Portfólio de Cursos Capacitação de Pessoal

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Portfólio de Cursos Capacitação de Pessoal"

Transcrição

1 Portfólio de Cursos Capacitação de Pessoal Tel: (14) (14)

2 Portfólio de Cursos Capacitação de Pessoal 1. Introdução Em 1995 teve início no Brasil a Reforma da Gestão Pública ou reforma gerencial do Estado com a publicação, nesse ano, do Plano Diretor da Reforma do Estado e o envio para o Congresso Nacional da emenda da administração pública que se transformaria, em 1998, na Emenda 19. Nos primeiros quatro anos do governo Fernando Henrique, enquanto Luiz Carlos Bresser-Pereira foi o ministro, a reforma foi executada ao nível federal, no MARE - Ministério da Administração Federal e Reforma do Estado. Com a extinção do MARE, por sugestão do próprio ministro no final desse período, a gestão passou para o Ministério do Planejamento e Gestão, ao mesmo tempo em que estados e municípios passavam também a fazer suas próprias reformas. O objetivo da Reforma da Gestão Pública de 1995 foi contribuir para a formação no Brasil de um aparelho de Estado forte e eficiente. Ela compreendeu três dimensões: a) uma dimensão institucional-legal, voltada à descentralização da estrutura organizacional do aparelho do Estado através da criação de novos formatos organizacionais, como as agências executivas, regulatórias, e as organizações sociais; b) uma dimensão gestão, definida pela maior autonomia e a introdução de três novas formas de responsabilização dos gestores a administração por resultados, a competição administrada por excelência, e o controle social em substituição parcial dos regulamentos rígidos, da supervisão e da auditoria, que caracterizam a administração burocrática; e c) uma dimensão cultural, de mudança de mentalidade, visando passar da desconfiança generalizada que caracteriza a administração burocrática para uma confiança maior, ainda que limitada, própria da administração gerencial. Concomitante a este processo de reforma o mundo e o Brasil passaram pela globalização do comércio e da comunicação o que levou a profundas transformações na sociedade e na estrutura estado e municípios brasileiros. O Gestor Público dos diversos setores municipais, estaduais e federais necessitam de contínua capacitação para estarem atualizados as mudanças da legislação brasileira, as mudanças na comunicação e veiculação de informação, nas mudanças dos direitos dos cidadãos e na forma de tratamento a este contribuinte, na percepção da responsabilidade social e ambiental em âmbito municipal, nas reformas do setor de saúde do SUS e dos planos de Saúde da Família, nas atribuições e responsabilidades civil que são oriundas ao cargo exercido e demais temas relevantes para a execução de suas funções como gestor municipal. Tel: (14) (14)

3 2. Objetivos Através deste portifólio apresentamos a oportunidade para as diversas Prefeituras Municipais ofertarem aos seus gestores e demais colaboradores cursos que abordam temas de vital importância para a realidade administrativa do Município, tratados de forma clara e precisa por docentes experientes e qualificados com um enfoque prático, multifuncional e interdisciplinar, voltados a realidade do dia-a-dia dos servidores municipais dos poderes executivo e legislativo entre outros. Dentre os cursos, destacam-se: Contabilidade Pública Desapropriação e servidões. Direito Ambiental e Responsabilidade Social. Direito Arquitetônico e Urbanístico. Direito Financeiro Municipal. Direito Público para Vereadores e Prefeitos municipais. Direito Tributário Municipal. Finanças Municipais. Gestão de Bens Públicos Municipais. Gestão de Pessoas. Gestão Pública. Improbidade administrativa e crimes de responsabilidade. Licitações públicas e Contratos municipais. Orçamento Público Parcerias público-privadas. Planejamento Governamental. Princípios e Técnicas de Captação de Recursos. Processo administrativo. Processos e Técnicas Legislativas. Programa de Saúde da Família. Regime disciplinar dos servidores públicos. Responsabilidade Social e Terceiro Setor. Serviços públicos municipais inovações e tendências. Sistemas de Informações aplicados a gestão pública. Sistemas de informação aplicados a saúde pública. São cursos voltados para a prática do cotidiano dos servidores públicos, especialmente, formatados para o entendimento e manejo básico do Direito Municipal pelos responsáveis pela condução política e administrativa do Município. Apresentam as informações necessárias para que os colaboradores, gestores e autoridades públicas municipais possam desenvolver suas atividades, em atenção à legalidade, à eficiência e à moralidade, aplicando os novos conceitos de gestão, as novas tecnologias de informação em prol da melhoria na qualidade dos serviços prestados pelos poder público municipal. Tel: (14) (14)

4 A capacitação dos servidores é fundamental para o desenvolvimento regular das atividades do Poder Executivo, melhoria no atendimento a população, controle das verbas públicas e melhor gestão dos serviços oferecidos pela gestão municipal. Evita a edição de atos administrativos inválidos e a responsabilização dos agentes. Algumas questões que serão amplamente tratadas e esclarecidas pelos nossos professores: Como deve ser processado disciplinarmente um agente municipal? Como se realiza a gestão de um contrato? Quando é possível contratar uma empresa sem realizar licitação? Como a Prefeitura deve atuar para cumprir seu dever de proteger o meio ambiente? Como ordenar o espaço urbano? Como planejar o crescimento urbano? Como implantar os programas de saúde da família? Os cursos abordam também questões que são importantes para os agentes integrantes do Poder Legislativo Municipal, estando focados nos aspectos práticos da atuação dos vereadores, para responder, entre outras, as seguintes questões: Quais as proibições impostas aos vereadores? Quais os limites impostos à remuneração dos vereadores? Quais as competências legislativas municipais? Quais são as regras obrigatórias ao processo legislativo municipal? O que pode e o que não pode constar na Lei Orgânica? Como deve ser processado disciplinarmente um agente da Câmara? Como se realiza a gestão de um contrato? Quando é possível contratar uma empresa sem realizar licitação? Como o Município deve atuar para cumprir seu dever de proteger o meio ambiente? Como ordenar o espaço urbano? 3. Organização e Custeio Local: Os cursos serão realizados em locais de fácil acesso aos servidores, preferencialmente aos finais de semana, em espaços cedidos pela prefeitura ou Câmara Legislativa local. Carga Horária: Os cursos terão carga horária de 16 horas. Gestores públicos, Funcionários Municipais, Colaboradores responsáveis pela condução política e administrativa do Município, Assessores jurídicos e parlamentares, Fiscais, Agentes vistores, entre outros. Calendário: Tel: (14) (14)

5 Aulas preferencialmente aos sábados manhã e tarde a cada 15 dias. Carga Horária: 16 horas/aula. Modalidade: Presencial Investimento: Valor para cada servidor matriculado por curso: R$ 800,00 * Número mínimo de inscrições: Detalhes dos Cursos CONTABILIDADE PÚBLICA. O Curso permite aos agentes públicos desenvolver conhecimentos e habilidades com a contabilidade pública. Evolução conceitual e histórica da Contabilidade Pública e seu campo de aplicação; demonstração das técnicas de contabilização; apuração de balanços e prestação de contas. Regimes de escrituração contábil Controle interno e externo da execução orçamentária, financeira e patrimonial das Entidades e dos Poderes Públicos, nas três esferas de governo. A contabilidade gerencial: métodos de custeamento. Relatórios e demonstrativos legais e gerenciais. prefeitos, vereadores, secretários, diretores, administradores, assessores, procuradores, DESAPROPRIAÇÃO E SERVIDÕES. Explicar os institutos da desapropriação e da servidão. Fornecer subsídios suficientes para que o Município efetue desapropriações e institua servidões, de forma válida. Direito de propriedade. Declaração de utilidade pública. Desapropriação amigável e judicial. Ação de desapropriação. Imissão na posse. Tramitação do processo. Indenização. Desistência da desapropriação. Retrocessão. Execução. Regime de Precatórios. Servidões. Desapropriação indireta. Desapropriação de bens públicos. Tel: (14) (14)

6 DIREITO AMBIENTAL E RESPONSABILIDADE SOCIAL. É no Município que se cuida do meio ambiente. é nele que se removem os detritos industriais e hospitalares e se recolhe o lixo doméstico. Estes e outros temas preocupam os gestores públicos e serão abordados no curso de Direito Ambiental. O curso examina o papel dos Municípios em face do meio ambiente, aborda as competências municipais na matéria, a relação com as outras entidades federativas. Apresenta os principais institutos de proteção ambiental que dispõem os Municípios, dentre eles, o licenciamento ambiental e a compensação ambiental. Dá subsídios para adequada atuação dos agentes municipais na proteção do meio ambiente. Princípios de direito ambiental. Competência do Município em Matéria Ambiental. Papel do Município no Sistema Nacional do Meio Ambiente SISNAMA. Instrumentos de proteção ambiental. Licenciamento ambiental. Compensação ambiental. Responsabilidade ambiental. DIREITO ARQUITETÔNICO E URBANÍSTICO. Fornecer subsídios para a adequada ordenação da ocupação do solo urbano municipal. Planejamento urbanístico. Uso e ocupação do solo. Zoneamento. Licença urbanística. Loteamentos fechados. Plano urbanístico. Formalidades. Institutos de proteção da função social da propriedade urbana. Operações consorciadas. Desapropriação para fins urbanísticos. Direito de preempção. Impacto de vizinhança e compensação urbanística. Responsabilidade do poder público pela alteração do plano. Tel: (14) (14)

7 DIREITO FINANCEIRO MUNICIPAL. Possibilitar aos agentes municipais o manuseio dos institutos de direito financeiro e capacitação para a obtenção de alternativas para a captação de recursos federais e internacionais. Orçamento programa. Plano plurianual. Lei de Diretrizes. Lei orçamentária. Elaboração. Peculiaridades do processo legislativo. Lei de Responsabilidade Fiscal. Despesas correntes. Despesas em final de mandato. Renuncia de receitas. Limites com gasto de pessoal. Restos a pagar. Empréstimos públicos. Execução de despesa orçamentária. Estudo de casos de financiamento internacional de projetos públicos por meio de organizações públicas ou privadas. DIREITO PÚBLICO PARA VEREADORES E PREFEITOS MUNICIPAIS. Possibilitar aos agentes municipais o conhecimento básico do direito público para auxiliar na gestão Municipal e nas atividades legislativa. Direito como fenômeno social. Moral, Direito e Justiça. Aspectos institucionais do Direito. Divisão do Direito. Fontes do Direito. Interpretação, integração e aplicação do Direito. A norma jurídica: estrutura, características, legitimidade e efetividade. Relação Jurídica e Fato Jurídico. Direito Natural. A lei e o ordenamento jurídico. Conflito de leis no tempo e no espaço. Eficácia da lei no tempo e no espaço. prefeitos, vereadores, secretários, diretores, administradores, assessores, procuradores, Tel: (14) (14)

8 DIREITO TRIBUTÁRIO MUNICIPAL. Possibilitar aos agentes municipais o manuseio dos institutos de direito financeiro, evitando-se a responsabilização pelo mau uso do dinheiro público. Orçamento programa. Plano plurianual. Lei de Diretrizes. Lei orçamentária. Elaboração. Peculiaridades do processo legislativo. Lei de Responsabilidade Fiscal. Despesas correntes. Despesas em final de mandato. Renuncia de receitas. Limites com gasto de pessoal. Restos a pagar. Empréstimos públicos. Execução de despesa orçamentária. FINANÇAS MUNICIPAIS. O Curso permite aos agentes públicos desenvolver conhecimentos e habilidades nas finanças municipais. Elementos do cálculo financeiro e econômico na aplicação de recursos sob condições inflacionárias. Balanço Orçamentário, Balanço Financeiro e Balanço Patrimonial. Indicadores de Análise. Diagnóstico financeiro de municípios. Avaliação de resultados de gastos públicos. prefeitos, vereadores, secretários, diretores, administradores, assessores, procuradores, GESTÃO DE BENS PÚBLICOS MUNICIPAIS. Fornecer subsídios para adequada gestão dos bens municipais. Classificação e regime dos bens públicos. Utilização dos bens públicos pelos particulares. Autorização de uso. Permissão de uso. Concessão de uso. Concessão de direito real de uso para fins de moradia. Doação de bens: efetuação e recebimento. Bens abandonados. Herança jacente e vacante. Bens perdidos. Compartilhamento de infra-estrutura urbana entre entidades federativas. Tel: (14) (14)

9 GESTÃO DE PESSOAS. O Curso permite aos agentes públicos desenvolver conhecimentos e habilidades na gestão estratégica de pessoal. Gestão de competências: o processo de gestão do mapeamento à avaliação. Alocação eficaz de pessoas. Comunicação interpessoal e organizacional. Gestão de desempenho: desenvolvimento, avaliação, feedback de desempenho e práticas de reconhecimento/ valorização. Administração de conflitos e promoção da cooperação. Papel do gerente desenvolvedor (coach). Diferença entre equipes de trabalho e grupos. Sistema de T&D no desenvolvimento de competências individuais e organizacionais. prefeitos, vereadores, secretários, diretores, administradores, assessores, procuradores, GESTÃO PÚBLICA. O Curso permite aos agentes públicos desenvolver conhecimentos e habilidades na gestão pública. Evolução das funções de Governo e crescimento do setor público. Bens públicos X bens privados. Classificação e estrutura das despesas públicas. Financiamento dos gastos públicos. Déficit e dívida pública. Política fiscal. Federalismo fiscal. Custo de financiamento de bens públicos. Breve histórico do constitucionalismo brasileiro. Direito Administrativo-evolução conceito e abrangência em um Estado Democrático de Direito. Administração pública e atividade administrativa. Características e objeto da atividade administrativa. Ato e contrato administrativo. Licitação. Prestação de serviços públicos e ação reguladora do Estado. prefeitos, vereadores, secretários, diretores, administradores, assessores, procuradores, Tel: (14) (14)

10 IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA E CRIMES DE RESPONSABILIDADE. A responsabilização por improbidade administrativa gera graves conseqüências: perda do cargo ou função pública, multas severas, suspensão dos direitos políticos. Torna-se imprescindível saber quando se configura a improbidade, como se processa a ação de improbidade e, principalmente, quais as hipóteses de exclusão dessa responsabilização. O Curso permite aos agentes públicos evitar a incidência da Lei de Improbidade e defender-se de eventual imputação de responsabilidade. Permite, de forma didática, a completa compreensão do instituto. Conceito de improbidade administrativa, Espécies de atos de improbidade. Procedimento Administrativo e Processo Judicial. Sanções aplicáveis, Excludentes, Questões Práticas. LICITAÇÕES PÚBLICAS E CONTRATOS MUNICIPAIS. Sem a compreensão do procedimento licitatório e das nuancias dos contratos públicos, a Administração praticamente não atua. Fatalmente poderá haverá problemas com o Tribunal de Contas. O curso é imprescindível para todo aquele que trabalha na Administração Pública. O curso destina-se a todos que trabalham com licitações públicas e contratos públicos, tais como, prefeitos, secretários, diretores, pregoeiros, presidentes de comissão de licitação, administradores, assessores, procuradores, O Curso sobre licitações e contratos públicos proporciona aos servidores públicos conhecimentos teóricos e práticos sobre a teoria geral da licitação, bem como todas as suas modalidades, especialmente sobre o pregão eletrônico, esta moderna modalidade de licitação. As novidades teóricas e a jurisprudência dos Tribunais de Contas também serão objeto de estudo. Possibilita ao servidor resolver os principais problemas que envolvem a contratação administrativa. Aborda a formalização e a gestão dos contratos. Permite compreender as hipóteses de alteração, prorrogação e extinção dos contratos. Licitação: aspectos gerais. Dispensa e Inexigibilidade de licitação. Sistema de registro de preços. Pregão presencial e eletrônico. Convite, Tomada de preços e Concorrência. Aspectos gerais e formalidades. Alteração e extinção unilateral. Gestão contratual. Equilíbrio e desequilíbrio econômico financeiro do contrato. Prazos, Prorrogações e Extensões. Acréscimos e Supressões Quantitativas e Qualitativas do Objeto. Reajuste. Revisão e Repactuação Contratual. Rescisão e extinção contratual. Tel: (14) (14)

11 ORÇAMENTO PÚBLICO. O Curso permite aos agentes públicos desenvolver conhecimentos e habilidades com o orçamento público e a gestão participativa deste. Evolução conceitual e histórica do Orçamento; demonstração das técnicas e processos de elaboração. Sistema Orçamentário Brasileiro: Plano Plurianual, Diretrizes Orçamentárias e Orçamento Anual. Classificações orçamentárias. Metodologia de previsão da receita e fixação da despesa. Transferências constitucionais e voluntárias. Processo de elaboração do orçamento participativo: discussões regionalizadas, atendimento às demandas regionais, instâncias de participação da população, articulação do processo do orçamento participativo. Mecanismo de acompanhamento da execução orçamentária e fiscalização dos gastos públicos. prefeitos, vereadores, secretários, diretores, administradores, assessores, procuradores, PLANEJAMENTO GOVERNAMENTAL. O Curso permite aos agentes públicos desenvolver conhecimentos e habilidades com o planejamento governamental. Abordagem sobre o processo de planejamento estratégico para viabilizar e gerenciar a execução das operações e a consecução dos resultados. Organização e normas de planejamento público. Elaboração de planos de desenvolvimento: metas e estratégias. Formulação de políticas econômicas: orçamentária, fiscal, creditícia, agrícola, etc. As considerações sobre Plano Plurianual (PPA) e Leis de Diretrizes Orçamentárias (LDO) com ênfase na Lei Orçamentária Anual (LOA), Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) e anexo de metas fiscais. prefeitos, vereadores, secretários, diretores, administradores, assessores, procuradores, Tel: (14) (14)

12 PARCERIAS PÚBLICO-PRIVADAS. O Curso permite aos agentes públicos desenvolver conhecimentos e habilidades com o desenvolvimento das parcerias público-privadas (PPPs). Legislação básica e características. Perspectiva econômica e financeira: definição das composições do tipo PPP ou Private Finance Initiative PFI. Os participantes. As diferentes relações contratuais entre os participantes. Arquiteturas contratuais das PPPs: financiamentos e riscos. Montagens de projetos de PPP. Condicionantes enfrentadas pelos participantes. Gestão global e engenharia de projeto. Princípios de analise de risco. Engenharia financeira e regulatória de um projeto de PPP. Fatores chave para o sucesso da gestão global de projetos de PPP. Modelo econômico e financeiro da regulação. A lei brasileira de PPP: contexto, terminologia e lugar no marco legal. Características gerais das PPP brasileiras. Licitações de PPP. Divisão dos riscos, inadimplência e solução de conflitos. Os pagamentos do governo e suas garantias. O fundo garantidor: características gerais. A Responsabilidade Fiscal e a lei de PPP. Limites de financiamento publico. Gerenciamento do programa federal de PPP. prefeitos, vereadores, secretários, diretores, administradores, assessores, procuradores, PRINCIPIOS E TÉCNICAS DE CAPTAÇÃO DE RECURSOS. O Curso permite aos agentes públicos desenvolver conhecimentos e habilidades sobre as técnicas e manuseios dos princípios para captação de recursos. As relações de financiamento público com a definição de política econômica do governo federal. Fontes, características e efeitos econômicos e sociais do financiamento público. Conceito de dívidas e operações de crédito. Operações de crédito proibidas. Limites para a dívida pública e para a contratação de operação de crédito. Elaboração de projetos, programas setoriais, setor privado, serviços públicos e da administração. As instituições e agências de fomento e desenvolvimento. prefeitos, vereadores, secretários, diretores, administradores, assessores, procuradores, Tel: (14) (14)

13 PROCESSO ADMINISTRATIVO. Estudar o processo administrativo e fornecer subsídios para sua correta utilização. Processo administrativo. Conceito. Espécies. Princípios que o regem. Processo de defesa. Processo de participação. Procedimentos administrativos autônomos. Formalidades. Consultas e audiências públicas. Comunicação dos atos processuais. Impugnações e recursos. PROCESSOS E TÉCNICAS LEGISLATIVAS Transmitir aos participantes as normas constitucionais, legais e regimentais que regem o processo legislativo, aprimorando o desempenho dos servidores e técnicos que atuam no legislativo municipal. Agentes políticos (Prefeitos, Vereadores e Secretários), Procuradores, Assessores Parlamentares, Consultores e estudantes e profissionais interessados em técnica e processo legislativo. Processo legislativo. Poder Legislativo. Atividade Legislativa. Redação oficial. Técnica Legislativa e seus requisitos. Fontes legais e fontes complementares. Tel: (14) (14)

14 PROGRAMA DE SAÚDE DA FAMÍLIA. Ementa: Políticas públicas no campo da saúde coletiva. Debate da contextualização histórica, política e social do sistema de saúde no Brasil. Avanços e desafios do Sistema Único de Saúde (SUS) na promoção da saúde. Apreciação das práticas políticas, institucionais e técnicas na viabilização do modelo de atenção à saúde. Planejamento e gestão. Análise crítica na perspectiva estratégica para gestão e intervenção no sistema local de saúde. Avaliação nos programas e serviços de saúde. Estratégias metodológicas para a avaliação em saúde. Análise de implementação de programa de saúde e satisfação do usuário. Discutir as políticas públicas de saúde e refletir sobre o planejamento e a gestão descentralizada do SUS. Demonstrar as formas de implantação do programa de saúde da família pelos municípios. REGIME DISCIPLINAR DOS SERVIDORES PÚBLICOS. O curso pretende indicar quando se caracteriza a responsabilidade disciplinar dos servidores e quando ela está excluída. Examina o processo disciplinar e dá subsídios para sua correta instrução. Deveres dos servidores públicos. Regime disciplinar. Hierarquia administrativa. Decorrências. Imputação de responsabilidade disciplinar. Tipicidade, Antijuridicidade, Culpabilidade e Punibilidade da Infração. Sindicância. Processo administrativo disciplinar. Garantias do servidor. Tramitação. Tel: (14) (14)

15 RESPONSABILIDADE SOCIAL E TERCEIRO SETOR. Ementa: Apresentar conceitos inerentes à Responsabilidade Social no contexto das organizações públicas, demonstrando a necessidade de desenvolver valores de cooperação social na gestão pública; Promover uma visão gerencial e estratégica dos processos de gestão social responsável, através da apresentação e análise dos instrumentos administrativos, organizacionais, estratégicos e legais na formulação de programas e projetos de Responsabilidade Social; Estudar o perfil do terceiro setor no Brasil. Estudo das ações relacionadas à Responsabilidade Social e Terceiro Setor. SERVIÇOS PÚBLICOS MUNICIPAIS INOVAÇÕES E TENDÊNCIAS. Explicar os serviços públicos. Indicar quais os serviços de competência do Município e como podem ser prestados. Conceito e classificação dos serviços públicos. Regime dos serviços públicos. Serviços de competência dos Municípios. Instituição desses serviços. Regime da prestação direta. Regime da prestação indireta. Concessões e permissões de serviço público. Problemas práticos. Estatuto do usuário. Regime de taxas e de tarifas. Tel: (14) (14)

16 SISTEMAS DE INFORMAÇÕES APLICADOS A GESTÃO PÚBLICA. Ementa: Estudar a estruturação da tecnologia e comunicação no setor público; Compreender as tecnologias emergentes e suas aplicações empresariais; Entender a legislação e políticas de tecnologia da informação para prestação de serviços públicos; Estudar a gestão do conhecimento. Estudo dos conceitos de tecnologia e sistemas de informação e seus impactos na administração pública. SISTEMAS DE INFORMAÇÃO APLICADOS A SAÚDE PÚBLICA. Objetivo: Compreender as bases teóricas e a evolução dos sistemas de informação aplicados à saúde Ementa: A informação no ambiente biomédico e na saúde. Categoria, estrutura e fontes de dados. Bancos de dados. Sistemas de informação em saúde. Informatização de serviços: centros de informação em saúde e sistemas de informação. Sistema de Informação Geográfica (SIG) na saúde coletiva. Análise espacial aplicada à investigação epidemiológica. Temas especialistas e de apoio à decisão. Aquisição e exibição de dados. Informática na formação de profissionais em saúde. Tendências atuais. Tel: (14) (14)

17 NOVO CURSO! PRIMEIROS SOCORROS PARA PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO Objetivo: Compreender as noções básica teóricas e práticas dos primeiros socorros em situações de queimaduras, ferimentos, corpos estranhos, urgências e emergências entre outras que acometem as crianças e jovens dentro do ambiente escolar de creches e colégios públicos e privados. Ementa: Noções básicas teórico e práticas de primeiros socorros nas diversas situações. O que fazer e não fazer em: Queimaduras; Ferimentos cortantes; Hemorragias; Contusões; Fraturas; Convulsões e desmaios; Corpos Estranhos; Picadas de insetos; Modeduras de animais; Parada Cardio-Respiratória. Profissionais da educação como professores, diretores, coordenadores pedagógicos, supervisores, inspetores de alunos e demais profissionais que atuem nas creches e colégios públicos e privados. AULA PRÁTICA COM EQUIPAMENTO DE SIMULAÇÃO! Tel: (14) (14)

18 5. Considerações Finais Módulos com 16 horas aula; Certificação ao final de cada curso; Professores experientes e titulados; Cursos práticos, modernos e atualizados; Temas de relevante importância para a gestão pública; Valor de investimento R$ 800,00 por curso (mínimo 20 participantes). 6. Modelo do Certificado Tel: (14) (14)

CATÁLOGO DE AÇÕES EDUCACIONAIS DA ESCOEX PREVISTOS - 2013 CURSOS A DISTÂNCIA- EAD PARA SERVIDORES DO TCE E JURISDICIONADOS

CATÁLOGO DE AÇÕES EDUCACIONAIS DA ESCOEX PREVISTOS - 2013 CURSOS A DISTÂNCIA- EAD PARA SERVIDORES DO TCE E JURISDICIONADOS CATÁLOGO DE AÇÕES EDUCACIONAIS DA ESCOEX PREVISTOS - 2013 CURSOS - EAD PARA SERVIDORES DO TCE E CURSOS OBJETIVO PÚBLICO-ALVO CARGA HORÁRIA N. DE VAGAS MODALIDADE 1. As Novas Normas de Contabilidade Aplicada

Leia mais

ESTRUTURA DO MESTRADO PROFISSIONAL EM ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA (PROFIAP)

ESTRUTURA DO MESTRADO PROFISSIONAL EM ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA (PROFIAP) ESTRUTURA DO MESTRADO PROFISSIONAL EM ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA (PROFIAP) OBRIGATÓRIAS (6 disciplinas de 60 h cada = 360 h) Estado, Sociedade e Administração Pública O Estado, elementos constitutivos, características

Leia mais

PROJETO DE CAPACITAÇÃO INTRODUÇÃO À GESTÃO PÚBLICA

PROJETO DE CAPACITAÇÃO INTRODUÇÃO À GESTÃO PÚBLICA MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE CAMPUS SANTA CRUZ COORDENAÇÃO DE GESTÃO DE PESSOAS PROJETO

Leia mais

FORMAÇÃO E CAPACITAÇÃODE RECURSOS HUMANOS DA ANTT

FORMAÇÃO E CAPACITAÇÃODE RECURSOS HUMANOS DA ANTT FORMAÇÃO E CAPACITAÇÃODE RECURSOS HUMANOS DA ANTT Quadro de Servidores SITUAÇÃO 2008 2009 Abril 2010 CARGOS EFETIVOS (*) 429 752 860 Analista Administrativo 16 40 41 Especialista em Regulação 98 156 169

Leia mais

01. Câmara Municipal. 02. Secretaria Municipal de Governo. 03. Gabinete do Vice-Prefeito. 04. Procuradoria Geral do Município

01. Câmara Municipal. 02. Secretaria Municipal de Governo. 03. Gabinete do Vice-Prefeito. 04. Procuradoria Geral do Município Estrutura Administrativa e Principais 01. Câmara Municipal - Lei Orgânica do Município de Teresina, de 05 de abril de 1991. - Votar o Orçamento Anual e o Plano Plurianual, bem como autorizar abertura de

Leia mais

Secretaria de Estado da Administração e da Previdência Departamento de Recursos Humanos Escola de Governo do Paraná SÍNTESE DAS EMENTAS PROPOSTAS

Secretaria de Estado da Administração e da Previdência Departamento de Recursos Humanos Escola de Governo do Paraná SÍNTESE DAS EMENTAS PROPOSTAS 1º MÓDULO: SÍNTESE DAS EMENTAS PROPOSTAS Economia e Sociedade do Conhecimento: Conceitos básicos: economia da informação e conhecimento. Investimentos tangíveis e intangíveis. Gestão do Conhecimento e

Leia mais

CARTA DO PARANÁ DE GOVERNANÇA METROPOLITANA

CARTA DO PARANÁ DE GOVERNANÇA METROPOLITANA CARTA DO PARANÁ DE GOVERNANÇA METROPOLITANA Em 22 e 23 de outubro de 2015, organizado pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano SEDU, por meio da Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba COMEC,

Leia mais

Anexo III Contratações de Serviços de Consultoria (Pessoa Física e Jurídica)

Anexo III Contratações de Serviços de Consultoria (Pessoa Física e Jurídica) Anexo III Contratações de Serviços de Consultoria (Pessoa Física e Jurídica) No decorrer da execução do Projeto, e tão logo sejam definidos os perfis dos consultores necessários para a consecução dos produtos

Leia mais

MINISTÉRIO DAS CIDADES CONSELHO DAS CIDADES RESOLUÇÃO RECOMENDADA N 75, DE 02 DE JULHO DE 2009

MINISTÉRIO DAS CIDADES CONSELHO DAS CIDADES RESOLUÇÃO RECOMENDADA N 75, DE 02 DE JULHO DE 2009 DOU de 05/10/09 seção 01 nº 190 pág. 51 MINISTÉRIO DAS CIDADES CONSELHO DAS CIDADES RESOLUÇÃO RECOMENDADA N 75, DE 02 DE JULHO DE 2009 Estabelece orientações relativas à Política de Saneamento Básico e

Leia mais

PODER EXECUTIVO ANEXO I ATRIBUIÇÕES DO CARGO DE ESPECIALISTA EM POLÍTICAS PÚBLICAS E GESTÃO GOVERNAMENTAL

PODER EXECUTIVO ANEXO I ATRIBUIÇÕES DO CARGO DE ESPECIALISTA EM POLÍTICAS PÚBLICAS E GESTÃO GOVERNAMENTAL ANEXO I ATRIBUIÇÕES DO CARGO DE ESPECIALISTA EM POLÍTICAS PÚBLICAS E GESTÃO GOVERNAMENTAL a) formulação, implantação e avaliação de políticas públicas voltadas para o desenvolvimento sócio-econômico e

Leia mais

Turma TCMRJ Técnico de Controle Externo 123 Módulo 1 4

Turma TCMRJ Técnico de Controle Externo 123 Módulo 1 4 Turma TCMRJ Técnico de Controle Externo 123 Módulo 1 4 Banca: SECRETARIA MUNICIPAL DE ADMINISTRAÇÃO/RJ Edital SMA Nº 84/2010 (data da publicação: 27/09/2010) Carga horária (aulas presenciais): 126 horas

Leia mais

Transição de governo: Desafios Jurídicos e Administrativos e Finanças Públicas

Transição de governo: Desafios Jurídicos e Administrativos e Finanças Públicas Transição de governo: Desafios Jurídicos e Administrativos e Finanças Públicas TEMPO TOTAL : 3 h 180 MIN - Transição: Aspectos Gerais - exposição: 15 min - Desafios Jurídicos e Administrativos: 40 min

Leia mais

nas técnicas de trabalho desenvolvidas no âmbito do Controle Interno do Poder Executivo, denominadas de auditoria e fiscalização.

nas técnicas de trabalho desenvolvidas no âmbito do Controle Interno do Poder Executivo, denominadas de auditoria e fiscalização. Finalidades e Atividades do Sistema de Controle 1. O Controle visa à avaliação da ação governamental, da gestão dos administradores e da aplicação de recursos públicos por entidades de Direito Privado,

Leia mais

Universidade Estadual do Centro-Oeste Reconhecida pelo Decreto Estadual nº 3.444, de 8 de agosto de 1997

Universidade Estadual do Centro-Oeste Reconhecida pelo Decreto Estadual nº 3.444, de 8 de agosto de 1997 RESOLUÇÃO Nº 81-CEPE/UNICENTRO, DE 13 DE DEZEMBRO DE 2011. Aprova o Curso de Especialização em Administração Pública, modalidade regular, a ser ministrado no Campus de Irati, da UNICENTRO. O VICE-REITOR,

Leia mais

CURSO: Inglês Básico

CURSO: Inglês Básico Av. Piauí, nº 330 Bairro dos Estados - 58.030-330 - João Pessoa PB Curso: Informática Básica Objetivo: Proporcionar conhecimentos básicos para construção de planilhas, fórmulas e gráficos no Excel.. Público-alvo:

Leia mais

http://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/gm/2008/prt1559_01_08_2008.html

http://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/gm/2008/prt1559_01_08_2008.html Página 1 de 5 ADVERTÊNCIA Este texto não substitui o publicado no Diário Oficial da União Ministério da Saúde Gabinete do Ministro PORTARIA Nº 1.559, DE 1º DE AGOSTO DE 2008 Institui a Política Nacional

Leia mais

Programa do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu MBA em Gestão de Projetos

Programa do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu MBA em Gestão de Projetos Programa do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu MBA em Gestão de Projetos Apresentação O programa de Pós-graduação Lato Sensu em Gestão de Projetos tem por fornecer conhecimento teórico instrumental que

Leia mais

Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública. Conteúdo Programático. Administração Geral / 100h

Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública. Conteúdo Programático. Administração Geral / 100h Administração Geral / 100h O CONTEÚDO PROGRAMÁTICO BÁSICO DESTA DISCIPLINA CONTEMPLA... Administração, conceitos e aplicações organizações níveis organizacionais responsabilidades Escola Clássica história

Leia mais

PROJETO DE LEI CAPÍTULO I DO PLANEJAMENTO GOVERNAMENTAL E DO PLANO PLURIANUAL

PROJETO DE LEI CAPÍTULO I DO PLANEJAMENTO GOVERNAMENTAL E DO PLANO PLURIANUAL PROJETO DE LEI Institui o Plano Plurianual da União para o período 2012-2015. O CONGRESSO NACIONAL decreta: CAPÍTULO I DO PLANEJAMENTO GOVERNAMENTAL E DO PLANO PLURIANUAL Art.1 o Esta lei institui o Plano

Leia mais

ECONOMIA E GESTÃO DO SETOR PÚBLICO MÓDULO 16 A LEI DE RESPONSABILIDADE FISCAL

ECONOMIA E GESTÃO DO SETOR PÚBLICO MÓDULO 16 A LEI DE RESPONSABILIDADE FISCAL ECONOMIA E GESTÃO DO SETOR PÚBLICO MÓDULO 16 A LEI DE RESPONSABILIDADE FISCAL Índice 1. A lei de responsabilidade fiscal...3 2. A integração entre o planejamento e o orçamento...3 3. Execução orçamentária

Leia mais

Cursos a Distância com Tutoria Turmas com mínimo de 60 participantes

Cursos a Distância com Tutoria Turmas com mínimo de 60 participantes Cursos a Distância com Tutoria Turmas com mínimo de 60 participantes Análise e melhoria de processos - MASP Servidores públicos federais interessados em conhecer a gestão da qualidade e utilizá-la na melhoria

Leia mais

Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos

Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos LEI Nº 12.593, DE 18 DE JANEIRO DE 2012. Mensagem de veto Institui o Plano Plurianual da União para o período de 2012 a 2015. A PRESIDENTA

Leia mais

PLANEJAMENTO E GESTÃO PÚBLICA. Auditor Substituto de Conselheiro Omar P. Dias

PLANEJAMENTO E GESTÃO PÚBLICA. Auditor Substituto de Conselheiro Omar P. Dias PLANEJAMENTO E GESTÃO PÚBLICA Auditor Substituto de Conselheiro Omar P. Dias A ARTE DE GOVERNAR (segundo Matus) PROJETO DE GOVERNO SABER ARTICULAR GOVERNABILIDADE GOVERNANÇA Plano de Governo: Base do Planejamento

Leia mais

EIXO 5 GESTÃO DA POLÍTICA NACIONAL DOS DIREITOS HUMANOS DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES PROPOSTAS APROVADAS OBTIVERAM ENTRE 80 e 100% DOS VOTOS

EIXO 5 GESTÃO DA POLÍTICA NACIONAL DOS DIREITOS HUMANOS DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES PROPOSTAS APROVADAS OBTIVERAM ENTRE 80 e 100% DOS VOTOS EIXO 5 GESTÃO DA POLÍTICA NACIONAL DOS DIREITOS HUMANOS DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES PROPOSTAS APROVADAS OBTIVERAM ENTRE 80 e 100% DOS VOTOS Garantir a elaboração e implementação da política e do Plano Decenal

Leia mais

Líder em consultoria no agronegócio

Líder em consultoria no agronegócio MPRADO COOPERATIVAS mprado.com.br COOPERATIVAS 15 ANOS 70 Consultores 25 Estados 300 cidade s 500 clientes Líder em consultoria no agronegócio 2. Finanças 2.1 Orçamento anual integrado Objetivo: Melhorar

Leia mais

Prof. Marcus Tomasi UDESC/ESAG

Prof. Marcus Tomasi UDESC/ESAG Prof. Marcus Tomasi UDESC/ESAG O QUE É... É a síntese do contrato firmado entre o governo e a sociedade, onde as contribuições da sociedade (receitas) são transformadas em ações do governo (despesas) para

Leia mais

Custos no Setor Público: Ferramenta do Controle Social e da Transparência dos Gastos Públicos

Custos no Setor Público: Ferramenta do Controle Social e da Transparência dos Gastos Públicos Custos no Setor Público: Ferramenta do Controle Social e da Transparência dos Gastos Públicos 1 Teoria da legitimação... Se um tomador de decisão sabe que está sendo observado ao tomar a decisão, haverá

Leia mais

Reunião de Abertura do Monitoramento 2015. Superintendência Central de Planejamento e Programação Orçamentária - SCPPO

Reunião de Abertura do Monitoramento 2015. Superintendência Central de Planejamento e Programação Orçamentária - SCPPO Reunião de Abertura do Monitoramento 2015 Superintendência Central de Planejamento e Programação Orçamentária - SCPPO Roteiro da Apresentação 1. Contextualização; 2. Monitoramento; 3. Processo de monitoramento;

Leia mais

Marcones Libório de Sá Prefeito

Marcones Libório de Sá Prefeito Mensagem n. 010 /2015 Salgueiro, 14 de Setembro de 2015. Senhor Presidente, Senhores (as) Vereadores (as), Considerando os princípios de descentralização e transparência, que tem levado esta administração

Leia mais

Minuta do Capítulo 10 do PDI: Relações Externas

Minuta do Capítulo 10 do PDI: Relações Externas Minuta do Capítulo 10 do PDI: Relações Externas Elaborada pela Diretoria de Extensão e pela Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação 1 1 Esta minuta será apreciada pelo Colegiado de Ensino, Pesquisa

Leia mais

Especialização em Gestão Estratégica de Projetos Sociais

Especialização em Gestão Estratégica de Projetos Sociais Especialização em Gestão Estratégica de Apresentação CAMPUS COMÉRCIO Inscrições Abertas Turma 02 --> Início Confirmado: 07/06/2013 últimas vagas até o dia: 05/07/2013 O curso de Especialização em Gestão

Leia mais

ÍNDICE Volume 1 CONHECIMENTOS GERAIS

ÍNDICE Volume 1 CONHECIMENTOS GERAIS Tribunal de Contas dos Municípios do Estado de Goiás TCE/GO Auditor de Controle Externo Área Controle Externo ÍNDICE Volume 1 CONHECIMENTOS GERAIS Língua Portuguesa Ortografia oficial... 01 Acentuação

Leia mais

CARGOS E FUNÇÕES APEAM

CARGOS E FUNÇÕES APEAM CARGOS E FUNÇÕES APEAM 1. PRESIDÊNCIA A Presidência possui por finalidades a representação oficial e legal da associação, coordenação e integração da Diretoria Executiva, e o acompanhamento, avaliação,

Leia mais

CURSO GESTÃO ORÇAMENTÁRIA, FINANCEIRA E CONTRATAÇÕES PÚBLICAS PARA MUNICÍPIOS. EDITAL 2011

CURSO GESTÃO ORÇAMENTÁRIA, FINANCEIRA E CONTRATAÇÕES PÚBLICAS PARA MUNICÍPIOS. EDITAL 2011 1. Apresentação CURSO GESTÃO ORÇAMENTÁRIA, FINANCEIRA E CONTRATAÇÕES PÚBLICAS PARA MUNICÍPIOS. EDITAL 2011 A Escola de Administração Fazendária Esaf em parceria com a coordenação do Programa Nacional de

Leia mais

EVENTOS. Caravana da Inclusão, Acessibilidade e Cidadania

EVENTOS. Caravana da Inclusão, Acessibilidade e Cidadania A União dos Vereadores do Estado de São Paulo UVESP, desde 1977 (há 38 anos) promove parceria com o Poder Legislativo para torná-lo cada vez mais forte, através de várias ações de capacitação e auxílio

Leia mais

Escola de Políticas Públicas

Escola de Políticas Públicas Escola de Políticas Públicas Política pública na prática A construção de políticas públicas tem desafios em todas as suas etapas. Para resolver essas situações do dia a dia, é necessário ter conhecimentos

Leia mais

Desenvolvimento de Pessoas na Administração Pública. Assembléia Legislativa do Estado de Säo Paulo 14 de outubro de 2008

Desenvolvimento de Pessoas na Administração Pública. Assembléia Legislativa do Estado de Säo Paulo 14 de outubro de 2008 Desenvolvimento de Pessoas na Administração Pública Assembléia Legislativa do Estado de Säo Paulo 14 de outubro de 2008 Roteiro 1. Contexto 2. Por que é preciso desenvolvimento de capacidades no setor

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE TEIXEIRA DE FREITAS ESTADO DA BAHIA

PREFEITURA MUNICIPAL DE TEIXEIRA DE FREITAS ESTADO DA BAHIA _ LEI Nº 429/07 Cria a Secretaria Municipal de Planejamento, Desenvolvimento e Gestão, e dá outras providências. O Prefeito Municipal de Teixeira de Freitas, Estado da Bahia. Faço saber que a Câmara Municipal

Leia mais

Atribuições do órgão conforme a Lei nº 3.063, de 29 de maio de 2013: TÍTULO II DAS COMPETÊNCIAS DOS ÓRGÃOS DA ADMINISTRAÇÃO DIRETA

Atribuições do órgão conforme a Lei nº 3.063, de 29 de maio de 2013: TÍTULO II DAS COMPETÊNCIAS DOS ÓRGÃOS DA ADMINISTRAÇÃO DIRETA SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA E OBRAS End: Travessa Anchieta, S-55 Centro Fone: (14) 3283-9570 ramal 9587 Email: engenharia@pederneiras.sp.gov.br Responsável: Fábio Chaves Sgavioli Atribuições

Leia mais

Curso de DIREITO FINANCEIRO BRASILEIRO

Curso de DIREITO FINANCEIRO BRASILEIRO MARCUS ABRAHAM Curso de DIREITO FINANCEIRO BRASILEIRO 3 a edição I revista, atualizada e ampliada *** ~ FORENSE ~ Rio de Janeiro A EDITORA FORENSE se responsabiliza pelos vícios do produto no que concerne

Leia mais

Servidores das áreas de recursos humanos das secretarias, autarquias e Procuradoria Geral do Estado de São Paulo.

Servidores das áreas de recursos humanos das secretarias, autarquias e Procuradoria Geral do Estado de São Paulo. FOCO: Conceitos fundamentais sobre a gestão estratégica de recursos humanos, e abordagem das principais estratégias disponíveis para o aprimoramento da gestão de RH no Setor Público Paulista, avaliando

Leia mais

ANEXO I PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO 2014-2020

ANEXO I PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO 2014-2020 ANEXO I PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO 2014-2020 1 Missão 2 Exercer o controle externo da administração pública municipal, contribuindo para o seu aperfeiçoamento, em benefício da sociedade. Visão Ser reconhecida

Leia mais

SECRETARIA MUNICIPAL DE PLANEJAMENTO

SECRETARIA MUNICIPAL DE PLANEJAMENTO SECRETARIA MUNICIPAL DE PLANEJAMENTO LEGISLAÇÃO: Lei Municipal nº 8.834 de 01/07/2002 e Decreto nº 529 de 09/08/2002. ATRIBUIÇÕES: 0700 - SECRETARIA MUNICIPAL DE PLANEJAMENTO 0710 - COORDENAÇÃO GERAL Compete

Leia mais

1. COMPETÊNCIAS DAS DIRETORIAS

1. COMPETÊNCIAS DAS DIRETORIAS 1. COMPETÊNCIAS DAS DIRETORIAS 1.1. Diretoria Executiva (DEX) À Diretora Executiva, além de planejar, organizar, coordenar, dirigir e controlar as atividades da Fundação, bem como cumprir e fazer cumprir

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE LAJEDO

PREFEITURA MUNICIPAL DE LAJEDO CONCURSO PÚBLICO PARA PROVIMENTO DE VAGAS EM CARGOS NO QUADRO PERMANENTE DA PREFEITURA MUNICIPAL DE LAJEDO RETIFICAÇÃO 01 DO EDITAL Nº 01/2009 A Prefeitura Municipal de Lajedo, Estado de Pernambuco, torna

Leia mais

Estado do Rio Grande do Sul MUNICÍPIO DE CAPÃO DO CIPÓ Gabinete do Prefeito Municipal LEI MUNICIPAL Nº 698, DE 30 DE OUTUBRO DE 2013.

Estado do Rio Grande do Sul MUNICÍPIO DE CAPÃO DO CIPÓ Gabinete do Prefeito Municipal LEI MUNICIPAL Nº 698, DE 30 DE OUTUBRO DE 2013. LEI MUNICIPAL Nº 698, DE 30 DE OUTUBRO DE 2013. DISPÕE SOBRE A CRIAÇÃO DE CARGO DE PROVIMENTO EFETIVO DE AUDITOR DE CONTROLE INTERNO NO ÂMBITO DO PODER EXECUTIVO MUNICIPAL. ALCIDES MENEGHINI, Prefeito

Leia mais

REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM PUBLICIDADE E PROPAGANDA

REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM PUBLICIDADE E PROPAGANDA REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM PUBLICIDADE E PROPAGANDA CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art. 1º O presente regulamento normatiza as atividades do Estágio Supervisionado em Publicidade e Propaganda

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE JOÃO PESSOA. Área: Gestão Pública EMENTAS

PREFEITURA MUNICIPAL DE JOÃO PESSOA. Área: Gestão Pública EMENTAS Área: Gestão Pública EMENTAS Período: Setembro a Novembro de 2012 CURSO: Desenvolvimento de Lideranças Ampliar a competência gerencial dos participantes com ênfase na função e papéis frente às mudanças

Leia mais

A CELEBRAÇÃO, EXECUÇÃO E PRESTAÇÃO DE CONTAS DE CONVÊNIOS SOB O ENFOQUE DO DECRETO Nº 6170/2007 E NO SICONV. (Ênfase em Análise e Prestação de Contas)

A CELEBRAÇÃO, EXECUÇÃO E PRESTAÇÃO DE CONTAS DE CONVÊNIOS SOB O ENFOQUE DO DECRETO Nº 6170/2007 E NO SICONV. (Ênfase em Análise e Prestação de Contas) Apresentação Trata-se de um Sistema complexo e em contínua evolução. Em 2012, mudanças significativas, como por exemplo, a implantação do Módulo de Acompanhamento e Fiscalização, Cotação Prévia de Preços

Leia mais

Secretarias, competências e horários de funcionamento. Secretaria de Administração, Planejamento e Gestão

Secretarias, competências e horários de funcionamento. Secretaria de Administração, Planejamento e Gestão Secretarias, competências e horários de funcionamento Secretaria de Administração, Planejamento e Gestão (Horário de funcionamento: das 07:00 as 13:00 horas) I - recebimento e processamento de reclamações,

Leia mais

Campanha Nacional de Escolas da Comunidade Mantenedora da Faculdade Cenecista de Campo Largo

Campanha Nacional de Escolas da Comunidade Mantenedora da Faculdade Cenecista de Campo Largo Ementas das Disciplinas 1. Teorias Administrativas e a Gestão Escolar - 30 horas Ementa: Gestão Educacional conceitos, funções e princípios básicos. A função administrativa da unidade escolar e do gestor.

Leia mais

Gestão pública empreendedora e ciclo do Governo Federal

Gestão pública empreendedora e ciclo do Governo Federal Gestão pública empreendedora e ciclo do Governo Federal Gestão pública empreendedora Gustavo Justino de Oliveira* Consoante documento 1 elaborado pela Secretaria de Gestão do Ministério do Planejamento,

Leia mais

GRUPO. CEP: 57020-670 - Cel. 8830-6001. WAPPE PUBLICIDADE E EVENTOS LTDA Unidade de Cursos www.wap.com.br CNPJ: 05.823.069/0001-39

GRUPO. CEP: 57020-670 - Cel. 8830-6001. WAPPE PUBLICIDADE E EVENTOS LTDA Unidade de Cursos www.wap.com.br CNPJ: 05.823.069/0001-39 Curso de Licitações, Contratos e Sistema de Registro de Preços (SRP) - 20 e 21 de Março Módulo i- licitação Definição O dever de licitar Quem pode licitar Pressuposto Natureza jurídica e fundamentos Legislação

Leia mais

LEI N 280 DE 18 DE SETEMBRO DE 2007

LEI N 280 DE 18 DE SETEMBRO DE 2007 LEI N 280 DE 18 DE SETEMBRO DE 2007 Súmula: Dispõe sobre o Sistema de Controle Interno Municipal, nos termos do artigo 31 da Constituição Federal e do artigo 59 da Lei Complementar n 101/2000 e cria a

Leia mais

COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO E JUSTIÇA E DE CIDADANIA REDAÇÃO FINAL PROJETO DE LEI Nº 6.047-D, DE 2005. O CONGRESSO NACIONAL decreta:

COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO E JUSTIÇA E DE CIDADANIA REDAÇÃO FINAL PROJETO DE LEI Nº 6.047-D, DE 2005. O CONGRESSO NACIONAL decreta: COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO E JUSTIÇA E DE CIDADANIA REDAÇÃO FINAL PROJETO DE LEI Nº 6.047-D, DE 2005 Cria o Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional - SISAN com vistas em assegurar o direito

Leia mais

Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos

Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos LEI Nº 11.346, DE 15 DE SETEMBRO DE 2006. Cria o Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional SISAN com vistas em assegurar

Leia mais

Escola de Formação Política Miguel Arraes

Escola de Formação Política Miguel Arraes Escola de Formação Política Miguel Arraes Curso de Atualização e Capacitação Sobre Formulação e Gestão de Políticas Públicas Módulo III Gestão das Políticas Públicas Aula 5 Parcerias na gestão e execução

Leia mais

Etapa 01 Proposta Metodológica

Etapa 01 Proposta Metodológica SP Etapa 01 Proposta Metodológica ConsultGEL - Rua: : José Tognoli, 238, Pres., 238, Pres. Prudente, SP Consultores Responsáveis, SP Élcia Ferreira da Silva Fone: : (18) 3222 1575/(18) 9772 5705 João Dehon

Leia mais

INSTITUTO NACIONAL DO SEGURO SOCIAL INSS

INSTITUTO NACIONAL DO SEGURO SOCIAL INSS INSTITUTO NACIONAL DO SEGURO SOCIAL INSS ANALISTA DO SEGURO SOCIAL CONHECIMENTOS BÁSICOS VOLUME I ÍNDICE Língua Portuguesa 1 Compreensão e interpretação de textos.... 1 2 Tipologia textual.... 10 3 Ortografia

Leia mais

LEGISLAÇÃO APLICÁVEL ÀS PRIVADAS

LEGISLAÇÃO APLICÁVEL ÀS PRIVADAS LEGISLAÇÃO APLICÁVEL ÀS PARCERIAS PÚBLICO- PRIVADAS Segundo a Lei Federal 11.079/04, a Parceria Público-Privada é um contrato administrativo de concessão, na modalidade patrocinada ou administrativa: Patrocinada

Leia mais

Manual de Elaboração do Plano Gerencial dos Programas do PPA 2004-2007

Manual de Elaboração do Plano Gerencial dos Programas do PPA 2004-2007 Manual de Elaboração do Plano Gerencial dos Programas do PPA 2004-2007 Secretaria de Planejamento e Investimentos Estratégicos Ministério do Planejamento Manual de Elaboração do Plano Gerencial dos Programas

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE MATINHOS Estado do Paraná CONTROLADORIA GERAL DO MUNICÍPIO

PREFEITURA MUNICIPAL DE MATINHOS Estado do Paraná CONTROLADORIA GERAL DO MUNICÍPIO INSTRUÇÃO NORMATIVA CG Nº 001 DE 02 de junho de 2014 Institui o Plano de atividades de Auditoria Interna no ano de 2014 e dá outras providências. O CONTROLADOR GERAL DO MUNICPIO DE MATINHOS, no uso de

Leia mais

Questão de auditoria Informações Requeridas Fontes de Informação Procedimentos Possíveis Achados

Questão de auditoria Informações Requeridas Fontes de Informação Procedimentos Possíveis Achados Questão de auditoria Informações Requeridas Fontes de Informação s Possíveis Achados 1 As características da unidade de controle interno atendem aos preceitos normativos e jurisprudenciais? Ato que criou

Leia mais

GESTÃO DO SISTEMA DE ILUMINAÇÃO PÚBLICA ASPECTOS LEGAIS, ADMINISTRATIVOS E CONTÁBEIS

GESTÃO DO SISTEMA DE ILUMINAÇÃO PÚBLICA ASPECTOS LEGAIS, ADMINISTRATIVOS E CONTÁBEIS GESTÃO DO SISTEMA DE ILUMINAÇÃO PÚBLICA ASPECTOS LEGAIS, ADMINISTRATIVOS E CONTÁBEIS ILUMEXPO 2014 3ª Exposição e Fórum de Gestão de Iluminação Pública Luciana Hamada Junho 2014 IBAM, MUNICÍPIO E DESENVOLVIMENTO

Leia mais

CÂMARA MUNICIPAL DE MANAUS

CÂMARA MUNICIPAL DE MANAUS O PREFEITO DE MANAUS LEI DELEGADA N 10, DE 31 DE JULHO DE 2013 (D.O.M. 31.07.2013 N. 3221 Ano XIV) DISPÕE sobre a estrutura organizacional da SECRETARIA MUNICIPAL DE FINANÇAS, TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

Leia mais

LEI Nº 2.278/07, DE 24 DE AGOSTO DE 2007.

LEI Nº 2.278/07, DE 24 DE AGOSTO DE 2007. LEI Nº 2.278/07, DE 24 DE AGOSTO DE 2007. Dispõe sobre a criação do Instituto Escola de Governo e Gestão Pública de Ananindeua, e dá outras providências. A CÂMARA MUNICIPAL DE ANANINDEUA estatui, e eu

Leia mais

DECRETO Nº 55.867, DE 23 DE JANEIRO DE 2015

DECRETO Nº 55.867, DE 23 DE JANEIRO DE 2015 Secretaria Geral Parlamentar Secretaria de Documentação Equipe de Documentação do Legislativo DECRETO Nº 55.867, DE 23 DE JANEIRO DE 2015 Confere nova regulamentação ao Conselho Municipal de Segurança

Leia mais

CURSO: CONTABILIDADE PÚBLICA E ANÁLISE DE BALANÇOS DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA: TEORIA E PRÁTICA. Período: Abril e Setembro

CURSO: CONTABILIDADE PÚBLICA E ANÁLISE DE BALANÇOS DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA: TEORIA E PRÁTICA. Período: Abril e Setembro CURSO: CONTABILIDADE PÚBLICA E ANÁLISE DE BALANÇOS DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA: TEORIA E PRÁTICA Período: Abril e Setembro Público Alvo: Servidores que trabalham na área contábil financeira do estado. Objetivo:

Leia mais

MANUAL DE AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DOS SERVIDORES TÉCNICO- ADMINISTRATIVOS EM EDUCAÇÃO UFES 2015 SUMÁRIO

MANUAL DE AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DOS SERVIDORES TÉCNICO- ADMINISTRATIVOS EM EDUCAÇÃO UFES 2015 SUMÁRIO MANUAL DE AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DOS SERVIDORES TÉCNICO- ADMINISTRATIVOS EM EDUCAÇÃO UFES 2015 SUMÁRIO 1. Apresentação O Programa de Avaliação de Desempenho constitui um processo pedagógico, coletivo

Leia mais

POLÍTICA DE TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO

POLÍTICA DE TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO POLÍTICA DE TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO 1. Aplicação Esta política aplica-se a todos os colaboradores Técnico-administrativos, sejam vínculo CLT ou contrato de estágio. 2. Objetivo Estabelecer critérios

Leia mais

EMENTAS DAS DISCIPLINAS

EMENTAS DAS DISCIPLINAS EMENTAS DAS DISCIPLINAS CURSO DE GRADUAÇÃO DE ADMINISTRAÇÃO Nome da disciplina Evolução do Pensamento Administrativo I Estudo da administração, suas áreas e funções, o trabalho do administrador e sua atuação;

Leia mais

CARTA DE SERVIÇOS AO CIDADÃO. Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização GESPÚBLICA

CARTA DE SERVIÇOS AO CIDADÃO. Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização GESPÚBLICA APRESENTAÇÃO A CARTA DE SERVIÇOS atende a uma indicação do Programa Nacional de Gestão Pública, aderido pela Prefeitura do Município de Porto Velho, cujo programa é coordenado pela Secretaria Municipal

Leia mais

CURSO FERRAMENTAS DE GESTÃO IN COMPANY

CURSO FERRAMENTAS DE GESTÃO IN COMPANY CURSO FERRAMENTAS DE GESTÃO IN COMPANY Instrumental e modular, o Ferramentas de Gestão é uma oportunidade de aperfeiçoamento para quem busca conteúdo de qualidade ao gerenciar ações sociais de empresas

Leia mais

Programa do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu MBA em Gestão Estratégica de Marketing

Programa do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu MBA em Gestão Estratégica de Marketing Programa do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu MBA em Gestão Estratégica de Marketing Apresentação Em uma economia globalizada e extremamente competitiva, torna-se cada vez mais imprescindível a visão estratégica

Leia mais

PROPOSTA PEDAGOGICA CENETEC Educação Profissional. Índice Sistemático. Capitulo I Da apresentação...02. Capitulo II

PROPOSTA PEDAGOGICA CENETEC Educação Profissional. Índice Sistemático. Capitulo I Da apresentação...02. Capitulo II Índice Sistemático Capitulo I Da apresentação...02 Capitulo II Dos objetivos da proposta pedagógica...02 Capitulo III Dos fundamentos da proposta pedagógica...02 Capitulo IV Da sinopse histórica...03 Capitulo

Leia mais

CARGO: PROFESSOR Síntese de Deveres: Exemplo de Atribuições: Condições de Trabalho: Requisitos para preenchimento do cargo: b.1) -

CARGO: PROFESSOR Síntese de Deveres: Exemplo de Atribuições: Condições de Trabalho: Requisitos para preenchimento do cargo: b.1) - CARGO: PROFESSOR Síntese de Deveres: Participar do processo de planejamento e elaboração da proposta pedagógica da escola; orientar a aprendizagem dos alunos; organizar as atividades inerentes ao processo

Leia mais

Francisco Paulo Pimenta Maria Tereza de Araújo Serra

Francisco Paulo Pimenta Maria Tereza de Araújo Serra TEXTO: FINANCIAMENTO (MECANISMOS E INSTRUMENTOS) Diretrizes Orçamentárias, Plano Integrado e Orçamento Público da União, Estados, Distrito Federal e Municípios: conhecer para exigir, exigir para incluir,

Leia mais

PLANO DE ENSINO 2009

PLANO DE ENSINO 2009 PLANO DE ENSINO 2009 Fundamental I ( ) Fundamental II ( ) Médio ( ) Médio Profissionalizante ( ) Profissionalizante ( ) Graduação ( X ) Pós-graduação ( ) I. Dados Identificadores Curso ADMINISTRAÇÃO Disciplina

Leia mais

Universidade de Brasília Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação e Documentação Departamento de Ciência da

Universidade de Brasília Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação e Documentação Departamento de Ciência da Universidade de Brasília Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação e Documentação Departamento de Ciência da Informação e Documentação Disciplina: Planejamento e Gestão

Leia mais

MINUTA. Expediente nº

MINUTA. Expediente nº MINUTA PROTOCOLO DE INTENÇÕES QUE CELEBRAM A FUNDAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO DE RECURSOS HUMANOS - FDRH -, E XXXXX -, VISANDO O ESTABELECIMENTO DE PARCERIA NOS SETORES DE ATUAÇÃO DA FDRH, QUAIS SEJAM,

Leia mais

Programa de Capacitação Gerente Municipal de Convênios e Contratos - GMC

Programa de Capacitação Gerente Municipal de Convênios e Contratos - GMC Programa de Capacitação Gerente Municipal de Convênios e Contratos - GMC Programa de Capacitação - Gerente Municipal de Convênios e Contratos 1 Gerente Municipal de Convênios e Contratos OBJETIVOS GERAIS:

Leia mais

O CONTROLE INTERNO COMO INSTRUMENTO DE GESTÃO PARA OS MUNICÍPIOS

O CONTROLE INTERNO COMO INSTRUMENTO DE GESTÃO PARA OS MUNICÍPIOS O CONTROLE INTERNO COMO INSTRUMENTO DE GESTÃO PARA OS MUNICÍPIOS Luís Filipe Vellozo de Sá e Eduardo Rios Auditores de Controle Externo TCEES Vitória, 21 de fevereiro de 2013 1 Planejamento Estratégico

Leia mais

ESCOLA DE GOVERNO ORÇAMENTO E FINANÇAS PÚBLICAS

ESCOLA DE GOVERNO ORÇAMENTO E FINANÇAS PÚBLICAS ESCOLA DE GOVERNO ORÇAMENTO E FINANÇAS PÚBLICAS 13/10/2015 Natalina Ribeiro ORÇAMENTO PÚBLICO O Orçamento Público é um dos principais instrumentos de planejamento das políticas de governo. Histórico do

Leia mais

MANUAL DE ESTÁGIO CIÊNCIAS CONTÁBEIS. Profa. LUCIANE ALVES FERNANDES. Coordenação de Estágio e Trabalho de Conclusão.

MANUAL DE ESTÁGIO CIÊNCIAS CONTÁBEIS. Profa. LUCIANE ALVES FERNANDES. Coordenação de Estágio e Trabalho de Conclusão. MANUAL DE ESTÁGIO CIÊNCIAS CONTÁBEIS Profa. LUCIANE ALVES FERNANDES Porto Alegre/RS 2014 ÍNDICE 1. INTRODUÇÃO... 3 2. O ESTÁGIO... 3 3. FUNDAMENTAÇÃO LEGAL DO ESTÁGIO... 3 4. OBJETIVOS DO ESTÁGIO... 3

Leia mais

Instrução Normativa SCI Nº 01/2012, de 30 de abril de 2012

Instrução Normativa SCI Nº 01/2012, de 30 de abril de 2012 Instrução Normativa SCI Nº 01/2012, de 30 de abril de 2012 Estabelece o Plano Anual de Auditoria Interna PAAI, da administração direta, indireta e entidades ou pessoas beneficiadas com recursos públicos

Leia mais

MINISTÉRIO DAS CIDADES Secretaria Nacional de Habitação. CAIXA ECONÔMICA FEDERAL Representação de Apoio ao Desenvolvimento Urbano

MINISTÉRIO DAS CIDADES Secretaria Nacional de Habitação. CAIXA ECONÔMICA FEDERAL Representação de Apoio ao Desenvolvimento Urbano MINISTÉRIO DAS CIDADES Secretaria Nacional de Habitação CAIXA ECONÔMICA FEDERAL Representação de Apoio ao Desenvolvimento Urbano SNHIS / FNHIS - Lei nº 11.124/05 REQUISITOS PARA ADESÃO DOS MUNICÍPIOS AO

Leia mais

EDITAL DE INSCRIÇÃO PARA CADASTRO DE DOCENTES

EDITAL DE INSCRIÇÃO PARA CADASTRO DE DOCENTES EDITAL DE INSCRIÇÃO PARA CADASTRO DE DOCENTES A Associação Brasileira de Orçamento Público - Unidade Regional do Rio Grande do Sul (ABOP-RS), fundada em 04 de dezembro de 1974, como uma associação civil

Leia mais

ITINERÁRIO FORMATIVO DE DIRETORES DE SECRETARIA DE VT s. Coordenador: Desembargador Fernando Luiz Gonçalves Rios Neto

ITINERÁRIO FORMATIVO DE DIRETORES DE SECRETARIA DE VT s. Coordenador: Desembargador Fernando Luiz Gonçalves Rios Neto ITINERÁRIO FORMATIVO DE DIRETORES DE SECRETARIA DE VT s Coordenador: Desembargador Fernando Luiz Gonçalves Rios Neto 1. PROCESSO DE TRABALHO 1.1. Esfera Administrativa Planejamento Análise da realidade

Leia mais

Terceiro Setor, Cultura e Responsabilidade Social. Mattos Filho, Veiga Filho, Marrey Jr. e Quiroga Advogados. Todos os direitos reservados.

Terceiro Setor, Cultura e Responsabilidade Social. Mattos Filho, Veiga Filho, Marrey Jr. e Quiroga Advogados. Todos os direitos reservados. Terceiro Setor, Cultura e Responsabilidade Social Mattos Filho, Veiga Filho, Marrey Jr. e Quiroga Advogados. Todos os direitos reservados. Nossos serviços Nossa equipe atende empresas que investem em responsabilidade

Leia mais

PLANO DE EDUCAÇÃO DA CIDADE DE SÃO PAULO: processo, participação e desafios. Seminário dos/as Trabalhadores/as da Educação Sindsep 24/09/2015

PLANO DE EDUCAÇÃO DA CIDADE DE SÃO PAULO: processo, participação e desafios. Seminário dos/as Trabalhadores/as da Educação Sindsep 24/09/2015 PLANO DE EDUCAÇÃO DA CIDADE DE SÃO PAULO: processo, participação e desafios Seminário dos/as Trabalhadores/as da Educação Sindsep 24/09/2015 Ação Educativa Organização não governamental fundada por um

Leia mais

Mestrado em Educação Superior Menção Docência Universitária

Mestrado em Educação Superior Menção Docência Universitária Apresentação Mestrado em Educação Superior Menção Docência Universitária A Vice-Reitoria de Pesquisa, Inovação e Pósgraduação da Universidad Arturo Prat del Estado de Chile, ciente da importância dos estudos

Leia mais

Associação Matogrossense dos Municípios

Associação Matogrossense dos Municípios PORTARIA Nº 021/2010 O Presidente da Associação Matogrossense dos Municípios AMM, no uso de suas atribuições legais que lhe são conferidas pelo Estatuto Social e Resolução 002/2010 da AMM, RESOLVE: Art.

Leia mais

EDITAL DE ABERTURA 07/2015 PARA INSCRIÇÕES E SELEÇÃO CURSO DE ELABORAÇÃO DE INDICADORES DE DESEMPENHO INSTITUCIONAL

EDITAL DE ABERTURA 07/2015 PARA INSCRIÇÕES E SELEÇÃO CURSO DE ELABORAÇÃO DE INDICADORES DE DESEMPENHO INSTITUCIONAL EDITAL DE ABERTURA 07/2015 PARA INSCRIÇÕES E SELEÇÃO CURSO DE ELABORAÇÃO DE INDICADORES DE DESEMPENHO INSTITUCIONAL 1. DA REALIZAÇÃO A Escola de Governo (EG), através da Fundação para o Desenvolvimento

Leia mais

PROJETO DE LEI Nº 004/2013. O Prefeito Municipal de Governador Lindenberg ES, Estado do Espírito Santo apresenta o presente projeto de lei;

PROJETO DE LEI Nº 004/2013. O Prefeito Municipal de Governador Lindenberg ES, Estado do Espírito Santo apresenta o presente projeto de lei; PROJETO DE LEI Nº 004/2013 Ementa: Dispõe sobre o cargo de controlador interno e auditor público interno do Município de Governador Lindenberg ES e dá outras providências. O Prefeito Municipal de Governador

Leia mais

3601 - SECRETARIA DE GESTÃO ESTRATÉGICA E RELAÇÕES INTERNACIONAIS - ADMINISTRAÇÃO DIRETA

3601 - SECRETARIA DE GESTÃO ESTRATÉGICA E RELAÇÕES INTERNACIONAIS - ADMINISTRAÇÃO DIRETA 3601 - SECRETARIA DE GESTÃO ESTRATÉGICA E RELAÇÕES INTERNACIONAIS - ADMINISTRAÇÃO DIRETA Legislação: Lei nº 15.506, de 31 de julho de 1991; Decreto nº 15.813, de 24 de abril de 1992; Lei nº 15.738, de

Leia mais

SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO. Missão. Objetivo Geral. Objetivos Específicos

SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO. Missão. Objetivo Geral. Objetivos Específicos SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO Curso: CIÊNCIAS CONTÁBEIS Missão A missão do curso é formar profissionais em Ciências Contábeis com elevada competência técnica, crítica, ética e social, capazes de conceber

Leia mais

TRIBUNAL DE JUSTIÇA MILITAR DO ESTADO

TRIBUNAL DE JUSTIÇA MILITAR DO ESTADO PLANO DE AUDITORIA DE LONGO PRAZO (PALP) 2015-2018 Sumário: 1 INTRODUÇÃO... 4 2 AUDITORIAS DE CONFORMIDADE (OU DE REGULARIDADE)... 5 2.1 Atos de nomeação e admissão, respectivamente, para cargos efetivos

Leia mais

EMENTAS DAS DISCIPLINAS

EMENTAS DAS DISCIPLINAS EMENTAS DAS DISCIPLINAS CURSO DE GRADUAÇÃO DE ADMINISTRAÇÃO Evolução de Pensamento Administrativo I Estudo da administração, suas áreas e funções, o trabalho do administrador e sua atuação; a evolução

Leia mais

O PRESIDENTE DA REPÚBLICA Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte Lei: CAPÍTULO I DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL

O PRESIDENTE DA REPÚBLICA Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte Lei: CAPÍTULO I DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL Lei n o 9.795, de 27 de Abril de 1999. Dispõe sobre a educação ambiental, institui a Política Nacional de Educação Ambiental e dá outras providências. O PRESIDENTE DA REPÚBLICA Faço saber que o Congresso

Leia mais