UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALFENAS GUILHERME AUGUSTO VEROLA MATAVELI

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALFENAS GUILHERME AUGUSTO VEROLA MATAVELI"

Transcrição

1 UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALFENAS GUILHERME AUGUSTO VEROLA MATAVELI MAPEAMENTO DA EVOLUÇÃO URBANA DE POÇOS DE CALDAS ENTRE 1986 E 2010 E TENDÊNCIAS FUTURAS ALFENAS/MG 2011

2 GUILHERME AUGUSTO VEROLA MATAVELI MAPEAMENTO DA EVOLUÇÃO URBANA DE POÇOS DE CALDAS ENTRE 1986 E 2010 E TENDÊNCIAS FUTURAS Trabalho de Conclusão de Curso apresentado como parte dos requisitos para obtenção do título de Bacharel em Geografia pela Universidade Federal de Alfenas. Orientadora: Rúbia Gomes Morato. ALFENAS/MG 2011

3 GUILHERME AUGUSTO VEROLA MATAVELI MAPEAMENTO DA EVOLUÇÃO URBANA DE POÇOS DE CALDAS ENTRE 1986 E 2010 E TENDÊNCIAS FUTURAS A Banca examinadora abaixo-assinada, aprova o Trabalho de Conclusão de Curso apresentado como parte dos requisitos para obtenção do título de Bacharel em Geografia pela Universidade Federal de Alfenas. Aprovado em: Professora: Dra. Rúbia Gomes Morato Instituição: Universidade Federal de Alfenas Professor: Dr. Fernando Shinji Kawakubo Instituição: Universidade Federal de Alfenas Professor: Dr. Ericson Hideki Hayakawa Instituição: Universidade Federal de Alfenas Assinatura: Assinatura: Assinatura:

4 Dedico à minha família e amigos pelo apoio na realização deste trabalho.

5 AGRADECIMENTOS À Universidade Federal de Alfenas pela oportunidade de ensino oferecida. Aos meus pais pelo apoio incondicional. À minha orientadora e amiga Dra. Rúbia Gomes Morato pelo carinho e atenção demonstrados durante todo o desenvolvimento do trabalho. Aos docentes do curso de Geografia da Universidade Federal de Alfenas. Aos amigos de todos os momentos João Vitor, Michel, Rodrigo, Bruno, Eduardo e Rafael.

6 Sou um pouco de todos que conheci, um pouco dos lugares que fui, um pouco das saudades que deixei, sou muito das coisas que gostei. Entre umas e outras errei, entre muitas e outras conquistei. (Ramon Hasman)

7 RESUMO O uso de Sensoriamento Remoto e o Geoprocessamento mostra-se atualmente como uma forma extremamente eficiente quanto ao acompanhamento e monitoramento de mudanças no uso da terra e no meio ambiente devido à ampla gama de recursos oferecidos pelas referidas Geotecnologias, como imagens de satélite, para a análise espacial. As técnicas do Sensoriamento Remoto, do Geoprocessamento e da Coremática mostraram-se como ferramentas úteis para atingir os objetivos previamente traçados, pois a partir da aplicação das mesmas foi possível avaliar as alterações do município de Poços de Caldas em relação ao uso da terra entre os anos de 1986 e 2010, assim como compreender a dinâmica urbana do município e elaborar mapas através dos quais foi possível identificar alterações da quantidade de vegetação e no uso e ocupação da terra na área de estudo entre os anos já citados.no que se refere ao uso da terra as mudanças foram significativas. A área urbana cresceu consideravelmente, passando de 2,6% para 7,1% da área total do município. Outro fator que chama a atenção é a queda nas áreas destinadas à pastagem e a agricultura, o que mostra uma mudança no perfil econômico do município. Sobre as alterações na quantidade de vegetação, nota-se um certo aumento de áreas com um valor mais alto no índice Normalized Difference Vegetation Index (NDVI), áreas representadas por tonalidades de verde mais escuras, mas isso não significa necessariamente o aumento das áreas de mata nativa; esse incremento de áreas mais verdes está ligado ao avanço da silvicultura. Quando se trata mais especificamente da área urbana, é possível compreender como a expansão ocorreu através da análise do corema. Pode-se notar que o núcleo a partir do qual a cidade se desenvolveu, correspondente ao centro da cidade, apresenta a maior densidade demográfica, assim como o padrão socioeconômico mais elevado e a maior concentração de serviços. A partir do centro urbano a expansão ocorreu em direção ao Leste, ao Oeste e ao Sul seguindo, respectivamente, as vias de expansão Avenida Wenceslau Braz, Avenida João Pinheiro e Avenidas Vereador Edmundo Cardillo e Alcoa. Palavras-chave: Sensoriamento Remoto. Geoprocessamento. Corema. Poços de Caldas.

8 ABSTRACT The use of Remote Sensing and Geoprocessing shows up today as an extremely efficient way to monitor and track changes in land use and the environment due to the wide range of features offered by the said Geotecnologies, such as satellite images, for spatial analysis. The techniques of Remote Sensing, Geoprocessing and the Chorematic proved to be useful tools to achieve the objectives previously outlined, as from the application of the same techniques was possible to evaluate the changes in the municipality of Poços de Caldas in relation to land use between 1986 and 2010, as well as understand the dynamics of the urban area and prepare maps through which it was possible to identify changes in the amount of vegetation and land use and occupation in the study area between the years cited above. Land use changes were significant. The urban area has grown considerably, from 2.6% to 7.1% of the total area of the municipality. Another factor that draws attention is the decline in the areas intended for grazing and agriculture, which shows a change in the economical activities of the municipality. About changes in the amount of vegetation, there is a certain increase of areas with a higher value in the Normalized Difference Vegetation Index (NDVI), areas represented by darker shades of green, but that does not necessarily mean an increase in areas native forest, the increase of green areas is linked to the advancement of silviculture. When it comes specifically from the urban area, it is possible to understand how the expansion occurred through analysis of Chorem. It may be noted that the nucleus from which the city developed, corresponding to the center of the city, has the highest population density, as well as the highest socioeconomic level and the largest concentration of services. From the urban center expansion occurred towards the East, West and South following, respectively, the expansion routes of Wenceslau Braz Avenue, João Pinheiro Avenue and Avenues Vereador Edmundo Cardillo and Alcoa. Key words: Remote Sensing. Geoprocessing. Chorem. Poços de Caldas.

9 SUMÁRIO Introdução...10 Objetivos...11 Justificativa...12 Área de Estudo...13 Revisão de Literatura...17 Metodologia...21 Resultados e Discussão...26 Conclusões...33 Referências Bibliográficas...34

10 10 INTRODUÇÃO O uso de Sensoriamento Remoto e o Geoprocessamento mostra-se atualmente como uma forma extremamente eficiente quanto ao acompanhamento e monitoramento de mudanças no uso da terra e no meio ambiente devido à ampla gama de recursos oferecidos pelas referidas Geotecnologias, como imagens de satélite, para a análise espacial. Essas mudanças são causadas, principalmente, pela intensificação da expansão urbana, sendo que esse processo é mais evidente nas cidades médias, como é o caso da área de estudo, e quase sempre ocorre de maneira desordenada culminando em alterações das condições naturais e ocupação de áreas que deveriam ser preservadas. O Brasil vem passando, desde a década de 1970, por um processo de expansão urbana considerável, sendo que na grande parte dos municípios brasileiros o crescimento urbano ocorre de forma desorganizada, sem que exista um planejamento quanto à conservação do patrimônio ambiental. Encontrar formas de conciliar o desenvolvimento urbano com a conservação do meio ambiente é uma tarefa árdua para os planejadores, já que a conservação de condições ambientais favoráveis não implica somente na manutenção da fauna e da flora nativa, mas também tem incidência direta sobre a qualidade de vida da população. O Sensoriamento Remoto dispõe de um conjunto de técnicas eficaz para pesquisas relacionadas ao monitoramento de mudanças ambientais. Por meio do processamento digital de imagens é possível confeccionar mapas dando ênfase sobre o tema a ser estudado, criando assim as condições necessárias para entender a área de estudo dentro de uma perspectiva previamente definida. Dentro do contexto apresentado as técnicas de Sensoriamento Remoto e Geoprocessamento mostraram-se como ferramentas úteis para atingir os objetivos previamente traçados, pois a partir da aplicação das mesmas foi possível avaliar as alterações do município de Poços de Caldas em relação ao uso da terra entre os anos de 1986 e 2010, assim como elaborar mapas através dos quais foi possível identificar alterações da quantidade de vegetação e no uso e ocupação da terra na área de estudo entre os anos já citados.

11 11 OBJETIVOS OBJETIVO GERAL Apresentar uma análise sobre as mudanças no uso da terra no município de Poços de Caldas entre 1986 e 2010 e apontar tendências futuras de crescimento urbano. OBJETIVOS ESPECÍFICOS - Produzir mapas de uso da terra do município de Poços de Caldas para os anos de 1986 e Produzir mapas de NDVI do município de Poços de Caldas para os anos de 1986 e Produzir um corema apresentando as tendências de crescimento urbano do município de Poços de Caldas.

12 12 JUSTIFICATIVA Nos últimos anos é notável a expansão urbana na área de estudo, o que pode ser observado através do surgimento de novos bairros e loteamentos; crescimento esse que deve ocorrer de forma ordenada para que a população tenha uma infraestrutura adequada. Dentro do contexto apresentado torna-se necessário entender como ocorreu o crescimento urbano e como o mesmo tende a ocorrer no futuro, sendo a pesquisa útil como subsídio ao planejamento urbano. Cabe ao geógrafo utilizar os conhecimentos adquiridos durante a sua formação para tentar melhorar a qualidade de vida da população, sendo que a pesquisa procura atender a esse ideal. A oportunidade de poder oferecer à população uma melhoria quanto à infraestrutura urbana é gratificante, pois o geógrafo, diferentemente de outros profissionais, visa primeiramente o lado social.

13 13 ÁREA DE ESTUDO A cidade de Poços de Caldas está localizada na região sudoeste do estado de Minas Gerais (Figura 1), fazendo divisa com o estado de São Paulo e distância aproximada de 470 km do Rio de Janeiro; 460 km de Belo Horizonte e 250 km de São Paulo. Por estar mais próxima da capital paulista, Poços de Caldas está mais inserida na rede de influência de São Paulo do que na rede de influência da capital mineira, sendo que o município possui mais semelhança com os municípios do interior de São Paulo do que com os municípios do interior mineiro. Figura 1: Localização do Município de Poços de Caldas no estado de Minas Gerais

14 14 Por ser o município que apresenta a economia mais desenvolvida do sudoeste de Minas Gerais, a cidade é um pólo de atração regional, sendo receptora de migrantes de cidades próximas, como Bandeira do Sul e Campestre, que buscam oportunidades de emprego em um centro maior. Na economia merecem destaque as atividades de mineração, turismo e o setor secundário. Outro fator de atração de migrantes é a qualidade de vida, já que Poços de Caldas está sempre situada entre os melhores IDHs de Minas Gerais e também do Brasil (melhor IDH do estado de Minas Gerais, 0,841, e 66 melhor do Brasil segundo o PNUD; baseado nos dados do Censo 2000). Essa classe de migrantes é oriunda principalmente dos estados de São Paulo e Rio de Janeiro e possui um poder aquisitivo maior. Atualmente a cidade possui população de mil habitantes (IBGE, 2010), sendo que o maior crescimento populacional ocorreu entre 1960 e 2000 (Figuras 2 e 3). Ano População Absoluta Fonte: Plano Diretor de Poços de Caldas e IBGE Figura 2: Crescimento Populacional de Poços de Caldas entre 1960 e 2010

15 15 Fonte: Plano Diretor Municipal e IBGE Figura 3: Evolução da População do Município de Poços de Caldas entre os anos de 1960 e 2010 Um ponto que merece destaque é o imenso patrimônio ambiental da área de estudo; a vegetação é caracterizada por dois tipos principais: campo e floresta tropical. Os campos são constituídos de gramíneas rústicas e elementos arbustivos baixos; a floresta tropical apresenta vegetação arbustiva e herbácea. Devido à altitude ocorrem pinheiros em pequenos agrupamentos ou isolados. Também merecem destaque as áreas exploradas pela mineração que foram reflorestadas (Plano Diretor de Poços de Caldas-MG, 1992). Atualmente é possível perceber visualmente uma queda na quantidade de áreas de mata preservada no município. Como pôde ser percebido a área de estudo apresenta desenvolvimento acelerado e um patrimônio ambiental relativamente alto (Figura 4), o que pode ser considerado um desafio, pois encontrar formas de promover esse desenvolvimento e manter as características ambientais e a qualidade de vida é uma missão difícil de ser cumprida.

16 16 Fonte: Vôo Livre Poços Figura 4: Fotografia mostrando a relação direta entre a área urbana e o meio ambiente conservado em Poços de Caldas

17 17 EXPANSÃO URBANA REVISÃO DE LITERATURA O uso de técnicas de Sensoriamento Remoto e Geoprocessamento em estudos relacionados à expansão urbana é extremamente eficiente, como salientam CHAO et al (1998), LÓPEZ et al (2001), MORATO et al (2003), e ROSSINI e FORESTI (1998). CHAO et al (1998) apresentam em seus estudos sobre a expansão urbana de Havana o uso de fotografias aéreas e imagens multiespectrais para a interpretação do espaço. A utilização dessa metodologia se mostrou eficaz como apoio aos estudos de planejamento e análise de áreas de grande porte que possuem pouca informação disponível. LÓPEZ et al (2001) apresentam um estudo de caso sobre a cidade de Morelia, no México, e a relação existente entre a expansão urbana e as mudanças que essa implica sobre a paisagem; os autores aplicam intensamente as técnicas de Geoprocessamento e utilizam métodos estatísticos para identificar áreas urbanas com tendência a crescer. MORATO et al (2003) utilizam em seus estudos sobre a expansão urbana da cidade de Embu fotografias aéreas e explicam detalhadamente as metodologias aplicadas para a confecção da Carta de Uso da Terra. O uso de fotografias aéreas se mostrou eficiente, mas sua utilização se limita a pequenas áreas. ROSSINI e FORESTI (1998) em seu trabalho sobre a expansão urbana de Limeira-SP mostram que as técnicas de Sensoriamento Remoto e os recursos oferecidos pelo Geoprocessamento são de grande utilidade para a análise da expansão urbana. O uso de recursos do Geoprocessamento foi útil na elaboração dos mapas e na avaliação qualitativa e quantitativa do crescimento urbano devido à rapidez no acesso, manipulação e análise da informação geográfica.

18 18 ALTERAÇÕES NA QUANTIDADE DE VEGETAÇÃO No que diz respeito à avaliação de perdas na quantidade de vegetação o índice de vegetação selecionado para mensurar tal perda foi o NDVI. O NDVI, Normalized Difference Vegetation Index, é o índice de vegetação mais utilizado atualmente, devido à sua fácil aplicação e eficácia. Ele é calculado usando as bandas do vermelho (R) e do infravermelho próximo (NIR) em imagens de satélite, sendo a equação NDVI=NIR-R/NIR+R aplicada no cômputo do NDVI. A vegetação absorve uma elevada parcela da luz vermelha incidente, provocando uma baixa reflectância na faixa espectral correspondente ao vermelho; em contrapartida, ela reflete uma grande parcela da energia relativa ao infravermelho (Figura 5). O NDVI é aplicado diretamente sobre cada par de pixels (R, NIR), produzindo um valor pertencente ao intervalo [ 1, 1]. Quanto mais próximo de 1 maior é a certeza de estar se tratando de um pixel de vegetação.(jensen, 2000)

19 19 Fonte: JENSEN (2000) Figura 5: Comportamento espectral da vegetação Os valores mais altos de NDVI estão associados ao maior vigor da vegetação; a vegetação apresenta intensa absorção devido à clorofila na região do vermelho e intensa energia refletida na região do infravermelho próximo causada pela estrutura celular das folhas, sendo assim quanto mais alto o valor do NDVI maior é a certeza de ser um pixel correspondente à vegetação. As rochas, o solo exposto e as áreas urbanas apresentam reflectâncias similares nas bandas R e NIR, fazendo o valor do índice NDVI nesses casos se aproximar de zero. Já a água e as nuvens refletem mais na banda do vermelho do que no infravermelho, causando assim valores negativos quanto ao NDVI. (HOLBEN,1986) DEMARCHI et al (2011) apresentam uma análise temporal do uso do solo no município de Santa Cruz do Rio Pardo-SP, assim como a utilização do índice de vegetação (NDVI) para

20 20 identificar alterações na cobertura vegetal. Para os autores, a classificação supervisionada por máxima verossimilhança (MAXVER) mostrou-se eficiente e capaz de apontar mudanças na cobertura do solo; já o NDVI apresentou-se como um índice de vegetação adequado para determinar diferenças de vegetação na área de estudo quanto à densidade de cobertura e vigor vegetativo. COREMÁTICA Quanto à Coremática, ou Teoria dos Coremas ou Teoria da Modelização Gráfica, BRUNET (1993), geógrafo francês criador da base teórica da Coremática, define corema como a estrutura elementar do espaço geográfico, que se representa por um modelo gráfico. A Coremática seria, então, a gramática dos coremas; a ciência e arte do tratamento dos coremas e da interpretação das estruturas espaciais pelo reconhecimento e pela composição dos coremas. A Coremática é um modo de representação de origem francesa ainda pouco utilizado no Brasil, que oferece uma tentativa rigorosa de aplicação do método dedutivo, na medida em que a partir de um determinado espaço X e de uma distribuição espacial Z se propõe trabalhar hipóteses de em torno de um tema para deduzir as implicações teóricas de cada uma e examinar suas interações. É um método quase experimental que permite verificar essas implicações, combinando-as com as características do espaço real (DELER, 1998). Como exemplos da aplicação da Teoria dos Coremas pode-se citar DELER (1998), que utiliza uma representação coremática baseada em sete estruturas cuja combinação expressa muito bem as especificidades do espaço regional Inca; o autor chegou à conclusão de que a Coremática oferece um aporte valioso para a análise regional e para a busca de um explicação coerente e reveladora das estruturas de um determinado sistema geográfico. Já THÉRY (2007) em seus estudos sobre o território paulista apresenta como as estruturas gerais do território brasileiro, analisadas através do método coremático, se comportam sobre o território paulista. Tais informações foram combinadas a fim de construir um modelo do território paulista; os resultados mostraram uma semelhança entre os modelos na escala nacional e estadual.

21 21 METODOLOGIA MAPAS DE USO DA TERRA As imagens trabalhadas, correspondentes aos anos de 1986 e 2010 e localizadas na órbita 219 ponto 075, foram adquiridas no site do INPE ( e capturadas pelo satélite Landsat 5 sensor TM com 30m de resolução espacial; o processamento digital foi feito no Sistema de Informação Geográfica (SIG) Ilwis versão 3.4 ( As etapas primordiais do processamento (Figura 6) consistiram no pré-processamento (importação, recorte, criação do sistema de coordenadas e correção geométrica da imagem para reamostrar os pixels em relação à base cartográfica de referência), realce (manipulação de contraste, filtragem espacial e confecção de composições coloridas) e classificação (reconhecimento dos objetos de interesse para pesquisa a partir da delimitação de áreas homogêneas adotando-se um conjunto de métodos de classificação de padrões).

22 22 Figura 6: Etapas do Processamento Digital das Imagens O início do processamento consistiu na importação das imagens para o Ilwis 3.4. Após a importação as bandas foram recortadas, a fim de enfatizar a área de estudo. O próximo passo aplicado foi a criação de um sistema de coordenadas com as informações contidas na carta topográfica do IBGE de Poços de Caldas 1: Na sequência aplicou-se o aumento de contraste (strech), com a finalidade de apresentar as informações contidas nas imagens de uma forma mais claramente visível ao intérprete, o que facilita muito a classificação das imagens. O próximo passo foi a confecção de composições coloridas em RGB (red, green, blue) com diferentes sequências que podem ser exploradas, possibilitando a escolha do melhor modo para fazer a análise interpretativa da região estudada, expondo assim diferentes cores para diferentes comportamentos espectrais dos alvos na imagem. A composição escolhida foi a RGB 543, já que ela demonstrou-se a mais adequada para o estudo. A etapa seguinte do processamento consistiu na correção geométrica da imagem, a fim de aumentar a precisão geográfica na área de estudo; o método utilizado para o georreferenciamento

23 23 foi o de pontos de controle, que consiste em encontrar pontos identificáveis na imagem e em uma base cartográfica conhecida (CROSTA, 1992). Foram selecionados 30 pontos de controle para cada cena. Após o georreferenciamento as imagens foram reamostradas, para determinar o valor dos pixels no grid corrigido. O método de interpolação escolhido foi o vizinho mais próximo, onde o pixel assume o valor mais próximo de seu centro (CROSTA, 1992). Para a confecção dos mapas de uso da terra foram definidas como classes de uso água, área urbana, solo exposto, mata, silvicultura, pastagem e agricultura, para as quais foram selecionadas amostras visando a classificação com o algorítimo MaxVer. O referido método de classificação considera a ponderação das distâncias entre as médias dos níveis digitais das classes cujas amostras de treinamento são definidas pelo usuário, utilizando parâmetros estatísticos e ajuste segundo uma distribuição gaussiana. Para que esta classificação seja precisa o suficiente, é necessário um número razoavelmente elevado de pixels para cada amostra de treinamento. (DEMARCHI et al. 2011) Após a classificação os mapas obtidos foram recortados tendo como base o limite municipal do município de Poços de Caldas. Os erros encontrados na classificação automática foram corrigidos por meio de edição na tela. MAPAS DE NDVI Primeiramente foram aplicadas as mesmas etapas de pré-processamento descritas anteriormente. Os mapas de NDVI foram calculados de forma automática no Ilwis, através da seguinte fórmula: NDVI=NIR-R/NIR+R, onde NIR corresponde à banda do infravermelho próximo e R à banda do vermelho; cabe ressaltar que para o cálculo do NDVI as bandas não podem estar com aumento de contraste. Para obter um maior detalhamento da área de estudo os mapas foram recortados tendo como base o limite municipal de Poços de Caldas. Por fim foi criada uma representação atribuindo cores a determinados intervalos inseridos dentro do NDVI, a fim de facilitar a percepção de mudanças no índice quando comparados os mapas. Cabe ainda ressaltar que as duas imagens utilizadas foram obtidas na mesma época do ano (entre os meses de maio e julho), a fim de evitar confusões durante a comparação do NDVI nas duas datas estudadas.

24 24 Visando realçar as informações contidas nos mapas foi desenvolvido um layout para cada um dos mapas de uso da terra e NDVI confeccionados de acordo com os princípios da Cartografia Temática contendo as informações básicas para o bom entendimento de um mapa: título, legenda, norte geográfico, grid de coordenadas, escala gráfica, fonte e autor. COREMA Quanto à confecção do corema o software utilizado foi o CorelDRAW, que consiste em um editor de figuras que possibilita a criação de vários produtos, como desenhos artísticos e mapas. Em um primeiro momento foram definidos os símbolos que seriam utilizados para representar a densidade demográfica, o padrão socioeconômico, as principais vias, o anel de montanhas que limita o crescimento urbano em direção ao norte e as principais funções urbanas. Foi escolhido para representar tais dados a representação utilizada por DJAMENT-TRAN e GRATALOUP (2010) no artigo E pluribus urbibus una Modéliser les trajectories de villes, publicado na revista M@ppemonde. Anteriormente à utilização do CorelDRAW criou-se um esboço, baseado na análise empírica, de como seria a dinâmica urbana do município de Poços de Caldas em formato analógico (figura 7), utilizando como base o mapa das principais vias existentes no município disponível na revisão do Plano Diretor de 2006.

25 25 Figura 7: Esboço utilizado para a confecção do Corema Depois de finalizado o esboço, o mesmo foi convertido para o formato digital através do escaneamento a fim de servir como base para a confecção do corema final (Figura 8). Por fim os contornos do esboço foram digitalizados e os símbolos pré-definidos foram atribuídos ao corema, respeitando a localização espacial das entidades representadas para assim se chegar ao modelo simplificado que é o corema.

26 Figura 8: Contornos digitalizados que deram origem ao Corema 26

27 27 RESULTADOS E DISCUSSÃO No que se refere ao uso da terra as mudanças foram significativas, como é possível notar através da comparação dos mapas do uso da terra de 1986 e 2010 (Figura 9). A área urbana cresceu consideravelmente, passando de 2,6% para 7,1% da área total do município (Figura 10). Figura 9: Mapas de uso da terra do município de Poços de Caldas para os anos de 1986 e 2010

28 28 Figura 10: Mudanças na distribuição das classes de uso da terra no município de Poços de Caldas para os anos de 1986 e 2010 O crescimento urbano ocorreu principalmente em direção ao Sul do município, onde surgiram bairros populares, e ao longo da Avenida João Pinheiro, no Oeste do município, uma via de expansão que tem tendência a se desenvolver ainda mais em um futuro próximo devido à implantação do campus da UNIFAL-MG nessa região. A área central também passou por uma intensificação da rede urbana, e o desenvolvimento urbano também ocorreu ao longo da Avenida Wenceslau Braz, na região Leste, onde também surgiram vários bairros de classe baixa. Vale ainda dizer que a expansão urbana não foi em direção ao Norte devido a um impedimento físico: a Serra de São Domingos, como pode ser observado através do mapa hipsométrico (Figura 11) e do modelo tridimensional do relevo do município de Poços de Caldas (Figura 12), construídos a partir dos dados do Shuttle Radar Topography Mission (SRTM)

29 29 Figura 11: Mapa Hipsométrico do município de Poços de Caldas Figura 12: Modelo Tridimensional do relevo do município de Poços de Caldas

30 30 Outro fator que chama a atenção é a queda nas áreas destinadas à pastagem e a agricultura, o que mostra uma mudança no perfil econômico do município. A principal atividade econômica desenvolvida atualmente é a mineração, responsável direta pelo aumento das áreas de solo exposto em mais de 100%; a indústria cresceu consideravelmente aliada à atividade mineradora e também ao ramo alimentício, com a presença de multinacionais como a Danone e a Ferrero Rocher. O turismo também constitui uma importante atividade econômica, sendo a fonte de renda de grande parte da população. Sobre as alterações na quantidade de vegetação, como é possível observar nas imagens de NDVI dos anos de 1986 e 2010 (Figura 13), as áreas que apresentam cores que tendem do verde claro para o verde escuro indicam maior densidade de vegetação. Nota-se um certo aumento de áreas com um valor mais alto no índice NDVI, áreas representadas por tonalidades de verde mais escuras, mas isso não significa necessariamente o aumento das áreas de mata nativa; esse incremento de áreas mais verdes está ligado ao avanço da silvicultura, principalmente na região Sudoeste do município. Também contribui para esse incremento o reflorestamento de antigas áreas de mineração, que são recuperadas através do plantio de eucalipto e pinus nas áreas degradadas pela atividade de extração de minérios. Outro fator determinante para a mudança no NDVI foi a expansão urbana, como pode ser observado na comparação dos mapas de uso da terra do município de Poços de Caldas entre os anos de 1986 e 2010, as áreas mais recentemente antropizadas apresentaram queda no índice de vegetação. Outro fator para a alteração do NDVI foi a construção da represa do Cipó, já que as áreas de água apresentam valores negativos ou próximos de zero.

31 31 Figura 13: Mapas de NDVI do município de Poços de Caldas para 1986 e 2010 Quando se trata mais especificamente da área urbana, é possível compreender como a expansão ocorreu através da análise do corema (Figura 14). Pode-se notar que o núcleo a partir do qual a cidade se desenvolveu, correspondente ao centro da cidade, apresenta a maior densidade demográfica, assim como o padrão socioeconômico mais elevado e a maior concentração de serviços. A partir do centro urbano a expansão ocorreu em direção ao Leste, ao Oeste e ao Sul seguindo, respectivamente, as vias de expansão Avenida Wenceslau Braz, Avenida João Pinheiro e Avenidas Vereador Edmundo Cardillo e Alcoa. As regiões mais próximas ao centro, por terem uma ocupação mais antiga, apresentam densidade demográfica e padrão socioeconômico médios,

32 32 com excessão dos bairros Jardim Novo Mundo, Jardim Europa I e Jardim Europa II, que apresentam densidade demográfica média e padrão socioeconômico alto. As áreas mais periféricas foram urbanizadas em período mais recente, sendo esse o motivo, aliado à distância do centro urbano (concentrador dos serviços essenciais), a explicação para a baixa densidade demográfica. Já o menor valor dos lotes e, novamente, a distância do centro urbano nessas áreas explica o padrão socioeconômico baixo. Quanto às indústrias cabe ressaltar que as mesmas se localizam nas proximidades das vias de expansão por questões estratégicas e logísticas, já que as vias de expansão apresentam uma maior facilidade de escoamento da produção. Cabe ainda dizer que a área sem informações sobre a densidade demográfica mais ao Sul do município corresponde ao Distrito Industrial, sendo assim as informações sobre o padrão socioeconômico não se aplicam a essa localidade. A partir do corema também é possível obter uma ideia de como ocorrerá a expansão urbana no futuro. As áreas médias serão adensadas nos sentidos Leste, Oeste e Sul, porém esperase que o principal eixo de expansão seja na porção Oeste ao longo da Avenida João Pinheiro, já que o novo campus da UNIFAL-MG foi instalado recentemente nessa região. Outro fator que deve causar o adensamento urbano no Oeste é a construção, já em andamento, de uma nova via, que ligará as duas principais vias da cidade. As áreas de densidade baixa também tendem a se adensar, porém esse fenômeno deve ocorrer em um período mais longo de tempo.

33 Figura 14: Corema do município de Poços de Caldas 33

34 34 CONCLUSÕES Através da análise das informações obtidas pode-se concluir que as mudanças no uso da terra e na quantidade de vegetação no município de Poços de Caldas entre 1986 e 2010 foram causadas por dois fatores principais: a expansão urbana, com o aumento da área urbana do município em mais de 200%, e a mudança no perfil econômico, através da exploração da terra para a extração mineral, o que explica o aumento de áreas de solo exposto e a queda nas áreas destinadas às atividades de agricultura e pecuária, e a inserção da atividade de silvicultura no município. As técnicas de mapeamento do uso da terra e de NDVI mostraram-se eficazes dentro dos objetivos estabelecidos, já que seu emprego possibilitou avaliar as condições da área de estudo quanto a alterações na vegetação e no uso da terra, assim como elaborar mapas identificando as áreas que sofreram as maiores alterações. Isso torna evidente a importância do Sensoriamento Remoto e o Geoprocessamento como ferramentas para o planejamento. O corema apresentou-se como uma forma extremamente eficiente e simples de representar a dinâmica da área urbana, sendo que o mesmo superou as expectativas previamente estabelecidas. Ainda foi possível demostrar de forma objetiva as tendências de crescimento urbano no município, qualificando a utilização da Coremática como um importante método para os estudos sobre o crescimento urbano. Cabe ainda ressaltar que o crescimento do município de Poços de Caldas deve ser compatibilizado com a conservação da vegetação, a fim de promover a sustentabilidade da fauna e da flora e garantir uma melhor qualidade de vida para a população.

35 35 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS BRUNET, Roger; FERRAS, Robert; THÉRY, Hervé. Les mots de la Géographie, dictionnaire critique. 3 éd. Montpellier, Paris: RECLUS, La Documentation Française, BURROUGH, P.A. Principles of geographical Information Systems for Land Resources Assessment, Oxford, Claredon Press, CÂMARA, G.; BARBOSA, C. C. F.; DAVIS. C.; FONSECA, F. Conceitos Básicos em Geoprocessamento.In: CÂMARA, G.; DAVIS, C.; MONTEIRO, A. M. V; PAIVA, J. A.; D ALGE, J. C. L. (Orgs.) Geoprocessamento: teoria e aplicações. Disponível em < 34p. CHAO, R. G. C.; ALMEIDA T. I. R.; BRANCO, F. C.; TERUIYA, R. K.; SILVA, A. C. N.; ARAÚJO, C. C.; LIOTTE, S. V. Dinâmica urbana a partir de dados multitemporais e multisensores: o caso de Havana, Cuba. Anais IX Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto, CROSTA, A. P. Processamento digital de imagens de Sensoriamento Remoto. Campinas: Unicamp, p. DEMARCHI, J. C.; PIROLI, E. L.; ZIMBACK, C. R. L. Análise temporal do uso do solo e comparação entre os índices de vegetação NDVI e SAVI no município de Santa Cruz do Rio Pardo- SP usando imagens LANDSAT-5. RA E GA, Curitiba v. 21, p , DELER, J. P. La coremática, un modo de representación de las estructuras y dinámicas del territorio al servicio del análisis regional. In: Revista de Geografia Norte Grande, 25 pág , DJAMENT-TRAN, G.; GRATALOUP, C. E pluribus urbibus una Modéliser les trajectoires de villes. M@ppemonde, abr Disponível em: <

36 36 HOLBEN,B.N. Characteristics of maximum-value composite images from temporal AVRHH data. International Journal of Remote Sensing.v.7,n.11,p , ILWIS. Disponível em: < Acesso em: 1 de Mai INSTITUTO NACIONAL DE PESQUISAS ESPACIAIS. (INPE). Disponível em: < Acesso em: 1 de Mai INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. (IBGE). Censo Disponível em: < Acesso em 21 Abr JENSEN, J. R. Remote sensing of the environment-an Earth resource perspective. New Jersey, Prentice Hall, p. KAWAKUBO, F. S.; MORATO, R.G.; LUCHIARI, A. Análise comparativa das imagens TM/LANDSAT 5 e HRV-SPOT no mapeamento da cobertura vegetal no litoral sul do estado de São Paulo. GEOGRAFIA, Rio Claro, v. 28, n.2, p , mai. / ago LÓPEZ, E. ; BOCCO, G. ; MENDOZA, M. ; DUHAU, E. Predicting land-cover and land-use change in the urban fringe A case in Morelia city, Mexico. Landscape and Urban Planning 55 (2001) MORATO, R. G.; KAWAKUBO, F. S.; LUCHIARI, A. Análise da Expansão Urbana por meio de Composições Coloridas Multitemporais. In: Encontro Nacional da ANPEGE, 5, 2003, Florianópolis. Anais... Florianópolis: Anpege, 2003, p PREFEITURA MUNICIPAL DE POÇOS DE CALDAS. Plano Diretor de Poços de Caldas (MG). Leitura Técnica. Poços de Caldas: SEPLAN Secretaria de Planejamento e Coordenação, PROGRAMA DAS NAÇÕES UNIDAS PARA O DESENVOLVIMENTO. (PNUD). Disponível em : < Acesso em: 12 Fev. de 2011.

37 37 ROSSINI, D.; FORESTI, C. Estruturação urbana de Limeira-SP em áreas de expansão urbana no período de 1989 à In: Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto, 9, 1998, Santos. Anais... Santos: Inpe, p THÉRY, H. Chaves para a leitura do território paulista. Confins [Online], 1, 2007 posto online em 11 de junho URL: <

38 10 UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALFENAS GUILHERME AUGUSTO VEROLA MATAVELI MAPEAMENTO DA EVOLUÇÃO URBANA DE POÇOS DE CALDAS ENTRE 1986 E 2010 E TENDÊNCIAS FUTURAS ALFENAS/MG 2011

ESTUDO DA EXPANSÃO URBANA DO MUNICÍPIO DE POÇOS DE CALDAS-MG E SUAS IMPLICAÇÕES AMBIENTAIS POR MEIO DE SENSORIAMENTO REMOTO E GEOPROCESSAMENTO

ESTUDO DA EXPANSÃO URBANA DO MUNICÍPIO DE POÇOS DE CALDAS-MG E SUAS IMPLICAÇÕES AMBIENTAIS POR MEIO DE SENSORIAMENTO REMOTO E GEOPROCESSAMENTO ESTUDO DA EXPANSÃO URBANA DO MUNICÍPIO DE POÇOS DE CALDAS-MG E SUAS IMPLICAÇÕES AMBIENTAIS POR MEIO DE SENSORIAMENTO REMOTO E GEOPROCESSAMENTO Guilherme Augusto Verola Mataveli, Rúbia Gomes Morato Universidade

Leia mais

ANÁLISE COMPARATIVA DOS DADOS DE NDVI DO MUNICÍPIO DE POÇOS DE CALDAS-MG PARA OS ANOS DE 1986 E 2010

ANÁLISE COMPARATIVA DOS DADOS DE NDVI DO MUNICÍPIO DE POÇOS DE CALDAS-MG PARA OS ANOS DE 1986 E 2010 ANÁLISE COMPARATIVA DOS DADOS DE NDVI DO MUNICÍPIO DE POÇOS DE CALDAS-MG PARA OS ANOS DE 1986 E 2010 Guilherme Augusto Verola Mataveli ¹e Rúbia Gomes Morato² guilhermemataveli88@yahoo.com.br, rubiagm@gmail.com

Leia mais

MAPEAMENTO DO USO DA TERRA E DA EXPANSÃO URBANA EM ALFENAS, SUL DE MINAS GERAIS

MAPEAMENTO DO USO DA TERRA E DA EXPANSÃO URBANA EM ALFENAS, SUL DE MINAS GERAIS MAPEAMENTO DO USO DA TERRA E DA EXPANSÃO URBANA EM ALFENAS, SUL DE MINAS GERAIS BRENO FURTADO LIMA 1 e RÚBIA GOMES MORATO 2 brenogeo@yahoo.com.br, rubiagm@gmail.com 1 Bolsista de iniciação científica FAPEMIG

Leia mais

ARTIGO COM APRESENTAÇÃO BANNER - MONITORAMENTO AMBIENTAL

ARTIGO COM APRESENTAÇÃO BANNER - MONITORAMENTO AMBIENTAL ARTIGO COM APRESENTAÇÃO BANNER - MONITORAMENTO AMBIENTAL ANÁLISE MULTITEMPORAL DA COBERTURA VEGETAL NO MUNICIPIO DE SÃO MIGUEL DO GUAMÁ, ESTADO DO PARÁ. RAYSSA CHAVES BRAGA, LAIS VIEIRA DE CARVALHO, MERILENE

Leia mais

Efeito do Padrão de Distribuição dos Pontos na Interpolação do NDBI. Rúbia Gomes Morato Fernando Shinji Kawakubo Marcos Roberto Martines

Efeito do Padrão de Distribuição dos Pontos na Interpolação do NDBI. Rúbia Gomes Morato Fernando Shinji Kawakubo Marcos Roberto Martines Efeito do Padrão de Distribuição dos Pontos na Interpolação do NDBI Rúbia Gomes Morato Fernando Shinji Kawakubo Marcos Roberto Martines Laboratório de Aerofotogeografia e Sensoriamento Remoto Lasere Departamento

Leia mais

Alterações no padrão de cobertura da terra na Zona Oeste da cidade do Rio de Janeiro/RJ nos anos de 1985 e DOMINIQUE PIRES SILVA

Alterações no padrão de cobertura da terra na Zona Oeste da cidade do Rio de Janeiro/RJ nos anos de 1985 e DOMINIQUE PIRES SILVA Alterações no padrão de cobertura da terra na Zona Oeste da cidade do Rio de Janeiro/RJ nos anos de 1985 e 2010. DOMINIQUE PIRES SILVA Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro E-mail: nique_rhcp@hotmail.com

Leia mais

ESTRUTURAÇÃO URBANA DE LIMEIRA-SP EM ÁREAS DE EXPANSÃO NO PERÍODO DE 1989 à Denise Rossini 1 Celina Foresti 2

ESTRUTURAÇÃO URBANA DE LIMEIRA-SP EM ÁREAS DE EXPANSÃO NO PERÍODO DE 1989 à Denise Rossini 1 Celina Foresti 2 ESTRUTURAÇÃO URBANA DE LIMEIRA-SP EM ÁREAS DE EXPANSÃO NO PERÍODO DE 1989 à 1995 Denise Rossini 1 Celina Foresti 2 UNESP - Universidade Estadual Paulista Avenida 24 - A n. 1515, Caixa Postal 199 CEP: 13.506-900

Leia mais

USO E APLICAÇÃO DE TÉCNICAS CARTOGRÁFICAS ASSOCIADAS À SAÚDE: análise espacial em SIG da área de influência do PSF Jardim Boa Esperança - Alfenas (MG)

USO E APLICAÇÃO DE TÉCNICAS CARTOGRÁFICAS ASSOCIADAS À SAÚDE: análise espacial em SIG da área de influência do PSF Jardim Boa Esperança - Alfenas (MG) USO E APLICAÇÃO DE TÉCNICAS CARTOGRÁFICAS ASSOCIADAS À SAÚDE: análise espacial em SIG da área de influência do PSF Jardim Boa Esperança - Alfenas (MG) GUILHERME OTÁVIO GALLO¹ e GABRIELA LUZ DARCADIA² g.guilhermegallo@gmail.com,

Leia mais

USO E OCUPAÇÃO DA TERRA NO MUNICÍPIO DE ITUIUTABA- MG ATRAVÉS DAS TÉCNICAS DE SENSORIAMENTO REMOTO E GEOPROCESSAMENTO

USO E OCUPAÇÃO DA TERRA NO MUNICÍPIO DE ITUIUTABA- MG ATRAVÉS DAS TÉCNICAS DE SENSORIAMENTO REMOTO E GEOPROCESSAMENTO USO E OCUPAÇÃO DA TERRA NO MUNICÍPIO DE ITUIUTABA- MG ATRAVÉS DAS TÉCNICAS DE SENSORIAMENTO REMOTO E GEOPROCESSAMENTO Mariane Rezende (Bolsista Iniciação Científica PIBIC/CNPq) Universidade Federal de

Leia mais

COMPARAÇÃO ENTRE OS MÉTODOS DE CLASSIFICAÇÃO SUPERVISIONADA MAXVER E DISTÂNCIA MÍNIMA NA ANÁLISE DO USO E COBERTURA DO SOLO NA REGIÃO DO ALTO ARAGUAIA

COMPARAÇÃO ENTRE OS MÉTODOS DE CLASSIFICAÇÃO SUPERVISIONADA MAXVER E DISTÂNCIA MÍNIMA NA ANÁLISE DO USO E COBERTURA DO SOLO NA REGIÃO DO ALTO ARAGUAIA COMPARAÇÃO ENTRE OS MÉTODOS DE CLASSIFICAÇÃO SUPERVISIONADA MAXVER E DISTÂNCIA MÍNIMA NA ANÁLISE DO USO E COBERTURA DO SOLO NA REGIÃO DO ALTO ARAGUAIA Rodrigo Moura Pereira¹ (UEG) Gustavo Henrique Mendes

Leia mais

Uso de SIG para confecção de um mapa de uso e ocupação do solo do município de Bambuí-MG

Uso de SIG para confecção de um mapa de uso e ocupação do solo do município de Bambuí-MG Uso de SIG para confecção de um mapa de uso e ocupação do solo do município de Bambuí-MG Ana Carolina Toledo Rocha (1) ; Sérgio Augusto Alves Rodrigues Barbosa (1) ; Jairo Rodrigues Silva (2) (1) Mestrandos

Leia mais

Área verde por habitante na cidade de Santa Cruz do Sul, RS

Área verde por habitante na cidade de Santa Cruz do Sul, RS SCIENTIA PLENA VOL. 8, NUM. 4 2012 www.scientiaplena.org.br Área verde por habitante na cidade de Santa Cruz do Sul, RS C. C. A. Calegari 1 ; L. Calegari 2 ; M. P. Friedrich 3 ; D. A. Gatto 4 ; D. M. Stargerlin

Leia mais

DISTRIBUIÇÃO DA COBERTURA VEGETAL NO MUNICÍPIO DE LAVRAS-MG POR MEIO DO NDVI.

DISTRIBUIÇÃO DA COBERTURA VEGETAL NO MUNICÍPIO DE LAVRAS-MG POR MEIO DO NDVI. DISTRIBUIÇÃO DA COBERTURA VEGETAL NO MUNICÍPIO DE LAVRAS-MG POR MEIO DO NDVI. CHRISTIANY MATTIOLI SARMIENTO 1 e RÚBIA GOMES MORATO 2 chrislavras@yahoo.com.br, rubiagm@gmail.com 1 Discente do curso de Geografia

Leia mais

PROCESSAMENTO DIGITAL DE IMAGENS

PROCESSAMENTO DIGITAL DE IMAGENS UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO ESCOLA SUPERIOR DE AGRICULTURA LUIZ DE QUEIROZ DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA DE BIOSSISTEMAS DISCIPLINA: LEB450 TOPOGRAFIA E GEOPROCESSAMENTO II PROF. DR. CARLOS ALBERTO VETTORAZZI

Leia mais

EXPANSÃO AGROPECUÁRIA NA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO AREIAS, TOCANTINS.

EXPANSÃO AGROPECUÁRIA NA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO AREIAS, TOCANTINS. 26 a 29 de novembro de 2013 Campus de Palmas EXPANSÃO AGROPECUÁRIA NA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO AREIAS, TOCANTINS. Mariléia Lacerda Barros Silva¹, Emerson Figueiredo Leite². ¹Aluno do Curso de Geografia

Leia mais

ANALISE DE DADOS AMBIENTAIS POR MEIO DO USO DE IMAGENS DE SATÉLITE

ANALISE DE DADOS AMBIENTAIS POR MEIO DO USO DE IMAGENS DE SATÉLITE ANALISE DE DADOS AMBIENTAIS POR MEIO DO USO DE IMAGENS DE SATÉLITE MAURICIO MARTORELLI GALERA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA UEL INTRODUÇÃO A evolução tecnológica dos sistemas de imageamento remoto

Leia mais

27/03/2017 OPERAÇÕES ARITMÉTICAS NDVI E RAZÃO DE BANDAS AULA 04 RAZÃO DE BANDAS. Ex: Realce de minerais de Ferro = ρ v / ρ A

27/03/2017 OPERAÇÕES ARITMÉTICAS NDVI E RAZÃO DE BANDAS AULA 04 RAZÃO DE BANDAS. Ex: Realce de minerais de Ferro = ρ v / ρ A OPERAÇÕES ARITMÉTICAS NDVI E AULA 04 Daniel C. Zanotta 27/03/2017 Dividir uma banda por outra (pixel a pixel) pode trazer diversas informações a respeitos dos alvos contidos na cena. Dependendo dos canais

Leia mais

Allan Arantes PEREIRA 1 ; Thomaz Alvisi de OLIVEIRA 1 ; Mireile Reis dos SANTOS 1 ; Jane Piton Serra SANCHES 1

Allan Arantes PEREIRA 1 ; Thomaz Alvisi de OLIVEIRA 1 ; Mireile Reis dos SANTOS 1 ; Jane Piton Serra SANCHES 1 5ª Jornada Científica e Tecnológica e 2º Simpósio de Pós-Graduação do IFSULDEMINAS 06 a 09 de novembro de 2013, Inconfidentes/MG APLICAÇÕES DE GEOTECNOLOGIAS NA ANÁLISE ESPAÇO-TEMPORAL DAS TENDÊNCIAS DE

Leia mais

¹ Estudante de Geografia na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), estagiária na Embrapa Informática Agropecuária (Campinas, SP).

¹ Estudante de Geografia na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), estagiária na Embrapa Informática Agropecuária (Campinas, SP). 89 Interpretação e classificação de imagens de satélite na extração de informações sobre o uso da terra e cobertura vegetal na bacia hidrográfica do rio Teles Pires/MT-PA Jéssica da Silva Rodrigues Cecim

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA CAMPUS DE PRESIDENTE PRUDENTE FACULDADE DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA PROGRAMA DE ENSINO

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA CAMPUS DE PRESIDENTE PRUDENTE FACULDADE DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA PROGRAMA DE ENSINO PROGRAMA DE ENSINO Disciplina Sensoriamento Remoto e Geoprocessamento Aplicados a Estudos Geoambientais Semestre Código Ano Letivo Área de Concentração PRODUÇÃO DO ESPAÇO GEOGRÁFICO CURSO: MESTRADO (X)

Leia mais

Técnicas de Sensoriamento Remoto na análise temporal para a gestão territorial do município de Timon-MA

Técnicas de Sensoriamento Remoto na análise temporal para a gestão territorial do município de Timon-MA Técnicas de Sensoriamento Remoto na análise temporal para a gestão territorial do município de Timon-MA Antônio Celso de Sousa Leite¹, Felipe Thiago Neres de Sousa Sena¹, Benavenuto José Santiago Neto¹,

Leia mais

Análise Temporal De Uso/Cobertura Do Solo Na Bacia Da Represa Do Rio Salinas, Minas Gerais

Análise Temporal De Uso/Cobertura Do Solo Na Bacia Da Represa Do Rio Salinas, Minas Gerais Análise Temporal De Uso/Cobertura Do Solo Na Bacia Da Represa Do Rio Salinas, Minas Gerais Bárbara Mendes Oliveira (1) ; Rhagnya Sharon Ferreira Martins (1) ; Ronaldo Medeiros dos Santos (2) (1) Estudante,

Leia mais

José Alberto Quintanilha Mariana Giannotti

José Alberto Quintanilha Mariana Giannotti José Alberto Quintanilha jaquinta@usp.br Mariana Giannotti mariana.giannotti@usp.br Estrutura da Aula Momento Satélite (Apresentação de um novo satélite a cada aula) O que é uma imagem de satélite? O histograma

Leia mais

ANÁLISE ESPACIAL DA GRIPE A (H1N1) NA MESORREGIÃO DO SUL DE MINAS GERAIS

ANÁLISE ESPACIAL DA GRIPE A (H1N1) NA MESORREGIÃO DO SUL DE MINAS GERAIS ANÁLISE ESPACIAL DA GRIPE A (H1N1) NA MESORREGIÃO DO SUL DE MINAS GERAIS RODRIGO CESÁRIO JUSTINO¹; MICHEL EUSTÁQUIO DANTAS CHAVES²; GUILHERME AUGUSTO VEROLA MATAVEL 3 ; JOÃO VITOR ROQUE GUERRERO 4 ; RÚBIA

Leia mais

Ecologia de Paisagem Conceitos e métodos de pesquisa 2012

Ecologia de Paisagem Conceitos e métodos de pesquisa 2012 Ecologia de Paisagem Conceitos e métodos de pesquisa 2012 Bases de sensoriamento remoto Cálculo de métricas com Fragstats Leandro Reverberi Tambosi letambosi@yahoo.com.br Sensoriamento Remoto Conjunto

Leia mais

SÍNTESE. AUTORES: MSc. Clibson Alves dos Santos, Dr. Frederico Garcia Sobreira, Shirlei de Paula Silva.

SÍNTESE. AUTORES: MSc. Clibson Alves dos Santos, Dr. Frederico Garcia Sobreira, Shirlei de Paula Silva. Mapeamento da cobertura vegetal e uso do solo nas bacias do ribeirão Carioca, córrego do Bação e córrego da Carioca, no município de Itabirito - MG: uma análise preliminar. AUTORES: MSc. Clibson Alves

Leia mais

EVOLUÇÃO DA FRAGMENTAÇÃO DE MATA NO MUNICÍPIO DE SANTA MARIA DE JETIBÁ - ES

EVOLUÇÃO DA FRAGMENTAÇÃO DE MATA NO MUNICÍPIO DE SANTA MARIA DE JETIBÁ - ES UNIVERSIDADE FEDERAL DO PÍRTO SANTO UF CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS E NATURAIS CCHN DEPARTAMENTO DE GEOGRAFIA DEFA DE MONOGRAFIA EVOLUÇÃO DA FRAGMENTAÇÃO DE MATA NO MUNICÍPIO DE SANTA MARIA DE JETIBÁ - Graduando

Leia mais

Mapeamento de áreas ocupadas com cana-de-açúcar no município de Campo Florido por meio de imagens Landsat / TM

Mapeamento de áreas ocupadas com cana-de-açúcar no município de Campo Florido por meio de imagens Landsat / TM Mapeamento de áreas ocupadas com cana-de-açúcar no município de Campo Florido por meio de imagens Landsat / TM Laís Naiara Gonçalves dos Reis, Jorge Luís Silva Brito Universidade Federal de Uberlândia

Leia mais

MAPEAMENTO DO USO E OCUPAÇÃO DA TERRA NA MICROBACIA DO RIO LAMBARI, MUNICÍPIO DE POÇOS DE CALDAS - MG

MAPEAMENTO DO USO E OCUPAÇÃO DA TERRA NA MICROBACIA DO RIO LAMBARI, MUNICÍPIO DE POÇOS DE CALDAS - MG 5ª Jornada Científica e Tecnológica e 2º Simpósio de Pós-Graduação do IFSULDEMINAS 06 a 09 de novembro de 2013, Inconfidentes/MG MAPEAMENTO DO USO E OCUPAÇÃO DA TERRA NA MICROBACIA DO RIO LAMBARI, MUNICÍPIO

Leia mais

Maria Gonçalves da Silva Barbalho 1 André Luiz Monteiro da Silva 1 Mariana Almeida de Araújo 1 Rafael Antônio França Ferreira 1

Maria Gonçalves da Silva Barbalho 1 André Luiz Monteiro da Silva 1 Mariana Almeida de Araújo 1 Rafael Antônio França Ferreira 1 Imagens CBERS para o Monitoramento da 2 a Safra Agrícola de 2004 Município de Jataí Goiás Maria Gonçalves da Silva Barbalho 1 André Luiz Monteiro da Silva 1 Mariana Almeida de Araújo 1 Rafael Antônio França

Leia mais

II Semana de Geografia UNESP / Ourinhos 29 de Maio a 02 de Junho de 2006

II Semana de Geografia UNESP / Ourinhos 29 de Maio a 02 de Junho de 2006 USO E OCUPAÇÃO DO SOLO NA MICROBACIA CÓRREGO DO PORTO-TRÊS LAGOAS MS SILVA, Laís C.N. Universidade Federal de Mato Grosso do Sul- UFMS lais_cns@yahoo.com.br DELGADO, Valeria P. Universidade Federal de

Leia mais

Classificação digital de Imagens

Classificação digital de Imagens Classificação digital de Imagens Workshop III - (Bio)Energia Florestas Energéticas: Técnicas de Inventariação de Biomassa Florestal Universidade de Évora 2 Junho 2010 Adélia Sousa (asousa@uevora.pt) Imagem

Leia mais

SANTANA, F. F.²; PREVIERO, C. A.³

SANTANA, F. F.²; PREVIERO, C. A.³ APLICAÇÃO DO ÍNDICE DE VEGETAÇÃO DA DIFERENÇA NORMATIZADA (NDVI), PARA A AVALIAÇÃO E MONITORAMENTO DO REASSENTAMENTO FLOR DA SERRA EM PORTO NACIONAL TO, NO PERÍODO DE 2008 A 2018¹ SANTANA, F. F.²; PREVIERO,

Leia mais

MAPEAMENTO DO USO E OCUPAÇÃO DO SOLO NA MICROBACIA DO CÓRREGO DO KARAMACY - ITAPEVA/SP.

MAPEAMENTO DO USO E OCUPAÇÃO DO SOLO NA MICROBACIA DO CÓRREGO DO KARAMACY - ITAPEVA/SP. MAPEAMENTO DO USO E OCUPAÇÃO DO SOLO NA MICROBACIA DO CÓRREGO DO KARAMACY - ITAPEVA/SP. Nome do Autor (a) Principal Amanda Aparecida de Lima. Nome (s) do Coautor (a) (s) NatháliaJanjácomo da Mota; Andressa

Leia mais

Questões concursos

Questões concursos Questões concursos Grandezas radiométricas Índices de vegetação Classificação Concurso Público para Pesquisador do IMB Instituto Mauro Borges de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos 25. A

Leia mais

SENSORIAMENTO REMOTO APLICADO A ANÁLISE AMBIENTAL NO SEMIÁRIDO: A CLASSIFICAÇÃO DO USO E COBERTURA DA TERRA NO MUNICÍPIO DE FEIRA DE SANTANA-BA

SENSORIAMENTO REMOTO APLICADO A ANÁLISE AMBIENTAL NO SEMIÁRIDO: A CLASSIFICAÇÃO DO USO E COBERTURA DA TERRA NO MUNICÍPIO DE FEIRA DE SANTANA-BA Revista do CERES Volume 1, Número 2 2015 http://www.cerescaico.ufrn.br/ceres/ SENSORIAMENTO REMOTO APLICADO A ANÁLISE AMBIENTAL NO SEMIÁRIDO: A CLASSIFICAÇÃO DO USO E COBERTURA DA TERRA NO MUNICÍPIO DE

Leia mais

Sensoriamento Remoto Aplicado à Geografia. Interpretação de imagens e confecção de mapas

Sensoriamento Remoto Aplicado à Geografia. Interpretação de imagens e confecção de mapas Sensoriamento Remoto Aplicado à Geografia Interpretação de imagens e confecção de mapas Prof. Dr. Ailton Luchiari Prof. Dr. Reinaldo Paul Pérez Machado Interpretação de imagens e confecção de mapas Etapas

Leia mais

ARTIGO COM APRESENTAÇÃO ORAL - GEOPROCESSAMENTO

ARTIGO COM APRESENTAÇÃO ORAL - GEOPROCESSAMENTO ARTIGO COM APRESENTAÇÃO ORAL - GEOPROCESSAMENTO ANÁLISE DA DINÂMICA TEMPORAL DE USO DO SOLO NO MUNICÍPIO DE BONITO PA UTILIZANDO O MÉTODO DE CLASSIFICAÇÃO MAXVER. SAMYA UCHÔA BORDALLO, EDSON JOSÉ NEVES

Leia mais

ANÁLISE DA TRANSFORMAÇÃO DE ÁREAS CANAVIEIRAS E CAFEEIRAS NO MUNICÍPIO DE ALFENAS-MG COM IMAGENS ORBITAIS

ANÁLISE DA TRANSFORMAÇÃO DE ÁREAS CANAVIEIRAS E CAFEEIRAS NO MUNICÍPIO DE ALFENAS-MG COM IMAGENS ORBITAIS ANÁLISE DA TRANSFORMAÇÃO DE ÁREAS CANAVIEIRAS E CAFEEIRAS NO MUNICÍPIO DE ALFENAS-MG COM IMAGENS ORBITAIS ÉLIDA L.S. ROCHA¹,FERNANDO S. KAWAKUBO², ALENCAR S. PAIXÃO³ elidarochat@gmail.com, fskgeo@gmail.com

Leia mais

ANÁLISE TEMPORAL DAS ÁREAS DE EXPANSÃO DE REFLORESTAMENTO NA REGIÃO DO CAMPO DAS VERTENTES-MG

ANÁLISE TEMPORAL DAS ÁREAS DE EXPANSÃO DE REFLORESTAMENTO NA REGIÃO DO CAMPO DAS VERTENTES-MG 151 Introdução ANÁLISE TEMPORAL DAS ÁREAS DE EXPANSÃO DE REFLORESTAMENTO NA REGIÃO DO CAMPO DAS VERTENTES-MG Viviane Valéria Silva¹, Laura Rafaele S. Silva 1, Júlio Cezar Costa¹, Bruna Cardoso de Faria¹,

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALFENAS - MG

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALFENAS - MG UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALFENAS - MG CHRISTIANY MATTIOLI SARMIENTO ANÁLISE ESPACIAL DA DESIGUALDADE AMBIENTAL NO MUNICÍPIO DE LAVRAS -MG ALFENAS / MG 2010 1 INTRODUÇÃO Este projeto de pesquisa tem como

Leia mais

10º ENTEC Encontro de Tecnologia: 28 de novembro a 3 de dezembro de 2016

10º ENTEC Encontro de Tecnologia: 28 de novembro a 3 de dezembro de 2016 ANÁLISE DO USO E OCUPAÇÃO DO SOLO DE UMA COMUNIDADE RURAL NO CERRADO BRASILEIRO: A BAIXA (UBERABA/MG) Élida Rosa da Silva 1 ; Bárbara Campos de Oliveira Perez 2 ; Renato Carneiro Fernandes da Silva 3 ;

Leia mais

COMPARAÇÃO DE MODELOS DIGITAIS DE ELEVAÇÃO PARA A ILHA DE SÃO SEBASTIÃO - SP Nº 11503

COMPARAÇÃO DE MODELOS DIGITAIS DE ELEVAÇÃO PARA A ILHA DE SÃO SEBASTIÃO - SP Nº 11503 COMPARAÇÃO DE MODELOS DIGITAIS DE ELEVAÇÃO PARA A ILHA DE SÃO SEBASTIÃO - SP ROGER TORLAY 1 ; DANIEL DE CASTRO VICTORIA 2 ; OSVALDO TADATOMO OSHIRO³ Nº 11503 RESUMO Os produtos gerados a partir de modelos

Leia mais

TÉCNICAS DE SENSORIAMENTO REMOTO NA ANÁLISE TEMPORAL PARA A GESTÃO TERRITORIAL DO MUNICÍPIO DE TIMON-MA

TÉCNICAS DE SENSORIAMENTO REMOTO NA ANÁLISE TEMPORAL PARA A GESTÃO TERRITORIAL DO MUNICÍPIO DE TIMON-MA p. 001-005 TÉCNICAS DE SENSORIAMENTO REMOTO NA ANÁLISE TEMPORAL PARA A GESTÃO TERRITORIAL DO MUNICÍPIO DE TIMON-MA ANTONIO CELSO DE SOUSA LEITE FELIPE THIAGO NERES DE SOUSA SENA BENAVENUTO JOSÉ SANTIAGO

Leia mais

de Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia

de Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia Anais do I Seminário Internacional de Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia ANÁLISE TEMPORAL DE USO E OCUPAÇÃO DA TERRA DO MUNICÍPIO DE IRANDUBA ENTRE O PERÍODO DE 1998 A 2009. Maria Eliene

Leia mais

UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA FACULDADE DE TECNOLOGIA DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA FLORESTAL

UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA FACULDADE DE TECNOLOGIA DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA FLORESTAL UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA FACULDADE DE TECNOLOGIA DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA FLORESTAL ANÁLISE TEMPORAL DA COBERTURA VEGETAL E DO SOLO DA ÁREA DO ECOMUSEU DO CERRADO (GOIÁS) ATRAVÉS DE IMAGENS MODIS E CBERS

Leia mais

SENSORIAMENTO REMOTO INTRODUÇÃO E ÍNDICES DE VEGETAÇÃO

SENSORIAMENTO REMOTO INTRODUÇÃO E ÍNDICES DE VEGETAÇÃO SENSORIAMENTO REMOTO INTRODUÇÃO E ÍNDICES DE VEGETAÇÃO Paulo Guilherme Molin, MSc Prof. Silvio F. de Barros Ferraz Prof. Carla Cassiano Laboratório de Hidrologia Florestal Departamento de Ciências Florestais

Leia mais

USO DE IMAGENS DO SATÉLITE RESOURCESAT 1 (IRS-P6) PARA ESTUDO DO DESMATAMENTO NO ASSENTAMENTO VALE VERDE, GURUPI-TO

USO DE IMAGENS DO SATÉLITE RESOURCESAT 1 (IRS-P6) PARA ESTUDO DO DESMATAMENTO NO ASSENTAMENTO VALE VERDE, GURUPI-TO 11 a 14 de dezembro de 2012 Campus de Palmas USO DE IMAGENS DO SATÉLITE RESOURCESAT 1 (IRS-P6) PARA ESTUDO DO DESMATAMENTO NO ASSENTAMENTO VALE VERDE, GURUPI-TO Nome dos autores: Horrana Ferreira Ribeiro¹,

Leia mais

APLICAÇÃO DO SENSORIAMENTO REMOTO NA AVALIAÇÃO DA QUALIDADE VISUAL DA PAISAGEM: PRIMEIROS RESULTADOS EXPERIMENTAIS

APLICAÇÃO DO SENSORIAMENTO REMOTO NA AVALIAÇÃO DA QUALIDADE VISUAL DA PAISAGEM: PRIMEIROS RESULTADOS EXPERIMENTAIS APLICAÇÃO DO SENSORIAMENTO REMOTO NA AVALIAÇÃO DA QUALIDADE VISUAL DA PAISAGEM: PRIMEIROS RESULTADOS EXPERIMENTAIS GERALDO SANTOS LANDOVSKY 1,4 HIDEO ARAKI 2,4 DANIELA BIONDI BATISTA 3,4 1 Curso de Pós-graduação

Leia mais

DETERMINAÇÃO DO ÍNDICE DE VEGETAÇÃO ATRAVÉS DE IMAGENS METEOSAT-8

DETERMINAÇÃO DO ÍNDICE DE VEGETAÇÃO ATRAVÉS DE IMAGENS METEOSAT-8 DETERMINAÇÃO DO ÍNDICE DE VEGETAÇÃO ATRAVÉS DE IMAGENS METEOSAT-8 BARBOSA, H. A. 1 ; ACCIOLY FILHO, J. B. P. 2 ; MELCÍADES, W. L. B. 3 ; MELLO, N. G. S. 4 ; SOUZA, J. M. DE 5 RESUMO: Neste trabalho, o

Leia mais

Mônica Tatiane de Sousa. Resumo. 1 Introdução

Mônica Tatiane de Sousa. Resumo. 1 Introdução Análise do NDBI como método para classificar áreas construídas para os anos de 2000 e 2010 nos municípios de São José dos Campos, Jacareí e Arapeí, São Paulo Mônica Tatiane de Sousa Resumo Este estudo

Leia mais

ANÁLISE DO USO E OCUPAÇÃO DA TERRA DA BACIA HIDROGRÁFICA DO MÉDIO-BAIXO CURSO DO RIO ARAGUARI

ANÁLISE DO USO E OCUPAÇÃO DA TERRA DA BACIA HIDROGRÁFICA DO MÉDIO-BAIXO CURSO DO RIO ARAGUARI ANÁLISE DO USO E OCUPAÇÃO DA TERRA DA BACIA HIDROGRÁFICA DO MÉDIO-BAIXO CURSO DO RIO ARAGUARI RESUMO Fausto Miguel da Luz Netto faustoluz_netto@hotmail.com Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Geografia

Leia mais

Classificação de imagens de Sensoriamento Remoto. Disciplina: Geoprocessamento Profª. Agnes Silva de Araujo

Classificação de imagens de Sensoriamento Remoto. Disciplina: Geoprocessamento Profª. Agnes Silva de Araujo Classificação de imagens de Sensoriamento Remoto Disciplina: Geoprocessamento Profª. Agnes Silva de Araujo Conteúdo programático e Objetivos Conceito de classificação e fotointerpretação Classificações

Leia mais

Mapeamento de uso e ocupação do solo do município de Uberlândia-MG utilizando técnicas de Geoprocessamento.

Mapeamento de uso e ocupação do solo do município de Uberlândia-MG utilizando técnicas de Geoprocessamento. Anais XV Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto - SBSR, Curitiba, PR, Brasil, 30 de abril a 05 de maio de 2011, INPE p.6185 Mapeamento de uso e ocupação do solo do município de Uberlândia-MG utilizando

Leia mais

METODOLOGIA PARA O LEVANTAMENTO PRELIMINAR DE ÁREAS DE SOLOS EXPOSTO UTILIZANDO O SATÉLITE LANDSAT 5 TM+

METODOLOGIA PARA O LEVANTAMENTO PRELIMINAR DE ÁREAS DE SOLOS EXPOSTO UTILIZANDO O SATÉLITE LANDSAT 5 TM+ METODOLOGIA PARA O LEVANTAMENTO PRELIMINAR DE ÁREAS DE SOLOS EXPOSTO UTILIZANDO O SATÉLITE LANDSAT 5 TM+ Márcio Malafia Filho DEGEO - UFJF (marciomalafaia@gmail.com); Rafael Pitangui do Prado Faria DEGEO/UFJF

Leia mais

ANÁLISE TEMPORAL DE USO/COBERTURA DO SOLO DO MUNICÍPIO RIACHÃO DAS NEVES BA

ANÁLISE TEMPORAL DE USO/COBERTURA DO SOLO DO MUNICÍPIO RIACHÃO DAS NEVES BA ANÁLISE TEMPORAL DE USO/COBERTURA DO SOLO DO MUNICÍPIO RIACHÃO DAS NEVES BA Taline Borges Ribeiro (1) ; Laiana dos Santos Trindade (2) (1) Graduanda em Engenharia Florestal pela Universidade Federal do

Leia mais

Avaliação de métodos de classificação em ortofotocartas digitais para identificação do uso e ocupação do solo

Avaliação de métodos de classificação em ortofotocartas digitais para identificação do uso e ocupação do solo Avaliação de métodos de classificação em ortofotocartas digitais para identificação do uso e ocupação do solo Gesner Cardoso Porfírio 1 Giovanni de Araujo Boggione 1 1 Centro Federal de Educação Tecnológica

Leia mais

Geoprocessamento na delimitação de áreas de conflito em áreas de preservação permanente da sub-bacia do Córrego Pinheirinho

Geoprocessamento na delimitação de áreas de conflito em áreas de preservação permanente da sub-bacia do Córrego Pinheirinho Geoprocessamento na delimitação de áreas de conflito em áreas de preservação permanente da sub-bacia do Córrego Pinheirinho Juliano Boeck Santos Osmar Delmanto Junior Célia Regina Lopes Zimback Ana Paula

Leia mais

Fragilidade Ambiental Método auxílio multicritério à tomada de decisão

Fragilidade Ambiental Método auxílio multicritério à tomada de decisão Fragilidade Ambiental Método auxílio multicritério à tomada de decisão Fragilidade Ambiental Parcial Município de Cachoeira Paulista SP Marcelo Cardoso da Silva Bandoria Mestrado em Sensoriamento Remoto

Leia mais

ANÁLISE MULTI-TEMPORAL DO USO DA TERRA E DA COBERTURA VEGETAL NO SUL DE MINAS GERAIS UTILIZANDO IMAGENS LANDSAT-5 TM E CBERS-2B

ANÁLISE MULTI-TEMPORAL DO USO DA TERRA E DA COBERTURA VEGETAL NO SUL DE MINAS GERAIS UTILIZANDO IMAGENS LANDSAT-5 TM E CBERS-2B ANÁLISE MULTI-TEMPORAL DO USO DA TERRA E DA COBERTURA VEGETAL NO SUL DE MINAS GERAIS UTILIZANDO IMAGENS LANDSAT-5 TM E CBERS-2B DIEGO GOMES DE SOUSA¹ e FERNANDO SHINJI KAWAKUBO² dgomes.sousa@gmail.com,

Leia mais

A Representação do Espaço

A Representação do Espaço CARTOGRAFIA A Representação do Espaço A Cartografia É o ramo da Geografia que tem como objetivo a representação da Terra ou parte dela É a linguagem responsável pela representação visual das informações

Leia mais

Mapeamento da mancha urbana utilizando imagens de média resolução: sensores CCD/CBERS2 e TM/Landsat5 - estudo de caso da cidade de Rio Branco-Acre

Mapeamento da mancha urbana utilizando imagens de média resolução: sensores CCD/CBERS2 e TM/Landsat5 - estudo de caso da cidade de Rio Branco-Acre Mapeamento da mancha urbana utilizando imagens de média resolução: sensores CCD/CBERS2 e TM/Landsat5 - estudo de caso da cidade de Rio Branco-Acre Joventina Claro da Silva Nakamura¹ Evlyn Márcia Leão de

Leia mais

ISA 2012/2013 Unidades curriculares Geomática e SIGDR

ISA 2012/2013 Unidades curriculares Geomática e SIGDR ISA 2012/2013 Unidades curriculares Geomática e SIGDR Aula prática. Análise de imagens multiespectrais, Construção e análise de séries temporais de índices de vegetação. Objectivos: Obtenção de assinaturas

Leia mais

Maria Fernanda de Lima Ribeiro Marques Estudante de Engenharia Sanitária e Ambiental da UCDB

Maria Fernanda de Lima Ribeiro Marques Estudante de Engenharia Sanitária e Ambiental da UCDB IDENTIFICAÇÃO DOS IMPACTOS AMBIENTAIS CAUSADOS PELO PARCELAMENTO EM PEQUENAS PROPRIEDADES RURAIS NO MUNICÍPIO DE JARAGUARI-MS, COM AUXÍLIO DO GEOPROCESSAMENTO. Maria Luiza de Lima Ribeiro Marques Engenheira

Leia mais

Satélites Artificiais da Terra

Satélites Artificiais da Terra Satélites Artificiais da Terra Os valores numéricos correspondem aos níveis radiométricos registados pelo sensor em cada uma das bandas espectrais. Satélites Artificiais da Terra As imagens de satélite

Leia mais

Avaliação de métodos de classificação para o mapeamento de remanescentes florestais a partir de imagens HRC/CBERS

Avaliação de métodos de classificação para o mapeamento de remanescentes florestais a partir de imagens HRC/CBERS http://dx.doi.org/10.12702/viii.simposfloresta.2014.131-592-1 Avaliação de métodos de classificação para o mapeamento de remanescentes florestais a partir de imagens HRC/CBERS Juliana Tramontina 1, Elisiane

Leia mais

Geoprocessamento e sensoriamento remoto como ferramentas para o estudo da cobertura vegetal. Iêdo Bezerra Sá

Geoprocessamento e sensoriamento remoto como ferramentas para o estudo da cobertura vegetal. Iêdo Bezerra Sá Geoprocessamento e sensoriamento remoto como ferramentas para o estudo da cobertura vegetal. Iêdo Bezerra Sá Engº Florestal, D.Sc. Sensoriamento Remoto/Geoprocessamento, Pesquisador Embrapa Semi-Árido

Leia mais

Geração de mapas de altitude por sensoriamento remoto. Imagens do Óptico Imagens InSAR

Geração de mapas de altitude por sensoriamento remoto. Imagens do Óptico Imagens InSAR Geração de mapas de altitude por sensoriamento remoto Imagens do Óptico Imagens InSAR Geração de MNT Num passado não muito distante: Digitalizava-se as curvas de nível para então gerar imagem sintética

Leia mais

COMPARAÇÃO VISUAL ENTRE FUSÃO DE IMAGENS CBERS II B/CCD E LANDSAT 5/TM UTILIZANDO A PANCROMÁTICA CBERS II B/HRC EM SOFTWARE LIVRE

COMPARAÇÃO VISUAL ENTRE FUSÃO DE IMAGENS CBERS II B/CCD E LANDSAT 5/TM UTILIZANDO A PANCROMÁTICA CBERS II B/HRC EM SOFTWARE LIVRE COMPARAÇÃO VISUAL ENTRE FUSÃO DE IMAGENS CBERS II B/CCD E LANDSAT 5/TM UTILIZANDO A PANCROMÁTICA CBERS II B/HRC EM SOFTWARE LIVRE Julio Cesar Pedrassoli (Geógrafo, mestre em Geografia Física, doutorando

Leia mais

MAPEAMENTO DE CLASSES INTRAURBANAS NO MUNICÍPIO DE CARAGUATATUBA (SP) UTILIZANDO IMAGENS LANDSAT-5 TM E IMAGEM NDBI

MAPEAMENTO DE CLASSES INTRAURBANAS NO MUNICÍPIO DE CARAGUATATUBA (SP) UTILIZANDO IMAGENS LANDSAT-5 TM E IMAGEM NDBI MAPEAMENTO DE CLASSES INTRAURBANAS NO MUNICÍPIO DE CARAGUATATUBA (SP) UTILIZANDO IMAGENS LANDSAT-5 TM E IMAGEM NDBI 1702 Bruna Lahos de Jesus Bacic bruna_lahos@hotmail.com Geografia Bacharelado Universidade

Leia mais

Sensoriamento Remoto no Estudo das Áreas Urbanas

Sensoriamento Remoto no Estudo das Áreas Urbanas Sensoriamento Remoto no Estudo das Áreas Urbanas Autores do seminário: Aline Oliveira Marina Rodrigues Yamamura Pedro Paulo Paratelli Walkiria Proença Cheda Eid Sensoriamento Remoto Orbital Aplicado a

Leia mais

USO DE SIG PARA DETERMINAÇÃO DE ÁREAS POTENCIAIS PARA MECANIZADA DA CULTURA DE CAFÉ ARÁBICA NA REGIÃO DE NOVA PONTE-MG 1

USO DE SIG PARA DETERMINAÇÃO DE ÁREAS POTENCIAIS PARA MECANIZADA DA CULTURA DE CAFÉ ARÁBICA NA REGIÃO DE NOVA PONTE-MG 1 USO DE SIG PARA DETERMINAÇÃO DE ÁREAS POTENCIAIS PARA MECANIZADA DA CULTURA DE CAFÉ ARÁBICA NA REGIÃO DE NOVA PONTE-MG 1 SILVA, R.P. 2 ; NOGUEIRA, M.A.S. 3 e ASSIS, L.C. 4 1 Apoio Financeiro: CONSÓRCIO

Leia mais

Debora Cristina Cantador Scalioni Jessica Villela Sampaio

Debora Cristina Cantador Scalioni Jessica Villela Sampaio Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais Programa de Pós-Graduação em Sensoriamento Remoto Disciplina SER 300 ao Geoprocessamento Debora Cristina Cantador Scalioni Jessica Villela Sampaio São José dos

Leia mais

UTILIZAÇÃO DE IMAGENS DO SATELITE CBERS-4 E LINGUAGEM PYTHON PARA DETERMINAÇÃO DO ÍNDICES DE VEGETAÇÃO NDVI E SAVI

UTILIZAÇÃO DE IMAGENS DO SATELITE CBERS-4 E LINGUAGEM PYTHON PARA DETERMINAÇÃO DO ÍNDICES DE VEGETAÇÃO NDVI E SAVI UTILIZAÇÃO DE IMAGENS DO SATELITE CBERS-4 E LINGUAGEM PYTHON PARA DETERMINAÇÃO DO ÍNDICES DE VEGETAÇÃO NDVI E SAVI Phablo Costa da Nóbrega Benício 1, João Rodrigues Tavares Junior 2, Ana Lúcia Bezerra

Leia mais

DESENVOLVIMENTO DA COLETÂNEA DE MAPAS DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO NEGRO-RS

DESENVOLVIMENTO DA COLETÂNEA DE MAPAS DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO NEGRO-RS DESENVOLVIMENTO DA COLETÂNEA DE MAPAS DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO NEGRO-RS 1. INTRODUÇÃO A bacia do rio Negro em território brasileiro (bacia do rio Negro-RS) constituise na unidade hidrográfica U-80,

Leia mais

Manipulação, Visualização e Interpretação de Imagens de Sensoriamento Remoto

Manipulação, Visualização e Interpretação de Imagens de Sensoriamento Remoto Manipulação, Visualização e Interpretação de Imagens de Sensoriamento Remoto Alexandre Xavier Falcão Instituto de Computação - UNICAMP afalcao@ic.unicamp.br Objetivo Extrair informações quantitativas e

Leia mais

MundoGEO#Connnect Latin America A GEOINFORMAÇÃO EM SÃO PAULO

MundoGEO#Connnect Latin America A GEOINFORMAÇÃO EM SÃO PAULO MundoGEO#Connnect Latin America A GEOINFORMAÇÃO EM SÃO PAULO PROJETO DE MAPEAMENTO SISTEMÁTICO E TEMÁTICO DE USO E OCUPAÇÃO DO SOLO DA REGIÃO METROPOLITANA DE SÃO PAULO E BACIA (PROJETO FEHIDRO) DIRETORIA

Leia mais

de Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia

de Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia Anais do I Seminário Internacional de Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia IDENTIFICAÇÃO DO USO E COBERTURA DO SOLO DA ÁREA DE EXPANSÃO DO DISTRITO INDUSTRIAL DE MANAUS ATRAVÉS DE CLASSIFICAÇAO

Leia mais

GEOPROCESSAMENTO APLICADO À ANÁLISE MULTITEMPORAL DO USO E OCUPAÇÃO DO SOLO NO MUNICÍPIO DE MARITUBA PA RESUMO ABSTRACT

GEOPROCESSAMENTO APLICADO À ANÁLISE MULTITEMPORAL DO USO E OCUPAÇÃO DO SOLO NO MUNICÍPIO DE MARITUBA PA RESUMO ABSTRACT S B C Anais do XXVII Congresso Brasileiro de Cartografia e XXVI Exposicarta 6 a 9 de novembro de 2017, SBC, Rio de Janeiro - RJ, p. 482-486 GEOPROCESSAMENTO APLICADO À ANÁLISE MULTITEMPORAL DO USO E OCUPAÇÃO

Leia mais

Adriana Gerdenits 1,2 Adriana Affonso 2 José Luiz Stech 2

Adriana Gerdenits 1,2 Adriana Affonso 2 José Luiz Stech 2 Cenários de ocupação do solo fundamentados no Código Florestal Brasileiro em um fragmento continuo de Mata Atlântica localizado na divisa estadual de Minas Gerais e São Paulo mediante aplicação de técnicas

Leia mais

Fragilidade Ambiental Método: Processo Hierárquico Analítico (AHP)

Fragilidade Ambiental Método: Processo Hierárquico Analítico (AHP) Fragilidade Ambiental Método: Processo Hierárquico Analítico (AHP) Fragilidade Ambiental Parcial Município de Cachoeira Paulista SP Marcelo Cardoso da Silva Bandoria Mestrado em Sensoriamento Remoto Instituto

Leia mais

USO DE GEOTECNOLOGIAS PARA ANALISE GEOMORFOLÓGICA USANDO O USO E COBERTURA DE TERRA NO MUNICÍPIO DE NITERÓI-RJ.

USO DE GEOTECNOLOGIAS PARA ANALISE GEOMORFOLÓGICA USANDO O USO E COBERTURA DE TERRA NO MUNICÍPIO DE NITERÓI-RJ. USO DE GEOTECNOLOGIAS PARA ANALISE GEOMORFOLÓGICA USANDO O USO E COBERTURA DE TERRA NO MUNICÍPIO DE NITERÓI- RJ. Costa, B.L. 1 ; Marins, L.S. 2 ; Neto, D.S. 3 ; 1 UERJ - FFP Email:brunolopescosta@gmail.com;

Leia mais

Uso da terra na bacia hidrográfica do alto rio Paraguai no Brasil

Uso da terra na bacia hidrográfica do alto rio Paraguai no Brasil 102 Resumos Expandidos: XI Mostra de Estagiários e Bolsistas... Uso da terra na bacia hidrográfica do alto rio Paraguai no Brasil Cezar Freitas Barros 1 João dos Santos Vila da Silva 2 Resumo: Busca-se

Leia mais

X SIMPÓSIO BRASILEIRO DE SENSORIAMENTO REMOTO TEMA: Ensino e Educação

X SIMPÓSIO BRASILEIRO DE SENSORIAMENTO REMOTO TEMA: Ensino e Educação X SIMPÓSIO BRASILEIRO DE SENSORIAMENTO REMOTO TEMA: Ensino e Educação Título: Aplicando conhecimentos e técnicas de sensoriamento remoto no ensino médio: identidade do lugar Autores: 1 Pinheiro, Rodrigo;

Leia mais

Extração de cicatrizes de movimentos de massa na região de Cubatão SP por meio de técnicas de Interpretação de Imagens

Extração de cicatrizes de movimentos de massa na região de Cubatão SP por meio de técnicas de Interpretação de Imagens Extração de cicatrizes de movimentos de massa na região de Cubatão SP por meio de técnicas de Interpretação de Imagens Souza Anjos, D. (INPE) ; Sena, I. (INPE) RESUMO Movimentos de massa são caracterizados

Leia mais

GEOTECNOLOGIAS APLICADAS NA ANÁLISE TEMPORAL DO USO AGRÍCOLA DAS TERRAS DO NÚCLEO RURAL DO RIO PRETO (DF)

GEOTECNOLOGIAS APLICADAS NA ANÁLISE TEMPORAL DO USO AGRÍCOLA DAS TERRAS DO NÚCLEO RURAL DO RIO PRETO (DF) GEOTECNOLOGIAS APLICADAS NA ANÁLISE TEMPORAL DO USO AGRÍCOLA DAS TERRAS DO NÚCLEO RURAL DO RIO PRETO (DF) Ana Paula Masson Boschini 1, Marilusa Pinto Coelho Lacerda 1, Bruno Maia Soriano Lousada 1, Helena

Leia mais

Geoprocessamento na delimitação de áreas de conflito em áreas de preservação permanente da sub-bacia do Córrego Pinheirinho

Geoprocessamento na delimitação de áreas de conflito em áreas de preservação permanente da sub-bacia do Córrego Pinheirinho 1 Geoprocessamento na delimitação de áreas de conflito em áreas de preservação permanente da sub-bacia do Córrego Pinheirinho A preservação da mata ciliar é importante para a manutenção do equilíbrio natural

Leia mais

Costa, B.L. 1 ; PALAVRAS CHAVES: Planejamento ambiental; Geoprocessamento; Geomorfologia

Costa, B.L. 1 ; PALAVRAS CHAVES: Planejamento ambiental; Geoprocessamento; Geomorfologia USO DE GEOTECNOLOGIAS PARA ANALISE GEOMORFOLÓGICA USANDO O MAPA DE LOCALIZAÇÃO DE PONTOS DE MOVIMENTOS DE MASSAS NA. Costa, B.L. 1 ; 1 UERJ - FFP Email:brunolopescosta@gmail.com; RESUMO: O objetivo deste

Leia mais

PRODUÇÃO CARTOGRÁFICA UD 4 ATUALIZAÇÃO

PRODUÇÃO CARTOGRÁFICA UD 4 ATUALIZAÇÃO UD 4 ATUALIZAÇÃO Quando se chega à decisão pela elaboração de um documento cartográfico, seja uma carta, um mapa ou um atlas, é porque a obra ainda não existe, ou existe e se encontra esgotada ou desatualizada

Leia mais

ESTUDO QUANTITATIVO DE ÁREAS DE REFLORESTAMENTO ATRAVÉS DE ÍNDICES DE VEGETAÇÃO APLICADOS A IMAGENS LANDSAT

ESTUDO QUANTITATIVO DE ÁREAS DE REFLORESTAMENTO ATRAVÉS DE ÍNDICES DE VEGETAÇÃO APLICADOS A IMAGENS LANDSAT ESTUDO QUANTITATIVO DE ÁREAS DE REFLORESTAMENTO ATRAVÉS DE ÍNDICES DE VEGETAÇÃO APLICADOS A IMAGENS LANDSAT CHARLINE BONATTO 1*, LUIZ AUGUSTO RICHIT 1, ROBERTO VALMIR DA SILVA 1, JOSÉ MARIO VICENSI GRZYBOWSKI

Leia mais

INTRODUÇÃO AO SIG. Programa. Referências Bibliográficas. Prof. Luciene Delazari

INTRODUÇÃO AO SIG. Programa. Referências Bibliográficas. Prof. Luciene Delazari INTRODUÇÃO AO SIG Prof. Luciene Delazari Programa 1. Conceitos básicos sobre Sistemas de Informação Geográfica 1.1. Conceitos 1.2 Geoprocessamento x SIG 1.3 Componentes de um SIG 1.4 Aplicações em Agronomia

Leia mais

MAPEAMENTO DO USO E COBERTURA DO SOLO DE DOIS VIZINHOS-PR NOS ANOS DE 1984 E 2011 ATRAVÉS DE IMAGENS ORBITAIS TM/LANDSAT 5

MAPEAMENTO DO USO E COBERTURA DO SOLO DE DOIS VIZINHOS-PR NOS ANOS DE 1984 E 2011 ATRAVÉS DE IMAGENS ORBITAIS TM/LANDSAT 5 MAPEAMENTO DO USO E COBERTURA DO SOLO DE DOIS VIZINHOS-PR NOS ANOS DE 1984 E 2011 ATRAVÉS DE IMAGENS ORBITAIS TM/LANDSAT 5 Ricardo Dal Agnol da Silva 1*, Aline Bernarda Debastiani 2,3, Maurício de Souza

Leia mais

Análise de vetores de crescimento para a quantificação das transformações urbanas no município de Goiânia

Análise de vetores de crescimento para a quantificação das transformações urbanas no município de Goiânia Análise de vetores de crescimento para a quantificação das transformações urbanas no município de Goiânia Warley Vicente da Silva 1 Nilson Clementino Ferreira 1,2 Giovanni de Araujo Boggione 1 1 Centro

Leia mais

ESTIMATIVA DO ALBEDO E TEMPERATURA DE SUPERFÍCIE UTILIZANDO IMAGENS ORBITAIS PARA O MUNICÍPIO DE BARRA BONITA SP

ESTIMATIVA DO ALBEDO E TEMPERATURA DE SUPERFÍCIE UTILIZANDO IMAGENS ORBITAIS PARA O MUNICÍPIO DE BARRA BONITA SP ESTIMATIVA DO ALBEDO E TEMPERATURA DE SUPERFÍCIE UTILIZANDO IMAGENS ORBITAIS PARA O MUNICÍPIO DE BARRA BONITA SP Laurizio Emanuel Ribeiro Alves 1 ; Heliofábio Barros Gomes 1 ; Sandro Correia de Holanda

Leia mais

INSTITUTO NACIONAL DE PESQUISAS ESPACIAIS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SENSORIAMENTO REMOTO DIVISÃO DE PROCESSAMENTO DE IMAGENS

INSTITUTO NACIONAL DE PESQUISAS ESPACIAIS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SENSORIAMENTO REMOTO DIVISÃO DE PROCESSAMENTO DE IMAGENS INSTITUTO NACIONAL DE PESQUISAS ESPACIAIS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SENSORIAMENTO REMOTO DIVISÃO DE PROCESSAMENTO DE IMAGENS SER-300: INTRODUÇÃO AO GEOPROCESSAMENTO Laboratório II: Cartografia em GIS/Registro

Leia mais

Mapeamento do uso do solo para manejo de propriedades rurais

Mapeamento do uso do solo para manejo de propriedades rurais 1/28 Mapeamento do uso do solo para manejo de propriedades rurais Teoria Eng. Allan Saddi Arnesen Eng. Frederico Genofre Eng. Marcelo Pedroso Curtarelli 2/28 Conteúdo programático: Capitulo 1: Conceitos

Leia mais

Sistemas de Informações Geográficas

Sistemas de Informações Geográficas Sistemas de Informações Geográficas Aula 2 Assuntos: # Revisão em estatística # Revisão em informática # Revisão em sensoriamento remoto # # Histórico do SIG Geotecnologias Sensoriamento Remoto Geoprocessamento

Leia mais

Relatório Laboratório 2 Raian Vargas Maretto

Relatório Laboratório 2 Raian Vargas Maretto Relatório Laboratório 2 Raian Vargas Maretto Introdução O relatório apresenta aspectos de cartografia para geoprocessamento através da utilização do software SPRING (versão 4.3.3.). A cartografia tem preocupação

Leia mais

IMAGENS DIGITAIS APLICADAS PARA DETERMINAÇÃO DE ÁREAS AGRÍCOLAS ATRAVÉS DO CLASSIFICADOR BAYES

IMAGENS DIGITAIS APLICADAS PARA DETERMINAÇÃO DE ÁREAS AGRÍCOLAS ATRAVÉS DO CLASSIFICADOR BAYES IMAGENS DIGITAIS APLICADAS PARA DETERMINAÇÃO DE ÁREAS AGRÍCOLAS ATRAVÉS DO CLASSIFICADOR BAYES RAFAEL COLL DELGADO 1 ; GILBERTO CHOHAKU SEDIYAMA 2 ; EVALDO DE PAIVA LIMA 3, RICARDO GUIMARÃES ANDRADE 4

Leia mais

Uso de geotecnologias no estudo da sustentabilidade agrícola do núcleo rural Taquara, DF.

Uso de geotecnologias no estudo da sustentabilidade agrícola do núcleo rural Taquara, DF. 1 Uso de geotecnologias no estudo da sustentabilidade agrícola do núcleo rural Taquara, DF. Lousada, Bruno Maia Soriano (1) ; Lacerda, Marilusa Pinto Coelho (2) ; Boschini Ana Paula Masson (1) & Araújo,

Leia mais