PROPOSTAS E AÇÕES INCLUSIVAS: IMPASSES E AVANÇOS NO MERCADO DE TRABALHO

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "PROPOSTAS E AÇÕES INCLUSIVAS: IMPASSES E AVANÇOS NO MERCADO DE TRABALHO"

Transcrição

1 PROPOSTAS E AÇÕES INCLUSIVAS: IMPASSES E AVANÇOS NO MERCADO DE TRABALHO Romeu Kazumi Sassaki Seminário Convivendo com a Diferença para Fazer Diferente ASSOCIAÇÃO MINEIRA DE REABILITAÇÃO EXERCERE COMUNICAÇÃO DIRIGIDA Belo Horizonte/MG, 21 de agosto de 2014

2 CONTEXTO: BRASIL milhões de PcD (todos os tipos de deficiência e todas as faixas etárias).

3 CONTEXTO: BRASIL 2010 Dos 46 milhões de PcD, estão em idade de trabalhar (16 a 65 anos).

4 CONTEXTO: BRASIL 2010 Dos 18 milhões em idade de trabalhar: estão em situação de inatividade definitiva (por estarem muito fragilizadas por doenças degenerativas ou em aposentadoria por invalidez permanente ou por não desejarem trabalhar e outros motivos).

5 CONTEXTO: BRASIL PcD estão em condições de trabalhar (por terem escolaridade compatível e qualificação profissional requerida e estarem com a situação estabilizada em termos da deficiência em si.

6 CONTEXTO: BRASIL 2010 Dos 10 milhões de PcD: 2 milhões já estão no mercado formal de trabalho. Mas, 8 milhões continuam aguardando ser contratados.

7 CONTEXTO: BRASIL 2010 Dos 8 milhões de PcD desempregadas, 6 milhões poderiam obter emprego competitivo mediante processos tradicionais de treinamento e colocação laboral. Mas, 2 milhões só poderiam obter emprego competitivo mediante programas de emprego apoiado.

8 Abordagens de colocação laboral Tradicional: TREINE COLOQUE Do emprego apoiado: COLOQUE TREINE

9 CONTEXTO: BRASIL 2010 Dos 2 milhões de PcD que não poderiam ser contratadas por processos tradicionais, apenas pessoas em todo o Brasil estão hoje recebendo algum atendimento em cerca de 300 programas de emprego apoiado, cada um atendendo em média 10 pessoas.

10 Propostas e ações (de concepção pré-inclusivista) garantidas pela legislação federal pertinente a de pessoas com deficiência na área do trabalho e emprego, caminhando lentamente para objetivos inclusivistas.

11 LEGISLAÇÃO ASSUNTOS Lei 4.824, 5/11/65 Lei 5.798, 31/8/72 Lei 7.853, 1989 Recuperação de capacidade de trabalho Trabalhador readaptado Reserva de mercado de trabalho em órgãos públicos e entidades privadas Lei 8.213, 24/7/91 Lei de cotas (art. 93) Decreto 129, 22/5/91 Decreto 3.298, 1999 Lei 9.867, 10/11/99 DL 198, 2001 Decreto 3.956, 8/10/01 Lei , 2005 Convenção 159, da OIT Reabilitação profissional e acesso ao trabalho Cooperativas sociais Eliminação de todas as formas de discriminação Eliminação de todas as formas de discriminação Insere contratação de aprendiz na CLT

12 LEGISLAÇÃO ASSUNTOS Decreto 5.598, 1/12/05 DL 186, 9/7/08 Decreto 6.949, 25/8/09 Lei , 2011 Instr. Normativa 98, 15/8/12 Decreto 7.612, 2012 Lei , 2012 Contrato de aprendizes Ratifica a CDPD com valor de emenda constitucional. Artigo 27 Trabalho e emprego Promulga a CDPD BPC Trabalho, contrato de aprendizes, microempresário individual Fiscalização do trabalho para PcD Plano Viver Sem Limite, BB Crédito de Acessibilidade, Pronatec, tecnologia assistiva Tecnologia assistiva para PcD no emprego

13 Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência Artigo 27 TRABALHO E EMPREGO

14 1.Proibindo a discriminação baseada na deficiência.

15 2. Proporcionando um ambiente que seja aberto, inclusivo e acessível.

16 3. Assegurando que adaptações razoáveis sejam feitas para PcD no local de trabalho.

17 4. Promovendo o emprego de PcD no setor privado, mediante políticas e medidas apropriadas, que poderão incluir programas de ação afirmativa, incentivos e outras medidas.

18 5. Promovendo oportunidades de ascensão profissional na empresa.

19 6. Promovendo manutenção do emprego e programas de retorno ao trabalho (em caso de afastamento por doença ocupacional ou acidente de trabalho).

20 Recomendações da Organização Internacional do Trabalho para a Boa Inclusão

21 Recomendações da OIT para a Boa Inclusão Recomendações para Inclusão da Deficiência na Agenda Pós-2015: PcD e Trabalho Decente (OIT, 2014)

22 Recomendações da OIT para a Boa Inclusão 1. Esforços de desenvolvimento devem estar baseados em princípios de igualdade de oportunidades, não discriminação e acessibilidade.

23 Recomendações da OIT para a Boa Inclusão 2. Medidas específicas de deficiência que capacitem pessoas (tais como mulheres e meninas com deficiência, PcD intelectual e PcD psicossocial) precisam ser tomadas junto a medidas que promovam a inclusão de PcD em programas e serviços abertos à população geral.

24 Recomendações da OIT para a Boa Inclusão 3. Consulta efetiva junto a PcD e organizações representativas de organizações e principais agentes intervenientes deverá ocorrer no início quando programas de desenvolvimento e planos de implementação estão sendo projetados, a fim de que as questões relevantes sejam levadas em conta apropriadamente.

25 Recomendações da OIT para a Boa Inclusão 4. Capacitação de pessoal deverá ser provida para aqueles envolvidos em elaborar leis e políticas e em oferecer serviços que incluam ou sejam destinados a PcD, em particular aquele pessoal envolvido em orientação profissional, treinamento profissional, colocação e desenvolvimento de oportunidades de emprego para PcD a fim de garantir que esse se conscientize das questões relacionadas à inclusão da deficiência e aos direitos das PcD.

26 Base conceitual das recomendações da OIT MODELO MÉDICO DA DEFICIÊNCIA "Consertar" a pessoa Foco na deficiência, nas limitações Ajustamento ao padrão de normalidade Deficiência precisa ser superada Incentiva a dependência Decisão sem consultar a PcD Serviços baseados em instituições Exclusão MODELO SOCIAL DA DEFICIÊNCIA "Consertar" a sociedade Foco nas habilidades e capacidades Aceitação das diferenças individuais Ambiente precisa ser modificado Incentiva a independência Decisão centrada na PcD Serviços baseados na comunidade Inclusão, participação, cidadania

27 Impasses contra PcD no mercado de trabalho: Questionamento à Lei de Cotas

28 Avanços pró-pcd no mercado de trabalho: Desenvolvimento do emprego apoiado para abrir vagas em órgãos públicos e empresas.

29 Emprego Apoiado: Fragmentos de sua história no Brasil

30 O especialista de reabilitação profissional LUIZ CARLOS DUTRA, residente nos EUA, começou a me enviar os primeiros textos técnicos e notícias sobre o emprego apoiado praticado naquele país.

31 1994 Realizei a colocação laboral de uma pessoa com tetraplegia total, aplicando a metodologia do emprego apoiado Caso considerado como o primeiro no Brasil.

32 2006 Implantação do Programa de Emprego Apoiado na então Sociedade Pestalozzi de São Paulo - hoje, Associação Brasileira de Assistência e Desenvolvimento Social (Abads).

33 2008 Formação da Rede de Emprego Apoiado (REA), em São Paulo/SP

34 2009 Realizações da Rede de Emprego Apoiado (REA) 1 Encontro sobre Emprego Apoiado. 1 Fórum de Emprego Apoiado.

35 2010 Realizações da Rede de Emprego Apoiado (REA) 2 Fórum de Emprego Apoiado, realizado em maio, em São Paulo/SP. 3 Fórum do Emprego Apoiado, realizado em 9/10, em São Paulo/SP. 2 Encontro de Emprego Apoiado, realizado em novembro, em São Paulo/SP.

36 2011 Livro: EMPREGO APOIADO Alexandre Betti 140 páginas

37 2014 CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EMPREGO APOIADO ( 300 horas ) Início no dia 26 de junho Na Universidade Federal de São Paulo

38 2014 II SEMINÁRIO EMPREGO APOIADO NAS INSTITUIÇÕES: DO PARADIGMA À PRÁTICA Dia 19 de setembro de 2014 No Instituto APAE DE SÃO PAULO

39 2014 Flávio Gonzalez Victor Martinez Antonio Scotton Apae de S. Paulo

40 Em 16/5/2014, a Rede de Emprego Apoiado (REA) foi legalmente transformada em Associação Nacional do Emprego Apoiado (Anea), uma Oscip com objetivos de desenvolver a prática da metodologia do EA através de treinamentos, consultorias, colocações laborais etc.

41 MUITO OBRIGADO POR SUA ATENÇÃO!!! Romeu Sassaki

A DIFERENÇA NA ESCOLA: DESAFIO E PROPÓSITO DA INCLUSÃO

A DIFERENÇA NA ESCOLA: DESAFIO E PROPÓSITO DA INCLUSÃO A DIFERENÇA NA ESCOLA: DESAFIO E PROPÓSITO DA INCLUSÃO Romeu Kazumi Sassaki Seminário Convivendo com a Diferença para Fazer Diferente ASSOCIAÇÃO MINEIRA DE REABILITAÇÃO EXERCERE COMUNICAÇÃO DIRIGIDA Belo

Leia mais

ESTATUTO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA

ESTATUTO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA ESTATUTO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA Direitos Fundamentais Direito ao Trabalho Prof. Caio Silva de Sousa - Podemos observar que o direito ao trabalho está previsto no artigo 6º da Carta Magna: - Artigo 6º.

Leia mais

SIMPÓSIO CONTRATAÇÃO DE PROFISSIONAIS COM DEFICIÊNCIA NA INDÚSTRIA DA CONSTRUÇÃO PESADA. Estratégias inovadoras e desenvolvimento inclusivo

SIMPÓSIO CONTRATAÇÃO DE PROFISSIONAIS COM DEFICIÊNCIA NA INDÚSTRIA DA CONSTRUÇÃO PESADA. Estratégias inovadoras e desenvolvimento inclusivo SIMPÓSIO CONTRATAÇÃO DE PROFISSIONAIS COM DEFICIÊNCIA NA INDÚSTRIA DA CONSTRUÇÃO PESADA Estratégias inovadoras e desenvolvimento inclusivo Diversidade Funcional Mulheres e homens que pela diferença de

Leia mais

Encontro Nacional de Coordenadores de Educação Profissional, Trabalho, Emprego e Renda.

Encontro Nacional de Coordenadores de Educação Profissional, Trabalho, Emprego e Renda. Encontro Nacional de Coordenadores de Educação Profissional, Trabalho, Emprego e Renda. Coordenação Nacional de Educação Profissional, Trabalho, Emprego e Renda Federação Nacional das Apaes Os benefícios

Leia mais

História Legislação - Exemplos. Aproximando Pessoas e Empresas

História Legislação - Exemplos. Aproximando Pessoas e Empresas História Legislação - Exemplos Aproximando Pessoas e Empresas A Pessoa Com Deficiência Considera-se pessoa com deficiência aquela que tem impedimento de longo prazo de natureza física, mental, intelectual

Leia mais

Metodologia do Emprego Apoiado e Colocação da Pessoa com Deficiência no Mercado de Trabalho. II Seminário Integrado AMERICANA SÃO PAULO.

Metodologia do Emprego Apoiado e Colocação da Pessoa com Deficiência no Mercado de Trabalho. II Seminário Integrado AMERICANA SÃO PAULO. Metodologia do Emprego Apoiado e Colocação da Pessoa com Deficiência no Mercado de Trabalho II Seminário Integrado AMERICANA SÃO PAULO. Emprego Apoiado Histórico Principais Conceitos Valores Mudanças no

Leia mais

HABILITAÇÃO E REABILITAÇÃO

HABILITAÇÃO E REABILITAÇÃO HABILITAÇÃO E REABILITAÇÃO Maria Candida Soares Del-Masso Departamento de Educação Especial FFC Unesp Campus de Marília 27/09/2017 OBJETIVO Analisar as noções de habilitação e reabilitação / readaptação

Leia mais

ESTATUTO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA

ESTATUTO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA ESTATUTO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA Dos Direitos Fundamentais Profa. Sandra Kiefer - Convenção da ONU sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência (CDPD), 2009: - status de Emenda Constitucional - modelo

Leia mais

A (des)proteção do segurado portador de deficiência na legislação trabalhista e previdenciária

A (des)proteção do segurado portador de deficiência na legislação trabalhista e previdenciária A (des)proteção do segurado portador de deficiência na legislação trabalhista e previdenciária Lizandra Bastos Fillipin INTRODUÇÃO O presente estudo tem por objetivo analisar os avanços na legislação brasileira

Leia mais

INCLUSAO POR COMPETENCIA

INCLUSAO POR COMPETENCIA Um programa inovador de educação tecnológica para PCD, que atende a lei de cotas e transforma a atual realidade de "exclusão" em infinitas oportunidades para todos. INCLUSAO POR COMPETENCIA É um programa

Leia mais

DIREITOS HUMANOS. Sistema Global de Proteção dos Direitos Humanos: Instrumentos Normativos. Convenção sobre os Direitos da Pessoa com Deficiência

DIREITOS HUMANOS. Sistema Global de Proteção dos Direitos Humanos: Instrumentos Normativos. Convenção sobre os Direitos da Pessoa com Deficiência DIREITOS HUMANOS Sistema Global de Proteção dos Direitos Humanos: Instrumentos Normativos Convenção sobre os Direitos da Pessoa com Deficiência Profª. Liz Rodrigues - Criada em 2007 e ratificada pelo Brasil

Leia mais

Inclusão de Profissionais com Deficiência no contexto da LBI

Inclusão de Profissionais com Deficiência no contexto da LBI Inclusão de Profissionais com Deficiência no contexto da LBI Reinaldo Bulgarelli Txai Consultoria e Educação Reinaldo Bulgarelli, Txai Consultoria e Educação 1 Sócio-Diretor da Txai Consultoria e Educação

Leia mais

Romeu Sassaki

Romeu Sassaki Romeu Sassaki romeukf@uol.com.br Inclusão Escolar do Século 21 Demandas internacionais mínimas das quais não podemos fugir: 2006 Organização das Nações Unidas (ONU) 2011 Banco Mundial e Organização Mundial

Leia mais

MARCA ENTIDADE EMPREGADORA INCLUSIVA EDIÇÃO 2017

MARCA ENTIDADE EMPREGADORA INCLUSIVA EDIÇÃO 2017 MARCA ENTIDADE EMPREGADORA INCLUSIVA EDIÇÃO 17 CRITÉRIOS, INDICADORES E RESPETIVA PONDERAÇÃO CRITÉRIOS PARA ATRIBUÇÃO DA MARCA MARCA ENTIDADE EMPREGADORA - PONTUAÇÃO MÍNIMA DE 0 PONTOS, E UM MÍNIMO 60

Leia mais

Direitos da Pessoa com Deficiência

Direitos da Pessoa com Deficiência Direitos da Pessoa com Deficiência A constitucionalização dos direitos das pessoas com deficiência. A política nacional para a integração das pessoas com deficiência; diretrizes, objetivos e instrumentos

Leia mais

Cuidado Integral à Saúde de todos os Trabalhadores: desafio do profissional de saúde. 23/03/2013 Dra. Marcia Bandini

Cuidado Integral à Saúde de todos os Trabalhadores: desafio do profissional de saúde. 23/03/2013 Dra. Marcia Bandini Cuidado Integral à Saúde de todos os Trabalhadores: desafio do profissional de saúde 23/03/2013 Dra. Marcia Bandini 1 Questões Centrais Quem é e o que faz o(a) médico(a) do trabalho? Embasamento teórico

Leia mais

TERMO DE REFERÊNCIA 01/2010

TERMO DE REFERÊNCIA 01/2010 TERMO DE REFERÊNCIA 01/2010 PROJETO: OEI/BRA 08/003 Fortalecimento da Capacidade Institucional da Secretaria de Educação Especial SEESP/MEC em Gestão e Avaliação do Programa de Acompanhamento e Monitoramento

Leia mais

Acessibilidade como Oportunidade para o Empreendedor

Acessibilidade como Oportunidade para o Empreendedor Acessibilidade como Oportunidade para o Empreendedor A acessibilidade como instrumento para viabilizar as oportunidades e responsabilidades do empreendedor Profa. Dra. Flávia Marçal P. de Araújo Professora

Leia mais

Lei Brasileira de Inclusão Inovações e impactos na fiscalização. Fernanda Cavalcanti Auditora-Fiscal do Trabalho

Lei Brasileira de Inclusão Inovações e impactos na fiscalização. Fernanda Cavalcanti Auditora-Fiscal do Trabalho Lei Brasileira de Inclusão Inovações e impactos na fiscalização Fernanda Cavalcanti Auditora-Fiscal do Trabalho Legislação Brasileira CF 88 Lei 7.853/89 Lei 8.213/91 (Art. 93) Lei de Cotas Decreto 3.298/99

Leia mais

NAGEH Pessoas 15/03/2017

NAGEH Pessoas 15/03/2017 NAGEH Pessoas 15/03/2017 O sucesso deste grupo (NAGEH Pessoas) dependerá da maneira de como empregamos o nosso... Talento: habilidades inatas das pessoas, ou capacidade natural para realizar determinadas

Leia mais

UM OLHAR ATRAVÉS DA CONVENÇÃO DA ONU SOBRE OS DIREITOS DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA: NOVAS PERSPECTIVAS E DESAFIOS. Fábio Holanda

UM OLHAR ATRAVÉS DA CONVENÇÃO DA ONU SOBRE OS DIREITOS DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA: NOVAS PERSPECTIVAS E DESAFIOS. Fábio Holanda UM OLHAR ATRAVÉS DA CONVENÇÃO DA ONU SOBRE OS DIREITOS DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA: NOVAS PERSPECTIVAS E DESAFIOS Fábio Holanda HISTÓRICO DA LUTA Organização das mobilizações sociais na década de 1970 A

Leia mais

READAPTAÇÃO PROFISSIONAL E REABILITAÇÃO PROFISSIONAL: Desafios atuais

READAPTAÇÃO PROFISSIONAL E REABILITAÇÃO PROFISSIONAL: Desafios atuais READAPTAÇÃO PROFISSIONAL E REABILITAÇÃO PROFISSIONAL: Desafios atuais Maria Candida Soares Del-Masso Grupo de Estudos e Pesquisas em Inclusão Social GEPIS/CNPq 25.04.2018 GRANDE QUESTÃO: Sustentabilidade

Leia mais

Contextualização histórica dos direitos das pessoas com deficiência no Brasil

Contextualização histórica dos direitos das pessoas com deficiência no Brasil Linha do tempo Contextualização histórica dos direitos das pessoas com deficiência no Brasil Inclusão no Mercado de Trabalho de Pessoas com Deficiência e Transtorno Mental Presença das pessoas com deficiência

Leia mais

ACTRAV Escritório de Atividades para os Trabalhadores

ACTRAV Escritório de Atividades para os Trabalhadores ACTRAV Escritório de Atividades para os Trabalhadores Ação Sindical em Relação ao Trabalho Decente para Pessoas com Deficiência no Brasil (São Paulo, 11 a 15 de março de 2019) PLANO DE AÇÃO SINDICAL EM

Leia mais

Seminário Internacional Saúde, Adolescência e Juventude: promovendo a equidade e construindo habilidades para a vida

Seminário Internacional Saúde, Adolescência e Juventude: promovendo a equidade e construindo habilidades para a vida Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República Secretaria Nacional de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência Seminário Internacional Saúde, Adolescência e Juventude: promovendo a equidade

Leia mais

CARTA DE NATAL. Nós, autodefensores presentes no 7 Fórum Nacional de Autogestão, Autodefensoria e Família em Natal-RN reivindicamos:

CARTA DE NATAL. Nós, autodefensores presentes no 7 Fórum Nacional de Autogestão, Autodefensoria e Família em Natal-RN reivindicamos: CARTA DE NATAL Nós, autodefensores presentes no 7 Fórum Nacional de Autogestão, Autodefensoria e Família em Natal-RN reivindicamos: ACESSIBILIDADE Que as políticas públicas de acessibilidade sejam respeitadas

Leia mais

São Paulo, 30 de junho de Prezados Senhores,

São Paulo, 30 de junho de Prezados Senhores, São Paulo, 30 de junho de 2016. Prezados Senhores, A APAE DE SÃO PAULO Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais é uma organização sem fins econômicos e lucrativos, que tem como missão promover o diagnóstico,

Leia mais

ESTATUTO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA

ESTATUTO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA ESTATUTO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA Disposições Gerais, Da Igualdade e Da Não-Discriminação e Profa. Sandra Kiefer - Nomenclatura atual: (mudança de valores: inclusão) pessoa com deficiência (CDPD e LBI/EPD)

Leia mais

FISIOTERAPIA DO TRABALHO

FISIOTERAPIA DO TRABALHO FISIOTERAPIA DO TRABALHO - UFJF PNE e Fisioterapia do Trabalho Promover a inclusão das pessoas portadoras de deficiência requer um processo global em que todas as nações estejam envolvidas. A globalização

Leia mais

O direito à Educação das pessoas com deficiência intelectual SAMIRA ANDRAOS MARQUEZIN FONSECA

O direito à Educação das pessoas com deficiência intelectual SAMIRA ANDRAOS MARQUEZIN FONSECA O direito à Educação das pessoas com deficiência intelectual SAMIRA ANDRAOS MARQUEZIN FONSECA HTTP://WWW.REVIDE.COM.BR/BLOG/SAMIRA-FONSECA/ BREVE HISTÓRICO CONSTITUCIONAL 1976 Constituição Brasileira expressamente

Leia mais

OS AVANÇOS DA LEI BRASILEIRA DA INCLUSÃO - LBI. Patrícia Siqueira Coordenadora Projeto Inclusão Pessoas com Deficiência/MG

OS AVANÇOS DA LEI BRASILEIRA DA INCLUSÃO - LBI. Patrícia Siqueira Coordenadora Projeto Inclusão Pessoas com Deficiência/MG OS AVANÇOS DA LEI BRASILEIRA DA INCLUSÃO - LBI Patrícia Siqueira Coordenadora Projeto Inclusão Pessoas com Deficiência/MG LEGISLAÇÃO BRASILEIRA CF 88 Lei 7.853/89 Lei 8.213/91 (Art. 93) Lei de Cotas Decreto

Leia mais

ESTATUTO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA

ESTATUTO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA ESTATUTO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA Dos Direitos Fundamentais Profa. Sandra Kiefer - Convenção da ONU sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência (CDPD), 2009: - status de Emenda Constitucional - modelo

Leia mais

VIVER SEM LIMITE PLANO NACIONAL DOS DIREITOS DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA Direito à cidadania, à inclusão e à autonomia

VIVER SEM LIMITE PLANO NACIONAL DOS DIREITOS DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA Direito à cidadania, à inclusão e à autonomia 1 por o Brasil ter ratificado, em 2008, a Convenção sobre os Direitos VIVER SEM LIMITE PLANO NACIONAL DOS DIREITOS DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA Direito à cidadania, à inclusão e à autonomia Uma sociedade

Leia mais

ESTATUTO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA

ESTATUTO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA ESTATUTO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA Disposições Gerais, Da Igualdade e Da Não-Discriminação e Parte 2 Profa. Sandra Kiefer - Convenção da ONU sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência (CDPD), 2009:

Leia mais

A Organização dos Serviços de Educação, Saúde e Trabalho nas Apaes de Minas Gerais

A Organização dos Serviços de Educação, Saúde e Trabalho nas Apaes de Minas Gerais A Organização dos Serviços de Educação, Saúde e Trabalho nas Apaes de Minas Gerais Eduardo Barbosa Presidente da Federação Estadual das Apaes de Minas Gerais Serviços de Saúde ofertados nas Apaes Para

Leia mais

NAGEH Pessoas 31/01/2017

NAGEH Pessoas 31/01/2017 NAGEH Pessoas 31/01/2017 Retrospectiva 2016 Análise dos indicadores dos anos de 2014-2015 Indicadores de Capacitação e Desenvolvimento Indicadores de Qualidade de Vida 2º Fórum NAGEH Pessoas 2016 II Fórum

Leia mais

Recrutamento & Seleção

Recrutamento & Seleção Recrutamento & Seleção de Pessoas com Deficiência Centro de Vida Independente do Rio de Janeiro CONTEXTO Pessoas com Deficiência e o Mercado de Trabalho Pessoas com Deficiência CONTEXTO Pessoas com deficiência

Leia mais

O atendimento às Pessoas com Deficiência no SUAS Wagner Saltorato

O atendimento às Pessoas com Deficiência no SUAS Wagner Saltorato O atendimento às Pessoas com Deficiência no SUAS Wagner Saltorato Sistema Único da Assistência Social - SUAS Histórico Estruturação A PcD no SUAS A Assistência Social é uma Política Pública, garantida

Leia mais

DIREITO AO TRABALHO ASSOCIADO

DIREITO AO TRABALHO ASSOCIADO Leonardo Pinho leo_pinho79@yahoo.com.br DIREITO AO TRABALHO ASSOCIADO E AUTOGERIDO GERAÇÃO DE TRABALHO E RENDA COMO DISPOSITIVO DA SAÚDE INTRODUÇÃO: O Direito ao Trabalho e Renda é parte dos chamados direitos

Leia mais

TERMO DE REFERÊNCIA 04/2010

TERMO DE REFERÊNCIA 04/2010 TERMO DE REFERÊNCIA 04/2010 PROJETO: OEI/BRA 08/003 Fortalecimento da Capacidade Institucional da Secretaria de Educação Especial SEESP/MEC em Gestão e Avaliação do Programa de Acompanhamento e Monitoramento

Leia mais

DEMANDAS DO SEGMENTO DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA

DEMANDAS DO SEGMENTO DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA DEMANDAS DO SEGMENTO DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA Promoção de Direitos Dar continuidade às políticas voltadas às pessoas com deficiência, fortalecendo o órgão gestor dessas políticas, com estrutura e orçamento

Leia mais

Ministério da Educação. Ivana de Siqueira Secretária de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão

Ministério da Educação. Ivana de Siqueira Secretária de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão Ministério da Educação Ivana de Siqueira Secretária de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão Julho de 2016 1 Constituição Federal de 1988 - Direito de Todos à Educação sem preconceitos

Leia mais

esocial 2018 Cartilha Simplificada

esocial 2018 Cartilha Simplificada esocial 2018 Cartilha Simplificada (principais pontos) Cartilha atualizada e simplificada do esocial para implantação 2 Índice O que é o esocial? Quais os objetivos do esocial? Admissões Desligamentos

Leia mais

ESTATUTO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA

ESTATUTO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA ESTATUTO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA Decreto Federal nº 3.298/99 Política Nacional para a Integração da Prof. Caio Silva de Sousa - Artigo 1º. A Política Nacional para a Integração da Pessoa Portadora de

Leia mais

Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Anais. IV Seminário Internacional Sociedade Inclusiva

Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Anais. IV Seminário Internacional Sociedade Inclusiva Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais Anais IV Seminário Internacional Sociedade Inclusiva Propostas e ações inclusivas: impasses e avanços Belo Horizonte 17 a 20 de outubro de 2006 Sessões

Leia mais

Audição sobre Centros de Emprego Protegido Comissão de Trabalho, Segurança Social e Administração Pública

Audição sobre Centros de Emprego Protegido Comissão de Trabalho, Segurança Social e Administração Pública ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DE DEFICIENTES Audição sobre Centros de Emprego Protegido Comissão de Trabalho, Segurança Social e Administração Pública 1. Introdução A Convenção sobre os Direitos das Pessoas com

Leia mais

X CONFERÊNCIA DA RIICOTEC. Assunção, Paraguai

X CONFERÊNCIA DA RIICOTEC. Assunção, Paraguai Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República X CONFERÊNCIA DA RIICOTEC 22 a 24 Setembro 2010 Assunção, Paraguai DA NECESSIDADE AOS DIREITOS NAS POLÍTICAS PÚBLICAS PARA AS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA

Leia mais

Direito ao trabalho: Direito de todos os cidadãos Mara Takahashi set/2012 CEREST Piracicaba

Direito ao trabalho: Direito de todos os cidadãos Mara Takahashi set/2012 CEREST Piracicaba Direito ao trabalho: Direito de todos os cidadãos Mara Takahashi set/2012 CEREST Piracicaba Há evidências de grupos sociais que estão à margem das conquistas do Estado de Direito pessoas com deficiências

Leia mais

CLIQUE AQUI E ADQUIRA O MATERIAL COMPLETO

CLIQUE AQUI E ADQUIRA O MATERIAL COMPLETO 1 1) Para fins de aplicação da lei 13.146, considera-se possibilidade e condição de alcance para utilização, com segurança e autonomia, de espaços, mobiliários, equipamentos urbanos, edificações, transportes,

Leia mais

EDUCAÇÃO INCLUSIVA: perspectivas para a melhoria da educação para todos

EDUCAÇÃO INCLUSIVA: perspectivas para a melhoria da educação para todos EDUCAÇÃO INCLUSIVA: perspectivas para a melhoria da educação para todos Autor(a): Inalmir Bruno Andrade da Silva Coautor(es): Humberto de Medeiros Silva Email: bruno_sjs@hotmail.com Página 1 1 Introdução

Leia mais

Inclusão de profissionais com deficiência RH que descentraliza, REALIZA!

Inclusão de profissionais com deficiência RH que descentraliza, REALIZA! www.talentoincluir.com.br Inclusão de profissionais com deficiência RH que descentraliza, REALIZA! 10 de abril de 2014 Carolina Ignarra Viabilizar a inclusão da pessoa com deficiência na sociedade

Leia mais

Desigualdade de Oportunidades para Funcionários/as com Deficiência da Administração Pública Central. Cláudia Anjos e Belén Rando

Desigualdade de Oportunidades para Funcionários/as com Deficiência da Administração Pública Central. Cláudia Anjos e Belén Rando Desigualdade de Oportunidades para Funcionários/as com Deficiência da Administração Pública Central Cláudia Anjos e Belén Rando 1 POLÍTICA PÚBLICA PARA A IGUALDADE DE OPORTUNIDADES DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA

Leia mais

- ESTATUTO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA LEI

- ESTATUTO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA LEI Professor Júlio Oliver JÚLIO OLIVER - ESTATUTO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA LEI 13.146/2015 1 2017/CESPE/TRE-TO/ANALISTA JUDICIÁRIO. À luz do Estatuto da Pessoa com Deficiência, a concepção de ambiente a

Leia mais

Izabel de Loureiro Maior

Izabel de Loureiro Maior Izabel de Loureiro Maior Conselheira Municipal e Estadual dos Direitos das Pessoas com Deficiência/Rio de Janeiro Professora aposentada da Faculdade de Medicina da UFRJ Ex-Secretária Nacional de Promoção

Leia mais

Repercussão do Registro em Carteira de Trabalho da Pessoa com Deficiência junto ao Regime Geral de Previdência Social

Repercussão do Registro em Carteira de Trabalho da Pessoa com Deficiência junto ao Regime Geral de Previdência Social Repercussão do Registro em Carteira de Trabalho da Pessoa com Deficiência junto ao Regime Geral de Previdência Social Senado Federal 22 de junho de 2010 As Dimensões da Lei A lei é uma NORMA Já temos a

Leia mais

O Instituto Modo Parités é uma ponte entre os interesses sociais e corporativos

O Instituto Modo Parités é uma ponte entre os interesses sociais e corporativos O Instituto Modo Parités é uma ponte entre os interesses sociais e corporativos Nosso objetivo é incluir pessoas com deficiência no mercado de trabalho, conforme previsto na lei de cotas Art. 93 da Lei

Leia mais

RESOLUÇÃO CNJ

RESOLUÇÃO CNJ RESOLUÇÃO CNJ 230 www.trilhante.com.br 1. Resolução nº230 do CNJ Os objetivos da resolução nº 230 do CNJ são trazidos já em seu art. 1º, que visa a orientar a adequação das atividades dos órgãos do Poder

Leia mais

ESTATUTO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA

ESTATUTO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA ESTATUTO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA Dos Direitos Fundamentais Profa. Sandra Kiefer - Convenção da ONU sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência (CDPD), 2009: - status de Emenda Constitucional - modelo

Leia mais

A INCLUSÃO NO ENSINO SUPERIOR: IMPLANTAÇÃO DE POLÍTICAS DE ACESSIBILIDADE NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO.

A INCLUSÃO NO ENSINO SUPERIOR: IMPLANTAÇÃO DE POLÍTICAS DE ACESSIBILIDADE NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO. A INCLUSÃO NO ENSINO SUPERIOR: IMPLANTAÇÃO DE POLÍTICAS DE ACESSIBILIDADE NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO. contato@acessibilidade.ufrj.br Quem somos nós? Fórum Permanente UFRJ Acessível e Inclusiva,

Leia mais

AS POLÍTICAS PÚBLICAS DE EMPREGO PARA A PESSOA COM DEFICIÊNCIA

AS POLÍTICAS PÚBLICAS DE EMPREGO PARA A PESSOA COM DEFICIÊNCIA AS POLÍTICAS PÚBLICAS DE EMPREGO PARA A PESSOA COM DEFICIÊNCIA "A verdadeira igualdade consiste em tratar-se igualmente os iguais e desigualmente os desiguais a medida em que se desigualem " Aristóteles

Leia mais

Associação de Pais, Amigos e Pessoas com Deficiência, de Funcionários do Banco do Brasil e da Comunidade

Associação de Pais, Amigos e Pessoas com Deficiência, de Funcionários do Banco do Brasil e da Comunidade São Paulo, maio de 2013. À Contraf Confederação dos Trabalhadores no Ramo Financeiro Apresentamos a contribuição da APABB Associação de Pais, Amigos e Pessoas com Deficiência para ser acrescentada à MINUTA

Leia mais

27 de junho de Domingos Lopes

27 de junho de Domingos Lopes 27 de junho de 2016 Domingos Lopes Objetivos Temáticos OT 8. Promover a sustentabilidade e a qualidade do emprego e apoiar a mobilidade dos trabalhadores assumindo como meta nacional, até 2020, o aumento

Leia mais

DIREITOS DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA

DIREITOS DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA DIREITOS DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA Essa cartilha da Pessoa com Deficiência é o resultado do nosso primeiro ano no mandato de vereadora do Rio de Janeiro. Falo nosso porque esse mandato é construído por

Leia mais

ESTATUTO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA

ESTATUTO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA ESTATUTO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA Acessibilidade Tecnologia Assistiva e do Direito à Participação Prof. Caio Silva de Sousa - Aqui parte-se da seguinte premissa: para as pessoas sem deficiência a tecnologia

Leia mais

Política Nacional da Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva. Três Corações Minas Gerais Julho de 2011

Política Nacional da Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva. Três Corações Minas Gerais Julho de 2011 Política Nacional da Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva Três Corações Minas Gerais Julho de 2011 Do ponto de vista político... O movimento mundial pela inclusão é uma ação política,

Leia mais

EXCELENTÍSSIMO SENHOR PRESIDENTE DA ORDEM DOS ADVOGADOS DO BRASIL - SECCIONAL TOCANTINS, DR. WALTER OHOFUGI JÚNIOR.

EXCELENTÍSSIMO SENHOR PRESIDENTE DA ORDEM DOS ADVOGADOS DO BRASIL - SECCIONAL TOCANTINS, DR. WALTER OHOFUGI JÚNIOR. EXCELENTÍSSIMO SENHOR PRESIDENTE DA ORDEM DOS ADVOGADOS DO BRASIL - SECCIONAL TOCANTINS, DR. WALTER OHOFUGI JÚNIOR. Assunto: PROPOSTA DE CRIAÇÃO DO PLANO ESTADUAL DE VALORIZAÇÃO DO ADVOGADO E DA ADVOGADA

Leia mais

PARTIDO COMUNISTA PORTUGUÊS Grupo Parlamentar. Projeto de Resolução n.º 1570/XIII/3.ª

PARTIDO COMUNISTA PORTUGUÊS Grupo Parlamentar. Projeto de Resolução n.º 1570/XIII/3.ª PARTIDO COMUNISTA PORTUGUÊS Grupo Parlamentar Projeto de Resolução n.º 1570/XIII/3.ª Promoção do emprego público para as pessoas com deficiência e medidas para acesso à formação profissional e emprego

Leia mais

Inclusão sustentável. Versão 7

Inclusão sustentável. Versão 7 Inclusão sustentável Versão 7 Sobre o estudo A VAGAS.com e a Talento Incluir se uniram com o objetivo de buscar um aprofundamento junto às Pessoas com Deficiência sobre o mercado de trabalho para este

Leia mais

EDUCAÇÃO INCLUSIVA. Julho de 2018

EDUCAÇÃO INCLUSIVA. Julho de 2018 EDUCAÇÃO INCLUSIVA Julho de 2018 Alguns aspectos legais Constituição Federal de 1988: Art. 208. O dever do Estado com a educação será efetivado mediante a garantia de: III- atendimento educacional especializado

Leia mais

O ESTUDANTE UNIVERSITÁRIO COM DEFICIÊNCIA: CAMINHOS A SEREM PERCORRIDOS. Ana Laura Herrero Pereira¹; Juliana Mantovani²

O ESTUDANTE UNIVERSITÁRIO COM DEFICIÊNCIA: CAMINHOS A SEREM PERCORRIDOS. Ana Laura Herrero Pereira¹; Juliana Mantovani² O ESTUDANTE UNIVERSITÁRIO COM DEFICIÊNCIA: CAMINHOS A SEREM PERCORRIDOS Ana Laura Herrero Pereira¹; Juliana Mantovani² ¹Centro de Ciências da Saúde Departamento de Terapia Ocupacional anasherreros@hotmail.com;

Leia mais

Material elaborado pela professora Tásia Wisch - PNAIC

Material elaborado pela professora Tásia Wisch - PNAIC QUESTIONAMENTOS INICIAIS O que vocês entendem por Inclusão? Você acredita que as escolas de seu município são inclusivas? Se não, o que pode ser feito para mudar esta situação? Quais os serviços oferecidos

Leia mais

ESTATUTO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA

ESTATUTO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA ESTATUTO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA Plano Nacional de Direitos das Pessoas com Deficiência Prof. Caio Silva de Sousa - Artigo 1º Fica instituído o Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência Plano

Leia mais

A decência do trabalho nosso de cada dia

A decência do trabalho nosso de cada dia TRABALHO DECENTE PRA GENTE! A decência do trabalho nosso de cada dia Não faltam leis, índices, indicadores que protegem e direcionam ao identificarem os problemas que afetam os trabalhadores, no Brasil.

Leia mais

ESTATUTO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA

ESTATUTO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA ESTATUTO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA Acessibilidade Prof. Caio Silva de Sousa - A acessibilidade na existência da pessoa com deficiência pode ser traduzida como respeito. Se falta acessibilidade, falta respeito!

Leia mais

O PRESIDENTE DA REPÚBLICA, no uso da atribuição que lhe confere o art. 84, inciso IV, da Constituição, e

O PRESIDENTE DA REPÚBLICA, no uso da atribuição que lhe confere o art. 84, inciso IV, da Constituição, e Decreto 6949/09 Promulga a Convenção Internacional sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência e seu Protocolo Facultativo, assinados em Nova York, em 30 de março de 2007 PROF.VALDIRENE FIPED O PRESIDENTE

Leia mais

É uma alegria estarmos mais uma vez aqui no Plenário da. Câmara dos Deputados para celebrar o Dia Internacional da

É uma alegria estarmos mais uma vez aqui no Plenário da. Câmara dos Deputados para celebrar o Dia Internacional da Bom dia a todos! É uma alegria estarmos mais uma vez aqui no Plenário da Câmara dos Deputados para celebrar o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência. Dou as boas vindas a todos os nossos convidados,

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2013 Ensino Técnico Etec Arnaldo Pereira Cheregatti Código: 215 Município: Aguaí Eixo Tecnológico: Ambiente, Saúde e Segurança Habilitação Profissional: Técnica de Nível Médio

Leia mais

Inclusão sustentável. Versão 3

Inclusão sustentável. Versão 3 Inclusão sustentável Versão 3 Metodologia A VAGAS.com e a Talento Incluir se uniram com o objetivo de buscar um aprofundamento junto à Área de Recursos Humanos sobre os Profissionais com no mercado de

Leia mais

PARECER N. 0121\2019

PARECER N. 0121\2019 PARECER N. 0121\2019 Cuiabá, 15 de maio de 2019. DA COMISSÃO DE ORIENTAÇÃO E FISCALIZAÇÃO, RESPOSTA AO PEDIDO DESTE CRP DE PONTUAÇÕES SOBRE EDITAL DE PROCESSO SELETIVO DA EMPRESA CUIABANA DE SAÚDE PÚBLICA

Leia mais

A PROFISSIONALIZAÇÃO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA À LUZ DA LEGISLAÇÃO

A PROFISSIONALIZAÇÃO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA À LUZ DA LEGISLAÇÃO A PROFISSIONALIZAÇÃO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA À LUZ DA LEGISLAÇÃO Annie Gomes Redig 1 Priscila de Paiva Martins 2 Thayane Louize Carvalho de Oliveira 3 INTRODUÇÃO O artigo buscou examinar a legislação

Leia mais

MINISTÉRIO DA JUSTIÇA E CIDADANIA CONSELHO NACIONAL DE POLÍTICA CRIMINAL E PENITENCIÁRIA RESOLUÇÃO Nº 1, DE 24 DE JUNHO DE 2016

MINISTÉRIO DA JUSTIÇA E CIDADANIA CONSELHO NACIONAL DE POLÍTICA CRIMINAL E PENITENCIÁRIA RESOLUÇÃO Nº 1, DE 24 DE JUNHO DE 2016 Aprova as diretrizes nacionais para a criação, implantação e manutenção de programa e políticas de atenção à saúde e qualidade de vida dos servidores em serviços penais e dar outras providencias. RESOLUÇÃO

Leia mais

Seguem para conhecimento as informações pertinentes ao Decreto nº 9.405, de , publicada no Diário Oficial da União em

Seguem para conhecimento as informações pertinentes ao Decreto nº 9.405, de , publicada no Diário Oficial da União em Rio de Janeiro, 13 de junho de 2018. Of. Circ. Nº 121/18 Assunto: Publicada regulamentação da adequação da Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência pelas microempresas, empresas de pequeno

Leia mais

SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO. Daniela Leal

SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO. Daniela Leal SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO Daniela Leal - SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO - NORMAS INTERNACIONAIS DA ORGANIZAÇÃO INTERNACIONAL DO TRABALHO OIT. Convenção n. 81 da OIT.. trata da inspeção do trabalho -

Leia mais

REABILITAÇÃO PROFISSIONAL ASPECTOS LEGAIS E PRÁTICOS.

REABILITAÇÃO PROFISSIONAL ASPECTOS LEGAIS E PRÁTICOS. REABILITAÇÃO PROFISSIONAL ASPECTOS LEGAIS E PRÁTICOS maurafeliciano@gmail.com REABILITAÇÃO PROFISSIONAL Finalidade do programa; Legislação Aplicável; - Conceitos legais; - A quem se destina; - Requisitos.

Leia mais

A partir da década de 1990, no Brasil e no mundo, o paradigma tende a ser deslocado da integração para a inclusão. A Educação Inclusiva surgiu, e vem

A partir da década de 1990, no Brasil e no mundo, o paradigma tende a ser deslocado da integração para a inclusão. A Educação Inclusiva surgiu, e vem A partir da década de 1990, no Brasil e no mundo, o paradigma tende a ser deslocado da integração para a inclusão. A Educação Inclusiva surgiu, e vem crescendo no mundo inteiro, com base no pressuposto

Leia mais

MINUTA EM CONSTRUÇÃO

MINUTA EM CONSTRUÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO OESTE DO PARÁ CONSELHO SUPERIOR UNIVERSITÁRIO MINUTA EM CONSTRUÇÃO RESOLUÇÃO POLÍTICA DE AÇÕES AFIRMATIVAS E PROMOÇÃO DA IGUALDADE ÉTNICO-RACIAL Institui a Política de Ações Afirmativas

Leia mais

4º Fórum G E S T Ã O D E D I V E R S I D A D E E I N C L U S Ã O

4º Fórum G E S T Ã O D E D I V E R S I D A D E E I N C L U S Ã O 4º Fórum G E S T Ã O D E D I V E R S I D A D E E I N C L U S Ã O A NATURA EM NÚMEROS 7,7 R$ bilhões 1,7 milhão 6,3 FÁBRICAS EM: CAJAMAR mil (4) BENEVIDES (1) 27 Lojas A Natura nasceu de duas paixões Cosmética

Leia mais

BENEFÍCIO DA PRESTAÇÃO CONTINUADA, TRABALHO E AUXÍLIO- INCLUSÃO

BENEFÍCIO DA PRESTAÇÃO CONTINUADA, TRABALHO E AUXÍLIO- INCLUSÃO BENEFÍCIO DA PRESTAÇÃO CONTINUADA, TRABALHO E AUXÍLIO- INCLUSÃO - MUDANÇAS DA LEI BRASILEIRA DE INCLUSÃO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA (ESTATUTO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA), LEI N 13.146/2015 - Maria Aparecida

Leia mais

Câmara Municipal de Rebouças - Paraná

Câmara Municipal de Rebouças - Paraná LEI N. 1.815/2014 Súmula: Institui o Programa Jovem Aprendiz no âmbito do Município de Rebouças-PR, e dá outras providências. A CÂMARA MUNICIPAL DE REBOUÇAS, ESTADO DO PARANÁ, DECRETOU E EU, PRESIDENTE,

Leia mais

NECESSIDADE DE INCLUSÃO E

NECESSIDADE DE INCLUSÃO E NECESSIDADE DE INCLUSÃO E ACESSIBILIDADE NAS EMPRESAS Fábio de Oliveira Vallim Débora Campos Prof. Helvecio Siqueira de Oliveira CENTRO DE REFERÊNCIA NO ATENDIMENTOS ÀS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA Escola Senai

Leia mais

Textos, filmes e outros materiais. Habilidades e Competências. Conteúdos/ Matéria. Categorias/ Questões. Tipo de aula.

Textos, filmes e outros materiais. Habilidades e Competências. Conteúdos/ Matéria. Categorias/ Questões. Tipo de aula. PLANO DE CURSO DISCIPLINA: DIREITO INDIVIDUAL DO TRABALHO (COD. ENEX 60139) ETAPA: 7ª TOTAL DE ENCONTROS: 15 SEMANAS Semana Conteúdos/ Matéria Categorias/ Questões Tipo de aula Habilidades e Competências

Leia mais

PROJETO: ACOLHIMENTO E INTEGRAÇÃO DE ESTUDANTES PORTADORES DE DEFICIÊNCIA NO AMBIENTE UNIVERSITÁRIO

PROJETO: ACOLHIMENTO E INTEGRAÇÃO DE ESTUDANTES PORTADORES DE DEFICIÊNCIA NO AMBIENTE UNIVERSITÁRIO NAE Campus São Paulo PROJETO: ACOLHIMENTO E INTEGRAÇÃO DE ESTUDANTES PORTADORES DE DEFICIÊNCIA NO AMBIENTE UNIVERSITÁRIO Novembro de 2017 1 NOME DOS PROPONENTES: - Profa. Dra. Sue Yazaki Sun (Coordenadora

Leia mais

PLANO DE CURSO PRÉ-REQUISITO:

PLANO DE CURSO PRÉ-REQUISITO: CURSO DE FISIOTERAPIA Autorizado pela Portaria nº 377 de 19/03/09 DOU de 20/03/09 Seção 1. Pág. 09 COMPONENTE CURRICULAR: Ergonomia e Fisioterapia do Trabalho CÓDIGO: Fisio 231 CH TOTAL: 60 horas PRÉ-REQUISITO:

Leia mais

Resolução CNJ nº. 230, de 22 de junho de Admistrativo. Direito

Resolução CNJ nº. 230, de 22 de junho de Admistrativo. Direito Direito Admistrativo Resolução CNJ nº. 230, de 22 de junho de 2016. Ementa Orienta a adequação das atividades dos órgãos do Poder Judiciário e de seus serviços auxiliares às determinações exaradas pela

Leia mais

Serviço Público Federal Ministério da Educação Universidade Federal Fluminense

Serviço Público Federal Ministério da Educação Universidade Federal Fluminense PROPOSTA DE RESOLUÇÃO Dispõe sobre a Política Institucional de Acessibilidade e Inclusão da Universidade Federal Fluminense e o Plano de Acessibilidade e Inclusão UFF Acessível. O CONSELHO UNIVERSITÁRIO

Leia mais

II Fórum Nacional das Câmaras Técnicas de Medicina do Trabalho: Protegendo a Saúde do Trabalhador. Conselho Federal de Medicina

II Fórum Nacional das Câmaras Técnicas de Medicina do Trabalho: Protegendo a Saúde do Trabalhador. Conselho Federal de Medicina II Fórum Nacional das Câmaras Técnicas de Medicina do Trabalho: Protegendo a Saúde do Trabalhador Conselho Federal de Medicina Mesa Redonda: Dilemas da Medicina do Trabalho Médico do Trabalho, Médico Perito

Leia mais

O que vai mudar na nossa relação trabalhista e previdenciária?

O que vai mudar na nossa relação trabalhista e previdenciária? O que vai mudar na nossa relação trabalhista e previdenciária? 12/12/2017 O que é o esocial? Nova forma de enviar ao Governo (Ministério do Trabalho, Receita Federal, Previdência Social e Caixa Econômica

Leia mais

LEI Nº , DE 6 DE JULHO DE 2015

LEI Nº , DE 6 DE JULHO DE 2015 LEI Nº 13.146, DE 6 DE JULHO DE 2015 ARTIGOS 1º AO 13 E 34 A 38 - Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). DISPOSIÇÕES PRELIMINARES DISPOSIÇÕES

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 34, DE 28 DE NOVEMBRO DE 2011.

RESOLUÇÃO Nº 34, DE 28 DE NOVEMBRO DE 2011. MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO SOCIAL E COMBATE À FOME CONSELHO NACIONAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL Esplanada dos Ministérios, bloco F, anexo, ala A, 1º andar, Brasília/DF CEP: 70059-900 RESOLUÇÃO Nº 34, DE

Leia mais