CURSO DE LEGISLAÇÃO APLICADA. Lei 8.112/90 e legislação complementar

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "CURSO DE LEGISLAÇÃO APLICADA. Lei 8.112/90 e legislação complementar"

Transcrição

1 CURSO DE LEGISLAÇÃO APLICADA Lei 8.112/90 e legislação complementar

2 CONTEÚDO DESTE MÓDULO Apresentar noções básicas sobre a Administração Pública; Compreender os processos administrativos relacionados com a gestão de pessoas (direitos e deveres do servidor); Estudar o código de ética profissional do servidor público civil do poder executivo federal. Legislação básica: Lei n.º 8.112/90, Decreto n.º 1.171/94, Decreto n.º /70

3 ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA Noções básicas Conceito É o conjunto de órgãos que compõem os poderes legislativo, executivo e judiciário instituídos para consecução dos objetivos do Governo, através do exercício de suas funções, visando à satisfação das necessidades coletivas

4 ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA Noções básicas Administração Direta: é formada pelas pessoas políticas (União, Estados, Distrito Federal e Municípios) e seus órgãos, denominada também de Poder Centralizado. Administração Indireta: é formada por outros entes públicos (autarquias, fundações, empresas públicas e sociedades de economia mista), de personalidade jurídica própria, para prestarem serviços públicos.

5 Princípios (art. 37, CF): a) Legalidade: a vontade administrativa decorre unicamente da Lei; b) Impessoalidade: proibição de tratamento discriminatório; c) Moralidade: atuação segundo padrões éticos de probidade e boa-fé; d) Publicidade: ampla divulgação dos atos administrativos para acesso ao público; e) Eficiência: busca pelo melhor resultado no serviço público visando o interesse coletivo no menor tempo e pelo menor custo.

6 Regime jurídico-administrativo: a partir da Constituição Federal de 1988, a administração pública passou a obedecer ao disposto no art. 37, e incisos, que instituiu o seu regime jurídico, do qual decorrem as diversas leis que tratam do direito administrativo. (Ex.: Lei n.º 8.666/93 Licitações e contratos, Lei n.º 8.112/90 RJU)

7 AGENTES PÚBLICOS Aspectos gerais Conceito Agente público é expressão utilizada em sentido amplo, referindo-se à toda pessoa física que presta serviços à Administração Pública direta e indireta, exercendo função pública em seu nome.

8 Classificação a) Agentes Políticos: são os titulares de cargos estruturais da organização política do país. b) Particulares colaboradores: pessoas físicas que prestam serviço público sem vínculo empregatício com a administração, mediante concessão, permissão ou convocação. c) Agentes administrativos: são os servidores públicos em sentido amplo, podendo vincular-se com a administração pública através de regime estatutário ou celetista, em caráter temporário ou permanente.

9 LEI N.º 8.112/90 Regime jurídico único dos servidores públicos civis da União Esta lei submete ao regime jurídico todos os servidores públicos da administração direta de todos os poderes. Obs¹.: existem apenas dois regimes de trabalho que vinculam o servidor à administração. O estatutário e o celetista. Obs².: excluem-se dos referidos regimes os servidores de carreiras especiais, integrantes do poder judiciário (Magistrados, membros do Ministério Público, Defensores Públicos, membros dos Tribunais de Contas, etc).

10 LEI N.º 8.112/90 Regime jurídico único dos servidores públicos civis da União Servidor Público (art. 2º): é toda pessoa legalmente investida em cargo público. Cargo Público (art. 3º): é o conjunto de atribuições e responsabilidades previstas na estrutura organizacional que devem ser cometidas a um servidor. Art. 37, inciso II, da Constituição Federal: a investidura em cargo ou emprego público depende de aprovação prévia em concurso público de provas ou de provas e títulos[...]

11 LEI N.º 8.112/90 Regime jurídico único dos servidores públicos civis da União Provimento: é o ato praticado pela autoridade competente de cada Poder com vistas a promover o ingresso, dar posse e exercício, e a movimentação do servidor público ocupante de cargo público. São formas de provimento (art. 8º): nomeação, promoção, readaptação, reversão, aproveitamento, reintegração e recondução.

12 LEI N.º 8.112/90 Regime jurídico único dos servidores públicos civis da União Requisitos mínimos para investidura em cargo público (art. 5º): ser brasileiro, estar em pleno gozo dos direitos políticos e quite com as obrigações eleitorais e militares, possuir nível de escolaridade compatível com o exigido para o exercício do cargo, idade mínima de 18 anos e aptidão física e mental.

13 LEI N.º 8.112/90 Regime jurídico único dos servidores públicos civis da União Direitos e Vantagens a) férias (art. 77) b) licenças (art. 81) c) seguridade social (art. 183)

14 DECRETO N.º 1.171/94 Código de Ética dos Servidores Públicos Federais Ética: conjunto de princípios morais que devem ser respeitados no exercício de uma profissão. Ética no serviço público: desenvolver o trabalho no serviço público com retidão, eficiência, cordialidade e nos limites da lei, visando o interesse público.

15 Código de Ética do Servidor Público O Código de Ética do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal, aprovado pelo Decreto 1.171, de 22 de junho de 1994, é o instrumento que norteia a conduta do servidor público no exercício do cargo ou da função, ou fora dele, pois seus atos e atitudes serão direcionados para a preservação da honra e da tradição dos serviços públicos. A Seção I (Das Regras Deontológicas), do Capítulo I, descreve o objetivo do código, regulamenta os princípios norteadores da conduta do servidor público explicando a análise ética que todo servidor público deve aplicar em suas ações, e destaca a relação moral que deve haver entre o servidor público e a sociedade.

16 Código de Ética do Servidor Público Destacamos o Artigo II: O servidor público não poderá jamais desprezar o elemento ético de sua conduta. Assim, não terá que decidir somente entre o legal e o ilegal, o justo e o injusto, o conveniente e o inconveniente, o oportuno e o inoportuno, mas principalmente entre o honesto e o desonesto, consoante as regras contidas no art. 37, caput, e 4, da Constituição Federal. Sobre o 4º, do Art. 37, da CF/88, destacamos: A administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência e, também, ao seguinte: 4º - Os atos de improbidade administrativa importarão a suspensão dos direitos políticos, a perda da função pública, a indisponibilidade dos bens e o ressarcimento ao erário, na forma e gradação previstas em lei, sem prejuízo da ação penal cabível.

17 Código de Ética do Servidor Público A Seção II (Dos Principais Deveres do Servidor Público), do Capítulo I, lista as obrigações fundamentais do servidor público. Destacamos as alíneas que mais se relacionam com o conteúdo das próximas aulas, entretanto sugerimos a leitura integral do Código de Ética. b) exercer suas atribuições com rapidez, perfeição e rendimento, pondo fim ou procurando prioritariamente resolver situações procrastinatórias, principal-mente diante de filas ou de qualquer outra espécie de atraso [...], com o fim de evitar dano moral ao usuário; c) ser probo, reto, leal e justo, demonstrando toda a integridade do seu caráter, escolhendo sempre, quando estiver diante de duas opções, a melhor e a mais vantajosa para o bem comum;

18 Código de Ética do Servidor Público e) tratar cuidadosamente os usuários dos serviços aperfeiçoando o processo de comunicação e contato com o público; g) ser cortês, ter urbanidade, disponibilidade e atenção, respeitando a capacidade e as limitações individuais de todos os usuários do serviço público, sem qualquer espécie de preconceito ou distinção de raça, sexo, nacionalidade, cor, idade, religião, cunho político e posição social, abstendo-se, dessa forma, de causar-lhes dano moral; q) manter-se atualizado com as instruções, as normas de serviço e a legislação pertinentes ao órgão onde exerce suas funções; u) abster-se, de forma absoluta, de exercer sua função, poder ou autoridade com finalidade estranha ao interesse público, mesmo que observando as formalidades legais e não cometendo qualquer violação expressa à lei. i) resistir a todas as pressões de superiores hierárquicos, de contratantes, interessados e outros que visem obter quaisquer favores, benesses ou vantagens indevidas em decorrência de ações imorais, ilegais ou aéticas e denunciálas; n) manter limpo e em perfeita ordem o local de trabalho, seguindo os métodos mais adequados à sua organização e distribuição;

19 Código de Ética do Servidor Público A Seção III (Das Vedações ao Servidor Público), do Capítulo I, lista as ações proibidas ao servidor público, no exercício do cargo. Em razão da importância das alíneas do Artigo, estas serão listadas na íntegra. a) o uso do cargo ou função, facilidades, amizades, tempo, posição e influências, para obter qualquer favorecimento, para si ou para outrem; b) prejudicar deliberadamente a reputação de outros servidores ou de cidadãos que deles dependam; c) ser, em função de seu espírito de solidariedade, conivente com erro ou infração a este Código de Ética ou ao Código de Ética de sua profissão; d) usar de artifícios para procrastinar ou dificultar o exercício regular de direito por qualquer pessoa, causando-lhe dano moral ou material;

20 Código de Ética do Servidor Público e) deixar de utilizar os avanços técnicos e científicos ao seu alcance ou do seu conhecimento para atendimento do seu mister; f) permitir que perseguições, simpatias, antipatias, caprichos, paixões ou interesses de ordem pessoal interfiram no trato com o público, com os jurisdicionados administrativos ou com colegas hierarquicamente superiores ou inferiores; g) pleitear, solicitar, provocar, sugerir ou receber qualquer tipo de ajuda financeira, gratificação, prêmio, comissão, doação ou vantagem de qualquer espécie, para si, familiares ou qualquer pessoa, para o cumprimento da sua missão ou para influenciar outro servidor para o mesmo fim; h) alterar ou deturpar o teor de documentos que deva encaminhar para providências; i) iludir ou tentar iludir qualquer pessoa que necessite do atendimento em serviços públicos; j) desviar servidor público para atendimento a interesse particular; l) retirar da repartição pública, sem estar legalmente autorizado, qualquer documento, livro ou bem pertencente ao patrimônio público; m) fazer uso de informações privilegiadas obtidas no âmbito interno de seu serviço, em benefício próprio, de parentes, de amigos ou de terceiros; n) apresentar-se embriagado no serviço ou fora dele habitualmente; o) dar o seu concurso a qualquer instituição que atente contra a moral, a honestidade ou a dignidade da pessoa humana; p) exercer atividade profissional aética ou ligar o seu nome a empreendimentos de cunho duvidoso.

21 Código de Ética do Servidor Público O Capítulo II (Das Comissões de Ética) orienta a criação de Comissão de Ética em todas as entidades da Administração Pública Federal direta, indireta autárquica e fundacional, ou em qualquer órgão ou entidade que exerça atribuições delegadas pelo poder público. O Capítulo II (Das Comissões de Ética) teve parte de seus artigos revogada pelo Decreto 6.029, de 1º de fevereiro de 2007, que institui Sistema de Gestão da Ética do Poder Executivo Federal, no qual não nos deteremos, mas que está também disponível para leitura.

22 BIBLIOGRAFIA BÁSICA CARVALHO FILHO, José dos Santos. Manual de direito administrativo. 23. ed. rev., ampl. e atual. Rio de Janeiro: Lumen Júris, Cap. XI. DI PIETRO, Maria Sylvia Zanella. Direito administrativo. 24. ed. São Paulo: Atlas, Cap. 13. DINIZ, Paulo de Matos Ferreira. Lei 8.112/1990 comentada. 11. ed. São Paulo: Método, p.

23 Leituras Complementares ( ) Decreto ( ) 8112-Lei ( ) 1171-Decreto ( ) Lei ( ) 5378-Decreto ( ) 5707-Decreto ( ) 5824-Decreto ( ) 5825-Decreto ( ) Lei ( ) Lei

ÉTICA NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA. Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal - Decreto nº 1.

ÉTICA NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA. Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal - Decreto nº 1. ÉTICA NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal - Decreto nº 1.171/94 Parte 3 Prof. Denis França XIV - São deveres fundamentais do servidor

Leia mais

ÉTICA NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA UFPB 2012

ÉTICA NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA UFPB 2012 ÉTICA NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA UFPB 2012 Conceito MORAL ÉTICA -Prático imediato -Restrito -Histórico -Relativo -Virtudes disposição habitual fazer o bem -Reflexão filosófica sobre a moral -Procura justificar

Leia mais

DECRETO Nº 1.171, DE 22 DE JUNHO DE 1994 Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos DECRETO Nº 1.171, DE 22 DE JUNHO DE 1994 Aprova o Código de Ética Profissional do Servidor

Leia mais

CÓDIGO DE ÉTICA PROFISSIONAL DO SERVIDOR PÚBLICO FEDERAL

CÓDIGO DE ÉTICA PROFISSIONAL DO SERVIDOR PÚBLICO FEDERAL Decreto Nº 1.171 22.06.1994 CÓDIGO DE ÉTICA PROFISSIONAL DO SERVIDOR PÚBLICO FEDERAL DECRETO Nº 1.171, DE 22 DE JUNHO DE 1994 Aprova o Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo

Leia mais

CÓDIGO DE ÉTICA Dos Servidores do Poder Judiciário do Estado de Sergipe

CÓDIGO DE ÉTICA Dos Servidores do Poder Judiciário do Estado de Sergipe 1 Resolução nº /2012 do Tribunal de Justiça de Sergipe, regulamenta o Estatuto do Servidores Públicos do Estado de Sergipe no que tange a conduta ética dos servidores do Judiciário Estadual. CÓDIGO DE

Leia mais

DECRETO Nº DE 20 DE OUTUBRO DE 1994.

DECRETO Nº DE 20 DE OUTUBRO DE 1994. DECRETO Nº 13.319 DE 20 DE OUTUBRO DE 1994. DISPÕE SOBRE NORMAS DE ÉTICA PROFISSIONAL DO SERVIDOR PÚBLICO CIVIL DO PODER EXECUTIVO MUNICIPAL. O PREFEITO DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO, no uso das atribuições

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE TRAIPU/AL GABINETE DO PREFEITO

PREFEITURA MUNICIPAL DE TRAIPU/AL GABINETE DO PREFEITO DECRETO N.º 21, DE 1º DE JUNHO DE 2017. Institui o Código de Ética do Servidor Público Civil do Poder Executivo Municipal. O Prefeito do Município de Traipu, Estado de Alagoas, no uso das atribuições que

Leia mais

Assistente em Administração

Assistente em Administração Assistente em Administração Ética Prof. Pedro Kuhn Ética Professor Pedro Kuhn www.acasadoconcurseiro.com.br Edital ÉTICA: Decreto nº 1.171, de 22 de junho de 1994. BANCA: Faurgs CARGO: Assistente em

Leia mais

CONHECENDO A UFRRJ: um olhar mais próximo da estrutura física, organizacional, funcional e cultural da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

CONHECENDO A UFRRJ: um olhar mais próximo da estrutura física, organizacional, funcional e cultural da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. CONHECENDO A UFRRJ: um olhar mais próximo da estrutura física, organizacional, funcional e cultural da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. A ÉTICA NO SERVIÇO PÚBLICO CONCEITO Ética é palavra

Leia mais

V - O trabalho desenvolvido pelo servidor público perante a comunidade deve ser entendido como acréscimo ao seu próprio bem-estar, já que, como

V - O trabalho desenvolvido pelo servidor público perante a comunidade deve ser entendido como acréscimo ao seu próprio bem-estar, já que, como V - O trabalho desenvolvido pelo servidor público perante a comunidade deve ser entendido como acréscimo ao seu próprio bem-estar, já que, como cidadão, integrante da sociedade, o êxito desse trabalho

Leia mais

Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos

Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos DECRETO Nº 1.171, DE 22 DE JUNHO DE 1994 Aprova o Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal.

Leia mais

Ética no Serviço Público

Ética no Serviço Público Ética no Serviço Público Decreto nº 1.171 Professor: Pedro Kuhn www.acasadoconcurseiro.com.br Ética no Serviço Público DECRETO Nº 1.171, DE 22 DE JUNHO DE 1994 Aprova o Código de Ética Profissional doservidor

Leia mais

Institui o Código de Ética do Servidor Público Civil do Poder Executivo Municipal.

Institui o Código de Ética do Servidor Público Civil do Poder Executivo Municipal. LEI N 2 554, de 19 de Dezembro de 2017 Institui o Código de Ética do Servidor Público Civil do Poder Executivo Municipal. A PREFEITA do Município de Mar Vermelho,, no uso das atribuições que lhe são conferidas

Leia mais

1º A Anvisa tem, como espaço de atuação, a regulação sanitária objetivando promoção do bem-estar social.

1º A Anvisa tem, como espaço de atuação, a regulação sanitária objetivando promoção do bem-estar social. Código de Ética da Anvisa (RDC nº141, de 30/5/2003) CAPÍTULO I Das Diretrizes Institucionais Art. 1º A Agência Nacional de Vigilância Sanitária - Anvisa, autarquia especial vinculada ao Ministério da Saúde

Leia mais

Ética no serviço público

Ética no serviço público Ética no serviço público Aula de encerramento: Pulo do gato Dicas Momento o astro 1 Ética e Moral: Origem da palavra Ética: Grego: ETHOS (modo de ser, comportamento, caráter (hábito), morada, costume).

Leia mais

Código de Ética - DECRETO N 1.171, DE 22 DE JUNHO DE 1994

Código de Ética - DECRETO N 1.171, DE 22 DE JUNHO DE 1994 Código de Ética - DECRETO N 1.171, DE 22 DE JUNHO DE 1994 "Aprova o Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal. " 0 PRESIDENTE DA REPÚBLICA, no uso das atribuições

Leia mais

Ética Prof. Pedro Kuhn

Ética Prof. Pedro Kuhn Ética Prof. Pedro Kuhn Ética Professor Pedro Kuhn www.acasadoconcurseiro.com.br Conteúdo ÉTICA: Decreto nº 1.171/94 - Aprova o Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo

Leia mais

Presidência da República Subchefia para Assuntos Jurídicos DECRETO Nº 1.171, DE 22 DE JUNHO DE 1994

Presidência da República Subchefia para Assuntos Jurídicos DECRETO Nº 1.171, DE 22 DE JUNHO DE 1994 Presidência da República Subchefia para Assuntos Jurídicos DECRETO Nº 1.171, DE 22 DE JUNHO DE 1994 Aprova o Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal. 0 PRESIDENTE

Leia mais

Ética no Serviço Público

Ética no Serviço Público Ética no Serviço Público Decreto nº 1.171/94 Prof. Pedro Kuhn www.acasadoconcurseiro.com.br DECRETO Nº 1.171, DE 22 DE JUNHO DE 1994 Aprova o Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do

Leia mais

Código de Ética do Servidor Público

Código de Ética do Servidor Público Código de Ética do Servidor Público Contribuição de Bueno & Costanze 11 de julho de 2007 Última Atualização 11 de julho de 2007 Advocacia Bueno e Costanze Códigos de ÉTICA Código de Ética do Servidor Público

Leia mais

Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos

Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos DECRETO Nº 1.171, DE 22 DE JUNHO DE 1994 Aprova o Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal.

Leia mais

Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos

Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos DECRETO Nº 1.171, DE 22 DE JUNHO DE 1994 Aprova o Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal.

Leia mais

Ética no Serviço Público Profª Letícia Loureiro

Ética no Serviço Público Profª Letícia Loureiro Técnico Apoio Técnico-Administrativo Ética no Serviço Público Profª Letícia Loureiro Ética no Serviço Público Professora Letícia Loureiro www.acasadoconcurseiro.com.br Edital ÉTICA NO SERVIÇO PÚBLICO:

Leia mais

Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos

Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos DECRETO Nº 1.171, DE 22 DE JUNHO DE 1994 Aprova o Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal.

Leia mais

PORTARIA Nº 75 DE 30 DE MARÇO DE 2006

PORTARIA Nº 75 DE 30 DE MARÇO DE 2006 PORTARIA Nº 75 DE 30 DE MARÇO DE 2006 Institui o Código de Ética dos Servidores da Defensoria Pública da União. O DEFENSOR PÚBLICO-GERAL DA UNIÃO, no uso das atribuições que lhe confere o artigo 8, inciso

Leia mais

ÉTICA NO SERVIÇO PÚBLICO PRF QUESTÕES

ÉTICA NO SERVIÇO PÚBLICO PRF QUESTÕES ÉTICA NO SERVIÇO PÚBLICO PF QUESTÕES 1 01 O uso do cargo ou função, facilidades, amizades, tempo, posição e influências, para obter qualquer favorecimento, para si ou para outrem; prejudicar deliberadamente

Leia mais

ÉTICA NO SERVIÇO PÚBLICO IGOR MOREIRA

ÉTICA NO SERVIÇO PÚBLICO IGOR MOREIRA ÉTICA NO SERVIÇO PÚBLICO IGOR MOREIRA Amigos, companheiros, concurseiros, saudações! Aqui estamos nós de novo falando da Ética no Serviço Público, só que agora no Bizu, onde estaremos passando pra vocês

Leia mais

Ética aplicada: ética, moral, valores e virtudes

Ética aplicada: ética, moral, valores e virtudes Ética aplicada: ética, moral, valores e virtudes Podemos conceituar ética como sendo um padrão de comportamento orientado pelos valores e princípios morais e da dignidade humana. 1 Ética aplicada: ética,

Leia mais

4. ANTAQ ANALISTA ADMINISTRATIVO 2014 CESPE. A ética é a ciência do comportamento moral dos homens em sociedade. Certo ( ) Errado ( )

4. ANTAQ ANALISTA ADMINISTRATIVO 2014 CESPE. A ética é a ciência do comportamento moral dos homens em sociedade. Certo ( ) Errado ( ) 1. MPU TÉCNICO 2015 CESPE. A ética é um ramo da filosofia que estuda a moral, os diferentes sistemas públicos de regras, seus fundamentos e suas características. 2. DEPEN AGENTE 2015 CESPE. Ética e moral

Leia mais

Ministério da Educação Código de Conduta Profissional dos Agentes Públicos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco

Ministério da Educação Código de Conduta Profissional dos Agentes Públicos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco CÓDIGO DE CONDUTA ÉTICA PROFISSIONAL DOS AGENTES DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE PERNAMBUCO CAPÍTULO I DOS PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS Art. 1º. Aplica-se este Código a todo agente

Leia mais

CÓDIGO DE ÉTICA ÍNDICE. Página 2 de 9

CÓDIGO DE ÉTICA ÍNDICE. Página 2 de 9 ÍNDICE 1. Introdução... 3 2. Abrangência... 3 3. Princípios Gerais... 3 4. Deveres Essenciais... 4 5. Vedações... 5 6. Relações Internas... 6 7. Relações com os Participantes... 6 8. Relações com as Patrocinadoras...

Leia mais

INSS Ética no Serviço Público Decreto Emilly Albuquerque

INSS Ética no Serviço Público Decreto Emilly Albuquerque INSS Ética no Serviço Público Decreto 1.171 Emilly Albuquerque 2014 Copyright. Curso Agora eu Passo - Todos os direitos reservados ao autor. Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder

Leia mais

Tropa de Elite Ética no Serviço Público Emilly Albuquerque

Tropa de Elite Ética no Serviço Público Emilly Albuquerque Tropa de Elite Ética no Serviço Público Emilly Albuquerque 2012 Copyright. Curso Agora eu Passo - Todos os direitos reservados ao autor. Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder

Leia mais

Assembléia Legislativa do Estado do Amazonas

Assembléia Legislativa do Estado do Amazonas Assembléia Legislativa do Estado do Amazonas Imprimir Voltar Lei Ordinária nº 2869/2003 de 22/12/2003 Ementa Ver Leis Associadas INSTITUI o CÓDIGO DE ÉTICA PROFISSIONAL DOS SERVIDORES PÚBLICOS CIVIS E

Leia mais

CÓDIGO DE ÉTICA PROFISSIONAL DO SERVIDOR DA EBC

CÓDIGO DE ÉTICA PROFISSIONAL DO SERVIDOR DA EBC CÓDIGO DE ÉTICA PROFISSIONAL DO SERVIDOR DA EBC APROVADO pela RESOLUÇÃO nº 020/2001, de 26 de junho de 2001, que criou a Comissão de Ética da Empresa e pela Deliberação COADM nº 23/2008, de 22 de agosto

Leia mais

DIREITO ADMINISTRATIVO I. A Função do Estado. Origem do Direito Administrativo. O Regime Jurídicoadministrativo. Princípios Constitucionais do Direito Administrativo... 02 II. Administração Pública...

Leia mais

Direito Administrativo

Direito Administrativo Direito Administrativo facebook.com/professoratatianamarcello facebook.com/tatianamarcello @tatianamarcello PRÉ-PROVA TRT-SC Prof.ª Tatiana Marcello Agentes Administrativos Servidores Públicos Empregados

Leia mais

Ética nas Organizações

Ética nas Organizações WENDELL LÉO ÉTICA Ética nas Organizações Para que haja conduta ética, é preciso que exista o agente consciente, isto é, aquele que conhece a diferença entre o bem e o mal, certo e errado, permitido e proibido,

Leia mais

Programa de Consolidação da Aprendizagem - Encontro 05 - Prof. Renato Fenili

Programa de Consolidação da Aprendizagem - Encontro 05 - Prof. Renato Fenili Programa de Consolidação da Aprendizagem - Encontro 05 - Prof. Renato Fenili I. CONCEITO DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA I. CONCEITOS DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA A Administração (Pública) é o aparelhamento do Estado

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO REITORIA. Avenida Rio Branco, 50 Santa Lúcia Vitória ES

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO REITORIA. Avenida Rio Branco, 50 Santa Lúcia Vitória ES 27 3357-7500 CONCURSO PÚBLICO - EDITAL Nº. 03 2014 ÁREA/SUBÁREA/ESPECIALIDADE: 319; 320; 321 ENGENHARIA ELÉTRICA 01. Descrever como é feita a análise de estabilidade de um sistema dinâmico usando os seguintes

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO REITORIA. Avenida Rio Branco, 50 Santa Lúcia Vitória ES

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO REITORIA. Avenida Rio Branco, 50 Santa Lúcia Vitória ES MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO REITORIA Avenida Rio Branco, 50 Santa Lúcia 29056-255 Vitória ES 27 3357-7500 CONCURSO PÚBLICO - EDITAL Nº. 03 2014 ÁREA/SUBÁREA/ESPECIALIDADE:

Leia mais

ÉTICA NO SERVIÇO PÚBLICO Professor: Rosana Brusamarelo. ÉTICA Comportamento humano moral + justiça + transparência + retidão.

ÉTICA NO SERVIÇO PÚBLICO Professor: Rosana Brusamarelo. ÉTICA Comportamento humano moral + justiça + transparência + retidão. ÉTICA NO SERVIÇO PÚBLICO Professor: Rosana Brusamarelo ÉTICA Comportamento humano moral + justiça + transparência + retidão. ÉTICA Estuda a moral-filosófica/científica; Teórica; Princípios; Objetiva/reflexiva;

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO REITORIA. Avenida Rio Branco, 50 Santa Lúcia Vitória ES

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO REITORIA. Avenida Rio Branco, 50 Santa Lúcia Vitória ES MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO REITORIA Avenida Rio Branco, 50 Santa Lúcia 29056-255 Vitória ES 27 3357-7500 CONCURSO PÚBLICO - EDITAL Nº. 03 2014 ÁREA/SUBÁREA/ESPECIALIDADE:

Leia mais

11/05/2012. Aprovar o Código de Ética da Telebras, anexo a presente Resolução.

11/05/2012. Aprovar o Código de Ética da Telebras, anexo a presente Resolução. TELECOMUNICAÇÕES BRASILEIRAS S.A. Sistema de Documentação Telebrás - SDT DOCUMENTO APROVAÇÃO VIGÊNCIA EMPRESA RE-D- 701 11/05/2012 11/05/2012 TB O Presidente da Telecomunicações Brasileiras S.A Telebras,

Leia mais

COMISSÃO DE ÉTICA PÚBLICA UFRA

COMISSÃO DE ÉTICA PÚBLICA UFRA UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DA AMAZÔNIA CARTILHA CE-UFRA COMISSÃO DE ÉTICA PÚBLICA UFRA Belém Pará 2015 1 INTRODUÇÃO A ética, no âmbito da Universidade Federal Rural da Amazônia está fundamentada nos princípios

Leia mais

GOVERNO DO ESTADO DE MATO GROSSO LEI COMPLEMENTAR N 112, DE 1º DE JULHO DE Autor: Poder Executivo

GOVERNO DO ESTADO DE MATO GROSSO LEI COMPLEMENTAR N 112, DE 1º DE JULHO DE Autor: Poder Executivo GOVERNO DO ESTADO DE MATO GROSSO LEI COMPLEMENTAR N 112, DE 1º DE JULHO DE 2002. Autor: Poder Executivo Institui o Código de Ética Funcional do Servidor Público Civil do Estado de Mato Grosso. O GOVERNADOR

Leia mais

Ética. Comportamento Profissional. Professor Fidel Ribeiro.

Ética. Comportamento Profissional. Professor Fidel Ribeiro. Ética Comportamento Profissional Professor Fidel Ribeiro www.acasadoconcurseiro.com.br Ética COMPORTAMENTO PROFISSIONAL, ATITUDES NO SERVIÇO, ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO, PRIORIDADE EM SERVIÇO O comportamento

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO REITORIA. Avenida Rio Branco, 50 Santa Lúcia Vitória ES

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO REITORIA. Avenida Rio Branco, 50 Santa Lúcia Vitória ES MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO REITORIA Avenida Rio Branco, 50 Santa Lúcia 29056-255 Vitória ES 27 3357-7500 CONCURSO PÚBLICO - EDITAL Nº. 03 2014 ÁREA/SUBÁREA/ESPECIALIDADE:

Leia mais

Série E. Legislação de Saúde

Série E. Legislação de Saúde MINISTÉRIO DA SAÚDE Secretaria Executiva Subsecretaria de Assuntos Administrativos Série E. Legislação de Saúde Brasília DF 2002 2002. Ministério da Saúde. É permitida a reprodução parcial ou total desta

Leia mais

DECRETO Nº 1.171, DE 22 DE JUNHO DE 1994 Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos DECRETO Nº 1.171, DE 22 DE JUNHO DE 1994 Aprova o Código de Ética Profissional do Servidor

Leia mais

RESOLUÇÃO CRCRJ Nº 457/2015

RESOLUÇÃO CRCRJ Nº 457/2015 RESOLUÇÃO CRCRJ Nº 457/2015 APROVA O CÓDIGO DE CONDUTA DOS FUNCIONÁRIOS DO CRCRJ A PRESIDENTE DO CONSELHO REGIONAL DE CONTABILIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO, no uso de suas atribuições legais e regimentais,

Leia mais

Código de Ética COMPREV

Código de Ética COMPREV Código de Ética COMPREV ÍNDICE CAPÍTULO I Dos Fundamentos 01. Apresentação 02. Missão 03. Objetivo 04. Abrangência 05. Princípios Gerais CAPÍTULO II Das Normas de Conduta e Relacionamento 06. Regras Gerais

Leia mais

.. ~. ~~4~ GABINETE DO PREFEITO DECRETO N 001/2019. Institui o Código de Ética do Servidor Público Civil do Poder Executivo Municipal.

.. ~. ~~4~ GABINETE DO PREFEITO DECRETO N 001/2019. Institui o Código de Ética do Servidor Público Civil do Poder Executivo Municipal. ,~~ptdn10 V!( f~.. ~. ~~4~ ~ qc,qgop`~ Rua Vereador Manoel Firmino, 134 Centro Teotônio Vilela Alagoas CNPJ: 12.842.829/0001-10 DECRETO N 001/2019 Institui o Código de Ética do Servidor Público Civil do

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 091, DE 15 DE DEZEMBRO DE 2014

RESOLUÇÃO Nº 091, DE 15 DE DEZEMBRO DE 2014 CONSELHO SUPERIOR RESOLUÇÃO Nº 091, DE 15 DE DEZEMBRO DE 2014 O PRESIDENTE DO CONSELHO SUPERIOR DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MATO GROSSO, no uso de suas atribuições legais

Leia mais

Questões V ou

Questões V ou LEI 8.112/1990 Questões V ou F @CONCURSEIROESTÚPIDO Informações: Este material contém questões de Verdadeiro ou Falso, sobre a Lei 8.112/1990 Estatuto dos Servidores Públicos Federais. São 210 questões

Leia mais

Direito Administrativo (Profª. Tatiana Marcello)

Direito Administrativo (Profª. Tatiana Marcello) Direito Administrativo (Profª. Tatiana Marcello) facebook.com/professoratatianamarcello facebook.com/tatiana.marcello.7 @tatianamarcello Noções de Direito Administrativo: Programação Noções de organização

Leia mais

Direito Administrativo

Direito Administrativo Direito Administrativo facebook.com/professoratatianamarcello facebook.com/tatianamarcello @tatianamarcello PRÉ-PROVA TRE-RJ Prof.ª Tatiana Marcello Princípios Constitucionais da Administração Art. 37.

Leia mais

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 04/360

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 04/360 1 DEMAIS SIMULADOS NO LINK ABAIXO CLIQUE AQUI REDE SOCIAL SIMULADO 04/360 LEI 8.112/ÉTICA INSTRUÇÕES TEMPO: 30 MINUTOS MODALIDADE: CERTO OU ERRADO 30 QUESTÕES CURTA NOSSA PÁGINA MATERIAL LIVRE Este material

Leia mais

(61)

(61) Moral x Ética 1-2015 CESPE DEPEN - Agente e Técnico - Todas as áreas - Conhecimentos Básicos Ética e moral são termos que têm raízes históricas semelhantes e são considerados sinônimos, uma vez que ambos

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 57/2010/CS Florianópolis, 20 de Dezembro de 2010.

RESOLUÇÃO Nº 57/2010/CS Florianópolis, 20 de Dezembro de 2010. RESOLUÇÃO Nº 57/2010/CS Florianópolis, 20 de Dezembro de 2010. A PRESIDENTE DO DO IF-SC no uso das atribuições que lhe foram conferidas e atendendo as determinações da Lei 11.892/2008 de 29 de dezembro

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO REITORIA. Avenida Rio Branco, 50 Santa Lúcia Vitória ES

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO REITORIA. Avenida Rio Branco, 50 Santa Lúcia Vitória ES MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO REITORIA Avenida Rio Branco, 50 Santa Lúcia 29056-255 Vitória ES 27 3357-7500 CONCURSO PÚBLICO - EDITAL Nº. 03 2014 ÁREA/SUBÁREA/ESPECIALIDADE:

Leia mais

ÉTICA NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA. Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal - Decreto nº 1.

ÉTICA NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA. Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal - Decreto nº 1. ÉTICA NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal - Decreto nº 1.171/94 Parte 2 Prof. Denis França I - A dignidade, o decoro, o zelo, a eficácia

Leia mais

ÉTICA: Comportamento humano moral + justiça+ transparência + retidão MORAL ÉTICA

ÉTICA: Comportamento humano moral + justiça+ transparência + retidão MORAL ÉTICA ÉTICA NO SERVIÇO PÚBLICO Professora: Rosana Brusamarelo ÉTICA: Comportamento humano moral + justiça+ transparência + retidão ÉTICA Estuda a moral- filosófica/ científica Teórica Princípios Objetiva/ reflexiva

Leia mais

LEI N. 066/1993 Lei n. 066/1993 Produção: Equipe Pedagógica Gran Cursos Online LEI N. 066/1993

LEI N. 066/1993 Lei n. 066/1993 Produção: Equipe Pedagógica Gran Cursos Online LEI N. 066/1993 Antes de iniciar o estudo do Estatuto dos Servidores Públicos Civis do Estado do Amapá, é importante esclarecer que a é uma lei relativamente antiga e que, apesar de ser pós-constituição Federal de 1988,

Leia mais

DECRETO Nº , DE 30 DE ABRIL DE 2013 INSTITUI O CÓDIGO DE ÉTICA E CONDUTA DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA ESTADUAL, E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS.

DECRETO Nº , DE 30 DE ABRIL DE 2013 INSTITUI O CÓDIGO DE ÉTICA E CONDUTA DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA ESTADUAL, E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS. DECRETO Nº 31.198, DE 30 DE ABRIL DE 2013 INSTITUI O CÓDIGO DE ÉTICA E CONDUTA DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA ESTADUAL, E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS. O GOVERNADOR DO ESTADO DO CEARÁ, no uso da atribuição que lhe

Leia mais

TÍTULO II DO PROVIMENTO, VACÂNCIA, REMOÇÃO, REDISTRIBUIÇÃO E SUBSTITUIÇÃO

TÍTULO II DO PROVIMENTO, VACÂNCIA, REMOÇÃO, REDISTRIBUIÇÃO E SUBSTITUIÇÃO 1. A quem se aplica a presente lei? Título I Capítulo Único Disposições Gerais: Art. 1o Esta Lei institui o Regime Jurídico dos Servidores Públicos Civis da União, das autarquias, inclusive as em regime

Leia mais

BANDEPREV BANDEPE PREVIDÊNCIA SOCIAL CÓDIGO DE ÉTICA BANDEPREV BANDEPE PREVIDÊNCIA SOCIAL

BANDEPREV BANDEPE PREVIDÊNCIA SOCIAL CÓDIGO DE ÉTICA BANDEPREV BANDEPE PREVIDÊNCIA SOCIAL BANDEPREV BANDEPE PREVIDÊNCIA SOCIAL CÓDIGO DE ÉTICA BANDEPREV BANDEPE PREVIDÊNCIA SOCIAL Setembro de 2005 1. Introdução 1.1 A ética é o ideal de conduta humana desenvolvido de acordo com os mais elevados

Leia mais

Direito Administrativo

Direito Administrativo Direito Administrativo facebook.com/professoratatianamarcello facebook.com/tatianamarcello @tatianamarcello PRÉ-PROVA TRT-CE Prof.ª Tatiana Marcello Agentes Administrativos Servidores Públicos Empregados

Leia mais

Técnico Judiciário Área Administrativa

Técnico Judiciário Área Administrativa Técnico Judiciário Área Administrativa Noções de Administração Pública Dicas para a Prova Prof. Pedro Kuhn Noções de Administração Pública CÓDIGO DE ÉTICA DO TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA 12ª REGIÃO:

Leia mais

AULA 01: Ética aplicada: noções de ética empresarial e profissional; a gestão da ética nas empresas públicas e privadas.

AULA 01: Ética aplicada: noções de ética empresarial e profissional; a gestão da ética nas empresas públicas e privadas. AULA 01: Ética aplicada: noções de ética empresarial e profissional; a gestão da ética nas empresas públicas e privadas. SUMÁRIO 1. Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo

Leia mais

IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA Controle dos atos do gestor público. André Vitor de Freitas Promotor de Justiça MP/SP

IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA Controle dos atos do gestor público. André Vitor de Freitas Promotor de Justiça MP/SP IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA Controle dos atos do gestor público André Vitor de Freitas Promotor de Justiça MP/SP 1 O que é improbidade administrativa? Probidade = honestidade, honradez, retidão; Agir ímprobo:

Leia mais

Código de Ética do Cota Mil Iate Clube

Código de Ética do Cota Mil Iate Clube 1 Código de Ética do Cota Mil Iate Clube (aprovado pelo Conselho Deliberativo na reunião de 17 de outubro de 2016) Declaração de Princípios As pessoas que convivem no Cota Mil Iate Clube como Sócio, Associado,

Leia mais

Denúncia relativa à conduta de servidores (professores e técnicos) e terceirizados

Denúncia relativa à conduta de servidores (professores e técnicos) e terceirizados Ouvidoria ONDE DENUNCIAR? Comissão de Ética Denúncias relativas à realização de qualquer uma das proibições do Regime Jurídico dos Servidores Público Civis da União, das Autarquias e das Fundações Públicas

Leia mais

CÓDIGO DE CONDUTAÉTICA

CÓDIGO DE CONDUTAÉTICA CÓDIGO DE CONDUTAÉTICA COPASS SAÚDE SUMÁRIO A Associação de Assistência à Saúde dos empregados da COPASA, Copass Saúde, ciente de sua responsabilidade social e de que a ética profissional representa um

Leia mais

Direito Administrativo

Direito Administrativo Direito Administrativo facebook.com/professoratatianamarcello facebook.com/tatianamarcello @tatianamarcello Administração Pública. Princípios da Administração Pública. Poderes da Administração Pública.

Leia mais

Direito Administrativo (Profª. Tatiana Marcello)

Direito Administrativo (Profª. Tatiana Marcello) Direito Administrativo (Profª. Tatiana Marcello) facebook.com/professoratatianamarcello facebook.com/tatianamarcello @tatianamarcello Edital Regime Jurídico Único: Lei 8.112/1990 e alterações, direitos

Leia mais

Para os concursos de Técnico e Analista dos Tribunais e do MPU

Para os concursos de Técnico e Analista dos Tribunais e do MPU LEANDRO BORTOLETO Mestre e bacharel em direito pela Universidade Estadual Paulista UNESP. Coordenador e professor no curso de especialização em Direito Público da Escola Superior de Direito ESD/Ribeirão

Leia mais

Direito Administrativo (Profª. Tatiana Marcello)

Direito Administrativo (Profª. Tatiana Marcello) Direito Administrativo (Profª. Tatiana Marcello) facebook.com/professoratatianamarcello facebook.com/tatianamarcello @tatianamarcello Programação Noções de Direito Administrativo : 1 Noções de organização

Leia mais

Código de Ética da CEF(www.cef.gov.br) Missão e Valores Missão Atuar na promoção da cidadania e do desenvolvimento sustentável do País, como

Código de Ética da CEF(www.cef.gov.br) Missão e Valores Missão Atuar na promoção da cidadania e do desenvolvimento sustentável do País, como Código de Ética da CEF(www.cef.gov.br) Missão e Valores Missão Atuar na promoção da cidadania e do desenvolvimento sustentável do País, como instituição financeira, agente de políticas públicas e parceira

Leia mais

Livro Eletrônico. Aula 00. Ética no Serviço Público p/ ATA-MF Professor: Herbert Almeida DEMO

Livro Eletrônico. Aula 00. Ética no Serviço Público p/ ATA-MF Professor: Herbert Almeida DEMO Livro Eletrônico Aula 00 Ética no Serviço Público p/ ATA-MF Professor: Herbert Almeida Teoria e exercícios comentados AULA 0: Ética no Setor Público Sumário CÓDIGO DE ÉTICA PROFISSIONAL DO SERVIDOR PÚBLICO

Leia mais

Direito Administrativo (Profª. Tatiana Marcello)

Direito Administrativo (Profª. Tatiana Marcello) Direito Administrativo (Profª. Tatiana Marcello) facebook.com/professoratatianamarcello facebook.com/tatianamarcello @tatianamarcello Programação Direito Administrativo - Tatiana Marcello - 10 aulas -

Leia mais

IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA

IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA www.trilhante.com.br ÍNDICE 1. NOÇÕES GERAIS E PRELIMINARES... 4 Previsão Legislativa...4 Improbidade...4 Abrangência e Incidência da Lei... 5 2. SUJEITOS DA IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA...7

Leia mais

1. SERVIDORES PÚBLICOS ESTATURÁRIOS FEDERAIS. Art. 2º da Lei Conceito de agente público: Juiz e promotor são agentes políticos?...

1. SERVIDORES PÚBLICOS ESTATURÁRIOS FEDERAIS. Art. 2º da Lei Conceito de agente público: Juiz e promotor são agentes políticos?... 1 DIREITO ADMINISTRATIVO PONTO 1: Servidores Públicos Estatutários Federais 1. SERVIDORES PÚBLICOS ESTATURÁRIOS FEDERAIS Art. 2º da Lei 8.429 Conceito de agente público: Art. 2 Reputa-se agente público,

Leia mais

Fazenda GABINETE DO SECRETÁRIO Resolução SF - 51, de Publicado no D.O.E. de

Fazenda GABINETE DO SECRETÁRIO Resolução SF - 51, de Publicado no D.O.E. de Fazenda GABINETE DO SECRETÁRIO Resolução SF - 51, de 20-9-2007 Publicado no D.O.E. de 21-9-2007 Institui o Código de Ética da Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo O Secretário da Fazenda resolve:

Leia mais

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 106/360

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 106/360 1 DEMAIS SIMULADOS NO LINK ABAIXO CLIQUE AQUI REDE SOCIAL SIMULADO 106/360 LEI 8.112/ÉTICA INSTRUÇÕES TEMPO: 30 MINUTOS MODALIDADE: CERTO OU ERRADO 30 QUESTÕES CURTA NOSSA PÁGINA MATERIAL LIVRE Este material

Leia mais

Direito Administrativo

Direito Administrativo Direito Administrativo facebook.com/professoratatianamarcello facebook.com/tatiana.marcello.7 @tatianamarcello Lei nº 8.112/1990 A Lei nº 8.112/1990 é chamada de Estatuto do Servidor Público Federal e

Leia mais

Direito Administrativo

Direito Administrativo Direito Administrativo facebook.com/professoratatianamarcello facebook.com/tatiana.marcello.7 @tatianamarcello Conceitos Introdutórios Administração Direta Órgãos públicos da União, dos Estados, do Distrito

Leia mais

LEI COMPLEMENTAR nº 840/11. Rodrigo Cardoso

LEI COMPLEMENTAR nº 840/11. Rodrigo Cardoso LEI COMPLEMENTAR nº 840/11 Rodrigo Cardoso Art. 1º Esta Lei Complementar institui o regime jurídico dos servidores públicos civis da administração direta, autárquica e fundacional e dos órgãos relativamente

Leia mais

ÉTICA NO SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL

ÉTICA NO SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL ÉTICA NO SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL - Código de Ética Profissional do Serviço Público (Decreto nº 1.171/1994) Professora Claudete Pessôa 1 Ética e moral. 2 Ética, princípios e valores. 3 Ética e democracia:

Leia mais

SEGURANÇA, ESTABILIDADE E FUTURO GARANTIDO

SEGURANÇA, ESTABILIDADE E FUTURO GARANTIDO SEGURANÇA, ESTABILIDADE E FUTURO GARANTIDO David Silva de Souza 1 RESUMO Na situação atual da economia em que empresas estão a toda hora decretando falência os profissionais vivendo em uma batalha constante

Leia mais

DIREITO ADMINISTRATIVO

DIREITO ADMINISTRATIVO DIREITO ADMINISTRATIVO Conceito e Fontes do Direito Administrativo Prof.ª Tatiana Marcello Conceito de Direito Administrativo Celso Antônio Bandeira de Mello: é o ramo do Direito Público que disciplina

Leia mais

Direito Administrativo (Profª. Tatiana Marcello)

Direito Administrativo (Profª. Tatiana Marcello) Direito Administrativo (Profª. Tatiana Marcello) facebook.com/professoratatianamarcello facebook.com/tatianamarcello @tatianamarcello Programação Noções de Direito Administrativo : 1. Estado, governo e

Leia mais

COMISSÃO DE ÉTICA - ÉTICA NA GESTÃO COMISSÃO DE ÉTICA DA CODESP ATRIBUIÇÕES E PROCEDIMENTOS

COMISSÃO DE ÉTICA - ÉTICA NA GESTÃO COMISSÃO DE ÉTICA DA CODESP ATRIBUIÇÕES E PROCEDIMENTOS COMISSÃO DE ÉTICA DA CODESP ATRIBUIÇÕES E PROCEDIMENTOS COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO DE ÉTICA DA CODESP O ATO DESIGNATÓRIO DA COMISSÃO DE ÉTICA DA CODESP DEU-SE ATRAVÉS DA RESOLUÇÃO DP Nº. 147, DE 19 DE NOVEMBRO

Leia mais

Organização da Disciplina. Direito Administrativo Aula n. 1. Organização da Aula. Contextualização. Instrumentalização

Organização da Disciplina. Direito Administrativo Aula n. 1. Organização da Aula. Contextualização. Instrumentalização Organização da Disciplina Direito Administrativo Aula n. 1 Professor: Silvano Alves Alcântara Princípios administrativos Administração pública Atividades administrativas Licitações públicas Contratos administrativos

Leia mais

Livro Eletrônico Aula 00 Legislação Específica p/ AGEPEN-MG (Agente Penitenciário) Pós-Edital

Livro Eletrônico Aula 00 Legislação Específica p/ AGEPEN-MG (Agente Penitenciário) Pós-Edital Livro Eletrônico Professor: Alexandre Herculano 1 Apresentação... 2 2 - Cronograma... 3 1 Decreto nº 46.644/2014... 4 1.1 - DOS DIREITOS E GARANTIAS NO AMBIENTE DE TRABALHO... 7 1.2 - DOS DEVERES E DAS

Leia mais

DEC 6.029/07. Sistema de Gestão da Ética do Poder Executivo Federal. Prof. Fábio Vasconcelos

DEC 6.029/07. Sistema de Gestão da Ética do Poder Executivo Federal. Prof. Fábio Vasconcelos DEC 6.029/07 Sistema de Gestão da Ética do Poder Executivo Federal Prof. Fábio Vasconcelos DEC 6.029/07 Finalidade de promover atividades que dispõem sobre a conduta ética no âmbito do Executivo Federal.

Leia mais

LEI N /1968. a Administração Pública adota dois regimes de vinculação com o empregador: CLT e estatutário.

LEI N /1968. a Administração Pública adota dois regimes de vinculação com o empregador: CLT e estatutário. LEI N. 6.123/1968 Art. 1º A presente Lei institui o regime jurídico dos funcionários públicos civis do Estado de Pernambuco. a Administração Pública adota dois regimes de vinculação com o empregador: CLT

Leia mais

Direito Administrativo

Direito Administrativo Direito Administrativo facebook.com/professoratatianamarcello facebook.com/tatianamarcello @tatianamarcello REVISÃO TRE-SP Prof.ª Tatiana Marcello Servidores Públicos Empregados Públicos Servidores Temporários

Leia mais

Direito Administrativo. Estado, Governo e Adm. Pública

Direito Administrativo. Estado, Governo e Adm. Pública Direito Administrativo AULA 01 Estado, Governo e Adm. Pública Conceitos Estado É uma estrutura política e organizacional que se sobrepõe à sociedade, ao mesmo tempo que dela faz parte. Governo - É o conjunto

Leia mais