JOÃO MANUEL FREIXO RODRIGUES LEITE O MÉTODO DA CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO: O MÉTODO QUADRIPOLAR

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "JOÃO MANUEL FREIXO RODRIGUES LEITE O MÉTODO DA CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO: O MÉTODO QUADRIPOLAR"

Transcrição

1 JOÃO MANUEL FREIXO RODRIGUES LEITE O MÉTODO DA CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO: O MÉTODO QUADRIPOLAR PORTO JANEIRO DE 2014

2 João Manuel Freixo Rodrigues Leite Aluno de Ciência da Informação, em 2013, na Universidade de Letras da Universidade do Porto O Método da Ciência da Informação: O Método Quadripolar Trabalho apresentado no âmbito da Unidade Curricular Teoria e Metodologia da Ciência da Informação. Faculdade de Letras da Universidade do Porto Via Panorâmica, s/n, Porto, Portugal Janeiro de 2014

3 Resumo A realização deste trabalho tem como objectivo dar uma explicação sobre o método adoptado pela Ciência da Informação, o Método Quadripolar. No trabalho será dado uma explicação do método, porque foi escolhido e como é aplicado à Ciência da Informação. Este tema será realizado com base em bibliografia seleccionada do tema. Palavras-chave: Método Quadripolar, Ciência da Informação.

4 Abstract The aim of this work is to provide an explanation of the method adopted by Information Science, the quadrupole method. In this work will be given an explanation of the method, the reason of this choice and how it is applied to the Information Science. This theme will be based on the selected bibliography. Keywords: Quadrupole Method, Information Science.

5 Sumário 0 Introdução A Origem do Método O Método Quadripolar Pólo Epistemológico Pólo Teórico Pólo Técnico Pólo Morfológico O Método Quadripolar na Ciência da Informação Conclusão Referências Bibliográficas... 13

6 6 0 Introdução Este trabalho será realizado no âmbito da unidade curricular de Teoria e Metodologia da Ciência da Informação. Hoje em dia a Informação é algo que está sempre presente na nossa vida, muitos não lhe dão a devida importância mas para os Cientistas/Gestores da Informação ela é imprescindível, pois estes estudam-na. Por este motivo, adoptou-se e adaptou-se o Método Quadripolar à Ciência da Informação, uma vez que não existia um método de investigação para esta Ciência Social. Neste trabalho irei falar como surgiu, em que consiste, nos seus pólos, e porque foi escolhido para a Ciência da Informação.

7 7 1 A Origem do Método O Método Quadripolar foi elaborado, em 1974, por P. De Bruyne, J. Herman e M. de Schoutheete, e surge como resposta ao positivismo. Com este novo método os autores não querem limitar a investigação científica a uma visão tecnológica ou instrumental, mas sim promover o debate entre quantitativo e qualitativo proporcionando assim o intercâmbio interdisciplinar e, desta forma, criar um instrumento de investigação dinâmico. Este método estabeleceu um novo paradigma nas Ciências Sociais e Humanas, destacando-se inicialmente a sua aplicação nas Ciências da Educação.

8 8 2 O Método Quadripolar Na realização de uma investigação por parte de um cientista/investigador este tem que utilizar um método, método esse que se tem de enquadrar na ciência que este representar. Um método é o caminho que cada Ciência usa para chegar a uma conclusão sobre o que esta a ser estudado (objecto), basicamente é um conjunto de regras, um guia, que o investigador utiliza para realizar a sua investigação e o estudo do seu caso. A essência do Método Quadripolar, ao contrário de outros métodos, não está na execução deste de uma forma linear, mas sim de uma forma elíptica. A dinâmica de investigação que este método apresenta é o resultado da interacção dos seguintes 4 polos: Pólo Epistemológico; Pólo Teórico; Pólo Técnico; Pólo Morfológico. Método Quadripolar Pólo Epistemológico Pólo Teórico Pólo Técnico Pólo Morfológico Figura 1 Esquema Funcionamento do Método Quadripolar 2.1 Pólo Epistemológico Neste pólo o investigador tem que ter em conta a sua identidade, os seus paradigmas, é basicamente a forma que cada um vê as coisas. Como não somos todos iguais, existe sempre a possibilidade de para o mesmo tema haver interpretações diferentes. Numa primeira instância o investigador terá de construir um objecto científico e delimitar a problemática da investigação para desta forma realizar uma investigação. Serão definidos parâmetros, paradigmas e critérios para o guiar no seu modo de investigação, mas como o Método Quadripolar se executa de uma forma

9 9 dinâmica estes estão em constante reformulação o que permite que não se esteja preso ao que foi previamente estabelecido. 2.2 Pólo Teórico Para a realização de um estudo o investigador tem de saber qual o objecto de estudo e qual o problema que este apresenta. Para resolver este problema o investigador tem de conhecer o objecto para desta forma o puder abordar e a partir dai formular hipóteses, teorias e conceitos operatórios para poder consequentemente verificar ou refutar da teoria elaborada. O problema levantado terá que ser confirmado pois este não se justifica por si só. 2.3 Pólo Técnico Neste pólo relaciona-se o objecto científico com a realidade de um modo instrumental. É aqui que serão utilizadas técnicas para a resolução do problema que se foi proposto investigar. O investigador terá então que seleccionar um modo de pesquisa, uma ou mais técnicas de recolha de dados e um ou mais instrumentos de registo de dados. Relacionando então este pólo com a Ciência da Informação é de salientar 3 operações: 1ª Observação directa e indirecta de casos e variáveis - Neste primeiro ponto é feita uma recolha pormenorizada dos elementos históricos, normativos e reguladores do funcionamento interno de qualquer Sistema de Informação, através de várias técnicas ou procedimentos, como por exemplo questionários, entrevistas, observação participante entre outras. 2ª Experimentação Realiza-se num espaço fechado e controlado como é o caso dos laboratórios ou as simulações de computador, aqui é indispensável a formulação clara de um problema, a descrição das técnicas de análise e apresentação de instrumentos usados, dos meios científicos e dos equipamentos utilizados. 3ª Análise / Avaliação retrospectiva e prospectiva Submeter os resultados obtidos da observação e/ou da experimentação a um exame rigoroso permite obter algumas conclusões que possam confirmar os conceitos, as hipóteses e as teorias previamente definidos no pólo teórico.

10 Pólo Morfológico Por fim, neste pólo serão oficializados os resultados obtidos na investigação realizada. Aqui assume-se por completo a análise / avaliação e é então exposto todo o processo de pesquisa e análise que permitiu a construção do objecto científico. Este pólo consiste concretamente em organizar e apresentar os dados que foram obtidos durante todo o processo. Concluída a apresentação, pode-se reiniciar este ciclo dinâmico de investigação demonstrando assim desta forma a espiral e a dinâmica que o Método Quadripolar apresenta.

11 O Método Quadripolar na Ciência da Informação Toda e qualquer Ciência têm um objecto e necessita de um método para estudar o objecto em causa. O objecto é aquilo que cada Ciência estuda. Sabendo isto, a Ciência da Informação sentiu-se na necessidade de adoptar um método e, em 2002, o Curso de Ciência da Informação da Faculdade de Letras da Universidade do Porto (FLUP) optou pelo Método Quadripolar. Esta escolha deveu-se ao facto deste método ser o mais adequado às exigências do fenómeno da informação, pois não está restringido a uma visão meramente instrumental. A vantagem deste método deve-se ao facto de ser dinâmico, pois os seus pólos têm interacção entre si e aquilo que foi estabelecido para cada um pode ser mudado a qualquer altura, assim como a Informação que está em constante mudança. Desde essa altura que o Método Quadripolar é usado pelos alunos do curso, assim como em teses de Mestrado e de Doutoramento. Através da aplicação do Método Quadripolar o estudo científico da Informação pode realizar-se de duas maneiras diferentes, mas em parte complementares. Pode estudar-se como uma problemática de um problema específico, e estudá-la associada a um caso concreto. Pode então concluir-se que na Ciência da Informação o objecto de estudo é a Informação e o método é o Método Quadripolar.

12 12 4 Conclusão Com a realização deste trabalho fiquei a conhecer de uma maneira mais aprofundada o Método Quadripolar e pôr em prática os conhecimentos adquiridos na Unidade Curricular. Para conhecer mais sobre este tema li obras sobre o assunto, sendo que algumas dessas obras apresentavam visões diferentes sobre o método e a sua aplicação a outras Ciências Sociais, permitindo-me dessa forma ter uma visão mais ampla sobre o método e as suas vantagens e verificar que este pode ser aplicado a mais que uma Ciência. Pude constatar também que o Método Quadripolar tem várias vantagens na sua aplicação e, sem dúvida, que apesar das Ciências da Educação ter sido a pioneira na utilização deste método, o curso de Ciência da Informação também o utiliza de forma muito positiva, sendo isso visível nos bons resultados obtidos com a utilização deste.

13 Referências Bibliográficas BRUYNE, Paul [et. al.] Dinâmica da Pesquisa em Ciências Sociais: Os pólos da prática metodológica; trad. Ruth Joffily. Botafogo: Livraria Francisco Alves Editora S.A., DEPARTAMENTO DE CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, CENTRO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS E ECONÓMICAS, UFES - UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO, BRASIL; SECÇÃO AUTÓNOMA DE JORNALISMO E CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO, FLUP - FACULDADES DE LETRAS DA UNIVERSIDADE DO PORTO, PORTUGAL. DELTCI. [Em Linha]. [Consult. 27 de Dez. 2013] Disponível em WWW:<URL: FREIRE, Gustavo Henrique Ciência da Informação: temática, histórias e fundamentos. MARTINS, Gilberto Andrade; THEOPHILO, Carlos Renato Metodologia de Investigação Científica para Ciências Sociais Aplicadas. São Paulo: Ed. Atlas S.A., RIBEIRO, Leila Beatriz A Construção Metodológica de um Objecto de Pesquisa na Ciência da Informação O Conceito de Sistema. SILVA, Armando Malheiro A Gestão da Informação Abordada no Campo da Ciência da Informação. SILVA, Armando Malheiro A Gestão da Informação Arquivística e Suas Repercussões na Produção do Conhecimento Científico. SILVA, Armando Malheiro; RIBEIRO, Fernanda - Das Ciências Documentais à Ciência da Informação. Santa Maria da Feira: Ed. Afrontamento, 2002.

14 Verbete Fluxo de Informação Sabemos que a Ciência da Informação é uma disciplina que estuda as propriedades e a forma como se comporta a Informação, as forças que gerem o fluxo de informação e os modos de processamento da Informação para o seu melhoramento tanto no seu acesso como no seu uso. Até se chegar a esta definição final, a definição da Ciência da Informação foi sofrendo alterações desde o seu surgimento nas conferências do Georgia Institute of Thecnology (EUA) e mais tarde recuperada e aprimorada por Harold Borko. Só em 2002 esta definição é aplicada no curso de Ciência da Informação da Faculdade de Letras da Universidade do Porto como uma disciplina trans e interdisciplinar. O Fluxo de Informação é toda a informação que é transmitida entre duas ou mais variáveis (como por exemplo pessoas), é feita de uma forma intensa, activa, de forma contínua e em grande quantidade. Ao fluxo está associada a quantidade e a qualidade de Informação, isto porque com o passar dos tempos há um aumento da Informação e por vezes este excesso de quantidade não é sinónimo de qualidade. Um exemplo deste fluxo é a Informação disponível na Internet, uma vez que qualquer pessoa pode publicar algo sem controlo originando por vezes a existência de Informação errada. Para que haja Informação de qualidade é necessário haver uma Avaliação do Fluxo de Informação.

Ciclo de Seminários para Docentes. 1.º Seminário: «Como orientar um Trabalho de Fim de Curso»

Ciclo de Seminários para Docentes. 1.º Seminário: «Como orientar um Trabalho de Fim de Curso» República de Angola Instituto Superior de Ciências da Educação (ISCED) de Luanda Departamento de Ciências da Educação Workshop sobre Trabalho Científico do Departamento de Ciências da Educação do ISCED

Leia mais

4. Tipos de Pesquisas

4. Tipos de Pesquisas Técnicas de Pesquisa RAD 5004 4. s Quanto à utilização dos resultados Quanto à natureza do método Quanto aos fins Pesquisa Pura Pesquisa Aplicada Qualitativa Quantitativa Exploratória; Descritiva; Explicativa;

Leia mais

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA. Programa da Unidade Curricular ANÁLISE DE DADOS QUANTITATIVOS E QUALITATIVOS Ano Lectivo 2017/2018

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA. Programa da Unidade Curricular ANÁLISE DE DADOS QUANTITATIVOS E QUALITATIVOS Ano Lectivo 2017/2018 Programa da Unidade Curricular ANÁLISE DE DADOS QUANTITATIVOS E QUALITATIVOS Ano Lectivo 2017/2018 1. Unidade Orgânica Ciências da Economia e da Empresa (2º Ciclo) 2. Curso Mestrado em Gestão de Recursos

Leia mais

Metodologias de Investigação

Metodologias de Investigação Metodologias de Investigação Projecto de Investigação e Intervenção Educativa Autor: Mestre Maria dos Anjos Cohen ISCE Odivelas Temáticas 1.Esclarecimento de Conceitos 1. Conhecimento 2. Método 3. Técnica

Leia mais

I CONSIDERAÇÕES SOBRE CIÊNCIA E PESQUISA CIENTÍFICA,

I CONSIDERAÇÕES SOBRE CIÊNCIA E PESQUISA CIENTÍFICA, SUMÁRIO Prefácio, xv Parte I CONSIDERAÇÕES SOBRE CIÊNCIA E PESQUISA CIENTÍFICA, 1 1 PROCESSO DE PESQUISA, 3 1.1 O processo de pesquisa: características e exigências, 4 1.2 Para que pesquisar?, 5 1.2.1

Leia mais

INVESTIGAÇÃO EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO: temas e problemas de pesquisa recente

INVESTIGAÇÃO EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO: temas e problemas de pesquisa recente INVESTIGAÇÃO EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO: temas e problemas de pesquisa recente Armando Malheiro Fernanda Ribeiro Faculdade de Letras da Universidade do Porto / CETAC.MEDIA Encontro Ciências da Informação

Leia mais

Mobilidade na FEUP. Deslocamento vertical na FEUP. Bruno Miguel Paiva de Azevedo. Cheila Carina Carvalho Pacheco. Fernando Carlos Carvalheira Carneiro

Mobilidade na FEUP. Deslocamento vertical na FEUP. Bruno Miguel Paiva de Azevedo. Cheila Carina Carvalho Pacheco. Fernando Carlos Carvalheira Carneiro Mobilidade na FEUP Deslocamento vertical na FEUP Bruno Miguel Paiva de Azevedo Cheila Carina Carvalho Pacheco Fernando Carlos Carvalheira Carneiro Francisco Castro Neves Mesquita Alves José Rafael Fernandes

Leia mais

Introdução. A disciplina de Técnicas Laboratoriais de Física

Introdução. A disciplina de Técnicas Laboratoriais de Física A disciplina de Técnicas Laboratoriais de Física Objectivos formativos 8 Programa 8 Bibliografia 8 Outros elementos de estudo facultados 8 Modo de funcionamento 9 Avaliação 11 A importância da formação

Leia mais

PLANO DE TRABALHO: DISCIPLINA DE METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA

PLANO DE TRABALHO: DISCIPLINA DE METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA PLANO DE TRABALHO: DISCIPLINA DE METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA PROFESSOR: Alexei Manso Correa Machado 1. EMENTA O problema científico, a hipótese e a investigação científica. Características, objetivos

Leia mais

PLANO DE TRABALHO: DISCIPLINA DE METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA

PLANO DE TRABALHO: DISCIPLINA DE METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA PLANO DE TRABALHO: DISCIPLINA DE METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA PROFESSOR: Alexei Manso Correa Machado 1. EMENTA: O problema científico, a hipótese e a investigação científica. Características, objetivos

Leia mais

O trabalho de projecto e a relação dos alunos com a Matemática

O trabalho de projecto e a relação dos alunos com a Matemática O trabalho de projecto e a relação dos alunos com a Matemática A experiência do Projecto MAT 789 Paulo Abrantes 1994 Mestrado em Educação - Didáctica da Matemática - 2005/2007 Desenvolvimento Curricular

Leia mais

PLANO DE TRABALHO: DISCIPLINA DE METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA

PLANO DE TRABALHO: DISCIPLINA DE METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA PLANO DE TRABALHO: DISCIPLINA DE METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA PROFESSOR: Alexei Manso Correa Machado 1. EMENTA: A disciplina tem como objetivo apresentar aos alunos os fundamentos da construção do

Leia mais

PROJETOS DE PESQUISA E CLASSIFICAÇÃO DOS TIPOS DE PESQUISAS

PROJETOS DE PESQUISA E CLASSIFICAÇÃO DOS TIPOS DE PESQUISAS METODOLOGIA CIENTÍFICA PROJETOS DE PESQUISA E CLASSIFICAÇÃO DOS TIPOS DE PESQUISAS 1 PROJETO DE PESQUISA CONCEITO PRODUTO MATERIAL DA ETAPA QUE ANTECEDE A PESQUISA PROPRIAMENTE DITA. ESTABELECE OS TERMOS

Leia mais

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA. Programa da Unidade Curricular Métodos e Técnicas de Investigação Social Ano Lectivo 2011/2012

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA. Programa da Unidade Curricular Métodos e Técnicas de Investigação Social Ano Lectivo 2011/2012 Programa da Unidade Curricular Métodos e Técnicas de Investigação Social Ano Lectivo 2011/2012 1. Unidade Orgânica Serviço Social (1º Ciclo) 2. Curso Serviço Social 3. Ciclo de Estudos 1º 4. Unidade Curricular

Leia mais

CAPÍTULO I. 1. INTRODUÇÃO 1.1. contextualização geral da investigação identificação do problema hipóteses de investigação

CAPÍTULO I. 1. INTRODUÇÃO 1.1. contextualização geral da investigação identificação do problema hipóteses de investigação CAPÍTULO I 1. INTRODUÇÃO 1.1. contextualização geral da investigação 1.2. identificação do problema 1.3. hipóteses de investigação 1.4. limitações do estudo 1.5. plano geral da dissertação 1 1 INTRODUÇÃO

Leia mais

Tipos de Pesquisas. Tipos de Pesquisa. Tipos de Pesquisa. Tipos de Pesquisa. RAD 5004: Técnicas de Pesquisa 28/9/2016. Apresentações dos seminários

Tipos de Pesquisas. Tipos de Pesquisa. Tipos de Pesquisa. Tipos de Pesquisa. RAD 5004: Técnicas de Pesquisa 28/9/2016. Apresentações dos seminários AULA 3 28/09/16 Apresentações dos seminários Os projetos deverão ser encaminhados em pdf para o Stoa e em doc por e-mail para mim: jgiraldi@usp.br ) Data Alunos Data para postagem do projeto RAD 5004:

Leia mais

Resíduos de Construção e. Demolição. Acrescentar Valores.

Resíduos de Construção e. Demolição. Acrescentar Valores. Resíduos de Construção e Objectivos Demolição. Acrescentar Valores. O projecto e a Gestão de Resíduos na Construção Um passado problemático - Com a urbanização portuguesa, da década de 1950 até 2010, em

Leia mais

XVIII ENDIPE Didática e Prática de Ensino no contexto político contemporâneo: cenas da Educação Brasileira

XVIII ENDIPE Didática e Prática de Ensino no contexto político contemporâneo: cenas da Educação Brasileira O PLANO NACIONAL DE FORMAÇÃO DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA PARFOR NA FORMAÇÃO DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL E ANOS INICIAIS NO ESTADO DO PARANÁ Maria Josélia Zanlorenzi - UNESP Yoshie Ussami

Leia mais

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA. Programa da Unidade Curricular METODOLOGIA DA INVESTIGAÇÃO E TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO Ano Lectivo 2013/2014

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA. Programa da Unidade Curricular METODOLOGIA DA INVESTIGAÇÃO E TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO Ano Lectivo 2013/2014 1. Unidade Orgânica Direito (1º Ciclo) UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA Programa da Unidade Curricular METODOLOGIA DA INVESTIGAÇÃO E TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO Ano Lectivo 2013/2014 2. Curso Direito 3. Ciclo

Leia mais

Elementos fundamentais na construção da monografia

Elementos fundamentais na construção da monografia Elementos fundamentais na construção da monografia Fases do projeto de pesquisa Definição do assunto/tema Problematização/delimitação Cronograma Justificativa Objetivos (geral e específicos) Revisão de

Leia mais

Investigação em Educação

Investigação em Educação Centro de Competência de Ciências Sociais Departamento de Ciências da Educação Mestrado em Ensino Investigação em Educação Número de horas presenciais: 30 ECTS: 7,5 Docente: Profª. Doutora Alice Mendonça

Leia mais

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA. Programa da Unidade Curricular INVESTIGAÇÃO EM GERONTOLOGIA SOCIAL - SEMINÁRIO DE DISSERTAÇÃO. Ano Lectivo 2012/2013

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA. Programa da Unidade Curricular INVESTIGAÇÃO EM GERONTOLOGIA SOCIAL - SEMINÁRIO DE DISSERTAÇÃO. Ano Lectivo 2012/2013 1. Unidade Orgânica Programa da Unidade Curricular INVESTIGAÇÃO EM GERONTOLOGIA SOCIAL - SEMINÁRIO DE DISSERTAÇÃO Serviço Social (2º Ciclo) Ano Lectivo 2012/2013 2. Curso Mestrado em Gerontologia Social

Leia mais

Estudos Mistos Estudos de Avaliação

Estudos Mistos Estudos de Avaliação Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa Departamento de Educação Mestrado em Educação Áreas de Especialização: Didáctica da Matemática Didáctica das Ciências Estudos Mistos Estudos de Avaliação

Leia mais

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA. Programa da Unidade Curricular MÉTODOS E TÉCNICAS DE INVESTIGAÇÃO SOCIAL Ano Lectivo 2017/2018

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA. Programa da Unidade Curricular MÉTODOS E TÉCNICAS DE INVESTIGAÇÃO SOCIAL Ano Lectivo 2017/2018 Programa da Unidade Curricular MÉTODOS E TÉCNICAS DE INVESTIGAÇÃO SOCIAL Ano Lectivo 2017/2018 1. Unidade Orgânica Serviço Social (1º Ciclo) 2. Curso Serviço Social 3. Ciclo de Estudos 1º 4. Unidade Curricular

Leia mais

ÍNDICE GERAL. Página INTRODUÇÃO 14 CAPÍTULO I TERCEIRA IDADE: UMA CONSTRUÇÃO SOCIAL Problematização do conceito de terceira idade 24

ÍNDICE GERAL. Página INTRODUÇÃO 14 CAPÍTULO I TERCEIRA IDADE: UMA CONSTRUÇÃO SOCIAL Problematização do conceito de terceira idade 24 ÍNDICE GERAL Página INTRODUÇÃO 14 CAPÍTULO I TERCEIRA IDADE: UMA CONSTRUÇÃO SOCIAL 23 1. Problematização do conceito de terceira idade 24 2. Transformações objectivas conducentes à construção social da

Leia mais

Pesquisa na Educação. Professor: Jiyan Yari IFMS Campus Campo Grande - MS

Pesquisa na Educação. Professor: Jiyan Yari IFMS Campus Campo Grande - MS Pesquisa na Educação Professor: Jiyan Yari IFMS Campus Campo Grande - MS O que é pesquisa? - Construção de um conhecimento novo; - Construção de novas técnicas; - Criação ou exploração de novas realidades.

Leia mais

ESTILOS DE INVESTIGAÇÃO: ESTUDOS QUASI-EXPERIMENTAIS. José Abílio Gonçalves Maria Teresa Nunes Mestrado em Educação Didáctica das Ciências.

ESTILOS DE INVESTIGAÇÃO: ESTUDOS QUASI-EXPERIMENTAIS. José Abílio Gonçalves Maria Teresa Nunes Mestrado em Educação Didáctica das Ciências. 1 ESTILOS DE INVESTIGAÇÃO: ESTUDOS QUASI-EXPERIMENTAIS José Abílio Gonçalves Maria Teresa Nunes Mestrado em Educação Didáctica das Ciências Introdução A característica essencial da investigação experimental

Leia mais

O PROCESSO DE ORIENTAÇÃO DE UMA MONOGRAFIA GUIA PARA OS ORIENTADORES DE TCC DO CIS

O PROCESSO DE ORIENTAÇÃO DE UMA MONOGRAFIA GUIA PARA OS ORIENTADORES DE TCC DO CIS O PROCESSO DE ORIENTAÇÃO DE UMA MONOGRAFIA GUIA PARA OS ORIENTADORES DE TCC DO CIS CIS, Maio de 2014 1 A IMPORTÂNCIA DO ANTE-PROJECTO DE PESQUISA O ante-projecto de pesquisa é a fase inicial de uma investigação.

Leia mais

DELINEAMENTOS DE PESQUISAS PARA O CAP. II DE TG. Quanto aos objetivos: Exploratórias / Descritivas / Explicativas

DELINEAMENTOS DE PESQUISAS PARA O CAP. II DE TG. Quanto aos objetivos: Exploratórias / Descritivas / Explicativas 1 MÉTODOS DA PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO E METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICO- TECNOLÓGICA DELINEAMENTOS DE PESQUISAS PARA O CAP. II DE TG Quanto aos objetivos: Exploratórias / Descritivas / Explicativas

Leia mais

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA. Programa da Unidade Curricular Métodos e Técnicas de Investigação Social Ano Lectivo 2013/2014

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA. Programa da Unidade Curricular Métodos e Técnicas de Investigação Social Ano Lectivo 2013/2014 Programa da Unidade Curricular Métodos e Técnicas de Investigação Social Ano Lectivo 2013/2014 1. Unidade Orgânica Serviço Social (1º Ciclo) 2. Curso Serviço Social 3. Ciclo de Estudos 1º 4. Unidade Curricular

Leia mais

Plano de Estudos. Escola: Instituto de Investigação e Formação Avançada Grau: Programa de Doutoramento Curso: Ciências da Educação (cód.

Plano de Estudos. Escola: Instituto de Investigação e Formação Avançada Grau: Programa de Doutoramento Curso: Ciências da Educação (cód. Plano de Estudos Escola: Instituto de Investigação e Formação Avançada Grau: Programa de Doutoramento Curso: Ciências da (cód. 681) 1. o Ano - 1. o Semestre Seminário de Acompanhamento do Projeto de Ciências

Leia mais

GUIA PARA ELABORAÇÃO DE PROJETO DE MONOGRAFIA SUMÁRIO

GUIA PARA ELABORAÇÃO DE PROJETO DE MONOGRAFIA SUMÁRIO GUIA PARA ELABORAÇÃO DE PROJETO DE MONOGRAFIA SUMÁRIO 1. INTODUÇÃO...01 1. 1. Importância do Projeto...01 1.2. Modelo de Projeto de Pesquisa...03. 2. O TEMA...04 2.1. Delimitação do Tema...04 3 JUSTIFICATIVA...

Leia mais

Índice Geral. Parte I. O papel do Jornalismo e dos jornalistas nas democracias em mudança

Índice Geral. Parte I. O papel do Jornalismo e dos jornalistas nas democracias em mudança Índice Geral Formação em jornalismo: o essencial e o acessório 9 Manuel Pinto Introdução: Jornalismo, Sociedade e Mudança 0.1 A importância de estudar o Jornalismo e a formação dos jornalistas 14 0.2 Interrogações

Leia mais

Carla Tavares Dulce Martins Mestrado em Educação Formação Pessoal e Social. Metodologia da Investigação 2004/ DEFCUL

Carla Tavares Dulce Martins Mestrado em Educação Formação Pessoal e Social. Metodologia da Investigação 2004/ DEFCUL Carla Tavares Dulce Martins Mestrado em Educação Formação Pessoal e Social Metodologia da Investigação 2004/2005 - DEFCUL 1º- Definição de Observação e de Observador 2º - Observar, para quê? 3º - Observação

Leia mais

CLASSIFICAÇÃO DA PESQUISA CIENTÍFICA. Prof. Renato Fernandes Universidade Regional do Cariri URCA Curso de Tecnologia da Construção Civil

CLASSIFICAÇÃO DA PESQUISA CIENTÍFICA. Prof. Renato Fernandes Universidade Regional do Cariri URCA Curso de Tecnologia da Construção Civil CLASSIFICAÇÃO DA PESQUISA CIENTÍFICA Prof. Renato Fernandes Universidade Regional do Cariri URCA Curso de Tecnologia da Construção Civil Classificação com base em seus objetivos Pesquisas exploratórias

Leia mais

Unidade: Pesquisa Operacional e a Tomada de

Unidade: Pesquisa Operacional e a Tomada de Unidade: Pesquisa Operacional e a Tomada de Unidade I: Decisão 0 Unidade: Pesquisa Operacional e a Tomada de Decisão Pesquisa Operacional é um ramo da ciência administrativa que fornece instrumentos para

Leia mais

Desenvolvimento de competências em leitura funcional

Desenvolvimento de competências em leitura funcional Balula 2010 Desenvolvimento de competências em leitura funcional João Paulo Balula jpbalula@esev.ipv.pt Paulo Martins Plano Introdução Objectivos Percurso didáctico Materiais/Instrumentos Tratamento dos

Leia mais

GUIA DE FUNCIONAMENTO DA UNIDADE CURRICULAR

GUIA DE FUNCIONAMENTO DA UNIDADE CURRICULAR Curso Educação Básica Ano letivo 2015/2016 Unidade Curricular Metodologia da Investigação Educacional ECTS 3 Regime Obrigatório Ano 1º Semestre 2º sem. Horas de trabalho globais Docente José Filipe Nunes

Leia mais

Módulo A Aspectos gerais de Metodologia de Investigação

Módulo A Aspectos gerais de Metodologia de Investigação Métodos e Técnicas de Investigação (MTI) UC Obrigatória, 1º semestre Prof. Doutor José António Pereirinha (pereirin@iseg.utl.pt) Profª Doutora Ilona Kovacs (ilona@iseg.utl.pt) Prof. Doutor Carlos Farinha

Leia mais

O Método. O Método. Método. Método Científico. As Etapas do Método Científico e a Pesquisa Científica 31/03/2012. Instrumento de trabalho

O Método. O Método. Método. Método Científico. As Etapas do Método Científico e a Pesquisa Científica 31/03/2012. Instrumento de trabalho Universidade Federal da Paraíba Centro de Ciências Exatas e da Natureza Departamento de Química As Etapas do Método Científico e a Pesquisa Científica Curso: Licenciatura em Química Professora: Liliana

Leia mais

Uma iniciativa para a promoção da literacia científica na disciplina de Ciências Físico-Químicas do 3.º ciclo do ensino básico

Uma iniciativa para a promoção da literacia científica na disciplina de Ciências Físico-Químicas do 3.º ciclo do ensino básico Uma iniciativa para a promoção da literacia científica na disciplina de Ciências Físico-Químicas do 3.º ciclo do ensino básico José Mendes Escola Básica Sebastião da Gama - Estremoz, Portugal ja.mendes@sapo.pt

Leia mais

EPSJV/ FIOCRUZ Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio Pós-graduação em Educação Profissional em Saúde

EPSJV/ FIOCRUZ Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio Pós-graduação em Educação Profissional em Saúde C U R S O D E M E S T R A D O P R O F I S S I O N A L E M E D U C A Ç Ã O P R O F I S S I O N A L E M S A Ú D E Disciplina: Metodologia da Produção de Textos Acadêmicos Professores: Sergio Oliveira Neise

Leia mais

Licenciatura Ciência da Informação Unidade Curricular de Metodologia da Investigação

Licenciatura Ciência da Informação Unidade Curricular de Metodologia da Investigação Licenciatura Ciência da Informação Unidade Curricular de Metodologia da Investigação Junho 2013 Autores Francisco Azevedo Stigliano João Manuel Freixo Rodrigues Leite Tiago Jorge Marinho da Silva 2 Resumo

Leia mais

Recursos de Informação

Recursos de Informação ARMANDO MALHEIRO DA SILVA FERNANDA RIBEIRO Recursos de Informação Serviços e Utilizadores 2008 Introdução Ao sermos confrontados com a ideia de elaborar um manual teórico sobre recursos e serviços de informação,

Leia mais

Metodologia de Dissertação II. Renata Lèbre La Rovere IE/UFRJ

Metodologia de Dissertação II. Renata Lèbre La Rovere IE/UFRJ Metodologia de Dissertação II Renata Lèbre La Rovere IE/UFRJ Recapitulando- bibliografia das aulas anteriores CRESWELL, J.W. Projeto de Pesquisa: métodos qualitativo, quantitativo e misto. Porto Alegre:

Leia mais

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA. Programa da Unidade Curricular MÉTODOS PSICOLÓGICOS Ano Lectivo 2010/2011

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA. Programa da Unidade Curricular MÉTODOS PSICOLÓGICOS Ano Lectivo 2010/2011 Programa da Unidade Curricular MÉTODOS PSICOLÓGICOS Ano Lectivo 2010/2011 1. Unidade Orgânica Ciências Humanas e Sociais (1º Ciclo) 2. Curso Psicologia 3. Ciclo de Estudos 1º 4. Unidade Curricular MÉTODOS

Leia mais

Que instrumentos utilizar na observação? (continuação)

Que instrumentos utilizar na observação? (continuação) Que instrumentos utilizar na observação? (continuação) In: Pensar avaliação, melhorar a aprendizagem /IIE Lisboa: IIE, 1994 REGISTOS DE INCIDENTES CRÍTICOS Os registos de incidentes críticos consistem

Leia mais

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA. Programa da Unidade Curricular METODOLOGIAS DE INVESTIGAÇÃO AVANÇADA EM SERVIÇO SOCIAL Ano Lectivo 2011/2012

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA. Programa da Unidade Curricular METODOLOGIAS DE INVESTIGAÇÃO AVANÇADA EM SERVIÇO SOCIAL Ano Lectivo 2011/2012 Programa da Unidade Curricular METODOLOGIAS DE INVESTIGAÇÃO AVANÇADA EM SERVIÇO SOCIAL Ano Lectivo 2011/2012 1. Unidade Orgânica Serviço Social (2º Ciclo) 2. Curso Mestrado em Serviço Social 3. Ciclo de

Leia mais

Agradecimentos. Ao meu orientador, Prof. Doutor José António Espírito Santo, pela confiança que depositou no meu trabalho. e nas minhas capacidades,

Agradecimentos. Ao meu orientador, Prof. Doutor José António Espírito Santo, pela confiança que depositou no meu trabalho. e nas minhas capacidades, Agradecimentos Ao meu orientador, Prof. Doutor José António Espírito Santo, pela confiança que depositou no meu trabalho e nas minhas capacidades, pelo apoio incansável nos momentos mais aflitivos, pelas

Leia mais

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA. Programa da Unidade Curricular OBSERVATÓRIO DA REALIDADE SOCIAL Ano Lectivo 2018/2019

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA. Programa da Unidade Curricular OBSERVATÓRIO DA REALIDADE SOCIAL Ano Lectivo 2018/2019 Programa da Unidade Curricular OBSERVATÓRIO DA REALIDADE SOCIAL Ano Lectivo 2018/2019 1. Unidade Orgânica Instituto Superior de Serviço Social (1º Ciclo) 2. Curso Serviço Social 3. Ciclo de Estudos 1º

Leia mais

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA. Programa da Unidade Curricular METODOLOGIA DA INVESTIGAÇÃO E TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO. Ano Lectivo 2013/2014

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA. Programa da Unidade Curricular METODOLOGIA DA INVESTIGAÇÃO E TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO. Ano Lectivo 2013/2014 1. Unidade Orgânica Programa da Unidade Curricular METODOLOGIA DA INVESTIGAÇÃO E TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO Ciências Humanas e Sociais (1º Ciclo) Ano Lectivo 2013/2014 2. Curso Políticas de Segurança 3.

Leia mais

INTEGRANDO A INVESTIGAÇÃO NA CONSTRUÇÃO DE UM PROJETO DE TESE EM PSICOLOGIA

INTEGRANDO A INVESTIGAÇÃO NA CONSTRUÇÃO DE UM PROJETO DE TESE EM PSICOLOGIA INTEGRANDO A INVESTIGAÇÃO NA CONSTRUÇÃO DE UM PROJETO DE TESE EM PSICOLOGIA MARGARIDA E SÁ DE DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA SOCIAL E DAS ORGANIZAÇÕES / CIS-IUL TIPO E CONTEXTOS DE APLICAÇÃO CURSO PSICOLOGIA

Leia mais

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA. Programa da Unidade Curricular TRABALHO FINAL DE CURSO Ano Lectivo 2013/2014

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA. Programa da Unidade Curricular TRABALHO FINAL DE CURSO Ano Lectivo 2013/2014 Programa da Unidade Curricular TRABALHO FINAL DE CURSO Ano Lectivo 2013/2014 1. Unidade Orgânica Ciências da Economia e da Empresa (1º Ciclo) 2. Curso Turismo 3. Ciclo de Estudos 1º 4. Unidade Curricular

Leia mais

DESIGNAÇÃO DA ACÇÃO DE FORMAÇÃO A Aprendizagem da Matemática através da Resolução de Problemas Acção 28 / 2009

DESIGNAÇÃO DA ACÇÃO DE FORMAÇÃO A Aprendizagem da Matemática através da Resolução de Problemas Acção 28 / 2009 1 DESIGNAÇÃO DA ACÇÃO DE FORMAÇÃO A Aprendizagem da Matemática através da Resolução de Problemas Acção 28 / 2009 N.º Acreditação: CCPFC/ACC-53051/08 Modalidade: Oficina de Formação Total de horas conjuntas:

Leia mais

GUIÃO - PROJETO DE INVESTIGAÇÃO SETEMBRO DE 2018 DEZEMBRO DE 2019 Marketing e Publicidade CIIIC ISCET

GUIÃO - PROJETO DE INVESTIGAÇÃO SETEMBRO DE 2018 DEZEMBRO DE 2019 Marketing e Publicidade CIIIC ISCET Docente e investigadora responsável: Ana Catarina Martins Correia Soares E-mail: asoares@iscet.pt Centro de Investigação: CIIIC GUIÃO - PROJETO DE INVESTIGAÇÃO SETEMBRO DE 2018 DEZEMBRO DE 2019 Marketing

Leia mais

SIMULAÇÃO DO MOVIMENTO DE UM PÁRA-QUEDISTA

SIMULAÇÃO DO MOVIMENTO DE UM PÁRA-QUEDISTA Centro de Formação Entre Homem e Cávado Amares e Terras de Bouro Oficina de Formação: Trabalho Prático na Perspectiva dos Novos Programas de Física e Química, Matemática e Biologia. Uma Abordagem à Experimentação

Leia mais

CLÍNICAS FORENSES PRÁTICAS PROCESSUAIS ADMINISTRATIVAS

CLÍNICAS FORENSES PRÁTICAS PROCESSUAIS ADMINISTRATIVAS CLÍNICAS FORENSES PRÁTICAS PROCESSUAIS ADMINISTRATIVAS MARÇO 2006. ÍNDICE 1. Boas Vindas. 3 2. Horário e Funcionamento.. 4 3. Metodologia das Sessões....... 5 4. Programa...... 6 5. Calendarização das

Leia mais

Sinopse das Unidades Curriculares. Mestrado em Marketing e Comunicação. 1.º Ano / 1.º Semestre

Sinopse das Unidades Curriculares. Mestrado em Marketing e Comunicação. 1.º Ano / 1.º Semestre Sinopse das Unidades Curriculares Mestrado em Marketing e Comunicação 1.º Ano / 1.º Semestre Marketing Estrate gico Compreender o conceito de marketing e as diferentes orientações das organizações para

Leia mais

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA. Programa da Unidade Curricular METODOLOGIA DE INVESTIGAÇÃO Ano Lectivo 2010/2011

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA. Programa da Unidade Curricular METODOLOGIA DE INVESTIGAÇÃO Ano Lectivo 2010/2011 Programa da Unidade Curricular METODOLOGIA DE INVESTIGAÇÃO Ano Lectivo 2010/2011 1. Unidade Orgânica Ciências Humanas e Sociais (1º Ciclo) 2. Curso Comunicação e Multimédia 3. Ciclo de Estudos 1º 4. Unidade

Leia mais

PROGRAMA DE TEORIA DA EDUCAÇÃO E DESENVOLVIMENTO CURRICULAR 11ª Classe

PROGRAMA DE TEORIA DA EDUCAÇÃO E DESENVOLVIMENTO CURRICULAR 11ª Classe E2 PROGRAMA DE TEORIA DA EDUCAÇÃO E DESENVOLVIMENTO CURRICULAR 11ª Classe Formação de Professores do 1º Ciclo do Ensino Secundário Ficha Técnica Título Programa de Teoria da Educação e Desenvolvimento

Leia mais

ORGANIZAÇÃO E TRATAMENTO DE DADOS

ORGANIZAÇÃO E TRATAMENTO DE DADOS ORGANIZAÇÃO E TRATAMENTO DE DADOS Principles and Standards for School Mathematics (2000) Este documento reforça a ênfase dada no anterior documento, da importância e da adequabilidade, às crianças mais

Leia mais

PROJECTOS DE INVESTIGAÇÃO CIENTÍFICA E DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO RELATÓRIO DE PROGRESSO

PROJECTOS DE INVESTIGAÇÃO CIENTÍFICA E DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO RELATÓRIO DE PROGRESSO PROJECTOS DE INVESTIGAÇÃO CIENTÍFICA E DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO RELATÓRIO DE PROGRESSO Relatório de Execução Material Relatório de Execução Financeira REFERÊNCIA DO PROJECTO Nº PTDC/CED/68813/2006 RELATÓRIO

Leia mais

Título: Contributos para uma metodologia de design sustentável aplicada à indústria do mobiliário: o caso português

Título: Contributos para uma metodologia de design sustentável aplicada à indústria do mobiliário: o caso português Tema: Métodos de design sustentável Título: Contributos para uma metodologia de design sustentável aplicada à indústria do mobiliário: o caso português Candidato: José Manuel Andrade Nunes Vicente Orientador:

Leia mais

D23. PROGRAMA DE TEORIA DA EDUCAÇÃO E DESENVOLVIMENTO CURRICULAR 11ª Classe. Formação de Professores para o Pré-Escolar e para o Ensino Primário

D23. PROGRAMA DE TEORIA DA EDUCAÇÃO E DESENVOLVIMENTO CURRICULAR 11ª Classe. Formação de Professores para o Pré-Escolar e para o Ensino Primário D23 PROGRAMA DE TEORIA DA EDUCAÇÃO E DESENVOLVIMENTO CURRICULAR 11ª Classe Formação de Professores para o Pré-Escolar e para o Ensino Primário Opção: Ensino Primário Ficha Técnica Título Programa de Teoria

Leia mais

CRITÉRIOS ESPECÍFICOS DA DISCIPLINA DE Física e Química, 10º/11º/12º ANO

CRITÉRIOS ESPECÍFICOS DA DISCIPLINA DE Física e Química, 10º/11º/12º ANO COGNITIVO E PROCEDIMENTAL CRITÉRIOS ESPECÍFICOS DE AVALIAÇÃO Física e Química QUADRO I CRITÉRIOS ESPECÍFICOS DOMÍNIOS DE APRENDIZAGEM CRITÉRIOS ESPECÍFICOS DA DE Física e Química, 10º/11º/12º ANO OBJETO

Leia mais

4.2 Descrição do Método

4.2 Descrição do Método 4.2 Descrição do Método Esta investigação teve como alicerces, em termos de planeamento, (Carmo e Ferreira, 1998): A- A formulação de uma hipótese, que pela clarificação do objecto de estudo, orientou

Leia mais

O MOVIMENTO ESCOTEIRO E A ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA: POSSÍVEIS CONTRIBUIÇÕES E ALTERNATIVAS

O MOVIMENTO ESCOTEIRO E A ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA: POSSÍVEIS CONTRIBUIÇÕES E ALTERNATIVAS O MOVIMENTO ESCOTEIRO E A ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA: POSSÍVEIS CONTRIBUIÇÕES E ALTERNATIVAS Mariana De Marchi Aluna de mestrado no programa de Pós-Graduação Interunidades em Ensino de Ciências - USP Professora

Leia mais

Introdução Investigação em CS. Introdução a Investigação/ Comunicação Técnica e Científica

Introdução Investigação em CS. Introdução a Investigação/ Comunicação Técnica e Científica Introdução Investigação em CS Introdução a Investigação/ Comunicação Técnica e Científica O que é um Doutoramento? Todo conhecimento humano. O que é um Doutoramento? Aprendes algumas coisas na escola primária.

Leia mais

100 Limites. Orientadora do projecto : Professora Paula Correia. São Brás de Alportel. Trabalho apresentado junto do Concelho Executivo

100 Limites. Orientadora do projecto : Professora Paula Correia. São Brás de Alportel. Trabalho apresentado junto do Concelho Executivo 1 A Rádio R Escola 100 Limites Orientadora do projecto : Professora Paula Correia Trabalho apresentado junto do Concelho Executivo São Brás de Alportel 2 RESUMO Esta proposta de Modelo de Gestão e de Avaliação

Leia mais

DESENHO DE PESQUISA (3) Rita Espanha

DESENHO DE PESQUISA (3) Rita Espanha DESENHO DE PESQUISA (3) Rita Espanha Formulação da Problemática Umberto Eco sistematiza quatro regras básicas para a escolha do tema: 1. Que o tema corresponda aos interesses do candidato (que esteja relacionado

Leia mais

Metodologia Científica

Metodologia Científica Universidade Federal da Paraíba Centro de Ciências Exatas e da Natureza Departamento de Química Conteúdo Programático 1. Conhecimento, Ciência e Pesquisa: Definições e Características Metodologia Científica

Leia mais

Regulamento da Dissertação conducente à obtenção do grau de Mestre em Arquitectura do Mestrado Integrado em Arquitectura Consideração Prévia

Regulamento da Dissertação conducente à obtenção do grau de Mestre em Arquitectura do Mestrado Integrado em Arquitectura Consideração Prévia Regulamento da Dissertação conducente à obtenção do grau de Mestre em Arquitectura do Mestrado Integrado em Arquitectura Consideração Prévia A Dissertação para Conclusão do Mestrado Integrado em Arquitectura

Leia mais

Regulamento da Dissertação conducente à obtenção do grau de Mestre em Arquitectura do Mestrado Integrado em Arquitectura. Consideração Prévia

Regulamento da Dissertação conducente à obtenção do grau de Mestre em Arquitectura do Mestrado Integrado em Arquitectura. Consideração Prévia Regulamento da Dissertação conducente à obtenção do grau de Mestre em Arquitectura do Mestrado Integrado em Arquitectura Consideração Prévia A Dissertação para Conclusão do Mestrado Integrado em Arquitectura

Leia mais

Inovar o Ensino para Promover a Aprendizagem das Ciências no 1º Ciclo do EB

Inovar o Ensino para Promover a Aprendizagem das Ciências no 1º Ciclo do EB Inovar o Ensino para Promover a Aprendizagem das Ciências no 1º Ciclo do EB O ensino das Ciências nos primeiros anos Isabel P. Martins imartins@dte.ua.pt Departamento de Didáctica e Tecnologia Educativa

Leia mais

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA. Programa da Unidade Curricular Observatório da Realidade Social Ano Lectivo 2012/2013

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA. Programa da Unidade Curricular Observatório da Realidade Social Ano Lectivo 2012/2013 Programa da Unidade Curricular Observatório da Realidade Social Ano Lectivo 2012/2013 1. Unidade Orgânica Serviço Social (1º Ciclo) 2. Curso Serviço Social 3. Ciclo de Estudos 1º 4. Unidade Curricular

Leia mais

METODOLOGIA DE PESQUISA CIENTÍFICA. Prof. Renato Fernandes Universidade Regional do Cariri URCA Curso de Tecnologia da Construção Civil

METODOLOGIA DE PESQUISA CIENTÍFICA. Prof. Renato Fernandes Universidade Regional do Cariri URCA Curso de Tecnologia da Construção Civil METODOLOGIA DE PESQUISA CIENTÍFICA Prof. Renato Fernandes Universidade Regional do Cariri URCA Curso de Tecnologia da Construção Civil Planejamento da disciplina Ferramentas: apostilas, livros, vídeos

Leia mais

O que é um questionário?

O que é um questionário? CONSULTADORIA INFORMÁTICA, LDA. Concepção, Construção e Planificação de Questionários O que é um questionário? Instrumento de investigação que visa recolher informações: Baseando-se, geralmente, na inquisição

Leia mais

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA. Programa da Unidade Curricular Métodos e Técnicas de Investigação Social Ano Lectivo 2012/2013

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA. Programa da Unidade Curricular Métodos e Técnicas de Investigação Social Ano Lectivo 2012/2013 Programa da Unidade Curricular Métodos e Técnicas de Investigação Social Ano Lectivo 2012/2013 1. Unidade Orgânica Serviço Social (1º Ciclo) 2. Curso Serviço Social 3. Ciclo de Estudos 1º 4. Unidade Curricular

Leia mais

O Estudo Científico da Informação no contexto da Sociedade em Rede

O Estudo Científico da Informação no contexto da Sociedade em Rede Filipa Rente Ramalho O Estudo Científico da Informação no contexto da Sociedade em Rede Trabalho para a Disciplina de Teoria e Metodologia da Ciência da Informação Orientador: Professor Armando Malheiro

Leia mais

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA Programa da Unidade Curricular MÉTODOS DE INV. E INTERV. EM GESTÃO DE REC. HUMANOS E AN. ORGANIZAC. Ano Lectivo 2015/2016 1. Unidade Orgânica Ciências da Economia e da Empresa (2º Ciclo) 2. Curso Mestrado

Leia mais

INVESTIGAÇÃO EM EDUCAÇÃO. Bento, Maio 2009

INVESTIGAÇÃO EM EDUCAÇÃO. Bento, Maio 2009 INVESTIGAÇÃO EM EDUCAÇÃO REVISÃO DA LITERATURA Bento, Maio 2009 EVITAR 3 TIPOS DE ERROS GULA LIVRESCA ESTATÍSTICA OU DESPREZO PELA DISCIPLINA QUE NOS RECOMENDA A PRÉVIA CONCEPÇÃO DE HIPÓTESES E/OU DE QUESTÕES-BÚSSOLA

Leia mais

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA. Programa da Unidade Curricular METODOLOGIA DA INVESTIGAÇÃO E TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO Ano Lectivo 2014/2015

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA. Programa da Unidade Curricular METODOLOGIA DA INVESTIGAÇÃO E TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO Ano Lectivo 2014/2015 Programa da Unidade Curricular METODOLOGIA DA INVESTIGAÇÃO E TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO Ano Lectivo 2014/2015 1. Unidade Orgânica Direito (1º Ciclo) 2. Curso Direito 3. Ciclo de Estudos 1º 4. Unidade Curricular

Leia mais

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA. Programa da Unidade Curricular METODOLOGIA DA INVESTIGAÇÃO E TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO Ano Lectivo 2016/2017

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA. Programa da Unidade Curricular METODOLOGIA DA INVESTIGAÇÃO E TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO Ano Lectivo 2016/2017 Programa da Unidade Curricular METODOLOGIA DA INVESTIGAÇÃO E TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO Ano Lectivo 2016/2017 1. Unidade Orgânica Direito (1º Ciclo) 2. Curso Direito 3. Ciclo de Estudos 1º 4. Unidade Curricular

Leia mais

METODOLOGIA DA PESQUISA I. Marinês Steffanello

METODOLOGIA DA PESQUISA I. Marinês Steffanello METODOLOGIA DA PESQUISA I Marinês Steffanello - Fórum de Dúvidas - Livro Base - Leitura Complementar (quadro comparativo) - Modelo Tarefa Final * marines.stf@gmail.com Pra que estudar essa disciplina?

Leia mais

A gestão da oferta cultural nos museus:

A gestão da oferta cultural nos museus: A gestão da oferta cultural nos museus: o uso do digital na gestão integrada da informação Prova de Mestrado de Gestão de Informação Orientador Professor Doutor Luís Borges Gouveia Universidade de Aveiro

Leia mais

Investigação sobre o conhecimento e a formação de professores Síntese da discussão do grupo temático

Investigação sobre o conhecimento e a formação de professores Síntese da discussão do grupo temático Investigação sobre o conhecimento e a formação de professores Síntese da discussão do grupo temático Ana Maria Boavida Escola Superior de Educação de Setúbal Maria de Fátima Guimarães Escola Superior de

Leia mais

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS ESCOLA DE GESTÃO E NEGÓCIOS CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS NOME. TÍTULO: subtítulo (se houver)

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS ESCOLA DE GESTÃO E NEGÓCIOS CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS NOME. TÍTULO: subtítulo (se houver) PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS - PUC GOIÁS PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO ESCOLA DE GESTÃO E NEGÓCIOS CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS ESCOLA DE GESTÃO E NEGÓCIOS

Leia mais

Projecto de Apoio à Literacia. Introdução. Pesquisa e tratamento de informação

Projecto de Apoio à Literacia. Introdução. Pesquisa e tratamento de informação Projecto de Apoio à Literacia Pesquisa e tratamento de informação Se não sabemos para onde vamos, arriscamo-nos a nunca mais lá chegar. Provérbio Tuaregue Introdução A sociedade do século XXI exige que,

Leia mais

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA. Programa da Unidade Curricular POLÍTICA EXTERNA PORTUGUESA ACTUAL Ano Lectivo 2017/2018

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA. Programa da Unidade Curricular POLÍTICA EXTERNA PORTUGUESA ACTUAL Ano Lectivo 2017/2018 Programa da Unidade Curricular POLÍTICA EXTERNA PORTUGUESA ACTUAL Ano Lectivo 2017/2018 1. Unidade Orgânica Ciências Humanas e Sociais (1º Ciclo) 2. Curso Relações Internacionais 3. Ciclo de Estudos 1º

Leia mais

Processos Criativos nos Novos Média - os profissionais freelance das actividades criativas

Processos Criativos nos Novos Média - os profissionais freelance das actividades criativas Departamento de Sociologia Processos Criativos nos Novos Média - os profissionais freelance das actividades criativas João Paulo Guilherme Henriques Dissertação submetida como requisito parcial para obtenção

Leia mais

FORMA E CAMPO VISUAL. UMa 2ª PROPOSTA : ENSAIO TRIDIMENSIONAL. 2ª Proposta de trabalho. Ensaio formal 3D UC º S 1º ciclo 07-08

FORMA E CAMPO VISUAL. UMa 2ª PROPOSTA : ENSAIO TRIDIMENSIONAL. 2ª Proposta de trabalho. Ensaio formal 3D UC º S 1º ciclo 07-08 UMa FORMA E CAMPO VISUAL UC 7.5 2ª PROPOSTA : ENSAIO TRIDIMENSIONAL 2º S 1º ciclo 07-08 DOCENTES: ABEL RODRIGUES - DUARTE ENCARNAÇÃO abelrod@uma.pt dmfe@uma.pt www.uma.pt/dmfe 2ª Proposta de trabalho Ensaio

Leia mais

Uma nota prévia sobre a ciência e o que é conhecimento científico

Uma nota prévia sobre a ciência e o que é conhecimento científico Investigação: Objectivos e metodologias Uma nota prévia sobre a ciência e o que é conhecimento científico O que é Ciência? Uma teoria científica é uma tentativa de explicação racional do universo, num

Leia mais

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA. Programa da Unidade Curricular COMPLEMENTOS DE FISCALIDADE Ano Lectivo 2012/2013

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA. Programa da Unidade Curricular COMPLEMENTOS DE FISCALIDADE Ano Lectivo 2012/2013 Programa da Unidade Curricular COMPLEMENTOS DE FISCALIDADE Ano Lectivo 2012/2013 1. Unidade Orgânica Ciências da Economia e da Empresa (1º Ciclo) 2. Curso Contabilidade 3. Ciclo de Estudos 1º 4. Unidade

Leia mais

Pesquisa. Apresentação sobre:

Pesquisa. Apresentação sobre: Pesquisa Apresentação sobre: Introdução Conhecimento O ser humano tem evoluído práticas e técnicas que possibilitaram o desenvolvimento da sociedade. Este desenvolvimento fundamenta-se na acumulação de

Leia mais