Informamos que os próximos passos a serem seguidos são:

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Informamos que os próximos passos a serem seguidos são:"

Transcrição

1

2 Prezado (a) aluno (a), Seja bem-vindo a UCAM Universidade Candido Mendes! Parabéns por ter escolhido a UCAM para estudar, pois, sabemos que a escolha da instituição é uma opção do Aluno, portanto, agradecemos a preferência e confiança depositadas em nossos serviços educacionais. Usaremos todas as nossas tecnologias disponíveis, redes sociais, além do profissionalismo, presteza, dedicação, apoio, suporte e empenho de todos os nossos funcionários para lhe atender da melhor forma possível e curtir contigo esta viagem rumo ao seu sucesso pessoal e profissional. A educação a distância apresenta fatores como: flexibilidade de horários, planejamento de estudos, dedicação de um determinado tempo e iniciativa de suas ações para ampliação de seus estudos e encurta as distâncias, mas, ao mesmo tempo torna-se um desafio para todos por depender de uma grande disciplina para o cumprimento das atividades propostas. Para ajudá-lo a vencer estes desafios, a UCAM fez uma parceria com a PROMINAS de logística, infraestrutura e captação de novos alunos, formando assim, a UCAMPROMINAS e se orgulha de poder contar com um conjunto de profissionais competentes e experientes há mais de 110 anos no cenário nacional, que estão à sua disposição para tornar esta experiência gratificante e promissora. Os cursos de Pós-Graduação da UCAM Universidade Candido Mendes, atendem todas as exigências da Resolução No. 01 do dia 08/06/2007 e são Credenciados junto ao MEC através da Portaria do MEC No do dia 26/10/2010 e publicada no DOU Diário Oficial da União no dia 27/10/2010 Seção 01 e Página: 38, com validade em todo território nacional. Os cursos de pós-graduação lato sensu são abertos a candidatos diplomados em cursos de graduação ou demais cursos superiores e que atendam às exigências da UCAM Universidade Candido Mendes. Informamos que os próximos passos a serem seguidos são: COMO CADASTRAR O USUÁRIO E SENHA NO PORTAL DO ALUNO 1 ) Acesse o site: Clique no link Cadastrar (Portal do Aluno, no início do site); Digite seu CPF e selecione seu curso (pós-graduação); Clique no link Verificar ; Preencha o formulário e após receber usuário e senha provisórios, crie um usuário e senha a seu critério; Confirme a senha, digite o seu e clique no link Confirmar ; Volte para o Portal do Aluno, digite o usuário e senha criados anteriormente, selecione (pósgraduação) e clique em OK.

3 2 ) Após o setor de cadastro efetivar a matrícula, o aluno deverá acessar o site: do Aluno/Pós-Graduação e digitar no campo do usuário (somente os números do CPF sem pontos e hífen) e a senha provisória será (prominas123), e trocar os dados provisórios pelos dados oficiais para ter acesso ao material didático (gratuito), avaliações, notas, sala de estudo, biblioteca online, modelos de TCC, impressão de boletos, certificado, declarações, documentações pendentes, aprovação do TCC, estágio etc. O material didático disponibilizado permanecerá acessível na plataforma AVA Ambiente Virtual de Aprendizagem/ Portal do Aluno, durante todo o curso e poderá também ser baixado para o seu computador ou dispositivos móveis, dando a flexibilidade de estudar onde e quando quiser. 3) O aluno tem a opção de pagar seu curso via boleto bancário ou cartão de crédito, podendo dividir em até 12 parcelas. 4) Os boletos das mensalidade poderão ser encaminhadas para o do aluno do aluno e estarão disponíveis na plataforma AVA- Ambiente Virtual de Aprendizagem/Portal do Aluno, para impressão e quitação dos pagamentos. 5) O aluno poderá gerara seu próprio boleto bancário pelo AVA/Portal do Aluno (atualizado e corrigido), e, efetuar o pagamento do mesmo, em caso de atraso de alguma as parcelas. 6) O aluno poderá gerar suas próprias declarações (gratuitamente) pelo AVA/Portal do Aluno (modelos anexos). 7) Através do AVA/Portal do Aluno, o aluno poderá fazer a TROCA DE CURSO (gratuitamente) até o quarto mês, uma vez, isento de taxas. 8) O aluno terá acesso a Sala de Estudo pelo AVA/Portal do Aluno, juntamente com os demais colegas estudantes de toda região brasileira, que fazem o mesmo curso ou as mesmas disciplinas e poderão trocar ideias, sugestões ou discutir sobre determinados assuntos pertinentes ao seu curso. 9) O próprio aluno poderá reativar seu curso pelo AVA/Portal do Aluno, a qualquer momento, caso esteja trancando ou cancelado por tempo menor que 6 (seis) meses. 10) Caso tenha feito a opção pelo material didático em apostilas personalizadas, poderá parcelar as mesmas em até 4 vezes, via boleto bancário ou cartão de crédito, e estas, serão entregues pelos correios em sua residência, em até 30 dias, após a confirmação do pagamento da primeira parcela. 11) Para contagem do prazo de duração mínima de 6 meses, o início do curso será considerado a data de pagamento da primeira mensalidade e mediante a data de colação de grau do curso superior, portanto, fique atento e pague a primeira mensalidade o quanto antes.

4 12) A AVD - (avaliações online), somente estarão disponíveis na plataforma AVA/Portal do Aluno para serem feitas (disciplina por disciplina), após a confirmação de cada mensalidade quitada. 13) A AVS - (avaliações dos seminários) serão feitas durante o curso nos 03(três) encontros presenciais. 14) A AVP - (avaliações presenciais) serão feitas no final do curso nos encontros presenciais após a comprovação de quitação de todas as parcelas e cumprimento de todos os requisitos ou pilares obrigatórios para conclusão do mesmo. 15) O TCC (artigo ou monografia) poderá ser enviado a qualquer momento para correção e análise do professor, pela plataforma AVA/Portal do Aluno, após a quitação do pagamento da primeira mensalidade de seu curso. 16) Através do faleconosco@ucamprominas.com.br, telefone , chat online, whats app, sala de estudo, o aluno poderá contar com o apoio e acompanhamento pedagógico de um professor, de segunda a sexta-feira, de 8h às 18 horas, para esclarecer todas e quaisquer dúvidas sobre as disciplinas do curso, orientações sobre TCC (artigo ou monografia) e sobre o estágio supervisionado, quando for do curso de Engenharia de Segurança do Trabalho. 17) O aluno somente receberá o certificado de Pós-Graduação emitido pela UCAM - Universidade Candido Mendes, após o cumprimento de todos os pilares ou requisitos obrigatórios do seu curso. 18) Documentos necessários para se matricular no curso de Pós-Graduação da UCAM: a) Diploma de curso superior b) Histórico de Graduação c) CPF d) Carteira de Identidade e) Certidão de casamento (se for casado) ou nascimento (se for solteiro) f ) 02 fotos (recentes e deverão ser 3x4) Seu sucesso está em suas mãos, pois na educação a distância, o aluno é o próprio gestor do seu conhecimento. Portanto, cabe a você a responsabilidade de organizar seu tempo e planejar seus estudos, conforme as exigências da Universidade. Mas não se preocupe, porque nossos funcionários estarão com você sempre que precisar. Bons estudos e conte conosco! Em caso de qualquer necessidade, estaremos acessíveis através dos canais de comunicação abaixo: Site: faleconosco@ucamprominas.com.br Telefone: Chat Online WhatsApp (31) / ou

5 PILARES OBRIGATÓRIOS PARA CONCLUSÃO DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO Para concluir o curso e receber o certificado emitido pela UCAM Universidade Candido Mendes, o aluno deverá cumprir os pilares ou requisitos obrigatórios abaixo: 1º. Pilar) Todos os cursos deverão ter duração mínima de 6 meses e máxima de 18 meses, contados a partir da data de pagamento da primeira mensalidade e considerada a data de colação de grau do curso superior, exceto,os cursos de horas e de Engenharia de Segurança do Trabalho que deverá ter duração mínima de 12meses. 2º. Pilar) Ser aprovado na AVD (avaliações a distância/online) em todas as disciplinas com nota mínima de 7 (sete) pontos, que serão feitas pela plataforma AVA/Portal do Aluno; 3º. Pilar) Ser aprovado na AVS (avaliações dos seminários), com nota mínima de 7 (sete) pontos, que serão feitas nos três encontros presenciais durante o curso. 4º. Pilar) Ser aprovado na AVP (avaliações presenciais), com nota mínima de 7 (sete) pontos, que serão feitas no final do curso após a comprovação de quitação de todas as parcelas e cumprimento de todas os requisitos ou pilares obrigatórios para conclusão do mesmo. 5º. Pilar) Ter quitado todas as parcelas do curso. 6º. Pilar) Entregar todas as documentações exigidas (autenticadas em cartório); 7º. Pilar) Ser aprovado no TCC (artigo ou monografia) com nota mínima de 7(sete) pontos. 8º. Pilar) Ser aprovado no Estágio Supervisionado com nota mínima de 7 (sete) pontos. Atenção: O estágio é obrigatório somente para o curso de Engenharia de Segurança do Trabalho. CREDENCIAMENTO DO CREA/RJ:

6 FUNCIONAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO Por se tratar de um modelo de ensino individualizado e exclusivo, o aluno pode se matricular a qualquer momento em um de nossos cursos de Pós-Graduação, através do site: ou diretamente com nossos Consultores Educacionais em todo o Brasil. O aluno poderá fazer no máximo dois cursos ao mesmo tempo a cada seis meses ou quatro cursos ao mesmo tempo a cada 12 meses. Os cursos de pós-graduação lato sensu são abertos a candidatos diplomados em cursos de graduação ou demais cursos superiores e que atendam às exigências da UCAM Universidade Candido Mendes. Todos os nossos cursos são ministrados pela modalidade online, onde os estudos são desenvolvidos a distância, pois, o aluno deverá ter acesso a internet para acessar o material didático (gratuito), avaliações, notas, sala de estudo, biblioteca online, modelos de tcc, impressão de boletos, certificado, declarações, documentações pendentes, aprovação do tcc e estágio, estarem disponíveis na plataforma AVA Ambiente Virtual de Aprendizagem/Portal do Aluno, onde o mesmo terá a flexibilidade de horários e a opção de estudar onde, como e quando quiser e não depende de formação de turma. Durante o curso o aluno deverá participar de três encontros presenciais para fazer suas avaliações (AVS e AVP) e apresentar seu TCC (artigo ou monografia) conforme data, horário e local programados pela UCAM ou de acordo com a necessidade e opção do próprio aluno. Normalmente estes encontros são feitos em escolas ou hotéis mais próximos de sua residência e a equipe pedagógica da UCAM entrará em contato com o aluno, pelo menos 30 dias antes, informando a data, horário e local das AVP (avaliações presenciais), AVS (avaliações dos seminários) e apresentação do TCC. No decorrer do curso, o aluno poderá contar com o apoio e acompanhamento pedagógico de um professor, de segunda a sexta-feira, de 8h às 18 horas, para esclarecer todas e quaisquer dúvidas sobre as disciplinas do curso, orientações sobre o TCC (artigo ou monografia) e do estágio supervisionado, quando o curso for de Engenharia de Segurança do Trabalho. Canais de Comunicação com a UCAMPROMINAS: Site: faleconosco@ucamprominas.com.br Telefone: Chat Online WhatsApp (31) / ou ENDEREÇO DA UCAMPROMINAS Avenida Acesita, 655 Olaria Timóteo MG CEP:

7 COMO FAZER A MATRÍCULA O aluno interessado em se matricular no curso de Pós-Graduação, deverá preencher a ficha de inscrição pelo site: ou diretamente com nossos Consultores Educacionais locais. Caso haja necessidade, o aluno poderá entrar em contato com a UCAMPROMINAS pelos canais de comunicação e pedir ajuda durante o preenchimento dos dados da ficha de inscrição. Se a inscrição for feita pelo site: o aluno deverá efetuar o pagamento da taxa de matrícula no valor de R$ 220,00 para cada curso, via cartão de crédito podendo dividir em até 03 parcelas ou via boleto bancário, podendo gerar o boleto, no próprio site, e, efetuar o pagamento em quaisquer casas lotéricas ou agências bancárias. Atenção: Se o aluno não conseguir gerar o boleto da taxa de matrícula, deverá comunicar e pedir a Central de Atendimento via telefone ou faleconosco@ucamprominas.com.br para gerar o mesmo. Se a inscrição for feita com um de nossos Consultores Educacionais, a taxa de matrícula no valor de R$ 220,00 para cada curso, deverá ser paga diretamente ao mesmo, assim como a ficha de matrícula e as documentações deverão ser entregue ao Consultor Educacional, que se encarregará de encaminhá-las para UCAMPROMINAS para efetivação da matrícula. Em seguida, serão enviados, ao aluno, os boletos para quitação das mensalidades, conforme o plano de pagamento escolhido no ato da inscrição. MATERIAL DIDÁTICO Após o setor de cadastro oficializar a matrícula do aluno, o sistema liberará três apostilas para o aluno iniciar seus estudos na plataforma AVA/portal do aluno, referente ao material didático online gratuitamente, e assim, sucessivamente e proporcional aos pagamentos efetuados, para que o aluno possa planejar onde, como e quando estudar. Esse material estará disponível e poderá ser impresso quando desejar. O material didático impresso em apostilas, quando for opção do aluno, poderá ser dividido em até 4 parcelas, em boleto bancário ou cartão de crédito, conforme valores anexo: a.) 01 X R$ 210,00 b.) 02 X R$ 170,00 c.) 03 X R$ 120,00 d.) 04 X R$ 100,00. EMISSÃO E PAGAMENTO DE BOLETOS BANCÁRIOS Para impressão dos boletos bancários das mensalidades e de outras taxas adicionais, o aluno deverá acessar o site: / Portal do Aluno, usando o usuário e senha, após a impressão poderá efetuar o pagamento em quaisquer casas lotéricas ou agências bancárias. Todos os pagamentos referentes às parcelas do curso e taxas adicionais deverão ser feitos somente através de boletos bancários ou cartão de crédito, pois, a UCAMPROMINAS não se responsabiliza por quaisquer outras formas de pagamentos, depósitos bancários, cheques ou pagamentos feitos para aos parceiros. Havendo desistência por parte do aluno, os valores referentes à taxa de matrícula e mensalidades não serão restituídos. Em caso de atraso do pagamento da mensalidade, será cobrada multa de 2% (dois por cento) sobre o valor e mais juros de 0,0333% ao dia, até o prazo máximo de 30 dias.

8 TROCA DE CURSO O aluno poderá trocar de curso uma única vez (gratuitamente), através da plataforma AVA/Portal do Aluno, dentro do prazo máximo de até quatro meses, contados a partir do pagamento da taxa de inscrição do curso, aproveitando as parcelas quitadas e todas as disciplinas comuns entre os cursos, porém, o prazo para contagem do tempo de duração mínima de 6 meses para conclusão do curso, será considerada a data em que a troca de curso foi efetuada. Atenção: Caso haja necessidade, o aluno poderá trocar de curso outras vezes, desde que pague a taxa de R$100,00 por cada mudança de curso e que não exceda o prazo máximo de quatro meses. As solicitações deverão ser feitas pelo faleconosco@ucamprominas.com.br ou pelo telefone Caso o aluno já tenha recebido o material em apostila de um curso e queira, também em apostila, o material do novo curso, deverá efetuar o pagamento da taxa no valor de R$ 350,00 referente à apostila desse novo curso ou se preferir, baixar pelo site no Portal do aluno o material didático (gratuito) que será disponibilizado. DOCUMENTAÇÃO EXIGIDA É necessário que o aluno tenha em mãos os documentos informados abaixo ao preencher a ficha de matrícula. Caso o preenchimento da ficha seja feita através de formulários impresso, a mesma deve ser anexada a esses documentos e enviada via correios. Caso seja feito o preenchimento da ficha através do formulário eletrônico no site, o aluno deverá enviar os documentos informados via correios, impreterivelmente autenticados em cartório. Atenção: o aluno tem o prazo máximo de até quatro meses para enviar toda documentação exigida. Documentos necessários: a.) Diploma de curso superior (cópia autenticada em cartório); b.) Histórico da Graduação (todas as páginas deverão ser autenticadas em cartório); c.) CPF (cópia autenticada em cartório); d.) Carteira de identidade (cópia autenticada em cartório) tendo o órgão emissor legível e demais informações nela contida; e.) Certidão de casamento (se for casado) ou nascimento (se for solteiro) cópia autenticada em cartório; f.) 2 fotos (recentes e deverão ser 3 x 4) favor colocar o nome do aluno no verso das fotos; Atenção: Caso o aluno tenha mudado seu estado civil, deverá apresentar todos os documentos alterados. A Carteira de Motorista, Carteira Funcional, OAB ou CRC não substitui a Carteira de Identidade. Todas as autenticações devem ser originais, não será aceita cópia da autenticação. OBS.: caso o aluno não tenha todas as documentações exigidas no ato da inscrição, poderá fazer sua matrícula normalmente, sendo que o próprio aluno ficará responsável de nos enviar o restante das documentações via correios (carta registrada ou Sedex), posteriormente, o mais breve possível.

9 SISTEMA DE AVALIAÇÕES Durante o curso o aluno fará uma AVD (avaliação online) para cada disciplina pela plataforma AVA / Portal do Aluno com prazo de até 02 (duas) horas, no valor de 10 pontos. Cada disciplina terá 10 questões de múltipla escolha, com apenas uma alternativa correta e será liberada para o aluno, (disciplina por disciplina), somente após a confirmação de pagamento de cada parcela do curso. O aluno deverá fazer também uma AVS (avaliações dos seminários), nos encontros presenciais com questões abertas no valor de 10 pontos cada. No decorrer do curso o aluno deverá fazer também as AVP (avaliações presenciais), que serão liberadas somente após a comprovação de pagamento de todas as parcelas e o prazo mínimo de 5 (cinco) meses de curso. Estas avaliações serão enviadas aos professores responsáveis pelos encontros presenciais para aplicação das mesmas, sendo que, cada disciplina terá 05 questões de múltipla escolha, com apenas uma alternativa correta e tem o valor de 10 pontos. Exceto, para os cursos de horas e Eng. Seg. Trabalho, que serão liberadas após 11º. Mês de curso. Atenção: O professor tem um prazo de até 30 dias úteis para correção da AVS e AVP e liberação das notas pelo AVA/Portal do Aluno, mas, caso o aluno deseja obter a correção de suas avaliações, com urgência entre 2 a 4 dias úteis, poderá solicitar este serviço via canais de comunicação, mediante o pagamento de uma taxa no valor de R$ 70,00, referente a hora extra do professor que fará o serviço em casa. A Nota Final será calculada da somatória entre (AVD = 10 + AVS = 10 + AVP = 10 ) = 30 pontos : 3 = Nota Final. Exemplo: (AVD = 10 + AVS = 9 + AVP = 08) = 27:3 = 9,0 Nota Final. RECUPERAÇÃO Caso o aluno não consiga atingir a nota mínima de 7 pontos na Média Final, deverá entrar em contato com nossa equipe pedagógica e solicitar a avaliação de recuperação de cada disciplina desejada. Esta avaliação de recuperação será de questões abertas e tem o valor total de 10 pontos. DURAÇÃO DO CURSO Todos os cursos deverão ter duração mínima de 6 meses e máxima de 18 meses, contados a partir da data de pagamento da primeira mensalidade e considerada a data de colação de grau do curso superior, exceto, apenas os cursos de horas e o curso de Engenharia de Segurança do Trabalho que deverá ter duração mínima de 12 meses. Para conclusão do curso dentro do prazo mínimo de 6 meses, todos os pilares ou requisitos obrigatórios deverão ser cumpridos. ESTÁGIO SUPERVISIONADO Após o sexto mês de curso, o aluno de Engenharia de Segurança do Trabalho, deverá solicitar junto à equipe pedagógica da UCAM via faleconosco@ucamprominas.com.br ou via Portal do Aluno, a carta de autorização e liberação para fazer seu estágio obrigatório para conclusão de curso.

10 APOIO E ACOMPANHAMENTO PEDAGÓGICO Através dos canais de comunicação disponíveis o aluno poderá contar com o apoio e acompanhamento pedagógico de um professor de plantão de segunda a sexta-feira, de 8h às 18 horas, para esclarecer todas e quaisquer dúvidas sobre as disciplinas do curso, orientações sobre o TCC (artigo ou monografia) e do estágio supervisionado, quando o curso for de Engenharia de Segurança do Trabalho. CORREÇÃO DO TCC (Artigo ou Monografia) A correção e aprovação do TCC (artigo ou monografia) faz parte dos pilares obrigatórios para conclusão do curso de Pós-Graduação, sendo assim, o aluno poderá enviar o TCC para correção a qualquer momento, através da plataforma AVA/Portal do Aluno, após a comprovação do pagamento da primeira mensalidade do curso. O aluno tem o prazo máximo de até 15 meses, contados a partir da data de pagamento da primeira mensalidade, para confeccionar e enviar seu TCC para correção e análise geral. Caso o TCC não atenda às exigências da UCAM, dentro dos padrões e normas da ABNT, será exigida uma reformulação do mesmo até que atinja uma nota mínima para aprovação de 7 (sete) pontos, conforme as orientações sugeridas pelo professor através da ATA e comentários feitos no corpo do TCC, enviados para o do aluno. Todo material necessário para reformulação do TCC está disponível na plataforma AVA/Portal do Aluno, assim como o acompanhamento das correções até o resultado final. Caso o TCC seja plágio, parcial ou total, de outros autores, o aluno será reprovado na disciplina de Metodologia Científica e deverá pagar uma taxa de R$ 450,00 para ter direito à correção de um novo TCC. Este valor poderá ser dividido em até 3 parcelas de R$ 150,00 no cartão de crédito ou boleto bancário. Atenção: O professor tem um prazo de 30 a 45 dias úteis para correção do TCC e liberação das notas pelo site no Portal do Aluno, mas, caso o aluno deseja obter a correção do mesmo, com urgência entre 2 a 4 dias úteis, poderá solicitar este serviço via ou por telefone, mediante o pagamento de uma taxa no valor de R$ 70,00 através de boleto bancário ou cartão de crédito, referente a hora extra do professor que fará o serviço em casa. DECLARAÇÕES Visando atender a maioria dos alunos dentro de suas necessidades, a UCAMPROMINAS colocou à disposição vários modelos de declarações gratuitas com assinatura digitalizada e disponível na plataforma AVA/Portal do Aluno, onde o aluno poderá imprimir e usufruir de seus direitos. Atenção: Caso o aluno necessite de uma declaração personalizada ou diferente dos modelos gratuitos, deverá pagar uma taxa pela expedição e liberação da mesma, via cartão de crédito ou boleto bancário. Após a confirmação do pagamento em nosso sistema os prazos de recebimento são de até 15 dias por ou até 30 dias úteis pelos correios, através de carta registrada.

11 R$ 80,00 - Valor de cada declaração de matrícula ou declaração de cursando. R$ 120,00 - Valor de cada declaração de conclusão de curso, sendo que o boleto será enviado para o do aluno e disponível na plataforma AVA/Portal do Aluno. Atenção: Somente poderá solicitar a declaração de conclusão de curso, o aluno que tiver cumprido todos os pilares ou requisitos obrigatórios. EMISSÃO DO CERTIFICADO O Certificado de Pós-Graduação será emitido pela UNIVERSIDADE CANDIDO MENDES, após o aluno cumprir todos os pilares ou requisitos obrigatórios e enviado ao mesmo, via correios, após quitação da taxa de Sedex convencional, dentro de um prazo médio entre 30 a 90 dias, podendo chegar no máximo em até 120 dias (somente em caso de extrema necessidade). Atenção: Caso o aluno extravie ou perca seu certificado de Pós-Graduação, a segunda via tem uma taxa no valor de R$ 500,00, portanto, muito cuidado com seus documentos oficiais. PONTUAÇÃO PARA CONCURSO PÚBLICO DE MG E DEMAIS ESTADOS Temos um grande diferencial em relação às outras faculdades, pois, além do aluno receber o certificado de uma Universidade (UCAM Universidade Candido Mendes), o certificado da UCAM vale 1 (um) ponto a mais para os candidatos do concurso público/mg, que outras entidades, pois, além do MEC, o certificado da UCAM atende também as exigências da Secretaria de Educação do Estado de Minas Gerais que decidiu usar a avaliação da CAPES/MEC para pontuar, classificar e nomear os candidatos de concurso público. Assim como a Secretaria de Educação de Minas Gerais, várias outras Secretarias Estaduais de Educação, estão exigindo que os candidatos a concursos públicos sejam Certificados em cursos de Pós-graduação lato sensu/especialização, por instituições de ensino superior que tenham cursos de Mestrado ou Doutorado com nota superior a 3 pontos. Atenção: UCAM tem sete cursos de Mestrado com nota superior a 3 pontos e dois cursos de Doutorado com nota máxima de 7 pontos. Essas informações poderão ser conferidas pelo link abaixo: sarregiaoiesprograma&codigoies= TRANCAMENTO OU CANCELAMENTO DE CURSO O trancamento ou cancelamento de curso poderá ser feito no momento em que o aluno desejar, pelo AVA/Portal do Aluno, uma ou mais vezes, desde que o prazo total do trancamento não exceda seis meses. Após este prazo, caso não ocorra a reabertura do curso o mesmo será automaticamente cancelado. Para fazer o trancamento ou cancelamento de curso é necessário que o aluno quite os débitos pendentes, caso existam e faça o pagamento da taxa no valor de R$ 100,00 (cem reais).

12 TAXAS ADICIONAIS Serão cobradas taxas adicionais referentes às solicitações específicas como: Declaração de matrícula; Histórico escolar; Segunda via do Certificado; Despesas de correios para envio do Certificado, Análise de aproveitamento de disciplina; Declaração de conclusão de curso; Declaração de cursando; Apostilas adicionais; Correções de avaliações e TCC em 96 horas; Declaração de presença; Solicitação de cancelamento de curso; Transferência de curso, desistência ou trancamento de matrícula; Mudança de curso e outros. Os documentos originais solicitados pelo aluno serão enviados via correios por sedex a cobrar para o endereço do mesmo. CRITÉRIOS PARA AVALIAÇÃO DO TCC - TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

GUIA DE FUNCIONAMENTO DOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO E MBA EXECUTIVO

GUIA DE FUNCIONAMENTO DOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO E MBA EXECUTIVO GUIA DE FUNCIONAMENTO DOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO E MBA EXECUTIVO INÍCIO DO CURSO - Por se tratar de um modelo de ensino individualizado e exclusivo, não é necessário a formação de turmas, e o Aluno pode

Leia mais

GUIA INFORMATIVO DA PÓS-GRADUAÇÃO

GUIA INFORMATIVO DA PÓS-GRADUAÇÃO GUIA INFORMATIVO DA PÓS-GRADUAÇÃO Parabéns por ter escolhido o PORTAL EDUCADOR para estudar, agradecemos a preferência e confiança depositadas em nossos serviços educacionais. Faremos de tudo para lhe

Leia mais

( 21 ) O conhecimento pode mudar a sua vida... No seu tempo, do seu jeito

( 21 ) O conhecimento pode mudar a sua vida... No seu tempo, do seu jeito O conhecimento pode mudar a sua vida... No seu tempo, do seu jeito Email: posrio@hotmail.com Whats App:( 21 ) 995140333 / ( 21 ) 994062051 www.posrio.com.br ( 21 ) 2643 5478 Portaria de Credenciamento

Leia mais

GUIA INFORMATIVO DA PÓS-GRADUAÇÃO

GUIA INFORMATIVO DA PÓS-GRADUAÇÃO GUIA INFORMATIVO DA PÓS-GRADUAÇÃO Parabéns por ter escolhido a FAMÍLIA PROMINAS para estudar, agradecemos a preferência e confiança depositadas em nossos serviços educacionais. Faremos de tudo para lhe

Leia mais

1. AMPARO LEGAL DOS CURSOS

1. AMPARO LEGAL DOS CURSOS 1 1. AMPARO LEGAL DOS CURSOS Todos os cursos de Aperfeiçomanto oferecidos pela Faculdade ISEIB - Instituto Superior de Educação Ibituruna, são devidamente amparados legalmente através da Portaria de Credenciamento

Leia mais

1. AMPARO LEGAL DOS CURSOS

1. AMPARO LEGAL DOS CURSOS 1 1. AMPARO LEGAL DOS CURSOS Todos os cursos de Extensão oferecidos pela Faculdade ISEIB - Instituto Superior de Educação Ibituruna, são devidamente amparados legalmente através da Portaria de Credenciamento

Leia mais

2. METODOLOGIA E FUNCIONAMENTO DO CURSO

2. METODOLOGIA E FUNCIONAMENTO DO CURSO 1 1. AMPARO LEGAL DOS CURSOS Os cursos de Capacitação são amparados legalmente pelo Processo Nº 40.490 e Parecer Nº 946/2014, aprovado no dia 26/11/2014 e Publicado no Diário Executivo do Estado de Minas

Leia mais

1. AMPARO LEGAL DOS CURSOS

1. AMPARO LEGAL DOS CURSOS www.posrio.com.br 1 1. AMPARO LEGAL DOS CURSOS Todos os Cursos de Pós-Graduação oferecidos pelo ISEIB - Instituto Superior de Educação Ibituruna, são devidamente amparados legalmente através da Resolução

Leia mais

1. AMPARO LEGAL DOS CURSOS

1. AMPARO LEGAL DOS CURSOS 1 1. AMPARO LEGAL DOS CURSOS Todos os cursos de Pós-Graduação oferecidos pela Faculdade ISEIB - Instituto Superior de Educação Ibituruna - são devidamente amparados legalmente através da Resolução Nº 01

Leia mais

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM DIREITO ADMINISTRATIVO

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM DIREITO ADMINISTRATIVO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM DIREITO ADMINISTRATIVO ÁREA DO CONHECIMENTO Direito. NOME DO CURSO Curso de Pós-Graduação Lato Sensu, especialização em Direito Administrativo. AMPARO LEGAL E PORTARIA DO MEC

Leia mais

Estrutura e Metodologia

Estrutura e Metodologia 1 2 SUMÁRIO Conteúdo Estrutura e Metodologia 4 Duração dos Cursos 5 Acesso ao Portal do Aluno 6 Acesso ao Material Didático 7 Documentações 8 Financeiro do Aluno 9 Avaliações 10 Tutores 13 Trabalho de

Leia mais

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR ÁREA DO CONHECIMENTO Educação. NOME DO CURSO Curso de Pós-Graduação Lato Sensu, especialização em Docência no Ensino Superior. AMPARO LEGAL E PORTARIA

Leia mais

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA ÁREA DO CONHECIMENTO Educação. NOME DO CURSO Curso de Pós-Graduação Lato Sensu, especialização em Coordenação Pedagógica. AMPARO LEGAL E PORTARIA DO MEC

Leia mais

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA ÁREA DO CONHECIMENTO Administração. NOME DO CURSO Curso de Pós-Graduação Lato Sensu, Especialização em ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA. AMPARO LEGAL E PORTARIA DO

Leia mais

INSTITUTO PROMINAS GUIA DO ALUNO

INSTITUTO PROMINAS GUIA DO ALUNO GUIA DO ALUNO www.ucamprominas.com.br 0800 283 8380 Prezado aluno, Seja bem vindo ao Instituto Prominas! Agradecemos a preferência e confiança depositadas em nossos serviços educacionais. U s a re m o

Leia mais

Curso: Complementação Pedagógica

Curso: Complementação Pedagógica GUIA INFORMATIVO Curso: Complementação Pedagógica FORDOC Impressão e Editoração 31 3667-2062 / 0800 0055151 Rua Zacarias Roque - Nº 63 - Centro - Coronel Fabriciano-MG - CEP 35.170-025 Prezado (a) aluno

Leia mais

ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO INFANTIL, NEUROCIÊNCIA E APRENDIZAGEM

ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO INFANTIL, NEUROCIÊNCIA E APRENDIZAGEM ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO INFANTIL, NEUROCIÊNCIA E APRENDIZAGEM ÁREA DO CONHECIMENTO Educação. NOME DO CURSO Curso de Pós-Graduação Lato Sensu, especialização em Educação Infantil, Neurociência e Aprendizagem.

Leia mais

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO DIREITO AMBIENTAL

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO DIREITO AMBIENTAL CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO DIREITO AMBIENTAL ÁREA DO CONHECIMENTO Direito Meio ambiente. NOME DO CURSO Curso de Pós-Graduação Lato Sensu, especialização em Direito Ambiental. AMPARO LEGAL E PORTARIA DO MEC

Leia mais

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM DIREITO DO CONSUMIDOR

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM DIREITO DO CONSUMIDOR CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM DIREITO DO CONSUMIDOR ÁREA DO CONHECIMENTO Direito. NOME DO CURSO Curso de Pós-Graduação Lato Sensu, especialização em DIREITO DO CONSUMIDOR. AMPARO LEGAL E PORTARIA DO MEC O

Leia mais

SUMÁRIO. IInscrição Matrícula Metodologia Duração dos Cursos Acesso ao Portal do Aluno Material Didático

SUMÁRIO. IInscrição Matrícula Metodologia Duração dos Cursos Acesso ao Portal do Aluno Material Didático 1 2 SUMÁRIO IInscrição Matrícula Metodologia Duração dos Cursos Acesso ao Portal do Aluno Material Didático Material Didático Documentações Financeiro do Aluno Avaliações Avaliações Tutores Trabalho de

Leia mais

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO MUSICAL

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO MUSICAL CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO MUSICAL ÁREA DO CONHECIMENTO Educação-Arte. NOME DO CURSO Curso de Pós-Graduação Lato Sensu, especialização em Educação Musical. AMPARO LEGAL E PORTARIA DO MEC O curso

Leia mais

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO DO CAMPO

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO DO CAMPO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO DO CAMPO ÁREA DO CONHECIMENTO Educação. NOME DO CURSO Curso de Pós-Graduação Lato Sensu, especialização em Educação do Campo AMPARO LEGAL E PORTARIA DO MEC O curso atende

Leia mais

1- Carga Horária e Tempo de Duração do Curso

1- Carga Horária e Tempo de Duração do Curso 7 PILARES PARA A CONCLUSÃO DO CURSO 1º - Atingir o Tempo mínimo de curso estabelecido. 2º - Enviar documentação necessária. 3º - Participar dos Encontros Presenciais. 4º - Ter aprovação nas disciplinas.

Leia mais

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM DIREITO DO TRABALHO

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM DIREITO DO TRABALHO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM DIREITO DO TRABALHO ÁREA DO CONHECIMENTO Direito. NOME DO CURSO Curso de Pós-Graduação Lato Sensu, especialização em Direito do Trabalho. AMPARO LEGAL E PORTARIA DO MEC O curso

Leia mais

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURA BRASILEIRA

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURA BRASILEIRA CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURA BRASILEIRA ÁREA DO CONHECIMENTO Educação. NOME DO CURSO Curso de Pós-Graduação Lato Sensu, especialização em Língua Portuguesa e Literatura Brasileira.

Leia mais

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS ÁREA DO CONHECIMENTO Educação. NOME DO CURSO Curso de Pós-Graduação Lato Sensu, especialização em Educação de Jovens e Adultos. AMPARO LEGAL E PORTARIA

Leia mais

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR ÁREA DO CONHECIMENTO Educação. NOME DO CURSO Curso de Pós-Graduação Lato Sensu, especialização em Docência no Ensino Superior. AMPARO LEGAL E PORTARIA

Leia mais

Curso de Pós-Graduação Lato Sensu, especialização em Gestão de Saúde Pública e Meio Ambiente.

Curso de Pós-Graduação Lato Sensu, especialização em Gestão de Saúde Pública e Meio Ambiente. ÁREAS DO CONHECIMENTO Saúde Meio Ambiente. NOME DO CURSO Curso de Pós-Graduação Lato Sensu, especialização em Gestão de Saúde Pública e Meio Ambiente. AMPARO LEGAL E PORTARIA DO MEC O curso atende todas

Leia mais

1- Carga Horária e Tempo de Duração do Curso. 2- Documentação Exigida para Matrícula e Emissão do Diploma

1- Carga Horária e Tempo de Duração do Curso. 2- Documentação Exigida para Matrícula e Emissão do Diploma 7 PILARES PARA A CONCLUSÃO DO CURSO 1º - Atingir o Tempo mínimo de curso estabelecido. 2º - Enviar documentação necessária. 3º - Participar dos Encontros Presenciais. 4º - Ter aprovação nas disciplinas.

Leia mais

Curso de Especialização em DOCÊNCIA EM LETRAS E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS

Curso de Especialização em DOCÊNCIA EM LETRAS E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS Curso de Especialização em DOCÊNCIA EM LETRAS E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS ÁREA DO CONHECIMENTO: Educação. NOME DO CURSO: Curso de Pós-Graduação Lato Sensu, especialização em DOCÊNCIA EM LETRAS E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS.

Leia mais

Curso de Especialização em CONSULTORIA E CERTIFICAÇÃO AMBIENTAL

Curso de Especialização em CONSULTORIA E CERTIFICAÇÃO AMBIENTAL Curso de Especialização em CONSULTORIA E CERTIFICAÇÃO AMBIENTAL ÁREA DO CONHECIMENTO: Ambiental. NOME DO CURSO: Curso de Pós-Graduação Lato Sensu, especialização em CONSULTORIA E CERTIFICAÇÃO AMBIENTAL.

Leia mais

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL E ANOS INICIAIS

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL E ANOS INICIAIS CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL E ANOS INICIAIS ÁREA DO CONHECIMENTO Educação NOME DO CURSO Curso de Pós-Graduação Lato Sensu, especialização em Docência na Educação Infantil e

Leia mais

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM CONTABILIDADE PÚBLICA E LEI DE RESPONSABILIDADE FISCAL

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM CONTABILIDADE PÚBLICA E LEI DE RESPONSABILIDADE FISCAL CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM CONTABILIDADE PÚBLICA E LEI DE RESPONSABILIDADE FISCAL ÁREA DO CONHECIMENTO Administração - Gestão Pública. NOME DO CURSO Curso de Pós-Graduação Lato Sensu, especialização em

Leia mais

1- Carga Horária e Tempo de Duração do Curso

1- Carga Horária e Tempo de Duração do Curso 8 PILARES PARA A CONCLUSÃO DO CURSO 1º - Atingir o Tempo mínimo de curso estabelecido. 2º - Enviar documentação necessária. 3º - Participar dos Encontros Presenciais. 4º - Ter aprovação nas disciplinas.

Leia mais

ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO INFANTIL, NEUROCIÊNCIA E APRENDIZAGEM

ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO INFANTIL, NEUROCIÊNCIA E APRENDIZAGEM ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO INFANTIL, NEUROCIÊNCIA E APRENDIZAGEM ÁREA DO CONHECIMENTO Educação. NOME DO CURSO Curso de Pós-Graduação Lato Sensu, especialização em Educação Infantil, Neurociência e Aprendizagem.

Leia mais

A inscrição somente será efetivada como matrícula Após a matrícula efetivada,

A inscrição somente será efetivada como matrícula Após a matrícula efetivada, 1 2 SUMÁRIO Inscrição Matrícula Metodologia Duração dos Cursos Acesso ao Portal do Aluno Material Didático Documentações Financeiro do Aluno Avaliações Tutores Trabalho de Conclusão do Curso - TCC Troca

Leia mais

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR ÁREA DO CONHECIMENTO Educação Gestão Educacional. NOME DO CURSO Curso de Pós-Graduação Lato Sensu, especialização em Administração Escolar. AMPARO LEGAL

Leia mais

CREDENCIADA JUNTO AO MEC PELA PORTARIA Nº DO DIA 13/09/2004. Curso: SEGUNDA LICENCIATURA

CREDENCIADA JUNTO AO MEC PELA PORTARIA Nº DO DIA 13/09/2004. Curso: SEGUNDA LICENCIATURA CREDENCIADA JUNTO AO MEC PELA PORTARIA Nº 2.861 DO DIA 13/09/2004 Curso: SEGUNDA LICENCIATURA 0800 283 8380 www.portalprominas.com.br 2 Prezado (a) aluno (a), seja bem-vindo a FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO,

Leia mais

Curso de Especialização em EDUCAÇÃO ESPECIAL E MUSICAL

Curso de Especialização em EDUCAÇÃO ESPECIAL E MUSICAL Curso de Especialização em EDUCAÇÃO ESPECIAL E MUSICAL ÁREA DO CONHECIMENTO: Educação. Música. NOME DO CURSO: Curso de Pós-Graduação Lato Sensu, especialização em EDUCAÇÃO ESPECIAL E MUSICAL. AMPARO LEGAL

Leia mais

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL E SUSTENTABILIDADE

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL E SUSTENTABILIDADE CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL E SUSTENTABILIDADE ÁREA DO CONHECIMENTO Educação e Ambiental. NOME DO CURSO Curso de Pós-Graduação Lato Sensu, especialização em Educação Ambiental e Sustentabilidade.

Leia mais

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM DOCÊNCIA DO ENSINO SUPERIOR E INSPEÇÃO ESCOLAR

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM DOCÊNCIA DO ENSINO SUPERIOR E INSPEÇÃO ESCOLAR CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM DOCÊNCIA DO ENSINO SUPERIOR E INSPEÇÃO ESCOLAR ÁREA DO CONHECIMENTO Educação. NOME DO CURSO Curso de Pós-Graduação Lato Sensu, especialização em Docência do Ensino Superior e

Leia mais

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA E SUPERVISÃO ESCOLAR

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA E SUPERVISÃO ESCOLAR CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA E SUPERVISÃO ESCOLAR ÁREA DO CONHECIMENTO Educação. NOME DO CURSO Curso de Pós-Graduação Lato Sensu, especialização em Coordenação Pedagógica e Supervisão

Leia mais

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO ÁREA DO CONHECIMENTO Educação. NOME DO CURSO Curso de Pós-Graduação Lato Sensu, especialização em Alfabetização e Letramento. AMPARO LEGAL E PORTARIA

Leia mais

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM DIREITO EMPRESARIAL

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM DIREITO EMPRESARIAL CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM DIREITO EMPRESARIAL ÁREA DO CONHECIMENTO Direito. NOME DO CURSO Curso de Pós-Graduação Lato Sensu, especialização em Direito Empresarial. AMPARO LEGAL E PORTARIA DO MEC O curso

Leia mais

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM TREINAMENTO DESPORTIVO: JOGOS, TESTES E PROVAS

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM TREINAMENTO DESPORTIVO: JOGOS, TESTES E PROVAS CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM TREINAMENTO DESPORTIVO: JOGOS, TESTES E PROVAS ÁREA DO CONHECIMENTO Educação. NOME DO CURSO Curso de Pós-Graduação Lato Sensu, especialização em Treinamento Desportivo: Jogos,

Leia mais

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM CIÊNCIAS DA RELIGIÃO

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM CIÊNCIAS DA RELIGIÃO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM CIÊNCIAS DA RELIGIÃO ÁREA DO CONHECIMENTO Educação Estudos da Religião. NOME DO CURSO Curso de Pós-Graduação Lato Sensu, especialização em Ciências da Religião. AMPARO LEGAL

Leia mais

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS ÁREA DO CONHECIMENTO Educação. NOME DO CURSO Curso de Pós-Graduação Lato Sensu, especialização em Educação de Jovens e Adultos. AMPARO LEGAL E PORTARIA

Leia mais

A inscrição somente será efetivada como matrícula Após a matrícula efetivada,

A inscrição somente será efetivada como matrícula Após a matrícula efetivada, 1 2 SUMÁRIO Inscrição Matrícula Metodologia Duração dos Cursos Acesso ao Portal do Aluno Material Didático Documentações Financeiro do Aluno Avaliações Tutores Trabalho de Conclusão do Curso - TCC Troca

Leia mais

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA E EDUCAÇÃO ESPECIAL

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA E EDUCAÇÃO ESPECIAL CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA E EDUCAÇÃO ESPECIAL ÁREA DO CONHECIMENTO Educação e Saúde. NOME DO CURSO Curso de Pós-Graduação Lato Sensu, especialização em Psicopedagogia e Educação Especial.

Leia mais

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO MUSICAL

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO MUSICAL CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO MUSICAL ÁREA DO CONHECIMENTO Educação-Arte. NOME DO CURSO Curso de Pós-Graduação Lato Sensu, especialização em Educação Musical. AMPARO LEGAL E PORTARIA DO MEC O curso

Leia mais

Curso de Especialização em EDUCAÇÃO: CONTEÚDOS E MÉTODOS

Curso de Especialização em EDUCAÇÃO: CONTEÚDOS E MÉTODOS Curso de Especialização em EDUCAÇÃO: CONTEÚDOS E MÉTODOS ÁREA DO CONHECIMENTO: Educação. NOME DO CURSO: Curso de Pós-Graduação Lato Sensu, especialização em EDUCAÇÃO: CONTEÚDOS E MÉTODOS. AMPARO LEGAL

Leia mais

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO E INSPEÇÃO ESCOLAR

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO E INSPEÇÃO ESCOLAR CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO E INSPEÇÃO ESCOLAR ÁREA DO CONHECIMENTO Educação Gestão Educacional. NOME DO CURSO Curso de Pós-Graduação Lato Sensu, especialização em Administração e Inspeção

Leia mais

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM ENGENHARIA DE QUALIDADE. Curso de Pós-Graduação Lato Sensu, especialização em ENGENHARIA DE QUALIDADE

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM ENGENHARIA DE QUALIDADE. Curso de Pós-Graduação Lato Sensu, especialização em ENGENHARIA DE QUALIDADE CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM ENGENHARIA DE QUALIDADE ÁREA DO CONHECIMENTO Engenharia. NOME DO CURSO Curso de Pós-Graduação Lato Sensu, especialização em ENGENHARIA DE QUALIDADE AMPARO LEGAL E PORTARIA DO

Leia mais

Curso de Especialização em GESTÃO EDUCACIONAL

Curso de Especialização em GESTÃO EDUCACIONAL Curso de Especialização em GESTÃO EDUCACIONAL ÁREAS DO CONHECIMENTO: Educação. NOME DO CURSO: Curso de Pós-Graduação Lato Sensu, especialização em GESTÃO EDUCACIONAL. PERFIL PROFISSIONAL: O curso é destinado

Leia mais

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO MUSICAL E ENSINO DE ARTES

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO MUSICAL E ENSINO DE ARTES CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO MUSICAL E ENSINO DE ARTES ÁREA DO CONHECIMENTO Educação, Arte e Música. NOME DO CURSO Curso de Pós-Graduação Lato Sensu, especialização em Educação Musical e Ensino

Leia mais

CREDENCIADA JUNTO AO MEC PELA PORTARIA Nº DO DIA 13/09/2004. Curso: Formação Pedagógica de Docentes

CREDENCIADA JUNTO AO MEC PELA PORTARIA Nº DO DIA 13/09/2004. Curso: Formação Pedagógica de Docentes CREDENCIADA JUNTO AO MEC PELA PORTARIA Nº 2.861 DO DIA 13/09/2004 Curso: Formação Pedagógica de Docentes 0800 283 8380 www.portalprominas.com.br 2 Prezado (a) aluno (a), seja bem-vindo a FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO,

Leia mais

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO INCLUSIVA, ESPECIAL E POLÍTICAS DE INCLUSÃO

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO INCLUSIVA, ESPECIAL E POLÍTICAS DE INCLUSÃO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO INCLUSIVA, ESPECIAL E POLÍTICAS DE INCLUSÃO ÁREA DO CONHECIMENTO Educação. NOME DO CURSO Curso de Pós-Graduação Lato Sensu, especialização em Educação Inclusiva, Especial

Leia mais

Curso de Pós-Graduação Lato Sensu, especialização em GESTÃO EDUCACIONAL

Curso de Pós-Graduação Lato Sensu, especialização em GESTÃO EDUCACIONAL ÁREAS DO CONHECIMENTO Educação. NOME DO CURSO Curso de Pós-Graduação Lato Sensu, especialização em GESTÃO EDUCACIONAL AMPARO LEGAL E PORTARIA DO MEC O curso atende todas as exigências da Resolução No.

Leia mais

Curso de Especialização em EDUCAÇÃO INFANTIL E EDUCAÇÃO MUSICAL

Curso de Especialização em EDUCAÇÃO INFANTIL E EDUCAÇÃO MUSICAL Curso de Especialização em EDUCAÇÃO INFANTIL E EDUCAÇÃO MUSICAL ÁREA DO CONHECIMENTO: Educação. Música. NOME DO CURSO: Curso de Pós-Graduação Lato Sensu, especialização em EDUCAÇÃO INFANTIL E EDUCAÇÃO

Leia mais

Curso de Especialização em NEUROPSICOLOGIA

Curso de Especialização em NEUROPSICOLOGIA Curso de Especialização em NEUROPSICOLOGIA ÁREAS DO CONHECIMENTO: Saúde NOME DO CURSO: Curso de Pós-Graduação Lato Sensu, especialização em NEUROPSICOLOGIA. AMPARO LEGAL E PORTARIA DO MEC O curso atende

Leia mais

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA E SUPERVISÃO ESCOLAR

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA E SUPERVISÃO ESCOLAR CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA E SUPERVISÃO ESCOLAR ÁREA DO CONHECIMENTO Educação. NOME DO CURSO Curso de Pós-Graduação Lato Sensu, especialização em Coordenação Pedagógica e Supervisão

Leia mais

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO EM PETRÓLEO E GÁS

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO EM PETRÓLEO E GÁS CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO EM PETRÓLEO E GÁS ÁREA DO CONHECIMENTO Educação Gestão Educacional NOME DO CURSO Curso de Pós-Graduação Lato Sensu, especialização em Gestão em Petróleo e Gás. AMPARO

Leia mais

Curso de Pós-Graduação Lato Sensu, especialização em CONSULTORIA E CERTIFICAÇÃO AMBIENTAL.

Curso de Pós-Graduação Lato Sensu, especialização em CONSULTORIA E CERTIFICAÇÃO AMBIENTAL. ÁREAS DO CONHECIMENTO Ambiental. NOME DO CURSO Curso de Pós-Graduação Lato Sensu, especialização em CONSULTORIA E CERTIFICAÇÃO AMBIENTAL. AMPARO LEGAL E PORTARIA DO MEC O curso atende todas as exigências

Leia mais

Curso de Especialização em ADMINISTRAÇÃO DE CONFLITOS E GESTÃO EMPRESARIAL

Curso de Especialização em ADMINISTRAÇÃO DE CONFLITOS E GESTÃO EMPRESARIAL Curso de Especialização em ADMINISTRAÇÃO DE CONFLITOS E GESTÃO EMPRESARIAL ÁREAS DO CONHECIMENTO: Administração. NOME DO CURSO: Curso de Pós-Graduação Lato Sensu, Especialização em ADMINISTRAÇÃO DE CONFLITOS

Leia mais

A inscrição somente será efetivada como matrícula Após a matrícula efetivada,

A inscrição somente será efetivada como matrícula Após a matrícula efetivada, 1 2 SUMÁRIO Inscrição Matrícula Metodologia Duração dos Cursos Acesso ao Portal do Aluno Material Didático Documentações Financeiro do Aluno Avaliações Tutores Trabalho de Conclusão do Curso - TCC Troca

Leia mais

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO PÚBLICA E DE PESSOAS

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO PÚBLICA E DE PESSOAS CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO PÚBLICA E DE PESSOAS ÁREA DO CONHECIMENTO Empresarial. NOME DO CURSO Curso de Pós-Graduação Lato Sensu, especialização em Gestão Pública e de Pessoas. AMPARO LEGAL E PORTARIA

Leia mais

Curso de Especialização em EDUCAÇÃO ESPECIAL E MUSICAL

Curso de Especialização em EDUCAÇÃO ESPECIAL E MUSICAL Curso de Especialização em EDUCAÇÃO ESPECIAL E MUSICAL ÁREA DO CONHECIMENTO: Educação. Música. NOME DO CURSO: Curso de Pós-Graduação Lato Sensu, especialização em EDUCAÇÃO ESPECIAL E MUSICAL. AMPARO LEGAL

Leia mais

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO E GERENCIAMENTO DE PROJETOS

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO E GERENCIAMENTO DE PROJETOS CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO E GERENCIAMENTO DE PROJETOS ÁREA DO CONHECIMENTO Engenharia. NOME DO CURSO Curso de Pós-Graduação Lato Sensu, especialização em Engenharia de Produção

Leia mais

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR E ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR E ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR E ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL ÁREA DO CONHECIMENTO Educação Gestão Educacional. NOME DO CURSO Curso de Pós-Graduação Lato Sensu, especialização em Administração

Leia mais

Curso de Especialização em EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR E EJA

Curso de Especialização em EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR E EJA Curso de Especialização em EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR E EJA ÁREAS DO CONHECIMENTO: Educação. NOME DO CURSO: Curso de Pós-Graduação Lato Sensu, especialização em EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR E EJA. AMPARO LEGAL

Leia mais

seja bem-vindo! Seja bem-vindo à Faculdade Única!

seja bem-vindo! Seja bem-vindo à Faculdade Única! seja bem-vindo! Seja bem-vindo à Faculdade Única! A escolha da faculdade não é uma tarefa fácil. Por isso, temos o prazer de lhe agradecer pela preferência e confiança em nossos serviços educacionais.

Leia mais

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO ÁREA DO CONHECIMENTO Engenharia. NOME DO CURSO Curso de Pós-Graduação Lato Sensu, especialização em Engenharia de Produção. AMPARO LEGAL E PORTARIA DO

Leia mais

Curso de Especialização em DOCÊNCIA EM LETRAS E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS

Curso de Especialização em DOCÊNCIA EM LETRAS E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS Curso de Especialização em DOCÊNCIA EM LETRAS E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS ÁREA DO CONHECIMENTO: Educação. NOME DO CURSO: Curso de Pós-Graduação Lato Sensu, especialização em DOCÊNCIA EM LETRAS E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS.

Leia mais

Curso de Especialização em GESTÃO EDUCACIONAL E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS

Curso de Especialização em GESTÃO EDUCACIONAL E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS Curso de Especialização em GESTÃO EDUCACIONAL E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS ÁREAS DO CONHECIMENTO: Educação. NOME DO CURSO: Curso de Pós-Graduação Lato Sensu, especialização em GESTÃO EDUCACIONAL E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS.

Leia mais

Curso de Especialização em GESTÃO ADMINISTRATIVA E FINANCEIRA

Curso de Especialização em GESTÃO ADMINISTRATIVA E FINANCEIRA Curso de Especialização em GESTÃO ADMINISTRATIVA E FINANCEIRA ÁREAS DO CONHECIMENTO: Empresarial. NOME DO CURSO: Curso de Pós-Graduação Lato Sensu, Especialização em GESTÃO ADMINISTRATIVA E FINANCEIRA.

Leia mais

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM ENSINO DE ARTES, TÉCNICAS E PROCEDIMENTOS

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM ENSINO DE ARTES, TÉCNICAS E PROCEDIMENTOS CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM ENSINO DE ARTES, TÉCNICAS E PROCEDIMENTOS ÁREA DO CONHECIMENTO Educação, Arte e Música. NOME DO CURSO Curso de Pós-Graduação Lato Sensu, especialização em Ensino de Artes, Técnicas

Leia mais

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM TUTORIA EM EAD E DOCÊNCIA DO ENSINO SUPERIOR

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM TUTORIA EM EAD E DOCÊNCIA DO ENSINO SUPERIOR CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM TUTORIA EM EAD E DOCÊNCIA DO ENSINO SUPERIOR ÁREA DO CONHECIMENTO Educação. NOME DO CURSO Curso de Pós-Graduação Lato Sensu, especialização em Tutoria em EAD e Docência do Ensino

Leia mais

Curso de Especialização em EDUCAÇÃO ESPECIAL E ENSINO RELIGIOSO

Curso de Especialização em EDUCAÇÃO ESPECIAL E ENSINO RELIGIOSO Curso de Especialização em EDUCAÇÃO ESPECIAL E ENSINO RELIGIOSO ÁREAS DO CONHECIMENTO: Educação. NOME DO CURSO: Curso de Pós-Graduação Lato Sensu, especialização em EDUCAÇÃO ESPECIAL E ENSINO RELIGIOSO.

Leia mais

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM AUDITORIA AMBIENTAL

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM AUDITORIA AMBIENTAL CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM AUDITORIA AMBIENTAL ÁREA DO CONHECIMENTO Gestão e meio ambiente. NOME DO CURSO Curso de Pós-Graduação Lato Sensu, especialização em AUDITORIA AMBIENTAL. AMPARO LEGAL E PORTARIA

Leia mais

Curso de Especialização em ARTETERAPIA

Curso de Especialização em ARTETERAPIA Curso de Especialização em ARTETERAPIA ÁREA DO CONHECIMENTO: Saúde. NOME DO CURSO: Curso de Pós-Graduação Lato Sensu, especialização em ARTETERAPIA. AMPARO LEGAL E PORTARIA DO MEC O curso atende todas

Leia mais

Curso de Especialização em EDUCAÇÃO INFANTIL E ALFABETIZAÇÃO

Curso de Especialização em EDUCAÇÃO INFANTIL E ALFABETIZAÇÃO Curso de Especialização em EDUCAÇÃO INFANTIL E ALFABETIZAÇÃO ÁREA DO CONHECIMENTO: Educação. NOME DO CURSO: Curso de Pós-Graduação Lato Sensu, especialização em EDUCAÇÃO INFANTIL E ALFABETIZAÇÃO. PERFIL

Leia mais

Curso de Especialização em GESTÃO ESCOLAR: ADMINISTRAÇÃO, SUPERVISÃO E ORIENTAÇÃO

Curso de Especialização em GESTÃO ESCOLAR: ADMINISTRAÇÃO, SUPERVISÃO E ORIENTAÇÃO Curso de Especialização em GESTÃO ESCOLAR: ADMINISTRAÇÃO, SUPERVISÃO E ORIENTAÇÃO ÁREA DO CONHECIMENTO: Educação. NOME DO CURSO: Curso de Pós-Graduação Lato Sensu, especialização em GESTÃO ESCOLAR: ADMINISTRAÇÃO,

Leia mais

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO INCLUSIVA, ESPECIAL E POLÍTICAS DE INCLUSÃO

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO INCLUSIVA, ESPECIAL E POLÍTICAS DE INCLUSÃO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO INCLUSIVA, ESPECIAL E POLÍTICAS DE INCLUSÃO ÁREA DO CONHECIMENTO Educação. NOME DO CURSO Curso de Pós-Graduação Lato Sensu, especialização em Educação Inclusiva, Especial

Leia mais

Curso de Especialização em DOCÊNCIA EM MATEMÁTICA E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS

Curso de Especialização em DOCÊNCIA EM MATEMÁTICA E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS Curso de Especialização em DOCÊNCIA EM MATEMÁTICA E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS ÁREAS DO CONHECIMENTO: Educação. NOME DO CURSO: Curso de Pós-Graduação Lato Sensu, especialização em DOCÊNCIA EM MATEMÁTICA E PRÁTICAS

Leia mais

Curso de Especialização em PSICOPEDAGOGIA INSTITUCIONAL, CLÍNICA E LUDOPEDAGOGIA

Curso de Especialização em PSICOPEDAGOGIA INSTITUCIONAL, CLÍNICA E LUDOPEDAGOGIA Curso de Especialização em PSICOPEDAGOGIA INSTITUCIONAL, CLÍNICA E LUDOPEDAGOGIA ÁREAS DO CONHECIMENTO: Psicologia. Educação. NOME DO CURSO: Curso de Pós-Graduação Lato Sensu, especialização em PSICOPEDAGOGIA

Leia mais

GUIA INFORMATIVO PÓS-GRADUAÇÃO FAVENI

GUIA INFORMATIVO PÓS-GRADUAÇÃO FAVENI GUIA INFORMATIVO PÓS-GRADUAÇÃO FAVENI 1) AMPARO LEGAL DOS CURSOS: Todos os Cursos de Pós-Graduação oferecidos pela FAVENI- Faculdade Venda Nova do Imigrante, são devidamente amparados legalmente através

Leia mais

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM INFORMÁTICA EM EDUCAÇÃO E DOCÊNCIA EM ENSINO SUPERIOR

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM INFORMÁTICA EM EDUCAÇÃO E DOCÊNCIA EM ENSINO SUPERIOR CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM INFORMÁTICA EM EDUCAÇÃO E DOCÊNCIA EM ENSINO SUPERIOR ÁREA DO CONHECIMENTO Educação. NOME DO CURSO Curso de Pós-Graduação Lato Sensu, especialização em Informática em Educação

Leia mais

FUNCIONAMENTO DOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO

FUNCIONAMENTO DOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO FUNCIONAMENTO DOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO INTRODUÇÃO A Educação a Distância (EAD) da UCAMPROMINAS se baseia na modalidade de ensino: on-line. Sendo essa modalidade combinada com o uso das TICs Tecnologias

Leia mais

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM CIÊNCIAS DA RELIGIÃO

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM CIÊNCIAS DA RELIGIÃO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM CIÊNCIAS DA RELIGIÃO ÁREA DO CONHECIMENTO Educação Estudos da Religião. NOME DO CURSO Curso de Pós-Graduação Lato Sensu, especialização em Ciências da Religião. AMPARO LEGAL

Leia mais

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GEOGRAFIA E MEIO AMBIENTE

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GEOGRAFIA E MEIO AMBIENTE CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GEOGRAFIA E MEIO AMBIENTE ÁREA DO CONHECIMENTO Educação. NOME DO CURSO Curso de Pós-Graduação Lato Sensu, especialização em Geografia e Meio Ambiente. AMPARO LEGAL E PORTARIA

Leia mais

Curso de Pós-Graduação Lato Sensu, especialização em DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR.

Curso de Pós-Graduação Lato Sensu, especialização em DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR. ÁREAS DO CONHECIMENTO Educação. NOME DO CURSO Curso de Pós-Graduação Lato Sensu, especialização em DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR. AMPARO LEGAL E PORTARIA DO MEC O curso atende todas as exigências da Resolução

Leia mais

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM AUDITORIA EM ENFERMAGEM

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM AUDITORIA EM ENFERMAGEM CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM AUDITORIA EM ENFERMAGEM ÁREA DO CONHECIMENTO Enfermagem e Saúde. NOME DO CURSO Curso de Pós-Graduação Lato Sensu, Especialização em AUDITORIA EM ENFERMAGEM. AMPARO LEGAL E PORTARIA

Leia mais

Curso de Especialização em DIREITO ADMINISTRATIVO E LICITAÇÕES

Curso de Especialização em DIREITO ADMINISTRATIVO E LICITAÇÕES Curso de Especialização em DIREITO ADMINISTRATIVO E LICITAÇÕES ÁREAS DO CONHECIMENTO: Direito. NOME DO CURSO: Curso de Pós-Graduação Lato Sensu, Especialização em DIREITO ADMINISTRATIVO E LICITAÇÕES. AMPARO

Leia mais

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM ENGENHARIA AMBIENTAL

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM ENGENHARIA AMBIENTAL CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM ENGENHARIA AMBIENTAL ÁREA DO CONHECIMENTO Engenharia e Meio Ambiente. NOME DO CURSO Curso de Pós-Graduação Lato Sensu, especialização em ENGENHARIA AMBIENTAL. AMPARO LEGAL E

Leia mais

Curso de Especialização em ADMINISTRAÇÃO DE CONFLITOS E GESTÃO EMPRESARIAL

Curso de Especialização em ADMINISTRAÇÃO DE CONFLITOS E GESTÃO EMPRESARIAL Curso de Especialização em ADMINISTRAÇÃO DE CONFLITOS E GESTÃO EMPRESARIAL ÁREAS DO CONHECIMENTO: Administração. NOME DO CURSO: Curso de Pós-Graduação Lato Sensu, Especialização em ADMINISTRAÇÃO DE CONFLITOS

Leia mais

Curso de Especialização em EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR E EJA

Curso de Especialização em EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR E EJA Curso de Especialização em EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR E EJA ÁREAS DO CONHECIMENTO: Educação. NOME DO CURSO: Curso de Pós-Graduação Lato Sensu, especialização em EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR E EJA. AMPARO LEGAL

Leia mais