29º Seminário de Extensão Universitária da Região Sul PROJETO RADIOLOGIA E COMUNIDADE

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "29º Seminário de Extensão Universitária da Região Sul PROJETO RADIOLOGIA E COMUNIDADE"

Transcrição

1 29º Seminário de Extensão Universitária da Região Sul PROJETO RADIOLOGIA E COMUNIDADE Área temática Saúde Juliana Almeida Coelho (Coordenadora da ação de extensão) Autores: Juliana Almeida Coelho 1, Caroline de Medeiros 2, Jésika Cella 3 Palavras-chave: Projeto radiologia na comunidade, osteoporose, câncer de mama. Resumo Esse trabalho relata as ações de extensão comunitária, realizadas pelo Projeto Radiologia e Comunidade. O projeto iniciou em 2005 e é realizado semestralmente no Curso Superior de Tecnologia do IF-SC. A equipe executora é composta por dois docentes e 17 alunos. São realizadas oficinas, através de palestras, com o intuito de prevenir a osteoporose e o câncer de mama, duas doenças silenciosas que representam um risco potencial para pessoas acima dos 50 anos. A ação tem-se mostrado eficiente na atenção e cuidado com as comunidades carentes, além de proporcionar uma contínua relação de ensino aprendizagem de todos os que dela participam. Introdução O projeto Radiologia e Comunidade iniciou em 2005, com o intuito de levar às comunidades carentes informações sobre duas das doenças que mais atingem a população brasileira: o câncer de mama e a osteoporose. O Curso Superior de Tecnologia em Radiologia do IF-SC Campus Florianópolis, oferece em sua matriz curricular, no módulo cinco, a unidade curricular de Densitometria Óssea e Mamografia, sendo essa composta por uma carga horária de 120 horas. Dentro dessa unidade curricular, os alunos reconhecem a importância desses exames diagnósticos para prevenir e detectar precocemente a osteoporose e o câncer de mama. 1 Coordenadora da ação de extensão e Docente do Curso Superior de Tecnologia em Radiologia do IF- SC, Campus Florianópolis. 2 Coordenadora Adjunta da ação de extensão e Docente do Curso Superior de Tecnologia em Radiologia do IF-SC, Campus Florianópolis. 3 Discente e executora da ação de extensão do Curso Superior de Radiologia do IF-SC, Campus Florianópolis, 5ª fase.

2 Dentro dessa proposta de prevenção de doenças, viu-se a possibilidade de um projeto de extensão comunitária que possibilitasse atender a demanda social e acadêmica, sendo que a necessidade de mudanças na formação dos profissionais de saúde visando sua adequação a um modelo assistencial que tem como pressupostos principais a humanização do atendimento, a integralidade do ser humano, a promoção da saúde e a necessidade da interlocução com outros saberes, inclusive o saber popular, vem sendo objeto de muitos debates e propostas.(ribeiro, 2005, p. 25) Nesse sentido, trata-se de uma abordagem preventiva, demonstrando às comunidades atendidas a importância do conhecimento sobre o câncer de mama e osteoporose, discutindo o seu significado, as suas formas de tratamento e prevenção. Para Cotran (2006) e Petel (2006) são duas doenças silenciosas, onde a prevenção consiste em diminuir sua incidência, evitando a exposição da população aos fatores de risco. Dessa forma, visto a importância destes exames, de prevenção e o valor do trabalho que o profissional Tecnólogo em Radiologia desempenha, o trabalho relatada ações educativas e assistenciais voltadas a adultos e idosos de baixa renda ou que estejam residindo em comunidades com risco social. O projeto busca atender às orientações expressas nas Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de formação universitária, englobando os seguintes princípios: aprender a aprender, aprender a ser, aprender a fazer, aprender a viver juntos e aprender a conhecer (BRASIL, 2001). Este projeto de extensão tem como objetivo geral expandir os conhecimentos das comunidades carentes de informação sobre o diagnóstico feito através da mamografia e densitometria óssea e suas patologias, através de palestras, contribuindo assim para o aumento da qualidade de vida e manutenção da saúde da população. Visa, também, melhorar o desenvolvimento profissional dos acadêmicos do Curso Superior de Tecnologia em Radiologia, buscando conscientizar o acadêmico sobra a importância, não só das atividades curativas, mas também da realização de palestras educacionais para conscientização da população da importância da manutenção da saúde. Metodologia O Projeto Radiologia e Comunidade desde o seu início, em 2005, já atingiu 11 comunidades, e para o desenvolvimento do projeto em 2011, foi composta uma equipe de dois docentes do Curso Superior de Tecnologia em Radiologia e por 17 alunos, da 5ª fase do respectivo curso. As ações de planejamento e seleção das comunidades atendidas iniciaram em fevereiro de 2011, nesse período foram realizadas reuniões entre a equipe executora para estudar o perfil da comunidade e propor ações e decisões sobre aspectos relacionados ao trabalho, bem como as oficinas para as comunidades. Concomitante as reuniões, desenvolveu-se um estudo profundo sobre o câncer de mama e a osteoporose, consistindo em uma pesquisa de cunho bibliográfico de resumos literários em artigos indexados.

3 Após o contato prévio com as comunidades e o planejamento de todas as ações as oficinas aconteceram durante os meses de maio e junho de 2011, atendendo quatro comunidades diferentes, localizadas na Grande Florianópolis. As oficinas foram ministradas pelos alunos participantes do projeto sob a supervisão de duas docentes executoras da proposta. Participaram das oficinas cerca de 180 pessoas, em sua maioria mulheres, com idade média de 70 anos de idade. Ao final de cada oficina, alguns participantes eram escolhidos aleatoriamente para responder a um pequeno questionário, objetivando verificar o perfil dos participantes e avaliar a ação. Ao total, 68 participantes responderem ao questionário. Nos subitens a seguir descrevemos por meio de gráficos os resultados mais significativos. a) Perfil dos participantes da pesquisa: Conforme a figura 1, dos participantes que responderam ao questionário, 53 são do gênero feminino, 4 do gênero masculino e 11 não responderam a essa pergunta. Gênero dos Participantes Masculino Femenino Sem dados Figura 1 - Gênero dos Participantes Fonte: Autor (2011) Os participantes foram questionados sobre o fato de já terem realizado os exames de densitometria óssea e mamografia. Percebe-se através da figura 2 que a resposta foi de forma geral positiva para os dois exames, porém prevalece o maior índice de realização dos exames de mamografia, fato esse que pode ser justificado pela mamografia ser mais acessível através do Sistema Único de Saúde (SUS).

4 Nº Participantes Realização dos Exames Mamografia Densitometria Sim Não Sem dados Exames Figura 2 - Realização dos Exames. Fonte: Autor (2011) b) Grau de interesse dos participantes: Os participantes também foram questionados sobre a qualidade das oficinas, respondendo a pergunta: Como você se sente após a palestra? possuindo três categorias para resposta: Muito Feliz, Poderia ser Melhor ou desanimado. Vale ressaltar que essa escolha era feita de forma lúdica, onde o participante assinala uma figura que mais demonstrava seu grau de interesse pela oficina. Pode-se observar na figura 03 que para a maioria dos participantes a oficina foi positiva, colaborando para que se sentisse muito feliz. Grau de interesse dos participantes 9% Muito feliz 91% Poderia ser melhor, desanimado Figura 3 - Grau de interesse dos participantes. Fonte: Autor (2011)

5 Conclusões A possibilidade de um diálogo entre a teoria e a prática, articulado no cotidiano da vida das comunidades permitiu a realização de um trabalho de extensão efetivo nas respostas a serem construídas. As respostas necessárias a este projeto foram encontradas em caminhos que reinventam a própria formação científica de cada área em especial e, principalmente pela condução interdisciplinar do grupo. Esses saberes construídos pelo trabalho de muitos, não podem ser propriedade exclusiva de uma minoria, mas sim, socializados com o conjunto da sociedade, para que lhes sirvam como instrumento de compreensão e transformação de sua realidade. (KAMINSKI, 2000). Assim, ao compartilhamos ações dividindo saberes com as atividades interdisciplinares, reconhecemos que o cuidado a aspectos físicos e sociais, supera um modelo de aprendizagem fragmentada e garante aos envolvidos no projeto uma aprendizagem que reconhece os sujeitos na sua totalidade. O resultado reflete em uma ação interdisciplinar e conjunta, ao considerar o diálogo via educação, saúde e cidadania, atende, tanto as necessidades da comunidade, quanto à prática acadêmica. Nesse sentido, melhorar a qualidade de vida representa um desafio, tanto para os adultos e idosos atendidos como para a equipe executora desse projeto. Referências ABRAMOVITZ, J.; REBELLO, L. H. B. Metodologia do Projeto Rio de Janeiro, UniverCidade / NPD, apostila de aula, BRASIL, Instituto Brasileiro Geografia e Estatística. Indicadores Sociodemográficos e de Saúde no Brasil. 2010, v.25. Disponível em: < Acesso em 25 nov BRASIL. Ministério da Saúde. Câncer de Mama. 2010a. Disponível em: < Acesso em: 24 out BRASIL, Plano Nacional de Extensão Universitária. Edição atualizada. Brasil, 2000/2001 COTRAN, Ramzi S. Patologia estrutural e funcional. 6.edição, Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, FIGUEIREDO, Telma Magrini Brochado de et al. Educação e Cidadania para a saúde da mulher: Um relato de experiência na extensão universitária da UNIVALI. UDESC em Ação, Florianopolis, n.02, 2008.

6 KAMINSKI, L. Projeto integrado de Ação Universitária PIAU: a atividade extensionista como forma de minimizar as desigualdades sociais. Mimeo. UNIOESTE, PETEL, L. A. Conhecimentos dos alunos do internato do curso de graduação em Medicina sobre detecção precoce do câncer de mama f. Dissertação (Mestrado em Medicina) Faculdade de Medicina, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RIBEIRO, Kátia Suely Queiroz Silva. A contribuição da extensão comunitária para a formação acadêmica em fisioterapia. Fisioterpaia e Pesquisa, São Paulo, n.12, p Disponível em: < php?script=sci_serial&lng=en&pid= &nrm=iso>. Acesso em: 20 abr

Palavras-chave: Enfermagem. Teste Papanicolau. Câncer de colo uterino.

Palavras-chave: Enfermagem. Teste Papanicolau. Câncer de colo uterino. ÁREA TEMÁTICA: SAÚDE PAPANICOLAU: DETECTAÇÃO PRECOCE DO CÂNCER CERVICAL ATUAÇÃO DO PET GRADUA-SUS ENFERMAGEM Ianka do Amaral 1 Geovane Menezes Lourenço 2 Caroline Gonçalves Pustiglione Campos 3 Resumo:

Leia mais

10 ANOS DE LIGA DA MAMA: AÇÃO DE EXTENSÃO VOLTADA PARA PREVENÇÃO E COMBATE DAS DOENÇAS MAMÁRIAS

10 ANOS DE LIGA DA MAMA: AÇÃO DE EXTENSÃO VOLTADA PARA PREVENÇÃO E COMBATE DAS DOENÇAS MAMÁRIAS 10 ANOS DE LIGA DA MAMA: AÇÃO DE EXTENSÃO VOLTADA PARA PREVENÇÃO E COMBATE DAS DOENÇAS MAMÁRIAS SOUZA-NETO, José Augusto; FREITAS-JUNIOR, Ruffo; CABERO, Flávia Vidal; FREITAS, Thaís Castanheira; TERRA,

Leia mais

UNIOESTE NA COMUNIDADE

UNIOESTE NA COMUNIDADE UNIOESTE NA COMUNIDADE Área Temática: Saúde Palavras-chave: Educação, Prevenção, Câncer bucal Adriane de Castro Martinez Martins 1 (Coordenador ) Eduardo Deon Fortunato 2 Silmara Juliana Likoski 2 Roberto

Leia mais

PLANEJAMENTO DAS AÇÕES CIPA UNIVALI CAMPUS ITAJAÍ

PLANEJAMENTO DAS AÇÕES CIPA UNIVALI CAMPUS ITAJAÍ PLANEJAMENTO DAS AÇÕES CIPA UNIVALI CAMPUS ITAJAÍ ANO 2017 CRONOGRAMA DE AÇÕES FEVEREIRO : Dia 05.02 DIA NACIONAL DA MAMOGRAFIA A CIPA Gestão 2016-2017, imbuída do compromisso com a segurança e saúde de

Leia mais

4 Ano Curso Bacharelado e Licenciatura em Enfermagem

4 Ano Curso Bacharelado e Licenciatura em Enfermagem ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO: PROMOÇÃO DA SAÚDE NA EDUCAÇÃO BÁSICA e METODOLOGIA DO ENSINO DE ENFERMAGEM I 4 Ano Curso Bacharelado e Licenciatura em Enfermagem ESTÁGIO Lei 6494/77 regulamentada pelo

Leia mais

CURSO TÉCNICO EM ENFERMAGEM

CURSO TÉCNICO EM ENFERMAGEM CURSO TÉCNICO EM ENFERMAGEM Coordenadora: Josiane S. Siewert O Curso Técnico de Enfermagem tem como objetivo formar profissionais de nível médio com conhecimentos técnico-científicos, relativos à prestação

Leia mais

PROGRAMA DE ENSINO DE DISCIPLINA Matriz Curricular Generalista Resolução Unesp 14/2010, alterada pela Resolução Unesp 02/2013.

PROGRAMA DE ENSINO DE DISCIPLINA Matriz Curricular Generalista Resolução Unesp 14/2010, alterada pela Resolução Unesp 02/2013. PROGRAMA DE ENSINO DE DISCIPLINA Matriz Curricular Generalista Resolução Unesp 14/2010, alterada pela Resolução Unesp 02/2013. Unidade Universitária: Curso: Farmácia-Bioquímica Departamento Responsável:

Leia mais

PROJETO CONSULTA DE ENFERMAGEM NO PRÉ-NATAL : UMA AÇÃO EXTENSIONISTA (2012) 1

PROJETO CONSULTA DE ENFERMAGEM NO PRÉ-NATAL : UMA AÇÃO EXTENSIONISTA (2012) 1 PROJETO CONSULTA DE ENFERMAGEM NO PRÉ-NATAL : UMA AÇÃO EXTENSIONISTA (2012) 1 ALMEIDA, Jéssica de Cassia Marques de 2 ; SILVEIRA, Nara Beatriz 3 ; MARQUES, Letícia Amico 3 ; MATTOS, Luísa dos Santos de

Leia mais

RELATÓRIO FINAL DE AVALIAÇÃO

RELATÓRIO FINAL DE AVALIAÇÃO Página 1 de 19 RELATÓRIO FINAL DE AVALIAÇÃO BACHARELADO EM ENGENHARIA AGRONÔMICA - LAGOA DO SINO INDICADORES - VISÃO DISCENTES Quadro 1: Classificação dos indicadores para o curso. INDICADOR CURSO CAMPUS

Leia mais

SALA DE ESPERA DO PROGRAMA DE MASTOLOGIA: ESPAÇO INTERATIVO PARA INTERVENÇÕES EDUCATIVAS EM SAUDE DA MULHER 1

SALA DE ESPERA DO PROGRAMA DE MASTOLOGIA: ESPAÇO INTERATIVO PARA INTERVENÇÕES EDUCATIVAS EM SAUDE DA MULHER 1 SALA DE ESPERA DO PROGRAMA DE MASTOLOGIA: ESPAÇO INTERATIVO PARA INTERVENÇÕES EDUCATIVAS EM SAUDE DA MULHER 1 CORTES, Thuane Bandeira; ARAÚJO, Nádja Leyne Ferreira de; JÚNIOR, Ruffo de Freitas; MATOS,

Leia mais

1 - Projetos de Extensão em 2010

1 - Projetos de Extensão em 2010 Coordenação de Extensão: Profa. Dra. Maria da Conceição Andrade ÁREA TEMÁTICA: SAÚDE Dra. Rita de Cássia Moura do Nascimento Professora de Biofísica rcassiamoura@yahoo.com.br 1 - Projetos de Extensão em

Leia mais

Relatório de Atividades 2013/2

Relatório de Atividades 2013/2 Relatório de Atividades 2013/2 OBJETIVOS DO CURSO A formação do enfermeiro deve atender às reais necessidades de saúde da população, assegurando uma atuação comprometida com a consolidação do SUS. O Curso

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SÃO PAULO CAMPUS SÃO ROQUE

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SÃO PAULO CAMPUS SÃO ROQUE MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SÃO PAULO CAMPUS SÃO ROQUE Rodovia Prefeito Quintino de Lima, 2100, Paisagem Colonial - CEP 18136-540 São Roque SP Fone (11)

Leia mais

RELATÓRIO FINAL DE AVALIAÇÃO

RELATÓRIO FINAL DE AVALIAÇÃO Página 1 de 19 RELATÓRIO FINAL DE AVALIAÇÃO BACHARELADO EM GESTÃO E ANÁLISE AMBIENTAL - SÃO CARLOS INDICADORES - VISÃO DISCENTES Quadro 1: Classificação dos indicadores para o curso. INDICADOR CURSO CAMPUS

Leia mais

PROGRAMA INTERDISCIPLINAR DE ATENÇÃO E PROMOÇÃO À SAÚDE DE CRIANÇAS, JOVENS E ADULTOS DE GUARAPUAVA

PROGRAMA INTERDISCIPLINAR DE ATENÇÃO E PROMOÇÃO À SAÚDE DE CRIANÇAS, JOVENS E ADULTOS DE GUARAPUAVA PROGRAMA INTERDISCIPLINAR DE ATENÇÃO E PROMOÇÃO À SAÚDE DE CRIANÇAS, JOVENS E ADULTOS DE GUARAPUAVA Área Temática: Saúde Adriana Masiero Kuhl (coordenadora da Ação de Extensão) Palavras-chave: qualidade

Leia mais

Módulo 1 / Semestre 1 Carga horária total: 390ch Unidade Curricular. Semestral

Módulo 1 / Semestre 1 Carga horária total: 390ch Unidade Curricular. Semestral Curso Técnico Subsequente em Curso Técnico em Enfermagem Nome do Curso - Curso Técnico em Enfermagem CÂMPUS Florianópolis/SC MATRIZ CURRICULAR Módulo 1 / Semestre 1 Carga horária total: 390ch Unidade Curricular

Leia mais

Mulheres da região da Grande Florianópolis.

Mulheres da região da Grande Florianópolis. DATA 03/10/2016 1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO DA ORGANIZAÇÃO: NOME DA ASSOCIAÇÃO: CNPJ: ENDEREÇO: CEP: CIDADE NOME DO RESPONDENTE: TELEFONE: ESTADO: CARGO: E-MAIL: 2. RESUMO DO PROJETO: NOME DO PROJETO: BREVE

Leia mais

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

OBJETIVOS ESPECÍFICOS: PROJETO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA: CONHECER PARA PREVENIR AUTORAS: PROFESSORA DOUTORA SIMONE BENGHI PINTO; PROFESSORA DOUTORA MARIVONE VALENTIM ZABOTT UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ CAMPUS PALOTINA Resumo:

Leia mais

RELATÓRIO FINAL DE AVALIAÇÃO

RELATÓRIO FINAL DE AVALIAÇÃO Página 1 de 19 RELATÓRIO FINAL DE AVALIAÇÃO BACHARELADO EM BIOTECNOLOGIA - SÃO CARLOS INDICADORES - VISÃO DISCENTES Quadro 1: Classificação dos indicadores para o curso. INDICADOR CURSO CAMPUS SÃO CARLOS

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2016 Ensino Técnico Plano de Curso nº 168 aprovado pela portaria Cetec nº 125 de 03/10/2012 Etec Paulino Botelho Código: 091 Município: São Carlos Eixo Tecnológico: Ambiente e

Leia mais

Palavras-chave: Doença Sexualmente Transmissível; Sala de Espera, UAPS; Educação em Saúde.

Palavras-chave: Doença Sexualmente Transmissível; Sala de Espera, UAPS; Educação em Saúde. Sala de Espera: conversando sobre Doenças Sexualmente Transmissíveis em uma Unidade de Atenção Primária à Saúde RESUMO O presente estudo trata-se da descrição de um relato de experiência de educação em

Leia mais

RELATÓRIO FINAL DE AVALIAÇÃO

RELATÓRIO FINAL DE AVALIAÇÃO Página 1 de 19 RELATÓRIO FINAL DE AVALIAÇÃO BACHARELADO EM ENFERMAGEM - SÃO CARLOS INDICADORES - VISÃO DISCENTES Quadro 1: Classificação dos indicadores para o curso. INDICADOR CURSO CAMPUS SÃO CARLOS

Leia mais

1.4 Centro/Departamento/Coordenação de origem: CCME - Coordenação do curso de Medicina-UFMA Pinheiro

1.4 Centro/Departamento/Coordenação de origem: CCME - Coordenação do curso de Medicina-UFMA Pinheiro 1. IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO 1.1 Título: EDUCAÇÃO EM SAÚDE: PROMOÇÃO DA SAÚDE PARA A MELHORA DA QUALIDADE DE VIDA DA COMUNIDADE 1.2 Área temática Principal: ( ) Comunicação ( ) Educação ( ) Direitos Humanos

Leia mais

Atividades Extensionistas do Curso de Enfermagem do Centro Universitário Augusto Motta - UNISUAM

Atividades Extensionistas do Curso de Enfermagem do Centro Universitário Augusto Motta - UNISUAM Autores: Helena Portes Sava de Farias, Ana Paula Candido do Nascimento, Fabiana Ferreira Koopmans, Júlia Tadeu Silva dos Santos, Patrícia de Souza e Cleide Gonçalo Rufino Atividades Extensionistas do Curso

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ FACULDADE DE MEDICINA

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ FACULDADE DE MEDICINA SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ FACULDADE DE MEDICINA IDENTIFICAÇÃO Disciplina: Saúde Coletiva I Código: CS05016 Carga Horária Semanal e Carga Horária Total: 10/semana 160hs/semestrais

Leia mais

RELATÓRIO FINAL - INDICADORES - ESTUDANTES MEDICINA - SÃO CARLOS. Quadro 1: Resultados dos Indicadores para o curso de Medicina - Campus São Carlos

RELATÓRIO FINAL - INDICADORES - ESTUDANTES MEDICINA - SÃO CARLOS. Quadro 1: Resultados dos Indicadores para o curso de Medicina - Campus São Carlos RELATÓRIO FINAL - INDICADORES - ESTUDANTES MEDICINA - SÃO CARLOS Quadro 1: Resultados dos Indicadores para o curso de Medicina - Campus São Carlos INDICADOR CLASSIFICAÇÃO ÍNDICE DE AVALIAÇÃO GERAL SATISFAÇÃO

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DE ANÁLISES/DIAGNÓSTICOS PARA REALIZAÇÃO DE ATIVIDADES

A IMPORTÂNCIA DE ANÁLISES/DIAGNÓSTICOS PARA REALIZAÇÃO DE ATIVIDADES 1 A IMPORTÂNCIA DE ANÁLISES/DIAGNÓSTICOS PARA REALIZAÇÃO DE ATIVIDADES Bianca Alves Lehmann 1 EIXO TEMÁTICO: Políticas e vivências do espaço escolar Os pibidianos de Letras da UFPel, tendo como fundamento

Leia mais

ENSINO INTEGRAL: MELHORIAS E PERSPECTIVAS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM

ENSINO INTEGRAL: MELHORIAS E PERSPECTIVAS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM ENSINO INTEGRAL: MELHORIAS E PERSPECTIVAS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM Maria Verônica de Sales Barbosa (1); Valdecléia Gomes da Silva (1); Mariza Fernandes de Morais (2); Girlene dos Santos da

Leia mais

RESOLUCAO 18/2018 CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO

RESOLUCAO 18/2018 CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO RESOLUCAO 18/2018 CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO Dispõe sobre a instituição do Regulamento do Centro Pedagógico e Psicopedagógico do Centro Universitário FG - UniFG. O presidente do Conselho de

Leia mais

PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO DE PEDAGOGIA VIGENTE (2012) 4.7 REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE PEDAGOGIA UENP/CP CAPITULO I

PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO DE PEDAGOGIA VIGENTE (2012) 4.7 REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE PEDAGOGIA UENP/CP CAPITULO I PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO DE PEDAGOGIA VIGENTE (2012) 4.7 REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE PEDAGOGIA UENP/CP CAPITULO I Disposições Preliminares Art.1º- Este regulamento normatiza os

Leia mais

USO DE MODELOS DIDÁTICOS PARA O ENSINO DE EMBRIOLOGIA

USO DE MODELOS DIDÁTICOS PARA O ENSINO DE EMBRIOLOGIA USO DE MODELOS DIDÁTICOS PARA O ENSINO DE EMBRIOLOGIA Jardielle de Lemos Silva; Claubiene da Paz Silva; Juliana Graziela Vasconcelos da Silva; Maria Mercia Vital da Silva; Erika Maria Silva Freitas. Centro

Leia mais

CURSO: PEDAGOGIA EMENTAS PERÍODO

CURSO: PEDAGOGIA EMENTAS PERÍODO CURSO: PEDAGOGIA EMENTAS 2019.1 1 PERÍODO DISCIPLINA: CULTURA BRASILEIRA A educação e a cultura na perspectiva da modernidade e pósmodernidade. Culturas brasileiras: matrizes étnicas, cultura popular,

Leia mais

REGULAMENTO DO NÚCLEO DE ATENDIMENTO PSICOPEDAGÓGICO ESPECIALIZADO NAPE FACULDADE DE CALDAS NOVAS - UNICALDAS APRESENTAÇÃO

REGULAMENTO DO NÚCLEO DE ATENDIMENTO PSICOPEDAGÓGICO ESPECIALIZADO NAPE FACULDADE DE CALDAS NOVAS - UNICALDAS APRESENTAÇÃO REGULAMENTO DO NÚCLEO DE ATENDIMENTO PSICOPEDAGÓGICO ESPECIALIZADO NAPE FACULDADE DE CALDAS NOVAS - UNICALDAS APRESENTAÇÃO O NAPE é o Núcleo de Apoio Psicopedagógico Especializado foi criado com o propósito

Leia mais

RELATÓRIO FINAL - INDICADORES - ESTUDANTES CURSO: ENGENHARIA DE PRODUÇÂO - SOROCABA

RELATÓRIO FINAL - INDICADORES - ESTUDANTES CURSO: ENGENHARIA DE PRODUÇÂO - SOROCABA RELATÓRIO FINAL - INDICADORES - ESTUDANTES CURSO: ENGENHARIA DE PRODUÇÂO - SOROCABA Quadro 1: Resultados dos Indicadores para o curso de ENGENHARIA DE PRODUÇÂO - CAMPUS SOROCABA INDICADOR ÍNDICE DE AVALIAÇÃO

Leia mais

RELATÓRIO FINAL - INDICADORES - ESTUDANTES CURSO: TURISMO - SOROCABA

RELATÓRIO FINAL - INDICADORES - ESTUDANTES CURSO: TURISMO - SOROCABA RELATÓRIO FINAL - INDICADORES - ESTUDANTES CURSO: TURISMO - SOROCABA Quadro 1: Resultados dos Indicadores para o curso de TURISMO - CAMPUS SOROCABA INDICADOR ÍNDICE DE AVALIAÇÃO GERAL SATISFAÇÃO COM A

Leia mais

RELATÓRIO FINAL - INDICADORES - ESTUDANTES CURSO: BACHARELADO EM GERONTOLOGIA SÃO CARLOS

RELATÓRIO FINAL - INDICADORES - ESTUDANTES CURSO: BACHARELADO EM GERONTOLOGIA SÃO CARLOS RELATÓRIO FINAL - INDICADORES - ESTUDANTES CURSO: BACHARELADO EM GERONTOLOGIA SÃO CARLOS Quadro 1: Resultados dos Indicadores para o curso BACHARELADO EM GERONTOLOGIA CAMPUS SÃO CARLOS. INDICADOR CLASSIFICAÇÃO

Leia mais

A UTILIZAÇÃO DO JOGO BINGO DOS ELEMENTOS QUÍMICOS COMO RECURSO DIDÁTICO NO ENSINO DE QUÍMICA

A UTILIZAÇÃO DO JOGO BINGO DOS ELEMENTOS QUÍMICOS COMO RECURSO DIDÁTICO NO ENSINO DE QUÍMICA A UTILIZAÇÃO DO JOGO BINGO DOS ELEMENTOS QUÍMICOS COMO RECURSO DIDÁTICO NO ENSINO DE QUÍMICA Givanildo Freire da Costa (1); Renato do Nascimento (1); Christiane Marques Rodrigues (2); Maria Betania Hermenegildo

Leia mais

Questionário fechado, a ser aplicado aos discentes regulamente matriculado no curso. (Modelo CPA)

Questionário fechado, a ser aplicado aos discentes regulamente matriculado no curso. (Modelo CPA) Questionário fechado, a ser aplicado aos discentes regulamente matriculado no curso. (Modelo CPA) 1. A UFSCar definiu um perfil para o profissional/cidadão a ser formado em todos os seus cursos. A seguir

Leia mais

MATEMÁTICA, AGROPECUÁRIA E SUAS MÚLTIPLAS APLICAÇÕES. Palavras-chave: Matemática; Agropecuária; Interdisciplinaridade; Caderno Temático.

MATEMÁTICA, AGROPECUÁRIA E SUAS MÚLTIPLAS APLICAÇÕES. Palavras-chave: Matemática; Agropecuária; Interdisciplinaridade; Caderno Temático. MATEMÁTICA, AGROPECUÁRIA E SUAS MÚLTIPLAS APLICAÇÕES Josislei de Passos Vieira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais Câmpus Rio Pomba. josisleipassos@gmail.com

Leia mais

RELATÓRIO FINAL - INDICADORES - ESTUDANTES CURSO: BIOTECNOLOGIA SÃO CARLOS

RELATÓRIO FINAL - INDICADORES - ESTUDANTES CURSO: BIOTECNOLOGIA SÃO CARLOS RELATÓRIO FINAL - INDICADORES - ESTUDANTES CURSO: BIOTECNOLOGIA SÃO CARLOS Quadro 1: Resultados dos Indicadores para o curso de BIOTECNOLOGIA (BACHARELADO) CAMPUS SÃO CARLOS. INDICADOR CLASSIFICAÇÃO ÍNDICE

Leia mais

RELATÓRIO FINAL - INDICADORES - ESTUDANTES CURSO: LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS ARARAS

RELATÓRIO FINAL - INDICADORES - ESTUDANTES CURSO: LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS ARARAS RELATÓRIO FINAL - INDICADORES - ESTUDANTES CURSO: LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS ARARAS Quadro 1: Resultados dos Indicadores para o curso de LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS CAMPUS ARARAS. INDICADOR

Leia mais

RELATÓRIO FINAL - INDICADORES - ESTUDANTES CURSO: LICENCIATURA EM MATEMATICA - SOROCABA

RELATÓRIO FINAL - INDICADORES - ESTUDANTES CURSO: LICENCIATURA EM MATEMATICA - SOROCABA RELATÓRIO FINAL - INDICADORES - ESTUDANTES CURSO: LICENCIATURA EM MATEMATICA - SOROCABA Quadro 1: Resultados dos Indicadores para o curso de LICENCIATURA EM MATEMATICA - CAMPUS SOROCABA INDICADOR ÍNDICE

Leia mais

RELATÓRIO FINAL - INDICADORES - ESTUDANTES CURSO: LICENCIATURA EM PEDAGOGIA - SOROCABA

RELATÓRIO FINAL - INDICADORES - ESTUDANTES CURSO: LICENCIATURA EM PEDAGOGIA - SOROCABA RELATÓRIO FINAL - INDICADORES - ESTUDANTES CURSO: LICENCIATURA EM PEDAGOGIA - SOROCABA Quadro 1: Resultados dos Indicadores para o curso de LICENCIATURA EM PEDAGOGIA - CAMPUS SOROCABA INDICADOR ÍNDICE

Leia mais

IDENTIFICAÇÃO DE MOTIVOS DA NÃO ADESÃO AO EXAME DE PREVENÇÃO DO CÂNCER DO COLO UTERINO EM UMA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE

IDENTIFICAÇÃO DE MOTIVOS DA NÃO ADESÃO AO EXAME DE PREVENÇÃO DO CÂNCER DO COLO UTERINO EM UMA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE 13. CONEX Apresentação Oral Resumo Expandido 1 ISSN 2238-9113 ÁREA TEMÁTICA: (marque uma das opções) ( ) COMUNICAÇÃO ( ) CULTURA ( ) DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA ( ) EDUCAÇÃO ( ) MEIO AMBIENTE ( x ) SAÚDE

Leia mais

GRUPO EDUCACIONAL PREVINA-SE: INTERVENÇÕES EDUCATIVAS DE ENFERMAGEM NA SALA DE ESPERA DO PROGRAMA DE MASTOLOGIA*

GRUPO EDUCACIONAL PREVINA-SE: INTERVENÇÕES EDUCATIVAS DE ENFERMAGEM NA SALA DE ESPERA DO PROGRAMA DE MASTOLOGIA* GRUPO EDUCACIONAL PREVINA-SE: INTERVENÇÕES EDUCATIVAS DE ENFERMAGEM NA SALA DE ESPERA DO PROGRAMA DE MASTOLOGIA* SANTOS, Mauriê Mauryzza Ribeiro dos ; CORTES, Thuane Bandeira ; MATOS, Mariana Valente ;

Leia mais

PLANO DE ENSINO CARGA HORÀRIA 40

PLANO DE ENSINO CARGA HORÀRIA 40 PLANO DE ENSINO IDENTIFICAÇÃO EIXO TECNOLÓGICO: Ambiente, Saúde e Segurança CURSO: Curso Técnico em Meio Ambiente/Subsequente ao Ensino Médio FORMA/GRAU:( )integrado ( x )subsequente ( ) concomitante (

Leia mais

PROJETO PROMOÇÃO DE SAÚDE EM ENTIDADES ASSISTENCIAIS DE PONTA GROSSA

PROJETO PROMOÇÃO DE SAÚDE EM ENTIDADES ASSISTENCIAIS DE PONTA GROSSA 15. CONEX Resumo Expandido - ISSN 2238-9113 1 ÁREA TEMÁTICA: ( ) COMUNICAÇÃO ( ) CULTURA ( ) DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA ( ) EDUCAÇÃO ( ) MEIO AMBIENTE ( x ) SAÚDE ( ) TECNOLOGIA E PRODUÇÃO ( ) TRABALHO

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2014 Ensino Técnico Etec: Professor Massuyuki Kawano Código: 136 Município: Tupã Eixo Tecnológico: Ambiente e Saúde Habilitação Profissional: Técnico em enfermagem Qualificação:

Leia mais

Envelhecimento Saudável Promoção de Saúde

Envelhecimento Saudável Promoção de Saúde Envelhecimento Saudável Promoção de Saúde Rogério Assunção Tánnus * (PQ) 1, Marinna Coelho Oliveira (IC) 2, Geovanna Avelar (IC) 3, Narrayane Vieira Silva (IC) 4, Anna Luísa de Almeida (IC) 5, Lorrane

Leia mais

REGULAMENTO DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO DO CURSO DE BIBLIOTECONOMIA HABILITAÇÃO EM GESTÃO

REGULAMENTO DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO DO CURSO DE BIBLIOTECONOMIA HABILITAÇÃO EM GESTÃO REGULAMENTO DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO DO CURSO DE BIBLIOTECONOMIA HABILITAÇÃO EM GESTÃO DA INFORMAÇÃO FLORIANÓPOLIS, SC 2011 CAPITULO I CONCEPÇÃO E OBJETIVOS Art. 1º O Curso de Biblioteconomia

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO CURSO DE BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO CURSO DE BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO CURSO DE BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA Roberto Antonio dos Reis Gomes Shâmara Coelho dos Reis Victor

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E DO DESPORTO UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS FACULDADE DE ENFERMAGEM PROGRAMA DE DISCIPLINA

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E DO DESPORTO UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS FACULDADE DE ENFERMAGEM PROGRAMA DE DISCIPLINA SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E DO DESPORTO UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS FACULDADE DE ENFERMAGEM PROGRAMA DE DISCIPLINA DISCIPLINA: ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM ENFERMAGEM I GRADE: RESOLUÇÃO

Leia mais

O Diretor Geral do Instituto Federal Catarinense Câmpus Rio do Sul, no uso das suas atribuições,

O Diretor Geral do Instituto Federal Catarinense Câmpus Rio do Sul, no uso das suas atribuições, INSTITUTO FEDERAL CATARINENSE CAMPUS RIO DO SUL Nº 01/2012 Dispõe sobre as normas para elaboração, trâmite, análise e aprovação dos Planos de Ensino dos Cursos de Educação Profissional Técnica de Nível

Leia mais

PLANO DO DEPARTAMENTO DE LÍNGUAS

PLANO DO DEPARTAMENTO DE LÍNGUAS PLANO DO DEPARTAMENTO DE LÍNGUAS ANO LECTIVO 2010/2011 Introdução O Plano do Departamento de Línguas tem como pressupostos o Projecto Educativo em vigor da Escola Secundária da Baixa da Banheira cujos

Leia mais

RELATÓRIO FINAL DE AVALIAÇÃO

RELATÓRIO FINAL DE AVALIAÇÃO RELATÓRIO FINAL DE AVALIAÇÃO Bacharelado em Ciências Sociais - São Carlos INDICADORES - VISÃO DISCENTES Quadro 1: Classificação dos indicadores para o curso. INDICADOR CURSO ÍNDICE DE AVALIAÇÃO GERAL 60.41

Leia mais

REGULAMENTO DA BRINQUEDOTECA

REGULAMENTO DA BRINQUEDOTECA REGULAMENTO DA BRINQUEDOTECA Aprovado no Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE) e Conselho de Administração Superior (CAS) em 13 de dezembro de 2018, Processo 058/2018 e Parecer 053/2018, publicado

Leia mais

RELATÓRIO FINAL DE AVALIAÇÃO

RELATÓRIO FINAL DE AVALIAÇÃO RELATÓRIO FINAL DE AVALIAÇÃO Licenciatura em Educação Física - São Carlos INDICADORES - VISÃO DISCENTES Quadro 1: Classificação dos indicadores para o curso. INDICADOR CURSO CAMPUS São Carlos ÍNDICE DE

Leia mais

RELATÓRIO FINAL DE AVALIAÇÃO

RELATÓRIO FINAL DE AVALIAÇÃO RELATÓRIO FINAL DE AVALIAÇÃO Licenciatura em Pedagogia - São Carlos INDICADORES - VISÃO DISCENTES Quadro 1: Classificação dos indicadores para o curso. INDICADOR CURSO CAMPUS São Carlos ÍNDICE DE AVALIAÇÃO

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº. 289, DE 15 DE DEZEMBRO DE 2016.

RESOLUÇÃO Nº. 289, DE 15 DE DEZEMBRO DE 2016. RESOLUÇÃO Nº. 289, DE 15 DE DEZEMBRO DE 2016. A PRESIDENTE DO CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA, EXTENSÃO E CULTURA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS, no uso de suas atribuições legais e considerando

Leia mais

PLANO DE APRENDIZAGEM

PLANO DE APRENDIZAGEM PLANO DE APRENDIZAGEM 1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO: Curso: Bacharelado em Enfermagem Disciplina: Assistência de Enfermagem à Saúde do Idoso Código: Professor: : Fabiano Mendes de Menezes E-mail: fmmenezes_2@yahoo.com.br

Leia mais

RELATÓRIO FINAL DE AVALIAÇÃO

RELATÓRIO FINAL DE AVALIAÇÃO RELATÓRIO FINAL DE AVALIAÇÃO Bacharelado em Engenharia de Computação - São Carlos INDICADORES - VISÃO DISCENTES Quadro 1: Classificação dos indicadores para o curso. INDICADOR CURSO CAMPUS São Carlos ÍNDICE

Leia mais

RELATÓRIO FINAL DE AVALIAÇÃO

RELATÓRIO FINAL DE AVALIAÇÃO RELATÓRIO FINAL DE AVALIAÇÃO Bacharelado em Engenharia de Materiais - São Carlos INDICADORES - VISÃO DISCENTES Quadro 1: Classificação dos indicadores para o curso. INDICADOR CURSO CAMPUS São Carlos ÍNDICE

Leia mais

A Prática Profissional terá carga horária mínima de 400 horas distribuídas como informado

A Prática Profissional terá carga horária mínima de 400 horas distribuídas como informado INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA DEPARTAMENTO DE ENSINO SUPERIOR UNIDADE ACADÊMICA DE LICENCIATURAS E FORMAÇÃO GERAL CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA CAMPUS JOÃO PESSOA Prática

Leia mais

15 CIOGO 23 a 26 de Setembro de 2009 Congresso Internacional de Odontologia de Goiás

15 CIOGO 23 a 26 de Setembro de 2009 Congresso Internacional de Odontologia de Goiás Análise Situacional da produção da atenção em saúde bucal em municípios do Estado de Goiás, Brasil Siqueira PC, Queiroz MG, Renovato SR O conhecimento dos dados da cobertura de atenção em saúde bucal possibilita

Leia mais

PLANO DE ATIVIDADES DE ESTÁGIO (PAE) ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO

PLANO DE ATIVIDADES DE ESTÁGIO (PAE) ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO CURSOS DE LICENCIATURAS PLANO DE ATIVIDADES DE ESTÁGIO (PAE) ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO 2017.2 5º. PERÍODO Diálogos com a Escola-Campo I / Prática Pedagógica V Observação do Campo de Estágio (com

Leia mais

RELATÓRIO FINAL DE AVALIAÇÃO

RELATÓRIO FINAL DE AVALIAÇÃO RELATÓRIO FINAL DE AVALIAÇÃO Bacharelado em Engenharia de Produção - São Carlos INDICADORES - VISÃO DISCENTES Quadro 1: Classificação dos indicadores para o curso. INDICADOR CURSO CAMPUS São Carlos ÍNDICE

Leia mais

RELATÓRIO FINAL DE AVALIAÇÃO

RELATÓRIO FINAL DE AVALIAÇÃO RELATÓRIO FINAL DE AVALIAÇÃO Bacharelado em Engenharia Florestal - Sorocaba INDICADORES - VISÃO DISCENTES Quadro 1: Classificação dos indicadores para o curso. INDICADOR CURSO CAMPUS Sorocaba ÍNDICE DE

Leia mais

RELATÓRIO FINAL DE AVALIAÇÃO

RELATÓRIO FINAL DE AVALIAÇÃO RELATÓRIO FINAL DE AVALIAÇÃO Licenciatura em Educação Musical - EAD - São Carlos INDICADORES - VISÃO DISCENTES Quadro 1: Classificação dos indicadores para o curso. INDICADOR CURSO CAMPUS São Carlos ÍNDICE

Leia mais

RELATÓRIO FINAL - INDICADORES - ESTUDANTES ENGENHARIA DE PRODUÇÃO - SÃO CARLOS

RELATÓRIO FINAL - INDICADORES - ESTUDANTES ENGENHARIA DE PRODUÇÃO - SÃO CARLOS RELATÓRIO FINAL - INDICADORES - ESTUDANTES ENGENHARIA DE PRODUÇÃO - SÃO CARLOS Quadro 1: Resultados dos Indicadores para o curso de Engenharia de Produção - Campus São Carlos INDICADOR CLASSIFICAÇÃO ÍNDICE

Leia mais

AVALIAÇÃO DO CONHECIMENTO SOBRE PREVENÇÃO DE QUEDAS DOS PARTICIPANTES DE UM CURSO DE SEGURANÇA DO PACIENTE: USO DE QUESTIONÁRIO PRÉ E PÓS-TESTE

AVALIAÇÃO DO CONHECIMENTO SOBRE PREVENÇÃO DE QUEDAS DOS PARTICIPANTES DE UM CURSO DE SEGURANÇA DO PACIENTE: USO DE QUESTIONÁRIO PRÉ E PÓS-TESTE AVALIAÇÃO DO CONHECIMENTO SOBRE PREVENÇÃO DE QUEDAS DOS PARTICIPANTES DE UM CURSO DE SEGURANÇA DO PACIENTE: USO DE QUESTIONÁRIO PRÉ E PÓS-TESTE Sabrina de Souza Gurgel (1); Mayara Kelly Moura Ferreira

Leia mais

PROGRAMA DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE NA CLÍNICA ESCOLA DE FISIOTERAPIA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS

PROGRAMA DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE NA CLÍNICA ESCOLA DE FISIOTERAPIA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS PROGRAMA DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE NA CLÍNICA ESCOLA DE FISIOTERAPIA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS COSTA, Yago da 1 ; ALVES, Beatriz Rodrigues 2 ; FELIX, Jefferson Ferreira 3 ; PACHECO, Lílian Fernanda

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2016 Ensino Técnico Plano de Curso nº 168 aprovado pela portaria Cetec nº 125 de 03/10/2012 Etec Paulino Botelho Código: 091 Município: São Carlos Eixo Tecnológico: Ambiente e

Leia mais

SAÚDE E CIDADANIA TRANSFORMANDO A ESCOLA EM PROMOTORA DE SAÚDE DA COMUNIDADE

SAÚDE E CIDADANIA TRANSFORMANDO A ESCOLA EM PROMOTORA DE SAÚDE DA COMUNIDADE SAÚDE E CIDADANIA TRANSFORMANDO A ESCOLA EM PROMOTORA DE SAÚDE DA COMUNIDADE Eline Deise Alves da Silva Técnica em Saúde Bucal do Hospital Universitário Professor Alberto Antunes Unidade Cérvico-Facial

Leia mais

COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO DA FACULDADE ARAGUAIA

COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO DA FACULDADE ARAGUAIA COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO DA FACULDADE ARAGUAIA RELATÓRIO FINAL DE AUTO - AVALIAÇÃO DO CURSO EDUCAÇÃO FÍSICA DA CPA DA FACULDADE ARAGUAIA 2014/01 a 2014/02 SUMÁRIO APRESENTAÇÃO... 3 1. Análise dos

Leia mais

Programas de Atendimento aos Estudantes

Programas de Atendimento aos Estudantes Programas de Atendimento aos Estudantes Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo - IFSP Câmpus Guarulhos 1. Integração dos Ingressantes O atendimento ao estudante no IFSP Guarulhos

Leia mais

RELATÓRIO FINAL - INDICADORES - ESTUDANTES TERAPIA OCUPACIONAL - SÃO CARLOS

RELATÓRIO FINAL - INDICADORES - ESTUDANTES TERAPIA OCUPACIONAL - SÃO CARLOS RELATÓRIO FINAL - INDICADORES - ESTUDANTES TERAPIA OCUPACIONAL - SÃO CARLOS Quadro 1: Resultados dos Indicadores para o curso de Terapia Ocupacional - Campus São Carlos INDICADOR CLASSIFICAÇÃO ÍNDICE DE

Leia mais

CURSO: ENFERMAGEM Missão Objetivo Geral Objetivos Específicos

CURSO: ENFERMAGEM Missão Objetivo Geral Objetivos Específicos CURSO: ENFERMAGEM Missão Formar para atuar em Enfermeiros qualificados todos os níveis de complexidade da assistência ao ser humano em sua integralidade, no contexto do Sistema Único de Saúde e do sistema

Leia mais

CURSO: PEDAGOGIA EMENTAS º PERÍODO

CURSO: PEDAGOGIA EMENTAS º PERÍODO CURSO: PEDAGOGIA EMENTAS - 2016.1 1º PERÍODO DISCIPLINA: HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO Estudo da história geral da Educação e da Pedagogia, enfatizando a educação brasileira. Políticas ao longo da história engendradas

Leia mais

COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO DA FACULDADE ARAGUAIA

COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO DA FACULDADE ARAGUAIA COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO DA FACULDADE ARAGUAIA RELATÓRIO FINAL DE AUTOAVALIAÇÃO DO CURSO DE ENGENHARIA AMBIENTAL 2014/01 a 2014/02 APRESENTAÇÃO O Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior

Leia mais

PROJETO DE EXTENSÃO RADIOLOGIA E COMUNIDADE: AVALIAÇÃO DAS ATIVIDADES DE PROMOÇÃO DE SAÚDE NA COMUNIDADE

PROJETO DE EXTENSÃO RADIOLOGIA E COMUNIDADE: AVALIAÇÃO DAS ATIVIDADES DE PROMOÇÃO DE SAÚDE NA COMUNIDADE DOI: 10.5007/1807-0221.2014v11n18p77 PROJETO DE EXTENSÃO RADIOLOGIA E COMUNIDADE: AVALIAÇÃO DAS ATIVIDADES DE PROMOÇÃO DE SAÚDE NA COMUNIDADE Caroline de Medeiros Instituto Federal de Santa Catarina carol@ifsc.edu.br

Leia mais

29º Seminário de Extensão Universitária da Região Sul COLESTEROL EM COMUNIDADES CARENTES DE PORTO ALEGRE

29º Seminário de Extensão Universitária da Região Sul COLESTEROL EM COMUNIDADES CARENTES DE PORTO ALEGRE 1 FEIRAS DE SAÚDE BIOMEDICINA UFCSPA: TRIAGENS DE GLICEMIA E COLESTEROL EM COMUNIDADES CARENTES DE PORTO ALEGRE Área temática: Saúde Cristine Souza Goebel 1 (Coordenadora da Ação de Extensão) Alexandre

Leia mais

RELATÓRIO FINAL DE AVALIAÇÃO

RELATÓRIO FINAL DE AVALIAÇÃO RELATÓRIO FINAL DE AVALIAÇÃO LICENCIATURA EM QUÍMICA SÃO CARLOS INDICADORES VISÃO ESTUDANTES Quadro 1: Resultados dos Indicadores para o curso. INDICADOR CURSO * Campus SÃO CARLOS * ÍNDICE DE AVALIAÇÃO

Leia mais

RELATÓRIO FINAL DE AVALIAÇÃO

RELATÓRIO FINAL DE AVALIAÇÃO RELATÓRIO FINAL DE AVALIAÇÃO LICENCIATURA EM LICENCIATURA EM QUÍMICA SOROCABA INDICADORES - VISÃO ESTUDANTES Quadro 1: Resultados dos Indicadores para o curso. INDICADOR CURSO * Campus SOROCABA * ÍNDICE

Leia mais

PERSPECTIVAS FORMATIVAS DO TRABALHO INTERDISCIPLINAR: RELATO DE EXPERIÊNCIA

PERSPECTIVAS FORMATIVAS DO TRABALHO INTERDISCIPLINAR: RELATO DE EXPERIÊNCIA MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ NÚCLEO DE ESTUDOS, PESQUISA E EXTENSÃO SOBRE FORMAÇÃO DE PROFESSOR E PRÁTICA EDUCATIVA PERSPECTIVAS FORMATIVAS DO TRABALHO INTERDISCIPLINAR: RELATO

Leia mais

RELATÓRIO FINAL DO SAPP DE 2012

RELATÓRIO FINAL DO SAPP DE 2012 RELATÓRIO FINAL DO SAPP Serviço de Apoio Psicopedagógico DE 2012 O SAPP é um Serviço de Apoio Psicopedagógico disponibilizado para todos os discentes, docentes e colaboradores da IES gratuitamente, oferecendo

Leia mais

POLÍTICA DE EGRESSO MINUTA DO PROGRAMA DE ACOMPANHAMENTO AO EGRESSO PROAE

POLÍTICA DE EGRESSO MINUTA DO PROGRAMA DE ACOMPANHAMENTO AO EGRESSO PROAE Programa de Acompanhamento ao Egresso dos Cursos Regulares do Instituto Federal de Educação, Ciência e tecnologia do Sudeste de Minas Gerais Campus Rio Pomba IF SUDESTE MG Campus RP CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES

Leia mais

No entanto, não podemos esquecer que estes são espaços pedagógicos, onde o processo de ensino e aprendizagem é desenvolvido de uma forma mais lúdica,

No entanto, não podemos esquecer que estes são espaços pedagógicos, onde o processo de ensino e aprendizagem é desenvolvido de uma forma mais lúdica, PROJETO TECENDO CIDADANIA: PROJETO DE APOIO AO ESTUDO DOS TEMAS TRANSVERSAIS Autores: Leonardo Cristovam de JESUS, aluno do IFC Campus Avançado Sombrio e bolsista do projeto. Ana Maria de MORAES, Pedagoga

Leia mais

EDUCAÇÃO E DESENVOLVIMENTO NA ÁREA DA SAÚDE: ASSESSORIA DIDÁTICO-PEDAGÓGICA PARA A FORMAÇÃO DE PROFISSIONAIS DE SAÚDE

EDUCAÇÃO E DESENVOLVIMENTO NA ÁREA DA SAÚDE: ASSESSORIA DIDÁTICO-PEDAGÓGICA PARA A FORMAÇÃO DE PROFISSIONAIS DE SAÚDE EDUCAÇÃO E DESENVOLVIMENTO NA ÁREA DA SAÚDE: ASSESSORIA DIDÁTICO-PEDAGÓGICA PARA A FORMAÇÃO DE PROFISSIONAIS DE SAÚDE O Sistema Único de Saúde (SUS), resultado de uma avançada conquista social, colocou

Leia mais

SESC VEÍCULO: TRIBUNA DO NORTE DATA: EDITORIA: SOCIAIS

SESC VEÍCULO: TRIBUNA DO NORTE DATA: EDITORIA: SOCIAIS SESC VEÍCULO: TRIBUNA DO NORTE DATA: 07.10.18 EDITORIA: SOCIAIS VEÍCULO: O MOSSOROENSE DATA: 05.10.18 Sesc RN Inicia campanha de conscientização em alusão ao outubro rosa A programação do Sesc no Outubro

Leia mais

MATRIZ CURRICULAR 4 anos INÍCIO EM

MATRIZ CURRICULAR 4 anos INÍCIO EM MATRIZ CURRICULAR 4 anos INÍCIO EM 2012.1 EIXO1 Formação docente: Profissionalização, Ética e Cidadania 1º Período Disciplina C.H.R. C.H.S. Informática Aplicada 20 20 01 01 Políticas Públicas e Organizações

Leia mais

VIII Jornada de Estágio de Serviço Social NÚCLEO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL, JURÍDICA, E DE ESTUDOS SOBRE A PESSOA IDOSA

VIII Jornada de Estágio de Serviço Social NÚCLEO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL, JURÍDICA, E DE ESTUDOS SOBRE A PESSOA IDOSA VIII Jornada de Estágio de Serviço Social NÚCLEO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL, JURÍDICA, E DE ESTUDOS SOBRE A PESSOA IDOSA BANHOS 1, Fernanda Gomes; LAVORATTI 2, Cleide; MALUCELLI 3, Andressa Pacenko; OLIVEIRA

Leia mais

Interação-ensino-serviço-comunidade: uma proposta inovadora na educação do trabalho em saúde, no município de Porto Seguro, BA.

Interação-ensino-serviço-comunidade: uma proposta inovadora na educação do trabalho em saúde, no município de Porto Seguro, BA. Interação-ensino-serviço-comunidade: uma proposta inovadora na educação do trabalho em saúde, no município de Porto Seguro, BA. Eixo temático: Integração ensino-serviço-comunidade Instituição: Secretaria

Leia mais

A VIVÊNCIA NA MONITORIA DE ENFERMAGEM, SAÚDE E SOCIEDADE I: RELATO DE EXPERIÊNCIA

A VIVÊNCIA NA MONITORIA DE ENFERMAGEM, SAÚDE E SOCIEDADE I: RELATO DE EXPERIÊNCIA A VIVÊNCIA NA MONITORIA DE ENFERMAGEM, SAÚDE E SOCIEDADE I: RELATO DE EXPERIÊNCIA Igor Michel Ramos dos Santos iigor_ramos@hotmail.com Danielly Santos dos Anjos Cardoso e Universidade Estadual de Ciências

Leia mais

SEMANA DE PREVENÇÃO DO CÂNCER DE MAMA, COLO DE ÚTERO E BOCA 2 a 6 de outubro de 2017 PIRAÍ 2017

SEMANA DE PREVENÇÃO DO CÂNCER DE MAMA, COLO DE ÚTERO E BOCA 2 a 6 de outubro de 2017 PIRAÍ 2017 SEMANA DE PREVENÇÃO DO CÂNCER DE MAMA, COLO DE ÚTERO E BOCA 2 a 6 de outubro de 2017 PIRAÍ 2017 O movimento Outubro Rosa O movimento outubro Rosa nasceu nos Estados Unidos, na década de 1990, para estimular

Leia mais

CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE E DO ESPORTE - CEFID

CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE E DO ESPORTE - CEFID CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE E DO ESPORTE - CEFID Área de Conhecimento Aspectos Pedagógicos do Movimento Humano Ementas / Bibliografia Ementa: Estágio Curricular Supervisionado IV Ensino Médio Objetivos.

Leia mais

Aprovação do curso e Autorização da oferta

Aprovação do curso e Autorização da oferta MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SANTA CATARINA Aprovação do curso e Autorização da oferta PROJETO PEDAGÓGICO

Leia mais

Plano de Ensino IDENTIFICAÇÃO

Plano de Ensino IDENTIFICAÇÃO EIXO TECNOLÓGICO: Plano de Ensino IDENTIFICAÇÃO CURSO: Matemática FORMA/GRAU:( )integrado ( )subsequente ( ) concomitante ( ) bacharelado (x) licenciatura ( ) tecnólogo MODALIDADE: (x) Presencial ( ) PROEJA

Leia mais

RELATÓRIO FINAL DE AVALIAÇÃO

RELATÓRIO FINAL DE AVALIAÇÃO RELATÓRIO FINAL DE AVALIAÇÃO ENGENHARIA DE ALIMENTOS LAGOA DO SINO INDICADORES - VISÃO ESTUDANTES Quadro 1: Resultados dos Indicadores para o curso. INDICADOR CURSO * Campus LAGOA * ÍNDICE DE AVALIAÇÃO

Leia mais

161-1 LICENCIATURA PLENA EM PEDAGOGIA Regime Regular NÚMERO MÍNIMO DE PERÍODOS 1 DISCIPLINA CARGA HORÁRIA TIPO

161-1 LICENCIATURA PLENA EM PEDAGOGIA Regime Regular NÚMERO MÍNIMO DE PERÍODOS 1 DISCIPLINA CARGA HORÁRIA TIPO PÁGINA: 1 INGRESSOS DE 20041 161-1 LICENCIATURA PLENA EM PEDAGOGIA Regime Regular NÚMERO MÍNIMO DE PERÍODOS 1 NÚMERO MÁXIMO DE PERÍODOS 9 CARGA HORÁRIA 3640 1 132 FUNDAMENTOS ÉTICOS DE EDUCAÇÃO 30 OBRIGATORIA

Leia mais

AGENDA DE EVENTOS DO IFTO 2012

AGENDA DE EVENTOS DO IFTO 2012 AGENDA DE EVENTOS DO IFTO 2012 INSTITUCIONAL Atualizada em 16 de fevereiro de 2012. Nome: III Jogos Internos dos Estudantes (JIFTO) Data: Maio de 2012 Realização: PROEX (Pró-reitoria de Extensão) Informações:

Leia mais