MONITORAMENTO DOS INDICADORES DAS MPEs DA INDÚSTRIA DO ESTADO DO MARANHÃO. Desempenho da indústria nos últimos meses comprometerá resultado do 4º tri

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "MONITORAMENTO DOS INDICADORES DAS MPEs DA INDÚSTRIA DO ESTADO DO MARANHÃO. Desempenho da indústria nos últimos meses comprometerá resultado do 4º tri"

Transcrição

1 MONITORAMENTO DOS INDICADORES DAS MPEs DA INDÚSTRIA DO ESTADO DO MARANHÃO Desempenho da indústria nos últimos meses comprometerá resultado do 4º tri Na passagem de outubro para novembro, a produção física industrial no plano nacional registrou queda de 0,7% (incluindo os ajustes sazonais), após ter ficado estável no mês anterior. Esses foram os dados revelados pela Pesquisa Industrial Mensal do IBGE. Tanto a Indústria de transformação (-1,22%) quanto a Indústria Extrativa (-0,67%) registraram queda em relação ao mês anterior, sendo que dentro da primeira, os segmentos Fabricação de equipamentos de informática, Produtos eletrônicos e ópticos e Fabricação de máquinas, aparelhos e materiais elétricos registraram os maiores recuos. Na segunda, nota-se um relativo desaquecimento da atividade, após dois meses de estabilidade e, no último mês, o maior recuo desde fevereiro de Brasil: Evolução da Produção Física Industrial, entre Nov/06 e Nov/14 (mês ou média de 2012= 100) 110,0 105,0 100,0 95,0 90,0 85,0 80,0 75,0 70,0 Indústria geral Indústria extrativa Indústria de transformação Fonte: IBGE O recuo na produção física da indústria geral surpreendeu os analistas, que esperavam aumento da produção no referido mês. Na Indústria de Transformação, que detém maior peso da Indústria Geral, nove dos 25 segmentos pesquisados registraram queda. Os demais registraram um tímido aumento em relação ao mês anterior, mas não conseguiram reverter à tendência de queda do indicador. A indústria Extrativa interrompeu a série de expansão no curto prazo, apesar de ser a única a registrar crescimento ao longo do ano.

2 No acumulado de 2014 (janeiro a novembro) contra o mesmo período do ano anterior, a Indústria de Transformação foi o único segmento responsável pela deterioração da produção industrial no país. Fazendo-se a abertura pelas Categorias de Uso, identifica-se queda na produção de todas elas, exceto Bens de consumo duráveis, que ficou estável no período. Os recuos mais acentuados ficaram por conta da produção de Bens de consumo duráveis (-8,9%) e da produção de Bens de capital (-8,4%). A primeira reflete a queda na produção de automóveis e veículos leves, dada a expressiva contração das exportações para o principal comprador do Brasil - a Argentina, mesmo diante de uma taxa de câmbio que favorece o setor. O mau desempenho do segmento Bens de capital decorreu da redução da produção de veículos de transporte industrial, em especial caminhões e equipamentos agrícolas. O Boletim Focus de (26/12/14), levantamento do Banco Central com analistas de mercado, aponta uma queda de 2,49% na produção física industrial em 2014, levando em consideração o andamento do nível de confiança dos industriais e a alta observada nos estoques nos segmentos assinalados. ICEI revela pessimismo do empresariado tanto na indústria geral quanto nas MPEs Na perspectiva dos empresários, enquanto no mês de dezembro de 2014 a atividade industrial mostrou relativa melhora; no mês de janeiro, os empresários mostraram-se mais reticentes, sinalizando uma possível queda na produção industrial. O Índice de Confiança do Empresário Industrial ICEI, calculado pela CNI, revela um cenário de ampliação do pessimismo quanto à performance da indústria geral, sendo que o indicador se encontra abaixo de 50 pontos há 10 meses, com aprofundamento da queda em janeiro, tendo variado de 53,1 pontos (jan/14) para 44,4 pontos (jan/15). Para as MPEs, o cenário é tampouco melhor. O ICEI-MPE recuou 1,8% em relação ao mês anterior, mesmo após ter registrado queda em dezembro último. Ao longo de 2014, verificou-se deterioração nas expectativas (saiu de 52,8 pontos para 44,4 pontos) sobre o desempenho das MPEs industriais, começando o ano de 2015 em um patamar bastante preocupante (43,6 pontos).

3 Brasil: ICEI - Índice de Confiança do Empresário Industrial na Indústria Geral e nas MPEs - Jan/13 a Jan/15 10,0 60 OTIMISTA 55 5,0 0,0 50-5,0 45 PESSIMISTA 40-10,0 ICEI ICEI - MPE Fonte: CNI Índice de Confiança do Empresário Industrial O gráfico ao lado mostra o agravamento do pessimismo dos empresários industriais ao longo de As condições atuais da economia, de baixo crescimento e de fraca absorção doméstica, aparecem como as principais causas para esse comportamento. Confiança do empresário industrial maranhense entra pela primeira vez no patamar pessimista Se até novembro o pessimismo do empresário industrial se restringia ao plano nacional, em dezembro os empresários industriais maranhenses adentraram no campo das avaliações pessimistas. De acordo com os dados da FIEMA, o índice de confiança do empresário maranhense ficou abaixo de 50 pontos pela primeira vez desde o início das pesquisas, em (fev/2010). O ICEI da indústria geral recuou 6,2%, influenciado pela queda no índice de confiança da Construção civil e da Indústria extrativa. O pessimismo quanto à atividade desta última mostra a fraca atividade das principais indústrias extrativas do Estado (Vale e Alumar), diante da queda na cotação das principais commodities exportadas. Já na Construção civil, o reflexo advém da piora da dinâmica dos Serviços especializados para construção e da Construção de edifícios, com impactos negativos sobre as contratações formais líquidas no estado.

4 No que diz respeito às MPEs, apesar do ICEI ter continuado no patamar otimista, tendo variado de 54,7 pontos para 51,1 pontos, a confiança desses industriais entrou em desaceleração desde dezembro de 2013, quando resgistrava o patamar de 66,0 pontos. A retração das atividades da Construção civil foi o principal fator indutor da deterioração da confiança das MPEs. Contribuem para isso, o agravamento das condições macroeconômicas brasileiras e o fraco nível de atividades do Estado do Maranhão. Maranhão: Evolução do ICEI na Indústria Geral e nas MPEs, entre Dez/10 e Dez/14 75,0 70,0 65,0 60,0 55,0 Otimista 50,0 45,0 Pessimista Fonte: FIEMA Geral MPEs Apesar de ainda permanecer no terreno otimista, o gráfico mostra a contínua queda de confiança dos empresários das MPEs, refletindo o cenário de desaquecimento da economia. Com a provável continuidade do cenário de retração do nível de atividades no Estado, os micro e pequenos empresários industriais do Maranhão deverão passar para o terreno pessimista nas avaliações nos próximos meses. Indústria Maranhense apresenta queda de empregos formais em novembro de A Indústria Maranhense, que já passava por uma desaceleração nas contratações líquidas desde o começo do ano de 2014, intensificou destruição líquida de empregos formais no mês de novembro, logo após o encerramento do período eleitoral, sendo mais expressivos nos setores da Construção civil (-2.204) e na Indústria de transformação (-146).

5 Maranhão: Movimentação líquida de empregos formais, por porte da empresa Janeiro a novembro de 2013 e 2014 Janeiro a novembro Mensal Setores da Indústria out/14 nov/14 Total MPE Total MPE Total MPE Total MPE Extrativa Mineral Indústria de Transformação Minerais nao metálicos Metalúrgica Mecânica Material elétrico Material de transporte Madeira e do mobiliário Papel, editorial e gráfica Ind. diversas (fumo, etc) Química Têxtil Calçados Alimenticios, bebidas S.I.U.P Construção Civil Total Fonte: CAGED (MTE) No acumulado de 2014, a Indústria de transformação teve o resultado negativo (-143) puxado pelos segmentos de Metalurgia (-343) e Mecânica (-594) que demitiram fortemente no primeiro semestre do ano. Em contraponto, observa-se, na tabela ao lado, três subsetores que vêm ampliando as contratações líquidas nos últimos meses, com predomínio nas MPEs. São eles: Material elétrico (+210), Madeira e Imobiliário (+141) e Metalúrgica (+109). Em novembro de 2014, a Indústria Maranhense continua apresentando retração no emprego industrial: foram 913 demissões líquidas na Indústria da Transformação e na Construção Civil. Na primeira, a atividade de Indústria Química foi responsável por 760 desligamentos e, na segunda devem-se as atividades de Construção de edifícios e Serviços especializados para a construção que, após obras eleitorais, demitiram 909 e 487 empregos formais, respectivamente.

6 Atividade de Construção de Edifícios retrai expressivamente em Novembro Maranhão: Variação líquida de empregos formais, por porte da empresa Outubro-novembro de 2014 Serviços especializados para Construção Total -123 MPE -487 Obras de Infra-Estrutura Construção de Edifícios Fonte: CAGED (MTE) Entre outubro e novembro, as atividades da Construção civil registraram queda no emprego formal, sendo mais expressiva a retração no grupamento de atividade Construção de Edifícios, tanto no total das empresas (-909) quanto nas MPEs (-609). Em contraponto, Obras de infraestrutura foi a única atividade a registrar contratações líquidas, com empregos de carteira assinada. Indústria de Alimentos e Bebidas é destaque na UR de Açailândia Em relação à dinâmica das Unidades Regionais do Maranhão, ainda no acumulado do ano, observa-se no gráfico ao lado a origem das contratações e demissões líquidas de empregos formais da Indústria da Transformação, citadas anteriormente. O bom desempenho da Indústria de alimentos e bebidas foi registrado na UR de Açailândia (+464) no total das empresas. Já nas MPEs, os segmentos de Material elétrico e Mecânica criaram na UR de São Luís 210 e 204 empregos celetistas. Quanto às demissões líquidas, foram mais significativas nas atividades indústrias de Química na UR de Caxias (-826) e Minerais não metálicos na UR de Imperatriz (-212). URs do Maranhão: Variação líquida de empregos formais, por porte da empresa janeiro a novembro UR Imperatriz/Min. nao UR Imperatriz/Quimica UR Caxias/ Quimica UR São Luís/Materiais UR São Luís/Mecânica UR Imperatriz/Mecânica UR Balsas/Min. nao Fonte: CAGED (MTE) UR -826 MPE Total

7 A atividade Obras de alvenaria foi a que mais estimulou o registro de novos Microempreendedores Individuais - MEI nos últimos meses Maranhão: Variação do Total de Empresas Optantes pelo MEI novembro a dezembro 2014, e dezembro de 2014 a janeiro de 2015 (nov - dez/14) (dez/14 - jan/15) Obras de alvenaria (Construção) Inst. e man. elétrica (Construção) Fabricação de móveis 6 4 Fabricação de artigos de serralheria Confecção, peças do vestuário Fonte: Receita Federal (SIMEI) Quanto ao número de MEI no setor da Indústria, observa-se que foi mais representativo nas atividades da Construção, especificamente no segmento de Obras de alvenaria, o qual registrou a criação de 51 empresas nos últimos meses. No entanto, de dezembro a janeiro a atividade de Instalação e manutenção elétrica apresentou maior número de MEI com 22 novas empresas. Construção Civil lidera na criação de MPEs no período de 2010 a 2013 No que tange à estrutura empresarial, com os novos dados da RAIS 2013, observou-se que houve aumento da participação da Construção Civil nos setores da Indústria maranhense, saindo de 46,7% em 2010 a 47,4% em 2013, criando 469 novas empresas nesse período. Já a Indústria da Transformação representa 46,7% em 2013, uma participação inferior quando comparada a de 2010 (47,8%).

8 Setores da Indústria MPE Médias e Grandes Var abs Var abs Total Construção Civil Industria da Transformação S.I.U.P Extrativa Mineral Setores da Indústria Participação (%) Total 100,0 100,0 100,0 100,0 100,0 100,0 Construção Civil 46,7 47,4 50,2 47,8 48,3 50,2 Industria da Transformação 47,8 46,7 42,4 46,6 45,8 42,6 S.I.U.P. 3,7 4,1 5,7 3,9 4,1 5,3 Extrativa Mineral 1,8 1,8 1,8 1,8 1,8 1,9 Fonte: RAIS (MTE) Estrutura Empresarial Nota Metodológica: Apesar de este Boletim fazer referência ao acumulado de janeiro a novembro, existem dados para os meses de dezembro e janeiro, ficando distribuído da seguinte forma: Novembro: Pesquisa Industrial Mensal (PIM) e Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED); Dezembro: Índice de Confiança do Empresário Industrial Maranhense; Janeiro: Índice de Confiança do Empresário Industrial Maranhense Brasileiro.

Boletim Indústria Ed. 009 Setembro / 2016

Boletim Indústria Ed. 009 Setembro / 2016 Ed. 009 Setembro / 2016 Indústria 1 Indústria segue com desempenho positivo na base mensal pelo quinto mês consecutivo O indicador mensal do IBGE ficou estável na passagem de junho para julho, apresentando

Leia mais

Indústria registra queda de 1,5% em julho, acumulando recuo de 5,4% nos últimos 12 meses. % contra mês anterior (c/ ajuste sazonal) Acum.

Indústria registra queda de 1,5% em julho, acumulando recuo de 5,4% nos últimos 12 meses. % contra mês anterior (c/ ajuste sazonal) Acum. Indústria 1 Indústria registra queda de 1,5% em julho, acumulando recuo de 5,4% nos últimos 12 meses De acordo com a Pesquisa Mensal da Indústria, a produção industrial recuou 1,5% na passagem de junho

Leia mais

Boletim Indústria Ed. 007 Julho / 2016

Boletim Indústria Ed. 007 Julho / 2016 Ed. 007 Julho / 2016 Indústria 1 Produção industrial segue estável pelo segundo mês consecutivo O indicador da produção física industrial mensal segue pelo segundo mês consecutivo estável, não registrando

Leia mais

Monitoramento dos Indicadores das MPEs do Comércio do Estado do Maranhão

Monitoramento dos Indicadores das MPEs do Comércio do Estado do Maranhão Monitoramento dos Indicadores das MPEs do Comércio do Estado do Maranhão Baixa atividade econômica leva desempenho interanual do comércio para o menor patamar desde 2003 Segundo o IBGE, o volume de vendas

Leia mais

Serviços de informação e comunicação. Outros serviços. Transportes, serv. Aux. aos transp. e correio. Serviços prestados às famílias

Serviços de informação e comunicação. Outros serviços. Transportes, serv. Aux. aos transp. e correio. Serviços prestados às famílias Serviço 1 Volume e Receita real dos serviços recuam no mês de janeiro Os dados da Pesquisa Mensal dos Serviços do IBGE mostram que o volume comercializado no setor de Serviços brasileiro recuou 5,1% na

Leia mais

EMPREGO INDUSTRIAL EMPREGO JUNHO DE º SEMESTRE DE 2012

EMPREGO INDUSTRIAL EMPREGO JUNHO DE º SEMESTRE DE 2012 EMPREGO INDUSTRIAL 1º SEMESTRE DE 2012 EMPREGO JUNHO DE 2012 De acordo com o CAGED Cadastro Geral de Empregados e Desempregados, em junho de 2012 foram criados 1.364 empregos em Santa Catarina. Este saldo

Leia mais

Ano VI Abr./2018. Prof. Dr. Sergio Naruhiko Sakurai, Giulia Coelho e Ingrid Nossack

Ano VI Abr./2018. Prof. Dr. Sergio Naruhiko Sakurai, Giulia Coelho e Ingrid Nossack Índice de Confiança da Construção apresenta recuo e sugere menor otimismo no curto prazo Os dados de fevereiro de 2018 do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED) indicam criação líquida de

Leia mais

PAINEL DO MERCADO DE TRABALHO

PAINEL DO MERCADO DE TRABALHO PAINEL DO MERCADO DE TRABALHO JANEIRO DE 212 - CAGED Emprego Formal na Economia Emprego no mês de Janeiro 213 - Ocorreu um saldo positivo de 28.9 postos de emprego e no comparativo dos meses de janeiro,

Leia mais

Observatório das Micro e Pequenas Empresas Maranhenses - Emprego

Observatório das Micro e Pequenas Empresas Maranhenses - Emprego Monitoramento do Emprego Formal nas MPE Maranhenses Junho de 216 Mercado de Trabalho 1 Demissões líquidas se aprofundam no primeiro quadrimestre de 216 Em abril de 216, o saldo entre admissões e demissões

Leia mais

Comércio é o único setor a registrar novas contratações

Comércio é o único setor a registrar novas contratações Brasil registra demissões no mês de dezembro e fecha o ano de 2018 com criação de empregos formais Os dados de dezembro de 2018 do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED) apontam destruição

Leia mais

A atividade industrial paulista cresceu 12,1% em junho

A atividade industrial paulista cresceu 12,1% em junho jan/17 fev/17 mar/17 abr/17 mai/17 jun/17 jul/17 ago/17 set/17 out/17 nov/17 dez/17 jan/18 fev/18 mar/18 abr/18 mai/18 jun/18 A atividade industrial paulista cresceu 12,1% em junho Resultado da atividade

Leia mais

Índice de Confiança do Comércio recua, refletindo ritmo lento da atividade econômica. Brasil volta a registrar destruição de postos de trabalho

Índice de Confiança do Comércio recua, refletindo ritmo lento da atividade econômica. Brasil volta a registrar destruição de postos de trabalho Índice de Confiança do Comércio recua, refletindo ritmo lento da atividade econômica Os dados de junho de 2018 do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED) revelam destruição líquida de vagas

Leia mais

EMPREGO INDUSTRIAL ABRIL DE 2013

EMPREGO INDUSTRIAL ABRIL DE 2013 EMPREGO INDUSTRIAL ABRIL DE 2013 SUMÁRIO EXECUTIVO INDÚSTRIA FOI O SETOR QUE MAIS CONTRATOU EM ABRIL. O número de assalariados com carteira assinada da indústria de transformação catarinense cresceu 0,7%

Leia mais

Indústria registra o pior desempenho na criação de emprego dos últimos 11 meses

Indústria registra o pior desempenho na criação de emprego dos últimos 11 meses Brasil acumula quinto saldo mensal positivo consecutivo na criação de empregos com carteira assinada Os dados de novembro de 2018 do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED) indicam criação

Leia mais

Produto Interno Bruto Estado de São Paulo Fevereiro de 2016

Produto Interno Bruto Estado de São Paulo Fevereiro de 2016 Produto Interno Bruto Estado de São Paulo Fevereiro de 2016 Diretoria Adjunta de Análise e Disseminação de Informações Gerência de Indicadores Econômicos Em fevereiro de 2016, no acumulado de 12 meses,

Leia mais

Serviços puxam criação de vagas formais e Comércio registra o pior resultado

Serviços puxam criação de vagas formais e Comércio registra o pior resultado Brasil inicia o ano de 2019 com criação de empregos formais Os dados de janeiro de 2019 do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED) indicam criação líquida de vagas em âmbito nacional, no Estado

Leia mais

Serviços foi o único setor com contratações em âmbito nacional

Serviços foi o único setor com contratações em âmbito nacional Brasil registra, pela primeira vez no ano, destruição de vagas de empregos com carteira assinada Os dados de março de 2019 do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED) revelam destruição líquida

Leia mais

Índice de Confiança do Empresário São Paulo Descontentamento do empresário industrial diminui em outubro

Índice de Confiança do Empresário São Paulo Descontentamento do empresário industrial diminui em outubro Índice de Confiança do Empresário São Paulo Descontentamento do empresário industrial diminui em outubro Outubro/2014 O Índice de Confiança do Empresário Industrial Paulista (ICEI SP) avançou para 40,3

Leia mais

DEPECON Departamento de Pesquisas e Estudos Econômicos. Cenário Econômico e Desempenho Mensal da Indústria

DEPECON Departamento de Pesquisas e Estudos Econômicos. Cenário Econômico e Desempenho Mensal da Indústria DEPECON Departamento de Pesquisas e Estudos Econômicos Cenário Econômico e Desempenho Mensal da Indústria Julho de 2017 Este relatório visa a fornecer informações econômicas sobre a Indústria de Transformação

Leia mais

Análise do Emprego Industrial JANEIRO/2019. Geração de empregos bate recorde no mês e aponta para um ano de maior crescimento da economia

Análise do Emprego Industrial JANEIRO/2019. Geração de empregos bate recorde no mês e aponta para um ano de maior crescimento da economia Análise do Emprego Industrial JANEIRO/2019 Geração de empregos bate recorde no mês e aponta para um ano de maior crescimento da economia O mercado de trabalho de Santa Catarina registrou a abertura de

Leia mais

ano XIX n 2, Fevereiro de 2015

ano XIX n 2, Fevereiro de 2015 ano XIX n 2, EM FOCO O Índice de preços de exportação apresentou redução acentuada de 16,8% no mês de janeiro de 2015 comparado ao mesmo mês do ano anterior (Tabela 1). O declínio nos preços das exportações

Leia mais

Refletindo a paralisação dos caminhoneiros, a atividade industrial paulista registra forte queda em maio

Refletindo a paralisação dos caminhoneiros, a atividade industrial paulista registra forte queda em maio jan/17 fev/17 mar/17 abr/17 mai/17 jun/17 jul/17 ago/17 set/17 out/17 nov/17 dez/17 jan/18 fev/18 mar/18 abr/18 mai/18 Refletindo a paralisação dos caminhoneiros, a atividade industrial paulista registra

Leia mais

PRODUÇÃO INDUSTRIAL EM MAIO DE 2003: O SETOR DE BENS DE CONSUMO DURÁVEIS TEM O PIOR DESEMPENHO

PRODUÇÃO INDUSTRIAL EM MAIO DE 2003: O SETOR DE BENS DE CONSUMO DURÁVEIS TEM O PIOR DESEMPENHO PRODUÇÃO INDUSTRIAL EM MAIO DE 2003: O SETOR DE BENS DE CONSUMO DURÁVEIS TEM O PIOR DESEMPENHO De acordo com o IBGE, em maio, a produção industrial brasileira manteve-se praticamente no mesmo patamar de

Leia mais

Análise do Emprego Industrial FEVEREIRO/2018 JAN-FEV 2018

Análise do Emprego Industrial FEVEREIRO/2018 JAN-FEV 2018 Análise do Emprego Industrial FEVEREIRO/2018 Santa Catarina encerra o mês de fevereiro com o maior saldo de empregos na Indústria de Transformação, 12.041 novas vagas de trabalho. No ano já são mais de

Leia mais

EMPREGO INDUSTRIAL SUMÁRIO EXECUTIVO EMPREGO FEVEREIRO DE Eego industrial FEVEREIRO DE 2013

EMPREGO INDUSTRIAL SUMÁRIO EXECUTIVO EMPREGO FEVEREIRO DE Eego industrial FEVEREIRO DE 2013 EMPREGO INDUSTRIAL FEVEREIRO DE 2013 FEVEREIRO DE 2013 Eego industrial SUMÁRIO EXECUTIVO O número de assalariados com carteira assinada da indústria de transformação catarinense cresceu 1,50% em fevereiro

Leia mais

Setor de Serviços continua sendo o destaque, apresentando o melhor desempenho em 2019

Setor de Serviços continua sendo o destaque, apresentando o melhor desempenho em 2019 Brasil gera empregos formais em todos os setores e atinge melhor resultado para o mês de Abril em seis anos Os dados de abril de 2019 do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED) revelam criação

Leia mais

INFORME CONJUNTURAL. Comportamento do Emprego Janeiro Brasil. Subseção Dieese Força Sindical. Elaboração:05/03/18

INFORME CONJUNTURAL. Comportamento do Emprego Janeiro Brasil. Subseção Dieese Força Sindical. Elaboração:05/03/18 INFORME CONJUNTURAL Comportamento do Emprego Janeiro 2018 - Brasil Subseção Dieese Força Sindical Elaboração:05/03/18 Estoque de Empregos RAIS Brasil 2 3 4 Jan 2018 Segundo dados divulgados pelo Cadastro

Leia mais

Índice de Confiança do Empresário São Paulo Empresário industrial paulista continua descontente com as condições da economia brasileira

Índice de Confiança do Empresário São Paulo Empresário industrial paulista continua descontente com as condições da economia brasileira Índice de Confiança do Empresário São Paulo Empresário industrial paulista continua descontente com as condições da economia brasileira Setembro/2014 O Índice de Confiança do Empresário Industrial Paulista

Leia mais

Brasil: Taxas de Crescimento do Volume de Vendas do Comércio Varejista (em %) Março de 2016

Brasil: Taxas de Crescimento do Volume de Vendas do Comércio Varejista (em %) Março de 2016 Comércio 1 Expansão registrada no mês de fevereiro cede lugar a mais um mês de queda no comércio varejista brasileiro Segundo dados da Pesquisa Mensal do Comércio - PMC, do IBGE, o volume de vendas físicas

Leia mais

Foi divulgado no dia 21/11/2018 pelo Ministério do Trabalho os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados - CAGED do mês de outubro.

Foi divulgado no dia 21/11/2018 pelo Ministério do Trabalho os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados - CAGED do mês de outubro. Foi divulgado no dia 2//28 pelo Ministério do Trabalho os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados - CAGED do mês de outubro. Em outubro de 28, pelo terceiro mês consecutivo, as contratações

Leia mais

Análise do Emprego Industrial OUTUBRO/2018. Em outubro, Santa Catarina é o segundo estado que mais gera empregos no Brasil JAN-OUT.

Análise do Emprego Industrial OUTUBRO/2018. Em outubro, Santa Catarina é o segundo estado que mais gera empregos no Brasil JAN-OUT. Análise do Emprego Industrial OUTUBRO/2018 Em outubro, Santa Catarina é o segundo estado que mais gera empregos no Brasil O mercado de trabalho de Santa Catarina registrou a abertura de 9.743 vagas com

Leia mais

Brasil e SP fecharam postos de trabalho em todos os setores da economia

Brasil e SP fecharam postos de trabalho em todos os setores da economia Brasil e SP fecharam postos de trabalho em todos os setores da economia Os dados de março de 2016 do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED) reafirmam a desaceleração do mercado de trabalho.

Leia mais

Emprego industrial 25 de Fevereiro de 2014 FEDERAÇÃO DAS INDÚSTRIAS DO ESTADO DE SANTA CATARINA. Indústria Janeiro/2014

Emprego industrial 25 de Fevereiro de 2014 FEDERAÇÃO DAS INDÚSTRIAS DO ESTADO DE SANTA CATARINA. Indústria Janeiro/2014 EMPREGO INDUSTRIAL Janeiro de 2014 Emprego industrial 25 de Fevereiro de 2014 FEDERAÇÃO DAS INDÚSTRIAS DO ESTADO DE SANTA CATARINA SUMÁRIO EXECUTIVO A INDÚSTRIA DE TRANSFORMAÇÃO APRESENTOU O MELHOR DESEMPENHO

Leia mais

Conjuntura PRODUÇÃO INDUSTRIAL

Conjuntura PRODUÇÃO INDUSTRIAL Indicadores da Industria Mensal Jan-Mar/2017 ECONÔMICA Conjuntura NO PRIMEIRO QUADRIMESTRE DE 2018, PRODUÇÃO INDUSTRIAL AVANÇA 4,5, FATURAMENTO PRODUÇÃO INDUSTRIAL ATINGE 6,9% Em abril de 2018, a produção

Leia mais

INDICADORES INDUSTRIAIS DEZEMBRO/2018

INDICADORES INDUSTRIAIS DEZEMBRO/2018 INDICADORES INDUSTRIAIS DEZEMBRO/2018 Faturamento da indústria de SC fecha em alta em 2018, O indicador de vendas industriais recuou 3,74% na passagem de novembro para dezembro, considerando a série com

Leia mais

Resultados do 2º trimestre de 2012

Resultados do 2º trimestre de 2012 4º T 2007 1º T 2008 2º T 2008 3º T 2008 4º T 2008 1º T 2009 2º T 2009 3º T 2009 4º T 2009 1º T 2010 2º T 2010 3º T 2010 4º T 2010 1º T 2011 2º T 2011 3º T 2011 4º T 2011 1º T 2012 2º T 2012 4º Tri/2007=100

Leia mais

EMPREGO INDUSTRIAL SETEMBRO DE 2012 SUMÁRIO EXECUTIVO A indústria de transformação é o setor de maior geração de emprego em Santa Catarina, em 2012, em termos absolutos. O número de assalariados com carteira

Leia mais

INFORME CONJUNTURAL. Comportamento do Emprego Jan-Jul Brasil. Subseção Dieese Força Sindical. Elaboração: 25/08/16

INFORME CONJUNTURAL. Comportamento do Emprego Jan-Jul Brasil. Subseção Dieese Força Sindical. Elaboração: 25/08/16 INFORME CONJUNTURAL Comportamento do Emprego Jan-Jul 2016 - Brasil Subseção Dieese Força Sindical Elaboração: 25/08/16 Estoque de Empregos RAIS Brasil Estoque de emprego, setor de atividade - Brasil Setores

Leia mais

PAINEL DO MERCADO DE TRABALHO

PAINEL DO MERCADO DE TRABALHO PAINEL DO MERCADO DE TRABALHO MAIO DE - CAGED Emprego Formal na Economia O emprego no mês de maio de teve um saldo positivo de 58.836 postos de trabalho. O resultado expressa a diferença entre o total

Leia mais

ano XIX n 1, Janeiro de 2015

ano XIX n 1, Janeiro de 2015 ano XIX n 1, EM FOCO Em dezembro de 2014, o Índice de preços das exportações totais apresentou expressiva queda (-12,2%), na comparação com o mesmo mês de 2013, em virtude de variações negativas significativas

Leia mais

SANTA CATARINA REGISTRA O SEGUNDO MENOR SALDO DE EMPREGOS PARA O MÊS DE JUNHO DESDE 2002

SANTA CATARINA REGISTRA O SEGUNDO MENOR SALDO DE EMPREGOS PARA O MÊS DE JUNHO DESDE 2002 Informação e Análise do Mercado de Trabalho Informativo Mensal de Emprego CAGED nº 07/2012 1 23/07/2012 SANTA CATARINA REGISTRA O SEGUNDO MENOR SALDO DE EMPREGOS PARA O MÊS DE JUNHO DESDE 2002 Os dados

Leia mais

ano XIX n 3 Março de 2015

ano XIX n 3 Março de 2015 ano XIX n 3 EM FOCO O Índice de preços das exportações totais apresentou acentuada queda de 17,6% em fevereiro, na comparação com fevereiro de 2014, em função das variações negativas registradas em todas

Leia mais

GERAÇÃO DE EMPREGOS FORMAIS - JULHO/ Brasil tem o quarto mês seguido de saldo positivo na criação de Empregos

GERAÇÃO DE EMPREGOS FORMAIS - JULHO/ Brasil tem o quarto mês seguido de saldo positivo na criação de Empregos GERAÇÃO DE EMPREGOS FORMAIS - JULHO/217 1. Brasil tem o quarto mês seguido de saldo positivo na criação de Empregos O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) divulgou os dados do Cadastro Geral de Empregados

Leia mais

GERAÇÃO DE EMPREGOS FORMAIS - ABRIL/2015

GERAÇÃO DE EMPREGOS FORMAIS - ABRIL/2015 Saldo (Admissão - Desligamentos) Saldo (Admissão - Desligamentos) GERAÇÃO DE EMPREGOS FORMAIS - ABRIL/215 1. Geração de Empregos no Brasil - Mercado de Trabalho volta a Demitir O Ministério do Trabalho

Leia mais

Receita nominal. Setembro/Agosto 0,5 0,1 1,5 1,2 Média móvel trimestral 1,0 0,1 1,1 0,5 Setembro 2015 / Setembro 2014

Receita nominal. Setembro/Agosto 0,5 0,1 1,5 1,2 Média móvel trimestral 1,0 0,1 1,1 0,5 Setembro 2015 / Setembro 2014 Vendas no varejo variam 0,5% em setembro Período Volume de vendas Varejo Receita nominal Varejo Ampliado Volume de vendas Receita nominal Setembro/Agosto 0,5 0,1 1,5 1,2 Média móvel trimestral 1,0 0,1

Leia mais

Coeficientes de Exportação e Importação da Indústria de Transformação. 3º Trimestre/2017

Coeficientes de Exportação e Importação da Indústria de Transformação. 3º Trimestre/2017 Coeficientes de Exportação e Importação da Indústria de Transformação 3º Trimestre/2017 Os Coeficientes de Exportação e de Importação tem como objetivo analisar de forma integrada a produção industrial

Leia mais

Índice de Confiança da Indústria estabiliza e reforça incertezas. Indústria e Comércio voltam a apresentar demissões em nível nacional

Índice de Confiança da Indústria estabiliza e reforça incertezas. Indústria e Comércio voltam a apresentar demissões em nível nacional Índice de Confiança da Indústria estabiliza e reforça incertezas Os dados de maio de 2018 do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED) indicam criação líquida de vagas em âmbito nacional, no

Leia mais

Regiões apresentam redução no volume de demissões em Outubro de 2016

Regiões apresentam redução no volume de demissões em Outubro de 2016 Regiões apresentam redução no volume de demissões em Outubro de 2016 Os dados de Outubro de 2016 do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED) continuam indicando um mercado de trabalho fragilizado.

Leia mais

A atividade industrial registra queda de 2,2% em julho

A atividade industrial registra queda de 2,2% em julho jan/17 mar/17 abr/17 mai/17 jun/17 jul/17 set/17 out/17 nov/17 dez/17 jan/18 mar/18 abr/18 mai/18 jun/18 jul/18 A atividade industrial registra queda de 2,2% em julho Resultado da atividade industrial

Leia mais

DEPECON Departamento de Pesquisas e Estudos Econômicos. Cenário Econômico e Desempenho Mensal da Indústria

DEPECON Departamento de Pesquisas e Estudos Econômicos. Cenário Econômico e Desempenho Mensal da Indústria DEPECON Departamento de Pesquisas e Estudos Econômicos Cenário Econômico e Desempenho Mensal da Indústria Fevereiro de 2017 Este relatório visa a fornecer informações econômicas sobre a Indústria de Transformação

Leia mais

Coeficientes de Exportação e Importação da Indústria de Transformação. 2º Trimestre/2017

Coeficientes de Exportação e Importação da Indústria de Transformação. 2º Trimestre/2017 Coeficientes de Exportação e Importação da Indústria de Transformação 2º Trimestre/2017 Os Coeficientes de Exportação e de Importação tem como objetivo analisar de forma integrada a produção industrial

Leia mais

ano XVIII, n 1, Janeiro de 2014

ano XVIII, n 1, Janeiro de 2014 ano XVIII, n 1, Janeiro de 2014 EM FOCO O índice de preços das exportações encerrou o ano de 2013 com queda de 3,2% em relação ao ano anterior. A redução dos preços de exportação foi generalizada, afetando

Leia mais

A produção industrial caiu 1,6% em junho: Quatorze meses de estagnação

A produção industrial caiu 1,6% em junho: Quatorze meses de estagnação A produção industrial caiu 1,6% em junho: Quatorze meses de estagnação Resumo * A produção industrial voltou a registrar fraco desempenho em junho. * Com o resultado de junho, completam-se quatorze meses

Leia mais

Índice de Confiança do Empresário São Paulo Confiança do empresário paulista volta a recuar e atinge pior nível da série

Índice de Confiança do Empresário São Paulo Confiança do empresário paulista volta a recuar e atinge pior nível da série Índice de Confiança do Empresário São Paulo Confiança do empresário paulista volta a recuar e atinge pior nível da série Agosto/2014 O Índice de Confiança do Empresário Industrial Paulista (ICEI SP) recuou

Leia mais

Resultados da Pesquisa de Nível de Emprego do Estado de São Paulo Indicadores regionais e setoriais

Resultados da Pesquisa de Nível de Emprego do Estado de São Paulo Indicadores regionais e setoriais Resultados da Pesquisa de Nível de Emprego do Estado de São Paulo Indicadores regionais e setoriais Destaques do Emprego Consolidado Ano Variação mensal Variação Variação interanual (Abr-17/Mar-17) acumulada

Leia mais

EMPREGO INDUSTRIAL Dezembro de 2013

EMPREGO INDUSTRIAL Dezembro de 2013 EMPREGO INDUSTRIAL Dezembro de 2013 Emprego industrial 28 de Janeiro de 2014 FEDERAÇÃO DAS INDÚSTRIAS DO ESTADO DE SANTA CATARINA SUMÁRIO EXECUTIVO INDÚSTRIA DE TRANSFORMAÇÃO - no acumulado do ano, foi

Leia mais

GERAÇÃO DE EMPREGOS FORMAIS - NOVEMBRO/2017

GERAÇÃO DE EMPREGOS FORMAIS - NOVEMBRO/2017 1. Brasil segue Gerando novos Empregos GERAÇÃO DE EMPREGOS FORMAIS - NOVEMBRO/217 O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) divulgou os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED) do mês

Leia mais

Boletim de Inteligência Estratégica

Boletim de Inteligência Estratégica Boletim de Inteligência Estratégica SUMÁRIO Receitas do Sistema Sebrae 11 Atividade Econômica Sequência de declínios do PIB reforçam a continuidade da recessão. 03 Emprego 04 Indústria 05 Comércio 06 Desemprego

Leia mais

PIB trimestral tem crescimento em relação ao mesmo período do ano anterior após 3 anos

PIB trimestral tem crescimento em relação ao mesmo período do ano anterior após 3 anos PIB trimestral tem crescimento em relação ao mesmo período do ano anterior após 3 anos No 2º tri./2017, o PIB brasileiro a preços de mercado apresentou crescimento de 0,23% quando comparado ao 2º tri./2016,

Leia mais

INDICADORES INDUSTRIAIS RIO GRANDE DO SUL

INDICADORES INDUSTRIAIS RIO GRANDE DO SUL INDICADORES INDUSTRIAIS RIO GRANDE DO SUL JANEIRO DE 2014 Janeiro de 2014 www.fiergs.org.br Atividade industrial volta crescer De acordo com o Índice de Desempenho Industrial do Rio Grande do Sul (IDI/RS),

Leia mais

Resultados do 3º trimestre de 2012

Resultados do 3º trimestre de 2012 4º T 07 1º T 08 2º T 08 3º T 08 4º T 08 1º T 09 2º T 09 3º T 09 4º T 09 1º T 10 2º T 10 3º T 10 4º T 10 1º T 11 2º T 11 3º T 11 4º T 11 1º T 12 2º T 12 3º T 12 São Paulo, 12 de novembro de 2012 Resultados

Leia mais

O crescimento da produção industrial em maio não altera a perspectiva de fraco desempenho da indústria em 2011

O crescimento da produção industrial em maio não altera a perspectiva de fraco desempenho da indústria em 2011 O crescimento da produção industrial em maio não altera a perspectiva de fraco desempenho da indústria em 2011 Resumo * Em maio com relação a abril a produção industrial cresceu 1,3%, livre de efeitos

Leia mais

Coeficientes de Exportação e Importação da Indústria de Transformação. Trimestre terminado em Agosto/2016

Coeficientes de Exportação e Importação da Indústria de Transformação. Trimestre terminado em Agosto/2016 Coeficientes de Exportação e Importação da Indústria de Transformação Trimestre terminado em Agosto/2016 Os Coeficientes de Exportação e de Importação tem como objetivo analisar de forma integrada a produção

Leia mais

PRODUÇÃO INDUSTRIAL EM ABRIL DE 2003: DEMANDA INTERNA DEPRIMIDA AFETA INDÚSTRIA

PRODUÇÃO INDUSTRIAL EM ABRIL DE 2003: DEMANDA INTERNA DEPRIMIDA AFETA INDÚSTRIA PRODUÇÃO INDUSTRIAL EM ABRIL DE 2003: DEMANDA INTERNA DEPRIMIDA AFETA INDÚSTRIA A produção industrial brasileira contraiu-se 4,2% em abril de 2003 em relação ao mesmo mês do ano anterior e com março caiu

Leia mais

Observatório das Micro e Pequenas Empresas Maranhenses - Emprego

Observatório das Micro e Pequenas Empresas Maranhenses - Emprego Estudo do Emprego Formal nas MPE Maranhenses Junho de 21 Mercado de Trabalho 1 Número de demissões em abril surpreendeu até os mais pessimistas Em abril de 21, o saldo entre admissões e demissões no país

Leia mais

Na atividade de têxtil e confecção ocorreu o maior volume de contratações (1.069 postos).

Na atividade de têxtil e confecção ocorreu o maior volume de contratações (1.069 postos). JAN/2016 Sumário Executivo No mês de janeiro de 2016, o saldo de empregos em Santa Catarina aumentou em relação a dezembro (7.211 postos e variação de 0,4%). A indústria de transformação também teve desempenho

Leia mais

Na comparação com o mesmo mês, foi o menor saldo de empregos da indústria de transformação para fevereiro desde 2010.

Na comparação com o mesmo mês, foi o menor saldo de empregos da indústria de transformação para fevereiro desde 2010. Sumário Executivo FEV/2016 No mês de fevereiro de 2016, o saldo de empregos em Santa Catarina aumentou em relação a janeiro (4.793 postos e variação de 0,2%). A indústria de transformação também teve desempenho

Leia mais

DEPECON Departamento de Pesquisas e Estudos Econômicos. Cenário Econômico e Desempenho Mensal da Indústria

DEPECON Departamento de Pesquisas e Estudos Econômicos. Cenário Econômico e Desempenho Mensal da Indústria DEPECON Departamento de Pesquisas e Estudos Econômicos Cenário Econômico e Desempenho Mensal da Indústria Abril de 2017 Este relatório visa a fornecer informações econômicas sobre a Indústria de Transformação

Leia mais

Observatório das Micro e Pequenas Empresas Maranhenses - Emprego

Observatório das Micro e Pequenas Empresas Maranhenses - Emprego Monitoramento do Emprego Formal nas MPE Maranhenses Agosto de 215 Emprego Formal 1 Guinada negativa do mercado de trabalho formal se aprofundou em junho Em junho de 215, o saldo entre admissões e demissões

Leia mais

Coeficientes de Exportação e Importação da Indústria de Transformação. 1º Trimestre/2016

Coeficientes de Exportação e Importação da Indústria de Transformação. 1º Trimestre/2016 Coeficientes de Exportação e Importação da Indústria de Transformação 1º Trimestre/2016 Os Coeficientes de Exportação e de Importação tem como objetivo analisar de forma integrada a produção industrial

Leia mais

Coeficientes de Exportação e Importação da Indústria de Transformação. 4º Trimestre/2016

Coeficientes de Exportação e Importação da Indústria de Transformação. 4º Trimestre/2016 Coeficientes de Exportação e Importação da Indústria de Transformação 4º Trimestre/2016 Os Coeficientes de Exportação e de Importação tem como objetivo analisar de forma integrada a produção industrial

Leia mais

Coeficientes de Exportação e Importação da Indústria de Transformação. 3º Trimestre/2016

Coeficientes de Exportação e Importação da Indústria de Transformação. 3º Trimestre/2016 Coeficientes de Exportação e Importação da Indústria de Transformação 3º Trimestre/2016 Os Coeficientes de Exportação e de Importação tem como objetivo analisar de forma integrada a produção industrial

Leia mais

Confiança do empresário industrial paulista atinge o menor patamar desde janeiro de 2009

Confiança do empresário industrial paulista atinge o menor patamar desde janeiro de 2009 Confiança do empresário industrial paulista atinge o menor patamar desde janeiro de 2009 Abril/2014 O Índice de Confiança do Empresário Industrial Paulista (ICEI SP) recuou para 42,2 pontos em abril, ficando

Leia mais

ano XVII, n 7, julho de 2013

ano XVII, n 7, julho de 2013 ano XVII, n 7, julho de 2013 EM FOCO O índice de preços das exportações teve redução de 2,4% em junho frente a maio, resultado das quedas observadas em todas as classes de produtos: básicos (-2,9%), manufaturados

Leia mais

EMPREGO INDUSTRIAL SUMÁRIO EXECUTIVO EMPREGO MAIO DE 2013 A INDÚSTRIA FOI O SETOR QUE MAIS CONTRATOU EM MAIO E NO ACUMULADO DO ANO.

EMPREGO INDUSTRIAL SUMÁRIO EXECUTIVO EMPREGO MAIO DE 2013 A INDÚSTRIA FOI O SETOR QUE MAIS CONTRATOU EM MAIO E NO ACUMULADO DO ANO. EMPREGO INDUSTRIAL MAIO DE 2013 SUMÁRIO EXECUTIVO A INDÚSTRIA FOI O SETOR QUE MAIS CONTRATOU EM MAIO E NO ACUMULADO DO ANO. FORAM GERADAS 31.531 VAGAS ENTE JANEIRO E MAIO, correspondendo a um acréscimo

Leia mais

Empresário paulista diminui pessimismo em junho

Empresário paulista diminui pessimismo em junho Empresário paulista diminui pessimismo em junho Junho/2014 pessimismo. O Índice de Confiança do Empresário Industrial Paulista (ICEI SP) atingiu 41,6 pontos em junho, ficando 8,4 pontos mais distante do

Leia mais

Setor de Serviços continua apresentando o melhor desempenho na criação de emprego formal

Setor de Serviços continua apresentando o melhor desempenho na criação de emprego formal Saldo de empregos com carteira assinada é o melhor para o mês de fevereiro dos últimos cinco anos Os dados de fevereiro de 2019 do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED) indicam criação líquida

Leia mais

CRISE E MERCADO DE TRABALHO NO MARANHÃO X BRASIL: o que apontam os últimos dados do CAGED e da PNAD-Contínua?

CRISE E MERCADO DE TRABALHO NO MARANHÃO X BRASIL: o que apontam os últimos dados do CAGED e da PNAD-Contínua? _ CRISE E MERCADO DE TRABALHO NO MARANHÃO X BRASIL: o que apontam os últimos dados do CAGED e da PNAD-Contínua? Esta edição do Boletim do Observatório Social e do Trabalho objetiva dar continuidade à discussão

Leia mais

INFORME CONJUNTURAL. Comportamento do Emprego Jan-Dez Brasil. Subseção Dieese Força Sindical. Elaboração: 26/01/18

INFORME CONJUNTURAL. Comportamento do Emprego Jan-Dez Brasil. Subseção Dieese Força Sindical. Elaboração: 26/01/18 INFORME CONJUNTURAL Comportamento do Emprego Jan-Dez 2017 - Brasil Subseção Dieese Força Sindical Elaboração: 26/01/18 Brasil: Número de Empregos Formais, Variação Absoluta e Relativa (1990/2016) Ano Nº

Leia mais

Indústria. Prof. Dr. Rudinei Toneto Junior Prof. Dr. Luciano Nakabashi Renata de Lacerda Antunes Borges e Simone Prado Araújo

Indústria. Prof. Dr. Rudinei Toneto Junior Prof. Dr. Luciano Nakabashi Renata de Lacerda Antunes Borges e Simone Prado Araújo Os índices da Sondagem Industrial encerram 2014 com os menores resultados do ano As empresas respondentes ao questionário da Sondagem Industrial de Dezembro/2014 são, em sua maioria, de médio porte, seguidas

Leia mais

Informativo Mensal de Emprego CAGED. nº 10, outubro de 2012

Informativo Mensal de Emprego CAGED. nº 10, outubro de 2012 SECRETARIA DE ESTADO DA ASSISTÊNCIA SOCIAL, TRABALHO E HABITAÇÃO SST DIRETORIA DE TRABALHO E EMPREGO SETOR DE INFORMAÇÃO E ANÁLISE DO MERCADO DE TRABALHO Informativo Mensal de Emprego CAGED nº 10, outubro

Leia mais

GERAÇÃO DE EMPREGOS FORMAIS - AGOSTO/2018

GERAÇÃO DE EMPREGOS FORMAIS - AGOSTO/2018 GERAÇÃO DE EMPREGOS FORMAIS - AGOSTO/218 1. Brasil abre 11 mil vagas de empregos formais em Agosto O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) divulgou os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados

Leia mais

Faturamento da indústria recua 4,3% em janeiro

Faturamento da indústria recua 4,3% em janeiro Destaques 2 Faturamento real Queda de dois dígitos na comparação com o mesmo mês do ano anterior Faturamento da indústria recua 4,3% em janeiro ISSN 1983-621X Ano 20 Número 1 janeiro de 2009 www.cni.org.br

Leia mais

Agropecuária é o setor que mais contratou em maio de 2016, favorecida pela sazonalidade. RARP cria postos de trabalho em maio de 2016

Agropecuária é o setor que mais contratou em maio de 2016, favorecida pela sazonalidade. RARP cria postos de trabalho em maio de 2016 Agropecuária é o setor que mais contratou em maio de 2016, favorecida pela sazonalidade Os dados de maio de 2016 do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED) indicaram resultados pouco otimistas

Leia mais

Sondagem da Construção do Estado de São Paulo

Sondagem da Construção do Estado de São Paulo Sondagem da Construção do Estado de São Paulo Setor de construção paulista mostra leve melhora em maio Junho/14 O nível de atividade em maio avançou (4,8 pontos), após registrar queda (-2,0 pontos) em

Leia mais

Coeficientes de Exportação e Importação da Indústria de Transformação. Trimestre terminado em Agosto/2017

Coeficientes de Exportação e Importação da Indústria de Transformação. Trimestre terminado em Agosto/2017 Coeficientes de Exportação e Importação da Indústria de Transformação Trimestre terminado em Agosto/2017 Os Coeficientes de Exportação e de Importação tem como objetivo analisar de forma integrada a produção

Leia mais

Informativo Mensal de Emprego CAGED. Nº 2, fevereiro de 2013 Mês de referência: janeiro de 2013

Informativo Mensal de Emprego CAGED. Nº 2, fevereiro de 2013 Mês de referência: janeiro de 2013 SECRETARIA DE ESTADO DA ASSISTÊNCIA SOCIAL, TRABALHO E HABITAÇÃO SST DIRETORIA DE TRABALHO E EMPREGO SETOR DE INFORMAÇÃO E ANÁLISE DO MERCADO DE TRABALHO Informativo Mensal de Emprego CAGED Nº 2, fevereiro

Leia mais

A atividade industrial cresce 1,5% na passagem de julho para agosto

A atividade industrial cresce 1,5% na passagem de julho para agosto A atividade industrial cresce 1,5% na passagem de julho para agosto Resultado da atividade industrial paulista em agosto A atividade industrial paulista, mensurada pelo INA, registrou alta de 1,5% entre

Leia mais

Coeficientes de Exportação e Importação da Indústria de Transformação. Trimestre terminado em Fevereiro/2017

Coeficientes de Exportação e Importação da Indústria de Transformação. Trimestre terminado em Fevereiro/2017 Coeficientes de Exportação e Importação da Indústria de Transformação Trimestre terminado em Fevereiro/2017 Os Coeficientes de Exportação e de Importação tem como objetivo analisar de forma integrada a

Leia mais

Em junho foram criados empregos formais em Santa Catarina

Em junho foram criados empregos formais em Santa Catarina Informativo Caged nº 07/2009 16/07/2009 Em junho foram criados 1.121 empregos formais em Santa Catarina No 1º semestre foram abertas 11,7 mil vagas e foi o pior resultado para o acumulado no primeiro semestre

Leia mais

+1,2% +1,5% +0,1% -0,3% -0,7% 79,8% +2,4% +4,6% Fevereiro de Atividade volta a crescer em fevereiro

+1,2% +1,5% +0,1% -0,3% -0,7% 79,8% +2,4% +4,6% Fevereiro de Atividade volta a crescer em fevereiro Fevereiro de 2016 +1,2% +1,5% +0,1% -0,3% -0,7% 79,8% Atividade volta a crescer em fevereiro Em queda desde outubro de 2015, o IDI/RS cresceu 1,2% em fevereiro relativamente a janeiro na série com ajuste

Leia mais

ano XVI, n 6, junho de 2012

ano XVI, n 6, junho de 2012 ,, junho de 2012 EM FOCO O índice de preços das exportações apresentou alta de 0,3% em maio na comparação com abril, causada pela evolução positiva em produtos básicos e manufaturados (0,4%). Contudo,

Leia mais

Indústria e Comércio comprometem o desempenho da RARP em setembro de 2015

Indústria e Comércio comprometem o desempenho da RARP em setembro de 2015 Brasil, RARP e município de Ribeirão Preto fecham vagas em todos os setores Os dados do mês de setembro de 2015 do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED) reforçam o cenário de pouco otimismo,

Leia mais

Conjuntura Econômica do Brasil Agosto de 2013

Conjuntura Econômica do Brasil Agosto de 2013 1 Conjuntura Econômica do Brasil Agosto de 2013 Profa. Anita Kon 1 Último dado Dado Anterior Tend. PIB pm (1990=100) 2004 I. 13* 1,9 1,4 I. 13** 0,6 0,6 Expectativas de mercado (% de crescimento 2013 2,49

Leia mais

Confiança do empresário paulista volta a recuar e atinge pior nível da série

Confiança do empresário paulista volta a recuar e atinge pior nível da série Confiança do empresário paulista volta a recuar e atinge pior nível da série Julho/2014 O Índice de Confiança do Empresário Industrial Paulista (ICEI SP) atingiu 40,5 pontos em julho, ficando 9,5 pontos

Leia mais

Emprego Industrial Julho de 2014

Emprego Industrial Julho de 2014 Emprego Industrial Julho de 2014 SUMÁRIO EXECUTIVO No acumulado do ano (jan-jul), a indústria de transformação foi a atividade econômica que mais gerou empregos em Santa Catarina (25.147), de um total

Leia mais

Coeficientes de Exportação e Importação da Indústria de Transformação. 2º Trimestre/2016

Coeficientes de Exportação e Importação da Indústria de Transformação. 2º Trimestre/2016 Coeficientes de Exportação e Importação da Indústria de Transformação 2º Trimestre/2016 Os Coeficientes de Exportação e de Importação tem como objetivo analisar de forma integrada a produção industrial

Leia mais

Coeficientes de Exportação e Importação da Indústria de Transformação. Trimestre terminado em Julho/2016

Coeficientes de Exportação e Importação da Indústria de Transformação. Trimestre terminado em Julho/2016 Coeficientes de Exportação e Importação da Indústria de Transformação Trimestre terminado em Julho/2016 Os Coeficientes de Exportação e de Importação tem como objetivo analisar de forma integrada a produção

Leia mais

Relatório Mensal: A Movimentação do Mercado de Trabalho Formal no Município de Diadema Outubro de 2008

Relatório Mensal: A Movimentação do Mercado de Trabalho Formal no Município de Diadema Outubro de 2008 OBSERVATÓRIO DO TRABALHO DE DIADEMA Relatório Mensal: A Movimentação do Mercado de Trabalho Formal no Município de Diadema Outubro de 2008 Termo de Contrato Nº. 226/2007 NOVEMBRO de 2008 SUMÁRIO APRESENTAÇÃO

Leia mais