Introdução. A Equipa da Ecopilhas

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Introdução. A Equipa da Ecopilhas"

Transcrição

1 Manual de Apoio

2 Introdução O Manual Pilhão vai à Escola foi construído com o objetivo de servir como guia ao Professor e ao Educador responsável por dinamizar a iniciativa na Escola. Contém sugestões práticas de como abordar o tema da reciclagem de pilhas e baterias com os alunos, curiosidades relacionadas com as pilhas e baterias e com o próprio fluxo de resíduos. Sabemos que despertar a atenção de jovens e motivá-los para a reciclagem não é uma tarefa simples. Recorrer a experiências e utilizar jogos como forma de abordar matérias mais complexas, é seguramente uma maneira eficaz de captar a sua atenção. Qualquer atividade, bem estruturada, estimula a vontade de querer aprender, fazendo com que o interesse e a curiosidade do participante sejam despertados para o tema. Procurámos abordar a reciclagem das pilhas e baterias de uma forma genérica, pelo que o Professor e o Educador deverão filtrar e adaptar a informação de acordo com a sua experiência e com a faixa etária dos alunos com quem estão a trabalhar. Fazemos votos que esta informação seja útil e do vosso agrado e estaremos disponíveis para, com a vossa colaboração, melhorar este documento. A Equipa da Ecopilhas

3 Manual de Apoio Conteúdos

4 Conteúdos - Como abordar o tema? o Compreender a reciclagem de pilhas e baterias o Distinguir uma pilha de uma bateria o Identificar equipamentos que contêm pilhas e baterias o Dicas para aproveitar melhor as pilhas e baterias o Mitos e curiosidades sobre pilhas e baterias

5 Manual de Apoio Compreender a reciclagem de pilhas e baterias

6 Reciclagem de pilhas e baterias - Introdução o As pilhas e baterias são um resíduo considerado perigoso para o ambiente sempre que não sejam devidamente encaminhadas para tratamento. o Os Produtores de pilhas e baterias, desde o inicio dos anos 90, têm procurado soluções técnicas que permitam diminuir o conteúdo de metais pesados no fabrico das pilhas e baterias. O mercúrio foi praticamente banido da produção de pilhas alcalinas. O cádmio tem vindo a ser substituído pelos novos sistemas de NiMH e iões de lítio. O chumbo tem sido cada vez menos utilizado no fabrico das baterias portáteis, ainda que continue a ser muito utilizado na produção de baterias para a indústria automóvel. o Esta estratégia preventiva por parte dos Produtores de pilhas e baterias é completada pela utilização progressiva das baterias nos aparelhos portáteis de maior consumo. Este facto permite afirmar que, apesar do crescimento brutal da utilização da energia portátil, o número de pilhas e baterias vendidas apresenta crescimentos modestos versus o que poderia ter sido, se esse tipo de medida preventiva não tivesse sido tomada. A utilização de pilhas (não recarregáveis) em vez das baterias, que podem ser recarregadas centenas de vezes, teria feito crescer o mercado de forma drástica.

7 Reciclagem de pilhas e baterias O Pilhão o O Pilhão nasceu no dia 1 de Janeiro de 2004 pelas mãos da Ecopilhas. Foi acolhido com todo o carinho por milhares de Cidadãos conscientes que os recursos naturais não são inesgotáveis e que a reciclagem é essencial para o nosso Planeta viver em harmonia. o Colocado primeiro apenas em supermercados e hipermercados, o Pilhão rapidamente se espalhou a todo o país, com o apoio de milhares de Cidadãos e Entidades, com especial destaque para os Municípios que, em muitos casos, colocaram o Pilhão na rua à disposição de todos. o Em 2005 já existiam cerca de pontos de recolha em Portugal. Em 2012 são mais de e existem em todo o tipo de comércio, escolas, hospitais, municípios, entre outros. o Apesar de se terem recolhido mais de 145 milhões de pilhas e baterias desde o aparecimento do Pilhão e de milhares de Cidadãos participarem ativamente na recolha, muitos são aqueles que continuam menos atentos a uma realidade que necessita do envolvimento de todos. o Desde 2004 que a Ecopilhas se preocupa com a educação dos Cidadãos. Por isso, logo no primeiro ano de existência do Pilhão, a Ecopilhas, em colaboração com uma cadeia de supermercados, desenvolveu uma campanha que apelidou de Pilhas de Livros que visava o envolvimento da comunidade escolar na educação dos mais jovens para a reciclagem de pilhas e baterias. É para dar continuidade a essa ação que a Ecopilhas desenvolveu a iniciativa Pilhão vai à Escola.

8 Reciclagem de pilhas e baterias Depois do Pilhão o Os Pilhões, já cheios de pilhas e baterias usadas, são recolhidos pela Ecopilhas e enviados para o centro de triagem. o Quando chegam ao centro de triagem, os Pilhões são despejados para uma mesa de triagem onde as pilhas e baterias são cuidadosamente separadas de acordo com o seu sistema químico. Todo o processo de separação das pilhas e baterias é manual o que permite assegurar uma maior qualidade. o Depois da triagem, todas as pilhas e baterias usadas são enviadas, de acordo com o seu sistema químico, para uma unidade de reciclagem. Alcalinas Zinco Carbono Lítio Botão NiMH NiCd Iões de Lítio

9 Reciclagem de pilhas e baterias Como se processa o As pilhas e baterias chegam à unidade de tratamento, já separadas por sistema químico, o que permite a quem as receciona, direcionar os resíduos para o tratamento mais adequado. o Existem vários processos de tratamento, os mais comuns são o pirometalúrgico e o hidrometalúrgico. o Durante o processo de reciclagem os metais pesados presentes nas pilhas e baterias, como o mercúrio, cádmio ou chumbo são retidos, evitando-se assim a sua deposição nos aterros ou incineração, com consequências menos benéficas para o ambiente. o A maioria dos outros materiais obtidos, como por exemplo a sucata, são reutilizados na indústria.

10 Reciclagem de pilhas e baterias Diagrama de Gestão Produção e/ou importação de pilhas e baterias Venda no mercado nacional Uso pelo consumidor Armazenagem temporária Recolha seletiva Deposição no Pilhão Triagem Reciclagem Utilização na indústria

11 Reciclagem de pilhas e baterias - O que acontece quando as pilhas e baterias vão para o lixo comum? As pilhas e baterias portáteis que não são colocadas no Pilhão são desviadas do processo de reciclagem e, por conseguinte, o seu destino será o aterro, a incineração ou o próprio meio ambiente. Quando as pilhas e baterias são depositadas no meio ambiente, são necessárias várias centenas de anos para que desapareçam, com a agravante de os metais pesados existentes na sua composição poderem provocar a contaminação dos solos, atingir os lençóis freáticos poluindo as águas subterrâneas e podendo, inclusivamente, entrar na cadeia alimentar.

12 Reciclagem de pilhas e baterias Sugestão de atividades o Desafiar os alunos a desenhar o ciclo de recolha das pilhas e baterias, através da construção de uma história e/ou de uma banda desenhada. o Desafiar os alunos a criar cenários onde as pilhas e baterias são devidamente encaminhadas para reciclagem e cenários onde não são encaminhadas para reciclagem. o Construir/Personalizar o seu próprio mini Pilhão. Em anexo encontra um mini Pilhão planificado que pode ser recortado e pintado por cada um dos alunos. Com o objetivo de dar consistência ao mini Pilhão, sugerimos que passe o molde para uma folha de papel vegetal para que cada aluno o possa decalcar numa cartolina e posteriormente recortar, pintar, armar e colar.

13

14 Manual de Apoio Distinguir uma pilha de uma bateria

15 Pilha ou Bateria Qual a diferença? O que é uma pilha? o A pilha eletroquímica teve origem na antiguidade (600 a.c.) quando o filosofo Tales de Mileto descobriu o fenómeno da tração, o que mais tarde viria a dar origem ao nome eletricidade. Porém, só no século XVIII é que, em Itália, Alessandro Volta ( ), professor de física, desenvolve a chamada pilha de Volta que inspirou as pilhas atuais. A pilha atual é um dispositivo que utiliza reações de óxido-redução para converter energia química em energia elétrica. O que é uma bateria? o Uma bateria é um dispositivo que armazena energia química e a torna disponível na forma de energia elétrica, podendo ser carregada e utilizada várias vezes. As baterias também são mais conhecidas tecnicamente por acumuladores. É só em 1859 que o físico francês Gaston Planté constrói a primeira bateria recarregável constituída por chumbo e dióxido de chumbo, imersos numa solução de ácido sulfúrico. Estas baterias foram inicialmente utilizadas, sobretudo, para a sinalização ferroviária sendo atualmente mais utilizadas nos veículos automóveis. Qual a diferença entre pilha e bateria? o As pilhas e as baterias distinguem-se fundamentalmente pelo facto de as segundas poderem ser reutilizadas várias vezes enquanto que a energia contida nas primeiras só pode ser utilizada uma única vez.

16 Baterias Principais características Pilhas Zinco Carbono (Salinas) Alcalinas Zinco Ar Lítio Características As pilhas Zinco Carbono, também conhecidas por pilhas Salinas, foram as primeiras pilhas a serem utilizadas em casa. São as mais baratas do mercado mas são as que duram menos. As pilhas alcalinas duram várias vezes mais do que as pilhas de Zinco Carbono, conforme a aplicação seja de baixo ou de alto consumo de energia. São normalmente duas a três vezes mais caras do que as de Zinco Carbono. As pilhas Zinco Ar funcionam pela reação do zinco exposto ao oxigénio e são usadas quase exclusivamente nos aparelhos auditivos. A tecnologia lítio é actualmente a mais eficiente, sobretudo para aparelhos de elevada descarga de energia. Neste tipo de aparelhos a duração de uma pilha de lítio pode ser várias vezes superior a uma pilha alcalina, além de ser mais leve. Têm um prazo de validade muito superior ao das Pilhas Zinco Carbono e Alcalinas mas são mais caras e o seu sistema químico é mais instável. Principais utilizações Rádios, lanternas, comandos de equipamentos, relógios, jogos eletrónicos, aparelhos auditivos, brinquedos, etc.

17 Pilhas Principais características Baterias Características Principais utilizações Níquel Cádmio NiCd Niquel Metal Hidreto (NiMH) Iões de Lítio As baterias de Níquel Cádmio foram as primeiras recarregáveis portáteis a serem introduzidas no mercado. Este sistema químico oferece uma boa relação custo/benefício e tem uma capacidade de carga aceitável. No entanto, se não for totalmente descarregado, desenvolve o chamado efeito de memória. A principal desvantagem deste tipo de baterias é a utilização do cádmio, um metal muito prejudicial ao ambiente devido à sua toxicidade. As baterias de NiMH são uma evolução direta das NiCd, acrescentando algumas vantagens como a maior duração e o menor peso. Como não utilizam o cádmio, estas baterias são mais amigas do ambiente. O seu custo é normalmente superior ao das NiCd. A última geração de Pilhas e Baterias Recarregáveis utiliza o sistema de Iões de lítio. É uma tecnologia complexa, com maior capacidade energética em relação aos sistemas NiCd e NiMH. São mais leves e têm uma maior autonomia. Têm ainda a vantagem de não desenvolver o efeito de memória. São normalmente as mais caras de todas, mas também têm o sistema químico mais instável. Telemóveis, ferramentas elétricas sem fios, computadores portáteis, câmaras de filmar, câmaras fotográficas, máquinas de barbear, escovas de dentes eléctricas, e outros aparelhos de alta descarga de energia.

18 Manual de Apoio Identificar equipamentos que contêm pilhas e baterias

19 Pilhas e baterias Exemplos de onde as podemos encontrar? Equipamento Nº Pilhas/baterias Equipamento Nº Pilhas/baterias Comando de Tv 2 Leitores CD/DVD 2 Telemóveis 1 Leitores de cassete 2 Lanternas 2 Rádio c/leitor k7 ou CD 4 Despertadores 1 Rádio pequeno 2 Relógios de Pulso 1 Telefone portátil casa 1 Relógios de parede 1 Esquentador 2 Relógios mesa 1 Identificador Via Verde 1 Comando do vídeo 2 Comando chaves carro 1 Comando do DVD 2 Máquina fotográfica 1 Comando aparelhagem Máquina de calcular 2 2 Ipod/Leitor MP3 1

20 Pilhas e baterias Outros exemplos Medidor diabetes e de tensão Lima elétrica Depiladora Aparelhos massagens Balança digital Máquina cortar cabelo Cuidados Pessoais Aparelhos auditivos Termómetro digital Máquina barbear Escova dentes elétrica Comp. didácticos Teclado sem fios Impressora portátil PDA, ipad Consolas portáteis PSP/Gameboy Informática GPS Agenda electrónica Computador portátil Jogos eletrónicos Rato sem fios Pistas de carros Bonecas Brindes tipo MacDonald s Aspirador portátil Isqueiro cozinha Tira borbotos Brinquedos musicais Brinquedos Móbil para bebés Balança cozinha Utilitários de casa Máquina costura portátil Ferramentas de brincar Peluches Brinquedos telecomandados Aparafusadora portátil eletrodomésticos sem fios Faca elétrica

21 Pilhas e baterias Sugestão de atividades Pilhas e Baterias em casa o Questione os alunos sobre o número de pilhas e baterias que julgam ter em casa e peça que escrevam num papel o resultado a que chegaram. o Peça depois para fazerem uma lista com os diferentes equipamentos elétricos e eletrónicos que têm em casa que usem pilhas ou baterias. o Finalmente, como trabalho para desenvolver em conjunto com a família, peça-lhes que façam de detetives e investiguem em casa, os aparelhos que contenham pilhas e baterias, contabilizando as mesmas, para que posteriormente comparem com o valor a que tinham chegado no início do desafio. Não se esqueça de lhes pedir para contarem também as pilhas que ainda estão por usar e aquelas que já estão usadas, prontas a serem colocadas no Pilhão. Pilhas e baterias na Escola o Este é um exercício que pode ser desenvolvido na Escola, no qual os alunos são convidados a fazer de detetives, procurando em toda a Escola onde estão as pilhas ou baterias. As surpresas são muitas, uma vez que as pilhas podem ser utilizadas pelos aparelhos mais improváveis. Todos os funcionários da Escola podem ser testemunhas dessa investigação pois só alguns deles saberão onde se encontram muitas das pilhas ou baterias. o

22 Pilhas e baterias Sugestão de atividades Pilhas e Baterias nas férias o Quantos aparelhos com pilhas e baterias levam para férias? - Se forem para o campo? Quais? - Se forem para a praia? Quais? - Se forem para a cidade? Quais? o Pedir para fazerem um desenho ou uma composição onde incluam os aparelhos com pilhas e baterias que usam nas Férias, na Escola e em Casa.

23 Manual de Apoio Dicas para aproveitar melhor as pilhas e baterias

24 Dicas para aproveitar melhor as pilhas e baterias 1. Utilizar pilhas alcalinas em vez de zinco carbono em todo o tipo de aplicações com consumo de energia baixo ou médio, como por exemplo comandos de equipamentos, rádios, máquinas de calcular, etc. 2. Utilizar pilhas alcalinas em aparelhos que apesar de um alto consumo de energia só têm uma utilização pontual, como por exemplo as lanternas. 3. Em todos os outros aparelhos de alto consumo de energia e utilização constante, aconselha-se o uso de pilhas recarregáveis ou baterias. É o caso das máquinas fotográficas, ferramentas elétricas sem fios, computadores, telemóveis, MP3, etc. 4. A energia necessária para fazer funcionar um aparelho varia consoante a sua aplicação. As pilhas já usadas podem ainda ter energia para serem utilizadas em aparelhos com menor exigência energética. Assim, as pilhas devem ser testadas em aparelhos diferentes dos que estiveram até então. Por exemplo, um brinquedo pode exigir mais capacidade energética do que o comando da TV. Com esta medida reduz-se a produção de resíduos, reutilizando a pilha.

25 Dicas para aproveitar melhor as pilhas e baterias 5. Retirar as pilhas dos aparelhos que não estão a uso, evitando a descarga das mesmas. 6. Não expor as pilhas e baterias a grandes diferenças de temperatura, pode afetar a sua capacidade de autonomia. 7. Comprar as pilhas para usar num espaço de tempo não superior a um ano. Esta regra é fundamental sobretudo nas pilhas de zinco carbono, mas também se aplica às alcalinas.

26 Dicas para aproveitar melhor as pilhas e baterias Sugestão de atividades o Fazer um pequeno inquérito aos alunos sobre a forma como utilizam as Pilhas e Baterias e também sobre as suas práticas ambientais relativamente a este resíduo. o Desafiar os alunos a dar uma aula de boas práticas ambientais à sua família, com o objetivo de transmitir as rotinas que nos levam ao uso racional da energia portátil.

27 Manual de Apoio Mitos e curiosidades sobre pilhas e baterias

28 Mitos e curiosidades sobre pilhas e baterias Colocar uma pilha no frigorifico ou ao Sol, recarrega a pilha? o A variação de temperatura pode induzir a que a pilha volte a funcionar por instantes. No entanto, é ilusório e até perigoso para quem faz este tipo de experiências. A exposição das pilhas e baterias a altas temperaturas ou a temperaturas muito baixas pode interferir com a performance das mesmas levando inclusive a que estas não funcionem. Quando compramos um equipamento que contém uma bateria devemos carregar a bateria durante um dia? o Devemos sempre seguir as instruções do fabricante. De uma forma geral devemos sempre carregar as baterias totalmente antes da primeira utilização, ainda que esse procedimento seja mais determinante no sistema níquel cádmio (NiCd) do que no níquel-metal-hidreto (NiMH) ou no Iões de Lítio (Li-Ion). O que é o efeito memória? o Se a bateria não for descarregada totalmente em cada ciclo de carga e descarga, a bateria acaba por reduzir a sua capacidade. Ou seja, em cada carga a bateria passa a dar menos autonomia relativamente a um mesmo aparelho. A este fenómeno chamamos efeito de memória.

29 Mitos e curiosidades sobre pilhas e baterias Podemos recarregar os equipamento elétricos e eletrónicos constantemente? o Poder, podemos. Mas não nos podemos esquecer que o número de recargas é finito, de acordo com o tipo de bateria e do equipamento. Que recursos gastam mais bateria num telemóvel? o Sem dúvida que todas as operações em que o ecrã seja utilizado são as que mais energia consomem. Depois vem a própria conversação. Mas não esquecer que mesmo sem serem utilizados (em modo de espera), os telemóveis estão a consumir a energia das baterias. E nos outros aparelhos? o De forma genérica todas as funcionalidades que impliquem tração são grandes consumidoras de energia. Por exemplo os Leitores de CD portáteis e os Walkman eram grandes consumidores de energia. Quando é que se generalizou o uso das pilhas alcalinas em Portugal? o Na realidade Portugal demorou muito tempo até começar a utilizar em larga escala as pilhas alcalinas. Só em finais dos anos 80 é que as pilhas alcalinas começaram a ser comercializadas por diversas marcas que apostaram nas claras vantagens que estas pilhas tinham versus as existentes pilhas de zinco carbono.

30 Mitos e curiosidades sobre pilhas e baterias - Sugestão de atividades o Perguntar aos alunos se têm conhecimento de algum mito ou curiosidade sobre pilhas e baterias. o Explicar que as pilhas e baterias são resíduos perigosos com os quais não devem fazer experiências ou brincar. o Pedir aos alunos que perguntem aos pais se têm alguns mitos ou curiosidades que queiram partilhar.

31 Sugestão de atividades Ensine o Hino da Ecopilhas aos seus alunos, a cantar é mais fácil aprender, pode ouvi-lo no site da Ecopilhas ou do Pilhão vai à Escola. Hino Ecopilhas: PILHAS E BATERIAS NO PILHÃO Pilhas no Pilhão, É a solução Reciclar é renovar o mundo! Baterias no Pilhão Está na nossa mão Começar a reciclar o mundo! São pequenas, grandes, redondas, quadradas Baterias e pilhas usadas E o que fazer, Quando já nada fazem funcionar? Refrão A Natureza não precisa de baterias O Pilhão dá-nos garantias De um final seguro, sem poluição Refrão Rádios, brinquedos, computadores Telemóveis e despertadores Pilhas, baterias no Pilhão!

Introdução. A Equipa da Ecopilhas

Introdução. A Equipa da Ecopilhas Manual de Apoio Introdução O Manual Pilhão vai à Escola foi construído com o objetivo de servir como guia ao Professor e ao Educador responsável por dinamizar a iniciativa na Escola. Contém sugestões práticas

Leia mais

Semana Europeia da Prevenção Introdução As Pilhas e Baterias são um resíduo considerado perigoso para o ambiente, sempre que não sejam devidamente encaminhadas para tratamento. Os Produtores de Pilhas

Leia mais

Conheça mitos e verdades sobre a bateria do celular

Conheça mitos e verdades sobre a bateria do celular Conheça mitos e verdades sobre a bateria do celular Dono novo, traumas velhos: você acaba de comprar um celular, mas já está com medo da bateria dele não durar nem um ano, não é mesmo? O UOL Tecnologia

Leia mais

I Congresso Baiano de Engenharia Sanitária e Ambiental I COBESA

I Congresso Baiano de Engenharia Sanitária e Ambiental I COBESA I Congresso Baiano de Engenharia Sanitária e Ambiental I COBESA DESCARTE DE BATERIAS DE CELULARES E REGULAMENTAÇÃO CONAMA 257/99 E 263/99: UM ESTUDO COM CONSUMIDORES NUM COMPLEXO DE INDÚSTRIAS NO MUNICÍPIO

Leia mais

DEFINIÇÕES. Pilha: gerador eletroquímico de energia elétrica, mediante conversão geralmente irreversível de energia química (NBR 7039/87);

DEFINIÇÕES. Pilha: gerador eletroquímico de energia elétrica, mediante conversão geralmente irreversível de energia química (NBR 7039/87); DEFINIÇÕES Pilha: gerador eletroquímico de energia elétrica, mediante conversão geralmente irreversível de energia química (NBR 7039/87); Bateria: conjunto de pilhas ou acumuladores recarregáveis interligados

Leia mais

13-09-2010 MATERIAIS RECICLÁVEIS, PROCESSO DE RECICLAGEM

13-09-2010 MATERIAIS RECICLÁVEIS, PROCESSO DE RECICLAGEM MATERIAIS RECICLÁVEIS, PROCESSO DE RECICLAGEM 1 2 Introdução História da limpeza; Educação Ambiental; Campanhas de Sensibilização, Publicidade; Reciclagem antigamente; Materiais reutilizáveis; Processos

Leia mais

Amanda Aroucha de Carvalho. Reduzindo o seu resíduo

Amanda Aroucha de Carvalho. Reduzindo o seu resíduo Amanda Aroucha de Carvalho Reduzindo o seu resíduo 1 Índice 1. Apresentação 2. Você sabe o que é Educação Ambiental? 3. Problemas Ambientais 4. Para onde vai o seu resíduo? 5. Soluções para diminuir a

Leia mais

Segurança, Meio Ambiente e Saúde QHSE

Segurança, Meio Ambiente e Saúde QHSE Segurança, Meio Ambiente e Saúde QHSE Preservação e Conservação A preservação é o esforço para proteger um ecossistema e evitar que ele seja modificado. Depende também da presença e ação do homem sobre

Leia mais

Quem analisa bons negócios, escolhe Heliar.

Quem analisa bons negócios, escolhe Heliar. Equipamentos de PrecisAo Heliar Quem analisa bons negócios, escolhe Heliar. Importancia do diagnostico preventivo Seguranca e tranquilidade ao seu cliente Como qualquer peça do veículo, a bateria também

Leia mais

PENSE NO MEIO AMBIENTE SIRTEC TEMA: CONSUMO CONSCIENTE DE ENERGIA DISPOSIÇÃO ADEQUADA DE RESÍDUOS

PENSE NO MEIO AMBIENTE SIRTEC TEMA: CONSUMO CONSCIENTE DE ENERGIA DISPOSIÇÃO ADEQUADA DE RESÍDUOS PENSE NO MEIO AMBIENTE SIRTEC TEMA: CONSUMO CONSCIENTE DE ENERGIA DISPOSIÇÃO ADEQUADA DE RESÍDUOS Abril/2015 Fazer obras e serviços para transmissão, distribuição e uso de energia. Contribuir para o bem

Leia mais

PARLAMENTO EUROPEU. Comissão do Meio Ambiente, da Saúde Pública e da Política do Consumidor

PARLAMENTO EUROPEU. Comissão do Meio Ambiente, da Saúde Pública e da Política do Consumidor PARLAMENTO EUROPEU 1999 2004 Comissão do Meio Ambiente, da Saúde Pública e da Política do Consumidor 31 de Março de 2004 PE 340.787/1-10 ALTERAÇÕES 1-10 Projecto de relatório (PE 340.787) Hans Blokland

Leia mais

Ideal Qualificação Profissional

Ideal Qualificação Profissional 2 0 1 1 Finalista Estadual - SP Categoria Serviços de Educação 2 0 1 2 Vencedora Estadual - SP Categoria Serviços de Educação 2 0 1 2 Finalista Nacional Categoria Serviços de Educação Apresentação O desenvolvimento

Leia mais

CUIDANDO DO MEIO AMBIENTE A PARTIR DA MINHA VIDA COTIDIANA

CUIDANDO DO MEIO AMBIENTE A PARTIR DA MINHA VIDA COTIDIANA CUIDANDO DO MEIO AMBIENTE A PARTIR DA MINHA VIDA COTIDIANA Resumo Aline T. de Aquino Renata C. Vinha O trabalho em questão foi desenvolvido no Centro Municipal de Educação Infantil CEMEI Casa Azul, com

Leia mais

Vida Útil de Baterias Tracionárias

Vida Útil de Baterias Tracionárias Vida Útil de Baterias Tracionárias Seção 1 Introdução. Seção 2 Vida Útil Projetada. ÍNDICE Seção 3 Fatores que Afetam a Vida Útil da Bateria. Seção 3.1 Problemas de Produto. Seção 3.2 Problemas de Manutenção.

Leia mais

ARPA ASSOC. RADIOAMADORES DO PARANÁ

ARPA ASSOC. RADIOAMADORES DO PARANÁ PILHAS RECARREGÁVEIS O que são pilhas recarregáveis? Uma pilha convencional é descartada quando sua carga acaba ou fica em nível insuficiente de energia (fraca). Com uma pilha recarregável, basta utilizar

Leia mais

Nome: Turma: _ Nº: Data:

Nome: Turma: _ Nº: Data: FORMAÇÃO CÍVICA Guião O Ambiente da minha Casa Nome: Turma: _ Nº: Data: De uma forma geral, todas as actividades humanas na Terra, provocam alterações no Meio Ambiente. Muitos destes impactes Ambientais

Leia mais

ACONTECENDO? O QUE ESTÁ O QUE PODEMOS FAZER?

ACONTECENDO? O QUE ESTÁ O QUE PODEMOS FAZER? O QUE ESTÁ ACONTECENDO? O futuro é uma incógnita. As tendências são preocupantes, mas uma coisa é certa: cada um tem de fazer sua parte. Todos somos responsáveis. A atual forma de relacionamento da humanidade

Leia mais

A PRÓXIMA GERAÇÃO DE PILHAS RECARREGÁVEIS MAIS ENERGIA, MAIS DIVERSÃO.

A PRÓXIMA GERAÇÃO DE PILHAS RECARREGÁVEIS MAIS ENERGIA, MAIS DIVERSÃO. MAIS ENERGIA, MAIS DIVERSÃO. Resultado de ampla pesquisa e desenvolvimento, a linha de pilhas recarregáveis REPLAY surgiu para quebrar os paradigmas do segmento. Alta tecnologia pensada especialmente para

Leia mais

PUBLICADO NA EDIÇÃO IMPRESSA SEGUNDA-FEIRA, 18 DE JUNHO DE 2012 POR JM. Energia sustentável

PUBLICADO NA EDIÇÃO IMPRESSA SEGUNDA-FEIRA, 18 DE JUNHO DE 2012 POR JM. Energia sustentável PUBLICADO NA EDIÇÃO IMPRESSA SEGUNDA-FEIRA, 18 DE JUNHO DE 2012 POR JM Energia sustentável A ONU declarou 2012 como o Ano Internacional da Energia Sustentável para Todos. Esta iniciativa pretende chamar

Leia mais

A Ponte entre a Escola e a Ciência Azul

A Ponte entre a Escola e a Ciência Azul Projeto educativo A Ponte entre a Escola e a Ciência Azul A Ponte Entre a Escola e a Ciência Azul é um projeto educativo cujo principal objetivo é a integração ativa de estudantes do ensino secundário

Leia mais

Bateria de Backup Portátil

Bateria de Backup Portátil Bateria de Backup Portátil Manual do Usuário Você acaba de adquirir um produto Leadership, testado e aprovado por diversos consumidores em todo Brasil. Neste manual estão contidas todas as informações

Leia mais

C a m p a n h a I n s t I t u C I o n a l

C a m p a n h a I n s t I t u C I o n a l Viva Melhor! Campanha Institucional CAMPANHA VIVA MELHOR! Camisetas garrafa squeeze saco lixo para carro FOLHETO PROMOCIONAL CAMPANHA Viva Melhor! JUNTOS, PODEMOS CONSTRUIR UM CAMINHO MAIS SOLIDÁRIO E

Leia mais

É o termo geralmente utilizado para designar o reaproveitamento de materiais beneficiados como matéria-prima para um novo produto.

É o termo geralmente utilizado para designar o reaproveitamento de materiais beneficiados como matéria-prima para um novo produto. É o termo geralmente utilizado para designar o reaproveitamento de materiais beneficiados como matéria-prima para um novo produto. REDUZIR REUTILIZAR RECUPERAR RECICLAR A redução deve ser adaptada por

Leia mais

Utilizando a ferramenta de criação de aulas

Utilizando a ferramenta de criação de aulas http://portaldoprofessor.mec.gov.br/ 04 Roteiro Utilizando a ferramenta de criação de aulas Ministério da Educação Utilizando a ferramenta de criação de aulas Para criar uma sugestão de aula é necessário

Leia mais

NÃO QUEBRES O CICLO. ENTRA NO CICLO DA POUPANÇA. Poupar é muito importante. E não é só poupar dinheiro, também podes

NÃO QUEBRES O CICLO. ENTRA NO CICLO DA POUPANÇA. Poupar é muito importante. E não é só poupar dinheiro, também podes NÃO QUEBRES O CICLO. Poupar é muito importante. E não é só poupar dinheiro, também podes poupar água, energia e muitas outras coisas. Com o Ciclo da Poupança, vais aprender que poupar, além de ser bom

Leia mais

1. CAPÍTULO COMPUTADORES

1. CAPÍTULO COMPUTADORES 1. CAPÍTULO COMPUTADORES 1.1. Computadores Denomina-se computador uma máquina capaz de executar variados tipos de tratamento automático de informações ou processamento de dados. Os primeiros eram capazes

Leia mais

Bingo das atitudes sustentáveis

Bingo das atitudes sustentáveis de educação ambie s e d a ntal id Ativ Bingo das atitudes sustentáveis 4º a no do tal n e Ensino Fundam Autora: Alessandra M. Cavichia Atanazio Atividades de educação ambiental Bingo das Atitudes Sustentáveis

Leia mais

Meio Ambiente PROJETOS CULTURAIS. 4 0 a O - fu dame tal. Cuidar da vida também é coisa de criança. Justificativa

Meio Ambiente PROJETOS CULTURAIS. 4 0 a O - fu dame tal. Cuidar da vida também é coisa de criança. Justificativa Meio Ambiente 4 0 a O - fu dame tal Cuidar da vida também é coisa de criança Justificativa PROJETOS CULTURAIS Na idade escolar, as crianças estão conhecendo o mundo (Freire, 1992), sentindo, observando,

Leia mais

Práticas Verdes Para Condomínios

Práticas Verdes Para Condomínios Guia de Práticas Verdes Para Condomínios A economia que faz bem para o seu bolso e para o meio ambiente Com o objetivo de incentivar e disseminar práticas sustentáveis em condomínios, o Secovi Rio criou

Leia mais

A Engenharia Civil e as Construções Sustentáveis

A Engenharia Civil e as Construções Sustentáveis Engenharia A Engenharia Civil e as Construções Sustentáveis A construção sustentável é um novo conceito que está surgindo dentro da engenharia civil. A construção sustentável além de tornar a obra ecológica,

Leia mais

Campanha de Limpeza e Conservação do Ambiente da Nossa Terra. A Câmara Municipal das Lajes do Pico convida todos os munícipes a aderir à

Campanha de Limpeza e Conservação do Ambiente da Nossa Terra. A Câmara Municipal das Lajes do Pico convida todos os munícipes a aderir à Campanha de Limpeza e Conservação do Ambiente da Nossa Terra A Câmara Municipal das Lajes do Pico convida todos os munícipes a aderir à Campanha de Limpeza e Conservação do Ambiente da Nossa Terra, e a

Leia mais

site: balcaodoconsumidor.upf.br e-mail: balcaodoconsumidor@upf.br

site: balcaodoconsumidor.upf.br e-mail: balcaodoconsumidor@upf.br Nº 7-1ª edição Ano2013 Equipe Executora: Balcão do Consumidor: Coordenadores: Prof. Dr. Liton Lanes Pilau Sobrinho Prof. Ms. Rogerio da Silva Arte e Execução: Lucas De Toni Reginatto Estagiário: Pedro

Leia mais

Você sabia. As garrafas de PET são 100% recicláveis. Associação Brasileira da Indústria do PET

Você sabia. As garrafas de PET são 100% recicláveis. Associação Brasileira da Indústria do PET Você sabia? As garrafas de PET são 100% recicláveis Associação Brasileira da Indústria do PET O Brasil é um dos maiores recicladores de PET do mundo A reciclagem é uma atividade industrial que gera muitos

Leia mais

Qualidade da Água. A disponibilidade da Água

Qualidade da Água. A disponibilidade da Água Qualidade da Água A disponibilidade da Água A água pode ter as mais variadas origens e características mas a sua disponibilidade para consumo humano revela-se cada vez mais diminuta. % H2O Doce Vs Salgada

Leia mais

ATIVIDADE COMEMORATIVA DA SEMANA NACIONAL DE CIDADANIA E SOLIDARIEDADE

ATIVIDADE COMEMORATIVA DA SEMANA NACIONAL DE CIDADANIA E SOLIDARIEDADE ATIVIDADE COMEMORATIVA DA SEMANA NACIONAL DE CIDADANIA E SOLIDARIEDADE Mudando o Planeta CONTEÚDO Cidadania Consciência Ambiental Ação Política Meio Ambiente COMPETÊNCIAS E HABILIDADES Competência: Ampliar

Leia mais

PROGRAMA DE SUSTENTABILIDADE NAS UNIDADES DE SAÚDE

PROGRAMA DE SUSTENTABILIDADE NAS UNIDADES DE SAÚDE PROGRAMA DE SUSTENTABILIDADE NAS UNIDADES DE SAÚDE 118 IABAS Relatório de Gestão Rio de Janeiro 2010/2011/2012 Programa de Sustentabilidade nas Unidades de Saúde O Programa de Sustentabilidade promove

Leia mais

Cooperativa de Ensino A Colmeia. Projeto Curricular de Escola

Cooperativa de Ensino A Colmeia. Projeto Curricular de Escola Cooperativa de Ensino A Colmeia Projeto Curricular de Escola TRIÉNIO 2010-2013 É preciso que toda a sociedade se consciencialize que ambiente é o conjunto de tudo o que envolve o Homem, incluindo o próprio

Leia mais

PROJETO AMIGOS DO PLANETA. Autor. Rose Mariah de Souza Ferreira. Gestora Ambiental

PROJETO AMIGOS DO PLANETA. Autor. Rose Mariah de Souza Ferreira. Gestora Ambiental PROJETO AMIGOS DO PLANETA Autor Rose Mariah de Souza Ferreira Gestora Ambiental Gravataí, março de 2011. Introdução Pensar em tornar o ambiente em que se vive sustentável, é direcionar ações capazes de

Leia mais

Plano de Trabalho com Projetos

Plano de Trabalho com Projetos PREFEITURA DE JARAGUÁ DO SUL SECRETARIA MUNICIPAL DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE ENSINO FUNDAMENTAL Plano de Trabalho com Projetos 1. Identificação: Escola Municipal de Ensino Fundamental Renato Pradi Professora:

Leia mais

Capacidade nominal = capacidade da bateria do banco de alimentação x tensão da bateria 3,7V/aumento de tensão 5V x eficiência de conversão

Capacidade nominal = capacidade da bateria do banco de alimentação x tensão da bateria 3,7V/aumento de tensão 5V x eficiência de conversão 1. Qual é a diferença entre as capacidades nominal e real do banco de alimentação? A. Diferenças: A capacidade real do banco de alimentação é a mesmo da sua bateria. No entanto, há uma diferença entre

Leia mais

O LIXO É UM LUXO! Atividade prática sobre reciclagem

O LIXO É UM LUXO! Atividade prática sobre reciclagem Projetos para a Sala de Aula O LIXO É UM LUXO! Atividade prática sobre reciclagem 5 a a 8 a SÉRIES Softwares necessários: Microsoft excel 97 Microsoft powerpoint 97 Microsoft publisher 97 Guia do Professor

Leia mais

A empresa. Estamos sempre à procura de novas ideias.

A empresa. Estamos sempre à procura de novas ideias. A empresa. Projectamos e construímos plantas para a produção de concreto e asfalto. O nosso objectivo é criar novas ideias para conseguir máquinas versáteis, eficientes, fortes e duráveis. Independentemente

Leia mais

Sistema de energia inteligente XTS IMPRES

Sistema de energia inteligente XTS IMPRES White Motorola Logo PMS 138 Motorola Logo Sistema de energia inteligente XTS IMPRES TM 2 A tecnologia de ponta IMPRES TM da Motorola permite comunicação entre a bateria e o carregador. O resultado um sistema

Leia mais

Luigi - 1º ano A. A família Pimentel é consciente da necessidade da preservação do meio ambiente, contribuímos com pequenos atos como:

Luigi - 1º ano A. A família Pimentel é consciente da necessidade da preservação do meio ambiente, contribuímos com pequenos atos como: Luigi - 1º ano A A família Pimentel é consciente da necessidade da preservação do meio ambiente, contribuímos com pequenos atos como: Coleta seletiva, economia de água (banhos mais curtos, fechar a torneira

Leia mais

CONSCIENTIZAÇÃO DO USO E DESCARTE DAS PILHAS E BATERIAS

CONSCIENTIZAÇÃO DO USO E DESCARTE DAS PILHAS E BATERIAS CONSCIENTIZAÇÃO DO USO E DESCARTE DAS PILHAS E BATERIAS 1 João Lopes da Silva Neto; 2 Juciery Samara Campos Oliveira; 3 Thayana Santiago Mendes; 4 Geovana do Socorro Vasconcelos Martins 1 (AUTOR) Discente

Leia mais

PROCESSO DE GEMINAÇÃO

PROCESSO DE GEMINAÇÃO PROCESSO DE GEMINAÇÃO 2 PROCESSO DE GEMINAÇÃO A nova edição da campanha Geração Depositrão apresenta uma componente social ainda mais forte, na medida em que, para além dos prémios finais oferecidos pelo

Leia mais

LEI Nº 1.709 DE 08 DE MAIO DE 2013

LEI Nº 1.709 DE 08 DE MAIO DE 2013 LEI Nº 1.709 DE 08 DE MAIO DE 2013 INSTITUI O PROJETO "DESTINO CERTO AO LIXO ELETRÔNICO DE FAGUNDES VARELA". JEAN FERNANDO SOTTILI, Prefeito Municipal de Fagundes Varela, no uso das atribuições que me

Leia mais

power one Batteries FAQ

power one Batteries FAQ power one Batteries FAQ www.powerone-batteries.com Em que tamanhos estão disponíveis as pilhas da power one? Os tamanhos padrão das pilhas para aparelhos auditivos são 10, 13, 312 e 675. São fáceis de

Leia mais

Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação

Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação Práticas de sustentabilidade Ações que tenham como objetivo a construção de um novo modelo de cultura institucional visando a inserção de critérios de sustentabilidade

Leia mais

INSTRUÇÕES PARA A COLETA SELETIVA DO LIXO E DICAS DE CONSUMO CONSCIENTE

INSTRUÇÕES PARA A COLETA SELETIVA DO LIXO E DICAS DE CONSUMO CONSCIENTE 12:43 Page 1 INSTRUÇÕES PARA A COLETA SELETIVA DO LIXO E DICAS DE CONSUMO CONSCIENTE Jardins é Page 2 LIXO UM PROBLEMA DE TODOS Reduzir a quantidade de lixo é um compromisso de todos. Uma pessoa é capaz

Leia mais

ESCOLA ESTADUAL JOAQUIM GONÇALVES LEDO SIRLENE DE SOUZA B. DAS VIRGENS PROJETO: AMIGOS DO MEIO AMBIENTE

ESCOLA ESTADUAL JOAQUIM GONÇALVES LEDO SIRLENE DE SOUZA B. DAS VIRGENS PROJETO: AMIGOS DO MEIO AMBIENTE ESCOLA ESTADUAL JOAQUIM GONÇALVES LEDO SIRLENE DE SOUZA B. DAS VIRGENS PROJETO: AMIGOS DO MEIO AMBIENTE IVINHEMA MS AGOSTO/2011 ESCOLA ESTADUAL JOAQUIM GONÇALVES LEDO SIRLENE DE SOUZA B. DAS VIRGENS PROJETO:

Leia mais

Kit s de Mãos Livres Parrot

Kit s de Mãos Livres Parrot Kit s de Mãos Livres Parrot Parrot Minikit O Parrot Minikit é um kit de mãos livres Bluetooth que incorpora algoritmos de tratamento de sinal de última geração, assim como um speaker de 2W de alta qualidade

Leia mais

Abril Educação Água Aluno(a): Número: Ano: Professor(a): Data: Nota:

Abril Educação Água Aluno(a): Número: Ano: Professor(a): Data: Nota: Abril Educação Água Aluno(a): Número: Ano: Professor(a): Data: Nota: Questão 1 A água e o ar são indispensáveis para a sobrevivência dos seres vivos, mas o homem vem poluindo esses meios de forma muitas

Leia mais

TESTE SELETIVO PARA CONTRATAÇÃO DE ESTAGIÁRIO Nº 001/2014 DEPARTAMENTO DE MEIO AMBIENTE E RECURSOS HÍDRICOS MUNICÍPIO DE MARMELEIRO-PR

TESTE SELETIVO PARA CONTRATAÇÃO DE ESTAGIÁRIO Nº 001/2014 DEPARTAMENTO DE MEIO AMBIENTE E RECURSOS HÍDRICOS MUNICÍPIO DE MARMELEIRO-PR TESTE SELETIVO PARA CONTRATAÇÃO DE ESTAGIÁRIO Nº 001/2014 DEPARTAMENTO DE MEIO AMBIENTE E RECURSOS HÍDRICOS MUNICÍPIO DE MARMELEIRO-PR CADERNO DE PROVA CARGO: ESTAGIÁRIO DO DEPARTAMENTO DE MEIO AMBIENTE

Leia mais

Novo Medidor Eletrônico

Novo Medidor Eletrônico Novo Medidor Eletrônico Neste material, você encontra todas as informações sobre o novo equipamento que vai medir o consumo de energia elétrica da sua instalação. bandeirante Instalação do medidor eletrônico

Leia mais

BS 29. Beurer GmbH Söflinger Str. 218 89077 Ulm (Germany) Tel. +49 (0) 731 / 39 89-144 Fax: +49 (0) 731 / 39 89-255 www.beurer.de Mail: kd@beurer.

BS 29. Beurer GmbH Söflinger Str. 218 89077 Ulm (Germany) Tel. +49 (0) 731 / 39 89-144 Fax: +49 (0) 731 / 39 89-255 www.beurer.de Mail: kd@beurer. BS 29 P P Espelho de bolso iluminado Instruções de utilização Beurer GmbH Söflinger Str. 218 89077 Ulm (Germany) Tel. +49 (0) 731 / 39 89-144 Fax: +49 (0) 731 / 39 89-255 www.beurer.de Mail: kd@beurer.de

Leia mais

PROJETO DE REDUÇÃO DOS RESÍDUOS INFECTANTES NAS UTI S DO HOSPITAL ESTADUAL DE DIADEMA

PROJETO DE REDUÇÃO DOS RESÍDUOS INFECTANTES NAS UTI S DO HOSPITAL ESTADUAL DE DIADEMA Hospital Estadual Diadema Prêmio Amigo do Meio Ambiente 2013 PROJETO DE REDUÇÃO DOS RESÍDUOS INFECTANTES NAS UTI S DO HOSPITAL ESTADUAL DE DIADEMA Hospital Estadual de Diadema Responsáveis: João Paulo

Leia mais

18/06/2009. Quando cuidar do meio-ambiente é um bom negócio. Blog: www.tudibao.com.br E-mail: silvia@tudibao.com.br.

18/06/2009. Quando cuidar do meio-ambiente é um bom negócio. Blog: www.tudibao.com.br E-mail: silvia@tudibao.com.br. Marketing Ambiental Quando cuidar do meio-ambiente é um bom negócio. O que temos visto e ouvido falar das empresas ou associado a elas? Blog: www.tudibao.com.br E-mail: silvia@tudibao.com.br 2 3 Sílvia

Leia mais

Olá meninos, vocês parecem contrariados. O que aconteceu?

Olá meninos, vocês parecem contrariados. O que aconteceu? Olá meninos, vocês parecem contrariados. O que aconteceu? Puxa, o lixo é mesmo um problema muito sério. Vocês sabiam que muitos animais silvestres estão morrendo porque confundem lixo com comida? Sério?

Leia mais

APRENDENDO NOS MUSEUS. Exposição no Bloco do estudante: O brinquedo e a rua: diálogos

APRENDENDO NOS MUSEUS. Exposição no Bloco do estudante: O brinquedo e a rua: diálogos APRENDENDO NOS MUSEUS Exposição no Bloco do estudante: O brinquedo e a rua: diálogos Este material foi desenvolvido a fim de ajudar alunos e professores a tirar maior proveito de suas experiências museais.

Leia mais

ESCOLA MUNICIPAL PROFESSOR ANTONIO DA GRAÇA MACHADO PROJETO INTERDISCIPLINAR MOSTRA CULTURAL E CIENTÍFICA

ESCOLA MUNICIPAL PROFESSOR ANTONIO DA GRAÇA MACHADO PROJETO INTERDISCIPLINAR MOSTRA CULTURAL E CIENTÍFICA ESCOLA MUNICIPAL PROFESSOR ANTONIO DA GRAÇA MACHADO PROJETO INTERDISCIPLINAR MOSTRA CULTURAL E CIENTÍFICA 2010 PROFESSORAS: Eliuza Rocha Marlene Damasceno TÍTULO: Energia em Nossa Vida 1 TURMAS ENVOLVIDAS:

Leia mais

Mais clima para todos

Mais clima para todos Mais clima para todos 1 Mais clima para todos Na União Europeia, entre 1990 e 2011, o setor dos resíduos representou 2,9% das emissões de gases com efeito de estufa (GEE), e foi o 4º setor que mais contribuiu

Leia mais

Professor Ventura Ensina Tecnologia

Professor Ventura Ensina Tecnologia Professor Ventura Ensina Tecnologia Experimento PV001 Maquete com Instalação Elétrica Ensino Fundamental Direitos Reservados = Newton C. Braga 1 Maquete com Instalação Elétrica Você gostaria de aprender

Leia mais

Sumário executivo. Em conjunto, as empresas que implementaram

Sumário executivo. Em conjunto, as empresas que implementaram 10 Sumário executivo Conclusões coordenadas pela Deloitte, em articulação com os membros do Grupo de Trabalho da AÇÃO 7 Sumário executivo Em conjunto, as empresas que implementaram estes 17 projetos representam

Leia mais

A Importância da reciclagem

A Importância da reciclagem Texto 1 A Importância da reciclagem Vanessa Minuzzi Bidinoto Reciclar é economizar energia, poupar recursos naturais e trazer de volta ao ciclo produtivo o que jogamos fora. Para compreendermos a reciclagem

Leia mais

Com este pequeno guia pode, finalmente, tirar partido do seu lixo... e sentir-se bem por isso!

Com este pequeno guia pode, finalmente, tirar partido do seu lixo... e sentir-se bem por isso! Com este pequeno guia pode, finalmente, tirar partido do seu lixo... e sentir-se bem por isso! Os restos de comida, as folhas do jardim ou as plantas secas do quintal ganham vida nova através de um processo

Leia mais

Reciclagem de Materiais COLETA SELETIVA

Reciclagem de Materiais COLETA SELETIVA Reciclagem de Materiais COLETA SELETIVA COLETA SELETIVA Conheça algumas medidas importantes para não poluir o meio ambiente na hora de jogar fora o seu lixo Já é inquestionável hoje a importância da reciclagem

Leia mais

PLANO DE AÇÃO (AÇÕES E ATIVIDADES PREVISTAS) 2014/2015

PLANO DE AÇÃO (AÇÕES E ATIVIDADES PREVISTAS) 2014/2015 PLANO DE AÇÃO (AÇÕES E ATIVIDADES PREVISTAS) 2014/2015 ECO-ESCOLAS Numa fase inicial do Programa Eco-Escolas, priorizou-se a realização da Auditoria Ambiental, tendo-se organizado dois inquéritos (um mais

Leia mais

Sistema inteligente de gestão de chaves e objectos de valor

Sistema inteligente de gestão de chaves e objectos de valor Sistema inteligente de gestão de chaves e objectos Onde estão as cópias de segurança das chaves? Quem foi a última pessoa a utilizar o carro? Quando foi a última vez que o técnico esteve na cave? RFid

Leia mais

Lixo é tudo aquilo que já não tem utilidade e é jogado fora, qualquer material de origem doméstica ou industrial.

Lixo é tudo aquilo que já não tem utilidade e é jogado fora, qualquer material de origem doméstica ou industrial. Lixo reflexo da sociedade Definição Lixo é tudo aquilo que já não tem utilidade e é jogado fora, qualquer material de origem doméstica ou industrial. Todo lixo gerado pode ser classificado em dois tipos:orgânico

Leia mais

VAMOS FAZER MENOS LIXO: REDUÇÃO REUTILIZAÇÃO REDUÇÃO, REUTILIZAÇÃO E RECICLAGEM

VAMOS FAZER MENOS LIXO: REDUÇÃO REUTILIZAÇÃO REDUÇÃO, REUTILIZAÇÃO E RECICLAGEM 1 VAMOS FAZER MENOS LIXO: REDUÇÃO, REUTILIZAÇÃO E RECICLAGEM POLÍTICA DOS 3 R S: consiste na aplicação dos seguintes princípios, por ordem de prioridade: REDUÇÃO da quantidade de resíduos produzidos e

Leia mais

FICHA TÉCNICA Energia Solar Painéis Fotovoltaicos

FICHA TÉCNICA Energia Solar Painéis Fotovoltaicos FICHA TÉCNICA Energia Solar Painéis Fotovoltaicos Nº Pág.s: 6 nº 04 20. Novembro. 2006 Painéis Fotovoltaicos 01 Uma das tecnologias renováveis mais promissoras e recentes de geração de energia eléctrica

Leia mais

SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO: Como Prevenir Roubo de Dados Pessoais. Uma Abordagem Socioeducativa. Geisi Böttcher 1 ; Suelen Graff 2

SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO: Como Prevenir Roubo de Dados Pessoais. Uma Abordagem Socioeducativa. Geisi Böttcher 1 ; Suelen Graff 2 SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO: Como Prevenir Roubo de Dados Pessoais. Uma Abordagem Socioeducativa Geisi Böttcher 1 ; Suelen Graff 2 INTRODUÇÃO No mundo em que a tecnologia chega à demasia para todos, é importante

Leia mais

Perguntas Frequentes. Pilhas e Acumuladores. 1. Qual é a legislação nacional em vigor em matéria de Pilhas e Acumuladores?

Perguntas Frequentes. Pilhas e Acumuladores. 1. Qual é a legislação nacional em vigor em matéria de Pilhas e Acumuladores? Perguntas Frequentes Pilhas e Acumuladores 1. Qual é a legislação nacional em vigor em matéria de Pilhas e Acumuladores? É o Decreto-Lei n.º 6/2009, de 6 de Janeiro, que estabelece o regime de colocação

Leia mais

Reciclagem. Projetos temáticos

Reciclagem. Projetos temáticos Material elaborado pelo Ético Sistema de Ensino Ensino fundamental Publicado em 2011 Projetos temáticos 2 o ano Data: / / Nível: Escola: Nome: Reciclagem Justificativa Este projeto tem como foco promover

Leia mais

ROTEIRO DE ESTUDO I ETAPA LETIVA CIÊNCIAS 4.º ANO/EF 2015

ROTEIRO DE ESTUDO I ETAPA LETIVA CIÊNCIAS 4.º ANO/EF 2015 SOCIEDADE MINEIRA DE CULTURA MANTENEDORA DA PUC Minas E DO COLÉGIO SANTA MARIA ROTEIRO DE ESTUDO I ETAPA LETIVA CIÊNCIAS 4.º ANO/EF 2015 Caro (a) aluno(a), É tempo de conferir os conteúdos estudados na

Leia mais

INTRODUÇÃO REDUZIR OS IMPACTOS AMBIENTAIS. POR OUTRO

INTRODUÇÃO REDUZIR OS IMPACTOS AMBIENTAIS. POR OUTRO INTRODUÇÃO OS METAIS SÃO ATUALMENTE ESSENCIAIS PARA O NOSSO COTIDIANO. OS QUE SÃO MAIS UTILIZADOS SÃO O ALUMÍNIO (EM LATAS), O COBRE (NOS CABOS DE TELEFONE), O CHUMBO (EM BATERIAS DE AUTOMÓVEIS), O NÍQUEL

Leia mais

Atividade experimental Gerando energia elétrica com a luz do Sol

Atividade experimental Gerando energia elétrica com a luz do Sol Atividade experimental Gerando energia elétrica com a luz do Sol É impossível imaginar o mundo atual sem energia elétrica. Pense em todas as atividades que você realiza em um dia na sua casa; em várias

Leia mais

Viver Confortável, Morar Sustentável

Viver Confortável, Morar Sustentável Viver Confortável, Morar Sustentável A Verde Lar foi criada em Março de 2009, dando início a uma jornada com o compromisso e ética das questões ambientais no mercado habitacional oferecendo soluções para

Leia mais

Tensão Capacidade (mm) (mm) (g) (V) (mah) PR10-D6A PR70 1,4 75 5,8 3,6 0,3 PR13-D6A PR48 1,4 265 7,9 5,4 0,83 PR312-D6A PR41 1,4 145 7,9 3,6 0,58

Tensão Capacidade (mm) (mm) (g) (V) (mah) PR10-D6A PR70 1,4 75 5,8 3,6 0,3 PR13-D6A PR48 1,4 265 7,9 5,4 0,83 PR312-D6A PR41 1,4 145 7,9 3,6 0,58 Produto Pilha de zinco-ar Nome do modelo IEC Nominal Nominal Diâmetro Altura Peso Tensão Capacidade (mm) (mm) (g) (V) (mah) PR10-D6A PR70 1,4 75 5,8 3,6 0,3 PR13-D6A PR48 1,4 265 7,9 5,4 0,83 PR312-D6A

Leia mais

Capítulo 1: Eletricidade. Corrente continua: (CC ou, em inglês, DC - direct current), também chamada de

Capítulo 1: Eletricidade. Corrente continua: (CC ou, em inglês, DC - direct current), também chamada de Capítulo 1: Eletricidade É um fenômeno físico originado por cargas elétricas estáticas ou em movimento e por sua interação. Quando uma carga encontra-se em repouso, produz força sobre outras situadas em

Leia mais

SUSTENTABILIDADE EM CONDOMINIOS

SUSTENTABILIDADE EM CONDOMINIOS EM CONDOMINIOS Miguel Tadeu Campos Morata Engenheiro Químico Pós Graduado em Gestão Ambiental Considerações Iniciais Meta - A sobrevivência e perpetuação do seres humanos no Planeta. Para garantir a sobrevivência

Leia mais

Como Implantar Agora 03 Controles Simples e Efetivos Para Você Garantir A RASTREABILIDADE Da Sua Empresa Sem Precisar Investir em Softwares Caros!

Como Implantar Agora 03 Controles Simples e Efetivos Para Você Garantir A RASTREABILIDADE Da Sua Empresa Sem Precisar Investir em Softwares Caros! Como Implantar Agora 03 Controles Simples e Efetivos Para Você Garantir A RASTREABILIDADE Da Sua Empresa Sem Precisar Investir em Softwares Caros! Olá...eu sou a Samira! Sou engenheira química e atuo há

Leia mais

DIFERENÇAS ENTRE HUB, SWITCH E ROOTER

DIFERENÇAS ENTRE HUB, SWITCH E ROOTER ESCOLA SECUNDÁRIA DE AROUCA CURSO OPERADOR DE INFORMÁTICA (2) Educação e Formação de Adultos DIFERENÇAS ENTRE HUB, SWITCH E ROOTER 1º PERÍODO Sara Matias ICORLI 2008/2009 Muita gente sabe que hub, switch

Leia mais

"PANORAMA DA COLETA SELETIVA DE LIXO NO BRASIL"

PANORAMA DA COLETA SELETIVA DE LIXO NO BRASIL Reciclagem e Valorizaçã ção o de Resíduos Sólidos S - Meio Ambiente UNIVERSIDADE DE SÃO S O PAULO "PANORAMA DA COLETA SELETIVA DE LIXO NO BRASIL" Associação sem fins lucrativos, o CEMPRE se dedica à promoção

Leia mais

SOS Planeta: aumentar a realidade para criar sensibilização ambiental

SOS Planeta: aumentar a realidade para criar sensibilização ambiental SOS Planeta: aumentar a realidade para criar sensibilização ambiental Resumo O papel que as empresas podem ter na promoção da sustentabilidade tem sido muito documentado mas se queremos criar um mundo

Leia mais

Visão Sustentável sobre o Desenvolvimento de Embalagens

Visão Sustentável sobre o Desenvolvimento de Embalagens Fórum Varejo Sustentável Alternativas de Embalagens no Varejo Visão Sustentável sobre o Desenvolvimento de Embalagens Eloísa E. C. Garcia CETEA / ITAL VISÃO DE SUSTENTABILIDADE Consumo Sustentável é saber

Leia mais

ALTERAÇÕES CLIMÁTICAS: mudanças importantes no clima que se têm vindo a verificar no mundo ao longo dos tempos

ALTERAÇÕES CLIMÁTICAS: mudanças importantes no clima que se têm vindo a verificar no mundo ao longo dos tempos ALTERAÇÕES CLIMÁTICAS: mudanças importantes no clima que se têm vindo a verificar no mundo ao longo dos tempos Causas: emissões de gases poluentes do meio ambiente (gases com efeito de estufa GEE) devido

Leia mais

ABCEducatio entrevista Sílvio Bock

ABCEducatio entrevista Sílvio Bock ABCEducatio entrevista Sílvio Bock Escolher uma profissão é fazer um projeto de futuro A entrada do segundo semestre sempre é marcada por uma grande preocupação para todos os alunos que estão terminando

Leia mais

PROJETO DE INTERVEÇÃO: UM OLHAR DIFERENTE PARA O LIXO

PROJETO DE INTERVEÇÃO: UM OLHAR DIFERENTE PARA O LIXO UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ÁRIDO-UFERSA NÚCLEO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA CURSO :EDUCAÇÃO AMBIENTAL ALUNA:FRANCISCA IÊDA SILVEIRA DE SOUZA TUTORA: ANYELLE PAIVA ROCHA ELIAS PROFESSORA: DIANA GONSALVES

Leia mais

CONSCIÊNCIA AMBIENTAL NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: para onde vão os resíduos sólidos tóxicos?

CONSCIÊNCIA AMBIENTAL NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: para onde vão os resíduos sólidos tóxicos? CONSCIÊNCIA AMBIENTAL NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: para onde Jéssica Cristina Garcia Universidade Federal de Uberlândia Instituto de Geografia jessicacrisis@yahoo.com.br O destino dado aos resíduos

Leia mais

PROJETO INFORMÁTICA NA ESCOLA

PROJETO INFORMÁTICA NA ESCOLA EE Odilon Leite Ferraz PROJETO INFORMÁTICA NA ESCOLA AULA 1 APRESENTAÇÃO E INICIAÇÃO COM WINDOWS VISTA APRESENTAÇÃO E INICIAÇÃO COM WINDOWS VISTA Apresentação dos Estagiários Apresentação do Programa Acessa

Leia mais

No VirtualBox, carregar no Botão Novo (New), que irá abrir o Assistente de Criação de Máquina Virtual para criar uma nova VM.

No VirtualBox, carregar no Botão Novo (New), que irá abrir o Assistente de Criação de Máquina Virtual para criar uma nova VM. INSTALAÇÃO E GESTÃO DE REDES INFORMÁTICAS EFA NS/NÍVEL III UFCD 5 FORMADOR: PAULO RELVAS Fontes: http://www.formatds.org/instalar-ubuntu-no-virtualbox/ MANUAL DE INSTALAÇÃO UBUNTU 8.10 SOBRE VBOX DA SUN

Leia mais

GESTÃO DO CONHECIMENTO NA INDÚSTRIA QUÍMICA

GESTÃO DO CONHECIMENTO NA INDÚSTRIA QUÍMICA GESTÃO DO CONHECIMENTO NA INDÚSTRIA QUÍMICA Maria de Fátima Soares Ribeiro Monografia apresentada para a conclusão do Curso de Gestão Empresarial para a Indústria Química GETIQ pela Escola de Química da

Leia mais

CRIANÇAS E MEIOS DIGITAIS MÓVEIS A MEDIAÇÃO DA ESCOLA NO ACESSO A REDES E USOS DE TELEMÓVEIS E SMARTPHONES

CRIANÇAS E MEIOS DIGITAIS MÓVEIS A MEDIAÇÃO DA ESCOLA NO ACESSO A REDES E USOS DE TELEMÓVEIS E SMARTPHONES CRIANÇAS E MEIOS DIGITAIS MÓVEIS A MEDIAÇÃO DA ESCOLA NO ACESSO A REDES E USOS DE TELEMÓVEIS E SMARTPHONES Alguns dados Utilização de wifi nas escolas Disponibilidade de wifi na escola Perto de três quartos

Leia mais

ASSOCIAÇÃO PALAS ATHENA CENTRO DE ESTUDOS FILOSÓFICOS. Sustentabilidade e Consumo Uma equação responsável

ASSOCIAÇÃO PALAS ATHENA CENTRO DE ESTUDOS FILOSÓFICOS. Sustentabilidade e Consumo Uma equação responsável ASSOCIAÇÃO PALAS ATHENA CENTRO DE ESTUDOS FILOSÓFICOS Programa Valores da Convivência na Vida Pública e Privada 2011 Sustentabilidade e Consumo Uma equação responsável Relações homem versus natureza Um

Leia mais

A criança e as mídias

A criança e as mídias 34 A criança e as mídias - João, vá dormir, já está ficando tarde!!! - Pera aí, mãe, só mais um pouquinho! - Tá na hora de criança dormir! - Mas o desenho já tá acabando... só mais um pouquinho... - Tá

Leia mais

O Programa Educativo Apetece-me chegou ao Pré-Escolar.

O Programa Educativo Apetece-me chegou ao Pré-Escolar. O Programa Educativo Apetece-me chegou ao Pré-Escolar. O Programa Educativo Apetece-me é uma iniciativa da Nestlé Portugal que conta com o apoio da Direção-Geral de Inovação e de Desenvolvimento Curricular

Leia mais

FLUXO DE ENERGIA E CICLOS DE MATÉRIA

FLUXO DE ENERGIA E CICLOS DE MATÉRIA FLUXO DE ENERGIA E CICLOS DE MATÉRIA Todos os organismos necessitam de energia para realizar as suas funções vitais. A energia necessária para a vida na Terra provém praticamente toda do sol. Contudo,

Leia mais

Guia completo para o profissional sobre a nova Directiva de etiquetagem energética ErP

Guia completo para o profissional sobre a nova Directiva de etiquetagem energética ErP Guia completo para o profissional sobre a nova Directiva de etiquetagem energética ErP Sistemas de aquecimento Sistemas industriais Sistemas de refrigeração Directiva ErP A directiva ErP introduz a etiquetagem

Leia mais