de novembro de 2014 III Encontro de Gestão Pública na COPPE - III EgePub 28 de novembro de 2014 Implementação do Planejamento Estratégico no Inmetro Silvio Ghelman Chefe da Divisão de Gestão Corporativa Dgcor Instituto Nacional

Leia mais

4 ª Chamada - Capacitação & internacionalização para o Ensino Superior - Programa Universidades para o Mundo

4 ª Chamada - Capacitação & internacionalização para o Ensino Superior - Programa Universidades para o Mundo 4 ª Chamada - Capacitação & internacionalização para o Ensino Superior - Programa Universidades para o Mundo 1. O programa O British Council no Brasil está lançando a quarta edição de sua Capacitação &

Leia mais

REFLEXÕES SOBRE UM REGIME PARA O FUNDO NACIONAL DE SOLIDARIEDADE E ASSISTÊNCIA NO ACTUAL CONTEXTO

REFLEXÕES SOBRE UM REGIME PARA O FUNDO NACIONAL DE SOLIDARIEDADE E ASSISTÊNCIA NO ACTUAL CONTEXTO REFLEXÕES SOBRE UM REGIME PARA O FUNDO NACIONAL DE SOLIDARIEDADE E ASSISTÊNCIA NO ACTUAL CONTEXTO DR. JOSÉ CHIVALA Director Geral Adjunto do INSS ENAD. 16 DE NOVEMBRO DE 2015 AS FUNÇÕES DO ESTADO E A PROTECÇÃO

Leia mais

Public Disclosure Authorized. Public Disclosure Authorized. Public Disclosure Authorized

Public Disclosure Authorized. Public Disclosure Authorized. Public Disclosure Authorized Public Disclosure Authorized Public Disclosure Authorized 万 ure Authorized Public Disclosure Authorized PROJECTO CIDADES E MUDANÇAS CIAMÁTICAS RELATóRIO DE AUDITORIA FINANCEIRA AO PROJECTO CIDADES E MUDANÇAS

Leia mais

REGULAMENTO DA AUDITORIA INTERNA CORPORATIVA

REGULAMENTO DA AUDITORIA INTERNA CORPORATIVA REGULAMENTO DA AUDITORIA INTERNA CORPORATIVA 15/05/2018 1. Definição da atividade de auditoria A Auditoria Interna da TOTVS é uma atividade independente e objetiva que presta serviços de avaliação e de

Leia mais

Programa Petrobras Socioambiental. Seleção Pública 2018

Programa Petrobras Socioambiental. Seleção Pública 2018 Programa Petrobras Socioambiental Seleção Pública 2018 Programa Petrobras Socioambiental O Programa consolida os projetos sociais e ambientais, de natureza voluntária, ampliando nossa atuação junto a comunidades,

Leia mais

DOCUMENTO CONCEPTUAL: AVALIAÇÃO FORMATIVA INDEPENDENTE DA ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE

DOCUMENTO CONCEPTUAL: AVALIAÇÃO FORMATIVA INDEPENDENTE DA ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE 22 de Junho de 2011 COMITÉ REGIONAL AFRICANO ORIGINAL: INGLÊS Sexagésima primeira sessão Yamoussoukro, Côte d Ivoire, 29 de Agosto 2 de Setembro de 2011 Ponto 10.2 da ordem do dia provisória DOCUMENTO

Leia mais

Etapas do processo de Administração Estratégica. DPS aula 3 Negócios

Etapas do processo de Administração Estratégica. DPS aula 3 Negócios Etapas do processo de Administração Estratégica Aula 3 Professor Douglas Pereira da Silva 1 2 As etapas envolvidas na administração estratégica Etapa 1: Análise do ambiente O processo de administração

Leia mais

CHAMADA INTERNA PROPG Nº 002/2016 SELEÇÃO DE NOVAS PROPOSTAS DE CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU

CHAMADA INTERNA PROPG Nº 002/2016 SELEÇÃO DE NOVAS PROPOSTAS DE CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU CHAMADA INTERNA PROPG Nº 002/2016 SELEÇÃO DE NOVAS PROPOSTAS DE CURSOS DE PÓSGRADUAÇÃO LATO SENSU A Universidade Federal do Pampa abre chamada interna para seleção de propostas de cursos de pósgraduação

Leia mais

Informações do respondente

Informações do respondente Informações do respondente Nome e contato: (opcional) Nome da organização: (opcional) A iniciativa Accountability Framework Formulário de Feedback de Consulta Pública Tipo de organização: ONG Organização

Leia mais

Código: MSFC-P-004 Versão: 05 Emissão: 10/2011 Última Atualização em: 02/2016

Código: MSFC-P-004 Versão: 05 Emissão: 10/2011 Última Atualização em: 02/2016 Política de Controles Internos Código: MSFC-P-004 Versão: 05 Emissão: 10/2011 Última Atualização em: 02/2016 OBJETIVO Garantir a aplicação dos princípios e boas práticas da Governança Corporativa, e que

Leia mais

INOVAÇÃO E MANUFATURA AVANÇADA

INOVAÇÃO E MANUFATURA AVANÇADA INOVAÇÃO E MANUFATURA AVANÇADA Aqui estão alguns dos benefícios gerados pelo desenvolvimento e adoção de tecnologias digitais e entrada na era da manufatura avançada: CONTROLAR PROCESSOS E AUMENTAR EFICIÊNCIA

Leia mais

Gestão para a Aprendizagem Edital de Seleção

Gestão para a Aprendizagem Edital de Seleção Gestão para a Aprendizagem Edital de Seleção Programa para o apoio a secretarias de educação na gestão pedagógica e formação de educadores. I. Contexto A Fundação Lemann acredita que alcançar a excelência

Leia mais

Sistemas de Responsabilidade Pública para Medir, Monitorar e Informar sobre Políticas Urbanas Sustentáveis na América Latina

Sistemas de Responsabilidade Pública para Medir, Monitorar e Informar sobre Políticas Urbanas Sustentáveis na América Latina Sistemas de Responsabilidade Pública para Medir, Monitorar e Informar sobre Políticas Urbanas Sustentáveis na América Latina Luciana Tuszel luciana.tuszel@onuhabitat.org 1. A AGENDA 2030 2. O PROJETO DO

Leia mais

Sofia de Abreu Ferreira Departamento Jurídico Unidade de Direito Ambiental e Internacional Banco Mundial 25 de Abril de 2015

Sofia de Abreu Ferreira Departamento Jurídico Unidade de Direito Ambiental e Internacional Banco Mundial 25 de Abril de 2015 25 de Abril de 2015 A Legislação Ambiental e o Agronegócio Uma Análise da Conjuntura Mundial O Caso do Banco Mundial Sofia de Abreu Ferreira Departamento Jurídico Unidade de Direito Ambiental e Internacional

Leia mais

Exame de vista básico em adultos

Exame de vista básico em adultos PROJETO DE SERVIÇO Exame de vista básico em adultos Todos os Lions clubes são autônomos e, portanto, cada Lions clube é uma entidade independente e responsável por realizar seus próprios eventos e cumprir

Leia mais

Proteção Social y Saúde em Brasil

Proteção Social y Saúde em Brasil Proteção Social y Saúde em Brasil Banco Interamericano do Desenvolvimento Divisão de Proteção Social e Saúde (SPH) Marcia Leite Arieira Washington, DC Os Programas do BID em Proteção Social Para combater

Leia mais

Sumário de Conteúdo GRI Standards

Sumário de Conteúdo GRI Standards Sumário de Conteúdo GRI Standards GRI 102-54, 102-55 Este relatório foi preparado de acordo com os GRI Standards: opção Essencial. GRI 101: Fundamentos Conteúdos-padrão GRI 102: Perfil Conteúdos-padrão

Leia mais

LIONS CLUBS INTERNATIONAL Subsídio para Reestruturação e Redesenvolvimento dos Distritos Critério e Processo de Solicitação

LIONS CLUBS INTERNATIONAL Subsídio para Reestruturação e Redesenvolvimento dos Distritos Critério e Processo de Solicitação LIONS CLUBS INTERNATIONAL Subsídio para Reestruturação e Redesenvolvimento dos Distritos Critério e Processo de Solicitação Os novos distritos que tenham sido formados como resultado de uma consolidação

Leia mais

PROGRAMA CIDADÃOS

PROGRAMA CIDADÃOS PROGRAMA CIDADÃOS ATIV@S Workshop Técnico Lisboa 03.05.2019 Luís Madureira Pires Diretor do Programa /17 Os EEA Grants são os recursos financeiros com os quais a Islândia, o Liechtenstein e a Noruega apoiam

Leia mais

Documento Informativo sobre o Projeto (DIP) FASE DE CONCEITOS

Documento Informativo sobre o Projeto (DIP) FASE DE CONCEITOS Public Disclosure Authorized Public Disclosure Authorized Public Disclosure Authorized Public Disclosure Authorized Nome do projeto Região País Documento Informativo sobre o Projeto (DIP) FASE DE CONCEITOS

Leia mais

Projeto Qualisus. Paulo de Tarso Coordenação Executiva de Projetos DIPE / SE / Ministério da Saúde. Brasília-DF, junho de 2004.

Projeto Qualisus. Paulo de Tarso Coordenação Executiva de Projetos DIPE / SE / Ministério da Saúde. Brasília-DF, junho de 2004. Projeto Qualisus Paulo de Tarso Coordenação Executiva de Projetos DIPE / SE / Ministério da Saúde Brasília-DF, junho de 2004. Agenda Estratégica do MS Projeto Farmácia Popular; Qualificação da Atenção

Leia mais

PROJETO DGM/FIP/BRASIL

PROJETO DGM/FIP/BRASIL PROJETO DGM/FIP/BRASIL Histórico do Processo DGM/FIP/BRASIL O DGM-BRASIL foi preparado como uma parceria conjunta com os principais interessados, ou seja: os Povos Indígenas, Quilombolas e Comunidades

Leia mais