A DIGNIDADE DA PESSOA E O BEM COMUM NO CONCÍLIO VATICANO II

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "A DIGNIDADE DA PESSOA E O BEM COMUM NO CONCÍLIO VATICANO II"

Transcrição

1 A DIGNIDADE DA PESSOA E O BEM COMUM NO CONCÍLIO VATICANO II The Dignity of the Person and the Common Good in the Vatican Council II Pe. Ailbe O Reilly, ORC 1 RESUMO A dignidade humana é a excelência que cada pessoa humana possui por ser criada com inteligência e livre arbítrio. Todos possuem esta dignidade por terem a mesma vocação à comunhão com a Santíssima Trindade. Esta comunhão com Deus é iniciada pela nossa incorporação no Corpo Místico de Cristo no batismo. Isto nos confere uma nova dignidade, a dignidade cristã. Tanto a nossa dignidade humana como a nossa dignidade cristã estão em potência a uma dignidade moral, isto é, à dignidade que adquirimos pela obediência ao plano de Deus. É precisamente por esta vida virtuosa que alcançamos a nossa dignidade definitiva, nossa comunhão perfeita com Deus. O bem comum tem como fim facilitar a vida virtuosa de cada pessoa, facilitar a caminhada em direção a nossa dignificação definitiva com Deus, e isto, na sociedade perfeita, na Comunhão dos Santos. PALAVRAS-CHAVE: Dignidade humana. Dignidade cristã. Comunhão. Bem comum. Solidariedade. INTRODUÇÃO É com veemência que a Igreja ensina que o fundamento e o objeto primário da doutrina social da Igreja é a dignidade da pessoa humana com os seus direitos inalienáveis, que formam o núcleo da verdade sobre o homem. 2 Sem uma apreciação da pessoa humana feita à imagem e semelhança de Deus, isto é, criada com inteligência e vontade livre e por isso chamada a realizar-se pelo uso livre das suas próprias capacidades não podemos entender corretamente a relação entre pessoa e sociedade. Para entender bem o papel da sociedade é necessário entender a verdade sobre cada pessoa humana. Ademais, para entender bem o papel da Sociedade das sociedades o Corpo Místico de Cristo é necessário entender a vocação de cada ser humano. O conceito dignidade se refere a um bem, a um bem que somente os seres com inteligência e liberdade possuem. Todos os seres participam dos assim chamados transcendentais, isto é, todo ser é um, é verdadeiro e é bom. Porém o ser humano possui uma bondade que chamamos de dignidade. Nossas reflexões sobre o tema da dignidade 1 Pe. Ailbe O Reilly ORC é Mestre na Teologia do Matrimônio e da Família pelo Instituto João Paulo II, Roma e Doutor em Teologia Moral pela Universidade de Santo Tomás, ou seja, pelo Angelicum, Roma. Atualmente é Coordenador do Curso de Teologia na Faculdade Católica de Anápolis. 2 CONGREGAÇÃO PARA A EDUCAÇÃO CATÓLICA, Orientações para o Estudo e o Ensino da Doutrina Social da Igreja na Formação Sacerdotal, Roma No. 4.

2 nos levaram ao ponto de formular a seguinte definição: a dignidade é a bondade específica do ser inteligente, ou seja, é a bondade que é exclusivamente presente em Deus, nos anjos e nas pessoas humanas. Somente pessoas possuem a bondade que chamamos de dignidade. Evidentemente não podemos comparar a Dignidade Divina e a dignidade da pessoa criada. Existe uma diferença infinita entre estas dignidades. Por isso, o termo dignidade é usado de forma análoga, isto é, as várias maneiras de usar este conceito têm algo em comum e algo diferente: tanto Deus como o ser humano possuem liberdade, mas há diferença infinita entre uma liberdade finita/limitada e a liberdade infinita/ilimitada, ou seja, divina. O escopo principal deste artigo é de explorar a doutrina do Concílio Vaticano II sobre a dignidade da pessoa humana e sua relação como a sociedade. Veremos que a sociedade, por meio do bem comum, está a serviço da pessoa. Faremos algumas referências à Sagrada Escritura e a outras fontes do Magistério na medida em que servem para corroborar a visão do Concílio. I. A DIGNIDADE DA PESSOA HUMANA A primeira verdade que a Sagrada Escritura pronuncia sobre o homem diz respeito a sua dignidade. Então Deus disse: Façamos o homem à nossa imagem e semelhança. 3 O homem foi criado à imagem e semelhança de Deus e, por isso, ele tem um valor que o coloca acima de todo o mundo visível. O Concílio ensina que: O homem na verdade não se engana quando se reconhece superior aos elementos materiais, e não se considera somente uma partícula da natureza ou um elemento anônimo da cidade humana. Com efeito, por sua vida interior, o homem excede a universalidade das coisas. 4 Por ter sido criado à imagem de Deus o homem é a única criatura visível que é capaz de conhecer e amar seu Criador. 5 A dignidade do homem consiste na sua inteligência e no seu livre arbítrio. Mas estas capacidades são ordenadas à comunhão com Deus. Com outras palavras: o homem tem inteligência e livre arbítrio precisamente para poder entrar, estar e crescer numa comunhão com o Sumo Bem que é Deus. Entre todas as criaturas visíveis somente o homem é capaz disso. É por isso que o homem é a única criatura na terra que Deus quis por si mesmo. 6 3 Gênesis 1,26. 4 Concílio Vaticano II, Gaudium et Spes, Concílio Vaticano II, Gaudium et Spes, Concílio Vaticano II, Gaudium et Spes, 24.

3 Por ser à imagem de Deus, o indivíduo humano tem a dignidade de pessoa: ele não é apenas alguma coisa, mas alguém. 7 Com isso, podemos dizer que a dignidade da pessoa humana consiste principalmente na sua excelência de ser criado à imagem e semelhança de Deus, isto é, com inteligência e livre arbítrio. parte de Jó: Que todos os homens gozem de uma dignidade igual recebe certo testemunho da Nunca violei o direito de meus escravos, ou de minha serva, em suas discussões comigo. Que farei eu quando Deus se levantar? Quando me interrogar, que lhe responderei? Aquele que me criou no ventre, não o criou também a ele? Um mesmo criador não nos formou no seio da nossa mãe? 8 Todas as pessoas humanas dono, escravo, serva, pobre e órfão são igualmente criaturas de Deus. Jó chega ao ponto de pedir o castigo de Deus sobre si mesmo caso ele violasse os direitos do pobre ou do órfão: Se vi perecer um homem por falta de roupas, e o pobre que não tinha com que cobrir-se, sem que seus rins me tenham abençoado, aquecido como estava com a lã de minhas ovelhas; se levantei a mão contra o órfão, quando me via apoiado pelos juízes, que meu ombro caia de minhas costas, que meu braço seja arrancado de seu cotovelo! 9 Esta passagem da Sagrada Escritura nos ajuda intuir a igual dignidade que todas as pessoas humanas possuem. Gaudium et Spes nos dirá que a igualdade fundamental entre todos os homens deve ser cada vez mais reconhecida. 10 Pelo fato que não todos possuem as mesmas capacidades os homens não são todos iguais quanto à capacidade física e forças intelectuais e morais, variadas e diferentes em cada um 11 não podemos afirmar de forma simplória que todos têm direitos iguais. Tal afirmação nos levaria a conclusões absurdas: todos os brasileiros teriam direito de estudar medicina em uma Universidade Federal, tanto homem como mulher teria direito de gestar uma criança, todos teriam igual direito de emprestar grandes quantias do banco para montar uma empresa tendo capacidade ou não de ser empresário! Fórmulas simplórias como todos possuem direitos iguais podem nos desviar da verdade sobre o ser humano. Para entender bem a questão dos direitos iguais, é necessário distinguir entre os direitos naturais que são inalienáveis e os direitos civis que, em certo sentido, são relativos: 7 Catecismo da Igreja Católica, n Jó 31, Jó 31, Concílio Vaticano II, Gaudium et Spes, Concílio Vaticano II, Gaudium et Spes, 29.

4 Falando dos direitos naturais devemos falar de uma verdadeira igualdade. Todos têm igual direito ao alimento, ao vestuário e á moradia. Todos possuem direitos iguais de se casarem e de estabelecer uma família. Falando dos direitos civis, isto é, dos direitos individuais de cada cidadão, precisamos introduzir a conceito de proporção. O cidadão tem direitos em proporção às suas capacidades e à sua contribuição. Estes podem e devem ser avaliados por meio de exame ou outro meio comum, que exclui rigorosamente toda discriminação injusta. 12 Em geral podemos afirmar que todos têm direito igual de desenvolver as capacidades que realmente possuem sejam estas capacidades grandes ou pequenas. E, por isso, todos devem ter acesso aos direitos fundamentais da pessoa, 13 tais como comida, bebida, roupa, moradia, educação e saúde. Resumindo, com a ajuda de uma imagem bíblica, podemos dizer que todos têm direito igual às condições necessárias para desenvolver seus talentos, seja que eles foram dotados com um único talento ou com dez talentos. Eis o princípio geral. Porém, parece correto dizer que se os responsáveis precisam (por causa de condições particulares) decidir entre favorecer um ou outro, eles devem favorecer aquele que pode contribuir mais para o bem comum. II. A DIGNIDADE DA PESSOA CRISTÃ A vocação do homem se reconhece e se realiza em Cristo. Sem a Encarnação o homem não poderia reconhecer a grandeza a qual ele está chamado. De fato, é Cristo que revela o homem ao homem; sem Cristo não poderíamos reconhecer a finalidade da nossa existência. Sem Cristo nossa vida é um enigma: Novo Adão, na mesma revelação do mistério do Pai e de seu amor, Cristo manifesta plenamente o homem ao próprio homem e lhe descobre a sua altíssima vocação. 14 Por Cristo, Deus nos oferece o dom da felicidade eterna. O segundo elemento da nossa compreensão da dignidade da pessoa humana é visto quando refletimos no mistério da Encarnação. Para entender o ensinamento do Vaticano II sobre a dignidade, mencionemos aqui três fatores: 12 Para um ulterior aprofundamento sobre o direitos humanos referimos nossos leitores aos números 8-30 da Carta Encíclica Pacem in Terris do Papa João XXIII. 13 Concílio Vaticano II, Gaudium et Spes, Concílio Vaticano II, Gaudium et Spes, 22.

5 1. A dignidade de que cada homem goza em virtude de sua criação à imagem e semelhança de Deus (este ponto já foi explanado acima). 2. Parece que podemos falar de uma nova dignidade que cada homem recebeu em virtude da Encarnação. 3. A dignidade das pessoas incorporadas no Corpo Místico de Cristo pelo Batismo. A nova dignidade que cada homem recebeu em virtude da Encarnação Oferecemos agora uma explicação da dignidade que resulta para todos os homens do mistério da Encarnação. Gaudium es Spes ensina: Já que, nele [em Cristo], a natureza humana foi assumida, e não destruída, por isso mesmo, também em nós foi ela elevada a sublime dignidade. Porque, pela sua encarnação, ele, o Filho de Deus, uniu-se de certo modo a cada homem. Trabalhou com mãos humanas, pensou com uma inteligência humana, agiu com uma vontade humana, amou com um coração humano. Nascido da Virgem Maria, tornou-se verdadeiramente um de nós, semelhante a nós em tudo, exceto no pecado. 15 A afirmação, pela sua encarnação o Filho de Deus uniu-se de certo modo a cada homem, indica que, de algum modo, todas as pessoas humanas adquiriram uma nova dignidade pelo Mistério de Cristo. Contudo, parece que esta nova dignidade consiste no fato que o Filho de Deus se uniu a todos os homens por ter nascido de uma mulher, trabalho com mãos humanas e pensado com inteligência humana. Parece-nos que seria melhor descrever este união com uma união moral. A união moral existe, por exemplo, no Corpo de Bombeiros, quando todos se unem em prosseguir certo fim, no caso, a salvação de vidas humanas. Neste sentido Cristo se fez solidário com os homens. Ele se uniu e se une com os homens na sua procura de uma verdadeira realização humana. Porém, este união moral não é suficiente para descrever o que acontece no Batismo, não exausta nem explica nossa nova dignidade em Cristo. A nova dignidade que os batizados recebem de Cristo pelo Batismo O mesmo documento parece referir-nos à dignidade propriamente cristã, nos seguintes termos: O cristão, tornado conforme à imagem do Filho que é o primogênito entre a multidão dos irmãos, recebe as primícias do Espírito (Rm 8, 23), que o tornam capaz de cumprir a lei nova do amor. Por meio deste Espírito, penhor da herança (Ef 1, 14), o homem todo é renovado interiormente, até à redenção do corpo (Rm 8, 23) Concílio Vaticano II, Gaudium et Spes, Concílio Vaticano II, Gaudium et Spes, 22.

6 Aqui fala de uma renovação interior, que não pode ser reduzida a uma união de solidariedade com Cristo. Parece que uma das melhores expressões desta dignidade se encontra na exclamação de São Leão Magna: Cristão, reconhece a tua dignidade. Por participares agora da natureza divina, não te degeneres retornando à decadência de tua vida passada. Lembra-te da Cabeça a que pertences e do Corpo de que és membro. Lembra-te de que foste arrancado do poder das trevas e transferido para a luz e o Reino de Deus. 17 Com esta citação fica mais claro que o cristão, como participante da vida divina, tem uma dignidade que excede a dos não-cristãos. A dignidade humana está a serviço da vida divina nas nossas almas. Com outras palavras: fomos criados com inteligência e livre arbítrio para que pudéssemos receber a graça santificante e amar a Deus com amor sobrenatural. Falando dos leigos na Igreja Lumen Gentium baseando-se nas palavras de São Paulo Um só Senhor, uma só fé, um só batismo oferece o seguinte ensinamento: comum é a dignidade dos membros pela sua regeneração em Cristo, comum a graça de filhos, comum a vocação à perfeição. 18 Notemos que, segundo este texto, a conseqüência de termos uma comum dignidade não é que todos tenham os mesmos direitos, mas que todos tenham uma comum a vocação à perfeição. O chamamento à santidade, baseado no nosso batismo, é enfatizada nos seguintes termos: Se, na Igreja, nem todos caminham pela mesma via, ainda assim, todos são chamados à santidade. 19 Para que cheguemos à santidade é certo que alguns, por vontade de Cristo, são constituídos como doutores, administradores dos mistérios e pastores para os outros. Porém, reina afinal entre todos verdadeira igualdade no que respeita à dignidade e à ação comum de todos os fiéis para a edificação do corpo de Cristo. 20 A dignidade que todos os fiéis tem em comum pode ser deduzido do seguinte texto do Apostolicam Actuositatem: O dever e o direito do apostolado dos leigos deriva da união destes com Cristo cabeça. Com efeito, inseridos no corpo místico de Cristo pelo batismo e robustecidos pela virtude do Espírito Santo na confirmação, os leigos são deputados pelo próprio Senhor para o apostolado. 21 É precisamente por sermos todos inseridos no corpo místico de Cristo pelo batismo que temos uma dignidade cristã, que é superior à dignidade humana. Porém, dentro da 17 São Leão Magno, Sermão 21,2-3. Citado no Catecismo da Igreja Católica, n Concílio Vaticano II, Lumen Gentium, n Concílio Vaticano II, Lumen Gentium, n Concílio Vaticano II, Lumen Gentium, n Concílio Vaticano II, Apostolicam Actuositatem, n. 3.

7 comunidade cristã, devemos falar de uma verdadeira igualdade: todos os membros da Santa Igreja são igualmente filhos. Todos receberam a mesma graça de adoção. Ninguém pode dizer que é mais filho que o outro. Cristo, no batismo, deu a todos a graça de ser filho do Pai, por isso, filho no Filho. Nossa enxertação em Cristo nos chama à imitação de Cristo. A final, o enxerto deve assumir as características do tronco que o recebeu. III. A COMUNHÃO COM DEUS COMO RAZÃO DE SER DA NOSSA DIGNIDADE Já afirmamos que a pessoa humana tem inteligência e livre arbítrio para poder entrar em comunhão com o Sumo Bem que é Deus. Sabemos que esta comunhão só pode ser atingida por Cristo. Daí, podemos ver que nossa dignidade se fundamenta na nossa vocação: A razão principal da dignidade humana consiste na vocação do homem para a comunhão com Deus. 22 Só podemos reconhecer o valor dum homem quando reconhecemos quão elevado é o fim que Deus deu à vida humana. Reconhecendo a vocação do homem reconhecemos a sua dignidade. Deus criou tudo para o homem, mas o homem foi criado para servir e amar a Deus. 23 Todos são chamados a pertencer a Cristo e em Cristo amar a Deus: Com efeito, já que por todos morreu Cristo e que a vocação última de todos os homens é realmente uma só, a saber, a divina. 24 A vocação do homem é divina! Não somos chamados a uma mera realização humana, mas a uma realização divina a uma participação da vida divina e, no céu, a uma participação da felicidade da Santíssima Trindade. Em outro lugar Gaudium et Spes nos oferece uma síntese de tudo que falamos até agora e realça nosso destino divino: A igualdade fundamental entre todos os homens deve ser cada vez mais reconhecida, uma vez que, dotados de alma racional e criados à imagem de Deus, todos têm a mesma natureza e origem; e, remidos por Cristo, todos têm a mesma vocação e destino divinos. 25 Na comunhão com Deus temos o ápice e a causa final da dignidade da pessoa humana. 22 Concílio Vaticano II, Gaudium et Spes, Catecismo da Igreja Católica, n Concílio Vaticano II, Gaudium et Spes, Concílio Vaticano II, Gaudium et Spes, 29.

8 IV. A DIGNIDADE ADQUIRIDA PELA VIDA VIRTUOSA Para saber como chegar a este felicidade divina, identificamos agora o quarto elemento de nossa compreensão do conceito dignidade. Gaudium et Spes fala: Na intimidade da consciência, o homem descobre uma lei. Ele não a dá a si mesmo. Mas a ela deve obedecer. 26 O homem é chamado a obedecer a uma lei que foi inscrita no seu coração por Deus: De fato o homem tem uma lei escrita por Deus em seu coração... Obedecer a ela é a própria dignidade do homem, que será julgado de acordo com esta lei. 27 É necessário notar que, dentro da lógica do Capitulo de Gaudium et Spes que estamos focando, esta dignidade (que a pessoa humana adquire pela sua obediência á lei) não necessita da Lei de Cristo. É uma dignidade conquistada pela obediência à lei natural. Contudo, acreditamos que (por via de analogia) podemos falar de uma dignidade conquistada pela obediência a Lei de Cristo. Com o ensinamento da Gaudium et Spes vemos que o homem adquire uma nova dignidade obedecendo à lei de Deus. Isto nos revela um novo sentido deste conceito: Não se trata da excelência fundamental que o homem tem em virtude da sua natureza, isto é, de sua capacidade de conhecer e decidir livremente. Esta excelência fundamental parece ser a causa material da dignidade cristã. Não se refere a sua elevação em Cristo, que seria a realização inicial de sua comunhão com Deus. Esta elevação em Cristo parece ser a causa formal da dignidade cristã. Não se refere à sua vocação à comunhão perfeita com Deus no céu. Esta comunhão com Deus parece ser a causa final da dignidade cristã. Mas sim, se refere a uma maneira de agir, se refere à ação livre que se harmoniza com as três verdades acima mencionadas. Esta ação livre da pessoa humana (obedecendo à lei natural e cristã) parece ser a causa eficiente da dignidade que obteremos no céu pela comunhão perfeita com Deus, isto é, da nossa dignidade/dignificação definitiva. Contudo, em outro sentido, devemos dizer que esta ação virtuosa (esta obediência à lei) já é dignificante aqui na terra: obedecer a ela [á lei] é a própria dignidade do homem. 28 Neste sentido parece que, em certo sentido, pode ser considerado como uma causa formal da nossa dignidade aqui na terra. Aqui a dignidade é uma excelência possuída somente por aqueles que obedecem à lei de Deus. Quando o cristão não obedece à lei de Deus, isto é, quando ele age contra a razão, ele é de qualquer maneira menos que humano e certamente menos que cristão. Age duma forma que não combina nem com sua própria natureza, nem com sua nova 26 Concílio Vaticano II, Gaudium et Spes, Concílio Vaticano II, Gaudium et Spes, Concílio Vaticano II, Gaudium et Spes, 16.

9 dignidade em Cristo. Por isso, às vezes, ouvimos expressões como ele não tem dignidade, ele tem muita dignidade ou ela é uma pessoa digna da sua posição. Gaudium et Spes afirma que o: homem consegue esta dignidade quando, liberado de todo o cativeiro das paixões, caminha para o seu fim pela escolha livre do bem e procura eficazmente os meios aptos com diligente aplicação. 29 A pessoa humana atinge a dignidade moral quando ele vence as suas paixões e age duma maneira que é verdadeiramente virtuosa. V. O BEM COMUM A SERVIÇO DA PESSOA Começamos este artigo afirmando que a doutrina sobre a dignidade da pessoa é a chave para entender a vida social. Chegou o momento para examinar o papel da sociedade no processo da dignificação da pessoa humana. A tarefa principal de qualquer sociedade é o bem comum. Os homens se organizam em forma de comunidade sabendo que somente assim terão as condições de atingirem a realização mais plena de suas potencialidades. Neste sentido Gaudium et Spes nos oferece uma definição do bem comum. Ele é: o conjunto das condições da vida social que permitem, tanto aos grupos como a cada membro, alcançar mais plena e facilmente a própria perfeição. 30 Surge a pergunta: o que está incluído neste conjunto das condições que favorecem a perfeição dos pequenos grupos e de seus membros individuais? É evidente que este conjunto de condições inclui coisas como o asfalto, o esgoto, o hospital, a biblioteca e as escolas do município ou do estado. Porém, além destes elementos matérias devemos incluir elementos mais espirituais, tais como a honestidade e a competência administrativa do prefeito, dos políticos e dos funcionários públicos. Pensando no bem comum da Igreja de Cristo podemos pensar naquelas condições que favorecem nosso crescimento espiritual, como, por exemplo, a Igreja bem ventilada e com um bom sistema de som, salas de catequese bem equipadas, etc. Porém, aqui também é necessário incluir elementos mais espirituais no bem comum da Igreja. A sabedoria e a santidade dos sacerdotes e do Bispo pertencem ao bem comum da Igreja. Fazem parte do conjunto das condições que favorecem nossa perfeição. Além disso, podemos incluir a capacidade que nossos pastores têm de pregar não somente com clareza intelectual, mas com verdadeira paixão. A capacidade de pregar o 29 Concílio Vaticano II, Gaudium et Spes, Concílio Vaticano II, Gaudium et Spes, 26.

10 Evangelho com paixão é uma condição que ajuda os fiéis a chegar à perfeição cristã. Oferecemos estes exemplos para pôr em realce que o conceito bem comum não se limite às condições materiais que a comunidade oferece a seus membros. Tanto a sociedade humana como a sociedade cristã (a Igreja) devem fornecer aquelas condições que servem para as comunidades menores e ultimamente que servem a pessoa humana e cristã. Assim vemos que o bem comum está a serviço da perfeição e da felicidade da pessoa humana. Para ver como a mesma pessoa deve estar a serviço do bem comum e por meio dele, a serviço de um número maior de pessoas será muito útil explicar o termo solidariedade. VI. SOLIDARIEDADE O documento Gaudium et Spes aborda o tema da solidariedade de uma forma teológica. Começa constatando que Deus não criou os homens para viverem isolados, mas para se unirem em sociedade e continua afirmando que Ele quis santificar e salvar os homens, não individualmente... mas fazendo deles um povo que o reconhecesse em verdade e o servisse santamente. Ele escolheu os homens não só como indivíduos, mas como membros de determinada comunidade e com seu povo estabeleceu aliança no Sinai. 31 ensina: Olhando para o Novo Testamento, o Vaticano II Esta índole comunitária aperfeiçoa-se e completa-se com a obra de Jesus Cristo. Pois o próprio Verbo encarnado quis participar da vida social dos homens. Tomou parte nas bodas de Caná, entrou na casa de Zaqueu, comeu com os publicanos e pecadores. Não somente pelo exemplo, mas também pela pregação, oração e redenção, Ele mostrou a necessidade da solidariedade: Na sua pregação expressamente mandou aos filhos de Deus que se tratassem como irmãos. E na sua oração pediu que todos os seus discípulos fossem um. Ele próprio se ofereceu à morte por todos, de todos feito Redentor... Na própria constituição da Igreja, vemos a solidariedade: E mandou aos apóstolos pregar a todos os povos a mensagem evangélica para que o gênero humano se tornasse a família de Deus, na qual o amor fosse toda a lei. 31 Concílio Vaticano II, Gaudium et Spes, 32.

11 Primogênito entre muitos irmãos, estabeleceu, depois da sua morte e ressurreição, com o dom do seu Espírito, uma nova comunhão fraterna entre todos os que o recebem com fé e caridade, a saber: na Igreja, que é o seu corpo, no qual todos, membros uns dos outros, se prestam mutuamente serviço segundo os diversos dons a cada um concedidos. 32 A partir destes textos parece que o conceito solidariedade se refere á caridade fraterna. Termos como uma nova comunhão fraterna, membros uns dos outros e prestam mutuamente serviço parecem indicar que a melhor maneira de explicar o conceito solidariedade seria em termos de caridade fraterna. Este número de Gaudium es Spes termina com uma exortação: Esta solidariedade deve crescer sem cessar, até se consumar naquele dia em que os homens, salvados pela graça, darão perfeita glória a Deus, como família amada do Senhor e de Cristo seu irmão. 33 Com o Compêndio da Doutrina Social da Igreja recebemos uma explicação ulterior deste conceito. A solidariedade é também uma verdadeira e própria virtude moral, não um sentimento de compaixão vaga ou de enternecimento superficial pelos males sofridos por tantas pessoas próximas ou distantes. Pelo contrário, é a determinação firme e perseverante de se empenhar pelo bem comum; ou seja, pelo bem de todos e de cada um, porque todos nós somos verdadeiramente responsáveis por todos. A solidariedade eleva-se ao grau de virtude social fundamental, pois se coloca na dimensão da justiça, virtude orientada por excelência para o bem comum... Desta doutrina parece muito claro que a solidariedade é mais justiça que caridade. É a virtude moral pela qual cada pessoa se dedica ao bem comum. Contudo, para que a solidariedade atinja seu ponto culminante deve ser imbuído pela caridade ao ponto de ser pronto de sacrificar a própria vida. Por isso, o Compêndio continua falando de uma aplicação em prol do bem do próximo, com a disponibilidade, em sentido evangélico, para perder-se em benefício do próximo em vez de o explorar, e para servi-lo em vez de o oprimir para proveito próprio. 34 Pela solidariedade, cada pessoa se empenha em prol da comunidade e assim cada um se coloca a serviço da dignificação definitiva de seus irmãos. A solidariedade significa a justa contribuição que cada pessoa faz em prol do bem comum. Por meio desta contribuição, cada pessoa cresce na sua dignidade moral e facilidade o mesmo crescimento nos outros. Com já constatamos, este esforço moral tem como fim último, a nossa comunhão eterna com a Santíssima Trindade. 32 Concílio Vaticano II, Gaudium et Spes, Concílio Vaticano II, Gaudium et Spes, Pontifício Conselho Justiça e Paz, Compêndio da Doutrina Social da Igreja, n. 193.

12 CONCLUSÃO A dignidade humana é a excelência que cada pessoa humana possui por ser criada com inteligência e livre arbítrio, isto é, por ter sido criada à imagem de Deus. Todos têm esta dignidade por que todos têm a mesma vocação à comunhão com a Santíssima Trindade. Esta comunhão com Deus é iniciada pela nossa inserção em Cristo, isto é, pela nossa incorporação no Corpo Místico de Cristo no batismo. Isto nos confere uma nova dignidade, a dignidade cristã. Tanto a nossa dignidade humana como a nossa dignidade cristã estão em potência a uma dignidade moral, isto é, à dignidade que adquirimos pela obediência ao plano de Deus. É precisamente por esta vida de virtude que alcançamos a nossa dignidade definitiva, nossa comunhão perfeita com Deus e isto, na sociedade perfeita, na Comunhão dos Santos. SUMMARY Human dignity is an excellence that each human person possesses in virtue of his or her being created with intelligence and free will. We are created in the image and likeness of God in order to attain to communion with God. Communion with God is the raison d être of human dignity, it is the common vocation of all human persons. This communion with God begins with our incorporation into the Mystical Body of Christ through Baptism. This sacrament confers on us a new dignity, Christian dignity. Both our human and our Christian dignity are in potency to moral dignity, that is, to the dignity that we acquire through obedience to the plan of God. It is precisely through a life of virtue that we arrive at our definitive dignity, our perfect communion with God in the most perfect society, the Communion of Saints. The common good of any human society is at the service of smaller groups and of individuals. This common good exists in order to facilitate a life of human and Christian virtue. While it is true that the common good it at the service of the individual human person, it is through the virtue of solidarity that he or she contributes to the common good and thereby facilitates, for a greater number of persons, the achieving of the supreme good of communion with God. KEY-WORDS: Human dignity. Christian dignity. Communion. Common good. Solidarity.

Lembrança da Primeira Comunhão

Lembrança da Primeira Comunhão Lembrança da Primeira Comunhão Jesus, dai-nos sempre deste pão Meu nome:... Catequista:... Recebi a Primeira Comunhão em:... de... de... Local:... Pelas mãos do padre... 1 Lembrança da Primeira Comunhão

Leia mais

NOVENA DOS PAIS QUE ORAM PELOS FILHOS

NOVENA DOS PAIS QUE ORAM PELOS FILHOS Pe. Nilton César Boni, cmf NOVENA DOS PAIS QUE ORAM PELOS FILHOS EDITORA AVE-MARIA Apresentação Aos membros da família cristã podem aplicar-se de modo particular as palavras com que Cristo promete a sua

Leia mais

Apostila de Fundamentos. Arrependimento. Arrependei-vos, pois, e convertei-vos para serem cancelados os vossos pecados...

Apostila de Fundamentos. Arrependimento. Arrependei-vos, pois, e convertei-vos para serem cancelados os vossos pecados... Apostila de Fundamentos Arrependimento Arrependei-vos, pois, e convertei-vos para serem cancelados os vossos pecados... (Atos 3:19) A r r e p e n d i m e n t o P á g i n a 2 Arrependimento É muito importante

Leia mais

Todos Batizados em um Espírito

Todos Batizados em um Espírito 1 Todos Batizados em um Espírito Leandro Antonio de Lima Podemos ver os ensinos normativos a respeito do batismo com o Espírito Santo nos escritos do apóstolo Paulo, pois em muitas passagens ele trata

Leia mais

Predestinação. Aula 15/06/2014 Prof. Lucas Rogério Caetano Ferreira

Predestinação. Aula 15/06/2014 Prof. Lucas Rogério Caetano Ferreira Aula 15/06/2014 Prof. Lucas Rogério Caetano Ferreira S S O homem é pecador Romanos 3:9-18 S Pecadores merecem a morte Genesis 2:17, Romanos 6:23 S Portanto, se é para Deus ser justo e dar somente o que

Leia mais

Lição 01 O propósito eterno de Deus

Lição 01 O propósito eterno de Deus Lição 01 O propósito eterno de Deus LEITURA BÍBLICA Romanos 8:28,29 Gênesis 1:27,28 Efésios 1:4,5 e 11 VERDADE CENTRAL Deus tem um propósito original e eterno para minha vida! OBJETIVO DA LIÇÃO Que eu

Leia mais

ITAICI Revista de Espiritualidade Inaciana

ITAICI Revista de Espiritualidade Inaciana ITAICI Revista de Espiritualidade Inaciana 93 ISSN - 1517-7807 9!BLF@FB:VWOOUWoYdZh outubro 2013 Que a saúde se difunda sobre a terra Escatologia e Exercícios Espirituais Pedro Arrupe, homem de Deus 1

Leia mais

Catecismo da Doutrina Cristã

Catecismo da Doutrina Cristã Catecismo da Doutrina Cristã (Edição revista e atualizada) EDITORA AVE-MARIA Apresentação à nova edição Estamos apresentando aos fiéis cristãos o Catecismo da doutrina cristã, revisto e atualizado. Conservamos

Leia mais

Rita de Sá Freire. Maria: a Mãe do Eterno e Sumo Sacerdote - Homenagem ao Dia do Padre 4 de agosto

Rita de Sá Freire. Maria: a Mãe do Eterno e Sumo Sacerdote - Homenagem ao Dia do Padre 4 de agosto Rita de Sá Freire Maria: a Mãe do Eterno e Sumo Sacerdote - Homenagem ao Dia do Padre 4 de agosto No dia 4 de agosto, a Igreja comemora São João Maria Vianney, Padroeiro dos Padres. Gostaria de prestar

Leia mais

Diz respeito ao que vamos realizar em Cristo, pelo poder do Espírito Santo para cumprir a nossa missão:

Diz respeito ao que vamos realizar em Cristo, pelo poder do Espírito Santo para cumprir a nossa missão: II) NOSSA VISÃO Diz respeito ao que vamos realizar em Cristo, pelo poder do Espírito Santo para cumprir a nossa missão: A) Adorar a Deus em espírito e verdade Queremos viver o propósito para o qual Deus

Leia mais

Terceira Aula Robert Rautmann A SANTÍSSIMA TRINDADE

Terceira Aula Robert Rautmann A SANTÍSSIMA TRINDADE Terceira Aula Robert Rautmann A SANTÍSSIMA TRINDADE Ícone da Santíssima Trindade Autor: Andrej Rublëv (aprox. 1441) A FÉ CATÓLICA É TRINITÁRIA O Mistério da Fé Trinitária é central na fé e na vida cristã;

Leia mais

DESENVOLVENDO MEMBROS MADUROS

DESENVOLVENDO MEMBROS MADUROS DESENVOLVENDO MEMBROS MADUROS Movendo Pessoas da Congregação para os Comprometidos para que não mais sejamos como meninos Mas, seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo.

Leia mais

KJV King James Bible Study Correspondence Course An Outreach of Highway Evangelistic Ministries 5311 Windridge lane ~ Lockhart, Florida 32810 ~ USA

KJV King James Bible Study Correspondence Course An Outreach of Highway Evangelistic Ministries 5311 Windridge lane ~ Lockhart, Florida 32810 ~ USA 1 Dois Pais Espirituais Lição 1 (volte para as páginas 4, 5 e 6) Durante a história, Deus tem dado todo individo uma chance para aceitar o seu eterno plano da salvação. É triste, muitas pessoas tem rejeitado

Leia mais

DISTRIBUIÇÃO GRATUITA

DISTRIBUIÇÃO GRATUITA A IMPORTÂNCIA DAS OBRAS DE FÉ William Soto Santiago Cayey Porto Rico 16 de Março de 2011 Reverendo William Soto Santiago, Ph. D. CENTRO DE DIVULGAÇÃO DO EVANGELHO DO REINO http://www.cder.com.br E-mail:

Leia mais

A Palavra de Deus. - É na Palavra de Deus que o homem encontra o conhecimento a respeito da Vida, de onde viemos e onde vamos viver a eternidade.

A Palavra de Deus. - É na Palavra de Deus que o homem encontra o conhecimento a respeito da Vida, de onde viemos e onde vamos viver a eternidade. A Palavra de Deus 2 Timóteo 3:16-17 Pois toda a Escritura Sagrada é inspirada por Deus e é útil para ensinar a verdade, condenar o erro, corrigir as faltas e ensinar a maneira certa de viver. 17 E isso

Leia mais

Igreja Internacional da Graça de Deus

Igreja Internacional da Graça de Deus Igreja Internacional da Graça de Deus 1 O Batismo nas Águas Igreja Internacional da Graça de Deus Fevereiro de 2010 São Paulo - Brasil 2 Nova Vida com Jesus J esus respondeu : - Na verdade, na verdade

Leia mais

QUEM ANUNCIA AS BOAS NOVAS COOPERA COM O CRESCIMENTO DA IGREJA. II Reunião Executiva 01 de Maio de 2015 São Luís - MA

QUEM ANUNCIA AS BOAS NOVAS COOPERA COM O CRESCIMENTO DA IGREJA. II Reunião Executiva 01 de Maio de 2015 São Luís - MA QUEM ANUNCIA AS BOAS NOVAS COOPERA COM O CRESCIMENTO DA IGREJA II Reunião Executiva 01 de Maio de 2015 São Luís - MA At 9.31 A igreja, na verdade, tinha paz por toda Judéia, Galiléia e Samaria, edificando-se

Leia mais

Prof. José Joaquim Fundador da Sociedade das Comunidades Catequéticas. Aprendendo com Jesus

Prof. José Joaquim Fundador da Sociedade das Comunidades Catequéticas. Aprendendo com Jesus Prof. José Joaquim Fundador da Sociedade das Comunidades Catequéticas Aprendendo com Jesus Apresentação É com a maior confiança na compreensão e aceitação dos nossos queridos catequistas que levo a público

Leia mais

Virgindade perpétua de Maria Santíssima

Virgindade perpétua de Maria Santíssima Virgindade perpétua de Maria Santíssima Maternidade e virgindade são alternativas da mulher, que se excluem por natureza, que Deus quer reunir milagrosamente na sua Mãe. Os textos mais antigos chamam a

Leia mais

Jo 15.2 = Toda vara em mim que não dá fruto, a tira; e limpa toda aquela que dá fruto, para que dê mais fruto.

Jo 15.2 = Toda vara em mim que não dá fruto, a tira; e limpa toda aquela que dá fruto, para que dê mais fruto. A Responsabilidade dos Filhos de Deus Texto Base: 1º João 2.6 = Aquele que diz que está nele também deve andar como ele andou. Introdução: O nosso dever é andar como Ele (Jesus) andou.. Todos que O aceitam

Leia mais

ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL ESTUDO 4 A PESCA MILAGROSA

ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL ESTUDO 4 A PESCA MILAGROSA ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL ESTUDO 4 A PESCA MILAGROSA A PESCA MILAGROSA LUCAS 5:1-11; JOÃO 21:1-17 A PRIMEIRA PESCA MARAVILHOSA JÁ ESTÁ TUDO PAGO! NÃO DEVO + Porque estudar os milagres de Jesus? Jesus nos

Leia mais

NOME DO CURSO ORAR É AÇÃO EBA. Nome do professor

NOME DO CURSO ORAR É AÇÃO EBA. Nome do professor ORAR É AÇÃO EBA Aprendendo a ORAR com Paulo Ef. 1:15-19. Por isso também eu, tendo ouvido da fé que há entre vós no Senhor Jesus e o amor para com todos os santos, não cesso de dar graças por vós, fazendo

Leia mais

Curso de Discipulado

Curso de Discipulado cidadevoadora.com INTRODUÇÃO 2 Este curso é formado por duas partes sendo as quatro primeiras baseadas no evangelho de João e as quatro últimas em toda a bíblia, com assuntos específicos e muito relevantes

Leia mais

MISSÕES - A ESTRATÉGIA DE CRISTO PARA A SUA IGREJA

MISSÕES - A ESTRATÉGIA DE CRISTO PARA A SUA IGREJA MISSÕES - A ESTRATÉGIA DE CRISTO PARA A SUA IGREJA 1 40 dias vivendo para Jesus 12/05/2013 At 1 4 Um dia, quando estava com os apóstolos, Jesus deu esta ordem: Fiquem em Jerusalém e esperem até que o Pai

Leia mais

A ESPERANÇA QUE VEM DO ALTO. Romanos 15:13

A ESPERANÇA QUE VEM DO ALTO. Romanos 15:13 A ESPERANÇA QUE VEM DO ALTO Romanos 15:13 - Ora o Deus de esperança vos encha de toda a alegria e paz em crença, para que abundeis em esperança pela virtude do Espírito Santo. Só Deus pode nos dar uma

Leia mais

O PAI É MAIOR DO QUE O FILHO

O PAI É MAIOR DO QUE O FILHO O PAI É MAIOR DO QUE O FILHO O PAI É MAIOR DO QUE O FILHO Vós ouviste o que vos disse: Vou e retorno a vós. Se me amásseis, ficaríeis alegres por eu ir para o Pai, porque o Pai é maior do que eu. João

Leia mais

CRISTOLOGIA: DOUTRINA DE CRISTO

CRISTOLOGIA: DOUTRINA DE CRISTO CRISTOLOGIA: DOUTRINA DE CRISTO ETERNIDADE DEUS PAI LOGUS ESPIRITO SANTO A TRINDADE 1Jo.5.7 LOGUS QUER DIZER PALAVRA OU VERBO SE REFERE AO FILHO NA ETERNIDADE I - SUA PRÉ-EXISTÊNCIA 1 - SUA EXISTÊNCIA

Leia mais

Personal Commitment Guide. Guia de Compromisso Pessoal

Personal Commitment Guide. Guia de Compromisso Pessoal Personal Commitment Guide Guia de Compromisso Pessoal Nome da Igreja ou Evento Nome do Conselheiro Telefone 1. Salvação >Você já atingiu um estágio na vida em que você tem a certeza da vida eterna e que

Leia mais

LEIS DA JUSTIÇA, AMOR e CARIDADE 1. O obje6vo deste tema, será o de possibilitar o entendimento das leis de jus6ça, amor e caridade.

LEIS DA JUSTIÇA, AMOR e CARIDADE 1. O obje6vo deste tema, será o de possibilitar o entendimento das leis de jus6ça, amor e caridade. LEIS DA JUSTIÇA, AMOR e CARIDADE 1 O obje6vo deste tema, será o de possibilitar o entendimento das leis de jus6ça, amor e caridade. DIREITOS NATURAIS 2 Direitos Naturais: São os mesmos para todos os indivíduos,

Leia mais

Por isso, redescobrir a Eucaristia na plenitude é redescobrir o CRISTO. Hoje queremos agradecer este grande dom, que Cristo nos deu.

Por isso, redescobrir a Eucaristia na plenitude é redescobrir o CRISTO. Hoje queremos agradecer este grande dom, que Cristo nos deu. O Pão da Vida Na solenidade de Corpus Christi, queremos recordar que os atos redentores de Cristo, que culminam na sua morte e ressurreição, atualizam-se na Eucaristia, celebrada pelo Povo de Deus e presidida

Leia mais

Naquela ocasião Jesus disse: "Eu te louvo, Pai, Senhor dos céus e da terra, porque escondeste estas coisas dos sábios e cultos, e as revelaste aos

Naquela ocasião Jesus disse: Eu te louvo, Pai, Senhor dos céus e da terra, porque escondeste estas coisas dos sábios e cultos, e as revelaste aos As coisas encobertas pertencem ao Senhor, ao nosso Deus, mas as reveladas pertencem a nós e aos nossos filhos para sempre, para que sigamos todas as palavras desta lei. Deuteronômio 29.29 Naquela ocasião

Leia mais

7 E o Espírito é o que dá testemunho, porque o Espírito é a verdade. 8 Porque três são os que dão testemunho: o Espírito, e a água, e o sangue; e

7 E o Espírito é o que dá testemunho, porque o Espírito é a verdade. 8 Porque três são os que dão testemunho: o Espírito, e a água, e o sangue; e I João 1 1 O que era desde o princípio, o que ouvimos, o que vimos com os nossos olhos, o que contemplamos e as nossas mãos apalparam, a respeito do Verbo da vida 2 (pois a vida foi manifestada, e nós

Leia mais

PARA O BAPTISMO DAS CRIANÇAS

PARA O BAPTISMO DAS CRIANÇAS BAPTISMO DAS CRIANÇAS 301 PARA O BAPTISMO DAS CRIANÇAS Pode utilizar-se uma das fórmulas, de entre as que se propõem no Rito do Baptismo ou aqui. Também é lícito escolher vários elementos da mesma fórmula,

Leia mais

Como levar alguém a Jesus Cristo usando o Cubo Evangelístico (Use as setas do cubo para ajudá-lo a abrir as figuras)

Como levar alguém a Jesus Cristo usando o Cubo Evangelístico (Use as setas do cubo para ajudá-lo a abrir as figuras) Como levar alguém a Jesus Cristo usando o Cubo Evangelístico (Use as setas do cubo para ajudá-lo a abrir as figuras) Mostre o "Homem em Pecado" separado de Deus Esta luz (aponte para o lado direito) representa

Leia mais

Lausperene. Senhor Jesus, Eu creio que estais presente no pão da Eucaristia. Senhor, eu creio em Vós.

Lausperene. Senhor Jesus, Eu creio que estais presente no pão da Eucaristia. Senhor, eu creio em Vós. Lausperene Cântico: Dá-nos um coração Refrão: Dá-nos um coração, grande para amar, Dá-nos um coração, forte para lutar. 1. Homens novos, criadores da história, construtores da nova humanidade; homens novos

Leia mais

2º Aquele que não pratica (não pratica a Lei), mas crê naquele que justifica o ímpio, a sua fé lhe é

2º Aquele que não pratica (não pratica a Lei), mas crê naquele que justifica o ímpio, a sua fé lhe é Muitos, ao ouvirem que o cristão não precisa praticar as obras da Lei, como: guarda do sábado, sacrifício de jejum, uso do véu, devolução de dízimo, etc., logo fazem a seguinte pergunta: A Lei de Deus

Leia mais

Jesus contou aos seus discípulos esta parábola, para mostrar-lhes que eles deviam orar sempre e nunca desanimar.

Jesus contou aos seus discípulos esta parábola, para mostrar-lhes que eles deviam orar sempre e nunca desanimar. Lc 18.1-8 Jesus contou aos seus discípulos esta parábola, para mostrar-lhes que eles deviam orar sempre e nunca desanimar. Ele disse: "Em certa cidade havia um juiz que não temia a Deus nem se importava

Leia mais

1. Perguntas a. Quem são os líderes do ministério com jovens? b. O que os caracterizam como líderes? c. Qual os requisitos para serem líderes? d.

1. Perguntas a. Quem são os líderes do ministério com jovens? b. O que os caracterizam como líderes? c. Qual os requisitos para serem líderes? d. 1. Perguntas a. Quem são os líderes do ministério com jovens? b. O que os caracterizam como líderes? c. Qual os requisitos para serem líderes? d. Todo líder é professor? e. Qual o papel do líder? f. E

Leia mais

Koinonia, descobrindo a alegria de pertencer.

Koinonia, descobrindo a alegria de pertencer. ESTUDO 02 A COMUNHÃO E MUTUALIDADE Vimos que a comunhão se baseia numa relação entre pessoas, e tem diversas maneiras de se manifestar. Já que as relações são mais experimentadas do que vistas, não é fácil

Leia mais

A PRÁTICA DO PRECEITO: AMAR O PRÓXIMO COMO A SI MESMO

A PRÁTICA DO PRECEITO: AMAR O PRÓXIMO COMO A SI MESMO CURSO A PRÁTICA DA FRATERNIDADE NOS CENTROS ESPÍRITAS A PRÁTICA DO PRECEITO: AMAR O PRÓXIMO COMO A SI MESMO A PRÁTICA DO PRECEITO: AMAR O PRÓXIMO COMO A SI MESMO Vimos na videoaula anterior que nas diversas

Leia mais

Sagrado Coração de Jesus

Sagrado Coração de Jesus Trezena em honra ao Sagrado Coração de Jesus Com reflexões sobre suas doze promessas a Santa Margarida Maria de Alacoque EDITORA AVE-MARIA Introdução Antes de o prezado leitor iniciar esta Trezena em honra

Leia mais

DIRECTÓRIO GERAL DA CATEQUESE - SDCIA/ISCRA -2 Oração inicial Cântico - O Espírito do Senhor está sobre mim; Ele me enviou para anunciar aos pobres o Evangelho do Reino! Textos - Mc.16,15; Mt.28,19-20;

Leia mais

IV FÓRMULAS DE BÊNÇÃO PARA LAUDES E VÉSPERAS

IV FÓRMULAS DE BÊNÇÃO PARA LAUDES E VÉSPERAS IV FÓRMULAS DE BÊNÇÃO PARA LAUDES E VÉSPERAS I. Nas celebrações do Tempo Advento Deus omnipotente e misericordioso, que vos dá a graça de comemorar na fé a primeira vinda do seu Filho Unigénito e de esperar

Leia mais

Aspetos inclusivos e exclusivos na fé nova-apostólica

Aspetos inclusivos e exclusivos na fé nova-apostólica Igreja Nova Apostólica Internacional Aspetos inclusivos e exclusivos na fé nova-apostólica Depois de, na última edição, termos abordado os aspetos inclusivos e exclusivos no Antigo e no Novo Testamento,

Leia mais

igrejabatistaagape.org.br [1] Deus criou o ser humano para ter comunhão com Ele, mas ao criá-lo concedeu-lhe liberdade de escolha.

igrejabatistaagape.org.br [1] Deus criou o ser humano para ter comunhão com Ele, mas ao criá-lo concedeu-lhe liberdade de escolha. O Plano da Salvação Contribuição de Pr. Oswaldo F Gomes 11 de outubro de 2009 Como o pecado entrou no mundo e atingiu toda a raça humana? [1] Deus criou o ser humano para ter comunhão com Ele, mas ao criá-lo

Leia mais

Mantendo uma Posição Firme

Mantendo uma Posição Firme Livro 1 página 65 Lição Nove Mantendo uma Posição Firme (O Batismo e a Membresia na Igreja) Introdução: O batismo e a membresia na igreja säo coisas inteiramente diferentes. Eles estão juntos nesta lição

Leia mais

Evangelhos. www.paroquiadecascais.org

Evangelhos. www.paroquiadecascais.org Evangelhos 1. Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Mateus (Mt 5, 1-12a) ao ver a multidão, Jesus subiu ao monte e sentou-se. Rodearam-n O os discípulos e Ele começou a ensiná-los, dizendo:

Leia mais

CAPÍTULO 2. O Propósito Eterno de Deus

CAPÍTULO 2. O Propósito Eterno de Deus CAPÍTULO 2 O Propósito Eterno de Deus Já falamos em novo nascimento e uma vida com Cristo. Mas, a menos que vejamos o objetivo que Deus tem em vista, nunca entenderemos claramente o porque de tudo isso.

Leia mais

Tríduo Pascal - Ano C

Tríduo Pascal - Ano C 1 A celebração da Missa Vespertina da Ceia do Senhor inaugura o Sagrado Tríduo Pascal, o coração do ano litúrgico, no qual celebramos a morte, sepultura e a ressurreição de Jesus Cristo. Trata-se de um

Leia mais

Centralidade da obra de Jesus Cristo

Centralidade da obra de Jesus Cristo Centralidade da obra de Jesus Cristo MÓDULO 3 3ª AULA AULA 3 MÓDULO 3 SALVAÇÃO EM CRISTO Jesus no Centro Por que deve ficar claro isso? Dá para evangelizar sem falar de Jesus? É possível partir de outro

Leia mais

Cântico: Dá-nos um coração

Cântico: Dá-nos um coração Cântico: Dá-nos um coração Refrão: Dá-nos um coração, grande para amar, Dá-nos um coração, forte para lutar. 1. Homens novos, criadores da história, construtores da nova humanidade; homens novos que vivem

Leia mais

Estudos bíblicos sobre liderança Tearfund*

Estudos bíblicos sobre liderança Tearfund* 1 Estudos bíblicos sobre liderança Tearfund* 1. Suporte para lideranças Discuta que ajuda os líderes podem necessitar para efetuar o seu papel efetivamente. Os seguintes podem fornecer lhe algumas idéias:

Leia mais

Lição Um. Um Novo Princípio. O Poder Transformador de Cristo

Lição Um. Um Novo Princípio. O Poder Transformador de Cristo Livro 1 página 4 Lição Um Um Novo Princípio O Poder Transformador de Cristo Da Palavra de Deus: Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é: as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo

Leia mais

"como servos de Cristo, fazendo de coração a vontade de Deus" VIDA RELACIONAL COM DEUS: SERVO-SENHOR

como servos de Cristo, fazendo de coração a vontade de Deus VIDA RELACIONAL COM DEUS: SERVO-SENHOR EBD 03: 21 de setembro, inverno de 2014 ESTAÇÃO 3: VIDA ESPIRITUAL ÊNFASE DO MÊS: Derretendo o gelo nas relações com Deus - Pr. Walmir Vargas A SÓS COM DEUS DA FAMÍLIA LIBERDADE "como servos de Cristo,

Leia mais

O povo da graça: um estudo em Efésios # 34 Perseverando com graça - Efésios 6.18-24

O povo da graça: um estudo em Efésios # 34 Perseverando com graça - Efésios 6.18-24 Perseverando com graça Efésios 6.18-24 O povo da graça: um estudo em Efésios # 34 18 Orem no Espírito em todas as ocasiões, com toda oração e súplica; tendo isso em mente, estejam atentos e perseverem

Leia mais

CATEQUESE 1 Estamos reunidos de novo. CATEQUESE 1 Estamos reunidos de novo

CATEQUESE 1 Estamos reunidos de novo. CATEQUESE 1 Estamos reunidos de novo CATEQUESE 1 Estamos reunidos de novo Tens uma tarefa importante para realizar: 1- Dirige-te a alguém da tua confiança. 2- Faz a pergunta: O que admiras mais em Jesus? 3- Regista a resposta nas linhas.

Leia mais

Jesus declarou: Digo-lhe a verdade: Ninguém pode ver o Reino de Deus, se não nascer de novo. (João 3:3).

Jesus declarou: Digo-lhe a verdade: Ninguém pode ver o Reino de Deus, se não nascer de novo. (João 3:3). Jesus declarou: Digo-lhe a verdade: Ninguém pode ver o Reino de Deus, se não nascer de novo. (João 3:3). O capítulo três do Evangelho de João conta uma história muito interessante, dizendo que certa noite

Leia mais

O NOVO NASCIMENTO. Texto base: Jo 3: 1 a 21

O NOVO NASCIMENTO. Texto base: Jo 3: 1 a 21 O NOVO NASCIMENTO Texto base: Jo 3: 1 a 21 I. INTRODUÇÃO II. QUEM ERA NICODEMOS? Povo de Deus JUDEU MEMBRO DO SINÉDRIO FARISEU COM POSSES Instruído na Lei de Deus e Tradição Oral. Conhecido por ser puro,

Leia mais

Lição 1 - Apresentando o Evangelho Texto Bíblico Romanos 1.16,17

Lição 1 - Apresentando o Evangelho Texto Bíblico Romanos 1.16,17 Lição 1 - Apresentando o Evangelho Texto Bíblico Romanos 1.16,17 Paulo escreveu uma carta à Igreja de Roma, mas não foi ele o instrumento que Deus usou para fazer acontecer uma Agência do Reino de Deus

Leia mais

1ª Leitura - Gn 2,7-9; 3,1-7

1ª Leitura - Gn 2,7-9; 3,1-7 1ª Leitura - Gn 2,7-9; 3,1-7 Criação e pecado dos primeiros pais. Leitura do Livro do Gênesis 2,7-9; 3,1-7 7 O Senhor Deus formou o homem do pó da terra, soprou-lhe nas narinas o sopro da vida e o homem

Leia mais

CONHECIMENTO DA LEI NATURAL. Livro dos Espíritos Livro Terceiro As Leis Morais Cap. 1 A Lei Divina ou Natural

CONHECIMENTO DA LEI NATURAL. Livro dos Espíritos Livro Terceiro As Leis Morais Cap. 1 A Lei Divina ou Natural CONHECIMENTO DA LEI NATURAL Livro dos Espíritos Livro Terceiro As Leis Morais Cap. 1 A Lei Divina ou Natural O que é a Lei Natural? Conceito de Lei Natural A Lei Natural informa a doutrina espírita é a

Leia mais

Lição 3 O Plano de Deus Para os Obreiros

Lição 3 O Plano de Deus Para os Obreiros Lição 3 O Plano de Deus Para os Obreiros O António estudou as razões por que os crentes da Igreja primitiva se reuniam. Observou que muitos tipos de necessidades reuniam os crentes a necessidade de ensino,

Leia mais

A transmissão da fé na Família. Reunião de Pais. Família

A transmissão da fé na Família. Reunião de Pais. Família A transmissão da fé na Família Reunião de Pais Família Plano Pastoral Arquidiocesano Um triénio dedicado à Família Passar de uma pastoral sobre a Família para uma pastoral para a Família e com a Família

Leia mais

COMO E ONDE OS DONS DE PODER SE MANIFESTAM

COMO E ONDE OS DONS DE PODER SE MANIFESTAM DONS DE PODER Lição 4-27 de Abril de 2014 Texto Áureo: I Coríntios 2.4 A minha palavra, e a minha pregação, não consistiram em palavras persuasivas de sabedoria humana, mas em demonstração de Espírito

Leia mais

A Unidade de Deus. Jesus Cristo é o Único Deus. Pai Filho Espírito Santo. Quem é Jesus? Como os Apóstolos creram e ensinaram? O que a Bíblia diz?

A Unidade de Deus. Jesus Cristo é o Único Deus. Pai Filho Espírito Santo. Quem é Jesus? Como os Apóstolos creram e ensinaram? O que a Bíblia diz? A Unidade de Deus Quem é Jesus? Como os Apóstolos creram e ensinaram? O que a Bíblia diz? Vejamos a seguir alguns tópicos: Jesus Cristo é o Único Deus Pai Filho Espírito Santo ILUSTRAÇÃO Pai, Filho e Espírito

Leia mais

EQUIPAS DE JOVENS DE NOSSA SENHORA O PAPEL DO CASAL ASSISTENTE

EQUIPAS DE JOVENS DE NOSSA SENHORA O PAPEL DO CASAL ASSISTENTE EQUIPAS DE JOVENS DE NOSSA SENHORA O PAPEL DO CASAL ASSISTENTE A experiência de um casal cristão que acompanha a equipa traz aos seus membros uma riqueza complementar à que caracteriza a presença do padre.

Leia mais

Vendo Jesus as multidões, subiu ao monte e, como se assentasse, aproximaram-se os seus discípulos; e Ele passou a ensiná-los dizendo... Mateus 5.

Vendo Jesus as multidões, subiu ao monte e, como se assentasse, aproximaram-se os seus discípulos; e Ele passou a ensiná-los dizendo... Mateus 5. Vendo Jesus as multidões, subiu ao monte e, como se assentasse, aproximaram-se os seus discípulos; e Ele passou a ensiná-los dizendo... Mateus 5.1-2 E na minha nação excedia em judaísmo a muitos da minha

Leia mais

Instituição Beneficente A Luz Divina Grupo da Fraternidade CONDUTA DOS MÉDIUNS 07 / 08 / 2015

Instituição Beneficente A Luz Divina Grupo da Fraternidade CONDUTA DOS MÉDIUNS 07 / 08 / 2015 Instituição Beneficente A Luz Divina Grupo da Fraternidade CONDUTA DOS MÉDIUNS 07 / 08 / 2015 Durante os meus estudos, fiquei me perguntando, o que trazer de muito especial para compartilhar com os irmãos,

Leia mais

Sumário. Motivo 1 A fé sem obras é morta - 9. Motivo 2 A Igreja é lugar de amor e serviço - 15. Motivo 3 O mundo tem fome de santidade - 33

Sumário. Motivo 1 A fé sem obras é morta - 9. Motivo 2 A Igreja é lugar de amor e serviço - 15. Motivo 3 O mundo tem fome de santidade - 33 1 a Edição Editora Sumário Motivo 1 A fé sem obras é morta - 9 Motivo 2 A Igreja é lugar de amor e serviço - 15 Motivo 3 O mundo tem fome de santidade - 33 Santos, Hugo Moreira, 1976-7 Motivos para fazer

Leia mais

ESTUDO 1 - ESTE É JESUS

ESTUDO 1 - ESTE É JESUS 11. Já vimos que Jesus Cristo desceu do céu, habitou entre nós, sofreu, morreu, ressuscitou e foi para a presença de Deus. Leia João 17:13 e responda: Onde está Jesus Cristo agora? Lembremo-nos que: Jesus

Leia mais

S. Tomás de Aquino QUESTÕES SOBRE A EXISTÊNCIA E A INTERLIGAÇÃO DAS VIRTUDES INFUSAS

S. Tomás de Aquino QUESTÕES SOBRE A EXISTÊNCIA E A INTERLIGAÇÃO DAS VIRTUDES INFUSAS QUESTÕES SOBRE A EXISTÊNCIA E A INTERLIGAÇÃO DAS VIRTUDES INFUSAS: Index. S. Tomás de Aquino QUESTÕES SOBRE A EXISTÊNCIA E A INTERLIGAÇÃO DAS VIRTUDES INFUSAS Índice Geral 1. Se existem virtudes teologais.

Leia mais

Lição 07 A COMUNIDADE DO REI

Lição 07 A COMUNIDADE DO REI Lição 07 A COMUNIDADE DO REI OBJETIVO: Apresentar ao estudante, o ensino bíblico sobre a relação entre a Igreja e o Reino de Deus, para que, como súdito desse reino testemunhe com ousadia e sirva em amor.

Leia mais

DECLARAÇÃO DE FÉ 27/06/15 PLANO DE SALVAÇÃO

DECLARAÇÃO DE FÉ 27/06/15 PLANO DE SALVAÇÃO DECLARAÇÃO DE FÉ Pr Josemeire Ribeiro CRM PR 2015 O que é credo? É o que eu creio. PLANO DE SALVAÇÃO QUEDA REDENÇÃO RESTAURAÇÃO Declaração de Fé da IEQ foi compilada por sua fundadora Aimeé Semple McPherson,

Leia mais

TRADIÇÃO. Patriarcado de Lisboa JUAN AMBROSIO / PAULO PAIVA 2º SEMESTRE ANO LETIVO 2013 2014 1. TRADIÇÃO E TRADIÇÕES 2.

TRADIÇÃO. Patriarcado de Lisboa JUAN AMBROSIO / PAULO PAIVA 2º SEMESTRE ANO LETIVO 2013 2014 1. TRADIÇÃO E TRADIÇÕES 2. TRADIÇÃO JUAN AMBROSIO / PAULO PAIVA 2º SEMESTRE ANO LETIVO 2013 2014 1. TRADIÇÃO E TRADIÇÕES 2. A TRANSMISSÃO DO TESTEMUNHO APOSTÓLICO 3. TRADIÇÃO, A ESCRITURA NA IGREJA Revelação TRADIÇÃO Fé Teologia

Leia mais

HOMILIA: A CARIDADE PASTORAL A SERVIÇO DO POVO DE DEUS (1 Pd 5,1-4; Sl 22; Mc 10, 41-45) Amados irmãos e irmãs na graça do Batismo!

HOMILIA: A CARIDADE PASTORAL A SERVIÇO DO POVO DE DEUS (1 Pd 5,1-4; Sl 22; Mc 10, 41-45) Amados irmãos e irmãs na graça do Batismo! HOMILIA: A CARIDADE PASTORAL A SERVIÇO DO POVO DE DEUS (1 Pd 5,1-4; Sl 22; Mc 10, 41-45) Amados irmãos e irmãs na graça do Batismo! A vida e o ministério do padre é um serviço. Configurado a Jesus, que

Leia mais

Os encontros de Jesus. sede de Deus

Os encontros de Jesus. sede de Deus Os encontros de Jesus 1 Jo 4 sede de Deus 5 Ele chegou a uma cidade da Samaria, chamada Sicar, que ficava perto das terras que Jacó tinha dado ao seu filho José. 6 Ali ficava o poço de Jacó. Era mais ou

Leia mais

Pai. Deus. Espírito Santo. Filho

Pai. Deus. Espírito Santo. Filho Pai Deus Filho Espírito Santo Existe um único Deus que subsiste em três pessoas: O Pai, criador de todas as coisas visíveis e invisíveis; O Filho, que foi concebido por obra do Espírito Santo, e nasceu

Leia mais

Celebração Comunitária do SACRAMENTO DO BAPTISMO

Celebração Comunitária do SACRAMENTO DO BAPTISMO Celebração Comunitária do SACRAMENTO DO BAPTISMO O Baptismo, porta da vida e do reino, é o primeiro sacramento da nova lei, que Cristo propôs a todos para terem a vida eterna, e, em seguida, confiou à

Leia mais

Nesta nova série Os Discursos de Jesus vamos aprofundar as Palavras de Jesus :- seus discursos, suas pregações e sermões. Ele falou aos seus

Nesta nova série Os Discursos de Jesus vamos aprofundar as Palavras de Jesus :- seus discursos, suas pregações e sermões. Ele falou aos seus Nesta nova série Os Discursos de Jesus vamos aprofundar as Palavras de Jesus :- seus discursos, suas pregações e sermões. Ele falou aos seus apóstolos na intimidade, falou a um grupo maior que se aproximava

Leia mais

Deus criou o universo do nada! E o ponto de partida é:

Deus criou o universo do nada! E o ponto de partida é: Aula 1 18/02/2015 Deus criou o universo do nada! E o ponto de partida é: No principio, criou Deus os céus e a terra (Gn 1.1) O verbo hebraico bãrã, criou, denota o conceito de iniciar alguma coisa nova.

Leia mais

A LIÇÃO DAS GENEALOGIAS

A LIÇÃO DAS GENEALOGIAS A LIÇÃO DAS GENEALOGIAS Gn 5 1 Esta é a lista dos descendentes de Adão. Quando criou os seres humanos, Deus os fez parecidos com ele. 2 Deus os criou homem e mulher, e os abençoou, e lhes deu o nome de

Leia mais

O que a Igreja precisa saber para ser

O que a Igreja precisa saber para ser O que a Igreja precisa saber para ser Atos 20.17-38 Israel Mazzacorati Ibaviva Julho 2015 De Mileto, Paulo mandou chamar os presbíteros da igreja de Éfeso. Quando chegaram, ele lhes disse: Vocês sabem

Leia mais

Juniores aluno 7. Querido aluno,

Juniores aluno 7. Querido aluno, Querido aluno, Por acaso você já se perguntou algumas destas questões: Por que lemos a Bíblia? Suas histórias são mesmo verdadeiras? Quem criou o mundo? E o homem? Quem é o Espírito Santo? Por que precisamos

Leia mais

Apostila Fundamentos. Batismo nas Águas. batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo... Mt 28:19

Apostila Fundamentos. Batismo nas Águas. batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo... Mt 28:19 Apostila Fundamentos Batismo nas Águas batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo... Mt 28:19 B a t i s m o n a s Á g u a s P á g i n a 2 Batismo nas Águas Este é outro passo que está

Leia mais

O líder influenciador

O líder influenciador A lei da influência O líder influenciador "Inflenciar é exercer ação psicológica, domínio ou ascendências sobre alguém ou alguma coisa, tem como resultado transformações físicas ou intelectuais". Liderança

Leia mais

IGREJA CRISTÃ MARANATA PRESBITÉRIO ESPÍRITO SANTENSE EM EFÉSIOS 2.8 PAULO VINCULA A SALVAÇÃO À FÉ QUE VEM DE DEUS.

IGREJA CRISTÃ MARANATA PRESBITÉRIO ESPÍRITO SANTENSE EM EFÉSIOS 2.8 PAULO VINCULA A SALVAÇÃO À FÉ QUE VEM DE DEUS. ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL 21-jun-2015 - TEMA: A FÉ Assunto: INTERFERÊNCIAS NO PROCESSO DA SALVAÇÃO Texto fundamental: JOÃO CAP. 9 EM EFÉSIOS 2.8 PAULO VINCULA A SALVAÇÃO À FÉ QUE VEM DE DEUS. COMENTAR OS

Leia mais

A iniciação cristã como pedagogia de vida comunitária

A iniciação cristã como pedagogia de vida comunitária A iniciação cristã como pedagogia de vida comunitária A evangelização nos dá a alegria do encontro com a Boa Nova da Ressurreição de Cristo. A maioria das pessoas procura angustiada a razão de sua vida

Leia mais

728DD62502. Senhor Presidente, Senhoras e Senhores Deputados,

728DD62502. Senhor Presidente, Senhoras e Senhores Deputados, Discurso pronunciado pelo Deputado João Mendes de Jesus S/PARTIDO em 09/08/2005 Senhor Presidente, Senhoras e Senhores Deputados, Antes de me reportar aos senhores quero lembrar que a Igreja Universal

Leia mais

A Apostolicidade da Fé

A Apostolicidade da Fé EMBARGO ATÉ ÀS 18H30M DO DIA 10 DE MARÇO DE 2013 A Apostolicidade da Fé Catequese do 4º Domingo da Quaresma Sé Patriarcal, 10 de Março de 2013 1. A fé da Igreja recebemo-la dos Apóstolos de Jesus. A eles

Leia mais

DOUTRINAS BÁSICAS DA VIDA CRISTÃ

DOUTRINAS BÁSICAS DA VIDA CRISTÃ EBD DOUTRINAS BÁSICAS DA VIDA CRISTÃ DOUTRINAS BÁSICAS DA VIDA CRISTÃ OLÁ!!! Sou seu Professor e amigo Você está começando,hoje, uma ETAPA muito importante para o seu CRESCIMENTO ESPIRITUAL e para sua

Leia mais

Eu vim para Servir (Mc 10,45) Campanha da Fraternidade 2015

Eu vim para Servir (Mc 10,45) Campanha da Fraternidade 2015 Eu vim para Servir (Mc 10,45) Campanha da Fraternidade 2015 50 anos de ALEGRIA 7 /12/ 1965 Gaudium et Spes 24 /11/ 2013 Evangelii Gaudium IGREJA FRENTE AO MUNDO - Uma nova imagem da Igreja Antes: sociedade

Leia mais

Deus está implantando o Seu Reino aqui na Terra e Ele tem deixado bem claro qual é a visão dele para nós:

Deus está implantando o Seu Reino aqui na Terra e Ele tem deixado bem claro qual é a visão dele para nós: Visão do MDa Na visão do MDA, é possível à Igreja Local ganhar multidões para Jesus sem deixar de cuidar bem de cada cristão é o modelo de discipulado um a um em ação. O MDA abrange diversos fatores desenvolvidos

Leia mais

O que a Bíblia diz sobre o dinheiro

O que a Bíblia diz sobre o dinheiro Seção 2 O que a Bíblia diz sobre o A questão do e das posses é mencionada muitas vezes na Bíblia. Esta seção examina o que a Bíblia nos ensina sobre a nossa atitude para com o. Ela vai nos ajudar a considerar

Leia mais

JESUS CRISTO PADECEU SOB PÔNCIO PILATOS, FOI CRUCIFICADO, MORTO E SEPULTADO

JESUS CRISTO PADECEU SOB PÔNCIO PILATOS, FOI CRUCIFICADO, MORTO E SEPULTADO JESUS CRISTO PADECEU SOB PÔNCIO PILATOS, FOI CRUCIFICADO, MORTO E SEPULTADO 25-02-2012 Catequese com adultos 11-12 Chave de Bronze Como se deu a entrada messiânica em Jerusalém? No tempo estabelecido,

Leia mais

A relação de amor entre Deus e a humanidade

A relação de amor entre Deus e a humanidade A relação de amor entre Deus e a humanidade A reflexão acerca do amor de Deus para com a humanidade é um grande desafio, pois falar do amor pressupõe a vivência do mesmo. Não basta falar do amor é preciso

Leia mais

Estudo Sobre A Ceia Do Senhor: Livre Ou Restrita?

Estudo Sobre A Ceia Do Senhor: Livre Ou Restrita? Estudo Sobre A Ceia Do Senhor: Livre Ou Restrita? Pr. Pedro Almeida 1. Textos: 1- Mt. 26:26-29 2- Mc. 14:22-26 3- Lc. 22:14-20 4- At. 2:42 5- At. 20:7 6-1Co. 10:1-4 7-1Co. 10:15-22 8-1Co. 11:17-34 2. Introdução:

Leia mais

CELEBRAÇÃO ARCIPRESTAL DA EUCARISTIA EM ANO DA FÉ

CELEBRAÇÃO ARCIPRESTAL DA EUCARISTIA EM ANO DA FÉ CELEBRAÇÃO ARCIPRESTAL DA EUCARISTIA EM ANO DA FÉ SEIA 23 DE JUNHO 2013 ENTRADA NÓS SOMOS AS PEDRAS VIVAS DO TEMPLO DO SENHOR, NÓS SOMOS AS PEDRAS VIVAS DO TEMPLO DO SENHOR, POVO SACERDOTAL, IGREJA SANTA

Leia mais

Compartilhando a Sua Fé

Compartilhando a Sua Fé Livrinho 2 Pàgina 4 Lição Um Compartilhando a Sua Fé O Propósito desta Lição Agora que você descobriu a alegria de pecados perdoados e de uma nova vida em Cristo, sem dúvida quer que os seus familiares

Leia mais

NOSSO SENHOR JESUS CRISTO, REI DO UNIVERSO

NOSSO SENHOR JESUS CRISTO, REI DO UNIVERSO Domingo XXXIV e último NOSSO SENHOR JESUS CRISTO, REI DO UNIVERSO Solenidade LEITURA I 2 Sam 5, 1-3 «Ungiram David como rei de Israel» Leitura do Segundo Livro de Samuel Naqueles dias, todas as tribos

Leia mais

1º VESTIBULAR BÍBLICO DA UMADUP. Livro de João

1º VESTIBULAR BÍBLICO DA UMADUP. Livro de João Upanema/RN, 03 de Agosto de 2013 1º VESTIBULAR BÍBLICO DA Livro de João Leia com atenção as instruções abaixo: 1. Verifique se o caderno de prova contém 30 (trinta) questões. Em caso negativo, comunique

Leia mais