Capa PRODUÇÃO DE CAMARÕES DE ÁGUA DOCE NO ESTADO DE SÃO PAULO

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Capa PRODUÇÃO DE CAMARÕES DE ÁGUA DOCE NO ESTADO DE SÃO PAULO"

Transcrição

1 PRODUÇÃO DE CAMARÕES DE ÁGUA DOCE NO ESTADO DE SÃO PAULO 4º Workshop do Grupo de Trabalho em Camarão de Água Doce - GTCAD helenicebarros@pesca.sp.gov.br Centro de Pesquisa do Pescado Continental Instituto de Pesca - São José do Rio Preto - SP

2 INTRODUÇÃO Carcinicultura de água doce - Atividade lucrativa, que gera empregos e desenvolvimento social e apresenta baixo impacto ambiental. - Macrobrachium rosenbergii: espécie mais conhecida e comercializada mundialmente. - Produto nobre e diferenciado, pode ocupar nichos específicos de mercado, com ampla aceitação. - Sua criação se adapta aos conceitos de aqüicultura sustentável.

3 ESTATÍSTICA DE PRODUÇÃO DE M. rosenbergii M. rosenbergii é uma das espécies de água doce que vem obtendo maiores taxas de crescimento em volume de produção (média anual de 14,3%) M undo Brasil 254% Produção (t) Ano FIGURA 1 Evolução temporal da produção mundial e brasileira de M. rosenbergii ( ). FAO,

4 PRODUÇÃO DE M. rosenbergii NO BRASIL P ro d u ção (t) Ano FIGURA 2 Evolução temporal da produção mundial e brasileira de M. rosenbergii ( ). FAO,

5 SITUAÇÃO ATUAL NO BRASIL No Brasil, a produção tem se mantido estável nos últimos anos, em torno de 370 toneladas ,37% 350 Produção (t) Ano FIGURA 3 Evolução temporal da produção brasileira de M. rosenbergii ( ). FAO,

6 1. Inexistência de tecnologia adequada, principalmente para as regiões Sudeste e Sul.. Tecnologia de cultivo bem desenvolvida e adaptada às diferentes regiões do país.. Principais laboratórios de produção de pós-larvas estão na região Sudeste ~ 83% Número de pls ES RJ SP Brasil FIGURA 4 Comercialização de pós-larvas de M. rosenbergii nos principais estados produtores e no Brasil (2001 e 2003). GTCAD.

7 . Sudeste e Sul são as principais produtoras de camarão de água doce Produção (t) ~ 48% 50 0 ES RJ SP Brasil FIGURA 4 Produção de M. rosenbergii nos principais estados produtores e no Brasil (2001 e 2003). GTCAD.

8 2. Disponibilidade de pós-larvas. - O problema persiste, porém, não por falta de estrutura física. - Considerando apenas o Estado de São Paulo, a capacidade de produção supera a demanda atual Número de pós-larvas Ano FIGURA 5 Número de pós-larvas comercializadas pelo laboratório de São Paulo (2001 a 2008). GTCAD.

9 3. Ociosidade dos laboratórios na região Sudeste. - Laboratórios das regiões: praticamente ociosos durante o primeiro semestre - Apesar de ter conquistado mercado nas regiões Norte, Nordeste e Centro- Oeste (atualmente 19 produtores), ainda há necessidade de aumentar a comercialização de pós-larvas para essas regiões Número de produtores AM RO SE BA GO DF MG ES RJ SP PR SC FIGURA 6 Número de produtores por estado atendidos pela larvicultura em São Paulo (2008). GTCAD.

10 4. Marketing e qualidade do produto. Apresentado para o mercado como um camarão de grande porte, denominado gigante da Malásia e como uma alternativa ao camarão marinho. - A desaprovação do produto por parte do mercado consumidor foi decorrente da falta de informação sobre ao tratamento pós-colheita e de um trabalho mais sério de divulgação do produto. - Atualmente: - Gigante da Malásia não é mais adotado - camarão da Malásia ou lagostim. - A promoção de festivais gastronômicos, cujo prato principal é o camarão de água doce, tem sido uma estratégia eficiente para a obtenção da aprovação do público.

11 5. Regularidade da produção - Desorganização da cadeia produtiva não favoreceu a manutenção do camarão em alguns nichos internos de mercado conquistados e, principalmente, no mercado externo. - Atualmente: a regularidade ainda é um entrave em São Paulo. - Ainda há necessidade de importar camarões de outros Estados para atender a demanda do Estado. - Há demanda reprimida e, portanto, necessidade de trabalhar junto aos produtores para obtenção de melhores índices de produtividade e de divulgação da atividade para conquistar novos produtores.

12 Apesar das estatísticas de produção publicadas pelo IBAMA não computarem a produção de camarões de água doce no Estado de São Paulo, a atividade está em desenvolvimento (crescimento de 459% entre 2001 e 2006). 7, ,00 6,00 Área Produção 11 5,00 Área (ha) 5,00 4,00 3,00 2, ,00 3,00 2,00 Produção (t) 1,00 1, FIGURA 7 Produção (t) de M. rosenbergii e área de espelho d água no Estado de São Paulo (produtores parceiros ). Dados de previstos. GTCAD.

13 PRODUÇÃO DE M. rosenbergii EM SÃO PAULO A tecnologia de cultivo, tanto da larvicultura, como da engorda, está completamente dominada. O sistema mais utilizado pelos produtores é o semi-intensivo de média tecnologia. A atividade é praticada por pequenos produtores (cerca de 0,4 ha), sendo que a maioria trabalha em sistema de parceria. A produtividade média gira em torno de kg/ha/ciclo, porém, produtores mais organizados têm obtido a kg/ha/ciclo. O tempo médio de cultivo é de 4,8 meses e o peso médio de abate, 25 g.

14 PRODUÇÃO DE M. rosenbergii EM SÃO PAULO O custo de produção, no sistema de parceria, é mais baixo, pois os gastos com abate, transporte e processamento é de responsabilidade da empresa que absorve o produto. O custo operacional, em 2005, era de R$ 6,00/kg (Revista Rural, 2006), porém pode ser maior se o produtor conquistar seu próprio nicho de mercado. O preço médio do camarão congelado em São Paulo é de R$ 25,00/kg. Embora o peso médio de abate mais praticado seja de 20 a 30 g, há grande procura por camarões menores (cerca de 15 g), o que acarreta em menor tempo de cultivo e na possibilidade de mais safras anuais.

15 PRODUÇÃO DE M. rosenbergii EM SÃO PAULO Além do monocultivo, uma prática que vem sendo adotada por alguns produtores de São Paulo, é o policultivo de camarão de água doce com tilápia. Apesar da tecnologia de produção estar em desenvolvimento, os resultados obtidos têm demonstrado viabilidade técnica e econômica. Estão sendo pesquisadas duas espécies de camarões de água doce no sistema de policultivo com tilápias: M. rosenbergii, na fase de engorda da tilápia e o Macrobrachium amazonicum, que tem se adaptado muito bem na fase de produção de juvenis de tilápias.

16 CONSIDERAÇÕES FINAIS De certa forma, por ser praticada por pequenos produtores, vinculados ou não a empresas maiores ou cooperativas, ou por ser cultivado como produto secundário por piscicultores que investem no policultivo, o cultivo de camarão de água doce ainda é tratado, por muitos, apenas como ganho extra na renda familiar. Para se desenvolver, os produtores devem se conscientizar do potencial econômico da atividade e investir com responsabilidade. É imprescindível o estudo prévio de viabilidade técnica e econômica, realizado por técnicos especializados. O conhecimento do mercado consumidor e suas particularidades deve ser prérequisito para o planejamento adequado da produção. A legalização do empreendimento junto aos órgãos competentes deve ser realizada na implantação, evitando problemas futuros com a fiscalização.

17 CONSIDERAÇÕES FINAIS O produtor deve contar com uma reserva financeira destinada à divulgação do produto e iniciar seu projeto com cautela, para que a oferta corresponda à demanda. É de extrema importância a realização do tratamento pós-colheita, bem como a existência de infra-estrutura para processamento e armazenamento do camarão, garantindo a qualidade do produto e, conseqüentemente, sua manutenção no mercado. O investimento e manejo responsável da produção de camarões de água doce proporciona maiores índices de produtividade e rentabilidade. Porém, para garantir que a atividade se estabeleça no cenário produtivo e econômico, há a necessidade da integração dos setores envolvidos.

18 CONSIDERAÇÕES FINAIS Há uma forte tradição de consumo de camarão de água doce nas regiões Norte e Nordeste e, portanto, ótimas perspectivas de crescimento da atividade no mercado nacional. A demanda para exportação é grande, uma vez que o produto tem ótima aceitação no mercado internacional. Porém, para atender ao mercado externo, é necessária a implantação de novos investimentos nas demais regiões do país, onde há possibilidade de cultivo durante o ano todo. Considerando o grande potencial hídrico existente no Brasil, o crescimento do mercado nacional, a existência de oportunidades de exportação, e o desenvolvimento de novas tecnologias de produção, que permitem maiores índices de produtividade, a Carcinicultura de água doce tem grande potencial para se transformar em um importante setor da aqüicultura brasileira, repetindo o sucesso obtido no exterior.

19 Obrigada!

DEPEC Departamento de Pesquisas e Estudos Econômicos FEIJÃO JUNHO DE 2017

DEPEC Departamento de Pesquisas e Estudos Econômicos FEIJÃO JUNHO DE 2017 DEPEC Departamento de Pesquisas e Estudos Econômicos FEIJÃO JUNHO DE 2017 O DEPEC BRADESCO não se responsabiliza por quaisquer atos/decisões tomadas com base nas informações disponibilizadas por suas publicações

Leia mais

ESTUDO DA VIABILIDADE ECONÔMICA DA PRODUÇÃO E COMERCIALIZAÇÃO DO PIRARUCU EM BOTUCATU-SP

ESTUDO DA VIABILIDADE ECONÔMICA DA PRODUÇÃO E COMERCIALIZAÇÃO DO PIRARUCU EM BOTUCATU-SP ESTUDO DA VIABILIDADE ECONÔMICA DA PRODUÇÃO E COMERCIALIZAÇÃO DO PIRARUCU EM BOTUCATU-SP Yago Mateus Amaro Rodrigues 1 Edson Aparecido Martins² ¹Discente do Curso de Agronegócio da Faculdade de Tecnologia

Leia mais

DEPEC Departamento de Pesquisas e Estudos Econômicos FEIJÃO NOVEMBRO DE 2016

DEPEC Departamento de Pesquisas e Estudos Econômicos FEIJÃO NOVEMBRO DE 2016 DEPEC Departamento de Pesquisas e Estudos Econômicos FEIJÃO NOVEMBRO DE 2016 O DEPEC BRADESCO não se responsabiliza por quaisquer atos/decisões tomadas com base nas informações disponibilizadas por suas

Leia mais

Criação de peixes pode ser uma boa alternativa de negócio para o produtor rural brasileiro

Criação de peixes pode ser uma boa alternativa de negócio para o produtor rural brasileiro Página 1 de 5 BRASIL Acesso à informação Participe Serviços Legislação Canais Criação de peixes pode ser uma boa alternativa de negócio para o produtor rural brasileiro publicado em 10/09/2010 *Paulo César

Leia mais

SAFRA 2013 Terceira Estimativa

SAFRA 2013 Terceira Estimativa Acompanhamento da Safra Brasileira Café SAFRA 2013 Terceira Estimativa Setembro/2013 CAFÉ Método e Cronograma de Pesquisa Três Levantamentos Anuais Dezembro (abertura e fechamento da Safra), Abril e Agosto

Leia mais

TAMBAQUI: PRODUÇÃO, DEMANDA, DESAFIOS E OPORTUNIDADES PARA O MERCADO BRASILEIRO E INTERNACIONAL

TAMBAQUI: PRODUÇÃO, DEMANDA, DESAFIOS E OPORTUNIDADES PARA O MERCADO BRASILEIRO E INTERNACIONAL TAMBAQUI: PRODUÇÃO, DEMANDA, DESAFIOS E OPORTUNIDADES PARA O MERCADO BRASILEIRO E INTERNACIONAL Eng.º Pesca Jenner T. Bezerra de Menezes Biofish Aquicultura FENACAM/ Fortaleza - CE, Novembro 2015 QUEM

Leia mais

Incubadoras em Implantação. Distribuição regional NORTE AM 01 AP 02 PA 03 RO 01 TO 01 TOTAL 08

Incubadoras em Implantação. Distribuição regional NORTE AM 01 AP 02 PA 03 RO 01 TO 01 TOTAL 08 Incubadoras em Implantação Distribuição regional NORTE AM 01 AP 02 PA 03 RO 01 TO 01 TOTAL 08 CENTRO-OESTE DF 03 GO 02 MT 03 TOTAL 08 Total no Brasil - 74 Incubadoras SUL RS 02 TOTAL 02 NORDESTE AL 02

Leia mais

A Competitividade da Aquicultura Brasileira. Márcio Caparroz Diretor Técnico da AB TILÁPIA

A Competitividade da Aquicultura Brasileira. Márcio Caparroz Diretor Técnico da AB TILÁPIA A Competitividade da Aquicultura Brasileira. Márcio Caparroz Diretor Técnico da AB TILÁPIA 1 I. Como atender a demanda mundial por proteína? I. Como atender a demanda mundial por proteína?.... 2 II. Aquicultura

Leia mais

CULTIVO DE PEIXE EM TANQUES-REDE Minas Gerais. Palestrante: Elizabeth Lomelino Cardoso

CULTIVO DE PEIXE EM TANQUES-REDE Minas Gerais. Palestrante: Elizabeth Lomelino Cardoso CULTIVO DE PEIXE EM TANQUESREDE Minas Gerais Palestrante: Elizabeth Lomelino Cardoso 16 bacias hidrográficas Altitude acima de 600 m (57%) Temperatura média anual inferior a 20 o C Reservatórios públicos

Leia mais

AQUACULTURA PISCICULTURA. Perspectivas e entraves na Piscicultura

AQUACULTURA PISCICULTURA. Perspectivas e entraves na Piscicultura AQUACULTURA PISCICULTURA Perspectivas e entraves na Piscicultura A Cadeia de Produção da Aqüicultura no Brasil compõe-se dos segmentos: insumos e serviços, sistemas produtivos, setores de transformação,

Leia mais

Áreas de Atuação do Engenheiro de Pesca

Áreas de Atuação do Engenheiro de Pesca Universidade Estadual do Oeste do Paraná Centro de Engenharias e Ciências Exatas Curso de Engenharia de Pesca Áreas de Atuação do Engenheiro de Pesca Avaliação dos Recursos Pesqueiros e Impacto Ambiental

Leia mais

CARACTERIZAÇÃO DO CONSUMO DE ÁGUA EM ABATEDOUROS DE AVES E TILÁPIA

CARACTERIZAÇÃO DO CONSUMO DE ÁGUA EM ABATEDOUROS DE AVES E TILÁPIA CARACTERIZAÇÃO DO CONSUMO DE ÁGUA EM ABATEDOUROS DE AVES E TILÁPIA 1. INTRODUÇÃO A água é um componente indispensável para os abatedouros, utilizada nos processos de transferência de calor e de lavagem,

Leia mais

Cadeia Produtiva da Proteína Animal Componente PEIXE. Caracterização

Cadeia Produtiva da Proteína Animal Componente PEIXE. Caracterização Cadeia Produtiva da Proteína Animal Componente PEIXE Caracterização Produção Mundial da Aquicultura Anualpec e FAO 2013, 35,6 Milhões 14,4 Milhões, 5,9 Milhões,, 4 Milhões 2 Milhões, 780 Mil Água doce

Leia mais

Plano de Desenvolvimento Sustentável da Aqüicultura e Pesca MAIS PESCA E AQÜICULTURA UM NOVO TEMPO PARA A PESCA E AQÜICULTURA NO BRASIL

Plano de Desenvolvimento Sustentável da Aqüicultura e Pesca MAIS PESCA E AQÜICULTURA UM NOVO TEMPO PARA A PESCA E AQÜICULTURA NO BRASIL Ministério da Pesca e Aquicultura MPA Plano de Desenvolvimento Sustentável da Aqüicultura e Pesca MAIS PESCA E AQÜICULTURA UM NOVO TEMPO PARA A PESCA E AQÜICULTURA NO BRASIL IMPORTÂNCIA DO SETOR MAIS DE

Leia mais

Projeto Nacional de Desenvolvimento da Aquicultura PNDA

Projeto Nacional de Desenvolvimento da Aquicultura PNDA Projeto Nacional de Desenvolvimento da Aquicultura PNDA Victor Ayres Assessor técnico Comissão Nacional da Aquicultura Junho de 2013 1 Apresentação Justificativa Objetivo Metas Impacto Apresentação Justificativa

Leia mais

1ª APROXIMAÇÃO DO PLANEJAMENTO E EXPANSÃO DA AGRICULTURA IRRIGADA NO BRASIL

1ª APROXIMAÇÃO DO PLANEJAMENTO E EXPANSÃO DA AGRICULTURA IRRIGADA NO BRASIL 1ª APROXIMAÇÃO DO PLANEJAMENTO E EXPANSÃO DA AGRICULTURA IRRIGADA NO BRASIL ANÁLISE TERRITORIAL PARA O DESENVOLVIMENTO DA AGRICULTURA IRRIGADA Execução: ESALQ/USP - Escola Superior de Agricultura Luiz

Leia mais

MATO GROSSO MAIS POR VOCÊ

MATO GROSSO MAIS POR VOCÊ Governo do Estado de Mato Grosso Silval Barbosa Governador Chico Daltro Vice- Governador MATO GROSSO MAIS POR VOCÊ OPORTUNIDADES DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL DO ESTADO DE MATO GROSSO PARA OS PRÓXIMOS

Leia mais

PAULO ARARIPE Engenheiro Agrônomo Diretor de Mercado ACOPI Consultor PROJEPEC

PAULO ARARIPE Engenheiro Agrônomo Diretor de Mercado ACOPI Consultor PROJEPEC PAULO ARARIPE Engenheiro Agrônomo Diretor de Mercado ACOPI Consultor PROJEPEC PROGRAMA PRÓ-OVINOS 2.012 PRODUÇÃO DE CARNE OVINA NO MUNDO 8,80 MILHÕES DE TONELADAS 8,60 8,40 8,20 8,00 7,80 7,60 7,40 7,20

Leia mais

Balanço dos 10 anos do Selo Combustível Social

Balanço dos 10 anos do Selo Combustível Social SEMINÁRIO NACIONAL DE AVALIAÇÃO DO SELO COMBUSTÍVEL SOCIAL: A INCLUSÃO SOCIAL E PRODUTIVA DA AGRICULTURA FAMILIAR NOS 10 ANOS DO PNPB Balanço dos 10 anos do Selo Combustível Social Dezembro de 2015 Brasília

Leia mais

Empresas com ampla experiencia na área de pesca, aquacultura, conserva, consultoria, comercialização, dessalinização da água e energia renováveis.

Empresas com ampla experiencia na área de pesca, aquacultura, conserva, consultoria, comercialização, dessalinização da água e energia renováveis. Empresas com ampla experiencia na área de pesca, aquacultura, conserva, consultoria, comercialização, dessalinização da água e energia renováveis. Equipa formada por Engenheiros, Biólogos e Técnicos. ECoS

Leia mais

Objetivo Geral: Objetivos Específicos:

Objetivo Geral: Objetivos Específicos: Objetivo Geral: Superação da pobreza e geração de trabalho e renda no meio rural por meio de uma estratégia de desenvolvimento territorial sustentável. Objetivos Específicos: Inclusão produtiva das populações

Leia mais

SITUAÇÃO DA ARMAZENAGEM BRASILEIRA E SUA RELAÇÃO COM AS PERDAS NA PÓS- COLHEITA

SITUAÇÃO DA ARMAZENAGEM BRASILEIRA E SUA RELAÇÃO COM AS PERDAS NA PÓS- COLHEITA SITUAÇÃO DA ARMAZENAGEM BRASILEIRA E SUA RELAÇÃO COM AS PERDAS NA PÓS- COLHEITA ARMAZENAGEM DE GRÃOS Ponto importante da cadeia produtiva de grãos. Disponibilidade, localização, acesso aos modais, estado

Leia mais

Arroz. Sérgio Roberto Gomes dos Santos Júnior COMPANHIA NACIONAL DE ABASTECIMENTO CONAB

Arroz. Sérgio Roberto Gomes dos Santos Júnior COMPANHIA NACIONAL DE ABASTECIMENTO CONAB Arroz Sérgio Roberto Gomes dos Santos Júnior COMPANHIA NACIONAL DE ABASTECIMENTO CONAB Brasília, DF Abril/2018 Mercado Mundial 2017/18 (Previsão) 2016/17 (Estimativa) 2015/16 Balanço de Oferta e Demanda

Leia mais

Feijões do Grupo Comercial Carioca

Feijões do Grupo Comercial Carioca 2013 Feijões do Grupo Comercial Carioca BRS Ametista A cultivar de feijão BRS Ametista se destaca por apresentar plantas e tipo comercial de grãos semelhantes aos da cultivar Pérola, mas com maior tolerância

Leia mais

COMPANHIA NACIONAL DE ABASTECIMENTO

COMPANHIA NACIONAL DE ABASTECIMENTO COMPANHIA NACIONAL DE ABASTECIMENTO Avaliação de políticas para planejamento das safras no país COMISSÃO DE AGRICULTURA, PECUÁRIA, ABASTECIMENTO E DESENVOLVIMENTO RURAL 05/12/2017 SUMÁRIO Base legal; Metodologia;

Leia mais

ANÁLISE DA PRODUÇÃO E DO MERCADO INTERNO E EXTERNO DO CAMARÃO CULTIVADO

ANÁLISE DA PRODUÇÃO E DO MERCADO INTERNO E EXTERNO DO CAMARÃO CULTIVADO ANÁLISE DA PRODUÇÃO E DO MERCADO INTERNO E EXTERNO DO CAMARÃO CULTIVADO Itamar de Paiva Rocha (1) Diego Maia Rocha (2) Ao se analisar os números reportados pela Organização das Nações Unidas para a Agricultura

Leia mais

O mercado da tilápia - 1 trimestre de 2017

O mercado da tilápia - 1 trimestre de 2017 10 O mercado da tilápia - 1 de 2017 Palmas, TO Março, 2017 Renata Melon Barroso Médica-veterinária, Doutora em Genética Analista da Embrapa Pesca e Aquicultura, Palmas, TO, renata.barroso@embrapa.br Andrea

Leia mais

II WORKSHOP sobre o Índice de Desempenho Sustentável para a Cadeia de Suprimentos da Piscicultura Continental

II WORKSHOP sobre o Índice de Desempenho Sustentável para a Cadeia de Suprimentos da Piscicultura Continental II WORKSHOP sobre o Índice de Desempenho Sustentável para a Cadeia de Suprimentos da Piscicultura Continental UFRGS, MPA, Epagri,, Sebrae, APTA/SP COOPISC Embrapa (Meio Ambiente, Pantanal, Agropecuária

Leia mais

ANÁLISE DA PRODUÇÃO E DO MERCADO INTERNO E EXTERNO DO CAMARÃO CULTIVADO

ANÁLISE DA PRODUÇÃO E DO MERCADO INTERNO E EXTERNO DO CAMARÃO CULTIVADO ANÁLISE DA PRODUÇÃO E DO MERCADO INTERNO E EXTERNO DO CAMARÃO CULTIVADO Itamar de Paiva Rocha (1) Diego Maia Rocha (2) Ao se analisar os números reportados pela Organização das Nações Unidas para a Agricultura

Leia mais

Cooperativa Central Aurora Alimentos Neivor Canton. Vice-Presidente

Cooperativa Central Aurora Alimentos Neivor Canton. Vice-Presidente Cooperativa Central Aurora Alimentos Neivor Canton Vice-Presidente Cooperativa Central Aurora Alimentos Essência cooperativista da Aurora Mais de 100 mil famílias em seu sistema Agricultura Familiar Importância

Leia mais

PANORAMA ATUAL DA AQUICULTURA DA TILÁPIA A NIVEL NACIONAL, REGIONAL E NO ESTADO DA PARAÍBA

PANORAMA ATUAL DA AQUICULTURA DA TILÁPIA A NIVEL NACIONAL, REGIONAL E NO ESTADO DA PARAÍBA PANORAMA ATUAL DA AQUICULTURA DA TILÁPIA A NIVEL NACIONAL, REGIONAL E NO ESTADO DA PARAÍBA Amanda Graziely da Silva 1 ; Paula Tarciana Soares de Holanda 1 ; Flávia Izabely Nunes Moreira 2 ; Tamires dos

Leia mais

PESCADO Industrialização & Comercialização. Meg C Felippe

PESCADO Industrialização & Comercialização. Meg C Felippe PESCADO Industrialização & Comercialização Meg C Felippe CONTEXTO NACIONAL Alguns pontos favoráveis 8,4 mil km de costa marinha 14% do recurso hídrico mundial 12% da água doce disponível no planeta Diversidade

Leia mais

Agricultura Orgânica para a Conservação da Biodiversidade PROBIO II

Agricultura Orgânica para a Conservação da Biodiversidade PROBIO II Agricultura Orgânica para a Conservação da Biodiversidade PROBIO II Seminário de Integração e Missão de Supervisão DEZEMBRO-2010 COAGRE/DEPROS/SDC Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento PROJETO:

Leia mais

Instrumentos Jurídicos e Entraves para a desburocratização das licenças ambientais

Instrumentos Jurídicos e Entraves para a desburocratização das licenças ambientais Secretaria Especial da Aquicultura e da Pesca da Secretaria Geral da Presidência da República Instrumentos Jurídicos e Entraves para a desburocratização das licenças ambientais Luciene Mignani Bióloga

Leia mais

Panorama da Industrialização do Pescado. Arno Soares Seerig Gerente de Produção

Panorama da Industrialização do Pescado. Arno Soares Seerig Gerente de Produção Panorama da Industrialização do Pescado Arno Soares Seerig Gerente de Produção Cuiabá, 18 de outubro de 2014 Introdução O Brasil é um país que reúne excelentes condições para o desenvolvimento da Piscicultura;

Leia mais

DISTRIBUIÇÃO DO COOPERATIVISMO BRASILEIRO

DISTRIBUIÇÃO DO COOPERATIVISMO BRASILEIRO O COOPERATIVISMO DISTRIBUIÇÃO DO COOPERATIVISMO BRASILEIRO Produção 3% Consumo 2% Infra-estrutura 2% Transporte 12% Habitacional 5% Mineral 1% 1 Saúde 12% Agropecuário 20% Trabalho 24% Crédito 15% Educacional

Leia mais

FATORES DE SUSTENTAÇÃO DA PRODUÇÃO DE MILHO NO BRASIL

FATORES DE SUSTENTAÇÃO DA PRODUÇÃO DE MILHO NO BRASIL FATORES DE SUSTENTAÇÃO DA PRODUÇÃO DE MILHO NO BRASIL Lucilio Rogerio Aparecido Alves Prof. Dr. da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz ESALQ/USP Pesquisador do Centro de Estudos Avançados em

Leia mais

ALIMENTOS SEGUROS, BEM-ESTAR ANIMAL E SUSTENTABILIDADE

ALIMENTOS SEGUROS, BEM-ESTAR ANIMAL E SUSTENTABILIDADE ALIMENTOS SEGUROS, BEM-ESTAR ANIMAL E SUSTENTABILIDADE OBJETIVOS GERAIS Fortalecimento do setor produtivo: a) Adequação de procedimentos; b) Aumento da rentabilidade e competitividade; c) Garantia de alimentos

Leia mais

"AVANÇOS EM TECNOLOGIA DE PROCESSAMENTO DE PESCADO PARA PEQUENAS INDÚSTRIAS QUE DESENVOLVEM PRODUTOS DE VALOR AGREGADO"

AVANÇOS EM TECNOLOGIA DE PROCESSAMENTO DE PESCADO PARA PEQUENAS INDÚSTRIAS QUE DESENVOLVEM PRODUTOS DE VALOR AGREGADO "AVANÇOS EM TECNOLOGIA DE PROCESSAMENTO DE PESCADO PARA PEQUENAS INDÚSTRIAS QUE DESENVOLVEM PRODUTOS DE VALOR AGREGADO" ANTONIO DIOGO LUSTOSA NETO Engenheiro de Pesca CREA-CE REG. NACIONAL # 060088346-9

Leia mais

Plano Aquícola Nacional política e sua implementação

Plano Aquícola Nacional política e sua implementação Plano Aquícola Nacional política e sua implementação Carlos Alexandre Gomes de Alencar Engenheiro de Pesca, MSc. Superintendência Federal de Aquicultura e Pesca no Estado do Ceará A Aquicultura no mundo

Leia mais

RELATÓRIO DE AVALIAÇÃO DO PLANO PLURIANUAL 2008-2011

RELATÓRIO DE AVALIAÇÃO DO PLANO PLURIANUAL 2008-2011 RELATÓRIO DE AVALIAÇÃO DO PLANO PLURIANUAL 2008-2011 Ministério da Pesca e Aquicultura PLANO PLURIANUAL 2008-2011 RELATÓRIO DE AVALIAÇÃO Secretaria Especial de Aqüicultura Aquicultura e Pesca EXERCÍCIO

Leia mais

DADOS ESTATÍSTICOS DE PRETENDENTES - BRASIL TOTAL % 1. Total de Pretendentes cadastrados: ,00%

DADOS ESTATÍSTICOS DE PRETENDENTES - BRASIL TOTAL % 1. Total de Pretendentes cadastrados: ,00% DADOS ESTATÍSTICOS DE PRETENDENTES - BRASIL TOTAL % 1. Total de Pretendentes cadastrados: 8346 100,00%. Total de Pretendentes que somente aceitam crianças da Raça Branca: 10834 38,% 3. Total de Pretendentes

Leia mais

- Programa Água para a Vida -

- Programa Água para a Vida - - Programa Água para a Vida - Reflexão sobre a implementação do sistema de gestão de recursos hídricos Samuel Barrêto Coord. Programa Água para a Vida Superintendência de Conservação WWF Brasil Curso GESTÃO

Leia mais

VIII SIMPÓSIO DE PESQUISA DOS CAFÉS DO BRASIL. Sustentabilidade e Inclusão Social ESTADO DA ARTE DA CAFEICULTURA FAMILIAR NO BRASIL

VIII SIMPÓSIO DE PESQUISA DOS CAFÉS DO BRASIL. Sustentabilidade e Inclusão Social ESTADO DA ARTE DA CAFEICULTURA FAMILIAR NO BRASIL VIII SIMPÓSIO DE PESQUISA DOS CAFÉS DO BRASIL Sustentabilidade e Inclusão Social ESTADO DA ARTE DA CAFEICULTURA FAMILIAR NO BRASIL Segmentação dos estabelecimentos agropecuários segundo grupos de renda

Leia mais

EVOLUÇÃO DA CULTURA E DO MERCADO MUNDIAL DE MAMÃO

EVOLUÇÃO DA CULTURA E DO MERCADO MUNDIAL DE MAMÃO EVOLUÇÃO DA CULTURA E DO MERCADO MUNDIAL DE MAMÃO Papaya Brasil - 2005 Adelaide de Fátima Santana da Costa, David dos Santos Martins, Aureliano Nogueira da Costa, Levy Heleno Fassio 1 Instituto Capixaba

Leia mais

ANEXO I BICICLETA ESCOLAR. Modelo de ofício para adesão à ata de registro de preços (GRUPO 1)

ANEXO I BICICLETA ESCOLAR. Modelo de ofício para adesão à ata de registro de preços (GRUPO 1) ANEXO I BICICLETA ESCOLAR Modelo de ofício para adesão à ata de registro de preços (GRUPO 1) Assunto: Adesão à ata de registro de preços nº 70/2010 do pregão eletrônico nº 40/2010. 1 2 BICICLETA 20 - AC,

Leia mais

PRODUÇÃO DE TILÁPIAS EM TANQUES-REDE EM POLICULTIVO COM CAMARÕES DA MALÁSIA LIVRES EM VIVEIRO ESCAVADO

PRODUÇÃO DE TILÁPIAS EM TANQUES-REDE EM POLICULTIVO COM CAMARÕES DA MALÁSIA LIVRES EM VIVEIRO ESCAVADO PRODUÇÃO DE TILÁPIAS EM TANQUES-REDE EM POLICULTIVO COM CAMARÕES DA MALÁSIA LIVRES EM VIVEIRO ESCAVADO Cleide Schmidt Romeiro Mainardes Pinto PqC do Polo Regional Vale do Paraíba/APTA cleideshmidt@apta.sp.gov.br

Leia mais

Garantindo qualidade, Rastreabilidade e Fidelidade do fornecedor

Garantindo qualidade, Rastreabilidade e Fidelidade do fornecedor Garantindo qualidade, Rastreabilidade e Fidelidade do fornecedor Segurança do alimento Produtos de batata da melhor qualidade Comercialização Maior transparência na cadeia de suprimentos Sustentabilidade

Leia mais

Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento Secretaria de Política Agrícola Departamento de Financiamento e Informação SUMÁRIO EXECUTIVO.

Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento Secretaria de Política Agrícola Departamento de Financiamento e Informação SUMÁRIO EXECUTIVO. SUMÁRIO EXECUTIVO Café Posição: março/2019 Café: Quadro de Suprimento Mundo (milhões de sacas de 60kg) Safra Arábica Robusta Total 2009/2010 39,6 77,8 52,0 129,8 104,1 138,3 106,3 28,8 2010/2011 28,8 87,9

Leia mais

XXX Seminário Nacional da Cebola 28º Encontro Estadual de Produtores de Cebola 1ª Festa da Cebola e Agricultura Familiar de Campo Magro ABRIL/2018

XXX Seminário Nacional da Cebola 28º Encontro Estadual de Produtores de Cebola 1ª Festa da Cebola e Agricultura Familiar de Campo Magro ABRIL/2018 XXX Seminário Nacional da Cebola 28º Encontro Estadual de Produtores de Cebola 1ª Festa da Cebola e Agricultura Familiar de Campo Magro ABRIL/2018 PRINCIPAL REGIÃO PRODORA DE CEBOLA NO BRASIL CE PI PE

Leia mais

DEPEC Departamento de Pesquisas e Estudos Econômicos SOJA DEZEMBRO DE 2016

DEPEC Departamento de Pesquisas e Estudos Econômicos SOJA DEZEMBRO DE 2016 DEPEC Departamento de Pesquisas e Estudos Econômicos SOJA DEZEMBRO DE 2016 O DEPEC BRADESCO não se responsabiliza por quaisquer atos/decisões tomadas com base nas informações disponibilizadas por suas

Leia mais

BIOFISH PROJETOS ASPECTOS EFICIENTES PARA PRODUÇÃO DE PEIXES NATIVOS

BIOFISH PROJETOS ASPECTOS EFICIENTES PARA PRODUÇÃO DE PEIXES NATIVOS BIOFISH PROJETOS ASPECTOS EFICIENTES PARA PRODUÇÃO DE PEIXES NATIVOS Eng.º Pesca Jenner T. Bezerra de Menezes Diretor de Projetos A Biofish é uma empresa brasileira, fundada em 1996 e sediada no Estado

Leia mais

Panorama da Aqüicultura Nacional Pesquisador João Donato Scorvo Filho

Panorama da Aqüicultura Nacional Pesquisador João Donato Scorvo Filho Panorama da Aqüicultura Nacional Pesquisador João Donato Scorvo Filho jdscorvo@sp.gov.br A aqüicultura, em franco desenvolvimento, vem se impondo como atividade pecuária, embora ainda seja considerada

Leia mais

Balanço 2016 Perspectivas Hortaliças

Balanço 2016 Perspectivas Hortaliças Hortaliças 99 100 Balanço 2016 Perspectivas 2017 Perspectivas 2017 DESTAQUE PARA MAIS INVESTIMENTOS EM SISTEMAS DE CULTIVO DAS HORTALIÇAS Com área cultivada de aproximadamente 837 mil hectares e volume

Leia mais

Perspectivas de Mercado & Gestão Sustentável

Perspectivas de Mercado & Gestão Sustentável Perspectivas de Mercado & Gestão Sustentável João Paulo Bernardes Deleo hfbatata@usp.br Método de Trabalho Levantamento dos dados com os colaboradores Análise quantitativa e elaboração de informações

Leia mais

Modelo de produção de peixes no Baixo São Francisco

Modelo de produção de peixes no Baixo São Francisco Modelo de produção de peixes no Baixo São Francisco Carlos Alberto da Silva Pesquisador Aqüicultura: Tema estratégico no CPATC Reunião de Planejamento da Pesquisa (2006=>2007) Inclusão de um nova área:

Leia mais

1 - INTRODUÇÃO 2 - METODOLOGIA

1 - INTRODUÇÃO 2 - METODOLOGIA SUMÁRIO 1. Introdução... 2 2. Metodologia... 2 3. Estimativa da Área Plantada... 3 4. Estimativa da Produção... 3 5. Avaliação das Culturas... 4 5.1 Algodão... 4 5.2 Arroz... 4 5.3 Feijão... 5 5.4 Milho...

Leia mais

Dinâmica da produção de tambaqui e demais peixes redondos no Brasil

Dinâmica da produção de tambaqui e demais peixes redondos no Brasil Ano 2 - Edição 7 - Janeiro de 2016 Dinâmica da produção de tambaqui e demais peixes redondos no Brasil Por Manoel Xavier Pedroza Filho, Ana Paula Oeda Rodrigues, Fabricio Pereira Rezende A produção em

Leia mais

A Competitividade da Aquicultura Brasileira. São Paulo, 30 de Maio de 2011

A Competitividade da Aquicultura Brasileira. São Paulo, 30 de Maio de 2011 A Competitividade da Aquicultura Brasileira. São Paulo, 30 de Maio de 2011 Tito Livio Capobianco Jr. Presidente AB TILÁPIA Vice-Presidente SIPESP Sócio e Diretor Comercial GeneSeas Aquacultura 1 I. Panorama

Leia mais

Alternativas para Financiamento em Projetos de Energia Elétrica VIEX 13/09/ 2017

Alternativas para Financiamento em Projetos de Energia Elétrica VIEX 13/09/ 2017 1 Alternativas para Financiamento em Projetos de Energia Elétrica VIEX 13/09/ 2017 Apoio do BNDES ao Setor Elétrico 2 3 Diretrizes de Atuação do BNDES Setor Elétrico é uma das infraestruturas prioritárias

Leia mais

Energia Limpa: Viabilidade e Desafios A Bioeletricidade

Energia Limpa: Viabilidade e Desafios A Bioeletricidade Energia Limpa: Viabilidade e Desafios A Bioeletricidade Zilmar José de Souza XIV CONGRESSO BRASILEIRO DE ENERGIA Rio de Janeiro 23 de outubro de 2012 A UNICA A União da Indústria de Cana-de-Açúcar (UNICA)

Leia mais

CADEIA PRODUTIVA DO JACARÉ DO PANTANAL SEMANA UNIFICADA DAS ENGENHARIAS

CADEIA PRODUTIVA DO JACARÉ DO PANTANAL SEMANA UNIFICADA DAS ENGENHARIAS CADEIA PRODUTIVA DO JACARÉ DO PANTANAL SEMANA UNIFICADA DAS ENGENHARIAS Profa. Ma. Camyla Piran SET/2010 JACARÉ DO PANTANAL PANTANAL LATINO-AMERICANO PANTANAL BRASILEIRO - Do início do século XX até 1969

Leia mais

Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento Secretaria de Aquicultura e Pesca

Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento Secretaria de Aquicultura e Pesca Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento Secretaria de Aquicultura e Pesca PANORAMA ATUAL E PERSPECTIVAS DE CURTO E MÉDIO PRAZO PARA O SETOR AQUICOLA BRASILEIRO X SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE AQUICULTURA

Leia mais

Enox de Paiva Maia M.Sc.

Enox de Paiva Maia M.Sc. PRODUÇÃO DE TILÁPIA E CAMARÃO EM CONSÓRCIO. Enox de Paiva Maia M.Sc. ABCC Assoc. Bras. Criadores de Camarão /AQUARIUMBRASIL. FORTALEZA CE - BRASIL, JULHO DE 2017. CONTEXTO PASSADO DA PRODUÇÃO TRADICIONAL

Leia mais

COORDENAÇÃO ACADÊMICA NÚCLEO DE GESTÃO DE ATIVIDADES DE PESQUISA COORDENAÇÃO ACADÊMICA. Projeto de Pesquisa Registrado Informações Gerais

COORDENAÇÃO ACADÊMICA NÚCLEO DE GESTÃO DE ATIVIDADES DE PESQUISA COORDENAÇÃO ACADÊMICA. Projeto de Pesquisa Registrado Informações Gerais COORDENAÇÃO ACADÊMICA Projeto de Pesquisa Registrado Informações Gerais 1. Coordenador (a): Washington Luiz Gomes Tavechio (tavechio@ufrb.edu.br) Vice-Coordenador (a): 2. Título do projeto: Controle de

Leia mais

Plano ABC & Suinocultura de Baixa Emissão de Carbono

Plano ABC & Suinocultura de Baixa Emissão de Carbono SECRETARIA DE MOBILIDADE SOCIAL, DO PRODUTOR RURAL E DO COOPERATIVISMO DEPARTAMENTO DE DESENVOLVIMENTO DE CADEIAS PRODUTIVAS, E DA PRODUÇÃO SUSTENTÁVEL Plano ABC & Suinocultura de Baixa Emissão de Carbono

Leia mais

AVANÇOS DO MPA NA CARCINICULTURA NO BRASIL ( ) E PERSPECTIVAS FUTURAS

AVANÇOS DO MPA NA CARCINICULTURA NO BRASIL ( ) E PERSPECTIVAS FUTURAS AVANÇOS DO MPA NA CARCINICULTURA NO BRASIL (2011-2014) E PERSPECTIVAS FUTURAS Ministro Eduardo Benedito Lopes Ministério da Pesca e Aquicultura A espécie Litopenaeus vannamei vem sendo criada em diversos

Leia mais

Nova Era. Nova Energia.

Nova Era. Nova Energia. Nova Era. Nova Energia. 1 Presença global 35 países 5 continentes energia distribuída 445,2 TWh Usuários 71 milhões Lucro Líquido 2017E ( ) 3,8 bilhões* Capacidade instalada líquida 85 GW EBITDA 2017 (

Leia mais

sob a Ótica dos Produtores

sob a Ótica dos Produtores Cenário da Distribuição de Álcool sob a Ótica dos Produtores José Dirlei Marcello 16/03/2007 Sociedade Corretora de Álcool Ltda. SCA PRODUÇÃO NA SAFRA 06/07 ITEM SCA C/SUL % SCA Cana - milhões t 93,8 371,5

Leia mais

Comercialização de Batata Consumo no Brasil

Comercialização de Batata Consumo no Brasil Comercialização de Batata Consumo no Brasil Margarete Boteon & João Paulo Deleo II Seminário Brasileiro da Batata 24 e 25 de novembro de 2004 CEPEA/ESALQ & Cepea: Revista: http://cepea.esalq.usp.br/hfbrasil

Leia mais

PISCICULTURA PARA MULHERES EM COMUNIDADE RURAL DO MUNICÍPIO DE AREIA/PB

PISCICULTURA PARA MULHERES EM COMUNIDADE RURAL DO MUNICÍPIO DE AREIA/PB PISCICULTURA PARA MULHERES EM COMUNIDADE RURAL DO MUNICÍPIO DE AREIA/PB SANTOS, Adriano Prazeres dos ¹ RODRIGUES, Marcelo Luis² Centro de Ciências Agrárias/Departamento de Zootecnia/ PROBEX RESUMO Esta

Leia mais

Enox de Paiva Maia M.Sc.

Enox de Paiva Maia M.Sc. AVALIAÇÃO ECONÔMICA DO POLICULTIVO DE CAMARÃO E TILÁPIA Alternativa Para As Áreas de Risco. Enox de Paiva Maia M.Sc. ABCC Assoc. Bras. Criadores de Camarão. NATAL-RN-BRASIL, JUNHO DE 2013. FUNDAMENTOS

Leia mais

ANÁLISE DAS RELAÇÕES DE TROCA DA MELANCIA PRODUZIDA NA REGIÃO DO SUBMÉDIO SÃO FRANCISCO

ANÁLISE DAS RELAÇÕES DE TROCA DA MELANCIA PRODUZIDA NA REGIÃO DO SUBMÉDIO SÃO FRANCISCO ANÁLISE DAS RELAÇÕES DE TROCA DA MELANCIA PRODUZIDA NA REGIÃO DO SUBMÉDIO SÃO FRANCISCO José Lincoln Pinheiro Araujo 1 ; Edílson Pinheiro Araújo 2 1 Doutor em Economia Agroalimentar, pesquisador da Embrapa

Leia mais

Animais de Produção. Luís Eduardo T. Grégio Diretor Executivo Comercial

Animais de Produção. Luís Eduardo T. Grégio Diretor Executivo Comercial Animais de Produção Luís Eduardo T. Grégio Diretor Executivo Comercial Agenda Setor Pecuário e Tendências Estratégia de Comercialização Portfólio de Produtos Estratégia de Crescimento Setor Pecuário e

Leia mais

DESENVOLVIMENTO DA PISCICULTURA EM TANQUES-REDE Bahia Pesca

DESENVOLVIMENTO DA PISCICULTURA EM TANQUES-REDE Bahia Pesca DESENVOLVIMENTO DA PISCICULTURA EM TANQUES-REDE Bahia Pesca 1997-2005 DEMANDA DO GOVERNO DO ESTADO Elaborar um PROGRAMA com o objetivo de otimizar o uso dos recursos hídricos existentes no semi-árido.

Leia mais

COMERCIALIZAÇÃO: DESAFIOS DA BATATATICULTURA NACIONAL

COMERCIALIZAÇÃO: DESAFIOS DA BATATATICULTURA NACIONAL 25/10 COMERCIALIZAÇÃO: DESAFIOS DA BATATATICULTURA NACIONAL 25/10 Margarete Boteon PROJETO HORTIFRUTI BRASIL BATATA (2000) Prover estudos a respeito da competitividade do setor hortícola; Divulgar informações

Leia mais

1 Lavouras. Cereais, leguminosas e oleaginosas. Área e Produção - Brasil 1980 a 2008

1 Lavouras. Cereais, leguminosas e oleaginosas. Área e Produção - Brasil 1980 a 2008 1 Lavouras 1.1 Produção de cereais, leguminosas e oleaginosas A quinta estimativa da safra nacional de cereais, leguminosas e oleaginosas 1, indica uma produção da ordem de 144,3 milhões de toneladas,

Leia mais

Sistema de Planejamento Integrado da cadeia Produtiva da Maçã

Sistema de Planejamento Integrado da cadeia Produtiva da Maçã Universidade Regional de Blumenau FURB Sistemas de Informação Sistema de Planejamento Integrado da cadeia Produtiva da Maçã Orientador: Dr. Roberto Heinzle Aluno: Henrique Corrêa da Cunha 1 1 Cadeia Produtiva

Leia mais

Piscicultores e demais agentes da cadeia produtiva discutem os custos de produção da tilápia em Felixlândia

Piscicultores e demais agentes da cadeia produtiva discutem os custos de produção da tilápia em Felixlândia Edição 20 2016 Piscicultores e demais agentes da cadeia produtiva discutem os custos de produção da tilápia em Felixlândia No dia 31 de março de 2016, em Felixlândia, região central do estado de Minas

Leia mais

Política Territorial da Pesca e Aquicultura

Política Territorial da Pesca e Aquicultura Política Territorial da Pesca e Aquicultura Esplanada dos Ministérios, bloco D, CEP 70.043-900 - Brasília/DF Telefone: (61) 3218-3865 Fax (61)3218-3827 www.mpa.gov.br comunicacao@mpa.gov.br APRESENTAÇÃO

Leia mais

PISCICULTURA NO NÚCLEO DE PRODUÇÃO AGRÍCOLA BOA SORTE, EXTREMO NORTE DO TOCANTINS: ENTRAVES DE PRODUÇÃO

PISCICULTURA NO NÚCLEO DE PRODUÇÃO AGRÍCOLA BOA SORTE, EXTREMO NORTE DO TOCANTINS: ENTRAVES DE PRODUÇÃO PISCICULTURA NO NÚCLEO DE PRODUÇÃO AGRÍCOLA BOA SORTE, EXTREMO NORTE DO TOCANTINS: ENTRAVES DE PRODUÇÃO Guilherme Octávio de Sousa Soares 1, Rafael de Azevedo Leite¹, Paloma Castro Abreu¹, José Lucas de

Leia mais

Orgânicos e a Economia verde: Oportunidade e desafios.

Orgânicos e a Economia verde: Oportunidade e desafios. Orgânicos e a Economia verde: Oportunidade e desafios. Objetivo Contribuir para o fortalecimento da cadeia produtiva brasileira de alimentos e produtos orgânicos por meio da integração e difusão de informação

Leia mais

Nova Pesquisa Nacional de Ataques a Bancos

Nova Pesquisa Nacional de Ataques a Bancos Nova Pesquisa Nacional de Ataques a Bancos (e outras ocorrências envolvendo a atividade bancária) (2017-2018) Elaboração: Contraf-CUT e CONTRASP Fonte: Notícias da imprensa, SSP dos Estados e Sindicatos

Leia mais

Relatório de Dados do Programa de Microcrédito 2º. Trimestre de 2012

Relatório de Dados do Programa de Microcrédito 2º. Trimestre de 2012 Ministério do Trabalho e Emprego Programa Nacional de Microcrédito Produtivo Orientado Relatório de Dados do Programa de Microcrédito 2º. de 2012 1. Resultados do Programa de Microcrédito no 2 de 2012.

Leia mais

TRIGO ABASTECIMENTO NACIONAL

TRIGO ABASTECIMENTO NACIONAL TRIGO ABASTECIMENTO NACIONAL Paulo Magno Rabelo Diretoria de Política Agrícola e Informações Analista de Mercado SITUAÇÃO NO MUNDO PRODUÇÃO MUNDIAL E BRASILEIRA DOS PRINCIPAIS GRÃOS EM 2014/15 ÁREA, PRODUÇÃO,

Leia mais

Desenvolvimento e Oportunidades da Agricultura Familiar. Marco Antonio Viana Leite Diretor PAC e Mais Alimentos

Desenvolvimento e Oportunidades da Agricultura Familiar. Marco Antonio Viana Leite Diretor PAC e Mais Alimentos Desenvolvimento e Oportunidades da Agricultura Familiar Marco Antonio Viana Leite Diretor PAC e Mais Alimentos Agricultura Familiar no Mundo São 500 milhões de estabelecimentos da agricultura familiar

Leia mais

PESQUISA DE DESEMPENHO. 2º Trimestre 2016

PESQUISA DE DESEMPENHO. 2º Trimestre 2016 PESQUISA DE DESEMPENHO 2º Trimestre 2016 Objetivos No ano de 2016 a pesquisa de Desempenho do Setor de Franchising continuará sendo realizada de forma trimestral com o objetivo de permitir antecipação

Leia mais

FEIRA NACIONAL DE PEIXES NATIVOS DE ÁGUA DOCE

FEIRA NACIONAL DE PEIXES NATIVOS DE ÁGUA DOCE FEIRA NACIONAL DE PEIXES NATIVOS DE ÁGUA DOCE CUIABÁ, OUT/2014 A IMPORTÂNCIA DA AQUICULTURA PARA A VITALMAR VITALMAR PESCADOS Histórico Em 1995 na cidade de Itajaí Santa Catarina os irmãos VITALI fundaram

Leia mais

Sistemas de produção de suínos

Sistemas de produção de suínos Sistemas de produção de suínos Sistemas de produção de suínos Produtor; Genética; Nutrição; Manejo alimentar; Sanidade; Instalações; Mão-de-obra. Sistemas de produção de suínos Objetivos da produção: Atividade

Leia mais

Brasília, 15 de abril de 2008.

Brasília, 15 de abril de 2008. Brasília, 15 de abril de 28. Considerações Iniciais Elevado numero de profissionais sem carteiras Tempo de espera de emissão Ações Desenvolvidas Otimização das Centrais de Digitalização Visita aos Crea

Leia mais

Diretrizes para uma Economia Verde no Brasil Parte II Agronegócio e Agricultura Familiar

Diretrizes para uma Economia Verde no Brasil Parte II Agronegócio e Agricultura Familiar Diretrizes para uma Economia Verde no Brasil Parte II Agronegócio e Agricultura Familiar Susian Martins Rio de Janeiro, Novembro de 2014 FBDS-RJ ECONOMIA VERDE NO BRASIL - AGRONEGÓCIO E AGRICULTURA FAMILIAR

Leia mais

Espírito Santo: Oportunidades e Negócios. 19 de outubro de 2017

Espírito Santo: Oportunidades e Negócios. 19 de outubro de 2017 Espírito Santo: Oportunidades e Negócios 19 de outubro de 2017 Histórico Fundado em 1988, o Centro Capixaba de Desenvolvimento Metalmecânico, é resultado de um Convênio de Cooperação Técnica e Financeira

Leia mais

Assistência Técnica ao produtor rural: ações do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento

Assistência Técnica ao produtor rural: ações do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento Assistência Técnica ao produtor rural: ações do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento O papel da Assistência Técnica como base da segurança alimentar Secretaria de Mobilidade Social, do Produtor

Leia mais

Micro e Pequenas Empresas Brasil RAE. Outubro/ /

Micro e Pequenas Empresas Brasil RAE. Outubro/ / Taxa de Sobrevivência Micro e Pequenas Empresas Brasil Outubro/2011 1 Nova Metodologia: Erro ZERO Antiga Metodologia Nova Metodologia Pesquisa de campo com empresas Entrevista com empresários Amostra (2

Leia mais

TÉCNICO EM AGRONEGÓCIO AGRICULTURA I IFSC CÂMPUS LAGES CULTURA DO FEIJÃO

TÉCNICO EM AGRONEGÓCIO AGRICULTURA I IFSC CÂMPUS LAGES CULTURA DO FEIJÃO TÉCNICO EM AGRONEGÓCIO AGRICULTURA I IFSC CÂMPUS LAGES CULTURA DO FEIJÃO 1. IMPORTÂNCIA ECONÔMICA No mercado mundial de feijão circulam, anualmente, cerca de 24 milhões de toneladas da leguminosa. O

Leia mais

Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento Secretaria de Política Agrícola Departamento de Financiamento e Informação SUMÁRIO EXECUTIVO.

Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento Secretaria de Política Agrícola Departamento de Financiamento e Informação SUMÁRIO EXECUTIVO. SUMÁRIO EXECUTIVO Café Posição: junho/2019 Café: Quadro de Suprimento Mundo (milhões de sacas de 60kg) Arábica Robusta Total 2009/2010 39,6 77,8 52,0 129,8 104,1 138,3 106,3 28,8 2010/2011 28,8 87,9 53,5

Leia mais

A produção aquícola de. Dados do IBGE. revista

A produção aquícola de. Dados do IBGE. revista A produção aquícola de Dados do IBGE revista A produção aquícola de Dados do IBGE mostram que a piscicultura cresceu 4,94% em enquanto a carcinicultura, afetada pela mancha branca, teve um queda de 25,39%

Leia mais

Produção Agrícola Municipal 2015. Assunto: Lavouras Temporárias

Produção Agrícola Municipal 2015. Assunto: Lavouras Temporárias Produção Agrícola Municipal 2015 Assunto: Lavouras Temporárias Tabela 1 - Áreas plantada e colhida, quantidade produzida, rendimento médio e valor da produção, segundo os principais produtos das lavouras

Leia mais