A EVIDENCIAÇÃO DAS INFORMAÇÕES CONTÁBEIS: SUA IMPORTÂNCIA PARA O USUÁRIO EXTERNO

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "A EVIDENCIAÇÃO DAS INFORMAÇÕES CONTÁBEIS: SUA IMPORTÂNCIA PARA O USUÁRIO EXTERNO"

Transcrição

1 1 A EVIDENCIAÇÃO DAS INFORMAÇÕES CONTÁBEIS: SUA IMPORTÂNCIA PARA O USUÁRIO EXTERNO Nilson Perinazzo Machado * Marcelo Santos Nunes ** Resumo: A globalização da economia faz com que os investidores de mercados de capitais busquem informações mais confiáveis e padronizadas sobre as empresas nas quais se propõem a realizar investimentos. Nesse sentido, em virtude do mercado de capitais estar cada vez mais globalizado, a contabilidade assume o papel de um agente de padronização das demonstrações financeiras das companhias, através da tentativa de estabelecimento de uma normatização mundial. Neste sentido, algumas organizações internacionais, como IASC, FASB, emitem suas normas, visando à adequação das demonstrações das empresas à necessidade do usuário de diversos países. Este trabalho procura demonstrar a importância da evidenciação das informações prestadas pela contabilidade aos usuários, quanto à sua qualidade, objetividade e clareza, demonstrando que a qualquer momento, esta informação prestada poderá servir para a tomada de decisões por parte de um tipo de usuário. Palavras-chave: Evidenciação. Globalização. Usuário da informação contábil. 1 INFORMAÇÃO CONTÁBIL: SUA NECESSIDADE E EVOLUÇÃO Periodicamente, as empresas devem realizar a prestação de contas de suas atividades para diversos interessados internos ou externos à empresa. Tais informações são fornecidas através de um conjunto de peças divulgadas, abrangendo: o Relatório da Administração; * Mestre em Contabilidade pela UNISINOS. Professor da Faculdade São Francisco de Assis - UNIFIN e da ESPM/RS. (perinazzo@grupointegral.com.br) ** Mestre em Contabilidade pela UNISINOS. Professor da Faculdade São Francisco de Assis - UNIFIN. (nunes@grupointegral.com.br)

2 2 as Demonstrações Financeiras e suas notas explicativas; o parecer dos Auditores Independentes (quando necessário). O termo demonstrações contábeis (financeiras), conforme o IASC, abrange balanços patrimoniais, demonstrações de resultados, demonstrações de fluxos de caixa, notas explicativas e outras demonstrações e quadros explicativos identificados como sendo parte das demonstrações contábeis. Estas informações são direcionadas a dois grandes grupos de usuários: os usuários internos e os usuários externos. Como usuários internos destacamos os proprietários e administradoras das empresas, ou seja, os gestores do patrimônio que a contabilidade controla, avalia e acompanha. Estes foram, digamos, os criadores da necessidade da informação contábil. Os usuários externos da informação contábil começaram a surgir à medida que estes usuários começaram a aceitar e, conseqüentemente, validar os métodos criados pelos usuários internos. Em um primeiro momento foram os fornecedores de crédito (banqueiros ou fornecedores de produtos ou serviços a prazo). Posteriormente, outro usuário que começou a utilizar estas demonstrações internas foi o Estado, que encontrou na contabilidade uma excelente fonte de informação para o lançamento de seus impostos. Sendo assim em diversos países, o Estado se achou no direito de regulamentar esta forma de informação, visando alcançar seu objetivo, ou seja, a tributação das empresas. Em uma fase posterior, devido ao crescimento e evolução das empresas, surge um outro grupo de usuários externos, que, em diversos países, é considerado o principal usuário externo das informações contábeis: o investidor. Começaram então a surgir legislações específicas para regulamentação do mercado de capitais, visando à proteção, em especial, dos investidores minoritários. Este fato justifica a necessidade da existência de Normas e Padrões contábeis que devem ser adotados pelos contadores, tanto no registro das transações, quanto na elaboração das demonstrações contábeis, uma vez que este mercado financeiro utiliza em grande escala as análises elaboradas a partir destas publicações.

3 3 Nota-se que a necessidade pelas informações contábeis cresceu de forma exponencial, e, cada vez mais, é crescente número de interessados nestas informações. Sindicatos, clientes, partidos políticos, associações de consumidores estão começando a buscar nas demonstrações contábeis, informações sobre a gestão das empresas. Com isso, cada vez mais os contadores devem estar atentos para a evolução da necessidade dos usuários externos e da legislação em vigor, na forma de leis, instruções ou normas, buscando prestar informações de modo preciso, claro e objetivo. Em virtude da globalização dos mercados econômico e financeiro, um maior número de usuários se recente da necessidade de existirem padrões mundiais de elaboração das mais diversas formas de evidenciação da situação da empresa na qual eles estão dispostos a investir seus capitais. Contadores do mundo inteiro, a décadas buscam esta padronização. Existe uma tendência de polarização entre as Normas expedidas pelo FASB e as Normas expedidas pelo IASC, sendo que esta última tende a possuir um maior número de adeptos, inclusive o Brasil. 2 EVIDENCIAÇÃO Para muitos profissionais brasileiros de contabilidade, o termo evidenciação é sinônimo de Notas Explicativas, as quais devem aparecer ao final das Demonstrações Financeiras, apenas para cumprir uma exigência legal. Evidenciar: tornar evidente; provar, demonstrar. Pôr-se em evidência; distinguir-se, salientar-se (Michaelis, 1998 p.915). Na contabilidade, a evidenciação é a demonstração da situação econômico-financeira e patrimonial de uma empresa, realizada com base nas informações advindas dos registros contábeis, seja através das demonstrações obrigatórias de publicação, seja através dos mais variados tipos de relatórios emitidos pelos contabilistas. Segundo Iudícibus (1997), existem vários métodos para se realizar a evidenciação da situação da empresa, a saber:

4 4 Forma e apresentação das demonstrações contábeis: este método é, sem dúvida, o que contém a maior quantidade de evidenciação. A estrutura destas demonstrações contábeis, bem como a terminologia utilizada, visam uma melhor interpretação por parte do usuário; Notas Explicativas: buscam evidenciar informações que não podem ser apresentadas no corpo da demonstração em virtude de seu caráter, geralmente não quantitativo. Estas Notas servem para ampliar as informações contidas nas demonstrações contábeis, bem como para prestar informações sobre fatos que não possuem escrituração contábil, porém interferem na disponibilidade patrimonial da empresa (como por exemplo garantias hipotecárias fornecidas a terceiros); Quadros e demonstrativos suplementares: estes quadros, algumas vezes incorporados nas próprias Notas Explicativas, servem para apresentar detalhes de itens constantes das demonstrações contábeis, que dificultariam o entendimento do usuário se fossem ali demonstrados. No Brasil, a Lei 6.404/76 descreve as informações mínimas que devem ser apresentadas em Notas Explicativas, como veremos em momento oportuno; Comentários do auditor: servem como fonte adicional de evidenciação, validando para o mercado a posição encontrada nas demonstrações financeiras, uma vez que os auditores são pessoas externas à empresa, não possuindo qualquer tipo de vínculo que pudesse enviesar as informações; Relatório da diretoria: englobam informações de caráter não financeiro que afetam, ou poderão afetar, o capital e o patrimônio da empresa. Devido a seu grau de importância, trataremos do assunto em capítulo à parte. Analisando as várias maneiras existentes para realizarmos a evidenciação da situação da empresa, nos deparamos com uma série de dificuldades, a começar pela existência de diversos tipos de usuários, os quais possuem necessidades diferenciadas. As Demonstrações

5 5 Contábeis, que são divulgadas, possuem formas e estruturas que não conseguem satisfazer diversos tipos de usuários. Vai mais além, chegando inclusive na própria titulação das contas utilizadas para o registro das transações. No momento em que nos preocupamos com a qualidade da informação prestada ao usuário externo, notamos que alguns títulos de contas não conseguem expressar, com clareza, os elementos que o compõe. É comum encontrarmos em publicações contas como outros créditos, devedores diversos, etc., com valores relevantes. Outra grande dificuldade para os contabilistas está em dimensionar, de modo adequado, a quantidade e a qualidade das informações a serem divulgadas para uma diversidade de usuários, com características e necessidades diferenciadas, visando à atender estas necessidades, em determinado momento. O tipo e a quantidade de evidenciação, conforme Hendriksen (1999) [...] depende, em parte, de quão sofisticado o leitor possa ser ao interpretar os dados contábeis. Iudícibus (1997) afirma que não se pode esperar, e seria tolice pensar, que boas decisões de investimentos pudessem emanar de um leitor com vagas noções de Contabilidade e negócios. Cabe aos experts em Contabilidade a interpretação dos demonstrativos contábeis, pelos menos nas interpretações que demandem maior profundidade de analise, devendo ser, os contadores, os intermediários entre as empresas e os donos de capital. Qual o melhor conjunto a ser divulgado? Uma grande quantidade de informações? Estudos estritamente técnicos? Informações mais objetivas e claras, e menos técnicas? Estes questionamentos não possuem uma resposta imediata e dependerão de uma criteriosa análise de custo e benefícios gerados pelas informações a serem prestadas. Conceitos de materialidade e relevância devem nortear o contador no momento de determinar a extensão do que deve ser evidenciado. O sentido da evidenciação é que a informação não relevante dever ser omitida a fim de facilitar o entendimento das demonstrações contábeis.

6 6 3 AS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS (FINANCEIRAS) As demonstrações contábeis, denominadas financeiras pela legislação brasileira, são extraídas dos livros, registros e documentos que compõem o sistema contábil de qualquer tipo de Entidade, sendo que para sua elaboração, o contador deve seguir algumas normas e padrões estabelecidos pelos órgãos regulamentadores. A Lei 6.404/76, no seu art.176, define quais demonstrações terão caráter obrigatório de publicação, para as sociedades anônimas. Estas demonstrações contábeis devem ser publicadas de forma comparativa, ou seja, com a indicação dos valores referentes às demonstrações do exercício anterior. Esta visão de dois exercícios consecutivos mostra, facilmente, a movimentação ocorrida no período e como a estrutura patrimonial e financeira se modificou. Lei 6.404/76 - Art Ao fim de cada exercício social, a diretoria fará elaborar, com base na escrituração mercantil da companhia, as seguintes demonstrações financeiras, que deverão exprimir com clareza a situação do patrimônio da companhia e as mutações ocorridas no exercício: I - Balanço patrimonial; II - Demonstração dos lucros ou prejuízos acumulados; III - Demonstração do resultado do exercício; IV - Demonstração das origens e aplicações de recursos. 1º As Demonstrações de cada exercício serão publicadas com a indicação dos valores correspondentes das Demonstrações do exercício anterior. Com a edição das Resoluções N.º 750 e 774, que dispõem sobre os Princípios Fundamentais de Contabilidade, e as Resoluções N.º 563, 686, 732 e 737 que dispõem sobre a forma de escrituração, estrutura, nomenclatura, critérios de avaliação e divulgação das Demonstrações Contábeis, o CFC instituiu as Normas Brasileiras de Contabilidade Técnicas que regulamentam estas divulgações.

7 7 NBC T A divulgação é o ato de colocar as demonstrações contábeis da Entidade à disposição de seus usuários São meios de divulgação: a) a publicação das demonstrações contábeis na imprensa, oficial ou privada, em qualquer das suas modalidades; b) a remessa das demonstrações contábeis a titulares do capital, associados, credores, órgãos fiscalizadores ou reguladores, bolsa de valores, associações de classe, entidades de ensino e pesquisa, e outros interessados; c) a comunicação de que as demonstrações contábeis estão à disposição dos titulares do capital, associados e demais interessados, em local ou locais identificados. [...] A divulgação das demonstrações contábeis tem por objetivo fornecer, aos seus usuários, um conjunto mínimo de informações de natureza patrimonial, econômica, financeira, legal, física e social que lhes possibilitem o conhecimento e a análise da situação da Entidade. Todas estas regulamentações e padronizações servem para facilitar a vida do contador, no sentido de que possuem uma diretriz no momento da elaboração das demonstrações contábeis. Porém, ao analisar a informação contida nestas demonstrações, o usuário externo sente falta de algo. Somente estes quadros não o satisfazem, não são capazes de lhes fornecer os subsídios para uma tomada de decisão acertada. 4 AS NOTAS EXPLICATIVAS Devido ao problema da dificuldade em evidenciar com clareza a real situação da empresa através da simples publicação das demonstrações, surge a necessidade de evidenciarmos alguns aspectos contidos nesta demonstração de modo mais qualitativo, mais claro. Para tanto, lançamos mão das Notas Explicativas. As Notas Explicativas, exigidas inclusive por força de legislação, servem justamente para complementar as Demonstrações Contábeis, trazendo informações mais qualitativas sobre alguns elementos contidos nestas demonstrações. Podem ser expressas tanto na forma descritiva quanto na forma de quadros analíticos.

8 8 É de consenso geral a necessidade desta complementação de informações. Porém, não basta perdermos nosso tempo redigindo notas explicativas que não explicam nada, ou que explicam o que já é de aceitação geral. Por exemplo, não existe a necessidade de informarmos que as Demonstrações Financeiras foram elaboradas conforme os preceitos da Lei 6.404/76 e dos princípios de contabilidade geralmente aceitos, como se este fato fosse completamente desconhecido do usuário externo. Tem-se notado que um grande percentual de publicações possui Notas Explicativas que visam unicamente a atender as especificações legais, sem denotar nenhum interesse em esclarecer aos usuários externos alguns fatos que poderiam influenciar a tomada de decisão por parte deles; por exemplo, a nota que diz que a empresa possui imóveis oferecidos como garantia de pagamento a fornecedores ou órgãos governamentais, ou, até mesmo, avais pessoais prestados pelos administradores e acionistas. Contudo, esta empresa divulgou suas Notas Explicativas ao menos. E aquelas empresas que nem isso fazem? Muitos contadores nunca pararam para pensar sobre as informações que estão prestando, não prestam atenção às normas expedidas pelo CFC, que afirma (NBC T 6) que são meios de divulgação (a) a publicação das demonstrações contábeis na imprensa, oficial ou privada, em qualquer das suas modalidades, (b) a remessa das demonstrações contábeis a titulares do capital, associados, credores, órgãos fiscalizadores ou reguladores, bolsa de valores, associações de classe, entidades de ensino e pesquisa, e outros interessados (onde podemos enquadrar as instituições financeiras) e, afirma ainda o CFC (NBC T 3) o grau de revelação das demonstrações contábeis deve propiciar o suficiente entendimento do que cumpre demonstrar, inclusive com o uso de notas explicativas, (grifo nosso), e que as notas explicativas são parte integrante das demonstrações contábeis (NBC T 6). Um dos principais problemas encontrados pelo usuário externo é a completa inobservância destas normas por parte dos contabilistas que não são obrigados, pela Lei 6.404/76 ou pela CVM, a fornecer Notas Explicativas juntamente com as demonstrações enviadas para análise, fato relatado inclusive por agentes fiscalizadores do CRC RS.

9 9 5 O RELATÓRIO DA ADMINISTRAÇÃO O Relatório da Administração é um importante complemento às demonstrações contábeis divulgadas pela empresa, uma vez que fornece informações adicionais aos usuários externos, as quais os auxiliarão no processo preditivo da evolução e dos resultados futuros da empresa, baseados no julgamento que os mesmos poderão fazer acerca do modo como os administradores estão tomando suas decisões. Infelizmente, no Brasil, raras são as empresas que exploram todo o potencial informativo deste relatório. Nota-se que algumas empresas simplesmente elaboram uma única frase, comunicando a apresentação das demonstrações financeiras. Outras utilizam este relatório como um instrumento de marketing, fazendo promoção da capacidade administrativa dos seus administradores ou, até mesmo, realizando análises e interpretações tendenciosas (favoravelmente) em relação à posição financeira demonstrada através da publicação A IMPORTÂNCIA PARA O USUÁRIO EXTERNO A administração da empresa, através do Relatório da Administração, fornece aos usuários externos não só projeções e operações previstas para o futuro, como por exemplo, a ampliação de uma unidade industrial, mas também presta informações analisando atividades passadas, que podem ser indicadores de tendências futuras (aquisição de empresas menores, concorrentes de outros países, indicando uma tendência de abertura de atuação no mercado internacional). Os dados fornecidos pelas demonstrações contábeis, por vezes não são suficientemente claros para que um analista externo possa interpretar os índices de rentabilidade, de liquidez e outros. Possuindo o relatório da administração ele pode buscar informações adicionais como, o setor de atuação da empresa, seu objetivo social, o estágio em que se encontra a empresa (em expansão, em implantação). Estas informações podem interferir de forma bastante significativa no processo de analise sobre as tendências futuras da empresa.

10 REQUISITOS BÁSICOS QUE O RELATÓRIO DA ADMINISTRAÇÃO DEVE(RIA) CONTER Segundo Iudícibus (1994), existe um consenso preliminar quanto à forma de apresentação do Relatório da Administração, incluindo alguns requisitos básicos a serem observados durante sua elaboração, sem, contudo, prejudicar a flexibilidade que esse tipo de relatório deve possuir. Dentre as características apontadas como básicas, as que merecem um enfoque especial são: Análise Corporativa: que deve permitir ao usuário externo, ter uma visão global da empresa, ou grupo, indicando as principais estratégias corporativas, informações sobre a estrutura organizacional e gerencial, relações de trabalho, demonstração do valor adicionado, atividades de pesquisa e desenvolvimento, programas de investimentos e projeções futuras da corporação, dentre outras; Análise Setorial: informações mais detalhadas das atividades no contexto corporativo do segmento no qual a empresa está inserida, abrangendo área geográfica de atuação e operações internacionais da empresa; Análise Financeira: visa apresentar a análise dos resultados e da posição financeira da empresa, demonstrando o resultado operacional, a situação de liquidez a curto e longo prazo e avaliação do impacto dos efeitos inflacionários ou cambiais sobre as operações da empresa. 6 PRINCIPAIS PROBLEMAS ENCONTRADOS NAS DIVULGAÇÕES CONTÁBEIS As grandes deficiências encontradas na apuração da melhor forma de evidenciação decorrem do fato de que a maioria das empresas, no Brasil, não estarem obrigadas por lei a

11 11 realizar uma publicação de suas Demonstrações Contábeis. Em virtude deste fato, alguns contabilistas acabam perdendo a prática de prestarem informações a usuários externos, e, quando o fazem, cometem diversas imperfeições técnicas. Existem, nos Conselhos Regionais de Contabilidade, setores de fiscalização que procuram identificar estes erros técnicos, solicitando ao responsável técnico que realize a correção do erro. Porém, nota-se uma grande deficiência nestes setores, fato este que pode ser atribuído ao pequeno número de fiscais existentes, comparados com a crescente necessidade do mercado em possuir informações das empresas. Cada vez mais as instituições financeiras estão exigindo que as empresas apresentem suas demonstrações contábeis, seja para a concessão de crédito, seja para uma simples manutenção de cadastros. Pode-se notar, através de um breve contato com o setor de fiscalização do Conselho Regional de Contabilidade do RS que, o volume de Demonstrações Contábeis fornecidas para instituições financeiras cresceu largamente nestes últimos anos. Como a maioria destas demonstrações é oriunda de empresas que estão desobrigadas da publicação, a ocorrência de erros técnicos tem aumentado de modo significativo. Nesse caso, os problemas encontrados apresentam uma diversidade bastante grande. Estruturas e nomenclaturas de contas que não permitem o claro entendimento da situação financeira e patrimonial da empresa são bastante constantes. A inexistência de qualquer tipo de evidenciação que não o Balanço Patrimonial e a Demonstração do Resultado do Exercício. Notas Explicativas jamais figuram neste tipo de demonstrações. Em uma breve análise de Demonstrações Contábeis publicadas, pelas empresas que possuem esta obrigação, nota-se que, com raras exceções, as empresas se preocupam em apresentarem um Relatório da Administração que possua o mínimo de informações sobre as perspectivas futuras da empresa. Nota-se ainda, que as Notas Explicativas efetivamente não explicam; simplesmente atendem o mínimo exigido pela legislação, quando assim o fazem. 7 UMA ABORDAGEM À REFORMULAÇÃO DA LEI 6.404/76 Tramita, no Congresso, o anteprojeto de reformulação da Lei 6.404/76, o qual é produto de diversos debates sobre as possíveis alterações a serem introduzidas. Estas

12 12 alterações ocorrerão, principalmente, nos aspectos diretamente relacionados com a classe contábil, visando uma melhora significativa na qualidade da informação prestada pelas demonstrações contábeis. Uma vez que este anteprojeto ainda está em fase de análise pelos congressistas, faremos apenas breves comentários sobre itens que, se alterados, produzirão modificações bastante significativas na evidenciação da informação produzida pela contabilidade. O anteprojeto prevê que as Demonstrações Contábeis não mais Demonstrações Financeiras serão as seguintes: Balanço Patrimonial; Demonstração do Resultado do Exercício; Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido; Demonstração do Fluxo de Caixa; Demonstração do Valor Agregado. Seguindo uma tendência internacional e também em função das demandas internas, principalmente por parte dos analistas de mercado e investidores institucionais, o anteprojeto contempla a substituição da Demonstração das Origens e Aplicações de Recursos (DOAR) pela Demonstração do Fluxo de Caixa (DFC). Essa demonstração evidencia as modificações ocorridas no saldo de disponibilidades (caixa e equivalentes de caixa) da companhia em um determinado período, através de fluxos de recebimentos e pagamentos. Embora a DOAR seja considerada pelos especialistas uma demonstração mais rica em termos de informação, os conceitos nela contidos, como por exemplo, a variação do capital circulante líquido, não são facilmente apreendidos. A DFC, ao contrário, por utilizar linguagem e conceitos mais simples, possui uma melhor comunicação com a maioria dos usuários das demonstrações contábeis.

13 A DEMONSTRAÇÃO DO FLUXO DE CAIXA O IASC emitiu a Norma Internacional de Contabilidade NIC 7, que versa sobre as Demonstrações do Fluxo de Caixa, cujo objetivo principal é o de fornecer informações sobre os fluxos de caixa da empresa, que servirão como base para os usuários avaliarem a capacidade da empresa de gerar caixa e as necessidades da empresa para a utilização desse caixa, assim como evidenciar a época e a certeza da geração de tais recursos. Os usuários das demonstrações contábeis de uma empresa estão interessados em conhecer como a empresa gera e usa os recursos de caixa. Esta demonstração é essencial para qualquer empresa, independentemente do tipo de atividade realizada pela empresa, uma vez que as empresas necessitam gerar caixa por motivos comuns a todas elas como o pagamento das obrigações, para efetivar suas operações e distribuir dividendos, entre outros. 8 CONCLUSÃO Os usuários externos, mesmo contra a vontade de alguns contadores que insistem em não prestar informações adequadas, continuam e continuarão a buscar nas Demonstrações Contábeis os subsídios para sua tomada de decisões. Se estas informações não são de todo úteis, cabe à classe contábil, aos profissionais e pesquisadores, aprimorarem as demonstrações e todos as outras formas de evidenciação para que possamos atender às expectativas dos usuários. Se os contabilistas não estão seguindo as exigências mínimas, ditadas pelas instruções, legislações e normas, cabe aos órgãos fiscalizadores, através de uma fiscalização intensa e incansável, exercerem seu papel de agentes fiscalizadores e punirem, se for o caso, o profissional omisso. Se o usuário não está qualificado para extrair das demonstrações as informações necessárias para a tomada de decisão, cabe ao expert da contabilidade, a função de auxiliá-lo, seja interpretando ou ensinado a interpretar.

14 14 O que não pode perpetuar é a situação em que nos encontramos, onde o profissional está insatisfeito, devido a excessiva quantidade de trabalho que lhe é atribuída em relação a recompensa financeira que recebem pelo seu trabalho; onde o usuário está insatisfeito devido a escassa informação prestada pelas demonstrações contábeis; onde os agentes fiscalizadores estão incapacitados de realizarem uma fiscalização adequada, seja por falta de legislação ou por falta de pessoal qualificado para a tarefa. Já é chegada a hora de, nós contabilistas, demonstrarmos aos usuários, através do fornecimento de informações confiáveis, claras e objetivas, que a contabilidade serve sim para apoiá-lo na sua tomada de decisões.

15 15 REFERÊNCIAS BRASIL. Lei 6.404, de 15 de dezembro de Dispõe sobre as sociedades por ações.. Instrução CVM n.º 247, de 27 de março de Instrução CVM n.º 285, de 31 de julho de Normas Brasileiras de Contabilidade. Resoluções CFC. HAJJ, Zaina Said El. Business combination e consolidação: uma abordagem comparativa entre as normas do US-GAAP, IASC e BRASIL. São Paulo, Dissertação de Mestrado, FEA/USP. HENDRIKSEN, Eldon S. e VON BREDA, Michel F. Teoria da Contabilidade. 5.ed. Tradução de Antônio Zoratto Sanvicente. São Paulo: Atlas, IASC. Normas Internacionais de Contabilidade. Tradução realizada pelo IBRACON INTERNET. IASC International Accounting Standard Committee. Site (capturado em 31 de maio de 2000) IUDÍCIBUS, Sérgio de. Teoria da contabilidade. 5.ed. São Paulo: Atlas, 1997., MARTINS, Eliseu e GELBCKE, Ernesto Rubens. Manual de contabilidade das sociedades por ações: aplicável também as demais sociedades. 5.ed. Atualizada até 31 maio 99. São Paulo: Atlas, e MARION, José Carlos. Introdução à teoria da contabilidade. São Paulo: Atlas, MICHAELIS: moderno dicionário da língua portuguesa. São Paulo: Companhia Melhoramentos, 1998.

16 ANEXO 1 Normas Internacionais de Contabilidade emitidas pelo IASC LIST OF CURRENT IASC STANDARDS IAS 1 Presentation of Financial Statements IAS 2 Inventories IAS 3 No longer effective. Replaced by IAS 27 and IAS 28. IAS 4 Withdrawn. Replaced by IAS 16, 22, and 38. IAS 5 No longer effective. Replaced by IAS 1. IAS 6 No longer effective. Replaced by IAS 15. IAS 7 Cash Flow Statements IAS 8 Profit or Loss for the Period, Fundamental Errors and Changes in Accounting Policies IAS 9 Research and Development Costs (will be superseded by IAS 38 effective ) IAS 10 Events After the Balance Sheet Date IAS 11 Construction Contracts IAS 12 Income Taxes IAS 13 No longer effective. Replaced by IAS 1. IAS 14 Segment Reporting IAS 15 Information Reflecting the Effects of Changing Prices IAS 16 Property, Plant and Equipment IAS 17 Leases IAS 18 Revenue IAS 19 Employee Benefits IAS 20 Accounting for Government Grants and Disclosure of Government Assistance IAS 21 The Effects of Changes in Foreign Exchange Rates IAS 22 Business Combinations IAS 23 Borrowing Costs IAS 24 Related Party Disclosures IAS 25 Accounting for Investments IAS 26 Accounting and Reporting by Retirement Benefit Plans IAS 27 Consolidated Financial Statements and Accounting for Investments in Subsidiaries IAS 28 Accounting for Investments in Associates IAS 29 Financial Reporting in Hyperinflationary Economies IAS 30 Disclosures in the Financial Statements of Banks and Similar Financial Institutions IAS 31 Financial Reporting of Interests In Joint Ventures IAS 32 Financial Instruments: Disclosures and Presentation IAS 33 Earnings Per Share IAS 34 Interim Financial Reporting IAS 35 Discontinuing Operations (1.1.99) IAS 36 Impairment of Assets (1.7.99) IAS 37 Provisions, Contingent Liabilities and Contingent Assets IAS 38 Intangible Assets IAS 39 Financial Instruments: Recognition and Measurement IAS 40 Investment Property Copyright 2000 IASC - International Accounting Standards Committee Fonte: Internet, disponível em: Acesso em: 31 maio 2000.

17 1 ANEXO 2 - Abreviaturas utilizadas IBRACON CVM IASC FASB NBC T CFC - Instituto Brasileiro de Contadores - Comissão de Valores Mobiliários - International Accounting Standard Committee - Financial Accounting Standard Board - Normas Brasileiras de Contabilidade Técnicas - Conselho Federal de Contabilidade

2ª edição Ampliada e Revisada. Capítulo 4 Demonstrações Financeiras

2ª edição Ampliada e Revisada. Capítulo 4 Demonstrações Financeiras 2ª edição Ampliada e Revisada Capítulo Demonstrações Financeiras Tópicos do Estudo Demonstrações Financeiras ou Relatórios Contábeis Demonstrações Financeiras e a Lei das Sociedades Anônimas Objetivos

Leia mais

Um Estudo dos Relatórios da Administração de Empresas com Níveis Diferenciados de Governança Corporativa

Um Estudo dos Relatórios da Administração de Empresas com Níveis Diferenciados de Governança Corporativa Um Estudo dos Relatórios da Administração de Empresas com Níveis Diferenciados de Governança Corporativa Elizabeth Krauter ekrauter@usp.br Universidade de São Paulo (USP), FEA São Paulo, SP, Brasil RESUMO

Leia mais

O Comitê de Pronunciamentos - CPC. Irineu De Mula Diretor da Fundação Brasileira de Contabilidade - FBC

O Comitê de Pronunciamentos - CPC. Irineu De Mula Diretor da Fundação Brasileira de Contabilidade - FBC O Comitê de Pronunciamentos - CPC Irineu De Mula Diretor da Fundação Brasileira de - FBC Objetivo: O estudo, o preparo e a emissão de Pronunciamentos Técnicos sobre procedimentos de e a divulgação de informações

Leia mais

OBRIGATORIEDADE DA EVIDENCIAÇÃO DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS

OBRIGATORIEDADE DA EVIDENCIAÇÃO DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS OBRIGATORIEDADE DA EVIDENCIAÇÃO DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS Marivane Orsolin 1 ; Marlene Fiorentin 2 ; Odir Luiz Fank Palavras-chave: Lei nº 11.638/2007. Balanço patrimonial. Demonstração do resultado

Leia mais

IFRS A nova realidade de fazer Contabilidade no Brasil

IFRS A nova realidade de fazer Contabilidade no Brasil Ano X - Nº 77 - Julho/Agosto de 2014 IFRS A nova realidade de fazer Contabilidade no Brasil Profissionais da Contabilidade deverão assinar prestações de contas das eleições Ampliação do Simples Nacional

Leia mais

CONTABILIDADE SOCIETÁRIA AVANÇADA Revisão Geral BR-GAAP. PROF. Ms. EDUARDO RAMOS. Mestre em Ciências Contábeis FAF/UERJ SUMÁRIO

CONTABILIDADE SOCIETÁRIA AVANÇADA Revisão Geral BR-GAAP. PROF. Ms. EDUARDO RAMOS. Mestre em Ciências Contábeis FAF/UERJ SUMÁRIO CONTABILIDADE SOCIETÁRIA AVANÇADA Revisão Geral BR-GAAP PROF. Ms. EDUARDO RAMOS Mestre em Ciências Contábeis FAF/UERJ SUMÁRIO 1. INTRODUÇÃO 2. PRINCÍPIOS CONTÁBEIS E ESTRUTURA CONCEITUAL 3. O CICLO CONTÁBIL

Leia mais

PRINCIPAIS DIFERENÇAS ENTRE A CONTABILIDADE PÚBLICA E A CONTABILIDADE GERAL

PRINCIPAIS DIFERENÇAS ENTRE A CONTABILIDADE PÚBLICA E A CONTABILIDADE GERAL PRINCIPAIS DIFERENÇAS ENTRE A CONTABILIDADE PÚBLICA E A CONTABILIDADE GERAL Aspectos Contabilidade Pública Contabilidade Geral Legislação Lei nº 4.320/64 Lei nº 6.404/76 Princípios PFC e Princípios PFC

Leia mais

Demonstrações Contábeis

Demonstrações Contábeis Demonstrações Contábeis Resumo Demonstrações contábeis são informações e dados que as empresas oferecem ao fim de cada exercício, com a finalidade de mostrar aos acionistas, ao governo e todos os interessados,

Leia mais

DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS COMBINADAS

DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS COMBINADAS 24 DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS COMBINADAS Os mercados de capitais na Europa e no mundo exigem informações financeiras significativas, confiáveis, relevantes e comparáveis sobre os emitentes de valores mobiliários.

Leia mais

POLÍTICA DE TRANSAÇÕES COM PARTES RELACIONADAS BB SEGURIDADE PARTICIPAÇÕES S.A.

POLÍTICA DE TRANSAÇÕES COM PARTES RELACIONADAS BB SEGURIDADE PARTICIPAÇÕES S.A. POLÍTICA DE TRANSAÇÕES COM PARTES RELACIONADAS BB SEGURIDADE PARTICIPAÇÕES S.A. 28.03.2013 1. OBJETIVO 1.1 A presente Política de Transações com Partes Relacionadas da BB Seguridade Participações S.A.

Leia mais

Adoção do IFRS no Brasil, uma verdadeira revolução contábil

Adoção do IFRS no Brasil, uma verdadeira revolução contábil NORMAS BRASILEIRAS DE CONTABILIDADE NBC T 1 - ESTRUTURA CONCEITUAL PARA A ELABORAÇÃO E APRESENTAÇÃO DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS (Conforme Anexo da Resolução CFC 1.121/2008) Adoção do IFRS no Brasil, uma

Leia mais

Princípios primeiros pronunciamentos para orientação de contadores;

Princípios primeiros pronunciamentos para orientação de contadores; ESTRUTURA CONCEITUAL BÁSICA DA CONTABILIDADE Prof. Francisco Marcelo Avelino Junior, MsC. EVOLUÇÃO HISTÓRICA Princípios primeiros pronunciamentos para orientação de contadores; Princípios Contábeis representam

Leia mais

O IFRS e as cooperativas de crédito no Brasil - Efetividade das ações das auditorias internas e externas

O IFRS e as cooperativas de crédito no Brasil - Efetividade das ações das auditorias internas e externas O IFRS e as cooperativas de crédito no Brasil - Efetividade das ações das auditorias internas e externas JOÃO PAULO VIANA MAGALHÃES Departamento de Supervisão de Cooperativas de Crédito e Instituições

Leia mais

1-DEMONSTRATIVOS CONTÁBEIS BÁSICOS 1.1 OBJETIVO E CONTEÚDO

1-DEMONSTRATIVOS CONTÁBEIS BÁSICOS 1.1 OBJETIVO E CONTEÚDO 2 -DEMONSTRATIVOS CONTÁBEIS BÁSICOS. OBJETIVO E CONTEÚDO Os objetivos da Análise das Demonstrações Contábeis podem ser variados. Cada grupo de usuários pode ter objetivos específicos para analisar as Demonstrações

Leia mais

Aula Nº 7 Adoção pela Primeira Vez das Normas Internacionais de Relatórios Financeiros IFRS

Aula Nº 7 Adoção pela Primeira Vez das Normas Internacionais de Relatórios Financeiros IFRS Aula Nº 7 Adoção pela Primeira Vez das Normas Internacionais de Relatórios Financeiros IFRS Objetivos da aula: Nesta aula veremos como cada empresa deve fazer pela primeira vez a adoção do IFRS. Como ela

Leia mais

Curso Extensivo de Contabilidade Geral

Curso Extensivo de Contabilidade Geral Curso Extensivo de Contabilidade Geral Adelino Correia 4ª Edição Enfoque claro, didático e objetivo Atualizado de acordo com a Lei 11638/07 Inúmeros exercícios de concursos anteriores com gabarito Inclui

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DA GESTÃO DE CUSTOS NA ELABORAÇÃO DO PREÇO DE VENDA

A IMPORTÂNCIA DA GESTÃO DE CUSTOS NA ELABORAÇÃO DO PREÇO DE VENDA 553 A IMPORTÂNCIA DA GESTÃO DE CUSTOS NA ELABORAÇÃO DO PREÇO DE VENDA Irene Caires da Silva 1, Tamires Fernanda Costa de Jesus, Tiago Pinheiro 1 Docente da Universidade do Oeste Paulista UNOESTE. 2 Discente

Leia mais

AUTOR(ES): ARIANE BUENO DOS SANTOS, ANA PAULA CILOTTI, CLARISSA REIS SILVA

AUTOR(ES): ARIANE BUENO DOS SANTOS, ANA PAULA CILOTTI, CLARISSA REIS SILVA TÍTULO: MODELOS DE QUALIDADE DA INFORMAÇÃO CONTÁBIL. CATEGORIA: EM ANDAMENTO ÁREA: CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS SUBÁREA: INSTITUIÇÃO: FACULDADE DE JAGUARIÚNA AUTOR(ES): ARIANE BUENO DOS SANTOS, ANA PAULA

Leia mais

Adoção e Aplicação da IFRS

Adoção e Aplicação da IFRS IFRS Normas internacionais de contabilidade PARTE I Adoção e Aplicação da IFRS AULA 2 Prof. MSc. Márcio de Souza e Silva Objetivos: Compreender como adotar e implementar pela primeira vez as normas internacionais

Leia mais

1 Questão 213 Participações societárias obrigatoriedade de elaboração de demonstrações contábeis consolidadas

1 Questão 213 Participações societárias obrigatoriedade de elaboração de demonstrações contábeis consolidadas 1 QUESTÃO 213 PARTICIPAÇÕES SOCIETÁRIAS OBRIGATORIEDADE DE ELABORAÇÃO DE DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS CONSOLIDADAS... 1 2 QUESTÃO 218 ANÁLISE DE BALANÇOS ALAVANCAGEM FINANCEIRA ÍNDICE DE COBERTURA DAS DESPESAS

Leia mais

FTAD - Formação técnica em Administração de Empresas FTAD Contabilidade e Finanças. Prof. Moab Aurélio

FTAD - Formação técnica em Administração de Empresas FTAD Contabilidade e Finanças. Prof. Moab Aurélio FTAD - Formação técnica em Administração de Empresas FTAD Contabilidade e Finanças Prof. Moab Aurélio Competências a serem trabalhadas PLANEJAMENTO ORÇAMENTÁRIO GESTÃO FINANCEIRA CONTABILIDADE ACI : ESTUDO

Leia mais

Auditoria Efeitos da Convergência. FERNANDO CALDAS Sócio da 100PORCENTO AUDIT, CONSULT, SOLUÇÕES S.A. www.100porcento.srv.br

Auditoria Efeitos da Convergência. FERNANDO CALDAS Sócio da 100PORCENTO AUDIT, CONSULT, SOLUÇÕES S.A. www.100porcento.srv.br Auditoria Efeitos da Convergência FERNANDO CALDAS Sócio da 100PORCENTO AUDIT, CONSULT, SOLUÇÕES S.A. www.100porcento.srv.br Final do Século XX Início do processo de globalização Diminuição das fronteiras

Leia mais

A CONTABILIDADE E SUA IMPORTÂNCIA PARA UM GRUPO DE EMPRESAS COMERCIAIS 1

A CONTABILIDADE E SUA IMPORTÂNCIA PARA UM GRUPO DE EMPRESAS COMERCIAIS 1 A CONTABILIDADE E SUA IMPORTÂNCIA PARA UM GRUPO DE EMPRESAS COMERCIAIS 1 SILVA, Cleusa Pereira da 2 ; FELICE, Luciana Maria Vizzotto 4 ; LORENZETT, Daniel Benitti 3 ; VIERO, Claudinei 4 1 Trabalho de Pesquisa

Leia mais

Parecer Consultoria Tributária Segmentos Demonstrações Contábeis por Tipo e Tamanho de Empresa e Reflexos na Escrituração Contábil Digital (ECD)

Parecer Consultoria Tributária Segmentos Demonstrações Contábeis por Tipo e Tamanho de Empresa e Reflexos na Escrituração Contábil Digital (ECD) 1 Parecer Consultoria Tributária Segmentos Demonstrações Contábeis por Tipo e Tamanho de Empresa e Reflexos na Escrituração Contábil Digital (ECD) 04/06/2014. Contábeis por Tipo e Tamanho de Empresa 1

Leia mais

Avaliação de Investimentos pelo Método de Equivalência Patrimonial. Contabilidade Avançada I Profª MSc. Maria Cecilia Palácio Soares

Avaliação de Investimentos pelo Método de Equivalência Patrimonial. Contabilidade Avançada I Profª MSc. Maria Cecilia Palácio Soares Avaliação de Investimentos pelo Método de Equivalência Patrimonial Contabilidade Avançada I Profª MSc. Maria Cecilia Palácio Soares Aspectos Introdutórios No Método de Equivalência Patrimonial, diferentemente

Leia mais

Reunião de Abertura do Monitoramento 2015. Superintendência Central de Planejamento e Programação Orçamentária - SCPPO

Reunião de Abertura do Monitoramento 2015. Superintendência Central de Planejamento e Programação Orçamentária - SCPPO Reunião de Abertura do Monitoramento 2015 Superintendência Central de Planejamento e Programação Orçamentária - SCPPO Roteiro da Apresentação 1. Contextualização; 2. Monitoramento; 3. Processo de monitoramento;

Leia mais

SISTEMAS DE GESTÃO São Paulo, Janeiro de 2005

SISTEMAS DE GESTÃO São Paulo, Janeiro de 2005 SISTEMAS DE GESTÃO São Paulo, Janeiro de 2005 ÍNDICE Introdução...3 A Necessidade do Gerenciamento e Controle das Informações...3 Benefícios de um Sistema de Gestão da Albi Informática...4 A Ferramenta...5

Leia mais

A ESTRUTURA DO BALANÇO PATRIMONIAL: UM COMPARATIVO ANTES E DEPOIS DA ADOÇÃO DO PADRÃO CONTÁBIL INTERNACIONAL.

A ESTRUTURA DO BALANÇO PATRIMONIAL: UM COMPARATIVO ANTES E DEPOIS DA ADOÇÃO DO PADRÃO CONTÁBIL INTERNACIONAL. A ESTRUTURA DO BALANÇO PATRIMONIAL: UM COMPARATIVO ANTES E DEPOIS DA ADOÇÃO DO PADRÃO CONTÁBIL INTERNACIONAL. Eliseu Pereira Lara 1 RESUMO: As alterações ocorridas na legislação contábil, visando à adequação

Leia mais

Apresentação. Apresentação. Adesão ao Nível 1 de Governança Corporativa. Requisitos para Adesão ao Nível 1

Apresentação. Apresentação. Adesão ao Nível 1 de Governança Corporativa. Requisitos para Adesão ao Nível 1 Apresentação Apresentação Implantados em dezembro de 2000 pela Bolsa de Valores de São Paulo BOVESPA, o Novo Mercado e os Níveis Diferenciados de Governança Corporativa Nível 1 e Nível 2 são segmentos

Leia mais

AUDITORIA EXTERNA PARECERES

AUDITORIA EXTERNA PARECERES 1 AUDITORIA EXTERNA PARECERES Breve conceito Auditoria externa é uma ramificação da contabilidade que dentre seus objetivos esta a análise das demonstrações contábeis/financeiras da empresa auditada. Por

Leia mais

RESOLUÇÃO CFC Nº. 1.265/09. O CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE, no exercício de suas atribuições legais e regimentais,

RESOLUÇÃO CFC Nº. 1.265/09. O CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE, no exercício de suas atribuições legais e regimentais, NOTA - A Resolução CFC n.º 1.329/11 alterou a sigla e a numeração desta Interpretação de IT 12 para ITG 12 e de outras normas citadas: de NBC T 19.1 para NBC TG 27; de NBC T 19.7 para NBC TG 25; de NBC

Leia mais

NOVA NORMA CONTÁBIL PARA TERCEIRO SETOR

NOVA NORMA CONTÁBIL PARA TERCEIRO SETOR NOVA NORMA CONTÁBIL PARA TERCEIRO SETOR O Conselho Federal de Contabilidade editou uma nova norma contábil para o terceiro setor. É a NBC ITG 2002/12. Com objetivo de orientar às entidades e seus contadores,

Leia mais

Demonstração da Composição e Diversificação das Aplicações em 31 de maio de 2007.

Demonstração da Composição e Diversificação das Aplicações em 31 de maio de 2007. ITAUVEST PERSONNALITÉ CURTO PRAZO FUNDO DE INVESTIMENTO EM Demonstração da Composição e Diversificação das Aplicações em 31 de maio de 2007. Mercado / % sobre Aplicações/Especificação Quantidade Realização

Leia mais

A Estrutura das Demonstrações Contábeis

A Estrutura das Demonstrações Contábeis A Estrutura das Demonstrações Contábeis Prof. Dr. José Elias Feres de Almeida Universidade Federal do Espírito Santo International Certified Valuation Specialist (ICVS) NBC TA 200: Contexto: Estrutura

Leia mais

POLÍTICA DE INVESTIMENTOS

POLÍTICA DE INVESTIMENTOS POLÍTICA DE INVESTIMENTOS Segurança nos investimentos Gestão dos recursos financeiros Equilíbrio dos planos a escolha ÍNDICE INTRODUÇÃO...3 A POLÍTICA DE INVESTIMENTOS...4 SEGMENTOS DE APLICAÇÃO...7 CONTROLE

Leia mais

RESOLUÇÃO CFC Nº 1.029/05

RESOLUÇÃO CFC Nº 1.029/05 RESOLUÇÃO CFC Nº 1.029/05 Aprova a NBC T 11.12 Processamento Eletrônico de Dados. O, no exercício de suas atribuições legais e regimentais, CONSIDERANDO que as Normas Brasileiras de Contabilidade e suas

Leia mais

NBC TSP 10 - Contabilidade e Evidenciação em Economia Altamente Inflacionária

NBC TSP 10 - Contabilidade e Evidenciação em Economia Altamente Inflacionária NBC TSP 10 - Contabilidade e Evidenciação em Economia Altamente Inflacionária Alcance 1. Uma entidade que prepara e apresenta Demonstrações Contábeis sob o regime de competência deve aplicar esta Norma

Leia mais

Resumo Aula-tema 04: Dinâmica Funcional

Resumo Aula-tema 04: Dinâmica Funcional Resumo Aula-tema 04: Dinâmica Funcional O tamanho que a micro ou pequena empresa assumirá, dentro, é claro, dos limites legais de faturamento estipulados pela legislação para um ME ou EPP, dependerá do

Leia mais

ADERÊNCIA DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS DAS ENTIDADES FECHADAS DE PREVIDÊNCIA COMPLEMENTAR AO IAS 26

ADERÊNCIA DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS DAS ENTIDADES FECHADAS DE PREVIDÊNCIA COMPLEMENTAR AO IAS 26 PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS Instituto de Ciências Econômicas e Gerenciais Curso de Ciências Contábeis Contabilidade de Entidades de Previdência Privada e Seguradoras ADERÊNCIA DAS

Leia mais

IFRS EM DEBATE: Aspectos gerais do CPC da Pequena e Média Empresa

IFRS EM DEBATE: Aspectos gerais do CPC da Pequena e Média Empresa IFRS EM DEBATE: Aspectos gerais do CPC da Pequena e Média Empresa outubro/2010 1 SIMPLIFICAÇÃO DOS PRONUNCIAMENTOS: Pronunciamento CPC PME - Contabilidade para Pequenas e Médias Empresas (225 páginas)

Leia mais

68%6(4h(17(6±48(75$7$0(172'$5,$0$,25 ³75$163$5Ç1&,$ 6'(021675$d (6 ),1$1&(,5$6" &ODXGLR)LOJXHLUDV3DFKHFR0RUHLUD DEFIS/GTRJA

68%6(4h(17(6±48(75$7$0(172'$5,$0$,25 ³75$163$5Ç1&,$ 6'(021675$d (6 ),1$1&(,5$6 &ODXGLR)LOJXHLUDV3DFKHFR0RUHLUD DEFIS/GTRJA 68%6(4h(17(6±48(75$7$0(172'$5,$0$,25 ³75$163$5Ç1&,$ 6'(021675$d (6 ),1$1&(,5$6" &ODXGLR)LOJXHLUDV3DFKHFR0RUHLUD DEFIS/GTRJA ,QWURGXomR As Demonstrações Financeiras de uma empresa representam a posição

Leia mais

UM CONCEITO FUNDAMENTAL: PATRIMÔNIO LÍQUIDO FINANCEIRO. Prof. Alvaro Guimarães de Oliveira Rio, 07/09/2014.

UM CONCEITO FUNDAMENTAL: PATRIMÔNIO LÍQUIDO FINANCEIRO. Prof. Alvaro Guimarães de Oliveira Rio, 07/09/2014. UM CONCEITO FUNDAMENTAL: PATRIMÔNIO LÍQUIDO FINANCEIRO Prof. Alvaro Guimarães de Oliveira Rio, 07/09/2014. Tanto as pessoas físicas quanto as jurídicas têm patrimônio, que nada mais é do que o conjunto

Leia mais

DELIBERAÇÃO CVM Nº 610, DE 22 DE DEZEMBRO DE 2009

DELIBERAÇÃO CVM Nº 610, DE 22 DE DEZEMBRO DE 2009 Aprova o Pronunciamento Técnico CPC 43 do Comitê de Pronunciamentos Contábeis, que trata da adoção inicial dos pronunciamentos técnicos CPC 15 a 40. A PRESIDENTE DA COMISSÃO DE VALORES MOBILIÁRIOS - CVM

Leia mais

MANUAL GERENCIAMENTO DE RISCO DE MERCADO

MANUAL GERENCIAMENTO DE RISCO DE MERCADO 1 - INTRODUÇÃO Define-se como risco de mercado a possibilidade de ocorrência de perdas resultantes da flutuação nos valores de mercado de posições detidas pela Cooperativa, o que inclui os riscos das operações

Leia mais

EDITAL DE AUDIÊNCIA PÚBLICA SNC Nº 03/2014 ICPC 19 TRIBUTOS. Prazo: 15 de setembro de 2014

EDITAL DE AUDIÊNCIA PÚBLICA SNC Nº 03/2014 ICPC 19 TRIBUTOS. Prazo: 15 de setembro de 2014 EDITAL DE AUDIÊNCIA PÚBLICA SNC Nº 03/2014 ICPC 19 TRIBUTOS Prazo: 15 de setembro de 2014 O Comitê de Pronunciamentos Contábeis (CPC), a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e o Conselho Federal de Contabilidade

Leia mais

NORMAS CONTÁBEIS APLICÁVEIS ÀS MICROS E PEQUENAS EMPRESAS NO BRASIL: SEGUNDO AS NORMAS INTERNACIONAIS DE CONTABILIDADE ALUNO: MINASSON ELIAS FERREIRA

NORMAS CONTÁBEIS APLICÁVEIS ÀS MICROS E PEQUENAS EMPRESAS NO BRASIL: SEGUNDO AS NORMAS INTERNACIONAIS DE CONTABILIDADE ALUNO: MINASSON ELIAS FERREIRA CIÊNCIAS CONTÁBEIS NORMAS CONTÁBEIS APLICÁVEIS ÀS MICROS E PEQUENAS EMPRESAS NO BRASIL: SEGUNDO AS NORMAS INTERNACIONAIS DE CONTABILIDADE ALUNO: MINASSON ELIAS FERREIRA ORIENTADOR: PROF. Ms. GESIEL DE

Leia mais

Faz saber que foi aprovada em seu Plenário a seguinte Norma Brasileira de Contabilidade (NBC), que tem por base o CT 04/2010 (R2) do Ibracon:

Faz saber que foi aprovada em seu Plenário a seguinte Norma Brasileira de Contabilidade (NBC), que tem por base o CT 04/2010 (R2) do Ibracon: Norma Brasileira de Contabilidade CFC/CTA Nº 2 DE 27/02/2015 Publicado no DO em 9 mar 2015 Dá nova redação ao CTA 02 que trata da emissão do relatório do auditor independente sobre demonstrações contábeis

Leia mais

Basimóvel Consultoria Imobiliária S/A. Demonstrações Contábeis acompanhadas do Parecer dos Auditores Independentes

Basimóvel Consultoria Imobiliária S/A. Demonstrações Contábeis acompanhadas do Parecer dos Auditores Independentes Basimóvel Consultoria Imobiliária S/A Demonstrações Contábeis acompanhadas do Parecer dos Auditores Independentes 30 de Junho de 2007 (Período compreendido entre 06 de Junho e 30 de Junho de 2007) 1/11

Leia mais

Importância da normalização para as Micro e Pequenas Empresas 1. Normas só são importantes para as grandes empresas...

Importância da normalização para as Micro e Pequenas Empresas 1. Normas só são importantes para as grandes empresas... APRESENTAÇÃO O incremento da competitividade é um fator decisivo para a maior inserção das Micro e Pequenas Empresas (MPE), em mercados externos cada vez mais globalizados. Internamente, as MPE estão inseridas

Leia mais

CONTABILIDADE: DEMONSTRAÇÃO DE LUCROS OU PREJUÍZOS ACUMULADOS (DLPA) PROCEDIMENTOS

CONTABILIDADE: DEMONSTRAÇÃO DE LUCROS OU PREJUÍZOS ACUMULADOS (DLPA) PROCEDIMENTOS CONTABILIDADE: DEMONSTRAÇÃO DE LUCROS OU PREJUÍZOS ACUMULADOS (DLPA) PROCEDIMENTOS SUMÁRIO 1. Considerações Iniciais 2. Demonstração de Lucros ou Prejuízos Acumulados (DLPA) na Lei das S.A. 3. Demonstração

Leia mais

AUDITORIA INTERNA DA ATLAS

AUDITORIA INTERNA DA ATLAS AUDITORIA INTERNA DA ATLAS A auditoria interna serve à administração como meio de identificação de que todos os processos internos e políticas definido pela ATLAS, assim como sistemas contábeis e de controle

Leia mais

Gerenciamento de risco de crédito informações de Acesso Público. RB Capital DTVM

Gerenciamento de risco de crédito informações de Acesso Público. RB Capital DTVM Gerenciamento de risco de crédito informações de Acesso Público RB Capital DTVM Maio de 2011 Introdução Este documento tem como objetivo estabelecer um guia para a elaboração das informações de acesso

Leia mais

Não obrigatoriedade de publicação das demonstrações financeiras por Sociedades de Grande Porte

Não obrigatoriedade de publicação das demonstrações financeiras por Sociedades de Grande Porte Não obrigatoriedade de publicação das demonstrações financeiras por Sociedades de Grande Porte Migalhas, 12 de maio de 2008 A Lei n. 11.638, de 28.12.2007, que entrou em vigor em 1º de janeiro de 2008,

Leia mais

ITR - Informações Trimestrais - 30/06/2013 - INEPAR TELECOMUNICAÇÕES SA Versão : 1. Composição do Capital 1. Balanço Patrimonial Ativo 2

ITR - Informações Trimestrais - 30/06/2013 - INEPAR TELECOMUNICAÇÕES SA Versão : 1. Composição do Capital 1. Balanço Patrimonial Ativo 2 Índice Dados da Empresa Composição do Capital 1 DFs Individuais Balanço Patrimonial Ativo 2 Balanço Patrimonial Passivo 3 Demonstração do Resultado 4 Demonstração do Resultado Abrangente 5 Demonstração

Leia mais

COMENTÁRIO ÀS NORMAS BRASILEIRAS DE CONTABILIDADE REFERENTES À ESTRUTURA DO ATIVO CIRCULANTE E DO GRUPO DO PASSIVO RESULTADO DE EXERCÍCIOS FUTUROS

COMENTÁRIO ÀS NORMAS BRASILEIRAS DE CONTABILIDADE REFERENTES À ESTRUTURA DO ATIVO CIRCULANTE E DO GRUPO DO PASSIVO RESULTADO DE EXERCÍCIOS FUTUROS COMENTÁRIO ÀS NORMAS BRASILEIRAS DE CONTABILIDADE REFERENTES À ESTRUTURA DO ATIVO CIRCULANTE E DO GRUPO DO PASSIVO RESULTADO DE EXERCÍCIOS FUTUROS Salézio Dagostim ESTRUTURA DO ATIVO CIRCULANTE Diz a Norma

Leia mais

Prof. Cleber Oliveira Gestão Financeira

Prof. Cleber Oliveira Gestão Financeira Aula 2 Gestão de Fluxo de Caixa Introdução Ao estudarmos este capítulo, teremos que nos transportar aos conceitos de contabilidade geral sobre as principais contas contábeis, tais como: contas do ativo

Leia mais

Nível 1. Governança Corporativa

Nível 1. Governança Corporativa Nível 1 Governança Corporativa Apresentação Implantados em dezembro de 2000 pela antiga Bolsa de Valores de São Paulo (BOVESPA), o Novo Mercado e os Níveis Diferenciados de Governança Corporativa Nível

Leia mais

Informações sobre as novas Normas Brasileiras de Contabilidade Aplicadas ao Setor Público Mudanças e Desafios para a contabilidade pública

Informações sobre as novas Normas Brasileiras de Contabilidade Aplicadas ao Setor Público Mudanças e Desafios para a contabilidade pública Informações sobre as novas Normas Brasileiras de Contabilidade Aplicadas ao Setor Público Mudanças e Desafios para a contabilidade pública Marcus Vinicius P. de Oliveira Contador, Administrador, Especialista

Leia mais

Demonstração dos Fluxos De Caixa. (DFC)

Demonstração dos Fluxos De Caixa. (DFC) Demonstração dos Fluxos De Caixa. (DFC) Índice 1. DEMONSTRAÇÃO DOS FLUXOS DE CAIXAS - DFC... 1 1.1. Objetivo... 1 1.2. Obrigatoriedade e Período de Apuração... 1 1.3. Definições... 1 1.4. Método e Estrutura

Leia mais

Notas Explicativas. Armando Madureira Borely armando.borely@globo.com

Notas Explicativas. Armando Madureira Borely armando.borely@globo.com CONSELHO REGIONAL DE CONTABILIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO Home page: www.crc.org.br - E-mail: cursos@crcrj.org.br Notas Explicativas Armando Madureira Borely armando.borely@globo.com (Rio de Janeiro)

Leia mais

COMUNICADO AO MERCADO

COMUNICADO AO MERCADO . COMUNICADO AO MERCADO Convergência às Normas Internacionais de Contabilidade IFRS Apresentamos as principais alterações em nossas demonstrações contábeis decorrentes da adoção do padrão contábil internacional

Leia mais

Melhores Práticas para a Elaboração e Divulgação do Relatório Anual

Melhores Práticas para a Elaboração e Divulgação do Relatório Anual Melhores Práticas para a Elaboração e Divulgação do Relatório Anual Pronunciamento de Orientação CODIM COLETIVA DE IMPRENSA Participantes: Relatores: Edina Biava Abrasca; Marco Antonio Muzilli IBRACON;

Leia mais

CONTABILIDADE INTERMEDIÁRIA II APRESENTAÇÃO DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS

CONTABILIDADE INTERMEDIÁRIA II APRESENTAÇÃO DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS CONTABILIDADE INTERMEDIÁRIA II APRESENTAÇÃO DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS Prof. Emanoel Truta Conceito Demonstrações contábeis são uma representação estruturada da posição patrimonial e financeira e do desempenho

Leia mais

Tópico: Plano e Estratégia. Controle interno e risco de auditoria

Tópico: Plano e Estratégia. Controle interno e risco de auditoria Tópico: Plano e Estratégia. Controle interno e risco de auditoria i Professor Marcelo Aragão Trabalhos de outros auditores ou especialistas Complexidade das transações Volume das transações Áreas importantes

Leia mais

Relatório dos auditores independentes sobre revisão especial das Informações Financeiras Trimestrais (IFTs) Trimestre findo em 30 de setembro de 2002

Relatório dos auditores independentes sobre revisão especial das Informações Financeiras Trimestrais (IFTs) Trimestre findo em 30 de setembro de 2002 kpmg Caixa Econômica Federal Relatório dos auditores independentes sobre revisão especial das Informações Financeiras Trimestrais (IFTs) Trimestre findo em 30 de setembro de 2002 KPMG Auditores Independentes

Leia mais

AUDITORIA COMO FERRAMENTA DE CONTROLE. Jackson

AUDITORIA COMO FERRAMENTA DE CONTROLE. Jackson AUDITORIA COMO FERRAMENTA DE CONTROLE 1 Jackson Auditoria É um conjunto de técnicas que devem ser aplicadas, para permitir ao auditor emitir uma opinião sobre a razoabilidade das demonstrações contábeis

Leia mais

INSTRUÇÃO CVM Nº 469, DE 2 DE MAIO DE 2008

INSTRUÇÃO CVM Nº 469, DE 2 DE MAIO DE 2008 Dispõe sobre a aplicação da Lei nº 11.638, de 28 de dezembro de 2007. Altera as Instruções CVM n 247, de 27 de março de 1996 e 331, de 4 de abril de 2000. A PRESIDENTE DA COMISSÃO DE VALORES MOBILIÁRIOS

Leia mais

www.pwc.com.br Gerenciamento de capital e ICAAP

www.pwc.com.br Gerenciamento de capital e ICAAP www.pwc.com.br Gerenciamento de capital e ICAAP Como desenvolver uma abordagem eficaz de gerenciamento de capital e um processo interno de avaliação da adequação de capital (ICAAP) A crise financeira de

Leia mais

PERGUNTAS & RESPOSTAS Diretrizes para Publicidade e Divulgação de Material Técnico de Fundos de Investimento. 1. OBJETO (Cap. I)

PERGUNTAS & RESPOSTAS Diretrizes para Publicidade e Divulgação de Material Técnico de Fundos de Investimento. 1. OBJETO (Cap. I) PERGUNTAS & RESPOSTAS Diretrizes para Publicidade e Divulgação de Material Técnico de Fundos de Investimento. 1. OBJETO (Cap. I) 1.1) Os Materiais de Divulgação devem ser elaborados somente com base nas

Leia mais

Uberlândia / MG, maio de 2010.

Uberlândia / MG, maio de 2010. FUPAC FUNDAÇÃO PRESIDENTE ANTONIO CARLOS 1 TEORIA DA CONTABILIDADE ATIVO INTANGIVEL Uberlândia / MG, maio de 2010. Paulo Cesar da Silva ATIVO INTANGIVEL: FUNDAMENTO LEGAL 2 De acordo com o art. 179, inciso

Leia mais

DEMONSTRAÇÃO DOS FLUXOS DE CAIXA

DEMONSTRAÇÃO DOS FLUXOS DE CAIXA CAPÍTULO 33 Este Capítulo é parte integrante do Livro Contabilidade Básica - Finalmente Você Vai Entender a Contabilidade. 33.1 CONCEITOS A demonstração dos fluxos de caixa evidencia as modificações ocorridas

Leia mais

O IMPACTO DA LEI 11.638 NA AUDITORIA DAS DEMONSTRAÇÕES FINACEIRAS

O IMPACTO DA LEI 11.638 NA AUDITORIA DAS DEMONSTRAÇÕES FINACEIRAS O IMPACTO DA LEI 11.638 NA AUDITORIA DAS DEMONSTRAÇÕES FINACEIRAS Fernanda de Fátima Teixeira Arantes, 1 José César de Faria 2 1 Universidade do Vale do Paraíba/Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas

Leia mais

CONCESSIONÁRIA AUTO RAPOSO TAVARES S.A. - CART (EM FASE PRÉ-OPERACIONAL)

CONCESSIONÁRIA AUTO RAPOSO TAVARES S.A. - CART (EM FASE PRÉ-OPERACIONAL) CONCESSIONÁRIA AUTO RAPOSO TAVARES S.A. - CART (EM FASE PRÉ-OPERACIONAL) DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS REFERENTE AO PERIODO COMPREENDIDO ENTRE 12 DE NOVEMBRO E 31 DE DEZEMBRO DE 2008 E PARECER DOS AUDITORES

Leia mais

INSTITUTO IBEROAMERICANO DE MERCADOS DE VALORES REUNIÃO DO GRUPO DE ESPECIALISTAS CONTÁBEIS Buenos Aires, Argentina, 19 a 20 de março de 2003.

INSTITUTO IBEROAMERICANO DE MERCADOS DE VALORES REUNIÃO DO GRUPO DE ESPECIALISTAS CONTÁBEIS Buenos Aires, Argentina, 19 a 20 de março de 2003. INSTITUTO IBEROAMERICANO DE MERCADOS DE VALORES REUNIÃO DO GRUPO DE ESPECIALISTAS CONTÁBEIS Buenos Aires, Argentina, 19 a 20 de março de 2003. CVM BRASIL O modelo capitalista baseado na economia de mercado

Leia mais

18/08/2015. Governança Corporativa e Regulamentações de Compliance. Gestão e Governança de TI. Governança Corporativa. Governança Corporativa

18/08/2015. Governança Corporativa e Regulamentações de Compliance. Gestão e Governança de TI. Governança Corporativa. Governança Corporativa Gestão e Governança de TI e Regulamentações de Compliance Prof. Marcel Santos Silva A consiste: No sistema pelo qual as sociedades são dirigidas, monitoradas e incentivadas, envolvendo o relacionamento

Leia mais

CIÊNCIAS CONTÁBEIS. A importância da profissão contábil para o mundo dos negócios

CIÊNCIAS CONTÁBEIS. A importância da profissão contábil para o mundo dos negócios CIÊNCIAS CONTÁBEIS A importância da profissão contábil para o mundo dos negócios A Contabilidade é a linguagem internacional dos negócios. A Contabilidade é, também, a Ciência que registra a riqueza das

Leia mais

OFÍCIO-CIRCULAR/CVM/SIN/SNC/ Nº 01/2012. Rio de Janeiro, 04 de dezembro de 2012

OFÍCIO-CIRCULAR/CVM/SIN/SNC/ Nº 01/2012. Rio de Janeiro, 04 de dezembro de 2012 OFÍCIO-CIRCULAR/CVM/SIN/SNC/ Nº 01/2012 Rio de Janeiro, 04 de dezembro de 2012 Assunto: Orientação sobre os deveres e responsabilidades dos administradores e dos auditores independentes, na elaboração

Leia mais

O CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE, no exercício de suas atribuições legais e regimentais,

O CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE, no exercício de suas atribuições legais e regimentais, RESOLUÇÃO CFC Nº. 1.133/08 Aprova a NBC T 16.6 Demonstrações Contábeis. O CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE, no exercício de suas atribuições legais e regimentais, CONSIDERANDO a internacionalização das

Leia mais

Proibida a reprodução.

Proibida a reprodução. Proibida a reprodução. MANUAL DO ANALISTA DE VALORES MOBILIÁRIOS 1 INTRODUÇÃO O objetivo deste documento é o de nortear a atuação dos Analistas de Valores Mobiliários em consonância a Instrução CVM nº

Leia mais

Curso de pós Graduação em Auditoria Fiscal e Contábil

Curso de pós Graduação em Auditoria Fiscal e Contábil IBRACON Instituto dos Auditores do Brasil 6 Regional UCS Universidade de Caxias do Sul -Campus Universitário de Bento Gonçalves Curso de pós Graduação em Auditoria Fiscal e Contábil Aula Inaugural tema:a

Leia mais

CPC 15. Combinações de Negócios. Conselho Regional de Contabilidade - CE AUDIT

CPC 15. Combinações de Negócios. Conselho Regional de Contabilidade - CE AUDIT CPC 15 Combinações de Negócios Conselho Regional de Contabilidade - CE AUDIT Agenda Introdução e Objetivos Alcance Definições e Escopo Tipos de Aquisições Aplicação do Método de Aquisição Ativos e Passivos

Leia mais

Investimento em. Controlado em Conjunto (Joint Venture) Contabilidade Avançada. Normas Contábeis: Fundamentação no Brasil:

Investimento em. Controlado em Conjunto (Joint Venture) Contabilidade Avançada. Normas Contábeis: Fundamentação no Brasil: Contabilidade Avançada Prof. Dr. Adriano Rodrigues Investimento em Empreendimento Controlado em Conjunto (Joint Venture) Normas Contábeis: No IASB: IAS 31 Interests in Joint Ventures No CPC: CPC 19 (R1)

Leia mais

Comitê de Pronunciamentos Contábeis CPC Origem

Comitê de Pronunciamentos Contábeis CPC Origem 1 * Comitê de Pronunciamentos Contábeis CPC Origem Em função das Necessidades de: - convergência internacional das normas contábeis (redução de custo de elaboração de relatórios contábeis, redução de riscos

Leia mais

ANÁLISE DA DEMONSTRAÇÃO DOS FLUXOS DE CAIXA (DFC) DAS EMPRESAS DE PAPEL E CELULOSE POR MEIO DE INDICADORES

ANÁLISE DA DEMONSTRAÇÃO DOS FLUXOS DE CAIXA (DFC) DAS EMPRESAS DE PAPEL E CELULOSE POR MEIO DE INDICADORES ANÁLISE DA DEMONSTRAÇÃO DOS FLUXOS DE CAIXA (DFC) DAS EMPRESAS DE PAPEL E CELULOSE POR MEIO DE INDICADORES RESUMO O presente estudo aborda a importância da DFC para a organização, pois além de ser uma

Leia mais

RESOLUÇÃO CFC N.º 1.133/08. Aprova a NBC T 16.6 Demonstrações Contábeis.

RESOLUÇÃO CFC N.º 1.133/08. Aprova a NBC T 16.6 Demonstrações Contábeis. RESOLUÇÃO CFC N.º 1.133/08 Aprova a NBC T 16.6 Demonstrações Contábeis. O CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE, no exercício de suas atribuições legais e regimentais, CONSIDERANDO a internacionalização das

Leia mais

DEMONSTRAÇÃO DOS FLUXOS DE CAIXA (DFC)

DEMONSTRAÇÃO DOS FLUXOS DE CAIXA (DFC) 1 de 5 31/01/2015 14:52 DEMONSTRAÇÃO DOS FLUXOS DE CAIXA (DFC) A Demonstração do Fluxo de Caixa (DFC) passou a ser um relatório obrigatório pela contabilidade para todas as sociedades de capital aberto

Leia mais

GESTOR DA CARTEIRA DE INVESTIMENTO

GESTOR DA CARTEIRA DE INVESTIMENTO O QUE É? No Brasil um fundo de investimento possui a sua organização jurídica na forma de um condomínio de investidores, portanto o fundo de investimento possui um registro na Receita Federal (CNPJ) pois

Leia mais

MUDANÇAS NO GERADOR DE DEMONSTRATIVOS CONTÁBEIS

MUDANÇAS NO GERADOR DE DEMONSTRATIVOS CONTÁBEIS MUDANÇAS NO GERADOR DE DEMONSTRATIVOS CONTÁBEIS Visando a redução de riscos nos investimentos internacionais, além de ter mais facilidade de comunicação internacional no mundo dos negócios, com o uso de

Leia mais

Demonstração da Composição e Diversificação das Aplicações em 31 de maio de 2008.

Demonstração da Composição e Diversificação das Aplicações em 31 de maio de 2008. Demonstração da Composição e Diversificação das Aplicações em 31 de maio de 2008. Mercado / % sobre Aplicações/Especificação Quantidade Realização Patrimônio R$ Mil Líquido 1.DISPONIBILIDADES 8 0,03 Depósitos

Leia mais

Empresas de Capital Fechado, ou companhias fechadas, são aquelas que não podem negociar valores mobiliários no mercado.

Empresas de Capital Fechado, ou companhias fechadas, são aquelas que não podem negociar valores mobiliários no mercado. A Ação Os títulos negociáveis em Bolsa (ou no Mercado de Balcão, que é aquele em que as operações de compra e venda são fechadas via telefone ou por meio de um sistema eletrônico de negociação, e onde

Leia mais

INSTRUÇÃO NORMATIVA SPA 001/2011. Sistema de Controle Patrimonial

INSTRUÇÃO NORMATIVA SPA 001/2011. Sistema de Controle Patrimonial INSTRUÇÃO NORMATIVA SPA 001/2011 Versão: 01 Aprovação em: 22/12/2011 Unidade Responsável: Coordenadoria de Finanças e Patrimônio - CFP SPA: Sistema de Controle Patrimonial I FINALIDADE Estabelecer as diretrizes,

Leia mais

Prezado(a) Concurseiro(a),

Prezado(a) Concurseiro(a), Prezado(a) Concurseiro(a), A prova do TCM/RJ foi realizada no último final de semana e vou aproveitar para resolver as questões de Contabilidade Geral de forma simplificada e objetiva (nos cursos online,

Leia mais

Niterói Administradora de Imóveis S/A. Demonstrações Contábeis acompanhadas do Parecer dos Auditores Independentes

Niterói Administradora de Imóveis S/A. Demonstrações Contábeis acompanhadas do Parecer dos Auditores Independentes Niterói Administradora de Imóveis S/A Demonstrações Contábeis acompanhadas do Parecer dos Auditores Independentes Em 30 de Junho de 2007 e em 31 de Dezembro de 2006, 2005 e 2004 Parecer dos auditores independentes

Leia mais

1. INTRODUÇÃO 2. PARTICIPAÇÕES ESTATUTÁRIAS E DESTINAÇÃO DO RESULTADO APURADO NO PERÍODO

1. INTRODUÇÃO 2. PARTICIPAÇÕES ESTATUTÁRIAS E DESTINAÇÃO DO RESULTADO APURADO NO PERÍODO 1. INTRODUÇÃO PARECER DE ORIENTAÇÃO CVM Nº 10, DE 23 DE MAIO DE 1986. EMENTA: Procedimentos a serem observados pelas companhias abertas na elaboração das Demonstrações Financeiras Extraordinárias de 28.02.86.

Leia mais

AS INFORMAÇÕES CONTÁBEIS REFERENTES AOS INDICADORES ECONÔMICO- FINANCEIROS: IMPORTANTE CONHECIMENTO NAS TOMADAS DE DECISÕES.

AS INFORMAÇÕES CONTÁBEIS REFERENTES AOS INDICADORES ECONÔMICO- FINANCEIROS: IMPORTANTE CONHECIMENTO NAS TOMADAS DE DECISÕES. UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ UFPA INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS FACULDADE DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS AS INFORMAÇÕES CONTÁBEIS REFERENTES AOS INDICADORES ECONÔMICO- FINANCEIROS: IMPORTANTE CONHECIMENTO

Leia mais

Governança de TI. ITIL v.2&3. parte 1

Governança de TI. ITIL v.2&3. parte 1 Governança de TI ITIL v.2&3 parte 1 Prof. Luís Fernando Garcia LUIS@GARCIA.PRO.BR ITIL 1 1 ITIL Gerenciamento de Serviços 2 2 Gerenciamento de Serviços Gerenciamento de Serviços 3 3 Gerenciamento de Serviços

Leia mais