Separata de Atualização Científica Sobre o Uso Combinado de. BOTOX e os Preenchedores Faciais da Allergan. (JUVÉDERM e SURGIDERM )

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Separata de Atualização Científica Sobre o Uso Combinado de. BOTOX e os Preenchedores Faciais da Allergan. (JUVÉDERM e SURGIDERM )"

Transcrição

1 Separata de Atualização Científica Sobre o Uso Combinado de BOTOX e os Preenchedores Faciais da Allergan (JUVÉDERM e SURGIDERM )

2 Separata de Atualização Científica Sobre o Uso Combinado de BOTOX e os Preenchedores Faciais da Allergan (JUVÉDERM e SURGIDERM ) Prof. Dr. Humberto Antonio Ponzio Professor associado da UFRGS. Doutor em Medicina pela USP. Ex-presidente da SBCD. Introdução As novas tendências em rejuvenescimento facial confirmam a busca por resultados cada vez mais naturais e harmônicos, em linha com as expectativas e os desejos da maior parte dos pacientes. Essa nova abordagem impacta diretamente as técnicas de aplicação e realização dos procedimentos cosméticos. Nesse contexto, a aplicação da toxina botulínica tipo A torna-se um procedimento cada vez mais individualizado. Os pacientes são clinicamente diferentes e buscam resultados específicos, sendo necessário adaptar os pontos de aplicação e as doses de tratamento às necessidades de cada paciente. A individualização da técnica de aplicação de BOTOX consagra-se como fator-chave para o sucesso desse tratamento. O preenchimento com ácido hialurônico também ganha força e se consagra como o segundo procedimento cosmético não cirúrgico mais procurado nos Estados Unidos, logo atrás das aplicações de BOTOX. Sua utilização evoluiu, e, atualmente, o preenchedor não é utilizado somente para preencher uma ruga, mas, também, para realçar contorno e conferir volume, preferencialmente em combinação com BOTOX. A combinação de BOTOX (toxina botulínica tipo A) e JUVÉDERM ou SURGIDERM (preenchedores de ácido hialurônico) permite tratar o rosto em sua totalidade, usando cada técnica em sua melhor indicação, beneficiando o paciente com resultados cada vez mais completos e harmônicos.

3 A ciência dos preenchedores faciais Apresentamos, a seguir, uma atualização científica sobre o uso cosmético da toxina botulínica tipo A (BOTOX ) e dos preenchedores de ácido hialurônico (JUVÉDERM e SURGI- DERM ), obtida a partir de aulas ministradas por renomados palestrantes internacionais durante eventos científicos. O preenchedor ideal não deve ser permanente, mas de longa duração; deve apresentar efeitos colaterais mínimos e não requerer testes de alergia. Além disso, deve ser de fácil utilização, com aplicação pouco dolorosa para o paciente e custo-efetividade adequado, tanto para o médico quanto para o paciente. O que torna o ácido hialurônico atraente como preenchedor cutâneo é sua capacidade de reter grande quantidade de água, o fato de estar naturalmente presente na pele e seu baixo potencial de reações adversas. No entanto o desempenho de um ácido hialurônico depende de três fatores-chave: JUVÉDERM e SURGIDERM apresentam-se como uma tecnologia 3D de fabricação e reticulação, que proporciona longa durabilidade dos resultados e alta maleabilidade do gel, o que facilita a aplicação e aumenta a adaptabilidade do material aos contornos faciais. Além da tecnologia 3D que confere maleabilidade e durabilidade, a linha JUVÉDERM ainda apresenta como benefício adicional sua disponibilidade em apresentações com 0,3% de lidocaína, para aumentar o conforto do paciente durante e imediatamente depois do procedimento. No entanto as diferentes marcas de preenchedores à base de ácido hialurônico não são iguais. Elas diferem em algumas características, como tipo e quantidade de reticulante, viscosidade e consistência do gel, concentração de ácido hialurônico e, especialmente, sua durabilidade na pele. O ideal é conciliarmos um preenchedor que combine facilidade de aplicação, longa duração e eficácia como preenchedor. paciente (comorbidades, padrão de contração muscular, fumo); médico (técnica de aplicação); produto (características físico-químicas). Desde a aprovação do primeiro preenchedor de ácido hialurônico nos Estados Unidos, vários outros produtos têm surgido, entre eles a linha JUVÉDERM e SURGIDERM ambos da Allergan, clinicamente similares, segundo dados internos da companhia. O ácido hialurônico é um polissacarídeo, naturalmente constituinte de nossa pele, pois é um componente essencial da matriz extracelular. A unidade monomérica, que compõe sua cadeia, é a mesma, independente de qual seja a fonte produtora: animal ou não animal. Independente de sua origem, apresenta alta afinidade com a água, resultando em um líquido claro e viscoso. Seu potencial de alergenicidade é negligenciável, dada a similaridade de sua estrutura química com o ácido hialurônico presente na pele.

4 Tabela 1 Conheça a linha completa de SURGIDERM, atualmente disponível no mercado SURGIDERM 18 SURGIDERM 24XP SURGIDERM 30XP SURGIDERM 30 SURGILIPS Indicação Rugas finas e Rugas médias e Rugas profundas e Rugas médias e lábios superficiais profundas volume Lábios Profundidade de Derme média e Derme superficial Derme média injeção profunda Derme profunda Lábios Concentração de AH 18 mg/ml 24 mg/ml 24 mg/ml 24 mg/ml 20 mg/ml Apresentação 2 x 0,8 ml 2 x 0,8 ml 2 x 0,8 ml 2 x 0,8 ml 1 x 0,8 ml Agulha 30G1/2 30G1/2 27G1/2 27G1/2 30G1/2 Duração aproximada 6 meses 9 meses 12 meses 9 meses 6-9 meses Tabela 2 Conheça também a nova linha JUVÉDERM JUVÉDERM Refine JUVÉDERM Ultra com lidocaína JUVÉDERM Ultra Plus com lidocaína JUVÉDERM Forma Presença de lidocaína Não 0,3% de lidocaína 0,3% de lidocaína Não Indicação Rugas finas e superficiais Rugas médias e lábios Rugas médias e profundas Rugas profundas e volume Profundidade de injeção Derme superficial Derme média Derme média e profunda Derme profunda Concentração de ácido hialurônico 18 mg/ml 24 mg/ml 24 mg/ml 24 mg/ml Apresentação 2 x 0,6 ml 2 x 0,8 ml 2 x 0,8 ml 2 x 0,8 ml Agulha 30G1/2 30G1/2 27G1/2 27G1/2 Duração aproximada 6 meses 9 meses 12 meses 9 meses O ácido hialurônico é fornecido em pó para a manufatura de preenchedores faciais. Esse ácido hialurônico, se assim fosse injetado na pele, teria uma permanência efêmera (menos de uma semana) em razão da ação de hialuronidase e radicais livres, naturalmente presentes na pele. Portanto, para aumentar sua resistência à degradação e sua permanência nos tecidos, são adicionadas substâncias reticulantes (usualmente, 1,4-butanedioléter diglicídico BDDE ou divilil-sulfona DVS), que têm a finalidade de estabelecer cruzamentos entre duas ou mais moléculas do polímero. Esse processo de reticulação também é conhecido como crosslinking. O grau de reticulação é um fator importante na comparação de preenchedores de ácido hialurônico. Usualmente, quanto maior o grau de reticulação, maior a resistência da molécula e, portanto, a duração do procedimento, porém maior será também a viscosidade e a dureza do gel, dificultando sua aplicação. JUVÉDERM e SURGIDERM são produzidos a partir de uma tecnologia 3D exclusiva, que permite produzir um gel altamente reticulado e que, portanto, vai oferecer maior duração, mas que, ainda assim, é altamente maleável e fácil de injetar. Outro aspecto importante é a natureza final do gel se monofásico ou bifásico. Os produtos mais modernos são compostos monofásicos, o que permite maior fluidez na injeção e melhor distribuição tecidual. Portanto é importante comentar que JUVÉDERM e SURGIDERM são produtos monofásicos.

5 O padrão de beleza facial Ao citar Eleanor Roosevelt, o Dr. Phillip Levy afirmou que jovens bonitos são acidentes da natureza, mas pessoas bonitas de mais idade são obras de arte. O padrão de beleza tem variado ao longo do tempo, mas alguns princípios básicos têm sido observados, especialmente com relação à beleza facial, em que a harmonia de formas e medidas assume maior importância. Com a finalidade de facilitar o planejamento terapêutico, a face é dividida em três setores: terço superior (da raiz dos cabelos à glabela), terço médio (da glabela à base do nariz) e terço inferior (da base do nariz ao mento). Atualmente, considera-se padrão de uma face jovem a proporção de 1:1:1 entre os três níveis. Entretanto sabemos que, com a idade e o processo de envelhecimento, há alteração dessas proporções com redução craniocaudal. Por outro lado, a face jovem apresenta conformação suave, com contorno arredondado, proeminências malares salientes, face levemente encovada e linhas mandibulares suaves e bem definidas. O Dr. Hervé Raspaldo define essa situação como triângulo da beleza, em que a face assume a forma de um triângulo com o ápice voltado para baixo. O oposto é observado no triângulo reverso, visto em faces de aspecto mais envelhecido, que apresentam componentes específicos, como olhos caídos, ptose da porção lateral dos supercílios, flacidez malar com queda da pele, alargando a face nas regiões laterais e inferiores e borrando a linha mandibular. Tudo isso também é agravado pela ação dos músculos depressores, que contribuem puxando para baixo os tecidos frouxos da face. Nesse caso, o ápice do triângulo está no alto, e o rosto assume a forma de um triângulo de base larga ou de um quadrado. Além desses aspectos relacionados ao contorno facial, que se modificam com a idade, o médico deve atentar para as pequenas modificações, que, ao final, resultarão também em uma face envelhecida, como posicionamento das sobrancelhas, acentuação dos sulcos nasogenianos e rugas de marionetes. Além disso, é observado afilamento dos lábios e alteração do ângulo nasolabial, que se torna mais agudo, demonstrando queda da ponta do nariz. Ainda segundo o Dr. Raspaldo, a abordagem terapêutica do rejuvenescimento facial deve começar pela análise detalhada dos padrões de beleza apresentados e/ou desejados pelo paciente, cabendo ao terapeuta a orientação e o correto posicionamento quanto às possibilidades e às limitações das técnicas disponíveis, sempre buscando a correção natural e fisiológica, em que predomine a harmonia. Nesse sentido, os tratamentos devem ser executados passo a passo, abordando cada componente anatômico a ser corrigido. Conforme reforçado pelo Dr. Raspaldo, a harmonia é a chave do sucesso para criar um visual natural. A inclusão de novos pontos de aplicação de BOTOX no rejuvenescimento facial veio proporcionar o tratamento de áreas até então sem alternativas não invasivas para sua correção. Além

6 disso, a associação terapêutica de BOTOX com preenchedores, especialmente à base de ácido hialurônico, como JUVÉDERM e SURGIDERM, favorece o tratamento global da face, com resultados excelentes e surpreendentes. Segundo o Dr. Levy, 85% das correções no terço superior da face são realizadas com a toxina botulínica tipo A, enquanto, no terço inferior, 83% dessas correções são realizadas com os preenchedores faciais. Rejuvenescimento global da face O conhecimento da anatomia facial e a identificação das alterações dinâmicas ou volumétricas são fundamentais àquele que se dispõe a tratar uma face envelhecida. Hoje, o conceito de rejuvenescimento global da face inclui, além da correção de rugas estáticas e dinâmicas, a reposição de volume. As rugas dinâmicas são aquelas resultantes da utilização da musculatura facial e podem ser modificadas por produtos que interferem em sua formação, ou no posicionamento das estruturas faciais. Nesse sentido, a escolha recai sobre a toxina botulínica do tipo A, que é capaz de se interpor na junção neuromuscular, possibilitando, de forma seletiva, a interrupção do estímulo ao músculo, evitando sua contração. Assim é possível, após criterioso exame do paciente, identificar quais músculos devem ser inibidos para um visual mais harmônico e jovial da face. Mundialmente, o BOTOX (Allergan, Inc., Irvine, CA, USA) é a toxina botulínica do tipo A mais estudada e utilizada em indicações cosméticas. O plano terapêutico deve ser iniciado pela observação do paciente, desde sua entrada no consultório. A entrevista inicial é um momento importante para a avaliação do paciente, pois está mais descontraído, movimentando espontaneamente a musculatura facial e deixando transparecer eventuais assimetrias, tiques, etc. Ouvidas as queixas, o paciente deve ser levado à frente de um espelho para identificação e discussão das alterações observadas, como rugas estáticas, dinâmicas, perdas de volume, de contorno, etc. Em conjunto, médico e paciente discutirão as possibilidades de correção e eventuais resultados que poderão ser obtidos com cada uma das opções propostas. É importante ressaltar que o paciente deve ser examinado na posição sentada, pois, dessa forma, também é possível observar aquelas marcas, acentuadas pela ação da gravidade. Outra recomendação importante é não se fixar somente em determinado ponto da face, mas ter uma visão global e considerar a face em sua totalidade, para que se possa perceber, por exemplo, assimetrias superciliares. A observação deve ser criteriosa, e, para facilitar a avaliação, a face é dividida em terço superior, médio e inferior, além do pescoço e do colo. A correção passa pela aplicação de toxina botulínica tipo A, por preenchedores faciais e, em alguns casos, por procedimentos cirúrgicos mais complexos. No terço superior, analisam-se o comportamento dos músculos frontal, corrugadores,

7 prócero, depressores dos supercílios e orbiculares. Desses, o frontal é o único responsável pela elevação das sobrancelhas, enquanto os demais as deprimem. Esse é o ponto mais importante, quando se pretende reduzir as rugas dinâmicas frontais, pois, se houver paralisação do músculo frontal, sem a devida compensação dos músculos depressores, haverá rebaixamento superciliar, agravando o aspecto envelhecido. Com a idade, observa-se também a diminuição do espaço entre os supercílios e as fendas oculares por uma ptose superciliar fisiológica, acompanhada de elastose das regiões laterais dos olhos, que, superpondo-se aos pés-de-galinha, mantém o enrugamento da área mesmo em repouso. A reposição do volume na região superciliar, especialmente em sua porção caudal, pode ser realizada com o JUVÉDERM Ultra Plus com lidocaína ou SURGIDERM 30XP, ou mesmo com o JUVÉDERM Ultra com lidocaína ou SURGIDERM 24XP, sendo um recurso muito útil no reposicionamento da sobrancelha; especialmente quando, a partir da correção pela toxina botulínica tipo A, há formação de rugas forçadas na região temporofrontal. Para isso, recomenda-se a aplicação de 0,2 ml a 0,4 ml do preenchedor, a partir da porção lateral do supercílio, profundamente, ao longo da borda orbitária e em leque, na direção frontotemporal, reduzindo gradualmente o volume injetado. Essa aplicação pode ser efetuada com cânula de ponta romba, ou com agulha, de preferência 27G1/2. Eventualmente, as finas rugas formadas nessa área podem ser corrigidas pela aplicação superficial do JUVÉDERM Refine ou SURGIDERM 18. A figura 1 contempla o planejamento para a aplicação de BOTOX em uma paciente de 55 anos, fotoenvelhecida, que apresenta ptose superciliar mais pronunciada à esquerda. Para elevar a sobrancelha, é proposta a injeção de 2 U na base da linha temporofrontal e mais 2 U em 1,5 cm medialmente a ela. As rugas dos pés-de-galinha são formadas por contração dos orbiculares, e as injeções de BOTOX devem ser aplicadas nos pontos de sua maior contração. Um erro frequentemente observado, para essa marcação, é pedir que o paciente sorria intensamente, o que provoca a contratura da massa muscular malar, além dos orbiculares. Isso pode provocar a formação de rugas, que formam arcos concêntricos, circundando as eminências malares, que, nesse ponto, não devem ser tratadas pela toxina botulínica tipo A, pois poderiam provocar um bolo infra-orbicular ao sorrir, ou, o que é pior, Figura 1 Marcação dos pontos para aplicação do BOTOX no músculo orbicular dos olhos. A linha temporofrontal está representada em vermelho

8 uma ptose labial. Para identificar se essas rugas são decorrentes do orbicular, pede-se ao paciente para fechar fortemente os olhos, sem sorrir. As rugas assim formadas são passíveis de tratamento pela injeção de toxina botulínica tipo A nos orbiculares, e as que se formam apenas com o sorriso forçado devem ser tratadas com preenchedores, injetados na região mediofacial, ao longo dos malares. Como vimos, a correção do terço superior é mais conhecida, mas, nem por isso, deixa de ter suas peculiaridades. Nessa área, a posição e a forma das sobrancelhas é que devem concentrar o foco da análise. Sobrancelhas caídas envelhecem, e, para sua correção, é necessário buscar o equilíbrio entre os músculos depressores e o músculo frontal. Este, por sua vez, poderá ser tratado com o objetivo de reduzir as rugas horizontais, mas muito cuidado se deve ter nas projeções das sobrancelhas, pois poderá não haver elevação nas porções correspondentes aos pontos aplicados. Para compensar esse efeito, recomenda-se a aplicação de 2 U de BOTOX diretamente no músculo orbicular, superficialmente, na região superciliar, nos pontos que se quer elevar. Para elevar a cauda do supercílio, por exemplo, a injeção deve ser feita no orbicular, na linha temporal. Por vezes, essa aplicação resulta em um enrugamento transversal nessa linha temporal. Para fazer a correção, ou aplica-se 1-2 U de BOTOX bem superficialmente no ponto de maior contratura, ou, o que é melhor, faz-se o preenchimento (volumização) dessa área, de preferência com o JUVÉDERM Ultra Plus com lidocaína ou SURGIDERM 30XP, conforme explicado anteriormente. No terço médio facial, a perda de volume malar e infraorbitário é a responsável pelo aspecto envelhecido. Aí as correções pela toxina botulínica tipo A limitam-se ao nariz, pela formação das rugas oblíquas a partir do ápice nasal (bunny lines), pelo afilamento ou elevação da ponta, respectivamente, pela ação dos músculos elevadores da asa nasal e do lábio superior e depressor do septo nasal. É nessa área que os preenchedores assumem maior importância, sendo utilizados para correção dos sulcos nasogenianos e infraorbitários, para repor o volume malar e remodelar o nariz. O preenchimento dos sulcos infraorbitários merece consideração especial, mas, também, é indicado para reduzir a depressão linear oblíqua, que se forma a partir do ângulo interno do olho, acentuando o ar cansado, que é representado pelas olheiras. A injeção nessa área deve ser cercada de todo cuidado, pelo risco de aplicação intravascular ou de difusão para a região infrabulbar. Para minimizar esses riscos em nosso meio, a preferência é pela utilização de cânulas de ponta romba, introduzidas de baixo para cima e sob o orbicular. Por precaução, um dedo deve ser colocado no canto do olho, limitando a área a ser preenchida. A aplicação com agulha também pode ser segura, desde que esses limites sejam observados e as injeções sempre sejam em plano mais profundo. A escolha do preenchedor, nesse caso, recai no JUVÉDERM Ultra com lidocaína ou SURGIDERM 24XP, que proporciona grande maleabilidade e facilidade na aplicação. Outra área em que o preenchimento traz resultados muito positivos no rejuvenescimento facial é a do espaço formado entre o sulco infraorbitário, o sulco nasogeniano e uma linha imaginária, que vai desde o ângulo externo do olho até à base do nariz. Para identificar a necessidade

9 A B C Figura 2 A) pré-tratamento; B) áreas para preenchimento; C) resultado após 15 dias de tratamento combinado com BOTOX e JUVÉDERM ou SURGIDERM de preencher essa área, além da simples visualização dos sulcos nasogenianos pronunciados, pressiona-se a base desse triângulo, sobre a raiz do canino, com o indicador, fazendo leve pressão para cima. O resultado dessa manobra, na prática, equivale ao preenchimento profundo do espaço entre as regiões lateral do nariz, malar e infraorbitária. Aqui, também, para a marcação da área a ser preenchida, é importante identificar e marcar a borda do assoalho da órbita, acima da qual não se pode injetar. Para essa injeção profunda, deve-se partir da parte mais lateral, e não do sulco, no qual circulam vasos importantes. Os melhores resultados são observados com produtos volumizadores, de aplicação profunda, supraóssea, como o JUVÉDERM Voluma (produto ainda não aprovado na América Latina, com previsão de lançamento em 2009/2010). Na falta deste, bons resultados podem ser obtidos com o JUVÉDERM Forma ou SURGIDERM 30, que, por ser um gel monofásico, integra-se aos tecidos sem formar bolos, os quais seriam facilmente identificados à palpação, como costuma ocorrer com géis bifásicos. Nesse caso, a injeção é feita em leque, a partir da porção mais lateral da base dos sulcos nasogenianos, e em profundidades diferentes, obtendo-se, assim, volume equivalente àquele. O pomo malar também deve ser reconstituído, para conferir o aspecto rejuvenescido à face. A figura 2 ilustra os pontos a serem preenchidos para o rejuvenescimento da face. É no terço inferior da face que têm sido observados os maiores avanços com o uso da toxina botulínica tipo A. Suas aplicações vão desde a correção do sorriso gengival, das rugas peribucais, das linhas de marionete e do queixo em casca de laranja até à modificação do contorno facial inferior, pela redução das bandas do platisma e do volume dos masseteres. A conformação quadrada ou de triângulo invertido da face favorece a perda de delineamento das regiões mandibulares, e isso decorre da força excessiva exercida pelos depressores do ângulo da boca e da formação das bandas platismais, que se formam em continuação a eles. Outros fatores importantes que contribuem para

10 esse efeito são as bandas platismais posteriores e os masseteres hipertrofiados. As bandas platismais posteriores são observadas quando a paciente contrai o platisma, deprimindo os cantos da boca. Assim, naturalmente, forma-se um triângulo com a base ao longo do ângulo mandibular e o ápice voltado para baixo, e, obliquamente, continua-se com a banda posterior do platisma. Para a correção e o redelineamento do contorno facial, aplica-se a técnica Nefertiti lift (assim chamada pelo perfeito delineamento mandibular do rosto da antiga rainha egípcia), que visa neutralizar essa contratura do platisma, atenuando a força de tração que puxa os tecidos frouxos do terço inferior da face para baixo. Para sua execução, recomenda-se a aplicação de 2-3 U de toxina botulínica tipo A, a cada 2 cm, ao longo de cada arco mandibular, no total de três a cinco pontos, e mais três a quatro pontos no triângulo formado no ápice da banda posterior do platisma (figura 3). Os masseteres hipertrofiados são facilmente palpáveis sobre os ângulos mandibulares, quando a paciente fecha os dentes com força. Dessa forma, o masseter pode ser identificado como uma massa muscular profunda desde o zigoma até à mandíbula, na qual se insere. A aplicação de U de BOTOX, profundamente (1-1,5 cm), perpendicularmente à borda da mandíbula, contribuirá para afinar o rosto, restabelecendo a posição natural do triângulo facial, além de reduzir, sensivelmente, o bruxismo, quando presente. Os sulcos de marionetes ou bigode chinês são formados pela queda de tecidos moles em razão da perda de volume médio facial e ação dos músculos depressores do canto da boca. A aplicação de 3-5 U de BOTOX na base dos depressores do ângulo da boca reduz a tração exercida por esses músculos, minimizando esse efeito. A aplicação deve ser feita lateralmente, ao prolongamento do sulco nasogeniano, para evitar sua difusão até os músculos depressores do lábio inferior. A aplicação de 2-4 U nos músculos mentonianos produzem ótimos resultados, nos casos de queixo em casca de laranja. A B C Figura 3 Nefertiti lift: A) triângulo da brida platismal posterior; B) pontos e unidades de BOTOX aplicados; C) resultado após 15 dias de tratamento 10

11 O preenchimento nessa área complementa a ação do BOTOX, e isso deve ser feito, preferentemente, com JUVÉDERM Ultra Plus com lidocaína ou SURGIDERM 30XP, em sulcos mais profundos, ou com JUVÉDERM Ultra com lidocaína ou SUR- GIDERM 24XP, em sulcos mais suaves. O preenchimento da região bucal é um dos que apresenta resultados mais gratificantes. A reposição do volume labial, recuperando o contorno, filtro nasolabial e arco de cupido, além de reduzir as rugas radiais, também permite a correção de assimetrias e, eventualmente, altera formas. Para o tratamento dessa região, recomendamos o uso do JUVÉDERM Ultra com lidocaína ou SURGIDERM 24XP, que, por ser um produto maleável, permite uma aplicação suave, com boa adaptabilidade aos tecidos e com resultados mais naturais. O SURGILIPS segue como uma opção adequada para os lábios, porém se apresenta como um produto mais viscoso e duro de aplicar, causando mais edema e requerendo mais massagem para sua acomodação nos tecidos. A aplicação de 2 U de BOTOX em cada quadrante labial, superficialmente, na base das rugas, na junção com o vermelhão, além de reduzir essas rugas, contribui para uma ligeira protrusão da porção médio-labial. Como já exposto, quando a aplicação da toxina botulínica tipo A não for suficiente para a obtenção do efeito desejado, sua associação com os preenchedores é a melhor opção. Há controvérsias se os dois procedimentos devem ser realizados no mesmo ato cirúrgico ou se o preenchimento deve ser aplicado somente depois de obtido o efeito da toxina. É claro, como tudo em medicina, o bom senso deve imperar, avaliando-se cada caso e a experiência do aplicador. Bibliografia sugerida Alam M, Gladstone H, Kramer EM, et al. ASDS Guidelines of care: injectable fillers. Dermatol Surg. 2008;34:S Cohen JL. Understanding, avoiding, and managing dermal filler complications. Dermatol Surg June;34(Suppl 1):S92-9. Levy PM. The Nefertiti lift : a new technique for specific re-contouring of the jawline. J Cosmet Laser Ther. 2007;9: Raspaldo H, Fagien S. Facial rejuvenation with botulinum neurotoxin: an anatomical and experiential perspective. J Cosmet Laser Ther. 2007;9(Suppl 1): Raspaldo H. Volumizing effect of a new hyaluronic acid sub-dermal facial filler: a retrospective analysis based on 102 cases. J Cosmet Laser Ther. 2008;10: Smith KC. Practical use of JUVÉDERM : early experience. Plast Reconstr Surg. 2007;120(Suppl):67S. Tezel A, Fredrickson GH. The science of hyaluronic acid dermal fillers. J Cosmet Laser Ther. 2007;1-8. Wu J. A study evaluating a new 24-mg/mL hyaluronic acid (HA) dermal filler in subjects previously treated with a 20-mg/mL HA filler. Poster. Botox (toxina botulínica tipo A, congelada a vácuo) USO ADULTO e PEDIÁTRICO. Forma farmacêutica e apresentação: Frasco-ampola contendo 100 unidades de toxina botulínica Tipo A congelada a vácuo estéril para administração por via intramuscular ou intradérmica conforme indicação de tratamento. Composição: Cada frasco-ampola contém: toxina botulínica Tipo A:100 Unidades (*). albumina (humana): 0,5 mg. cloreto de sódio: 0,9 mg. (*) Estas unidades são exclusivas para BOTOX (toxina botulínica tipo A) e não são intercambiáveis com outras preparações contendo toxina botulínica. Indicações: Estrabismo e blefarospasmo associado com distonia, incluindo blefarospasmo essencial benigno ou distúrbios do 7º nervo em pacientes com idade acima de 12 anos. Distonia cervical. Espasmo hemifacial. Espasticidade muscular. Linhas faciais hipercinéticas. Hiperidrose focal palmar e axilar. Incontinência urinária causada por hiperatividade neurogênica do músculo detrusor da bexiga, não tratada adequadamente por anticolinérgicos. Contra-indicações: conhecida hipersensibilidade a qualquer ingrediente contido na formulação, na presença de infecção no local da aplicação, quando há distúrbios generalizados da atividade muscular, em tratamento concomitante com antibióticos aminoglicosídeos ou spectinomicina, em distúrbios do sangramento de qualquer tipo, no caso de tratamento com anticoagulantes ou quando há algum motivo para evitar injeções intramusculares, e, durante a gravidez e a amamentação. Advertências e Precauções: As doses recomendadas e a freqüência de administração não devem ser ultrapassadas. Devem ser tomadas precauções em pacientes utilizando antibióticos aminoglicosídicos ou outras drogas que interfiram com a transmissão neuromuscular e no tratamento de pacientes com miastenia gravis, síndrome de Eaton Lambert, esclerose lateral amiotrófica ou distúrbios que produzam disfunção neuromuscular periférica. Como qualquer outro produto de origem biológica, a aplicação de BOTOX (toxina botulínica tipo A) pode provocar reações anafiláticas; por isso, devem estar disponíveis recursos medicamentosos e técnicos adequados para combatê-las. Interações medicamentosas: O efeito da toxina botulínica pode ser potencializado por antibióticos aminoglicosídicos ou outras drogas que interfiram com a transmissão neuromuscular. Recomenda-se cautela em pacientes tratados com polimixinas, tetraciclinas e lincomicina. O uso de relaxantes musculares deve ser feito com cautela, recomendando-se redução da dose inicial do relaxante, ou utilização de drogas de ação intermediária como o vecurônio, em vez dos relaxantes musculares de ação mais prolongada. Reações adversas relatadas no tratamento das linhas faciais hipercinéticas: A flacidez muscular local representa a ação farmacológica esperada da toxina botulínica. Foram relatados: dor/ardor/sensação de ferroada no local da injeção (2,5%), dor facial (2,2%), eritema (1,7%), fraqueza muscular local (1,7%), edema no local da injeção (1,5%), equimose (1,0%), tensão na pele (1,0%), parestesia (1,0%) e náusea (1,0%). A maioria dos eventos relatados foi transitória e de gravidade leve a moderada. Posologia: A posologia depende do paciente, da localização e da extensão do comprometimento dos grupos musculares envolvidos, conforme a indicação. (ver informações completas na bula do produto). Modo de usar: Ver informações completas na bula do produto. DEVE SER APLICADO SOMENTE POR MÉDICO PREVIAMENTE TREINADO PARA USO CORRETO DO PRODUTO. O método de administração depende do paciente, da localização e da extensão do comprometimento dos grupos musculares envolvidos. Armazenamento: em sua embalagem intacta, pode ser conservado tanto em freezer em temperatura de - 5ºC ou inferior ou em geladeira entre 2º e 8º C. Após a reconstituição BOTOX (toxina botulínica tipo A) deve ser armazenado em refrigerador (2º C a 8º C) e deve ser administrado dentro de 24 horas. VENDA SOB PRESCRIÇÃO MÉDICA. Reg. ANVISA/MS Farm. Resp.: Dra. Flávia Regina Pegorer CRF-SP nº Para informações completas para prescrição, consultar a bula do produto ou a Allergan Produtos Farmacêuticos Ltda. Fabricado por Allergan Pharmaceuticals Ireland - Westport - Irlanda. Importado e Distribuído por: Allergan Produtos Farmacêuticos Ltda. Av. Guarulhos, CEP Guarulhos - SP - CNPJ n o / Indústria Brasileira Marca Registrada. Serviço de Atendimento à classe Médica Discagem Direta Gratuita. Separata de Atualização Científica Sobre o Uso Combinado de BOTOX e os Preenchedores Faciais da Allergan (JUVÉDERM e SURGIDERM ) é uma publicação periódica da Phoenix Comunicação Integrada patrocinada por Allergan. Jornalista Responsável: José Antonio Mariano (MTb: SP). Tiragem: exemplares. Endereço: Rua Gomes Freire, 439 cj. 6 CEP São Paulo SP. Tel.: (11) Fax: (11) Home page: phoenix@editoraphoenix. com.br. Nenhuma parte desta edição pode ser reproduzida, gravada em sistema de armazenamento ou transmitida de forma alguma por qualquer meio. phx tv

12 ALLERGAN BRASIL: Av. Dr. Cardoso de Mello, º andar São Paulo SP CEP Brasil Tel. (55 11) Fax: (55 11) /

ALLERGAN PRODUTOS FARMACÊUTICOS LTDA

ALLERGAN PRODUTOS FARMACÊUTICOS LTDA REFRESH ALLERGAN PRODUTOS FARMACÊUTICOS LTDA Solução Oftálmica Estéril sem conservante álcool polivinílico 1,4% povidona 0,6% BULA PARA O PACIENTE APRESENTAÇÃO Solução Oftálmica Estéril Lubrificante, sem

Leia mais

ZINCOLOK ALLERGAN PRODUTOS FARMACÊUTICOS LTDA

ZINCOLOK ALLERGAN PRODUTOS FARMACÊUTICOS LTDA ZINCOLOK ALLERGAN PRODUTOS FARMACÊUTICOS LTDA Frasco plástico gotejador contendo 10 ml de solução oftálmica estéril de sulfato de zinco e cloridrato de nafazolina APRESENTAÇÃO Solução Oftálmica Estéril

Leia mais

FORMA FARMACÊUTICA, VIA DE ADMINISTRAÇÃO E APRESENTAÇÃO

FORMA FARMACÊUTICA, VIA DE ADMINISTRAÇÃO E APRESENTAÇÃO REFRESH álcool polivinílico 1,4% povidona 0,6% FORMA FARMACÊUTICA, VIA DE ADMINISTRAÇÃO E APRESENTAÇÃO Solução Oftálmica Via de administração tópica ocular Caixa com 32 flaconetes plásticos para aplicação

Leia mais

SALSEP cloreto de sódio Solução nasal 9 mg/ml

SALSEP cloreto de sódio Solução nasal 9 mg/ml SALSEP cloreto de sódio Solução nasal 9 mg/ml USO INTRANASAL USO ADULTO E PEDIÁTRICO FORMAS FARMACÊUTICAS E APRESENTAÇÕES Solução nasal com 9 mg/ml de cloreto de sódio. Embalagem com 1 frasco spray nasal

Leia mais

LASTACAFT ALLERGAN PRODUTOS FARMACÊUTICOS LTDA

LASTACAFT ALLERGAN PRODUTOS FARMACÊUTICOS LTDA LASTACAFT ALLERGAN PRODUTOS FARMACÊUTICOS LTDA Solução Oftálmica Estéril Alcaftadina (0,25%) BULA PARA O PACIENTE Bula para o Paciente - CCDS 2.0 Nov2014 Pág. 1 de 6 APRESENTAÇÃO Solução Oftálmica Estéril

Leia mais

FRESHCLEAR ALLERGAN PRODUTOS FARMACÊUTICOS LTDA. Solução Oftálmica Estéril. cloridrato de fenilefrina 0,12% álcool polivinílico 1,4%

FRESHCLEAR ALLERGAN PRODUTOS FARMACÊUTICOS LTDA. Solução Oftálmica Estéril. cloridrato de fenilefrina 0,12% álcool polivinílico 1,4% FRESHCLEAR ALLERGAN PRODUTOS FARMACÊUTICOS LTDA Solução Oftálmica Estéril cloridrato de fenilefrina 0,12% álcool polivinílico 1,4% BULA PARA O PACIENTE APRESENTAÇÕES Solução Oftálmica Estéril Frasco plástico

Leia mais

MODELO DE BULA. USO ADULTO E PEDIÁTRICO (crianças acima de dois anos de idade)

MODELO DE BULA. USO ADULTO E PEDIÁTRICO (crianças acima de dois anos de idade) MODELO DE BULA Logo Novartis Lacrigel TM A palmitato de retinol 10 mg/g Lágrima artificial estéril Forma farmacêutica e apresentação Gel oftálmico: cada tubo contém 10 g de gel. USO ADULTO E PEDIÁTRICO

Leia mais

FORMAS FARMACÊUTICAS E APRESENTAÇÕES Solução nasal com 9 mg/ml de cloreto de sódio. Embalagem com 1 frasco spray nasal com 30 ou 50 ml.

FORMAS FARMACÊUTICAS E APRESENTAÇÕES Solução nasal com 9 mg/ml de cloreto de sódio. Embalagem com 1 frasco spray nasal com 30 ou 50 ml. SALSEP 0,9% cloreto de sódio 9 mg/ml USO NASAL USO ADULTO E PEDIÁTRICO SOLUÇÃO NASAL FORMAS FARMACÊUTICAS E APRESENTAÇÕES Solução nasal com 9 mg/ml de cloreto de sódio. Embalagem com 1 frasco spray nasal

Leia mais

MENOPAUSA E PELE. Dra Cintia Lima Procopio

MENOPAUSA E PELE. Dra Cintia Lima Procopio MENOPAUSA E PELE Dra Cintia Lima Procopio Graduação em Medicina pela Universidade de Cuiabá- UNIC. Pós-graduação em Dermatologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro- UFRJ Titulo de Especialista

Leia mais

ALLERGAN PRODUTOS FARMACÊUTICOS LTDA

ALLERGAN PRODUTOS FARMACÊUTICOS LTDA LACRIL ALLERGAN PRODUTOS FARMACÊUTICOS LTDA Solução Oftálmica Estéril álcool polivinílico 1,4% BULA PARA O PACIENTE Lubrificante Ocular APRESENTAÇÃO Solução Oftálmica Estéril Frasco plástico conta-gotas

Leia mais

OFTPRED. Suspensão Oftálmica Estéril. acetato de prednisolona 10 mg/ml BULA PARA O PACIENTE LATINOFARMA INDÚSTRIAS FARMACÊUTICAS LTDA

OFTPRED. Suspensão Oftálmica Estéril. acetato de prednisolona 10 mg/ml BULA PARA O PACIENTE LATINOFARMA INDÚSTRIAS FARMACÊUTICAS LTDA OFTPRED LATINOFARMA INDÚSTRIAS FARMACÊUTICAS LTDA Suspensão Oftálmica Estéril acetato de prednisolona 10 mg/ml BULA PARA O PACIENTE COLÍRIO OFTPRED acetato de prednisolona 1,0% APRESENTAÇÕES Suspensão

Leia mais

APRESENTAÇÕES Solução Oftálmica Estéril Frasco plástico conta-gotas contendo 5 ml de solução oftálmica estéril de flurbiprofeno (0,3 mg/ml).

APRESENTAÇÕES Solução Oftálmica Estéril Frasco plástico conta-gotas contendo 5 ml de solução oftálmica estéril de flurbiprofeno (0,3 mg/ml). APRESENTAÇÕES Solução Oftálmica Estéril Frasco plástico conta-gotas contendo 5 ml de solução oftálmica estéril de flurbiprofeno (0,3 mg/ml). VIA DE ADMINISTRAÇÃO TÓPICA OCULAR USO ADULTO COMPOSIÇÃO Cada

Leia mais

Gino-Loprox ciclopirox olamina

Gino-Loprox ciclopirox olamina Modelo de Bula SANOFI-AVENTIS FARMACÊUTICA LTDA Esta bula é continuamente atualizada. Favor proceder a sua leitura antes de utilizar o medicamento. Gino-Loprox ciclopirox olamina Forma farmacêutica e apresentação

Leia mais

EXERCÍCIO E DIABETES

EXERCÍCIO E DIABETES EXERCÍCIO E DIABETES Todos os dias ouvimos falar dos benefícios que os exercícios físicos proporcionam, de um modo geral, à nossa saúde. Pois bem, aproveitando a oportunidade, hoje falaremos sobre a Diabetes,

Leia mais

ALLERGAN PRODUTOS FARMACÊUTICOS LTDA

ALLERGAN PRODUTOS FARMACÊUTICOS LTDA RELESTAT ALLERGAN PRODUTOS FARMACÊUTICOS LTDA Solução Oftálmica Estéril cloridrato de epinastina 0,05% BULA PARA O PACIENTE APRESENTAÇÕES Solução Oftálmica Estéril Frasco plástico conta-gotas contendo

Leia mais

Não utilize POLARAMINE Creme se você já teve alguma reação incomum a qualquer um dos componentes da fórmula do produto.

Não utilize POLARAMINE Creme se você já teve alguma reação incomum a qualquer um dos componentes da fórmula do produto. POLARAMINE Creme maleato de dexclorfeniramina FORMAS FARMACÊUTICAS E APRESENTAÇÕES POLARAMINE Creme é indicado para uso na pele. POLARAMINE Creme apresenta-se em bisnagas de 30 g. USO ADULTO E PEDIÁTRICO

Leia mais

ANESTÉSICO ALLERGAN PRODUTOS FARMACÊUTICOS LTDA. Solução Oftálmica Estéril. cloridrato de tetracaína 1% cloridrato de fenilefrina 0,1%

ANESTÉSICO ALLERGAN PRODUTOS FARMACÊUTICOS LTDA. Solução Oftálmica Estéril. cloridrato de tetracaína 1% cloridrato de fenilefrina 0,1% ANESTÉSICO ALLERGAN PRODUTOS FARMACÊUTICOS LTDA Solução Oftálmica Estéril cloridrato de tetracaína 1% cloridrato de fenilefrina 0,1% BULA PARA O PACIENTE anestésico cloridrato de tetracaína 1% cloridrato

Leia mais

LUMIGAN ALLERGAN PRODUTOS FARMACÊUTICOS LTDA

LUMIGAN ALLERGAN PRODUTOS FARMACÊUTICOS LTDA LUMIGAN ALLERGAN PRODUTOS FARMACÊUTICOS LTDA Solução Oftálmica Estéril bimatoprosta (0,03%) BULA PARA O PACIENTE Bula para o Paciente Pág. 1 de 7 APRESENTAÇÕES Solução Oftálmica Estéril Frasco plástico

Leia mais

LACRIFILM (carmelose sódica)

LACRIFILM (carmelose sódica) LACRIFILM (carmelose sódica) União Química Farmacêutica Nacional S.A. solução oftálmica 5 mg/ml LACRIFILM carmelose sódica Solução oftálmica estéril IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO FORMA FARMACÊUTICA E APRESENTAÇÕES

Leia mais

Otofoxin cloridrato de ciprofloxacino SOLUÇÃO OTOLÓGICA

Otofoxin cloridrato de ciprofloxacino SOLUÇÃO OTOLÓGICA Otofoxin cloridrato de ciprofloxacino SOLUÇÃO OTOLÓGICA USO ADULTO USO OTOLÓGICO Forma farmacêutica e apresentação Solução otológica: frasco contendo 10 ml com conta-gotas. Composição Cada (1 ml) contém

Leia mais

TETMOSOL Sabonete sulfiram. Sabonete com 4 g de sulfiram em embalagem contendo 1 sabonete de 80 g.

TETMOSOL Sabonete sulfiram. Sabonete com 4 g de sulfiram em embalagem contendo 1 sabonete de 80 g. TETMOSOL Sabonete sulfiram I) IDENTIFICAÇÃO DO MEDICAMENTO TETMOSOL Sabonete sulfiram APRESENTAÇÕES Sabonete com 4 g de sulfiram em embalagem contendo 1 sabonete de 80 g. USO TÓPICO USO ADULTO E PEDIÁTRICO

Leia mais

PRESMIN LATINOFARMA INDÚSTRIAS FARMACÊUTICAS LTDA. Solução Oftálmica Estéril. betaxolol (cloridrato) 5,6 mg/ml

PRESMIN LATINOFARMA INDÚSTRIAS FARMACÊUTICAS LTDA. Solução Oftálmica Estéril. betaxolol (cloridrato) 5,6 mg/ml PRESMIN LATINOFARMA INDÚSTRIAS FARMACÊUTICAS LTDA. Solução Oftálmica Estéril betaxolol (cloridrato) 5,6 mg/ml COLÍRIO PRESMIN betaxolol 0,5% MEDICAMENTO SIMILAR EQUIVALENTE AO MEDICAMENTO DE REFERÊNCIA

Leia mais

Guia Site Empresarial

Guia Site Empresarial Guia Site Empresarial Índice 1 - Fazer Fatura... 2 1.1 - Fazer uma nova fatura por valores de crédito... 2 1.2 - Fazer fatura alterando limites dos cartões... 6 1.3 - Fazer fatura repetindo última solicitação

Leia mais

POSTEC. hialuronidase + valerato de betametasona APSEN

POSTEC. hialuronidase + valerato de betametasona APSEN POSTEC hialuronidase + valerato de betametasona APSEN FORMA FARMACÊUTICA Pomada APRESENTAÇÕES Pomada com 2,5 mg de valerato de betametasona e 150 UTR de hialuronidase em bisnaga contendo 10 g e 20 g. USO

Leia mais

Composição Cada grama de Ilosone Gel Tópico contém: eritromicina base... 20 mg excipiente q.s.p... 1 g

Composição Cada grama de Ilosone Gel Tópico contém: eritromicina base... 20 mg excipiente q.s.p... 1 g Ilosone Gel Tópico eritromicina Forma farmacêutica e apresentação Gel Tópico: Cartucho com 1 bisnaga contendo 60 g. USO ADULTO E PEDIÁTRICO USO EXTERNO Composição Cada grama de Ilosone Gel Tópico contém:

Leia mais

Técnicas de Maquiagem

Técnicas de Maquiagem Técnicas de Maquiagem Apresentação Bem-vindas! Aprendam e estimulem a sua confiança em vender. Façam perguntas durante a reunião. Dividam as experiências. 2 Objetivos No final desta reunião, vocês serão

Leia mais

TEGAN alfaestradiol Solução tópica (capilar) 0,25 mg/ml

TEGAN alfaestradiol Solução tópica (capilar) 0,25 mg/ml TEGAN alfaestradiol Solução tópica (capilar) 0,25 mg/ml USO TÓPICO USO ADULTO FORMAS FARMACÊUTICAS E APRESENTAÇÕES Solução tópica capilar contendo 0,25 mg de alfaestradiol. Embalagem com 1 frasco plástico

Leia mais

ACULAR LS SOLUÇÃO OFTÁLMICA CETOROLACO TROMETAMOL 0.4%

ACULAR LS SOLUÇÃO OFTÁLMICA CETOROLACO TROMETAMOL 0.4% ACULAR LS SOLUÇÃO OFTÁLMICA CETOROLACO TROMETAMOL 0.4% Bula para o Paciente CCDS V 3.0 Jul 2012 0 APRESENTAÇÃO Solução Oftálmica Estéril Frasco plástico conta-gotas contendo 5 ml ou 10 ml de solução oftálmica

Leia mais

Daiichi Sankyo Brasil Farmacêutica Ltda.

Daiichi Sankyo Brasil Farmacêutica Ltda. IDENTIFICAÇÃO DO MEDICAMENTO BENICAR olmesartana medoxomila APRESENTAÇÕES Benicar é apresentado em embalagens com 10 ou 30 comprimidos revestidos de olmesartana medoxomila nas concentrações de 20 mg ou

Leia mais

MODELO DE TEXTO DE BULA. Composição: Cada comprimido de VENORUTON contém 500 mg de rutosídeo. Excipientes: macrogol e estearato de magnésio.

MODELO DE TEXTO DE BULA. Composição: Cada comprimido de VENORUTON contém 500 mg de rutosídeo. Excipientes: macrogol e estearato de magnésio. MODELO DE TEXTO DE BULA VENORUTON rutosídeo Forma farmacêutica e apresentações: Comprimidos. Embalagem contendo 20 comprimidos. Cápsulas. Embalagem contendo 20 cápsulas. USO ADULTO E PEDIÁTRICO Composição:

Leia mais

Tipos de tratamentos utilizados para os pectus: vantagens e desvantagens de cada um

Tipos de tratamentos utilizados para os pectus: vantagens e desvantagens de cada um Texto de apoio ao curso de Especialização Atividade física adaptada e saúde Prof. Dr. Luzimar Teixeira Tipos de tratamentos utilizados para os pectus: vantagens e desvantagens de cada um 1 - Órteses de

Leia mais

OZURDEX ALLERGAN PRODUTOS FARMACÊUTICOS LTDA. Implante Biodegradável para Uso Oftálmico. Cada implante contém 0,7 mg de dexametasona

OZURDEX ALLERGAN PRODUTOS FARMACÊUTICOS LTDA. Implante Biodegradável para Uso Oftálmico. Cada implante contém 0,7 mg de dexametasona OZURDEX ALLERGAN PRODUTOS FARMACÊUTICOS LTDA Implante Biodegradável para Uso Oftálmico Cada implante contém 0,7 mg de dexametasona BULA PARA O PACIENTE APRESENTAÇÕES Implante biodegradável para uso oftálmico

Leia mais

cloridrato de betaxolol Medicamento Genérico, Lei nº 9.787, de 1999 Solução Oftálmica Estéril Cristália Prod. Quím. Farm. Ltda.

cloridrato de betaxolol Medicamento Genérico, Lei nº 9.787, de 1999 Solução Oftálmica Estéril Cristália Prod. Quím. Farm. Ltda. cloridrato de betaxolol Medicamento Genérico, Lei nº 9.787, de 1999 Solução Oftálmica Estéril Cristália Prod. Quím. Farm. Ltda. MODELO DE BULA PARA O PACIENTE 1 IDENTIFICAÇÃO DO MEDICAMENTO cloridrato

Leia mais

BIAMOTIL-D ALLERGAN PRODUTOS FARMACÊUTICOS LTDA. Solução Oftálmica Estéril. cloridrato de ciprofloxacino (3,5 mg/g) dexametasona (1,0 mg/g)

BIAMOTIL-D ALLERGAN PRODUTOS FARMACÊUTICOS LTDA. Solução Oftálmica Estéril. cloridrato de ciprofloxacino (3,5 mg/g) dexametasona (1,0 mg/g) BIAMOTIL-D ALLERGAN PRODUTOS FARMACÊUTICOS LTDA Solução Oftálmica Estéril cloridrato de ciprofloxacino (3,5 mg/g) dexametasona (1,0 mg/g) BULA PARA O PACIENTE APRESENTAÇÃO Solução Oftálmica Estéril Frasco

Leia mais

Breve Panorama Histórico

Breve Panorama Histórico Análise Facial Breve Panorama Histórico Norman Kingsley Kingsley (final do séc.xix): s a articulação dos dentes secundária à aparência facial. Breve Panorama Histórico Edward Angle (in (início séc. s XX)

Leia mais

ISO/IEC 12207: Gerência de Configuração

ISO/IEC 12207: Gerência de Configuração ISO/IEC 12207: Gerência de Configuração Durante o processo de desenvolvimento de um software, é produzida uma grande quantidade de itens de informação que podem ser alterados durante o processo Para que

Leia mais

CHECK - LIST - ISO 9001:2000

CHECK - LIST - ISO 9001:2000 REQUISITOS ISO 9001: 2000 SIM NÃO 1.2 APLICAÇÃO A organização identificou as exclusões de itens da norma no seu manual da qualidade? As exclusões são relacionadas somente aos requisitos da sessão 7 da

Leia mais

Manual do Candidato 2013

Manual do Candidato 2013 Manual do Candidato 2013 Bio Jr. USP O QUE É EMPRESA JÚNIOR? Empresa júnior é uma associação civil formada por alunos matriculados em pelo menos um curso de graduação em institutos de ensino superior.

Leia mais

LISTA DE VERIFICAÇAO DO SISTEMA DE GESTAO DA QUALIDADE

LISTA DE VERIFICAÇAO DO SISTEMA DE GESTAO DA QUALIDADE Questionamento a alta direção: 1. Quais os objetivos e metas da organização? 2. quais os principais Produtos e/ou serviços da organização? 3. Qual o escopo da certificação? 4. qual é a Visão e Missão?

Leia mais

ALLERGAN PRODUTOS FARMACÊUTICOS LTDA

ALLERGAN PRODUTOS FARMACÊUTICOS LTDA LACRIL ALLERGAN PRODUTOS FARMACÊUTICOS LTDA Solução Oftálmica Estéril álcool polivinílico 1,4% BULA PARA O PACIENTE Lubrificante Ocular APRESENTAÇÃO Solução Oftálmica Estéril Frasco plástico conta-gotas

Leia mais

Uso correcto dos antibióticos

Uso correcto dos antibióticos CAPÍTULO 7 Uso correcto dos antibióticos Quando usados correctamente, os antibióticos são medicamentos extremamente úteis e importantes. Eles combatem diversas infecções e doenças causadas por bactérias.

Leia mais

Abbott Laboratórios do Brasil Ltda Rua Michigan 735, Brooklin São Paulo - SP CEP: 04566-905

Abbott Laboratórios do Brasil Ltda Rua Michigan 735, Brooklin São Paulo - SP CEP: 04566-905 MODELO DE BULA PARA O PACIENTE SYNAGIS palivizumabe I - IDENTIFICAÇÃO DO MEDICAMENTO APRESENTAÇÕES Pó liófilo injetável de: - 100 mg em embalagem com 01 frasco-ampola para dose única contendo palivizumabe

Leia mais

BELPELE. Farmoquímica S/A GEL 3 mg/g. Belpele_AR011113_Bula Paciente

BELPELE. Farmoquímica S/A GEL 3 mg/g. Belpele_AR011113_Bula Paciente BELPELE Farmoquímica S/A GEL 3 mg/g BULA PACIENTE BELPELE adapaleno APRESENTAÇÕES: Gel adapaleno 3 mg/g (0,3%) embalagem contendo bisnaga com 30g. VIA TÓPICA USO ADULTO E PEDIÁTRICO ACIMA DE 12 ANOS COMPOSIÇÃO:

Leia mais

MODELO DE BULA PARA PACIENTE Botulift toxina botulínica tipo A

MODELO DE BULA PARA PACIENTE Botulift toxina botulínica tipo A IDENTIFICAÇÃO DO MEDICAMENTO APRESENTAÇÕES Pó liófilo injetável MODELO DE BULA PARA PACIENTE Botulift toxina botulínica tipo A Botulift 50 U: Embalagens com 1 frasco-ampola Botulift 100 U: Embalagens com

Leia mais

Dicas práticas para conjuntos de infusão

Dicas práticas para conjuntos de infusão Dicas práticas para conjuntos de infusão Dicas práticas para conjuntos de infusão Inserção da cânula Para inserir a cânula no organismo, é necessário fazer uma prega na pele para que ela fique tensionada.

Leia mais

Composição Cada grama contém: 2 mg de carbômer; Excipientes: cetrimida 0,1 mg (conservante), sorbitol, edetato dissódico e hidróxido de sódio.

Composição Cada grama contém: 2 mg de carbômer; Excipientes: cetrimida 0,1 mg (conservante), sorbitol, edetato dissódico e hidróxido de sódio. VISCOTEARS carbômer 2 mg / g Lágrima artificial Forma farmacêutica e apresentação Gel líquido oftálmico: tubo de 10 g. USO ADULTO E PEDIÁTRICO Composição Cada grama contém: 2 mg de carbômer; Excipientes:

Leia mais

SINUSTRAT cloreto de sódio 9 mg/ml

SINUSTRAT cloreto de sódio 9 mg/ml SINUSTRAT cloreto de sódio 9 mg/ml AVERT LABORATÓRIOS LTDA. SOLUÇAO NASAL Avert Sinustrat (Paciente) 11/2013 1 MODELO DE BULA DO PACIENTE SINUSTRAT cloreto de sódio IDENTIFICAÇÃO DO MEDICAMENTO APRESENTAÇÕES:

Leia mais

AVICIS alfaestradiol 0,025% Solução Capilar FORMA FARMACÊUTICA, VIA DE ADMINISTRAÇÃO E APRESENTAÇÃO

AVICIS alfaestradiol 0,025% Solução Capilar FORMA FARMACÊUTICA, VIA DE ADMINISTRAÇÃO E APRESENTAÇÃO MODELO DE BULA (COMPLETA) AVICIS alfaestradiol 0,025% Solução Capilar FORMA FARMACÊUTICA, VIA DE ADMINISTRAÇÃO E APRESENTAÇÃO Solução para uso tópico no couro cabeludo. Embalagens com 1 frasco plástico

Leia mais

Antrofi promestrieno. Eurofarma Laboratórios S.A. Creme vaginal 10 mg/g

Antrofi promestrieno. Eurofarma Laboratórios S.A. Creme vaginal 10 mg/g Antrofi promestrieno Eurofarma Laboratórios S.A. Creme vaginal 10 mg/g Antrofi promestrieno CREME VAGINAL FORMAS FARMACÊUTICAS E APRESENTAÇÕES APRESENTAÇÕES Bisnaga com 30 g de creme vaginal acompanhada

Leia mais

ALLERGAN PRODUTOS FARMACÊUTICOS LTDA

ALLERGAN PRODUTOS FARMACÊUTICOS LTDA PILOCARPINA ALLERGAN PRODUTOS FARMACÊUTICOS LTDA Solução Oftálmica Estéril cloridrato de pilocarpina 1% / 2% / 4% BULA PARA O PACIENTE APRESENTAÇÃO Solução Oftálmica Estéril Frasco plástico conta-gotas

Leia mais

olmesartana medoxomila Comprimido revestido - 20 mg Comprimido revestido - 40 mg

olmesartana medoxomila Comprimido revestido - 20 mg Comprimido revestido - 40 mg olmesartana medoxomila Comprimido revestido - 20 mg Comprimido revestido - 40 mg BULA PARA PACIENTE Bula de acordo com a Resolução-RDC nº 47/2009 olmesartana medoxomila Medicamento genérico Lei nº 9.787,

Leia mais

Actifedrin. cloridrato de triprolidina cloridrato de pseudoefedrina

Actifedrin. cloridrato de triprolidina cloridrato de pseudoefedrina Actifedrin cloridrato de triprolidina cloridrato de pseudoefedrina Formas farmacêuticas e apresentações Xarope embalagem contendo 100 ml Comprimidos embalagem contendo 20 comprimidos USO ADULTO E PEDIÁTRICO

Leia mais

CAPÍTULO 9 RISCO E INCERTEZA

CAPÍTULO 9 RISCO E INCERTEZA CAPÍTULO 9 9 RISCO E INCERTEZA 9.1 Conceito de Risco Um fator que pode complicar bastante a solução de um problema de pesquisa operacional é a incerteza. Grande parte das decisões são tomadas baseando-se

Leia mais

Estrutura do Trabalho: Fazer um resumo descrevendo o que será visto em cada capítulo do trabalho.

Estrutura do Trabalho: Fazer um resumo descrevendo o que será visto em cada capítulo do trabalho. UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ A monografia é um texto escrito contendo o resultado da pesquisa realizada como trabalho de conclusão do curso de especialização. Os itens básicos a constarem da monografia

Leia mais

Recomendada. A coleção apresenta eficiência e adequação. Ciências adequados a cada faixa etária, além de

Recomendada. A coleção apresenta eficiência e adequação. Ciências adequados a cada faixa etária, além de Recomendada Por quê? A coleção apresenta eficiência e adequação metodológica, com os principais temas relacionados a Ciências adequados a cada faixa etária, além de conceitos em geral corretos. Constitui

Leia mais

Q-Acadêmico. Módulo CIEE - Estágio. Revisão 01

Q-Acadêmico. Módulo CIEE - Estágio. Revisão 01 Q-Acadêmico Módulo CIEE - Estágio Revisão 01 SUMÁRIO 1. VISÃO GERAL DO MÓDULO... 2 1.1 PRÉ-REQUISITOS... 2 2. ORDEM DE CADASTROS PARA UTILIZAÇÃO DO MÓDULO CIEE... 3 2.1 CADASTRANDO EMPRESAS... 3 2.1.1

Leia mais

ZYPRED ALLERGAN PRODUTOS FARMACÊUTICOS LTDA

ZYPRED ALLERGAN PRODUTOS FARMACÊUTICOS LTDA ZYPRED ALLERGAN PRODUTOS FARMACÊUTICOS LTDA Suspensão oftálmica estéril de gatifloxacino (3 mg/ml) e acetato de prednisolona (10 mg/ml), contendo frasco plástico conta-gotas de 3 ml e 6 ml APRESENTAÇÕES

Leia mais

Implantação. Prof. Eduardo H. S. Oliveira

Implantação. Prof. Eduardo H. S. Oliveira Visão Geral A implantação de um sistema integrado de gestão envolve uma grande quantidade de tarefas que são realizadas em períodos que variam de alguns meses a alguns anos, e dependem de diversos fatores,

Leia mais

Ethamolin. oleato de monoetanolamina FORMA FARMACÊUTICA E APRESENTAÇÃO:

Ethamolin. oleato de monoetanolamina FORMA FARMACÊUTICA E APRESENTAÇÃO: Ethamolin oleato de monoetanolamina FORMA FARMACÊUTICA E APRESENTAÇÃO: ETHAMOLIN consiste em uma solução aquosa de oleato de monoetanolamina a 5% para uso injetável apresentado em caixas contendo 6 ampolas

Leia mais

Exercício 1: Ajustes rápidos em retrato

Exercício 1: Ajustes rápidos em retrato UNIVERSIDADE COMUNITÁRIA DA REGIÃO DE CHAPECÓ - UNOCHAPECÓ CURSO SUPERIOR BACHARELADO EM DESIGN DE MODA ILUSTRAÇÃO I PROFESSORA GISELE DOS SANTOS Exercício 1: Ajustes rápidos em retrato Figura 01: Foto

Leia mais

C u r s o d e Dr. Alex da Silva Santos

C u r s o d e Dr. Alex da Silva Santos C u r s o d e Dr. Alex da Silva Santos 1 Dr Alex da Silva Santos Diretor do Centro Brasileiro de Acupuntura Clínica e Medicina Chinesa www.centrobrasileiro.com.br Dr Alex da Silva Santos O Dr. Alex da

Leia mais

PEN - Processo de Entendimento das Necessidades de Negócio Versão 1.4.0

PEN - Processo de Entendimento das Necessidades de Negócio Versão 1.4.0 PEN - Processo de Entendimento das Necessidades de Negócio Versão 1.4.0 Banco Central do Brasil, 2015 Página 1 de 14 Índice 1. FLUXO DO PEN - PROCESSO DE ENTENDIMENTO DAS NECESSIDADES DE NEGÓCIO... 3 2.

Leia mais

PROJETO RUMOS DA INDÚSTRIA PAULISTA

PROJETO RUMOS DA INDÚSTRIA PAULISTA PROJETO RUMOS DA INDÚSTRIA PAULISTA AVALIAÇÃO DO 1º SEMESTRE E PERSPECTIVAS PARA O 2º SEMESTRE DE 2014 Agosto/2014 Esta pesquisa tem como objetivo avaliar o desempenho do primeiro semestre de 2014, as

Leia mais

MAMOPLASTIA REDUTORA E MASTOPEXIA

MAMOPLASTIA REDUTORA E MASTOPEXIA MAMOPLASTIA REDUTORA E MASTOPEXIA A mastoplastia (mastoplastia) redutora é uma das cirurgias mais realizadas em nosso país, abrangendo uma faixa etária a mais variada possível, desde a adolescência até

Leia mais

Modelo de Texto de Bula. betametasona (como 17-valerato)... 1mg (0,1% p/p) veículo: (carbopol, álcool isopropílico e água purificada q.s.p)...

Modelo de Texto de Bula. betametasona (como 17-valerato)... 1mg (0,1% p/p) veículo: (carbopol, álcool isopropílico e água purificada q.s.p)... Betnovate valerato de betametasona Capilar FORMAS FARMACÊUTICAS E APRESENTAÇÕES: BETNOVATE Capilar é uma solução transparente, levemente viscosa, contendo 17-valerato de betametasona a 0,1% p/p. O veículo

Leia mais

Cirurgia Ortognática e Estética Facial: Qual sua importância na Odontologia Integrada?

Cirurgia Ortognática e Estética Facial: Qual sua importância na Odontologia Integrada? Cirurgia Ortognática e Estética Facial: Qual sua importância na Odontologia Integrada? A avaliação da estética facial, bem como sua relação com a comunicação e expressão da emoção, é parte importante no

Leia mais

Minirrotatória. Um projeto simples e eficiente para redução de acidentes

Minirrotatória. Um projeto simples e eficiente para redução de acidentes Minirrotatória Um projeto simples e eficiente para redução de acidentes Introdução A minirrotatória é um dispositivo de segurança utilizado em cruzamento não muito movimentado, para organizar a circulação

Leia mais

SISTEMA DE GERENCIAMENTO DE PROJETOS - REDMINE MANUAL DE USO

SISTEMA DE GERENCIAMENTO DE PROJETOS - REDMINE MANUAL DE USO SISTEMA DE GERENCIAMENTO DE PROJETOS - REDMINE MANUAL DE USO AGOSTO DE 2013 SUMÁRIO STI/UFF - Sistema de Gerenciamento de Projetos do PDI SUMÁRIO... 2 1 Introdução... 3 1.1 O que é e qual a finalidade

Leia mais

Projeção ortográfica de modelos com elementos paralelos e oblíquos

Projeção ortográfica de modelos com elementos paralelos e oblíquos A U L A Projeção ortográfica de modelos com elementos paralelos e oblíquos Introdução Você já sabe que peças da área da Mecânica têm formas e elementos variados. Algumas apresentam rebaixos, outras rasgos,

Leia mais

Insulina humana (derivada de ADN* recombinante)

Insulina humana (derivada de ADN* recombinante) Humulin Insulina humana (derivada de ADN* recombinante) * ADN = Ácido desoxirribonucleico Formas farmacêuticas e apresentações - HUMULIN é apresentado em suspensão injetável (N e 70N/30R) ou solução injetável

Leia mais

SISTEMAS INTEGRADOS DE GESTÃO PAS 99:2006. Especificação de requisitos comuns de sistemas de gestão como estrutura para a integração

SISTEMAS INTEGRADOS DE GESTÃO PAS 99:2006. Especificação de requisitos comuns de sistemas de gestão como estrutura para a integração Coleção Risk Tecnologia SISTEMAS INTEGRADOS DE GESTÃO PAS 99:2006 Especificação de requisitos comuns de sistemas de gestão como estrutura para a integração RESUMO/VISÃO GERAL (visando à fusão ISO 31000

Leia mais

Fluimare HT cloreto de sódio 3%

Fluimare HT cloreto de sódio 3% Fluimare HT cloreto de sódio 3% Forma farmacêutica e apresentações Solução nasal estéril, hipertônica de cloreto de sódio. Frascos de 50 ml com válvula pump (micronebulizador). USO ADULTO E PEDIÁTRICO

Leia mais

4 Avaliação Econômica

4 Avaliação Econômica 4 Avaliação Econômica Este capítulo tem o objetivo de descrever a segunda etapa da metodologia, correspondente a avaliação econômica das entidades de reservas. A avaliação econômica é realizada a partir

Leia mais

A- Estou sentindo as lentes confortáveis em meus olhos? B- Meus olhos estão claros e brilhantes como estavam antes de colocar as lentes?

A- Estou sentindo as lentes confortáveis em meus olhos? B- Meus olhos estão claros e brilhantes como estavam antes de colocar as lentes? COMO PREVENIR ACIDENTES COM LENTES DE CONTATO Por Luiz Alberto Perez Alves As lentes de contato modernas além de práticas são muito seguras, desde que você siga corretamente todas as orientações que seu

Leia mais

Gerenciamento de Riscos do Projeto Eventos Adversos

Gerenciamento de Riscos do Projeto Eventos Adversos Gerenciamento de Riscos do Projeto Eventos Adversos 11. Gerenciamento de riscos do projeto PMBOK 2000 PMBOK 2004 11.1 Planejamento de gerenciamento de riscos 11.1 Planejamento de gerenciamento de riscos

Leia mais

INSTRUÇÕES DE USO CARTUCHO-BULA. CLEARLENS SOLUÇÃO CONSERVADORA Solução Conservadora para Lentes de Contato

INSTRUÇÕES DE USO CARTUCHO-BULA. CLEARLENS SOLUÇÃO CONSERVADORA Solução Conservadora para Lentes de Contato INSTRUÇÕES DE USO CARTUCHO-BULA CLEARLENS SOLUÇÃO CONSERVADORA DESCRIÇÃO: CLEARLENS Solução Conservadora tem ação de desinfetar e conservar as lentes de contato sem irritar os olhos. Elimina microorganismos

Leia mais

MRP II. Planejamento e Controle da Produção 3 professor Muris Lage Junior

MRP II. Planejamento e Controle da Produção 3 professor Muris Lage Junior MRP II Introdução A lógica de cálculo das necessidades é conhecida há muito tempo Porém só pode ser utilizada na prática em situações mais complexas a partir dos anos 60 A partir de meados da década de

Leia mais

Avanços na transparência

Avanços na transparência Avanços na transparência A Capes está avançando não apenas na questão dos indicadores, como vimos nas semanas anteriores, mas também na transparência do sistema. Este assunto será explicado aqui, com ênfase

Leia mais

DESCRIÇÃO DAS PRÁTICAS DE GESTÃO DA INICIATIVA

DESCRIÇÃO DAS PRÁTICAS DE GESTÃO DA INICIATIVA DESCRIÇÃO DAS PRÁTICAS DE GESTÃO DA INICIATIVA Como é sabido existe um consenso de que é necessário imprimir qualidade nas ações realizadas pela administração pública. Para alcançar esse objetivo, pressupõe-se

Leia mais

Ajuda ao SciEn-Produção 1. 1. O Artigo Científico da Pesquisa Experimental

Ajuda ao SciEn-Produção 1. 1. O Artigo Científico da Pesquisa Experimental Ajuda ao SciEn-Produção 1 Este texto de ajuda contém três partes: a parte 1 indica em linhas gerais o que deve ser esclarecido em cada uma das seções da estrutura de um artigo cientifico relatando uma

Leia mais

Corte e dobra. Nesta aula, você vai ter uma visão geral. Nossa aula. Princípios do corte e da dobra

Corte e dobra. Nesta aula, você vai ter uma visão geral. Nossa aula. Princípios do corte e da dobra A U A UL LA Corte e dobra Introdução Nesta aula, você vai ter uma visão geral de como são os processos de fabricação por conformação, por meio de estampos de corte e dobra. Inicialmente, veremos os princípios

Leia mais

Desenho e Projeto de tubulação Industrial

Desenho e Projeto de tubulação Industrial Desenho e Projeto de tubulação Industrial Módulo I Aula 08 1. PROJEÇÃO ORTOGONAL Projeção ortogonal é a maneira que o profissional recebe o desenho em industrias, 1 onde irá reproduzi-lo em sua totalidade,

Leia mais

Manual Operacional SIGA

Manual Operacional SIGA SMS - ATTI Maio -2013 Conteúdo Sumário... 2 PPD -IPD... 3 Adicionar Paciente... 4 Laudo Médico... 6 Avaliação do Enfermeiro... 11 Visita Domiciliar... 14 Dados do Paciente no Programa... 16 Histórico do

Leia mais

- CURSO DE MAQUIAGEM -

- CURSO DE MAQUIAGEM - - CURSO DE MAQUIAGEM - Copyright -Todos os direitos reservados. A reprodução não autorizada destes materiais, no todo ou em parte, constitui violação do direitos autorais. (Lei nº 9.610). CORREÇÕES CORREÇÕES

Leia mais

O Princípio da Complementaridade e o papel do observador na Mecânica Quântica

O Princípio da Complementaridade e o papel do observador na Mecânica Quântica O Princípio da Complementaridade e o papel do observador na Mecânica Quântica A U L A 3 Metas da aula Descrever a experiência de interferência por uma fenda dupla com elétrons, na qual a trajetória destes

Leia mais

Medicamento O que é? Para que serve?

Medicamento O que é? Para que serve? Medicamento O que é? Para que serve? Os Medicamentos são produtos farmacêuticos, tecnicamente obtidos ou elaborados, com finalidade profilática, curativa, paliativa ou para fins de diagnóstico (Lei nº

Leia mais

CIRURGIA DO NARIZ (RINOPLASTIA)

CIRURGIA DO NARIZ (RINOPLASTIA) CIRURGIA DO NARIZ (RINOPLASTIA) Anualmente milhares de pessoas se submetem a rinoplastia. Algumas destas pessoas estão insatisfeitas com a aparência de seus narizes há muito tempo; outras não estão contentes

Leia mais

Campanha de prevenção do cancro da pele

Campanha de prevenção do cancro da pele Campanha de prevenção do cancro da pele Use o protetor solar adequado. Proteja-se com chapéu e óculos de sol. Evite a exposição solar entre as 11:00 e as 17:00. www.cm-loures.pt facebook.com/municipiodeloures

Leia mais

FARMACOVIGILÂNCIA MEDQUÍMICA INDÚSTRIA FARMACÊUTICA MANUAL PARA PREENCHIMENTO DO FORMULÁRIO DE NOTIFICAÇÃO DE SUSPEITAS DE REAÇÕES ADVERSAS

FARMACOVIGILÂNCIA MEDQUÍMICA INDÚSTRIA FARMACÊUTICA MANUAL PARA PREENCHIMENTO DO FORMULÁRIO DE NOTIFICAÇÃO DE SUSPEITAS DE REAÇÕES ADVERSAS FARMACOVIGILÂNCIA MEDQUÍMICA INDÚSTRIA FARMACÊUTICA MANUAL PARA PREENCHIMENTO DO FORMULÁRIO DE NOTIFICAÇÃO DE SUSPEITAS DE REAÇÕES ADVERSAS Para uso de profissionais da saúde, hospitais, clínicas, farmácias

Leia mais

Fundap. Programa de Estágio. Manual de Utilização do Sistema de Administração de Bolsas de Estágio. Plano de Estágio

Fundap. Programa de Estágio. Manual de Utilização do Sistema de Administração de Bolsas de Estágio. Plano de Estágio Fundap Fundação do Desenvolvimento Administrativo Programa de Estágio Programa de Estágio Manual de Utilização do Sistema de Administração de Bolsas de Estágio Plano de Estágio Julho de 2008 SABE - Sistema

Leia mais

Prêmio Inovação UP 2012 Manual de Preenchimento do Formulário

Prêmio Inovação UP 2012 Manual de Preenchimento do Formulário ORIENTAÇÕES GERAIS Considerando que projeto deverá ser executado de agosto de 2012 a janeiro de 2013, avaliar a viabilidade de execução e finalização no prazo. Para preencher o formulário, observar as

Leia mais

BULA DE NALDECON DOR COMPRIMIDOS

BULA DE NALDECON DOR COMPRIMIDOS BULA DE NALDECON DOR COMPRIMIDOS BRISTOL-MYERS SQUIBB NALDECON DOR paracetamol Dores em geral Febre Uma dose = 2 comprimidos FORMA FARMACÊUTICA E APRESENTAÇÃO NALDECON DOR é apresentado em displays com

Leia mais

Manual Operacional SIGA

Manual Operacional SIGA SMS - ATTI Julho -2012 Conteúdo Sumário... 2... 3 Consultar Registros... 4 Realizar Atendimento... 9 Adicionar Procedimento... 11 Não Atendimento... 15 Novo Atendimento... 16 Relatórios Dados Estatísticos...

Leia mais

Neo Fresh. (carmelose sódica)

Neo Fresh. (carmelose sódica) Neo Fresh (carmelose sódica) Brainfarma Indústria Química e Farmacêutica S.A. Solução oftálmica estéril 5mg/mL (0,5%) I - IDENTIFICAÇÃO DO MEDICAMENTO: NEO FRESH carmelose sódica 0,5% APRESENTAÇÃO Solução

Leia mais

COLÍRIO GEOLAB. Geolab Indústria Farmacêutica S/A Solução Oftálmica 0,15mg/mL + 0,3mg/mL

COLÍRIO GEOLAB. Geolab Indústria Farmacêutica S/A Solução Oftálmica 0,15mg/mL + 0,3mg/mL COLÍRIO GEOLAB Geolab Indústria Farmacêutica S/A Solução Oftálmica 0,15mg/mL + 0,3mg/mL MODELO DE BULA PARA O PACIENTE Esta bula é continuamente atualizada. Favor proceder a sua leitura antes de utilizar

Leia mais

na região metropolitana do Rio de Janeiro

na região metropolitana do Rio de Janeiro O PERFIL DOS JOVENS EMPREENDEDORES na região metropolitana do Rio de Janeiro NOTA CONJUNTURAL MARÇO DE 2013 Nº21 PANORAMA GERAL Segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD/IBGE) de 2011,

Leia mais

Propriedades da matéria e mudanças de estado físico

Propriedades da matéria e mudanças de estado físico INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA BAIANO Campus Valença Propriedades da matéria e mudanças de estado físico Professor: José Tiago Pereira Barbosa 1 Propriedades da Matéria A matéria é

Leia mais

A Estética da Mama CLÍNICA FERNANDO BASTO

A Estética da Mama CLÍNICA FERNANDO BASTO A Estética da Mama A estética da mama responde a costumes étnicos, sociais e culturais. Há não muitos anos, no Brasil as mulheres solicitavam a diminuição do volume do seio, quando a aspiração do inconsciente

Leia mais

ROTEIRO PARA TREINAMENTO DO SAGRES DIÁRIO Guia do Docente

ROTEIRO PARA TREINAMENTO DO SAGRES DIÁRIO Guia do Docente Conceito ROTEIRO PARA TREINAMENTO DO SAGRES DIÁRIO Guia do Docente O Sagres Diário é uma ferramenta que disponibiliza rotinas que facilitam a comunicação entre a comunidade Docente e Discente de uma instituição,

Leia mais

Manual SAGe Versão 1.2 (a partir da versão 12.08.01)

Manual SAGe Versão 1.2 (a partir da versão 12.08.01) Manual SAGe Versão 1.2 (a partir da versão 12.08.01) Submissão de Relatórios Científicos Sumário Introdução... 2 Elaboração do Relatório Científico... 3 Submissão do Relatório Científico... 14 Operação

Leia mais